Postado originalmente por
SUVprata
Marco
Primeiramente, uma pergunta ! vc realmente tá preocupado com o motor ???
Se ele foi pró saco, vc ganhará um novo he he he he
Bem, fique tranquilo, a água que vazou (se é que não andou muito com temperatura elevada) o sistema desse carro consiste em quando a temperatura eleva, e a pressão do radiador sobe acima de 1 bar, ela vai para o reservatório de expanção, aquele pequeno perto do radiador e do reservatório do limpador do para-brisa, e quanedo ele esfria "chupa" de volta ... acontece que se o motor fica aquecido por muito tempo, ele continua expulsando a água aquecida (dilatada/pressurizada) para o reservatório de expanção, e se observou bem, ele possui um dreno de topo (sai na parte de cima dele), e joga no solo, o problema é que se essa manobra for constante, o radiador expulsará a água toda dele, e ficará seco, e quando for "chupar" de volta quando comçar a esfriar não terá água no reservatório de expanção e aí o bloco pode receber um "esquente" e possivelmente empenar o cabeçote ou outro dano, quando eles te entregarem o carro, leve ao seu mecânico de confiança, e deixe o carro trabalhar até ele acionar a termostática pelo menos umas 4 vezes, para vc garantir que o sistema está trabalhando a contento, e não ter surpresas somente quando a garantia acabar ...
O problema é que se ficar andando, a velocidade ajudará a resfriar o motor o que não permitirá você ter uma boa noção do sistema de arrefecimento trabalhando de forma perfeita. Deixe o carro trabalhando com capú fechado e de preferência com um pedaço de pano (somente uma parte) na frente da grade do radiador, isso forçará o sistema a trabahar mais rápido, verifique a temperatura dele toda hora, deixe o ar ligado também, este carro trabalha com o ponteiro da temperatura em cima do símbolo da "temperatura", ou seja praticamente no meio, sobe um pouco abrindo a termostática, e voltando ao meio, essa operação acontece geramente a cada 5 minutos em média ... observe se o sistema não está expulsando a água, depois deixe ele esfriar e peça para seu mecânico reaizar teste de pressão no radiador, ele saberá o que tem que fazer, mas para ter uma idéia, ele usará uma tampa do radiador adaptada com manômetro e verificará a pressão que ele estará trabalhando, o normal é menor do que 1 bar ou 15 libras, subindo somente após longo período e liberando um pouco de água para o reservatório de expanção, esta manobra permitirá você saber se o bloco levou um esquente e possivelmente empenou ou queimou a junta do cabeçote.
Agora, se o ocorrido com a polia micro-V foi rápido e você desligou o carro, tudo bem, a possibilidade de danos cai a quase zero. mas não custa observar e verificar ... se você for curioso e em casa quiser ver o sistema funcionando e saber se o cabeçote liberando compressão pela junta, faça o seguinte: Com o carro ainda frio, abra a tampa do radiador, complete ele, coloque uma garrafa de coca-cola com um pouco de água de cabeça para baixo (ainda com um pouco de água), então ligue o carro (capú aberto é claro) e observe se não aparece bolhas na garrafa, ou seja se o cabeçote estiver com problemas na junta seja por ela queimada ou cabeçote empenado, deixará passar compressão e você poderá ver bolhas aparecendo e poderá visualizar na água da garrafa, fique tranquilo, pois não tem risco algum esta manobra, mesmo que a água esquente ... mas depois de mais ou menos uns 2 minutos de vc ter observado, pode desligar o carro, e fechar a tampa do radiador ...
Não deverá ter aquecido muito o carro quando aconteceu, pois o funcionamento da "ventoinha" não depende desta correia (micro-V), e sim de outra correia que vem direto da polia do vira-brequim, vc percebeu justamente o que a micro-V movimenta, A BOMBA HIDRÁULICA DA DIREÇÃO, A BOMBA DÁGUA (que deve ter forçado mais a ventoinha a funcionar), O ALTERNADOR E COMPRESSOR DO AR-CONDICIONADO, a água deve ter saído pouca, justamente devido a bomba dágua ter parado de funcionar, como descrito que ela também depende da correia micro-V Ah ! é uma correia car na concessionária, e no futuro quando for trocar, pode pegar uma¨6PK1640 e cortar uma via dela, pois a original é 5PK1638, ou seja apenas 0,2 mm menor mas lembre-se bem, pois tem gente difundindo que pode ser usado uma 6PK1650 contando uma via, mas é furada ... tenho certeza de que a original é a 5PK1638 ... valeu ??
Demais, boa sorte, mas vc não precisa, tem o seu Santo GM a seu favor KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Sds.