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  • #1
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    23/12/2013
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    Presidente Medici/RO
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    Desculpe pela demora na resposta pessoal. Mas felizmente resolvi o meu problema. Fui na mecânica Bosch citado acima, os mecânicos verificaram todos os itens discutidos acima e não encontraram nada de errado ATÉ VERIFICAREM A CENTRAL. Ao passar o scanner, apresentava falha no relé da bomba do tanque e no sensor MAP, mas ao substituir o MAP por um novo para testar o problema continuava, inclusive quando os erros eram apagados com o veículo rodando, a pressão do turbo voltava ao normal, os mecânicos chegaram a conclusão que o defeito era na central. Voltei pra casa com o problema, pois aqui em Rondônia é muito difícil encontrar que saber fazer reparos em central. Resolvi levar na FORD do município de Ji-Paraná, mas disseram que se fosse central, só trocando por uma nova, pois não faziam reparos ao custo de 7.000 R$. Mas me deram a dica de um ex mecânico da autorizada que era especializado em centrais e parte elétrica, então levei na AUTOMEC e realmente o defeito era na central. Tive que pagar 2.300 R$, segundo o mecânico ele não conseguiu os componentes de reposição da central que estavam queimados e tive que comprar uma central usada. Já estou andando a mais de 50 dias e não tive mais problemas, apesar do preço estou satisfeito em ter resolvido o problema.

  • #2
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    31/10/2014
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    Boa tarde galera. Sou novo no fórum, tenho acompanhado os problemas discutidos sobre perda de potencia na ranger. Outro dia tava lendo uma matéria na net que dizia que veículos eletrônicos quando ocorre qualquer problema em algum sensor, o caro adota automaticamente uma configuração padrão da ECU projetada pelo fabricante especificamente para aquele tipo de veiculo, para que o mesmo continue andando até o condutor procurar assistência técnica. Nessa configuração "padrão" o fabricante geralmente limita a rotação do motor. Ou seja, pode ser QUALQUER sensor danificado. Não sei se isso procede, mais como não temos certeza de nada não custa testar sensor por sensor e aproveitar e dar uma limpadinha.
    Fico ai no aguardo de mais informações sobre esse problema.

    Abraços.

  • #3
    Usuário Avatar de matiasm
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    20/10/2005
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    Olá pessoal, o que pode ocorrer tb é problemas com a bomba d água. Ou seja, o motor aquece além do que o sistema permite, justamente por falta de "circulação" da água, e entra em modo de segurança para proteger o motor, ocasionando perda de potência. Porém pode-se notar que a temperatura fica "louca". O a/c fica sem funcionamento qdo está em modo de segurança, bem como o ar quente fica bem fraco pela falta de circulação de água.

    Espero ter ajudado, grande abraço.
    MATIAS MOSCHEN
    MIT FULL 2013
    EX - JKU / GV_10 / T4_12 / T4_10 / T4_03 / RF / Samurai / Niva

  • #4
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    25/04/2011
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    Pessoal,

    Para quem tem uma Ranger Limited eletrônica, o computador de bordo pode ser utilizado facilmente para verificar o funcionamento do sensor barométrico (não lembro se as XLT eletrônicas mais antigas também tem). Além de verificar a pressão do ar ambiente para fazer os ajustes necessários no motor, a central convenientemente também informa a altitude do local onde você se encontra com o carro. A altitude varia com a pressão barométrica e a temperatura, mas em geral, sem grandes variações de temperatura o erro não é maior que 20 metros. Assim, se você verificar a altitude no lugar onde costuma quando a temperatura for a mesma num dia sem nuvens, logo de cara vai verificar que o sensor barométrico está com defeito.

    A pressão barométrica do ar muda com o clima, assim mudanças na indicação de altitude em dias de chuva são normais (mas não são muito grandes). Sempre que vou ligar o carro de manhã, costumo olhar se a altitude está muito diferente para chutar se vai chover. Apesar de estranho, de vez em quando isso me ajuda a levar o guarda chuva no carro... Quando o sensor está com defeito, começa a mostrar valores absurdamente diferentes de altitude. Em um período atrás comecei a perceber que a altitude começou a ser mostrada com um erro considerável, mesmo na época da seca e sem grandes mudanças na temperatura (aqui em Brasília a cada ano temos 6 meses sem chuva). O painel do carro mostrava 430m, sempre que ia ligá-lo de manhã no mesmo horário, e assim ficava medindo com a diferença em todos os lugares por onde eu passava (lá na porta de casa são 1180m). Além das diferenças de desempenho no carro já relatadas aqui, o scanner não mostrava nenhum erro, mas imaginei que se o carro "pensava" que estava em uma altitude 700m menor, certamente não iria perceber que o ar estava mais rarefeito e a mistura seria incorreta.

