Para minha sorte estava devagar, numa reta e estrada pouco movimentada. Estourou e a direção começou a vibrar como um pneu que furou normalmente. Desacelerei e fui para o acostamento...
Versão Imprimível
Paulista VM,
A idéia não foi minha, foi da fábrica. Olha a etiqueta do carro na foto.
Anexo 385677
Cara, só sei citar um, mas vou responder td mundo:
O carro da minha mulher (Kia soul, com pneu 205), diz pra por 30 Lbs, mas sei que isso só deve servir pras ruas da Coreia do Sul, pq aqui ngm guenta ficar dentro do carro desse jeito, 35 é muito, mesmo que o pneu suporte 40.
Sei que seu pneu estourou por um problema de fabricação, e que isso é MUITO serio!
Mas a gente precisa ter bom senso... Cara isso podia ter te machucado serio, graças a deus foi só um susto.
Não sei quem vc devia culpar primeiro, mas com ctz a GM e o fabricante do pneu são os responsáveis.
Eu fico fudido com essas coisas, pq no fim, ngm se responsabiliza...
Não estou te culpando, mas bota 28, 30 Lbs...
Paulista não concordo.
Lógico que o dono coloca quanto quiser de pressão nos pneus, mais se no manual ou etiqueta do veículo está indicando 35 lbs o ideal é usar as 35 lbs (sempre calibrando com o pneu frio).
Porque esse valor não está lá porque o pessoal achou legal. Este valor está lá porque foram realizados inúmeros testes, simulações, cálculos, etc...
Então chegaram a pressão ideal para este veículo e pneu que ele usa. Portanto se fala 35 lbs "eu" recomendo usar as 35 lbs pois tem muito embasamento técnico para isso.
Porém se você acha que fica desconfortável, até pode baixar cerca de 2 lbs. Ou no caso de alterar a medida, também precisa alterar a calibragem da original, porém isso vai refletir em outras caracteristicas do veículo.
O ideal mesmo é se achar desconfortável com a pressão indicada no manual, trocar de veículo, pois ele foi projetado para ser dessa forma.
[]s
Leo, vc é engenheiro mecânico certo?
Concordo que um projeto tem suas razoes pra ser de uma ou outra forma.
Mas ta cheio de projetos que precisam ser modificados, devido a nossa realidade, de uso, e de ambiente.
A S-10 devia estar preparada pra isso.
A bridgestone deve ter um monte de critérios e controles de fabricação e qualidade, assim como a GM tem suas razoes pra colocar a etiqueta no batente da porta.
Mas a gente viu as fotos... O ocorrido é uma exceção macabra, com certeza, mas por isso eu falei em bom senso.
A Triton veio da CCS com 33lbs, eu passei no posto encher o tanque e muchar um pouco os pneus.
Pra mim (pessoalmente) não existe motivo pra andar com uma bexiga dessas, mesmo com 1000kg na caçamba eu coloco no max 30 Lbs...
Repito, acho que o usuário, jamais pode ter culpa de fazer o que a montadora diz, mas pode fazer o que julgar mais sensato, mesmo que contrarie o que manda o manual.
O manual do carro da minha mulher manda trocar os discos com 20.000km, eu julguei desnecessário, não troquei, porém me mantenho atento a ele... Dei um repasse no torno, e estou acompanhando.
É só minha opinião...
A todos que estão discutindo meu caso:
Se fosse 40 libras, 30 ou 35 como estava, com certeza se eu estivesse como costumo andar 140 km/h para mais e em uma curva com certeza numa hora dessas estaria no hospital ou em outro lugar. Tive muita sorte, como minha família que estava no carro, motivo que estava mais devagar. O pior é que ninguém no nosso país assume a culpa. Amanha vou até a concessionaria Gm reclamar. Com certeza vão mandar para análise e outras enrolações até me darem outro pneu ou falar que a culpa foi minha, que bati em algo. Essas enrolações que estamos cansados de ouvir. Pois bem, se não me derem outro pneu...Justiça (pneu + danos morais + o que puder cobrar) (namorada advogada), nem que fique mais caro mas não vou me calar...Depois da resposta lá positiva ou negativa, estou decidido trocar esses pneus. Primeiramente por serem horríveis, estreitos e nada de off road. Em segundo pelo acontecido, colocar minha vida em risco por valor de novos pneus não vale a pena, tomara que eu acerte nesses outros pois também é risco, perdi a confiança nesses bridgestone... Estou pensando arriscar nos YoKohama Geolandar AT ou Hankook Dynapro Atm.
Paulista concordo que o bom senso é o ponto principal.
Digamos que a pressão dos pneu seria igual a quantidade de óleo do motor, ou você coloca a quantidade correta ou não (tanto acima quanto abaixo prejudica).
De 35lbs para 28lbs são 25% de diferença, é muita grande essa diferença.
E até onde eu saiba a S10 foi em boa parte desenvolvida aqui no Brasil, por isso está apta a nossa realidade.
O que aconteceu com o Roberto foi simplesmente uma fatalidade, assim como sempre digo todos veículos estão sujeito a ter defeitos. Sábado passado estava um trânsito enorme numa avenida daqui, quando fomos ver era uma Ferrari quebrada com pisca alerta acionado e o dono mandando passar bloqueando uma faixa da via. (Tenho fotos se quiser)
Já que estão todos bem, vamos acompanhar para ver a resposta da Bridgestone e da GM.
Quanto a troca de peças você não precisa seguir rigorosamente o manual, quando há a possibilidade de avaliar a condição de uso, como pastilhas, discos, etc.
Já filtros, flúidos, correias, esses itens dificilmente vai conseguir avaliar se eles estão bons ou no fim da vida. Esses devem ser trocados nos prazos indicados.
[]s