Ver Versão Completa : Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD
Páginas :
1
2
[
3]
4
5
6
7
8
9
10
11
12
UXIO
Fique tranquilo , pois qdo montar todo o carro o peso fará com que ela fique menos curvada .
Já ia responder a mesma coisa: com peso do carro sobre o eixo ela vai achar seu rumo...rsss
Marcus Brandão
23/10/2012, 14:23
Uxio, detalhe que talvez já tenha sido pensado mas ve veio à cabeça. Procure logo um flexível pra colocar na ponta da curva do escapamento pois vai te dar conforto e facilitar a colocação do tubo. O Edu velo colocou no carro dele e aprovou. Outro detalhe de escape: no meu carro o escape passa pela lateral do chassi, deixando o centro do carro mais livre. No seu caso onde o dif dianteiro tá do lado esquerdo não faz muita diferença mas é um caso a pensar e correr atráz pra não ficar esperando mais esse "pedaço".
Novamente te parabenizo pois a viatura tá ficando maneiríssima. Agora é regular a bomba pra queimar dendê.
UXIO
Fique tranquilo , pois qdo montar todo o carro o peso fará com que ela fique menos curvada .
Já ia responder a mesma coisa: com peso do carro sobre o eixo ela vai achar seu rumo...rsss
Valeu pessoal. Pensei que tinham feito alguma barbeiragem no Galego! :oops:
.
Uxio, detalhe que talvez já tenha sido pensado mas ve veio à cabeça. Procure logo um flexível pra colocar na ponta da curva do escapamento pois vai te dar conforto e facilitar a colocação do tubo. O Edu velo colocou no carro dele e aprovou. Outro detalhe de escape: no meu carro o escape passa pela lateral do chassi, deixando o centro do carro mais livre. No seu caso onde o dif dianteiro tá do lado esquerdo não faz muita diferença mas é um caso a pensar e correr atráz pra não ficar esperando mais esse "pedaço".
Novamente te parabenizo pois a viatura tá ficando maneiríssima. Agora é regular a bomba pra queimar dendê.
Oi Marcus,
Desculpe por te responder só hj. Semana foi bem corriada, e na sexta fui pra Sampa, voltando ontem. Foi um bate-volta pra resolver uns assuntos de trabalho, e aproveitei pra pegar o kit de freios reforçados para o Galego :dance: e visitar o Salão do Automóvel.
Ainda não tinha parado pra pensar sobre o posicionamento do escapamento. Com o motor antigo, estava do lado esquerdo abaixo da porta do motorista, e eu não gostava, pois fazia muito barulho perto de mim. Agora vou querer colocar a saída do escapamento lá atrás e do lado direito, pra ficar bem longe de mim. De barulhenta já basta a Gaiola das Loucas, né CJ? :mrgreen:
De Sampa trouxe o kit de repotencialização dos freios, com discos, pinças e suportes, tudo feito sob medida pra poder ser colocado no cubo SHD da Ensimec. Gostei muito da qualidade dos serviços da Super Break Disk :palmas:(Super Break Disk - Produtos (http://www.superbreakdisk.com.br/produtos.html) - é o último dessa página). É só procurar o Sr Mauro Suzuki. Japa super gente boa! :concordo:
Assim que chegar em casa posto as fotos aqui.
Abs,
Uxío
Oi pessoal,
Conforme prometido, seguem fotos das peças para os freios.
Como disse antes, essas peças foram compradas na Super Break Disk (SBD), em São Paulo e foram feitas à medida para o cubo e manga do kit de semi-eixo SHD da Ensimec. Foi preciso enviar 1 cubo e 1 manga pra SBD pra servir de molde.
Esse é o kit de repontencialização dos freios para o Engesa. Foram feitos 3 kit, sendo 2 SHD e 1 HD, pois além de mim 2 amigos aqui de Salvador tb compraram.
Mauro Suzuki da SBD tem os moldes. Quem quiser, basta entrar em contato com ele - 11 5073 0897. Serviço de ótima qualidade.
O kit de freios é composto de:
Dianteiros: Pinças e discos de freios ventilados da Toyota Band (comprados à parte) + suporte SBD
Traseiros: Pinças da Kombi retiradas do freio dianteiro + discos de freios SBD e suporte SBD
1) Discos de freios traseiros
377960
2) Suporte do freio traseiro
377961
3) Suporte do freio dianteiro
377962
Amanhã levo tudo pro Meca. E não vai ter mais nenhum mimimi de falta de peças pro serviço não andar!:freaking:
guilhermeabreu
29/10/2012, 23:40
GRANDE UXIO
Não é estraga prazer , mas é bem provável que vc terá dificuldade de colocar a pinça dianteira com este suporte .
Talvez tenha que esmerilhar o suporte o munhão e o olhal da pinça .
Vamos aguardar .
ABRAÇO
GRANDE UXIO
Não é estraga prazer , mas é bem provável que vc terá dificuldade de colocar a pinça dianteira com este suporte .
Talvez tenha que esmerilhar o suporte o munhão e o olhal da pinça .
Vamos aguardar .
ABRAÇO Valeu Guilherme.
Tb acho que alguns "ajustes" serão necessários. Agora é com o Meca. Se tudo fosse PnP seria ótimo, né?
Abs,
Uxío
Casa da transmissão4x4
30/10/2012, 11:04
Valeu Guilherme.
Tb acho que alguns "ajustes" serão necessários. Agora é com o Meca. Se tudo fosse PnP seria ótimo, né?
Abs,
Uxío
Mas tem cliente que reclamam bastante, raramente existe alguma peça que e colocada facilmente em um jipe quando se trata de adaptação.
Ainda bem que você entende deste modo, parabens.
Att.
Danilo.
Uxio,
Por que o Mário não usou discos e pinças de BAnd (iguais às dianteiras) na traseira também?
Ficaria mais fácil de repor as peças...
Casa da transmissão4x4
30/10/2012, 12:25
Uxio,
Por que o Mário não usou discos e pinças de BAnd (iguais às dianteiras) na traseira também?
boa pergunta !
boa pergunta !
Aproveitando: seria uma boa você desenvolver uma flange para usar pinças de Band com o kit flutuante enfer para o engesa.
Tem algo em vista?
Casa da transmissão4x4
30/10/2012, 12:44
Aproveitando: seria uma boa você desenvolver uma flange para usar pinças de Band com o kit flutuante enfer para o engesa.
Tem algo em vista?
Mas se você esta usando o kit flutuante da enfer e só colocar o kit freio a disco da toyota bandierantes que serve normalmente.
Att.
Danilo.
Mas se você esta usando o kit flutuante da enfer e só colocar o kit freio a disco da toyota bandierantes que serve normalmente.
Att.
Danilo.
Mas a flange que a enfer fabrica não é pra usar com pinças de kadett?
Casa da transmissão4x4
30/10/2012, 12:56
Sim, a flange e para a pinça do kadette, mas o freio será montado sobre a manga de eixo da toyota bandeirantes que vai no kit da enfer, então a flange faria somente o trabalho de adaptar a manga de eixo na carcaça do diferencial.
Sim, a flange e para a pinça do kadette, mas o freio será montado sobre a manga de eixo da toyota bandeirantes que vai no kit da enfer, então a flange faria somente o trabalho de adaptar a manga de eixo na carcaça do diferencial.
A pinça da BAnd é presa na manga de eixo e não na flange, é isso?
Casa da transmissão4x4
30/10/2012, 13:05
+ ou -, a pinça da band e presa no suporte que fica apoiado na manga de eixo da toyota bandeirantes. A pinça do kadette só fica apoiada na flange da enfer.
+ ou -, a pinça da band e presa no suporte que fica apoiado na manga de eixo da toyota bandeirantes. A pinça do kadette só fica apoiada na flange da enfer.
Mas esse suporte eu acho para comprar em loja de peça de band, né?
A Band sai com disco ventilado na traseira tb?
Uxio,
boa pergunta !
Caveso e Danilo,
Segundo Mauro, o tipo de disco e pinça a ser utilizado, depende muito do tamanho dos pneus (os meus são 37). Um veículo 4x4 com pneus grandes (acima de 35), precisa ter em torno de 65% de força de frenagem nos freios dianteiros e 35% nos traseiros.
Segundo ele, o aumento do diâmetro do pneu é um valor aritmético, e o da força de frenagem é geométrico. Assim, se vc aumentar o diâmetro do seu pneu em 20%, vc terá que aumentar a força de frenagem em 80%.
Para evitar o uso de válvula equalizadora de corte, ele recomenda as pinças da kombi no freio traseiro. Se usasse as pinças da band no freio traseiro, ficaria difícil controlar o carro em uma freada mais forte, pois o freio traseiro iria atuar com quase a mesma intensidade do dianteiro.
Por isso, em caso de pneu grande, ele recomenda pinças da band no dianteiro e da kombi no traseiro, pra manter os 65-35% de força de frenagem.
Mas se você esta usando o kit flutuante da enfer e só colocar o kit freio a disco da toyota bandierantes que serve normalmente.É o meu caso. No eixo dianteiro, como tirei o D30 e coloquei o D44, comprei os semi-eixos reforçados da Enfer, pois quero manter os munhões do Engesa sem uso de junta homocinética. Se eu usasse os semis da Ensimec, teria que trocar todo o eixo dianteiro por um de Rural/F-75, pois a Ensimec não tem semi-eixos mantendo o munhão do Engesa. Já na traseira os semis são os T-Rex SHD da Ensimec.
Mas a flange que a enfer fabrica não é pra usar com pinças de kadett?
Sim, a flange e para a pinça do kadette, mas o freio será montado sobre a manga de eixo da toyota bandeirantes que vai no kit da enfer, então a flange faria somente o trabalho de adaptar a manga de eixo na carcaça do diferencial.Não quis o conjunto de freio da Enfer, pois utiliza pinças de kadett. Segundo Mauro, ele recomenda usar pinças de kadett em jipes com pneus até 31". Acima disso ele não recomenda, pois em pneus maiores não teria força suficiente para manter o equilíbrio 65-35% de frenagem.
Nesse kit de Mauro vem o suporte do freio dianteiro para a pinça da toy band para instalar no munhão original do Engesa. É o que aparece na terceira foto do post #505.
A Band sai com disco ventilado na traseira tb?A Toy Band saiu de fábrica com freios traseiros a tambor. Muitos fizeram adaptação, colocando no freio traseiro o mesmo disco de freio ventilado dianteiro.
Já avisei ao Meca que vou acompanhar a montagem dos eixos. Vou tirar foto de tudo e depois posto aqui.
Abs,
Uxío
guilhermeabreu
31/10/2012, 22:38
Tem algo em vista?
NO MEU ENGESA esta assim , na traseira tenho FLANGE DA ENFER , DISCO DA BAND , MANGA DE EIXO DA BAND , CUBO DA BAND , PINÇA DA BAND , SUPORTE DA PINÇA da BAND , qdo der problema é só trocar , e na frente DISCO DA BAND , PINÇA DA BAND E SUPORTE FEITO NA OFICINA DAQUI MESMO , não precisou de esmerilhar nada .
guilhermeabreu
31/10/2012, 22:39
Att.
Danilo.
FOI ASSIM QUE FOI FEITO NO MEU ENGESA .
E até hoje tudo certo , MAS SÓ DEPOIS QUE TROCOU OS ESTOJOS DA BAND POR PARAFUSOS DE 10MM FEITO PELO ROGERIO NUNES .
guilhermeabreu
31/10/2012, 22:40
A PINÇA DA BAND é presa no suporte original da BAND .
guilhermeabreu
31/10/2012, 22:42
A Band sai com disco ventilado na traseira tb?
NÃO CAVESO , BAND não sai com freio a disco na traseira , só com freio a disco VENTILADO NA DIANTEIRA .
ESTE SUPORTE é original do freio a disco diantiro da BAND , SÓ QUE VC COLOCA NA TRASEIRA DO ENGESA COM O KIT DA ENFER , neste KIT ENFER que vc usa na traseira do ENGESA vc usa a MANGA DE EIXO , CUBOS , DISCOS , SUPORTES E PINÇAS DO FREIO DIANTEIRO DA BAND , só que vc coloca na TRASEIRA DO ENGESA .
guilhermeabreu
31/10/2012, 22:48
O QUE O UXIO explicou esta CORRETÍSSIMO , eu tenho problema de frenagem pq os freios são identicos na frente e atras , TIVE QUE COLOCAR 2 VÁLVULA EQUALIZADORAS + UMA PROPORCIONADORA para evitar o arraste das rodas traseiras primeiro , e com pinças da KOMBI realmente fica melhor EQUALIZADO .
FOI ASSIM QUE FOI FEITO NO MEU ENGESA .
E até hoje tudo certo , MAS SÓ DEPOIS QUE TROCOU OS ESTOJOS DA BAND POR PARAFUSOS DE 10MM FEITO PELO ROGERIO NUNES .
Doutor,
Você usa os mesmos discos e pinças de band no coração valente, é isso? Com valvula equalizadora né?
O QUE O UXIO explicou esta CORRETÍSSIMO , eu tenho problema de frenagem pq os freios são identicos na frente e atras , TIVE QUE COLOCAR 2 VÁLVULA EQUALIZADORAS + UMA PROPORCIONADORA para evitar o arraste das rodas traseiras primeiro , e com pinças da KOMBI realmente fica melhor EQUALIZADO .
Você já havia respondido..rssss
:concordo: Bom saber que Mauro está certo! :palmas:
Guilherme, pq vc não usou na traseira as pinças da Kombi que tirou do dianteiro?
Ontem fui na Oficina. Começou a montagem do dif dianteiro.
Instalando e apertando o pinhão
378602
Pinhão no lugar
378603
Instalando o bloqueio E-Locker com a coroa
378604
Instalando e apertando os mancais
378605
378606
Medindo a folga com relógio comparador
378607
Auscultando as vibrações
378608
Conclusão da 1ª etapa
378609
guilhermeabreu
02/11/2012, 21:25
Doutor,
Você usa os mesmos discos e pinças de band no coração valente, é isso? Com valvula equalizadora né?
CAVESO
Sim CAVESO , uso os discos ventilados e pinças da BAND nas 4 rodas com duas válvulas equalizadoras + uma válvula proporcionadora na traseira .
guilhermeabreu
02/11/2012, 21:34
:concordo: Bom saber que Mauro está certo! :palmas:
Guilherme, pq vc não usou na traseira as pinças da Kombi que tirou do dianteiro?
UXIO
Boa pergunta , é que eu estava já bastante aporrinhado com a deficiencia em durabilidade das PASTILHAS DA PINÇA do KADETT que coloquei NA TRASEIRA INICIALMENTE , mas havia pensado em colocar a da KOMBI da dianteira na traseira e achava que ficava boa , MAS EXAGEREI EM COLOCAR AS DA BAND e tive problema de falta de equalização que amenizou com as váLvulas que foi colocado , mas se tivesse de colocar de novo , COLOCARIA A DA KOMBI NA TRASEIRA AO INVEZ DA BAND , mas não tenho mais problemaS de gastarem as pastilhas rápido , o que penso em fazer da próxima vez que precisar de trocar as pástilhas traseiras é ESMERILHAR AS PASTILHAS DA BAND ATÉ FICAREM COM O TAMANHO DAS PASTILHAS DA KOMBI APENAS NA TRASEIRA AÍ ACHO QUE FAÇO A CORREÇÃO DESTE PROBLEMA E GASTANDO QUASE NADA PARA ISTO , SÓ UM POUCO DE PACIENCIA .
guilhermeabreu
02/11/2012, 21:45
Ontem fui na Oficina. Começou a montagem do dif dianteiro.
Instalando e apertando o pinhão
378602
Pinhão no lugar
378603
Instalando o bloqueio E-Locker com a coroa
378604
Instalando e apertando os mancais
378605
378606
Medindo a folga com relógio comparador
378607
Auscultando as vibrações
378608
Conclusão da 1ª etapa
378609
UXIO
PARABENS , serviço de primeira .
lucasaboboreira
14/11/2012, 01:57
Ae dino ta ficando show!!! N esquece minhas peças!!! Rsssss....pego q dia????
abs
macarrão
Ae dino ta ficando show!!! N esquece minhas peças!!! Rsssss....pego q dia????
abs
macarrão
Aê Macarrão, seja bem vindo.
A galera aqui é show. Pode perguntar à vontade que todos terão prazer em te ajudar. Só tome cuidado com Magão e Zeca_CJ. Esses dois são de alta periculosidade! :mrgreen:
Pessoal, esse aí é Macarrão, colega daqui de Salvador que acabou de comprar um Engesa fase 1, 87, branco, motor opala 4cc, todo original.
Macarrão, depois mande fotos e mais dados. Já tem nome?
Quanto às suas peças, amanhã peço à Ivan pra ir separando. Deixa eu voltar de São Paulo após o feriadão que acertamos.
Abs,
Uxío
Opa, monte um tópico do macarrão, digo, do engesão para a gente encher de pitacos...rsss
Seja bem vindo!
Marcus Brandão
14/11/2012, 14:29
Não entendi o que tem haver macarrão com abóbora mas seja muito bem vindo. Manda fotos e detalhes do bruto pra gente começar a adoecer você também. Se olhar no início do tópico do Uxio vai ver que ele queria um carro original. Nem os faróis vão sobrar. rsssss
abraço
Opa, monte um tópico do macarrão, digo, do engesão para a gente encher de pitacos...rsss
Seja bem vindo!Já falei com ele. Vai sair sim. Primeiro ele tem que escolher o nome do carro, depois tira fotos, e começa o primeiro tópico. E aí é nossa vez de pitacar! :mrgreen:
Não entendi o que tem haver macarrão com abóbora mas seja muito bem vindo. Manda fotos e detalhes do bruto pra gente começar a adoecer você também. Se olhar no início do tópico do Uxio vai ver que ele queria um carro original. Nem os faróis vão sobrar. rsssss
abraço
Aboboreira é o sobrenome dele. Deve ser coisa de portuga! hehehe
Quando vi as fotos do celular dele, lembrei do Galego. Parece aquele mesmo carro que tá lá no início do tópico do Galego. Tudo original. Até a cor é a mesma.
Macarrão já vai pegar algumas peças que sobraram. Valeu por lembrar dos faróis. Vou incluí-los no pacote, junto com Santo Antonio, Bancos, Manoplas, DH, Capota, e por aí vai! :mrgreen:
Marcus Brandão
14/11/2012, 15:20
Macarra, prepara o bolso. kkkkkk
Bem vindo Macarrão!!!! Só não escuta tudo que Úxio fala.. ele tem problemas kkkkkk
Abraços,
david lee
19/11/2012, 18:49
Aboboreira é o sobrenome dele. Deve ser coisa de portuga! hehehe
Quando vi as fotos do celular dele, lembrei do Galego. Parece aquele mesmo carro que tá lá no início do tópico do Galego. Tudo original. Até a cor é a mesma.
Macarrão já vai pegar algumas peças que sobraram. Valeu por lembrar dos faróis. Vou incluí-los no pacote, junto com Santo Antonio, Bancos, Manoplas, DH, Capota, e por aí vai! :mrgreen:
Mas é um corneteiro, Macarão, a coisa que ele chama de Engesa é Fase II, muita coisa não serve para você, como por exemplo a capota. A direção, você vai colocar a de S10, assim quando mudar o motor não vai ter que retrabalhar a direção.
