PDA

Ver Versão Completa : Renault Duster 4X4

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12]

Grand Vinicius
30/09/2020, 11:22
Pessoal, alguém sabe informar o número de estrias da homocinética dos nossos carrinhos?

adelsonsantos
30/09/2020, 21:46
Pessoal, alguém sabe informar o número de estrias da homocinética dos nossos carrinhos?

Pergunte no Grupo publico Duster Clube do Brasil | Facebook (https://www.facebook.com/groups/dusterclubedobrasil/)

GBARREY
22/10/2020, 17:56
Grato pela resposta Eduardo, ainda não comprei o Duster, estou avaliando a Gran Vitara.
Boa sorte e muitas alegrias com o RN Diesel, TOP.

GBARREY
22/10/2020, 17:59
Grato pela resposta amigo!

Mirão
22/12/2020, 15:04
Cadê o pessoal daqui? migraram para o whatts up? lá não tem graça.

Grand Vinicius
23/12/2020, 14:05
Boa tarde,
Chegou a minha vez. Tive que ajeitar o bendito pedal da embreagem.
Assim que comprei o carro ele soltou umas duas vezes, mas reencaixei e não tive maiores problemas. Mas com o tempo foi desgastando e ultimamente estava soltando com frequência e demorava a reencaixar. Então coloquei a mão na massa e ajeitei esse problema que deveria ser um recall da Renault.

575135
Cortei a parte plástica que já estava quebrando e girei a peça em 180°, pra melhorar o encaixe que estava gasto.
Utilizei uma arruela fininha pra evitar o atrito. Depois da foto limpei e lubrifiquei tudo.

Pra prender, peguei uma arruela de pressão e cortei em formato de C. Ficou bem exagerada, tive que limar algumas vezes e só entrou com alicate de pressão. Duvido ter um sujeito que retire ela dali algum dia.
575136575137
Quem tiver um anel de trava acredito que encaixe bem mais fácil.
575138
Mas eu não tive nem a competência de tirar as medidas. Peguei só o que tinha em estoque e medi no olhômetro laser. Ficou indestrutível. Coisa linda de Deus.

A pior parte foi o acesso à área e a posição de trabalho. A cabeça ficou no tapete, a bunda no encosto do banco e os joelhos prendendo o encosto de cabeça pra não escorregar pra baixo. Uma maravilha. Se alguém tivesse me prevenido dessa parte eu teria levado num mecânico de verdade :lol:

Mirão
23/12/2020, 23:00
Boa tarde,
Chegou a minha vez. Tive que ajeitar o bendito pedal da embreagem.
Assim que comprei o carro ele soltou umas duas vezes, mas reencaixei e não tive maiores problemas. Mas com o tempo foi desgastando e ultimamente estava soltando com frequência e demorava a reencaixar. Então coloquei a mão na massa e ajeitei esse problema que deveria ser um recall da Renault.

575135
Cortei a parte plástica que já estava quebrando e girei a peça em 180°, pra melhorar o encaixe que estava gasto.
Utilizei uma arruela fininha pra evitar o atrito. Depois da foto limpei e lubrifiquei tudo.

Pra prender, peguei uma arruela de pressão e cortei em formato de C. Ficou bem exagerada, tive que limar algumas vezes e só entrou com alicate de pressão. Duvido ter um sujeito que retire ela dali algum dia.
575136575137
Quem tiver um anel de trava acredito que encaixe bem mais fácil.
575138
Mas eu não tive nem a competência de tirar as medidas. Peguei só o que tinha em estoque e medi no olhômetro laser. Ficou indestrutível. Coisa linda de Deus.

A pior parte foi o acesso à área e a posição de trabalho. A cabeça ficou no tapete, a bunda no encosto do banco e os joelhos prendendo o encosto de cabeça pra não escorregar pra baixo. Uma maravilha. Se alguém tivesse me prevenido dessa parte eu teria levado num mecânico de verdade :lol:
Que bom que o tópico não está morto. Parabéns pelo trabalho, muito bem feito!

Mirão
23/12/2020, 23:02
Adquiri recentemente um Duster 4x4 2015/16. Sinto a necessidade de conversar com outros Dusteiros.

VOVÔ DO TROLLER
24/12/2020, 14:06
Entre no DusterClube do Brasil face book

vkbrv
24/12/2020, 22:11
Adquiri recentemente um Duster 4x4 2015/16. Sinto a necessidade de conversar com outros Dusteiros.

Eu sempre leio aqui, e quando tenho o que dizer, respondo

:-)

Não tenho Facebook. E acho o mundo dos fóruns melhor do que o Face ou ZAP. Aqui a informação fica guardada, e pesquisável. No Face é mais confuso achar as coisas. sa

Mas realmente não tem tido muito movimento por aqui. Um pouco, acredito, por que mudou o Duster e sumiu o 4x4. Uma pena.

abs

Mirão
25/12/2020, 08:48
Entre no DusterClube do Brasil face book
Bom dia VOVÔ DO TROLLER, há quanto tempo! antes de tudo, Um Feliz Natal e um ano abençoado. Não curto muito o facebook, não gosto de me expor. Sempre gostei do fórum, agora que tô experimentando um Duster, vim pra cá em busca de adquirir conhecimento mas o tópico está morrendo. Sinais dos tempos. Ainda vou insistir um pouco por aqui.

VOVÔ DO TROLLER
25/12/2020, 15:01
Bom dia VOVÔ DO TROLLER, há quanto tempo! antes de tudo, Um Feliz Natal e um ano abençoado. Não curto muito o facebook, não gosto de me expor. Sempre gostei do fórum, agora que tô experimentando um Duster, vim pra cá em busca de adquirir conhecimento mas o tópico está morrendo. Sinais dos tempos. Ainda vou insistir um pouco por aqui.
Fala aí Mirão. Um feliz Natal para vc também. Infeliz e lamentavelmente, não é só o tópico que está morrendo. São todos os fóruns em geral. O da SuzukiNet, por exemplo, que eu frequentei durante anos, já morreu prá sempre. O grupo do face da Duster, é privado, portanto, a exposição é mínima. Eu também não gosto do Face, mas se quiser saber sobre a Duster, é o que tem. Abs e um feliz ano Novo, na continuidade das festas natalinas.

Mirão
25/12/2020, 21:16
Fala aí Mirão. Um feliz Natal para vc também. Infeliz e lamentavelmente, não é só o tópico que está morrendo. São todos os fóruns em geral. O da SuzukiNet, por exemplo, que eu frequentei durante anos, já morreu prá sempre. O grupo do face da Duster, é privado, portanto, a exposição é mínima. Eu também não gosto do Face, mas se quiser saber sobre a Duster, é o que tem. Abs e um feliz ano Novo, na continuidade das festas natalinas.
Infelizmente tudo o que disse é verdade. tudo está se acabando. Gosto muito do fórum, não queria vê-lo acabar. Tem tanta coisa aqui, é um desperdício ver as coisas indo pro ralo sem nada poder fazer. Conto com os novos e antigos membros pra não deixar o fórum morrer. Obrigado vkbr por se manifestar. Obrigado Vovô do Troller, mestre em conhecimento e mebro ativíssimo desse fórum. Não deixem o fórum morrer!

vkbrv
01/01/2021, 23:41
Infelizmente tudo o que disse é verdade. tudo está se acabando. Gosto muito do fórum, não queria vê-lo acabar. Tem tanta coisa aqui, é um desperdício ver as coisas indo pro ralo sem nada poder fazer. Conto com os novos e antigos membros pra não deixar o fórum morrer. Obrigado vkbr por se manifestar. Obrigado Vovô do Troller, mestre em conhecimento e mebro ativíssimo desse fórum. Não deixem o fórum morrer!

Pois é, não deixe o samba morrer.
Já não queria nada com o Facebook, acabei de ver " O dilema das Redes" na NETFLIX... pô, agora então é que não tem mesmo. kkkk

Tô passando um perrengue com o meu. Deu ruim na homcinética... 6k km !?

Foi pra concessionária... Tem que encomendar a peça... Isso depois que eles "diagnosticarem" pois eles ainda não sabem que é a homocinética... Vão trazer um outro, e trocar as peças até se convencerem... Depois encomendar... Triste.

Grand Vinicius
04/01/2021, 10:48
Homocinética? O meu rasgou a borracha e tchau, homocinética. Mas já comprei a peça no mercado livre e vou trocar essa semana.

ajmacedo
04/01/2021, 13:56

Acho que para a troca de conhecimentos os fóruns são melhores, inclusive na busca indexada.
Grupos de WhatsApp eu nem tento pois tem muito off-topic.
O FB até que é mais acessível quando vc procura imagens ou vídeos, mas não tem histórico...
Será que o pessoal do 4x4Brasil não criaria um fórum específico para nós e migrariam todas as msgs desse tópico para lá?

ajmacedo
04/01/2021, 14:45
Pessoal, boa tarde!

Faz um bom tempo que estou para postar essa pergunta aqui: a capacidade de reboque do Duster é mesmo a monstruosidade anunciada no manual (2013/2014)? Ou seja, considerando um motorista de 80kg e o reboque tendo freio o valor seria 1.920kg?

No manual do meu ele fala em peso total máximo de 3.353kg e peso em ordem de marcha de 1.353kg. Então um menos o outro e os 80kg do motorista e se chega aos 1.920kg.

Alguém já colocou um engate no 4x4 e que suporte, senão o número acima, ao menos cerca de 1.500kg? Podem indicar a marca, fotos etc?

JOE-X4
04/01/2021, 21:53
Boa noite. Um excelente 2021 para todos.

Entrei para o mundo da Duster.

Alguém tem para download os manuais de serviço da Duster 4x4? Não é aquele manual que tem no site da Renault.

Grato.

JOE-X4
04/01/2021, 22:03
Outro assunto, alguém já confirmou quantos litros realmente cabem no tanque de combustível? A minha é ano 18/19.

Li que teve um usuário (acho que no modelo 2014) que relatou a adição de + 18 litros após o abastecimento. Eu acho 50 litros muito pouco para um veículo com motor 2.0. Estranho também a reserva gerar alarme quando tem apenas 38 litros consumidos.

JOE-X4
04/01/2021, 22:28
Com relação a tração 4x4, verifiquei que o eixo cardã gira em qualquer modo de acionamento do seletor da tração.

Isso pode indicar que o acoplamento da tração traseira se daria na caixa do diferencial traseiro?

Pode ser que haja algum sistema de roda livre interno ou o diferencial rodaria direto, junto com as rodas traseiras?

Alguém tem algum material explicativo desse sistema de tração da Duster?

Mirão
05/01/2021, 20:40
Outro assunto, alguém já confirmou quantos litros realmente cabem no tanque de combustível? A minha é ano 18/19.

Li que teve um usuário (acho que no modelo 2014) que relatou a adição de + 18 litros após o abastecimento. Eu acho 50 litros muito pouco para um veículo com motor 2.0. Estranho também a reserva gerar alarme quando tem apenas 38 litros consumidos.
Boa Noite, Feliz 2021 para todos.
O tanque do Renault Duster é para 50 Lts de combustível. Mas é necessário ter paciência para completar o tanque, após o 1º clique ainda cabe uma eternidade de litros de combustível, o Frentista tem que abastecer de forma lenta e paciente senão passa a impressão que completou no primeiro clique e chega a derramar mas na verdade são bolhas de ar criadas ao abastecer. Quanto a sinalização da reserva com 38 litros gastos tá incorreto. Uma dica é abastecer com a chave fora do contato, faço isso sempre.

Mirão
05/01/2021, 20:49
Acho que para a troca de conhecimentos os fóruns são melhores, inclusive na busca indexada.
Grupos de WhatsApp eu nem tento pois tem muito off-topic.
O FB até que é mais acessível quando vc procura imagens ou vídeos, mas não tem histórico...
Será que o pessoal do 4x4Brasil não criaria um fórum específico para nós e migrariam todas as msgs desse tópico para lá?
Gostei da ideia! afinal são 232 páginas escritas. Mas para isso precisamos reviver o tópico, frequentar o fórum e passar por aqui para dar um alô e movimentar as páginas. Farei o pedido mas não gostaria de ver um novo abandono.

Mirão
05/01/2021, 21:05
Boa Noite!
Peço desculpas se o tópico está em local errado. Gostaria de solicitar aos ADM e Moderadores a criação do fórum específico para os proprietários de veículos Renault Duster 4x4, 2.0 e 1.6. É sabido que apesar de estarem na categoria SUV, esse carro é muito utilizado em expedições, cabendo a ele um fórum com a devida migração dos tópicos já postados. Também cabe por conveniência ressaltar que o Jipe (ou quase um) continua em linha e com boa aceitação de mercado.

Mirão
05/01/2021, 21:16
Acabei de fazer uma solicitação. Está lá em baixo, Geral Off Tópic. Peço aos amigos Dusteiros para que leiam o tópico, ratifiquem e fortaleçam com novas ideias e opiniões.

VOVÔ DO TROLLER
05/01/2021, 21:58
Boa Noite!
Peço desculpas se o tópico está em local errado. Gostaria de solicitar aos ADM e Moderadores a criação do fórum específico para os proprietários de veículos Renault Duster 4x4, 2.0 e 1.6. É sabido que apesar de estarem na categoria SUV, esse carro é muito utilizado em expedições, cabendo a ele um fórum com a devida migração dos tópicos já postados. Também cabe por conveniência ressaltar que o Jipe (ou quase um) continua em linha e com boa aceitação de mercado.

É uma pena que a Renault não fabrica mais a Duster 4x4.

Mirão
05/01/2021, 23:28
É uma pena que a Renault não fabrica mais a Duster 4x4.
É verdade VOVÔ DO TROLLER, não pegou no Brasil mas confesso que estou surpreso com o funcionamento do sistema 4WD desse carro. É bastante resistente e até forte apesar de não ter reduzida. Excelente para trilhas e atoleiros de média dificuldade, o comum, nada radical nas estradas e trilhas de terra. Testei e aprovei. O sistema mult link da suspensão traseira é ótimo. Copia as imperfeições do terreno sem perder a estabilidade e o conforto. Quem senta atrás não gagueja como no sistema de eixo rígido. Outra coisa que eu não sabia é que o sistema de tração é Nissan, muito bom!

JOE-X4
06/01/2021, 01:45
...Quanto a sinalização da reserva com 38 litros gastos tá incorreto...

Então, quando vou encher o tanque, o computador informa que foram consumidos 38 litros e realmente são abastecidos 38 litros na bomba do posto. Então quer dizer que ainda existiriam 12 litros no tanque. Talvez seja a Renault dando uma garantia de que o dono não fique sem combustível, tratando-se de um motor de maior capacidade cúbica. Mas acho exagerado. Em todos os carros que já tive, a reserva era em torno de 5 litros.

VOVÔ DO TROLLER
06/01/2021, 14:03
[QUOTE=Mirão;2535772]É verdade VOVÔ DO TROLLER, não pegou no Brasil mas confesso que estou surpreso com o funcionamento do sistema 4WD desse carro. É bastante resistente e até forte apesar de não ter reduzida. Excelente para trilhas e atoleiros de média dificuldade, o comum, nada radical nas estradas e trilhas de terra. Testei e aprovei. O sistema mult link da suspensão traseira é ótimo. Copia as imperfeições do terreno sem perder a estabilidade e o conforto. Quem senta atrás não gagueja como no sistema de eixo rígido. Outra coisa que eu não sabia é que o sistema de tração é Nissan.

Depois do motor 1.3 estrear na nova Captur,ele virá para o novo Duster, e aí acredito que teremos o Duster 4x4. Só não esperem nada abaixo dos 120/ 130 mil reais. reais.

Mirão
06/01/2021, 20:44
Então, quando vou encher o tanque, o computador informa que foram consumidos 38 litros e realmente são abastecidos 38 litros na bomba do posto. Então quer dizer que ainda existiriam 12 litros no tanque. Talvez seja a Renault dando uma garantia de que o dono não fique sem combustível, tratando-se de um motor de maior capacidade cúbica. Mas acho exagerado. Em todos os carros que já tive, a reserva era em torno de 5 litros.
Melhor prevenir do que remediar. A minha também é assim. Duster não é o rei da economia, a minha consome um horror. E é o carro do dia a dia. Uma mania nacional é rodar na reserva então um sustinho não faz mal. 12 lts na gasolina roda pouco mais de 100 km, no álcool se der 90 a gente tá rindo pras paredes.

Mirão
06/01/2021, 20:53
[QUOTE=Mirão;2535772]É verdade VOVÔ DO TROLLER, não pegou no Brasil mas confesso que estou surpreso com o funcionamento do sistema 4WD desse carro. É bastante resistente e até forte apesar de não ter reduzida. Excelente para trilhas e atoleiros de média dificuldade, o comum, nada radical nas estradas e trilhas de terra. Testei e aprovei. O sistema mult link da suspensão traseira é ótimo. Copia as imperfeições do terreno sem perder a estabilidade e o conforto. Quem senta atrás não gagueja como no sistema de eixo rígido. Outra coisa que eu não sabia é que o sistema de tração é Nissan.

Depois do motor 1.3 estrear na nova Captur,ele virá para o novo Duster, e aí acredito que teremos o Duster 4x4. Só não esperem nada abaixo dos 120/ 130 mil reais. reais.
Pôxa, aí digo que seria uma pena. Duster é um carro de baixo custo, de acabamento regular, daí sua grande valia. Se ficar muito caro vai perder mercado.

Sergio c
06/01/2021, 21:27
Tb achei ruim p nosso mercado terem parado de fabricar a Duster 4x4.

Mirão
06/01/2021, 21:32
É inexplicável as políticas de comércio. O 4x4 sempre teve saída, não era líder no segmento mas vendia bem. Hoje estão pegando valor de mercado, estão descobrindo a capacidade do carro.

JOE-X4
07/01/2021, 02:16
Estou abastecendo confiando na indicação de litros do computador e no km/litro.

No meu caso não achei ruim o consumo, embora meu trajeto seja específico, diferente da maioria aqui, acredito.

Trabalho a 28 km de casa. Pego trânsito na ida, mas não congestionamento. Vou à tarde e de noite volto com trânsito praticamente zero. Nessas condições está fazendo entre 7,8 e 8,0 km/l com etanol. Com o modo ECO ativado, melhora um pouco, não baixando de 8,0 km/l. Meu antigo carro com motor 1.4 fazia entre 8,6 e 9,0 km/l com etanol, nesse mesmo percurso. Na estrada, a 100 km/h, fez 10,4 km/l com etanol, sem o modo ECO. Nessa viagem, experimentei elevar a velocidade para 120 km/h e a indicação no computador caiu bastante, mantendo entre 8,2 e 8,7 com etanol. Minha Duster está com 4 mil km rodados.

Sempre confirmo a média do consumo na bomba, tanque a tanque. No computador sempre mostra uma média um pouco pior que a real.

Essa médias são dirigindo com o pé bem leve e sempre antecipando-se às paradas do trânsito e dos semáforos fechados. Só arranco em 2.ª marcha e praticamente o tempo todo sigo a indicação de troca de marcha do painel. Quando dirijo de pé embaixo a média cai muito. Esse motor anda bem, mas cobra ferozmente por isso.

O ideal está sendo manter sempre o carro em movimento, evitando parar totalmente. Se andar e parar muito, o consumo aumenta significativamente. Quando rodo apenas pelo centro, onde mal se consegue manter engatada a 4.ª e 5.ª marcha, a média (computador) fica em torno de 5 km/l. Daí quando volta a pegar trânsito livre, melhora muito.

Agora resolvi abastecer com gasolina, pra ver quanto vai fazer.

Mirão, qual é o ano da sua?

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2021, 14:48
Levando -se em consideração que a atual Duster 4x2 com o motor 1.6 aspirado, passa de 100mil reais, não tem como a eventual futura Duster 1.3 Turbo 4x4 , vir por menos de 130 mil reais. Abs.

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2021, 14:50
Levando -se em consideração que a atual Duster 4x2 com o motor 1.6 aspirado, passa de 100mil reais, não tem como a eventual futura Duster 1.3 Turbo 4x4 , vir por menos de 130 mil reais. Abs.
A boa relação custo/ benefício da Duster 4x4, ficou no passado, com o modelo antigo. Abs

Mirão
07/01/2021, 21:39
A boa relação custo/ benefício da Duster 4x4, ficou no passado, com o modelo antigo. Abs
É vero. Agora já era.

vkbrv
07/01/2021, 22:00
Com relação a tração 4x4, verifiquei que o eixo cardã gira em qualquer modo de acionamento do seletor da tração.

Isso pode indicar que o acoplamento da tração traseira se daria na caixa do diferencial traseiro?

Pode ser que haja algum sistema de roda livre interno ou o diferencial rodaria direto, junto com as rodas traseiras?

Alguém tem algum material explicativo desse sistema de tração da Duster?

Sim. Tem uma embreagem atrás com acionamento eletrônico. discos com esferas. o cardan sempre gira. Tem muito pouca info oficial da renault. O sistema é o mesmo do xtrail da nissan. Discuti muito isso aqui quando comprei a minha primeira. emalgum lugar tem uma descricão muito boa do sistema nissan. Claro que a parte software da reanult pode ser diferente, mas a base é a mesma. Pera aí, deixa eu ver se acho...

aqui:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-175.html#post2427259

e aqui:
Renault Duster 4X4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-179.html)

ps no meu browser tá dando um erro no redirect do forum. segue o linlk pra copypaste

www[ponto]carpages[ponto]co[ponto]uk/nissan/nissan-x-trail-part-5-12-12-07.asp (http://www.carpages.co.uk/nissan/nissan-x-trail-part-5-12-12-07.asp)

JOE-X4
08/01/2021, 01:34
Sim. Tem uma embreagem atrás com acionamento eletrônico. discos com esferas. o cardan sempre gira. Tem muito pouca info oficial da renault. O sistema é o mesmo do xtrail da nissan. Discuti muito isso aqui quando comprei a minha primeira. emalgum lugar tem uma descricão muito boa do sistema nissan. Claro que a parte software da reanult pode ser diferente, mas a base é a mesma. Pera aí, deixa eu ver se acho...

aqui:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-175.html#post2427259

e aqui:
Renault Duster 4X4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-179.html)

ps no meu browser tá dando um erro no redirect do forum. segue o linlk pra copypaste

www[ponto]carpages[ponto]co[ponto]uk/nissan/nissan-x-trail-part-5-12-12-07.asp (http://www.carpages.co.uk/nissan/nissan-x-trail-part-5-12-12-07.asp)

Muito obrigado.

Mirão
08/01/2021, 12:40
Pelo visto vamos ficar por aqui mesmo.:pensativo:

JOE-X4
20/01/2021, 19:26
Minha Duster tem sensor de ré, multimídia MediaNav, mas não tem câmera de ré.

Fiz orçamento na concessionária. Valor de R$ 359,00, parcelado em 3x.

Pensando não correr o risco de perder alguma garantia da fábrica, compensa esse valor? O que acham?

Mirão
20/01/2021, 19:33

Pensando não correr o risco de perder alguma garantia da fábrica, compensa esse valor? O que acham?
Compensa sim, e também quando feito em CCS de fábrica, não perde garantia alguma. São pacotes da concessionária que não prejudicam em nada a garantia do veículo.

Sergio c
20/01/2021, 21:08
Acho um preço condizente com o mercado, nada fora do normal.

Mirão
21/01/2021, 12:42
Acho um preço condizente com o mercado, nada fora do normal.
Verdade. Geralmente as pessoas não consultam as ccs imaginando que as peças são caras. Sim, existe esse lado. Mas tem muita coisa bem em conta. Eu sempre consulto. Até porque prefiro sempre as peças e acessórios originais. Até mesmo óleo e filtros recomendados no manual.

JOE-X4
21/01/2021, 19:49
Palheta da marca Motrio (linha econômica da Renault) está R$33.

Link de ofertas:

Oficina de Ofertas Renault (https://ofertas.renault.com.br/oficina-de-ofertas?CAMPAIGN=br-r-conversion-def-aftersales-various-generic-12-2020-ao-in_market-google-na-paid_search-oficina_de_ofertas-pecas&ORIGIN=paid_search&gclid=EAIaIQobChMIyLuc24uu7gIVkIeRCh3RAw_DEAAYASAA EgIRlfD_BwE)

Mirão
22/01/2021, 12:40
Taí um ítem que troquei na ccs. Comprei de primeira linha, em outubro. A que vem no zero km. Não recordo o valor mas foi barato.

JOE-X4
23/01/2021, 12:46
O alargador de para-lamas (sem overbumper) está R$ 1200 em 8x. Mas esse achei que está caro.

Mirão
24/01/2021, 13:59
O alargador de para-lamas (sem overbumper) está R$ 1200 em 8x. Mas esse achei que está caro.
Esses acessórios são caros mesmo. Porém eles entregam instalados. Fora da ccs encontra bem mais barato, o mais caro é TgPoli, o mais aproximado do original, não é tão barato e ainda tem a inconveniência da instalação que pode trazer dores de cabeça. Na somatória muitas vezes melhor comprar e instalar na ccs mesmo saindo menos em conta. O TgPoli custa de 600 a 750 reais sem o frete e sem instalação.

JOE-X4
24/01/2021, 15:32
Esses acessórios são caros mesmo. Porém eles entregam instalados. Fora da ccs encontra bem mais barato, o mais caro é TgPoli, o mais aproximado do original, não é tão barato e ainda tem a inconveniência da instalação que pode trazer dores de cabeça. Na somatória muitas vezes melhor comprar e instalar na ccs mesmo saindo menos em conta. O TgPoli custa de 600 a 750 reais sem o frete e sem instalação.

:concordo:

vkbrv
24/01/2021, 22:43

Meu carro veio com isso, mas se não viesse, não colocaria. É só mais um plástico que cria novas ranhuras pro barro se esconder. Não vejo vantagem.

vkbrv
24/01/2021, 23:04
Outro dia, escorreguei (o carro) numa rua de terra batida, bem dura e lisa, chovendo, não fez lama pois a terra era bem dura mesmo, mas era um sabão. A rua era ruim e com valetas profudas feitas pela água no sentido da via. Tinha que passar com os pneus na parte alta, pra não encostar o fundo. Com os pneus originais (dueler ht - novos) de repente o carro escorregou de lado, consegui salvar de bater na cerca, mas foi no limite.

Daí comecei a pensar nos pneus... esses duelers são meio fraquinhos, especialmente na terra/lama. Como estou cada vez mais no mato (fugindo da pandemia) cogitei trocar os pneus pra algo mais adequado.

Tarefa difícil escolher pneus...

Dos A/T disponíveis nas medidas dos duster, o único que tem 'C' na etiqueta do INMETRO pra freada no molhado é o geolandar g015. E os Wrangler A/T Adventure achei etiquetas diferentes pra o mesmo pneu em lojas diferentes. Numa delas era 'C' também. Considero uma grande vantagem parar antes no molhado.

Eu tinha os LTX Force no duster anterior (devia ter trocado antes de vender...) e adorava os pneus, incrivelmente superiores aos duelers. Os LTX force tem 'E' na etiqueta do INMETRO. Bem pior do que 'C'...

E dizem por aí que os MIchelin são os melhores pneus.

O que acham? Pode o Goodyear Wrangler A/T Adventure serem melhores que os LTX? E os Geolandar?

Os Geolandar são beeeem mais caros. Será que são melhores mesmo?

Não achei em nenhum lugar, exceto em algumas lojas online, as etiquetas do inmetro, e como vi duas diferentes, dos Wrangler não sei em qual confiar

O que acham? Qual Pneu melhor pra uso misto? Qual a experiência de vocês?

Como disse tenho ficado muito mais no barro do que no asfalto.

Juntei aqui as infos que consegui levantar:

575370

JOE-X4
25/01/2021, 00:05
Meu carro veio com isso, mas se não viesse, não colocaria. É só mais um plástico que cria novas ranhuras pro barro se esconder. Não vejo vantagem.

Sempre estive pensativo com isso. Além de folhagens que podem se acumular também. Acredito que na instalação não seja feita uma vedação perfeita. Mas deve ajudar bem na proteção da lataria do para-lama.

vkbrv
25/01/2021, 01:26
Sempre estive pensativo com isso. Além de folhagens que podem se acumular também. Acredito que na instalação não seja feita uma vedação perfeita. Mas deve ajudar bem na proteção da lataria do para-lama.
Pois é, vedação péssima. Depois faço umas fotos pra vc ver. Quando pegar o carro de novo.

Gambazorde
26/01/2021, 22:01
Deve também prestar atenção à tensão dos cintos de fixação.

Poderia me dar mais informações? Ainda estou tentando resolver o problema.

Imagino que tenha um sensor de temperatura em algum lugar mas, ainda não identifiquei onde.

Mirão
27/01/2021, 09:52
O meu não tem, e não me arrisco a colocar. Quanto aos pneus, meu carro veio com LTX e gostei. No seu caso eu ainda daria uma olhada nos BFs, são imbatíveis e mais baratos que o Geolandar.

vkbrv
27/01/2021, 21:44
O meu não tem, e não me arrisco a colocar. Quanto aos pneus, meu carro veio com LTX e gostei. No seu caso eu ainda daria uma olhada nos BFs, são imbatíveis e mais baratos que o Geolandar.

Mas BF não tem na medida do duster né. E também já li relatos de que não são bons na estrada. Você achou os LTX bons no barro/terra/pedras? Porque eu não tenho muita experiência. Não tenho muito parâmetros pra comparar.

Depois vi que os continental A/T também são 'C' no INMETRO, como os Geolandar.

A michelin, que tem 'E' no INMETRO, vende os pneus dizendo que param 2m antes da média da concorrência... Sem dizer qual é a concorrência, ou seja... não significa nada. Ainda mais sendo da média, pode até ter pneus que param antes, diluídos em uma média né...

Destes 3 qual seria melhor no off?

Valeu!

Mirão
28/01/2021, 00:04
No meu caso, o LTX atende bem. Faço campings e atravesso trilhas de baixa a média dificuldade, não sou trilheiro profissional, tô mais para overlander, gosto de expedições, acampamentos, pescaria, fazendas, nada muito pesado. Realmente não prestei atenção quando citei os BFs. Vejo-os em Duster mas sempre modificadas, com lift e amortecedores especiais. Daí, aceitam os 235/70r16. Quanto a outra indicação que possa lhe atender, existe o goodyear wrangler A/T. Esse tem na medida, e são bons na lama. Citei para você pesquisar, se for para indicar, recomendo o LTX.:concordo:

vkbrv
28/01/2021, 10:50
No meu caso, o LTX atende bem. Faço campings e atravesso trilhas de baixa a média dificuldade, não sou trilheiro profissional, tô mais para overlander, gosto de expedições, acampamentos, pescaria, fazendas, nada muito pesado. Realmente não prestei atenção quando citei os BFs. Vejo-os em Duster mas sempre modificadas, com lift e amortecedores especiais. Daí, aceitam os 235/70r16. Quanto a outra indicação que possa lhe atender, existe o goodyear wrangler A/T. Esse tem na medida, e são bons na lama. Citei para você pesquisar, se for para indicar, recomendo o LTX.:concordo:

Brigado Mirão. Também não sou trilheiro, longe disso. Só que estou morando no mato e as ruas são péssimas por aqui. E estamos na época de chuvas, quando chove fica ruim mesmo. Por isso os pneus mais lameiros um pouco. Vou de LTX mesmo. Como disse, tive eles na outra duster, só que vendi ela logo, e não peguei muita terra/barro com eles. Estava gostando muito dos pneus, no asfalto eram muito bons, bem melhores que os originais do duster.
Quase botei o jogo ontem, logo depois de pegar o carro que tava parado na concessionária. Mas me segurei, kkkkk. Chega de oficina um pouco...

Valeu!!

Mirão
28/01/2021, 23:11
:master: Depois posta as impressões sobre o LTX. Morei a vida toda em chácara, também tinha um bom pedaço de chão pra chegar, a rua era horrível no período chuvoso.

JOE-X4
29/01/2021, 01:38
Evolução do consumo da Duster 4x4, segundo o INMETRO:

ETANOL
GASOLINA

ANO
DIREÇÃO

2012
HIDRÁULICA
6,1
7,2
8,9
10,2

2013
HIDRÁULICA
6,1
7,2
8,9
10,2

2014
HIDRÁULICA
6,1
7,2
8,9
10,2

2015
HIDRÁULICA
6,2
7,1
9,1
10,3

2016
HIDRÁULICA
6,2
7,1
9,1
10,3

2017
ELETRO-HIDRÁULICA
6,7
7,5
9,8
10,8

2018
ELETRO-HIDRÁULICA
6,7
7,6
9,9
11,0

2019
ELETRO-HIDRÁULICA
6,7
7,6
9,9
11,0

2020
ELETRO-HIDRÁULICA
6,7
7,6
9,9
11,0

Mirão
29/01/2021, 11:05
Eu não sei postar fotos no fórum, as antigas eu pedia a alguns companheiros de fórum, que hoje não estão no grupo, ou á minha filha. Gostaria de mudar o avatar aí. Quanto ao consumo, a exatidão dos dados acima é de quase 100% depende um pouco do trânsito. Não uso álcool na cidade mas em viagens chega até a 7.9- 8 km/l. viajo a 100~120 km/h e se eu ver uma "banguela" grande, pra mais de 1km de extensão, não perco a oportunidade. 4WD consome mesmo, não há milagres. Acima de 120 é um Deus nos acuda. Na manha, pé leve, faço 380, 390 km com álcool. Pra beliscar 8 km/l é uma luta.

Grand Vinicius
29/01/2021, 11:34
Aí, sim! Dados do Inmetro. E não promessas da montadora. (Nem milagres relatados por usuários :twisted:)

O meu é 2012, e eu estava assustado com o alto consumo de álcool na cidade. Concorrendo com o dono :drunk:. Mas pela tabela, tá quase bom. Na estrada não verifiquei essa diferença toda, mas não medi direito.
Na gasolina na estrada consigo fazer até mais. Mas na cidade não faz isso tudo não.

Minha tabela seria mais ou menos assim:

ETANOL

GASOLINA

ANO
DIREÇÃO

2012
HIDRÁULICA
6,0
6,7
7,9
11,0

JOE-X4
30/01/2021, 00:27
Eu não sei postar fotos no fórum, as antigas eu pedia a alguns companheiros de fórum, que hoje não estão no grupo, ou á minha filha. Gostaria de mudar o avatar aí...

Mirão, clica no seu avatar, daí será direcionado para sua página. Aí você clica em PAINEL DE CONTROLE:

575434

Daí clica em EDITAR AVATAR:

575435

Aí clica em ESCOLHER ARQUIVO. Procura no seu computador onde salvou a foto que quer colocar e seleciona a foto:

575436

Depois de escolhida a foto, clica em SALVAR MUDANÇAS. Pode ser que acuse erro, mas saia dessa página e entra no Forum novamente e veja se salvou:

575437

JOE-X4
30/01/2021, 00:45
Minha média de consumo com etanol:

ETANOL

ANO
DIREÇÃO
CIDADE (sem trânsito)
ESTRADA (100 km/h)

2019
ELETRO-HIDRÁULICA
7,8
10,4

No momento estou rodando com gasolina, pra testar. Depois de uns três tanques dará pra ter uma noção.

vkbrv
31/01/2021, 00:21

Olha aí. Original, digo, já veio no carro zero. E as outras fotos ficaram ruins, mas dentro da caixa de rodas tem mais uns dentes pra guardar barro também.

575438

vkbrv
31/01/2021, 00:28
Sobre os pneus, esse pessoal da Romênia, dusteiros, fizeram uma tabela com as avaliações deles testando no duster.
Achei interessante:
575439

A página sobre pneus (de onde tirei a tabela) é essa:

Dacia Duster Trails & Technical (https://www.facebook.com/groups/Duster.Trails/permalink/792455357587869)

E o canal do youtube com vários vídeos sobre dusters e pneus :) :

Dacia Duster Trails - YouTube (https://www.youtube.com/c/DaciaDusterTrails)

Videos como esse:
Jeep Wrangler versus Dacia Duster - Winter Challenge - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=6qIQYvPlLVQ)

JOE-X4
31/01/2021, 00:38
Olha aí. Original, digo, já veio no carro zero. E as outras fotos ficaram ruins, mas dentro da caixa de rodas tem mais uns dentes pra guardar barro também.

575438

Vixe, achei que o problema maior seria no arco da roda, mas nesse ponto aí ficou bem ruim.

Mirão
31/01/2021, 13:20
Mirão, clica no seu avatar, daí será direcionado para sua página. Aí você clica em PAINEL DE CONTROLE:

575434

Daí clica em EDITAR AVATAR:

575435

Aí clica em ESCOLHER ARQUIVO. Procura no seu computador onde salvou a foto que quer colocar e seleciona a foto:

575436

Depois de escolhida a foto, clica em SALVAR MUDANÇAS. Pode ser que acuse erro, mas saia dessa página e entra no Forum novamente e veja se salvou:

575437
Valeu mesmo! vou trocar o avatar.

Mirão
31/01/2021, 13:24

575438
Sua Duster é 4x4? não sei qual foi o último ano na configuração 4x4. Mas eu quero uma.

vkbrv
31/01/2021, 15:12
Sua Duster é 4x4? não sei qual foi o último ano na configuração 4x4. Mas eu quero uma.
Sim 4x4. Gopro. A última da geração anterior. 19/20

Mirão
01/02/2021, 18:23
Sim 4x4. Gopro. A última da geração anterior. 19/20
Meu sonho de Duster! Já recomendei na ccs que adquiri a minha mas o gerente me disse que quem tem não vende. Pelo menos por enquanto. Não aparece nem as 4WD mais simples co ano superior a 17. :brinde:

Mirão
01/02/2021, 18:26
Eu sei que somos pouquíssimos aqui. Então agora que vi como trocar o avatar, sugiro que postemos fotos das vtrs aqui. O que acham?

vkbrv
01/02/2021, 19:34
Meu sonho de Duster! Já recomendei na ccs que adquiri a minha mas o gerente me disse que quem tem não vende. Pelo menos por enquanto. Não aparece nem as 4WD mais simples co ano superior a 17. :brinde:

Sim, quando fui comprar, no Rio, só achei uma, fui até lá, enquanto eu estava no caminho ela foi vendida. Tinha essa que eu comprei, em Niterói. Mas era a última. Consegui no limite. :)

vkbrv
01/02/2021, 19:34
Vou ver se tiro uma foto :)

Grand Vinicius
02/02/2021, 09:02
Palheta da marca Motrio (linha econômica da Renault) está R$33.

Link de ofertas:

Oficina de Ofertas Renault (https://ofertas.renault.com.br/oficina-de-ofertas?CAMPAIGN=br-r-conversion-def-aftersales-various-generic-12-2020-ao-in_market-google-na-paid_search-oficina_de_ofertas-pecas&ORIGIN=paid_search&gclid=EAIaIQobChMIyLuc24uu7gIVkIeRCh3RAw_DEAAYASAA EgIRlfD_BwE)
Mais alguém caiu aí na armadilha dessa oficina de ofertas?

Eu tentei agendar a troca das palhetas, aí aproveitei pra agendar a troca de pastilhas de freio, jogo de velas e kit de correia dentada, que já estava na hora.

O agendamento é feito sem problemas. Porém quando você leva seu carro até lá começam as pegadinhas:
1 - Palhetas: Está em falta.
2 - Pastilhas: O vendedor falou que eram de baixa qualidade e barulhentas, e me recomendou as mais caras. Mas também estava em falta. No final verificou que as minhas ainda tinham muito chão pra rodar.
3 - Kit Correia Dentada: O vendedor falou que a troca da correia de acessórios deveria ser feita na mesma quilometragem e falou que ficaria mil e pouco. Eu aceitei. Na verdade ficou mais que o dobro da troca só da dentada.
4 - Jogo de velas: O vendedor sugeriu que eu fizesse um diagnóstico de injeção, pra saber o que precisaria trocar. Mesmo que não fizesse nada, teria o diagnóstico por quatrocentos e pouco. Se fizesse o serviço, o diagnóstico não seria cobrado. Concordei. Aí lá se foram mais mil e setecentos e tantos reais... Além de dois dias a mais sem o carro, por enquanto.
Ainda ficaram serviços a fazer, pois as peças serão encomendadas, mas vou rodar no carro enquanto aguardo.

Não que esses serviços não tivessem que ser feitos. Mas o preço da concessionária é bem mais salgado. E, de uma forma ou de outra, o carro estava rodando tranquilamente.

Mirão
02/02/2021, 13:56

Eu tentei agendar a troca das palhetas, aí aproveitei pra agendar a troca de pastilhas de freio, jogo de velas e kit de correia dentada, que já estava na hora.

O agendamento é feito sem problemas. Porém quando você leva seu carro até lá começam as pegadinhas:
2 - Pastilhas: O vendedor falou que eram de baixa qualidade e barulhentas, e me recomendou as mais caras. Mas também estava em falta. No final verificou que as minhas ainda tinham muito chão pra rodar.
3 - Kit Correia Dentada: O vendedor falou que a troca da correia de acessórios deveria ser feita na mesma quilometragem e falou que ficaria mil e pouco. Eu aceitei. Na verdade ficou mais que o dobro da troca só da dentada.
4 - Jogo de velas: O vendedor sugeriu que eu fizesse um diagnóstico de injeção, pra saber o que precisaria trocar. Mesmo que não fizesse nada, teria o diagnóstico por quatrocentos e pouco. Se fizesse o serviço, o diagnóstico não seria cobrado. Concordei. Aí lá se foram mais mil e setecentos e tantos reais... Além de dois dias a mais sem o carro, por enquanto.
Ainda ficaram serviços a fazer, pois as peças serão encomendadas, mas vou rodar no carro enquanto aguardo.

Não que esses serviços não tivessem que ser feitos. Mas o preço da concessionária é bem mais salgado. E, de uma forma ou de outra, o carro estava rodando tranquilamente.
Qual foi a concessionária? Compro peças sempre em concessionárias aqui em Brasília, e digo às claras. BR France, corro dela, vou somente a ccs Tecar SIA, nunca tive reclamações de lá. E algumas peças são mais baratas que no mercado. No seu caso, eu abriria a boca sem dó! falta de compromisso, exploração do cliente e também de sua boa fé, é crime!

Mirão
02/02/2021, 21:55
Não sei se notaram mas consegui mudar o avatar.

JOE-X4
03/02/2021, 00:43

...

Caramba, estão aproveitando como chamariz...

Quando fui atrás da palheta, o valor não estava igual, na verdade a vendedora nem sabia dessas ofertas. Daí falaram que tinha que levar o anuncio na loja central deles. Daí o molho ia sair mais caro que o peixe.

Mas pesquisem sempre antes, realmente às vezes vale a pena o valor.

JOE-X4
03/02/2021, 00:46
Não sei se notaram mas consegui mudar o avatar.

Que legal. Se quiser deixar mais próxima a imagem da sua Duster, edita a foto e salva de novo.

JOE-X4
03/02/2021, 02:17
Fotos da viatura:

575470

575471

575472

575473

Grand Vinicius
03/02/2021, 08:43
Caramba, estão aproveitando como chamariz...

Quando fui atrás da palheta, o valor não estava igual, na verdade a vendedora nem sabia dessas ofertas. Daí falaram que tinha que levar o anuncio na loja central deles. Daí o molho ia sair mais caro que o peixe.

Mas pesquisem sempre antes, realmente às vezes vale a pena o valor.Tem que entrar no site da Renault e pedir o agendamento. Aí a central de São Paulo entra em contato com você e com a concessionária de sua escolha, pra confirmar os preços e agendar o serviço.
(Ps. Nem costumo atender ligação de São Paulo, porquê quando não é oferta de operadora nem cobrança, é golpe de presidiário. Mas nesse dia atendi e era a Renault Brasil)

Grand Vinicius
03/02/2021, 08:46
Qual foi a concessionária? Compro peças sempre em concessionárias aqui em Brasília, e digo às claras. BR France, corro dela, vou somente a ccs Tecar SIA, nunca tive reclamações de lá. E algumas peças são mais baratas que no mercado. No seu caso, eu abriria a boca sem dó! falta de compromisso, exploração do cliente e também de sua boa fé, é crime!Na verdade eles só fazem o serviço se você autorizar. Mas a questão é aquela: Já que estou aqui... Já que vai mexer... Será que lá fora é mais caro?... Será melhor o serviço na concessionária?... Enfim...

vkbrv
03/02/2021, 11:02
Na verdade eles só fazem o serviço se você autorizar. Mas a questão é aquela: Já que estou aqui... Já que vai mexer... Será que lá fora é mais caro?... Será melhor o serviço na concessionária?... Enfim...

Cara, minha experiência com concessionária, é pouca. Foi desta vez agora, que troquei o semi-eixo. O atendendimento foi muito bom, no sentido de que foi simpático e também não tive a impressão de que tentavam me ludibriar, pelo contrário, pareceram realmente interessados em me ajudar.

Mas o conhecimento técnico me deixou meio mal impressionado. Foi assim:

O carro apresentou um estalo na roda dianteira, inicialmente, não parecia som de homocinética quebrada. Mas claro era já uma suspeita. Levei na concessionária (o carro está em garantia), fizeram uma "nota técnica da fábrica" que consistia em afrouxar a suspensão, baixar o carro e re-apertar. Não resolveu, claro, pelo contrário, aumentou muito o barulho. E agora já era típico de homocinética ruim. Tava na cara. Disseram que iam fazer um "teste cruzado". O que é o "teste cruzado"? Pegam outro carro igual (segundo eles de teste drive) e vão trocando peça por peça da suspensão até o barulho sumir!!! Sério! Pô, péssima maneira de diagnosticar né, muito ineficiente. E só iam pedir a peça da fábrica quando tivessem o diagnóstico. Me devolveram o carro dizendo que podia rodar sem perigo. Levei no meu amigo e mecânico. Um cara muito bom. Deu a volta no quarteirão e vaticinou: "Não tem dúvida é homocinética". Na hora.

Devolvi pra concessionária alegando que eu podia ficar sem tração, caso terminasse de moer a parada. Aceitaram. O barulho estava assustador.

Tentaram dois carros, mas nenhum era 4x4. Não deu pra fazer o teste cruzado. Em um momento, a moça me ligou e disse que tinham reposicionado o calço da caixa da direcão e resolvido o problema, mas... meia hora depois ligou dizendo que não tinha resolvido não... Forcei uma barra (de leve) com o chefe da oficina, e ele pediu o semi-eixo.

Trocaram, carro novo.

Um mês nessa aporrinhação.

Ficou essa imagem pra mim. Bem intencionados (o que já é muita coisa), mas fracos na parte técnica.

Mirão
04/02/2021, 00:17
Cara, minha experiência com concessionária, é pouca. Foi desta vez agora, que troquei o semi-eixo. O atendendimento foi muito bom, no sentido de que foi simpático e também não tive a impressão de que tentavam me ludibriar, pelo contrário, pareceram realmente interessados em me ajudar.

Mas o conhecimento técnico me deixou meio mal impressionado. Foi assim:

O carro apresentou um estalo na roda dianteira, inicialmente, não parecia som de homocinética quebrada. Mas claro era já uma suspeita. Levei na concessionária (o carro está em garantia), fizeram uma "nota técnica da fábrica" que consistia em afrouxar a suspensão, baixar o carro e re-apertar. Não resolveu, claro, pelo contrário, aumentou muito o barulho. E agora já era típico de homocinética ruim. Tava na cara. Disseram que iam fazer um "teste cruzado". O que é o "teste cruzado"? Pegam outro carro igual (segundo eles de teste drive) e vão trocando peça por peça da suspensão até o barulho sumir!!! Sério! Pô, péssima maneira de diagnosticar né, muito ineficiente. E só iam pedir a peça da fábrica quando tivessem o diagnóstico. Me devolveram o carro dizendo que podia rodar sem perigo. Levei no meu amigo e mecânico. Um cara muito bom. Deu a volta no quarteirão e vaticinou: "Não tem dúvida é homocinética". Na hora.

Devolvi pra concessionária alegando que eu podia ficar sem tração, caso terminasse de moer a parada. Aceitaram. O barulho estava assustador.

Tentaram dois carros, mas nenhum era 4x4. Não deu pra fazer o teste cruzado. Em um momento, a moça me ligou e disse que tinham reposicionado o calço da caixa da direcão e resolvido o problema, mas... meia hora depois ligou dizendo que não tinha resolvido não... Forcei uma barra (de leve) com o chefe da oficina, e ele pediu o semi-eixo.

Trocaram, carro novo.

Um mês nessa aporrinhação.

Ficou essa imagem pra mim. Bem intencionados (o que já é muita coisa), mas fracos na parte técnica.
Essa foi de impressionar! mas eu já desconfiava da falta de conhecimento de alguns mecas de ccs. Quando vou lá, vou com o diagnóstico na ponta da língua. Faço como você. Ou quase. Vou a duas ou três oficinas com o pretexto de orçamento. Isso quando eu mesmo não consigo detectar. Daí, vou e insisto na apresentação do problema.

Mirão
04/02/2021, 00:18
Fotos da viatura:

575470

575471

575472

575473
Show!! amanhã posto as minhas.

Mirão
04/02/2021, 00:19
Bela máquina!:curtir:

fhsantos
05/02/2021, 18:29

Moro em Brasília e estava procurando lugar para trocar a correia dentada, para não pagar os quase 3 mil da revisão dos 80 mil Km, Então essa ´promoção veio na hora, troquei só a correia dentrada por 780,00. Fiz o serviço na Premier, o único transtorno foi que eles, pela promoção não quiseram fazer o serviço por agendamento, me jogaram para o serviço Renault minuto, tive que ficar esperando, mas em 2h o cara fez o serviço, com a vantagem de eu poder acompanhar.

As palhetas eu troquei uma vez e são ruins, as duas estão com as travas plásticas quebradas, com risco de saírem do braço do limpa vidros. O óleo troco em uma loja que tem elf, que sai o mesmo preço do motrio na concessionaria.

Abs

Flávio
Duster 4wd 2013
Camper 92 4x4 TDi

JOE-X4
05/02/2021, 21:58
...As palhetas eu troquei uma vez e são ruins, as duas estão com as travas plásticas quebradas, com risco de saírem do braço do limpa vidros...

Bom saber. Quase comprei. Apesar que comprei da Dyna e quebrou também essa trava do encaixe.

margotrj
07/02/2021, 00:31
Caros,

Gostaria da ajuda de vocês..

Estou negociando a compra de um S-cross glx 2015/16 cujos pneus foram trocados para o 215/55/R17.

Porém, como o pneu original é o 205/50/T17, a diferença de diâmetro entre o pneu atual e o original é de 31.5mm.. 4.9%.. acima do limite de 3% recomendado..

Quais os riscos, problemas e custos que essa diferença do pneu atual, maior do que 3%, pode acarretar?

É seguro rodar com um pneu fora limite de diferença de 3%? Pode falhar o freio, air bag? Comprometer aderência, estabilidade? Provocar problemas no câmbio (e já li que o cvt de algumas 2016 é problemático..), suspensão ou algo mais? Consumo e odometro ficam muito alterados?

Ou seria mais seguro mudar para os pneus da versão GLS 225/50/R17 que está dentro da margem de 3% e continuará com um aumento do vão livre do solo (20mm) e ângulos de entrada e saída? E, ainda assim, podem ocorrer os problemas (das perguntas anteriores) de segurança ou avarias/manutenção/custos mesmo estando dentro do limite de diferença de 3%?

Super obrigada a quem puder ajudar

margotrj
07/02/2021, 09:58
Ops.. publiquei no fórum errado...

Estou procurando essas 2 opções de carro pra comprar (Duster é S-cross) e me enganei... era para eu publicar no fórum do S-cross...

Sorry!!

Mas se alguém souber algo sobre alteração de tamanho de pneus, eu agradeço..

Obrigada!!

Galeraco2017
07/02/2021, 22:36
boa noite

Estava relendo onde parei no fórum. Uso um engate para 800kg, reboco uma carreta sempre com 500 a 700 kg, só em serra, bem puxada. O segredo é o equilíbrio da carga no reboque. Dias desses tive que refazer a carga, pois o cambão estava muito pesado para levantar. Se a carga ficar em cima do eixo, vai longe. Já vi o pessoal puxando cavalo, nesta mesma serra (4 km de subida, a 40 km/h).

Uma dica, de vez enquanto é bom reapertar os parafusos do engate. o meu da marca Enforth.

Pessoal, boa tarde!

Faz um bom tempo que estou para postar essa pergunta aqui: a capacidade de reboque do Duster é mesmo a monstruosidade anunciada no manual (2013/2014)? Ou seja, considerando um motorista de 80kg e o reboque tendo freio o valor seria 1.920kg?

No manual do meu ele fala em peso total máximo de 3.353kg e peso em ordem de marcha de 1.353kg. Então um menos o outro e os 80kg do motorista e se chega aos 1.920kg.

Alguém já colocou um engate no 4x4 e que suporte, senão o número acima, ao menos cerca de 1.500kg? Podem indicar a marca, fotos etc?

Galeraco2017
07/02/2021, 22:54
Boa noite

Tenho usado o meu Duster muito para ir a chácara que compramos há um ano, região de muita serra e sempre puxando uma caretinha. Quanto aos pneus já utilizei todos no Duster. O original Dueler, Continental (o melhor no asfalto) e Michelin LTx Force (o melhor misto). Usei todos de uma marca, misturado, em todos os eixos.

Agora estou usando PNEU 215/65R16 98T TRAIL LIFE AT SEMPERIT, já tem um ano, digo que é igual Michelin LTx Force, não escorrega, boa tração.

Na minha chácara tem uma subida entre 35/40 graus e sempre faço uns testes na tração. Se for no 2wd, tem que embalar e vai rebolando, se parar, tem que descer e subir novamente. No modo Auto, posso até parar no meio e depois ligar o carro que sai normalmente. Agora quando estou carregado com a carretinha (entre 500/700 kg), coloco no 4x4 e vai tranquilo, tanto para subir ou descer.

Vi quanta diferença tem o modo Auto do modo 2wd, é só colocar em subida íngreme para ver que só tração na frente não sobe o morro, já fiz o teste várias vezes.

Outro dia, escorreguei (o carro) numa rua de terra batida, bem dura e lisa, chovendo, não fez lama pois a terra era bem dura mesmo, mas era um sabão. A rua era ruim e com valetas profudas feitas pela água no sentido da via. Tinha que passar com os pneus na parte alta, pra não encostar o fundo. Com os pneus originais (dueler ht - novos) de repente o carro escorregou de lado, consegui salvar de bater na cerca, mas foi no limite.

Daí comecei a pensar nos pneus... esses duelers são meio fraquinhos, especialmente na terra/lama. Como estou cada vez mais no mato (fugindo da pandemia) cogitei trocar os pneus pra algo mais adequado.

Tarefa difícil escolher pneus...

Dos A/T disponíveis nas medidas dos duster, o único que tem 'C' na etiqueta do INMETRO pra freada no molhado é o geolandar g015. E os Wrangler A/T Adventure achei etiquetas diferentes pra o mesmo pneu em lojas diferentes. Numa delas era 'C' também. Considero uma grande vantagem parar antes no molhado.

Eu tinha os LTX Force no duster anterior (devia ter trocado antes de vender...) e adorava os pneus, incrivelmente superiores aos duelers. Os LTX force tem 'E' na etiqueta do INMETRO. Bem pior do que 'C'...

E dizem por aí que os MIchelin são os melhores pneus.

O que acham? Pode o Goodyear Wrangler A/T Adventure serem melhores que os LTX? E os Geolandar?

Os Geolandar são beeeem mais caros. Será que são melhores mesmo?

Não achei em nenhum lugar, exceto em algumas lojas online, as etiquetas do inmetro, e como vi duas diferentes, dos Wrangler não sei em qual confiar

O que acham? Qual Pneu melhor pra uso misto? Qual a experiência de vocês?

Como disse tenho ficado muito mais no barro do que no asfalto.

Juntei aqui as infos que consegui levantar:

575370

Galeraco2017
07/02/2021, 23:10
575503

575504

575505

575506

Aqui só sobe no Auto ou 4x4. Para subir no 2wd tem que embalar e as vezes volta.

JOE-X4
09/02/2021, 00:21
Caros,

Gostaria da ajuda de vocês..

Estou negociando a compra de um S-cross glx 2015/16 cujos pneus foram trocados para o 215/55/R17.

Porém, como o pneu original é o 205/50/T17, a diferença de diâmetro entre o pneu atual e o original é de 31.5mm.. 4.9%.. acima do limite de 3% recomendado..

Quais os riscos, problemas e custos que essa diferença do pneu atual, maior do que 3%, pode acarretar?

É seguro rodar com um pneu fora limite de diferença de 3%? Pode falhar o freio, air bag? Comprometer aderência, estabilidade? Provocar problemas no câmbio (e já li que o cvt de algumas 2016 é problemático..), suspensão ou algo mais? Consumo e odometro ficam muito alterados?

Ou seria mais seguro mudar para os pneus da versão GLS 225/50/R17 que está dentro da margem de 3% e continuará com um aumento do vão livre do solo (20mm) e ângulos de entrada e saída? E, ainda assim, podem ocorrer os problemas (das perguntas anteriores) de segurança ou avarias/manutenção/custos mesmo estando dentro do limite de diferença de 3%?

Super obrigada a quem puder ajudar

Olá.

Esse S-CROSS é motor 1.6 16v. Sendo esse não aconselho alterar o modelo original. O motor tem pouco torque. Vai ficar meio frouxo na aceleração e forçar a transmissão, alguns pontos da suspensão e caixa de direção.

Pneu mais largo vai te favorecer em curvas e freadas. Pneu mais alto te favorece na altura embaixo do carro e na maciez.

Na estrada talvez tenha um pouco mais de economia, por alongar a relação da transmissão, mas não é uma regra. Talvez tomar multa por causa do velocímetro marcar a menos que o real
.

ajmacedo
09/02/2021, 07:34
Olá, Galeraco2017, bom dia!

Este ano estou querendo colocar um engate no Duster-4WD, já perguntei aqui no fórum (sem resposta) qual modelo usavam. No seu caso vc colocou qual?

Li no manual do Duster (2013/14) que a capacidade de tração (de reboque com freio) é acima de 1.500kg queria saber se vc se deparou com essa dúvida qdo escolheu seu engate e se encontrou no mercado algum com essa capacidade.

Obrigado

Boa noite

...Agora quando estou carregado com a carretinha (entre 500/700 kg), coloco no 4x4 e vai tranquilo, tanto para subir ou descer.---
.

JOE-X4
10/02/2021, 00:02
575503

575504

575505

575506

Aqui só sobe no Auto ou 4x4. Para subir no 2wd tem que embalar e as vezes volta.

Gostei da estradinha. Se estivesse perto iria até aí andar um pouco.

Galeraco2017
10/02/2021, 13:55

Este ano estou querendo colocar um engate no Duster-4WD, já perguntei aqui no fórum (sem resposta) qual modelo usavam. No seu caso vc colocou qual?

Li no manual do Duster (2013/14) que a capacidade de tração (de reboque com freio) é acima de 1.500kg queria saber se vc se deparou com essa dúvida qdo escolheu seu engate e se encontrou no mercado algum com essa capacidade.

Obrigado

Boa tarde

O meu é desta marca aqui, tenho usado muito, há três anos, sempre subindo e descendo serra (de verdade, quando estou descendo coloco 3ª e o carro vai a 80km/h e 100km/h se deixar).

Enforth - Engates para veiculos de todas as marcas e modelos em Caxias do Sul (http://www.enforth.com.br/produtos/RENAULT)

Não fura o carro....parafusos bem robustos,,,, tem os locais de colocar na longarina. Chato de instalar, pois fica justinho. Ele é de duas partes. Só fiz reaperto nos parafusos uma vez. Vou tirar umas fotos.

Segredo do reboque (carretinha equilibrada, bem produzida) e divisão da carga. Tem que dirigir levando em conta o reboque, principalmente se não tiver freio (este pra mim é o maior problema acima de 800kg PBT). Não passo de 80 km quando estou carregado.

https://www.youtube.com/watch?v=29n3OSZ914w

https://www.youtube.com/watch?v=cALbnHVkSME

Já puxei muito com o clio 1.0 (no plano/cidade e na BR), carro vai bem. A maioria dos carros francês seja 1.0/1.4/1.6.... tem no manual que podem puxar de 800 a 1.000kg.

Sempre uso opção de tração no modo AUTO, dificilmente uso o 4x4, mesmo subindo as rampas da minha chácara. Agora no 2wd é muito ruim, depois que voce tem AUTO/4wd.

Mirão
10/02/2021, 14:41

Obrigado
Meu carro é 4x4. Uso um engate da marca DHF, muito conhecida no mercado, específico para o Duster 4x4. Compre um engate de marca comprovada e com selo do Inmetro. Nada de oficinas particulares. Preste atenção na diferenciação do modelo. Se o seu Duster é 4x2, compre 4x2 e se for 4x4 compre 4x4. O mercado está infestado de marcas ruins e oferecendo engates universais. Não caia nessa. Pague mais caro pois a segurança não tem preço.

Mirão
10/02/2021, 14:53
Gostei da estradinha. Se estivesse perto iria até aí andar um pouco.
Não há a necessidade de andar em 2WD no Duster. Ande sempre no "AUTO". Explico. Mesmo no 2WD o diferencial da tração continua girando. E toma alguns sopapos na mudança de marcha de vez em quando. Isso acentua o desgaste da cruzeta fazendo com que bata mais cedo do que o esperado. O modo AUTO trabalha por demanda, a exemplo do sistema integral da Amarok. O sistema só entra em ação na roda que houver necessidade, ficando livre em pisos normais. Também não altera em nada o consumo, na verdade estando em 2WD você está em desvantagem. Não desligo o ar condicionado pra nada e ando só em AUTO, o consumo é 9 na cidade e 11 até 11.8 na estrada. Não passa disso nem em 2WD. Também não sou adepto a banguelas em carros com IE. Banguela é para a época dos carburados.

Mirão
10/02/2021, 15:07
Quanto ao reboque, o assunto é polêmico. Tenho um desde 2004, Randon, fábrica de reboques e barcos de Goiânia. Nunca me deu dores de cabeça. Nunca trincou, quebrou, soltou rodas nada. Claro que faço manutenções anualmente. Durante seu uso em obras troquei os amortecedores. Puxava 1000 kg ou mais de materiais de construção e acabamento. Meu companheiro de acampamentos e pescaria, não vendo por nada. Apesar dos anos parece novo e nunca pintei ou reformei. Apesar dos cuidados foi usado com força. Sua aprovação está justamente na origem da fabricação. Nada de carretinhas de fundo de quintal ou oficinas desqualificadas.

Galeraco2017
10/02/2021, 20:20
Meu carro é 4x4. Uso um engate da marca DHF, muito conhecida no mercado, específico para o Duster 4x4. Compre um engate de marca comprovada e com selo do Inmetro. Nada de oficinas particulares. Preste atenção na diferenciação do modelo. Se o seu Duster é 4x2, compre 4x2 e se for 4x4 compre 4x4. O mercado está infestado de marcas ruins e oferecendo engates universais. Não caia nessa. Pague mais caro pois a segurança não tem preço.

Boa noite. Esse da Enforth é de marca boa, já usei em outros carros. Tem selo do Inmetro e teste de 03 anos (uso de 02 a 03 vezes por semana, só carregando material de construção. Muito bem construído e os pontos de fixação no lugar correto. Outra coisa, ele é em duas partes, fica bem justinho no carro.

Segue manual do Engate Enforth Duster 4x4. Olhe as especificações do parafusos e porcas (M12 e M10...)

575510

Não adianta ter engate bom e se a carreta/reboque for ruim (sem equilíbrio, cambão curto, desalinhada) e conforme os vídeos que postei, se não colocar a carga bem dividida.

Outra dica: Com a carreta carregada no máximo (500/600 até 800 kg) você tem que conseguir levantar sozinho o cambão da carreta e colocar no engate, que na maioria dos casos, não suportam mais de 80 kg (sentido para baixo), diferente da tração.

Carro com reboque dirige diferente, passa a ser carro de transporte (tipo caminhão). Queria ter uma carretinha com freios.

Galeraco2017
10/02/2021, 21:08
Boa noite

Sobre o transporte de carga no teto, utilizo muito, por ser muito prático e rápido. Tenho duas travessas/racks desta marca aqui:

Kiussi Racks e Transbike (https://www.kiussi.com.br/racks)

Neste tempo de chácara já carreguei muita coisa pesada e longas distâncias, até em estradas esburacadas/terra (barco de 100 kg), estacas de cerca, vigas de lajes, pranchões e muita madeira.

O suporte de teto do Duster é muito bom, bem fixado no teto. Minhas barras são de 130 cm de largura, KIUSSI MILANO.

Mirão
10/02/2021, 23:03
Boa noite. Esse da Enforth é de marca boa, já usei em outros carros. Tem selo do Inmetro e teste de 03 anos (uso de 02 a 03 vezes por semana, só carregando material de construção. Muito bem construído e os pontos de fixação no lugar correto. Outra coisa, ele é em duas partes, fica bem justinho no carro.

Segue manual do Engate Enforth Duster 4x4. Olhe as especificações do parafusos e porcas (M12 e M10...)

575510

Não adianta ter engate bom e se a carreta/reboque for ruim (sem equilíbrio, cambão curto, desalinhada) e conforme os vídeos que postei, se não colocar a carga bem dividida.

Outra dica: Com a carreta carregada no máximo (500/600 até 800 kg) você tem que conseguir levantar sozinho o cambão da carreta e colocar no engate, que na maioria dos casos, não suportam mais de 80 kg (sentido para baixo), diferente da tração.

Carro com reboque dirige diferente, passa a ser carro de transporte (tipo caminhão). Queria ter uma carretinha com freios.
Exatamente! concordo em tudo! e claro, Enforth é maraca renomada!

Mirão
10/02/2021, 23:16
Não conheço a marca Kiussi Milano, conheço a Transbike. No entanto se é uma marca com garantia e selo do do Inmetro com certeza é confiável. Costumo salientar para prestar atenção na origem e destino da peça. Sou velho praticante do campismo selvagem e pescador. Já presenciei acidentes com carretinhas e peças de má qualidade. De soltar o eixo por completo e quebrar soldas do engate a trincas no cambão e capotamentos por desengate do reboque. Boa marca e qualidade são fatores primordiais para adquirir esses equipamentos. Hoje em dia tem muita gente fabricando carretinhas no fundo do quintal. E Engates também. Evitem esse tipo de mercadoria. Aqui na minha cidade me deparo sempre com esse tipo de fabricante comprando carroças velhas para aproveitamento das molas e outras peças. Também pneus e rodas usadas. Imaginem o perigo.

fhsantos
11/02/2021, 15:10
Boa noite

Tenho usado o meu Duster muito para ir a chácara que compramos há um ano, região de muita serra e sempre puxando uma caretinha. Quanto aos pneus já utilizei todos no Duster. O original Dueler, Continental (o melhor no asfalto) e Michelin LTx Force (o melhor misto). Usei todos de uma marca, misturado, em todos os eixos.

Agora estou usando PNEU 215/65R16 98T TRAIL LIFE AT SEMPERIT, já tem um ano, digo que é igual Michelin LTx Force, não escorrega, boa tração.

Na minha chácara tem uma subida entre 35/40 graus e sempre faço uns testes na tração. Se for no 2wd, tem que embalar e vai rebolando, se parar, tem que descer e subir novamente. No modo Auto, posso até parar no meio e depois ligar o carro que sai normalmente. Agora quando estou carregado com a carretinha (entre 500/700 kg), coloco no 4x4 e vai tranquilo, tanto para subir ou descer.

Vi quanta diferença tem o modo Auto do modo 2wd, é só colocar em subida íngreme para ver que só tração na frente não sobe o morro, já fiz o teste várias vezes.

Preciso trocar meus Dueler originais, que duraram 78 mil km. Pelas especificações ele tem o melhor desempenho para pista molhada dentre os modelos que pesquisei, mas não tem um bom desempenho offroad

Dos que vc usou, o semperit e o michelin, qual vc acha que tem o melhor desempenho on road, já que o offroad seria parecido.
outras impressões como durabilidade, ruido e alteração de consumo tb são interessantes, caso tenha.

agradeço a colaboração

Flávio

Galeraco2017
11/02/2021, 23:24
Boa noite

Até agora não vi diferenças entre o semperit e o michelin, seja na terra ou no asfalto. Como falei ando em serra com muitas curvas, carregado, tenho kit GNV. Aqui chove muito e o carro freia bem, sem sustos. Hoje tenho mais problemas com pastilhas e discos/pastilhas (devido aquecimento, travamento e desgastes).

Quanto a durabilidade não posso te afirmar se vai durar o que durou os pneus da Michelin Force (média 50 mil km). Ressalto que faço alinhamento e rodizio total dos pneus a cada 5.000 km. Só uso o pneu até a marca de segurança.

Agora, se os "Dueler originais, que duraram 78 mil km", essa é a melhor km que já vi, lógico que depende de vários fatores. No meu caso o percurso é bem travado, usando muito freio.

Essa marca é da continental, tem mais de 100 anos, tinha uma promoção de lançamento no Brasil e comprei bem barato na americanas (com o Ame ficou 50% mais barato).

Atualmente estou igual aos carreteiros da serra, tenho usado muito o freio motor do Duster (descendo em 3ª) que é muito bom.

Mirão
14/02/2021, 11:51
Preciso trocar meus Dueler originais, que duraram 78 mil km. Pelas especificações ele tem o melhor desempenho para pista molhada dentre os modelos que pesquisei, mas não tem um bom desempenho offroad

Dos que vc usou, o semperit e o michelin, qual vc acha que tem o melhor desempenho on road, já que o offroad seria parecido.
outras impressões como durabilidade, ruido e alteração de consumo tb são interessantes, caso tenha.

agradeço a colaboração

Flávio
Vá de Michelin LTX. Não vendo pneus, acompanho o mercado. O LTX é o melhor pneu para uso misto no momento.

Galeraco2017
15/02/2021, 21:11
Vá de Michelin LTX. Não vendo pneus, acompanho o mercado. O LTX é o melhor pneu para uso misto no momento.

É um dos melhores, usei bastante, até acabar. Só é duro e barulhento, não dá para usar com mais de 30 psi.

Quanto ao pneu Semperit, pelos 5.000 km rodados já valeu a pena, se perder para Michelin LTX será só na durabilidade (só a quilometragem vai dizer). Esta semana vou fazer o rodízio e alinhamento. Estou usando com 32 psi e fica bom, mais silencioso e macio que o LTX, esse foi uma boa surpresa.

O pneu Semperit solta mais fácil o barro (principalmente o que tem na minha chácara, vermelho e grudento), tem o bloco de borracha mais largo. É um pneu feio...kkkk...parece pneu de caminhão ou utilitário. Ele tem proteção lateral.

Agora, se for para usar pouco na estrada de chão ou barro, jamais colocaria um pneu AT, pois perde em economia, barulhento, perde frenagem e não roda tão macio. Se for para usar mais em asfalto e um pouco de terra, melhor que já usei é Continental.

Mirão
15/02/2021, 22:52
Observei o Semperit na internet. Tem as laterais mais robustas que o LTX. E por ser A/T me impressiona quando você disse que é mais silencioso que o LTX, que é um H/T com as laterais também reforçadas. Calibro os pneus, que são LTX, com 33/35, sempre. E pelo fato do meu carro ser 4WD, não ouço barulho oriundo dos pneus. Ressalto o modelo ser 4x4 e por ter a suspensão traseira diferente do 4x2. Ela é multlink, independente. Talvez isso diminua o barulho. Também os considero muito macios e responde bem as frenagens, chuva e barro. Me parece que é uma questão de gosto e no seu caso, um A/T é o pneu correto para o uso diário.

fhsantos
17/02/2021, 11:27
Observei o Semperit na internet. Tem as laterais mais robustas que o LTX. E por ser A/T me impressiona quando você disse que é mais silencioso que o LTX, que é um H/T com as laterais também reforçadas. Calibro os pneus, que são LTX, com 33/35, sempre. E pelo fato do meu carro ser 4WD, não ouço barulho oriundo dos pneus. Ressalto o modelo ser 4x4 e por ter a suspensão traseira diferente do 4x2. Ela é multlink, independente. Talvez isso diminua o barulho. Também os considero muito macios e responde bem as frenagens, chuva e barro. Me parece que é uma questão de gosto e no seu caso, um A/T é o pneu correto para o uso diário.

Então, gostei muito do Dueler, ele realmente tem durabilidade, é silencioso e dá muita segurança na pista seca ou molhada. Mas queria um pneu com um pouco mais a aptidão offroad, mas não sei se precisa a ser um A/T. Vou dar uma olhada no Michellin Force, parece ser um H/T com um pouco mais de desempenho offroad.

Alguém já usou alguma medida do Dueler A/T?

Galeraco2017
18/02/2021, 00:12

Fiquei impressionado com a quantidade de PSI 33/35 psi, no máximo que já coloquei e estou usando agora é 32. Qualquer dia vou tentar os 35psi.

O Semperit é macio, talvez seja o formato dos gomos do pneu, tipo um S. Gostei muito do pneu (só aparência feia), agora vamos ver a durabilidade.

Mirão
18/02/2021, 09:45
Uso essa calibragem para economizar um pouco mais de combustível. São pneus 215, de boa largura suportam essa calibragem sem alterar a forma da banda de rodagem, ou seja, o desgaste continua dentro das especificações. Eu sempre altero a calibragem dos pneus. Pra você ter ideia, cheguei ontem à tarde de uma região próxima à Serra das Araras, norte de Minas, no trecho que fiquei, era pura costela de vaca e areia, 90 km de estrada sem pavimento. Baixei a calibragem para 25 e 26 libras respectivamente, para diminuir a "Maleita" na estrada sem pavimento e cortar os trechos de areia solta numa boa. Voltando ao asfalto, retorno a calibragem usual. Sempre tenham na mala um calibrador e um micro compressor. São baratos e fazem parte dos equipamentos de resgate. Já me tiraram de algumas situações.

JOE-X4
24/02/2021, 12:42
Alguém que tenha a Duster modelo 2020 poderia confirmar se a tela do computador de bordo tem indicação de temperatura do motor?

Vi fotos de alguns modelos que tem essa informação. Será que é configurável para aparecer em modelos anteriores?

vkbrv
24/02/2021, 13:01
Alguém que tenha a Duster modelo 2020 poderia confirmar se a tela do computador de bordo tem indicação de temperatura do motor?

Vi fotos de alguns modelos que tem essa informação. Será que é configurável para aparecer em modelos anteriores?

Vc diz as barrinhas? O meu tem as barrinhas de temperatura. Deve dar pra configurar, eu imagino.

JOE-X4
24/02/2021, 20:22
Vc diz as barrinhas?

Sim. Do lado esquerdo são da temperatura e do lado direito do tanque de combustível.

Acredito que nos modelos 2019 e abaixo não tem essa indicação.

Mirão
24/02/2021, 22:05
Com a reestilização em 2015 o marcador de temperatura sumiu! Um crime isso!

vkbrv
24/02/2021, 23:01

Pois é, até me surpreendi quando vi que no meu tinha. Voltou em algum momento.

JOE-X4
25/02/2021, 00:10

Concordo. Muito útil.

vkbrv
25/02/2021, 16:41
Concordo. Muito útil.

Pra os corajosos, um tutorial pra ligar a bagaça. Hack no ECU...

Dacia LOGAN / SANDERO / DOKKER DDT4ALL HIDDEN FEATURES — Lisandru Blog (https://lisandru.eu/automotive/ddt4all-hacks/dacia-logan-sandero-ddt4all-hidden-features.html)

Mirão
26/02/2021, 12:41
Pra os corajosos, um tutorial pra ligar a bagaça. Hack no ECU...

Dacia LOGAN / SANDERO / DOKKER DDT4ALL HIDDEN FEATURES — Lisandru Blog (https://lisandru.eu/automotive/ddt4all-hacks/dacia-logan-sandero-ddt4all-hidden-features.html)
Alguém aqui fez tal procedimento?

vkbrv
26/02/2021, 13:35
Alguém aqui fez tal procedimento?

Não fiz (nao preciso) mas acho que não faria. Já "futuquei" no media nav, seguindo instruções deste site, deu certo, mas futucar na ECU é outra parada né...

Mirão
27/02/2021, 17:59
Não fiz (nao preciso) mas acho que não faria. Já "futuquei" no media nav, seguindo instruções deste site, deu certo, mas futucar na ECU é outra parada né...
Verdade! Eu sinto falta do marcador de temperatura mas não tenho conhecimento necessário para esse procedimento.

JOE-X4
07/03/2021, 00:49
Instaladas lâmpadas de neblina amarelas.

Nessas fotos a original junto com a amarela:

575685

575686

Nessas fotos somente as amarelas:

575687

575688

575689

Antigamente o projeto dos carros para essas lâmpadas eram de 55w. Nesse caso é de 19w.

Sergio c
07/03/2021, 08:57
Acho legal essas de cor amarela p neblina.

Mirão
07/03/2021, 10:07
Acho legal essas de cor amarela p neblina.
É a cor correta para ser objetivo. Não é à toa que os praticantes oficiais de rally usam lâmpadas dessa cor. Elas iluminam bem pelas densidades da poeira, neblina e chuva. Também podem ser vistas por quem vem em sentido contrário, a boa distância. Inverso da iluminação branca.

JOE-X4
12/03/2021, 17:26
Com esses aumentos de preço dos carros zero km, olha só quanto subiu o valor da Duster. Quando comprei, no final de outubro, custava R$ 63.000 na tabela FIPE. Agora tá R$ 65.700.

JOE-X4
13/03/2021, 19:33
Será que esse Bigster vem mesmo pro Brasil? Seria uma Duster "Grand"? Com opção de sete lugares, pra mim estaria perfeito. Problema, como sempre, vai ser o valor cobrado aqui, considerando que vai competir com Compass.

Novo Renault Bigster. vem para o brasil? - YouTube (https://youtu.be/VmnOJqlpPz4)

VOVÔ DO TROLLER
13/03/2021, 21:13
Será que esse Bigster vem mesmo pro Brasil? Seria uma Duster "Grand"? Com opção de sete lugares, pra mim estaria perfeito. Problema, como sempre, vai ser o valor cobrado aqui, considerando que vai competir com Compass.

Novo Renault Bigster. vem para o brasil? - YouTube (https://youtu.be/VmnOJqlpPz4)

Sei não. Não dá para confiar na Renault Brasil.Já faz um tempão que a Renault promete o motor 1.3 Turbo, e até agora nada. Esse novo motor primeiro virá na Captur, depois na Orock, e por último na Duster. Agora, vai saber quando. Nem sei se virá a Duster 4x4 para o Brasil . Eu não confio nenhum pouco na Renault.

Sergio c
14/03/2021, 07:48
Com o dollar a quase seis conto, acho que por enquanto todas as montadoras vão investir pouco no Brasil.
Sei não. Não dá para confiar na Renault Brasil.Já faz um tempão que a Renault promete o motor 1.3 Turbo, e até agora nada. Esse novo motor primeiro virá na Captur, depois na Orock, e por último na Duster. Agora, vai saber quando. Nem sei se virá a Duster 4x4 para o Brasil . Eu não confio nenhum pouco na Renault.

Mirão
14/03/2021, 11:26
A crise novamente bate às nossas portas, com certeza ficaremos novamente à deriva das inovações automobilísticas mundiais. A nós brasileiros, só resta a velha e já conhecida defasagem dos modelos oferecidos lá fora. O que é ultrapassado pra eles, é moderno pra nós. Que vergonha. :(

cleuberguimaraes
23/03/2021, 16:57
BF KO2 215/70r16

551823
551824
551825

trocou somente os pneus ou instalou lift de suspensão? não pega na caixa de roda?

Mirão
23/03/2021, 18:02
Eu acredito que pega. Senão a renault teria essa opção para ofertar.

VOVÔ DO TROLLER
23/03/2021, 19:23
Eu acredito que pega. Senão a renault teria essa opção para ofertar.

Pelo que eu acompanho lá no Clube da Duster, até 225 70 16 , não pega em nada e não há necessidade de fazer lift

raflsouza
25/03/2021, 17:38
Olá amigos, sou novo por aqui e acabo de adquirir meu primeiro 4x4, uma Duster 2.0 4WD 12/13, e gostaria de dicas do que fazer nela imediatamente. Já estou em contato com o mecânico para uma boa revisão, mas o que não posso deixar de fazer nesta revisão? O que devo observar mas pode ser mais pra frente (breve mas não imediato)?

Além disso, quero fazer algumas alterações para dar ainda mais um visual aventureiro e caso necessário, transpor roteiros de trilhas leve/moderada, já que pretendo viajar mais para destinos naturais com ela.

Obrigado e abraços...

VOVÔ DO TROLLER
25/03/2021, 20:11
Olá amigos, sou novo por aqui e acabo de adquirir meu primeiro 4x4, uma Duster 2.0 4WD 12/13, e gostaria de dicas do que fazer nela imediatamente. Já estou em contato com o mecânico para uma boa revisão, mas o que não posso deixar de fazer nesta revisão? O que devo observar mas pode ser mais pra frente (breve mas não imediato)?

Além disso, quero fazer algumas alterações para dar ainda mais um visual aventureiro e caso necessário, transpor roteiros de trilhas leve/moderada, já que pretendo viajar mais para destinos naturais com ela.

Obrigado e abraços...

Boa noite amigo. Quer um conselho? Inscreva-se lá no face no Duster Clube do Brasil. Lá o pessoa respira Duster. Tem muita gente habilitada por lá, para te ajudar. Abração.

raflsouza
26/03/2021, 09:43
Boa noite amigo. Quer um conselho? Inscreva-se lá no face no Duster Clube do Brasil. Lá o pessoa respira Duster. Tem muita gente habilitada por lá, para te ajudar. Abração.

Olá VOVÔ DO TROLLER, já fiz isso há alguns dias mas o administrador não deve estar tão ativo pois é preciso aprovar minha inscrição para poder postar e até mesmo acesso a alguns conteúdos.. mesmo assim muito obrigado.

VOVÔ DO TROLLER
26/03/2021, 19:17
Olá VOVÔ DO TROLLER, já fiz isso há alguns dias mas o administrador não deve estar tão ativo pois é preciso aprovar minha inscrição para poder postar e até mesmo acesso a alguns conteúdos.. mesmo assim muito obrigado.
👍 Valeu....

Mirão
29/03/2021, 20:26
Boa Noite raflsouza. Eu sugiro em sua revisão trocar o kit da correia dentada, caso não saiba sobre a última vez que foi trocada, É muito importante fazer a troca no prazo especificado no manual. Verifique o funcionamento do sistema 4WD, cruzetas do diferencial, ande sempre no modo AUTO, esqueça o 2WD. No mais são as coisas normais mesmo, óleo, filtros, velas, etc. Comprei a minha há um ano, revisada em concessionária, faço uso contínuo, faço acampamentos e pequenas viagens. Nunca me deixou na mão. Outra coisa a ser observada é se não foi utilizada com gás GNV, aí a revisão se estenderia a todo o sistema de alimentação.

JOE-X4
03/04/2021, 01:49
Minha média de consumo com etanol:

ETANOL

ANO
DIREÇÃO
CIDADE (sem trânsito)
ESTRADA (100 km/h)

2019
ELETRO-HIDRÁULICA
7,8
10,4

No momento estou rodando com gasolina, pra testar. Depois de uns três tanques dará pra ter uma noção.

Minha Duster não se deu bem com gasolina. Proporcionalmente ao que consome no etanol, deveria fazer pelo menos 11,2 km/l no mesmo trecho.

GASOLINA

ANO
DIREÇÃO
CIDADE (sem trânsito)
ESTRADA (100 km/h)

2019
ELETRO-HIDRÁULICA
9,8

Baseado nessa proporção, a gasolina só será vantajosa se o etanol estiver acima de 80% do seu valor.

Vou experimentar trocar de posto pra ver se melhora.

Mirão
04/04/2021, 08:46
Minha Duster não se deu bem com gasolina. Proporcionalmente ao que consome no etanol, deveria fazer pelo menos 11,2 km/l no mesmo trecho.

GASOLINA

ANO
DIREÇÃO
CIDADE (sem trânsito)
ESTRADA (100 km/h)

2019
ELETRO-HIDRÁULICA
9,8

Baseado nessa proporção, a gasolina só será vantajosa se o etanol estiver acima de 80% do seu valor.

Vou experimentar trocar de posto pra ver se melhora.

Eu também já havia observado esse fenômeno com o meu carro. Se dá melhor com etanol do que com gasolina.

VOVÔ DO TROLLER
04/04/2021, 14:31
Pelo que eu vi na imprensa, há evidências de que a Renault deixaria o Brasil. Agora que não sai mesmo a nova Duster 4x4.

JOE-X4
05/04/2021, 11:44
Pelo que eu vi na imprensa, há evidências de que a Renault deixaria o Brasil. Agora que não sai mesmo a nova Duster 4x4.

Seria uma pena.

ederlima14
05/04/2021, 15:26
Boa tarde amigos,
Tenho um duster 2014 2.0 automático e estou precisando substituir o canister.
Moro no interior do Ceará e não encontro a peça aqui, a não ser na autorizada por um preço bem salgado.
Alguém indica uma loja online de confiança onde eu possa comprar a peça?
Alguém sabe se dizer se o canister de outros modelos da Renault é compatível com o nosso duster?
Desde já agradeço.
Eder

Mirão
05/04/2021, 19:49
Mercado Livre ederlim, ou outro site de vendas. Basta procurar.

ederlima14
06/04/2021, 08:29
Obrigado amigo. Sabe informar se essa mesma peça, sendo do sandero ou logan, é compatível com o duster?

Grand Vinicius
06/04/2021, 08:42
Obrigado amigo. Sabe informar se essa mesma peça, sendo do sandero ou logan, é compatível com o duster?
Pelo que vi lá na Renotech é o mesmo código, mas acredito que é o do 1.6
Só perguntando. Perdão mas a turma aqui não é muito boa de mecânica... :putz:

ederlima14
06/04/2021, 10:13

Pois é. Acho que deve servir, mas queria confirmar com alguém aqui... A proposito, alguém aqui já teve problema com o canister di duster (luz antipoluição acesa e falha de aceleração)? Se teve, trocaram o canister todo, somente a valvula ou só o filtro de carvão dele?

Grand Vinicius
06/04/2021, 10:22
Eu acho que não deve servir.

VOVÔ DO TROLLER
06/04/2021, 14:28

Cara . Entra no face do Clube Duster Brasil, que lá eles entendem bem de mecânica. Abs

cakito
15/04/2021, 11:10
Pois é. Acho que deve servir, mas queria confirmar com alguém aqui... A proposito, alguém aqui já teve problema com o canister di duster (luz antipoluição acesa e falha de aceleração)? Se teve, trocaram o canister todo, somente a valvula ou só o filtro de carvão dele?

Já tive esse problema. descobri que acontecia em 2 hipoteses. Quando usava gasolina ruim, motor falhava e acendia a lus de poluição do painel). Outra coisa que aconteceu foi o corpo de borboleta sujo. Depois de limpar tive que "zerar" a central desligando a bateria

Rppel
19/04/2021, 11:20
Que evidências? A fala do bandido foragido conhecido como Carlos Ghosn?
Qual a lógica de anunciar investimentos de 1 bilhão se pretende sair? Ninguém pediu para a Renault falar nada na mídia.

Provavelmente não terá Duster 4x4 por causa do tal "Renaulution", Renault tá perdendo e vai continuar perder fatia de mercado em detrimento de deixar em linha apenas carros/versões mais lucrativas, vai enxugar linha de produção. Já começou tirando Sandero 1.6 por ex.

marcelo65
19/04/2021, 18:57
po velho, land rover agora? ta alto esse valor, merece uma acao no juizado de relacoes consumo e reclamacao no procon. sem duvidas!!

Ai VOVÓ DO TROLLER boa tarde
Meu Irmao ... a melhor opcao foi trocar o diferencial traseiro completo, pois, a valvula solenoide do 4x4 so achei na Concessionaria Renault por R$ 6.500,00 ... literalmente um assalto
O diferencial usado me custou R$ 1.000,00 e R$ 200,00 (mao de obra e 2 lts oleo)
Agora vou abrir o diferencial com defeito para verificar se ha alguma solenoide compativel no mercado que possa ser substituida
Sim ... enviei msg no Instagram (nao tenho face) do clube, porem nao obtive resposta

guilhermeil
06/05/2021, 14:46
O que acham de colocar bloqueio kaiser no diferencial traseiro da Duster?

Pelo que li sobre o Kaiser ele funciona bem no dia a dia para quem usa na dianteira quando tem roda livre ou pode selecionar tração só traseira.

No caso do Kaiser no eixo traseiro da Duster seria similar, iria utilizar o bloqueio só quando ativasse o lock, ou eventualmente no modo automático, o que imagino que poderia ser até perigoso, eu pelo menos deixaria de usar o modo auto no dia a dia se colocasse.

Tem um grupo que encomendou com a Kaiser o bloqueio e devem receber até o final do mês, dependendo da experiencia deles vou pensar em adquirir.

Grand Vinicius
07/05/2021, 08:54
É sério isso ou é brincando?

guilhermeil
07/05/2021, 23:10
Olha, me pareceu ser serio, achei uma postagem sobre o assunto de janeiro desse ano no grupo do facebook da duster 4x4 e depois entrei no grupo de whats do pessoal que encomendou o primeiro lote do bloqueio com a Kaiser.

Grand Vinicius
10/05/2021, 09:05
Acho estranho num carro que já possui um "bloqueio" eletrônico e, normalmente, não é destinado a trilhas muito pesadas. Mas, claro, tem doido pra tudo.

cakito
30/05/2021, 13:42
Ontem fui trocar o óleo do meu Duster 2013. 90.00km.
Enfim, o cara me avisou de um vazamento no diferencial dianteiro. Provavelmente está vazando pelos retentores (tanto do cardan como do semi eixo). Já vi uns vídeos na internet sobre essa manutenção, parece que é bem trabalhoso mas simples de fazer. Algum de vocês já teve problema similar? Quando custou os retentores? É fácil de achar no mercado?
Obg

cakito
02/06/2021, 15:11
Realmente, segundo o mecânico o vazamento vem dos retentores, retentor do cardan e do semieixo direito. Ligamos na Renault em Fortaleza, e nas 2 autorizadas não tem a peça para reposição. Pergunto aos dusteiros do fórum, se alguém sabe se algum retentor de outro veículo disponível no mercado que sirva no Duster 4x4?

xibiu!!!
14/06/2021, 12:59
Renault Duster pode ganhar versao de 7 lugares contra Jeep Commander (https://www.automaistv.com.br/renault-duster-7-lugares/)

Segunda geração do Renault Duster é grande para os padrões da categoria, mas será o suficiente para 7 pessoas?

576537576538

xibiu!!!
28/06/2021, 11:40
Novo Renault Duster com motor 1.3 turbo mostra futuro da picape Oroch (https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/novo-renault-duster-com-motor-1-3-turbo-mostra-o-futuro-da-picape-oroch/)

Joao Baeta
01/07/2021, 19:34
:arrow: Amigos!
Dúvidas das grandes: :pensativo:
Duster aguenta pauleira tipo:
Viagens longas ou estrada de parque/serras ou caminhos bens ruins?
Consumo da estrada varia 12/13km/l?
Aguardo as opiniões dos membros + experientes!

BlackH
15/07/2021, 17:31
Aguenta bem, mas não exagere. Não é um jipe.

Grand Vinicius
16/07/2021, 08:57
Perfeitamente. É um bruto. Como todos os Renaults que já passaram lá em casa, são carros bem construídos e que não tem frescura. Pode não ser o melhor carro pra trilha pesada, mas não faz feio. Pra estradas de terra, viagens e expedições então, é perfeito. O consumo na estrada vai depender muito do pé, da velocidade... Mas andando de boa dá pra fazer os 12.

:arrow: Amigos!
Dúvidas das grandes: :pensativo:
Duster aguenta pauleira tipo:
Viagens longas ou estrada de parque/serras ou caminhos bens ruins?
Consumo da estrada varia 12/13km/l?
Aguardo as opiniões dos membros + experientes!

BlackH
16/07/2021, 13:28
Chega a fazer 12? Imaginava que ele gastava mais.

Grand Vinicius
16/07/2021, 14:45
Depende do pé

Mirão
20/07/2021, 22:15
Cheguei há poucos dias da região de Aurora do Tocantins. Visitei Taguatinga, Rio Azuis, Dianópolis, Ponte Alta, Almas e Natividade. Muita estrada de chão, algumas trilhas e bancos de areia. O Duster devorou tudo com muita facilidade. Em momento algum selecionei outro modo que não fosse o "Auto". Consumo de 10.5 km/l entre pistas pavimentadas e de chão. Consome bem menos que a TR4 e o pequenino Jimny. Não é um carro de corridas mas andei a 100 km nas boas estradas de terra. É um carro espetacular, me atende muito bem. Seu sistema 4WD é Nissan, muito robusto e com um pequeno ajuste (lift, pneus a/t, e um trottle up) você pode acompanhar outros 4x4 em trilhas acima da média dificuldade que ele vai. Na volta, andando a 10/120, fez parciais de 12 km/l. Não o rei da economia mas também não sangra seu bolso. A gasolina é que tá cara demais e o álcool também. Por falar em álcool, com esse combustível o carro vira uma fera mas o consumo aumenta substancialmente. 8 km/l, na estrada.

Grand Vinicius
21/07/2021, 07:51
Bem lembrado. Quando ia pra trilha eu abastecia com álcool. Tinha até esquecido de fazer isso das últimas vezes. Mas também não vira essas FEEERAS, não. É só um leve Up de 4 cavalinhos e 1,2 quilos de torque prometidos. Mas afinal ele já é fera com a gasolina.
Cheguei há poucos dias da região de Aurora do Tocantins. Visitei Taguatinga, Rio Azuis, Dianópolis, Ponte Alta, Almas e Natividade. Muita estrada de chão, algumas trilhas e bancos de areia. O Duster devorou tudo com muita facilidade. Em momento algum selecionei outro modo que não fosse o "Auto". Consumo de 10.5 km/l entre pistas pavimentadas e de chão. Consome bem menos que a TR4 e o pequenino Jimny. Não é um carro de corridas mas andei a 100 km nas boas estradas de terra. É um carro espetacular, me atende muito bem. Seu sistema 4WD é Nissan, muito robusto e com um pequeno ajuste (lift, pneus a/t, e um trottle up) você pode acompanhar outros 4x4 em trilhas acima da média dificuldade que ele vai. Na volta, andando a 10/120, fez parciais de 12 km/l. Não o rei da economia mas também não sangra seu bolso. A gasolina é que tá cara demais e o álcool também. Por falar em álcool, com esse combustível o carro vira uma fera mas o consumo aumenta substancialmente. 8 km/l, na estrada.

VOVÔ DO TROLLER
21/07/2021, 20:19
Bem lembrado. Quando ia pra trilha eu abastecia com álcool. Tinha até esquecido de fazer isso das últimas vezes. Mas também não vira essas FEEERAS, não. É só um leve Up de 4 cavalinhos e 1,2 quilos de torque prometidos. Mas afinal ele já é fera com a gasolina.

Muito bom. E pensar que o Duster 4x4 , não será mais fabricado e vendido no Brasil. Quem tem o seu, que cuide muito bem, para tê-lo por um bom tempo. Abs

Sergio c
22/07/2021, 08:54
Daqui a uns anos vai valer bem mais que hj. Tem muito poucas Duster 4x4 rodando.
Muito bom. E pensar que o Duster 4x4 , não será mais fabricado e vendido no Brasil. Quem tem o seu, que cuide muito bem, para tê-lo por um bom tempo. Abs

Grand Vinicius
22/07/2021, 11:37
Deus te ouça! Se valorizar igual à Band então... Hahahahah :euforico::bananadança:
Daqui a uns anos vai valer bem mais que hj. Tem muito poucas Duster 4x4 rodando.

Grand Vinicius
22/07/2021, 11:49
Sim, pessoal! Esqueci de confirmar. E agora faz tanto tempo que nem tenho tanta certeza. Mas, ao que tudo indica, se não me engano, a quantidade de estrias da homocinética do nosso carro é 25x35.
Se alguém precisar comprar aí já sabe. (Ou então me corrijam, rsrs)

BlackH
22/07/2021, 14:43

isso é verdade. Vai subir bem de preço se não faltar peças.

xibiu!!!
08/08/2021, 20:17
Nova geracao do Duster sera lancada em 2024 e ja nascera hibrida (https://motor1.uol.com.br/news/525085/nova-geracao-duster-2024-hibrido/)

xibiu!!!
27/08/2021, 20:01
Novo Renault Duster tira nota zero no teste de seguranca do Latin NCAP (https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/novo-renault-duster-tira-nota-zero-no-teste-de-seguranca-do-latin-ncap/) - (Link da matéria)

Renault Duster + 2 Airbags - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CTBW814j3c4)

Thiago Gastaldi
04/09/2021, 23:05
Olá pessoal, ultimamente tenho pensado na Duster 4x4 por sem um carro com manutenção barata e toda a confiabilidade desse projeto da dacia. Sempre tive uma vontade de ter um carro que desse para fazer passeios em serras, e algumas trilhas leves/ moderadas.
Gosto muito do design da Gm tracker/vitara até 2010, mas acho que o carro já está bem mais velho e talvez já comece a ser mais dificil de achar peças para fazer manutenção. Ai que entra a Duster 4x4, particularmente gosto apenas do modelo pós facelift +2015 que seria a duster dakar que possui o 4x4.
Daria para comparar ela com uma suzuki vitara (apesar dessa ser mais um jipe)? Em relação a custo, a duster seria mais tranquila de manter, não?

JOE-X4
21/09/2021, 02:34
Tapetes novos:

577281

577282

577283

577285

577284

577286

xibiu!!!
03/10/2021, 10:54
Novo Renault Duster tira nota zero no teste de seguranca do Latin NCAP (https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/novo-renault-duster-tira-nota-zero-no-teste-de-seguranca-do-latin-ncap/) - (Link da matéria)

Renault Duster + 2 Airbags - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CTBW814j3c4)

Renault Duster e rebaixado em teste do Latin NCAP; marca contesta (https://autopapo.uol.com.br/noticia/renault-duster-e-rebaixado-em-teste-do-latin-ncap-marca-contesta/)

xibiu!!!
05/11/2021, 10:08
Renault Duster: 10 anos e quase 320 mil vendidos no Brasil (https://www.noticiasautomotivas.com.br/renault-duster-10-anos-e-quase-320-mil-vendidos-no-brasil/)

577573

godoibero
27/11/2021, 10:26
não entendo porque então o auto não pode ser usado de forma constante.

Grand Vinicius
29/11/2021, 09:59
não entendo porque então o auto não pode ser usado de forma constante.
Não sei qual o contexto que você colocou isso, se estava tentando responder a alguma opinião aqui do tópico; mas não só pode como deve, até por segurança. Na minha opinião não era nem pra ter a opção 2WD. Não faz sentido. Eu só uso AUTO. Às vezes até na trilha esqueço de acionar o 4WD. Só percebo, às vezes, quando o carro tem dificuldade de passar em alguma areia/lama.

vkbrv
29/11/2021, 17:04
Não sei qual o contexto que você colocou isso, se estava tentando responder a alguma opinião aqui do tópico; mas não só pode como deve, até por segurança. Na minha opinião não era nem pra ter a opção 2WD. Não faz sentido. Eu só uso AUTO. Às vezes até na trilha esqueço de acionar o 4WD. Só percebo, às vezes, quando o carro tem dificuldade de passar em alguma areia/lama.

Assino embaixo. O normal é no auto, o tempo todo, o carro fica mais estável. Uso o Lock em situações mais pesadas, inclusive, porque ele altera o ABS melhorando a frenagem na terra. A única função que achei pro 2WD é pra testar como o carro se sairía sem a tracão kkkkkk.

xibiu!!!
01/02/2022, 20:51
Duster completa 2 milhoes de unidades vendidas em 60 paises (https://www.noticiasautomotivas.com.br/duster-completa-2-milhoes-de-unidades-vendidas-em-60-paises/)

578247578248

xibiu!!!
04/02/2022, 20:15
Renault Duster ganha opção turbo na linha 2023 - AUTOO (https://www.autoo.com.br/renault-duster-2023-estreia-com-opcao-do-motor-13-turbo-por-r-135590/)

578262

Joao Baeta
05/02/2022, 00:10
Renault Duster ganha opção turbo na linha 2023 - AUTOO (https://www.autoo.com.br/renault-duster-2023-estreia-com-opcao-do-motor-13-turbo-por-r-135590/)

578262

:arrow: Problema que nao virá 4WD......!

xibiu!!!
06/02/2022, 12:01
Renault não prevê Duster 1.3 turbo com tração integral no Brasil - AUTOO (https://www.autoo.com.br/renault-nao-preve-duster-13-turbo-com-tracao-integral-no-brasil/)

578265

Trecho da matéria:
"Enquanto na vizinha Argentina a Renault comercializa o Duster com o propulsor 1.3 TCe associado a uma caixa manual de 6 marchas e tração integral, aqui no Brasil a recém-lançada opção turbo CVT para o SUV compacto não deverá ter uma configuração com a opção das quatro rodas motrizes.
Vale destacar que, ao menos no exterior, tal configuração mecânica existe, como é o caso do Renault Kaptur comercializado na Rússia. Ao menos até a sua primeira geração, o Renault Duster nacional contou com uma versão dotada de tração integral sob demanda.
Ao menos uma eventual Oroch 4WD poderia atender os consumidores que aguardavam pela volta do Duster com tração integral, acrescentando como um diferencial a versatilidade que uma caçamba é capaz de oferecer. Só nos resta acompanhar se tal cenário está nos planos da marca."

cakito
09/02/2022, 23:30
Renault não prevê Duster 1.3 turbo com tração integral no Brasil - AUTOO (https://www.autoo.com.br/renault-nao-preve-duster-13-turbo-com-tracao-integral-no-brasil/)

578265

Trecho da matéria:
"Enquanto na vizinha Argentina a Renault comercializa o Duster com o propulsor 1.3 TCe associado a uma caixa manual de 6 marchas e tração integral, aqui no Brasil a recém-lançada opção turbo CVT para o SUV compacto não deverá ter uma configuração com a opção das quatro rodas motrizes.
Vale destacar que, ao menos no exterior, tal configuração mecânica existe, como é o caso do Renault Kaptur comercializado na Rússia. Ao menos até a sua primeira geração, o Renault Duster nacional contou com uma versão dotada de tração integral sob demanda.
Ao menos uma eventual Oroch 4WD poderia atender os consumidores que aguardavam pela volta do Duster com tração integral, acrescentando como um diferencial a versatilidade que uma caçamba é capaz de oferecer. Só nos resta acompanhar se tal cenário está nos planos da marca."

Quem tiver seu Duster 4x4 que se agarre com ele, vão virar unicórnios (raros e cobiçados).

xibiu!!!
04/03/2022, 20:30
Renault Duster 1.3 TCe: agora turboflex, SUV nunca foi tao 'gourmet' | Testes | iG (https://carros.ig.com.br/testes/2022-03-04/renault-duster-iconic-13-tce--com-motor-novo-turboflex--suv-nunca-foi-tao--gourmet-.html)

578534

xibiu!!!
12/03/2022, 22:23
Novo Renault Duster esta sendo desenvolvido para a India (https://motor1.uol.com.br/news/572953/renaut-duster-novageracao-india-suv/)

xibiu!!!
27/03/2022, 14:37
RENAULT DUSTER COM NOVO MOTOR, NO USO (COM VIDEO) – Autoentusiastas (https://autoentusiastas.com.br/2022/03/renault-duster-com-novo-motor-no-uso-com-video/)

Renault Duster Iconic TCe 2023 com Bob Sharp. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=C42TNhi7CEE&t=1s)

Grand Vinicius
28/03/2022, 10:56
Parei de assistir no preço.

xibiu!!!
13/04/2022, 20:26
Avaliacao: Novo Duster Turbo vai bem, so falta recheio (https://www.noticiasautomotivas.com.br/avaliacao-novo-duster-turbo-vai-bem-so-falta-recheio/)

578855

xibiu!!!
19/04/2022, 19:17
Novo Duster tera 4,35 m e sera mais largo que o atual (https://www.noticiasautomotivas.com.br/novo-duster-tera-435-m-e-sera-mais-largo-que-o-atual/)

578898

Duster de nova geracao tera grande salto estetico e dinamico, diz Dacia (https://motor1.uol.com.br/news/580567/nova-geracao-duster-salto-estetico/)

xibiu!!!
16/05/2022, 19:29
Renault Duster pode virar novo Lada Niva na Russia (https://autopapo.uol.com.br/curta/renault-duster-lada/)

579056

xibiu!!!
15/06/2022, 21:55
Novo Duster tera versao 4x4 hibrida com motor eletrico na traseira (https://motor1.uol.com.br/news/592389/nova-gercao-duster-4x4-hibrido/)

579251

ajmacedo
17/06/2022, 10:26
RENAULT DUSTER COM NOVO MOTOR, NO USO (COM VIDEO) – Autoentusiastas (https://autoentusiastas.com.br/2022/03/renault-duster-com-novo-motor-no-uso-com-video/)

Renault Duster Iconic TCe 2023 com Bob Sharp. - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=C42TNhi7CEE&t=1s)

Um pecado não trazerem o 4x4, eu trocaria fácil o meu (2014), pois o interior está muito melhor (tremenda multimpidia e painel bem agradável).

Mas SUV 4x2 é algo que não rola* então fico com nosso raíz e gastão 2.0.

* - Ter o "custo" de um CG + mais elevado sem a versatilidade do 4x4.

ajmacedo
17/06/2022, 10:37
Pessoal,

Julho está aí e vou dar um passeio com a família pela Mantiqueira* (boa parte em terra) e depois sigo pela asfaltada Estrada Real até a região de Ouro Preto, lá devo ir a Matipó e se der tempo conhecer a Serra do Caparaó.

No meu Duster entra muito, mas muito pó mesmo dentro da cabine. Mesmo eu fechando a circulação do ar-condicionado. E percebo que vem de trás essa entrada de pó...

O filtro de ar da cabine está ok e as vedações das portas tb parecem ok.

Alguém tem/teve problema semelhante e poderia dar dicas?

* - Mte Verde, Maria da Fé e Aiuruoca.

rramail
21/06/2022, 20:31

Eu consigo fazer até 14km/l na estrada usando gasolina, mas sem passar dos 100km/h. A minha é uma 2.0 4wd 2018.

xibiu!!!
15/11/2022, 10:08
Renault Duster: as diferencas entre o SUV no Brasil e na Europa (https://motor1.uol.com.br/news/621502/renault-duster-diferencas-brasil-europa/)

579875

AvanRj
30/11/2022, 21:54
Uma dúvida: eu tô procurando um apara barro (lameiro), só que minha Duster já veio com o alargador de fabrica
.Não tem um modelo de apara barro que encaixe na Duster com alargador?

xibiu!!!
02/12/2022, 19:17
Nova Renault Oroch? Duster ganha versao caminhonete gambiarra (https://www.automaistv.com.br/nova-renault-oroch-duster-gambiarra/)

579936

Marcel Siqueira
03/12/2022, 07:31
Olá, realmente tem muita, mas muita informação aqui. Alguém aqui já fez o caminho Eduardo Avaroa para o Uyuni de Duster?

fhsantos
17/12/2022, 23:41
Olá pessoal, alguém sabe a especificação completa do óleo de câmbio da Duster 2013 4wd e quantos litros vai? Cada oficina fala uma coisa e a própria Renault tá oferecendo outro óleo do que achei por aí. Estão oferecendo o Elf nfx 75w GL4 (sintético, em.outros lugares já ofereceram mineral, semi-sintetico e gl5. Achei por aí que o óleo correto era o 75w80 GL4+ sintético como o Elf trx, mas esse óleo acho que saiu de linha.

Miranda_MG
18/12/2022, 08:17
fhsantos, bom dia.

Se ninguém conseguir te responder de forma mais assertiva, fica minha sugestão: todo óleo tem uma tabela de especificações técnicas que vai muito além dos atributos básicos de viscosidade e temperatura, por exemplo. Pois bem, encontre a do óleo recomendado no manual e compare-os com os dos novos óleos que você encontra. Normalmente fica fácil fazer a troca assim.

Abraço,

Miranda

Olá pessoal, alguém sabe a especificação completa do óleo de câmbio da Duster 2013 4wd e quantos litros vai? Cada oficina fala uma coisa e a própria Renault tá oferecendo outro óleo do que achei por aí. Estão oferecendo o Elf nfx 75w GL4 (sintético, em.outros lugares já ofereceram mineral, semi-sintetico e gl5. Achei por aí que o óleo correto era o 75w80 GL4+ sintético como o Elf trx, mas esse óleo acho que saiu de linha.

fhsantos
27/12/2022, 11:57
Obrigado Miranda, exatamente essa era a dificuldade achar a especificação do óleo, pq não tem no manual e as concessionárias passavam informações desencontradas e as casas de óleo queriam vender o que eles tinham.
Então, depois de muito pesquisar conclui que os óleos ELF TRX 75W80 GL 4+(sintético) e TRJ 75W80 GL 4+(semi-sintético) eram os indicados para o câmbio da Duster, mas foram descontinuados pela ELF e substituídos pelo ELF NFX 75W GL4 (Sintético).
Como não sabia qual óleo tinha no cambio (TRX ou TRJ) optei por trocar tudo e não completar (estava faltando uns 600ml).
Optei também por não usar óleo mineral e não usar nenhum óleo sintético 75w80 GL5.

Comprei o Elf NFX na concessionaria da Renault e cabe no câmbio exatamente 2 litros (A concessionária informou que eram 3).

Existe também o óleo da Total Traxium Gear 9 Fe 75W80 gl4 (sintético) que parece também servir.

Abs.

fhsantos, bom dia.

Se ninguém conseguir te responder de forma mais assertiva, fica minha sugestão: todo óleo tem uma tabela de especificações técnicas que vai muito além dos atributos básicos de viscosidade e temperatura, por exemplo. Pois bem, encontre a do óleo recomendado no manual e compare-os com os dos novos óleos que você encontra. Normalmente fica fácil fazer a troca assim.

Abraço,

Miranda

xibiu!!!
31/12/2022, 22:42
Renault acelera desenvolvimento do novo Duster que pode vir ao Brasil - Prisma - R7 Autos Carros (https://noticias.r7.com/prisma/autos-carros/renault-acelera-desenvolvimento-do-novo-duster-que-pode-vir-ao-brasil-31122022)

580026

Francivaldo
17/02/2023, 17:26
Olá a todos, sou novo por aqui e gostaria de opiniões de amigos mais experientes. Adquiri a pouco tempo minha Duster. Logo percebi que sempre que a tração é exigida um pouco mais, principalmente em aclives, ela passa a piscar a luz de tração e passa para o 2wd. Li em posts antigos reclamações semelhantes. No entanto é só exigir minimamente da tração ela aquece a passa pro 2wd. Levei no meu mecânico, que não é especialista em 4x4, e ao passar o scanner e verificar o sistema disse que é assim mesmo. Abri um chamado na Renault e estou aguardando resposta. Se for assim mesmo, ela só serve pra passeios em terrenos moderadamente acidentados e aclives moderados também. O que mais me dá raiva são os amigos me falando. "Eu avisei que era de brinquedo, puro marketing da Renault, e que não aguentaria trilhas mais parrudas." Agradeço desde já.

Ola boa tarde amigos, tinha uma duster 4x2 ano 2013, vendi a mesma para comprar uma 4x4 pois tenho um sitio e quando chove tem umas ladeiras lisas, comprei uma 4x4 ano 2018/2019 com 62.000 rodado, quando chegou levantei a mesma no elevador puchou os 4 pneus normal ai parecia tudo bem,passaram os 3 meses, quando choveu aqui ( janeiro a maio chove muito ) fui testar a mesma e esta com o mesmo problema, quando força um pouco fica piscando o 4wd e passa para o 2wD fica piscando depois para de piscar.
Estou tentando descobrir o problema, tenho quase certeza que é no acoplamento, vi um video no youtube com uma duster 4x4, o rapaz fez um passo a passo e resolveu o problema, a dele tava com 215,000 rodado. Estava dando tipo uns estralos quendo piscava o 4WD a minha nao faz barulho nenhum, vou mandar um mecanico fazer o procedimento, desmontar o acoplamento fazer a limpeza, trocar o oleo de dentro e fechar para ver se resolve o problema.
se quizerem deem uma olhada no video do rapaz, vou colocar o link aqui a baixo:

veja o procedimento que este rapaz fez e resolveu o problema, vale a pena assistir, ele deixou o tutorial passo a passo.

Duster 4WD Lock piscando. Recuperando acoplamento do diferencial traseiro - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=7nMBLSxpRtk&ab_channel=AntonioHonorato)

xibiu!!!
17/03/2023, 14:57
SUV Duster de 3ª geração é flagrado em testes pela primeira vez - AUTOO (https://www.autoo.com.br/suv-duster-de-3-geracao-e-flagrado-em-testes-pela-primeira-vez/)

580278

xibiu!!!
31/03/2023, 19:11
Dacia Duster 2024 em testes photo (https://motor1.uol.com.br/photo/7206311/dacia-duster-2024-em-testes/)

580383

xibiu!!!
03/05/2023, 17:38
"Duster" Turbo Diesel 4x4? Conheca a incrivel pickup que nunca chegou ao Brasil (https://mundofixa.com/feito-pela-propria-montadora-conheca-o-incrivel-duster-pick-up-4x4-turbo-diesel/)

580518

ajmacedo
29/05/2023, 11:22
Olá, pessoal!

Como a viatura está fazendo 9 anos estou cotando a 2ª troca da correia dentada, fiz a 1ª no final de 2018 e o carro tem hj apenas 94.000km.

Ao ligar para a concessionária eles recomendaram que eu tb troque a bomba d'água... alguém aqui já ouviu essa recomendação? Ou teve problemas com a bomba +/- nessa faixa de kilometragem?

Outra pergunta: podem indicar algum mecânico que faça o serviço em São Paulo/SP? O mecânico em que faço as revisões periódicas disse que não tem a ferramenta da Renault para a troca da correia. E a Renault da Ricardo Jafet me pediu R$ 900 de MDO para a troca.

Obrigado

dopaulo
25/10/2023, 13:33
Olá meus amigos.

Tenho uma Duster 4wd 2018, e sempre que eu passo em uma lombada mais rápido ou em um buraco um pouco, escuto 5 beeps.
Isso também ocorre se eu acelerar muito rápido para pegar velocidade, ao sair de um acostamento por exemplo.

Procurei no manual oq se trata esses beeps, mas não encontrei .Nenhuma luz é demostrada no painel, somente as vezes a luz da porta aberta que pisca.

Alguém passa por isso também? Sabem do que se trata?

Valeu! Li bastante postes aqui neste tópico, e me ajudou bastante a escolher este carro.

xibiu!!!
11/11/2023, 16:22
Novo Renault Duster sera revelado em novembro: veja o que muda (https://motor1.uol.com.br/news/695756/novo-renault-duster-mudancas/)

581014

vkbrv
06/12/2023, 07:56
Olá meus amigos.

Tenho uma Duster 4wd 2018, e sempre que eu passo em uma lombada mais rápido ou em um buraco um pouco, escuto 5 beeps.
Isso também ocorre se eu acelerar muito rápido para pegar velocidade, ao sair de um acostamento por exemplo.

Procurei no manual oq se trata esses beeps, mas não encontrei .Nenhuma luz é demostrada no painel, somente as vezes a luz da porta aberta que pisca.

Valeu! Li bastante postes aqui neste tópico, e me ajudou bastante a escolher este carro.

Cara... não é o capô aberto? Preso só na trava de segurança? Passa na lombada, abre, acende a luz e apita. Pode ser o porta malas aberto tb...

xibiu!!!
08/12/2023, 15:53
Renault Duster pode virar novo Lada Niva na Russia (https://autopapo.uol.com.br/curta/renault-duster-lada/)

579056

Novo Duster seria 'pai' do proximo Lada Niva, mas Russia mudou planos (https://motor1.uol.com.br/news/699256/novo-duster-pai-lada-niva/)

xibiu!!!
10/12/2023, 17:22
Flagra do Duster 2025 atualizado para o Brasil mostra todos os detalhes | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/flagra-do-duster-2025-atualizado-para-o-brasil-mostra-todos-os-detalhes/?expand_article=1)

581106

godoibero
20/12/2023, 10:41
Saudações, saberiam se há para choque de metal para duster?

xibiu!!!
16/04/2024, 16:47
Renault Duster 2024 tem versao 4x4 na Argentina que faz falta no Brasil (https://motor1.uol.com.br/news/716193/renault-duster-2024-4x4-argentina/)

581535

Gambazorde
19/05/2024, 20:31
Opa, já tem disponível no Mercado Livre os discos de embreagem do acoplador do diferencial traseiro do Duster. Encontre buscando por diferencial Duster 4x4.

Ideal para repor os discos desgastados do acoplador.

Ola boa tarde amigos, tinha uma duster 4x2 ano 2013, vendi a mesma para comprar uma 4x4 pois tenho um sitio e quando chove tem umas ladeiras lisas, comprei uma 4x4 ano 2018/2019 com 62.000 rodado, quando chegou levantei a mesma no elevador puchou os 4 pneus normal ai parecia tudo bem,passaram os 3 meses, quando choveu aqui ( janeiro a maio chove muito ) fui testar a mesma e esta com o mesmo problema, quando força um pouco fica piscando o 4wd e passa para o 2wD fica piscando depois para de piscar.
Estou tentando descobrir o problema, tenho quase certeza que é no acoplamento, vi um video no youtube com uma duster 4x4, o rapaz fez um passo a passo e resolveu o problema, a dele tava com 215,000 rodado. Estava dando tipo uns estralos quendo piscava o 4WD a minha nao faz barulho nenhum, vou mandar um mecanico fazer o procedimento, desmontar o acoplamento fazer a limpeza, trocar o oleo de dentro e fechar para ver se resolve o problema.

veja o procedimento que este rapaz fez e resolveu o problema, vale a pena assistir, ele deixou o tutorial passo a passo.

Duster 4WD Lock piscando. Recuperando acoplamento do diferencial traseiro - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=7nMBLSxpRtk&ab_channel=AntonioHonorato)

xibiu!!!
13/07/2024, 16:30
Novo Duster recebe apenas três estrelas em teste de colisão; veja vídeo - AUTOO (https://www.autoo.com.br/novo-duster-recebe-apenas--tres-estrelas-em-teste-de-colisao-veja-video/)

581792

dopaulo
26/07/2024, 11:10
Que chato, conseguiu resolver? Se sim, o que foi feito e quanto custou?

Valeu! Abração

dopaulo
26/07/2024, 11:13
Retornando aqui para explicar o que era e como foi resolvido.

Se trata dos sensores de porta, no caso, eram 2 do lado do motorista.
A peça custa barato (50,00), tem no mercado livre (só procurar por sensor de porta Duster) e é fácil de trocar.

Olá meus amigos.

xibiu!!!
26/07/2024, 17:20
Retornando aqui para explicar o que era e como foi resolvido.

Se trata dos sensores de porta, no caso, eram 2 do lado do motorista.
A peça custa barato (50,00), tem no mercado livre (só procurar por sensor de porta Duster) e é fácil de trocar.

Meu caro dopaulo.

Muito importante este retorno ao tópico com a informação da solução de um problema.

:curtir:

ajmacedo
02/08/2024, 16:11
Olá pessoal!

Troquei os amortecedores(1) no final de junho e fui viajar, na véspera de voltar vi que o carro estava com um pequeno vazamento de óleo do lado do motorista, mas como tem o protetor de carter estava difícil de identificar.

Fui a um posto de lubrificação e lá vimos que era na junta do semi-eixo com a caixa de câmbio, o rapaz comentou que é comum dar esse problema desse lado nos Renault. Completei o óleo da caixa de câmbio e pus o pé na estrada (1.000 km de viagem na volta). Vcs já tiveram problema com essa junta?

Antes disso, há uns 3 meses, em após rodar acima de 50/60 km/h ao parar e dar ré esterçando eu ouvia alguns estalos... agora aumentaram(2) e infelizmente acho que é isso msm. A original é impraticável, só vendem o semi-eixo inteiro a R$ 3,1k, fica a pergunta qual é uma boa marca pra eu colocar? Já troco a do outro lado tb?

O carro é meu desde zero e eu o considero um tanque, os amortecedores msm só de uns meses pra cá que ficaram cansados, percebi uma piora na estabilidade em curvas que tivessem alguma junta ou outra irregularidade. Msm sendo um tanque eu não judio, mas jamais refuguei caminhos ruins, e faço manutenção. Não esperava por problemas na homocinética.

Agradeço antecipadamente

(1) - Monroe - Gas Premium: ficou muito bom.
(2) - Meu Niva tb tem esses estalos há anos, mas como ando muito pouco e não ponho a família nele eu vou empurrando com a barriga;

Grand Vinicius
02/08/2024, 16:51
Homocinética não tem segredo. Rasgou a coifa, já era. Realmente só trocam o semi-eixo inteiro, mas eu comprei a homocinética no Mercado livre. Eu mesmo inventei uma ferramenta pra sacar a homocinética sem tirar o semi-eixo do lugar. Vou tentar fazer um vídeo de hoje pra domingo.
A inspiração é essa: https://www.aliexpress.us/item/1005005894383080.html?spm=a2g0o.detail.similar_ite ms.11.6add5sFU5sFUXq&utparam-url=scene%3Asearch%7Cquery_from%3A&pdp_npi=4%40dis%21BRL%21202.69%2150.67%21%21%21276 .00%2169.00%21%402101fb0c17121625067611950ea51a%21 12000034744057452%21sea%21BR%21167813241%21&gatewayAdapt=4itemAdapt
Mas fiz diferente, soldei disco diamantado com dois parafusos longos de 16mm.

Grand Vinicius
16/08/2024, 09:36
Bom, galera.
Não fiz o vídeo... :rolleyes:
Mas pedi pra minha filha parar de jogar por um segundo e tirar uma foto. Ficou bem ruim. :putz:
Tentei explicar alguma coisa aí. Avisem se não ficou claro:
581869
581868
Provavelmente vou trocar a do outro lado amanhã e, aí sim, tentar fazer um vídeo.

Sem falar na luta que foi pra conseguir remover essa porca. :lutabox:

Tentei na força, na pancada, na alavanca... Chegou a danificar a porca e entortar o braço de força do meu kit da Robust.
Comprei uma chave de impacto pneumática Lith, mas era muito fraquinha. Alega ter 320Nm máximo. Mas acho que nem isso. Muito mal tira os parafusos da roda. Depois comprei uma maior. 720Nm. Mas nem testei, chegou a chave de impacto elétrica 18V que comprei na China. Alega ter 1600Nm, mas obviamente acho que é exagero. Fui testar só pra confirmar que não tirava a porca, mas tirou que nem manteiga. :palmas:
Nem filmei porque achava que não ia sair. Recomendo demais a bruta.
Podem procurar na Banggood. A marca às vezes varia. Pode ser Mustool, Drillpro, Yofidra, Topshark, Patuopro, Violeworks, Babeq, Kamolee, Jauhi, não importa muito a etiqueta que o chinês bota. São todas iguais e excelentes! A bateria é compatível com a linha Makita(inclusive alguns vem com a etiqueta "makita"). :banido:

Conheci essa linha através do 123Fernando no Youtube. Excelente canal de review de ferramentas. Eu demorei a virar inscrito porque os vídeos eram muito longos. Mas vou dizer a você: o vídeo passa e você nem sente. É muito bem feito. :computador:

Um abraço!

Grand Vinicius
16/08/2024, 09:39
Meu caro dopaulo.

Muito importante este retorno ao tópico com a informação da solução de um problema.

:curtir:
Muito bom, mesmo! O Sandero da minha enteada apresentou essa mesma luz e eu já estava ligeiro! :concordo:

Grand Vinicius
16/08/2024, 10:18
... Já troco a do outro lado tb?...

... Não esperava por problemas na homocinética...

No caso eu ia falar que não era necessário trocar o outro lado. Mas mudei de opinião. veja bem:

Quando dá problema na homocinética, na minha experiência, é porque rasgou a coifa e vazou a graxa e/ou entrou água/areia/lama. Então seria necessária apenas a troca desse lado. Porém, dessa última vez, eu estava ouvindo um barulho muito alto em um dos lados, e comprei apenas uma homocinética. Ao trocá-la, procurei o rasgo na coifa mas inicialmente não achei nada, e imaginei que era pequeno ou estava escondido pela graxa.
Aí, rodando com o carro, comecei a ouvir o barulho do lado oposto. Ou seja: Os dois lados estavam gastos, provavelmente por tempo, sem ter rasgado as coifas, e eu só ouvia o barulho de um lado, porque era o mais alto.

Então mudo minha opinião. A não ser que as homocinéticas sejam novas e uma das coifas rasgou, se vai trocar um lado, troque logo os dois, ou pelo menos limpe e troque a graxa do lado que ainda está bom. Principalmente se você vai mandar pra uma oficina e não trocar em casa. Já economiza uma viagem e mão de obra e o tempo sem o carro.

Além de que os fabricantes recomendam a troca a cada 50.000. Então acho que com 100.000 já tá de bom tamanho.

Um abraço.

ajmacedo
02/11/2024, 11:57
Grand Vinicius, blz?

Dando um update por aqui...
Meu diagnóstico estava errado, não era homocinética.

Voltei no meu mecânico e pedi pra ele olhar: coifas ok, buchas ok, bieletas ok...
Demos uma volta e por duas vezes ocorreu o estalo (bem audível), daí ele resolveu soltar e reapertar as torres dos amortecedores dianteiros.

E tchan: o barulho acabou!

Ele disse que se for necessário repete o procedimento mais adiante.

A viatura é um tanque msm, impressionante esse carro.

Obrigado

ajmacedo
02/11/2024, 17:36
Oi pessoal, boa tarde!

A central multimídia começou apresentando algumas "linhas de ruído*" quando eu a mantinha desligada (aparecendo apenas o relógio), mas essas linhas sumiam quando a mesma estava em uso.

Depois ela travou em determinada tela com o touch e as teclas se tornando irresponsivos e tb não tem som.

Além disso, após passar uns minutos nessa tela travada a central reinicia e volta pra mesma tela.

Como uso a vtr apenas em viagens, e não quero ficar na mão, tirei a central.

Venho ak perguntar se alguém teve esse problema e com quem arrumou (estou em São Paulo/SP)?

Inicialmente pensei em colocar uma Pioneer nova, mas depois vi um anúncio de troca do touch no ML (~R$ 130) e resolvi investigar um pouco. Falei com o vendedor hj pelo Whats, mas ele acha que não é touch.

Se alguém poder dar uma luz agradeço.

Abs

* - não eram ruídos de áudio, mas linhas de pontos brancos na tela preta (parecido com aquelas TV's antigas).

Link no YTB: https://www.youtube.com/watch?v=kxcH4YPpofo

lopess_sccp
11/12/2024, 18:35
boa tarde amigos, tenho uma duster 4x4 2015 e preciso rebocar um chevette sl 1.6 84, ele pesa 925kg, acham que consigo rebocá-lo com uma asa delta sem problemas com polícia?

ajmacedo
15/12/2024, 20:33
Tenho um cambão (dispositivo de reboque aceito, pois evita a colisão traseira) e já foi usado no meu Niva para rebocar um Fusca, sem problemas.
O que não pode é cinta de resgate (trilha) ou corda, pq daí o risco de colisão traseira é grande.
Já puxei numa rampa de garagem bem inclinada tanto o Niva, como um Focus usando o Duster fez o trabalho sem problema nenhum.

O meu é desse tipo (reto/telecópico): https://www.josewal.com.br/MLB-1679953345-cambo-retratil-avm-easy-tow-reboque-adaptavel-ate-2000kg-_JM

boa tarde amigos, tenho uma duster 4x4 2015 e preciso rebocar um chevette sl 1.6 84, ele pesa 925kg, acham que consigo rebocá-lo com uma asa delta sem problemas com polícia?