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  • #1105
    Usuário Avatar de lfschmitz
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    Sou fã da nova Ranger e sinto enorme vontade de comprar uma. Para o meu uso (25-30mil km/ano), o diesel não compensa, pois virou um combustível caro que não apresenta mais vantagem importante, ainda mais considerando o preço do carro, seguro, etc.

    Porém, vi que o consumo da versão flex da Ranger é bem alto... meu pai tem uma XLS 2.3 Duratec com 150cv que faz sempre entre 8 e 10km/L; aparentemente, a nova consome uns 20-25% mais, até porque é bem mais pesada (e maior) que a antiga. Imagino que outro fator que prejudique o consumo seja a razão peso/torque desfavorável (13kgf/T), que também deve deixar o desempenho aquém do ideal (ainda não fiz test-drive, até porque as concessionárias Ford de SC são horríveis - meu pai tentou em três delas fazer o teste, em uma delas ficou 45min esperando para enfim descobrir que o carro que o vendedor ofereceu estava em outra loja a 150km de distância...). Acho a Ranger antiga um carro de desempenho satisfatório, porém um carro mais lento seria impraticável para o meu uso (geralmente, trabalhando contra o relógio).

    Será que agora que a Ford está lançando o Focus com o Duratec 2.0 com injeção direta, podemos esperar esse sistema também para o Duratec 2.5? Tenho simulador de motores (é um jogo, mas extremamente realista), e aplicando tal melhoria no 2.5 obtém-se potência em torno de 180-190cv (gas-alc) com consumo específico (e rendimento térmico) cerca de 10% melhor. Além disso, o torque fica em 26-28kgf (semelhante ao antigo "Falcon" 3.6 da F-1000).

    Imagino que o custo seja uns R$ 2-3mil maior do que uma injeção MPFI normal, mas ganhar 10-12% em torque, potência e consumo seria ótimo e compensaria plenamente a diferença de preço (na ponta do lápis, só com consumo 10% menor a diferença seria de uns R$700 a cada 10mil km). Pra mim, tornaria viável a compra do carro.

    Será que podemos ter expectativa de ter um motor Duratec 2.5 flex com injeção direta na NR a curto prazo? Aliás, até para o Fusion seria uma excelente opção...

  • #1106
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    Citação Postado originalmente por lfschmitz Ver Post
    Sou fã da nova Ranger e sinto enorme vontade de comprar uma. Para o meu uso (25-30mil km/ano), o diesel não compensa, pois virou um combustível caro que não apresenta mais vantagem importante, ainda mais considerando o preço do carro, seguro, etc.

    Porém, vi que o consumo da versão flex da Ranger é bem alto... meu pai tem uma XLS 2.3 Duratec com 150cv que faz sempre entre 8 e 10km/L; aparentemente, a nova consome uns 20-25% mais, até porque é bem mais pesada (e maior) que a antiga. Imagino que outro fator que prejudique o consumo seja a razão peso/torque desfavorável (13kgf/T), que também deve deixar o desempenho aquém do ideal (ainda não fiz test-drive, até porque as concessionárias Ford de SC são horríveis - meu pai tentou em três delas fazer o teste, em uma delas ficou 45min esperando para enfim descobrir que o carro que o vendedor ofereceu estava em outra loja a 150km de distância...). Acho a Ranger antiga um carro de desempenho satisfatório, porém um carro mais lento seria impraticável para o meu uso (geralmente, trabalhando contra o relógio).

    Será que agora que a Ford está lançando o Focus com o Duratec 2.0 com injeção direta, podemos esperar esse sistema também para o Duratec 2.5? Tenho simulador de motores (é um jogo, mas extremamente realista), e aplicando tal melhoria no 2.5 obtém-se potência em torno de 180-190cv (gas-alc) com consumo específico (e rendimento térmico) cerca de 10% melhor. Além disso, o torque fica em 26-28kgf (semelhante ao antigo "Falcon" 3.6 da F-1000).

    Imagino que o custo seja uns R$ 2-3mil maior do que uma injeção MPFI normal, mas ganhar 10-12% em torque, potência e consumo seria ótimo e compensaria plenamente a diferença de preço (na ponta do lápis, só com consumo 10% menor a diferença seria de uns R$700 a cada 10mil km). Pra mim, tornaria viável a compra do carro.

    Será que podemos ter expectativa de ter um motor Duratec 2.5 flex com injeção direta na NR a curto prazo? Aliás, até para o Fusion seria uma excelente opção...
    lfschmitz,
    eu, pessoalmente, não acredito que dentro de pouco tempo a ford invista em injeção direta no duratec... Para o sigma, a ford fez foi retirar tecnologia para “adequar” ao Brasil.. Nesse duratec 2.5,pelo menos manteve, para minha surpresa, o comando variável.
    Como você deve ter lido, a minha faz em torno de 5 km/L na gasolina na cidade, no etanol, está marcando cerca de 3,3 km/L, é o primeiro tanque com etanol, vamos ver como vai fechar... Para sua referencia, Focus 1.6 sigma flex, se me lembro bem, entre 6-6,5 e na Ecosport 2.0 automática da minha esposa em torno de 6,8-7 km/L, sempre gasolina, na cidade e com AC ligado o tempo todo.
    Bom, como você mesmo sabe, vai ter que andar nela para saber como é. Números e dados em geral são boas referencias, mas tem que ver como se adequa ao seu uso, sua maneira de dirigir, como faz a coisa é tão importante quanto o que faz, no caso... EU achei muito bom o desempenho dela, o cambio tem boas relações, para meu uso, o motor pode não ter tanta potencia e torque, mas empurra bem. O torque pode não ser lá grande coisa, mas é bem distribuído... Mas, só você andando, mesmo.

  • #1107
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    A minha na cidade com etanol como teste está marcando 3,3 km/l também! Não estou usando muito arcondicionado, mas não senti a mínima diferença sequer entre ar ligado ou desligado.

    Citação Postado originalmente por bgtn Ver Post
    lfschmitz,
    eu, pessoalmente, não acredito que dentro de pouco tempo a ford invista em injeção direta no duratec... Para o sigma, a ford fez foi retirar tecnologia para “adequar” ao Brasil.. Nesse duratec 2.5,pelo menos manteve, para minha surpresa, o comando variável.
    Como você deve ter lido, a minha faz em torno de 5 km/L na gasolina na cidade, no etanol, está marcando cerca de 3,3 km/L, é o primeiro tanque com etanol, vamos ver como vai fechar... Para sua referencia, Focus 1.6 sigma flex, se me lembro bem, entre 6-6,5 e na Ecosport 2.0 automática da minha esposa em torno de 6,8-7 km/L, sempre gasolina, na cidade e com AC ligado o tempo todo.
    Bom, como você mesmo sabe, vai ter que andar nela para saber como é. Números e dados em geral são boas referencias, mas tem que ver como se adequa ao seu uso, sua maneira de dirigir, como faz a coisa é tão importante quanto o que faz, no caso... EU achei muito bom o desempenho dela, o cambio tem boas relações, para meu uso, o motor pode não ter tanta potencia e torque, mas empurra bem. O torque pode não ser lá grande coisa, mas é bem distribuído... Mas, só você andando, mesmo.

  • #1108
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    Só para compartilhar minha desgraça.
    Minha esposa acabou de encostar o para-choque dianteiro numa parede e trincou o overbumper que coloquei faz 2 meses.
    Será que por ser de plástico dá pra arrumar em algumas dessas oficinas de para-choque?
    Nova Ranger Flex XLT 13/13

  • #1109
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    Citação Postado originalmente por dumoroz Ver Post
    Só para compartilhar minha desgraça.
    Minha esposa acabou de encostar o para-choque dianteiro numa parede e trincou o overbumper que coloquei faz 2 meses.
    Será que por ser de plástico dá pra arrumar em algumas dessas oficinas de para-choque?
    Putz...
    Mas é melhor que aconteceu com a minha, esse domingo eu deixei estacionado (rua) para fazer um lanche e quando eu volto, surpresa: um riscão, fazendo "cobrinha", chegou a ficar banco (minha ranger é preta) no risco, só da porta do passageiro até a lanterna traseira...
    Puto da vida, no outro dia vou trabalhar, deixei estacionado (rua, mas outro local completamente diferente) e quando estou indo embora, outra surpresa, um riscão na caçamba, do outro lado... É de f....

    Pelo menos no teu caso foi em casa....

    Eduardo,
    Eu, nessas coisas de plástico, normalmente desmonto, junto bem as partes (até que pelo lado externo quase não apareça a marca da junção) e "soldo", derretendo com aquela solda para componentes eletronicos (ferro de solda) pela parte de dentro/trás... Pela frente não dá acabamento, aí você vai ter que passar massa plástica, etc... Mas não é todo tipo de plástico que dá certo...Se bem que se der para fazer isso, quem arruma parachoques arruma sem problema algum...
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  • #1110
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    Citação Postado originalmente por bgtn Ver Post
    Putz...
    Mas é melhor que aconteceu com a minha, esse domingo eu deixei estacionado (rua) para fazer um lanche e quando eu volto, surpresa: um riscão, fazendo "cobrinha", chegou a ficar banco (minha ranger é preta) no risco, só da porta do passageiro até a lanterna traseira...
    Puto da vida, no outro dia vou trabalhar, deixei estacionado (rua, mas outro local completamente diferente) e quando estou indo embora, outra surpresa, um riscão na caçamba, do outro lado... É de f....

    Pelo menos no teu caso foi em casa....

    Eduardo,
    Eu, nessas coisas de plástico, normalmente desmonto, junto bem as partes (até que pelo lado externo quase não apareça a marca da junção) e "soldo", derretendo com aquela solda para componentes eletronicos (ferro de solda) pela parte de dentro/trás... Pela frente não dá acabamento, aí você vai ter que passar massa plástica, etc... Mas não é todo tipo de plástico que dá certo...Se bem que se der para fazer isso, quem arruma parachoques arruma sem problema algum...
    Renato,
    Realmente o seu foi bem pior, parece que no preto fazem de propósito.
    Aqui tem bastante lugares que consertam isso, mas vou ver se faço algo, se ver que vai dar m... eu mando na oficina mesmo. O duro que ainda to pagando.
    Nova Ranger Flex XLT 13/13

  • #1111
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    Desmonta ele e passa super bonder (original) só pra juntar as partes, depois passa o ferro de soldar por tras ou mesmo uma faca aquecida no fogão até vermelhar (cuidado com os olhos nessa parte porque a fumaça de super bonder é ardida), deixe meio tosco, quanto mais rugoso melhor a cola adere, após isso vc compra um desses 04 produtos e passa por tras formando uma lingueta um pouco mais larga que a solda plástica.

    Resina Dentária (encontrada facilmente em empresas do ramo)

    Araldite Professional ou 24 horas.(loja de material pra construção) ou (reforma de auto-falantes)

    Cola para parabrisa (encontrada em empresas que trocam parabrisas) essa tem que ter o aplicador que compra em lojas de 1,99.

    Resina para calhas U36 (loja de material pra construção) (essa tem que ter o aplicador que compra em lojas de 1,99)

    Citação Postado originalmente por dumoroz Ver Post
    Só para compartilhar minha desgraça.
    Minha esposa acabou de encostar o para-choque dianteiro numa parede e trincou o overbumper que coloquei faz 2 meses.
    Será que por ser de plástico dá pra arrumar em algumas dessas oficinas de para-choque?
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  • #1112
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    Manda envelopar a bruta, lá no tópico geral tem fotos de uma assim, dá uma olhada amigo.


    Citação Postado originalmente por bgtn Ver Post
    Putz...
    Mas é melhor que aconteceu com a minha, esse domingo eu deixei estacionado (rua) para fazer um lanche e quando eu volto, surpresa: um riscão, fazendo "cobrinha", chegou a ficar banco (minha ranger é preta) no risco, só da porta do passageiro até a lanterna traseira...
    Puto da vida, no outro dia vou trabalhar, deixei estacionado (rua, mas outro local completamente diferente) e quando estou indo embora, outra surpresa, um riscão na caçamba, do outro lado... É de f....

    Pelo menos no teu caso foi em casa....

    Eduardo,
    Eu, nessas coisas de plástico, normalmente desmonto, junto bem as partes (até que pelo lado externo quase não apareça a marca da junção) e "soldo", derretendo com aquela solda para componentes eletronicos (ferro de solda) pela parte de dentro/trás... Pela frente não dá acabamento, aí você vai ter que passar massa plástica, etc... Mas não é todo tipo de plástico que dá certo...Se bem que se der para fazer isso, quem arruma parachoques arruma sem problema algum...
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  • #1113
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    Citação Postado originalmente por lark2 Ver Post
    Desmonta ele e passa super bonder (original) só pra juntar as partes, depois passa o ferro de soldar por tras ou mesmo uma faca aquecida no fogão até vermelhar (cuidado com os olhos nessa parte porque a fumaça de super bonder é ardida), deixe meio tosco, quanto mais rugoso melhor a cola adere, após isso vc compra um desses 04 produtos e passa por tras formando uma lingueta um pouco mais larga que a solda plástica.

    Resina Dentária (encontrada facilmente em empresas do ramo)

    Araldite Professional ou 24 horas.(loja de material pra construção) ou (reforma de auto-falantes)

    Cola para parabrisa (encontrada em empresas que trocam parabrisas) essa tem que ter o aplicador que compra em lojas de 1,99.

    Resina para calhas U36 (loja de material pra construção) (essa tem que ter o aplicador que compra em lojas de 1,99)
    Vou tentar fazer isso, o estrago não foi tão grande quanto eu imaginava mas acho que consigo fazer do jeito que você está sugerindo. E inclusive o trinco foi na junção entre a parte cinza e preta, então vai ficar bem disfarçado.
    Obrigado lark2.
    Nova Ranger Flex XLT 13/13

  • #1114
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    Citação Postado originalmente por lark2 Ver Post
    Manda envelopar a bruta, lá no tópico geral tem fotos de uma assim, dá uma olhada amigo.
    Eu acho que não sei navegar por esse site direito, pois não consegui achar essa foto, você poderia colocar o link da página que ela está?
    Nova Ranger Flex XLT 13/13

  • #1115
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    Citação Postado originalmente por lark2 Ver Post
    Manda envelopar a bruta, lá no tópico geral tem fotos de uma assim, dá uma olhada amigo.
    Lark,
    A ideia é legal, inclusive estava pensando e fazer isso antes, quando peguei a ranger, mas a “chefe” brecou na hora.... Agora está difícil gastar qualquer coisa “extra”, então vai na “canetinha” mesmo... Mas valeu...
    Ah!, fiquei imaginando aqui o estrago que ia ser envelopada, ia ficar aquela borda rasgada, será? Aí ia ter que trocar toda a lateral.... Do jeito que o fdp fez, só se o filem for muito forte....
    Vai envelopar a sua? Ou tem menos “espirito de porco” por aí? Kkkk. A sua tá bonitona...
    Citação Postado originalmente por dumoroz Ver Post
    Eu acho que não sei navegar por esse site direito, pois não consegui achar essa foto, você poderia colocar o link da página que ela está?
    Eduardo,
    Tá lá na página 727, no tópico Nova Ford Ranger 2012, post #8718.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...012-a-727.html

    Eu ia era perguntar se tinha amassado a peça ou só trincado/quebrado. Se tivesse amassado, fica mais difícil arrumar, tem que aquecer com secador de cabelos, Às vezes funciona, às vezes não, depende do amassado, local, material que foi feito e habilidade e paciência do “caboclo”..
    Eu nunca usei os produtos que o lark citou, quando eu tinha tempo (e saco...) para fazer essas coisas, não achava esses materiais fácil, mas parecem bons. Só usava o próprio plástico mesmo...

  • #1116
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    Citação Postado originalmente por bgtn Ver Post
    Lark,
    A ideia é legal, inclusive estava pensando e fazer isso antes, quando peguei a ranger, mas a “chefe” brecou na hora.... Agora está difícil gastar qualquer coisa “extra”, então vai na “canetinha” mesmo... Mas valeu...
    Ah!, fiquei imaginando aqui o estrago que ia ser envelopada, ia ficar aquela borda rasgada, será? Aí ia ter que trocar toda a lateral.... Do jeito que o fdp fez, só se o filem for muito forte....
    Vai envelopar a sua? Ou tem menos “espirito de porco” por aí? Kkkk. A sua tá bonitona...

    Eduardo,
    Tá lá na página 727, no tópico Nova Ford Ranger 2012, post #8718.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...012-a-727.html

    Eu ia era perguntar se tinha amassado a peça ou só trincado/quebrado. Se tivesse amassado, fica mais difícil arrumar, tem que aquecer com secador de cabelos, Às vezes funciona, às vezes não, depende do amassado, local, material que foi feito e habilidade e paciência do “caboclo”..
    Eu nunca usei os produtos que o lark citou, quando eu tinha tempo (e saco...) para fazer essas coisas, não achava esses materiais fácil, mas parecem bons. Só usava o próprio plástico mesmo...
    Vou tirar um foto pra vcs verem e tentar postar aqui
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