Conectar

Ver Versão Completa : Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 [9] 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

TMorais
26/08/2008, 13:30
Ae Povo do Tracker e Gvitaras.. em breve já terei rock-sliders p/ Gvitara/Tracker...

em breve fotos

T+

Fabil,

Desculpe ai a minha falta de conhecimento... o que é?:pensativo::mrgreen:

Newton Guerra
26/08/2008, 14:07
Carlos JP

Valeu! Vou cotar aqui os GG AT2 e depois te falo.

Pessoal,

Estou com uma dúvida:

Encontrei em São Paulo o amortecedor do ômega 4.0 cil. 2.0/2.2l ano:92/98 - Cofap a óleo - cód. 47686 . Não conheço esse amortecedor. Serve na Tracker com kit 2"? O Turbo gás é Suprema 6cil.:pensativo:

Ou a óleo só serve o BL-1024 da Cofap?
Monroe quais os que servem e de qual carro?
:pensativo:

Tarciso, esse 47686 não serve, é do Omega (sedan) e não da Suprema. Cofap é o 1024, Monroe não sei.

Abraços

hrodrigues
26/08/2008, 14:38
Olá a todos

Mudando um pouco o assunto. Coloquei os calços do batente da mola e fiz o rasgo no amortecedor para para conseguir zerar a cambagem. Precisava saber a altura original entre a ponta do batente e o ponto aonde ele bate para fazer alguns comentários.Se alguém tiver essa medida, por favor, informe. Com relação ao rasgo, agora consigo zerar a cambagem e ainda dá para trabalhar até +1º ou -1º (cambagem positiva ou negativa).
Seguem algumas fotos. Atenção Mário suas súplicas foram atendidas hahaha ... as bieletas estão indo junto (promessa cumprida). Verifique que com o calço (da barra estabilizadora) elas parecem menos enforcadas.

Abs

Helio

hrodrigues
26/08/2008, 14:41
A seguir mais fotos. O carro está no chão, porém no alto... Mário acho que vou conseguir os filtros Mann

Pedrinha
26/08/2008, 17:00
Tarciso, esse 47686 não serve, é do Omega (sedan) e não da Suprema. Cofap é o 1024, Monroe não sei.

Abraços
Caro Newton,

Segundo informação do fornecedor que me vendeu os amortecedores monroe, os amortecedores traseiros do ômega sedan e suprema são idênticos (em tamanho)...a diferença fica por conta do código e calibragem (os da Suprema suportam um pouco mais de carga).
Eu acabei comprando os de Ômega sedan (à gás) e estou esperando o meu kit de 2" chegar p/ ver se eles servirão. Assim que eu tiver esta resposta, postarei esta informação aqui. Quanto ao modelo Cofap, não tenho como saber se são iguais ou não. :???:

[]s,

Alexandre. :concordo:

Newton Guerra
26/08/2008, 17:24
Caro Newton,

Segundo informação do fornecedor que me vendeu os amortecedores monroe, os amortecedores traseiros do ômega sedan e suprema são idênticos (em tamanho)...a diferença fica por conta do código e calibragem (os da Suprema suportam um pouco mais de carga).
Eu acabei comprando os de Ômega sedan (à gás) e estou esperando o meu kit de 2" chegar p/ ver se eles servirão. Assim que eu tiver esta resposta, postarei esta informação aqui. Quanto ao modelo Cofap, não tenho como saber se são iguais ou não. :???:

[]s,

Oi Pedrinha, são diferentes. Dei uma pesquisada no site da Monroe e vi que o do Ômega 3.0 (codigo 27010) mede 670 mm aberto e 381 fechado, o do Ômega 2.2 (27032) mede 559 mm aberto e 373 mm fechado (estranho essa diferença :pensativo: ). Já o de Suprema (27333) mede 544 mm aberto e 322 mm fechado.

http://www.sa-tenneco-automotive.com/scripts/Tasa/Comun/SitioPublico/_catalog-produtos/catalogo.asp?id=br

Sei lá se tem algum outro parecido, tem que dar uma pesquisada.

Abraços

CarlosJP
26/08/2008, 17:44
Pessoal:

Enviei um e-mail para o SAC da COFAP perguntando se existia um amortecedor substituto do GBL-1024 (Suprema), o qual havia tido sua produção descontinuada.
Eles responderam afirmando que o referido amortecedor continuava sendo produzido, conforme se verifica na resposta mais abaixo.
Liguei para o número indicado (é de Recife), e a atendente me perguntou quantos amortecedores eu necessitaria e me passou o endereço de 3 DISTRIBUIDORES daqui de João Pessoa, informando que bastava entrar em contato com os mesmos, que eles iriam solucionar meu problema.
Acho que nas outras cidades também é possível de resolver da mesma forma, sendo necessário apenas ENCOMENDAR os amortecedores junto aos distribuidores ou lojistas credenciados, sendo um deles bem conhecido: HC PNEUS
Amanhã irei ver pessoalmente.
Abraços,

Carlos.

-----------------------------------------------------------------

Resposta da COFAP:

Sr. Carlos, boa tarde

Prezado senhor, os amortecedores de seu veículo não foram descontinuados, entre em contato com nosso Escritório Regional de Vendas (81) 3465.6565, o mesmo estará lhe auxiliando.

grato,

Magneti Marelli Cofap Auto Peças

--------------------------------------------------------------
Mensagem Original:
De: contato@mmcofap.com.br [mailto:contato@mmcofap.com.br]
Enviada em: terça-feira, 26 de agosto de 2008 14:08
Para: Cofap AssistenciaTecnica
Assunto: .:: Contato - Site ::.
Nome .........: Carlos Guerra Gabinio
E-mail .......: cgg@hs24.com.br
Endereço .....: João Pessoa - PB
Telefone .....: 83-93426540
Assunto ......: Amortecedor
Departamento .: Assistência Técnica Suspensão
Mensagem......: Estou necessitando MUITO dos amortecedores TURBOGÁS traseiros para a Ômega SUPREMA 3.0 cujo código de referência é o GBL-1024. Não tenho conseguido localizar o mesmo em nenhuma loja ou mesmo através de sites da internet pois soube que saiu de linha. Existe algum outro TURBOGÁS da COFAP que seja equivalente e que eu possa utilizar para substituir ? Aguardo resposta.

---------------------------------------------------------------------

TMorais
26/08/2008, 19:01
Pessoal:

Enviei um e-mail para o SAC da COFAP perguntando se existia um amortecedor substituto do GBL-1024 (Suprema), o qual havia tido sua produção descontinuada.
Eles responderam afirmando que o referido amortecedor continuava sendo produzido, conforme se verifica na resposta mais abaixo.
Liguei para o número indicado (é de Recife), e a atendente me perguntou quantos amortecedores eu necessitaria e me passou o endereço de 3 DISTRIBUIDORES daqui de João Pessoa, informando que bastava entrar em contato com os mesmos, que eles iriam solucionar meu problema.
Acho que nas outras cidades também é possível de resolver da mesma forma, sendo necessário apenas ENCOMENDAR os amortecedores junto aos distribuidores ou lojistas credenciados, sendo um deles bem conhecido: HC PNEUS
Amanhã irei ver pessoalmente.
Abraços,

Carlos.

Carlos,

Aqui na Bahia não encontrei em loja alguma e teve loja que pesquisou em vários lugares e disseram que o BGL-1024 a Gás é mosca branca.
Se encontrar me forneça os dados da loja (e-mail/telefone/site) e se eles remetem para outro estado que irei pedir o par.

Olha a foto da mosca branca aí.:mrgreen:

CarlosJP
26/08/2008, 19:11
Carlos,

Aqui na Bahia não encontrei em loja alguma e teve loja que pesquisou em vários lugares e disseram que o BGL-1024 a Gás é mosca branca.
Se encontrar me forneça os dados da loja (e-mail/telefone/site) e se eles remetem para outro estado que irei pedir o par.

Olha a foto da mosca branca aí.:mrgreen:
Ok TMorais.

O que me chamou atenção foi ao baixar o catálogo mais atualizado de amortecedores COFAP, constatar que o digníssimo GBL-1024 ainda estava relacionado.
Acredito que se realmente tivessem deixado de fabricá-lo, o mesmo não mais constaria no catálogo.
Vou procurar os distribuidores e lojistas credenciados disponíveis, levando inclusive o e-mail da COFAP, para ver o que consigo.
Se conseguir por aqui falo para vocês.
Abraços,
Carlos.

TMorais
26/08/2008, 19:16
Ficou no aguardo.
Valeu.
:concordo:

TMorais
26/08/2008, 20:31
HRodrigues,

Resolveste a pendencia junto a RC4x4?

Alguem sabe sobre o kit da Alternativa quando sai?

Pedrinha
26/08/2008, 20:32
Oi Pedrinha, são diferentes. Dei uma pesquisada no site da Monroe e vi que o do Ômega 3.0 (codigo 27010) mede 670 mm aberto e 381 fechado, o do Ômega 2.2 (27032) mede 559 mm aberto e 373 mm fechado (estranho essa diferença :pensativo: ). Já o de Suprema (27333) mede 544 mm aberto e 322 mm fechado.

http://www.sa-tenneco-automotive.com/scripts/Tasa/Comun/SitioPublico/_catalog-produtos/catalogo.asp?id=br

Sei lá se tem algum outro parecido, tem que dar uma pesquisada.

Abraços

É Newton...acho que dancei! :putz:...o que comprei foi o modelo 27010...e a diferença de tamanho é enorme...:parede:...amanhã vou ver se consigo trocá-los. :oops:

[]s. :concordo:

Pedrinha
26/08/2008, 20:38
Se por um lado, tive uma notícia ruim, por outro lado tive uma outra excelente. Ao chegar em casa hj, lá estavam as proteções inferiores (motor, câmbio e tanque) e kit 2" da RC4X4.

Agora o Azulão sobe!!! :dance:

...mas agora tenho que solucionar/trocar o amortecedor comprado errado. :oops:

Pedrinha
27/08/2008, 12:51
É Newton...acho que dancei! :putz:...o que comprei foi o modelo 27010...e a diferença de tamanho é enorme...:parede:...amanhã vou ver se consigo trocá-los. :oops:

Problema solucionado! Amortecedor de Omega Suprema (Monroe Gás Premium) localizados pelo fornecedor. A troca será efetivada amanhã. :dance:

RABUGENTO
27/08/2008, 13:58
Ainda bem que ainda há vendedores preocupados com o cliente :)

brunoslins
27/08/2008, 16:00
Entre voces que colocaram o da omega suprema, alguem se interessa em vender os amortecedores originais trazeiros do tracker?? Estou precisando de um par para o meu GV.

Só peço que estejam em bom estado...

Bruno

TMorais
27/08/2008, 16:17
Entre voces que colocaram o da omega suprema, alguem se interessa em vender os amortecedores originais trazeiros do tracker?? Estou precisando de um par para o meu GV.

Só peço que estejam em bom estado...

Bruno

Caso nao encontre algum p comprar existe a opçao do amortecedor do opala que eh da mesma medida.

Andre Sousa
27/08/2008, 19:01
Erro

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

brunoslins
27/08/2008, 19:04
TMorais,

Voce fala do Cofap Turbogás (modelo GBL 1015)?? Estou começando a considerar essa opçao. Gostaria apenas ouvir as impressoes de alguem que use ou tenha usado.

Mesmo assim continuo na procura de semi-novos.

valeu pela ajuda.

Bruno

hrodrigues
27/08/2008, 19:38
Problema solucionado! Amortecedor de Omega Suprema (Monroe Gás Premium) localizados pelo fornecedor. A troca será efetivada amanhã. :dance:

Olá Alexandre e demais

Resposta do SAC da Cofap a respeito dos amortecedores do Omega Suprema GBL 1024

Sr. Hélio, bom dia

Prezado senhor, os amortecedores de seu veículo não foram descontinuados, entre em contato com nosso Escritório Regional de Vendas (21) 2560.0822, o mesmo estará lhe auxiliando.

grato,

Enviada em: terça-feira, 26 de agosto de 2008 18:26

TMorais
27/08/2008, 19:46
TMorais,

Voce fala do Cofap Turbogás (modelo GBL 1015)?? Estou começando a considerar essa opçao. Gostaria apenas ouvir as impressoes de alguem que use ou tenha usado.

Mesmo assim continuo na procura de semi-novos.

valeu pela ajuda.

Bruno

Bruno,

O Cofap TurboGás GBL 1024 da Suprema 3.0 é para quem irá colocar o kit 2" na suspensão (retirando o amortecedor original e o prolongador do amortecedor que vem no kit.) Fica muito bom.

O amortecedor do Opala vc substitui o amortecedor original.

Tem também o Cofap BL 1024 a óleo para o kit de 2".

Não sei o cód. do monroe.

zavarize
27/08/2008, 22:02
Olá Valter! Boa notícia! Ouví dizer que na Chevrolet já se fala no modelo 2009 do Tracker.

Pessoal
estive hoje na Americas aqui na Barra e eles não abriram nada sobre descontinuar ou não a produção mas os caras estão negociando a Tracker zero por R$60,500 e se chorar bem os bancos de couro vem pela metade do preço.tem todas as cores e leva na hora.....

hrodrigues
28/08/2008, 06:49
A seguir mais fotos. O carro está no chão, porém no alto... Mário acho que vou conseguir os filtros Mann

Complementando as fotos. Verifiquem a diferença entre os dois parafusos.

CarlosJP
28/08/2008, 07:14
Olá Alexandre e demais

Resposta do SAC da Cofap a respeito dos amortecedores do Omega Suprema GBL 1024

Sr. Hélio, bom dia

Prezado senhor, os amortecedores de seu veículo não foram descontinuados, entre em contato com nosso Escritório Regional de Vendas (21) 2560.0822, o mesmo estará lhe auxiliando.

grato,

Enviada em: terça-feira, 26 de agosto de 2008 18:26

Legal Hélio.

Foi a mesma resposta que me deram e indicaram o Escritório Regional de Recife.
Através do Escritório de Recife já fiz contato aqui em João Pessoa com o distribuidor-lojista, que ficou de cotar o preço e o prazo de entrega. Acho que é aí aonde o bicho vai pegar, pois é provável que eles vão explorar no preço.
Assim que eu tiver a cotação daqui, informarei e, caso você obtenha o "novo preço", se for possível me informa também, para que assim possamos saber se os caras estão metendo a faca ou não...

Abraços,

Carlos.

PS: Segunda-feira p.p. encontrei uma loja que tinha o GBL-1024 e havia vendido o último PAR fazia poucos dias por R$ 120,00 (eles vendem como resto de estoque).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sr. Carlos, boa tarde

Prezado senhor, os amortecedores de seu veículo não foram descontinuados, entre em contato com nosso Escritório Regional de Vendas (81) 3465.6565, o mesmo estará lhe auxiliando.

Grato,

jameslawbr
28/08/2008, 09:02
Andei lendo umas mensagens aqui no tópico sobre um pessoal que colocou lâmpada xenon, mas não achei qual seria o modelo, e quantas lâmpadas ou kits eu teria que comprar.. Alguém pode me ajudar?? sei que tem uns negócios de H1, H2, H3, H4.... eu ACHO que o do Tracker é H4, pq eu li alguma coisa no Google.. mas não tenho certeza...

brunoslins
28/08/2008, 09:51
Ninguem com os amortecedores??

Bruno

Pedrinha
28/08/2008, 10:37
Ninguem com os amortecedores??

Bruno

Caro Bruno,

Apesar de estar substituindo meus amortecedores originais com apenas 5300 km rodados, vou guardá-los, pois caso eu no futuro não encontre mais os de Suprema, volto com os originais...logo, não pretendo me desfazer deles.

O mesmo farei qt aos pneus...pois já cançei de vender carros muito bem calçados, para depois ter de calçar outro.

Pedrinha
28/08/2008, 10:48
Caro Helio,

Agradeço a gentileza da informação dos amortecedores Cofap, mas já estão em meu poder os Monroe Gás Premium de Omega Suprema (Código 27333).
Semana que vem, o Azulão vai para o estaleiro para instalação do Kit 2" + as proteções inferiores. Os pneus novos tb já chegaram e serão instalados assim que o carro ficar pronto. Como eu havia lhe dito, o meu carro é escuro, portanto, hj deixarei a nova proteção de tanque num pintor, para pintá-la de preto fosco.
Já imprimí cerca de umas 20 fotografias extraídas do nosso super-útil fórum para orientar meu mecânico quanto à montagem e/ou adaptações a serem feitas.
Só me resta agora aguardar mais um pouco...:roll:

[]s,

brunoslins
28/08/2008, 11:00
Pedrinha,

Boa sorte na transformação da viatura. Vou continuar no aguardo de algum interessado em vender os amortecedores.

Falou

Bruno

hrodrigues
28/08/2008, 11:07
Legal Hélio.

Foi a mesma resposta que me deram e indicaram o Escritório Regional de Recife.
Através do Escritório de Recife já fiz contato aqui em João Pessoa com o distribuidor-lojista, que ficou de cotar o preço e o prazo de entrega. Acho que é aí aonde o bicho vai pegar, pois é provável que eles vão explorar no preço.
Assim que eu tiver a cotação daqui, informarei e, caso você obtenha o "novo preço", se for possível me informa também, para que assim possamos saber se os caras estão metendo a faca ou não...

Abraços,

Carlos.

PS: Segunda-feira p.p. encontrei uma loja que tinha o GBL-1024 e havia vendido o último PAR fazia poucos dias por R$ 120,00 (eles vendem como resto de estoque).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sr. Carlos, boa tarde

Grato,

Olá Carlos

Quando comprei os meus na Jocar em SP paguei algo em torno de 210 o par. Assim que tiver novidades comunico.

Abs

Helio

iwakura
28/08/2008, 11:14
Olá Carlos

Quando comprei os meus na Jocar em SP paguei algo em torno de 210 o par. Assim que tiver novidades comunico.

Abs

Helio

Muito estranha essa resposta da Cofap. Resposta que recebi da Jocar há 3 dias atrás:

O produto: Amortecedor traseiro - Cofap - Omega Suprema 3.0/4.1 1993 até 1996 - Turbo gás - cada - GBL1024

nós não conseguimos comprar.

Gratos,
Jocar

[]
Mário.

hrodrigues
28/08/2008, 11:19
Caro Helio,

Agradeço a gentileza da informação dos amortecedores Cofap, mas já estão em meu poder os Monroe Gás Premium de Omega Suprema (Código 27333).
Semana que vem, o Azulão vai para o estaleiro para instalação do Kit 2" + as proteções inferiores. Os pneus novos tb já chegaram e serão instalados assim que o carro ficar pronto. Como eu havia lhe dito, o meu carro é escuro, portanto, hj deixarei a nova proteção de tanque num pintor, para pintá-la de preto fosco.
Já imprimí cerca de umas 20 fotografias extraídas do nosso super-útil fórum para orientar meu mecânico quanto à montagem e/ou adaptações a serem feitas.
Só me resta agora aguardar mais um pouco...:roll:

[]s,

Olá Alexandre

É isso aí manda ver.
Vamos ver se na semana que vem quinta ou sexta ou sábado ou domingo conseguimos nos reunir. Eu, vc (já com o carro na ponta dos cascos), André, o Zavarize já está na agulha, o Zé Novais e mais alguém que queira participar. Vamos dar uma agitada prá ver se conseguimos combinar algo para fazermos. O André havia sugerido um passeio pela areia lá pelas bandas de Búzios. Quando voltar de Mauá vou dar uma agitada.

Abs

Helio

TMorais
29/08/2008, 17:32
Eu paguei 449,00 em 5X na tropical pneus http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dAoESYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwAo _iAc/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUMw

não sei se eles despacham, liga lá eles tem um bom atendimento.

Carlos:concordo:

Aqui estão querendo no General Grabber AT2 235/70 R16 585,00 a unidade!!!!! PQP!:discordo: E nem tem para venda!

Liguei para esta loja mas estou com dificuldade para eles enviarem para outro Estado...

TMorais
29/08/2008, 17:49
Olá TMorais:

Grato pelas informações.
Quanto ao BFGoodrich 225/75, encontrei aqui mesmo em João Pessoa na PNEUMIX. Peguei a cotação por telefone (fone 083-3624.3989) e não perguntei pelos MUD, pois rodo muito por asfalto.
Amanhã irei lá ver os pneus pessoalmente e perguntarei também pelo preço dos MUD. Depois te informo.
Valeu a dica.

Abraços,

Fiz a cotação nessa loja hoje.. Falei com Jr. o preço fica por 495,00 a unidade e mais nada! :mrgreen: Esse ai é seguro mesmo. Daria para enviar para a Bahia. Mas terá que fazer o pedido pois reservou os quatro para vc. Vou aguardar segunda o contato com a loja de BH-MG e ver se conseguem enviar pois o preço está melhor lá.

Valeu!

Pessoal,

Em São Paulo ou Rio de Janeiro não teria uma loja que vendesse por um preço melhor o BF All Terrain T/A KO 225/75 R16? Alguem pode ajudar com telefone/e-mail/site?

Carneiro,

Qual a loja que vc comprou os BFs MUD?

jameslawbr
29/08/2008, 18:00
Valeu!

Pessoal,

Em São Paulo ou Rio de Janeiro não teria uma loja que vendesse por um preço melhor o BF All Terrain T/A KO 225/75 R16? Alguem pode ajudar com telefone/e-mail/site?

Carneiro,

Olha, eu comprei meus Yokohama na Rodalex, em Bonsucesso (RJ). Fui muito bem atendido lá. encomendei por telefone, fiz o deposito de uma parte, eles me ligaram qdo chegaram e eu fui lá pro Rio pra colocarem. Gostei memso do atendimento. mas não sei se vendem BF.. não custa tentar ligar.. Qto ao preço, na Barra da Tijuca queriam 680.. eu paguei 490 em cada.

http://www.rodalex.com.br/

Abraço

TMorais
29/08/2008, 18:16
Olha, eu comprei meus Yokohama na Rodalex, em Bonsucesso (RJ). Fui muito bem atendido lá. encomendei por telefone, fiz o deposito de uma parte, eles me ligaram qdo chegaram e eu fui lá pro Rio pra colocarem. Gostei memso do atendimento. mas não sei se vendem BF.. não custa tentar ligar.. Qto ao preço, na Barra da Tijuca queriam 680.. eu paguei 490 em cada.

http://www.rodalex.com.br/

Abraço

Valeu James,:concordo:

Vou enviar um e-mail atraves do site para saber.

Quais foram a medida/pneu do Yokohama que vc comprou?

CarlosJP
29/08/2008, 19:55
Hélio:

O calço do suporte da barra estabilizadora, você fez com quantos milímetros de altura ? Ficou bom?
Pergunto porque lí aqui que uns fizeram com 12 mm, outros com 13, etc...
Estou pensando em fazer de alumínio. Será que presta?

Abraços,

Carlos JP

PS: Consegui aqui em João Pessoa apenas o FRAN p/ óleo (R$ 23,00) e o WEGA p/ ar (R$ 48,00). Se conseguir o MANN informa por favor (caso a loja venda pela internet).

iwakura
29/08/2008, 20:14
Hélio:

O calço do suporte da barra estabilizadora, você fez com quantos milímetros de altura ? Ficou bom?

