PDA

Ver Versão Completa : Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 [12] 13 14 15 16 17 18 19 20

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2008, 20:00
Supercharger

Concordo com você, e diria mais:

O tracker é o parente bichinha criado pela avô :lol: . :lol:. :lol:

Cheio de "não me toques", vários detalhes e acessórios dele nem chega aos pés da concepção do Gv ...

Posso citar várias caso alguém queira !

Sds.

719210]Pô TA, que mané primo pobre que nada! O GV é que é o legítimo e o Tracker o adotado! :mrgreen:[/QUOTE]

Qual é Suvprata? Tem muito macho que tem Tracker ( inclusive eu , ka , ka , ka). Abs.

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2008, 20:03
Cheio de "não me toques", vários detalhes e acessórios dele nem chega aos pés da concepção do Gv ...

Os detalhes e os acessórios são os mesmos, pois ambos são fabricados no Japão pelas mesmas máquinas e pelas mesmas matrizes,agora, verdade seja dita, realmente a montagem na Argentina bem como o acabamento (principalmente dos bancos) deixa a desejar. Abs

Newton Guerra
20/10/2008, 20:03

Pronto, fiquei curioso. Quais acessórios "não me toques" do Tracker não foram concebidos para o GV?

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2008, 20:23
Reparei na foto que não tiraram a placa dianteira para o passeio.
Em lugares onde há água, recomendo que retirem a placa antes que se destrua :)
Boa noite Rabugento. Os Gv /Tracker não tem muito problema com a água não. O carros que soltam as placas dianteiras fácil-fácil na água é a TR4. A minha nunca soltou e olha que eu já atravessei um bocado de rio nestes últimos 2 anos, entretanto, por precaução, eu coloquei uns parafusos maiores com arruelas maiores também. Abs.

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2008, 20:29
Citação:
Postado originalmente por SUVprata http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=719231#post719231)

Pronto, fiquei curioso. Quais acessórios "não me toques" do Tracker não foram concebidos para o GV?

Também fiquei curioso. Abs.

SUVprata
20/10/2008, 22:10
Vbeltram

Pô parceiro, jamais diria isso de vocês ...

Foi em relação ao carro ...

Os donos são muito machos :discordo: . :oops: . :parede: .

Sds.
.
.
.
.

Qual é Suvprata? Tem muito macho que tem Tracker ( inclusive eu , ka , ka , ka). Abs.[/quote]

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2008, 22:12
Vbeltram

Sds.
.
.
.
.

O tracker é o parente bichinha criado pela avô

Valeu Suvprata. Está desculpado ( eu entendi que era o carro, eu só estava "enchendo o saco"). Abs foristas e trackeiros

SUVprata
20/10/2008, 22:35
GALERA GERAL

Vamos lá:

1- Os parafusos do Tracker são prateados, enferrujam, os do GV são acinzentados e tem durabilidade superior.

2- Os born´s da bateria do GV são em inóx, as do Tracker não.

3- Na ponteira da balança (muitos conhecem por sapata da balança), a do GV tem graxeira, lubrificação constante e durabilidade quase infinita, as do Tracker não tem.

4- Os batentes das portas do Gv são em inóx escovado e não enferrujam as do Tracker são de metal similar ao inóx, degradam com o tempo mais rapidamente.

5- As bitolas das fiações dos Gvs são fininhas, aguentando altas amperagens, as dos Tracker são mais grotescas.

6- Em sua grande maioria, mesmos os mais velhos dos GVs de 99, 2000, 2001, 2002 ... são encontrados com suas descargas originais, os Tracker iniciais a maioria já tiveram adaptações em suas descargas ...

7- Todo o "sistema" solto no interior do painel dos GVs tem cobertura de camada de espuma, já os Tracker em sua grande maioria vieram soltos, e essa leva de Tracker a gasolina foi a gota dágua, tem gente adquirindo eles ZERO e levando em Tira-Grilos, isso é um absurdo, passa a impressão para quem ainda não tem ou não conhece o carro, de que ele é uma porcaria, e sabe-se muito bem que até as Pajeros vem faltando os filtros de polém (ar-condicionado).

8- Quem tem GVs e vieram com o tapa bagageiro, sabe que é de ótima qualidade, mas quem tem Trackers, se é quem vieram (nem todos vieram), com tapa-bagageiro, tem que ter acesso aos dos GVs para ver a baita diferença de qualidade.

Sem falar na diferença brutal que existe entre o protetor do carter, dos GVs com os dos Tracker, isso dos Tracker que vieram, pois nem todos tem, se o pessoal que gosta de fazer trilha ver o protetor original que vem no GV ficará maravilhado, resistente e permite ventilação, as barras são em V, dando maior resistencia ao amassamento ...

A costrução do sistema do ar-condicionado dos GV são todas em aluminio, não enferrujam, e dos Tracker tem "trechos" que são em metal que enferrujam ...

Pouquíssimos Gvs ou quase nenhum vieram com conjunto da tração dianteira em aluminio, já o Tracker, só alguns a Diesel é que vieram, os novos a Gasolina todos vieram com carcaça de aluminio ...

Enfim, são vários pequenos detalhes, que só se depararam com eles quem "fuçou" nas duas viaturas. Não devia ser assim, mas o fato de uns terem sido montados na Argentina transgrediu a qualidade e muito ...

Sds.

.

Vbeltram

Sds.
.
.
.
.

Qual é Suvprata? Tem muito macho que tem Tracker ( inclusive eu , ka , ka , ka). Abs.[/quote]

Morcego
20/10/2008, 22:35
Qual é Morcegão? Eu já fiz várias trilhas naquela região na época do verão com o meu Tracker, com + 2" na suspensão e pneus 235/70/16 A/T. Não só lá, como na região do Caraça, Conceição do Mato Dentro(cachoeira do Tabuleiro), Serra da Canastra, Conceição de Ibitipoca, Aiuruoca, Itamonte, Gonçalves, Monte Verde, dentre outras. Minas Gerais, êta lugar bom de trilhas. Abs

Hehe !

É que eu tenho um conceito diferente de trilha e estradinhas.

