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  • #1
    Usuário Avatar de Coophamat
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    Ranger 3.0 - Problema com vazamento de água e carcaça de distribuição




    Ola pessoal, resolvi criar esse tópico com algumas fotos mostrando o problema com o vazamento de água na ranger 3.0 ocasionado pela corrosão do selo do motor e/ou a carcaça de distribuição.

    Eu sei que já existe alguns tópicos sobre o assunto, inclusive aprendi sobre ele aqui no fórum.

    Tenho uma ranger 3.0 XLS 2005 com 229 mil km e desde que compramos ela vazava água, porem, pouca. Bastava completar diariamente, o problema é que o vazamento foi aumentando até o ponto de jogar toda água fora.

    Vamos lá, essa é a viatura.

    -img_20141028_131240235.jpg

    A desconfiança começou quando a temperatura estava subindo, eu retirei a termostática e a ao realizar o teste da panela, vi que ela abria muito pouco, logo resolvi trocar.

    -img_20150119_131519451.jpg

    Ao retirar vi que o estado do selo e da carcaça de distribuição era bem parecido com o da válvula, a corrosão era muito grande.

    -img_20150120_101501237.jpg-img_20150120_101505590.jpg

    Com isso comecei a busca por um mecânico disposto a fazer o serviço na viatura. Um amigo indicou um mecânico aqui em Campo Grande - MS, então levei para ele analisar e com uma breve conversa com o mesmo já peguei uma confiança nele, pois, ele disse que já havia feito o serviço em outras 5 Rangers, dessas 5, 4 eram apenas o selo e uma era a carcaça, porem, o serviço é o mesmo, a remoção total do motor do cofre e desmontagem da frente.

    A mecânica fica no bairro Copasul, o nome é JZJ mecânica diesel e o mecânico que fez o serviço é o Senhor Zezão.

    Deixei para ele em uma sexta feira e ele começou a desmontagem no sábado cedo, quando foi segunda feira ele me ligou pedindo para ir lá ver o tamanho da desgraça.

    Aqui a VTR sem o coração:

    -img_20150202_175341793_hdr.jpg

    O motor já desmontado. Detalhe para o ponto de corrosão na frente do mesmo:

    -img_20150202_180006719.jpg

    Detalhe do local do selo:

    -img_20150202_180011868.jpg

    Agora a carcaça de distribuição. Esse buraco que ela tem atras, é o fundo do abitaculo da bomba d'água, ela simplesmente se soltou devido a alta corrosão. (nas próximas fotos com a carcaça nova vai dar pra ver bem como é essa parte.):

    -img_20150202_180112148.jpg

    Recipiente da bomba d'água:

    -img_20150202_180126123.jpg

    Bom, depois de saber do tamanho do estrago, a relação de peças foi passada e a correria começou para achar as peças.

    - Carcaça de distribuição;
    - selo do motor;
    - jogo de juntas inferior;
    - tubo de silicone preto para alta temperatura;
    - filtro de diesel;
    - filtro de óleo de motor;
    - 8 litros de óleo de motor.

    Encontrei as peças aqui em Campo Grande na loja Rocket que é autorizada MWM internacional, porem não tinha em estoque o selo do motor.

    Busquei em alguns ferros velhos aqui na cidade e encontrei uma usada em bom estado, porem, o preço passado foi de R$1400,00 e a nova na loja estava custando R$1900,00.

    Meu pai tem uma Triton e precisou trocar os 4 bicos injetores e a caixa de direção então ele foi até o Paraguai comprar essas peças já que la é bem mais em conta que aqui no Brasil, lá ele procurou essas peças da Ranger e conseguiu comprar apenas o jogo de junta inferior, original da mwm. A carcaça lá nova custa R$790,00 mas não tinha a pronta entrega, apenas fazendo o pedido e sem prazo para entrega.

    Com isso acabamos comprando a carcaça por aqui e com um choro a mais ela saiu R$1880,00 a vista.

    -img_20150205_134229171.jpg
    -img_20150205_134305830.jpg
    -img_20150205_134312356.jpg

    detalhe qua a carcaça ja vem com bomba d'água nova.

    jogo de juntas:

    -img_20150205_134708421.jpg

    Válvula termostática:

    -img_20150119_131509852.jpg

    Esqueci de tirar foto do selo.

    Vamos para montagem:

    O senhor Zezão fez toda limpeza da frente, tirando toda corrosão e logo em seguida começou a montagem da carcaça, o que gostei no serviço dele é que é muito detalhista, limpando peça por peça, parafuso por parafuso, um verdadeiro trabalho de laboratório, coisa fina mesmo, parecendo que ele limpava para botar o prato de comida em cima.

    O selo do motor comprei em uma auto peças aqui chamada Mille e custou R$6,00 original MWM, a termostática comprei na Dois irmãos da marca Whaler que era a mesma da antiga e custou R$340,00.