    Como trabalho muito com Arduino, embarcados e afins, importei o sensor de uma loja não me lembro onde por um valor menor que dez dólares e eu mesmo troquei. Esse componente não é exclusivo da central da Ranger. É um barômetro eletrônico simples, há muitos parecidos em sites de automação e desenvolvimento de projetos eletrônicos. A FreeScale é uma divisão de componentes eletrônicos da Motorola. Esse sensor, fabricado pela FreeScale, é usado em várias aplicações embarcadas, assim é possível encontrá-lo em vários distribuidores da FreeScale mundo afora. O link abaixo mostra por exemplo, um projeto de um cara alemão usando um barômetro semelhante ao usado na Ranger.

    Elektronischer Barometer

    Quem não tiver computador de bordo, pode tentar um scanner mais decente que mostre a pressão lida em hPa e usar um outro barômetro para comparar. Muitos relógios Protrek da Casio tem barômetro, assim dá para ter uma idéia.
    4X4 Brasil
    Ranger 4x4 Limited 3.0 PSE 2005

  • #5
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    05/11/2015
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    Olá, amigo gostaria que me desse umas dicas sobre a troca do sensor barométrico, como faço para abrir a central tipo e complicado, ela não e blindada?

    Pois tenho uma Ranger 2005/2006 XLT 3.0
    Esporadicamente tanto com o motor quente ou não ela fica sem força, e ao desligar e ligar novamente fica ok, as vezes e preciso deligar 2, 3, até 4 vezes o carro, para voltar ao normal.
    Também já percebi que altitude está sempre errada, aonde eu trabalho a altitude e de 120m e no painel do carro fica entre 450m e 490m.. será que pode ser esse sensor????

  • #6
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    05/11/2015
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    Citação Postado originalmente por Luzemario Ver Post
    Pessoal,

    Para quem tem uma Ranger Limited eletrônica, o computador de bordo pode ser utilizado facilmente para verificar o funcionamento do sensor barométrico (não lembro se as XLT eletrônicas mais antigas também tem). Além de verificar a pressão do ar ambiente para fazer os ajustes necessários no motor, a central convenientemente também informa a altitude do local onde você se encontra com o carro. A altitude varia com a pressão barométrica e a temperatura, mas em geral, sem grandes variações de temperatura o erro não é maior que 20 metros. Assim, se você verificar a altitude no lugar onde costuma quando a temperatura for a mesma num dia sem nuvens, logo de cara vai verificar que o sensor barométrico está com defeito.

    A pressão barométrica do ar muda com o clima, assim mudanças na indicação de altitude em dias de chuva são normais (mas não são muito grandes). Sempre que vou ligar o carro de manhã, costumo olhar se a altitude está muito diferente para chutar se vai chover. Apesar de estranho, de vez em quando isso me ajuda a levar o guarda chuva no carro... Quando o sensor está com defeito, começa a mostrar valores absurdamente diferentes de altitude. Em um período atrás comecei a perceber que a altitude começou a ser mostrada com um erro considerável, mesmo na época da seca e sem grandes mudanças na temperatura (aqui em Brasília a cada ano temos 6 meses sem chuva). O painel do carro mostrava 430m, sempre que ia ligá-lo de manhã no mesmo horário, e assim ficava medindo com a diferença em todos os lugares por onde eu passava (lá na porta de casa são 1180m). Além das diferenças de desempenho no carro já relatadas aqui, o scanner não mostrava nenhum erro, mas imaginei que se o carro "pensava" que estava em uma altitude 700m menor, certamente não iria perceber que o ar estava mais rarefeito e a mistura seria incorreta.

    Como trabalho muito com Arduino, embarcados e afins, importei o sensor de uma loja não me lembro onde por um valor menor que dez dólares e eu mesmo troquei. Esse componente não é exclusivo da central da Ranger. É um barômetro eletrônico simples, há muitos parecidos em sites de automação e desenvolvimento de projetos eletrônicos. A FreeScale é uma divisão de componentes eletrônicos da Motorola. Esse sensor, fabricado pela FreeScale, é usado em várias aplicações embarcadas, assim é possível encontrá-lo em vários distribuidores da FreeScale mundo afora. O link abaixo mostra por exemplo, um projeto de um cara alemão usando um barômetro semelhante ao usado na Ranger.

    Elektronischer Barometer

    Quem não tiver computador de bordo, pode tentar um scanner mais decente que mostre a pressão lida em hPa e usar um outro barômetro para comparar. Muitos relógios Protrek da Casio tem barômetro, assim dá para ter uma idéia.


    Olá, amigo gostaria que me desse umas dicas sobre a troca do sensor barométrico, como faço para abrir a central tipo e complicado, ela não e blindada?

    Pois tenho uma Ranger 2005/2006 XLT 3.0
    Esporadicamente tanto com o motor quente ou não ela fica sem força, e ao desligar e ligar novamente fica ok, as vezes e preciso deligar 2, 3, até 4 vezes o carro, para voltar ao normal.
    Também já percebi que altitude está sempre errada, aonde eu trabalho a altitude e de 120m e no painel do carro fica entre 450m e 490m.. será que pode ser esse sensor????

  • #7
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por Deivid DVD Ver Post
    Olá, amigo gostaria que me desse umas dicas sobre a troca do sensor barométrico, como faço para abrir a central tipo e complicado, ela não e blindada?

    Pois tenho uma Ranger 2005/2006 XLT 3.0
    Esporadicamente tanto com o motor quente ou não ela fica sem força, e ao desligar e ligar novamente fica ok, as vezes e preciso deligar 2, 3, até 4 vezes o carro, para voltar ao normal.
    Também já percebi que altitude está sempre errada, aonde eu trabalho a altitude e de 120m e no painel do carro fica entre 450m e 490m.. será que pode ser esse sensor????
    O sensor barométrico da 3.0 é ajustável manualmente. Se ele está marcando 490m, provalvemente está desconfigurado.
    Com o uso de um GPS você verifica a altitude do local onde você se encontra, em seguida ajusta o sensor barométrico no computador de bordo (basta selecionar a altitude, apertar e segurar o botão...). Depois de ajustado, ele funcionará normalmente.

    Resumindo, a primeira configuração é manual, depois funciona direitinho.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #8
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    OK, Amigo vou tentar fazer esse ajuste, e se der resultado aviso.. muito obrigado.

  • #9
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    Ola Imperador, fiz o ajuste no painel como você me passou, mas não tive resultado, o problema permanece apos o ajuste andei com ela uns 3 dias sem problema, apos tive que desligar ela por 2 vezes para voltar ao normal, tens mais alguma dica para me passar sobre esse problema, muito obrigado..

  • #10
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por Deivid DVD Ver Post
    Ola Imperador, fiz o ajuste no painel como você me passou, mas não tive resultado, o problema permanece apos o ajuste andei com ela uns 3 dias sem problema, apos tive que desligar ela por 2 vezes para voltar ao normal, tens mais alguma dica para me passar sobre esse problema, muito obrigado..
    Cara, aí você tem que observar se ele tá resetando no momento em que dá a partida no motor. Se ele resetar nesse momento, seu problema é bateria morrendo, porque, depois de ajustado, o altímetro não desregula mais.
    Ford F-1000 HSD 4x4 - "Peste"
    Dodge RAM 2500 5.9 - "Spitfire"

  • #11
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    Tenho uma Ranger 3.0 2005 e está apresentando o mesmo problema descrito! A luz da injeção está acesa coincidências ou não aconteceu logo após eu encher o tanque em um posto a princípio suspeitei do diesel mas me parece que foi só coincidência mesmo! Passei no scanner e apresenta o erro P0237 pressão do turbo, no painel o medidor de pressão fica preso mostrando como se tivesse uma pressão constante na turbina mesmo com ela parada! Levei em 3 mecas já é não acharam o defeito um condenou a turbina depois levei em outro que fez o teste e disse que ela está ok! Estou suspeitando desse t-map que falaram mas o erro no scanner é diferente do postado aqui no fórum! Sou leigo em mecânica mas estou disposto a verificar os fios e conectores, se alguém puder me dar uma orientação, fotos ou vídeos do que devo procurar !

    -medidor-turbo-fixo.jpg
    4X4 Brasil

  • #12
    Usuário Avatar de Imperador!
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    Citação Postado originalmente por Fabrício Fernandes Feijó Ver Post
    Tenho uma Ranger 3.0 2005 e está apresentando o mesmo problema descrito! A luz da injeção está acesa coincidências ou não aconteceu logo após eu encher o tanque em um posto a princípio suspeitei do diesel mas me parece que foi só coincidência mesmo! Passei no scanner e apresenta o erro P0237 pressão do turbo, no painel o medidor de pressão fica preso mostrando como se tivesse uma pressão constante na turbina mesmo com ela parada! Levei em 3 mecas já é não acharam o defeito um condenou a turbina depois levei em outro que fez o teste e disse que ela está ok! Estou suspeitando desse t-map que falaram mas o erro no scanner é diferente do postado aqui no fórum! Sou leigo em mecânica mas estou disposto a verificar os fios e conectores, se alguém puder me dar uma orientação, fotos ou vídeos do que devo procurar !

    -medidor-turbo-fixo.jpg
    Isso aí T-MAP! E provavelmente nem o sensor é, é o chicote!
    Mas precisa passar o scanner pra apagar o erro...
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