Postado originalmente por
Tony Negrao
Tem que considerar que na mecânica também quase tudo é relativo. Uma mountain bike passa por maus tratos extremos e quase nunca quebra, simplesmente porque ela é dimensionada. É o que acontece com o Jimny, trata-se de um projeto japonês muito bem acertado desenvolvido e aperfeiçoado por mais de 40 anos, todas as suas peças foram projetadas e desenvolvidas para o projeto em sí, não tem adaptações, por isso ele é confiável e não quebra, as suas peças, apesar de parecerem menos parrudas que as do Troller, foram projetadas, considerando as dimensões, peso, proposta etc. O Jimny foi concebido na prancheta junto com suas peças. O motor do Jimny trabalha com uma taxa de compressão extremamente baixa para os padrões atuais (9.5:1), o motor do Corolla, que é considerado o rei da durabilidade trabalha com (12:1), ou seja esse motor foi projetado pela Suzuki pra durar, provavelmente passa fácil dos 500.000km. Já o Troller apesar de parecer mais parrudo com peças mais “grossas”, mas também tem próximo de 2 toneladas de peso, as suas peças e estrutura sofrem com isso, o seu projeto é estilo Frankstein, com peças que não foram projetadas pra ele, são adaptações, o próprio torque do motor é superdimensionado para muitas peças, por isso quebram. Outra coisa a considerar é a mecânica diesel, ela é cara, e se o conjunto de força pode durar, os acessórios nem tanto, alguns exemplos são a turbina e a bomba injetora, elas são caras, alias tudo em um motor diesel é caro. Aqui no Brasil por causa da qualidade do diesel os problemas com a bomba injetora são frequentes; nos motores de caminhão esse equipamento é lubrificado pelo óleo do carter, já nas pickups ela é lubrificada pelo próprio diesel, que se estiver “batizado” ela vai pro saco (já aconteceu comigo). Aqui no Brasil parece que se criou o conceito que motor diesel significa ausência de problemas, infelizmente não é bem assim. Creio que o Jimny é o que se enquadra no conceito liberdade, ele se sai bem em quase todas as situações, afinal a grande maioria das pessoas não almeja fazer coisas extremas com seu carro, mas quer um carro que as leve em muitos lugares em viagens e expedições, afinal um 4X4 muito preparado fica com uso restrito, inviabiliza pra outras aplicações, mas mesmo assim tem que considerar que um Jimny mesmo todo originalzinho arrasa na trilha, depois é só lavar e botar na garagem, e ir fazer outras coisas, nada de oficina. Quanto ao espaço, prefiro um carro pequeno e esperto na cidade, e quando for viajar, é só colocar um jetbag no teto. Talvez o Jimny perca no apelo, mas pra mim que não vivo da imagem, tanto faz se me verem dirigindo um Honda Fit ou um tiranossauro rex.