Ver Versão Completa : Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD
Páginas :
1
2
3
4
[
5]
6
7
8
9
10
11
12
Marcus Brandão
21/03/2013, 14:34
Mentira do cj. foi o cançaço, Heineken não faz isso.
com com meu quem????
quem é o dominante?
vou abandonar esse tópico...:shock:
401891
Pelo horario da postagem, e sabendo que vc estava numa reunião com amigos... certamente isso foi efeito de algumas Heinekens !!!
POST #1.000
Dino, sua vez de fazer 1.000 no meu topico. mil meu com mil seu a gente domina o forum! :odedo:
Valeu Zé pelo post #1000.
Pode deixar, que com 1.000 seu será logo logo. :mrgreen:
Não foi só Heineken não. Vulcano tb fez estrago! :brinde:
401879
Zé, só tô achando tubo de 2" com parede de 2mm. Já liguei pra Tubasa, Açotubo, Metaltubo, Hiperferro, Proferro, Barraforte, Bahiaferro e Karferro e nada de tubo com parede de 3mm.
Além disso, toda vez que ligo sempre me questionam se quero tubo industrial, patente, galvanizado, preto, etc.
Como não tenho idéia disso, veja as opções nesse link (http://www.karferro.com.br/produtos_tubos_pretos_e_galvanizados.html (http://www.karferro.com.br/produtos_tubos_pretos_e_galvanizados.html)) pra decidir qual comprar. Tio Lu pode ajudar.
Saindo. Vou na NF ver os interruptores do Galego e depois oficina!
A noite termina em pizza e heineken, né? :mrgreen:
Mentira do cj. foi o cançaço, Heineken não faz isso.
com com meu quem????
quem é o dominante?
vou abandonar esse tópico...:shock:
401891
:chorandoderir:
Que cansaço nada! Foi Heineken com Vulcano! :lol:
Tô sentindo uma ponta de inveja sua. Tem pra vc tb. Não saia não!:mrgreen:
Mudando o rumo da prosa, que tipo de tubo vc usou na sua gaiola?
Marcus Brandão
21/03/2013, 15:09
Comprei o carro com ela. creio que dois mm seja suficiente pois o que vai mandar mesmo é a "amarração". Tá chovendo pacas mas assim que der uma estiada vou fotografar tudo. Aproveita o que t servir e faz a inclinação para trás mas tem que ser muito bem preso embaixo.
Porra, Uxio, enchendo a cara na quarta feira? pelo menos eu fiz isso na terça.
tenho como medir a parede do tubo e vou fazer isso daqui a meia hora. se não conseguir postar à tarde, à noite mando algumas medidas. As fotos vou tentar mandar amanhã de manhã.
Fui!
Marcus Brandão
22/03/2013, 08:23
Uxio e Zeca, Dêem uma olhada no tópico do Fugger (Willys maestro). No post 1238 ele tem uma gaiola bem bruta. Essa gaiola envolve até os bancos do carro.
Tirei umas foyto ontem da gaiola do Gafanhoto com o celular mas ficaram uma m. O tubo é de 2 mm, não sei se precisa de mais, acho tem forte. Porém, diferente do que eu pensava, ela morre no assoalho e não amarra um pé no outro. É presa com parafusos na lata :shock:, não é tão resistente quanto pensei. melhor não deitar rssss.
Outro detalhe que vc não pode esquecer é que pra fazer a gaiola vc tem que estar com a capota montada sobre o carro. A armação metálica pelo menos. Sei que parece lógico mas se deixar o meca faz e nem se toca.
No início do tópico do Carlos Siqueira ele usa fios de solda para gabaritar as curvas do tubo do filtro. Dá pra usar o método pras curvas da gaiola.
divrtam-se e...
fotos, fotos, fotos.
CARLOS SIQUEIRA
22/03/2013, 14:34
Marcus, para facilitar, aqui as fotos da montagem das linhas da turbina. A gaiola foi confeccionada assim tambem, nesta loja de escapamentos, que utiliza esta máquina hidráulica, com tubos galvanizados.
[]'s
Marcus Brandão
22/03/2013, 15:34
Tá vendo, Uxuio, tem gente que gosta de você. Não sei porquê aquela implicância em casa. kkkkkkkk
Acabou a novela da Gaiola.
Li todos os posts e respostas, e desde já agradeço a ajuda de todos.
Zeca_CJ e eu vamos fazer nossas gaiolas juntos, e acho que Macarrão tb.
Pesquisamos o anexo "J" da norma da FIA e CBA, e encontramos vários modelos de gaiolas aprovadas. Vejam alguns exemplos:
402722
Então já temos o modelo de Gaiola que vamos fazer. A minha será parecida ao modelo da figura 8 acima, com os bancos presos na gaiola.
Quanto ao material, usaremos o tubo de aço patente A36, preto, com costura, com 48,3mm de diâmetro e 3mm de parede, que atende perfeitamente a norma da FIA/CBA.
A dobradeira de tubo já está a caminho. E vamo que vamo!
402723
Segue anexo a norma da FIA/CBA. Essa é de 1985, e está em português. A mais atual (2013), está em francês e inglês, e pode ser baixada em: http://www.rallybr.com.br/images/velocidade/2013/anexoj/253%20%282013%29.pdf (http://www.rallybr.com.br/images/velocidade/2013/anexoj/253%20%282013%29.pdf)
Os radiadores já começaram a ser fixados.
402728
402729
402730
Posição dos bancos já foi marcada. Serão afixados na gaiola.
402735
Projetor Bixenon já está na mão (literalmente)! :mrgreen:
402736
Fiz um teste com Zeca_CJ e foi aprovado!
E hoje comprei mais um acessório pro Galego. Vi no Fuzileiro e gostei!
402738
É a mesma grade de capô do Troller e do caminhão Volvo - http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_28518_7008_Grade-para-capo-entrada-de-ar (http://www.josewal4x4.com.br/ecommerce_site/produto_28518_7008_Grade-para-capo-entrada-de-ar)
Se comprar da Volvo NL10, numa loja de beira de estrada para caminhões, é bem baratinho, paguei R$ 15,00 quando comprei para o fuzila!
Se comprar da Volvo NL10, numa loja de beira de estrada para caminhões, é bem baratinho, paguei R$ 15,00 quando comprei para o fuzila!Valeu Kim, mas só li seu post depois que comprei. Fica a dica para os demais.
Abs,
Uxío
Marcus Brandão
27/03/2013, 13:21
Muito maneiras as gaiolas e o bixenon. Depois mande detalhes da adaptação desses monstrinhos no monstrão. Vai colocar os 4?
Muito maneiras as gaiolas e o bixenon. Depois mande detalhes da adaptação desses monstrinhos no monstrão. Vai colocar os 4?
Ainda não decidi, mas tô querendo. Ou seja, vai ser! :mrgreen:
Meca me ligou agora. Ele nunca me liga. Já atendi preocupado. Disse-me que preciso comprar uma lista de peças para o carro. Não são peças para o motor, mas para a adaptação: suportes, mangueiras, coxins, etc.
Amanhã à tarde rodarei pela cidade, pq nunca encontramos tudo o que precisamos num só lugar. :rally:
Feriadão será na oficina botando o meca & cia pra trabalhar! :twisted:
Marcus Brandão
27/03/2013, 20:44
Kkkkkk
Divirta- se.
Tbm estarei no chicote por aqui.
Obras em casa e na clínica. Só para na sexta mas sábado e domingo de paudrento.
Oi pessoal,
Ontem precisei comprar algumas peças e materiais, porém o feriadão atrapalhou. Muitas lojas fecharam às 13h! :parede:
Consegui comprar o desengraxante, reservatório de expansão e os coxins do escapamento.
Amanhã saio bem cedo de casa, pego eletricista e rumo direto pra oficina.
A parte frontal do escapamento já tá ok. Só falta arrematar a traseira!
Saindo do motor
403185
Indo para a traseira
403187
Em vermelho por onde vai subir
403189
E em vermelho por onde vai finalizar
403190
Pesquisando quanto aos marcadores e interruptores. Sugestões?
403192
Esse tá feio! :shock:
403193
Freio carneiro no lugar!
403194
Ventilador já era. Abriu espaço pra evaporadora do ar cond.
403195
Ficou meio grotesco. :shock:
Vou esperar a grade do marruá chegar, pra ver se fica mais dissimulado!
403196
Marcus Brandão
29/03/2013, 23:02
Não tá grotesco mas acabei de trocar meu condensador mas mandei pintar de preto. Fica melhor.
Também não me parece tão ruim a elétrica. Olhe com carinho pra não gastar sem necessidade. Poupe pra cerveja.
gabriel correia
31/03/2013, 16:28
Pesquisando quanto aos marcadores e interruptores. Sugestões?
403192
uxiu esses marcadores tem em casa de auto peças de caminhão eu retiraria colocaria um indicador da cronomac sinaleira o que eu comprei tem até 4x4 nele vem seta, luz alta,bateria, 4x4, etc etc tudo em um só relogio como nosso painel é fibra fica fácil tampar e a propria fiação do teu vc vai conectar os fios e instalar no novo relogio 403544
Dia ontem foi produtivo.
Cheguei cedo na oficina. A chuva deu uma trégua na hora certa.
Deixei o eletricista trabalhando e fui com o meca comprar algumas peças.
As mangueiras da caixa de direção tiveram que ser feitas, pois as originais da S-10 não tinham o comprimento suficiente.
Nessa foto aparece uma mangueiras da S10 à esquerda e a que comprei. A qualidade das novas ficou excelente.
403545
Original S-10 em cima
403546
Detalhes do acabamento das conexões.
A mangeira original da S-10 é a da esquerda.
403547
Outra foto do acabamento das conexões.
A mangeira original da S-10 é a da esquerda.
403548
E mais uma foto.
Nem preciso falar que a original da S-10 é a de cima, né? :mrgreen:
403549
Taí o reservatório de expansão do Fiesta.
403550
Mangueira nova no lugar
403551
Coxim do escapamento. 5 dos grandes iguais aos da foto e mais 2 pequenos.
403552
Chegando das "compras" fui conferir o trabalho do eletricista.
Olhem o susto! :shock:
403554
Alguém precisando de fiação elétrica original do Engesa EE12, fase 2, 1989? :mrgreen:
Tá melhorando né?
403556
E parece que o eletricista vai conseguir aproveitar os interruptores originais do Fiat 147!
.
Não tá grotesco mas acabei de trocar meu condensador mas mandei pintar de preto. Fica melhor.
Também não me parece tão ruim a elétrica. Olhe com carinho pra não gastar sem necessidade. Poupe pra cerveja.
Com cerveja, ôps, com certeza! :brinde:
O eletricista deu umas dicas legais. Ontem ele tirou toda a fiação velha, e começou a passar algumas novas. Na terça ele volta lá.
uxiu esses marcadores tem em casa de auto peças de caminhão eu retiraria colocaria um indicador da cronomac sinaleira o que eu comprei tem até 4x4 nele vem seta, luz alta,bateria, 4x4, etc etc tudo em um só relogio como nosso painel é fibra fica fácil tampar e a propria fiação do teu vc vai conectar os fios e instalar no novo relogio
Pô Gabriel, vc agora me ajudou mesmo. :palmas:
Já tava procurando esse marcador, mas não fazia idéia quem era o fabricante. Se é Cronomac, melhor ainda!
Como vc limitou a abertura da porta traseira? Usou cabo de aço ou corrente? Tem foto? Preciso fazer algo no galego e ainda tô sem idéia. :semideia
Abs,
Uxío
Marcus Brandão
01/04/2013, 00:18
A porta vai baixar como a da strada? Use cabo de aço. O próprio da Strada vem prontinho e é barato. Corrente faz volume e barulho.
Marcus Brandão
01/04/2013, 00:30
E esse chicote como o Siqueira?
12VoltBoost.com - Produtos e prestao de Servios referentes a parte eltrica e eletrnica de carros Antigos, HotRods, de Corrida e Especiais (http://www.12voltboost.com.br)
A porta vai baixar como a da strada? Use cabo de aço. O próprio da Strada vem prontinho e é barato. Corrente faz volume e barulho.
Ok Marcos, então será cabo de aço.
Mas pq exatamente da Strada? Tem alguma vantagem?
No ML achei um vendedor anunciando o cabo da Saveiro, Strada, Chevy, Corsa e Fiorino. Cada custa R$ 9,50. No anúncio não diz se é um cabo universal que serve pra todos esses carros, ou se são cabos específicos pra cada carro. Mandei pergunta pro vendedor.
RogérioNunes
01/04/2013, 18:51
BUNITO, tubulação de freio com cano de cobre?
Funciona, mas não é tão seguro quanto a tubulação de aço quanto ao atrito e vibrações que podem provocar trincas e falhas perigosas no sistema de freio.
Só pitacando...
abraço
Freio carneiro no lugar!
403194
E esse chicote como o Siqueira?
12VoltBoost.com - Produtos e prestao de Servios referentes a parte eltrica e eletrnica de carros Antigos, HotRods, de Corrida e Especiais (http://www.12voltboost.com.br)
Valeu Marcos. Vi o post de Siqueira e mandei MP pra ele pra saber mais detalhes, como preço, composição do kit, instalação, etc.
O eletricista do Galego lembra de já ter visto a caixa de fusível da 12 Volt Boost. Achou-a muito bem feita e de ótimo acabamento, porém um pouco grande.
Ok Marcos, então será cabo de aço.
Mas pq exatamente da Strada? Tem alguma vantagem?
No ML achei um vendedor anunciando o cabo da Saveiro, Strada, Chevy, Corsa e Fiorino. Cada custa R$ 9,50. No anúncio não diz se é um cabo universal que serve pra todos esses carros, ou se são cabos específicos pra cada carro. Mandei pergunta pro vendedor.
O vendedor respondeu. Segue a medida do cabo:
- 38 cm - Chevy
- 42 cm - Ranger e Courier
- 43 cm - Montana
- 47 cm - Saveiro (quadrada)
- 55 cm - Saveiro (redonda)
- 59 cm - Strada
- 62 cm - Fiorino.
E aí, pego a da Strada mesmo?
-
BUNITO, tubulação de freio com cano de cobre?
Funciona, mas não é tão seguro quanto a tubulação de aço quanto ao atrito e vibrações que podem provocar trincas e falhas perigosas no sistema de freio.
Só pitacando...
abraço
Roger,
É desse tipo de pitaco que eu gosto! :palmas:
Nunca vi um jipe por aqui com tubo de aço para o freio. Todos usam cobre. Não sei se fazem isso pq talvez seja mais barato ou pq alguém indicou e os demais seguiram!
Mas por enquanto vou ter que deixar o de cobre mesmo. Meu carro já está super atrasado (mais de 1 ano na oficina), e se eu digo ao meca pra trocar pelo tubo de aço, aí vai ser a desculpa perfeita para ele atrasar mais uns 3 meses! :mrgreen:
Valeu pelo pitaco! E pode continuar pitacando, ok? :concordo:
Abs,
Uxío
Marcus Brandão
02/04/2013, 07:05
Uxio, usei a Strada como exemplo pois tenho em casa.
Dê uma olhada no sistema de encaixe no carro e veja qual será mais fácil de adaptar.[
Quanto à melhor medida você vai ter que estar com a porta no lugar pra saber qual fica"mió"
Procure uma loja de carros usados pra poder olhar as diferentes "picapinhas"
Olhe também as camionetes que pode ser que os cabos sejam mais adequados "d-20, silverado..."
QUOTE=uxio69;1898245]O vendedor respondeu. Segue a medida do cabo:
- 38 cm - Chevy
- 42 cm - Ranger e Courier
- 43 cm - Montana
- 47 cm - Saveiro (quadrada)
- 55 cm - Saveiro (redonda)
- 59 cm - Strada
- 62 cm - Fiorino.
E aí, pego a da Strada mesmo?