O Caminho das Pedras não faz trilhas, ou melhor, chama de trilhas de grau de dificuldade médio/baixo as estradinhas com algumas erosões.
O objetivo destes passeios é levar pessoas a um primeiro contato com o offroad. Eu acho muito válido para quem quer conhecer lugares que muitas vezes não iria sozinhos ou não saberiam como chegar por estradinhas de terra.

Não estou desmerecendo em nada, não é só novatos que fazem estes passeios não. Vão desde carros sem preparação nenhuma até viaturas com jipeiros velhos de guerra e jipes muito preparados.

O objetivo é realmente "passear" com muito visual, sem riscos de avarias e muitas vezes passando por lugares desconhecidos. Este é o objetivo principal do Armando do Caminho das Pedras.

Nestes tipos de passeios tem muitos Trackers, GVs, etc, mas em trilhas verdadeiras eu nunca vi, tirando o GV do T.A.:oops: , claro.

Estes lugares que você citou são muito bacanas, conheço todos e ja rodei muito neles, mas são estradinhas de terra com algumas erosões, ou trilhas de médio/baixo grau de dificuldade.:mrgreen:

Abração procê e quando vier a BH avise ai pra gente colocar o Tracker prá ralar numa trilha. Hehe !

Morcego
20/10/2008, 22:37
Qual é Morcegão ,
Tá desmerecendo meu carro ?
Só porque ele é o primo pobre do Tracker?:twisted::evil:

Ele falou Tracker e não GV ! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2008, 22:51
Hehe !

É que eu tenho um conceito diferente de trilha e estradinhas.

O Caminho das Pedras não faz trilhas, ou melhor, chama de trilhas de grau de dificuldade médio/baixo as estradinhas com algumas erosões.
O objetivo destes passeios é levar pessoas a um primeiro contato com o offroad. Eu acho muito válido para quem quer conhecer lugares que muitas vezes não iria sozinhos ou não saberiam como chegar por estradinhas de terra.

Não estou desmerecendo em nada, não é só novatos que fazem estes passeios não. Vão desde carros sem preparação nenhuma até viaturas com jipeiros velhos de guerra e jipes muito preparados.

O objetivo é realmente "passear" com muito visual, sem riscos de avarias e muitas vezes passando por lugares desconhecidos. Este é o objetivo principal do Armando do Caminho das Pedras.

Nestes tipos de passeios tem muitos Trackers, GVs, etc, mas em trilhas verdadeiras eu nunca vi, tirando o GV do T.A.:oops: , claro.

Estes lugares que você citou são muito bacanas, conheço todos e ja rodei muito neles, mas são estradinhas de terra com algumas erosões, ou trilhas de médio/baixo grau de dificuldade.:mrgreen:

Abração procê e quando vier a BH avise ai pra gente colocar o Tracker prá ralar numa trilha. Hehe !
vALEU Fernando e obrigado pelo convite, no entanto tenho que te falar que eu já peguei um bocado de trilhas "brabas" nas Gerais, principalmente na região da Serra da Canastra, na Serra Branca, na Serra do Rolador , como também no caminho para a Cachoeira do Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro). O Tracker foi numa boa. Realmente o carro cada vez me surpreende mais. Abs.

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2008, 22:55
postado por

[/URL][URL="http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=22455"]SUVprata (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=22455) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_online.gif
Membro
Master

GALERA GERAL

Vamos lá:

1- Os parafusos do Tracker são prateados, enferrujam, os do GV são acinzentados e tem durabilidade superior.

3- Na ponteira da balança (muitos conhecem por sapata da balança), a do GV tem graxeira, lubrificação constante e durabilidade quase infinita, as do Tracker não tem.

4- Os batentes das portas do Gv são em inóx escovado e não enferrujam as do Tracker são de metal similar ao inóx, degradam com o tempo mais rapidamente.

5- As bitolas das fiações dos Gvs são fininhas, aguentando altas amperagens, as dos Tracker são mais grotescas.

6- Em sua grande maioria, mesmos os mais velhos dos GVs de 99, 2000, 2001, 2002 ... são encontrados com suas descargas originais, os Tracker iniciais a maioria já tiveram adaptações em suas descargas ...

7- Todo o "sistema" solto no interior do painel dos GVs tem cobertura de camada de espuma, já os Tracker em sua grande maioria vieram soltos, e essa leva de Tracker a gasolina foi a gota dágua, tem gente adquirindo eles ZERO e levando em Tira-Grilos, isso é um absurdo, passa a impressão para quem ainda não tem ou não conhece o carro, de que ele é uma porcaria, e sabe-se muito bem que até as Pajeros vem faltando os filtros de polém (ar-condicionado).

8- Quem tem GVs e vieram com o tapa bagageiro, sabe que é de ótima qualidade, mas quem tem Trackers, se é quem vieram (nem todos vieram), com tapa-bagageiro, tem que ter acesso aos dos GVs para ver a baita diferença de qualidade.

Sem falar na diferença brutal que existe entre o protetor do carter, dos GVs com os dos Tracker, isso dos Tracker que vieram, pois nem todos tem, se o pessoal que gosta de fazer trilha ver o protetor original que vem no GV ficará maravilhado, resistente e permite ventilação, as barras são em V, dando maior resistencia ao amassamento ...

A costrução do sistema do ar-condicionado dos GV são todas em aluminio, não enferrujam, e dos Tracker tem "trechos" que são em metal que enferrujam ...

Pouquíssimos Gvs ou quase nenhum vieram com conjunto da tração dianteira em aluminio, já o Tracker, só alguns a Diesel é que vieram, os novos a Gasolina todos vieram com carcaça de aluminio ...

Enfim, são vários pequenos detalhes, que só se depararam com eles quem "fuçou" nas duas viaturas. Não devia ser assim, mas o fato de uns terem sido montados na Argentina transgrediu a qualidade e muito ...

Sds.

Valeu SUVprata. Depois desta, acho que vou vender o Tracker e comprar um GV. Abs.

