PDA

Ver Versão Completa : Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD

Páginas : 1 2 3 4 5 6 [7] 8 9 10 11 12

uxio69
21/07/2013, 23:30
Dino, essa corrente nao tem nenhum tipo de ajuste? Nao é essa a original? Folgou a corrente? Ou é desgaste? Pra mim só Correia que folgava... Vc sabe o que aconteceu?

Oi João,

Não tem nenhum ajuste. Pode tirar 2 sequências de elos, mas aí a corrente ficará muito justa, e talvez nem entre na engrenagem.

Sim é a original e folgou, está maior do que deveria.

Não sei como aconteceu. Desconfiamos de falta de sincronismo com o motor elétrico.

Amanhã cedo fecho a comprar de outra. Vou ver se podem enviar por TAM Cargo ou Gollog pra que chegue aqui amanhã mesmo.

Valeu pelo post 1.500 do Galego! :dance:

Abs,

Uxío

uxio69
21/07/2013, 23:38
Pessoal,

Descobri um fabricante da lanterna dianteira do engesa.

Essa lanterna é do caminhão Chevrolet até 84. A marca é PRADOLUX, e o modelo é 302-VM (302 - Lanterna traseira para caminhões Chevrolet (http://www.pradolux.com.br/?pg=produto&serie=302&foto=302-2&ap=&subap=)).

422762

zeca_cj
22/07/2013, 00:41
Amigo Guilherme, DH inclusa no pacote.

Veio o conjunto completo MOTOR + CAIXA DE MARCHA + T-CASE + DH + AR COND + ESGUICHO PARABRISA + BUZINA + um monte de itens que vou aproveitar o que puder da S-10. :dance:

Vc tem mais alguma sugestão de itens para tirar da S-10 e instalar no Galego?

Dicas anotadas pra discutir com o meca. Como gosto do frio no máximo, parece que esse de 30.000 BTU resolve! :euforico:

Dica também anotada. Valeu mesmo!

A DH da S10 vai ser instalada. Vou imprimir todo seu post pra discutir amanhã com o meca.

Hj fomos tirar o motor e demais componentes. Quando vi a S10 "doadora", chegou a dar pena. O carro está em estado de novo, com apenas 16.854 km rodados. Foi a leilão por débitos de IPVA. Vejam nas fotos abaixo que os pneus de tão novos ainda estão com os "pelinhos".

Dei muita sorte em achar esse carro. :pular::pular:

320900

320901

320902

320903

320904

Direto do túnel do tempo.

Dino,

Ja tive por 3x problema de corrente folgada. Sinceramente não vejo como um carro com apenas 16k km estragar a corrente de redução.

Já se foi a época que pickup era vendida pra publico rural. Hoje nego compra e só roda na cidade, vende sem nunca acionar a 4x4.

Acredito de pé junto que essa caixa foi mexida antes de ter ido pra você. Trocaram a corrente da caixa de redução.

Não to falando que foi o mecânico... Acho que foi antes ou depois do leilão.

A corrente não folga do dia pra noite. São anos de judiação que vão criando folga nos elos. Como são muitos elos, cada folguinha somada dá uma folgona e dai começa o descompasso com as engrenagens. (pular dentes).

Isso não vai resolver o problema, mas pra te deixar mais tranquilo (ou nao) procure na parte interna da carcaça da Tcase vestígios de raspagem da corrente no aluminio.

*Não dá pra tirar elo da corrente e mesmo que conseguisse ela ficaria em descompasso com
*Folgar é normal, mas isso acontece com anos e anos e centenas de milhares de km rodados.
*A falta de sincronismo do motor eletrico não causa isso. Pode causar danos e desgaste nas planetarias da reduzida e no eixo de acionamento. Mas não folga a corrente.

zeca_cj
22/07/2013, 00:57
Olhe esse video. Não é sua caixa. É uma Borg Warner 1356 que equipa F1000 e Troller 96. Más é bastante interessante pra voce entender como funciona uma Tcase.

Problemas com tração elétrica F1000 Ranger e Explorer / Como funciona - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=n92vw-d9JxA)

No minuto 2 ele fala sobre o acionamento impreciso da tração.

A partir do minuto 3 ele fala sobre a corrente e o comum diagnostico erroneo sua folga.

Por fim ele fala sobre o óleo. Sempre use o correto, especificado em manual.

uxio69
22/07/2013, 12:46
Direto do túnel do tempo.

Dino,

Ja tive por 3x problema de corrente folgada. Sinceramente não vejo como um carro com apenas 16k km estragar a corrente de redução.

Já se foi a época que pickup era vendida pra publico rural. Hoje nego compra e só roda na cidade, vende sem nunca acionar a 4x4.

Acredito de pé junto que essa caixa foi mexida antes de ter ido pra você. Trocaram a corrente da caixa de redução.

Não to falando que foi o mecânico... Acho que foi antes ou depois do leilão.

A corrente não folga do dia pra noite. São anos de judiação que vão criando folga nos elos. Como são muitos elos, cada folguinha somada dá uma folgona e dai começa o descompasso com as engrenagens. (pular dentes).

Isso não vai resolver o problema, mas pra te deixar mais tranquilo (ou nao) procure na parte interna da carcaça da Tcase vestígios de raspagem da corrente no aluminio.

*Não dá pra tirar elo da corrente e mesmo que conseguisse ela ficaria em descompasso com
*Folgar é normal, mas isso acontece com anos e anos e centenas de milhares de km rodados.
*A falta de sincronismo do motor eletrico não causa isso. Pode causar danos e desgaste nas planetarias da reduzida e no eixo de acionamento. Mas não folga a corrente.

Zé, essa possibilidade da troca e outras possíveis causas, foram discutidas. Mas tudo no campo do "Se". Nada de concreto, até mesmo pq será difícil comprovar as possibilidades.

Podem ter trocado a caixa. Podem ter diminuido a km da S-10. Pode ter ocorrido algum erro na montagem do kit SYE. Pode não ter aguentado os pneus 37".

Mas como o tempo urge, pois 5ª quero ter o carro pronto pra Trilha do Dendê, não tenho muito tempo pra descobrir o que realmente aconteceu.

De concreto mesmo é que ao abrirmos a caixa, constatamos que tinha limalha dentro da redução e das 6 pastilhas dos garfos, só tinham 2. A redução foi toda lavada e óleo trocado quando instalou o SYE. Vc sabe que o Galego não rodou nada, só umas voltas no quarteirão. Então a limalha que eu vi só pode ter aparecido após isso. Mas todas as engrenagens estavam perfeitas, sem desgaste aparente. Aí ficamos sem saber de onde veio a limalha.

Como as pastilhas são de plástico :shock: e imagino que se desgastam rápido, não sei se a ausência delas foi por simples desgaste ou algum dano no uso, ou até mesmo por mero erro na montagem.

Os garfos mais novos já são vendidos com essas pastilhas em latão e soldadas.

422813

Para o meu carro, essas pastilhas são em plástico e vendidas separadas.

422814

Por absoluta falta de tempo para descobrir o que realmente aconteceu, neste momento estou fechando a compra da corrente e jogo de pastilhas dos garfos, com envio ainda hj por Sedex.

Valeu pela pesquisa!

Abração

uxio69
22/07/2013, 13:35
Olhe esse video. Não é sua caixa. É uma Borg Warner 1356 que equipa F1000 e Troller 96. Más é bastante interessante pra voce entender como funciona uma Tcase.

Problemas com tração elétrica F1000 Ranger e Explorer / Como funciona - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=n92vw-d9JxA)

No minuto 2 ele fala sobre o acionamento impreciso da tração.

A partir do minuto 3 ele fala sobre a corrente e o comum diagnostico erroneo sua folga.

Por fim ele fala sobre o óleo. Sempre use o correto, especificado em manual.

Pô Zé, valeu mesmo! Show de vídeo esse de Edintruder! :palmas:

Assisti e fiquei com dúvida. Se a corrente não folga assim tão fácil, o que será que aconteceu com a minha?

E pq sua corrente já folgou 3 vezes? Será que os pneus maiores colaboram pra isso?

O óleo é o indicado pela Chevrolet para a cx de transferência é o mesmo da Direção Hidráulica - Dexron III ACDelco, e colocar 1,2l.

O óleo que tá na redução é o Ipiranga ISAMATIC DEXRON III e com Militec. Isso muda algo?

zeca_cj
22/07/2013, 16:20
Claro que os pneus maiores colaboram pra diminuir drasticamente a vida util de toda a transmissão.

Vc nao rodou nem 30km com seu carro. Definitivamente não foi isso que danificou a corrente. O que folga corrente são anos de uso e surra. Meia voltinha no quarteirão não faz isso.

A limalha provavelmente é do garfo que estava sem as buchas de plastico.

É importante que as buchas sejam de plastico para que ELAS sofram o desgaste e não os anéis onde elas encaixam. Esses aneis giram junto com o eixo da caixa, os garfos movem os anéis que por sua vez engrenam a tração reduzida e high.

Por gim, o oleo ta correto. Não tem porblema de usar militec na tcase.

militec só não eé recomendado em caixa automática e bloqueio LSD por discos.

Casa da transmissão4x4
22/07/2013, 17:00
Uxio, trocou a corrente ? Eu tenho uma aqui da S-10.

Eduardo Velo
22/07/2013, 17:17
Pessoal,

Descobri um fabricante da lanterna dianteira do engesa.

Essa lanterna é do caminhão Chevrolet até 84. A marca é PRADOLUX, e o modelo é 302-VM (302 - Lanterna traseira para caminhões Chevrolet (http://www.pradolux.com.br/?pg=produto&serie=302&foto=302-2&ap=&subap=)).

422762

Em SC tive que trocar essa lanterna , a Policia Rodoviaria fez eu tirar pra não levar pro pátio , como tinha um par de plastico amarela coloquei na hora ... 2o eles não pode usar lanterna vermelha na frente só na traseira , essa lanterna vermelha é muito facil de achar , a amarela é exclusiva do engesa ... depois comprei original na rota , ja vi transparente num engesa , não sei como conseguiu ...

uxio69
22/07/2013, 18:58
Claro que os pneus maiores colaboram pra diminuir drasticamente a vida util de toda a transmissão.

Vc nao rodou nem 30km com seu carro. Definitivamente não foi isso que danificou a corrente. O que folga corrente são anos de uso e surra. Meia voltinha no quarteirão não faz isso.

A limalha provavelmente é do garfo que estava sem as buchas de plastico.

É importante que as buchas sejam de plastico para que ELAS sofram o desgaste e não os anéis onde elas encaixam. Esses aneis giram junto com o eixo da caixa, os garfos movem os anéis que por sua vez engrenam a tração reduzida e high.

Por gim, o oleo ta correto. Não tem porblema de usar militec na tcase.

militec só não eé recomendado em caixa automática e bloqueio LSD por discos.

Zé, em que momento vc teve problema 3 vezes com a corrente? Antes ou depois dos 37" CC? Quero saber como, para não fazer igual! :mrgreen:

Se 1 vez já é difícil, imagine o mesmo carro ter problema 3 vezes com a corrente! :shock:

Será que não tem algo errado na tua CT? :pensativo:

uxio69
22/07/2013, 19:01
Uxio, trocou a corrente? Eu tenho uma aqui da S-10.

Putz Danilo, já troquei sim. Se eu tivesse visto teu post antes, fecharíamos a compra.

Fica pra próxima! Valeu! :concordo:

Casa da transmissão4x4
22/07/2013, 19:18
Putz Danilo, já troquei sim. Se eu tivesse visto teu post antes, fecharíamos a compra.

Fica pra próxima! Valeu! :concordo:

Eu que devia ter falado antes...rsrs....

uxio69
22/07/2013, 19:19
Em SC tive que trocar essa lanterna , a Policia Rodoviaria fez eu tirar pra não levar pro pátio , como tinha um par de plastico amarela coloquei na hora ... 2o eles não pode usar lanterna vermelha na frente só na traseira , essa lanterna vermelha é muito facil de achar , a amarela é exclusiva do engesa ... depois comprei original na rota , ja vi transparente num engesa , não sei como conseguiu ...

Edu,

Essa lanterna e lentes também são fabricadas pela AF Lanternas.

O modelo da lanterna é AF-347 (sem vigia).

O modelo da lente é AF-057. A lente tem na cor vermelha, amarela e branca.

Veja nesse link - http://www.aflanternas.com.br/default.aspx?pagina=produtos&produto=af-347&n_p=10 (http://www.aflanternas.com.br/default.aspx?pagina=produtos&produto=af-347&n_p=10)

422840

Acabei de fechar a compra com eles de 4 lanternas vermelhas e mais 1 par de lentes amarelas e 1 par de lentes brancas. Valor total de R$ 90 já com frete por PAC. Caso tenha interesse, mande email pra Nilton Vaz (vendasaf@aflanternas.com.br), tel 19 3442 3936.

Eduardo Velo
22/07/2013, 20:49
Uxio , valeu ... fui com a lanterna amarela em auto peças por aqui e só achei a vermelha , comprei um par de amarela de plastico ( bem vagabunda por sinal ... ) que achei num auto eletrico e era de um compressor portátil , ficou em R 5,00 as duas , usadas , coloquei e ficou muito estranho de tão porcaria que era , aí resolvi usar a vermelha que tinha comprado e não sabia que não podia usar na frente ...
A minha original é GF 09 , tentei achar com essa marca e modelo e não consegui , valeu a dica ...

abs ...

fabriciosimonini
24/07/2013, 11:16
Olá pessoal!, meu nome é Fabrício, 35 anos, advogado, proprietário de um Cj5 1961. Venho acompanhando a "história" do Galego desde o inicio. Em resumo: comprei dum Cj5 "Detonado" mas com a mecânica Ok, motor AP. 2.0, direção hidráulica, pedaleira suspensa, hidrovácuo do Opala, Pneus 33", Câmbio 4m 260f da Gm C20 e reduzida Willys com capa seca e saída pra reduzida com Kit da Deeptec, freios à disco na dianteira e na traseira eu mesmo adaptei, usando discos da MDS e Pinças dianteiras de UNO. A partir dai a ideia era desmontar tudo, (ficou só no chassi), remover a tinta velha, algumas camadas e entre elas Lama! acreditem!!! e depois colocar uma carroceria de fibra nova e remontar tudo, refurar, instalar pedais, coluna de direção, mostradores cronomac etc... para isso, usei a minha garagem "oficina" e trabalhei Um ano das 18:00 às 22:00, para não incomodar os vizinhos. Alguns serviços como pintura do chassi, carroceria e parte elétrica foram feitas fora, e por isso também como Você Uxio, passei muita Raiva!!! aborrecimento e por fim indignação. O que eu fazia em uma noite, um "profissional" encostaria meu Jeep por semanas.... A gota d'água foi com o eletricista, fiz todos os furos, acomodei os marcadores, instalei bateria e suporte, partida, lanternas, faróis, etc.... usando furadeira e retífica, e após tudo isso o Cara me enrolou por Um Mês, não tive dúvida, amarrei uns fios para dar partida, peguei meu Jeep e vim Pra Casa. Terminei a parte elétrica eu mesmo. Se estiver demorando, a culpa é minha. Se não ficar como eu queria a culpa também é minha. Não passo mais raiva com ninguém. O que não ficar de acordo eu faço de novo! E para montar o meu Jeep tive a ajuda de um grande colaborador, meu filho de 11 anos, meu único ajudante. Quem se interessar por favor de uma olhadinha nas minhas fotos, onde fiz um passo a passo de todo o projeto. Agora se me permitem, eu fiquei em dúvida em relação ao debate, de qual Cebolão, como é mais conhecido, usar e percebi que não houve menção em relação á válvula termostática, afirmo não ter conhecimento se ela é usada também em motores Diesel, pois não é o meu caso que uso AP. o que eu quero dizer é o seguinte: Se usar uma válvula que abre com temperatura mais alta que o cebolão, assim que abrir mesmo a água passando pelo radiador, a ventoinha vai acionar. a água vai esfriar (lógico) então quando sair o motor novamente a válvula vai fechar, a água esquentar e acionar novamente a ventoinha. Em fim a válvula e o Cebolão vão ficar "brigando". Gostaria de saber a opinião dos colegas e a sua Uxio, de como ficou no seu Engesa. No meu caso não uso a válvula termostática (já veio sem, ai o motivo da desconfiança!), apenas o Cebolão que aciona a ventoinha a mais ou menos 85 °. resfriando até 80°. (deixando claro que a observação é no marcador, pois no Cebolão a marcação em graus é bem mais baixa, o que também deve se levar em conta! Descupem pela "Novela", gostaria da opinião dos colegas e contribuir com o meu parco conhecimento. Abraço á todos!

zeca_cj
24/07/2013, 20:04
Show de bola Fabricio

Penso igual a você e fiz a mesma coisa. DIY! (Do It Yourself)

Da uma olhada em minha novela mexicana, clica na minha assinatura do Taxi!

guilhermeabreu
24/07/2013, 21:29
FABRICIOSIMONINI

PARABENS , PARABENS , nota 1000 pra vc .

Qto ao cebolão passo para os universitários vai aparecer gente aí para te informar melhor .

E não precisa se desculpar o que vc escreveu foi um histórico da sua SAGA temos que respeitar e ADMIRAR .

É muito prazeroso ler este relato .

Abração

Eduardo Velo
25/07/2013, 10:33
Fabricio , eu tb faço muita coisa na vtr pra não ficar na mão desse pessoal , meus ajudantes são cabo de vassoura , toco de madeira , cano e umas gambis que invento pra substituir o ajudante ...
Procura não deixar sem a válvula termostática , o motor vai ficar trabalhando fora da faixa de temperatura ideal e pode danificar alguns componentes internos ...
O Cebolão que vc fala deve ser o termostato que faz ligar a ventuinha , certo ?? se ligar a ventuinha com temp. menor que a valv. termostática só vai retardar um pouco a abertura dela , mas de qqer maneira ela vai abrir qdo atingir a temp. de abertura e circular pelo radiador ...
O sistema funciona com a saída de água do radiador pela bomba , recirculando pelo bloco do motor , até atingir temp. que liga a ventuinha em 78ºC (por ex.), mas a Valv. term. só abre com 82ºC (por ex.), a água que vem do radiador mais fria mistura com a que está no bloco recirculando pela bomba , vai aquecendo a água até atingir os 82ºC , mesmo com a ventuinha entrando antes ... , vai abrir a valv. term. e melhorar a circulação passando pelo radiador .
No caso de muitos motores diesel e gasolina a ventuinha gira junto com a bomba , na mesma correia , isso não impede que a água aqueça até atingir abertura da valv. term. pq sempre vai estar recirculando pelo bloco , trocando calor e aumentando a temp. Sem a valv. termostática fica sem a recirculação forçada .
Acabou virando um catatau , desculpa aí ... rs

abs ...

uxio69
25/07/2013, 11:40
Olá pessoal!, meu nome é Fabrício, 35 anos, advogado, proprietário de um Cj5 1961. Venho acompanhando a "história" do Galego desde o inicio. Em resumo: comprei dum Cj5 "Detonado" mas com a mecânica Ok, motor AP. 2.0, direção hidráulica, pedaleira suspensa, hidrovácuo do Opala, Pneus 33", Câmbio 4m 260f da Gm C20 e reduzida Willys com capa seca e saída pra reduzida com Kit da Deeptec, freios à disco na dianteira e na traseira eu mesmo adaptei, usando discos da MDS e Pinças dianteiras de UNO. A partir dai a ideia era desmontar tudo, (ficou só no chassi), remover a tinta velha, algumas camadas e entre elas Lama! acreditem!!! e depois colocar uma carroceria de fibra nova e remontar tudo, refurar, instalar pedais, coluna de direção, mostradores cronomac etc... para isso, usei a minha garagem "oficina" e trabalhei Um ano das 18:00 às 22:00, para não incomodar os vizinhos. Alguns serviços como pintura do chassi, carroceria e parte elétrica foram feitas fora, e por isso também como Você Uxio, passei muita Raiva!!! aborrecimento e por fim indignação. O que eu fazia em uma noite, um "profissional" encostaria meu Jeep por semanas.... A gota d'água foi com o eletricista, fiz todos os furos, acomodei os marcadores, instalei bateria e suporte, partida, lanternas, faróis, etc.... usando furadeira e retífica, e após tudo isso o Cara me enrolou por Um Mês, não tive dúvida, amarrei uns fios para dar partida, peguei meu Jeep e vim Pra Casa. Terminei a parte elétrica eu mesmo. Se estiver demorando, a culpa é minha. Se não ficar como eu queria a culpa também é minha. Não passo mais raiva com ninguém. O que não ficar de acordo eu faço de novo! E para montar o meu Jeep tive a ajuda de um grande colaborador, meu filho de 11 anos, meu único ajudante. Quem se interessar por favor de uma olhadinha nas minhas fotos, onde fiz um passo a passo de todo o projeto. Agora se me permitem, eu fiquei em dúvida em relação ao debate, de qual Cebolão, como é mais conhecido, usar e percebi que não houve menção em relação á válvula termostática, afirmo não ter conhecimento se ela é usada também em motores Diesel, pois não é o meu caso que uso AP. o que eu quero dizer é o seguinte: Se usar uma válvula que abre com temperatura mais alta que o cebolão, assim que abrir mesmo a água passando pelo radiador, a ventoinha vai acionar. a água vai esfriar (lógico) então quando sair o motor novamente a válvula vai fechar, a água esquentar e acionar novamente a ventoinha. Em fim a válvula e o Cebolão vão ficar "brigando". Gostaria de saber a opinião dos colegas e a sua Uxio, de como ficou no seu Engesa. No meu caso não uso a válvula termostática (já veio sem, ai o motivo da desconfiança!), apenas o Cebolão que aciona a ventoinha a mais ou menos 85 °. resfriando até 80°. (deixando claro que a observação é no marcador, pois no Cebolão a marcação em graus é bem mais baixa, o que também deve se levar em conta! Descupem pela "Novela", gostaria da opinião dos colegas e contribuir com o meu parco conhecimento. Abraço á todos!

Fabrício,

Parabéns pela empreitada. :palmas:

Infelizmente a carência de bons profissionais, que cumprem os serviços contratados dentro do prazo informado, parece que asola o país. E não é só nos serviços automotivos.

Tem uma piadinha pronta sempre que alguém pergunta por algum mecânico bom, barato e que cumpra prazos. Respondemos que isso não existe. Ou é bom ou é barato ou cumpre prazos! hehehe

Vc pode estar aborrecido com os mecas anteriores, mas tenha certeza que vc terminando o carro sozinho será um excelente aprendizado. Vc vai conhecer seu carro como ninguém, e poderá fazê-lo como quiser. E se bater alguma dúvida? Relaxe, o povo daqui do fórum estará pronto pra te ajudar!

E sem falar na sua imensa alegria de ter seu filhão te ajudando em tudo. Pra ele deve ser o máximo! Se há males que vêm para o bem, esse é um deles! Aproveite e curta essa oportunidade!

Posso passar duas recomendações?

1) Não elocubre! Pintou alguma dúvida, não vá querer reinventar a roda. Aqui no fórum tem receita pronta, testada e aprovada pra tudo.

2) Sob nenhuma hipótese abra mão de segurança. Deve estar sempre em primeiro, segundo e terceiro lugar. Lembre-se que seu jeep vai transportar sua família. Procure sempre utilizar material de qualidade nos freios, direção, cintos de segurança, etc.

Jipão tá ficando bonito. Gostei da frente que vc colocou.

423193

Quando puder, crie uma seção do teu jipe aqui no Frota 4x4 Brasil, e vá registrando tudo.

Quanto à sua dúvida sobre cebolão x válvula, ainda não posso te passar como está no Galego, pois comecei a rodar ontem. Fiz o teste da redução e foi tudo ok (ou quase). No final do teste, começou a ficar fraco e morreu. Combustível tinha no tanque. Constatamos que o pescador estava entupido e o filtro de combustível ainda era o antigo. Foi vacilo meu. Troquei filtro de óleo e ar, correia, polia, tensor, e simplesmente esqueci do filtro de combustível. Problema solucionado ontem mesmo.

Neste fds teremos o Free Road 4x4 organiza a Trilha do Dendê (http://www.freeroad4x4.com.br/9a-trilha-do-dende/ (http://www.freeroad4x4.com.br/9a-trilha-do-dende/)), na cidade de Taperoá/Ba, região de alta pluviosidade, na Baía de Camamu. Essa trilha termina no Corredor da Morte - 150m de muita lama! Precisa dizer algo mais? hehehe E o Galego vai! :euforico:

Ao chegar em casa, tentei enviar o vídeo do teste para o YouTube, mas descobri que a GVT me deixou sem telefone, TV e banda larga. :freaking:

Vou ver se consigo fazer isso agora no almoço.

Abs,

Uxío

uxio69
25/07/2013, 23:56
Engeseiros,

Hj o dia vai ser corrido. Choveu pra baralho aqui e o eletricista não terminou tudo. Faltam uns arremates. Às 5h da madruga vou com ele na oficina onde o meca estará nos esperando, pois à tarde vou pra Trilha do Dendê e só volto no domingo.

Isso tudo não é vontade de fazer trilha. É fome de lama! :mrgreen:

Torcendo pro Galego brocar nessa trilha pra compensar a longa espera! :euforico:

Seguem duas fotos. A primeira mostra a marca que a corrente fez na tampa da tcase. A segunda foto mostra a corrente nova já na cx de redução.

No meu retorno postarei as demais fotos e vídeos!

Abs,

Uxío

Casa da transmissão4x4
26/07/2013, 07:23
Engeseiros,

Hj o dia vai ser corrido. Choveu pra baralho aqui e o eletricista não terminou tudo. Faltam uns arremates. Às 5h da madruga vou com ele na oficina onde o meca estará nos esperando, pois à tarde vou pra Trilha do Dendê e só volto no domingo.