- [/QUOTE]
Uxio, usei a Strada como exemplo pois tenho em casa.
Dê uma olhada no sistema de encaixe no carro e veja qual será mais fácil de adaptar.[
Quanto à melhor medida você vai ter que estar com a porta no lugar pra saber qual fica"mió"
Procure uma loja de carros usados pra poder olhar as diferentes "picapinhas"
Olhe também as camionetes que pode ser que os cabos sejam mais adequados "d-20, silverado..."
Pronto, assunto morto e matado!
Comprei os cabos da Strada na Carrão Auto Peças - www.carraoautopecas.com.br (http://www.carraoautopecas.com.br)
Cada cabo por R$ 9,50 e vem de brinde 1 par de lâmpadas pingo. Peguei logo 4 cabos pois o custo do frete era o mesmo.
Paguei ontem e já me informaram o código de envio. :palmas:
Ah se toda loja fosse assim!
Faz alguns post que comentei sobre uma vídeo de um engesa todo equipado. Tem até degrau retrátil!
Ói o vídeo aí:
http://www.youtube.com/watch?v=EV_bzU_QE-s
E esse vídeo vai pro meu amigo Zeca_CJ, que tá quebrando a cabeça com a suspensão do Táxi.
.
http://www.youtube.com/watch?v=Mmh-ew1swD4
.
Pra quem tem ótima banda larga, assista em tela cheia 1080p - http://www.youtube.com/v/Mmh-ew1swD4
(http://www.youtube.com/v/Mmh-ew1swD4)
.
Pessoal,
Hj fiquei muito puto com o meca! :evil: Vontade de dar um :banido: nele!
Mesmo estando a 30 km de minha residência, vou na Oficina de 2 a 3 vezes por semana. Sempre cobro do meca o andamento dos serviços (o que não adianta nada) e pergunto se está precisando de alguma peça, e quase sempre a resposta é não!
Quando perguntava sobre a direção, recebia a resposta padrão: Já está toda pronta, só falta montar!
Hoje recebo a notícia que a haste da coluna de direção que tenho no engesa não permite acoplar com o conjunto da barra de direção da S-10. Segundo o meca, ele vai estudar qual coluna de direção poderá servir no meu caso. Ele acha que talvez a da Hilux ou da Weekend seja compatível, pois são curtas e permitam que a haste da coluna fique mais inclinada.
Ou seja, mais não sei quantas semanas pra ele decidir o que vai fazer, e enquanto isso meu carro fica parado, praticamente apertando um parafuso por semana! :freaking:
E olhem que em janeiro Guilherme já tinha advertido sobre isso (post #781 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-66.html#post1859582) e post #782 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-66.html#post1860259)) e o meca concordou com ele. Mas mesmo assim não fez o que tinha que fazer. Deu vontade de :boxing: o meca!
Confesso que já estou seriamente pensando em tirar meu carro de lá. Amanhã vou ligar pra uma outra oficina que fica na cidade de Dias D'Ávila (55km de distância) ou quem sabe mandar meu carro pra outro estado!
Não quero ficar esperando muito pra ele "descobrir" qual coluna de direção serve no meu carro! E sem falar no dinheiro e tempo que gastei correndo atrás das peças que agora ele diz que não serve. Foda isso! :freaking:
Alguém teria alguma opinião pra me ajudar?
Grato,
Uxío
Da raiva... eu sei!
Da angustia... eu sei!
Da vontade de bater nele... eu também sei.
Já senti muito isso e continuo sentindo. Por isso estou montando aos poucos minha oficinazinha em casa justamente pra não me aborrecer com terceiros, apenas comigo mesmo.
Você esperou mais de um ano. Porque esse chilique todo por mais 2 ou 3 meses?
Muitas vezes trocar de mecânico é trocar o nome do problema. E você sabe disso.
Se dias davila que vc falou é chico, pode esquecer porque ele fechou as portas.
Dino, suas duvidas demonstram que você acha que Off-road e construção de carro é ciência exata.
Quem te disse isso te enganou.
Interferencias e incompatibilidades durante o projeto acontecem mesmo... nao tem pra onde fugir. Isso nao acontece so em oficinas pequenas mas também em grandes montadoras e até na F1!
O projeto ta quase pronto e pimba... interferências acontecem. É normal e Ivan é um cara muito criativo pra contornar essas coisas. Fique frio.
Sobre o tubo de freio comentado acima,
não desmerecendo roger, mas essa conversa de cobre x aco pra mim é balela.
Me venha com informações técnicas que provem que aco é melhor... Tem inclusive um tópico aqui no fórum sobre isso, leia todo e no fim não saberá se cobre é melhor que aco ou vice-versa.
O problema do aco, além de enferrujar, e Salvador possui um dos salitres mais corrosivos do mundo, é que tem muito material fulero sendo vendido por ai. acos com costura que oferecem igual ou mais risco que cobre.
Sempre usei cobre e nunca tive problemas, inclusive na F75 que tem 2 pincas por roda na dianteira.
Va fundo e pare de desfazer as coisas que não precisam ser desfeitas. é isso que esta atrasando seu projeto.
E aí galera.... Blz?
Concordo na integra dos três tópicos acima do Zeca... Tb estava montando minha "minificina" em casa, no momento abortada a missão, por motivo de pequena mudança de estado ( BA para RS ), e que imprevistos são inevitáveis em qualquer projeto...
e Dino, tu tá parecendo uma debutante que o vestido não vai ficar pronto pra festa.... Fica aí.... Mi mi mi mi.... Kkkkkkk...
Abração pra vcs.
guilhermeabreu
07/04/2013, 11:26
UXIO
A solução melhor seria vc reposicionar a caixa da direção enviesada no chassi como esta no meu , será apenas mais tempo de trabalho vc não terá que comprar nenhuma peça a mais , se ele havia concordado na época com o que falei , e ele não fez como falei foi pq não quis , agora é problema para ele resolver .
Não sei se vc viu as fotos da posição da caixa do meu , se não viu , da uma olhada lá e manda as fotos para o seu meca . E a 2ª barra é feita sob medida tanto no comprimento qto na cruzeta que terá de ser compatível com a estria da barra da coluna da direção , é simples de resolver , basta ter boa vontade .
Mudar a coluna da direção como ele quer vai recomeçar a mexer com um monte de coisas como a elétrica e ai vai gerando uma reação em cascata que não acaba nunca , sei bem o que é isto . Aqui com o ROGERIO que é BEM DESEMBARAÇADO PARA SOLUÇÕES DE PROBLEMAS e mesmo assim ainda surgia algumas dúvidas de qual caminho seguir , mas ele SEMPRE resolvia com maestria .
FORÇA AÍ E MUITA PACIÊNCIA .
Da raiva... eu sei!
Da angustia... eu sei!
Da vontade de bater nele... eu também sei.
Já senti muito isso e continuo sentindo. Por isso estou montando aos poucos minha oficinazinha em casa justamente pra não me aborrecer com terceiros, apenas comigo mesmo. Vai ter vaga pros amigo nessa oficina né? :mrgreen:
Você esperou mais de um ano. Porque esse chilique todo por mais 2 ou 3 meses? :screwy: Meu carro já completou 1 ano na Japauto. 3 meses esperando pra começar o serviço e 9 meses na execução. Prometeu-me entregar em 6 meses! Já tô 1 ano sem fazer trilha, sem curtir como gostaria. Aí é flórida né?
Muitas vezes trocar de mecânico é trocar o nome do problema. E você sabe disso. :concordo:
Se dias davila que vc falou é chico, pode esquecer porque ele fechou as portas.Fechou não. Só ficou fechada durante a expedição amazônica, mas agora tá funcionando!
Dino, suas duvidas demonstram que você acha que Off-road e construção de carro é ciência exata.
Quem te disse isso te enganou.
Interferencias e incompatibilidades durante o projeto acontecem mesmo... nao tem pra onde fugir. Isso nao acontece so em oficinas pequenas mas também em grandes montadoras e até na F1!
O projeto ta quase pronto e pimba... interferências acontecem. É normal e Ivan é um cara muito criativo pra contornar essas coisas. Fique frio. Concordo com vc, e acho que Ivan tb sabe disso! Confiei no que ele disse e veio a decepção. A raiva passou. Agora tô mais vacinado quanto às promessas dele! :lol:
Sobre o tubo de freio comentado acima,
não desmerecendo roger, mas essa conversa de cobre x aco pra mim é balela.
Me venha com informações técnicas que provem que aco é melhor... Tem inclusive um tópico aqui no fórum sobre isso, leia todo e no fim não saberá se cobre é melhor que aco ou vice-versa.
O problema do aco, além de enferrujar, e Salvador possui um dos salitres mais corrosivos do mundo, é que tem muito material fulero sendo vendido por ai. acos com costura que oferecem igual ou mais risco que cobre.
Sempre usei cobre e nunca tive problemas, inclusive na F75 que tem 2 pincas por roda na dianteira.
Va fundo e pare de desfazer as coisas que não precisam ser desfeitas. é isso que esta atrasando seu projeto. Realmente esse assunto é controverso. Ambos tem vantagens e desvantagens. O fator corrosão que vc citou é importante.
Quem disse que vou desfazer? :screwy: Vai ficar como está. Seria a desculpa perfeita pro meca atrasar mais 6 meses no mínimo!
E aí galera.... Blz?
Concordo na integra dos três tópicos acima do Zeca... Tb estava montando minha "minificina" em casa, no momento abortada a missão, por motivo de pequena mudança de estado ( BA para RS ), e que imprevistos são inevitáveis em qualquer projeto...
e Dino, tu tá parecendo uma debutante que o vestido não vai ficar pronto pra festa.... Fica aí.... Mi mi mi mi.... Kkkkkkk...
Abração pra vcs.:boxing: Pimenta nos outros é refresco né? :odedo:
Enrolado, e Brusque? Vcs vão mesmo ou ficarão de mimimi?
UXIO
A solução melhor seria vc reposicionar a caixa da direção enviesada no chassi como esta no meu , será apenas mais tempo de trabalho vc não terá que comprar nenhuma peça a mais , se ele havia concordado na época com o que falei , e ele não fez como falei foi pq não quis , agora é problema para ele resolver .
Não sei se vc viu as fotos da posição da caixa do meu , se não viu , da uma olhada lá e manda as fotos para o seu meca . E a 2ª barra é feita sob medida tanto no comprimento qto na cruzeta que terá de ser compatível com a estria da barra da coluna da direção , é simples de resolver , basta ter boa vontade .
Mudar a coluna da direção como ele quer vai recomeçar a mexer com um monte de coisas como a elétrica e ai vai gerando uma reação em cascata que não acaba nunca , sei bem o que é isto . Aqui com o ROGERIO que é BEM DESEMBARAÇADO PARA SOLUÇÕES DE PROBLEMAS e mesmo assim ainda surgia algumas dúvidas de qual caminho seguir , mas ele SEMPRE resolvia com maestria .
FORÇA AÍ E MUITA PACIÊNCIA .
Pois é Guilherme, com disse no meu post, em janeiro mostrei ao meca sua sugestão e ele concordou com vc. Inclusive ele tb viu as fotos do teu carro. Ele disse que sabia o que fazer.
Por isso fiquei chateado, quando agora em abril ele me apresentou esse problema que desde janeiro ele já sabia que poderia ocorrer.
Paciência já está entrando na reserva! :mrgreen:
Sábado fui na Oficina. Mesmo ouvindo os conselhos dos amigos, estava disposto a ter uma conversa definitiva com o meca. Tava muito chateado e como ontem foi meu aniversário, e não estava disposto a passá-lo com o aborrecimento do meu carro.
Chegando lá, conversei como meca e deixei-lhe caro minha indignação e disposição em tirar meu carro de lá.
Fiquei achando que ele já tava sabendo das minhas intenções. Ele logo apresentou uma relação dos serviços que faltam fazer e prometeu que me entregaria o Galego em 20 dias! Fiquei mais puto, pois sabia que era mais uma das promessas dele que não cumpriria.
Aí perguntei o que aconteceria se meu carro não ficasse pronto nesse prazo? A resposta dele foi uma surpresa pra mim: - Vc não vai me pagar nada! Nem o restante da mão-de-obra e nem as peças que eu comprei pro seu carro. Se em 06/05 seu carro não estiver funcionando e em total condições de vc sair daqui direto pra trilha, vc não me pagará mais nada! :shock:
Caramba, como a dor do bolso sempre é a maior de todas, e se ele propôs isso de livre iniciativa, achei que ele tava falando sério. Mas pra não ter dúvidas, chamei um colega do clube que tb estava ali naquele momento pra ouvir a promessa do meca. Tá tudo testemunhado! :mrgreen:
O meca me apresentou a relação do que falta fazer e o check list de tudo que ele tem que conferir antes de me entregar o carro.
Falta Fazer:
- Concluir a coluna de direção
- Melhorar o suporte do radiador
- Instalar o mangote da parte baixa do radiador
- Instalar o reservatório da água
- Instalar o mangotinho da bomba d'água (atrás da descarga)
- Instalar o reservatório do esguicho do limpador
- Instalar o filtro de ar
- Instalar o intercooler
- Instalar as algemas da direção
- Instalar as mangueiras do combustível
- Instalar o mangote do bocal ao tanque
- Instalar as algemas do motor
- Concluir o escapamento
404870
Check list de conferência, que é basicamente apertar porcas e parafusos, verificar níveis de óleos e fluidos, ajustes, etc. no:
- Chassis
- Diferenciais
- Motor
- Câmbio
- Redução
- Freios
- Direção
Tudo devidamente fotografado e registrado! :computador:
404871
404872
Escapamento em fase final. Só falta arrematar a terminação e alguns ajustes de angulação.
404874
Terminal do escapamento. Decidimos que descerá inclinado até a parte inferior do parachoque.
404877
Quanto à barra de direção, o meca estudou uma saída. Terá uma cruzeta e irá descer até aquela posição, quase atrás do acelerador.
Ainda não é definitivo. Ele continua estudando opções!
404878
Taí uma situação que não gostei.
A saída inferior do mangote do radiador pega no calço da carroceria. Precisou fazer um corte no calço. Falei com ele que achei que compromete a estrutura do calço. Vai ver como resolver. O que vcs acham?
404879
Chegaram as grades do capô. São as mesmas do Troller e tb com caminhão Volvo.
404880
E se alguém quiser colocar, seguem os códigos da Volvo:
- lado direito: 1664979
- lado esquerdo: 1664978
404881
guilhermeabreu
08/04/2013, 23:05
Taí uma situação que não gostei.
A saída inferior do mangote do radiador pega no calço da carroceria. Precisou fazer um corte no calço. Falei com ele que achei que compromete a estrutura do calço. Vai ver como resolver. O que vcs acham?
404879
Minha opinião :
Se o calço é de aço , não tem problema , pois seccionou menos da metade do tubo , e alí não pega todo o peso da carroceria .
Ficou feio, mas ACHO que não trará problemas estruturais.
Pra ter CERTEZA é fácil:
Quanto pesa toda a carroceria? Divida pelo numero de calcos.
Qual é a resistência desse material por cm² ?
Com essas informações em mãos, basta calcular se o material que tem ali é suficiente pra aguentar o peso + um coeficiente de segurança.
Hhehehhee
Vai pelo achismo mesmo. Se não da pra acertar, deixa assim e toca o barco pq eu quero ver essa geladeira fora da oficina!
jaime_sandim
11/04/2013, 10:22
Dino
cara estou precisando de umas dicas sobre as barra de direção.
vi que voce já fez as suas.
que material usou nelas?
são ocas ou maciças?
tem algum tratamento?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/396158d1361399036-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-2013_02__10.jpg
abraços e parabéns pelo monstrinho.
Maciça? ta doido?
Tubo mecânico com dimensões compatíveis com a ponteira que vai usar. Usei de 608 e te digo que é o suficiente!
