Conectar

Ver Versão Completa : Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11 12

uxio69
27/09/2013, 03:07
Velocímetro,

Vou reavaliar o que fazer. No ML tinha um Trip Totem à venda por R$ 200, já com acessórios. Fiquei de bobeira e a venda foi concluída! :parede:

Fui ver o preço de um novo e passa dor R$ 600, fora os acessórios! :shock:

Como o Galego tem GPS, já tô pensando em voltar pro velocímetro analógico!

MaGao
27/09/2013, 07:13
Pô Magão,

Parece que vc tava advinhando.

Surgiu uma terceira opção. Como a diferença de entrecentos é de apenas 2,7mm, existe a possibilidade de ovalizar um pouco as casas dos parafusos e depois fechar com solda.

Vamos ver qual será a resposta da Warn e da RCV.

Ei, faltam apenas 14 dias pro Jeep Show de Sergipe. Já tá preparando o Calango?

Abs,

Uxío

Calango sempre pronto! Mais provavelmente não vá .. Vai começar os trabalhos agora...

Abraços

jaime_sandim
27/09/2013, 14:46
Pô Jaime, vc agora arrebentou! :palmas: Valeu mesmo por essa informação! :concordo:

Eu tava quebrando a cabeça com isso e nem percebi que a RCV tem a solução.

Porém, no site da RCV informa que essa peça de upgrade é para a RL Warn 60165. Ocorre que no site da Warn não tem nenhuma RL 60165. Mande email pro suporte solicitando informações dessa RL.

Se essa peça servir na RL 28771, vai ser beleza total! :cool:

Uxío,

eu não tinha certeza se daria certo porque não achei informação dessa tal peça 60165.
mas se servir esta resolvido essa parte :mrgreen:

e vamos que vamos

ps. respondi o email la, vamos agitar aquele negocio logo

abraços

uxio69
27/09/2013, 15:52
Calango sempre pronto! Mais provavelmente não vá .. Vai começar os trabalhos agora...

Abraços

http://www.youtube.com/watch?v=xpcUxwpOQ_A

uxio69
27/09/2013, 16:50
Uxío,

eu não tinha certeza se daria certo porque não achei informação dessa tal peça 60165.
mas se servir esta resolvido essa parte :mrgreen:

e vamos que vamos

ps. respondi o email la, vamos agitar aquele negocio logo

abraços Warn respondeu. Infelizmente não serve. :(

Volto às opções iniciais:

1) Comprar 1 RL 9062 e 1 RL 28771, desmontá-las e montar a 9062 com as engrenagens de 30E da 28771;

2) Comprar apenas a 28771 e adaptá-la no cubo do engesa.

Tô achando mais prático a segunda. Fico com uma solução definitiva, pois no futuro poderei usar qualquer RL da Band/Troller, caso a da Warn apresente algum defeito.

Grélo
27/09/2013, 17:22
Beleza Uxío!

Vai de nº 2 e VQV nas RCV's!!! :D

[ ]´s

Grélo.

uxio69
27/09/2013, 17:40
Beleza Uxío!

Grélo.

:master:

Chegou orçamento da RCV. :euforico:

Semi-eixos super-mega-hiper-power a caminho. :euforico::euforico:

432808

Segunda confirmo o pedido, fecho o pagamento, e depois sofrer as agruras da ansiedade!

Já comprei 2 caixas. Será que vai dar? :mrgreen:

432810

Grélo
27/09/2013, 18:22
Tem versão mais concentrada dessa Maracujina aí?

TEM 6 MESES QUE ESTOU PRECISANDO DISSO!!!! :parede:

jaime_sandim
27/09/2013, 18:44
Beleza Uxío!

[ ]´s

Grélo.

X2!

só tem ''doentes'' aqui nesse lugar :odedo:
RCV:torcendo: RCV:torcendo: RCV:torcendo: RCV:torcendo:

essa maracugina precisa ser na veia e de hora em hora
segunda é nois na fita,ou melhor no cartão kkkkkkk

abraços

guilhermeabreu
28/09/2013, 23:30
Eu como médico que sou não vejo receita alguma que resolva esta AGONIA DESTA ESPERA .

MaGao
28/09/2013, 23:48
eu vejo!

DANA 60!

=X

uxio69
29/09/2013, 15:49
Tem versão mais concentrada dessa Maracujina aí?

TEM 6 MESES QUE ESTOU PRECISANDO DISSO!!!! :parede:

Vá desse então! :mrgreen:

432943

uxio69
29/09/2013, 16:03
X2!

só tem ''doentes'' aqui nesse lugar :odedo:
RCV:torcendo: RCV:torcendo: RCV:torcendo: RCV:torcendo:

essa maracugina precisa ser na veia e de hora em hora
segunda é nois na fita,ou melhor no cartão kkkkkkk

abraços

Vc é caso grave! Só esse te serve. :odedo:

432955

André confirmou se vai querer?

uxio69
29/09/2013, 16:33
Eu como médico que sou não vejo receita alguma que resolva esta AGONIA DESTA ESPERA .

:chorandoderir:

Nem mesmo todos de vez? :mrgreen:

432957

uxio69
29/09/2013, 16:45
eu vejo!

DANA 60!

=X

E só se for ProRock!

Aliás, pq não D80? :mrgreen:

432962

MaGao
29/09/2013, 18:15
É verba pra não acabar mais..

d60 com uns pequenos upgrades.. se vai fazer miseria! kkk

Luti
30/09/2013, 20:03
:chorandoderir:

Nem mesmo todos de vez? :mrgreen:

432957
Eu ainda estou tranquilo...o meu projeto só começou. O Perigoso vai cortar o chassi só na próxima semana...mas, depois que começar vou querer tomar todos esses com Johnnie Walker e Red Bull..............

uxio69
02/10/2013, 22:57
Eu ainda estou tranquilo...o meu projeto só começou. O Perigoso vai cortar o chassi só na próxima semana...mas, depois que começar vou querer tomar todos esses com Johnnie Walker e Red Bull.............. Outro pirado! Não sabia que éramos tantos! :mrgreen:

Pedido feito na RCV. Contando os dias!

uxio69
02/10/2013, 23:01
Ontem fui na Oficina.

Câmbio TR4 R no lugar definitivo!

433489

E o meca já inventou de pintar de preto. Não duvido que até sábado ele dá algum retoque de vermelho.

uxio69
02/10/2013, 23:02
Tanque fora do lugar pra colocar a bóia tubular da Tacobrás!

433490

uxio69
02/10/2013, 23:03
Como pra tirar o tanque precisa tirar o protetor, aproveitei pra dar uma conferida na chapa, chassis, etc. daquela área. Tudo ok!

433491

JOÃO R.
02/10/2013, 23:05
E aí Dino, ficou bom ou não esse câmbio???

uxio69
02/10/2013, 23:13
Como sou curioso, inventei de colocar a câmera dentro do tanque.

Eis a surpresa!

O tanque até que parecia em bom estado por dentro, mas a sujeira do fundo impressionou!:shock:

433494

uxio69
02/10/2013, 23:14
Outra foto do interior do tanque. A anterior e esta foram feitas pelo orifício da bóia.

433495

uxio69
02/10/2013, 23:18
Já essa foto foi feita pela abertura do duto de abastecimento.

433497

Enquanto o tanque de plástico não chega (http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/122753-tanque-de-combustivel-de-plastico-para-engesa-fii-cla.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/122753-tanque-de-combustivel-de-plastico-para-engesa-fii-cla.html)), esse tanque vai ser devidamente lavado.

Pedi pra separar essa sujeira pra tentar descobrir o que é e de onde veio.

uxio69
02/10/2013, 23:19
Tive que comprar outra ventoinha xingling de 10" pro cooler. A anterior escapou do suporte e vuou caco de hélice pra todo lado.

433498

uxio69
02/10/2013, 23:34
E aí Dino, ficou bom ou não esse câmbio???

Oi Cigano,

Não pude sair pra testar pq o Galego tava sem o tanque.

Como amanhã vou pra Maceió pra participar do rali Mitsubishi e volto no domingo, só na terça devo ir na oficina, ok?

uxio69
02/10/2013, 23:37
Ligando o projetor de xenon. Falta ajustar e regular.

A oficina ficou toda iluminada. Reparem lá dentro da oficina, onde o foco do farol ficou concentrado.

http://www.youtube.com/watch?v=-V6r4JxfZmQ

Italo Padilha
04/10/2013, 11:21
Salve Uxio,

Cara, dá um bizu no diacho do caixote, senão vou despachar para o depósito de inservíveis da família (sítio). :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/35245-mapeamento-de-engesas-na-ativa-69.html

Abraços,

Lula Vaz
04/10/2013, 15:56
Olá Uxio 69,

e galera do forum,
Boa tarde,
Qual a receita do Dana 44 na dianteira do engesa?

diferencial da rural ou Cj ?
Dianteiro ou trazeiro ?
Semi-eixos? juntar Willys com engesa?

Ah, pelas fotos e comentários tá ficando luxo ou já esta pronto?

Coisas de jipeiro.

gabriel correia
04/10/2013, 18:46
uxio essa sujeira que parece mais alga é do proprio diesel que envelhece e fica assim diesel não pode ficar muito tempo parado ele tem que ser usado e outra dica de bombista e sempre ..sempre deixar o tanque cheio pois o contato com o ar apodrece o diesel .. o tanque sem ar mantem ele bom.. se o jeep ficar parado encha o tanque nunca deixe meio tanque pois perderá o diesel e vai fuder todo o resto bomba bicos etc..

uxio69
05/10/2013, 01:50
Salve Uxio,

Cara, dá um bizu no diacho do caixote, senão vou despachar para o depósito de inservíveis da família (sítio). :mrgreen:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/35245-mapeamento-de-engesas-na-ativa-69.html

Abraços,

Oi Ítalo,

Agradeço a lembrança e desculpe a demora em responder.

Pode despachar pro sítio. Muito grande pro que pensava fazer!

Valeu!

Uxío

fabriciosimonini
06/10/2013, 10:47
Úxio,

Como disse dezenas de páginas atrás: TANQUE CHEIO meu amigo, ou então adaptar um "dreno" para esvaziar o tanque depois da trilha e armazenar num galão com tampa.

No meu caso, que uso gasolina a solução é mais simples, ando sempre com mais de 1/2 tanque, troco filtro de vez em quando e uso o método do "chacoalhão ", como uso o Jeep geralmente nos finais de semana, antes de dar a partida, seguro no Santo Antônio e dou umas 4 chacoalhadas no Jeep, para a sujeira que eventualmente estiver fundo do tanque subir, ficando longe do pescador que puxa a gasolina do fundo.

O interior do seu tanque me parece muito bom, acredito não ser necessária a troca por um de plástico, pois a sujeira não é do tanque e sim do óleo diesel, como informou acima o amigo Gabriel Correia, ou seja se você optar por trocar o tanque, apenas vai transferir a sujeira de um tanque para outro!!! :-D.

Acredito que CJ sabe alguma coisa sobre o sistema de dreno, salvo engano, algum colega aqui do Fórum já fez e parece que ficou bom, com certeza ele vai saber explicar melhor.

Espero ter contribuído, mas cada caso é um caso! com certeza você tem bem mais experiência e conhecimento do que eu, para resolver o problema!

Os Videos do Xtreme 4x4 são muito bons, ideias simples para resolver problemas complexos, estou gostando muito!

Grande Abraço!

Eduardo Velo
06/10/2013, 11:06
Fabricio , coloca uma tela na ponta do pescador com braçadeira ... corta um pedaço de tela mosquiteiro e faz uma bolsa com braçadeira , funciona como crivo e não deixa passar sujeira ...
No meu tinha essa tela , agora está com captação por baixo com filtro de tela e dreno ...
Essa borra no tanque acontece mais em lugares que esquenta muito de dia e esfria a noite , o respiro do tanque é pra atmosfera , entra ar qdo está quente , a noite esfria e cria umidade se o tanque estiver cheio não tem como formar umidade ... os tanques dos postos estão usando fibra de carbono e valv. de pressão e vácuo pra evitar essa umidade ...

uxio69
06/10/2013, 20:42
Olá Uxio 69,

e galera do forum,
Boa tarde,
Qual a receita do Dana 44 na dianteira do engesa?

diferencial da rural ou Cj ?
Dianteiro ou trazeiro ?
Semi-eixos? juntar Willys com engesa?

Ah, pelas fotos e comentários tá ficando luxo ou já esta pronto?

Coisas de jipeiro.

Oi Lula,

Desculpe só te responder agora. Estava em Maceió competindo no Rali Mitsubishi.

Depende muito projeto que vc tá querendo fazer. Se vc pretende usar até pneu 35, dá pra fazer algo menos complicado. Se pretende partir pra pneus maiores, aí começa a complicar um pouquinho.

Vc tem algumas opções pro D44 na dianteira do Engesa:

1) Manter a tuberia do Engesa e trocar só a bola do diferencial. Os munhões e tuberia D30 do Engesa são mais reforçados que os da F-75. Mas vc continuaria com as cruzetas nos munhões, que são mais fracas que JH.

2) Pegar um eixo D44 de Rural ou F-75 (CJ não serve), pois permite usar com JH, porém a tuberia desse eixo não é tão reforçada quanto a do Engesa. Vc presicará reforçar.

3) Pegar o eixo da Band adaptado pro Engesa. Converse com Danilo da Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/ (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/)). Permite JH e é tão reforçado quanto o do Engesa.

Não tenho idéia de valores. Converse com algum bom mecânico da sua cidade. Se não conhecer nenhum por aí, e como vc é de Vila Velha, converse com Roger Nunes, de Campos/RJ - http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/1728.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/1728.html). Ele é o meca de Guilherme, e sabe tudo de Engesa!

Pronto mesmo nenhum jipe nunca fica. Sempre tem algo pra fazer. Acho que o Galego tá começando a terminar.

Abs,

Uxío

uxio69
06/10/2013, 21:19
uxio essa sujeira que parece mais alga é do proprio diesel que envelhece e fica assim diesel não pode ficar muito tempo parado ele tem que ser usado e outra dica de bombista e sempre ..sempre deixar o tanque cheio pois o contato com o ar apodrece o diesel .. o tanque sem ar mantem ele bom.. se o jeep ficar parado encha o tanque nunca deixe meio tanque pois perderá o diesel e vai fuder todo o resto bomba bicos etc..

Oi Gabriel,

Valeu pela dica.

Fui pesquisar uma pouco na net sobre isso. O diesel quando estra em contato com o ar forma água, e esta contribui pra formação de borra.

Achei umas dicas da Bosch sobre isso, e a primeira é justamente deixar o tanque sempre cheio à noite. Tb sugere a instalação de filtros.

Seguem as dicas da Bosch.

Abs,

Uxío

===================================

www.omecanico.com.br/news.php?recid=10735

O diesel contaminado é uma das principais causas do desgaste prematuro de componentes do sistema de injeção dos veículos pesados. Por essa razão, é preciso ter cuidado com o que se abastece o caminhão. Da refinaria, passando pelo tanque do veículo até o seu consumo final, o Diesel passa por diferentes etapas, que devem ser realizadas com segurança, a fim de manter a qualidade.

"Os contaminantes mais comuns do Diesel são: água, micropartículas e o uso indevido de combustível misturado" avalia Daniel Lovizao, Engenheiro de Assistência Técnica da divisão Automotive After Market da Robert Bosch. Confira abaixo algumas dicas de como evitar a contaminação do combustível.

A presença de água no combustível pode ter origem:

- Na condensação dentro de tanques, devido à variação de temperatura. Este processo pode ocorrer no armazenamento e no uso;

- Na utilização de combustível de qualidade não reconhecida, com potencial presença de água;

- Na limpeza imprópria de tanques de transportes e armazenamento, deixando água em seu interior.

A presença de micropartículas no combustível pode ter as seguintes origens:

- Quando entram no sistema por meio de tampas mal vedadas ou respiros sempre aberto. Isso pode ocorrer no armazenamento e no uso;

- No uso de filtros inadequados ou saturados, que já não impedem mais a entrada de micropartículas abrasivas;

- Na utilização de tanques de transporte e armazenamento corroídos e enferrujados, contaminados com pó.

O combustível indevido pode ter as seguintes origens:
- Na utilização de um nível de mistura de biodiesel maior que o permitido pela legislação do país ou combustível de qualidade não reconhecida;

- Na mistura com produtos não recomendados, como por exemplo, metanol, querosene, entre outros.

Para evitar a contaminação e impedir que o funcionamento do veículo seja prejudicado pelo Diesel contaminado, a Bosch dá algumas dicas essenciais:

- Mantenha o tanque cheio à noite;

- Faça a drenagem diariamente, antes da primeira utilização do veículo;

- Alguns tanques de combustível possuem recipiente separador de água, que devem ser limpos uma vez por mês;

- Realize a revisão dentro do período especificado pelo fabricante;

- Limpe o tanque de combustível a cada ano, fazendo sua troca a cada três anos;

- Troque o tanque quando ele estiver enferrujado ou com qualquer outro dano;

- Nos sistemas em que houver filtro com sedimentador, este deve ser retirado periodicamente para lim peza e análise do combustível;

- Os filtros Diesel devem ser trocados de acordo com a indicação do fabricante do veículo. "Os veículos que transitam por estradas de terra deverão trocar os filtros com maior freqüência", alerta o engenheiro da Bosch.

- No caso de troca de filtro, utilize somente produtos de qualidade, pois são os únicos com capacidade de filtragem exigida pelo fabricante. "Os filtros devem ser trocados e não lavados e reutilizados", lembra Daniel Lovizaro.

- Combustíveis com aditivos devem ser originados somente das refinarias. No caso de combustíveis misturados ou combinados, estes deverão ser usados somente segundo as normas de cada país;

- A mistura de biodiesel requer os mesmos cuidados em relação à contaminação que o Diesel;

- Complete o tanque somente em postos de confiança e de qualidade;

- No abastecimento, vede corretamente a boca do tanque e o encaixe de marcador de nível;

- Durante o a rmazenamento nos tanques de Diesel, drene-o diariamente para evitar acúmulo de água;

- Em tanques de armazenamento, deixe uma pequena inclinação na direção contrária ao abastecimento para que a água condensada seja drenada. "Eliminar a água evita também a formação de micro-organismos", avisa Lovizaro.

- Em tanques de armazenamento não utilize ligas metálicas que contenham cobre, como latão e bronze, pois elas aceleram a formação de impurezas;

- O tanque de armazenamento deve estar bem vedado para impedir a entrada de água e partículas;

- Não armazene o Diesel por muito tempo, pois isso favorece seu envelhecimento. O enferrujamento natural pode formar sedimentos que obstruem os filtros;

- Não exponha o Diesel armazenado a temperaturas muito altas, pois isso facilita seu envelhecimento e sedimentação;

- A limpeza do tanque de armazenamento deve ocorrer a cada dois anos, no máximo.

uxio69
06/10/2013, 22:33
Úxio,

Como disse dezenas de páginas atrás: TANQUE CHEIO meu amigo, ou então adaptar um "dreno" para esvaziar o tanque depois da trilha e armazenar num galão com tampa.

No meu caso, que uso gasolina a solução é mais simples, ando sempre com mais de 1/2 tanque, troco filtro de vez em quando e uso o método do "chacoalhão ", como uso o Jeep geralmente nos finais de semana, antes de dar a partida, seguro no Santo Antônio e dou umas 4 chacoalhadas no Jeep, para a sujeira que eventualmente estiver fundo do tanque subir, ficando longe do pescador que puxa a gasolina do fundo.

O interior do seu tanque me parece muito bom, acredito não ser necessária a troca por um de plástico, pois a sujeira não é do tanque e sim do óleo diesel, como informou acima o amigo Gabriel Correia, ou seja se você optar por trocar o tanque, apenas vai transferir a sujeira de um tanque para outro!!! :-D.

Acredito que CJ sabe alguma coisa sobre o sistema de dreno, salvo engano, algum colega aqui do Fórum já fez e parece que ficou bom, com certeza ele vai saber explicar melhor.

Espero ter contribuído, mas cada caso é um caso! com certeza você tem bem mais experiência e conhecimento do que eu, para resolver o problema!

Os Videos do Xtreme 4x4 são muito bons, ideias simples para resolver problemas complexos, estou gostando muito!

Grande Abraço!

Grato pelas dicas Fabricio.

Vou procurar seguir essa dica de deixar o tanque cheio.

Vou pesquisar sobre o dreno. Como o tanque já está fora do carro, ficará fácil fazê-lo.

No tanque de plástico estamos discutindo justamente a instalação do dreno, e tb um cash tank interno.

Abs,

Uxío

uxio69
06/10/2013, 22:36
Fabricio , coloca uma tela na ponta do pescador com braçadeira ... corta um pedaço de tela mosquiteiro e faz uma bolsa com braçadeira , funciona como crivo e não deixa passar sujeira ...
No meu tinha essa tela , agora está com captação por baixo com filtro de tela e dreno ...
Essa borra no tanque acontece mais em lugares que esquenta muito de dia e esfria a noite , o respiro do tanque é pra atmosfera , entra ar qdo está quente , a noite esfria e cria umidade se o tanque estiver cheio não tem como formar umidade ... os tanques dos postos estão usando fibra de carbono e valv. de pressão e vácuo pra evitar essa umidade ...

Tb já tive problema com isso. Gostei da dica de por a tela de mosquiteiro. Valeu Edu!

fabriciosimonini
07/10/2013, 16:12
Eduardo Velo.

Valeu pela dica! realmente, pode se fazer uma "bolsinha" de tela de mosquiteiro e prender com braçadeira de metal na ponta do pescador, com certeza vai impedir a entrada de "sujeira" na mangueira de alimentação de combustível, filtro e no meu caso carburador, uma vez que meu Jeep é a gasolina.

Eu dei uma pesquisa rápida no Google e encontrei algumas "telinhas" já prontas, ou seja, vendidas por até R$15,00 em lojas de Autopeças, o nome técnico é pré filtro da bomba de combustível, vai juntamente com a bomba ou bomba e boia (peça única), dentro do tanque de combustível.

434025434026 434027
Como nas fotos acima, fica mais fácil de ver, a 1ª É uma bomba de combustível "Genérica" serve em vários carros, a 2ª (verde) vai acoplada na bomba/Bóia formando uma única peça, a 3ª é vendida separada, como refil de pré filtro de combustível, embora pareça muito com uma bolsa de silicone p/implante na mama com bico para regulagem, rsrsrs... acho que vou patentear a ídeia.