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2008, 23:01
Citação:
Postado originalmente por Supercharger http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=719210#post719210)
Pô TA, que mané primo pobre que nada! O GV é que é o legítimo e o Tracker o adotado! :mrgreen:

Na verdade o Tracker é o clone do GV. Abs

Pelo jeito, pelo que disse o Suvprata é um clone bem mal feito. Abs.

SUVprata
20/10/2008, 23:05
Vbeltram

E em relação aos "acessórios", posso citar as gavetas quem debaixo dos bancos dianteiros dos GVs, os Trackers nem sabem o que é isso ...

Sds.

.

;719446]Citação:
Postado originalmente por Supercharger http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=719210#post719210)
Pô TA, que mané primo pobre que nada! O GV é que é o legítimo e o Tracker o adotado! :mrgreen:

Na verdade o Tracker é o clone do GV. Abs

Pelo jeito, pelo que disse o Suvprata é um clone bem mal feito. Abs.[/quote]

VOVÔ DO TROLLER
20/10/2008, 23:50
postado por

SUVprata (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=22455) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_online.gif
Membro
Master

GALERA GERAL

Vamos lá:

Sds.

Olá Suv. Além destes detalhes, os GV fabricados e montados no Japão tem um tratamento especial anti-ferrugem, pois como no Japão neva e eles jogam sal para ajudar à derreter o gelo , faz-se necessário uma proteção anti-corrosiva eficiente. Abs.

Carlos TA
21/10/2008, 08:10
GALERA GERAL
Vamos lá:
[/quote]

SUv outro dia fui procurar a tal graxeira na ponteira da balança e não achei , você teria foto ou esquema da tal?

Valeu.

Carlos TA

Newton Guerra
21/10/2008, 08:41
GALERA GERAL

Vamos lá:

Sds.

.

[/quote]

SUV, sem querer entrar em polêmica, não é tudo isso. Tive GV 2001 japonês por 4 anos.

1. ok

2. Não eram de inox. Troquei quando troquei a bateria com 100.000 km.

3. não tinha. tenho fotos por aí no fórum, depois procuro.

4. Os meus batentes são de material escovado também, aparência idêntica à do GV. Parece duralumínio, sei lá.

5. certeza? instalei som, PY e milha no Tracker, vi que o chicote é Uruguaio com terminais brasileiros, mas a bitola é normal para mim.

6. O escape é igual. (Futaba de inox)

7. o meu não tem barulho. Desmontei o console central para instalar CD, PY, rastreador, passar fios para o milha e é todo encapado com espuma.

8. Poucos vieram com tampa, comprei a minha à parte. Realmente é melhor, só que para viajar tem que deixar em casa, pois tem uma barra rígida. O plástico vagabundo do Tracker tem alguma vantagem, hehehe.

9. Que eu saiba, nenhum veio com protetor de cárter.

10. Não reparei no sistema de ar condicionado. O compressor é igual, japonês.

11. Todo GV 2.0 e 1.6 gasolina tem a carcaça do diferencial de alumínio. Todo GV diesel e Tracker diesel e GV V6 tem diferencial de ferro.

Enfim, vejo com outros olhos as diferenças. Acho que nada afeta a durabilidade do carro. A montagem pode ser pior por ser argentina, mas tem muitos GV argentino por aí. Parafusos galvanizados são piores, mas quanto tempo duram? Dá pra trocar?
Por mim são coisas muito pequenas para falar que são carros diferentes.

Abraços

Andre Sousa
21/10/2008, 12:54
Me recuso a comentar detalhadamente as bobagens que o colega SuvPrata postou aqui sobre a diferença entre o Tracker e o Grand Vitara. Algumas não têm fundamento técnico algum, outras são simplesmente superficiais. Avalio as informações como equivocadas e fruto de uma observação apaixonada e inútil.

Abraços.

Fabil
21/10/2008, 13:03
uummmmmm essa foi "no figo"....heheheh

so p/ nao deixar passar batido:

- bitola dos fios quanto mais grosso maior sua capacidade e amperagem... entao se o chicote do tracker é mais grosso, ele é MELHOR que o do Gvitara..

T+

iwakura
21/10/2008, 13:23
uummmmmm essa foi "no figo"....heheheh

- bitola dos fios quanto mais grosso maior sua capacidade e amperagem... entao se o chicote do tracker é mais grosso, ele é MELHOR que o do Gvitara..

T+

Fabil,

Então, na tua opinião abalizada, quanto mais grosso melhor????? rárárá

[]

RABUGENTO
21/10/2008, 13:30
Essa história de grosso ou fino pertence a outro tópico :)

Fabil
21/10/2008, 14:03
Fabil,

Então, na tua opinião abalizada, quanto mais grosso melhor????? rárárá

[]

com certesa.. a mulherada que o diga....heheheheheheh

T+

VOVÔ DO TROLLER
21/10/2008, 15:55
postado por Newton Guerra

SUV, sem querer entrar em polêmica, não é tudo isso. Tive GV 2001 japonês por 4 anos.

1. ok

2. Não eram de inox. Troquei quando troquei a bateria com 100.000 km.

3. não tinha. tenho fotos por aí no fórum, depois procuro.

4. Os meus batentes são de material escovado também, aparência idêntica à do GV. Parece duralumínio, sei lá.

5. certeza? instalei som, PY e milha no Tracker, vi que o chicote é Uruguaio com terminais brasileiros, mas a bitola é normal para mim.

6. O escape é igual. (Futaba de inox)

7. o meu não tem barulho. Desmontei o console central para instalar CD, PY, rastreador, passar fios para o milha e é todo encapado com espuma.

8. Poucos vieram com tampa, comprei a minha à parte. Realmente é melhor, só que para viajar tem que deixar em casa, pois tem uma barra rígida. O plástico vagabundo do Tracker tem alguma vantagem, hehehe.

9. Que eu saiba, nenhum veio com protetor de cárter.

10. Não reparei no sistema de ar condicionado. O compressor é igual, japonês.

11. Todo GV 2.0 e 1.6 gasolina tem a carcaça do diferencial de alumínio. Todo GV diesel e Tracker diesel e GV V6 tem diferencial de ferro.

