Essa fumaca indica problemas de vedacao da camara de combustao...
Considerando que teu motor esteja em perfeitas condicoes e dada a km.... pode ser q seja possivel apenas a troca dos componentes danificados... como por exemplo aneis.... porem se houve danos ou desgaste excessivo... vais precisar ou encamisar ou trocar os pistoes..... eu pessoalmente evitaria de trocar os pistoes caso o gasto seja na camisa.... mais por motivos de balanceamento interno... Camisa tu compra original e reencamisa o bicho. na minha opniao eh mais negocio q trocar os pistoes todos..
Sim, na retifica do motor em geral se trocam todas essas pecas q voce citou... bronzinas de biela e mancal.. se tiver bronzinas do pino do pistao.... molas.. retentores..etc..etc..etc..
No meu caso sou eu q mexo nos meus motores, entao eu tenho uma regra simples.... se o cara te passar o quanto voce vai gastar antes de abrir teu motor... fica esperto com ele. ( =
Em geral voce nao sabe exatamente oq vai precisar fazer e/ou trocar ate se abrir o motor..... derrepente ele abre... cai todos os aneis dos pistoes e nao tem 1 arranhao em nada.... ae soh a troca do jogo de aneis faz o bicho voltar a rodar legal.... nao existe 1 regra que diz "soh pq abriu, tem de retificar e trocar tudo..."
Eu cansei de desmontar motor e fazer apenas partes do mesmo.... jah peguei motor V8 q eu tirei os pistoes e cairam os aneis em pedacos..... eu soh dei um acabamento no cyl e instalei um jogo de aneis "red", ou seja... medidas originais porem um "miiiiiinimo" maior. pra vedar legal.... Ou entao somente trocava as bronzinas de mancal ou biela... e montava denovo....
Se voce quiser realmente "reformar" o motor... eh uma boa, mas se ele nunca apresentou qualquer tipo de problema antes do ocorrido, talvez seja interessante ver a possibilidade de trocar oq deu problema.... postergando a reforma do motor p/ mais pra frente... com mais km's....
essa eh apenas minha opniao pessoal, meus 20 cents.
cheers