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Ver Versão Completa : Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas



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Alex Style
05/08/2013, 00:08
Dianteira do opala. Cog ECHE 07.

lucianolsc
04/09/2013, 09:38
Bom dia aos amigos Trackeiros...

Nesse último final de semana criei coragem e troquei os farois de milha usados (e já todo surrado e sem vida) da minha Tracker 2009 pelo da EcoSport conforme indicado pelo nosso amigo André Sousa. A adaptação caiu como uma luva. Se brincar, ficou melhor que o original...

Confesso que se eu tivesse observado isso antes, não tinha instalado o farol original na época... já tinha logo colocado o farol adaptado mesmo e pouparia 300 pilas... Mas... ,agora já foi e os dias do farol antigo chegaram ao fim com vidro embassado e todo arranhado.
Devido a lente do farol da ecosport ter um diametro maior em relação ao diamentro do farol original da Tracker, quando observado de frente, confesso que a visão do carro ficou melhor com o farol maior e até mais bonitão.... kkkkk.

Primeiro agradeço ao companheiro André Sousa pelas dicas aqui no forum 4x4 Brasil (que aliás, sua tracker ficou linda depois da instalação destes acessórios todos e do Lift... Ela é minha inspiração para o futuro na minha viatura!!!), e deixo aqui minha SUGESTÃO aos amigos trackeiros de plantão: Pode instalar sem medo que vai ficar bom! Eu recomendo!
Detalhe: Após a instalação do novo farol, o conector do farol que você vai usar é o HB4 9006 (se for a mesma lâmpada do meu) e deu um pouco de trabalho para encontrar para vender aqui em Maceió...

Abaixo, deixo as fotos do passo a passo da adaptação do farol no parachoque da minha Tracker para ajudar aos interressados em colocar a mão na viatura no final de semana como eu....

Abraço a todos,

Luciano Cavalcante

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FARÓIS AUXILIARES PRA TRACKER.

Notícia boa pessoal. Tô conseguindo adaptar os faróis da Ecosport no Tracker.

A vantagem é o custo, porque os da Ecosport você encontra em qualquer lojinha de peças a um custo de R$60,00 cada um - se quebrar um na trilha é só comprar o que quebrou. Já os originais custam cerca de R$ 900,00 o jogo completo e não tem de segunda linha no mercado.

Bom que se diga que devem ser somados aos R$ 120 dos faróis R$ 40,00 pelas duas lâmpadas, R$ 25,00 pelo botão, R$ 15,00 pelo relê e mais R$ 100,00 pela instalação.

No final a conta será

900 - 300 = 600 de economia. Mais a tranquilidade de que, se quebrar um farol, o prejuízo será de apenas R$ 60,00 pra trocar o que quebrou. Com o original não tem essa, se quebrar só comprando um kit novo.

Depois de colocado vou postar as fotos.

Chuva
04/09/2013, 11:40
Legal Luciano! Valeu por compartilhar as fotos! O show desse farol, diferente do original, é a quantidade de espelhos dentro da lente, que devem aumentar em muito a luminosidade!!

lucianolsc
04/09/2013, 18:18
Além de ficar esteticamente mais bonito, a iluminação melhorou e muito... Sem falar no preço do vidro, no caso de reposição por quebra, ser bem mais em conta que a do original...

eduvayssiere
12/09/2013, 17:07
Boa tarde pessoal, sou novo por aqui, estou comprando um tracker 2008, e por enquanto não faria um lift não, qual pneu AT, que eu poderia colocar nele sem que raspasse em nenhum lugar, o 225 70 daria certo, ou teria que escolher o tamanho original 235 60 mesmo, obrigado pelas respostas.

julianoaccioly
12/09/2013, 17:53
Boa tarde pessoal, sou novo por aqui, estou comprando um tracker 2008, e por enquanto não faria um lift não, qual pneu AT, que eu poderia colocar nele sem que raspasse em nenhum lugar, o 225 70 daria certo, ou teria que escolher o tamanho original 235 60 mesmo, obrigado pelas respostas.

O 225/70 R16 não precisa de modificações para usar-lo. Tinha no meu vitara antes de colocar o kit de 2".

eduvayssiere
12/09/2013, 20:01
Obrigado Juliano, minha vontade era colocar o 235/70 R16, mais já li aqui no forum que fica raspando muito, valeu amigo.

Du_Viagem
14/09/2013, 02:48
O 225/70 R16 não precisa de modificações para usar-lo. Tinha no meu vitara antes de colocar o kit de 2".

Juliano, puts....era essa a minha dúvida!....100% certeza isso então?Posso por pneus 225/70 R16 no Grand Vitara sem o Kit lift 2" que não raspa nada então?!
Tenho um GV 2003 e está com pneus Toyo 235/60 R16, mas são só pra asfalto...não irei provavelmente fazer trilhas tão cedo(nunca fiz, não conheço quem faça onde moro!), mas pego estradas de terra e vez por outra elas estão bem ruins e com lama...já tive a esperiência em uma estrada até em boas condições, mas com um pouco de lama e deu pra notar que com os pneus que tô usando não resolve muito nem com o 4x4, a lama gruda nos pneus e ele escorrega bonito, fica como se o pneu fosse liso e tivesse sobre o gelo...não curti não...queria um A/T 50%/50% pois uso em asfalto pra viagens também.
Com a suspensão original os 225/70 R16 servem numa boa?Eles deixam o carro um pouco mais alto?Acho o Grand Vitara meio baixo pra encarar estradas muito esburacadas.

Bom, outra dúvida....o meu é com Motor Peugeot RHZ Turbo Diesel...alguém já usou Grand Vitara turbo Diesel pra trilha?Ele se sai bem?Já vi videos e tudo mais, mas nunca sei se é o turbo diesel ou o 2.0 gasolina.

Obrigado e desculpe o texto bíblico aí!rss

eduvayssiere
17/09/2013, 09:41
Juliano, estou pensando em fazer o lift, mais não quero gastar muito, ouvi falar do kit da alternativa ou da RC4x4, parece que só o kit não resolve, teria que colocar um calço no estabilizador para não quebrar as bieletas, e tb colocar molas e amortecedores do opala e suprema na traseira, o que vc me aconselha para não gastar muito, obrigado Juliano.

Guilherme Maccari
19/09/2013, 12:57
Bom dia Pessoal.. Estou pensando em trocar meu carro (Grand Tour 2011) e adquirir uma Tracker 2009 para uso no dia a dia e alguma diversão nos finais de semana, nada de trilhas pesadas. O carro está com aproximadamente 80 mil Km rodados e como não conheço o antigo proprietário, resolvi fazer um check list das manutenções que pretendo fazer nele..
Serão duas etapas, a 1a será na parte mecânica da viatura, segurança e confiabilidade em primeiro lugar e a 2a etapa será upgrades para o off road que pretendo fazer com base nas informações de varias horas de leitura dos tópicos aqui do fórum referente a Tracker.

Solicito aos amigos foristas que se possível analisem esse check list e por favor me alertem de possíveis esquecimentos ou dados incorretos nas manutenções..



1 - Kit Revisão Tracker (Velas, Filtro Combustivel, Filtro AR/AC, Filtro AR Motor, Filtro Óleo, Pastilhas Freio Diant., 2 Correias Serviços / Hélice) - Suzucar.com


2 - Óleo Motor - SL 20W50


3 - Limpeza Sistema / Troca Liquido de Arrefecimento Motor


4 - Substituição Válvula Termostática - Suzucar.com


5 - Limpeza TBI / Corpo de Borboleta / Bicos Injeção


6 - Verificação / Limpeza Tambor Freio Traseiro / Regul. Freio de Mão


7 - Substituição do Fluido de Freio - DOT 3 ACDelco (SAE J1703)


8 - Substituição do Óleo do Cx. Cambio / Cx. Tranferencia (75W90 API-GL4)


9 - Substituição do Óleo dos Diferenciais (80W90 API-GL5) 1,9L/T 1,1L/D


10 - Substituição Óleo Embreagem Hidráulica (Fluido DOT 3 ACDelco)


11 - Substituir Óleo Direção Hidráulica (Óleo Dexron III ACDelco)


12 -Verificação Coxins Motor / Fixação Escapamentos / Respiro Tanque Comb. / Dreno do AC



13 - Carga de Gás A/C (Gás R134 a)



A 2a etapa prevista logo para depois da revisão mecânica seria assim::
(Receita mais indicada que andei lendo aqui no forum)



1 - Proteções inferiores - peito de aço, cx transferência, dif. traseiro e tanque


2 - Lift 2'' (RC ou Alternativa - Sem definição ainda)


3 - Amortecedores Traseiros Ômega Suprema Cofap GBL 1024 + Molas Opala 6CC


4 - Amortecedores Dianteiros (Sem definição ainda) + Molas Originais
5 - BFGoodrich All Terrain T/A - LT235/70R16 104/101S 6PR

Como são inúmeras as informações colhidas aqui no fórum, ainda sobram algumas duvidas..