Dino, seja amigo do cara.
david lee
19/11/2012, 18:51
O farol do meu a lente é plana, não consegui ainda identificar de que carro é, mas é show.
david lee
19/11/2012, 18:53
Macarão, você ganhou um towbar para o Engesa, tinha feito para o Corneteiro, mas como ele só vai ter carro em 2014, até lá faço outro para ele.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mas é um corneteiro, Macarão, a coisa que ele chama de Engesa é Fase II, muita coisa não serve para você, como por exemplo a capota. A direção, você vai colocar a de S10, assim quando mudar o motor não vai ter que retrabalhar a direção.
Dino, seja amigo do cara.
SAI CORNETEIRO!
381482
:odedo2: :odedo2::odedo2:
O farol do meu a lente é plana, não consegui ainda identificar de que carro é, mas é show.O seu é de Shineray!:odedo:
Macarão, você ganhou um towbar para o Engesa, tinha feito para o Corneteiro, mas como ele só vai ter carro em 2014, até lá faço outro para ele.Agora sim vc fez algo útil! :mrgreen:
Hj passei pela Oficina.
1) Freio traseiro no lugar.
381493
2) Eixo traseiro quase no lugar. Faltam alguns "eternos" ajustes. Olha o semi-eixo atravessado em cima do chassi.
381491
381492
3) O eixo dianteiro já começou a ser montado, e o SYE já está em Salvador. Deve ser entregue na quarta. :euforico:
lucasaboboreira
21/11/2012, 11:54
Aeee cuxim obrigado pelo towbar....instalo em breve (ainda este ano)...rsssssss......Muito bem Dino, mais uma etapa...de "pouquin em puoquin" em 2014 você chega lá....kkkkk....Valeu galera pela força, vou encher o saco de vocês!!!! CJ e suas rodas??? (no bom sentido)...rss
lucasaboboreira
21/11/2012, 21:18
381962
Pois eh galera, segue uma imagem do "Preferido". Vou abrir um tópico específico com a finalidade de encher o saco de vocês com dúvidas e sugestões....lembrando vou TENTARRRR deixa-lo o mais original POSSÍVEL !!!
guilhermeabreu
21/11/2012, 21:27
381962
Pois eh galera, segue uma imagem do "Preferido". Vou abrir um tópico específico com a finalidade de encher o saco de vocês com dúvidas e sugestões....lembrando vou TENTARRRR deixa-lo o mais original POSSÍVEL !!!
NÃO ACREDIIIIITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rsrsrsrsrsrsrsrs Não vai mesmo , primeira coisa colocar freio a disco decente na frente , colocar direção hidráulica , E POR AÍ VAI , É UM VÍCIO DANADO .
NÃO ACREDIIIIITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rsrsrsrsrsrsrsrs Não vai mesmo , primeira coisa colocar freio a disco decente na frente , colocar direção hidráulica , E POR AÍ VAI , É UM VÍCIO DANADO .
Dr, Macarra será bem assessorado, ainda mais pq é adevogadu! :mrgreen:
Ele já começou com a fase jaque. Começou pela revisão completa de tudo. Tá comprando o flutuante pra traseira. A DH vou passar pra ele. E os freios já estou ensinando o caminho das pedras.
Assim que ele criar o tópico, ficara mais fácil pá nóis pitacá! :lol:
Meus amigos,
Um problema parece que está chegando ao fim, pq chegou hj dos EUA o kit SYE da JB Conversions para a transfer case NP233C. :euforico:
Gostei muito da qualidade do material e do acabamento. Amanhã à tarde sigo pro Meca começar a instalação.
O Meca me disse hj que os dois eixos já foram fixados e que ele fez uma surpresa. E ele espera que eu goste da surpresa?!?! :shock:
Fiz essas fotos do kit SYE. Amanhã farei outras lá na Oficina e postarei aqui.
Conteúdo da caixa (6,8 kg)
381985
Eixo traseiro encurtado
381986
Rolamento embutido na face interna da tampa
381987
Face externa da tampa
381988
Pitacá é tudo de bom!!!!
Podeixar que faremos da forma mais complexa possível!!!;)
Excelente produto, dá até dó de usar!!!!:)
Excelente produto, dá até dó de usar!!!!:)
Dó de usar?:shock:
Quero mais é usar até quebrar!:mrgreen:
guilhermeabreu
22/11/2012, 00:48
Dr, Macarra será bem assessorado, ainda mais pq é adevogadu! :mrgreen:
Ele já começou com a fase jaque. Começou pela revisão completa de tudo. Tá comprando o flutuante pra traseira. A DH vou passar pra ele. E os freios já estou ensinando o caminho das pedras.
Assim que ele criar o tópico, ficara mais fácil pá nóis pitacá! :lol:
UXIO
EU SABIA QUE NÃO FICARIA POR POUCO O " MACARRA " AINDA MAIS ADVOGADÚ ????? vai elocubrar com vc por perto ainda mais vendo o GALEGO com estas PECINHAS que vc esta comprando .
ABRAÇÃO e o GALEGO já esta de respeito no visual de hoje imagina qdo estiver andando , vai parar o transito em Salvador .
Bruno Mosso
22/11/2012, 07:44
Dó de usar?:shock:
Quero mais é usar até quebrar!:mrgreen:
Chama o Kim e o Magao, quebrar cambio é com eles mesmo hahahahahahahahahahaha
Marcus Brandão
22/11/2012, 08:34
Macarrão, Este foi o segundo post do amigo uxio, o terceiro do tópico.
Do antigo galego só vai ficar o documento e o formato de caçamba de lixo de cabeça pra baixo como diz o Edu sobre nossas viaturas. kkkk
Não sei se vc é neófito no mundo offrodistíco como eu mas se for saiba que vai viciar. Se precisar de ajuda médica consulte o Dr. Guilherme de Campos dos Goytacazes que ele é especialista em viciados em Engesas. Vai ajudar mas não tem cura.
Ok Eduardo,
Grato pelas dicas.:concordo:
Pois é. Tentarei manter a originalidade o máximo possível, mas é difícil resistir a tentação! :mrgreen:
Amanhã vou fazer a primeira trilha com o Galego. Vou com o Terrible4X4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/www.terrible4x4.com.br) pra Porto Sauípe (Litoral norte, distante uns 70km de Salvador).
Depois posto como foi a experiência.
Uxío
Do antigo galego só vai ficar o documento e o formato de caçamba de lixo de cabeça pra baixo como diz o Edu sobre nossas viaturas. kkkk
O documento já mudou pro meu nome e cidade. E a caçamba tb vai mudar. Aguarde e verá! :mrgreen:
Marcus Brandão
22/11/2012, 15:11
Tô de zôio
Tô de zôio
Distanciado, mas não morto... Tb só de butuca.... Abraçao a todos. terribles.
Distanciado, mas não morto... Tb só de butuca.... Abraçao a todos. terribles.Pô João, apareça de vez em quando. Sempre tem alguém perguntando por vcs. Érica tá bem? Abração!
Hj avisei ao Meca que iria na oficina levando o SYE e que era pra começar a desmontar a TCase.
Chegando lá, a TCase já estava fora do Galego e sendo desmontada.
382126
Porém, ao abrir a TCase, foi aquela surpresa. Estava muito suja, o óleo tinha virado uma borra. O Meca desconfia que rodaram sem óleo. A TCase vai ficar de molho no óleo diesel pra tirar toda essa sujeira.
382129
Talvez no sábado o Meca começe a remontar a TCase já com o SYE.
Vejam nas fotos abaixo a diferença entre os dois eixos da TCase. O maior é o original (49cm) e o menor é o SYE (29 cm). Já a parte externa do eixo, o original tem 29 cm e o do SYE tem apenas 10cm.
382127
382128
Eduardo Velo
23/11/2012, 08:19
Esse kit é bacana mesmo , e vem com sistema de ligação no cardam com yoke igual ao do diferencial , preso com porca , só não sei se é a mesma medida .
abs ...
Marcus Brandão
23/11/2012, 08:24
Edu, tava olhando isso. Facilita muito a vida. com o eixo original ainda ia dar um trabalhinho.
Ontem fui no Meca. Kit SYE e TCase no lugar.
382484
Vejam o antes e depois:
382491
382490
Até o final desta semana ele garante que instala o cardan traseiro e o semis eixos traseiros.
Pra outra semana fica o cardan dianteiro e as RL da Enfer que devem chegar aqui até a próxima sexta.
Duas perguntas/dúvidas:
1) O Meca pediu pra comprar óleo ATF para a caixa de câmbio e TCase. Sei que óleo ATF é para transmissão automática, que não é meu caso. Qual a vantagem e desvantagem de usar óleo ATF na caixa de câmbio manual e na redução?
2) Comprei o Militec pra usar no motor, câmbio, redução e diferenciais. O Meca recomenda usar nos três primeiros, porém nos diferenciais não. Segundo ele, o Militec só entra em ação quando alcança temperaturas mais altas, o que dificilmente ocorre nos diferenciais. Porém no site do fabricante (Application Instructions (http://www.militec.com/ApplicationInstructions.html)) e do representante aqui no Brasil (Militec-1 - Site Oficial (http://www.militecbrasil.com.br/aplicar.htm)) informa que o Militec entra em ação a partir de 38ºC e recomendam o uso nos diferenciais. Alquém aqui usa o Militec nos diferenciais? Já teve algum problema?
382489
guilhermeabreu
26/11/2012, 12:01
UXIO
Minha experiencia é que a maioria dos mecanicos práticos , aqueles que tem pouco estudo , não tem conhecimento técnico por mais experientes que eles sejam , DAÍ : MINHA OPINIÃO , segue o que o representante da MILITEC diz .
Esse militec já deu o que falar (Mal) por aqui....rsss
Uxio, se permite uma crítica (tomei a liberdade de fazê-la enquanto você ainda está com o carro na oficina, sem carroceria e bem mais fácil de refazer o trabalho)...........
Eu acho que você deveria mudar os suportes do motor do seu galego.
Os calços originais do motor possuem placas de segurança que seguram o motor caso o calço quebre-se.
Já vi relatos aqui no fórum de quem usou calços como esses que o meca colocou no seu motor e além de agunetarem muito pouco, partiram os dois de uma vez e o motor quase deu uma volta em torno do seu eixo entre o chassis.
Desculpe a "liberdade" mas penso que é melhor mudar enquanto está fácil....
Abs
guilhermeabreu
26/11/2012, 13:57
Uxio, se permite uma crítica (tomei a liberdade de fazê-la enquanto você ainda está com o carro na oficina, sem carroceria e bem mais fácil de refazer o trabalho)...........
Os calços originais do motor possuem placas de segurança que seguram o motor caso o calço quebre-se.
Já vi relatos aqui no fórum de quem usou calços como esses que o meca colocou no seu motor e além de agunetarem muito pouco, partiram os dois de uma vez e o motor quase deu uma volta em torno do seu eixo entre o chassis.
Abs
CAVESO
Em qual página que vc viu o suporte e o calço do motor do GALEGO ????
Tá aqui doutor...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-9.html#post1739845
Marcus Brandão
26/11/2012, 18:42
Hummm! bem observado. Mas acho que basta que sejam feitas "guias" pro suporte não escorregar em caso de quebra total do calço. Uxio é cuidadoso e vai perceber quando o calço estiver começando a quebrar.
Uxio, muito interessante esse sye, ganhou um espação.
quanto ao aditivo no diferencial, vc não pode usa-lo no caso daqueles diferenciais de tração progressiva ou em qquer outro que solicite óleo especial. Nos demais acho que vc só vai jogar seu dinheiro fora. Depois de trilha com água, revisar o óleo. Em caso de vazamento a esposa avisa. Portanto, eu não colocaria nos diferenciais.
Fantástico tudo coisa de primeira, Uxio parabéns tá ficando duca!!!!
[]´s
duas perguntas/dúvidas:
1) o meca pediu pra comprar óleo atf para a caixa de câmbio e tcase. sei que óleo atf é para transmissão automática, que não é meu caso. Qual a vantagem e desvantagem de usar óleo atf na caixa de câmbio manual e na redução?
2) comprei o militec pra usar no motor, câmbio, redução e diferenciais. O meca recomenda usar nos três primeiros, porém nos diferenciais não. Segundo ele, o militec só entra em ação quando alcança temperaturas mais altas, o que dificilmente ocorre nos diferenciais. Porém no site do fabricante (application instructions (http://www.militec.com/applicationinstructions.html)) e do representante aqui no brasil (militec-1 - site oficial (http://www.militecbrasil.com.br/aplicar.htm)) informa que o militec entra em ação a partir de 38ºc e recomendam o uso nos diferenciais. Alquém aqui usa o militec nos diferenciais? Já teve algum problema?
1) use o oleo recomendado pelo fabricante.
2) uso e nao tenho o que reclamar. Se ele fizer metade do que promete no site e videos ja fico feliz. Uma coisa é certa, mal ele na faz.
Muito mais barato e efetivo usar molikote....
Mas lembrando que não pode ser usado em sistemas que tenham discos (como alguns bloqueios e t-cases) ou aneis sicronizadores (como a maioria dos câmbios)...
Ontem fui no Meca. Kit SYE e TCase no lugar.
382484
Vejam o antes e depois:
382491
382490
Até o final desta semana ele garante que instala o cardan traseiro e o semis eixos traseiros.
Pra outra semana fica o cardan dianteiro e as RL da Enfer que devem chegar aqui até a próxima sexta.
Duas perguntas/dúvidas:
1) O Meca pediu pra comprar óleo ATF para a caixa de câmbio e TCase. Sei que óleo ATF é para transmissão automática, que não é meu caso. Qual a vantagem e desvantagem de usar óleo ATF na caixa de câmbio manual e na redução?
2) Comprei o Militec pra usar no motor, câmbio, redução e diferenciais. O Meca recomenda usar nos três primeiros, porém nos diferenciais não. Segundo ele, o Militec só entra em ação quando alcança temperaturas mais altas, o que dificilmente ocorre nos diferenciais. Porém no site do fabricante (Application Instructions (http://www.militec.com/ApplicationInstructions.html)) e do representante aqui no Brasil (Militec-1 - Site Oficial (http://www.militecbrasil.com.br/aplicar.htm)) informa que o Militec entra em ação a partir de 38ºC e recomendam o uso nos diferenciais. Alquém aqui usa o Militec nos diferenciais? Já teve algum problema?
382489
Bem!
Sobre o ATF, creio que houve algum engano no entendimento, pois a caixa de tração que usa ATF, o cambio, que saiba, não.
Sobre o militec, o CAVESO falou tudo sobre o militec, houve uma grande discussão.
Na ultima montagem do cambio do Fuzila, usei um frasco no cambio, e 1/2 frasco na caixa de tração.
Posso afirmar que vale a pena.
O meca teve que abrir o cambio novamente, e disse-me que o aditivo realmente fixa no metal.
Pretendo colocar no motor também, assim que trocar o óleo.
Porém, me foi recomendado não usar nos diferenciais LSD, pois evitará o travamento dos discos do bloqueio.
Resumindo.
Vale a pena!
Sobre o militec, o CAVESO falou tudo sobre o militec, houve uma grande discussão.
Na ultima montagem do cambio do Fuzila, usei um frasco no cambio, e 1/2 frasco na caixa de tração.
Posso afirmar que vale a pena.
O meca teve que abrir o cambio novamente, e disse-me que o aditivo realmente fixa no metal.
Pretendo colocar no motor também, assim que trocar o óleo.
Usou Militec ou molikote?
UXIO
Minha experiencia é que a maioria dos mecanicos práticos , aqueles que tem pouco estudo , não tem conhecimento técnico por mais experientes que eles sejam , DAÍ : MINHA OPINIÃO , segue o que o representante da MILITEC diz .
Dr,
Concordo contigo em GNG! O muito pouco que sei hj foi pesquisando pela net e em revistas especializadas, perguntando aos amigos e aqui no fórum, etc.
Conversei com Paulo, representante da Militec aqui no Brasil, e com Celso, Gerente de Engenharia da Eaton.
Paulo apenas não recomenda o Militec em diferenciais com blocante não selecionável (citou Kaiser e Detroit), pois esses bloqueios são acionados automaticamente por atrito. E como uma das características do Militec é justamente reduzir o atrito, o funcionamento desse tipo de bloqueio ficaria comprometido.
Já Celso confirmou que o Militec não interfere em nada no funcionamento do E-Locker, pois este é acionado através de eletromagnetismo. Ele conhece o Militec e recomenda.
Então, como a dúvida foi sanada, Militec pra dentro! :mrgreen:
No câmbio ele vai interferir também, pois os aneis sicronizadores são feitos para frear as engrenagens na hora do engate.
Se o produto ajuda mesmo a deslizar, a vida útil dos aneis e dos dentes de entrada dos garfos da caixa será diminuida.
Dê uma confirmada Uxio, mas acho que essa sua NP tem um tipo de diferencial (a discos banhados em óleo) que permite andar em 4x4 em velocidade maior.
Se tiver, sua função também será atrapalhada pelo militec.
Aparentemente o produto é bom.....o problema é que não apresentam estudos científicos sérios a respeito de seus possíveis benefícios.
Por isso ainda sou mais o molikote!
Abs
Caveso,
Quanto ao Militec, pesquisei bem pela net, inclusive em sites gringos. No geral os comentários são a favor.
Nos poucos comentários negativos que li, percebi que esses usuários estavam usando o Militec como um aditivo para o óleo, achando que o carro ia poluir menos, ficar mais potente, consumir menos, etc.
O Militec é apenas para "tratar" os metais para diminuir o atrito entre os componentes do motor, câmbio, redução e diferenciais. E com atrito menor, o desgaste será menor. Poluir menos, ficar mais potente, fumaçar menos, etc., são consequências do uso do Militec, mas não o objetivo principal.
Quanto aos suportes de motor e calço, fique relaxado! :cool: Pode criticar à vontade, sem nenhum problema. Afinal este fórum é pra isso mesmo. Ouvir as opiniões dos amigos sempre é bom.
Amanhã vou conversar com o Meca sobre sua sugestão. Se tiver que ser os originais, então vai ser. O Meca sabe que meu princípio nº 1 na mutação do Galego é e sempre será a Segurança. Desempenho, conforto, estética, etc., vem depois. Se os calços originais forem mais seguros, então faremos a troca.
Esse calços que comprei foram aprovados pelo Meca. São próprios para o motor MWM. Olha aí nessa foto ampliada.
E pode se sentir livre pra opinar à vontade! :D
382645
382644
Hummm! bem observado. Mas acho que basta que sejam feitas "guias" pro suporte não escorregar em caso de quebra total do calço. Uxio é cuidadoso e vai perceber quando o calço estiver começando a quebrar.
Uxio, muito interessante esse sye, ganhou um espação.
quanto ao aditivo no diferencial, vc não pode usa-lo no caso daqueles diferenciais de tração progressiva ou em qquer outro que solicite óleo especial. Nos demais acho que vc só vai jogar seu dinheiro fora. Depois de trilha com água, revisar o óleo. Em caso de vazamento a esposa avisa. Portanto, eu não colocaria nos diferenciais.
Valeu Marcus!
Vou conversar com o meca sobre sua sugestão das guias pros suportes.
Em caso de vazamento quem berra primeiro é Jaci, a doméstica. Qualquer gota de óleo ou pingo de lama é falação pro resto do dia! :roll:
Fantástico tudo coisa de primeira, Uxio parabéns tá ficando duca!!!!
[]´s
Valeu Tuna. Acompanhe e opine a mutação do Galego! :concordo:
guilhermeabreu
27/11/2012, 00:28
Dr,
Concordo contigo em GNG! O muito pouco que sei hj foi pesquisando pela net e em revistas especializadas, perguntando aos amigos e aqui no fórum, etc.
Conversei com Paulo, representante da Militec aqui no Brasil, e com Celso, Gerente de Engenharia da Eaton.