Enfim, vejo com outros olhos as diferenças. Acho que nada afeta a durabilidade do carro. A montagem pode ser pior por ser argentina, mas tem muitos GV argentino por aí. Parafusos galvanizados são piores, mas quanto tempo duram? Dá pra trocar?
Por mim são coisas muito pequenas para falar que são carros diferentes.

Abraços[/quote]

RETIFICANDO, NÃO VOU MAIS VENDER O TRACKER E COMPRAR UM GV. VOU FICAR COM O TRACKER MESMO E ESPERAR O JIMNY CHEGAR. DEPENDENDO DO PREÇO.....Abs.

p.s. este negócio de quanto mais grosso melhor é muito relativo

Newton Guerra
21/10/2008, 16:03
RETIFICANDO, NÃO VOU MAIS VENDER O TRACKER E COMPRAR UM GV. VOU FICAR COM O TRACKER MESMO E ESPERAR O JIMNY CHEGAR. DEPENDENDO DO PREÇO.....Abs.

Nóis sofre mais se diverte.

Fabriciooliver
21/10/2008, 16:06
Pessoal,

Andei meio sumido, mas tou de volta.

Tou precisando trocar os amortecedores dianteiros, e comecei a pesquisar...

Na suzucar tem os originais do Grand Vitara a marca é TOKIKO e custam R$ 844,00.

Na japan tem os da Monroe Gas premiun gold por R$ 460,00

Não encontrei nenhum KYB nem outra marca que pegue no GV, alguem tem alguma outra solução??

EU pretendo ficar com os monroe, vou pegar os originais do meu carro e com eles em mãos, vou começar a estudar o que da pra fazer de adaptação com outro mais resistente.

Aceitando sugestões...

iwakura
21/10/2008, 16:34
Pessoal,

Na suzucar tem os originais do Grand Vitara a marca é TOKIKO e custam R$ 844,00.

Na japan tem os da Monroe Gas premiun gold por R$ 460,00

Não encontrei nenhum KYB nem outra marca que pegue no GV, alguem tem alguma outra solução??

EU pretendo ficar com os monroe, vou pegar os originais do meu carro e com eles em mãos, vou começar a estudar o que da pra fazer de adaptação com outro mais resistente.

Aceitando sugestões...

Fabricio,

No catálogo da Kamonseki (www.kamonseki.com.br (http://www.kamonseki.com.br)) há amortecedores dianteiros e trazeiros pra GV. E eles também fazem amortecedores especiais. Quem sabe não cotas com eles amortecedores com maior curso e maiores 2" pra poder usar sem os calços da RC?

Revenda on-line deles: Armazem4x4, Donnati4x4, Alternativa4x4 e Garra. Embora os do GV não estejam listados em nenhum desses sites.

[]
Mário.

Andre Sousa
21/10/2008, 17:02
Pessoal,

Aceitando sugestões...

Sem erro: amortecedor Monroe original Suzuki Grand Vitara por R$ 400,00 o par

http://www.rumoautopecas.com.br/product/237412.html

VOVÔ DO TROLLER
21/10/2008, 17:26
Sem erro: amortecedor Monroe original Suzuki Grand Vitara por R$ 400,00 o par

http://www.rumoautopecas.com.br/product/237412.html
Este amortecedor não é igual ao original que também é Monroe? Me parece que em páginas anteriores você já tinha comentado. Abs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
21/10/2008, 17:35
Newton Guerra (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=13507) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_offline.gif

Citação:
Postado originalmente por vbeltram http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=720040#post720040)

Nóis sofre mais se diverte.

É isso aí Newton . Há 2 anos que eu estou sofrendo com o Tracker, ou é trocando alguma coisa, arrumando outra, bolando outra. Que sofrimento. Fazer o quê? Quem mandou comprar um 4 x 4 e por prá ralar? Agora "güenta". Abs.Válter

Andre Sousa
21/10/2008, 17:42
Este amortecedor não é igual ao original que também é Monroe? Me parece que em páginas anteriores você já tinha comentado. Abs. Válter

Esses que tô indicando são os que uso atualmente (Monroe original para Grand Vitara). Os Monroe que montam os Tracker possuem uma calibragem mais macia.

Abraços.

iwakura
21/10/2008, 17:46
Esses que tô indicando são os que uso atualmente (Monroe original para Grand Vitara). Os Monroe que montam os Tracker possuem uma calibragem mais macia.

Abraços.

André,

Vc já falou isso mais de uma vez, mas será que não é só impressão tua? Os dois saem da mesma fábrica da Monroe na Argentina...

[]
Mário.

VOVÔ DO TROLLER
21/10/2008, 17:49
Fabricio,

No catálogo da Kamonseki (www.kamonseki.com.br (http://www.kamonseki.com.br)) há amortecedores dianteiros e trazeiros pra GV. E eles também fazem amortecedores especiais. Quem sabe não cotas com eles amortecedores com maior curso e maiores 2" pra poder usar sem os calços da RC?

Revenda on-line deles: Armazem4x4, Donnati4x4, Alternativa4x4 e Garra. Embora os do GV não estejam listados em nenhum desses sites.

[]
Mário.
E aí Mário, tudo bem? Eu também continuo interessado em trocar os amortecedores dianteiros, eliminando o calço (tudo que é calçado é um quebra-galho) . Há algum tempo atrás, eu mandei um e-mail para eles e não obtive qualquer resposta. Não sei se eles estão com esta bola toda não.Abs. Válter

iwakura
21/10/2008, 17:53
E aí Mário, tudo bem? Eu também continuo interessado em trocar os amortecedores dianteiros, eliminando o calço (tudo que é calçado é um quebra-galho) . Há algum tempo atrás, eu mandei um e-mail para eles e não obtive qualquer resposta. Não sei se eles estão com esta bola toda não.Abs. Válter

Tudo bem! E vc? Infelizmente algumas empresas não estão nem aí pros consumidores... Mas também não costumam durar muito...

[]
Mário.

VOVÔ DO TROLLER
21/10/2008, 17:57
Tudo bem! E vc? Infelizmente algumas empresas não estão nem aí pros consumidores... Mas também não costumam durar muito...

