Conectar

Ver Versão Completa : Renault Duster 4X4

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12

Grand Vinicius
07/07/2017, 13:23
Não acho que essa do bloqueio seja imprecisa. Além de estar no manual tem diversos relatos. Ainda vou testar só pra ver com meus próprios olhos.

vkbrv
07/07/2017, 14:26
Não acho que essa do bloqueio seja imprecisa. Além de estar no manual tem diversos relatos. Ainda vou testar só pra ver com meus próprios olhos.

É, mas tá na parte do ESC (tem um parênteses falado: "para veículos equipados com ESC"), e os Dusters brasileiros não tem ESC... Só que é uma função que funciona com o ESC desligado... Vai entender.

Aliás no manual que veio no carro(2013) acho que nem tem esta parte. Vi nos manuais on line.

Mas concordo com vc, acredito que temos ela nos dusters nacionais sim.

Agora, a informação é dúbia.

ab

vkbrv
08/07/2017, 22:04
Amigos. Fiz com sucesso a atualização do firmware do som do Duster (pré media nav).

A versão que eu tinha instalada era 16alguma coisa (não lembro, mas acho q 162 ou 166) Esta é 199, já vi por aí a versão 185 tb.

Um dos defeitos que eu percebia foi sanado. A saber, o controle rotatório do comando satélite, antes da atualização, não funcionava a partir de um certo numero de sub menus. Tipo: dava pra navegar até o controle de GRAVES ou FADE, mas não dava pra ajustar estas funções pelo comando satélite, só pelo botão central do som. Agora dá pra ajustar tudo pelo comando satélite. :)

O outro defeito depende de mais uso pra testar, a conexão bluetooth e via cabo usb de um iphone as vezes se confundia, ficando em silêncio ou até misturando duas músicas!! Mas não era sempre, então só o uso vai dizer se resolveu. Num primeiro teste funcionou.

O resto continua funcionando bem...

Usei este arquivo e instruções

ATENÇÃO!! pra postar no fórum tive que "zipar" o arquivo do firmware. Pra usar tem q des-zipar.

A extensão tem que ser

".cab" <== Sim.

e não

".zip" ou ".cab.zip" <==== Não.

:)

O rádio demorou um pouco a reconhecer o pendrive.

O progresso é bem mais rápido até por volta de 50%, depois vai mais devagar. Mas não demora muito. Deixei o motor ligado pra não correr o risco do som desligar no meio do processo.

ATENÇÃO!!! 2

Depois do upgrade o rádio PEDE O CÓDIGO de novo. Tenha-o em mãos. Se vc não tem é só ligar no SAC da Renault que eles te dão.

ATENÇÃO!!! 3

O pen drive tem que estar formatado em MS-DOS, e o arquivo .cab tem q estar na raiz do pen drive.

abs

Galeraco2017
08/07/2017, 22:07
Uns testes no off

El Renault Duster muestra sus virtudes - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=r8xE3vuLvPQ)

Caso não tenha macaco ou elevador, só arrumar uma pista off pra trocar o pneu. Dá para verificar o acionamento do ABS em Lock, não deixa que a roda que está no ar receber toda a tração.
Renault Duster Estabilidad en accion - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=P816yCXlW64)

Esse legal no minuto 3:28

# 290 RENAULT DUSTER 3 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=XhpEjZIdMEI)

Galeraco2017
08/07/2017, 22:25
Agora se quiser colocar um bloqueio de diferencial, tem que fazer (oficina no terreiro mesmo - quem sabe faz) como os russos.

Установка блокировки Локрайт для Дастера - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ORmHQsXPqWI&t=9s)

Установка Блокки - 100% автоматической блокировки в муфту Рено Дастер - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=srNDQVDt3WA)

Como faço para posta somente o link, sem aparecer todo o vídeo dentro do fórum?

vkbrv
08/07/2017, 23:00
Agora se quiser colocar um bloqueio de diferencial, tem que fazer (oficina no terreiro mesmo - quem sabe faz) como os russos.

Установка блокировки Локрайт для Дастера - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ORmHQsXPqWI&t=9s)

Установка Блокки - 100% автоматической блокировки в муфту Рено Дастер - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=srNDQVDt3WA)

Como faço para posta somente o link, sem aparecer todo o vídeo dentro do fórum?

No modo avançado, desmarcar "Processar links do texto automaticamente" deve evitar que os videos apareçam "embeded" ou seja com janelinha pra dar play. vamos testar:

https://www.youtube.com/watch?v=HUQHeAoVAIA

Mas não se preocupe com o espaço do fórum. O vídeo continua hospedado e reproduzido do youtube. A página do fórum apenas exibe "embeded"

Grand Vinicius
10/07/2017, 08:50
Renault Duster Estabilidad en accion - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=P816yCXlW64)Deu pra sacar aí o espanhol do cara, vkbrv?
Não precisa de ESC. Ele fala exatamente que o Duster passa por locais onde só passaria um carro que tivesse ESC.

Porém eu já subi uma ladeira com o carro "em X" sem ter bloqueio nem controle de tração no GV. Acredito que a inércia do conjunto pneu+roda fez o serviço.

https://www.youtube.com/watch?v=k6xw4NkMZM4

VOVÔ DO TROLLER
10/07/2017, 12:42
O motor que provavelmente virá para o Duster. O negócio é esperar. Além da linha os motores TB vão mudar.

Renault prepara motor 1.3 de tres cilindros com 170 cv, diz site - Carsale (http://carsale.uol.com.br/2017/07/10/renault-prepara-motor-1-3-de-tres-cilindros-com-170-cv-diz-site)

Luciana Rodrigues
11/07/2017, 09:14
Bom dia!!

Tenho um Duster Tech Road II 2015, acabei de pegar, alguém poderia me ajudar em como acionar as luzes do Overbumper ?
Gente Não consigo !!!!:shock:

hermannps
11/07/2017, 09:44
Pessoal, dirigir na areia da praia com chuva facilita ou dificulta a direção 4x4? O carro atola mais?

hermannps
11/07/2017, 10:01
Criei um grupo do WhatsApp para manutenção e dúvidas sobre direção 4x4 no Duster. Quem estiver interessado em participar, basta clicar no link abaixo...

WhatsApp Group Invite (https://chat.whatsapp.com/79DbTU0WAmUG2p0E8d6ekL)

Se já tiver um grupo criado, peço desculpas, só peço que informe o link para eu entrar.

Grand Vinicius
11/07/2017, 10:31
Pessoal, dirigir na areia da praia com chuva facilita ou dificulta a direção 4x4? O carro atola mais?Facilita. Quanto mais solta a areia, pior.

dd1969
12/07/2017, 07:18
Bom dia!!

Tenho um Duster Tech Road II 2015, acabei de pegar, alguém poderia me ajudar em como acionar as luzes do Overbumper ?
Gente Não consigo !!!!:shock:

Bom dia, Luciana Rodrigues,

Adquiri o meu overbumper original na própria concessionária onde comprei o carro (já peguei 0 Km com os vários acessórios instalados que eu havia encomendado na compra), e eles instalaram de forma a essas lâmpadas somente acenderem em conjunto com as dos faróis altos. Então, seja alternando dos baixos para os altos, ou seja simplesmente acionando os lampejadores (piscadas rápidas), os faróis do overbumper acendem em conjunto com os faróis altos.

Tente acender os faróis altos e veja lá na frente do carro para verificar se acenderam em conjunto. Caso negativo, volte ao instalador dessa peça e solicite verificação da instalação.

Vale lembrar que, diferentemente do que eu pensava no início, os fachos de luz do overbumper original não são semelhantes a faróis de longo alcance (popularmente conhecidos como faróis de milha), e sim semelhantes a faróis auxiliares simples mesmo, ou seja, espalham a luz de um modo geral, e apenas aumentam um pouco a visibilidade, especialmente na região mais próxima do carro. Você poderá verificar isto depois, indo lá na frente do carro e tapando com as mãos em frente a esses faróis do overbumper, e verificando qual região à frente do carro escurece um pouco sem esses fachos de luz adicionais.

Abraços e fique com Deus!
dd1969.

Luciana Rodrigues
12/07/2017, 10:02
Muito Obrigado!!!

Galeraco2017
15/07/2017, 20:30
Vai uma dica boa, baixei um app, quase um livro, com muitas imagens sobre todas partes do carro, bem detalhada e colorida, são 98 mb, vale a pena como literatura.

Ремонт Renault Duster – Apps para Android no Google Play (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.speedtop.RenaultDusterRepair&hl=pt_BR)

Grand Vinicius
17/07/2017, 13:31
Que legal. Tem outros carros?

VOVÔ DO TROLLER
17/07/2017, 17:25
Boa tarde moçada. O Duster alongado de 7 lugares não vai mais sair, mas a renovação sim.Abs.

http://carplace.uol.com.br/renault-duster-de-nova-geracao-nao-tera-versao-de-7-lugares/

VOVÔ DO TROLLER
19/07/2017, 20:45
Boa noite moçada. Mesmo ninguém dando bola pro velhinho, coloco aqui mais uma informação sobre o Duster. Saudações.
Sem 7 lugares, novo Renault Duster sera revelado em agosto - Noticias iCarros (http://www.icarros.com.br/noticias/geral/sem-7-lugares,-novo-renault-duster-sera-revelado-em-agosto/22863.html)

Galeraco2017
19/07/2017, 23:02
Boa noite moçada. Mesmo ninguém dando bola pro velhinho, coloco aqui mais uma informação sobre o Duster. Saudações.
Sem 7 lugares, novo Renault Duster sera revelado em agosto - Noticias iCarros (http://www.icarros.com.br/noticias/geral/sem-7-lugares,-novo-renault-duster-sera-revelado-em-agosto/22863.html)

Que isso VOVÔ DO TROLLER, não quero nem pensar em 07 lugares, vou reduzir o meu para 04 lugares já ocupados.. família tá grande. O carro agora fica cheio de cadeirinhas, carrinho, bebe conforto, boneca, bola, malas...etc, agora virei só motorista mesmo. Pra mim só sobrou o rack de teto, por enquanto...rsrsr... boa noite

VOVÔ DO TROLLER
20/07/2017, 18:02
Que isso VOVÔ DO TROLLER, não quero nem pensar em 07 lugares, vou reduzir o meu para 04 lugares já ocupados.. família tá grande. O carro agora fica cheio de cadeirinhas, carrinho, bebe conforto, boneca, bola, malas...etc, agora virei só motorista mesmo. Pra mim só sobrou o rack de teto, por enquanto...rsrsr... boa noite

Boa noite Galeraco. Eu já passei por isso. Não é fácil não , mas você "guenta", rsrs... . Tenho 3 filhos, mas a caçula já tá com 31 anos. Agora é só eu e a dona onça e sobra espaço até no Troller ( retirando os bancos traseiros é claro). Eu já acho a Duster grande demais. Um conjunto mecânico da Duster 4x4 ficaria excelente num Sandero Stepway por exemplo. Abs

Grand Vinicius
21/07/2017, 13:59
Fala, poeirentos!
Mais um teste feito ontem e refeito hoje. Saindo do semáforo dei uma pisada mais funda e o pneu dianteiro DERRAPA no modo Auto. Não saí dando aquela cantada de pneu, só pisei um pouco mais fundo e soltei a embreagem um pouco mais rápido, mas o pneu derrapa por um instante. O que só me confirma a falta de sentido na idéia dos quatro pneus se desgastarem por igual, como eu falei. Isso não tem lógica nem no modo Lock, nem mesmo em veículos com tração part time traseira.
Abraços.

dd1969
22/07/2017, 08:04
Fala, poeirentos!
Mais um teste feito ontem e refeito hoje. Saindo do semáforo dei uma pisada mais funda e o pneu dianteiro DERRAPA no modo Auto. Não saí dando aquela cantada de pneu, só pisei um pouco mais fundo e soltei a embreagem um pouco mais rápido, mas o pneu derrapa por um instante. O que só me confirma a falta de sentido na idéia dos quatro pneus se desgastarem por igual, como eu falei. Isso não tem lógica nem no modo Lock, nem mesmo em veículos com tração part time traseira.
Abraços.

Bom dia, Grand Vinicius,

Os meus primeiros pneus (Bridgestone) desgastaram-se, os 4, por igual, e com os atuais (Continental) está acontecendo o mesmo. Isto é fato. E não aconteceu somente comigo. Pelo que me lembro, algum outro membro do fórum (deste mesmo tópico, se não me engano) confirmou a mesma situação.

Na minha humilde opinião, o fato de não sabermos o motivo para isso não significa que não haja lógica ou que não faça sentido. Talvez apenas nós não entendamos essa lógica nesse momento.

Algumas pistas para isso:

a) Percebe-se que a derrapagem acontece por um instante. Esse tempo de derrapagem é mínimo em relação a todo o tempo no qual os 4 pneus estão trabalhando juntos, sem derrapar.

b) Há um relato de um membro do fórum (neste mesmo tópico) que explana o sistema da Nissan, que (tudo indica) é o mesmo utilizado pela Dácia e pela Renault para o Duster. Lá consegue-se perceber que o tempo todo as rodas traseiras recebem parte da tração no modo AUTO.

Eu concordo com você que somente estranho o fato de os pneus dianteiros não se desgastarem pelo menos um pouco mais, porque, mesmo que em tração eles estejam quase em igualdade de situação com os traseiros, por outro lado acredito que eles participem mais na frenagem que os traseiros, e somente eles participam da direção ao determinarem as curvas (em ambas situações imagino que deveriam desgastar-se um pouco mais).

Mas, mesmo assim, sem entender totalmente, não vejo problema no fato dos 4 desgastarem-se por igual, pois para mim isto representa uma vantagem de poder confiar no conjunto (4 pneus em mesmas condições de sulcos) e não de ter 2 pneus novos e 2 com meia-vida, especialmente em situações mais críticas como aquaplanagem.

Abraços, bom final de semana e fique com Deus!
dd1969.

vkbrv
22/07/2017, 14:05

Nem precisava do "velhinho" ou do "vovô" só o "moçada" já dava pra deduzira a idade :)

he he

Tô chegando lá também.

Dou super bola pra seus posts e infos.

Valeu!!!

vkbrv
22/07/2017, 14:07
Fala, poeirentos!
Abraços.

Uma coisa que pensei que poderia justificar um desgaste mais igual dos pneus é a menor diferença na distribuição de peso entre os eixos, quando comparado a um carro 4x2.

Mas não posso testemunhar sobre o desgaste, meus pneus ainda estão novos.

vkbrv
22/07/2017, 14:10
Outra coisa, minha bateria ainda é original!!? O carro é 2013 e está com 19k km... É impressionante uma bateria nestes dias de hj durar tanto, não é? Penso até em comprar uma igual quando precisar...

Alguma experiência neste sentido?

xibiu!!!
22/07/2017, 16:56
Outra coisa, minha bateria ainda é original!!? O carro é 2013 e está com 19k km... É impressionante uma bateria nestes dias de hj durar tanto, não é? Penso até em comprar uma igual quando precisar...

Alguma experiência neste sentido?

Pura sorte!
Convenhamos que algumas marcas chegam a ser melhores na qualidade, mas mesmo essa variam seu tempo de vida útil.
Há um tempo, comprei um veículo usado, que estava com bateria 100% perfeita e partidas super rápidas.
Depois de alguns meses de uso, deu problema de bateria e quando fui trocar a mesma, o vendedor se surpreendeu com o tempo de uso dessa bateria que estava sendo usada já por 9 anos (2006 à 2015).
Tá certo que comprei uma da mesma marca e potência, mesmo estando mais cara que muitas outras equivalentes que também estavam à venda ali, mas acredito que essa nova (mesmo sendo da mesma marca) não irá durar tanto tempo.
A "média" de vida de uma bateria é de 2 a 3 anos.
Passou disso o colega já pode comemorar,...rsrsrsrsrsrsrs...

Abraço a todos;

VOVÔ DO TROLLER
22/07/2017, 18:58
Nem precisava do "velhinho" ou do "vovô" só o "moçada" já dava pra deduzira a idade :)

he he

Tô chegando lá também.

Dou super bola pra seus posts e infos.

Valeu!!!

👍 kkkkkkk. Tamo quase empatados. A minha última bateria do Troller durou 4anos. Abs

Grand Vinicius
24/07/2017, 09:16
Bom dia, Grand Vinicius,
Na minha humilde opinião, o fato de não sabermos o motivo para isso não significa que não haja lógica ou que não faça sentido. Talvez apenas nós não entendamos essa lógica nesse momento.
Não estou dizendo que duvido da sua palavra. Mas não tem lógica, mesmo.

Algumas pistas para isso:
a) Percebe-se que a derrapagem acontece por um instante. Esse tempo de derrapagem é mínimo em relação a todo o tempo no qual os 4 pneus estão trabalhando juntos, sem derrapar.Discordo aí. Esse tempo de derrapagem foi o que eu testei. Mas em toda arrancada, em semáforos, cruzamentos, ao parar e sair, o pneu dianteiro recebe, no mínimo, mais tração que o traseiro. Então o desgaste maior está presente todo o tempo, mesmo sem derrapar visivelmente.

b) Há um relato de um membro do fórum (neste mesmo tópico) que explana o sistema da Nissan, que (tudo indica) é o mesmo utilizado pela Dácia e pela Renault para o Duster. Lá consegue-se perceber que o tempo todo as rodas traseiras recebem parte da tração no modo AUTO.Como eu falei, mesmo que fosse esse sistema, não justifica. Mesmo em Lock não justifica.

Eu concordo com você que somente estranho o fato de os pneus dianteiros não se desgastarem pelo menos um pouco mais, porque, mesmo que em tração eles estejam quase em igualdade de situação com os traseiros, por outro lado acredito que eles participem mais na frenagem que os traseiros, e somente eles participam da direção ao determinarem as curvas (em ambas situações imagino que deveriam desgastar-se um pouco mais).Pois é! Não que eu ache que estejam quase em igualdade de tração, visto os testes que já fiz; mas mesmo em Lock, eles vão receber mais frenagem, curva(desalinhamento), peso do motor, e não tem como justificar o desgaste testemunhado aqui por vocês. Há algo muito misterioso aí. Caso pra Sherlock Holmes.

Mas, mesmo assim, sem entender totalmente, não vejo problema no fato dos 4 desgastarem-se por igual, pois para mim isto representa uma vantagem de poder confiar no conjunto (4 pneus em mesmas condições de sulcos) e não de ter 2 pneus novos e 2 com meia-vida, especialmente em situações mais críticas como aquaplanagem.Claro que não há problema nisso em si. Exceto que dois novos e dois meia-vida é melhor que quatro meia-vida. Mas o objetivo é aumentar a longevidade de cada pneu ao máximo. Ou seja, se o modo Auto diminuir a vida útil dos traseiros, vou deixar de usá-lo. Desde que isso não acelere exageradamente o desgaste dos dianteiros. E vice versa.

Abraços, bom final de semana e fique com Deus!
dd1969.Fico aqui quebrando a cabeça e divagando: - Como é possível justificar o relato desse companheiro? Boto todos os meus conhecimentos engenheirísticos e empíricos pra trabalhar, procuro imaginar suposições na minha mente, faço testes práticos, experimentos, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão.
Só tenho um pensamento fixo: Esse senhor certamente dirige com o pé bem leve, sem arrancadas bruscas, nem freadas fortes, e nem faz curvas em velocidade. E o alinhamento dianteiro está muito bem feito.
Um abraço!

Grand Vinicius
24/07/2017, 09:18
Ps: Não há uma chance de ter sido feito rodízio de pneus sem que vocês tenham notícia? :pensativo:

Grand Vinicius
24/07/2017, 09:23

Alguma experiência neste sentido?Bateria é uma "loteria" mesmo!
Não que eu defenda uma marca ou outra. Cada peça da mesma marca é diferente e o uso diferenciado também influencia na vida útil. Mas segue meu relato:
Comprei um carro em 2010 que já veio com uma bateria Moura e ainda durou mais de dois anos comigo. Quando fui trocar, me recomendaram uma Heliar, porque ela tinha um ano e meio de garantia e a Moura tinha apenas um ano.
Após um ano e meio, logo após o fim da garantia, a Heliar foi pro saco!

vkbrv
24/07/2017, 09:55
Pura sorte!
Convenhamos que algumas marcas chegam a ser melhores na qualidade, mas mesmo essa variam seu tempo de vida útil.
Há um tempo, comprei um veículo usado, que estava com bateria 100% perfeita e partidas super rápidas.
Depois de alguns meses de uso, deu problema de bateria e quando fui trocar a mesma, o vendedor se surpreendeu com o tempo de uso dessa bateria que estava sendo usada já por 9 anos (2006 à 2015).
Tá certo que comprei uma da mesma marca e potência, mesmo estando mais cara que muitas outras equivalentes que também estavam à venda ali, mas acredito que essa nova (mesmo sendo da mesma marca) não irá durar tanto tempo.
A "média" de vida de uma bateria é de 2 a 3 anos.
Passou disso o colega já pode comemorar,...rsrsrsrsrsrsrs...

Abraço a todos;

Bateria é uma "loteria" mesmo!
Não que eu defenda uma marca ou outra. Cada peça da mesma marca é diferente e o uso diferenciado também influencia na vida útil. Mas segue meu relato:
Comprei um carro em 2010 que já veio com uma bateria Moura e ainda durou mais de dois anos comigo. Quando fui trocar, me recomendaram uma Heliar, porque ela tinha um ano e meio de garantia e a Moura tinha apenas um ano.
Após um ano e meio, logo após o fim da garantia, a Heliar foi pro saco!

Então é sorte... Que coisa estranha né... A minha é Renault. No meu carro antigo com pouco mais de dois anos a bateria desistia...

Antigamente, com as baterias abertas, que vc completava com água destilada, elas duravam meio que pra sempre... Agora de 2 em 2 anos mais ou menos a gente tem que comprar uma nova. Obsolescência programada provavelmente...

A gente tá ferrado mesmo...

Abraços a todos.

dd1969
25/07/2017, 06:59
Ps: Não há uma chance de ter sido feito rodízio de pneus sem que vocês tenham notícia? :pensativo:

Bom dia, Grand Vinícius,

Acredito que não, apesar de ser possível. No primeiro jogo de pneus (Bridgestone) eu havia feito marcas muito suaves (para não chamar a atenção) nos 4 pneus e nas 4 rodas e, por algumas revisões, acompanhei a conferência em casa após a devolução do carro, e confirmei que eles não haviam efetuado o rodízio. Em algumas das revisões eu até frisei bem ao consultor para não efetuar o rodízio porque no manual alegava para não fazer somente no modelo 4x4.

Não sou engenheiro, mas tem uma coisa que me lembrei depois de ter escrito o último post: um fator que pode estar compensando o desgaste teoricamente maior na dianteira, seria o fato de na tração traseira, a relação de transmissão ser um pouco mais longa que na dianteira. Se não me engano, li algo como, no máximo, 53% de torque para a dianteira e 47% de torque para a traseira, mas, conjugando a relação ligeiramente mais alongada na traseira ao fato do seu acoplamento constante, pode ser que, mesmo com ligeiramente menos força, as rodas traseiras "queiram" girar um pouquinho mais rápido que as dianteiras, forçando um desgaste um pouco maior. Isto poderia talvez compensar o desgaste maior das dianteiras pelo uso da direção e maior frenagem.

dd1969.

ALVARO ANGELO
26/07/2017, 14:05
Então é sorte... Que coisa estranha né... A minha é Renault. No meu carro antigo com pouco mais de dois anos a bateria desistia...

Antigamente, com as baterias abertas, que vc completava com água destilada, elas duravam meio que pra sempre... Agora de 2 em 2 anos mais ou menos a gente tem que comprar uma nova. Obsolescência programada provavelmente...

A gente tá ferrado mesmo...

Abraços a todos.

Muita caloria do motor também acaba afetando a bateria.
Os carros mais antigos tinham também mais espaço livre no cofre do motor.
Alvaro Angelo

VOVÔ DO TROLLER
26/07/2017, 19:24
Muita caloria do motor também acaba afetando a bateria.
Os carros mais antigos tinham também mais espaço livre no cofre do motor.
Alvaro Angelo

Os carros antigos não tinham ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, espelho retrovisor elétrico e outras coisas mais existentes nos carros modernos, portanto não existe almoço "de grátis " Abs

ALVARO ANGELO
27/07/2017, 07:20
Os carros antigos não tinham ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, espelho retrovisor elétrico e outras coisas mais existentes nos carros modernos, portanto não existe almoço "de grátis " Abs

É isso aí !!!
Falou pouco e disse tudo !!!.

Abs
Alvaro Angelo

Adão Hermes
04/08/2017, 09:12
Olá pessoal! é minha primeira participação no fórum. Tenho uma Duster 4x4, ano 2013, não comprei o carro para trilha, na verdade foi um negocio de oportunidade. O que incomoda no carro é um soco, uma especie de solavanco que o carro dá na troca de marchas, ex. ao passar da 2º para a 3º marcha ele dá um solavanco, parece que tem algo frouxo ou uma engrenagem com folga, é como se esta engrenagem se acoplasse ao soltar a embreagem, mesmo tirando o pé da embreagem mais devagar, para que isso não aconteça tenho de soltar a embreagem devagar e acelerar um pouco para que o motor já comece a puxar enquanto solta a embreagem, isso é algum defeito ou é caracteristica do carro? alguém que tem um modelo desses com o mesmo problema? se for defeito o que é?

Grand Vinicius
04/08/2017, 10:54
É defeito. Mas pra identificar assim não dá. Pode ser desde a caixa até a roda.

Galeraco2017
11/08/2017, 19:52
Olá pessoal! é minha primeira participação no fórum. Tenho uma Duster 4x4, ano 2013, não comprei o carro para trilha, na verdade foi um negocio de oportunidade. O que incomoda no carro é um soco, uma especie de solavanco que o carro dá na troca de marchas, ex. ao passar da 2º para a 3º marcha ele dá um solavanco, parece que tem algo frouxo ou uma engrenagem com folga, é como se esta engrenagem se acoplasse ao soltar a embreagem, mesmo tirando o pé da embreagem mais devagar, para que isso não aconteça tenho de soltar a embreagem devagar e acelerar um pouco para que o motor já comece a puxar enquanto solta a embreagem, isso é algum defeito ou é caracteristica do carro? alguém que tem um modelo desses com o mesmo problema? se for defeito o que é?

Ola, geralmente se soltar a embreagem muito rápido dá tranco devido ao grande torque do motor e caixa curta, mas devagar ou normalmente o carro é suave. Se pisar ele responde. Da primeira para a segunda, quase uma reduzida, a marcha é muita curta (não uso na cidade, só na terra). Leva no mecânico para avaliar a embreagem...ou alguma acoplagem dos diferenciais.

Adão Hermes
14/08/2017, 08:01
Olá, Galeraco2017. Tem razão, encontrei outro proprietário da Duster 2.0 e o comportamento é o mesmo, de fato o modo de condução é um pouco diferente mesmo justamente pela relação de marchas serem mais curtas e o grande torque do motor que em apenas 2.500 giros já entrega o torque máximo, então ao trocar de marcha tem de soltar a embreagem um poco mais devagar em relação a outros carros que na troca de marchas a embreagem pode ser solta mais rápido. Agradeço sua ajuda, pois confirmou e me deu ainda mais segurança na informação que já tinha; valeu Galeraco2017.

vilela51
18/08/2017, 19:27
Boa noite pessoal. Primeiro, parabéns pelo fórum. Muito bom. Peguei meu primeiro 4x4, um Duster modelo 2016. Sou leigo, entendo muito pouco de mecânica, mas percebi que a bateria não é condizente com o porte do carro. Hj, ao ligá-lo, ele deu uma ratiada. O que vcs sugerem a respeito? O carro ainda tá na garantia, mas já tem 2 anos e creio que a garantia da bateria já venceu. No caso de eu decidir trocá-la não afeta a garantia geral né?O que vcs sugerem. Obrigado.

vilela51
18/08/2017, 19:33
Obs :*o carro tá com 5.800 km

dd1969
19/08/2017, 12:43
Obs :*o carro tá com 5.800 km

Boa tarde, vilela51,

Provavelmente eles não vão trocar a bateria gratuitamente.

Mas pode ser que a bateria não esteja a ponto de ser substituída. Em temperaturas mais baixas, o óleo do motor fica bem mais viscoso (espesso), exigindo maior esforço do motor de partida para girar. Quando a bateria está com boa reserva de energia, não há problema algum.

Entretanto, como a quilometragem de teu carro está muito baixa para o período de 2 anos, o alternador pode ter tido pouca "oportunidade" de elevar a carga da bateria a contento.

Vale lembrar que o momento de maior esforço para a bateria é justamente na partida do motor. Pode ser que você tenha andado com muita frequência por distâncias curtas. Para compensar o desgaste de energia, seria necessário de vez em quando percorrer distâncias maiores sem parar o motor, especialmente em estradas, pois a rotação do motor é mantida em regimes médios por mais tempo.

Para descobrir se realmente será necessário substituir a bateria neste momento, indague ao consultor da concessionária se eles possuem o aparelho de teste de bateria. Caso não tenham você pode levar o carro a um centro automotivo de confiança, ou então a um eletricista automotivo de confiança. Lá eles podem efetuar o teste e descobrir se a bateria estaria com comportamento específico, típico de alguns elementos em curto-circuito, ou se ela está em boas condições, necessitando apenas de um tempo de carga lenta na oficina, ou mesmo rodar por estrada para ser recarregada.

A minha bateria durou uns 4 anos, mas não há garantia de que todas durem o mesmo (algumas mais outras menos).

dd1969.

gigio70
19/08/2017, 14:36
Pessoal, como está o consumo atual dessa duster 4x4?

VOVÔ DO TROLLER
19/08/2017, 18:25
Boa noite pessoal. Como não existe já faz algum tempo, Duster 4x4 zero para venda, alguém sabe se a próxima já será a nova, reestilizada? Abs

vilela51
20/08/2017, 16:24
Boa tarde, vilela51,

Provavelmente eles não vão trocar a bateria gratuitamente.

Mas pode ser que a bateria não esteja a ponto de ser substituída. Em temperaturas mais baixas, o óleo do motor fica bem mais viscoso (espesso), exigindo maior esforço do motor de partida para girar. Quando a bateria está com boa reserva de energia, não há problema algum.

Entretanto, como a quilometragem de teu carro está muito baixa para o período de 2 anos, o alternador pode ter tido pouca "oportunidade" de elevar a carga da bateria a contento.

Vale lembrar que o momento de maior esforço para a bateria é justamente na partida do motor. Pode ser que você tenha andado com muita frequência por distâncias curtas. Para compensar o desgaste de energia, seria necessário de vez em quando percorrer distâncias maiores sem parar o motor, especialmente em estradas, pois a rotação do motor é mantida em regimes médios por mais tempo.

Para descobrir se realmente será necessário substituir a bateria neste momento, indague ao consultor da concessionária se eles possuem o aparelho de teste de bateria. Caso não tenham você pode levar o carro a um centro automotivo de confiança, ou então a um eletricista automotivo de confiança. Lá eles podem efetuar o teste e descobrir se a bateria estaria com comportamento específico, típico de alguns elementos em curto-circuito, ou se ela está em boas condições, necessitando apenas de um tempo de carga lenta na oficina, ou mesmo rodar por estrada para ser recarregada.

A minha bateria durou uns 4 anos, mas não há garantia de que todas durem o mesmo (algumas mais outras menos).

dd1969.

Muito obrigado pelas dicas. Vou seguí_las.

dd1969
22/08/2017, 06:47
Pessoal, como está o consumo atual dessa duster 4x4?

Bom dia, gigio70,

O meu é 2012/2013, que possui o motor mais antigo (diferente desse novo que possui alguns cavalos a mais de potência obtidos pela reprogramação da central de injeção eletrônica), mas, de qualquer modo, o consumo pode variar muito de pessoa para pessoa devido ao modo de condução e também em razão do trecho percorrido (com trânsito mais livre ou mais "travado").

Vale a pena, então, ver uma das tabelas mais atualizadas de um teste padronizado (protocolo) utilizado por todos os modelos, para que você possa comparar o Duster com os demais carros de mesma categoria.

Segue o link para o documento:

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2016.pdf

Observação: Os resultados de consumo sobre o Duster 4x4 estão na página 37.

dd1969.

Grand Vinicius
22/08/2017, 08:32
Mas não dá nunca esse valor da tabela. O meu faz 7,5 em média na gasolina(Cidade/Estrada/Trilha). E eu ando brigando com o computador de bordo. Olho direto pro km/L.

Se for só estrada dá pra ficar na casa dos 10.

Na cidade eu brigo pra deixar em 7,8. Mas quando a mulher dá uma volta no carro me entrega com 6,9.

gigio70
26/08/2017, 22:22
Valeu obrigado

Bom dia, gigio70,

O meu é 2012/2013, que possui o motor mais antigo (diferente desse novo que possui alguns cavalos a mais de potência obtidos pela reprogramação da central de injeção eletrônica), mas, de qualquer modo, o consumo pode variar muito de pessoa para pessoa devido ao modo de condução e também em razão do trecho percorrido (com trânsito mais livre ou mais "travado").

Vale a pena, então, ver uma das tabelas mais atualizadas de um teste padronizado (protocolo) utilizado por todos os modelos, para que você possa comparar o Duster com os demais carros de mesma categoria.

Segue o link para o documento:

http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2016.pdf

Observação: Os resultados de consumo sobre o Duster 4x4 estão na página 37.

dd1969.

VOVÔ DO TROLLER
30/08/2017, 14:34
Nova Duster vem porraí... Um motor mais econômico que é desejado, necas de pitibiriba....

Renault Duster rejuvenesce sem mudar de geração; veja como ficou (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/08/30/renault-duster-rejuvenesce-sem-mudar-de-geracao-veja-como-ficou.htm)

VOVÔ DO TROLLER
30/08/2017, 20:39
Nova Duster vem porraí... Um motor mais econômico que é desejado, necas de pitibiriba....

Renault Duster rejuvenesce sem mudar de geração; veja como ficou (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/08/30/renault-duster-rejuvenesce-sem-mudar-de-geracao-veja-como-ficou.htm)
Na minha opinião, a Duster perdeu as características que a tornavam um carro diferente, de aspecto parrudo. Essas cópias das lanternas traseiras do Renegade é de lascar.Vamos aguardar ao vivo, prá ver que bicho vai dar. Abs

Galeraco2017
03/09/2017, 13:09
Vai uma dica, caso solte o pedal de embreagem, vídeo bem explicativo. Vale a pena travar o eixo com um anel elástico. Pedal de Embreagem Renault Duster Soltou do Atuador - YouTube (https://youtu.be/kOpADikXkHg)

Galeraco2017
03/09/2017, 13:31
A peça em questão é esta:

https://http2.mlstatic.com/atuador-do-pedal-de-embreagem-duster-1620-306107623r-D_NQ_NP_206905-MLB25124675965_102016-F.jpg

A ponta é de plástico, com o tempo desgasta.... até com arame e alicate você consegue emendá-la (caso não tenha outra opção). A ponta é só de encaixe no eixo de pedal, por pressão. Apesar de no eixo ter o rasgo, não tem anel elástico para travar.

Anel elástico é isso, existe outras variações.

anel elastico - Pesquisa Google (https://www.google.com.br/search?q=anel+elastico&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi6prrWuInWAhUE2WMKHWd2C8kQ_AUICigB&biw=1440&bih=770#imgrc=IXmNCZhrZPtR4M:)

551743

aletortatop
05/09/2017, 07:53
BF KO2 215/70r16

551823
551824
551825

VOVÔ DO TROLLER
12/09/2017, 11:46
Como ficou por dentro o novo Renault/Dacia Duster | Best Cars (http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/como-ficou-por-dentro-o-novo-renault-dacia-duster/)

vkbrv
12/09/2017, 12:32
Como ficou por dentro o novo Renault/Dacia Duster | Best Cars (http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/como-ficou-por-dentro-o-novo-renault-dacia-duster/)

Além do interior, a informação de que (o 4x4) vem com assistente de partida em subidas e controle de velocidade em descidas... maneiro : )

VOVÔ DO TROLLER
12/09/2017, 17:17
Além do interior, a informação de que (o 4x4) vem com assistente de partida em subidas e controle de velocidade em descidas... maneiro : )

Só quero ver por quanto virá e$$a brincadeira...

Grand Vinicius
13/09/2017, 08:18
Acho que o cara lá se confundiu. Isso não tem necessidade. Deve ser no Câmbio automático.
A não ser que ele agora venha 4x4 automático.

VOVÔ DO TROLLER
19/09/2017, 17:52
Renault Duster ganha aumento de precos; versao topo chega a R$ 88.890 - Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/renault-duster-ganha-aumento-de-precos-versao-topo-chega-a-r-88-890/)

VOVÔ DO TROLLER
19/09/2017, 17:57
Quase 90 mil na versão top que é a 4x4 é shoda, ainda mais que no ano que vem muda tudo. Essa nova que virá acredito que chegará perto dos 100 mil facinho. Aí é mais shoda ainda. Dacia, carro barato na Europa e um absurdo no Brasil. Abs

urso branco
19/09/2017, 20:27
Um DACIA ( o carro mais barato da Europa ) sai a partir de 26000reais na ccs
Um Duster basico sai por cerca de 38000 reais
Impostos ja incluido

Abs Jurgen

VOVÔ DO TROLLER
19/09/2017, 21:16
Um DACIA ( o carro mais barato da Europa ) sai a partir de 26000reais na ccs
Um Duster basico sai por cerca de 38000 reais
Impostos ja incluido

Abs Jurgen
Boa noite Jurgen.Vc tem idéia de quanto sai um 4x4? ABS. Válter

Professador
20/09/2017, 15:01
BF KO2 215/70r16

551823
551824
551825

Muito legal, ficou bonito :curtir:
Diga aí como ficou a dirigibilidade?
quanto custou? comprou onde?

aletortatop
23/09/2017, 14:56
Muito legal, ficou bonito :curtir:
Diga aí como ficou a dirigibilidade?
quanto custou? comprou onde?

Valeu obrigado!

Ficou boa para dirigir, não pega em nada e a tração na terra e cascalho ficou fenomenal, o carro fica muito mais robusto e sem aquele jeito de sem sal. Notei que no asfalto a tendencia de sair numa curva brusca em alta velocidade aumenta, pois a aderência diminui, mas nada fora do normal.

Os pneus custaram 828 cada na guaporé pneus, comprei pela internet mesmo pois esta medida está dificil de encontrar.

Abraços

Galeraco2017
25/09/2017, 00:20
Mudando de assunto, mas acrescentando um acessório muito bom para o Duster e outros carros (que também usei no New Fit), é módulo de vidros da Tury, que deixa os 04 vidros totalmente automatizado, usa somente um módulo plug e play:

Tury (http://www.tury.com.br/site/detalhe-produto.php?cod_produto=267&cod_veiculo=79&cod_linha=1)

http://www.tury.com.br/downloads/MANUAL%20T%C3%89CNICO%20DE%20INSTALA%C3%87%C3%83O% 20PRO%204.25%20AW_REV.00.1467388131.pdf

FUNÇÕESAPLICAÇÃOOs módulos da linha PRO realizam as seguintes funções no seu veículo:
• Automação one-touch nos botões dos vidros das 4 portas;
• Fechamento e abertura dos vidros pelo controle remoto original ou por alarmes universais;
• Proteção contra esmagamentos nas 4 portas (atende norma CONTRAN 468/13 com força média TURY de 25 Newtons);
• Temporização de 1 minuto dos botões do vidro da porta do motorista ao desligar a ignição ou após destravar as portas via controle remoto original.

Dica: A maioria dos instaladores correm deste módulo, fala pra você usar o mais simples... que só sobe o vidro. Apesar de ser Plug and Play, dá um trabalhinho para instalar, mas vale a pena, o sistema de vidro elétrico fica outro nível.

aletortatop
25/09/2017, 10:27
Estou usando um Tury Pro 4.28 CR na Oroch Dynamique 2.0 e ficou sensacional, automação completa dos vidros e uso do controle de alarme original da chave.
Tenham cuidado com o modelo do módulo, pois cada versão da duster e da oroch utilizam um módulo Tury especifico, fui instalar na concessionaria e utilizam esta marca, porem instalaram um errado na oroch na primeira vez (Pro 4.35 DF) e não deu certo, o modelo do módulo estava incorreto.

Mudando de assunto, mas acrescentando um acessório muito bom para o Duster e outros carros (que também usei no New Fit), é módulo de vidros da Tury, que deixa os 04 vidros totalmente automatizado, usa somente um módulo plug e play:

Tury (http://www.tury.com.br/site/detalhe-produto.php?cod_produto=267&cod_veiculo=79&cod_linha=1)

http://www.tury.com.br/downloads/MANUAL%20T%C3%89CNICO%20DE%20INSTALA%C3%87%C3%83O% 20PRO%204.25%20AW_REV.00.1467388131.pdf

FUNÇÕESAPLICAÇÃOOs módulos da linha PRO realizam as seguintes funções no seu veículo:
• Automação one-touch nos botões dos vidros das 4 portas;
• Fechamento e abertura dos vidros pelo controle remoto original ou por alarmes universais;
• Proteção contra esmagamentos nas 4 portas (atende norma CONTRAN 468/13 com força média TURY de 25 Newtons);
• Temporização de 1 minuto dos botões do vidro da porta do motorista ao desligar a ignição ou após destravar as portas via controle remoto original.

Dica: A maioria dos instaladores correm deste módulo, fala pra você usar o mais simples... que só sobe o vidro. Apesar de ser Plug and Play, dá um trabalhinho para instalar, mas vale a pena, o sistema de vidro elétrico fica outro nível.

VOVÔ DO TROLLER
25/09/2017, 12:56
Video - Veja o que esperar do novo Duster 2019 (http://carplace.uol.com.br/video-veja-o-que-esperar-do-novo-duster-2019/)

VOVÔ DO TROLLER
25/09/2017, 13:21
Video - Veja o que esperar do novo Duster 2019 (http://carplace.uol.com.br/video-veja-o-que-esperar-do-novo-duster-2019/)

Boa tarde galera Dusteira. Alguém sabe se esse novo Duster seguirá com os mesmos motores aqui em terras tupiniquins? Abs

Galeraco2017
25/09/2017, 23:16
Boa tarde galera Dusteira. Alguém sabe se esse novo Duster seguirá com os mesmos motores aqui em terras tupiniquins? Abs

Boa noite VOVÔ DO TROLLER,

Resposta difícil. Já trocaram o motor 1.6 (que era muito bom e mais econômico). O motor F4R 2.0 já é antigo, mas eficiente, tem bom torque, gira bem e atinge boa velocidade, e bem robusto. Quando foi lançado já era muito moderno pra época e casa bem com o câmbio de 6 marchas manual e está na média de consumo dos demais motores 2.0 aspirado, mesmo os mais modernos. Hoje estava pesquisando a tabela do Inmetro e vi que o Duster 2.0 é A em consumo, categoria fora de estrada (comparação com todos veículos 4wd).

Então, se trocarem o motor, teria que ser para algo mais moderno, tipo turbo (1.4, 1.5....), pra melhorar o consumo, pois mesmos motores feitos em alumínio, com CVT, como no Sentra/Fluence e outros, gastam quase o mesmo do Duster, isto sem contar que no sedan deveria gastar menos que em SUV. O bom mesmo se trouxessem o 1.5 Diesel de 110 cv da Europa. O problema dos SUV é a massa, geralmente são altos, quadrados, não ajudam na aerodinâmica. Mesmo as pick-ups a diesel não estão mais econômicas, pra fazer 10, tem que ser pé leve, e quando passa disso chega a 11, 12 km/l.

Se conseguissem colocar um CVT ou automático de 6 marchas, melhorar o acabamento um pouco, e deixando ele 4wd com funções de hoje, já está de bom tamanho. Pelo andar da carruagem, acho que devem até matar a versão 4wd, pouca gente procura SUV com esta função, até os CRV e RAV4, para o Brasil, só na versão 4x2, é o mercado. O Captur também só 4x2.

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2017, 12:40
Boa noite VOVÔ DO TROLLER,

Resposta difícil. Já trocaram o motor 1.6 (que era muito bom e mais econômico). O motor F4R 2.0 já é antigo, mas eficiente, tem bom torque, gira bem e atinge boa velocidade, e bem robusto. Quando foi lançado já era muito moderno pra época e casa bem com o câmbio de 6 marchas manual e está na média de consumo dos demais motores 2.0 aspirado, mesmo os mais modernos. Hoje estava pesquisando a tabela do Inmetro e vi que o Duster 2.0 é A em consumo, categoria fora de estrada (comparação com todos veículos 4wd).

Então, se trocarem o motor, teria que ser para algo mais moderno, tipo turbo (1.4, 1.5....), pra melhorar o consumo, pois mesmos motores feitos em alumínio, com CVT, como no Sentra/Fluence e outros, gastam quase o mesmo do Duster, isto sem contar que no sedan deveria gastar menos que em SUV. O bom mesmo se trouxessem o 1.5 Diesel de 110 cv da Europa. O problema dos SUV é a massa, geralmente são altos, quadrados, não ajudam na aerodinâmica. Mesmo as pick-ups a diesel não estão mais econômicas, pra fazer 10, tem que ser pé leve, e quando passa disso chega a 11, 12 km/l.

Se conseguissem colocar um CVT ou automático de 6 marchas, melhorar o acabamento um pouco, e deixando ele 4wd com funções de hoje, já está de bom tamanho. Pelo andar da carruagem, acho que devem até matar a versão 4wd, pouca gente procura SUV com esta função, até os CRV e RAV4, para o Brasil, só na versão 4x2, é o mercado. O Captur também só 4x2.
Valeu Galeraco, obrigado.Vc tem razão. Também acho que o Duster 4X4 vai sumir do mercado. Há meses que não é ofertado zero km e os usados são raros de encontrar. Abs

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2017, 12:41
Renault Duster usado é opção com força, espaço e bom porta-malas (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2017/10/20/usado-renault-duster-compensa-estilo-com-forca-espaco-e-bom-porta-malas.htm)

Blizzarddf
26/10/2017, 01:48
Pessoal como estão?
Gostaria de ajuda no meu dilema, vejam só: ja pesquiso a Duster há coisa de um ano sabendo de muitos de seus prós e contras. Acabei acreditando que as manuais 2.0 são a melhor escolha. Devido a força do motor e econômia melhorada do cambio manual, já que o AT é bem ruim nesse sentido, pelo que entendi...

Acabei chegsndo na 4x4, que provavelmente me atenderia muito bem. Sou de Brasília, usaria o carro 80% na cidade mesmo. O 4x4 ajudaria em algumas idas a locais proximos daqui como chapada e afins. Ao menos no princípio, sem maiores pretensões.

Pensei em pegar uma 2017 zero, mas sinceramente nao tenho coragem de investir mais de 80 mil nela. Nao acho que vale o preço. Principalmente com a hipotese de em 2019 chegar uma nova, com acabamento mais bacana etc...

Assim, até pra nao ficar no prejuizo, estou pensando em pegar uma 2014 na casa dos 40mil até pra testar o carro dentro da minha rotina e sentir se é o caminho mesmo.

Ai surgem as questões: consumo, e ai? Porque o trem que varia na internet... Brasília tem media de estrada, pela propria composição da cidade. A 4x4 2.0 chegaria ai nos 10km/l?

Manutenção dela, pelo que ja vi e padrão, de boa, confere?

Alguma dica a seguir a procurar uma 4x4, ou qualquer outra dica útil?
Muito obrigado.

Atualmente tenho um sandero 2008. Nunca tive problemas. Dai, a duater seria uma evolução natural, abrindo portas para viagens mais confortáveis etc e tal.

Pensei em pegar civic e afins, mas esses carroa que nao passam quebra-molas... Realmente nao é pra mim.

Adão Hermes
26/10/2017, 17:13
tenho uma 4x4 ano 2013, o carro é bom, tem muita força manutenção é normal, achei caro somente a troca do KIT da correia dentada, o 4x4 é muito bom, funciona que uma beleza, a suspensão é um espetaculo, principalmente na 4x4, pq nesse modelo e totalmente independente, quando fpor fazer alinhamento tem de alinhar também as rodas de traz, nãos ei se é impressão minha mas acho que a diferença em km por litro de alccol é muito pequena quando comparado com gasolina, então é muito mais vantagem rodar no alcool, outra grande vantagem o motor atinge seu tork maximo já nos 2.500 giros, por isso ele dá uns solavancos na troca de marcha entre 1º 2º e 3º principalmente, mas você acaba acostumando.

VOVÔ DO TROLLER
26/10/2017, 23:39
tenho uma 4x4 ano 2013, o carro é bom, tem muita força manutenção é normal, achei caro somente a troca do KIT da correia dentada, o 4x4 é muito bom, funciona que uma beleza, a suspensão é um espetaculo, principalmente na 4x4, pq nesse modelo e totalmente independente, quando fpor fazer alinhamento tem de alinhar também as rodas de traz, nãos ei se é impressão minha mas acho que a diferença em km por litro de alccol é muito pequena quando comparado com gasolina, então é muito mais vantagem rodar no alcool, outra grande vantagem o motor atinge seu tork maximo já nos 2.500 giros, por isso ele dá uns solavancos na troca de marcha entre 1º 2º e 3º principalmente, mas você acaba acostumando.

Valeu Adão. Quantos km tá fazendo por litro na cidade e na estrada? Álcool ou gasolina. Abs

Adão Hermes
27/10/2017, 08:24
Não marquei ainda. Mas o que acho muito interessante é que a diferença de consumo no alcool para a gasolina é muito pequena.

vkbrv
27/10/2017, 09:41
Pessoal como estão?
Gostaria de ajuda no meu dilema, vejam só: ja pesquiso a Duster há coisa de um ano sabendo de muitos de seus prós e contras. Acabei acreditando que as manuais 2.0 são a melhor escolha. Devido a força do motor e econômia melhorada do cambio manual, já que o AT é bem ruim nesse sentido, pelo que entendi...

Acabei chegsndo na 4x4, que provavelmente me atenderia muito bem. Sou de Brasília, usaria o carro 80% na cidade mesmo. O 4x4 ajudaria em algumas idas a locais proximos daqui como chapada e afins. Ao menos no princípio, sem maiores pretensões.

Pensei em pegar uma 2017 zero, mas sinceramente nao tenho coragem de investir mais de 80 mil nela. Nao acho que vale o preço. Principalmente com a hipotese de em 2019 chegar uma nova, com acabamento mais bacana etc...

Assim, até pra nao ficar no prejuizo, estou pensando em pegar uma 2014 na casa dos 40mil até pra testar o carro dentro da minha rotina e sentir se é o caminho mesmo.

Ai surgem as questões: consumo, e ai? Porque o trem que varia na internet... Brasília tem media de estrada, pela propria composição da cidade. A 4x4 2.0 chegaria ai nos 10km/l?

Manutenção dela, pelo que ja vi e padrão, de boa, confere?

Alguma dica a seguir a procurar uma 4x4, ou qualquer outra dica útil?
Muito obrigado.

Atualmente tenho um sandero 2008. Nunca tive problemas. Dai, a duater seria uma evolução natural, abrindo portas para viagens mais confortáveis etc e tal.

Pensei em pegar civic e afins, mas esses carroa que nao passam quebra-molas... Realmente nao é pra mim.

Olá. Comprei um 2013 este ano (dei uma sorte e achei um com 15k km, de verdade). Resolvi comprar um 4x4, pra uso normal e não pra trilha, já que estamos comprando uma terrinha na serra. Depois de muita pesquisa escolhi o Duster especialmente pela manutenção "normal" e fácil e relação custo benefício. Assim como vc vim de um Renault (Scenic) que gostava muito.

Estou com o carro faz uns 6 meses. Já rodei 5k km (um terço do que ele já havia rodado :). Estou muito satisfeito com o carro. Sou um cara mais do prático quando se trata de carro. Não ligo muito pra esse papo de plástico duro... essas coisas. Não fico passando a mão no carro kkkk.

Tudo bem, realmente alguns detalhes de acabamento me incomodam. Não ter luz nos bancos traseiros faz falta. Não fechar os vidros no botão da chave também. Não ter "one touch" nos vidros demora a acostumar, mas acostuma. Não ter temporizador no limpador traseiro também é chato. Mas considero estes detalhes menores. Bom não acender a luz dos botões dos vidros é inacreditável! Este eu mesmo fiz a "correção". :)

Mas a máquina é muito boa. Motor forte e torcudo. Sistema de tração muito bom. O modo "Auto" é excelente. O casamento do cambio "pseudo reduzida + 5 marchas" com o motor é muito confortável e generoso depois que vc acostuma, de cara é um pouco estranho. Mas passado este estranhamento, saindo de 2ª na maioria das vezes, o cambio é super confortável e elástico. Uma delícia de dirigir.

O Duster 4x4 se comporta como um carro normal e amigável (minha mulher adora dirigí-lo). Confortável, macio e estável (pra um SUV o (4x4 tem multi-link na traseira)), razoavelmente silencioso, fácil de manobrar, esterça bem, espaçoso... Um carrão. Só que é como se ele tivesse um "super-poder" kkkk.

A primeira "pseudo-reduzida" e o sistema de tração transformam ele em um jipinho parrudo e disposto. Na lama, subidas/descidas íngremes, terra solta, enfim situações menos favoráveis ele enfrenta com desenvoltura, passandpo bastante segurança. Nunca peguei uma situação que eu achasse que com meu 4x2 eu não passaria, mas teria sido com emoção! No Duster parece que vc continua no asfalto. Por exemplo, outro dia numa subida enlameada, eu subindo, tive que parar no meio pois vinha descendo um carro meio descontrolado. Parei no canto pra dar passagem. Essa saida no meio da subida com o Scenic teria sido tensa, talvez tivesse que descer de ré pra embalar, já que a lama tava bem escorregadia. Mas o Duster saiu tranquilão. Vrummm... relax. Isso sem abrir mão de um carro "normal", de passeio... Tipo Clark Kent e Super Homem

Vendo o carro em trilhas no youtube dá pra ter uma noção de como ele é valente. Pra meu uso, mais padrão, sobra.

Agora ele bebe um tanto. Não uso álcool (vendo o que o companheiro Adão diz acima talvez eu teste). Com gasolina ele tem feito entre 7.5 e 9.5 na cidade, dependendo do trajeto e do trânsito (lembre que parado vc faz 0km/l) então faz muita diferença. Em viagem de 10 a 12 mais ou menos. Parecido com o Scenic (é o mesmo motor na verdade).

É isso. Eu estou super feliz com a escolha que fiz.

Boa sorte.

vkbrv

adelsonsantos
29/10/2017, 09:46
Tenho uma Duster 4x4 2012/2013 comprei zero e até o momento sou só elogios fiz duas viagens até o nordeste são mais de 4500 km cada, atualmente está com 65000 km.Só troquei os amortecedores dianteiros e a correia dentada.Até hoje só fiz as revisões na concessionária sei que pago um pouco a mais, mas não tenho uma oficina de confiança.Utilizo o carro todo dia para ir ao trabalho que é um misto de cidade rodovia rodando cerca de 35 km por dia e o consumo é entre 10,4 e 10,6 só com gasolina Portanto a Duster está de parabens,recomendo e compraria outro, analizando o mercado não achei outro igual com o preço que posso pagar.

VOVÔ DO TROLLER
01/11/2017, 18:58
Access Denied (http://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/duster-e-maior-vitima-da-chegada-de-novos-suvs/)

DUSTER É A MAIOR VÍTIMA DA CHEGADA DOS NOVOS Suvs. Vendas despencaram ☝☝☝☝☝☝☝

VOVÔ DO TROLLER
01/11/2017, 19:02
Tô achando que a Renault não vai mais produzir as 4x4.

VOVÔ DO TROLLER
12/11/2017, 19:23
Para quem diz que a Duster (Dacia) é a 2a. linha da Renault: Renault 4X4 bate em caminhão, fica destruído e os passageiros ficam apenas com ferimentos leves.

Radar Litoral | Seu portal de noticias do Litoral Paulista (http://radarlitoral.com.br/noticias/7794/grave-acidente-na-madrugada-no-portal-casal-e-socorrido-com-ferimentos-leves-apos-carro-colidir-com-caminhao)

dd1969
13/11/2017, 06:18
Para quem diz que a Duster (Dacia) é a 2a. linha da Renault: Renault 4X4 bate em caminhão, fica destruído e os passageiros ficam apenas com ferimentos leves.

Radar Litoral | Seu portal de noticias do Litoral Paulista (http://radarlitoral.com.br/noticias/7794/grave-acidente-na-madrugada-no-portal-casal-e-socorrido-com-ferimentos-leves-apos-carro-colidir-com-caminhao)

Bom dia, VOVÔ DO TROLLER,

De um modo geral, eu tenho a impressão de que a lataria do Duster é mais fina ou mais maleável que a de outros carros, o que eventualmente pode ajudar na leveza do carro, para o seu porte (exemplo: o Duster é bem mais leve que o Tucson).

Pode ser que essa maleabilidade ajude na absorção de impactos. Já aconteceu comigo de um motociclista vir em alta velocidade e colidir na traseira de meu Duster que estava já quase parado devido a um acidente ocorrido à frente. Afundou um pouco e amarrotou toda a lataria da traseira do meu carro e não aconteceu nada na motocicleta (nem a roda amassou). Graças a Deus não aconteceu nada comigo no forte impacto, mas o motociclista foi parar no hospital, e, mais uma vez, graças a Deus, ele foi liberado no dia seguinte. Foram trocadas a tampa traseira, vidro traseiro, limpador, pára-choque, etc. Foi tudo efetuado na concessionária e ficou novo com o serviço imperceptível (parece que não aconteceu nada). Naquela oportunidade descobri pelo serviço Renault Assistance que nem todas as oficinas de concessionárias possuem serviços de funilaria e pintura. São pouquíssimas (e acontece com várias outras marcas também), o que gerou fila de espera, mas como eles tem estufas de pintura, ficou muito bom mesmo o serviço.

Mas, no caso da matéria acima, do Radar Litoral, pelas fotos apresentadas, na minha humilde opinião, foi providência divina o fato dos passageiros saírem praticamente ilesos. Pelas fotos, a impressão que fica é que os passageiros teriam tido as cabeças decepadas. Deus deve ter um propósito para a vida deles!

dd1969.

VOVÔ DO TROLLER
14/11/2017, 18:56
Novo Duster agora sob a marca Renault e com painel exclusivo - Noticias Automotivas (https://www.google.com.br/amp/s/www.noticiasautomotivas.com.br/novo-duster-agora-sob-a-marca-renault-e-com-painel-exclusivo/amp/#ampshare=https://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-duster-agora-sob-a-marca-renault-e-com-painel-exclusivo/)

VOVÔ DO TROLLER
15/11/2017, 23:04
A suspensao alta dos SUVs realmente suporta melhor os buracos? | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/a-suspensao-alta-dos-suvs-realmente-suporta-melhor-os-buracos/)

marqvera
20/11/2017, 12:40
Boa tarde meu amigo. Meu Duster veio sem esse adesivo da porta com a pressão dos pneus. Fiz os testes também e realmente essa pressão deve ter sido ajustada. Passei a usar 32psi e ficou bem melhor. Muito obrigado pela informação

marqvera
20/11/2017, 12:51
Segue a foto do adesivo da porta do motorista, quanto ao manual em nenhum lugar há a especificação da calibragem correta, apenas que a calibragem deve seguir o adesivo e ser igual nos quatro pneus.

Abçs

fique com Deus.

Boa tarde Flávio, valeu pelas informações. Gostaria de imprimir esse adesivo pra colocar na porta do meu Duster. Não veio adesivado e nem consta nada no manual. Poderia me enviar ou postar uma foto de frente e nítida, assim como o dd1969 postou, pra que eu possa trabalhar ela pra imprimir. Grato

vkbrv
22/11/2017, 11:23
Boa tarde meu amigo. Meu Duster veio sem esse adesivo da porta com a pressão dos pneus. Fiz os testes também e realmente essa pressão deve ter sido ajustada. Passei a usar 32psi e ficou bem melhor. Muito obrigado pela informação

Eu continuo usando os 29psi que vieram indicados na minha porta. Preferi não perder área de contato com o solo, especialmente na lama... Mas confesso que não testei com mais pressão pra saber. É estranho mudarem a indicação sem mudar nada mais. Tipo mesmo pneus, rodas e etc. Talvez a fábrica tenha feito isso pra melhorar o consumo, que sempre foi assunto sobre o carro, em detrimento de uma melhor aderência. Será? Faz sentido?

:news-coffee: Vocês viram o RECALL dos duster. O meu não está na lista mas vale conferir. São DE 2014 e 2016, se não me engano.

Recall Duster (https://www.renault.com.br/servicos/recall/recall-duster.html)

Servicos | Recall | Renault Brasil (https://www.renault.com.br/servicos/recall.html)

Aproveitando... Finalmente peguei uma lama boa e deu pra fazer bom teste do bichinho na lama. Duas situações, lama funda (tinham acabado de botar saibro na via e choveu muito em seguida) e uma subida bem íngreme, de lama fina, tipo sabão, que em 4x2 não conseguia subir de maneira alguma. Íngreme a ponto de escorregar pra trás com os pneus travados. Tracionado ele deu conta de tudo com tranquilidade. Acho que todos já sabem, né... Mas o carro é muito valente mesmo. Vai que vai. :))

VOVÔ DO TROLLER
26/11/2017, 11:51
Novo Duster deve chegar em 2019 porraqui no Brasil.
Novo Duster: todos os detalhes em quase 300 fotos (https://motor1.uol.com.br/news/222504/mega-galeria-novo-duster/)

adelsonsantos
26/11/2017, 12:30
Boa tarde, comprei uma atualização de mapas no mercado livre para duster instalei e funcionou,quem quiser o link favor me enviar email.
adelson.cruz@zipmail.com.br
adelson
Observação:
Compativel com a versão até 4.0.6 não é compativel com a versão evolution e nem medi@skin.

vkbrv
27/11/2017, 12:25
Novo Duster deve chegar em 2019 porraqui no Brasil.
Novo Duster: todos os detalhes em quase 300 fotos (https://motor1.uol.com.br/news/222504/mega-galeria-novo-duster/)

300 fotos pra mim é falta de editor...

Valeu VOVÔ!

cloviscarleto
28/11/2017, 10:03
https://youtu.be/R1rTSCsOZ2c

554037
554038

554041
554042
554043
554044
554045
554046

vkbrv
06/12/2017, 11:03
Olá amigos. Duas questões:

1- RACK - Estou precisando de um rack pra minha Duster. Não faço a menor idéia de qual comprar. Alguma sugestão ou pensamento sobre o assunto? Vi que há uma grande variação de preços. Vale comprar da renault? Alguma marca específica? Por favor ajudem.

2- PNEUS - Em breve precisarei comprar novos pneus. Aí me perguntei sobre HT ou AT.
Estava decido por um jogo de LTX Force da michelin. Minha vontade é mudar para AT, mas fiquei me perguntando se vale a pena. Claro que o visual é mais legal :) e tenho encarado lamaçais variados, mas os pneus AT são menos seguros na estrada, não são? E por outro lado os originais Dueler HT até hoje não me deixaram na mão nos lamaçais. Meu uso é misto, com frequentes idas à serra onde, volta e meia, encaro trechos ruins a bem ruins de lama, buracos e etc. Mas até hj os dueler deram conta do recado. Os LTX por exemplo são C na etiqueta do Inmetro em aderência no molhado, já os primacy suv também da michelin são B na mesma etiquetagem... O que vcs acham? Os dueler são B também...

Ainda sobre pneus. O meu estepe original, nunca encostou no chão. Mas é do final de 2012 (como os outros). Dá muita pena "$" descartar um pneu zerado (ainda com "pelinhos") especialmente sendo o estepe. O que acham? Sendo estepe, posso manter ele? Ou devo acreditar na validade e trocar por um novo, gastando uma grana em um pneu que pouco vai rodar?

Uma última. Dos AT qual é o melhor? O LTX? Os geolandar da yokohama? Continetal? Pireli?

Obrigado.

Saudações.

v.

VOVÔ DO TROLLER
06/12/2017, 11:58

1- RACK - Estou precisando de um rack pra minha Duster. Não faço a menor idéia de qual comprar. Alguma sugestão ou pensamento sobre o assunto? Vi que há uma grande variação de preços. Vale comprar da renault? Alguma marca específica? Por favor ajudem.

2- PNEUS - Em breve precisarei comprar novos pneus. Aí me perguntei sobre HT ou AT.
Estava decido por um jogo de LTX Force da michelin. Minha vontade é mudar para AT, mas fiquei me perguntando se vale a pena. Claro que o visual é mais legal :) e tenho encarado lamaçais variados, mas os pneus AT são menos seguros na estrada, não são? E por outro lado os originais Dueler HT até hoje não me deixaram na mão nos lamaçais. Meu uso é misto, com frequentes idas à serra onde, volta e meia, encaro trechos ruins a bem ruins de lama, buracos e etc. Mas até hj os dueler deram conta do recado. Os LTX por exemplo são C na etiqueta do Inmetro em aderência no molhado, já os primacy suv também da michelin são B na mesma etiquetagem... O que vcs acham? Os dueler são B também...

Ainda sobre pneus. O meu estepe original, nunca encostou no chão. Mas é do final de 2012 (como os outros). Dá muita pena "$" descartar um pneu zerado (ainda com "pelinhos") especialmente sendo o estepe. O que acham? Sendo estepe, posso manter ele? Ou devo acreditar na validade e trocar por um novo, gastando uma grana em um pneu que pouco vai rodar?

Uma última. Dos AT qual é o melhor? O LTX? Os geolandar da yokohama? Continetal? Pireli?

Obrigado.

Saudações.

v.

Boa tarde. Dos AT, o melhor de todos, disparado é o BF Goodrich. Abs

dd1969
07/12/2017, 08:11

Obrigado.

Saudações.

v.

Bom dia, vkbrv,

Sobre racks não tenho como opinar, pois o meu Duster 4x4 possui aquele rack de teto com somente duas barras longitudinais e nunca transportei nada lá em cima. Sei que há racks com barras transversais para serem fixados nos originais do Duster, para facilitar a amarração, mas não conheço. Algum outro membro do fórum pode ajudar nesta questão.

Quanto aos pneus, apesar de ter gostado inicialmente dos originais da Bridgestone (Dueler HT 684 II), pesquisei bastante em fóruns de discussão, inclusive em alguns em Inglês, e após isso comprei e venho utilizando os Continental Cross Contact LX sem arrependimento algum. Estou muito satisfeito com eles, que, na minha opinião, são bem superiores aos Dueler HT que vieram no carro, tanto no fato de possuírem um grip melhor no asfalto e na terra/lama e também no molhado, como também são mais silenciosos, além de durarem mais (os Dueler duraram comigo 60.000Km, sendo que já estou com 128.000Km e os CrossContact LX estão com meia vida ainda, ou seja, já rodaram 68.000Km e devem chegar comigo na faixa dos 90.000Km, acredito). Apesar de muito satisfeito, para os próximos pretendo colocar os Michelin LTX Force, que, pelo que li, são muito bem avaliados também.

Como tenho usado bem mais no asfalto que em terra/lama, etc, tenho preferido utilizar pneus mistos do tipo H/T (Highway Terrain) ao invés dos A/T (All Terrain) ou M/T (Mud Terrain). Mas, no teu caso, que parece estar mais inclinado aos A/T, vale a pena ler os artigos abaixo (alguns deles possuem pneus dos 2 tipos):

http://www.pirelli.com/asset/index.php?idelement=10824

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/139020-utilidade-publica-teste-15-pneus-em-7-modais.html

Where the Rubber Meets the Road – Expedition Portal (https://expeditionportal.com/where-the-rubber-meets-the-road/)

Quanto ao estepe, o meu ainda é o original Bridgestone Dueler HT 684 II, e também nunca rodou. Ainda não li sobre validade, mas não pretendo misturar esse pneu com nenhum de outro tipo, especialmente se for no mesmo eixo e ainda mais com a diferença de desgaste (pneu 0Km com pneu com meia vida).

Finalmente, não se apresse em comprar os pneus, que são itens de segurança e conforto, além de não serem baratos. O ideal é ler bastante com calma para comprar bem decidido e ficar satisfeito, sem arrependimento na escolha, ok?

dd1969.

VOVÔ DO TROLLER
07/12/2017, 20:49
Novo motor 1.3 turbo de 160 CV deverá equipar a Duster e a Orock , substituindo o velho e defasado 2.0.

Motor 1.3 turbo de 160 cv da Renault-Nissan pode vir ao Brasil | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/novo-1-3-turbo-de-160-cv-da-renault-nissan-pode-vir-ao-brasil/?utm_source=whatsapp)

Galeraco2017
11/12/2017, 22:38

Obrigado.

Saudações.

v.

Ola, boa noite

Quanto ao Rack, acho que seriam travessas, tem diferenças para o ano do carro. Eu sempre usei nos meus carros, acho muito prático (umas ficam bonitas, outros não) e útil. Sempre usei da Eqmax, boa qualidade, muito resistente, bem acabado e bonitos. Sugiro usar aqueles que atravessam a longarina de uma lado para o outro e sobram uma ponta, são mais resistentes e seguros. Tem as travessas que encaixam por dentro, são frágeis, aguentam no máximo uns 35 kilos, mais bonitas. Hoje uma marca de Rack/Travessa boa é Kiussi (acho que dois modelos iguais para o Duster, mas de resistência diferente), conforme link abaixo. São bem parecidas com as Trulles, dá para acoplar os suporte de bicicleta por trilho em T:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-925174589-travessa-de-teto-bagageiro-renault-duster-2012-kiussi-07-108-_JM

Hoje uso uma travessa que fiz, para carregar caiaque e bicicleta, precisava de algo mais resistente para carregar dois caiaques. Achei uma barra de alumínio, coloquei um metalon por dentro, prenchi com silicone. Ficou firme e resistente. Fiz bem curto para caber no porta malas. Essa da Kiussi ou Thule, passam um pouco da longarina, geralmente tem 125 cm de comprimento, acho que dá pra cortar. O bom dessas compradas que vem com chave e fácil de tirar e colocar, problema é o comprimento, se quiser guardar no porta malas.

Em relação aos pneus, agora estou usando 2 dianteiros Dueler e 2 traseiros Continental LX Contact (muito bom), fiz uma viagem recente de 2.000 km, e os Conti são melhores que os originais, não faz tanto barulho. Mas como queria algo mais OFF, agora acabei de comprar 02 pneus LTX Force da Michelin, vou colocá-los na frente, mas todos na mesma medida original do carro.

Quanto ao estepe, se pudesse no 4x4 colocava um temporário, neste caso, uso um meia vida do jogo original, fica lá, o dia que precisar dá pra sair do sufoco. Se fosse você comprava outro do mesmo modelo e colocava pra rodar, deixava no estepe um meia vida. A minha roda de ferro que está lá no estepe nunca foi usada.

Galeraco2017
11/12/2017, 22:47
A kiussi tem os modelos Milano e Belluno, o primeiro é mais resistente, pouca coisa.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-801745780-travessa-de-teto-kiussi-milano-duster-ate-2013-prata-_JM

Quando fiz uma pergunta a fábrica, eis a resposta:

Mensagem Gostaria de saber se o rack Kiussi Modelo: Belunno é compatível com Transbike Thule 532, pois tenho esse e quero comprar as barras para meu Duster da Kiussi

"Josue,
o ideal seria sim a travessa Milano, porém pode instalar sem problemas na Belluno.

Consigo te mandar o manual de instrução da nossa Belluno, é isto que precisa?
OBS: cuidado com a numeração das paginas.

Atenciosamente,"

www.kiussi.com.br (http://www.kiussi.com.br/)

vkbrv
12/12/2017, 21:47

Boa tarde, e obrigado pela resposta. É mesmo? depois de ler alguns comparativos (como este (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/139020-utilidade-publica-teste-15-pneus-em-7-modais.html) ou este (https://expeditionportal.com/where-the-rubber-meets-the-road/)), fiquei na dúvida sobre esta "verdade" inabalável... Você não?

vkbrv
12/12/2017, 23:00
Bom dia, vkbrv,

Quanto aos pneus, apesar de ter gostado inicialmente dos originais da Bridgestone (Dueler HT 684 II), pesquisei bastante em fóruns de discussão, inclusive em alguns em Inglês, e após isso comprei e venho utilizando os Continental Cross Contact LX sem arrependimento algum. Estou muito satisfeito com eles, que, na minha opinião, são bem superiores aos Dueler HT que vieram no carro, tanto no fato de possuírem um grip melhor no asfalto e na terra/lama e também no molhado, como também são mais silenciosos, além de durarem mais (os Dueler duraram comigo 60.000Km, sendo que já estou com 128.000Km e os CrossContact LX estão com meia vida ainda, ou seja, já rodaram 68.000Km e devem chegar comigo na faixa dos 90.000Km, acredito). Apesar de muito satisfeito, para os próximos pretendo colocar os Michelin LTX Force, que, pelo que li, são muito bem avaliados também.

Cara olha que engraçado a etiqueta do INMETRO dos 3 pneus. Por elas o Dueler é o melhor. Será que estas etiquetas não valem nada?

554318554319554320

Pelo menos se priorizarmos a segurança. B em frenagem no molhado. Pelo que entendi de B pra C é quase um metro a mais de frenagem...

Muito difícil achar informação independente, científica e confiável sobre pneus...

Também li sobre o LTX force, vi os vídeos e os testes. Fiquei bem impressionado também. Depois fiquei pensando....

O teste é feito pela tal da TUD SUV sei lá, lab sério e confiável. Mas foram encomendados pela Michelin. Ora, se eu fosse encomendar um teste "contra" os meus pneus, eu escolheria os que eu sei que se sairiam pior... Fácil assim.

Outra.

Eles divulgam os dados contra a média dos concorrentes. Mais uma vez. Se um concorrente for melhor do que o Michelin, e outro for muito pior, o Michelin pode ter perdido de um deles e aparecer como vencedor contra a média...

Cadê um teste abrangente e imparcial dos pneus?

Como tenho usado bem mais no asfalto que em terra/lama, etc, tenho preferido utilizar pneus mistos do tipo H/T (Highway Terrain) ao invés dos A/T (All Terrain) ou M/T (Mud Terrain). Mas, no teu caso, que parece estar mais inclinado aos A/T, vale a pena ler os artigos abaixo (alguns deles possuem pneus dos 2 tipos):

Pois é, fiquei seduzido pelo AT, mas depois que peguei bem um bom barro com os Duelers e me sai bem, fiquei achando que talvez não precisasse de AT... Não pretendo pegar nada muito pior do que aquilo... Faz muita diferença um AT?

não pretendo misturar esse pneu com nenhum de outro tipo, especialmente se for no mesmo eixo e ainda mais com a diferença de desgaste (pneu 0Km com pneu com meia vida).

Não entendi, se furar um não vai botar o estepe? :)

Finalmente, não se apresse em comprar os pneus, que são itens de segurança e conforto, além de não serem baratos. O ideal é ler bastante com calma para comprar bem decidido e ficar satisfeito, sem arrependimento na escolha, ok?

Tô fazendo isso, ainda falta bastante pra precisar.

Obrigado pela resposta.

Abraços

v.

vkbrv
12/12/2017, 23:04
Ola, boa noite

Quanto ao Rack, acho que seriam travessas, tem diferenças para o ano do carro. Eu sempre usei nos meus carros, acho muito prático (umas ficam bonitas, outros não) e útil. Sempre usei da Eqmax, boa qualidade, muito resistente, bem acabado e bonitos. Sugiro usar aqueles que atravessam a longarina de uma lado para o outro e sobram uma ponta, são mais resistentes e seguros. Tem as travessas que encaixam por dentro, são frágeis, aguentam no máximo uns 35 kilos, mais bonitas. Hoje uma marca de Rack/Travessa boa é Kiussi (acho que dois modelos iguais para o Duster, mas de resistência diferente), conforme link abaixo. São bem parecidas com as Trulles, dá para acoplar os suporte de bicicleta por trilho em T:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-925174589-travessa-de-teto-bagageiro-renault-duster-2012-kiussi-07-108-_JM

Valeu vou mandar um destes mesmo.!!

Em relação aos pneus, agora estou usando 2 dianteiros Dueler e 2 traseiros Continental LX Contact (muito bom), fiz uma viagem recente de 2.000 km, e os Conti são melhores que os originais, não faz tanto barulho. Mas como queria algo mais OFF, agora acabei de comprar 02 pneus LTX Force da Michelin, vou colocá-los na frente, mas todos na mesma medida original do carro.

No manual recomenda usar pneus iguais por causa dos sensores da tração. Funciona tudo bem assim misturado?

Fala dos LTX quando tiver testado!! :)

Obrigado pela resposta.

Abraços.

v.

vkbrv
12/12/2017, 23:13
A kiussi tem os modelos Milano e Belluno, o primeiro é mais resistente, pouca coisa.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-801745780-travessa-de-teto-kiussi-milano-duster-ate-2013-prata-_JM

Quando fiz uma pergunta a fábrica, eis a resposta:

Mensagem Gostaria de saber se o rack Kiussi Modelo: Belunno é compatível com Transbike Thule 532, pois tenho esse e quero comprar as barras para meu Duster da Kiussi

Valeu!! :)

vkbrv
12/12/2017, 23:15
Novo motor 1.3 turbo de 160 CV deverá equipar a Duster e a Orock , substituindo o velho e defasado 2.0.

Motor 1.3 turbo de 160 cv da Renault-Nissan pode vir ao Brasil | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/novo-1-3-turbo-de-160-cv-da-renault-nissan-pode-vir-ao-brasil/?utm_source=whatsapp)

Tomara que venha 4x4...

vkbrv
12/12/2017, 23:35

Nas medidas do duster não tem o A/t da goodrich, tem?

vkbrv
12/12/2017, 23:38
Outros A/T nas medidas originais:

https://www.guaporepneus.com.br/pneus-passeio/aro-16/pneu-21565r16/pneu-21565r16-maxxis-at-771-at-98t

Pneu Continental 215/65 R16 98T ContiCrossContact AT | Pneux | Encontre o pneu ideal para o seu carro, do aro 13 ao 24. (https://www.pneux.com.br/Pneu-21565-R16-98T-ContiCrossContact-AT-Continental)

dd1969
13/12/2017, 08:31
Bom dia, vkbrv,

Seguem abaixo algumas considerações:

Cara olha que engraçado a etiqueta do INMETRO dos 3 pneus. Por elas o Dueler é o melhor. Será que estas etiquetas não valem nada?

Pelo que verifiquei nessas tabelas, não haveria pneu melhor, e sim um melhor pneu para cada situação, porque as notas (A, B, C, etc) são diferentes em testes diversos, ou seja, um dos pneus foi melhor em aderência (presumo que em pista seca) e pior um pouco em pista molhada. Outro exemplo: o que suporta mais carga é o que possui a pior durabilidade entre os três. Não vejo um vencedor geral, na minha humilde opinião.

Pois é, fiquei seduzido pelo AT, mas depois que peguei bem um bom barro com os Duelers e me sai bem, fiquei achando que talvez não precisasse de AT... Não pretendo pegar nada muito pior do que aquilo... Faz muita diferença um AT?

Eu não saberia opinar sobre os A/T porque ainda não utilizei. Talvez algum outro membro do fórum, com mais experiência possa opinar sobre a diferença no fora-de-estrada, entre um original e um A/T, e também explanar o quanto o A/T seria pior em ruído e conforto de rodagem em relação ao original rodando em rodovias asfaltadas ou em paralelepípedos, por exemplo.

Não entendi, se furar um não vai botar o estepe?

Em caso de emergência, como em furo de um pneu normal, sim, colocaria o estepe, que é de modelo diferente dos que estão rodando, mas procuraria rodar o mínimo de tempo possível por causa da divergência de circunferência (o estepe está 0 Km e os outros estão com meia-vida). Haveria uma diferença de vários milímetros entre o pneu 0 Km e o parcialmente desgastado, e isto poderia "confundir" (quem sabe?) o sistema 4x4, pois o mais desgastado giraria mais rápido que o outro do mesmo eixo em linha reta. Além disso, eu procuraria rodar em velocidades mais baixas para evitar eventuais frenagens fortes com pneus com diferentes bandas de rodagem e diferentes desgastes, apesar de saber que o ABS estaria lá para compensar eventuais tendências a travamento.

dd1969.

VOVÔ DO TROLLER
13/12/2017, 14:29
Outros A/T nas medidas originais:

https://www.guaporepneus.com.br/pneus-passeio/aro-16/pneu-21565r16/pneu-21565r16-maxxis-at-771-at-98t

Pneu Continental 215/65 R16 98T ContiCrossContact AT | Pneux | Encontre o pneu ideal para o seu carro, do aro 13 ao 24. (https://www.pneux.com.br/Pneu-21565-R16-98T-ContiCrossContact-AT-Continental)

Valeu VK. Os pneus da MAXXIS são ótimos. Eu já tive, mas em carros d passeio. Abs

Galeraco2017
13/12/2017, 23:32
Valeu vou mandar um destes mesmo.!!

No manual recomenda usar pneus iguais por causa dos sensores da tração. Funciona tudo bem assim misturado?

Fala dos LTX quando tiver testado!! :)

Obrigado pela resposta.

Abraços.

v.
Boa noite,

Mesmo sendo pneus diferentes, tem a mesma medida (215/65 r16) e sempre coloco no mesmo eixo. Fiz uma viagem longa e não notei diferença e continua aliando. Penso que mesmo um pneu novo e um careca teria pouco diferença em altura de borracha, que nem seria comparável com os desníveis da pista (asfalto novo), em estradas de terras e buracos. Somente na garagem plana o carro vai ficar com as rodas no mesmo nível. O que vale mais neste caso é a suspensão em ótimo estado, para esticar e comprimir, sempre deixando o pneu em contato com o solo.

Qualquer asfalto bom terá desnível maior que o desgaste de um pneu, entre uma roda e outra, pois é necessário para escorrer água da chuva, pra dentro ou para fora, nas curvas os desníveis são maiores ainda. Isto sem contar quando um pneu tem mais libras do que o outro. Na estrada de chão, como o Duster tem suspensão independente, cada pneu fica em posição, mais baixo ou alto.

Quanto ao manual acho correto trazer o padrão para não usar pneus iguais, senão teria gente usando Roda 17 com Roda 13.

E o ABS, senão estou enganado, sempre funciona de forma independente em cada roda, pois vai precisar frear uma mais que outra, dependo do solo e aderência, ou liberar somente a roda que está travando. Acho que o sensor do ABS lê uma "catraca de dentes" próximo ao cubo/rolamento interno da roda.

Galeraco2017
13/12/2017, 23:44
Segue link de matéria sobre a necessidade ou não de troca de pneus, de um dos melhores site automotivos, vale a pena ler:

http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/tracao-4x4-requer-troca-simultanea-dos-quatro-pneus/

Alessandro,
14/12/2017, 13:16
Pessoal, sou aspirante a adquirir um Duster, mas deverá ser uma usada.
Já temos relatos da longevidade das que já rodaram mais que 100k quilômetros?

Lí diversas páginas deste tópico, mas não encontrei algo para me balizar.

Galeraco2017
14/12/2017, 22:44
Pessoal, sou aspirante a adquirir um Duster, mas deverá ser uma usada.
Já temos relatos da longevidade das que já rodaram mais que 100k quilômetros?

Lí diversas páginas deste tópico, mas não encontrei algo para me balizar.

Boa noite, tem carro com mais 100 mil km, que também é pouco para qualquer veículo, mas como vai comprar um carro, vale a pena ler tudo, pois não vai encontrar em outro lugar tanta informação, produzida por vários proprietários ao longo do tempo. Virou um bestseler do Duster 4x4.

Galeraco2017
24/12/2017, 00:06
Promoção de pneus Michelin no Walmart, 02 por 619,00 com frete grátis...

Kit com 2 Pneus Aro 16 Michelin 215/65 R16 98T TL LTX Force - Automotivo - Carros - Walmart.com (https://www.walmart.com.br/kit-com-2-pneus-aro-16-michelin-215-65-r16-98t-tl-ltx-force/3820166/pr/)

VOVÔ DO TROLLER
24/12/2017, 12:15
Promoção de pneus Michelin no Walmart, 02 por 619,00 com frete grátis...

Kit com 2 Pneus Aro 16 Michelin 215/65 R16 98T TL LTX Force - Automotivo - Carros - Walmart.com (https://www.walmart.com.br/kit-com-2-pneus-aro-16-michelin-215-65-r16-98t-tl-ltx-force/3820166/pr/)

Pena que já não tem mais.....

Galeraco2017
24/12/2017, 13:31
Está promoção está indo e vindo neste fim de ano, só baixar o app do Walmart, fique atento

felipetoks
30/12/2017, 14:16
Fui para Catas Altas/MG e passando por Mariana e região observei que a Samarco estava usando uma quantidade enorme de Triton na mineração, algumas Ranger e Hilux, não vi nenhuma S10 nem Frontier.

Agora surpreso mesmo fiquei com a quantidade de Duster da mineradora rodando pela região, muitos mesmo, provavelmente devem aguentar o tranco, porque mineradora não usa carro frágil, e provavelmente o c/b compensa visando manutenção, preço de aquisição, etc.

Alessandro,
31/12/2017, 17:13
Felipetoks, interessante sua observação.
Há tempos que considero a Ranger, a mais eficaz em terreno não pavimentado.
Mas saber da preferência da empresa pela Duster, é muito bom.

vilela51
02/01/2018, 21:09
Pessoal. O que vcs acham da pintura do Duster? O meu 4x4 é novo e da cor marrom, uso cera de boa qualidade(conillite) mesmo assim nas primeiras chuvas já encheu de manchas, por mais cuidado que tenho.. Aquelas manchas de chuva mesmo. O de vcs é assim também?

dd1969
04/01/2018, 07:11
Pessoal. O que vcs acham da pintura do Duster? O meu 4x4 é novo e da cor marrom, uso cera de boa qualidade(conillite) mesmo assim nas primeiras chuvas já encheu de manchas, por mais cuidado que tenho.. Aquelas manchas de chuva mesmo. O de vcs é assim também?

Bom dia, vilela51,

Imagino que a pintura do carro possa não ser a causa das manchas, e talvez seja algo relacionado à cera em si.

Uma sugestão: a) Lave novamente o Duster e encere com outro produto de boa qualidade;
b) Lave um outro carro (teu, de alguém da família ou de algum amigo) e utilize aquela cera (conillite);
c) Nos 2 casos, siga rigorosamente todas as instruções dos 2 fabricantes de ceras (questões como utilização no sol ou não, tempo de aplicação e secagem, modo de aplicação, etc.);

Resultado: a) Se o problema acompanhar novamente o Duster, a causa está relacionada à algo na pintura ou lataria do carro;
b) Se o problema passar a ocorrer no outro carro e não mais no Duster, o problema está relacionado à cera conillite;

De qualquer forma, aguarde as postagens dos outros membros do fórum, pois infelizmente eu raramente tenho utilizado cera (confesso que tenho sido muito relapso com a limpeza externa da carroceria), mas não me lembro de ter experimentado essa situação de manchas de chuva quando apliquei cera.

dd1969.

vkbrv
04/01/2018, 11:25

Também sou meio relapso neste item, nunca usei cera. Mas meu carro não fica com manchas de chuva. Deve ser a cera mesmo.

ab

VOVÔ DO TROLLER
04/01/2018, 17:29
Boa tarde pessoal. Alguém sabe me informar se a Renault continua produzindo o Duster 4x4 ? , pois há meses que não há ofertas de zero no mercado. Abs

felipetoks
04/01/2018, 19:27
Boa tarde pessoal. Alguém sabe me informar se a Renault continua produzindo o Duster 4x4 ? , pois há meses que não há ofertas de zero no mercado. Abs

Boa noite Vovô,

Estou num dilema semelhante ao seu, quero um carro mais confortável e maior, já vendi o Troller, o Duster 4x4 não acho novo para comprar aqui na região também , único SUV com CxB interessante, restou mesmo só caminhonete.

Aqui em Uberlândia me fazem Ranger 2.2, versão básica, que já é bem completa, câmera de ré, 7 airbags, controle de estabilidade, bloqueio, etc por 112 mil reais, ta difícil encarar Renegayde, fiat bezerro e afins com a Ranger neste preço.

Queria SUV mas Pajero ta muito caro, SW4 um assalto o resto é para ir no shopping, o novo duster nem sei se vem o 4x4 aqui para o BR, infelizmente não temos muitas opções.

Suv de verdade ta caríssimo, vou ter que embarcar na versão caminhonete mesmo que é menos caro.

vkbrv
04/01/2018, 19:28

Cara, tem cara de ser anuncio velho genérico. tipo K O, mas aparece isso no webmotors...

Renault Duster Novos | Webmotors (https://www.webmotors.com.br/carros-novos/estoque/renault/duster?tipoveiculo=carros-novos&marca1=renault&modelo1=duster&palavrachave=4x4&estadocidade=estoque)

VOVÔ DO TROLLER
04/01/2018, 20:10
Boa noite Vovô,

Estou num dilema semelhante ao seu, quero um carro mais confortável e maior, já vendi o Troller, o Duster 4x4 não acho novo para comprar aqui na região também , único SUV com CxB interessante, restou mesmo só caminhonete.

Aqui em Uberlândia me fazem Ranger 2.2, versão básica, que já é bem completa, câmera de ré, 7 airbags, controle de estabilidade, bloqueio, etc por 112 mil reais, ta difícil encarar Renegayde, fiat bezerro e afins com a Ranger neste preço.

Queria SUV mas Pajero ta muito caro, SW4 um assalto o resto é para ir no shopping, o novo duster nem sei se vem o 4x4 aqui para o BR, infelizmente não temos muitas opções.

Suv de verdade ta caríssimo, vou ter que embarcar na versão caminhonete mesmo que é menos caro.

Boa Noite Felipe. Realmente a 2.2 é o melhor C/B . E ouvi dizer que esse motor dá conta do recado. Eu também não ponho muita fé nas RN e nos Boi da vida. O problema, no meu caso, é o tamanho enorme da Ranger, sendo que eu só vou utilizar para passeios e com duas pessoas. Valeu e abs. Válter.
p.s. se vier a nova Duster 4x4, vai passar dos 90 mil, aí é shoda.....

VOVÔ DO TROLLER
04/01/2018, 20:15
Cara, tem cara de ser anuncio velho genérico. tipo K O, mas aparece isso no webmotors...

Renault Duster Novos | Webmotors (https://www.webmotors.com.br/carros-novos/estoque/renault/duster?tipoveiculo=carros-novos&marca1=renault&modelo1=duster&palavrachave=4x4&estadocidade=estoque)

Valeu . É apenas anúncio velho /genérico mesmo para fazer publicidade e depois já é um veículo 2016. Abs

Galeraco2017
04/01/2018, 20:29
Valeu . É apenas anúncio velho /genérico mesmo para fazer publicidade e depois já é um veículo 2016. Abs

A versão 4x4 sumiu do mercado, talvez tenha somente para frotista, pois além das mineradas, a Cemig em Minas, também está usando uns Duster para manutenção em linhas e barragens, vejo algumas aqui com um quebra mato bem grande, se bater em alguém destrói tudo.

Hoje fui ao mecânico para levantar o carro e ver um barulhinho... ele olhou para suspensão dianteira e disse "é parruda e confortável heim, coisa diferente". Minha esposa também sempre diz que no banco traseiro é mais confortável que na frente.... se é verdade ou se quer ficar longe de mim... junto com as pequenas...

Quanto ao barulho era um pequeno furo no escapamento intermediário, deve ter sido esses combustível nosso, cheio de mistura.... e muita agua do etanol.

Alguém já trocou o Escapamento intermediário do Duster 4x4? Marca e onde encontrou? Paralelo ou Original?

VOVÔ DO TROLLER
04/01/2018, 20:48
A versão 4x4 sumiu do mercado, talvez tenha somente para frotista, pois além das mineradas, a Cemig em Minas, também está usando uns Duster para manutenção em linhas e barragens, vejo algumas aqui com um quebra mato bem grande, se bater em alguém destrói tudo.

Hoje fui ao mecânico para levantar o carro e ver um barulhinho... ele olhou para suspensão dianteira e disse "é parruda e confortável heim, coisa diferente". Minha esposa também sempre diz que no banco traseiro é mais confortável que na frente.... se é verdade ou se quer ficar longe de mim... junto com as pequenas...

Quanto ao barulho era um pequeno furo no escapamento intermediário, deve ter sido esses combustível nosso, cheio de mistura.... e muita agua do etanol.

Alguém já trocou o Escapamento intermediário do Duster 4x4? Marca e onde encontrou? Paralelo ou Original?
Boa noite Galeraco. Deve ser isso mesmo. Tão canalizando tudo para empresas. Realmente, essa nossa mijolina é um nojo. Abs

felipetoks
04/01/2018, 22:13
Boa Noite Felipe. Realmente a 2.2 é o melhor C/B . E ouvi dizer que esse motor dá conta do recado. Eu também não ponho muita fé nas RN e nos Boi da vida. O problema, no meu caso, é o tamanho enorme da Ranger, sendo que eu só vou utilizar para passeios e com duas pessoas. Valeu e abs. Válter.
p.s. se vier a nova Duster 4x4, vai passar dos 90 mil, aí é shoda.....

É vovó mais de 90 mil num renault que é dacia, carro de baixo custo lá na europa é complicado, eu até compraria um renegade ou toro, não precisava ser diesel, podia ser um motor moderno turbo 1.4 para baratear que já ficava legal e custando uns 70 mil com 4x4, um carrinho pra substituir uma pajero Tr4, GV III, seria legal mesmo não sendo um legitimo off-road.

Agora custando mais de 100 mil fica difícil, já da pra pegar ranger nova com 5 anos de garantia, ou outra caminhonete usada de outra marca boa como Toyota ou Mit, a ranger foi a caminhonete mais barata que encontrei aqui na região, não sei bem questão de seguro e manutenção, creio que não deva ser muito pior que o Troller, vou pesquisar ainda, mas penso em fazer esta troca.

Ganharia em conforto, espaço e principalmente segurança, além de ser um veículo melhor para expedição, porque encontro Ford em todo canto e a Ranger é um produto mundial, não penso em moer na trilha, não gosto e nem tenho $$$ pra isso, meu negócio é desbravar o mundo.

VOVÔ DO TROLLER
04/01/2018, 23:56
É vovó mais de 90 mil num renault que é dacia, carro de baixo custo lá na europa é complicado, eu até compraria um renegade ou toro, não precisava ser diesel, podia ser um motor moderno turbo 1.4 para baratear que já ficava legal e custando uns 70 mil com 4x4, um carrinho pra substituir uma pajero Tr4, GV III, seria legal mesmo não sendo um legitimo off-road.

Agora custando mais de 100 mil fica difícil, já da pra pegar ranger nova com 5 anos de garantia, ou outra caminhonete usada de outra marca boa como Toyota ou Mit, a ranger foi a caminhonete mais barata que encontrei aqui na região, não sei bem questão de seguro e manutenção, creio que não deva ser muito pior que o Troller, vou pesquisar ainda, mas penso em fazer esta troca.

Ganharia em conforto, espaço e principalmente segurança, além de ser um veículo melhor para expedição, porque encontro Ford em todo canto e a Ranger é um produto mundial, não penso em moer na trilha, não gosto e nem tenho $$$ pra isso, meu negócio é desbravar o mundo.
Boa noite Felipe. Pelo que eu tenho lido e visto da 2.2,os seus donos estão satisfeitos. Agora pagar 90 mil num Dacia, eu TB não tenho coragem. A Renault já tá abusando. Abs

Galeraco2017
07/01/2018, 23:33
Quanto a ranger, desses modelos novos, bem como as outras camionetes, até que melhoram o conforto, estou dizendo isto considerando os demais passageiros (no meu caso, esposa e filhas), pois se considerar somente o motorista quase todas caminhonetes são bem confortáveis. Só teria caminhonete se fosse para trabalho ou sítio/fazenda, para cidade jamais, pois tem umas desvantagens.... Grande para estacionar, seguro caro, manutenção cara, péssimas para curvar, os bancos de trás é uma extensão da carroceria (pula como cabrito), e pouco espaço interno. É grande por fora e na carroceria, mas internamente a maioria deixam a desejar, viagem longa no banco traseiro, é um parto.

Outro problema que não consegui adequar na caminhonete (L200 Savana) e acho que nas demais: Ou você carrega as malas e bagagens no banco traseiro ou se vira com elas na carroceria (entra agua, poeira, ou vão lá para o fundo da carroceria).

Quanto ao Duster ser um pouco de Dacia, não vejo problemas, provou que é bom, robusto e confiável, tanto aqui como na Europa, peca no acabamento, mas tem boa estrutura e segurança. Os custo benefício de manutenção é o melhor. Lembrando que as partes principais do Duster são Renault/Nissan - Motor, caixa, suspensão, transmissão, diferencial...A Dacia ficou mais com o desenho e parte interna.

Galeraco2017
07/01/2018, 23:52
Vovo do Troller,

E pra finalizar, caminhonete 4x2, que são as que tem ótimo custo benefício como a Ranger, é só pra andar na cidade e estradas de terra seca, pois quase não sobe morro molhado, você vai ter meio Troller de tração e dois Troller de comprimento...rsrsrs, mas tudo depende do uso. Como amigo disse acima, o Renegade, é uma boa opção na versão 4x4, pois como motor 1.8 Fiat e 4x2 é pato manco, muito frouxo.

Agora se for pensar em usado, o leque abre muito: Tem muitas RAV4 e CRV já bem desvalorizadas e ainda na versão 4x4, mas se não fizer questão de tração seja 4x4/4wd, o mercado tá cheio de bons carros.

VOVÔ DO TROLLER
08/01/2018, 13:03
Quanto a ranger, desses modelos novos, bem como as outras camionetes, até que melhoram o conforto, estou dizendo isto considerando os demais passageiros (no meu caso, esposa e filhas), pois se considerar somente o motorista quase todas caminhonetes são bem confortáveis. Só teria caminhonete se fosse para trabalho ou sítio/fazenda, para cidade jamais, pois tem umas desvantagens.... Grande para estacionar, seguro caro, manutenção cara, péssimas para curvar, os bancos de trás é uma extensão da carroceria (pula como cabrito), e pouco espaço interno. É grande por fora e na carroceria, mas internamente a maioria deixam a desejar, viagem longa no banco traseiro, é um parto.

Outro problema que não consegui adequar na caminhonete (L200 Savana) e acho que nas demais: Ou você carrega as malas e bagagens no banco traseiro ou se vira com elas na carroceria (entra agua, poeira, ou vão lá para o fundo da carroceria).

Quanto ao Duster ser um pouco de Dacia, não vejo problemas, provou que é bom, robusto e confiável, tanto aqui como na Europa, peca no acabamento, mas tem boa estrutura e segurança. Os custo benefício de manutenção é o melhor. Lembrando que as partes principais do Duster são Renault/Nissan - Motor, caixa, suspensão, transmissão, diferencial...A Dacia ficou mais com o desenho e parte interna.
Boa tarde. Concordo contigo com relação às picapes e que o Dacia é um ótimo carro, robusto e tudo, mas a Renault tá abusando no preço, justamente por ser um carro mais desprovido de luxo, digamos mais simples ( na Europa é considerado um carro barato e de "2a. linha") . Prá mim, tração 4x4 é imprescindível e de preferência a diesel. O problema é que o Duster 4x4, além de caro, não está disponível para venda e não sei se e quando a Renault irá voltar com a produção. Abs. Válter.

vkbrv
09/01/2018, 10:18
Boa tarde. Concordo contigo com relação às picapes e que o Dacia é um ótimo carro, robusto e tudo, mas a Renault tá abusando no preço, justamente por ser um carro mais desprovido de luxo, digamos mais simples ( na Europa é considerado um carro barato e de "2a. linha") . Prá mim, tração 4x4 é imprescindível e de preferência a diesel. O problema é que o Duster 4x4, além de caro, não está disponível para venda e não sei se e quando a Renault irá voltar com a produção. Abs. Válter.

será que esses também são KO

Renault Duster 4x4 0km a venda em todo o Brasil | iCarros (http://www.icarros.com.br/comprar/0km/renault/duster/4x4)

VOVÔ DO TROLLER
09/01/2018, 13:02
será que esses também são KO

Renault Duster 4x4 0km a venda em todo o Brasil | iCarros (http://www.icarros.com.br/comprar/0km/renault/duster/4x4)
Boa tarde vkbrv. Sei não. Mas a diferença de preço é grande. Tem um lugar que tá quase 90 mil....kraleo.....

p.s. segundo o anúncio, encima desse valor ainda tem taxa de intermediação e frete. Vai saber quanto vai sair esse valor total e se essas lojas são idôneas.....

Galeraco2017
10/01/2018, 12:49
Boa tarde vkbrv. Sei não. Mas a diferença de preço é grande. Tem um lugar que tá quase 90 mil....kraleo.....

p.s. segundo o anúncio, encima desse valor ainda tem taxa de intermediação e frete. Vai saber quanto vai sair esse valor total e se essas lojas são idôneas.....

VOVÔ DO TROLLER

Acho que você deveria esquecer o "0km", pega um seminova de único dono, tipo 2015/2016 ou até 2017 se encontrar, pois vai economizar uma boa grana, e se não gostar do carro (que é bem diferente do Troller), fica mais fácil para vender. Agora se quer diesel, só se importar um Dacia 1.5DCi... ou Renegade/Compass.

Pode até esperar a nova versão, que acho difícil lançarem mais um Duster 4x4, devido ao custo, pois hoje, a demanda do mercado não exige carros com tração 4x4 (salvo as caminhonetes), uns 90% ou mais dos SUVs são 4x2. Até as caminhonetes hoje estão vendendo bem na versão 4x2, pois muitos só andam no asfalto.

VOVÔ DO TROLLER
10/01/2018, 13:19
VOVÔ DO TROLLER

Acho que você deveria esquecer o "0km", pega um seminova de único dono, tipo 2015/2016 ou até 2017 se encontrar, pois vai economizar uma boa grana, e se não gostar do carro (que é bem diferente do Troller), fica mais fácil para vender. Agora se quer diesel, só se importar um Dacia 1.5DCi... ou Renegade/Compass.

Pode até esperar a nova versão, que acho difícil lançarem mais um Duster 4x4, devido ao custo, pois hoje, a demanda do mercado não exige carros com tração 4x4 (salvo as caminhonetes), uns 90% ou mais dos SUVs são 4x2. Até as caminhonetes hoje estão vendendo bem na versão 4x2, pois muitos só andam no asfalto.

Boa tarde Galeraco. Vc. tem razão. É bem mais vantajoso pegar uma usada mesmo. Sem desmerecer a Duster 4x4 que é um ótimo carro, com 90 mil temers dá para pegar uma Renegade diesel Sport semi nova. Por isso que eu falo que a Renault tá abusando. É aquela história: "ando devagar, porque já tive pressa". Vou indo com calma, pois agora vou gastar um dim dim na revisão de 105.000 km do Troller , que está muito novo, equipado e impecável, e futuramente (talvez para o ano que vem), vamos ver o que nós temos no mercado de veículos de oferta para comprar. Até lá também vai aparecer muita coisa. Pelo que eu tenho lido é capaz da Renault trazer o novo Niva (que agora é da Renault/Nissan) para o Brasil. Como eu não preciso de porta malas e espaço interno, prá mim, estaria de bom tamanho. Abs

lfschmitz
10/01/2018, 18:29
Lendo o tópico e bancando o metido: não convém pensar num Jimny? Se é para uso eventual, sem muita bagagem/passageiros, e precisa de um 4x4 robusto... um amigo meu trocou a Ecosport 2014 dele num desses e está feliz da vida. Além de econômico, o carro sobe até em bananeira.

VOVÔ DO TROLLER
10/01/2018, 21:43
Lendo o tópico e bancando o metido: não convém pensar num Jimny? Se é para uso eventual, sem muita bagagem/passageiros, e precisa de um 4x4 robusto... um amigo meu trocou a Ecosport 2014 dele num desses e está feliz da vida. Além de econômico, o carro sobe até em bananeira.
Realmente o Jimmy é um ótimo 4x4. Eu já dirigi um e gostei. É um verdadeiro jipe, mas em expedições de longas distâncias é complicado, não só pelo motor fraco, falta de estabilidade e baixa autonomia ( essa última é o que pega mais). Para quem não pratica longas distâncias e não tem pressa , é excelente. Abs

VOVÔ DO TROLLER
12/01/2018, 14:55
Duster 4x4 continuará a ser fabricado e provavelmente estará no Brasil ainda esse ano.

Renault testa Novo Duster na Colombia - Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/renault-testa-novo-duster-na-colombia/)

Galeraco2017
15/01/2018, 00:08
Duster 4x4 continuará a ser fabricado e provavelmente estará no Brasil ainda esse ano.

Renault testa Novo Duster na Colombia - Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/renault-testa-novo-duster-na-colombia/)

Seria um boa a continuação do Duster 4x4. Acho que eles podiam fazer como na Russia e oferecer a versão 1.6 também com 4x4. Agora em se tratando de tamanho de veiculo (espaço interno) + custo benefício + 4x4 + conforto, hoje não tem nada mais interessante que o Duster. Os outros veículos ou são muito caro (CRV, RAV4) ou pequenos (caso do Renegade, Jimny).

Agora se o Troller te atende, o seu tá novo ainda, melhor ficar com ele mais um tempo, só dá uma "urbanizada nele", colocando uma suspensão mais macia, uns pneus mais cidade....ainda fica valente no 4x4.

lucianolb
20/01/2018, 16:16
Boa tarde.
Eu procurando uma Duster, mas gostaria de uma que já tenha os alargadores de paralamas, mas está difícil de encontrar um em bom estado.
Gostaria que vcs me tirassem umas dúvida.
Pesquisando na internet, vi o kit a venda, mas alguns parecem não encaixar corretamente, parece que na emenda entre o alargador do paralama e do para-choque fica um pequeno vão. Vcs sabem me informar algum modelo além do original que não deixe esse espaço?
Aguardo retorno.
Obrigado.

vkbrv
29/01/2018, 11:40
Bom dia amigos.

Uma dúvida sobre os cálculos abaixo (postados originalmente aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-151.html) ).

Pra chegar a relação final foi multiplicado o valor do diferencial pelo da 1ª marcha.

4,860 x 4,450 = 21,627

Ok.

Vendo a ficha técnica (http://download.uol.com.br/carros/duster_20.pdf) vi que nos 4x4 temos o diferencial traseiro, com relação de 0,41 : 1.

Como este número entra na conta? Ou não entra? Sendo menor que 1 vai acaba dividindo o resultado final.

se fosse: 4,860 x 4,450 x 0.41 o resultado seria 8.86707. O que não me parece fazer sentido.

Alguém sabe explicar?

Obrigado.

abs

vk

Olá, Arlei,

Em complemento ao comparativo disponibilizado pelo companheiro Grand Vinicius, acrescento somente a questão da redução final, que contempla não somente a redução de 1ª marcha, mas também a redução do diferencial e a redução oferecida pela caixa de transferência na opção reduzida, para os veículos que a possuem.

Então, considerando a redução final total, segue abaixo, para auxílio em tua questão, um pequeno comparativo que eu havia montado uns 4 anos atrás, por ocasião da decisão de compra do carro.

Talvez este comparativo esteja desatualizado para um carro ou outro, mas acredito que com relação ao Duster e ao Grand Vitara não tenha ocorrido alterações. No documento que montei, incluía para a decisão questões também sobre ângulos de entrada, saída, breakover, etc.

Segue abaixo a transcrição somente com relação às relações de reduções finais:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/outros/526081-renault-duster-4x4-renault-duster-relacoes-de-reducao.jpg

Bom dia a todos e fiquem com Deus!
dd1969.

dd1969
29/01/2018, 17:38
... Vendo a ficha técnica (http://download.uol.com.br/carros/duster_20.pdf) vi que nos 4x4 temos o diferencial traseiro, com relação de 0,41 : 1.
Como este número entra na conta? Ou não entra? Sendo menor que 1 vai acaba dividindo o resultado final.
se fosse: 4,860 x 4,450 x 0.41 o resultado seria 8.86707. O que não me parece fazer sentido.
Alguém sabe explicar?
Obrigado.
abs
vk

Boa tarde, vkbrv,

Quando li pela primeira vez esta informação sobre o multiplicador do diferencial traseiro, percebi logo que tratava-se de algum erro, porque se esse número fosse real, as rodas traseiras estariam bem menos reduzidas que as dianteiras, tentando girar bem mais. Eu tenho utilizado os multiplicadores da 1ª marcha e do diferencial dianteiro do Duster para chegar ao valor de redução total e acredito que tudo esteja correto (sem considerar este multiplicador estranho do diferencial traseiro). Eu também possuo uma planilha na qual calculo a velocidade real (considerando que os pneus estejam em bom estado e na calibragem correta) do Duster 4x4, pois ela leva em conta o diâmetro das rodas, o tipo de pneu (215/65), as reduções mencionadas acima e finalmente as velocidades reais que o Duster 4x4 atinge em última marcha, calculando desde 1000 RPM até 6000 RPM, e, pelo que me lembro os valores conferem, até mesmo validando as velocidades com o GPS, que é mais preciso que o velocímetro do carro (apesar de que o Duster possui um velocímetro bem mais preciso de que o meu antigo Fiat Idea 1.4, que acusava velocidade bem maior que a real).

Todos os cálculos acima foram sem levar em conta este multiplicador estranho do diferencial traseiro.

dd1969.

vkbrv
30/01/2018, 10:55
Boa tarde, vkbrv,

Quando li pela primeira vez esta informação sobre o multiplicador do diferencial traseiro, percebi logo que tratava-se de algum erro, porque se esse número fosse real, as rodas traseiras estariam bem menos reduzidas que as dianteiras, tentando girar bem mais. Eu tenho utilizado os multiplicadores da 1ª marcha e do diferencial dianteiro do Duster para chegar ao valor de redução total e acredito que tudo esteja correto (sem considerar este multiplicador estranho do diferencial traseiro). Eu também possuo uma planilha na qual calculo a velocidade real (considerando que os pneus estejam em bom estado e na calibragem correta) do Duster 4x4, pois ela leva em conta o diâmetro das rodas, o tipo de pneu (215/65), as reduções mencionadas acima e finalmente as velocidades reais que o Duster 4x4 atinge em última marcha, calculando desde 1000 RPM até 6000 RPM, e, pelo que me lembro os valores conferem, até mesmo validando as velocidades com o GPS, que é mais preciso que o velocímetro do carro (apesar de que o Duster possui um velocímetro bem mais preciso de que o meu antigo Fiat Idea 1.4, que acusava velocidade bem maior que a real).

Todos os cálculos acima foram sem levar em conta este multiplicador estranho do diferencial traseiro.

dd1969.

Olá dd1969. Obrigado pela resposta.

Pois é, também não entendi. Não vejo como pode fazer sentido esta diferença entre os dois eixos. Achei em uma página que não acho agora as relações finais dos Duster, os cálculos batem com o seu, não parecem considerar o "0.41" também. Mais um mistério do Duster...

Valeu!!
bom dia.

vkbrv
30/01/2018, 12:33
Achei:

http://www.automobile-catalog.com/car/2013/1222325/dacia_duster_1_6_16v_110_4x4.html (http://www.automobile-catalog.com/car/2013/1222325/dacia_duster_1_6_16v_110_4x4.html)

Não consegui "linear" direto com a página certa. Pra chegar lá tem que clicar no botão "Full Specifications" na sessão "Transmission specifications"

É o Dacia, com motor diferente, mas a transmissão parece ser a mesma.

Olá dd1969. Obrigado pela resposta.

Pois é, também não entendi. Não vejo como pode fazer sentido esta diferença entre os dois eixos. Achei em uma página que não acho agora as relações finais dos Duster, os cálculos batem com o seu, não parecem considerar o "0.41" também. Mais um mistério do Duster...

Valeu!!
bom dia.

Galeraco2017
13/02/2018, 00:29
Boa noite, estou precisando trocar os amortecedores dianteiros e também os batentes, alguma marca específica tipo Nakata, Cofap ou Monroe? Meu carro ta com 78.000. Com 74.000 mil troquei os batentes, mas já estouraram, na hora só tinha da marca "jau", preto e amarelo (o original é todo preto), coloquei assim mesmo, mas estouraram e o carro está batendo seco, parecendo meu ex- Honda Fit

dd1969
13/02/2018, 08:11
Boa noite, estou precisando trocar os amortecedores dianteiros e também os batentes, alguma marca específica tipo Nakata, Cofap ou Monroe? Meu carro ta com 78.000. Com 74.000 mil troquei os batentes, mas já estouraram, na hora só tinha da marca "jau", preto e amarelo (o original é todo preto), coloquei assim mesmo, mas estouraram e o carro está batendo seco, parecendo meu ex- Honda Fit

Bom dia, Galeraco2017,

Eu já troquei os amortecedores e batentes por originais, na concessionária. Naquela ocasião a suspensão estava ruim mesmo e os amortecedores vazando.

Mas desde que na revisão de 100.000km (depois do término da garantia) me apresentaram um orçamento de mais de R$5.000,00 condenando diversos itens de suspensão, que depois eu confirmei com meu mecânico de confiança de que estava tudo ok, deixei de efetuar revisões na concessionária, e passei a montar um catálogo de peças de reposição para eventualmente adquirir em autopeças e substituir na oficina do meu mecânico.

As peças que normalmente tenho adquirido fora da concessionária (e posso opinar sobre marcas e modelos) são: óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro do habitáculo (do ar condicionado), fluido de freio, fluido de arrefecimento, válvula termostática e pneus (sobre eles já postei as impressões neste fórum).

Mesmo eu não tendo ainda colocado nada não original na suspensão (portanto, ainda sem poder opinar sobre isso), posso postar as marcas e modelos que já cataloguei há algum tempo, para que você possa pelo menos possuir alguns códigos de referência e posteriormente buscar opiniões de outros usuários no fórum de discussão, ou mesmo buscar opiniões em reviews na Internet sobre essas peças.

dd1969.

Galeraco2017
13/02/2018, 17:06
Olá

Obrigado pelas respostas e dicas, também não levo na concessionaria, mas sempre que posso compro as peças lá e troco na mecânica de confiança.

Achei duas ofertas boas na net, conforme abaixo, mas vou comparar com o preço na concessionária aqui. Os meus ainda são originais, com as etiquetas de maio/2012, mesma data do pneus. Agora chegou a hora de trocar.

Qual você acha melhor, Cofap Turbogas ou Nakata? Achei esse com preços bons

Amortecedor Dianteiro Turbogas Preco Unitario Duster 4X2 e 4X4 - Altese (http://www.altese.com.br/543020714r-altese-amortecedor/p)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-862921841-kit-amortecedor-dianteiro-duster-4x24x4-mecan-novo-original-_JM

Uma dica, se trocar o batente, use aquele pretos todo de borracha, pois aquele amarelos esfarelam rápido e são bem duros.

dd1969
14/02/2018, 13:38
Olá

Obrigado pelas respostas e dicas, também não levo na concessionaria, mas sempre que posso compro as peças lá e troco na mecânica de confiança.

Achei duas ofertas boas na net, conforme abaixo, mas vou comparar com o preço na concessionária aqui. Os meus ainda são originais, com as etiquetas de maio/2012, mesma data do pneus. Agora chegou a hora de trocar.

Qual você acha melhor, Cofap Turbogas ou Nakata? Achei esse com preços bons

Amortecedor Dianteiro Turbogas Preco Unitario Duster 4X2 e 4X4 - Altese (http://www.altese.com.br/543020714r-altese-amortecedor/p)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-862921841-kit-amortecedor-dianteiro-duster-4x24x4-mecan-novo-original-_JM

Uma dica, se trocar o batente, use aquele pretos todo de borracha, pois aquele amarelos esfarelam rápido e são bem duros.

Boa tarde, Galeraco2017,

Eu preferiria Cofap ou Monroe. Verifiquei hoje para saber quais foram as marcas originais utilizadas na concessionária quando troquei os 4 em 2015 (meu carro é 2012/2013), e para minha surpresa, foram originais Renault fabricados pela Cofap na dianteira e originais Dacia fabricados pela Monroe na traseira. Já rodei mais de 82.000km com eles, e no teste de hoje na oficina verifiquei que os dianteiros estão perfeitos ainda e os traseiros estão ligeiramente cansados, pois depois de 3 balançadas, eles somente param depois de balançar uma quarta vez sozinhos, enquanto os dianteiros seguram logo o carro quando acabam de subir. Além disso, talvez eu tenha que trocar os traseiros porque verifiquei acúmulo de óleo na parte exterior (provavelmente já estão vazando um pouco), e somente poderei confirmar após uma lavagem geral por baixo e acompanhamento nos próximos dias.

Seguem as fotos dos 2:

555953 555954

Fique atento aos códigos porque os dianteiros encontrados no meu carro divergem um pouco do código no catálogo da Cofap.

Marca Código (Código Renault) Observação
COFAP GP30491 (543020714R) - Original da Renault
COFAP GP30361 (543022071R) - Catálogo da Cofap

Nos catálogos constam o GP30361 (543022071R), enquanto o que está no meu carro (você consegue verificar na foto) é o GP30491 (543020714R).

Tentei contato hoje com algumas concessionárias para obter informações mas não consegui porque hoje é quarta-feira de Cinzas.

O ideal seria você limpar um pouco a poeira na parte frontal do amortecedor para encontrar o símbolo da Renault (losango) e a marca e o código do modelo do teu (vire a direção toda para a esquerda para verificar o amortecedor esquerdo, e totalmente para a direita para verificar o do lado direito). Com isso vai confirmar se é o mesmo código do meu ou o do catálogo. Pode ser que o código do meu seja o utilizado pela Cofap para distribuição à montadora e o código do catálogo seja utilizado para o mercado de autopeças no varejo.

dd1969.

Galeraco2017
15/02/2018, 17:09
Boa tarde, Galeraco2017,

Fique atento aos códigos porque os dianteiros encontrados no meu carro divergem um pouco do código no catálogo da Cofap.

Marca Código (Código Renault) Observação
COFAP GP30361 (543022071R) - Catálogo da Cofap

Nos catálogos constam o GP30361 (543022071R), enquanto o que está no meu carro (você consegue verificar na foto) é o GP30491 (543020714R).

Tentei contato hoje com algumas concessionárias para obter informações mas não consegui porque hoje é quarta-feira de Cinzas.

O ideal seria você limpar um pouco a poeira na parte frontal do amortecedor para encontrar o símbolo da Renault (losango) e a marca e o código do modelo do teu (vire a direção toda para a esquerda para verificar o amortecedor esquerdo, e totalmente para a direita para verificar o do lado direito). Com isso vai confirmar se é o mesmo código do meu ou o do catálogo. Pode ser que o código do meu seja o utilizado pela Cofap para distribuição à montadora e o código do catálogo seja utilizado para o mercado de autopeças no varejo.

dd1969.

Boa tarde dd1969,

Obrigado pelas dicas. O meu também é 2012/13, está com 78 mil km. Os amortecedores são Cofap, os dianteiros tem os códigos diferentes: Código Cofap GP30361 (4x4 manual) e Código Renault Original 543029233R . Neste caso, acho que são os códigos do Duster automático, segundo catalogo da Cofap abaixo. Acho que o mesmo amortecedor, somente com código diferente...rsrsrs... ou marcaram errado. Pra conferir tirei foto, ver pra crer.

Amortecedores para: LEVE / RENAULT / DUSTER

4x2 - Transmissão Automática / Mecânica 2011...
Código: GB48099

Turbogás Traseiro
Original: 562105059R

Registro: 4167/2012 - 021/2013

4x2 / 4x4 - Transmissão Automática 2011...
Código: GP30362

Turbogás Dianteiro
Original: 543029233r

Registro: 4166/2012 - 4169/2012 - 127/2013

4x2 / 4x4 - Transmissão Mecânica 2011...
Código: GP30361

Turbogás Dianteiro
Original: 543022071R

Amortecedores Cofap e InjeASSAlbo EletrA nica Magneti Marelli (http://www.mmcofap.com.br/resultado-busca.aspx?linha=LEVE&marca=RENAULT&modelo=DUSTER&produto=Amortecedores#tabresultado)

dd1969
16/02/2018, 07:49
Boa tarde dd1969,

Obrigado pelas dicas. O meu também é 2012/13, está com 78 mil km. Os amortecedores são Cofap, os dianteiros tem os códigos diferentes: Código Cofap GP30361 (4x4 manual) e Código Renault Original 543029233R . Neste caso, acho que são os códigos do Duster automático, segundo catalogo da Cofap abaixo. Acho que o mesmo amortecedor, somente com código diferente...rsrsrs... ou marcaram errado. Pra conferir tirei foto, ver pra crer.

Amortecedores para: LEVE / RENAULT / DUSTER

4x2 - Transmissão Automática / Mecânica 2011...
Código: GB48099

Turbogás Traseiro
Original: 562105059R

Registro: 4167/2012 - 021/2013

4x2 / 4x4 - Transmissão Automática 2011...
Código: GP30362

Turbogás Dianteiro
Original: 543029233r

4x2 / 4x4 - Transmissão Mecânica 2011...
Código: GP30361

Turbogás Dianteiro
Original: 543022071R

Amortecedores Cofap e InjeASSAlbo EletrA nica Magneti Marelli (http://www.mmcofap.com.br/resultado-busca.aspx?linha=LEVE&marca=RENAULT&modelo=DUSTER&produto=Amortecedores#tabresultado)

Bom dia, Galeraco2017,

Parece que houve algum engano, porque o código Renault 543029233R é relativo ao código COFAP GP30362 (dianteiro para transmissão automática) e não ao COFAP GP30361 (dianteiro para transmissão mecânica).

Além disso, ontem consegui telefonar para uma concessionária Renault daqui do Estado do Rio de Janeiro e pude confirmar que o código original da Renault para os amortecedores dianteiros é o 543020714R (relativo ao código COFAP GP30491, o mesmo da foto do meu carro, acima) e o atendente da seção de peças desconhece o código 543022071R (relativo ao código COFAP GP30361).

Ainda ontem também consegui enviar mensagem ao suporte técnico da COFAP/MAGNETI MARELLI indagando sobre os códigos corretos e sobre a existência ou não de amortecedores traseiros da COFAP para o Duster 4x4 e eles disseram que os únicos modelos da COFAP para o Duster para o mercado de peças de reposição (autopeças) seriam os 3 códigos indicados na tua tabela acima, e que o outro (por dedução, o GP30491) seria exclusivo para montadora.

Cruzando as duas informações, parece que o teu carro veio com amortecedor COFAP de reposição, ao invés do amortecedor de fábrica fornecido pela COFAP exclusivamente para a Renault. Procure confirmar com uma foto semelhante à primeira que eu enviei no post do dia 14/02, e veja se há ou não o símbolo da Renault (losango).

Ainda assim, eu procuraria repetir COFAP ou experimentar o MONROE (muita gente elogia pelo conforto), porque o que apurei sobre Nakata é que em alguns modelos eles são mais rígidos (menos confortáveis), e em uma própria loja que vende essas 3 marcas o gerente e o mecânico afirmaram que entre as 3 marcas ficariam com as 2 primeiras se o carro fosse deles. E sobre a Corven, li alguns posts elogiando o produto, mas também li muitos onde as pessoas indicavam que a durabilidade é muito baixa além da redução no conforto de rodagem, não valendo, na minha opinião, a economia no custo de aquisição tendo esses itens contra.

dd1969.

Grand Vinicius
16/02/2018, 11:08
Eu comprei uns Corven Plus por 214 cada traseiro. O dianteiro tá 221. Com o tempo vou poder opinar sobre eles aqui.

Quanto a amortecedor mais duro, tenho no Grand Vitara. É bem direcionado pra quem faz Off-Road.
Numa rua de calçamento por exemplo, andando devagar, parece que você sente cada pedra de paralepípedo que passa.
Porém em velocidade é fantástico! Nem freio em buracos e quebra-molas.

Quando você vai comprar no site da Off-Shox eles perguntam até se você quer, mais macios, mais duros, ou iguais aos originais.

Arildo MT
18/02/2018, 13:06
Não sei se tem pra duster, mas eu e outros usam, até hoje não vi reclamações, vem originais em muitos japoneses, KYB e TOKIKO.

Galeraco2017
18/02/2018, 19:26
556085Ola, obrigado a todos pelas dicas. Comprei um par de Cofap Turbogas.

Mas voltando a polemica dos códigos, no meu caso, está escrito assim:

Losango + Renault
Cod 543029233r
Cofap
ind bras
3GP30361
H79
DIANTEIRO

Vou ver se consigo postar uma foto.

dd1969
19/02/2018, 07:00
556085Ola, obrigado a todos pelas dicas. Comprei um par de Cofap Turbogas.

Mas voltando a polemica dos códigos, no meu caso, está escrito assim:

Losango + Renault
Cod 543029233r
Cofap
ind bras
3GP30361
H79
DIANTEIRO

Vou ver se consigo postar uma foto.

Bom dia, Galeraco2017,

Parabéns pela compra, pois a Cofap é uma das referências na indústria nacional, mas depois de visualizar esta foto postada por você pude constatar que a empresa parece meio confusa quanto à questão de códigos de modelos. Digo isto porque escrevi a eles e recebi e-mail informando a existência de apenas 2 códigos de amortecedores dianteiros para o Duster, sendo o GP30361 para transmissão manual e GP30362 para transmissão automática, portanto, em nenhum momento mencionando esse código 3GP30361 (apesar de que eles não informaram os códigos de modelos fornecidos diretamente à montadora).
Além disso, para confundir ainda mais, o código Renault para esse 3GP30361 da tua foto, ou seja, o 543029233R, é exatamente o mesmo código que as lojas na Internet estão anunciando como o código Renault relativo ao modelo Cofap para transmissão automática, o GP30362.
O ideal é aproveitar o ótimo produto e deixarmos esta confusão pra lá...

dd1969.

dd1969
19/02/2018, 07:15
Não sei se tem pra duster, mas eu e outros usam, até hoje não vi reclamações, vem originais em muitos japoneses, KYB e TOKIKO.

Bom dia, Arildo MT,

Obrigado pelas dicas. Numa rápida pesquisa na Internet apenas encontrei referências sobre a Tokiko no exterior, e eu teria receio em adquirir uma peça importada e eventualmente enfrentar algum problema com garantia.

Sobre a KYB, encontrei no site comprovação de que eles já estão estabelecidos no Brasil, mas, infelizmente, no catálogo ainda não constam códigos de produtos para o Renault Duster.

dd1969.

Galeraco2017
19/02/2018, 07:49
Bom dia, Arildo MT,

Obrigado pelas dicas. Numa rápida pesquisa na Internet apenas encontrei referências sobre a Tokiko no exterior, e eu teria receio em adquirir uma peça importada e eventualmente enfrentar algum problema com garantia.

Sobre a KYB, encontrei no site comprovação de que eles já estão estabelecidos no Brasil, mas, infelizmente, no catálogo ainda não constam códigos de produtos para o Renault Duster. A troca do traseiro é mais complicada.

dd1969.

Bom dia,

Também tentei esses da KYB, mas vi que não tem para o Duster, só para os demais Renaults (Logan, sandero...) e com preço bom. Tem uns videos do KYB na Europa, ensinando a troca dos amortecedores do Duster, vídeos curtos e bem explicados, vale como curiosidade ou para quem quer colocar a mão na massa.

Traseiro

KYB DACIA / RENAULT Duster 4WD Rear - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=UemqE_nfwM0)

Dianteiro

KYB DACIA / RENAULT Duster Front - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=qn5eAUyYLfo)

Grand Vinicius
19/02/2018, 12:15
Que massa esses vídeos!
Pena que eu troquei os meus antes de vê-los...
kkkkkkkkk

Galeraco2017
19/02/2018, 20:49
Também gostei do video, qualquer um entendi, conhecimento quando bem passado nem precisa de áudio. Muito didático. Quando quero ver um vídeo manutenção, só digitar Dacia Duster ou traduzir para o russo.

VOVÔ DO TROLLER
20/02/2018, 17:59
Impressoes: andamos no Dacia Duster, que chega ao Brasil em 2019 | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/testes/impressoes-andamos-no-dacia-duster-que-chega-ao-brasil-em-2019/)

VOVÔ DO TROLLER
20/02/2018, 18:03
Impressoes: andamos no Dacia Duster, que chega ao Brasil em 2019 | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/testes/impressoes-andamos-no-dacia-duster-que-chega-ao-brasil-em-2019/)

Me desculpem os aficcionados por Duster, mas o novo Duster 4x 4, vai chegar perto dos 100 mil reais, acredito eu, pois o atual tá perto de 90 mil. Com esse valor dá para comprar o Renegade 4x4 diesel Custom. Só que o RN tem câmbio automático, é potente, tem a economia , a autonomia e o torque do diesel, muito melhor acabado e muito mais seguro. Não dá nem para comparar.

Grand Vinicius
21/02/2018, 09:40
Mas ele já custa perto de 100 atualmente. Como você disse, já é 92. Pra 100 é um cabelo de sapo.
E o Renegade não é OffRoad! :safari-rig::pipoca:

VOVÔ DO TROLLER
21/02/2018, 12:46
Mas ele já custa perto de 100 atualmente. Como você disse, já é 92. Pra 100 é um cabelo de sapo.
E o Renegade não é OffRoad! :safari-rig::pipoca:

Boa tarde . O Renegade é tão "offroad" quanto o Duster 4x4, diria que é até melhor, pelo fato do câmbio automático dos 4x4, selecionar a melhor forma de tração. Com relação ao torque então ( é motor diesel né) a diferença é muito grande. Pelo jeito, o preço vai empatar com o RN diesel 4x4 Custom. Aí é covardia né Dna Renault .... Acho que Duster 4x4 é um carro de nicho da Renault, por isso ela não está preocupada com o volume de vendas. O que dá lucro realmente é o Duster 4x2 1.6. Eu até gosto do Duster 4x4 mas por esse preço, eu passo. Transformar Dacia em Renault, deve dar um bom lucro. Abs

Grand Vinicius
21/02/2018, 14:00
KkKkkkkKkKkKKk.
Falei só pra esperar a polêmica.
Mas o Renegade não chega nem perto do Duster. Foi reprovado em todos os aspectos OffRoad. Não devia nem ser chamado de Jeep.
Claro que comparar os carros não tem nem lógica. Aliás, tem muito carro nesse preço que bate no Duster. O Duster é um carro caríssimo! Mas em termos de OffRoad, é muito bom!
Eu podia enumerar uma carreta de carro aqui nesse preço que "vale mais" que o Duster. Mas como o Fórum é sobre 4x4, o Duster tem, sim, meu respeito.
:curtir:

VOVÔ DO TROLLER
21/02/2018, 15:54
KkKkkkkKkKkKKk.
Mas o Renegade não chega nem perto do Duster. Foi reprovado em todos os aspectos OffRoad. Não devia nem ser chamado de Jeep.
Claro que comparar os carros não tem nem lógica. Aliás, tem muito carro nesse preço que bate no Duster. O Duster é um carro caríssimo! Mas em termos de OffRoad, é muito bom!
Eu podia enumerar uma carreta de carro aqui nesse preço que "vale mais" que o Duster. Mas como o Fórum é sobre 4x4, o Duster tem, sim, meu respeito.
Kkkkkk, já que é para polemizar, prá mim, offroad de verdade, tem que ter chassi e caixa de redução, independentemente do combustível. O resto é suvinho, suvão ou pseudo suv Abs.

vkbrv
21/02/2018, 17:10
Boa tarde amigos.

O tal do alinhamento nas rodas traseiras é coisa que qq loja tipo widman sabe fazer?

Algum segredo?

Alguma recomendação de onde montar/alinhar etc os pneus aqui no RJ?
(comprei sapatos novos : )

Obrigado :)

ps: como sou da turma dos usados, nem entro na "polêmica" dos renegades e que tais ...
;)
Mas acho que talvez o Duster seja o verdadeiro renegado da parada...
kkkkk

Abraços a todos.

Galeraco2017
21/02/2018, 21:12
Tambem sou da turma dos usados e seminovos, toda vez que ensaio um zero, penso no troco... Com 45 a 55 temers compra se um bom Duster 4x4... Acho que o Renegade diesel mais barato, no site, e mais de 110 mil....

VOVÔ DO TROLLER
21/02/2018, 22:22
Tambem sou da turma dos usados e seminovos, toda vez que ensaio um zero, penso no troco... Com 45 a 55 temers compra se um bom Duster 4x4... Acho que o Renegade diesel mais barato, no site, e mais de 110 mil....
O RN a diesel 4x4, o Custom, está em promoção por 104 mil temers.

vkbrv
22/02/2018, 11:40
Bom pelo que li no tópico, lá atras, os valores de alinhamento do 4x4 são um pouco obscuros, então resolvi que vou fazer na css mesmo. 169 reais os 4, do lado de casa.

Só que vou ter que montar os pneus em outro lugar pois eles não aceitam "peças fornecidas"... Eita po**a!

Vou mandar os ltx force. Mesmo ligeiramente preocupado com o desempenho de um pneu A/T no asfalto. Será meu primeiro a/t. Mas espero que sejam preocupações infundadas.

Trocando os 4 de uma vez.

Vamos ver

abs

vkbrv
24/02/2018, 03:17
Boa noite. Numas de concentrar info para o futuro segue tudo (o pouco) que consegui sobre valores de alinhamento do Duster.

Página do tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-88.html

Um Blog. Parece a mesma info... Nos coments tem outros números, estranhíssimos porém...
wlmedeiros: RENAULT DUSTER (http://wlmedeiros.blogspot.com.br/2012/11/renault-duster.html)

De um fórum russo, traduzido pelo google...

All good day and night. Here I propose to discuss all issues related to the angles of wheel installation on the UUK.
To familiarize the user of the forum I am laying out the standards of the UUK on Daster.
I will say right away that the Daster 4 WD is regulated by two axles (all wheels) here is its UUK.

Front axle.
The collapse is -0.38 + -0.30. Difference 0.30 The
convergence is -0.05 + -0.05. The convergence sum is -0.10 + -. +0.10.
Longitudinal slope +5.00 + - +0.30 Difference 0.30.

Rear axle.
The collapse is -1.10 + - 0.30. The difference is 0.30.
The convergence is -0.09. + - 0.04. The convergence sum is -0.18. + - 0.08.

Daster 2 WD in the rear axle has a beam adjustment is not possible

Front axle.
The collapse is -0.38. + -0.30. The difference is 0.30.
The convergence is -0.05 + -0.05. The sum of the convergence. -0.10. + -. +0.10.
Longitudinal slope +5.00. + - +0.30. The difference is 0.30.

Rear axle.
The collapse is -0.52. + - 0.30. The difference is 0.30.
The convergence is -0.13. + - 0.08. The convergence point is -0.25. + -. +0.15.

Information from the Russian forum

Galeraco2017
24/02/2018, 21:09
Bom pelo que li no tópico, lá atras, os valores de alinhamento do 4x4 são um pouco obscuros, então resolvi que vou fazer na css mesmo. 169 reais os 4, do lado de casa.

Só que vou ter que montar os pneus em outro lugar pois eles não aceitam "peças fornecidas"... Eita po**a!

Vou mandar os ltx force. Mesmo ligeiramente preocupado com o desempenho de um pneu A/T no asfalto. Será meu primeiro a/t. Mas espero que sejam preocupações infundadas.

Trocando os 4 de uma vez.

Vamos ver

abs

Boa noite

Esta semana também devo montar os Michelin LTX Force, só esperando chegar meus amortecedores (comprei na Altese, Cofap por 227,00 cada com frete grátis). O conjunto da frente vai ficar novo... pois a suspensão traseira tá ótima. No meu caso vou ficar com Continental nos traseiros e Michelein nos dianteiros, todos na mesma medida. Depois faço um rodízio.

vkbrv
24/02/2018, 21:50
Pelo que pesquisei até agora, parece que os alinhamentos 3D tem os dados do fabricante no software. Liguei um uma loja com uma máquina destas que me garantiu que tem o Duster 4x4 no banco de dados. Inclusive avisou, sem que eu tivesse falado, que neste carro se alinha as rodas traseiras também.

Acho que vou testar essa pra ver.

120,00 o alinhamento, na css era 169,00

acho que era 15 montagem e 20 balaceamento por roda.

556264

Galeraco2017
25/02/2018, 23:23
Pelo que pesquisei até agora, parece que os alinhamentos 3D tem os dados do fabricante no software. Liguei um uma loja com uma máquina destas que me garantiu que tem o Duster 4x4 no banco de dados. Inclusive avisou, sem que eu tivesse falado, que neste carro se alinha as rodas traseiras também.

Acho que vou testar essa pra ver.

120,00 o alinhamento, na css era 169,00

acho que era 15 montagem e 20 balaceamento por roda.

556264

Boa noite,

Geralmente em centros automotivos especializados o pessoal tem as tabelas dos carros, como nos escâneres, mas tem muitos lugares que alinham todos os carros iguais, passam a régua geral. Também alinho fora da CSs, prefiro fazer este tipo de serviço fora da mecânica, em local que mexe só com suspensão, pneus, alinhamentos.... e com programas com os dados do veículo.

ajmacedo
26/02/2018, 12:30
O Duster é o Niva dos anos 2010, só que muuuito melhor!

Digo isso pois tenho os dois, o Duster é espaçoso, anda bem no asfalto e tem conforto (mesmo que os primeiros - como o meu - pequem pelo ruído que vem do motor).

Só tenho a impressão é que a Renault está indo por um caminho esquisito no preço, pelo que eu tenho (Techroad_II 4x4) foi pago R$ 65k em jun/14 na época um bom custo benefício. Ainda mais no meu caso que comecei a acompanhar esse tópico desde as primeiras mensagens e queria, de fato, tê-lo.

Hoje a R$ 86k a versão Dynamique já acho meio próximo de opções de entrada em Diesel 4x4 (mais próximo que o Duster era do Gran Vitara, que também considerei em 2014 - na época R$ 86k).

Vantagem do Duster é que ele é leve, isso ajuda muito na esperteza do carro na cidade e em estradas sinuosas - em conjunto com a bem acertada suspensão independente traseira. Meu carro do dia a dia era um Focus Duratec então eu uso bem os recursos da suspensão, ainda que no Duster o CG seja mais alto.

Mesmo o motor não sendo um primor, um downsizing turbinado deveria ajudar na economia principalmente na cidade. Faço 10 na Dutra com álcool, 7,8 em estradas sinuosas e 5 na cidade.

Para mim, com custo de 65k, foi um excelente custo-benefício.

KkKkkkkKkKkKKk.

VOVÔ DO TROLLER
26/02/2018, 14:17
O Duster é o Niva dos anos 2010, só que muuuito melhor!

Digo isso pois tenho os dois, o Duster é espaçoso, anda bem no asfalto e tem conforto (mesmo que os primeiros - como o meu - pequem pelo ruído que vem do motor).

Só tenho a impressão é que a Renault está indo por um caminho esquisito no preço, pelo que eu tenho (Techroad_II 4x4) foi pago R$ 65k em jun/14 na época um bom custo benefício. Ainda mais no meu caso que comecei a acompanhar esse tópico desde as primeiras mensagens e queria, de fato, tê-lo.

Hoje a R$ 86k a versão Dynamique já acho meio próximo de opções de entrada em Diesel 4x4 (mais próximo que o Duster era do Gran Vitara, que também considerei em 2014 - na época R$ 86k).

Vantagem do Duster é que ele é leve, isso ajuda muito na esperteza do carro na cidade e em estradas sinuosas - em conjunto com a bem acertada suspensão independente traseira. Meu carro do dia a dia era um Focus Duratec então eu uso bem os recursos da suspensão, ainda que no Duster o CG seja mais alto.

Mesmo o motor não sendo um primor, um downsizing turbinado deveria ajudar na economia principalmente na cidade. Faço 10 na Dutra com álcool, 7,8 em estradas sinuosas e 5 na cidade.

Para mim, com custo de 65k, foi um excelente custo-benefício.
A Renault tá prometendo trazer o novo Niva até 2020. Aí teremos mais uma opção para quem não precisa muito espaço interno e porta-malas grande. Abs

http://www.4x4brasil.com.br/forum/niva/160445-lada-niva-tera-nova-geracao-depois-de-40anos.html

Edu Neto
28/02/2018, 22:04
Olá amigos, sou novo aqui no fórum, mas meu Duster (4WD 2012) já está beem rodado (210.000km).... Tenho um sítio em Cunha-SP e faço viagens todo mês para lá 80% estrada asfaltada, 15% terra boa e 5% c/ trechos de difíceis (íngrimes e c/ valetas). Costumo puxar carretinha e a região é famosa pelo índice de chuvas e portanto lama à vontade.

Posso dizer que estou no geral muito satisfeito com o carro e não pretendo trocá-lo por um mais novo devido à condição de uso. Assim, vou consertando o que vai aparecendo...

Posso contribuir com boas dicas de manutenção, pois meu carro já deu defeito e foi devidamente consertado, não pela presteza das concessionárias, mas pela minha vontade de não dar o braço à torcer e aprender sobre tudo.

No momento estou enfrentando um problema no Cardan da minha, que começou com um barulho alto. Desmontei o Cardan para examinar e descobri que a cruzeta traseira está danificada. Ocorre que não encontro em lugar nenhum esse tamanho de cruzeta que pelo que medi, é 19x56mm. Só achei sob encomenda nas concessionárias o cardan completo por quase 3mil... (A Renault como sempre me surpreendendo - Negativamente).

Se alguém já passou por isso e conseguiu achar a cruzeta ou adaptar de outro modelo (achei ela muito pequena e frágil) por favor me dê uma luz...

Forte abraço à todos.

Edu

dd1969
01/03/2018, 06:25
... Se alguém já passou por isso e conseguiu achar a cruzeta ou adaptar de outro modelo (achei ela muito pequena e frágil) por favor me dê uma luz... Forte abraço à todos. Edu

Bom dia, Edu Neto,

Algumas possibilidades que me vêm à mente são:

a) Tentar obter o código da peça na Renault e pesquisar na Internet sob esse código para encontrar o fabricante e seus eventuais concorrentes, com os códigos cruzados de compatibilidade, para tentar achar no mercado nacional;

b) De posse do(s) código(s) de fabricante mencionados no item acima, tentar descobrir na Internet alguma loja no exterior que venda a um preço justo, e, ou tentar importar com entrega local via transportadora (ou Correios), ou solicitar a algum amigo que esteja de viagem ao exterior neste período para que compre a peça para você. Veja apenas se a legislação permite importar peças automotivas quando da oportunidade de viagem;

c) Tentar localizar exemplares de Duster 4WD acidentados em comércio do tipo "ferro velho", de preferência algum que tenha sido acidentado por abalroamento ou capotamento e não colisão frontal e nem traseira, porque talvez a peça tenha "sofrido" menos impacto. O ideal é encontrar em "ferro velho" honesto, que emita nota fiscal, e que adquire legalmente os carros em leilões de seguradoras, etc, para evitar adquirir de desmanches clandestinos, pois esses poderiam alimentar roubos e furtos.

d) Tentar solicitar a um bom e experiente torneiro mecânico que avalie a possibilidade de fabricar uma peça igual a um preço honesto, utilizando material de resistência semelhante ou superior.

Boa sorte! Espero que você consiga resolver da melhor forma possível.

dd1969.

Grand Vinicius
01/03/2018, 11:04
Chega dá gosto ler uma escrita dessas nos dias de hoje! :palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

vkbrv
01/03/2018, 12:03
Olá amigos, sou novo aqui no fórum, mas meu Duster (4WD 2012) já está beem rodado (210.000km).... Tenho um sítio em Cunha-SP e faço viagens todo mês para lá 80% estrada asfaltada, 15% terra boa e 5% c/ trechos de difíceis (íngrimes e c/ valetas). Costumo puxar carretinha e a região é famosa pelo índice de chuvas e portanto lama à vontade.

Posso dizer que estou no geral muito satisfeito com o carro e não pretendo trocá-lo por um mais novo devido à condição de uso. Assim, vou consertando o que vai aparecendo...

Posso contribuir com boas dicas de manutenção, pois meu carro já deu defeito e foi devidamente consertado, não pela presteza das concessionárias, mas pela minha vontade de não dar o braço à torcer e aprender sobre tudo.

No momento estou enfrentando um problema no Cardan da minha, que começou com um barulho alto. Desmontei o Cardan para examinar e descobri que a cruzeta traseira está danificada. Ocorre que não encontro em lugar nenhum esse tamanho de cruzeta que pelo que medi, é 19x56mm. Só achei sob encomenda nas concessionárias o cardan completo por quase 3mil... (A Renault como sempre me surpreendendo - Negativamente).

Se alguém já passou por isso e conseguiu achar a cruzeta ou adaptar de outro modelo (achei ela muito pequena e frágil) por favor me dê uma luz...

Forte abraço à todos.

Edu

Olá amigo. Eu sou bem leigo de mecânica, mas o google nem tanto.
veja o que achei por aí, não sei se serve, mas...

no Brasil, da Besta, diz que é "adaptável" no duster:

AUTO ESPORTE PEÇAS (http://www.autoesportepecas.com.br/produtos/detalhes.php?cod=316032&destaque=&filtro_montadora=&filtro_veiculo=&filtro_ano=&filtro_peca=&filtro_referencia=)

Na Mudster gringa, parece que entrega no Brasil:

MudsterShop. Cross axle cardan joint (http://www.mudstershop.com/en/cross-axle-cardan-joint)

No eBay em libras...

U joint, Cross fitting DACIA DUSTER 19,00x55,70 | eBay (http://www.ebay.ie/itm/U-joint-Cross-fitting-DACIA-DUSTER-19-00x55-70/192176265871?hash=item2cbe991a8f:g:i0UAAOSwCU1YvST D)

Vê se alguma serve.

abs

vkbrv
01/03/2018, 15:36
OUTRO
Transmission - Dacia Duster 1.5 DCI diesel 110 bhp 4x4 2013-> (http://www.euro4x4parts.com/dacia_parts/duster_2013/1_5_dci_diesel_110_bhp_4x4_2013/4_transmission/T/u_joint)

Galeraco2017
01/03/2018, 20:30
Mais um dica, como o sistema é Nissan, talvez encontre nas Caso da marca. No diferencial tem o código da Nissan. Hoje chegou peças que comprei na Altese do RJ, todas peças da Renault original, na embalagem e com NF.

Galeraco2017
01/03/2018, 22:58
Olá amigos, sou novo aqui no fórum, mas meu Duster (4WD 2012) já está beem rodado (210.000km).... Tenho um sítio em Cunha-SP e faço viagens todo mês para lá 80% estrada asfaltada, 15% terra boa e 5% c/ trechos de difíceis (íngrimes e c/ valetas). Costumo puxar carretinha e a região é famosa pelo índice de chuvas e portanto lama à vontade...

Edu

Boa noite,

Segue dois links de veículos batidos no MLivre, acho um boa opção se não encontrar nova, pois hoje as seguradoras estão leiloando muitos veículos, isto ajuda a manter um veículo específico, principalmente aquelas peças que parecerem que só a sua estragou....rsrsr... digo isso, porque há muito tempo (em 1999) precisei de um botão de ar condicionado do Gol 2, nem por encomenda na concessionária... só colando.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-869317782-pecas-e-partes-renault-duster-2013-4x4-_JM

https://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-958799887-sucata-renault-duster-dynamique-4x4-20-16v-2012-vendo-pecas-_JM (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-869317782-pecas-e-partes-renault-duster-2013-4x4-_JM)

Galeraco2017
01/03/2018, 23:30
Boa noite

Sobre a cruzeta, se tudo não encontrar,, que acho dificil, mesmo que usada... vai um vídeo deste russo...ele deu um jeito. Ele vários videos sobre o Duster, só de ver os vídeos dele, você já sente frio...-50º

Esse retira na pancada

Renault Duster,бюджетный ремонт кардана.Renault Duster repair of propeller shaft. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=TnCyNl8pe4E)

Esse aqui mostra algumas medidas. Estou achando que cruzeta do meu Duster estar com deste vídeo, nunca lubrifiquei. Sabem se tem gaxeta na cruzeta no Duster para lubrificar?

Замена задней крестовины Renault Duster - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=vrtjqIlZF0U)

vkbrv
02/03/2018, 22:12
Olá, pessoal.

Calcei os LTX.

Na máquina 3d tinha o Duster 4x4.

Posto aqui como registro os valores que, segundo o software, seriam os da montadora.

E umas fotos.

mesmos valores da próxima foto organizados:
556415

556416

556420
556417

vkbrv
02/03/2018, 23:33
No print screen não saiu o que é cada coluna, a saber:

Mínimo - Preferível - Máximo

mesmos valores da próxima foto organizados:
556415

VOVÔ DO TROLLER
05/03/2018, 20:48
Teste: o que esperar do novo Renault Duster - AUTO ESPORTE | Testes (https://revistaautoesporte.globo.com/testes/noticia/2018/03/teste-o-que-esperar-do-novo-renault-duster.html)

VOVÔ DO TROLLER
06/03/2018, 18:39
Renault Duster entre a valentia e o beneficio - Motor Show (https://motorshow.com.br/renault-duster-entre-a-valentia-e-o-beneficio/)

Grand Vinicius
07/03/2018, 09:44
Me impressiona como dinheiro virou lixo nesse país! Os caras falam que esse carro caríssimo é barato só porque não tem um concorrente.

VOVÔ DO TROLLER
07/03/2018, 13:01
Me impressiona como dinheiro virou lixo nesse país! Os caras falam que esse carro caríssimo é barato só porque não tem um concorrente.

Boa tarde Vinícius. Realmente é um absurdo. O Duster 4x4 é um ótimo carro, robusto e etc, mas não passa de um Dacia. A Renault , como as demais montadoras que operam no Brasil, vendendo costela a preço de filé mignon e o pior de tudo é que o brasileiro paga. Lamentável. Abs

Galeraco2017
07/03/2018, 22:48
Boa tarde Vinícius. Realmente é um absurdo. O Duster 4x4 é um ótimo carro, robusto e etc, mas não passa de um Dacia. A Renault , como as demais montadoras que operam no Brasil, vendendo costela a preço de filé mignon e o pior de tudo é que o brasileiro paga. Lamentável. Abs

O pior que não é privilégio só do Duster não, carro zero no Brasil está muito caro... quando lançam com um preço bom (versa, polo e outros)....depois a cada 15 dias, de acordo com as vendas....sobe 2.000, 3.500....dentro de um ano, no lançamento um carro sobe 10 mil fácil...fácil....se não for pelado já começa 40 mil e chega fácil aos 80 mil, num mesmo modelo.

VOVÔ DO TROLLER
08/03/2018, 14:57
O pior que não é privilégio só do Duster não, carro zero no Brasil está muito caro... quando lançam com um preço bom (versa, polo e outros)....depois a cada 15 dias, de acordo com as vendas....sobe 2.000, 3.500....dentro de um ano, no lançamento um carro sobe 10 mil fácil...fácil....se não for pelado já começa 40 mil e chega fácil aos 80 mil, num mesmo modelo.

Pois é...... Não é a toa que o Brasil é o paraíso das montadoras , dos banqueiros, das distribuidoras de combustível, etc. Já salvamos a Fiat e a GM. Brasileiro é tão bonzinho......

fhsantos
08/03/2018, 16:55
O alerta já foi feito na Pag 193, mas considero o assunto importante, o atuador a embreagem se desconectou do pedal, na ocasião minha esposa estava com meu filho de 3 anos, e por sorte nada aconteceu e ela conseguiu encontrar o carro em segurança

Minha Duster tem 44 mil, mas vi relatos de outros carros com metade de quilometragem que aconteceu a mesma coisa, quem trocou relatou que voltou a acontecer, pois a trava de plastico não aguenta. Pelas informações a peça foi substituída por uma de metal nas duster novas, mas nas nossas fica esse alerta, pois é uma falha de projeto que pode ser perigosa.

Lamentável um carro que deveria ser um projeto robusto ter uma detalhe desses que pode te deixar na mão. Vou tentar adaptar uma trava, mas acho um absurdo ter que fazer gambiarra em um carro novo.

Queria um carro confiável para minha esposa e viagens, até agora estava atendendo bem as expectativas, mas essa me decepcionou. Enquanto a falta de capricho estava no acabamento e etc ok, mas em parte relacionadas a segurança como a embreagem....

desculpem o desabafo.

abs, Flávio

Grand Vinicius
08/03/2018, 17:12
O meu quando comprei, também com cerca de 44.000, também por umas duas vezes deu uma afundada no pedal de embreagem. Uma mais profunda. Puxei rapidamente o pedal de volta com o pé e depois disso nunca mais voltou a acontecer.

VOVÔ DO TROLLER
08/03/2018, 18:44
O alerta já foi feito na Pag 193, mas considero o assunto importante, o atuador a embreagem se desconectou do pedal, na ocasião minha esposa estava com meu filho de 3 anos, e por sorte nada aconteceu e ela conseguiu encontrar o carro em segurança

Minha Duster tem 44 mil, mas vi relatos de outros carros com metade de quilometragem que aconteceu a mesma coisa, quem trocou relatou que voltou a acontecer, pois a trava de plastico não aguenta. Pelas informações a peça foi substituída por uma de metal nas duster novas, mas nas nossas fica esse alerta, pois é uma falha de projeto que pode ser perigosa.

Lamentável um carro que deveria ser um projeto robusto ter uma detalhe desses que pode te deixar na mão. Vou tentar adaptar uma trava, mas acho um absurdo ter que fazer gambiarra em um carro novo.

Queria um carro confiável para minha esposa e viagens, até agora estava atendendo bem as expectativas, mas essa me decepcionou. Enquanto a falta de capricho estava no acabamento e etc ok, mas em parte relacionadas a segurança como a embreagem....

desculpem o desabafo.

abs, Flávio

Infelizmente essas economias porcas não é exclusividade da Renault/Duster. Li numa reportagem que as bieletas da Toro diesel 4x4 são de plástico. Acredito que os da RN da Jeep também, haja vista possuírem a mesma mecânica. Abs

VOVÔ DO TROLLER
08/03/2018, 18:47
Infelizmente essas economias porcas não é exclusividade da Renault/Duster. Li numa reportagem que as bieletas da Toro diesel 4x4 são de plástico. Acredito que os da RN da Jeep também, haja vista possuírem a mesma mecânica. Abs

Por essas e outras que eu fico com receio de trocar o bugão.

Galeraco2017
09/03/2018, 11:57
Quanto ao atuador de embreagem do Duster, o meu quando estava com 75.000 km não tinha soltado ainda, mas coloquei um enforca gato/presilha de plástico nele e pronto, e fui viajar 2.500 km, tá lá até hoje. É uma peça de plástico até com boa resistência, não vejo como gambiarra, MAS faltou colocar um anel ou trava no atuador.

Com o desgaste e o movimento lateral da peça, ela solta, mesmo se fosse de aço, titânio... falta é trava. É fácil de colocar novamente (coisa de 30 segundos), mas se não colocar um anel arame, presilha, solta novamente. Vou tirar um foto e postar o que fiz, muito simples.

Olha a peça aí, na ponta:
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSPYklPOe7SYPkYbJwNOf6d4FnKSxBl1 iIwIa-CURyAgX1097L8

Tá a dica na página 193

Galeraco2017
10/03/2018, 21:38
Som complementando, segue foto da ponta da peça, atuador de embreagem do Duster, que é só encaixada, faltou uma travinha simples, pois é só encaixado, pode ser que com o tempo solte.

https://http2.mlstatic.com/atuador-embreagem-caixa-marcha-duster-oroch-20-15-2016-2017-D_NQ_NP_811438-MLB26896981582_022018-F.webp

fhsantos
12/03/2018, 09:47
O problema sendo simples de resolver ou não monstra uma falha no projeto, uma trava de segurança não deve ter vida útil menor que a peça em sí. Gambiarra é ter que por peças não originais para solucionar qualquer problema, mesmo porque não é razoável trocar uma peça que está funcional pela falha da trava, aí amarra com arame!

A parte que deu problema é a ligação do cilindro do pedal, não a parte junto a embreagem.

Já tentei duas ou duas gambiarras, agora a trava quebrou de vez e tentei uma terceira, vamos ver quanto tempo vai durar.

Abs

FHsantos

Galeraco2017
12/03/2018, 14:51
A parte que deu problema é a ligação do cilindro do pedal, não a parte junto a embreagem.

Abs

FHsantos

Olá FHsantos

Também acho que poderia ser melhor, mas penso que pode ter sido algum lote com defeito ou as CSs consertam na revisão e ninguém fica sabendo do "recall branco", muito comum no Brasil como todas fabricantes de veículos.

Agora se a sua trava esta quebrando, pode ser outro problema, talvez de aliamento do pedal com o atuador, pois o movimento do pedal e atuador e para cima e para baixo, a trava seria um item de segurança posterior, caso haja movimento lateral, que não é comum.

Segue a foto da ponto onde pode colocar a trava, lembrando que só solta se tiver desgaste.

556582

fhsantos
12/03/2018, 15:53
A peça que deu problema é essa

556586
aqui como ela fica instalada e como trava no pedal
556587

Tem relato no reclame aqui de outro proprietário que teve o problema foi a CCS e só colocaram a trava plástica, que não resolveu por muito tempo. tem vários relatos do mesmo problema no vídeo da página 193, acredito não ser um caso isolado. Tanto que trocaram o sistema de trava na nova duster, colocando uma trava de material diferente, veja.

556588
Pode sim ter sido um lote de material fora da especificação, mas deveriam fazer o recal, mesmo que branco. Estou aguardando resposta da RENAULT para ver como procederão no meu caso.

Galeraco2017
12/03/2018, 16:51
Olha que fiz no meu,só por precaução. Pequena presilha.
E 556589

Galeraco2017
12/03/2018, 23:16
Olá Fhsantos,

Agora com as imagens acima fica mais fácil explicar e entender. A parte do atuador é fêmea, como você plotou com a seta azul lá em cima. A parte de encaixe macho é do pedal de embreagem, cobreado conforme a imagem que postei do meu veículo. Eles simplesmente encaixam por pressão, e com o tempo pode sofrer desgastes, neste caso solta se houver movimento lateral.

O atuador da embreagem do meu carro, apesar dos 80 mil km, ainda está com pressão. O que eu fiz, se reparar na foto acima, foi colocar um presilha (branca) no eixo do pedal (que é de metal), para que no caso no atuador tentar sair lateralmente ele estará travado.

Queria fazer algo melhor, pois no próprio eixo do pedal (macho) tem ranhura para colocar um anel elástico, o que ficaria melhor do que o original, é o modo mais comum para travar um eixo/peça, desde peças pequenas a de toneladas. É a forma mais utilizada para travar rolamentos, engrenagens e outra peças que trabalham pesado e com precisão.

No caso do atuador do duster, seria só cortar aquela rebarba (detalhe, seta em azul) para que o eixo do pedal de embreagem passasse direto e na ranhura do eixo colocasse o anel elástico. Abaixo as três figuras.

556592

556590

556591

Galeraco2017
15/03/2018, 23:30
Um bom video técnico sobre troca pastilhas e discos de freios, considerado fácil, tempo de uma hora.
Dacia Duster - Changer les Disques et Plaquettes de Frein Avant - YouTube (https://youtu.be/jV0SzMloDqs)

Galeraco2017
23/03/2018, 09:29

v.

Olá vkbrv,

Você comprou o Rack/Travessa do Duster? Se comprou quando você entre 100 a 120 faz muito barulho? E qual marca e tamanho ?

Obrigado

vkbrv
23/03/2018, 11:38
Olá vkbrv,

Você comprou o Rack/Travessa do Duster? Se comprou quando você entre 100 a 120 faz muito barulho? E qual marca e tamanho ?

Obrigado

Oi Galeraço. Cara ainda não comprei. Infelizmente não posso ajudar.

abraços.

Galeraco2017
23/03/2018, 12:31
Obrigado, acabei de comprar um desse vendedor. Esperar chegar que posto minhas conclusões quando ao barulho. Este é universal, só não serve no Duster 2016 que tem as longarinas mais grossas.

Quanto ao barulho, só testando se vai ficar aquele "vrummmm"

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-885624305-par-travessa-de-teto-com-chave-jeep-renegade-kiussi-milano-_JM

Mauro B
23/03/2018, 14:13
Nesse o vento não faz barulho.

Alessandro,
24/03/2018, 15:57
Um bom video técnico sobre troca pastilhas e discos de freios, considerado fácil, tempo de uma hora.

Ótimo vídeo!
Quem sabe dizer que produto é o spray para limpar as peças e depois, o que é aquela massa branca, para a montagem?

Galeraco2017
24/03/2018, 17:16
Também gostaria de saber, na dúvida use água e sabão com um pouco de querosene, uma escova de aço ou lixa fina. Se Jocar um wd40 e lavar.

Alguém sabe marca boa de disco de freios para Duster, fremax, MDS, trw-vargas,

Galeraco2017
24/03/2018, 19:10
Ótimo vídeo!
Quem sabe dizer que produto é o spray para limpar as peças e depois, o que é aquela massa branca, para a montagem?

Ola Alessandro,

Na descrição do vídeo tem tudo sobre a operação, inclusive os links, mas os produtos são LIMPADOR DE FREIO e graxa. Vou fazer a troca dos discos do meus Duster por esse dias, conforme o video. Acho que para afastar a pinça de freio, melhor abrir o sangrador, colocando uma mangueira e descartar o que sair em um recipiente, devido ao ABS.

Os produtos são esses, conforme link abaixo:

NETTOYANT

Attention Required! | Cloudflare (https://www.oscaro.com/nettoyant-freins-10149-gu)

GRAISSE

Attention Required! | Cloudflare (https://www.oscaro.com/graisse-10132-gu)

No Brasil temos esses aqui e deve ter outra marcas.

Limpa Freios Aerossol 160ml - KOUBE-20011 - R$ 12.99 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/111143/32/250/153/Limpa-Freios-Aerossol-160ml?gclid=EAIaIQobChMImo-_pP6F2gIVFjqBCh1Rtwm0EAQYAyABEgIBa_D_BwE)

E por ultimo uma matéria sobre a lubrificação da pinça, coisa que os mecânicos de carros geralmente não fazem. Quando tinha minhas motos (saudades...) era comum esse procedimento de limpeza, lubrificação e até troca de reparos na pinça.

Laboratorio tecnico de cuidados com o carro: Como lubrificar os pinos da pinca de freio. (http://diadegaragem.blogspot.com.br/2015/12/como-lubrificar-os-pinos-da-pinca-de.html)

Alessandro,
25/03/2018, 21:51
Ola Alessandro,

... Acho que para afastar a pinça de freio, melhor abrir o sangrador, colocando uma mangueira e descartar o que sair em um recipiente, devido ao ABS.
...
Também estranhei o uso da alavanca direto nas pastilhas.

Sobre a lubrificação dos pinos, o Azera de minha esposa, com uns 110.000km, tinha travado a pinça, numa das rodas dianteiras. Foi a primeira vez que mexi com os freios do carro e não consegui nem com reza brava, liberar um pino da pinça. Levei ao mecânico, que precisou dar uns choques térmico com maçarico e água. Fiquei preocupado com a têmpera da pinça, mas troquei apenas o pino, que ficou com a 'cabeça' marcada pelo alicate. Dois anos depois e algumas pequenas viagens, está tudo ok.

Mesmo antes desse episódio, eu já me atentava em lubrificar os pinos.

Na época, eu quis trocar a pinça, mas não encontrei usada e na concessionária, só o conjunto de pinça, embolo, granpo e etc. O preço, nem vou citar... :freaking:

Galeraco2017
25/03/2018, 23:34
Pelo que eu já vi por aí, é muito raro em oficinas mecânicas o pessoal lubrificar os pinos da pinça, só retiram elas, trocam a pastilha e colocam no lugar. Só lembram que existem estes pinos quando travam. Pesquisei no MLivre e tem os reparos para os dois tipos de freios do Duster, ATE e TRW. Nas versões 1.6 usam peças mais comuns a Sandero/Logan. Nas versões 2.0 usam o mesmo sistema de freios dos Renault Megane/Fluence, sejam os discos, pinças, reparos e pastilhas.

Mas é vídeo com muita qualidade, detalhes, no site deles tem ele como tutorial, fotos, coisa profissional de treinamento. Pode até usar a pastilha antiga e empurrar, pois vai ser descartada mesmo, por segurança pode abrir o sangrador, apesar de achar que se voltar o pistão da pinça devagar não vai estragar o modulo de ABS, pois está desligado, e no funcionamento normal dos freios sempre há pressão de volta da pastilha contra o módulo.

Decidi que vou colocar os discos da TRW mesmo, pois empresa antiga no ramo, preço bom, de renome internacional.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por Galeraco2017 http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-205.html#post2468860)
Ola Alessandro,

... Acho que para afastar a pinça de freio, melhor abrir o sangrador, colocando uma mangueira e descartar o que sair em um recipiente, devido ao ABS.
...

Também estranhei o uso da alavanca direto nas pastilhas.

jcdorini
03/04/2018, 20:57
Me perdoem se o assunto já foi discutido aqui, mas estou querendo sugestões de marcas de amortecedores (dianteiros e traseiros) do Duster 4x4.
Desde já agradeço.
Abs.
Júlio César

Galeraco2017
03/04/2018, 21:01
Coloquei os originais que são Cofap, comprei na Altese do Rio, pela Net, frete grátis. Eles vendem peças originais de várias marcas. Eu mesmo troquei na garagem, seguindo video da kyb.

dd1969
04/04/2018, 07:56
Me perdoem se o assunto já foi discutido aqui, mas estou querendo sugestões de marcas de amortecedores (dianteiros e traseiros) do Duster 4x4.
Desde já agradeço.
Abs.
Júlio César

Bom dia, Júlio César,

Segue um levantamento rápido que eu havia efetuado há um tempo a respeito dos códigos de amortecedores para o Duster 4x4 para o meu modelo, que é 2012/2013 (eu não posso garantir que para os modelos posteriores (2014 a 2018) os códigos seriam os mesmos, e, quanto a isto, o ideal seria consultar nos sites dos fabricantes):

Amortecedores dianteiros:

MONROE G7372 Gás Premium
COFAP 3GP30361 (543029233R)
COFAP GP30361 (543022071R) - Transm. manual
Corven Gas Active 34277G
offSHOX FX5 Conforto (sem regulagem)
offSHOX FX5 Conforto (com regulagem (Smart))
Ironman 4x4 Nitro Gas Strut 12747GR (607-394=213mm de curso)

Amortecedores traseiros:

MONROE G7386 Gás Premium
Corven Gas Active 34278G
Ironman 4x4 Nitro Gas Strut 12748GR (711-445=266mm de curso)

Observação: Por favor, antes de efetuar a compra, procure confirmar se esses códigos condizem com o teu modelo, ou contate a concessionária Renault mais próxima para confirmar os modelos para o teu carro, antes de adquirir, especialmente se a loja não aceitar devoluções, ok?

Interessante notar que a COFAP somente fabrica os dianteiros. Normalmente os Duster 4x4 vêm de fábrica com os OEM da Renault (com o símbolo da fábrica), sendo COFAP dianteiros e MONROE traseiros.

Apesar de alguns elogios, eu li muita reclamação na Internet acerca dos Corven e offSHOX. Sobre os Ironman li pouco, mas conversando com amigos que possuem carros 4x4, eles falam muito bem da Ironman como uma marca top, apesar do alto preço.

Minha humilde sugestão. Se não for fazer 4x4 mais pesado, ao invés de Ironman, eu faria como o Galeraco2017, e iria de originais mesmo.

dd1969.

paa18
09/04/2018, 09:10
Bom dia
Adquiri um duster 4x4 12/13 recentemente e preciso trocar correias e amortecedor traseiro, mas estou achando um pouco salgado o preço que as oficinas estão cobrando de mão de obra. Alguém tem referência do valor médio de mão de obra para estes serviços? Ou mesmo alguém tem indicação de uma boa oficina em BH e região?

jcdorini
09/04/2018, 12:23
Obrigado aos colegas que responderam.
Fui na concessionária RPoint aqui em Sampa e obtive os seguintes códigos de acordo com o chassi de meu carro (Ano/modelo 2014):
543020714R - Amortecedor Dianteiro - R$ 243,00/pç
562103964R - Amortecedor Traseiro - R$ 355,00/pç
552406238R - Batente de Borracha - R$ 78,00/pç
8200651172 - Batente do Amortecedor - R$ 48,00/pç (são 4 peças)
8200723735 - Batente da Suspensão - 30,00/pç
8200723741 - Batente de Borracha - 30,00/pç (são 4 peças)
Os amortecedores são OEM da Cofap, mas os batentes não souberam informar o nome do fabricante.
Encontrei os amortecedores mais em conta (-15%), porém os batentes vou comprar na concessionária.

Sds.

Júlio César

Bom dia, Júlio César,

Segue um levantamento rápido que eu havia efetuado há um tempo a respeito dos códigos de amortecedores para o Duster 4x4 para o meu modelo, que é 2012/2013 (eu não posso garantir que para os modelos posteriores (2014 a 2018) os códigos seriam os mesmos, e, quanto a isto, o ideal seria consultar nos sites dos fabricantes):

Amortecedores dianteiros:

MONROE G7372 Gás Premium
COFAP 3GP30361 (543029233R)
COFAP GP30361 (543022071R) - Transm. manual
Corven Gas Active 34277G
Ironman 4x4 Nitro Gas Strut 12747GR (607-394=213mm de curso)

Amortecedores traseiros:

MONROE G7386 Gás Premium
Corven Gas Active 34278G
Ironman 4x4 Nitro Gas Strut 12748GR (711-445=266mm de curso)

Observação: Por favor, antes de efetuar a compra, procure confirmar se esses códigos condizem com o teu modelo, ou contate a concessionária Renault mais próxima para confirmar os modelos para o teu carro, antes de adquirir, especialmente se a loja não aceitar devoluções, ok?

Interessante notar que a COFAP somente fabrica os dianteiros. Normalmente os Duster 4x4 vêm de fábrica com os OEM da Renault (com o símbolo da fábrica), sendo COFAP dianteiros e MONROE traseiros.

Apesar de alguns elogios, eu li muita reclamação na Internet acerca dos Corven e offSHOX. Sobre os Ironman li pouco, mas conversando com amigos que possuem carros 4x4, eles falam muito bem da Ironman como uma marca top, apesar do alto preço.

Minha humilde sugestão. Se não for fazer 4x4 mais pesado, ao invés de Ironman, eu faria como o Galeraco2017, e iria de originais mesmo.

dd1969.

jcdorini
09/04/2018, 12:26
Troquei recentemente (20 dias atrás) a correia dentada por R$ 250,00 de M.O.
Normalmente o custo para esse serviço é um pouco menor, porém esse carro dá um pouco de trabalho, segundo o mecânico.
Demorou um dia inteiro.
Achei justo.
Quanto aos amortecedores, eu mesmo irei trocar.

Abs.

JCDorini

paa18
09/04/2018, 13:59
Troquei recentemente (20 dias atrás) a correia dentada por R$ 250,00 de M.O.
Normalmente o custo para esse serviço é um pouco menor, porém esse carro dá um pouco de trabalho, segundo o mecânico.
Demorou um dia inteiro.
Achei justo.
Quanto aos amortecedores, eu mesmo irei trocar.

Abs.

JCDorini

Aqui em Minas estou achando valores entre 350 e 500 de MO para troca de correia dentada e correia de acessórios. Acho que deve estar no preço mesmo. Agora para trocar um amortecedor traseiro (um que estava com vazamento já foi trocado pela loja na garantia da compra) e as coifas dos dianteiros a MO tá saindo a 360, esta eu estou achando um pouco cara.

Grand Vinicius
09/04/2018, 14:06
Eu troquei os meus 4 numa noite em casa.

A única ferramenta "diferente" que tive que comprar foi um encolhedor de molas.

Galeraco2017
11/04/2018, 21:10
Eu troquei os amortecedores dianteiros, batentes com coifa, rolamentos, aqui na garagem mesmo, media de 30 a 40 minutos por lado (e vendo o vídeo no youtube para conferir), isto utilizando dois macacos, preguiça, tudo com medo do carro cair.. encolhedor de mola caseiro.... se tiver um pouco de habilidade é coisa simples, conforme o vídeo que coloquei anteriormente da KYB, de tão bem explicado não tem nem áudio, acho que uns 5 minutos. Penso que num centro automotivo deve trocar os dois amortecedores com 30 minutos. Foto da troca.... só com o macaco do carro e uma preguiça você faz o serviço, como meu colega tinha macaco, testei os dele.

557382

A troca da correia dentada e acessórios tem que ter as ferramentas para colocar o carro no ponto certo, senão fica ruim, neste caso melhor procurar uma mecânica. Gasta mais tempo soltando peças para achar um espaço do que trocando as correias e polias. Se o cara não tiver a ferramenta para o motor F4R, vai ficar o dia inteiro tentando, com possibilidade de
ficar muito ruim. Pelo que vi no meu mecânico demorou umas 02 horas no máximo, paguei 200,00.

Galeraco2017
11/04/2018, 21:36
Fiz a compra dos amortecedores (R$227,50) na Altese - Pecas Automotivas (http://www.altese.com.br), bem com os coxim (R$31,00), frete grátis. As peças vieram em embalagens originais da Renault, parece que eles tem concessionárias de várias marcas.Os amortecedores foram código 543020714R.

Fiz também outra compra de discos de freios (TRW) na mesma loja e outros itens, neste caso o filtro de cabine veio fora do padrão, fiz a reclamação no site, vão estornar o valor (18,00), sem devolver a mercadoria. Indico esta loja, preço bom, rápido na entrega e bom atendimento.

Os rolamentos de direção/amortecedores (fabricados na França) = 52,00 cada e batente com coifa = 31,00 cada comprei na concessionária da minha cidade. Sempre pesquise o preço na concessionária, tem muita peça lá mais barato que paralelo. Na minha cidade os amortecedores Cofap dianteiros custam 395,00 nas lojas e 314,00 na concessionárias.

Dos itens acima que troquei da suspensão, somente os amortecedores e batente/coifa estavam ruins... os coxins e rolamentos estavam ótimos.... mas troquei porque já tinha comprado.

Uma dica, como comentei anteriormente, chegou a hora de trocar o escampamento intermediário, pois estava comido de dentro para fora,,, efeito do etanol. Como o escampamento é inteiriço (catalizador+cano+intermediário+abafador), deve ter uns 4 metros... e na concessionária só vende tudo junto, fiquei na dúvida entre um intermediário novo, paralelo (dura no máximo um ano) ou um original de carro batido. Passei num ferro velho, vi um Oroch 2.0 batida, ano 2017, com 17.000km rodados. Como o motor é o mesmo, fiz a medida no Duster e o da Oroch é 1 cm mais comprido, nada demais.

Comprei o escampamento por R$ 100,00, pintei de preto com um resto de tinta de alta temperatura, paguei mais R$ 80,00 para cortar o meu estragado e soldar com oxigênio (solda com uma vareta amarela e fogo). O carro ficou novo, melhorou um pouco o consumo... espero que dure o mesmo que o meu, uns 06 anos.....rsrs....mão de vaca. Segue a foto.

Peça furada...
557383

Peça nova....2017

557384

Montado...carro 2012/2013/2017. Deu vontade de pintar o escapamento todo.

557385

Galeraco2017
11/04/2018, 21:54
E por último, conforme postei em páginas anteriores, recebi dicas dos colegas do fórum sobre os amortecedores e seus códigos.. os meus amortecedores antigos tinham códigos de amortecedores do Duster 2.0 automático, eram mais macios, estes agora mais firmes. E olha que troquei os dois pneus novos na frente, coloquei os Pneus Michelin LTX Force. Só que agora o carro não bate seco. So falta trocar as buchas da barra estabilizadora... comprei Sampel 8165.

Também estou testando os racks/travessas da Kiussi, modelo Milano universal (serve no monte de carro, com exceção do Duster 2016>) e não faz barulho.... tem chaves...depois posto fotos.

Galeraco2017
15/04/2018, 18:36
Atualizando...

as buchas da barra estabilizadora dianteira que troquei (usei Sampel 8165, bem justas), tiraram aquele barulho chato de batida na suspensão... fácil de trocar... só uma chave 13 e uma fenda para soltar presilha do para-barro...virar a direção para um lado, depois para outro... só desmontar um para-barro e tem acesso aos dois parafusos. Não precisa levantar o carro. Tempo de serviço, uns 40 minutos com um chave catraca.

As travessas Kiussi não fazem barulho, mesmo acima de 110 km/h.... já andei uns 400 km com ela. Se quiser tirar, só colocar atrás do banco traseiro (no porta malas, bem no alto que cabe). No meu caso uso as maiores de 130 cm, mas tem de 120cm, e pode cortar no tamanho de até 105 cm.

557496

557497

vkbrv
16/04/2018, 12:20
Atualizando...

as buchas da barra estabilizadora dianteira que troquei (usei Sampel 8165, bem justas), tiraram aquele barulho chato de batida na suspensão... fácil de trocar... só uma chave 13 e uma fenda para soltar presilha do para-barro...virar a direção para um lado, depois para outro... só desmontar um para-barro e tem acesso aos dois parafusos. Não precisa levantar o carro. Tempo de serviço, uns 40 minutos com um chave catraca.

As travessas Kiussi não fazem barulho, mesmo acima de 110 km/h.... já andei uns 400 km com ela. Se quiser tirar, só colocar atrás do banco traseiro (no porta malas, bem no alto que cabe). No meu caso uso as maiores de 130 cm, mas tem de 120cm, e pode cortar no tamanho de até 105 cm.

Valeu Galeraço!
Obrigado pela atualização. Ficou show.

abs

lucianolb
21/04/2018, 14:44
Atualizando...

557496

557497

Boa tarde.
Só trocou uma pela outra ou precisou modificar a bucha nova?

Galeraco2017
21/04/2018, 16:56
Boa tarde.
Só trocou uma pela outra ou precisou modificar a bucha nova?

Olá lucianolb

Neste caso da bucha da Sampel 8165, ela é específica para o Duster, única coisa que precisa fazer é o o corte com um estilete, só você olhar como foi feito na bucha está no carro, geralmente no canto da bucha. Ficou muito bom, fácil de fazer. Se você olhar aí no link de peças da Renotech (créditos da imagem), verá que no caso do Duster a bucha/barra são presos por cima do sub-chassi, você consegue acessar a peça de cima para baixo, por isso não precisa levantar o carro. Outro detalhe que a barra não "caí", fica praticamente no mesmo lugar. Link da peça da Renotech (peça original) e da Sampel. Eu preferi a Sampel, pelo preço e diz que é mais justa.

Renotech
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792584199-546114237r-bucha-central-da-barra-estabilizadora-duster-_JM

Sampel
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-973922349-bucha-barra-estabilizadora-renault-duster-sampel-8165-_JM

Onde comprei

https://www.canaldapeca.com.br/p/1955737/8165-sampel-unitario

https://http2.mlstatic.com/546114237r-bucha-central-da-barra-estabilizadora-duster-D_NQ_NP_725205-MLB26261372083_102017-F.jpg

Galeraco2017
21/04/2018, 17:15
Por curiosidade, uma imagem do agregado todo.

https://http2.mlstatic.com/quadro-da-suspenso-ou-agregado-da-renault-duster-ano-2013-D_NQ_NP_883551-MLB25721520336_072017-F.webp

lucianolb
21/04/2018, 19:37
Também comprei nessa loja.
Já havia visto a localização delas no carro, mas tinha receio de trocar com o carro no chão, agora que sei que posso trocar, farei assim que chegar.

O corte que vc diz, é feito para poder coloca-la na barra, correto?

Galeraco2017
22/04/2018, 13:38
Sim, se ela não vier cortada, use um estilete e um pedaço de madeira por baixo, pois corta fácil e não diminui a bucha. Olha a bucha da renotech, você vai entender.

Galeraco2017
23/04/2018, 00:04
Como testar se a embreagem eletromagnética do diferencial traseiro está com defeito. Lembre-se de desligar o cabo NEGATIVO da bateria. Bem simples e ajuda muito no diagnóstico de troca ou não da peça. Tem que colocar no tradutor....está em russo.

Рено Дастер. Проверка электромагнитной муфты - Dustershop77 (http://dustershop77.ru/kopilka-znanij/transmissiya-reno-daster/reno-daster.-proverka-elektromagnitnoj-mufty.html)

Neste diferencial tem dois respiros que controlam a pressão que as rodas exercem nas engrenagens,

Рено Дастер. Задний редуктор - Dustershop77 (http://dustershop77.ru/kopilka-znanij/transmissiya-reno-daster/reno-daster.-zadnij-reduktor.html)

E uma descrição da suspensão dianteira

Рено Дастер. Передняя подвеска - Dustershop77 (http://dustershop77.ru/kopilka-znanij/transmissiya-reno-daster/reno-daster.-perednyaya-podveska.html)

lucianolb
23/04/2018, 12:35
Sim, se ela não vier cortada, use um estilete e um pedaço de madeira por baixo, pois corta fácil e não diminui a bucha. Olha a bucha da renotech, você vai entender.

Coloca a madeira no buraco da bucha na hora de cortar?

lucianolb
25/04/2018, 20:52
Fiz a troca hoje. É bem simples e não demorou muito.
Ainda não testei, amanhã vou sair com o carro.
Coloquei as buchas lado a lado, e a olho não notei diferenças, mas espero que no carro faça efeito.

Galeraco2017
02/05/2018, 13:04
Por curiosidade e receio, comprei um óleo Elf 80w90 na Concessionária, e ontem retirei a roda dianteira direita para verificar o nível do óleo do diferencial dianteiro, só desenroscar uma tampa plástico branca. Para minha surpresa, mesmo depois de 80mil km rodados, o óleo encontra-se da cor de mel, limpíssimo. O diferencial cheio que até começou entornar, nem precisei colocar o dedo no orifício. Deixei do jeito que estava, também a Renault fala que não precisa trocar, só conferir. Depois vou verificar o óleo do diferencial traseiro. Segue foto abaixo, tampa de plástico branca, fica bem protegida.

https://http2.mlstatic.com/diferencial-dianteiro-renault-duster-4x4-20-2013-17x42-0km-D_NQ_NP_610215-MLB25184410333_112016-F.webp

vkbrv
03/05/2018, 00:33
Por curiosidade e receio, comprei um óleo Elf 80w90 na Concessionária, e ontem retirei a roda dianteira direita para verificar o nível do óleo do diferencial dianteiro, só desenroscar uma tampa plástico branca. Para minha surpresa, mesmo depois de 80mil km rodados, o óleo encontra-se da cor de mel, limpíssimo. O diferencial cheio que até começou entornar, nem precisei colocar o dedo no orifício. Deixei do jeito que estava, também a Renault fala que não precisa trocar, só conferir. Depois vou verificar o óleo do diferencial traseiro. Segue foto abaixo, tampa de plástico branca, fica bem protegida.

https://http2.mlstatic.com/diferencial-dianteiro-renault-duster-4x4-20-2013-17x42-0km-D_NQ_NP_610215-MLB25184410333_112016-F.webp

Legal o relato Galeraço.Obrigado pelo post. Só a foto que não rolou... Se puder postar novamente eu agradeço.

abs

Galeraco2017
03/05/2018, 22:55
Ola Vkbrv,

Estou conseguindo ver a foto, tanto no post que eu fiz (pag. 207) quanto na sua citação na página 208. Segue um link. Se tiver tempo vou verificar o óleo do diferencial traseiro e da caixa de marchas.

Tem esse link do site russo, tem tutorial que dá desmontar e montar o Duster, com fotos coloridas, só usar o tradutor do Google. Tem muita informação.

Рено Дастер. Раздаточная коробка - Dustershop77 (http://dustershop77.ru/kopilka-znanij/transmissiya-reno-daster/reno-daster.-razdatochnaya-korobka.html)

vkbrv
04/05/2018, 10:30
Ola Vkbrv,

Estou conseguindo ver a foto, tanto no post que eu fiz (pag. 207) quanto na sua citação na página 208. Segue um link. Se tiver tempo vou verificar o óleo do diferencial traseiro e da caixa de marchas.

Tem esse link do site russo, tem tutorial que dá desmontar e montar o Duster, com fotos coloridas, só usar o tradutor do Google. Tem muita informação.

Рено Дастер. Раздаточная коробка - Dustershop77 (http://dustershop77.ru/kopilka-znanij/transmissiya-reno-daster/reno-daster.-razdatochnaya-korobka.html)

Obrigado. Realmente era meu navegador que tem problemas com este formato, foi mal.
Mais uma vez obrigado.
abs

vk

Felicio
08/05/2018, 20:57
Ola, boa noite! Tô com um problema aqui, a luz e os sensores de ré pararam de funcionar. O que pode ser? Fusivel? Cebolinha? Chicote? Alguem ja teve esse problema? Vlw!

Alessandro,
09/05/2018, 08:08
(...)

Bom dia a todos!

Havia um recurso para o browser abrir as páginas já traduzidas, sem a necessidade de usar o tradutor com pequenos trechos.
Ainda existe esse recurso no Chrome?

VOVÔ DO TROLLER
09/05/2018, 13:46
Novo Duster tá chegando

Novo Renault Duster ja roda em testes no Brasil; SUV deve estrear em 2019 - Carsale (http://carsale.uol.com.br/2018/05/09/novo-renault-duster-ja-roda-em-testes-no-brasil-suv-deve-estrear-em-2019)

dd1969
10/05/2018, 06:57
Ola, boa noite! Tô com um problema aqui, a luz e os sensores de ré pararam de funcionar. O que pode ser? Fusivel? Cebolinha? Chicote? Alguem ja teve esse problema? Vlw!

Bom dia, Felicio,

Eu não tive o mesmo problema. No meu caso somente houve a queima da lâmpada que ilumina a placa traseira e adquiri uma lâmpada W5W conhecida como pingão para substituição.

Há um teste fácil que você pode fazer caso tenha instalado no carro uma central multimídia com câmera de ré: caso você acione a ré do carro e a tela do monitor mude, ainda que não apresente a imagem da câmera de ré, tudo indicaria que a "cebolinha" estaria acionando, e o problema poderia estar no chicote, por exemplo.

Caso não seja possível efetuar o teste acima (caso ainda esteja com o rádio de fábrica), o ideal é você levar o carro na concessionária (no caso de estar ainda no período de garantia) ou em um eletricista de tua confiança (caso já tenha terminado o período) para efetuar os testes dos componentes (fusível, cebolinha, chicote, lâmpada e sensor de ré).

dd1969.

Galeraco2017
22/05/2018, 09:06
Bom dia.

Algum participante do fórum utiliza GNV no Duster? Sabe se o desempenho fica bom?

dd1969
25/05/2018, 08:39
Bom dia.

Algum participante do fórum utiliza GNV no Duster? Sabe se o desempenho fica bom?

Bom dia, Galeraco2017,

O LELIMA instalou o kit de 5ª geração em sua Oroch. É provável que ele tenha instalado na caçamba (seria bom verificar com ele o local de instalação). Vide a página abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/146739-oroch-29.html

Inclusive, na página abaixo ele afirma que instalou velas Iridium e que ficou satisfeito com a melhora no desempenho do motor funcionando com GNV com essas velas especiais. Naquela mesma página ele afirma que seu kit é da marca BRC. Veja a página:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-166.html

O FLopes estava para adquirir um Duster 4x4 com kit GNV (não sei se ele chegou a adquirir). Veja a página abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-176.html

O weco disse que já viu relatos de membros de fórum da Argentina alegando que teriam colocado um cilindro de 7.5 m3 por baixo do carro (ele sugeriu procurar por Duster 4x4 GNC). Veja a página abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-178.html

Talvez valha a pena contatá-los (LELIMA, FLopes e weco) via mensagem particular para saber mais detalhes e atualizações sobre o assunto.

dd1969.

Diogo Cardoso
22/06/2018, 13:16
Alguém pode me ajudar? Onde posso encontrar a Cruzeta do eixo cardã do Duster 4x4?

vkbrv
22/06/2018, 14:03
Alguém pode me ajudar? Onde posso encontrar a Cruzeta do eixo cardã do Duster 4x4?

Oi diogo. dá uma ulhada nesta página, esta peça foi procurada lá também.

abs

http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-203.html

VOVÔ DO TROLLER
28/06/2018, 17:22
Pelo jeito, o Duster está com os dias contados aqui no Brasil.

Renault e Dacia encerram compartilhamento de produtos com o Duster (https://www.noticiasautomotivas.com.br/renault-e-dacia-encerram-compartilhamento-de-produtos-com-o-duster/)

VOVÔ DO TROLLER
29/06/2018, 14:48
Novo Duster será último Renault de origem Dacia; e o Brasil, como fica? (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/06/29/novo-duster-sera-ultimo-renault-de-origem-dacia-no-mundo-e-no-brasil.htm)

VOVÔ DO TROLLER
29/06/2018, 19:29
Renault Duster 4x4: um SUV aventureiro de verdade - Testes - iG (http://carros.ig.com.br/testes/2018-06-29/renault-duster-4x4.html)

Caio Quitete
02/07/2018, 23:16
Boa noite amigos!

Estou decidido a comprar um Duster 4x4.

Já tive um TR4 (ótimo carro, não quebra, mas é um jipe sem conforto, depois de 200km você ta quebrado e bebia como um V8). Hoje estou com um cruze, que já está a venda.

Busco o Duster porque o Cruze me limita muito, surfo pelo menos 2x na semana e na praia onde vou, são 500 metros de areia (quente as vezes). Alem de viagens para acampar e cachoeira eventualmente aos fins de semana. Nada de trilhas pesadas, nem com a Tr4 eu fazia. Sei que vou sentir falta dos mimos de um carro mais luxuoso, mas creio que o Duster me atenderá e trará outros beneficios. Além de ser na faixa de preço a melhor opção.

Uma dúvida, esse carro tem algum defeito caracteristico aos 50.000 km?? Estou achando poucos a venda no Rio e ES (sou de Campos dos Goytacazes). A maior parte que encontro está com essa km. (Busco 2016/17) Posso pegar tranquilo com 52.000 km??

Já estou analisando troca de pneus e elevação do veículo... Rsrs

Qualquer informação, dica para hora da compra é bem vinda.

Obrigado a todos!!

adelsonsantos
03/07/2018, 21:46
Boa noite amigos!

Estou decidido a comprar um Duster 4x4.

Já tive um TR4 (ótimo carro, não quebra, mas é um jipe sem conforto, depois de 200km você ta quebrado e bebia como um V8). Hoje estou com um cruze, que já está a venda.

Busco o Duster porque o Cruze me limita muito, surfo pelo menos 2x na semana e na praia onde vou, são 500 metros de areia (quente as vezes). Alem de viagens para acampar e cachoeira eventualmente aos fins de semana. Nada de trilhas pesadas, nem com a Tr4 eu fazia. Sei que vou sentir falta dos mimos de um carro mais luxuoso, mas creio que o Duster me atenderá e trará outros beneficios. Além de ser na faixa de preço a melhor opção.

Uma dúvida, esse carro tem algum defeito caracteristico aos 50.000 km?? Estou achando poucos a venda no Rio e ES (sou de Campos dos Goytacazes). A maior parte que encontro está com essa km. (Busco 2016/17) Posso pegar tranquilo com 52.000 km??

Já estou analisando troca de pneus e elevação do veículo... Rsrs

Qualquer informação, dica para hora da compra é bem vinda.

Obrigado a todos!!

Olá Caio, tenho uma Duster 4x4 2012/2013 com 75.000 km , até agora troquei amortecedores dianteiros,pastilhas de freio
e conjunto de correia dentada com 60.000, pneus com 70000 e até agora todas as manutenções foram feitas na concessionaria já que não tenho mecanico de confiança ,meu carro não deu nenhum problema já fui duas vezes de são vicente (sp) a sergipe, duas vezes a são thome das letras e mes que vem vou a alto paraiso de goias.Estou muito feliz com meu 4x4.

Caio Quitete
04/07/2018, 04:05
Obrigado pela resposta.

Estou achando eles bem rodados pra pouco tempo de uso: 25.000/ano. Acho que alguns proprietarios colocam a venda já sabendo as manutenções que devem ser feitas chegando aos 60mil.

ESTEBAN
04/07/2018, 15:07
Depois da Renaaul anunciar o fim do acordo com a Dacia e descontinuidade , vão aparecer oprtunidades , espera um pouco. É um belo carro.

Galeraco2017
06/07/2018, 21:02
Olá Caio Quitete,

Se você encontrar um Duster 4x4 em bom estado, vale a pena comprar, pois os carros nesta faixa de preço, seguro barato, tamanho, robustez aliado a tração 4x4 estão praticamente saindo do mercado. Os SUVs hoje estão mais urbanos, vieram para disputar os clientes de sedãs médios, que roda nas cidades.

Quanto a questão da Renault e Dacia, no Brasil e no mundo o carro é quase todo Renault/Nissan há muito tempo, as principais partes do veículos (motor, câmbio, suspensão...) são produtos Renault ou Nissan (caso dos motores 1.6, 2.0 ou diesel na Europa). Acho que a Renault utilizou os modelos da Dacia, melhorou, mas deixou o acabamento tipo Dacia.

Coloquei GNV no meu que está com 82.000 km, e manutenção só a básica mesma. Carro bem robusto e muito espaçoso, bom pra viagens, sem cansar.

VOVÔ DO TROLLER
06/07/2018, 21:40
Olá Caio Quitete,

Se você encontrar um Duster 4x4 em bom estado, vale a pena comprar, pois os carros nesta faixa de preço, seguro barato, tamanho, robustez aliado a tração 4x4 estão praticamente saindo do mercado. Os SUVs hoje estão mais urbanos, vieram para disputar os clientes de sedãs médios, que roda nas cidades.

Quanto a questão da Renault e Dacia, no Brasil e no mundo o carro é quase todo Renault/Nissan há muito tempo, as principais partes do veículos (motor, câmbio, suspensão...) são produtos Renault ou Nissan (caso dos motores 1.6, 2.0 ou diesel na Europa). Acho que a Renault utilizou os modelos da Dacia, melhorou, mas deixou o acabamento tipo Dacia.

Coloquei GNV no meu que está com 82.000 km, e manutenção só a básica mesma. Carro bem robusto e muito espaçoso, bom pra viagens, sem cansar.

Legal Galeraco. Vc colocou o Kit de qual geração? O carro perdeu muito a potência? Quais cilindros e a posição que vc colocou? Valeu