Enfim, é só levar o pescador na Autopeças e ver qual pré filtro se adapta melhor, inclusive existem pré filtros nos tanques das motos, que podem servir muito bem, pois tem maior área de contato que os mostrados acima.

Se possível, poste uma foto do "dreno" que você fez no seu tanque de combustível, pra gente "ter uma idéia", acredito que com uma válvula esférica de calibre pequeno e uma mangueira de combustível dê pra fazer, ficamos no aguardo!

Grande abraço!

Italo Padilha
07/10/2013, 17:50
Estou fechando a compra do banco concha reclinável da Carbancos, nas cor preta com grafite.
309639

Salve Uxio!
Cara, esses bancos da Carbancos já estão em uso?
O que você achou deles (conforto, acabamento, estrutura e tecido)?
Veio com suporte para instalação ou foi Made in home?
Recomenda?

Valewwww!

Abraços,

Italo

fabriciosimonini
07/10/2013, 18:04
Úxio,

Fazer um dreno no tanque de plástico não deve ser complicado, basta colocar o tanque de combustível na posição que vai ficar, observar o ponto mais baixo, fazer um furo, instalar uma válvula de esfera (acredito que vede melhor) e uma pequena mangueira de combustível, que você pode deixar fixa na válvula, ou somente colocá-la com for drenar o diesel.

O Cash tanque interno, num tanque de combustível plástico é um pouco mais complicado! Você vai ter que cortar o tanque de plástico para inserir o cash, fixar (não sei de qual forma), depois vai ter que vedar muito bem para não dar vazamento e se der algum probleminha, vai ter que abrir de novo.

Utilizar um Cash tank interno de qual material?, plástico? Alumínio? Aço? lembrando que o Diesel é muito mais "agressivo" com o plástico e borrachas que a gasolina. uma mangueira de borracha p/ uso com gasolina, se for usada com Diesel, ela estufa e parte.

Se você fizer um cash tanque interno, que nada mais é do que um tanque dentro do outro, como vai fazer para limpá-lo, vai ser obrigatório o uso do "dreno" para esvaziar o tanque de combustível e Cash, caso contrário o diesel dentro do Cash vai armazenar sujeira também, e você vai estar transferindo o problema com a sujeira, do tanque de combustível para o Cash.

Sendo que os Cash externos , já vem com dreno para combustível, que fica na sua base.

Eu entendo que um cash interno é uma coisa a menos em baixo do Galego e pra ficar enroscando nas trilhas, mas há de se levar em conta outros fatores como os acima explicitados.

A própria fabricante do seu tanque de plástico tem um modelo de Cash, em plástico para ser instalado externamente.

Fotos do Cash Externo em Plástico.

434028434029
Cash externo em Metal, com "bujão" para drenagem do combustível.
434037
Espero ter levantado alguns questionamentos pertinentes, com certeza você e demais colegas do Fórum poderão contribuir de forma mais criativa, e com mais conhecimento, o importante é compartilhar ideias, de qualquer forma todos saímos ganhando!!!

Grande Abraço, boa sorte na empreitada!!!

Eduardo Velo
07/10/2013, 18:13
Fabricio , vou aproveitar que estou trocando os calços e tirar umas fotos amanhã ... foi soldado meio tubo no fundo do tanque com saída pra frente e rosca de 1/2" npt onde conectei o tubo de saída pra queima , o retorno continua por cima , tem um furo com rosca na parte de traz desse meio tubo com um parafuso de cabeça alem para dreno ...

Segue foto da bolsa de tela na ponta do pescador , é um troço simples que funcionou muito bem pra mim por 8 anos , e olha que tinha muita sujeira no tanque qdo tirei pra colocar a saída por baixo ... mandei tb soldar um tubo na entrada de diesel , um pto a menons pra entrada de sujeira ...

abs ...

Eduardo Velo
08/10/2013, 10:09
Seguem fotos da saída do tanque por baixo , é de 1" a rosca NPT e não de 1/2" , tem uma redução pra 1/4" NPT para colocação do adaptador pra mangueira ...

O dreno de fundo é de rosca normal de 1/4" com parafuso de cabeça alem e tem uma proteção parafusada na chapa protetora do tanque ...

fabriciosimonini
09/10/2013, 18:00
Eduardo Velo.

Realmente a telinha presa na ponta do pescador é uma coisa bem criativa e simples de se fazer. Antes de você postar a foto, eu fiquei na dúvida, se a telinha não iria ser "corroída" pelo combustível, mas como você afirmou acima, ela aguentou um bom tempo, está em "melhor" estado que a braçadeira que usou pra prendê-la, mas apesar de enferrujada, a braçadeira parece ainda estar cumprindo sua função, talvez dê um pouco de trabalho para tira-la.

Com as imagens do "dreno" do tanque de combustível ficou melhor de entender e mais ilustrativo. Na verdade você criou um bujão de escoamento com o "cano" soldado ao tanque, ficando em nível inferior a este, muito bem bolado! e funcional!, necessita apenas de um funil e um galão com tampa, ou até mesmo um galão com a parte superior cortada (aberta) para recolher diretamente o combustível do dreno.

Agora em se tratando de um tanque de plástico, que é o que o Úxio pretende instalar, onde não é possível criar um bujão de escoamento, pois a vedação seria difícil, eu adicionaria na parte traseira do tanque (próximo ao para-choque traseiro, digamos assim), extremidade esquerda ou direita, uma válvula de 1/4, como na imagem abaixo, no fundo do tanque com a saída apontada diretamente para baixo.

434364

Vou tentar explicar melhor: Na parte de baixo (fundo do tanque), lado esquerdo ou direito, faz se um furo com uma furadeira manual, onde o "macho" da válvula vai ser "rosqueado", com a saída apontando para o chão.

Pelo "buraco" onde a bóia é inserida, pode se acrescentar arruelas de vedação e uma porca para apertar a rosca da válvula pelo lado de dentro do tanque (usando uma chave e a própria mão inserida no buraco).

Para drenar o tanque é só parar numa "rampa" com pequeno aclive, com uma das rodas traseiras sobre um calço de madeira ou um tijolo (qualquer coisa), abrir a válvula que deverá estar no lado oposto, (onde o combustível vai ficar concentrado) e drenar todo o combustível.

A Operação parece complicada mais na prática é até bem simples, e só se assegurar que o Jeep não vai descer de ré e te atropelar, basta o freio de mão estar bem regulado, ou por garantia, calçar pelo menos duas rodas com pedaços de viga de madeira, que todo bom Jipeiro tem em sua garagem/oficina e pronto!, é só abrir a válvula manualmente e drenar o combustível.

Obrigado por postar as fotos, deu pra ter uma boa ideia de como adaptar o dreno, grande abraço!

MaGao
09/10/2013, 19:09
Eu coloquei um bujão com arruela de bronze..
e coloquei 1 filtro raccor.. resolveu meus problemas de agua e sujeira..

Abraços,

Eduardo Velo
09/10/2013, 19:46
Fabricio , tudo nas nossas vtrs tem que ter praticidade pra poder mexer pensando qdo tiver no meio do nada , que é onde a gente costuma ir ... rs , o tanque do meu engesa é inox original de fábrica , chapa bem fina , deixa o tanque bem leve , mas é ruim de soldar até pra soldador experiente , meu meca mandou para um soldador especializado em soldas inox em Sorocaba pra fazer o trampo , o tubo é de inox e a conexão de 1" NPT macho x 1/4 NPT fêmea de inox tb e o adaptador é de liga de latão .
Num tanque de plástico ou de fibra teria que estudar bem como colocar um dreno sem deixar vulnerável ... essa valv. de dreno do tanque que vc colocou na foto ficaria vulnerável numa trilha e tb pra roubar o diesel do tanque , sei que o Uxio é rico e não ia ligar pra isso , mas faria falta numa trilha ... rs , colocaria bujão como o Magao , é bem mais seguro ...
Magao tem 2 filtros separadores de água no Q20B que são originais da linha GM e funciona perfeitamente , mas se não tivesse partiria pro Raccor , acho que é um baita filtro e até valoriza a vtr ...

Grélo
10/10/2013, 18:11
UxíoooOOOOOOOO!!!!

Amanhã recebo minhas RCV's em casa!
Passou batido hoje ;-)

Abração! :D

jaime_sandim
11/10/2013, 10:32
JÁ????? :shock:

rapaz as minhas chegam hoje em Miami acho que semana que vem to com ela em mãos.

não esquece das fotos Grélo pelo assim diminuo minha ansiedade hehehehe

abraços.

jaime_sandim
12/10/2013, 13:00
Grélo

Chegaram?
Cade as fotos?

uxio69
16/10/2013, 20:08
Eduardo Velo.

Valeu pela dica! realmente, pode se fazer uma "bolsinha" de tela de mosquiteiro e prender com braçadeira de metal na ponta do pescador, com certeza vai impedir a entrada de "sujeira" na mangueira de alimentação de combustível, filtro e no meu caso carburador, uma vez que meu Jeep é a gasolina.

Eu dei uma pesquisa rápida no Google e encontrei algumas "telinhas" já prontas, ou seja, vendidas por até R$15,00 em lojas de Autopeças, o nome técnico é pré filtro da bomba de combustível, vai juntamente com a bomba ou bomba e boia (peça única), dentro do tanque de combustível.

434025434026 434027
Como nas fotos acima, fica mais fácil de ver, a 1ª É uma bomba de combustível "Genérica" serve em vários carros, a 2ª (verde) vai acoplada na bomba/Bóia formando uma única peça, a 3ª é vendida separada, como refil de pré filtro de combustível, embora pareça muito com uma bolsa de silicone p/implante na mama com bico para regulagem, rsrsrs... acho que vou patentear a ídeia.

Enfim, é só levar o pescador na Autopeças e ver qual pré filtro se adapta melhor, inclusive existem pré filtros nos tanques das motos, que podem servir muito bem, pois tem maior área de contato que os mostrados acima.

Se possível, poste uma foto do "dreno" que você fez no seu tanque de combustível, pra gente "ter uma idéia", acredito que com uma válvula esférica de calibre pequeno e uma mangueira de combustível dê pra fazer, ficamos no aguardo!

Grande abraço!

Oi Fabrício,

Desculpe o atraso em responder.

Achei interessante a idéia desse filtro maior. O que tá no Galego é pequeno.

Nesses sites tem algumas informações legais:

- http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/injecao/pre_filtro.asp (http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/injecao/pre_filtro.asp)

- http://www.vogel.net.br/br/dicas.asp?infoID=13 (http://www.vogel.net.br/br/dicas.asp?infoID=13)

Tenho uma dúvida: Como esse filtro é instalado dentro do tanque, e o acesso ali não é tão fácil, e sabendo que meu Engesa não roda quase nada, de quanto em quanto tempo eu terei que trocar esse filtro?

Se aguentar 1 ano, vale a pena. Mas se for a cada 3 meses, aí complica. Muita mão de obra! hehehe

uxio69
16/10/2013, 20:15
Salve Uxio!
Cara, esses bancos da Carbancos já estão em uso?
O que você achou deles (conforto, acabamento, estrutura e tecido)?
Veio com suporte para instalação ou foi Made in home?
Recomenda?

Valewwww!

Abraços,

Italo

Oi Ítalo,

Desculpe o atraso.

Sim, os bancos da Carbancos já estão em uso. Os do Galego são do modelo Concha Reclinável. Veja foto abaixo.

Gostei muito do acabamento, estrutura e tecido. Vc pode configurar nas cores que quiser. Ótimo cusro x benefício!

Apenas acho que o assento deveria ter um pouco mais de espuma. Peça isso no seu.

Já vem com os seuportes. Basta informar o modelo do carro no ato da compra.

O encosto é bem legal e envolve bem as costas.

Recomento com certeza!

Abs,

Uxío

435365

Italo Padilha
16/10/2013, 20:20
Fala Uxio!

Obrigado pelo retorno. Vou à Curitiba amanhã e vou encomendar uns para mim então

Abraços,

uxio69
16/10/2013, 23:05
Úxio,

Fazer um dreno no tanque de plástico não deve ser complicado, basta colocar o tanque de combustível na posição que vai ficar, observar o ponto mais baixo, fazer um furo, instalar uma válvula de esfera (acredito que vede melhor) e uma pequena mangueira de combustível, que você pode deixar fixa na válvula, ou somente colocá-la com for drenar o diesel.

O Cash tanque interno, num tanque de combustível plástico é um pouco mais complicado! Você vai ter que cortar o tanque de plástico para inserir o cash, fixar (não sei de qual forma), depois vai ter que vedar muito bem para não dar vazamento e se der algum probleminha, vai ter que abrir de novo.

Utilizar um Cash tank interno de qual material?, plástico? Alumínio? Aço? lembrando que o Diesel é muito mais "agressivo" com o plástico e borrachas que a gasolina. uma mangueira de borracha p/ uso com gasolina, se for usada com Diesel, ela estufa e parte.

Se você fizer um cash tanque interno, que nada mais é do que um tanque dentro do outro, como vai fazer para limpá-lo, vai ser obrigatório o uso do "dreno" para esvaziar o tanque de combustível e Cash, caso contrário o diesel dentro do Cash vai armazenar sujeira também, e você vai estar transferindo o problema com a sujeira, do tanque de combustível para o Cash.

Sendo que os Cash externos , já vem com dreno para combustível, que fica na sua base.

Eu entendo que um cash interno é uma coisa a menos em baixo do Galego e pra ficar enroscando nas trilhas, mas há de se levar em conta outros fatores como os acima explicitados.

A própria fabricante do seu tanque de plástico tem um modelo de Cash, em plástico para ser instalado externamente.

Fotos do Cash Externo em Plástico.

434028434029
Cash externo em Metal, com "bujão" para drenagem do combustível.
434037
Espero ter levantado alguns questionamentos pertinentes, com certeza você e demais colegas do Fórum poderão contribuir de forma mais criativa, e com mais conhecimento, o importante é compartilhar ideias, de qualquer forma todos saímos ganhando!!!

Grande Abraço, boa sorte na empreitada!!!

Obrigado Fabrício pelas informações.

O Cash Tank precisa ser instalado necessariamente abaixo do tanque?

Tenho algum espaço entre o tanque e o protetor do tanque, mas não sei se seria suficiente. No site da CLA não tem as medidas do Cash.

Achei esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=QTyzb4H3Vtk

uxio69
16/10/2013, 23:12
Fabricio , vou aproveitar que estou trocando os calços e tirar umas fotos amanhã ... foi soldado meio tubo no fundo do tanque com saída pra frente e rosca de 1/2" npt onde conectei o tubo de saída pra queima , o retorno continua por cima , tem um furo com rosca na parte de traz desse meio tubo com um parafuso de cabeça alem para dreno ...

Segue foto da bolsa de tela na ponta do pescador , é um troço simples que funcionou muito bem pra mim por 8 anos , e olha que tinha muita sujeira no tanque qdo tirei pra colocar a saída por baixo ... mandei tb soldar um tubo na entrada de diesel , um pto a menons pra entrada de sujeira ...

abs ...

Meu pescador tem um pequeno filtro, cujos orifícios de passagem do diesel são microscópicos. Aí qualquer sujeira maior obstrue. Vou tirar uma foto e posto aqui.

Aqueles filtros maiores me parecem mais interessantes.

uxio69
16/10/2013, 23:17
Eduardo Velo.

Realmente a telinha presa na ponta do pescador é uma coisa bem criativa e simples de se fazer. Antes de você postar a foto, eu fiquei na dúvida, se a telinha não iria ser "corroída" pelo combustível, mas como você afirmou acima, ela aguentou um bom tempo, está em "melhor" estado que a braçadeira que usou pra prendê-la, mas apesar de enferrujada, a braçadeira parece ainda estar cumprindo sua função, talvez dê um pouco de trabalho para tira-la.

Com as imagens do "dreno" do tanque de combustível ficou melhor de entender e mais ilustrativo. Na verdade você criou um bujão de escoamento com o "cano" soldado ao tanque, ficando em nível inferior a este, muito bem bolado! e funcional!, necessita apenas de um funil e um galão com tampa, ou até mesmo um galão com a parte superior cortada (aberta) para recolher diretamente o combustível do dreno.

Agora em se tratando de um tanque de plástico, que é o que o Úxio pretende instalar, onde não é possível criar um bujão de escoamento, pois a vedação seria difícil, eu adicionaria na parte traseira do tanque (próximo ao para-choque traseiro, digamos assim), extremidade esquerda ou direita, uma válvula de 1/4, como na imagem abaixo, no fundo do tanque com a saída apontada diretamente para baixo.

434364

Vou tentar explicar melhor: Na parte de baixo (fundo do tanque), lado esquerdo ou direito, faz se um furo com uma furadeira manual, onde o "macho" da válvula vai ser "rosqueado", com a saída apontando para o chão.

Pelo "buraco" onde a bóia é inserida, pode se acrescentar arruelas de vedação e uma porca para apertar a rosca da válvula pelo lado de dentro do tanque (usando uma chave e a própria mão inserida no buraco).

Para drenar o tanque é só parar numa "rampa" com pequeno aclive, com uma das rodas traseiras sobre um calço de madeira ou um tijolo (qualquer coisa), abrir a válvula que deverá estar no lado oposto, (onde o combustível vai ficar concentrado) e drenar todo o combustível.

A Operação parece complicada mais na prática é até bem simples, e só se assegurar que o Jeep não vai descer de ré e te atropelar, basta o freio de mão estar bem regulado, ou por garantia, calçar pelo menos duas rodas com pedaços de viga de madeira, que todo bom Jipeiro tem em sua garagem/oficina e pronto!, é só abrir a válvula manualmente e drenar o combustível.

Obrigado por postar as fotos, deu pra ter uma boa ideia de como adaptar o dreno, grande abraço!

Apesar de parecer prático, acho que não rola!

Aqui é cheio de corneteiro.

Vira e mexe desligam a RL dos outros na trilha.

Se coloco uma válvula dessa, meu diesel vai somir rapidinho! :mrgreen:

Mas a idéia é boa! :concordo:

uxio69
16/10/2013, 23:22
Eu coloquei um bujão com arruela de bronze..
e coloquei 1 filtro raccor.. resolveu meus problemas de agua e sujeira..

Abraços,

Caramba,

Esse assunto tá rendendo! Não esperava tanto.

Começamos falando de como evitar a formação de água no diesel, depois falamos do Cash Tank, em seguida do dreno e agora vc comenta o filtro raccor.

Fui pra internet pesquiasr, pois não conhecia.

Magão, que modelo tá no Calango? No site da Parker tem vários!

Como foi instalado? Tem fotos?

Valeu!

uxio69
16/10/2013, 23:24
Fabricio , tudo nas nossas vtrs tem que ter praticidade pra poder mexer pensando qdo tiver no meio do nada , que é onde a gente costuma ir ... rs , o tanque do meu engesa é inox original de fábrica , chapa bem fina , deixa o tanque bem leve , mas é ruim de soldar até pra soldador experiente , meu meca mandou para um soldador especializado em soldas inox em Sorocaba pra fazer o trampo , o tubo é de inox e a conexão de 1" NPT macho x 1/4 NPT fêmea de inox tb e o adaptador é de liga de latão .
Num tanque de plástico ou de fibra teria que estudar bem como colocar um dreno sem deixar vulnerável ... essa valv. de dreno do tanque que vc colocou na foto ficaria vulnerável numa trilha e tb pra roubar o diesel do tanque , sei que o Uxio é rico e não ia ligar pra isso , mas faria falta numa trilha ... rs , colocaria bujão como o Magao , é bem mais seguro ...
Magao tem 2 filtros separadores de água no Q20B que são originais da linha GM e funciona perfeitamente , mas se não tivesse partiria pro Raccor , acho que é um baita filtro e até valoriza a vtr ...

:chorandoderir:Tinha justamente pensado sobre a facilidade de escoarem meu diesel por ali!

Edu, como assim o Raccor valoriza a vtr?

uxio69
16/10/2013, 23:26
Grélo

Chegaram?
Cade as fotos?

Grélo,

KD? Chegaram? E as fotos?

Os meus ainda estão sendo produzidosm e por enquanto não me cobraram nada. Ansiedade da zorra!

uxio69
16/10/2013, 23:28
Fala Uxio!

Obrigado pelo retorno. Vou à Curitiba amanhã e vou encomendar uns para mim então

Abraços,

OK, Ítalo,

Lembre-se de pedir um pouco mais de forro e espuma no assento, ok? :concordo:

Italo Padilha
16/10/2013, 23:56
Tea with me! :mrgreen:

Essa observação já está incluída!

Abraços,

Grélo
17/10/2013, 16:03
Os meus brinquedos novos tentaram me entregar nos últimos 3 dias, mas eu estava viajando.
Entregarão amanhã! ;-)

Abração,

Grélo.

fabriciosimonini
17/10/2013, 19:14
Fala Úxio! enquanto você estava meio sumido, nós fomos tentando adiantar alguma coisa por aqui no seu Tópico, esperamos que seja útil !!!

Vamos lá :

Cash Tank: as fotos que postei, trata-se de um cash tank, da C.L.A, com capacidade para dois litros de combustível, instalado externamente ao tanque de combustível, não sei informar as medidas do mesmo, apenas sua capacidade.

Como seu Jeep é movido à Diesel, portanto não existe bomba dentro do tanque, como nos veículos com injeção eletrônica movidos à gasolina/alcool/flex, nem externamente junto ao tanque (como em alguns veículos), a instalação do Cash tank deve ser feita de modo a este ficar abaixo da linha de combustível do tanque, ou o mais próximo dela, segue abaixo o manual de instalação do Cash Tank da C.L.A:

"Debaixo do veiculo, após já ter feito um suporte para o cash tank e este estar fixado para receber as mangueiras, faça as conexões necessárias para que o veiculo funcione adequadamente".

"As duas saídas devem ser conectada nas duas entradas do cash tank e a saída do cash tank deve ser levada para o carburador ou bomba injetora, no caso do veiculo for movido a óleo diesel".

"Quando o veiculo for movido a óleo diesel ou for a injeção eletrônica o retorno pode ser feito no próprio cash tank".

"Se o veiculo for carburado, não há necessidade de retorno, o componente do cash tank deve ser usado como respiro deste recipiente".

Vamos às considerações:

Geralmente o que se vê, é a instalação do Cash na longarina do chassí, por questão de praticidade e por ficar geralmente "abaixo do nível tanque", que originalmente fica embaixo do banco do motorista nos Jeep Willys/Ford, no meu fica na traseira entre as longarinas.