Não lembro a medida do tubo, mas ó ele aqui
https://lh3.googleusercontent.com/-x91ql9rBKHg/TH8RzjV13rI/AAAAAAAAAYE/bm9zgEO17-U/s512/IMG_0060.jpg
Original com o 608
https://lh6.googleusercontent.com/-jSbDi4woJNI/TH8RzBp-GzI/AAAAAAAAAYE/mgG0XlAS8fo/s512/IMG_0059.jpg
Vou ficar devendo a medida, mas isso é fácil pra vc conseguir. Compre os terminais e meca com paquímetro o diâmetro da rosca. Ligue numa casa que comercializa tubos e peça o tubo mecânico adequado a essa medida.
Salvo engano, no meu tópico do taxi tem essa informação.
jaime_sandim
12/04/2013, 09:06
Zeca,
muito obrigado era isso mesmo que precisava saber a foto já ajudou. :concordo:
comprei os terminais do 1113 e o torneira já abriu o furo nos munhões.
tava faltando só as informações sobre a barra mesmo.
perguntei se era maciço porque uma das barra do sistema original do troller é .
mas ta resolvido segunda ele faz a barra pra mim
abraços.
Zeca,
abraços.
1113 nao é muito grosso nao Jaime?
Nao vai adiantar de nada vc ter um terminal de caminhao se a parede do munhao e do pitman ficar fina demais. O que vai quebrar será ela!
jaime_sandim
12/04/2013, 15:42
Zeca
o cônico do terminal começa com 19mm ou 20mm(não lembro exatamente) e termina com 22mm
levei esse 1113 e do 608 pro torno
ele mediu tudo e disse que a parece do munhão quenta sem problemas
olha a foto dos munhões já prontos.
405575405576
abraços
Vc tem as medidas do conico do 608?
meu medo é esse "parece que guenta". Descobrir que não guenta no meio de uma curva é complicado!
jaime_sandim
12/04/2013, 16:22
vish não lembro de cabeça as medidas do 608.
mas o cônico não era muito maior no máximo 1 ou 2 mm
a ''cabeça'' e estrutura do terminal que é bem mais robusta.
esse ''parece que guenta'' foi eu que me expressei mal hehehehe
o torneiro que fez mexe com caminhão e maquinas pesadas ha mais de 25 anos
me deu toda garantia e confiança no serviço
e de fato se pegar os 2 terminais vera que o pino cônico são quase mesmo tamanho.
e tem um colega aqui do forum que já usa ha mais de ano e não teve problema algum
entao pronto! hehehe
Só fala baixinho senao Uxio69 vai ouvir e mandar o mecanico dele desmontar tudo e fazer as barras com terminal de 1113!
jaime_sandim
12/04/2013, 17:41
gostei bastante do serviço
e voce Dino esta com que terminais de direção?
nem desmontar nada,se não a viatura não sai esse ano da oficina :mrgreen:
usa oque tem e se der problema , já tem a solução na cabeça
preferi superdimensionar o conjunto todo pra ''esquecer'' que tenho terminais e barras.
esse problema não vou ter mais,vale a pena pra quem esta com o carro desmontado como voce Zeca
[]'s
Falando nisso....
Algum de vocês reabriu o cônico usando broca cônica?
Ficou feio, mas ACHO que não trará problemas estruturais.
Pra ter CERTEZA é fácil:
Quanto pesa toda a carroceria? Divida pelo numero de calcos.
Qual é a resistência desse material por cm² ?
Com essas informações em mãos, basta calcular se o material que tem ali é suficiente pra aguentar o peso + um coeficiente de segurança.
Hhehehhee
Vai pelo achismo mesmo. Se não da pra acertar, deixa assim e toca o barco pq eu quero ver essa geladeira fora da oficina!
Complicar é mais fácil né? :odedo:
O Engesa pesa 1.160kg. Sem nenhuma base, imagino que a carroceria deve pesar uns 300kg. Como são 10 calços, cada um suportaria 30kg. Tudo isso é "em tese", pois não consegui achar quanto pesa só a carroceria.
Tb na base do achismo não creio que terei problemas.
Depois posto a foto de como ficou com o mangote inferior do radiador.
Meu engesa em ordem de marcha.
2.980kg
Dino
cara estou precisando de umas dicas sobre as barra de direção.
vi que voce já fez as suas.
que material usou nelas?
são ocas ou maciças?
tem algum tratamento?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/frota-4x4-brasil/396158d1361399036-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-2013_02__10.jpg
abraços e parabéns pelo monstrinho.
Oi Jaime,
Seja bem-vindo!
Desculpe a demora em responder. Tive uma semana bem corrida e com pouco tempo de acessar o fórum. Além das atividades do dia-a-dia, Zeca_CJ e eu fazemos parte do www.terrible4x4.com.br (http://www.terrible4x4.com.br) e em 27/04 iremos realizar o 1º Desafio Trial Terrible 4x4. Tá sendo bem legal participar da organização, e como estamos na reta final, aí é pura agonia! hehehe
405737
E também nesta semana, Zeca_CJ, eu e mais 6 amigos do Terrible 4x4, compramos uma cegonha pra levar nossos jipes aos eventos off-road Brasil afora. E o primeiro será a Fenajeep, em Brusque/SC, de 29/05 a 02/06.
405739
405740
405741
Bom, mas vamos à sua dúvida:
- Material: Aço Cromo-Molibênio 4130, tb conhecido como cromoly
- Tubo: Oco (diâmetro interno de 1/2")
- Tratamento: Nenhum
Obrigado pelo "monstrinho" - hehehe.
Acabei de chegar da oficina. Vou postar as fostos do que já foi feito!
Abs,
Uxío
Zeca,
abraços.
Jaime,
Não sei se são os mesmos, talvez não, mas as ponteiras do Galego são do MB 608.
Confira nesse post - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-53.html#post1832080 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-53.html#post1832080)
entao pronto! hehehe
Só fala baixinho senao Uxio69 vai ouvir e mandar o mecanico dele desmontar tudo e fazer as barras com terminal de 1113! Tenho ouvido de tuberculoso viu!:odedo:
Não desmonto nada. Vai ficar como está. Quero rodar primeiro com o Galego e depois ir progredindo no que for necessário!
Mas acho que vou precisar trocar as ponteiras tão cedo. As do 608 me parecem bem robustas.
gostei bastante do serviço
e voce Dino esta com que terminais de direção? MB 608
nem desmontar nada,se não a viatura não sai esse ano da oficina :mrgreen:
usa oque tem e se der problema , já tem a solução na cabeça :concordo:
preferi superdimensionar o conjunto todo pra ''esquecer'' que tenho terminais e barras.
esse problema não vou ter mais,vale a pena pra quem esta com o carro desmontado como voce ZecaO de Zeca não tá desmontado não. Tá desmanchado! :odedo:
Meu engesa em ordem de marcha. 2.980kg
Caramba Kim, mais que o dobro do peso padrão! :shock:
Pq tão pesado assim? São 1.820kg a mais que o peso padrão (1.160kg).
Além do motorzão, pneuzão e capota de fibra, que mais contribuiu pro Fuzileiro ter esse peso todo?
Capota e portas de aço!!
Ar
vidro eletrico
trava eletrica
retrovisor eletrico
bancos de couro
2 guinchos
bateria de 180Ah
parachoque de chapa de 8mm
e assim por diante
Como todo sábado, hj foi de dia de Oficina. E amanhã tb será! :putz:
O meca queria ligar o motor hj, mas apareceu tanto corneteiro por lá :freaking:, que teve que deixar pra amanhã.
O que foi feito:
Reservatório de ar do radiador no lugar
405787
Filtro de ar e intercooler posicionados
405788
Definido onde ficará a bateria. Ali ao lado do hidrovácuo.
405789
Na parede corta-fogo aparece a manta térmica já afixada, e na parte inferior da foto aparece o reservatório do lavador do parabrisa.
Lanternas traseiras já no local delas.
405790
Capota e portas de aço!!
Ar
vidro eletrico
trava eletrica
retrovisor eletrico
bancos de couro
2 guinchos
bateria de 180Ah
parachoque de chapa de 8mm
e assim por diante
Tá explicado! A gente vai instalando equipamentos aqui e ali e não nos damos conta do aumento de peso.
No meu caso, não terei capota e portas de aço. Será de lona mesmo.
Tb terei: Ar Cond, 2 guinchos, parachoques reforçados, bateria de 100A e sem falar nos pneus 37" e rodas com beadlock. :putz:
haundrich
14/04/2013, 06:51
O Engesa normal com capota de lona pesa 1750 kgs
o meu com capota de fibra pesa 2100 kgs.
Considere Ac, guincho, bancos elétricos do tempra, rodas aço r16 daytona e pneus 33pols
agora pesa um pouco mais, com recauchute de 34 pols.
A capota não êh leve, pesa 350 kgs.
haundrich
Complicar é mais fácil né? :odedo:
O Engesa pesa 1.160kg. Sem nenhuma base, imagino que a carroceria deve pesar uns 300kg. Como são 10 calços, cada um suportaria 30kg. Tudo isso é "em tese", pois não consegui achar quanto pesa só a carroceria.
Tb na base do achismo não creio que terei problemas.
Depois posto a foto de como ficou com o mangote inferior do radiador.
haundrich
14/04/2013, 07:04
Uxio
O motor Mwm ficou muito para frente? Vc tem uma foto aérea do cofre? Rs
parabens esta ficando massa o seu projeto
O Engesa normal com capota de lona pesa 1750 kgs
o meu com capota de fibra pesa 2100 kgs.
Considere Ac, guincho, bancos elétricos do tempra, rodas aço r16 daytona e pneus 33pols
agora pesa um pouco mais, com recauchute de 34 pols.
A capota não êh leve, pesa 350 kgs.
haundrich
Haundrich,
Boa dúvida surgiu agora.
O peso de 1.160 kg achei nesses dois sites:
- Engesa (http://www.jeepeirostartaruga.com.br/engesa.html)
- Técnica 4x4 - Veículos 4x4 - Engesa (http://www.tecnica4x4.com.br/jipes/engesa.htm)
Já nesses dois, consta 1.500kg:
- Universal Importação, Exportação e Comércio (http://www.universal.ind.br/jeep_ee12.asp)
- Rota do 4X4 Comércio de Veculos (http://www.rota4x4.com.br/loja/infos.asp?lang=pt_BR&codigo_texto=3)
Como no Manual do Proprietário também consta 1.500kg.
E pra complicar um pouco, nesse link da Rota 4x4 informa que o EE-4 pesa 1.500kg e o EE-12 pesa 1.320kg. As diferenças apontadas entre o EE-4 e o EE-12 são:
- Curso da suspensão: 225mm no EE-4 e 250mm no EE-12
- Roda: 5x16 no EE-4 e 6x16 no EE-12
- Tanque de combustível: 80l no EE-4 e 90l no EE-12
Se no EE-12 o curso da suspensão é um pouco maior, as rodas são um pouco mais largas e no tanque cabem 10l a mais, e sabendo qua a tuberia e chassis do EE-12 é mais reforçada que a do EE-4, não era para o EE-12 ser mais pesado que o EE-4, e não 180kg mais leve?
Não sei se as informações dessa página da Rota 4x4 estão precisas, pois consta que a relação do diferencial dianteiro e traseiro do EE-4 é 4,88, quando sabemos que é 3,92. Ou não?
Que os doutores de Engesa esclareçam essas dúvidas! Né Kim, Guilherme, Eduardo, etc.?:mrgreen:
Abs,
Uxío
Uxio
O motor Mwm ficou muito para frente? O motor ficou pra frente o máximo possível, pois o PT da S-10 é bem comprido, e ainda tive que usar o SYE na redução pra encurtar o cardan traseiro. Confira em:
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-46.html#post1818345 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-46.html#post1818345)
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-47.html#post1819245 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-47.html#post1819245)
Tiramos inclusive a hélice do motor para ganhar mais espaço. Vou usar o eletroventilador do Astra.
Vc tem uma foto aérea do cofre? Rs Servem essas? :mrgreen:
405872
405874
Hj de manha/tarde enquanto uxio pesquisava o que pesa mais, 1kg de chumbo ou 1kg de algodao, eu estava no meca e vi o Galego falando pela primeira vez depois de um ano e pouco de vida!
Ele falou "CJ" !
jaja posto o video
Hj de manha/tarde enquanto uxio pesquisava o que pesa mais, 1kg de chumbo ou 1kg de algodao, eu estava no meca e vi o Galego falando pela primeira vez depois de um ano e pouco de vida!
Ele falou "CJ" !
jaja posto o video
Kd esse vídeo ômi? :shock:
Pense numa agonia! :drool:
Eduardo Velo
14/04/2013, 21:18
Qdo comprei o Engesa , o Millei , antigo dono , tinha pesado na balança da Policia Rodoviaria , o peso era de 2800 kg com capota de fibra e pneus 33" , sem ferramentas/sobressalentes e sem motorista .
Com certeza com peças sobressalentes , ferramentas e motorista chega bem prox. de 3 ton. e da pra sentir o peso qdo está na trilha , ele vai pra onde quer ... rs , o detalhe é que é um EE 12 Fase 3 .
Acredito que essas diferenças de peso estejam na motorização e na chaparia ... como não existe mais engesa original nunca vamos saber o peso certo ... rs
Uxio , onde vai ficar a bateria ??? que bateria vai usar ?
Qdo comprei o Engesa , o Millei , antigo dono , tinha pesado na balança da Policia Rodoviaria , o peso era de 2800 kg com capota de fibra e pneus 33" , sem ferramentas/sobressalentes e sem motorista .
Com certeza com peças sobressalentes , ferramentas e motorista chega bem prox. de 3 ton. e da pra sentir o peso qdo está na trilha , ele vai pra onde quer ... rs , o detalhe é que é um EE 12 Fase 3 . 2.800kg??? :shock: Mesmo prum fase III tô achando muito. Por isso que ele vai pronde quer! :lol:
Acredito que essas diferenças de peso estejam na motorização e na chaparia ... como não existe mais engesa original nunca vamos saber o peso certo ... rs Rapaz, Em Lauro de Freitas (cidade vizinha a Salvador) tem um Engesa totalmente original, coisa de xodó do dono, tipo só sai na rua 1 vez por semana pra dar uma volta no quarteirão e retorna pra garagem. Detalhe: o número do chassis é 00003!
Uxio , onde vai ficar a bateria ??? que bateria vai usar ? A bateria vai ficar no mesmo lugar da original, só que do lado esquerdo, ao lado do hidrovácuo (foto abaixo). No lugar anterior da bateria agora tá o reservatório de água do radiador.
405926
Vou usar a bateria Caterpillar 3T-5760, de 100A.
405927
Após mais de 1 ano parado, finalmente o motor MWM entrou em funcionamento. :euforico:
Não pude estar presente. Pense na agonia!
Vídeo feito por Zeca_CJ. Valeu Zé!
http://www.youtube.com/watch?v=cmrSiw6iZH8
Tá faltando pouco pro Galego sair de lá! :pular:
jaime_sandim
15/04/2013, 09:46
Oi Jaime,
Seja bem-vindo!
Desculpe a demora em responder. Tive uma semana bem corrida e com pouco tempo de acessar o fórum. Além das atividades do dia-a-dia, Zeca_CJ e eu fazemos parte do www.terrible4x4.com.br (http://www.terrible4x4.com.br) e em 27/04 iremos realizar o 1º Desafio Trial Terrible 4x4. Tá sendo bem legal participar da organização, e como estamos na reta final, aí é pura agonia! hehehe
405737
E também nesta semana, Zeca_CJ, eu e mais 6 amigos do Terrible 4x4, compramos uma cegonha pra levar nossos jipes aos eventos off-road Brasil afora. E o primeiro será a Fenajeep, em Brusque/SC, de 29/05 a 02/06.
