Ver Versão Completa : Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
[
8]
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Andre Sousa
24/07/2008, 23:37
postado por Murillus
to fufu novamente... este é meu 3º carro que sai de linha... putz nao aguento mais perder dinheiro assim... pois quando sai de linha o preço de mercado cai de 20 a 30%... é florida...
boa noite Murillus. No caso do Tracker acho que se tiver desvalorização vai ser bem pequena, haja vista os preços dos GV antigos. Abs. Válteer
Irmão, menos do que ele vale hoje é impossível. Um Tracker 2007, por exemplo, tá valendo uns R$ 52 a R$ 54 mil. É muito pouco pra um carro desse. Pode ficar tranquilo que há mercado suficiente para manter esses carros com esses preços por uns 10 anos.
Basta ter como parâmetro os preços que eram praticados pelos Grand Vitara. Um Grand Vitara 2002 era vendido em 2006 por R$ 45 mil. Aposto que em 2010 os Tracker 2007 estarão sendo vendidos pelos mesmos R$ 45 mil. Menos que isso é preço de carro 1.6 completo. O Tracker zero está sendo vendido tão barato que não tem muito o que abaixar.
Andre Sousa
24/07/2008, 23:53
Voltando ao assunto dos prolongadores. Amanhã devo ter noção de que material pode ser usado. Penso que na dianteria 3 cm seja uma medida boa, mais que isso limitará o curso da suspensão, ou seja, a suspensão que foi prolongada pelos calços não teria curso para se fechar.
Na traseira não sei se será necessário, isso porque não usamos os prolongadores de amortecedos. Nós utilizamos amortecedores de maior curso. Todavia é bom esclarecer que quem está usando calço nas molas traseiras poderá sentir falta do batente. Isso porque o calço cobre quase todo o batente e a parte de borracha que fica exposta é menor que o tamanho dos elos da mola contraídos. Ou seja, com uso de calços nas molas traseiras, se houver a contração total da mola, possivelmente seus elos é que baterão. Acredito que isso não aconteça com que usa mola de Opala. Penso que, como não há a parte fixa do calço, toda a mola se contraia expondo o batente. Pode ser, mas tenho que medir pra ter certeza. De qualquer forma, se precisar será só de, no máximo, 1 cm e há tamanho no parafuso suficiente para ser colocada uma arruela, por exemplo, pra garantir esse ganho.
Amanhã volto a falar.
Zé Novais
25/07/2008, 07:33
Bom dia a todos,
Mandei um mail para a "ALTERNATIVA 4X4" questionando sobre kit de suspensão, segue a resposta:
"Caro amigo Novais
Estamos desenvolvendo o kit para levantar o grand vitara
Deve estar pronto em aproximadamente 30 ou 40 dias"
Hoje respondi dizendo que aguardo comunicado deles informando quando o kit estiver pronto . . .
Abçs.
Andre Sousa
25/07/2008, 13:32
Acabei de deixar o material que comprei no torneiro pra confecção dos prolongadores. Optei por uma peça única de ferro com rosca na parte de baixo e parafuso na parte de cima. Essa peça será embutina na pressão num calço redondo de nylon de 6 por 3 de altura.
Preço do material = R$ 85,00
Preço da mão-de-obra do torneiro = R$ 350
Mandei fazer 4 pares. Um é pra mim e sobram outros três.
Devo pegar as peças amanhã, quem quiser basta mandar uma mensagem privada que eu informo a conta pra depósito de 1/4 do valor da despesa.
VOVÔ DO TROLLER
25/07/2008, 15:39
AMORTECEDORES KYB ( japoneses) dianteiros PARA TRACKER e GRAND-VITARA e novo kit da Alternativa4x4
Boa tarde pessoal. Hoje eu falei com o Robson da WWW.ALTERNATIVA4X4.COM.BR (http://www.ALTERNATIVA4X4.COM.BR) (fone 11 6221 5359). Ele me disse que a partir da semana que vem ele vai receber os amortecedores KYB dianteiros . O preço para venda será de R$ 680,00 ( o par). Com relação ao novo kit, conforme informação do Zé Novais deverá estar pronto em 15 dias, segundo o Robson . Será de 2" e trará várias inovações (as quais não me informou) e aprimoramentos. Abs. Válter
p.s. Com relação ao prolongador o Robson me pediu para levar o carro lá para o mecânico examinar o problema (fim de curso do amortecedor).Assim que der eu levo e depois informo.Não consegui ainda falar com o pessoal da RC4x4 , apesar de várias tentativas.
Zé Novais
25/07/2008, 15:49
É isso ai VBELTRAM . . .
Blz, então o kit deve sair em bem menos tempo do q me foi informado, muito bom essa troca de ideias entre fornecedores e consumidores, ganham os dois, hj cedo mandei outro mail para a ALTERNATIVA informando q o assunto esta sendo discutido aki e q achava interessante pra eles lerem, vamos ver o q vai rolar . . .
VOVÔ DO TROLLER
25/07/2008, 15:58
É isso ai VBELTRAM . . .
Blz, então o kit deve sair em bem menos tempo do q me foi informado, muito bom essa troca de ideias entre fornecedores e consumidores, ganham os dois, hj cedo mandei outro mail para a ALTERNATIVA informando q o assunto esta sendo discutido aki e q achava interessante pra eles lerem, vamos ver o q vai rolar . . .
Valeu Zé Novais. Quanto mais gente pedindo informações melhor. Caso obtenha novas notícias, informarei. A Alternativa4x4 fica relativamente próxima à minha residência e assim que der vou levar o meu carro lá devido ao problema do final de curso do amortecedor dianteiro. O problema é que o meu kit de 2" é da RC4x4. Abs. Válter
hrodrigues
25/07/2008, 19:26
Acabei de deixar o material que comprei no torneiro pra confecção dos prolongadores. Optei por uma peça única de ferro com rosca na parte de baixo e parafuso na parte de cima. Essa peça será embutina na pressão num calço redondo de nylon de 6 por 3 de altura.
Preço do material = R$ 85,00
Preço da mão-de-obra do torneiro = R$ 350
Mandei fazer 4 pares. Um é pra mim e sobram outros três.
Devo pegar as peças amanhã, quem quiser basta mandar uma mensagem privada que eu informo a conta pra depósito de 1/4 do valor da despesa.
Andre
Tenho interesse, só não estou conseguindo entender e visualizar a peça que mandou fazer (grifado em vermelho)
Abs
Helio
Andre Sousa
25/07/2008, 20:51
Andre
Tenho interesse, só não estou conseguindo entender e visualizar a peça que mandou fazer (grifado em vermelho)
Abs
Helio
Amanhã ou 2ª feira eu vou postar as fotos. Mas é fácil, fiz de modo que a rosca que vai receber o parafuso do batente original seja a mesma do parafuso que enrroscará no corpo do carro. Dessa forma fica mais confiável. veja se o desenho que fiz mostra como ficará.
São duas peças. Uma bolacha de Nylon e uma peça de metalque possum rosca na parte inferior e parafuso na superior. Uma será montana dentro da outra.
hrodrigues
25/07/2008, 21:34
Andre
Agora deu. Depois me manda a MP
Abs
Helio
Buenas, quem viaja com bastante bagagem ou têm GNV sabe que a traseira da Tracker/GV costuma baixar bastante, anulando parte da maior altura conseguida com o lift de suspensão e pneus maiores, sem falar na carga extra nas molas.
Além dos amortecedores tradicionais da Cofap e Monroe, esta última também fabrica os Max Air para Ômega Suprema (código 47007). São amortecedores com uma câmara de ar, que podem ser receber entre 20 e 160 lb e manter a altura original da suspensão com até 540kg extras de carga.
Além dos amortecedores, é necessário instalar mangueiras e um ventil. Não é um sistema muito barato. Cada amortecedor custou R$ 238,00 e as mangueiras especiais + ventil mais R$ 300.
Com cerca de 26lb, a Tracker fica com a mesma altura de quando estava com os amortecedores originais + prolongadores. Com 76lb, ela subiu cerca de 2,5cm. Com 160 lb (díficil de conseguir encher!), não testei, mas deve ficar muito alto... Pra encher utilizei uma simples bomba manual de bicicleta, daquelas de apoiar no chão.
http://www.monroe.com/products/mp_detail.asp?cat=0&detail=Max%20Air
Fotos:
1. Amortecedores;
2. Amortecedores montados;
3. Ventil, colocado ao lado da placa traseira;
4. Comparação de altura com 26lb e 76lb;
5. Tracker na rua, com 26lb.
[]
Mário.
Addendum: com 26lb ela ficou com 2cm a mais de altura e com 76lb ficou com 4,5cm mais alta.
[]
Mário.
Zé Novais
28/07/2008, 07:06
Buenas, quem viaja com bastante bagagem ou têm GNV sabe que a traseira da Tracker/GV costuma baixar bastante, anulando parte da maior altura conseguida com o lift de suspensão e pneus maiores, sem falar na carga extra nas molas.
Além dos amortecedores tradicionais da Cofap e Monroe, esta última também fabrica os Max Air para Ômega Suprema (código 47007). São amortecedores com uma câmara de ar, que podem ser receber entre 20 e 160 lb e manter a altura original da suspensão com até 540kg extras de carga.
Além dos amortecedores, é necessário instalar mangueiras e um ventil. Não é um sistema muito barato. Cada amortecedor custou R$ 238,00 e as mangueiras especiais + ventil mais R$ 300.
Com cerca de 26lb, a Tracker fica com a mesma altura de quando estava com os amortecedores originais + prolongadores. Com 76lb, ela subiu cerca de 2,5cm. Com 160 lb (díficil de conseguir encher!), não testei, mas deve ficar muito alto... Pra encher utilizei uma simples bomba manual de bicicleta, daquelas de apoiar no chão.
http://www.monroe.com/products/mp_detail.asp?cat=0&detail=Max%20Air
Fotos:
1. Amortecedores;
2. Amortecedores montados;
3. Ventil, colocado ao lado da placa traseira;
4. Comparação de altura com 26lb e 76lb;
5. Tracker na rua, com 26lb.
[]
Mário.
Será que rola esse sistema pra dianteira tb ? ? ? ?
Abçs.
marquito
28/07/2008, 08:19
CAros,
estou tirando algumas dúvidas antes da compra do meu tracker (acho que tenho que correr, pois vai acabar logo...).
Como vocs estao fazendo em relação ao uso dos air bags, afinal em trilha o risco de que os mesmos sejam acionados é grande... tem alguem que desativou? tem como fazer isso?
abs
marquito
RABUGENTO
28/07/2008, 08:27
marquito,
Não vimos necessidade de desativar o airbag.
Também não soubemos de incidentes por disparo do dispositivo.
Não sei de ninguém que tenha feito o procedimento.
Será que rola esse sistema pra dianteira tb ? ? ? ?
Abçs.
Não, só é fabricado, pelo menos pela Monroe, para a traseira.
[]
Mário.
Carneiro
28/07/2008, 10:19
estou tirando algumas dúvidas antes da compra do meu tracker (acho que tenho que correr, pois vai acabar logo...).
Como vocs estao fazendo em relação ao uso dos air bags, afinal em trilha o risco de que os mesmos sejam acionados é grande... tem alguem que desativou? tem como fazer isso?
Pelo que sei, o airbag é ativado por um sensor de aceleração (no caso, ele é acionado se a desaceleração for grande). E não tenho certeza, mas acho que ainda tem um sensor de velocidade, ou seja, abaixo de uma certa velocidade não é acionado de jeito algum.
Imagino que a chance do airbag estourar numa trilha é pequena. Provavelmente acontecerá se realmente precisar, ou seja, se acontecer uma infelicidade qualquer...
M.
Carneiro
28/07/2008, 10:30
Bem legal. Lembro que o Daniel havia falado de tentar o da Ipanema com ar, mas desistiu, e pelo que me lembre, a abertura não era legal.
Apesar de meio caro, imagino que possa durar mais, além de também poupar as molas quando carregado, não? Também é útil para regular o amortecedor para as trilhas. Se bem que o mais necessário mesmo nesse caso seriam os dianteiros... :parede:
Márcio.
VOVÔ DO TROLLER
28/07/2008, 12:51
Citação:
Postado originalmente por marquito http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=654554#post654554)
Pelo que sei, o airbag é ativado por um sensor de aceleração (no caso, ele é acionado se a desaceleração for grande). E não tenho certeza, mas acho que ainda tem um sensor de velocidade, ou seja, abaixo de uma certa velocidade não é acionado de jeito algum.
Imagino que a chance do airbag estourar numa trilha é pequena. Provavelmente acontecerá se realmente precisar, ou seja, se acontecer uma infelicidade qualquer...
M.
Concordo com o Márcio. Eu já fiz um bocado de trilhas ruins com o meu Tracker com muitas pancadas e buracos ao ponto de estourar o amortecedor dianteiro e o air-bag não acionou ( felizmente, pois a reposição do mesmo é caríssima). Abs. Válter
Murillus
28/07/2008, 14:30
Concordo com o Márcio. Eu já fiz um bocado de trilhas ruins com o meu Tracker com muitas pancadas e buracos ao ponto de estourar o amortecedor dianteiro e o air-bag não acionou ( felizmente, pois a reposição do mesmo é caríssima)
Válter,
eu ja fiz pior... bati o parachoque ao tentar subir uma duna muito inclinada... perdi ate as ponteiras laterais do parachoque... e nada...
acho que a velocidade de desacereracao deve ser muito alta mesmo...
e pra dizer a verdade, nunca vi, graças a deus, um airbag funcionar...
[]s
Murillus
28/07/2008, 15:19
Válter,
olha só o que eu achei... http://pt.wikipedia.org/wiki/Airbag
Os sensores de batida estão localizados na frente do veículo e/ou no compartimento de passageiros. Os veículos podem ter um ou mais sensores de batida. Os sensores são geralmente ativados pelas forças geradas em uma colisão frontal (ou próximo da frente do carro) significativa. Os sensores medem a desaceleração (http://pt.wikipedia.org/wiki/Acelera%C3%A7%C3%A3o), que é a taxa em que o veículo diminui a velocidade. Por causa disso, a velocidade do veículo na qual os sensores ativam os airbags variam de acordo com a natureza da batida. Os airbags não são projetados para se ativarem durante uma frenagem (http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Frenagem&action=edit&redlink=1) brusca ou quando se está dirigindo em superfícies irregulares. Na verdade, a desaceleração máxima gerada na frenagem mais brusca é somente uma pequena fração da que é necessária para ativar o sistema de airbag.
VOVÔ DO TROLLER
28/07/2008, 16:56
Válter,
olha só o que eu achei... http://pt.wikipedia.org/wiki/Airbag
Os sensores de batida estão localizados na frente do veículo e/ou no compartimento de passageiros. Os veículos podem ter um ou mais sensores de batida. Os sensores são geralmente ativados pelas forças geradas em uma colisão frontal (ou próximo da frente do carro) significativa. Os sensores medem a desaceleração (http://pt.wikipedia.org/wiki/Acelera%C3%A7%C3%A3o), que é a taxa em que o veículo diminui a velocidade. Por causa disso, a velocidade do veículo na qual os sensores ativam os airbags variam de acordo com a natureza da batida. Os airbags não são projetados para se ativarem durante uma frenagem (http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Frenagem&action=edit&redlink=1) brusca ou quando se está dirigindo em superfícies irregulares. Na verdade, a desaceleração máxima gerada na frenagem mais brusca é somente uma pequena fração da que é necessária para ativar o sistema de airbag.
Valeu Murillus pela informação. Se continuar assim vão chamar você de "Murillus, O destruidor de Trackers". Abs. Válter
Pedrinha
28/07/2008, 16:56
Caro Mario,
Achei um par de amortecedores traseiros Monroe à gás, de Omega Suprema em Niterói (Motor 3.0 e/ou 4.1. Isso faz diferença? :pensativo: ). Pelo preço que achei (último par), acho que vai ser este mesmo. Obrigado pelas informações.
[]s. :concordo:
Caro Mario,
Achei um par de amortecedores traseiros Monroe à gás, de Omega Suprema em Niterói (Motor 3.0 e/ou 4.1. Isso faz diferença? :pensativo: ). Pelo preço que achei (último par), acho que vai ser este mesmo. Obrigado pelas informações.
Que eu saiba só têm um modelo de Monroe à gás pra Suprema.
[]
Mário.
VOVÔ DO TROLLER
28/07/2008, 17:15
Caro Mario,
Boa tarde Pedrinha. Este amortecedor monroe é com regulagem igual ao do Mário? Como é para um carro pesado ( suprema 3.0 e 4.1) acho que fica bom no Tracker, pois vai suportar mais pancadas. Algum tempo atrás eu vi aqui em S.P. um par de amortecedores à gás Monroe ( nem o vendedor sabia se era com regulagem) por mais de R$ 500,00 o par ( não me lembro exatamente o preço). Abs. Válter
Pedrinha
28/07/2008, 17:16
Que eu saiba só têm um modelo de Monroe à gás pra Suprema.
[]
Mário.
Foi o que pensei tb! Vou comprá-los amanhã. Estou começando a clonar o carro do Helio!!! :mrgreen: ainda bem que o meu é azul :roll:
Foi o que pensei tb! Vou comprá-los amanhã. Estou começando a clonar o carro do Helio!!! :mrgreen: ainda bem que o meu é azul :roll:
Poiz é, eu também comecei a clonar o GV do Newton, daí ele vendeu... Agora é ele que vai clonar o meu:mrgreen:...
[]
Mário.
Boa tarde Pedrinha. Este amortecedor monroe é com regulagem igual ao do Mário? Como é para um carro pesado ( suprema 3.0 e 4.1) acho que fica bom no Tracker, pois vai suportar mais pancadas. Algum tempo atrás eu vi aqui em S.P. um par de amortecedores à gás Monroe ( nem o vendedor sabia se era com regulagem) por mais de R$ 500,00 o par ( não me lembro exatamente o preço). Abs. Válter
Não. O Max Air, hidráulico, não é a gás! Ou melhor é, mas é a ar puro (ou poluído, dependendo do local q vc enchê-lo!).
[]
Mário.
hrodrigues
28/07/2008, 17:44
Então corre pois amanhã devo encomendar o aerofólio... :-D
Não sei se vc viu lá no tópico "acende ou não acende"
Abs
Helio
Newton Guerra
28/07/2008, 17:49
Poiz é, eu também comecei a clonar o GV do Newton, daí ele vendeu... Agora é ele que vai clonar o meu:mrgreen:...
[]
Mário.
Engraçadinho!
Vou deixar o meu original porque o motorista compensa :mrgreen:!
Cada vez mais a patroa fala que eu sou um áaaaaaaaaaaas_no volante :pensativo: !
Falando sério, muito legal esse amortecedor, sabia que ele existia mas nunca imaginei colocar no Tracker. Achei que o sistema de ar fazia parte da Suprema e era complicado. Pelo jeito não é nada disso, muito bom!
Abraços.
Engraçadinho!
Vou deixar o meu original porque o motorista compensa :mrgreen:!
Cada vez mais a patroa fala que eu sou um áaaaaaaaaaaas_no volante :pensativo: !
Falando sério, muito legal esse amortecedor, sabia que ele existia mas nunca imaginei colocar no Tracker. Achei que o sistema de ar fazia parte da Suprema e era complicado. Pelo jeito não é nada disso, muito bom!
Abraços.
Olha aí, o áaaaasss do volante sendo rebocado!
Falando sério: tua urucubaca passou pra mim, agora tá fazendo um rangido de borracha no porta-malas, que não consegui descobrir onde é. Não é do amortecedor novo porque já estava fazendo antes, só que piorou um pouco agora...
[]
VOVÔ DO TROLLER
28/07/2008, 18:23
postado por Iwakura
Falando sério: tua urucubaca passou pra mim, agora tá fazendo um rangido de borracha no porta-malas, que não consegui descobrir onde é. Não é do amortecedor novo porque já estava fazendo antes, só que piorou um pouco agora...
Este rangido, não seria devido à desregulagem da porta traseira? Depois que eu peguei um bocado de pedras nas estradas de São José dos Ausentes, embaixo de chuva, a minha estava com um rangido de borracha no porta-malas. Foi só regular a porta traseira e ficou bom .Abs
Newton Guerra
28/07/2008, 18:35
Olha aí, o áaaaasss do volante sendo rebocado!
[]
Sacanagem você usar o Photoshop para inverter os carros :rolleyes:...
O barulho deve ser da porta mesmo, a regulagem dela folga um pouco e lá vem barulho. Duro é acertar essa regulagem. Tenta ver se aquela borracha superior, que é aparafusável, não está frouxa. Ela tem que manter a porta tensa, pero no mucho.
O meu GV fez muito barulho e eu estava ficando louco, e era a fechadura, na parte que fica na porta (quase embutida). Repare que ela é coberta por uma borracha fina, que no meu caso, tinha furado. Passei uma volta de fita isolante provisória no "anel" que fica no carro, e o barulho sumiu. a fita "provisória" está lá há mais de um ano, não gastou.
Abraços
Sacanagem você usar o Photoshop para inverter os carros :rolleyes:...
O barulho deve ser da porta mesmo, a regulagem dela folga um pouco e lá vem barulho. Duro é acertar essa regulagem. Tenta ver se aquela borracha superior, que é aparafusável, não está frouxa. Ela tem que manter a porta tensa, pero no mucho.
O meu GV fez muito barulho e eu estava ficando louco, e era a fechadura, na parte que fica na porta (quase embutida). Repare que ela é coberta por uma borracha fina, que no meu caso, tinha furado. Passei uma volta de fita isolante provisória no "anel" que fica no carro, e o barulho sumiu. a fita "provisória" está lá há mais de um ano, não gastou.
Abraços
Valeu Newton e Valter. Talvez seja isso mesmo!
Ainda bem que vc não tirou foto daquela "quase" atolada que dei a 10cm do asfalto, lá em Cafayate! Assim não tens uma prova como eu!! rárárá Ooops, me denunciei!
Ah, e não sou tão bom em Photoshop assim!! :mrgreen::mrgreen:
Ah, muito melhor, nesses casos, que fita isolante são aquelas fitas de borracha de autofusão, fica uma beleza a enjambração!
[]
Mário.
Pedrinha
28/07/2008, 19:15
Poizé Helio, a clonagem não vai ser perfeita...afinal, eu só conseguí os Monroe à gás...e os seus são Cofap...mas, acho que as mudanças só devem começar daqui ha umas semaninhas, pois enfim tirarei férias com a família e vou pra roça...vou zerar o QI. :mrgreen: Depois, eu vejo com calma as mudanças que pretendo. Mas, não devo fazer nada radical...só o basicão (2" + pneus (estes, vou ver com vc) + proteções)...pode rolar tb umas mudanças cosméticas, tipo para-choque de impulsão com milhas e estribos. Depois, vou ver se encomendo p/ um serralheiro um bagageiro que eu prenda nos meus racks. Aí, é só por o Azulão pra rodar por aí...
Poizé Helio, a clonagem não vai ser perfeita...afinal, eu só conseguí os Monroe à gás...e os seus são Cofap...mas, acho que as mudanças só devem começar daqui ha umas semaninhas, pois enfim tirarei férias com a família e vou pra roça...vou zerar o QI. :mrgreen: Depois, eu vejo com calma as mudanças que pretendo. Mas, não devo fazer nada radical...só o basicão (2" + pneus (estes, vou ver com vc) + proteções)...pode rolar tb umas mudanças cosméticas, tipo para-choque de impulsão com milhas e estribos. Depois, vou ver se encomendo p/ um serralheiro um bagageiro que eu prenda nos meus racks. Aí, é só por o Azulão pra rodar por aí...
Os monroe para Suprema não são maiores que os cofap?:pensativo:
Pedrinha
28/07/2008, 21:38
Os monroe para Suprema não são maiores que os cofap?:pensativo:
Alguém pode confirmar isso, antes que eu feche negócio? :roll: Se bem que eu acho que isso não faz sentido. Ou faz? :putz:
O Azulão agradece antecipadamente! :mrgreen:
VOVÔ DO TROLLER
28/07/2008, 21:46
Alguém pode confirmar isso, antes que eu feche negócio? :roll: Se bem que eu acho que isso não faz sentido. Ou faz? :putz:
O Azulão agradece antecipadamente! :mrgreen:
Na minha modesta opinião esta diferença , na prática, não tem importância significativa . O que interessa é o curso do amortecedor, além do que, o que determina a altura são as molas. Não é isso? Ou estou enganado? Abs. Válter
Na minha modesta opinião esta diferença , na prática, não tem importância significativa . O que interessa é o curso do amortecedor, além do que, o que determina a altura são as molas. Não é isso? Ou estou enganado? Abs. Válter
Realmente, o que determina a altura são as molas! No amortecedor, além do curso, o importante é que ele, na posição neutra (carro no chão e no plano), fique o mais próximo do meio curso. Não adianta nada ele ter um baita curso, se, instalado, ficar todo aberto ou todo fechado!
E, evidentemente, se houver diferença, esta deve ser milimétrica. Por exemplo, entre os Monroe a Gás e o Air Max há uma diferença de 1mm entre aberto e fechado.
[]
Mário.
hrodrigues
29/07/2008, 06:57
Olá a todos
Concordo com o Mário. Me parece, se não estou enganado, que, no caso do monroe, tem de tirar as borrachas do olhal do original e colocar nele.
Abs
Helio
Zé Novais
29/07/2008, 12:35
ANSIEDADE é uma m-e-#-d-@ . . . alguem tem noticias do kit da ALTERNATIVA ? ? ? ?
Pedrinha
29/07/2008, 14:53
Amortecedores comprados: Monroe à gás de Omega Suprema. Preço final do último par R$ 293,00 com frete incluído. :roll: Agora só faltam os pneus, kit supensão, proteções inferiores (todas), molas (?...a decidir), mão de obra,...:parede:...haja dim dim!!!
...férias chegando...hj falta menos que ontem... :dance:
VOVÔ DO TROLLER
29/07/2008, 18:00
Amortecedores comprados: Monroe à gás de Omega Suprema. Preço final do último par R$ 293,00 com frete incluído. :roll: Agora só faltam os pneus, kit supensão, proteções inferiores (todas), molas (?...a decidir), mão de obra,...:parede:...haja dim dim!!!
...férias chegando...hj falta menos que ontem... :dance:
Aí Pedrinha. Devagar você chega lá. Aqui em S.P. estes amortecedores estão bem mais caros (conforme pesquisa feita há 2 meses atrás o par dos Monroe t.gás,custava mais de R$ 500,00), em compensação os Cofap também turbo gás, saiam por R$130,00 o par, só que tem um detalhe, não existe para venda. Abs
Pedrinha
29/07/2008, 19:31
Aí Pedrinha. Devagar você chega lá.
Poizé Valter, estou que nem Martinho da Vila...é devagar...é devagarinho. Quero fazer estas modificações com muita calma, sem pressa...e fazê-las bem feitas. Ainda falta muita coisa, mas em primeiro lugar, estão minhas férias. Quero primeiro zerar o QI e curtir a família. Ficarei fora duas semanas e só depois disso, vou comprar (pexinchar :rolleyes: ) o que falta e começar a mexer no carro.
VOVÔ DO TROLLER
29/07/2008, 19:41
Poizé Valter, estou que nem Martinho da Vila...é devagar...é devagarinho. Quero fazer estas modificações com muita calma, sem pressa...e fazê-las bem feitas. Ainda falta muita coisa, mas em primeiro lugar, estão minhas férias. Quero primeiro zerar o QI e curtir a família. Ficarei fora duas semanas e só depois disso, vou comprar (pexinchar :rolleyes: ) o que falta e começar a mexer no carro.
Boa férias Pedrinha, para você e para toda a família Pedrinha. As minhas, felizmente, também estão próximas. Abs
Andre Sousa
29/07/2008, 22:13
ESPAÇADOR DO BATENTE DO AMORTECEDOR DIANTEIRO
Passei os últimos dias no torneiro e no mecânico e terminei algumas melhorias como já havia adiantedo. A primeira é a colocação de espaçadores para os batentes do amortecedor dianteiro. Sentia que a suspensão estava macia demais e, por vezes, dava fim de curso socando o amortecedor. Verificamos aqui no fórum que o motivo de socar seria o rebaixamento do amortecedor dianteiro. Uma forma de compensar seria colocar uma peça para alongar o batente.
Eis as fotos da peça que mandei fazer, com 3 cm de altura e a sua colocação. Mais um detalhe, veja a última foto, da bandeja, que não há marca alguma do batente - sinal que a bandeja realmente nunca encostou no batente.
Obs. Quando fiz as minhas, mandei fazer três pares extras. Ainda tenho um sobrando. Quem quiser basta encaminhar uma "mensagem privada" que eu mando por transportadora.
Andre Sousa
29/07/2008, 22:29
Outra mudança que fiz foi das molas. Pretendia trocar as molas dianteiras pelas do Grand Vitara V6 e as traseireas pelas do Opala 4cc - SÓ TROQUEI AS DIANTEIRAS. O resultado foi realmente o esperado. Rodei com o carro passando por vários terrenos acidentador, quebra-molas etc. e aprovei as molas na dianteira. O carro não deu fim de curso em momento algum.
Abaixo segue foto que mostra a diferença. Notem que o tamanho, a grossura e o numero dos elos são os mesmos em ambas as molas. Mas a do V6 tem uma marca branca e uma cinza, enquanto a normal tem uma branca e duas amarelas. Isso significa que as molas são iguais no formato mas diferentes na dureza.
Andre Sousa
29/07/2008, 22:39
A mola traseira eu não troquei porque segui o conselho do meu mecânico. Segundo o que ele me explicou os encaixes não são compatíveis. Tanto na parte superior, que provocaria rangidos porque a mola é muito mais larga que o local onde se encaixaria, como também no encaixe inferior - e nesse caso é que o problema é mais grave.
Acontece que a mola original é um pouco mais fina e a circunferência de seus elos é menos. No local onde a mola se acenta (na parte de baixo) há uma fenda que faz exatamente a circunferência da mola e que serve para travar a mola impedindo que o elo final se abra e a mola escorregue para baixo. O que acontece é que a mola do Opala não se assenta nessa fenda, ela só se apoia na beirada. Conclusão: no início vai servir, apesar de provocar rangidos, mas corre o risco de seis elos inferiores cederem ou quebrarem.
Abaixo segue foto da mola original perfeitamente acentada na fenda que retém o elo inferior.
Andre Sousa
29/07/2008, 22:49
Uma última alteração que estava estudando é um prolongador para fixação da barra Panhard. Essa peça nós já havíamos visto em outros kits e serve para compensar o deslocamento que o eixo trazeiro têm por causa do calço que usamos. Pois bem, tirei as medidas, fiz um molde de madeira e mandei fazer e aço. O resultado ficou bom. A barra subiu cerca de 5cm e o deslocamento foi corrigido em 1,5 cm para a esquerda.
Veja na 4ª foto como o eixo fica fora do encaixe cerca de 1,5 cm. Na última foto já está na posição original.
VOVÔ DO TROLLER
29/07/2008, 23:12
Passei os últimos dias no torneiro e no mecânico e terminei algumas melhorias como já havia adiantedo. A primeira é a colocação de espaçadores para os batentes do amortecedor dianteiro. Sentia que a suspensão estava macia demais e, por vezes, dava fim de curso socando o amortecedor. Verificamos aqui no fórum que o motivo de socar seria o rebaixamento do amortecedor dianteiro. Uma forma de compensar seria colocar uma peça para alongar o batente.
Eis as fotos da peça que mandei fazer, com 3 cm de altura e a sua colocação. Mais um detalhe, veja a última foto, da bandeja, que não há marca alguma do batente - sinal que a bandeja realmente nunca encostou no batente.
Obs. Quando fiz as minhas, mandei fazer três pares extras. Ainda tenho um sobrando. Quem quiser basta encaminhar uma "mensagem privada" que eu mando por transportadora.
Valeu André, e obrigado pelas informações. Você colocou as molas do v6 junto com os espaçadores? Será que só com as molas do v6 não resolveria o problema do final de curso? ( no meu caso e de outros, que não tem o peso adicional do guincho). Abs. Válter
hrodrigues
30/07/2008, 06:07
Olá André
Já havia lhe mandado msg pedindo que me enviasse mp pois tinha interesse nestes alongadores ( msg #1779 ). Se ainda tiver disponível, quero um, por favor, me envie os dados para que possa efetuar depósito.
Abs
Helio
hrodrigues
30/07/2008, 06:11
Outra mudança que fiz foi das molas. Pretendia trocar as molas dianteiras pelas do Grand Vitara V6 e as traseireas pelas do Opala 4cc - SÓ TROQUEI AS DIANTEIRAS. O resultado foi realmente o esperado. Rodei com o carro passando por vários terrenos acidentador, quebra-molas etc. e aprovei as molas na dianteira. O carro não deu fim de curso em momento algum.
Abaixo segue foto que mostra a diferença. Notem que o tamanho, a grossura e o numero dos elos são os mesmos em ambas as molas. Mas a do V6 tem uma marca branca e uma cinza, enquanto a normal tem uma branca e duas amarelas. Isso significa que as molas são iguais no formato mas diferentes na dureza.
Andre
O teste foi feito com ou sem o guincho ?
Helio
Andre Sousa
30/07/2008, 08:08
Valeu André, e obrigado pelas informações. Você colocou as molas do v6 junto com os espaçadores? Será que só com as molas do v6 não resolveria o problema do final de curso? ( no meu caso e de outros, que não tem o peso adicional do guincho). Abs. Válter
Andre
O teste foi feito com ou sem o guincho ?
Helio
Sim esse teste foi feito sem guincho. Esse desempenho da suspensão foi verificado sem o guincho. Ficou ideal. Não senti que estivesse dura demais e ficou resistente o bastante pra andar com o carro sem medo por terrenos acidentados como uma estrada de terra com desníveis, barrancos. Para ter uma noção, sabem aquele tipo de quebra-molas que mas parecem uma rampas, não aqueles que passam uma roda e depois a outra, mas aqueles mais largos? Pois é, passei com o carro a uns 70 por hora - justamente pra testar uma situação de imprevisto. O carro chegou a saltar de frente. Quando tocou o solo a suspensão dianteira fez seu trabalho. A frente afundou mas não senti bater nada. Antes das molas novas, mesmo já tendo tirado o guincho, seria certo que socariam os amortecedores no fim de curso.
Certamente não seria assim com um guincho. Só deu pra fazer isso porque tava sem o guincho.
Fabriciooliver
30/07/2008, 09:04
Andre,
Vc ainda tem o calço do batente? se tem informa ai o preço e numero da conta. Envia por email, fabriciooliver@hotmail.com ( nao conseguir enviar MP)
Andre Sousa
30/07/2008, 11:07
Andre,
Vc ainda tem o calço do batente? se tem informa ai o preço e numero da conta. Envia por email, fabriciooliver@hotmail.com ( nao conseguir enviar MP)
Já te mandei um e-mail
Murillus
30/07/2008, 17:15
Andre e demais foristas,
Desculpem a burrice, mas nao entendi a funcao desta modificação...
marquito
30/07/2008, 17:54
Dando sequencia as perguntas antecipadas à compra do meu tracker...
tenho um guincho tabor 9.000 e sei que ele é muito grande para o tracker, vou ter que trocar por um menor.. qual a sugestão? Como fixar? altera a garantia? e a bateria da conta (acho que a bateria dele é de 65... não e pouca??)
e py??? onde fixar no painel?
os farois de milha, onde colocar os botões - ví que tem vários espaços para os botões do vidro eletrico que ficam no console e não são usados... dah para utilizar???
vou precisar de um daqueles bagageiros fechados...alguém tem idéia de onde eu acho e quanto custa??
e o som, me disseram que é uma m#$@%....
abs cheio de dúvidas e babando a cada vez que vejo um tracker na rua...
Newton Guerra
30/07/2008, 18:02
Andre e demais foristas,
Desculpem a burrice, mas nao entendi a funcao desta modificação...
Murillus, o carro tem o batente de borracha que impede que o amortecedor feche por completo, pois uma pancada forte ele não aguenta. Ou seja, a pancada vai para o chassis, amortecida pela borracha e não pelo amortecedor.
Com o calço de 40 mm nas molas, esse batente também sobe 40 mm. O amortecedor também abre 40 mm, então não teria problema. Mas para não perder curso (ele fica próximo da abertura máxima), calçamos o amortecedor por cima, "devolvendo" ele pra posição original.
Nessa configuração, repare que subimos o batente 40 mm e mantivemos o amortecedor original. Assim, a mola tem 40 mm a mais de curso para comprimir, mas nesses 40 mm o amortecedor vai comprimir ao máximo antes do batente encostar na bandeja. Ele não aguenta e estoura. Posicionando o batente mais para baixo com o calço, tudo trabalha como o carro original e o amortecedor agradece!
Na verdade, com o calço na mola "só" ganhamos altura e possibilidade de colocar pneus maiores.
Abraços
Newton Guerra
30/07/2008, 18:11
tenho um guincho tabor 9.000 e sei que ele é muito grande para o tracker, vou ter que trocar por um menor.. qual a sugestão? Como fixar? altera a garantia? e a bateria da conta (acho que a bateria dele é de 65... não e pouca??)
os farois de milha, onde colocar os botões - ví que tem vários espaços para os botões do vidro eletrico que ficam no console e não são usados... dah para utilizar???
vou precisar de um daqueles bagageiros fechados...alguém tem idéia de onde eu acho e quanto custa??
Marquito, use o buscador que tem muita informação aqui.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43489
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33698
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39867
Abraços
Andre Sousa
30/07/2008, 18:34
Peço ajuda ao pessoal que colocou molas do Opala na traseira do Tracker para alguns esclarecimentos. Como falei há pouco, quando tentei colocar as molas senti que elas não se adaptavam tão bem asssim. Isso porque as molas originais são afuniladas no encaixe superior e seu último elo se assenta numa pequena vala em forma circular que abraça a mola.
A mola do Opala é reta e mais grossa. Por esse motivo o encaixe superior fica folgado e no encaixe inferior o elo não assenta na vala porque a bitola da mola é maior e o elo um pouco mais aberto. Ou seja, ao invés de encaixar na vala circular ficará assentada sobre sua borda.
Pois bem. Quanto ao encaixe superior penso que é possível com o calço original do Opala e com o revestimento de dois elos superiores com uma mangueira de borracha acabar com a folga. Mas e quanto ao inferior. Como vocês fizeram? A Mola simplesmente ficou assentada sem se encaixar? E quanto a barulhos na suspensão traseira em decorrência dessa não adaptação perfeita? As molas rangem? Alguém sabe de quebras?
Valeu.
Newton Guerra
30/07/2008, 18:56
Peço ajuda ao pessoal que colocou molas do Opala na traseira do Tracker para alguns esclarecimentos. Como falei há pouco, quando tentei colocar as molas senti que elas não se adaptavam tão bem asssim. Isso porque as molas originais são afuniladas no encaixe superior e seu último elo se assenta numa pequena vala em forma circular que abraça a mola.
A mola do Opala é reta e mais grossa. Por esse motivo o encaixe superior fica folgado e no encaixe inferior o elo não assenta na vala porque a bitola da mola é maior e o elo um pouco mais aberto. Ou seja, ao invés de encaixar na vala circular ficará assentada sobre sua borda.
Pois bem. Quanto ao encaixe superior penso que é possível com o calço original do Opala e com o revestimento de dois elos superiores com uma mangueira de borracha acabar com a folga. Mas e quanto ao inferior. Como vocês fizeram? A Mola simplesmente ficou assentada sem se encaixar? E quanto a barulhos na suspensão traseira em decorrência dessa não adaptação perfeita? As molas rangem? Alguém sabe de quebras?
Valeu.
André, não sou uma boa referência no quesito "trilhas"...
Realmente as molas não se encaixam perfeitamente, são um pouco maiores. Mas tem muita gente usando, o Fábio Rosa tem colocado em alguns GVs lá no sul e não vi nenhum relato de quebras. Eles fazem muitas trilhas.
Eu não ouvi ruído nenhum, e sou chato pacas. Viajei com o carro vazio e carregado, para fim foi super tranquilo. Me parece ser pior o encaixe superior, pois o calço do Tracker + o do Opala não se casaram bem.
A mangueira é uma boa opção, mas o Daniel fez uma coisa muito legal: torneou o calço da RC de maneira que ele entre na mola do Opala (pegue as medidas caso resolva voltar a usá-los):
Imagine o calço da RC na posição que está no carro: mantenha a parte superior, pois ela se encaixa bem no carro; a parte de baixo, mais larga, ele torneou por fora diminuindo o diâmetro para entrar na mola do Opala. Assim, a mola fica centralizada e não se move.
Abraços
Andre Sousa
30/07/2008, 19:33
André, não sou uma boa referência no quesito "trilhas"...
Realmente as molas não se encaixam perfeitamente, são um pouco maiores. Mas tem muita gente usando, o Fábio Rosa tem colocado em alguns GVs lá no sul e não vi nenhum relato de quebras. Eles fazem muitas trilhas.
Eu não ouvi ruído nenhum, e sou chato pacas. Viajei com o carro vazio e carregado, para fim foi super tranquilo. Me parece ser pior o encaixe superior, pois o calço do Tracker + o do Opala não se casaram bem.
A mangueira é uma boa opção, mas o Daniel fez uma coisa muito legal: torneou o calço da RC de maneira que ele entre na mola do Opala (pegue as medidas caso resolva voltar a usá-los):
Imagine o calço da RC na posição que está no carro: mantenha a parte superior, pois ela se encaixa bem no carro; a parte de baixo, mais larga, ele torneou por fora diminuindo o diâmetro para entrar na mola do Opala. Assim, a mola fica centralizada e não se move.
Abraços
Realmente essa de utilizar uma peça de Nylon, como o calço da RC, para fazer da largura interna da mola deve dar certo sim. Ou seja, o Nylon ficaria entre a parte do carro onde o batente errosca e os elos da mola.
No encaixe inferior nada né?
hrodrigues
30/07/2008, 19:47
Olá Marquito
Para o rádio veja foto
O botão do farol de milha dá para colocar aonde tem o porta moedas
Bagageiro fechado http://www.thule.com/Thule/Page____78283.aspx
Som, tem um tópico falando disso http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39867
Abs
Helio
MarcSport
30/07/2008, 20:00
O Tracker pesa quase 1500 kg, não recomendo um guincho de 6000 lbs, você poderia usar um de 8000 lbs que tem peso e consumo de bateria próximos de seu Tabor 9K. Vc já tem o guincho e se for trocá-lo perderá $$$, além de ter mais sobra para puxar seu carro ou o dos outros... Não vejo motivos para trocá-lo.
EM minha Sportage que pesa (1600Kg) também tinha um Tabor 9K.
Cuidado que o guincho afeta (pode inibir)o funcionamento do air bag.
Vi em outra mensagem sua que vc quer o tracker para expedições, não seria melhor partir para uma a diesel?
[]s
Andre Sousa
31/07/2008, 14:16
Depois de ter desistido, repensado, estudado, etc. Decidi tentar novamente colocar as molas do Opala na traseira do Tracker.
Três coisa me motivavam. Primeiro o fato de ter gostado muito das molas mais duras na frete (diaS antes eu havia trocado as molas dianteiras originais pelas do Grand Vitara V6). O resultado na dianteira foi ótimo. Uma observação importante é que, como as molas são mais duras o carro ganhou mais 1,5 cm de altura na dianteira. A diferença em relação a traseira era perceptível. Com as molas do V6 na frente e as originais atrás a dianteira ficou mais alta que a traseira.
O segundo motivo é que já havia comprado as molas e não queria partir pra outra solução como mandar fazer molas novas. Isso sairia mais uns R$ 350 paus e já tava cheio de gastar dinheiro.
O terceiro e último motivo é que trocar as molas traseiras é coisa simples, diferente da dianterira, que tem que desmontar a suspensão e depois alinhar e fazer cambagem. A traseira é fácil. Se não desse certo eu reverteria tudo.
Pois bem hoje cedo eu mesmo troquei as molas, bastou o macaco uma chave para soltar o amortecedor e pronto. Em 1 hora já estavam as molas no lugar.
Eu usei uma mangueira de plástico para revestir dois elos superiores, e dois tipos de calço de borracha originais do Opala.
Resultado NOTA 10. Rodei pouco é verdade, mas não senti rangido algum. Torci a suspensão e as molas não rasparam ou deslisaram ou nada de errado. A suspensão traseira fica firme mas não salta muito. Opteu por usar calibragem de 24 libras (mas meu pneu é muito duro).
COLCLUSÃO: APROVADO COM NOTA 10 - MAS AINDA EM TESTE.
Fred Bailune
31/07/2008, 14:26
O Tracker pesa quase 1500 kg, não recomendo um guincho de 6000 lbs, você poderia usar um de 8000 lbs que tem peso e consumo de bateria próximos de seu Tabor 9K. Vc já tem o guincho e se for trocá-lo perderá $$$, além de ter mais sobra para puxar seu carro ou o dos outros... Não vejo motivos para trocá-lo.
Vi em outra mensagem sua que vc quer o tracker para expedições, não seria melhor partir para uma a diesel?
[]s
MarcSport,
Me tira uma dúvida pq o o guincho afetaria o funcionamento do airbag?
Obg
Andre Sousa
31/07/2008, 16:17
Seus problemas acabaram !!!!
Achei por acaso no Brasil o Parafuso que regula a cambagem. Só tinha visto esse parafuso em páginas da internet no exterior (Bondoxmotorsports, Stumpy), etc. "Camber Adjusting Bolts" ou "Camber Adjustment Bolts"
http://www.boondoxmotorsports.com/zuk_suspension.html
http://www.stumpy.me.uk/suspensionlift.htm
Mas fui fazer alinhamento e cambagem na Dpaschoal no Rio e os caras me ofereceram usar um tal de "CAM M12". Não acreditei quando vi o bendito parafuso. Os caras meteram a mão e me cobraram 80 paus a cambagem.
Em casa fui pesquisar o tal parafuso e achei o fabricante:
http://www.cambercaster.com.br/index.php
O par do "PARAFUSO CAM 12" (12mm) sai por R$ 28,00. Me passaram o telefone do distribuidor no Rio (21) 9421-2680 - Mauro.
Eis as instruções de uso:
Achei por acaso no Brasil o Parafuso que regula a cambagem. Só tinha visto esse parafuso no em páginas da internet no exterior (Bondoxmotorsports, Stumpy), etc. "Camber Adjusting Bolts" ou "Camber Adjustment Bolts"
Mas fui fazer alinhamento e cambagem na Dpaschoal no Rio e os caras me ofereceram usar um tal de "CAM M12". Não acreditei quando vi o bendito parafuso. Os caras meteram a mão e me cobraram 80 paus a cambagem.
O par do "PARAFUSO CAM 12" (12mm) sai por R$ 28,00. Me passaram o telefone do distribuidor no Rio (21) 9421-2680 - Mauro.
André,
Esse assunto foi discutido na SuzukiNet e a opinião do Fábio Rosa (no que eu concordo):
1. Não é fino o suficiente para regular a cambagem do carro com lift, sem alterar o buraco do amortecedor;
2. É mais fino que o original, mesmo que a empresa garanta que o aço é mais resistente, vais apostar a tua segurança?
[]
Mário.
Alfredo Stavale
31/07/2008, 16:36
de vez em quando eu dou uma olhada aqui no tópico de vocês pra saber como estão as alterações dos tracker.
Andre, o que você tanto mexe no teu tracker??
eu achei que teu carro já estava com a suspensão feita e acertada, mas pelo visto continua com modificações....esse carro vai te levar a falência!!!:mrgreen:
grande abraço pessoal!
Murillus
31/07/2008, 16:40
Mas e quanto ao inferior. Como vocês fizeram?
Andre,
ja estou usando as molas de opala ha uns 3 meses acho...
na parte de cima coloquei os calços do opala sobre os originais da tracker...
na parte de baixo as molas se encaixam no batente... mas meu mecanico aconcelhou usar tb os calços de opala...
cada calço saiu por 16,00...
E quanto a barulhos na suspensão traseira em decorrência dessa não adaptação perfeita? As molas rangem?
nao notei barulho algum... vindo da trazeira...
Alguém sabe de quebras?
nao achei nada referente a isso...
Pois bem, to botando "pra gerar" sem pena... quando acontecer algo eu aviso...
A suspensão traseira fica firme mas não salta muito. Opteu por usar calibragem de 24 libras (mas meu pneu é muito duro)
To usando 22 lbs... assim fica mais macio...
COLCLUSÃO: APROVADO COM NOTA 10 - MAS AINDA EM TESTE.
x 2 !!!!!!!!
[]s
Andre Sousa
31/07/2008, 18:09
Valeu Murillus. Vou testar 22lbs e ver se não compromete o rendimento x consumo..
Andre Sousa
31/07/2008, 18:10
de vez em quando eu dou uma olhada aqui no tópico de vocês pra saber como estão as alterações dos tracker.
Andre, o que você tanto mexe no teu tracker??
eu achei que teu carro já estava com a suspensão feita e acertada, mas pelo visto continua com modificações....esse carro vai te levar a falência!!!:mrgreen:
grande abraço pessoal!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
Valeu Alfredo.
VOVÔ DO TROLLER
31/07/2008, 18:16
postado por André Souza.
Depois de ter desistido, repensado, estudado, etc. Decidi tentar novamente colocar as molas do Opala na traseira do Tracker.
Boa tarde André. Obrigado pelas informações. Você falou que a dianteira aumentou 1,5 cm. E a traseira com as molas do opala? , quanto aumentou? Abs. Válter
Andre Sousa
31/07/2008, 20:10
Cara eu não medi, mas ficou mais alta que a dianteira pouca coisa, o ideal. Deve ter aumentado uns 2,5 cm.
Daqui a umas semanas eu confirmo, mas essa configuração de suspensão me pareceu muito boa mesmo.
dianteira: amortecedor Monroe original Grand Vitara + mola original Grand Vitara V6 ou diesel (ambos com calço RC4x4)
Traseira: mola Opala 4cc + amortecedor Suprema
André,
Esse assunto foi discutido na SuzukiNet e a opinião do Fábio Rosa (no que eu concordo):
1. Não é fino o suficiente para regular a cambagem do carro com lift, sem alterar o buraco do amortecedor;
2. É mais fino que o original, mesmo que a empresa garanta que o aço é mais resistente, vais apostar a tua segurança?
[]
Mário.
E aí? Procede?
Andre Sousa
31/07/2008, 20:28
E aí? Procede?
Não posso falar sobre a segurança. Isso é questão delicada e pessoal. Eu acompanhei a montagem, peguei na mão o parafuso e não tenho dúvida quanto a qualidade da peça e a perfeição do encaixe.
Mas sobre a necessidade do rasgo no amortecedor e a utilidade do parafuso posso falar com propriedade. É necessário rasgar o amortecedor sim. O parafuso não elimina a necessidade do rasgo. Ainda mais no meu caso que estava com mola do V6 que aumenta ainda mais a suspensão arqueando, por conseqüência, ainda mais as rodas.
A utilidade do parafuso está na regulagem da cambagem. Depois de colocado o parafuso, é só girará-lo para abrir ou fechar a cambagem. Em futuras regulagens, basta uma simples girada de parafuso pra regular a cambagem. Quem já acompanhou um serviço de ajuste de cambagem na mão sabe do que estou falando. Com esse parafuso é brincadeira fazer o ajuste.
VOVÔ DO TROLLER
01/08/2008, 00:30
Cara eu não medi, mas ficou mais alta que a dianteira pouca coisa, o ideal. Deve ter aumentado uns 2,5 cm.
Daqui a umas semanas eu confirmo, mas essa configuração de suspensão me pareceu muito boa mesmo.
dianteira: amortecedor Monroe original Grand Vitara + mola original Grand Vitara V6 ou diesel (ambos com calço RC4x4)
Traseira: mola Opala 4cc + amortecedor Suprema
Valeu André. 1,5 cm na frente e 2,5 atrás é um ganho considerável . Abs e bom final de semana. Válter
p.s. valeu também sobre a informação do parafuso. Vou providenciar o meu.
VOVÔ DO TROLLER
01/08/2008, 00:39
KIT CALMINI PARA GV/TRACKER
PESSOAL, ESTÁ ROLANDO NO SITE DA SUZUKI NET A IMPORTAÇÃO DO KIT DA CALMINI via PORTUGAL(pelo que eu entendi o preço é bom). ALGUÉM TEM ALGUMA INFORMAÇÃO? Abs. Válter
Andre Sousa
01/08/2008, 10:05
Há um tempo atrás teve um usuário do Fórum oferecendo toda linha da Calmini. Ele era português. Pesquisa no tópicos da Suzuki que v. acha. Houve algumas críticas na época.
hrodrigues
01/08/2008, 10:56
Olá André
Esse problema da cambagem acontece fazendo só o lift 2" ? Ou quando se faz o 2" + 2" , como é o seu caso ?
Estou perguntando porque quando fiz, não tive esse problema na cambagem.
Abs
helio
leduardol
01/08/2008, 12:13
Alguem sabe me informar se os Filtros Fram de AR CA8069 e de Oleo PH2951 são compativeis com o Tracker 2008? E o Mann-Filter 610/80 de oleo? Ha similares para combustivel e ar-condiconado?
Fabriciooliver
01/08/2008, 12:43
Pessoal,
Como já eh de costume, a alguns dias atras, depois de pular uns 2 quebra molas a bieleta quebrou. E já estava decidida a nao comprar outra nova pra quebrar novamente. Então levei a um mecanico amigo meu pra tertarmos uma solução.
E fizemos o seguinte, pegamos uma bieleta do Astra, o tamanho dela é bem maior e aparentemente bem mais resistente, cortamos e soldamos um parafuso e deixamos ela do tamanho da original do GV, so que com um detalhe, quando tiramos a bieleta original, ela estava bastante empenada, em funçao da mudança de altura do carro, e é justamente isso que a faz quebrar. Então sugerir que o parafuso soldado para montar a bieleta já fosse soldado empenado, como estava na bieleta original. Bem, assim o fizmos, ela ta no lugar, já fiz uma trilha bem pesada no V Encontro, e até agora se comportou muito bem. Segue abaixo uma foto dela no lugar.
E por falar no V Encontro Suzukinet, o evento foi excelente, confiram no nosso site algumas fotos que tirei ( as ultimas são as melhores, uma trilha super pesada no domingo, entramos nela 10hs e saimos meia noite)
confiram www.alagoinhasoffroad.com.br (http://www.alagoinhasoffroad.com.br)
Fabriciooliver
01/08/2008, 12:52
Faltou a foto!
Carneiro
01/08/2008, 15:06
Alguem sabe me informar se os Filtros Fram de AR CA8069 e de Oleo PH2951 são compativeis com o Tracker 2008? E o Mann-Filter 610/80 de oleo? Ha similares para combustivel e ar-condiconado?
Sei que a Fram e a Mann têm os filtros de ar e óleo. Se não me engano os números são esses e se procurar no catálogo tem lá GV ou Tracker.
Entretanto, o preço do filtro de ar da Mann é absurdo, 80 reais. O da Fram parece que é 45 reais. Na Suzucar a marca original custa 40 reais.
Filtro de óleo tem a opção de colocar do Fiesta, pelo que sei encaixa certinho. E custa 9 reais, não 20 como os da Tracker/GV.
Abraços,
Márcio.
Faltou a foto!
Fabrício,
Vendo essa tua foto, me vêm à mente outra bieleta que pode muito bem funcionar, sem ter de soldar nada: a da Stratus. Só é um pouco cara (R$ 80 cada!), mas se durar acho até que vale a pena.
[]
Mário.
Andre Sousa
01/08/2008, 17:25
Não tive problemas com minhas bieletas ainda. Mas valeu pelas as informações.
marquito
01/08/2008, 22:04
[]s
A minha preocupação com o guincho 9k é com o peso... ele não desloca o centro de gravidade? abaixa a frente? o meu medo é apenas quanto ao peso dele, afnal nunca utilizei o guincho na camper, esta novo.... a potencia do guincho eu sei que aguenta bem no tracker, sobretudo pelo fato de que mais usamos nos outros do que conosco (no meu caso depois que pus o guincho fiz trilhas apenas com outras campers e engesas... ninguem precisou de guincho ... um saco...)
Qual a base de guincho indicada? onde é fixada? Altera a garantia:???
quanto a tracker a diesel eu optei por um 4x4 novo (além de bom, bonito e barato...) agora uma expedição não envolve apenas eu e minha mulher, temos uma herdeira... assim as expedições serão leves (pelo menos nos próximos 03 anos, nada de jalapão ou lençois maranhenses...). Desencanei em relação ao consumo... minha camper faz 6,5 a 7,5 em expedições e nunca precisou ajustar o ponto, mesmo depois de usar os querosenes que são vendidos nos posstos do interior... o custo do diesel é vantagem apenas em longo prazo e com muito km rodado... minhas expedições se restringem a uma, no máximo duas, ao ano e rodo cerca de 3 a 4k km em cada... ao ano 20 a 25k km, não justifica o diesel..
e para provocar os amigos que tem a tracker diesel... me parece que o motor não é lá uma brastemp....
zavarize
02/08/2008, 18:38
Andre
as cores das faixas indicam a faixa de carga( max;media;minima ) do diagrama da carga x deflexão da mola no teste de qualidade no final da produção. não lembro mais qual cor representa a faixa de carga neste caso mas se for marca COFAP ( Magnetti Marelli ) ,foi fabricada pela Krupp-Bilstein pode usar sem problema pois é de excelente qualidade.
outra coisa é se a ultima espira da mola não assentar perfeitamente na sela tem o risco de quebra e o ruido vai ser muito incomodo devido ao desgaste do apoio na balança
abraços
zavarize
02/08/2008, 18:40
Eduardo
Comprei exatamente o que esta no catalogo Fram disponivel na pagina deles na internet.não lembro os codigos mas funcionaram sem problemas.curioso é que o de ar foi fabricado em Israel !!!
Carlos TA
02/08/2008, 19:02
Pessoal,
Como já eh de costume, a alguns dias atras, depois de pular uns 2 quebra molas a bieleta quebrou. E já estava decidida a nao comprar outra nova pra quebrar novamente. Então levei a um mecanico amigo meu pra tertarmos uma solução.
E fizemos o seguinte, pegamos uma bieleta do Astra, o tamanho dela é bem maior e aparentemente bem mais resistente, cortamos e soldamos um parafuso e deixamos ela do tamanho da original do GV, so que com um detalhe, quando tiramos a bieleta original, ela estava bastante empenada, em funçao da mudança de altura do carro, e é justamente isso que a faz quebrar. Então sugerir que o parafuso soldado para montar a bieleta já fosse soldado empenado, como estava na bieleta original. Bem, assim o fizmos, ela ta no lugar, já fiz uma trilha bem pesada no V Encontro, e até agora se comportou muito bem. Segue abaixo uma foto dela no lugar.
E por falar no V Encontro Suzukinet, o evento foi excelente, confiram no nosso site algumas fotos que tirei ( as ultimas são as melhores, uma trilha super pesada no domingo, entramos nela 10hs e saimos meia noite)
confiram www.alagoinhasoffroad.com.br (http://www.alagoinhasoffroad.com.br)
Fabrício,
A bieleta é do Astra que ano/modelo?
A foto foi feita com o carro no chão?
Obrigado.
Carlos
Pessoal,
Vi aqui no forúm (ver link abaixo) sobre locais que fabricam molas. Acho que vale a pena dar uma checada.
Quem ligar ou souber se essas empresas podem fabricar as molas dianteiras/traseiras para Tracker compensando o calço 2" e mais resistentes será uma boa solução.:pensativo:
Segue:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=44149
CArlos TA,
Foi vc quem havia falado tempo atrás que comprou uns BF All para GV e nessa loja teria o BF MUD 225/75 R16 à venda também? :pensativo:
Fabrício,
A bieleta é do Astra que ano/modelo?
A foto foi feita com o carro no chão?
Obrigado.
Carlos
Bieleta de Astra ou Vectra até 1996, R$ 15,50. O único problema é que a parte do parafuso que vai na barra estabilizadora é 1mm mais grosso. Vais ter de usar furadeira pra alargar o furo da barra.
http://www.pbb.com.br/sessoes.asp?item=2&Categoria=28
Há também a bieleta do Honda Civic 98/00, R$ 25,00. Essa é 1mm mais fina, mas há gente usando ela há bastante tempo e sem problemas.
http://www.pbb.com.br/produtos.asp?produto=696&desc=bieleta-da-barra-estabilizadora-dianteira-civic-1998-a-2000
[]
Mário.
Carlos TA
02/08/2008, 20:35
Bieleta de Astra ou Vectra até 1996, R$ 15,50. O único problema é que a parte do parafuso que vai na barra estabilizadora é 1mm mais grosso. Vais ter de usar furadeira pra alargar o furo da barra.
http://www.pbb.com.br/sessoes.asp?item=2&Categoria=28
Há também a bieleta do Honda Civic 98/00, R$ 25,00. Essa é 1mm mais fina, mas há gente usando ela há bastante tempo e sem problemas.
http://www.pbb.com.br/produtos.asp?produto=696&desc=bieleta-da-barra-estabilizadora-dianteira-civic-1998-a-2000
[]
Mário.
Mário,
Já testou esta do astra?
Obrigado pela dica.
Carlos
Mário,
Já testou esta do astra?
Obrigado pela dica.
Carlos
Carlos,
Não, minhas bieletas ainda estão boas!:mrgreen:
Essas informações são dos arquivos da SuzukiNet! É só pesquisar que tá tudo lá!:concordo:
Disponha!
[]
Mário.
hrodrigues
04/08/2008, 06:51
Olá Mario
Vc. teve algum problema com a cambagem do seu carro ?
Precisou fazer uso dos recursos descritos aí para trás , como trocar o parafuso ou aumentar o furo no amortecedor ? Estou perguntando porque no meu caso, não precisei.
Abs
Helio
Olá Mario
Vc. teve algum problema com a cambagem do seu carro ?
Precisou fazer uso dos recursos descritos aí para trás , como trocar o parafuso ou aumentar o furo no amortecedor ? Estou perguntando porque no meu caso, não precisei.
Abs
Helio
Hélio,
Você está dizendo que conseguiu acertar a cambagem sem alargar o furo do amortecedor?
Aumentar um dos dois furos do amortecedor é inevitável, senão não há como acertar a cambagem. E o melhor é alargar o de cima, já que o parafuso de baixo é o mais exigido.
Esse parafuso especial para facilitar a cambagem eu não coloquei e não colocaria de maneira nenhuma. Claro que cada um sabe o que é melhor para si, mas, na minha humilde opinião colocar um parafuso 2mm mais fino num carro já é temerário, num 4x4 pior ainda. Acho um risco totalmente desnecessário. A empresa de alinhamento que se vire pra ajustar a cambagem, afinal tô pagando pra isso!
[]
Mário.
hrodrigues
04/08/2008, 08:09
Mário
O cara que fez os ajustes (cambagem + alinhamento ) disse que estava tudo OK. Não vi alargar nada. Vou retornar lá para verificar. Teria alguma foto (do alargamento), para o cara entender ?
Helio
Mário
O cara que fez os ajustes (cambagem + alinhamento ) disse que estava tudo OK. Não vi alargar nada. Vou retornar lá para verificar. Teria alguma foto (do alargamento), para o cara entender ?
Helio
Não tenho foto do meu carro. Vai essa emprestada:
http://img81.imageshack.us/img81/7599/amortiguadordelanterosuvz5.jpg
Ou se alarga o de baixo mais pro centro do carro, ou se alarga o de cima mais pra fora do carro (preferível). Esse alargamento varia de acordo com as condições do carro, mas, em geral, na Tracker nova, é em torno de 5mm.
Será que o cara não trocou os dois parafusos originais de 12mm por outros de 10mm? Nesse caso, conseguiria também ajustar a cambagem...
[]
Mário.
Newton Guerra
04/08/2008, 11:03
Ou se alarga o de baixo mais pro centro do carro, ou se alarga o de cima mais pra fora do carro (preferível).
[]
Mário.
Mário, é ao contrário. O de cima para dentro ou o de baixo para fora. No GV eu tinha trocado o parafuso superior por um de 10 mm e mesmo assim tive que abrir um pouco mais o furo, uns 2 mm. Medir a cambagem é muito fácil, basta um um peso num barbante e uma régua: com o carro no chão, meça a distância do barbante (esticado pelo peso) e a roda, na face superior e inferior. O ideal é ficar igual, ou seja, cambagem zerada.
Abraços
Mário, é ao contrário. O de cima para dentro ou o de baixo para fora. No GV eu tinha trocado o parafuso superior por um de 10 mm e mesmo assim tive que abrir um pouco mais o furo, uns 2 mm. Medir a cambagem é muito fácil, basta um um peso num barbante e uma régua: com o carro no chão, meça a distância do barbante (esticado pelo peso) e a roda, na face superior e inferior. O ideal é ficar igual, ou seja, cambagem zerada.
Abraços
Oops, falha nossa!
Aprendeste essa medição com um pedreiro, não?:mrgreen:
[]
Mário.
Newton Guerra
04/08/2008, 11:16
Oops, falha nossa!
Aprendeste essa medição com um pedreiro, não?:mrgreen:
[]
Mário.
O curso de engenharia civil tinha que servir para alguma coisa, né?
Como achei o uso do prumo de pedreiro muito complicado (faltei nessa aula), usei uma chave 17 de catraca pendurada num barbante mesmo :mrgreen:.
Abraços
hrodrigues
04/08/2008, 11:43
Não tenho foto do meu carro. Vai essa emprestada:
http://img81.imageshack.us/img81/7599/amortiguadordelanterosuvz5.jpg
Ou se alarga o de baixo mais pro centro do carro, ou se alarga o de cima mais pra fora do carro (preferível). Esse alargamento varia de acordo com as condições do carro, mas, em geral, na Tracker nova, é em torno de 5mm.
Será que o cara não trocou os dois parafusos originais de 12mm por outros de 10mm? Nesse caso, conseguiria também ajustar a cambagem...
[]
Mário.
Boa pergunta essa. Não tenho a menor idéia. O que aconteceu foi que durante todo o processo de instalação do Kit fiquei colado no cara. Quando terminou e foi para a parte da geometria achei desnecessário e simplesmente confiei. Vou só esperar chegar os alongadores dos batentes que o André me mandou e aproveito para fazer os dois serviços, ou melhor, os tres, não me esqueci das fotos... :concordo:
Abs
Helio
Zé Novais
04/08/2008, 13:35
MUDANDO DE ASSUNTO . . .
Alguem aqui ja desmontou . . .
sabe como desmonta . . .
poderia me dizer como tenho acesso aos relogios do painel ? ? ?
Vi q tem dois parafusos na parte superior bem acima do vidro que protege os mostradores, e ai, alguma ideia ou ajuda ? ? ?
MUDANDO DE ASSUNTO . . .
Alguem aqui ja desmontou . . .
sabe como desmonta . . .
poderia me dizer como tenho acesso aos relogios do painel ? ? ?
Vi q tem dois parafusos na parte superior bem acima do vidro que protege os mostradores, e ai, alguma ideia ou ajuda ? ? ?
Zé Novais,
Baixe os manuais da GV aqui:
http://www.suzukiclub4x4.com.ar/Manuales/Manuales_GV.zip
No manual SQ416_1of2.pdf, página 550, vais ter todas as instruções.
Abraços,
Mário.
Murillus
04/08/2008, 18:20
Pessaol,
Daria pra colocar freio a disco na trazeira da tracker?...
Quando faço trilhas com lama e agua, ela fica totalmente sem freio...
e Falando com o pessoal dos troller, me deram esta ideia, mas so nao sei se da certo ou se é viavel financeiramente...
alguem tem ideia?
[]s
VBeltram,
Tem alguma notícia do novo kit de 2" para Tracker/GV que a Alternativa está desenvolvendo?
VOVÔ DO TROLLER
04/08/2008, 23:07
VBeltram,
Tem alguma notícia do novo kit de 2" para Tracker/GV que a Alternativa está desenvolvendo?
Boa noite TMorais. Amanhã eu ligo para eles e depois te posiciono. Abs.
Zé Novais
05/08/2008, 10:53
Via mail me informaram que ainda estão no desenvolvimento . . . vamos aguardar . . .
Zé Novais
05/08/2008, 14:03
Olá a todos,
Ja que a CALMINI do Equador não nos responde, mandei um mail direto à CALMINI "fonte", perguntei sobre valor do kit PARA gv, com envio para o Brasil, segue a resposta fresquinha, acabei de receber . . .
"Hello,
Here is the cost breakdown for the parts you’ve enquired about:
- SK19800 2.5” Suspension Lift System: $995.00
- Shipping cost to Brazil: $698.52
We accept payment in the forms of international money order and bank wire transfer.
If you have any additional questions, please feel free to contact us.
Thank you for your interest in Calmini Products!
Best regards,
Jake
Calmini Products"
É isso ai . . .
VOVÔ DO TROLLER
05/08/2008, 14:24
Citação:
Postado originalmente por TMorais http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=660450#post660450)
VBeltram,
Boa tarde pessoal. Acabei de falar com o Robson da Aternativa4x4 e ele me disse que até o final da semana que vem teremos novidades. Abs
VOVÔ DO TROLLER
05/08/2008, 14:27
Olá a todos,
Ja que a CALMINI do Equador não nos responde, mandei um mail direto à CALMINI "fonte", perguntei sobre valor do kit PARA gv, com envio para o Brasil, segue a resposta fresquinha, acabei de receber . . .
"Hello,
We accept payment in the forms of international money order and bank wire transfer.
Best regards,
Jake
Calmini Products"
É isso ai . . .
Boa tarde Zé Novais. Valeu pela informação. Será que esta importação não fica demasiadamente complicada? Outro cuidado é que, dependendo do país muda o nome dos modelos Suzuki, portanto tem que ser verificado com cuidado o código do kit para não comprar o kit errado. Abs. Válter
Andre Sousa
05/08/2008, 14:53
Você deve somar mais uns US$ 1.000 do Imposto de Importação e desembaraço aduaneiro.
O total da brincadeira ficará em R$ 4.500
Zé Novais
05/08/2008, 15:14
Você deve somar mais uns US$ 1.000 do Imposto de Importação e desembaraço aduaneiro.
O total da brincadeira ficará em R$ 4.500
Fala Andre,
Cara qdo eu tinha o vitarinha canvas, comprei junto a askby uma capota pra ele, paguei uns $160,00 pela capota e mais uns $60,00 pela inportação, envio, e outros, sei q o valor nem se compara, e qa peça pretendida tb não, mas na epoca me disseram que sairia muito mais do que eu tinha orçado, q eu tinha q separar uma grana para os por fora . . . sei q isso não aconteceu, recebi minha capota sem desenbolsar nada a mais . . . não poderia ser esse o caso? Afinal eles mandaram o valor do kit $995 e mas os de despesas $600 e alguma coisa . . .
Andre Sousa
05/08/2008, 15:28
Já fiz esse contato antes com a Calmini. Não posso dizer sobre o que v. comprou pela Asby. Mas no caso dos produtos da Calmini, o envio que eles se referem pode ser, por exemplo, pela FEDEX. O que vai acontecer é que, quando a mercadoria passar pela Alfândega, ficará retida até que você se dirija ao agente alfandegário para fazer o desembaraço aduaneiro, pagar as taxas de Alfândega e o Imposto de Importação. A FEDEX pode fazer isso pra você, cobrando uma taxa. Liga pra FEDEX e pergunta como é que se faz nesses casos de frete internacional.
Abraços.
Fala Andre,
Cara qdo eu tinha o vitarinha canvas, comprei junto a askby uma capota pra ele, paguei uns $160,00 pela capota e mais uns $60,00 pela inportação, envio, e outros, sei q o valor nem se compara, e qa peça pretendida tb não, mas na epoca me disseram que sairia muito mais do que eu tinha orçado, q eu tinha q separar uma grana para os por fora . . . sei q isso não aconteceu, recebi minha capota sem desenbolsar nada a mais . . . não poderia ser esse o caso? Afinal eles mandaram o valor do kit $995 e mas os de despesas $600 e alguma coisa . . .
Infelizmente não... Pelo preço e peso, o frete deve ser por courier (Fedex, UPS, etc). Nesse caso é 100% de certeza que vais morrer em mais 100% do valor (kit + frete) em Imposto de Importação + ICMS + Desembaraço Aduaneiro. Ou seja a brincadeira vai sair por U$ 1700 x 2 = 3400 doletas.
[]
Mário.
Já fiz esse contato antes com a Calmini. Não posso dizer sobre o que v. comprou pela Asby. Mas no caso dos produtos da Calmini, o envio que eles se referem pode ser, por exemplo, pela FEDEX. O que vai acontecer é que, quando a mercadoria passar pela Alfândega, ficará retida até que você se dirija ao agente alfandegário para fazer o desembaraço aduaneiro, pagar as taxas de Alfândega e o Imposto de Importação. A FEDEX pode fazer isso pra você, cobrando uma taxa. Liga pra FEDEX e pergunta como é que se faz nesses casos de frete internacional.
Abraços.
Tanto a Fedex quanto a UPS pagam todas as taxas sem te perguntar nada (que eu saiba não há outra maneira de fazer) e quando forem entregar, também sem avisar, te cobram na hora, à vista e sem choro.
[]
Mário
Andre Sousa
05/08/2008, 15:35
xiiiiiiiiiiiiiiiii, pior ainda...
hrodrigues
05/08/2008, 15:50
Olá André
Recebi os alongadores do batente. Muito bem feitos. Devo instalar assim que conseguir o protetor de tanque da RC. Prometeram para essa semana. No total já tem mais de um mes que eles estão enrolando... parece até a novela do Zé Novais com o Kit dele ahahahah
Valeu
Abs
Helio
PS depois me manda o valor do Sedex para que possa efetuar o depósito
Andre Sousa
05/08/2008, 15:58
Olá André
Recebi os alongadores do batente. Muito bem feitos. Devo instalar assim que conseguir o protetor de tanque da RC. Prometeram para essa semana. No total já tem mais de um mes que eles estão enrolando... parece até a novela do Zé Novais com o Kit dele ahahahah
Valeu
Abs
Helio
Tranqüilo. Agente precisa é marcar uma psseio com a turma do Rio. Aí v. me paga uma cerveja (sem álcool).
Zé Novais
05/08/2008, 16:18
Olá André
Valeu
Abs
Helio
É assim né Helio, rsrsrsrsrsrsrsrs um dia ele sai rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs . . .
Pô muito ruim esse lance de importação . . . André, qdo émsm q vc vai trazer nossos kits ? ? ? . . . rsrsrsrsrsrs
Ja falei, to tentando montar um gurpo de SUZUKIS de Niteroi e RJ pra passeios e trilhas . . . estamos pensando ate em uma marca . . .
Newton Guerra
05/08/2008, 16:39
VBeltram,
Olá André
Devo instalar assim que conseguir o protetor de tanque da RC. Prometeram para essa semana. No total já tem mais de um mes que eles estão enrolando... parece até a novela do Zé Novais com o Kit dele ahahahah
"Sócios", acho melhor a gente se juntar e fabricar :mrgreen:. Ô povo enrolado, estão assim faz um tempão. Acho que tem muita gente comprando, não estão muito preocupados em vender.
Abraços
hrodrigues
05/08/2008, 16:43
Olá Zé Novais
Se for para passeios e trilhas leves to dentro. Meu carro não está preparado para trilhas pesadas. Obviamente acompanhado pela gelada ( agora sem álcool )
Abs
Helio
hrodrigues
05/08/2008, 16:52
"Sócios", acho melhor a gente se juntar e fabricar :mrgreen:. Ô povo enrolado, estão assim faz um tempão. Acho que tem muita gente comprando, não estão muito preocupados em vender.
Abraços
Ola Newton
Parece que é isso mesmo, não estão preocupados em vender...
Ou então, o que já venderam até agora, devido aos preços cobrados, já fizeram a independência financeira.
Depois ainda dizem que o baiano é que é enrolado...
Abs
Helio
hrodrigues
05/08/2008, 16:54
Abraços
Zé
Não tenta não, faz logo...
Se precisar de ajuda estou a disposição
Abs
Oooops, falha nossa, essa resposta é pro Zé Novais
helio
Andre Sousa
05/08/2008, 17:15
Ja falei, to tentando montar um gurpo de SUZUKIS de Niteroi e RJ pra passeios e trilhas . . . estamos pensando ate em uma marca . . .
Zé Novais.
Faz o seguinte: abre um tópico em "Trilhas Off Road" pra juntar o pessoal de Niterói e Rio e montar um passeio. Tenho boas sugestões de lugares com dunas de areia, erosões, encostas, etc. etc.
Vamos marcar uma passeio pra ver os carros e conhecer o pessoal. Avisa aqui do tópico aberto.
Abraços.
RABUGENTO
05/08/2008, 17:18
Infelizmente não... Pelo preço e peso, o frete deve ser por courier (Fedex, UPS, etc). Nesse caso é 100% de certeza que vais morrer em mais 100% do valor (kit + frete) em Imposto de Importação + ICMS + Desembaraço Aduaneiro. Ou seja a brincadeira vai sair por U$ 1700 x 2 = 3400 doletas.
[]
Mário.
Fica mais barato ir até lá buscar e ainda dar uma passeada...
RABUGENTO
05/08/2008, 17:21
Zé Novais.
Faz o seguinte: abre um tópico em "Trilhas Off Road" pra juntar o pessoal de Niterói e Rio e montar um passeio. Tenho boas sugestões de lugares com dunas de areia, erosões, encostas, etc. etc.
Vamos marcar uma passeio pra ver os carros e conhecer o pessoal. Avisa aqui do tópico aberto.
Abraços.
Infelizmente a Polícia Ambiental está bloqueando muitos passeios pela região.
Muito cuidado com a rota que vão escolher.
Andre Sousa
05/08/2008, 17:25
Infelizmente a Polícia Ambiental está bloqueando muitos passeios pela região.
Muito cuidado com a rota que vão escolher.
Graaaaaaaaaande Rabugento. Sempre presente...
VOVÔ DO TROLLER
05/08/2008, 17:53
Abraços
Boa tarde (quase boa noite) Newton. Realmente os "caras" não estão nem aí. Como a oferta é restrita e tem público cativo , eles deitam e rolam. Na minha opinião estão "bobeando" pois já há milhares de Trackers na praça, sem contar os GVs e o pessoal está entusiasmado em fazer as modificações ( só como exemplo, quem já colocou + 2" na suspensão e trocou os pneus, sabe que o carro fica incrivelmente melhor). Abs. Válter
Video da Tracker em pequeno teste:
http://br.youtube.com/watch?v=ccOshgAGHug&feature=related
Video do Vitara: (para quem duvida da marca suzuki)
http://br.youtube.com/watch?v=23siQEufu1w&feature=related
zavarize
05/08/2008, 22:13
Boa noite pessoal
Se for um passeio light c/ carro original por perto tô dentro. se marcar uma cerveja antes em Niteroi melhor ainda.avisem
abraço
espinheira
05/08/2008, 23:18
Novais,
Recebi a mesma resposta! A preocupação são as taxas de imposto!
...Enquanto isso... Tem uma Empresa em Sampa que fabrica uns amortecedore de competição para Troller e disse que se mandasse os amortecedores originais do Tracker eles fabricariam os mesmos com 2" a mais. Já vi aqui em SSA Vitarinha usando esses amortecedores.
Abraço,
Ruy.
P.S.: Já detonei um jogo dos dianteiros originais!
Olá a todos,
"Hello,
Best regards,
Jake
Calmini Products"
É isso ai . . .
espinheira
05/08/2008, 23:33
Mas ainda é necessário rasgar o furo para 18mm, certo? Vou ter que substituir por esses dias o meu amortecedor dianteiro, já estou com os novos em mãos!
Abraço,
Ruy.
Achei por acaso no Brasil o Parafuso que regula a cambagem. Só tinha visto esse parafuso em páginas da internet no exterior (Bondoxmotorsports, Stumpy), etc. "Camber Adjusting Bolts" ou "Camber Adjustment Bolts"
hrodrigues
06/08/2008, 06:43
É assim né Helio, rsrsrsrsrsrsrsrs um dia ele sai rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs . . .
Pô muito ruim esse lance de importação . . . André, qdo émsm q vc vai trazer nossos kits ? ? ? . . . rsrsrsrsrsrs
Aí Zé Novais
Já temos o André, o Alexandre (Pedrinha), o Zavarize, vc. e eu. Esqueci alguém ... ?
Quem mais se apresenta ... ?
Como vc teve a idéia já está eleito Presidente. Agora só falta começar a trabalhar. A idéia do André de abrir um tópico é boa...
Abs
Helio
Zé Novais
06/08/2008, 07:09
Bom dia, bom dia, bom dia . . .
Muita calma nessa hora, tem um pequeno detalhe (mas muitissimo importante), minha esposa esta prestes a me presentear com um filhote, é, isso mesmo, um moleque que deve estar entre nós até dia 20, por isso , no momento ñ to podendo assumir compromissos tão serios assim, agradeço a indicação a presidencia, apesar de achar que o que conta é o grupo, esse negocio de presidente é furada, mas aos que tem interesse volto a repetir que costumo quinta sim e quinta não, sentar com outros suzukeiros de Niteroi, ja temos alguns planos, ideias de passeios e confraternizações, enfim, vou confirmar a reunião dessa semana e LÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓGICO todos voces estão mais que convidados . . .
Zé Novais
06/08/2008, 07:50
Como o colega ESPINHEIRA escreveu, ñ seria interessante a nós interessados em suspender os carros cotar os amortecedores e as molas, ambos 2" maiores???
Po, essa pode ser uma solução . . .
RABUGENTO
06/08/2008, 08:01
Zé Novais,
Dia 20/08 é um dia muito importante. Se o garoto nascer nesse dia garanto que será um grande homem, mas um pouco rabugento. :)
Como o colega ESPINHEIRA escreveu, ñ seria interessante a nós interessados em suspender os carros cotar os amortecedores e as molas, ambos 2" maiores???
Po, essa pode ser uma solução . . .
Poiz é, não só 2" maiores, mas com maior amplitude de curso e com os furos já no lugar certo pros Tracker/GV levantados 2"!
[]
Mário.
Mas ainda é necessário rasgar o furo para 18mm, certo? Vou ter que substituir por esses dias o meu amortecedor dianteiro, já estou com os novos em mãos!
Abraço,
Ruy.
O rasgo do furo é de +-5mm, caso a tua frente seja "original". Se puseste peso na frente (guincho, etc) ou trocaste as molas, como o André, o furo vai ser de outro tamanho...
[]
Mário.
Zé Novais
06/08/2008, 08:25
Zé Novais,
Dia 20/08 é um dia muito importante. Se o garoto nascer nesse dia garanto que será um grande homem, mas um pouco rabugento. :)
hehehehehehehe . . . não vou esquecer isso, qto a ser um pouquinho RABUGENTO, não acho isso um problema . . . hehehehehehehe . . .
Zé Novais
06/08/2008, 08:30
Poiz é, não só 2" maiores, mas com maior amplitude de curso e com os furos já no lugar certo pros Tracker/GV levantados 2"!
[]
Mário.
e se fazem amortecedores pra competição, matariamos os coelhos de uma vez só . . .
amortecedores maiores e mais firmes, ja com a furação certa, corrigindo a canbagem;
molas maiores e mais firmes . . .
começo a ver a coisa funcionando com uma simples trocada de molas e amortecedores, acho q estamos chegando lá . . .
Zé Novais
06/08/2008, 08:33
"Tem uma Empresa em Sampa que fabrica uns amortecedore de competição para Troller e disse que se mandasse os amortecedores originais do Tracker eles fabricariam os mesmos com 2" a mais. Já vi aqui em SSA Vitarinha usando esses amortecedores.
Abraço,
Ruy."
ESPINHEIRA, vc tem o contato desses fabricantes ? ? ?
Aos mais entendidos do assunto . . .
"amortecedores maiores e mais firmes, ja com a furação certa, corrigindo a canbagem e molas maiores e mais firmes"
. . . o q vc s acham? é coerente? ou ñ passa de mais um absurdo ? ? ?
Carneiro
06/08/2008, 13:34
"Tem uma Empresa em Sampa que fabrica uns amortecedore de competição para Troller e disse que se mandasse os amortecedores originais do Tracker eles fabricariam os mesmos com 2" a mais. Já vi aqui em SSA Vitarinha usando esses amortecedores.
Abraço,
Ruy."
ESPINHEIRA, vc tem o contato desses fabricantes ? ? ?
Aos mais entendidos do assunto . . .
"amortecedores maiores e mais firmes, ja com a furação certa, corrigindo a canbagem e molas maiores e mais firmes"
. . . o q vc s acham? é coerente? ou ñ passa de mais um absurdo ? ? ?
Deve ser sobre isso que estão falando:
http://www.mail-archive.com/suzuki-net@yahoogrupos.com.br/msg36189.html
http://www.prodesign-systems.com/pagina_abertura_pro_design.htm
O preço não é barato. Mas, de repente com mais gente pode ficar menor... De qualquer maneira, a questão é a manutenção do bicho...
De acordo com eles, é sugerido de 6 em 6 meses, e o problema é custo. Em algum e-mail li que seria por volta dos 100 reais. Será que vale, gastar 200 paus todo ano para revisar os amortecedores? Talvez se fosse uns 100 reais por ano...
Ainda aposto na solução de usar cartucho (amortecedor de Gol), mas o Daniel tá reformando a oficina e qualquer idéia de alteração do GV tá parada...
Abraços,
Márcio.
Andre Sousa
06/08/2008, 13:53
Abraço,
Ruy.
Possivelmente não tenha que rasgar o furo não. Recentemente mostrei esses parafusos pro meu mecânico e ele disse que se tivesse isso antes não precisaria rasgar o furo do amortecedor. Note que os caras lá fora não falam nada em rasgar oamortecedor, apenas em colocar esse parafuso.
Sugiro montar sem o rasgo e tentar ajustar só com o parafuso.
Andre Sousa
06/08/2008, 14:09
Pessoal, eu sempre fuji da idéia de mandar fazer "artesanalmente" amostecedores com maior cuso e molas maiores e mais resistentes para meu carro.
Os motivos são três. Primeiro o custo, que é quase o dobro de uma peça de linha. Depois o fato de que são peças de reposição, principalmente os amortecedores que trocamos com uns 30 mil. Por último o fato de que peças feitas sob encomenda nunca mantém o mesmo padrão de qualidade de um fabricante como Cofap, Monroe, etc. - as peças duram menos mesmo.
Penso que hoje é muito bom saber que se meus amortecedores necessitarem ser trocados basta procurar um produto de linha do que mandar fazer novamente outros.
Se fossem peças que não se desgastam como quebra-mato, snorquel, estribo, etc. etc. penso que mandar fazer pode ser a melhor opção - são peças "permanentes".
Já as peças de que necessitam reposição regular, quando encomendadas são dor-de-cabeça constante.
Posso estar errado mas...
Pessoal, eu sempre fuji da idéia de mandar fazer "artesanalmente" amostecedores com maior cuso e molas maiores e mais resistentes para meu carro.
Os motivos são três. Primeiro o custo, que é quase o dobro de uma peça de linha. Depois o fato de que são peças de reposição, principalmente os amortecedores que trocamos com uns 30 mil. Por último o fato de que peças feitas sob encomenda nunca mantém o mesmo padrão de qualidade de um fabricante como Cofap, Monroe, etc. - as peças duram menos mesmo.
Penso que hoje é muito bom saber que se meus amortecedores necessitarem ser trocados basta procurar um produto de linha do que mandar fazer novamente outros.
Já as peças de que necessitam reposição regular, quando encomendadas são dor-de-cabeça constante.
Posso estar errado mas...
Até concordo com a situação acima. Mas acredito que empresas especializadas na confecção de molas/amortecedores tenham um padrão diferenciado no quesito "qualidade/durabilidade".
Mas nesse caso vale a pena algum de vocês de Sampa ou RJ ir nessas lojas para conferir o material e realmente saber sobre o custo. Se aqui tivesse alguma loja desse porte relatava para vcs.:putz:
Acho que a questão das molas seria uma solução importante pois seria retirado os ditos "calços".
Sobre os amortecedores pelo que sei tem somente a opção do traseiro da Suprema a Gás e a óleo. Pelo visto em mensagens de alguns foristas aqui a oferta desses amortecedores está reduzida (além do preço aumentado) e com certa dificuldade de serem encontrados. Na falta destes existe alguma outra opção no mercado compatível com esses?:pensativo:
Carlos TA
06/08/2008, 18:39
Pessoal,
alguém sabe me dizer onde encontro os amortecedores dianteiros originais Monroe do GV/Tracker, fora das concessionárias , aqui em BH eles estão sumidos.
De preferência alguma loja que veda on line.
Obrigado
Carlos
VOVÔ DO TROLLER
06/08/2008, 19:01
Pessoal,
alguém sabe me dizer onde encontro os amortecedores dianteiros originais Monroe do GV/Tracker, fora das concessionárias , aqui em BH eles estão sumidos.
Obrigado
Carlos
Boa noite Carlos. Você já tentou na www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br) e na WWW.ALTERNATIVA4X4.COM.BR (http://www.ALTERNATIVA4X4.COM.BR) ? Eles enviam para qualquer lugar do brasil. Abs. Válter
Andre Sousa
06/08/2008, 19:03
Pessoal,
Obrigado
Carlos
Liga pros caras e confirma se é Monroe
http://www.sopecasimport.com.br/loja/produtos.asp?produto=3043
Esse aqui certamente é
http://www.rumoautopecas.com.br/search?ctg=1654&by=2&partBrand=SUZUKI&partModel=GRAN%20VITARA&_iac=advanced&_partBrand=SUZUKI&_partModel=GRAN%20VITARA
Carlos TA
06/08/2008, 19:44
Liga pros caras e confirma se é Monroe
http://www.sopecasimport.com.br/loja/produtos.asp?produto=3043
Esse aqui certamente é
http://www.rumoautopecas.com.br/search?ctg=1654&by=2&partBrand=SUZUKI&partModel=GRAN%20VITARA&_iac=advanced&_partBrand=SUZUKI&_partModel=GRAN%20VITARA
Obrigado,
André e Valter
vou pesquisar
Carlos
espinheira
07/08/2008, 00:15
Carlos,
Acabei de comprar os monroe originais na rumo autopeças. Saiu a R$ 200,00 cada. E eles foram super proficionais e rápidos.
Abraço,
Ruy.
P.S.: Estou comprando os parafusos indicados pelo André CAM M12 e vou tentar instalar sem rasgar o amortecedor. Terei notícias em breve!
Pessoal,
Obrigado
Carlos
Carlos TA
07/08/2008, 19:29
Carlos,
Acabei de comprar os monroe originais na rumo autopeças. Saiu a R$ 200,00 cada. E eles foram super proficionais e rápidos.
Abraço,
Ruy.
P.S.: Estou comprando os parafusos indicados pelo André CAM M12 e vou tentar instalar sem rasgar o amortecedor. Terei notícias em breve!
Valeu Ruy.
pela referência.
Obrigado.
Carlos
hrodrigues
08/08/2008, 16:16
Possivelmente não tenha que rasgar o furo não. Recentemente mostrei esses parafusos pro meu mecânico e ele disse que se tivesse isso antes não precisaria rasgar o furo do amortecedor. Note que os caras lá fora não falam nada em rasgar oamortecedor, apenas em colocar esse parafuso.
Sugiro montar sem o rasgo e tentar ajustar só com o parafuso.
Olá pessoal
Estive hoje com o cara que fez a minha suspensão e falei que havia comprado os parafusos CAM 12 e iria levar para instalar. Ele disse que isso não é coisa nova. Me levou no descarte da oficina e me mostrou alguns usados que ele já havia substituido ( só que ele usa outro nome para os parafusos, me falou mas esqueci ). Disse que funciona e que provavelmente não será preciso rasgar o furo. Assim que fizer a substituição dou notícias.
Alguma informação técnica para comparações:
http://www.cambercaster.com.br/documentos/Original.pdf
http://www.cambercaster.com.br/documentos/CamberCaster.pdf
Abs
Helio
PS: André mais uma vez entrou no circuito para me ajudar com os parafusos. Agora já estou devendo duas ... :concordo:
Olá pessoal
Estive hoje com o cara que fez a minha suspensão e falei que havia comprado os parafusos CAM 12 e iria levar para instalar. Ele disse que isso não é coisa nova. Me levou no descarte da oficina e me mostrou alguns usados que ele já havia substituido ( só que ele usa outro nome para os parafusos, me falou mas esqueci ). Disse que funciona e que provavelmente não será preciso rasgar o furo. Assim que fizer a substituição dou notícias.
Alguma informação técnica para comparações:
http://www.cambercaster.com.br/documentos/Original.pdf
http://www.cambercaster.com.br/documentos/CamberCaster.pdf
Abs
Helio
PS: André mais uma vez entrou no circuito para me ajudar com os parafusos. Agora já estou devendo duas ... :concordo:
Hélio,
Isso é uma coisa que não entendo. Esse CAM12 permite, no máximo, uma variação de uns 2mm, e olhe lá. O rasgo do amortecedor num Tracker novo deve ser em torno de 5mm. Então, não sei como vai conseguir zerar a cambagem sem rasgar o amortecedor ou, no mínimo, substituindo os 2 parafusos por esses CAM12.
Essa conta não fecha...
[]
Mário.
hrodrigues
08/08/2008, 17:15
Olá Mário
Realmente não sei o que responder. Estou na fase de "coleta de informações" . A prova dos nove será feita quando da execução do serviço. Será tudo fotografado...
Estou aguardando a chegada dos parafusos. Vou aproveitar para instalar os prolongadores do calço e a proteção do tanque, isto se a RC, desencantar... Estou aguardando essa bendita proteção há mais de um mes. Assim que fizer dou notícias.
Abs
Helio
VOVÔ DO TROLLER
08/08/2008, 17:27
Olá Mário
Realmente não sei o que responder. Estou na fase de "coleta de informações" . A prova dos nove será feita quando da execução do serviço. Será tudo fotografado...
Estou aguardando a chegada dos parafusos. Vou aproveitar para instalar os prolongadores do calço e a proteção do tanque, isto se a RC, desencantar... Estou aguardando essa bendita proteção há mais de um mes. Assim que fizer dou notícias.
Abs
Helio
Boa tarde pessoal. Só para colocar mais lenha na fogueira, ou água fria na fervura, como queiram, o meu parafuso ( o de cima) também é de 12 mm (é um comum, com aço especial, não o da cambercaster. Eu uso uma porca e uma contraporca) e a cambagem trabalha dentro da recomendação técnica específica e não foi necessário "rasgar". Também não tenho explicação técnica para tal. Abs e bom final de semana para todos. Válter.
Boa tarde pessoal. Só para colocar mais lenha na fogueira, ou água fria na fervura, como queiram, o meu parafuso ( o de cima) também é de 12 mm (é um comum, com aço especial, não o da cambercaster. Eu uso uma porca e uma contraporca) e a cambagem trabalha dentro da recomendação técnica específica e não foi necessário "rasgar". Também não tenho explicação técnica para tal. Abs e bom final de semana para todos. Válter.
Valter,
Parafuso 12mm é o tamanho original... E parafuso de amortecedor não é um parafuso comum.:discordo: É uma parte importantíssima da segurança do carro. É um parafuso com rigoroso controle de qualidade pelas montadoras. Qq problema nesse parafuso já viu...
E, sinceramente, se não oblongastes o furo do amortecedor, fizestes mágica! Dê uma olhada de quão enviasada fica a bieleta após o calço e terás uma idéia de como fica o amortecedor e a roda sem oblongar.
[]
Mário.
hrodrigues
08/08/2008, 18:39
Mário
Sem querer ir contra o que falou, até porque, também concordo, a colocação do Valter veio reforçar o que disse anteriormente, que havia acompanhado toda a instalação do Kit e na hora da geometria não o fiz. O mecânico ( especialista em suspensão ) disse que estava tudo OK após a verificação da cambagem e o alinhamento.
Mistério... :pensativo: Aguardem o próximo capítulo...
Abs
Helio
eustaquio lucena
08/08/2008, 21:47
murillus, As Pastilhas Na Japanautoparts Estão A R$ 70,00 E Estão Na Promoção!!! Quanto à Sugestão Do André, Já Comprei Peças P/ O Gv Num Desmanche Tb...com Nota Fiscal, Inclusive...acho Que Neste Caso Específico, Vale A Pena!
Pedrinha,
Vc. Tem O Telefone Do Desmanche ? Qual A Cidade? Estado?
Grato
Eustaquio
VOVÔ DO TROLLER
08/08/2008, 23:07
Citação:
Postado originalmente por vbeltram http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=663879#post663879)
Valter,
Parafuso 12mm é o tamanho original... E parafuso de amortecedor não é um parafuso comum.:discordo: É uma parte importantíssima da segurança do carro. É um parafuso com rigoroso controle de qualidade pelas montadoras. Qq problema nesse parafuso já viu...
E, sinceramente, se não oblongastes o furo do amortecedor, fizestes mágica! Dê uma olhada de quão enviasada fica a bieleta após o calço e terás uma idéia de como fica o amortecedor e a roda sem oblongar.
Mário
Pessoal, desculpem-me pelo engano e pela polêmica causada. Retificando , na verdade o parafuso superior por mim utilizado é de 10 mm ( e não 12 conforme informado). Abs. Válter
hrodrigues
09/08/2008, 08:25
Hélio,
Isso é uma coisa que não entendo. Esse CAM12 permite, no máximo, uma variação de uns 2mm, e olhe lá. O rasgo do amortecedor num Tracker novo deve ser em torno de 5mm. Então, não sei como vai conseguir zerar a cambagem sem rasgar o amortecedor ou, no mínimo, substituindo os 2 parafusos por esses CAM12.
Essa conta não fecha...
[]
Mário.
Olá Mário
O que vc acha disso ?
Comparando os dados dos relatórios de ensaios que podem ser acessados através de link em msg anterior, verifiquei que no ítem “ensaio de cisalhamento” a amostra M10 da Camber&caster se aproxima bastante da amostra M12 do original ( que estou entendendo ser o parafuso original). Essa diferença não poderia ser desprezada ? Assim poderíamos usar o parafuso Camber&caster de 10mm e possivelmente não haveria necessidade do “rasgo”
No ítem “Determinação da dureza HRC” pode-se verificar que a amostra M10 da Camber&caster tem valores superiores ao da amostra M12 original (continuo entendendo ser o parafuso original) .
Baseado nesses dados não poderíamos então substituir os parafusos de 12mm originais por um Camber&caster de 10mm sem que haja um grande comprometimento ? :pensativo:
Abs
Helio
Pessoal, desculpem-me pelo engano e pela polêmica causada. Retificando , na verdade o parafuso superior por mim utilizado é de 10 mm ( e não 12 conforme informado). Abs. Válter
Valter,
Desculpar-te pela polêmica? Não vejo porquê! É pela polêmica (sadia) que conclusões valiosas são tiradas!
Então, só pra polimizar um pouco mais: mesmo com a substituição do parafuso superior de 12 para 10mm não vais conseguir acertar a cambagem! Só vais conseguir se substituisses ambos os parafusos por 10mm, o que te daria uma margem de 4mm de ajuste. É o que fazem alguns argentinos e também já li em sites gringos. E também uma multidão de críticas sobre esse procedimento arriscado.
Hoje eu não compraria carro sem air-bag nem ABS, então, porque escolheria usar parafusos mais finos ao invés de ablongar o furo do amortecedor? E, ainda mais, numa caminhonete que você utiliza em trilhas?? Dando porrada a torto e a direito?
Veja, no site do fabricante do parafuso CAM e conte quantos carros, de que tipo e de que origem utilizam parafusos 10mm. Veja se consegue ver algum fabricante alemão ou japonês utilizando 10mm. E a única caminhonete a utilizar 10mm é a coreana Kia Sportage (não diz se a nova ou velha).
http://www.cambercaster.com.br/documentos/Tabela_cambagem.pdf
Claro que, cada um cada um, mas pra mim a segurança está em primeiro lugar. Posso ser chato, mas não gostaria de perder nenhum amigo do fórum por uma besteira destas.
Abraços,
Mário.
Olá Mário
O que vc acha disso ?
Comparando os dados dos relatórios de ensaios que podem ser acessados através de link em msg anterior, verifiquei que no ítem “ensaio de cisalhamento” a amostra M10 da Camber&caster se aproxima bastante da amostra M12 do original ( que estou entendendo ser o parafuso original). Essa diferença não poderia ser desprezada ? Assim poderíamos usar o parafuso Camber&caster de 10mm e possivelmente não haveria necessidade do “rasgo”
No ítem “Determinação da dureza HRC” pode-se verificar que a amostra M10 da Camber&caster tem valores superiores ao da amostra M12 original (continuo entendendo ser o parafuso original) .
Baseado nesses dados não poderíamos então substituir os parafusos de 12mm originais por um Camber&caster de 10mm sem que haja um grande comprometimento ? :pensativo:
Abs
Helio
Hélio,
Não sou especialista, mas esses testes são bastante suspeitos, em primeiro lugar foram feitos testes em apenas 6 parafusos, 3 originais e 3 da empresa. Uma amostra muito pequena, concorda?
Esses originais são de que marca e tipo de carro?? São de caminhonetes ou de carros de passeio??
Tomemos os testes do parafuso de 12mm original e do CAM12:
Parafuso CAM12: 11,8 mm - 80,9kN
Parafuso orig 12mm: 10,9mm - 67,2kN
O parafuso CAM12 é mais fino que original, senão não teria manobra para ajustar o camber. Então, como é que o diâmetro da região ensaiada é maior que o do parafuso original???? Certamente ensaiaram na parte excêntrica do parafuso e não na parte mais fina dele. Será que dá pra confiar nessa empresa????
E pegar um parafuso original que deveria ser de 12mm, mas que têm apenas 10,9mm??
Se pegar o parafuso CAM14 e 14mm original, vais notar que os valores de diâmetro da região ensaiada e da força de cisalhamento são bastante parecidos. E a parte mais fina? Certamente resiste menos que o parafuso original.
Abraços,
Mário.
hrodrigues
09/08/2008, 08:48
Hélio,
Não sou especialista, mas esses testes são bastante suspeitos, em primeiro lugar foram feitos testes em apenas 6 parafusos, 3 originais e 3 da empresa. Uma amostra muito pequena, concorda?
Esses originais são de que marca e tipo de carro?? São de caminhonetes ou de carros de passeio??
Tomemos os testes do parafuso de 12mm original e do CAM12:
Parafuso CAM12: 11,8 mm - 80,9kN
Parafuso orig 12mm: 10,9mm - 67,2kN
O parafuso CAM12 é mais fino que original, senão não teria manobra para ajustar o camber. Então, como é que o diâmetro da região ensaiada é maior que o do parafuso original???? Certamente ensaiaram na parte excêntrica do parafuso e não na parte mais fina dele. Será que dá pra confiar nessa empresa????
E pegar um parafuso original que deveria ser de 12mm, mas que têm apenas 10,9mm??
Se pegar o parafuso CAM14 e 14mm original, vais notar que os valores de diâmetro da região ensaiada e da força de cisalhamento são bastante parecidos. E a parte mais fina? Certamente resiste menos que o parafuso original.
Abraços,
Mário.
Mário
Desculpe, não entendi a parte grifada em vermelho...
Mário
Desculpe, não entendi a parte grifada em vermelho...
Hélio,
Acho que você nem têm a mínima idéia de como funciona esse sistema, não?
A parte mais larga do parafuso é excêntrica e conforme vais girando o parafuso, ele altera (levemente) o ângulo do amortecedor. Mas para isso funcionar, o parafuso CAM necessariamente têm de ser mais fino que o original:
http://www.cambercaster.com.br/imagens/prod14.jpg
Nos EUA, já há parafusos desse tipo mas com o mesmo diâmetro do original (aproximadamente), mas nesse caso, é necessário "arrombar" o furo original do amortecedor e do suporte.
Abraços,
Mário.
VOVÔ DO TROLLER
09/08/2008, 11:46
Valter,
Desculpar-te pela polêmica? Não vejo porquê! É pela polêmica (sadia) que conclusões valiosas são tiradas!
Então, só pra polimizar um pouco mais: mesmo com a substituição do parafuso superior de 12 para 10mm não vais conseguir acertar a cambagem! Só vais conseguir se substituisses ambos os parafusos por 10mm, o que te daria uma margem de 4mm de ajuste. É o que fazem alguns argentinos e também já li em sites gringos. E também uma multidão de críticas sobre esse procedimento arriscado.
Hoje eu não compraria carro sem air-bag nem ABS, então, porque escolheria usar parafusos mais finos ao invés de ablongar o furo do amortecedor? E, ainda mais, numa caminhonete que você utiliza em trilhas?? Dando porrada a torto e a direito?
Veja, no site do fabricante do parafuso CAM e conte quantos carros, de que tipo e de que origem utilizam parafusos 10mm. Veja se consegue ver algum fabricante alemão ou japonês utilizando 10mm. E a única caminhonete a utilizar 10mm é a coreana Kia Sportage (não diz se a nova ou velha).
http://www.cambercaster.com.br/docum...a_cambagem.pdf (http://www.cambercaster.com.br/documentos/Tabela_cambagem.pdf)
Claro que, cada um cada um, mas pra mim a segurança está em primeiro lugar. Posso ser chato, mas não gostaria de perder nenhum amigo do fórum por uma besteira destas.
Abraços,
Mário.
Boa dia ao Mário e aos demais amigos foristas. Concordo plenamente contigo e agradeço às concisas informações. Eu também entendo que a segurança sempre deve ter prioridade. Como eu vou ter que mexer na dianteira devido ao "fim de curso dos amortecedores", vou providenciar o aumento do furo e a colocação dos parafusos originais (que estão guardados). O problema é que este serviço ( do do parafuso de menor diâmetro) foi proposto e executado por uma oficina conceituada em preparação e modificação de veículos 4 x4 em São Paulo ( Alternativa4x4 ) e por este motivo que eu estava tranqüilo ( estava, até agora). Abs. Válter
Piolho-BA
09/08/2008, 11:57
Hélio,
A parte mais larga do parafuso é excêntrica e conforme vais girando o parafuso, ele altera (levemente) o ângulo do amortecedor. Mas para isso funcionar, o parafuso CAM necessariamente têm de ser mais fino que o original:
Nos EUA, já há parafusos desse tipo mas com o mesmo diâmetro do original (aproximadamente), mas nesse caso, é necessário "arrombar" o furo original do amortecedor e do suporte.
Abraços,
Mário.
Iwakura,
Vc poderia postar fotos de seu Tracker?
Por esta foto pequena aí de cima parece que é uma bela viatura!
abç,
Iwakura,
Vc poderia postar fotos de seu Tracker?
Por esta foto pequena aí de cima parece que é uma bela viatura!
abç,
Obrigado!
Ainda é uma obra inacabada, mas ai vai:
http://lh6.ggpht.com/mario.iwakura/SJsh4xrz3mI/AAAAAAAADWI/Gi552tY6DGE/s400/P1010172.JPG
hrodrigues
09/08/2008, 13:35
Hélio,
Abraços,
Mário.
Mário
Eu tinha noção do funcionamento, só que os que havia visto ( na internet) tinham o mesmo calibre e a parte excêntrica era maior ainda, daí a minha dúvida. Alem disso ontem estive com um desses pafusos na mão, o mais fino ( o do descarte da oficina ). De qualquer forma informação nunca é demais principalmente por partir de um entendido...
Abs
Helio
PS: Vc pintou as rodas do carro da mesma cor ? Ficou maneiro... :concordo:
Pela foto parece que sua cambagem não está zerada... :lol:
Soube que por aqui existe uma loja que fabrica molas para veículos. Vou ver maiores informações e possibilidade de confecção de molas para Tracker com + 2" no mesmo diâmetro e mais rígida.
Se eles relmente confeccionarem as molas irei lá com Espinheira (pois tá na mão as traseira originais para análise).
A propósito Espinheira comentou comigo que havia pedido esses parafusos na medida de 12mm. Devem chegar essa semana e aí na montagem descobrimos se precisa ou não reabrir o furo. (Eu particularmente acho que sim.)
No meu ex-tracker teve a necessidade de reabrir o furo para ajuste de cambagem.
jmarcinho
09/08/2008, 17:43
Obrigado!
Ainda é uma obra inacabada, mas ai vai:
Caramba, sua viatura tah lindona!!! Parabens...
Qdo vi a miniatura da foto, já cliquei no seu perfil para procurar fotos da sua viatura, posta mais ai para eu babar mais um pouco :)
Qq ainda falta fazer ?
Muito show ficaram as rodas.
Abraço
Mário
Eu tinha noção do funcionamento, só que os que havia visto ( na internet) tinham o mesmo calibre e a parte excêntrica era maior ainda, daí a minha dúvida. Alem disso ontem estive com um desses pafusos na mão, o mais fino ( o do descarte da oficina ). De qualquer forma informação nunca é demais principalmente por partir de um entendido...
Abs
Helio
PS: Vc pintou as rodas do carro da mesma cor ? Ficou maneiro... :concordo:
Pela foto parece que sua cambagem não está zerada... :lol:
Hélio,
Não sou entendido de coisa alguma, sou engº elétrico, com conhecimentos parcos de engenharia e física e que não trabalha no ramo... Enfim, sou como todo mundo aqui, um enxerido!
Agora o parafuso CAM não pode ter o mesmo calibre do original e a parte excêntrica ser maior ainda, senão não entra no furo original (a não ser que abras mais o furo e é isso que alguns mais pentelhos com segurança fazem lá nos EUA).
E, é a minha cambagem não tá zerada! Medi agora a pouco e tá +- 1.5º /\. Me lembrei depois que troquei os pneus (mais altos) não refiz o alinhamento.:parede:
Mas que olho que vc têm eih?
As rodas eu mandei pintar de uma cor escolhida a dedo.:mrgreen: É uma mistura de preto meio chumbo, com verniz semi-fosco. E as lanternas traseiras foram levemente escurecidas, pra combinar com a roda.
E pra quem pediu mais algumas fotos!
Marcinho: falta ainda os estribos laterais, as lanternas do parachoque (que não ficaram prontas) e os bancos de couro. Além do batente do amortecedor dianteiro e um adaptação da bieleta do Dodge Stratus, que já tenho em mãos e acho que vai ficar muito boa, mas ainda falta consultar o especialista nisso...
[]
hrodrigues
10/08/2008, 08:28
Olá Mário
A cor das rodas ficou show. Como foi a mistura da tinta e do verniz ? primeiro pintou e depois aplicou o verniz ? Já tinha pensado em pintar as minhas, não toda a roda, somente os raios, mas tinha dúvida quanto ao resultado. Agora vendo as suas vi que ficam ótimas :concordo:
Abs
Helio
Murillus
10/08/2008, 14:54
As rodas eu mandei pintar de uma cor escolhida a dedo.:mrgreen: É uma mistura de preto meio chumbo, com verniz semi-fosco. E as lanternas traseiras foram levemente escurecidas, pra combinar com a roda.
E pra quem pediu mais algumas fotos!
Marcinho: falta ainda os estribos laterais, as lanternas do parachoque (que não ficaram prontas) e os bancos de couro. Além do batente do amortecedor dianteiro e um adaptação da bieleta do Dodge Stratus, que já tenho em mãos e acho que vai ficar muito boa, mas ainda falta consultar o especialista nisso...
muito legal...
como é que vc tirou o bagageiro? este seu bagageiro utiliza a mesma fixaçao do original?
[]s
Andre Sousa
10/08/2008, 23:34
Alô pessoas...
Lembrei que já existe um tópico aberto na Fórum "Trilhas Off-Road" pra gente agendar nossas trilhas. Inclusive tem a descrição de um pesseio em Búzios que poderia ser feito pelo grupo todo, inclusive por quem tem os carros originais sem problemas.
Aguardo vocês se pronunciarem.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=665028#post665028
RABUGENTO
11/08/2008, 06:20
Andre Sousa,
Parece-me que certos lugares onde o pessoal fez passeios entre Niteroi e Arraial do Cabo agora está proibido e sendo vigiado...
Se vocês estiverem com vontade de rodar um pouco mais e subir serras, mesmo com veículo original, poderão visitar uma região também muito bonita: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41978&highlight=Maca%E9+regi%E3o
hrodrigues
11/08/2008, 06:30
Olá André
Sugiro que seja marcado um encontro do pessoal para nos conhecermos e combinarmos o passeio. Vamos aguardar as manifestações.
Abs
Helio
Andre Sousa
12/08/2008, 12:14
Olá André
Sugiro que seja marcado um encontro do pessoal para nos conhecermos e combinarmos o passeio. Vamos aguardar as manifestações.
Abs
Helio
Legal Hélio,
Agente marca um encontro. Para o passeio estou sugerindo dia 23 (sábado) deste mês. Entra lá no tópico que agente marca.
Abraços.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=665948&posted=1#post665948
Carlos TA
13/08/2008, 19:12
Olá Pessoal,
Hoje troquei os meus amortecedores dianteiros pelos originais Monroe , e conversando com o mecânico sobre o alongador do batente , ele me sugeriu usar um batente de amortecedor como vários carros usam e não mexer no batente original da carroceria.
Estou testando um par a partir de hoje com 3cm de poluretano , com isto o batente original continua sem ação.
O amortecedor vai reduzir seu curso de 164 mm para +-149 mmm ( considerando uma deformação de +- 50% do batente ), não sei o que estes números podem significar para o curso total da suspensão , mas o amortecedor com certeza não vai dar fim de curso novamente.
Fico aguardando opiniões dos colegasd do fórum.
Um abraço.
Carlos
Foto do batente.
Carlos,
Se for possivel coloque uma foto do calço instalado.:concordo:
Carlos TA
13/08/2008, 20:11
Carlos,
Se for possivel coloque uma foto do calço instalado.:concordo:
Tarcísio,
fui pego de surpresa e estava sem a máquina fotográfica.
Usei só o batente de poliuretano (a peça mais clara da foto), que é colocado na haste do amortecedor, a haste passa pelo furo que atravessa o batente.
O batente deve ser cortado para ficar com 3 cm de um eu fiz dois ( R$ 15,00 ).
Depois de montado não dá para fotografar pois o " guarda pó " do amortecedor tampa toda a haste.
Não sei se ficou calro... mas estou as ordens.
Carlos
hrodrigues
14/08/2008, 06:59
Olá Carlos
Pelo que entendi o do André interrompe o curso quase que no final, isto é, fica como se fosse o funcionamento original ( sem calços ) e este interrompe bem antes. É isso ?
Abs
Helio
Olá Carlos
Pelo que entendi o do André interrompe o curso quase que no final, isto é, fica como se fosse o funcionamento original ( sem calços ) e este interrompe bem antes. É isso ?
Abs
Helio
Exatamente, pois o batente nesse caso fica sendo o que ele colocou na haste do amortecedor e não mais o batente original, que continua sem função. Claro que, nesse caso, a suspensão vai perder curso.
Como todos, sou apenas um amador, mas a minha pergunta é: será que isso é interessante? Nesse caso, além de perder curso, o amortecedor e a estrutura que o suporta vai receber toda a carga de batidas a que o offroad está sujeito, agora pioradas pelo menor curso. Não é o projeto original do carro. Será que a estrutura está preparada para isso? No longo prazo será que não pode gerar quebras? E mais, se o usuário for chegado numa condução off road mais "hard", não vai gerar problemas de cambagem mais frequentes?
[]
Mário.
hrodrigues
14/08/2008, 07:45
Exatamente, pois o batente nesse caso fica sendo o que ele colocou na haste do amortecedor e não mais o batente original, que continua sem função. Claro que, nesse caso, a suspensão vai perder curso.
Como todos, sou apenas um amador, mas a minha pergunta é: será que isso é interessante? Nesse caso, além de perder curso, o amortecedor e a estrutura que o suporta vai receber toda a carga de batidas a que o offroad está sujeito, agora pioradas pelo menor curso. Não é o projeto original do carro. Será que a estrutura está preparada para isso? No longo prazo será que não pode gerar quebras? E mais, se o usuário for chegado numa condução off road mais "hard", não vai gerar problemas de cambagem mais frequentes?
[]
Mário.
Olá Mário
Foi exatamente isso que pensei...
Abs
Helio
Carlos TA
14/08/2008, 07:46
[]
Mário.
Quanto ao curso, não sei se os 15mm que eu calculo que o batente vai parar o amortecedor antes vão reduzir o curso da suspensão , não sei se a suspensão trabalha o amortecedor na abertura e no fechamento até o fim de seu curso... .
Estes 30mm que estamos usando no batente ou no alongador, pelo que percebi estão na área do "eu acho que vão ser suficientes", tentativa e erro.
Quanto ao esforço que a fixação do amortecedor vai receber também estou na dúvida, vou investigar mais tomar mais opiniões.
Quanto ao " projeto original do carro" , não sei não mas tudo que estamos fazendo, pneus maiores, calços , bieleta , não está fora do projeto original do carro? Não leva algumas peças do carro ao seu limite ou além dele? Exemplo sistema de freios, homocinéticas , semi-eixos ,barra estabilizadora?
Bom vamos conversar mais sobre o assunto.
Abraços.
Carlos
Zé Novais
14/08/2008, 08:17
Andre Sousa,
Parece-me que certos lugares onde o pessoal fez passeios entre Niteroi e Arraial do Cabo agora está proibido e sendo vigiado...
Se vocês estiverem com vontade de rodar um pouco mais e subir serras, mesmo com veículo original, poderão visitar uma região também muito bonita: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41978&highlight=Maca%E9+regi%E3o
Faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal RABUGENTO . . . vc foi nesse ultimo passeio Niteroi x Arraial do Cabo ? ? ? ? ?
Zé Novais
14/08/2008, 08:18
Alguem sabe do KIT da alternativa ? ? ? ? ? ? ?
Zé Novais
14/08/2008, 08:21
HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA . . . ia esquecendo, a previsão agora pra chegada do "MOLEQUE" é dia 25 . . .
hrodrigues
14/08/2008, 08:25
Olá Zé Novais
Ainda sem o KIT...
A proteção do tanque está a caminho...
Que o "MOLEQUE" seja muito bem vindo... :concordo:
Abs
Helio
Zé Novais
14/08/2008, 11:51
Olá Zé Novais
Ainda sem o KIT...
A proteção do tanque está a caminho...
Que o "MOLEQUE" seja muito bem vindo... :concordo:
Abs
Helio
Blz HELIO? Cara ainda estou sem, e devo levar um tempo pra por, sabe como é, né? O "MOLEQUE" ta vindo ai, muuuuuuuuuuuuuuuuuuitas mudanças, muuuuuuuuuuuuuitos gastos iniciais, muuuuuuuuuuuuuuuuuuuitas coisas pra resolver, mas o tesão(olhaaaaaaaa) pelo jipinho continua, vou ver se hj rola uma conversa com o pessoal lá no BECO DO MARQUES, se firmar aviso a todos aqui . . .
Andre Sousa
15/08/2008, 12:33
Notícia:
A Nafil Autopeças (http://www.nafil.com.br/busca_autopecas.php) tá vendendo o friltro de óleo Fram (PH2951) do Tracker por R$ 15,00.
Eu comprei logo quatro pra mim.
Abraços
Notícia:
A Nafil Autopeças (http://www.nafil.com.br/busca_autopecas.php) tá vendendo o friltro de óleo Fram (PH2951) do Tracker por R$ 15,00.
Abraços
Poiz é, também estou com um estoque em casa. Mas, depois de ver os filtros por dentro do link abaixo, estou revendo meu conceito sobre essa marca de filtro barata. Se alguêm souber onde encontrar Mann (W 610/80), eu agradeceria!
http://www.widman.biz/Seleccion/Motores/Filtros/filtros.html
[]
Mário.
hrodrigues
16/08/2008, 07:28
Notícia:
Abraços
Olá André
Recebi os parafusos. Valeu...
E o passeio do dia 23 vai acontecer ? O tópico tá meio parado...
Abs
Helio
Andre Sousa
16/08/2008, 20:04
Legal Hélio.
Eu tava aguardando o pessoal confirmar... Eu vou pra Búzios no próximo sábado. Se o pessoal animar eu garanto um percurso bem legal pela região.
Abraços
hrodrigues
17/08/2008, 06:56
Olá André
Com relação ao passeio do dia 23 já deixo aqui confirmada a minha presença :concordo:
Abs
Helio
Pedrinha
17/08/2008, 11:08
Pneus escolhidos e comprados: 5 Yokohama Geolandar G12 235/70R16. :dance:
Estou agora aguardando a RC4X4 me informar a chegada em estoque das proteções inferiores (Carter, Transmissão e Tanque) e Kit 2". :-?
Muito brevemente o Azulão estará de "salto alto" :pensativo:.
hrodrigues
18/08/2008, 05:44
Olá Alexandre
Boa escolha dos pneus, além de ficar estéticamente melhor não precisa se preocupar com o suporte.
E o passeio aí em cima, vamos nessa ?
Abs
Helio
Pedrinha
18/08/2008, 21:52
Olá Alexandre
Boa escolha dos pneus, além de ficar estéticamente melhor não precisa se preocupar com o suporte.
E o passeio aí em cima, vamos nessa ?
Abs
Helio
Caro Helio,
Acho muito difícil! Tenho compromisso neste dia. :sad: :parede:
Quanto aos pneus, resolví ouvir seus conselhos. :concordo: O barato pode sair caro depois!
Seu carro terá um clone azul muito brevemente. :mrgreen:
marquito
19/08/2008, 00:34
no sábado passado comprei o meu tracker 08/08.
Recebo na quarta e não paguei agil...
o esquema é procurar uma revenda da chevrolet que venda o tracker na região. Aqui em Brasília apenas uma revenda é responsável pelo tracker - JORLAN - inclusive para manutenção. As outras fazem um esquema chamado "venda direta", que na verdade pedem o carro para a montadora, cobram agil e o carro leva 30 a 40 dias para chegar... Fui na concessionária responsável pelo tracker em Brasilia e eles tinham um monte de tracker para venda, de todas as cores...
A informação de que existe um tracker 08/09 é verdade... não tem nenhuma mudança do 08/08, quer dizer, tem uma: o preço! custa 4.000 a mais! Belo jogo de marketing da GM... altera o ano e aumenta o preço... o meu saiu por 61.400.....
agora é começar a equipar.... alguém já tem notícia se a RC4X4 já tem em estoque os protetores???
As revendas da Chevrolet
Piolho-BA
19/08/2008, 01:12
no sábado passado comprei o meu tracker 08/08.
Recebo na quarta e não paguei agil...
o esquema é procurar uma revenda da chevrolet que venda o tracker na região. Aqui em Brasília apenas uma revenda é responsável pelo tracker - JORLAN - inclusive para manutenção. As outras fazem um esquema chamado "venda direta", que na verdade pedem o carro para a montadora, cobram agil e o carro leva 30 a 40 dias para chegar... Fui na concessionária responsável pelo tracker em Brasilia e eles tinham um monte de tracker para venda, de todas as cores...
A informação de que existe um tracker 08/09 é verdade... não tem nenhuma mudança do 08/08, quer dizer, tem uma: o preço! custa 4.000 a mais! Belo jogo de marketing da GM... altera o ano e aumenta o preço... o meu saiu por 61.400.....
agora é começar a equipar.... alguém já tem notícia se a RC4X4 já tem em estoque os protetores???
As revendas da Chevrolet
Concidência, tb fechei negócio no sábado e pego a minha amanhã.
Aqui em Salvador a 08/08 prata está por R$60.990,00.
abraço,
hrodrigues
19/08/2008, 16:27
Pneus escolhidos e comprados: 5 Yokohama Geolandar G12 235/70R16. :dance:
Estou agora aguardando a RC4X4 me informar a chegada em estoque das proteções inferiores (Carter, Transmissão e Tanque) e Kit 2". :-?
Muito brevemente o Azulão estará de "salto alto" :pensativo:.
Olá Alexandre
Estou vendo que pretende adquirir componentes na RC 4X4 então fique atento. Estou em processo de compra de um protetor de tanque. Inicialmente me disseram, por mais de 30 dias, com as desculpas mais variadas, que não tinham o produto mas que entrariam em contato quando tivessem. Semana passada fui contatado pelo Jorge, funcionário da empresa, que disse que já estaria disponível. No mesmo dia fiz a transferência bancária abaixo e enviei e-mails comunicando.
Os dados para remessa:
Helio A. Rodrigues
Estrada Engenho do Mato 900 ap 168 - Cond. Uba Floresta
Itaipu - Niterói - RJ
24346 040
RG 822.299 IPF
CPF: 277633667-53
Tel: 21 8752 3030
Abaixo comprovante de depósito:
Transferência para outros bancos - DOC
https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/im/btIniTrs.gifhttps://www2.bancobrasil.com.br/aapf/im/btEndTrs.gif
Comprovante
SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil - 12/08/2008 - Auto-Atendimento BB - Hora: 12:13:42
Agência: 2315-9 - Conta: 113457-4 - Cliente: HELIO A. RODRIGUES
Debitado Creditado
Agência: 2315-9Conta: 113457-4Nome: HELIO A. RODRIGUES *
Banco: 341 BANCO ITAU S.A.Agência: 2945 SP SHOPPING INTERLAGOSConta + DV: 00000000103683CPF: 253.733.618-60Favorecido: RODRIGO FREITAS PORTUGALFinalidade: CREDITO EM CONTA CORRENTE Data envio: 12/08/2008 Valor: 250,00
Documento: 81.201 DOC 'E' Número Autenticação: F27E1F7F6CF2E51F
Transação efetivada com sucesso!
Como até hoje não recebi o produto entrei em contato com a empresa, tornei a falar com o Jorge, que me informou não ter recebido nenhuma ordem do Rodrigo para enviar. Após narrar isto que escrevi acima o Jorge disse que iria falar com o Rodrigo. Agora há pouco tornei a fazer contato com a empresa e a orientação do Rodrigo continuava sendo a mesma, ou seja, não enviar o produto. Tentei entrar em contato direto pelo cel 11 8447 0096, fornecido pela própria empresa, e simplesmente só cai na caixa postal.
Aí está o respeito que a empresa tem pelo cliente...
Abs
Helio
Helio,
Muito chato isso aí e estranho por sinal. Ele deveria era falar para o funcionário que iria primeiro verificar depósito e depois autorizar envio. Vai ver que ele irá proceder dessa forma.
Pedrinha,
Eu aguardaria a nova confecção do kit de 2" pela Alternativa4x4. Enviei um e-mail para eles e disseram que iria levar 1 mês e 1/2 para finalizar e já tinha fila. Perguntei pelo custo e o que teria de diferente no kit mas não informaram.
marquito
19/08/2008, 17:40
Eu estou querendo comprar as proteções do tracker o quanto antes, já tinha decidido entrar em contato amanhã com a RC... mas desse jeito...
acho prudente aguardar
mantenha informado!
abs
Olá Alexandre
Estou vendo que pretende adquirir componentes na RC 4X4 então fique atento. Estou em processo de compra de um protetor de tanque. Inicialmente me disseram, por mais de 30 dias, com as desculpas mais variadas, que não tinham o produto mas que entrariam em contato quando tivessem. Semana passada fui contatado pelo Jorge, funcionário da empresa, que disse que já estaria disponível. No mesmo dia fiz a transferência bancária abaixo e enviei e-mails comunicando.
Os dados para remessa:
Helio A. Rodrigues
Estrada Engenho do Mato 900 ap 168 - Cond. Uba Floresta
Itaipu - Niterói - RJ
24346 040
RG 822.299 IPF
CPF: 277633667-53
Tel: 21 8752 3030
Abaixo comprovante de depósito:
Transferência para outros bancos - DOC
https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/im/btIniTrs.gifhttps://www2.bancobrasil.com.br/aapf/im/btEndTrs.gif
Comprovante
SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil - 12/08/2008 - Auto-Atendimento BB - Hora: 12:13:42
Agência: 2315-9 - Conta: 113457-4 - Cliente: HELIO A. RODRIGUES
Debitado Creditado
Agência: 2315-9Conta: 113457-4Nome: HELIO A. RODRIGUES *
Banco: 341 BANCO ITAU S.A.Agência: 2945 SP SHOPPING INTERLAGOSConta + DV: 00000000103683CPF: 253.733.618-60Favorecido: RODRIGO FREITAS PORTUGALFinalidade: CREDITO EM CONTA CORRENTE Data envio: 12/08/2008 Valor: 250,00
Documento: 81.201 DOC 'E' Número Autenticação: F27E1F7F6CF2E51F
Transação efetivada com sucesso!
Como até hoje não recebi o produto entrei em contato com a empresa, tornei a falar com o Jorge, que me informou não ter recebido nenhuma ordem do Rodrigo para enviar. Após narrar isto que escrevi acima o Jorge disse que iria falar com o Rodrigo. Agora há pouco tornei a fazer contato com a empresa e a orientação do Rodrigo continuava sendo a mesma, ou seja, não enviar o produto. Tentei entrar em contato direto pelo cel 11 8447 0096, fornecido pela própria empresa, e simplesmente só cai na caixa postal.
Aí está o respeito que a empresa tem pelo cliente...
Abs
Helio
RABUGENTO
19/08/2008, 17:44
Não quero interferir mas quando comprei as proteções da Newtrack, paguei pelo cartão de crédito e recebi direitinho o produto.
A transportadora se atrapalhou um pouco por ter sido em época de Natal/Ano Novo, mas entregou certinho.
Apertem o cara!
Se ele não enviar rápido estará queimado no forum 4x4...
hrodrigues
19/08/2008, 18:11
Eu estou querendo comprar as proteções do tracker o quanto antes, já tinha decidido entrar em contato amanhã com a RC... mas desse jeito...
acho prudente aguardar
mantenha informado!
abs
Olá Marquito
Vc tem a Newtrack ou a Todo Terreno para comprar as suas proteções. Em qualquer uma delas estará bem servido e receberá o produto rapidamente. Eu uso da Todo Terreno e só fui para a RC porque eles ( Todo Terreno ) não fabricam proteção para o tanque. RC é marketing. Adquiri o Kit de suspensão com eles e estou tendo que complementar com componentes que eles não fornecem (alongador do batente) o Kit da Alternativa já vem com ele, só que na ocasião não tinha conhecimento e dancei.
Abs
Helio
hrodrigues
19/08/2008, 18:22
Helio,
Muito chato isso aí e estranho por sinal. Ele deveria era falar para o funcionário que iria primeiro verificar depósito e depois autorizar envio. Vai ver que ele irá proceder dessa forma.
Pedrinha,
Eu aguardaria a nova confecção do kit de 2" pela Alternativa4x4. Enviei um e-mail para eles e disseram que iria levar 1 mês e 1/2 para finalizar e já tinha fila. Perguntei pelo custo e o que teria de diferente no kit mas não informaram.
Olá TMorais
Pra mim isso é mais que chato mas em respeito ao grupo vou deixar assim mesmo...
Vc viu a data do depósito ? Os e-mails foram enviados com o comprovante...
Se acreditar no que grifei em vermelho tambem vou ter de acreditar em papai noel...
Abs
Helio
Olá TMorais
Pra mim isso é mais que chato mas em respeito ao grupo vou deixar assim mesmo...
Vc viu a data do depósito ? Os e-mails foram enviados com o comprovante...
Se acreditar no que grifei em vermelho tambem vou ter de acreditar em papai noel...
Abs
Helio
Pô Helio,
Só agora vi a data do depósito..:oops:
Quando comprei o kit 2" + protetores havia negociado tudo com o Adriano que VBeltram indicou e foi tudo sem problemas... porém confirmaram o depósito mas atrasaram no envio pois, segundo me informaram, teve um problema na confecção de uma peça e isso iria atrasar uns 08 a 15 dias! após isso foi enviado sem problema. (porém não sabia que o envio era pago. Não informaram nada. Pensei que o preço estava incluso.:-x
Tente falar com Adriano e resolver essa pendencia!! Se precisar fale c VBeltram pois tenho certeza que ele dará uma força!!
hrodrigues
19/08/2008, 18:43
Pô Helio,
Só agora vi a data do depósito..:oops:
Quando comprei o kit 2" + protetores havia negociado tudo com o Adriano que VBeltram indicou e foi tudo sem problemas... porém confirmaram o depósito mas atrasaram no envio pois, segundo me informaram, teve um problema na confecção de uma peça e isso iria atrasar uns 08 a 15 dias! após isso foi enviado sem problema. (porém não sabia que o envio era pago. Não informaram nada. Pensei que o preço estava incluso.:-x
Tente falar com Adriano e resolver essa pendencia!! Se precisar fale c VBeltram pois tenho certeza que ele dará uma força!!
Valeu TMorais
Por uma questão de justiça tenho de fazer uma ressalva quanto ao atendimento dado pelo funcionário Jorge, muito atencioso e com muito boa vontade para resolver o problema só que sem poder de mando... Disse que até verificaria o depósito no banco se o Rodrigo não tivesse levado o computador embora... Não tem mais computador na empresa...
Abs
Helio
Murillus
19/08/2008, 20:55
é florida... concordo com o rabugento...
[]s
RABUGENTO
20/08/2008, 07:49
Já sumiram com o computador?
Hummm Pelo visto apareceu uma fiscalização por lá. :(
Será que o dono da empresa se envolveu nalguma maracutaia?
Helio! Estaremos todos atentos aqui para alertar os demais companheiros.
Espero, para o bem deles, que enviem logo sua compra.
Este forum tem muita força! Assim como ajuda os bons, liquida com os maus...
hrodrigues
20/08/2008, 09:00
Olá Rabugento
É isso aí... Valeu pela força...:concordo:
Os caras não entendem que nos dias de hoje na cabe mais esse tipo de atitude...
Concordo com vc , estamos aqui para aplaudir e exaltar os bons como tambem para denunciar os maus...
Espero, para o bem dele, que resolva a pendenga de forma amigável... só que paciência tem limite...
Abs
Helio
RABUGENTO
20/08/2008, 09:15
Helio,
Minha mulher fez uma pergunta: Os funcionários da RC estão recebendo direitinho o salário? (Pergunte para o Jorge no próximo contato).
Caso contrário poderão estar todos no mesmo "rôlo" :(
Outra coisa: Estive observando o site da RC. Não colocam os preços das peças e também não aparecem mais as lojas que revendiam....
hrodrigues
21/08/2008, 15:09
Helio,
Minha mulher fez uma pergunta: Os funcionários da RC estão recebendo direitinho o salário? (Pergunte para o Jorge no próximo contato).
Caso contrário poderão estar todos no mesmo "rôlo" :(
Outra coisa: Estive observando o site da RC. Não colocam os preços das peças e também não aparecem mais as lojas que revendiam....
Olá Rabugento
Continuo sem o protetor ...
Da mesma forma que denunciamos os maus comerciantes, devemos enaltecer os bons. Quero deixar aqui registrado a minha satisfação com a loja paranápesca http://www.paranapesca.com/
Adquiri um GPS na terça a tarde (19/08) e o mesmo já se encontra na minha mão. Eficiência total, sem falar no ótimo atendimento (Flávio) :concordo:
Abs
Helio
Murillus
21/08/2008, 16:15
Estive observando o site da RC. Não colocam os preços das peças e também não aparecem mais as lojas que revendiam....
se fosse na newtrack eu ia la pessoalmente te ajudar... mas sei que issonao aconteceria com eles...
kkk... tem um amigo que comprou um bagageiro na armazem4x4... a peca era de frabricacao da newtrack... quando eles viram que o endereco de entrega era daqui, os caras foram la na casa dele entregar a encomenda e ainda montaram no lugar...
os caras sao 10...
[]s
Murillus
24/08/2008, 13:04
Andre e demais foristas que ja tao com snorkel na Tracker ou GV,
Desculpa pela pergunta meio burra mas...
Encomendei um Snorkel de fibra de vidro e o cara me perguntou se eu queria que fosse um snorkel com rotação da cabeça para qualquer posição ou com a cabeça fixa (ou pra frente ou pra tras)... faz diferença? tem vantagem? tem perigo se for pra frente?...
[]s
ps: é parecido com este so que do outro lado do carro (na direita)
VOVÔ DO TROLLER
24/08/2008, 14:45
DESCONTINUAÇÃO DO TRACKER.
BOA TARDE PESSOAL. Segundo reportagem do caderno " Veículos" de hoje (Folha de São Paulo, pág. 16) o Tracker ( e a Blazer) sobreviverão, ou seja, não serão descontinuados. Abs. Válter
Pedrinha
24/08/2008, 17:57
Andre e demais foristas que ja tao com snorkel na Tracker ou GV,
Desculpa pela pergunta meio burra mas...
Encomendei um Snorkel de fibra de vidro e o cara me perguntou se eu queria que fosse um snorkel com rotação da cabeça para qualquer posição ou com a cabeça fixa (ou pra frente ou pra tras)... faz diferença? tem vantagem? tem perigo se for pra frente?...
[]s
ps: é parecido com este so que do outro lado do carro (na direita)
Caro Murillus,
Opte pelo modelo com rotação, pois em passeios e/ou trilhas com muita poeira, é recomendável que vc vire o coletor de ar para trás. Nos casos de chuva muito forte em estrada, tb vire p/ trás.
Pedrinha
24/08/2008, 17:59
DESCONTINUAÇÃO DO TRACKER.
BOA TARDE PESSOAL. Segundo reportagem do caderno " Veículos" de hoje (Folha de São Paulo, pág. 16) o Tracker ( e a Blazer) sobreviverão, ou seja, não serão descontinuados. Abs. Válter
Olá Valter! Boa notícia! Ouví dizer que na Chevrolet já se fala no modelo 2009 do Tracker.
CarlosJP
24/08/2008, 19:12
Olá Pessoal:
Sou novato por aqui. Adquiri recentemente uma Tracker (+/- 40 dias) e venho acompanhando atentamente as dicas deste fórum para aumentar a altura da suspensão, tendo inclusive já lido todas as mensagens deste tópico.
Optei em fazer a alteração padrão (KIT de 2"), porém já estou com uma dúvida: encontrei aqui em João Pessoa apenas os amortecedores a ÓLEO da Suprema (BL1024)... SERVEM ? Ou é melhor deixar os originais + prolongadores da RC ?
Falando em RC, infelizmente poucos minutos antes de ver a mensagem de HRODRIGUES (#1970), fiz um DOC para a RC_4x4 no valor de R$ 435,00 referente à compra do KIT DA SUPENSÃO + frete... :parede:
Tentei até cancelar o depósito após ler a mensagem, mas não foi possível. Entretanto, no dia seguinte recebi um e-mail do Rodrigo Portugal informando que o KIT seria despachado na próxima segunda-feira (25/08). Estou confiante que receberei o material e manterei vocês informados.
Agradeço se alguém puder esclarecer minha dúvida (se os amortecedores a ÓLEO da Suprema (BL1024) SERVEM ? Ou é melhor deixar os originais + prolongadores da RC ? )
Abraços,
Carlos.
CarlosJP
24/08/2008, 19:15
Olá Valter! Boa notícia! Ouví dizer que na Chevrolet já se fala no modelo 2009 do Tracker.
Pedrinha:
Descupe a intromissão. Faz uns 10 dias que no site da GM, ao simular uma compra de TRACKER, verifique que consta já o modelo 2009.
Abraços,
Carlos.
Olá Pessoal:
Optei em fazer a alteração padrão (KIT de 2"), porém já estou com uma dúvida: encontrei aqui em João Pessoa apenas os amortecedores a ÓLEO da Suprema (BL1024)... SERVEM ? Ou é melhor deixar os originais + prolongadores da RC ?
Agradeço se alguém puder esclarecer minha dúvida (se os amortecedores a ÓLEO da Suprema (BL1024) SERVEM ? Ou é melhor deixar os originais + prolongadores da RC ? )
Carlos.
Carlos,
O amortecedor a óleo que vc encontrou é da Cofap (Suprema traseiro BL1024)? Caso positivo serve sim. Cheguei a rodar com o kit 2" com prolongador no amortecedor traseiro e ao passar em lombadas com carona atras apresentou fim de curso. É preferível fazer a troca e guardar os originais.8-)
Tem monroe mas não sei se serve e não sei o código.
A propósito alguem sabe onde encontrar o Amortecedor Cofap Turbo Gas GBL 1024 da traseira da Suprema? (acho esse melhor que a óleo).:pensativo:
Caro Murillus,
Opte pelo modelo com rotação, pois em passeios e/ou trilhas com muita poeira, é recomendável que vc vire o coletor de ar para trás. Nos casos de chuva muito forte em estrada, tb vire p/ trás.
Esse Snorkel da OGZ tem rotação? Em todo caso acho melhor ele fixo para a parte de trás.8-)
CarlosJP
24/08/2008, 20:52
Carlos,
O amortecedor a óleo que vc encontrou é da Cofap (Suprema traseiro BL1024)? Caso positivo serve sim. Cheguei a rodar com o kit 2" com prolongador no amortecedor traseiro e ao passar em lombadas com carona atras apresentou fim de curso. É preferível fazer a troca e guardar os originais.8-)
Tem monroe mas não sei se serve e não sei o código.
A propósito alguem sabe onde encontrar o Amortecedor Cofap Turbo Gas GBL 1024 da traseira da Suprema? (acho esse melhor que a óleo).:pensativo:
Valeu TMorais.
É o COFAP mesmo. E só consegui localizar este par graças a ajuda de um distribuidor da COFAP daqui. De toda forma, vou continuar procurando o a GÁS (GBL).
Abraços,
Carlos.
CarlosJP
24/08/2008, 21:01
Pessoal:
Li a mensagem abaixo sobre troca de lâmpadas no tópico "LISTA DE PREÇOS E ADAPTAÇÕES E SERVIÇOS PARA O VITARA" que fala sobre problemas de queima das chaves de luzes em razão de substituição por lâmpadas H4 cristal vision da Philips e me lembrei de mensagens anteriores aqui postadas por PEDRINHA e IWAKURA tratando desse assunto. Procede este problema, lembrando que o caso em questão se trata de um Vitara 93 e no manual da TRACKER consta a existência de rele dos farois.?
O link para a mensagem é:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=630471&postcount=314
Abraços,
Carlos.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Tópico: Lista de Preços de Adaptações e Serviços para Vitara (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=630471#post630471)
Ver Resposta Única #314 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=630471&postcount=314) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/report.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/report.php?p=630471)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/post_old.gif 17-06-2008, 13:24
Oto Maia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=8804) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif
Membro
Mirim
Data de Entrada: Jul 2006
Local: Brasília - DF
Lampadas
Apesar do tempo passado la vai:
Se vc ainda nao queimou sua chave de luzes foi sorte.
Ponha imediatamente um bom rele duplo nas luzes do seu vit.
Alias ponha rele em todos os farois.
Atenção. Leve a um bom eletricista pois a "polaridade" dos farois é invertida. Ele inverte com rele tipo buzina e depois aplica os reles pesados.
Citação:
Postado originalmente por JOILSON MATTOS http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=448424#post448424)
Comprei em abril deste ano meu tão sonhado VITARA e com o auxílio deste maravilhoso site já troquei várias peças da viatura.
O meu vitara é 93, canvas com capota de fibra. E foi a capota que mais me impressionou à primeira vista, ela é bem rara de se ver e diferente das outras de fibra.
A primeira coisa que comecei a fazer foi comprar os
pneus A/T HANKOOK 225/75R15 POR R$ 310,00 + R$6,00 de montagem.
Quando comprei o carro, a luz da injeção estava acesa mas funcionava normal e não encontrei uma oficina que tivesse o programa da suzuki para scanear. Dias depois o carro ficou falhando e fraco e parecia que não funcionava com os 4 cilindros. Estacionei e horas depois o carro voltou a funcionar normalmente.
Levei-o numa oficina e fizeram recuperação do TBI, revisão do chicote principal e serviço de ultra som para bico.
Depois fiquei sabendo que a oficina era conhecida como "arranca os olhos" quando vi a conta: R$ 500,00.
Não sei se o preço foi justo, mas o carro ficou lá 2 dias e meio.
O cabo de velocimetro fazia barulho e o dono anterior mandou desligar.
através deste tópico fiquei sabendo que o cabo da TOPIC serve e foi intalado facilmente. O problema agora é que entre 40 e 60 KM/H o ponteiro oscila depois estabiliza.
O cabo de velocimetro da Topic custou R$ 40,00 + R$ 15,00 de MO.
Comprei um par de lâmpadas H4 cristal vision da philips, 4300K, 12 v 60/55W. Ela emite luz branca que ilumina muito bem mesmo e não sobrecarrega o sistema como aquelas lâmpadas de 100 W.
Paguei R$ 180,00, depois vi no site mercado livre um preço bem mais barato.
Foi feito serviço de recuperação do disco de embreagem por R$ 100,00.
O rolamento do compressor do ar condicionado estava chiando, mas não encontrei aqui nada a respeito. Foi trocado numa oficina especializada em a/c e a especificação na nota diz rolamento do compressor 38X54X17 GOL/UNO/PALIO, R$ 95,00.
As demais peças foram compradas as originais na SUZUCAR EM SP:
Tensor da correio dentada ............80,00
filtro de ar..................................40,00
interruptor (cebolinha) da ré..........40,00
correia dentada...........................50,00
retentor do volante......................50,00
maçaneta interna da porta............40,00
:rolleyes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/quote.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/newreply.php?do=newreply&p=630471)
Oto MaiaVer Perfil Público (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=8804)Enviar mensagem privada para Oto Maia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/private.php?do=newpm&u=8804)Enviar email para Oto Maia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sendmessage.php?do=mailmember&u=8804)Procurar todas as mensagens de Oto Maia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php?do=finduser&u=8804)Procurar todos os tópicos iniciados por Oto Maia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php?do=process&showposts=0&starteronly=1&exactname=1&searchuser=Oto Maia) Adicionar Oto Maia em Seus Contatos (http://www.4x4brasil.com.br/forum/profile.php?do=addlist&userlist=buddy&u=8804)
O link para a mensagem é:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=630471&postcount=314
Valeu TMorais.
É o COFAP mesmo. E só consegui localizar este par graças a ajuda de um distribuidor da COFAP daqui. De toda forma, vou continuar procurando o a GÁS (GBL).
Abraços,
Carlos.
Localizando nos informe!:concordo:
Att.
VOVÔ DO TROLLER
24/08/2008, 22:24
Olá Pessoal:
Sou novato por aqui. Adquiri recentemente uma Tracker (+/- 40 dias) e venho acompanhando atentamente as dicas deste fórum para aumentar a altura da suspensão, tendo inclusive já lido todas as mensagens deste tópico.
Falando em RC, infelizmente poucos minutos antes de ver a mensagem de HRODRIGUES (#1970), fiz um DOC para a RC_4x4 no valor de R$ 435,00 referente à compra do KIT DA SUPENSÃO + frete... :parede:
Tentei até cancelar o depósito após ler a mensagem, mas não foi possível. Entretanto, no dia seguinte recebi um e-mail do Rodrigo Portugal informando que o KIT seria despachado na próxima segunda-feira (25/08). Estou confiante que receberei o material e manterei vocês informados.
Abraços,
Carlos.
bOA noite Carlos. Concordo com o TMorais. Com prolongadores ,além de dar final de curso o carro fica muito instável, principalmente nas curvas o que compromete muito a segurança. Muitas pessoas do forum da suzukinet, com kit de 2" na suspensão usam os Cofap da Suprema à òleo ( há inclusive quem os prefira). Abs. Válter
Valeu TMorais.
Abraços,
Carlos.
Segundo informações da Cofap dadas ao revendedor quando fui comprar há um par de meses atrás, os GBL 1024 não estariam mais sendo fabricados. Se achares vai ser na sorte. O Valter pesquisou em várias lojas em SP e não achou...
A versão da Monroe a gás para Suprema é a 27333, mas também não é nada fácil de achar. Eu estou usando os amortecedores Monroe Max Air para Suprema (cod 47007). São amortecedores comuns a óleo, mas com uma bolsa de ar inflável, que permite manter a altura traseira com o carro carregado. Mas, igualmente, não são fáceis de achar.
Existe também gente usando amortecedores para F1000. Mas daí já não sei te dar informações a respeito.
Sobre as lâmpadas. Acho que estavam se referindo a usar essas lâmpadas de 100W. Com lâmpadas de 55/60W de qualidade, como a Philips, não deves ter problema algum. Eu uso as Vision Plus, que são as que têm a melhor relação custo/benefício disparado e são muuuuito boas. R$ 42 o par na Autoz:
http://www.autoz.com.br/Shopping/Loja/Detalhes/Default.asp?ProdutoID=11467&ItemID=1&ParceiroVendaInterno=01026
[]
Mário.
Pedrinha
25/08/2008, 07:44
Estou usando um jogo completo de lâmpadas Philips Crystal Vision de 4300 K (Faróis, lanternas e milhas) desde que comprei meu Tracker e só tenho elogios a fazer. O facho de luz é branco e a luminosidade é bem maior que as lâmpadas originais. Para quem é cegueta que nem eu :shock: , recomendo! :concordo:
hrodrigues
25/08/2008, 12:00
Olá Alexandre
Estou usando a Diamond Vision nos faróis e Xenon nas lanternas. Em relação à iluminação original é muuiiiiito melhor.
Tem algum tracklog lá da região de Máua ?
Abs
Helio
Murillus
25/08/2008, 17:02
valeu tb achei isso... dizem que quando ele fica voltado pra frente ajuada no rendimento do carro... e ate diminui o consumo (???) se comparado com ele virado pra tras...
[]s
Murillus
25/08/2008, 17:08
Em relação à iluminação original é muuiiiiito melhor.
alguem ja usou as lampadas chamadas philips rallye (acho que escreve assim) ?
[]s
Pessoal, perdi uma peça da lataria de meu GV que fica ao redor do farol de milha, compondo o parachoque dianteiro. Já procurei nas casas de peças (Suzucar, etc) e não encontrei. Serve uma usada. Podem indicar onde encontrar?
CarlosJP
25/08/2008, 19:46
Pessoal:
Estou analisando as opções de pneus para colocar na Tracker logo após a aplicação dos calços de 2" da RC e até agora verifiquei as seguintes alternativas:
à BFGoodrich AT 225/75 (altura = 168 mm) por R$ 495,00 à vista. Não existe o AT 235/70-R16 (altura = 164 mm);
à Firestone Destination 235/70 (R$ 429,00), cujo preço é BASTANTE interessante;
à Pirelli Scorpion ATR 235/70 (R$ 510,00) que parece ser ótimo para areia frouxa pois não cava (o pneu parece ser destinado para uso só no asfalto e o desenho não é nada agressivo);
à Yokorama AT G012 (R$ 590,00), cujo preço me faz desistir...
à Não encontrei o TOYO, o GGrabber AT2 e o MAXXI...
Levando em conta que pretendo fazer trilhas mais pelo LITORAL (sem muita lama), que outras opções eu devo examinar ?
Em relação ao BFGoodrich AT 225/75, vocês poderiam me informar se por ser mais ESTREITO, porém mais ALTO, bate no chassi ao girarmos a direção por completo, mesmo após a aplicação dos calços? E a estabilidade no asfalto, fica muito prejudicada com o 225/75 + o KIT 2 ? Os pneus 225/75 (são mais alto...) encaixam legal nas caixas de rodas ou ficam muito próximos dos acabamentos de plásticos (o 225/75 é mais alto)? E andam legal na areia da praia mesmo sendo mais finos ?
E quanto ao Firestone Destination 235/70 por R$ 429,00 vale a pena?
Agradeço a ajuda de quem puder me esclarecer.
Abraços,
Carlos.
Pessoal:
Estou analisando as opções de pneus para colocar na Tracker logo após a aplicação dos calços de 2" da RC e até agora verifiquei as seguintes alternativas:
à BFGoodrich AT 225/75 (altura = 168 mm) por R$ 495,00 à vista. Não existe o AT 235/70-R16 (altura = 164 mm);
à Firestone Destination 235/70 (R$ 429,00), cujo preço é BASTANTE interessante;
à Pirelli Scorpion ATR 235/70 (R$ 510,00) que parece ser ótimo para areia frouxa pois não cava (o pneu parece ser destinado para uso só no asfalto e o desenho não é nada agressivo);
à Yokorama AT G012 (R$ 590,00), cujo preço me faz desistir...
à Não encontrei o TOYO, o GGrabber AT2 e o MAXXI...
Levando em conta que pretendo fazer trilhas mais pelo LITORAL (sem muita lama), que outras opções eu devo examinar ?
Em relação ao BFGoodrich AT 225/75, vocês poderiam me informar se por ser mais ESTREITO, porém mais ALTO, bate no chassi ao girarmos a direção por completo, mesmo após a aplicação dos calços? E a estabilidade no asfalto, fica muito prejudicada com o 225/75 + o KIT 2 ? Os pneus 225/75 (são mais alto...) encaixam legal nas caixas de rodas ou ficam muito próximos dos acabamentos de plásticos (o 225/75 é mais alto)? E andam legal na areia da praia mesmo sendo mais finos ?
E quanto ao Firestone Destination 235/70 por R$ 429,00 vale a pena?
Agradeço a ajuda de quem puder me esclarecer.
Abraços,
Carlos.
Carlos,
Tive no JImny um Pirelli S/T 70/30 e posso afirmar que é somente para asfalto mesmo. O ATR 50/50 e nada é a mesma coisa.
Sem dúvida alguma iria de BF A/T 50%/50% 225/75 R16 (ganha-se na altura e não compromete nada.
Carlos TA aqui do forum está usando o BF All Terrain (que é esse) e está blz.
Se o 225 não pegar na dianteira ao esterçar todo o volante é ainda melhor! A medida 235/70 R16 raspa um pouco...
Onde vc encontrou o BF 225/75 à venda? Aqui só encontrei por módicos 630,00 a unidade!!! Consigo os Grabber por uns 450,00 a unidade (achei o desenho bem mais agressivo do Grabber que os BF A/T. Nesta loja não tem a venda os BF MUD 225/75 R16?
Carlos TA
25/08/2008, 21:40
Carlos,
Tive no JImny um Pirelli S/T 70/30 e posso afirmar que é somente para asfalto mesmo. O ATR 50/50 e nada é a mesma coisa.
Sem dúvida alguma iria de BF A/T 50%/50% 225/75 R16 (ganha-se na altura e não compromete nada.
Se o 225 não pegar na dianteira ao esterçar todo o volante é ainda melhor! A medida 235/70 R16 raspa um pouco...
Onde vc encontrou o BF 225/75 à venda? Aqui só encontrei por módicos 630,00 a unidade!!! Consigo os Grabber por uns 450,00 a unidade (achei o desenho bem mais agressivo do Grabber que os BF A/T. Nesta loja não tem a venda os BF MUD 225/75 R16?
Eu uso os BF AT KO 225/75 e estou achando o desempenho deles em trilhas sensacional , eles realmente pegam no chassi quando se esterça toda a direção , mas eu já acostumei e agora não viro a direção até o fim.
[]'s Carlos
CarlosJP
25/08/2008, 21:54
Carlos,
Olá TMorais:
Grato pelas informações.
Quanto ao BFGoodrich 225/75, encontrei aqui mesmo em João Pessoa na PNEUMIX. Peguei a cotação por telefone (fone 083-3624.3989) e não perguntei pelos MUD, pois rodo muito por asfalto.
Amanhã irei lá ver os pneus pessoalmente e perguntarei também pelo preço dos MUD. Depois te informo.
Valeu a dica.
Abraços,
Carlos.
PS: Será que o Carlos_TA "tá" por aí e poderia também confirmar se os 225/75 não raspam no chassi?
CarlosJP
25/08/2008, 21:58
Eu uso os BF AT KO 225/75 e estou achando o desempenho deles em trilhas sensacional , eles realmente pegam no chassi quando se esterça toda a direção , mas eu já acostumei e agora não viro a direção até o fim.
[]'s Carlos
Valeu a informação Carlos_TA.
Sem querer abusar da sua boa vontade, e a estabilidade no asfalto ? Muito ruim ? Ficou bonito na caixa das rodas ?
Grato pelo atenção.
Abraços,
Carlos_JP.
Olá TMorais:
Grato pelas informações.
Quanto ao BFGoodrich 225/75, encontrei aqui mesmo em João Pessoa na PNEUMIX. Peguei a cotação por telefone (fone 083-3624.3989) e não perguntei pelos MUD, pois rodo muito por asfalto.
Amanhã irei lá ver os pneus pessoalmente e perguntarei também pelo preço dos MUD. Depois te informo.
Valeu a dica.
Abraços,
Carlos.
CarlosJP,
Se possivel cote para mim 05 pneus BF All Terrain A/T 225/75 R16 e o BF MUD 225/75 R16 para ser entregue no CEP 41770-055.
Se vc puder ajudar na chorada (no preço) também ajuda.:mrgreen:
Fico grato,
Carlos TA,
Valeu informações! Se tiver umas fotos ai...
Carlos TA
25/08/2008, 22:34
Valeu a informação Carlos_TA.
Sem querer abusar da sua boa vontade, e a estabilidade no asfalto ? Muito ruim ? Ficou bonito na caixa das rodas ?
Grato pelo atenção.
Abraços,
Carlos_JP.
Carlos,
eu não senti a menor diferença na estabilidade, lembrando que eu considero meu carro um jipe e não um SUV , portanto tenho uma tocada compatível com o set up do carro , velocidade moderada ( 100 - 120 ) , principalmente em curvas.
Ele está com 4 amortecedores novos Monroe sendo os traseiros da Suprema e molas dianteiras do opala na traseira no lugar dos calços, isto fez o conjunto ficar bem firme apesar do lift de suspensão.
Quanto ao visual ele ficou show de bola, vou colocar umas fotos , e hoje eu acabei de retirar todos os plásticos de acabamento nas laterais e caixa de roda, vou adesivar no lugar e nas caixas de ar encomendei uns rock slider, quando estiver pronto eu posto fotos.
Há... em tempo, você não está abusando não , a idéia do fórum é exatamente esta , tocar idéias.:concordo:
[]'s
Carlos
[]'s Carlos
Carlos TA,
Vou abusar um pouquinho..:-D Quanto foi o BF A/T 225/75 que vc comprou? A loja tem site? Será que eles enviam para outro estado?
Agradeço qualquer ajuda.
Att.
Wally BH
25/08/2008, 22:40
Carlos,
eu não senti a menor diferença na estabilidade, lembrando que eu considero meu carro um jipe e não um SUV , portanto tenho uma tocada compatível com o set up do carro , velocidade moderada ( 100 - 120 ) , principalmente em curvas.
Ele está com 4 amortecedores novos Monroe sendo os traseiros da Suprema e molas dianteiras do opala na traseira no lugar dos calços, isto fez o conjunto ficar bem firme apesar do lift de suspensão.
Quanto ao visual ele ficou show de bola, vou colocar umas fotos , e hoje eu acabei de retirar todos os plásticos de acabamento nas laterais e caixa de roda, vou adesivar no lugar e nas caixas de ar encomendei uns rock slider, quando estiver pronto eu posto fotos.
Há... em tempo, você não está abusando não , a idéia do fórum é exatamente esta , tocar idéias.:concordo:
[]'s
Carlos
O T.A.,
Seu carro ficou show de bola, hein? :palmas::palmas:
Tá até tirando JPX dos enroscos...e de ré ainda:mrgreen::evil::mrgreen:
[ ]
Wally
Carlos TA
25/08/2008, 22:53
Carlos TA,
Vou abusar um pouquinho..:-D Quanto foi o BF A/T 225/75 que vc comprou? A loja tem site? Será que eles enviam para outro estado?
Agradeço qualquer ajuda.
Att.
Eu paguei 449,00 em 5X na tropical pneus http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dAoESYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwAo _iAc/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUMw
não sei se eles despacham, liga lá eles tem um bom atendimento.
Carlos:concordo:
Carlos TA
25/08/2008, 22:55
Eu paguei 449,00 em 5X na tropical pneus http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dAoESYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwAo _iAc/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUMw
Paarece que o link ficou quebrado,
Tropical PneusEndereço:
Av. Antonio Abrahão Caran, Nr 990
Pampulha - Belo Horizonte - MG
Cep: 31275-000
Telefone(s):
(31) 3443-3724
Informações Adicionais:
trillopneus@hotmail.com
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta das 08:00h às 18:00h
Sábado das 08:00h às 12:00h
Vou checar. Melhor preço até agora.
Valeu!
Att
:concordo:
Carlos TA
25/08/2008, 23:01
O T.A.,
Seu carro ficou show de bola, hein? :palmas::palmas:
Tá até tirando JPX dos enroscos...e de ré ainda:mrgreen::evil::mrgreen:
[ ]
Wally
Grande mestre Wally,:palmas:
Tá sumido cara...
Devagar vou ajeitando a viatura.
Esta do JPX nem eu acreditei, foram os 15 min de glória do Manuel o Audaz, e parecia piada eu puxei o cara 3 vezes , eu puxava e ele agarrava outra vez , acho que ele tava gostando...:parede:
[]'s T.A.
Pedrinha
26/08/2008, 09:39
alguem ja usou as lampadas chamadas philips rallye (acho que escreve assim) ?
[]s
Murillus,
Estas lâmpadas (100W) são proibidas para o uso no dia a dia. Elas são muito fortes e só são utilizadas em competições e/ou na agricultura (colheitadeiras). Estas lâmpadas pedem tb relés especiais...senão, queima tudo.
Ae Povo do Tracker e Gvitaras.. em breve já terei rock-sliders p/ Gvitara/Tracker...
em breve fotos
T+
CarlosJP
26/08/2008, 13:07
Mensagem com erro...
CarlosJP
26/08/2008, 13:14
CarlosJP,
Se possivel cote para mim 05 pneus BF All Terrain A/T 225/75 R16 e o BF MUD 225/75 R16 para ser entregue no CEP 41770-055.
Se vc puder ajudar na chorada (no preço) também ajuda.:mrgreen:
Fico grato,
Carlos TA,
Valeu informações! Se tiver umas fotos ai...
TMorais:
Confirmei o preço do BF A/T 225/75 R16: R$ 495 à vista.
Pechinchei, mas nem o balanceamento ou alinhamento ele disse que poderia dar.
Falei com JUNIOR, e ele disse que poderia despachar (via transportadora) para a Bahia sim, e o frete seria entre R$ 120,00 a R$ 150,00 para 04 pneus.
O preço do BF MUD 225/75 R16 é, à vista, R$ 685,00 mas ele não tem em estoque. Teria de fazer o pedido e demoraria em torno de 10 dias para chegar do fornecedor.
Se precisar de mais informações é só mandar.
Abraços,
Carlos.
Carlos JP
Valeu! Vou cotar aqui os GG AT2 e depois te falo.
Pessoal,
Estou com uma dúvida:
Encontrei em São Paulo o amortecedor do ômega 4.0 cil. 2.0/2.2l ano:92/98 - Cofap a óleo - cód. 47686 . Não conheço esse amortecedor. Serve na Tracker com kit 2"? O Turbo gás é Suprema 6cil.:pensativo:
Ou a óleo só serve o BL-1024 da Cofap?
Monroe quais os que servem e de qual carro?
:pensativo: