Postado originalmente por
jipeiroMT
Como já foi falado, lá fora o diesel custa a mesma coisa que a gasolina e quem roda mais, opta por diesel. E lá eles tem carro popular a gasolina e a diesel pra comparar. Nós só temos motores bem diferentes pra comparação.
Motores a gasolina em trilha, marcha lenta, etc gastam mais combustível que diesel, além de a falta de torque exigir mais aceleração o que também contribui para a drástica elevação no consumo. Conheço TR4 que foi na transamazonica e o consumo que era 8 km/l em uso normal caiu para 2 km/l. Os trollers, bands, defenders que tem um consumo médio de 10 km/l em uso misto, cairam para 7-8 km/l - e obviamente os diesel estavam com aumento de pneus muito maiores. Já tive wrangler, e o mesmo em algumas situações chegava a fazer menos que 1 km/l.
O próprio jimny, talvez devido a falta de motor pra manter o giro da roda, no mesmo percurso em que faço 8-9 km/l com meus trollers aqui no pantanal, ele faz 4,5 km/l!
Aqui o diesel está custando 2,90 e a gasolina 4,05 e essa diferença já foi maior em outras épocas.
20.000 kms com um diesel em trilhas fazendo 8 km/l gastam 2500 litros de diesel, custando 7.250 reais
20.000 kms com um gasolina em trilhas fazendo 4 km/l gastam 5000 litros de gasolina, custando 20.250 reais
É só colocar na ponta do lápis!