
Postado originalmente por
Troller-a-vista
discordo, com gosto, mas nao veementemente hehehe
explico, ha duas formas de encarar um turbo, um para acrescentar potencia e torque de forma linear e com baixo consumo, emissão, etc, etc, a outra é turbo pra acrescentar potencia e torque de forma pouco linear com alto consumo, emissao , etc, etc, etc.
Quando se pretende aumentar a potencia para desempenho , corridas, etc, a regulagem é muitas vezes superdimensionada, e isso eleva o consumo . Nao tem almoço grátis, se vc quer um bólido ou um carro pra zuar, racha etc, ai vc aumenta td e poe pra moer a bagaça, espere nada de consumo e muitas quebras. Estamos falando de aumento de potencia entre 80% ate o céu... Normalmente o carro fica aspero, muito arisco, entrada de potencia de uma só vez etc.
Qdo se pretender aumentar a potencia para uso civil, familiar etc, a regulagem é diferente, assim como as peças, vc dimensiona tudo perfeitamente mas com base em consumo, linearidade, maciez, motor redondo, etc. Nesse caso, os carros turbinados tem um funcionamento mais liso e linear, as potencias geradas sao em torno de 40 a 100% da potencia original e o consumo pode melhorar em relacao ao original pois o condutor precisará pisar menos para atingir as mesmas performances e terá sobra de energia quando precisar. Assim, tudo anda mais tranquilo e seguro.
Nos antigos motores, a adição do turbo sempre era vindo de um grande aumento de debito de combustivel para equalizar a queima. Hoje com as centrais eletronicas ou sistemas independentes, isso foi muito amenizado, de forma a corrigir instantaneamente a queima deixando o carro mais liso e mais economico.
Obviamente se vc andar com o pé no fundo, vai beber mais, mas tb vai te dar muito mais potencia, ué, é essa a idéia não é? Se nao for pra que sair do original?
Um motor moderno, de alta taxa, injecao direta, otima potencia original, como esse, com um turbo só tende a ficar muito melhor e mais economico. Se dinheiro nao fosse um problema, eu turbinaria uma dessas tranquilamente.
o maior problema é que hoje qualquer um instala um turbo com 2 chaves de boca e 1 chave de fenda e vira preparador. se tiver um computador entao, se acha mecanico de formula 1. Nao é assim . Uma boa instalacao e preparacao faz muuuuiitaa diferenca.