Powered by vBulletin

Eixo cardã dianteiro da Ranger 2001.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 04/08/2012, 17:52
    Miguels
    Daniel,

O que tem a dizer cinco meses depois da instalação desse cardan com cruzeta? Tem dado certo? Ainda prefere essa adaptação à da homocinética?

Um abraço.
  • 04/08/2012, 18:01
    Miguels
    Citação:

Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Galera;

Hoje chegou e instalei o cardan adaptado, com cruzeta e luva no lugar da homocinética e o resultado foi o melhor possivel! Excelente. A empresa Pruden Cardãs foi extremamente idônea comigo, mandou a peça corretamente, muito bem caprichada nos detalhes e acabamentos e muito bem balanceada!

A empresa fez, corretamente, uma peça TORNEADA no lugar de adaptar uma luva no bolachão, ficando perfeitamente centralizada, luvas, pontuvas, tudo muito bem soldado, com contrapeso e cruzetas blindadas Spicer 5.153X. O unico ponto de graxa é na luva/ponteira articulada.

Testei a picape em estrada vicinal, acelerei tudo o que podia (+/-175km/L o limite que o sistema deixa ela chegar) e NENHUMA vibração ou ruido diferente.

A adaptação valeu a pena e recomendo. Se não vibrou a 175km/h no uso normal é que nao vai vibrar mesmo!

Fotos do trabalho

Abraços

Daniel

Daniel,

O que tem a dizer cinco meses depois da instalação desse cardan com cruzeta? Tem dado certo? Ainda prefere essa adaptação à da homocinética?

Um abraço
  • 16/08/2012, 19:52
    Miguels
    Olá, gente!

Numa loja de suspensão consegui que retiraram o cardan e logo depois a homocinética. Realmente é muito facil, coisa de 10' de serviço. Não houve necessidade de botar a peça no torno para desengatar o bolachão do eixo, bastou umas marteladas e a retirarada da trava de o'ring...
    Pensei usar a adaptação com cruzeta, como fez o Daniel, mas acho que vou de homocinética mesmo. A questão é achar a original em preço "razoável" (achei na ford pr R$ 534 mas tem que encomendar).
    O que não me ficou claro é o porque da solda, torneado e balançamento, de acordo ao comentado neste topico. O mecanico não achou que se deva fazer nada disso, só engatar, travar e pronto.Realmente agora fiquei na dúvida.

Um abraço a todos.

Daniel: Recebi sua MP, obrigado.
  • 18/08/2012, 00:32
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

Postado originalmente por Miguels Ver Post
    Olá, gente!

Numa loja de suspensão consegui que retiraram o cardan e logo depois a homocinética. Realmente é muito facil, coisa de 10' de serviço. Não houve necessidade de botar a peça no torno para desengatar o bolachão do eixo, bastou umas marteladas e a retirarada da trava de o'ring...
    Pensei usar a adaptação com cruzeta, como fez o Daniel, mas acho que vou de homocinética mesmo. A questão é achar a original em preço "razoável" (achei na ford pr R$ 534 mas tem que encomendar).
    O que não me ficou claro é o porque da solda, torneado e balançamento, de acordo ao comentado neste topico. O mecanico não achou que se deva fazer nada disso, só engatar, travar e pronto.Realmente agora fiquei na dúvida.

Um abraço a todos.

Daniel: Recebi sua MP, obrigado.

Miguels;

Desculpa a demora em responder sua MP e não ter respondido mais rapidamente. Esses dias tem sido puxados de trabalho.

Todo o cardã tem que ser balanceado senão vibra pra caramba. Um cardã traseiro desbalanceado por exemplo, pode rachar a caixa de cambio e T-Case.

O mesmo vale para o dianteiro. No caso especifico da Ranger, a situação é bem mais critica pois a ausência da roda livre faz o cardã girar 100% do tempo mesmo em 4x2, o que implica o balanceamento do cardã dianteiro ser tão importante quanto o do cardã traseiro, sob pena de você ter sua picape vibrando mais que uma britadeira em velocidade.

No meu caso, o cardã com cruzeta funcionou 100% bem. Experimentei o carro numa rodovia com asfalto bom e sem moviemento e mesmo a 170km/h, nenhuma vibração. Era como se estivesse sem o cardã dianteiro.

A unica ressalva fica por conta que o 4x4 Hi leva mais tempo para desegatar, especialmente em piso com certa aderência (não me pergunte porque)

Miguels, eu colocaria um cardã completo com cruzeta. Tem muita Ranger por ai rodando com cardã/cruzeta e a gente nem sabe. A unica coisa que tem que ficar atento é em engraxar a luva. o cardã tem que ter o movimento livre de encolher/distender.

Quer minha humilde opinião: Compra um cardã com cruzeta mesmo. Soldar pode até ficar bom mas acho que em termos de custo, pode não compensar (R$540,00 do bolachão + solda + balanceamento, pode ter certeza que ficará nuns R$1000,00). O cardã original é possivel ser encontrado novo no mercado livre por R$1300,00 e o com cruzetas, em torno de R$600,00

Abraços!
  • 20/08/2012, 21:53
    Miguels
    Olá Daniel,

Realmente vontade não falta de colocar o cardan completo com cruzeta, mas consegui a homocinética por um preço bacana e vou optar pelo sistema original.
    Já tenho o eixo cardan desmontado, e foi muito fácil desengatar o bolachão do eixo: com o eixo na bancada foi retirada a abóvoda metálica e aí apareceu a travinha. Com a chave de fenda a trava soltou e bastaram umas marteladas para desencaixar a peça da extremidade. Uns 10 min. de serviço. Agora é só encaixar a nova homocinética no eixo (estrias/ranhuras), repor a trava e botar o eixo no lugar. Nada de soldas nem balanceamento. Espero que o número de estrias da SPICER seja compatível com o eixo.
    Assim que fizer o serviço posto os resultados.
    Se ficasse muito caro certamente que optaria pelo cardan com cruzeta, seguindo sua experiencia. Mas valeu as dicas, Daniel !

