Conectar

Ver Versão Completa : Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Páginas : 1 2 3 4 [5] 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Carneiro
12/05/2008, 17:06
Salve.

Tô com problema nessa peça, contact coil. É um disco que faz o contato da buzina e airbag, entre o volante e o módulo. Ela fazia clequi, clequi ao virar o volante, e agora a buzina parou e a luz do airbag acende (pois o do motorista não é encotrado pelo módulo).

Levei na GM, e na quarta o mecânico combinou de olhar comigo, mas tá meio cabrero por termos prolongado a barra de direção. Só que é claro que o Daniel tirou e colocou a peça na barra com a direção alinhada etc, muuuito difícil ter sido isso que estragou a porcaria da peça.

No final das contas, imagino que arrumaremos a peça, se não o mecânico, o Daniel. Senão, f*, pois a GM vende a peça por meros 3000 reais. Detalhe: se achar num ferro-velho, deve valer 200 reais (o Neguinho do Ferro-velho Pedroso não tem, disse que é bem procurada essa porcaria). Lá fora, nem 50 dólares.

Alguém já teve problema parecido?

Abraços,

Márcio.

Fabriciooliver
12/05/2008, 18:02
As molas da frente são as originais do GV, ainda não parei pra pra pesquisar na pratica uma que melhor se encaixe. Mas acho que tá na hora de começarmos a fazer isso. A traseira é a do opala, agora vamos pesquisar a dianteira e ver como fica.

E o lanchinho vai na parde de cima da mala, ou no banco de traseiro.

VOVÔ DO TROLLER
12/05/2008, 18:11
As molas da frente são as originais do GV, ainda não parei pra pra pesquisar na pratica uma que melhor se encaixe. Mas acho que tá na hora de começarmos a fazer isso. A traseira é a do opala, agora vamos pesquisar a dianteira e ver como fica.

E o lanchinho vai na parde de cima da mala, ou no banco de traseiro.
Valeu Fabricio. QUE MARCA DE AMORTECEDORES VOCÊ USA NA FRENTE. Eu já estou partindo para o 3º jogo (na frente) com apenas 20.000 km rodados. Abçs

Fabriciooliver
12/05/2008, 22:33
Não sei qual é a marca, comprei o carro na mão de um primo meu, o carro esta bastante conservado, nao sei se ainda é o original do carro. O carro eu peguei com 100 mil km e hj ta com uns 130 mil, e o amortecedor ainda ta em perfeito estado, e olha que em minha mao ele tem sofrido um pouco mais.

Vou ver se tem alguma marca o referencia e te informo.

VOVÔ DO TROLLER
12/05/2008, 22:37
Não sei qual é a marca, comprei o carro na mão de um primo meu, o carro esta bastante conservado, nao sei se ainda é o original do carro. O carro eu peguei com 100 mil km e hj ta com uns 130 mil, e o amortecedor ainda ta em perfeito estado, e olha que em minha mao ele tem sofrido um pouco mais.

Vou ver se tem alguma marca o referencia e te informo.
Valeu Fabricio, obrigado. Abçs. Válter

Carneiro
13/05/2008, 10:24
Salve.

Tô com problema nessa peça, contact coil. É um disco que faz o contato da buzina e airbag, entre o volante e o módulo. Ela fazia clequi, clequi ao virar o volante, e agora a buzina parou e a luz do airbag acende (pois o do motorista não é encotrado pelo módulo).

Levei na GM, e na quarta o mecânico combinou de olhar comigo, mas tá meio cabrero por termos prolongado a barra de direção. Só que é claro que o Daniel tirou e colocou a peça na barra com a direção alinhada etc, muuuito difícil ter sido isso que estragou a porcaria da peça.

No final das contas, imagino que arrumaremos a peça, se não o mecânico, o Daniel. Senão, f*, pois a GM vende a peça por meros 3000 reais. Detalhe: se achar num ferro-velho, deve valer 200 reais (o Neguinho do Ferro-velho Pedroso não tem, disse que é bem procurada essa porcaria). Lá fora, nem 50 dólares.

Atualizando, a peça é mais conhecida como clock spring, apesar de no manual de serviço estar contact coil. Confirmei preço nos EUA, 30 doletas... Acho que vou comprar de qualquer jeito, pois se ela está quebrada e é o contato do airbag, melhor não tentar arrumar...

Sítio de peças: http://suzukiautoparts.net/

Abraços,

Márcio.

RABUGENTO
13/05/2008, 14:43
Voce já perguntou para a Suzucar, se eles tem? http://www.suzucar.com.br/

RABUGENTO
13/05/2008, 15:02
Parece-me que é proibida a venda assim mas os postos de combustível fecham os olhos para faturar. Estou consultando a ANP sobre isso. Assim que responderem aqui postarei.
Segurança acima de tudo!

Indagação que fiz e resposta da ANP:

Atenção:
Favor não responder esta mensagem, pois, por questões técnicas, seu e-mail
não será recebido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e
Biocombustíveis.
Para se comunicar novamente com a ANP, acesse o endereço
http://www.anp.gov.br/faleconosco/crc_form_mail.asp ou ligue para 0800 970
0267.

Endereço eletrônico: xxxxxxx@xxxxxxxxxxxxxx

Número do atendimento: 306302 - 12/05/08

Mensagem recebida:

Prezados senhores,
Lembro-me que há alguns anos foi divulgado pela mídia informação que dizia
ser proibida a venda de combustíveis em garrafas pet ou bombonas plasticas
nos postos varejistas de combustível.
Estive procurando no site da ANP essa informação mas não encontrei.
Li várias informações como a cartilha do revendedor e outras mas não encontrei nada sobre esse assunto.
Pergunto então se foi revogada essa determinação ou, se ela ainda está em vigor,
onde poderei encontrar a portaria.
Muito grato,
Rabugento

RSPOSTA:

Prezado Senhor Rabugento,

Em atendimento a sua solicitação, informamos que não existe legislação por
parte da ANP que regulamente ou proíba a venda de combustível em
recipientes plásticos ou galões, a única exigência feita pela ANP no artigo
10, inciso III, da Portaria ANP nº 116/2000 é que a venda de combustível
deverá ser realizada obrigatoriamente através de equipamento medidor (bomba
abastecedora) certificado pelo INMETRO, não especificando o destino do
abastecimento.
Apesar de não haver regulamentação quanto a venda, o transporte deste
produto é regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres -
ANTT através do "Regulamento para Transporte Rodoviário de Produtos
Perigosos" na Resolução ANTT 420/2004 e suas alterações, ou seja, os
recipientes utilizados na aquisição de combustíveis somente poderão ser
transportados em veículos autorizados ao transporte de material inflamável
e que atenda ao disposto neste regulamento. Qualquer dúvida quanto ao
transporte de material perigoso, V.Sª poderá entrar em contato com a ANTT
através do telefone 0800 610 300 ou através do website www.antt.gov.br.
Sugerimos ainda que, para verificar se os recipientes a serem utilizados na
compra de combustível são seguros e adequados, V.Sª entre em contato com o
INMETRO através do telefone 0800 285 1818 ou pelo website
www.inmetro.gov.br.
Gostaríamos de reiterar que estamos ao dispor para qualquer informação
adicional, seja através do "Fale com a ANP", desta Agência, disponível em
nosso site www.anp.gov.br, ou na Central de Atendimento/ ANP: 0800 970
0267.

Atenciosamente,
Centro de Relações com o Consumidor - CRC/ ANP

Carneiro
13/05/2008, 17:39
Voce já perguntou para a Suzucar, se eles tem? http://www.suzucar.com.br/

Já. Não tem.

O cara da Japan disse que ia olhar um carro que eles tinham comprado lá (sucata) e ver se a peça estava ok. Já me avisou que costuma cobrar 400 pilas.

Vou confirmar o part number amanhã e o preço nos EUA, se for 30 dólares mesmo, mando vir e coloco a peça nova, já que faz parte do sistema de air-bag - melhor não arriscar.

Abraços,

Márcio.

RABUGENTO
13/05/2008, 17:49
Sem dúvida!
Não se bobeia com segurança.

Pedrinha
14/05/2008, 21:24
Caros amigos foristas,

Estou pensando em, num primeiro momento, instalar as proteções inferiores para proteger a viatura da abrasividade da estrada p/ a roça. Isto deve ocorrer antes da substituição dos pneus e instalação de calços, molas e amortecedores de Suprema. Que só deve ocorrer bem lá pra frente. Existe algum senão para isso? Pensei tb em instalar uns calços "provisórios" de uns 2 cm até eu poder fazer o lift definitivo. Aceito sugestões!!!
Por favor, não desapareçam!!! :discordo:
Desde já, obrigado,

[]s :concordo:

VOVÔ DO TROLLER
14/05/2008, 22:51
Caros amigos foristas,

Estou pensando em, num primeiro momento, instalar as proteções inferiores para proteger a viatura da abrasividade da estrada p/ a roça. Isto deve ocorrer antes da substituição dos pneus e instalação de calços, molas e amortecedores de Suprema. Que só deve ocorrer bem lá pra frente. Existe algum senão para isso? Pensei tb em instalar uns calços "provisórios" de uns 2 cm até eu poder fazer o lift definitivo. Aceito sugestões!!!
Por favor, não desapareçam!!! :discordo:
Desde já, obrigado,

[]s :concordo:
Pedrinha, as proteções inferiores, podem e devem ser instaladas antes. Com relação ao calço provisório, eu , particularmente não aconselho. Vamos ver a opinião dos caros colegas. Abçs e boa noite

Pedrinha
15/05/2008, 09:41
Pedrinha, as proteções inferiores, podem e devem ser instaladas antes. Com relação ao calço provisório, eu , particularmente não aconselho. Vamos ver a opinião dos caros colegas. Abçs e boa noite

Olá Valter,

...meu objetivo é justamente este, ouvir a opinião dos colegas. Na verdade eu usava esta configuração no meu ex-GV. Calços de 1,5 cm + pneus Yokohama G11 no tamanho original 235/60R16. Só que eu estourei dois pares de amortecedores traseiros em 2 anos. Ou os amortecedores trabalharam forçados por conta do calço, ou foi excesso de peso nas idas ao sítio...pode ser tb uma combinação dos dois motivos + a péssima qualidade destes amortecedores traseiros originais (continuo achando-os muito moles). De qq forma, quero errar menos, de agora em diante...por isso quero ouvir opiniões. Quanto às proteções, só me resta comprá-las e instalá-las, pois a decisão já está tomada.

[]s. :concordo:

RABUGENTO
15/05/2008, 09:52
A Minha opinião é que coloque antes de tudo as proteções inferiores.
Pergunte pro meu filho via intranet que ele te conta a facilidade que foi colocá-las. :)

Pedrinha
15/05/2008, 10:18
A Minha opinião é que coloque antes de tudo as proteções inferiores.
Pergunte pro meu filho via intranet que ele te conta a facilidade que foi colocá-las. :)

Bom dia James Pai!!! Farei isso! :concordo:

jameslawbr
15/05/2008, 13:10
Olá, pessoal

alguém que já instalou os calços de suspensão por acaso teria o manual de instalação que pudesse passar no scanner e me enviasse? Encontrei sem querer uma oficina que mexe com 4x4 aqui em Macaé, mas o cara comentou que costuma colocar mais calço de carroceria, e queria dar uma olhada no manial de instalação desses de suspensão pra dar uma avaliada e fazer orçamento.

Valeu

VOVÔ DO TROLLER
15/05/2008, 19:24
Olá Valter,

...meu objetivo é justamente este, ouvir a opinião dos colegas. Na verdade eu usava esta configuração no meu ex-GV. Calços de 1,5 cm + pneus Yokohama G11 no tamanho original 235/60R16. Só que eu estourei dois pares de amortecedores traseiros em 2 anos. Ou os amortecedores trabalharam forçados por conta do calço, ou foi excesso de peso nas idas ao sítio...pode ser tb uma combinação dos dois motivos + a péssima qualidade destes amortecedores traseiros originais (continuo achando-os muito moles). De qq forma, quero errar menos, de agora em diante...por isso quero ouvir opiniões. Quanto às proteções, só me resta comprá-las e instalá-las, pois a decisão já está tomada.

Colocando os amortecedores traseiros da Suprema (com calço de 2") os problemas são eliminados ( da traseira) agora , na frente ,não tem jeito, pelo menos é o que eu acho. Como eu estou com calço de 2", estou partindo para o 3º jogo de amortecedores na frente, sendo que o Tracker está apenas com 20.000 Km rodados. Com relação ao protetores, na minha modesta opinião, os da RC 4 x 4 são os melhores. Abçs.válter

VOVÔ DO TROLLER
15/05/2008, 20:11
TROCA DA CORREIA DENTADA DOS TRACKER/GV
Qual seria a kilometragem mais indicada para trocar a correia dentada? Abçs

Carneiro
15/05/2008, 20:20
TROCA DA CORREIA DENTADA DOS TRACKER/GV
Qual seria a kilometragem mais indicada para trocar a correia dentada? Abçs

No motor é corrente. Acho que somente verificar os tensores e isso lá pelas tantas...

Correia acho que só do ar (acho que é poly v, sei lá).

Abraços,

Márcio.

Carneiro
15/05/2008, 21:01
No motor é corrente. Acho que somente verificar os tensores e isso lá pelas tantas...

Correia acho que só do ar (acho que é poly v, sei lá).

Aliás, to estudando o carro aqui com o catálogo da Suzuki que instalei.

Motor: 2 correntes
Bomba de óleo: corrente
Alternador: correia
Ventoinha: correia
Ar condicionado: correia poly-v
Caixa de transferência: corrente

Viajei? Acho que é isso!

Abraços,

Márcio.

VOVÔ DO TROLLER
15/05/2008, 21:53
Aliás, to estudando o carro aqui com o catálogo da Suzuki que instalei.

Motor: 2 correntes
Bomba de óleo: corrente
Alternador: correia
Ventoinha: correia
Ar condicionado: correia poly-v
Caixa de transferência: corrente

Viajei? Acho que é isso!

Abraços,

Márcio.
Valeu Márcio. Obrigado e boa noite.
Abçs.

Murillus
16/05/2008, 16:52
Respondendo pro forum tb:

Murillus,
Mais uma vez venho lhe fazer uma pegunta, lendo os topicos da rapaziada 4x4 aqui de fortaleza vi que a galera diz que seu perfil e de troller mais seu carro e uma TRACKER, e verdade que a sua TRACKER anda onde os troller andam como trilha da chesf, catavento, etc. E nao quebra!!! Cada vez mais estou mais doido pelo o TRACKER espero comprar logo o meu.:concordo: :palmas::palmas::palmas::palmas:

Oooops...

todo carro que faz trilha acaba quebrando... o que vc precisa ter é a prudencia...
se botar pra f, vai acabar quebrando o carro... e com o tempo vc vai sabendo o que pode e nao pode fazer no bichinho...

realmente o meu manda ver bem, mas isso tem custo... é preciso sempre fazer revisao preventiva... trocar oleos e qualquer peça que aparente estar ruim...

com o tracker da pra brincar muuuuiiiito, mas precisa saber antes o que pode ou nao fazer e isso so se aprende com tempo...

eu nao trocaria meu tracker por outro 4x4... :concordo::concordo::concordo:

TMorais
16/05/2008, 18:58
Postado originalmente por Pedrinha http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=608642#post608642)
Olá Valter,

"Colocando os amortecedores traseiros da Suprema (com calço de 2") os problemas são eliminados ( da traseira) agora , na frente ,não tem jeito, pelo menos é o que eu acho. Como eu estou com calço de 2", estou partindo para o 3º jogo de amortecedores na frente, sendo que o Tracker está apenas com 20.000 Km rodados. Com relação ao protetores, na minha modesta opinião, os da RC 4 x 4 são os melhores. Abçs.válter"

A traseira usando a configuração do calço de 2" + amortecedor da Suprema (resolve a traseira) mas é necessário considerar a altura da dianteira para ela não ficar baixa e com certeza esse calço de 1,5cm nas molas não compensará com a altura da traseira.:pensativo:

Pedrinha
16/05/2008, 20:28
Postado originalmente por Pedrinha http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=608642#post608642)
Olá Valter,

"Colocando os amortecedores traseiros da Suprema (com calço de 2") os problemas são eliminados ( da traseira) agora , na frente ,não tem jeito, pelo menos é o que eu acho. Como eu estou com calço de 2", estou partindo para o 3º jogo de amortecedores na frente, sendo que o Tracker está apenas com 20.000 Km rodados. Com relação ao protetores, na minha modesta opinião, os da RC 4 x 4 são os melhores. Abçs.válter"

A traseira usando a configuração do calço de 2" + amortecedor da Suprema (resolve a traseira) mas é necessário considerar a altura da dianteira para ela não ficar baixa e com certeza esse calço de 1,5cm nas molas não compensará com a altura da traseira.:pensativo:

TMorais,

Eu não estou querendo fazer o lift agora não...quero oxigenar as finanças primeiro, tirar umas férias em agosto, viajar com a família (de carro, é claro!) e só mexer com isso do final de ano em diante. Daí, como eu vou instalar as proteções inferiores, queria dar uma compensada com um calço baixinho, que não precise mexer muito...provisório mesmo. Depois, qd eu fizer o lift...substituo os amortecedores traseiros, molas e instalo kit RC4X4 na dianteira...trocarei tb os pneus. Calços baixinhos eu já usei nos GVs que tive...dá uma levantadinha mínima, mas já faz uma peq. diferença na estrada que pego p/ ir a roça. Enquanto isso, vou azeitando a viatura!!! :grin::grin::grin:

TMorais
16/05/2008, 21:45
Blz Pedrinha,

Era só como alerta se fosse usar 1,5cm na frente e calço de 2" atras.
Vc utilizava era 1,5cm de calço nas molas na dianteira/traseira?

Pedrinha
16/05/2008, 22:03
Blz Pedrinha,

Era só como alerta se fosse usar 1,5cm na frente e calço de 2" atras.
Vc utilizava era 1,5cm de calço nas molas na dianteira/traseira?

Sim! Utilizei esta configuração de calços num Vitarão V6, Num GV 1.6 2P e num GV 4P...nunca tive maiores problemas. Só no GV 4P que estourei 2 pares de amortecedores traseiro...mas aí, o carro já era argentino e os amortecedores tb!!! :pensativo::putz::parede: ...o GV 2P eu usei como caminhão, pois construí uma casa e carreguei muito material de construção nele e na carretinha... o bicho é um valente...e "nunca" tive problemas mecânicos...nem de suspensão...daí a minha bronca com amortecedores argentinos!!! Acho a suspensão traseira do Tracker muito mole tb!!!...como já tive outros Suzukis...estranhei!!!...logo, vou mudar assim que puder...até lá...vou tocar com cuidado!!!

Murillus
18/05/2008, 14:23
to com problemas de cambagem... em menos de um mes...
ta negativa... comendo por dentro...
depois que vc poe os calços parece que "isso" é a maior dor de cabeça...
é florida... e nem fiz trilhas pesadas...

[]s

Murillus
18/05/2008, 14:38
outra coisa que estava a pensar:

se trocasse as molas dianteiras originais pelas molas dianteiras do opala 4 cilindros ou 6 cilindros retirando os calços?

Parece que na trazeira ja esta consagrado essa troca, mas e na dianteira ???ganharia a mesma altura dos calços? seria tb viavel?

[]s

Pedrinha
18/05/2008, 16:05

[]s

Ué, não entendí! Qd se faz o lift, a cambagem não fica para dentro? \""""/ ...assim? Será que vc fez o "rasgo" na furação do amortecedor, maior do que o recomendado? Se fez, acho que não chega a ser um problema, pois já lí aqui, que basta soldar uma arruela no rasgo, trazendo o furo p/ uma posição mais amigável. Só vai dar mais trabalho. :parede:

[]. :concordo:

Pedrinha
18/05/2008, 16:08

se trocasse as molas dianteiras originais pelas molas dianteiras do opala 4 cilindros ou 6 cilindros retirando os calços?

Parece que na trazeira ja esta consagrado essa troca, mas e na dianteira ???ganharia a mesma altura dos calços? seria tb viavel?

[]s

A melhor forma de vc descobrir isso é desmontar uma mola dianteira e levá-la a uma loja de suspensão e compará-la com outras molas (bitola)...ou seja, mais trabalho!!! :parede:

TMorais
18/05/2008, 16:09

[]s

Acho que a altura da dianteira seria maior e o amortecedor ficaria um pouco mais aberto, mais duro e com possibilidade da direção ficar mais leve. Agora, se vc puder ver a viabilidade de colocar essas molas na mesma altura da mola original+calço, talvez aí fosse uma solução. (nesse caso cortaria algum elo da mola do opala e colocaria uma magueira nas bases para evitar atrito). Lembrando que mesmo nivelando a mola do opala com a mola original+calço a possibilidade de ficar mais dura a suspensao é plausível.

Newton Guerra
18/05/2008, 16:09

[]s

Sem chance, Murillus. Já viu o comprimento das molas dianteiras do Tracker? São bem curtas. Tem que dar uma pesquisada e ver se existe alguma parecida, com uns 35 a 40 mm maior.

Abraços

Carlos TA
18/05/2008, 16:23
Acho que a altura da dianteira seria maior e o amortecedor ficaria um pouco mais aberto, mais duro e com possibilidade da direção ficar mais leve. Agora, se vc puder ver a viabilidade de colocar essas molas na mesma altura da mola original+calço, talvez aí fosse uma solução. (nesse caso cortaria algum elo da mola do opala e colocaria uma magueira nas bases para evitar atrito). Lembrando que mesmo nivelando a mola do opala com a mola original+calço a possibilidade de ficar mais dura a suspensao é plausível.
As molas do Opala funcionam bem na traseira, já na dianteira não creio que as mesmas funcionem , pois elas devem suportar mais peso do que a da traseira ( motor e caixa ) , portanto a procura deve ser por uma mola que substitua o calço na altura mas também suporte o peso do power train.
Também serão necessários amortecedores com curso compatível para evitar o uso dos calços nos amortecedores originais.
É um longo caminho, muita tentativa e erro.