405739
405740
405741
Bom, mas vamos à sua dúvida:
- Material: Aço Cromo-Molibênio 4130, tb conhecido como cromoly
- Tubo: Oco (diâmetro interno de 1/2")
- Tratamento: Nenhum
Obrigado pelo "monstrinho" - hehehe.
Acabei de chegar da oficina. Vou postar as fostos do que já foi feito!
Abs,
Uxío
Obrigado pelas boas vindas :concordo:
muito legal o clube de voces olhei tudo o site e o desafio que estão organizando
pena eu morar tao longe de voces,se não era mais um maluco ai agitando hehehe.
vou tentar ir pra Fenajeep esse ano,se der certo trocamos uma ideia e tomar umas :brinde: por la quem sabe.
agora vi que voces são organizados ,compra uma cegonha pra carregar os jipes é perfeito
pena não ter essa parceria toda aqui não minha cidade.
ah e obrigado pela dicas da barra da direção já foram encaminhadas pra tornearia pra apronta logo.
quero ver os videos do Galego rodando agora que já ate funcionou o coração dele.
abracos
abracos.
Eduardo Velo
15/04/2013, 12:21
Uxio , pra instalar a bateria de 100A no meu tive que inverter a posição do motor do limpador e a fixação do filtro de ar , não iria caber na vaga original pq é bem maior , essa de 100 A da Caterpilar é do mesmo tamanho da 70 A ??? se for seria interessante usar essa pra quem não quer mexer no alojamento original .
Motorzão roncou bonito ...
haundrich
15/04/2013, 12:29
1.160 kgs é erro de "digitamento". rs
1.320 kgs, talvez seja possível removendo o capô kkkkk
1.500 kgs eu já vi, mas é o original motor opala 4cc.
e 1750 kgs é o original diesel perkins q90-b
Bem, sobre as diferenças entre EE-04 e o EE-12,....
....eu já havia lido sobre EE-04 e EE-12, e todos afirmavam que a única diferença é que o EE-04 é a versão militar, com sistema 24V, farois e luzes especiais, e mola mais dura para a canhoneira na traseira. E que o EE-12 é apenas a versão civil com sistema 12V, com mola intermediária na traseira.
Haundrich,
Boa dúvida surgiu agora.
O peso de 1.160 kg achei nesses dois sites:
- Engesa (http://www.jeepeirostartaruga.com.br/engesa.html)
- Técnica 4x4 - Veículos 4x4 - Engesa (http://www.tecnica4x4.com.br/jipes/engesa.htm)
Já nesses dois, consta 1.500kg:
- Universal Importação, Exportação e Comércio (http://www.universal.ind.br/jeep_ee12.asp)
- Rota do 4X4 Comércio de Veculos (http://www.rota4x4.com.br/loja/infos.asp?lang=pt_BR&codigo_texto=3)
Como no Manual do Proprietário também consta 1.500kg.
E pra complicar um pouco, nesse link da Rota 4x4 informa que o EE-4 pesa 1.500kg e o EE-12 pesa 1.320kg. As diferenças apontadas entre o EE-4 e o EE-12 são:
- Curso da suspensão: 225mm no EE-4 e 250mm no EE-12
- Roda: 5x16 no EE-4 e 6x16 no EE-12
- Tanque de combustível: 80l no EE-4 e 90l no EE-12
Se no EE-12 o curso da suspensão é um pouco maior, as rodas são um pouco mais largas e no tanque cabem 10l a mais, e sabendo qua a tuberia e chassis do EE-12 é mais reforçada que a do EE-4, não era para o EE-12 ser mais pesado que o EE-4, e não 180kg mais leve?
Não sei se as informações dessa página da Rota 4x4 estão precisas, pois consta que a relação do diferencial dianteiro e traseiro do EE-4 é 4,88, quando sabemos que é 3,92. Ou não?
Que os doutores de Engesa esclareçam essas dúvidas! Né Kim, Guilherme, Eduardo, etc.?:mrgreen:
Abs,
Uxío
haundrich
15/04/2013, 12:35
ah, é o seguinte: Estamos falando em peso em ordem de marcha.
vou tentar ir pra Fenajeep esse ano,se der certo trocamos uma ideia e tomar umas :brinde: por la quem sabe.
Jaime,
Faça uma força e vá. Vc vai gostar muito. Vai conhecer muita gente daqui do fórum, trocar idéias, ver muitos jipões e comprar tudo que o Jegão precisa. É um evento bem legal, grande e que movimenta a cidade. Mas como Brusque não tem muitos hóteis, talvez vc não consiga mais vaga por lá. Tente em Balneário Camboriú, que é cerca de 40km e tem muitos hotéis. O site da Fenajeep é www.fenajeep.com (http://www.fenajeep.com)
É bom levar três listas de itens pro Jegão: o que comprar, o que talvez comprar e o que não comprar. Não estranhe se vc comprar tudo das 3 listas! :lol:
Fala Dino, o Terrible está atacando de cegonha agora? Show de bola...
E esse bichão falando agora... Vai andar quando?
até.
Uxio , pra instalar a bateria de 100A no meu tive que inverter a posição do motor do limpador e a fixação do filtro de ar , não iria caber na vaga original pq é bem maior , essa de 100 A da Caterpilar é do mesmo tamanho da 70 A ??? se for seria interessante usar essa pra quem não quer mexer no alojamento original .
Motorzão roncou bonito ...
Edu,
Não vou botar a bateria na vaga original. Ali já está o reservatório do radiador. Vou botar a bateria do outro lado, justamente oposto à vaga original.
Não sei as dimensões da bateria de 70A, mas com certeza essa de 100A é maior. Já medi o local e vai ser preciso fazer uma abertura de 15cm na caixa de roda! Chapista já tá fazendo isso.
Segue as dimensões das baterias Caterpillar.
406015
1.160 kgs é erro de "digitamento". rs
1.320 kgs, talvez seja possível removendo o capô kkkkk
1.500 kgs eu já vi, mas é o original motor opala 4cc.
e 1750 kgs é o original diesel perkins q90-b
Agora tem mais lógica. hehehe
O Galego tinha esse motor do opala.
Mesmo com a mutação que tô fazendo, não acho que chegue nos 3.000kg. Talvez 2.500kg. Mas é só impressão na base do achismo.
Quando estiver todo pronto, levo numa balança e mato essa curiosidade.
Só uma pequena correção - O motor perkins é Q20B e não 90.
Bem, sobre as diferenças entre EE-04 e o EE-12,....
....eu já havia lido sobre EE-04 e EE-12, e todos afirmavam que a única diferença é que o EE-04 é a versão militar, com sistema 24V, farois e luzes especiais, e mola mais dura para a canhoneira na traseira. E que o EE-12 é apenas a versão civil com sistema 12V, com mola intermediária na traseira.
É quase isso. Vc só trocou a designação do civil com a do militar e vice-versa.
EE-4 - versão civil (O 4 refere-se à 4x4)
EE-12 - versão militar 12V (O 12 refere-se à 1/2 tonelada, que é capacidade útil de carga)
EE-24 - versão militar 24V (O 24 refere-se à voltagem. A carga útil também é 1/2 tonelada)
Diferenças - Além das que vc citou, o chassi e tuberia dos eixos são mais reforçados no EE-12 em relação ao EE-4.
O EE-12 só era vendido pras Forças Armadas. O EE-4 era vendido no comércio a empresas e pessoas físicas.
Alguns EE-12 não adquiridos pelas Forças Armadas foram parar em órgãos federais, como a FUNASA e FUNAI. Quase todos eram na cor branca, com capota preta, e sem o banco traseiro fixo.
Alguns links sobre isso:
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-18.html#post1585804 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-18.html#post1585804)
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-18.html#post1586065 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-18.html#post1586065)
- http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/20329-engesa-ee-4-e-ee-12-diferencas.html (http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/20329-engesa-ee-4-e-ee-12-diferencas.html)
Fala Dino, o Terrible está atacando de cegonha agora? Show de bola...
E esse bichão falando agora... Vai andar quando?
até.
Fala Cigano,
Como vcs estão por aí?
Enquanto tava postando no Cadinho, vc postava aqui!
Sim, agora somos Cegonheiros. Nesta semana já deve estar subindo pra Salvador. Nosso presidente tá querendo pintá-la de vermelho e amarelo que são as cores do Terrible.
Ontem, depois de mais de um ano parado, o motor foi ligado pela primeira vez na Japauto. Existia uma preocupação natural sobre o estado do motor, bicos, etc., pois problemas poderiam surgir. Mas CJ estava lá e disse que foi tranquilo, funcionou de primeira e sem nenhum ruído estranho aparente.
O Japa prometeu me entregar o carro pronto até o fim deste mês. Estou querendo levá-lo pra Fenajeep. Até já contratei o IMF pra isso! :lol:
406032
E Brusque? Vc irão ou ficarão de mimimi? :mrgreen:
Abs,
haundrich
15/04/2013, 14:17
ops, troquei as bolas . Valeu pelas informações!
O meu estava pesando 2.100 kgs. Quando passei a usar pneu VJ910 que dá 34 pols + roda aço R16 daytona, a balança passou a mostrar 2.200 kgs.
Acompanho o seu tópico porque estudo a troca da minha caixa de câmbio clarck CL 2605B + t-case ZF QT-LS por outro conjunto.
A adaptação no meu não ficou tão legal quanto eu esperava, o principal problema foi o cardãn traseiro que ficou muito curto.
Tenho opções em trocar o câmbio e t-case, mas todas elas empurram o motor muito para frente e exigem modificação no chassi.
Foi bom conhecer o seu kit através de seus posts.
Eduardo Velo
15/04/2013, 14:31
A Bateria da Cral que está no meu é 330 x 172 x 210 mm , não precisei mexer na cx de roda , está no suporte original ...
O meu é EE 12 e na placa interna está assim - Modelo - M8 ; Versão - VTLG ; Chassi * MJ 000001 . Sei que era usado na Bahia por algum orgão federal e foi vendido em leilão ... . Bem interessante essas informações sobre os modelos de engesa .
qto ao peso , qdo tive que voltar de Salesópolis num plataforma aconteram algumas coisas : 1o quebrou o cabo que ia puxar pra cima da plataforma e usei o guincho do engesa pra poder subir , depois pra descer a serra quase vai reto na 1a curva pq o motorista não pois fé no peso da Jabiraca , desceu a 20 km/h muito brabo ... rs , aí na estrada estava a 70 km/h foi fazer a curva e não conseguiu , foi diminuindo a velocidade até ficar a 50km/h pra ter atrito e conseguir fazer as curvas . Isso ficou registrado na seguradora e qdo precisei outras vzs a plataforma que veio era maior ... o bixo é pesado ... rsrs .
Uma pena que vcs vão pra Fenajipe e nós pra Campos RJ , é capaz de a gente se trombar na estrada ...
Acompanho o seu tópico porque estudo a troca da minha caixa de câmbio clarck CL 2605B + t-case ZF QT-LS por outro conjunto.
A adaptação no meu não ficou tão legal quanto eu esperava, o principal problema foi o cardãn traseiro que ficou muito curto.
Tenho opções em trocar o câmbio e t-case, mas todas elas empurram o motor muito para frente e exigem modificação no chassi.
Foi bom conhecer o seu kit através de seus posts.
Posso estar enganado, e me corrijam por favor, mas acho que o Galego é o único Engesa daqui do fórum com o PT completo da S-10 (motor MWM 2.8 + câmbio Eaton FSO-2305E + redução NP-233C). Os demais Engesas com motor MWM 2.8 usam a redução da Band e/ou câmbio Clark.
Por ter sido original de fábrica e acreditando que é um projeto que foi devidamente estudado e testado pela GM, preferi manter esse conjunto, e isso deu um trabalho da zorra. Como é mais comprido, não foi nada fácil solucionar o cardan traseiro. Além do kit SYE precisei de junta CV e flange.
- Junta CV (última foto desse post) - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-38.html#post1781151 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-38.html#post1781151)
- Flange - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-63.html#post1847121 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-63.html#post1847121)
O SYE comprei nesse site: www.jbconversions.com (http://www.jbconversions.com/). O vendedor é John White e o email é jbconv@bellsouth.net. Não estranhe se ele demorar em responder. Pode informar a ele que fui eu quem indiquei. Avise-me caso tenha alguma dificuldade.
Outro site que talvez vc ache o que precise é esse: 4xshaft.com (http://4xshaft.com/). O vendedor é Tom Wood e o email é tom@tomscds.com. Foi com ele que comprei a flange. A meu pedido, a flange veio sem a furação para que o meca fizesse como precisava. Essa loja é imensa e tem praticamente tudo o que vc precisa de Transmissão.
Algumas modificações tiveram que ser feitas no chassi pra adaptar a saída dianteira da redução, e suportes do motor e câmbio. Confira as fotos do Galego e dos demais engesas que fizeram essa modificação, que podem te ajudar a encontrar a melhor solução pro teu caso.
Abs,
Uxío
A Bateria da Cral que está no meu é 330 x 172 x 210 mm , não precisei mexer na cx de roda , está no suporte original ... Tb não queria mexer na caixa de roda, mas não tem jeito. O hidrovácuo da S-10 é muito maior que o do Engesa, e ali ainda tem o cilindro superior da embreagem. Ambos impedem a acomodação da bateria. Por isso o corte na caixa de roda é inevitável. Mas será um corte pequeno!
O meu é EE 12 e na placa interna está assim - Modelo - M8 ; Versão - VTLG ; Chassi * MJ 000001 . Sei que era usado na Bahia por algum orgão federal e foi vendido em leilão ... . Bem interessante essas informações sobre os modelos de engesa . Nunca li nada sobre esse modelo "M8" e versão "VTLG". "VTLG" tá parecendo abreviatura de "Viatura Ligeira".
Quais são as letras da placa do teu Engesa? O meu é JKZ, que era placa de veículo do governo.
qto ao peso , qdo tive que voltar de Salesópolis num plataforma aconteram algumas coisas : 1o quebrou o cabo que ia puxar pra cima da plataforma e usei o guincho do engesa pra poder subir , depois pra descer a serra quase vai reto na 1a curva pq o motorista não pois fé no peso da Jabiraca , desceu a 20 km/h muito brabo ... rs , aí na estrada estava a 70 km/h foi fazer a curva e não conseguiu , foi diminuindo a velocidade até ficar a 50km/h pra ter atrito e conseguir fazer as curvas . Isso ficou registrado na seguradora e qdo precisei outras vzs a plataforma que veio era maior ... o bixo é pesado ... rsrs . Bom saber disso! Quando precisar acionar a seguradora, vou ficar atento ao envio de uma plataforma maior. Valeu!:concordo:
Uma pena que vcs vão pra Fenajipe e nós pra Campos RJ , é capaz de a gente se trombar na estrada ... Pois é, queria tb ir pra Campos, mas essa viagem pra Fenajeep já foi acertada desde o ano passado. Se rolar outro encontro neste ano, farei de tudo pra ir!
Abs,
Uxío
jaime_sandim
15/04/2013, 18:32
Jaime,
Faça uma força e vá. Vc vai gostar muito. Vai conhecer muita gente daqui do fórum, trocar idéias, ver muitos jipões e comprar tudo que o Jegão precisa. É um evento bem legal, grande e que movimenta a cidade. Mas como Brusque não tem muitos hóteis, talvez vc não consiga mais vaga por lá. Tente em Balneário Camboriú, que é cerca de 40km e tem muitos hotéis. O site da Fenajeep é www.fenajeep.com (http://www.fenajeep.com)
É bom levar três listas de itens pro Jegão: o que comprar, o que talvez comprar e o que não comprar. Não estranhe se vc comprar tudo das 3 listas! :lol:
vou fazer uma força sim pra ir.
a melhor parte é essa conversar conhecer o povo do brasil inteiro que nois passamos o ano todo conversando pelo forum
e tem a parte das compras que acabam com qualquer orçamento hehehe
ultimamento o jegão esta parado quase sem uso,talvez ate sera vendido :(
o troller flecha de prata que esta me comendo pelas pernas,
sabe como é vai fazer uma coisa na viatura ai vem o famoso ''jaque''
e já entra mais um monte de coisas que íamos esperar e fazer mais pra frente.
Andre Frederico
15/04/2013, 21:11
Dino,
Esse Engesa tá ficando bão, trás logo ele para o desafio do terrible!!!
Quando eu crescer vou comprar uma máquina dessas!!!
Abraço
André
Dino,
Esse Engesa tá ficando bão, trás logo ele para o desafio do terrible!!!
Quando eu crescer vou comprar uma máquina dessas!!!
Abraço
André
Oi André,
Minha meta é levar o Galego pra Fenajeep. :torcendo:
Pro Desafio Terrible é impossível. Faltam só 11 dias!
Deixe de mimimi e compre logo o seu Engesa. Cacá tem um lindão pra vender!
Abs,
Uxío
Chegou a Grade do Marruá.
Gostei muito do acabamento. Nem parece que é artesanal! Show! :palmas:
A tela foi soldada com mig e ainda levou reforço de KPO.
Comprei com o Sr Orlando (11 99802 3029 - ovairoletti@yahoo.com.br). Ele mesmo é quem faz.
406563
Verso da grade
406564
E caso alguém precise, o Sr Orlando ainda tem muita peça de engesa.
- quadro para brisa f1 f2
- mascaras do farol
- suporte motor do limpador para brisa
- dobradiças capo para brisa tampa traseira
- capo por encomenda
- braço pitman com 02 furos para regulagem com rebaixo na medida que precisar semelhante ao troller pivos 608 ou 1113 (nao e peça emendada. peça totalmente nova)
- barras de ligaçao das rodas em tubo mecanico rosca usinada sem solda
- barra panhard com regulagem para mola alta ou baixa leva o eixo aonde quizer
- braços de suspençao
- suporte pantografico para bancos da frente
- carcaças de eixo
- adaptaçao de eixo toyota
- peças usadas em geral
- e tem mais coisas
Quem tiver interesse entre em contato direto com ele. O telefone e email estão no post anterior.
Pessoal,
Quebrei cabeça pra descobrir qual farol botar no Galego. :semideia
Não quero os da Brasília, pq acho feio e tb não permitem instalar o projetor de Xenon.
Fui numa loja de material elétrico pra autos, vi vários modelos e fiz uma comparação.
Farol definido! Será o mesmo do Caminhão Ford Cargo. O farol é da marca Orgus, modelo FD-191. A lente é de policarbonato.
407276
Agora vejam que curioso. Esse conjunto de farol é para o Ford Cargo até 2001, e custa cerca de R$ 150. Vem o farol alto e baixo montados em um único suporte.
Já no Cargo a partir de 2002, os faróis são montados separados (alto FD-204 e baixo FD-203), porém são absolutamente os mesmos do cargo até 2001. Neste caso, cada farol custa em torno de R$ 240 (R$ 480 os dois). :shock:
Liguei pra 4 lojas, e quando questionei pq o farol do modelo 2002 em diante era o triplo do valor do farol do modelo até 2001, já que se tratava do mesmo farol, a resposta era padrão: É que apesar de serem os mesmos faróis, o 2002 é novidade pq vem separado e o até 2001 vem junto! Ou seja, a novidade custa 200% a mais! :screwy:
Eduardo Velo
23/04/2013, 09:10
Uxio , ja estive " namorando " esse conjunto que vc pegou por um bom tempo , só teria que adapatar a mascara pelo que medi , foi por fora sem a peça na mão , mas parece que cabe certinho na cavidade e tb o do caminhão VW , tem uns caminhões da Ford que usam farois retangulares e os que vão na parte da baixo tb parece que servem pro Engesa ...
Ta ficando bom de mais esse bixo ... só vai pro shopping depois de pronto ... rsrs
abs ...
Uxio , ja estive " namorando " esse conjunto que vc pegou por um bom tempo , só teria que adapatar a mascara pelo que medi , foi por fora sem a peça na mão , mas parece que cabe certinho na cavidade e tb o do caminhão VW , tem uns caminhões da Ford que usam farois retangulares e os que vão na parte da baixo tb parece que servem pro Engesa ...
Ta ficando bom de mais esse bixo ... só vai pro shopping depois de pronto ... rsrs
abs ...
Edu,
Na cavidade o farol cabe sem problemas. Adaptar a máscara tb é fácil. Como esse conjunto é horizontal, então acho que não terei problemas na instalação.
O farol do caminhão VW que vc falou é esse aí da foto (Orgus FW-131)?
407320
Eduardo Velo
23/04/2013, 14:07
Esse mesmo , mas como ele parece que é da brasilia , pelo menos é bem parecido ... aí não sei se seria viável , mas do caminhão Ford sei que é bem forte , só teria que adapatar então lanterna da seta em algum lugar visível prox. dos faróis ... estaremos acompanhando e roubando umas idéias , tipo China ... rs
Esse mesmo , mas como ele parece que é da brasilia , pelo menos é bem parecido ... aí não sei se seria viável , mas do caminhão Ford sei que é bem forte , só teria que adapatar então lanterna da seta em algum lugar visível prox. dos faróis ... estaremos acompanhando e roubando umas idéias , tipo China ... rs
Oi Edu,
Tb vi esses faróis do caminhão VW. Como vc citou, são bem similares aos de Brasília, e a lente é vidro. Não gostei. Os do caminhão Ford são mais fortes e a lente é de policarbonato, sem risco de trincar ao entrar na água.
A lanterna de seta será a mesma cristal do Troller. Nos alargadores vão as lanternas retangulares. E na frente vão as ovaladas. São essas que aparecem nas fotos desse anúncio, inclusive comprei nessa mesma loja - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473772959-kit-piscas-lente-cristal-troller-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-473772959-kit-piscas-lente-cristal-troller-_JM)
Quanto ao acompanhamento tipo China, só autorizo mediante pagamento de Royaltes!
Abs,
Uxío
haundrich
27/04/2013, 09:46
Legal a informação do farol do Ford Cargo.
Estou com o suporte do farol pronto, mas sem muita idéia sobre onde fixar os piscas.
Depois que vi as BMW com auréolas tipo olhar de lobo, estou procurando uma fita de LED laranja bem forte para embutir dentro do farol. E assim consigo manter o aspecto engesa de ser.. Só tenho a impressão que o pisca não terá eficiência em visibilidade com o farol baixo aceso a noite, pode não dar certo, tenho que testar.
e ESSA JACA NÃO ANDA NÃO É?
:odedo::odedo::odedo::odedo::odedo::odedo:
e ESSA JACA NÃO ANDA NÃO É?
:odedo::odedo::odedo::odedo::odedo::odedo:
Tá foda man!
Agora o meca me veio com mais uma novidade. Fica parecendo que faz de tudo pra atrasar, pq poderia já ter detectado esses problemas com bastante antecedência. :freaking:
Segundo ele, preciso trocar o tensor da correia (tb conhecido com esticador) e a correia tb.
Como não tenho o manual técnico desse motor, ainda não descobri o código da MWM pra essas peças. Em todas as lojas onde pesquisei, encontrei códigos diferententes, principalmente pra correia.
Parece que a correia do MWM 2.8 varia de especificação conforme o modelo e ano do carro: S-10, Troller, Frontier, etc, principalmente pq a posição do alternador é diferente em cada versão.
Entrei em contato com o SAC da MWM, e ficaram de me ligar de volta com essa informação. Mas até agora nada.
Tô meio perdido quando a isso. Alguma idéia de como descobrir o código correto?
Pesquisando por S10 2.8 com o ano de seu motor nao deu nada?
Vai na autorizada com o ano da sua s10 e resolve...
jaime_sandim
03/05/2013, 11:34
parece meio obvio mas não tem o numero da correia na própria correia velha?
ou a medida que tambem serve...
como o Zeca disse pelo ano da s10 eles tinham que saber.
abraços.
Pesquisando por S10 2.8 com o ano de seu motor nao deu nada? Encontrei muita informação divergente, com códigos diferentes, principalmente pra correia.
No ML tem 2 anúncios de vendedores diferentes do tensor original MWM, inclusive com fotos. Nesses 2 anúncios o código MWM informado é 940703410074. Porém no manual da MWM não consta esse código. Aí fico sem entender. :parede:
Quando acho que estou resolvendo, volto à estaca zero. :sad:
haundrich
03/05/2013, 11:53
6 anos atrás eu tive problema no tensor, deve ter entrado água no rolamento "blindado".
Ele não avisa, não dá nem um sinal que algo possa estar errado. A 500 metros do pedágio de Floresta, escutei um barulho e parou. Depois fez o mesmo barulho, dai entendi que era algo de correia, já pisei na embreagem e desliguei o motor. Senti cheiro e leve fumaça, e parou. Cheguei no embalo certinho debaixo do poste de iluminação do pedágio. A correia estava partida.
Paguei um balaio, para depois descobrir que podia ter seguido viagem normalmente, pois o comando do mwm tca 4.07 é por engrenagem, não pela correia. Só ia ficar sem alternador por um tempo. Dai fiquei pensado por quê katsu de tão caro nesse tensor que nem é para comando de válvulas.
De vez em quando tem que soltar a correia e girar na mão, para ver o estado do rolamento do tensor, alguns dias depois de um mergulho...
Vai na autorizada com o ano da sua s10 e resolve...
Fui na autorizada. Código GM para o tensor - 93354738. Código GM para a correia - 93349128. Porém ambos não tem em estoque. E olhe que liguei pras 4 concessionárias de Salvador.
Tentei pesquisar por esse código GM se descubro qual é o código MWM e não consegui.
Na internet encontrei um site que tem o Catálogo de Peças de Reposição MWM, porém tem que pagar pra baixar o manual, e fico cabreiro em informar o cartão de crédito - http://pt.scribd.com/doc/93506362/MWM-CATALOGO-DE-PECAS-MOTOR-SPRINT-4-07TCA (http://pt.scribd.com/doc/93506362/MWM-CATALOGO-DE-PECAS-MOTOR-SPRINT-4-07TCA)
409311
parece meio obvio mas não tem o numero da correia na própria correia velha?
ou a medida que tambem serve...
como o Zeca disse pelo ano da s10 eles tinham que saber.
abraços.
Tb pensei nisso, mas o meca tentou ver o código na correia velha, porém os números estão ilegíveis devido ao desgaste.
Uxio,
mais teu motor é o 4.07tca ?
Baixa de quintas / Vasco da gama
- Varejão auto peças
- Baratão auto peças
- Vasco Imports
- Auto Latina
Campinas de pirajá
- Roni
BR-324
- JS
Com certeza vc vai encontrar em alguma dessas lojas.
6 anos atrás eu tive problema no tensor, deve ter entrado água no rolamento "blindado".
Ele não avisa, não dá nem um sinal que algo possa estar errado. A 500 metros do pedágio de Floresta, escutei um barulho e parou. Depois fez o mesmo barulho, dai entendi que era algo de correia, já pisei na embreagem e desliguei o motor. Senti cheiro e leve fumaça, e parou. Cheguei no embalo certinho debaixo do poste de iluminação do pedágio. A correia estava partida.
Paguei um balaio, para depois descobrir que podia ter seguido viagem normalmente, pois o comando do mwm tca 4.07 é por engrenagem, não pela correia. Só ia ficar sem alternador por um tempo. Dai fiquei pensado por quê katsu de tão caro nesse tensor que nem é para comando de válvulas.
De vez em quando tem que soltar a correia e girar na mão, para ver o estado do rolamento do tensor, alguns dias depois de um mergulho...
:pensativo: Hummm
Essa informação é útil. Anotada! :concordo:
Valeu Haundrich!
Uxio,
mais teu motor é o 4.07tca ?
Sim esse mesmo.
Baixa de quintas / Vasco da gama
- Varejão auto peças
- Baratão auto peças
- Vasco Imports
- Auto Latina
Campinas de pirajá
- Roni
BR-324
- JS
Com certeza vc vai encontrar em alguma dessas lojas.
Véio, esqueceu que estamos na Bahia, e aqui informação truncada surge aos montes. Quer um exemplo:
Ligo pra essas lojas e pergunto: Tem a correia da S-10 diesel 2001 motor mwm 2.8 TCA sprint? Se sim, qual o código?
Respostas:
- JS: Tenho. O código é 6PK1945
- Roni: Tenho. O código é 6PK1900
- Vasco: Tenho. O código é 6PK1885
:-?:-?:-?
E aí? Qual está certa?
Jogo esses códigos na net. São todos da Goodyear. A 6PK1945 é da frontier com esse mesmo motor MWM 2.8. A 6PK1900 é da S-10 até ano 2001. E a 6PK1885 é da S-10 a partir de 2001. Pô, o ano do meu motor é justamente 2001. E aí?
Isso tá parecendo o lema do serviço público neste país: Se podemos complicar, pra que simplificar? hehehe
Pelo menos quanto ao tensor parece que é mesmo o 9.4070.34.1.0074.
Rolamentos da correia são os rolamentos mais judiados no motor pois estão expostos ao ambiente, que em nosso uso é bastante hostil. Passamos em agua, lama, poeira, areia...
Quando o meu Troller rodava, eu tinha na caixa de ferramentas dois pares de rolamentos do tensor e sempre guardava a correia poly-V velha quando trocava. Ja precisei trocar algumas vezes!
Normalmente o rolamento avisa quando vai trancar. O aviso dele é sonoro e com a ajuda de um estetoscopio de mecanico fica facil de identificar qual é o rolamento problematico e trocar a tempo.
O barulho que o rolamento faz antes de trancar é parecido com o carro dando ré.
Compre uma correia de backup e deixe na caixa de ferramentas.
Véio, esqueceu que estamos na Bahia, e aqui informação truncada surge aos montes. Quer um exemplo:
Ligo pra essas lojas e pergunto: Tem a correia da S-10 diesel 2001 motor mwm 2.8 TCA sprint? Se sim, qual o código?
Respostas:
- JS: Tenho. O código é 6PK1945
- Roni: Tenho. O código é 6PK1900
- Vasco: Tenho. O código é 6PK1885
:-?:-?:-?
E aí? Qual está certa?
Jogo esses códigos na net. São todos da Goodyear. A 6PK1945 é da frontier com esse mesmo motor MWM 2.8. A 6PK1900 é da S-10 até ano 2001. E a 6PK1885 é da S-10 a partir de 2001. Pô, o ano do meu motor é justamente 2001. E aí?
Isso tá parecendo o lema do serviço público neste país: Se podemos complicar, pra que simplificar? hehehe
Pelo menos quanto ao tensor parece que é mesmo o 9.4070.34.1.0074.
vai na loja e mede.
Se o comprimento e larguda for igual. tanto faz o codigo.
haundrich
03/05/2013, 15:46
Como é um tensor sem muita responsabilidade, pode ser da S-10 2001.
Quanto ao barulho de aviso que o rolamento está indo pro brejo (ops), isso funciona quando está desgastado por tempo.
No meu caso, ele simplesmente trancou. Fritou e arrebentou a correia. Sem aviso.
Como é um tensor sem muita responsabilidade, pode ser da S-10 2001.
Quanto ao barulho de aviso que o rolamento está indo pro brejo (ops), isso funciona quando está desgastado por tempo.
No meu caso, ele simplesmente trancou. Fritou e arrebentou a correia. Sem aviso.
Acabei comprando um tensor novo e uma polia sobressalente. Vai que a dita cuja inventa de trancar no meio de uma trilha, aí fico safo! :cool:
Hj foi proveitoso. :pular:
Consegui matar a charada do código correto MWM do tensor e da correia.