1 - Fazer somente o "feijão com arroz" (Lift de 2'' + amortecedores e molas) sem fazer qualquer outra modificação (Relocação dos suportes de diferencias, barra estabilizadora, barra de direção, etc.. ) pode realmente a longo prazo prejudicar outros componentes do carro?
Se sim, penso em desconsiderar o lift 2'' e adotar um pneus A/T com medidas apropriadas para o veiculo original e instalar somente as proteções.

Agradeço e espero ter postado isso no lugar certo aqui no forum..

Abraços!

leodinossauro
19/09/2013, 17:17
Legal a lista, só não usaria um óleo 20w50.

Numa lista desse tamanho, acho que vale a pena um óleo melhor, mais fino. Aprendi isso na marra com meu motor J20A.

Se a questão é preço, tem BR Tecno ( 15w40 ) a menos de 15.00 o litro por aí ...

Guilherme Maccari
20/09/2013, 08:34
Obrigado pela dica leo.. achas que devo usar o 15w40 então? Não levei em consideração o preço não.. acho irrelevante essas pequenas economias na hora da manutenção..

julianoaccioly
28/09/2013, 09:15
Juliano, puts....era essa a minha dúvida!....100% certeza isso então?Posso por pneus 225/70 R16 no Grand Vitara sem o Kit lift 2" que não raspa nada então?!
Tenho um GV 2003 e está com pneus Toyo 235/60 R16, mas são só pra asfalto...não irei provavelmente fazer trilhas tão cedo(nunca fiz, não conheço quem faça onde moro!), mas pego estradas de terra e vez por outra elas estão bem ruins e com lama...já tive a esperiência em uma estrada até em boas condições, mas com um pouco de lama e deu pra notar que com os pneus que tô usando não resolve muito nem com o 4x4, a lama gruda nos pneus e ele escorrega bonito, fica como se o pneu fosse liso e tivesse sobre o gelo...não curti não...queria um A/T 50%/50% pois uso em asfalto pra viagens também.
Com a suspensão original os 225/70 R16 servem numa boa?Eles deixam o carro um pouco mais alto?Acho o Grand Vitara meio baixo pra encarar estradas muito esburacadas.

Bom, outra dúvida....o meu é com Motor Peugeot RHZ Turbo Diesel...alguém já usou Grand Vitara turbo Diesel pra trilha?Ele se sai bem?Já vi videos e tudo mais, mas nunca sei se é o turbo diesel ou o 2.0 gasolina.

Obrigado e desculpe o texto bíblico aí!rss

300% de certeza que não pega em nada....em uso normal, não testei no radical e susp original

julianoaccioly
28/09/2013, 09:17
Juliano, estou pensando em fazer o lift, mais não quero gastar muito, ouvi falar do kit da alternativa ou da RC4x4, parece que só o kit não resolve, teria que colocar um calço no estabilizador para não quebrar as bieletas, e tb colocar molas e amortecedores do opala e suprema na traseira, o que vc me aconselha para não gastar muito, obrigado Juliano.

Coloca o kit da RC 4x4 de calços dianteiros e com os amortecedores e molas traseira já...vem tudo certinho. Conversa com o Rodrigo da RC que ele passa tudo que precisa. Comprei o meu lá!

Murillus
29/09/2013, 10:54
Coloca o kit da RC 4x4 de calços dianteiros e com os amortecedores e molas traseira já...vem tudo certinho. Conversa com o Rodrigo da RC que ele passa tudo que precisa. Comprei o meu lá!

O meu tb foi deles... aprovado 100%...

Com o tempo voce acaba incrementando algo mais... eu preferi trocar os prolongadores do amortecedor traseiro por amortecedores turbogas cofap maiores... e usar molas de opala na traseira retirando o calço...

kn0b
08/12/2013, 15:14
Show de bola a TK!!

Qual oficina vc fez o lift? Estou querendo fazer na minha no mês que vem!

Chuva
08/12/2013, 16:03
Alguém tem algumas dicas sobre bloqueio de diferencial traseiro para tracker 07? Vi os auto eletrônicos da Eaton, por volta de 3200 e fantásticos. Vi os automáticos da Kaiser, 2500 mas há relatos de problemas e alguns estalos e os mais baratos da sigma e rc totalmente fechados por volta de 750, mas que fazem estalos no asfalto. Como meu uso é misto e a grana é sempre importante, talvez haja outra opção bbb que atenda nas trilhas leves e não fique estalando muito no dia a dia. Há alguma outra marca que eu deva pesquisar? Vlw

lauro tracker
13/12/2013, 22:21
Chuva.Estou na mesma pesquiza, mas não achei nada de novo sobre os bloqueios. Tambem estou procurando um compressor para melhorar a potencia e compensar a perda de potencia com os pneus maiores.:computador:

Chuva
14/12/2013, 10:14
Oi Lauro!! é.. esse esquema do bloqueio é complicado. Estou juntando pra pegar o da Eaton, eletrônico. Me pareceu mais interessante e simples (de possíveis problemas) do que os com bomba. Queria pro básico msm, nada de trilha muito pesada.. só pra acionar onde o carro deveria passar e não passa.. Um dia eu coloco.. kkk

Já sobre a potencia do carro isso nunca tinha me incomodado até que a nossa gasolina ficou "mais pior de ruim" do que nunca!

O carro não bebe muito nas condições normais e com manutenção mas em alguns obstáculos o motor 2.0 de 128cv (pouco..) deixou a desejar. O esquema de potencia após os 3000rpm funciona mas em algumas situações é muito difícil chegar rápido, com relevo acidentado e ainda querer que o carro continue subindo sem dar aquela "engasgada" no meio do caminho.

Engasgada parece que falhando, mas que na verdade é a defasagem do combustível. Digo isso pq fiz uns testes nas 2 semanas q se passaram com outros carros da família (meu pai é meu vizinho) e concluímos que todos os carros, de diferentes marcas e motores perderam potência nos últimos meses. Resumindo ficaram uma lástima, até os flex. Em casa tenho uma fielder q é só a gasolina tb. Um tanque dava pra rodar quase 600km, hj o carro não passa de 450km.

A tal da chipagem é interessante mas até hj "nessa indústria vital" nunca vi um cara bom pra fazer em sp e a parte elétrica deve ficar toda fuçada. Isso pq morei em interlagos e passei em todos os mechânicos da região, no final da conversa, falando sério, nem eles recomendam, de tanto ajuste e possíveis problemas mecânicos futuros.

É difícil de acreditar que nesse nosso mundinho tão tecnologicamente avançado ainda não tenham inventado uma chavinha pra por numa central e mudar os parâmetros quando se queira, tipo um permuta total de chip programado de forma on-line, só na hora da necessidade, sem ficar sempre forçando as condições originais do motor. Mas enfim, estou sobrevivendo.


O turbo é bem interessante mas até hj não vi uma funcionando, apenas projetos e peças pra vender de pessoas q desistiram.

Agora eu sei pq a Tracker consegue fazer uns 10km/l contra os 7km/l em média da TR4, existe uma diferença de uns 20cv no motor 2.0 (há muitas variáveis e tal, marca, mas o básico nítido é isso). Meio básico, mas eu não sabia que era tanta diferença.

Sobre o turbo seria questão talvez de tempo pra pesquisar as novidades. Talvez haja um kit pra se por nesse carro que seja simples, aumente os cvs e a um custo decente. Alguém conhece?

[ ]s

AlemãoRS
14/12/2013, 10:46
A Eaton não tem bloqueio pra Suzuki, selecionável só da ARB.

Chuva
14/12/2013, 12:11
ue´.. bom.. vou ver direito então! me passaram uns modelitos que não devem caber então.. vlw a dica

Chuva
14/12/2013, 12:19
ARB x China

ARB Air Locker Comparison - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=ewt7f-h8Wn4)

dirceuximenes
14/12/2013, 12:35
Amigos, já li praticamente todo o tópico, estou na página 200... ufa... ...fiz o lift 2", gostaria de saber como fica o lance das bieletas, já tem alguma novidade? Por enquanto deixei como no original, agradeço pela dica.

abçs...

Dirceu

Chuva
14/12/2013, 15:21
As minhas coloquei meio forçadas as originais. Até hj não quebrou e já usei muito o carro. Acho q só quebra se for em trilhas pesadas msm. Se quebrar tem te outros carros mais compridas pra adaptar, acho q do civic ou hilux, não lembro direito. [ ]

dirceuximenes
14/12/2013, 18:25
Blz, e sobre os amortecedores traseiros, como não tem mas o da Suprema quais estão substituindo?

