Powered by vBulletin

Retifica Motor Ranger 2.8 Diesel Power Stroker

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/07/2009, 10:56
    Edintruder
    Existem casos que podem gerar essa perda de compressão em motores que acabam destruindo os anéis e riscando os cilindros, mas pouco afetam os pistões.

Se estiver equivocado o Elmer me corrige.

Excesso de temperatura, motor com bicos desregulados aliado com uso intenso sob esforço, ligar o motor frio e sair dando pau com pé no fundo e esforço elevado.
    Outro tipo de mau uso de motores diesel que também faz isso. Pode ocorrer o que se chama de "espelhamento" dos cilindros que ocorre por utilizar um motor diesel sem carga por muito tempo ou utilizar regimes incorretos de rpm. Se trocar a marcha cedo, o motor andará em rpm muito baixa, nesse caso o acelerador deverá ser pressionado suavemente e nunca pisa no fundo pois irá "lavar" os cilindros com diesel e remover o filme de óleo lubrificante das paredes dos cilindros. Isso também gera desgaste prematuro de cilindros e anéis.

O ideal é medir a taxa de compressão dos 4 cilindros individualmente, pois pode ser um simples anel quebrado, uma camisa trincada ou tudo derretido. Com essa kilometragem, é possível mexer só em anéis, camisas e talvez pistões sem mexer no virabrequim.

É importante saber que esse tipo de serviço não altera a km de retífica do motor, serve apenas para parar de soprar pro cárter. E o mais importante é que todas as bronzinas devem ser montadas exatamente na mesma posição e local sob pena de desgaste irregular após a montagem. Se o mecânico for caprichoso ficará bom e o motor deverá rodar até os 300.000km sem sustos.

Claro que é bom ir num bombista avaliar os bicos injetores depois de tudo isso e a regulagem da BI.
  • 21/07/2009, 21:10
    Hugo Boaretto
    Cara. Eu tenho uma ranger igual a sua, está com 167.000 km e nunca tive problemas sérios. Apenas manutenção de rotina. O serviço mais caro até hoje foi trocar a embreagem com o cilindro com 130.000 km.

Para voce ter uma ideia, hoje tive que deixar ela para trocar o rolamento do compressor do ar condicionado pois o mesmo era original. Nem os amortecedores eu troquei ainda pois estão ótimos. Sem qualquer vasamento de oleo. Tanto é que troquei pneu com 105.000 (scorpion A/T 235 75 R15) e estou com os mesmos até hoje.

Do resto, nunca tive problema. Tá mais gostosa do que a ranger 3.0 2008 do meu pai que vira e mexe dá umas falhadas e o motor ronca como se tivesse com o escapamento furado.
  • 22/07/2009, 14:12
    Marcelo-HPE
    Olá Edin . esse caso do espelhamento das camisas , em que a bomba injetora "lava" os cilindros , ocorrre somente para bombas injetoras mecânicas , ou as BI com gerênciamento eletrônico tb podem "lavar" os cilindros , quando se pisa fundo em baixa RPM . ????????
    grato .
  • 22/07/2009, 15:47
    Edintruder
    O espelhamento não ocorre pela lavagem, mas sim por fraca pressão de trabalho, e dessa maneira os anéis passam a "polir" as camisas e dessa maneira a vedação entre os anéis e o cilindro não fica perfeita e perde pressão. Se pegar um motor diesel e trabalhar sem carga por muito tempo, ele começará a sofrer o tal espelhamento...
    A lavagem dos cilindros ocorrem por excesso de diesel injetado. Pode ocorrer sempre que os parâmetros originais são alterados, inclusive com gerenciamento eletrônico. Um motor chipado pode fazer isso também, mas como o controle de pressão e volume admitido também são medidos para fazer a posterior injeção, esse processo não é tão crítico e nem chegaria a causar problemas como ocorrem em motores com injeção mecânica. Em motores mecânicos, o excesso de diesel além de lavar as camisas, contamina o óleo lubrificante reduzindo a sua viscosidade, e comprometendo a vida útil do motor. É interessante sempre reduzir os períodos entre trocas de óleo em motores com alterações de injeção para preservar a durabilidade do conjunto.
  • 22/07/2009, 16:30
    sergiopincelli
    Eita:palmas: valeu professor. Estou aprendendo.
  • 22/07/2009, 16:49
    Marcelo-HPE
    Valeu Edin !! obrigado pelos esclarecimentos !!
    Sempre troco de marcha nas 2000 rpm . um colega de trabalho me disse para esticar mais as trocas de marchas em torno de 2500 /3000 rpm , para evitar o espelhamento . na hora não levei muita fé , mas quanto maior a rpm do motor maior a pressão de lubrificação evitando o espelhamento .
    abs.
    valeu .
  • 22/07/2009, 23:38
    Pequeno jr
    Citação:

Postado originalmente por Alberto Vasconcelos Ver Post
    Daniel,
    Antes de tudo agradeço a resposta.

