Postado originalmente por
cicarelli
Caro Valter,
De fato, o RHZ é o Peugeot, e o motor em si é excelente. O problema é que ele tem uma eletrônica embarcada que não é simples. E isso somado a "mexânicos", "espertânicos" e diesel brasileiro, dá uma combinação explosiva.
A luzinha do painel (Engine Check) é o pesadelo dos donos de GV/Tracker RHZ. Mas resumir tudo em apenas "vive dando problema" é minimizar demais a questão. Temos é que achar um mecânico que entenda o problema. Ele resolve. Às vezes, o problema é tão simples quanto sujeira no tanque (que entope um filtro, que prejudica a injeção, que acende a luz). O sujeito olha, diz que tem que trocar a bomba, gasta o olho da cara, e 50km depois a luzinha acende novamente.
Antes que vc pense que sou "phoda" (com ph de pharmacia) em mecânica, eu dou o caminho das pedras:
-- ler o topico GM Tracker Motor Peugeot (perder madrugadas, brigar com a patroa...)(
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=28482)
-- ter a sorte de encontrar amigos aqui do forum que tiveram a paciência de me mostrar isso e apontar um ótimo mecânico aqui em BH
-- diesel aditivado (ou aditivo no tanque)
-- manutenção preventiva.
Comprei a minha no escuro (pasme, pelo Mercado Livre), ela acendeu a luzinha com 250km, no meio da viagem Vitória/BH. Chegou a BH em "modo de segurança" -- giro limitado a 2500 RPM; cortou a alimentação duas vezes na viagem. Minha primeira reação foi igual à do SLOMPO, que queria se desfazer do carro. Mas fui muito ajudado por várias pessoas do Forum, principalmente o Brandt (brandtoffroad, a quem devo muito), que me ajudou na primeira hora, assim que postei meu problema aqui no forum; ele chegou a me ligar pra me explicar que o buraco não era tão fundo.
Com essa receita, vc tem um carro excepcional, desvalorizado pela fama da luzinha laranja do painel... e que faz mesmo 11km/l mesmo em trânsito pesado (vide depoimento do SLOMPO).
[]s,