Fala J. Elvio:
Apenas com intuito de esclarecer, creio que voce colocou uma VALVULA DE PRIORIDADE, e não uma VALVULA DE ALIVIO, pois a de ALIVIO É A MESMA WASTEGATE, serve para ALIVIAR A PRESSÃO NO INTERIOR DA TURBINA(popular caracol quente), quando esta(a pressão), chega no "patamar" previamente regulado/calibrado(na haste, atuador, ou outro meio de regulagem) como pressão maxima de funcionamento do turbo. A VALVULA DE PRIORIDADE, ou BLOOW OFF ou ainda POP OFF (que voce colocou), é usada do lado do compressor/coletor, e serve NOS MOTORES OTTO, para "desviar" ou "SOPRAR para FORA" o excesso de pressão, quando a BORBOLETA de ADMISSÃO, ou do antigo carburador, SE FECHA, no momento em que se tira o pé do acelerador, evitando que se quebre algum componente do sistema, e cause um "freio" instantaneo na rotação do turbo, provocando perda de rendimento . Ai o ar passando pela valvula provoca o som de "espirro".
Em motores diesel convencionais, não tem utilidade.
Veja o link http://www2.uol.com.br/bestcars/ct2/valvulas.htm
Abraço
Sérgio