[]
Mário.
Comigo está tudo bem também felizmente, obrigado. Eu conversei com o pessoal da Alternativa4x4 e me parece que eles vão trazer um amortecedor dianteiro para os GV/Tracker com regulagem (me parece que de altura e pressão). Vamos aguardar.Abs. Válter

SUVprata
21/10/2008, 17:59
Andre Sousa

Já que não teve traquejo nem sensibilidade para alegar "serem BOBAGENS os meus comentários", sinto-me a vontade para dizer que, na verdade você é quem não quer admitir que o seu Tracker não tem as mesmas qualidades de fabricação/montagem de um GV, ou simplesmente ignora tais diferenças.

Sempre que li informações postadas por você, mesmo não lhe dizendo, eu as achava de boa qualidade técnica, e com bons fundamentos baseados em inteligência, é uma pena que fez um comentário sobre os meus como sendo bopbagens, sou do tipo que só divilgo uma informação baseada em fatos e de forma verídica, mas mesmo após ter me acusado de falar bobagens, continuo achando suas colocações plausíveis ...

E você poderia ter levado em consideração que minhas colocações não tiveram intenções depreciativas em relações as duas viaturas, foram apenas observações postadas decorrentes de dúvidas de outros que pelo que percebi, receberam com alegria e satisfação, mesmo alguns deles sendo proprietários de Trackers.

Mas se sentiu ofendido, me desculpe, não foi minha intenção, mas antes de taxar de bobeiras as informações de outros, por favor tenha mais coerência, pois você não é detentor de toda sabedoria ...

Sds.

;719840]Me recuso a comentar detalhadamente as bobagens que o colega SuvPrata postou aqui sobre a diferença entre o Tracker e o Grand Vitara. Algumas não têm fundamento técnico algum, outras são simplesmente superficiais. Avalio as informações como equivocadas e fruto de uma observação apaixonada e inútil.

Abraços.[/quote]

SUVprata
21/10/2008, 18:10
Carlos TA

Com certeza, só não te prometo para esta quarta pois estarei muito ocupado em evento de casamento de um amigo ...

Mas no mais tardar na quinta devo fotografar e postar para você, ou então pegar no catálogo da Suzuki ...

Sds.

SUv outro dia fui procurar a tal graxeira na ponteira da balança e não achei , você teria foto ou esquema da tal?

Valeu.

Carlos TA[/quote]

SUVprata
21/10/2008, 18:12
Vbeltran

Eu não quiz entrar neste mérito, mas realmente, é a coisa mais difícil se achar pontos de ferrugem nos GVs, diferente dos Trackers, mas já que já existiam várias diferenças, preferi deixar esta de lado ...

Sds.

.
postado por

SUVprata (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=22455) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_online.gif
Membro
Master

GALERA GERAL

Vamos lá:

Sds.

Olá Suv. Além destes detalhes, os GV fabricados e montados no Japão tem um tratamento especial anti-ferrugem, pois como no Japão neva e eles jogam sal para ajudar à derreter o gelo , faz-se necessário uma proteção anti-corrosiva eficiente. Abs.

SUVprata
21/10/2008, 18:20
Newton Guerra

Meu caro, em relação ao item 11, como descrito abaixo, posso te garantir que essa afirmação não condiz com a realidade, pois em relação a ter vindo ou não com diferencial em ferro, dependeu de fatores adversos, e não foram só os Diesel que vieram não, posso te passar a série de cassis de GVs 2.0 16V gasolina que vieram com diferencial de ferro, o que eu tinha 2001 era um deles ... saber ao certo o que foi levado em consideração, não tenho como te afirmar, mas garanto que houve uma mesclagem que não levou em consideração apenas ser a Diesel ...

"""
11. Todo GV 2.0 e 1.6 gasolina tem a carcaça do diferencial de alumínio. Todo GV diesel e Tracker diesel e GV V6 tem diferencial de ferro. """

E sobre seu último comentário, concordo plenamente com você, são itens minúsculos, que não depreciam nem enobrecem as viaturas, eu mesmo adoraria ter um Tracker ZERO, mas não posso ...

""
Por mim são coisas muito pequenas para falar que são carros diferentes. ""

Sds.

Obrigado pelos seus comentários educados e centrados ...

Abraços[/quote]

SUVprata
21/10/2008, 18:27
Fabil

Concordo com você, porém os Japas conseguiram usar fios com bitol fina e ainda assim você pode usar lâmpadas que consomem maior amperagem sem que os fios sofram aquecimento e para se conseguir uma boa instalação de faróis auxiliares (milha), por aqui, temos que usar um fio bem grosso ...

O lance mágico dos fios que foram colocados nos GVs é que eles tem a aparência de fios finos, porém a camada de plástico que os envolve é que os deixam assim ... compare as instalações dos GVs com outros carros, veja a bitola dos fios dos faróis de outros carros, e saberá o que digo ...

Outra coisa Fabil, atingir o FIGO de alguém é fácil, difícil e atingir o intelecto, e sem ser mal educado ou ofensivo é claro ...

Sds.

;719850]uummmmmm essa foi "no figo"....heheheh

T+[/quote]

Andre Sousa
21/10/2008, 18:49
André,

Vc já falou isso mais de uma vez, mas será que não é só impressão tua? Os dois saem da mesma fábrica da Monroe na Argentina...

[]
Mário.

Pois é...

Seria bom uma outra opinião mesmo. Eu peguei os dois na mão e senti diferença. O código de fabricação é difrente também.

Abraços.

VOVÔ DO TROLLER
21/10/2008, 19:12
Pois é...

Seria bom uma outra opinião mesmo. Eu peguei os dois na mão e senti diferença. O código de fabricação é difrente também.

Abraços.

As peças que vão para a linha de montagem não são necessariamente iguais às vendidas no mercado paralelo ou de reposição. Quem sabe , para a linha de montagem do Tracker a GM não pediu um amortecedor com calibragem mais amena ou mais macio. Muitos tem relatado que a suspensão dos Trackers (incluindo aí as molas) é demasiadamente macia. Talvez a intenção da GM seja aproximá-los de um carro de passeio. Quem já teve GV e Tracker poderá opinar com mais propriedade. Abs. Válter

SUVprata
21/10/2008, 19:27
Andre Sousa

Já conferi essa dúvida, vasculhei na auto-peças e também no site da Monroe, e existem dois códigos: 44465 que é do dianteiro do lado direito e o 44466 que é do dianteiro do lado esquerdo, e são as mesmas referências para os amortecedores do Tracker também, mas pelo menos fabricados pela Monroe, cheguei a acreditar que existisse a possibilidade de haver diferença também, mas só se for de outro fabricante.

Agora, visualizando o amortecedor sem bloqueio, ou seja como ele é, mas tentando visualizar como ele pode ser, acredito que se pode utilizar outras opções de amortecedores que nos fogem do campo dao "paradigma", é só soltarmos a mente, por exemplo, o amortecedor do Picasso, tem quase as mesmas características, em relação ao do Tracker/Gv porme tem curso maior, vejam abaixo:

GRAND VITARA

Valor
Dimensional Aberto
463,00mm
Dimensional Fechado
299,00mm
IPI
16%
Fixação Inferior
estrutura
Fixação Superior
estrutura
Peso
3,8400

PICASSO

Valor
Codigo de barras
7899027307277
Dimensional Aberto
486,00mm
Dimensional Fechado
297,00mm
Fixação Inferior
Estrutura
Fixação Superior
Estrutura
IPI
16%
Peso
3,0260

Reparem que o do Picasso tem mais curso superior e ainda desejado curso para baixo mais fundo ...

E garanto que os dois veículos tem peso similares ...

Outro fator interessante, é que devemos (vocês devem) deixar a mente solta, pois na maioria das vezes os amortecedores dianteiros vem com apioadores para as molas que ficam conjugadas neles, mas não necessáriamente precisam ficar como são, o anel que apara a mola pode ser retirada e o amortecedor ficar semelhante ao do Tracker/Gv, e digo mais, a maioria deles tem sistema de fixação inferior idêntica aos dos Tracker /GV, até por que você mesmo André, sabe que para se conseguir cambagem é necessário escariar os furos do amortecedor para se conseguir regulagem apropriada, vejam fotos abaixo exemplificando modelos plausíveis, é claro que não fui a uma auto-peças verificar pessoalmente, mas acredito que possa haver amortecedor que possa ser utilizado, que contenha maior curso e poder de resistência, verifiquei agorinha em um Volare, e o amortecedor parece com o que estou explanando ...

Sds.

;720243]Pois é...

Abraços.[/quote]

iwakura
21/10/2008, 19:44
E sobre seu último comentário, concordo plenamente com você, são itens minúsculos, que não depreciam nem enobrecem as viaturas, eu mesmo adoraria ter um Tracker ZERO, mas não posso ...

Cara,

Na boa, vamos manter a coerência!

Não fosse tão longe, te dava o cartão da minha esposa, psiquiatra, assim poderias extravasar a tua frustração e receber um tratamento adequado...

rárárárárá

SUVprata
21/10/2008, 20:03
Qualé Mário ?

Eu citei umas diferenças decorrentes de curiosidades de usuários, mas em momento algum expúz minha opinião sobre as viaturas, não denegrí nem uma, e nem outra, por isso fiz o comentário de que eu mesmo teria um Tracker ZERO se eu pudesse, quem entendeu de outra forma ou errado é que se equivocou ...

É uma pena que mesmo em diálogos se encontra pessoas que nos interpreta de forma distorcida, mas estou acostumado com a virtualidade, que sei que é muito mais complicado ...

Mas falando sério ? pode me passar o cartão dela ? quem sabe não consigo aprender a me expressar melhor em forums ??? a vida é uma escola, estamos aí para aprender ...

Agora, depois dessa, nunca mais vai comer castanhas :discordo: . :discordo: . :discordo: .

Sds.

Cara,

Na boa, vamos manter a coerência!

Não fosse tão longe, te dava o cartão da minha esposa, psiquiatra, assim poderias extravasar a tua frustração e receber um tratamento adequado...

rárárárárá

iwakura
21/10/2008, 20:40
Qualé Mário ?

Eu citei umas diferenças decorrentes de curiosidades de usuários, mas em momento algum expúz minha opinião sobre as viaturas, não denegrí nem uma, e nem outra, por isso fiz o comentário de que eu mesmo teria um Tracker ZERO se eu pudesse, quem entendeu de outra forma ou errado é que se equivocou ...

Agora, depois dessa, nunca mais vai comer castanhas :discordo: . :discordo: . :discordo: .

Sds.

Será que não denegriu mesmo?

No post 2767, vc diz que a Tracker é parente bixinha criada pela vovó, cheio de "não me toques" e que nem chega aos pés da GV...

No post 2777, vc desfia um monte de itens que supostamente a Tracker argentina/brasileira seria inferior à GV japonesa. E termina dizendo que as montadas na Argentina "transgrediram" a qualidade e muito...

Ou seja, vc insultou todos aqui que adquiriram a Tracker, além dos nuestros hermanos. E depois vêm dizer que compraria a Tracker se tivesse dinheiro???

Vamos manter a coerência!

[]
Mário

Fabriciooliver
21/10/2008, 20:42
Amigos,

Valeu pelas dicas, achei muito interessante esse Kamonseki, vou verificar amanha se realmente existe o modelo para os gv/tracker, pois sinto nossos carros meio desprestigiados pelo fabricantes em geral.

Acabei ja comprando, pois achei em SSA os monroe por R$ 400,00 e so tinha ele, comprei pra garantir, mas caso esse de competição tenha opçao e com um preço justo, ai tento vender antes de colocar e pego esse de competição

Semana passada fiz contato com o pessoal da procomp e veja qual foi a boa noticia:

Fabriciooliver
21/10/2008, 20:49
(fabriciooliver@hotmail.com)

Mensagem: Existe algum amortecedor para o Grand Vitara/tracker?

Existe um kit da calmini que é o sonho de todo proprietario e amante do
off-road. Mas a importação é dificultada, se vcs investissem em um kit para
nossos carros, seriam milhares de compradores.