Paulo apenas não recomenda o Militec em diferenciais com blocante não selecionável (citou Kaiser e Detroit), pois esses bloqueios são acionados automaticamente por atrito. E como uma das características do Militec é justamente reduzir o atrito, o funcionamento desse tipo de bloqueio ficaria comprometido.
Já Celso confirmou que o Militec não interfere em nada no funcionamento do E-Locker, pois este é acionado através de eletromagnetismo. Ele conhece o Militec e recomenda.
Então, como a dúvida foi sanada, Militec pra dentro! :mrgreen:
UXIO
O E-LOCKER é 100% e acionado por eletromagnetismo e o LSD 75% é por atrito , por isto que é recomendado em um e não é recomendado no outro .
1) use o oleo recomendado pelo fabricante.
2) uso e nao tenho o que reclamar. Se ele fizer metade do que promete no site e videos ja fico feliz. Uma coisa é certa, mal ele na faz.Tb penso assim Zé: Usar o que a Montadora recomenda. Por isso estranhei a indicação do óleo ATF pro câmbio do Galego.
Depois de muito tentativas, finalmente descobri a numeração completa do chassi. Como a S-10 doadora do PT for arrematada em um leilão de sucata do Detran, veio sem placa e com a numeração no chassi toda picotada.
Penso em ir numa concessionária Chevrolet com o número do chassi pra ver se descubro todos os dados da S-10. Aí ficará mais fácil conseguir as informações de manutenção do PT.
Achei na net uma manual da S-10 2004. A Chevrolet recomenda o óleo Dexron III ACDelco pro câmbio, redução e DH. E esse óleo é ATF (Dexron III (http://www.racinglub.com.br/boletim_tecnico_dexron_3.htm)).
No câmbio ele vai interferir também, pois os aneis sicronizadores são feitos para frear as engrenagens na hora do engate.
Se o produto ajuda mesmo a deslizar, a vida útil dos aneis e dos dentes de entrada dos garfos da caixa será diminuida.
Dê uma confirmada Uxio, mas acho que essa sua NP tem um tipo de diferencial (a discos banhados em óleo) que permite andar em 4x4 em velocidade maior.
Aparentemente o produto é bom.....o problema é que não apresentam estudos científicos sérios a respeito de seus possíveis benefícios.
Xá comigo. Amanhã confirmo com Paulo Militec e Celso Eaton! :mrgreen:
Tb penso assim Zé: Usar o que a Montadora recomenda. Por isso estranhei a indicação do óleo ATF pro câmbio do Galego.
Depois de muito tentativas, finalmente descobri a numeração completa do chassi. Como a S-10 doadora do PT for arrematada em um leilão de sucata do Detran, veio sem placa e com a numeração no chassi toda picotada.
Penso em ir numa concessionária Chevrolet com o número do chassi pra ver se descubro todos os dados da S-10. Aí ficará mais fácil conseguir as informações de manutenção do PT.
Achei na net uma manual da S-10 2004. A Chevrolet recomenda o óleo Dexron III ACDelco pro câmbio, redução e DH. E esse óleo é ATF (Dexron III (http://www.racinglub.com.br/boletim_tecnico_dexron_3.htm)).
Procura na net ou com amigos o manual de instrucoes e manutencao da S10 Mwm 2.8.
Embora ache improvavel que seja ATF, se for mesmo, o Dextron III é o mesmo que uso no meu cambio Tremec T5. OH-49 da BR
Uxio,
Sobre os calços da foto: esses são para motor mwm da série D (D225, 226, 229) que equiparam os caminhões e picapes antigos.
Esse motor é de alto peso e baixa rotação, diferentemente da concepção do mwm sprint.
Você irá se assustar com os preços dos calços originais de S10, mas acho que vale à pena.
Sobre o oléo do câmbio: os câmbios mais novos (alguns) usam mesmo oleos finos como o Dexron, pois as folgas entre dentes são menores, daí a necessidade de um óleo fino...
O manual resolverá o problema..rssss
P.S. Tô precisando de um suporte do motor (aquele peça que vem parafusada no bloco do motor) da S10. Se souber de algum par por aí, avise-me por favor.
Abs e obrigado pela aceitação da critica...
Uxio,
Sobre os calços da foto: esses são para motor mwm da série D (D225, 226, 229) que equiparam os caminhões e picapes antigos.
Esse motor é de alto peso e baixa rotação, diferentemente da concepção do mwm sprint.
Você irá se assustar com os preços dos calços originais de S10, mas acho que vale à pena.
Sobre o oléo do câmbio: os câmbios mais novos (alguns) usam mesmo oleos finos como o Dexron, pois as folgas entre dentes são menores, daí a necessidade de um óleo fino...
O manual resolverá o problema..rssss
P.S. Tô precisando de um suporte do motor (aquele peça que vem parafusada no bloco do motor) da S10. Se souber de algum par por aí, avise-me por favor.
Abs e obrigado pela aceitação da critica...
Caveso,
Conversei com o Meca sobre os coxins. Segundo ele, esses coxins que comprei são bem mais resistentes que os originais, justamente por serem de caminhão, e reduzem bastante a vibração do motor para o chassi, evitando assim possíveis danos ao chassi. O Meca ainda não finalizou a fixação definitiva do motor. Ele está terminando os eixos primeiros.
Em cada coxim do motor será fixado um calço de segurança justamente pra segurar o motor caso o coxim venha a se romper. Assim que esse serviço estiver pronto, tiro foto e posto aqui.
Quanto ao coxim original e suporte do motor que vc está procurando, veja esse anúncio no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426287811-coxim-dianteiro-do-motor-le-s10-e-blazer-4cc-28-td-00-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426287811-coxim-dianteiro-do-motor-le-s10-e-blazer-4cc-28-td-00-_JM)). Coxim original por R$ 80. A loja é de Londrina/Pr, tel 43 3375 7170 ou 43 9941 7223 (Tim). talvez tenham o que vc procura.
Hj fui numa concessionária Chevrolet, e consegui muita informação sobre o PT que veio da S10. O motor é do ano 2001, modelo MWM 4.07 TCA 2.8l TDI, mecânico. A caixa de marchas é a EATON FSO2405E. E sobre os óleos e fluidos, as especificações são:
- Motor - 8l (com filtro) - APICG-4 ou superior e SAE 15W40
- Câmbio - 2l - Dexron 3
- Redução - 1,18l - Dexron 3
- DH - 1,26l - Dexron 3
- Freio - 0,77l - DOT 4
- Embreagem - DOT 4
- Ar Cond - 450g - R134A
Pessoal,
Estou precisando comprar o rolamento e o retentor das fotos abaixo. Ambos são da saída dianteira da caixa de transferência New Process NP233C da S-10.
O código Chevrolet do rolamento é 19177500. E o código da New Process é 6206N.
382803
Já o código da Chevrolet do retentor (vedador) é 12544075 e o da New Process é 11778. A SKF tb usa o código 11778.
382804
O rolamento é mais fácil achar, porém o retentor não encontrei nas concessionárias e nem nas lojas do ramo. Alguma idéia de onde posso encontrar esse retentor?
Uxío
Pessoal,
Estou precisando comprar o rolamento e o retentor das fotos abaixo. Ambos são da saída dianteira da caixa de transferência New Process NP233C da S-10.
O código Chevrolet do rolamento é 19177500. E o código da New Process é 6206N.
382803
Já o código da Chevrolet do retentor (vedador) é 12544075 e o da New Process é 11778. A SKF tb usa o código 11778.
382804
O rolamento é mais fácil achar, porém o retentor não encontrei nas concessionárias e nem nas lojas do ramo. Alguma idéia de onde posso encontrar esse retentor?
Uxío
Mede o diametro interno, diametro externo, altura e boa pesquisa.
Catalogo Sabó
382805
Baved Comércio de Vedações Industriais - Vasco da Gama - Endereços Empresariais - Av Vasco da Gama, 587 An 1º S 102, Vasco da Gama, Salvador, BA (http://www.apontador.com.br/local/ba/salvador/enderecos_empresariais/B4SW679R/baved_comercio_de_vedacoes_industriais___vasco_da_ gama.html)#
Marcus Brandão
28/11/2012, 06:32
Com as medidas, se não conseguir por aí é só gritar que olho aqui na corte( rsss). boa sorte
Eduardo Velo
28/11/2012, 07:52
Mais 1 site pra consulta de perfil , material e tamanho de retentores .
Anis RCS (http://www.aneisrcs.com.br/index.php?Secao=Produtos&Page=Retentores)
E esse site pra consulta de aplicação , modelo e tamanho de rolamentos ...
Tabelas - SKF.com / Products / Interactive Engineering Catalogue/Rolamentos (http://www.skf.com/portal/skf/home/products?newlink=1_0_180&lang=pt&maincatalogue=1)
abs ...
Caveso,
Falei com o mecâmico Selmer, de SC, indicado pela Militec para esclarecer essas dúvidas.
Segundo Selmer, o Militec pode ser usado no câmbio, pois os aneis sincronizadores não freiam as engrenagens, mas sincroniza a velocidade da engrenagem de velocidade maior com a velocidade da engrenagem de velocidade menor. Inclusive são altamente polidas, e algumas inclusive tem grafite pra manter a lubrificação.
Gostei da conversa com Selmer. Ele faz muita adaptação de motores, principalmente aquelas ferinhas que correm na Fenajeep.
Ele prepara tb motores pra Stock Car de uma equipe catarinense, e coloca Militec em tudo. Segundo ele, após colocar o Militec no óleo do motor, somente após 10h de uso do motor é que o Militec sai do óleo e adere ao metal dos componentes internos, iniciando o processo de tratamento.
Ele recomenda 400ml no óleo do motor MWM 2.8, e 60ml por litro de óleo do câmbio, redução e diferenciais.
Mede o diametro interno, diametro externo, altura e boa pesquisa.
Catalogo Sabó
382805
Baved Comércio de Vedações Industriais - Vasco da Gama - Endereços Empresariais - Av Vasco da Gama, 587 An 1º S 102, Vasco da Gama, Salvador, BA (http://www.apontador.com.br/local/ba/salvador/enderecos_empresariais/B4SW679R/baved_comercio_de_vedacoes_industriais___vasco_da_ gama.html)#
Fiz isso Zé. Achei um com essas medidas na Casa do Retentor, na Calçada. Estou levando pra Ivan ver.
No catálogo Sabó e na Baved não tem.
Com as medidas, se não conseguir por aí é só gritar que olho aqui na corte( rsss). boa sorteValeu Marcus! Se não encontrar por aqui, te aviso.
Mais 1 site pra consulta de perfil , material e tamanho de retentores .
Anis RCS (http://www.aneisrcs.com.br/index.php?Secao=Produtos&Page=Retentores)
E esse site pra consulta de aplicação , modelo e tamanho de rolamentos ...
Tabelas - SKF.com / Products / Interactive Engineering Catalogue/Rolamentos (http://www.skf.com/portal/skf/home/products?newlink=1_0_180&lang=pt&maincatalogue=1)
abs ... Valeu Edu. A sugestão da SKF foi boa. Ligue no 0800 da SKF (0800 141 152) e me informaram que o código aqui no Brasil é CR11778. Passaram-me o tel dos distribuidores aqui em Salvador, e um deles vai verificar se a SKF tem e o valor. Parece que vou conseguir! :torcendo:
Segundo Selmer, o Militec pode ser usado no câmbio, pois os aneis sincronizadores não freiam as engrenagens, mas sincroniza a velocidade da engrenagem de velocidade maior com a velocidade da engrenagem de velocidade menor. Inclusive são altamente polidas, e algumas inclusive tem grafite pra manter a lubrificação.
Mas os sicronizadores não "sicronizam" as engrenagens "Freando" as que estão em velocidade maior para facilitar o engate?
Por isso são feitas em material diferente....
Eu não usaria, mas esses carros preparados são feitos para performance e não para durar pelo maior tempo possível, né?
Quando eu comprei molikote pela primeira vez iria usar no câmbio, mas o Franco da Ensimec me alertou para o detalhe dos sicronizadores...
Outro detalhe: não deve se usar esses aditivos em motores amaciando..
Mas os sicronizadores não "sicronizam" as engrenagens "Freando" as que estão em velocidade maior para facilitar o engate?
Por isso são feitas em material diferente....
Eu não usaria, mas esses carros preparados são feitos para performance e não para durar pelo maior tempo possível, né?
Quando eu comprei molikote pela primeira vez iria usar no câmbio, mas o Franco da Ensimec me alertou para o detalhe dos sicronizadores...
Outro detalhe: não deve se usar esses aditivos em motores amaciando..Quanto ao funcionamento das engrenagens, não faço idéia. Apenas te vendi o peixe que me venderam! :mrgreen:
Mas tem muita gente usando Militec no câmbio, redução, difs, etc. e elogiando.
Só lembrando que Militec não é aditivo do óleo. É um condicionador de metal que usa o óleo como meio de transporte. Militec não altera e nem melhora em nada as características do óleo.
Hj fui na oficina. Uma batalha vencida. Eixo traseiro finalizado! :euforico:
383213
383215
383214
E o eixo dianteiro já tá quase finalizado.
Lado direito
383216
Lado esquerdo
383217
Quanto ao retentor, fiz o que CJ disse. Medi o diâmetro externo e interno a altura e fui garimpar nas lojas. Encontrei um bem parecido por R$ 10! :mrgreen: O meca vai testar se serve.
E hj comprei:
- 20 litros de óleo do motor - Ipiranga BRUTUS PROTECTION T5, API CG-4, SAE 15W40
- 12 litros de óleo câmbio e redução - Ipiranga ISAMATIC DEXRON III
- 3 litros de fluido de freio - Castrol RESPONSE DOT 4
- 6 litros de óleo de diferencial - Castrol DYNADRIVE , SAE 80W90
Mais de R$ 700 de óleo e fluido! :shock:
Sabado vou la testar minha ferramenta nova e medir seu caster!
Quanto ao funcionamento das engrenagens, não faço idéia. Apenas te vendi o peixe que me venderam! :mrgreen:
Mas tem muita gente usando Militec no câmbio, redução, difs, etc. e elogiando.
Só lembrando que Militec não é aditivo do óleo. É um condicionador de metal que usa o óleo como meio de transporte. Militec não altera e nem melhora em nada as características do óleo.
Então......sem querer ser o chato, polêmico, cri-cri e etc...rsssss
Ao "condicionar o metal" o militec cria uma "camada/película" que (na minha concepção) atrapalha o funcionamento dos aneis sicronizadores.
O correto seria fazer um experimento filmado com 2 caixas rodando, como e sem militec e acompanharmos o trabalho dos sicronizadores, mas, pelo que já acompanhei de discussões a respeito do militec por aqui, os representantes fogem desse tipo de teste...
Mas espero que dê tudo certo e que no final eu esteja errado..rsss
Casa da transmissão4x4
30/11/2012, 11:29
Teus semi-eixos dianteiros são para dana44 da enfer ?
Teus semi-eixos dianteiros são para dana44 da enfer ?
Uxio ta de boca cheia entao voi responder por ele... sao sim!
Casa da transmissão4x4
30/11/2012, 12:11
Uxio ta de boca cheia entao voi responder por ele... sao sim!
grande Zeca, valeu !!
guilhermeabreu
30/11/2012, 14:13
OBS :
É sobre ÓLEO DE FREIO , conversando com o meca da CCS TOYOTA daqui ele me falou se usar ÓLEO DOT 5 nas TOYOTAS vai dar problema , pq o recomendado é DOT 4 .
Eu pensava que ÓLEOS vc poderia usar o indicado ou superior COMO É EM MOTORES mas no ÓLEO DE FREIO dos TOYOTAS isto não é verdadeiro , ele falou se usar ÓLEO DE FREIO DOT 5 nas HILUX 2006 em diante , este ÓLEO DOT 5 vai derreter/inchar as borrachas dos cilindros e vai fazer travar os freios .
Vivendo e aprendendo .
Waldir Carlos
30/11/2012, 14:19
Pois é, Guilherme. [Vivendo e aprendendo; também]. Nem sempre a spec "mais atual" é a recomendada.
[]s
Sabado vou la testar minha ferramenta nova e medir seu caster!Vou estar lá. Só não vá acordar meio-dia! Na hora que sair de casa, me ligue!
Então......sem querer ser o chato, polêmico, cri-cri e etc...rsssss
Ao "condicionar o metal" o militec cria uma "camada/película" que (na minha concepção) atrapalha o funcionamento dos aneis sicronizadores.
O correto seria fazer um experimento filmado com 2 caixas rodando, como e sem militec e acompanharmos o trabalho dos sicronizadores, mas, pelo que já acompanhei de discussões a respeito do militec por aqui, os representantes fogem desse tipo de teste...
Mas espero que dê tudo certo e que no final eu esteja errado..rsssCri-cri nada. Relaxe! :cool:
Vou ser cobaia. Fique atento e torça pra sair tudo bem! :mrgreen:
Teus semi-eixos dianteiros são para dana44 da enfer ?Isso mesmo. Como quis manter tuberia e munhões originais do Engesa, tive que optar pelos semis da Enfer, pois caso quisesse os da Ensimec, teria que colocar o eixo da F-75.
Uxio ta de boca cheia entao voi responder por ele... sao sim!Tava sim! Num churrasco do trabalho. Teve até Bife de Chorizo e Javali!:drool:
OBS :
É sobre ÓLEO DE FREIO , conversando com o meca da CCS TOYOTA daqui ele me falou se usar ÓLEO DOT 5 nas TOYOTAS vai dar problema , pq o recomendado é DOT 4 .
Eu pensava que ÓLEOS vc poderia usar o indicado ou superior COMO É EM MOTORES mas no ÓLEO DE FREIO dos TOYOTAS isto não é verdadeiro , ele falou se usar ÓLEO DE FREIO DOT 5 nas HILUX 2006 em diante , este ÓLEO DOT 5 vai derreter/inchar as borrachas dos cilindros e vai fazer travar os freios .
Vivendo e aprendendo .
Pois é, Guilherme. [Vivendo e aprendendo; também]. Nem sempre a spec "mais atual" é a recomendada.
Dr e Waldir,
Lembra que comentei que no manual da GM informava pra usar óleo API CG-4 ou superior 15W40?
Pois ontem fui fazer a 4ª revisão do Abutre. A Mit recomenda o óleo Castrol Magnatec Professional Diesel, que também é 15W40. E esse óleo é bem caro.
Então pensei: Se pra S-10 que é do ano 2001 a GM recomenda API CG-4, então esse óleo da Castrol deve ser API CJ, CL, CM, etc.
Aí fui ler a embalagem, e surpreso vi que o Magnatec Professional Diesel é CF-4!:shock:
Ou seja, o motor do Abutre que tem apenas 2 anos, é eletrônico, Common Rail, 200cv, cheio de tecnologia, usa CF-4. Já o do Galego, que é mecânico, 132cv, tem mais de 10 anos, usa CG-4! :confused:
O óleo do câmbio e redução que a Mit usa é o Castrol TQ-M SP III. Fui ler a embalagem, e tava lá: Indicado para uso em todas as transmissões GM, exceto nas aplicações que recomendem fluidos ATF Dexron III ou Dexron VI. Ou seja, o óleo do câmbio do Abutre também não serve no Galego.
O único que serve para os dois é o fluído de freio, pois ambos usam DOT 4.