O Código MWM para o tensor é 940703410074.
409627
Já o código MWM da correia é 7002900C1 (o modelo é JS15374).
409628
Tensor e correia no lugar.
409648
Testando se ficou OK! :cool:
http://www.youtube.com/watch?v=drvBQqPdJ9w
Caveso, essa é pra vc!
Motor devidamente algemado! Teje preso! :mrgreen:
409630
Traseira começa a tomar rumo.
- Parachoque já cortado e no lugar
- Abertura da tampa definida
- Lanternas traseiras embutidas
- Posição do guincho definido
409632
Varão do volante finalizado! Faltam alguns ajustes.
Essa é a parte superior!
409636
E essa é a parte inferior.
409640
Haste do câmbio sob medida!
409642
Tá pensando que acabou? :discordo:
Vou :zzz: um pouquinho, pq às 9h estarei de novo na oficina!
Pressão total pro meca terminar logo! :karate:
Bixo que enrrolação! kd o carro andando??
:mrgreen:
Uxio o angulo da cruzeta não ficou muito não? ta com cara que vai travar.. impressão?
Bixo que enrrolação! kd o carro andando??
:mrgreen:
É muito mais que enrolação. É desorganização, lerdeza, desrespeito, tudo isso e muito mais.:freaking:
Mas, quem tá no inferno, infelizmente tem que abraçar o diabo!:evil:
Uxio o angulo da cruzeta não ficou muito não? ta com cara que vai travar.. impressão?
Magão, deixa começar a andar preu te dizer isso.
O meca disse que colocaria hj o intercooler. Se tudo der certo, o Galego vai passear um pouco pelas redondezas.
Úxio,
juro a vc que ainda estou tentando entender pq essa barra da direção ficou assim.. eu olho, olho, olho e não consiguo entender e muito menos pensar quando der alguma folga nessas cruzetas por onde começar a procurar a folga..
Única forma de fazer isso foi assim?
Na minha opnião ficou ruim.. to achando até perigoso.. não sei explicar o pq.. mais sabe quando se olha algo e tem uma má impressão? pois bem..
Tem como tirar uma foto dentro do cofre do motor mostrando como ta acoplando a caixa de direção e o espaço que tem até chegar na corta fogo?
Abraçossss!!!
Eu achei muito estranho essa barra também...
Deixaria o mais reto possível, passando pelo caminho "original"...
gabriel correia
05/05/2013, 20:11
amigo essa barra tá horrivel hem !! não faz isso não.. teu engesa merece mais hem!!! não judia dele assim não hem!!rssr
uso MWM tb e fiz a barra diferente ficou show leve a barra para dentro do cofre seguem fotos..
409725409726409727
Úxio,
juro a vc que ainda estou tentando entender pq essa barra da direção ficou assim.. eu olho, olho, olho e não consiguo entender e muito menos pensar quando der alguma folga nessas cruzetas por onde começar a procurar a folga..
Única forma de fazer isso foi assim?
Na minha opnião ficou ruim.. to achando até perigoso.. não sei explicar o pq.. mais sabe quando se olha algo e tem uma má impressão? pois bem..
Tem como tirar uma foto dentro do cofre do motor mostrando como ta acoplando a caixa de direção e o espaço que tem até chegar na corta fogo?
Abraçossss!!!
Magão, seguem as fotos - sentido caixa de direção => volante
409744
Saindo da caixa de direção
409756
Entrando na cabine
409760
Eu achei muito estranho essa barra também...
Deixaria o mais reto possível, passando pelo caminho "original"...Pois é Caveso,
O meca quebrou cabeça pra tentar manter o mais original possível. Repare que na foto do post #1172 aparece a abertura original por onde passava o varão.
Não lembro bem pq ele não consegui passar por ali e teve que fazer dessa forma.
Amanhã ligo pra ele e pergunto isso.
Viu a foto da algema no post #1154?
Abs,
Uxío
amigo essa barra tá horrivel hem !! não faz isso não.. teu engesa merece mais hem!!! não judia dele assim não hem!!rssr
uso MWM tb e fiz a barra diferente ficou show leve a barra para dentro do cofre seguem fotos..
Oi Gabriel,
Agradeço as fotos. Vão me ajudar a discutir com o meca.
Vc teria outras fotos do cofre do motor por onde passa o varão?
No teu engesa tem o compressor do ar cond?
Abs,
Uxío
Galego andou! :euforico:
Galego andou!:euforico:
Foram só 18mts. Do galpão ao portão e retorno. Pra quem tava parado faz 18 meses, já é alguma coisa. :mrgreen:
http://www.youtube.com/v/Rsu3XX7kpow
Porém, tivemos problemas. A direção ficou dura e começou a fumaçar.
Por alguma razão que o meca não descobriu, a válvula do reservatório do óleo de direção jogou o óleo pra fora, que caiu em cima do motor e fumaçou.
A bomba de óleo da direção e a caixa de direção esquentaram muito.
Meca tirou a caixa, ligou o motor e a bomba esguichou o óleo.
Meca desconfia da caixa. Amanhã ele vai levá-la numa casa especializada pra testar.
Só espero que o problema seja na caixa e não na bomba!
Pois é Caveso,
O meca quebrou cabeça pra tentar manter o mais original possível. Repare que na foto do post #1172 aparece a abertura original por onde passava o varão.
Não lembro bem pq ele não consegui passar por ali e teve que fazer dessa forma.
Amanhã ligo pra ele e pergunto isso.
Viu a foto da algema no post #1154?
Abs,
Uxío
Vi a foto da algema sim, valeu!
Peça ao meca para mudar o esquema da barra de direção.
Vendo as fotos mais detalhadas dá até medo....os angulos muito fechados e se partir uma cruzeta dessas é um risco gigante de acidente.
Abs
Quero direitos de imagem do resto do Taxi que aparece no fim do video!
1 dia e meio de chassis em casa e ja fiz bastante coisa!!!
Quero direitos de imagem do resto do Taxi que aparece no fim do video!
1 dia e meio de chassis em casa e ja fiz bastante coisa!!!
Sacanagem vc ter saído! Perdi o companheiro de :brinde: no fim do dia! :mrgreen:
Mas foi por boa causa! Que o Táxi acelere bem rápido! :concordo:
Úxio,
Acho que foi a posição que foi montada o motor.. que está atrapalhando.. mais que ficou esquisito ficou!
Outra coisa.. pega teus calços e recorta ele uns 2,5cm.. depois pega uma borracha de pneu de caminhão/trator e poem entre a lata e o calço.. assim vai evitar problemas na carroceria.. o meu ta todo quebrado os suportes dos calços..
Abraços,
Vi a foto da algema sim, valeu!
Peça ao meca para mudar o esquema da barra de direção.
Vendo as fotos mais detalhadas dá até medo....os angulos muito fechados e se partir uma cruzeta dessas é um risco gigante de acidente.
Abs
Vou conversar com ele sobre isso! Valeu mesmo. :concordo:
Úxio,
Acho que foi a posição que foi montada o motor.. que está atrapalhando.. mais que ficou esquisito ficou! Acho que foi isso mesmo. Lembro que o meca queria baixar mais ainda o motor, mas pra isso precisaria fazer novo recorte no chassi pra encaixar o compressor do ar cond, e não concordei.
De qualquer forma, amanhã vejo isso com ele.
Outra coisa.. pega teus calços e recorta ele uns 2,5cm.. depois pega uma borracha de pneu de caminhão/trator e poem entre a lata e o calço.. assim vai evitar problemas na carroceria.. o meu ta todo quebrado os suportes dos calços..
Abraços,Ok, sugestão anotada. Mas confesso que não penso em fazer isso agora não. Primeiro preciso botar o carro pra andar e testar bem. Depois vejo essas e outras modificações que penso em fazer. Valeu! :concordo:
Uxio,
a modificação do calço é rapido... vc com as borrachas na mão faz isso em 1 horinha.. e vai te poupar MUITO depois que tiver com tudo no lugar..
Abraços,
gabriel correia
06/05/2013, 18:41
uxio vou tirar e te mando ok!! o meu tb esta com o compressor no lugar...
haundrich
07/05/2013, 07:42
Vale a pena ter uma camada de borracha entre o calço e a carroceria. Serviço simples, evita trincas, diminui ressonâncias, e aumenta o conforto.
Eduardo Velo
07/05/2013, 08:02
Magão, seguem as fotos - sentido caixa de direção => volante
409744
Uxio , essa cx faz muita força , não é aconselhável deixar sem fixação na parte de baixo ...
Muito bom ver o bixo rodando , espero que termine e faça testes logo pra ver se está tudo OK .
abs ...
Uxio, a modificação do calço é rapido... vc com as borrachas na mão faz isso em 1 horinha.. e vai te poupar MUITO depois que tiver com tudo no lugar.. Abraços,
Magão,
Conversei com o Meca. Ele concordou e acha prudente colocar a borracha. Vai ver isso.
Ele sugeriu que tb poderia ser de PU.
É pra colocar duas borrachas em cada calço (uma em cima e outra embaixo) ou apenas uma? Se apenas uma, coloca em cima ou embaixo do calço de nylon?
Tem foto?
Oi Gabriel,
Conversei com o meca. Ele disse que teve que montar daquela forma pq o compressor impediu fazer como seria o original.
Mas como o seu tb tem o compressor, aí fiquei curioso.
Veja essa foto de quando a caixa foi instalada. Repare na marcação das furação feita no chassi e o compressor logo acima.
410089
Vou aguardar suas fotos pra discutir melhor com o meca.
Abs,
Uxío
Vale a pena ter uma camada de borracha entre o calço e a carroceria. Serviço simples, evita trincas, diminui ressonâncias, e aumenta o conforto.
Vou fazer tb. Só que pensei em adicionar a borracha sem cortar o calço. Aí subiria mais uns 3cm! :mrgreen:
gabriel correia
07/05/2013, 12:34
caraca mais alto ainda!!! cuidado para não capotar quanto mais alto mais instavel hem!! tome cuidado!! quantas polegadas que vc usa no calço?
Uxio,
eu colocaria somente um e na parte de cima..
quanto a aumentar não faça isso.. Meu calço tem 13cm e dava para por 10cm.. Fica exagerado de mais..
Abraços
Uxio , essa cx faz muita força , não é aconselhável deixar sem fixação na parte de baixo ...
Edu,
Como assim "sem fixação na parte de baixo"?
A caixa tem só 3 pontos de fixação no chassi. Veja o meu post #809 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-68.html#post1864357 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93716-engesa-fase-ii-galego-mwm-2-8-td-68.html#post1864357))
É pra fazer outro suporte por baixo? Tem foto?
Valeu! :concordo:
caraca mais alto ainda!!! cuidado para não capotar quanto mais alto mais instavel hem!! tome cuidado!! quantas polegadas que vc usa no calço?
Peguei o kit de calços da Rota 4x4. São todos de nylon com 14cm = 5,5".
Uxio,
eu colocaria somente um e na parte de cima..
quanto a aumentar não faça isso.. Meu calço tem 13cm e dava para por 10cm.. Fica exagerado de mais..
Abraços
Magão,
É que tem uns duendes sugerindo umas coisinhas mais! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Eduardo Velo
07/05/2013, 13:04
Parabéns pela centésima pagina ...
Não tinha reparado no suporte , realmente está bem preso , e precisa ser bem preso mesmo pq sendo hidraulico não percebe o esforço que faz ...
O calço de borracha não precisa ser muito espesso e tem que ser entre a carroceria e o calço de PU , o correto pra absorver vibrações teria que ser coxim , calço de borracha alivia mas o contato existi pq o parafuso passa a vibração ... é que a gente não se incomoda com isso , aliás , se tiver sem um pouco de vibração tem algo errado ... rsrs
abs ...
haundrich
07/05/2013, 14:57
Eu montaria PU só no lado de cima do calço, de forma a deixar o calço bem apoiado, direto ao chassis . Evita a tendência de deitar os calços por efeito alavanca e evita flambar as fixações da carroceria. Imagine uma freada ou um pequeno "cotuque" no barranco, como irá se comportar a carroceria.
Magão,
Conversei com o Meca. Ele concordou e acha prudente colocar a borracha. Vai ver isso.
Ele sugeriu que tb poderia ser de PU.
É pra colocar duas borrachas em cada calço (uma em cima e outra embaixo) ou apenas uma? Se apenas uma, coloca em cima ou embaixo do calço de nylon?
Tem foto?
A mula é conhecida pela teimosia!
Calço de 14cm e ainda quer colocar mais 3 de borracha?
Voce nao vai conseguir subir no carro. E lembre-se que na trilha a gente entra e sai do carro algumas vezes.
Outro risco é de cisalhar os parafusos numa freada forte ou numa batida. O chassis fica e a carroceria vai deslocar.
http://3.bp.blogspot.com/-cdyPDkPN-3E/T2xvFP6obXI/AAAAAAAACDA/nhY_vD2QsjU/s1600/mula.jpg (http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=images&cd=&cad=rja&docid=Y2AQ_5DQVUS3CM&tbnid=BpdTDZOhkr1VhM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Ffalamorganinha.blogspot.com%2F201 1%2F04%2Fdesejo-de-mula.html&ei=jUqJUaibG4Hq8wSRuoGACw&bvm=bv.45960087,d.eWU&psig=AFQjCNHqdCS_UgzxNKP2VA3MeE1BcCVE2A&ust=1368038409787094)
guilhermeabreu
07/05/2013, 23:49
Oi Gabriel,
Conversei com o meca. Ele disse que teve que montar daquela forma pq o compressor impediu fazer como seria o original.
Mas como o seu tb tem o compressor, aí fiquei curioso.
Veja essa foto de quando a caixa foi instalada. Repare na marcação das furação feita no chassi e o compressor logo acima.
410089
Vou aguardar suas fotos pra discutir melhor com o meca.
Abs,
Uxío
UXIO
No meu tenho compressor do ar e a caixa da direção como falei o ROGERIO colocou ela enviesada , vc esta vendo a mão esquerda do rapaz de camisa azul e mangas amarelas ? no meu este rabo da bomba esta mais para fora do chassi , como se a mão dele andasse para fora do chassi , ficando a caixa em ângulo com o chassi , daí a barra que sai da caixa vai direto na barra que sai do volante passando pela parede corta fogo ficando a cruzetinha comum ângulo bem menor do que esta no seu .
Eu não teria coragem de andar com o seu carro com uma angulação nas barras como esta pelas fotos acima , e sugiro a vc não andar com ele assim , o risco de acidente será muito grande de as cruzetinhas travarem o volante .
Marcus Brandão
08/05/2013, 08:51
Olá galera!
Uxio, atenta pro que está falando a galera. Não é querendo bagunçar sua cabeça ou atrasar ainda mais sua reforma mas é que tá feio de ver. Parece muito perigoso mesmo (falamos de perigo). Seu meca não se preocupa nada com essas coisas. Preste atenção no que foi feito no cardan traseiro. Aconselho colocar uma corrente atravessada embaixo do cardan ou prende-lo de alguma forma caso as cruzetas não aguentem e ele fique pendurado. Senão pode travar no chão e causar um caidente ou no mínimo um prejuízo grande.
Já na barra de direção eu estou com o Guilherme: Não use. Se der certo é bom, se der errado você pode sofrer um acidente e mudar o rumo de muitas coisas. Não aumente os riscos que já corremos. Desculpe, não é querendo azarar mas, pelo contrario, é uma preocupação com um colega. Pense muito nisso.
Haundrich, não tenho certeza sobre o seu motor mas creio que se andar sem a correia como você disse lá pela página 95/96, seu carro vai ficar sem bomba d'agua e pode fundir. Não é só ficer sem alternador.
Caso fique sem alternador apenas, lembre-se que se acabar a carga da bateri a a solenóide da bomba fecha e você fica sem combustível no motor, ok? tem que ser em percurso curto e só se não perder a bomba d'agua.
Guilherme, como foi sua caçada aos más grandes dorados del mundo? espero que muito legal. Alguns amigos acabaram de chegar de Luiz Alves (rio Araguaia) e pegaram muitos e variados peixes de bom tamanho. A pesca de tucunaré na Serra da mesa é melhor em junho.
Vicente, a quantas anda a reforma da VTR?
Edu, o que você pretendia com aqueles lindos pneus? kkkkkk
Zeca, onde você conseguiu minha foto?
abraços
Marcus Brandão
08/05/2013, 09:46
Uxio, tava passeando pelo fórum e lembrei de vc.
Lembro que comprou os cabos de aço pra porta traseira. Já colocou? olhe o que o renato fez na F dele:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/28923-pickup-willys-1966-v8-272-a-69.html#post1917267
boa sorte
guilhermeabreu
10/05/2013, 20:11
Olá galera!
Uxio, atenta pro que está falando a galera. Não é querendo bagunçar sua cabeça ou atrasar ainda mais sua reforma mas é que tá feio de ver. Parece muito perigoso mesmo (falamos de perigo). Seu meca não se preocupa nada com essas coisas. Preste atenção no que foi feito no cardan traseiro. Aconselho colocar uma corrente atravessada embaixo do cardan ou prende-lo de alguma forma caso as cruzetas não aguentem e ele fique pendurado. Senão pode travar no chão e causar um caidente ou no mínimo um prejuízo grande.
Já na barra de direção eu estou com o Guilherme: Não use. Se der certo é bom, se der errado você pode sofrer um acidente e mudar o rumo de muitas coisas. Não aumente os riscos que já corremos. Desculpe, não é querendo azarar mas, pelo contrario, é uma preocupação com um colega. Pense muito nisso.
Haundrich, não tenho certeza sobre o seu motor mas creio que se andar sem a correia como você disse lá pela página 95/96, seu carro vai ficar sem bomba d'agua e pode fundir. Não é só ficer sem alternador.
Caso fique sem alternador apenas, lembre-se que se acabar a carga da bateri a a solenóide da bomba fecha e você fica sem combustível no motor, ok? tem que ser em percurso curto e só se não perder a bomba d'agua.
Guilherme, como foi sua caçada aos más grandes dorados del mundo? espero que muito legal. Alguns amigos acabaram de chegar de Luiz Alves (rio Araguaia) e pegaram muitos e variados peixes de bom tamanho. A pesca de tucunaré na Serra da mesa é melhor em junho.
Zeca, onde você conseguiu minha foto?
abraços
MARCÃO
Desculpe aê UXIO o off topic , fui na GÊMEOS , fantástica a pousada , mas o rio tomou água e a produtividade ficou ruim , mas vale cada centavo gasto nesta viagem , recomendo a todos , a gentileza , a educação do pessoal impressiona a qualquer um , só não teve muito peixe , mas valeu a pena volto lá novamente , mas antes tenho que ir em Serra da Mesa para pescar e conhecer vc .
Abraço
Uxio,
a modificação do calço é rapido... vc com as borrachas na mão faz isso em 1 horinha.. e vai te poupar MUITO depois que tiver com tudo no lugar..
Abraços,
Oi Magão,
Conversei com Meca e ele concordou.
Vou providenciar as borrachas pressas modificações. Como vc disse, é rápido de fazer, mas não em 1 hora. Lembre que o período de tempo aqui na Bahia é diferente do resto do planeta.
Geralmente o que vcs chamam de 1 hora, aqui chamamos de 1 semana! :mrgreen:
Gabriel,
Mostrei as suas fotos pro Meca. Ele tb ficou curioso em saber como vc passou a haste que vai da caixa de direção até a 1ª cruzeta, já que vc tb tem o compressor do ar.
Fico no aguardo das suas fotos. Valeu! :concordo:
Valeu Haundrich. Será feito! :concordo:
Depois posto as fotos aqui de como ficou.
Parabéns pela centésima pagina ... Valeu! E já respondendo na 101! hehehe
O calço de borracha não precisa ser muito espesso e tem que ser entre a carroceria e o calço de PU , o correto pra absorver vibrações teria que ser coxim , calço de borracha alivia mas o contato existi pq o parafuso passa a vibração ... é que a gente não se incomoda com isso , aliás , se tiver sem um pouco de vibração tem algo errado ... rsrs abs ... No sábado conversei com o meca sobre isso. Entre o PU e a borracha, ele tb opinou pela borracha, justamente por absorver melhor a vibração que o PU. Já estou providenciando a borracha de pneu!
Eu montaria PU só no lado de cima do calço, de forma a deixar o calço bem apoiado, direto ao chassis . Evita a tendência de deitar os calços por efeito alavanca e evita flambar as fixações da carroceria. Imagine uma freada ou um pequeno "cotuque" no barranco, como irá se comportar a carroceria. E vai ser assim mesmo, tipo bigmac :mrgreen: (de baixo pra cima):
carroceria
calço borracha
calço nylon
chassi
A mula é conhecida pela teimosia!
http://3.bp.blogspot.com/-cdyPDkPN-3E/T2xvFP6obXI/AAAAAAAACDA/nhY_vD2QsjU/s1600/mula.jpg (http://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=images&cd=&cad=rja&docid=Y2AQ_5DQVUS3CM&tbnid=BpdTDZOhkr1VhM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Ffalamorganinha.blogspot.com%2F201 1%2F04%2Fdesejo-de-mula.html&ei=jUqJUaibG4Hq8wSRuoGACw&bvm=bv.45960087,d.eWU&psig=AFQjCNHqdCS_UgzxNKP2VA3MeE1BcCVE2A&ust=1368038409787094)
:chorandoderir::chorandoderir::chorandoderir::chor andoderir::chorandoderir:
Calço de 14cm e ainda quer colocar mais 3 de borracha?
Voce nao vai conseguir subir no carro. E lembre-se que na trilha a gente entra e sai do carro algumas vezes.
Outro risco é de cisalhar os parafusos numa freada forte ou numa batida. O chassis fica e a carroceria vai deslocar.
Pronto, vc ganhou. Nada de subir mais 3cm. Mas que deu vontade....:drool:
UXIO
No meu tenho compressor do ar e a caixa da direção como falei o ROGERIO colocou ela enviesada , vc esta vendo a mão esquerda do rapaz de camisa azul e mangas amarelas ? no meu este rabo da bomba esta mais para fora do chassi , como se a mão dele andasse para fora do chassi , ficando a caixa em ângulo com o chassi , daí a barra que sai da caixa vai direto na barra que sai do volante passando pela parede corta fogo ficando a cruzetinha comum ângulo bem menor do que esta no seu .
Oi Guilherme,
Tudo bem? Tá sumido! hehehe
Achei essas fotos da caixa de direção do Coração Valente que estão na pág 24.
410798
410799
Mostrei essas fotos ao Meca e ele não concordou em fazer assim no meu caso, principalmente pelo funcionamento anormal que a caixa vai sofreria, pois o peso do meu conjunto de rodas 17" com beadlock + pneus 37" já vai necessitar uma esforço maior da caixa, e que o funcionamento da caixa nessa posição pode ficar comprometido.
Na verdade, ele tentou de todas as maneiras reposicionar adequadamente a caixa, e a melhor que conseguiu foi aquela. E mesmo que fizesse nessa situação, tb pegaria no compressor.
Adaptações nunca são as mesmas né? Cada carro é uma situação diferente, e muitas vezes pelas fotos não conseguimos ter uma real noção da situação.
Eu não teria coragem de andar com o seu carro com uma angulação nas barras como esta pelas fotos acima , e sugiro a vc não andar com ele assim , o risco de acidente será muito grande de as cruzetinhas travarem o volante .
O meca sabe que segurança sempre é fundamental pra mim. Mostrei a eles todos os posts sobre esse assunto. Zeca_CJ tava na hora.
O meca não concordou com a possível fragilidade do conjunto. Informou que outros veículos usam esse mesmo sistema, a exemplo da Montana, Meriva, Corsa, uma dessas vans da Hyundai, e mais alguns que ele citou e não lembro agora.
Segundo ele, as hastes da direção não foram instaladas a esmo. Foram todas calculadas para que torção e peso sobre cada cruzeta seja adequado. Cada cruzeta suporta até 90 kgfm, e a força de desmultiplicação das 3 cruzetas resultam em 30kgfm. Como a força aplicada em cada cruzeta será de apenas 3kgfm, então as cruzetas trabalharão com bastante folga, reduzindo a fadiga. Por isso ele não concorda que esse sistema ficará frágil.
Em nenhum momento senti da parte dele qualquer insegurança ou dúvida, pelo contrário, ele estava seguro nas afirmações e explicações dadas. Ele me mostrou o croqui feito para instalar esse sistema e os cálculos adotados. Segue uma foto da parte final.
410800
Ao ver as fotos do carro de Gabriel, o meca apontou que tb foram instaladas 3 cruzetas, só mudando a posição da segunda cruzeta.
410801
410802
410803
Tô achando que o compressor de vcs talvez não seja igual ao meu ou esteja instalado de forma diferente. O meu está na posição original em que veio da S-10 doadora do PT.
Magão até me mandou um vídeo de um Engesa com MWM 2.8 onde o compressor do ar cond está instalado do outro lado no motor e na parte superior. Só que no Galego nesse mesmo lugar está o turbo. Olha o vídeo aí:
http://www.youtube.com/watch?v=Fh0NcwdMiZs
O que vcs acham?
Olá galera!
Já na barra de direção eu estou com o Guilherme: Não use. Se der certo é bom, se der errado você pode sofrer um acidente e mudar o rumo de muitas coisas. Não aumente os riscos que já corremos. Desculpe, não é querendo azarar mas, pelo contrario, é uma preocupação com um colega. Pense muito nisso. Oi Marcus,
Vc tb tá sumido! Férias? hehehe
Sugestão da corrente anotada. Na verdade já tinha falado com o meca sobre isso, mas acabei esquecendo. Vou cobrar dele de novo. Valeu! :concordo:
Sei que vc nem ninguém quer azarar, e que estão todos colaborando e pensando em segurança primeiro. Tb sou assim.
Leia meu post anterior sobre as explicações do meca pq ele fez assim.
Pô, o cara some e quando volta quer saber tudo de todos! :lol:
Zeca, onde você conseguiu minha foto?:chorandoderir::chorandoderir:
Uxio, tava passeando pelo fórum e lembrei de vc.
Lembro que comprou os cabos de aço pra porta traseira. Já colocou? olhe o que o renato fez na F dele:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/28923-pickup-willys-1966-v8-272-a-69.html#post1917267
boa sorte
Valeu Marcus :concordo:
No Galego ficou bem parecido. Vou tirar foto e postar aqui.
MARCÃO
Desculpe aê UXIO o off topic , fui na GÊMEOS , fantástica a pousada , mas o rio tomou água e a produtividade ficou ruim , mas vale cada centavo gasto nesta viagem , recomendo a todos , a gentileza , a educação do pessoal impressiona a qualquer um , só não teve muito peixe , mas valeu a pena volto lá novamente , mas antes tenho que ir em Serra da Mesa para pescar e conhecer vc .
Abraço
Tá explicado o sumiço! :lol:
Onde é essa pousada? Divulga o mapa da mina! :mrgreen:
Sábado fui no meca. Aqui tá chovendo muito e já sabem né? Motivo perfeito pra atrasar os serviços :freaking:
Guincho traseiro no lugar
410808
Detalhe do guincho traseiro
410809
Marcado o ponto onde será fixado o alargador do paralamas
Dianteiro
410810
Guincho traseiro ficou muito legal!
haundrich
13/05/2013, 09:12
Não concordo com a conta. Como as cruzetas estão em série, não há desmultiplicação de força. É só aplicar 90 kgfm que todas elas aguentam, todas vão "sentir" os 90kgfm. E isso é força pra k#c2te !! É o mesmo que instalar uma barra de 1 metro no volante e pendurar uma pedra de 90 kgs na ponta.
E imagine que o fabricante deve aplicar 1.2 ou 1.5 no fator caga#o, então ela pode aguentar 135 kgs ali na ponta.
Então, numa direção hidráulica, NUNCA vai chegar a isso. Eu imagino que o piloto faz no máximo 2 kgfm, isso se tiver alguma coisa errada. Por que normalmente o cara usa a ponta dos dedos ou a mão aberta para manobrar, mesmo na lama. Amarra uma latinha de heineken na ponta de 1 metro amarrada ao volante, vê se ela não vira legal?! rs
Sobre as cruzetas, tem um grauzinho meio acentuado, mas se elas não estiverem enforcando e a do meio estiver mancalizada corretamente, acredito que não é problema. Mas dá um mal estar mesmo olhando as fotos e eu não gosto disso. Mas como disse ali em cima, a força aplicada é pequena. Isso não é caminhão queixo duro.
Além disso, eu tentaria resolver em dois seguimentos no máximo, porque começa a somar folgas com 3 cruzetas, é uma sacola isso.
Vai ficar parecendo caixa de opala, depois de ums mir quilômetros..
O motor continua na altura do coxins "originais"?
Oi Guilherme,
Segundo ele, as hastes da direção não foram instaladas a esmo. Foram todas calculadas para que torção e peso sobre cada cruzeta seja adequado. Cada cruzeta suporta até 90 kgfm, e a força de desmultiplicação das 3 cruzetas resultam em 30kgfm. Como a força aplicada em cada cruzeta será de apenas 3kgfm, então as cruzetas trabalharão com bastante folga, reduzindo a fadiga. Por isso ele não concorda que esse sistema ficará frágil.
OTTO HEITZMANN
13/05/2013, 12:52
Marcado o ponto onde será fixado o alargador do paralamas
Dianteiro
410810
Uxio, reparei que vc colocou o fecho do capo do Wangler, estou precisando de um par, mas estou com dificuldade em encontar, aonde é que voce conseguiu?....
Otto
guilhermeabreu
13/05/2013, 12:54
UXIO
Sumi um pouco pq fui pescar na Argentina e fiquei 11 dias fora , mas não entendi qdo vc falou este comentário do seu meca :
"Mostrei essas fotos ao Meca e ele não concordou em fazer assim no meu caso, principalmente pelo funcionamento anormal que a caixa vai sofreria, pois o peso do meu conjunto de rodas 17" com beadlock + pneus 37" já vai necessitar uma esforço maior da caixa, e que o funcionamento da caixa nessa posição pode ficar comprometido."
Não entendi o porque que a caixa nesta posição que esta no meu ENGESA faria um esforço maior , não me entra na cabeça que raciocínio ele usou para falar uma coisa desta .
Mas vamos torcer que dê tudo certo aí como esta .
Abraço
Uxio, reparei que vc colocou o fecho do capo do Wangler, estou precisando de um par, mas estou com dificuldade em encontar, aonde é que voce conseguiu?....
Otto
Uxio deve tá dormindo até agora... olha a hora da ultima mensagem dele!!!
O bixo preguiçoso! :odedo:
A trava do capô ele comprou nos EUA. Pode olhar no Amazon, Ebay ou em lojas de peças e acessorios americanos.
UXIO
Sumi um pouco pq fui pescar na Argentina e fiquei 11 dias fora , mas não entendi qdo vc falou este comentário do seu meca :
"Mostrei essas fotos ao Meca e ele não concordou em fazer assim no meu caso, principalmente pelo funcionamento anormal que a caixa vai sofreria, pois o peso do meu conjunto de rodas 17" com beadlock + pneus 37" já vai necessitar uma esforço maior da caixa, e que o funcionamento da caixa nessa posição pode ficar comprometido."
Não entendi o porque que a caixa nesta posição que esta no meu ENGESA faria um esforço maior , não me entra na cabeça que raciocínio ele usou para falar uma coisa desta .
Abraço
Sua caixa foi posicionada de forma enviesada no chassis né?
