Powered by vBulletin

Eixo cardã dianteiro da Ranger 2001.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/08/2009, 22:04
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Ok.

Então a variação longitudinal do diferencial dianteiro é apenas para absorver uns poucos mm de movimentação entre eles devido a esses coxins?

Chega a centímetros em estradas esburacada, nas arrancadas bruscas, freadas e principalmente em 4x4...
  • 02/08/2009, 11:54
    TylerNTL
    Hoje descobri que o barulho de chocalho, que eu julgava ser do papo de fogo mal fixado, na verdade vinha do cardã dianteiro. A coifa devia estar rasgada a pelo menos 1 mês.

Tentei retirar o cardã para eliminar a barulheria:
    Retirei os 06 parafusos do bolachão e os 04 da cruzeta na chegada do diferencial. Forcei ele de todo jeito mas não consegui retirá-lo. Cheguei a levantar a dianteira com o macaco e uns calços de madeira na esperança de com as rodas suspensas conseguir desencaixá-lo, mas nada feito.

Existe algum macete para retirar o cardã dianteiro ou faltou brutalidade?
  • 02/08/2009, 12:57
    Edintruder
    Thelmo, tens que primeiro tirar a homocinética com a ajuda de uma chave de fenda entre o flange e o "bolachão", forçando ela a deslizar no engrezado e "encolher" o cardan. Depois é só retirar do munhão da cruzeta. É questão de jeito apenas.
  • 03/08/2009, 17:58
    Raposo
    Citação:

Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Hoje descobri que o barulho de chocalho, que eu julgava ser do papo de fogo mal fixado, na verdade vinha do cardã dianteiro. A coifa devia estar rasgada a pelo menos 1 mês.

Tentei retirar o cardã para eliminar a barulheria:
    Retirei os 06 parafusos do bolachão e os 04 da cruzeta na chegada do diferencial. Forcei ele de todo jeito mas não consegui retirá-lo. Cheguei a levantar a dianteira com o macaco e uns calços de madeira na esperança de com as rodas suspensas conseguir desencaixá-lo, mas nada feito.

Existe algum macete para retirar o cardã dianteiro ou faltou brutalidade?

É como o Edin falou... é fácil: depois de tirar todos os parafusos (na cruzeta é chave torx) desencaixa a cruzeta com uma chave de fenda grossa; aí é só puxar o eixo que ele desencaixa da CT.
    Abraços.
  • 03/08/2009, 20:24
    fverna
    4 Anexo(s)
    Fotos do Cardan dianteiro 4x4 adaptado com cruzeta
    Pessoal,

Conforme eu havia prometido, segue fotos do cardan que mencionei anteriormente, peço desculpas pela demora.

Walter, por favor, peço sua opinião quanto a peça e o que vc explicou e me diga se mantem, ou se eu não soube explicar direito o que havia instalado.

Grato,

Flávio
  • 03/08/2009, 21:16
    TylerNTL
    1 Anexo(s)
    Para quem ainda não viu segue uma foto das entranhas da homocinética do cardan dianteiro da Ranger. O que me deixa puto é a simplicidade da peça e a dificuldade para conseguirmos recuperá-la com menos de R$ 200:

- Esse hélice no final do eixo é fixado por uma presilha e nesse caso tem desgaste praticamente zero, mas se necessário claramente poderia ser substituída sem problemas.
    - O "bolachão" propriamente dito é fixado pelos mesmo 06 parafusos que fixam a coifa e prendem o cardan à CT. Neste caso ele é que apresenta o maior desgaste nas trilhas onde ficam as esferas (mas mesmo assim nada muuuito extremo).
    - A coifa está completamente destruída.
    - As esferas ainda estão bastante "esféricas"
    - Não consegui avaliar o desgaste neste anel que segura as esferas no lugar.

Analisando as peças que precisam ser trocadas fica claro que não deveriam "custar" mais de R$ 150,00 com um markup de uns 80% dava par avender por uns R$ 280 e todo mundo ficava feliz. Pena que são peças de Ranger e por pouco não são vendidas somente em conjunto com transmissão, diferenciais e eixos junto.