Acho que vou ter que reservar uma prateleira na garagem só pros óleos e fluidos do Galego! :lol:
Marcus Brandão
01/12/2012, 11:28
Uxio,engole essa:
ontem, viajando com a esposa pelo asfalto a noventa por hora, olha o que aconteceu com meu semi-eixo traseiro:
383349383350383351
mandei um e-mail pra fábrica, vamos ver o que me dizem.
tô sem norte. preparamos a vtr pra ser confiável e justamente onde reforçamos pra aguentar um uso pesado ficamos na mão na utilização mais leve pro produto. carilho!
Assinando o topico pra contribuir com a balburdia!!!
Abs
Uxio,engole essa:
ontem, viajando com a esposa pelo asfalto a noventa por hora, olha o que aconteceu com meu semi-eixo traseiro:
383349383350383351
mandei um e-mail pra fábrica, vamos ver o que me dizem.
tô sem norte. preparamos a vtr pra ser confiável e justamente onde reforçamos pra aguentar um uso pesado ficamos na mão na utilização mais leve pro produto. carilho!
Caramba! Vc e sua esposa estão bem?
Vc não comentou, mas pela foto acho que é Enfer.
Já tem resposta?
Assinando o topico pra contribuir com a balburdia!!!
Abs
Óia, chegou outro corneteiro! :odedo:
Seja bem-vindo Soneca! Pode pitacar e aumentar a balbúrdia.
Só não esqueça as tortillas! :mrgreen: Levo Chorizo Ibérico e Jamón Pata Negra Puro Bellota.
Algum progresso mais????
Devo ir na Oficina hj.
A RL da ENFER, após 10 dias de enviada por PAC, continua como ENCAMINHADA no site dos Correios! :freaking:
Achei o bendito retentor numa loja de tratores no interior do RS. Já paguei. Só espero que os Correios não atrasem mais essa entrega.
Falando em RL, alguém saberia qual é o modelo da WARN Premium que serve no Engesa?
383895
O retentor que precisei comprar pra caixa de redução do Galego, custou R$ 60. :freaking:
Na Cobra Transmissions lá nos EUA (http://cobratransmission.com/index.php?main_page=product_info&cPath=3_2094&products_id=55019013 (http://cobratransmission.com/index.php?main_page=product_info&cPath=3_2094&products_id=55019013)) custa US$ 6.99! :confused:
383910
Por que fui nascer lindo ao invés de americano? :mrgreen:
lucasaboboreira
05/12/2012, 02:12
Lindo????? Ahnnnnn??? Tem alguém te enganando...
Hj recebi as RL da Enfer (código 1010591). Amanhã já estarão nas mãos do meca. Agora não falta mais nenhuma peça dos eixos.
383963
383964
Marcus Brandão
05/12/2012, 06:40
Bonita essa rl da Enfer. Pela aplicação dela vc não consegue saber qual a Warn? A rl Enfer precisa obrigatóriamente dessa chave?
Cara, não aconteceu nada anão ser ficarmos sem tração. Milha mulher nem percebeu a quebra. Falei com o Léo da Enfer e ele me pediu que enviasse o eixo para análise. O Danilo da casa da transmissão 4x4 encomendou outro pra mim. Não tem explicação pra quebra. Falha de material, com certeza. Vamos aguardar.
Bonita essa rl da Enfer. Pela aplicação dela vc não consegue saber qual a Warn? A rl Enfer precisa obrigatóriamente dessa chave?
Cara, não aconteceu nada anão ser ficarmos sem tração. Milha mulher nem percebeu a quebra. Falei com o Léo da Enfer e ele me pediu que enviasse o eixo para análise. O Danilo da casa da transmissão 4x4 encomendou outro pra mim. Não tem explicação pra quebra. Falha de material, com certeza. Vamos aguardar.Ainda não descobri qual é o modelo da Warn Premium pro Engesa, mas tô pesquisando. Assim que descobrir, posto aqui.
Obrigatoriamente não, mas girar a RL com a chave é muito mais fácil. Se vc tentar girar na mão, vai quebrar as unhas! :mrgreen: Além disso, evita que algum sacana desligue sua RL no meio do lamaçal só pra te sacanear! :karate:
Léo é tranquilo. Com certeza ele vai te dar toda atenção. Os semis da ENFER são de aço 4140 cromo-molibdenio, então não são assim tão fáceis de quebrar.
Opa, se for usar RL Warn e resolver vender as Enfer, avise, por favor.
Opa, se for usar RL Warn e resolver vender as Enfer, avise, por favor.Caveso com ficha nº 1! :lol:
Marcus Brandão
06/12/2012, 03:15
Ainda não descobri qual é o modelo da Warn Premium pro Engesa, mas tô pesquisando. Assim que descobrir, posto aqui.
Obrigatoriamente não, mas girar a RL com a chave é muito mais fácil. Se vc tentar girar na mão, vai quebrar as unhas! :mrgreen: Além disso, evita que algum sacana desligue sua RL no meio do lamaçal só pra te sacanear!
:karate:
Léo é tranquilo. Com certeza ele vai te dar toda atenção. Os semis da ENFER são de aço 4140 cromo-molibdenio, então não são assim tão fáceis de quebrar.
Mas vc já acionou com a máo?
É mais dificil que as AVM?
Não São fáceis de quebrar? Tá de sacanagem? rsssss. Espero então que a minha seja um ponto fora da curva. Vou mandar pra Enfer analisar. Espero que expliquem pois tô sem confiança nenhuma.
Casa da transmissão4x4
06/12/2012, 06:33
Estas RL da ENFER são quase inquebraveis, eu ate hoje nunca ví uma reclamação dela, a não ser do preço.
Eduardo Velo
06/12/2012, 08:08
Obrigatoriamente não, mas girar a RL com a chave é muito mais fácil. Se vc tentar girar na mão, vai quebrar [/SIZE][/SIZE][/SIZE][/SIZE][/SIZE]as unhas! :mrgreen: Além disso, evita que algum sacana desligue sua RL no meio do lamaçal só pra te sacanear! [/SIZE]:karate:
[SIZE=3]
Comigo a RL ja soltou girando a roda no barranco agarrou o manete da RL e destravou , pensei que tinha quebrado semi eixo pq fiquei sem tração diant. , mas qdo tiraram a vtr vi que RL estava cheia de terra e em 4x2 , com essa da Enfer isso não deve acontecer ...
Mas vc já acionou com a máo?
É mais dificil que as AVM?
Não São fáceis de quebrar? Tá de sacanagem? rsssss. Acionar com a mão vc até consegue, mas é muito melhor com a chave. O espaço pra vc colocar os dedos é justo, ainda mais com luva. A RL da Enfer é de volta inteira, ou seja, quase 360º de giro pra acionar e mais "dura" qua a da AVM.
As da AVM são mais fáceis de acionar. Apenas 90º de giro e mais "macia". Porém (sempre tem um porém né?), muitos confirmam que a RL da ENFER, por ter essa configuração mais robusta, são mais resistentes e confiáveis que as da AVM.
Espero então que a minha seja um ponto fora da curva. Vou mandar pra Enfer analisar. Espero que expliquem pois tô sem confiança nenhuma. Seu problema foi com o semi-eixo ou RL? Vai mandar tb a RL pra ENFER?
Estas RL da ENFER são quase inquebraveis, eu ate hoje nunca ví uma reclamação dela, a não ser do preço.Pois é, por aqui os comentários tb são esses! Mais robusta e mais cara!
Comigo a RL ja soltou girando a roda no barranco agarrou o manete da RL e destravou , pensei que tinha quebrado semi eixo pq fiquei sem tração diant. , mas qdo tiraram a vtr vi que RL estava cheia de terra e em 4x2 , com essa da Enfer isso não deve acontecer ...Eduardo,
Pelo que entendi, a RL que soltou não era da Enfer. É isso mesmo?
Eduardo Velo
06/12/2012, 13:44
Não , é original Engesa - AVM - desse tipo da foto ...
quem usa pneus grandes isso é mais dificil acontecer ...
abs ...
Não , é original Engesa - AVM - desse tipo da foto ... quem usa pneus grandes isso é mais dificil acontecer ... abs ...
OK. E qual RL vc tá usando hj? Algo a considerar?
Quanto à RL da WARN PREMIUM, no catálogo do site americano não consta ENGESA! :parede:
No site da AVM, consta que pro Engesa a RL da AVM é a 402 (27 estrias, 6 parafusos, 87,30mm de entrecento dos parafusos do cubo de roda - http://www.avm.com.br/products2.htm#rodas2 (http://www.avm.com.br/products2.htm#rodas2)). E essa mesma RL 402, com as mesmas características, tb serve pro Jeep CJ de 1972 a 1980.
No site da ENFER o código da RL do Engesa é 1010591, porém é diferente do código da RL do Jeep 1010399.
Aí fiquei na dúvida se o Engesa usa a mesma RL do Jeep CJ de 1972 a 1980. Caso positivo, o código da RL WARN PREMIUM é 9062 (com as mesmas características da AVM - http://www.warn.com/truck/hubs/premium_application_chart.shtml (http://www.warn.com/truck/hubs/premium_application_chart.shtml)). Custa nos EUA em torno de US$ 135 o par.
Eduardo Velo
06/12/2012, 14:59
Uxio , vou ficar te devendo foto , não acho igual da Engesa nas imagens do google ...
Amanhã posto fotos ...
abs ...
Eduardo Velo
07/12/2012, 08:58
Seguem fotos da RL da Jabiraca , não sei o modelo , procurei nas imagens alguma parecida , mas não achei ...
abs ...
Marcus Brandão
12/12/2012, 12:50
Desculpa a demora, Não deixo o e-mail ficar me avisando mas fico sempre olhando os tópicos que gosto. Esse é um. Uxio, quebrou o Semi-eixo traseiro somente. Só fiquei curioso pois nunca tinha prestado atenção na RL da Enfer. Pessoalmente acho que carregar mais uma ferramenta é inconveniente.
Acionar com a mão vc até consegue, mas é muito melhor com a chave. O espaço pra vc colocar os dedos é justo, ainda mais com luva. A RL da Enfer é de volta inteira, ou seja, quase 360º de giro pra acionar e mais "dura" qua a da AVM.
As da AVM são mais fáceis de acionar. Apenas 90º de giro e mais "macia". Porém (sempre tem um porém né?), muitos confirmam que a RL da ENFER, por ter essa configuração mais robusta, são mais resistentes e confiáveis que as da AVM.
Seu problema foi com o semi-eixo ou RL? Vai mandar tb a RL pra ENFER?
Desculpa a demora, Não deixo o e-mail ficar me avisando mas fico sempre olhando os tópicos que gosto. Esse é um. Uxio, quebrou o Semi-eixo traseiro somente. Só fiquei curioso pois nunca tinha prestado atenção na RL da Enfer. Pessoalmente acho que carregar mais uma ferramenta é inconveniente. OI Marcus, depois diga como anda a reposição do semi quebrado. A ferramenta é apenas um simples "chave". É a que aparece no alto da segunda foto do post #618, em cima das juntas.
Ontem fui na Oficina. Serviços andando a 10 km/h, mas tá andando. Cardan traseiro já balanceado e quase no lugar. Só tá faltando fazer a flange com o SYE. No eixo dianteiro só falta instalar as pinças do freio. Já começou o serviço no cardan dianteiro e da direção. Comprei as ponteiras de direção do MB 608. Tirei fotos de tudo e tem até um vídeo do teste de rolagem dos eixos, porém, não tô conseguindo inserir nenhuma foto aqui no tópico, pq sumiram os botões onde clicamos pra adicionar fotos, vídeos, links, emoticons, etc. Até mesmo alterar a letra não consigo. Alguém sabe como resolver?
Parece que o problema de postagem foi resolvido. Seguem as fotos que comentei no post anterior.
Cardan traseiro já balanceado e quase no lugar. Só falta a conexão com o SYE.
385196
385188
385190
385189
No eixo dianteiro só faltam instalar as pinças do freio.
385191
385192
Gostaram da cor que o meca inventou de pintar o eixo? Tb não gostei! :freaking:
Já começou o serviço da direção. Comprei as ponteiras de direção do MB 608. Aparecem posicionadas nas duas fotos acima. São essas aí:
385193
Recomendaram comprar da marca NAKATA, mas não achei em lugar nenhum na quantidade que precisava.
O meca me mostrou um vídeo do içamento do Galego pra fazer o teste de rolagem dos eixos.
http://www.youtube.com/watch?v=pS_yQwvi7FA
E hj chegou o retentor da caixa de transferência NP-233C, que comentei no post #588. É original da GM, com o mesmo código 12544075.
385194
Casa da transmissão4x4
12/12/2012, 21:35
Estes terminais são muito bons, existe uma marca "TANAKA" (não e nakata)que tambem e otima.
Marcus Brandão
12/12/2012, 21:46
Opa! Nakata. Primeira linha.
Uxio, não sei ao vivo mas gostei da cor do eixo.
Marcus Brandão
12/12/2012, 21:58
Cara, meu cardan traseiro não ficou com uma angulação muito forte mas, mesmo assim não To confiando muito no sistema original com parafusos 8 mm. Vou colocar grampos U no local.
Olha só, ande uns 200 km sem fazer trilhas pesadas e verifique o aperto dos cardans lubrificando tudo novamente. Cardan deve usar graxa pra cruzeta, evite graxa de rolamento. Sempre, sempre que lubrificar o carro vá em uma oficina de cardan que o cara confere os apertos e lubrifica por um trocado. 10 minutos.
Pessoal,
Tô com algumas dúvidas sobre os medidores e gostaria de saber a opinião de vcs!
Pelo que sei, somente a Willtec tem medidores com a logomarca da Engesa. Vi alguns modelos no site da Willtec, porém todos com fundo preto. Tava pensando no fundo branco.
1) Existem algum outro fabricante de medidores que tb tenha a logomarca da Engesa, de preferência com fundo branco? Alguém teria alguma foto desses modelos com fundo branco?
2) Alguém recomenda alguma outra marca de medidores além da Willtec?
3) Estou pensando em usar o termômetro de mercúrio ao invés do elétrico. Vale a pena?
4) Vi que a Willtec tem medidores de pressão do turbo, óleo e combustível, e também de temperatura do óleo. Como o Galego vai usar o motor MWM 2.8 TD, é interessante instalar algum desses medidores? Qual a vantagem de medir a pressão do combustível e do óleo e tb a temperatura do óleo?
Valeu pela ajuda!
Uxío
PS.: Galego passou de 30.000 visualizações!:cool:
Marcus Brandão
13/12/2012, 22:26
Cara, já olhou o site da Delta peças? Tem um montão de opções. O Gafanhoto tem o painel completinho e funcionando então vou manter. Mas já tem um inclinometro e um suporte de GPS. Vai receber um voltímetro digital pra acessorar no uso do guincho e um termômetro com alarme pra avisar um super aquecimento. POsso ligar esse termômetro na água ou no óleo. Como está seu painel? Tá bom aproveite. Tá ruim? Troca tudo e põe do seu gosto. Pressão do combustível? Na trilha vc não vai conseguir ficar ligado nisso. Temp do motor, nivel do tanque, pressão de óleo, bateria, giro, velocidade... O básico. Ainda pressão de turbo... Hora do dia fica pro GPS. Devo ter esquecido algo ou deixado sobrár algo. Coloque o que gostar. Sinta-se como se o galego fosse seu . Rssss
lucasaboboreira
13/12/2012, 23:48
Uxio, no vitara tenho extra (além dos originais) pres. do oleo, temp. agua e voltimetro. No Preferido vou incluir estes mesmos e manter os originais...só para ilustrar, voltando do Conde o vitara furou uma mangueira do radiador e a temperatura subiu...advinha quem me avisou?? ele mesmo, pois o original nem se mexeu!!!! Não fosse isso o prejuízo ia ser grande...
Uxio, não sei ao vivo mas gostei da cor do eixo.
Agora o galego começa a ficar com cara de jipão!:euforico:
Pelo menos já tá com as 4 rodas! :mrgreen:
Olha aí o chassi na cor preta e o eixo dianteiro na cor cinza-alumínio que o meca inventou de pintar! :parede:
385399
Marcus Brandão
14/12/2012, 06:28
Éééé!!!!
Logo é dó colocar dendê pra queimar. Coloquei as coifas das alavancas do Gafanhoto visual excelente mas vou levar de volta pra colocar uma proteção inferior que já tava solicitada e paga, mas... Depois posto fotos.
Caro Uxio!
Notei que está faltando o defletor do disco de freio.
Seu engesa era original, e provavelmente tinha.
Essa peça, que é uma lata estampada que fica entre o munhão e o disco, é de extrema importância, pois protege o disco de freio de jatos diretos de água, principalmente quando quente.
Abraços.
Kim.
Marcus Brandão
14/12/2012, 10:13
Boa, Kim.
Olha os defletores aí:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=324025&d=1352750007
Cara, já olhou o site da Delta peças? Tem um montão de opções. O Gafanhoto tem o painel completinho e funcionando então vou manter. Mas já tem um inclinometro e um suporte de GPS. Vai receber um voltímetro digital pra acessorar no uso do guincho e um termômetro com alarme pra avisar um super aquecimento. POsso ligar esse termômetro na água ou no óleo. Como está seu painel? Tá bom aproveite. Tá ruim? Troca tudo e põe do seu gosto. Pressão do combustível? Na trilha vc não vai conseguir ficar ligado nisso. Temp do motor, nivel do tanque, pressão de óleo, bateria, giro, velocidade... O básico. Ainda pressão de turbo... Hora do dia fica pro GPS.
Vi o site da Delta. Tem vários modelos de medidores Willtec, porém mesmo informando que tem com fundo branco, não aparece nenhuma foto. Só tem foto com fundo preto.:parede:
Meu painel tá ok, mas mesmo assim pensei em incrementar. Vc sabe onde consigo opções de painel pra Engesa?
Termômetro com alarme é show! :palmas: Mas tem que ser alarme bem alto, pq nas trilhas com som, vhf, motor, etc, se for aqueles alarmes que toca baixinho, não adianta! :mrgreen:
Qual é a marca e modelo do termômetro com alarme e do voltímetro digital?
Ontem conversando com CJ soube das marcas Cronomac (nacional) e Autometer (americana). No site da cronomac tem vários modelos com fundo branco (http://www.cronomac.com.br/index.php?option=com_virtuemart&Itemid=2 (http://www.cronomac.com.br/index.php?option=com_virtuemart&Itemid=2)).
Devo ter esquecido algo ou deixado sobrár algo. Coloque o que gostar. Sinta-se como se o galego fosse seu . Rssss:chorandoderir:
Wiltec não vale nada!
Eu iria de cronomac ou autometer (se tiver mais grana para gastar)..
guilhermeabreu
14/12/2012, 13:41
Pessoal,
Tô com algumas dúvidas sobre os medidores e gostaria de saber a opinião de vcs!
Pelo que sei, somente a Willtec tem medidores com a logomarca da Engesa. Vi alguns modelos no site da Willtec, porém todos com fundo preto. Tava pensando no fundo branco.
1) Existem algum outro fabricante de medidores que tb tenha a logomarca da Engesa, de preferência com fundo branco? Alguém teria alguma foto desses modelos com fundo branco?
2) Alguém recomenda alguma outra marca de medidores além da Willtec?
3) Estou pensando em usar o termômetro de mercúrio ao invés do elétrico. Vale a pena?
4) Vi que a Willtec tem medidores de pressão do turbo, óleo e combustível, e também de temperatura do óleo. Como o Galego vai usar o motor MWM 2.8 TD, é interessante instalar algum desses medidores? Qual a vantagem de medir a pressão do combustível e do óleo e tb a temperatura do óleo?
Valeu pela ajuda!
