Ver Versão Completa : Renault Duster 4X4
Páginas :
1
2
3
[
4]
5
6
7
8
9
10
11
12
Zé Novais
25/07/2013, 14:14
vai um
215x80x16, encontramos 3*itens | Portal E-completo (http://www.ecompleto.com.br/search/215x80x16)
vai outro
Tag: 215x80x16 | PNEUPLUS - Bridgestone e Firestone (http://www.pneuplusonline.com.br/tags.php?tag=215x80x16&orderby=menor)
e ai? blz? to tentando fechar um 4x2 e dai pra frente pulo pro 4x4 . . .
e será que cabe???????
ricardo arlen
25/07/2013, 16:04
me desculpe, mais o pneu do duster não é o 215/60 R16....no post anterior foi mostrado um 80....
Com relação a calibragem....achoque qto maior o volume do pneu menor a calibragem recomendada pela fabrica. Porém, a gente chega num posto e mete 29 psi com o pneu frio. Acredito que dificilmente vamos encontrar um calibrador de posto de gasolina com a mesma precisão. Muitas vezes paramos em 29 mas o valor verdadeiro pode estar acima ou abaixo desse valor....e saimos contentes achando que está tudo bem. Na realidade, acho até que está bem....se o fabricante recomenda 29, não acredito que duas libras a mais fará diferença....talvez 27 seja ruim....veja bem, não temos carros de formula um....pra se ter uma idea, na primeira semana que peguei o duster, rodava com ele satisfeito. Qdo fui calibrar o pneu, ele estava em 39!!! Hoje eu rodo com 30-31....numa boa....
Zé Novais
26/07/2013, 08:37
então pessoal, alguma ideia a respeito do pneu caber ou ñ?
Zé Novais
26/07/2013, 11:18
então, encontrei essas informações referentes ao 205 . . . deve servir para o 215 tb???
então pessoal, alguma ideia a respeito do pneu caber ou ñ?
Bom dia, Zé Novais,
Acredito que caiba, tendo em vista que a caixa de rodas do Duster possui um bom espaço ao redor das rodas, espaço este bem maior (em vários casos) que outros veículos crossovers, porém não posso lhe garantir isto porque nunca fiz este teste.
Poderia, entretanto, contribuir com algumas sugestões:
a) Tente ir a uma loja física que possua os pneus nessa nova medida e pergunte sobre a possibilidade de montagem nas rodas originais para fazer um teste antes de adquirir;
b) Procure negociar a compra em consignação, ou seja, tente conseguir a possibilidade de trocar pelo modelo original caso não dê certo a montagem com as novas rodas, porque você, neste caso, não perderia o investimento do valor nos novos pneus;
c) Ouvi alguém dizer que existe a possibilidade de devolução de produtos, por exemplo, em caso de incompatibilidade ou mesmo insatisfação com o produto, quando a aquisição é feita exclusivamente pela Internet, mas eu aconselharia que você procurasse confirmar esta informação em órgãos de defesa do consumidor, ou outras entidades afins, ou mesmo consultando um bom advogado que atue nessa área;
d) Procure adquirir os 4 pneus com a mesma medida, uma vez que, conforme mencionei em um post anterior, veículos 4x4 precisam ter o mesmo perímetro de rodagem, de acordo com o manual dos mesmos;
Mas, além das dicas acima, que seriam úteis caso você já esteja certo da compra, diria mais:
1) Leve em conta que esta medida diferente retirará a precisão do velocímetro, do hodômetro, e do computador de bordo quanto às distâncias percorridas, velocidade média, e consumo;
2) Apesar de ter a vantagem de elevar o carro, aumentando a altura livre do solo, e melhorando os ângulos de ataque (entrada), de saída e de breakover (além de provavelmente melhorar o conforto de rodagem devido ao aumento do perfil lateral), pode implicar em menor estabilidade, e eventual maior esforço dos componentes da suspensão devido à maior massa do conjunto rodas + pneus. Quanto a isto, um membro do fórum que seja engenheiro pode auxiliar melhor no quanto isto pode influenciar, mesmo que seja uma estimativa do esforço;
Espero que tenha contribuído um pouco visando lhe fazer pensar bem nos prós e contras deste novo investimento na viatura, e que, uma vez que tenha decidido seguir em frente, que você faça uma boa aquisição com confiança, no sentido de tirar um bom proveito deste veículo que é muito bom no dia-a-dia, nas viagens e que nos concede segurança e conforto em estradas ruins (esburacadas).
Até mais, e boas trilhas a todos!
dd1969.
jose.netto
31/07/2013, 01:23
Prezados. Comprei hoje um Duster 2.0 Aut. 13/14. Na loja tem uma 4x4 pra pronta entrega só que 13/13 da mesma cor (preto) e se brincar ainda economizo uns R$ 3.000,00 pelo fato de ser 13/13. Descobri hoje a noite na net que a 4x4 tem suspensão diferente (multilink) e a automática não. Perguntei na loja se a 4x4 seria um carro mais resistente e os vendedores informaram que se tratava do mesmo carro apenas com a tração 4x4. Daí pergunto? O 4x4 é realmente mais "resistente", tem mais estabilidade etc? como o carro ainda não foi faturado, poderia trocar pela 4x4 tendo que abrir mão do conforto do cambio automático. Outra coisa, dá pra encarar trilhas leves, com lama, areia, dunas, etc na 4x4?
Prezados. Comprei hoje um Duster 2.0 Aut. 13/14. Na loja tem uma 4x4 pra pronta entrega só que 13/13 da mesma cor (preto) e se brincar ainda economizo uns R$ 3.000,00 pelo fato de ser 13/13. Descobri hoje a noite na net que a 4x4 tem suspensão diferente (multilink) e a automática não. Perguntei na loja se a 4x4 seria um carro mais resistente e os vendedores informaram que se tratava do mesmo carro apenas com a tração 4x4. Daí pergunto? O 4x4 é realmente mais "resistente", tem mais estabilidade etc? como o carro ainda não foi faturado, poderia trocar pela 4x4 tendo que abrir mão do conforto do cambio automático. Outra coisa, dá pra encarar trilhas leves, com lama, areia, dunas, etc na 4x4?
Bom dia, jose.netto,
Realmente, a suspensão traseira do Duster 4x4 é diferente porque é do tipo independente multilink, enquanto a dos outros modelos (inclusive o automático) é normal, do tipo semi-independente, mas também é muito boa, pois o carro é confortável no geral, devido em parte ao bom espaço entre-eixos.
O que já li em diversos fórums e reviews, especialmente por parte de editores jornalísticos automotivos, é que a suspensão traseira multilink é mais macia e confortável, transmitindo menos impacto aos ocupantes do veículo em estradas irregulares, especialmente aos ocupantes do banco traseiro, mas também perceptível aos ocupantes dianteiros. E realmente, eu comprovei isto ao viajar em um dia desses pelo interior do Estado do Rio de Janeiro, passando por diversas cidades, num total de 500 Km, sendo mais de 100 Km por estradas de terra irregular andando rápido, e cheguei em casa inteiro e sem dores. A suspensão multilink é utilizada também por outros veículos 4x4 mais confortáveis (que não utilizam feixes de molas e eixos rígidos), tais como o Suzuki Grand Vitara, Mitsubishi TR4 e outros.
Quanto à resistência, não posso afirmar se o 4x4 é mais resistente, pois a durabilidade dos outros Duster deve ser muito boa também (são quase o mesmo carro).
A outra diferença do 4x4 é que possui um sistema de transmissão desenvolvido pela japonesa Nissan, que, de acordo com outras fontes, trataria-se do mesmo sistema utilizado pelo Nissan Murano, crossover de quase 2 toneladas vendido nos Estados Unidos. Este sistema possui um conversor de torque na parte frontal, um eixo cardã no túnel central, e diferencial do eixo traseiro, o que permite transmitir a força do motor também para as rodas traseiras quando necessário, tais como em travessia de riachos, lama, terra, areia de praia, pedras escorregadias tais como paralelepípedos em dias de chuva, pista de asfalto molhada, etc.
Quanto à estabilidade arriscaria dizer que deve ser ligeiramente melhor no 4x4 (talvez por uma diferença muito pequena por ser somente na traseira), e considero o Duster bem estável para um crossover desse tamanho, peso e altura (o meu é o 4x4).
Já fiz algumas trilhas leves com ele, andando junto com TR4, Vitara, JPX, L200, Troller, e ele se saiu muito bem, sem nenhuma dificuldade, para surpresa dos outros participantes, pois era o único com Duster naquela trilha.
Já dirigi o Automático quando fiz o test-drive na concessionária, e gostei do conforto desse câmbio, mas, como sabia que queria o 4x4, pois já estava decidido pelo tipo de uso que faria do carro, optei mesmo pelo 4x4.
Tudo é uma questão de troca: ganha-se de um lado e perde-se de outro. Neste caso, é o conforto pela segurança.
O Automático lhe dá o conforto de não se preocupar com trocas de marchas, o que é especialmente útil em congestionamentos.
Digo que o 4x4 lhe dá mais segurança porque: primeiro, você se sente muito mais seguro para viajar para lugares onde não iria com um carro comum. Segundo, porque, apesar de não fazer trilhas todo final de semana, lhe digo que uso o sistema 4x4 com muita frequência do que eu pensava antes, tais como nas seguintes situações:
Pista molhada: oferece mais controle do carro por dificultar a patinagem das rodas, e lhe confere mais segurança para dirigir em situação de chuva (parece que o carro se segura mais na pista), somente não podendo abusar de pista encharcada, pois neste caso, há o risco de aquaplanagem para qualquer carro, e neste caso não adianta nem mesmo para 4x4 algum.
Arrancada de emergência, mesmo em pista seca: às vêzes precisei arrancar rápido para sair, especialmente em subida, para evitar ser atingido por outro veículo, e o sistema 4x4 me permitiu não perder tração, movimentando o carro bem mais rápido que um normal, no qual as rodas dianteiras estariam patinando, fazendo-nos perder tempo.
Desculpe-me pelo tamanho do post, mas penso que é melhor ter as informações mais completas para ajudar na decisão.
Em resumo, como descrito acima: veja qual é o tipo de uso que você fará do carro ao longo do tempo que estiver com ele, e pese os prós e contras entre conforto e segurança. Para algumas pessoas, o câmbio automático é fundamental, e para outras (como para mim) é opcional. Transmissão 4x4 para mim é muito importante, mas para outras pessoas, é supérfluo.
Moral da história: não existe carro perfeito, mas o carro mais adequado às tuas necessidades.
Abraços, e boa compra!
dd1969.
Prezados. Comprei hoje um Duster 2.0 Aut. 13/14. Na loja tem uma 4x4 pra pronta entrega só que 13/13 da mesma cor (preto) e se brincar ainda economizo uns R$ 3.000,00 pelo fato de ser 13/13. Descobri hoje a noite na net que a 4x4 tem suspensão diferente (multilink) e a automática não. Perguntei na loja se a 4x4 seria um carro mais resistente e os vendedores informaram que se tratava do mesmo carro apenas com a tração 4x4. Daí pergunto? O 4x4 é realmente mais "resistente", tem mais estabilidade etc? como o carro ainda não foi faturado, poderia trocar pela 4x4 tendo que abrir mão do conforto do cambio automático. Outra coisa, dá pra encarar trilhas leves, com lama, areia, dunas, etc na 4x4?
Olá pessoal,
Complementando as perguntas do membro jose.netto sobre a suspensão traseira multilink do Duster 4x4, aproveito a oportunidade para compartilhar algumas fotos que havia feito num dia desses sobre o fundo do carro (que estava muito sujo), para os que ainda não tiveram a oportunidade de ver como é.
Tirei as fotos quando o carro estava na rampa de um lava-jato (aguardando o início da lavagem). Desculpem-me pela baixa qualidade das imagens, pois não estava com minha câmera, e usei o próprio celular para fazê-las.
O mais importante é que dá para identificarmos alguns componentes da suspensão e do sistema de transmissão 4x4, conforme abaixo:
Suspensão traseira multi-link (lado esquerdo para demonstração, mas é do mesmo jeito do outro lado, ok?):
423929
Agora, o sistema de transmissão 4x4:
Parte frontal, com o conversor de torque e o início do eixo cardã:
423930
Agora, uma visão geral do eixo cardã, desde o conversor de torque até o diferencial do eixo traseiro:
423931
E agora, uma visão mais traseira, com o final do eixo cardã, o diferencial do eixo traseiro, e os dois semi-eixos (esquerdo e direito), que levam o torque às rodas traseiras:
423932
Abraços a todos!
dd1969.
Bom dia, jose.netto,
Realmente, a suspensão traseira do Duster 4x4 é diferente porque é do tipo independente multilink, enquanto a dos outros modelos (inclusive o automático) é normal, do tipo semi-independente, mas também é muito boa, pois o carro é confortável no geral, devido em parte ao bom espaço entre-eixos.
O que já li em diversos fórums e reviews, especialmente por parte de editores jornalísticos automotivos, é que a suspensão traseira multilink é mais macia e confortável, transmitindo menos impacto aos ocupantes do veículo em estradas irregulares, especialmente aos ocupantes do banco traseiro, mas também perceptível aos ocupantes dianteiros. E realmente, eu comprovei isto ao viajar em um dia desses pelo interior do Estado do Rio de Janeiro, passando por diversas cidades, num total de 500 Km, sendo mais de 100 Km por estradas de terra irregular andando rápido, e cheguei em casa inteiro e sem dores. A suspensão multilink é utilizada também por outros veículos 4x4 mais confortáveis (que não utilizam feixes de molas e eixos rígidos), tais como o Suzuki Grand Vitara, Mitsubishi TR4 e outros.
Quanto à resistência, não posso afirmar se o 4x4 é mais resistente, pois a durabilidade dos outros Duster deve ser muito boa também (são quase o mesmo carro).
A outra diferença do 4x4 é que possui um sistema de transmissão desenvolvido pela japonesa Nissan, que, de acordo com outras fontes, trataria-se do mesmo sistema utilizado pelo Nissan Murano, crossover de quase 2 toneladas vendido nos Estados Unidos. Este sistema possui um conversor de torque na parte frontal, um eixo cardã no túnel central, e diferencial do eixo traseiro, o que permite transmitir a força do motor também para as rodas traseiras quando necessário, tais como em travessia de riachos, lama, terra, areia de praia, pedras escorregadias tais como paralelepípedos em dias de chuva, pista de asfalto molhada, etc.
Quanto à estabilidade arriscaria dizer que deve ser ligeiramente melhor no 4x4 (talvez por uma diferença muito pequena por ser somente na traseira), e considero o Duster bem estável para um crossover desse tamanho, peso e altura (o meu é o 4x4).
Já fiz algumas trilhas leves com ele, andando junto com TR4, Vitara, JPX, L200, Troller, e ele se saiu muito bem, sem nenhuma dificuldade, para surpresa dos outros participantes, pois era o único com Duster naquela trilha.
Já dirigi o Automático quando fiz o test-drive na concessionária, e gostei do conforto desse câmbio, mas, como sabia que queria o 4x4, pois já estava decidido pelo tipo de uso que faria do carro, optei mesmo pelo 4x4.
Tudo é uma questão de troca: ganha-se de um lado e perde-se de outro. Neste caso, é o conforto pela segurança.
O Automático lhe dá o conforto de não se preocupar com trocas de marchas, o que é especialmente útil em congestionamentos.
Digo que o 4x4 lhe dá mais segurança porque: primeiro, você se sente muito mais seguro para viajar para lugares onde não iria com um carro comum. Segundo, porque, apesar de não fazer trilhas todo final de semana, lhe digo que uso o sistema 4x4 com muita frequência do que eu pensava antes, tais como nas seguintes situações:
Pista molhada: oferece mais controle do carro por dificultar a patinagem das rodas, e lhe confere mais segurança para dirigir em situação de chuva (parece que o carro se segura mais na pista), somente não podendo abusar de pista encharcada, pois neste caso, há o risco de aquaplanagem para qualquer carro, e neste caso não adianta nem mesmo para 4x4 algum.
Arrancada de emergência, mesmo em pista seca: às vêzes precisei arrancar rápido para sair, especialmente em subida, para evitar ser atingido por outro veículo, e o sistema 4x4 me permitiu não perder tração, movimentando o carro bem mais rápido que um normal, no qual as rodas dianteiras estariam patinando, fazendo-nos perder tempo.
Desculpe-me pelo tamanho do post, mas penso que é melhor ter as informações mais completas para ajudar na decisão.
Em resumo, como descrito acima: veja qual é o tipo de uso que você fará do carro ao longo do tempo que estiver com ele, e pese os prós e contras entre conforto e segurança. Para algumas pessoas, o câmbio automático é fundamental, e para outras (como para mim) é opcional. Transmissão 4x4 para mim é muito importante, mas para outras pessoas, é supérfluo.
Moral da história: não existe carro perfeito, mas o carro mais adequado às tuas necessidades.
Abraços, e boa compra!
dd1969.
Tenho apenas 20 anos de idade, meu pai sempre me levou pra castelhanos, e outras trilhas que
ele sempre gostou de fazer, quando fiz 18 anos ganhei uma eco 2.0 4x4 (Que acabei de trocar pelo
jetta novo), e as trilhas que EU fazia (Caraguá e São sebastião principalmente) sempre foram
trilhas que um carro com tração dianteira passaria, talvez não passasse se tivesse chovido, mas
se tivesse seco passaria sim, mas a eco era mais alta, com um pneu UM POUCO melhor e o
4x4 passava com mais facilidade; eu sei que ecosport n é uma EXCELENTE viatura, mas usei ela
por dois anos como carro de passei, trabalho e lazer, e me serviu MUITO bem! Mesmo não
sendo um carro com aptidão off-road, acredito que seja a mesma situação que o Duster,
por não ser um carro FODA fora de estrada, mas pra alguém ele terá serventia ;)
Pacco-Duster
07/08/2013, 22:38
bom dia, ensaiando um retorno e ja pensando em mudança . . .
cabe?
Olá Zé e povo do Forum...
É a primeira vez que estou em um forum...entao me desculpem manotas virtuais...
Tenho um Duster 4X4, 12/12, já com 40.000km rodados, muitos deles em caminhos de terra de grande desafio (lama, valas, ingremes). Trabalho com meio ambiente, entao vou pra cada buraco e o carro tá se mostrando extremamente valente, diferentemente de muitos comentários que vejo contra. Falo que ainda leva uma vantagem enorme nessas estradas em relaçao a camionetes (L200 e Hilux) já que com seu tamanho menor e boa "torçao" da direçao, faz facilmente retornos em espaços pequenos.
Os pneus originais (Bridgestone) sumiram com pouco mais de 20.000k(!), nao fiz rodizio! Achei muito pouco!!!
Agora, com o inicio das chuvas, queria colocar pneus mais apropriados pra lama e mais alto. Tb pensei num 205/16/80. Segue um link de um com preço excelente:Pneu Free - Compre online - 205R16LT 8 Lonas 112/110Q KL78 KUMHO (http://www.pneufree.com.br/vendas/suv/205/R16/8Lonas/112-110Q/KL78/KUMHO)
Você ou alguém do forum já colocou? Se nao tiver resposta, vou arriscar e colocar até semana que vem...postarei o resultado ao longo do teste...
Abçs!
Pacco
MARCIO MAMEDE
16/08/2013, 16:40
Comprei no final de 2012 o modelo 4x2 e estou muito satisfeito. 8km na cidade e 12km na estrada.
Pesquisei vários acessórios e vou postar aqui alguns.
Protetor de frente (da Paulista Som)
426500
MARCIO MAMEDE
16/08/2013, 16:41
Mais um acessório para incrementar. Este só no e-bay da Alemanha ou Portugal.
426501
MARCIO MAMEDE
16/08/2013, 16:43
Adesivos que podem ser feitos em qualquer lugar.
426502
ricardo arlen
16/08/2013, 21:21
marcio, vc comprou esses cromados, certo? cm vc fez pra traze-los pra cá? Pagou imposto? Foi via correios ou vc trouxe de lá?
Grato pela informação.
MARCIO MAMEDE
18/08/2013, 13:49
marcio, vc comprou esses cromados, certo? cm vc fez pra traze-los pra cá? Pagou imposto? Foi via correios ou vc trouxe de lá?
Grato pela informação.
O ideal é comprar durante a viagem ou pedir a um amigo. Estes cromados eu não cheguei a comprar; comprei a grade da Dacia; acho que meu Duster vai ser o único Dacia aqui no brasil. he he he.
Sobre comprar a peça direto daqui do Brasil, acho que não terá problemas. Pelo que me informaram só se ultrapassar 500 dólares é que terá imposto. Pode ser enviado pelos correios.
MARCIO MAMEDE
18/08/2013, 13:52
Esta colocação eu pretendo fazer, só que com um modelo um pouco menor; o que acham?
426728
MARCIO MAMEDE
18/08/2013, 14:58
Ricardo, sobre os frisos, um amigo sugeriu fazer o que fica na base das janelas, com fita cromo, já o inferior, não é exatamente o da foto, mas no link abaixo há um modelo cromado. O que comprei foi no mercado livre, já na cor do veículo.
Friso Cromado Duster (Outros) a BRL 140 em PrecioLandia Brasil (7cpwng) (http://www.preciolandia.com/br/friso-cromado-duster-7cpwng-a.html)
MARCIO MAMEDE
18/08/2013, 15:10
Duster com cara de mal
426735
MARCIO MAMEDE
18/08/2013, 15:13
Outra personalização muito boa. Os farois auxiliares que pretendo colocar são deste tipo.
426736
MARCIO MAMEDE
18/08/2013, 15:22
Xé, só complementando, no site onde consta tais informações há ainda referência ao BF All Terrain en 235/70 R16. Ver abaixo o link:
https://sites.google.com/site/daciaduster4x4/preparaciones-del-duster/mejorar-en-campo-4x4/kit-3-cm-h-r
MARCIO MAMEDE
19/08/2013, 13:57
Ricardo Arlen, sobre a sua pergunta, hoje o meu amigo que está na Alemanha informou que se enviar pelos correios a Receita Federal vai cobrar imposto, se duvidar igual ou um pouco maior que o valor do item. Há ainda o fato da demora de cerca de 3 meses segundo experiência que ele já teve. Ele ainda alertou que o e-bay na Alemanha não é muito confiável. Assim, recomendo que compre somente através de alguém que vá e traga consigo o item.
MARCIO MAMEDE
19/08/2013, 13:59
então pessoal, alguma ideia a respeito do pneu caber ou ñ?
Na europa o pneu que vem de série é o 215/65/16.
MARCIO MAMEDE
19/08/2013, 14:37
Outro bom acessório vendido lá fora; trata-se de um protetor de motor que vai até a frante, de 3mm de espessura.
426929
Gabrielalexandre06
19/08/2013, 16:58
Na europa o pneu que vem de série é o 215/65/16.Amigo Marcio, pretendo trocar o carro da minha esposa (jac j3) por um duster 4x4 , menciono que voçe é proprietario de um , portanto lhe pergunto , na versao 4x4 ele é aut ? qual a media de consumo que ele faz aqui em Fortaleza ?
ERIVAL_CE
19/08/2013, 17:53
Amigo Marcio, pretendo trocar o carro da minha esposa (jac j3) por um duster 4x4 , menciono que voçe é proprietario de um , portanto lhe pergunto , na versao 4x4 ele é aut ? qual a media de consumo que ele faz aqui em Fortaleza ?
Caro Gabriel, ainda não há Duster 4X4 na versão automática, somente 4X2 2.0, que, diga-se de passagem custa o mesmo preço do 4X4 manual. Moro em Fortaleza e tenho um Duster 4x4 a mais de um ano e já passei dos 30.000 rodados, já fiz todos os testes que possa imaginar com o carro, desde consumo até resistência e estou muito satisfeito com o carro. Também moro em Fortaleza e aqui ele tá fazendo em torno de 8 km/l e na estrada faz em torno de 11 km/l.
Antes do Duster meu carro era automático e te digo seguramente que entre um 4x2auto e um 4x4manual sou mais o 4x4 (não sei se sua esposa teria a mesma opinião, já que falou que será trocado pelo carro dela). O Duster 4x4 reune a valentia de um off-road ao conforto, estabilidade e economia de um carro de passeio. Comparando com uma TR4 (que também conheço bem), é equivalente no desempenho off-road e infinitamente superior no desempenho urbano. Outro ponto forte do Duster é o valor do Seguro bem abaixo da média dos carros 4x4.
Fique a vontade para tirar qualquer dúvida a respeito do carro, e se resolver comprar ou fazer um teste drive, ainda te indico meu vendedor em Fortaleza.
Grande abraço!
ERIVAL_CE
19/08/2013, 18:36
Informação nunca é demais.
Vai mais um link:
Renault Duster 4x2 enfrenta versão 4x4: vale a pena pagar pela tração integral? - Carros - R7 (http://noticias.r7.com/carros/noticias/comparativo-familiar-renault-duster-4x4-versus-renault-duster-4x4-20130205.html)
Gabrielalexandre06
19/08/2013, 18:54
Caro Gabriel, ainda não há Duster 4X4 na versão automática, somente 4X2 2.0, que, diga-se de passagem custa o mesmo preço do 4X4 manual. Moro em Fortaleza e tenho um Duster 4x4 a mais de um ano e já passei dos 30.000 rodados, já fiz todos os testes que possa imaginar com o carro, desde consumo até resistência e estou muito satisfeito com o carro. Também moro em Fortaleza e aqui ele tá fazendo em torno de 8 km/l e na estrada faz em torno de 11 km/l.
Antes do Duster meu carro era automático e te digo seguramente que entre um 4x2auto e um 4x4manual sou mais o 4x4 (não sei se sua esposa teria a mesma opinião, já que falou que será trocado pelo carro dela). O Duster 4x4 reune a valentia de um off-road ao conforto, estabilidade e economia de um carro de passeio. Comparando com uma TR4 (que também conheço bem), é equivalente no desempenho off-road e infinitamente superior no desempenho urbano. Outro ponto forte do Duster é o valor do Seguro bem abaixo da média dos carros 4x4.
Fique a vontade para tirar qualquer dúvida a respeito do carro, e se resolver comprar ou fazer um teste drive, ainda te indico meu vendedor em Fortaleza.
Grande abraço!
Amigo ERIVAL_CE , muito grato pela sua ajuda !
Concordo com o seu relato , tambem sou mais o 4x4 , mas minha esposa quer carro automático , então eu queria juntar o útil ao agradável, mas como não tem 4x4 aut , acho que vou optar pelo 4x2 aut 0km .
Á cerca de um ano atrás estava com uma ford ranger e então pensei em trocar num duster e fui na renault no final da santos dumont mas avaliação foi mui ruim , e acabei por trocar a ranger num civic lxs 2011/2011.
Agora pretendo trocar meu civic numa pick up 0 km e o carro da minha esposa num duster 0km , no decorrer desta semana talvez irei numa css da renault para ver quanto pagam no j3 na troca .
Qualquer coisa depois voce me passa o contacto do seu vendedor .
Cordialmente,
Gabriel Correia
ricardo arlen
19/08/2013, 20:49
Desde que comprei o 4x4 (março de 2012) que eu venho estudando uma forma de colocar farois de milha (milha mesmo e não aquela enrolada que a renault faz em colocar outro par de farol de neblina onde supostamente deveria ser o de milha). Como a grade do duster fica bem próximo do parachoque não teria como colocar um farol de milha legal (tamnha pequeno das Hella) sem que este fique a frente do parachoque. Esse grande instalado pelo indiano ficaria bom se não fosse tão grande pois ele usou o suporte por tras da grade. Já tirei o parachoque para ver como poderia colocar o farol de milha por trás da grade mas a regulagem ficaria difícil. enquanto isso fico só pensando num forma de adaptar....com relação a performance do duster ontem coloquei um caiaque trine no rack e fui par a um acude aqui perto de Campina. Como estava chovendo, um forte lamaçal (maçame) se formou deixando todos os carros 4x2 com uma dificuldade imensa de subir a ladeira. Eu só via o pessoal fazendo várias tentativas e com o cuidado par a o carro não descer sozinho e bater nos pilares do portal. Na minha vez, meti o 4x4 e o duster subiu a ladeira sorrindo de felicidade. É o tal negócio, se não for trilha pesada, acho que o duster vai bem...até agora (esquecendo alguns mimos que ele poderia ter...) estou satisfeito como carro....tem feito eu ir mais longe....Fui para J Pessoa no sábado de manhã com velocidade entre 100 e 110 e sem AC.....tranquilamente 13km/h....na volta, subindo a serra e com caiaque no teto, com velocidade entre 80 e 100....12,6km/l....tá bom, né?
JEFFCATUNDA
19/08/2013, 21:26
Quanto aos pneus; coloquem BF A/T... Otimo para uso misto e super resistente e durável..
Roger_RJ
20/08/2013, 03:03
Mas tem BF AT nas medidas do Duster?
MARCIO MAMEDE
21/08/2013, 15:50
Amigo Marcio, pretendo trocar o carro da minha esposa (jac j3) por um duster 4x4 , menciono que voçe é proprietario de um , portanto lhe pergunto , na versao 4x4 ele é aut ? qual a media de consumo que ele faz aqui em Fortaleza ?
Gabriel, o colega do Ceará já disse tudo. O meu é um 4x2, nada a reclamar do mesmo.
MARCIO MAMEDE
21/08/2013, 15:54
Desde que comprei o 4x4 (março de 2012) que eu venho estudando uma forma de colocar farois de milha (milha mesmo e não aquela enrolada que a renault faz em colocar outro par de farol de neblina onde supostamente deveria ser o de milha). Como a grade do duster fica bem próximo do parachoque não teria como colocar um farol de milha legal (tamnha pequeno das Hella) sem que este fique a frente do parachoque. Esse grande instalado pelo indiano ficaria bom se não fosse tão grande pois ele usou o suporte por tras da grade. Já tirei o parachoque para ver como poderia colocar o farol de milha por trás da grade mas a regulagem ficaria difícil. enquanto isso fico só pensando num forma de adaptar....com relação a performance do duster ontem coloquei um caiaque trine no rack e fui par a um acude aqui perto de Campina. Como estava chovendo, um forte lamaçal (maçame) se formou deixando todos os carros 4x2 com uma dificuldade imensa de subir a ladeira. Eu só via o pessoal fazendo várias tentativas e com o cuidado par a o carro não descer sozinho e bater nos pilares do portal. Na minha vez, meti o 4x4 e o duster subiu a ladeira sorrindo de felicidade. É o tal negócio, se não for trilha pesada, acho que o duster vai bem...até agora (esquecendo alguns mimos que ele poderia ter...) estou satisfeito como carro....tem feito eu ir mais longe....Fui para J Pessoa no sábado de manhã com velocidade entre 100 e 110 e sem AC.....tranquilamente 13km/h....na volta, subindo a serra e com caiaque no teto, com velocidade entre 80 e 100....12,6km/l....tá bom, né?
Ricardo, ver esta forma de colocar o farol de milha. Dá um furinho mas é por dentro. A peça é fácil de fazer e se precisar tirar não fica nenhum "rastro" externamente.
427387
Rikkardo
22/08/2013, 08:51
Desde que comprei o 4x4 (março de 2012) que eu venho estudando uma forma de colocar farois de milha (milha mesmo e não aquela enrolada que a renault faz em colocar outro par de farol de neblina onde supostamente deveria ser o de milha). Como a grade do duster fica bem próximo do parachoque não teria como colocar um farol de milha legal (tamnha pequeno das Hella) sem que este fique a frente do parachoque. Esse grande instalado pelo indiano ficaria bom se não fosse tão grande pois ele usou o suporte por tras da grade. Já tirei o parachoque para ver como poderia colocar o farol de milha por trás da grade mas a regulagem ficaria difícil. enquanto isso fico só pensando num forma de adaptar....com relação a performance do duster ontem coloquei um caiaque trine no rack e fui par a um acude aqui perto de Campina. Como estava chovendo, um forte lamaçal (maçame) se formou deixando todos os carros 4x2 com uma dificuldade imensa de subir a ladeira. Eu só via o pessoal fazendo várias tentativas e com o cuidado par a o carro não descer sozinho e bater nos pilares do portal. Na minha vez, meti o 4x4 e o duster subiu a ladeira sorrindo de felicidade. É o tal negócio, se não for trilha pesada, acho que o duster vai bem...até agora (esquecendo alguns mimos que ele poderia ter...) estou satisfeito como carro....tem feito eu ir mais longe....Fui para J Pessoa no sábado de manhã com velocidade entre 100 e 110 e sem AC.....tranquilamente 13km/h....na volta, subindo a serra e com caiaque no teto, com velocidade entre 80 e 100....12,6km/l....tá bom, né?