Como respondí ao Linuxhellmaster, a idéia é esta mesmo, um mecanico de confiança vai abrir o motor e a retifica fazer o necessário, a montagem e desmontagem fica por conta do mecanico.

Tambem pensava que este motor era mais robusto, nem imaginava ter que abrir o motor com esta quilometragem, daí ter saido de uma blazer a gasolina e entrado na ranger:parede:, mas acho que o motor mesmo pouquissimo exigido, nunca ando a mais de 100, não viajo, não faço trilha troco óleo com 5 mil quilometros:sad:, só coloco peças originais e com 160 mil km o motor está "urinando" óleo por todo lugar que para, minha garagem parece chão de oficina de tanto óleo por todo lugar.

O mecanico disse que somente retirar o cabeçote vai ter uma noçao real do que será necessário mas seguramente seria necessário trocar as molas de segmento, jogo de juntas e bronze de biela.

A minha dúvida que tambem coloquei para o outro amigo é se a retifica faz a usinagem na camisa ou se faz usinabem no bloco e coloca uma camisa nova. (Estas camisas devem ser bem caras pois aguentam um senhor repuxo não é mesmo?) É fácil comprar estas camisas originais Ford ou a marca original é a Internacional pois o motor é Maxxion???

Abraços

Alberto .. né por nada não, mas acho que te enrolaram. Seu motor deve estar beirando os 300.000 km e vc não sabe

veja o tópico q acabei de abrir.
  • 10/08/2009, 22:31
    edsmar2003
    Pessoal sou novo aqui no forum 4x4, mas colaboro a muito tempo no forum do Omega, sou o Edson Marcos de Brasilia.

Ia criar um tópico novo mas como achei este aqui e o assunto é o mesmo lá vai:

meu pai tem um Ranger 2002 2.8 com 90.000 km (a km é esta mesma uma vez que ele é o segundo dono e o estado geral do carro condiz com km). Ele quase não anda no carro, só em viagens curtas (uns 7.000 km por ano no máximo).

Pois bem, na ultima viagem, o carro superaqueceu e queimou a junta do cabeçote. (diz ele que foi na viagem, mas ele pegou um engarrafamento de 50 minutos 1 semana antes de viajar apesar de jurar que ela não esquentou antes). No dia da viagem andou uns 180 km e o ponteiro colou no máximo (diz ele que andou só uns 10 km depois disto, mas o genro dele que estava dirigindo, disse que o ponteiro estava ocilando, baixava a temperatura e quando que não colava lá em cima)

Parou na cidade mais próxima, trocou a tampa do reservatório (agora se já tava borbulhando isto ia adiantar o que?!?!?!?) e retirou a valvula termostatica, tentou seguir, 5 km depois viu que não adiantou, voltou pra trás e guinchou o carro de volta e está até hoje parada (4 meses).

Esta é a estória (não sei se mal contada por eles), só sei que sobrou pra mim e é aí que gostaria da ajuda da turma:

Levei pra consertar e tirado o cabeçote constatada a junta queimada e infelizmente 1 cilindro arranhado (isto mesmo colou ).

Parte de arrefecimento : valvula termostática eu testei (abrindo e fechando normalmente dentro da faixa de temperatura, coloquei na panela e medi temperatura), bomba dagua trocada no inicio do ano, supeito da embreagem viscosa mas seria se tivesse queimado no engarrafamento, não sei.

Mas o quero ajuda é o seguinte:

o camarada disse que tem que fazer o motor, aí vai pergunta:

1º trocar as camisas ou trocar os pistões por outra medida? (diz o camarada que motor diesel é feito pra trocar as camisas, mas se for trocar as camisas pra que trocar os pistões - ele que trocar os dois)

2º é obrigatório retificar a bomba injetora? Achava que tinha que verificar e regular BI + bicos e SE necessário retificar. Ele já tá condenando tudo.

3º será que este cilindro já vinha sendo danificado por causa da BI ou bico que neste cilindro estava lavando a camisa (esguichando diesel e lavando a camada protetora de oleo lubrificante ou isto é muito difícil?)

4º preço : ele ainda vai fazer o orçamento - kit motor (camisa+pistão), kit junta, casquilho etc... mas ele tá querendo R$1.600 só de mão de obra, sendo que a BI é a parte, fora retifica e me disse que ia ficar em torno de uns R$13.000,00 tudo. É tudo isto mesmo???

Bom conto com a ajuda de vc's pra começar e resolver isto uma vez que confesso que de diesel eu não entendo nada.

Pequeno Junior, como vi que vc também é de Brasilia, vc teria alguem de confiança pra indicar? (a ranger tá la na TAGUAMOTORS)

[]'s a todos e obrigado
  • 10/08/2009, 23:52
    Elmer_Jeep
    Citação:

Postado originalmente por edsmar2003 Ver Post
    Parte de arrefecimento : valvula termostática eu testei (abrindo e fechando normalmente dentro da faixa de temperatura, coloquei na panela e medi temperatura), bomba dagua trocada no inicio do ano, supeito da embreagem viscosa mas seria se tivesse queimado no engarrafamento, não sei.