Uxío
PS.: Galego passou de 30.000 visualizações!:cool:
GRANDE UXIO
Acabei de chegar do plantão e estou aqui me deliciando , MAS VOU RELATAR A MINHA EXPERIÊNCIA NAS SUAS DÚVIDAS :
Em primeiro lugar , o seu GALEGO já não tem muita coisa de ENGESA e vc colocando estes WILLTEC tenho CERTEZA ABSOLUTA que vc vai se arrepender , pois qdo fiz a 1ª reforma do CORAÇÃO VALENTE comprei todos os instrumentos do painel de fundo branco da marca WILLTEC e qdo eu mesmo fui montar no painel , TODOS ELES DESMONTARAM EM MINHAS MÃOS é uma verdadeira BOSTA , qualidade sofrível , se arrependimento matasse NÃO ESTARIA ESCREVENDO AGORA PRA VC , sai fora destas bostas . Depois comprei todos da marca CRONOMAC que são um pouco melhores .
Agora se vc quer uma coisa BONITA PRA CARAMBA , eu já ví um painel de um BUGRE com estes instrumentos , que por sinal são LINDOS DEMAIS para não dizer MARAAAAAAVILHOSOS e acho que são de boa qualidade tb , só que um pouco mais caros do que estes anteriores ( WILLTEC esquece e CRONOMAC ), da uma olhada neles , é da marca GUSTER que é nacional com ótimo acabamento , olhe o site Home | Guster (http://www.guster.com.br/) ACHO QUE VALE A PENA ninguem vai observar que não tem o logo ENGESA . vão é ficarem BABANDO nos instrumentos do seu painel .
Existe tb este AUTOMETER Americano que não conheço , mas deve ser bom tb .
1- Acima respondido
2- Acima respondido
3- Vejo a nescessidade " PRINCIPAL " de vc ter a medida da TEMPERATURA DA ÁGUA COM DOIS TERMÔMETROS NO MÍNIMO , O ORIGINAL E MAIS UM COM ALARME SONORO E VISUAL como o que já comprei ( TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX COM ALARME SONORO E VISUAL ) e já coloquei no meu ENGESA com MWM 2.8 e vou colocar na minha SW4 2002 recem comprada . Comprei e coloquei o TERMÔMETRO DA MARCA RACETRONIX comprado na DELTA BRASIL , valor R$115,00 .
Vou colocar tb um TERMÔMETRO ELETRÔNICO ( SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA comprado na DONATTI4X4 R$292,00 ) , este termômetro é para ser fixado no BLOCO DO MOTOR ou no CABEÇOTE DO MOTOR , muito fácil de ser instalado pois ele é simplesmente PARAFUSADO EM QUALQUER PARAFUSO DO BLOCO OU CABEÇOTE DO MOTOR , dando a medição da temperatura do óleo do motor e tem tb o LARME SONORO E VISUAL qdo alcança a temperatura PRÉ ESTABELECIDA POR VC PARA DISPARAR OS ALRMES SONORO E VISUAL .
Qto ao termômetro MECÂNICO tb coloquei no ENGESA de marca desconhecida e durou muito pouco tempo , o que estranhei pois não tem elétrica nele , mas parou de funcionar em pouco tempo .
Com isto não vejo nescessidade de outros relógios pois PARA MIM tem pouca importancia como o da PRESSÃO DO TURBO , vejo a nescessidade de vc ter ele SÓ PARA QDO INSTALAR O TURBO para regular a PRESSÃO que vc quer usar , depiis de definida a pressão , ele estará lá só para mostrar a pressão que vc já fixou em qual que vc quis , e outros relógios como presão de óleo , o carro já tem este , ver pressão de combustível pra que ? Se a bomba de combustível estará sem pressão adequeado o motor estará funcionando mal .
Na realidade o que faz vc perder um motor é qdo : VAZA ÁGUA E SUPERAQUECE O MOTOR E VC " NÂO VÊ " aí o motor vai pro espaço , isto é o que acontece com a maioria de nós que perdemos motores em nosso trampos e trilhas .
Que fique bem claro que esta é minha opnião pessoal e de experiencia própria.
OBS : Lá no tópico das TOYOTAS esta todo mundo colocando estes termômetros para terem mais segurança com relação a TEMPERATURA dos motores , pq já esta virando uma paranóia a perda de motores por SUPERAQUECIMENTO POR FALTA D'ÁGUA PORQUE AS PESSOAS NÃO VEEM NO TERMÔMETRO ORIGINAL A TEMPERATURA QDO ELA SOBE NO MARCADOR .
ABRAÇO A TODOS .
Marcus Brandão
14/12/2012, 14:24
Escuta esse cara (Guilherme).
O termometro Racetrônix Tá na mão e tem uma aparencia não muito robusta mas funciona. Procura na Delta que é fácil de achar.
deixa eu ver...
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157053_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-
A sirene é muito alta. Pode por no cofre que vai ouvir.
Caro Uxio!
Notei que está faltando o defletor do disco de freio.
Seu engesa era original, e provavelmente tinha.
Essa peça, que é uma lata estampada que fica entre o munhão e o disco, é de extrema importância, pois protege o disco de freio de jatos diretos de água, principalmente quando quente.
Abraços.
Kim.
Oi Kim,
Agradeço sua atenção, mas os defletores foram tirados mesmo.
Apesar de protegerem os discos como vc falou, e auxiliar a ventilação nas velocidades mais altas (que dificilmente o galego vai fazer), nas trilhas com muita lama, principalmente massapê, ali acumula muita lama, pedras pequenas, vegetação, etc. Poucos por aqui usam os defletores.
Sem falar que acho mais bonito o visual sem os defletores!:mrgreen:
Abs,
Uxío
Wiltec não vale nada!
Eu iria de cronomac ou autometer (se tiver mais grana para gastar)..
Ontem CJ me comentou da Cronomac e Autometer.
Cronomac tá mais fácil de achar no site o que quero. É mais fácil navegar.
Já o site da AutoMeter é flórida. Tem uma porrada de modelos, cada modelo com cores diferentes, que até achar o código do que quero, vai ser uma novela. E são poucos medidores com unidades métricas (km/h, bar, °C, etc.)
Tô gostando da linha Racing da Cronomac - http://www.cronomac.com.br/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=191&Itemid=2 (http://www.cronomac.com.br/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=191&Itemid=2). Acho que vai ser essa!
Agora que lembrei....
Acho que a cronomac fabrica sob encomenda também...
Será que eles não fazem com a logo engesa?
GRANDE UXIO
Acabei de chegar do plantão e estou aqui me deliciando , MAS VOU RELATAR A MINHA EXPERIÊNCIA NAS SUAS DÚVIDAS :
Em primeiro lugar , o seu GALEGO já não tem muita coisa de ENGESA e vc colocando estes WILLTEC tenho CERTEZA ABSOLUTA que vc vai se arrepender , pois qdo fiz a 1ª reforma do CORAÇÃO VALENTE comprei todos os instrumentos do painel de fundo branco da marca WILLTEC e qdo eu mesmo fui montar no painel , TODOS ELES DESMONTARAM EM MINHAS MÃOS é uma verdadeira BOSTA , qualidade sofrível , se arrependimento matasse NÃO ESTARIA ESCREVENDO AGORA PRA VC , sai fora destas bostas . Depois comprei todos da marca CRONOMAC que são um pouco melhores.Vendo esse post seu e o anterior de Caveso, então Willtec está descartado! Vou de Cronomac mesmo!
Agora se vc quer uma coisa BONITA PRA CARAMBA , eu já ví um painel de um BUGRE com estes instrumentos , que por sinal são LINDOS DEMAIS para não dizer MARAAAAAAVILHOSOS e acho que são de boa qualidade tb , só que um pouco mais caros do que estes anteriores ( WILLTEC esquece e CRONOMAC ), da uma olhada neles , é da marca GUSTER que é nacional com ótimo acabamento , olhe o site Home | Guster (http://www.guster.com.br/) ACHO QUE VALE A PENA ninguem vai observar que não tem o logo ENGESA . vão é ficarem BABANDO nos instrumentos do seu painel .
Existe tb este AUTOMETER Americano que não conheço , mas deve ser bom tb .Gostei de alguns itens da GUSTER. Todos digitais. Vou pesquisar mais. Valeu!
3- Vejo a nescessidade " PRINCIPAL " de vc ter a medida da TEMPERATURA DA ÁGUA COM DOIS TERMÔMETROS NO MÍNIMO , O ORIGINAL E MAIS UM COM ALARME SONORO E VISUAL como o que já comprei ( TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX COM ALARME SONORO E VISUAL ) e já coloquei no meu ENGESA com MWM 2.8 e vou colocar na minha SW4 2002 recem comprada . Comprei e coloquei o TERMÔMETRO DA MARCA RACETRONIX comprado na DELTA BRASIL , valor R$115,00 .Acho que manter o termômetro original vai ser difícil pq o painel do carro não está comigo. Aí seria mais uma adaptação. Acho que só vou botar só um termômetro e será esse da Racetronix. Gostei muito mesmo desse medidor. O alarme sonoro é útil demais! Valeu pela dica. Já está na lista de compras.
Vou colocar tb um TERMÔMETRO ELETRÔNICO ( SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA comprado na DONATTI4X4 R$292,00 ) , este termômetro é para ser fixado no BLOCO DO MOTOR ou no CABEÇOTE DO MOTOR , muito fácil de ser instalado pois ele é simplesmente PARAFUSADO EM QUALQUER PARAFUSO DO BLOCO OU CABEÇOTE DO MOTOR , dando a medição da temperatura do óleo do motor e tem tb o LARME SONORO E VISUAL qdo alcança a temperatura PRÉ ESTABELECIDA POR VC PARA DISPARAR OS ALRMES SONORO E VISUAL .
Qto ao termômetro MECÂNICO tb coloquei no ENGESA de marca desconhecida e durou muito pouco tempo , o que estranhei pois não tem elétrica nele , mas parou de funcionar em pouco tempo .Peraí, o Coração Valente tem o termômetro original + termômetro Racetronix + termômetro eletrônico? :shock:
Com isto não vejo nescessidade de outros relógios pois PARA MIM tem pouca importancia como o da PRESSÃO DO TURBO , vejo a nescessidade de vc ter ele SÓ PARA QDO INSTALAR O TURBO para regular a PRESSÃO que vc quer usar , depiis de definida a pressão , ele estará lá só para mostrar a pressão que vc já fixou em qual que vc quis , e outros relógios como presão de óleo , o carro já tem este , ver pressão de combustível pra que ? Se a bomba de combustível estará sem pressão adequeado o motor estará funcionando mal .
Na realidade o que faz vc perder um motor é qdo : VAZA ÁGUA E SUPERAQUECE O MOTOR E VC " NÂO VÊ " aí o motor vai pro espaço , isto é o que acontece com a maioria de nós que perdemos motores em nosso trampos e trilhas .
Que fique bem claro que esta é minha opnião pessoal e de experiencia própria.
OBS : Lá no tópico das TOYOTAS esta todo mundo colocando estes termômetros para terem mais segurança com relação a TEMPERATURA dos motores , pq já esta virando uma paranóia a perda de motores por SUPERAQUECIMENTO POR FALTA D'ÁGUA PORQUE AS PESSOAS NÃO VEEM NO TERMÔMETRO ORIGINAL A TEMPERATURA QDO ELA SOBE NO MARCADOR .
ABRAÇO A TODOS .Dr, agradeço a ajuda. Vou partir pro Racetronix mesmo. Acho que já defini os medidores que quero: Velocímetro, Combustível, Termômetro Racetronix, Tacômetro e Voltímetro. Obrigado pela ajuda!
Escuta esse cara (Guilherme).
O termometro Racetrônix Tá na mão e tem uma aparencia não muito robusta mas funciona. Procura na Delta que é fácil de achar.
deixa eu ver...
http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_157053_3029_Kit-Termometro-da-Agua-Digital-C-Sensor-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-Sirene-e-Rele-RACETRONIX-
A sirene é muito alta. Pode por no cofre que vai ouvir.
Valeu Marcus. É nesse mesmo que tô de olho!
guilhermeabreu
14/12/2012, 18:23
Vendo esse post seu e o anterior de Caveso, então Willtec está descartado! Vou de Cronomac mesmo!
Gostei de alguns itens da GUSTER. Todos digitais. Vou pesquisar mais. Valeu!
Acho que manter o termômetro original vai ser difícil pq o painel do carro não está comigo. Aí seria mais uma adaptação. Acho que só vou botar só um termômetro e será esse da Racetronix. Gostei muito mesmo desse medidor. O alarme sonoro é útil demais! Valeu pela dica. Já está na lista de compras.
Peraí, o Coração Valente tem o termômetro original + termômetro Racetronix + termômetro eletrônico? :shock:
Dr, agradeço a ajuda. Vou partir pro Racetronix mesmo. Acho que já defini os medidores que quero: Velocímetro, Combustível, Termômetro Racetronix, Tacômetro e Voltímetro. Obrigado pela ajuda!
UXIO
O CORAÇÃO VALENTE tem o termômetro original ( mas não é original é o CRONOMAC ) + o termômetro digital RACETRONIX , que qdo comprei , não comprei com o alarme sonoro , MAS VOU COMPRAR O ALARME SONORO pq é muito importante , pq se vc não ficar olhando , vc pode dar vacilo e com o ALARME SONORO ISTO NÃO ACONTECE .
Para a SW4 2002 já esta comigo o termômetro diguital COM ALARME SONORO da RACETRONIX e falta ainda comprar o ELETRÔNICO( SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA ) para o CORAÇÃO VALENTE ( ENGESA ) e para a PRINCESA ( SW4 2002 ) .
UXIO
O CORAÇÃO VALENTE tem o termômetro original ( mas não é original é o CRONOMAC ) + o termômetro digital RACETRONIX , que qdo comprei , não comprei com o alarme sonoro , MAS VOU COMPRAR O ALARME SONORO pq é muito importante , pq se vc não ficar olhando , vc pode dar vacilo e com o ALARME SONORO ISTO NÃO ACONTECE .
Para a SW4 2002 já esta comigo o termômetro diguital COM ALARME SONORO da RACETRONIX e falta ainda comprar o ELETRÔNICO( SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA ) para o CORAÇÃO VALENTE ( ENGESA ) e para a PRINCESA ( SW4 2002 ) .
Tendi tudim! :mrgreen:
Aproveitando que V.S.ª está na online, queria saber se o Coração Valente está utilizando a hélice viscosa original do MWM ou se colocou um eletro-ventilador pro radiador e outro por ar cond.
O meca quer tirar a hélice viscosa, não só pra ganhar mais espaço, mas tb pra evitar danos nas pás ao entrar na água.
Ele sugere instalar um eletroventilador eletrônico sugante para o radiador e outro soprante para o ar cond, com chave interruptora no painel. Assim ao entrar na água, basta desligar os eletroventiladores.
Como vc fez no Coração Valente?
Alguém teria outra sugestão?
Abs,
Uxío
guilhermeabreu
14/12/2012, 20:27
Tendi tudim! :mrgreen:
Aproveitando que V.S.ª está na online, queria saber se o Coração Valente está utilizando a hélice viscosa original do MWM ou se colocou um eletro-ventilador pro radiador e outro por ar cond.
O meca quer tirar a hélice viscosa, não só pra ganhar mais espaço, mas tb pra evitar danos nas pás ao entrar na água.
Ele sugere instalar um eletroventilador eletrônico sugante para o radiador e outro soprante para o ar cond, com chave interruptora no painel. Assim ao entrar na água, basta desligar os eletroventiladores.
Como vc fez no Coração Valente?
Alguém teria outra sugestão?
Abs,
Uxío
UXIO
SOFRÍ MUITO EM RESFIRAR ESTE MOTOR E SÓ CONSEGUÍ DA SEGUINTE FORMA :
Inicialmente fiz um monte de mudanças que foram ficando , não retirei como :
1- Retirei a hélice viscosa e coloquei a hélice do caminhão 1519 fixa ao eixo
2- Coloquei uma coifa entre o radiador e a hélice
3- Coloquei eletroventilador na frente para qdo ligar o ar cond ela ligasse automaticamente E UM INTERRUPTOR NO PAINEL QUE LIGO O ELETROVENTILADOR A ORA QUE EU QUERO INDEPENDENTE DO AR ESTAR LIGADO OU NÃO .
4- Fiz uma coifa na frente do radiador para forçar todo o ar que vem de frente SER OBRIGADO A PASSAR PELO RADIADOR DO AR COND. E PELO RADIADOR DE ÁGUA .
E com tudo isto ficou esquentando qdo passava dos 3.000rpm
SÓ FOI RESOLVIDO O PROBLEMA DE AQUECER ACIMA DOS 3.000 RPM QDO TROQUEI O RADIADOR PELO DO ÔMEGA 4.1 COM AR .
Como falei tudo o que fiz anteriormente ficou lá e agora o CORAÇÃO VALENTE anda no plano a 110/115km/h chegando a 3.200 rpm e a temperatura fica em 74ºC e qdo subo muito vai para 78ºC e a temperatura de serviço recomendado pelo fabricante é entre 81ºC a 87ºC , ou seja hoje ele esta andando mais frio do que deve , ESTOU PENSANDO EM VOLTAR A HÉLICE VISCOSA para tentar diminuír o poder de refrigeração , pois esta hélice fixa que coloquei tem mais duas pás a mais e são mais largas e mais compridas e FIXA no eixo .
RESUMINDO :
É assim que esta o CORAÇÃO VALENTE hoje na sua refrigeração , esta esfriando mais do que deve , FINALMENTE CONSEGUÍ ESTA PROEZA DE RESFRIAR ESTE MOTOR MWM 2.8 sprint turbo/intercoler .
UXIO
SOFRÍ MUITO EM RESFIRAR ESTE MOTOR E SÓ CONSEGUÍ DA SEGUINTE FORMA :
Inicialmente fiz um monte de mudanças que foram ficando , não retirei como :
1- Retirei a hélice viscosa e coloquei a hélice do caminhão 1519 fixa ao eixo
2- Coloquei uma coifa entre o radiador e a hélice
3- Coloquei eletroventilador na frente para qdo ligar o ar cond ela ligasse automaticamente E UM INTERRUPTOR NO PAINEL QUE LIGO O ELETROVENTILADOR A ORA QUE EU QUERO INDEPENDENTE DO AR ESTAR LIGADO OU NÃO .
4- Fiz uma coifa na frente do radiador para forçar todo o ar que vem de frente SER OBRIGADO A PASSAR PELO RADIADOR DO AR COND. E PELO RADIADOR DE ÁGUA .
E com tudo isto ficou esquentando qdo passava dos 3.000rpm
SÓ FOI RESOLVIDO O PROBLEMA DE AQUECER ACIMA DOS 3.000 RPM QDO TROQUEI O RADIADOR PELO DO ÔMEGA 4.1 COM AR .
Como falei tudo o que fiz anteriormente ficou lá e agora o CORAÇÃO VALENTE anda no plano a 110/115km/h chegando a 3.200 rpm e a temperatura fica em 74ºC e qdo subo muito vai para 78ºC e a temperatura de serviço recomendado pelo fabricante é entre 81ºC a 87ºC , ou seja hoje ele esta andando mais frio do que deve , ESTOU PENSANDO EM VOLTAR A HÉLICE VISCOSA para tentar diminuír o poder de refrigeração , pois esta hélice fixa que coloquei tem mais duas pás a mais e são mais largas e mais compridas e FIXA no eixo .