Chuva
14/12/2013, 21:20
Oi Dirceu,

Acho q longe pra vc, mas eu já vi nessas lojas aqui em SP

Batimori Interlagos - 2858 9411
Paraná peças: 5567-0100
Kenedy peças: 5668-5555

A primeira eu sei que arruma/encomenda.

Talvez via pac seja em conta o envio.

[ ]

Chuva
14/12/2013, 21:28
Tem um monte no ml tb..

Amortecedor Traseiro Suprema - Acessórios para Veículos - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/amortecedor-traseiro-suprema)

Chuva
14/12/2013, 21:29
Há os gb 1024 e os gbl1024, sendo esses últimos a gás. A diferença é a durabilidade, na pratica, a mesma. Pra trilha melhor o normal sem ser a gás, segundo os especialistas.

dirceuximenes
15/12/2013, 21:55
Obrigado Chuva, como gastei uma grana agora vou deixar para depois os amortecedores, percebi que com o pneu 235/70 está raspando um pouco no fim do curso da direção, vc acha que com o alargador resolve isso, e não fica raspando em nada?
Obrigado pela paciência.

abçs...

Dirceu

Chuva
16/12/2013, 06:31
Oi Dirceu, ou raspa na longarina, ou se poe os alargadoers e raspa em um monte de outros lugares, que contornei ajustando posição de parafusos e cortando uns cms de plásticos, imperceptíveis, mas dá muito trabalho. Os alargadores foram só pra compensar a estabilidade do lift. Procure um tópico meu chamado "Aos poucos, mas vou começar.." que lá tem os detalhes desses ajustes. [ ]s

MARCANGIANE
30/04/2014, 18:50
Boa noite amigos

Dúvidas ao instalar o amortecedor MONROE 27333 da suprema

tem que retirar o batente do amortecedor traseiro de alumínio que vem no kit da RC ? (o que fica dentro da mola traseira)

OBS: vou utilizar só o amortecedor com as molas originais com calço

abraço

luizmachado
15/08/2014, 09:23
Bom dia
Lift de 1" para pneus 225/75 resolve? ou fica pegando?

Flavio Reis
15/08/2014, 11:46
Luiz o 225/75 pega sim mesmo com lift de 2" um amigo meu colocou e alem de na minha opinião ficar esteticamente feio pois fica canela fina, raspa bastante na longarina.

luizmachado
18/08/2014, 20:08
Valeu Flavio

tonyPapaleguas
10/09/2014, 21:55
Estou usando e recomendo os espaçadores de roda de 30mm da AVM.

São de alumínio, levíssimos e de excelente qualidade. A TorOffRoad vende um especificamente para Grand Vitara e Tracker. É plug-and-play. As porcas do espaçador são usadas pra fixação do espaçador e as porcar originais do carro para a fixação da roda - como naturalmente deve ser.


Isso acaba definitivamente com o problema dos pneus maiores pegarem na longarina do chassis. O visual do carro também fica bem legal. A peça age como uma roda com off-set negativo. O pneu fica bem no limite do para-lamas.

Abraços.

André
André, tu por acaso usou somente na dianteira ou nas 4 rodas ? Se usou somente na dianteira deu alguma diferença na estabilidade com o carro em rodovias ?

dirceuximenes
11/09/2014, 09:57
Eu uso nas 4, fica outra coisa, além de mais bonito, melhora na estabilidade, agora não raspa na longarina do chassi, mas raspa nos plásticos dos paralamas e na asa de urubu, tive que cortar um pouco.

Junior_jr
11/09/2014, 11:13
Dirceu! Depois de cortar os plasticos ainda raspa??

Tem como postar a foto de onde cortou?

dirceuximenes
11/09/2014, 12:54
Sim, mesmo cortado ainda raspa, che a arrancar as presilhas, tantas eu boto como arranca, isso quando o pneu está com 8 libras, que é o que uso nas dunas, segue o link com tudo que fiz, tem fotos lá

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/131556-novo-tracker-em-fortaleza.html

LFC
11/09/2014, 15:29
O que acontece é que o pneu fica muito perto da caixa de roda. Segue uma foto. Talvez seja possível achar espaçadores com 20 ou 25 mm, contra os 38mm do AVM, acho que resolveria.
Abs,
LFC

Jean Amaral
21/09/2014, 16:34
Prezados, estou pensando em adquirir meu primeiro 4x4 e a Tracker me chamou bastante atenção por ser um veículo que permite preparação off road, por ter itens de segurança (air-bag e abs), pelo espaço interno e pelo custo-benefício. Diante disso, gostaria que os futuros colegas do off-road me esclarecessem se a manutenção e seguro do veículo são caros, se há facilidade para se encontrar peças de reposição, se vale a pena adquirir a Tracker com o provável aumento do percentual de etanol para 27,5% na gasolina ou melhor partir para um veículo flex (pensei na Pajero TR4). Grato desde já.

acsombra
06/11/2014, 00:06
Ajuda!!
Uso pneus 225/75/16 BF All Terrain com calços de 2". Estou tendo problemas so na dianteira, esta pegando quando da fim de curso na parte de cima da caixa de roda. Sera se eu colocando os espaçadores dos amortecedor e os espaçadores dos batentes da mola resolveriam? Ou existe outras maneiras ou sera que as molas ja estejam fadigadas?

José Orlando
04/12/2014, 18:50
Olá André Sousa!

Pretendo altear a minha tracker, mas tenho muitas dúvidas sobre o assunto e aqui no interiorzão nem tem um mecânico com bom conhecimento nessa área. Haveria possibilidade de passar algum telefone para eu te ligar e se possível vc me passar algumas dicas importantes sobre o assunto.

Obrigado!

acsombra
20/12/2014, 01:20
Boa noite,
Uso kit lift 2" na minha Tracker 2008/09. Mas queria a suspensão dianteira um mais firme. Alguém usa e pode me dizer o comportamento das molas que a Alternariva 4x4 vende? Ou me indicaria outras molas para eu usar na dianteira. Sou de Fortaleza.

Rotta 57
08/01/2015, 11:36
Olá pessoal, talvez este tópico não seja o mais adequado para o assunto, mas preciso de ajuda ou dica para um problema na minha Tracker. Já faz 01 mês que tem um “chiado” no motor. Fui até uma concessionária Chevrolet e o mecânico disse após colocar um “fone de ouvido” para escutar o barulho que o problema é o rolamento que toca a correia do alternador, bomba d’água e ar condicionado. Disse também que a correia esta resecada e também precisa ser trocada. Falou da necessidade também da troca da correia da hélice. Custo da brincadeira: Correia $319,00 + Tensor da correia para o rolamento $2.156,00 + 01 rolamento $958,00 + correia da hélice $206,00 + mão de obra $... ou seja, quase $4,0 mil. Desde já agradeço se alguém já teve esta experiência para confirmar se é isso mesmo ou se parte disso é conversa de mecânico de concessionária. Obrigado.

ariju
17/03/2015, 14:50
Buenas rapazeada!
Comprei uma tracker faz um ano e agora meus pneus originais estão se entregando, e já vou botar em pratica o projeto do lift na viatura!
Bom, sempre fui meio renitente com calços e prolongadores, logo fui buscar a solução que melhor vai servir NO MEU CASO, ou seja, o carro é para passeios em estradas ruins e uma ou outra trilha não muito violenta.
Enfim achei interessante colocar os valores que encontrei agora em 2015 para se ter uma base de quanto se gasta no meu caso
Pimeiro passo:
- TRASEIRA- Amortecedor GBL 1024 ja bastante conhecido de todos. R$ 380 o par ML
- Molas eche 07 do opala 4cc SEM AR! escolhi essas por serem mais macias. R$ 150 o par ML
- DIANTEIRA- amortecedor offshox 2"- dispensa o uso de prolongadores acho mais seguro - R$ 1380,00 em até 10x na offlimits. achei beeem caro, mas vai ficar top.
- Molas dianteiras- estou esperando resposta de duas fabricas de molas uma é a molas tigre e a outra não lembro, já vi alguém aqui no fórum que mandou fazer molas maiores. bom pedi para fazerem uma mola igual a original mas 2" maior, acho que 4,5cm deve ficar bom, e ficar levemente mais baixa que a traseira. R$ por volta de 300, senão vou colocar calço nas originais até encontrar solução melhor.

Com isso já consigo calçar os pneus 235/70, e aos poucos vou colocando os outros itens, conforme necessidade.

SEGUNDO PASSO:
- Dropped kit - acho importante, tem gente que não usa mas não custa tãão caro, acredito que esses 2,5 cm devem sim dar uma boa folga para o conjunto R$ 350
- calço da barra estabilizadora - Faz sim diferença para polpar suas bieletas. R$ +- 80, vou mandar fazer num torneiro, peguei o gabarito aqui do fórum
- prolongador da Panhard - uns dizem que não precisa, mas ja que vou mecher, não custa, e nao são tão caras assim. Valor R$ 80 RC 4x4
- mangueira do respiro do diferencial maior - R$ 10 na RC4x4
- Proteções inferiores-. todas as possíveis!
- PNEU 235/70 R16 MAXXIS BRAVO 771 R$ 550,00 cada colocado e balanceado.