Isso tudo não é vontade de fazer trilha. É fome de lama! :mrgreen:

Torcendo pro Galego brocar nessa trilha pra compensar a longa espera! :euforico:

Seguem duas fotos. A primeira mostra a marca que a corrente fez na tampa da tcase. A segunda foto mostra a corrente nova já na cx de redução.

No meu retorno postarei as demais fotos e vídeos!

Abs,

Uxío

Ontem me ligou uma pessoa procurando uma t-case completa da S-10, fui perguntar o que houve e se talvez tinha alguma recuperação e o cliente disse:

"Estava rodando na rodovia e só escutei o estouro, cheguei debaixo da S-10 e só tinha a metade das partes presas ainda, o cardam eu procurei e não achei"..........

Eu assustei quando escutei isso, fiquei ate pensando que pode ocorrer com um de nos.

fabriciosimonini
26/07/2013, 11:07
Obrigado amigos! é sempre bom contar com o apoio de voceis, é um incentivo a mais para mexer na Viatura.

Zeca_CJ, eu dei uma rápida olhada no seu tópico ou melhor dizendo no tópico do Taxi, neste final de semana vou ler mais, e digo que você está de parabéns pelo trabalho que tem feito, realmente ficou muito bom. venho também acompanhando o Tópico da G.L V8 desde o início, fabricação do chassi ,chapeamento da carroceria, assoalho etc... e a coragem de colocar um V8 292, digo coragem por que o 292 é um motor de bloco grande usado em caminhonetes e caminhões, sendo difícil de ser adaptado em outros "Cofres", deixando pouco espaço para os outros componentes. Mas que por outro lado, o levou a soluções engenhosas com a troca de posição do filtro de óleo entre outras. Meus Parabéns!

Guilherme Abreu, fico feliz que tenha gostado da minha "saga" como você mesmo afirmou. Obrigado!, assim que puder irei postar mais algumas fotos do Jeep "Pronto", que tem me dado muita alegria, espero que você possa ver e goste, qualquer dúvida estou á disposição!

Eduardo Velo, gostei muito do seu relato: "meus ajudantes são cabo de vassoura , toco de madeira , cano e umas gambis que invento pra substituir o ajudante"... realmente este é o espirito dos Jipeiros, o melhor dizendo Engeseiros, meus parabéns! Foi Muito ilustrativo o que voce escreveu a respeito do Cebolão (que aciona a ventoinha elétrica), e sobre a válvula termostática. Realmente os veículos mais antigos, como ex: Opala, a ventoinha gira junto com o motor, portanto, não tem Cebolão (para aciona-la) o controle da temp. é feito apenas pela válvula termostática. Quanto mais gira o motor, mais a ventoinha resfria, e o sistema de arrefecimento é "aberto", permitindo que a água quando esquente, evapore pela abertura (caninho) acima do radiador, levando com ela parte do calor. Portanto não tem reservatório de expansão como é comum nos veículos de hoje em dia. No meu caso, que uso motor AP, radiador original do Jeep com reservatório de expansão (sistema selado),e ventoinha elétrica do Santana a válvula termostática só abriria quando o motor atingisse certa temperatura, então a água circularia descendo o radiador, se resfriando, até passar próxima ao Cebolão que fica bem abaixo no radiador. Quando a água apesar de passar pelo radiador, descendo e se resfriando, chegando ao Cebolão com mais de 65°. (que é a temperadora em que o meu Cebolão Fecha contato), a ventoinha é acionada. Digo que nunca a temperatura passou dos 80° (no relógio) aferida pela "cebolinha" que fica na saída de água do motor, portanto onde ela está mais quente. O que ocorre como o amigos mesmo descreveu é que o motor sem a válvula termostática, leva mais tempo para chegar a temperatura ideal de trabalho o que pode prejudicar o mesmo a longo prazo. Para concluir o raciocínio, eu comprei uma válvula termostática que "abre" á 80°, sendo a graduação mais baixa das que encontrei, vou instala-la e ver como fica o "casamento" entre ela e o Cebolão. Agora quem fez um "Catatau" fui eu!! Hehe!!! obrigado pelos esclarecimentos, vou ver como vai ficar depois eu posto Aqui, se O Uxio não me banir do Tópico dele antes!!!

Uxio. QUEREMOS VIDEOS DO GALEGO ANDANDO PRA VALER!!! Chega de rapidinhas! Solta o Bichão!!! Realmente os toques finais do projeto são os que mais mexem com a gente, estou aqui na torcida pra ver como o Galego vai se sair na próxima trilha!!! Desejo a você e ao Galego Boa Sorte e que tudo corra bem!!! Obrigado pelos conselhos. é muito bom contar com os amigos mais experientes. Com certeza a segurança sempre foi e vai continuar sendo meu objetivo, pois meu Jeep é onde Levo minha família, incluindo meu ajudante mirim, que como o pai adora andar de Jeep. Falando do Galego, um pescador ou até mesmo um filtro de combustível entupido pode "estragar" uma trilha, ainda mais se tratando de um motor movido à Diesel, que quando puxa "ar" fica difícil de pegar novamente até o mesmo ser expelido completamente do sistema. Um amigo meu que tem oficina mecânica de Maquinas pesadas, recomenda a seus clientes que nunca deixem o combustível baixar a menos de meio tanque, pois o pescador pode puxar alguma "sujeira" e entupir, ou, com pouco combustível puxar ar fazendo motor morrer. Que bom que no seu caso o problema foi "diagnosticado" resolvido rapidamente, como disse "são os toques finais".... e tudo faz parte!

Gostaria de saber, como ficou a adaptação do acionamento mecânico da C.T, e se possível, postar algumas fotos pra gente ver!!! e Boa Trilha!!!

Marcus Brandão
29/07/2013, 19:31
Uxio, boa sorte. Espero que tudo corra bem na finalização( se é que isso existe) mas principalmente no passeio. Bom ver que seu espirito tá mais tranquilo com o merd... Com o mecanico mas é como vc falou: tem enrolação em toda profissão. Vai ter fim e eles passarão. Não esqueça um pancadão de fotos.
Doc, fui passear na serra gaúcha pra aproveitar a friaca e falei de vc. Fui apresentado a uma bebida que não conhecia. A graspa ou grapa, como quiser. É uma espécie de pinga feita de sobra de uvas fermentadas pra fabricação de uva. Bebida tradicional da região de origem dos imigrantes. Peeeeense num trem forte. Kkkkk

Marcus Brandão
29/07/2013, 19:54
Fabricio, lindo jipão. Bacana sua história.
Data vênia, (rsssss) aquele caninho sob a tampa dos radiadores é pra alivio do excesso de pressão gerado pela aquecimento do sistema e não contribui para o resfriamento. Só evita que o sistema fique muito pressurizado e gere vasamentos.
outra: o pescador capta sempre ocombustivel do fundo do tanque. Tanto faz se o tanque está cheio ou na reserva. A dica legal é limpar o tanque, evitar abastecer em posto desconhecido, trocar os filtros de combustível sempre e nunca deixar o combustível envelhecer no tanque. O Edu colocou um sistema de drenagem no tanque da jabiraca que é muito legal.
galera, bomba injetora do Gafanhoto deu pau Vinha apresentando probleminhas desde que comprei e agora pifou. Não vou contar o tamanho da porrada pra não deprimir ninguém. Rssss

Eduardo Velo
29/07/2013, 20:57
Fala Marcus , experimentou a grapa então ... é fermentado de Uva mesmo , é costume tomar com café , até pode tomar puro , mas não é o usual , meu pai é italiano , sempre tem na casa dele e a gente coloca no café pra tomar , é forte pra burro ...
Acrescentando seu comentário sobre a tampa do radiador , no meu a mangueirinha está numa pet de 500 ml , qdo excede a pressão abre e joga água pra pet , qdo esfria cria vácuo e suga a água da pet , é o mesmo sistema do vaso de expansão , só que uso a tampa do radiador em vez da tampa do reservatória . Qdo peguei a vtr era pra atmosfera , jogava água pra fora e em estrada de poeira puxava poeira pra dentro do radiador qdo criava vácuo , qdo pego estrada de terra por muito tempo a pet fica com muita terra no fundo ... fiz a limpeza geral do sistema de arrefecimento e sempre coloco aditivo , funciona 100 % ...
Fui pra Urubici , Urupema , S. José e B. Jardim ano passado , fez -8ºC e nada de neve ... esse ano nevou com 0ºC , sacanagem ... rs

uxio69
31/07/2013, 12:51
Meca usou a alavanca do freio-de-mão pra acionar a redução. Ficou show de bola. Suave e precisa.

423959

uxio69
31/07/2013, 12:52
Vista por baixo

423961

uxio69
31/07/2013, 12:54
Outra foto por baixo

423966

uxio69
31/07/2013, 13:02
Vídeo com teste da redução.

1º só 4x4. Depois 4x4 reduzido. Terminando com 4x4 reduzido e bloqueado.

Tudo ok. Sem nenhum barulho, tranco, problemas.

Teste interrompido ao final pq o pescador entupiu, obstruindo a passagem do diesel. Após a limpeza e troca do filtro de combustível, ficou tudo ok.

http://www.youtube.com/watch?v=U99TpTllic4

uxio69
31/07/2013, 13:18
Recebi as lanternas dianteiras da AF Lanternas.

Exatamente iguais às anteriores.

Peguei também as lentes laranjas e brancas para fazer alguma combinação futura.

423970

guilhermeabreu
31/07/2013, 13:19
Uxio, boa sorte. Espero que tudo corra bem na finalização( se é que isso existe) mas principalmente no passeio. Bom ver que seu espirito tá mais tranquilo com o merd... Com o mecanico mas é como vc falou: tem enrolação em toda profissão. Vai ter fim e eles passarão. Não esqueça um pancadão de fotos.
Doc, fui passear na serra gaúcha pra aproveitar a friaca e falei de vc. Fui apresentado a uma bebida que não conhecia. A graspa ou grapa, como quiser. É uma espécie de pinga feita de sobra de uvas fermentadas pra fabricação de uva. Bebida tradicional da região de origem dos imigrantes. Peeeeense num trem forte. Kkkkk

MARCÃO

Já ouvi falar desta GRAPA , tenho que provar e sentir se vai pro cabeçote mesmo ou não pq comigo 700ml da CACHAÇA DO PIMENTA só deu pra ficar leeeegal .

Abração

uxio69
31/07/2013, 13:56
A 9ª Trilha do Dendê foi um ótimo teste para o Galego.

Mais uma vez, a travessia do rio e o famigerado Corredor da Morte foram os grandes obstáculos para todos.

Na travessia do rio os 4 primeiros veículos passaram, e depois desses ninguém conseguia passar. A água cobria o capô dos Trollers, que tentavam a todo custo e não conseguiam sair do rio. Vitaras e jipes sofreram muito mais.

A cada carro que passava, o rio ia ficando mais mexido e fundo. Foi um festival de carros inundados. :banho:. No troller que foi antes de mim, a água entrou pela janela!:shock:

O Galego foi o penúltimo a entrar no rio. 2ª marcha, reduzido e bloqueado. Eis o resultado:

http://www.youtube.com/watch?v=EJchsPh2BOs

:euforico::euforico::euforico:

Waldir Carlos
31/07/2013, 14:04
[Não conheço nadica de Engesa, mas arrisco uma opinião]:

Taí a "prova" cabal de que o projeto do Galego "vale cada centavo ga$to". Alegria e satisfação não têm preço. Parabéns, "69".

:palmas::palmas::palmas:

[]s

zeca_cj
31/07/2013, 15:10
UIAAAAAA :shock: :pipoca: :curtir:

Show de bola!

Arranja mais videos ae pra gente assistir!

Ano que vem quem vai passar ai brocando tudo será o TAXI!

fabriciosimonini
31/07/2013, 15:15
Marcus Brandão, que bom que você gostou do Jeep e da "história", ou se preferir "novela".... rsrsr, obrigado!

Muito interessante a sua observação a respeito do radiador e do tanque de combustível, e respeito a sua opinião, mas vou fazer algumas observações: Por que , quando realizamos alguma atividade física, ou quando o dia está quente, transpiramos? É porque a transpiração ao evaporar retira calor de nosso corpo, servindo de mecanismo de controle de nossa temperatura, ou melhor dizendo para não superaquecermos.

Mesmo motivo pelo qual o Elefante se cobre de Lama! pois enquanto a água contida na mesma evapora, contribui para diminuir a sua temperatura corporal e aliviar sensação de calor.

Outra adaptação evolutiva é o tamanho de suas orelhas "enormes" pois, quanto maior a superfície de contato maior a "troca" de temperatura com o meio externo.

As orelhas do Coelho também são "longas" para aumentar a superfície de contato com o ar, ajudando também na troca de calor e controle de sua temperatura corporal.

Deixando a discussão sobre os animais para os biólogos, vou ver se consigo colocar a questão de forma simples e objetiva:

você descreveu com perfeição o funcionamento do radiador de sistema "aberto", e como você mesmo mencionou, "aquele caninho sob a tampa dos radiadores é pra alivio do excesso de pressão gerado pela aquecimento do sistema ... Só evita que o sistema fique muito pressurizado e gere vazamentos". Pois ao aliviar a pressão, jogando o vapor e á água fora ou mandando a mesma para um reservatório, parte do calor vai junto com ela!

Quanto maior a pressão no sistema, mais difícil fica da água evaporar e levar com ela o calor, por exemplo: Porque se usa panela de Pressão para se cozinhar Feijão? Para economizar gás (G.L.P) e tempo, pois, no interior da panela de pressão a água atinge temperaturas superiores a 100°C (mais ou menos 125°C) e não ferve!!! o pino da tampa, libera o excesso de pressão apenas para impedir que a mesma Exploda!

Portanto, o feijão fica "exposto" a pressões superiores a atmosférica e a temperaturas superiores a 100°C, cozinhando mais rápido!

Desta forma, o sistema de arrefecimento "aberto" tem a inconveniente necessidade de reabastecimentos de água constantes, pois a mesma está em constante "evaporação" contribuindo com a diminuição de temperatura.

Por este e outros motivos, as montadoras optaram pelo sistema de arrefecimento "selado", que apesar de impedir a evaporação, mantendo a água e vapor "presos" no sistema (reservatório de Expansão), contribuindo com o aumento da pressão, transfere para a ventoinha elétrica, bem mais eficiente que a "mecânica" que gira junto com as polias do motor (geralmente junto a polia da bomba d'água), a função de realizar a troca de calor do radiador com o meio externo, Sem a necessidade de reabastecimento de água constante como no sistema "Aberto", e melhor controle da temperatura do motor.

Pois a ventoinha ou ventoinhas (as vezes duas atuando em conjunto) giram mais rápido e podem ser acionadas tantas vezes quanto se fizer necessário para manter o controle da temperatura do motor, sem risco de superaquecer e vir a fundir.

Sobre o Pescador de Combustível, nem sempre ele capta combustível do fundo do tanque, Por Ex: em alguns veículas VW, o pescador tem duas entradas e dois filtros, o primeiro puxa o combustível de cima quando o tanque está cheio, e o segundo puxa o combustível de baixo quando o tanque está mais ou menos 1/4. Sei disso por experiência própria, em 2001 tive uma Saveiro 1.8, quando o tanque estava cheio andava que é uma beleza, quando chegava a 1/4 começava a falhação!! em resumo o filtro que captava o combustível por baixo estava entupido, foi só trocar e acabou o problema.

No caso especifico do meu Jeep, foi feito um tanque de chapa, colocado na traseira entre as longarinas sendo que o pescador sempre capta combustível do fundo do tanque.

Mesmo assim sempre procura andar com mais de meio tanque, pois com o balanço do combustível do Jeep em movimento, se o nível estiver muito baixo, pode puxar alguma sujeirinha, e basta esta sujeirinha ir para o carburador para entupir, agulha, giclê etc...

Por isso alguns Jipeiros, de trilha "pesada" colocam como acessório externo o Cash tanque, o que nada mais é do que um compartimento com cerca de 2 litros de combustível, mais ou menos, mais baixo que o tanque "original", ou com espuma em seu interior, e que sempre permanece "cheio". Por que? Para que num eventual desnível de terreno, erosão, barranco etc... em que o Jeep fique pendendo para o lado, e o combustível por gravidade, fique longe do pescador, o mesmo puxe sempre combustível, sendo o reservatório suficiente para sair do "enrosco".

Em se tratando de um motor movido a diesel, a questão merece mais atenção, pois se no nível do tanque estiver muito baixo, com o veículo em movimento e consequente "balanço" a bomba pode puxar ar, ai a situação complica, pois enquanto o ar não for expelido completamente do sistema, o motor não pega!

Espero ter mais ajudado do que complicado, o mais importante é a troca de experiências!!! Boa sorte na empreitada com o Gafanhoto, espero que ele se recupere logo!!! qualquer coisa estamos por aqui. Cordial Abraço!

Eduardo Velo
31/07/2013, 18:22
" Sem a necessidade de reabastecimento de água constante como no sistema "Aberto", e melhor controle da temperatura do motor. "

Fabricio , não sei o que é completar água de radiador faz anos ... rsrs , e é sistema aberto , só que coloco a mangueira numa pet de 500 ml , a água sai e volta ... e tb não passa do 2o risco na escala do termômetro original , só chega até o 3o risco em subidas longas apertando pra subir ...

Uxio , como está o Galego pra pegar viagem longa ?? pra fazer trilha está excelente ...

abs ...

guilhermeabreu
31/07/2013, 20:16
A 9ª Trilha do Dendê foi um ótimo teste para o Galego.

Mais uma vez, a travessia do rio e o famigerado Corredor da Morte foram os grandes obstáculos para todos.

Na travessia do rio os 4 primeiros veículos passaram, e depois desses ninguém conseguia passar. A água cobria o capô dos Trollers, que tentavam a todo custo e não conseguiam sair do rio. Vitaras e jipes sofreram muito mais.

A cada carro que passava, o rio ia ficando mais mexido e fundo. Foi um festival de carros inundados. :banho:. No troller que foi antes de mim, a água entrou pela janela!:shock:

O Galego foi o penúltimo a entrar no rio. 2ª marcha, reduzido e bloqueado. Eis o resultado:

http://www.youtube.com/watch?v=EJchsPh2BOs

:euforico::euforico::euforico:

UXIO

Que filmasso , se o GALEGO foi o penúltimo e como vc falou que a partir do 4º carro já ficou complicado pra passar , o GALEGO deve ter ASSOMBRADO todo o pessoal presente não ????? devem terem ficado BOQUIABERTOS com o desempenho do GALEGÃO .

PARABENS por tudo que vc fez . Imagino o que se passou lá no fundo da sua alma qdo acabou de passar pelo rio , lógico que não tem palavras para descrever a sensação que vc teve naquele momento .

FORTE ABRAÇO

Vicente Guimaraes
31/07/2013, 21:35
Que show heim :cool: :cool:

Engesa Rules !!!

MaGao
31/07/2013, 21:54
Úxio,
agora sim!!!!

parabens! Ja pode vim pra Maceio fazer trilha! Kkk

abracos!

JOÃO R.
31/07/2013, 23:25
Monstro, muito bom... Ficou bastante agressivo... Parabéns Dino.

uxio69
01/08/2013, 10:03
[Não conheço nadica de Engesa, mas arrisco uma opinião]:

Taí a "prova" cabal de que o projeto do Galego "vale cada centavo ga$to". Alegria e satisfação não têm preço. Parabéns, "69".

:palmas::palmas::palmas:

[]s

Valeu Waldir!

Verdade que o Galego ficou muito bom. Ainda faltam alguns arremates pra ficar 100%, mas já consigo brincar com ele! :cool:

Vem mais por aí!

Abração

fabriciosimonini
01/08/2013, 10:26
Eduardo Velo, muito bom, você fez uma adaptação interessante! na verdade você criou um reservatório de Expansão num sistema aberto.

Como você mesmo disse "não sei o que é completar água de radiador faz anos... só que coloco a mangueira numa pet de 500 ml , a água sai e volta". No seu caso, a água que seria jogada fora é armazenada na garrafa e depois retorna pro radiador sendo reaproveitada, podemos dizer que você está sendo ecologicamente correto!

Por este motivo, qual seja, o retorno da água pro radiador, você não precisa ficar reabastecendo o mesmo constantemente. Imagine quantas vezes a água vai pra garrafa e volta?, com certeza muitas vezes. Mas se não existisse a garrafa cada vez que a água se expandi-se com o aumento da temperatura, estes 500 ml. iriam para o chão!

E como voce afirmou "e tb não passa do 2o risco na escala do termômetro original , só chega até o 3o risco em subidas longas apertando pra subir" ... eu acredito que depois do 3° risco, leve algum tempo pra temperatura abaixar novamente para o 2° risco, não sei, talvez.

Se a ventoinha fosse elétrica, talvez nunca chegasse ao 3° risco, ou , quando chegasse lá, a mesma seria acionada ininterruptamente até baixar a temperatura novamente para o 2°risco. Mas cada caso é um caso, dependendo de muitas "variáveis", Parabéns pela sua ídeia da garrafa!!! Muito engenhoso de sua parte!!!

Gostaria de perguntar se a garrafa PET não se deforma com a temperatura da água? ou se você tem que trocá-la de vez em quando.

Cordial abraço!

uxio69
01/08/2013, 10:42
UIAAAAAA :shock: :pipoca: :curtir:

Show de bola!

Arranja mais videos ae pra gente assistir!

Ano que vem quem vai passar ai brocando tudo será o TAXI!

Valeu Zé.

Tem o vídeo de Xuparino tentando passar nesse rio. Vou falar com Cap Rocha pra levar hj à noite.

Deixe de mimimi e termine logo o Táxi. Em novembro tem a Trilha de Cangurito!

fabriciosimonini
01/08/2013, 10:49
Parabéns Uxio! o Galego ficou ótimo! muito bom o video da travessia! a água nem chegou a cobrir o capô! O Galego ficou com uma altura Excelente!! e o motor é um Monstro!!! muito boa a adaptação do acionamento manual da 4x4 e reduzida, pode molhar "A vontade" que não dá problema! Quando puder poste. mais vídeos pra gente! Abraço!

uxio69
01/08/2013, 10:55
Uxio , como está o Galego pra pegar viagem longa ?? pra fazer trilha está excelente ...
abs ...

Edu,

A Trilha do Dendê é na cidade de Taperoá, distante 120km de Salvador, porém não fui dirigindo o Galego. O Abutre foi puxando o Galego no towbar.

O pouco espaço que percorri na rodovia, percebi que não é muito confortável no asfalto. Os pneuzões não colaboram muito. A direção fica imprecisa. Porém na terra é fantástico.

No outro fds deve rolar uma trilha aqui perto de Salvador, e vou dirigindo o Galego pela rodovia num percurso maior. Comentarei aqui minhas impressões, ok?

uxio69
01/08/2013, 11:08
UXIO

Que filmasso , se o GALEGO foi o penúltimo e como vc falou que a partir do 4º carro já ficou complicado pra passar , o GALEGO deve ter ASSOMBRADO todo o pessoal presente não ????? devem terem ficado BOQUIABERTOS com o desempenho do GALEGÃO .

PARABENS por tudo que vc fez . Imagino o que se passou lá no fundo da sua alma qdo acabou de passar pelo rio , lógico que não tem palavras para descrever a sensação que vc teve naquele momento .

FORTE ABRAÇO

Valeu Guilherme!

Gostei do desempenho do Galego, mas ainda preciso treinar mais. Sair do motor 4cc do Opala com reduzida só na primeira marcha e passar pro 2.8 TD com reduzida e bloqueios merece mais prática. O torque desse motor é com giro mais rápido. É mal-educado. Pisou, responde na hora. :mrgreen:

Já os pneus 37" Trep Comp deram show total. Gostei muito. Não respeitaram nem os camaleões mais profundos e cortou todos.

uxio69
01/08/2013, 11:09
Que show heim :cool: :cool:

Engesa Rules !!!:bananadança::bananadança:...

Eduardo Velo
01/08/2013, 11:26
Edu,

A Trilha do Dendê é na cidade de Taperoá, distante 120km de Salvador, porém não fui dirigindo o Galego. O Abutre foi puxando o Galego no towbar.

O pouco espaço que percorri na rodovia, percebi que não é muito confortável no asfalto. Os pneuzões não colaboram muito. A direção fica imprecisa. Porém na terra é fantástico.

No outro fds deve rolar uma trilha aqui perto de Salvador, e vou dirigindo o Galego pela rodovia num percurso maior. Comentarei aqui minhas impressões, ok?

Continua a pergunta máxima que sempre fazemos por aqui então ... rs

- " Vc quer a vtr pra trilha ou pra passeio ? "

Fica muito complicado deixar bom pra viagem e trilha , o melhor é fazer como vc fez , se deixar pra trilha leva no towbar brinca e volta no towbar , se der algum problema vai voltar pra casa de qqer jeito ... rs , se deixar pra viagens longas , faz trilha com abortos ou vai de zeca ...

Optei por deixar pra viagens , tem suas vantagens e desvantagens , não tem como encarar um desafio maior no caminho a não ser que usando guincho de pra passar , não posso participar das trilhas Hard aqui na região com a galera , mas qdo tem algum passeio bom pra Canastra , ou Serras Gauchas , ou Mantiqueira ... posso participar na boa ...

Mas que é bacana ver um Engesa fazendo arte na trilha é ... rsrs , uma pena não ter no mercado um bixo parecido zerado pra comprar ...

abs ...

uxio69
01/08/2013, 11:56
Úxio,
agora sim!!!!

parabens! Ja pode vim pra Maceio fazer trilha! Kkk

abracos!

Valeu Magão,

Convite aceito.

Mas só vou se o Táxi for tb. CJ com a palavra! :mrgreen:

uxio69
01/08/2013, 11:58
Monstro, muito bom... Ficou bastante agressivo... Parabéns Dino.

Valeu Cigano!