RESUMINDO :
É assim que esta o CORAÇÃO VALENTE hoje na sua refrigeração , esta esfriando mais do que deve , FINALMENTE CONSEGUÍ ESTA PROEZA DE RESFRIAR ESTE MOTOR MWM 2.8 sprint turbo/intercoler .Vou conversar com o Meca. Não sei se ele vai concordar em instalar a hélice do 1519, pois ele tirou a viscosa pra poder ganhar algum espaço. Mesmo assim, sugestão anotada.
Vc lembra qual foi o eletroventilador que colocou no ar cond? Como temos sistemas parecidos (motor, radiador e condensador iguais), fica mais fácil saber qual comprar.
Só não entendi pq vc quer retornar à hélice viscosa. Qual o problema em andar com o motor um pouco mais frio que o recomendado pelo fabricante?
Uxio!
Se for fazer trilhas, com água e lama, seu meca está correto.
O Troller 2012 tem um problema crônico, que ao passar alagados, com lâmina de 70cm de água, a hélice roça o radiador, furando o mesmo e quebrando as pás.
Se for passar em lamaçal, a hélice puxa lama para a colméia, que seca pela temperatura e estanca a passagem de ar, fazendo a temperatura do fluído de arrefecimento subir drasticamente rapidamente.
Devido ao exposto, os mecas optam pela elétrica, fiz essa opção também!
abraços.
Kim.
Marcus Brandão
15/12/2012, 05:27
Uxio, vai de elétrica, sem dúvida. A chave pra desligar não deve ser necessária pq você não vai se jogar dentro d'água e na água o radiador/motor gela na hora. Não liga. Como se trata de carro todo orginal, talvez não acerte de primeira. Acho que é a pajeiro que tem um super ventilador. Pra vc Não é difícil olhar, né?
[]s
Marcus Brandão
15/12/2012, 05:37
Desculpe voltar a falar mas não coloque chave pra desligar. Do outro lado do rio vc vai esquecer e o Racetronix vai falhar. Digo pq apesar de a sirene piesoelétrica ser a prova d'água, ela passa alguns minutos calada qdoé molhada. Tbm não aconselho colocar a sirene dentro do carro pq seu coração vai triplicar os batimentos. É muito alto. Com tudo isso vc não tem automático nem alarme. Logo vai ter um prejuízo que vai te aborrecer.
E vamos pitacando. Como esta o carro do macarrão? Dr. Macarrão.
guilhermeabreu
15/12/2012, 10:21
Vou conversar com o Meca. Não sei se ele vai concordar em instalar a hélice do 1519, pois ele tirou a viscosa pra poder ganhar algum espaço. Mesmo assim, sugestão anotada.
Vc lembra qual foi o eletroventilador que colocou no ar cond? Como temos sistemas parecidos (motor, radiador e condensador iguais), fica mais fácil saber qual comprar.
Só não entendi pq vc quer retornar à hélice viscosa. Qual o problema em andar com o motor um pouco mais frio que o recomendado pelo fabricante?
UXIO
KIM e outros , eu respondí o que o UXIO me perguntou , falei como o meu esta e TB CONCORCO QUE SE FOR ENTRAR NA ÁGUA a hélice fixa ou viscosa é ruim .
UXIO qto a trocar a hélice fixa pela viscosa é pq ele esta trabalhando abaixo da temperatura recomendada pelo fabricante e isto não é bom pq não ocorre a dilatação dos componentes internos do motor acarretando o encurtamento da vida útil do mesmo , ou seja tanto andar com a temperatura acima do normal como abaixo do normal não é bom para a vida do motor .E com a hélice viscosa vou tentar fazer ele trabalhar na temperatura ideal e por falar nisto se vc já retirou e não vendeu , preciso de comprar uma e se vc já não vendeu eu compro , vê qto vc quer e fala comigo , pois a minha qdo troquei esquecí no antigo meca , e depois de uma semana fui lá pegar e ele CONSUMIU COM ELA É MOLE ????
Qto ao ventilador elétrico comprei um que cabia alí na frente , NÃO TERIA QUE SER MUITO GRANDE PQ É APENAS PARA A ATENDER AO RADIADOR DO AR ( condençador )e ajudar tb o radiador de água qdo nescessário se fosse o caso , o que nunca foi preciso de eu acionar o botão do painel que ligasse ele sem que o ar cond tivesse funcionando , mas no seu caso SUGIRO A VC ÍR NUMA AUTO ELÉTRICA E PROCURAR O VENTILADOR ELÉTRICO MAIOR QUE VC ENCONTRAR E COLOCAR 02 POR TRAS OU PELA FRENTE DO RADIADOR COM ACIONAMENTO AUTOMÁTICO QDO A TEMPERATURA DO MOTOR ATINGISSE O IDEAL E MANUAL COM UM BOTÃO NO PAINEL PARA VC " PODER DESLIGAR " QDO FOR ENTRAR NA ÁGUA , Pois como já foi dito que qdo vc for entrar na água a própria água vai incumbir de esfriar o motor rapidinho e vc não vai correr o rísco de um curto elétrico com a ventoinha ligada ao entrar na água .
Marcus Brandão
15/12/2012, 20:31
Desculpe, doc. A ventuinha é lacrada, pega chuva a 120 por hora e não entra agua. colocada na frente tem a tendência de se afastar do radiador por deformação na água, alem de desligar quando a agua esfriar o motor/ radiador. Uxio, só no automático. Não é certeza de conseguir resfriar mas é um bom começo. Sem a original vc vai ganhar espaço.
guilhermeabreu
16/12/2012, 19:31
Desculpe, doc. A ventuinha é lacrada, pega chuva a 120 por hora e não entra agua. colocada na frente tem a tendência de se afastar do radiador por deformação na água, alem de desligar quando a agua esfriar o motor/ radiador. Uxio, só no automático. Não é certeza de conseguir resfriar mas é um bom começo. Sem a original vc vai ganhar espaço.
GRANDE MARCÃO
Minha EX-BONEQUINHA tem a hélice do motor viscosa e na frente tem uma ventuinha elétrica para o ar cond. que é original do carro .
Meu ENGESA coloquei a hélice fixa no eixo do motor e na frente uma elétrica para o ar cond. E EM CASO QUE NÃO ESTEJA USANDO O AR E SE SUBIR UMA SERRA MUITO LONGA E COMEÇAR A ESQUENTAR TENHO ESTE RECURSO DO BOTÃO NO PAINEL QUE LIGO ELA QDO QUERO .
E qdo vc entra na trilha e o motor estando quente e entrar na água , se a ventoiniha elétrica não for desligada na mão antes de entrar na água , ela vai funcionar ainda até o motor esfriar com a água do rio ou da lama e até lá se não desligá-la na mão antes de entrar na água , ACHO QUE PODE DANIFICAR A MESMA , foi por isto que falei e uso desta forma . Eu é que peço deculpa , mas são opiniões divergentes , mas prefiro ficar mais seguro da maneira que fiz .
lucasaboboreira
17/12/2012, 00:52
Desculpe voltar a falar mas não coloque chave pra desligar. Do outro lado do rio vc vai esquecer e o Racetronix vai falhar. Digo pq apesar de a sirene piesoelétrica ser a prova d'água, ela passa alguns minutos calada qdoé molhada. Tbm não aconselho colocar a sirene dentro do carro pq seu coração vai triplicar os batimentos. É muito alto. Com tudo isso vc não tem automático nem alarme. Logo vai ter um prejuízo que vai te aborrecer.
Dino vá de cronomac tranquilo ou autometer se puder...em relação a chave de desligamento manual concordo com o Marcus vc pode não lembrar e basta um vacilo apenas....apesar disso entendo o posicionamento do guilherme e ele pode ter razão, mas eu p. ex. esqueceria com cerveja ou melhor certeza... rsss...Marcus o "preferido" ta no meca, montou a dianteira e passou para traseira. Estou colocando calcos de carroceria, mas manterei o original de baixo... Segue foto ilustrando...
Uxio, vai de elétrica, sem dúvida. A chave pra desligar não deve ser necessária pq você não vai se jogar dentro d'água e na água o radiador/motor gela na hora. Não liga. Como se trata de carro todo orginal, talvez não acerte de primeira. Acho que é a pajeiro que tem um super ventilador. Pra vc Não é difícil olhar, né?[]s
Marcos, agradeço o post.
Sim, vou de elétrica mesmo. Já conversei com o eletricista e ele vai ver a melhor opção de modelo.
Quanto a chave, ainda estou avaliando. Entendo e concordo com seu ponto de vista, pois se esquecer de religar, o carro vai esquentar. Mas tem outra opção. E tô pensando nela.
É a seguinte: Ligo uma lâmpada espia na válvula. Essa lâmpada é forte, como a da ré, e só é alimentada assim que eu desligar o eletroventilador. Se a válvular armar, indicando que o motor está aquecendo e tentar acionar o eletroventilador, a luz espia vai acender, me lembrando que o eletroventilador está desligado. Assim evito esquecer a chave desligada. Já vi isso por aqui e funciona direito. É uma opção que passei pro eletricista e ele vai analisar.
Serie uma espécie de Racetronix "caseiro". :mrgreen: E lâmpada pode ser substituída por um alarme tb.
Macarrão já "desmontou" o carro e entrou na fase de descobrir o que precisa comprar.hehehe
Abs,
Uxío
UXIO
KIM e outros , eu respondí o que o UXIO me perguntou , falei como o meu esta e TB CONCORCO QUE SE FOR ENTRAR NA ÁGUA a hélice fixa ou viscosa é ruim.Ok, será elétrico. A questão é descobrir qual modelo de eletroventilador posso instalar no Galego, lembrando que o radiador é do ômega. Será que só serve o original ou algum outro modelo serve? Pergunto isso, pq procurei pelo eletroventilador do ômega e tá difícil de achar.
UXIO qto a trocar a hélice fixa pela viscosa é pq ele esta trabalhando abaixo da temperatura recomendada pelo fabricante e isto não é bom pq não ocorre a dilatação dos componentes internos do motor acarretando o encurtamento da vida útil do mesmo , ou seja tanto andar com a temperatura acima do normal como abaixo do normal não é bom para a vida do motor .E com a hélice viscosa vou tentar fazer ele trabalhar na temperatura idealOk, 100% entendido! :palmas:
e por falar nisto se vc já retirou e não vendeu , preciso de comprar uma e se vc já não vendeu eu compro , vê qto vc quer e fala comigo , pois a minha qdo troquei esquecí no antigo meca , e depois de uma semana fui lá pegar e ele CONSUMIU COM ELA É MOLE ????Ainda não vendi. Vou conversar com o meca pra confirmar mesmo que não vai usar. Se confirmar, tiro foto pra vc ver o estado e fechamos negócio!
eQto ao ventilador elétrico comprei um que cabia alí na frente , NÃO TERIA QUE SER MUITO GRANDE PQ É APENAS PARA A ATENDER AO RADIADOR DO AR ( condençador )e ajudar tb o radiador de água qdo nescessário se fosse o caso , o que nunca foi preciso de eu acionar o botão do painel que ligasse ele sem que o ar cond tivesse funcionando , mas no seu caso SUGIRO A VC ÍR NUMA AUTO ELÉTRICA E PROCURAR O VENTILADOR ELÉTRICO MAIOR QUE VC ENCONTRAR E COLOCAR 02 POR TRAS OU PELA FRENTE DO RADIADOR COM ACIONAMENTO AUTOMÁTICO QDO A TEMPERATURA DO MOTOR ATINGISSE O IDEAL E MANUAL COM UM BOTÃO NO PAINEL PARA VC " PODER DESLIGAR " QDO FOR ENTRAR NA ÁGUA , Pois como já foi dito que qdo vc for entrar na água a própria água vai incumbir de esfriar o motor rapidinho e vc não vai correr o rísco de um curto elétrico com a ventoinha ligada ao entrar na água .Sugestão anotada. O ventilador do ar cond é mais fácil de achar e adaptar. O do radiador é que não tá fácil achar.
Abs,
Dino
Dino vá de cronomac tranquilo ou autometer se puder...em relação a chave de desligamento manual concordo com o Marcus vc pode não lembrar e basta um vacilo apenas....apesar disso entendo o posicionamento do guilherme e ele pode ter razão, mas eu p. ex. esqueceria com cerveja ou melhor certeza... rsss...Marcus o "preferido" ta no meca, montou a dianteira e passou para traseira. Estou colocando calcos de carroceria, mas manterei o original de baixo... Segue foto ilustrando...
Macarra,
Vou de Cronomac mesmo. Muito mais fácil pra escolher. Autometer tem uma porrada de modelos e versões que dificulta a escolha, sem falar que nem todos infomam em unidades SI. Além disso, acaba saindo mais caro que Cronomac e quem usa Cronomac tá satisfeito.
Abs,
Uxío
PS.: Pq vc não criou o tópico do Preferido aqui na seção Frota 4x4?
Marcus Brandão
17/12/2012, 22:29
Uxio, se você se jogar dentro d'água a ventuinha vai estar girando e pode arrastar na armação ou até travar momentaneamente mas não vai estragar nem furar o radiador. Existe um canhão led da própria racetronix qu você pode apontar pro focinho (aaaaai!) e colocar uma chave HH. quando você corta a corrente da ventuinha o canhão liga na sua cara. Vai jogar dinheiro fora e pendurar outra tranqueira dessas mil que penduramos na viatura.
Vou colocar uma "hiprótese". Vc atravessa o rio e enrosca lá do outro lado e fica ligado em uma canaleta num degrau e não percebe o canhão aceso. Pronto, vai o Macarra te rebocar pra cidade e gozar da sua cara até o carnaval. Depois começa de novo.
Procura a ventuinha da pajeiro. É grande, estreita e tem varias pás. Faz o maior ventão.
Liguei os racetronix. Ficou que nem uma penteadeira de p. Gostei.
Uxio, se você se jogar dentro d'água a ventuinha vai estar girando e pode arrastar na armação ou até travar momentaneamente mas não vai estragar nem furar o radiador. Existe um canhão led da própria racetronix qu você pode apontar pro focinho (aaaaai!) e colocar uma chave HH. quando você corta a corrente da ventuinha o canhão liga na sua cara. Vai jogar dinheiro fora e pendurar outra tranqueira dessas mil que penduramos na viatura.
Vou colocar uma "hiprótese". Vc atravessa o rio e enrosca lá do outro lado e fica ligado em uma canaleta num degrau e não percebe o canhão aceso. Pronto, vai o Macarra te rebocar pra cidade e gozar da sua cara até o carnaval. Depois começa de novo.
Procura a ventuinha da pajeiro. É grande, estreita e tem varias pás. Faz o maior ventão.
Pô Galego e Preferido juntos na trilha vai ser show! :euforico:
De qual pajero vc tá falando? É do full né? Algum ano em especial?
Se eu não achar o do pajero, aí faço outra gambiarra. Vou pra trilha puxando o Galego no Abutre. Chegando lá, tiro os dois eletroventiladores do Abutre, instalo no Galego, faço a trilha, e na volta reinsta-lo de volta. O que vc acha? :chorandoderir:
Uxio!
No Fuzila estou usando da Doblo, Astra, que é uma das maiores, porém existe uma de 17" em casa de AC!!
Seria uma excelente pedida.
Abraços.
Kim.
Uxio!
No Fuzila estou usando da Doblo, Astra, que é uma das maiores, porém existe uma de 17" em casa de AC!!
Seria uma excelente pedida.
Abraços.
Kim.Kim, vc usa esse eletroventilador no condensador do ar cond ou no radiador? Qual é o radiador do Fuzila? Abs, Uxío
Marcus Brandão
18/12/2012, 11:27
Ihhhh!!!
Me apertou sem me abraçar. Quando comprei o Gafanhoto o antigo proprietário me disse que a ventuinha era de pajero. Ainda guardo ela pra recolocar mas não sei de qual é. Estou com a original e só passa de 60°C quando desligo. Estou sem VT.
Acho que o Kim nunca teve problema de aquecimento, vai na dele.
Agora que lembrei....
Acho que a cronomac fabrica sob encomenda também...
Será que eles não fazem com a logo engesa?
Caveso,
Vem novidade por aí. Aguarde!:euforico:
Uxío
Ihhhh!!!
Me apertou sem me abraçar. Quando comprei o Gafanhoto o antigo proprietário me disse que a ventuinha era de pajero. Ainda guardo ela pra recolocar mas não sei de qual é. Estou com a original e só passa de 60°C quando desligo. Estou sem VT.
Acho que o Kim nunca teve problema de aquecimento, vai na dele.
Um amigo encontrou o eletroventilador duplo da S10. Tá usado, mas em estado de novo. O meca tá avaliando as medidas pra saber se cabe direito. O vendedor pediu R$ 500. Achei caro! :freaking:
Caveso,
Vem novidade por aí. Aguarde!:euforico:
Uxío
PQP, mostra logo! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Quero desconto quando for comprar os meus...rsss
Marcus Brandão
18/12/2012, 19:29
Creeeeedo, caro que nem aquela catarinense.
http://sacizento.bol.uol.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/10/catarina89092012.jpg
Casa da transmissão4x4
18/12/2012, 19:32
http://sacizento.bol.uol.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/10/catarina89092012.jpg
Marcus, vai dormir rapaz............kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkk......................
lucasaboboreira
18/12/2012, 21:42
Macarra,
Vou de Cronomac mesmo. Muito mais fácil pra escolher. Autometer tem uma porrada de modelos e versões que dificulta a escolha, sem falar que nem todos infomam em unidades SI. Além disso, acaba saindo mais caro que Cronomac e quem usa Cronomac tá satisfeito.
Abs,
Uxío
PS.: Pq vc não criou o tópico do Preferido aqui na seção Frota 4x4?
Dino, tem como trocar?? (O TÓPICO DE LUGAR....é claro!!)....rssss....ou faço outro???
lucasaboboreira
18/12/2012, 21:45
Isso Marcus...vou complementar....Reboco e ainda faço um filminho para postar pros colegas....kkkkkkkkk
PQP, mostra logo! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Quero desconto quando for comprar os meus...rsss
:stop:Calma avexado! :mrgreen:
Seu desconto tá garantido!:concordo:
:drool::drool:
Dino, tem como trocar?? (O TÓPICO DE LUGAR....é claro!!)....rssss....ou faço outro???Tem como trocar. Acesse http://www.4x4brasil.com.br/forum/suporte/105556-mudanca-de-titulo-e-forum.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suporte/105556-mudanca-de-titulo-e-forum.html) e solicite a mudança do tópico do Preferido para a seção Frota 4x4.
Isso Marcus...vou complementar....Reboco e ainda faço um filminho para postar pros colegas....kkkkkkkkkO mal da humanidade é esse!:tomate:
Marcus Brandão
19/12/2012, 13:06
tô aqui pra semear a discórdia!!!!!!!!
Macarrão, Pastor, Kim, Marcus, Magão, e demais na mesma situação, esse aí é pra nós!:odedo:
386144
lucasaboboreira
19/12/2012, 18:59
Tem como trocar. Acesse http://www.4x4brasil.com.br/forum/suporte/105556-mudanca-de-titulo-e-forum.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suporte/105556-mudanca-de-titulo-e-forum.html) e solicite a mudança do tópico do Preferido para a seção Frota 4x4.
Trocado....agora no Frota Brasil 4x4....vlw pela dica!! cara ainda estou no dilema do limpador, o q faço?
Trocado....agora no Frota Brasil 4x4....vlw pela dica!! cara ainda estou no dilema do limpador, o q faço?Já postei lá. Aqui na seção frota 4x4 é mais apropriado. Quantos ao limpadores, relaxe que logo aparece uma solução.
Limpadores Ok!
Eletroventilador.