[]'s Carlos

Andre Sousa
19/05/2008, 16:02

[]s

Não é "flórida" não. Basta fazer o que o manual da RC manda:
1º No amortecedor você deve abrir o rasgo de regulgem do parafuso com uma lima quadrada.
2º fazer ajuste da cambagem numa loja que cuida de alinhamento de direção - peça para apertar bem a porca que fixa o ajuste da cambagem.

Estou com meu carro modificado tem uns 6 meses e não tive esse problema.

hrodrigues
19/05/2008, 17:13
Andre
Beleza de carro

Gostaria da sua ajuda para o seguinte:
1- Como ficou a estabilidade no asfalto ?
2- Aonde encontrar os pneus grabbber AT² ?

Abs
Helio

TMorais
19/05/2008, 17:34
Andre
Beleza de carro

Abs
Helio

Segue site:

http://www.conti-online.com/generator/www/br/pt/generaltire/automobile/temas/van/utilitario/grabber_at2/grabberat2_benef_pt.html

http://www.conti-online.com/generator/www/br/pt/generaltire/automobile/geral/home/index_pt.html

hrodrigues
19/05/2008, 17:42
Valeu TMorais

Já estive neste site que me direcionou para os distribuidores. Entrei em contato com o GBG e outros dois mas eles não tem o grabber AT² 235x70x16.

Obrigado
Abs
Helio

VOVÔ DO TROLLER
19/05/2008, 18:32
Andre
Beleza de carro

Gostaria da sua ajuda para o seguinte:
1- Como ficou a estabilidade no asfalto ?

Abs
Helio
Boa tarde Hélio. Você já pensou nos pneus TOYO OPEN COUNTRY A/T 235/70/16(japoneses) ? Já rodei 12.000 km com eles em muitas trilhas de piso "cruel" e até agora tudo bem. Abçs. Válter

hrodrigues
20/05/2008, 08:32
Olá vbeltran, bom dia

Obrigado pela dica. Vc saberia me dizer qual as vantagens e desvantagens entre os dois, o toyo e o grabber?
O uso seria na seguinte proporção:
80% - asfalto
20% - areia e lama
Usei os originais, dueler, na lama e não gostei do desempenho, por isso estou pensando em vender os cinco e colocar um dos dois acima.
No asfalto o dueler é excelente

Abs
Helio

Carneiro
20/05/2008, 09:18
Obrigado pela dica. Vc saberia me dizer qual as vantagens e desvantagens entre os dois, o toyo e o grabber?
80% - asfalto
20% - areia e lama
Usei os originais, dueler, na lama e não gostei do desempenho, por isso estou pensando em vender os cinco e colocar um dos dois acima.

Eu achei o Dueler uma droga, pois só presta no asfalto seco. Choveu, ferrou. Talvez na areia fofa seja legal.

Veja que qualquer AT vai quebrar um galho na lama, mas não vai ser muuuuito legal não. Digo lama mesmo, barro molhado, etc. Mas se for mais areia, terra, e vez ou outra uma lama, os ATs vão te deixar bem.

Eu coloquei mud mesmo, arriscando ver como ficaria no asfalto (conforto, aderência, etc) e ele até que manda tão bem quanto o original, acredite! Logico que choveu, não dá para abusar...

O que dizem é que na areia os Mud são piores, pois cavam e exigem muito do motor (ou atola de vez). Ainda não fui ao litoral... Na lama, terra, erosões etc, é show de bola.

Abraços,

Márcio.

Pedrinha
20/05/2008, 10:00
Olá vbeltran, bom dia

80% - asfalto
20% - areia e lama

Abs
Helio

Olá Helio, td bem?

Outra opção que vc tem é o Yokohama Geolandar G12 que tem nas seguintes medidas: 235/70R16 e 235/60R16 (original do Tracker. Este pneu é 50% On e Off Road. Usei os por cerca de 2 anos no Meu ex-GV e qd vendí o carro eles ainda estavam novos. O único senão é que eles são caros...cerca de R$ 650,00 cada. Vc só compra estes pneus por encomenda e os principais revendedores desta marca no Rio é a Veluplast em São Cristóvão e Guidon no Recreio.
Se quiser ver o desenho do pneu, acesse: www.yokohama.com.br (http://www.yokohama.com.br)

VOVÔ DO TROLLER
20/05/2008, 13:48
Olá vbeltran, bom dia

80% - asfalto
20% - areia e lama

Abs
Helio
Concordo com o Carneiro. Os A/T não são bons nem no asfalto nem na lama. Com relação ao Toyo posso dizer por experiência própria que eles são macios, bons no asfalto e estradas de terra e pedras e razoáveis na lama. Para quem não pode ter os dois jogos ( o que seria ideal) os A/T quebram um bom galho e o preço dos Toyo acho que é mais em conta. Com relação à comparação com os GRaber , eu não sei te dizer, pois não tive experiências com os mesmos. Vamos deixar o pessoal que tem os GRaber falar. Abçs. Válter

Murillus
20/05/2008, 14:44
Não é "flórida" não. Basta fazer o que o manual da RC manda:
1º No amortecedor você deve abrir o rasgo de regulgem do parafuso com uma lima quadrada.
2º fazer ajuste da cambagem numa loja que cuida de alinhamento de direção - peça para apertar bem a porca que fixa o ajuste da cambagem.

Estou com meu carro modificado tem uns 6 meses e não tive esse problema.

Andre,

quando disse que é florida... nao me referi isso como arrependimento...
quiz dizer que vou ter que levar novamente o carro na oficina... e como estou sem tempo, é florida...
alem de estar rodando 400 a 500 km por semana... por isso notei o desgaste irregular do pneu...

mas pros que nao se aventuraram ainda com o kit 2" suspensao...
minha opiniao é que foi a melhor coisa que fiz... vale a pena muito mesmo...

tanto em trilhas quanto na cidade... e nao achei que perdi estabilidade nem nada de irregular ate agora...

vou seguir uma dica que o Mauro colocou num post... soldar uma contraporca na posição que zerar a cambagem... assim nao terei mais problemas... espero...

[]s

Murillus
20/05/2008, 14:55
Eu achei o Dueler uma droga, pois só presta no asfalto seco. Choveu, ferrou. Talvez na areia fofa seja legal.

Veja que qualquer AT vai quebrar um galho na lama, mas não vai ser muuuuito legal não. Digo lama mesmo, barro molhado, etc. Mas se for mais areia, terra, e vez ou outra uma lama, os ATs vão te deixar bem.

Eu coloquei mud mesmo, arriscando ver como ficaria no asfalto (conforto, aderência, etc) e ele até que manda tão bem quanto o original, acredite! Logico que choveu, não dá para abusar...

O que dizem é que na areia os Mud são piores, pois cavam e exigem muito do motor (ou atola de vez). Ainda não fui ao litoral... Na lama, terra, erosões etc, é show de bola.

Márcio,

vc disse tudo...

os originais são pra cidade e olhe la...

nas dunas eles tb são bons... já os mud, se não tiver experiencia, são muito ruins pra dunas...

ainda estou atras de uns pneus pra minha... mas acho que os Grabber at2 sao os ideais pra quem nao ve muita lama...

talves ter dois jogos... um AT e um Cross...

sei la... difícil pois cada lugar é bem diferente do outro... e ate agora os meus originais agüentaram minhas trilhas... apesar de algumas atoladinhas...

[]s

sergio coriolano
20/05/2008, 15:28
amigo,
estou levantando um Tracker 08 c/ 2+2 tambem, vc pode me dar algumas dicas?
- a barra de torção vc teve que usar um adaptador nela?
- os para choques, tem algum macete para reposicionalos?
- vc disse que viu alguns para choques no mercado para o Tracker, pode me dizer quais as marcas?
- tem alguma observação mais importante que possa me passar?
se for possivel me escreva para sergio@garrabsb.com.br
abraços,
Sérgio

Murillus
20/05/2008, 15:58
amigo,
- vc disse que viu alguns para choques no mercado para o Tracker, pode me dizer quais as marcas?
abraços,
Sérgio

Sérgio,

de uma lida no topico desde o inicio... o andre deu todas as dicas...
levantar 2" na suspensao é facil, mas trabalhoso...
ja 2" na carroceria é muito trabalhoso... e eu nao consegui, confesso...
talvez por falta de um mecanico acostumado a fazer isso... mas vou tentar logo logo... o tracker levantado é show...

bem, boa sorte...

[]s

Andre Sousa
20/05/2008, 16:45
amigo,
abraços,
Sérgio

Caro Sérgio,

Legal sua determinação. Dá uma olhada no tópico todo que você verá como o carro pode ficar com 2" + 2". Mas antes de fazer qualquer "observação importante", como pediu, seria bom você falar sobre o uso que pretende fazer do carro. E tenha em mente que não é possível pensar em levantar o carro 15 cm (5 de suspensão, 5 de carroceria e 5 de pneu) para melhorar a performance off-road e continuar com o mesmo rendimento, estabilidade, consumo, potência, do projeto original. Ganha-se uma coisa e perde-se outra.

Dicas:
Se nunca fez alteração em veículo off-road, faça apenas alteração da suspensão colocando calços de 2" da RC. É uma alteração relativamente simples, barata, reversível e o carro já fica bem legal. NÃO FAÇA LIFT DA CARROCERIA SE NÃO TEM EXPERIÊNCIA OFF-ROAD.

Se prepare para perder a garantia do veículo. Eu não faço questão da minha mesmo.

Se mesmo assim está determinado a fazer a alteração comece escolhendo os pneus que quer usar. Se for um 235/70/16, não fica legal com 2" + 2", se for 245/70/16 será realmente necessário usar calços na carroceria, se for um 33" sugiro comprar um Troller.

Se tem bala sobrando sugiro comprar um jogo de rodas com off-set negativo (cerca de 3 ou 4 cm) em relação à roda original. Isso vai evitar que os pneus raspem na longarina do chassis. Outra opção, que é o que eu uso, são alargadores da Garra 4x4.

Se prepara para ter que cortar parachoque, caixa-de-ar, etc. Os pneus maiores que 235/70/16 raspam mesmo e você tem que tirar nos acabamento - mas no fim não compromete a estética não.

No mais, basta postar aqui as dúvidas especificas que o pessoal se anima bastante pra tentar resolver junto.

Sobre as dúvidas que relacionou:
a) A barra de torção está como no original, apenas as bieletas é que foram montadas invertidas, a da esquerda está na direita e vive-versa;
b) uma furadeira e uma porca no novo lugar, nada complicado;
c) não trocaria meus parachoques. Primeiro pelo custo, um original na Suzucar ou no ferro velho está uns 300 paus. Um de ferro sai por mais de 1.000. Em mais de anos de trilha nunca quebrei o parachoque. Se quebrar remendo e pinto que fica igual a novo. Se ele se acabar totalmente copro outro. A segunda questão é o peso, um parachoques de ferro pesa uma barbaridade, como já uso guincho seria impossível para os amortecedores disponíveis no mercado segurarem o peso na dianteira. Não se preocupe com isso ainda. Tem muitas outras coisas pra te tirar o sono.

Abraços,

André

hrodrigues
20/05/2008, 19:03
Ola Carneiro

Concordo com vc. No asfalto seco, esqueci de mencionar na mensagem, acho excelente. No molhado não senti firmeza, já na areia fofa e seca ele se saiu muito bem, mesmo sem diminuir a pressão. Obrigado pelas dicas.

Abs

Helio

hrodrigues
20/05/2008, 19:14
Olá Pedrinha

Agradeço pela dica do pneu. Aproveito a oportunidade para agradecer tambem pela dica dos faróis de neblina que acabei comprando pela terça parte do preço que me foi pedido na autorizada. Aproveitei e instalei um kit de xenon nos mesmos. Ficou muito bom.

Abs

Helio

TMorais
20/05/2008, 19:42
Valeu TMorais

Já estive neste site que me direcionou para os distribuidores. Entrei em contato com o GBG e outros dois mas eles não tem o grabber AT² 235x70x16.

Obrigado
Abs
Helio

Estive hoje na Continental (loja que comprei os GG At2) e também estão em falta. A informação é devido aquela greve da Receita pois os pneus ainda estão retidos. É só aguardar caso este seja sua opção.
Quanto ao pneu não tenho o que reclamar, vai bem no asfalto (não faz barulho), estradas de chão, ja testei em areia e foi tranquilo. O que gosto no pneu é o desenho agressivo do Grabber, diferente das outras marcas. Sobre o custo vc deve achar entre 480 a 590,00 a unidade. Agora esqueça os Pirelli Atr (só presta para asfalto).:parede:

Pedrinha
20/05/2008, 21:07
Olá Pedrinha

Agradeço pela dica do pneu. Aproveito a oportunidade para agradecer tambem pela dica dos faróis de neblina que acabei comprando pela terça parte do preço que me foi pedido na autorizada. Aproveitei e instalei um kit de xenon nos mesmos. Ficou muito bom.

Abs

Helio

...então segura aí, que lá vai mais uma dica...se vc já instalou os faróis de neblina/milha, não se esqueça de colar os acabamentos plásticos deles (use uma cola de silicone)...pois se não fizer isso, vc os perderá...assim como eu e outros desavisados perdemos os nossos.

Carlos TA
20/05/2008, 21:32
Estive hoje na Continental (loja que comprei os GG At2) e também estão em falta. A informação é devido aquela greve da Receita pois os pneus ainda estão retidos. É só aguardar caso este seja sua opção.
Quanto ao pneu não tenho o que reclamar, vai bem no asfalto (não faz barulho), estradas de chão, ja testei em areia e foi tranquilo. O que gosto no pneu é o desenho agressivo do Grabber, diferente das outras marcas. Sobre o custo vc deve achar entre 480 a 590,00 a unidade. Agora esqueça os Pirelli Atr (só presta para asfalto).:parede:
Alguém aqui neste tópico já usou pneus recapados como os da genniho http://www.geninhopneus.com.br/ , conversei hoje com o representante deles aqui em BH e o pneu modelo 1001, na medida 235/70/16 fica por 300,00 cada , segundo ele o comportamento deste pneu é igual ao pirelli mud ou BF mud ou seja 40% on road , 60% offroad , com uma durabilidade maior devido ao sistema de recapagem "a frio", com banda de rodagem pré-moldada.

[]'s dando mais uma opção.

Carlos

Pedrinha
20/05/2008, 22:41
Alguém aqui neste tópico já usou pneus recapados como os da genniho http://www.geninhopneus.com.br/ , conversei hoje com o representante deles aqui em BH e o pneu modelo 1001, na medida 235/70/16 fica por 300,00 cada , segundo ele o comportamento deste pneu é igual ao pirelli mud ou BF mud ou seja 40% on road , 60% offroad , com uma durabilidade maior devido ao sistema de recapagem "a frio", com banda de rodagem pré-moldada.

[]'s dando mais uma opção.

Carlos

Caro Carlos,

Só use pneus recapados em trilhas. Jamais use pneus recapados em estradas. Já tive uma experiência horrível na estrada quando usei um jogo pneus Black Star Broadway num Vitara. O pior de tudo é que eu estava com minha família no carro. O pneu desagregou numa curva e eu rodei. Só não bati pq não era o meu dia. Aprendí a lição do jeito mais duro. E lembre-se sempre: "O barato pode sair caro". Nem precisa dizer que substituí aquelas porcarias imediatamente.

Fabriciooliver
21/05/2008, 00:05
Eu comprei a 1 ano atras, esses pneus, o modelo 1001, custou R$ 250,00 reais cada. Usei por pouco tempo e o primeiro estourou quando eu viajava, lascou na lateral. Uma semana depois, outro pneus deu o mesmo problema, levei num local que recapa aqui na cidade, e ele informou que o problema provavel era a idade do pneus, a carcaça tinha mais de 5 anos.

A empresa Geninho Pneus é super séria, fiz contato com eles, contei o ocorrido, mandei os 4 pneus de volta e decidi definitivamente que nao usaria mais pneus recapado para o dia a dia, entao dai comprei uns pneus AT 225/70/16, meia vida, R$120 reais cada, estao bem conservados e são os que uso até hoje, e troquei, sem custo adicional, os pneus Genius 1001 por 4 pneus 100% cross. E estou sedento para testa-lo, em junho é a Trilha que oganizamos aqui em Alagoinhas (inclusive estao todos convidados, é de 13 a 15 de junho, V trilha da laranja), o deseno eh muito agressivo, vai mandar muito bem na lama e no jeep cross. Depois conto o resultado e mostro as fotos.

Em resumo, nao usaria pneu recapado para uso diario.

hrodrigues
23/05/2008, 07:33
Bom dia Pedrinha

Estou pretendendo dar uma levantada na suspensão pois, com a colocação dos protetores, estribos e para choque a frente ficou muito baixa. Optei por usar o kit RC4x4 na dianteira e na trazeira estou em dúvida (aceito sugestões).
Andei lendo comentários aqui mesmo no forum mas não cheguei a uma conclusão em relação a trazeira. Tens algum mecânico de confiança de preferência que já tenha feito este serviço para alguem, aqui em Niterói. Eu tenho um mecanico de absoluta confiança e competência mas este tipo de serviço não é sua especialidade, acredito que ele faria sem o menor problema mas, por nunca ter feito pode deixar escapar algum pulo do gato.
A idéia é levantar a suspensão e em seguida trocar os pneus, assim que eles aparecerem no mercado, pelos Grabber AT² na medida 235/70/16. Alguem mencionou que com essa medida eles dão uma raspada quando totalmente esterçados e que isso seria resolvido usando espaçadores. E com relação ao para lama eles raspam no mesmo?

Abs

Helio

TMorais
23/05/2008, 08:57
Bom dia Pedrinha

Estou pretendendo dar uma levantada na suspensão pois, com a colocação dos protetores, estribos e para choque a frente ficou muito baixa. Optei por usar o kit RC4x4 na dianteira e na trazeira estou em dúvida (aceito sugestões).
Andei lendo comentários aqui mesmo no forum mas não cheguei a uma conclusão em relação a trazeira. Tens algum mecânico de confiança de preferência que já tenha feito este serviço para alguem, aqui em Niterói. Eu tenho um mecanico de absoluta confiança e competência mas este tipo de serviço não é sua especialidade, acredito que ele faria sem o menor problema mas, por nunca ter feito pode deixar escapar algum pulo do gato.
A idéia é levantar a suspensão e em seguida trocar os pneus, assim que eles aparecerem no mercado, pelos Grabber AT² na medida 235/70/16. Alguem mencionou que com essa medida eles dão uma raspada quando totalmente esterçados e que isso seria resolvido usando espaçadores. E com relação ao para lama eles raspam no mesmo?

Abs

Helio

Rodrigues,

Qualquer pneu que usar na medida 235/70 na dianteira (ao esterçar totalmente a direção e somente neste caso é que raspa um pouco no chassi (algo pequeno mesmo que vc acostuma a não girar mais a direção até o seu fim)) o resto tipo para-lamas não mexe em nada. Já teve alguns comentários aqui a respeito do espaçador e neste caso não é viavel pois relataram que forçam mais o conjunto, portanto acabei não utilizando.
Quanto à traseira é relativamente bem mais simples que a dianteira. :concordo: Ou vc utiliza o amortecedor traseiro + o prologador do kit da suspensão 2" OU retira o amortecedor original e prolongador (caso já tenha colocado) e utiliza SOMENTE o amortecedor da Suprema turbo gás cofap GBL 1024 (tem da Suprema turbo gás monroe mas não sei a referencia). Nesse kit na parte traseira segue a colocação do calço nas molas traseiros de 50mm + a troca da mangueira do suspiro. O que o pessoal tava bastante discutindo foi a questão das molas (troca) por uma do Opala (nesse caso tiraria a original + calço) . Algo que não fiz.

hrodrigues
23/05/2008, 11:13
Bom dia TMorais

Pelo que entendi vc trocou o amortecedor colocando o da Suprema, os calços e trocou a mangueira do suspiro. Se afirmativo, por favor, me tire as seguintes dúvidas:
1- Como ficou a estabilidade no asfalto?
2- Como ficou o conjunto quando trafegando por costelas na estrada?
3- Acho a trazeira do Tracker muito molenga. A troca do amortecedor tornou a
trazeira mais dura e por consequencia melhorou a estabilidade?
Obrigado pelas dicas

Abs

Helio

TMorais
23/05/2008, 12:44
Bom dia TMorais

Pelo que entendi vc trocou o amortecedor colocando o da Suprema, os calços e trocou a mangueira do suspiro. Se afirmativo, por favor, me tire as seguintes dúvidas:
1- Como ficou a estabilidade no asfalto?
2- Como ficou o conjunto quando trafegando por costelas na estrada?
3- Acho a trazeira do Tracker muito molenga. A troca do amortecedor tornou a
trazeira mais dura e por consequencia melhorou a estabilidade?
Obrigado pelas dicas

Abs

Helio

1 e 3 - Quando coloquei o prolongador do kit com amortecedor original a traseira ficou muito molenga e dava fi de curso ao passar por um quebra mola um pouco mais rápido. Desta forma optei pelo Suprema que tem mais curso e é mais rígido dando mais firmeza na traseira. Resultado ficou muito bom e melhor estabilidade.
2- O tracker fica mais rígido em relaçao a versao original (que eu achei melhor). O segredo fica, ao trocar os pneus, na calibragem. Em resumo o amortecedor da Suprema é bem melhor que o prolongador+amortecedor original.

Carlos TA
23/05/2008, 14:03
Bom dia Pedrinha

Abs

Helio
Olá Hélio,
Eu fiz no meu carro a menos de um mês , exatamente esta receita meio a meio , na dianteira o kit da RC e na traseira mola dianteira de Opala 4cil , mais amortecedor turbo gás traseiro da Suprema , é Plug and play . Com está receita a traseira ficou mais dura que a original e com 3" a mais ou seja um pouco mais que a frente , sendo na minha opinião estas duas difenças grandes vantagens no caso do GV/Tracker.
Com relação ào conforto e estabilidade não vi prejuízo nenhum, e o comportamento do carro em costeletas mudou da água pro vinho.
No feriado de ontem , estreei a suspensão nova em uma trilha de verdade e apesar de ainda estar com meus pirelli Scorpions AT 225/70/16 , o aumento do curso, principalmente na suspensão traseira, fez toda diferença, quanto mais tempo o pneu fica em contato com o chão , mais tração.
Se você quiser mais detalhes me passe seu e-mail que te mando fotos e etc... , da montagem completa.

[]'s tentando ajudar.

Carlos

hrodrigues
23/05/2008, 14:53
TMorais

Estou chegando lá com a ajuda de vcs. Na dianteira está resolvido, o Kit da RC. Aliás está em falta, entrei em contato com eles e talvez só lá para o meio da semana que vem. Me pediram 400 pilas, é isso mesmo?
Na trazeira o amortecedor da suprema ( pode me dar idéia de onde comprar mais barato?) Como é um carro basicamente para duas pessoas vou inicialmente manter a mola e ver como fica se ainda assim não achar que é o que quero vou seguir o conselho do Carlos TA e trocar a mola tambem. Como fazer com a calibragem?

Abs

Helio

hrodrigues
23/05/2008, 15:02
Olá Carlos TA

Obrigado pela ajuda. Como disse para o TMorais vou fazer o que vcs fizeram menos, inicialmente, a troca das molas. Se não ficar como eu quero vou tambem trocá-la. Poderia me dizer aonde conseguir melhor preço no amortecedor? No Kit me pediram 400 pilas. O meu e-mail é hrodrigues@uol.com.br , se não for dar trabalho gostaria de ver as fotos e qualquer outro detalhe.

Abs

Helio

TMorais
23/05/2008, 15:03
TMorais

Estou chegando lá com a ajuda de vcs. Na dianteira está resolvido, o Kit da RC. Aliás está em falta, entrei em contato com eles e talvez só lá para o meio da semana que vem. Me pediram 400 pilas, é isso mesmo?
Na trazeira o amortecedor da suprema ( pode me dar idéia de onde comprar mais barato?) Como é um carro basicamente para duas pessoas vou inicialmente manter a mola e ver como fica se ainda assim não achar que é o que quero vou seguir o conselho do Carlos TA e trocar a mola tambem. Como fazer com a calibragem?

Abs

Helio

Helio,

O kit custou isso mesmo (mas a vista tem desconto!) Tem também o frete. Como vc terá que arcar com o frete veja se vc compra logo os protetores (à sua escolha) pois ai vc pagará tudo em cima de um frete só.:pensativo:
Sobre o amortecedor pesquisei muito e o melhor custo foi esse aqui (dica de VBeltram), comprei os meus lá 159,00 o par + frete.(loja do varejo)
http://www.koga-koga.com.br/varejo.htm
Sobre a calibragem estou usando atualmente nos Grabber 27libras.

Carlos TA,

Como vc já está usando molas do Opala e caso tenha fotos da suspensão e do carro mande aí.:concordo:
Essas molas vc comprou onde? qual custo/referencia?
Abç,

Carlos TA
23/05/2008, 15:05
TMorais

Abs

Helio
Paguei 280,00 na parte dianteira do kit , e ele me pediu os mesmos 400,00 pelo kit completo ambos + frete.

hrodrigues
23/05/2008, 15:10
TMorais

De quais protetores vc está falando? De caixa e carter? Se forem esses já os comprei são da Todo Terreno, muito bons por sinal

Abs

Helio

hrodrigues
23/05/2008, 15:14
TMorais

De quais protetores vc está falando? De caixa e carter? Se forem esses já os comprei são da Todo Terreno, muito bons por sinal
Depois farei um teste na sua terra aonde por sinal estive em maio e dei duas pancadas, amortecedor não segurou e foi no batente, nos desníveis da estrada para Trancoso ahahahah

Abs

Helio

TMorais
23/05/2008, 15:15
TMorais

Abs

Helio

Correto.:concordo: O pessoal aqui tem comprado o protetor de tanque também (substituindo o original). Este eu não comprei.

Carlos TA
23/05/2008, 15:17
Helio,

O kit custou isso mesmo (mas a vista tem desconto!) Tem também o frete. Como vc terá que arcar com o frete veja se vc compra logo os protetores (à sua escolha) pois ai vc pagará tudo em cima de um frete só.:pensativo:
Sobre o amortecedor pesquisei muito e o melhor custo foi esse aqui (dica de VBeltram), comprei os meus lá 159,00 o par + frete.(loja do varejo)
http://www.koga-koga.com.br/varejo.htm
Sobre a calibragem estou usando atualmente nos Grabber 27libras.

Carlos TA,

Como vc já está usando molas do Opala e caso tenha fotos da suspensão e do carro mande aí.:concordo:
Essas molas vc comprou onde? qual custo/referencia?
Abç,
TMorais,
Dê uma olhada nos posts #918 , #919 , #920 , # 921 , a única diferença agora é que eu coloquei o kit da RC na frente e tirei os calços de borracha que aparecem na foto. No final o carro ficou com 2" na frente e 3" na traseira.
Mola 187,00 (MC.ECHE41) e amortecedor Monroe 201,00 (0027333)tudo comprado aqui mesmo em BH.
[]'s
Carlos

Carlos TA
23/05/2008, 15:21
Olá Carlos TA

Obrigado pela ajuda. Como disse para o TMorais vou fazer o que vcs fizeram menos, inicialmente, a troca das molas. Se não ficar como eu quero vou tambem trocá-la. Poderia me dizer aonde conseguir melhor preço no amortecedor? No Kit me pediram 400 pilas. O meu e-mail é hrodrigues@uol.com.br , se não for dar trabalho gostaria de ver as fotos e qualquer outro detalhe.

Abs

Helio
Hélio,
te encaminhei dois e-mails que tinha mandado para nosso colega aqui do fórum ZéNovais , com todos detalhes, qualquer dúvida estou às ordens.

[]'s
Carlos

TMorais
23/05/2008, 15:25
TMorais,
Dê uma olhada nos posts #918 , #919 , #920 , # 921 , a única diferença agora é que eu coloquei o kit da RC na frente e tirei os calços de borracha que aparecem na foto. No final o carro ficou com 2" na frente e 3" na traseira.
Mola 187,00 (MC.ECHE41) e amortecedor Monroe 201,00 (0027333)tudo comprado aqui mesmo em BH.
[]'s
Carlos

Carlos,

Vou checar.:concordo:
A respeito desse amortecedor monroe (0027333) é a mesma medida dos Suprema? São turbo gás? Pois só tenho a ref. dos Cofap.

Carlos TA
23/05/2008, 15:26
Carlos,

Vou checar.:concordo:
A respeito desse amortecedor monroe (0027333) e a mesma medida dos Suprema? São turbo gás? Pois só tenho a ref. dos Cofap.
Mesma coisa, ele é o amortecedor turbo gás da Monroe produzido para a traseira da Suprema.

[]'s

hrodrigues
23/05/2008, 16:08
Carlos

Recebi o e-mail. Valeu

Abs

Helio

Carlos TA
23/05/2008, 17:10
Carlos

Recebi o e-mail. Valeu

Abs

Helio
Hélio ,
confere se os dois chegaram, são diferentes.
[]'s

VOVÔ DO TROLLER
23/05/2008, 18:13
Olá Carlos TA

Abs

Helio
Eu concordo com o TMorais. Tenho no meu Tracker a mesma configuração dele. Pelo que eu percebi nos comentários deste forum como também da Suzukinet, a colocação das molas do opala fica bom, entretanto, o carro fica mais duro (só com o amortecedor da Suprema já fica mais duro). Na minha opinião se a pessoa não vai andar com sobrepeso na parte de trás, acho que é bom manter a mola original + calço. Agora, eu não aconselho o uso dos prolongadores dos amortecedores traseiros. O bom mesmo é colocar logo o da Suprema, de preferência turbo-gás(neste caso os prolongadores do amortecedores não são utilizados). Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
23/05/2008, 18:36
DEFEITO NO VIDRO ELÉTRICO (PORTA DO MOTORISTA) DO TRACKER

Boa noite pessoal. O meu Tracker está apresentando pela 4a. vez, problema no vidro elétrico (do motorista). Quando acionado, o vidro levanta torto e demora para fechar. Quando está molhado, nem sobe. Nas duas primeiras vezes que eu levei o carro na autorizada GM eles regularam e ficou bom. Na 3a. vez, eles trocaram os trilhos e todas as peças envolvidas no levantamento do vidro (segundo eles). Agora pela 4a. vez o vidro está apresentando problemas novamente. Com todo o respeito que merecem os colegas foristas, estou com o "saco cheio". Acho que vou levar o carro numa oficina particular e ver se resolvo o problema e aí vou mandar a garantia para aquele lugar. Abçs. Válter

RABUGENTO
23/05/2008, 20:08
Caramba!
Não lembro o que se passa nas canaletas... seria silicone ou grafite?

VOVÔ DO TROLLER
23/05/2008, 20:41
Caramba!
Não lembro o que se passa nas canaletas... seria silicone ou grafite?
Valeu Rabugento, mas o problema não é de lubrificação. Os vidros estão "folgados" dentro das canaletas. Não sei se o problema é de regulagem ou de algum defeito de fabricação. A autorizada , simplesmente, não consegue reparar o defeito. Abçs.

TMorais
23/05/2008, 21:07
Valeu Rabugento, mas o problema não é de lubrificação. Os vidros estão "folgados" dentro das canaletas. Não sei se o problema é de regulagem ou de algum defeito de fabricação. A autorizada , simplesmente, não consegue reparar o defeito. Abçs.

Valter,

Veja o defeito em uma oficina que trabalhe com suzuki e depois acione a garantia (pelo menos assim vc sabe onde está o problema). Outra coisa pegue tudo documentado pois mesmo acabando a garantia vc tem como questionar pois isso já foi reclamado no período vigente.

Rabugento,

Se os vidros apresentarem dificuldade ao subir (resistencia) ou descer, um bom silicone spray resolve.:concordo:

VOVÔ DO TROLLER
23/05/2008, 23:13
Valter,

Veja o defeito em uma oficina que trabalhe com suzuki e depois acione a garantia (pelo menos assim vc sabe onde está o problema). Outra coisa pegue tudo documentado pois mesmo acabando a garantia vc tem como questionar pois isso já foi reclamado no período vigente.

Rabugento,

Se os vidros apresentarem dificuldade ao subir (resistencia) ou descer, um bom silicone spray resolve.:concordo:
Valeu TMorais, eu vou fazer isto mesmo. Válter

hrodrigues
24/05/2008, 07:33
Bom dia Carlos TA

Chegaram sim, os dois

Obrigado
Abs
Helio

hrodrigues
24/05/2008, 07:40
Bom dia VBeltram

Já passei por uma situação igual à sua com outro carro. A coisa só funcionou quando enviei documento registrado para a fábrica relatando o que estava acontecendo (não conseguiam resolver o problema) e sugeri sutilmente que iria procurar os meus direitos. Aí eles se mexeram, dois dias depois já havia um inspetor verificando comigo na autorizada o que estva acontecendo e mais dois dias o carro estava com o problema sanado definitivamente.

Abs

Helio

RABUGENTO
24/05/2008, 13:38
Ainda bem que aqui no Brasil, podemos reclamar.

Por incrível que pareça na Suiça(primeiro mundo) não há código do consumidor e se você for reclamar, olham para sua cara e dizem que não é problema deles.

Reclamem sim! Até a exaustão! (deles :) )

amilanez
24/05/2008, 22:47
Olá turma! Também estou terminando de preparar minha viatura. A configuração está semelhante à do Márcio:
Lift 2''+2'', proteções RC, suprema turbogas e molas de opala 4cc na traseira, pneus BfGoodrich Mud 245/75, guincho Warn 9.5ti (falta instalar)
Em vista: snorkel e bloqueio
Tem uns videos de uma trilha em Ilha Bela
www.youtube.com/drmilanez (http://www.youtube.com/drmilanez)
Anexo uma foto.
Pela correria da minha profissao, infelizmente nao acesso o forum com muita frequencia, mas estou a disposição para troca de ideias.
Abraços,
Adriano

Piolho-BA
24/05/2008, 22:53
Olá turma! Também estou terminando de preparar minha viatura. A configuração está semelhante à do Márcio:
Lift 2''+2'', proteções RC, suprema turbogas e molas de opala 4cc na traseira, pneus BfGoodrich Mud 245/75, guincho Warn 9.5ti (falta instalar)
Anexo uma foto.
Pela correria da minha profissao, infelizmente nao acesso o forum com muita frequencia, mas estou a disposição para troca de ideias.
Abraços,
Adriano

Bela viatura, parabéns!

VOVÔ DO TROLLER
25/05/2008, 11:58
Anexo uma foto.
Abraços,
Adriano
Bom dia Adriano. O carro ficou 10. Você modificou com o Daniel? Coloque mais fotos para nós.Com as molas do Opala na traseira, o carro nãoa ficou mais "duro" ? Eu ainda não tive coragem de levantar + 2", mas ainda estou com vontade de fazê-lo. Abçs. Válter

Pedrinha
26/05/2008, 08:00

Caros Valter e Rabugento,

O vidro pode até estar folgado dentro da canaleta, mas se tiver sujeira dentro, vai "pegar" e subir com dificuldade. Se estivesse com problema no conjunto todo, dava o problema na descida tb. Mas, pelo que entendí, não é o caso. Como eu tinha um GV veinho, ele deu este problema tb. O negócio é sujeira mesmo e não adianta só colocar silicone spray. Tem que lavar as canalertas com um pincel duro e detergente. Assim dissolve a sujeira...depois utilize silicone spray (nunca utilize grafite, que é abrasivo). Depois desta operação, o vidro deve ficar que nem manteiga...

Pedrinha
26/05/2008, 08:03

Caros Valter e Rabugento,

O vidro pode até estar folgado dentro da canaleta, mas se tiver sujeira dentro, vai "pegar" e subir com dificuldade. Se estivesse com problema no conjunto todo, dava o problema na descida tb. Mas, pelo que entendí, não é o caso. Como eu tinha um GV veinho, ele deu este problema tb. O negócio é sujeira mesmo e não adianta só colocar silicone spray. Tem que lavar as canalertas com um pincel duro e detergente. Assim dissolve a sujeira...depois utilize silicone spray (nunca utilize grafite, que é abrasivo). Depois desta operação, o vidro deve ficar que nem manteiga...

RABUGENTO
26/05/2008, 08:06
Tanto é que eu estava na dúvida se era silicone ou grafite que se usava nesse caso.

O silicone também retém sujeira, daí os probleminhas que só serão solucionados com a escova com o pincel como disse o Pedrinha.

Pedrinha
26/05/2008, 08:19
Bom dia VBeltram

Já passei por uma situação igual à sua com outro carro. A coisa só funcionou quando enviei documento registrado para a fábrica relatando o que estava acontecendo (não conseguiam resolver o problema) e sugeri sutilmente que iria procurar os meus direitos. Aí eles se mexeram, dois dias depois já havia um inspetor verificando comigo na autorizada o que estva acontecendo e mais dois dias o carro estava com o problema sanado definitivamente.

Abs

Helio

Caro Helio,

Não lhe respondí antes pq eu estava curtindo o feriadãum :dance: . Mas já estou de volta à base. Acabou o encanto e eu virei abóbora. :mrgreen: Pelo que lí, vc está muito bem acessorado pelo TMorais e Carlos TA. Eu ainda não tive coragem de mexer no meu Tracker...mas vou chegar lá. Quanto ao mecânico, tenho um muito bom e de minha inteira confiança há mais de 10 anos. O problema dele é o mesmo do seu. Ele não tem experiência nestas modificações. O que eu estou fazendo é colhendo o máximo de informações possíveis aqui, inclusive as fotos, para repassar p/ ele, qd for mexer no meu. Qt aos pneus...não deixe de ver os Toyo Open Country. Eles tem um desenho bem agressivo e pelas informações de quem os possui aqui no fórum, são de boa qualidade e preço tb. Atualmente é a minha primeira opção. Mas, se os Grabber AT2 chegarem com preço bom...posso mudar de opinião tb. :pensativo: Qq coisa estamos aí.

Pedrinha
26/05/2008, 08:20
Bom dia VBeltram

Abs

Helio

Caro Helio,

Não lhe respondí antes pq eu estava curtindo o feriadãum :dance: . Mas já estou de volta à base. Acabou o encanto e eu virei abóbora. :mrgreen: Pelo que lí, vc está muito bem acessorado pelo TMorais e Carlos TA. Eu ainda não tive coragem de mexer no meu Tracker...mas vou chegar lá. Quanto ao mecânico, tenho um muito bom e de minha inteira confiança há mais de 10 anos. O problema dele é o mesmo do seu. Ele não tem experiência nestas modificações. O que eu estou fazendo é colhendo o máximo de informações possíveis aqui, inclusive as fotos, para repassar p/ ele, qd for mexer no meu. Qt aos pneus...não deixe de ver os Toyo Open Country. Eles tem um desenho bem agressivo e pelas informações de quem os possui aqui no fórum, são de boa qualidade e preço tb. Atualmente é a minha primeira opção. Mas, se os Grabber AT2 chegarem com preço bom...posso mudar de opinião tb. :pensativo: Qq coisa estamos aí.

Andre Sousa
26/05/2008, 13:12
DEFEITO NO VIDRO ELÉTRICO (PORTA DO MOTORISTA) DO TRACKER

Boa noite pessoal. O meu Tracker está apresentando pela 4a. vez, problema no vidro elétrico (do motorista). Quando acionado, o vidro levanta torto e demora para fechar. Quando está molhado, nem sobe. Nas duas primeiras vezes que eu levei o carro na autorizada GM eles regularam e ficou bom. Na 3a. vez, eles trocaram os trilhos e todas as peças envolvidas no levantamento do vidro (segundo eles). Agora pela 4a. vez o vidro está apresentando problemas novamente. Com todo o respeito que merecem os colegas foristas, estou com o "saco cheio". Acho que vou levar o carro numa oficina particular e ver se resolvo o problema e aí vou mandar a garantia para aquele lugar. Abçs. Válter

Válter, eu tive esse problema e resolví. Eu mesmo abri o forro da porta, ajustei a regulagem reapertando os parafusos que sustentam o vidro. Pra completar coloquei "silicone spray" nas canaletas. Ficou como novo, sobe deslizando. Aproveitei e coloquei silicone spray nas canaletas das 4 portas.

Andre Sousa
26/05/2008, 13:28

Adriano

Maui bacana Adriano.

Pô cara, me passa sua impressão sobre a suspensão dianteira antes e depois de colocar o guincho. No meu caso sinto falta de amortecedores e molas mais resistentes. Já pensei até em adaptar uma bolsa "air lift"
http://www.casperaudiodesign.com.br/loja6/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=marca&codigo_marca=12

dentro das molas dianteiras. Outra opção seriam os amortecedores Monroe Advênture para Vitara. Se puder trocar informações seria bom.

Abraços

Pedrinha
26/05/2008, 14:14
...Outra opção seriam os amortecedores Monroe Advênture para Vitara...

Andre,
Já usei estes amortecedores num Vitarinha...e o carro fica realmente muuuuuito mais firme.

Murillus
26/05/2008, 14:52
Anexo uma foto.
Abraços,
Adriano

Adriano,

Bela adaptação... bela viatura...

Cada vez mais acho que so nao consegui o 2+2 por inesperiencia do mecanico...

Por falar em correria da profissao, tinha um cara em minha turma de faculdade que tb se chamava Adriano Milanez...

[]s

ps: agora sonhando novamente com o 2+2...

Andre Sousa
26/05/2008, 16:37
Andre,
Já usei estes amortecedores num Vitarinha...e o carro fica realmente muuuuuito mais firme.

O problema é que não acho esses amortecedores.

RABUGENTO
26/05/2008, 16:45

Não sei exatamente o que vocês estão procurando mas, se me passarem as especificações, posso tentar achar aqui em Campinas-SP.

Qualquer coisa estou sempre no mecenê. :) OU quase sempre...

Carneiro
26/05/2008, 16:48

E importar os ARB (Old Man EMU)? Acho que eles tem apropriados para o lift, só que custam uns 130 dólares cada lá nos EUA.

Seriam 260, mais uns 80 de frete, 340, mais 60% de imposto, 544 dólares. Ou seja, no mínimo uns 900 reais o par... :putz:

Agora, se alguém puder trazer, aí sai 450 reais o par!

Abraços,

Márcio.

hrodrigues
26/05/2008, 18:30
Caro Pedrinha

Agora que já estava na reta final e iria comprar os componentes surgiu um problema que acho que diz respeito a todos.Neste final de semana conversando com meu corretor de seguros que tambem é meu amigo pessoal a respeito das modificações que desejo fazer no carro fui alertado para o risco de em caso de sinistro, por ter feito as alterações, o seguro se negar a pagar. Sabe como é companhia de seguro, vive procurando uma brecha para tirar o corpo fora. Com relação ao procedimento de elevação da suspensão ele não tinha certeza mas em caso de rebaixamento o seguro não cobre. A desculpa é sempre a mesma, altera as caracteristicas do veículo. Solicitou que eu fizesse um documento explicando o que estava pretendendo fazer de forma detalhada e que as alterações não seriam feitas com o objetivo de participar de competições ( o seguro não paga). Fiz o documento e ele já repassou para o setor responsável da seguradora. Assim que obtiver resposta repasso a vcs.

Abs

Helio

VOVÔ DO TROLLER
26/05/2008, 18:42
DEFEITO NO VIDRO ELÉTRICO.

Valeu Pedrinha, André Souza e Rabugento pelas dicas. Obrigado e boa noite. Válter

amilanez
26/05/2008, 19:10
Por falar em correria da profissao, tinha um cara em minha turma de faculdade que tb se chamava Adriano Milanez...

[]s

ps: agora sonhando novamente com o 2+2...
Deve ser eu mesmo! Sou cearense, mas moro aqui em sp! Qual mesmo seu nome?

Pedrinha
26/05/2008, 21:56
Caro Pedrinha

Agora que já estava na reta final e iria comprar os componentes surgiu um problema que acho que diz respeito a todos.Neste final de semana conversando com meu corretor de seguros que tambem é meu amigo pessoal a respeito das modificações que desejo fazer no carro fui alertado para o risco de em caso de sinistro, por ter feito as alterações, o seguro se negar a pagar. Sabe como é companhia de seguro, vive procurando uma brecha para tirar o corpo fora. Com relação ao procedimento de elevação da suspensão ele não tinha certeza mas em caso de rebaixamento o seguro não cobre. A desculpa é sempre a mesma, altera as caracteristicas do veículo. Solicitou que eu fizesse um documento explicando o que estava pretendendo fazer de forma detalhada e que as alterações não seriam feitas com o objetivo de participar de competições ( o seguro não paga). Fiz o documento e ele já repassou para o setor responsável da seguradora. Assim que obtiver resposta repasso a vcs.

Abs

Helio

Caro Helio,

Eu e outros foristas já consultamos nossos corretores tb. No meu caso e para minha corretora (AGF), não há maiores problemas. Eu apenas preciso fazer uma comunicação formal, informando que as modificações que estou fazendo (levantando a suspensão), são para "evitar danos" no fundo do carro, uma vez que, trafego constantemente por estradas de terra com muitos buracos e grande probabilidade de ocorrer sinistros por quebra do equipamento. O único senão é para quem é jipeiro profissional e participa de competições tipo Raid, Ralís, etc... Neste caso, se houver um sinistro, o bicho pode pegar.
Minha opinião pessoal é que se vc sofrer algum acidente, tipo colisão, engavetamento abalrroamento de qq natureza, não tem como uma seguradora alegar que foi por causa da modificação. No entanto se vc sofrer um capotamento numa estrada e ficar comprovado ou claro que um dos motivos foi a modificação da altura do veículo, não vai ter jeito...os caras vão pegar pesado. Logo, o negócio é levantar o carro e ser feliz, na paz, sem correria!

RABUGENTO
27/05/2008, 07:07

Pelo visto este forum serve para outras coisas também. Não só para trilhas e comentários offroad :)

Andre Sousa
27/05/2008, 13:11
Não sei exatamente o que vocês estão procurando mas, se me passarem as especificações, posso tentar achar aqui em Campinas-SP.

Qualquer coisa estou sempre no mecenê. :) OU quase sempre...

Valeu Rabugento,

Procuro um par de amortecedores Monroe da linha Advênture para o Vitara ano 94 a 98.

Abraços.

Murillus
27/05/2008, 15:43
Pelo visto este forum serve para outras coisas também. Não só para trilhas e comentários offroad :)

pois é... foruns e "iorgutes" e mecenes servem pra reencontros dos colegas...

Diga lah grande Adriano!

Prz em te ver...
Nossa turma ainda ta dispersa pelo "mundo"... principalmente por SP...
Apesar de ja ter alguns que voltaram pra terrinha como especialistas... Mas são poucos ainda...

[]s
Murilo Almeida

ps1: nem imaginava que vc gostava de adrenalina... na época vc era musico se não me engano...
ps2: como vc fez pra caber os mud na dianteira? cortou o parachoque?

Pedrinha
27/05/2008, 17:24
Valeu Rabugento,

Procuro um par de amortecedores Monroe da linha Advênture para o Vitara ano 94 a 98.

Abraços.

André,

...já faz muito tempo isto, mas a última vez que soube de alguém no Rio que tinha estes amortecedores, era na High Life. www.highlife.com.br (http://www.highlife.com.br)

Murillus
27/05/2008, 17:58
Segue desenhos do estribo. As medidas são para uso de calços de 2" na carroceria. Pra quem só usa 2" na suspensão teria que fazer alterações nas medidas.

Segue também desenho de uma proteção para o tanque que coloquei na traseira.

ola so estes estribos...

RABUGENTO
27/05/2008, 18:03
Valeu Rabugento,

Abraços.

André,

Aqui em Campinas-SP a CAMPNEUS me informou que consegue por R$ 1.275,00 em 2x no VISA ou R$ 1.200,00 à vista. Não perguntei se era instalado, "sisqueci" :) (19) 3251-9800 Joelson

Na rede Zacharias, instalado, eles tem o Gas Magnum para os dianteiros. Não tem o Adventure. Adventure só para os trazeiros. Não sei se é isso mesmo. R$ 1.546,00 instalados. No Rio deve ser o mesmo preço na Zacharias...

Continuo pesquisando.

Pedrinha
28/05/2008, 13:17
André,

Vc pretende "adaptar" os amortecedores dianteiros do Vitara no Tracker, ou o amortecedor dianteiro do Vitara é o mesmo do Tracker? :roll:

RABUGENTO
28/05/2008, 14:34
André,

Vc pretende "adaptar" os amortecedores dianteiros do Vitara no Tracker, ou o amortecedor dianteiro do Vitara é o mesmo do Tracker? :roll:

Uai!?!? Suzuki Vitara ou Grand Vitara = Tracker

Estou errado?

jameslawbr
28/05/2008, 14:45
Uai!?!? Suzuki Vitara ou Grand Vitara = Tracker

Estou errado?

Grand Vitara = Tracker
Vitara não é Grand Vitara.

jameslawbr
28/05/2008, 14:48
Pessoas,

Como já comentei com alguns do forum, tive uns probleminhas com a viatura e meu pneu rasgou. Ou seja, agora, estou sem estepe. Só que agora estou na dúvida do que fazer da vida..

A maioria do pessoal está sugerindo eu fazer as modificações e colocar pneus maiores..

Queria perguntar uma coisa: Se eu puser pneu 235/70 R16 sem colocar os calços, pelo menos a principio, fica muito ruim?

RABUGENTO
28/05/2008, 14:52
Grand Vitara = Tracker
Vitara não é Grand Vitara.

E agora?

O André pediu para eu ver se tinha aqui os amortecedores modelo Monroe Adventure, do Suzuki Vitara

Um vendedor me perguntou se era do Vitarinha. Eu disse que não... Como devo explicar ao perguntar?

Murillus
28/05/2008, 15:08
Pessoas,

Como já comentei com alguns do forum, tive uns probleminhas com a viatura e meu pneu rasgou. Ou seja, agora, estou sem estepe. Só que agora estou na dúvida do que fazer da vida..

A maioria do pessoal está sugerindo eu fazer as modificações e colocar pneus maiores..

Queria perguntar uma coisa: Se eu puser pneu 235/70 R16 sem colocar os calços, pelo menos a principio, fica muito ruim?

os 235/70/16 sem 2" na susp nao cabem... vao ficar ralando...

os 225/70/16 (pneu usado na tr4) cabem direitinho...

dica1... compra um pneu de segunda mao... por aqui ta saido por 400 latinhas os 4 pneus 225/70/16 usados...

dica2... num segundo tempo, levanta o carro e poe os 235/70/16...

[]s

Andre Sousa
28/05/2008, 16:24
E agora?

O André pediu para eu ver se tinha aqui os amortecedores modelo Monroe Adventure, do Suzuki Vitara

Um vendedor me perguntou se era do Vitarinha. Eu disse que não... Como devo explicar ao perguntar?

Valeu galera.

É o seguinte: Os amortecedores Monroe Advênture são especialmente projetados para uso off-road. É o que de melhor e mais resistente a Monroe fabricou. A questão é que não existe para o G. Vitara/Tracker, apenas para o Vitara (Vitarinha). Os amortecedores do G Vitara e do VItarinha são ligeiramente diferentes. Acompanhei a instalação de um amortecedor do Vitarinha num G. Vitara e a diferença é mínima, apenas com relação a regulagem da cambagem, que no G. Vitara é um pouco mais aberta. A solução foi desbastar um pouco a manga de eixo e coube perfeitamente.

Abraços

RABUGENTO
28/05/2008, 16:31
Explicado, pela falta de conhecimento para um dos vendedores eu disse que não... mas tudo bem :)

Pedrinha
28/05/2008, 16:40
Valeu galera.

É o seguinte: Os amortecedores Monroe Advênture são especialmente projetados para uso off-road. É o que de melhor e mais resistente a Monroe fabricou. A questão é que não existe para o G. Vitara/Tracker, apenas para o Vitara (Vitarinha). Os amortecedores do G Vitara e do VItarinha são ligeiramente diferentes. Acompanhei a instalação de um amortecedor do Vitarinha num G. Vitara e a diferença é mínima, apenas com relação a regulagem da cambagem, que no G. Vitara é um pouco mais aberta. A solução foi desbastar um pouco a manga de eixo e coube perfeitamente.

Abraços

Caro André,

Vc já encontrou os Monroe Adventure dianteiros? Meu mecânico me disse que encontrou e comprou, com muita dificuldade e por um preço muito alto um jogo semana passada (completo, dianteiro e traseiro) e instalou numa Sidekick. Posso perguntar p/ ele onde ele encontrou, p/ lhe informar.

Andre Sousa
28/05/2008, 16:58
Caro André,

Posso perguntar p/ ele onde ele encontrou, p/ lhe informar.

Valeu, pergunte se puder.

Grato

Pedrinha
28/05/2008, 17:05
Valeu, pergunte se puder.

Grato

Liguei p/ a oficina dele agora, mas ele saiu...vou ligar novamente amanhã cedo...depois lhe passo por MP as informações. :concordo:

VOVÔ DO TROLLER
28/05/2008, 17:16
Pessoas,

Boa tarde James, eu já respondi no seu email. Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
28/05/2008, 17:19
Liguei p/ a oficina dele agora, mas ele saiu...vou ligar novamente amanhã cedo...depois lhe passo por MP as informações. :concordo:
Boa tarde pessoal. Eu também estou procurando amortecedores alternativos para colocar na frente do Tracker. Agradeço as informações. Válter

Andre Sousa
28/05/2008, 17:20
Acabei de ouvir do Edvaldo (SUZUCAR) que deveria trocar minhas molas e que o problema não está nos amortecedores.

Pode ser...

Pesquisando na página da OME verifico que para a suspensão dianteira do G. Vitara eles fabricam dois tipos de calibragem. Em ambas os amortecedores são os mesmos, mas nas molas há diferença.

Stock/Light Load (0-75LBS)
Shock - N103S
Spring - OME959

Heavy Load (75-165lbs).
Shock - N103S
Spring - OME962

http://www.drivetrain.com/EMU/emusuzuki/emusuzuki.html#GRAND%20VITARA%204%20&%206%20CYLINDER%20MODE

Devo procurar umas molas pra substituir as minhas. Acho que ficou mais fácil. Tem as do G. Vitara V6 ou as do Diesel.

Se isso der certo fica comprovado que os Tracker 2.0 argentinos vieram com uma calibragem de suspensão mais macia que os antigos G. Vitara. Nos amortecedores já havia comprovado, agora as molas.

VOVÔ DO TROLLER
28/05/2008, 17:47
Acabei de ouvir do Edvaldo (SUZUCAR) que deveria trocar minhas molas e que o problema não está nos amortecedores.

Pode ser...

Pesquisando na página da OME verifico que para a suspensão dianteira do G. Vitara eles fabricam dois tipos de calibragem. Em ambas os amortecedores são os mesmos, mas nas molas há diferença.

Stock/Light Load (0-75LBS)
Shock - N103S
Spring - OME959

Heavy Load (75-165lbs).
Shock - N103S
Spring - OME962

Devo procurar umas molas pra substituir as minhas. Acho que ficou mais fácil. Tem as do G. Vitara V6 ou as do Diesel.

Se isso der certo fica comprovado que a calibragem dos Tracker 2.0 argentinos vieram com uma calibragem de suspensão mais macia que os antigos G. Vitara. Nos amortecedores já havia comprovado, agora as molas.
Valeu André. Assim que tiver mais alguma informação favor manter-nos informados. Os meus amortecedores dianteiros, apesar de ainda não terem estourados, estão no "bico do corvo" e eu vou ter que trocá-los. Talvez esteja aí a solução; nas molas. Abçs e obrigado. Válter
p.s. acho que eles quiseram deixar o Tracker tão macio quanto um automóvel. Poucos Trackers vão para as trilhas.A maioria é para rodar no asfalto e passear nos shoppings. Daí eles estarem se "lixando" para que pratica off-road.

Andre Sousa
28/05/2008, 18:07
No site dos hermanos encontrei essa dica:

"Los OME llevan la referencia pegada, es una especie de precinto blanco.
Para GV delantero tienes:
OME959 Gasolina sin winch
OME962 Gasolina con winch ó Diesel sin winch.
Si tienes el del diesel no lo cambies, ya tienes excusas para montar el winch, o mejor levanta mas de detras."

Preciso pesquisar se a têmpera das molas do Tracker diesel é diferente dos 2.0 gasolina. Se for certamente a calibragem será também diferente. Existem umas marcas nas molas que indicam isso. Daí será fácil procurar molas do Tracker diesel.

VOVÔ DO TROLLER
28/05/2008, 18:11
No site dos hermanos enconrei essa dica:
Los OME llevan la referencia pegada, es una especie de precinto blanco.

"Para GV delantero tienes:
OME959 Gasolina sin winch
Si tienes el del diesel no lo cambies, ya tienes excusas para montar el winch, o mejor levanta mas de detras."

Preciso pesquisar se a têmpera das molas do Tracker diesel é diferente dos 2.0 gasolina. Se for certamente a calibragem será também diferente. Existem umas marcas nas molas que indicam isso. Daí será fácil procurar molas do Tracker diesel.
Boas dicas André. Mantenha-nos informados, por favor. Abçs. Válter

Carlos Bernardo
28/05/2008, 18:25
André, só dei um pulo aqui para barabenizá-lo pelo seu Tracker. Está simplesmente lindo. Além de dar uma cara exclusiva e a possibilidade de ir por onde os 4x4 mais preparados vão, o seu jipe acabou ficando de muito bom gosto. Boa sorte e boas trilhas.

TMorais
28/05/2008, 20:01
Caro Pedrinha

Abs

Helio

Helio e Pedrinha,

Sobre a questão do Seguro (assunto que já comentamos antes) realmente as Seguradoras vão procurar encrenca em caso de sinistro. Digo isso pois andei procurando mais informações e o corretor informou isso (mesmo eu ligando para a AGF p informar o motivo - fato este que fica registrado e o Tracker fica "marcado" com alteração, melhor mesmo é não ligar para a seguradora pois evita que eles saibam que seu carro está com alteração. No meu caso só tenho estas opções pois na AGF ficou registrado o contato (acho melhor é agir como o Presidente que não vê, não sabe e não ouve nada a sua volta!):shock:, segue:

1- Cancelar a apólice (porem já está paga):parede:
2- Esperar até outubro e fazer uma nova com outra seguradora;:pensativo:
3- Retirar os calços;:evil:
4- Vender o Tracker:oops:

Estou mesmo é optando pelo item 4. Vai ter pneus com 4.000km, amortecedores suprema e calço à venda e outras coisinhas...;-):pensativo:

Além do sinistro caso vá fazer uso do seguro aí fica mais a critério da avaliador sobre liberar o não (isso se for identificado as mudanças):pensativo:. Não tem como saber se aceitam ou não.(caso identifique mudanças)

bpspoa
28/05/2008, 20:40
Quanto ao seguro:

fale com seu corretor e peça nova vistoria. Renovei agora e fiz isso, pedi para anotar e bater foto de todas as alteracoes (parachoque ferro, body lift, calço suspensao...). A seguradora aceitou a proposta sem nenhuma ressalva, entao tá tudo segurado.

fale com seu corretor ou um corretor mais entendido em 4x4

TMorais
28/05/2008, 20:56
Quanto ao seguro:

fale com seu corretor e peça nova vistoria. Renovei agora e fiz isso, pedi para anotar e bater foto de todas as alteracoes (parachoque ferro, body lift, calço suspensao...). A seguradora aceitou a proposta sem nenhuma ressalva, entao tá tudo segurado.

fale com seu corretor ou um corretor mais entendido em 4x4

Realmente esse corretor tá phod@!!
Qual é a sua seguradora? A minha é Allianz (antiga AGF). Quando liguei para a Seguradora a principio não teria problema algum, só depois de fazer nova consulta com o corretor é que me passaram isso. Sobre a vistoria como se trata de carro novo disseram que não precisaria (nem mesmo com a modificação na suspensão:pensativo::-?) informam que eu teria que ir no Detran para alterar o Doc. do Tracker e ir no Imetro para homologar aí sim ficaria tudo ok. Vou nada!:discordo: Estou nesse impasse mesmo.. portanto se vc puder passar os dados da sua seguradora e informações seria útil a todos aqui .:concordo: No stress..:cool:

A sua seguradora colocou as mudanças na sua apólice?

VOVÔ DO TROLLER
28/05/2008, 21:46
Realmente esse corretor tá phod@!!
Qual é a sua seguradora? A minha é Allianz (antiga AGF). Quando liguei para a Seguradora a principio não teria problema algum, só depois de fazer nova consulta com o corretor é que me passaram isso. Sobre a vistoria como se trata de carro novo disseram que não precisaria (nem mesmo com a modificação na suspensão:pensativo::-?) informam que eu teria que ir no Detran para alterar o Doc. do Tracker e ir no Imetro para homologar aí sim ficaria tudo ok. Vou nada!:discordo: Estou nesse impasse mesmo.. portanto se vc puder passar os dados da sua seguradora e informações seria útil a todos aqui .:concordo: No stress..:cool:

A sua seguradora colocou as mudanças na sua apólice?
Boa noite ao TMorais e à todos os colegas foristas. O problema , na minha opinião, é que, mesmo comunicando à seguradora e ela "aceitando " , se der "pau" (sinistro) , com certeza, ela vão tirar o dela da reta.

Pedrinha
28/05/2008, 21:49
Caro TMorais,

Eu não acho que vender o carro resolverá seu problema. QQ outro 4X4 que vc adquirir, vc acabará tendo que modificar alguma coisa. Caso não modifique, se vc sofrer um sinistro numa trilha, vão querer encrencar com vc do mesmo jeito (a não ser que vc queira deixar de ser jipeiro). Conheço um Advogado que tombou com uma Land 110 caretona...toda original, novinha, na trilha de acesso ao Pico da Bandeira/ES que teve que brigar muito para receber pelo sinistro. E o cara é advogado!!!
Sou da opinião que deve-se fazer modificações bem feitas e consagradas (aquelas que garantem robustez, sem comprometimento da segurança). Porém, acho desnecessária a comunicação às seguradoras (com excessão de casos como o do companheiro bpspoa, que considero uma raridade). Em alguns anos frequentando Jipe Clube e fazendo passeios, trilhas e até correndo raid, os acidentes que ví eram causados por imprudência, imperícia e mau estado do equipamento...e quase sempre eram com jipes velhos e/ou totalmente modificados (que não possuiam seguro). Mas, posso lhe garantir que a ampla maioria dos sinistros com carros como os nossos, são acidentes corriqueiros de trânsito, tipo engavetamentos, arranhões, amassados por diversos motivos. Nestes casos, seguradora nenhuma pode deixar de pagar pelo sinistro pq o carro está 10 cm mais alto, com proteções inferiores, pneus com maior aderência, amortecedores e molas mais robustos, etc. A excessão fica por conta de capotamentos. Neste caso eles vão querer encrencar mesmo.
De qq forma, toda esta discussão é sintoma de que somos precavidos, conservadores, preocupados, medrosos e outros muitos adjetivos. E estes adjetivos já são bem suficientes p/ provocar em todos nós as providências de segurança necessárias para tentarmos evitar sinistros.

TMorais
28/05/2008, 22:02
Caro TMorais,

Eu não acho que vender o carro resolverá seu problema. QQ outro 4X4 que vc adquirir, vc acabará tendo que modificar alguma coisa. Caso não modifique, se vc sofrer um sinistro numa trilha, vão querer encrencar com vc do mesmo jeito (a não ser que vc queira deixar de ser jipeiro). Conheço um Advogado que tombou com uma Land 110 caretona...toda original, novinha, na trilha de acesso ao Pico da Bandeira/ES que teve que brigar muito para receber pelo sinistro. E o cara é advogado!!!
Sou da opinião que deve-se fazer modificações bem feitas e consagradas (aquelas que garantem robustez, sem comprometimento da segurança). Porém, acho desnecessária a comunicação às seguradoras (com excessão de casos como o do companheiro bpspoa, que considero uma raridade). Em alguns anos frequentando Jipe Clube e fazendo passeios, trilhas e até correndo raid, os acidentes que ví eram causados por imprudência, imperícia e mau estado do equipamento...e quase sempre eram com jipes velhos e/ou totalmente modificados (que não possuiam seguro). Mas, posso lhe garantir que a ampla maioria dos sinistros com carros como os nossos, são acidentes corriqueiros de trânsito, tipo engavetamentos, arranhões, amassados por diversos motivos. Nestes casos, seguradora nenhuma pode deixar de pagar pelo sinistro pq o carro está 10 cm mais alto, com proteções inferiores, pneus com maior aderência, amortecedores e molas mais robustos, etc. A excessão fica por conta de capotamentos. Neste caso eles vão querer encrencar mesmo.
De qq forma, toda esta discussão é sintoma de que somos precavidos, conservadores, preocupados, medrosos e outros muitos adjetivos. E estes adjetivos já são bem suficientes p/ provocar em todos nós as providências de segurança necessárias para tentarmos evitar sinistros.

Olá Pedrinha,

Concordo plenamente com vc. E eu só fiz o contato para deixar tudo de forma legalizada. Sobre acidentes corriqueiros as seguradoras não sabem nem o que é calço de 2" em um tracker portanto isso jamais tera algum problema.. o que poderia ter seria um sinistro em caso de capotamento ou engavetamento.. coisas do tipo ( e mesmo assim o corretor comentou que se supostamente ocorresse fosse providenciado a retirada do calço na oficina antes da vistoria tecnica). Uso o Tracker mais para viagens e do jeito que está até poderia relatar que está perfeito!! Sem sombra de dúvida mesmo! (comprarando com o original). Mas esse item requer uma atenção somente por prudencia mesmo.
Sobre o seguro fiquei um tanto preocupado no inicio mas agora não vejo o por que de tanto stress não.. Sobre a venda tô pensando em um diesel 0k e aí terei que vender o bixi.. só isso mesmo. coisa simples:mrgreen: . Isso se eu conseguir me desfazer do conforto do tracker :sad:...

hrodrigues
29/05/2008, 07:25
Bom dia a todos

O negócio do seguro está assim:
Fiz a consulta por escrito e estou aguardando resposta( Sul América ). Se a mesma for afirmativa, ou seja, pode fazer o lift que não haverá problema, o paracer vai para a pasta, para qualquer dúvida futura, e estará tudo resolvido. Caso contrário o corretor (meu amigo) disse a mesma coisa que o bpspoa e então acatarei a sugestão. De qualquer forma resolvi não esquentar mais a cabeça pois de uma forma ou de outra terei meu problema resolvido. Já adquiri o Kit e os amortecedores ( as molas virão em um segundo momento se achar necessário), estou aguardando a entrega para iniciar o processo de transformação. Com relação aos pneus estou entre o grabber e o yokohama. O grabber o cara só tinha tres e ia tentar conseguir o quarto, o yokohama consegue qualquer quantidade em 03 dias. Qualquer novidade sobre o seguro repasso a vcs.

Abs

Helio

RABUGENTO
29/05/2008, 07:33
Caro André,

Vc já encontrou os Monroe Adventure dianteiros? Meu mecânico me disse que encontrou e comprou, com muita dificuldade e por um preço muito alto um jogo semana passada (completo, dianteiro e traseiro) e instalou numa Sidekick. Posso perguntar p/ ele onde ele encontrou, p/ lhe informar.

Pedrinha,

Aqui em Campinas-SP, achei por R$ 1.200,00 cash. Nada baratos.
Como já disse ao André, estou tentando melhorar o preço. Preciso saber quem é o distribuidor.

Carlos TA
29/05/2008, 09:24
Olá pessoal,
Lá na Suzuki net , saiu o assunto sobre a vida útil dos amortecedores dianteiros dos GV com 2" na suspensão durarem pouco , e ninguèm estava entendendo o porque, já que o curso dele é corrigido com os calços colocados.
Até que o Fábio Rosa , de Porto Alegre , que entende prá caramba de Suzuki , formulou uma teoria interessante , como o calço da mola distancia o conjunto da suspensão do seu batente original 40mmm, e o batente tem a função de prevenir o fim de curso no fechamento , o amortecedor então sofre mais pancadas quando a suspensão se fecha toda , pancada esta que deveria ser suportada pelo batente.
Segundo ele no kit de 2" da Alternativa 4x4 ,também está incluido um alongador com os mesmos 40mm para o batente.
Seria esta a causa da redução da vida útil dos amortecedores dianteiros.
Não sei se fui claro o suficiente , mas me parece que faz muito sentido.

[]'s aguardando opiniões :pensativo:

Carlos

TMorais
29/05/2008, 10:10
Bom dia a todos

O negócio do seguro está assim:
Fiz a consulta por escrito e estou aguardando resposta( Sul América ). Se a mesma for afirmativa, ou seja, pode fazer o lift que não haverá problema, o paracer vai para a pasta, para qualquer dúvida futura, e estará tudo resolvido. Caso contrário o corretor (meu amigo) disse a mesma coisa que o bpspoa e então acatarei a sugestão. De qualquer forma resolvi não esquentar mais a cabeça pois de uma forma ou de outra terei meu problema resolvido. Já adquiri o Kit e os amortecedores ( as molas virão em um segundo momento se achar necessário), estou aguardando a entrega para iniciar o processo de transformação. Com relação aos pneus estou entre o grabber e o yokohama. O grabber o cara só tinha tres e ia tentar conseguir o quarto, o yokohama consegue qualquer quantidade em 03 dias. Qualquer novidade sobre o seguro repasso a vcs.

Abs

Helio

Blz Helio. Mais informaçoes a respeito do segu o informe ai. Se for possivel quanto vc pagou no seguro pela sulamerica? qual valor franquia?

hrodrigues
29/05/2008, 11:09
TMorais

Seguro Sul America:
1 X 1.000,00
9 X 302,98

Franquias:
Veículo - 1.175,19
Vidros - 70,00
Lanterna - 17,00
Faróis - 17,00

Abs
Helio

Pedrinha
29/05/2008, 12:50
Bom dia a todos

...Com relação aos pneus estou entre o grabber e o yokohama. O grabber o cara só tinha tres e ia tentar conseguir o quarto, o yokohama consegue qualquer quantidade em 03 dias. Qualquer novidade sobre o seguro repasso a vcs.

Abs

Helio

Caro Helio, qd vc definir e/ou decidir sobre os pneus, por favor repasse-me as informações (principalmente preços e contatos), pq eu tb pretendo fazer as mesmas modificações no meu Tracker.

hrodrigues
29/05/2008, 14:17
Caro Pedrinha

Já posso lhe adiantar algumas informações. A minha primeira opção para os pneus é o Grabber ( 590,00, a confirmar preço e disponibilidade) a segunda é o Yokohama ( 650,00, confirmado preço e disponibilidade ) nesses preços ainda cabe um chôro. A escolha se deve à conclusão que cheguei depois de muito pesquisar e ler alguns "reviews". Os dois são praticamente iguais em desempenho sendo que o Grabber tem um visual mais legal. A favor do yokohama seria uma maior durabilidade ( paga-se mais por isso). O lift optei por fazer com o meu mecânico ( há 40 anos) e como segunda opção na High Life aonde fui informado pelo Sandro Borges ( 7893 0139 ) que está me atendendo que não haveria dificuldade maior em fazerem. Os pneus tambem estou negociando lá, inclusive estou esperando a qualquer momento a ligação dele me informando sobre a disponibilidade dos quatro ( já tem treis). A High Life em Niterói fica ao lado do Horti Fruti na Marquês do Paraná.
Kit adqürido por 415,00 (frete incluso) RC 4X4
Amortecedores Turbo Gáz Cofap traseiro p/ suprema GBL 1024 249,00 (frete incluso) JOCAR www.jocar.com.br (http://www.jocar.com.br)
Se precisar de informações e preços de outro acessórios que eu já tenha colocado me envie seu e-mail que lhe mando a lista. Extensivo a todos.

Abs
Helio

Carneiro
29/05/2008, 14:50
Amortecedores Turbo Gáz Cofap traseiro p/ suprema GBL 1024 249,00 (frete incluso) JOCAR www.jocar.com.br (http://www.jocar.com.br)

Meio caro! Na MercadoCar, se não mudou, está uns 90 reais cada, ou seja, 180 o par.

Acho muuuito caro ~600 reais nesses pneus, mas o BF AT só tem opção de 245/75R16, acho que o 245/70R16 (deve caber só com lift de suspensão) nem importar eles podem...

Se alguém quiser arriscar MUD, sem carroceria, a BF diz que traz o 235/70R16, pedindo para importar, com prazo de uns 90-120 dias. E o preço deveria ficar menos de 600 reais.

Abraços,

Márcio.

iwakura
29/05/2008, 15:07
Caro Pedrinha

Já posso lhe adiantar algumas informações. A minha primeira opção para os pneus é o Grabber ( 590,00, a confirmar preço e disponibilidade) a segunda é o Yokohama ( 650,00, confirmado preço e disponibilidade ) nesses preços ainda cabe um chôro. A escolha se deve à conclusão que cheguei depois de muito pesquisar e ler alguns "reviews". Os dois são praticamente iguais em desempenho sendo que o Grabber tem um visual mais legal. A favor do yokohama seria uma maior durabilidade ( paga-se mais por isso). O lift optei por fazer com o meu mecânico ( há 40 anos) e como segunda opção na High Life aonde fui informado pelo Sandro Borges ( 7893 0139 ) que está me atendendo que não haveria dificuldade maior em fazerem. Os pneus tambem estou negociando lá, inclusive estou esperando a qualquer momento a ligação dele me informando sobre a disponibilidade dos quatro ( já tem treis). A High Life em Niterói fica ao lado do Horti Fruti na Marquês do Paraná.
Se precisar de informações e preços de outro acessórios que eu já tenha colocado me envie seu e-mail que lhe mando a lista. Extensivo a todos.

Abs
Helio

Hélio,

Vais trocar só 4 pneus? Se precisar usar o estepe a viatura não vai ficar meio capenga?:pensativo:

Aproveito para relembrar a todos que fizeram ou que pretendem fazer o lift e trocar os pneus que o macaco que vêm com a Tracker não vai mais conseguir tirar o pneu do chão.:discordo: Será preciso andar com um pedaço de madeira ou, como eu fiz, comprar um macaco hidráulico portátil, que custa barato (comprei esse da Vonder, por R$ 51:
http://www.dutramaquinas.com.br/canais/loja/detalhes.asp?codDutra=68.74.030.000) e é muito mais prático de usar.:concordo:

[]
Mário.

Murillus
29/05/2008, 15:15
Se alguém quiser arriscar MUD, sem carroceria, a BF diz que traz o 235/70R16, pedindo para importar, com prazo de uns 90-120 dias. E o preço deveria ficar menos de 600 reais.

Márcio,

esse é meu problema... nao encontrei ainda alguem disposto (e que saiba) a levantar minha carroceria... vou tentar ver este mud BF 235/70R16...

[]s

Carneiro
29/05/2008, 15:43
esse é meu problema... nao encontrei ainda alguem disposto (e que saiba) a levantar minha carroceria... vou tentar ver este mud BF 235/70R16...

É, o BL é um serviço mais chato e com detalhezinhos.

Só um aviso, agora que lembrei que você está no Ceará: se você encara mais lugares com areia, principalmente fofa, o MUD pode ser pior que um AT. Eu ainda não senti o drama, mas o Daniel colocou um Hankook MT (muito parecido com o BF MUD) e reclamou que na areia da Praia de Castelhanos ele quase atolou bonito.

O problema é que o MUD tem a tendência de cavar mais que um AT (depende do AT também) ou ST.

A,

M.

hrodrigues
29/05/2008, 15:46
Iwakura

Valeu pela dica do macaco. Para o estepe vou ver se descolo um meia boca. O estepe com a medida passando de 60 para 70 continua cabendo no lugar?
Com relação a medida diferente do estepe (até que eu troque) vou contar com a sorte que não me abandona há mais de 40 anos ahahah

Abs
Helio

iwakura
29/05/2008, 15:55
Iwakura

Valeu pela dica do macaco. Para o estepe vou ver se descolo um meia boca. O estepe com a medida passando de 60 para 70 continua cabendo no lugar?
Com relação a medida diferente do estepe (até que eu troque) vou contar com a sorte que não me abandona há mais de 40 anos ahahah

Abs
Helio

Cabe sim, o meu estepe é o Yokohama G12, veja na foto anexa.

Se a sorte não te abandona há mais de 40 anos, pra que vais fazer seguro?????

[]
Mário

Carneiro
29/05/2008, 16:02

Salve.

Furar esses pneus AT e MT é bem mais difícil. Mas eu tive a infelicidade do pneu destalonar na trilha (na verdade só entrou terra entre o talão e a roda, e aí esvaziou).

Aí usei o estepe original mesmo, na frente (pneu que esvaziou), só que desliguei a tração. O que acontece no eixo tracionado é que o diferencial vai dar uns estalos, a direção fica meio estranha. Melhor não usar. Mas na frente, em 4x2, não tem erro não, peguei inclusive uns kms de asfalto, sem correr, claro, até chegar a um borracheiro. Deveria mesmo ter pego os 40 km até Sampa, pois o borracheiro zoou legal minha roda pois não tinha máquina.

São 9 cm de diferença de diâmetro. A suspensão acaba compensando. Mas claro que vou trocar o estepe, acho que vou pegar um MUD mesmo e colocar no rodízio, assim sempre terei 4 pneus prontos, mesmo se perder um.

Abraços,

Márcio.

Murillus
29/05/2008, 16:17
Furar esses pneus AT e MT é bem mais difícil. Mas eu tive a infelicidade do pneu destalonar na trilha (na verdade só entrou terra entre o talão e a roda, e aí esvaziou).

Márcio,

Ja existe disponivel pra venda um produto usado em blindagem de carro que parece uma espuma... vc aplica o produto (parece um spray) dentro do pneu... ai ela molda o pneu e da pra rodar com ele seco por 200 km no asfalto....

vi usar num cherokee e é show

[]s

RABUGENTO
29/05/2008, 16:17
Estive fuçando sobre filtros de ar e de óleo.

A Mann fabrica dois deles:
de ar >>> C2337
de óleo, se o motor for J20A DOHC >>> W610/80

VOVÔ DO TROLLER
29/05/2008, 16:50
Iwakura

Abs
Helio
Boa tarde Hélio. CAbe perfeitamento. O meu estepe é 235/70/16 (pneu Toyo Open Country A/T) e ainda sobra espaço entre o pneu e o parachoque. Eu mandei cortar 2 pedaços de madeira para calçar o macaco para compensar a altura. Abçs.

Pedrinha
30/05/2008, 07:32
Caro Pedrinha

Abs
Helio
Caro Hélio,

Muito obrigado pela gentileza. Já conheço o pessoal da High Life de Niteroi, pois já comprei amortecedores para meu ex-GV 3D lá. Quanto aos pneus, caso vc não consiga o quarto GG AT2, dê uma olhada nos Toyo Open Country tb. O preço costuma ser bom.

Andre Sousa
30/05/2008, 12:50
André, só dei um pulo aqui para barabenizá-lo pelo seu Tracker. Está simplesmente lindo. Além de dar uma cara exclusiva e a possibilidade de ir por onde os 4x4 mais preparados vão, o seu jipe acabou ficando de muito bom gosto. Boa sorte e boas trilhas.

Valeu irmão.

hrodrigues
31/05/2008, 10:38
Bom dia Mario
Já ouviu falar da lei de murphy?
Agora vamos ao que interessa. Aonde consigo pela internet capa para o estepe que terá de ser maior. A capa original tem 70 cm de diametro, mudando as medidas dos pneus(235/70R16), passaria a ter quanto?

Abs

Helio

hrodrigues
31/05/2008, 10:53
Bom dia Vbeltram

Obrigado pela informação.

Abs

Helio

Carlos TA
31/05/2008, 11:26
Olás Hélio
Lá na Suzuki net http://br.groups.yahoo.com/group/suzuki-net/ , está rolando uma lista de suzukeiros para comprar a capa com o logo do grupo , está saindo a 35,00 mais o frete , pesquise lá e faça sua encomenda.
Quanto a medidas dos pneus estou te mandando em anexo uma planilha prá você calcular facim qualquer medida, de qualquer pneu.

[]'s

Carlos

hrodrigues
31/05/2008, 12:50
Olá Carlos

Valeu pela dica. Obrigado
Muda o tamanho muda a sincronização velocidade/velocímetro. Estou enviando um link interessante.

http://www.1010tires.com/TireSizeCalculator.asp?action=submit

Abs

Helio

Pedrinha
31/05/2008, 20:15
Olá Carlos

Valeu pela dica. Obrigado
Muda o tamanho muda a sincronização velocidade/velocímetro. Estou enviando um link interessante.

http://www.1010tires.com/TireSizeCalculator.asp?action=submit

Abs

Helio

Senhores,

No site www.trilha4x4.com.br (http://www.trilha4x4.com.br) tem um aplicativo p/ cálculo da diferença entre pneus originais e pneus com medidas diferentes. Diz, inclusive a diferença no velocímetro.

iwakura
02/06/2008, 13:34
Pessoar,

Como, infelizmente, os famosos amortecedores Suprema a gás (GBL 1024) da Cofap não estão sendo mais fabricados, estou procurando alternativas a eles:

a. Cofap a óleo da Suprema (GB 1024);

b. Cofap a gás da F1000 (Fabrício ou quem saiba, eles são plug and play, ou há que fazer alguma adaptação? Servem se pra quem não utiliza as molas do Opala?).

c. A Garra4x4 também têm amortecedores Pro-Comp ES9000 de nitrogênio pra F1000 (R$ 210 cada!!).

Opiniões?

[]
Mário.

Carneiro
02/06/2008, 14:56
Pessoar,

Como, infelizmente, os famosos amortecedores Suprema a gás (GBL 1024) da Cofap não estão sendo mais fabricados, estou procurando alternativas a eles:

Mário!

Você tentou ligar no MercadoCar? Comprei o GBL faz nem 2 meses.

Dizem que não tem tanta diferença do a gás...

b. Cofap a gás da F1000 (Fabrício ou quem saiba, eles são plug and play, ou há que fazer alguma adaptação? Servem se pra quem não utiliza as molas do Opala?).

c. A Garra4x4 também têm amortecedores Pro-Comp ES9000 de nitrogênio pra F1000 (R$ 210 cada!!).

Eu tava mesmo querendo saber se tem algum ES9000 ProComp que substitua os dianteiros já considerando o lift, de maneira razoável. Eles não vendem oficialmente, mas...

Abraços,

Márcio.

Murillus
02/06/2008, 16:00
Márcio

E nome, alguém ajuda?

Tracker 2.0 16V, 2"+2", protetores RC, BF MUD 245/75R16!

kkk...

o nome acaba saindo mais cedo ou mais tarde...

o meu chama TRATRABLUE... e foi dado por uma namorada... é a juncao de trator + tracker + azul (blue)... e saiu depois que eu a levei pra fazer uma trilha com muita lama... ela dizia que ali so passava trator e olhe la... ai eu passei e passei de novo... ai saiu o nome... kkk...

[]s e boa sorte na escolha do nome...

ps: vou abrir um topico com isso... qual o nome do seu tracker?... apareça por la... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41645

Andre Sousa
02/06/2008, 18:16
Voltando ao assunto da suspensão dianteira...

Lembram que estava sentindo que a suspensão dinteira não suportava o peso adicional do guincho Warn 8000? Que, ao passar por ruas com irregularidades mais acentuadas, sentia que a frente batia (fim de curso da suspensão)? Pois é, concluo que a resposta está nas molas. Assim como os amortecedores originais do Tracker 2007m as molas originais também estão mais moles que as dos G. Vitaras antigos ambas as peças não são originais Suzuki, mas fabricações argentinas.
Verifiquei que a Suzuki equipa seus carros com um único tipo de amortecedor e 2 tipos diferentes de mola.

Mola para motor gasolina 2.0 e 1.6 (cod peça = 4111165d02)
Mola para motor gasolina 2.5 V6 e diesel (cod peça = 4111165d11)

Como já troquei os amortecedores originais do Tracker 2007 pelos Monroe originais vendidos por aqui, só me resta partir para tentar usar molas mais resistentes.

Considerando que os motores V6 e diesel são bem mais pesados que os 1.6 e 2.0, é bem razoável que a suspensão dianteira para os primeiros seja mais robusta que para os outros. Confirmei com o Edvaldo (SUZUCAR) que as molas 4111165d11 possuem umas marcações diferentes das demais. Essas marcações indicam a "têmpera" com que foram fabricadas. O tamanho é o mesmo, mas ela é mais dura que as outras.

Decidí portanto trocar as molas dianteiras originais do Tracker pelas do G. Vitara V6 (ou diesel).

O preço da brincadeira não preocupou muito. A Suzucar pediu só R$ 227 no par de molas usadas, já com frete. Tenho que incluir ainda mão de obra para a troca, balanceamento e cambagem.

É esperar e ver se soluciono o problema da suspensão dianteira mole demais com essas novas molas.

Abraços.

VOVÔ DO TROLLER
02/06/2008, 18:57
Voltando ao assunto da suspensão dianteira...

Lembram que estava sentindo que a suspensão dinteira não suportava o peso adicional do guincho Warn 8000? Que, ao passar por ruas com irregularidades mais acentuadas, sentia que a frente batia (fim de curso da suspensão)? Pois é, concluo que a resposta está nas molas. Assim como os amortecedores originais do Tracker 2007m as molas originais também estão mais moles que as dos G. Vitaras antigos ambas as peças não são originais Suzuki, mas fabricações argentinas.
Verifiquei que a Suzuki equipa seus carros com um único tipo de amortecedor e 2 tipos diferentes de mola.

Mola para motor gasolina 2.0 e 1.6 (cod peça = 4111165d02)
Mola para motor gasolina 2.5 V6 e diesel (cod peça = 4111165d11)

Como já troquei os amortecedores originais do Tracker 2007 pelos Monroe originais vendidos por aqui, só me resta partir para tentar usar molas mais resistentes.

Considerando que os motores V6 e diesel são bem mais pesados que os 1.6 e 2.0, é bem razoável que a suspensão dianteira para os primeiros seja mais robusta que para os outros. Confirmei com o Edvaldo (SUZUCAR) que as molas 4111165d11 possuem umas marcações diferentes das demais. Essas marcações indicam a "têmpera" com que foram fabricadas. O tamanho é o mesmo, mas ela é mais dura que as outras.

Decidí portanto trocar as molas dianteiras originais do Tracker pelas do G. Vitara V6 (ou diesel).

O preço da brincadeira não preocupou muito. A Suzucar pediu só R$ 227 no par de molas usadas, já com frete. Tenho que incluir ainda mão de obra para a troca, balanceamento e cambagem.

É esperar e ver se soluciono o problema da suspensão dianteira mole demais com essas novas molas.

Abraços.
Valeu André. O meu Tracker com + 2" de susp. não tem guincho e também está fazendo barulho (final de curso). Depois que você colocar, informe para nós, que eu também estou interessado em colocar estas. Abçs e obrigado. Válter

Carlos TA
02/06/2008, 18:59
Pessoar,

Opiniões?

[]
Mário.
http://picasaweb.google.com/carlos.ta40/ModificaODoManuel/photo#5207403027897712834Mário,
A monroe também fabrica o mesmo amortecedor turbo gás da suprema ( 0027333)
O meu GV está com mola de Opala e este amortecedor.

[]'s

Carlos

Carlos TA
02/06/2008, 19:03
Fotos do amortecedor.:concordo:

Carlos TA
02/06/2008, 19:08
Valeu André. O meu Tracker com + 2" de susp. não tem guincho e também está fazendo barulho (final de curso). Depois que você colocar, informe para nós, que eu também estou interessado em colocar estas. Abçs e obrigado. Válter
Válter,
dê uma olhada nesta postagem que eu pus propondo uma discussão, e que infelizmente ninguèm respondeu... #1152
Pode ser o seu caso, e daqui uns dias o meu.

[]'s Aguardando opiniões

Carlos

VOVÔ DO TROLLER
02/06/2008, 19:22
Válter,
dê uma olhada nesta postagem que eu pus propondo uma discussão, e que infelizmente ninguèm respondeu... #1152

[]'s Aguardando opiniões

Carlos
Valeu Carlos. com relação ao # 1152, confesso que não entendi. Teoricamente o calço das molas compensaria o calço dos amortecedores. Com relação à solução da Alternativa 4 x 4, foi lá que eu coloquei o 2º jogo de amortecedores dianteiros (KYB japoneses) depois dos originais Cofap argentinos, estourarem. Eu conheço o pessoal da Alternativa e eles não me falaram nada a respeito desta solução, apesar deles terem conhecimento que os meus amortecedores estouraram. Eu ainda estou pesquisando qual amortecedor colocar novamente (eles já estão no bico do corvo).. Vamos esperar a opinião dos colegas.Abçs. Válter

iwakura
02/06/2008, 19:31
Válter,

[]'s Aguardando opiniões

Carlos

Carlos,

Segundo o Fábio Rosa, aquele comentário dele na SuzukiNet foi com relação a kits caseiros, tipo fundo de quintal. Não se aplica de maneira nenhuma ao kit da RC4x4.

Ps. Obrigado pela dica da Monroe, já tinha tentado comprar mas não achei também...

Abraços,
Mário.

VOVÔ DO TROLLER
02/06/2008, 19:40
Carlos,

Segundo o Fábio Rosa, aquele comentário dele na SuzukiNet foi com relação a kits caseiros, tipo fundo de quintal. Não se aplica de maneira nenhuma ao kit da RC4x4.

Ps. Obrigado pela dica da Monroe, já tinha tentado comprar mas não achei também...

Abraços,
Mário.
Mário, boa noite. Vou dar uma pesquisada nos amortecedores traseiros da Suprema aqui em Sampa e depois eu te informo (se eu não encontrar os à gás pode ser a óleo mesmo?) Abçs. Válter

Carlos TA
02/06/2008, 19:43
Válter,
Realmente o calço dos amortecedores, restabelece o curso original destes, que em princípio é alterado pelo calço da mola.

O que foi falado no Suzukinet , é que no kit da Alternativa , tem um componente a mais , que seria um "alongador" para os batentes da suspensão dianteira , que tem a função de tomar a pancada de fim de curso da suspensão no lugar dos amortecedores. Aí vão os Originais.

Por Newton Guerra

Re: Problemas no GV +2' ?

Fernando, no kit do portugal não vinha prolongador do batente (pelo
menos até o meio do ano passado). O da Alternativa é uma peça muito
simples, qualquer torneiro faz: um cilindro com o diâmetro do batente
do carro e altura de 40 mm (para o dianteiro). Tem furos com rosca
dos dois lados; um lado é parafusado no carro e o outro tem que
cortar a cabeça de um parafuso e deixar só a rosca (ou comprar isso
que não sei o nome) e parafusar no batente e no prolongador.

Putz, ficou meio confuso...;o)

[]´s

Newton Guerra
Vitara Canvas 97
Tracker 08
São Paulo - SP

Por Fábio Niemezewisk
Acho que o problema principal dos amortecedores da dianteira são o fato de
ao levantar, o calço original da suspensão (batente) fica longe, e se o
calço de amortecedor for muito alto, como em alguns kits que já vi por ai,
fica dando muito fim de curso no amortecedor dianteiro, e ele estoura sim.

Eu levantei o meu V6, que é mais pesado, e coloquei um pára-choque com
guincho nele reformado. Como não se encontra amortecedores específicos para
o V6, temos que usar de Vitara. E com isso ficava muito fácil dar fim de
curso. Estourei 3 amortecedores em míseros km.... e uns 2 meses... Fiz um
calço de batente, para a suspensão fechar menos, e pronto. Não da mais final
de curso e não estoura amortecedor.

Bieletas?? Já não uso faz meses. Não senti a mínima diferença. Mas isto no
Vitara V6. Mas se alguém quiser retirar, é sob sua própria responsabilidade,
afinal é questão de segurança do veiculo.
__________________________________________________ ________________
Ficou um pouco longo , mas é para esclarecer.

[]'s
Carlos

Carlos TA
02/06/2008, 19:49
Carlos,

Abraços,
Mário.
Mário,

Mas o kit da Alternativa de 2" tem este alongador do batente?
O problema que ele citou, seria o tamanho do calço da mola , 2" polegadas não seriam suficientes para dar este fim de curso nos amortecedores?

[]'s cheios de dúvidas

Carlos

VOVÔ DO TROLLER
02/06/2008, 20:19
Válter,
Realmente o calço dos amortecedores, restabelece o curso original destes, que em princípio é alterado pelo calço da mola.

O que foi falado no Suzukinet , é que no kit da Alternativa , tem um componente a mais , que seria um "alongador" para os batentes da suspensão dianteira , que tem a função de tomar a pancada de fim de curso da suspensão no lugar dos amortecedores. Aí vão os Originais.

Por Newton Guerra

Re: Problemas no GV +2' ?

Fernando, no kit do portugal não vinha prolongador do batente (pelo
menos até o meio do ano passado). O da Alternativa é uma peça muito
simples, qualquer torneiro faz: um cilindro com o diâmetro do batente
do carro e altura de 40 mm (para o dianteiro). Tem furos com rosca
dos dois lados; um lado é parafusado no carro e o outro tem que
cortar a cabeça de um parafuso e deixar só a rosca (ou comprar isso
que não sei o nome) e parafusar no batente e no prolongador.

Putz, ficou meio confuso...;o)

[]´s

Newton Guerra
Vitara Canvas 97
Tracker 08
São Paulo - SP

Por Fábio Niemezewisk
Acho que o problema principal dos amortecedores da dianteira são o fato de
ao levantar, o calço original da suspensão (batente) fica longe, e se o
calço de amortecedor for muito alto, como em alguns kits que já vi por ai,
fica dando muito fim de curso no amortecedor dianteiro, e ele estoura sim.

Eu levantei o meu V6, que é mais pesado, e coloquei um pára-choque com
guincho nele reformado. Como não se encontra amortecedores específicos para
o V6, temos que usar de Vitara. E com isso ficava muito fácil dar fim de
curso. Estourei 3 amortecedores em míseros km.... e uns 2 meses... Fiz um
calço de batente, para a suspensão fechar menos, e pronto. Não da mais final
de curso e não estoura amortecedor.

Bieletas?? Já não uso faz meses. Não senti a mínima diferença. Mas isto no
Vitara V6. Mas se alguém quiser retirar, é sob sua própria responsabilidade,
afinal é questão de segurança do veiculo.
__________________________________________________ ________________
Ficou um pouco longo , mas é para esclarecer.

[]'s
Carlos
Valeu Carlos. Agora eu entendi. Vou falar com o pessoal da Alternativa. Eu só fico chateado pelo fato, de que quando eu troquei os amortecedores eles (da Alternativa) poderiam ter me alertado ( o meu kit é da RC 4 x 4). Eu acho que há uma certa rivalidade entre eles (Alternativa 4 x 4 e a RC 4 x 4 do Rodrigo Portugal). E eu com isto? Abçs . Válter

iwakura
03/06/2008, 07:07
Mário,

Mas o kit da Alternativa de 2" tem este alongador do batente?
O problema que ele citou, seria o tamanho do calço da mola , 2" polegadas não seriam suficientes para dar este fim de curso nos amortecedores?

[]'s cheios de dúvidas

Carlos

Valter e Carlos,

E-mail do Fábio:
================================================== ====
Me referi a kits caseiros, ou de mecânicos sem muita experiencia. Já via
alguns com calço de nylon de tamanho muito grande, o que pode prejudicar o amortecedor.
Quanto ao seu carro, acho que não precisa os calços de batente. Os
amortecedores estão corretamente dimensionados e você não tem peso extra na frente, como um pára-choque de ferro e guincho.

Valter,

Obrigado pela oferta de procurar o amortecedor! O Cofap normal a óleo eu encontro facilmente por aqui (têm até na AutoZ). Se fores procurar, também serve o Monroe a gás (27333 do Suprema 4.1) que o Carlos citou.

Mas sem stress, o Fábio já me disse que o que ele sempre instalou foi o Cofap normal GB 1024. Ele nunca usou o a gás!

[]
Mário.

Newton Guerra
03/06/2008, 08:41
Sobre o calço do batente, o que imagino é o seguinte: colocando o calço de 40 mm na mola, podem ver que logicamente o batente fica 40 mm mais longe da bandeja. O amortecedor ficaria +- 40 mm mais aberto.
Com o calço do amortecedor corrigimos isso.

Só que se em alguma situação conseguirmos comprimir a mola no máximo, chegando a encostar o batente na bandeja, o amortecedor será comprimido 40 mm mais do que na configuração original. Aí fica a pergunta: ele aguenta? Acredito que por eu nunca fazer trilhas mais bravas talvez nunca tenha passado por essa situação.

Seria legal alguém conseguir medir no carro original o quanto fica comprimido o amortecedor quando dá batente. Aí podemos ver com o amortecedor solto qual sua compressão máxima e calcular o tamanho do calço do batente, de repente pode ser menos que 40 mm, assim dá para ganhar um pouco mais de curso na compressão.

O kit que a Alternativa vende para o Vitara (nunca vi o do GV deles), já vem com esse batente.

Abraços

Pedrinha
03/06/2008, 12:51
Caro Mario,

Vc já tentou comprar os Turbogás Cofap na www.jocar.com.br (http://www.jocar.com.br) ?
Lá tinha eles anunciados por R$ 116,00 a unidade.

iwakura
03/06/2008, 13:06
Caro Mario,

Vc já tentou comprar os Turbogás Cofap na www.jocar.com.br (http://www.jocar.com.br) ?
Lá tinha eles anunciados por R$ 116,00 a unidade.

Oi Pedrinha!

Não têm mais...:parede:

[]

VOVÔ DO TROLLER
03/06/2008, 14:06
Valter e Carlos,

E-mail do Fábio:
Me referi a kits caseiros, ou de mecânicos sem muita experiencia. Já via
alguns com calço de nylon de tamanho muito grande, o que pode prejudicar o amortecedor.
Quanto ao seu carro, acho que não precisa os calços de batente. Os
amortecedores estão corretamente dimensionados e você não tem peso extra na frente, como um pára-choque de ferro e guincho.

Valter,

Obrigado pela oferta de procurar o amortecedor! O Cofap normal a óleo eu encontro facilmente por aqui (têm até na AutoZ). Se fores procurar, também serve o Monroe a gás (27333 do Suprema 4.1) que o Carlos citou.

Mas sem stress, o Fábio já me disse que o que ele sempre instalou foi o Cofap normal GB 1024. Ele nunca usou o a gás!

[]
Mário.
Boa tarde Mário. Eu procurei em várias lojas aqui em S.P. e também não encontrei o turbo-gás da Cofap (encontrei apenas o a óleo), como também não encontrei o Monroe citado por você. Realmente, acho que eles não fabricam mais o turbo-gás. É uma pena para nós, ou seja, uma opção à menos. Em todo caso, eu vou continuar procurando e qualquer coisa te aviso. Abçs. Válter

Andre Sousa
03/06/2008, 15:18
Olá pessoal,
Lá na Suzuki net , saiu o assunto sobre a vida útil dos amortecedores dianteiros dos GV com 2" na suspensão durarem pouco , e ninguèm estava entendendo o porque, já que o curso dele é corrigido com os calços colocados.
Até que o Fábio Rosa , de Porto Alegre , que entende prá caramba de Suzuki , formulou uma teoria interessante , como o calço da mola distancia o conjunto da suspensão do seu batente original 40mmm, e o batente tem a função de prevenir o fim de curso no fechamento , o amortecedor então sofre mais pancadas quando a suspensão se fecha toda , pancada esta que deveria ser suportada pelo batente.
Segundo ele no kit de 2" da Alternativa 4x4 ,também está incluido um alongador com os mesmos 40mm para o batente.
Seria esta a causa da redução da vida útil dos amortecedores dianteiros.
Não sei se fui claro o suficiente , mas me parece que faz muito sentido.

[]'s aguardando opiniões :pensativo:

Carlos

Prezado Carlos.

Não tinha percebido sua mensagens. Foi mal. Ainda mais pelo fato de realmente ser importante pensar no papel do batente após serem colocados os calços nas molas e nos amortecedores.

Na verdade não creio que a solução seria prolongar o batente. Veja que não alteramos a posição da bandeja. Portanto, ela continua fazendo seu movimento de sobe e desce normalmente e o final de seu curso subindo será o batente. Se prolongarmos o batente estamos limitando o curso da bandeja e, portanto, da suspensão.

O problema está em verificar se é a mola, o amortecedor ou ambos que estão dando "final de curso" antes da bandeja bater no batente. Nossas molas, por exemplo, não foram trocadas por uma com 1 ou 2 elos a mais, apenas colocamos um calço. Da mesma forma acontece com o amortecedor. Nós não trocamos ele por um que tenha maior curso, apenas colocamos um prolongador fixo.
No kit da Calmini, por exemplo, não é assim. Os amortecedores e as molas originais são substituídos por outros com curso maior.

De qualquer forma, não concordo em prolongar o batente. Isso representará uma limitação para a ação da suspensão. Entretanto, devemos fazer um exame para saber se, ao subir a suspensão, a mola ou o amortecedor dão "final de curso" antes de a bandeja bater no batente.

Segue fotos da suspensão Calmini, que não usa calços, e desenho de uma suspensão original

iwakura
03/06/2008, 15:48
Prezado Carlos.

Não tinha percebido sua mensagens. Foi mal. Ainda mais pelo fato de realmente ser importante pensar no papel do batente após serem colocados os calços nas molas e nos amortecedores.

Na verdade não creio que a solução seria prolongar o batente. Veja que não alteramos a posição da bandeja. Portanto, ela continua fazendo seu movimento de sobe e desce normalmente e o final de seu curso subindo será o batente. Se prolongarmos o batente estamos limitando o curso da bandeja e, portanto, da suspensão.

O problema está em verificar se é a mola, o amortecedor ou ambos que estão dando "final de curso" antes da bandeja bater no batente. Nossas molas, por exemplo, não foram trocadas por uma com 1 ou 2 elos a mais, apenas colocamos um calço. Da mesma forma acontece com o amortecedor. Nós não trocamos ele por um que tenha maior curso, apenas colocamos um prolongador fixo.
No kit da Calmini, por exemplo, não é assim. Os amortecedores e as molas originais são substituídos por outros com curso maior.

De qualquer forma, não concordo em prolongar o batente. Isso representará uma limitação para a ação da suspensão. Entretanto, devemos fazer um exame para saber se, ao subir a suspensão, a mola ou o amortecedor dão "final de curso" antes de a bandeja bater no batente.

Segue fotos da suspensão Calmini, que não usa calços, e desenho de uma suspensão original

Só uma correção: as molas dianteiras são trocadas apenas no kit de 3", no kit de 2" da Calmini somente há troca das molas traseiras.

Kit de 2" da Calmini:
http://www.puresuzuki.com/02.jpg
[]
Mário.

Andre Sousa
03/06/2008, 16:15
Só uma correção: as molas dianteiras são trocadas apenas no kit de 3", no kit de 2" da Calmini somente há troca das molas traseiras.
Mário.

O kit que v. mostrou é para o Vitarinha. No caso do G. Vitara só existe uma opção, que é de 2,5", com a substituição das 4 molas e dos 4 amortecedores. Complementam o kit novas bandejas parta corrigir a cambagem, novos suportes do diferencial dianteiro para corrigir o ângulo de ação das homocinéticas, novos terminais de direção e algumas buchas.

É simplesmente o máximo. Custa ao todo uns R$ 4 mil a importação. Só não comprei por falta de peça de reposição. Se precisar trocar um amortecedor ou uma bandeja como faço? Compro outro kit?

Segue foto do kit para o G.Vitara/Tracker.

Andre Sousa
03/06/2008, 16:32
Caro Iwakura, por incrível que pareça, lá fora os primeiros Vitarinhas eram chamados de Sideckik e depois de Tracker.

Os G. Vitara sempre foram G. Vitara. Só no Brasil é que a Chevrolet chama os G. Vitara de Tracker.

Por esse motivo é que na página da Calmini aparece a indicação dos kits para Sideckik/Tracker. Mas veja os kits para Grand Vitara. Esses são os nossos.

iwakura
03/06/2008, 16:36
O kit que v. mostrou é para o Vitarinha. No caso do G. Vitara só existe uma opção, que é de 2,5", com a substituição das 4 molas e dos 4 amortecedores. Complementam o kit novas bandejas parta corrigir a cambagem, novos suportes do diferencial dianteiro para corrigir o ângulo de ação das homocinéticas, novos terminais de direção e algumas buchas.

É simplesmente o máximo. Custa ao todo uns R$ 4 mil a importação. Só não comprei por falta de peça de reposição. Se precisar trocar um amortecedor ou uma bandeja como faço? Compro outro kit?

Segue foto do kit para o G.Vitara/Tracker.

Oops, desculpe a nossa falha! Também fiquei um tempão namorando esse kit!

Agora acho muito estranho que não exista a opção de comprar os amortecedores e outras peças em separado. Como é que fica lá nos EUA quem comprou e estorou 1 amortecedor, por exemplo?

[]
Mário.

Carneiro
03/06/2008, 17:13
Caro Iwakura, por incrível que pareça, lá fora os primeiros Vitarinhas eram chamados de Sideckik e depois de Tracker.

Os G. Vitara sempre foram G. Vitara. Só no Brasil é que a Chevrolet chama os G. Vitara de Tracker.

Por esse motivo é que na página da Calmini aparece a indicação dos kits para Sideckik/Tracker. Mas veja os kits para Grand Vitara. Esses são os nossos.

Na verdade, nos EUA, os poucos 2.0 são Vitara, e apenas os 2.5 V6 são chamados de Grand Vitara. Então já viu a confusão...

Márcio.

Carlos TA
03/06/2008, 17:35
Prezado Carlos.

André,
Com a colocação do calço na mola , a bandeja não é empurrada para baixo +-2" , junto com o conjunto todo?
Se sim ela fica mais aberta e possíbilita um fechamento (ângulo) maior do amortecedor...

[]'s Ainda com dúvidas

Carlos

VOVÔ DO TROLLER
03/06/2008, 17:40
Pelo que estou vendo o kit da Calmini é apenas um sonho de consumo (inatingível pelo jeito). Eu também "namorei" este kit por mais de 2 anos e tive que colocar o da RC 4 x 4 mesmo. E aí André. Como está indo com as molas? Abçs. Válter

Andre Sousa
03/06/2008, 17:49
Os calços afastam a mola e esta faz com que a balança fique 2" mais aberta (pra baixo). Pra ação da bandeja isso é normal, está dentro do seu raio. Se queremos ganhar curso na suspensão é natural que esperemos que, ao cruzar um obstáculo, ela se feche (suba) até seu limite - que é dado pelo batente. Prolongar o batente é impedir que isso aconteça, perdendo curso na suspensão.

Se o amortecedor fechado chega ao fim do curso antes que a bandeja encoste no batente teremos um problema para resolver. O ideal seria resolver isso com um novo amortecedor e não colocando um batente mais longo. Se é possível eu não sei ainda.

Andre Sousa
03/06/2008, 17:56
Pelo que estou vendo o kit da Calmini é apenas um sonho de consumo (inatingível pelo jeito). Eu também "namorei" este kit por mais de 2 anos e tive que colocar o da RC 4 x 4 mesmo. E aí André. Como está indo com as molas? Abçs. Válter

Hoje fiz o DOC pra pagar a Suzucar. As molas chegam em 2 dias. Devo montá-las no sábado. Vou aproveitar que a suspensão dianteira será desmontada para verificar isso que o Carlos falou, da necessidade de prolongar o limitador da suspensão (batente).

Depois eu informo o resultado.

Válter. Você tá procurando os amortecedores da Suprema GBL 1024? E não acha?

VOVÔ DO TROLLER
03/06/2008, 18:28
Hoje fiz o DOC pra pagar a Suzucar. As molas chegam em 2 dias. Devo montá-las no sábado. Vou aproveitar que a suspensão dianteira será desmontada para verificar isso que o Carlos falou, da necessidade de prolongar o limitador da suspensão (batente).

Depois eu informo o resultado.

Válter. Você tá procurando os amortecedores da Suprema GBL 1024? E não acha?
Valeu André. Quem está procurando os amortecedores GBL (À GÁS) é o IWAKURA. Se tiver aí no R.J. informe, que com certeza o IWAKURA vai ler a mensagem. Abçs e obrigado.Válter

Pedrinha
03/06/2008, 21:57
Oi Pedrinha!

Não têm mais...:parede:

[]

Mario,

Se vc quiser, posso dar uma procurada aqui no RJ.

:concordo:

Pedrinha
03/06/2008, 22:07
Valter,

A troca das molas dianteiras por molas de GV V6 ou Tracker/GV Diesel (mais duras) não resolveriam o problema do prematuro desgaste de seus amortecedores dianteiros? As molas dianteiras de seu carro podem estar fracas (até por defeito de fabricação/têmpera). Penso isso, pq acho muito estranho vc em tão pouco tempo já estar partindo para o 3º par de amortecedores. Não ví isso acontecer em nenhum outro Tracker ou GV. O Andre Sousa havia dito que já viu instalarem/adaptarem Amortecedor Dianteiro de Vitara em GV. Se isso realmente for possível, seria uma excelente opção de amortecedor o Monroe Adventure 4X4. Estes amortecedores são infinitamente mais resistentes que os nossos.

iwakura
04/06/2008, 10:12
Valter,

A troca das molas dianteiras por molas de GV V6 ou Tracker/GV Diesel (mais duras) não resolveriam o problema do prematuro desgaste de seus amortecedores dianteiros? As molas dianteiras de seu carro podem estar fracas (até por defeito de fabricação/têmpera). Penso isso, pq acho muito estranho vc em tão pouco tempo já estar partindo para o 3º par de amortecedores. Não ví isso acontecer em nenhum outro Tracker ou GV. O Andre Sousa havia dito que já viu instalarem/adaptarem Amortecedor Dianteiro de Vitara em GV. Se isso realmente for possível, seria uma excelente opção de amortecedor o Monroe Adventure 4X4. Estes amortecedores são infinitamente mais resistentes que os nossos.

Pedrinha,

Primeiramente obrigado, mas já comprei os Cofap normais (GL 1024). Aliás, foi o último par do estoque da Autoz (e aqui na distribuidora em Porto Alegre só tinha 1 par também, será que tão parando de fabricá-lo também?)...

Também não conheço nenhum outro Tracker ou GV, daqui este fórum, da SuzukiNet ou do SuzukiClub srgentino, com tanto problema de amortecedor como o Valter. Se eu acreditasse nisso, diria pra ele dar uma benzida na Tracker...

Agora, esses Monroe Adventure podem ser excelentes, mas o preço é um exagero!

[]

Pedrinha
04/06/2008, 11:33
Pedrinha,

Primeiramente obrigado, mas já comprei os Cofap normais (GL 1024). Aliás, foi o último par do estoque da Autoz (e aqui na distribuidora em Porto Alegre só tinha 1 par também, será que tão parando de fabricá-lo também?)...

Disponha! Acho que devem parar a fabricação sim...o carro já saiu de linha, há muito tempo...

Também não conheço nenhum outro Tracker ou GV, daqui este fórum, da SuzukiNet ou do SuzukiClub srgentino, com tanto problema de amortecedor como o Valter. Se eu acreditasse nisso, diria pra ele dar uma benzida na Tracker...

Na minha opinião, as molas do carro do Valter estão ferradas...no lugar dele eu as trocaria por molas de V6 ou GV/Tracker Diesel (ambas mais duras).

Agora, esses Monroe Adventure podem ser excelentes, mas o preço é um exagero!

São caros sim, mas são realmente excelentes...já os possuí no Vitarinha...o carro fica bem firme!!! Dependendo do uso que se faz do equipamento, penso que vale o investimento. O problema é achá-los...

[]

Andre Sousa
04/06/2008, 14:44
Video bem legal mostrando uns 4 G. Viatara em prova off-road no Chile.

http://www.youtube.com/watch?v=viuWz9md_Lo&eurl=http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=4693

Murillus
04/06/2008, 14:53
:concordo:

Concordo...

minha mola trazeira da esquerda (motorista) estava com defeito... por isso eu sempre sentia o amortecedor dando fim de curso... no meu caso troquei pelas do opala 6 cilindros...

ate agora minha unica reclamaçao foi sentir o carro pular (parece que ele kika) mais quando o portamalas esta vazio...

ainda estou com os pneus originais e por isso acho que estou sentindo mais as mudanças... provavelmente com um pneu maior e mais pesado, isso resolva ou minimise...

[]s

sergio coriolano
04/06/2008, 15:05
Andre,
coloquei os kits de 2+2" e agora a luz do Air Bag ta acessa e a Buzina não funciona. tem alguma ideia do que possa ser?
Abraços,
Sérgio

iwakura
04/06/2008, 15:33
Video bem legal mostrando uns 4 G. Viatara em prova off-road no Chile.

http://www.youtube.com/watch?v=viuWz9md_Lo&eurl=http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=4693

André,

Não confunda os hermanos! Esse vídeo mostra a chamada prova "Competencia de Habilidades Conductivas Off Road" organizada pelo SuzukiClub4x4 da Argentina!

É mais um encontro festivo que competitivo, e essa foi realizada em Marcos Paz, na Província de Corrientes, em maio de 2007. Nesse vídeo aparece o famoso Eduardo Cinicola, do site Viajeros.

[]

Andre Sousa
04/06/2008, 15:56
Andre,
coloquei os kits de 2+2" e agora a luz do Air Bag ta acessa e a Buzina não funciona. tem alguma ideia do que possa ser?
Abraços,
Sérgio

Legal Sérgio. Mais um pra trocar informações. Coloque depois mais detalhes sobre que pneus, calços, amortecedores e demais alterações fez.

Sobre sua pergunta cara, ESSE PROBLEMA NÃO TEM RELAÇÃO DIRETA COM O LIFT. O que ocorre é que os mecânicos, por precaução, desconectam o air-bag quando vão desmontar alguma parte da suspensão. Aposto que ele simplesmente não reconectou. Basta retirar o plástico do volante e plugar as conecções tanto do air-bag como da buzina. Acho que é isso.

AGORA, CABE UMA OBSERVAÇÃO. Se depois de mexer com suspensão dianteira e traseira, mangotes de freio, alavanca de câmbio, braço de direção, etc. você só teve problema na conecção do air-bag e da buzina cara, teu mecânico é um gênio, simplesmente excepcional.

Eu fiquei uns dois meses fazendo pequenos ajustes, e ainda sinto necessidade de, por exemplo, trocar minhas molas dianteiras.

De qualquer forma, parabéns cara. NÃO ESQUECE DE POSTAS FOTOS DA CARANGA.

Andre Sousa
04/06/2008, 16:00
André,

Não confunda os hermanos! Esse vídeo mostra a chamada prova "Competencia de Habilidades Conductivas Off Road" organizada pelo SuzukiClub4x4 da Argentina!

É mais um encontro festivo que competitivo, e essa foi realizada em Marcos Paz, na Província de Corrientes, em maio de 2007. Nesse vídeo aparece o famoso Eduardo Cinicola, do site Viajeros.
[]

Grraaaaaaaaaaaaaaade Iwakura. Sabe tudo.

iwakura
04/06/2008, 16:09
Grraaaaaaaaaaaaaaade Iwakura. Sabe tudo.

Só as amenidades!!:dance: Partes mais técnicas deixo pra pessoas muuuuito mais capacitadas que eu, como, por exemplo, o amigo!:palmas:

Abraços,
Mário.

Murillus
04/06/2008, 16:11
AGORA, CABE UMA OBSERVAÇÃO. Se depois de mexer com suspensão dianteira e traseira, mangotes de freio, alavanca de câmbio, braço de direção, etc. você só teve problema na conecção do air-bag e da buzina cara, teu mecânico é um gênio, simplesmente excepcional.

Eu que o diga... meu mecanico nem conseguiu fazer isso...

mas estou mandando o carro pro estaleiro mes que vem... com outro mecanico...

[]s

jameslawbr
04/06/2008, 16:31
Bem, agradeço toda a galera do forum pelas dicas que me mandaram por aqui e por MP nesses últimos dias. Ainda continuo acompanhando este tópico pra saber mais informações sobre as modificações, mas eu decidi, realmente, optar por uma opção bem conservadora.

Como cheguei a comentar, eu tive um acidentezinho em que meu pneu rasgou. Dessa forma, precisava arrumar pelo menos um estepe.

Aí vim pedir socorro no forum, pedindo dicas e tudo mais. Todo mundo falouq ue essa smodificações padrão são consagradas já e que costuma não haver problema. No entanto, eu, receoso, como sou, fiquei com medo de me arrepender da modificação.. Mesmo dizendo que se acostuma e tal, essa historia de raspar o pneu na hora de esterçar o volante, algumas contra-indicações de apenas colocar os calços (era minha idéia inicial), entre outras coisas, sabendo como eu sou chato com essas coisas, decidi deixar mais pra frente. Mas essa dúvida principal em relação a seguro e tudo mais, foi tb o que me deixo umais com pé atrás. Talvez pq eu seja devoto de Murphy, mas eu sei que não ia me sentir a vontade em relação a isso.

Além disso, tenho dúvida se o investimento a ser realizado vai compensar pra mim. Eu não chego a fazer nenhuma trilha radical e, até o momento, tirando inexperiencia do condutor, o carro tem se comportado muito bem nos passeios na configuração que está, original. Dessa forma, acho que a modificação, pra mim, só serviria pra massagear o ego, ou seja, só por dizer que estou com a viatura modificada. 'Se eu tivesse um outro carro, talvez até equipasse ele pra trilhas mais pesadas, mas como é meu único, tb acho que não terei coragem de judiar muito por aí... É meu primeiro 4x4 e ainda tenho muito o que aprender.

Desta forma, decidi não fazer modificação por agora. Por outro lado, ao ver que um pneu original Bridgestone tá por volta de 750, 800 reais, resolvi comprar 4 novos, mas na mesma medida do original. Encomendei 4 Yokohaam Geolandar AT-S medida 235/60R16 por 490,00 cada. Achei um preço razoável, sendo que a maioria vende pelo preço de tabela de 670 reais.. Parece que chegam até o fim da semana, vamos ver.

Se eu vou perceber grandes diferenças pro pneu original, eu não sei. Mas eu preferi gastar um pouco mais nos 4 pneus A/T do que pagar 800 reais em um estepe novo. E vou pegar o menos rodado dos originais e vou deixar de estepe (vai ser mesma medida, então o carro nem vai ficar manco, nem nada.. hehe).

Bom, é isso. Vou só trocar os sapatos mesmo. Conforme for, mais pra frente, se eu vencer certos receios, eu penso em, pelo menos, levantar a suspensão. Mas tenho acompanhado este tópico direto pra ver se eu perco medo e crio coragem de fazer isso mais pra frente.

E valeu a todos pela ajuda e atenção. Vcs são 10!

VOVÔ DO TROLLER
04/06/2008, 16:36
TROCA DAS MOLAS DIANTEIRAS.

Valeu pessoal, obrigado à todos pelas dicas. O André já tinha levantado o problema da troca das molas. Quando eu trocar os amortecedores vou também trocar as molas (por precaução). Com relação aos meus amortecedores dianteiros terem estourado em tão pouco tempo, eu vi vários comentários no Grupo da Suzukinet, que realmente com calço de susp. de 2" e trilhas um pouco mais pesadas, os amortecedores, simplesmente não agüentam. Como eu não tenho muita paciência para desviar de buracos, às vezes eu maltrato a viatura, sem contar, que eu transito freqüentemente em estradas precárias ( os locais mais lindos , quase sempre, estão nos piores lugares). Talvez as molas mais reforçadas seja a solução. Abçs. Válter

RABUGENTO
04/06/2008, 16:37
Precisa bolar um jeito de guardar os outros 3 pneus que estão praticamente novos.
Li nalgum lugar que os pneus mal guardados deterioram. Nesse mesmo lugar dizia como deveriam ser acondicionados. Sei que o ideal seria deixá-los montados em uma roda e pressurizados mas acho mais dificil ter espaço para isso.

VOVÔ DO TROLLER
04/06/2008, 16:38
Bem, agradeço toda a galera do forum pelas dicas que me mandaram por aqui e por MP nesses últimos dias. Ainda continuo acompanhando este tópico pra saber mais informações sobre as modificações, mas eu decidi, realmente, optar por uma opção bem conservadora.

Como cheguei a comentar, eu tive um acidentezinho em que meu pneu rasgou. Dessa forma, precisava arrumar pelo menos um estepe.

Aí vim pedir socorro no forum, pedindo dicas e tudo mais. Todo mundo falouq ue essa smodificações padrão são consagradas já e que costuma não haver problema. No entanto, eu, receoso, como sou, fiquei com medo de me arrepender da modificação.. Mesmo dizendo que se acostuma e tal, essa historia de raspar o pneu na hora de esterçar o volante, algumas contra-indicações de apenas colocar os calços (era minha idéia inicial), entre outras coisas, sabendo como eu sou chato com essas coisas, decidi deixar mais pra frente. Mas essa dúvida principal em relação a seguro e tudo mais, foi tb o que me deixo umais com pé atrás. Talvez pq eu seja devoto de Murphy, mas eu sei que não ia me sentir a vontade em relação a isso.

Além disso, tenho dúvida se o investimento a ser realizado vai compensar pra mim. Eu não chego a fazer nenhuma trilha radical e, até o momento, tirando inexperiencia do condutor, o carro tem se comportado muito bem nos passeios na configuração que está, original. Dessa forma, acho que a modificação, pra mim, só serviria pra massagear o ego, ou seja, só por dizer que estou com a viatura modificada. 'Se eu tivesse um outro carro, talvez até equipasse ele pra trilhas mais pesadas, mas como é meu único, tb acho que não terei coragem de judiar muito por aí... É meu primeiro 4x4 e ainda tenho muito o que aprender.

Desta forma, decidi não fazer modificação por agora. Por outro lado, ao ver que um pneu original Bridgestone tá por volta de 750, 800 reais, resolvi comprar 4 novos, mas na mesma medida do original. Encomendei 4 Yokohaam Geolandar AT-S medida 235/60R16 por 490,00 cada. Achei um preço razoável, sendo que a maioria vende pelo preço de tabela de 670 reais.. Parece que chegam até o fim da semana, vamos ver.

Se eu vou perceber grandes diferenças pro pneu original, eu não sei. Mas eu preferi gastar um pouco mais nos 4 pneus A/T do que pagar 800 reais em um estepe novo. E vou pegar o menos rodado dos originais e vou deixar de estepe (vai ser mesma medida, então o carro nem vai ficar manco, nem nada.. hehe).

Bom, é isso. Vou só trocar os sapatos mesmo. Conforme for, mais pra frente, se eu vencer certos receios, eu penso em, pelo menos, levantar a suspensão. Mas tenho acompanhado este tópico direto pra ver se eu perco medo e crio coragem de fazer isso mais pra frente.

E valeu a todos pela ajuda e atenção. Vcs são 10!
Valeu James. Só não se esqueça das proteções inferiores. Abçs. Válter

jameslawbr
04/06/2008, 16:42
Valeu James. Só não se esqueça das proteções inferiores. Abçs. Válter

Essas já estão instaladas há muito tempo! foi a primeira coisa que fiz! hehe

jameslawbr
04/06/2008, 16:43
Precisa bolar um jeito de guardar os outros 3 pneus que estão praticamente novos.
Li nalgum lugar que os pneus mal guardados deterioram. Nesse mesmo lugar dizia como deveriam ser acondicionados. Sei que o ideal seria deixá-los montados em uma roda e pressurizados mas acho mais dificil ter espaço para isso.

Depois eu dou um jeito.

Murillus
04/06/2008, 16:49

Guardar pneu é bem complicado... tem que evitar o ressecammento deles...

sou mais verder...

tem um bocado de gente usando tracker que nao trocaria a conformacao original... pelos meus calculos 97% esta usando muito satistfeito os 235/60/16 street... ou seja so nos (3%) estamos atras de preparar melhor o nosso tracker...

acho que o Andre tb estava vendedo os dele...

TMorais
04/06/2008, 16:56
Guardar pneu é bem complicado... tem que evitar o ressecammento deles...

sou mais verder...

tem um bocado de gente usando tracker que nao trocaria a conformacao original... pelos meus calculos 97% esta usando muito satistfeito os 235/60/16 street... ou seja so nos (3%) estamos atras de preparar melhor o nosso tracker...

acho que o Andre tb estava vendedo os dele...

Eu guardei os originais em sacos e na vertical. Agora que vendi o tracker retirei os acessorios e pronto... original a venda sem problemas! Sobre os pneus Grabber 235/70? Já vendi os 04 hj também!:mrgreen:

TMorais
04/06/2008, 17:29
Sobre esse video postado por Andre:

Vejam os minutos: 1,02min 4,53min e 6,54. Tem uns para-choque de ferro de GV.. o que acham?:pensativo:

hrodrigues
04/06/2008, 17:33
Ola James

Como penso da mesma forma aguardei a resposta do corretor que me informou, depois de consultar a seguradora, que pode fazer sem susto. Semana que vem vou levantar o bicho e se começar a dar problemas volto atrás e só troco os pneus, como vc. fez. Vou trocar os cinco pneus se não o chines vai ficar me gozando ahahah

Abs

Helio

VOVÔ DO TROLLER
04/06/2008, 18:06
Sobre esse video postado por Andre:

Vejam os minuntos: 1,02min 4,53min e 6,54. Tem uns para-choque de ferro de GV.. o que acham?:pensativo:
Eu também achei este para-choque bem interessante

Carneiro
04/06/2008, 19:35
Andre,
Abraços,
Sérgio

Sérgio!

Você deve estar com o mesmo problema que eu. Não faz sentido desconectar o air-bag para fazer o lift, mas o que é necessário é ao retirar a barra de direção travar o volante centralizado para que não haja qualquer chance dele mexer e descentralizar a fita (pois ela dá umas 2,5 voltas para cada lado, e descentralizada vai começar a forçar e quebrar, ou ainda quebrar na primeira esterçada!).

O meu mecânico é experiente e não sei o que aconteceu, talvez algum dos ajudantes fez merda. Depois de quase 2 meses de lift, e a direção fazendo "clequi", a fita do air-bag (clock spring lá fora) quebrou, e estou sem buzina e sem air-bag.

Boa notícia: a peça é simples. Má notícia: a sacana da Suzuki não vende essa peça separado do combination switch, que são as chaves de seta, etc. Custo lá fora do combination (que vem com o clockspring): 300 dólares. Aqui, esquece.

Vais encontrar só a fita do airbag (clockspring) na Suzucar por uns 400 reais, e talvez em qualquer outro desmanche por menos (atendo para ver se está funcionando e centralizado!). De repente é chorar para o Edvaldo fazer um preço melhor.

Essa porcaria é comum quebrar em qualquer carro com airbag, cruise control, etc. E é fácil arrumar a peça, exceto pelo detalhe do conector na ponta da fita, que no caso dessa nossa, é prensado.

Abraços,

Márcio.

Pedrinha
05/06/2008, 10:18
Bom dia Murillus!

Se for possível, vc poderia tirar uma foto do seu Tracker após as 2", com os pneus originais (antes que vc os substitua). O motivo do pedido é que eu queria ver como ficaria o carro com 2" + pneus 235 60/R16 AT.

Grato,

Alexandre. :concordo:

iwakura
05/06/2008, 13:08
Bom dia Murillus!

Se for possível, vc poderia tirar uma foto do seu Tracker após as 2", com os pneus originais (antes que vc os substitua). O motivo do pedido é que eu queria ver como ficaria o carro com 2" + pneus 235 60/R16 AT.

Grato,

Pedrinha,

Serve o meu?8-)

[]
Mário.

Pedrinha
05/06/2008, 13:53
Pedrinha,

Serve o meu?8-)

[]
Mário.

Perfeito caríssimo Mário.
O bom de suas fotos é que eu posso usá-las p/ comparar a diferença existente entre os conjuntos. Estive pensando em adiquirir pneus Yokohama Geolandar no tamanho original (iguais ao James) e suspender o carro. Mas, depois de ver o resultado disso nas fotos desanimei...pois realmente fica muito estranho o conjunto. :pensativo:
Obrigado pela atenção,
[]s,

Murillus
05/06/2008, 14:38
pois realmente fica muito estranho o conjunto.

Alexandre,

realmentre fica esquisito mas nao fica feio... ou entao ja me acostumei...
ou talvez seja porque o meu tracker viva cheio de adesivos e lama...
mas realmente merece um pneu maior...

mas olha abaixo o meu tracker dos sonhos...

[]s

Fabriciooliver
06/06/2008, 01:37
Salve, salve pessoal!

Quem é vivo sempre aparece, andei meio sumido e quando voltei, haja paginas do forum pra ler. ( a pergunta feita sobre amortecdor de F-1000, é plug and quase play, precisa so cortar a ponta onde encaixa o parafuso da parte de baixo, coisa de 5 min).

Semana retrasada fiz uma trilha muito boa e finalmente inaugurei o pneus crosssssss, e o desempenho do carro eh excelente. Fiquei impressionado, o trcho era de massapé, rio e erosoes. Tinha bugres ( todos puxados nos piores trechos), trollers e L-200 e posso garantir que o GV teve desempenho igual ao troller com pneu birrado, pois o troller com pneu original, patinava, dava até pena das l-200 patinava que era uma beleza, o terreno era que nem quiabo, e o cross do gv fez a diferença.

Segue umas fotos do GV, que ficou com um visual muito agressivo, e uma foto do trecho com um troller, pois como eu quem tiro foto, qd dirijo nao tem foto minha. Mas tem um pequeno video que fizemos, segue abaixo o link. O GV branco que passa sou eu.

www.alagoinhasoffroad.com.br (http://www.alagoinhasoffroad.com.br)

Aproveito pra convidar toda galera de salvador, regiao e quem mais puder vir. Para participar da 5 trilha da laranja, de 13 a 15 de junho de 2008.

Maiores informacoes tem no site acima. Valeu galera!

Pedrinha
06/06/2008, 07:32
Salve, salve pessoal!

Quem é vivo sempre aparece, andei meio sumido e quando voltei, haja paginas do forum pra ler. ( a pergunta feita sobre amortecdor de F-1000, é plug and quase play, precisa so cortar a ponta onde encaixa o parafuso da parte de baixo, coisa de 5 min).

Semana retrasada fiz uma trilha muito boa e finalmente inaugurei o pneus crosssssss, e o desempenho do carro eh excelente. Fiquei impressionado, o trecho era de massapé, rio e erosoes. Tinha bugres ( todos puxados nos piores trechos), trollers e L-200 e posso garantir que o GV teve desempenho igual ao troller com pneu birrado, pois o troller com pneu original, patinava, dava até pena das l-200 patinava que era uma beleza, o terreno era que nem quiabo, e o cross do gv fez a diferença.

Segue umas fotos do GV, que ficou com um visual muito agressivo, e uma foto do trecho com um troller, pois como eu quem tiro foto, qd dirijo nao tem foto minha. Mas tem um pequeno video que fizemos, segue abaixo o link. O GV branco que passa sou eu.

Aproveito pra convidar toda galera de salvador, regiao e quem mais puder vir. Para participar da 5 trilha da laranja, de 13 a 15 de junho de 2008.

Caríssimo Fabrício,

Muito bom o seu depoimento aqui no Fórum, pois AINDA há quem ache que Tracker e seu irmão gêmeo GV não são jipes. O mais interessante é que bastam apenas pequenas modificações p/ transformar nossos carros em autênticos Jipes...só que com muuuuuito conforto. :palmas:

Pedrinha
06/06/2008, 07:47
Alexandre,

realmentre fica esquisito mas nao fica feio... ou entao ja me acostumei...
ou talvez seja porque o meu tracker viva cheio de adesivos e lama...
mas realmente merece um pneu maior...

mas olha abaixo o meu tracker dos sonhos...

[]s

Caro Murillus,

Eu penso que o mais importante num pneu é um desenho que atenda nossas necessidades. O tamanho, no nosso caso (comparando o tm original e o 235/70R16), faz diferença pq pode nos dar um considerável ganho de altura e mecânicamente fará pouca diferença no desempenho. No entanto, a minha preocupação era com a estética, pois achava e acabei confirmando com as fotos do Iwakura, que ficaria estranho suspender o carro e manter o mesmo tamanho de pneu (opinião pessoal). Mas, sei que qd seus pneus acabarem, vc tb providenciará pneus maiores, certo?

[],

Carneiro
06/06/2008, 08:34
Segue umas fotos do GV, que ficou com um visual muito agressivo, e uma foto do trecho com um troller, pois como eu quem tiro foto, qd dirijo nao tem foto

Poxa, olha aí as fotos do GV 4 portas sem os splash guards, ou seja, todos os plásticos laterais! Posso adicioná-las no tópico que criei, Fabrício?

E outra perguntita: quanto gastou nessa envelopagem bacana? To pensando em fazer no meu, só preto fosto e talvez com alguns detalhes.

Abraços,

Márcio.

Fabriciooliver
06/06/2008, 10:54
Pedrinha,

Pequenas modificaçoes transformam sim nosso Jeep em um Jeepao que topa qualquer parada, as pessoas da trilha que nao conhecem muito o GV ficaram impressionado e vieram fazer elogio ao desempenho do carro.

Carneiro,

A plotagem nao sei ao certo o valor, pois fiz em troca de serviços com essa empresa. Mas pra envelopar o carro todo, deve ficar em torno de R$ 1.500 reais, mas acho que vale a pena pra fazer efetivamente propaganda, onde passo chamo atençao com o carro e tou fazendo propaganda da minha empresa, é um outdoor ambulante. Alem de é claro, projeger a pintura.

Fabriciooliver
06/06/2008, 10:55
E sobre a foto do carro, pode ficar a vontade para utilizar!

Carneiro
06/06/2008, 11:08
A plotagem nao sei ao certo o valor, pois fiz em troca de serviços com essa empresa. Mas pra envelopar o carro todo, deve ficar em torno de R$ 1.500 reais, mas acho que vale a pena pra fazer efetivamente propaganda, onde passo chamo atençao com o carro e tou fazendo propaganda da minha empresa, é um outdoor ambulante. Alem de é claro, projeger a pintura.

Caraca, consegui cotação de 500 reais. Mas é sem plotagem, só o adesivo. O cara usa o Gold Max da Imprimax, próprio para carro. Imagino que seja o mais usado, pois 3M é o olho da cara mesmo.

Claro que se eu quiser fazer muita impressão, vai encarecer. Mas pensei só em proteger mesmo.

Abraços,

Márcio.

VOVÔ DO TROLLER
06/06/2008, 12:45
Salve, salve pessoal!

Semana retrasada fiz uma trilha muito boa e finalmente inaugurei o pneus crosssssss, e o desempenho do carro eh excelente. Fiquei impressionado, o trcho era de massapé, rio e erosoes. Tinha bugres ( todos puxados nos piores trechos), trollers e L-200 e posso garantir que o GV teve desempenho igual ao troller com pneu birrado, pois o troller com pneu original, patinava, dava até pena das l-200 patinava que era uma beleza, o terreno era que nem quiabo, e o cross do gv fez a diferença.

Parabéns Fabricio. Realmente o carro ficou muito bom. Eu não me lembro se você já informou, mas você por gentileza ,poderia me esclarecer algumas dúvidas: o teu carro tem o kit de susp. de 2"? ; o amortecedor da F1000 é de qual modelo? ; este amortecedor fica muito duro? ; os pneus que você usa são aro 15 ou 16 ; qual a marca dos pneus? As molas traseiras são originais com calço ou do opala? Desculpe-me pelo excesso de perguntas ( me parece que a Cofap não está mais fabricando os amortecedores da Suprema)., mas eu também estou pensando futuramente, colocar os amort. da F1000. Abçs e obrigado. Válter

Pedrinha
06/06/2008, 12:56
Parabéns Fabricio. Realmente o carro ficou muito bom. Eu não me lembro se você já informou, mas você por gentileza ,poderia me esclarecer algumas dúvidas: o teu carro tem o kit de susp. de 2"? ; o amortecedor da F1000 é de qual modelo? ; este amortecedor fica muito duro? ; os pneus que você usa são aro 15 ou 16 ; qual a marca dos pneus? As molas traseiras são originais com calço ou do opala? Desculpe-me pelo excesso de perguntas ( me parece que a Cofap não está mais fabricando os amortecedores da Suprema)., mas eu também estou pensando futuramente, colocar os amort. da F1000. Abçs e obrigado. Válter

Caro Valter,

Se vc quiser, tenho gravada a foto destes amortecedores do Fabricio, pois num post antigo, ele havia postado a foto. Aliás, tenho um banco de fotos das modificações aqui postadas :mrgreen: (sem objetivos comerciais, é claro! :concordo: ).

VOVÔ DO TROLLER
06/06/2008, 13:28
Caro Valter,

Se vc quiser, tenho gravada a foto destes amortecedores do Fabricio, pois num post antigo, ele havia postado a foto. Aliás, tenho um banco de fotos das modificações aqui postadas :mrgreen: (sem objetivos comerciais, é claro! :concordo: ).

Valeu Pedrinha. Assim que puder coloque as fotos, por gentileza. Abçs e obrigado. Válter

Fabriciooliver
06/06/2008, 14:52
Vamos as respostas das perguntas, afinal estamos aqui pra isso.

1 - Na dianteira, calço de 2", fabricaçao propria, feito de boracha de pneus de caminhao.
2 - Traseira, mola de Opala 4cc e amortecedor de F-1000 tubor-gas Cofap e sem calço.
3 - Pneu de uso diário 225/70/16 (quero trocar pelo 235) maca importada comprado semi-novo pelo baixo preço e oo segundo jogo que eh o da ultima foto que postei, a marca eh pirelli recapado na geinho pneu com 100% cross, ele é 225/70/16 so que com a recapagem aumentou 2,5cm na banda de rodagem.

Acho que respondi todas!

Domingo agora tem mais uma trilha pesada, vamos fazer o reconhecmento da Trilha da Laranja que acontece de 13 a 15 de junho.

Mais informacoes acesse

Andre Sousa
06/06/2008, 14:59
Muito bom Fabricio.

O carro fou bem legal com esses adesivos.

Com pneus cross na lama é pra dar show. Dá pra rodar no asfalto até que velocidade? Ou você trocou pelos outro jogo quando terminou a trilha?

Abraços.

iwakura
06/06/2008, 15:20
Vamos as respostas das perguntas, afinal estamos aqui pra isso.

1 - Na dianteira, calço de 2", fabricaçao propria, feito de boracha de pneus de caminhao.
2 - Traseira, mola de Opala 4cc e amortecedor de F-1000 tubor-gas Cofap e sem calço.
3 - Pneu de uso diário 225/70/16 (quero trocar pelo 235) maca importada comprado semi-novo pelo baixo preço e oo segundo jogo que eh o da ultima foto que postei, a marca eh pirelli recapado na geinho pneu com 100% cross, ele é 225/70/16 so que com a recapagem aumentou 2,5cm na banda de rodagem.

Acho que respondi todas!

Domingo agora tem mais uma trilha pesada, vamos fazer o reconhecmento da Trilha da Laranja que acontece de 13 a 15 de junho.

Mais informacoes acesse

Fabrício,

Nem todas!! Vc sabe a referência dos amortecedores Cofap de F1000? No catálogo da Cofap há três modelos: GL 12798, 12675 e 12059.

Abraços e parabéns pela bonita viatura!
Mário.

Pedrinha
06/06/2008, 17:17
Valeu Pedrinha. Assim que puder coloque as fotos, por gentileza. Abçs e obrigado. Válter

Desculpe-me Valter :oops: , mas depois que abrí as fotos, ví que se tratava de amortecedores Monroe para Ômega Suprema (neste caso, realmente eu tenho as fotos, inclusive das referências. Veja as fotos anexadas).

[]. :oops:

Andre Sousa
06/06/2008, 18:54
Vídeos de Grand Vitaras valentes em trilhas com pedras e erosões. Notem a importância de um estribo. A lateral dos veículos arrasta nas pedras.

http://br.youtube.com/watch?v=QThW9dPuMjg&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=VptUktxu1_I&feature=related

Esse vídeo mostra um Grand Vitara com um tipo de estribo pra quem não quer tirar o acabamento plástico da caixa-de-ar.

http://br.youtube.com/watch?v=tllNcmXRWE0&feature=related

Carlos TA
06/06/2008, 19:07
Desculpe-me Valter :oops: , mas depois que abrí as fotos, ví que se tratava de amortecedores Monroe para Ômega Suprema (neste caso, realmente eu tenho as fotos, inclusive das referências. Veja as fotos anexadas).

Pedrinha,

Belas fotos... hé! hé!

Carlos TA

Pedrinha
06/06/2008, 20:08
Pedrinha,

Belas fotos... hé! hé!

Carlos TA

Poizé :oops: , nada se cria... :mrgreen: .

Abs. :concordo:

VOVÔ DO TROLLER
06/06/2008, 22:18

Valeu Pedrinha. Hoje em encontrei o par destes amortecedores (monroe) por R$ 540,00 . É uma pena não encontrar mais os Cofap turbo-gás, pois eu paguei o par há menos de 6 meses , R$ 129,00 e ainda dizem que os Cofap são bem melhores. Abçs. Válter

Carlos TA
07/06/2008, 07:43
Valeu Pedrinha. Hoje em encontrei o par destes amortecedores (monroe) por R$ 540,00 . É uma pena não encontrar mais os Cofap turbo-gás, pois eu paguei o par há menos de 6 meses , R$ 129,00 e ainda dizem que os Cofap são bem melhores. Abçs. Válter
Válter,
Paguei nestes amortecedores Monroe , 200,00 o par, aqui em BH no mês passado, se você tiver interesse posso ver se o cara tem mais em estoque?

[]'s

Carlos

espinheira
08/06/2008, 11:51
Aí pessoal... Finalmente criei coragem para levantar meu carro!!! Ontem passei o dia com o amigo Tarcísio (TMoraes) na oficina. Coloquei pneus Grabber At2 235/70R16 calço de 2" e amortecedor de suprema na traseira. Entretanto, usei uns Monroe, que por sinal não gostei!!! São mais longos que os Cofap quando abertos, fazendo com que a mola tenha risco de escapar... Cuidado na hora de comprar Monroe!!! O Tarcísio tirou umas 800 fotos da montagem, principalmente um calço que coloquei entre o Chassis e a Barra de torção, aliviando a tensão da bieleta. Fotos em breve... Só uma perguntinha: ALGUÉM SABE ONDE ACHO O Turbogás Cofap GBL1024?????????

espinheira
08/06/2008, 13:39
Caro Fabrício,
Não pôde ir para a terceira etapa do Rally da Bahia lá em Itaberaba?!?! Fez falta!!!
Estou vendo se consigo ir pelo menos no Domingo para "assistir" o indoor.
Meu caro, esse amortecedor de F1000, qual a especificação dele? O que vi num site o encaixe de cima é igual ao de baixo, ou seja, com o parafuso na horizontal e não é igual ao nosso que tem a rosca no próprio amortecedor na vertical!!!
Estou precisando resolver esse problema do amortecedor, pois, o meu (monroe) tá muito macio e parece de caminhão quando aberto, é ENORME!!! o curso dele é maior que o limite da barra que segura o eixo, como isso, como disse anteriormente, a mola fica quase 2cm folgada quando chega ao fim do curso e com risco de soltar!!!
Abraço,
P.S.: Sucesso na Trilha da Laranja!!!

Carlos TA
08/06/2008, 19:33
Espinheira,
uma sugestão, se vai gastar de novo com amortecedores , pode pensar na possibilidade de manter os Monroe e trocar as molas pelas de Opala , mais longas , logicamente retirando os calços de 2' da traseira. E com molas mais duras você terá uma traseira mais firme.

[]'s sugerindo alternativas.

Carlos :concordo:

TMorais
08/06/2008, 19:54
... principalmente um calço que coloquei entre o Chassis e a Barra de torção, aliviando a tensão da bieleta. Fotos em breve... Só uma perguntinha: ALGUÉM SABE ONDE ACHO O Turbogás Cofap GBL1024?????????

Segue umas fotos! Realmente pode ser mais uma solução para aliviar a tensão da bieleta. Outra coisa que conversando com os "meca" ontem confirmamos: Inverter a bieleta da direita para esquerda e montar invertida (conforme já foi dito e feito por André) melhora e muito quanto ao desgaste para quem usa calço de 2". Então para quem já tem calço 2" fica a dica para proceder inversão e/ou colocação do calço.

Fotos: (adiantando para os trackeiros/GVs)
1- fotos do calço da barra estabilizadora (placa em aço) com o suporte original;
2- Calço da barra já fixada (faltando só reapertar)
3- A barra estabilizadora há uma curvatura portanto é o máximo que se pode usar na espessura do calço senão raspa em uma base de metal;
4- foto da bieleta com a colocação do calço da barra estabilizadora;
5- Foto da bieleta de uma tracker diesel original para comparação;

P.S> Acredito que este calço + a inversão das bieletas resolvam a questão do desgaste/esforço com a colocação do calço suspensão de 2".
Sobre o calço da barra estabilizadora segue medidas: 11mm espessura / 51 mm largura / 79 mm altura/comprimento.

TMorais
08/06/2008, 20:08
Segue foto do estepe com pneu GGrabber AT2 235/70.

VOVÔ DO TROLLER
08/06/2008, 20:53
Aí pessoal... Finalmente criei coragem para levantar meu carro!!! Ontem passei o dia com o amigo Tarcísio (TMoraes) na oficina. Coloquei pneus Grabber At2 235/70R16 calço de 2" e amortecedor de suprema na traseira. Entretanto, usei uns Monroe, que por sinal não gostei!!! São mais longos que os Cofap quando abertos, fazendo com que a mola tenha risco de escapar... Cuidado na hora de comprar Monroe!!! O Tarcísio tirou umas 800 fotos da montagem, principalmente um calço que coloquei entre o Chassis e a Barra de torção, aliviando a tensão da bieleta. Fotos em breve... Só uma perguntinha: ALGUÉM SABE ONDE ACHO O Turbogás Cofap GBL1024?????????
Boa noite Espinheira. Eu procurei o GBL aqui em S.Paulo para o Iwakura em mais de 6 lojas , e não encontrei.A Cofap me passou o endereço de 2 lojas para as quais remeteu pela última vez, dois jogos dos GBL, mas já foram vendidos. A Cofap não quer confirmar, mas tudo leva a crer que ela não fabrica mais o GBL. Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
08/06/2008, 20:57
Válter,
Paguei nestes amortecedores Monroe , 200,00 o par, aqui em BH no mês passado, se você tiver interesse posso ver se o cara tem mais em estoque?

[]'s

Carlos
Boa noite Carlos e obrigado pela oferta. Eu ainda vou tentar achar os da Cofap. Qualquer coisa eu te informo. Abçs e mais uma vez obrigado. Válter

Fabriciooliver
08/06/2008, 22:54
Pessoal,

Respondendo as perguntas,

Quanto ao amortecedor, vou verificar na loja aqui onde comprei qual a referencia e o preço e se precisarem posso comprar pra vcs.
Quanto a velocidade com o pneu cross, um pequeno trecho de asfalto cheguei a colcoar 80km, faz uma zuadinha, mas da pra andar, mas pra viajar mesmo tem que trocar os pneus

Hoje fizemos o reconhecimento da trilha da Laranja que acontece na proxima semana, e abaixo segue as fotos. Nosso carrinho deu show, nao ficou em canto nenhum, e ainda reboquei troller e TR4.

Ruy, se programa pra vir no evento inteiro, ou na sexta a noite, ou no sabado de manha antes das 9hs, a trilha vai ser bacana, muita lama e massape, vc vai gostar, deve vir mais de 50 carros de SSA.

Espero todos que puderem vir aqui para Alagoinhas, na 5 Trilha de Laranja de 13 a 15 de junho 2008. Mais Informações, www.alagoinhasoffroad.com.br (http://www.alagoinhasoffroad.com.br)

Fabriciooliver
08/06/2008, 22:58
TR4 acelerando e ficando....

Fabriciooliver
08/06/2008, 23:05
Troller acelerando mais forte ainda e ficando sujo pra caramba!

Fabriciooliver
08/06/2008, 23:12
GV Acelerando, e fazendo bonito! Pra quem não acredita no excelente carro...O GV fez bonito.

PS: Ruy, não deu preu ir pra 3 etapa do rally, faltou vontade$$$.

rozogbi
08/06/2008, 23:56
Fabricio, você colocou GNV no seu GV. perguntas:
1) Como ficou o desempenho?
2) Aonde colocou os cilindros e qual a capacidade.
3) Acho o Tracker um pouco fraco alguem já pensou em colocar um pequeno turbo? Ouvi dizer que dependendo do pé o carro pode ficar até mais economico.

iwakura
09/06/2008, 09:21
Segue umas fotos! Realmente pode ser mais uma solução para aliviar a tensão da bieleta. Outra coisa que conversando com os "meca" ontem confirmamos: Inverter a bieleta da direita para esquerda e montar invertida (conforme já foi dito e feito por André) melhora e muito quanto ao desgaste para quem usa calço de 2". Então para quem já tem calço 2" fica a dica para proceder inversão e/ou colocação do calço.

Fotos: (adiantando para os trackeiros/GVs)
1- fotos do calço da barra estabilizadora (placa em aço) com o suporte original;
2- Calço da barra já fixada (faltando só reapertar)
3- A barra estabilizadora há uma curvatura portanto é o máximo que se pode usar na espessura do calço senão raspa em uma base de metal;
4- foto da bieleta com a colocação do calço da barra estabilizadora;
5- Foto da bieleta de uma tracker diesel original para comparação;

P.S> Acredito que este calço + a inversão das bieletas resolvam a questão do desgaste/esforço com a colocação do calço suspensão de 2".
Sobre o calço da barra estabilizadora segue medidas: 11mm espessura / 51 mm largura / 79 mm altura/comprimento.

Tarciso,

Interessante! Agora, por um acaso, você sabe a medida dos furos e a distância entre eles?

Abraços,
Mário.

TMorais
09/06/2008, 09:51
Tarciso,

Interessante! Agora, por um acaso, você sabe a medida dos furos e a distância entre eles?

Abraços,
Mário.

Mario,

Sobre a medida dos furos e a distancia Espinheira usou como base a fixaçao - braçadeira - da barra estabilizadora. Veja a foto n.1.

Andre Sousa
09/06/2008, 13:02
Aí pessoal... Finalmente criei coragem para levantar meu carro!!!

Parabéns Espinheira,

Muito legal sua contribuição. Muito bom ter se preocupado em postar as fotos. Legal mesmo.

Sobre as molas traseiras, estou pensando em trocar as minhas pelas do Opala também. Isso porque já vou trocar as dianteiras, aí aproveito e troco as traseiras junto.

Muito cuidadoso seu mecânico.

Andre Sousa
09/06/2008, 15:33
Para usar as molas dianteiras do Opala na traseira do Tarcker é necessário trocar os batentes originais pelos do Opala também. Nesse caso são os batentes dianteiros ou traseiros do Opala que eu uso?

Achei essas molas (COFAP ECHE-41) por R$ 120 o par. Com frete e batentes sai tudo uns R$ 160

Abraços

iwakura
09/06/2008, 15:56
Para usar as molas dianteiras do Opala na traseira do Tarcker é necessário trocar os batentes originais pelos do Opala também. Nesse caso são os batentes dianteiros ou traseiros do Opala que eu uso?

Achei essas molas (COFAP ECHE-41) por R$ 120 o par. Com frete e batentes sai tudo uns R$ 160

Abraços

André,

Pelo que o Fábio Rosa fala a mola é a do Opala 6cc, ou seja, MC.ECHE37.

Ah, e o batente do Opala vai dentro do batente original da Tracker (um encaixa dentro do outro).

[]
Mário.

jameslawbr
09/06/2008, 16:49
Bem, troquei os pneus. coloquei os Yokohama 235/60R16. Minha única "preparação para trilha" a curto prazo (só pra dizer que é uma modificaçãozinha hehe). Vamos ver se noto alguma diferença.. o pouco que usei me parece que a viatura escorrega menos. Veremos

Tenho 3 Pneus originais com 16 mil km cada. Se alguém souber de interessados, estou vendendo.

Abraço

James

Murillus
09/06/2008, 17:13
André,

Pelo que o Fábio Rosa fala a mola é a do Opala 6cc, ou seja, MC.ECHE37.

Ah, e o batente do Opala vai dentro do batente original da Tracker (um encaixa dentro do outro).

Mário,

Fiz esta modificacao e to achando a trazeira bastante dura...
acho isso vantajoso pois dificilmente vai dar fim de curso do amortecedor...
mas fica dura pracas... e pra quem nao usa muito o porta malas pode achar desconfortalvel...

Talves as molas do opala 4 cilindros fossem melhores...

[]s