Sem mimimi pra Fenajeep 2014 né?

uxio69
01/08/2013, 12:15
Parabéns Uxio! o Galego ficou ótimo! muito bom o video da travessia! a água nem chegou a cobrir o capô! O Galego ficou com uma altura Excelente!! e o motor é um Monstro!!! muito boa a adaptação do acionamento manual da 4x4 e reduzida, pode molhar "A vontade" que não dá problema! Quando puder poste. mais vídeos pra gente! Abraço!

Valeu Fabricio!

A redução ficou show! Rápida e precisa. E sem nenhum componente elétrico pra atrapalhar depois.

O motor é monstro mesmo. Só preciso de acostumar melhor com ele e reaprender a dirigir com embreagem! :mrgreen:

Estou esperando que me enviem as fotos. Assim que recebê-las, posto aqui!

E valeu as mesnagens sobre radiadores que vc postou aqui. Show! :palmas:

Abração,

Uxío

uxio69
01/08/2013, 12:48
Continua a pergunta máxima que sempre fazemos por aqui então ... rs

- " Vc quer a vtr pra trilha ou pra passeio ? " Trilha, trilha e trilha!

Fica muito complicado deixar bom pra viagem e trilha , o melhor é fazer como vc fez , se deixar pra trilha leva no towbar brinca e volta no towbar , se der algum problema vai voltar pra casa de qqer jeito ... rs , se deixar pra viagens longas , faz trilha com abortos ou vai de zeca ... Zeca nunca mais. Não mesmo. Neguinho faz besteira, atola, bate, quebra, e no final botam a culpa no Zeca. Tô fora! :lol:

Optei por deixar pra viagens , tem suas vantagens e desvantagens , não tem como encarar um desafio maior no caminho a não ser que usando guincho de pra passar , não posso participar das trilhas Hard aqui na região com a galera , mas qdo tem algum passeio bom pra Canastra , ou Serras Gauchas , ou Mantiqueira ... posso participar na boa ...

Mas que é bacana ver um Engesa fazendo arte na trilha é ... rsrs , uma pena não ter no mercado um bixo parecido zerado pra comprar ... abs ...

Tb quero fazer o teste nas dunas pra sentir o desempenho desse conjunto na areia fofa. Será que os Trep Comp terão o mesmo desempenho? :pensativo:

Juninho Bittencourt tá vendendo o dele. Tá preparadaço tb - http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/120859-vendo-engesa-diesel-preparado-38-bloqueios-guinchos.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/120859-vendo-engesa-diesel-preparado-38-bloqueios-guinchos.html)

E André, irmão de Magão, tb tá vendendo o dele. Outro preparadaço - http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/113289-vendo-engesa-4-fase-1-ano-85-86-a.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/113289-vendo-engesa-4-fase-1-ano-85-86-a.html)

uxio69
01/08/2013, 15:14
Engeseiros,

De qual carro são os braços dos limpadores do para-brisa do fase 2?

Disseram-me que era do fusca, mas parece que não é.

Preciso colocar no Galego, e numa loja de acessórios não identificaram.

Alguém já adaptou esses limpadores? Colocou de qual carro?

tuna
01/08/2013, 15:48
Engeseiros,

De qual carro são os braços dos limpadores do para-brisa do fase 2?

Disseram-me que era do fusca, mas parece que não é.

Preciso colocar no Galego, e numa loja de acessórios não identificaram.

Alguém já adaptou esses limpadores? Colocou de qual carro?

Dino, se forem maiores um cadinho que os do fusca são os da kombi...

[]´s

Eduardo Velo
01/08/2013, 19:16
Uxio , uso 2 limpadores do palio 98 lado esquerdo com palheta de 13" ... qdo abre o capô não pega pq afastei um pouco com calço de borracha , foi o limpador mais prox. do original que consegui achar ...

Braco Limpador Dianteiro Palio 96a98 Lado Esquerdo - R$ 45,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500154017-braco-limpador-dianteiro-palio-96a98-lado-esquerdo-_JM)

O limpador do meu está funcionando muito bem , mas já sofri muito pra acertar essa encrenca , desmontei o motor pq estava com ferrugem , a articulação teimava em não funcionar e foram varias vzs desmontando e montando pra acertar , qdo pegava chuva com vento a borracha do limpador prendia na borracha do vidro ...

abs ...

uxio69
02/08/2013, 15:26
Dino, se forem maiores um cadinho que os do fusca são os da kombi...

Valeu Tuna!

E esse avatar? :lol:

uxio69
02/08/2013, 15:30
Uxio , uso 2 limpadores do palio 98 lado esquerdo com palheta de 13" ... qdo abre o capô não pega pq afastei um pouco com calço de borracha , foi o limpador mais prox. do original que consegui achar ...

Braco Limpador Dianteiro Palio 96a98 Lado Esquerdo - R$ 45,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-500154017-braco-limpador-dianteiro-palio-96a98-lado-esquerdo-_JM)

O limpador do meu está funcionando muito bem , mas já sofri muito pra acertar essa encrenca , desmontei o motor pq estava com ferrugem , a articulação teimava em não funcionar e foram varias vzs desmontando e montando pra acertar , qdo pegava chuva com vento a borracha do limpador prendia na borracha do vidro ...

abs ...

Edu, e o encaixe desse limpador do palio no motor do limpador do para-brisa é PnP ou tem que adaptar?

tuna
02/08/2013, 15:38
Valeu Tuna!

E esse avatar? :lol:

Dino, sou eu na oficina... Darth Vader do sertão (jeep skywalker você é meu fiiiiilho)

[]´s

gabriel correia
02/08/2013, 18:03
uxio acho que o cebolão de temperatura esta muito baixo... em relação a valvula termostática essa marcação é a marcação determinada para que depois de quente continue aberta trabalhando quente dentro do motor !!se vc colocar um cebolão igual vai ficar frio e vai sair fumaça preta pacas!!! as S10 trabalham por volta de 95 graus no meu caso estou colocando 93-87 quando resfriar a valvula continuará sem sentir queda de temperatura que é de 85 verifique direito pergunte para outros eletricista pois diesel frio é fria!!! diesel trabalha mais quente ou vai puluir muito!! não vai na onda de que melhor frio do que quente pois tanto fervendo como frio demais estará tendo desgaste do motor !!

Eduardo Velo
02/08/2013, 18:14
Edu, e o encaixe desse limpador do palio no motor do limpador do para-brisa é PnP ou tem que adaptar?

No motor não ... , vc quer os braços de articulação ou os braços onde vão os limpadores ?? se for os braços de articulação que vão presos no motor só na Rota4x4 , se for braço do limpador o Palio 98 serve no encaixe do pivô ...

abs ...

gabriel correia
02/08/2013, 19:08
os braços que seguram as palhetas tem tb na rota!!

uxio69
08/08/2013, 00:48
Dino, sou eu na oficina... Darth Vader do sertão (jeep skywalker você é meu fiiiiilho)[]´s

Sertão em Campinas/SP? :lol:

Vc conseguiu ficar mais feio que o Darth Vader! :mrgreen:

425138

uxio69
08/08/2013, 01:14
uxio acho que o cebolão de temperatura esta muito baixo... em relação a valvula termostática essa marcação é a marcação determinada para que depois de quente continue aberta trabalhando quente dentro do motor !!se vc colocar um cebolão igual vai ficar frio e vai sair fumaça preta pacas!!! as S10 trabalham por volta de 95 graus no meu caso estou colocando 93-87 quando resfriar a valvula continuará sem sentir queda de temperatura que é de 85 verifique direito pergunte para outros eletricista pois diesel frio é fria!!! diesel trabalha mais quente ou vai puluir muito!! não vai na onda de que melhor frio do que quente pois tanto fervendo como frio demais estará tendo desgaste do motor !!

Gabriel,

Segundo o manual da MWM, a temperatura do motor Sprint 4.07 é entre 80 a 85º C.

425140

425141

Usei um cebolão que abre em 83º e fecha em 78ºC. Na trilha que fiz semana passada, o motor ficou constante em 80º C. Achei que ficou de acordo com o manual da MWM.

Agora não entendi quando vc sugeriu usar um cebolão que trabalha 10º C a mais (93-87ºC) que o cebolão que estou usando. Se a temperatura mais alta de trabalho do motor é 85ºC e colocando um cebolão que fecha em 87ºC, o motor sempre vai estar numa temperatura superior à recomendada pela MWM. É isso mesmo?

uxio69
08/08/2013, 01:32
No motor não ... , vc quer os braços de articulação ou os braços onde vão os limpadores ?? se for os braços de articulação que vão presos no motor só na Rota4x4 , se for braço do limpador o Palio 98 serve no encaixe do pivô ...

abs ...

Tava me referindo ao braços que onde são presas as palhetas do limpador.

Veja esse desenho abaixo.

As setas vermelhas indicam as partes que preciso comprar, porém o braço tem que encaixar no suporte que tenho hoje no meu carro. Nesse desenho o suporte é o círculo vermelho.

425145

Vou dar uma olhada nesse braço do Palio 98. Valeu pela dica Edu!

uxio69
08/08/2013, 01:37
os braços que seguram as palhetas tem tb na rota!!

Valeu Gabriel.

Porém hj consegui algo melhor. Um amigo engeseiro tem esse braço sobressalente. Na sexta pego com ele e vou nas lojas de autopeças em busca de um similar. Vou logo perguntando pelo braço com Palio 98 que Edu indicou.

Assim ficará bem mais rápido pra conseguir esses braços.

uxio69
08/08/2013, 02:11
Pessoal,

Logo após começar a testar o Galego nas proximidades da oficina, verificamos que aos pouco o Galego estava inclinando pra esquerda. Antes de ir pra Trilha do Dendê, a inclinação já era bem vísivel.

Voltando da Trilha peço ao meca pra verificar o que estava causando tal fato. Inicialmente ele pensou que o problema seria em algum amortecedor que estivesse trancado, porém os amortecedores estão todos ok.

Ao retirar as molas, eis a surpresa. A mola dianteira esquerda simplesmente encolheu em torno de 1,5".

425154

Como essas molas são as reforçadas vendidas pela Rota 4X4 e foram compradas novas, e como todos sabem que meu carro ficou parado 1 ano na oficina, o meca atribuiu essa falha a alguma deficiência do material ou erro na têmpera do aço.

Entrei em contato com a Rota 4X4, falei com Alan e mandei um e-mail com foto da mola. Após ver a foto, Alan pediu-me pra enviar a mola para a Rota 4X4 que eles me mandarão outra em substituição.

Caso vcs tb tenham adquirido essas molas reforçadas da Rota 4x4, recomendo que verifiquem o estado em que se encontram.

As molas dianteiras têm 46 cm de comprimento e 13,5 cm de diâmetro.

As molas traseiras têm 49 cm de comprimento e 15cm de diâmetro.

zeca_cj
08/08/2013, 09:12
Material ruim e sem controle de qualidade.

Provavelmente essas molas são feitas em fundo de quintal e de nada são reforçadas.

Como te falei. Mola não amassa, ela é feita pra comprimir e voltar pro seu estado de repouso por varios anos de uso. Se amassou é porque foi feito com material de baixa qualidade e/ou problema na tempera. Virou um arame.

Muito provavelmente a Rota vai te enviar uma mola nova.

Sobre aquela conversa que tivemos dos meus amortecedores... é por essa e outras que prefiro comprar de quem realmente entende do assunto e detém a tecnologia e know-how a anos. Claro que isso tem um preço.

MaGao
08/08/2013, 10:20
Usei as molas da rota duarante 2 anos.. e cansaram devido ao peso do meu leve motor ^^ ! mais não deformaram dessa forma.. as duas estão iguais..
Mandei fazer a mola com 460mm de altura e fio 17mm .. ficou mais alto a frente que a traseira.. uns 430mm com fio 17mm seria o ideal.. no meu caso.. =)

Abraços,

zeca_cj
08/08/2013, 11:32
Quando for enviar pra Rota, não mande só a mola defeituosa. Mande todas. Isso pra não haver variação de lote entres elas.

O aço usado entre os lotes pode ser diferente bem como o processo de tratamento térmico. Ou seja, pode haver variação de coeficiente elástico entre molas de diferentes lotes.

tuna
08/08/2013, 16:11
Sertão em Campinas/SP? :lol:

Vc conseguiu ficar mais feio que o Darth Vader! :mrgreen:

425138

HUAHUAHUAHAUAHAUA, vc. precisa ver a voz!!!!!!

[]´s

uxio69
08/08/2013, 18:35
Usei as molas da rota duarante 2 anos.. e cansaram devido ao peso do meu leve motor ^^ ! mais não deformaram dessa forma.. as duas estão iguais..
Mandei fazer a mola com 460mm de altura e fio 17mm .. ficou mais alto a frente que a traseira.. uns 430mm com fio 17mm seria o ideal.. no meu caso.. =)

Abraços,

Magão, essas molas que vc fez são 3 cm menores que as da Rota 4x4. Como teu motor é bem pesado, como vc calculou o dimensionamento dessa mola que vc fez?

Edu, Cigano e todos os demais que tem Engesa com motor Q20B - Imagino que as molas com o Q20B sejam mais reforçadas que as molas com o motor 4cc. Poderiam confirmar isso? Já fizeram a troca dessas molas? Se sim, colocaram quais?

uxio69
08/08/2013, 18:41
Quando for enviar pra Rota, não mande só a mola defeituosa. Mande todas. Isso pra não haver variação de lote entres elas.

O aço usado entre os lotes pode ser diferente bem como o processo de tratamento térmico. Ou seja, pode haver variação de coeficiente elástico entre molas de diferentes lotes.

Valeu Zé! Vou fazer isso mesmo. Mandarei as 4 molas, pra assim evitar ter alguma mola de lote diferente!

gabriel correia
08/08/2013, 18:48
vixe!! retirei a cebolinha original da s10 do radiador e nela esta constando 95 graus!!! faz sentido o que vc postou pois esta no manual.. mais 80 graus em diesel ? puxa vida vou perguntar para um mecanico que só mexe com diesel para ver o que fala se ele trabalhar frio vai sair fumaça preta pra burro.. mais faz sentido o manual concordo contigo...

uxio69
08/08/2013, 19:28
vixe!! retirei a cebolinha original da s10 do radiador e nela esta constando 95 graus!!! faz sentido o que vc postou pois esta no manual.. mais 80 graus em diesel ? puxa vida vou perguntar para um mecanico que só mexe com diesel para ver o que fala se ele trabalhar frio vai sair fumaça preta pra burro.. mais faz sentido o manual concordo contigo...

Gabriel, a S-10 tem cebolinha? :pensativo: Como não tem eletroventilador, mas hélice viscosa acoplada ao motor, pensei que não tinha cebolinha.

Tomara que o meca confirme que a temperatura do 4.07 é mesmo 80º C! :mrgreen:

Eduardo Velo
08/08/2013, 20:58
Uxio , só troquei as molas tras. até agora as diant. medem 43 cm abertas , 11 elos com 5/8" de bitola , não batem elos ...
Estou tb usando amort. do onibus OF 1417 MB , tinha colocado um par na diant. e ficou bom pra dirigir , depois coloquei na tras. outro par e o carro está muito bom , sem shimmi , pode soltar a direção que vai reto na estrada ... mas para o doc não foi tão bom , ficou com o carro muito duro ... o par custa 170,00 então se quiser testar só na diant. não é caro ...

O limpador do Palio é o do lado esq. se precisar comprar ...

abs ...

gabriel correia
08/08/2013, 21:56
sim no radiador da S10 tem um cebolão normal porém só marca temperatura 95 graus 6-0 será que é para acionar ventuinha do ar?? como eu trouxe tudo da S10 radiador agua radiador de ar intercoller... tudo que estava na s10 eu instalei no engesa e nada foi mudado eu mesmo retirei da S10 por isso achei estranho .. vamos pesquisar..

uxio69
08/08/2013, 23:37
Uxio , só troquei as molas tras. até agora as diant. medem 43 cm abertas , 11 elos com 5/8" de bitola , não batem elos ...
Estou tb usando amort. do onibus OF 1417 MB , tinha colocado um par na diant. e ficou bom pra dirigir , depois coloquei na tras. outro par e o carro está muito bom , sem shimmi , pode soltar a direção que vai reto na estrada ... mas para o doc não foi tão bom , ficou com o carro muito duro ... o par custa 170,00 então se quiser testar só na diant. não é caro ...

O limpador do Palio é o do lado esq. se precisar comprar ...

abs ...

Valeu Edu!

Gostei do "...sem shimmi , pode soltar a direção que vai reto na estrada...". Vai demorar com os 37, mas ainda chego lá! :lol:

JOÃO R.
09/08/2013, 01:40
Dino, de quando comprei o Cadinho nunca troquei as molas, na época fui informado pelo dono anterior que ele tinha instalado essas molas novas da Rota 4x4. Obviamente hoje percebo que o Cadinho está um pouco mais baixo, mas q20b, guincho, para-choque e compressor de ar com mais ou menos 3 anos de uso... Creio que seja normal....
Valeu...

fabriciosimonini
09/08/2013, 16:49
Uxio, eu dei uma olhada na mola do Galego e :shock:!!!!! Como pode acontecer isso? em menos de uma ano, sem uso, parado na oficina? Pra uma mola encolher assim independentemente de que carro seja, só se for exposta a calor extremo. Procedimento usado para rebaixar veículos ou falha grave no processo de fabricação, hipótese mais provável.

Mas, será que ela já não veio assim menor que as outras? e "passou batido".

Acredito que a loja vai substituir a mola ou as duas molas dianteiras, e vai ficar por isso mesmo! continuando o mistério :pensativo:.

Boa Sorte, abraço!

uxio69
12/08/2013, 03:15
sim no radiador da S10 tem um cebolão normal porém só marca temperatura 95 graus 6-0 será que é para acionar ventuinha do ar?? como eu trouxe tudo da S10 radiador agua radiador de ar intercoller... tudo que estava na s10 eu instalei no engesa e nada foi mudado eu mesmo retirei da S10 por isso achei estranho .. vamos pesquisar..
Fiquei curioso. Aguardando sua pesquisa. :concordo:

uxio69
12/08/2013, 03:21
Dino, de quando comprei o Cadinho nunca troquei as molas, na época fui informado pelo dono anterior que ele tinha instalado essas molas novas da Rota 4x4. Obviamente hoje percebo que o Cadinho está um pouco mais baixo, mas q20b, guincho, para-choque e compressor de ar com mais ou menos 3 anos de uso... Creio que seja normal....
Valeu...
Cigano, pra matar sua dúvida, quando tiver a fim de saber o estado das molas, tire-as do Cadinho e meça o comprimento. Dianteira com 46cm e traseiras com 49cm.

Só não faço ideia de como medir a deformação das molas e se existe algum tipo de valor (km percorrido ou anos) indicado pra troca das molas, assim como tem para amortecedores.

uxio69
12/08/2013, 03:30
Uxio, eu dei uma olhada na mola do Galego e :shock:!!!!! Como pode acontecer isso? em menos de uma ano, sem uso, parado na oficina? Pra uma mola encolher assim independentemente de que carro seja, só se for exposta a calor extremo. Procedimento usado para rebaixar veículos ou falha grave no processo de fabricação, hipótese mais provável.

Mas, será que ela já não veio assim menor que as outras? e "passou batido".

Acredito que a loja vai substituir a mola ou as duas molas dianteiras, e vai ficar por isso mesmo! continuando o mistério :pensativo:.

Boa Sorte, abraço!

Pois é Fabiano, a hipótese de falha do material é a mais provável. As molas vieram ok, no tamanho correto.

Curioso que rolou uma trilha na sexta à noite. De tarde consegui emprestada umas molas que foram de CJ e tb compradas na Rota 4x4. Quando o meca foi instalar percebeu que eram bem mais duras que as minhas.

Só fez aumentar minha certeza na hipótese do material ruim das minhas molas.

uxio69
12/08/2013, 04:13
Pessoal,

Na sexta à noite rolou uma trilha maravilhosa na região conhecida como Usina Aliança (70 km de Salvador). Entramos às 23h e só saímos às 14h do sábado.

Lá pelas 4h da madruga, chegamos num trecho bem estreito e fechado de árvores, e o snorkel pegava no tronco de uma árvore. Joguei um pouco mais pra esquerda pra deixar o snorkel livre e quando quis voltar, já era!

Escorreguei pra dentro de uma vala e o Galego virou de lado. Foi tranquilo, sem grandes sustos e com muitas risadas depois. Hehehe

E novamente quebro uma cruzeta junto com a ponta do semi-eixo, desta vez da roda dianteira esquerda. Na Trilha do Dendê (27/08), após o famigerado Corredor da Morte, bati numa pedra que estava oculta pela lama, e quebrei a cruzeta junto com a ponta do semi-eixo da roda dianteira direita.

No tombamento, a tampa do porta-luvas abriu e vuou celular, lanterna, câmera fotográfica, chave da roda livre e algumas ferramentas.

Flórida que tomei um banho da água gelada que escapou da caixa térmica e tb do óleo que vazou da caixa de marcha.:freaking:.

O Galego foi desvirado usando os guinchos de dois amigos, e saiu da vala com meu próprio guincho Work 12.000 Super.

Foi uma grande lição. Agora já sei o que fazer quando sentir que vou tombar de novo (principalmente em ter tudo devidamente amarrado), e como retornar o carro ao combate! :mrgreen:

Conferido o estado do Galego, além da cruzeta e ponta do semi-eixo, só o para-lamas dianteiro esquerdo quebrado, capota empenada e uns amassos na chaparia. Ou seja, nada demais! Mecânica, chassis, eixos, elétrica, etc., tudo ok.

Abandonei a trilha? Claro que não! :screwy:

Terminei 4x3, e nos locais mais brabos contava com a ajuda dos amigos e/ou do guincho dianteiro e traseiro tb.

Bem, quando comecei a fazer a mutação do Galego, alguns me disseram que a cruzeta e semi-eixo do Engesa não aguentariam muito bem o torque elevado do motor 2.8 junto com os pneus 37". E as profecias se confirmaram! Por isso vou partir para uma outra solução que o meca, CJ e alguns já tinham me orientado: Junta Homocinética!

Qual a ideia? Colocar o munhão da Toyota Bandeirante com a Homocinética Dirty de 30 estrias da Trail Gear, famosa por ser inquebrável. Pelo menos tem garantia ilimitada!

425731

Alguém aqui já fez essa adaptação e/ou tem alguma informação quanto à viabilidade, resistência, etc?

Estou esperando receber o vídeo do tombamento para postar aqui. Seguem algumas fotos de como ficou o Galego.

uxio69
12/08/2013, 04:17
Logo após o tombamento

425732

O Engesa que está atrás é o de Macarrão - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/113406-renasce-mais-um-engesa-o-preferido.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/113406-renasce-mais-um-engesa-o-preferido.html)

uxio69
12/08/2013, 04:19
Fim da Trilha, parada no posto pra só lavar o parabrisa. :mrgreen:

425733

uxio69
12/08/2013, 04:20
Tá meio sujinho né?

425734

uxio69
12/08/2013, 04:22
Dá pra ver que a capota danificou um pouco.

425735

uxio69
12/08/2013, 04:24
Um pouco nada! Tá toda troncha! :shock:

425740

Pelo menos os protetores das lanternas mostraram-se eficientes!

E aí, o que acharam para o primeiro tombamento do Galego? :mrgreen:

uxio69
12/08/2013, 04:25
Flórida foi voltar dirigindo 70km pra Salvador com todo esse barro nas rodas. Tremia tudo!

425737

uxio69
12/08/2013, 04:42
Chegaram as lanternas dianteiras da AF LANTERNAS, com lentes na cor vermelha, transparente e amarela.

425743

MaGao
12/08/2013, 08:55
Por um acaso vc tombou pro seu lado?
E as molas qual era o lado mesmo que estava menor?

to achando que é o piloto que esta entortando tudo! Kkkkk

brincadeiras a parte!

vc vai por o munhao fechado da Toy? E refazer as tubuleiras?

Abraços

fabriciosimonini
12/08/2013, 18:42
Uxio parabéns pelo tombamento do Galego, eu acho que se você tombar agora para o outro lado, a capota desentorta! :D, a trilha deve ter sido muito boa, o "banho gelado" deve ter sido D+, rsrs... é bom pra acordar.... na próxima trilha procure deixar tudo bem fechado e amarrado. Que bom que não aconteceu nada mais sério, os bons momentos são inesquecíveis, e tudo que é material se dá um jeito!

Se me permite, vou fazer uma breve observação a respeito das molas:

Molas elicoidais não tem um "prazo de validade" (tempo) ou troca "por Quilometragem", tudo depende da qualidade do material e uma observação "empírica" das mesmas.

Más, é possível observar alguns "sinais" de desgaste, como exemplo o "rebaixamento" da carroceira, como você mesmo pode perceber (neste caso foi somente um lado) ou as mesmas cansarem por igual, as duas dianteiras, as duas traseiras, as duas do lado esquerdo ou as duas do lado direito.

Outro sinal de que as molas devem ser substituídas e quando se passa por um desnível ou buraco, e a suspensão "bate" dando fim de curso, ou os "anéis" espirais diminuem os espaços entre eles, onde pode se observar "o desgaste". O "Fio" da mola, ao invés de circular passa a ficar "achatado".

Como você comentou na página anterior, é possível que molas "idênticas" (mesma número de espirais, mesma medida de fio e comprimento dos elos), tenham resistência a compressão diferentes! sendo mais "duras" ou mais "moles". Vai do material e qualidade de fabricação.

O correto no meu entendimento é que as molas dianteiras esquerda e direita, tivessem a mesma resistência a compressão. Bem como as traseiras direita e esquerda.

Com certeza existe alguma máquina ou instrumento que possa aferir a resistência à compressão de uma mola, os amigos com mais conhecimento podem esclarecer melhor. Mesmo o teste "manual" que você fez, com certeza também é valido!

Espero ter contribuído mais do que confundido, e com certeza espero aprender mais com os amigos aqui do forum.

