x
Convex Datacenter
Página 1 de 10 12345678910 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 119
    Usuário
    Entrada
    05/03/2007
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 0

Retifica Motor Ranger 2.8 Diesel Power Stroker

Amigos gostaria de pegar umas dicas com voces que tem mais conhecimentos técnicos em motor Ranger do que eu:
    Tanho uma Ranger 2002 motor Power Stroker Diesel 2.8.
    Tá com 160.000 km rodados, transito urbano, nada excepcional.
    Está vazando óleo por uma peça de plastico que fica na tampa do cabeçote, inclusive este suspiro ficava ligado a turbina e por melar a turbina com óleo o mecanico isolou a entrada da turbina onde esta mangueira estava conectada e colocou a mangueira para baixo do carro.

Alem de óleo esta mangueira está jogando fumaça com força.

O mecanico disse que precisa retificar o motor, trocar molas de segmento, bronze de biela e na retifica teria duas opções. Usinar o bloco do motor e encamizar o motor com novas camisas aproveitando os pistões atuais ou apenas retificar as camisas atuais mantendo elas já que seriam originais de fábrica.

O amigo poderia informar se procede estas necessidades ou se há outro caminho?

Alem disto tambem é necessário mexer na bomba injetora?

Qual a média de gastos que eu teria com este conserto?

Agradeço as respostas

Alberto
    alberto.jpessoa@bol.com.br

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Citação Postado originalmente por Alberto Vasconcelos Ver Post
    Amigos gostaria de pegar umas dicas com voces que tem mais conhecimentos técnicos em motor Ranger do que eu:
    Está vazando óleo por uma peça de plastico que fica na tampa do cabeçote, inclusive este suspiro ficava ligado a turbina e por melar a turbina com óleo o mecanico isolou a entrada da turbina onde esta mangueira estava conectada e colocou a mangueira para baixo do carro.

O mecanico disse que precisa retificar o motor, trocar molas de segmento, bronze de biela e na retifica teria duas opções. Usinar o bloco do motor e encamizar o motor com novas camisas aproveitando os pistões atuais ou apenas retificar as camisas atuais mantendo elas já que seriam originais de fábrica.

Agradeço as respostas

Alberto

Essa fumaca indica problemas de vedacao da camara de combustao...

Considerando que teu motor esteja em perfeitas condicoes e dada a km.... pode ser q seja possivel apenas a troca dos componentes danificados... como por exemplo aneis.... porem se houve danos ou desgaste excessivo... vais precisar ou encamisar ou trocar os pistoes..... eu pessoalmente evitaria de trocar os pistoes caso o gasto seja na camisa.... mais por motivos de balanceamento interno... Camisa tu compra original e reencamisa o bicho. na minha opniao eh mais negocio q trocar os pistoes todos..

Sim, na retifica do motor em geral se trocam todas essas pecas q voce citou... bronzinas de biela e mancal.. se tiver bronzinas do pino do pistao.... molas.. retentores..etc..etc..etc..

No meu caso sou eu q mexo nos meus motores, entao eu tenho uma regra simples.... se o cara te passar o quanto voce vai gastar antes de abrir teu motor... fica esperto com ele. ( =

Em geral voce nao sabe exatamente oq vai precisar fazer e/ou trocar ate se abrir o motor..... derrepente ele abre... cai todos os aneis dos pistoes e nao tem 1 arranhao em nada.... ae soh a troca do jogo de aneis faz o bicho voltar a rodar legal.... nao existe 1 regra que diz "soh pq abriu, tem de retificar e trocar tudo..."

Eu cansei de desmontar motor e fazer apenas partes do mesmo.... jah peguei motor V8 q eu tirei os pistoes e cairam os aneis em pedacos..... eu soh dei um acabamento no cyl e instalei um jogo de aneis "red", ou seja... medidas originais porem um "miiiiiinimo" maior. pra vedar legal.... Ou entao somente trocava as bronzinas de mancal ou biela... e montava denovo....