Abraços,

Carlos JP

PS: Consegui aqui em João Pessoa apenas o FRAN p/ óleo (R$ 23,00) e o WEGA p/ ar (R$ 48,00). Se conseguir o MANN informa por favor (caso a loja venda pela internet).

Carlos,

Eu fiz com Technyl. Não enferruja, é fácil de fazer e resistente! 12mm no máximo, mais e a barra começa a pegar na chapa! O calço não fica 100%, mas melhora bastante o "enforcamento" das bieletas. Alumínio não sei se é uma boa, porque com o tempo e o movimento da barra provavelmente vai gastar...

[]
Mário.

TMorais
29/08/2008, 20:19
Pessoal:

Estou analisando as opções de pneus para colocar na Tracker logo após a aplicação dos calços de 2" da RC e até agora verifiquei as seguintes alternativas:

à BFGoodrich AT 225/75 (altura = 168 mm) por R$ 495,00 à vista. Não existe o AT 235/70-R16 (altura = 164 mm);
à Firestone Destination 235/70 (R$ 429,00), cujo preço é BASTANTE interessante;
à Pirelli Scorpion ATR 235/70 (R$ 510,00) que parece ser ótimo para areia frouxa pois não cava (o pneu parece ser destinado para uso só no asfalto e o desenho não é nada agressivo);
à Yokorama AT G012 (R$ 590,00), cujo preço me faz desistir...
à Não encontrei o TOYO, o GGrabber AT2 e o MAXXI...

Levando em conta que pretendo fazer trilhas mais pelo LITORAL (sem muita lama), que outras opções eu devo examinar ?

Em relação ao BFGoodrich AT 225/75, vocês poderiam me informar se por ser mais ESTREITO, porém mais ALTO, bate no chassi ao girarmos a direção por completo, mesmo após a aplicação dos calços? E a estabilidade no asfalto, fica muito prejudicada com o 225/75 + o KIT 2 ? Os pneus 225/75 (são mais alto...) encaixam legal nas caixas de rodas ou ficam muito próximos dos acabamentos de plásticos (o 225/75 é mais alto)? E andam legal na areia da praia mesmo sendo mais finos ?

E quanto ao Firestone Destination 235/70 por R$ 429,00 vale a pena?

Agradeço a ajuda de quem puder me esclarecer.

Abraços,

Carlos.

CarlosJP,

Resolveu qual comprar?:pensativo:
Tô querendo os BF T/A 225/75.

TMorais
29/08/2008, 20:27
Carlos,

Eu fiz com Technyl. Não enferruja, é fácil de fazer e resistente! 12mm no máximo, mais e a barra começa a pegar na chapa! O calço não fica 100%, mas melhora bastante o "enforcamento" das bieletas. Alumínio não sei se é uma boa, porque com o tempo e o movimento da barra provavelmente vai gastar...

[]
Mário.

Mário, CarlosJP e Pedrinha,

As medidas que farei são a seguinte:

11mm espessura (13mm ficou pegando)
51mm largura
79mm altura

Provavelmente de alumínio.
Segue umas fotos:
Alguma sugestão?

CarlosJP
29/08/2008, 20:29
Fiz a cotação nessa loja hoje.. Falei com Jr. o preço fica por 495,00 a unidade e mais nada! :mrgreen: Esse ai é seguro mesmo. Daria para enviar para a Bahia. Mas terá que fazer o pedido pois reservou os quatro para vc. Vou aguardar segunda o contato com a loja de BH-MG e ver se conseguem enviar pois o preço está melhor lá.

Valeu!

Pessoal,

Carneiro,

Olá TMorais:

O Júnior é mesmo duro na queda. Nem os balanceamentos ele me daria, caso fizesse a compra.
Acho que ele reservou os pneus para outra pessoa pois não fechei a compra, apesar do preço até bom.
Estou pensando em comprar pneus 80-20% pois rodo muito em alfalto e vi o Murillus relatando certa dificuldade com Destination em areia (que é onde pretendo brincar mais). Se alguém tiver uma dica boa de pneus 80-20%, agradeço.
Caso deseje, posso falar com o Junior da PNEUMAX novamente.

Abraços,

Carlos JP.

CarlosJP
29/08/2008, 20:36
Mário, CarlosJP e Pedrinha,

As medidas que farei são a seguinte:

11mm espessura (13mm ficou pegando)
51mm largura
79mm altura

Provavelmente de alumínio.
Segue umas fotos:
Alguma sugestão?
ESPECIFICAÇÃO DEVIDAMENTE ANOTADA !!!!
Farei igual.
Provavelmente em aluminio, pois penso que o Technyl sugerido (é o popular nylon ???) também desgasta.

Abraços a todos,

Carlos_JP.

TMorais
29/08/2008, 20:50
Olá TMorais:

O Júnior é mesmo duro na queda. Nem os balanceamentos ele me daria, caso fizesse a compra.
Acho que ele reservou os pneus para outra pessoa pois não fechei a compra, apesar do preço até bom.
Estou pensando em comprar pneus 80-20% pois rodo muito em alfalto e vi o Murillus relatando certa dificuldade com Destination em areia (que é onde pretendo brincar mais). Se alguém tiver uma dica boa de pneus 80-20%, agradeço.
Caso deseje, posso falar com o Junior da PNEUMAX novamente.

Abraços,

Carlos JP.

Carlos JP,

Se não te incomodar e puder dar uma força acho que vale a pena:concordo:.
Tenho interesse em 05.

sobre o pneu BF T/A 225/75 se vc vai pegar mais areia acho que ele é o ideal mesmo. (é só baixar um pouco a calibragem dos pneus.) O Pessoal do Troller tem preferencia nesse All Terrain (devido ao desenho 50%/50%) na areia, e vai muito bem no asfalto tambem. (Pois vc terá um pneu mais apropriado para outros tipos de terreno sem comprometer o uso no asfalto.)

Sobre o calço em Tecnil ele é bem resistente tambem. Mas terei que ver qual fica melhor.

CarlosJP
30/08/2008, 14:07
Carlos JP,

Se não te incomodar e puder dar uma força acho que vale a pena:concordo:.
Tenho interesse em 05.

.

T_Morais:

Passei hoje na PNEUMIX e falei com o Júnior, mas não teve jeito. O menor preço é R$ 495,00 à vista. Tentei negociar se ao menos podia ser pago no Cartão de Crédito, mas... nada.
Tentei também negociar o pagamento do frete, para ver se ficava por conta da PNEUMIX, mas também não teve jeito.
É R$ 495,00 à vista.
Ele alega que o preço já está no limite, e por esta razão não tem margem para mais nenhuma concessão.
Pelo menos aqui em João Pessoa, foi o menor preço que encontrei para este pneu e só não vou comprá-los agora porque ainda não me decidi pelo tipo modelo e minha Tracker está com apenas 12 mil km e os pneus estão novinhos. Estou me organizando para elevar a suspensão no final do ano (já comprei o KIT e amortecedores BL-1024 a óleo), porque até lá os pneus estarão mais gastos e terei mais tempo para acompanhar o serviço junto ao mecânico, além de outros detalhes especiai$$$$$.
Finalmente, o Júnior informou que só dispõe de 04 pneus AT e, caso você queira, ela faria o pedido de mais um para encaminhar tudo junto. Deve demorar uns 15 dias para ele receber.
Ficou ainda de pesquisar o menor valor para o frete (deixei seu CEP com ele) e me passou o cartão dele para que eu encaminhasse a você (em anexo).
Quanto à loja, eu nunca fiz compras nela, porém é bastante movimentada. Já existe há alguns anos e está localizada em movimentada avenida daqui de João Pessoa. É franqueada da Michelin e acredito ser loja séria.
Caso precise de mais alguma coisa aqui em João Pessoa (inclusive na PNEUMIX), é só mandar.

Abraços,

Carlos.

CarlosJP
30/08/2008, 14:21
Olá Carlos

Abs

Helio
Olá Hélio:

Hoje consegui a confirmação e cotação com um dos Distribuidores indicados pela COFAP.
O preço do par do GBL-1024 fica por R$ 240,00 (Estou aguardando também a resposta da HC Pneus que é lojista credenciado).
O Distribuidor informou que contactou a COFAP e existe o GBL-1024 disponível para comercialização.
O prazo de entrega após o pedido é de aproximadamente 15 a 20 dias úteis.
Informou ainda que, caso eu queira mesmo os amortecedores, ele os encaminhará para um lojista previamente combinado comigo, pois a Distribuidora não pode faturar diretamente para consumidor final.
Acrescentou que possivelmente o lojista exigirá um adiantamento para que não eu não desista da encomenda.
Acho que vou instalar mesmo os BL-1024 (a óleo) que consegui bem baratinho...
Se não ficar legal, o jeito será morrer nos R$ 240,00.
O mais importante é sabermos que é possível sim comprar os GBL-1024. Na verdade, os lojistas e distribuidores é que não pedem à fábrica em razão de sua baixíssima demanda.
A Distribuidora que o Escritório de Vendas da COPAF (Fone: 081- 3465.6565) me indicou foi a CIRO CAVALCANTI, fone 083-3222.8700 (Sr. Dilvan), em João Pessoa, ou 081-3338.6655 (em Recife).

Abraços,

Carlos.

Pedrinha
30/08/2008, 16:19
Afinal, pq vcs só procuram os amortecedores Cofap GBL-1024? Os Monroe 27333 Gás Premium são a mesma coisa! Inclusive, não tive nenhum problema para achá-los. Tem gente aqui no fórum que usa os Monroe e eu nuca ouví reclamarem. :pensativo:

PS.: Vou instalar os Monroe de Omega Suprema que comprei esta semana e a seguir postarei minhas impressões para quem estiver interessado.

CarlosJP
30/08/2008, 16:27
Afinal, pq vcs só procuram os amortecedores Cofap GBL-1024? Os Monroe 27333 Gás Premium são a mesma coisa! Inclusive, não tive nenhum problema para achá-los. Tem gente aqui no fórum que usa os Monroe e eu nuca ouví reclamarem. :pensativo:

PS.: Vou instalar os Monroe de Omega Suprema que comprei esta semana e a seguir postarei minhas impressões para quem estiver interessado.

Pedrinha:

No meu caso, optei pelo COFAP em razão dos relatos aqui postados, onde todos afirmam que o mesmo é bem mais fácil de ser instalado.
Quanto à encontrá-los, de fato o Monroe encontrei por aqui em algumas lojas.

Abraços,

Carlos_JP.

TMorais
30/08/2008, 17:46
Carlos JP,

Obrigado pela força e informações aqui postadas! :concordo:
Estou tentando contactar algumas lojas e ver outros orçamentos (tentando reduzir o custo da unidade e ver a questão do frete). Está devidamente anotada sua ajuda e caso não encontre custo à altura encontro em contato com a PneuMix (Jr).

Sobre os amortecedores comprei esta semana o GBL-1024 por 177,80 o par na www.mercadocar.com.br (http://www.mercadocar.com.br) (sem frete). Se vc já tem o BL-1024 use sem problemas (menos um custo).

Pedrinha,

Vou anotar a ref. do Monroe (27333 Gás Premium). Eles são para a Suprema tambem? Assim que vc tiver instalado informe resultados e se teve algum ajuste.:concordo:

Liguei para a Daflon Pneus (falei com a Luciana), muito atenciosa por sinal. Ficou de me confirmar se teria como liberar a N.F. para outro estado.. me ligará na Segunda-feira.
Custos:
BF All Terrain T/A KO 225/75 R16 R$500,00 a unidade
BF MUD 225/75 R16 R$590,00 a unidade
Sem frete.

Falta ver algum contato de SP para avaliar custos.

Valeu!

Andre Sousa
30/08/2008, 22:51
Pedrinha:

No meu caso, optei pelo COFAP em razão dos relatos aqui postados, onde todos afirmam que o mesmo é bem mais fácil de ser instalado.
Quanto à encontrá-los, de fato o Monroe encontrei por aqui em algumas lojas.

Abraços,

Carlos_JP.

Os Monroe são mais fáceis de instalar. O furo da fixação inferior tem a bitola exata do parafuso original. Já o Cofap não, têm que cuidar de fazer uma pequena adaptação com um caninho de cobre de 1,5.

O que soube é que os Monroe pararam de ser fabricados. Mas quem achar Monroe para Suprema pode comprar que são ótimos. Eu usava no meu antigo G. Vitara.

Andre Sousa
30/08/2008, 22:53

Excelente. Fique tranquilo com os Monroe.

CarlosJP
31/08/2008, 08:23
Os Monroe são mais fáceis de instalar. O furo da fixação inferior tem a bitola exata do parafuso original. Já o Cofap não, têm que cuidar de fazer uma pequena adaptação com um caninho de cobre de 1,5.

O que soube é que os Monroe pararam de ser fabricados. Mas quem achar Monroe para Suprema pode comprar que são ótimos. Eu usava no meu antigo G. Vitara.

:parede::parede::parede::parede:
E eu aqui procurando o GBL-1024 porque achava que era mais facil de ser instalado (o problema no caninho é moleza) :parede::parede::parede:.
Antes tivesse perguntado :parede::parede::parede:.
Acredito que a minha interpretação errada se deve ao fato de que a "configuração padrão" adotada/sugerida aqui neste forum, sempre menciona o turbogás COFAP.
E o pior, encontrei o monroe (não me lembro em qual loja foi) e eu nem quis saber o preço... :parede::parede::parede:

Resumindo: Instalo mesmo o BL-1024 (a óleo) que já disponho, ou vou à caça do monroe que encontrei em uma das lojas daqui ???

Abraços a todos.

Carlos_JP.

iwakura
31/08/2008, 08:57

André,

Eu instalei os Monroe para Suprema, a única diferença é que foram os Max Air (47007) e não os pressurizados (27333) e tive de colocar tal caninho de cobre de 1,5 (que entra justíssimo, por sinal) e cortar a rebarba inferior.

[]
Mário.

CarlosJP
01/09/2008, 11:42
Falando em RC, infelizmente poucos minutos antes de ver a mensagem de HRODRIGUES (#1970), fiz um DOC para a RC_4x4 no valor de R$ 435,00 referente à compra do KIT DA SUPENSÃO + frete... :parede:
Tentei até cancelar o depósito após ler a mensagem, mas não foi possível. Entretanto, no dia seguinte recebi um e-mail do Rodrigo Portugal informando que o KIT seria despachado na próxima segunda-feira (25/08). Estou confiante que receberei o material e manterei vocês informados.

Pessoal:

Estou postando esta mensagem para confirmar que acabei de receber o KIT DE SUSPENSÃO 2" da RC_4x4.:dance:
Faço isso em razão dos comentários que fiz na mensagem de nº 1988 deste tópico, bem como no intuito de informar a todos, conforme havia me comprometido, do desfecho da compra.
Por justiça, quero acrescentar que, na minha compra particularmente, não ocorreu nenhum tipo de problema, tendo me comunicado normalmente com o Jorge (011-5632-2594) e com o Rodrigo Portugal (Cel: 011-8448-0096) e que recebi o KIT dentro do prazo prometido pela RC4x4, KIT este muito bem confeccionado (soldas, galvanização, acabamento, etc.).:concordo:
A indicação de vocês foi, sem dúvida nenhuma, perfeita.:palmas:

Abraços a todos.

Carlos_JP.

RABUGENTO
01/09/2008, 12:00
Será que o hrodrigues já recebeu o pedido?

CarlosJP
01/09/2008, 12:23
Pessoal:

Em relação ao problema da CAMBAGEM após a instalação do KIT, segundo li aqui existe duas alternativas:

1) Simplesmente o aumento da furação dos amortecedores (sugerido no manual do KIT);

2) Utilização de parafusos CAM_12 (porém alguns colegas alertam para a questão da segurança);

Alguém mais experiente aqui poderia me orientar e ajudar nesta escolha?

Agradeço desde já aos que puderem colaborar.

Abraços,

Carlos_JP :pensativo:.

Pedrinha
01/09/2008, 13:09
Pessoal:

Estou postando esta mensagem para confirmar que acabei de receber o KIT DE SUSPENSÃO 2" da RC_4x4.:dance:
Faço isso em razão dos comentários que fiz na mensagem de nº 1988 deste tópico, bem como no intuito de informar a todos, conforme havia me comprometido, do desfecho da compra.
Por justiça, quero acrescentar que, na minha compra particularmente, não ocorreu nenhum tipo de problema, tendo me comunicado normalmente com o Jorge (011-5632-2594) e com o Rodrigo Portugal (Cel: 011-8448-0096) e que recebi o KIT dentro do prazo prometido pela RC4x4, KIT este muito bem confeccionado (soldas, galvanização, acabamento, etc.).:concordo:
A indicação de vocês foi, sem dúvida nenhuma, perfeita.:palmas:

Abraços a todos.

Carlos_JP.

Eu recebí da RC4X4 o meu Kit de 2" + todas as proteções inferiores na segunda feira passada (25/08/2008). Eu tb não tive nenhum problema.

Pedrinha
01/09/2008, 13:12
Pessoal:

Em relação ao problema da CAMBAGEM após a instalação do KIT, segundo li aqui existe duas alternativas:

1) Simplesmente o aumento da furação dos amortecedores (sugerido no manual do KIT);

2) Utilização de parafusos CAM_12 (porém alguns colegas alertam para a questão da segurança);

Abraços,

Eu optei pela alternativa 1.

[]. :concordo:

Murillus
01/09/2008, 14:57

tb...

Mas quando forem afazer o ajuste da cambagem, vao a alguem de confiança pois so no "olhometro" nao fica boa...

[]s

Carlos TA
01/09/2008, 15:58
André e demais,

No começo do fórum eu ví algumas considerações sobre troca de parachoques e sei que você manteve os seus.
Mas voces descobriram algum fornecedor que fabrica parachoques em chapa para Grand Vitara?

Estou pensando em trocar os meus.

Valeu.

Carlos

hrodrigues
01/09/2008, 18:15
Será que o hrodrigues já recebeu o pedido?

Olá Rabugento

Recebi sim. Fico contente que todos tenham recebido seus pedidos, eu é que dei azar. Da minha parte RC 4X4 NUNCA MAIS. :discordo:

Abs

Helio

hrodrigues
01/09/2008, 18:20
Pessoal:

Abraços,

Olá Carlos

Eu iria pelo aumento da furação. Depois que vi os CAM 12 na mão ( tenho um par para vender ) e comparei com os parafusos originais não tive dúvidas. Postei fotos, algumas msgs pra trás.

Abs

Helio

hrodrigues
01/09/2008, 18:24

Olá Alexandre

Além da cambagem, agora perfeita, instalei os alongadores do batente. Neste final de semana testei pra valer e não deu final de curso nenhuma vez.
Postei fotos...

Abs

Helio

TMorais
01/09/2008, 18:25
Olá Carlos

Eu iria pelo aumento da furação. Depois que vi os CAM 12 na mão ( tenho um par para vender ) e comparei com os parafusos originais não tive dúvidas. Postei fotos algumas msgs pra trás.

Abs

Helio

Hélio,

Não achei as fotos. Qual foi o motivo da sua escolha pela furação que utilizar os CAM 12?

hrodrigues
01/09/2008, 18:34
Hélio:

Abraços,

Carlos JP

Carlos

Sugiro que ao fazer o calço deixe uma das extremidades vazadas até o fim.
Medidas do calço: 8,0 cm x 5,0 cm x 1,25 cm Distância entre as furações, se resolver não deixar vazado, 6,0 cm.
Feito em aço. Estou usando e não pega em nada.
Devo ter notícias do filtro Mann essa semana.

Abs

Helio

hrodrigues
01/09/2008, 18:42
Olá Hélio:

Hoje consegui a confirmação e cotação com um dos Distribuidores indicados pela COFAP.
O preço do par do GBL-1024 fica por R$ 240,00 (Estou aguardando também a resposta da HC Pneus que é lojista credenciado).
O Distribuidor informou que contactou a COFAP e existe o GBL-1024 disponível para comercialização.
O prazo de entrega após o pedido é de aproximadamente 15 a 20 dias úteis.
Informou ainda que, caso eu queira mesmo os amortecedores, ele os encaminhará para um lojista previamente combinado comigo, pois a Distribuidora não pode faturar diretamente para consumidor final.
Acrescentou que possivelmente o lojista exigirá um adiantamento para que não eu não desista da encomenda.
Acho que vou instalar mesmo os BL-1024 (a óleo) que consegui bem baratinho...
Se não ficar legal, o jeito será morrer nos R$ 240,00.
O mais importante é sabermos que é possível sim comprar os GBL-1024. Na verdade, os lojistas e distribuidores é que não pedem à fábrica em razão de sua baixíssima demanda.
A Distribuidora que o Escritório de Vendas da COPAF (Fone: 081-3465.6565) me indicou foi a CIRO CAVALCANTI, fone 083-3222.8700 (Sr. Dilvan), em João Pessoa, ou 081-3338.6655 (em Recife).

Abraços,

Carlos.

Carlos

Ótima notícia. Sabendo que existem já dá pra ficar mais tranquilo. Estou usando e já estava preocupado se por acaso algum deles estourasse.

Abs

Helio

hrodrigues
01/09/2008, 19:00
Hélio,

Não achei as fotos. Qual foi o motivo da sua escolha pela furação que utilizar os CAM 12?

Olá TMorais

Fotos na página 205 msg#2042. Mesmo com os CAM 12 não se consegue zerar a cambagem, vai ter que "rasgar" do mesmo jeito, talvez um pouco menos. Aliás o Mário já tinha feito esse comentário mas, depois de ter os dois parafusos na mão não tive dúvida. Algumas informações técnicas estão postadas mais pra trás.
Tenho dois CAM 12 à venda...

Abs

Helio

iwakura
01/09/2008, 19:04
Hélio,

Vide msg 2042, na pág. 205. Olhando a foto, vais descobrir rapidinho o porquê dele não ter utilizado esses parafusos...

De mais a mais, não há trigonometricamente nem fisicamente como acertar a cambagem da Tracker/GV com lift só com esses parafusos, ao menos não sem entortar alguma coisa...

[]
Mário.

hrodrigues
01/09/2008, 19:10

Alexandre

Mudando de assunto.Vamos ver se nesta semana quinta ou sexta ou sábado ou domingo conseguimos nos reunir. Eu, vc (já com o carro na ponta dos cascos), André, o Zavarize já está na agulha, o Zé Novais e mais alguém que queira participar. Vamos dar uma agitada prá ver se conseguimos combinar algo para fazermos. O André havia sugerido um passeio pela areia lá pelas bandas de Búzios.
O que acha da idéia ?
Veja foto abaixo, reconhece ?

Abs

Helio

CarlosJP
01/09/2008, 19:13
"Carlos

Sugiro que ao fazer o calço deixe uma das extremidades vazadas até o fim.
Medidas do calço: 8,0 cm x 5,0 cm x 1,25 cm Distância entre as furações, se resolver não deixar vazado, 6,0 cm.
Feito em aço. Estou usando e não pega em nada.
Devo ter notícias do filtro Mann essa semana."