Grande abraço! as fotos ficaram ótimas!

uxio69
13/08/2013, 06:18
Olha aí o vídeo desvirando o Galego.

http://www.youtube.com/watch?v=UafrgxoMN-I

uxio69
13/08/2013, 06:31
Por um acaso vc tombou pro seu lado?
E as molas qual era o lado mesmo que estava menor?

to achando que é o piloto que esta entortando tudo! Kkkkk

Sim, tombei pro meu lado. Será que vc matou a charada? :chorandoderir:

vc vai por o munhao fechado da Toy? E refazer as tubuleiras?

Magão, ainda não decidi exatamente o que vou fazer. Estou estudando as opções. A única certeza é que não dá pra continuar com o sistema que tenho, pq não aguenta.

JH com cubo e manga da Band, por enquanto, parece ser a mais provável. Existe tb a opção de colocar o munhão da Band. Mas nada definido ainda!

Já sabem que aceito sugestões, pitacos, dicas, etc.:concordo:

Eduardo Velo
13/08/2013, 08:02
Considero o Wrangler muito parecido com o Engesa , ambos usam Dana 30 na diant. e Dana 44 na tras. , nos EUA usam Dynatrac dana 44 na diamt. qdo colocam pneus grandes e Dana 60 na tras. , vi um eixo desses qdo fiz curso na Dana em exposição , usa munhão aberto ( cruzeta ) e é de manutenção bem simples , não sei se tem pra vender aqui , mas seria uma opção ... outra opção são eixos de F250 4x4 ...

o Galego vai fazer vc quebrar o porquinho ... rs , mas como dizem , a vida é uma só e mais vale um gosto que grana no bolso ...

Podemos propor um programa pro governo - " Meu Engesa Minha Vida " ... rs

abs ...

uxio69
13/08/2013, 08:56
Uxio parabéns pelo tombamento do Galego, eu acho que se você tombar agora para o outro lado, a capota desentorta! :D:shock::screwy:

a trilha deve ter sido muito boa, o "banho gelado" deve ter sido D+, rsrs... é bom pra acordar....Acredite, o banho gelado foi a pior parte!:freaking:

na próxima trilha procure deixar tudo bem fechado e amarrado. Que bom que não aconteceu nada mais sério, os bons momentos são inesquecíveis, e tudo que é material se dá um jeito!Com certeza! Foi uma grande lição. Agora sei muito bem de sempre deixar as tralhas todas muito bem amarradas. Repare no vídeo, quando o Galego é desvirado, que dá pra ouvir as tralhas todas caindo de novo! Um colega até comenta: Porra, um bucado de cerveja gelada, desgr...!:chorandoderir:Pior que só tinha Schin sem alcóol!

Se me permite, vou fazer uma breve observação a respeito das molas: Permissão sempre concedida! :mrgreen:

Molas elicoidais não tem um "prazo de validade" (tempo) ou troca "por Quilometragem", tudo depende da qualidade do material e uma observação "empírica" das mesmas.

Más, é possível observar alguns "sinais" de desgaste, como exemplo o "rebaixamento" da carroceira, como você mesmo pode perceber (neste caso foi somente um lado) ou as mesmas cansarem por igual, as duas dianteiras, as duas traseiras, as duas do lado esquerdo ou as duas do lado direito.

Outro sinal de que as molas devem ser substituídas e quando se passa por um desnível ou buraco, e a suspensão "bate" dando fim de curso, ou os "anéis" espirais diminuem os espaços entre eles, onde pode se observar "o desgaste". O "Fio" da mola, ao invés de circular passa a ficar "achatado".

Como você comentou na página anterior, é possível que molas "idênticas" (mesma número de espirais, mesma medida de fio e comprimento dos elos), tenham resistência a compressão diferentes! sendo mais "duras" ou mais "moles". Vai do material e qualidade de fabricação.

O correto no meu entendimento é que as molas dianteiras esquerda e direita, tivessem a mesma resistência a compressão. Bem como as traseiras direita e esquerda.

Com certeza existe alguma máquina ou instrumento que possa aferir a resistência à compressão de uma mola, os amigos com mais conhecimento podem esclarecer melhor. Mesmo o teste "manual" que você fez, com certeza também é valido!

Espero ter contribuído mais do que confundido, e com certeza espero aprender mais com os amigos aqui do forum. Valeu fabricio. Tendi tudim. Já tenho dúvida se mesmos as molas especiais da Rota seriam suficientes pra aguentar o tranco. Tem muito peso ali na frente: motor diesel, pc, guincho, etc. Tô pensando em fazer as mesmas molas que Magão colocou no Calango - 430mm com fio 17.

Grande abraço! as fotos ficaram ótimas!Obrigado pela atenção. Que bom que gostou das fotos. Segue uma foto que recebi ontem e que achei bem legal. Essa chaminé ao fundo é da antiga Usina Aliança.

425909

uxio69
13/08/2013, 09:48
Considero o Wrangler muito parecido com o Engesa , ambos usam Dana 30 na diant. e Dana 44 na tras. , nos EUA usam Dynatrac dana 44 na diamt. qdo colocam pneus grandes e Dana 60 na tras. , vi um eixo desses qdo fiz curso na Dana em exposição , usa munhão aberto ( cruzeta ) e é de manutenção bem simples , não sei se tem pra vender aqui , mas seria uma opção ... outra opção são eixos de F250 4x4 ...
Oi Edu,

Não tava pensando em adquirir novos eixos. Penso em manter os eixos do Engesa. Novos eixos aumentariam demais os custos.
E um Dinatrac Prorock 60 é só sonho de consumo. :drool:Lá nos EUA custam em torno de US$ 6.500!:shock:

425918

Por enquanto as opções são colocar somente o cubo e manga da Band, ou se adiciono tb os munhões da Band.

Pesquisando rapidamente, parece que os munhões da Band são em aço, ao invés de ferro fundido como no Engesa. Além disso é fechado, e protege bem mais contra lama, pedras, etc., já que o do Engesa é aberto.

425914

Outro fator que me chamou atenção, foi o pino mestre. O da Band parece ser bem mais robusto que o do Engesa.

425915

E o que mais tá me agradando nessa possível mudança pra usar o conjunto da Band, é que a Ensimec tb tem o T-Rex SHD pro eixo dianteiro da Band, com mangas e cubos bem reforçados.

425916

O eixo traseiro do Galego já tem esse kit SHD da Ensimec.

425920

o Galego vai fazer vc quebrar o porquinho ... rs , mas como dizem , a vida é uma só e mais vale um gosto que grana no bolso ... Vou mesmo quebrar o porquinho, mas vc disse bem: a vida é uma só e mais vale um gosto que grana no bolso ...

Além disso, desde que o Galego saiu da Oficina, só fiz 2 trilhas e as cruzetas e semi eixos quebraram. Seria burrice insistir nesse conjunto. Além da despesa, fica a falta de confiança no conjunto, a frustação de não terminar a trilha e ainda incomodar os outros a me puxarem nos atoleiros mais difíceis - prato feito pra CJ ficar de gozação! :mrgreen:

Prefiro gastar um pouco mais e ter certeza que o Galego estará melhor e adequadamente equipado!

Além disso, como diz o povo por aqui: O que é um peido pra quem já tá cagado? :mrgreen:

Podemos propor um programa pro governo - " Meu Engesa Minha Vida " ... rs Ôpa, ficha número 1! :concordo:

Abs,

Uxío

zeca_cj
13/08/2013, 09:57
A mola não entortou por causa do peso...

Lembre-se que a Rota já é nacionalmente conhecida pelos seus engesas e campers brutos..

Ela empenou por causa de falha / qualidade no material.

Será que o controle de qualidade da empresa onde magão fez é tão bom quanto a da rota?

Não estou colocando a qualidade em cheque... apenas perguntando se 6 não são meia dúzia.

zeca_cj
13/08/2013, 10:03
Oi Edu,

Não tava pensando em adquirir novos eixos. Penso em manter os eixos do Engesa. Novos eixos aumentariam demais os custos.
E um Dinatrac Prorock 60 é só sonho de consumo. :drool:Lá nos EUA custam em torno de US$ 6.500!:shock:

425918

Por enquanto as opções são colocar somente o cubo e manga da Band, ou se adiciono tb os munhões da Band.

Pesquisando rapidamente, parece que os munhões da Band são em aço, ao invés de ferro fundido como no Engesa. Além disso é fechado, e protege bem mais contra lama, pedras, etc., já que o do Engesa é aberto.

425914

Outro fator que me chamou atenção, foi o pino mestre. O da Band parece ser bem mais robusto que o do Engesa.

425915

E o que mais tá me agradando nessa possível mudança pra usar o conjunto da Band, é que a Ensimec tb tem o T-Rex SHD pro eixo dianteiro da Band, com mangas e cubos bem reforçados.

425916

O eixo traseiro do Galego já tem esse kit SHD da Ensimec.

425920

Vou mesmo quebrar o porquinho, mas vc disse bem: a vida é uma só e mais vale um gosto que grana no bolso ...

Além disso, desde que o Galego saiu da Oficina, só fiz 2 trilhas e as cruzetas e semi eixos quebraram. Seria burrice insistir nesse conjunto. Além da despesa, fica a falta de confiança no conjunto, a frustação de não terminar a trilha e ainda incomodar os outros a me puxarem nos atoleiros mais difíceis - prato feito pra CJ ficar de gozação! :mrgreen:

Prefiro gastar um pouco mais e ter certeza que o Galego estará melhor e adequadamente equipado!

Além disso, como diz o povo por aqui: O que é um peido pra quem já tá cagado? :mrgreen:

Ôpa, ficha número 1! :concordo:

Abs,

Uxío

Se optar pelo munhão da Band, Lembre-se de avisar a Ensimec que seu eixo não é de Band.

O que isso quer dizer CJ?

Que dizer que o tamanho do Semi-eixo pode ser diferente.

Nunca medi os semi-eixos de band vs engesa, mas tenho 99% de certeza que eles são diferentes.

Se a Ensimec já tiver o projeto desse semi-eixo pra eixo hibrido, ótimo. Caso contrario você terá que desenvolver junto com eles.

Se esse for o caso, fique tranquilo que te ajudo. Já fiz isso anteriormente com o Nei e Guilherme.

Eduardo Velo
13/08/2013, 10:25
Uxio , o munhão do engesa é de aço fundido igual da Band , o da Band é mais reforçado com certeza pq é fechado ...
Os eixos do engesa não são frageis , eles foram desenvolvidos pra pneus 31" , os Wranglers , Marruas e Trollers perdem a garantia se usarem pneus maiores que 31" ...
Eixos de Band não vão te dar garantia tb , vejo muitas picapes Bandeirantes com eixo diant. quebrado nas viagens qie faço , e estavam usando pneus originais , acho que esse kit da Ensimec seria mesmo a diferença .
Como se saiu o " Preferido " na trilha que vcs fizeram ?? ele está mais pra original que monstrificado não é ?? pelo menos na foto parece que está bem original ...

abs ...

MaGao
13/08/2013, 10:41
Zeca,

eu fiz na rota..

abracos

Casa da transmissão4x4
13/08/2013, 11:04
Se optar pelo munhão da Band, Lembre-se de avisar a Ensimec que seu eixo não é de Band.

Nunca medi os semi-eixos de band vs engesa, mas tenho 99% de certeza que eles são diferentes.

Se a Ensimec já tiver o projeto desse semi-eixo pra eixo hibrido, ótimo. Caso contrario você terá que desenvolver junto com eles.

Se esse for o caso, fique tranquilo que te ajudo. Já fiz isso anteriormente com o Nei e Guilherme.

E só optar pelo kit da band com semi-eixos da F-75/rural.
Abraços.

Casa da transmissão4x4
13/08/2013, 11:12
Uxio , o munhão do engesa é de aço fundido igual da Band , o da Band é mais reforçado com certeza pq é fechado ...
Os eixos do engesa não são frageis , eles foram desenvolvidos pra pneus 31" , os Wranglers , Marruas e Trollers perdem a garantia se usarem pneus maiores que 31" ...
Eixos de Band não vão te dar garantia tb , vejo muitas picapes Bandeirantes com eixo diant. quebrado nas viagens qie faço , e estavam usando pneus originais , acho que esse kit da Ensimec seria mesmo a diferença .
Como se saiu o " Preferido " na trilha que vcs fizeram ?? ele está mais pra original que monstrificado não é ?? pelo menos na foto parece que está bem original ...

abs ...

Têm um fabrica no Brasil que fez munhão em aço, não e aço 100% de aço e cerca de 70%. Eu já ví carcaça do eixo dianteiro empenada e no pé da bola com trinco, mas band e para ralar mesmo carregando peso, em jipe curto ou jipe fechado eu nunca ví problema no eixo dianteiro, mas cada caso e um caso.
No munhão do engesa apesar da robustez o "fusivel" e o pino mestre.
Abraços.

MaGao
13/08/2013, 12:19
Uxio,

pense nos eixos da f250.. Dana 60.. Vc vai gastar bem mais.. Porém vai gastar uma única vez.. Veja meu caso.. Na época o dana 44 com jogardes era o eixo.. Já gastei muito em cima para ainda ter medo... Próximo purgasse com certeza será os dana60.. Não adianta.. A verdade é essa..

agora conversa com a rota e veja o que eles usam nos carros deles.. Visto que ao eixos híbridos e ele usam em trilha pesada.. Então...

e se é para gastar.. Gaste logo de uma única vez!

Abraços

zeca_cj
13/08/2013, 12:57
Os pontos negativos do Dana 60 são o peso, a largura, altura da bola pro chão e os preços - dos eixos e das peças.

Usando pneu 37 será que vale a pena?

Aqui temos algumas trilhas apertadas, com muitas cancelas. Se com a largura do D44 e roda com -44" de offset já é complicado, imagina com D60.

Pensando bem.. Dino partindo pra D60 vai rolar uma queima de estoque de Roda, pneus, bloqueio... tudo pra D44. Opa, já me parece uma boa ideia esse lance de D60 no galego!!!

rsrsrs

Falando serio agora, acho que ainda dá pra melhorar muito a resistência do D44 antes de partir pra uma mudança dessas. Além disso Dino ainda está aprendendo a dirigir o carro dele... a trocar marchas no tempo certo, dosar o pé etc... Até isso acontecer vamos ver muitas situações interessantes aqui no tópico! :pipoca::pipoca:

Sem contar que D60 não é atestado de indestrutibilidade.

zeca_cj
13/08/2013, 12:59
E só optar pelo kit da band com semi-eixos da F-75/rural.
Abraços.

Opa Danilo, não sabia!

Sendo assim, ótimo. Eles tem a peça em linha de montagem.

Obrigado pela info!

MaGao
13/08/2013, 13:25
Zeca,

Concordo em partes..
Eu aprendi a fazer muitas coisas que não fizessem os d44 quebrar.. e todas não superaram o medo de quebrar.. isso é um puta SACO!
Sem contar com o gasto de upgrades... e mais upgrades.. e a porra ainda quebra.. e olhe que as trilhas aqui são areia e lama.. nem erosão enfrento..
Quanto a peças.. usar o d60 com pneus 37.. por enquanto sim.. offset -44mm.. acredito que não.. junta tudo vende e taca os 40" logo pronto! tudo melhor kkkkkk
Sem contar que eles aguentam abuso e muito abuso... imagina se der uns upgrades.. vualá... da pra fazer uns borrachão sem medo de ser feliz kkkkkk

Com meus eixos dana44 eu só aprendi uma coisinha.. NÃO AGUENTAM! infelizmente.. pelo menos os meus 46kfmg do motor..

Abraços,

MaGao
13/08/2013, 13:26
Ah.. outra coisa..
Que vai gastar bemm mais vai.. mais vai aguentar!
A altura do solo em relação aos dana44.. vai fazer pouca diferença.. saca o pé no porão e deixa passar! kkk

Abraços,

zeca_cj
13/08/2013, 13:44
Magão,

Sabe onde está o problema?

De tudo isso que você falou, Dino só entendeu "pé no porão!"

O bixim é ruim de braço que só!!! :odedo:

jaime_sandim
13/08/2013, 14:25
Dino,

tem a possibilidade que o Grélo esta fazendo no wrangler dele e vou fazer no ano que vem no meu troller

eixo dianteiro do troller(ou pantanal mesma coisa) dana 44 com opção de colocar semi-eixo ensimec com dirty 30
ou fazer igual eu e o Grélo e partir pra ignorância e colocar peças da RCV (RCV Off-Road Performance Products - CV Joints, Axle Kits, Tools (http://www.rcvperformance.com/))
eles falam que fica com a mesma resistência de dana 60 e dão garantia até pneus 40'' , sem limite de tempo

eixo traseiro da pantanal dana 60 com mesma bitola e furação do troller...teu jipe não ficará muito largo e vai perder as rodas que já usa...e claro possível up no dana 60 pra ficar ''indestrutível'' .

abraços e parabéns pela viatura apesar de nunca ter postado eu acompanho a muito tempo na moita :drool:

uxio69
13/08/2013, 16:59
Uxio,

pense nos eixos da f250.. Dana 60.. Vc vai gastar bem mais.. Porém vai gastar uma única vez.. Veja meu caso.. Na época o dana 44 com jogardes era o eixo.. Já gastei muito em cima para ainda ter medo... Próximo purgasse com certeza será os dana60.. Não adianta.. A verdade é essa..

agora conversa com a rota e veja o que eles usam nos carros deles.. Visto que ao eixos híbridos e ele usam em trilha pesada.. Então...

e se é para gastar.. Gaste logo de uma única vez!

Abraços

Pô Magão, vc atiçou os duendes! :pensativo:

Pesquisei, falei com várias pessoas, escutei atentamente os prós e contras, e estou analisando. A opção de partir pros eixos da F-250 tornou-se interessante, pois a opinião dos demais confirma seu ponto de vista: Vou gastar bem mais, porém gasto uma única vez.

Motivo simples da quebra: obra do desempenho do bloqueio dianteiro! :mrgreen:

Igor deixou de usar o bloqueio 100% na dianteira. Ele mantém o mesmo conjunto de cruzeta e semi-eixo que eu tenho, porém quando usava o E-locker dianteiro, tb moía tudo. Simplesmente ele deixou de usá-lo.

Kim tb usa o mesmo conjunto de cruzeta e semi-eixo, e os deles já estão todos moídos.

Conclusão até agora: Motor de torque alto + pneu grande + pé pesado não combinam com D44.

Mesmo reforçando todo o conjunto como pensei inicialmente, não garante isenção futuras quebras fáceis e principalmente a tranquilidade de fazer com o Galego o que quero sabendo que não corro o risco fácil de quebrar.

A conversa com Igor foi muita boa. Quase 1h pelo celular! A orelha dele deve ter ficado quente! :mrgreen:

Ainda não bati o martelo pelos eixos do F-250, mas o prós neste momento estão superando os contras.

Verdade que o valor inicial do investimento é maior, porém as despesas com quebras e upgrades serão menores no futuro, além de ter um conjunto mais robusto.

Continuo ouvindo a opinião de todos, e desde já agradeço a atenção e ajuda que vcs estão me dispensando!

Valeu! :concordo:

Uxío

uxio69
13/08/2013, 17:09

Valeu Zé!

Ciente da situação dos semis. Guilherme já tinha me passado isso.

E obrigado por poder contar com sua ajuda! :curtir:

uxio69
13/08/2013, 17:20
Os pontos negativos do Dana 60 são o peso, a largura, altura da bola pro chão e os preços - dos eixos e das peças.

Usando pneu 37 será que vale a pena?

Aqui temos algumas trilhas apertadas, com muitas cancelas. Se com a largura do D44 e roda com -44" de offset já é complicado, imagina com D60.

Zé, Igor me falou que ele já colocou esses eixos em Engesas. E justamente pra evitar que os pneus fiquem muito pra fora, antes de instalar os eixos, ele mandou encurtá-los. Assim ficou ideal pra evitar passagens estreitas. É uma solução que resolve esse problema.

Pensando bem.. Dino partindo pra D60 vai rolar uma queima de estoque de Roda, pneus, bloqueio... tudo pra D44. Opa, já me parece uma boa ideia esse lance de D60 no galego!!!rsrsrs

Putz, nem fale nisso! Tanta coisa que comprei pro D44 e não vou aproveito nada pro D60. :shock: Esse é um dos pontos que tenho que colocar na balança tb.

Se isso rolar, posso contar com a ajuda da BQ pra vender tudo rapidamente né? :grin:

Falando serio agora, acho que ainda dá pra melhorar muito a resistência do D44 antes de partir pra uma mudança dessas. Além disso Dino ainda está aprendendo a dirigir o carro dele... a trocar marchas no tempo certo, dosar o pé etc... Até isso acontecer vamos ver muitas situações interessantes aqui no tópico! :pipoca::pipoca:

Sem contar que D60 não é atestado de indestrutibilidade. Enquanto não defino exatamente o que vou fazer, pois tenho vários parâmetros pra analisar e que não permitem decidir tão rápido, vou fazer a próxima trilha sem o bloqueio dianteiro, e tentar manerar no pé. :mrgreen:

uxio69
13/08/2013, 17:23
Magão,

Sabe onde está o problema?

De tudo isso que você falou, Dino só entendeu "pé no porão!"

O bixim é ruim de braço que só!!! :odedo:

:discordo: O que justamente não entendi foi "pé no porão!" :pensativo:

zeca_cj
13/08/2013, 17:33
Já que sua orelha ta quente, ligue pra Lucas Nassif.

Conhece ele?

Ele tem uma Marruá cabine dupla com MWM 2.8 e pneus 37".

O Marruá usa originalmente Dana 60 na traseira e Dana 44 na dianteira. Pelo que lembro a única mudança que ele fez no eixo dianteiro foi os semi-eixos 30E e a homocinetica Dirty 30.

Fora isso, o carro tem bloqueio e xcrawler na redução.

E as trilhas em BH são com muita erosão, onde o carro fica apoiado em 1, 2 e 3 rodas subindo morro.

Ta ai um bom parâmetro pra vc avaliar.

uxio69
13/08/2013, 17:47
Dino,

tem a possibilidade que o Grélo esta fazendo no wrangler dele e vou fazer no ano que vem no meu troller

eixo dianteiro do troller(ou pantanal mesma coisa) dana 44 com opção de colocar semi-eixo ensimec com dirty 30
ou fazer igual eu e o Grélo e partir pra ignorância e colocar peças da RCV (RCV Off-Road Performance Products - CV Joints, Axle Kits, Tools (http://www.rcvperformance.com/))
eles falam que fica com a mesma resistência de dana 60 e dão garantia até pneus 40'' , sem limite de tempo

eixo traseiro da pantanal dana 60 com mesma bitola e furação do troller...teu jipe não ficará muito largo e vai perder as rodas que já usa...e claro possível up no dana 60 pra ficar ''indestrutível'' .
abraços e parabéns pela viatura apesar de nunca ter postado eu acompanho a muito tempo na moita :drool:

Oi Jaime,

Tb tenho hobby pela fotografia, e o Flecha de Prata tem uma das mais bonitas fotos de Troller que já vi. Parabéns! :palmas:

Onde e como foi feita?

426021

Não conhecia a RCV. Fui conferir o site. Que primor de material! E que susto de preços! hehehe

Como o Engesa me permite mexer à vontade no chassis, eixos, etc., entre reforçar o D44 e partir pro D60, acho que opto pelo D60. Como Magão citou, é um investimento inicial mais alto, porém a longo prazo compensa.

Agora já pensou o D60 com esses semis da RCV?

426024

O problema é que custam US$ 2.295! :shock::shock:

Valeu pelo post. Obrigado mesmo!

Mas saia da moita e apareça, ok? :concordo:

Abs,

fabriciosimonini
13/08/2013, 18:12
:pipoca::pipoca::pipoca: O negocio está desenvolvendo!!!! estou só assistindo!!!!

Uxio, pela discussão do tema, até qui, acho que alguma coisa vai ter que ser sacrificada! Ou o Bloqueio 100% dianteiro (sem custo), troca para "semi-eixos 30E e a homocinetica Dirty 30", como disse o C.J, ou troca de todo o eixo dianteiro para dana 60, (pelo que entendi o traseiro também), neste caso o maior "sacrificado" seria o seu bolso :mrgreen: .

Vou continuar assistindo :pipoca:. Abraço!

Fabio Diniz
13/08/2013, 18:46
Bom, gente, não sou um entendedor do assunto, mas estou assistindo e aprendendo muito. Como jaja estarei com meu Engesão na parada ( assim que o tiver em mãos posto algumas fotos dele e seu historico ). Sou fã deste esporte e deste tipo de veiculos desde criança, herança de pai.hehe
Abraços a todos os colegas!

uxio69
13/08/2013, 19:13
:pipoca::pipoca::pipoca: O negocio está desenvolvendo!!!! estou só assistindo!!!!

Uxio, pela discussão do tema, até qui, acho que alguma coisa vai ter que ser sacrificada! Ou o Bloqueio 100% dianteiro (sem custo), troca para "semi-eixos 30E e a homocinetica Dirty 30", como disse o C.J, ou troca de todo o eixo dianteiro para dana 60, (pelo que entendi o traseiro também), neste caso o maior "sacrificado" seria o seu bolso :mrgreen: .

Vou continuar assistindo :pipoca:. Abraço!

Já comecei a fazer contas.

Bom, pegando os eixos da F-250, uma boa parte desse custo seria reduzido com a venda das peças e componentes que tenho hj. Quem acompanha meu tópico sabe que só fiz apenas 2 trilhas, menos de 500 km rodados.

E não duvide se aparecer algum anúncio na seção classificados do fórum, com venda de Eixo Traseiro e Dianteiros completos para Engesa, ambos D44, com freio a disco reforçados da SuperBreakDisk, diferenciais Yukon 5,38, bloqueio E-Locker, Kit Ensimec SHD traseiro, Kit Enfer Especial dianteiro, tampas de diferenciais ARB, e mais alguma coisa que não lembro agora!

Quem quer a ficha nº 1? :mrgreen:

uxio69
13/08/2013, 19:20
Bom, gente, não sou um entendedor do assunto, mas estou assistindo e aprendendo muito. Como jaja estarei com meu Engesão na parada ( assim que o tiver em mãos posto algumas fotos dele e seu historico ). Sou fã deste esporte e deste tipo de veiculos desde criança, herança de pai.hehe
Abraços a todos os colegas!