Como fez pra ajustar o leque de direção? a quantidade de voltas pra um lado é exatamente igual ao do lado oposto?
OTTO HEITZMANN
13/05/2013, 15:38
A trava do capô ele comprou nos EUA. Pode olhar no Amazon, Ebay ou em lojas de peças e acessorios americanos.[/QUOTE]
Valeu a dica, ja fiz uma pesquisa na AMAZON, o preço varia bastante, desde 12 ate 73 dolares, o dificil agora é escolhe sem ver......o que mais gostei esta 26 dolares........mas e a qualidade?????
OTTO HEITZMANN
13/05/2013, 15:39
?????????????????
Qualidade?
Pelo preço compra 2 pares e fica sussa!
guilhermeabreu
13/05/2013, 18:41
Sua caixa foi posicionada de forma enviesada no chassis né?
Como fez pra ajustar o leque de direção? a quantidade de voltas pra um lado é exatamente igual ao do lado oposto?
ZECA
Ficou girando igual para os dois lados , pois o extriado da caixa não tem aqueles tres dentres diferentes daí deu pra ajustar no meio certinho .
E desta forma só ficou com duas barras entre a caixa de direção e a barra da coluna da direção e ficou com as cruzetas com ângulos bem pequenos e eu tenho compressor de ar no caminho das barras e não bate em nada , por isto que falei com o UXIO antes dele fazer o dele , mas o meca dele optou por fazer diferente , estou na torcida por ele para que dê certo o que ele fez .
OTTO,
Comprei esses aqui.. são boa a qualidade..
97 06 4 Pcs Hood Hold Lock Latch Fits Jeep Wrangler | eBay (http://www.ebay.com/itm/97-06-4-pcs-Hood-Hold-Lock-Latch-Fits-Jeep-WRANGLER-/290911140621?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item43bba7bb0d)
Abraços,
Não concordo com a conta. Como as cruzetas estão em série, não há desmultiplicação de força. É só aplicar 90 kgfm que todas elas aguentam, todas vão "sentir" os 90kgfm. E isso é força pra k#c2te !! É o mesmo que instalar uma barra de 1 metro no volante e pendurar uma pedra de 90 kgs na ponta.
E imagine que o fabricante deve aplicar 1.2 ou 1.5 no fator caga#o, então ela pode aguentar 135 kgs ali na ponta.
Então, numa direção hidráulica, NUNCA vai chegar a isso. Eu imagino que o piloto faz no máximo 2 kgfm, isso se tiver alguma coisa errada. Por que normalmente o cara usa a ponta dos dedos ou a mão aberta para manobrar, mesmo na lama. Amarra uma latinha de heineken na ponta de 1 metro amarrada ao volante, vê se ela não vira legal?! rs
Sobre as cruzetas, tem um grauzinho meio acentuado, mas se elas não estiverem enforcando e a do meio estiver mancalizada corretamente, acredito que não é problema. Mas dá um mal estar mesmo olhando as fotos e eu não gosto disso. Mas como disse ali em cima, a força aplicada é pequena. Isso não é caminhão queixo duro.
Além disso, eu tentaria resolver em dois seguimentos no máximo, porque começa a somar folgas com 3 cruzetas, é uma sacola isso.
Vai ficar parecendo caixa de opala, depois de ums mir quilômetros..
O motor continua na altura do coxins "originais"?
Oi Haundrich,
Agora estou entendo que a preocupação não é só quanto a resistência do conjunto, mas também quanto a angulação das cruzetas. Vou ver isso!
Quanto mais vejo as fotos, entendo a dificuldade do meca, e não consigo ver uma outra solução.
O que atrapalhou foi a posição do compressor do ar cond. Do jeito que está, não teria como levar o varão que sai da caixa direcionado ao volante.
Veja essa foto abaixo. Repare que o compressor do ar cond está logo acima da posição onde estará a flange da caixa de direção.
411047
Passando uma linha reta dessa posição até o local onde está o volante, vai bater no compressor do ar cond.
411048
Agora veja nas fotos abaixo como está minha caixa e o varão.
Repare que a caixa está um pouco inclinada.
411049
O varão segue paralelo ao chassi pois logo acima está o compressor do ar cond, impedindo um ângulo melhor com o volante.
411054
Nessa foto tb aparece os coxins do motor. São similares em altura ao original.
411052
2ª cruzeta - Só após passar o compressor é que o varão sobe em direção ao volante.
411051
2ª cruzeta vista por baixo
411055
Não lembro com ficou o mancal da 2ª cruzeta. Vou fotografar e posto aqui.
Guincho traseiro ficou muito legal!
Tb gostei da instalação do guincho. Só não gostei, mas não tinha como melhorar muito, da posição do engate do reboque. Muito saliente e diminuindo bastante o ângulo de ataque. Pelo menos é remomível!
Otto
Oi Otto,
Esses fechos foram comprados na Amazon.com e custaram US$ 35 o par. São da marca Rugged Ridge, modelo 11210.09 - Rugged Ridge 11210.09 Black Plastic Hood Catch - Pair : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/Rugged-Ridge-11210-09-Black-Plastic/dp/B000FQ1SWI)
Olhe tb no EBay!
411063
Nessa foto tb aparece os coxins do motor. São similares em altura ao original.
411052
Uxio,
O que estamos dizendo que a angulação dessa cruzeta está acentuada ao extremo.. pode travar.. ja vi com menos angulo travar!
Agora observe a foto acima..
Tem como pelo menos ele diminuir o angulo da cruzeta de baixo.. elevando a barra até mais proximo do coxim..
Abraços,
UXIO
Sumi um pouco pq fui pescar na Argentina e fiquei 11 dias fora
Ô inveja! :palmas:
mas não entendi qdo vc falou este comentário do seu meca :
AbraçoNão tenho certeza, pq foram tantos assuntos abordados naquela hora, que possivelmente posso ter entendido errado uma ou outra colocação dele, mas lembro que foi algo a respeito das voltas necessárias pra girar pra esquerda e direita. Vou entender melhor o que ele quis dizer e posto aqui.
Tem que dar certo, né? :mrgreen:
Valeu pela torcida!:concordo:
Uxio deve tá dormindo até agora... olha a hora da ultima mensagem dele!!!
O bixo preguiçoso! :odedo2: .
Uxio,
O que estamos dizendo que a angulação dessa cruzeta está acentuada ao extremo.. pode travar.. ja vi com menos angulo travar!
Agora observe a foto acima..
Tem como pelo menos ele diminuir o angulo da cruzeta de baixo.. elevando a barra até mais proximo do coxim..
Abraços,
Valeu Magão!:concordo:
Entendido quanto à angulação das cruzetas. Vou conversar com o meca sobre isso e posto aqui.
Como saber qual é o ângulo ideal e o máximo da cruzeta?
Eu iria de matemática mais simples: a menor distância entre dois ponto é uma reta....
haundrich
14/05/2013, 07:55
ângulo ideal é o menor possível.
ângulo máximo, bem aquele prático que é girar com a mão até sentir o enforcamento, e voltar um pouquinho. Com certeza o seu mecânico fez isso.
e tem o grau especificado em tabela do fabricante.
O mancal deve ser aquele da segunda foto, que conecta a 2 cruzeta a 3 cruzeta. O grau é acentuado, mas não parece estar enforcando. Se não tiver outro jeito... acredito que deve ter sido cogitado subir o compressor e teve interferência das mangueiras do intercooler.
O engesa do Kim, fuzileiro, a DH ficou lá embaixo, fez modificação nas travessas e subiu lá para cima a barra.
Eu iria de matemática mais simples: a menor distância entre dois ponto é uma reta....Porém a linha reta na verdade é uma curva de raio infinitamente grande. :mrgreen: :mrgreen:
OTTO HEITZMANN
14/05/2013, 13:10
Zeca, Magao(ainda nã esqueci da freada...rs...)e Uxio valeu, obrigado, ja estou me cadastrando no eBay.....
Otto,
Como vai a adaptação da frente do engesão?
Poste mais fotos no tópico pra gente ver...
ângulo ideal é o menor possível.
ângulo máximo, bem aquele prático que é girar com a mão até sentir o enforcamento, e voltar um pouquinho. Com certeza o seu mecânico fez isso.
e tem o grau especificado em tabela do fabricante.
O mancal deve ser aquele da segunda foto, que conecta a 2 cruzeta a 3 cruzeta. O grau é acentuado, mas não parece estar enforcando. Se não tiver outro jeito... acredito que deve ter sido cogitado subir o compressor e teve interferência das mangueiras do intercooler. Mudar o compressor??? :discordo: Acarretam várias outros ajustes, que no final formariam a desculpa perfeita pra atrasar ainda mais. :mrgreen:
O engesa do Kim, fuzileiro, a DH ficou lá embaixo, fez modificação nas travessas e subiu lá para cima a barra. Falando nele, por onde anda Kim? Será que tb foi pescar na Argentina? :lol:
Zeca, Magao(ainda nã esqueci da freada...rs...)e Uxio valeu, obrigado, ja estou me cadastrando no eBay..... Que freada?
Que freada?
Quando ele veio em Maceió.. tinha acabado de tirar o carro da oficina.. ai pegamos uma via dupla e o pé pesou.. ai o sol atrapalhou de ver o sinal vermelho.. quando notei que tava vermelho.. o engesa para parar arrastou uns 20 metros e parou no meio do sinal kkk
OTTO,
Já descobri o que foi.. não estava acionando as pinças da frente.. mais ja corrigi.. agora ele para antes dos 20 metros KKKK
Abraços,
OTTO HEITZMANN
14/05/2013, 16:13
Que freada?
Uxio, fui passar a lua de mel em Maceio, aonde encotrei o Magao, pra varia nos encontramos no "mecanico" (jeep é jeep) e fomos dar uma volta no ENGESÃO. Acho que o Magao se entusiasmou um pouquinho no acelerador, quando chegamos num cruzamento o sinal ficou vermelho, e o danado tacou o pé no freio.........caraio véio!!!!!!!, levantou uma fumaceira dos 37.....kkkkkkk, fora o barulho dos pneus arrastando no asfaldo...kkkkkk .......mas valeu....o Magao é muito gente boa.......
OTTO HEITZMANN
14/05/2013, 16:19
o Magao.....se ja respondeu....ainda bem que nossas versoes sao parecidas......
OTTO HEITZMANN
14/05/2013, 16:25
411162411163411162411163
Otto,
Como vai a adaptação da frente do engesão?
Poste mais fotos no tópico pra gente ver...
Depois de muita enrolacao pelo rapaz que estava fazendo a reforma, levei para casa e eu mesmo esto fazendo tudo, esta ficando muito legal, depois eu abro um topico colocando as fotos
Estas fotos sao de 3 semanas atras.
Depois de muita enrolacao pelo rapaz que estava fazendo a reforma, levei para casa e eu mesmo esto fazendo tudoAí CJ, vc não é o único não! :odedo:
esta ficando muito legal, depois eu abro um topico colocando as fotos. Estas fotos sao de 3 semanas atras. Gostei da abertura do capô. Vai ficar assim? :mrgreen:
OTTO HEITZMANN
14/05/2013, 18:00
Sim, a frente vai bascular, o acesso ao motor ficou muito bom, na realidade tenho acesso a qualquer parte do motor, com muita facilidade, filtro oleo, motor de arranque,filtro de ar, a tampa traseira e a do troller.
Eu não tenho nehuma foto recente, como trabalho no Ottomovel, somente de fim de semana e feriado, vou tentar tirar novas fotos no proximo fim de semana.
Otto,
fiz a mesma coisa.
Trouxe pra casa o chassis e os eixos. Estou trabalhando em casa quase todos os dias. Cerca de 2h por dia.
Ontem a Sucom bateu aqui na porta porque os vizinhos reclamaram do barulho da lixadeira, mas assim que a seção de corte e desbaste acabar o barulho também acaba.
é foda essa enrolação. Aqui o pessoal cobra caro e não faz um bom serviço. Sem contar na enrolação, desrespeito a prazos, descaso com nosso patrimônio, desorganização e por ai vai.
Assim que terminar toda a parte da suspensão e o chassis estiver montado sobre os pneus, levo pra oficina pra colocar o motor no lugar.
Boa sorte em sua empreitada!
Otto,
Enquanto você não tem tópico, vamos usando o de Uxio mesmo! hehehehe ele não se importa!
Você vai usar a trava do wrangler pra fechar o capô ou todo o conjunto da frente?
Se for a segunda opção, não sei se ele vai aguentar. Já pensou em usar travas de caminhões? tipo F12000
RogérioNunes
14/05/2013, 23:09
Oi Guilherme,
Tudo bem? Tá sumido! hehehe
Achei essas fotos da caixa de direção do Coração Valente que estão na pág 24.
410798
410799
Mostrei essas fotos ao Meca e ele não concordou em fazer assim no meu caso, principalmente pelo funcionamento anormal que a caixa vai sofreria, pois o peso do meu conjunto de rodas 17" com beadlock + pneus 37" já vai necessitar uma esforço maior da caixa, e que o funcionamento da caixa nessa posição pode ficar comprometido.
Na verdade, ele tentou de todas as maneiras reposicionar adequadamente a caixa, e a melhor que conseguiu foi aquela. E mesmo que fizesse nessa situação, tb pegaria no compressor.
Adaptações nunca são as mesmas né? Cada carro é uma situação diferente, e muitas vezes pelas fotos não conseguimos ter uma real noção da situação.
O meca sabe que segurança sempre é fundamental pra mim. Mostrei a eles todos os posts sobre esse assunto. Zeca_CJ tava na hora.
O meca não concordou com a possível fragilidade do conjunto. Informou que outros veículos usam esse mesmo sistema, a exemplo da Montana, Meriva, Corsa, uma dessas vans da Hyundai, e mais alguns que ele citou e não lembro agora.
Em nenhum momento senti da parte dele qualquer insegurança ou dúvida, pelo contrário, ele estava seguro nas afirmações e explicações dadas. Ele me mostrou o croqui feito para instalar esse sistema e os cálculos adotados. Segue uma foto da parte final.
410800
Ao ver as fotos do carro de Gabriel, o meca apontou que tb foram instaladas 3 cruzetas, só mudando a posição da segunda cruzeta.
410801
410802
410803
Tô achando que o compressor de vcs talvez não seja igual ao meu ou esteja instalado de forma diferente. O meu está na posição original em que veio da S-10 doadora do PT.
Magão até me mandou um vídeo de um Engesa com MWM 2.8 onde o compressor do ar cond está instalado do outro lado no motor e na parte superior. Só que no Galego nesse mesmo lugar está o turbo. Olha o vídeo aí:
http://www.youtube.com/watch?v=Fh0NcwdMiZs
O que vcs acham?
Esse cálculo de esforço nas cruzetas que seu meca fez chegou a doer!!! Estando as cruzetas em série o esforço é igual em todas.
A comparação com outros veículos como corsa e meriva ridícula uma vez que caixa de direção desses carros é presa na parede corta fogo, sem falar nos esforços envolvidos e nas dimensões das peças.
Meu amigo, tá feio demais isso aí sem falar naquela abraçadeira de mangueiras segurando tubo da coluna de direção, vai me dizer que aquilo vai ficar alí?
O engesa do Guilherme usa o mesmo motor seu com o mesmo compressor e na mesma posição e foi montado sem essa gambiarra toda.
Seu meca está errado, a caixa de direção por trabalhar naquela posição não ficará comprometida de forma nenhuma. Ficará comprometida a durabilidade de todo sistema de direção, não só da caixa, com esses pneus 37".
Amanhã tirarei mais fotos da montagem da caixa, dos eixos e cruzetas que fiz em 2010 para ver onde está a diferença com a sua.
abraço
OTTO HEITZMANN
15/05/2013, 13:23
Zeca, abri um topíco........Ottomovel