
Postado originalmente por
Alberto Vasconcelos
Bem amigos, foi muito interessante criar este Tópico. Sinceramente não pensava que iria ter a participação de tanta gente!

Agora vamos aos resultados:
Ao abrir o motor chegamos as conclusões pois olhar de perto o estrago é mais conclusivo do que as especulações né mesmo?
O mecanico estranhou inclusive o carro ainda pegar pois a compressão era minima.
Quase todos os aneis estavam colados, praticamente não havia vedação entre os pistões e os cilindros deixando passar óleo, fumaça etc para o cabeçote e consequente para a mangueira que sai do "corta chamas" que liga o cabeçote a turbina.
Neste caso a mangueira já havia sido retirada da turbina para não encher ela de oleo, a mangueira estava para baixo do carro onde pingava o óleo com força.
O vilão (pasmem

!!!) o óleo diesel.
Semelhante a gasolina que aditivada com os solventes legais contribuem para danificar valvulas o óleo diesel criou um especie de cola que prenderam os aneis aos pistões. Segundo o mecanico isto vem acontecendo principalmente com usuários de Biodiesel.
Felismente os Pistões não foram danificados, foram medidos e analisados na retifica.
Foram trocados evidentemente os anéis e bronze de biela.
O motor parou a fumaça, está com uma força adicional mas fui prevenido pelo mecanico que devido a kilometragem de 160 mil km dentro de mais uns 60 ou 80 mil km provavelmente terei que fazer uma revisão completa no motor.
Valeu as dicas e informações de todo mundo que postou opiniões.
Agora vou criar um novo tópico sobre esta questão do óleo diesel, será que usar um aditivo tipo Bardhal Diesel ou semelhante diminui o risco do óleo diesel colar novamente os aneis???