Seja bem-vindo Fábio.

A turma aqui é tudo gente boa! Qualquer dúvida é só perguntar. Só não estranhe se aparecem 5 respostas totalmente diferentes e contrárias! hehehe

Quer entender mais rápido o mundo do Engesa? Escolha alguns tópicos dos Engesas daqui do fórum e comece a lê-los desde o início. Vc vai ver que é uma leitura agradável e que te ajudará bastante a resolver problemas futuros e/ou buscar soluções, e tb a entender o mundo dos Engesas.

Abs,

Uxío

jaime_sandim
13/08/2013, 20:14
Oi Jaime,

Tb tenho hobby pela fotografia, e o Flecha de Prata tem uma das mais bonitas fotos de Troller que já vi. Parabéns! :palmas:

Onde e como foi feita?

426021

Essa foto foi feita na nossa ultima viagem ao Pantanal-MS
vou uma das viagens mais incríveis que já fiz...
tambem adoro fotografia apesar de não ter esse talento(as fotos foram feitas por um colega)
tem mais uma em anexo dessa viagem ;-)

Não conhecia a RCV. Fui conferir o site. Que primor de material! E que susto de preços! hehehe

Como o Engesa me permite mexer à vontade no chassis, eixos, etc., entre reforçar o D44 e partir pro D60, acho que opto pelo D60. Como Magão citou, é um investimento inicial mais alto, porém a longo prazo compensa.

Os produtos da RCV são qualidade pura. pra ter uma ideia são ate usados em rock crawling por caras como Tim Cameron...

veja bem se voce reforçar os dana 44 com essas peças terá a mesma resistência de eixos dana 60(sem preparação)
eles dão a garantia total pra ate pneus 40's...

assim voce não perde vão livre,não aumenta a largura do jipe e usa suas rodas atuais
na minha opinião é a opção mais viável...

e pra traseira vai de dana 60 da pantanal que ficara perfeito com eixos dianteiros do troller...

detalhe as peças que o Grélo esta encomendando e eu to indo no vácuo
são em aço 300M(mais resistente) e com 35 estrias :shock::shock:

Agora já pensou o D60 com esses semis da RCV?

já pensei sim hehehe...
ignorância pura :shock:
aguenta ate pneus 47' kkkkkkkkk

426024

O problema é que custam US$ 2.295! :shock::shock:
Não é tudo isso não. vou te mandar uma MP com umas informações.
vale a pena

Valeu pelo post. Obrigado mesmo!
Obrigado a voce.

Mas saia da moita e apareça, ok?:concordo:

Pode deixar, a partir de agora vou estar incomodando sempre :mrgreen:

Abs,

Abraços.

Casa da transmissão4x4
13/08/2013, 22:37

Conhece ele?

O Marruá usa originalmente Dana 60 na traseira e Dana 44 na dianteira. Pelo que lembro a única mudança que ele fez no eixo dianteiro foi os semi-eixos 30E e a homocinetica Dirty 30.

E as trilhas em BH são com muita erosão, onde o carro fica apoiado em 1, 2 e 3 rodas subindo morro.

Nosso amigo ZECA disse algo bem interessante, "o proprio jipe do Lucas e um exemplo".

Casa da transmissão4x4
13/08/2013, 22:45
A solução ideal seria 2 eixos dana60, mesmo que o gasto fosse tão alto. Um dana70 na traseira eu mesmo fico desanimado pois alem do peso a bola e muito grande então em alguns casos atrapalha passagens em facão ou mesmo no barro. A unica quebra que seria constante no eixo do seu jipe seria essa do semi-eixo, mas colocando da trail-gear já soluciona bem o problema do o eixo, igual ao caso do Lucas que tinha quebra constante. Outro exemplo e o troller 3.0, muitos relatos de cliente usando trail gear disseram que resolveu bem o problema, mesmo usando 3.0 chipado com pneus 37, alguns casos quebraram ate o eixo entalhado do câmbio e o eixo ficou inteiro.
Magão, você teve muita quebra com seu jipe após ter colocado homocinetica e ensimec ?

MaGao
13/08/2013, 23:19
Danilo,

2 mangas, um bilhão de rolamentos (meu kit é HD.. na epoca não existia SHD) , umas 20 caixa satelite, 2 bloqueio ENSIMEC FULL LOCK FASE 4, 2 homocineticas, 2 relações.. nenhum semi eixo.. nem original..

Fora isso.. deixa me ver..
03 munhoes, 2 tubuleiras...

humm acho que só..

as tubuleiras eu corrigi com a troca das mesmas.. e o munhão depois que fiz o grau na tubuleira para a bola encaixar nela.. só estragou 01x.. ovalizou onde pega os mancais/rolamento de coquilhos..

Resumo da opera? DANA 60 !

claro que toda quebra existe uma explicação... mais acredito que boa parte das quebras da caixa satelites são por causa da relação longa que uso.. 13/43.. forçando de mais o conjunto..

resumo? DANA 60! vc só gasta 01 vez! e ainda vende o que tem que da pra pagar quase todo o investimento..

Abraços,

JOÃO R.
13/08/2013, 23:28
CJ, será que aí em SSA tem auto escola para aprender a pilotar jipe???
É como se diz por aí.... Pra mal fud&d0r, até as bolas do saco atrapalham.... Kkkkkkkk....

JOÃO R.
13/08/2013, 23:51
Dino, agora sério...
como já foi citado acima, eu acho que alguma coisa será sacrificada.... Pense na máxima TORQUE X RESISTÊNCIA e nesse meio, todo powertrain... SEMPRE com seu fusível... A pergunta, Imho, não é qual o eixo mais resistente? Mas sim, quando se trocar os eixos, qual será a próxima peça a quebrar? Em outra conversa aqui no fórum, não me lembro aonde, estava sendo discutido esse assunto de resistência, e alguém escreveu uma coisa que eu achei interessante... É vc ter um bom conjunto, pois o inquebrável não existe, e saber usá-lo com parcimônia e habilidade...
Abraço.

zeca_cj
13/08/2013, 23:57
Dino,

Seguindo o conselho de Magão, vende barato as peçase OK?

Senha #1!

hahahaha

Sem cornetagem, isso sim é um fórum de discussão! Parabéns!

Cada um colocando uma opinião, conhecimento, experiência. Essa galera ta de parabéns!

JOÃO R.
14/08/2013, 00:16
Ah, conversando com meu sogro, que é carreteiro aposentado e trabalhava puxando linhas de eixo hiper pesadas para um estaleiro, ele conta várias situações de quebra de transmissão, porém, ele mesmo nunca quebrou, dizendo o seguinte: um cavalo 6x4, todo reforçado, com mais de 100 toneladas pra rebocar e o caminhoneiro engata uma primeira reduzida, afunda o pé no acelerador e resolve deixar escapar a embreagem, torce um cardã ou uma cruzeta igual um papel... O não está só na resistência da máquina que vc opera, mas sim em como vc opera...
E vou questionar outra coisa, que vão me jogar pedra.... É realmente necessário bloqueio 100% na dianteira? O risco de quebra do conjunto não é maior que o benefício??? Mesmo num Dana 60 não quebrar cardã, eixo piloto, cruzetas?
Pra pensar.....

MaGao
14/08/2013, 01:23
João R,

entendo o seu ponto de vista.. mais antes quebrar uma cruzeta do cardan.. ou até mesmo moer o cardan.. do que vc ficar que nem tivesse pisando em ovos.. isso é um saco! eu digo isso pq aqui é assim..
Respondendo sua pergunta.. bloqueio dianteiro? CLARO QUE SIM! é outro carro bloqueado.. pq abrir mão de um bloqueio para poupar cruzeta ou semi eixo? tem que aguentar essa joça! pelo menos penso assim...

Veja como o meu carro.. o eixo dianteiro ja me deu raiva.. o traseiro.. nunca quebrou nem se quer 1 rolamento.. pra não dizer que quebrou.. o pino da satelite original foi pro saco.. somente só! qual a diferença pro dianteiro? o sistema que enrola + peso do motor..

Quando vc passa pra um dana60.. vc minimiza a quebra de um componente essencial! afinal.. imagina uma roda voar.. ou algo semelhante.. pra mim e na minha opnião eixo não pode quebrar! tem que ser dimensionado para aguentar pelo menos alguns abusos..

E alem do mais.. no dana60 ainda tem upgrades que vc vai andar com ele com pneus 40" sem medo de ser feliz.. nego usa isso com 500hp e pneus 40 kkkkk isso STOCK! com upgrades vc vai pra 46" ..

DANA 60 DANA 60 DANA 60 DANA 60!

Zeca,

quando vamos pedir nossos dynatrac pro rock 60? 80 é exagero!

Abraços,

MaGao
14/08/2013, 01:27
Só para ficar mais claro..
Dana 44 & Dana 60 Axle Anatomy - Four Wheeler Magazine (http://www.fourwheeler.com/how-to/transmission-drivetrain/129-1007-dana-44-dana-60-axle-anatomy/)

=D

Eduardo Velo
14/08/2013, 08:31
Faz tempo que não vejo o Ramiro aqui do Forum , ele montou um CJ com eixos e cambio de Unimog , o bixo não parava em nenhuma trilha , foi fazer todas as trilhas complicadas e fez todas com muita rapidez ...
Encontrei com ele no Pacaenbu , e ele falou que fazer trilha tinha perdido a graça , pq não enroscava mais ... aí não tinha mais aquela masturbação cerebral pra resolver o problema ... rsrs
Uxio , vai acabar tirando o " T " de fazer trilha ... fica esperto ... rs

Porém , como vc não vai desistir , ainda acho que os eixos de F250 4x4 seriam a solução mais simples , aí não vai usar off set negativo e pode até usar positivo pq vai ter espaço pra por as rodas pra dentro pq o eixo é maior ...

O jeito de pilotar é complicado de resolver , a maioria das quebras que acompanhei foi por teimosia do piloto ou má orientação , lógico que acidentes acontecem , mas alguns podem ser evitados ...

abs ...

Casa da transmissão4x4
14/08/2013, 08:38
Esse topico vai deixar o Uxio sem domir durante muitos dias......kkkkkkkkkkkkkkkkkk...................... ....

haundrich
14/08/2013, 08:46
E vou questionar outra coisa, que vão me jogar pedra.... É realmente necessário bloqueio 100% na dianteira? O risco de quebra do conjunto não é maior que o benefício??? Mesmo num Dana 60 não quebrar cardã, eixo piloto, cruzetas?
Pra pensar.....

João

Em manobra de pouco espaço, terreno muito liso, que precisa de muito controle, senti falta do bloqueio 100%.
Mas isso corresponde apenas 5% das trilhas que faço.

Já em transposição de lama que tem trabalhar com giro e torque, e as vezes pega no terreno firme, percebi que o LSD poupou quebras. Acredito que os Torsen fariam o mesmo. E isso corresponde 70% do tempo de trilha.

Tendo isso na cabeça, e sabendo o que quer, o resto é como você disse: Depende do operador

Outra: Eu nunca vi bloqueio LSD quebrar semi-eixo na dianteira. Agora, já vi vários semis quebrados que estava sendo usado bloqueio 100%. Colega meu, que faz uso muito consciente do acelerador, conseguiu quebra dos DOIS semi-eixos dianteiros, de uma vez só. ah, pneus 37"pols. Ficou traumatizado com a facilidade que isso aconteceu , e tirou o sistema da dianteira.

Volta e meia penso em câmbio automático, que tem vantagens na trilha, alivia um pouco esse questão de quebras, mas só um pouco. E usar controle de tração, como tem nos Wrangler, o ABS vai apertando as pinças de freio onde precisa. Penso que dessa maneira nunca quebra.

zeca_cj
14/08/2013, 08:48
Vai deixar não.... Já está deixando!

Inclusive de cabelos brancos!

jaime_sandim
14/08/2013, 09:18
Esse topico vai deixar o Uxio sem domir durante muitos dias......kkkkkkkkkkkkkkkkkk...................... ....

X2 :twisted:

Samuca
14/08/2013, 12:04
Dino,

Acredito que os D44 com a opção do kit de manga de eixo ensimec + semi 4340 cromomolibidenio 30 estrias nas duas pontas + Dirty 30 + warn premium resolva seus problemas de maneira eficiente, rapida e barata...

Os d60 são parrudos sim, mas nao adianta pois os semi originais d60 tambem vao abrir o bico e voce tera que fazer upgrades... ou seja alem do custo de aquisição + instalação + upgrades fica inviavel imagino... um ponto positivo é que eles são bem largos e pode dificultar o tombamento... ou dificultar em algumas trilhas!

eu optaria pelo reforço dos d44 pela maneira que citei pois é bem robusto... se voce precisar ja deixa 2 semis dianteiros a disposição para caso haja alguma quebra, o que ao meu ver é desnecessario!

acredite... va sem medo!

ah... e aproveita e troca os amortecedores logo pelo do offshox !

Soneca

Vermeio
14/08/2013, 14:14
Uxio,
meu historico talvez possa ajudar, ou complicar, tua escolha kkkk
usava yukon 4,88 + e-locker + ensimec + homo trail gear BTS + rl warn ate fev 2012. quebrei uma homocinetica (levou junto as estrias de semi eixo) e troquei por ensimec 30/30 + dirty 30s. Uso 37 BF recapado vj910 (tem exatos 37´de altura) com bead lock (10 lbs na trilha). depois que coloquei essa configuração nao tive mais problemas.
certamente os 60 te trarão mais confiança nos eixos pra abusar na trilha mas no meu caso usando estes pneus prefiro ficar com os 44. se fosse pensar em um upgrade pensaria primeiro nas CV que o jaime falou antes ja que o que encomoda é o dianteiro.
se voce pensa em pneus maiores no futuro, eu iria nos 60...
abraço!!

JOÃO R.
15/08/2013, 00:32
João

Em manobra de pouco espaço, terreno muito liso, que precisa de muito controle, senti falta do bloqueio 100%.

Já em transposição de lama que tem trabalhar com giro e torque, e as vezes pega no terreno firme, percebi que o LSD poupou quebras. Acredito que os Torsen fariam o mesmo. E isso corresponde 70% do tempo de trilha.

Tendo isso na cabeça, e sabendo o que quer, o resto é como você disse: Depende do operador

Outra: Eu nunca vi bloqueio LSD quebrar semi-eixo na dianteira. Agora, já vi vários semis quebrados que estava sendo usado bloqueio 100%. Colega meu, que faz uso muito consciente do acelerador, conseguiu quebra dos DOIS semi-eixos dianteiros, de uma vez só. ah, pneus 37"pols. Ficou traumatizado com a facilidade que isso aconteceu , e tirou o sistema da dianteira.

Volta e meia penso em câmbio automático, que tem vantagens na trilha, alivia um pouco esse questão de quebras, mas só um pouco. E usar controle de tração, como tem nos Wrangler, o ABS vai apertando as pinças de freio onde precisa. Penso que dessa maneira nunca quebra.

É isso aí... Você me entendeu e exemplificou com situações práticas o que eu quis dizer... O LSD parece mais seguro....
Ah, com bloqueio 100% é muito melhor, mais fácil... Sim... Mas mesmo de Dana 60 é arriscado a quebra, se não do eixo, de outras partes... E aí, Magão, quebrado por eixo, por cruzeta ou qualquer outra coisa, o fato é que quebrou... Não acho vantagem...

fabriciosimonini
15/08/2013, 10:12
Uxio, sem querer colocar "mais lenha na fogueira", dá uma olhadinha na foto do Dana 60 (Jeep da Esquerda "Crocodilo") e Dana 44 (Jeep da direita). Dá pra notar quanto Dana 60 e mais comprido, toda a mecânica deste Jeep é da F-250.

426284

gabriel correia
15/08/2013, 12:33
uxio me passa por MP teu email para que eu possa eu te mandar a respeito da temperatura.. provavelmente vamos ter sim que mexer no cebolão de temperatura..por lá eu te explico melhor é que não consigo anexar ai vc anexa caso queira aqui no teu topico ok!! só para adiantar a valvula termina de abrir em 94 graus ela toda OK!! por isso que o cebolão estava marcando 95 no radiador original da S10... apenas marca 95 que é para trabalhar com a valvula toda aberta existe uma diferença na marcação do manual MWM que tenho com o teu.. mais vamos ver direito isso pois vc vai acabar danificando a valvula e a passagem de agua vai ficar obstruida ai já viu .. te explico melhor..

Grélo
15/08/2013, 17:50
Opa! Acabei de ler... hehehhehe

[ ]´s

Grélo.

Grélo
15/08/2013, 18:07
Uxío,

se prepare que estou escrevendo um testamento... hehehehehe

zeca_cj
15/08/2013, 18:16
:computador::computador::computador:

Prepara o café ae Dino!

:news-coffee:

Tenho trauma de escrever texto longo pq já aconteceu de varias vezes de clicar pra enviar e dar pau no navegador!!!

Hoje qnd preciso escrever algo grande, faço no word depois colo! :mrgreen:

Grélo
15/08/2013, 18:41
Uxío,

vamos lá.

Pelo que entendi, seu problema é só no eixo dianteiro, confere?

1º questão: reforçar o Dana 44 ou comprar Dana 60?

- Qual é o seu eixo Dana 44? De CJ, de Troller?
- Vc gosta dos seus pneus 37”? Pretende um dia ir para pneus maiores?

Eu tenho um Wrangler 1997, conhecido mundialmente como TJ, que é o código do projeto dele na Jeep.

De fábrica, ele vinha com Dana 30 na frente e Dana 35 atrás. Eu usei essa configuração até agora, com pneus 35” e alguns reforços, mas sempre sabendo que estava no limite do meu material.

Resolvi partir para pneus 40”. Sempre se deve estabelecer qual o seu limite em função do tamanho dos pneus. Antes meu limite era o 35” pq eu não queria trocar os eixos e mudar para 37” me exigiriam os mesmos gastos que ir para o 40” ou 42”...

Enfim, para isso eu precisaria ao menos de eixos Dana 44 reforçados, ou Dana 60.

Dana 60 dá bem para pneus 40” ou 42”, mas de qualquer maneira pode ser necessário reforços, dependendo de todo o conjunto, mas o grande lance é: quais as fontes de Dana 60” que temos no Brasil?

Para a traseira existem algumas fontes como Troller Pantanal(meu), F-250, Silverado e alguns veículos de carga.

Para a dianteira, BABOU! Só tem eixo rígido Dana 60 nas F-250!

Além disso, meus eixos originais tem de largura(face a face de miolo de rodas) 60,5”. De Troller acho que são 63”. De F-250 são 69”. Tem que pensar que além do peso extra, essa largura extra também influencia muito a dirigibilidade, todo o sistema de direção, a questão com polícia por causa dos pneus para fora e o pior de tudo, os tipos de trilhas que vc faz, pq nessa largura toda, mais offsets negativos de rodas e vc corre o risco de não passar em algumas porteiras/tronqueiras e pequenas pontes...

Outro detalhe: todo veículo 4x4 faz normalmente muito mais força no eixo traseiro do que no dianteiro.

Por tudo isso acima que optei pelo eixo traseiro de Troller Pantanal, um Dana 60 HD, com 35 estrias e a largura do Troller. O dianteiro não consegui da Pantanal, mas vai de Troller mesmo.

2ª questão: como reforçar os Dana 44?

Existem várias receitas para vários bolsos file:///C:/Users/Fabio/AppData/Local/Temp/wlmail-433777574/supfiles34626D07/wlEmoticon-winkingsmile%5B1%5D.png

Básico para qualquer dos upgrades é fazer uns reforços na estrutura, como por exemplo esse kit da Synergy: http://www.synergymfg.com/Synergy-Jeep-JK-D30-D44-Front-Axle-Assurance-Kit-p-30919.html (http://www.synergymfg.com/Synergy-Jeep-JK-D30-D44-Front-Axle-Assurance-Kit-p-30919.html)
Note que esse kit não é para Dana 44 de Troller, mas talvez seja adaptável, ou pode muito bem ser replicado aqui no Brasil.

Tem essa versão daqui(tb para Dana 44 gringo): http://www.synergymfg.com/Synergy-Jeep-JK-Front-D44-Axle-HD-Outer-Shell-Kit-3.0-OD-Tube-p-21257.html (http://www.synergymfg.com/Synergy-Jeep-JK-Front-D44-Axle-HD-Outer-Shell-Kit-3.0-OD-Tube-p-21257.html)

Para os reforços internos, para seu caso até pneus 37”, eu iria na receita já citada aqui por outros, até para vc não gastar demais agora:

Semieixos Ensimec 30/30(de Troller – pq aí vc não precisa trocar seus bloqueios) + Homocinéticas 30 estrias(http://www.longfieldsuperaxles.com/30-spline/23/30-spline-birfield.html (http://www.longfieldsuperaxles.com/30-spline/23/30-spline-birfield.html) ou http://www.trail-gear.com/landcruiser-birfields (http://www.trail-gear.com/landcruiser-birfields)) e se for preciso as Roda Livres da Warn.

Eu estou planejando uma receita acima dessa porque no meu projeto ainda haverão mais uns upgrades pesados no ano que vem.

Conjunto RCV de 35 estrias de aço 300M feito sob medida para o eixo dianteiro de Troller: http://www.rcvperformance.com/product-details-axles.aspx?sku=CVJ44-JK-35 (http://www.rcvperformance.com/product-details-axles.aspx?sku=CVJ44-JK-35)

Nessa receita terá que comprar bloqueio de novo, encarecendo mais ainda esse upgrade.

Abração,

Grélo.

zeca_cj
15/08/2013, 19:09
Grelo disse tudo o que eu penso.

E é exatamente isso que fiz em meu projeto novela mexicana. Eixo dianteiro D44 com bloqueio, relação yukon, semi-eixos 30/30, homo TG Dirty 30, roda livre warn premium e prisioneiros Trail-Gear

Da forma que eu conheço meu Troller e sei de seus limites, eu tenho plena certeza que vai dar trabalho quebrar isso.

Grelo,

Parabens e obrigado pela contribuição!

uxio69
16/08/2013, 00:09

Conhece ele?

Liguei pra ele. Fiquei surpreso ao saber o D60 do Marruá dele quebrou, e quando tava trafegando em baixa velocidade no asfalto. Claro que o problema começou bem antes e terminou ali.

Valeu pela dica!

uxio69
16/08/2013, 00:12
Os produtos da RCV são qualidade pura. pra ter uma ideia são ate usados em rock crawling por caras como Tim Cameron...

veja bem se voce reforçar os dana 44 com essas peças terá a mesma resistência de eixos dana 60(sem preparação) eles dão a garantia total pra ate pneus 40's...

assim voce não perde vão livre, não aumenta a largura do jipe e usa suas rodas atuais na minha opinião é a opção mais viável...

e pra traseira vai de dana 60 da pantanal que ficara perfeito com eixos dianteiros do troller...

detalhe as peças que o Grélo esta encomendando e eu to indo no vácuo são em aço 300M(mais resistente) e com 35 estrias :shock::shock:

Pode deixar, a partir de agora vou estar incomodando sempre :mrgreen:

Abraços.

Valeu Jaime,

Seus argumentos foram importantes e me ajudaram a tomar minha decisão.

Gostei muito do li sobre os produtos da RCV. Qualidade, primor e robustez! :palmas:

Ótima opção para o que preciso.

Valeu!

uxio69
16/08/2013, 00:13
Nosso amigo ZECA disse algo bem interessante, "o proprio jipe do Lucas e um exemplo". Concordo. Liguei pro Lucas. D60 dele já quebrou.

uxio69
16/08/2013, 00:16
A solução ideal seria 2 eixos dana60, mesmo que o gasto fosse tão alto. Um dana70 na traseira eu mesmo fico desanimado pois alem do peso a bola e muito grande então em alguns casos atrapalha passagens em facão ou mesmo no barro. A unica quebra que seria constante no eixo do seu jipe seria essa do semi-eixo, mas colocando da trail-gear já soluciona bem o problema do o eixo, igual ao caso do Lucas que tinha quebra constante. Outro exemplo e o troller 3.0, muitos relatos de cliente usando trail gear disseram que resolveu bem o problema, mesmo usando 3.0 chipado com pneus 37, alguns casos quebraram ate o eixo entalhado do câmbio e o eixo ficou inteiro.
Magão, você teve muita quebra com seu jipe após ter colocado homocinetica e ensimec ?

Caramba Danilo, tô na mior dúvida do D60 e vc já tá falando de D70? :shock:

Taí o que eu quero evitar - quebrar transmissão, câmbio, redução. Por isso que estou avaliando com calma o D60.

uxio69
16/08/2013, 00:24
Danilo,

2 mangas, um bilhão de rolamentos (meu kit é HD.. na epoca não existia SHD) , umas 20 caixa satelite, 2 bloqueio ENSIMEC FULL LOCK FASE 4, 2 homocineticas, 2 relações.. nenhum semi eixo.. nem original..

Fora isso.. deixa me ver..
03 munhoes, 2 tubuleiras...

humm acho que só..

as tubuleiras eu corrigi com a troca das mesmas.. e o munhão depois que fiz o grau na tubuleira para a bola encaixar nela.. só estragou 01x.. ovalizou onde pega os mancais/rolamento de coquilhos..

Resumo da opera? DANA 60 !

claro que toda quebra existe uma explicação... mais acredito que boa parte das quebras da caixa satelites são por causa da relação longa que uso.. 13/43.. forçando de mais o conjunto..

resumo? DANA 60! vc só gasta 01 vez! e ainda vende o que tem que da pra pagar quase todo o investimento..

Abraços,

Pô Magão, vc é um verdadeiro nanomites. Aliás, no seu caso, macromites! :mrgreen:

O que foi que ainda não quebrou no calango?

