Novos Ford Bronco e Ranger sao confirmados para os EUA e mercado global - Noticias Automotivas
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Cara,
Bom dia. A quantidade de possíveis fatores geradores desse problema é bem grande. E, no seu caso, ainda precisamos nos lembrar do desconhecimento quanto ao uso anterior, combustível que era utilizado e como era feita a manutenção.
Diante disso e com o diagnóstico da concessionária que pode acabar se revertendo na troca de peças com seus custos e mais a mão de obra envolvida, eu partiria para a reprogramação e daria um adeus a essa chateação.
De qualquer forma, acho que vale a pena dar uma olhada em uma possível carbonização do motor, situação do tanque, linha de alimentação e filtros (em termos de sujeira) e como está o balanço dos cilindros (os scanners oferecem a leitura dessas variáveis).
Abraço,
Miranda
Olá, Miranda.
Obrigado pelo retorno.
Qual seria esta reprogramação? Se eu disser isso numa ccs eles saberão do que se trata? Tem como mostrar pra eles que não está reprogamado?
É que li aqui no blog sobre reprogramação da PCM e ECU, mas quando comentei com o pessoal da ccs disseram que já foi feito...
Mas acho que não fizeram e não sabem como resolver, porque na primeira vez que levei o carro lá passaram o scanner e disseram que o carro não tinha nenhum problema, que só haviam feito a regeneração. Como três dias depois a bendita luz acendeu novamente, vieram com esse papo de trocar o catalisador.
Saudaçoes,
Daniel Lima
Daniel,
O que as concessionárias estão te informando é que a central PCM/ECU do seu carro já foi atualizada. Porém, pelo que você está relatando, o problema continua.
Adiantando o que o Miranda_MG está dizendo é para você reprogramar a sua central em uma loja especializada tipo a Strike Brasil, Reiko ou outra. Dessa forma, eles vão "jogar fora" a programação da Ford e colocar uma desenvolvida por eles. Certamente vão eliminar o DPF, que provavelmente é a causa do seus problemas, vc vai gastar uma grana e seu carro vai ganhar uns cavalos mais.
Abraço
Daniel,
Boa noite. O mfcb já explicou objetiva e corretamente do que eu falei no meu post anterior. Explorando um pouco mais o assunto, nossos veículos têm "mapas" que determinam seu funcionamento. Essa programação é feita na fábrica e usa uma série de variáveis para determinar quantidade de combustível injetada nos cilindros, pressão do turbo, atuação de controles de estabilidade e tração e por aí vai... Esses mapas possuem versões. O que aconteceu na 2.2 nova foi que o mapa original, lançado junto à picape, possuía alguma falha e foi reposto por uma versão mais atual. Ao que parece, nem todas as 2.2 apresentaram falhas e, as que precisaram, deveriam passar por essa atualização. Esse seria um trabalho da CSS. Embora, em muitos casos, há a carência de profissionais que saibam o que realmente estão fazendo.
Chegar com o problema, tentarem a regeneração e depois, com o mesmo problema, condenarem catalisador está me cheirando à tentativa e erro. Estão tratando o sintoma sem procurar a causa. Posso estar errado, mas daí para descobrirem depois que não era o catalisador com a peça já trocada, não custa. Se tudo ainda estiver na garantia, menos mal. Só vai te tomar tempo (o que já é ruim, claro).
A reprogramação que mencionei e que o mfcb também já explicou é a troca dos mapas da Ford por outros desenvolvidos por terceiros. EU acredito que isso traga mais benefícios que prejuízos, mas não há milagre também. Tem um tópico bacana sobre isso, criado pelo nosso prestigiado forista Imperador e que vale muito a pena ser lido. Segue o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...os-diesel.html
EU (novamente em primeira pessoa - logo, é uma opinião particular) me arrependo em relação à reprogramação só de não ter feito antes. A picape é outra depois do processo. E das reprogramadoras, mfcb já citou duas e eu complemento a lista: SFI e BDM (Bombas Diesel Maringá). A Reiko é muito conceituada (tal qual a SFI) e a Strike Brasil teve seus problemas no início, mas depois PARECE que se acertou.
Só tome um cuidado em específico: se no seu município houver vistoria de veículos com medição de gases e material particulado do escapamento, talvez não valha o risco.
Abraço,
Miranda
Olá, Miranda!
Essas reprogramadoras que você citou são de onde?
Em Belo Horizonte tem alguma com experiência no motor da ranger 2.2?
Meu sogro tem uma, a picape é muito boa, mas com frequência tem que levar na css pra fazer a tal da regeneração. E até agora, ele não teve uma solução definitiva.
abraço,
Anderson
N
Não sou o Lauro, mas vou me meter:
Em BH você deverá encontrar Strike, SFI e Reiko para fazer esse serviço no seu carro e todos tem know-how para fazer o serviço. A escolha do programador é uma escolha pessoal, porque no fim o resultado é muito parecido. Procure quem lhe der mais confiança e ofereça melhores condições ($)
Anderson,
Apenas complementando a resposta do César, não há Strike aqui em BH. Parece que eles têm um representante no Triângulo e que, eventualmente, pode se deslocar até aqui para atender os clientes. De qualquer forma, não seria minha primeira opção.
Ficaria então entre SFI e Reiko. As duas são programadoras de ponta e minha experiência com a SFI é muito positiva. Posso te passar os contatos de ambas (direto para os programadores) e você decide.
Se o seu sogro estiver disposto a abrir mão da garantia (se ela ainda existir), eu não pensaria duas vezes em reprogramar. Se for o caso, posso te indicar até o local onde fizeram e comprei o meu escapamento.
Se quiser esses contatos, te envio de forma mais privada (pelo óbvio). Cobre-me pelo miranda.mg77@gmail.com.
Abraço,
Miranda