Uxio, esse que comentei, ele pode ser usado tanto como exaustor, depois do radiador, puxando ar, bem como ventilador, sopando ar, colocado na frente do trocador de calor do AC, ele funciona tanto no sentido horário, quanto no anti horário.
Eu uso somente um, como exaustor, e tenho uma vedação entre radiadores, na laterais, sendo que obrigatótiamente, o fluxo de ar tem que passar pelas colméias.
Há uma espuma (recorte de colhcão mesmo) entre a água e o intercooler, e entre o intercooler e o trocador do AC.
Então, quando ligo o AC, liga a mínima da ventoinha, o jipe não esquenta, trabalha abaixo da temp.
Quando esquenta, caso eu force, liga a alta da ventoinha, baixando rapidamente a temp.
O radiador que uso, é de pá carregadeira, com seis colméias e tamanho feito sob medida.
Já se foram 6 meses! Paciência já está começando a terminar! :freaking:
Hj fui na Oficina. Foram colocados os espaçadores AVM de 4cm (os mesmo do Troller).
386372
E com essa abertura de rodas, o Galego está pronto pra ir pro fim do mundo!:mrgreen:
386373
Sobre o eletroventlador, o meca aceitou a sugestão de Kim para usar o do Astra. Amanhã começo a busca.
Amanhã comprarei os flexíveis do freio dianteiro da Blazer, que segundo o Meca é um pouco maior que o da S10.
Surgiu outro problema. Preciso de uma flange de 32 estrias para o cardan traseiro. Alguma idéia de qual carro poderá me servir?
386369
386370
386371
Eduardo Velo
21/12/2012, 09:00
Pq vc não elimina essa flange e coloca a cruzeta direto no yoke da saida da CT ??
Marcus Brandão
21/12/2012, 09:08
Caraca, Uxio, tá ficando muuuuuito maneiro. Como está a lata?
Se estava preparando pra andar no que restasse do mundo acho que jogou dinheiro fora, o mundo ainda não acabou e já anoiteceu no Japão. rssss
Logo esse monstrinho vai desfilar nas ruas de Salvador e até a Ivete vai olhar pra você.
Encomendei uns led bar ching ling. 46 baraks cada. Se chegar e quando chegar vamos ver se presta. Parece muito bão.
Aliexpress.com : Buy New Reflective Cup Desgin 36W offroad LED Bar Lights For SUV Jeep and special car use LED working light from Reliable LED working light suppliers on Asian-Resources(GuangZhou) Co.,Ltd (http://www.aliexpress.com/store/product/Promotion-36W-offroad-LED-Bar-Lights-For-SUV-Jeep-and-special-car-use-LED-working-light/804120_476927556.html)
Agora não tem volta. Se prestar eu vou rir de você e se não prestar já botei a cara pra porrada. kkkk
[]s de olhinho puxado.
Ah! O vendedor já mandou todos os e-mails necessários. Último ontem onde disse ter tudo que precisa. Vamos ver se o treco chega. No mesmo site minha filha comprou uma roupinha pro meu cachoro por 13 merréis, não pagou frete, demorou 2 meses mas taí a roupa da criatura.
386378
Bruno Mosso
21/12/2012, 09:12
386378
Caralhoooooooooooooooooooooooooooooo olha a cara do desinfeliz kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri até dar dor de barriga uhahuahuauhahuahuahuaua
Marcus Brandão
21/12/2012, 09:23
Bruno, cuidado que mando meu super-cão voar ate aí e te dar uma super dentada.
Bruno Mosso
21/12/2012, 09:27
É o cachorro ninja?
Marcus Brandão
21/12/2012, 09:36
Pense num bichinho chato. Morde pacas. Acho que é "norótico de seca".
Pq vc não elimina essa flange e coloca a cruzeta direto no yoke da saida da CT ??
Edu,
Se não conseguirmos a flange, essa vai ser a segunda opção. O Meca prefere por a flange pra não ter que mexer no cardan traseiro. Esse cardan eu trouxe da Espanha, é da Toyota Land Cruiser, e o meca gostou muito da robustez.
Futucando na net encontrei um site com as medidas de várias flanges. Salvei as da Toyota e amanhã vou medir lá no meca. Veja aí:
386429
Se continuar assim, desanda!Como está a lata?[/QUOTE]O que vc chama de lata, aqui chamamos de chaparia. Amanhã vai um chapista dar uma olhada e fazer o orçamento. Vai precisar mexer em algo na parede corta-fogo pra poder entrar o motor.
Logo esse monstrinho vai desfilar nas ruas de Salvador e até a Ivete vai olhar pra você.Ela já tá sabendo. Vai numa trilha comigo pra sentir como é, depois vai fazer uma música especial e video clip pro Galego!:odedo:
Encomendei uns led bar ching ling. 46 baraks cada. Se chegar e quando chegar vamos ver se presta. Parece muito bão.
Aliexpress.com : Buy New Reflective Cup Desgin 36W offroad LED Bar Lights For SUV Jeep and special car use LED working light from Reliable LED working light suppliers on Asian-Resources(GuangZhou) Co.,Ltd (http://www.aliexpress.com/store/product/Promotion-36W-offroad-LED-Bar-Lights-For-SUV-Jeep-and-special-car-use-LED-working-light/804120_476927556.html)
Agora não tem volta. Se prestar eu vou rir de você e se não prestar já botei a cara pra porrada. kkkk
[]s de olhinho puxado.
Ah! O vendedor já mandou todos os e-mails necessários. Último ontem onde disse ter tudo que precisa. Vamos ver se o treco chega. No mesmo site minha filha comprou uma roupinha pro meu cachoro por 13 merréis, não pagou frete, demorou 2 meses mas taí a roupa da criatura.
386378
Espero que vc tenha sorte. Um amigo comprou um desses faróis xingling, e na primeira trilha entrou água e trincou. Manteve contato com a vendedora, e mandou outro pra ele.
CJ e eu compramos da marca Rigid. É bem mais caro, mas promete resistência total. Tomara que seja assim! É esse aí:
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=wuIU-Mg0EMM
Pô, o norótico tá fu mesmo com essa roupa! :chorandoderir:[/QUOTE]
Marcus Brandão
21/12/2012, 22:04
Então,conheci o farol rigid no seu tópico pág 30, salvo engano. Esses dias minha filha tava me mostrando o site onde comprou aquela beca pro norótico e aí vi o farol. Pô, 46 (hoje eu conferí) Narjaras Turetas. Até queimado tá mais em conta. Se eu resolver dar um tiro de 12 nele e ele não quebrar eu meto a 12 na prensa. Kkkkk
Marcus Brandão
23/12/2012, 20:51
Uxio, feliz Natal pra você, família e amigos.
:brinde:
GENETICO10
23/12/2012, 23:22
Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos.
Uxio, feliz Natal pra você, família e amigos.
:brinde:
Valeu Marcus,
E que 2013 venha com muita lama! :mrgreen:
Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos.
Valeu Genético!
E que em 2013 vc não suma! :mrgreen:
Abs,
386736
www.independenteoffroad.com.br (http://www.independenteoffroad.com.br)
Como havia dito no post anterior, estou precisando de uma flange para o cardan traseiro.
Baseado nas medidas da foto, o flange precisa ter:
- Dimensões: A = 1,81" (4,6cm), B = 3,65" (9,27cm), C1 = 2,42" (6,15cm), C2 = 2,75" (7cm).
- O eixo da CT tem 32 estrias, diâmetro externo de 1,37" (3,48cm), diâmetro interno de 1,28" (3,25cm).
- Buraco dos parafusos: diâmetro de 3/8 (0.375" = 0,95cm), sem rosca
Alguém saberia informar onde consigo essa flange?
Valeu!
386429
Como não conseguir achar essa flange por aqui, inclusive pesquisando nos catálogos da Spicer e Rei não achei, tenho duas opções:
1) Comprar nos EUA;
2) Fazer uma flange aqui, aproveitando o garfo que veio no SYE.
Não duvido nada que o custo da segunda opção será maior que o da primeira! :shock:
Atualizando o tópico:
1) Problema da flange resolvido. Comprei a flange de 32 estrias na Tom Wood's.:D A flange virá sem os furos, pra que o Meca os faça aqui. Impressionante que é mais fácil, ágil e rápido negociar por email com uma loja nos EUA que por telefone com muitas lojas do Brasil que às vezes estão ali do outro lado da rua! :parede:
387488
E o gringo quando viu minha foto da junta CV teve o cuidado de me explicar que seria necessário "abrir" o centro da junta pra não sofrer interferência da porca do eixo da CT. Até minha foto original ele alterou pra demonstrar! :palmas:
387489
2) Hj fui no Meca, e ele me prometeu que até sexta (04/01/13), o cardan dianteiro, a direção e os flexíveis do freio já estariam no lugar. :torcendo:
E ele inventou de pintar novamente o eixo dianteiro. Já foi cinza naval, cinza prateado, cinza fosco. Veja se vcs gostam dessa nova cor. :lol:
387493
3) Hj ainda consegui comprar o amortecedor de direção da D-20 Cofap CB-27220 e a junta universal de direção Stahl JU807.
387476
387491
4) O meca pediu pra comprar os flexíveis do freio dianteiro da Blazer que segundo eles são maiores que os da S10. :shock: Fui em 3 lojas e todas me informaram que os flexíveis da Blazer são os mesmos da S10. Meca continua afirmando que não são os mesmos. Não vou entrar nessa briga. :cool: O Meca se encarregou de comprar esses flexíveis.
Por enquanto é isso.
Desejo a todos um feliz 2013, com muita saúde, paz, amores, dindim, lama, muita lama, e um pouquinho só de trabalho pra não ficarmos mal acostumados! E que Nossa Senhora dos mecânicos enrolados ilumine esses especialistas!:mrgreen:
Abração,
Uxío
Marcus Brandão
31/12/2012, 19:25
Claaaaaaaaro que adorei a nova cor. hé, hé!
Feliz ano novo pra você e todos os seus.
Úxio,
Para de se preocupar com pequenas coisas.. pinta logo de ROSA e poem a jaca pra andar karaleo!
Abraços,
guilhermeabreu
02/01/2013, 20:07
GRANDE UXIO
Só pra te ajudar um pouco , ESTE VERDE É FEIO PRAKARAI NUNCA VÍ UM VERDE MAIS FEIO DO QUE ESTE , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK , parece aquele verde das C-10 antigas , mas gosto vc sabe como é , CADA UM TEM O SEU e vc não deve ficar tomando opinição neste aspecto não , VC TEM QUE AGRADAR SOMENTE A VC E PRONTO, o resto que se dane .
MAS QUE É FEIO ISTO É , NÃO É FEIO NÃO É MUITO MAS MUITO FEIO .
UXIO
E com a hélice viscosa vou tentar fazer ele trabalhar na temperatura ideal e por falar nisto se vc já retirou e não vendeu , preciso de comprar uma e se vc já não vendeu eu compro , vê qto vc quer e fala comigo , pois a minha qdo troquei esquecí no antigo meca , e depois de uma semana fui lá pegar e ele CONSUMIU COM ELA É MOLE ????
Oi Guilherme,
A hélice viscosa já está separada. Vou te enviar MP.
Uxío
O meca pediu pra comprar os flexíveis do freio dianteiro da Blazer que segundo eles são maiores que os da S10. :shock: Fui em 3 lojas e todas me informaram que os flexíveis da Blazer são os mesmos da S10. Meca continua afirmando que não são os mesmos. Não vou entrar nessa briga. :cool: O Meca se encarregou de comprar esses flexíveis.
Charada resolvida. O meca estava errado. Flexíveis da S-10 e da Blazer são os mesmos. Porém os traseiros são maiores que os dianteiros (quase o dobro).
387807
387808
Então serão os traseiros!
Claaaaaaaaro que adorei a nova cor. hé, hé!
Vc foi o ÚNICO que gostou! :odedo:
Úxio,
Para de se preocupar com pequenas coisas.. pinta logo de ROSA e poem a jaca pra andar karaleo!
Abraços,
Jaca??? :boxing:
Ô chupador de cana :mrgreen:, né preocupação não. Só me diga como vou botar pra andar sem os flexíveis, flange, junta, amortecedor, etc.?
Falando em rosa, kd o calango? :odedo:
Abração,
Uxío
GRANDE UXIO
Só pra te ajudar um pouco , ESTE VERDE É FEIO PRAKARAI NUNCA VÍ UM VERDE MAIS FEIO DO QUE ESTE , KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK , parece aquele verde das C-10 antigas , mas gosto vc sabe como é , CADA UM TEM O SEU e vc não deve ficar tomando opinição neste aspecto não , VC TEM QUE AGRADAR SOMENTE A VC E PRONTO, o resto que se dane .
MAS QUE É FEIO ISTO É , NÃO É FEIO NÃO É MUITO MAS MUITO FEIO .
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir:
E ele inventou de pintar novamente o eixo dianteiro. Já foi cinza naval, cinza prateado, cinza fosco. Veja se vcs gostam dessa nova cor. :lol:
387493
Toda tinta que sobra ele pinta seu eixo!
Essa por exemplo sobrou do Vitara de Melc! hahahaha.. Ele ja pintou os amortecedores e transmissoes de PSergio, e agora seu eixo dianteiro com esse verde!
Dino né por nada nao, ficou FEIO PRA BARALHO!
Espero que vc nao esteja pagando pelas peripercias de Pablo Picasso Sato!
Espero que vc nao esteja pagando pelas peripercias de Pablo Picasso Sato!
Tô pagando nada. Mas taí, boa idéia. Vou cobrar de Pablo Sato pelo uso do meu carro nas experiências artísticas dele.
Pô, depois de muita procura, achei os flexíveis da blazer na Vasco Import. Final da tarde pelo pro meca.
1mt de flexivel é flexivel demais não??
se ficar mto grande pode encostar no pneu e furar... cuidado.
No troller eu uso o dianteiro de S10, se bem ajustado nao terá problema.
Uxio,
Essa luva é para pinhão dana 44 mesmo ou eixo toy?
Bacana o material!
Eu sou mais eixos da cor do chassis (preto)...rsss
Uxio,
Essa luva é para pinhão dana 44 mesmo ou eixo toy?
Bacana o material!
Eu sou mais eixos da cor do chassis (preto)...rsss
Caveso, qual luva que vc se refere?
Se for a flange de 32 estrias, será instalada entre o SYE e o cardan. Esse cardan da foto, que aparece com a junta CV é o da Toyota Land Cruiser que eu trouxe da Espanha.
É, parece que só Marcus gostou dessa cor!
Ué, mas a luva que você estava procurando não era para o pinhão do eixo traseiro dana 44?
Se eu soubesse que era a luva para a T-case eu indicaria a trail gear que já vem furada...rsss
guilhermeabreu
03/01/2013, 14:31
UXIO
Que cor que será o GALEGO ????????
Numa ocasião ví um jipe WILLYS de Cabo Frio na revista 4x4&Cia que achei muito bonito , me lembro bem que os eixos eram amarelo vivo e chassi azul metálico , ficou bonito demais , mas gostei tanto da cor do chassi e eixos que nem me lembro da cor do jipe .
NÃO DEIXE ESTE VERDE NÃO PELAMORDEDEUS
Ué, mas a luva que você estava procurando não era para o pinhão do eixo traseiro dana 44?
Se eu soubesse que era a luva para a T-case eu indicaria a trail gear que já vem furada...rsss
Nera pro pinhão não. Era pra TCase mesmo.
CJ me comentou sobre as flanges da Trail Gear. Ficamos na dúvida sobre as estrias e na consulta que ele fez parece que só tinha de 27 estrias e nada com 32.
Como só achei essa flange nos EUA, acho que vou pegar mais uma pra ficar de reserva. E aí só Tom Woods.
UXIO
Que cor que será o GALEGO ????????
Numa ocasião ví um jipe WILLYS de Cabo Frio na revista 4x4&Cia que achei muito bonito , me lembro bem que os eixos eram amarelo vivo e chassi azul metálico , ficou bonito demais , mas gostei tanto da cor do chassi e eixos que nem me lembro da cor do jipe .
NÃO DEIXE ESTE VERDE NÃO PELAMORDEDEUS
Guilherme,
O Galego vai pegar uma puta bronzeado a base de dendê e urucum! :mrgreen:
Vai ser preto fosco! :euforico:
Vi sua MP. Vou embalar a hélice, pesar e ver o custo do envio. Depois te mando tudo por MP.
Aquele verde foi devaneio surrealista do meca. Já falei pra tirar!:banido:
No sábado o chapista começa os serviços. O meca pediu algumas modificações na parede corta-fogo pro motor MWM.
Tb vou inverter o sentido de abertura da porta traseira. Quero igual ao fase 1, abrindo pra baixo e não mais pro lado. Já sei que adaptar uma fechadura não vai ser tão fácil. Se eu conseguisse a fechadura da porta de um Engesa fase 1 seria ótimo. Alguma idéia?
Vai usar capota de lona ou fibra?
Eu manteria abrindo para o lado ou fecharia em chapa, eliminando a porta traseira...
Vai usar capota de lona ou fibra?
Eu manteria abrindo para o lado ou fecharia em chapa, eliminando a porta traseira...A Capota vai ser de lona, mas vou fazer outra que tenha revestimento com isolante térmico. O sol da Bahia queima os miolos facilmente!
Tem um capoteiro aqui que é fera. Vou fazer uma capota em 2 partes. A primeira será pra cobrir somente os bancos dianteiros e nada mais, deixando o Engesa aberto. A segunda parte irá prender na primeira para quando eu quiser fechar o engesa e andar de ar cond, viajar, etc. Tô pensando em descer por trás dos bancos e seguir por cima da caçamba.
Com os pneus 37" e o calços de carroceria de 14cm, o Galego vai ficar bem alto. Ficar sem a porta de trás não dá. Sem ela vai ficar complicado colocar e pegar a bagulhada que vai na caçamba. Com a porta abrindo pra baixo, ganho muito espaço na hora que precisar abrir, e ainda serve de "mesa de bar". :mrgreen:
O suporte de estepe será preso no parachoque, isso?
guilhermeabreu
03/01/2013, 15:53
Guilherme,
O Galego vai pegar uma puta bronzeado a base de dendê e urucum! :mrgreen:
Vai ser preto fosco! :euforico:
Vi sua MP. Vou embalar a hélice, pesar e ver o custo do envio. Depois te mando tudo por MP.
Aquele verde foi devaneio surrealista do meca. Já falei pra tirar!:banido:
No sábado o chapista começa os serviços. O meca pediu algumas modificações na parede corta-fogo pro motor MWM.
Tb vou inverter o sentido de abertura da porta traseira. Quero igual ao fase 1, abrindo pra baixo e não mais pro lado. Já sei que adaptar uma fechadura não vai ser tão fácil. Se eu conseguisse a fechadura da porta de um Engesa fase 1 seria ótimo. Alguma idéia?
UXIO
A fechadura é a coisa mais fácil do mundo , acho que é a mesma da tampa traseira da PARATÍ , e um trinco de cada lado , é molinho de adaptar , é só vc ver uma tampa traseira de uma PARATÍ e levar pro funileiro/chapista ver . Caramba , respondí como se a adaptação fosse na fechadura de cima , da tampa superior , mas a de baixo , lembrei aqui o mecanismo é o mesmo , só que no FASE-I é feito por uma alavanca , mas pode ser tb igual a fechadura da tampa superior , pois ao girar a alavanca da tampa de baixo , gira o pino central com dois bracinhos que movem em sentido contrário puxando os dois arames que vão para cada lado pegando em cada trinco , como é no sistema de fechadura da tampa superior . Ou se quiser pode tb adaptar a alavanca da tampa traseira ou lateral das KOMBIS antigas que é de girar tb , aí vc colocaria por dentro .