Tô avaliando o D60. Tem vários fatores a considerar. O eixo ficará robusto, então onde será o ponto fraco? Prefiro estourar um jh ou rl, a quebra o câmbio ou redução. E nem posso pensar que vou ficar mais não sei quantos meses com o carro na oficina!

uxio69
16/08/2013, 00:25
CJ, será que aí em SSA tem auto escola para aprender a pilotar jipe???
É como se diz por aí.... Pra mal fud&d0r, até as bolas do saco atrapalham.... Kkkkkkkk....
:boxing:............

uxio69
16/08/2013, 00:29
Dino, agora sério...
como já foi citado acima, eu acho que alguma coisa será sacrificada.... Pense na máxima TORQUE X RESISTÊNCIA e nesse meio, todo powertrain... SEMPRE com seu fusível... A pergunta, Imho, não é qual o eixo mais resistente? Mas sim, quando se trocar os eixos, qual será a próxima peça a quebrar? Em outra conversa aqui no fórum, não me lembro aonde, estava sendo discutido esse assunto de resistência, e alguém escreveu uma coisa que eu achei interessante... É vc ter um bom conjunto, pois o inquebrável não existe, e saber usá-lo com parcimônia e habilidade...
Abraço. Pois é Cigano, é justamente isso que eu tava pensando caso coloque o D60. Pra onde vai o fusível que hj está na cruzeta e ponta do semi-eixo?

Concordo com a afirmação. Parcimônia e habilidade só consigo com técnica e prática né? É só questão de tempo!

uxio69
16/08/2013, 00:30
Dino,

Seguindo o conselho de Magão, vende barato as peçase OK?

Senha #1!

hahahaha

Sem cornetagem, isso sim é um fórum de discussão! Parabéns!

Cada um colocando uma opinião, conhecimento, experiência. Essa galera ta de parabéns!

Tá todo mundo de parabéns sim. Movimentaram e discutiram um assunto que é de interesse não só meu, mas de todos! :palmas::palmas:

uxio69
16/08/2013, 00:52
Ah, conversando com meu sogro, que é carreteiro aposentado e trabalhava puxando linhas de eixo hiper pesadas para um estaleiro, ele conta várias situações de quebra de transmissão, porém, ele mesmo nunca quebrou, dizendo o seguinte: um cavalo 6x4, todo reforçado, com mais de 100 toneladas pra rebocar e o caminhoneiro engata uma primeira reduzida, afunda o pé no acelerador e resolve deixar escapar a embreagem, torce um cardã ou uma cruzeta igual um papel... O não está só na resistência da máquina que vc opera, mas sim em como vc opera...
Pra pensar.....

Putz, transmimento de pensassão! :mrgreen:

Quando conversei com Igor da Rota 4x4, e expliquei-lhe o que estava ocorrendo, ele perguntou logo: - Teu carro tem bloqueio 100% na dianteira? Se sim, é isso que tá gerando a quebra. Recomendo que vc deixe de usar o bloqueio com essa cruzeta e pneus!

Curioso que futuquei no site da Eaton sobre algum bloqueio selecionável inferior a 100%, e para minha surpresa descubro que o E-Locker não aparece mais no site americano da Eaton (http://www.eaton.com/Eaton/ProductsServices/Automotive/DifferentialsLockingDifferentials/index.htm (http://www.eaton.com/Eaton/ProductsServices/Automotive/DifferentialsLockingDifferentials/index.htm)). Será que saiu de linha?

uxio69
16/08/2013, 00:58
João R,

entendo o seu ponto de vista.. mais antes quebrar uma cruzeta do cardan.. ou até mesmo moer o cardan.. do que vc ficar que nem tivesse pisando em ovos.. isso é um saco! eu digo isso pq aqui é assim..

Respondendo sua pergunta.. bloqueio dianteiro? CLARO QUE SIM! é outro carro bloqueado.. pq abrir mão de um bloqueio para poupar cruzeta ou semi eixo? tem que aguentar essa joça! pelo menos penso assim...

Veja como o meu carro.. o eixo dianteiro ja me deu raiva.. o traseiro.. nunca quebrou nem se quer 1 rolamento.. pra não dizer que quebrou.. o pino da satelite original foi pro saco.. somente só! qual a diferença pro dianteiro? o sistema que enrola + peso do motor..

Quando vc passa pra um dana60.. vc minimiza a quebra de um componente essencial! afinal.. imagina uma roda voar.. ou algo semelhante.. pra mim e na minha opnião eixo não pode quebrar! tem que ser dimensionado para aguentar pelo menos alguns abusos..

E alem do mais.. no dana60 ainda tem upgrades que vc vai andar com ele com pneus 40" sem medo de ser feliz.. nego usa isso com 500hp e pneus 40 kkkkk isso STOCK! com upgrades vc vai pra 46" ..

DANA 60 DANA 60 DANA 60 DANA 60!

Zeca,

quando vamos pedir nossos dynatrac pro rock 60? 80 é exagero!

Abraços,

Tb concordo em bloquear o dianteiro, mas hj não posso! Deixa eu fazer as modificações! :mrgreen:

Pq 80 é exagero? Se for pro rock é tranquilo. D80 atrás e D60 na frente!

Vou esperar vcs comprarem primeiro pra servirem de cobaia. Só depois que usarem bastante, decido se vale a pena! :mrgreen:

uxio69
16/08/2013, 01:18
Só para ficar mais claro..
Dana 44 & Dana 60 Axle Anatomy - Four Wheeler Magazine (http://www.fourwheeler.com/how-to/transmission-drivetrain/129-1007-dana-44-dana-60-axle-anatomy/)

=D

Pô Magão, valeu mesmo por esse link. Excelente matéria, pena que só comparam ProRock. Mesmo assim é ótima referência.

A FW deste mês traz uma matéria bem interessante com 5 comparações: Diesel x Gasolina, IFS x sólido, transmissão automática x manual, cabo de aço x corda sintética, bloqueio selecionável x automático.

Segue o link pra quem quiser fazer o download (15MB) - www.dropbox.com/s/3d66z86ujln6kos/FW%202013%2008.pdf (https://www.dropbox.com/s/3d66z86ujln6kos/FW%202013%2008.pdf)

uxio69
16/08/2013, 01:25
Faz tempo que não vejo o Ramiro aqui do Forum , ele montou um CJ com eixos e cambio de Unimog , o bixo não parava em nenhuma trilha , foi fazer todas as trilhas complicadas e fez todas com muita rapidez ...
Encontrei com ele no Pacaenbu , e ele falou que fazer trilha tinha perdido a graça , pq não enroscava mais ... aí não tinha mais aquela masturbação cerebral pra resolver o problema ... rsrs
Uxio , vai acabar tirando o " T " de fazer trilha ... fica esperto ... rs

Porém , como vc não vai desistir , ainda acho que os eixos de F250 4x4 seriam a solução mais simples , aí não vai usar off set negativo e pode até usar positivo pq vai ter espaço pra por as rodas pra dentro pq o eixo é maior ...

O jeito de pilotar é complicado de resolver , a maioria das quebras que acompanhei foi por teimosia do piloto ou má orientação , lógico que acidentes acontecem , mas alguns podem ser evitados ...

abs ...

Edu, conversando com Grélo ele me citou algo bem parecido. Um conhecido dele fez um jipão muito bom, passava em todos os locais com facilidade, e como isso foi perdendo o T.

É um caso a se pensar.

Já fiz várias análises custo x benefício x consequências, e já não estou tão propenso pro D60. Tem muitas complicações envolvidas.

Tô gostando da idéia do RCV, pq o custo x benefício está ficando melhor.

uxio69
16/08/2013, 01:27

3 noites dormindo por volta das 4h da manhã. :news-coffee:

Cansativo, mas prazeroso. :-P

uxio69
16/08/2013, 01:37
João

Valeu haundrich! :concordo:

Renato Fraga aborda esse assunto nesse tópico - http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/118377-bloqueios-eaton-truetrack-eaton-elocker-em-qual-eixo-colocar.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/118377-bloqueios-eaton-truetrack-eaton-elocker-em-qual-eixo-colocar.html)

Curioso que alguns colocam o selecionável na traseira e outros na dianteira. No meu caso, como o e-locker na dianteira foi apontado como o responsável pelas quebras, afinal estava fazendo o trabalho dele, vou deixar de usá-lo enquanto não concluir a mudança que devo fazer.

uxio69
16/08/2013, 01:40
Dino,

Acredito que os D44 com a opção do kit de manga de eixo ensimec + semi 4340 cromomolibidenio 30 estrias nas duas pontas + Dirty 30 + warn premium resolva seus problemas de maneira eficiente, rapida e barata...

Os d60 são parrudos sim, mas nao adianta pois os semi originais d60 tambem vao abrir o bico e voce tera que fazer upgrades... ou seja alem do custo de aquisição + instalação + upgrades fica inviavel imagino... um ponto positivo é que eles são bem largos e pode dificultar o tombamento... ou dificultar em algumas trilhas!

eu optaria pelo reforço dos d44 pela maneira que citei pois é bem robusto... se voce precisar ja deixa 2 semis dianteiros a disposição para caso haja alguma quebra, o que ao meu ver é desnecessario!

acredite... va sem medo!

ah... e aproveita e troca os amortecedores logo pelo do offshox !

Soneca

Valeu Soneca,

Por enquanto a maioria tá opinando pelo reforço no D44.

Vou ver tb os amortecedores.

As molas, como Magão citou, pedi pra fazerem com fio 17. A anterior amassou na Trilha do Dendê justamente do lado do Zequinha e não do meu lado! :mrgreen:

uxio69
16/08/2013, 01:44
Uxio,
meu historico talvez possa ajudar, ou complicar, tua escolha kkkk
usava yukon 4,88 + e-locker + ensimec + homo trail gear BTS + rl warn ate fev 2012. quebrei uma homocinetica (levou junto as estrias de semi eixo) e troquei por ensimec 30/30 + dirty 30s. Uso 37 BF recapado vj910 (tem exatos 37´de altura) com bead lock (10 lbs na trilha). depois que coloquei essa configuração nao tive mais problemas.
certamente os 60 te trarão mais confiança nos eixos pra abusar na trilha mas no meu caso usando estes pneus prefiro ficar com os 44. se fosse pensar em um upgrade pensaria primeiro nas CV que o jaime falou antes ja que o que encomoda é o dianteiro.
se voce pensa em pneus maiores no futuro, eu iria nos 60...
abraço!!

Valeu Vermeio. :concordo:

Minha relação é 5,38 tb da Yukon, e-locker, 37" competition trepador, rodas 17" com BL.

Estou analisando se pego esse conjunto com SHD + Dirty 30 + RL premium ou se parto logo pra RCV.

Pretendo manter os pneus 37. Porém, como RCV garante até 40, os duendes começam a atentar! :mrgreen:

uxio69
16/08/2013, 02:04
É isso aí... Você me entendeu e exemplificou com situações práticas o que eu quis dizer... O LSD parece mais seguro....
Ah, com bloqueio 100% é muito melhor, mais fácil... Sim... Mas mesmo de Dana 60 é arriscado a quebra, se não do eixo, de outras partes... E aí, Magão, quebrado por eixo, por cruzeta ou qualquer outra coisa, o fato é que quebrou... Não acho vantagem...

Isso é assunto pra outra reflexão. :lol:

3 posts acimas coloquei o link de um tópico bem interessante sobre esse assunto. Confira lá que é bem legal!

No post #49, Renato diz o seguinte:

"...Se você tem um LSD e um selecionável 100%, coloca o selecionável na dianteira e o LSD na traseira.

Um LSD funciona satisfatoriamente bem enquanto as duas rodas do eixo em que ele está estiverem no chão.

Na minha lógica, a roda que tende a sair do chão com maior frequencia é a dianteira. Portanto, o bloqueio fica mais suscetível a perder ação.

Tendo o LSD na traseira, ele funcionará melhor e quando por algum motivo seu carro tirar uma das rodas traseiras do chão, você aciona o bloqueio selecionável dianteiro e se livra do enrosco.

Num lamaçal, o LSD funciona.

Numa subida íngreme, a roda dianteira mais uma vez tem maior tendência a perder contato com o chão.
Se você tem o LSD na dianteira, e o selecionável na traseira, perderá tração com maior facilidade em uma subida. Se a configuração for inversa, vai ter o eixo dianteiro 100%, melhorando a segurança inclusive, pois se você perde tração na dianteira subindo um barranco, o carro pode desviar para um dos lados com maior facilidade.

Outra situação: se você está caído de lado em uma vala, com duas rodas em piso de pouca aderência e duas em piso de maior aderência.
Com um 100%, o lado de maior aderência te empurra para dentro da vala dificultando você conseguir sair desse enrosco. Se é um LSD torsen, é mais fácil de você sair, pois a roda com maior aderência vai virar mais lentamente do que aquela que tem menos aderência, tendendo a compensar essa diferença.

Como disse bem lá atrás, eu uso essa configuração e não tenho do que me reclamar.

Torsen na traseira, e selecionável na dianteira....".

uxio69
16/08/2013, 02:07
Uxio, sem querer colocar "mais lenha na fogueira", dá uma olhadinha na foto do Dana 60 (Jeep da Esquerda "Crocodilo") e Dana 44 (Jeep da direita). Dá pra notar quanto Dana 60 e mais comprido, toda a mecânica deste Jeep é da F-250.

426284

A comparação dessa foto é bem interessante. A largura maior do D60 é visível.

Acho que por aqui seria um complicador. Nossas melhores trilhas da região são por regiões de fazenda, com porteiras, mata-burros, cancelas, etc., e na maioria das vezes é tudo bem apertado. Seria complicado passar de D60 nesses locais.

uxio69
16/08/2013, 02:12
uxio me passa por MP teu email para que eu possa eu te mandar a respeito da temperatura.. provavelmente vamos ter sim que mexer no cebolão de temperatura..por lá eu te explico melhor é que não consigo anexar ai vc anexa caso queira aqui no teu topico ok!! só para adiantar a valvula termina de abrir em 94 graus ela toda OK!! por isso que o cebolão estava marcando 95 no radiador original da S10... apenas marca 95 que é para trabalhar com a valvula toda aberta existe uma diferença na marcação do manual MWM que tenho com o teu.. mais vamos ver direito isso pois vc vai acabar danificando a valvula e a passagem de agua vai ficar obstruida ai já viu .. te explico melhor..

OK Gabriel, já mandei a MP.

Fico no aguardo. Superaquecer motor só traz aborrecimentos e dor no bolso.

Valeu!

uxio69
16/08/2013, 02:13
Uxío,

se prepare que estou escrevendo um testamento... hehehehehe

Será que vou dormir lá pelas 4h da madruga pelo 4º dia consecutivo????? :shock:

Tomara que sim! :mrgreen:

uxio69
16/08/2013, 02:17
:computador::computador::computador:

Prepara o café ae Dino!

:news-coffee: Preparado. Junto com Guaraná e energético! Vou ficar :cool:

Tenho trauma de escrever texto longo pq já aconteceu de varias vezes de clicar pra enviar e dar pau no navegador!!!

Hoje qnd preciso escrever algo grande, faço no word depois colo! :mrgreen:

Quando isso acontecia era flórida. Mas agora tem a opção RESTORE AUTO-SAVED CONTENT logo abaixo à esquerda do campo de digitação do texto. Funciona direito. Já me livrou algumas vezes de ter que digitar tudo de novo.

uxio69
16/08/2013, 02:54
Uxío,

vamos lá.

Pelo que entendi, seu problema é só no eixo dianteiro, confere?

1º questão: reforçar o Dana 44 ou comprar Dana 60?

- Qual é o seu eixo Dana 44? De CJ, de Troller?
- Vc gosta dos seus pneus 37”? Pretende um dia ir para pneus maiores?

- Dana 44 do Engesa.
- Sim, prefiro manter os 37". Possivelmente, daqui a alguns anos poderei colocar 40".

Eu tenho um Wrangler 1997, conhecido mundialmente como TJ, que é o código do projeto dele na Jeep.

De fábrica, ele vinha com Dana 30 na frente e Dana 35 atrás. Eu usei essa configuração até agora, com pneus 35” e alguns reforços, mas sempre sabendo que estava no limite do meu material.

Resolvi partir para pneus 40”. Sempre se deve estabelecer qual o seu limite em função do tamanho dos pneus. Antes meu limite era o 35” pq eu não queria trocar os eixos e mudar para 37” me exigiriam os mesmos gastos que ir para o 40” ou 42”...

Enfim, para isso eu precisaria ao menos de eixos Dana 44 reforçados, ou Dana 60.

Dana 60 dá bem para pneus 40” ou 42”, mas de qualquer maneira pode ser necessário reforços, dependendo de todo o conjunto, mas o grande lance é: quais as fontes de Dana 60” que temos no Brasil?

Para a traseira existem algumas fontes como Troller Pantanal(meu), F-250, Silverado e alguns veículos de carga.

Para a dianteira, BABOU! Só tem eixo rígido Dana 60 nas F-250!

Além disso, meus eixos originais tem de largura(face a face de miolo de rodas) 60,5”. De Troller acho que são 63”. De F-250 são 69”. Tem que pensar que além do peso extra, essa largura extra também influencia muito a dirigibilidade, todo o sistema de direção, a questão com polícia por causa dos pneus para fora e o pior de tudo, os tipos de trilhas que vc faz, pq nessa largura toda, mais offsets negativos de rodas e vc corre o risco de não passar em algumas porteiras/tronqueiras e pequenas pontes... É justamente por isso que tenho minhas dúvidas em parti pros D60 agora! O peso extra e a largura maior complicam! E sem falar no ratio chassi pneu. Com os 37" preciso ter entre 2,35 e 2,54m.

Outro detalhe: todo veículo 4x4 faz normalmente muito mais força no eixo traseiro do que no dianteiro.

Por tudo isso acima que optei pelo eixo traseiro de Troller Pantanal, um Dana 60 HD, com 35 estrias e a largura do Troller. O dianteiro não consegui da Pantanal, mas vai de Troller mesmo.Mas assim, se eu colocar D60 na dianteira terei que colocar D70 na traseira. Caramba, tá ficando complicado! :pensativo:

2ª questão: como reforçar os Dana 44?

Existem várias receitas para vários bolsos file:///C:/Users/Fabio/AppData/Local/Temp/wlmail-433777574/supfiles34626D07/wlEmoticon-winkingsmile%5B1%5D.png

Básico para qualquer dos upgrades é fazer uns reforços na estrutura, como por exemplo esse kit da Synergy: http://www.synergymfg.com/Synergy-Jeep-JK-D30-D44-Front-Axle-Assurance-Kit-p-30919.html (http://www.synergymfg.com/Synergy-Jeep-JK-D30-D44-Front-Axle-Assurance-Kit-p-30919.html)
Note que esse kit não é para Dana 44 de Troller, mas talvez seja adaptável, ou pode muito bem ser replicado aqui no Brasil.

Tem essa versão daqui(tb para Dana 44 gringo): http://www.synergymfg.com/Synergy-Jeep-JK-Front-D44-Axle-HD-Outer-Shell-Kit-3.0-OD-Tube-p-21257.html (http://www.synergymfg.com/Synergy-Jeep-JK-Front-D44-Axle-HD-Outer-Shell-Kit-3.0-OD-Tube-p-21257.html)

Para os reforços internos, para seu caso até pneus 37”, eu iria na receita já citada aqui por outros, até para vc não gastar demais agora:

Semieixos Ensimec 30/30(de Troller – pq aí vc não precisa trocar seus bloqueios) + Homocinéticas 30 estrias(http://www.longfieldsuperaxles.com/30-spline/23/30-spline-birfield.html (http://www.longfieldsuperaxles.com/30-spline/23/30-spline-birfield.html) ou http://www.trail-gear.com/landcruiser-birfields (http://www.trail-gear.com/landcruiser-birfields)) e se for preciso as Roda Livres da Warn.

Eu estou planejando uma receita acima dessa porque no meu projeto ainda haverão mais uns upgrades pesados no ano que vem.

Conjunto RCV de 35 estrias de aço 300M feito sob medida para o eixo dianteiro de Troller: http://www.rcvperformance.com/product-details-axles.aspx?sku=CVJ44-JK-35 (http://www.rcvperformance.com/product-details-axles.aspx?sku=CVJ44-JK-35)

Nessa receita terá que comprar bloqueio de novo, encarecendo mais ainda esse upgrade.

Abração,

Grélo. Show demais a qualidade RCV. Gostei muito da receita RCV 300M. Praticamente all-in-one. E sem falar na garantia ilimitada! :palmas:

Mas acho que não iria de 35 estrias. Manteria as 30, assim mantenho o e-locker e as rl.

Valeu pelo post Grélo.

Se eu decidir pela RCV, te aviso .

Abs,

Uxío

uxio69
16/08/2013, 03:18
Bom pessoal, após passar os 3 últimos dias dormindo por volta das 4 da madruga, acho que cheguei a uma decisão.

Inicialmente gostaria de agradecer a imensa colaboração que estou recebendo de vcs, quer online ou offline. Conversei com muita gente sobre minha situação e ouvi atentamente a opinião de todos.

Li a revista que Magão mandou. Apesar de ser um comparativo entre Dynatrac 44 e Dynatrac 60, já serve de exemplo.

Infelizmente não achei nas revistas especializadas brasileiras testes comparativos similares aos realizados pelas americanas.

Minha base de pesquisa tb é o Pirate 4x4. Achei alguns tópicos com a mesma dúvida minha, e com sugestões semelhantes. Mas cada caso é uma caso. Prum americano resolver o problema dele é bem mais fácil que aqui no Brasil. É só ele ligar pra Dynatrac, encomendar, pagar e em 1 semana o eixo tá porta dele. Ô inveja!

Voltando ao dilema: Quando tava achando que iria apenas o reforçar D44, veio a idéia de por D60. Enquanto pesquisava melhor e já simpatizando pelo D60, leio os post favoráveis ao D44 reforçado.

O post de Jaime Sandim com a opção de RCV abriu mais ainda o leque de opções.

Claro que o fator custo x benefício é importante.

Já tenho uma idéia de custos pra reforçar D44 com T-Rex SHD + Dirty 30 + RL Warn premium.

Tb tenho uma idéia dos custos apenas de aquisição do par de eixos D60 da F-250 4x4 HD. Não consegui levantar a estimativa dos custos de mão-de-obra e demais componentes pra instalar o D60. Sem falar que o Galego ficará bem mais pesado.

Se eu optasse pelo D60, pelo menos poderia amortizar uma parte do investimento vendendo os atuais D44.

Botei todos os custos na ponta do lápis, os benefícios nos neurônios e o sentimento no coração. Ê continha difícil de fechar!

E ainda tem o deslocamento do fusível. Hj meu fusível está na cruzeta e na ponta do semi-eixo. É ali que quebra e já sei o que tenho que substiuir. Reforçando o D44, acredito que o fusível será o semi-eixo. Porém, com o D60 onde será o ponto fraco do conjunto? Fico com receio de transferir o fusível para a transmissão, redução, câmbio, etc. Além disso, D60 não me pareceu essa robustez toda como eu imaginava, pois fiquei surpreso de ler relatos de D60 quebrando, e às vezes em situações bem simples. O D60 do Marruá de Lucas Nassif é um exemplo disso.

Lógico que o D60 tem vantagens, porém, em razão do peso maior, das complicações da instalação (acreditem, aqui em Salvador sei que terei muita dor-de-cabeça pra conseguir fazer isso), da real possibilidade de transferir o ponto fraco do conjunto para outras partes do carro, da dificuldade de passar por muitas trilhas apertadas que temos por aqui (porteiras e cancelas estreitas), do custo maior de manutenção, estou descartando a opção do D60, e optando pelo reforço do D44.

Estudei as duas opções de reforço o D44, e estou decidindo pelo semi-eixo RCV ultimate 300M 30 estrias, por usa série de vantagens: semi-eixo em aço 300M que oferece maior robustez, já vem com jh de abertura maior, aproveita a RL Enfer que já possuo, mínimas alterações no eixo, munhão e rodas, dispensa comprar junta homocinética + roda livre + cubo e mangas, garantia ilimitada total e incondicional, custo menor de aquisição. Ou seja, é a solução BBB.

426406

Ultimate 300M CV Axles are backed with a "No Questions Asked" limited lifetime warranty.

426407

De acordo com as informações que obtive, com esses semi-eixos RCV não vou precisar compra cubos, mangas, jh, rl, etc. Basta apenas os semis RCL e mais nada. Aproveito o e-locker e a RL da enfer.

Agora é partir pra cotar e comprar! Com o dólar subindo, essa é a pior parte.:freaking:

Obrigado pela colaboração e atenção de todos vcs. Foi muito bom ler todos os posts.

Abs,

Uxío

PS.: Parece que hj consigo dormir antes da 3:30! :mrgreen:

Casa da transmissão4x4
16/08/2013, 07:05
:campeao:............aleluia.......

Casa da transmissão4x4
16/08/2013, 07:06
Concordei com sua decisão, se eu entendi direito você vai manter o dana44 do engesa né ?

uxio69
16/08/2013, 09:12
:campeao:............aleluia.......

Tinha que tomar uma decisão né? E tá achando que foi fácil? Hehehe

Ao invés de escolher qual seria, eu optei por eliminar os que não queria, até sobrar um "vencedor".

Primeiro descartei o D60. Depois o reforço com Ensimec. Sobrou o reforço com RCV. :euforico:

uxio69
16/08/2013, 09:14
Concordei com sua decisão, se eu entendi direito você vai manter o dana44 do engesa né ?

Sim Danilo, vou manter o D44 no Galego.