Por que o Cash "deve" ficar abaixo do nível de combustível do tanque? Resposta simples: por gravidade o combustível do tanque o mantêm sempre cheio (capacidade plena de 2 litros) cumprindo com sua função de manter sempre combustível na linha de alimentação, e se você quiser, pode até drenar todo o combustível do tanque por ele!.

Agora, se por qualquer outro motivo, o cash for instalado acima do nível de combustível do tanque, teoricamente!!! a bomba injetora, depois que "puxar" todo o ar do sistema, deve encher cash de diesel ( todo mundo sabe o quanto é difícil expelir o ar do sistema de alimentação de um motor movido à diesel).

Agora a dúvida: mesmo que a bomba injetora retire todo o ar do sistema e encha o cash, será que ao desligar o motor a pressão na linha de alimentação será mantida para que o diesel armazenado no cash não retorne ao tanque por gravidade? Acredito que sim, a não ser que exista, ou seja instalada uma válvula unidirecional para impedir este retorno.

Conclusão: Num veículo movido à Diesel o melhor é instalar o cash ao nível do fundo do tanque de combustível, ou o mais próximo possível dele, pois, você não vai andar com o tanque vazio, quase sempre haverá combustível descendo por gravidade para o cash tank, mantendo-o cheio.

Num veículo movido a gasolina, uma bomba elétrica instalada logo na saída do pescador para o cash (instalado acima do tanque) talvez resolvesse o problema, assim que acionada pela chave, a bomba teoricamente encheria o Cash tank alimentando o motor. É apenas uma teoria!!! eu particularmente nunca ví.

Sobre o Pré-filtro (telinha), a ser instalada na ponta do pescador de combustível dentro do tanque, são bem duráveis nos veículos à gasolina/alcool, eu diria mais ou menos uns 10 anos. Não existe manutenção! só são trocadas se apresentarem algum defeito, dando "falta" de combustível. É mais fácil a bomba elétrica queimar (por motivo não relacionado ao pré-filtro) do que o pré-filtro dar problema.

O que precisa ser verificado é se o pré-filtro vai ter a mesma durabilidade utilizando-se o Diesel como combustível, eu creio que sim! pois, no Engesa do Eduardo Velo uma simples telinha de mosquiteiro aguentou 8 anos...

Segue foto da bolsa de tela na ponta do pescador , é um troço simples que funcionou muito bem pra mim por 8 anos , e olha que tinha muita sujeira no tanque

435478

Realmente a durabilidade do pré-filtro, tem que ser levada em conta, pois o acesso ao interior do tanque é dificil.

No meu caso, a entrada da bóia de combustível no tanque, ficou embaixo do assoalho na traseira do Jeep, se eu precisar trocar a bóia, primeiro tenho que retirar o tanque, ou recortar o assoalho para garantir o acesso, e depois "bolar" uma tampa que abra e feche, mesmo assim a "tampa" vai ficar mais ou menos embaixo do banco traseiro.

Espero ter ajudado, sugestões e dúvidas estamos ai, Grande Abraço!

Eduardo Velo
18/10/2013, 09:47
:chorandoderir:Tinha justamente pensado sobre a facilidade de escoarem meu diesel por ali!
Edu, como assim o Raccor valoriza a vtr?

Se vc ver um motor com esse filtro é sinal que é bem tratado ... rs , a maioria não coloca esse filtro por falta de espaço no cofre do motor , mas ele pode ser instalado em qqer lugar entre o tanque e a BI , até no chassi na saída do tanque , só fica ruim de manutenção ...

abs ...

MaGao
18/10/2013, 11:13
Que viagem! Não estava recebendo notificações desse tópico ..

Vou tirar as fotos e te mandar Uxio!

abraçosabraços

Grélo
19/10/2013, 11:00
UxíooooooooooooOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Tô postando as fotos que vc quer ver no meu tópico!

[ ]´s por trás...

Grélo.

uxio69
22/10/2013, 01:29
Fala Úxio! enquanto você estava meio sumido, nós fomos tentando adiantar alguma coisa por aqui no seu Tópico, esperamos que seja útil !!!

Vamos lá :

Cash Tank: as fotos que postei, trata-se de um cash tank, da C.L.A, com capacidade para dois litros de combustível, instalado externamente ao tanque de combustível, não sei informar as medidas do mesmo, apenas sua capacidade.

Como seu Jeep é movido à Diesel, portanto não existe bomba dentro do tanque, como nos veículos com injeção eletrônica movidos à gasolina/alcool/flex, nem externamente junto ao tanque (como em alguns veículos), a instalação do Cash tank deve ser feita de modo a este ficar abaixo da linha de combustível do tanque, ou o mais próximo dela, segue abaixo o manual de instalação do Cash Tank da C.L.A:

"Debaixo do veiculo, após já ter feito um suporte para o cash tank e este estar fixado para receber as mangueiras, faça as conexões necessárias para que o veiculo funcione adequadamente".

"As duas saídas devem ser conectada nas duas entradas do cash tank e a saída do cash tank deve ser levada para o carburador ou bomba injetora, no caso do veiculo for movido a óleo diesel".

"Quando o veiculo for movido a óleo diesel ou for a injeção eletrônica o retorno pode ser feito no próprio cash tank".

"Se o veiculo for carburado, não há necessidade de retorno, o componente do cash tank deve ser usado como respiro deste recipiente".

Vamos às considerações:

Geralmente o que se vê, é a instalação do Cash na longarina do chassí, por questão de praticidade e por ficar geralmente "abaixo do nível tanque", que originalmente fica embaixo do banco do motorista nos Jeep Willys/Ford, no meu fica na traseira entre as longarinas.

Por que o Cash "deve" ficar abaixo do nível de combustível do tanque? Resposta simples: por gravidade o combustível do tanque o mantêm sempre cheio (capacidade plena de 2 litros) cumprindo com sua função de manter sempre combustível na linha de alimentação, e se você quiser, pode até drenar todo o combustível do tanque por ele!.

Agora, se por qualquer outro motivo, o cash for instalado acima do nível de combustível do tanque, teoricamente!!! a bomba injetora, depois que "puxar" todo o ar do sistema, deve encher cash de diesel ( todo mundo sabe o quanto é difícil expelir o ar do sistema de alimentação de um motor movido à diesel).

Agora a dúvida: mesmo que a bomba injetora retire todo o ar do sistema e encha o cash, será que ao desligar o motor a pressão na linha de alimentação será mantida para que o diesel armazenado no cash não retorne ao tanque por gravidade? Acredito que sim, a não ser que exista, ou seja instalada uma válvula unidirecional para impedir este retorno.

Conclusão: Num veículo movido à Diesel o melhor é instalar o cash ao nível do fundo do tanque de combustível, ou o mais próximo possível dele, pois, você não vai andar com o tanque vazio, quase sempre haverá combustível descendo por gravidade para o cash tank, mantendo-o cheio.

Num veículo movido a gasolina, uma bomba elétrica instalada logo na saída do pescador para o cash (instalado acima do tanque) talvez resolvesse o problema, assim que acionada pela chave, a bomba teoricamente encheria o Cash tank alimentando o motor. É apenas uma teoria!!! eu particularmente nunca ví.

Sobre o Pré-filtro (telinha), a ser instalada na ponta do pescador de combustível dentro do tanque, são bem duráveis nos veículos à gasolina/alcool, eu diria mais ou menos uns 10 anos. Não existe manutenção! só são trocadas se apresentarem algum defeito, dando "falta" de combustível. É mais fácil a bomba elétrica queimar (por motivo não relacionado ao pré-filtro) do que o pré-filtro dar problema.

O que precisa ser verificado é se o pré-filtro vai ter a mesma durabilidade utilizando-se o Diesel como combustível, eu creio que sim! pois, no Engesa do Eduardo Velo uma simples telinha de mosquiteiro aguentou 8 anos...

435478

Realmente a durabilidade do pré-filtro, tem que ser levada em conta, pois o acesso ao interior do tanque é dificil.

No meu caso, a entrada da bóia de combustível no tanque, ficou embaixo do assoalho na traseira do Jeep, se eu precisar trocar a bóia, primeiro tenho que retirar o tanque, ou recortar o assoalho para garantir o acesso, e depois "bolar" uma tampa que abra e feche, mesmo assim a "tampa" vai ficar mais ou menos embaixo do banco traseiro.

Espero ter ajudado, sugestões e dúvidas estamos ai, Grande Abraço!

Fabrício,

Muito obrigado pelas informações. :palmas:

Eu estava em dúvida, mais por falta de conhecimento, quanto ao uso do Cash Tank. Perguntei a todos aqui, e ninguém usa. Ainda tô pensando na aquisição. Abaixo do tanque do Galego tem o protetor de tanque. Pouco espaço ali pra instalar o Cash Tank.

Faltou o manual de instalação da CLA não veio.

Quanto à tela de proteção do pescador, vou adquirir a que vcs comentaram. Nas lojas de autopeças tem vários modelos. Vou levar o pescador pra descobrir alguma que encaixe bem.

Valeu! :concordo:

uxio69
22/10/2013, 01:46
Se vc ver um motor com esse filtro é sinal que é bem tratado ... rs , a maioria não coloca esse filtro por falta de espaço no cofre do motor , mas ele pode ser instalado em qqer lugar entre o tanque e a BI , até no chassi na saída do tanque , só fica ruim de manutenção ...

abs ...

Edu,

Esse filtro é outra curiosidade. Assim como o cash Tank, perguntei aqui quem usa o filtro Racor, e ninguém usa.

Na net, encontrei de vários fabricantes: Parker, Man, Kobra, Cummins.

Qual vc usa na Jabiraca?

Alguns links que achei interessante:

- http://www.meiofiltrante.com.br/materias_ver.asp?action=detalhe&id=794&revista=n57 (http://www.meiofiltrante.com.br/materias_ver.asp?action=detalhe&id=794&revista=n57)

- http://www.aea.org.br/aea2009/downloads/trabalhospremio/CategoriaTecnologiasDiesel-MencaoHonrosa-WaldemarBrandiJunior.pdf (http://www.aea.org.br/aea2009/downloads/trabalhospremio/CategoriaTecnologiasDiesel-MencaoHonrosa-WaldemarBrandiJunior.pdf)

E esse vídeo é bem explicativo:

http://www.youtube.com/watch?v=PfVsbbLINL8

uxio69
22/10/2013, 01:47
Que viagem! Não estava recebendo notificações desse tópico ..

Vou tirar as fotos e te mandar Uxio!

abraçosabraços

Eitcha fotos demoradas! :mrgreen:

uxio69
22/10/2013, 01:51
UxíooooooooooooOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

Tô postando as fotos que vc quer ver no meu tópico!

[ ]´s por trás...

Grélo.

Vi as fotos! Show demais! :palmas:

Esperando os meus. Pediram 15 dias pra fabricarem. Agonia da Zorra!

Queria estrear-los no Jeep Cross de Conde (www.freeroad4x4.com.br/jeep-cross-de-conde (http://www.freeroad4x4.com.br/jeep-cross-de-conde/)), de 14 a 17/11, mas acho que não vai dar.

Vou ver se consigo no Jeep Cross de Coruripe/Al, em 08/12.

fabriciosimonini
22/10/2013, 12:47
Fala Úxio!

Em primeiro lugar, você tem que avaliar se há a necessidade de adquir o cash tank, já aconteceu de numa trilha o seu motor desligar, por falta de combustível e "Pegar ar"? Se a resposta for não, não há a necessidade de uso do cash! Ele somente evita que numa inclinação severa, o combustível no tanque fique do lado oposto ao do pescador e "dê" falta, desligando o motor e gerando "ar no sistema de alimentação".

Mas, se você quer "prevenir" uma eventual "falta" de combustível na bomba, pelo motivo acima mencionado, e como você mencionou que seu espaço para o cash é apertado, você pode fazer o seu próprio cash tank!!! Seja ele feito na forma retangular (em chapa) ou cilíndrica (cano "tampado" nas duas extremidades), basta uma entrada (que vem do tanque acima) e uma saída (para a bomba) e pronto, problema resolvido!!!

Agora se você pretende separar a água ou sujeira do diesel que é "queimado" o Raccor é uma boa pedida, e pode ser instalado no próprio cofre do motor, tornando sua observação e manutenção muito prática!!!

Esse filtro "separador" digamos assim, é muito usado em tratores, cujo combustível e filtro de ar estão constantemente expostos a elementos contaminantes como barro, terra, poeira etc...

Espero ter ajudado! Grande abraço!

Eduardo Velo
22/10/2013, 18:30
Uxio , muita gente usa filtro Racor ou parecido , no meu engesa tem o original com copo de vidro junto ao filtro de diesel , se aparecer água vai ficar igua ao do filme que vc colocou do filtro Kobra e é só drenar ... como é grande tem que achar um lugar legal de colocar no cofre do motor , fica entre a bomba primaria e a BI , se colocar perto do tanque vai um tubo da bomba primaria até ele e volta pra BI ... em resumo , pode colocar qqer filtro de diesel que possa ver e drenar a água , o Racor é o top ... rs

abs ...

uxio69
23/10/2013, 18:12
Fala Úxio!

Em primeiro lugar, você tem que avaliar se há a necessidade de adquir o cash tank, já aconteceu de numa trilha o seu motor desligar, por falta de combustível e "Pegar ar"? Se a resposta for não, não há a necessidade de uso do cash! Ele somente evita que numa inclinação severa, o combustível no tanque fique do lado oposto ao do pescador e "dê" falta, desligando o motor e gerando "ar no sistema de alimentação".

Mas, se você quer "prevenir" uma eventual "falta" de combustível na bomba, pelo motivo acima mencionado, e como você mencionou que seu espaço para o cash é apertado, você pode fazer o seu próprio cash tank!!! Seja ele feito na forma retangular (em chapa) ou cilíndrica (cano "tampado" nas duas extremidades), basta uma entrada (que vem do tanque acima) e uma saída (para a bomba) e pronto, problema resolvido!!! Oi Fabrício,

Obrigado pelas informações! :concordo:

Por enquanto não vou instalar o Cash Tank. Como vc citou, nunca aconteceu comigo do motor ficar sem alimentação. O motor MWM é econômico, e como sempre vou pras trilhas de tanque cheio, não acredito que terei esse tipo de problema.

Agora se você pretende separar a água ou sujeira do diesel que é "queimado" o Raccor é uma boa pedida, e pode ser instalado no próprio cofre do motor, tornando sua observação e manutenção muito prática!!!

Esse filtro "separador" digamos assim, é muito usado em tratores, cujo combustível e filtro de ar estão constantemente expostos a elementos contaminantes como barro, terra, poeira etc...

Espero ter ajudado! Grande abraço! Quanto ao filtro separador de água, esse vou colocar sim. E acho que vou de Racor, mas tá flórida descobrir qual modelo devo comprar.

Em um tópico bem legal daqui do fórum (h (http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/94552-filtro-racor-para-camper-com-motor-mwm-2-8-td-opiniao.html)), parece que o modelo é o R45/10M, mas preciso confirmar isso. Liguei para algumas lojas, e todos tentaram me "empurrar" filtros de outras marcas.

Só o filtro Racor tem o depósito de água transparente, facilitando a visualização. Os das outras marcas não tem isso.

436109

Li nesse tópico que a ordem de instalação é: Tanque > Racor > Bomba alimentadora > Filtros originais > Bomba injetora.

Nesse tópico tem uma comentário sobre o filtro eletrostático Purifilt (http://www.purifilt.com/produto/modelo-automotivo/purificadores-automotivos/p-450-r (http://www.purifilt.com/produto/modelo-automotivo/purificadores-automotivos/p-450-r)). Parece bem interessante. Alguém conhece?

Segue vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=ouZArNB3b_A

uxio69
23/10/2013, 18:29
Uxio , muita gente usa filtro Racor ou parecido , no meu engesa tem o original com copo de vidro junto ao filtro de diesel , se aparecer água vai ficar igua ao do filme que vc colocou do filtro Kobra e é só drenar ... como é grande tem que achar um lugar legal de colocar no cofre do motor , fica entre a bomba primaria e a BI , se colocar perto do tanque vai um tubo da bomba primaria até ele e volta pra BI ... em resumo , pode colocar qqer filtro de diesel que possa ver e drenar a água , o Racor é o top ... rs

abs ...

Oi Edu,

Valeu ajuda!

Vou botar esse filtro sim. Provavelmente será o Racor, da Parker, mas achei o Purifilt bem interessante.

Eduardo Velo
23/10/2013, 19:12
No meu está com separador duplo de vidro , tem dreno bem fácil em baixo dele , depois que limpei e coloquei pra puxar por baixo no tanque ainda não apareceu água ...

Os postos são obrigados a usar tanque de fibra de carbono , o prazo para os postos trocarem esses tanques já passou , a tendência é diminuir muito água no diesel com esses tanques pq eles criam muito menos condensado que tanques de ferro ...

abs ...

zeca_cj
23/10/2013, 21:37
Ja q c gosta de ler. toma

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES

Ta ai tambem aquilo que te falei sabado, sobre o processo de tratamento do S10.

Bjos

guilhermeabreu
23/10/2013, 23:47
Oi Edu,

Valeu ajuda!

Vou botar esse filtro sim. Provavelmente será o Racor, da Parker, mas achei o Purifilt bem interessante.

UXIO

Eu tb já comprei este filtro , eu comprei o meu da marca MWM número : 905410500095 que tem a parte de baixo transparente como vc quer e a aplicação é para o motor MWM 2.8 sprint e que é correspondente ao número R45/10M da RACOR , paguei apenas R$150,00 ano passado numa numa promoção da loja representante da MWM aqui em Campos .

fabriciosimonini
24/10/2013, 12:49
Eduardo Velo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/436113d1382562097-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-img_6924.jpg

Achei muito interessante voce usar dois filtros "separadores", pelo que entendi o diesel passa pela bomba primária, pelo 1°. filtro, depois pelo 2°, (o diesel é "filtrado" duas vezes), bomba Injetora depois para os bicos injetores. É isso Mesmo?

...coloquei pra puxar por baixo no tanque ainda não apareceu água ...

"Por baixo no tanque", você se referiu ao Pescador? Mas ele já puxa o combustível do fundo do tanque, não é?

Se não apareceu água nos filtros ainda, o diesel deve ser muito bom, pois, o o pescador está "puxando" o combustível pelo fundo do tanque, onde justamente a água deveria estar (se houvesse), como pudemos ver nos videos acima (a água mais densa, se deposita no fundo e o diesel fica na superfície).

Grande abraço!

Eduardo Velo
24/10/2013, 15:00
Fabricio , uso saída direta por baixo não tem mais pescador ... a sequência é essa mesmo , tanque , BP , filtros , BI , retorno ...
Como não tem mais pescador , tem uma tela de filtro longa pra impedir passagem de sujeira e uma depósito pequeno em baixo do filtro com dreno pra drenar água ... se aparecer água no 1o filtro , dreno o filtro e o tanque , nunca tive que drenar o 2o filtro ...
O problema da água é que cria borra e pode ser criada por umidade e condensação no tanque mesmo estando parado , se fizer muito calor de dia e esfriar muito a noite pode cria gotas de água e borra ... tem que ser muita coisa pra fazer efeito pq o tanque tem mais de 80 litros úteis , mas se acumular pode causar algum problema ... se tiver andando num dia bem quente a evaporação leva embora toda umidade pelo respiro e pode deixar o tanque livre da borra ...

uxio69
24/10/2013, 20:50
No meu está com separador duplo de vidro , tem dreno bem fácil em baixo dele , depois que limpei e coloquei pra puxar por baixo no tanque ainda não apareceu água ...

Os postos são obrigados a usar tanque de fibra de carbono , o prazo para os postos trocarem esses tanques já passou , a tendência é diminuir muito água no diesel com esses tanques pq eles criam muito menos condensado que tanques de ferro ...

abs ...

Caramba Edu, pq 2?

Excesso de zelo ou vc já teve problema com água no diesel?

uxio69
24/10/2013, 20:55
Ja q c gosta de ler. toma

http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES

Ta ai tambem aquilo que te falei sabado, sobre o processo de tratamento do S10.

Bjos

Valeu Zé! :concordo:

Material muito bom sobre o S-10. Recomendo a leitura!:palmas:

Mesmo o coração do Galego sendo de 2001, a partir d'agora vou abastecê-lo com S-10.

uxio69
24/10/2013, 21:01
UXIO

Eu tb já comprei este filtro , eu comprei o meu da marca MWM número : 905410500095 (tel:905410500095) que tem a parte de baixo transparente como vc quer e a aplicação é para o motor MWM 2.8 sprint e que é correspondente ao número R45/10M da RACOR , paguei apenas R$150,00 ano passado numa numa promoção da loja representante da MWM aqui em Campos .

Oi Guilherme,

Muito obrigado pela sua dica. Diante da dificuldade em achar o filtro Racor, acabei comprando esse da MWM. E comparando as fotos, percebi que trata-se do mesmíssimo filtro. Paguei R$ 118, com o suporte incluso.

Eduardo Velo
24/10/2013, 21:07
Uxio , veio assim de fabrica , já vi muitos motores Perkins estacionários com filtro duplo tb , muitas D10/20 saíram com 1 só , mas algumas saíram de fabrica com duplo tb ... realmente não precisa de tanta coisa agora , mas em 91 qdo esses motores saíram nas vtrs o diesel era bem sinistro ...

A tendência na real é que diesel seja só pra caminhão , esses motores cheio de problemas de eletrônica nem precisa mais colocar em carro , ninguém ta querendo mesmo , até L200 ta saindo flex ... , já pensou se naquela época saísse Opala com MWM 2.5 ... rs

uxio69
24/10/2013, 22:06
Fabricio , uso saída direta por baixo não tem mais pescador ... a sequência é essa mesmo , tanque , BP , filtros , BI , retorno ...
Como não tem mais pescador , tem uma tela de filtro longa pra impedir passagem de sujeira e uma depósito pequeno em baixo do filtro com dreno pra drenar água ... se aparecer água no 1o filtro , dreno o filtro e o tanque , nunca tive que drenar o 2o filtro ...
O problema da água é que cria borra e pode ser criada por umidade e condensação no tanque mesmo estando parado , se fizer muito calor de dia e esfriar muito a noite pode cria gotas de água e borra ... tem que ser muita coisa pra fazer efeito pq o tanque tem mais de 80 litros úteis , mas se acumular pode causar algum problema ... se tiver andando num dia bem quente a evaporação leva embora toda umidade pelo respiro e pode deixar o tanque livre da borra ...