Mesmo a cor sendo preto fosco se vc pintar o chassi de amarelo e os eixos de azulão ou o inverso chassi de azulão e eixos em amarelo vivo ficaria bem diferente de tudo e chamaria bem a atenção . Mas gosto é gosto .
Como falei estou de férias , só na 4ªf que vem que estarei aqui de novo e poderei ter as notícias da encomenda .
O meu tb tem o MWM 2.8 e não foi preciso de mexer na parede corta fogo não , mas o seu deve ter colocado o motor mais pra tras do que o meu , só pode ser isto .
ABRAÇÃO
UXIO
A fechadura é a coisa mais fácil do mundo , acho que é a mesma da tampa traseira da PARATÍ , e um trinco de cada lado , é molinho de adaptar , é só vc ver uma tampa traseira de uma PARATÍ e levar pro funileiro/chapista ver . Caramba , respondí como se a adaptação fosse na fechadura de cima , da tampa superior , mas a de baixo , lembrei aqui o mecanismo é o mesmo , só que no FASE-I é feito por uma alavanca , mas pode ser tb igual a fechadura da tampa superior , pois ao girar a alavanca da tampa de baixo , gira o pino central com dois bracinhos que movem em sentido contrário puxando os dois arames que vão para cada lado pegando em cada trinco , como é no sistema de fechadura da tampa superior . Ou se quiser pode tb adaptar a alavanca da tampa traseira ou lateral das KOMBIS antigas que é de girar tb , aí vc colocaria por dentro .
Mesmo a cor sendo preto fosco se vc pintar o chassi de amarelo e os eixos de azulão ou o inverso chassi de azulão e eixos em amarelo vivo ficaria bem diferente de tudo e chamaria bem a atenção . Mas gosto é gosto .
Como falei estou de férias , só na 4ªf que vem que estarei aqui de novo e poderei ter as notícias da encomenda .
O meu tb tem o MWM 2.8 e não foi preciso de mexer na parede corta fogo não , mas o seu deve ter colocado o motor mais pra tras do que o meu , só pode ser isto .
ABRAÇÃO
O MWM 2.8 de guilherme trabalha com ventuinha eletrica mas ele quer tirar pra colocar viscosa pro motor trabalhar na temperatura IDEAL, o de Dino tem viscosa mas ele quer tirar.... Não entendi a logica nisso!
guilhermeabreu
03/01/2013, 16:02
A Capota vai ser de lona, mas vou fazer outra que tenha revestimento com isolante térmico. O sol da Bahia queima os miolos facilmente!
Tem um capoteiro aqui que é fera. Vou fazer uma capota em 2 partes. A primeira será pra cobrir somente os bancos dianteiros e nada mais, deixando o Engesa aberto. A segunda parte irá prender na primeira para quando eu quiser fechar o engesa e andar de ar cond, viajar, etc. Tô pensando em descer por trás dos bancos e seguir por cima da caçamba.
Com os pneus 37" e o calços de carroceria de 14cm, o Galego vai ficar bem alto. Ficar sem a porta de trás não dá. Sem ela vai ficar complicado colocar e pegar a bagulhada que vai na caçamba. Com a porta abrindo pra baixo, ganho muito espaço na hora que precisar abrir, e ainda serve de "mesa de bar". :mrgreen:
UXIO
Concordo com vc a tampa abrindo para baixo ajuda muito num encontro/churrasco , serve tanto de mesa como de acento .
guilhermeabreu
03/01/2013, 16:07
O MWM 2.8 de guilherme trabalha com ventuinha eletrica mas ele quer tirar pra colocar viscosa pro motor trabalhar na temperatura IDEAL, o de Dino tem viscosa mas ele quer tirar.... Não entendi a logica nisso!
ZECA_CJ
Vc confundiu , a minha hélice é do caminhão MB 1519 que é mecanica fixa ao eixo do motor e depois que troquei o radiador para o do ÔMEGA 4.1 passou a resfriar demais o motor , ele esta trabalhando na temperatura de 72ºC a 76ºC e qdo exigido ao extremo vai a 82ºC e a temperatura de serviço deste motor é entre 81ºC a 87ºC , logo estou com o motor trabalhando mais frio do que deve e RECOLOCANDO A HÉLICE ORIGINAL VISCOSA acho que vou conseguir que ele trabalhe na temperatura ideal entre os 81ºC a 87ºC .
ABRAÇO
Ah ok. pensei que vc usasse ventoinha eletrica. Esquece então!!
O suporte de estepe será preso no parachoque, isso?
No pc não. Estou pensando em prender em cima, no Santo Antonio.
ZECA_CJ
Vc confundiu , a minha hélice é do caminhão MB 1519 que é mecanica fixa ao eixo do motor e depois que troquei o radiador para o do ÔMEGA 4.1 passou a resfriar demais o motor , ele esta trabalhando na temperatura de 72ºC a 76ºC e qdo exigido ao extremo vai a 82ºC e a temperatura de serviço deste motor é entre 81ºC a 87ºC , logo estou com o motor trabalhando mais frio do que deve e RECOLOCANDO A HÉLICE ORIGINAL VISCOSA acho que vou conseguir que ele trabalhe na temperatura ideal entre os 81ºC a 87ºC .
ABRAÇO
Guilherme,
Tem algo errado ai.. quem regula a temperatura é a vavula termostática.. vc pode por 10 ventoinhas.. ele tem que no mínimo trabalhar a 81º .. se for a termostática correta..
Tanto faz usar ventoinha elétrica, fixa, viscosa.. se a termostática tiver com problemas ou não for a original.. ela vai abrir antes do programado.. ai durante o dia vai ta bom.. a noite esfria d+..
Veja também a pressão da sua tampa.. a agua ela ferve a 100ºC na altitude do mar.. ou seja.. na pressão atmosférica do nível do mar. Se vc poem uma tampa aumentando por exempo 1psi ela vai ter uma variação para ferver +- 10º. ou seja ela vai ferver a 110º.. muitos não sabem dessa informação..
Meu caso.. o carro esquentava somente quando enfiava o pé acima de 110km/h.. resolvi sem saber desse fato.. troquei a tampa do radiador pois estava enferrujada.. quando comprei coloquei a tampa referente a pressão do meu motor.. 0.8.. meu carro parou de aquecer.. ja tinha tirado ventoinha fixa de 6 hélices . elétrica.. até 03 ventoinhas foram instaladas e nada resolvia.. trabalhava bem em baixa e ruim em alta.. qual a explicação? meu motor trabalha no máximo até 98ºC.. quando estava com o pé em baixo.. a água fervia.. e a bomba de água não tocava direito.. ai não circulava.. aumentando em 0.8psi que pelos cálculos da +- 108º ele simplesmente ficou bom.. não esquentando.
Possivelmente o caso do guilherme parou de esquentar pois o radiador de omega refrigera um motor 6cc que ESQUENTA MUITOOOOOO... mais muito mais que um MWM 4cc.. pra vc ter ideia.. no relógio marcador de temperatura do omega.. chega a marcar 110ºC e não ferve a agua.. pois a tampa dele faz com que a pressão seja aumentada e muito para não ferver.. digo isso pois tenho um omega..
Eu não sabia dessas informações.. agora no inicio de Dezembro conversei com um engenheiro mecânico que só trabalha com motores.. a firma dele é somente de retifica de motores diesel e motores de maquinário pesado.. foi ele que me explicou sobre isso..
Bom acho que me fiz entender.. qualquer dúvida pergunta que eu passo pra ele kkkkkk
Abraços,
Corroborando com o MaGao!
A quem for usar ventoinha elétrica.
Normalmente os motores a diesel trabalham de 85o a 95o, lembrando que, no meu caso a abertura se da a 92o e total a 97o, então a diferença é 5o, isso em todos os motores, e olha que pesquisei bastante sobre o assunto.
Se é 81o, a abertura total será a 86o.
Então, com base da informação de sua válvula termostática, compre um cebolão que ligue a 97o e desligue a 92o. (meu caso)
Entendeu, assim, quando der toda a abertura da válvula, o radiador já estará aquecido, trocado sua água fria, se na estrada, talvez nem ligue, se na cidade, ligará a ventoinha, e fará uma troca gradual sem choque térmico para os componentes interno do motor.
A escolha do cebolão é primordial para um bom funcionamento do mecanismo todo.
Eu sofri bastante com isso!!!
Uxio!
Parabéns pelo novo título do tópico!
UXIO
ABRAÇÃO
Guilherme,
Vc citou Parati, mas não seria a Saveiro?
Agradeço sua sugestão de chassi e eixo azulão com amarelo :shock:, mas já decidi: Vai ser tudo preto fosco!
Vc, além do MWM 2.8, tb tem o câmbio e redução da S-10?
Tem alguém em sua casa pra receber a encomenda, ou vc acha melhor esperar voltar de férias?
Abs,
Dino
Guilherme,
Tem algo errado ai.. quem regula a temperatura é a vavula termostática.. vc pode por 10 ventoinhas.. ele tem que no mínimo trabalhar a 81º .. se for a termostática correta..
Tanto faz usar ventoinha elétrica, fixa, viscosa.. se a termostática tiver com problemas ou não for a original.. ela vai abrir antes do programado.. ai durante o dia vai ta bom.. a noite esfria d+..
Veja também a pressão da sua tampa.. a agua ela ferve a 100ºC na altitude do mar.. ou seja.. na pressão atmosférica do nível do mar. Se vc poem uma tampa aumentando por exempo 1psi ela vai ter uma variação para ferver +- 10º. ou seja ela vai ferver a 110º.. muitos não sabem dessa informação..
Meu caso.. o carro esquentava somente quando enfiava o pé acima de 110km/h.. resolvi sem saber desse fato.. troquei a tampa do radiador pois estava enferrujada.. quando comprei coloquei a tampa referente a pressão do meu motor.. 0.8.. meu carro parou de aquecer.. ja tinha tirado ventoinha fixa de 6 hélices . elétrica.. até 03 ventoinhas foram instaladas e nada resolvia.. trabalhava bem em baixa e ruim em alta.. qual a explicação? meu motor trabalha no máximo até 98ºC.. quando estava com o pé em baixo.. a água fervia.. e a bomba de água não tocava direito.. ai não circulava.. aumentando em 0.8psi que pelos cálculos da +- 108º ele simplesmente ficou bom.. não esquentando.
Possivelmente o caso do guilherme parou de esquentar pois o radiador de omega refrigera um motor 6cc que ESQUENTA MUITOOOOOO... mais muito mais que um MWM 4cc.. pra vc ter ideia.. no relógio marcador de temperatura do omega.. chega a marcar 110ºC e não ferve a agua.. pois a tampa dele faz com que a pressão seja aumentada e muito para não ferver.. digo isso pois tenho um omega..
Eu não sabia dessas informações.. agora no inicio de Dezembro conversei com um engenheiro mecânico que só trabalha com motores.. a firma dele é somente de retifica de motores diesel e motores de maquinário pesado.. foi ele que me explicou sobre isso..
Bom acho que me fiz entender.. qualquer dúvida pergunta que eu passo pra ele kkkkkk
Abraços,Pô Magão,
Vc não é porteiro de motel, mas botou pra fud...! :mrgreen:
Tendi tudim! :palmas:
Corroborando com o MaGao!
A quem for usar ventoinha elétrica.
Normalmente os motores a diesel trabalham de 85o a 95o, lembrando que, no meu caso a abertura se da a 92o e total a 97o, então a diferença é 5o, isso em todos os motores, e olha que pesquisei bastante sobre o assunto.
Se é 81o, a abertura total será a 86o.
Então, com base da informação de sua válvula termostática, compre um cebolão que ligue a 97o e desligue a 92o. (meu caso)
Entendeu, assim, quando der toda a abertura da válvula, o radiador já estará aquecido, trocado sua água fria, se na estrada, talvez nem ligue, se na cidade, ligará a ventoinha, e fará uma troca gradual sem choque térmico para os componentes interno do motor.
A escolha do cebolão é primordial para um bom funcionamento do mecanismo todo. Eu sofri bastante com isso!!!Valeu Kim. :concordo: Tudo anotado! Quando o Galego entrar na fase da montagem do radiador, vou lembrar isso ao meca e eletricista!
Uxio!
Parabéns pelo novo título do tópico!Já era pra ter feito antes, mas só lembrei agora. Valeu!
Ontem o meca me informou que a junta universal de direção que comprei estava errada. Agora a tarde vou tentar encontrar a da S-10. Pela internet não consegui sequer descobrir o código dessa peça. 387491
Abração,
Uxío
Fui em várias lojas e nada de achar a tal junta universal. Resolvi ir na concessionária.
No setor de peças consulto o catálogo com vista explodida. Surpresa! A S-10 não tem essa junta. :shock: Tem um disco acoplador de direção.
388080
Ligo pro Meca e explico que nem mesmo no catálogo da chevrolet tem a tal junta. Resposta dele: "Ah, não tem não? Pensei que tinha. Então pode trazer o acoplamento de direção que serve." :freaking::boxing:
Comprei o tal disco de acoplamento e o filtro de óleo PSL340 da Tecfil.
Agora só esperando chegar a flange pra terminar a letargia do meca.
Uxio......vc vai usar caixa de direção da s10 ou opala?
Só um comentário.. Uso caixa de opala.. e até hj não tive problemas..
A antiga caixa de opala que tinha.. deu problema no pitman.. pois era parafuso no pitman.. troquei pela que é rosca cônica.. e ficou primeira.. nunca mais tive problemas..
Abraços,
Uxio......vc vai usar caixa de direção da s10 ou opala?Vou usar a da S-10 mesmo. Veio no conjunto. Guilherme, só pq o meca ameaçou pintar o eixo de verde, falou e falou e falou, imagine se ele souber que não vou usar a caixa da S-10, que foi um dos itens que ele mais recomendou? :mrgreen:
Só um comentário.. Uso caixa de opala.. e até hj não tive problemas..
A antiga caixa de opala que tinha.. deu problema no pitman.. pois era parafuso no pitman.. troquei pela que é rosca cônica.. e ficou primeira.. nunca mais tive problemas..
Abraços,Magão,
A caixa do Opala é complicada, pq o espaço ali na frente é justo, e como essa caixa é mais saliente, com boa parte acima do chassi, dificulta a instalação do radiador.
Já a caixa da S-10 fica quase toda abaixo da linha do chassi e não atrapalha em nada na instalação do radiador. Lembrando que o radiador da S-10 é bem maior que o do Opala, e eu vou usar o radiador do Omega, que é maior que o da S-10 e ainda tem o condensador do ar cond.
O meca quis usar a caixa do Opala até mesmo pra aproveitar a furação original, mas não foi possível por causa do radiador.
Ahh.. entendi! Aqui em MCZ tem Engesa com motor mwm 2.8 e não usa o radiador do omega.. por isso usa caixa de opala.. saquei!
http://www.youtube.com/watch?v=j-9DRWpJpHY
guilhermeabreu
09/01/2013, 21:41
Guilherme,
Vc citou Parati, mas não seria a Saveiro?
Agradeço sua sugestão de chassi e eixo azulão com amarelo :shock:, mas já decidi: Vai ser tudo preto fosco!
Vc, além do MWM 2.8, tb tem o câmbio e redução da S-10?
Tem alguém em sua casa pra receber a encomenda, ou vc acha melhor esperar voltar de férias?
Abs,
Dino
UXIO
Meu motor é o MWM 2.8 e o cambio é o original ENGESA com T-CASE da BAND .
Mandei a MP pra vc .
Abraço
guilhermeabreu
09/01/2013, 21:48
Ahh.. entendi! Aqui em MCZ tem Engesa com motor mwm 2.8 e não usa o radiador do omega.. por isso usa caixa de opala.. saquei!
MAGAO
O cara que tem este ENGESA com MWM w usa caixa de direção do OPALA , ele tem problema de aquecimento A NÃO SER QUE ELE SÓ USA PARA PIR AO SHOPPING , pois no meu fiz de tudo e não resfriou SÓ QDO COLOQUEI O RADIADOR DO ÔMEGA e assim foi com o FRANZLANA , e tantos outros por aí a fora .
guilhermeabreu
09/01/2013, 22:01
Guilherme,
Abraços,
MAGAO
Corretíssimo , só que no meu caso tenho barulho de motor muito alto dentro da cabine e com a HÉLICE ORIGINAL devo diminuír este excesso de barulho , e agora a pouco o ROGERIO esteve aqui em casa e ele comentou a mesma coisa comigo , que eu trocando a HÉLICE FIXA DO CAMINHÃO pela ORIGINAL VISCOSA não vai mudar muito a temperatura pelo motivo exposto por vc , POIS QUEM REGULA A TEPERATURA É A VÁLVULA TERMOSTÁTICA , é uma merda , pq acredito que a 01 a 02 anos atras troquei a VÁLVULA TERMOSTÁTICA POR OUTRA NOVA ORIGINAL MWM . Pode até ser , mas ela estar com defeito é pouco provável , MAS COMIGO TUDO PODE ACONTECER .
Mas na realidade estarei trocando mais para ver se consigo diminuír o barulho de motor dentro do ENGESA e mesmo com o RADIADOR DO ÔMEGA que é maior do que o original do motor , NÃO ERA PARA ESFRIAR DEMAIS PQ É A VÁLVULA TERMOSTÁTICA QUE TERIA QUE FAZER ESTA FUNÇÃO COMO JÁ FOI FALADO ACIMA .
Antes de trocar o radiador , O MOTOR ESQUENTAVA PQ O RADIADOR ORIGINAL DO ENGESA ERA SUBDIMENCIONADO , e mesmo sem a VÁLVULA TERMOSTÁTICA ELE ESQUENTAVA , mas depois que coloquei um PUTA DE UM RADIADOR não era para trabalhar mais frio do que deve , ou seja : TINHA PROBLEMA DE SUPERAQUECIMENTO QUE DEMOREI 6 ANOS PARA RESOLVER E DEPOIS DE RESOLVIDO FOI CRIADO OUTRO PROBLEMA , " TRABALHAR FRIO DEMAIS " RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS pode com uma coisa desta ???????????????????????
Mas vou devagar , mas vou acertar a temperatura de serviço da água correta deste motor que é entre 81ºC a 87ºC . Atualmente ele trabalha entre 72 a 76 e qdo exigí demais foi a 81 .
MAGAO
O cara que tem este ENGESA com MWM w usa caixa de direção do OPALA , ele tem problema de aquecimento A NÃO SER QUE ELE SÓ USA PARA PIR AO SHOPPING , pois no meu fiz de tudo e não resfriou SÓ QDO COLOQUEI O RADIADOR DO ÔMEGA e assim foi com o FRANZLANA , e tantos outros por aí a fora .
Pior que é um carro de trilha.. e só faz isso.. e não esquenta..
Olhe o radiador do troller.. não é gigante como o do omega.. e não esquenta!
Abraços,
guilhermeabreu
09/01/2013, 23:54
Pior que é um carro de trilha.. e só faz isso.. e não esquenta..
Olhe o radiador do troller.. não é gigante como o do omega.. e não esquenta!
Abraços,
MAGAO
Com isto não tenho o que dizer . Ou melhor vc me fez calar . Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Mas só por curiosidade , com que relação ele esta e qual tamanho de pneu , pq o meu em trilha não esquentava tb não , só esquentava qdo estava em asfalto a mais de 3.000 rpm e com relação 13x46 e pneus 33" . Qdo estava com a relação original 9x44 não esquentavade jeito algum e tb não passava de 100km/h .