Valeu pelo apoio! :concordo:

jaime_sandim
16/08/2013, 09:58
Dino,

Cara desculpa mesmo não te atender ontem...tava com aqueles problemas la :parede:

fico feliz que se decidiu...
essa parte de pesquisa é legal (eu gosto), ficar revirando sites de fabricantes,foruns,email de colegas e ligações pesando pros e contras, como te falei isso é uma terapia apesar de custar algumas horas de sono hehehehe

na minha opinião voce fez escolha mais sensata.

apesar de voce já ter se decidido se quiser ligar hoje ou qualquer dia e bater um papo estamos ai :concordo:

essa ultimas paginas foram a prova que o forum ainda cumpre o seu papel inicial de ajudar colegas com experiencia,ideias e discussões (saudáveis) :palmas::palmas::palmas:

infelizmente ultimamente esta cada dia mais difícil isso por aqui :sad:

enfim voltando aos eixos...

voce vai continuar usando eixos do engesa?
eles tem medidas diferentes dos do troller que o Grélo passou ao pessoal da RCV,correto?
nesse caso acho não conseguimos aquele preço pela quantidade por não serem peças idênticas

tambem estava inclinado em comprar semi-eixos com 30 estrias pra não perder meu bloqueio dianteiro que é novo ainda.
estou na duvidas se troco tudo por 35 estrias e vendo o bloqueio que tenho ou se vou de 30 estrias e mantenho ele.
mas ai novamente sera itens diferentes do Grélo e não teremos o melhor preço...

mas duvidas pra nossas cabeças :pensativo:
continuarmos a pensar

abraços.

zeca_cj
16/08/2013, 10:18
Jaime,

Só pra atiçar os meus duentes...

Quanto sai o RCV pro eixo do Troller comprando em grupo?

Meu eixo dianteiro está todo montado... mas o que é um peido pra quem tá cagado! :?

uxio69
16/08/2013, 12:24
Dino,

Cara desculpa mesmo não te atender ontem...tava com aqueles problemas la :parede:Tranquilo. Espero que vc consiga resolver da melhor forma possível.

fico feliz que se decidiu...
essa parte de pesquisa é legal (eu gosto), ficar revirando sites de fabricantes,foruns,email de colegas e ligações pesando pros e contras, como te falei isso é uma terapia apesar de custar algumas horas de sono hehehehe

na minha opinião voce fez escolha mais sensata.
apesar de voce já ter se decidido se quiser ligar hoje ou qualquer dia e bater um papo estamos ai :concordo:Tb gosto muito da pesquisa. Tem muita novidade e conceitos surgindo a toda hora. Temos que estar atualizados. Só lamento que no Brasil ainda temos pouca informação especializada e precisamos buscar na gringolândia.

Pra minha decisão foi fundamentel seu post falando da RCV. Eu não conhecia essa empresa, e se vc não tivesse comentado, eu e muitos outros tb continuaram sem saber. Obrigado pela sua postagem! :concordo:

Por isso que gosto e incentivo as postagens aqui no fórum, pq fomentam a troca de informações e o debate.

essa ultimas paginas foram a prova que o forum ainda cumpre o seu papel inicial de ajudar colegas com experiencia,ideias e discussões (saudáveis) :palmas::palmas::palmas:

infelizmente ultimamente esta cada dia mais difícil isso por aqui :sad:

enfim voltando aos eixos...

voce vai continuar usando eixos do engesa? Sim, vou continuar com os eixos D44 do Engesa

eles tem medidas diferentes dos do troller que o Grélo passou ao pessoal da RCV,correto?correto

nesse caso acho não conseguimos aquele preço pela quantidade por não serem peças idênticasTô sabendo, mas vai que o gringo acorda de bom humor e dá um desconto legal incluindo meu pedido tb, né? :-D

Neste fds não poderei medir os semi-eixos pq já tinha assumido um comprossimo de viagem com a Confraria Fotográfica, clube de fotografia que participo, e vou viajar com eles pra São Gonçalo dos Campos (100 km de Salvador) e só volto no domingo.

Mas na segunda já estarei pentelhando o meca bem cedo pra fazermos todas as medições que a RCV precisa. Por enquanto só vou comprar o set dianteiro, mas vou aproveitar pra medir tb o semi-eixo traseiro. Assim, no futuro já tenho essa medida.

tambem estava inclinado em comprar semi-eixos com 30 estrias pra não perder meu bloqueio dianteiro que é novo ainda.
estou na duvidas se troco tudo por 35 estrias e vendo o bloqueio que tenho ou se vou de 30 estrias e mantenho ele.
mas ai novamente sera itens diferentes do Grélo e não teremos o melhor preço...Preferi manter 30 estrias justamente pra não ter que investir em novo bloqueio e nova roda livre, mesmo sabendo que posso vender os atuais. E como a RCV garante até pneu 40, estão estou com folga.

A recente alta do dólar tb complica um pouco, pois sei que não conseguirei comprar o novo bloqueio com valor próximo do que paguei pelo atual.

E ainda tem o lance das estrias mais finas, pois com 35 estrias no semi de 30, as estrias não vão ter a mesma espessura.

mas duvidas pra nossas cabeças :pensativo:
continuarmos a pensar

abraços. Quer aumentar suas dúvidas? Se for pegar bloqueio 35 estrias, vai de ARB ou E-locker? :lol: Eu iria de e-locker!:concordo:

Abs,

Uxío

uxio69
16/08/2013, 12:26
Jaime,

Meu eixo dianteiro está todo montado... mas o que é um peido pra quem tá cagado! :?

Já passei pra CJ os valores.

E aí Zé, vai peidar? :mrgreen:

uxio69
16/08/2013, 13:39
Vermeio,

já que a ideia seria fortalecer o eixos, foi levantado ideia de 35 estrias ambos os lados

Jaime, como a RCV faz sob encomenda, vc vai comprar o semi com 35 estrias porém mantendo a mesma espessura do semi de 30 estrias, ou vai comprar o de 35 estrias com espessura maior?

Se for a primeira opção, não acho que seja ideal, pois vc vai colocar mais estrias mantendo a mesma espessura. Assim, apesar da área de contato aumentar, a parede de cada estria vai ser menor.

Agora, se a opção for a segunda, acho que é melhor.

pra isso precisamos de bloqueios 35 estrias tambem pelo que sei somente ARB que faria.
ARB Air Locker Dana 44 35 Spline 3.92 & Up (RD109) (http://store.arbusa.com/ARB-Air-Locker-Dana-44-35-Spline-392-Up-RD109-P3505.aspx) Por isso que preferi manter o semi de 30 estrias. Acho que o custo deva ser um pouco menor, e não precisarei trocar bloqueio e rl.

Acho que tb tem E-locker pra 35 estrias. Confira aqui - http://www.eaton.com.br/EatonBR/ProdutosampServiccedilos/ProdutosporCategoria/Automotive/BloqueiosdeDiferenciais/%5B%20!--$HttpCgiPath--%5D?IdcService=GET_FILE&allowInterrupt=1&RevisionSelectionMethod=LatestReleased&noSaveAs=0&Rendition=Primary&&dDocName=PCT_277742 (http://www.eaton.com.br/EatonBR/ProdutosampServiccedilos/ProdutosporCategoria/Automotive/BloqueiosdeDiferenciais/%5B%20!--$HttpCgiPath--%5D?IdcService=GET_FILE&allowInterrupt=1&RevisionSelectionMethod=LatestReleased&noSaveAs=0&Rendition=Primary&&dDocName=PCT_277742)

quem sabe negociamos mesmo...
se for partir pro ARB vou tirar o elocker com 1 mês de instalado e ligado 2x somente.
qualquer coisa te aviso...
abraços.Ê sorte! Ainda nem sabe se vai vender o bloqueio e já tem comprador! :mrgreen:

Abs

jaime_sandim
16/08/2013, 14:30
Jaime,

Já passei pra CJ os valores.

E aí Zé, vai peidar? :mrgreen:
Zeca,

agora que vi tua pergunta...acabei olhando rapidinho e não vi antes...

o Dino já fez a gentileza
tu já tem os valores, da uma estudada ai.
aproveita que ta com eixos desmontados e sem bloqueio que fica mais fácil ainda.

fazemos um grupinho,sera que tem mais gente afim???
falem agora o calem para sempre kkkkkkkkkk

qualquer coisa manda email : jaime_sandim@hotmail.com

abraços

zeca_cj
16/08/2013, 15:00
Recebi os valores!

Vai dar pra mim agora não. A suspensão tem me estuprado o bolso, deixando só moedas pro restante. Alem disso estou em fase de mudanças na minha vida comercial que impedem grandes gastanças. E por fim, já tenho tudo pronto e montado na dianteira... um puta conjunto. Seria "olho maior que a barriga" mudar agora!

De qualquer forma obrigado!

Dino,
O semi-eixo de 35E é mais grosso que 30E. Por ter mais material, ele é mais resistente.

Vc ta puxando muito o saco de Jaime.. to ficando com ciumes! :odedo:

MaGao
16/08/2013, 17:13
Úxio,

Sua escolha pelo dana44 com rcv pelos custos não tem melhor no momento. Mais ainda defendo dana60!

Senhores,

Quantas vezes alguem viu o Elmer do crocodilo quebrado ? ou postando algum relato que quebrou eixos?

Quanto a largura... se resolve no offset da roda..

Ah.. ja li em varios locais nego de dana60HD original rodando pneu 40 sem dó.. que o que fazem não chega a 1/4 do que o Úxio faz.. e nego com 300cv +..

Dana44 até aguenta.. mais vc dirige com medo que vai quebrar.. que vai sei la o que..
Quanto ao fusível.. fusível de carro é cardan/cruzeta.. e não eixo.. ta louco não reforçar para deixar o eixo como fusível?

Ainda defendo principalmente um carro para trilhas um dana60.. o gasto é bemmm maior.. mais não terá dor de cabeça e nem ficara com medinho de acelerar quando precisar.. ou de ter que desligar bloqueio pq não aguenta.. BAH!

RCV vai resolver uma parte do problema.. semi e homo.. e o resto? RL, Munhões, etc.. ?

Na epoca que comprei os upgrades do meu eixo.. a fabricante gritou logo.. AGUENTA ATÉ 38" sem medo.. HAHAHAHA PIADA! aguenta sim.. andando com pé de moça e sem poder pisar um pouquinho mais forte para subir uma duna..
Nem erosões enfrento.. é so areia e lama..

Cancei de tentar reforçar componente do eixo.. a ou b.. DANA 60 e pronto.. não são indestrutiveis.. mais são bem mais resistente que um dana44 reforçado.. e ainda sem reforço algum.. se preparar eles.. pode por ai pneus 46" e 500cv com 70kgfm+ .. sem mais.

OBS.:
Antes que joguem pedras.. tem dois engesas com a mesma configuração e com pilotos diferentes.. e tudo apresenta o mesmo problema.. o meu anda dia a dia.. do meu irmão só trilha e pisando em casca de ovos..
Caso queira gastar $$ para reforçar um dana44 com o que se preze na gringolandia.. vai sim funcionar.. mais vai gastar o mesmo de upgrade para dana60.. pq aqui no brasil nos somos levados como otários.

Abraços,

jaime_sandim
16/08/2013, 17:58
Recebi os valores!

Vai dar pra mim agora não. A suspensão tem me estuprado o bolso, deixando só moedas pro restante. Alem disso estou em fase de mudanças na minha vida comercial que impedem grandes gastanças. E por fim, já tenho tudo pronto e montado na dianteira... um puta conjunto. Seria "olho maior que a barriga" mudar agora!

De qualquer forma obrigado!

entendo Zeca,
essas coisas são sem fim mesmo...as vezes temos que priorizar as coisas no teu caso esta sendo a suspensão...
que diga-se de passagem vai ficar animal...só coisa de primeira :twisted:
tem nomes que não sei nem como se fala hehehehe.
no futuro quem sabe sirva pra voce :concordo:

segue uma foto que pelo visto serve para todos aqui :chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:

Dino,
O semi-eixo de 35E é mais grosso que 30E. Por ter mais material, ele é mais resistente.

Vc ta puxando muito o saco de Jaime.. to ficando com ciumes! :odedo:

fica com ciumes não Zeca , eu cheguei agora por aqui... a historia de voces já é antiga :odedo2:

jaime_sandim
16/08/2013, 18:00
Acho que tb tem E-locker pra 35 estrias. Confira aqui - http://www.eaton.com.br/EatonBR/ProdutosampServiccedilos/ProdutosporCategoria/Automotive/BloqueiosdeDiferenciais/%5B%20!--$HttpCgiPath--%5D?IdcService=GET_FILE&allowInterrupt=1&RevisionSelectionMethod=LatestReleased&noSaveAs=0&Rendition=Primary&&dDocName=PCT_277742 (http://www.eaton.com.br/EatonBR/ProdutosampServiccedilos/ProdutosporCategoria/Automotive/BloqueiosdeDiferenciais/%5B%20!--$HttpCgiPath--%5D?IdcService=GET_FILE&allowInterrupt=1&RevisionSelectionMethod=LatestReleased&noSaveAs=0&Rendition=Primary&&dDocName=PCT_277742)

Tinha dado uma olhada já na tabela e não encontrei Dana 44 com 35 estrias...
com 35 estrias somente Dana 60.
quase certeza que somente ARB mesmo

MaGao
16/08/2013, 19:03
Úxio,

https://www.youtube.com/watch?v=Doqd0uynw4M

Sei que não são inquebráveis maissss olha o estado da roda do carro os 2:25s.. kkkkk =D

Obs.: Desculpa o off.. mais não resisti kkk
Olha também o tamanho do pneu do garoto!

Abraços,

zeca_cj
16/08/2013, 19:38
é sua versão americana MAGÃO!!!

zeca_cj
16/08/2013, 19:49
Coincidentemente BSF é a placa da cegonha que eu e Dino temos em sociedade com mais uns amigos!

Boca de Se Fuder!

Segunda foto foi da cegonha carregada prestes a viajar pra Brusque - Fenajeep!

uxio69
16/08/2013, 23:45
Recebi os valores!

De qualquer forma obrigado! Concordo. Se já tem tudo pro Táxi brocar, pra que inventar novidade né?

Dino,
O semi-eixo de 35E é mais grosso que 30E. Por ter mais material, ele é mais resistente. Tô sabendo, mas como a RCV faz por encomenda, vai que um semi de 35 estrias, por ser mais espesso, não cabe no eixo do Troller. Então poderia querer fazer um semi de 35 estrias porém com a mesma espessura do de 30. E aí não vejo vantagem.

Vc ta puxando muito o saco de Jaime.. to ficando com ciumes! :odedo:Zé, fique enciumado não. Nosso caso é bem mais antigo! :drunk:

uxio69
17/08/2013, 00:02
Úxio,

Sua escolha pelo dana44 com rcv pelos custos não tem melhor no momento. Mais ainda defendo dana60!

Senhores,

Quantas vezes alguem viu o Elmer do crocodilo quebrado ? ou postando algum relato que quebrou eixos?

Quanto a largura... se resolve no offset da roda..

Ah.. ja li em varios locais nego de dana60HD original rodando pneu 40 sem dó.. que o que fazem não chega a 1/4 do que o Úxio faz.. e nego com 300cv +..

Dana44 até aguenta.. mais vc dirige com medo que vai quebrar.. que vai sei la o que..
Quanto ao fusível.. fusível de carro é cardan/cruzeta.. e não eixo.. ta louco não reforçar para deixar o eixo como fusível?

Ainda defendo principalmente um carro para trilhas um dana60.. o gasto é bemmm maior.. mais não terá dor de cabeça e nem ficara com medinho de acelerar quando precisar.. ou de ter que desligar bloqueio pq não aguenta.. BAH!

RCV vai resolver uma parte do problema.. semi e homo.. e o resto? RL, Munhões, etc.. ?

Na epoca que comprei os upgrades do meu eixo.. a fabricante gritou logo.. AGUENTA ATÉ 38" sem medo.. HAHAHAHA PIADA! aguenta sim.. andando com pé de moça e sem poder pisar um pouquinho mais forte para subir uma duna..
Nem erosões enfrento.. é so areia e lama..

Cancei de tentar reforçar componente do eixo.. a ou b.. DANA 60 e pronto.. não são indestrutiveis.. mais são bem mais resistente que um dana44 reforçado.. e ainda sem reforço algum.. se preparar eles.. pode por ai pneus 46" e 500cv com 70kgfm+ .. sem mais.

OBS.:
Antes que joguem pedras.. tem dois engesas com a mesma configuração e com pilotos diferentes.. e tudo apresenta o mesmo problema.. o meu anda dia a dia.. do meu irmão só trilha e pisando em casca de ovos..
Caso queira gastar $$ para reforçar um dana44 com o que se preze na gringolandia.. vai sim funcionar.. mais vai gastar o mesmo de upgrade para dana60.. pq aqui no brasil nos somos levados como otários.

Abraços,

Valeu Magão. Suas considerações são importantes.

Hj sei um pouco mais do D60 e de suas potencialidades, porém ainda não é o meu momento pros D60, mas quem sabe se em alguns anos o Calango, o Táxi e o Galego não estarão de Pro Rock? :dance:

Putz, não lembramos de falar com Elmer.

Relaxe ômi. Nada de pedras. :mrgreen: Cada um tem sua opinião e sugestões, e estamos aqui justamente pra debater essas idéias, sem vencedores e perdedores.

Ei, Aracaju tá chegando (11 a 13/10). Nada de mimimi neste ano viu? :odedo:

uxio69
17/08/2013, 00:17
segue uma foto que pelo visto serve para todos aqui kkkkk

fica com ciumes não Zeca , eu cheguei agora por aqui... a historia de voces já é antiga :odedo2: Tá vendo Zé que vc não precisa se preocupar! Huahuahua

uxio69
17/08/2013, 00:20
Tinha dado uma olhada já na tabela e não encontrei Dana 44 com 35 estrias...
com 35 estrias somente Dana 60.
quase certeza que somente ARB mesmoFoi maus. Quando vi a tabela, só reparei na coluna das estrias e não reparei na coluna dos dif. Realmente não tem E-locker D44 35 estrias. Só ARB tem.

uxio69
17/08/2013, 00:31
Úxio,

https://www.youtube.com/watch?v=Doqd0uynw4M

Sei que não são inquebráveis maissss olha o estado da roda do carro os 2:25s.. kkkkk =D

Obs.: Desculpa o off.. mais não resisti kkk
Olha também o tamanho do pneu do garoto!

Abraços,Que diacho de parafusos eram aqueles? BL?? :shock:

Se ele estivesse de D44 com RCV 300M + Trep Comp 37" com BL, com certeza não tinha quebrado. Mas foi inventar de por D60, se deu mal! :chorandoderir:

uxio69
17/08/2013, 00:33
é sua versão americana MAGÃO!!!:chorandoderir:

uxio69
17/08/2013, 00:35
Coincidentemente BSF é a placa da cegonha que eu e Dino temos em sociedade com mais uns amigos!

Boca de Se Fuder!

Segunda foto foi da cegonha carregada prestes a viajar pra Brusque - Fenajeep!E pro Jeep Show de Sergipe (11 a 13/10), BSF estará presente. :dance: O Táxi vai né?

gabriel correia
18/08/2013, 15:53
Uxio o que vc achou das informações sobre a temperatura que te mandei!! chegou a ver com algum mecanico ou ainda não vou ver se eu falo com um amigo meu que é professor de eletrica quem sabe ele não consiga me explicar melhor .. ai te aviso..

outra pergunta vc vai colocar capota fixa futuramente ou vai de lona.. fui ver capota para o fase 2 e desanimei!! 6.200,00 tabatinga... a mais barata ai vem cinfel 10.000,00 e assim vai ..achei um roubo!!!! já dei andamento eu mesmo na minha vai ser meia capota com meia porta e gaiola interna com suporte para estepe dentro do jeep inclinado .. vou postar algumas fotos de como vai ser !! ai depois que estiver andando penso em fazer outra inteira mais para andar que não vejo a hora vai ficar assim por um bom tempo ...rsrs não vejo a hora de andar de engesa mais tá dificil!!!!

gabriel correia
18/08/2013, 16:09
mais ou menos como vai ficar!! e a meia capota com meia porta já em andamento!!

426739426740426741

uxio69
19/08/2013, 14:24
Uxio o que vc achou das informações sobre a temperatura que te mandei!! chegou a ver com algum mecanico ou ainda não vou ver se eu falo com um amigo meu que é professor de eletrica quem sabe ele não consiga me explicar melhor .. ai te aviso..

Gabriel, muito obrigado pelo email. Ainda não li todo o material. Tava viajando no fds.

Vou colocar aqui a tua mensagem do email, junto com os arquivos que vc enviou, pra que sirva de ajuda aos demais.

"...uxio..

No manual da MWM diz que a válvula termostática começa a abrir entre 71 a 82 graus e termina de abrir aos 94 graus.

Seguem os manuais para sua análise.

Entende quando que eu falo que nas S10 o cebolão é apenas de 95 graus..é porque a valvula abre em 94 ai 95 o motor aciona a ventuinha multi viscosa e trabalha sempre na casa de 95 graus mantendo sempre a valvula aberta agora imaginao cebolão a 85 graus!! a valvula não vai entender e vai dar pau logo logo e vai travar... ai já viu!! vamos pesquisar agora quanto o troller trabalha.. vc até pode deixar esse cbolão porém vai ter que retirar a valvula ou colocar uma que abre abaixe desse cebolão porém o motor trabalha frio e não quema combustivel como deveria por isso fumaça preta em excesso ok!! espero estar podendo ajudar pois estou montando tb o meu e ainda não testei vou tentar ligar ele amanhã qualquer novidade te falo!!..."

outra pergunta vc vai colocar capota fixa futuramente ou vai de lona.. fui ver capota para o fase 2 e desanimei!! 6.200,00 tabatinga... a mais barata ai vem cinfel 10.000,00 e assim vai ..achei um roubo!!!! já dei andamento eu mesmo na minha vai ser meia capota com meia porta e gaiola interna com suporte para estepe dentro do jeep inclinado .. vou postar algumas fotos de como vai ser !! ai depois que estiver andando penso em fazer outra inteira mais para andar que não vejo a hora vai ficar assim por um bom tempo ...rsrs não vejo a hora de andar de engesa mais tá dificil!!!!

Vou de capota de lona, aliás, meia capota somente, chamada aqui de capota de verão. A caçamba vai ficar aberta. Vai ser como essa aí.

426923

Quando essa capota de verão estiver pronta, deverei vender a capota original do fase 2.

Como o meu estepe é muito pesado (57 kg), tb penso em colocá-lo inclinado por cima da caçamba.

Para a gaiola já tenho uma idéia de como vou fazer.

Vai ficar semelhante à esse Wrangler que vc postou.

426928

O problema da lona é que não terei onde prender os acessórios de base magnética (suporte da antena, giroflex, corneta do rontan, etc.). Tava pensando em subir um pouco mais a gaiola, passando pela capota, e colocando uma chapa metélica por cima. Ainda tenho que estudar como resolver isso!

gabriel correia
19/08/2013, 18:06
vai ficar bacana!! ou melhor já esta show!! mais vai ficar melhor ainda!!rsrs abraços

uxio69
19/08/2013, 20:54
vai ficar bacana!! ou melhor já esta show!! mais vai ficar melhor ainda!!rsrs abraços Valeu! :concordo:

Amanhã vou na oficina. Pegar as molas pra enviá-las à Rota 4x4, e medir os semis pra passar pra RCV.

427011

Axle Dimensions

A - Centerline of the u-joint to the end of the bar -
B - END of the shaft to the END of the seal surface -
C - END of the shaft to the START of the seal surface -
D - Length in inches of the spline -
Spline Count -

427012

Axle Dimensions

A - Centerline of the u-joint to the end of the bar -
B - END of the shaft to the END of the seal surface -
C - END of the shaft to the START of the seal surface -
D - Length in inches of the spline -
Spline Count -

http://www.rcvperformance.com/images/stub-drawing.jpg
Axle Dimensions

E - Centerline of the u-joint to the end of the bar -
Spline Count -

Alloy Steel Type

Please note RCV Ultimate CV Axle housings and axle shafts are produced with 4340 alloy steel.

300M alloy steel housings and axle shafts are available at additional cost for Dana 60 Non-Unit Bearing Axles, as well as the '02 and up Ford F-250 Dana 60 Unit Bearing Axles.

Finish

- Black Oxide Coating (standard)
- Nickel Plating for extra corrosion resistance in salty environments (additional cost)

uxio69
20/08/2013, 12:32
Quando quis colocar de volta a chave geral, o meca torceu o nariz e bradou logo: Isso não presta. Bote uma marinizada.
427165

Fui em duas lojas de náutica, e os preços de chave geral marinizada é muuuuito mais caro.

Futucando no EBay, encontrei a mesma chave marinizada, porém com preço muuuito mais conta.

É da marca Perko (especializada em artigos náuticos), modelo 8503DP, para 250A e permite conexão de duas baterias ao mesmo tempo ou separadamente.

Tem um sistema de proteção do alternador caso seja erradamente colocada em OFF enquanto o motor ainda estiver em funcionamento.

Alguém conhece?
427166

MaGao
20/08/2013, 15:57
Úxio,

250a é pouco para o guincho.. Verifica o consumo dele no manual..

abracos

uxio69
21/08/2013, 01:37
Seguem os valores dos semi-eixos dianteiros, em mm e pol.

Esqueci de medir o traseiro. Amanhã faço isso. Pode ser útil no futuro.

E amanhã mesmo mantenho contato inicial com a RCV Performance! :dance:

LADO DO MOTORISTA

427011

A - 408,5mm / 16"
B - 110mm / 4,33"
C - 83mm / 3,26"
D - 61mm / 2,40"
Estrias - 30

LADO DO PASSAGEIRO

427012

A - 738,5mm / 29,075"
B - 110mm / 4,33"
C - 83mm / 3,26"
D - 62mm / 2,44"
Estrias - 30

PONTA DO SEMI-EIXO

http://www.rcvperformance.com/images/stub-drawing.jpgE - 354mm / 14,1"
Estrias - 30

uxio69
21/08/2013, 01:48
Úxio,

250a é pouco para o guincho.. Verifica o consumo dele no manual..

abracos

Magão,

Manual não diz nada sobre consumo. Amanhã vejo isso na Work. Valeu!:concordo:

zeca_cj
21/08/2013, 08:48
O semi eixo do lado do passageiro tem 290 polegadas de comprimento????

eita semi eixo grande!

uxio69
21/08/2013, 12:09
O semi eixo do lado do passageiro tem 290 polegadas de comprimento????

eita semi eixo grande!

Maldita vírgula que não fica quieta. :-D

O certo é 29,07".

Vou mandar uma mensagem aos moderadores pra corrigirem o post.

Valeu!

zeca_cj
21/08/2013, 12:20
manda nao.. deixa lá pra todo mundo ver como vc é

http://imagensgratis.com.br/imagens/animais-burro-73b640.jpghttps://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSBOl1avcOGuNM4Sxc5RGisbMCUculpE 4qWCjMsWKVjiy2zaqfCAQ

:odedo: :odedo: :odedo:

uxio69
21/08/2013, 14:11
manda nao.. deixa lá pra todo mundo ver como vc é

http://imagensgratis.com.br/imagens/animais-burro-73b640.jpghttps://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSBOl1avcOGuNM4Sxc5RGisbMCUculpE 4qWCjMsWKVjiy2zaqfCAQ

:odedo: :odedo: :odedo:
:chorandoderir:

Esse carinho todo só pode ser outra coisa! :mrgreen:

Já corrigiram a medida.

Aproveitando, seguem as medidas do semi-eixo traseiro:

A - 815mm / 32,08"
D - 45mm / 1,77"
Estrias - 30

Marcus Brandão
21/08/2013, 15:47
Uxio, tenho as duas. Uma igual à sua no Gafanhoto e a maritima no barco.
Minha opinião: bot a aque está na mão. Não compre pois as duas funcionam perfeitamente. Unico cuidado é manter os terminais apertados (claro) e sempre usar e lubrificar vez em quando pois caso não use sempre ela fica travada em "ligado" e vai desligar com a trepidação se vc andar sem a chave no lugar (tem mané pra isso). Isso no caso da que vc já tem
A outra não anda em lama, não fica submersa e também não serve de corta corrente pra dificultar furto.
não gaste dinheiro a toa. fica com a sua.

Quando quis colocar de volta a chave geral, o meca torceu o nariz e bradou logo: Isso não presta. Bote uma marinizada.
427165

Fui em duas lojas de náutica, e os preços de chave geral marinizada é muuuuito mais caro.

Futucando no EBay, encontrei a mesma chave marinizada, porém com preço muuuito mais conta.

É da marca Perko (especializada em artigos náuticos), modelo 8503DP, para 250A e permite conexão de duas baterias ao mesmo tempo ou separadamente.

Tem um sistema de proteção do alternador caso seja erradamente colocada em OFF enquanto o motor ainda estiver em funcionamento.

Alguém conhece?
427166

uxio69
21/08/2013, 19:49
Uxio, tenho as duas. Uma igual à sua no Gafanhoto e a maritima no barco.
Minha opinião: bot a aque está na mão. Não compre pois as duas funcionam perfeitamente. Unico cuidado é manter os terminais apertados (claro) e sempre usar e lubrificar vez em quando pois caso não use sempre ela fica travada em "ligado" e vai desligar com a trepidação se vc andar sem a chave no lugar (tem mané pra isso). Isso no caso da que vc já tem
A outra não anda em lama, não fica submersa e também não serve de corta corrente pra dificultar furto.
não gaste dinheiro a toa. fica com a sua.

Oi Marcos, tá sumido!

Bom saber que vc tem os dois.

Sou Mané não! :discordo: Sempre ando com a chave no lugar. :lol:

Porém tem uns corneteiros que tiram a chave sem que vc veja, só pra te pagando vexame tentando ligar o carro. :freaking: Né mesmo CJ? :boxing:

Só não entendi quando vc disse que não serve de corta corrente. Se vc colocar em OFF, não desliga tudo? Se não, o que ocorre quando coloca em OFF?

Abs,

Uxío

uxio69
21/08/2013, 19:56
Uxio você tem os alargadores originais do GALEGO?
preciso dos alargadores, tenho um jogo faltando uma peça.
obrigado pela atenção.

Parabéns pela vtr, está demais!!!

abraço.

Oi Roberto,

Vc tá falando dos alargadores de para-lamas né?

Vou ver na oficina e te aviso.

O teu Engesa tb é fase 2? Não sei se teria alguma diferença!

Valeu!

uxio69
22/08/2013, 00:34
Sobre o eixo traseiro, descobri que a RCV tb produz.

No site diz que são "simplesmente inquebráveis". Tomara!

Mandei email pedindo cotação!

427502
Seguem as medidas para quem tiver interesse no futuro:

A - 817mm

B - 635mm

C - 600mm

D - 45mm

E - 45mm

F - 2mm

G - 3mm

Spinlines - 30

MaGao
22/08/2013, 06:35
Uxio,

nunca tive problemas com o traseiro.. São da enfer.. Meu flutuante traseiro com mangas de toyota.. Nunca quebrou nem um rolamento.. Hehehe

abracos

ROBERTO SCHOLLER
22/08/2013, 09:04
Oi Roberto,

Vc tá falando dos alargadores de para-lamas né?

Vou ver na oficina e te aviso.

O teu Engesa tb é fase 2? Não sei se teria alguma diferença!

Valeu!

Bom dia Uxio tudo bem? Isso mesmo são os alargadores de paralama, o meu é FASE I mas ouvi falar que é tudo igual de todas as fases.

Obrigado pela atenção e aguardo o retorno. Grande abraço!!! :concordo:

Eduardo Velo
22/08/2013, 09:26
Roberto , aproveita e segue a receita do Uxio pra colocar eixo mais parrudo pra aguentar pneuzão ... rs

Tem alargador na Cinfel - ALARGADOR PARA LAMA - Cinfel (http://www.cinfel.com.br/produto.php?id=59&comprar=alargador_para_lama)

Qdo comprei tinha esses de fibra , mas duraram até a 1a trilha , quebraram todos , e na outra trilha perdi 1 diant. e 1 tras. , aí troquei por de borracha ...
Garra 4x4 - Peças e Equipamentos para veículos 4x4 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/findresults.asp?spec=alargador+paralama&tipo=1&template_id=2&tu=)

abs ...

ROBERTO SCHOLLER
22/08/2013, 11:38
Roberto , aproveita e segue a receita do Uxio pra colocar eixo mais parrudo pra aguentar pneuzão ... rs

Tem alargador na Cinfel - ALARGADOR PARA LAMA - Cinfel (http://www.cinfel.com.br/produto.php?id=59&comprar=alargador_para_lama)

Qdo comprei tinha esses de fibra , mas duraram até a 1a trilha , quebraram todos , e na outra trilha perdi 1 diant. e 1 tras. , aí troquei por de borracha ...
Garra 4x4 - Peças e Equipamentos para veículos 4x4 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/findresults.asp?spec=alargador+paralama&tipo=1&template_id=2&tu=)

abs ...

:concordo: Muito obrigado pelas dicas Edu!!!

Pois é esses de fibra devem quebrar com facilidade, mas como possuo quase um jogo completo falta apenas uma peça, quero comprar o que falta e montar. Se por ventura vier a quebrar nas trilhas vou tirar e não coloco mais!!! hehehe.

Quanto aos eixos, acredito que com pneu 35" não haja a necessidade de troca dos meus dana 44, pesquisei aqui no forum e descobri que os dana 44 aguentam até 35" então estou na faixa!!! hahaha esta no limite!!!:chorandoderir:

Nossos amigos Uxio e KIM andam com pneus 38"

Hááá ja tirei as fotos da peça que quebrou da minha t-case, esta no celular, acho que hoje consigo passar para o PC e postar as imagens.

grande abraço amigo.:bye:

uxio69
22/08/2013, 11:50
Uxio,

nunca tive problemas com o traseiro.. São da enfer.. Meu flutuante traseiro com mangas de toyota.. Nunca quebrou nem um rolamento.. Hehehe

abracos

Magão, é o tal gato escaldado tem medo de água fria! :grin:

Vai que na próxima trilha o semi traseiro inventa de querer competir com o dianteiro?

Por isso fiquei curioso em saber o custo do tal semi inquebrável. Se for interessante, compro e deixo de reserva!

uxio69
22/08/2013, 11:51
Bom dia Uxio tudo bem? Isso mesmo são os alargadores de paralama, o meu é FASE I mas ouvi falar que é tudo igual de todas as fases.

Obrigado pela atenção e aguardo o retorno. Grande abraço!!! :concordo:

O dianteiro acredito que seja igual, mas o traseiro tenho dúvidas!

No fds vejo isso com calma e te aviso.

uxio69
22/08/2013, 12:02

abs ...

Meus alargadores são de fibra, da Fiber 4x4, e são bem largos (15cm). O dianteiro esquerdo quebrou no tombamento, mas dá pra reconstruir.

Não conhecia esse de borracha. Achei interessante pra passar por porteiras e cancelas apertadas, pq com os de fibra é flórida. Com os de borracha fica bem mais fácil!

Porém esses de borracha da Garra só tem 5cm. Pra mim não serve. Se com 15cm os Trep Comp já me dão um banho de lama da zorra, imagina só com 5cm? Vai estar mais sujo dentro que fora do Galego! :mrgreen:

Vou ver se consigo esses de borracha com 20 cm.

ROBERTO SCHOLLER
22/08/2013, 12:04
O dianteiro acredito que seja igual, mas o traseiro tenho dúvidas!

No fds vejo isso com calma e te aviso.

Ok :concordo: obrigado!!!

ROBERTO SCHOLLER
22/08/2013, 15:40
Uxio preciso mais uma informação de você. No topico vc comenta sobre uma plaqueta de identificação do engesa atras do porta luvas, para visualizar essa plaqueta é necessario desmontar o porta luvas ou o painel? aonde extamente ela esta localizada? Preciso saber pois amanhã vou fazer a Transferencia do meu Bruto e provavelmente vou ter que informar aonde estão as identificaçoes. Existe essa plaqueta da carroceria o numero do chassi e do motor ne? ha outro detalhe a ser informado ou apenas esses? Muito obrigado pela atenção.

abraço.

uxio69
22/08/2013, 16:10
Uxio preciso mais uma informação de você. No topico vc comenta sobre uma plaqueta de identificação do engesa atras do porta luvas, para visualizar essa plaqueta é necessario desmontar o porta luvas ou o painel? aonde extamente ela esta localizada? Preciso saber pois amanhã vou fazer a Transferencia do meu Bruto e provavelmente vou ter que informar aonde estão as identificaçoes. Existe essa plaqueta da carroceria o numero do chassi e do motor ne? ha outro detalhe a ser informado ou apenas esses? Muito obrigado pela atenção.

abraço.

Roberto,

No meu engesa tem essa plaqueta atrás do porta-luvas e mais uma em cada eixo. Mas nem todos possuem mais essa plaqueta. Caso tenha dúvida do número do chassis, olhe no eixo logo acima da roda dianteira direita.

Pra ver a plaqueta não precisa desmontar o porta-luvas nem o painel. Basta vc olhar por baixo do porta-luvas que verá se tem alguma plaqueta atrás. Não tem errada. Se vc não ver, é pq não tem. A plaqueta é grande e de fácil visualização. Nela consta o tipo do carro (EE-4 ou EE-12), fase (1, 2 ou 3) e o número do chassis. O número do motor vc só encontra no próprio motor. Naquela época não se gravava o número do motor na estrutura do carro.

A plaqueta dos eixos dá um pouco mais de trabalho. Está colada na tuberia, próxima do diferencial. Ambas voltadas para a direção do motor. Tem que olhar por baixo ou levantar o carro.

Seguem fotos:

Plaqueta porta-luvas
427555

Eixo dianteiro

427556

Eixo traseiro
427557

ROBERTO SCHOLLER
23/08/2013, 11:37
Roberto,

No meu engesa tem essa plaqueta atrás do porta-luvas e mais uma em cada eixo. Mas nem todos possuem mais essa plaqueta. Caso tenha dúvida do número do chassis, olhe no eixo logo acima da roda dianteira direita.

Pra ver a plaqueta não precisa desmontar o porta-luvas nem o painel. Basta vc olhar por baixo do porta-luvas que verá se tem alguma plaqueta atrás. Não tem errada. Se vc não ver, é pq não tem. A plaqueta é grande e de fácil visualização. Nela consta o tipo do carro (EE-4 ou EE-12), fase (1, 2 ou 3) e o número do chassis. O número do motor vc só encontra no próprio motor. Naquela época não se gravava o número do motor na estrutura do carro.

A plaqueta dos eixos dá um pouco mais de trabalho. Está colada na tuberia, próxima do diferencial. Ambas voltadas para a direção do motor. Tem que olhar por baixo ou levantar o carro.

Seguem fotos:

Plaqueta porta-luvas
427555

Eixo dianteiro

427556

Eixo traseiro
427557

Muito obrigado amigo!!! Fico no aguardo das informações dos alargadores de paralama.
:curtir: Abração!!! :bye:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/124342-comprando-um-engesa-ajuda-13.html#post1991016

gabriel correia
24/08/2013, 19:58
com certeza o meu não nenhuma placa de identificação..rsrs para falar que não tem !! tem apenas no eixo dianteiro pois é doador de outro engesa kkk que obviamente não tem nada de identificação com o meu rsrs !! será que tem algum lugar que vende essas plaquetas?? de jeep vende até no açougue agora do engesa alguém saberia?? Só para explicar o porque o meu não tem é porque ele esta sendo montado só agora estava guardado todos esses anos foi comprado quando fechou a engesa ..vou reclamar não me mandaram as plaquetas ..rssr

MaGao
25/08/2013, 20:13
Úxio,

RCV ai na parada..
TIM CAMERONS INSANE 1,000 HORSEPOWER BEATDOWN - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=mcTV5n2FW1U)

=D

ROBERTO SCHOLLER
26/08/2013, 12:54
Dae Uxio tudo certo? Chegou a ver na oficina algo sobre os alargadores de paralamas originais do GALEGO???

grande abraço.

Marcus Brandão
26/08/2013, 15:07
Cara, o que eu quiz dizer é que não serve de corta corrente de contra furtos. parou no shopping (onde o galego vai viver) você retira a chave e leva no bolso. A maritima não dá.
abraço[
QUOTE=uxio69;1989837]
Oi Marcos, tá sumido!

Bom saber que vc tem os dois.

Sou Mané não! :discordo: Sempre ando com a chave no lugar. :lol:

Porém tem uns corneteiros que tiram a chave sem que vc veja, só pra te pagando vexame tentando ligar o carro. :freaking: Né mesmo CJ? :boxing:

Só não entendi quando vc disse que não serve de corta corrente. Se vc colocar em OFF, não desliga tudo? Se não, o que ocorre quando coloca em OFF?

Abs,

Uxío[/QUOTE]

MaGao
26/08/2013, 18:07
Úxio,

a nível de informação.. saiu uma demonstração dos eixos d44,60,80 .. dynatrac.. maisss da pra ver a diferença..
Dynatrac ProRock 80 - Here's The Beef - Jp Magazine (http://www.fourwheeler.com/how-to/1309-dynatrac-prorock-80-heres-the-beef/)

OBS.: Se quiser me dar de presente os d80 eu aceito!

Abraços,

uxio69
26/08/2013, 22:59
com certeza o meu não nenhuma placa de identificação..rsrs para falar que não tem !! tem apenas no eixo dianteiro pois é doador de outro engesa kkk que obviamente não tem nada de identificação com o meu rsrs !! será que tem algum lugar que vende essas plaquetas?? de jeep vende até no açougue agora do engesa alguém saberia?? Só para explicar o porque o meu não tem é porque ele esta sendo montado só agora estava guardado todos esses anos foi comprado quando fechou a engesa ..vou reclamar não me mandaram as plaquetas ..rssr

Gabriel,

Essas plaquetas acho que são difíceis de encontrar.

Encontrei essas à venda. Não sei se são do teu interesse.

- http://www.maonaroda4x4.com.br/pecas-por-carro/engesa.html?limit=all (http://www.maonaroda4x4.com.br/pecas-por-carro/engesa.html?limit=all)

- http://www.rota4x4.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=41 (http://www.rota4x4.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=41)

uxio69
26/08/2013, 23:06
Úxio,

RCV ai na parada..

=D

Rapá, esse cara tava dançando pra lá e pra cá pq quis né? Não dá pra acreditar que com 1.000 cv ele não conseguia subir naquela parede lisa! :shock:

Tem uns vídeos insanos da galera com RCV. Veja esse (aumente o som no máximo :mrgreen:):

http://www.youtube.com/watch?v=mr7ZZLiVC8s

Deu até vontade de fazer um desse! :drool:

uxio69
26/08/2013, 23:11
Dae Uxio tudo certo? Chegou a ver na oficina algo sobre os alargadores de paralamas originais do GALEGO???

grande abraço.

Roberto, sábado fui na oficina, mas o fibreiro não foi. :freaking:

Foi ele quem guardou os paralamas.

Amanhã de tarde vou lá de novo e vejo isso.

uxio69
26/08/2013, 23:18
Cara, o que eu quiz dizer é que não serve de corta corrente de contra furtos. Parou no shopping (onde o galego vai viver) você retira a chave e leva no bolso. A maritima não dá.
abraço

Entendido! :concordo:

Galego no Shopping? :discordo:

Não pretendo fazer como certas viaturas!:odedo:

428226

uxio69
27/08/2013, 02:25
Úxio,

a nível de informação.. saiu uma demonstração dos eixos d44,60,80 .. dynatrac.. maisss da pra ver a diferença..
Dynatrac ProRock 80 - Here's The Beef - Jp Magazine (http://www.fourwheeler.com/how-to/1309-dynatrac-prorock-80-heres-the-beef/)

OBS.: Se quiser me dar de presente os d80 eu aceito!

Abraços,

Rapá,

Esse Dynatrac Pro Rock 80 é fodástico total! :drool:

428245

Presente??? :shock: Espere deitado até o Natal de 2080! :odedo:

Olha só as diferenças entre Pro Rock 44, Pro Rock 60 e Pro Rock 80.

Diferencial - Acima D44, esquerda D60, direita D80.
428231

Coroa
428232

Pinhão
428233

Semi-eixo (esquerda D44 30 estrias, centro D80 35 estrias, direita D80 40 estrias)
428235

Como sonhar não custa nada, se comprarmos uns 4 conjuntos de Pro Rock (D60 dianteiro + D80 traseiro), será que conseguimos descontão? :mrgreen:

428249
428247

uxio69
27/08/2013, 02:34
Situação do Galego:

1) Molas especiais da Rota 4x4 fio 17 encomendadas. Até sexta-feira estarão enviando.

2) Já viram americano sair de férias? E fechar a empresa?
Pois é a primeira vez que vejo isso acontecer. :mrgreen:
Na semana passada mandei email pra RCV e nada de responderem. Liguei várias vezes, e ninguém atendia! :pensativo:
Hj consegui. Falei com John. A RCV estava em férias coletivas. :shock: Novidade pra mim saber de uma empresa americana dando férias coletivas.
Reenviei o e-mail direto pra ele. Aguardando resposta com as informações pedidas. :dance:

3) Chapista começou a desfazer os poucos amassados do tombamento e tb prender o suporte do projetor xenon.

Amanhã vou na oficina conferir os serviços e conversar com o fibreiro.

ROBERTO SCHOLLER
27/08/2013, 09:41
:concordo: Muito obrigado meu amigo!!!
estou acompanhando o topico do GALEGO.

Você está de parabéns!!!! Vtr top!!!

grande abraço.

jaime_sandim
27/08/2013, 09:52
Situação do Galego:

1) Molas especiais da Rota 4x4 fio 17 encomendadas. Até sexta-feira estarão enviando.

2) Já viram americano sair de férias? E fechar a empresa?
Pois é a primeira vez que vejo isso acontecer. :mrgreen:
Na semana passada mandei email pra RCV e nada de responderem. Liguei várias vezes, e ninguém atendia! :pensativo:
Hj consegui. Falei com John. A RCV estava em férias coletivas. :shock: Novidade pra mim saber de uma empresa americana dando férias coletivas.
Reenviei o e-mail direto pra ele. Aguardando resposta com as informações pedidas. :dance:

3) Chapista começou a desfazer os poucos amassados do tombamento e tb prender o suporte do projetor xenon.

Amanhã vou na oficina conferir os serviços e conversar com o fibreiro.

Dino,

Ferias coletivas é pra matar né hehehe.
voce vai orçar com eles pro eixo dianteiro e traseiro?
vai manter as 30 estrias né?

depois me envia por MP se preferir os preços. quero saber dos eixos traseiros que acho que deve ser quase o mesmo preço que os do troller.

o galego vai ficar todo esse tempo sem rodar esperando as peças?

ps: quanto sera que custa esses Dynatrac completos? nem precisa ser prorock 80. um par de prorock 60 já atende a 95% dos usuários.

abraços.

uxio69
27/08/2013, 12:06
Dino,

Ferias coletivas é pra matar né hehehe.
voce vai orçar com eles pro eixo dianteiro e traseiro?
vai manter as 30 estrias né?

depois me envia por MP se preferir os preços. quero saber dos eixos traseiros que acho que deve ser quase o mesmo preço que os do troller.

o galego vai ficar todo esse tempo sem rodar esperando as peças?

ps: quanto sera que custa esses Dynatrac completos? nem precisa ser prorock 80. um par de prorock 60 já atende a 95% dos usuários.

abraços.

Pois é, nunca ouvi falar de uma empresa americana fechar por férias. :-D

Inicialmente só devo pegar o dianteiro, mas aproveitei o email e pedi orçamento pro traseiro tb.

Sim, vou manter as 30 estrias, pra aproveitar o E-Locker e a RL.

Assim que eu receber o e-mail do gringo, te encaminho por MP.

Vou rodar com o conjunto original, porém sem ligar o bloqueio dianteiro. Espero conseguir terminar a trilha dessa vez! :mrgreen:

Nesse site aí, o Pro Rock 80 completo custa US$ 7.995. Já vem com bloqueio ARB, mas sem o compressor - Dynatrac ProRock 80 Rear Axle Assembly for Jeep JK (http://www.offroadpowerproducts.com/p-8611-dynatrac-prorock-80-rear-axle-assembly-for-jeep-jk.aspx)

E o Pro Rock 60, tb com bloqueio ARB, mas sem o compressor, sai por US$ 7.460.

O Pro Rock 60 pesa 350lb = 160kg. Não achei o peso do Pro Rock 80.

zeca_cj
27/08/2013, 14:59
A F75 também é de Shoppis! :odedo:

Grélo
27/08/2013, 16:25
Uxío,

estou passeando com meu Duster e na mala tem uma bola do diferencial desse ProRock 44 e um par de semieixos da RCV para Jeep Wrangler JK, de um amigo.

Para resumir: SÃO PEÇAS REALMENTE IMPRESSIONANTES! ;-)

Se coubessem no meu projeto, não entregaria!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraços,

Grélo.

uxio69
27/08/2013, 19:53
A F75 também é de Shoppis! Carro de shoppis é a sua cara! :odedo:

uxio69
27/08/2013, 20:10
Uxío,

estou passeando com meu Duster e na mala tem uma bola do diferencial desse ProRock 44 e um par de semieixos da RCV para Jeep Wrangler JK, de um amigo.

Para resumir: SÃO PEÇAS REALMENTE IMPRESSIONANTES! ;-)

Se coubessem no meu projeto, não entregaria!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraços,

Grélo.

Isso, humilha os pobres coitados! :mrgreen:

Tô agoniado pa carilho, esperando o email da RCV com as informações, valores, prazos, etc. Se até amanhã meio-dia não chegar, ligo de novo pro gringo. :p

07/09 tem trilha. Será que chega a tempo? :drool:

uxio69
28/08/2013, 11:41
Ontem fui na oficina.

Semi-eixo e cruzeta no lugar!
428506

uxio69
28/08/2013, 11:42
Chapista conclui o suporte dos faróis.

Ficaram sinistros! :mrgreen:

Lado direito
428507

uxio69
28/08/2013, 11:43
Lado esquerdo

428508

ROBERTO SCHOLLER
28/08/2013, 12:04
:palmas:Show em Uxio???

Parabéns!!!

uxio69
28/08/2013, 12:14
Gostei do resultado final.

428509

Já tô imaginando quando pintar na cor preta. :euforico:

uxio69
28/08/2013, 12:17
Tô pensando em fazer um protetor de ferro, tipo grade, pra colocar na frente dos faróis, similar ao que existe na lanterna traseira do Galego.

428511

Gostei muito desse protetor! Na última trilha ficaram cheios de lama, porém impediram que as lanternas quebrassem.

428512

diogo ludovico
28/08/2013, 20:00
Uxio, a policia rodoviária já te encheu a paciência por conta do seu parachoque curto?
estou pensando em cortar o meu mas rodo muito em estradas:pensativo:

JOÃO R.
28/08/2013, 23:15
Dino, é impressão ou vc não usou os espelhos dos faróis?? Só as lentes...

Lado esquerdo

428508

uxio69
29/08/2013, 12:47
:palmas:Show em Uxio???

Parabéns!!!

Valeu Roberto!

Vá acompanhando que vem mais novidades... :-D

uxio69
29/08/2013, 12:49
Uxio, a policia rodoviária já te encheu a paciência por conta do seu parachoque curto?
estou pensando em cortar o meu mas rodo muito em estradas:pensativo:

Diogo, não tenho como te falar sobre isso, pq rodei pouco com o Galego.

Mas por aqui nunca soube de alguém ser parado por causa do pc curto.

Aí em Goiânia e região costumam fiscalizar isso?

Casa da transmissão4x4
29/08/2013, 12:52
Ontem fui na oficina.

Semi-eixo e cruzeta no lugar!
428506

UAI, trocou só o semi-eixo ?

uxio69
29/08/2013, 12:59
Dino, é impressão ou vc não usou os espelhos dos faróis?? Só as lentes...Sim e não! :mrgreen:

Os espelhos estão lá, porém foram pintados de preto fosco. Com o projetor xenon, o espelho fica sem função, ok?