Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Alberto, O Linux falou tudo sobre a retifica...
Agora sinto muito desapontá-lo, mas o HS/Powerstroke 2.8 é um motor super resistente sim! O problema que pode ter acontecido é o primeiro dono dela, ou ter aprontado alguma coisa com ela e não ter te contado OU tua Ranger ter, no mínimo, o dobro da quilometragem indicada.
Falo isso pois tenho conhecimento de pessoas com MBB Sprinter (Maxion HS2.5 - anterior ao 2.8) com mais de 450 mil km e um amigo, que tem uma Ranger 99 com 350 mil km e motor standard (=nenhuma retifica).
Uma POSSIBILIDADE para o teu motor ter se desgastado rapidamente é a questão filtro de ar. Um amigo meu acabou com um Maxion S4 em menos de 2 meses, quando houve o rompimento da mangueira que liga o filtro de ar ao motor. A mangueira rachou e toda a poeira da estrada de terra entrou direto para o motor. E o caso dele é o segundo que eu escutei.
No caso das Rangers (e de praticamente todas as caminhonetes modernas), as mangueiras que ligam o filtro a turbina são longas.....e a turbina aspira mesmo, bem como o motor, literalmente lixando tudo o que tem pela frente.
Com relação a peças....
Alberto, voce não precisa comprar na Ford. Pode comprar na International MWM. Sai mais barato. Se quiser uma opção praticamente igual a da International, pode procurar peças da KS ou da Mahle (dou preferência pela Mahel, que GERALMENTE fabrica para os fabricantes de motores).
O Bronzinamento idem: Mahle ou KS. Fuja de outras marcas.
Se fizer um serviço bem feito, terá um motor zero km com durabilidade para pelo menos outros 300 mil km. Se a tua Ranger tá mesmo muito bem conservada, vale a pena investir nela e fazer um serviço completo (que como o Linux disse: Muitas vezes, nem precisa dar passe no virabrequim: Basta ver e reaproveitar). Troque, esteja em bom estado ou não apenas a bomba de óleo, qualquer que seja o serviço que faça no motor.
Um forte abraço e qualquer coisa estamos ai!