Chega a centímetros em estradas esburacada, nas arrancadas bruscas, freadas e principalmente em 4x4...
Versão Imprimível
Hoje descobri que o barulho de chocalho, que eu julgava ser do papo de fogo mal fixado, na verdade vinha do cardã dianteiro. A coifa devia estar rasgada a pelo menos 1 mês.
Tentei retirar o cardã para eliminar a barulheria:
Retirei os 06 parafusos do bolachão e os 04 da cruzeta na chegada do diferencial. Forcei ele de todo jeito mas não consegui retirá-lo. Cheguei a levantar a dianteira com o macaco e uns calços de madeira na esperança de com as rodas suspensas conseguir desencaixá-lo, mas nada feito.
Existe algum macete para retirar o cardã dianteiro ou faltou brutalidade?
Thelmo, tens que primeiro tirar a homocinética com a ajuda de uma chave de fenda entre o flange e o "bolachão", forçando ela a deslizar no engrezado e "encolher" o cardan. Depois é só retirar do munhão da cruzeta. É questão de jeito apenas.
Pessoal,
Conforme eu havia prometido, segue fotos do cardan que mencionei anteriormente, peço desculpas pela demora.
Walter, por favor, peço sua opinião quanto a peça e o que vc explicou e me diga se mantem, ou se eu não soube explicar direito o que havia instalado.
Grato,
Flávio
Para quem ainda não viu segue uma foto das entranhas da homocinética do cardan dianteiro da Ranger. O que me deixa puto é a simplicidade da peça e a dificuldade para conseguirmos recuperá-la com menos de R$ 200:
- Esse hélice no final do eixo é fixado por uma presilha e nesse caso tem desgaste praticamente zero, mas se necessário claramente poderia ser substituída sem problemas.
- O "bolachão" propriamente dito é fixado pelos mesmo 06 parafusos que fixam a coifa e prendem o cardan à CT. Neste caso ele é que apresenta o maior desgaste nas trilhas onde ficam as esferas (mas mesmo assim nada muuuito extremo).
- A coifa está completamente destruída.
- As esferas ainda estão bastante "esféricas"
- Não consegui avaliar o desgaste neste anel que segura as esferas no lugar.
Analisando as peças que precisam ser trocadas fica claro que não deveriam "custar" mais de R$ 150,00 com um markup de uns 80% dava par avender por uns R$ 280 e todo mundo ficava feliz. Pena que são peças de Ranger e por pouco não são vendidas somente em conjunto com transmissão, diferenciais e eixos junto.
Será que em SP é possível encontrar essas peças? Alguém sabe se a spicer vende elas separado?
Flávio,
A 3º foto é a do acoplamento com a CT?
Foi instalada alguma luvas estriada para permitir movimento longitudinal no eixo?
Hoje desmontei o meu cardan na Cardan Nordeste (oficina até grande com filiais em diversas cidades) e quem me atendeu insitiu que a adaptação com cruzetas na Ranger funciona!!! Que já fez inúmeras coisa&tal. O que me deixou cismado foi que se essa adaptação gerasse muitos problemas, reclamações, etc não acredito que eles se propusessem a fazer.
Qual é o angulo limite para a instalação de cruzetas?
Em quanto tempo a "vibração" dessa adaptação traria problemas?
Onde seriam os problemas? No ponto mais fraco do sistema?
(no próprio cardan, CT ou diferencial dianteiro)
Hoje desmontei o meu cardan na Cardan Nordeste (oficina até grande com filiais em diversas cidades) e quem me atendeu insitiu que a adaptação com cruzetas na Ranger funciona!!! Que já fez inúmeras coisa&tal. O que me deixou cismado foi que se essa adaptação gerasse muitos problemas, reclamações, etc não acredito que eles se propusessem a fazer.
FOI EXATAMENTE LÁ QUE TENTARAM ME VENDER UM EIXO JÁ ADAPTADO PELO PREÇO DE UM NOVO...E AINDA RECEBENDO O MEU NA ´TROCA´.
A instalação de cruzetas no cardam da Ranger custa muito mais caro do que a simples troca do bolachão. Fora isso, fica suscetível à quebra da cruzeta em função do ângulo de trabalho.
Faz algum tempo que ando aqui, aprendi muito aqui e pode ter certeza que vc está enganado em teu comentário. :discordo::discordo::discordo:
Vc acha que alguém já começa como expert???
Todos aqui são tratados com muito respeito e atenção - desde que tb tenham comportamento similar.
Minha única recomendação é que vc pesquise antes de criar um novo tópico, pois a resposta para muitas perguntas já estão disponíveis aqui. Caso tenho interesse em uma informação adicional, opte por dar continuidade a um tópico já existente e relacionado com o tema.