Verifica também os seguintes itens:
    Radiador - pode ter vazamento
    Reservatório - pode ter alguma rachadura que dilata quando aumenta a temperatura e pressão daí a agua pode vazar por ela.
    Selos do bloco e cabeçote - Já vi vários com os selos bonitinhos por fora e corroídos por dentro, apresentavam muita porosidade e vazava agua durante o funcionamento
    Cabeçote - mande fazer um "teste de trincas" pois quando pega um aquecimento grande assim pode surgir alguma trinca na parte interna.
    Mangotes - podem apresentar alguma rachadura que também expande sob pressão/temperatura.

Citação:

Mas o quero ajuda é o seguinte:

o camarada disse que tem que fazer o motor, aí vai pergunta:

1º trocar as camisas ou trocar os pistões por outra medida? (diz o camarada que motor diesel é feito pra trocar as camisas, mas se for trocar as camisas pra que trocar os pistões - ele que trocar os dois)

Acho que ja falamos sobre isso nas paginas anteriores, existem motores que o pistão trabalha diretamente no bloco sem camisas, nesse caso se o cilindro não estiver muito danificado pode reabrir pra medida +0,50mm, se estiver muito gasto tem que encamisar mesmo. Pistões só podem ser reaproveitados se a retífica ou o mecanico possuir os instrumentos de medição necessários pra avaliar se as dimensões estão dentro das margens de tolerancia especificadas pelo fabricante do motor. Na dúvida substitua todos.

Citação:

2º é obrigatório retificar a bomba injetora? Achava que tinha que verificar e regular BI + bicos e SE necessário retificar. Ele já tá condenando tudo.

É obrigatório inspecionar, enviar para um bombista fazer o teste no equipamento que simula o funcionamento da bomba e a partir daí o cara vai te dizer se tem que retificar ou apenas regular, idem para os bicos.

Citação:

3º será que este cilindro já vinha sendo danificado por causa da BI ou bico que neste cilindro estava lavando a camisa (esguichando diesel e lavando a camada protetora de oleo lubrificante ou isto é muito difícil?)

Pode ser que sim, talvez o bico estava lavando a camisa ou mesmo não injetando corretamente fazendo o pistão trabalhar sem refrigeração(muito ar e pouco combustível) o que gera uma deformação incorreta e o resto vc ja sabe...

Citação:

4º preço : ele ainda vai fazer o orçamento - kit motor (camisa+pistão), kit junta, casquilho etc... mas ele tá querendo R$1.600 só de mão de obra, sendo que a BI é a parte, fora retifica e me disse que ia ficar em torno de uns R$13.000,00 tudo. É tudo isto mesmo???

Falei nas primeiras páginas que gastei 11mil num hsd de uma F1000 mas porque teve que substituir kit de embreagem, cabeçote do motor e bicos injetores, o restante foi retífica completa e todas as peças de reposição necessárias.

Mão de obra do mecanico cobra-se aqui por um motor desses R$1200,00.

Citação:

Bom conto com a ajuda de vc's pra começar e resolver isto uma vez que confesso que de diesel eu não entendo nada.

[]'s a todos e obrigado

Leia o topico novamente do início e vai ver muitas dicas importantes mas se restar dúvidas não deixe de perguntar.

[]'s
  • 11/08/2009, 08:04
    edsmar2003
    Obrigado já é um grande começo.

[]'s
  • 11/08/2009, 11:01
    Edintruder
    Quando o ponteiro começa a oscilar é o primeiro indício de falta de água. Nesse motor não pode rodar sem a válvula termostática pois ela quando aberta força a água ir pro radiador, sem a válvula a água só circula no bloco e superaquece no primeiro dia quente ou primeiro esforço do motor.
  • 11/08/2009, 13:44
    Pequeno jr
    Citação:

Pequeno Junior, como vi que vc também é de Brasilia, vc teria alguem de confiança pra indicar? (a ranger tá la na TAGUAMOTORS)

[]'s a todos e obrigado

Certas coisas que vc falou estou achando estranho, mas o pior q estou numa correia dos infernos nesta semana e por isso quase não estou entrando no forum.

Cara, liga para o Lindomar (mecânico da Slaviero) 9963-3292 e diga que o Júnior filho do Ayrison da Policia Civil te indicou. Um dos melhores que conheço, já salvou muito neguinho aqui do DF q me procura.

So vou t contar uma coisa .. estou fazendo o motor da minha Ranger e vou fazer muita coisa .. mas não chego na metade disso q vc esta falando. Não estou fazendo com o Lindomar devido a estar fazendo algumas coisas em parceria. Depois olha o tópico (HSD falece com 389.000) que durante essa semana estarei explicando o que esta sendo feito.

Boa sorte

Qualquer coisa é só chamar
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:18.