Aguardo contato

sds,

Fabricio

De: Pro Comp Brasil [mailto:procomp@procompmotorsports.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 16 de outubro de 2008 18:03
Para: fabricio@dinamidia.com.br
Assunto: FW: ProComp Motorsports Web Site

Olá Fabricio,

Obrigado por acessar nosso Web site.
Sim, a fábrica no Estados Unidos está trabalhando em um kit para o Suzuki.
No ano que vem teremos novidades.

Atenciosamente,

Pro Comp

------------------------------------
(fabricio@dinamidia.com.br)

Aguardarei ansioso por tais novidades, ou melhor, milhares de usuários de Suzuki, inclusive para o modelo Grand Vitara, que atualmente é vendido no Brasil pela Chevrolet com nome de Tracker. Pois, no mercado nacional, existe pouquíssimas opções para melhoria do desempenho desse excelente carro para as aventuras off-road.

Atenciosamente,
Fabrício Oliveira
Dinamidia Informática - Revenda autorizada Ory Multi-Usuário
www.dinamidia.com (http://www.dinamidia.com/)
(75) 3421-2610 / 8819-1981
MSN: fabriciooliver@hotmail.com (fabriciooliver@hotmail.com)

VOVÔ DO TROLLER
21/10/2008, 21:04
(fabriciooliver@hotmail.com)

Mensagem: Existe algum amortecedor para o Grand Vitara/tracker?

Existe um kit da calmini que é o sonho de todo proprietario e amante do
off-road. Mas a importação é dificultada, se vcs investissem em um kit para
nossos carros, seriam milhares de compradores.

Aguardo contato

sds,

Fabricio

Olá Fabricio,

Atenciosamente,

Pro Comp

------------------------------------
(fabricio@dinamidia.com.br)

Aguardarei ansioso por tais novidades, ou melhor, milhares de usuários de Suzuki, inclusive para o modelo Grand Vitara, que atualmente é vendido no Brasil pela Chevrolet com nome de Tracker. Pois, no mercado nacional, existe pouquíssimas opções para melhoria do desempenho desse excelente carro para as aventuras off-road.

Atenciosamente,
Fabrício Oliveira
Dinamidia Informática - Revenda autorizada Ory Multi-Usuário
www.dinamidia.com (http://www.dinamidia.com/)
(75) 3421-2610 / 8819-1981
MSN: fabriciooliver@hotmail.com (fabriciooliver@hotmail.com)

Boa noite Fabrício. Ótima notícia. Tomara que estes amortecedores venham mesmo ,pois estamos "órfãos" com relação aos amortecedores dianteiros para os GV/Tracker. Abs.

VOVÔ DO TROLLER
21/10/2008, 21:11
DESENTENDIMENTO DESNECESSÁRIO

Estou percebendo que alguns membros deste forum estão se estranhando, por motivos, se me permitem, fúteis. Para manter o bom nível dos diálogos, trocas de idéias e opiniões ao longo destas mais de 2.800 postagens deste tópico, solicito aos senhores, encarecidamente que reflitam e que possamos manter e perpetuar o alto nível até agora atingido. Abs e sem querer enfiar a colher no angu de ninguém, boa noite à todos. Válter

Pedrinha
21/10/2008, 21:26
Olá amigos! Por favor, não se estressem! Já tive alguns Vitaras, GVs e agora Tracker. Portanto conheço um pouquinho deles e posso afirmar: "São todos ótimos carros". Diferenças por conta de detalhes, não são diferenças. Os órgãos vitais continuam sendo os mesmos. Se eu fosse criticar alguma coisa neles, criticaria os pneus que são uma porcaria em todos os modelos, desde o saudoso Samurai até os GVIII que mal saíram do forno. A suspensão traseira eu tb achei uma outra falha. Acho muito macia. O GV 2000 que tive era Argentino tb. Nele eu tb achava a suspensão traseira muito molenga. Já o GV 98 3D, este sim, era show de bola. Suspensão bem calibrada...e era Japonêizzz. :mrgreen: Tecido de bancos, parafusos, bitola de cabos, entre outros, não justificam rótulos. A montagem dos hermanos pode não ser lá uma maravilha, mas pelo menos no meu Tracker não encontrei ainda nenhum defeito. O que me incomodava eu mexí. Foi o caso da forração dos bancos e o som. Ainda pretendo substituir o forro do porta-malas (uma M) por um de GV (uma m menor). Quanto ao lift e substituição dos pneus, fiz para atender uma necessidade. No mais, continuo sendo um feliz proprietário de um GV/Tracker. :-D

[]s conciliadores :concordo:

Piolho-BA
21/10/2008, 21:40
Amigos,

Valeu pelas dicas, achei muito interessante esse Kamonseki, vou verificar amanha se realmente existe o modelo para os gv/tracker, pois sinto nossos carros meio desprestigiados pelo fabricantes em geral.

Acabei ja comprando, pois achei em SSA os monroe por R$ 400,00 e so tinha ele, comprei pra garantir, mas caso esse de competição tenha opçao e com um preço justo, ai tento vender antes de colocar e pego esse de competição

Semana passada fiz contato com o pessoal da procomp e veja qual foi a boa noticia:

Fabrício,

Sabe dizer se tem alguma loja de autopeças em SSA que tenha o amortecedor traseiro da subprema?

att.,

Lênio

SUVprata
21/10/2008, 21:44
Pedrinha

Tranquilo ...

O único problema é que tem pessoas que levam para sí certos comentários, e defecham críticas e atribuem rótulos sem necessidade, se as opijniões fossem respeitada, ou se fossem contestada sem ofender a pessoa que efetuou o comentário, seria muito bom ...

Uma coisa é eu chegar aqui e dizer que detesto Samurais, outra e eu dizer que seu, o dele, ou outro comentário qualquer foi BABAQUICE, IDIOTICE, JUMENTICE, ETC ...

Os comentários e ou informações prestadas, não devem ser retornadas aos seus "escritores", como ofensa ...

Pelo contrário, mesmo eu não tendo GVs nem Trackers a diesel, estou sempre a disposição para ajudar no que puder, até ir em auto-peças e ou oficinas com o único propósito de procurar ajudar quem tem, já fiz ...