Será que em SP é possível encontrar essas peças? Alguém sabe se a spicer vende elas separado?
  • 03/08/2009, 21:26
    TylerNTL
    Citação:

Postado originalmente por fverna Ver Post
    Pessoal,

Conforme eu havia prometido, segue fotos do cardan que mencionei anteriormente, peço desculpas pela demora.

Walter, por favor, peço sua opinião quanto a peça e o que vc explicou e me diga se mantem, ou se eu não soube explicar direito o que havia instalado.

Grato,

Flávio

Flávio,

A 3º foto é a do acoplamento com a CT?
    Foi instalada alguma luvas estriada para permitir movimento longitudinal no eixo?

Hoje desmontei o meu cardan na Cardan Nordeste (oficina até grande com filiais em diversas cidades) e quem me atendeu insitiu que a adaptação com cruzetas na Ranger funciona!!! Que já fez inúmeras coisa&tal. O que me deixou cismado foi que se essa adaptação gerasse muitos problemas, reclamações, etc não acredito que eles se propusessem a fazer.

Qual é o angulo limite para a instalação de cruzetas?
    Em quanto tempo a "vibração" dessa adaptação traria problemas?
    Onde seriam os problemas? No ponto mais fraco do sistema?
    (no próprio cardan, CT ou diferencial dianteiro)
  • 03/08/2009, 21:50
    rogeriomasih
    Hoje desmontei o meu cardan na Cardan Nordeste (oficina até grande com filiais em diversas cidades) e quem me atendeu insitiu que a adaptação com cruzetas na Ranger funciona!!! Que já fez inúmeras coisa&tal. O que me deixou cismado foi que se essa adaptação gerasse muitos problemas, reclamações, etc não acredito que eles se propusessem a fazer.

FOI EXATAMENTE LÁ QUE TENTARAM ME VENDER UM EIXO JÁ ADAPTADO PELO PREÇO DE UM NOVO...E AINDA RECEBENDO O MEU NA ´TROCA´.
  • 03/08/2009, 22:33
    Edintruder
    A instalação de cruzetas no cardam da Ranger custa muito mais caro do que a simples troca do bolachão. Fora isso, fica suscetível à quebra da cruzeta em função do ângulo de trabalho.
  • 03/08/2009, 22:35
    perola negra
    Citação:

Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post

FOI EXATAMENTE LÁ QUE TENTARAM ME VENDER UM EIXO JÁ ADAPTADO PELO PREÇO DE UM NOVO...E AINDA RECEBENDO O MEU NA ´TROCA´.

Hoje encontrei em uma loja aqui em Fortaleza a tão sonhada coifa por R$ 95,00 estou avaliando se compro ou não.
  • 03/08/2009, 22:47
    perola negra
    Citação:

Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    A instalação de cruzetas no cardam da Ranger custa muito mais caro do que a simples troca do bolachão. Fora isso, fica suscetível à quebra da cruzeta em função do ângulo de trabalho.

Caros esse site é perfeito, mas eu acho que vocês expert não gostão de falar como os mirins.
  • 03/08/2009, 22:54
    rogeriomasih
    Citação:

Postado originalmente por perola negra Ver Post
    Caros esse site é perfeito, mas eu acho que vocês expert não gostão de falar como os mirins.

Faz algum tempo que ando aqui, aprendi muito aqui e pode ter certeza que vc está enganado em teu comentário. :discordo::discordo::discordo:

Vc acha que alguém já começa como expert???

Todos aqui são tratados com muito respeito e atenção - desde que tb tenham comportamento similar.

Minha única recomendação é que vc pesquise antes de criar um novo tópico, pois a resposta para muitas perguntas já estão disponíveis aqui. Caso tenho interesse em uma informação adicional, opte por dar continuidade a um tópico já existente e relacionado com o tema.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:51.