Bom, é isso, acho que com essa configuração a tracker para meu uso fica perfeita, e vou fazendo aos poucos e postando aqui. E qualquer dica dos amigos é sempre muito bem vinda, afinal tudo o que sei e aprendi foi aqui no fórum com um pouco de cada um. espero contribuir meu pouco tbm.

ariju
17/03/2015, 21:41
Olá pessoal, talvez este tópico não seja o mais adequado para o assunto, mas preciso de ajuda ou dica para um problema na minha Tracker. Já faz 01 mês que tem um “chiado” no motor. Fui até uma concessionária Chevrolet e o mecânico disse após colocar um “fone de ouvido” para escutar o barulho que o problema é o rolamento que toca a correia do alternador, bomba d’água e ar condicionado. Disse também que a correia esta resecada e também precisa ser trocada. Falou da necessidade também da troca da correia da hélice. Custo da brincadeira: Correia $319,00 + Tensor da correia para o rolamento $2.156,00 + 01 rolamento $958,00 + correia da hélice $206,00 + mão de obra $... ou seja, quase $4,0 mil. Desde já agradeço se alguém já teve esta experiência para confirmar se é isso mesmo ou se parte disso é conversa de mecânico de concessionária. Obrigado.
Amigo a primeira regra é: fuja da concessionária, eles não conhecem seu carro. E procure algum bom mecânico ou oficina que entenda de suzuki e de 4x4. Na pior das hipóteses se tiver realmente que trocar algo, procure na suzucar, ebay, rockauto e tantos outros sites de vendas de peças para suzuki ok. Tá cheio de peça pra grand Vitara/tracker.

uendelcomu
19/03/2015, 17:49
Olá pessoal, talvez este tópico não seja o mais adequado para o assunto, mas preciso de ajuda ou dica para um problema na minha Tracker. Já faz 01 mês que tem um “chiado” no motor. Fui até uma concessionária Chevrolet e o mecânico disse após colocar um “fone de ouvido” para escutar o barulho que o problema é o rolamento que toca a correia do alternador, bomba d’água e ar condicionado. Disse também que a correia esta resecada e também precisa ser trocada. Falou da necessidade também da troca da correia da hélice. Custo da brincadeira: Correia $319,00 + Tensor da correia para o rolamento $2.156,00 + 01 rolamento $958,00 + correia da hélice $206,00 + mão de obra $... ou seja, quase $4,0 mil. Desde já agradeço se alguém já teve esta experiência para confirmar se é isso mesmo ou se parte disso é conversa de mecânico de concessionária. Obrigado.


Como disse o colega Ariju... esqueça a GM!!!!!

Se realmente for isso que ele falou, você tem a opção de trocar apenas os rolamentos internos das polias de apoio e polia do tensor da correia... uns 30 reais os rolamentos. Obs.: Comprar apenas os que possuem as capas de plastico de preferência da marca NGK.

Troque também as correias.. menos de 150,00 as duas... por alto gastaria no máximo 250,00 reais com mão de obra.


Ou.. pode entrar no site da Suzukar e comprar a polia de apoio completa + o tensor completo + correias, e ainda assim não gastaria nem de longe o valor da GM.

Alex Salles
04/05/2015, 15:36
Buenas rapazeada!
Comprei uma tracker faz um ano e agora meus pneus originais estão se entregando, e já vou botar em pratica o projeto do lift na viatura!
Bom, sempre fui meio renitente com calços e prolongadores, logo fui buscar a solução que melhor vai servir NO MEU CASO, ou seja, o carro é para passeios em estradas ruins e uma ou outra trilha não muito violenta.
Enfim achei interessante colocar os valores que encontrei agora em 2015 para se ter uma base de quanto se gasta no meu caso
Pimeiro passo:
- TRASEIRA- Amortecedor GBL 1024 ja bastante conhecido de todos. R$ 380 o par ML
- Molas eche 07 do opala 4cc SEM AR! escolhi essas por serem mais macias. R$ 150 o par ML
- DIANTEIRA- amortecedor offshox 2"- dispensa o uso de prolongadores acho mais seguro - R$ 1380,00 em até 10x na offlimits. achei beeem caro, mas vai ficar top.
- Molas dianteiras- estou esperando resposta de duas fabricas de molas uma é a molas tigre e a outra não lembro, já vi alguém aqui no fórum que mandou fazer molas maiores. bom pedi para fazerem uma mola igual a original mas 2" maior, acho que 4,5cm deve ficar bom, e ficar levemente mais baixa que a traseira. R$ por volta de 300, senão vou colocar calço nas originais até encontrar solução melhor.

Com isso já consigo calçar os pneus 235/70, e aos poucos vou colocando os outros itens, conforme necessidade.

SEGUNDO PASSO:
- Dropped kit - acho importante, tem gente que não usa mas não custa tãão caro, acredito que esses 2,5 cm devem sim dar uma boa folga para o conjunto R$ 350
- calço da barra estabilizadora - Faz sim diferença para polpar suas bieletas. R$ +- 80, vou mandar fazer num torneiro, peguei o gabarito aqui do fórum
- prolongador da Panhard - uns dizem que não precisa, mas ja que vou mecher, não custa, e nao são tão caras assim. Valor R$ 80 RC 4x4
- mangueira do respiro do diferencial maior - R$ 10 na RC4x4
- Proteções inferiores-. todas as possíveis!
- PNEU 235/70 R16 MAXXIS BRAVO 771 R$ 550,00 cada colocado e balanceado.

Bom, é isso, acho que com essa configuração a tracker para meu uso fica perfeita, e vou fazendo aos poucos e postando aqui. E qualquer dica dos amigos é sempre muito bem vinda, afinal tudo o que sei e aprendi foi aqui no fórum com um pouco de cada um. espero contribuir meu pouco tbm.

Ariju, pode informar os locais que conseguiu esses preços? O dropped kit, por exemplo, onde foi?

ariju
09/05/2015, 00:46
Cara, o dropped kit tem na RC4x4 e custa 350,00, eu ja fiz meu lift e postei no topico Ideias para lift no tracker. Mas Acabei nao comprando o Droppedkit, Ah cancelei um pedido na RC e pedi estorno kkk, cansei da demora deles, posso ter dado azar, enfim.. se for comprar ligue, email eles demooooram para responder.

rmateus
09/11/2015, 00:16
Alô amigos ,tenho uma dúvida simples;
Com esta preparação lá do início do post(colada abaixo) dá pra encarar trilhas no mesmo nível de um JIMNY 2015 4 SPORT?
É que o JIMNY é pequeno e em subidas de serra e tals falta motor então pensei no TRACKER 2008 preparado.

Grato!

Demorou mas saiu...
Segue a lista de modificações de meu Tracker 2007 (2.0 gasolina):

- LIFT de 2” na suspensão + 2" na carroceria (RC 4x4).
- rebaixamento do (2,5 a 3,5 cm) da caixa de direção, dos suportes do
diferencial dianteiro e da barra estabilizadora para compensar o aumento de 5 cm com os calços da suspensão
- amortecedores traseiros do Omega Suprema
- espaçador de carda
- carcaça do diferencial dianteiro trocada por uma de ferro
- pneus Continental - General Grabber AT2 (265/70/16)
- esnorquel da OGZ
- proteções de cárter, caixa de transferência, diferencial traseiro e tanque (RC 4x4)
- quebra-mato com base de guicho (Four Wheel - Armazém 4x4)
- Guicho Warn 8000
- estribo e proteção traseira.

Espero poder estimular, contribuir com informações e obter opinião de quem quer fazer ou fez modificações como estas.

Em anexo segue orçamento geral e fotos do carro pronto.

Arildo MT
09/11/2015, 00:32
Alô amigos ,tenho uma dúvida simples;
Com esta preparação lá do início do post(colada abaixo) dá pra encarar trilhas no mesmo nível de um JIMNY 2015 4 SPORT?
É que o JIMNY é pequeno e em subidas de serra e tals falta motor então pensei no TRACKER 2008 preparado.

Grato!

Demorou mas saiu...
Segue a lista de modificações de meu Tracker 2007 (2.0 gasolina):

- LIFT de 2” na suspensão + 2" na carroceria (RC 4x4).
- rebaixamento do (2,5 a 3,5 cm) da caixa de direção, dos suportes do
diferencial dianteiro e da barra estabilizadora para compensar o aumento de 5 cm com os calços da suspensão
- amortecedores traseiros do Omega Suprema
- espaçador de carda
- carcaça do diferencial dianteiro trocada por uma de ferro
- pneus Continental - General Grabber AT2 (265/70/16)
- esnorquel da OGZ
- proteções de cárter, caixa de transferência, diferencial traseiro e tanque (RC 4x4)
- quebra-mato com base de guicho (Four Wheel - Armazém 4x4)
- Guicho Warn 8000
- estribo e proteção traseira.

Espero poder estimular, contribuir com informações e obter opinião de quem quer fazer ou fez modificações como estas.

Em anexo segue orçamento geral e fotos do carro pronto.


Bem vindo, essa configuração deve ficar monstro, não sei se os pneus não pegariam, com estes pneus acho que precisa encurtar a relação, mexer nos para choques, mais alguns detalhes e aliviar o pé p/ não moer tudo.

rmateus
09/11/2015, 10:51
Ok obrigado,mas em relação a um JIMNY?
Moer a transmissão?o que seria mais indicado?

Arildo MT
09/11/2015, 23:36
Ok obrigado,mas em relação a um JIMNY?
Moer a transmissão?o que seria mais indicado?

O jimny original é mais jipe, se a tracker super preparada seria superior? eu não sei, precisa analizar todos os detalhes, relação peso x potencia, etc., pneus superdimensionados + transmição original + pé pesado = ferro moído, de mais detalhes do que pretende fazer e o que vai encarar que facilita o pessoal opinar, no mais não posso ajudar, pois minha tracktana só roda na city e estradas de terra, asfalto, nunca andei com jimny.

rmateus
10/11/2015, 12:39
O uso seria em trilhas leves/médias sendo o Tracker com lift de 2" + proteções e pneus comparado a um JIMNY 4sport.A dúvidas é se o tracker se equivale ao Jymny neste caso

Arildo MT
11/11/2015, 16:40
O uso seria em trilhas leves/médias sendo o Tracker com lift de 2" + proteções e pneus comparado a um JIMNY 4sport.A dúvidas é se o tracker se equivale ao Jymny neste caso



JImny vai aonde a tracker vai! fato, tracker preparada com upgrads vai aonde jimny vai? as vezes sim as vezes não, vários fatores influenciam, pneus, lift, experiência do piloto, escolha do traçado, ainda ficaram diferenças nos ângulos de entrada, saída e centenas de kilos a mais que as vezes ajudam e muitas vezes atrapalham, mas no geral poderá usar a tracker em trilhas leves, medias, estradas, viagens com mais conforto, agora se for trilhas hard aonde os trollers voltam quebrados, melhor o jimny e muita sorte e bom censo para saber aonde entrar ou não.

BETOOO
13/11/2015, 10:34
Bom dia!

Andre,

Estive pesquisando sobre colocar pneus BF MUD 245/75 R16 na tracker e existe muida divergencia de informação hoje em dia pela internet. Estou com 2" + 2", parachoque dianteiro em ferro alargador de rodas 32mm AVM. terei muito problema para colocar essa medida de pneu?

LFC
13/11/2015, 12:33
Bom dia!

Andre,

Estive pesquisando sobre colocar pneus BF MUD 245/75 R16 na tracker e existe muida divergencia de informação hoje em dia pela internet. Estou com 2" + 2", parachoque dianteiro em ferro alargador de rodas 32mm AVM. terei muito problema para colocar essa medida de pneu?

Eu acho que cabe. O que pode atrapalhar é a espessura do alargador, pois o pneu pode pegar ali na ponta da cx de ar, perto da porta dianteira. Eu acho que a espessura do alargador deveria ser de no máximo 20 mm, mas o AVM só tem de 32. De 20mm só mandando fazer e aí tem que ser um fabricante confiável. Ou vc pode tentar achar rodas tala 7 com offset em torno de -15.
Abs,
LFC

BETOOO
13/11/2015, 21:26
LFC
Boa noite!
Obrigado pela sua resposta, e desculpa a dúvida. .. sou leigo no assunto.....Hoje fui na loja onde comprei os pneus e me informaram que a medida 265/70 r16 utilizada pelo andre eh 1,5 cm maior que o meu...e no relato dele ele está utilizando espaçador de 30mm.

BETOOO
20/11/2015, 06:27
Bom dia!

Pessoal segue as imagens da minha tracker com pneus BF MUD 245/75 r16...... não esta pegando em nada.....agora so esta faltando os estribos, que ja estao em fase de acabamento....516926516926516926

rmateus
20/11/2015, 16:16
Massa pode resumir todas as alterações BETOOO,essa deixa Jimny no chinelo...também quero!

Elisson
20/11/2015, 17:26
Povo, estou sorteando minha máquina!!! Participem.... Informações no link abaixo!!! Obrigado.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/153194-rifa-se-sorteia-se-suzuki-grand-vitara-2-4-flex-00-11-4-portas-manual-100-bilhet.html

Arildo MT
10/06/2016, 15:35
Com licença ai pessoal, alguém sabe qual a altura total e espessura do ''fio'' da mola dianteira cofap eche 07, usada na traseira da gv/tracker ?

R-Mendes
15/06/2016, 09:35
Pessoal, bom dia. Estou na página 30 desse tópico e lendo, lendo, lendo... Como preciso de uma resposta um tanto rápida (carro na oficina), a pergunta, caso alguém possa responder:

Vou optar por 2" + 2". Já comprei o parachoque de aço da RC4x4 no tamanho para o lift de carroceria, mas o mecânico me informou que fazer na carroceria é um tanto complicado. Alguém aqui já fez e pode dizer como é o procedimento? Agradeço.

LFC
15/06/2016, 12:19
Nunca li um relato completo sobre o que tem que ser feito. É mais complicado porque é preciso alongar as alavancas do câmbio e reduzida, mangueira do tanque, acho que os mangotes de freio, reposicionar o radiador, alongar a distância da caixa de direção, etc. Já li também que é preciso cortar um pouco da lataria ali perto das alavancas, aumentando o espaço.
O ideal seria vc procurar algum mecânico que já o tenha feito. Talvez consiga algumas dicas com o pessoal da Colossus 4x4 ( Colossus 4x4 (https://www.lojacolossus4x4.com/) ), Alternativa 4x4 ou mesmo com o Rodrigo Portugal, da RC 4x4.
Abs,
LFC

R-Mendes
15/06/2016, 23:18
Ih... Aí ferrou eihn. E eu pensando que era bem simples...

O problema é que o parachoque já está comprado, pago e já foi pintado. Essa questão da alavanca de câmbio, não sei se é fácil de fazer quando é auto (caso do meu).

O kit da RC 4x4 não faz parecer que é tão trabalho assim. Agora estou no dilema.

Arildo MT
16/06/2016, 02:22
Tem alguns tópicos que até descrevem superficialmente o 2''+ 2'', acho que ainda faltou mencionar o reposicionamento do diferencial dianteiro, cabos dos sensores de abs, freio de mão que na abertura da suspensão ficaram esticados, entre outras coisas que precisaram ser ajustadas também a depender dos sapatos usados, quanto ao parachoque não há problema em usar de toda forma é um up grade.

Arildo MT
07/07/2016, 16:01
Se quiserem ver as ultimas discussões e trocar ideia,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-57.html

mallo_caveira
06/02/2017, 20:21
Boa noite! Muito legal mesmo! Sucesso e muitas trilhas!!!

Jimny#2012
06/11/2017, 13:17
Carcaça de ferro no diferencial dianteiro

Considero fundamental para quem usa pneus maiores. Quem já quebrou como eu, sabe como é duro ficar só 4x2 no meio da trilha. Sem contar com que quase sempre essa quebra acaba danificando coroa e pinhão. Pra evitar isso optei por trocar a carcaça de original de alumínio por uma de ferro. Essa carcaças de ferro vieram montadas nos Tracker diesel vendidos pela Chevrolet e não são fáceis de achar.

Estimado Andre, boa tarde
Por gentileza,
tenho um GV 2.0 2000 e trincou a carcaça de aluminio fundido, agora sendo necessario fazer o upgrade para de carcaça de ferro fundido.

Duvidas:
- Tracker / GV à diesel, qualquer ano consigo adaptar / utilizar (plugin play)?
- Procuro no ferro velho um Diferencial de uma Tracker / GV. Se puder me auxiliar, pinhão e corroa mantenho a original do Tracker / GV 2.0 ou para ter melhor performance utilizo da Tracker / GV diesel?

Grato
Claudio.

LFC
07/11/2017, 12:26
Estimado Andre, boa tarde
Por gentileza,
tenho um GV 2.0 2000 e trincou a carcaça de aluminio fundido, agora sendo necessario fazer o upgrade para de carcaça de ferro fundido.

Duvidas:
- Tracker / GV à diesel, qualquer ano consigo adaptar / utilizar (plugin play)?
- Procuro no ferro velho um Diferencial de uma Tracker / GV. Se puder me auxiliar, pinhão e corroa mantenho a original do Tracker / GV 2.0 ou para ter melhor performance utilizo da Tracker / GV diesel?

Grato
Claudio.

Não sei se o André está por aqui, mas vou ajudar:
(i) Vc encontra o focinho do GV em ferro na Suzucar e em outras lojas; é igual para todos os modelos, pnp.
(ii) Pinhão e coroa do GV diesel tem relação mais alongada, não vai ficar bom. Ou vc mantém a original ou troca pela do Vitara, se vc usar pneus maiores do que os originais. A relação do Vitara é 5,125, contra 4,875 do Tracker/GV gasolina, portanto mais curta. Se vc for trocar a relação, lembre que terá que fazê-lo nos dois eixos.
Abs,
LFC

Jimny#2012
07/11/2017, 16:16
Estimado LFC
Muito obrigado pelas infos.
Sempre surgem novas dúvidas... de fato aguardo a chegada do diferencial dianteiro de uma tracker 2002 ... e pelo que li tem a mesma relação 8/39 que o meu GV 2.0 2000 (SN420) tem (quebrou dente do pinhão e carcaça de alumínio consequentemente). Tem que chegar abrir e contar os dentes ... imagino que se for igual seja tranquilo instalar ok?
Vou tentar colocar umas fotos de minha viatura aqui e também do dano ocorrido...

Minha pergunta seria:

i: a relação atual portanto 39/8 = 4,875 (dif. Dianteiro). Quero instalar um x-crawler nela. Se diminuir a relação 11/43 por exemplo (mais giro no motor ... mais torque nas rodas), e também trocasse coroa e pinhão do diferencial traseiro... não necessitaria optar pelo kit de redução x-crawler?

ii: procurei diversos fóruns e no manual de serviço inclusive e não encontrei a relação do diferencial traseiro de minha GV 2.0 2000 (SN420). Existe alguma literatura que encontre esta informação ... sem ter que abrir o diferencial traseiro?

iii: se optar pela troca de pinhão e coroa (sugerido na pergunta “i”) a relação deve ser a mesma entre diferencial dianteiro e traseiro? Como avalio isto?

iiii: li nos primeiros posts que você trocou o diferencial dianteiro por de aço ... foi simplesmente retirar do diferencial coroa / pinhão e demais e transferir para o de aço ok? Ou necessitou alguma adaptação ademais?

Hoje tenho pneus 31” R16 com offset negativo .. vou reduzir para um 750/R16 fronteira ... creio quero agora com o dif dianteiro de aço tenha melhor performance e também não quebrar mais o dif dianteiro .. assim espero .

Claudio

LFC
07/11/2017, 19:45
Estimado LFC
Muito obrigado pelas infos.
Sempre surgem novas dúvidas... de fato aguardo a chegada do diferencial dianteiro de uma tracker 2002 ... e pelo que li tem a mesma relação 8/39 que o meu GV 2.0 2000 (SN420) tem (quebrou dente do pinhão e carcaça de alumínio consequentemente). Tem que chegar abrir e contar os dentes ... imagino que se for igual seja tranquilo instalar ok?
Vou tentar colocar umas fotos de minha viatura aqui e também do dano ocorrido...

Minha pergunta seria:

i: a relação atual portanto 39/8 = 4,875 (dif. Dianteiro). Quero instalar um x-crawler nela. Se diminuir a relação 11/43 por exemplo (mais giro no motor ... mais torque nas rodas), e também trocasse coroa e pinhão do diferencial traseiro... não necessitaria optar pelo kit de redução x-crawler?

ii: procurei diversos fóruns e no manual de serviço inclusive e não encontrei a relação do diferencial traseiro de minha GV 2.0 2000 (SN420). Existe alguma literatura que encontre esta informação ... sem ter que abrir o diferencial traseiro?

iii: se optar pela troca de pinhão e coroa (sugerido na pergunta “i”) a relação deve ser a mesma entre diferencial dianteiro e traseiro? Como avalio isto?

iiii: li nos primeiros posts que você trocou o diferencial dianteiro por de aço ... foi simplesmente retirar do diferencial coroa / pinhão e demais e transferir para o de aço ok? Ou necessitou alguma adaptação ademais?

Hoje tenho pneus 31” R16 com offset negativo .. vou reduzir para um 750/R16 fronteira ... creio quero agora com o dif dianteiro de aço tenha melhor performance e também não quebrar mais o dif dianteiro .. assim espero .

Claudio

1 - GV diesel tem relação mais alongada (43/10) e diferente do Gasolina 2.0 (39/8), que por sua vez é a mesma do Tracker. Diferencial de Tracker 2002 (diesel) só vai servir a carcaça do focinho, não o conjunto de pinhão e corôa.
2 - Relação 43/11 é mais alongada ainda. Acho que não tem no diesel Suzuki.
3 - Diferencial dianteiro e traseiro sempre têm a mesma relação. Tem que ser assim sempre. Os dois eixos têm que girar por igual. A propósito, o que é SN 420?
4 - Geralmente a troca que se faz é só da carcaça do focinho pelo de ferro. A parte de dentro (satélites, corôa e pinhão) continua a mesma.
5 - X-Crawler é um kit de engrenagens que vão dentro da caixa de redução. Aumenta a redução com a alavanca em "low" e mantém normal com a alavanca em "high".
6 - Acho que o focinho do diferencial de ferro vai aguentar, o que talvez não vá aguentar são as homocinéticas. Para amenizar isso, vc precisa baixar o diferencial com um conjunto de peças que chamam de "drop kit".

Espero haver ajudado.
Abs,
LFC

Jimny#2012
08/11/2017, 20:01
Obrigado LFC
Deixo meu WhatsApp para contato 47 99946-8637, (caso não considere abusivo kkk).

Ademais suas informações foram e estão sendo muito úteis ... agradeço novamente.

Realmente a relação entre diferenciais tem que ser a mesma ...

O diferencial dianteiro com carcaça de ferro fundido que recebi hoje realmente terei que trocar coroa e pinhão para 8/39 e pensar em um kit de redução para a caixa de redução dela. Aqui eh outro ponto que não encontrei em lugar algum (tecnotrilha e possível que receba agora em dezembro). Outro receio eh encontrar estas engrenagens com bom material ... se quebrar internamente ... nem eh bom pensar kkk

Em relação ao diferencial dianteiro de ferro fundido, posso estar enganado, mas vou usar focinho (parte da frente) e também a parte traseira (que conecta com o cardã dianteiro). Não vi incompatibilidade aqui mas somente no suporte lateral que fica no “focinho” (que apoia em imanente longarina - acho que assim seria o nome vou tentar após colocar fotos). Só trocar mesmo pinhão e coroa 8/39 e ajustar !!!! (o mecânico comentou que esta eh a parte mais divertida kkk)

Em relação a referência “SN420”, no manual de serviço da Suzuki que encontrei, há esta nomenclatura para o GV 4 cilindros, 2.0 ( como há o SN416 e SN625).

Item 6: drop kit: hoje tenho um peito de aço para evitar choque mecânico com o diferencial dianteiro... e ter uma boa distância do solo.. se aplicar o drop kit do dif. Dianteiro, isto não afetará minha distância do solo e portanto terei que modificar o peito de aço em função de descer o dif. mais?

Forte abraço e obrigado mais uma vez

Cláudio

LFC
10/11/2017, 11:42
Redução : vc deve procurar na Sob Performance o XCrawler. Eu olhei lá e não tem, mas o dono, Alexandre X, de tempos em tempos fabrica uma remessa nova. Se vc mandar um email saberá quando.

Diferencial: a peça a ser usada é essa:
Carcaca do Diferencial Dianteiro GM-TRACKER/VITARA/SIDEKICK (Aco) (https://suzucar.com.br/carcaca-do-diferencial-dianteiro-gm-tracker-vitara-sidekick-aco.html)
Tem gente que usa a panela do Tracker Diesel também, o que é bom, mas não essencial.

Referências: entendi. SN 416 é com o motor 1.6 e SN 625 o V6.

Drop Kit: baixando o diferencial ele fica rente ao peito de aço sim, pode perder uns milímetros, mas a perda é pequena.

Abs,
LFC

serginholamp
13/11/2017, 16:46
Olá pessoal!
Sou novo no fórum como integrante mas faz tempo que acompanho como espectador.
Sou amantesdo off-road, ando de moto, quadriciclo e jipe.
Atualmente sou feliz proprietário do meu brinquedo Suzuki Grand Vitara ano 2000 2.0 16v Automático a 1 ano, com algumas modificações.
Tenho Lift 2" by repecol
BF A/T
Snorkel OGZ
Chapa RC4x4
Roda Livre AVM
e mais algumas firulas.

Não entendo muito o funcionamento do fórum portanto peço desculpas se estou me dirigindo na area errada.

Meu interesse é fazer mais uns upgrades no ano que vem. Como grade 2001, parachoques de ferro, guincho, e pneus MUD talvez.

Ja coloquei ele a prova na areia, agua e barro, tinha dúvidas quanto ao câmbio AT, mas simplesmente me apaixonei pelo desempenho dele no OFF.

Segue fotos.
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Agora estou com problema no famoso acionador do diferencial dianteiro.
Ja fucei aqui no forum sobre a adaptação (travar o acionamento) mas só tem um post disso onde o cara fez com cinta plástica se não me engano kkkk.
Alguem tem mais infos, e detalhes sobre tal adaptação? Ja ouvi falar em colocar parafusos pra travar o diafragma na posição, e também em confeccionar um espaçador de tecnil. Mas até agora não vi informações concretas.
Afinal esta chegando final do ano, época de trilhas no litoral, e preciso arrumar antes de janeiro.

Se puderem me ajudar agradeço.

LFC
17/11/2017, 13:13
Se vc pretende travar o diferencial dianteiro, eu acho que o melhor é retirar a peça que aloja o diafragma e substituir a parte de borracha (o diafragma) por um anel de nylon. Veja as fotos. Eu mandei para o meu mecânico, ele levou no torneiro e instalou sem problemas. Sugiro colocar também Rodas Livres AVM.
Abs,
LFC

serginholamp
17/11/2017, 15:05
Boa LFC, era isso mesmo que eu estava pensando em fazer, pelas fotos que tinha visto do mecanismo. Agora com tuas fotos só confirmou o que eu estava pensando.
Valeu mesmo, vou fazer isso logo logo. SIm as rodas livres AVM HP ja coloquei faz um tempinho, ja pensando nessa modificação.
Muito obrigado!!!!

Jimny#2012
18/11/2017, 09:27
Serginholamp e LFC. Muito obrigado pelas infos acima. Estou com meu diferencial dianteiro aberto ... em função da quebra do pinhão e carcaça de alumínio ... e já instalei da GV diesel (cfme comentei acima) e também estou providenciando a RL AVM438hp ... minha dúvida seria se aproveito a oportunidade para já aplicar o anel de nylon. No entanto minha dúvida eh ser esta falha do diafragma e comum, de não comutar ou o ponto crítico está relacionado ao compressor?
LFC ... as fotos são muito exclarecedoras. Você por acaso não as dimensões / desta peça para ser usinada?

serginholamp
18/11/2017, 10:02
Bom dia Jimny#2012
Esse problema sim é muito comum, todos os meus camaradas que tem tracker e ou GV ja enfrentaram o problema, mais nos GV pois são mais velhos, e mais ainda em carros que a tração foi pouco usada. Mas sim, são dois problemas que acontecem, um é no próprio diafragma, que tem vazamentos desgaste e tudo mais, e outro problema é o compressor que falha, este por sua vez é muuuuito caro, cerca de 2000 reais. E vc sempre fica com o "***" na mão pq nunca sabe quando vai falhar.

Acho muito valido travar o diferencial e colocar as rodas livres, as AVM HP438 ja coloquei, e agora vou fazer o tão aguardado travamento de acoplamento do diferencial.

Jimny#2012
21/11/2017, 19:00
Serginholamp.. sim.. um mecânico de minha cidade (Jaragua do Sul - SC) comentou... e retirei o diafragma.. fiz modificações um pouco diferente do que o LFC recomendou e vamos testar .. hehe.
Gostaria de postar as fotos .. mas pelo telefone .. não vi como realizar .. amanhã posto para ajudar quem for executar...
Uma pergunta .. ainda na recebi e viatura (Uberblack) ... para testar ... o diferencial dianteiro não eh bloqueado ok? Existe engrenagens satélites que não permitem bloquear ok?
Quinta feira imagino tudo ok... colocarei pneus 750/16 (deve dar uns 84 cm de diâmetro / altura)... e mais finos que o atual... 212 contra os 265/75R16 que tenho - fronteira ... que deixa o carro pesado e sem giro...
Abraço e obrigado pela atenção de todos...

LFC
24/11/2017, 07:21
Serginholamp.. sim.. um mecânico de minha cidade (Jaragua do Sul - SC) comentou... e retirei o diafragma.. fiz modificações um pouco diferente do que o LFC recomendou e vamos testar .. hehe.
Gostaria de postar as fotos .. mas pelo telefone .. não vi como realizar .. amanhã posto para ajudar quem for executar...
Uma pergunta .. ainda na recebi e viatura (Uberblack) ... para testar ... o diferencial dianteiro não eh bloqueado ok? Existe engrenagens satélites que não permitem bloquear ok?
Quinta feira imagino tudo ok... colocarei pneus 750/16 (deve dar uns 84 cm de diâmetro / altura)... e mais finos que o atual... 212 contra os 265/75R16 que tenho - fronteira ... que deixa o carro pesado e sem giro...
Abraço e obrigado pela atenção de todos...
Estou de férias e visitando pouco o Fórum. Já fez a peça? Posso tentar mandar mais fotos, se bem que pelo celular ainda não vi como fazer.
Abs

Jimny#2012
24/11/2017, 08:19
Olá LFC sim .. fiz .. já está montado e funcionando .. um pouco diferente ... eu removi o diafragma e foi usinado em PA66 e prensado junto com o rolamento da caixa satélite ... assim da mesma maneira que a sua modificação, fica sempre comutada as engrenagens.
Lamentavelmente ainda não consegui sentar e adicionar as fotos aqui ... final de semana eu postarei.
Att
Cláudio.

serginholamp
01/12/2017, 11:46
Olá LFC, esta hoje na oficina Spirit Off Road, que é especializada em Suzuki, (inclusive o S de Spirit é o S da suzuki rsrsrs) amigo meu de longa data. Abrimos e optamos por fazer de outra maneira como ele ja fez outras, retiramos toda aquela parafernalha do acionador, e ele fez 2 furos na carcaça e fez rosca, e colocou 2 parafusos alinhados em direção ao acoplamento de metal porem com uma folguinha pra manter o "joguinho" original. Assim ele mantem ele na posição acionada. e não tem nada a mais la dentro rodando desnecessariamente, ficou bem "clean" o diferencial.
Mais tarde posto as fotos.

serginholamp
01/12/2017, 12:00
Pessoal segue as fotos de como foi feito. Ficou top.

TRAVAMENTO DO ACIONAMENTO DO DIFERENCIAL DIANTEIRO GRAND VITARA / TRACKER
554100 554102
554101
Um abraço e valei pela ajuda, acredito que acabamos de construir mais material de grande interesse no fórum.

bobweg
22/12/2017, 14:37
FARÓIS AUXILIARES PRA TRACKER.

Notícia boa pessoal. Tô conseguindo adaptar os faróis da Ecosport no Tracker.

(...)



Amigos, esses faróis auxiliares do Ecosport são milha ou neblina?

serginholamp
22/01/2018, 14:15
Alguem colocou pneus 31 na Tracker Ou Grand Vitara 5 portas? O que precisa fazer pra não pegar? Alguem tem fotos?

LFC
22/01/2018, 16:53
Alguem colocou pneus 31 na Tracker Ou Grand Vitara 5 portas? O que precisa fazer pra não pegar? Alguem tem fotos?

Há vários que usam, com 2 na suspensão e 2 na carroceria.
Dá uma olhada aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/108182-ideias-para-lift-no-tracker.html
Provavelmente tem que rebater a ponta dos para-choques e da caixa de ar. Tem que aumentar a coluna de direção, as alavancas, ajustar os suportes dos para-choques e talvez cortar um pedaço da lataria em volta das alavancas. Eu não fiz, mas tem que alterar bastante coisa.
Abs,
LFC

serginholamp
25/01/2018, 13:26
Poisé, tenho lift de 2 na suspensão já, não queria fazer de carroceria. Me falaram que colocando os espaçadores, ou rodas com offset forte não precisa mecher muito além da caixa de ar (e suas molduras) considerando ja os parachoques de ferro.

LFC
26/01/2018, 15:15
Poisé, tenho lift de 2 na suspensão já, não queria fazer de carroceria. Me falaram que colocando os espaçadores, ou rodas com offset forte não precisa mecher muito além da caixa de ar (e suas molduras) considerando ja os parachoques de ferro.

NO meu carro uso pneus 225/70 com recape VJ 900, que aumenta um pouco a largura. Com 2 na suspensão e espaçadores de 32mm tive que rebater a parte interna dos para-lamas (costura do para-lama com o cofre do motor) e a ponta da caixa de ar. Um pneu 31, i.e., 265/70 ou 265/75 r 16, que é muito mais largo, não vai caber.
O que você poderia tentar é subir 1 polegada na carroceria, que não exige muitas modificações, exceto pela estética em relação aos para-choques, e usar pneus 245/75 r 16. Eu já pensei em fazer isso, só não tive coragem ainda.
Abs,
LFC

mairo
18/03/2018, 16:20
Pessoal, qual maior pneu consigo usar na tracker com 2+2 sem grandes cortes e rebates?
Visto que uso 245/70 16 BF e to achando pequeno para a altura, nao será usada para trilhas!

mairo
18/03/2018, 16:25
Ta ai a viatura!!!

eziquiel
23/04/2018, 08:37
Olá pessoal. Estou finalizando a compra das peças para lift 2" da minha Tracker. Peço a ajuda de vcs numa dúvida que surgiu de última hora. Em relação ao Drop Kit, sua função é para poupar as homocinéticas no lift de 2¨, correto?
O pessoal da RC 4x4 deixou uma dúvida pairar no ar. Me disse que: "Se as homocinéticas estiverem boas dá para rodar mais um bom tempo sem instalar o Drop Kit".
Então a instalação do Drop Kit é questão de tempo, ou seja, uma hora terá que ser instalada? é isso mesmo que entendi?
Qual a opinião de vcs sobre a instalação do Drop Kit? É realmente desnecessária se não for utilizar o Tracker em trilhas pesadas? Ou mesmo para uso urbano, convém instalar como prevenção para poupar as homocinéticas? Se for benéfico a instalação do Drop Kit, já faço tudo numa só vez.
E a última dúvida é sobre os Espaçadores da roda. Pelos comentários, se não instalar o pneu raspa na longarina. Se instalar os de 32 mm irá raspar no plástico do para lama. Existe espaçador de 20 ou 25 mm para tracker? Essas medidas evitariam que os pneus raspem no plástico do para lama (ou vai raspar com qualquer medida)? Vou instalar os pneus 235 70 16.
Obrigado pela ajuda.

pequijeep
09/02/2020, 16:06
Caramba, quatrocentas e quatro páginas!!
Estou estudando pra fazer um liftzinho de nada no carro... nem chega, realmente, a ser "preparação para trilha". Ao mesmo tempo que é uma pena ver este tópico largado às moscas desde 04/2018, é bom ver como tem muita info aqui...
resposta para manter o tópico no radar pois precisarei de alguns dias para estudá-lo todo.

GPONTESFM
09/02/2020, 22:03
Caramba, quatrocentas e quatro páginas!!
Estou estudando pra fazer um liftzinho de nada no carro... nem chega, realmente, a ser "preparação para trilha". Ao mesmo tempo que é uma pena ver este tópico largado às moscas desde 04/2018, é bom ver como tem muita info aqui...
resposta para manter o tópico no radar pois precisarei de alguns dias para estudá-lo todo.

Não é que o tópico esteja largado às moscas. Na verdade, é como você disse, tem muita info aqui. Então na maioria das vezes o que temos aqui já é suficiente para sanar as nossas dúvidas. Mas mesmo assim, se ainda surgir alguma dúvida, posta aqui que a gente tenta esclarecer.

LFC
11/02/2020, 15:21
Caramba, quatrocentas e quatro páginas!!
Estou estudando pra fazer um liftzinho de nada no carro... nem chega, realmente, a ser "preparação para trilha". Ao mesmo tempo que é uma pena ver este tópico largado às moscas desde 04/2018, é bom ver como tem muita info aqui...
resposta para manter o tópico no radar pois precisarei de alguns dias para estudá-lo todo.

Está todo mundo migrando para o Whatsapp.Olhe também este topico:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105850-mais-um-tracker-para-trilhas.html
Abs

pequijeep
05/05/2020, 23:21
Você tá certo.
É que é tanta informação que fica até difícil que haja alguma dúvida que alguém não levantou e outro alguém sanou....


Não é que o tópico esteja largado às moscas. Na verdade, é como você disse, tem muita info aqui. Então na maioria das vezes o que temos aqui já é suficiente para sanar as nossas dúvidas. Mas mesmo assim, se ainda surgir alguma dúvida, posta aqui que a gente tenta esclarecer.

pequijeep
05/05/2020, 23:23
Sim, percebo.
Mas nada se compara à facilidade de pesquisa e possibilidade de revisitar sei lá quanto tempo depois e organização de um fórum, né?
Eu tô num grupo que surgiu daqui, mas esse fórum é incomparável! Estou estudando este tópico que você indicou também, obrigada.

Está todo mundo migrando para o Whatsapp.Olhe também este topico:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/105850-mais-um-tracker-para-trilhas.html
Abs

Ercidio Junior
06/07/2020, 18:29
Criar monstrinho sem dúvidas

pequijeep
08/07/2020, 18:35
É Ercídio.... já andei mexendo hihihihihi.
Até o fim deste ano vai virar monstrinho. Mas vou tentR me inspirar nos sleepers dos US, ou aqui no BR o Denorex-parece-mas-não-é, carinha de GV normal mas preparadinho pra jogar na terra.

Criar monstrinho sem dúvidas

Rodrigo Ferreira Oliveira
07/12/2020, 11:47
Gente, sou novato no assunto.

Estamos namorando uma tracker, 2008, em bom estado e pouco rodada, porem ela tem lift de duas polegadas e manteve os pneus originais. O carro não fará trilhas pesadas, apenas algumas estradas mais enlameadas e difíceis da chapada diamantina. Dito isso, as dúvidas são:

1 - No que implica na dirigibilidade do carro e na segurança, ao guiar nas estradas asfaltadas? Em que?
2 - Tenho que obrigatoriamente ampliar o tamanho os pneus?
3 - É possível retornar o carro à sua altura original, ou reduzir o lift para uma polegada? Como faria isso?



desde já, agradeçlo muito a ajuda que puderem me dar!

Rodrigo

luizcarlosw
08/12/2020, 11:56
Boa tarde Rodrigo.
Resp 1:

Quanto mais alto o carro maior o risco de capotamento em manobra de desvio, o famoso "teste do alce".
Teste do Alce - Picapes - YouTube (https://youtu.be/6Y5EnQhc4H4)
Mercedes-AMG GT R 2016 - Maniobra de esquiva (moose test) y eslalon | km77.com - YouTube (https://youtu.be/a6gOguCE95Y)

Resp 2:

Não precisa aumentar o tamanho dos pneus, mas esteticamente os pneus originais e o carro alto fica bem estranho... a maior preocupação é afastar os pneus do carro com espaçadores.
A regra informal é afastar os pneus com alargadores o mesmo que levantar ou o que der, mantendo assim a estabilidade, não necessariamente um carro alto é um carro instável seguindo esta regra, mas também não vai ser um kart.
STADIUM SUPER TRUCKS RACE 1 - BARBAGELLO 2018 - YouTube (https://youtu.be/JYdvcqAc-88)

Resp 3:

Sim é possível, o lift de 1 polegada não mexe e nada na originalidade seria mais simples bastaria tirar os calços, já o de 2 que é seu caso mexe um pouco mais mas nada de outro mundo.
Para 2 polegadas há mudanças mais chatas para se voltar ao original, tem de avaliar, principalmente nos amortecedores. Geralmente abre-se o furo dos parafusos dos dianteiros para corrigir o câmber e coloca-se amortecedores traseiros maiores ( ou uso de prolongador ).
Pode ter de soldar e corrigir os furos dos amortecedores dianteiros para o original, ou tentar usar o parafuso de câmber ( mais fino que o original mas permite correção e não são caros ).
Para os amortecedores se estiverem com prolongador e só retirar, caso contrário terá de comprar novamente os amortecedores originais para não bater em fim de curso.
Precisará remover os calços de mola dianteiros e traseiros, assim com os prolongadores de batente ( esta parte é bem simples só soltar ).
Pode ter prolongador do cardân e caixa de direção, também terá de removê-los, mas também e só soltar.
Demais alterações vai depender se ele fez o que realmente precisa ou se fez bem feito, se ele fez bem feito ( pouca gente az ) ele também deve ter deslocado o cardan dianteiro para baixo, precisa remover o calço, e também deve ter trocado as bieletas, tem de voltar no original, ele provavelmente espaçou as rodas, precisa retirar os espaçadores, e por fim um trabalho bem feito ele deve te mexido na barra Panhard traseira colocando uma ajustável ou um calço de deslocamento, precisa reajusta ou tirar o calço.
Algumas receitas ao invés de colocar calços usam molas maiores de outros carros o que é melhor, é a receita bem feita, se for o caso vai precisar comprar novas molas ou cortar as atuais.

Entretanto sair do lift de 2 polegadas para o de 1 polegada deve mexer menos não deve precisar mexer em calços e amortecedores e tanta coisa, só colocar o parafuso de câmber na frente e trocar ou cortar os calços/molas dependendo da receita que foi feita.

Que lembro de cabeça agora acho que é isso.

Minha sugestão, eu manteria 2 polegadas e só colocaria pneus maiores para acertar a harmonia estética da coisa tirando a cara de carrinho de compras e verificaria se há espaçadores, não havendo providenciaria para ter menos impacto em estabilidade no teste do alce.