Ola Ricardo.
Pelo que li no seu post, já andou retirando o parachoque do Duster...confere?
Você teria fotos disso? Estou particularmente interessado em um detalhe que afeta, até onde vi, 90% dos proprietários...no lado direito do parachoque, junto ao farol, existe um encaixe que a meu ver é um problema crônico...as presilhas do parachoque parecem não encaixar 100% gerando uma folga, e em alguns casos, até mesmo se solta.
Voce teria alguma solução a respeito? chegou a observar este defeito? Viu como funciona o tal encaixe e desenvolveu alguma solução?
T+
427521sou novo no forum gostaria de saber o que acham desta duster
ricardo arlen
22/08/2013, 22:09
caro Rikkardo, não sei porque mas a minha resposta a tua pergunta com relação ao parachoque não chegou...bom, retirei o parachoque duas vezes e também tenho problemas com o encaixe no lado direito e p´roximo ao farol. A presilha parece não abraçar o furinho no parachoque e por isso fica mal encaixado e feio....já vi pior....até fiquei quieto com relação ao meu....caso contrário a gente endoida....dá para fazer o que o indiano fez mas ele colocou um farol muito grande, achoq ue não ficou bem nio carro.....ainda estou atrás de um pequeno mais eficiente....na hella.com tem várias opções....um abraço
Professador
23/08/2013, 10:21
427521sou novo no forum gostaria de saber o que acham desta duster
Muito legal,
compartilhe com a gente as modificações,
como lenvantou a suspensão?
quais as medidas deste pneu? quanto custou? onde onde comprou?
fale bastante sobre o guincho, como instalou? onde, quanto, etc...
perdeu a garantia?
tem fotos e vídeos dele em ação
gostei muito...
queria o meu assim
um grande abraço
ola Professador
as suspenção foi elevada em 3,5 centimetros, da seguinte forma; nos amortecedores existem as bandejas que são soldadas no amortecedor, as soldas foram torneadas, e as bandejas resoldadas 3,5 cm acima do local original, e mais 3 cm dos penus, que são da medida 235/70r16, da marca BF modelo mud mk2, assim perfaz um total de 6,5 cm na altura.Estes pneus foram comprados na loja autorizada da BF de minha cidade, a um custo de R$690,00 cada, foram montados em rodas de ferro iguais ao do estepe.
o guincho é bem compacto marca smittybilt xrc 4.0 (com cabo de aço), com capacidade 4000 libras, a instalação foi caseira (tenho uma pequena oficina em casa, e gosto de fazer adaptações por hobby), baseada nas instruções de montagem do site https://sites.google.com/site/daciaduster4x4/preparaciones-del-duster/mejorar-en-campo-4x4/winch-para-el-duster, com pequenas mudanças, como a introduçao de uma chapa protetora de carter de em aço de 4 mm, onde o guincho tambem esta ancorado o guincho não foi testado em situaçoes de trilha, somente testei amarando a uma arvore com o Duster com freio acionado, e foi arrastado sem nenhuma dificuldade, há paguei por ele U$ 177,00.
Quanto a garantia? ??? não sei, a Duster esta ccom 2000 km, vamos ver quando da primeira revisão o que vão falar.
Logo que fizer um video numa trilha, compartilharei.
Qualquer duvida estou a disposição
Grato
Fernando
Muito legal,
compartilhe com a gente as modificações,
como lenvantou a suspensão?
quais as medidas deste pneu? quanto custou? onde onde comprou?
fale bastante sobre o guincho, como instalou? onde, quanto, etc...
perdeu a garantia?
tem fotos e vídeos dele em ação
gostei muito...
queria o meu assim
um grande abraço
427521sou novo no forum gostaria de saber o que acham desta duster
Passando por aqui pra te dar os Parabéns! Nunca pensei que um Duster ficaria tão bonito com os MuD e Suspa elevada!:palmas:
Professador
26/08/2013, 22:01
ola Professador
as suspenção foi elevada em 3,5 centimetros, da seguinte forma; nos amortecedores existem as bandejas que são soldadas no amortecedor, as soldas foram torneadas, e as bandejas resoldadas 3,5 cm acima do local original, e mais 3 cm dos penus, que são da medida 235/70r16, da marca BF modelo mud mk2, assim perfaz um total de 6,5 cm na altura.Estes pneus foram comprados na loja autorizada da BF de minha cidade, a um custo de R$690,00 cada, foram montados em rodas de ferro iguais ao do estepe.
o guincho é bem compacto marca smittybilt xrc 4.0 (com cabo de aço), com capacidade 4000 libras, a instalação foi caseira (tenho uma pequena oficina em casa, e gosto de fazer adaptações por hobby), baseada nas instruções de montagem do site https://sites.google.com/site/daciaduster4x4/preparaciones-del-duster/mejorar-en-campo-4x4/winch-para-el-duster, com pequenas mudanças, como a introduçao de uma chapa protetora de carter de em aço de 4 mm, onde o guincho tambem esta ancorado o guincho não foi testado em situaçoes de trilha, somente testei amarando a uma arvore com o Duster com freio acionado, e foi arrastado sem nenhuma dificuldade, há paguei por ele U$ 177,00.
Quanto a garantia? ??? não sei, a Duster esta ccom 2000 km, vamos ver quando da primeira revisão o que vão falar.
Logo que fizer um video numa trilha, compartilharei.
Qualquer duvida estou a disposição
Grato
Fernando
ficou muito bom, estou doido para saber como ficou desempenho dele no asfalto e trilha, por favor nos informe:
o pneu canta muito no asfalto, ficou menos instável com a levantada?
Tô com esta empolgação por que estou fazendo trilhas cada vez mais difícieis.
Nesta do vídeo fomos em 4 carros: Troller, Pajerinho V6 e Amarok. Foi barra pesada, o único carro que foi e voltou foi o duster, por duas razões: É bom na lama, parece que tem mesmo aquele bloqueio feito pelo ABS e funciona e segunda razão, é um carro muito leve, as vezes que atolou saiu com 3 pessoas empurrando, alternado o acelerador e virando o volante. Isso tudo com o carro original. Esta ladeira do vídeo só o duster e dois troller subiram sem ajuda, mesmo assim depois de várias tentativas(vou postar mais vídeos depois aqui (http://www.youtube.com/user/Professador/videos)).
http://www.youtube.com/watch?v=9pcHVrimpp8
quais são seus planos para o snorkel e suspiros?
Outra coisa, seria muito bom que você participasse do fórum duster.forumeiros.com e postar detalhes da transformação de sua viatura.
um grande abraço,
Henrique
Show de bola esse Duster 4x4 andando na lama ......tivesse o cambio automatico até pensava em comprar
... Foi barra pesada, o único carro que foi e voltou foi o duster, por duas razões: É bom na lama, parece que tem mesmo aquele bloqueio feito pelo ABS e funciona ...
Parabéns Professador!
Principalmente por ter encarado este lamaçal com o carro original, especialmente com esses pneus H/T (Highway Terrain)! Mas, uma vez, conversando com um senhor que é membro ativo do Niterói Jeep Club, quando estávamos em uma trilha promovida por aquele Jeep Club com uns 50 jipes e pick-ups, ele disse que em certas trilhas mais pesadas nas quais eles costumam ir, nem mesmo os pneus do tipo M/T (Mud Terrain) adiantam (nem mesmo os A/T - All Terrain), somente conseguindo passar com os pneus do tipo Cross (grandes e espaçadas travas/cravos), para não precisarem ser rebocados!
Se você substituir os pneus H/T por M/T (pelo menos os A/T), a performance na lama vai melhorar muito. Somente deve ponderar a importância de seu uso do carro, o quanto anda na lama e no asfalto, pois não existe pneu ideal para tudo (quanto melhor na lama, inferior no asfalto). Lembre também que pneu muito bom para a lama pode não ser tão bom na areia, por cavar muito.
Com relação ao bloqueio do diferencial simulado pelo sistema ABS, realmente funciona, e segundo pesquisei, somente entra em ação no modo 4WD Lock (não funciona no modo 4WD AUTO). Este recurso permite a simulação de bloqueios de diferenciais nos dois eixos, recurso que poucos carros possuem (alguns outros possuem sistema similar também via ABS e poucos são os que possuem os verdadeiros bloqueios de diferencial de eixo, e quando tem, possuem somente em um deles, normalmente no eixo traseiro).
O Duster é bom na lama mesmo, e os motivos devem ser realmente por conta da leveza (tara de 1353 Kg contra mais de 2000 Kg em muitos outros), além desse recurso do bloqueio via ABS, e, muito provavelmente, em razão da boa distribuição de massa entre os eixos, a exemplo dos Mitsubishi TR4.
Abraços a todos e boas trilhas!
dd1969.
Show de bola esse Duster 4x4 andando na lama ......tivesse o cambio automatico até pensava em comprar
Olá IAMDIX,
Seria legal levar em conta o tipo de uso que pretende fazer com o carro. Quando eu fui comprar o meu Duster 4x4, eu até fiz um test-drive na concessionária em um modelo com câmbio automático, e até gostei dele, mas sabia bem o que eu queria, e, mesmo que houvesse uma opção para o 4x4 automático, levaria o 4x4 manual mesmo.
Há algumas situações nas quais é impossível realizar procedimentos com controle com câmbio automático.
Exemplos:
Você está atravessando um riacho e quer, ao mesmo tempo, manter baixa velocidade na travessia e manter alta rotação do motor para não deixar entrar água pelo escapamento. Com o manual, basta controlar com o pedal da embreagem, soltando levemente e apertando conforme a necessidade. No caso do automático, é impossível, pois, como não há pedal da embreagem, você tem que escolher entre manter baixa velocidade correndo o risco de entrar água no escapamento, pois provavelmente estaria em marcha lenta, ou acelerar para evitar isto, e o carro responderia com mais velocidade, formando onda na frente do motor, podendo até entrar água pelo coletor de ar que fica atrás do radiador.
Situação parecida com a dos riachos é a dos alagamentos em cidades, tais como no Rio de Janeiro, em São Paulo e muitos outros lugares, especialmente no verão, devido ao excesso de chuvas. Com a embreagem podemos manter rotações mais altas e sairmos devagar desses alagamentos.
Somente devemos ter cuidado porque o Duster não possui snorkel para proteger o coletor de ar, e também não deve possuir extensões grandes das mangueiras dos suspiros de diferenciais de eixos, da caixa de marchas e do conversor de torque (ele não possui caixa de transferência).
Abraços,
dd1969.
MARCIO MAMEDE
27/08/2013, 09:18
No link que o professador divulgou tem muita coisa boa.
Gostei muito com protetor de motor. Pena não ter já pronto para venda aqui no Brasil
428270
dd1969,
não sei se estou falando besteira mas no automatico não pode-se acelerar e freiar ao mesmo tempo para tentar sair daquela situação especifica?
dd1969,
não sei se estou falando besteira mas no automatico não pode-se acelerar e freiar ao mesmo tempo para tentar sair daquela situação especifica?
Legal, IAMDIX,
Interessante a tua pergunta, e eu não havia pensado nesta possibilidade.
Bom, nesta hipótese, e exercitando o raciocínio teórico, penso em duas tendências:
a) Se o controle do câmbio automático deixar a embreagem sem atuação, a força do motor estaria ligada diretamente às rodas (passando, claro, pelas reduções de caixas de marchas e diferenciais), em em razão do freio aplicado, faria a rotação do motor cair, havendo o risco maior de entrada de água no escapamento;
b) Se o controle do câmbio automático atuar parcialmente a embreagem nesta situação, parte da força do motor seria perdida, permitindo uma rotação maior do motor que a efetivamente girada nas rodas (além das devidas proporções de reduções já mencionadas de caixa de marchas e diferenciais), protegendo o escapamento, mas, talvez, forçando mais a embreagem (devido à aplicação do freio) que simplesmente debreando o carro com o pedal (seria talvez como controlar a embreagem no pedal numa subida muito íngreme, forçando mais o conjunto de embreagem, diferentemente das situações dos riachos e alagamentos mencionadas anteriormente, nas quais seriam como atuar a embreagem em ruas planas, que forçariam menos esse conjunto).
Como não possuo um exemplar com câmbio automático, não tenho como saber qual das duas implementações acima foram efetivadas no projeto do Duster Automático, e somente os membros que possuam um Duster assim poderiam fazer o teste e nos reportar o que acontece nesta situação, ok?
Abraços,
dd1969.
b
ficou muito bom, estou doido para saber como ficou desempenho dele no asfalto e trilha, por favor nos informe:
o pneu canta muito no asfalto, ficou menos instável com a levantada?
Tô com esta empolgação por que estou fazendo trilhas cada vez mais difícieis.
Nesta do vídeo fomos em 4 carros: Troller, Pajerinho V6 e Amarok. Foi barra pesada, o único carro que foi e voltou foi o duster, por duas razões: É bom na lama, parece que tem mesmo aquele bloqueio feito pelo ABS e funciona e segunda razão, é um carro muito leve, as vezes que atolou saiu com 3 pessoas empurrando, alternado o acelerador e virando o volante. Isso tudo com o carro original. Esta ladeira do vídeo só o duster e dois troller subiram sem ajuda, mesmo assim depois de várias tentativas(vou postar mais vídeos depois aqui (http://www.youtube.com/user/Professador/videos)).
http://www.youtube.com/watch?v=9pcHVrimpp8
quais são seus planos para o snorkel e suspiros?
Outra coisa, seria muito bom que você participasse do fórum duster.forumeiros.com e postar detalhes da transformação de sbua viatura.
um grande abraço,
Henrique
Muito legal sua performace no barro
os pneus fazem bastante barulho no asfalto, quanto a estabilidade(apesar de ter pouca experiencia com a Duster), não notei diferença alguma, tanto pela altura como pelos pneus.
quanto a entrada de ar do motor, estou estudando o local mais apropriado, mas sem conclusões ainda
hoje se der vou testa-la na neve e no gelo428341
... quanto a entrada de ar do motor, estou estudando o local mais apropriado, mas sem conclusões ainda ...
Bom dia, ferton,
Apesar de eu não saber sobre todas as possibilidades de instalação de snorkel para o Duster, apesar de já ter visto algumas fotos dele com este equipamento, posso, pelo menos, lhe indicar (não sei se você já sabia, mas de qualquer modo lá vai) onde se encontra a boca do tubo por onde o motor aspira o ar para a admissão, o que já é um ponto de partida para a construção do snorkel.
Seguem algumas fotos para ajudar:
Visão geral da localização:
428610
Visão um pouco mais aproximada:
428611
Visão ainda mais aproximada, mostrando a chapa metálica onde está fixada a boca do tubo:
428612
Finalmente, mostrando a boca do tubo próxima da tampa traseira do farol alto:
428613
Não me lembro no momento, mas uma vez tirei a medida da altura desta boca de entrada de ar e, se não me engano, era de mais de 70 cm. Então, para a Renault indicar passagem em trechos alagados a no máximo 40 cm, provavelmente o tendão de Aquiles poderia ser a questão dos respiros dos diferenciais de eixos e, talvez, da caixa de marchas e do conversor de torque (para o caso deles existirem, caso não sejam lacrados, o que não posso confirmar por desconhecimento).
Boas trilhas!
dd1969.
ola dd1969
o que estou pensando é fazer uma nova tubulação, um novo local para o filtro, conectando proximo ao coletor de admissão, saindo do cofre do motor para um lugar mais alto.
gostaria que saisse do lado do passageiro, mas a disposição do coletor de admissão remete ao lado do motorista, por isso ainda esta em estudo.
obrigado, fico aberto a sugestoes428674
428674428674428674
ola dd1969
o que estou pensando é fazer uma nova tubulação, um novo local para o filtro, conectando proximo ao coletor de admissão, saindo do cofre do motor para um lugar mais alto.
gostaria que saisse do lado do passageiro, mas a disposição do coletor de admissão remete ao lado do motorista, por isso ainda esta em estudo. obrigado, fico aberto a sugestoes
Olá ferton,
Neste caso, não vale mais a pena interligar um prolongamento de tubulação a partir da boca do tubo que mostrei na foto. E fazendo conforme você deseja, nova tubulação pelo lado esquerdo para quem está à frente do carro (lado do carona), você então teria duas vantagens:
1) Não precisaria dar uma volta complicada passando a extensão a partir da boca existente, o que exigiria talvez passar por cima de outros componentes;
2) Evitaria ter um comprimento de tubulação muito grande, o que talvez possa trazer algum prejuízo, mesmo que pequeno, na alimentação do motor. Acredito que o próprio snorkel até o final do pára-brisa, que seria um prolongamento da entrada de admissão, estaria sendo compensado pela utilização de uma saída pelo coletor de admissão já do lado do carona, o que cortaria toda aquela tubulação que passa à frente (em cima) do radiador, terminando do lado do motorista. Em resumo: aumentaria a tubulação de um lado mas compensaria serrando o comprimento do outro;
Dei uma olhada agora há pouco e acho que infelizmente, pelo menos a princípio, que teria que ser efetuado um corte na parede corta-fogo, uma vez que não bastaria cortar aquela peça de plástico preto que tampa o reservatório de água do lavador do pára-brisa, pois, como a parede corta-fogo vai até em cima, quando o capô é baixado totalmente, encosta na borracha de guarnição que está sobre aquela parede. Talvez valha a pena pesquisar com calma e verificar outros projetos similares, para fazer o procedimento com certeza, ok?
Abraços,
dd1969.
Zé Novais
30/08/2013, 08:22
a ai pessoal, sem esquecer do snorkel li sobre esse "Kit Multimidia com tablet" la nos 'Mits", achei uma ideia mto bacana, trouxe pra ca (espero que vcs e o MarceloGuerra não se importem) pra comentarmos, segue abaixo:
"Olá pessoal,
Vinha buscando uma solução pronta para um kit multimidia que pudesse ser conectado via 3G e rodasse Android, para que eu pudesse instalar o Waze GPS, serviço de músicas Rdio e principalmente o Torque, aplicativo que mostra infos em tempo real do veiculo.
Não achei nada pronto, então resolvi fazer. Pra quem quiser, aqui as dicas:
- Comprei uma moldura padrão 2DIN.
- Usei um tablet Samsung Galaxy Tab 2 (7 polegadas)
- Adaptador OBD2 / Bluetooth ELM327 ( China )
- Carregador veicular específico para o Galaxy Tab 2.
O legal é que consigo colocar relógios de turbo, RPM, velocidade, bateria... muitas opções pelo Torque!.
Algumas fotos:
E um videozinho aqui: https://plus.google.com/u/0/photos/1...Nulva61nqiymwE
Os aplicativos que usei:
- TorquePro: Informações do carro (requer adaptador OBD2/Bluetooth).
- Torque Widgets: pra colocar os relógios na tela principal.
- Waze GPS
- Wheather Widget (tempo e hora)
- Rdio (streaming de musica)
- Bluetooth auto connect pra conectar tudo que preciso logo quando liga.
- LLama: automação de tarefas, estilo Tasker.
- Tablet Talk: permite atender, discar e usar seu celular pelo tablet.
O que o LLama faz:
- Quando começa a carregar, ou viro a chave (tem um carregador veicular, o fio passa por trás do painel e sai bem do lado do soquete do carro) o LLama Liga o Wifi+Bluetooth e acende a tela.
- Quando desliga o carro (para de carregar): Espera 10s, desliga a tela, desliga Wifi+bluetooth.
Conexões Bluetooth:
- Tablet: Se conecta com o adaptador OBD2 e com o rádio (coloquei um pioneer), para o som sair nele.
- Radio: Se conecta com o tablet para musica e com meu celular para chamadas.
E tudo sem cortar nenhum fio, na verdade a única conexão elétrica é o fio do tablet que passei por trás, peguei ali abaixo do porta luvas e liguei no isqueiro.
A pickup é uma Triton GLS 2013"
e ai? é valido?
amigo dd1969
se cortar um pedacinho desta borracha(no canto esquerdo) que vai em cima da parede corta fogo, ficaria com um vão de 3,5 cm (de altura, parede corta fogo ate o capo) por 8 cm de largura, então faço uma peça retangular de 3x7,5 por 10cm de comprimento com bocais de 2 polegadas em suas extremidades para a conectar as mangueiras de ar.
assim que vejo a solução para esta parte.
abraços
Fernando
Marcão pqdt
30/08/2013, 10:08
a ai pessoal, sem esquecer do snorkel li sobre esse "Kit Multimidia com tablet" la nos 'Mits", achei uma ideia mto bacana, trouxe pra ca (espero que vcs e o MarceloGuerra não se importem) pra comentarmos, segue abaixo:
"Olá pessoal,
Vinha buscando uma solução pronta para um kit multimidia que pudesse ser conectado via 3G e rodasse Android, para que eu pudesse instalar o Waze GPS, serviço de músicas Rdio e principalmente o Torque, aplicativo que mostra infos em tempo real do veiculo.
Não achei nada pronto, então resolvi fazer. Pra quem quiser, aqui as dicas:
- Comprei uma moldura padrão 2DIN.
- Usei um tablet Samsung Galaxy Tab 2 (7 polegadas)
- Adaptador OBD2 / Bluetooth ELM327 ( China )
- Carregador veicular específico para o Galaxy Tab 2.
O legal é que consigo colocar relógios de turbo, RPM, velocidade, bateria... muitas opções pelo Torque!.
Algumas fotos:
E um videozinho aqui: https://plus.google.com/u/0/photos/1...Nulva61nqiymwE
Os aplicativos que usei:
- TorquePro: Informações do carro (requer adaptador OBD2/Bluetooth).
- Torque Widgets: pra colocar os relógios na tela principal.
- Waze GPS
- Wheather Widget (tempo e hora)
- Rdio (streaming de musica)
- Bluetooth auto connect pra conectar tudo que preciso logo quando liga.
- LLama: automação de tarefas, estilo Tasker.
- Tablet Talk: permite atender, discar e usar seu celular pelo tablet.
O que o LLama faz:
- Quando começa a carregar, ou viro a chave (tem um carregador veicular, o fio passa por trás do painel e sai bem do lado do soquete do carro) o LLama Liga o Wifi+Bluetooth e acende a tela.
- Quando desliga o carro (para de carregar): Espera 10s, desliga a tela, desliga Wifi+bluetooth.
Conexões Bluetooth:
- Tablet: Se conecta com o adaptador OBD2 e com o rádio (coloquei um pioneer), para o som sair nele.
- Radio: Se conecta com o tablet para musica e com meu celular para chamadas.
E tudo sem cortar nenhum fio, na verdade a única conexão elétrica é o fio do tablet que passei por trás, peguei ali abaixo do porta luvas e liguei no isqueiro.
A pickup é uma Triton GLS 2013"
e ai? é valido?
Tem Certeza que o link do videozinho está com o endereço correto?
pode ser meu PC, mas aqui abre a minha própria pasta do Google.
[]s
Professador
30/08/2013, 16:15
amigo dd1969
se cortar um pedacinho desta borracha(no canto esquerdo) que vai em cima da parede corta fogo, ficaria com um vão de 3,5 cm (de altura, parede corta fogo ate o capo) por 8 cm de largura, então faço uma peça retangular de 3x7,5 por 10cm de comprimento com bocais de 2 polegadas em suas extremidades para a conectar as mangueiras de ar.
assim que vejo a solução para esta parte.
abraços
Fernando
Aqui tem uma solução meio tosca:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.576207792429415.1073741838.182508085132723&type=1
Zé Novais
30/08/2013, 17:05
Marcão, ñ vi o video, as fotos estão bem claras, qq coisa de uma olhada la nos "MITs", trouxe a ideia para os DUSTER pq achei interessante e viavel . . . afinal uma multimidia é bem mais cara que um tablet de 7"
[QUOTE=Professador;1996207]Aqui tem uma solução meio tosca:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.576207792429415.1073741838.182508085132723&type=1[/QUOTE
é meio tosco, mas não deixa de ser uma solução, tomara que não tenha sido esta dacia duster que travou o motor
amigo dd1969
se cortar um pedacinho desta borracha(no canto esquerdo) que vai em cima da parede corta fogo, ficaria com um vão de 3,5 cm (de altura, parede corta fogo ate o capo) por 8 cm de largura, então faço uma peça retangular de 3x7,5 por 10cm de comprimento com bocais de 2 polegadas em suas extremidades para a conectar as mangueiras de ar.
assim que vejo a solução para esta parte.
abraços
Fernando
Caro ferton,
Bom, parece ser uma boa solução mesmo. Tem ainda a vantagem de ter menor custo quando resolver vender o carro, pois, uma vez que não cortará a parede corta-fogo, a borracha deve ser mais fácil de obter e com menor custo. Neste caso, somente precisaria verificar a melhor forma de fixação desta peça, lembrando das vibrações a que a mesma estará submetida (pancadas do carro em buracos, trepidações quando passar em "costelas de vaca", etc.), mas acredito que fixando a mesma em vários pontos dá para distribuir esta carga, dificultando a ocorrência deste tipo de problema. Outro ponto de atenção é a emenda entre o tubo e esta peça e o mesmo tubo e o filtro de ar, pois, mais uma vez, deve suportar as vibrações sem deixar entrar água neste circuito.
Abraços,
dd1969.
Bom dia a todos. Este final de semana vou viajar para Cabo Frio,RJ. Alguém aqui do fórum vai estar lá ou mora em Cabo Frio pra combinarmos de andar nas dunas pois da última vez que fui estava sozinho e acabei atolando em uma parte da duna e como estava só passei um bom aperto.
MARCIO MAMEDE
02/09/2013, 13:27
Ontem coloquei os frisos que comprei visando evitar que outros criem vincos em minha porta ao abrir a deles quando se está em vagas paralelas ou a 45º.
429054
Professador
19/09/2013, 14:15
Prezado Zé Novais,
gostei muito da ideia do tablet como central multimídia, porém não consegui ver suas fotos e vídeos e não entendi o que vc quis dizer sobre o "MTIs".
Peço, se possível que poste as fotos de novo e também que participe do fórum duster.forumeiros.com
se não conseguir postar as fotos mande para o email professador@gmail.com (professafor@gmail.com)
um grande abraço,
a ai pessoal, sem esquecer do snorkel li sobre esse "Kit Multimidia com tablet" la nos 'Mits", achei uma ideia mto bacana, trouxe pra ca (espero que vcs e o MarceloGuerra não se importem) pra comentarmos, segue abaixo:
"Olá pessoal,
Vinha buscando uma solução pronta para um kit multimidia que pudesse ser conectado via 3G e rodasse Android, para que eu pudesse instalar o Waze GPS, serviço de músicas Rdio e principalmente o Torque, aplicativo que mostra infos em tempo real do veiculo.
Não achei nada pronto, então resolvi fazer. Pra quem quiser, aqui as dicas:
- Comprei uma moldura padrão 2DIN.
- Usei um tablet Samsung Galaxy Tab 2 (7 polegadas)
- Adaptador OBD2 / Bluetooth ELM327 ( China )
- Carregador veicular específico para o Galaxy Tab 2.
O legal é que consigo colocar relógios de turbo, RPM, velocidade, bateria... muitas opções pelo Torque!.
Algumas fotos:
E um videozinho aqui: https://plus.google.com/u/0/photos/1...Nulva61nqiymwE
Os aplicativos que usei:
- TorquePro: Informações do carro (requer adaptador OBD2/Bluetooth).
- Torque Widgets: pra colocar os relógios na tela principal.
- Waze GPS
- Wheather Widget (tempo e hora)
- Rdio (streaming de musica)
- Bluetooth auto connect pra conectar tudo que preciso logo quando liga.
- LLama: automação de tarefas, estilo Tasker.
- Tablet Talk: permite atender, discar e usar seu celular pelo tablet.
O que o LLama faz:
- Quando começa a carregar, ou viro a chave (tem um carregador veicular, o fio passa por trás do painel e sai bem do lado do soquete do carro) o LLama Liga o Wifi+Bluetooth e acende a tela.
- Quando desliga o carro (para de carregar): Espera 10s, desliga a tela, desliga Wifi+bluetooth.
Conexões Bluetooth:
- Tablet: Se conecta com o adaptador OBD2 e com o rádio (coloquei um pioneer), para o som sair nele.
- Radio: Se conecta com o tablet para musica e com meu celular para chamadas.
E tudo sem cortar nenhum fio, na verdade a única conexão elétrica é o fio do tablet que passei por trás, peguei ali abaixo do porta luvas e liguei no isqueiro.
A pickup é uma Triton GLS 2013"
e ai? é valido?
PERIODONTISTA
25/09/2013, 16:20
Ferton Coloca mais fotos da sua Duster. Gostaria de ver a adaptação que fez na suspenção
Zé Novais
30/09/2013, 15:43
Prezado Zé Novais,
gostei muito da ideia do tablet como central multimídia, porém não consegui ver suas fotos e vídeos e não entendi o que vc quis dizer sobre o "MTIs".
Peço, se possível que poste as fotos de novo e também que participe do fórum duster.forumeiros.com
se não conseguir postar as fotos mande para o email professador@gmail.com (professafor@gmail.com)
um grande abraço,
desculpa ai a demora . . . esta no forum de sobre uma Mit-Triton GLS 2013, ficou muito bacana as fotos, vou tentar copiar e trazer novamente para ca
Professador
08/10/2013, 21:45
Vamos animar o tópico
http://youtu.be/GDVT9H40LSU
Sera que em sao paulo acho algum lugar pra por esse escape/saida ar q vai pela lateral pro teto? Tipo o da foto do link...
ACHEI ANIMAL!
http://www.tuningsuv.com/albums/userpics/10001/Dacia_Duster_Tuning_1183.jpg
É snorkel
Sim, mas será que conseguimos instalar na duster aqui em sao paulo?
Boa noite, sou novo aqui no fórum. Gostaria de saber se alguém conhece alguma central multimidia com sistema android, que possa ser instalado sem adaptação na duster? Sou proprietário de um duster 4wd.
Boa noite, sou novo aqui no fórum. Gostaria de saber se alguém conhece alguma central multimidia com sistema android, que possa ser instalado sem adaptação na duster? Sou proprietário de um duster 4wd.
Bom dia, fgs.vet,
Normalmente, as centrais multimídia são do padrão 2 DIN (Double DIN, ou formalmente como normas ISO 7736 e DIN 75490), o mesmo utilizado por qualquer um dos modelos do Duster, porém você precisará de uma moldura que preencherá o espaço vazio (fresta) entre a central multimídia e o console central do carro. Há algumas molduras no mercado. Um ponto de atenção é a profundidade da central multimídia, pois normalmente variam na profundidade (a largura e a altura são um padrão das normas mencionadas acima, mas a profundidade não), e se forem muito grandes nesta dimensão, pode ser difícil a instalação. O ideal é conversar com seu instalador profissional que saberá orientá-lo nesse aspecto. Não conheço centrais com o sistema operacional Android mas, lembre-se que, se você eventualmente for uma pessoa que prioriza qualidade de som, muito provavelmente não será atendido nesse aspecto, pois as melhores nesse quesito (dentro da realidade brasileira) são as das marcas Alpine, Kenwood, JVC, e Clarion, lembrando que para tirar muito melhor proveito delas deveria substituir os alto-falantes originais do carro por outros melhores como os das marcas Morel, DLS, Focal, Hertz e algumas outras.
Caso ainda deseje uma com Android, leve em consideração que a profundidade até 163mm deve caber sem adaptações, uma vez que a minha Kenwood possui esta profundidade e foi instalada sem problemas.
Dica: Peça ao seu consultor que lhe atende na concessionária Renault para lhe informar o código de ativação do rádio original do Duster. O meu consultor me informou o código do meu, e assim, quando eu resolver vender o carro e retirar o som e instalar novamente o original do carro, o instalador poderá inserir o código informado anteriormente pelo consultor Renault para desbloquear o rádio de fábrica, permitindo o funcionamento, ok?
Abraços, e boas trilhas!
dd1969.
Obrigado pelo esclarecimento, mas onde posso encontrar essa moldura. Com a moldura, não fica com aspecto de gambiarra, ou fica certo no painel.
Aleksei Neves
17/10/2013, 15:53
Eu achei na net um que segue este instinto para o Duster, quero deixar o meu assim, já estou procurando rodas de ferro e qual o pneu você indicaria?
Parabéns o carro ficou excelente, bem agressivo, se quiser ver na net procure como Duster All Terrain, ficam muito agressivos visual que combina muito bem com o carro...