Caramba, pescador por baixo seria bom, mas não tenho coragem pra fazer isso agora não. Desculpa perfeita pra atrasar mais ainda!

JOÃO R.
24/10/2013, 22:20
No meu Q20b tb é igual.... Filtro duplo.

uxio69
25/10/2013, 00:10
Uxio , veio assim de fabrica , já vi muitos motores Perkins estacionários com filtro duplo tb , muitas D10/20 saíram com 1 só , mas algumas saíram de fabrica com duplo tb ... realmente não precisa de tanta coisa agora , mas em 91 qdo esses motores saíram nas vtrs o diesel era bem sinistro ...

A tendência na real é que diesel seja só pra caminhão , esses motores cheio de problemas de eletrônica nem precisa mais colocar em carro , ninguém ta querendo mesmo , até L200 ta saindo flex ... , já pensou se naquela época saísse Opala com MWM 2.5 ... rs

Se hj, mesmo com o S-10, o nosso diesel ainda é ruim, imagine em 1991. Tb acho que por isso os motores tinham dois filtros. Na argentina existe carro a diesel.

Aqui em Camaçari, a Ford produz o Ecosport para exportação com motor a diesel.

Com a proximidade do preço do diesel ao da gasolina, acredito que em breve tenhamos carros a diesel à venda por aqui.

Na Europa, carro a diesel é tão comum quanto à gasolina, e às vezes o litro do diesel está um pouco mais caro que o da gasolina.

uxio69
25/10/2013, 00:12
No meu Q20b tb é igual.... Filtro duplo.

O motor tá bonito! E o resto do Cadinho? :mrgreen:

JOÃO R.
25/10/2013, 00:27
O motor tá bonito! E o resto do Cadinho? :mrgreen:

E o Cadinho? Que saudades....

fabriciosimonini
25/10/2013, 10:15
Eduardo Velo.

Valeu Eduardo, era mais ou menos o que havia imaginado :concordo:, Também penso mais pra frente em eliminar o pescador e colocar uma saída direta por baixo no tanque, o mais prático seria um tubinho, apontando para frente do Jeep.

Mas na subida o combustível por gravidade iria para parte de trás do tanque, dando falta de combustível no tubinho.

Poderia também colocar um tubinho em "L" no fundo do tanque (virado para trás) , próximo a traseira do Jeep, mas correria o risco de ser "um ponto de enrosco".

Por enquanto vou deixar como está, ou seja, com o pescador, que por enquanto não tem me dado problema.

Obrigado pela atenção, grande abraço!

fabriciosimonini
25/10/2013, 10:34
Úxio, olha o lançamento da Chrysler para 2014 :mrgreen: .

http://carrosinuteis.files.wordpress.com/2010/11/rafa-dodge-dart-diesel-12-out.jpg

http://carrosinuteis.files.wordpress.com/2010/11/rafa-alfas-do-joao-sujeira-gran-coupe-73-034.jpg

http://carrosinuteis.files.wordpress.com/2010/11/rafa-alfas-do-joao-sujeira-gran-coupe-73-030.jpg

Isso mesmo, adaptaram um motor diesel num Dodge Dart!! :screwy: tem louco pra tudo neste mundo!!! será quem tem documento? rsrsr....

Abraço!

Eduardo Velo
25/10/2013, 11:15
Uxio , acho que o Brasil é o único país que não tem carro a diesel ...
Além dos nossos vizinhos poderem usar motor diesel nos carros que fazem em média 20 km/l , ainda podem importar carros usados de qqer país , até a China importa carro usado ... e nós aqui ficamos com essa porcarias da industria nacional , lixos beberrões , e não podemos importar um monte de coisas que seriam excelentes pra melhoria de vida , mas nem sobretaxando a gente consegue importar ... queria só um Bronco 2001 , ia ficar bem satisfeito ... rs
Bronco Daze 2001 | Left Coast Broncos (http://www.leftcoastbroncos.com/bronco-daze-2001/)

Não da pra entender pq só Collor até agora peitou esse bando de FDP que domina o gosto da população , o que eu naõ tolero é falar que " O povo brasileiro aceita carro lixo " , não temos escolha é bem diferente ... o mesmo carro que vem pro Brasil com motor fraco e gastão na Europa usa motor forte e econômico , quem aceita isso não somos nós com toda certeza ... não compro carro zero faz muito tempo pq não tem o que comprar ... sou fã do SW4 , mas o preço não deixa a gente gostar tanto assim ... rs e andar com SW4 aqui na grande SP é o mesmo que barata atravesando galinheiro ... rs

Imagino que esse dodge esteja fazendo uns 15 km/l ou nais com esse motor ...

abs ...

fabriciosimonini
29/10/2013, 16:23

Com certeza deve ser mais econômico que 318 v8, mais 15Km/l é exagero! deve fazer no máximo 10. O Dodge pesa tanto quanto uma D-20.

Me parece que o motor da foto (deve ser mais antigo que o Q20B), sem turbo, deve gerar no máximo uns 80 CV e olha lá!, pra puxar quase 2ton. de peso, não deve passar dos 80km/h na pista.

O motor 318 V8 da Versão R/T vinha com 215 CV e 42kgf/m a 2.400 RPM, consumo 3.5 Km/l na Cidade e 7 na estrada, atingia os 200 Km/h, só dependia do "Pé"!

Na época (anos 70) a gasolina era "de graça", tempo bom, pena que nasci um pouquinho atrasado!

Abraço!

Eduardo Velo
29/10/2013, 16:45
Tive um desse e um 1800 , 2 tranqueiras beberrões ... rs , e era muito dificil acertar o ponto e a agulha do carburador , se andava bem bebia muito , pra ficar economico não andava ... rs
Meu Engesa usa Q20B sem turbo e anda entre 110 e 120 km/h na boa , pesa quase 3 ton. , tem diferencial 3,07 e do Dodge é 3,9 não tem tanta diferença , esse dodge deve andar na mesma velocidade que meu engesa ... o consumo do meu é 10 km/l por isso acho que ele faz bem melhor que o meu ...
Anos 70 não era barato gasolina não , em 73 teve a bum do petróleo , subiu muito o preço da gasolina e ainda subsidiava o diesel pra transporte de carga e coletivos , desde essa época não podia ter carro a diesel por isso ... as picapes diesel eram consideradas pra trasnporte de carga e rural era raro ver cabine dupla , tinha que mandar fazer ...
Esses motores de Dodge equipavam os tanques de guerra , antes de ter a fabrica Engesa , faziam média de 800 m / l de gasolina .

fabriciosimonini
30/10/2013, 12:00
A crise do petróleo foi desencadeada num contexto de déficit de oferta, com o início do processo de nacionalização e de uma série de conflitos envolvendo os produtores árabes da OPEP, com a guerra dos seis dias (1967), a guerra do Yom Kippur (1973), a Revolução Islâmica no Irã (1979) e a guerra Irã/Iraque, a partir de 1980.

Os preços dos barril de petróleo atingiram valores altíssimos, chegando aumentar 400% e cinco meses (17 de outubro de 1973 - 18 de março de 1974) o que provocou elevada recessão nos Estados Unidos, Europa, desestabilizando a economia mundial (incluindo o Brasil).

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ed/FLAG_POLICY_DURING_THE_1973_oil_crisis.gif/150px-FLAG_POLICY_DURING_THE_1973_oil_crisis.gif

Falta de combustível em 73/74.

Os Dodges vinham de fábrica com o carburador DFV 446, DFV significa De F#d# a vida! equipou também os GM 6CC 4.1.

O acerto deste carburador é muito difícil, ou melhor quase impossível, e o vazamento de gasolina chega a "empossar" em cima do coletor, desperdiçando muitas latinhas!!!

Era um motor "gastão" mesmo para os padrões da época, e com as crises acima mencionadas, seu uso ficou inviável, salvo engano, na crise de 73/74, os Postos de gasolina fechavam nos finais de semana, medida adotada pelo governo, para tentar baixar o consumo.

Mesmo tendo um tanque de 88 litros, tinha uma autonomia de mais ou menos 600 Km, limitando as viagens de final de semana, ou seja, não dava pra ir e voltar com apenas um tanque.

Nos últimos anos de fabricação, salvo engano, início da década de 80, a Chrysler numa tentativa de diminuir o consumo, adotou a ignição eletrônica, que saía de fábrica na linha Dodge, o que não resolveu o problema do alto consumo.

Quando Volks Wagen comprou a Chrysler do Brasil, encerrou a produção dos Dodges, utilizando-se de suas instalações para produção de Caminhões VW, e "adaptou" o motor 318 v8 para trabalhar com álcool nos mesmos, ou seja, "bebia" mais ainda!

Tem um livro muito interessante sobre os Dodges escrito por Alexandre Badollato, proprietário de mais de 40 Dodges, e do museu do dodge, para quem gosta, vale a pena Ler!

Abraço!

uxio69
01/11/2013, 12:18
Eduardo Velo.

Valeu Eduardo, era mais ou menos o que havia imaginado :concordo:, Também penso mais pra frente em eliminar o pescador e colocar uma saída direta por baixo no tanque, o mais prático seria um tubinho, apontando para frente do Jeep.

Mas na subida o combustível por gravidade iria para parte de trás do tanque, dando falta de combustível no tubinho.

Poderia também colocar um tubinho em "L" no fundo do tanque (virado para trás) , próximo a traseira do Jeep, mas correria o risco de ser "um ponto de enrosco".

Por enquanto vou deixar como está, ou seja, com o pescador, que por enquanto não tem me dado problema.

Obrigado pela atenção, grande abraço!

:pensativo: Tava aqui pensando com meus botões: Como quase todos os tanques são retangulares, alguém já pensou em colocar um derivador de 4 saídas pra ter um pescador em cada esquina do tanque? Assim, mesmo que o carro esteja numa subida bem inclinada, ou totalmente de lado, sempre vai ter um pescador em condições de puxar o combustível, dispensando o cash tank e essa saída do pescador por baixo do tanque.

uxio69
01/11/2013, 13:44
Úxio, olha o lançamento da Chrysler para 2014 :mrgreen: .

http://carrosinuteis.files.wordpress.com/2010/11/rafa-dodge-dart-diesel-12-out.jpg

http://carrosinuteis.files.wordpress.com/2010/11/rafa-alfas-do-joao-sujeira-gran-coupe-73-034.jpg

http://carrosinuteis.files.wordpress.com/2010/11/rafa-alfas-do-joao-sujeira-gran-coupe-73-030.jpg

Isso mesmo, adaptaram um motor diesel num Dodge Dart!! :screwy: tem louco pra tudo neste mundo!!! será quem tem documento? rsrsr....

Abraço!

Documento?? Acho que nem o carro tem documento! :lol:

Do jeito que tá, só o motor vale mais que o carro todo. Tomara que o dono tenha reformado essa preciosidade.

uxio69
01/11/2013, 14:05
Uxio , acho que o Brasil é o único país que não tem carro a diesel ...
Além dos nossos vizinhos poderem usar motor diesel nos carros que fazem em média 20 km/l , ainda podem importar carros usados de qqer país , até a China importa carro usado ... e nós aqui ficamos com essa porcarias da industria nacional , lixos beberrões , e não podemos importar um monte de coisas que seriam excelentes pra melhoria de vida , mas nem sobretaxando a gente consegue importar ... queria só um Bronco 2001 , ia ficar bem satisfeito ... rs
Bronco Daze 2001 | Left Coast Broncos (http://www.leftcoastbroncos.com/bronco-daze-2001/)

Não da pra entender pq só Collor até agora peitou esse bando de FDP que domina o gosto da população , o que eu naõ tolero é falar que " O povo brasileiro aceita carro lixo " , não temos escolha é bem diferente ... o mesmo carro que vem pro Brasil com motor fraco e gastão na Europa usa motor forte e econômico , quem aceita isso não somos nós com toda certeza ... não compro carro zero faz muito tempo pq não tem o que comprar ... sou fã do SW4 , mas o preço não deixa a gente gostar tanto assim ... rs e andar com SW4 aqui na grande SP é o mesmo que barata atravesando galinheiro ... rs

abs ...

E tem situações mais estranhas ainda.

Não entendo pq muitos SUV são vendidos na Europa somente a diesel e aqui no Brasil somente a gasolina. É o caso do Jeep Wrangler, Jeep Cherokee, Ford Kuga, Range Rover Evoque, Porsche Cayenne, BMW X3, Audi Q7, VW Tiguan, etc.

Dos SUV importados à venda no Brasil, somente o Mitsubishi Pajero Full e os Land Rover Freelander, Discovery e Range Rover são vendidos a diesel. O Pajero Full e o Freelander tb têm à gasolina.

uxio69
01/11/2013, 14:13
A crise do petróleo foi desencadeada num contexto de déficit de oferta, com o início do processo de nacionalização e de uma série de conflitos envolvendo os produtores árabes da OPEP, com a guerra dos seis dias (1967), a guerra do Yom Kippur (1973), a Revolução Islâmica no Irã (1979) e a guerra Irã/Iraque, a partir de 1980.

Os preços dos barril de petróleo atingiram valores altíssimos, chegando aumentar 400% e cinco meses (17 de outubro de 1973 - 18 de março de 1974) o que provocou elevada recessão nos Estados Unidos, Europa, desestabilizando a economia mundial (incluindo o Brasil).

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ed/FLAG_POLICY_DURING_THE_1973_oil_crisis.gif/150px-FLAG_POLICY_DURING_THE_1973_oil_crisis.gif

Falta de combustível em 73/74.

Os Dodges vinham de fábrica com o carburador DFV 446, DFV significa De F#d# a vida! equipou também os GM 6CC 4.1.

O acerto deste carburador é muito difícil, ou melhor quase impossível, e o vazamento de gasolina chega a "empossar" em cima do coletor, desperdiçando muitas latinhas!!!

Era um motor "gastão" mesmo para os padrões da época, e com as crises acima mencionadas, seu uso ficou inviável, salvo engano, na crise de 73/74, os Postos de gasolina fechavam nos finais de semana, medida adotada pelo governo, para tentar baixar o consumo.

Mesmo tendo um tanque de 88 litros, tinha uma autonomia de mais ou menos 600 Km, limitando as viagens de final de semana, ou seja, não dava pra ir e voltar com apenas um tanque.

Nos últimos anos de fabricação, salvo engano, início da década de 80, a Chrysler numa tentativa de diminuir o consumo, adotou a ignição eletrônica, que saía de fábrica na linha Dodge, o que não resolveu o problema do alto consumo.

Quando Volks Wagen comprou a Chrysler do Brasil, encerrou a produção dos Dodges, utilizando-se de suas instalações para produção de Caminhões VW, e "adaptou" o motor 318 v8 para trabalhar com álcool nos mesmos, ou seja, "bebia" mais ainda!

Tem um livro muito interessante sobre os Dodges escrito por Alexandre Badollato, proprietário de mais de 40 Dodges, e do museu do dodge, para quem gosta, vale a pena Ler!

Abraço!

Morram de inveja :mrgreen: - Gasolina mais barata do mundo (http://www.tribunahoje.com/noticia/68810/economia/2013/07/04/gasolina-mais-barata-do-mundo-custa-r-002-na-venezuela.html)

fabriciosimonini
01/11/2013, 16:04
Gasolina Mais Barata do Mundo por dois centavos de real por litro!, daria para encher meu tanque (48L) com R$0,96 (noventa e seis centavos), Será que tem como importar livre de imposto? :mrgreen:, vamos formar um grupo, quem sabe tem desconto!!!

JOÃO R.
01/11/2013, 18:16
:pensativo: Tava aqui pensando com meus botões: Como quase todos os tanques são retangulares, alguém já pensou em colocar um derivador de 4 saídas pra ter um pescador em cada esquina do tanque? Assim, mesmo que o carro esteja numa subida bem inclinada, ou totalmente de lado, sempre vai ter um pescador em condições de puxar o combustível, dispensando o cash tank e essa saída do pescador por baixo do tanque.

Como funcionária isso sem dar entrada de ar?

guilhermeabreu
01/11/2013, 21:03

UXIO

Vc esta é de sacanagem com a gente , o pescador que ficará de fora vai puxar ar .

Eduardo Velo
01/11/2013, 22:04
Meu método é não deixar baixar de 20 litros no tanque , abasteço entre 600 e 700 km rodados e se for fazer trilha deixo acima de 1/2 tanque ... .
Tb acredito que não de certo fazer 4 saídas ... uma opção interessante é fazer uma cavidade redonda de 80 mm mais ou menos por 30 mm de profundidade no fundo do tanque onde vai o pescador qqer inclinação vai ter diesel nessa cavidade até sair da encrenca ...

Fabricio , trabalhei na Chrysler numa empreiteira em 71 era servente de pedreiro , em 72 entrei no senai da VW , trabalhei 4 anos na VW na ferramentaria e manutenção como Frezador e meu Pai era ferramenteiro na Simca , depois Chrysler e depois VW caminhões , conheço bem essa história , a briga entre Franceses e Americanos foi feia na venda da Simca pra Chrysler ... rs

robson010203
03/11/2013, 11:53
Como funcionária isso sem dar entrada de ar?
O ideal é um "caracol" dendro do tanque e o pescador dentro dele, dessa forma em qualquer posição que a viatura estiver, sempre haverá combustível disponível.

JOÃO R.
03/11/2013, 13:13
O ideal é um "caracol" dendro do tanque e o pescador dentro dele, dessa forma em qualquer posição que a viatura estiver, sempre haverá combustível disponível.

Tentando imaginar o caracol....:semideia

robson010203
03/11/2013, 15:55
Tentando imaginar o caracol....:semideia
437875
não sou bom com desenhos, mas seria mais ou menos como a ilustração, isso pode ter uns 10 a 15 cm de altura dentro do tanque que já seria suficiente para sair do sufoco, lembrando que ele deve ser soldado no fundo do tanque de forma "estanque"

Marcus Brandão
03/11/2013, 18:38

Uxio, o pescador da f250 antiga a diesel e somente a diesel, tem um dispositivo que fica acoplado ao fundo do tanque que funciona como um reservatório onde é despejado o diesel do retorno e de onde a bomba puxa do tanque. Mesmo com baixo nível de combustível esse reservatório mantém um maior nível evitando faltas repentinas. Lembrando que o tanque daquele caminhão é longitudinal, o que tende a gerar mais "vazios" no tanque.
dê uma pesquisada que eu estou no celular.
[]s

Marcus Brandão
04/11/2013, 15:48
olhaí ela completa:

http://img2.mlstatic.com/boia-de-combustivel-f250_MLB-O-176807981_2436.jpg

uxio69
04/11/2013, 18:26
Meu método é não deixar baixar de 20 litros no tanque , abasteço entre 600 e 700 km rodados e se for fazer trilha deixo acima de 1/2 tanque ... .
Tb acredito que não de certo fazer 4 saídas ... uma opção interessante é fazer uma cavidade redonda de 80 mm mais ou menos por 30 mm de profundidade no fundo do tanque onde vai o pescador qqer inclinação vai ter diesel nessa cavidade até sair da encrencaGostei dessa solução da cavidade. Não altera muito e permite sair do sufoco!

Fabricio , trabalhei na Chrysler numa empreiteira em 71 era servente de pedreiro , em 72 entrei no senai da VW , trabalhei 4 anos na VW na ferramentaria e manutenção como Frezador e meu Pai era ferramenteiro na Simca , depois Chrysler e depois VW caminhões , conheço bem essa história , a briga entre Franceses e Americanos foi feia na venda da Simca pra Chrysler ... rs Na VW vc foi colega do companheiro?

uxio69
04/11/2013, 18:29
437875
não sou bom com desenhos, mas seria mais ou menos como a ilustração, isso pode ter uns 10 a 15 cm de altura dentro do tanque que já seria suficiente para sair do sufoco, lembrando que ele deve ser soldado no fundo do tanque de forma "estanque"

:pensativo: Pô Robson, tb tô igual a Cigano, tentando imaginar como esse caracol no fundo do tanque ajudaria a evitar uma pane seca em caso de inclinação acentuada!

Explica melhor isso aí. :concordo:

robson010203
04/11/2013, 19:43
438040
esse esboço mostra o "caracol" visto de cima, a seta é a entrada do combustível, imagine que a frente da viatura seja no sentido da seta também, numa descida o combustível entra na área indicada pela seta, numa subida parte dele fica dentro do caracol, isso considerando que o tanque esteja com pouco combustível, pois se houver mais de meio tanque o combustível entrará por cima do caracol também, a altura do caracol deve ficar por volta de 1/3 da altura do tanque para facilitar a entrada por cima, além da porta lateral

Eduardo Velo
04/11/2013, 20:49
Na VW vc foi colega do companheiro?[/SIZE]

Depende de qual companheiro vc ta falando ... rs , se for o molusco ele trabalhava na Villares qdo estava na VW ... onde era a Villares que ele era torneiro é o Carrefour agora , nem sei se ele trabalhou na VW ...

JOÃO R.
04/11/2013, 22:49
438040
esse esboço mostra o "caracol" visto de cima, a seta é a entrada do combustível, imagine que a frente da viatura seja no sentido da seta também, numa descida o combustível entra na área indicada pela seta, numa subida parte dele fica dentro do caracol, isso considerando que o tanque esteja com pouco combustível, pois se houver mais de meio tanque o combustível entrará por cima do caracol também, a altura do caracol deve ficar por volta de 1/3 da altura do tanque para facilitar a entrada por cima, além da porta lateral

Agora sim, entendi.... A ideia é bem interessante.... Um cash tank interno...

robson010203
05/11/2013, 08:34
isso mesmo, mas a ideia não é minha, já vi isso num tanque de ranger 2.5 ( não sei se todas tem) na que eu vi esse sistema deveria ter no máximo uns 5 cm, mas como a aptidão do engesa é outra talvez tivesse que ser mais alto mesmo.
Ps. acho que terei que trocar o tanque de plástico da minha f1000, por um de inox, para instalar um sistema desses, se tiver menos de 1/4 de combustível no tanque, já não posso parar em ruas com inclinação para a direita sob risco de ficar no "prego" por falta de combustível.

uxio69
05/11/2013, 12:32
Uxio, o pescador da f250 antiga a diesel e somente a diesel, tem um dispositivo que fica acoplado ao fundo do tanque que funciona como um reservatório onde é despejado o diesel do retorno e de onde a bomba puxa do tanque. Mesmo com baixo nível de combustível esse reservatório mantém um maior nível evitando faltas repentinas. Lembrando que o tanque daquele caminhão é longitudinal, o que tende a gerar mais "vazios" no tanque.
dê uma pesquisada que eu estou no celular.
[]s

Pô Marcus, lá vem vc querendo simplificar o que estamos tentando complicar! :mrgreen:

Ótima solução, porém não parece ser fácil de achar. Tem um usado à venda no ML por R$ 250 - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511113467-boia-de-combustivel-f250-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511113467-boia-de-combustivel-f250-_JM)

uxio69
05/11/2013, 13:37
Depende de qual companheiro vc ta falando ... rs , se for o molusco ele trabalhava na Villares qdo estava na VW ... onde era a Villares que ele era torneiro é o Carrefour agora , nem sei se ele trabalhou na VW ...Esse mesmo. Pensei que o molusco foi da VW.

uxio69
05/11/2013, 14:13
438040

Interessante!

Mas fazer isso é meio complicado não? Acho que precisaria tirar toda a tampa superior do tanque. :pensativo:

E o tanque do Engesa, pelo seu formato irregular, não é nada amigável pra fazer isso.

438163

Marcus Brandão
05/11/2013, 15:02
Uxiozinho do tio marquinhos,
A F-250 tem um local no fundo do tanque onde esse conjunto é preso, não fica suspenso.
Procure um professor pardal por aí com a foto e ele consegue bolar um sistema pra vc. A idéia é que o retorno derrame dentro do reservatório e este derrame para dentro do tanque. Com o tanque cheio não vai fazer diferença mas inclinado ou vazio pode ajudar bem.
O maior problema pra vc é que vai ter que abrir o tanque pra fazer a adaptação. Tem que descolar um soldador cuidadoso.
Volto a lembrar que o tanque da F-250 é longitudinal e isso faria com que muuuuitos litros ficassem inutilizaveis em subidas razoavelmente inclinadas.
Ah! A f-250 tbm não tem bomba auxiliar.

robson010203
05/11/2013, 16:05
Interessante!

Mas fazer isso é meio complicado não? Acho que precisaria tirar toda a tampa superior do tanque. :pensativo:

E o tanque do Engesa, pelo seu formato irregular, não é nada amigável pra fazer isso.

438163
Ou fazer esse caracol separado em um pedaço de chapa, depois recortar no fundo do tanque um furo do tamanho do pedaço de chapa e soldar ele com o caracol no lugar, mas tenho que concordar que nenhuma das soluções é fácil de resolver, e tem que ser feito por alguém que "goste" do que está fazendo

CARLOS SIQUEIRA
05/11/2013, 21:48
Uxio, no meu mandei fazer uma "calha" em forma de cunha, onde foi soldada uma luva roscada. O projeto era só ter a saída para frente, mas como o executante não observou a posição do bocal, ficou para traz, daí pedi que instalasse outro na frente, mantendo o outro como dreno, com isso eliminei o pescador, e teoricamente posso usar todo o diesel do tanque.

[]'s

uxio69
06/11/2013, 01:20
Uxiozinho do tio marquinhos,:chorandoderir:

A F-250 tem um local no fundo do tanque onde esse conjunto é preso, não fica suspenso.
Procure um professor pardal por aí com a foto e ele consegue bolar um sistema pra vc. A idéia é que o retorno derrame dentro do reservatório e este derrame para dentro do tanque. Com o tanque cheio não vai fazer diferença mas inclinado ou vazio pode ajudar bem.
O maior problema pra vc é que vai ter que abrir o tanque pra fazer a adaptação. Tem que descolar um soldador cuidadoso.:screwy: Quer que o galego fique mais 3 meses na oficina é? :discordo:

Volto a lembrar que o tanque da F-250 é longitudinal e isso faria com que muuuuitos litros ficassem inutilizaveis em subidas razoavelmente inclinadas.
Ah! A f-250 tbm não tem bomba auxiliar. Tio, vou desisitir de tudo isso e adotar a solução mais simples: Encher o tanque até o talo antes de entrar na trilha! :mrgreen:

Se o Galego fizer na pior das hipóteses 5km/l, vou poder rodar 450km. Se nem nas provas de rali consigo rodar tudo isso, imagine numa trilha! :dance:

uxio69
06/11/2013, 01:26
Ou fazer esse caracol separado em um pedaço de chapa, depois recortar no fundo do tanque um furo do tamanho do pedaço de chapa e soldar ele com o caracol no lugar, mas tenho que concordar que nenhuma das soluções é fácil de resolver, e tem que ser feito por alguém que "goste" do que está fazendo

Robson,

Valeu pela dica :concordo:, mas não tenho coragem de fazer isso aqui.

Vc tem idéia de quanto tempo vou precisar pra fazer isso? Pode botar, no mínimo, uns 3 meses. :freaking: Aqui é a terra do "Veja bem, dotô!" Neguinho tem desculpa pra tudo pra te enrolar ao máximo.

Deixa como tá que tá bom. Como disse no post anterior, vou adotar a solução mais simples: Encher o tanque até o talo antes de entrar na trilha! :mrgreen:

Abs,

Uxío

uxio69
06/11/2013, 01:48
Uxio, no meu mandei fazer uma "calha" em forma de cunha, onde foi soldada uma luva roscada. O projeto era só ter a saída para frente, mas como o executante não observou a posição do bocal, ficou para traz, daí pedi que instalasse outro na frente, mantendo o outro como dreno, com isso eliminei o pescador, e teoricamente posso usar todo o diesel do tanque.

[]'s Pelo menos vc ficou com um dreno. Esse sim acho interessante ter, pra tirar as sujeiras que aparecem no tanque e esvaziá-lo de vez em quando.

uxio69
06/11/2013, 02:17
Pessoal,

O colega Ian, de Porto Velho/Ro, mandou-me uma mensagem sobre a embreagem. Vou publicá-la aqui, pois pode ser do interesse dos demais.

Boa noite Uxío, tudo bem?

Acompanho o tópico do GALEGO apenas como expectador a algum tempo.

Gostaria de uma pequena ajuda sua. Vi q vc utiliza o cilindro mestre da S-10, desses de plástico, e o atuador hidráulico tmb, confere?

Eu estou adaptando o mesmo sistema no meu jeep. Minha duvida é referente a fixação desse cilindro mestre, pois o mesmo tem a ponta quadrada e me parece q é apenas encaixado girando 45 graus, dispensando a utilização de parafusos.

438224

438225

Como foi feito essa base? vc fez um furo quadrado na chapa? como cortou? fica bem fixado?
desculpe a quantidade de perguntas, pois sou leigo.

Por último, se não for pedir de mais, como ficou a embreagem? Leve? Já teve problemas com algum dos componentes?

Já tá tudo preparado aki, só falta mesmo definir o cilindro e o atuador.

Bom o atuador da Silverado eu não conhecia, tens fotos? Apenas conheço o cilindro mestre da Silverado que é maior (7/8'') que o da S-10 (5/8").

Tô nesse dilema aí. Se eu uso o original (com a sua ajuda) ou o da Silverado q é mais simples de fixar, com dois parafuso com porca e ja era.

Não sei até q ponto o diâmetro dos cilindros vão interferir. Aki em Porto Velho a mão de obra é muito ruim e cara, então modo By myself kk

Abração e Sucesso :concordo:

Ian,

Conversei com o meca. Ele fez uma pequena chapa onde foi afixado o cilindro. No Galego não dá pra ver essa chapa, pq está por baixo do forro de vedação. Mas na oficina tem um Willys com o mesmo cilindro da S-10, e a chapa ficou por cima do forro. Veja as fotos abaixo. A chapa é quadrada, com furo central e presa por parafuso nos cantos. Um bom mecânico ou torneiro vai te ajudar a prender o cilindro.

O meca não recomenda usar o atuador da Silverado, pois como é maior, será necessário fazer um força a mais, e vai ficar incômodo com o uso contínuo. Pode manter o da S-10.

Já precisei trocar o kit embreagem (colar, disco e platô), pois estava usando ainda o que veio na S-10 (não sei em que condições estava), e não aguentou a primeira trilha.

Coloquei outro da S-10 mesmo, porém alguns amigos me recomendaram colocar o kit da Silverado que é muito mais resistente. Precisaria fazer uns ajustes no torno e trocar a capa seca. É o mesmo kit usado no Troller.

A embreagem do galego tá perfeita. Nem muito leve, nem muito dura.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, pode perguntar.

Abs,

Uxío

uxio69
06/11/2013, 02:19
Cilindro do Willys

438226

uxio69
06/11/2013, 02:21
Cilindro do Galego

438227

uxio69
06/11/2013, 02:22
Atuador do Galego

438228

Ian Jeep
06/11/2013, 03:32
Pessoal,

O colega Ian, de Porto Velho/Ro, mandou-me uma mensagem sobre a embreagem. Vou publicá-la aqui, pois pode ser do interesse dos demais.

Ian,

Conversei com o meca. Ele fez uma pequena chapa onde foi afixado o cilindro. No Galego não dá pra ver essa chapa, pq está por baixo do forro de vedação. Mas na oficina tem um Willys com o mesmo cilindro da S-10, e a chapa ficou por cima do forro. Veja as fotos abaixo. A chapa é quadrada, com furo central e presa por parafuso nos cantos. Um bom mecânico ou torneiro vai te ajudar a prender o cilindro.

O meca não recomenda usar o atuador da Silverado, pois como é maior, será necessário fazer um força a mais, e vai ficar incômodo com o uso contínuo. Pode manter o da S-10.

Já precisei trocar o kit embreagem (colar, disco e platô), pois estava usando ainda o que veio na S-10 (não sei em que condições estava), e não aguentou a primeira trilha.

Coloquei outro da S-10 mesmo, porém alguns amigos me recomendaram colocar o kit da Silverado que é muito mais resistente. Precisaria fazer uns ajustes no torno e trocar a capa seca. É o mesmo kit usado no Troller.

A embreagem do galego tá perfeita. Nem muito leve, nem muito dura.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, pode perguntar.

Abs,

Uxío

Boa Noite Uxío,

Pois é, de Porto Velho bem ai pertinho né? rsrs

Brincadeiras a parte, Muito obrigado pelo retorno e pelas dicas e pelas fotos, foram muito esclarecedoras.
So uma duvida, vc trocou o cilindro mestre de embreagem? os dois são da S-10, porem modelos diferentes, é isso?

Grande Abraço

Marcus Brandão
06/11/2013, 13:15
Ian, eu e outros colegas usamos o conjunto da Besta. Barato, dá pra instalar em casa, funciona perfeitamente, e encontra em qualquer açougue.

uxio69
07/11/2013, 21:47
Engeseiros,

Tô com um problema na bomba de direção. Entrou em auto-extinção! :cry:

Como na próxima quinta estarei indo pra Trilha de Cangurito, tenho urgência pra resolver isso. Vou tentar recuperar a bomba, mas não sei se vale a pena consertar ou partir logo pra uma nova. :pensativo: ​O que vcs fariam?

Vi no ML que é possível comprar só a bomba de óleo, sem o módulo do vácuo. Vale a pena?

Alguns amigos sugeriram colocar um conjunto de direção (bomba + caixa) mais parrudo, justamente pra suportar os pneus 37", mas não sei qual seria compatível. Alguma idéia?

Abs,

Uxío

fabriciosimonini
08/11/2013, 11:05
E ai Úxio! No relato acima, você não especificou, mas acredito que a bomba faça parte do conjunto do motor da S10 (doadora), é bem estranho esta "quebra" pois se trata de uma peça bem resistente, pois já foi feita para "aguentar o peso" do motor diesel e pneus de aro 16".

Como você usa Pneus maiores e o sistema de direção é exigido ao Máximo nas trilhas, optaria por uma peça nova!, não acredito ser desnecessário substituir por uma bomba mais "parruda", o que implicaria em adaptar um novo suporte, enrolação do mecânico, aborrecimento etc...

Uma bomba mais parruda talvez sobrecarrega-se a caixa de direção, que salvo engano, você utiliza uma ZF, que já é bem reforçada.

No meu Jeep eu utilizo a mesma caixa ZF, pneus 33" rodas 15x10 de ferro, com alargadores de 5cm, maciços, feitos em aço, devem pesar uns 5kg cada um!

Quando montei meu Jeep, mandei recondicionar a caixa de direção, que ainda funcionava bem, mas apresentava vazamentos, o serviço foi feito há 3 anos, custou R$300,00, e até agora tem funcionado muito bem.

A minha bomba de direção também é ZF, original do motor A.P 2.0 que tenho em meu Jeep, que também apresentava vazamento, tentei retificá-la juntamente com a caixa, mas não foi possível, além de vazamento, foi constatada uma folga interna no "eixo" da roldana onde "passa" a correia (parte em preto na peça).

Então comprei outra bomba num desmanche por R$150,00, não tem vazamento, e está funcionando perfeitamente até hoje.

segue a foto da danadinha!

438534

Mesmo esta bomba sendo "pequena" em relação a caixa ZF, dá muito bem conta do recado. Lembrando que a caixa do VW Santana é mais frágil e exige bem menos da bomba hidráulica.

Espero ter contribuído, pelo menos suscitando dúvidas a respeito do tema, que está de minha parte, inteiramente aberto a "novas ideias", trata-se apenas de um relato pessoal :concordo:.

Grande Abraço!

uxio69
12/11/2013, 13:24
E ai Úxio! No relato acima, você não especificou, mas acredito que a bomba faça parte do conjunto do motor da S10 (doadora), é bem estranho esta "quebra" pois se trata de uma peça bem resistente, pois já foi feita para "aguentar o peso" do motor diesel e pneus de aro 16".

Como você usa Pneus maiores e o sistema de direção é exigido ao Máximo nas trilhas, optaria por uma peça nova!, não acredito ser desnecessário substituir por uma bomba mais "parruda", o que implicaria em adaptar um novo suporte, enrolação do mecânico, aborrecimento etc...

Uma bomba mais parruda talvez sobrecarrega-se a caixa de direção, que salvo engano, você utiliza uma ZF, que já é bem reforçada.

No meu Jeep eu utilizo a mesma caixa ZF, pneus 33" rodas 15x10 de ferro, com alargadores de 5cm, maciços, feitos em aço, devem pesar uns 5kg cada um!

Quando montei meu Jeep, mandei recondicionar a caixa de direção, que ainda funcionava bem, mas apresentava vazamentos, o serviço foi feito há 3 anos, custou R$300,00, e até agora tem funcionado muito bem.

A minha bomba de direção também é ZF, original do motor A.P 2.0 que tenho em meu Jeep, que também apresentava vazamento, tentei retificá-la juntamente com a caixa, mas não foi possível, além de vazamento, foi constatada uma folga interna no "eixo" da roldana onde "passa" a correia (parte em preto na peça).

Então comprei outra bomba num desmanche por R$150,00, não tem vazamento, e está funcionando perfeitamente até hoje.

segue a foto da danadinha!

438534

Mesmo esta bomba sendo "pequena" em relação a caixa ZF, dá muito bem conta do recado. Lembrando que a caixa do VW Santana é mais frágil e exige bem menos da bomba hidráulica.

Espero ter contribuído, pelo menos suscitando dúvidas a respeito do tema, que está de minha parte, inteiramente aberto a "novas ideias", trata-se apenas de um relato pessoal :concordo:.

Grande Abraço!

Oi Fabrício, valeu pelo post.

Parti para uma bomba nova.

Conversei com alguns colegas que precisaram trocar essa bomba. Antes eles tinham colocado de marcas genéricas (DHB, LNG, etc.), mas quem colocou dessas marcas, teve problema com menos de 1 ano de uso.

Como no Galego uso pneus 37" e rodas 17", não arrisquei comprar uma genérica e parti pra original MWM. Custou 50% a mais que a genérica, mas pelo menos tem 1 ano de garantia e a tranquilidade de ser original. O código MWM é 7002657C1.

438973

uxio69
12/11/2013, 13:27
Bomba da direção já no lugar

438974

uxio69
12/11/2013, 13:37
Comprei tb o filtro racor da MWM. Pensei que racor fosse uma marca específica de filtro, mas é o nome desse tipo de filtro.

O código MWM só do elemento filtrante é 905411510019.

O código MWM para o filtro com o suporte (completo) é 905410500095.

438975

uxio69
12/11/2013, 13:39
Código do filtro completo

438976

uxio69
12/11/2013, 13:40
Filtro instalado.

Meca sugeriu colocar uma bomba auxiliar entre o tanque e o racor, pra não forçar tanto a bomba primária. O que vcs acham?

438977

uxio69
12/11/2013, 13:42
Não gostei muito como ficou a parte inferior do filtro. Tá propenso a danos causados por pedras, paus, etc.

Vou estudar com o meca como proteger melhor.

438980

GCCarneiro
12/11/2013, 14:10
Na D-40 a parte inferior é de vidro, como o seguro morreu de velho tenho 1 de reserva na caixa de ferramentas. A bomba de transferência pode ser elétrica desde que se use um regulador de pressão. Não sei se seu bloco possui onde colocar a bomba de transferência mecânica.

Marcus Brandão
12/11/2013, 16:11
Acho que não tem lugar pra bomba auxiliar no bloco. A idéia da bomba elétrica monitorada acho legal mas experimente rodar sem auxiliar. Acho que não vai forçar tanto a bomba. Na Grand Blazer não tem bomba auxiliar e não faz falta mas quando comprei estava com um sistema de filtro que realmente estrangulava o motor. Observe antes de gastar.

GCCarneiro
12/11/2013, 16:27
Na sujinha tem o local e os cames para a bomba de transferência, mas não tem a bomba. Diz o bombista que colocar aumenta a vida da bomba e meu filtro é o original da 250 e funciona normal.

fabriciosimonini
12/11/2013, 18:33
Como no Galego uso pneus 37" e rodas 17", não arrisquei comprar uma genérica e parti pra original MWM. Custou 50% a mais que a genérica, mas pelo menos tem 1 ano de garantia e a tranquilidade de ser original. O código MWM é 7002657C1.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/438973d1384269854-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-galego-1.jpg

Excelente escolha! peça nova e original, com certeza compensa o investimento, você vai ter mais "confiança" e durabilidade, pelo menos pelos próximos 5 anos (uso extremo em trilhas + pneus 37") ou mais... :concordo:.
Abraço!

robson010203
12/11/2013, 21:52
Filtro instalado.

Meca sugeriu colocar uma bomba auxiliar entre o tanque e o racor, pra não forçar tanto a bomba primária. O que vcs acham?

438977
eu coloquei na minha f1000 entre a bomba alimentadora (eletrica) e o filtro do motor, e a pressão fez as guarnições do filtro saltarem para fora, então tive que colocar ele antes da bomba (entre a bomba e o tanque) tem a vantagem de o diesel passar já filtrado pela bomba,

CAVESO
12/11/2013, 23:35
Desculpe mas só agora vi o post da bomba.

O leo Babiski aqui do fórum me falou uma vez que há diferentes bombas (com maior vazão/pressão) para o sprint.

Tem uma que acho que é do caminhão VW que tem pressão maior, ideal para pneus grandes como os nossos.

Abs

robson010203
13/11/2013, 12:49
A do VW é diferente, ela é acoplada na traseira do compressor de ar, é a mesma dos caminhões grandes, porém ela trabalha com 100 bar, o que muda é a vazão de óleo. No caminhão, no lugar da bomba, tem apenas uma carcaça vazia, apenas para adaptar a bomba de vácuo.

uxio69
13/11/2013, 12:54
Desculpe mas só agora vi o post da bomba.

O leo Babiski aqui do fórum me falou uma vez que há diferentes bombas (com maior vazão/pressão) para o sprint.

Tem uma que acho que é do caminhão VW que tem pressão maior, ideal para pneus grandes como os nossos.

Abs

Caveso,

:pensativo: Não entendi como o tamanho do pneu pode influenciar o desempenho da bomba auxiliar? Desenhaê! :mrgreen:

Abs,

Uxío

uxio69
13/11/2013, 13:00
A do VW é diferente, ela é acoplada na traseira do compressor de ar, é a mesma dos caminhões grandes, porém ela trabalha com 100 bar, o que muda é a vazão de óleo. No caminhão, no lugar da bomba, tem apenas uma carcaça vazia, apenas para adaptar a bomba de vácuo.

:putz:Agora percebi que vcs estão falando da bomba da direção hidráulica e não da bomba auxiliar de combustível! :parede:

Pensei que vcs tavam falando da bomba auxiliar, por isso estranhei a informação do tamanho dos pneus.

Alguma sugestão de bomba da direção hidráulica mais "parruda" para o MWM 2.8 4.07 TCA Sprint com pneu 37" e rodas 17"?

GCCarneiro
13/11/2013, 15:06
A Bomba de DH da 250 toca a caixa de direção e o sevo freio deve ser mais parruda mas não tem bomba de vácuo.

robson010203
13/11/2013, 18:00
Por experiencia própria, não resolve colocar apenas uma bomba com maior pressão/vazão, eu coloquei uma do vw 8-150 (a que veio no motor) na minha f1000, não deu nenhuma diferença na direção, porém a bomba ficou fazendo barulho e o óleo com excesso te temperatura, mesmo com um radiador super dimensionado, para resolver o problema de "bolachas" maiores, a solução é bomba e setor mais parrudos.

zeca_cj
13/11/2013, 18:34
Dino,

Cultura (in)útil:

Dando aquela fuçada religiosa nos site americanos encontrei por acaso o nome técnico em inglês daquele problema que você estava tendo com o esticador da correia do motor (quebrando esticador/tensionador), e como vc me conhece, me interessei e fui me aprofundar no assunto! :computador:

O nome do que estava acontecendo é "Slack". Em português: Folga.

Pra minimizar esse fenômeno, desenvolveram a "no slack pulley" (polia que tira folga), que é uma polia com uma especie de fibra de vidro com polímeros de algum material de Marte em seu interior. Isso amortece os impactos proveniente das folgas que a correia sofre enquanto gira. Essas folgas são normais, e acontecem por causa da frequência gerada pelo motor.

Seu problema aconteceu porque vc trocou o alternador original da S10 (que possui essa polia) por um de Meriva com 120AH que não tem a polia.

Não consegui me informar se esse fenômeno é mais acentuado nos motores diesel ou gasolina, mas acredito que seja mais acentuado nos diesel por causa do seu giro mais baixo.

Sobre a bomba DE DIREÇÃO

Acho que você está bem servido com a original / nova / e com garantia. Mas só a titulo de informação, algumas bombas podem ser retrabalhadas pra maior vazão e pressão.

Não sei se essa usa pode, mas a do AP pode!

Maior vazão = direção mais rapida
Maior pressão = direção mais leve

Quem fez esse serviço aqui em Salvador a um tempo atrás foi FRED na bomba do AP pra dar vencimento no guincho hidráulico que ele tinha num jipe.

*Não acho que você deve pensar nisso que falei sobre retrabalhar a bomba, ok?!

Agora deixa eu ir trabalhar!

fabriciosimonini
26/11/2013, 15:32
TEM ALGUÉM AI?????? NENHUM ASSUNTO PARA DISCUTIR?????? então lá vai! alguém já viu algum "Jeep" com freios a ar??? como nos caminhões??? será possível esta adaptação, será que fica bom? No ENGESÃO, pelo seu peso até que iria bem, pelo menos acredito eu!!!!

aberto a discussões!!!:concordo:

Grélo
26/11/2013, 18:09
E suas RCV's???

As minhas estarão sendo colocadas até semana que vem, mas já testei o bicho algumas vezes, até com bloqueio, e não quebrei os semis originais:odedo:

Abraços,

Grélo.

Guilherme Kyrillos
26/11/2013, 18:13
Saudações.
Recentemente fiz manutenção no sistema de direção original da Camper.
Troquei as mangueiras e uns reparos da caixa de direção que estavam vazando.
Nessa oportunidade, afim de tornar a direção mais leve, o mecânico fez um trabalho de torno em uma haste que fica interna na caixa de direção. O resultado é muito bom. Vale a pena.
[ ]s

uxio69
03/12/2013, 01:21
TEM ALGUÉM AI?????? NENHUM ASSUNTO PARA DISCUTIR?????? então lá vai! alguém já viu algum "Jeep" com freios a ar??? como nos caminhões??? será possível esta adaptação, será que fica bom? No ENGESÃO, pelo seu peso até que iria bem, pelo menos acredito eu!!!!

aberto a discussões!!!:concordo:

Galera,

Desculpem-me a ausência. Semanas atribuladas, mas tô na área!

Freio a ar nunca vi por aqui, mas como aqui tem doido pra tudo, não duvido que aparece algum até com rodoar! :mrgreen:

Pq não os freios superdimensionados da Super Break Disk? Instalei no Galego e tá show! Sábado um amigo trolleiro deu uma volta no Galego e comentou que o carro dele não freia tão bem como o Galego.

Basicamente esse freio da SBD é disco + pinças da band na dianteira. Na traseira discos da SBD e pinças da kombi que foram tiradas da dianteira. Os suportes foram feitos sob medida pela SBD.

Confira nesse post: http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-43.html#post1803738 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-43.html#post1803738)

uxio69
03/12/2013, 01:30
Por experiencia própria, não resolve colocar apenas uma bomba com maior pressão/vazão, eu coloquei uma do vw 8-150 (a que veio no motor) na minha f1000, não deu nenhuma diferença na direção, porém a bomba ficou fazendo barulho e o óleo com excesso te temperatura, mesmo com um radiador super dimensionado, para resolver o problema de "bolachas" maiores, a solução é bomba e setor mais parrudos.

Valeu Robson!

Tô analisando a hidro assist da PSC. Vem novidade por aí! :grin:

uxio69
03/12/2013, 02:01
Dino,

Cultura (in)útil:

Dando aquela fuçada religiosa nos site americanos encontrei por acaso o nome técnico em inglês daquele problema que você estava tendo com o esticador da correia do motor (quebrando esticador/tensionador), e como vc me conhece, me interessei e fui me aprofundar no assunto! :computador:

O nome do que estava acontecendo é "Slack". Em português: Folga.

Pra minimizar esse fenômeno, desenvolveram a "no slack pulley" (polia que tira folga), que é uma polia com uma especie de fibra de vidro com polímeros de algum material de Marte em seu interior. Isso amortece os impactos proveniente das folgas que a correia sofre enquanto gira. Essas folgas são normais, e acontecem por causa da frequência gerada pelo motor.

Seu problema aconteceu porque vc trocou o alternador original da S10 (que possui essa polia) por um de Meriva com 120AH que não tem a polia.

Não consegui me informar se esse fenômeno é mais acentuado nos motores diesel ou gasolina, mas acredito que seja mais acentuado nos diesel por causa do seu giro mais baixo.

Cultura inútil nada. Informação legal.

Foi isso mesmo. Quando coloquei o alternador de 120A do Astra, o esticador vibrou muito. Coloquei de volta o alternador de 100A da S-10, e problema resolvido. Valeu! :concordo:

Sobre a bomba DE DIREÇÃO

QUOTE=zeca_cj;2040744]
Acho que você está bem servido com a original / nova / e com garantia. Mas só a titulo de informação, algumas bombas podem ser retrabalhadas pra maior vazão e pressão.

Não sei se essa usa pode, mas a do AP pode!

Maior vazão = direção mais rapida
Maior pressão = direção mais leve

Quem fez esse serviço aqui em Salvador a um tempo atrás foi FRED na bomba do AP pra dar vencimento no guincho hidráulico que ele tinha num jipe.

*Não acho que você deve pensar nisso que falei sobre retrabalhar a bomba, ok?!

Agora deixa eu ir trabalhar!

Zé, com a nova bomba, senti a direção mais firme, não tá oscilando como antes, porém ficou mais arisca. Na estrada a 80km/h, qualquer toque no volante, responde logo. O meca tá desconfiado da caixa. Vou levá-la pra Pelé, que dizem é o papa de DH aqui em SSA. Fica atrás do Extra da Rótula. Conhece?

Outra coisa. Assim que foi instalada, e com pouco tempo de motor ligado, a nova bomba esquentou muito. Muito mesmo. Normal?

Como falei contigo, tô olhando a Hydro Assist da PSC. O kit completo já vem com bomba, caixa, cooler, etc.

Esse vídeo é bem legal: 2 MINUTE TECH - Upgrade Your Steering With Hydraulic Ram Assist | PowerBlockTV Network - Video (http://www.powerblocktv.com/two-minute-tech/2min-77/upgrade-your-steering-with-hydraulic-ram-assist)

Flórida é decidir qual kit comprar. São muitas variáveis. Vou rascunhar um email e enviarei pro suporte da PSC. Aceito sugestões?

uxio69
03/12/2013, 02:06
Na D-40 a parte inferior é de vidro, como o seguro morreu de velho tenho 1 de reserva na caixa de ferramentas. A bomba de transferência pode ser elétrica desde que se use um regulador de pressão. Não sei se seu bloco possui onde colocar a bomba de transferência mecânica.

Acho que não tem lugar pra bomba auxiliar no bloco. A idéia da bomba elétrica monitorada acho legal mas experimente rodar sem auxiliar. Acho que não vai forçar tanto a bomba. Na Grand Blazer não tem bomba auxiliar e não faz falta mas quando comprei estava com um sistema de filtro que realmente estrangulava o motor. Observe antes de gastar.

Na sujinha tem o local e os cames para a bomba de transferência, mas não tem a bomba. Diz o bombista que colocar aumenta a vida da bomba e meu filtro é o original da 250 e funciona normal.

Valeu GCCarneiro e Marcos.

Fiz a Trilha de Cangurito no feriadão, e em nenhum momento percebi qualquer falha na alimentação.

Então, por enquanto, vou descartar a bomba auxiliar.

uxio69
03/12/2013, 02:11
E suas RCV's???

As minhas estarão sendo colocadas até semana que vem, mas já testei o bicho algumas vezes, até com bloqueio, e não quebrei os semis originais:odedo:

Abraços,

Grélo.

Fala Grélo,

RCV chegando amanhã em Miami. Na próxima semana já devem estar aqui em Salvador.

Como gato escaldado tem medo de água fria, fiz a Trilha de Cangurito toda em 4x2, e só engatei o 4x4 e a reduzida quando era realmente necessário. Fiz a trilha toda sem nenhuma quebra.

Tô só esperando de terminar o upload de um vídeo rápido passando numa erosão, pra divulgar aqui.

Kd as fotos do Ninho com os RCV?

Abs

uxio69
03/12/2013, 02:13
Saudações.
Recentemente fiz manutenção no sistema de direção original da Camper.
Troquei as mangueiras e uns reparos da caixa de direção que estavam vazando.
Nessa oportunidade, afim de tornar a direção mais leve, o mecânico fez um trabalho de torno em uma haste que fica interna na caixa de direção. O resultado é muito bom. Vale a pena.
[ ]s

Guilherme,

Vou levar a caixa pra um cara que dizem aqui que é fera em DH.

Que serviço de torno foi esse que o meca fez?

uxio69
03/12/2013, 02:20
No feriadão de 15/11, rolou a Trilha de Cangurito, em Conde/Ba.

A trilha foi fantástica. Como tava seco, não tinha muita lama, mas muitas erosões. Porém no final, já depois das 18h, o bicho pegou. As erosões estavam engolindo Troller! :shock:

Um Engesa quase tombou numa erosão. Outro Engesa quebrou semi curto e empenou a barra de direção ao entrar na erosão. Galego passeou tranquilo. Tava com medo de quebrar outra cruzeta. Ao final das erosões tinha um rio. Muitos beberam água. Galego de boa!

Um amigo fez essa foto. Gostei da suspa trabalhando!

441743

uxio69
03/12/2013, 02:24
Segue o vídeo passando por essa erosão da foto!

O que vcs acharam da suspa quando o Galego cai no buraco (min 0:26)? :mrgreen:

http://www.youtube.com/watch?v=LSsy8vGd_Wg

uxio69
03/12/2013, 02:25
Quando tava preparando o Galego pra essa trilha, tirei a capota pra ver como ficava.

Gostaram?

441744

uxio69
03/12/2013, 02:27
Por outro ângulo.

441745

PS.: Que câmera vagaba! Distorce muito as cores.

tuna
03/12/2013, 11:18
Homi, cadê o Santo Antonio ?:shock:
parabéns pela viatura!

[]'s

fabriciosimonini
03/12/2013, 11:38
Fala Úxio! Onde estão os alargadores de Paralama??? Não joga lama pra dentro???

Abraço!

uxio69
03/12/2013, 12:41
Homi, cadê o Santo Antonio ?:shock:
parabéns pela viatura!

[]'s

Calma ômi! :grin:

Só tirei a capota pra fazer uns serviços e o meca medir a gaiola.

Não rodei sem a capota.

Valeu! :concordo:

uxio69
03/12/2013, 13:05
Fala Úxio! Onde estão os alargadores de Paralama??? Não joga lama pra dentro???

Abraço!

Estão com o fibreiro, que trabalha no mesmo ritmo do meca e do eletricista. Até junho deve tá pronto! :freaking:

Joga lama, e muita! Não só pra dentro do carro. Vai pra todo lado.

Se com os alargadores já faz uma meleira da zorra, imagine sem! :mrgreen:

441801

uxio69
03/12/2013, 13:07
E sem os alargadores... :mrgreen:

441803

Marcus Brandão
03/12/2013, 14:18
Uxio. a pergunta do Tuna é muito pertinente. Cadê a gaiola?
molde ela de forma a poder retirar a capota sem tirar a gaiola. No tópico do Gafanhoto dá pra ver como ele fica.
Aqui no purga não tenho acesso ao utubiu.
vou procurar como Galego. Dá uma pista.

uxio69
03/12/2013, 17:38
Uxio. a pergunta do Tuna é muito pertinente. Cadê a gaiola?
molde ela de forma a poder retirar a capota sem tirar a gaiola. No tópico do Gafanhoto dá pra ver como ele fica.
Aqui no purga não tenho acesso ao utubiu.
vou procurar como Galego. Dá uma pista.

A gaiola tá fazendo ômi!

Esqueceu que aqui é tudo bem devagar, quase parando! :mrgreen:

Em janeiro vai rolar uma Expedição pro Panatanal. Tô querendo levar o Galego. Vumbora?

Procure Engesa Galego Erosão no iútubi.

Marcus Brandão
04/12/2013, 08:45
Maluco, Tô fazendo uma reforma no barraco que tá me comendo pelas pernas. Além disso vivo um momento de muuuuuito trabalho na clínica e já tenho agenda de viagens até novembro. Já ando sendo levado pelo braço pra atravessar a rua senão empaco no meio. rsssss
Momento de descontração é fórum e terça à noite, quando encontro a galera do jipe pra hidratar.
Domingo agora faremos uma distribuição de brinquedos em umas comunidades isoladíssimas. Pelo caminho a gente vai quebrando umas árvores, uns semi-eixos e às vezes uma CT.
Minha mulher se aposentou semana passada e já não foi trabalhar nessa segunda. Tô numa inveja de piar mas logo vou poder acompanhar vc e outros lúcidos nessas empreitadas. Espere que vc ainda vai ter o luxo da minha presença. rssss
Obrigado pelo convite.
Tô indo assistir o vídeo.

Marcus Brandão
04/12/2013, 08:52
Bacana o vídeo. 4 rodas coladas no chão.
" que carro é esse, amor?"
" isso é montado. motor de Hilux, suspenção de Engesa e carroceria do disk entulho". kkkkkkkk
Pense na aerodinâmica.....

zeca_cj
04/12/2013, 16:54
Dê pressa na gaiola porque sábado passo na oficina pra levar a dobradeira embora.

Senão o galego vai chorar!

JOÃO R.
04/12/2013, 17:06
Xiiiiiii.... Snif, Snif..... Tb estou preocupado com a vedação do meu, Dino.... Fud&U...

fabriciosimonini
04/12/2013, 17:27
Fala Úxio! lindas fotos !!!

441945

441946

Bem melhor sem a capota e os alargadores de para-lama ! é só colocar um Santo Antônio que fica perfeito!!! Pelo menos na minha humilde opinião, vai do gosto de cada um ou necessidade. Como faz muito calor ai em Salvador a capota e o ar condicionado devem ser itens de série!!!

Aqui na minha Região (Brotas/SP) não é tão quente como ai, e como não tenho ar condicionado no meu Jeep não é tão necessário o uso da capota.

Mas como tem chovido um dia sim e outro também, rsrsrs.... eu improvisei usando uma capota de verão, ou toldo de verão como a maioria chama, já testei com Sol e protege bem e na chuva molha só um pouco, dá pra se divertir bastante!!!

441947

441950

Mais de "barro na cara" não tem jeito não, só tomando um bom banho :mrgreen:.

Os meu Pneus saem pra fora da carroceria mais ou menos 10 cm do lado direito e esquerdo do Jeep, contando com o uso de alargadores de roda com 5 cm.

Parece pouco mais as rodas traseiras jogam água/barro no motorista e passageiro, inclusive no espelho do retrovisor e para-brisa (pelo lado de dentro).

No ano passado eu comprei um jogo de alargadores de para-lama de 15cm, meio na pressa, e não olhei muito, depois eu percebi que os alargadores traseiros "fecham" junto a borda externa do pneu, e como já havia "recortado" os para-lamas por "pegarem" nos pneus, com o tanque cheio e mais o peso da turma que anda comigo (geralmente andamos em 5), achei melhor não instalá-los, para não ter o mesmo problema.

Como não achei nenhum modelo que me agrade nas lojas que costumo fazer compras, o jeito será arrumar um fibreiro (Que Deus me ajude!!!!) que os faça sobre medida do modo como eu gostaria, mas isso lá pelo meio de 2014, este ano não arrumo mais nada pra minha cabeça!!! :putz:.

Sem contar que que o Jeep perde um pouco do "visual" com os alargadores de para-lama. Os pneus "saindo pra fora" deixam a viatura bem mais robusta! na minha opinião é claro! alguns amigos podem discordar! principalmente os que já levaram "barro na cara" :freaking:rsrsr.....

Abraço!

fabriciosimonini
04/12/2013, 17:54
Nossa! estava esquecendo de comentar sobre os freios! Eu dei uma olhada no link que você postou dos freios SBD, achei bem interessante, na verdade eu uso as pinças de kombi e disco sólido na dianteira. E na traseiras do Jeep, uso pinças dianteiras de Uno e disco sólido MDS.

Freia relativamente bem, não arrasta a traseira e nem precisou de válvula equalizadora, sai direto do cilindro mestre e "cuíca" de Opala.

Ai é que está o detalhe! talvez o uso de um cilindro mestre "maior" freasse mais rápido e uma "cuíca" maior o pedal ficasse um pouco mais leve.

No seu sistema de freio, tanto o cilindro mestre como a "cuíca" são maiores, dimensionados para maior peso do veículo, o que faz toda a diferença!

Na minha opinião, o sistema de freio do Opala é subdimensionado quando instalado no Jeep, apesar de cumprir relativamente bem a sua função, o ideal seria um conjunto da S10 ou Blazer para o Willys, preciso pesquisar um pouco mais a respeito!

Sugestões e questionamentos estamos ai :concordo:.

Abraço!

Grélo
10/12/2013, 14:08
Ei, psiu... tem alguém comendo os dedos aí???

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fé e Maracujina, meu amigo!!

[ ]´s

Grélo.

uxio69
10/12/2013, 14:58
Maluco, Tô fazendo uma reforma no barraco que tá me comendo pelas pernas. Além disso vivo um momento de muuuuuito trabalho na clínica e já tenho agenda de viagens até novembro. Já ando sendo levado pelo braço pra atravessar a rua senão empaco no meio. rsssss
Momento de descontração é fórum e terça à noite, quando encontro a galera do jipe pra hidratar.
Domingo agora faremos uma distribuição de brinquedos em umas comunidades isoladíssimas. Pelo caminho a gente vai quebrando umas árvores, uns semi-eixos e às vezes uma CT.
Minha mulher se aposentou semana passada e já não foi trabalhar nessa segunda. Tô numa inveja de piar mas logo vou poder acompanhar vc e outros lúcidos nessas empreitadas. Espere que vc ainda vai ter o luxo da minha presença. rssss
Obrigado pelo convite.
Tô indo assistir o vídeo.

BSB é seca demais e vc só se hidrata às terças???? :shock:

Aqui nos hidratamos às terças, quintas, sextas, sábados e domingos! :brinde:

Deixe de mimimi e prepare o Gafanhoto pro Pantanal.

Sinta o drama nas fotos abaixo, ambas tiradas com o mesmo carro exatamente no mesmo local, só que a primeira no período seco e a segunda no período inundado. Vai encarar? :mrgreen:

442761

442762

uxio69
10/12/2013, 15:00
Bacana o vídeo. 4 rodas coladas no chão.
" que carro é esse, amor?"
" isso é montado. motor de Hilux, suspenção de Engesa e carroceria do disk entulho". kkkkkkkk
Pense na aerodinâmica.....

Contanto que a "lamadinâmica" fique duca, no problem! :mrgreen:

uxio69
10/12/2013, 15:02
Dê pressa na gaiola porque sábado passo na oficina pra levar a dobradeira embora.

Senão o galego vai chorar!

Zé, Prioridade total na Gaiola. Tem que terminar nesta semana. Meca tá mais do que sabendo!

Tomara que nenhum corneteiro, vc incluído, vá lá na oficina nesta semana! :mrgreen:

Foda que o farol ficou assim com a chuva e não na Trilha de Cangurito! :freaking:

uxio69
10/12/2013, 15:17
Fala Úxio! lindas fotos !!!

441945

441946 Valeu!

Bem melhor sem a capota e os alargadores de para-lama ! é só colocar um Santo Antônio que fica perfeito!!! Pelo menos na minha humilde opinião, vai do gosto de cada um ou necessidade. Como faz muito calor ai em Salvador a capota e o ar condicionado devem ser itens de série!!!

Aqui na minha Região (Brotas/SP) não é tão quente como ai, e como não tenho ar condicionado no meu Jeep não é tão necessário o uso da capota.

Mas como tem chovido um dia sim e outro também, rsrsrs.... eu improvisei usando uma capota de verão, ou toldo de verão como a maioria chama, já testei com Sol e protege bem e na chuva molha só um pouco, dá pra se divertir bastante!!!

441947

441950

Mais de "barro na cara" não tem jeito não, só tomando um bom banho :mrgreen:.

Os meu Pneus saem pra fora da carroceria mais ou menos 10 cm do lado direito e esquerdo do Jeep, contando com o uso de alargadores de roda com 5 cm.

Parece pouco mais as rodas traseiras jogam água/barro no motorista e passageiro, inclusive no espelho do retrovisor e para-brisa (pelo lado de dentro).

No ano passado eu comprei um jogo de alargadores de para-lama de 15cm, meio na pressa, e não olhei muito, depois eu percebi que os alargadores traseiros "fecham" junto a borda externa do pneu, e como já havia "recortado" os para-lamas por "pegarem" nos pneus, com o tanque cheio e mais o peso da turma que anda comigo (geralmente andamos em 5), achei melhor não instalá-los, para não ter o mesmo problema.

Como não achei nenhum modelo que me agrade nas lojas que costumo fazer compras, o jeito será arrumar um fibreiro (Que Deus me ajude!!!!) que os faça sobre medida do modo como eu gostaria, mas isso lá pelo meio de 2014, este ano não arrumo mais nada pra minha cabeça!!! :putz:.

Sem contar que que o Jeep perde um pouco do "visual" com os alargadores de para-lama. Os pneus "saindo pra fora" deixam a viatura bem mais robusta! na minha opinião é claro! alguns amigos podem discordar! principalmente os que já levaram "barro na cara" :freaking:rsrsr.....

Abraço!

Seguinte, vou fazer uma capota híbrida. Será aberta, de verão como a que vc fez, porém com revestimento térmico interno, igual à da foto abaixo, ...

442764

...porém com possibilidade de fechar totalmente apenas na cabine, deixando a caçamba aberta, pq o estepe vai ficar em pé. Mais ou menos assim:

442765

A capota fechada seria parecida como a do Táxi, de CJ.

442766

Assim, poderei andar de boa nas trilhas e na estrada, pq tb vou colocar ar cond no Galego.

uxio69
10/12/2013, 15:23
Nossa! estava esquecendo de comentar sobre os freios! Eu dei uma olhada no link que você postou dos freios SBD, achei bem interessante, na verdade eu uso as pinças de kombi e disco sólido na dianteira. E na traseiras do Jeep, uso pinças dianteiras de Uno e disco sólido MDS.

Freia relativamente bem, não arrasta a traseira e nem precisou de válvula equalizadora, sai direto do cilindro mestre e "cuíca" de Opala.

Ai é que está o detalhe! talvez o uso de um cilindro mestre "maior" freasse mais rápido e uma "cuíca" maior o pedal ficasse um pouco mais leve.

No seu sistema de freio, tanto o cilindro mestre como a "cuíca" são maiores, dimensionados para maior peso do veículo, o que faz toda a diferença!

Na minha opinião, o sistema de freio do Opala é subdimensionado quando instalado no Jeep, apesar de cumprir relativamente bem a sua função, o ideal seria um conjunto da S10 ou Blazer para o Willys, preciso pesquisar um pouco mais a respeito!

Sugestões e questionamentos estamos ai :concordo:.

Abraço!

Fabrício,

Não tenho o que reclamar dos freios do Galego.

Como todo o sistema de freio veio da S-10, que é mais pesada e própria pra carga, acho que está bem adequado para o Galego.

Esqueci de comentar o seguinte: As rodas do Galego são R17. Não tive nenhum problema pra instalar o kit da SBD, porém dois amigos engeseiros com roda R16 e que tb compraram esse kit, tiveram algum probleminha na instalação, pois pegava nas rodas. Foi preciso desgastar um pouco os suportes.

Se vc tá pensando em pegar esse kit, quando entrar em contatao com Mauro, lembre de informar a ele o aro da sua roda, ok?

uxio69
10/12/2013, 15:26
Ei, psiu... tem alguém comendo os dedos aí???

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fé e Maracujina, meu amigo!!

[ ]´s

Grélo.

Tá flórida!

:computador: :computador: :computador: :computador: :computador:
Atualizando o site a cada minuto, só pra ver se o status muda! :drool:

Agonia da zorra! :???:

Grélo
10/12/2013, 19:13
Ahêêêêêêêê!!!!

Pode me pagar o Chopp pq eu vi primeiro!!!
"Clearance Complete"

E pára de comer os dedos!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E dá-lhe Maracujina!!

[ ]´s

Grélo.

uxio69
10/12/2013, 21:11
Ahêêêêêêêê!!!!

Pode me pagar o Chopp pq eu vi primeiro!!!
"Clearance Complete"

E pára de comer os dedos!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E dá-lhe Maracujina!!

[ ]´s

Grélo.

Yes!! :euforico:

Chopp tá garantido. Mas só vou de barril. E se for Heineken, melhor ainda! Vai Zé? :brinde:

Marcus Brandão
11/12/2013, 08:13
Se eu encaro? Claro que não. Sou um cara sério, pai de família.
Agora, aquele outro que aparece depois da hidratação, ah! aquele é um merda. Me deixa cada tarefa pra semana que é de lascar. rssss
Quando vai rolar pantanal? pra onde é a viagem? por onde vcs vão?
Me diga tudo, não esconda nada.

BSB é seca demais e vc só se hidrata às terças???? :shock:

Aqui nos hidratamos às terças, quintas, sextas, sábados e domingos! :brinde:

Deixe de mimimi e prepare o Gafanhoto pro Pantanal.

Sinta o drama nas fotos abaixo, ambas tiradas com o mesmo carro exatamente no mesmo local, só que a primeira no período seco e a segunda no período inundado. Vai encarar? :mrgreen:

442761

442762

fabriciosimonini
11/12/2013, 09:20
Fala Úxio!

Achei muito boa está Capota "híbrida", dá pra passear numa boa e depois fechar "as janelas" pra fazer trilha, assim protegendo da água e barro.

A minha capota de verão não é deste material das fotos, ela é de lona por cima (como as lonas antigas de caminhão) com uma forração "plástica" por baixo.

Este material que você pretende usar é muito parecido com o usado nos Bugues, bem como o do Táxi do C.J. É um material muito bom, é só ter cuidado com galhos para não rasgá-lo e terá sua capota de verão por muito tempo!

Como a mecânica do galego veio de uma S.10, eu achei que já tinha o ar condicionado, mas nada que não possa ser feito, é só adquirir uma "caixa evaporadora" e instalar, como nos antigos Galaxie e Landau, acredito que o compressor da S10 Você já tenha.

Quanto aos freios, Sugestão Anotada!!!

Se você for pro Pantanal lembre-se de levar uma Máscara com Snorkel, caso precise fazer algum "reparo" no Galego em baixo d'água :mrgreen:.

Abraço! boa sorte!!!

jaime_sandim
12/12/2013, 09:20
:computador::computador::computador: CADE???CADE??? CHEGOU???

quero ver fotos aqui.

zeca_cj
12/12/2013, 11:22
A capota fechada seria parecida como a do Táxi, de CJ.

442766

Assim, poderei andar de boa nas trilhas e na estrada, pq tb vou colocar ar cond no Galego.

Pode copiar... eu deixo!

Putz.. o Taxi tava bem bonitinho nessa foto!

Que Saudades!

http://lh3.ggpht.com/_Z6-U1HsyCT8/TJ6e7oIKKFI/AAAAAAAAAto/10IR24AclGk/s720/IMG_1042.jpg
http://lh3.ggpht.com/_Z6-U1HsyCT8/TJ6fDtLy3DI/AAAAAAAAAt8/ShUO4rgmCCc/s720/IMG_1049.jpg
http://lh4.ggpht.com/_Z6-U1HsyCT8/TJ6fGpvDN-I/AAAAAAAAAuE/FYbn_ROMGY0/s720/IMG_1052.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/248551d1286847352-troller-2000-vortec-4-3l-v6-taxi-37-dsc08196.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/248554d1286847477-troller-2000-vortec-4-3l-v6-taxi-37-dsc08226.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/249898d1287410190-troller-2000-vortec-4-3l-v6-taxi-37-dsc_0067.jpg

hahahaha vou parar de poluir seu tópico!

uxio69
13/12/2013, 02:56
Se eu encaro? Claro que não. Sou um cara sério, pai de família.
Agora, aquele outro que aparece depois da hidratação, ah! aquele é um merda. Me deixa cada tarefa pra semana que é de lascar. rssss . :chorandoderir:Conheço muitos assim. Eu inclusive! :mrgreen:

Quando vai rolar pantanal? pra onde é a viagem? por onde vcs vão?
Me diga tudo, não esconda nada. De 23 a 26/01, faremos Pantanal Norte (Cuiabá/Mimoso/Cuiabá). De 28/01 a 09/02 faremos Pantanal Sul (Cuiabá/Poconé/Porto Jofre, Coxim, Corumbá, Bonito e Campo Grande).

Vai mesmo ou vai ficar de mimimi?:bananadança:

uxio69
13/12/2013, 04:22
Fala Úxio!

Achei muito boa está Capota "híbrida", dá pra passear numa boa e depois fechar "as janelas" pra fazer trilha, assim protegendo da água e barro.

A minha capota de verão não é deste material das fotos, ela é de lona por cima (como as lonas antigas de caminhão) com uma forração "plástica" por baixo.

Este material que você pretende usar é muito parecido com o usado nos Bugues, bem como o do Táxi do C.J. É um material muito bom, é só ter cuidado com galhos para não rasgá-lo e terá sua capota de verão por muito tempo!
Galhos rasgando tenha certeza que vaio acontescer. Galego é alto. Passando em trechos com galhos, o poligamos na pintura e a rasgação da lona são garantidos!

Como a mecânica do galego veio de uma S.10, eu achei que já tinha o ar condicionado, mas nada que não possa ser feito, é só adquirir uma "caixa evaporadora" e instalar, como nos antigos Galaxie e Landau, acredito que o compressor da S10 Você já tenha.

Ar Cond vai ter. Já tenho o compressor e o condensador. Não vai dar tempo de instalar até a Expedição Pantanal, mas após o carnaval é certo. Seguindo a receita do Mestre Dr Guilherme, a evaporadora que vou comprar será de 45.000 BTU e 6 saídas!

443175

Quanto aos freios, Sugestão Anotada!!! :concordo:

Se você for pro Pantanal lembre-se de levar uma Máscara com Snorkel, caso precise fazer algum "reparo" no Galego em baixo d'água :mrgreen:.

Abraço! boa sorte!!!

Snorkel é fundamental. Veja esse vídeo da F-75 de Feijão. :shock: :screwy:

http://www.youtube.com/watch?v=PSQnOYg8kDE

uxio69
13/12/2013, 04:28
Pode copiar... eu deixo! Valeu! :concordo:

Dizem que a cópia é o melhor elogio. Sinta-se elogiado! hehehe

Putz.. o Taxi tava bem bonitinho nessa foto!

Que Saudades! Nem eu mesmo lembrava mais como era o Táxi.

Em breve estará brocando nas trilhas.

Mas vê se dá uma CR no teu meca. Tá enrolando muito! :odedo:

http://lh3.ggpht.com/_Z6-U1HsyCT8/TJ6e7oIKKFI/AAAAAAAAAto/10IR24AclGk/s720/IMG_1042.jpg
http://lh3.ggpht.com/_Z6-U1HsyCT8/TJ6fDtLy3DI/AAAAAAAAAt8/ShUO4rgmCCc/s720/IMG_1049.jpg
http://lh4.ggpht.com/_Z6-U1HsyCT8/TJ6fGpvDN-I/AAAAAAAAAuE/FYbn_ROMGY0/s720/IMG_1052.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/248551d1286847352-troller-2000-vortec-4-3l-v6-taxi-37-dsc08196.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/248554d1286847477-troller-2000-vortec-4-3l-v6-taxi-37-dsc08226.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/249898d1287410190-troller-2000-vortec-4-3l-v6-taxi-37-dsc_0067.jpg

hahahaha vou parar de poluir seu tópico! Com fotos assim, pode poluir à vontade! :concordo:

uxio69
13/12/2013, 04:29
:computador::computador::computador: CADE???CADE??? CHEGOU???

quero ver fotos aqui. Eitcha, outro aguniado da Silva! :mrgreen:

Já já tô postando!

uxio69
13/12/2013, 04:41
Hj o dia foi duca! :dance:

Finalmente comprei o macaco Hi-Lift de 1,50m, modelo 604 (Cast and Steel).

Queria pegar o Extreme (né Grelo? :mrgreen:), mas não achei em lugar nenhum o de 1,50m.

Comprei na Jipebras - http://www.jipebras.com.br/website/ecm_produto_detalhar.asp?cod=2434&idi=1&moe=304&id_produto=84343&produto=MACACO+HI+LIFT+DE+1%2C50+M (http://www.jipebras.com.br/website/ecm_produto_detalhar.asp?cod=2434&idi=1&moe=304&id_produto=84343&produto=MACACO+HI+LIFT+DE+1%2C50+M)

443176

uxio69
13/12/2013, 05:01
Comprei também os retrovisores da Metagal, para a Toyota Bandeirante.

Os que tavam no Galego eram da Blower, e não duraram nada. Perderam a firmeza.

443178

uxio69
13/12/2013, 05:08
O código Metagal do retrovisor esquerdo é RJBE87FX. O do lado direito é RJBE88FX.

443179

Comprei com Kléber (kleber@cunhadospecas.com.br), da Cunhados Peças, em Lages/SC, tel 49 3223 2433 - www.cunhadospecas.com.br (http://www.cunhadospecas.com.br)

uxio69
13/12/2013, 05:13
E o mais importante, chegaram os semi-eixos da RCV. :euforico::euforico::euforico:

Pura arte! :drool:

Todo material de excelente qualidade e primor de acabamento.

Cada conjunto acondicionado em embalagem própria!

443181

uxio69
13/12/2013, 05:14
Ponta do semi-eixo dianteiro

443185

uxio69
13/12/2013, 05:18
Semi-eixo dianteiro médio

443184

uxio69
13/12/2013, 05:24
Semi-eixo dianteiro longo

443186

uxio69
13/12/2013, 05:29
Junta Homocinética

443187

uxio69
13/12/2013, 05:31
Coifa da junta homocinética

443188

uxio69
13/12/2013, 05:33
Inclui um tubo de uma graxa exclusiva para a junta homocinética.

443189

uxio69
13/12/2013, 05:35
E para minha surpresa, vieram também um conjunto de semi-eixos traseiros pro Galego!

443190

uxio69
13/12/2013, 05:45
Roda Livre Warn Premium 9062

443191

uxio69
13/12/2013, 05:50
A RL Warn Premium 9062, tem a mesma furação do Engesa, porém é de 27 estrias.

Como os semis são todos de 30 estrias, a RCV mandou a engrenagem interna dessa RL para 30 estrias, feita em aço 4340 300M.

Abro a RL, tiro a engrenagem original de 27 estrias e coloco essa engrenagem RCV de 30 estrias.

Nessa foto a engrenagm está parcialmente encaixada na ponta do semi-eixo.

443192

uxio69
13/12/2013, 05:53
Junto com o peddio da RCV, recebi também o ARB EZ Deflator.

Agora vai ser rápido esvaziar os pneus do Galego! :grin:

443195

eliasFerreira
13/12/2013, 07:23
Que presentão de Natal!!

Parabéns! :concordo:

Eduardo Velo
13/12/2013, 08:02
Uxio , coisa linda heim ... !! ninguém vai imaginar o que tem no Galego , só essas peças da pra comprar um carro usado em bom estado ... rs

Será que tem esse tipo de coifa pra vender por aqui ?? não vai rasgar com facilidade como as sanfonadas .

Espero que de tudo certo na montagem , o Galego deve servir de laboratório pra uso de pneuzão ...

abs ...

Marcus Brandão
13/12/2013, 09:09
Ihhh!!!!. Vou ficar de mi, mi, mi.
Saio de férias 20 de dezembro e volto no meio de janeiro. alem do mais, mí, mí, mí...
Caraca, que material bacana. Agora vamos ver onde fica o fusível, espero que seja no tanque de combustível e que você consiga se divertir a altura do seu empenho.
Seu tópico tem sido motivo de encontro e de grandes lições. Como disse o Edu, é "nosso" laboratório.
Cai pra baixo da trapizomba que tem muito serviço.
Boa sorte!

jaime_sandim
13/12/2013, 09:19
Uxio,

agora sim em!!! :campeao: finalmente agnoia terminou para todos,
coisa linda ir abrindo as caixas e admirando as pecas né Uxio e Grélo.
ninguem segura o Galego veio.

não sabia que tinha comprado o kit pro eixo traseira tambem...maravilha agora ta aprova dos sapatinhos 40'' em ambos eixos

quero ver instadas agora.

abraços.

ROBERTO SCHOLLER
13/12/2013, 09:36
Coisa Linda hein Uxio???

Parabéns!!!

Agora ninguém segura o GALEGO.

boa sorte na montagem!!!

Posta fotos do serviço para acompanharmos.

grande abraço.

Grélo
13/12/2013, 17:27
Que beleza!!!
Dá alegria de ver o sujeito, marmanjo barbado, ganhando presentes do Papai Noel e todo feliz!!!

Vou aí beber esse chopp de barril sim!!! Já vai colocando no freezer! Hehehehhee

Parabéns pelos novos "brinquedos".

Abraços,

Grélo.

fabriciosimonini
13/12/2013, 19:10
Ar Cond vai ter. Já tenho o compressor e o condensador. Não vai dar tempo de instalar até a Expedição Pantanal, mas após o carnaval é certo. Seguindo a receita do Mestre Dr Guilherme, a evaporadora que vou comprar será de 45.000 BTU e 6 saídas!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/443175d1369620600-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-357632d1369620600-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-evap-45.000-6-sa-das-preta.jpg

É isso mesmo Úxio! seis bocas são melhor do que quatro, e com 45.000 BTUs, vai poder gelar cerveja dentro do Galego!!! ou refrigerante pra quem não gosta :angel:.

No pantanal com toda aquela água, o ar condicionado não vai fazer falta!, e não sei se a caixa evaporadora seria á prova d'água como o ventilador de teto do Feijão, que cara doido!!! e leva a mulher/namorada ainda, não dá pra saber qual dos dois é mais doido, mas que deve ser divertido deve :cool:.

Eu percebi pelo vídeo, que a "mãnha" e seguir a "onda" numa velocidade constante e não forçar muito, não se apavorar com a água entrando e principalmente não parar e dar ré, como um amigo nosso ??? :pensativo: que também tem uma F-75 já fez, e o motor bebeu água :putz:, mas vou manter sua identidade em segredo!!!:angel:.

Boa Sorte na expedição, só tome cuidado com a onça :shock:, ela também sabe nadar!!!

fabriciosimonini
13/12/2013, 19:20
Pelo visto o Papai Noel chegou mais cedo ai, parabéns pelos novos "brinquedos", não deixe de postar fotos da montagem para que possamos acompanhar e o resultado dos upgrades!!!

Abraço!

uxio69
14/12/2013, 00:17
Que presentão de Natal!!

Parabéns! :concordo:

Valeu Elias! :concordo:

Mas o presente ficaria ainda melhor se não aparecesse na minha fatura do cartão! :mrgreen:

uxio69
14/12/2013, 00:25
Uxio , coisa linda heim ... !! ninguém vai imaginar o que tem no Galego , só essas peças da pra comprar um carro usado em bom estado ... rs

Será que tem esse tipo de coifa pra vender por aqui ?? não vai rasgar com facilidade como as sanfonadas .

Espero que de tudo certo na montagem , o Galego deve servir de laboratório pra uso de pneuzão ...

abs ...

E se juntar tudo que já investi, daria uma frota de carros usados! Por isso que nem quero pensar assim! :?

Não sei de que material é essa coifa. Parece uma mistura de borracha com silicone. Não é rígida demais, nem macia demais. Não achei nenhuma informação sobre isso. Mas acho que deve ser bem resistente, pois a RCV não comprometeria a garantia ilimitada e incondicional se soubesse que a coifa não aguentasse o tranco.

Laboratório é boa! Lembrei do Doutor Brown! :screwy:

443312

Ainda falta muito por fazer, mas cada dia estou mais perto de concluir a monstrificação do Galego! :mrgreen:

JOÃO R.
14/12/2013, 00:59
Opa Dino... Material de primeira linha, alto nível... Novidades para nós, pobres mortais....
Acompanhando e boa sorte...

uxio69
14/12/2013, 01:27
Ihhh!!!!. Vou ficar de mi, mi, mi.
Saio de férias 20 de dezembro e volto no meio de janeiro. alem do mais, mí, mí, mí...

http://www.youtube.com/watch?v=VnT7pT6zCcA

Caraca, que material bacana. Agora vamos ver onde fica o fusível, espero que seja no tanque de combustível e que você consiga se divertir a altura do seu empenho.
Seu tópico tem sido motivo de encontro e de grandes lições. Como disse o Edu, é "nosso" laboratório.
Cai pra baixo da trapizomba que tem muito serviço.
Boa sorte!

Gostei do fusível no tanque de combustível! :concordo:

O laboratório está para todos. Como tb aprendo muito com todos vcs aqui, procuro divulgar aqui todos os erros, acertos e tentativas.

Hj rola a FREEIJOADA de fim de ano do Free Road 4x4 (www.freeroad4x4.com.br/728/ (http://www.freeroad4x4.com.br/728/)). CJ vai levar uma chopeira e 80 litros de chopp. :drunk:

443313

E amanhã rola uma trilha leve aqui. Será a despedida das cruzetas. Tomara que eu quebre tudo! :mrgreen:

Na segunda começa a instalação dos RCV. :dance:

Enquanto isso, estou varrendo a net pesquisando sobre a Hidro Assist. :computador:

uxio69
14/12/2013, 01:34
Uxio,

agora sim em!!! :campeao: finalmente agnoia terminou para todos,
coisa linda ir abrindo as caixas e admirando as pecas né Uxio e Grélo.
ninguem segura o Galego veio.

não sabia que tinha comprado o kit pro eixo traseira tambem...maravilha agora ta aprova dos sapatinhos 40'' em ambos eixos

quero ver instadas agora.

abraços.

Jaime, nem eu sabia que tinha comprado os traseiros tb! :mrgreen:

Só descobri quando veio a cobrança do cartão e vi o invoice da RCV. Mandei pra eles as medidas do semi traseiro, apenas pra saber o custo. E na profusão de emails que troquei com a RCV, acho que entenderam que era pra tb fazerem o traseiro. Esperava pedir depois, mas já que vieram, irão devidamente pro lugar. :dance:

Se CJ colocar mesmo 38 no Táxi, aí meto os 40 no Galego! :chorandoderir:

uxio69
14/12/2013, 01:35
Coisa Linda hein Uxio???

Parabéns!!!

Agora ninguém segura o GALEGO.

boa sorte na montagem!!!

Posta fotos do serviço para acompanharmos.

grande abraço.

Valeu Roberto! :concordo:

Pode acompanhar o tópico que vou postar fotos detalhadas da instalação dos RCV.

Abração

uxio69
14/12/2013, 01:42
Que beleza!!!
Dá alegria de ver o sujeito, marmanjo barbado, ganhando presentes do Papai Noel e todo feliz!!!

Vou aí beber esse chopp de barril sim!!! Já vai colocando no freezer! Hehehehhee

Parabéns pelos novos "brinquedos".

Abraços,

Grélo.

Valeu Grélo!

Divido com vc e Jaime a alegria dessa compra. Vcs me ajudaram muitos, e juntos conseguimos desenrolar tudo.

Quando vc vem? Avise que marcamos uma trilha por aqui, ok? Barril garantido! :brinde:

Agora temos que juntar o Ninho, o Flexa e o Galego em alguma trilha. Que tal na Fenajeep 2014? Será de 18 a 22/06. O Galego, o Táxi e a GL vão.

443315

uxio69
14/12/2013, 02:13
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/443175d1369620600-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-357632d1369620600-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-evap-45.000-6-sa-das-preta.jpg

É isso mesmo Úxio! seis bocas são melhor do que quatro, e com 45.000 BTUs, vai poder gelar cerveja dentro do Galego!!! ou refrigerante pra quem não gosta :angel:. Refrigerante????? :discordo:

No pantanal com toda aquela água, o ar condicionado não vai fazer falta!, e não sei se a caixa evaporadora seria á prova d'água como o ventilador de teto do Feijão, que cara doido!!! e leva a mulher/namorada ainda, não dá pra saber qual dos dois é mais doido, mas que deve ser divertido deve :cool:. Pois é, tb tava pensando nisso - Como proteger a evaporadora com toda aquela água? :pensativo:

Mas como vou pro Pantanal sem o ar cond, depois vejo como fazer isso.

Se vc acha Feijão doido, então conheça Fernando, de Imperatriz/Ma, passeando pelo Rio Tocantins! :screwy:

http://www.youtube.com/watch?v=dg3mVpbAAxw

Eu percebi pelo vídeo, que a "mãnha" e seguir a "onda" numa velocidade constante e não forçar muito, não se apavorar com a água entrando e principalmente não parar e dar ré...Exato! Manter uma velocidade baixa e constante, acompanhando a marola.

...como um amigo nosso ??? :pensativo: que também tem uma F-75 já fez, e o motor bebeu água :putz:, mas vou manter sua identidade em segredo!!!:angel:. :chorandoderir:
Pior que o Táxi já bebeu muito mais! Não só bebeu, como fez lavagem geral por fora e por dentro tb. :banho:

Essa foi na trilha de 19/03/11

443317

E essa na trilha de 15/11/11
443318

Boa Sorte na expedição, só tome cuidado com a onça :shock:, ela também sabe nadar!!! Onça não mete medo. Aquele bicho grande, todo amarelo, dá pra ver de longe. Já jacaré, sucuri e piranha, que estão todos em baixo d'água é que metem medo! :mrgreen:

uxio69
14/12/2013, 02:14
Pelo visto o Papai Noel chegou mais cedo ai, parabéns pelos novos "brinquedos", não deixe de postar fotos da montagem para que possamos acompanhar e o resultado dos upgrades!!!

Abraço!

:concordo:

Fique ligado! Fotos garantidas!

uxio69
14/12/2013, 02:20
Opa Dino... Material de primeira linha, alto nível... Novidades para nós, pobres mortais....
Acompanhando e boa sorte...

Valeu Cigano!

Ainda no RJ ou já desceu pro RS? Levou Cadinho?

Pra Fenajeep não vai ter mimimi né?

Cadinho ficou show. Porém troque esse avatar e a assinatura tb.

A foto do avatar tá muito longe. Cadinho tá pequeno na foto. Tá parecendo um lego! :odedo:

Faça uma foto mais perto, com um enquadramento mais fechado. Não tente enquadar o carro todo.

Ah, e assinatura na cor amarela além de boiola demais, é flórida de ler. :mrgreen:

Abração!

eliasFerreira
14/12/2013, 20:56
Valeu Elias! :concordo:

Mas o presente ficaria ainda melhor se não aparecesse na minha fatura do cartão! :mrgreen:

Concordo!

Mas como diz o ditado: "Mais vale um gosto, que um tostão no bolso!"
Nesse caso, um "milhão"!

JOÃO R.
15/12/2013, 02:51
Estava no RJ, vim trabalhar, mas quarta estou voltando pro Rio, agora de carro...vou trazer algumas coisitas... Vide carretinha lotada...

Quanto a assinatura, está trocada, faltando o novo nome, o Cadinho era amarelo, já foi....
Quanto a foto, não gostou? :odedo:

Abração.

uxio69
15/12/2013, 23:24
Concordo!

Mas como diz o ditado: "Mais vale um gosto, que um tostão no bolso!"
Nesse caso, um "milhão"!

hehehe

Aqui tb dizemos que caixão não tem gaveta pra levar o dinheiro guardado! hehehe

uxio69
15/12/2013, 23:30
Quanto a assinatura, está trocada, faltando o novo nome, o Cadinho era amarelo, já foi...

Cigano,

Magão fez uma votação aqui no fórum pra escolher o nome do engesa dele. Venceu Calango.

Faz o mesmo!

uxio69
15/12/2013, 23:43
E amanhã rola uma trilha leve aqui. Será a despedida das cruzetas. Tomara que eu quebre tudo! :mrgreen:

Como comentei na sexta, hj rolou a Trilha da Solidariedade.

Os jipeiros arrecadaram uma boa quantidade de donativos e hj pela manhã foram entregar num orfanato que cuida de 300 crianças carentes.

Cumprida a parte social, fomos à profana.

Mais de 30 carros fizeram a trilha. Foi muito legar e divertida. Pena que o sol não dava trégua. Calorzão miserável!

Fechei com chave de ouro a fase das cruzetas no Galego. Torei as duas! :pular:

Nesse charco aí foi flórida pra todo mundo passar. Uma cruzeta do Galego está descansando em paz bem aí! :mrgreen:

443541

uxio69
15/12/2013, 23:45
Comparativo semi-eixo antigo e o novo da RCV!

443543

uxio69
15/12/2013, 23:55
Pequeno problema nas estrias do RCV. Em algumas, não entra a RL e nem a engrenagem feita tb pela RCV para a RL Warn 9062.

Grelo tb teve esse pequeno problema. Meca disse que é fácil resolver.

De qualquer forma, consultei a RCV e aguardo resposta.

http://www.youtube.com/watch?v=rRXVlxVXNWQ

JOÃO R.
16/12/2013, 01:26
Dino, tem bastante diferença no diâmetro das estrias... O que vai fazer? Vai acertar no torno? Acho que não teria problemas...
Agora é meio brochante, a expectativa é que não tivessem esse tipo de erro, né...
Continuo acompanhando...
Abraço.

jaime_sandim
16/12/2013, 14:45
Valeu Grélo!

Divido com vc e Jaime a alegria dessa compra. Vcs me ajudaram muitos, e juntos conseguimos desenrolar tudo.

Quando vc vem? Avise que marcamos uma trilha por aqui, ok? Barril garantido! :brinde:

Agora temos que juntar o Ninho, o Flexa e o Galego em alguma trilha. Que tal na Fenajeep 2014? Será de 18 a 22/06. O Galego, o Táxi e a GL vão.

443315

Uxío,

parabéns a voces (Voce e Grélo)

ao Grélo que ''descobriu'' as peças e iniciou a transação.
e voce que facilitou muito com teu esforço e dedicação em entrar em contato e negociar com eles.

:palmas::palmas::palmas: eu só fui no embalo de voces 2...Obrigado

vamos marcar alguma coisa pra juntar as RCV's hehehe.
ainda mais que tenho um barril prometido :brinde:

Fenajeep vai ser show...vamos falando sobre isso...
Galego,Ninho,Flecha,Taxi,GL ta ficando bom :rally:

abraços.

jaime_sandim
16/12/2013, 14:47
Uxío,

que estranho a RL não encaixar no semi :pensativo:

o Grélo tambem teve esse problema?
os meus nem montei ainda...

nos mantenha informados.

ps. pode me mandar umas fotos dos semi traseiros.pra entender certinho aquele lance que ficamos na duvida sobre as flanges e tal

abraços.

uxio69
16/12/2013, 17:43
Dino, tem bastante diferença no diâmetro das estrias... O que vai fazer? Vai acertar no torno? Acho que não teria problemas...
Agora é meio brochante, a expectativa é que não tivessem esse tipo de erro, né...
Continuo acompanhando...
Abraço.

Pra te falar a verdade, se fosse tudo PnP, tão certinho, sem nenhum problema, não teria graça. :mrgreen:

Ter um pouquinho só de trabalho é mais gostoso. Flórida é quando o meca quer reinventar a roda pra corrigir algo bem simples. :putz:

Mandei email, fotos e o vídeo pra RCV. Aguardando retorno deles.

O curioso é que a engrenagem coube no semi traseiro RCV, mas não coube no semi dianteiro RCV e nem no semi traseiro antigo.

Já a RL coube no semi traseiro antigo e no semi traseiro RCV, mas tb não coube no semi dianteiro RCV.

Com certeza o meca resolve no torno, mas antes dele meter mão, quero saber a orientação da RCV.

PS.: Post corrigido para evitar interpretação dúbia! :mrgreen:

Grélo
16/12/2013, 18:16
Uxío e Jaime, no meu caso as estrias nas homocinéticas entraram lindamente, mas no diferencial elas não entraram "PnP" e isso tem uma lógica, pois elas tem que entrar bem firmes, sem folgas, então elas vem ligeiramente mais grossas para vc fazer o acabamento fino e entrar bem justinha. ;-)

Abraços,

Grélo.

tuna
16/12/2013, 18:20
coube no meu semi traseiro...
:shock::shock: isso aqui tá degringolando de vez!!!!

sem abraços

uxio69
16/12/2013, 18:24
Uxío,

parabéns a voces (Voce e Grélo)

ao Grélo que ''descobriu'' as peças e iniciou a transação.
e voce que facilitou muito com teu esforço e dedicação em entrar em contato e negociar com eles.

:palmas::palmas::palmas: eu só fui no embalo de voces 2...Obrigado

vamos marcar alguma coisa pra juntar as RCV's hehehe.
ainda mais que tenho um barril prometido :brinde:

Fenajeep vai ser show...vamos falando sobre isso...
Galego,Ninho,Flecha,Taxi,GL ta ficando bom :rally:

abraços.

Fenajeep nos espera! :cool:

uxio69
16/12/2013, 18:30
Uxío,

que estranho a RL não encaixar no semi :pensativo:

o Grélo tambem teve esse problema?
os meus nem montei ainda...

nos mantenha informados.

ps. pode me mandar umas fotos dos semi traseiros.pra entender certinho aquele lance que ficamos na duvida sobre as flanges e tal

abraços.

Grelo teve sim, mas não é nada difícil de resolver. Relaxe!

Parece que as estrias estão "micrometros" mais espessas do que deveriam.

Já já Grelo entra aí e explica direitinho o que ocorreu e como ele resolveu.

uxio69
16/12/2013, 18:32
Uxío e Jaime, no meu caso as estrias nas homocinéticas entraram lindamente, mas no diferencial elas não entraram "PnP" e isso tem uma lógica, pois elas tem que entrar bem firmes, sem folgas, então elas vem ligeiramente mais grossas para vc fazer o acabamento fino e entrar bem justinha. ;-)

Abraços,

Grélo.

Caramba,

Enquanto eu respondia ao Jaime, vc postava aqui.

Como vc resolveu no dif? Torneou?

uxio69
16/12/2013, 18:33
:shock::shock: isso aqui tá degringolando de vez!!!!

sem abraços

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Post corrigido! :odedo:

uxio69
16/12/2013, 19:02
pode me mandar umas fotos dos semi traseiros.pra entender certinho aquele lance que ficamos na duvida sobre as flanges e tal

Jaime,

A tal flange que ele se referia é pq não sabiam se os semis traseiros dos nossos carros era com ou sem flutuante.

Como nossos carros tem flutuante total, os semis são sem flanges.

Essa foto é do semi traseiro. É praticamente uma "barra" com as estrias nas pontas.

443656

O semi RCV que aparece no vídeo é o traseiro. Amanhã vou na oficina e faço fotos melhores e um vídeo, ok?

fabriciosimonini
16/12/2013, 19:57
Grande Úxio!

Muito bom o vídeo do "jipe de Imperatriz", o "Cara" é muito louco !!! :screwy: :screwy: :screwy:, eu achei mais um vídeo, apesar de postado por pessoas diferente eu acho que é o mesmo Jipe,

http://www.youtube.com/watch?v=kiUVQs0aItU

Repare que o motorista dirige/navega (sei lá!) com um Snorkel na Boca, que passa por uma mangueira transparente presa nos canos superiores no meio da gaiola, por cima, e segue preso até a entrada de ar do Snorkel do jipe, mais de um metro acima da cabeça dele :shock: :confused: :screwy:...

http://www.youtube.com/watch?v=H9w4hKa_Z4k

Este parece sequencia do 1° que você postou, gostei do mergulho no final :cool:.

Distribuidor com sensor hall e ignição do Fiat 147, e o mais interessante é que funciona :mrgreen:, rs....

Abraço!

fabriciosimonini
16/12/2013, 20:45
O curioso é que a engrenagem coube no semi traseiro RCV, mas não coube no semi dianteiro RCV e nem no semi traseiro antigo.

Já a RL coube no semi traseiro antigo e no semi traseiro RCV, mas tb não coube no semi dianteiro RCV.

Em resumo, precisa desbastar os semi RCV dianteiros e pronto!

tanto a engrenagem/luva como R.L vão ser usadas na dianteira correto! portanto, em nada adianta entrar por trás com certa folga (bem, ficou meio estranho, mas eu acho que deu pra entender).

É só tirar um bigodinho de gato que dá certo, só tomar cuidado pra não tirar demais! :concordo:.

Me desculpem se foi muito direto, ou, não entendi nada do que está rolando e errei feio :oops:, por isso vou aguardar a solução... :pipoca:.

Abraços á todos!

uxio69
17/12/2013, 15:39
Grande Úxio!

Muito bom o vídeo do "jipe de Imperatriz", o "Cara" é muito louco !!! :screwy: :screwy: :screwy:, eu achei mais um vídeo, apesar de postado por pessoas diferente eu acho que é o mesmo Jipe,

http://www.youtube.com/watch?v=kiUVQs0aItU

Repare que o motorista dirige/navega (sei lá!) com um Snorkel na Boca, que passa por uma mangueira transparente presa nos canos superiores no meio da gaiola, por cima, e segue preso até a entrada de ar do Snorkel do jipe, mais de um metro acima da cabeça dele :shock: :confused: :screwy:...

http://www.youtube.com/watch?v=H9w4hKa_Z4k

Este parece sequencia do 1° que você postou, gostei do mergulho no final :cool:.

Distribuidor com sensor hall e ignição do Fiat 147, e o mais interessante é que funciona :mrgreen:, rs....

Abraço!

Pois é Fabrício,

Esses vídeos de Fernando, Feijão, e mais alguns de Gardenal, estão me ajudando a preparar o Galego pra Expedição Pantanal!

443770

Para a preparação, tenho que subir todos os suspiros (tanque, diferenciais, caixas, etc.), isolar bem os possíveis locais de entrada de água (diferencias, tanque, vareta do óleo, faróis, etc.).

Alguns acessórios vou colocar na travessa superior do Santo Antônio (compressor, VHF, alto-falantes).

Fora a revisão geral em toda a mecânica e elétrica, e levar algumas peças sobressalentes.

E quem tiver dicas para essa preparação, pode postar, ok?

ROBERTO SCHOLLER
18/12/2013, 09:18
Pois é Fabrício,

Esses vídeos de Fernando, Feijão, e mais alguns de Gardenal, estão me ajudando a preparar o Galego pra Expedição Pantanal!

443770

Para a preparação, tenho que subir todos os suspiros (tanque, diferenciais, caixas, etc.), isolar bem os possíveis locais de entrada de água (diferencias, tanque, vareta do óleo, faróis, etc.).

Alguns acessórios vou colocar na travessa superior do Santo Antônio (compressor, VHF, alto-falantes).

Fora a revisão geral em toda a mecânica e elétrica, e levar algumas peças sobressalentes.

E quem tiver dicas para essa preparação, pode postar, ok?

Quando vai rolar essa expedição pantanal?

Ainda vou fazer uma dessas!!!

grande abraço.

uxio69
18/12/2013, 12:00
Em resumo, precisa desbastar os semi RCV dianteiros e pronto!

tanto a engrenagem/luva como R.L vão ser usadas na dianteira correto! portanto, em nada adianta entrar por trás com certa folga (bem, ficou meio estranho, mas eu acho que deu pra entender).

É só tirar um bigodinho de gato que dá certo, só tomar cuidado pra não tirar demais! :concordo:.

Me desculpem se foi muito direto, ou, não entendi nada do que está rolando e errei feio :oops:, por isso vou aguardar a solução... :pipoca:.

Abraços á todos!

Oi Fabrício,

RCV respondeu. Vão me mandar outras engrenagens gratuitamente.

Caso eu queira continuar com as que tenho, basta colocar a ponta do semi-eixo no torno e diminuir o diâmetro entre 0,002" e 0,004" (0,05 a 0,1mm). Se mesmo assim ainda não ficar bom, aí diminuir o diâmetro mais 0,001" (0,025mm).

É fácil pro Meca resolver isso, mas prefiro esperar pelas novas engrenagens.

Os semis de Grelo tb não entravam no diferencial, mas era por pouca coisa. Passou uma lima fina na entrada das estrias e resolvido o problema.

uxio69
18/12/2013, 12:24
Quando vai rolar essa expedição pantanal?

Ainda vou fazer uma dessas!!!

grande abraço.

Oi Roberto,

Será de 23/01 a 09/02, em duas etapas.

A primeira será no Pantanal Norte, de 23 a 26/01, Cuiabá/Mimoso/Cuiabá. Esse vídeo é dessa etapa.

http://www.youtube.com/watch?v=5-xxCCPaqDE

A segunda será no Pantanal Sul, de 28/01 a 09/02, Cuiabá/Poconé/Porto Jofre/Corumbá/Bonito/Campo Grande.

uxio69
18/12/2013, 12:30
Jaime,

Como bom pantaneiro, vc teria algumas dicas e sugestões para preparação dos carros, sobrevivência, o que levar e o que não levar, etc.

A turma aqui tá na maior ansiedade! :drool:

jaime_sandim
18/12/2013, 14:49
Oi Fabrício,

RCV respondeu. Vão me mandar outras engrenagens gratuitamente.

Caso eu queira continuar com as que tenho, basta colocar a ponta do semi-eixo no torno e diminuir o diâmetro entre 0,002" e 0,004" (0,05 a 0,1mm). Se mesmo assim ainda não ficar bom, aí diminuir o diâmetro mais 0,001" (0,025mm).

É fácil pro Meca resolver isso, mas prefiro esperar pelas novas engrenagens.

Os semis de Grelo tb não entravam no diferencial, mas era por pouca coisa. Passou uma lima fina na entrada das estrias e resolvido o problema.

Beleza vou ver se monto os meus essa semana só pra testar os encaches da peças.
provavelmente sera igual do Grélo.

dou noticias sobre o caso :concordo:

maravilha é ganhar as engrenagens, só trabalhar essas ai e deixa de reserva pra uma emergência :D
esses gringos quando querer ser sérios e corretos nao tem pra ninguem em...
queria que todos os brasileiros fossem assim.

mas então a agonia continua ainda, nada de peças montadas no Galego :odedo:

abraços

jaime_sandim
18/12/2013, 15:15
Jaime,

Como bom pantaneiro, vc teria algumas dicas e sugestões para preparação dos carros, sobrevivência, o que levar e o que não levar, etc.

A turma aqui tá na maior ansiedade! :drool:

olha não sei como são as trilhas por ai se voces são acostumados a passar dias sem contato com cidades e recursos então nao é muito diferente em termos de sobrevivência.

levar bebidas em geral(alem de cerveja claro,muita agua pra beber e cozinha), algumas besteiras para comer(biscoitos,salgadinhos,pão etc) e coisas uteis (isqueiro,facas e etc).

lembre-se que voce vai estar perto do nada e longe de tudo...
apesar do Galego não ter muito espaço como uma pick-up ,tem mais que o flecha.

outra coisa pra finalizar, GELO GELO GELO
voce precisa disso...na ultima vez que fomos levamos uma térmica enorme com umas 15 barras de gelo e quase faltou.
se voces tiverem espaço no comboio levem GELO

em termo de Viatura

leve peças reservas, coisa simples que pode acabar com tua expedição.
cruzeta pode levar sem dó umas 2 por eixo (mesmo que usada).

rolamentos é sempre bom(uma amigo que tem S10 com mesmo motor do Galego teve que retirar a correia do motor por causa de um rolamento do tensor que trancou,continuou mas sem alternador e tudo que a correia toca).

óleos de cambio,tração e diferencial(tenha certeza que voce vai precisar)
motor provavelmente não(a menos que o motor beba agua)

e outras peças mais que voce sabe que podem não aguentar,cada jipe tem algum ponto que sofre mais e precisa de atenção maior.

e claro ferramentas pra dar manutenção em tudo isso que citei ou outra coisa que possa surgir.

e leve muita vontade e companheirismo que sera uma puta viagem para se lembrar por muito tempo :mrgreen:

basicamente é isso vamos falando até o dia tão aguardado.

desculpe o post extenso acho que me empolguei.

abraços

fabriciosimonini
18/12/2013, 16:23
Fala úxio!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/443770d1387301198-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-expedicao-pantanal.jpg

Então está só nos preparativos pra Expedição, bom demais aproveite!!!

Não tenho muito conhecimento sobre como "preparar" o Jeep pra água, na verdade transformá-lo que num submarino, mas a gente sempre ouve uma dica aqui outra ali e acaba aprendendo alguma coisa.

O seu motor e movido á Diesel o que já é uma vantagem, basta ter o Snorkel em perfeito estado para que o motor não "puxe água".

Subir os suspiros do câmbio, T-case, diferenciais... Também é bom, mas tenha em mente que assim que retornar, será necessário drenar e substituir todos os "fluídos" lubrificantes. Pelo menos é o que eu faria, mesmo com os suspiros instalados, para evitar contaminação pela água, mal funcionamento e quebras.

Na vareta de óleo do motor, pode se passar graxa logo abaixo do puxador da vareta, um grande "Pelote" de graxa, para repelir a água, mas não é 100% de garantia! (lembrando que o filtro e óleo do motor também deverão ser trocados posteriormente!).

Eu acredito que uma simples luva de borracha destas usadas para limpeza servem para isolar a vareta de óleo. Basta "vestir a luva na vareta e prender com uma cinta catraca, destas que se encontra em qualquer Autopeças, lojas de 1,99 etc...

Os Jipeiros a algum tempo atrás, usavam luvas de látex para "vestir no distribuidor" de motores 4CC á gasolina, para isolá-lo da água na travessia de pequenos rios e alagados. São 5 "dedos", um dedo p/ cada cabo de vela (4) e o 5 dedo para o cabo que vem da bobina. Parece brincadeira, mas funciona!!!

Hoje em dia já existe a "capinha" de distribuidor nas lojas de acessórios p/ Jeep, mas antigamente era na base da luva mesmo!

Os faróis, bem como outras peças, você pode usar silicone para a vedação, com aplicador (nos tubos de silicone maiores) ou em pasta, se não for muita coisa, aplicando com o dedo indicador.

Na parte elétrica, aplicar "Lub", WD40 ou outro produto similar, nos terminais, soldas, fusíveis etc... até que esteja tudo bem "lubrificado" o que servirá p/ repelir a água, e evitar mal contato/ferrugem.

Proteger o respiro e bocal do tanque de combustível para que a água não o contamine, observando o filtro kobra (separador), drenando-o se necessário.

Procurar vedar o reservatório de fluído da direção hidráulica, o meu possui um respiro, não sei se é o seu caso, mas não custa nada verificar!

conversar com o seu "Meca" se há a necessidade de levantar a saída do escapamento, ou seja, soldar um cano de ferro na saída do escapamento deixando sua ponta acima do nível da água pela qual vai passar.

Espero ter ajudado, ou pelo menos suscitado dúvidas, é como eu disse anteriormente, se ouve uma conversa aqui, outra ali, pesquisa na net, assisti um vídeo e no final, juntando tudo aprende-se um pouco :concordo:.

Espero que os colegas do fórum, com mais conhecimento também possam contribuir com outras sugestões.

Grande abraço!