Postado originalmente por
Edintruder
Alberto, queres um conselho de amigo?
Se me permites, eu descrevo o que eu faria.
Programa pra Domingo...
Tira a válvula PCV (essa preta de plástico) solta com uma chave de boca 8 ou 10mm (não lembro mais ao certo), limpa ela. Coloca de molho no thinner ou em gasolina pra limpar por dentro também. Passa uma cola de junta no encaixe que vai no cabeçote coloca de novo. Essa mangueira que o mecânico soltou, coloca de novo no lugar correto. Lava o motor todo para não pingar mais esse óleo pela frente do motor.
Anda uma semana com ela e verifica se volta a pingar óleo. Dependendo do local do vazamento tu mandas arrumar e coloca pra vender.
A minha estourou o retentor do alternador e jorrava óleo pelo alternador. Então pode ser em qualquer lugar além do próprio motor.
A minha já vazou óleo pela válvula PCV, alternador, retorno da bomba de vácuo e retentor dianteiro do virabrequim. Esse último nunca mexi.
Há quem diga que motor diesel que não pinga óleo tem problema grave...
Não gasta dinheiro pois esse motor não deve precisar de retífica nenhuma. Tem muita gente que compra picape de proprietários apavorados que o motor não presta e roda mais 100.000km antes de mexer em alguma coisa. Uma mangueira mal montada pode fazer um estardalhaço terrível.
Mesmo mecânicos de confiança podem se enganar, então procura uma 2a e 3a opiniões.
Tem um teste que costumo fazer antes de comprar qualquer veículo à diesel pra ver se o motor está batendo.
Tira a mangueira que entra no coletor de admissão e com o motor ligado, tu metes a mão no orifício e vai fechando gradualmente com a mão direita e com a esquerda tu vai acelerando direto na bomba injetora até acelerar 100%, porém com a rpm quase na lenta provocada pela restrição do ar. Nesse momento, o motor trabalhará todo errado, fazendo uma fumaceira densa cinza e se tiver qualquer folga ela baterá mais forte e será percebida facilmente. Se a fumaça for azul, tem desgaste de anéis, se tiver bronzina com folga ela baterá a seco. Se a fumaça ficar cinza apenas, os anéis estão bons e se não tiver batida seca o motor está justo.
É barbada. Qualquer mecânico diesel decente sabe disso.
Quem não gosta disso são os lojistas quando eu faço! Ahahahah! Já saio do carro com uma chave de fenda na mão e um trapo no bolso...
Se quiseres, podemos trocar taco à taco. Vou com a minha Ranger 2.5 aí e trocamos. Será que sai negócio? ehehhe!