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  • #1
    Usuário Avatar de Coophamat
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    17/01/2014
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    Ranger 3.0 - Problema com vazamento de água e carcaça de distribuição




    Ola pessoal, resolvi criar esse tópico com algumas fotos mostrando o problema com o vazamento de água na ranger 3.0 ocasionado pela corrosão do selo do motor e/ou a carcaça de distribuição.

    Eu sei que já existe alguns tópicos sobre o assunto, inclusive aprendi sobre ele aqui no fórum.

    Tenho uma ranger 3.0 XLS 2005 com 229 mil km e desde que compramos ela vazava água, porem, pouca. Bastava completar diariamente, o problema é que o vazamento foi aumentando até o ponto de jogar toda água fora.

    Vamos lá, essa é a viatura.

    -img_20141028_131240235.jpg

    A desconfiança começou quando a temperatura estava subindo, eu retirei a termostática e a ao realizar o teste da panela, vi que ela abria muito pouco, logo resolvi trocar.

    -img_20150119_131519451.jpg

    Ao retirar vi que o estado do selo e da carcaça de distribuição era bem parecido com o da válvula, a corrosão era muito grande.

    -img_20150120_101501237.jpg-img_20150120_101505590.jpg

    Com isso comecei a busca por um mecânico disposto a fazer o serviço na viatura. Um amigo indicou um mecânico aqui em Campo Grande - MS, então levei para ele analisar e com uma breve conversa com o mesmo já peguei uma confiança nele, pois, ele disse que já havia feito o serviço em outras 5 Rangers, dessas 5, 4 eram apenas o selo e uma era a carcaça, porem, o serviço é o mesmo, a remoção total do motor do cofre e desmontagem da frente.

    A mecânica fica no bairro Copasul, o nome é JZJ mecânica diesel e o mecânico que fez o serviço é o Senhor Zezão.

    Deixei para ele em uma sexta feira e ele começou a desmontagem no sábado cedo, quando foi segunda feira ele me ligou pedindo para ir lá ver o tamanho da desgraça.

    Aqui a VTR sem o coração:

    -img_20150202_175341793_hdr.jpg

    O motor já desmontado. Detalhe para o ponto de corrosão na frente do mesmo:

    -img_20150202_180006719.jpg

    Detalhe do local do selo:

    -img_20150202_180011868.jpg

    Agora a carcaça de distribuição. Esse buraco que ela tem atras, é o fundo do abitaculo da bomba d'água, ela simplesmente se soltou devido a alta corrosão. (nas próximas fotos com a carcaça nova vai dar pra ver bem como é essa parte.):

    -img_20150202_180112148.jpg

    Recipiente da bomba d'água:

    -img_20150202_180126123.jpg

    Bom, depois de saber do tamanho do estrago, a relação de peças foi passada e a correria começou para achar as peças.

    - Carcaça de distribuição;
    - selo do motor;
    - jogo de juntas inferior;
    - tubo de silicone preto para alta temperatura;
    - filtro de diesel;
    - filtro de óleo de motor;
    - 8 litros de óleo de motor.

    Encontrei as peças aqui em Campo Grande na loja Rocket que é autorizada MWM internacional, porem não tinha em estoque o selo do motor.

    Busquei em alguns ferros velhos aqui na cidade e encontrei uma usada em bom estado, porem, o preço passado foi de R$1400,00 e a nova na loja estava custando R$1900,00.

    Meu pai tem uma Triton e precisou trocar os 4 bicos injetores e a caixa de direção então ele foi até o Paraguai comprar essas peças já que la é bem mais em conta que aqui no Brasil, lá ele procurou essas peças da Ranger e conseguiu comprar apenas o jogo de junta inferior, original da mwm. A carcaça lá nova custa R$790,00 mas não tinha a pronta entrega, apenas fazendo o pedido e sem prazo para entrega.

    Com isso acabamos comprando a carcaça por aqui e com um choro a mais ela saiu R$1880,00 a vista.

    -img_20150205_134229171.jpg
    -img_20150205_134305830.jpg
    -img_20150205_134312356.jpg

    detalhe qua a carcaça ja vem com bomba d'água nova.

    jogo de juntas:

    -img_20150205_134708421.jpg

    Válvula termostática:

    -img_20150119_131509852.jpg

    Esqueci de tirar foto do selo.

    Vamos para montagem:

    O senhor Zezão fez toda limpeza da frente, tirando toda corrosão e logo em seguida começou a montagem da carcaça, o que gostei no serviço dele é que é muito detalhista, limpando peça por peça, parafuso por parafuso, um verdadeiro trabalho de laboratório, coisa fina mesmo, parecendo que ele limpava para botar o prato de comida em cima.

    O selo do motor comprei em uma auto peças aqui chamada Mille e custou R$6,00 original MWM, a termostática comprei na Dois irmãos da marca Whaler que era a mesma da antiga e custou R$340,00.

    -img_20150206_150818385.jpg

    Depois de entregar as peças ele demorou 2 dias para montar e instalar o motor, o serviço ficou muito bom, sem nenhum vazamento, faz quase uma semana que estou rodando e a Ranger está funcionando como nunca tinha visto; motor respondendo bem melhor e menos ruidoso.

