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Nova Ford Ranger - Geração 2012.

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  • 10/04/2015, 14:44
    monteiroalexandre
    Pessoal gostaria de dar uma breve explicação de como funciona o bloqueio de diferencial eletrônico da Ranger 2012....
    Diferente dos diferenciais com bloqueios mecânicos, também chamados de diferencial de deslizamento limitado ou LSD.

    O diferencial da Ranger é "aberto" não existe nenhum componente mecânico que limite a função do diferencial, ele ira transmitir até 100% da força para a roda com menor tração/fricção/esforço.

    Quando acionamos o bloqueio de diferencial, na verdade estamos acionando uma função secundária do ABS do eixo traseiro. Que é atuar de uma forma que não permita que uma roda gire mais que a outra em uma relação de aproximadamente 70% por exemplo se uma roda girar 10x a outra ira girar no mínimo 7x, na verdade o sistema tentara manter a relação igual... 100%, os 2 semi-eixos girando iguais.

    Quando acionamos essa função, perdemos o controle de tração, pois esse também usa o abs, e o modulo do abs está "ocupado" tentando manter o diferencial traseiro impedido de dividir o torque da forma que ele faria normalmente.

    Como esse sistema se utiliza do freio traseiro para funcionar, o bom estado desse componente é fundamental para o correto funcionamento.
  • 10/04/2015, 14:58
    Miranda_MG
    Citação:

    Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Pessoal gostaria de dar uma breve explicação de como funciona o bloqueio de diferencial eletrônico da Ranger 2012....
    Diferente dos diferenciais com bloqueios mecânicos, também chamados de diferencial de deslizamento limitado ou LSD.

    O diferencial da Ranger é "aberto" não existe nenhum componente mecânico que limite a função do diferencial, ele ira transmitir até 100% da força para a roda com menor tração/fricção/esforço.

    Quando acionamos o bloqueio de diferencial, na verdade estamos acionando uma função secundária do ABS do eixo traseiro. Que é atuar de uma forma que não permita que uma roda gire mais que a outra em uma relação de aproximadamente 70% por exemplo se uma roda girar 10x a outra ira girar no mínimo 7x, na verdade o sistema tentara manter a relação igual... 100%, os 2 semi-eixos girando iguais.

    Quando acionamos essa função, perdemos o controle de tração, pois esse também usa o abs, e o modulo do abs está "ocupado" tentando manter o diferencial traseiro impedido de dividir o torque da forma que ele faria normalmente.

    Como esse sistema se utiliza do freio traseiro para funcionar, o bom estado desse componente é fundamental para o correto funcionamento.

    Agora foi! :curtir:

    Abraço,

    Miranda
  • 10/04/2015, 17:06
    RudimarG
    Citação:

    Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Pessoal gostaria de dar uma breve explicação de como funciona o bloqueio de diferencial eletrônico da Ranger 2012....
    Diferente dos diferenciais com bloqueios mecânicos, também chamados de diferencial de deslizamento limitado ou LSD.

    O diferencial da Ranger é "aberto" não existe nenhum componente mecânico que limite a função do diferencial, ele ira transmitir até 100% da força para a roda com menor tração/fricção/esforço.

    Quando acionamos o bloqueio de diferencial, na verdade estamos acionando uma função secundária do ABS do eixo traseiro. Que é atuar de uma forma que não permita que uma roda gire mais que a outra em uma relação de aproximadamente 70% por exemplo se uma roda girar 10x a outra ira girar no mínimo 7x, na verdade o sistema tentara manter a relação igual... 100%, os 2 semi-eixos girando iguais.

    Quando acionamos essa função, perdemos o controle de tração, pois esse também usa o abs, e o modulo do abs está "ocupado" tentando manter o diferencial traseiro impedido de dividir o torque da forma que ele faria normalmente.

    Como esse sistema se utiliza do freio traseiro para funcionar, o bom estado desse componente é fundamental para o correto funcionamento.

    Agora faz sentido!
    Voces usam o 4x4 no asfalto com chuva ? Me parece meio inevitável usa-lo quando chove muito,
    abs
    Rudimar
  • 10/04/2015, 17:10
    GLIDER
    Citação:

    Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Pessoal gostaria de dar uma breve explicação de como funciona o bloqueio de diferencial eletrônico da Ranger 2012....
    Diferente dos diferenciais com bloqueios mecânicos, também chamados de diferencial de deslizamento limitado ou LSD.

    O diferencial da Ranger é "aberto" não existe nenhum componente mecânico que limite a função do diferencial, ele ira transmitir até 100% da força para a roda com menor tração/fricção/esforço.

    Quando acionamos o bloqueio de diferencial, na verdade estamos acionando uma função secundária do ABS do eixo traseiro. Que é atuar de uma forma que não permita que uma roda gire mais que a outra em uma relação de aproximadamente 70% por exemplo se uma roda girar 10x a outra ira girar no mínimo 7x, na verdade o sistema tentara manter a relação igual... 100%, os 2 semi-eixos girando iguais.

    Quando acionamos essa função, perdemos o controle de tração, pois esse também usa o abs, e o modulo do abs está "ocupado" tentando manter o diferencial traseiro impedido de dividir o torque da forma que ele faria normalmente.

    Como esse sistema se utiliza do freio traseiro para funcionar, o bom estado desse componente é fundamental para o correto funcionamento.


    desculpe mas vc está enganado...

    As Rangers gasolina XLS É LSD as XLT e Limited são abertos somente na versão a gasolina com controle de tração e AUTO-LSD que é diferente do LSD, é uma evolução do LSD. As Rangers diesel tanto 2.2 quanto 3.2 4x4 são com diferencial Blocante LRD, ou seja quando por padrao acionado os controles de tração e estabilidade tem o AUTO-LSD ATIVO, quando o bloqueio é feito os controles de tração são substituidos pelo bloqueio 100% do diferencial trazeiro distribuindo forças iguais para roda direita e para roda esquerda igualmente, INDEPENDENTE DO EVENTO de forma incondicional mesmo que as duas rodas estejam no chão, fala-se bloqueio eletronico devido ao processo ser por botão, mas o evento após o acionamento do botão é mecanico, existe eu tive um Nissan importado que o bloqueio do diferencial trazeiro era acionado por alavanca ou seja o acionamento era manual não eletronico.


    uma breve esplicação sobre controles de tração, diferenciais ABERTOS, LSD, AUTO LSD, e BLOCADO.

    https://www.youtube.com/watch?v=gIGvhvOhLHU

    https://www.youtube.com/watch?v=t-uoBxFuN8Q

    https://www.youtube.com/watch?v=bk3qwoXhSJw


    CAMINHONETES que possuem diferencial trazeiro blocante de série todas as Ranger diesel, como opcinal Amarok hilghline, caminhonetes que tem AUTO-LSD Nissan Frontier SL, Platinum, VW Amarok, Ford Ranger, GM S10 LTZ, Toyota Hiçux diesel SRV TOP.
  • 10/04/2015, 17:52
    Miranda_MG
    Citação:

    Postado originalmente por monteiroalexandre Ver Post
    Pessoal gostaria de dar uma breve explicação de como funciona o bloqueio de diferencial eletrônico da Ranger 2012....
    Diferente dos diferenciais com bloqueios mecânicos, também chamados de diferencial de deslizamento limitado ou LSD.

    O diferencial da Ranger é "aberto" não existe nenhum componente mecânico que limite a função do diferencial, ele ira transmitir até 100% da força para a roda com menor tração/fricção/esforço.

    Quando acionamos o bloqueio de diferencial, na verdade estamos acionando uma função secundária do ABS do eixo traseiro. Que é atuar de uma forma que não permita que uma roda gire mais que a outra em uma relação de aproximadamente 70% por exemplo se uma roda girar 10x a outra ira girar no mínimo 7x, na verdade o sistema tentara manter a relação igual... 100%, os 2 semi-eixos girando iguais.

    Quando acionamos essa função, perdemos o controle de tração, pois esse também usa o abs, e o modulo do abs está "ocupado" tentando manter o diferencial traseiro impedido de dividir o torque da forma que ele faria normalmente.

    Como esse sistema se utiliza do freio traseiro para funcionar, o bom estado desse componente é fundamental para o correto funcionamento.

    Alexandre,

    Após a leitura e aí sim entender o que era o áudio (lembre-se do déficit... hahaha), fui atrás do sujeito que me atende na CSS e ele confirmou o bloqueio em 100% das diesel. O que diverge do que o outro camarada te relatou. Volta nele e confirma as diesel. Vai ver, confundiu.

    Grande abraço,

    Miranda
  • 10/04/2015, 17:56
    Miranda_MG
    Citação:

    Postado originalmente por RudimarG Ver Post
    Agora faz sentido!
    Voces usam o 4x4 no asfalto com chuva ? Me parece meio inevitável usa-lo quando chove muito,
    abs
    Rudimar

    Rudimar,

    Asfalto com chuva ainda tem aderência suficiente para quebra do conjunto. 4x4 em superfícies sem aderência apenas.

    Abraço,

    Miranda
  • 10/04/2015, 17:58
    Miranda_MG
    Citação:

    Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    desculpe mas vc está enganado...

    As Rangers gasolina XLS É LSD as XLT e Limited são abertos somente na versão a gasolina com controle de tração e AUTO-LSD que é diferente do LSD, é uma evolução do LSD. As Rangers diesel tanto 2.2 quanto 3.2 4x4 são com diferencial Blocante LRD, ou seja quando por padrao acionado os controles de tração e estabilidade tem o AUTO-LSD ATIVO, quando o bloqueio é feito os controles de tração são substituidos pelo bloqueio 100% do diferencial trazeiro distribuindo forças iguais para roda direita e para roda esquerda igualmente, INDEPENDENTE DO EVENTO de forma incondicional mesmo que as duas rodas estejam no chão, fala-se bloqueio eletronico devido ao processo ser por botão, mas o evento após o acionamento do botão é mecanico, existe eu tive um Nissan importado que o bloqueio do diferencial trazeiro era acionado por alavanca ou seja o acionamento era manual não eletronico.


    uma breve esplicação sobre controles de tração, diferenciais ABERTOS, LSD, AUTO LSD, e BLOCADO.

    https://www.youtube.com/watch?v=gIGvhvOhLHU

    https://www.youtube.com/watch?v=t-uoBxFuN8Q

    https://www.youtube.com/watch?v=bk3qwoXhSJw


    CAMINHONETES que possuem diferencial trazeiro blocante de série todas as Ranger diesel, como opcinal Amarok hilghline, caminhonetes que tem AUTO-LSD Nissan Frontier SL, Platinum, VW Amarok, Ford Ranger, GM S10 LTZ, Toyota Hiçux diesel SRV TOP.

    A mania de não ler as mensagens finais primeiro... Acabei escrevendo a mesma coisa. Embora o post do GLIDER esteja muito mais completo.

    Abraço,

    Miranda
  • 10/04/2015, 19:28
    GLIDER
    Citação:

    Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    desculpe mas vc está enganado...

    As Rangers gasolina XLS É LSD as XLT e Limited são abertos somente na versão a gasolina com controle de tração e AUTO-LSD que é diferente do LSD, é uma evolução do LSD. As Rangers diesel tanto 2.2 quanto 3.2 4x4 são com diferencial Blocante LRD, ou seja quando por padrao acionado os controles de tração e estabilidade tem o AUTO-LSD ATIVO, quando o bloqueio é feito os controles de tração são substituidos pelo bloqueio 100% do diferencial trazeiro distribuindo forças iguais para roda direita e para roda esquerda igualmente, INDEPENDENTE DO EVENTO de forma incondicional mesmo que as duas rodas estejam no chão, fala-se bloqueio eletronico devido ao processo ser por botão, mas o evento após o acionamento do botão é mecanico, existe eu tive um Nissan importado que o bloqueio do diferencial trazeiro era acionado por alavanca ou seja o acionamento era manual não eletronico.


    uma breve esplicação sobre controles de tração, diferenciais ABERTOS, LSD, AUTO LSD, e BLOCADO.

    https://www.youtube.com/watch?v=gIGvhvOhLHU

    https://www.youtube.com/watch?v=t-uoBxFuN8Q

    https://www.youtube.com/watch?v=bk3qwoXhSJw


    CAMINHONETES que possuem diferencial trazeiro blocante de série todas as Ranger diesel, como opcinal Amarok hilghline, caminhonetes que tem AUTO-LSD Nissan Frontier SL, Platinum, VW Amarok, Ford Ranger, GM S10 LTZ, Toyota Hilux diesel SRV TOP.

    só complementanto esqueci de dizer que as L200 Triton são diferencial LSD, existiu uma L200 Savana das antigas (não muito das antigas) que tinha bloqueio do diferencial, dizem ser muito procurada, mas são raras de encontrar pois quem tem não vende. As L200 tinham que ter pelo menos na versão topo de linha uma com pelo menos AUTO-LSD. Assim como as Hilux pelo menos tem somente nas carissimas SRV TOP.
  • 10/04/2015, 19:40
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    desculpe mas vc está enganado...

    As Rangers gasolina XLS É LSD as XLT e Limited são abertos somente na versão a gasolina com controle de tração e AUTO-LSD que é diferente do LSD, é uma evolução do LSD. As Rangers diesel tanto 2.2 quanto 3.2 4x4 são com diferencial Blocante LRD, ou seja quando por padrao acionado os controles de tração e estabilidade tem o AUTO-LSD ATIVO, quando o bloqueio é feito os controles de tração são substituidos pelo bloqueio 100% do diferencial trazeiro distribuindo forças iguais para roda direita e para roda esquerda igualmente, INDEPENDENTE DO EVENTO de forma incondicional mesmo que as duas rodas estejam no chão, fala-se bloqueio eletronico devido ao processo ser por botão, mas o evento após o acionamento do botão é mecanico, existe eu tive um Nissan importado que o bloqueio do diferencial trazeiro era acionado por alavanca ou seja o acionamento era manual não eletronico.

    CAMINHONETES que possuem diferencial trazeiro blocante de série todas as Ranger diesel, como opcinal Amarok hilghline, caminhonetes que tem AUTO-LSD Nissan Frontier SL, Platinum, VW Amarok, Ford Ranger, GM S10 LTZ, Toyota Hiçux diesel SRV TOP.

    Acrescentando:

    O LSD é um sistema que existe dentro do diferencial, pode ser mecânico ou hidráulico e acredito que está presente no diferencial traseiro de todas as picapes médias atuais (inclusive as 4X2), e sua função principal é na condução normal, não ache que esse sistema vá te salvar de um enrosco no off-road, salvo raras exceções.

    O AUTO-LSD é um nome chique que deram ao controle de tração que interveem quando identifica uma rotação maior em uma roda especifica e atua pelo freio, nada impede que ambos coexistam e sua maior utilidade é quando atua no eixo dianteiro equipado com um diferencial aberto, seu funcionamento normalmente está associado ao acionamento da tração 4X4 ou reduzida.

    Já o bloqueio no eixo traseiro da Ranger é mecânico com acionamento elétrico e consegue bloquear 100%, ou seja, envia 50% de torque para cada roda, é o mais eficiente no off-road.
  • 10/04/2015, 19:45
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    só complementanto esqueci da dizer que as L200 Triton são diferencial LSD, existiu uma L200 Savana das antigas (não muito das antigas) que tinha bloqueio do diferencial, dizem ser muito procurada, mas são raras de encontrar pois quem tem não vende. As L200 tinham que ter pelo menos na versão topo de linha uma com pelo menos AUTO-LSD. Assim como as Hilux pelo menos tem somente nas carissimas SRV TOP.

    As L200 Sport e Outdoor tinham bloqueio 100% no diferencial traseiro acionado por um botão no painel assim como a Ranger tem hoje.
    Pouquíssimas Savanas desse modelo tinham esse sistema, talvez dê para contar nos dedos.

    Como a L200 Triton não tem controle de tração é impossivel ter o tal AUTO-LSD.

    Toda Hilux tem LSD e na SRV TOP o controle de tração atua juntamente.
  • 10/04/2015, 20:27
    RudimarG
    Muito útil os post dos amigos.

    Miranda, achei mesmo que era possível usar o 4x4 no asfalto com chuva, mas tem gente que usa inclusive na Hilux.

    Rudimar
  • 10/04/2015, 20:43
    Thiago Pereira
    Citação:

    Postado originalmente por RudimarG Ver Post
    Muito útil os post dos amigos.

    Miranda, achei mesmo que era possível usar o 4x4 no asfalto com chuva, mas tem gente que usa inclusive na Hilux.

    Rudimar

    Muita gente usa, principalmente pq diversos vendedores inconsequentes e ignorantes recomendam isso e dizem ser as vantagens do 4X4, mas não fazem idéia do risco que estão colocando o cliente.
    E não é apenas de quebrar, mas sim de sofrem um acidente grave.

    4X4 Part-time é apenas para piso sem aderência o que é terra, lama, neve, gelo, etc, inclusive algumas estradas de terra quando secas tem uma ótima aderência e também deve-se evitar o uso.
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