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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Vou levantar a bola, pra bem da aquisição de "curtura"... Sabe o que eu acho curioso?
    Juntas tipo cruzeta dão vibração quando incorretamente empregadas porque o movimento de saída da cruzeta não é igual ao de entrada, mas varia proporcionalmente ao ângulo de trabalho (o movimento do eixo de saída só é igual ao de entrada quando está alinhada completamente, ou seja, nunca...). Para uma velocidade constante de entrada, a velocidade de saída fica variando a cada volta do eixo. Então, como é que tanto caminhão usa cruzeta no cardã? É que vão duas, alinhadas, uma em cada ponta do eixo. O movimento variável de entrada da segunda é convertido em velocidade constante (importante é que tudo é projetado para as duas cruzetas funcionarem em ângulos iguais).
    No caso do dif dianteiro da ranger, tem uma homocinética (ou seja, junta que transmite a mesma velocidade, daí o nome...), e uma cruzeta. Mas... e daí, cadê a segunda cruzeta? Só com uma não era pra vibrar, soquear, ...? E por que que colocando uma segunda cruzeta não dá certo?
    Mistérios da fé. Alguém aí que entenda disso tem alguma explicação?

  • #2
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    Bravo, o que ocorre na Ranger é que o ângulo entre o diferencial e o cardam é diferente do ângulo formado pela CT e cardam. Dessa forma gera alguma vibração. Justamente o ângulo maior é formado na CT com o cardam, por isso usa a homocinética nesse ponto.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Ok Edin, obrigado pela atenção, entendo... ficaríamos com alguma vibracão e soqueamento andando em reduzida, que no caso de deslocamento lento em terreno sem aderência não seria importante. Em 4X2, com a CT desacoplada, não teria problema nenhum... mas se é assim, com uma cruzeta no lugar da homocinética, por que vibração, se o conjunto está balanceado e não está transmitindo movimento? E se a cruzeta de cima estiver alinhada com a de baixo, o resultado final é a redução da variação do movimento do cardã para a CT ou diferencial.
    Vou prestar mais atenção aos ângulos da próxima vez que deitar debaixo da Jabureca.
    No final das contas, como alguém do tópico comentou antes aqui, duas cruzetas no lugar da homocinética dariam conta do recado, ficando lógico a dificuldade de montar, alinhar e balancear o conjunto certinho.

  • #4
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Bravo, o que ocorre na Ranger é que o ângulo entre o diferencial e o cardam é diferente do ângulo formado pela CT e cardam. Dessa forma gera alguma vibração. Justamente o ângulo maior é formado na CT com o cardam, por isso usa a homocinética nesse ponto.
    Edin

    Não seria porque num sistema de ponto e luva, você necessariamente precisaria de um ponto graxeiro e com o homocinético, além de ele ser mais pesado que o sistema homocinético que além de dispensar a ponta e luva e por consequencia ser mais leve, dispensa também a pratica de engraxar o veiculo?

    Na minha agora eu sei que tenho um ponto de engraxar e cada vez que trocar o óleo, mandar ver graxa no bico.

    Se você olhar friamente, o angulo de trabalho é extremamente pequeno.

    Abraços
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #5
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    É isso aí... daqui pra frente, só cardã com cruzeta!!!

  • #6
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    Na tua que tem RL não terá vibração alguma andando normalmente, mas em uma sem a RL com certeza gera alguma ressonância para os ouvidos mais atentos. Mas esses mesmos ouvidos mais atentos achariam a minha F1000 um terror sobre rodas... ahahaha!
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  • #7
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Na tua que tem RL não terá vibração alguma andando normalmente, mas em uma sem a RL com certeza gera alguma ressonância para os ouvidos mais atentos. Mas esses mesmos ouvidos mais atentos achariam a minha F1000 um terror sobre rodas... ahahaha!
    Pois é Edin..ressonância propriamente dito não me incomoda. Preocupa-me vibrações que possam vir a comprometer a integridade da estrutura do cambio e da Caixa de Transferencia.

    Entretanto se um eixo cardã comum não estraga a transmissão da Ranger, não teria porque um eixinho bem feito e balanceado não fazer um trabalho similar.

    ABs!!!
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  • #8
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Galera;

    Comprei o cardã sem bolachão, apenas com cruzetas e luvas.

    Sei que a demanda por essa mercadoria está grande pois em um dos lugares que eu telefonei semana passada tinha 5 em estoque e hoje não tinha mais nenhum e o povo compra mesmo. E olha que era o preco quase do cardan novo no mercado livre e a base de troca!