    Logo mais coloco mais fotos e mais informações e quem tiver passado pelo mesmo problema e quiser postar imagens e soluções ae fique a vontade para contribuir com o fórum.
    Vai que é mole!

  • #2
    Usuário Avatar de Coophamat
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    17/01/2014
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    Esqueci de falar quanto custou o investimento:

    - Carcaça de distribuição nova com bomba d'água original MWM - R$1880,00
    - Selo do motor original MWM - R$6,00
    - Válvula termostática Wahler - R$340,00
    - Jogo de junta inferior original MWM comprado no Paraguai - R$120,00
    - Filtro de óleo de motor comprado no Paraguai - R$50,00
    - Filtro de diesel original MWM - R$68,00
    - Tudo de silicone preto comprado no Paraguai - R$5,00

    - Mão de obra cobrada pelo senhora Zezão para execução do serviço - R$1100,00

    Não lembro quanto meu pai pagou no óleo de motor, pois, ele comprou um balde de top turbo e eu usei 8 litros e devolvi o balde para ele.
    Vai que é mole!

  • #3
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    27/09/2014
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    João Monlevade/MG
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    e como ficou a viatura? 100%?

    tipo, toda ranger 3.0 é MWM?
    peguei uma 2007/2008 agora, ta com 156mil km, queria saber se esse problema é crônico ou bem comum pra já ficar atento...
    Amarok Highline Aut 12/12
    Ex Mitsubishi L200 Triton 3.2 12/12 - Ex Ranger 2.5 XLT Flex 14/15
    Ex Ranger Limited 3.0 PSE 07/08 - Ex Hilux SR 2.5 11/11

  • #4
    Usuário Avatar de Coophamat
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    17/01/2014
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    Ficou 150%, está muito boa a caminhonete.

    O motor 3.0 e fabricado pela internacional, sendo quem fabrica o mwm, por isso todas as peças estão na embalagem da mwm.

    Esse problema foi corrigido nas ranger a partir de 2008 se não me engano.

  • #5
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    09/12/2016
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    Sao Bernardo do Campo/SP
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    Foi nada! A minha é 2009 e deu problema tanto no selo qto na caixa! Abri pra tocar o selo, e to abrindo de novo pra mexer na caixa em menos de 2 meses. Acho que devia rolar uma açao conjunta contra a International, isso sim!
    Ranger CD 3.0 2009

  • #6
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    27/09/2014
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    João Monlevade/MG
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    Que bom que deu tudo certo e vc esta satisfeito!

    Mas agoa eu fiquei com uma pulga atras da orelha, vou ver se mais alguem tem outras informaçoes... a minha foi fabricada em dezembro de 2007 mas sei que usa peças das 2008 pois preciso trocar em vreve o reservatorio de agua do radiador e o da 2007 que é bem mais barato não serve pois o meu é "junto" com o da agua do limpador de parabrisas, como das 2008vel diante... torcer para o motor também ser hahaha

  • #7
    Segundo informações que adquiri na smaff df, quando fui comprar minha Ranger que é 2008, as que foram fabricadas no segundo semestre de 2007, vieram sem o problema do selo, digo porque fui orientado sobre isso e o vendedor tentava me empurrar uma xls meio detonada, digo meio por que ela estava no estaleiro para revisão e era bem feinha de conjunto. Por isso acredito que a motorização tenha sido corrigida e o marco está justamente no reservatório, caro pra cacete, o da minha tá ressecado.

  • #8
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    15/10/2017
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    barão de cocais/MG
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    galera, sou novo no grupo, mas adquiri uma ranger 2010/2011. A minha viatura ta com com vazamento de água e já gastei 4 mil reias e não solucionei o problema. o mecânico achou que era na junta do cabeçote, porem não era. Depois achou que era na válvula termostática, mas não é. Alguém aí já passou por isso aí. A água ta saindo no pé da válvula termostática. Não sei mais o que fazer.

  • #9
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    27/09/2014
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    João Monlevade/MG
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    Que alivio! O meu tb ta ressecado e custa 500 um novo...foda

  • #10
    Usuário Avatar de JRoberto
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    08/06/2012
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    São Paulo/SP
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    Muito bom esse tópico! Sugiro que coloque esses dois primeiros posts lá no tópico da Ranger 3.0, vai ser muito útil, acho que lá a visitação é maior.
    Como está a corrente? Ainda é a original?

    Abraços!
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #11
    Existe um tópico ou tutorial sobre o assunto no fórum. Mas são tantos assuntos em pauta que muita coisa se torna repetitiva e o tópico se perde entre tantos outros.

  • #12
    Usuário
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    27/09/2014
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    João Monlevade/MG
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    oa, também quero saber sobre a corrente!
    Amarok Highline Aut 12/12
    Ex Mitsubishi L200 Triton 3.2 12/12 - Ex Ranger 2.5 XLT Flex 14/15
    Ex Ranger Limited 3.0 PSE 07/08 - Ex Hilux SR 2.5 11/11

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