Muito boa dica H_Rodrigues.
Vou fazer mesmo com a furação completamente vazada em um dos lados, pois facilita bastante a instalação e não requer tanta precisão do torneiro mecânico.
Abraços,

Carlos_JP.

Carlos TA
01/09/2008, 19:16
André e demais,

No começo do fórum eu ví algumas considerações sobre troca de parachoques e sei que você manteve os seus.
Mas voces descobriram algum fornecedor que fabrica parachoques em chapa para Grand Vitara?

Valeu.:concordo:

Carlos

Pedrinha
01/09/2008, 19:37
Alexandre

Mudando de assunto.Vamos ver se nesta semana quinta ou sexta ou sábado ou domingo conseguimos nos reunir. Eu, vc (já com o carro na ponta dos cascos), André, o Zavarize já está na agulha, o Zé Novais e mais alguém que queira participar. Vamos dar uma agitada prá ver se conseguimos combinar algo para fazermos. O André havia sugerido um passeio pela areia lá pelas bandas de Búzios.
O que acha da idéia ?

Abs

Helio

Caro Helio,

Primeiramente parabéns pela foto. Esta cachoeira fica a cerca de 1 km de meu chalé. Costumo ir andando p/ lá. Êita lugar danado de bonito. Gostou das imediações? Da próxima vez que vc for a Mauá, vamos ver se nos encontramos em minha casa...prometo abrir um bom vinho!
Qt ao encontro, só se eu for de taxi (a vantagem é que eu poderei beber à vontade...eheheheh), pois o Azulão deverá estar no estaleiro entre quarta e sexta (ainda não sei que dia será...estou dependendo do meu mecânico). Se ele ficar pronto até sexta feira, devo ir à Sto. Antonio do Rio Grande...pois tenho um monte de coisas para levar...inclusive a ração dos meus cachorros.

[]s,

hrodrigues
01/09/2008, 19:47
Alexandre

Se o encontro sair não tem problema podemos combinar e te dou uma carona. Vamos aguardar o pessoal se manifestar.
O lugar é muito legal, gostamos muito. Valeu pela dica ... :concordo:
Te mandei a foto, mais "pesada" por e-mail

Abs

Helio

iwakura
01/09/2008, 19:49
André e demais,

Valeu.:concordo:

Carlos

Carlos,

Esse parachoque:

http://www.repecol.com.br/wall/wall3_wide.jpg

Se não me engano quem faz/fez foi o Artur da Arko4x4 (www.arko4x4.com.br (http://www.arko4x4.com.br)), de Gravataí/RS.

[]
Mário.

Pedrinha
01/09/2008, 20:25
Alexandre

Se o encontro sair não tem problema podemos combinar e te dou uma carona. Vamos aguardar o pessoal se manifestar.
O lugar é muito legal, gostamos muito. Valeu pela dica ... :concordo:
Te mandei a foto, mais "pesada" por e-mail

Abs

Helio

Estarei aguardando pelo encontro.
De qq forma, tenho que espremer a segunda metade da semana, para poder suspender o carro e depois calçá-lo com sapatos descentes...depois ainda tenho que providenciar alinhamento, cambagem e balanceamento. Eu ainda não sei se consigo dar conta de tudo. :rolleyes:
Nas imediações de Santo Antonio, tem muitos lugares muito bonitos e de certa forma intocados...infelizmente o lugar está saindo do anonimato...o que ainda contribui p/ a preservação são os muito kms de estradas não pavimentadas, que na época das chuvas ficam muito divertidas.

[]s,

CarlosJP
01/09/2008, 20:30
Uma última alteração que estava estudando é um prolongador para fixação da barra Panhard. Essa peça nós já havíamos visto em outros kits e serve para compensar o deslocamento que o eixo trazeiro têm por causa do calço que usamos. Pois bem, tirei as medidas, fiz um molde de madeira e mandei fazer e aço. O resultado ficou bom. A barra subiu cerca de 5cm e o deslocamento foi corrigido em 1,5 cm para a esquerda.

Veja na 4ª foto como o eixo fica fora do encaixe cerca de 1,5 cm. Na última foto já está na posição original.

André ou algum outro colega do Forum:

Você ainda tem as medidas do prolongador para a fixação da barra Panhard (ou desenho manuscrito mesmo)?
Se possível, passa elas para mim, que vou tentar fazer uma por aqui. Vale a pena fazer ?
E se tiver o passo da rosca dos prolongadores dos batentes que você mandou fazer, manda também para mim, ok?
E mais uma perguntinha só...:oops:
Vou utilizar as molas originais na traseira (da Tracker). Devo fazer então 04 prolongadores?

Abraços,

Carlos_JP

PS: Pessoal, estou pertubando vocês com muitas perguntas porque quando for colocar o KIT na oficina, quero ir com todo o material e detalhes já preparados.:concordo:

CarlosJP
01/09/2008, 20:33

Valeu Pedrinha.

É... acho que vou utilizar também o método tradicional também.

Grato,

Carlos_JP

CarlosJP
01/09/2008, 20:36
Olá Carlos

Eu iria pelo aumento da furação. Depois que vi os CAM 12 na mão ( tenho um par para vender ) e comparei com os parafusos originais não tive dúvidas. Postei fotos, algumas msgs pra trás.

Abs

Helio
Olá H_Rodrigues.

Muito importante esse seu relato.
Li novamente as mensagens sobre cambagem (e o CAM_12) e vou optar também pelo método tradicional.

Grato,

Carlos_JP.

Pedrinha
01/09/2008, 20:46
PS: Pessoal, estou pertubando vocês com muitas perguntas porque quando for colocar o KIT na oficina, quero ir com todo o material e detalhes já preparados.:concordo:

Caro Carlos,

Eu montei um "kit" de fotos para meu mecânico. Tirei um dia de minhas férias para passar página por página deste nosso muito útil fórum e salvei todas as fotos relacionadas às mudanças de nossos carros. Em seguida imprimí as fotos mais importantes para orientar na montagem e/ou adaptações do lift. Meu mecânico, é claro, agradeceu muito e tratou de guardar o material para consultas futuras.

CarlosJP
01/09/2008, 21:04
Caro Carlos,

Eu montei um "kit" de fotos para meu mecânico. Tirei um dia de minhas férias para passar página por página deste nosso muito útil fórum e salvei todas as fotos relacionadas às mudanças de nossos carros. Em seguida imprimí as fotos mais importantes para orientar na montagem e/ou adaptações do lift. Meu mecânico, é claro, agradeceu muito e tratou de guardar o material para consultas futuras.

É verdade Pedrinha.

Esse fórum é bastante interessante e super útil.:palmas:
Se eu não tivesse tomado conhecimento do mesmo, acho que jamais eu me atreveria a aumentar a altura da Tracker (única ressalva que faço a esse jeep), pois meus conhecimentos de mecânica se limitam às bicicletas de minhas filhas :oops:.
Desde que comecei a lê-lo, já arquivei umas 50 mensagens (arquivei na pasta de "Favoritos" do explorer) e minha intenção é extamente esta: imprimir as dicas e fotos para auxiliar (ensinar mesmo) o mecânico :concordo:.

Abraços,

Carlos_JP. :concordo:

iwakura
02/09/2008, 06:50
André ou algum outro colega do Forum:

Você ainda tem as medidas do prolongador para a fixação da barra Panhard (ou desenho manuscrito mesmo)?
Se possível, passa elas para mim, que vou tentar fazer uma por aqui. Vale a pena fazer ?
E se tiver o passo da rosca dos prolongadores dos batentes que você mandou fazer, manda também para mim, ok?
E mais uma perguntinha só...:oops:
Vou utilizar as molas originais na traseira (da Tracker). Devo fazer então 04 prolongadores?

Abraços,

Carlos_JP

Carlos_JP:

Qto ao prolongador da barra eu não sei nada...

Mas o passo do prolongador dos batentes e a maioria, se não a totalidade, dos parafusos da Suzuki é de 1,25mm. E todos os parafusos da Suzuki são milimétricos. O do batente é de 8mm, medida igual aos parafusos da barra de estabilização.

[]
Mário.

Pedrinha
02/09/2008, 07:00
Andre,

Por acaso, vc ainda tem prolongadores do batente da suspensão dianteira?

[]s,

Carlos TA
02/09/2008, 07:30
Carlos,

Esse parachoque:

http://www.repecol.com.br/wall/wall3_wide.jpg

Se não me engano quem faz/fez foi o Artur da Arko4x4 (www.arko4x4.com.br (http://www.arko4x4.com.br)), de Gravataí/RS.

[]
Mário.

Ok Mário,

Que belo GV, vou fazer contato com eles.

Obrigado.

Carlos

CarlosJP
02/09/2008, 07:56
Andre,

Por acaso, vc ainda tem prolongadores do batente da suspensão dianteira?

[]s,

Pedrinha:

Acho que a alteração que vou fazer será semelhante a sua (amortecedores suprema + molas originais).
Por mantermos as molas originais também na traseira, não será necessário um par de prolongadores de batentas para lá também ?
Ou apenas a troca dos amortecedores resolve?

Abraços,

Carlos.

CarlosJP
02/09/2008, 08:03
Carlos_JP:

Qto ao prolongador da barra eu não sei nada...

Mas o passo do prolongador dos batentes e a maioria, se não a totalidade, dos parafusos da Suzuki é de 1,25mm. E todos os parafusos da Suzuki são milimétricos. O do batente é de 8mm, medida igual aos parafusos da barra de estabilização.

[]
Mário.
Beleza Iwakura:

Grato pelas medidas. E se o André autorizar, vou copiar o desenho dele e mandar brevemente o torneiro mecânico providenciar os prolongadores.
Mas estou com uma dúvida:
Como na traseira da Tracker utilizarei as molas originais, porém com amortecedores da Suprema, será necessário utilizar 2 prolongadores lá também?

Abraços,

Carlos.

Pedrinha
02/09/2008, 12:46
Pedrinha:

Acho que a alteração que vou fazer será semelhante a sua (amortecedores suprema + molas originais).
Por mantermos as molas originais também na traseira, não será necessário um par de prolongadores de batentas para lá também ?
Ou apenas a troca dos amortecedores resolve?

Abraços,

Carlos.

Caro Carlos,

Pelo que entendí, a troca dos amortecedores traseiros resolve. De qq forma, acredito que nós não teremos maiores problemas, pois o uso que fazemos do carro não requer tanta precaução. O problema maior é na dianteira mesmo, pois qd pulamos um quebra-molas que não havíamos visto, é quase certo acontecer "fim de curso" nos amortecedores dianteiros. Porém, se eu tiver aporrinhação com as molas traseiras, por conta deu andar com muito peso no porta-malas, parto para a substituição das molas traseiras originais por molas dianteiras de Opala. Por enquanto, a suspensão traseira ficará em observação.

CarlosJP
02/09/2008, 13:45
Caro Carlos,

Pelo que entendí, a troca dos amortecedores traseiros resolve. De qq forma, acredito que nós não teremos maiores problemas, pois o uso que fazemos do carro não requer tanta precaução. O problema maior é na dianteira mesmo, pois qd pulamos um quebra-molas que não havíamos visto, é quase certo acontecer "fim de curso" nos amortecedores dianteiros. Porém, se eu tiver aporrinhação com as molas traseiras, por conta deu andar com muito peso no porta-malas, parto para a substituição das molas traseiras originais por molas dianteiras de Opala. Por enquanto, a suspensão traseira ficará em observação.

Pedrinha:

Mais uma vez agradeço suas orientações.
Aproveitando a ocasião, estava examinando o KIT da RC 4x4 e imaginei o seguinte: como NÃO vamos utilizar os prolongadores dos amortecedores traseiros, será que poderíamos utilizá-los como prolongadores dos BATENTES dianteiros?
Se for a mesma rosca, bastaria serrar o excesso.
Como a força que alí atua é sempre na vertical (e eventualmente), acho que o mesmo suportaria sem nenhum problema.
Será que estou viajando ou faz sentido ?

Abraços,

Carlos_JP

Andre Sousa
02/09/2008, 15:29
Pedrinha:

Mais uma vez agradeço suas orientações.
Aproveitando a ocasião, estava examinando o KIT da RC 4x4 e imaginei o seguinte: como NÃO vamos utilizar os prolongadores dos amortecedores traseiros, será que poderíamos utilizá-los como prolongadores dos BATENTES dianteiros?
Como a força que alí atua é sempre na vertical (e eventualmente), acho que o mesmo suportaria sem nenhum problema.

Abraços,

Carlos_JP

É uma boa idéia - SE FOR A MESMA ROSCA.

Não acho que haverá necessidade de cortar nada, ou só 1 cm. Mas pra evitar que empene em decorrência da batida da bandeja, será necessário fabricar umas "bobinas" de Nylon. No formato semelhante às bobinas de papal das antigas máquinas de calcular. A bitola externa deve ser de uns 7 cm e o furo interno do tamanho da bitola do prolongador do amortecedor.

Murillus
02/09/2008, 17:30
Galera,

to com um barulho horrivel na suspensao da dianteira do motorista... parece que tudo ta solto, inclusive eu sinto no assoalho do carroa a tripidacao... ja procurei mas nao achei nada errado... reapertei tudo e nada...

alguma dica?

[]s

Andre Sousa
02/09/2008, 17:47
Galera,

to com um barulho horrivel na suspensao da dianteira do motorista... parece que tudo ta solto, inclusive eu sinto no assoalho do carroa a tripidacao... ja procurei mas nao achei nada errado... reapertei tudo e nada...

alguma dica?

[]s

99% de chances de ser a bieleta da barra estabilizadora.

É a única coisa que, quando quebra/solta, faz esse tipo de barulho. Na www.alternativa4x4.com.br tá R$ 95,00 e na www.suzucar.com.br tá uns R$ 90,00.

É muito fácil trocar, se quiser você mesmo troca.

iwakura
02/09/2008, 18:03
Postado originalmente por Carlos_JP:
Como na traseira da Tracker utilizarei as molas originais, porém com amortecedores da Suprema, será necessário utilizar 2 prolongadores lá também?

Não sou mecânico, apenas um "fuçador", mas minhas considerações. Vamos a alguns números:

Suprema..: 544 - 322 -> 222mm
Tracker..: 463 - 302 -> 161mm
Diferença: -----------> 61mm

Ou seja, existe uma diferença maior que o calço que foi colocado, mesmo se tomarmos em conta que o amortecedor não está paralelo com a mola. Então, acho que amortecedor não deve dar final de curso. O que eu não sei é se vai ter alguma consequência dessa maior amplitude nas molas, principalmente carregado. O Newton já trocou dois jogos de molas, se não me engano, no antigo GV dele.

Sem chance! O diâmetro desses prolongadores dos amortecedores traseiros é de 10mm. E, mesmo que fosse igual, não rolaria, são bem diferentes.

O que podes fazer, em vez desses prolongadores do André, é utilizar uma bolacha de Tecnil de 3cm de altura ou borracha (borracha têm de ser mais grosso, pois é comprimível), de raio um pouco menor que a mola e aparafusar no outro lado, ou seja, na bandeja. Se não quiser furar, acho que uma cola bem forte, como o adesivo estrutural epóxi bi-componente flexível da Loctite E40-FL dá conta do recado.

[]
Mário.

iwakura
02/09/2008, 18:08

É a única coisa que, quando quebra/solta, faz esse tipo de barulho. Na www.alternativa4x4.com.br (http://www.alternativa4x4.com.br) tá R$ 95,00 e na www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br) tá uns R$ 90,00.

Além dessas alternativas, a bieleta do Honda Civic 1998 à 2000 cabe direitinho e custa R$ 50 o par.

http://www.pbb.com.br/produtos.asp?produto=696&desc=bieleta-da-barra-estabilizadora-dianteira-civic-1998-a-2000

[]
Mário.

TMorais
02/09/2008, 19:04
Além dessas alternativas, a bieleta do Honda Civic 1998 à 2000 cabe direitinho e custa R$ 50 o par.

http://www.pbb.com.br/produtos.asp?produto=696&desc=bieleta-da-barra-estabilizadora-dianteira-civic-1998-a-2000

[]
Mário.

Iwakura,

Em mensagens passadas vc comentou que iria substituir a bieleta por outra de outro veiculo... seria esse do civic? Vc o fez? Como está no tracker? E quanto a torção?

iwakura
02/09/2008, 19:48
Iwakura,

Em mensagens passadas vc comentou que iria substituir a bieleta por outra de outro veiculo... seria esse do civic? Vc o fez? Como está no tracker? E quanto a torção?

Não! É a do Dodge Stratus, mas não cheguei a testar. Acho que com o calço o problema do "enforcamento" ficou bem minimizado.

[]
Mário.

Newton Guerra
02/09/2008, 19:55

É a única coisa que, quando quebra/solta, faz esse tipo de barulho. Na www.alternativa4x4.com.br (http://www.alternativa4x4.com.br) tá R$ 95,00 e na www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br) tá uns R$ 90,00.

É isso aí, deve ser a bieleta. Mas antes de comprar, veja se não foi só a bucha de borracha que estourou. Já aconteceu comigo, bate muito, parece que vai desmontar. Se for a bucha, pode por qualquer uma de amortecedor com tamanho parecido. E se a arruela que mantém a bucha no lugar estiver torta, ela ajuda a cortar a borracha. Dá pra adaptar fácil alguma de amortecedor também, desde que seja bem rígida.

Boa sorte!

Pedrinha
03/09/2008, 13:05
...O que eu não sei é se vai ter alguma consequência dessa maior amplitude nas molas, principalmente carregado. O Newton já trocou dois jogos de molas, se não me engano, no antigo GV dele...
[]
Mário.

Isso que vc está dizendo, muito me preocupa, pois tenho o hábito de ir p/ o sítio com o carro muito carregado/pesado. Estou começando a achar, que para o uso que faço do carro, é mais indicado a substituição das molas originais por molas dianteiras de Opala. :pensativo:
Caro Newton, vc poderia dar sua opinião, neste caso?
[]s,

Andre Sousa
03/09/2008, 13:51
Isso que vc está dizendo, muito me preocupa, pois tenho o hábito de ir p/ o sítio com o carro muito carregado/pesado. Estou começando a achar, que para o uso que faço do carro, é mais indicado a substituição das molas originais por molas dianteiras de Opala. :pensativo:
[]s,

Caro Pedrinha.

Eu já estou usando as molas do Opala 4cc há mais de um mês e estou aprovando. Teve um dia que tive que transportar uns amigos do meu filho - tudo gagalau. Eram eu e um gordinho na frente, quatro no banco traseiro e mais dois apertados na mala. Pensei que seria o teste definitivo pras molas traseiras e não deu outra, andei tranquilo passando por desníveis que, com as molas originais, daria fim-de-curso nos batentes. Com a molas do opala nem senti o fim de curso.

Aí cabe uma informação. Na traseira, pra quem usa calço nas molar originais e amortecedores do Suprema, o fim de curso é sentido no batente e não no amortecedor. Não tem perigo para o amortecedor com isso, mas, se forem observar, a ponta de borracha que fica pra fora do calço, que receberá o peso do impacto, é muito pequena. O calço praticamente encobre todo o batente. Por esse motivo a pancada de fim-de-curso é seca, porque bate no calço e não é amortecida totalmente pelo batente de borracha.

Agora, independente da opção de usar ou não mola do Opala, é certo que as mola que os argentinos forjaram para o Tracker são macias demais. Para situação mais extremas, em que o carro descerá um grande desnível ou atravessará trechos desnivelados com certa velocidade, as molas não se prestam a segurar o peso do carro, principalmente se estiver carregado.

Newton Guerra
03/09/2008, 14:07
[]s,

Pedrinha,

Como disse o Mário, eu troquei dois pares de mola. Os primeiros, foram na viagem para Ushuaia. O carro estava bem pesado, muita coisa na capota. Não me incomodou durante a viagem, mas na volta, notei que qualquer coisa ela dava batente (como disse o André). Vale dizer que saí daqui com 85.000 km. Troquei por molas usadas, compradas na Suzucar. O carro voltou ao normal, até a viagem com o Mário no ano seguinte. Aconteceu a mesma coisa, até que pesquisando coloquei as do Opala 4CC, ficou ótimo. Mas o carro sobe um pouco mais do que com o calço, acho que uns 20 mm. Fiz o mesmo teste que o André, viajei com muita carga e 5 pessoas, passei rápido em alguns quebra-molas e não tive nenhum problema. Recomendo.

André, as minhas molas eram do GV japonês, acho que não é muito diferente do argentino não.

Abraços

PS.: Um detalhe que me incomodou com a mola do Opala, por isso estou enrolando pra colocar no Tracker: o carro não entra na garagem coberta do meu escritório por 1 cm :parede:

Pedrinha
03/09/2008, 14:21
é...pelo jeito, terei que decidir isso logo...mas estou tendendo a instalar molas de Opala...afinal, a estrada do sítio é cavernosa...tem muitos buracos e na época das chuvas, forma erosões grandes...já dei muita pancada (fim de curso) e estourei dois pares de amortecedores do ex-GV por conta disso. Logo, penso que devo me precaver desde já. Agora, devo começar a procurar as molas de Opala, pois o Azulão ainda não foi para o estaleiro. Esta mudança provocará a necessidade deu instalar os prolongadores nos batentes dianteiros. Acredito que o fato da traseira estar mais alta que a dianteira, mais peso é direcionado para a suspensão dianteira.
Well, é isso...agradeço a colaboração de todos! :concordo:

[]s,

Murillus
03/09/2008, 17:10
É isso aí, deve ser a bieleta. Mas antes de comprar, veja se não foi só a bucha de borracha que estourou. Já aconteceu comigo, bate muito, parece que vai desmontar. Se for a bucha, pode por qualquer uma de amortecedor com tamanho parecido. E se a arruela que mantém a bucha no lugar estiver torta, ela ajuda a cortar a borracha. Dá pra adaptar fácil alguma de amortecedor também, desde que seja bem rígida.

Boa sorte!

cara é isso mesmo que to sentido... da ate medo de andar em calçamento...

valeu galera

Murillus
03/09/2008, 17:18
Eu já estou usando as molas do Opala 4cc há mais de um mês e estou aprovando. Teve um dia que tive que transportar uns amigos do meu filho - tudo gagalau. Eram eu e um gordinho na frente, quatro no banco traseiro e mais dois apertados na mala. Pensei que seria o teste definitivo pras molas traseiras e não deu outra, andei tranquilo passando por desníveis que, com as molas originais, daria fim-de-curso nos batentes. Com a molas do opala nem senti o fim de curso.

Pedrinha,

estou com 30000km rodados... destes pelo menos 15000 km radando com as molas do opalao 6 cc... show de bola... nunca mais tive problemas...

pra terem uma ideia, tive que carregar 150 kg de pedras... a mola pouco cedeu com este peso...

ta aprovado...

[]s

TMorais
03/09/2008, 17:24
Pessoal,

A respeito das molas do Opala 4cc sem ar da dianteira para ser adaptado na traseira vai precisar de que? Tem que comprar os batentes deste tambem? Sobre tamanho não seria melhor "cortar" um elo para deixar o Tracker na altura próxima ao kit de 2"? Além disso vi alguns comentários anteriores a necessidade de se colocar uma mangueira envolvendo os elos do encaixe... Tô certo ?

Os amortecedores Cofap GBL-1024 chegaram hj!

Att.

Murillus
03/09/2008, 17:28
é certo que as mola que os argentinos forjaram para o Tracker são macias demais. Para situação mais extremas, em que o carro descerá um grande desnível ou atravessará trechos desnivelados com certa velocidade, as molas não se prestam a segurar o peso do carro, principalmente se estiver carregado.

essse é o problema da dianteira... alguem ja conseguiu achar alguma mola pra substituir essas ?

Andre, como esta tua experiencia com as molas do GV 6V ?

As molas da fabrini sao boas? pois tenho como mandar fazer elas masi resistentes apesar de sair mais caro...

[]s

Murillus
03/09/2008, 17:35
A respeito das molas do Opala 4cc sem ar da dianteira para ser adaptado na traseira vai precisar de que?

quase nada... elas cabem direitinho...

Tem que comprar os batentes deste tambem?

sim pois os originais sao muito pequenos... 16 latinhas somente... nao vale a economia...

Sobre tamanho não seria melhor "cortar" um elo para deixar o Tracker na altura próxima ao kit de 2"?

teoricamente presisa sim, mas eu nao fiz isso nao por achar que poderia compensar na dianteira com um lift de 3" ou seja molas "originais" + calço rc4x4 de 2" + calco de borração de 1"

Além disso vi alguns comentários anteriores a necessidade de se colocar uma mangueira envolvendo os elos do encaixe... Tô certo ?

tb nao me aventurei nisso...

[]s

Murillus
03/09/2008, 17:41
PS.: Um detalhe que me incomodou com a mola do Opala, por isso estou enrolando pra colocar no Tracker: o carro não entra na garagem coberta do meu escritório por 1 cm :parede:

outro dia, eu ia pra um passeio, e assim que sai de casa levantei a antena, que fica na trazeira...

mas tive que passar no shopping pra pegar dinheiro e me esqueci da antena ja levantada...

resultado: quebrei 4 lampadas antes que o seguranca conseguisse me avisar...

e olha que é uma nantena pequena de 30 cm só...

[]s

TMorais
03/09/2008, 17:49
outro dia, eu ia pra um passeio, e assim que sai de casa levantei a antena, que fica na trazeira...

mas tive que passar no shopping pra pegar dinheiro e me esqueci da antena ja levantada...

resultado: quebrei 4 lampadas antes que o seguranca conseguisse me avisar...

e olha que é uma nantena pequena de 30 cm só...

[]s

kkkkkkkk!!:mrgreen::lol:

Seu tracker deve estar bem alto mesmo!
Sobre o barulho que vc comentou notar em calçamento na parte dianteira do carro, o meu apresentou esse barulho e depois de muito procurar o problema descobri que o parafuso de umas das bieletas havia desapertado. Vc colocou o calço na barra estabilizadora? Faça isso pois ameniza o esforço da bieleta depois do kit.:pensativo:

TMorais
03/09/2008, 17:51
Murillus,

Na msg #2122, como é que vc faz para responder por citação várias vezes na mesma mensagem?

Desculpe a falta de conhecimento!eheheheh

Newton Guerra
03/09/2008, 18:05
Tarciso, ainda não consegui cotação para os pneus BF aqui em São Paulo. Não encontrei para pronta entrega e 2 lojas ficaram de me dar o retorno e nada (Rede Dom Costa e ABC pneus).
Já mandei um e-mail no site deles reclamando.

Se alguém mais de Sampa conhecer quem vende favor avisar.

Abraços

Andre Sousa
03/09/2008, 18:32

As molas da fabrini sao boas? pois tenho como mandar fazer elas masi resistentes apesar de sair mais caro...

[]s

A colocação das molas do V6 ou diesel na dianteira é hoje a medida mais conservadora que há. Primeiro porque elas são perfeitas nos encaixes, segundo porque a qualidade é Suzuki.
A vantagem é que elas acrescentam uns 2 cm na altura do carro. Isso combina bem com as molas do Opala, que também aumentam a traseira em 2 cm.

Sugiro comparar molas Monroe do Opala (http://www.nafil.com.br/carrinho.php?cep=22420042&tipo=4) aproveite e compre os calços dianteiros que servirão para o encaixe suerior das molas. Existem 3 modelos. Comprei os três mas só usei dois. Acho que foram os SK1367 e o SK366, todos vendidos pela Nafil.

Sobre cerrar uns elos eu não recomendo. Quando estiver com as molas na mão você verá que o último elo superior é achatado e o inferior é torcido. Isso é feito justamente para permitir o acentamento da mola. Se cortar o último elo ela não encaixará tão bem.

Coloquei a tal mengueira plástica revestindo uns dois elos superiores (passei um óleo na mola pra resvesti-la mais facilmente). Realmente acho que ajuda porque no encaixe superior a mola é bem mais larga que a original e corre o risco de raspar nas ferragens do chassis. Com a mangueira isso fica atenuado - é o que pude perceber até agora.

SUVprata
03/09/2008, 18:41
Galera

É o seguinte, tem muitas convertedoras de carros para GNV que dizem vender molas reforçadas para carros com GNV, mas na verdade existem pouquíssimas opções de molas originais reforçadas, a grande maioria se não 99% delas, são reforçadas a partir de nova Têmpera, ou seja elas são novamente submetidas a fornalha para re-temperar elas, e isso eu conheço de perto, no Rio de Janeiro existe a "Molas Lobo" que fica no Jacarezinho (bairro), quem precisar, posso fornecer contato de gente conhecida e de confiança que pode interceder e fazer chegar as molas até lá e depois busca-las, porém, acredito que isso possa ser feito diretamente com a loja "molas Lobo", é uma empresa de renome, eu mesmo já utilizei molas reforçadas por eles, e sai mais em conta, por que as molas que dispomos, muitas das vezes está apenas "cansada" e pode ser novamente TEMPERADA (levada ao fogo), e retomar sua resistência normal de uso, ou vir mais forte, o que deixaria o carro um pouco mais duro é claro, mas com certeza é uma exelente opção, para quem quiser tentar contato, é só ir ao site: http://www.molaslobo.com.br/ e efetuar contato direto com eles ...

Boa sorte, e espero ter ajudado ... :pensativo:

Sds.

essse é o problema da dianteira... alguem ja conseguiu achar alguma mola pra substituir essas ?

[]s

Pedrinha
03/09/2008, 19:49
Pedrinha,

Como disse o Mário, eu troquei dois pares de mola. Os primeiros, foram na viagem para Ushuaia. O carro estava bem pesado, muita coisa na capota. Não me incomodou durante a viagem, mas na volta, notei que qualquer coisa ela dava batente (como disse o André). Vale dizer que saí daqui com 85.000 km. Troquei por molas usadas, compradas na Suzucar. O carro voltou ao normal, até a viagem com o Mário no ano seguinte. Aconteceu a mesma coisa, até que pesquisando coloquei as do Opala 4CC, ficou ótimo. Mas o carro sobe um pouco mais do que com o calço, acho que uns 20 mm. Fiz o mesmo teste que o André, viajei com muita carga e 5 pessoas, passei rápido em alguns quebra-molas e não tive nenhum problema. Recomendo.

André, as minhas molas eram do GV japonês, acho que não é muito diferente do argentino não.

Abraços

Caros Amigos,

Acabei de chegar de meu mecânico e deixei o Azulão lá...amanhã começa a instalação das modificações. Batí um longo papo com ele e mostrei umas 30 fotos extraídas do nosso Fórum. Ele gostou muito do nível de detalhamento do que viu. Ele me disse que amanhã mesmo ele pedirá à um fornecedor as Molas de Opala 4CC c/ Ar + as bandejas de encaixe. Ele me falou que com o Amortecedor que estou instalando + estas Molas de Opala, o carro ficará bastante firme, melhorando um problema que eu sempre reclamei...a traseira boba! Com relação à Suspensão Dianteira, ele me disse que tentará parafusar na bandeja da Suspensão um batente de borracha de algum modelo nacional qq, com mais ou menos a mesma altura do calço instalado (idéia comentada pelo Mario)...ele achou esta idéia mais simples do que prolongar o batente superior (opinião pessoal dele). Mostrei tb as fotos da inversão das bieletas e do calço nas medidas recomendadas pelo Helio (com 1,2 cm de altura).
Em resumo, acho que agora a coisa anda...
Desde já agradeço a paciência e colaboração de todos.

[]s,

TMorais
03/09/2008, 19:59
Tarciso, ainda não consegui cotação para os pneus BF aqui em São Paulo. Não encontrei para pronta entrega e 2 lojas ficaram de me dar o retorno e nada (Rede Dom Costa e ABC pneus).
Já mandei um e-mail no site deles reclamando.

Se alguém mais de Sampa conhecer quem vende favor avisar.

Abraços

Blz Newton,

Estou tambem aguardando duas lojas sobre a disponibilidade e custo do pneu...
Alguem tem ideia de quanto custaria o frete de SP para BA? Levando em conta que cada pneu deve ter + ou - uns 19kg?

TMorais
03/09/2008, 20:02
Caros Amigos,

Acabei de chegar de meu mecânico e deixei o Azulão lá...amanhã começa a instalação das modificações. Batí um longo papo com ele e mostrei umas 30 fotos extraídas do nosso Fórum. Ele gostou muito do nível de detalhamento do que viu. Ele me disse que amanhã mesmo ele pedirá à um fornecedor as Molas de Opala 4CC c/ Ar + as bandejas de encaixe. Ele me falou que com o Amortecedor que estou instalando + estas Molas de Opala, o carro ficará bastante firme, melhorando um problema que eu sempre reclamei...a traseira boba! Com relação à Suspensão Dianteira, ele me disse que tentará parafusar na bandeja da Suspensão um batente de borracha de algum modelo nacional qq, com mais ou menos a mesma altura do calço instalado (idéia comentada pelo Mario)...ele achou esta idéia mais simples do que prolongar o batente superior (opinião pessoal dele). Mostrei tb as fotos da inversão das bieletas e do calço nas medidas recomendadas pelo Helio (com 1,2 cm de altura).
Em resumo, acho que agora a coisa anda...
Desde já agradeço a paciência e colaboração de todos.

[]s,

Pedrinha,

Não seria melhor a mola do Opala 4cc sem ar? Acho que essa deve ser menos densa que a o modelo com ar, visto que só a troca do amortecedor no tracker (mantendo a mola original + calço) já fica bem mais firme.

E o Meca falou o que sobre a bieleta? melhor inversão ou o calço?

SUVprata
03/09/2008, 20:24
Caro amigo, essa é a cachoeira parece com umas que tem em Visconde de Mauá. Que se localiza indo em direção as Agulhas Negras, entrando a direita na Dutra após a entrada de Resende, estou certo ???

Se não, ela é idêntica a umas que lá existem ...

Sds.

Alexandre

O que acha da idéia ?

Abs

Helio

Pedrinha
03/09/2008, 20:33
Pedrinha,

Não seria melhor a mola do Opala 4cc sem ar? Acho que essa deve ser menos densa que a o modelo com ar, visto que só a troca do amortecedor no tracker (mantendo a mola original + calço) já fica bem mais firme.

E o Meca falou o que sobre a bieleta? melhor inversão ou o calço?

Caro Tarciso,

Eu costumo andar com o carro muito pesado...principalmente qd vou p/ o sítio...que é onde o bicho pega, pois percorro mais de 50 km (só na ida) de estradas sem pavimentação e com muitos buracos...daí, preciso da configuração mais firme possível. Venho estudando as diversas opções há um bom tempo. Mas a decisão mesmo eu só tomei hj depois de conversar com o meu bom e velho mecânico.
Segundo ele, existem diferenças entre têmperas dos diversos modelos de molas de Opala. Cada uma voltada p/ um peso específico...daí, pode-se fazer N configurações. Como ele viu nas fotos que levei p/ a oficina, molas de Opala 4CC com Ar sendo aplicadas em alguns carros do Fórum, ele preferiu ser conservador e adotá-las tb (ele vai aplicar o "modelo consagrado"). Há tb a opção do Murillus, que usa as Molas do Opala 6CC. Quanto às bieletas, ele entendeu o problema, mas disse que prefere ver como ficarão após montadas todas as peças do lift da suspensão (inclua-se aí, o calço de barra estabilizadora)...dependendo do resultado, ele faz a opção de qual lado elas vão ficar. Ele e eu pretendemos fazer todas estas modificações com muita calma, sem pressa. Vamos estudar tb de que forma poderemos adaptar um segundo batente para a suspensão dianteira no braço de suspensão (bandeja). Ele não viu maiores problemas em fazer um furo e parafusar um batente alí.
Well, é isso...pelo menos por enquanto...
Mudando um pouco o rumo da prosa, afinal, vc já pegou o carrão novo? Ja vai mexer nele?
[]s,

Pedrinha
03/09/2008, 20:41
Caro amigo, essa é a cachoeira parece com umas que tem em Visconde de Mauá. Que se localiza indo em direção as Agulhas Negras, entrando a direita na Dutra após a entrada de Resende, estou certo ???

Se não, ela é idêntica a umas que lá existem ...

Sds.
É isso mesmo, caro SUVprata. Esta é a Cachoeira do Rio Grande, localizada no Rio Grande, que nasce no Maciço das Agulhas Negras. Ela está à 1200 mts de altitude, localizada no Distrito de Santo Antonio do Rio Grande, pertencente ao Município de Bocaina de Minas/MG, que é o município sede da Vila de Maringá (Visconde de Mauá). Indo para lá pela Dutra partindo do RJ, vc tem 3 opções: 1 - entrar em Quatis e percorrer cerca de 80 kms em estradas sem pavimentação; 2 - entrar atrás do Graal de Resende e percorres cerca de 50 km nas mesmas condições descritas anteriormente ou 3 - entrar em Penedo e passar por Visconde de Mauá, percorrendo 58 km de estradas bem ruins.
Como eu frequento esta região ha mais de 10 anos, atualmente vou pela opção 2.

SUVprata
03/09/2008, 21:02
TMorais (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=7879)

Sei que talvéz seja um pouco tardio, mas meu GV usava 225/75 R16 numa boa, não arrastava nada, mesmo com peso, e olha que meu GV estava com GNV, é claro que o cilindro é bem mais leve do que os comuns, pesava em torno de 54 kilos, enquanto os concorrentes pesam em média 75 kilos ...

Querendo posso te postar umas fotos ...

Sds.

Pessoal,

Existe na BF Goodrich pneus nas medidas abaixo e estas servem no Tracker com kit 2" na suspensão?:pensativo:

235/70 R16
235/75 R16
245/70 R16

Sei que existe o 245/75 R16 (mas aí somente com 2+2 correto?)
http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=1312&idSegmento=3.0&channelId=093de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD

Conversando com um consultor da BF aqui no Forum ele informou que existe estas medidas abaixo e com o custo aproximado em São Paulo:
- 225/75 R 16 All Terrain T/A= R$ 500,00

- 225/75 R 16 Mud Terrain T/A=R$ 590,00

Esses dois acima ficam bons na Tracker? por serem mais altos (75) daria para usar somente com 2" na suspensao?

TMorais
03/09/2008, 21:29
Eu costumo andar com o carro muito pesado...principalmente qd vou p/ o sítio...que é onde o bicho pega, pois percorro mais de 50 km (só na ida) de estradas sem pavimentação e com muitos buracos...daí, preciso da configuração mais firme possível. Venho estudando as diversas opções há um bom tempo. Mas a decisão mesmo eu só tomei hj depois de conversar com o meu bom e velho mecânico.
Segundo ele, existem diferenças entre têmperas dos diversos modelos de molas de Opala. Cada uma voltada p/ um peso específico...daí, pode-se fazer N configurações. Como ele viu nas fotos que levei p/ a oficina, molas de Opala 4CC com Ar sendo aplicadas em alguns carros do Fórum, ele preferiu ser conservador e adotá-las tb (ele vai aplicar o "modelo consagrado"). Há tb a opção do Murillus, que usa as Molas do Opala 6CC. Quanto às bieletas, ele entendeu o problema, mas disse que prefere ver como ficarão após montadas todas as peças do lift da suspensão (inclua-se aí, o calço de barra estabilizadora)...dependendo do resultado, ele faz a opção de qual lado elas vão ficar. Ele e eu pretendemos fazer todas estas modificações com muita calma, sem pressa. Vamos estudar tb de que forma poderemos adaptar um segundo batente para a suspensão dianteira no braço de suspensão (bandeja). Ele não viu maiores problemas em fazer um furo e parafusar um batente alí.
Well, é isso...pelo menos por enquanto...
Mudando um pouco o rumo da prosa, afinal, vc já pegou o carrão novo? Ja vai mexer nele?
[]s,

Pedrinha,

Comentei sobre retirar um elo da mola por que Espinheira colocou as molas de Opala 4cc com ar e amortecedor Cofap a óleo. Nessa configuração ele falou que o carro estava bem firme mas ficou muito alto! daí ele retirou um elo para suavisar mais a traseira. Como eu estou com o Cofap a Gás (que é mais rígido que a óleo) ele aconselhou colocar a mola 4cc sem ar. (Para dar mais equilibrio e não ficar extremamente rígida a traseira). Mas quando tiver ajustado nos informe e fotos também ajuda.

O criança sai amanha da concessionária! Olha uma foto ainda sem placa.8)

Como a principio vou trabalhar com a tracker não sei se farei a mudança por agora... mas adianto que já estou vendo os acessórios (pneus, kits, amortecedores (já comprei), protetores...) e aí não sei se consigo esperar não..eheheh

Encontrei esses Geolandar a venda aqui mas não gostei do desenho...

Segue minha dúvida:
BF 225/75 MUD ou All Terrain???????????

TMorais
03/09/2008, 21:32
Querendo posso te postar umas fotos ...

Sds.

SUV,

Não precisava nem perguntar... post aí!:concordo:

Att.

zavarize
03/09/2008, 21:36
Pessoal
Como contribuição a discussão sobre molas helicoidais,até onde lembro as molas helicoidais utilizadas por exemplo de veiculos c/ ou s/ ar + direção;motor 4 cilindros ou 6 cil e até mesmo lado esquerdo e direito tem variações de projeto muito sensiveis que passam basicamente por diametro do material; numero total de elos e altura livre.
é muito dificil sem instrumentos de calculo e controle de carga x deflexão da mola afirmar se uma pode substituir a outra numa adaptação sem testar e avaliar se a alteração proposta ficou ao gosto do usuário.
vale lembrar tambem que suspensão automotiva é um conjunto complexo , basicamente composto de 3 elementos que deformam;torcem e mudam sua geometria instantaneamente em cada situação como resposta aos esforços que estão sendo submetidos e que no caso da Tracker ,com os recursos que temos a mão ,só mesmo experimentando em nossos veiculos e passando aos amigos do forum as impressões e resultados obtidos que c/ certeza ajudarão nas decisões de quem estiver pensando em fazer alguma modificação.

SUVprata
03/09/2008, 21:37
Murillus

O Snorkel que estava na minha GV foi instalado no mesmo lado da sucção de ar do filtro, foi vedado a parte inferior do compartimento do filtro, pois ele possue um furo para dreno, e o Snorkel foi acolpado bem vedado na caixa resonadora que fica embaixo do paralama direito, querendo posso te enviar fotos, ficou muito bem feito, apesar de eu não gostar de Snorkel ...

Posso até filmar para vc ter uma visão mais complexa de como foi instalado ...

Sds.

mudando de assunto...

como fica o snorkel na tracker?

vi este projeto e achei tao esquisito...

Andre e pessoal que ja colocou snorkel, posta umas fotos... principalmente da parte do motor...

[]s

SUVprata
03/09/2008, 21:59
TMoraes

Abaixo está apenas uma, mas amnhã trarei mais fotos de casa ou em casa mesmo posto elas, valeu ?

Com esta dá para terem uma idéia, mas amanhã prometo mais ... caso deseje também da instalação do Snorkel, posso fornecer ... como havia dito, não gosto de Snorkel, mas louvo a instalação, pois foi muito bem feita e vedada, funcional, o que julgo ser importante em uma "adaptação" ...

PS.: Os amortecedores são originais para o GV, sem nenuma adaptação, nem para alongar ou almentar o curso, molas e amortecedores originais, existe apenas uma "rodelas de pneus (NÃO FUI EU QUEM COLOCOU), que deixou o carro mais alto acredito uns 2 cm ... Se eu fosse continuar com o carro, iria substituir por Tecnil ...

Sds.

SUV,

Não precisava nem perguntar... post aí!:concordo:

Att.

SUVprata
03/09/2008, 22:08
Pedrinha

Vc que conhece a região, deverá conhecer quem direi ...

Moro em Fortaleza desde 2004, eu morava na Tijuca - RJ, e meus pais moraram de frente para o casarão do Gute de 89 a 2002, sabe quem é o Gute né ? um doidão que tem alguns carros que eram do exército, e usa eles para passear com turistas pela região, uns trucados, só vendo ...
Verdadeiros TRATORES ...

Atrás da casa dos meus pais passava o rio PRETO, logo perto da barragem que se não me engano em 2000 bateu um raio lá a alterou a estrutura da represa ...

Caso queir, posso te enviar umas fotos ... tenho várias ... conhece a cachoeira "véu de noiva" ? ? ? a foto que vi sua, parece pacas com o escorrega da maromba ...

Sds.

É isso mesmo, caro SUVprata. Esta é a Cachoeira do Rio Grande, localizada no Rio Grande, que nasce no Maciço das Agulhas Negras. Ela está à 1200 mts de altitude, localizada no Distrito de Santo Antonio do Rio Grande, pertencente ao Município de Bocaina de Minas/MG, que é o município sede da Vila de Maringá (Visconde de Mauá). Indo para lá pela Dutra partindo do RJ, vc tem 3 opções: 1 - entrar em Quatis e percorrer cerca de 80 kms em estradas sem pavimentação; 2 - entrar atrás do Graal de Resende e percorres cerca de 50 km nas mesmas condições descritas anteriormente ou 3 - entrar em Penedo e passar por Visconde de Mauá, percorrendo 58 km de estradas bem ruins.
Como eu frequento esta região ha mais de 10 anos, atualmente vou pela opção 2.

TMorais
03/09/2008, 22:15
TMoraes

Abaixo está apenas uma, mas amnhã trarei mais fotos de casa ou em casa mesmo posto elas, valeu ?

Com esta dá para terem uma idéia, mas amanhã prometo mais ... caso deseje também da instalação do Snorkel, posso fornecer ... como havia dito, não gosto de Snorkel, mas louvo a instalação, pois foi muito bem feita e vedada, funcional, o que julgo ser importante em uma "adaptação" ...

Sds.

Esse pneu é 225/75 ??

Que marca de Snorkel é essa? Se puder coloque fotos tambem dele e detalhes.. só conheço o modelo da OGZ.

SUVprata
03/09/2008, 22:37
TMorais

É sim, 225/75 R16 Scorpion.

A marca do Snorkel não sei, mas fotografarei ele bem de perto para poder ter uma idéia, como disse, mesmo não gostando de Snorkel, achei ele bem instalado ... e vedado ... Quem fez teve até a preocupação de colocar o logo da Suzuki.

Sds.

Esse pneu é 225/75 ??

Que marca de Snorkel é essa? Se puder coloque fotos tambem dele e detalhes.. só conheço o modelo da OGZ.

Pedrinha
04/09/2008, 07:20
...Encontrei esses Geolandar a venda aqui mas não gostei do desenho...

Segue minha dúvida:
BF 225/75 MUD ou All Terrain???????????
Estes foram os pneus que eu comprei. Eles tb calçam os carros do Mario, James e Helio. Posso lhe garantir uma coisa, eles são muito bons, honestos fora-de-estrada e duráveis. Para o uso misto, eu recomendo.
Quanto à sua dúvida, vai depender do uso que vc fará. De qq forma, como vc gosta dum desenho mais agressivo, acho que vc deveria colocar os MUD. Tem um Tracker Prata no Fórum, de alguém de SP (acho que é o Marcio Carneiro) que está com estes pneus. Eu baixei as fotos e estou postando elas em anexo p/ te ajudar na escolha.

Pedrinha
04/09/2008, 07:42
Caros Mario, Helio e demais interessados,

Dando prosseguimento às modificações do Azulão, ontem comprei o Macaco Hidráulico Vonder para 3 Ton. na www.dutramaquinas.com.br (http://www.dutramaquinas.com.br). Assim eu não fico na mão se precisar trocar algum pneu.

Olhando as fotos que eu havia baixado do Fórum ontem com meu mecânico, ele me alertou que as fotos do carro que estava com as molas de Opala (não me lembro do carro de quem foi), estavam com Calço de Borracha (que tem uns 2 cm). Ele disse que existe um outro suporte para estas molas, tb de borracha, que são muito mais finos (só uma casquinha) e, consequentemente, aumentam menos a altura da traseira. Como ele é mecânico "das Antigas" e conhece bem estas molas de Opala, ele me recomendou a instalação destes suportes...assim, a traseira subirá menos. Abaixo eu anexei a foto que está com o tal calço.

[]s,

Newton Guerra
04/09/2008, 08:23

Dando prosseguimento às modificações do Azulão, ontem comprei o Macaco Hidráulico Vonder para 3 Ton. na www.dutramaquinas.com.br (http://www.dutramaquinas.com.br). Assim eu não fico na mão se precisar trocar algum pneu.

Olhando as fotos que eu havia baixado do Fórum ontem com meu mecânico, ele me alertou que as fotos do carro que estava com as molas de Opala (não me lembro do carro de quem foi), estavam com Calço de Borracha (que tem uns 2 cm). Ele disse que existe um outro suporte para estas molas, tb de borracha, que são muito mais finos (só uma casquinha) e, consequentemente, aumentam menos a altura da traseira. Como ele é mecânico "das Antigas" e conhece bem estas molas de Opala, ele me recomendou a instalação destes suportes...assim, a traseira subirá menos. Abaixo eu anexei a foto que está com o tal calço.

[]s,

Pedrinha, essa foto não é minha, mas eu tinha esse calço. Dá impressão de ter 2 cm mas não tem, ele é fino e tem uma aba em volta (fina também) que envolve a mola. A foto mostra a aba.

Abraços

Carneiro
04/09/2008, 09:08
Estes foram os pneus que eu comprei. Eles tb calçam os carros do Mario, James e Helio. Posso lhe garantir uma coisa, eles são muito bons, honestos fora-de-estrada e duráveis. Para o uso misto, eu recomendo.
Quanto à sua dúvida, vai depender do uso que vc fará. De qq forma, como vc gosta dum desenho mais agressivo, acho que vc deveria colocar os MUD. Tem um Tracker Prata no Fórum, de alguém de SP (acho que é o Marcio Carneiro) que está com estes pneus. Eu baixei as fotos e estou postando elas em anexo p/ te ajudar na escolha.

Sou eu não! A minha é preto fosco! Essa é do Adriano, eu e ele ficamos na pilha para fazer as modificações, acabei fazendo só um pouco antes dele. Mas ele está com a mola de Opala (eu ainda não) e tem guincho (vixe, esse eu vou demorar).

Aliás, ele pode dizer bastante sobre esse pneu no asfalto, pois viaja muito durante a semana também com ela.

Abraços,

Márcio.

iwakura
04/09/2008, 10:25

[]s,

Alexandre,

O Newton tb têm os pneus Yokohama G12. Aliás foi olhando a GV dele me fazendo comer poeira em alguns momentos na Argentina que me incentivou a comprá-los...

Qto ao macaco, é muito bom ter um macaco hidráulico e não depender daqueles macacos originais aparentemente frágeis e que levam uma hora só pra conseguir levantar o carro... Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, ainda é necessário um pedaço de madeira pra colocar embaixo pra conseguir levantar a roda traseira do chão...:parede:

Quanto às molas de Opala. Minha opinião: acho que têm a sua finalidade, mas pra andar com carro carregado em viagens acho que talvez não seja a melhor alternativa. Qualquer mola, com o carro carregado, vai baixar. Se não baixar não é mola! Na minha minha opinião abalizadíssima de amador, as duas alternativas mais corretas pra esse tipo de utilização são: os amortecedores Monroe Suprema Max-Air com bolsas de ar infláveis (47333) ou as bolsas de ar AirLift. A grande vantagem é que são ajustáveis pela pressão da bolsa de ar. Com pressão mínima, o carro fica igual ao original. Com pressão máxima, nivela o carro na altura original com um peso extra de até aproximadamente 500kg no bagageiro.

Estou utilizando os Max-Air e posso garantir que são muito bons. Os AirLift também são muito bem conceituados, há um grupo de suzukeiros na Argentina utilizando-os há mais de 2 anos.

Explicações e manual de instalação aqui:

http://www.airliftcompany.com/al1000.html

227 reviews aqui:

http://www.autoanything.com/suspension-systems/61A2966A0A0.aspx

Pode ser comprada no site acima por US$ 83.95 + frete.

[]
Mário.

Pedrinha
04/09/2008, 10:53
Qto ao macaco, é muito bom ter um macaco hidráulico e não depender daqueles macacos originais aparentemente frágeis e que levam uma hora só pra conseguir levantar o carro... Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, ainda é necessário um pedaço de madeira pra colocar embaixo pra conseguir levantar a roda traseira do chão...:parede: Então vou providenciar uma boa peça de madeira e deixá-la debaixo do banco...fazer o quê, né? :putz:

Quanto às molas de Opala. Minha opinião: acho que têm a sua finalidade, mas pra andar com carro carregado em viagens acho que talvez não seja a melhor alternativa. Qualquer mola, com o carro carregado, vai baixar. Se não baixar não é mola! Na minha minha opinião abalizadíssima de amador, as duas alternativas mais corretas pra esse tipo de utilização são: os amortecedores Monroe Suprema Max-Air com bolsas de ar infláveis (47333) ou as bolsas de ar AirLift. A grande vantagem é que são ajustáveis pela pressão da bolsa de ar. Com pressão mínima, o carro fica igual ao original. Com pressão máxima, nivela o carro na altura original com um peso extra de até aproximadamente 500kg no bagageiro.

Estou utilizando os Max-Air e posso garantir que são muito bons. Os AirLift também são muito bem conceituados, há um grupo de suzukeiros na Argentina utilizando-os há mais de 2 anos.

Explicações e manual de instalação aqui:

http://www.airliftcompany.com/al1000.html

227 reviews aqui:

http://www.autoanything.com/suspension-systems/61A2966A0A0.aspx

Pode ser comprada no site acima por US$ 83.95 + frete.

[]
Mário.
...Poizé Mário...sei que tem muito mais engenharia neste assunto, do que nós, reles mortais curiosos poderíamos imaginar. Eu, particularmente estou me balizando nos depoimentos de outros colegas foristas que já estão usando esta configuração que escolhi. O investimento/dificuldade de achar estas peças/reposição, tb pesaram na minha decisão. Daí, pq não aproveitar uma opção já testada? Afinal, segundo alguns depoimentos postados aqui no Fórum, a traseira ficou muito mais firme e em alguns casos, até dura e é exatamente isso que eu busco. Creio que eu engrossarei esta estatística...mas postarei aqui minhas impressões após fazer uso do carro no dia a dia.

[],

TMorais
04/09/2008, 11:56

Pedrinha,

Grato pela atenção! Realmente ficou muito bonito na Tracker!
Valeu as fotos.
Uma revendedora daqui me ligou hj e relatou que não tem nem como saber preço do BF MUD 225/75 pois está em BO. (isso por aqui.)
Tô aguardando outra loja me passar valores..

Joao Baeta
04/09/2008, 12:00
:arrow:Até perdeu a saia lateral do Tracker prata!
:putz: :mrgreen:

TMorais
04/09/2008, 12:15
Iwakura,

Vendo fotos do seu Tracker, que por sinal está bem bacana, vi que ja colocou os estribos.. pode informar e disponibilizar fotos da instalação? Como procedeu com a fixação no chassi? Notei que ficou bem proximo da saia lateral.. e qual seria suas impressões sobre o resultado final?

Se possível disponibilize mais fotos com detalhes..:concordo:

Att.

Andre Sousa
04/09/2008, 12:35
Aí Pedrinha e Zé Novais.

Estamos marcando um encontro para este domingo aí em Niterói. Pedrinha, mesmo quie seu carro ainda esteja no mecânico vê se aparece lá. Veja o tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=682864#post682864

Pedrinha
04/09/2008, 12:45
Aí Pedrinha e Zé Novais.

Estamos marcando um encontro para este domingo aí em Niterói. Pedrinha, mesmo quie seu carro ainda esteja no mecânico vê se aparece lá. Veja o tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=682864#post682864

O encontro em Charritas no dia 7 pela manhã eu garanto que vou...afinal, dá p/ eu ir à pé. :putz:De qq forma, espero que o carro esteja pronto até lá. No entanto o resto da programação eu não tenho como confirmar sem antes consultar o restante da Family.

PS.: O Helio tem o meu celular e eu o dele...qq coisa nos falamos.

[]s,

Alexandre.

iwakura
04/09/2008, 13:25
Iwakura,

Vendo fotos do seu Tracker, que por sinal está bem bacana, vi que ja colocou os estribos.. pode informar e disponibilizar fotos da instalação? Como procedeu com a fixação no chassi? Notei que ficou bem proximo da saia lateral.. e qual seria suas impressões sobre o resultado final?

Att.

Tarciso,

Não tenho fotos da instalação. A fixação no chassis se dá por "prensagem", não sei se têm termo melhor. A parte do estribo que é fixada têm 4 furos, nos quais são passados parafusos e arruelas, do outro lado do chassi vai um retângulo de aço com 4 furos, nas quais os parafusos são presos.

Ficou rente à saia lateral. Na minha opinião ficou bem legal. Combina bem com o ar mais dark com que a minha Tracker ficou. É bem mais resistente que os estribos da Keko ou Bepo, embora não seja tão resistênte quanto os do André. Mas, pra mim que não faço trilhas, só expedições, serve bem ao propósito de dar uma proteção razoável e um ponto de apoio para acesso ao bagageiro.

[]
Mário.

hrodrigues
04/09/2008, 15:11
O encontro em Charritas no dia 7 pela manhã eu garanto que vou...afinal, dá p/ eu ir à pé. :putz:De qq forma, espero que o carro esteja pronto até lá. No entanto o resto da programação eu não tenho como confirmar sem antes consultar o restante da Family.

PS.: O Helio tem o meu celular e eu o dele...qq coisa nos falamos.

[]s,

Alexandre.

Alexandre

Consulte a família e, se depender de carro para ir a Maricá (caso o seu não fique pronto), aí irei com o maior prazer até Niterói para te buscar e te dar uma carona.

Abs

Helio

Helio

iwakura
04/09/2008, 15:38
Se alguêm quiser babar e morrer de inveja, é só dar uma olhada neste catálogo da FTS de Taiwan:

http://www.fts4x4.com.tw/modules/news/article.php?storyid=14

[]
Mário.

SUVprata
04/09/2008, 16:53
Helio

Já te respondi, basta escolher a forma que te envio com o maior prazer ...

Em relação as fotos do Snorkel que prometi, eu bati umas bem de perto, mas esqueci o cabo da máquina em casa, mas tentarei colocar o memory stic em outra máquina e posto aqui ...

Sds.

Alexandre

Consulte a família e, se depender de carro para ir a Maricá (caso o seu não fique pronto), aí irei com o maior prazer até Niterói para te buscar e te dar uma carona.

Abs

Helio

Helio

SUVprata
04/09/2008, 16:56
TMorais

A GM aqui de Fortaleza, está vendendo alguns Trackers já com estribo e mata-cachorro, eu particularmente gostei muito, pois o estribo é meio curvado nas pontas, tipo a estrutura do Tracker/ GV, caso deseje posso ir lá e bater umas fotos e postar para você, inclusive poso procurar saber quem está fornecendo, mas pelo que vi nas ruas, acredito que seja Bepo ...
Ah, são cromados, os que vi ...

E as fotos do Snorkel, eu já bati umas bem de perto, trouxe a máquina, mas esqueci o cabo dela, tentarei colocar o memory stic em outro mecanismo e te posto ...

Sds.

Iwakura,

Att.

Joao Baeta
04/09/2008, 17:07
TMorais

A GM aqui de Fortaleza, está vendendo alguns Trackers já com estribo e mata-cachorro, eu particularmente gostei muito, pois o estribo é meio curvado nas pontas, tipo a estrutura do Tracker/ GV, caso deseje posso ir lá e bater umas fotos e postar para você, inclusive poso procurar saber quem está fornecendo, mas pelo que vi nas ruas, acredito que seja Bepo ...
Ah, são cromados, os que vi ...

E as fotos do Snorkel, eu já bati umas bem de perto, trouxe a máquina, mas esqueci o cabo dela, tentarei colocar o memory stic em outro mecanismo e te posto ...

Sds.
:arrow:Já conheço esse estribo.....
Acho maior cafona.... O carro é baixo... Para que botar estribo? Mais coisa p/ torrar dindin fora!
Não sou fã de estribo.... O Azul tem... Mas o entre eixo é curto! :concordo:

Carlos TA

[]s,

Pedrinha,
Estra foto é do meu carro , e este calço é o original do GV e o que você ve a foto é só a aba dele.:discordo:

[]'s

hrodrigues
Helio

Já te respondi, basta escolher a forma que te envio com o maior prazer ...

Em relação as fotos do Snorkel que prometi, eu bati umas bem de perto, mas esqueci o cabo da máquina em casa, mas tentarei colocar o memory stic em outra máquina e posto aqui ...

Sds.

Valeu Suv

Já te mandei uma MP.

Abs

Helio

Newton Guerra
04/09/2008, 17:22
Pedrinha,
Estra foto é do meu carro , e este calço é o original do GV e o que você ve a foto é só a aba dele.:discordo:

[]'s

Carlos, tem certeza que o seu é original? O original do meu GV 2001 é idêntico ao do Tracker, ou seja, sem aba nenhuma. Esse da foto tá igualzinho ao do Opala que comprei.

Abraços

SUVprata
04/09/2008, 17:24
Helio

Já respondi ...

Caso queira aproveitar a promoção e desejar que te envie castanhas de cajú, tipo exportação, é só pedir, acredito que não tenha aumentado, paguei 18,00 o kilo, mas é uma castanha que nunca deve ter comido, muito, mais muito melhor do que as da latinha, que sabe que é uma fortuna ... sequinhas e esfarelam ao menor esforço, coisa de doido ... querendo é só pedir ...

Uma pena eu não poder pedir, melhor, uma pena eu não poder ser atendido, se eu pedir para enviar o que eu gostaria de comer ...

Estou com água na boca de vontade de comer uma Anchova fresca ... aqui não tem ... as prais de Cabo Frio não saem do meu pensamento ... eu vivia lá ... :sad: :putz: :parede:

Sds.

Valeu Suv

Já te mandei uma MP.

Abs

Helio

Fabil
04/09/2008, 17:25
:arrow:Já conheço esse estribo.....
Acho maior cafona.... O carro é baixo... Para que botar estribo? Mais coisa p/ torrar dindin fora!
Não sou fã de estribo.... O Azul tem... Mas o entre eixo é curto! :concordo:

O Joao... tira esse estribo medonho do Azul e coloca um Rock-slider..heheeh vc nao perde nada em vao livre...

estou em fase final da peca piloto de um rock-slider nesse mesmo estilo p/ tracker/G.vitara já já vai sair

T+

hrodrigues
04/09/2008, 18:13
Helio

Já respondi ...

Caso queira aproveitar a promoção e desejar que te envie castanhas de cajú, tipo exportação, é só pedir, acredito que não tenha aumentado, paguei 18,00 o kilo, mas é uma castanha que nunca deve ter comido, muito, mais muito melhor do que as da latinha, que sabe que é uma fortuna ... sequinhas e esfarelam ao menor esforço, coisa de doido ... querendo é só pedir ...

Uma pena eu não poder pedir, melhor, uma pena eu não poder ser atendido, se eu pedir para enviar o que eu gostaria de comer ...

Estou com água na boca de vontade de comer uma Anchova fresca ... aqui não tem ... as prais de Cabo Frio não saem do meu pensamento ... eu vivia lá ... :sad: :putz: :parede:

Sds.

Suv

Poder pedir pode. Tambem mando mas, acredito que deva ficar bem caro. Tem de ser enviado rápidamente, ou seja, Sedex 10 + custo de um isopor + custo do gelo filtrado. Se animar é só falar que vou nos correios saber se posso enviar pescado por Sedex.

Abs

Helio

CarlosJP
04/09/2008, 19:21
Gostaria de saber dos colegas que já colocaram o KIT da RC, e mantiveram as MOLAS ORIGINAIS, se o veículo fica mais alto na traseira?
Pergunto isso porque os calços traseiros (das molas) são mais altos que os dianteiros (1 cm) e ainda tem o peso do motor.
Se realmente ficar com a traseira mais alta, acho que vou mandar igualar os calços traseiros antes de fazer a instalação... :pensativo:

Alguém pode esclarecer?

Abraços,

Carlos_JP

Carlos TA
04/09/2008, 19:30
Carlos, tem certeza que o seu é original? O original do meu GV 2001 é idêntico ao do Tracker, ou seja, sem aba nenhuma. Esse da foto tá igualzinho ao do Opala que comprei.

Abraços

Bom talvez ele não seja o original suzuki , mas era o que estava no carro e certamente ele não tem mais que poucos milimetros de espessura, e tem uma aba ( esta da foto de aprox. 20mm).

[]'s

Carlos TA
04/09/2008, 19:33
desculpe a confusão... a mensagem anterior tá valendo.

Carlos TA
04/09/2008, 19:41
O Joao... tira esse estribo medonho do Azul e coloca um Rock-slider..heheeh vc nao perde nada em vao livre...

estou em fase final da peca piloto de um rock-slider nesse mesmo estilo p/ tracker/G.vitara já já vai sair

T+

É Fabiano, acho que eu merecia um desconto por ter sido o meu carro o usado para fazer as medidas para a sua/minha peça piloto he hehe...!!:dance:

TMorais
04/09/2008, 19:49
Gostaria de saber dos colegas que já colocaram o KIT da RC, e mantiveram as MOLAS ORIGINAIS, se o veículo fica mais alto na traseira?
Pergunto isso porque os calços traseiros (das molas) são mais altos que os dianteiros (1 cm) e ainda tem o peso do motor.
Se realmente ficar com a traseira mais alta, acho que vou mandar igualar os calços traseiros antes de fazer a instalação... :pensativo:

Alguém pode esclarecer?

Abraços,

Carlos_JP

Quando coloquei o kit com molas originais e calço e amortecedor do Suprema, a traseira ficou equiparada com a dianteira... não notei alteração. Seguem fotos:

VOVÔ DO TROLLER
04/09/2008, 20:03

Alguém pode esclarecer?

Abraços,

Carlos_JP
bOA NOITE CARLOS. EU COLOQUEI O KIT DA RC4X4 E NÃO NOTEI QUALQUER ALTERAÇÃO. O KIT JÁ É FEITO PARA COMPENSAR EVENTUIAIS DIFERENÇAS FRENTE/TRASEIRA. ABS. VÁLTER

SUVprata
04/09/2008, 20:45
Helio

Nem pensar, não vale apena não, se fosse o contrário eu te mandar Lagostas tudo bem, mas vir peixe daí ? ficaria caro, e os correios não podem saber que é perecível, se não não postam ..

Sds.

Suv

Poder pedir pode. Tambem mando mas, acredito que deva ficar bem caro. Tem de ser enviado rápidamente, ou seja, Sedex 10 + custo de um isopor + custo do gelo filtrado. Se animar é só falar que vou nos correios saber se posso enviar pescado por Sedex.

Abs

Helio

SUVprata
04/09/2008, 20:51
TMorais

Tire-me uma dúvida ...

O KIT eleva o carro em 2" certo ?

Mas com isso o conjunto da direção sobe com a carroceria, mas a caixa de direção fica na travessa que não sobe com o carro, com isso o sistema não é forçado a trabalhar esticado além do que deveria ???

Juntamente com o KIT não deveria vir uma paça ou lay-out para podermos alongar a barra da direção ao volante ?

Indago isso, pois o meu estava com as ranhuras do encaixe do trambulador da coluna da direção no limite, dava até medo de desconectar ...

Sds.

Quando coloquei o kit com molas originais e calço e amortecedor do Suprema, a traseira ficou equiparada com a dianteira... não notei alteração. Seguem fotos:

CarlosJP
04/09/2008, 21:57
Valeu TMorais.

As fotos não deixam dúvidas.
E a viatura, tá muito linda.
Grato,

Carlos_JP.

TMorais
04/09/2008, 21:58
TMorais

Tire-me uma dúvida ...

Mas com isso o conjunto da direção sobe com a carroceria, mas a caixa de direção fica na travessa que não sobe com o carro, com isso o sistema não é forçado a trabalhar esticado além do que deveria ???

Juntamente com o KIT não deveria vir uma paça ou lay-out para podermos alongar a barra da direção ao volante ?

Indago isso, pois o meu estava com as ranhuras do encaixe do trambulador da coluna da direção no limite, dava até medo de desconectar ...

Sds.

SUV,

O kit de 2" é da Suspensão!! Ele só altera a configuração do amortecedor e mola.. o único senão é a bieleta da barra estabilizadora que fica mais forçada mas colocando um calço, comentado nos posts anteriores, ameniza e muito esse esforço.
Sobre a cx e barra direção sofre modificações quando altera, além de 2" na suspensão, eleva-se a carroceria em + 2" também. Nesse caso tem aqui o exemplo do carro do Andre Sousa e Carneiro aqui do Forum.

CarlosJP
04/09/2008, 21:59
bOA NOITE CARLOS. EU COLOQUEI O KIT DA RC4X4 E NÃO NOTEI QUALQUER ALTERAÇÃO. O KIT JÁ É FEITO PARA COMPENSAR EVENTUIAIS DIFERENÇAS FRENTE/TRASEIRA. ABS. VÁLTER
Agradeço a informação Valter.

Abraços,

Carlos_JP.

VOVÔ DO TROLLER
04/09/2008, 22:35
TMorais

Tire-me uma dúvida ...

Sds.
O TMorais já disse tudo. Eu coloquei o kit de 2" da RC 4 x 4 há 18 meses e depois de mais de 20.000 km rodados quase totalmente em trilhas (algumas difíceis) não houve nenhum problema . Eu não fiz nenhum modificação nas bieletas e elas continuam operantes. O único problema (ainda não resolvido) é o final de curso dos amortecedores dianteiros , entretanto os colegas foristas já encontraram uma solução (que eu ainda não adotei) Abs. Válter
Tracker 2006+kit de 2" da rc4x4 + amort. tras. da Suprema+ proteções infer. tb da rc 4 x 4 + pneus 235/70/16 A/T

hrodrigues
05/09/2008, 09:03
O TMorais já disse tudo. Eu coloquei o kit de 2" da RC 4 x 4 há 18 meses e depois de mais de 20.000 km rodados quase totalmente em trilhas (algumas difíceis) não houve nenhum problema . Eu não fiz nenhum modificação nas bieletas e elas continuam operantes. O único problema (ainda não resolvido) é o final de curso dos amortecedores dianteiros , entretanto os colegas foristas já encontraram uma solução (que eu ainda não adotei) Abs. Válter
Tracker 2006+kit de 2" da rc4x4 + amort. tras. da Suprema+ proteções infer. tb da rc 4 x 4 + pneus 235/70/16 A/T

Olá Valter

Estava com o mesmo problema seu, ou seja, fim de curso, com a colocação dos alongadores do batente tudo se resolveu. Testei pra valer e fiquei satisfeito com o resultado.

Abs

Helio

Carlos TA
05/09/2008, 12:49
O que podes fazer, em vez desses prolongadores do André, é utilizar uma bolacha de Tecnil de 3cm de altura ou borracha (borracha têm de ser mais grosso, pois é comprimível), de raio um pouco menor que a mola e aparafusar no outro lado, ou seja, na bandeja. Se não quiser furar, acho que uma cola bem forte, como o adesivo estrutural epóxi bi-componente flexível da Loctite E40-FL dá conta do recado.

[]
Mário.

Mário,
estou com uma dúvida, se o calço na dianteira tem 40 mm, porque a alteração no batente tem só 30mm?

Obrigado

Carlos

Carlos TA
05/09/2008, 12:53
A colocação das molas do V6 ou diesel na dianteira é hoje a medida mais conservadora que há. Primeiro porque elas são perfeitas nos encaixes, segundo porque a qualidade é Suzuki.
A vantagem é que elas acrescentam uns 2 cm na altura do carro. Isso combina bem com as molas do Opala, que também aumentam a traseira em 2 cm.

Você acha que vai dar muita diferença entre a mola do Diesel e a do V6?
Achei um par de molas do Diesel em ótimo estado e a 250,00 , achei o preço bom.

Obrigado.

Carlos

Andre Sousa
05/09/2008, 13:00
Mário,
estou com uma dúvida, se o calço na dianteira tem 40 mm, porque a alteração no batente tem só 30mm?

Obrigado

Carlos

O ideal seria não ter calço e ter um amortecedor com maior curso. Com isso a suspensão alcançaria a amplitide de abertura e fechamento total. Os calços são apenas para impedir que o amortecedor dê fim-de-curso e devem ser no menor tamanho possível. Se colocamos calços de 4 cm e prolongamos o batente em 3 cm significa que o carro ficou mais alto em 4 cm mas a suspensão perdeu 3 cm de curso. Se pudesse fazer com 2 cm seria até melhor mas é que não dá.

Carlos TA
05/09/2008, 13:02
O ideal seria não ter calço e ter um amortecedor com maior curso. Com isso a suspensão alcançaria a amplitide de abertura e fechamento total. Os calços são apenas para impedir que o amortecedor dê fim-de-curso e devem ser no menor tamanho possível. Se colocamos calços de 4 cm e prolongamos o batente em 3 cm significa que o carro ficou mais alto em 4 cm mas a suspensão perdeu 3 cm de curso. Se pudesse fazer com 2 cm seria até melhor mas é que não dá.

Então 3cm são suficientes para no fechamento total da suspensão, pegar no batente antes de dar fim de curso no amortecedor?
è isto?:concordo:

iwakura
05/09/2008, 13:09
Mário,

Obrigado

Carlos

Carlos,

Bem, foi o André que mandou fazer o batente e eu só comprei dele...

Mas estás correto, já que o calço dianteiro têm 40mm, a alteração no batente deveria ser também de 40mm, tanto é que, não sei se te lembras, mas o Fábio Rosa te respondeu na SuzukiNet que colocou um calço de batente de 40mm no Vitara dele...

Talvez a intenção do André tenha sido trabalhar com alguma folga na excursão que o amortecedor possa ter no projeto original, não sei... O depoimento do Hélio pode ser um reforço nesse sentido...

[]
Mário.

Andre Sousa
05/09/2008, 13:11

Obrigado.

Carlos

Irmão. Pra quem tem Trcacker (argentino) e faz uso do carro em situações mais severas. Não em estrada de asfato, mas em estradas de terra com desníveis ou transposição de obstáculo (como em raids, por exemplo). Eu recomendaria veementemente a substituição das molas dianteiras originais.

Eu optei pelas do V6/DIESEL e não do Grand Vitara normal porque estava com um guincho que pesava 40kg. Acontece que, antes de trocar as molas eu já tinha retirado o guincho. Quando coloquei as molas novas (do V6) o carro estava sem guincho e o resultado foi tão bom que até hoje não quis colocar o guincho.

A sensação de poder dirigir o carro por ruas desniveladas de paralelepípedo e passar por quebra-molas sem se preocupar com a suspensão não tem preço e é o que sempre esperei do carro.

Carlos TA
05/09/2008, 13:18
Irmão. Pra quem tem Trcacker (argentino) e faz uso do carro em situações mais severas. Não em estrada de asfato, mas em estradas de terra com desníveis ou transposição de obstáculo (como em raids, por exemplo). Eu recomendaria veementemente a substituição das molas dianteiras originais.

Eu optei pelas do V6/DIESEL porque estava com um guincho que pesava 40kg. Acontece que, antes de trocar as molas eu já tinha retirado o guincho. Quando coloquei as molas novas (do V6) o carro estava sem guincho e o resultado foi tão bom que até hoje não coloquei quis colocar o guincho.

A sensação de poder dirigir o carro por ruas desniveladas de paralelepípedo e passar por quebra-molas sem se preocupar com a suspensão não tem preço e é o que sempre esperei do carro.

Mas existe diferença entre as molas do diesel e do v6? Você usa a do V6 porque foi a que achou ou porque achou que a do diesel seria dura demais?
estou decidido a trocar as dianteiras, a dúvida é , a do diesel vai funcionar tão bem quanto as suas? Pois consegui as do diesl a preço bom.

Valeu

Andre Sousa
05/09/2008, 13:42

Obrigado.

Carlos

Segundo informações as molas desses carros (diesel e V6) são as mesmas. O importante é que a marcação seja "cinza e branca". As normais (Tracker argentino e G. Vitara japonês) são duas amarelas e uma branca.

Carlos TA
05/09/2008, 14:31
Segundo informações as molas desses carros (diesel e V6) são as mesmas. O importante é que a marcação seja "cinza e branca". As normais (Tracker argentino e G. Vitara japonês) são duas amarelas e uma branca.

OK,
vou checar nas molas.

Obriado

VOVÔ DO TROLLER
05/09/2008, 17:44
Olá Valter

Estava com o mesmo problema seu, ou seja, fim de curso, com a colocação dos alongadores do batente tudo se resolveu. Testei pra valer e fiquei satisfeito com o resultado.

Abs

Helio
Valeu Hélio. Vou ter que providenciar os meus. Abs e bom final de semanaaaaaa

VOVÔ DO TROLLER
05/09/2008, 17:57
Citação:
Postado originalmente por Andre Sousa http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=682685#post682685)

Boa tarde ao André e à todos do forum. APENAS A COLOCAÇÃO DAS MOLAS DIANTEIRAS (SEM OS CALÇOS) DO V6 OU DO DIESEL NÃO SERIA SUFICIENTE PARA ELIMINAR A INCONVENIÊNCIA DO FINAL DE CURSO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO ( NOS CARROS SEM GUINCHO, EVIDENTEMENTE). Abs e bom final de semana para todos. Válter

Andre Sousa
05/09/2008, 18:28
Boa tarde ao André e à todos do forum. APENAS A COLOCAÇÃO DAS MOLAS DIANTEIRAS (SEM OS CALÇOS) DO V6 OU DO DIESEL NÃO SERIA SUFICIENTE PARA ELIMINAR A INCONVENIÊNCIA DO FINAL DE CURSO DO AMORTECEDOR DIANTEIRO ( NOS CARROS SEM GUINCHO, EVIDENTEMENTE). Abs e bom final de semana para todos. Válter

Cara, acho que só as molas já seriam suficientes pra evitar o fim-de-curso na grande maioria das situações porque ela segurará muito mais o peso do carro. Mas como o amortecedor continuará sendo o limitador do fim do curso, e pra trocar a mola será necessário desmontar a suspensão, não vejo motivo pra não colocar o prolongador do batente. Em alguma situação ele acabará sendo útil.

VOVÔ DO TROLLER
05/09/2008, 18:58
Cara, acho que só as molas já seriam suficientes pra evitar o fim-de-curso na grande maioria das situações porque ela segurará muito mais o peso do carro. Mas como o amortecedor continuará sendo o limitador do fim do curso, e pra trocar a mola será necessário desmontar a suspensão, não vejo motivo pra não colocar o prolongador do batente. Em alguma situação ele acabará sendo útil.
Valeu André.

Joao Baeta
05/09/2008, 19:47
:arrow:Ô André...
Vc está dizendo que a mola do V6/Diesel é diferente do que 1.6/2.016V?
Qts mm de diferença entre eles?

Joao Baeta
05/09/2008, 19:52

T+

:arrow:Interessante o seu estribo!
Vc que fez ou mandou fazer?
E saiu qts?:pensativo:

SUVprata
05/09/2008, 23:32
TMorais

Como prometido, seguem as fotos do Snorkel ...
Caso realmente tenha gostado, posso conseguir alguem especialista em fibra e pedir para fazer uma forma e te envio, como já comentado, mesmo não gostando de Snorkel, achei ele bem elaborado, se eu fosse realizar alguma modificação, seria no suspiro, achei ele meio brusco, e faria ele mais baixo, mas próximo do teto, isso daria uma toque mais aerodinâmico nele, e também deixaria ele mais rente ao para-lamas, com o mesmo motivo ...

Querendo mais algo, pode pedir ...

Sds.

SUV,

O kit de 2" é da Suspensão!! Ele só altera a configuração do amortecedor e mola.. o único senão é a bieleta da barra estabilizadora que fica mais forçada mas colocando um calço, comentado nos posts anteriores, ameniza e muito esse esforço.
Sobre a cx e barra direção sofre modificações quando altera, além de 2" na suspensão, eleva-se a carroceria em + 2" também. Nesse caso tem aqui o exemplo do carro do Andre Sousa e Carneiro aqui do Forum.

SUVprata
05/09/2008, 23:33
TMorais

Mais fotos ...

Sds.

TMorais

Como prometido, seguem as fotos do Snorkel ...
Caso realmente tenha gostado, posso conseguir alguem especialista em fibra e pedir para fazer uma forma e te envio, como já comentado, mesmo não gostando de Snorkel, achei ele bem elaborado, se eu fosse realizar alguma modificação, seria no suspiro, achei ele meio brusco, e faria ele mais baixo, mas próximo do teto, isso daria uma toque mais aerodinâmico nele, e também deixaria ele mais rente ao para-lamas, com o mesmo motivo ...

Querendo mais algo, pode pedir ...

Sds.

SUVprata
06/09/2008, 00:26
TMorais e demais galera ...

Pessoal, não descobri a pólvora, mas vejam abaixo, os dois sites que meu padrinho de casamento me repassou, de primeira e curiosamente digitei na procura TRACKER, e não é que apareceram vários manuais dela ? em PDF e completinho, imagina o que mais pode-se conseguir ... vou passar a noite toda fuçando no que interessar e baixar logo, antes que o site saia do ar ...

*Perdeu o manual do seu aparelho?
Olha aí a solução!*

*Um site com milhares de manuais. *
*De câmeras fotográficas a máquinas de lavar louça, de GPS a *
*aparelhos de TV, equipamentos de som, celulares,autoMÓVEIS, e muito mais.*
*São precisamente* *883.542* *manuais de **3.627** marcas no dia de hoje.*

http://manual-de-instrucoes.com (http://manual-de-instrucoes.com/_)

e em inglês:

http://safemanuals.com (http://safemanuals.com/_)

Sds.

TMorais

Mais fotos ...

Sds.

Andre Sousa
06/09/2008, 17:35
:arrow:Ô André...
Vc está dizendo que a mola do V6/Diesel é diferente do que 1.6/2.016V?
Qts mm de diferença entre eles?

São diferentes em função do peso dos motores. No tamanho, bitola do aço, altura, quantidade de elos e encaixes elas são idênticas.

Acontece que no casos dos 1.6 e 2.0 elas são mais macias. Para o V6 e DIESEL elas são mais rígidas. Isso é devido a diferença de peso dos motores. A "dureza" da mola é dada pela "têmpera" com que elas são forjadas.

Para diferenciar as molas dos G. Vitaras/Trackers existem as marcações.
branca + cinza = dura
2 amarelas + branca = macia

Abraços.

Obs João - pena que não pude ir no passeio deste sábado para o "Buraco". É que tinha um compromisso. Mas estou sempre atento ao "Baeta's Off-Road". Na próxima eu compareço.

Carneiro
06/09/2008, 19:12
São diferentes em função do peso dos motores. No tamanho, bitola do aço, altura, quantidade de elos e encaixes elas são idênticas.

Acontece que no casos dos 1.6 e 2.0 elas são mais macias. Para o V6 e DIESEL elas são mais rígidas. Isso é devido a diferença de peso dos motores. A "dureza" da mola é dada pela "têmpera" com que elas são forjadas.

Pelo que sei, no V6 o motor pesa no máximo 20kg a mais... Portanto acho estranho a Suzuki colocar essa mola mais rígida no V6, ou então o estranho é o 2.0 ter a mola mais macia! :mrgreen:

Abraços,

Márcio.

Andre Sousa
06/09/2008, 20:22
Pelo que sei, no V6 o motor pesa no máximo 20kg a mais... Portanto acho estranho a Suzuki colocar essa mola mais rígida no V6, ou então o estranho é o 2.0 ter a mola mais macia! :mrgreen:

Abraços,

Márcio.

Tem que perguntar pra Suzuki. Mas o que é certo é que os engenheiros japas entenderam que esses dois modelos necessitariam molas mais duras. Além do mais, a diferença de peso entre os dois carros não está só no motor. O radiador, por exemplo, é maior para esses dois carros.

SUVprata
07/09/2008, 09:57
Andre Sousa (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3434)

Você está certíssimo, o motor os tracker e GV diesel e o GV V6, usam molas dianteiras diferentes, apenas os amortecedores é que são iguais. Isso somente na dianteira, na trazeira é tudo igual, mas a diferença não é devido a ser diesel ou gasolina, mas o peso está atrelado ao fato dos blocos dos a gasolina serem de aluminio, e o bloco do diesel é ferro. Anexo fotos do catálogo original da Suzuki, caso querendo posso tentar conseguir as molas originais para vocês, pois existe aqui em Fortaleza uma concessionária GM que ainda importa peças da Suzuki, devido ao comprometimento pelo volume de vendas realizadas no passado ... ou então existe uma oficina que ´´e gerencianda por um dos donos das autorizadas Suzukis que aqui existiam, e eles conseguem essas peças com certa facilidade, o problema é que costumam pedir caro, semelhante ao valor da concessionária, e se eu conseguir na GM consigo 30% de desconto se for encomendar e 40% se estiver no estoque ...

Em relação aos radiadores, tanto o V4 e o V6 usam o mesmo radiador ... somente o diesel usa diferente mas, somente devido ao posicionamento da saida e entrada de água ...

Sds.

Tem que perguntar pra Suzuki. Mas o que é certo é que os engenheiros japas entenderam que esses dois modelos necessitariam molas mais duras. Além do mais, a diferença de peso entre os dois carros não está só no motor. O radiador, por exemplo, é maior para esses dois carros.

SUVprata
07/09/2008, 10:11
Andre Sousa (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3434)

Caso deseje, e queira interagir com seus amigos, posso ver quanto fica digitalizar o catálogo e remeter para cada um individualmente, verifico quanto sai, e depois gravo em CDs para enviar. Eu tenho scaner, mas me falta tempo ... mas encontrar alguém que faça e depois eu mesmo fazer várias cópias e enviar para vocês não me custará nada e poderei fazer com o maior prazer ...

O catálogo é muito útil, pois ten-se todas as partes do carro, e divididos em peças por peças, pode-se ver cada parafuso, cada relê, tudo mesmo.

Sds.

Pedrinha
07/09/2008, 17:39
Boa noite a todos!

Well, o Azulão enfim ficou pronto. Ficou parrudão, bonito e com cara de jipe. No entanto, como nada é perfeito, o bicho tá cheio de barulhos embaixo. Quando fui trocar os pneus, reparei que a barra estabilizadora estava pegando na lata do fundo (vou ter que reduzir o tamanho do calço da referida), mas acho que tem outros barulhos. Acredito que sejam das molas, pois acho que terei que encapá-las com uma mangueira. Vixe! Quando o carro anda, parece até Escola de Samba...com direito a solo de cuíca. :grin: Mas, tirando os barulhos, andei bastante com o carro, inclusive em paralelepípedos e o bicho se comportou muito firme. Fiquei muito satisfeito com a suspensão traseira e com as molas de Opala. Mas quanto a estas molas, tem um porém, existem dois modelos de molas dianteiras de Opala 4 Cilindros...a diferença está nos anos de fabricação. A utilizada por mim, é a do Opala 69 a 79 c/ Ar (Cofap código MC.ECHE07). Segundo o meu mecânico, esta mola é a mais macia, pois depois desse ano, a carroceria do Opala mudou e ficou mais pesada. Daí, a mola deve ser mais robusta. Outro senão, é que com esta mola que coloquei + os amortecedores de Suprema, a traseira ficou na mesma altura da dianteira com calços RC4X4...sem diferença...mostrei o carro p/ o Helio e ele pode comprovar. Enfim, é isso...amanhã o carro volta p/ o estaleiro, para ver se resolvo os problemas dos barulhos...posteriormente reportarei como ficou aqui.

PS. Andre, acabei indo ao encontro. Infelizmente qd vc me ligou, eu não pude atender e só fui ver que vc tinha me ligado hj qd já estava em Itaipú...mas sem problema. Acabei indo ao encontro do Helio para mostrar o carro p/ ele. Ele me entregou cópias de CDs com os manuais do Tracker/GV para entregar a vc e ao Zavarise. Pura gentileza dele. :palmas: Eu trabalho no Centro do Rio...qq coisa é só me ligar para combinarmos deu lhe entregar sua cópia e a do Zavarise, que parece que mora tb no Rio.

[]s,

CarlosJP
07/09/2008, 17:57
Boa noite a todos!

Well, o Azulão enfim ficou pronto. Ficou parrudão, bonito e com cara de jipe. No entanto, como nada é perfeito, o bicho tá cheio de barulhos embaixo. Quando fui trocar os pneus, reparei que a barra estabilizadora estava pegando na lata do fundo (vou ter que reduzir o tamanho do calço da referida), mas acho que tem outros barulhos. Acredito que sejam das molas, pois acho que terei que encapá-las com uma mangueira. Vixe! Quando o carro anda, parece até Escola de Samba...com direito a solo de cuíca. :grin: Mas, tirando os barulhos, andei bastante com o carro, inclusive em paralelepípedos e o bicho se comportou muito firme. Fiquei muito satisfeito com a suspensão traseira e com as molas de Opala. Mas quanto a estas molas, tem um porém, existem dois modelos de molas dianteiras de Opala 4 Cilindros...a diferença está nos anos de fabricação. A utilizada por mim, é a do Opala 69 a 79 c/ Ar (Cofap código MC.ECHE07). Segundo o meu mecânico, esta mola é a mais macia, pois depois desse ano, a carroceria do Opala mudou e ficou mais pesada. Daí, a mola deve ser mais robusta. Outro senão, é que com esta mola que coloquei + os amortecedores de Suprema, a traseira ficou na mesma altura da dianteira com calços RC4X4...sem diferença...mostrei o carro p/ o Helio e ele pode comprovar. Enfim, é isso...amanhã o carro volta p/ o estaleiro, para ver se resolvo os problemas dos barulhos...posteriormente reportarei como ficou aqui.

PS. Andre, acabei indo ao encontro. Infelizmente qd vc me ligou, eu não pude atender e só fui ver que vc tinha me ligado hj qd já estava em Itaipú...mas sem problema. Acabei indo ao encontro do Helio para mostrar o carro p/ ele. Ele me entregou cópias de CDs com os manuais do Tracker/GV para entregar a vc e ao Zavarise. Pura gentileza dele. :palmas: Eu trabalho no Centro do Rio...qq coisa é só me ligar para combinarmos deu lhe entregar sua cópia e a do Zavarise, que parece que mora tb no Rio.

[]s,

Parabéns pelo "novo" jipe Pedrinha. Ainda chego lá...
Quando for possível, coloca umas fotos para gente ver.
Quanto ao calço, você mandou fazer com quantos milímetros de altura?
Vou fazer o meu (da Tracker...) com 11 mm.

Abraços,

Carlos_JP.

SUVprata
07/09/2008, 18:01
Pedrinha

O CD que recebeu do Helio, foi eu quem mandou, ele é show de bola ...

Caso precise de ajuda é só me contactar ...

O CD possue todos os carros da GM, inclusive Monza, Kadet, etc ...]

Tenho manuais originais da Suzuki também, mas não são eletrônicos ... Mas querendo é só pedir, posso mandar xerocar ou escanear, o que preferir ... Acima neste tópico coloquei escaneado a página onde mostra que existe diferença sim, entre as molas dianteiras do tracker/GV gasolina V6, Diesel e gasolina 4 cilindros (tracker novo), na hora da instalação, escolha modo "local", pois modo rede (multi-usuário) é para quem usará em rede ... e em relação aos dados, pode colocar os seus mesmos, ou usar fictícios ...

Querendo, quando estiver na página do que escolheu, pode imprimir, que sairá idêntico ao que anexei acima ... wbsfortal@gmail.com.br

Sds.

Boa noite a todos!

[]s,

Pedrinha
07/09/2008, 18:23
Caro SuvPrata,

Obrigado pelas dicas e por ter enviado o material para o Helio. Este material será muito útil, sem dúvida nenhuma. Assim, não ficamos refens das consecionárias. :palmas:

SUVprata
07/09/2008, 18:48
Pedrinha

O que mais vi de ganho neste catálogo, é que quando precisamos, basta procurar o que queremos e ligar perguntando, com a certeza de que é o que iremos querer, pois dificilmente conseguimos algum vendedor com boa vontade de procurar o que as vezes tentamos explicar, e muitas das vezes acabamos pegando peças erradas, ou até simplesmente recebendo um não ...

O CD tem outra finalidade, pois uma vez tendo o código das peças em mãos, basta entrar em www.pecas-on-line.com.br (http://www.pecas-on-line.com.br) e escolher "CÓDIGO AUTORIZADA" e digitando o código do que queremos, como mágica você terá acesso a todas as autorizadas, que possuem a peça, cadastros atualizados semanalmente as vezes duas vezes por semana, saberá também o estoque e o valor da peça, e somente aparecerá autorizadas que possuem o que deseja ... e caso não apareça nenhuma AUTORIZADA mais abaixo da "pesquisa" tem uma frase bem simples, que te dá a opção de procurar em auto-peças que dispõem ou não do que procura, com a mesma característica de preço e atualização das concessionárias, a exemplo, tem a Tigra, que possui uma ininidade de peças para Tracker e GrandVitaras, o problema é que a Tigra vende mais caro do que as autorizadas, valerá somente em último caso ...

Teste para você ver só, adorará ...

Sds.

Caro SuvPrata,

Obrigado pelas dicas e por ter enviado o material para o Helio. Este material será muito útil, sem dúvida nenhuma. Assim, não ficamos refens das consecionárias. :palmas:

TMorais
07/09/2008, 19:50
Boa noite a todos!

[]s,

Pedrinha,

Era isso aí que eu estava procurando! Uma opção de mola para retirar o calço traseiro. Sendo que ficasse próximo a altura original. Vou aguardar mais informações suas! A propósito vc utilizou o calço da mola do opala? Ela tem referencia? Com certeza colocando a mangueira deve solucionar o barulho na traseira.
A respeito do calço da barra estabilizadora vc utilizou qual tamanho?

Depois coloque umas fotos.
Att,

TMorais
07/09/2008, 19:54
Pedrinha

O CD que recebeu do Helio, foi eu quem mandou, ele é show de bola ...

Caso precise de ajuda é só me contactar ...

O CD possue todos os carros da GM, inclusive Monza, Kadet, etc ...]

Sds.

SUV,

É possível vc me enviar um CD com estas informações da Tracker/Grand Vitara 4 portas 2.0 16v gasolina?

Quantos mega tem esse arquivo? Meu e-mail comporta até 10gigabytes.:pensativo:

No aguardo,

P.S> Valeu pelas fotos do snorkel.:concordo:

Joao Baeta
07/09/2008, 20:04
:arrow:Ô André,
Lembrando que o código SQ420WD é do Mazda e não Peugeot!

SUVprata
07/09/2008, 20:42
TMorais

O problema será o envio, não sei se o provedor aqui da Petrobras terá velocidade suficiente para enviar um arquivo grande sem dar erro de envio, você não tem interesse que eu te mande uma cópia via SEDEX ou EN ? como tá na Bahia o SEDEX deve sair barato, meu CEP é: 60180-420, veja se compensa e eu te envio amanhã mesmo caso responda hoje, o CD vai de graça, pois sempre compro pino fechado e cada CD sai por 0,38 centavos, nem tenho coragem de te cobrar ...

Querendo, me mande uma MP com seus dados que te envio sem falta, na sexta-feira enviei para um parceiro de Niteroi, chegou no sábado para ele ...

Respondendo sua pergunta sobre o tamanho, o CD é quase cheio, ele é de instalação e não de consulta, ele instala o software de catálogo da GM com todos os carros, inclusive, pode-se consultar essas molas que estão conversando sobre elas ...

Sds.

Caso deseje, meu e-mail é wbsfortal@gmail.com

Sds.

SUV,

É possível vc me enviar um CD com estas informações da Tracker/Grand Vitara 4 portas 2.0 16v gasolina?

Quantos mega tem esse arquivo? Meu e-mail comporta até 10gigabytes.:pensativo:

No aguardo,

P.S> Valeu pelas fotos do snorkel.:concordo:

TMorais
07/09/2008, 21:57
SUV,

Te enviei uma MP (mensagem privada ) pelo Forum.

SUVprata
07/09/2008, 22:08
Tranquilo

Já respondi, agora é só aguardar ...

Valeu !

SUV,

Te enviei uma MP (mensagem privada ) pelo Forum.

Pedrinha
08/09/2008, 07:19
Pedrinha,

Era isso aí que eu estava procurando! Uma opção de mola para retirar o calço traseiro. Sendo que ficasse próximo a altura original. Vou aguardar mais informações suas! A propósito vc utilizou o calço da mola do opala? Ela tem referencia? Com certeza colocando a mangueira deve solucionar o barulho na traseira.
A respeito do calço da barra estabilizadora vc utilizou qual tamanho?

Depois coloque umas fotos.
Att,

Caro Tarciso,

Vamos às respostas:

Nas Molas traseiras estou usando calços somente em cima...na verdade são apenas batentes (uma casquinha de borracha que não afeta a altura). Não faço a mínima idéia de qual código seja...pois meu mecânico já as possuia na oficina.
O calço da Barra Estabilizadora ficou com cerca de uns 1,40 cm...e acabou pegando na lata...hj meu mecânico irá desbastar um pouco a lata. Ele acha melhor fazer isso, pois assim as bieletas trabalham folgadas. Cabe ressaltar, que as bieletas foram invertidas lateralmente e estão trabalhando folgadas. Ficaram ótimas.
Meu mecânico vai encapar todas as molas do carro hj, para ver se os barulhos acabam, pois tanto na frente, qt atrás (base da mola) as molas estão em contato direto com seus encaixes (lata com lata)...acho que assim, os sons de cuíca :-D acabarão.
O código da Mola que eu usei é COFAP MC.ECHE07 Opala 69 a 79 C/ Ar.

iwakura
08/09/2008, 09:29
Caro Tarciso,

Vamos às respostas:

Nas Molas traseiras estou usando calços somente em cima...na verdade são apenas batentes (uma casquinha de borracha que não afeta a altura). Não faço a mínima idéia de qual código seja...pois meu mecânico já as possuia na oficina.
O calço da Barra Estabilizadora ficou com cerca de uns 1,40 cm...e acabou pegando na lata...hj meu mecânico irá desbastar um pouco a lata. Ele acha melhor fazer isso, pois assim as bieletas trabalham folgadas. Cabe ressaltar, que as bieletas foram invertidas lateralmente e estão trabalhando folgadas. Ficaram ótimas.
Meu mecânico vai encapar todas as molas do carro hj, para ver se os barulhos acabam, pois tanto na frente, qt atrás (base da mola) as molas estão em contato direto com seus encaixes (lata com lata)...acho que assim, os sons de cuíca :-D acabarão.

Alexandre,

É, uma vez que a gente experimenta um saltinho alto, não se quer mais voltar à vida de antigamente! Meus parabéns!

Quanto ao tamanho do calço da barra estabilizadora, é isso aí, seu mecânico está certo! Na realidade, o que o pessoal em Taiwan e nos EUA tem usado é um calço mais alto ainda, de 3/4" ou 19mm. Se puder, poste fotos de como fica a bieleta com esse calço maior!

[]
Mário.

CarlosJP
08/09/2008, 13:10
Alexandre,

É, uma vez que a gente experimenta um saltinho alto, não se quer mais voltar à vida de antigamente! Meus parabéns!

Quanto ao tamanho do calço da barra estabilizadora, é isso aí, seu mecânico está certo! Na realidade, o que o pessoal em Taiwan e nos EUA tem usado é um calço mais alto ainda, de 3/4" ou 19mm. Se puder, poste fotos de como fica a bieleta com esse calço maior!

[]
Mário.
Mário:

Conforme tenho observado, o problema sem solução ideal até o presente momento tem sido o das bieletas (paliativo com calços de 11 a até 14 mm).
Vocês que são mais experientes na busca de uma solução para o problema das bieletas, já tentaram substituir as bieletas originais por outra que seja mais longa uns 4 cm (altura do calço dianteiro), como por exemplo a da S-10, Opala ou qualquer outro veículo?
Será que este caminho já foi tentado?

Abraços,

Carlos_JP.

TMorais
08/09/2008, 13:16
Vamos às respostas:

Vou ver se faço o calço da bieleta com 11mm espessura e inverto a bieleta...:pensativo: Pois não vou desbastar a travessa de metal...
Quando for possível coloque fotos do calço e da bieleta invertida (esta com o carro no chao).

Iwakura,

Vc está 110% certo! Quem levantou o carro não quer mais deixa-lo de havaianas..eheh :mrgreen:

Aproveitando o link que vc disponibilizou.. segue atalho para idéias na Tracker!
http://www.fts4x4.com.tw/modules/okshop/index.php?okshop=category&categoryid=4

Pedrinha
08/09/2008, 16:27
Caros Amigos,

Acabei de falar com meu mecânico e ele me reportou os seguintes problemas/soluções:

Barulhos embaixo do carro:

1 - Desbaste com esmerilhadeira na parte da lata do carro que estava em contato com a Barra estabilizadora. Ele recomendou que eu não diminuisse a altura do calço. - OK.
2 - Instalação de uma borracha de 1/2 cm entre o Protetor de Caixa de Transferência (RC4X4) e Longarinas. Este protetor, por ser muito pesado, longo e ficar encostado nas longarinas estava eventualmente rangendo - OK.
3 - Instalação dos calços das molas do Opala, pois eles não haviam sido instalados. O funcionário da oficina esqueceu. :parede: - OK.
4 - O parachoque de impulsão e os estribos estavam soltos. :parede: Instalei-os na Veluplast e o serviço foi feito de qq maneira :putz: - OK.
5 - A cambagem não tinha ficado boa no amortecedor dianteiro direito, pois uma rebarba do amortecedor impedia que o parafuso fosse até o final do rasgo. Foi esmerilhada esta rebarba, eliminando este problema.

Enfim, como eu suspeitava, eram problemas de montagem, de fácil solução. No entanto, só poderei pegar o carro amanhã, pois meu mecânico levará o carro p/ mim, para refazer a cambagem e alinhamento amanhã.

PS.: Caro Mario, o lift ficou muito bom. Valeu a pena eu fazê-lo com calma e critério...os probleminhas de sintonia fina eram esperados e considerei normais. Andei bastante com o carro no fim-de-semana e, tirando os barulhos, o carro se comportou muito firme. Assim que tiver oportunidade tirarei as fotos solicitadas e postarei aqui.

[]s,

iwakura
08/09/2008, 16:40
Caros Amigos,

Acabei de falar com meu mecânico e ele me reportou os seguintes problemas/soluções:

Barulhos embaixo do carro:

1 - Desbaste com esmerilhadeira na parte da lata do carro que estava em contato com a Barra estabilizadora. Ele recomendou que eu não diminuisse a altura do calço. - OK.
2 - Instalação de uma borracha de 1/2 cm entre o Protetor de Caixa de Transferência (RC4X4) e Longarinas. Este protetor, por ser muito pesado, longo e ficar encostado nas longarinas estava eventualmente rangendo - OK.
3 - Instalação dos calços das molas do Opala, pois eles não haviam sido instalados. O funcionário da oficina esqueceu. :parede: - OK.
4 - O parachoque de impulsão e os estribos estavam soltos. :parede: Instalei-os na Veluplast e o serviço foi feito de qq maneira :putz: - OK.
5 - A cambagem não tinha ficado boa no amortecedor dianteiro direito, pois uma rebarba do amortecedor impedia que o parafuso fosse até o final do rasgo. Foi esmerilhada esta rebarba, eliminando este problema.

Enfim, como eu suspeitava, eram problemas de montagem, de fácil solução. No entanto, só poderei pegar o carro amanhã, pois meu mecânico levará o carro p/ mim, para refazer a cambagem e alinhamento amanhã.

PS.: Caro Mario, o lift ficou muito bom. Valeu a pena eu fazê-lo com calma e critério...os probleminhas de sintonia fina eram esperados e considerei normais. Andei bastante com o carro no fim-de-semana e, tirando os barulhos, o carro se comportou muito firme. Assim que tiver oportunidade tirarei as fotos solicitadas e postarei aqui.

[]s,

Fico feliz que tenha dado tudo certo!!:concordo:

Mas me responda uma coisa: o que vc quis dizer com "as bieletas foram invertidas lateralmente"?

[]
Mário.

Pedrinha
08/09/2008, 16:47
Fico feliz que tenha dado tudo certo!!:concordo:

Mas me responda uma coisa: o que vc quis dizer com "as bieletas foram invertidas lateralmente"?

[]
Mário.

Antes elas ficavam posicionadas como na foto 1, depois ficaram como na foto 2.

iwakura
08/09/2008, 16:53
Antes elas ficavam posicionadas como na foto 1, depois ficaram como na foto 2.

Eiiii!!! Essas fotos são minhas!

Cara, ligue imediatamente pro teu mecânico e mande ele recolocar do jeito que estavam na foto 1, isso se não quiser ficar ligeirinho sem bieletas!!

Na foto 2, embora ela a parte de cima fique ok, a parte de baixo, onde está a rótula, fica no limite, já com o carro no chão. O ideal é que a rótula fique o mais próxima aos 90º. Já teve alguêm aqui do fórum que seguiu essa "receita" do Hélio e se deu mal! Deves ter perdido o post do Hélio, onde ele esclarece o equívoco desse termo (inversão lateral)... Na verdade as bieletas do Hélio estavam originalmente como na foto 2, e a "inversão lateral" que ele fez, foi voltar à posição normal da foto 1...

[]
Mário.

Pedrinha
08/09/2008, 16:58

Cara, ligue imediatamente pro teu mecânico e mande ele recolocar do jeito que estavam na foto 1, isso se não quiser ficar ligeirinho sem bieletas!!

Na foto 2, embora ela a parte de cima fique ok, a parte de baixo, onde está a rótula, fica no limite, já com o carro no chão. O ideal é que a rótula fique o mais próxima aos 90º. Já teve alguêm aqui do fórum que seguiu essa "receita" do Hélio e se deu mal! Deves ter perdido o post do Hélio, onde ele esclarece o equívoco desse termo (inversão lateral)...

[]
Mário.

Farei isso agora! :concordo:

hrodrigues
08/09/2008, 17:12

Na foto 2, embora ela a parte de cima fique ok, a parte de baixo, onde está a rótula, fica no limite, já com o carro no chão. O ideal é que a rótula fique o mais próxima aos 90º. Já teve alguêm aqui do fórum que seguiu essa "receita" do Hélio e se deu mal! Deves ter perdido o post do Hélio, onde ele esclarece o equívoco desse termo (inversão lateral)... Na verdade as bieletas do Hélio estavam originalmente como na foto 2, e a "inversão lateral" que ele fez, foi voltar à posição normal da foto 1...

[]
Mário.

Olá Mário

A "receita", da maneira como vc está colocando, não é minha. A minha "receita" está na pag. 131 msg 1303 deste tópico. Não posso ser acusado ( no bom sentido ) se as pessoas não leram com atenção. Não existe equívoco no termo inversão lateral, se houve equívoco foi de quem leu ou, não leu ...

Abs

Helio

iwakura
08/09/2008, 17:27
Olá Mário

A "receita", da maneira como vc está colocando, não é minha. A minha "receita" está na pag. 131 msg 1303 deste tópico. Não posso ser acusado ( no bom sentido ) se as pessoas não leram com atenção. Não existe equívoco no termo inversão lateral, se houve equívoco foi de quem leu.

Abs

Helio

Olá Hélio!

Realmente na msg 1303 você descreveu corretamente!

Na minha opinião, os equívocos foram dois: o termo usado por você "inversão lateral" e eu (não sei se outras pessoas também) que li apressadamente a tua explicação. Daí, por causa do termo, li uma coisa e visualizei outra! Viu a falta que faz uma fotinho? hehehe:mrgreen:

E acho que ninguêm pode ser acusado de nada! Esse fórum (e outros) é um aprendizado e troca de idéias constante! Erros e más interpretações vão acontecer sempre, afinal assim é a vida!

Abraços,
Mário.

hrodrigues
08/09/2008, 17:31
Olá Hélio!

Realmente na msg 1303 você descreveu corretamente!

Na minha opinião, os equívocos foram dois: o termo usado por você "inversão lateral" e eu (não sei se outras pessoas também) que li apressadamente a tua explicação. Daí, por causa do termo, li uma coisa e visualizei outra! Viu a falta que faz uma fotinho? hehehe:mrgreen:

E acho que ninguêm pode ser acusado de nada! Esse fórum (e outros) é um aprendizado e troca de idéias constante! Erros e más interpretações vão acontecer sempre, afinal assim é a vida!

Abraços,
Mário.

Valeu Mário

A minha intenção naquele momento foi a melhor possível, o que não podia imaginar é que as bieletas estravam invertidas originalmente.
A foto vai abaixo. Verifique como ela trabalha quase que totalmente sem enforcamento fazendo uso do calço.

Abs

Helio

TMorais
08/09/2008, 20:26
Mudanças passo-a-passo8)

Para levantar a Tracker em 2" na suspensão devo proceder dessa forma:

1- Kit de 2" suspensão;

2- Amortecedor traseiro da Suprema (incluir caninho na furação) - marca Cofap Turbo Gás GBL-1024; (substituindo o prolongador e amortecedor original)

3- Mola do Opala marca COFAP MC.ECHE07 Opala 69 a 79 C/ Ar. Este substitui a mola original + calço do kit. (OBS. se a mola do Opala ano 69 a 79 ainda é fabricada não sei por que a dificuldade de se conseguir o amortecedor GBL-1024 que é dos anos 90.);

4- Batente para a mola traseira (vide item 3);

5- Calço da barra estabilizadora.
Medidas: Espessura 11mm, altura 79mm, largura 51mm;

6- Batente para o fim de curso do amortecedor dianteiro em 3cm (este ainda não sei como fazer - Provavelmente farei em poliuretano);

7- Pneus 235/70 A/T (cinco). (OBS. Considerar um pedaço de madeira para aumento do uso do macaco);

8- Incluir protetores;

9- Saber a opinião de vcs se está tudo aí ou esqueci de algo.:concordo:

P.S> Segue foto do calço da barra estabilizadora com espessura de 13mm. Essa medida já raspa na peça de metal. (meu receio é desbastar um pouco e depois apresentar ferrugem.)

Outra coisa:
Sobre a inversão das bieletas lembro que André comentou ter feito este procedimento invertendo a do lado direito com esquerdo e vice-versa...:pensativo: procede?

Joao Baeta
08/09/2008, 20:36
:arrow:Qnd eu guiei o Tracker do amigo....
Eu senti que o carro é mais "macio".... O meu é mais duro... E entendi a diferença de mais macio e mais rígido!
Abs

VOVÔ DO TROLLER
08/09/2008, 20:42
Mudanças passo-a-passo8)

1- Kit de 2" suspensão;

2- Amortecedor traseiro da Suprema - marca Cofap Turbo Gás GBL-1024; (substituindo o prolongador e amortecedor original)

3- Mola do Opala marca COFAP MC.ECHE07 Opala 69 a 79 C/ Ar. Este substitui a mola original + calço do kit. (OBS. se a mola do Opala ano 69 a 79 ainda é fabricada não sei por que a dificuldade de se conseguir o amortecedor GBL-1024 que é dos anos 90.);

6- Batente para o fim de curso do amortecedor dianteiro em 3cm (este ainda não sei como fazer - Provavelmente farei em poliuretano);

7- Pneus 235/70 A/T (cinco). (OBS. Considerar um pedaço de madeira para aumento do uso do macaco);

8- Incluir protetores;

P.S> Segue foto do calço da barra estabilizadora com espessura de 13mm. Essa medida já raspa na peça de metal. (meu receio é desbastar um pouco e depois apresentar ferrugem.)

Outra coisa:
Sobre a inversão das bieletas lembro que André comentou ter feito este procedimento invertendo a do lado direito com esquerdo e vice-versa...:pensativo: procede?
Boa noite. No caso do item 2 não esquecer o "caninho" envolvendo o parafuso, pois o furo do amortecedor da suprema é maior.Abs.

TMorais
08/09/2008, 21:17
Mudanças passo-a-passo8)

1- Kit de 2" suspensão;

2- Amortecedor traseiro da Suprema (incluir caninho na furação) - marca Cofap Turbo Gás GBL-1024; (substituindo o prolongador e amortecedor original)

8- Incluir protetores;

Outra coisa:

Valeu VBeltram,

Modificação feita.:concordo:

Alexandre X
08/09/2008, 21:21
Minha receita (como sempre sempre sem gambis) para levantar a Tracker:

1) 4 Molas Old Man Emu dimensionadas para o peso do Tracker.
2) 2 amortecedores dianteiros OME dimensionados para o Tracker, sem gambis de prolongadores.
3) 2 amortecedores de longo curso para a traseira
4) Espaçadores de mola de 1 1/8"
5) Body lift de 2"
6) Extensor para o sistema de direção.
7) inclinômetro

CarlosJP
08/09/2008, 21:32
[TMorais] Mudanças passo-a-passo8)

(...)

T Morais:

Mandei fazer os prolongadores dos calços dianteiros em ALUMINIO e AÇO (o tarugo).

Utilizei as medidas de rosca passadas pelo Iwakura (...o passo do prolongador dos batentes e a maioria, se não a totalidade, dos parafusos da Suzuki é de 1,25mm. E todos os parafusos da Suzuki são milimétricos. O do batente é de 8mm, medida igual aos parafusos da barra de estabilização).

Abraços,

Carlos_JP.

zavarize
08/09/2008, 21:52
Boa noite a todos!

[]s,

Pedrinha
pelo que vc relatou o carro deve ter ficado muito bom , apesar dos ruidos iniciais.
Tenho lido sempre que o pessoal esta c/ duvidas sobre as molas do opala.sei que existiam varios tipos e versões especificas p/ os modelos Vou tentar falar c/ alguem que tenha trabalhado comigo na Krupp Hoesch( que é quem fabrica as molas e vende p/ a marca Cofap )e tentar obter os diagramas destas molas do opala citadas e tentar ajudar a esclarecer qual diferença temos entre elas.
agradeço pela copia do CD e vamos ver como é mais facil p/ pegar c/ vc. trabalho ai na Ilha da Conceicão em Niteroi e poderemos tentar reunir o pessoal da area p/ bater um papo.
infelizmente não deu p/ encontrar o pessoal no domingo passado mas vou tentar participar do proximo.
abraços

Newton Guerra
08/09/2008, 22:01

2) 2 amortecedores dianteiros OME dimensionados para o Tracker, sem gambis de prolongadores.
5) Body lift de 2"
7) inclinômetro

E tudo por US$ 799,00 :parede: + inclinômetro :mrgreen:.

http://www.rocky-road.com/rocksteady.html

Aqui sairia por quanto, uns R$ 3.000,00 ?

Abraços

TMorais
08/09/2008, 22:31

5) Body lift de 2"
7) inclinômetro

X,

Não sabia que vc tinha um kit sem gambis na manga!:mrgreen:

Quanto fica?

Duvidas:

Levanta 2" na suspensão da Tracker? Altera algo na carroceria?

4- Espaçadores de mola?
5- É para a suspensão?
6- É necessário?

No aguardo,

Qualquer coisa pode ser via MP.

TMorais
08/09/2008, 22:35

Abraços

Vixe! :oops::rolleyes::parede:

Carlos JP,

Valeu a informação do batente.. vou procurar o meu prolongador do kit para ver a rosca. Vc usou quais medidas para confecção do batente? 8mm ou 3mm? e a circunferencia? e a altura da rosca?

VOVÔ DO TROLLER
08/09/2008, 22:36
X,

Não sabia que vc tinha um kit sem gambis na manga!:mrgreen:

Quanto fica?

Duvidas:

Levanta 2" na suspensão da Tracker? Altera algo na carroceria?

4- Espaçadores de mola?
5- É para a suspensão?
6- É necessário?

No aguardo,

Qualquer coisa pode ser via MP.
Também estou interessado. Favor dar mais informações. Válter

CarlosJP
08/09/2008, 22:44
Vixe! :oops::rolleyes::parede:

Carlos JP,

Valeu a informação do batente.. vou procurar o meu prolongador do kit para ver a rosca. Vc usou quais medidas para confecção do batente? 8mm ou 3mm? e a circunferencia? e a altura da rosca?
T_Morais:

Diâmetro: 60 mm
Altura: 30 mm
Tarugo: 25 mm
Furo: 22 mm

A rosca do prolongador é mais larga.
Utilizei as medidas de rosca informada pelo Iwakura (rosca de 8 mm com passo de 1,25 mm).

Abraços,

Carlos_JP.

Alexandre X
09/09/2008, 08:51

Abraços

Esse mesmo, acho que sai uns R$2500 por aqui (por conta propria sem os picaretas Silvio e Walace)

Pedrinha
09/09/2008, 13:09
Pedrinha
pelo que vc relatou o carro deve ter ficado muito bom , apesar dos ruidos iniciais.
Tenho lido sempre que o pessoal esta c/ duvidas sobre as molas do opala.sei que existiam varios tipos e versões especificas p/ os modelos Vou tentar falar c/ alguem que tenha trabalhado comigo na Krupp Hoesch( que é quem fabrica as molas e vende p/ a marca Cofap )e tentar obter os diagramas destas molas do opala citadas e tentar ajudar a esclarecer qual diferença temos entre elas.
agradeço pela copia do CD e vamos ver como é mais facil p/ pegar c/ vc. trabalho ai na Ilha da Conceicão em Niteroi e poderemos tentar reunir o pessoal da area p/ bater um papo.
infelizmente não deu p/ encontrar o pessoal no domingo passado mas vou tentar participar do proximo.
abraços
Caro Zavarize,

A maior vantagem que eu, humilde curioso, vejo em quem usa estas molas, é que elas são Plug & Play. Os relatos de quem as usa dão conta que o carro ficou com a suspensão traseira mais firme. Realmente é esta a minha primeira sensação. No entanto, ainda não testei esta suspensão numa estrada de terra com costelas. Creio que este seja o teste definitivo para uma suspensão. Mas, assim que eu puder ir ao sítio, postarei minhas impressões aqui.
Quanto ao CD, se vc preferir, deixo sua cópia na portaria do prédio onde moro p/ vc pegar, pois vc trabalha em Niterói e eu no Rio, no fim do dia, fazemos o percurso contrário, daí não tem como nos encontrar no horário comercial durante a semana.
Quanto à um possível encontro dos Trackeiros do fórum, reconheço que tenho dificuldade de horários (filha única pequena), mas conseguí me encontrar com o Helio no último domingo, e pudemos bater um bom papo.

[]s,

Pedrinha
09/09/2008, 13:54
Caro Mario,

As bieletas voltaram à posição original. :oops: A burrice foi minha mesmo, pois, voltando aos posts originais e relendo-os, ví a burrada que eu tinha feito! :parede: Agora tudo parece que ficará OK. O carro está indo para o alinhamento e cambagem e no fim do dia eu o pego...e o pior de tudo...PAGO a MO! :roll:
Gostaria de registrar aqui, que apesar das mudanças serem simples, se não forem feitas com capricho e cuidado, sem gambiarras, ficam uma @%$&X.

Abraços,

iwakura
09/09/2008, 15:02
Caro Mario,

As bieletas voltaram à posição original. :oops: A burrice foi minha mesmo, pois, voltando aos posts originais e relendo-os, ví a burrada que eu tinha feito! :parede: Agora tudo parece que ficará OK. O carro está indo para o alinhamento e cambagem e no fim do dia eu o pego...e o pior de tudo...PAGO a MO! :roll:
Gostaria de registrar aqui, que apesar das mudanças serem simples, se não forem feitas com capricho e cuidado, sem gambiarras, ficam uma @%$&X.

Abraços,

Caro Alexandre,

Então, depois de passar meses colecionando fotos postadas aqui, vê se publica algumas!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]
Mário.

Alexandre X
09/09/2008, 15:15
Também estou interessado. Favor dar mais informações. Válter
O Newton ja passou o link. Eu posso atestar, usei o kit da OEM de 4" na SW4 por 3 anos e foi a melhor alteracao que ja fiz (limpa, gambi zero) fico meio depre de ler essas saladas que voces combinando mola disso com amortecedor daquilo e ficam sempre naquela do " quase ficou bom"

Pedrinha
09/09/2008, 15:48
Caro Alexandre,

Então, depois de passar meses colecionando fotos postadas aqui, vê se publica algumas!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]
Mário.

OK Mario! Serão postadas fotos assim que eu tiver um tempo e local apropriados para fazê-las. Aliás, quero mesmo mostrar p/ vc em especial, como ficou o protetor de tanque e peito de aço pintados de preto fosco...acho que vc vai gostar muito do resultado/acabamento. :idea: De resto, acho que não acrescentarei muita coisa não, afinal aqui em nosso fórum já temos fotos de todas as modificações que fiz. :mrgreen:

PS.: Pq será que o meu xará está dizendo e insistindo que estamos fazendo gambiarras? :pensativo: Afinal, as gambiarras, digo modificações que eu fiz são para uso qd vou p/ o sítio. Não pretendo fazer trilhas pesadas...só quero um lift honesto de suspensão...com custos reduzidos e sem deprê! :mrgreen:

[]s,

iwakura
09/09/2008, 15:59
OK Mario! Serão postadas fotos assim que eu tiver um tempo e local apropriados para fazê-las. Aliás, quero mesmo mostrar p/ vc em especial, como ficou o protetor de tanque e peito de aço pintados de preto fosco...acho que vc vai gostar muito do resultado/acabamento. :idea: De resto, acho que não acrescentarei muita coisa não, afinal aqui em nosso fórum já temos fotos de todas as modificações que fiz. :mrgreen:

PS.: Pq será que o meu xará está dizendo e insistindo que estamos fazendo gambiarras? :pensativo: Afinal, as gambiarras, digo modificações que eu fiz são para uso qd vou p/ o sítio. Não pretendo fazer trilhas pesadas...só quero um lift honesto de suspensão...com custos reduzidos e sem deprê! :mrgreen:

[]s,

Num liga não! É que nóis gaúchos temos complexo de fazer tudo nos trinques, inclusive os que se bandeiam daqui, né X?!!

No dia que eu ganhar na megasena, paro de ficar deprê e de fazer gambiarras!

[]
Mário.

Murillus
09/09/2008, 16:16
insistindo que estamos fazendo gambiarras?

Cara uma coisa é certa... quanto mais se mexe mais se precisa e se quer mexer na viatura....

Mas o resultado fica show de bola...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=685867&postcount=3964

olha as fotos da brincadeira na lama...

Pedrinha
09/09/2008, 16:24
Cara uma coisa é certa... quanto mais se mexe mais se precisa e se quer mexer na viatura....

Mas o resultado fica show de bola...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=685867&postcount=3964

olha as fotos da brincadeira na lama...

É meu caro Murillus :roll:...isso aí eu num faço mais não!!! :discordo: parei com isso! Tô noutra! Meu negócio agora é viajar :cool:...conhecer lugares que um carro de passeio não nos leva. Certo Mario, Newton, Helio, Zavarize e outros? :mrgreen:

Alexandre X
09/09/2008, 16:28
Para ir para o sitio voce nao precisa de gambis, basta bons pneus e um bloqueio traseiro.

[]s,

Pedrinha
09/09/2008, 16:35
Para ir para o sitio voce nao precisa de gambis, basta bons pneus e um bloqueio traseiro.
Ok xará...sem polêmicas!!! :concordo:

Pedrinha
09/09/2008, 16:37
A partir de agora...o Azulão terá nome e sobrenome: Azulão Tabajara! :concordo:
Afinal, meus pobremas se acabaram!!!

Carlos TA
09/09/2008, 16:52

Aqui pelas bandas de Minas, 99% dos Samucas e Vitaras usam estas "gambiarras" , como amortecedor de suprema , mola de chevete e etc, alguns com 40, 50 mil km usando estas "gambiarras" em trilhas de verdade , e se saindo muito bem obrigado.
A diferença que eu vejo é o tempo que estes carros estão rodando em trilha, os Gv /Tracker estão entrando nesta recentemente, portanto vão ter que passar por todo processo de tentativa e erro que eles já passaram.

E se não me engano é o que estamos fazendo e compartilhando aqui .
Já que a sua sugestão ou talvez um kit Calmini de 2,5" estão fora pelo menos do meu alcance $$$ , se tiver alguma sugestão para transformar a nossa "gambiarra" menos "gambiarra" seria mais produtivo.

Valeu.

Murillus
09/09/2008, 17:05
É meu caro Murillus :roll:...isso aí eu num faço mais não!!! :discordo: parei com isso! Tô noutra! Meu negócio agora é viajar :cool:...conhecer lugares que um carro de passeio não nos leva. Certo Mario, Newton, Helio, Zavarize e outros? :mrgreen:

Mas isso era um passeio... Alem do mais eu queria testar o carro com os novos pneu AT na lama... o problema foi que estava de 4x2 brincando... estava puxando o comboio e nao vi o buraco na frente... lama engana... Mas quase sai sozinho... se tivesse de 4x4, teria passado tranquilo, tanto que voltei e passei depois...

Pra ter uma ideia 02 troller (com pneus MUD) e uma pickup tb ficaram no mesmo local... olha a foto...

A viatura esta indo pro estaleiro pra trocar as molas da dianteira pela do GV Diesel e colocar snorkel, xenons, milhas (finalmente), quebramato se chegar a tempo... antes da minha viagem a bahia...

[]s

VOVÔ DO TROLLER
09/09/2008, 17:56
O Newton ja passou o link. Eu posso atestar, usei o kit da OEM de 4" na SW4 por 3 anos e foi a melhor alteracao que ja fiz (limpa, gambi zero) fico meio depre de ler essas saladas que voces combinando mola disso com amortecedor daquilo e ficam sempre naquela do " quase ficou bom"
Valeu X. E o kit de redução para o Tracker? já há previsão? Abs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
09/09/2008, 17:58

Certíssimo .Abs. Válter

CarlosJP
09/09/2008, 18:33
Mas isso era um passeio... Alem do mais eu queria testar o carro com os novos pneu AT na lama... o problema foi que estava de 4x2 brincando... estava puxando o comboio e nao vi o buraco na frente... lama engana... Mas quase sai sozinho... se tivesse de 4x4, teria passado tranquilo, tanto que voltei e passei depois...

Pra ter uma ideia 02 troller (com pneus MUD) e uma pickup tb ficaram no mesmo local... olha a foto...

A viatura esta indo pro estaleiro pra trocar as molas da dianteira pela do GV Diesel e colocar snorkel, xenons, milhas (finalmente), quebramato se chegar a tempo... antes da minha viagem a bahia...

[]s
Murillus:

Me parece que você esta usando o Pirelli Destination 235/70 (acho que li isto em relato seu anterior).
Estou pensando em comprar este pneu também, pois o preço está bastante interessante (R$ 429,00 no Makro).
O que você tem achado deste pneu ?

Agradeço suas informações.

Carlos_JP.

TMorais
09/09/2008, 18:38

X,

Sobre esse kit de 2,5" qual é a solução encontrada com relação a bieleta?
Pela lista de itens que vc postou não dá para identificar.
Outra coisa: O kit não vem com a bandeja? Pergunto isso pois vi que o da Calmini parece ser bem mais completo que esse.

Sobre valores... Quanto é que vc conseguiria nesse kit?

Seria interessante saber mais detalhes dele. Não entendi por que vem uma peça para alongar a direção.. E sobre as barras estabilizadoras? Tem algo para ajuste?

Vc tem algo em desenvolvimento para a Tracker? Tipo molas, kit de 2" sem gambis... avisa logo que estou quase comprando...

TMorais
09/09/2008, 18:58
Murillus:

Me parece que você esta usando o Pirelli Destination 235/70 (acho que li isto em relato seu anterior).
Estou pensando em comprar este pneu também, pois o preço está bastante interessante (R$ 429,00 no Makro).
O que você tem achado deste pneu ?

Agradeço suas informações.

Carlos_JP.

Pessoal,

Localizei no domingo passado uma nova loja da Continental e esta informou que irá chegar no prazo máximo de 10 dias os pneus General Grabber AT2 235/70 R16! E o melhor: R$441,00 a unidade!:palmas:. Eles informaram que conseguem enviar para outro estado. Saberei mais detalhes quando os pneus chegarem e aí informo para quem tiver interesse.

No momento segurei a compra dos BF All Terrain 225/75 por conta disso. Espero que isso se concretize. Mas desde já agradeço a VBeltram, Newton, Pedrinha, Carlos JP e TA e Carneiro pela ajuda com os contatos/informações.:concordo:

TMorais
09/09/2008, 19:01

Acho pouco provável a Tracker levar bloqueio.. :pensativo:

Alexandre X
09/09/2008, 19:42
Já que a sua sugestão ou talvez um kit Calmini de 2,5" estão fora pelo menos do meu alcance $$$ , se tiver alguma sugestão para transformar a nossa "gambiarra" menos "gambiarra" seria mais produtivo.

Valeu.
Pessoalmente não gosto de nada que a Calmini faz.
Eu dei minha sugestão como usuário dos produtos da OME da qual sou fã.
Se você acha minha sugestão improdutiva, ou inviavel, ou sei la... paciência, essa e a contribuição que posso dar no momento. :mrgreen:

Alexandre X
09/09/2008, 19:44
Valeu X. E o kit de redução para o Tracker? já há previsão? Abs. Válter
Precisa não.

Alexandre X
09/09/2008, 19:55
X,

Sobre esse kit de 2,5" qual é a solução encontrada com relação a bieleta?
Pela lista de itens que vc postou não dá para identificar.
Outra coisa: O kit não vem com a bandeja? Pergunto isso pois vi que o da Calmini parece ser bem mais completo que esse.

Sobre valores... Quanto é que vc conseguiria nesse kit?

Seria interessante saber mais detalhes dele. Não entendi por que vem uma peça para alongar a direção.. E sobre as barras estabilizadoras? Tem algo para ajuste?

Vc tem algo em desenvolvimento para a Tracker? Tipo molas, kit de 2" sem gambis... avisa logo que estou quase comprando...

Troca uma ideia com o Glenn da Rocky Road sobre a bieleta.
O fato do kit Calmini vir com bandeja não significa absolutamente nada, provavelmente essa suspensão da Calmini deve usar bandeja para corrigir alguma cagada, pq nem os amortecedores tem curso maior. Pergunta pro Glenn também qual a diferença.

O que eu posso falar é da qualidade dos produtos OME, minha ex-SW4 ficou excelente, muito mais confortável para rodar, firme sem ser dura, excelente articulação.

Eu não vendo nada, não. Mas depois de tomar um cano da dupla de marginais Walace/Silvio com meu pneus 38", aprendi a fazer as coisas por conta própria.
Não há nenhum mistério em importar, basta pagar o que o sócio exige e boa.

Alexandre X
09/09/2008, 20:08
Acho pouco provável a Tracker levar bloqueio.. :pensativo:
não entendi o levar bloqueio :pensativo:
Se há alguma bloqueio para Tracker ou se precisa?
Na SW4 um simples LSD no eixo traseiro fazia uma diferença tremenda em subidas eslameadas indo para o sitio.
Não tem ARB pra GV/Tracker? :pensativo:

TMorais
09/09/2008, 20:13
Troca uma ideia com o Glenn da Rocky Road sobre a bieleta.
O fato do kit Calmini vir com bandeja não significa absolutamente nada, provavelmente essa suspensão da Calmini deve usar bandeja para corrigir alguma cagada, pq nem os amortecedores tem curso maior. Pergunta pro Glenn também qual a diferença.

Qual contato? Tem site?

"Eu não vendo nada, não. Mas depois de tomar um cano da dupla de marginais Walace/Silvio com meu pneus 38", aprendi a fazer as coisas por conta própria e forma honesta. Não há nenhum mistério em importar."

Muito chato esse seu relato... Uma pena ter pessoas sem compromisso com a honestidade para não falar outras coisas..:rolleyes:
Vc inclusive desenvolveu um kit de redução p jimny... deveria encarar novos desafios com o GV Geração II.. e quem sabe importar esse kit e outros trecos mais.:mrgreen:
A comunidade trackeira agradece!8)

TMorais
09/09/2008, 20:30
não entendi o levar bloqueio :pensativo:
Se há alguma bloqueio para Tracker ou se precisa?
Na SW4 um simples LSD no eixo traseiro fazia uma diferença tremenda em subidas eslameadas indo para o sitio.
Não tem ARB pra GV/Tracker? :pensativo:

X,

Se for possível ter um simples LSD seria show!

Meu comentário foi com base nessa discussão::pensativo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31965&page=62

Pedrinha
09/09/2008, 20:31
Pessoal, acabei de pegar o carro novamente. O resultado daquela lambança que eu fiz, mandando meu mecânico inverter as bieletas, foi que eu estourei as duas. :parede: Ô anta!!! :oops: Agora terei que substituí-las. :mrgreen: Pelos relatos aqui postados, a melhor opção para eu comprá-las originais é a Suzucar, certo? :?:

[]s,

Alexandre XXL. :concordo:

Alexandre X
09/09/2008, 20:53
Qual contato? Tem site?

"Eu não vendo nada, não. Mas depois de tomar um cano da dupla de marginais Walace/Silvio com meu pneus 38", aprendi a fazer as coisas por conta própria e forma honesta. Não há nenhum mistério em importar."

Muito chato esse seu relato... Uma pena ter pessoas sem compromisso com a honestidade para não falar outras coisas..:rolleyes:

Vc inclusive desenvolveu um kit de redução p jimny... deveria encarar novos desafios com o GV Geração II.. e quem sabe importar esse kit e outros trecos mais.:mrgreen:

A comunidade trackeira agradece!8)

Acho que o Newton já tinha colocado aqui mas esse link cai direto: http://www.rocky-road.com/rocksteady.html

Na realidade encarei o GV geração II antes do Jimny, tive que dar uma segurada devido aos custos do ferramental, mas agora retomei.
Importacao não rola, só se eu abrisse uma empresa para isso, pq importação simplificada não pode ser usada para comercio.
O que eu tenho um endereco nos USA que facilita a importacao das drogas para uso pessoal :mrgreen: agora ta vindo 2 espaçadores de 3" da Trail Gear

Carlos TA
09/09/2008, 21:43
Pessoalmente não gosto de nada que a Calmini faz.
Eu dei minha sugestão como usuário dos produtos da OME da qual sou fã.
Se você acha minha sugestão improdutiva, ou inviavel, ou sei la... paciência, essa e a contribuição que posso dar no momento. :mrgreen:

Tudo bem com a sua dica, mas me assustou um pouco você classificar de "gambiarra" nove meses de discussão sobre um "kit nacional" ( em torno de 1000,00)..

Mas vamo embora que a fila anda...

Atá mais.

Carlos TA
09/09/2008, 21:54

[]s

Comprei hoje também um par de molas do GV Diesel e a marcação delas não é nenhuma das duas que o André tinha postado.
Tem uma marca laranja e outra cinza, estou achando que a do diesel é um pouco mais dura que a do V6...
Amanhã vejo se consigo postar umas fotos delas aqui.

Até mais.

Alexandre X
09/09/2008, 22:10
Tudo bem com a sua dica, mas me assustou um pouco você classificar de "gambiarra" nove meses de discussão sobre um "kit nacional" ( em torno de 1000,00)..

Mas vamo embora que a fila anda...

Atá mais.

Liga não, perdoa ai. A partir de agora vou eliminar a palavra gambiarra de meu vocabulário e ser mais elegante. Agora so vou me referir como "solução de contorno" ou "workaroud" :mrgreen:

SUVprata
09/09/2008, 22:34
Pedrinha

Errado ...

Pode comprar a do Honda Civic 99, é a mesma coisa, muda características que não afetam em nada, o comprimento e encaixes são os mesmos, apenas o sistema de chaveamento para segurar quando efetuando manobras na bieleta é que é diferente ... deve estar custando uns 68,00 cada ...

Se for comprar na GM, cada uma sai por : 220,00

e vc encontra em:

FabricanteCódigo da PeçaGeneral Motors93323863

1 fichas encontradas. Fichas 1 a 1 de 1.

Nova Pesquisa (http://www.pecas-on-line.com.br/consultacod.php4?Fabricante=General+Motors)

Fornecedor QtdPreçoDescriçãoAtualizaçãoAccioly GM (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Accioly+GM) (Sao Paulo-SP) 0xx11,3352-880014 224,04BIELETA09/09/2008 07:16:02
ou em:

Fornecedor QtdPreçoDescriçãoAtualizaçãoTigra GM (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Tigra+GM) (Sao Paulo-SP) 11,2068-90191 214,22LIAME BARRA04/09/2008 08:12:16ROM GM (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=ROM+GM) (Sao Paulo-SP) 0xx11,3660-036210,0010/06/2008 09:20:28

Sds.

Pessoal, acabei de pegar o carro novamente. O resultado daquela lambança que eu fiz, mandando meu mecânico inverter as bieletas, foi que eu estourei as duas. :parede: Ô anta!!! :oops: Agora terei que substituí-las. :mrgreen: Pelos relatos aqui postados, a melhor opção para eu comprá-las originais é a Suzucar, certo? :?:

[]s,

Alexandre XXL. :concordo: