Em tempo, valeu a dica sobre o virabreca, um novo original está por volta de R$ 2.900,00. Também cogitei de comprar um retificado. O meca disse para eu ficar tranquilo. Qualquer coisa prendo o grito amigão. Ford abraço Edin.
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Em tempo, valeu a dica sobre o virabreca, um novo original está por volta de R$ 2.900,00. Também cogitei de comprar um retificado. O meca disse para eu ficar tranquilo. Qualquer coisa prendo o grito amigão. Ford abraço Edin.
Caraca Zé , quebrou o virabrequim !!!????
Como isso foi acontecer ? Vc conversou com esp. Ou trocou umas idéias pra tentar descobrir o que pode ter acontecido ???
Caso vc precise cotar valores de peças , apesar da distâncias , tenho bons contatos aqui em minha cidade e Tb em Uberlândia , é só avisar!!
E boa sorte aí cumpanhero
Boa noite Randal, obrigado pela força e a disposição em ajudar. Pois é, o virabreca foi pro espaço. Nunca vi barulho tão feio, parecia que estava moendo tudo. Mantive contato com o antigo proprietário e o mesmo me disse que o motor já havia fundido por falta de água. O bloco tenho certeza que foi substituído ante a numeração que não segue uma sequencia. Agora se o virabreca foi trocado na época acho que não. Logo, se o virabreca é o mesmo, imagina o calor que o bicho sofreu. Aí, até que durou bastante com o motor "preparado" do jeito que fiz. Mas agora que vou abrir vou revisar tudo minuciosamente, até parafusos de cabeçote, altura de camisas, etc. O cara que vai fazer é especializado em diesel e preparador de caminhões de arrancada, logo gosta da coisa. Na oficina ele tem uma bancada que funciona como uma espécie de dinamometro. Assim, o motor será testado antes de ir para o carro. O melhor de tudo é que fica aqui na minha cidade mesmo e uma clausula do "contrato" é a minha ida diária na oficina. Pra relaxar to aceitando opiniões quanto a cor que vou pintar o motor. Ford abraço querido amigo,
Relatos de oficina: O motor já está completamente desmontado, sendo que as miudezas já devidamente lavadas e encaixotadas (muito capricho na oficina). O virabreca tava lá escorado na parede, quebrado bem na frente, ou seja, entre a polia e a primeira biela. Isto me tranquilizou um pouco pois não houve nenhum alavancamento dos mancais. Já estava em 0,25 sua medida, então é o original que sofreu o calor quando o motor fundiu na mão do proprietário anterior. As camisas ainda não foram sacadas do bloco, mas serão para um exame mais minucioso quanto à corrosão. O bloco está muito preto por dentro e ganhará um banho quimico para ficar zerado. Amanhã terei mais notícias, por enquanto é só pessoal. Ford abraço.
Zé que bom que tens uma boa "equipe médica" para cuidar do coração da bala de prata ... Especialistas como este que vc disse ter encontrado , são raros e caros !
Bacana suas condições , de poder visitar , participar de todo processo , isso nos tranqüiliza e tira aquela dúvida do será que foi bem feito...
Mande fotos por favor , e estamos acompanhando !!!
Abc
Boa sorte ai Zé! Fiquei espantado como ocorrido! Detalha tudo pra nós!
Abraço
Randal e BBMoro, obrigado pela força. To tentando não pensar muito no impacto financeiro da brincadeira, mas to animado com algumas modificaçõezinhas que vamos fazer.
Hoje pela manhã o bloco foi para a retífica onde o virabreca vai ser alinhado com os mancais e balanceado com a polia, o volante e a prensa da embreagem. Acho que lá por terça feira deve estar de volta na "clinica". Paralelamente iremos preparar os pistões que sofrerão modificação, sendo rebaixados e aliviados. Com o rebaixamento a taxa de compressão vai diminuir mínima coisa mas a camara de combustão aumenta de volume. Então com a turbina mandando pressão, coisa que será aumentada um pouco com o aumento de injeção na própria bomba, vai render uns cvs a mais. Ficará um motor mais nervoso. Acho que vai dar bom. Ford abraço.
Randal e BBMoro, obrigado pela força. To tentando não pensar muito no impacto financeiro da brincadeira, mas to animado com algumas modificaçõezinhas que vamos fazer.