    -img_20150206_150818385.jpg

    Depois de entregar as peças ele demorou 2 dias para montar e instalar o motor, o serviço ficou muito bom, sem nenhum vazamento, faz quase uma semana que estou rodando e a Ranger está funcionando como nunca tinha visto; motor respondendo bem melhor e menos ruidoso.

    Logo mais coloco mais fotos e mais informações e quem tiver passado pelo mesmo problema e quiser postar imagens e soluções ae fique a vontade para contribuir com o fórum.
    Vai que é mole!

  • #2
    Usuário Avatar de Coophamat
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    17/01/2014
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    Esqueci de falar quanto custou o investimento:

    - Carcaça de distribuição nova com bomba d'água original MWM - R$1880,00
    - Selo do motor original MWM - R$6,00
    - Válvula termostática Wahler - R$340,00
    - Jogo de junta inferior original MWM comprado no Paraguai - R$120,00
    - Filtro de óleo de motor comprado no Paraguai - R$50,00
    - Filtro de diesel original MWM - R$68,00
    - Tudo de silicone preto comprado no Paraguai - R$5,00

    - Mão de obra cobrada pelo senhora Zezão para execução do serviço - R$1100,00

    Não lembro quanto meu pai pagou no óleo de motor, pois, ele comprou um balde de top turbo e eu usei 8 litros e devolvi o balde para ele.
    Vai que é mole!

  • #3
    Usuário
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    27/09/2014
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    João Monlevade/MG
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    e como ficou a viatura? 100%?

    tipo, toda ranger 3.0 é MWM?
    peguei uma 2007/2008 agora, ta com 156mil km, queria saber se esse problema é crônico ou bem comum pra já ficar atento...
    Amarok Highline Aut 12/12
    Ex Mitsubishi L200 Triton 3.2 12/12 - Ex Ranger 2.5 XLT Flex 14/15
    Ex Ranger Limited 3.0 PSE 07/08 - Ex Hilux SR 2.5 11/11

  • #4
    Usuário Avatar de Coophamat
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    17/01/2014
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    Ficou 150%, está muito boa a caminhonete.

    O motor 3.0 e fabricado pela internacional, sendo quem fabrica o mwm, por isso todas as peças estão na embalagem da mwm.

    Esse problema foi corrigido nas ranger a partir de 2008 se não me engano.

  • #5
    Usuário
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    27/09/2014
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    João Monlevade/MG
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    Que bom que deu tudo certo e vc esta satisfeito!

    Mas agoa eu fiquei com uma pulga atras da orelha, vou ver se mais alguem tem outras informaçoes... a minha foi fabricada em dezembro de 2007 mas sei que usa peças das 2008 pois preciso trocar em vreve o reservatorio de agua do radiador e o da 2007 que é bem mais barato não serve pois o meu é "junto" com o da agua do limpador de parabrisas, como das 2008vel diante... torcer para o motor também ser hahaha

  • #6
    Segundo informações que adquiri na smaff df, quando fui comprar minha Ranger que é 2008, as que foram fabricadas no segundo semestre de 2007, vieram sem o problema do selo, digo porque fui orientado sobre isso e o vendedor tentava me empurrar uma xls meio detonada, digo meio por que ela estava no estaleiro para revisão e era bem feinha de conjunto. Por isso acredito que a motorização tenha sido corrigida e o marco está justamente no reservatório, caro pra cacete, o da minha tá ressecado.

  • #7
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    27/09/2014
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    João Monlevade/MG
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    Que alivio! O meu tb ta ressecado e custa 500 um novo...foda

  • #8
    Usuário Avatar de JRoberto
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    Muito bom esse tópico! Sugiro que coloque esses dois primeiros posts lá no tópico da Ranger 3.0, vai ser muito útil, acho que lá a visitação é maior.
    Como está a corrente? Ainda é a original?

    Abraços!
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

  • #9
    Existe um tópico ou tutorial sobre o assunto no fórum. Mas são tantos assuntos em pauta que muita coisa se torna repetitiva e o tópico se perde entre tantos outros.

  • #10
    Usuário
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    27/09/2014
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    João Monlevade/MG
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    oa, também quero saber sobre a corrente!
    Amarok Highline Aut 12/12
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    Ex Ranger Limited 3.0 PSE 07/08 - Ex Hilux SR 2.5 11/11

  • #11
    Usuário Avatar de Coophamat
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    17/01/2014
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    Campo Grande/MS
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    A corrente havia sido trocada pelo antigo proprietário (meu primo), acho que deve ter uns 10 ou 15 mil km, portanto está nova.

  • #12
    Usuário Avatar de JRoberto
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    08/06/2012
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    Citação Postado originalmente por Coophamat Ver Post
    A corrente havia sido trocada pelo antigo proprietário (meu primo), acho que deve ter uns 10 ou 15 mil km, portanto está nova.
    Show! Só aproveitar agora.
    Ranger XLT 3.0 4x4 CD 2011 - PU2RFU
    Montana Conquest 1.8 2007
    "Ando devagar porque já tive pressa..." Almir Sater

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