Um abraço.
  • 05/09/2012, 19:52
    Miguels
    5 Anexo(s)
    Troca da homocinética do cardan dianteiro sem solda
    Anexo 368939Anexo 368940Anexo 368941Anexo 368942Anexo 368943

Olá pessoal!

Finalizando meu post anterior, fiz o serviço da troca da homocinética com um mecanico. Para desmontar a bolacha do eixo cardan foram uns 10', depois pegou a peça nova, original spicer (R$ 450), retirou a abraçadeira prendendo a coifa, retirou a tampa (fig. 1) e apareceu a cobertura de graxa vermelha (fig. 2) tipo sabão de lítio. Afastando um pouco esta graxa acha-se a travinha tipo o-ring que segura a peça à ponta do eixo e retira-se com a ajuda de uma chave de fenda (fig. 3). Depois desencaixa-se essa ponta (bastam umas marteladas) (fig. 4), e pronto, a peça nova está desmontada! Agora vem o processo inverso: despreza-se essa ponta de eixo nova, QUE IRIA SOLDADA NO CARDAN, e encaixa-se o cardan com a ponta estriada velha já soldada, insere-se novamente a travinha e completa-se a graxa desperdiçada. Depois é só colocar a abraçadeira e a tampa e recolocar a transmissão. Aqui um detalhe: o encaixe das esferas na gaiola tem uma sequencia certa, caso contrário a peça não retrairá, impedindo sua colocação no carro.
    O resultado ficou uma maravilha, sem vibrações nem barulho, E SEM SOLDA NEM BALANCEAMENTO A FAZER.

Total gasto: R$ 570 (450 + 120 MO).

Um abraço a todos, e agradeço a dica do amigo Daniel. Mas cruzeta só na próxima edição :)
  • 05/09/2012, 20:38
    BRAVOECONOVEMBER
    Ah, tá explicado. A homocinética vem com uma ponteira de cardã junto. Se está estragada a original, daí tem essa que possibilita cortar a velha e colocar tudo novo. Mas se a antiga está boa, realmente não faz muito sentido ter esse trabalho todo e perigar estragar o cardã ainda.
    Tópico importantíssimo esse aqui com referência técnica... valeu o compartilhamento.
  • 19/09/2012, 15:20
    n3n3
    Muito 10 topic. Pena que manter a barca ta ferrando com o bolso. Minha explorer esta com o maldito bolachao com folga e fazendo barulho de ferro batendo. Como tinha pedido para retirar a corrente da tração dianteira, não entendi o porque do cardan ainda estar lá. Sei que está com essa folga e simplesmente vou retirar o cardan de lá e me livrar do barulho. Só uso o carro em asfalto, não gosto de terra. 4X2 pra mim ficou show.
    Opnião pessoal eu colocarei futuramente a original proximo dos 800 dilmas(vaca) e rodo sussa. Vai que o soldador não estava num dia bom quando fez justo a peça que foi comprada.
  • 15/05/2013, 20:25
    kildary
    ola pessoal, detectei um barulho de ferro com fero na minha, ja havia trocado as cruzetas do cardan dianteiro, agora percebi uma folga consideravel no fresado/luva do carda dianteiro.a pergunta é, vende so a luva ? sera que a folga é so na luva ?

quem puder me ajude.

grato
  • 17/05/2014, 20:18
    marcelorramos
    senhores um bom dia todos

quando comprei minha vtr, sentia uma pequena vibração quando ela atingia 120 km/h, pensei ser pneus, ou cardan traseiro, não sabia que o dianteiro roda direto. depois de 02 anos passou a vibrar e zuar bastante principalmente do lado do motorista, pensei ser rolamento de roda.ai levei num mecanico e ele disse que poderia ser eixo cardan dianteiro, sacamos o eixo e ai acabou a vibração. então comecei a pesquisar a respeito, descobriu este tópico e outros aqui no forum, então descidi em fazer a compra na prudente cardan ( site cardanzeiro). ( graça a postagem de shinamomoto e demais usuários). Atualmete estou sem cardan dianteiro esperando chegar para ver o resultado.
    ainda desde quando comprei a vtr a tração me dava mão de obra para engatar, tinha que girar o botão 4 ou 5 vezes para engatar. aproveitando tirei o motor eletrico de tração e ADVINHEM ele estava quase travando. abri o motor, efetuei uma limpeza geral, passei aperto na montagem, pois a parte de baixo não desmonta.
    depois montamos e desligamos a bateria por 20 minutos para zerar o sistema e PRONTO FICOU DEZ .

ranger xlt 4x4 cd 2001
  • 01/09/2015, 19:42
    LGP
    Boa noite a todos. Recentemente comprei uma ranger 99/00 supercab 2.5 4x4 que era do cassiouru aqui do forum.

Estou com o problema do barulho do sininho, a desgrama faz sempre e faz quando eu mecho no cardan com a mão também. Aquela borracha que fica na ponta de traz do cardan ja pediu a conta, entao acredito que entrou sujeira ali e ta moendo tudo.. Vou trocar o cardan, encomendarei hoje mesmo e vou trocar em casa.
    Posso rodar com o barulho de sino até o cardan novo chegar ou corro o risco de moer tudo ali dentro ?
  • 02/09/2015, 09:07
    Edintruder
    LGP, pode continuar rodando sem problemas. Mas pode trocar apenas a homocinética.

Qualquer torneiro troca a peça com um custo de cerca de 100,00.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 13 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2345678910111213 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:11.