Hoje pela manhã o bloco foi para a retífica onde o virabreca vai ser alinhado com os mancais e balanceado com a polia, o volante e a prensa da embreagem. Acho que lá por terça feira deve estar de volta na "clinica". Paralelamente iremos preparar os pistões que sofrerão modificação, sendo rebaixados e aliviados. Com o rebaixamento a taxa de compressão vai diminuir mínima coisa mas a camara de combustão aumenta de volume. Então com a turbina mandando pressão, coisa que será aumentada um pouco com o aumento de injeção na própria bomba, vai render uns cvs a mais. Ficará um motor mais nervoso. Acho que vai dar bom. Ford abraço.
Hoje nenhuma novidade sobre o motor, apenas que estou rodando de F1000 preta que é o luxo do gaúcho. Ford abraço amigos.
Zé preciso de sua ajuda como tive uma dacepção com a f1000 91/91td vermelha que está na aguia veiculos, tem alguma forma de deixar um motor 229/4 turbinado por fora melhor ainda, usei tuas dicas coloquei uma turbina apl .42/.48 da biagio, coroa e pinhão 3,07 do maverick, troquei os bicos e os elementos da bomba injetora por maiores da turbo de fabrica, o cambio é o original 260f, pneus 31x10 roda 15, tem mais alguma coisa para dar veneno neste motor? outra coisa onde consigo rodas orriginais da turbo de fabrica? Abraços e bota logo a bala de prata em dia e sorte amigo.
Pcnicolau, não posso crer que ficaste decepcionadokkkkkkk. Deves ter sentido uma melhora substancial. Bem, como ficou a regulagem da injeção "pé no fundo" da BI? Adiantaste o ponto da BI? As rodas são aro 15, apesar dos pneus grandes o diametro é um pouco menor e o arrasto é maior. Outra coisa que te dá a sensação de falta de desempenho pode ser o escalonamento do cambio que é o mesmo da F4000. A quinta marcha tem a mesma relação da quarta da caixa de quatro marchas, mas as outras marchas são mais curtas, logo não deslancha tão rápido. Pode parecer bobagem, mas o somatório de todas estas pequenas coisas modificam o resultado final. Isto é o meu entendimento da coisa. Chegaste a medir a pressão da turbina?
Agora, com a quebra do motor da Bala de Prata, vou partir para a parte interna para ganhar mais potencia, ou seja, rebaixamento dos pistões como explanei anteriormente.
Quanto as rodas, são um verdadeiro garimpo, tem que ficar atento direto em olx, mercado livre, desmanches e até em loja de rodas. Acredito até que na região de MS e MT possa ser até mais fácil de conseguir do que aqui no Sul. Mas é claro que se eu encontrar algo eu te passo. Veja só, o jogo da Preta achei por acaso em uma loja de rodas e as da Bala de Prata eu achei em um desmanche de camionetes aqui perto de minha cidade.
Acredito que no final da outra semana o motor já estará no lugar com todos os seus acertos. Ford abraço amigo.
Bom Zé até que melhorou bem, eu já desconfiava que esses pneus 31/10.5 pesam bem, como vc disse demora para embalar, na questão da caixa de 5 marchas para a 4 marchas a final vai ser sempre 1:1, acho que não compensa trocar pois ai vem a questão também do cardã e na cidade onde morro não tem oficina que faça o seu balanceamento, achei uma caixa 5 marchas da f1000 95 só que não sei se é 2625 ou 2615b, qual dessas é melhor, mas como vc disse a final vai ser sempre a mesma, na questão da overdrive acho que minha picape não tem força suficiente, além do mais terei que mudar de novo a coroa e o pinhão, pois acho que o 3.07 fica muito longo com uma overd dar o que de pressrive, na quetão da regulagem da bomba injetora não sei lhe responder pois o bombista trocou os elementos pelos de maior vazão e lacrou, qual a pressão que vc me indica ou regulagem? Será que não vai ficar muito beberona? Na questão da pressão do manometro o meu só vai até 1kgf, em terceira espremi a bicha deu um quilo a 3000 rpm, se for para medir mais terei que trocar o relogio do turbo, a tua depois que rebaixar os pistões vai dar o que de pressão de turbo e quanto tu pensas em abrir a bomba, e os cabeçotes vai colocar os da turbo também? Também to pensando em desmontar o meu motor. Abraços Zé e boa sorte.