Pumba,
Ninguém está duvidando da durabilidade, robustez e potencial dos motores a Diesel, apenas que na conta da maioria, eles não são vantajosos...
Você está falando em 400, 500 mil Km... isso para a maioria dos usuários é uma vida!
O cara vai levar 20- 30 anos pra rodar tudo isso... com 30 anos qq carro de hoje já esfarelou, mesmo o troller, (já imaginou uma fiação/chicote com 30 anos de uso, os plásticos do painel, borrachas etc...)
Na prática usar um diesel pode ser muito mais prazeroso: torque, potência, combustível mais barato, melhor rendimento, autonomia... não tenho dúvida (exceto o ruido e vibração que pode ser legal, mas uma hora cansa)... Mas isso vai te custar mais inicialmente, e vai demorar muito para amortizar. Por isso se tem dinheiro para esse prazer/privilégio, não se acanhe e abrace o Diesel...
Em 97, quando tirei carta, o Diesel custava metade do preço da Gasolina (R$ 0,35/L e R$ 0,70/L, respectivamente)
Naquela época tinha que rodar 40.000Km/ano para compensar a diferença de preço de uma pick-up diesel e sua respectiva versão a gasolina. (Naquela época o consumo do motor gasolina era o dobro do diesel - conta rápida = 4x mais caro o Km da gasolina)
Hoje com preço do diesel quase igual ao da gasolina, quanto tempo/km pra se pagar?! Isso sem ocorrer imprevistos...
Hoje um carro a gasolina está mais econômico (o mesmo não vale pro diesel) e muito menos suscetível a falhas.
Antigamente o motor diesel não parava por nada (exceto ar ou água), muito menos por motivos eletrônicos, mas hoje sim...
Ele era a forma mais singela e pura de um motor entrar em funcionamento, hoje não...
Eletrônica sempre simplifica as coisas mecânicas...
Mas para o diesel, não é bem assim como vc disse, (em teoria pode até ser) mas foram colocados sensores daqui e dalí, e basta um cisco fora para luz acender, entrar em modo de segurança, etc... Ele passou a ter a mesma vulnerabilidade de um gasolina...
(Sim, um gasolina tem, - ou tinham?! - mais itens a darem problema, mas costumam achar mais fácil e custam menos...)
Basta rodar um pouco pelo fórum para ver donos das Defender Puma/Td5, donos de Troller e outros, chorando por aí para entender o que está ocorrendo e gastando verdadeiros rios de dinheiro... (ok, culpa dos meca deles, mas essa é nossa realidade, e mesmo um meca de mesmo gabarito na versão gasolina vai custar menos, assim como as peças inúteis que ele pedir pra trocar)
Carro hoje em dia que funciona sem alternador, na prática? Qual?
Podemos passar a eternidade aqui falando dos prós e contras, do diesel e gasolina, mas como o tópico é Jimny Preparado vs Troller, o Jorge já respondeu alguma coisa convincente sobre isso...
... o que não impede a máxima: "Mais vale um gosto, que dinheiro no bolso"
E desculpa mais uma vez aqui estar batendo e escrevendo um monte, mas uns são fã do diesel outros da gasolina, e cada um faz as contas pra realidade própria e chega, cada um na sua conclusão.
Eu sou fã do diesel, mas pra minha finalidade, financeiramente, não faz o menor sentido e o jimny tem resolvido.
Abraço
T+
ah! Chuto que motor diesel não deve ser usado em aeronave pela relação peso potência do motor... nisso o gasolina leva vantagem...