Se voce quiser realmente "reformar" o motor... eh uma boa, mas se ele nunca apresentou qualquer tipo de problema antes do ocorrido, talvez seja interessante ver a possibilidade de trocar oq deu problema.... postergando a reforma do motor p/ mais pra frente... com mais km's....

essa eh apenas minha opniao pessoal, meus 20 cents.

cheers

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Inclusive, acredito eu... possuo os manuais de servico completos do seu carro/motor.

Todos os manuais referente a manutencao, inspecao e retifica do seu motor..... caso voce precise de algum tipo de informacao... feel free to ask.

cheers

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP

Agradeço as respostas

Alberto
    Alberto;

Primeiro, é estranho o HS/Powerstroke "abrir o bico" com apenas 160 mil km....Caso tenha comprado sua Ranger usada, ou ela tem o "velocimetro voltado" ou o dono anterior era muito desleixado...

Como disse (muito bem dito) o Linuxhellmaster, se o seu mecanico falou em um orçamento antes de abrir o motor, cuidado! Motor é dificil saber o que aconteceu, o que precisa ser feito nele sem antes ter sido aberto. Ou seu mecanico passará um orçamento para um serviço completo mesmo (e te assusta com o valor) ou ele passará um valor bem a menor, colocando peças de segunda linha ou reaproveitando o máximo que puder, deixando simplesmente um "motor meia boa"

Meu conselho: Se tiver condição ($$$) faça o serviço completo. A melhor solução é encontrar um mecanico ou oficina que monte e desmonte o seu motor, e ai você possa comprar as peças e ver o serviço sendo feito, cabendo a retifica apenas o serviço de usinagem de bloco, retifica de virabrequim, enfim, essa parte mais bruta. Montar motor em retifica, infelizmente na maioria dos casos, é fria!

Se fizer o serviço completo dessa maneira, certamente você, com a devida manutenção, terá motor por resto da vida uma vez que o PS é bem resistente.

Um abraço e esteja a vontade para escrever/perguntar!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

Usuário
    Entrada
    05/03/2007
    Local
    Recife/PE

Retifica motor

linuxhellmaster
    Antes de tudo agradeço a resposta.

A idéia é esta mesmo, um mecanico de confiança vai abrir o motor e a retifica fazer o necessário, a montagem e desmontagem fica por conta do mecanico.

Tambem pensava que este motor era mais robusto, daí ter saido de uma blazer a gasolina e entrado na ranger, mas acho que o motor é meio fraquinho mesmo pois troco óleo com 5 mil quilometros, só coloco peças originais e antigo dono tambem era dessa mesma linha bem responsável, até hoje o carro é muito bem conservado.

O mecanico disse que somente retirar o cabeçote vai ter uma noçao real do que será necessário mas seguramente seria necessário trocar as molas de segmento, jogo de juntas e bronze de biela. Vaelu sua dica quanto acompanhar este serviço, pena que o trabalho atrapalha mas vou ver direitinho o andamento.

Uma segunda deficuldade é que João Pessoa é uma capital bonita para passear mas um fracasso para comprar qualquer coisa. A frase mais famosa em todas as lojas daqui é: " Tem não, tem que pedir em Recife ou São Paulo" - Ando achando um milagre que a Coca Cola já seja vendida por aqui...

Sem falar nos preços, qualquer peça que voce comprar em SP por 300 reais aqui não sai por menos de 600, 800 ou até mesmo 1000 reais, coisa absurda.

A minha dúvida é se a retifica faz a usinagem na camisa ou se faz usinabem no bloco e coloca uma camisa nova. (Estas camisas devem ser bem caras pois aguentam um senhor repuxo não é mesmo?) É fácil comprar estas camisas originais Ford ou a marca original é a Internacional pois o motor é Maxxion???

Abraços
    Alberto

Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Essa fumaca indica problemas de vedacao da camara de combustao...

Considerando que teu motor esteja em perfeitas condicoes e dada a km.... pode ser q seja possivel apenas a troca dos componentes danificados... como por exemplo aneis.... porem se houve danos ou desgaste excessivo... vais precisar ou encamisar ou trocar os pistoes..... eu pessoalmente evitaria de trocar os pistoes caso o gasto seja na camisa.... mais por motivos de balanceamento interno... Camisa tu compra original e reencamisa o bicho. na minha opniao eh mais negocio q trocar os pistoes todos..

Sim, na retifica do motor em geral se trocam todas essas pecas q voce citou... bronzinas de biela e mancal.. se tiver bronzinas do pino do pistao.... molas.. retentores..etc..etc..etc..

No meu caso sou eu q mexo nos meus motores, entao eu tenho uma regra simples.... se o cara te passar o quanto voce vai gastar antes de abrir teu motor... fica esperto com ele. ( =

Em geral voce nao sabe exatamente oq vai precisar fazer e/ou trocar ate se abrir o motor..... derrepente ele abre... cai todos os aneis dos pistoes e nao tem 1 arranhao em nada.... ae soh a troca do jogo de aneis faz o bicho voltar a rodar legal.... nao existe 1 regra que diz "soh pq abriu, tem de retificar e trocar tudo..."

Eu cansei de desmontar motor e fazer apenas partes do mesmo.... jah peguei motor V8 q eu tirei os pistoes e cairam os aneis em pedacos..... eu soh dei um acabamento no cyl e instalei um jogo de aneis "red", ou seja... medidas originais porem um "miiiiiinimo" maior. pra vedar legal.... Ou entao somente trocava as bronzinas de mancal ou biela... e montava denovo....

Se voce quiser realmente "reformar" o motor... eh uma boa, mas se ele nunca apresentou qualquer tipo de problema antes do ocorrido, talvez seja interessante ver a possibilidade de trocar oq deu problema.... postergando a reforma do motor p/ mais pra frente... com mais km's....

essa eh apenas minha opniao pessoal, meus 20 cents.

cheers

Usuário
    Entrada
    05/03/2007
    Local
    Recife/PE

Manuais

Amigo teria como conseguir estes manuais? São em papel ou CD ROM?
    Abraços
    Alberto
    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Inclusive, acredito eu... possuo os manuais de servico completos do seu carro/motor.

Todos os manuais referente a manutencao, inspecao e retifica do seu motor..... caso voce precise de algum tipo de informacao... feel free to ask.

cheers

Usuário
    Entrada
    05/03/2007
    Local
    Recife/PE

Retifica do motor

Daniel,

Como respondí ao Linuxhellmaster, a idéia é esta mesmo, um mecanico de confiança vai abrir o motor e a retifica fazer o necessário, a montagem e desmontagem fica por conta do mecanico.

Tambem pensava que este motor era mais robusto, nem imaginava ter que abrir o motor com esta quilometragem, daí ter saido de uma blazer a gasolina e entrado na ranger, mas acho que o motor mesmo pouquissimo exigido, nunca ando a mais de 100, não viajo, não faço trilha troco óleo com 5 mil quilometros, só coloco peças originais e com 160 mil km o motor está "urinando" óleo por todo lugar que para, minha garagem parece chão de oficina de tanto óleo por todo lugar.

O mecanico disse que somente retirar o cabeçote vai ter uma noçao real do que será necessário mas seguramente seria necessário trocar as molas de segmento, jogo de juntas e bronze de biela.

A minha dúvida que tambem coloquei para o outro amigo é se a retifica faz a usinagem na camisa ou se faz usinabem no bloco e coloca uma camisa nova. (Estas camisas devem ser bem caras pois aguentam um senhor repuxo não é mesmo?) É fácil comprar estas camisas originais Ford ou a marca original é a Internacional pois o motor é Maxxion???

Abraços
    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Alberto;

Primeiro, é estranho o HS/Powerstroke "abrir o bico" com apenas 160 mil km....Caso tenha comprado sua Ranger usada, ou ela tem o "velocimetro voltado" ou o dono anterior era muito desleixado...

Como disse (muito bem dito) o Linuxhellmaster, se o seu mecanico falou em um orçamento antes de abrir o motor, cuidado! Motor é dificil saber o que aconteceu, o que precisa ser feito nele sem antes ter sido aberto. Ou seu mecanico passará um orçamento para um serviço completo mesmo (e te assusta com o valor) ou ele passará um valor bem a menor, colocando peças de segunda linha ou reaproveitando o máximo que puder, deixando simplesmente um "motor meia boa"

Meu conselho: Se tiver condição ($$$) faça o serviço completo. A melhor solução é encontrar um mecanico ou oficina que monte e desmonte o seu motor, e ai você possa comprar as peças e ver o serviço sendo feito, cabendo a retifica apenas o serviço de usinagem de bloco, retifica de virabrequim, enfim, essa parte mais bruta. Montar motor em retifica, infelizmente na maioria dos casos, é fria!

Se fizer o serviço completo dessa maneira, certamente você, com a devida manutenção, terá motor por resto da vida uma vez que o PS é bem resistente.

Um abraço e esteja a vontade para escrever/perguntar!

Tambem pensava que este motor era mais robusto, nem imaginava ter que abrir o motor com esta quilometragem, daí ter saido de uma blazer a gasolina e entrado na ranger, mas acho que o motor mesmo pouquissimo exigido, nunca ando a mais de 100, não viajo, não faço trilha troco óleo com 5 mil quilometros, só coloco peças originais e com 160 mil km o motor está "urinando" óleo por todo lugar que para, minha garagem parece chão de oficina de tanto óleo por todo lugar.
    160.000Km é pouco pra esse motor e pouco também pra um picape de 2002. Se você não for o primeiro dono pode ser que o velocímetro tenha sido adulterado...
    L200 Triton AT 3.2 2010

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Amigo teria como conseguir estes manuais? São em papel ou CD ROM?
    Abraços
    Alberto
    Nos compramos a documentacao da ford de modo a ter informacoes p/ desenvolver equipamentos p/ uso nesses carros.... Em geral sao em papel, tenho alguma coisa em DVD tambem veio junto com a documentacao em papel.

Aproveitando e respondendo as outras perguntas tua...

- se voce nao tiver MUITA pressa pra ter o carro de volta, voce pode encomendar as pecas em SP e receber via correio. basta comprar em um lugar honesto e que tenha as pecas originais.
    - eles usinam a camisa se tu for trocar os pistoes, agora se jah tiver no osso e nao der a medida necessaria.. o jeito eh abrir toda ela e depois instalar outra no bloco... depende a condicao e folga entre o pistao/parede e aneis... nao precisa fazer nada ali, um jogo de aneis novos...

Como o amigo comentou, o ideal eh fazer o motor inteiro, mas nao confunda fazer o motor inteiro com "retificar o motor inteiro"... muitas vezes as pecas estao em boas condicoes nao necessitando correcoes mecanicas como retifica... o virabrequim..etc.. muitas vezes nao possue risco e esta dentro das medidas e tmb dentro das especificacoes p/ deformacoes.... ae o cara pode simplesmente dar uma polida e montar com bronzinas novas...

Os cabecotes podem nao estar empenados ou precisarem apenas de um "passe de limpeza", podendo ser montado com as juntas originais... idem os assentos de valvulas e talz... muitas vezes nao precisa instalar outros... basta trabalhar o mesmo de modo a fechar... idem pras guias de valvulas... voce pode "raiar" elas.. de modo a subir o metal e instalar valvulas de medidas originais... etc..etc..etc..etc...

Claro que vai desmontar o motor inteiro, limpar tudo... lavar o bloco & amigos por dentro... tirar ferrugem...etc..etc..etc... e tmb trocar tudo que eh "consumivel" e reformar outras pecas, como bomba de oleo.... assim voce fica com um servico de 1a, gastando o realmente necessario....

de qualquer modo acompanhar o servico, perguntar... olhar. questionar... eh fundamental pra nao ser enrolado. ( =

qualquer coisa q precisar, estamos ae.

cheers

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Bem, a turbina pode ficar suja de óleo sem problemas. O problema de sair pressão por ali realmente indica desgaste nos anéis de segmento. Podes fazer alguns testes.
    Experimenta soltar a mangueira da turbina (de pressão) e acelerar o motor direto na BI. Mete todo o curso do acelerador, a BI limita o rpm antes do vermelho, então mete rpm a pleno e observa a saida de gases pela válvula PCV, essa peça preta que liga a mangueira que deve ir para a tubulação da admissão.

Repete o mesmo teste, porém com a tubulação da turbina montada. Com a pressão da turbina, os gases deve ser expulsos com mais pressão. Se não tiver diferença, pode olhar muita coisa antes de abrir o motor.

160.000 km de cidade se equivale a mais de 200.000 de estrada, então as condições de uso determinam a longevidade dos motores.

No caso, se pretendes te desfazer da Ranger em breve, troca os anéis e retentores e fecha tudo, porém se pretendes ficar com ela, troca os kits que fica novo. Retífica fica apenas no virabrequim, o resto, camisas, pistões e anéis devem ser trocados.

Troca ainda os selos do motor, bomba de óleo lubrificante, correia dentada e tensores, juntas e retentores. No cabeçote não precisa mexer em nada.

Só nisso a conta deverá ficar por volta de R$5000,00 com a MO inclusa.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Banido
    Entrada
    16/06/2009
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    160.000Km é pouco pra esse motor e pouco também pra um picape de 2002. Se você não for o primeiro dono pode ser que o velocímetro tenha sido adulterado...
    Eh foda isso cara... eu peguei minha STX 1996 com 123 mil no odometro.... certeza q foi "chavetado"...

cheers

Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Daniel,

Como respondí ao Linuxhellmaster, a idéia é esta mesmo, um mecanico de confiança vai abrir o motor e a retifica fazer o necessário, a montagem e desmontagem fica por conta do mecanico.

O mecanico disse que somente retirar o cabeçote vai ter uma noçao real do que será necessário mas seguramente seria necessário trocar as molas de segmento, jogo de juntas e bronze de biela.

A minha dúvida que tambem coloquei para o outro amigo é se a retifica faz a usinagem na camisa ou se faz usinabem no bloco e coloca uma camisa nova. (Estas camisas devem ser bem caras pois aguentam um senhor repuxo não é mesmo?) É fácil comprar estas camisas originais Ford ou a marca original é a Internacional pois o motor é Maxxion???

Abraços
    Alberto, O Linux falou tudo sobre a retifica...

Agora sinto muito desapontá-lo, mas o HS/Powerstroke 2.8 é um motor super resistente sim! O problema que pode ter acontecido é o primeiro dono dela, ou ter aprontado alguma coisa com ela e não ter te contado OU tua Ranger ter, no mínimo, o dobro da quilometragem indicada.

Falo isso pois tenho conhecimento de pessoas com MBB Sprinter (Maxion HS2.5 - anterior ao 2.8) com mais de 450 mil km e um amigo, que tem uma Ranger 99 com 350 mil km e motor standard (=nenhuma retifica).

Uma POSSIBILIDADE para o teu motor ter se desgastado rapidamente é a questão filtro de ar. Um amigo meu acabou com um Maxion S4 em menos de 2 meses, quando houve o rompimento da mangueira que liga o filtro de ar ao motor. A mangueira rachou e toda a poeira da estrada de terra entrou direto para o motor. E o caso dele é o segundo que eu escutei.

No caso das Rangers (e de praticamente todas as caminhonetes modernas), as mangueiras que ligam o filtro a turbina são longas.....e a turbina aspira mesmo, bem como o motor, literalmente lixando tudo o que tem pela frente.

Com relação a peças....

Alberto, voce não precisa comprar na Ford. Pode comprar na International MWM. Sai mais barato. Se quiser uma opção praticamente igual a da International, pode procurar peças da KS ou da Mahle (dou preferência pela Mahel, que GERALMENTE fabrica para os fabricantes de motores).

O Bronzinamento idem: Mahle ou KS. Fuja de outras marcas.

Se fizer um serviço bem feito, terá um motor zero km com durabilidade para pelo menos outros 300 mil km. Se a tua Ranger tá mesmo muito bem conservada, vale a pena investir nela e fazer um serviço completo (que como o Linux disse: Muitas vezes, nem precisa dar passe no virabrequim: Basta ver e reaproveitar). Troque, esteja em bom estado ou não apenas a bomba de óleo, qualquer que seja o serviço que faça no motor.

Um forte abraço e qualquer coisa estamos ai!
    Retifica Motor Ranger 2.8 Diesel Power Stroker Arquivos Anexos
    4X4 Brasil Razão: ENVIANDO ANEXOS!!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem