CARO DANILO
com certeza não o MARRUÁ deve ter uma frente mais espaçosa .
Versão Imprimível
CARO DANILO
com certeza não o MARRUÁ deve ter uma frente mais espaçosa .
Caro amigo guilherme, terei o maior prazer em tirar as medidas e passar para vcs, peço uns dias pois estou de folga e em viagem, e ao retornar para minha residencia tirarei as fotos e as postarei aqui. mas pelas minhas lembranças o radiador é um pouco mais alto do que o original. tem um amigo de uma camper "esquentando" também, e vamos trabalhar nela logo quando eu chegar.; grande abraço a todos
Caro Danilo, o radiador do meu engesa tem a caixa de ferro e a colmeia acho que é de aluminio mesmo...possui 03 fileiras de tubos. como citei antes, um feito importante foi fazer um defletor para a helice do radiador, envolvendo-a por completo pois s embregem viscosa precisa desta canalização do vento do radiador para acoplar a hélice...lembre que existe uma serpertina no meio da embreagem viscosa e ela é que passa a informação para acionar e desasionar a hélice.
um detalhe; eu utilizo meu intercooler sobre o motor e não na frente do radiador...vejo a colocação dele na frente como um dos principais fatores para o aumento da temperatura, ainda mais se também houver o condensaor do ar condicionado.
logo colocarei as medidas e as fotos...
tem algum amigo engeseiro de Aracaju? amanha estarei lá...quem sabe um bate papo in loco...
abraços
Um profissional no ramo de radiadores tinha me dito que as colmeias de aluminio refrigeram bem melhor que as de ferro, um exemplo disto e que todos raiadores de hoje so vem com colmeias de aluminio, ele me disse que existe motor de caminhão antigo com radiador de tres fileiras que refrigera menos que radiador de aluminio com uma fileira, isto se tratando do mesmo motor.
O melhor material em termos de condutividade térmica é o cobre, mas o alumínio tb não faz feio e é bem mais em conta...
O radiador que eu adaptei, conforme as fotos que postei antes, estava em um estado completamente superior ao antigo, notadamente até pela qualidade do material.
Ele no caso possui duas fileiras de dutos, PORÉM os dutos são beeeem largos e as aletas tb tem mais espaço, além da colméia como um todo parecer ser mais bem construída.
Considerando os gastos que tive ( mão de obra por minha parte, então fica 0800! ) com o radiador, manufatura da caixa superior e a compra da chapa de aço pra confeccionar os suportes laterais, acredito que fui muito bem sucedido na empreitada! :D
Aproveitando que estamos falando de radiador outro dia abri um capô de uma dodge RAM 2500 dessas mais novas que saiu com motor
cunmis <-- acho que e assim que escreve, com 330 cv e tinha um radiador de oleo que era um monstro, acho que é quase do tamanho do radiador de agua das S-10.
Ola pessoal,
O meu defletor de fibra do Engesa F1 quebrou e não sei de qual veiculo pertence. Embora o motor seja do Opala 4cc a alcool, o defletor é diferente. Algum de voces pode me ajudar?
Abraço
Conselho de amigo: Nem perde tempo indo atrás de outro similar, pq vc vai ralar pra encontrar e quando encontrar, vão querer um valor fora da realidade.
Muito mais negócio consertar o seu, já que falou que é de fibra, ou mandar fazer outro de fibra tb.
Guilherme.
Estive olhando uma Frontier e verifiquei que o suporte do intercooler é bem resistente. Não tive tempo ainda de verificar se o motor da S10 tem furação para fixação deste suporte. Outro ponto importante é que o corte no capú tem que se acoplar perfeitamente ao intercooler atrav´´es de borracha de vedação.
Amigos, como vão as modificações? Fiquei curioso em saber de novidades, após quase 1 mês que esse tópico ficou pegando poeira... hehehe
Olá a todos!
Como também estou "ajustando" a temperatura de funcionamento da DAK, vejam o link abaixo, da MTE-THOMSON(fabricante de vávulas termostáticas, entre outors produtos), onde é possivel baixar o catálogo de produtos. http://www.mtethomson.com.br/index.p...alogos&lang=br .
Com essse catálogo, descobri que a valvula da DAK, é a mesma dos motores mercedes 352(1113,1313,1513, etc), e outros da marca, com as vantagens de custar 1/6(isso mesmo, seis vezes mais barato que a "original" nas concesionarias DODGE, se voce comprar numa concessionaria MERCEDES caminhões, nas auto peças ainda se consegue as MTE mais barato, as mesmas das linhas de montagem), e podermos escolher no mesmo modelo, a graduaÇão que melhor se adequa ao nosso caso, ex; a "original" da DAK é de 82 Graus, a MTE igual, posso escolher entre 60(+/- 2) até 87(+/-2), vou colocar uma de 71 graus, pra ver o comportamento.
Sapo, como vi numa citação atrás, que está procurando uma válvula pra sua viatura, se ainda não viu este catálogo, talvez lhe ajude, a intercambialidae de válvulas entre viaturas, é grande. Comparando a sua (medidas),com as do catálogo.
Abraço a todos.