Vou levantar a bola, pra bem da aquisição de "curtura"... Sabe o que eu acho curioso?
Juntas tipo cruzeta dão vibração quando incorretamente empregadas porque o movimento de saída da cruzeta não é igual ao de entrada, mas varia proporcionalmente ao ângulo de trabalho (o movimento do eixo de saída só é igual ao de entrada quando está alinhada completamente, ou seja, nunca...). Para uma velocidade constante de entrada, a velocidade de saída fica variando a cada volta do eixo. Então, como é que tanto caminhão usa cruzeta no cardã? É que vão duas, alinhadas, uma em cada ponta do eixo. O movimento variável de entrada da segunda é convertido em velocidade constante (importante é que tudo é projetado para as duas cruzetas funcionarem em ângulos iguais).
No caso do dif dianteiro da ranger, tem uma homocinética (ou seja, junta que transmite a mesma velocidade, daí o nome...), e uma cruzeta. Mas... e daí, cadê a segunda cruzeta? Só com uma não era pra vibrar, soquear, ...? E por que que colocando uma segunda cruzeta não dá certo?
Mistérios da fé. Alguém aí que entenda disso tem alguma explicação?