Ola pessoal, resolvi criar esse tópico com algumas fotos mostrando o problema com o vazamento de água na ranger 3.0 ocasionado pela corrosão do selo do motor e/ou a carcaça de distribuição.
Eu sei que já existe alguns tópicos sobre o assunto, inclusive aprendi sobre ele aqui no fórum.
Tenho uma ranger 3.0 XLS 2005 com 229 mil km e desde que compramos ela vazava água, porem, pouca. Bastava completar diariamente, o problema é que o vazamento foi aumentando até o ponto de jogar toda água fora.
Vamos lá, essa é a viatura.

A desconfiança começou quando a temperatura estava subindo, eu retirei a termostática e a ao realizar o teste da panela, vi que ela abria muito pouco, logo resolvi trocar.

Ao retirar vi que o estado do selo e da carcaça de distribuição era bem parecido com o da válvula, a corrosão era muito grande.

Com isso comecei a busca por um mecânico disposto a fazer o serviço na viatura. Um amigo indicou um mecânico aqui em Campo Grande - MS, então levei para ele analisar e com uma breve conversa com o mesmo já peguei uma confiança nele, pois, ele disse que já havia feito o serviço em outras 5 Rangers, dessas 5, 4 eram apenas o selo e uma era a carcaça, porem, o serviço é o mesmo, a remoção total do motor do cofre e desmontagem da frente.
A mecânica fica no bairro Copasul, o nome é JZJ mecânica diesel e o mecânico que fez o serviço é o Senhor Zezão.
Deixei para ele em uma sexta feira e ele começou a desmontagem no sábado cedo, quando foi segunda feira ele me ligou pedindo para ir lá ver o tamanho da desgraça.
Aqui a VTR sem o coração:

O motor já desmontado. Detalhe para o ponto de corrosão na frente do mesmo:

Detalhe do local do selo:

Agora a carcaça de distribuição. Esse buraco que ela tem atras, é o fundo do abitaculo da bomba d'água, ela simplesmente se soltou devido a alta corrosão. (nas próximas fotos com a carcaça nova vai dar pra ver bem como é essa parte.):

Recipiente da bomba d'água:

Bom, depois de saber do tamanho do estrago, a relação de peças foi passada e a correria começou para achar as peças.
- Carcaça de distribuição;
- selo do motor;
- jogo de juntas inferior;
- tubo de silicone preto para alta temperatura;
- filtro de diesel;
- filtro de óleo de motor;
- 8 litros de óleo de motor.
Encontrei as peças aqui em Campo Grande na loja Rocket que é autorizada MWM internacional, porem não tinha em estoque o selo do motor.
Busquei em alguns ferros velhos aqui na cidade e encontrei uma usada em bom estado, porem, o preço passado foi de R$1400,00 e a nova na loja estava custando R$1900,00.
Meu pai tem uma Triton e precisou trocar os 4 bicos injetores e a caixa de direção então ele foi até o Paraguai comprar essas peças já que la é bem mais em conta que aqui no Brasil, lá ele procurou essas peças da Ranger e conseguiu comprar apenas o jogo de junta inferior, original da mwm. A carcaça lá nova custa R$790,00 mas não tinha a pronta entrega, apenas fazendo o pedido e sem prazo para entrega.
Com isso acabamos comprando a carcaça por aqui e com um choro a mais ela saiu R$1880,00 a vista.

detalhe qua a carcaça ja vem com bomba d'água nova.
jogo de juntas:

Válvula termostática:

Esqueci de tirar foto do selo.
Vamos para montagem:
O senhor Zezão fez toda limpeza da frente, tirando toda corrosão e logo em seguida começou a montagem da carcaça, o que gostei no serviço dele é que é muito detalhista, limpando peça por peça, parafuso por parafuso, um verdadeiro trabalho de laboratório, coisa fina mesmo, parecendo que ele limpava para botar o prato de comida em cima.
O selo do motor comprei em uma auto peças aqui chamada Mille e custou R$6,00 original MWM, a termostática comprei na Dois irmãos da marca Whaler que era a mesma da antiga e custou R$340,00.

Depois de entregar as peças ele demorou 2 dias para montar e instalar o motor, o serviço ficou muito bom, sem nenhum vazamento, faz quase uma semana que estou rodando e a Ranger está funcionando como nunca tinha visto; motor respondendo bem melhor e menos ruidoso.
Logo mais coloco mais fotos e mais informações e quem tiver passado pelo mesmo problema e quiser postar imagens e soluções ae fique a vontade para contribuir com o fórum.