Ressussitando tópico antigo...
O cardã da minha resolveu "dar as contas", mais precisamente o "bolachão".
Estou vendo de trocar e a titulo de curiosidade, liguei na Ford. R$3.336,00 a peça. É para rir da cara deles fala sério!
Um absurdo.
Versão Imprimível
Ressussitando tópico antigo...
O cardã da minha resolveu "dar as contas", mais precisamente o "bolachão".
Estou vendo de trocar e a titulo de curiosidade, liguei na Ford. R$3.336,00 a peça. É para rir da cara deles fala sério!
Um absurdo.
Shimomoto, eu paguei há 3 anos atras 480,00 com o Sérgio Aquino e mais 80,00 de torneiro.
Edin;
Valeu pelos preços! O Bolachão pelo que eu vi gira nessa faixa de preços. O engraçado é que nos EUA o cardã dianteiro da Ranger recondicionado custa tão caro quanto no Brasil!
Você que mexe bastante com maquinas já viu alguém retirar o bolachão, colocar uma flange no lugar, uma cruzeta e uma luva para dar o movimento necessário ao conjunto? To pensando em fazer isso com a minha e acabar com o bolachão de vez (e com sua coifa maldita que fura, a gente não ve que furou e arrebenta com tudo.
Pensei em fazer algo mais ou menos assim na minha. O Troller acho que usa este sistema, mas fico com medo de isso vibrar de maneira insuportável, mesmo balanceando o cardã! Se alguem tiver algum palpite...
Abs!!!!
Dê uma olhada...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post1323995
Tyler;
Foi inspirado na sua experiência que eu pedi ajuda da galera para pegar maiores informações.
Embora o Walter comente que a vibração venha de qualquer jeito, pela logica não deveria existir vibração pois a colocação de uma luva (que permita um movimento telescopico do cardã) cruzetas de boa procedência e um balanceamento dinamico de primeira, ao que tudo indica permite um funcionamento normal, até porque o angulo de trabalho é pequeno.
Em bauru (SP) existe uma empresa que faz cardãs da Ranger a base de troca. Coloca luva dupla para a colocação de DUAS cruzetas no lugar do bolachão. Cobram R$800,00 mas achei um tanto alto, ainda mais se levarmos em conta que se trata de uma modificacão, que por mais bem feita que seja é uma modificação.
Abs!!!
Daniel, o custo não vai compensar. O valor para colocar o garfo, espigão, luva, MO de torneiro e etc vai custar mais de 600,00 e corre o o risco de não ficar bom.
Realmente um problema da adaptação é o custo, se na época tivesse conseguido o cardan por menos de R$1k não teria adaptado.
Desabafo:
O mercado de peças de Natal é ridículo de fraco e caro!
Nem me dispondo a pagar adiantado para incluir o cardan no próximo pedido eu conseguia por menos de R$ 1k.
Edin e TylerNTL
Eu estou conseguindo a adaptação do cardã por coisa de R$400,00 (200 de peças e 200 de M/O - soldagem, balanceamento e alguma flange faltante) para fazer um serviço igual este Eu estou conseguindo a adaptação do cardã por coisa de R$400,00 (R$200,00 de peças - Nakata ou Spicer e R$200,00 de M/O - soldagem e balanceamento dinamico)
O serviço é para ficar igual este: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...tml#post948144
Um preparador sugeriu fazer algo com flange de cruzetas duplas, que tende a ficar melhor. Mas vou ver se arrumo. A grande coisa é que os cardãns custam mais de R$1000,00. Os do mercado livre que custam menos que R$1000,00 ou o vendedor é mal qualificado ou a procedência é duvidosa...
E Tyler fica tranquilo. Se o mercado de peças em Natal é ridiculo, na região de Marilia é medonho, especialmente para caminhonetes: As lojas só trabalham com marcas de terceira linha (atee ai tudo bem, muita gente compra) mas se você chegar numa autopeças e pedir marcas de primeira linha os imbecis nem se dão ao trabalho de ir atrás e te encomendar e trazer.
Abs!!!
Daniel, se conseguisses por 400,00 então bota a cruzeta que no futuro não te arrependerás
Vou mexer c om isso 4 feira...vamos ver que bicho dará!
Vou levantar a bola, pra bem da aquisição de "curtura"... Sabe o que eu acho curioso?
Juntas tipo cruzeta dão vibração quando incorretamente empregadas porque o movimento de saída da cruzeta não é igual ao de entrada, mas varia proporcionalmente ao ângulo de trabalho (o movimento do eixo de saída só é igual ao de entrada quando está alinhada completamente, ou seja, nunca...). Para uma velocidade constante de entrada, a velocidade de saída fica variando a cada volta do eixo. Então, como é que tanto caminhão usa cruzeta no cardã? É que vão duas, alinhadas, uma em cada ponta do eixo. O movimento variável de entrada da segunda é convertido em velocidade constante (importante é que tudo é projetado para as duas cruzetas funcionarem em ângulos iguais).
No caso do dif dianteiro da ranger, tem uma homocinética (ou seja, junta que transmite a mesma velocidade, daí o nome...), e uma cruzeta. Mas... e daí, cadê a segunda cruzeta? Só com uma não era pra vibrar, soquear, ...? E por que que colocando uma segunda cruzeta não dá certo?
Mistérios da fé. Alguém aí que entenda disso tem alguma explicação?