Aleksei Neves
17/10/2013, 16:11
OI pessoal vejam na net como deixar o Duster bem agressivo para todo o tipo de terreno, digitem no google imagens Duster All Terrain, ou Duster Elia (pelo que entendi a Elia é uma empresa da Alemanha que customiza o Duster entre outros carros), segue uma foto de um Duster All Terrain que acredito ser o ideal para todo 'Dustero" off road...
Além destas fotos, podem pesquisar também o modelo Terrano da Nissan, que usa a mesma plataforma Duster e tem também um da Lada, empresas controladas pela Renault, assim como a Dacia da Romenia que comercializa o modelo em boa parte da Europa.435460435461435462
Obrigado pelo esclarecimento, mas onde posso encontrar essa moldura. Com a moldura, não fica com aspecto de gambiarra, ou fica certo no painel.
Bom dia, fgs.vet,
Pode ficar tranquilo pois a moldura não deixa aspecto de gambiarra. Pelo contrário, somente fica este aspecto se você não instalá-la, pois ficaria um vão esquisito entre o painel central do carro e a central multimídia! Repare que o painel central do Duster não é retangular e sim um trapézio (veja como o rádio de fábrica possui largura na parte superior diferente da largura na parte inferior). A moldura equaliza a situação pois cobre o espaço entre a central multimídia e o painel central, sendo trapezoidal na parte próxima do painel central e retangular na parte mais próxima da central multimídia. O único detalhe é que a minha moldura é de um preto fosco (não brilhante) em um tom um pouco diferente do painel central e também da central multimídia, mas como é estreita, passa despercebida na maioria das vezes em que se olha.
Ahhh. Um outro aspecto chato é que custa caro para um pedaço de plástico sem eletrônica alguma. A minha custou na época uns R$300,00, mas acredito que você deva encontrar mais barata agora.
Você pode fazer um orçamento com seu instalador profissional, pois ele já deve ter um ou mais fornecedores de molduras, ou você pode comprar pela Internet, buscando com a pesquisa "moldura 2 DIN para rádio Duster". Verá muitas opções no site do Mercado Livre, além de em lojas de acessórios automotivos.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
dd 1969
Obrigado pela dica, vou procurar a moldura na net.
ricardo arlen
23/10/2013, 20:17
Tenho uma dúvida.
Este link (Duster passa e socorre a Tr4 que fica! rs rs rs - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=hm9cLcsW4sY)) mostra um vídeo em que o duster tira um tr4 de uma situação chata. Na realidade acho que um empurraozinho tirava o tr4....deixa pra lá. Bom, existe um comentário que o tr4 ficou "atolado' porque não tem lock(er) e o duster tem. Realmente, vejo que o duster é um carro diferenciado com relação aos muitos 4x4 que não tem nem reduzida nem locker (CVR, ASX (tem locker mais sua primeira marcha tá longe de ser curta), trailblazer, captiva etc). O duster tem locker e uma primeira marcha bem reduzida. Porém, acredito que não temos dúvidas que o tr4 para trilhas é bem melhor (ou não ?) que o duster, isso é devido a sua reduzida? Lendo tópicos aqui sobre o pajero dakar vi que algumas dakar têm reduzida e locker, outras apenas reduzida. É só entrar no site da mitshubishmotors.com.br e vê a diferença entre a hpe e at....tinha muita vontade de adquirir uma dakar de 5 lugares mas esse carro tem apenas uma reduzida e nada de locker. Muito diferente da de 7 lugares que tem locker apenas no diferencial central. é locker mais importante do que uma reduzida? Bom, o duster me surpreende a cada dia mas acho que o pessoal tá exagerando um pouco quando o coloca para trilhar pesado. Alguém poderia fazer um comentário com relação ao que eu escrevi sobre o 4x4 da dakar? Ficaria muito contente em adquirir mais conhecimento sobre esses carros. Só para citar e não deixar dúvidas....tenho um duster 4x4 e até o momento tem correspondido ao que eu esperava.
Olá, ricardo arlen,
Vamos lá.
... o tr4 ficou "atolado' porque não tem lock(er) e o duster tem. ... Realmente, me parece que o TR4 ficou preso no X, ou seja, 1 roda dianteira patinando e 1 roda traseira do lado oposto patinando. E isto deve ter acontecido não porque havia lama, e sim porque o trecho acidentado de terra era mais alto que o vão livre do carro. Pode ter contribuído a (im) perícia do piloto também, uma vez que o vão livre do TR4 e de 21,5 cm e o do Duster é 21,0 cm (ambos com os carros vazios). De qualquer modo, o Duster sairía, mesmo raspando um pouco o fundo, porque, no modo 4x4 lock (e somente neste modo), utilizaria os sensores dos freios ABS para detectar rodas de eixos patinando e freá-las, transferindo o torque para as que estavam apoiadas no chão. Resumindo: o Duster tem locker sim, mas é um meio termo, pois não é como o da linha Fiat Adventure Locker (e veículos 4x4 especialmente equipados) no qual você bloqueia o eixo todo e as duas rodas tracionam o tempo todo. No nosso Duster, a transferência do torque em cada eixo é sob demanda, e variável, mas é muito, muito mesmo melhor do que nada. E me parece que o TR4, além do Grand Vitara e a grande maioria dos 4x4 não possui este recurso, que ajuda muito a sair de situações que requerem mais tração. O único bloqueio que o TR4 teria é o do diferencial central, não os bloqueios dos diferenciais de eixos de rodas.
Porém, acredito que não temos dúvidas que o tr4 para trilhas é bem melhor (ou não ?) que o duster, isso é devido a sua reduzida? O nosso Duster 4x4 possui a sua 1ª marcha ligeiramente mais reduzida que a do TR4 4x4 Automático (quase um empate técnico). Somente o TR4 4x4 Manual, esse sim quando engatado na caixa de transferência no modo reduzido, possui a 1ª bem mais reduzida que o Duster 4x4. Com relação a ser melhor ou não em trilhas, deve-se levar em conta outros fatores além da reduzida, tais como: capacidade de trafegar em trechos alagados, e curso das suspensões, entre outros...
Muito diferente da de 7 lugares que tem locker apenas no diferencial central. é locker mais importante do que uma reduzida? Diria que ambos são importantes. No meu caso pessoal, não compraria um carro 4x4 que não possui recurso de bloqueio de diferencial de eixo (mesmo que controlado eletronicamente como o Duster), para não acontecer o que parece que houve com o TR4 do vídeo acima.
Bom, o duster me surpreende a cada dia mas acho que o pessoal tá exagerando um pouco quando o coloca para trilhar pesado. Concordo com você. O Duster é muito valente, mas não se pode exagerar como por exemplo praticar trilhas mais pesadas, pois nem ele e nem alguns 4x4 mais preparados de fábrica também não podem. Há trilhas nas quais somente carros como o Troller T4, Land Rover Defender 90, Agrale Marruá, e alguns outros, muito, mas muito equipados mesmo, é que podem trilhar, como por exemplo: lift de suspensão, pneus MUD, etc.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
Professador
24/10/2013, 11:10
436187
fiz este comparativo, entre os 4x4, demonstra o que o colega explicou acima...
entre o Duster e o TR4, fico com o Duster por uma série de fatores, espaço, conforto, o TR4 só tem opção 4x4 com câmbio automático, nada contra câmbio automático, porém o do TR4 é antigo, só 4 marchas...
Sobre o desempenho off road, acho que se equivalem com uma leve vitória do TR4, devido ao ângulo de ataque, estrutura mais rígida e o principal: por estar mais tempo no mercado tem mais "acessórios" disponíveis no mercado, tipo snorkel, parachoque, kit para levantar suspensão, etc...
Sobre o bloqueio do Duster não é as mil maravilhas, ajuda bastante, mas não resolve tudo, principalmente em situações de X:
http://flickr.com/gp/92278260@N04/47mh1R
neste vídeo estava com o Lock ligado, o fundo estava pegando no buraco...
Porém em outras situações ele mandou muito bem...
http://flickr.com/gp/92278260@N04/93m9wn
duster_arrepiando | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/92278260@N04/9607489498/)
este é interessante, pois tem também como o troller subiu:
André arrepiando | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/92278260@N04/9593305897/)
e do lado de dentro, o bicho quando em lock, tem um barulho bonito:
MVI_3415 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/92278260@N04/9632317399/)
http://flickr.com/gp/92278260@N04/3v6Pdq
Ricardo e DD1969 convido vocês para participar do fórum duster.forumeiros.com
vale muito a pena...
Gostaria muito de ver críticas e melhorias a este comparativo, quem quiser, está em uma planilha eletrônica...
O professador deve receber da Renault para postar video de como esse Duster 4x4 é valente hahahhaha
Parabens .......estava quase comprando um mas devido ao fato de não fazer trilhas optei pelo Tucson automatico; mas um amigo meu que mora aqui do lado pego um branco igual ao seu.
show de bola o custo/beneficio
Professador
24/10/2013, 12:22
O professador deve receber da Renault para postar video de como esse Duster 4x4 é valente hahahhaha
Parabens .......estava quase comprando um mas devido ao fato de não fazer trilhas optei pelo Tucson automatico; mas um amigo meu que mora aqui do lado pego um branco igual ao seu.
show de bola o custo/beneficio
Caro IAMDIX,
A Renault não me dá nem bom dia, ainda sofro também com os serviços ruins da concessionária...
ricardo arlen
24/10/2013, 18:33
Pessoal, valeu a discussão...aprendi muito.
Uma vez postei aqui que a relação final do asx e outros carros é de 1 para 14 na primeira marcha...no caso do duster (4,45 * 4,86) e isso dá 21,627. Fazendo um comparativo com bike....é como eu tivesse catracas de 10, 20 e 30 dentes enquanto que os outros (com todo respeito) tem apenas 10 e 20 dentes. O primeiro (duster) me faz subir mais fácil...com menos esforço. dd1969...realmente, só entrarei num carro diferente do duster (considerando minhas condições $) se este tiver locker, tanto no diferencial central qto nos eixos. Acho que é assim.
Professador, onde vc adquiriu essa informação de força entregue? o que é realmente esse parâmetro? como funciona? Já faço parte do duster.forumeiros mas acho que não tem muita discussão de 4x4....acho. Entrei recentemente la para ver se tinha alguma ideia de como colocar uma lampada de teto na parte traseira do duster....obrigado senhores.
... o TR4 só tem opção 4x4 com câmbio automático, nada contra câmbio automático, porém o do TR4 é antigo, só 4 marchas...
Bom dia, Professador,
Concordo com muito do que você disse. Com relação ao câmbio automático, além do fato do TR4 somente possuir 4 marchas (deveria ter pelo menos 6, pois com 4 a primeira fica muito longa para compensar a falta de outras marchas), eu particularmente não gosto dos automáticos somente por um quesito: travessia de trechos alagados ou pequenos riachos.
Com um câmbio manual e tração 4x4, posso controlar a embreagem com a 1ª engatada e manter boa aceleração para evitar qualquer risco de entrada de água pelo escapamento, enquanto mantenho baixa velocidade para não fazer onda e evitar risco da água atingir a parte superior do motor (parte elétrica, injeção, etc).
Com câmbio automático você não tem opção de realizar isto por não possuir pedal de embreagem. Ou você atravessa quase em marcha lenta (com pouco torque e potência) para não espirrar água na parte superior do motor, e corre o risco da água entrar no escapamento, ou você acelera o motor para ganhar torque e evitar a água no escapamento, mas, como não tem pedal de embreagem, o carro vai andar mais rápido do que você gostaria, correndo o risco de molhar a parte alta do motor...
... Gostaria muito de ver críticas e melhorias a este comparativo ...
Gostei da planilha com comparativo. Fiz uma muito parecida quando estava pesquisando para comprar meu primeiro 4x4, e não me arrependo em nada por ter adquirido o Duster. Superou minhas expectativas.
Não entendi o cálculo da força entregue, pois tentei simular a multiplicação da potência pela redução total do carro em 1ª marcha, mas o valor não coincidiu. Do mesmo modo não entendi o campo força/peso. O ideal não seria peso/torque?
Gostei muito dos vídeos!
Abraços e boas trilhas a todos!
dd1969.
Caro IAMDIX,
A Renault não me dá nem bom dia, ainda sofro também com os serviços ruins da concessionária...
Caros Professador e IAMDIX,
Estranhei o fato do Professador reclamar dos serviços da concessionária. Pode ser um problema local dessa concessionária específica. Falo isto porque aqui na região do Rio de Janeiro fui muito bem atendido em todas pelas quais passei. Apesar de ter adquirido o meu na Eiffel na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) devido à disponibilidade do modelo 4x4 e melhor preço, venho fazendo as revisões na Dinisa São Gonçalo, e inclusive já utilizei a garantia mais de uma vez sem estresse algum. Tenho sido bem atendido tanto na venda quanto no pós-venda, além de já ter utilizado o Renault Assistance 1 vez e o serviço foi ótimo também, motivo pelo qual pretendo pagar uma pequena taxa para estender o tempo de oferta do Renault Assistance de 2 para 3 anos, ficando o mesmo tempo de garantia do carro.
Tente falar com os canais de atendimento da Renault (não sei se eles possuem algum canal de ouvidoria), mas vale a pena tentar obter melhor atendimento da concessionária das próximas vezes.
Abraços.
dd1969.
...realmente, só entrarei num carro diferente do duster (considerando minhas condições $) se este tiver locker, tanto no diferencial central qto nos eixos. Acho que é assim.....
Bom dia, Ricardo Arlen,
Concordo com você também, pois perder este recurso de bloqueio dos diferenciais de eixos do Duster seria muito ruim, mesmo sabendo-se que trata-se de recurso com algum atraso de tempo e efetuado por controle eletrônico ao invés de travar as duas rodas com a mesma rotação em tempo total, o que seria muito melhor, mas, conforme disse o Professador, ajuda muito.
O pior é que, até onde eu sei, a grande esmagadora maioria dos carros 4x4 no Brasil não possui o bloqueio do diferencial de eixo de rodas de fábrica. Se não me engano, isto é item opcional do Jeep Wrangler, do Land Rover Defender 90, e eventualmente de alguns outros. Estranhamente, chequei em um catálogo europeu da Land Rover que para a linha Defender existe também a possibilidade de incluir um opcional de bloqueio de diferenciais de eixos de rodas controlado eletronicamente de forma integrada com os freios ABS, que pelo que me parece, trata-se da mesma tecnologia utilizada no Duster, e no nosso caso é item de série na versão 4x4!
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
Professador
25/10/2013, 11:00
Prá começar, é um cálculo bastante teórico. O conceito de torque é força vezes o raio.
436412
Pegando o torque máximo do motor, ponderando todas as reduções, foi só dividir o torque pelo raio do conjunto roda pneu. Assim achei a força máxima teórica que o carro entrega ao chão para se movimentar em cada marcha.
O objetivo desta planilha é comparar os veículos e ter uma ideia do que acontece quando se aumenta o diâmetro do conjunto roda pneu tanto em perda de força quanto em sobrecarga no sistema de transmissão.
Porém tem um fator (aliás tem vários) não contemplado: a curva de torque, ou a rotação que o motor entrega o torque máximo, quanto menor, melhor.
436408
Conseguir esta imagem na internet, se não engano no site carplace da uol. Pela curva de potência, concluir que se trata do motor 2.0:
436409
Mais uma vez, isso é apenas um exercício de amador, adoraria receber críticas e sugestões.
A fonte dos dados veio da internet, preferencialmente dos sites das montadoras...
Professador
25/10/2013, 11:30
Bom dia, Professador,
Concordo com muito do que você disse. Com relação ao câmbio automático, além do fato do TR4 somente possuir 4 marchas (deveria ter pelo menos 6, pois com 4 a primeira fica muito longa para compensar a falta de outras marchas), eu particularmente não gosto dos automáticos somente por um quesito: travessia de trechos alagados ou pequenos riachos.
Com um câmbio manual e tração 4x4, posso controlar a embreagem com a 1ª engatada e manter boa aceleração para evitar qualquer risco de entrada de água pelo escapamento, enquanto mantenho baixa velocidade para não fazer onda e evitar risco da água atingir a parte superior do motor (parte elétrica, injeção, etc).
Com câmbio automático você não tem opção de realizar isto por não possuir pedal de embreagem. Ou você atravessa quase em marcha lenta (com pouco torque e potência) para não espirrar água na parte superior do motor, e corre o risco da água entrar no escapamento, ou você acelera o motor para ganhar torque e evitar a água no escapamento, mas, como não tem pedal de embreagem, o carro vai andar mais rápido do que você gostaria, correndo o risco de molhar a parte alta do motor...
dd1969.
DD1969,
tenho uma visão diferente,
Em trilhas o que mais me assusta é atravessar alagados por alguns motivos:
- O temido calço hidráulico, que é quando o motor aspira água junto com a mistura ar combustível.
-Os suspiros do diferencial e caixa de marcha, pode aspirar água devido ao resfriamento rápido quando se molha, aí é água no óleo do diferencial... (por sinal o suspiro do diferencial traseiro do duster é bem feito e tem a ponta levantada por uma mangueira e fixada no local mais alto do fundo do carro, ainda pretendo melhorar isso...)
-Danos na parte elétrica, é comum o fechamento de curto..
-Entrada de água pelo escapamento (quais seriam os danos?)
-Danos na embreagem. Teve um colega do fórum duster.forumeiros.com que entrou em um riacho e o carro teve perda total ( o seguro pagou) ele relatou que entrou, quando percebeu que era fundo demais, tentou engatar a ré e voltar, percebeu que tinha perdido a embreagem na hora... também o pessoal da equipe duster everyone, (Sigo eles pelo facebook) mostou uma foto da embreagem toda detonada, molhada e suja de lama, também depois de uma competição com muitos alagados...
Atravessando áreas alagadas nunca se deve pisar na embreagem, por isso acho que o automático, por ter o conversor de torque lacrado deve ser melhor na água...
como você conseguiu aumentar o tempo da Renault Assistence? (Assistânce, hahaha) que realmente é muito bom
um grande abraço...
Caros Professador e IAMDIX,
Estranhei o fato do Professador reclamar dos serviços da concessionária. Pode ser um problema local dessa concessionária específica.
dd1969.
CSS boa realmente não depende de marca...mas na maioria não são boas ......
DD1969,
tenho uma visão diferente,
Em trilhas o que mais me assusta é atravessar alagados por alguns motivos:
- O temido calço hidráulico, que é quando o motor aspira água junto com a mistura ar combustível.
-Os suspiros do diferencial e caixa de marcha, pode aspirar água devido ao resfriamento rápido quando se molha, aí é água no óleo do diferencial... (por sinal o suspiro do diferencial traseiro do duster é bem feito e tem a ponta levantada por uma mangueira e fixada no local mais alto do fundo do carro, ainda pretendo melhorar isso...)
-Danos na parte elétrica, é comum o fechamento de curto..
-Entrada de água pelo escapamento (quais seriam os danos?)
-Danos na embreagem. Teve um colega do fórum duster.forumeiros.com que entrou em um riacho e o carro teve perda total ( o seguro pagou) ele relatou que entrou, quando percebeu que era fundo demais, tentou engatar a ré e voltar, percebeu que tinha perdido a embreagem na hora... também o pessoal da equipe duster everyone, (Sigo eles pelo facebook) mostou uma foto da embreagem toda detonada, molhada e suja de lama, também depois de uma competição com muitos alagados...
Atravessando áreas alagadas nunca se deve pisar na embreagem, por isso acho que o automático, por ter o conversor de torque lacrado deve ser melhor na água..
E se o automatico tiver sequencial acredito que deve ajudar tambem
ricardo arlen
25/10/2013, 15:50
Professador, gostei dos cálculos mas tenho uma dúvida (alias, muitas): se você colocar um pneu maior no duster ele vai ficar mais lento pra sair e você forçará mais o sistema como um todo, correto? Digo isso porque o motor tem que vencer a inércia pra por o carro em movimento. Essa resistência vem das rodas, seja para transpor um obstáculo, subir uma pedra, uma ladeira. Se essas rodas forem maior, então, o torque que o motor terá que fazer para vencer a inercia será maior....é isso? Pensei no sentido roda motor e não motor roda....bom,...
Conseguir esta imagem na internet, se não engano no site carplace da uol. Pela curva de potência, concluir que se trata do motor 2.0:
436409
Mais uma vez, isso é apenas um exercício de amador, adoraria receber críticas e sugestões.
A fonte dos dados veio da internet, preferencialmente dos sites das montadoras...
Caro Professador,
Não sei se aconteceu com mais alguém, mas não consegui abrir as imagens relativas ao hyperlinks que você indicou como Anexo 436408 e Anexo 436409.
Você poderia checar e, caso constate o problema, poderia tentar anexar de outro modo diferente, como por exemplo, inserindo as imagens no post?
Grato,
dd1969.
... -Os suspiros do diferencial e caixa de marcha, pode aspirar água devido ao resfriamento rápido quando se molha, aí é água no óleo do diferencial... (por sinal o suspiro do diferencial traseiro do duster é bem feito e tem a ponta levantada por uma mangueira e fixada no local mais alto do fundo do carro, ainda pretendo melhorar isso...)...
... como você conseguiu aumentar o tempo da Renault Assistence? (Assistânce, hahaha) que realmente é muito bom.
um grande abraço...
Grande Professador,
Excelentes informações prestadas ao pessoal do fórum sobre os respiros dos diferenciais do Duster! Até então eu não tinha lido nada sobre a altura na qual os mesmos estariam e nem como estariam fixados. Pelo que entendi, você explanou o traseiro. Acredito que o dianteiro deve ser mais complicado para verificar, não é?
Com relação ao Renault Assistance, eu ainda não aumentei o prazo em mais 1 ano ainda. A dica é: quando estiver próximo de completar 2 anos da data de aquisição do veículo, você entra em contato com a Renault para solicitar a extensão do serviço, e paga-se uma taxa, que no momento não me lembro direito, mas seria algo próximo de R$150,00. Tentei contato pelo telefone (0800) 055-5615 agora há pouco, mas a atendente disse que essas informações de como estender o prazo você somente pode obter no horário comercial, através da mesma central de atendimento.
Utilizei somente 1 vez o serviço do Renault Assistance e foi muito bom, porque, se eu não tivesse esse serviço, teria gasto muito, mas muito mais mesmo com o reboque do carro até a concessionária mais próxima, além do táxi do local onde eu estava até minha residência, mais o táxi de minha residência até a concessionária para buscar o carro, mais as diárias do carro reserva que foram liberadas pela Renault. Sei que o seguro do carro libera alguns desses serviços, mas não liberaria o carro reserva, uma vez que não tratou-se de sinistro (por exemplo: acidente) ocorrido com o veículo.
Abraços,
dd1969.
Professador
26/10/2013, 22:00
Professador, gostei dos cálculos mas tenho uma dúvida (alias, muitas): se você colocar um pneu maior no duster ele vai ficar mais lento pra sair e você forçará mais o sistema como um todo, correto? Digo isso porque o motor tem que vencer a inércia pra por o carro em movimento. Essa resistência vem das rodas, seja para transpor um obstáculo, subir uma pedra, uma ladeira. Se essas rodas forem maior, então, o torque que o motor terá que fazer para vencer a inercia será maior....é isso? Pensei no sentido roda motor e não motor roda....bom,...
O raciocínio está correto, porém não é uma questão de inércia, apenas o princípio da alavanca em sentido contrário. Quando o pneu é maior, a alavanca é maior, ou seja o motor tem que fazer uma força maior para por o carro em movimento. Tem o mesmo efeito de se aumentar a redução trocando as engrenagens...
Com o pneu maior, um giro dele faz o carro percorrer uma distância maior...
Porém, com pneus maiores com o mesmo torque fica mais fácil superar obstáculos tipo degrau e também levanta mais o carro que evita que raspe o fundo....
Professador
26/10/2013, 22:05
Caro Professador,
Não sei se aconteceu com mais alguém, mas não consegui abrir as imagens relativas ao hyperlinks que você indicou como Anexo 436408 e Anexo 436409.
Você poderia checar e, caso constate o problema, poderia tentar anexar de outro modo diferente, como por exemplo, inserindo as imagens no post?
Grato,
dd1969.
Bom as imagens:
Curva de potência:
436680
Curva de torque:
436681
espero que agora vá
Professador
26/10/2013, 22:30
Grande Professador,
Excelentes informações prestadas ao pessoal do fórum sobre os respiros dos diferenciais do Duster! Até então eu não tinha lido nada sobre a altura na qual os mesmos estariam e nem como estariam fixados. Pelo que entendi, você explanou o traseiro. Acredito que o dianteiro deve ser mais complicado para verificar, não é?
Com relação ao Renault Assistance, eu ainda não aumentei o prazo em mais 1 ano ainda. A dica é: quando estiver próximo de completar 2 anos da data de aquisição do veículo, você entra em contato com a Renault para solicitar a extensão do serviço, e paga-se uma taxa, que no momento não me lembro direito, mas seria algo próximo de R$150,00. Tentei contato pelo telefone (0800) 055-5615 agora há pouco, mas a atendente disse que essas informações de como estender o prazo você somente pode obter no horário comercial, através da mesma central de atendimento.
Utilizei somente 1 vez o serviço do Renault Assistance e foi muito bom, porque, se eu não tivesse esse serviço, teria gasto muito, mas muito mais mesmo com o reboque do carro até a concessionária mais próxima, além do táxi do local onde eu estava até minha residência, mais o táxi de minha residência até a concessionária para buscar o carro, mais as diárias do carro reserva que foram liberadas pela Renault. Sei que o seguro do carro libera alguns desses serviços, mas não liberaria o carro reserva, uma vez que não tratou-se de sinistro (por exemplo: acidente) ocorrido com o veículo.
Abraços,
dd1969.
Usei o serviço duas vezes, uma em Eunápolis, BA e outra estava em uma trilha 10 horas da noite, veio o guincho e o táxi, show de bola. O carro reserva é muito bom, descobrir que pode ser até uma ranger 4x4. Na última vez só não peguei a ranger por que no momento não tinha na locadora.
Acho que me expressei mal e acabei sendo injusto com a concessionária Renault daqui de Aracaju, Eles atendem bem, tem boa vontade, me tratam muito bem, porém não tem experiência com 4x4 e sofrem da falta de informações, comum em todas as CSS.
Acredito também que o modelo de gestão de todas está errado, eles deveriam focar mais no mecânico e aproximar o mecânico do cliente. Treinar ele não só para reparar, mas também atender. Os supervisores deveriam ser mecânicos promovidos, pessoas que um dia já trabalharam embaixo do carro...
As oficinas deveriam ter um plano de carreira que promovesse os bons mecânicos...
Aquele perfil do mecânico sujo de graxa, analfabeto e ignorante já acabou, mecânico hoje opera computador...
Bom as imagens: Curva de potência: ... Curva de torque: ...
Legal, Professador,
Analisando o gráfico, vemos que:
1) Sempre que possível devemos prestar mais atenção às curvas de potência e de torque que os valores de potência e torque máximos informados pelos fabricantes, pois muitas vêzes nos surpreendemos, como neste comparativo entre o Duster 2.0 e o Ecosport 2.0, conforme informações abaixo;
2) Em matéria de potência, o motor 2.0 do Ecosport somente rende mais que o do Duster após as 5500 ou 5700 RPM;
3) Com relação ao torque, novamente, somente a partir das mesmas rotações já mencionadas é que o motor do Ecosport rende mais que o do Duster;
4) Considero, então, o motor do Duster 2.0 mais forte que o do Ecosport, pois na maior parte do tempo estamos a até aquela faixa de rotações;
5) Interessante que, acima das 5500 RPM o motor 2.0 do Duster fica com menos torque que o mesmo motor abaixo de 1500 RPM, e também que, acelerar acima das 5500 RPM faz a potência decair até chegar na faixa de corte de aproximadamente 6500 RPM, quando a potência é a mesma do mesmo motor na faixa das 4000 RPM. Isto também explica porque em outro dia estiquei as rotações do motor até a faixa vermelha para ultrapassar e achei o carro um pouco mais fraco (com menos vigor) naquela faixa estreita das altas rotações. Agora com o gráfico, está comprovada esta percepção;
6) Acelerar o nosso motor (Duster 2.0) acima das 5500 RPM aumentará o consumo de combustível e o desgastará desnecessariamente sem trazer benefício algum que justifique tal atitude (menor relação custo/benefício).
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
... Acredito também que o modelo de gestão de todas está errado, eles deveriam focar mais no mecânico e aproximar o mecânico do cliente. Treinar ele não só para reparar, mas também atender. ...
Caro Professador,
Concordo com você. No meu caso, pelo que lembro, somente tive acesso direto ao mecânico por 2 vêzes, ambas em situação de revisões, sendo 1 vez para eu acompanhar parte dos serviços da 1ª revisão, e 1 vez na 3ª revisão, onde o mecânico falou diretamente comigo oferecendo orientação, sem a perda de informações técnicas que provavelmente ocorreriam caso meu interlocutor fosse o consultor.
Tenho um amigo que possui um New Civic e ele disse que nas concessionárias Honda você acompanha as revisões diretamente com o mecânico, que inclusive também presta orientações durante ou após o serviço prestado.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
ricardo arlen
28/10/2013, 20:22
Minha experiencia aqui em Campina Grande é muito boa. Tenho acesso aos mecânicos e ao chefe da oficina que me presta ótimos esclarecimentos.
Falando em Campina Grande, teremos neste final de semana um passeio só para duster 4x4. Este sai de J Pessoa e vai atá barra de Cunhaú no RN....acho que tá aberto para quem quiser e tiver duister 4x4....quem está organizando é o grupo J Carneiro da Renault de JPA....se isso é uma propaganda do grupo e se alguém não gostou, não fiuque com raiva de mim, me avise que eu não posto mais....um abraço
Tenho uma dúvida.
Este link (...) mostra um vídeo em que o duster tira um tr4 de uma situação chata. (...).
Olá, Pessoal. Sei que já se passou mais de uma semana desde o video com a Duster e a tr4, só achei interessante esta colocação, colocada em um site cujo link, Pesca Minas. Roteiros e dicas de pesca esportiva: Minas e Brasil. 4x4.Turismo: Renault Duster 4x4 opinião (http://pescaminas.blogspot.com.br/2011/10/renault-duster-4x4-e-1-reduzida.html), eu havia guardado. Apenas sobre a parte da Duster não ter uma caixa de redução e sim apenas a "primeira reduzida". Isto foi quando também fiz várias pesquisas sobra a Duster (tenho uma branquinha também). Analisando bem, eu concordo totalmente com o texto, já que nos passeios que fazia com um colega, dono de um samurai (Passava aperto, literalmente, com meus 1,87m), raramente precisou-se colocar uma reduzida, que dirá uma segunda marcha.
Abraços.
Ah, mais uma coisa: Parabéns, MESMO, por todas as excelentes informações/videos sobre o Duster. Muito Obrigado.
... Apenas sobre a parte da Duster não ter uma caixa de redução e sim apenas a "primeira reduzida". ...
Olá, Carmoro,
Apenas para ilustrar, segue um breve comparativo dos valores finais de redução do Duster e de outros veículos 4x4:
437916
Como você pode ver, o Duster não está mal nesse quesito, uma vez que está ligeiramente melhor (praticamente empatado) com o Mitsubishi TR4 4x4 Automático, e está com valor de reduzida melhor do que uma boa parte dos outros veículos 4x4.
Há realmente alguns "tratores" nessa área como o Jeep Wrangler Rubicon, o Land Rover Defender 90, o Troller T4, e alguns poucos, mas, considerando o conjunto do Duster, que, diga-se de passagem, ao pé da letra não é SUV e sim Crossover, ele está muito bem perante os demais, sem fazer feio.
Você comentou bem que o Duster é leve, o que é muito útil na areia, na lama, etc., e acredito que isto é um item bem favorável também.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
ricardo arlen
04/11/2013, 20:05
Pessoal, passeio arretado nesse fds. De João Pessoa até Barra de Cunhaú. Praia e areião não faltaram. Os 13 dusters 4x4 subiram o morro do Farol do Bacopari na Baia Formosa. Eta carro forte danado...só dei uma errada, subi todo o morro na primeira mas alguns subiram melhor na 2a marcha....fica pra próxima. Tenho filmes mas achoq ue fica muito pesado coplocar aqui....espero que gostem das fotos.
438041438043438044438042438045
ricardo arlen
04/11/2013, 20:11
Entendo porque eu tive medo na primiera vez qdo encarei o morro do Bacopari em Baia Formosa, na primeira vez só tinha no grupo Tracker, Dakar e TR4....todos esses com reduzida...com essa tabela postada acima dá pra ver o duister realmente se destaca na reduzida.....é, até agora o duster não me decepcionou com relação à trilha....claro que não estou exagerando...
Professador
05/11/2013, 15:31
Pessoal, passeio arretado nesse fds. De João Pessoa até Barra de Cunhaú. Praia e areião não faltaram. Os 13 dusters 4x4 subiram o morro do Farol do Bacopari na Baia Formosa. Eta carro forte danado...só dei uma errada, subi todo o morro na primeira mas alguns subiram melhor na 2a marcha....fica pra próxima. Tenho filmes mas achoq ue fica muito pesado coplocar aqui....espero que gostem das fotos.
438041438043438044438042438045
Parabéns Ricardo pelo passeio e as fotos...
sobre o vídeos pesados, recomendo abrir uma conta no Seja bem-vindo(a) ao Flickr - Compartilhamento de fotos (http://www.flickr.com) , lá vc tem um terabyte para armazenar fotos e vídeos...
compartilhe os vídeos...
um grande abraço
Pessoal, moro no oeste baiano, vou trocar de carro, e queria aproveitar a minha proximidade do Jalapão para conhecê-lo. Será que um Duster 4x4 aguentaria o tranco? Não tenho experiência com trilhas...
Pessoal, moro no oeste baiano, vou trocar de carro, e queria aproveitar a minha proximidade do Jalapão para conhecê-lo. Será que um Duster 4x4 aguentaria o tranco? Não tenho experiência com trilhas...
Olá, Canuck,
Posso lhe dizer que o Duster 4x4 é um crossover valente, com boa resistência a torções no monobloco, um bom sistema 4x4 inteligente no modo lock, que utiliza os sensores do ABS para implementar bloqueio de rodas simulando bloqueio de diferenciais de eixos, um bom torque em baixos giros (apesar de não se poder comparar com os motores a diesel), um razoável ângulo de entrada, saída, breakover, e vão livre do solo, além de ser macio (principalmente devido à suspensão traseira multilink), confortável e sobretudo espaçoso, leve em relação a outros 4x4 (o que é bom na lama e areia), além de econômico para um carro a gasolina com motor 2.0.
Os pontos negativos seriam que, devido a ser relativamente novo, não possui tantas opções de personalização disponíveis para melhorar as capacidades off-road, em relação a veículos que estão há mais tempo na praça, além de que, em razão de possuir monobloco ao invés de chassis, possui capacidade mais limitada para lift de suspensão, etc.
Infelizmente não conheço o nordeste brasileiro, então não poderia opinar se a robustez do Duster 4x4 seria suficiente para superar com segurança as eventuais dificuldades que seriam enfrentadas no Jalapão, e, quanto a isto, somente os membros que já conhecem a área, e que poderiam expressas suas opiniões.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
geroliveira
25/11/2013, 13:24
Ola amigos !
Tenho um Duster 4x4 e estou precisando trocar os pneus, o que acham desses dois modelos ?
PNEU MAXXIS 225/70 R16 HT760 102S - MaisQPneu (http://www.maisqpneu.com.br/pneu-maxxis-22570-r16-ht760-102s-185.aspx/p)
Pneus Fácil - Dunlop Grandtrek AT3 LT225/70R16 103T (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=2633&marca=Dunlop&modelo=Grandtrek%20AT3&medida=225/70R16)
Da pra colocar no Duster ? acho que vai ficar uns 2cm mais alto.
Grato e boas trilhas .
Ger.
uvantuil
25/11/2013, 13:28
nessa medida tinha uma promoção na Miltfort - Sua opção para peças e serviços Mitsubishi - www.miltfort.com.br (http://www.miltfort.com.br) pneus yokohama
ricardo arlen
26/11/2013, 21:06
Depois das fotos, coloco o link de uma pequena filmagem do passeio que fizemos.....vale apena ver esse resumo...são apenas 100 segundo de filme. Aqui não mostra os perregues, só a moleza mas o cenário vale a pena.
https://www.facebook.com/photo.php?v=544857178935724
Depois das fotos, coloco o link de uma pequena filmagem do passeio que fizemos.....vale apena ver esse resumo...são apenas 100 segundo de filme. Aqui não mostra os perregues, só a moleza mas o cenário vale a pena.
https://www.facebook.com/photo.php?v=544857178935724
Olá, ricardo arlen,
Muito bonito o filme, com linda paisagem!
Aguardo o envio do outro filme que deverá mostrar a parte mais difícil.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
Professador
27/11/2013, 15:33
Litoral Sul de Alagoas, município de Jequiá da Praia, próximo ao povoado de Lagoa Azeda. Maré cheia, a lua ao fundo...
http://flickr.com/gp/92278260@N04/24M842
Areia não é fácil não, veja como afunda quando em baixa velocidade...
Litoral Sul de Alagoas, município de Jequiá da Praia, próximo ao povoado de Lagoa Azeda. Maré cheia, a lua ao fundo...
http://flickr.com/gp/92278260@N04/24M842
Areia não é fácil não, veja como afunda quando em baixa velocidade...
Olá, Professador,
Areia é o único tipo de terreno no qual ainda não andei. Já adquiri pressurizador elétrico, calibrador com pino de esvaziamento, cinta de resgate e manilhas de 3/4" e de 1/2". Falta somente a oportunidade. Acho que nas próximas férias poderei testar, e vale sempre lembrar, com outro 4x4 junto, pois, conforme alguns colegas de fórum já alertaram, a chance de encalhar e ficar sozinho sem ajuda não é tão pequena.
Para afundar um pouco no início do vídeo, talvez a calibragem dos pneus estivesse um pouco acima do indicado para areia/dunas. Com quantos psi os pneus estavam, Professador?
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
ricardo arlen
28/11/2013, 21:32
rapaz, vi a hora não sair dessa areia....vc estava com pneus com menor pressão?
Professador
29/11/2013, 23:21
Tava com as calibragem normal (29 psi)...
neste dia estava eu e a namorada somente, só entrei na praia prá sentir como estava a areia...
entrei, vi que não tava fácil, contornei e voltei...
coisas que não se devem fazer:
-trilha, principalmente areia sozinho e
-areia com pneu com calibragem normal, normalmente ando na areia com cerca de 20 psi...
O compressor portátil funciona legal?
qual é o seu modelo, quanto custou?
ricardo arlen
01/12/2013, 21:00
Professador, vc é mesmo corajoso. O compressor portátil que comprei foi um baratinho, paguei 45 reais no Makro. Ele tem uma lanterna também. Acho ele (Compressor de Ar Schulz 12V com Lanterna Air Plus 12V - Compressores ? Magazine Luiza (http://www.magazineluiza.com.br/compressor-de-ar-schulz-12v-com-lanterna-air-plus-12v/p/2026606/fs/fcmp/)) muito fraco pois gasto mais de 15 minutos para colocar todos os 4 pneus com 28-30 psi, saindo de 17 psi. Além disso, ele aquece muito. Tenho procurado um melhor, provavelmente mais caro mas confiável...o link abaixo é referente um resgate efetuado pelo duster no passeio que fizemos e que já postei acima...vale a pena ver...
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qJfKUXpIALk
... O compressor portátil funciona legal? qual é o seu modelo, quanto custou?
Olá Professador,
O meu compressor portátil funciona muito bem, sendo que a única coisa que não me agrada muito é o tempo para enchimento, pois, como ele não foi pensado para uso 4x4 (no qual se enche de 15 a 29 psi de uma vez só, especialmente na areia/duna) e sim para calibragem semanal sem ter que se deslocar de casa (situação na qual você pode esquentar o pneu e alterar a calibragem que deve sem com os pneus frios), se espera bastante, apesar de que, é o único jeito de se fazer isto na saída da areia para o asfalto, onde não se possui posto ou borracheiro na área. Outro inconveniente é que o indicador de pressão não é muito preciso, pois, mente por volta de uns 3 ou 4 psi, pelo que me lembro (para deixar em 29 psi teria que encher até o marcador parar em 32 ou 33 psi).
A marca é Wagan Tech e o modelo é o "300 Amp Battery Jumper" (código 2467), que, além de compressor de ar e calibrador (indicador de pressão), serve também como auxiliar de partida de motor (possui bateria interna e cabo e engate rápido para bateria do carro, tipo o vulgo termo "chupeta", para quando a bateria do carro está com pouca energia para girar o motor de arranque), lanterna de emergência (possui leds), possui 2 tomadas de 12 volts similares à do carro, para ligar aparelhos, uma tomada USB para carregar celular ou outro aparelho, além de um indicador do estado da bateria interna, para se saber se já está na hora de recarregá-lo na tomada novamente.
É um aparelho muito útil. Segue o link com informações sobre ele, e lá você pode baixar o manual (há outro link abaixo naquela página): "2467 ? 300 Amp Battery Jumper (http://www.wagan.com/index.php/2467-300-amp-battery-jumper.html?SID=a8211321fb99af27d672544068be1bc5)".
Comprei o meu há aproximadamente 1 ano no Walmart e não me lembro quanto paguei na época, e foi indicado por um amigo que havia comprado no Magazine Luiza. É um modelo não muito fácil de achar, e numa rápida pesquisada na Internet, vi em uma loja que está vendendo por volta dos R$500,00, mas parcelam (não conheço a loja).
Vale a pena também você dar uma pesquisada neste mesmo fórum, porque eu mesmo já li vários posts sobre compressores de ar mais "parrudos", pensados para utilização mais pesada, como enchimento de pneus de grandes volumes como os de 31, 33 ou mesmo 35", em pouquíssimo tempo.
Por enquanto, estou utilizando o Wagan Tech, mas ainda não tive a oportunidade de utilizar o carro na areia/duna, para marcar o tempo de reenchimento de cada pneu desde 15 a 29 psi. Caso não esteja satisfeito, procurarei algum daqueles modelos que encontramos no fórum, que são mais potentes.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
ricardo arlen
04/12/2013, 16:00
dd69....realmente esse bicho é bem caro mas trás consigo outros benefícios. Faz o seguinte: baixa um dos teus pneus até 15 e procura enche-lo até a pressão que vc costuma usar. È uma forma de medir o tempo e verificar se ele aquece também como eu relatei acima. Só tem uma coisa que eu não entendo: é como esses equipamentos conseguem chegar a 260 psi....é pressão pra caraio.
Normalmente, se tenho planejamento de fazer uma aventura, levo comigo uma bomba de encher pneu de bicicleta como backup. Aquela que fica na vertical e que usamos os pés para segurá-la. Ela enche, já fiz isso, demora mas você não faz tanto esforço assim para chegar em 30 psi. Faço isso pois, num perrengue, caso o compressor (no caso do meu que é fraco) quebre, eu ainda tenho a manual.
Ricardo
enegreiros
04/12/2013, 23:03
Prezados,
Qual a média de consumo que estão fazendo em seus duster 4x4 (especialmente os que residem em fortaleza)? O carro aguenta bem torções que poderá sofrer em dunas? Tem monobloco com algum tipo de reforço? Alguém tem experiência nesse veículo em duna? Consegue acompanhar as tr4 e vitaras? Estou pensando em fazer um test drive em um novo. Pena que não tenha versão automática para os 4x4...
ricardo arlen
05/12/2013, 21:42
enegreiros....vários vídeos mostram o duster em dunas, aparentemente o bicho se sai bem. Tive uma experiencia recentemente e fiquei muito satisfeito. Acho que vitara é um senhor carro, pena que é sempre 4x4 mas, se subir em dunas exige torque, a relação final do duster é de 21,6:1 enquanto que a tr4 aut é 21,4. A vitara já sobe para 28,5. Agora, acho que tr4 é mais carro do que duster para trilhas, ambos têm vantagens e desvantagens....sei não, dá um pesquisada, aqui mesmo, e vc vai formar uma opinião sobre o duster...só se lembre o o tr4 fica nos X e duster, não. boa sorte.
Prezados, Qual a média de consumo que estão fazendo em seus duster 4x4? ...
Olá, enegreiros,
O meu vem fazendo uma média entre 10,5 e 11 Km/l, mas isto é complicado de comparar, uma vez que cada membro do fórum percorre rotineiramente percursos diferentes, sendo que alguns utilizam mais em estradas asfaltadas que cidade, outros, mais cidade e congestionamentos que estradas, e assim por diante, mas, de qualquer forma, segue a informação.
... O carro aguenta bem torções que poderá sofrer em dunas? Tem monobloco com algum tipo de reforço? ...
Acredito que isto não deva ser problema para o Duster, uma vez um vendedor de concessionária me mostrou um vídeo gravado por ele no qual a Renault havia convidado vários vendedores para uma exposição interna em uma pista de testes cheia de buracos, erosões, etc., e havia um trecho no qual o carro ficava proposital e temporariamente (pela ação do piloto) com uma das rodas traseiras penduradas lá no alto (carro inclinado a aproximadamente 45 graus), e o engenheiro mostrava aos vendedores a resistência à torção da carroceria nessas situações, e ele efetuou várias vêzes abertura e fechamento de várias portas (inclusive de porta-malas) para comprovar que abriam e fechavam naturalmente como se o carro estivesse no plano. Resumindo: não importava se algumas molas estivessem totalmente comprimidas ou totalmente estendidas, porque o monobloco permanecia reto em seu plano.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
dd69.... Faz o seguinte: baixa um dos teus pneus até 15 e procura enche-lo até a pressão que vc costuma usar. È uma forma de medir o tempo e verificar se ele aquece também como eu relatei acima. Só tem uma coisa que eu não entendo: é como esses equipamentos conseguem chegar a 260 psi....é pressão pra caraio...
Olá ricardo arlen,
Assim que possível farei o teste proposto e retorno ao fórum com a informação, ok?
Realmente, esta pressão de 260 psi parece falsa, pois acredito que seria muita pressão para o pequeno compressor, e o curioso é que várias outras marcas declaram pressões máximas parecidas (pode ser jogada de marketing, de modo a não ficar para trás na visão dos usuários, a exemplo de amplificadores de home theater que produzem 80 watts RMS em stereo e declaram mais de 1000 W).
...Normalmente, se tenho planejamento de fazer uma aventura, levo comigo uma bomba de encher pneu de bicicleta como backup. Aquela que fica na vertical e que usamos os pés para segurá-la. Ela enche, já fiz isso, demora mas você não faz tanto esforço assim para chegar em 30 psi. Faço isso pois, num perrengue, caso o compressor (no caso do meu que é fraco) quebre, eu ainda tenho a manual. Ricardo
Faz muito bem por possuir uma contingência, e penso da mesma maneira: devemos sempre possuir equipamentos de reserva, pois podemos ficar na mão em situação difícil.
Você pode informar a marca e o modelo desse equipamento manual? A partir disso podemos verificar na Internet a disponibilidade nas lojas e a faixa de preços.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
Professador
06/12/2013, 10:29
Normalmente, se tenho planejamento de fazer uma aventura, levo comigo uma bomba de encher pneu de bicicleta como backup. Aquela que fica na vertical e que usamos os pés para segurá-la. Ela enche, já fiz isso, demora mas você não faz tanto esforço assim para chegar em 30 psi. Faço isso pois, num perrengue, caso o compressor (no caso do meu que é fraco) quebre, eu ainda tenho a manual.
Ricardo
Ricardo , estou procurando há tempo uma bomba assim, onde acho para comprar?
Professador
06/12/2013, 10:36
Meu sonho de consumo:
Duster com vestimenta militar é destaque em desfile na Romênia - Carros - iG (http://carros.ig.com.br/noticias/duster+com+vestimenta+militar+e+destaque+em+desfil e+na+romenia/7008.html)
Queria ter este exoesqueleto em meu carro, imagino que seja um ganho imenso de segurança nas trilhas, além do guincho, o pneus, faltou o snorkel...
o Exército Brasileiro bem que podia comprar uns...
442165
442166
442167
ricardo arlen
06/12/2013, 18:58
Essa (http://www.biketown.com.br/produto/acessorios-bomba-pe/bomba-de-pe-giyo-gf-43p-com-manometro-giyo-453.mstp) é exatamente a bomba que eu tenho. Uso ela para encher os pneus da bike. Coloco, na maioria das vezes, mais de 60psi. Como disse, muitas vezes coloco ela dentrop do duster também e já calibrei pneus de carro com ela. Tenho ela há mais de 5 anos e nunca tive qlqr problema. Para calibrar os pneus do duster é moleza com relação ao esforço pois 30 psi para essa bomba é tranquilo, O problema é que o volume do pneu do duster é grande e aí haja bombada....mas...funciona.
Acredito que em qualquer loja de bicicleta pode ser encontrada.
enegreiros
06/12/2013, 21:05
Obrigado aos amigos que se manifestam a respeito do consumo de suas viaturas!
Olá ricardo arlen,
Assim que possível farei o teste proposto e retorno ao fórum com a informação, ok?
...
Olá, ricardo arlen,
Efetuei hoje o teste proposto.
Verifiquei com meu calibrador manual (do tipo caneta e que é preciso) que o pneu estava exatamente a 29 PSI, e no medidor do compressor indicava erroneamente algo como 38 PSI. Retirei o ar com a outra ponta do calibrador manual até chegar a 15 PSI, e o do compressor indicou algo como 22 PSI. Ou seja, o indicador do compressor indicou aproximadamente entre 7 e 9 PSI a mais que o real.
Cronometrei o enchimento do pneu de 15 PSI reais (22 PSI pelo compressor Wagan) a 29 PSI reais (38 PSI pelo compressor Wagan) e o tempo foi de 5 minutos.
Então, considerando uma situação de eventual retorno de passeio por areia ou dunas na qual estivesse reduzido para 15 PSI reais, o tempo total para retornar a pressão indicada pela Renault (29 PSI reais) os 4 pneus por este modelo de compressor Wagan seria de um pouco mais de 20 minutos.
Dois fatores interessantes são:
a) Não esquentou nada a carcaça do compressor. Apenas a pequena mangueira que liga o compressor no bico é que ficou um pouco morna nesta situação;
b) Fiquei surpreso ao ver o compressor trabalhar por 5 minutos sem engasgar, sendo que estou com ele há aproximadamente 1 ano sem ligá-lo na tomada, e considerando que no manual há recomendação para recarregar sua bateria interna (ligando o compressor na tomada de casa através do carregador que vem com ele) a cada 2 meses, ou até mesmo mensalmente no inverno;
Pelo que pude verificar, então o modelo da Wagan, apesar de bem mais caro, leva aproximadamente o mesmo tempo de enchimento dos 4 pneus do Duster (considerando que ricardo arlen começou em 17 PSI com o Schulz ao invés de 15 PSI do Wagan), tendo como únicas vantagens, o fato de não esquentar, possuir bateria interna, e outras finalidades de emergência como lanterna de led embutida, partida de emergência no carro se a bateria "arriar", e carregar celular ou tablet pela USB.
Após este teste, quem quiser levar menos de 15 a 20 minutos para recalibrar os 4 pneus do Duster no retorno de dunas, precisaria verificar outros modelos que, conforme eu havia dito anteriormente, há boas discussões sobre esse assunto em outro tópico neste mesmo fórum, ok?
Abraços a todos e boas trilhas!
dd1969.
Essa (http://www.biketown.com.br/produto/acessorios-bomba-pe/bomba-de-pe-giyo-gf-43p-com-manometro-giyo-453.mstp) é exatamente a bomba que eu tenho. Uso ela para encher os pneus da bike. Coloco, na maioria das vezes, mais de 60psi. Como disse, muitas vezes coloco ela dentrop do duster também e já calibrei pneus de carro com ela. Tenho ela há mais de 5 anos e nunca tive qlqr problema. Para calibrar os pneus do duster é moleza com relação ao esforço pois 30 psi para essa bomba é tranquilo, O problema é que o volume do pneu do duster é grande e aí haja bombada....mas...funciona.
Acredito que em qualquer loja de bicicleta pode ser encontrada.
Olá, ricardo arlen,
Obrigado pela dica da bomba manual para utilizarmos como contingência (e emergência) para eventual falha do compressor elétrico.
Abraços e boas trilhas a todos!
dd1969.
Leonardo Raffi
18/12/2013, 18:04
Duster picape é flagrado na Romênia | Notícias Automotivas - Carros (http://www.noticiasautomotivas.com.br/duster-picape-e-flagrado-na-romenia/)
Professador
30/12/2013, 14:01
Dia 26/12/13, estava de bobeira na casa dos meus pais, em Eunápolis. Chuva caindo, tédio batendo, resolvemos fazer um passeio aleatório pelas estradas vicinais do município.
Saímos em um único carro em cinco pessoas
http://flickr.com/gp/92278260@N04/BD624d
No início, tudo tranquilo, a ideia era não arriscar nada
20131226_142640 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/92278260@N04/11646200235/)
20131226_144522 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/92278260@N04/11646536164/)
Mas, sabe como é, vai se criando confiança...
20131226_154424 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iKa31A)
20131226_155136 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK9MMz)
20131226_165145 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK9hnJ)
20131226_155249 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK7WPt)
Aí resolvi ver como estava uma ladeira que passei há muito tempo. No meio dela, parei para ver como estava a situação, foi aí que me lembrei que nela tinha umas pedras e resolvi voltar. Nesta hora que o bicho pegou...
20131226_171259 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iKayuJ)
Vendo a pirambeira cada vez mais próxima, coloquei a patroa na direção e empurramos a frente, assim, conseguimos atravessar o carro e sair do perigo. Depois fomos virando o carro apenas empurrando e puxando as rodas traseiras (estava escorregando muito)
20131226_171934 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK7pNZ)
Depois foi só sair, bendito seja este sistema de tração do Duster, no modo lock...
VID-20131226-WA0009 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iKa6n6)
Ainda parei no meio da ladeira para os passageiros embarcarem...
Aprendi algumas coisas nesta aventura...
gostaria de comentários, principalmente sobre os erros a serem evitados....
... gostaria de comentários, principalmente sobre os erros a serem evitados....
Olá, Professador,
Seguem algumas pequenas contribuições a partir do meu humilde ponto de vista (algum colega do fórum pode adicionar mais contribuições):
1) O ideal nessas situações seria não sair sozinho (me refiro ao carro), e sim com a companhia de pelo menos outro veículo 4x4 equipado com 1 cinta de nylon de uns 6 metros (exemplo) e 2 manilhas de 1/2" ou 3/4" para engate da cinta nos veículos (a princípio não veria a necessidade de guincho elétrico). Graças a Deus não houve nada mais sério e apenas um susto, mas com outro veículo vocês poderiam sair dessa com mais facilidade e até mesmo de algumas situações mais difíceis que porventura viessem a encontrar;
2) Não sei qual a pressão dos pneus você estava utilizando, mas, caso estivesse usando a normal (29 PSI) estaria em pequena desvantagem, pois baixando algumas libras aumentaria a área de contato dos pneus no solo, facilitando a saída (lembrando de recalibrar novamente quando voltar à pista normal);
3) Para este tipo de solo, seria melhor utilizar pelo menos pneus do tipo A/T (All Terrain), ou, melhor ainda, M/T (Mud Terrain), pois os do Duster são do tipo H/T (Highway Terrain). Obs: Eu já me surpreendi duas vêzes por ter saído, usando também os pneus originais, de um pequeno atoleiro (porém era plano) e de uma subida com lama (mas o solo possuia mais liga), mas é aquela coisa: eu também venho por enquanto utilizando os originais, mas, com equipamento melhor corremos menos riscos ou saímos mais facilmente das situações;
4) Não sei se você estava usando somente o modo Auto. O ideal seria usar o modo 4x4 Lock porque além de distribuir o torque igualmente entre os 2 eixos do carro o tempo todo, também utiliza (somente nesse modo) os sensores de velocidade de rotações das rodas (do sistema ABS) para transferir o torque, no mesmo eixo, de uma roda deslizando para a roda parada daquele eixo. Pode usar o modo Lock sem medo em terreno escorregadio. Para não correr o risco de esquecimento (aconteceu 1 vez comigo), evite andar o tempo todo em modo Lock porque quando entrar em terreno firme vai perceber a direção um pouco pesada e pode ouvir algum estalo no sistema de transmissão (é o bloqueio). Neste caso, volte imediatamente para o modo Auto que não oferece risco algum. Caso permaneça estalando a transmissão por mais tempo em piso seco pode destruir os componentes de transmissão e devem ser caros (não sei o preço).
5) Outra vantagem em ir com outro carro é poder aliviar a carga distribuindo as pessoas pelos 2 ou mais carros. Apesar de ter sido desenvolvido para transportar 5 pessoas mais bagagem, isto é para situações normais. Qualquer carro, mesmo um Jeep ou Land Rover Defender 90 ou Troller T4 deve se sair pior na lama (ou areia por exemplo) totalmente carregado do que somente com 2 ou 3 pessoas;
6) Esta é apenas detalhe: eu desligaria os faróis de neblina porque estava claro e não havia necessidade deles naquele momento.
Abraços e feliz 2014 para todos!
dd1969.
Que show!:concordo: Queria dar estar sorte quando resolvo filmar...
Eu comecei a andar com a câmera para poder também filmar as "peripécias dustéricas":
Passei num campo em Mateus Leme que ficou alagado (água na batata da perna, uns 30 cm) e o carro passou que nem sentiu e também em uma estrada pra um milharal. Tive de firmar a direção pra não deslizar que nem enceradeira solta. Quando voltei lá, noutra semana, pra filmar tudo, a terra estava mais firme e só uns 10 cm de água... Filmei, mas nem ficou tão legal. No milharal haviam fechado um porteira e fiquei sem acesso.
Esta segunda feira, estava em Grussai/Atafona e levei filmadora. Minha noiva perguntou se o carro subia uma duna, respondi "vamos ver", fui, me desesperei, vi vó pela greta na gracinha, mas passei (era areia e nem lembrei de diminuir a pressão dos pneus). Ai empolguei e estudei melhor onde passar pra fazer uma filmagem...
ATOLEI. Na merda, a roda traseira do motorista levantou e a do passageiro dianteira ficou suspensa, pois fiquei preso pelo peito de aço na crista da passagem, com duas rodas só em contato. Que sufoco pra sair. Só com ajuda! Filmei, mas, que vergonha!
Lição no fim do dia: O já dito NUNCA vá sozinho.
Eu ainda há MUITO a aprender...
Feliz 2014 a todos. Abrx.
Que show!:concordo: Queria dar estar sorte quando resolvo filmar...
Olá, Carmoro,
Também gostei dos vídeos do Professador, mas, especialmente das fotos (muitas ficaram excelentes!).
Pessoal,
Desculpem-me pelo equívoco no meu post anterior, pois não possuo manilhas de 1/2" e sim de 5/8".
Seguem abaixo detalhes sobre a cinta e as manilhas adquiridas (além de alguns poucos acessórios):
Cinta Sling 6m 5 Ton com Reforço - Cintas - Resgate - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/cintas-de-resgate/cinta-sling-6m-5-ton-com-reforco.html)
Manilha Curva 3/4 - Resgate - Resgate - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/resgate/manilha-curva-3-4.html)
~
Manilha Reta 5/8 - Resgate - Resgate - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/resgate/manilha-reta-5-8.html)
Observação: Havia comprado inicialmente as manilhas de 3/4", mas, apesar de terem entrado perfeitamente na parte traseira do Duster, já na dianteira não foi possível porque quando adquiri o carro, pedi com aquele acessório protetor de pára-choque de rampa frontal que já vem com os faróis auxiliares, e isto impediu a utilização destas manilhas. Então adquiri posteriormente as de 5/8" que, além de funcionarem na traseira (e também em carros cujo engate seja menor) também encaixam na dianteira, mas, no meu caso, tenho que retirar o protetor plástico que encobre o local de resgate (possui um velcro). Não tenho certeza, mas acredito que as manilhas de 3/4" serviriam para quem não possui aquele protetor frontal do qual escrevi.
Bomba de sucção MagiFlux - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/acessorios-uso-geral/bomba-de-succ-o-magiflux.html)
Observação: Esta não testei ainda (não sei se o Duster possui dispositivo de proteção no tanque...), mas serve para transferir qualquer líquido entre dois reservatórios sem precisar utilizar a boca.
Agora o principal de tudo é este DVD que ensina técnicas de condução 4x4 (e também técnicas de resgate) que ajudam muito mesmo para enfrentar várias situações off-road. Já assisti várias vêzes este vídeo (gostei demais) e todos os meus amigos que possuem 4x4 e que assistiram gostaram muito também:
DVD Técnica 4x4 - DVD - DVD - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/dvd/dvd/dvd-tecnica-4x4.html)
Há mais detalhes sobre o DVD neste link: Curso Técnica 4x4 (http://www.tecnica4x4.com.br/dvd.html)
Abraços a todos e feliz 2014!
dd1969.
geroliveira
31/12/2013, 14:32
ola amigos !
Estou precisando urgente de 4 amortecedores Duster 2012 4x4, os meus com 31 mil estão todos vazando ( estourados ) conforme confirmado na revisão de 30mil, e a garantia não cobre ( rs ) . Isso ta certo ? Se tiver, não compro na autorizada, estão pedindo cerca de 2mil pra trocar os 4, alguém sabe de alguma outra marca de primeira linha ( monroe, cofap, etc ) que seja compatível com o carro e que seja mais em conta ? Aproveitando rs, vou trocar os pneus, colocarei esses o que me dizem ?pneusPneus Fácil - Dunlop Grandtrek AT3 LT225/70R16 103T (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=2633&marca=Dunlop&modelo=Grandtrek%20AT3&medida=225/70R16)
Agradeço a todos e Feliz Natal e um 2014 cheio de trilhas e emoções !!!
Ger.
...Estou precisando urgente de 4 amortecedores Duster 2012 4x4, os meus com 31 mil estão todos vazando ( estourados ) conforme confirmado na revisão de 30mil, e a garantia não cobre ( rs ) . Isso ta certo ? Se tiver, não compro na autorizada, estão pedindo cerca de 2mil pra trocar os 4, alguém sabe de alguma outra marca de primeira linha ( monroe, cofap, etc ) que seja compatível com o carro e que seja mais em conta ?...
Olá, geroliveira,
Achei estranho o fato de os 4 amortecedores estarem vazando com apenas 31000 Km, pois meu carro anterior, um Fiat Idea ELX 1.4 2007, vendi com 118000 Km com os amortecedores originais e aparentemente em perfeito estado, pois além de não estarem vazando (conseguia ver atrás da poeira seca as inscrições "Cofap 2007"), eu conseguia fazer curvas em boa velocidade sem mudanças inesperadas de direção, nem balanços ou sustos, além do mecânico dizer que, apesar de recomendarem a troca com uns 60000 Km, normalmente os de fábrica duram mais, e, segundo seus testes, ainda estavam bem. Posso ter tido sorte com os meus mas 30000 Km parecem pouco, pelo menos inicialmente, e também não sei se você fez trilhas pesadas ou não.
Desconheço se no mercado fora das concessionárias já há disponibilidade dessas peças, mas, de qualquer modo, eu não trocaria fora para não perder a garantia de fábrica de várias outras peças ligadas à suspensão ou ao monobloco em si.
Com relação ao fato da garantia cobrir ou não, sabe-se que o veículo possui peças de desgaste normal como pneus, amortecedores, molas, bateria, pastilhas e lonas de freio, óleo do motor, filtros, correias, etc., que não são cobertas pela garantia total. Entretanto eu chutaria que um problema num amortecedor com 1000 Km deveria ser coberto pela garantia, salvo queda forte em buraco ("cratera") das ruas de nossas cidades. Cada caso é um caso diferente e precisa ser analisado pela oficina. Eu mesmo tive um problema com a correia do motor que toca os acessórios (ar-condicionado, direção hidráulica, etc) que estava fazendo um barulho e que foi trocada gratuitamente em garantia (sem custo algum), inclusive com a liberação de táxi, reboque e carro reserva providos pelo serviço Renault Assistance (o carro reserva foi em função da demora de poucos dias para se obter a peça). O ideal seria você procurar ler a documentação fornecida pela Renault no manual do carro.
Outra coisa, procure em sua concessionária (ou até em outra) um cartaz contendo promoções de kits de peças já com a mão de obra incluída no preço, pois na que eu faço as revisões havia (pena que não tirei foto naquela oportunidade para lhe enviar agora) e me surpreendi ao ver que as peças do Duster são bem mais em conta que as do Fluence e regulam em preço com as do Sandero e do Logan que são carros mais baratos, ok?
Abraços, e que o ano de 2014 seja ainda mais abençoado para todos nós! Fiquem com Deus!
dd1969.
ajmacedo
02/01/2014, 09:59
Dia 26/12/13, estava de bobeira na casa dos meus pais, em Eunápolis. Chuva caindo, tédio batendo, resolvemos fazer um passeio aleatório pelas estradas vicinais do município.
Saímos em um único carro em cinco pessoas
http://flickr.com/gp/92278260@N04/BD624d
No início, tudo tranquilo, a ideia era não arriscar nada
20131226_142640 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/92278260@N04/11646200235/)
20131226_144522 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/92278260@N04/11646536164/)
Mas, sabe como é, vai se criando confiança...
20131226_154424 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iKa31A)
20131226_155136 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK9MMz)
20131226_165145 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK9hnJ)
20131226_155249 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK7WPt)
Aí resolvi ver como estava uma ladeira que passei há muito tempo. No meio dela, parei para ver como estava a situação, foi aí que me lembrei que nela tinha umas pedras e resolvi voltar. Nesta hora que o bicho pegou...
20131226_171259 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iKayuJ)
Vendo a pirambeira cada vez mais próxima, coloquei a patroa na direção e empurramos a frente, assim, conseguimos atravessar o carro e sair do perigo. Depois fomos virando o carro apenas empurrando e puxando as rodas traseiras (estava escorregando muito)
20131226_171934 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK7pNZ)
Depois foi só sair, bendito seja este sistema de tração do Duster, no modo lock...
VID-20131226-WA0009 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iKa6n6)
Ainda parei no meio da ladeira para os passageiros embarcarem...
Aprendi algumas coisas nesta aventura...
gostaria de comentários, principalmente sobre os erros a serem evitados....
Achei que o carro se comportou muito bem, tendo em vista que estava com pneus de asfalto. Tremendo sabão essa estrada, hein?
Professador
03/01/2014, 10:01
Mais um passeio maravilhoso que quero compartilhar com vcs, a reportagem não é muito boa, mas o passeio foi fantástico:
http://www.youtube.com/v/NOxgkjpx7iU
A subida da rampa. logo no início da trilha, muita gente refugou:
MVI_4545 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iKsUeD)
Algumas fotos deste paraíso
2013-12-Coruripe ? um álbum no Flickr (http://flickr.com/gp/92278260@N04/43672s/)
Estou voltando lá neste fim de semana...
é um ótimo local para um encontro de Dusteros....
MarcosAbdoRaposo
06/01/2014, 10:14
ola amigos !
Estou precisando urgente de 4 amortecedores Duster 2012 4x4, os meus com 31 mil estão todos vazando ( estourados ) conforme confirmado na revisão de 30mil, e a garantia não cobre ( rs ) . Isso ta certo ? Se tiver, não compro na autorizada, estão pedindo cerca de 2mil pra trocar os 4, alguém sabe de alguma outra marca de primeira linha ( monroe, cofap, etc ) que seja compatível com o carro e que seja mais em conta ? Aproveitando rs, vou trocar os pneus, colocarei esses o que me dizem ?pneusPneus Fácil - Dunlop Grandtrek AT3 LT225/70R16 103T (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=2633&marca=Dunlop&modelo=Grandtrek%20AT3&medida=225/70R16)
Agradeço a todos e Feliz Natal e um 2014 cheio de trilhas e emoções !!!
Ger.
Ilustre colega,
Entre no site da Renault, entre em serviços e escolha Pacotes Fechados. Os amortecedores estão por 532 o dianteiro e 509 o traseiro, já com a mão de obra. Caso isto não seja o preço de 1 amortecedor, me parece um negócio razoável. Ligue no 0800 da Renault para tirar a dúvida.
A COFAP já fabrica amortecedores para o Duster, porém somente o dianteiro. O código é GP30361.
Juka Bala
06/01/2014, 15:33
Muito bacana o passeio Professador!
Certamente matou o tédio!! rsrs
Nessas descidas em que a terra está um quiabo de escorregadia, sem um diferencial com deslizamento controlado LSD, ou um bloqueio, NUNCA freie, SEMPRE reduza. Se precisar coloque até primeira e deixe que o carro deslize, assim você mantem a direção e não perde o controle do carro. Vai só corrigindo a direção do "deslize", pois mesmo que ele saia um pouco de lado, ao corrigir o veículo volta a trajetória.
Uma vez peguei essa mesma situação de descida deslizando na minha 4x2 e consegui seguir viagem numa boa. Só tomando cuidado pra ela não atravessar.
Se você colocar uns Pirelli Scorpions AT aí ele vai ficar o bicho. Meu cunhado tem na saveiro dele e são muito bons e ajudam bastante em barro e lama.
Abraço
Dia 26/12/13, estava de bobeira na casa dos meus pais, em Eunápolis. Chuva caindo, tédio batendo, resolvemos fazer um passeio aleatório pelas estradas vicinais do município.
Saímos em um único carro em cinco pessoas
http://flickr.com/gp/92278260@N04/BD624d
No início, tudo tranquilo, a ideia era não arriscar nada
20131226_142640 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/92278260@N04/11646200235/)
20131226_144522 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://www.flickr.com/photos/92278260@N04/11646536164/)
Mas, sabe como é, vai se criando confiança...
20131226_154424 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iKa31A)
20131226_155136 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK9MMz)
20131226_165145 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK9hnJ)
20131226_155249 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK7WPt)
Aí resolvi ver como estava uma ladeira que passei há muito tempo. No meio dela, parei para ver como estava a situação, foi aí que me lembrei que nela tinha umas pedras e resolvi voltar. Nesta hora que o bicho pegou...
20131226_171259 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iKayuJ)
Vendo a pirambeira cada vez mais próxima, coloquei a patroa na direção e empurramos a frente, assim, conseguimos atravessar o carro e sair do perigo. Depois fomos virando o carro apenas empurrando e puxando as rodas traseiras (estava escorregando muito)
20131226_171934 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iK7pNZ)
Depois foi só sair, bendito seja este sistema de tração do Duster, no modo lock...
VID-20131226-WA0009 | Flickr ? Compartilhamento de fotos! (http://flic.kr/p/iKa6n6)
Ainda parei no meio da ladeira para os passageiros embarcarem...
Aprendi algumas coisas nesta aventura...
gostaria de comentários, principalmente sobre os erros a serem evitados....
geroliveira
13/01/2014, 16:04
Olá, geroliveira,
Achei estranho o fato de os 4 amortecedores estarem vazando com apenas 31000 Km, pois meu carro anterior, um Fiat Idea ELX 1.4 2007, vendi com 118000 Km com os amortecedores originais e aparentemente em perfeito estado, pois além de não estarem vazando (conseguia ver atrás da poeira seca as inscrições "Cofap 2007"), eu conseguia fazer curvas em boa velocidade sem mudanças inesperadas de direção, nem balanços ou sustos, além do mecânico dizer que, apesar de recomendarem a troca com uns 60000 Km, normalmente os de fábrica duram mais, e, segundo seus testes, ainda estavam bem. Posso ter tido sorte com os meus mas 30000 Km parecem pouco, pelo menos inicialmente, e também não sei se você fez trilhas pesadas ou não.
Desconheço se no mercado fora das concessionárias já há disponibilidade dessas peças, mas, de qualquer modo, eu não trocaria fora para não perder a garantia de fábrica de várias outras peças ligadas à suspensão ou ao monobloco em si.
Com relação ao fato da garantia cobrir ou não, sabe-se que o veículo possui peças de desgaste normal como pneus, amortecedores, molas, bateria, pastilhas e lonas de freio, óleo do motor, filtros, correias, etc., que não são cobertas pela garantia total. Entretanto eu chutaria que um problema num amortecedor com 1000 Km deveria ser coberto pela garantia, salvo queda forte em buraco ("cratera") das ruas de nossas cidades. Cada caso é um caso diferente e precisa ser analisado pela oficina. Eu mesmo tive um problema com a correia do motor que toca os acessórios (ar-condicionado, direção hidráulica, etc) que estava fazendo um barulho e que foi trocada gratuitamente em garantia (sem custo algum), inclusive com a liberação de táxi, reboque e carro reserva providos pelo serviço Renault Assistance (o carro reserva foi em função da demora de poucos dias para se obter a peça). O ideal seria você procurar ler a documentação fornecida pela Renault no manual do carro.
Outra coisa, procure em sua concessionária (ou até em outra) um cartaz contendo promoções de kits de peças já com a mão de obra incluída no preço, pois na que eu faço as revisões havia (pena que não tirei foto naquela oportunidade para lhe enviar agora) e me surpreendi ao ver que as peças do Duster são bem mais em conta que as do Fluence e regulam em preço com as do Sandero e do Logan que são carros mais baratos, ok?
Abraços, e que o ano de 2014 seja ainda mais abençoado para todos nós! Fiquem com Deus!
dd1969.
Opa !
troca realizada na Valence BH, preju ficou em 1411,00 dilmas, troca dos 4 amortecedores mais pastilhas de freio mais coxin. fazer o que ne ...ainda assim beeeeeeeeeeeeeeemm mais barato que em aqui em minha cidade que ficaria em mais de 2500 dilmas rs
Mas ainda indignado com a Renault, 32 mil e troca de 4 amortecedores, nem trilha leve eu faço !!! Valeu amigo, boas trilhas !!!
Bom dia colegas....
Meu carro está com 59mil km e chegou a hora de trocar os pneus.
Moro ao lado do Paraguai mas confeço que os preços lá não me agradaram, assim sendo não valia o risco.
Achei na net uma loja e fiz o pedido dos maxxis bravo 771 na mesma medida do original por 350 a vista cada e achei ótimo preço.
446892
Acabaram de chegar com a transportadora, demorou 4 dias úteis.
PNEU MAXXIS 215/65 R16 AT771 98T - MaisQPneu (http://www.maisqpneu.com.br/pneu-maxxis-21565-r16-at771-98t-1435.aspx/p)
obs: entrei agora no site para verificar e saiu da promoção, agora fica 395 a vista cada.
Para colaborar com o amigo dos amortecedores estourados, meu duster foi constatado na revisão dos 40mil que os 4 também estavam e que garantia não cobre mesmo.
Professador
14/01/2014, 12:47
Bom dia colegas....
Meu carro está com 59mil km e chegou a hora de trocar os pneus.
Moro ao lado do Paraguai mas confeço que os preços lá não me agradaram, assim sendo não valia o risco.
Achei na net uma loja e fiz o pedido dos maxxis bravo 771 na mesma medida do original por 350 a vista cada e achei ótimo preço.
446892
Acabaram de chegar com a transportadora, demorou 4 dias úteis.
PNEU MAXXIS 215/65 R16 AT771 98T - MaisQPneu (http://www.maisqpneu.com.br/pneu-maxxis-21565-r16-at771-98t-1435.aspx/p)
obs: entrei agora no site para verificar e saiu da promoção, agora fica 395 a vista cada.
Edapo, também estou querendo comprar este pneu.
Nos conte com está o carro com este pneu?
Ve se faz barulho, desempenho, etc...
andarilho tricolor
14/01/2014, 14:22
Opa !
troca realizada na Valence BH, preju ficou em 1411,00 dilmas, troca dos 4 amortecedores mais pastilhas de freio mais coxin. fazer o que ne ...ainda assim beeeeeeeeeeeeeeemm mais barato que em aqui em minha cidade que ficaria em mais de 2500 dilmas rs
Mas ainda indignado com a Renault, 32 mil e troca de 4 amortecedores, nem trilha leve eu faço !!! Valeu amigo, boas trilhas !!!
Para quem é mais novo, vou tentar explicar....havia um shampoo a alguns anos, chamado denorex, cujo slogan era : Parece, mas não é, que se explicava pelo fato do tal shampoo na realidade parecer uma coisa, mas ser outra.
Me perdoem os que se deixam levar pela propaganda e consomem certas coisas, que realmente parecem...mas não são!
Duster, alguns modelos da Fiat, Ecosport e aquela coisa da Hyundai, são verdadeiros exemplos de veiculos Denorex, pois vendem a falsa idéia do 4x4, mas em sua essência não foram projetados e pensados para esse uso.
Precisa muito mais que um simbolo na traseira e um sistema 4x4 para que um veiculo possa verdadeiramente ser usufruido e usado em situaçoes fora de estrada, quais sejam, desde reforços estruturais e de chassis, suspensão, freios, amortecedores, rodas e etc.
Me perdoem mais uma vez, se estou sendo mais radical, mas compra um desses veiculos listados acima, ou quem não sabe e não conhece nada de vida fora de estrada, ou então, porque não tem cacife suficiente para comprar algo "verdadeiramente" fora de estrada, qual seja uma picape ou modelos Land Rover e etc...
Os brasileiros de uma maneira geral empolgam-se com aparencia e de maneira geral tem muita gente que acredita, que por exemplo um modelo Ecosport, suporta situaçoes off-road. Quanta inocência, pois ja vi gente que acreditou que podia colocar o carro em certas situaçoes e acabou com avarias profundas, até pondo em risco a própria vida.
Querer comprar um verdadeiro 4x4, com preços de modelo convencional, é a mesma coisa que querer comprar um relógio Rolex, em lojinha do Paraguai, por 100 doláres e achar que está abafando! Parece muito....mas não é! Não sejamos ingenuos!
fhsantos
14/01/2014, 16:02
Andarilho
Estava lendo o tópico do Duster e de orelhada vi seu comentário e acho que você foi infeliz ao dar um tom elitista em seu post.
Acho que não tem nada a ver com dinheiro, tem muito carro acima de 100 mil com o mesmo apelo 4x4 que não serve para isso. Por outro lado encontra muito CJ ou Camper valendo 25 mil muito bem equipado para o 4x4.
O lance é o projeto é não custo!:concordo:
FernandoDf
14/01/2014, 16:15
Andarilho qual é seu carro ?
Edapo, também estou querendo comprar este pneu.
Nos conte com está o carro com este pneu?
Ve se faz barulho, desempenho, etc...
Boa noite tchê.... Cara rodei 20km com eles agora, gostei, o carro ta macio mesmo usando 33 libras.
Balanceado, alinhado e feito geometria deixou perfeito.
Questão de barulho não notei diferença, mesmo ruido do original ou até menos.
Desempenho não notei diferença, mas no geral curti muito eles.
Durabilidade só o tempo dirá, mas acredito durar seus 50mil km.
446971
MarcosAbdoRaposo
15/01/2014, 01:50
Andarilho
Estava lendo o tópico do Duster e de orelhada vi seu comentário e acho que você foi infeliz ao dar um tom elitista em seu post.
Acho que não tem nada a ver com dinheiro, tem muito carro acima de 100 mil com o mesmo apelo 4x4 que não serve para isso. Por outro lado encontra muito CJ ou Camper valendo 25 mil muito bem equipado para o 4x4.
O lance é o projeto é não custo!:concordo:
Ilustres colegas,
Vendo o raciocínio do colega fhsantos, gostaria de ponderar o seguinte:
A escolha de um 4x4 tem a ver com dinheiro sim.
O Duster é um dos modelos 4x4 mais baratos que existem. O preço de lista dele é 68K. Mais barato que ele, creio que somente o Jimny. O problema do Jimny é que ele é minusculo. Tenho 1,84 e 118Kg. Minha perna mal passou por baixo do volante do Jimny e ao tentar sentar no banco de traz, confesso que fiquei entalado.
Moro em Brasília. Aqui a gente roda muito. Um carro com 2 anos costuma ter 60.000 Km. Comprar um carro usado, ainda mais um carro que pode ter feito trilhas pelo Jalapão ou sei lá aonde pode ser fonte de dor de cabeça. Portanto desisti de um usado.
Demais opções seriam: TR4 e Vitara. O primeiro custa uns 78K e o segundo custa 85K. O primeiro, mais barato, é beberrão, e na minha opinião, desconfortável. A manutenção do TR4 também não é barata.
Com esta diferença de 10K (78K do TR4 - 68K do Duster), podemos trocar 7 vezes os amortecedores. Se for a cada 30.000 Km, são 210 mil rodados.
Leve também em consideração seguro, IPVA, manutenção. O Duster é um "Sanderão", e peças compartilhadas significa peças mais baratas, seguro mais barato, etc.
Tem também uma outra coisa: 98% do tempo do meu uso deste carro é urbano. Comprei um Duster para "de vez em quando", poder fazer um passeio. Mas o Duster também tem que levar a patroa no serviço dela, fazer compras, transportar a bicicleta no porta malas, etc, e outras coisas "normais". Confesso que prefiro fazer as compras do mês em um Duster com seus 400 l de porta malas do que em um TR4.
Land Rovers, Trollers e caminhonetes? Legal. Só que eu não tenho uso para isto. Faço apenas passeios. Quero apenas um veículo que me leve e me traga com segurança onde normalmente um 4x2 passaria com dificuldade.
Fico pensando em uma viagem ao Jalapão com 2 veículos. Um vai de CJ, motor 6 cilindros, sem direção hidráulica e sem ar condicionado. O parceiro dele vai de Duster, com ar condicionado, direção hidráulica e 12-13 Km/litros. No Jalapão, o CJ teve que rebocar o Duster, por 5m para sair de um atoleiro. Ida e volta são uns 1700 Km. Quem é que vai voltar contando vantagem: o sujeito que rebocou o outro por 5m ou o camarada que foi no ar condicionado por 1700Km? E quem está mais sujeito a quebras? O com 40 anos de idade ou o 0 Km?
Em relação ao problema do cacife, fazer o que, não é? É a tal da crise. Creio que inclusive esta é a situação dos ingleses. Na terra do Land Rover, o Duster estava com fila de espera.
Enfim, antes de depreciar um veiculo, é bom saber o que ele faz. Hoje (madrugada de 15/01/2013), a equipe do Duster no Rally Dakar estava em 17º lugar, na frente de Hummer e de Amarok.
Cordialmente
Raposo
fhsantos
15/01/2014, 10:41
Sempre tem a ver com dinheiro, o que falei é que as boas escolhas não estão limitadas a ter um grande poder aquisitivo.
Carro para trilha pesada (que foi o que o Andarilho comentou) é uma coisa. Normalmente são mais velhos e os donos gostam de customizar e até fazer a própria manutenção. O Duster não entre nessa categoria....
Carro para Expedição (que foi o que o Marcos comentou) é outra coisa. Tem que ter mecânica mais confiável e com peças de reposição de fácil acesso. O Duster entra nessa.
Lógico que tem carros que servem para os dois, mas sempre será uma versão flex (nem tão bom num, nem noutro).
Tenho muito amigo do clube da camper que já atravessou a America latina e faz trilha pesada, os modelos diesel custam entre 35 e 45 mil, fora que é um carro que pode ser usado no dia-a-dia. Sem falar nas Cherokee sport que custam 20 mil e são ótimas para longas viagens, dia-a-dia e encaram uma trilha com desenvoltura.
Lógico que o "cacife" determina em que faixa de mercado vc vai ter que procurar o seu 4x4, mas tem diversão para todos os bolsos. :dance:
A propósito, acho o Duster um bom projeto e uma boa escolha para sua faixa de preço, tendo as vantagens que vc citou em relação aos concorrentes.
Ilustre FhSantos.
Tem apenas um pequeno detalhe: você está comparando um veículo zero com veículos de 10 a 20 anos de idade. Não acho que veículos com 10 a 20 anos de idade sejam veículos adequados a serem conduzidos no dia a dia pela Dona Patroa, que não vê nem a calibragem dos pneus, não sabe o que é troca de óleo e que quer todas as facilidades do veículo funcionando.
Concordamos que existe diversão para todos os bolsos. Particularmente eu preferia ter comprado um veículo mais antigo e feito uma reforma dele, fazendo seu uso apenas em fora de estrada. A própria reforma já seria divertida. O meu problema é onde guardar um veículo deste, pois somente tenho lugar para 4 carros em minha garagem. Dai minha decisão de comprar o Duster.
Em relação ao projeto do Duster, creio que ele é vendido com 2 falhas graves: a primeira é a suspensão, que acho inadequada para o peso do carro. Porém diferença de preços para com seus concorrentes permite você fazer a manutenção da mesma e continuar no lucro. A segunda é que ele vem com pneus para asfalto, inclusive na versão 4x4. Deveria vir com pneus AT.
Professador
15/01/2014, 16:30
Boa noite tchê.... Cara rodei 20km com eles agora, gostei, o carro ta macio mesmo usando 33 libras.
Balanceado, alinhado e feito geometria deixou perfeito.
Questão de barulho não notei diferença, mesmo ruido do original ou até menos.
Desempenho não notei diferença, mas no geral curti muito eles.
Durabilidade só o tempo dirá, mas acredito durar seus 50mil km.
446971
Obrigado Edapo, fico feliz que o pneu é bom.
Peço que, se possível, olhar no pneu o valor do TRENDWEAR, para que possamos ter uma ideia de sua duração.
Ficou bonito as letras em azul. Vem assim ou vc escolheu?
Quando andar na lama, conte suas impressões...
Um grande abraço.
fhsantos
15/01/2014, 17:45
Tentando ser mais claro
Não entrei aqui para discutir sobre o Duster, nem fazer qualquer comparação.
Só divergi do Andarilho que escreveu ..."Querer comprar um verdadeiro 4x4, com preços de modelo convencional, é a mesma coisa que querer comprar um relógio Rolex, em lojinha do Paraguai, por 100 doláres e achar que está abafando!..."
Não concordo com a afirmação, Só. Para qualquer que seja a aplicação de um 4x4 tem uma faixa de preço que vc pode encontrar um para se divertir...
Seguindo a comparação. Nem todo mundo precisa poder, ou querer, comprar um Rolex para ver horas com precisão.
Fui
Sem falar que usar um Rolex não significa que você vai chegar na hora marcada, nem que usar uma caneta MontBlank sua letra vai melhorar ou comprar uma esteira de última geração vai fazer você emagrecer se você não usa-la.
Abraços FhSantos.
geroliveira
16/01/2014, 12:36
ola amigos !
No meu caso, eu decidi pelo Duster por varios fatores, entre eles :
O mais ´´ parecido´´ seria o Gran Vitara, que pode ser segundo comentários, melhor que o Duster em alguns aspectos, mas a manutenção e o numero de concessionaras ( assistência tecnica) é muito inferior .
Enorme espaço interno, se comparado com Tr4, Jimmy, etc, acomoda 5 adultos muito bem.
Grande porta malas, quem tem crianças sabe o que é ter porta malas pequeno em viagens rs
Tração 4x4, que ja me tirou de algumas situações onde um 4x2 ficaria esperando reboque ...
Poder ir onde um 4x2 nunca iria ...
Conforto de um Suv ( ar , direção, suspensão macia, flex, ar bag, abs )
Carro médio porte , nem grande e beberão, nem pequeno e apertado rs
Com certeza se eu fosse aficionado por trilhas, compraria um Troller e se gostasse de esportivos teria um Fluence GT , mas como gosto de carros ´´ mistos´´ pra mim foi a melhor escolha ...
Abraço e boas trilhas
Ger.
Pertinente sua opinião, a realidade sempre se impõe com o tempo
Para quem é mais novo, vou tentar explicar....havia um shampoo a alguns anos, chamado denorex, cujo slogan era : Parece, mas não é, que se explicava pelo fato do tal shampoo na realidade parecer uma coisa, mas ser outra.
Me perdoem os que se deixam levar pela propaganda e consomem certas coisas, que realmente parecem...mas não são!
Duster, alguns modelos da Fiat, Ecosport e aquela coisa da Hyundai, são verdadeiros exemplos de veiculos Denorex, pois vendem a falsa idéia do 4x4, mas em sua essência não foram projetados e pensados para esse uso.
Precisa muito mais que um simbolo na traseira e um sistema 4x4 para que um veiculo possa verdadeiramente ser usufruido e usado em situaçoes fora de estrada, quais sejam, desde reforços estruturais e de chassis, suspensão, freios, amortecedores, rodas e etc.
Me perdoem mais uma vez, se estou sendo mais radical, mas compra um desses veiculos listados acima, ou quem não sabe e não conhece nada de vida fora de estrada, ou então, porque não tem cacife suficiente para comprar algo "verdadeiramente" fora de estrada, qual seja uma picape ou modelos Land Rover e etc...
Os brasileiros de uma maneira geral empolgam-se com aparencia e de maneira geral tem muita gente que acredita, que por exemplo um modelo Ecosport, suporta situaçoes off-road. Quanta inocência, pois ja vi gente que acreditou que podia colocar o carro em certas situaçoes e acabou com avarias profundas, até pondo em risco a própria vida.
Querer comprar um verdadeiro 4x4, com preços de modelo convencional, é a mesma coisa que querer comprar um relógio Rolex, em lojinha do Paraguai, por 100 doláres e achar que está abafando! Parece muito....mas não é! Não sejamos ingenuos!
Obrigado Edapo, fico feliz que o pneu é bom.
Peço que, se possível, olhar no pneu o valor do TRENDWEAR, para que possamos ter uma ideia de sua duração.
Ficou bonito as letras em azul. Vem assim ou vc escolheu?
Quando andar na lama, conte suas impressões...
Um grande abraço.
Estou gostando muito dos pneus, carro ta macio :)
Essa escrita azul ja saiu ontem quando peguei chuva, era uma espécie de pó em cima das escritas brancas, não tem como escolher vem assim, a opção é usar a escrita em relevo branca pra dentro, pois o outro lado é todo preto.
Não sabia desse tred, como funciona? Valor 500
Estou gostando muito dos pneus, carro ta macio :)
Essa escrita azul ja saiu ontem quando peguei chuva, era uma espécie de pó em cima das escritas brancas, não tem como escolher vem assim, a opção é usar a escrita em relevo branca pra dentro, pois o outro lado é todo preto.
Não sabia desse tred, como funciona? Valor 500
Treadware é um medida que faz parte do teste UTQG - Uniform Tire Quality Grading Traction Testing que é um teste de segurança e qualidade dos pneus, e foi padronizado pela NHTSA - National HighWay Trafic Safety Administration. Ele existe desde 1979. Quem tiver curiosidade de como é feito, entre no seguinte site e baixe os documentos 575.104 que define o UTQG.
TestProcedures | National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) (http://www.nhtsa.gov/Vehicle+Safety/Test+Procedures)
Além do treadware, o UTQG possui os índices de tração e temperatura. Estes 2 índices recebem valores de A a C.
Na foto abaixo, devidamente chupinhada de algum site da web, o UTQG pode ser visto:
http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/844/4urj.jpg
Completando a informação da imagem acima, o treadware, com 2 ou 3 dígitos, reflete a duração da banda de rodagem do pneu candidato em comparação a um pneu Standard em um teste de 7200 milhas. E segundo o UTQG este índice é comparável entre pneus de diversos fabricantes. Além disso, já existem treadwares maiores que 620. O maior número que eu já vi é 680.
Para você ter uma ideia de como usar este índice, um Pneu com treadware igual a 400 duraria teoricamente o dobro de um pneu com treadware igual a 200.
No site da PneusFacil (Pneus Fácil - Comprar Pneus Agora é Fácil (http://www.pneusfacil.com.br)) você entra com a medida e eles listam todos os Pneus que eles tem, mostrando o UTQG. A gente fica impressionado com a variação do Treadware em Pneus com as mesmas dimensões, alguns com Treadware maiores e mais baratos que os Pneus de grife.
No caso do colega Edapo, o pneu que ele comprou atualmente está por R$ 371. Com frete, montagem e balanceamento, calculei o custo final do Pneu como 417 reais.
Como o treadware do pneu dele é 500, temos 500/417 = 1,1990 treadware por real.
No meu caso, estou namorando o Continental Conti Cross Contact AT, cujos detalhes estão aqui: Continental Tires -*ContiCrossContact? AT (http://www.continental-tires.com/www/tires_de_en/themes/suv-tires/summer-tires/conticrosscontact-at/conticrosscontact-at.html?page=1)
O Treadware deste Pneu é de 660. Traction tem o valor A e Temperature valor B. O preço dele está por volta de R$ 540,00 ja montado aqui em Brasília
Temos então 660/540 = 1,2037 tread ware por real, ou seja hoje o Continental é melhor negócio que o Maxxis. Porém como o Edapo pagou R$ 350,00 nos pneus dele, ele fez um negócio melhor.
Espero ter colaborado,
Cordialmente,
Raposo
Brasília-DF
Nossa mRaposo, uma aula...
Não tinha nem ideia dessas informações, mas agora tenho um conhecimento maior graças a vocês e o fórum.
Paguei 29 reais de frete, 32 montagem, 100 reais balanceamento e alinhamento e uma leve cambagem.
Ganhava montagem grátis pelo site, mas precisava andar 80km até a loja parceira, ai ficava inviável.
Mas está ótimo preço desse continental em, pelo que escutei é ele que equipa os duster 2014.
Esse continental estão pedindo 440 reais no Paraguai, achei muito absurdo pois é pouca diferença para o BR.
Abraço
Nossa mRaposo, uma aula...
Não tinha nem ideia dessas informações, mas agora tenho um conhecimento maior graças a vocês e o fórum.
Paguei 29 reais de frete, 32 montagem, 100 reais balanceamento e alinhamento e uma leve cambagem.
Ganhava montagem grátis pelo site, mas precisava andar 80km até a loja parceira, ai ficava inviável.
Mas está ótimo preço desse continental em, pelo que escutei é ele que equipa os duster 2014.
Esse continental estão pedindo 440 reais no Paraguai, achei muito absurdo pois é pouca diferença para o BR.
Abraço
Ola Edapo.
Apenas duas observações: o Continental ContiCrossContact AT não equipa o Duster. O pneu que equipa o Duster 2014 é o Conti Cross Contact LX, que é um pneu 80% asfalto 20% terra. O AT é 50% asfalto e 50% terra.
A segunda obervação é em relação ao site da Continental aqui no Brasil: ele não mostra todas as medidas do AT.
Raposo
Brasília-DF
Professador
19/01/2014, 20:22
No caso do colega Edapo, o pneu que ele comprou atualmente está por R$ 371. Com frete, montagem e balanceamento, calculei o custo final do Pneu como 417 reais.
Como o treadware do pneu dele é 500, temos 500/417 = 1,1990 treadware por real.
No meu caso, estou namorando o Continental Conti Cross Contact AT, cujos detalhes estão aqui: Continental Tires -*ContiCrossContact? AT (http://www.continental-tires.com/www/tires_de_en/themes/suv-tires/summer-tires/conticrosscontact-at/conticrosscontact-at.html?page=1)
O Treadware deste Pneu é de 660. Traction tem o valor A e Temperature valor B. O preço dele está por volta de R$ 540,00 ja montado aqui em Brasília
Temos então 660/540 = 1,2037 tread ware por real, ou seja hoje o Continental é melhor negócio que o Maxxis. Porém como o Edapo pagou R$ 350,00 nos pneus dele, ele fez um negócio melhor.
Espero ter colaborado,
Cordialmente,
Raposo
Brasília-DF
Grande post Raposo,
Gostaria de saber onde tem o pneu continental at para vender, de preferência pela Internet.
Achei bom, o trendwear do maxxis, comparado com o dueler original que é de 360.
O meu, por sinal, acho que não chega aos 36000. Com 29000 tive que passar os da frente para trás, devido ao desgaste. ..
No forum duster ponto forumeiros, teve um forista que colocou pneus na medida 235/60 16. Disse que ficou bom. O que vc acha? Será que melhora? Vale a pena?
Grande post Raposo,
Gostaria de saber onde tem o pneu continental at para vender, de preferência pela Internet.
Achei bom, o trendwear do maxxis, comparado com o dueler original que é de 360.
O meu, por sinal, acho que não chega aos 36000. Com 29000 tive que passar os da frente para trás, devido ao desgaste. ..
No forum duster ponto forumeiros, teve um forista que colocou pneus na medida 235/60 16. Disse que ficou bom. O que vc acha? Será que melhora? Vale a pena?
Obrigado Professador,
Também participo do forum duster ponto forumeiros ponto com.
Encontrei este pneu na PolyTotal aqui em Brasília. O site deles está aqui: Home (http://www.polytotal.com.br/). Mas acho que o melhor seria você ligar no 0800 170 061 da Continental e falar com eles para que indique uma revenda.
Em relação ao aumentar a medida do pneu eu tenho algumas restrições:
A primeira é que eu não gosto de mexer no conjunto pneus/suspensão, em um carro que também é usado no dia a dia pela patroa. Não tenho como avaliar o real impacto de alteração em um componente da suspensão que são os pneus. Qual será o impacto nas molas e nos amortecedores, que tem sido os componentes mais criticados no Duster (avaliação da Quatro Rodas e reclamações aqui no fórum) ? Lembre que não trafegamos apenas na lama. Existe também o uso em alta velocidade. E com certeza colocar pneus maiores irá afetar o comportamento do carro. Já acho o Duster um pouco macio demais.
A segunda e principal razão foi o relato de um brother que trabalha em uma concessionária aqui em Brasília. Ele recebeu um cliente que estava com problemas no mecanismo de tração. Segundo ele, uma luz ou aviso no painel acendia informando um mau comportamento do sistema. Este cliente é um usuário Off road para trabalhar, e tinha colocado pneus maiores na Duster dele, porém desconheço qual medida foi usada.
Fuçaram o carro do cliente e não encontraram qualquer motivo para a pane. Ai alguém teve a ideia de substituir os pneus do cliente pelos pneus do Duster de test drive da CSS. O problema sumiu na hora.
Lembre que o sistema de tração 4x4 do Duster não é completamente mecânico. Ele tem participação do sistema ABS para simular o bloqueio de diferencial, e isto significa a presença de componentes eletrônicos no sistema. Provavelmente o aumento do tamanho do pneu estava enganando algum sensor do sistema.
Um outro aspecto a ser mencionado é que o aumento dos pneus irá alterar a velocidade marcada no velocímetro. E Brasília é a capital brasileira dos pardais.....
Porém, conforme eu mencionei anteriormente, não sei qual medida foi usada pelo cliente. Pode ser que um pequeno aumento não de problemas.
Tenho observado que os colegas tem reclamado da duração dos pneus. Estou acostumado com pneus que duram 70 a 80 mil Km, porém com outros veículos. 30.000 de duração para amortecedores ou 36.000 para os Pneus são piadas de mau gosto por parte da Renault.
O Duster é um veículo muito novo, e ainda por cima, desacreditado no mundo Off Road. Estamos ainda na categoria Outros neste fórum. Se vocês lerem este mesmo tópico deste fórum, principalmente nos primeiros posts, metade das opiniões eram negativas, de sujeitos que não tem Duster, que não querem ter e que tem um ligeiro desprezo (peguei pesado?) pelo carro.
Sendo um veículo novo, não temos ainda Kits de alteração de suspensão, comuns para Troller e Defenders. Nem testes com Pneus maiores, amortecedores Off road etc. Um exemplo do que estou falando está na lista de produtos da OffShox, fabricante mineira de amortecedores Off Road, que possui produtos até para Opala, Brasília e Fusca, mas que ainda não possui produtos para Duster.
O jeito é pagar o preço do pioneiri$mo. Mas devagar. Não quero ser identificado como pioneiro por ter diversas flechas cravadas nas costas.
Abraços Professador.
Apenas completando o post anterior, no seguinte site 2012 Dacia Duster 1.6 16V 105 4x4 tire sizes (model for Europe ) (http://www.automobile-catalog.com/tire/2012/1222325/dacia_duster_1_6_16v_110_4x4.html)
estão listadas as medidas de pneus com variação de 3% em cima das medidas dos pneus do Duster.
Neste site você vai ver que o 235/60 R16 do colega florista significa um aumento de 0,3% (apenas 2 mm) no aumento do diâmetro do Pneu. Isto é insignificante. Compensa? Qual o custo?
Por fim de uma lida na seguinte reportagem da Quatro Rodas, sobre aumento de tamanho de rodas, e ligeiro aumento dos pneus:
QUATRO RODAS - Perfil prova (http://quatrorodas.abril.com.br/nitro/reportagens/conteudo_157053.shtml)
Espero ter ajudado,
Raposo
Brasília-DF
...Com 29000 tive que passar os da frente para trás, devido ao desgaste. ...
Bom dia, Professador,
Eu também possuía (para os carros anteriores) este costume de passar os pneus da frente para trás e vice-versa, visando desgastar mais os pneus de 2 em 2, ao invés de 4 em 4, mas parei com isso no Duster em razão de ter encontrado no manual do mesmo (vide página 123 do arquivo PDF disponível no site da Renault, ou mesmo na seção 5.10 do manual impresso) o seguinte texto:
"Troca de rodas (Rodizio de pneus)Este procedimento não é recomendado."
Não sei informar as consequências de se efetuar este rodízio no Duster 4x4, mas posso lhe afirmar (efetuei marcações minúsculas nos pneus, para controle) que a concessionária não vem fazendo o rodízio (seguindo as orientações do manual), apesar de a própria consultora ter se enganado antes da última revisão e de ter falado que a recomendação seria para fazer: imagino que ela estava se confundindo com as instruções para os demais veículos.
Os meus pneus estão durando mais do que a média informada pelos demais membros do fórum (os meus estão com mais de 33000 Km e ainda com muito sulco (são os Bridgestone originais)). Acredito que as razões sejam a utilização em asfalto na maior parte, em boa velocidade (sem excessos) e quase 100% do tempo no modo Auto (ao invés do 4x2).
Aproveito para perguntar se alguém sabe indicar onde comprar aqueles medidores próprios de sulcos de pneus, em formato de T com medidas milimétricas), uma vez que, segundo informações, o limite legal é de 1.6 mm.
Abraços a todos e boas trilhas!
dd1969.
ola amigos !
No meu caso, eu decidi pelo Duster por varios fatores, entre eles :
O mais ´´ parecido´´ seria o Gran Vitara, que pode ser segundo comentários, melhor que o Duster em alguns aspectos, mas a manutenção e o numero de concessionaras ( assistência tecnica) é muito inferior .
Enorme espaço interno, se comparado com Tr4, Jimmy, etc, acomoda 5 adultos muito bem.
Grande porta malas, quem tem crianças sabe o que é ter porta malas pequeno em viagens rs
Tração 4x4, que ja me tirou de algumas situações onde um 4x2 ficaria esperando reboque ...
Poder ir onde um 4x2 nunca iria ...
Conforto de um Suv ( ar , direção, suspensão macia, flex, ar bag, abs )
Carro médio porte , nem grande e beberão, nem pequeno e apertado rs
Com certeza se eu fosse aficionado por trilhas, compraria um Troller e se gostasse de esportivos teria um Fluence GT , mas como gosto de carros ´´ mistos´´ pra mim foi a melhor escolha ...
Abraço e boas trilhas
Ger.
geroliveira e colegas. Acho que esta questão do 4x4 depende mesmo uso e custo-benefício, e cada um tem sua necessidade. Tenho uma amigo que tem uma Duster com 1 ano de uso de 25mil km, e só teve probleminhas com acabamento (soltaram algumas coisas). Mas no mais, nada. Tem muita gente que fica dizendo quais são os "4x4 de verdade" ... mas tudo isso é muito relativo. Eu jamais colocaria minha RAV4 em uma situação de trilha brava ou algo que pudesse danificá-la.
Para isso, compraria um Niva/Jeep de 20k e boa... Uso o carro para me deslocar de maneira segura, sempre pensando em off e on road.
Pensando em deslocamento, para mim basta ter uma boa altura de solo, bom porta-malas, uma tração 4x4 (mesmo que sem reduzida ou simples) dá para sair por esse Brasil tranquilamente e seguramente com a família. Se porventura atolar, para isso existe reboque e muita gente querendo ajudar... Creio que o mais importante é saber os limites do veículo e que situações ele pode enfrentar sem danificar demais. Tem BRs por ai que ninguém passa, só trator (e olha lá!!!).
Só para constar, fizemos com a família uma viagem recente de férias pelo Nordeste e vi Duster 4WD se dando muito bem.
E claro, o mais importante. A pecinha em frente ao volante. De nada adianta ter 4x4 com reduzida, etc e não ter braço. É sempre bom saber algumas técnicas off-road e levar equipamentos básicos de 4x4 na viatura.
J.
Bom dia, Professador,
Eu também possuía (para os carros anteriores) este costume de passar os pneus da frente para trás e vice-versa, visando desgastar mais os pneus de 2 em 2, ao invés de 4 em 4, mas parei com isso no Duster em razão de ter encontrado no manual do mesmo (vide página 123 do arquivo PDF disponível no site da Renault, ou mesmo na seção 5.10 do manual impresso) o seguinte texto:
"Troca de rodas (Rodizio de pneus)Este procedimento não é recomendado."
Não sei informar as consequências de se efetuar este rodízio no Duster 4x4, mas posso lhe afirmar (efetuei marcações minúsculas nos pneus, para controle) que a concessionária não vem fazendo o rodízio (seguindo as orientações do manual), apesar de a própria consultora ter se enganado antes da última revisão e de ter falado que a recomendação seria para fazer: imagino que ela estava se confundindo com as instruções para os demais veículos.
Os meus pneus estão durando mais do que a média informada pelos demais membros do fórum (os meus estão com mais de 33000 Km e ainda com muito sulco (são os Bridgestone originais)). Acredito que as razões sejam a utilização em asfalto na maior parte, em boa velocidade (sem excessos) e quase 100% do tempo no modo Auto (ao invés do 4x2).
Aproveito para perguntar se alguém sabe indicar onde comprar aqueles medidores próprios de sulcos de pneus, em formato de T com medidas milimétricas), uma vez que, segundo informações, o limite legal é de 1.6 mm.
Abraços a todos e boas trilhas!
dd1969.
Aquela ferramenta de medição de sulcos de pneus é um paquimetro. Tem diversos no Mercado Livre:
Paquimetro De Profundidade Para Sulcos De Pneus - Agro, Indústria e Comércio - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/agro-industria-comercio/paquimetro-de-profundidade-para-sulcos-de-pneus)
Tem inclusive uma versão baratinha:
Profundimetro Pneu Rodas Medir Sulcos Dos Pneus - R$ 16,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534093743-profundimetro-pneu-rodas-medir-sulcos-dos-pneus-_JM)
Raposo
Brasília-DF
Os meus pneus originais troquei agora com 59000 km.
Confesso que deveria ter trocado nos 50000 por segurança, mas por questões financeiras fiz agora.
A cada 10000 fiz o rodízio pensando em desgastar os 4 por iguais, e não vejo uma lógica sensata em não poder fazer isso. :)
... Tem inclusive uma versão baratinha: Profundimetro Pneu Rodas Medir Sulcos Dos Pneus - R$ 16,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-534093743-profundimetro-pneu-rodas-medir-sulcos-dos-pneus-_JM) ...Raposo Brasília-DF
Olá, mRaposo,
Obrigado pela dica. Acabei de comprar esse modelo no Mercado Livre. Quando chegar poderei medir a profundidade dos 4 pneus e postar aqui (posso inclusive informar a profundidade do original 0 Km (estepe) para comparação), juntamente com a quilometragem atual do carro para termos uma estimativa de durabilidade. Eu chutaria que duraria uns 60000 Km, aproximadamente o mesmo que o indicado pelo EDAPO.
Abraços a todos e boas trilhas!
dd1969.
andresilva2014
24/01/2014, 15:14
Todo mundo sabe que o pneu da Duster é o : " Bridgestone DUELER H/T 684 II 215/65 R16 98T "Mas o que eu gostaria de saber quais são as diferenças entre os pneus "T" Terrian.
O H/T, A/T e M/T.
andresilva2014
24/01/2014, 15:17
Também gostaria de saber sobre as calibragem dos Pneus.
Algum tópico fala sobre as calibragem corretas para as diversas superfícies como: ( praia , lama, rio , pista molhada) ?
andresilva2014
24/01/2014, 18:53
duster arrepiando
http://youtu.be/9pcHVrimpp8
andresilva2014
24/01/2014, 18:54
TROLLER X DUSTER
http://youtu.be/bhxVP1UxS8Y
andresilva2014
24/01/2014, 18:58
www.dusteros.com.ar
http://youtu.be/RpFnRWP11IQ
andresilva2014
24/01/2014, 19:00
DUSTER enfrentando o barro PARTE 1
http://youtu.be/JGmlVA7CcV8
Todo mundo sabe que o pneu da Duster é o : " Bridgestone DUELER H/T 684 II 215/65 R16 98T "
Mas o que eu gostaria de saber quais são as diferenças entre os pneus "T" Terrian.
O H/T, A/T e M/T.
Ilustre AndreLubambo
Vamos lá:
H/T - Highway Terrain - terreno de auto estrada (asfalto)
H/P - Highway Performance - auto estrada e alta performance
A/T - All Terrain - todos os terrenos - normalmente 50% asfalto e 50% terra
M/T - Mud Terrain - Mud significa lama - terreno para terra
E apenas complementando o seu post, a partir de algum mês do ano passado, os pneus do Duster passaram a ser o Continental Cross Contact LX, que é um pneu 80% asfalto e 20% terra.
E a propósito, LX é Luxury Tire. Pneu de luxo. Um troço que passa por cima de tudo que é porcaria é de luxo. Coisas da Continental.....
Cordialmente
Raposo
Brasília-DF
Também gostaria de saber sobre as calibragem dos Pneus.
Algum tópico fala sobre as calibragem corretas para as diversas superfícies como: ( praia , lama, rio , pista molhada) ?
Ilustre Colega,
Assista o seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=ZySwu4f-qxQ
onde é ministrada uma aula sobre pneu em superfície fora de estrada.
Cordialmente,
Raposo
Brasília-DF
andresilva2014
27/01/2014, 08:19
Ilustre AndreLubambo
Vamos lá:
H/T - Highway Terrain - terreno de auto estrada (asfalto)
H/P - Highway Performance - auto estrada e alta performance
A/T - All Terrain - todos os terrenos - normalmente 50% asfalto e 50% terra
M/T - Mud Terrain - Mud significa lama - terreno para terra
E apenas complementando o seu post, a partir de algum mês do ano passado, os pneus do Duster passaram a ser o Continental Cross Contact LX, que é um pneu 80% asfalto e 20% terra.
E a propósito, LX é Luxury Tire. Pneu de luxo. Um troço que passa por cima de tudo que é porcaria é de luxo. Coisas da Continental.....
Cordialmente
Raposo
Brasília-DF
e agora ??
Qual o melhor?
Bridgestone DUELER H/T ou Continental ???
Eu fui de maxxis bravo a/t.
Mas nos dois que você mencionou iria de continental para "mudar um pouco".
Se eu não me engano você ganha a bola da copa e concorre a ingressos comprando os 4 cont. (grandes bosta) kkkk.
e agora ??
Qual o melhor?
Bridgestone DUELER H/T ou Continental ???
Ilustre Edapo
Se for Dueller H/T x ContiCrossContact LX eu iria de Continental, pois:
O Treadware do Duler é 360. O Continental ContiCroscontact LX é 480 (ou seja, teoricamente dura mais).
O Dueler é 100% asfalto. O Continental é 80% asfalto 20%terra (depende do seu uso).
Você pode testar o Continental. Basta pedir para dar uma volta com algum Duster de testdrive das CSS. Devem estar com este pneu hoje.
Raposo
Brasília-DF
... Quando chegar poderei medir a profundidade dos 4 pneus e postar aqui (posso inclusive informar a profundidade do original 0 Km (estepe) para comparação), juntamente com a quilometragem atual do carro para termos uma estimativa de durabilidade. Eu chutaria que duraria uns 60000 Km, aproximadamente o mesmo que o indicado pelo EDAPO. ...
Pessoal,
Medi hoje os sulcos dos pneus Bridgestone conforme combinado (utilizei o profundímetro/paquímetro que comprei no ML (o de R$16,00) por indicação do amigo mRaposo), e pude constatar que os 4 pneus estão com 4mm, exatamente a metade da profundidade do sulco que vem de fábrica (medi o estepe que nunca rodou e tem 8mm).
Como o carro está com 33.860 Km, acredito que, mantendo as mesmas condições de direção (velocidade / suavidade de manobras) e de piso (predominantemente asfalto com poucas incursões em trilhas), meus pneus deverão durar até uns 65.000 Km.
Abraços a todos e boas trilhas!
dd1969.
... O Treadware do Duler é 360. O Continental ContiCroscontact LX é 480 (ou seja, teoricamente dura mais). O Dueler é 100% asfalto. O Continental é 80% asfalto 20%terra (depende do seu uso)...
Olá, mRaposo,
Diria que os pneus Dueler H/T 684 II não são exclusivamente para asfalto porque nos sites no exterior há informações de que eles são do tipo "All Season", que são pneus para utilizar o ano inteiro nos países frios onde há gelo e neve nas estradas no inverno. Isto deve explicar o fato de eu não ter tido problemas na lama e nos atoleiros e rios por onde passei.
Entretanto, talvez eles não tenham sido projetados para andar em trilhas mais agressivas, tais como sobre pedras com pontas, etc, que exigiriam pneus com reforços, inclusive nas laterais. Andei até hoje em somente 1 trilha nessas condições e não tive problemas, mas, agora com essas informações e, apesar de não ter reclamação alguma a fazer com meus Bridgestone que deverão durar uns 65000 Km, pretendo na época da troca experimentar os da Continental ContiCrossContact LX, até para poder comparar ao longo do tempo.
Abraços a todos e boas trilhas!
dd1969.
andresilva2014
28/01/2014, 13:16
Pneu Bridgestone Dueler H/T 684 II (215/65R16 98T)preço no extra (http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-Bridgestone-Dueler-H-T-684-II--215-65R16-98T--2225657.html)
Pneu Continental aro 16 - 215/70R16 - ContiCrossContact LX - 100Hpreço no extra (http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-Continental-aro-16---215-70R16---ContiCrossContact-LX---100H-2335130.html)
PNEU MAXXIS 215/65 R16 AT771 98T - MaisQPneu (http://www.maisqpneu.com.br/pneu-maxxis-21565-r16-at771-98t-1435.aspx/p)
Maxxis 371 reais.
Botei fé neles, rodei uns 600km com eles e gostei mais que dos originais.
E o treadware é maior que do brid e cont. (Veja fotos pagina 75 e 76)
Pneu Bridgestone Dueler H/T 684 II (215/65R16 98T)
preço no extra (http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-Bridgestone-Dueler-H-T-684-II--215-65R16-98T--2225657.html)
Pneu Continental aro 16 - 215/70R16 - ContiCrossContact LX - 100H
preço no extra (http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-Continental-aro-16---215-70R16---ContiCrossContact-LX---100H-2335130.html)
Pneu Continental ContiCrossContac 215/65R16P AT no Extra:
Pneu Continental aro 16 - 215/65R16 - ContCrossContact AT - 98T - Pneus no Extra.com.br (http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-Continental-aro-16---215-65R16---ContCrossContact-AT---98T-2335131.html)
andresilva2014
29/01/2014, 13:59
Viram esse teste?
1.000 km com o Renault Duster (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI279006-10142,00.html)
Não entendi que teste foi esse?
Tenho uma Duster 2.0 4x4, rodei 1800Km, de Aracaju a Belo Horizonte. Acreditem!!. como estava acostumado com carros de 5 machas nem percebi que o Duster Tinha 6 machas. Conclusão mesmo se colocar a 6ª durante toda a viagem, o carro fez 10,9 Kml/L com gasolina. Na cidade ele tá mais econômico que o fiesta sedan 2014. Tá fazendo 10.1 Km/L na cidade de BH.
Que teste maluco veio......
Na verdade assim que tirei da loja em Aracaju o carro tava fazendo 7.5Km/l, acho que ele tinha Etanol. Quando abasteci pela primeira vez com Gasolina o carro sempre fez acima de 10.5Km/l. Tinha um focus 2009 que fazia 9.0Km/l direto.
Km atual com 2399Km e fazendo ainda 10.6 Km/L.
Satisfeito com o consumo :) , mas poderia ter uma tanque acima de 60litros. :(
Não entendi que teste foi esse?...
Olá, andresilva2014,
O teste da matéria indicada foi realizado com etanol. Por isso o consumo bem diferente do obtido por você.
O Duster 4x4 é econômico para a categoria, e não é por menos que leva a etiqueta de Classe A no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem).
Vide página 20 do documento disponível na URL abaixo:
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/pbe/veiculos_leves_2014.pdf
O meu Duster 4x4 também faz, na média, acima de 10,5 Km/l (para o meu tipo de percurso).
Para você ter uma idéia melhor sobre as várias condições de consumo, o mbsouza efetuou vários testes, por exemplo, andando na estrada a 100 Km/h, a 120 Km/h e assim por diante, e postou todos os testes realizados neste mesmo tópico, na página 56, conforme você pode conferir abaixo (tenho a impressão de que havia outro colega do fórum que também postou testes sobre isso, mas não localizei neste momento):
http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-56.html
Saudações,
dd1969.
andresilva2014
30/01/2014, 14:59
Alguém de Aracaju pra fazer trilhas de preferência um encontro só com DUSTEIROS?
Olá professor (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/50629.html), vc conhece mais gente que possa organizar uma trilha ai na nossa terrinha ?
Professador
30/01/2014, 15:24
André, DD1969 e mestre Raposo,
O meu faz 8,7 km/l na cidade e 10,5 na estrada. confesso que não sou bom em condução econômica. Hoje, enchi o tanque próximo de casa com gasolina comum e quando cheguei no trabalho (10,4 km depois) o computador de bordo marcava 11,2 km/l.
Um fator interessante é que a partir de 2014 a gasolina terá menos enxofre e a comum já sairá da Petrobras aditivada, isso vai melhorar o desempenho.:curtir::palmas:
AUTOentusiastas: ENXOFRE DA GASOLINA BRASILEIRA CAI 93,7% PARA 50 PPM (http://www.autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/12/enxofre-da-gasolina-brasileira-cai-937.html#more)
aproveito para recomendar este blog.
Sobre pneus, vou comprar o Maxxis AT771 em tamanho original, como fez o colega Edapo. Apesar que pela cara dele não parece ser muito bom em areia. Opinião minha não sei explicar o porquê.
vou comprar 4 e manter o mesmo estepe, que rodou apenas uma vez. O carro faz dois anos de comprado em setembro de 2014. Na próxima troca, escolho o melhor e coloco como estepe. Penso também em envelopar as rodas originais, comprando produtos neste site:
DipCar - Produtos Plasti Dip e Acessórios (http://www.dipcar.com.br/)
Vou guardar os velhos e tentar recapá-los com uma bandagem 100% lama e monta-los em rodas de aço original. Alguém tem ideia de onde comprar as rodas?
o que acham?
Aproveito o momento para dizer que tenho 2 identidade na internet: Professador(google, youtube, 4x4brasil.com.br e duster.forumeiros.com) e Henriquelcg(google+, youtube, facebook e flickr.com (site muito bom para armazenar e mostrar fotos e vídeos))
um grande abraço a todos
Vou guardar os velhos e tentar recapá-los com uma bandagem 100% lama e monta-los em rodas de aço original. Alguém tem ideia de onde comprar as rodas?
No ML tem roda de ferro pro Duster:
Rodas Ferro Renault Duster Aro 16 Originais - R$ 399,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-530802208-rodas-ferro-renault-duster-aro-16-originais-_JM)
André, DD1969 e mestre Raposo, O meu faz 8,7 km/l na cidade e 10,5 na estrada. confesso que não sou bom em condução econômica. Hoje, enchi o tanque próximo de casa com gasolina comum e quando cheguei no trabalho (10,4 km depois) o computador de bordo marcava 11,2 km/l...
Caro Professador,
Para mim o teu carro está com consumo normal. Quando ando muito na cidade é que o consumo fica nesta faixa de 8,5 a 9,0 Km/l. O meu consumo médio somente fica entre 10,5 e 11,0 Km/l porque ando muito em estradas nos finais de semana (durante a semana é na cidade com pouquíssimo uso) o que eleva a média, ok?
Um fator interessante é que a partir de 2014 a gasolina terá menos enxofre e a comum já sairá da Petrobras aditivada, isso vai melhorar o desempenho.:curtir::palmas:
AUTOentusiastas: ENXOFRE DA GASOLINA BRASILEIRA CAI 93,7% PARA 50 PPM (http://www.autoentusiastas.blogspot.com.br/2013/12/enxofre-da-gasolina-brasileira-cai-937.html#more)
aproveito para recomendar este blog...
Obrigado pelo hyperlink da matéria do AUTOentusiastas (muito bem escrito e acrescentou muita informação)!
O detalhe é que a gasolina com menos enxofre já está valendo, mas o fim da gasolina sem aditivo foi adiado para Julho/2015.
Entretanto, verifiquei esse assunto em outros sites também e em um deles consta que quando a Petrobrás fizer isso (acabar com a comum e somente fornecer a aditivada), o que é atualmente a gasolina comum terá somente aditivo do tipo dispersante, quando a aditivada atual (e também as premium e a Podium da Petrobrás) possui também detergente, e além disso, a Shell V-Power possui ainda um componente redutor de atrito.
Então, pelo que entendi, acredito que teremos a partir de Julho/2015, 5 gasolinas:
a) uma mais básica que será aditivada com dispersante;
b) a aditivada normal que possui dispersante e detergente;
c) a Shell V-Power que possui dispersante, detergente e redutor de atritos;
d) a premium que possui dispersante, detergente e índice IAD (Índice Anti-Detonante) 91 (octanagem) contra 87 das outras;
e) a Podium (que é a premium exclusiva da Petrobras), que possui dispersante, detergente, e 95 de índice IAD.
De qualquer modo, já é um bom sinal a evolução que já está valendo para a gasolina atual (desde 01/01/2014) que possui muito menos enxofre, diminuindo a poluição e aumentando a vida útil do motor.
Entretanto, sugeriria parar de usar a comum (caso esteja ainda utilizando, ok?) uma vez que, até eu mesmo a utilizava por constar isto no manual do carro, mas quando da revisão de 20.000 Km a consultora da concessionária juntamente com o mecânico da Renault me recomendaram executar limpeza dos bicos injetores porque já estava formada uma goma/borra causada pelo uso da gasolina comum que não mantém limpa a linha de combustível (recomendaram usar aditivada). De lá pra cá somente venho utilizando aditivada, sendo que ultimamente tenho utilizado a Podium.
Saudações e bom final de semana a todos!
dd1969.
Caro Professador,
..., mas quando da revisão de 20.000 Km a consultora da concessionária juntamente com o mecânico da Renault me recomendaram executar limpeza dos bicos injetores porque já estava formada uma goma/borra causada pelo uso da gasolina comum ....
Ilustre
Limpeza de bicos autolimpantes com 20.000 Km? Creio que você foi vítima de um 171. Além disso, bico sujo não aumenta o consumo do veículo.
Raciocina comigo, se um bico, que é uma tubulação que controla o fluxo de combustível, está sujo, então ele está parcialmente entupido.
E por onde um fluxo de líquido passa com maior facilidade? Em um tupo desobistruído ou em um parcialmente entupido?
Cordialmente,
Raposo
Ilustre
Limpeza de bicos autolimpantes com 20.000 Km? Creio que você foi vítima de um 171. Além disso, bico sujo não aumenta o consumo do veículo.
Raciocina comigo, se um bico, que é uma tubulação que controla o fluxo de combustível, está sujo, então ele está parcialmente entupido.
E por onde um fluxo de líquido passa com maior facilidade? Em um tupo desobistruído ou em um parcialmente entupido?
Cordialmente,
Raposo
Olá, mRaposo,
Obrigado pela dica, mas, na verdade, o mecânico da concessionária explicou que não estava tão grave a ponto de entupir a passagem do combustível. Ele disse que o principal seria deixar de abastecer com gasolina comum (que cria esta goma/borra em toda a linha de combustível, desde o fundo do tanque) e usar somente aditivada (ou premium/Podium), e que a limpeza dos bicos poderia ser efetuada depois (não necessariamente naquele momento), mas mesmo assim, autorizei a limpeza naquele momento e nunca mais abasteci com comum.
Aliás, recomendo a todos os demais colegas do fórum, não somente aos que possuem Duster, mas qualquer também qualquer outro veículo flex, que somente abasteçam o reservatório de partida a frio com gasolinas do tipo premium (ou a Podium), uma vez que possuem durabilidade muito maior (até 1 ano segundo alguns sites, contra pouquíssimos meses da gasolina comum ou aditivada). Isto vale mais acentuadamente para aqueles que, como eu, quase não abastecem com etanol, o que faz com que a gasolina do reservatório de partida a frio fique mais tempo por lá.
Abraços a todos!
dd1969.
Pessoal, ainda é cedo pra dizer, mas troquei os pneus originais da minha com aprox. 30K km e paguei pra ver os Yokohama Geolandar G051 HT (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=476&marca=Yokohama&modelo=Geolandar%20H/T-S%20G051&medida=255/70R16) (porque faço BH-Campos de 1 a 2 vezes no mês). Só tenho elogios pros pneus nestes 5k km rodados com eles. Também uso o site pneusfacil pra orientar.
Agradeço aos colegas que explicaram o que é o treadwear, pois não tinha conhecimento algum deste índice.
Tenho pensado em colocar na traseira o Yokohama AT G012 (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=453&pneu=255/70R16%20Geolandar%20A/T-S%20G012%20Yokohama). A idéia é colocar um AT onde o gasto é menor e esporádicamente a ajuda da tração poderia ser melhor aproveitada. Algém sabe dizer se não é recomendável (e porque não é)?
Abraço a todos.
Carmoro acredito em tudo que falou, yokohama é uma das melhores marcas de pneus na minha opinião.
Restante das dúvidas não sei te dizer :)
... A idéia é colocar um AT onde o gasto é menor e esporádicamente a ajuda da tração poderia ser melhor aproveitada. Algém sabe dizer se não é recomendável (e porque não é)?
Abraço a todos.
Bom dia, Carmoro,
Tenho 2 contribuições a fazer:
a) Todos os meus carros anteriores (todos eles 4x2) realmente possuíam desgaste maior na dianteira, o que me permitia a substituição aos pares e não de 4 em 4. Mas no Duster 4x4, comprovei que, do modo como ando (quase 100% do tempo no modo Auto, mesmo no asfalto) todos os meus 4 pneus estão atualmente com exatos 4 mm (metade da vida útil), ou seja, o desgaste está totalmente por igual, o que me exigirá a substituição dos 4 simultaneamente ao final de vida útil dos mesmos (1.6 mm). No meu caso, então, não haveria eixo do carro com desgaste menor de pneus;
b) No item "Transmissão : 4 rodas motrizes (4WD) (2/4)", sub-item "Particularidades da transmissão 4 rodas motrizes" (página 2.11, sendo página 66 do arquivo PDF do manual do Duster), há as seguintes declarações:
"Se o sistema detectar uma diferença de dimensão entre as rodas dianteiras e traseiras (no caso, por ex., de um pneu murcho, desgaste acentuado em um eixo, etc.), o sistema passa automaticamente ao modo “2WD”."
Observação: Pode ser que os pneus, mesmo de medidas iguais (exemplo: 215/65 R16), pelo fato de serem de modelos diferentes, possuam diâmetros externos diferentes (alguns possuem mais borracha (mais sulco) que outros). Por exemplo: os originais da Bridgestone possuem 8 mm de sulco.
"Uma solução deste problema pode ser a troca dos pneus. Utilize sempre quatro pneus idênticos (mesma marca, mesma estrutura, etc.) com desgaste semelhante."
Então, Carmoro, pode ser que não haja problema, mas eu, particularmente, manteria todos os pneus iguais, ok?
Abraços e bom final de semana a todos!
dd1969.
ricardo arlen
02/02/2014, 00:35
Caros colegas, não acredito que o uso do duster no modo 4x4 auto venha a contribuir com o desgaste uniforme dos 4 pneus, afinal, o modo auto só atua quando a tração dianteira perde tração e isso não é o caso no dia a dia. Sendo assim, onde está uma outra possível explicação para o desgaste igual dos 4 pneus?
Tive um megane 2.0 e este praticamente teve seus pneus desgastados igualmente até os 40k km. Troquei-os ainda com sulcos (aproveitei para vender os usados). O megane é apenas 4x2! Onde está a explicação?
Na revisão de 20k km eu fiz a limpeza de bico e resolvi um problema que tinha ao ligar as vezes o carro. Ele tremia. Isso aconteceu algumas vezes. Foi descoberto que a primeira vela estava acarretando este problema. O pessoal da Renault fez a limpeza de bico free e desde então não tive mais problemas....
Colocar gasolina podium no tanquinho, para mim é besteira pois, a cada 3-4 meses eu tenho que reabastecer o tanquinho visto que a gasolina é consumida nele....não sei porque. No meu sandeiro isso também ocorre!
Prefiro abastecer com gasolina comum e periodicamente eu meto aqueles aditivos para gasolina. Acho que é mais eficiente. Acho....lembrando que tive problemas com injeção....vai muito da qualidade da gasolina....mesmo sendo aditivada, se o posto for desonesto, de nada adiante pagar mais caro. Fiz uma viagem entre C Grande e Lençois e posso ter colocado num desses postos de estrada uma gasolina aduterada...vai saber.
Qto ao duster 4x4....para mim tem correspondido eu que eu tenho exigido dele. O tamanho dele é ótimo para mim, leva meu caiaque e minha bike, entro em trilhas leves e ele se sai muito bem....não é perfeito mas tá bom....compraria outro se fosse o caso.
ok, dd1969 e edapo. Obrigado pelas respostas.
Bom, atualmente estou com dois originais atrás, com meia vida, e os novos na frente e o carro nenhum problema me apresentou quanto à tração (com relação à dica do que diz no manual).
Eventualmente, irei fazer rodízio (mesmo não sendo o indicado no manual) e é provável que eu opte pelo teste com pneus A/T na traseira.
Quanto à utilização da tração (4x4 auto) no uso do carro em asfalto, eu notei, na minha duster em particular, que o meu consumo foi maior neste modo que em 4x2. Na revisão de 20K km o mecânico da renault me aconselhou usar o carro sempre em 4x4 auto e inclusive para melhorar o consumo de combustível. Pois bem, neste trajeto de Campos à BH e vice versa, fiz várias viagens em 4x2 e 2 idas e 2 voltas em 4x4. Notei duas coisas em 4x4 auto:
1 - O consumo foi maior em ambas as viagens de descida (BH - Campos) em mais de 2 litros.
2 - Nas viagens de subida (Campos - BH) tive consumo maior em ambas, MAS uma foi coisa de meio litro e na outra pouco mais de um litro. (Meio litro poderia ser até erro no desarme da bomba; na duster peço para cessar o abastecimento no terceiro desarme).
3 - Nas curvas da estrada, principalmente o trecho entre Itabirito e Ponte nova, com o 4x4 ligado o carro cantava muito mais pneu que em 4x2. Ligava e desligava o sistema testando-o em curvas semelhantes e mesmo sentindo o carro mais firme em 4x4 os pneus cantavam com mais facilidade...
São 475km que tenho gasto de 41 a 45 litros e só UMA vez consumi os 50L todos... (corri muito este dia)
Gostaria de ouvir de outros colegas se já notaram e realizaram experiências semelhantes...
Fato é, na minha, só uso 4x4 em asfalto nos "dilúvios" (como no fim do ano passado), nas areias, nas trilhas e às vezes nalguma ladeira.
Abraços.
Professador
02/02/2014, 14:06
Pessoal, ainda é cedo pra dizer, mas troquei os pneus originais da minha com aprox. 30K km e paguei pra ver os Yokohama Geolandar G051 HT (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=476&marca=Yokohama&modelo=Geolandar%20H/T-S%20G051&medida=255/70R16) (porque faço BH-Campos de 1 a 2 vezes no mês). Só tenho elogios pros pneus nestes 5k km rodados com eles. Também uso o site pneusfacil pra orientar.
Agradeço aos colegas que explicaram o que é o treadwear, pois não tinha conhecimento algum deste índice.
Tenho pensado em colocar na traseira o Yokohama AT G012 (http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=453&pneu=255/70R16%20Geolandar%20A/T-S%20G012%20Yokohama). A idéia é colocar um AT onde o gasto é menor e esporádicamente a ajuda da tração poderia ser melhor aproveitada. Algém sabe dizer se não é recomendável (e porque não é)?
Abraço a todos.
Carmoro,
Descupe, não entendi direito. Vc trocou os dianteiros pelo yokohama, mas qual medida dos novos pneus? O link que nos mandou diz 255/70 16. É isso mesmo? Serviu? Tá pegando?
Se possível, pode dizer quando pagou?
Ele tá fazendo muito barulho?
Já usou em auto ou lock?
Qual calibragem? Tá duro?
Um grande abraço
Caros colegas, não acredito que o uso do duster no modo 4x4 auto venha a contribuir com o desgaste uniforme dos 4 pneus, afinal, o modo auto só atua quando a tração dianteira perde tração e isso não é o caso no dia a dia. Sendo assim, onde está uma outra possível explicação para o desgaste igual dos 4 pneus?
Tive um megane 2.0 e este praticamente teve seus pneus desgastados igualmente até os 40k km. Troquei-os ainda com sulcos (aproveitei para vender os usados). O megane é apenas 4x2! Onde está a explicação?...
Olá ricardo arlen,
Interessante o fato do Megane 2.0 ter gasto igualmente os 4 pneus. Todos os meus demais carros 4x2 sempre consumiram mais os dianteiros, mas pode ser característica do projeto do modelo.
É esperado que os dianteiros sejam mais desgastados que os traseiros na maioria dos carros devido a 3 razões:
1) Nas acelerações: A tração é dianteira na maioria dos carros, o que aumenta o atrito naquele eixo;
2) Nas curvas ou mudanças de direções: pelo fato das traseiras serem fixas, possuem menos atritos oriundos de mudança de direção das rodas;
3) Nas frenagens: ocorre a transferência de massa (peso) na maior parte para a dianteira. Por isso é que os freios dianteiros costumam ser mais bem dimensionados que os traseiros (também nas motocicletas);
Deve haver alguma explicação quanto à geometria das suspensões.
De qualquer forma, o modo Auto reduz o excesso de tração na dianteira e aplica um pouco na traseira também, evitando que a dianteira patine em excesso.
...Colocar gasolina podium no tanquinho, para mim é besteira pois, a cada 3-4 meses eu tenho que reabastecer o tanquinho visto que a gasolina é consumida nele....não sei porque. No meu sandeiro isso também ocorre!...
Com relação a isso, é verdade que nos carros da Renault em geral a gasolina não envelheça tanto. Já li que outros fabricantes (e pode ser que a Renault utilize isto também) utilizam um quinto bico injetor que recebe a gasolina diretamente do reservatório de partida a frio, o que explicaria o consumo normal da gasolina daquele reservatório, mesmo para quem somente vem abastecendo com gasolina no tanque principal.
De qualquer forma, como você disse, o importante é abastecer com combustível de boa procedência (posto confiável), mas mesmo assim, além de escolher o posto, prefiro manter a linha de combustível limpa, e, quanto a isso, não vejo problema algum em abastecer com gasolina comum, desde que se coloque um bom aditivo no tanque e na proporção correta.
Abraços e boa semana a todos!
dd1969.
...São 475km que tenho gasto de 41 a 45 litros e só UMA vez consumi os 50L todos... (corri muito este dia)
Gostaria de ouvir de outros colegas se já notaram e realizaram experiências semelhantes...
Fato é, na minha, só uso 4x4 em asfalto nos "dilúvios" (como no fim do ano passado), nas areias, nas trilhas e às vezes nalguma ladeira.
Abraços.
Olá, Carmoro,
Não fiz um teste tão bem elaborado quanto o teu, mas como o consumo comigo foi muito parecido, apesar de realmente ligeiramente maior no modo Auto (não me lembro agora porque não anotei), optei por manter no modo Auto mesmo.
Teoricamente, deveria deixar no modo 4x2 para, além de consumir ligeiramente menos, poupar um pouco o sistema de transmissão traseira, mas estou deixando direto no modo Auto até porque, mesmo que não esteja chovendo o tempo todo, ao longo da estrada, de vez em quando há situações de areia na pista, sujeira, óleo deixado por caminhões e ônibus, etc., e sinto mais segurança, especialmente nas curvas, no modo Auto em relação ao 4x2.
Abraços e tudo de bom!
dd1969.
O meu esta agora com 59900 km.
Desde dezembro de 2011 quando recebi meu duster está na posição 4x4 auto.
Nunca usei em 4x2, e cada revisão faço rodizio dos pneus.
Os 4 tiveram exatamente o mesmo desgaste quando troquei com 59mil km.
andresilva2014
03/02/2014, 09:32
O meu esta agora com 59900 km.
Desde dezembro de 2011 quando recebi meu duster está na posição 4x4 auto.
Nunca usei em 4x2, e cada revisão faço rodizio dos pneus.
Os 4 tiveram exatamente o mesmo desgaste quando troquei com 59mil km.
Depende. A minha situação é muito difícil meus pneus passarem de 30mil Km sem trocar. Faço o percurso de BH-Aracaju todos os anos ida e volta, (só ida 1700Km) cada viajem lá se vai meia vida dos pneus. O máximo que rodei com um jogo de pneus foi 35milKm. Nunca tive um com esse tamanho e largura . Se eu só rodasse na cidade, talvez. Mas acho difícil.
andresilva2014
03/02/2014, 09:38
ok, dd1969 e edapo. Obrigado pelas respostas.
Bom, atualmente estou com dois originais atrás, com meia vida, e os novos na frente e o carro nenhum problema me apresentou quanto à tração (com relação à dica do que diz no manual).
Eventualmente, irei fazer rodízio (mesmo não sendo o indicado no manual) e é provável que eu opte pelo teste com pneus A/T na traseira.
Quanto à utilização da tração (4x4 auto) no uso do carro em asfalto, eu notei, na minha duster em particular, que o meu consumo foi maior neste modo que em 4x2. Na revisão de 20K km o mecânico da renault me aconselhou usar o carro sempre em 4x4 auto e inclusive para melhorar o consumo de combustível. Pois bem, neste trajeto de Campos à BH e vice versa, fiz várias viagens em 4x2 e 2 idas e 2 voltas em 4x4. Notei duas coisas em 4x4 auto:
1 - O consumo foi maior em ambas as viagens de descida (BH - Campos) em mais de 2 litros.
2 - Nas viagens de subida (Campos - BH) tive consumo maior em ambas, MAS uma foi coisa de meio litro e na outra pouco mais de um litro. (Meio litro poderia ser até erro no desarme da bomba; na duster peço para cessar o abastecimento no terceiro desarme).
3 - Nas curvas da estrada, principalmente o trecho entre Itabirito e Ponte nova, com o 4x4 ligado o carro cantava muito mais pneu que em 4x2. Ligava e desligava o sistema testando-o em curvas semelhantes e mesmo sentindo o carro mais firme em 4x4 os pneus cantavam com mais facilidade...
São 475km que tenho gasto de 41 a 45 litros e só UMA vez consumi os 50L todos... (corri muito este dia)
Gostaria de ouvir de outros colegas se já notaram e realizaram experiências semelhantes...
Fato é, na minha, só uso 4x4 em asfalto nos "dilúvios" (como no fim do ano passado), nas areias, nas trilhas e às vezes nalguma ladeira.
Abraços.
Uso sempre na cidade no Auto, e com certeza é melhor.
Usei uma semana no 4x2 é foi maior.
No Auto fiz: 10.5 Km/L
No 4x2 fiz : 9.6 Kml/L
No 4x4 claro, não dá pra andar sempre.
Chico_NIVA
03/02/2014, 17:42
E ai rapaziada, estou proprietário de uma Dustef 4wd desde a semana passada. Ontem fiz uma viagem de 10horas de Belém até Altamira,com uma parada para reabastecer em Novo Repartimento, quando apareceu aquele problema no marcador de combustivel travou nos ultimos dois pinos e o tanque estava derramando gasolina. Não sei se alguém já relatou a solução para o problema, mas aí vai minha ajuda. Sempre que for abastecer retire a chave da ignição, assim o computador do carro faz uma releitura do nivel de combustivel auando é religado e passa a marcar certinho. Problema sanado e meu bbzinho não precisará ir para a concessionaria de Marabá.
Abraços
"Hay que enlamearse, pero sin perder la tracion, jamás!"
Che Guevara disse isso quando usava um Willys roubado dos americanos
Meu já travou algumas vezes também, mas depois de um tempo destravou sozinho :)
ricardo arlen
03/02/2014, 19:38
Sobre pneus: fui na renault hoje e conheci os pneus da Continental já colocado num duster em exposição. Gostei muito deles, achei bonitos e me balancei um pouco para colocá-los. Vale a pena conhecê-los. Segue o link deste pneu... Pneus de Passeio e Caminhonete Continental -*ContiCrossContact AT (http://www.conti.com.br/www/pneus_br_pt/temas/quatro/cross_contact_AT/master_at_pt.html)
ricardo arlen
03/02/2014, 19:47
So não entendo uma coisa: as dimensões do pneu acima que tem no site é 235/85 R16....esse p´neu é muito grande comparado com o original....e agora?
Prezado Ricardo
O site da Continental não está com todas as medidas disponíveis deste Pneu.
Eles são comercializador também na medida original 215/65 R16.
Veja no site do Extra:
Pneu Continental aro 16 - 215/65R16 - ContCrossContact AT - 98T - Pneus no Extra.com.br (http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-Continental-aro-16---215-65R16---ContCrossContact-AT---98T-2335131.html)
Cordialmente,
Raposo
Brasília-DF
Olá, Professador.
Troquei os dianteiros pelos Yokohama de mesma medida do original, 215/65 R16. Os links são:
1 - AT (http://tireshop.com.br/ProdutosDetalheComum.aspx?param1=422&produto=Yokohama-Geolandar-A/T-S-G012-215/65-R16-98H)
2 - HT (http://tireshop.com.br/ProdutosDetalheComum.aspx?param1=469&produto=Yokohama-Geolandar-H/T-S-G051-215/65-R16-98H)
Coloquei os HT por utilizar o carro em asfalto MUITO mais que em trilhas. Vi agora, no site, que os HT estão indisponíveis. Paguei R$640,00 em cada um. (Sim, sei que é caro, mas pesquisei antes e quero tirar a prova se valerão a pena)
Achei os pneus excelentes, otima aderência, baixo ruido, não alterou dirigibilidade. (mesmas medidas).
Abrx,
Olá, Carmoro,
... mas estou deixando direto no modo Auto até porque, mesmo que não esteja chovendo o tempo todo, ao longo da estrada, de vez em quando há situações de areia na pista, sujeira, óleo deixado por caminhões e ônibus, etc., e sinto mais segurança, especialmente nas curvas, no modo Auto em relação ao 4x2.
Abraços e tudo de bom!
dd1969.
Pois é, jovem... Eu realmente sinto mais segurança tb. Realmente sinto o carro mais firme, principalmente em curvas, MAS não entendo porque os pneus cantam tão mais facilmente neste modo que em 4x2... qq coisa que imagino pra entender é mais especulação que fato na minha cabeça.
Tudo de bom pra vc tb!
Pois é, jovem... Eu realmente sinto mais segurança tb. Realmente sinto o carro mais firme, principalmente em curvas, MAS não entendo porque os pneus cantam tão mais facilmente neste modo que em 4x2... qq coisa que imagino pra entender é mais especulação que fato na minha cabeça.
Tudo de bom pra vc tb!
Boa noite, Carmoro,
Acho estranho porque já tive pneus que cantam muito (me lembro dos GoodYear GPS e GPS2 que equipavam meus antigos Fiat Uno, que cantavam muito mais do que quando os equipava com os Pirelli P44).
Os Bridgestone originais do Duster não cantam no meu caso, e o máximo que consegui tentando fazê-los cantar (testando limites) foi um simples barulho de arrasto lateral no limite das curvas na estrada que liga Penedo (em Itatiaia-RJ) a Visconde de Mauá, que possui algumas curvas fechadas.
Mas não sei também em qual tipo de piso isto está acontecendo com você. Asfalto liso? Rugoso? Trecho de concreto, como no vão central da Ponte Rio-Niterói?
Seria legal obter a opinião dos demais membros do fórum, para sabermos se isto é comum nos carros deles. Caso esteja acontecendo somente com você, vale passar na concessionária e solicitar uma verificação no alinhamento da direção (cambagem, caster e convergência) e até conferir a geometria das suspensões dianteira e traseira.
Desculpe-me, mas não me lembro também dos pneus que você está utilizando no momento. São os Bridgestone Dueler H/T 684 II? Os Continental LX? Outros?
Abraços e boa semana!
dd1969.
Pois é, jovem... Eu realmente sinto mais segurança tb. Realmente sinto o carro mais firme, principalmente em curvas, MAS não entendo porque os pneus cantam tão mais facilmente neste modo que em 4x2... qq coisa que imagino pra entender é mais especulação que fato na minha cabeça.
Tudo de bom pra vc tb!
Carmoro,
Após ter acabado de escrever o último post, me ocorreu o seguinte: quando o botão seletor giratório encontra-se na posição "4x4 Lock" o carro pode vir a cantar pneus porque bloqueia o conversor de torque de modo a prover 50% de torque para cada eixo, e isto somente deveria ser ativado em pisos escorregadios para evitar não somente desgaste excessivo de pneus quanto também para evitar problemas de quebra em componentes da transmissão devido ao excesso de esforço no asfalto seco. No modo Auto não é para dar problema porque o torque é distribuído aos 2 eixos conforme a demanda, então o carro pode ter o eixo dianteiro com as rodas girando mais rápido que as rodas do eixo traseiro nas curvas sem problemas.
Então, uma hipótese que vislumbrei é que pode ser que, talvez por algum problema (tal como um mau contato por exemplo, ou um problema no seletor giratório ou mesmo no próprio conversor de torque) o sistema esteja atuando diretamente do modo 4x2 para o modo "4x4 Lock" quando na verdade você somente quis colocar no modo Auto, mas, nesse caso, acredito que a indicação do modo "4x4 Lock" (vermelha ou âmbar) no painel te alertaria sobre isso (no modo Auto fica apagado, e no 4x2 fica verde).
Espero que você desvende logo a situação, ok?
Abraços e boa noite!
dd1969.
Professador
04/02/2014, 12:06
E ai rapaziada, estou proprietário de uma Dustef 4wd desde a semana passada. Ontem fiz uma viagem de 10horas de Belém até Altamira,com uma parada para reabastecer em Novo Repartimento, quando apareceu aquele problema no marcador de combustivel travou nos ultimos dois pinos e o tanque estava derramando gasolina. Não sei se alguém já relatou a solução para o problema, mas aí vai minha ajuda. Sempre que for abastecer retire a chave da ignição, assim o computador do carro faz uma releitura do nivel de combustivel auando é religado e passa a marcar certinho. Problema sanado e meu bbzinho não precisará ir para a concessionaria de Marabá.
Abraços
"Hay que enlamearse, pero sin perder la tracion, jamás!"
Che Guevara disse isso quando usava um Willys roubado dos americanos
Valeu Chico,
conte aí o que está achando do Duster em relação ao desempenho 4x4.
Passa vergonha frente ao niva?
faça uma pequena comparação entre os dois...
sugiro também que participe do forum duster.forumeiros.com
dd, certamente a indicação é verde (4x2) ou nada.
Vermelha só uso mesmo, e vejo acesa, em raríssimos casos que precisei mesmo, na areia usei e num canavial.
Vou fazer mais testes, verificar isto tudo, levar à css para ver outras coisas (como o marcador de combustíveis q continua com o problema mesmo comigo q sempre abasteço desligado e chave fora) e então reporto.
Abrx,
ricardo arlen
05/02/2014, 21:34
Caro Carmoro, eu também tenho problemas com o marcador de combustível. O meu problema é que sempre que ligo o carro qdo se encontra numa posição inclinada o marcador começa a marcar errado. Fui na renault e fiquei de deixar o carro para verificação depois mas acabei deixando pra lá. aprendi a resetar o computador e também consigo ver a quantidade de combustível que tem no tanque. Sendo assim, dependendo do que vou fazer e se estiver com problem ano cb, eu reseto ele e resolvo meu problema. As vezes, quando abasteço, o problema é resolvido.
Caro Carmoro, eu também tenho problemas com o marcador de combustível. O meu problema é que sempre que ligo o carro qdo se encontra numa posição inclinada o marcador começa a marcar errado. Fui na renault e fiquei de deixar o carro para verificação depois mas acabei deixando pra lá. aprendi a resetar o computador e também consigo ver a quantidade de combustível que tem no tanque. Sendo assim, dependendo do que vou fazer e se estiver com problem ano cb, eu reseto ele e resolvo meu problema. As vezes, quando abasteço, o problema é resolvido.
Caro ricardo arlen,
Fiquei curioso, pois o único reset no computador de bordo que conheço é através do botão no painel no qual devemos apertar e manter apertado por alguns segundos para zerar a quilometragem parcial, em seguida apertar para entrar em qualquer outro modo diferente (Km/l, Km/h, litros consumidos, etc.) e repetir o procedimento de manter pressionado por alguns segundos para zerar todas as demais estatísticas. Mas isto não altera o indicador de combustível que recebe informação do nível da bóia.
Então, como seria esse outro procedimento de reset no computador de bordo que acerta o indicador de nível da bóia do tanque?
Grande abraço e bom final de semana!
dd1969.
andresilva2014
06/02/2014, 13:04
Caro ricardo arlen,
Fiquei curioso, pois o único reset no computador de bordo que conheço é através do botão no painel no qual devemos apertar e manter apertado por alguns segundos para zerar a quilometragem parcial, em seguida apertar para entrar em qualquer outro modo diferente (Km/l, Km/h, litros consumidos, etc.) e repetir o procedimento de manter pressionado por alguns segundos para zerar todas as demais estatísticas. Mas isto não altera o indicador de combustível que recebe informação do nível da bóia.
Então, como seria esse outro procedimento de reset no computador de bordo que acerta o indicador de nível da bóia do tanque?
Grande abraço e bom final de semana!
dd1969.
Também estou com dúvida nesse reset. Se tiver alguma resposta mais técnica será bem vinda.
Meu caro Ricardo, boa noite.
Gostaria muito de aprender este teu reset!
Comigo também acontece na maioria das vezes quando paro o carro em locais com inclinação, principalmente lateral. Mas me incomoda muito também o fato de encher o tanque, "aparentemente" resolver o problema, mas com menos de 10 km rodados some um traço... pouco depois cai outro (e cada traço são aprox. 5 litros). Depois ando uns 100 km e NADA... e ai começam a "despencar" os traços.
Metade das vezes é assim, a outra metade é anormal também :???: (durante viagens).
Se puder me passar esta dica lhe agradecerei muito. também não estou com muita fé de que a css vá me resolver isto, visto que estão sempre enrrolando em justificativas sem sentido pra mim.
Abrx,
ricardo arlen
06/02/2014, 20:28
rsrsrs...caramba que responsabilidade essa minha de passar o reset total para vocês....vamos lá.
Se acontecer este problema de marcação de gasolina supostamente errada faça o seguinte: com o carro desligado, aperte no botão de reset e apenas gire a chave de ignição (não ligue o carro e não solte o botão de reset). Segure até os ponteiros do velocimetro e de rotação começarem a se mexer sozinhos. Depois vá apertando o botão até aparecer o total de combustível que existe no tanque. Aperta novamente e segura. Se der uma zebra, é só desligar a chave de ignição e recomeçar. Deixa acontecer comigo novamente que, se for possível, eu fotografo e coloco aqui para vocês. Na realidade, o que fazemos é resetar o computador do carro. Dá uma olhada neste link...Como da RESET no Computador de Bordo do Scenic? - Elétrica - Renault Clube Brasil (http://forum.renaultclube.com/index.php?/topic/11825-como-da-reset-no-computador-de-bordo-do-scenic/)
Espero que ajude.
ricardo arlen
06/02/2014, 20:31
melhor: Acessando modo de teste do Sandero - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=dlApMGylVAE&hd=1)
rsrsrs...caramba que responsabilidade essa minha de passar o reset total para vocês....vamos lá.
Se acontecer este problema de marcação de gasolina supostamente errada faça o seguinte: com o carro desligado, aperte no botão de reset e apenas gire a chave de ignição (não ligue o carro e não solte o botão de reset). Segure até os ponteiros do velocimetro e de rotação começarem a se mexer sozinhos. Depois vá apertando o botão até aparecer o total de combustível que existe no tanque. Aperta novamente e segura. Se der uma zebra, é só desligar a chave de ignição e recomeçar. Deixa acontecer comigo novamente que, se for possível, eu fotografo e coloco aqui para vocês. Na realidade, o que fazemos é resetar o computador do carro. Dá uma olhada neste link...Como da RESET no Computador de Bordo do Scenic? - Elétrica - Renault Clube Brasil (http://forum.renaultclube.com/index.php?/topic/11825-como-da-reset-no-computador-de-bordo-do-scenic/)
Espero que ajude.
Bom dia, ricardo arlen,
Valeu mesmo pelo script! Isto é que é legal no fórum: ajuda mútua.
Entretanto, tenho (e acredito também que os demais membros) as seguintes dúvidas:
a) Você já testou isto no Duster 4x4? Pergunto porque o procedimento do vídeo é para o Sandero e o do hyperlink é para o Scenic, que, inclusive, possui procedimento diferente devido ao uso também do botão na ponta da haste do limpador de pára-brisa;
b) Existe algum efeito colateral? Exemplo: tal como zerar a quilometragem do carro ou outra coisa diferente;
c) Pelo que vi no vídeo do Sandero, é zerado o contador de litros gastos desde o último abastecimento total. Assim, entendo que o ideal seria fazer isso após o abastecimento completo, pois, digamos que o marcador está maluco indicando 1/4 de tanque, quando na verdade o carro está com meio tanque, e se fizer esse reset nesse momento, as barras vão indicar tanque cheio e 0 litros consumidos. É isso mesmo?
Nota: Não sei se ajuda, mas, antes de receber esta tua dica, que é excelente e boa alternativa para a questão das barras indicadoras do tanque, até então eu estava ignorando (não confiando) as barras, e confiando bastante na precisão do computador de bordo, principalmente quanto à quantidade de litros gastos desde o último abastecimento.
Mais uma vez, obrigado pelo compartilhamento de informações!
Abraços e bom final de semana a todos!
dd1969.
ricardo arlen
10/02/2014, 11:03
Caro dd1969....esse vídeo do sandeiro serve para o duster também. Para mim, desde que adquiri o duster, eu coloquei dois apelidos nele, sandeirão e/ou brucutu.....tudo bem, mesmo assim compraria outro se fosse o caso. O vídeo serve sim para o duster. Já resetei o cb várias vezes e nunca resetei o odômetro total. Se me perco, desligo a chave e tudo volta ao normal. Sempre permanece o valor total que você já rodou. Sei que funciona muito bem para colocar as barrinhas no lugar certo sempre que o carro é ligado em terrenos inclinados. Algumas vezes, poucas....diria 2 ou 3 vezes, o marcador voltou a posição correta sem qualquer interferência minha. Um vez viajei para Lençois e para evitar qualquer problema sempre anotava quanto de combustível tinha colocado e nunca resetava o cb. Porém, numa outra situação, ao resetar o cb descobri que o tanque já estava na reserva. Isso me deu medo. Não quero inventar de consertar isso não....consigo viver com isso facilmente. Sabe aquele camarada que, em determinadas situações, tem medo em mexer em quem está quase "quieto"? Bom, fique a vontade para perguntar...aprendo mais com vocês do que "ensino" rsrsrs
Caro dd1969....esse vídeo do sandeiro serve para o duster também. Para mim, desde que adquiri o duster, eu coloquei dois apelidos nele, sandeirão e/ou brucutu.....tudo bem, mesmo assim compraria outro se fosse o caso. O vídeo serve sim para o duster. Já resetei o cb várias vezes e nunca resetei o odômetro total. Se me perco, desligo a chave e tudo volta ao normal. Sempre permanece o valor total que você já rodou. Sei que funciona muito bem para colocar as barrinhas no lugar certo sempre que o carro é ligado em terrenos inclinados. Algumas vezes, poucas....diria 2 ou 3 vezes, o marcador voltou a posição correta sem qualquer interferência minha. Um vez viajei para Lençois e para evitar qualquer problema sempre anotava quanto de combustível tinha colocado e nunca resetava o cb. Porém, numa outra situação, ao resetar o cb descobri que o tanque já estava na reserva. Isso me deu medo. Não quero inventar de consertar isso não....consigo viver com isso facilmente. Sabe aquele camarada que, em determinadas situações, tem medo em mexer em quem está quase "quieto"? Bom, fique a vontade para perguntar...aprendo mais com vocês do que "ensino" rsrsrs
Legal, ricardo arlen,
Valeu pela dica. Agora sei que o exemplo do Sandero serve também para o Duster e pretendo fazer o procedimento assim que voltar o problema de indicação incorreta das barras.
A única dúvida que ficou foi: esse procedimento pode ser feito com qualquer quantidade de combustível no tanque, ou somente deve-se fazer com o tanque completamente cheio? A idéia do tanque cheio é que supostamente o procedimento zeraria a estatística de litros consumidos desde o último abastecimento, o que, presumo, faria o cb indicar todas as barras cheias novamente.
Abraços, e mais uma vez obrigado!
dd1969.
andresilva2014
11/02/2014, 15:48
CINTA ? , CABO? OU GINCHO?
Qual o Melhor? para a DUSTER ?
450585
450586
450587
ricardo arlen
11/02/2014, 19:40
O procedimento pode ser feito independente do volume de combustível dentro do tanque. Só para reforçar, descobri que estava na reserva quando o mecânico resetou o cb para mim, ele aproveitou e me disse como proceder. Nesse caso, o indicador de combustível mostrava mais combustível do que realmente existia.
O procedimento pode ser feito independente do volume de combustível dentro do tanque. Só para reforçar, descobri que estava na reserva quando o mecânico resetou o cb para mim, ele aproveitou e me disse como proceder. Nesse caso, o indicador de combustível mostrava mais combustível do que realmente existia.
Grande ricardo arlen,
Perfeito. Assim que acontecer o erro nas barras, farei o procedimento em qualquer situação de quantidade de combustível no tanque.
Um grande abraço,
dd1969.
CINTA ? , CABO? OU GINCHO?
Qual o Melhor? para a DUSTER ?
450585
450586
450587
Caro andresilva2014,
Diria que não existe o melhor, e sim, que há uma ferramenta mais adequada para cada situação.
Vejo, a princípio, 2 tipos de situação:
a) A cinta de nylon (juntamente com 1 par de manilhas) é altamente indicada para socorro em situações de emergência para quando você precisa rebocar alguém ou ser rebocado (por exemplo, num atoleiro péssimo). Diria que a cinta é imprescindível, e eu possuo uma igual à foto postada por você (cinta com reforço);
b) O guincho é uma solução bem mais cara, e permite a você sair de situação de atolamento difícil, mesmo quando não há outro veículo para lhe salvar, desde que haja um ponto forte de apoio (grande árvore e resistente, poste, etc). É recomendável ter, mas, tenha em mente que nunca se deve praticar off-road sozinho. O ideal é com pelo menos 1 outro veículo 4x4, e que possuam cinta e manilhas, além de outras ferramentas. Um rádio para comunicação entre os veículos também é muito útil. Se quiser posso lhe indicar um que comprei e achei muito bom (à prova d'água, lama, etc).
Procure em meus posts anteriores (via Google) que você vai encontrar indicação de manilhas nas quais apresento os modelos que encontrei que cabem na frente (para quem possui o acessório frontal, que reduz o espaço) e as que cabem atrás do Duster.
Procure também a indicação de DVD de vídeo-aula que postei, sobre condução off-road. É excelente! Tenho um e de vez em quando assisto para reforçar os conceitos para todos os tipos de terreno e situações de resgate. Gostei tanto desse DVD que procurei o livro do mesmo autor e não encontrei (está esgotado). O dia que for relançado, comprarei sem pestanejar!
Caso não encontre as indicações em meus posts anteriores, favor retornar, para que eu poste novamente, ok?
Grande abraço a todos!
dd1969.
andresilva2014
14/02/2014, 18:37
Onde tem ?
451090
Professador
17/02/2014, 00:11
Boa noite
vamos animar um pouco
http://youtu.be/dvh01atigv4
Boa noite
vamos animar um pouco
http://youtu.be/dvh01atigv4
Legal, Professador,
Retirar um carro mais pesado (parece ser um daqueles SUV com chassis, talvez próximo de 2 toneladas), ainda mais atolado e cheio d'água, é uma tarefa ainda mais difícil.
Como sugestão de melhoria cada vez mais, eu teria feito quase tudo igual, com uma pequena diferença: embora a cinta de nylon absorva algum impacto, eu não teria dado tranco, pois isto aumenta muito a carga de reboque na estrutura do carro, o que poderia ter extrapolado o limite projetado para o veículo. De qualquer modo, a impressão que se tem é que foi mesmo o tranco que retirou o carro do atolamento...
Dúvida: Você estava com o carro no modo Auto ou 4x4 Lock? Pergunto por curiosidade, porque a roda traseira direita quase não entra em ação. Sei que, mesmo em Lock isto poderia ter acontecido, porque o bloqueio é do conversor de torque (50% para cada eixo), mas não bloqueia o diferencial de eixo das rodas, apesar daquela explicação de utilização dos sensores do sistema ABS para implementar um bloqueio de diferencial de eixo.
Nessas situações mais difíceis, mesmo que estivesse em asfalto seco, pode utilizar a seguinte regra: se estiver tracionando em linha reta, pode utilizar o modo Lock sem medo. Agora se estiver em piso escorregadio, aí mesmo é que o modo Lock é altamente recomendável. Digo isto para as situações difíceis de esforço como reboque de atolamento, pois, fora isso, procuro utilizar na medida do possível o modo Auto mesmo, que já é muito bom!
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
Professador
17/02/2014, 20:09
Legal, Professador,
Retirar um carro mais pesado (parece ser um daqueles SUV com chassis, talvez próximo de 2 toneladas), ainda mais atolado e cheio d'água, é uma tarefa ainda mais difícil.
Como sugestão de melhoria cada vez mais, eu teria feito quase tudo igual, com uma pequena diferença: embora a cinta de nylon absorva algum impacto, eu não teria dado tranco, pois isto aumenta muito a carga de reboque na estrutura do carro, o que poderia ter extrapolado o limite projetado para o veículo. De qualquer modo, a impressão que se tem é que foi mesmo o tranco que retirou o carro do atolamento...
Dúvida: Você estava com o carro no modo Auto ou 4x4 Lock? Pergunto por curiosidade, porque a roda traseira direita quase não entra em ação. Sei que, mesmo em Lock isto poderia ter acontecido, porque o bloqueio é do conversor de torque (50% para cada eixo), mas não bloqueia o diferencial de eixo das rodas, apesar daquela explicação de utilização dos sensores do sistema ABS para implementar um bloqueio de diferencial de eixo.
Nessas situações mais difíceis, mesmo que estivesse em asfalto seco, pode utilizar a seguinte regra: se estiver tracionando em linha reta, pode utilizar o modo Lock sem medo. Agora se estiver em piso escorregadio, aí mesmo é que o modo Lock é altamente recomendável. Digo isto para as situações difíceis de esforço como reboque de atolamento, pois, fora isso, procuro utilizar na medida do possível o modo Auto mesmo, que já é muito bom!
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
Grande DD1969,
Realmente me empolguei bastante neste resgate. Antes, o psicotroller (é o troller do Psicodoido, nosso companheiro de trilha) tentou e não consegui pois estava sem a tração nas 4 rodas.
A tração estava no modo lock, pode se ver no vídeo que a roda traseira esquerda e a dianteira direita patinam...
http://youtu.be/xlvFqVoXges
neste link tem todas as fotos e vídeos da trilha:
2014-02-16-Trilha_Lixão ? um álbum no Flickr (http://flickr.com/gp/92278260@N04/45Um5A/)
dojao campeao
18/02/2014, 14:49
Carrinho macho da p***a!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ricardo arlen
19/02/2014, 11:27
Uma vez eu vi um guicho , cinta (?) que possuia uma mola na extremidade. Esta mola, acho, serve para evitar o tranco. É isso mesmo? Estas cintas têm que ter uma deformação, caso contrário, a força sobre sobre ela nessas horas vai lá pra cima. Bom, alguém conhece este tipo de cabo com mola?
Oi, Professador.
Observei que vc é de Aracaju.
Dei uma olhada em seus vídeos e pude ver que vc anda nas dunas com o pessoal daí.
Estou em dúvida na aquisição de um 4x4.
Tenho em mente ou uma TR4 ou um Duster.
Gostaria de saber sua opnião sobre seu desempenho na areia. Se ele acompanha uma TR4.
Na verdade busco o carro para viagens e seu da vantagem de espaço do Duster. Você acha que em passeios como as dunas de Natal eu conseguiria andar tranquilamente?
Obrigado.
cloviscarleto
19/02/2014, 15:01
Oi, Professador.
Observei que vc é de Aracaju.
Dei uma olhada em seus vídeos e pude ver que vc anda nas dunas com o pessoal daí.
Estou em dúvida na aquisição de um 4x4.
Tenho em mente ou uma TR4 ou um Duster.
Gostaria de saber sua opnião sobre seu desempenho na areia. Se ele acompanha uma TR4.
Na verdade busco o carro para viagens e seu da vantagem de espaço do Duster. Você acha que em passeios como as dunas de Natal eu conseguiria andar tranquilamente?
Obrigado.
Qualquer 4x4 atola na areia. Até uma Ensega. KKKK.
Já andei no 2 carros. E posso dizer que a diferença tá nos $$$$$$. Desempenho, conforto, tecnologia, é muito parecido.
Só que a TR4 é muito $$$ comparado com a DUSTER.
O importante é ter uma 4x4. Pois, com reduzida ou não, com "locker" ou não, um 4x4 a é adrenalina pura.
ricardo arlen
20/02/2014, 09:09
Tenho duster 4x4 mas tenho dúvidas com relação a tr4. Já passei em areiao e em dunas em Natal. O carro foi muito bem. Já a tr4, parece que, apesar da robustez, tem um câmbio que não é locado e isso limita seu desempenho. Acredito que não é o teu caso, mas esse tr4 bebe pra caraio....Eu ainda escolheria o duster apesar de acreditar que otr4 é mais robusto. Acredito que locker é importante.e ainda, não basta ser apenas 4x4. Veja bem, nessas trilhas é raro ver carros 4x4 do tipo captiva, asx, crv, santa fe, kia.....e, apesar do duster não ter reduzida, sua primeira marcha é de lascar...muito reduzida.
Alias, uma vez um mecânico falou que eu deveria evitar sair na segunda do duster, pouparia o câmbio. Não acreditei mesmo vindo de um profissional. A segunda do duster é equivalente a primeira de muitos carros....logo, acreitoq ue não tem problema em sair na segunda. O que vocês acham?
ajmacedo
20/02/2014, 09:18
Olá, Pessoal,
Bom dia a todos, acompanho o tópico desde o início, mesmo antes do lançamento aqui no Brasil, quando pesquisei bastante em fóruns de fora.
Lá em 2011 fiz um test-drive e, embora tenha sido apenas por alguns quarteirões de paralelepípedo, fiquei bem impressionado pelo arranque, sensação de robustez transmitida pela suspensão e conforto geral da viatura. O painel é bem "Loganoso", mas tudo bem, ainda mais pra quem carrega o vírus do Niva nas veias, e com todo orgulho.
Em dois anos e meio de tópico observei também poucos defeitos, sendo o mais recorrente o do marcador de combustível, o que não é nada... pior seria se tivesse ouvido relatos recorrentes de falhas graves no motor e transmissão, o que não aconteceu. Um ou outro forumeiro relatando amortecedor estourado, mas nada de mais. É isso, certo? Ou perdi alguma coisa?
No mês que vem devo começar em outro emprego onde terei direito a um carro, esta semana lendo as políticas da empresa vi que cabe meu tão planejado Duster 4x4. Por pouco não vai dar para pegar o Vitara manual, que tem um interior de ótimo nível, reduzida e a fama de dar pouquíssima manutenção, mas é bem menos esperto que o Duster e tem menor capacidade off-road. Meu vizinho de vaga tem um Limited e o carro é muuuito perto do chão, some-se aquele baita entre-eixos e não podia "dar bom" mesmo, os vídeos no YTB confirmam, na configuração original o Duster parece se sair bem melhor no off-road.
Mas se fosse do próprio bolso a escolha seria mesmo o Duster, são uns 16 contos a menos (outro Niva kkk).
Agora a pergunta: alguma chance daquele timidíssimo face-lift chegar por aqui neste ano?
Abs
Professador
20/02/2014, 10:14
Uma vez eu vi um guicho , cinta (?) que possuia uma mola na extremidade. Esta mola, acho, serve para evitar o tranco. É isso mesmo? Estas cintas têm que ter uma deformação, caso contrário, a força sobre sobre ela nessas horas vai lá pra cima. Bom, alguém conhece este tipo de cabo com mola?
Ricardo,
acho que nada evita os efeitos do tranco, mesmo porque na maioria das vezes, só desatola no tranco mesmo...
Aliás, só o guincho evita os impactos do tranco...
Professador
20/02/2014, 12:02
Oi, Professador.
Observei que vc é de Aracaju.
Dei uma olhada em seus vídeos e pude ver que vc anda nas dunas com o pessoal daí.
Estou em dúvida na aquisição de um 4x4.
Tenho em mente ou uma TR4 ou um Duster.
Gostaria de saber sua opnião sobre seu desempenho na areia. Se ele acompanha uma TR4.
Na verdade busco o carro para viagens e seu da vantagem de espaço do Duster. Você acha que em passeios como as dunas de Natal eu conseguiria andar tranquilamente?
Obrigado.
Prezado Satomcz,
Opinião sobre carro, principalmente 4x4, é igual a religião, cada um tem a sua. Eu sou suspeito para falar, pois o duster é meu primeiro 4x4 e não conheço bem o TR4. Estou com meu BBzinho deste setembro de 2012, tenho feito trilhas em areia, dunas, lama, erosões...
Até agora o carro tem surpreendido de forma muito positiva, tanto a mim como meus colegas de trilhas que tem troller, amarok, suzuki vitara...
Preferi pelo duster ao TR4:
-pelo conforto,
-pelo fato que o tr4 4x4 só tem na versão com câmbio automático de 4 marchas, nada contra automático, porém, neste caso é antigo e beberrão,
-Pelo preço,
-Pelos vídeos que vi do duster no youtube.
- O fato do TR4 ter reduzida, não é muito relevante, uma vez que a primeira do duster é mais reduzida e entrega mais força que a primeira reduzida do TR4, veja a explicação neste post:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-70.html#post2028279
pontos negativos do Duster:
-Ainda não tem no mercado produtos para equipa-lo, tais como snorkel, kit hi-lift, para-choques, etc..
-Poderia ser um pouco mais alto,
-poderia ter pontos de ancoragem melhores
-Não estou lembrando dos outros agora...
Sobre dunas e areia, como bem disse o Clóvis, na areia qualquer carro atola, costumo dizer que na areia é 80% piloto e 20% o carro. Fiz diversos passeios em areia e dunas, sempre recebendo muitos elogios para o carro e passando bem. A minha maior dificuldade é arrancar quando este está parado em areia fofa.
Recomendo muito respeito a condução em dunas evitando subir ou descer de lado, não ir sozinho e na praia estar sempre ligado nos horários de maré.
Recomendo acessar o fórum duster.forumeiros.com e ler este tópico inteiro aqui no 4x4brasil
Para ver minhas aventuras, procure por professador no youtube e henriquelcg no flickr.com
espero que opte pelo duster também e bem vindo ao verdadeiro mundo suv .
Compartilhe sempre suas aventuras
Obrigado pela atenção.
Na verdade estou numa dúvida cruel. Rs
O Duster é bem mais espaçoso que a TR4, que por sinal acho bem apertada.
Não tenho ideia de fazer trilha com o carro, meu objetivo é viagens mas por locais que um carro de passeio não chega como Jalapão, Lençois Maranhenses, jericoacoara e afins.
Aqui em Alagoas está rolando um campeonato de rali de reularidade, também quero participar com o carro, quanto a isto não tenho preocupação pois na última etapa fui com meu carro um Honda City e fiz de boa, é tipo rali Fiat.
Olá, Pessoal,Bom dia a todos, acompanho o tópico desde o início, mesmo antes do lançamento aqui no Brasil, quando pesquisei bastante em fóruns de fora.Lá em 2011 fiz um test-drive e, embora tenha sido apenas por alguns quarteirões de paralelepípedo, fiquei bem impressionado pelo arranque, sensação de robustez transmitida pela suspensão e conforto geral da viatura. O painel é bem "Loganoso", mas tudo bem, ainda mais pra quem carrega o vírus do Niva nas veias, e com todo orgulho.Em dois anos e meio de tópico observei também poucos defeitos, sendo o mais recorrente o do marcador de combustível, o que não é nada... pior seria se tivesse ouvido relatos recorrentes de falhas graves no motor e transmissão, o que não aconteceu. Um ou outro forumeiro relatando amortecedor estourado, mas nada de mais. É isso, certo? Ou perdi alguma coisa?No mês que vem devo começar em outro emprego onde terei direito a um carro, esta semana lendo as políticas da empresa vi que cabe meu tão planejado Duster 4x4. Por pouco não vai dar para pegar o Vitara manual, que tem um interior de ótimo nível, reduzida e a fama de dar pouquíssima manutenção, mas é bem menos esperto que o Duster e tem menor capacidade off-road. Meu vizinho de vaga tem um Limited e o carro é muuuito perto do chão, some-se aquele baita entre-eixos e não podia "dar bom" mesmo, os vídeos no YTB confirmam, na configuração original o Duster parece se sair bem melhor no off-road.Mas se fosse do próprio bolso a escolha seria mesmo o Duster, são uns 16 contos a menos (outro Niva kkk).Agora a pergunta: alguma chance daquele timidíssimo face-lift chegar por aqui neste ano?Abs Ajmacedo, o face-lift do Duster só vai acontecer em 2015, confirmado pela própria Renault, que esse ano só vai lançar o do sandero e fluence, as vendas do Duster estão ótimas não há necessidade de mudança ainda esse ano... Eu cansei de esperar e peguei logo o meu Duster 4x4 há 2 semanas, aproveitei que foi lançado a linha techroad II, que finalmente incluiu a versão 4x4, com gps, p/ não me descapitalizar peguei com financiamento de 36 vezes sem juros, e negociando ganhei insulfilm, tapetes, soleira e tapete de porta-malas e bancos de couro. Paguei somente o protetor frontal com farol de milha e alargadores laterais. A diferença p/ ano que vem não me faz falta, ( leds nas lanternas, controlador de velocidade e mudança no painel) , com o modelo novo a negociação não vai ser tão fácil acredito. no mais é só alegria!
ajmacedo
23/02/2014, 20:08
Ajmacedo, o face-lift do Duster só vai acontecer em 2015, confirmado pela própria Renault, que esse ano só vai lançar o do sandero e fluence, as vendas do Duster estão ótimas não há necessidade de mudança ainda esse ano... Eu cansei de esperar e peguei logo o meu Duster 4x4 há 2 semanas, aproveitei que foi lançado a linha techroad II, que finalmente incluiu a versão 4x4, com gps, p/ não me descapitalizar peguei com financiamento de 36 vezes sem juros, e negociando ganhei insulfilm, tapetes, soleira e tapete de porta-malas e bancos de couro. Paguei somente o protetor frontal com farol de milha e alargadores laterais. A diferença p/ ano que vem não me faz falta, ( leds nas lanternas, controlador de velocidade e mudança no painel) , com o modelo novo a negociação não vai ser tão fácil acredito. no mais é só alegria!
Obrigado, Kvictor, é que ontem (sábado) consegui arrancar do vendedor da Renault que o Clio irá se adequar ao ABS+Air-Bag, a partir de abril, ou seja parece que na Renault não estão fabricando nada neste ano, vai ver estão apenas varrendo a fábrica... é que só vejo 2013/2014, pelo menos ao se tratar de Duster ou Clio. Ou é isso, ou estão dando um migué na fiscalização no caso do Clio.
Mas devo comprar mesmo assim, hoje baixei o manual do proprietário para ver se tinha alguma surpresa.
ajmacedo
23/02/2014, 20:35
Pessoal,
Hoje pela manhã baixei o manual do Duster, que peca pela falta de precisão em alguns casos, achei estranho não trazer as relações de marcha e fiquei assustado quando li a página 5.30, quando dão instruções específicas para se rebocar o 4x4.
Como tenho o Niva, se bem que parado há mais de um ano, com o qual rodei aos fins de semana por cerca oito anos,
sendo algumas vezes rebocado, tenho um conhecimento razoável de como um diferencial puramente mecânico funciona.
Lembro que deixava o bloqueio do diferencial central em neutro, o que permite engatar todas as marchas sem pisar na embreagem com o motor ligado - para quem nunca experimentou tal dispositivo. Mas infiro... vejam bem, infiro que o diferencial central do Duster seja mecânico, com talvez algum dispositivo anti-deslizamento como o do diferencial traseiro da antiga S-10, tudo puramente mecânico sem grandes controles eletrônicos, exceto pelo acionamento - uma pena.
Se houver risco em se transportar carro no modo 2WD/4WD (não lock), também haveria o risco de se usar a banguela. Concordam? E não há nada no manual alertando contra o uso da banguela - antes que me corrijam sei que a banguela é antieconômica num carro com injeção eletrônica, não havendo motivos para usá-la além da falta de segurança. Será que não peguei algo?
Sei que rebocando com apenas duas no solo as do outro eixo irão rodar pela ação das que estão no chão caso esteja em 4WD. Ou seja, rodas que estão no chão, pelo semi-eixo, acionam o respectivo diferencial, que aciona o central, que aciona o do outro eixo e finalmente as rodas suspensas. Mas se as quatro estiverem no solo qual o problema? Qual a diferença disso de uma banguela?
Quer dizer, o Duster não pode ser puxado por um cambão no dia que der um problema?!
... Mas infiro... vejam bem, infiro que o diferencial central do Duster seja mecânico, com talvez algum dispositivo anti-deslizamento como o do diferencial traseiro da antiga S-10, tudo puramente mecânico sem grandes controles eletrônicos, exceto pelo acionamento - uma pena. ...
Caro ajmacedo,
No caso do Duster 4x4, não há diferencial central. Há um conversor de torque na parte dianteira do carro (parte inferior). Se não me engano, eu postei há algum tempo atrás umas fotos da parte inferior do carro, indicando com texto cada componente de transmissão e suspensão do mesmo.
Realmente não se pode rebocar o Duster (não sei os outros carros 4x4 com exceção do Niva) por longos trechos (somente resgate no fora de estrada, por trechos curtos). Para você ter uma idéia, veja que interessante: uma vez, precisei pedir a um borracheiro para levantar as rodas do lado direito do carro, para verificar os pneus daquele lado (não me lembro agora o porquê), e, para minha surpresa, quando ele rodava uma das rodas, a outra girava também. O carro estava no modo Auto. Mudei para o modo 4x2 e mesmo assim isso acontecia.
Observação: As relações de marchas do 4x4 estão indicadas abaixo (foram obtidas em arquivo do Microsoft Word (formato .doc) baixado do site da Renault, mas, infelizmente não estou achando mais o hyperlink para lhe indicar):
1ª......................4,45:1
2ª......................2,59:1
3ª......................1,69:1
4ª......................1,17:1
5ª......................0,87:1
6ª......................0,67:1
Ré......................4,48:1
Diferencial...........4,86:1
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
Obrigado, Kvictor, é que ontem (sábado) consegui arrancar do vendedor da Renault que o Clio irá se adequar ao ABS+Air-Bag, a partir de abril, ou seja parece que na Renault não estão fabricando nada neste ano, vai ver estão apenas varrendo a fábrica... é que só vejo 2013/2014, pelo menos ao se tratar de Duster ou Clio. Ou é isso, ou estão dando um migué na fiscalização no caso do Clio.
Mas devo comprar mesmo assim, hoje baixei o manual do proprietário para ver se tinha alguma surpresa.
A única mudança do Duster 4x4 na linha 2014 é na linha Techroad II, e é somente estética, com a substituição de todas as partes que eram cromadas ( grade dianteira, puxador do porta malas, barras no teto, retrovisores externos e para choque frontal agora são grafite, conforme o catálogo da Renault, http://www.renault.com.br/media/veiculos/duster/docs/atteb6ea77dcd874684a2588fddc69a90c9/Catalogo_Duster_Tech_Road_II.pdf
Professador
24/02/2014, 19:42
Pessoal,
Hoje pela manhã baixei o manual do Duster, que peca pela falta de precisão em alguns casos, achei estranho não trazer as relações de marcha e fiquei assustado quando li a página 5.30, quando dão instruções específicas para se rebocar o 4x4.
Como tenho o Niva, se bem que parado há mais de um ano, com o qual rodei aos fins de semana por cerca oito anos,
sendo algumas vezes rebocado, tenho um conhecimento razoável de como um diferencial puramente mecânico funciona.
Lembro que deixava o bloqueio do diferencial central em neutro, o que permite engatar todas as marchas sem pisar na embreagem com o motor ligado - para quem nunca experimentou tal dispositivo. Mas infiro... vejam bem, infiro que o diferencial central do Duster seja mecânico, com talvez algum dispositivo anti-deslizamento como o do diferencial traseiro da antiga S-10, tudo puramente mecânico sem grandes controles eletrônicos, exceto pelo acionamento - uma pena.
Se houver risco em se transportar carro no modo 2WD/4WD (não lock), também haveria o risco de se usar a banguela. Concordam? E não há nada no manual alertando contra o uso da banguela - antes que me corrijam sei que a banguela é antieconômica num carro com injeção eletrônica, não havendo motivos para usá-la além da falta de segurança. Será que não peguei algo?
Sei que rebocando com apenas duas no solo as do outro eixo irão rodar pela ação das que estão no chão caso esteja em 4WD. Ou seja, rodas que estão no chão, pelo semi-eixo, acionam o respectivo diferencial, que aciona o central, que aciona o do outro eixo e finalmente as rodas suspensas. Mas se as quatro estiverem no solo qual o problema? Qual a diferença disso de uma banguela?
Quer dizer, o Duster não pode ser puxado por um cambão no dia que der um problema?!
Talvez este vídeo explique como funciona:
http://www.youtube.com/watch?v=Glr1o5tFaoc&feature=share&list=PLrcAMgxOch XSpDH2l9LRmU86M8JbTyso4&index=12
Não consegui entender, mas acho o sistema de tração do duster muito bom!!!
Talvez este vídeo explique como funciona: ...
Não consegui entender, mas acho o sistema de tração do duster muito bom!!!
Grande Professador,
O ideal para entender melhor o vídeo é forçar manualmente o Youtube a ajustar para a qualidade máxima (neste caso, 720p), pois a resolução fica bem melhor, ok?
O vídeo explica o funcionamento do sistema 4x4 do Duster. Nessa representação, quando os componentes estão na cor alaranjada, estão transferindo torque, e quando estão esbranquiçados, estão trabalhando livremente sem esforço. É uma representação com piso perfeito em partes do vídeo, e o acoplamento da transmissão traseira em outras partes, quando o carro passa por piso escorregadio (veja as marcas dos pneus no solo).
O vídeo somente está demonstrando o modo Auto (não mostrou o 4x4 Lock e nem o 4x2). Veja pela indicação do anel seletor giratório na parte superior esquerda da tela.
O texto na parte de baixo está escrito em francês, demonstrando as partes relativas ao sistema de transmissão do carro.
O grande barato deste vídeo foi termos descoberto que, na verdade, o conversor de torque estaria na traseira do carro, e não
na dianteira, e isso traz também uma nova informação: a de que o eixo cardã (peça nº 5 da ilustração) do Duster está girando o tempo todo, e não somente quando a tração traseira entra em ação. E isso traz ainda uma outra explicação lógica para o porquê de o consumo do Duster 4x4 quase não variar entre o modo Auto e o 4x2.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
cloviscarleto
25/02/2014, 13:25
Segura peão , vejam , prestem atenção no meio do video será que todo 4x4 é assim ? O carro andando só .....
http://youtu.be/do4OGeZjNT4
ajmacedo
25/02/2014, 14:17
Grande Professador,
O ideal para entender melhor o vídeo é forçar manualmente o Youtube a ajustar para a qualidade máxima (neste caso, 720p), pois a resolução fica bem melhor, ok?
O vídeo explica o funcionamento do sistema 4x4 do Duster. Nessa representação, quando os componentes estão na cor alaranjada, estão transferindo torque, e quando estão esbranquiçados, estão trabalhando livremente sem esforço. É uma representação com piso perfeito em partes do vídeo, e o acoplamento da transmissão traseira em outras partes, quando o carro passa por piso escorregadio (veja as marcas dos pneus no solo).
O vídeo somente está demonstrando o modo Auto (não mostrou o 4x4 Lock e nem o 4x2). Veja pela indicação do anel seletor giratório na parte superior esquerda da tela.
O texto na parte de baixo está escrito em francês, demonstrando as partes relativas ao sistema de transmissão do carro.
O grande barato deste vídeo foi termos descoberto que, na verdade, o conversor de torque estaria na traseira do carro, e não
na dianteira, e isso traz também uma nova informação: a de que o eixo cardã (peça nº 5 da ilustração) do Duster está girando o tempo todo, e não somente quando a tração traseira entra em ação. E isso traz ainda uma outra explicação lógica para o porquê de o consumo do Duster 4x4 quase não variar entre o modo Auto e o 4x2.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
Legal, nem imaginava que fosse assim... mas dada a impossibilidade do reboque podemos concluir que: desenergizado a posição desse conversor é 4WD-Lock, aí sim a puxada poderia levar a avarias pela diferenças de trajetórias entre o eixo dianteiro e traseiro (regra de ouro: lock só na reta, exceto quando se está sobre um verdadeiro sabão e as diferenças de rotação nas rodas não forçam os elementos da transmissão, pois se dissipam pelo escorregamento dos pneus).
Se houvesse um jeito de se garantir o 2WD quando desligado, então o reboque poderia ser feito sem problema, pois o carro seria o igual aos demais modêlos com um cardã girando livremente.
Fiquei curioso para saber como funciona esse conversor de torque em AUTO, pois é dito que ele só manda para a traseira quando as dianteiras patinam.
Segura peão , vejam , prestem atenção no meio do video será que todo 4x4 é assim ? O carro andando só .....
Olá, cloviscarleto,
Na grande maioria, sim.
Há dois fatores envolvidos:
a) Relação final de redução (os 4x4 normalmente possuem caixa de transferência com reduzida ou então mais marchas com a 1ª bem reduzida);
b) Os 4x4 atuais possuem motor a gasolina (ou flex) com injeção eletrônica ao invés de carburador (carros carburados possuem marcha lenta com menos força), ou então possuem motor a diesel que possui mais torque ainda;
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
... Se houvesse um jeito de se garantir o 2WD quando desligado, então o reboque poderia ser feito sem problema, pois o carro seria o igual aos demais modêlos com um cardã girando livremente.
Fiquei curioso para saber como funciona esse conversor de torque em AUTO, pois é dito que ele só manda para a traseira quando as dianteiras patinam.
Caro ajmacedo,
A questão é que no manual a Renault recomenda não rebocar em qualquer hipótese (então nem colocando no modo 4x2). O estranho é que o teu raciocínio parece estar correto. De algum modo, mesmo em 4x2, deve-se correr o risco de desgaste prematuro de algum componente.
O conversor de torque em modo AUTO trabalha no modo deslizante, provavelmente utilizando algum fluido com viscosidade que varia conforme a temperatura (a partir do atrito entre as partes dianteira e traseira). Na verdade eu acredito que no moto AUTO ele não deve enviar torque somente para as rodas dianteiras e sim o maior torque possível nas dianteiras, mas com algum torque na traseira, e a proporção varia conforme a necessidade. Somente no modo 4x4 Lock é que um atuador elétrico "tranca" o conversor no modo de 50% fixos de torque para cada eixo.
Aproveito a oportunidade para compartilhar que efetuei um teste hoje e pude comprovar que, mesmo no modo 4x2, o eixo cardã do Duster 4x4 sempre gira quando o carro está em movimento. Eu achava anteriormente que o conversor de torque ficaria na frente e que no modo 4x2 o eixo cardã ficaria parado já que não precisaria acionar o diferencial traseiro. Mas, a partir do vídeo postado pelo Professador, verificamos que o conversor fica instalado na traseira, então o eixo cardã somente poderia girar o tempo todo em qualquer um dos 3 modos do botão giratório seletor do modo de transmissão.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
cloviscarleto
25/02/2014, 16:54
Olá, cloviscarleto,
Na grande maioria, sim.
Há dois fatores envolvidos:
a) Relação final de redução (os 4x4 normalmente possuem caixa de transferência com reduzida ou então mais marchas com a 1ª bem reduzida);
b) Os 4x4 atuais possuem motor a gasolina (ou flex) com injeção eletrônica ao invés de carburador (carros carburados possuem marcha lenta com menos força), ou então possuem motor a diesel que possui mais torque ainda;
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
Acho que apenas em carros com injeção. Pois tenho uma Engesa a Disel e nunca fiz isso , talvez seja o peso não sei.
Esse DUSTER é realmente um carrão....
Caro ajmacedo,
A questão é que no manual a Renault recomenda não rebocar em qualquer hipótese (então nem colocando no modo 4x2). O estranho é que o teu raciocínio parece estar correto. De algum modo, mesmo em 4x2, deve-se correr o risco de desgaste prematuro de algum componente.
O conversor de torque em modo AUTO trabalha no modo deslizante, provavelmente utilizando algum fluido com viscosidade que varia conforme a temperatura (a partir do atrito entre as partes dianteira e traseira). Na verdade eu acredito que no moto AUTO ele não deve enviar torque somente para as rodas dianteiras e sim o maior torque possível nas dianteiras, mas com algum torque na traseira, e a proporção varia conforme a necessidade. Somente no modo 4x4 Lock é que um atuador elétrico "tranca" o conversor no modo de 50% fixos de torque para cada eixo.
Aproveito a oportunidade para compartilhar que efetuei um teste hoje e pude comprovar que, mesmo no modo 4x2, o eixo cardã do Duster 4x4 sempre gira quando o carro está em movimento. Eu achava anteriormente que o conversor de torque ficaria na frente e que no modo 4x2 o eixo cardã ficaria parado já que não precisaria acionar o diferencial traseiro. Mas, a partir do vídeo postado pelo Professador, verificamos que o conversor fica instalado na traseira, então o eixo cardã somente poderia girar o tempo todo em qualquer um dos 3 modos do botão giratório seletor do modo de transmissão.
Abraços e boas trilhas!
dd1969.
Ilustres Colegas,
Em relação a reboque de um 4x4, sugiro a leitura do seguinte artigo:
Blog - Rebocando um 4x4 - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/blog/Rebocando4x4/)
Vocês verão que o problema não é só do Duster, e que o buraco é mais embaixo.
A solução: um kit de rodas livres. O problema: pelo que eu saiba, ninguém fabrica este kit ainda para o Duster.
Cordialmente,
Raposo
Brasília-DF
Professador
26/02/2014, 09:47
Interessante,
acho que a melhor solução é cada dustero aprender como desativar o eixo cardã. e andar com as ferramentas
Alguém tem alguma ideia? algum vídeo ensinando?
é fácil?
Gutto_ba
26/02/2014, 12:44
Prezado Satomcz,
Opinião sobre carro, principalmente 4x4, é igual a religião, cada um tem a sua. Eu sou suspeito para falar, pois o duster é meu primeiro 4x4 e não conheço bem o TR4. Estou com meu BBzinho deste setembro de 2012, tenho feito trilhas em areia, dunas, lama, erosões...
Até agora o carro tem surpreendido de forma muito positiva, tanto a mim como meus colegas de trilhas que tem troller, amarok, suzuki vitara...
Preferi pelo duster ao TR4:
-pelo conforto,
-pelo fato que o tr4 4x4 só tem na versão com câmbio automático de 4 marchas, nada contra automático, porém, neste caso é antigo e beberrão,
-Pelo preço,
-Pelos vídeos que vi do duster no youtube.
- O fato do TR4 ter reduzida, não é muito relevante, uma vez que a primeira do duster é mais reduzida e entrega mais força que a primeira reduzida do TR4, veja a explicação neste post:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/outros/67174-renault-duster-4x4-70.html#post2028279
pontos negativos do Duster:
-Ainda não tem no mercado produtos para equipa-lo, tais como snorkel, kit hi-lift, para-choques, etc..
-Poderia ser um pouco mais alto,
-poderia ter pontos de ancoragem melhores
-Não estou lembrando dos outros agora...
Sobre dunas e areia, como bem disse o Clóvis, na areia qualquer carro atola, costumo dizer que na areia é 80% piloto e 20% o carro. Fiz diversos passeios em areia e dunas, sempre recebendo muitos elogios para o carro e passando bem. A minha maior dificuldade é arrancar quando este está parado em areia fofa.
Recomendo muito respeito a condução em dunas evitando subir ou descer de lado, não ir sozinho e na praia estar sempre ligado nos horários de maré.
Recomendo acessar o fórum duster.forumeiros.com e ler este tópico inteiro aqui no 4x4brasil
Para ver minhas aventuras, procure por professador no youtube e henriquelcg no flickr.com
espero que opte pelo duster também e bem vindo ao verdadeiro mundo suv .
Compartilhe sempre suas aventuras
Prezado Professador, sou novo no fórum e tenho acompanhado este Tópico, e pelo seus vídeos, fotos, relatos e conhecimento de causa, estou mto tendencioso a compra o duster 4x4... Já temos uma CR-V, mas essa fica mais com a patroa... e eu to precisando de me desfazer do outro carro, um sedã, para comprar um carro que aguente andar aqui na minha região, principalmente para visitar clientes aqui no interior da BA... Abraços a todos
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.