conversa com o Adams ele já fez rangers, eu sei que tem um tópico d euma cum bl e pneuzaum, mais naum lembro o titulo!!!
abraço
Versão Imprimível
Renato, não sei se vc entendeu minha colocação, mas eu disse que os ângulos importam sim na condição que descreveu, ct e eixo no "mesmo plano" e não que devam estar em planos separados.
Um exemplo: Se vc tem um cardan de 30cm alinhado (Ct e eixo um de frente pro outro) e levanta o carro em 10", mesmo eixo e ct alinhados (paralelos), a cruzeta tem suas limitações de uso como descrevi acima.
Vc falou que não importa o ângulo da cruzeta desde que ct e eixo estejam no mesmo plano...
Abs
Verdade, Feu fiz um comentário específico em termos genéricos....
Pois é, não importa no sentido de gerar vibrações. Foi o que eu quiz dizer.....
MAs importa nos termos de funcionalidade e durabilidade tal como você disse. Se os ângulos já estiverem perto da limitação das articulações certamente ocorrerá problemas necessitando outro tipo de ajuste.
Entra aí portanto, uma questão de avaliação do projeto.
Eu questionei a sugestão dada por outro colega simplesmente por achar desnecessária em vista do comprimento do cardã da F1000 que dificilmente trabalhará em cituação limítrofe na modificação que foi feita.
Mas me surgiu uma dúvida e fiquei meio sinucado em relação ao seu comentário, fui procurar onde tinha estudado a respeito de eixos cardã, e postei aqui porque sei que é uma dúvida comum e que muita gente não recebe a orientação correta.
Grande abraço
ps.: Conseguiu visualizar as imagens????????? Pra mim não estão abrindo....
agradeço as criticas, e como vc muito criticos devem ter olhado n foram nem pintados e n estão pronto ainda por isso ainda estou postando sobre dicas e duvidas!!!!
quanto a questão do calço da trazeira as chapas são de um material e ate + - se n me engano n entendo muito 2,5 cm axo que se converte em 1/2 ceto? sera que e fraco? parece-me que 2,5 X maior que uma mola ou mesmo o chassis!! bem como a chapas que foram feito os suportes que são de 5/16 que creio tmb n serem fracas, e a questão de dar medo de andar, creio eu que n e por ai, pois os suporte foram feitos com materiais de qualidade com chapas pre dorbradas = a pouca solda, e as soldas ainda foram feitas em mig, basedos nos originais e em algumas fotos que peguei no sitio muito legal n sei se vcs conhece o 4x4brasil... tem muita gente boa lah hauauahu portanto creio que esta faltando ajustes e tempo pois alem do que não posso passar o dia todo na tornearia mas espero que continuem me ajudando com dicas e criticas! tankss :concordo:
meus gasto por enquanto foram:
molas dianteira......................................... ......................265,00
amortecedores dianteiros turbogas monroe "se n engano".......207,06
pivo inf............................................... ...........................53,00
terminal dir esq............................................... .................81,00
terminal dir esq curto............................................. ...........59,00
porcas, parafusos, arruelas tudo em aço marca ciser..............60,00
bucha tirante........................................... .......................24,68
buchas braço ocilantes......................................... ............103,70
chapa 5/16 e 1/2 corte e dobra 45 kg..................................215,00
mão de obra mecanica " auxiliar na desmontagem"..................130,00
mão de obra torno e solda .................................................? ??
total............................................. .................................1.198,44
se acaso n der certo meus prejuizos vão ser de 405,00
Tá certo, então vou tentar te responder de uma forma mais simples:
A mola da F1000 geralmente é presa em suas 2 extremidades. Sendo assim não corre o risco dela se soltar se o amortecedor oferecer um curso maior.
A maneira mais fácil de ajustar o amortecedor então seria você fechar a suspensão até encostar no batende e verificar se seu amortecedor cabe no seu respectivo lugar.
O maior risco é o amortecedor bater no fim de seu curso...isso danifica suas válvulas e faz com que ele fique inoperante e oferecendo correndo o risco à segurança.
Portanto certifique-se de que o batente da suspensão oferece limite antes do amortecedor bater em seu fim de curso.
De resto, o que abrir é lucro, a menos se houver problemas como desacoplamento do semi eixo ou qualquer outro que obrige você a criar uma limitação.
Como o tipo de lift que você fez não altera muito as virtudes da suspensão, acredito que não terá maires problemas.
Na minha Dakota quando fiz meu kit, eu simplesmente fiz uma extenção à haste do amortecedor na mesma medida do lift, 15 cm no caso, mas não mexi em nada nos suportes originais ao contrário do que você fez.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...7&d=1225990017
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...8&d=1225990170
Repare no amortecedor, e observe sua haste cromada que tem uma extenção que está com aspecto de ferrugem. Pois bem, a ponta desse amortecedor é igual ao da F1000. Basta você fazer uma extenção com rosca interna de modo que se fixe à ponta do amortecedor e copiar na outra ponta da extenção a ponta do amortecedor.
Foi assim que eu fiz.
Espero ter te ajudado, apesar de ter prometido que explicaria de uma forma mais simples, heheheh!!!!!
Abraços
EuryH a questão não é a espessura das chapas (claro que isso influência) mas a questão é simples Força = carregamento x distância e isso que aparenta estar "frágil" no seu lift, por mais grossas que sejam as chapas as forças atuantes são inúmeras vezes maiores que no sistema original devido a distância (altura) que você modificou e aparenta faltar link e barras de ligações nos próprios eixos que sofrem as forças e não apenas abaixar os suportes e erguer a camionete e nesse e em outro pontos que as adptações de suspensão começam a complicar pois tem inúmeros fatores envolvidos.
Erguer uma camionete é fácil, dificil é torna-lá segura e com uma boa dirigibilidade.
Parabéns por fazer seu próprio lift, o pessoal aqui entende muito e vai te ajudar com dicas valiosas.
Abraços, Leo
Depois vão falar que eu sou chato mas olha outra foto aí:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...8&d=1225990170
Olha este prolongador da manga de eixo e no amortecedor então (sem comentários).
Qual o problema observado ?????