    Comprei por R$550,00 o cardan sem bolachão e sem troca. Ai vou aproveitar a peça velha e vou brincar de reformar sistema homocinético.

    Quando chegar e instalar posto o resultado. Comprei neste site Cardanzeiro - Loja Virtual e a peça é Cardanzeiro - Loja Virtual

    Abracos!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
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  • #9
    Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Galera;

    Comprei o cardã sem bolachão, apenas com cruzetas e luvas.

    Sei que a demanda por essa mercadoria está grande pois em um dos lugares que eu telefonei semana passada tinha 5 em estoque e hoje não tinha mais nenhum e o povo compra mesmo. E olha que era o preco quase do cardan novo no mercado livre e a base de troca!

    Comprei por R$550,00 o cardan sem bolachão e sem troca. Ai vou aproveitar a peça velha e vou brincar de reformar sistema homocinético.

    Quando chegar e instalar posto o resultado. Comprei neste site Cardanzeiro - Loja Virtual e a peça é Cardanzeiro - Loja Virtual

    Abracos!
    Daniel
    não conhecia essa empresa aqui em Prudente... geralmente mando na zaupa cardans...eles fazem oq precisar na hora...
    mas bom saber dessa empresa q ja tem td pronto...
    pelo q vi na foto o cardan ja vem pronto né?? só retirar o antigo e colocar esse com cruzeta??
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

  • #10
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Pedro Eduardo Patussi Ver Post
    Daniel
    não conhecia essa empresa aqui em Prudente... geralmente mando na zaupa cardans...eles fazem oq precisar na hora...
    mas bom saber dessa empresa q ja tem td pronto...
    pelo q vi na foto o cardan ja vem pronto né?? só retirar o antigo e colocar esse com cruzeta??
    Exatamente! Tira um e coloca outro!

    Achei esse site na Internet e eles fabricam esse cardã e colocam no lugar com a flange já adaptada. Por sinal as firmas de recondiconamento e venda de compontentes de cardã todas elas tem o modelo de flange para colocar no lugar do bolachão. E pelo que eu entendi existe uma demanda por essa mercadoria e as empresas SABEM que na Ranger pós 2000, o eixo roda direto e que o carda tem que ser mais bem feito do que em outras picapes.

    De toda maneira, chegando eu monto e conto a vocês.

    Abs!!!
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  • #11
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Vale a Pena sim!!!!

    Galera;

    Hoje chegou e instalei o cardan adaptado, com cruzeta e luva no lugar da homocinética e o resultado foi o melhor possivel! Excelente. A empresa Pruden Cardãs foi extremamente idônea comigo, mandou a peça corretamente, muito bem caprichada nos detalhes e acabamentos e muito bem balanceada!

    A empresa fez, corretamente, uma peça TORNEADA no lugar de adaptar uma luva no bolachão, ficando perfeitamente centralizada, luvas, pontuvas, tudo muito bem soldado, com contrapeso e cruzetas blindadas Spicer 5.153X. O unico ponto de graxa é na luva/ponteira articulada.

    Testei a picape em estrada vicinal, acelerei tudo o que podia (+/-175km/L o limite que o sistema deixa ela chegar) e NENHUMA vibração ou ruido diferente.

    A adaptação valeu a pena e recomendo. Se não vibrou a 175km/h no uso normal é que nao vai vibrar mesmo!

    Fotos do trabalho

    Abraços

    Daniel
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00167.jpg   -dsc00170.jpg   -dsc00169.jpg   -dsc00171.jpg   -dsc00172.jpg  
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  • #12
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Galera;

    Hoje chegou e instalei o cardan adaptado, com cruzeta e luva no lugar da homocinética e o resultado foi o melhor possivel! Excelente. A empresa Pruden Cardãs foi extremamente idônea comigo, mandou a peça corretamente, muito bem caprichada nos detalhes e acabamentos e muito bem balanceada!

    A empresa fez, corretamente, uma peça TORNEADA no lugar de adaptar uma luva no bolachão, ficando perfeitamente centralizada, luvas, pontuvas, tudo muito bem soldado, com contrapeso e cruzetas blindadas Spicer 5.153X. O unico ponto de graxa é na luva/ponteira articulada.

    Testei a picape em estrada vicinal, acelerei tudo o que podia (+/-175km/L o limite que o sistema deixa ela chegar) e NENHUMA vibração ou ruido diferente.

    A adaptação valeu a pena e recomendo. Se não vibrou a 175km/h no uso normal é que nao vai vibrar mesmo!

    Fotos do trabalho

    Abraços

    Daniel
    Saiu muito em conta.

    Por esse valor vc iria comprar um usado em ferro velho.
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

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