Postado originalmente por
Renato Fraga
Opa, aqui eu discordo de vocês...
Cardã só vibra se sua inclinação for alterada. Exatamente se girar o eixo tal como sugerido.
Geralmente esse trabalho é feito para favorecer o trabalho da cruzeta, mas se aplica mais a eixos cardâs curtos tal como no Jeep.
Nesse caso, o cardã é enorme de comprido e não chega sofrer com essa angulação.
O correto para cardã não vibrar é que a saída do câmbio e o pinhão estejam no mesmo eixo sem importar o desalinhamento.
Quando levantei em 6 pol minha Dakota, fiz o calço trapezoidal afim de dar uma angulada e o resultado ficou péssimo. Ao trocar por um calço quadrado, mantendo o eixo na inclinação original as coisas voltaram ao normal.
Portanto não é bem assim esse ajuste.
Nos casos em que é necessário essa rotação do eixo, é necessário a adoção de uma junta CV ou mesmo homocinética para eliminar as vibrações.
Abraços