Mas fazer o que ? cada um diz o que sente !

Sds.

;720414]Olá amigos! Por favor, não se estressem! Já tive alguns Vitaras, GVs e agora Tracker. Portanto conheço um pouquinho deles e posso afirmar: "São todos ótimos carros". Diferenças por conta de detalhes, não são diferenças. Os órgãos vitais continuam sendo os mesmos. Se eu fosse criticar alguma coisa neles, criticaria os pneus que são uma porcaria em todos os modelos, desde o saudoso Samurai até os GVIII que mal saíram do forno. A suspensão traseira eu tb achei uma outra falha. Acho muito macia. O GV 2000 que tive era Argentino tb. Nele eu tb achava a suspensão traseira muito molenga. Já o GV 98 3D, este sim, era show de bola. Suspensão bem calibrada...e era Japonêizzz. :mrgreen: Tecido de bancos, parafusos, bitola de cabos, entre outros, não justificam rótulos. A montagem dos hermanos pode não ser lá uma maravilha, mas pelo menos no meu Tracker não encontrei ainda nenhum defeito. O que me incomodava eu mexí. Foi o caso da forração dos bancos e o som. Ainda pretendo substituir o forro do porta-malas (uma M) por um de GV (uma m menor). Quanto ao lift e substituição dos pneus, fiz para atender uma necessidade. No mais, continuo sendo um feliz proprietário de um GV/Tracker. :-D

[]s conciliadores :concordo:[/quote]

SUVprata
21/10/2008, 21:47
Piolho-BA

Já ofereci, se não encontrar por aí, eu compro e envio para você ... lembra o valor que eu disse ? R$ 162,00 o par ...

Sds.

;720434]Fabrício,

Sabe dizer se tem alguma loja de autopeças em SSA que tenha o amortecedor traseiro da subprema?

att.,

Lênio[/quote]

Pedrinha
21/10/2008, 21:49
Fabrício,

att.,

Lênio

Caro Lênio,

Não esqueça de tb procurar os Monroe Gás Premiun da foto anexa. São eles que eu estou usando e posso garantir que são excelentes. Acho que são pouca coisa mais caros que os da Cofap.

[]s. :concordo:

Morcego
21/10/2008, 22:01
Ô SUV !!

Tudo bem com você, né ??? :rolleyes:

SUVprata
21/10/2008, 22:10
Fernando Teixeira

HE HE HE

É né uái ...

E aí ? como vai a moto ?

Sds.

;720464]Ô SUV !!

Tudo bem com você, né ??? :rolleyes:[/quote]

nagata
21/10/2008, 23:26
Piolho procura o chevrolet na djalma dutra lá tem o de omega suprema porém a óleo Ref BL1024 , e na autolatina na baixa de quintas achei tb...como to procurando á gás n comprei..por falar nisso é melhor a gás ou a óleo p/ o GV 2 portas???

Fabrício,

att.,

Lênio

joviari
22/10/2008, 00:32
Como é que eu faço pra descobrir se meu carro é japonês ou argentino?
[]'s,
João Víctor

Piolho-BA
22/10/2008, 00:49
Piolho-BA

Já ofereci, se não encontrar por aí, eu compro e envio para você ... lembra o valor que eu disse ? R$ 162,00 o par ...

Sds.

;720434]Fabrício,

att.,

Lênio[/quote]

Valeu SUV!
Se eu não achar por aqui, vou cobrar este favor, heim!
Mais tardar semana que vem te digo se achei ou não por aqui.

abç,

Piolho-BA
22/10/2008, 01:00
Caro Lênio,

Não esqueça de tb procurar os Monroe Gás Premiun da foto anexa. São eles que eu estou usando e posso garantir que são excelentes. Acho que são pouca coisa mais caros que os da Cofap.

Valeu, Pedrinha!

vou incluir este tb na lista.

Piolho-BA
22/10/2008, 01:07
Piolho procura o chevrolet na djalma dutra lá tem o de omega suprema porém a óleo Ref BL1024 , e na autolatina na baixa de quintas achei tb...como to procurando á gás n comprei..por falar nisso é melhor a gás ou a óleo p/ o GV 2 portas???

Segundo um colega daqui de SSA, para usar com as molas originais + calço o melhor seria o à gás, por ser mais duro e compensar um pouco a moleza das molas; já para usar com as molas de opala o melhor seria o a óleo, pois as molas de opala já são mais duras; sem embargo, tem gente aqui no fórum que usa molas de opala + amortecedor à gás!

E a galinha caipira sábado, tá marcado mesmo?

Obs: meu rádio chegou hj, quero ver se instalo ele antes do passeio de sábado.

abç,

Piolho-BA
22/10/2008, 01:09

Esqueçi de perguntar: quanto estavam estes à óleo?

hrodrigues
22/10/2008, 06:54
Caro Lênio,

Olá Alexandre

Já estou com o bagageiro. Quando quiser ver é só me ligar.

Abs

Helio

Pedrinha
22/10/2008, 07:02
Olá Alexandre

Já estou com o bagageiro. Quando quiser ver é só me ligar.

Abs

Helio

Blz Hélio!

Vou querer ver sim! A propósito, vc já viu o bagageiro novo que a Thule lançou? Show de bola! É perfeito!...já o preço...:parede:

Abraço,

Alexandre. :concordo:

iwakura
22/10/2008, 07:37
[]'s,
João Víctor

E aí João,

Hablá con el, si te contestas es argentino!

Ou, faz do jeito SUV: olha o estado geral, se tiver acabado e abixonado é argentino; se estiver novinho e potente é japonês (como yo!)! rárárárárárárá glupt engasguei!

E aquele trampo? Quando vai sair?

[]
Mário.

iwakura
22/10/2008, 07:58

Olá Fabricio,

Atenciosamente,

Pro Comp

Fabrício,

Não querendo por água no teu feijão, tenho quase absoluta certeza de que esse kit que tão falando será pro Suzuki Grand Vitara JIII e não pros antigos GV/Tracker! E pode escrever que quêm tá por trás é o grupo SR.

Como o JIII está nos meus planos é uma boa notícia! Isso se a Suzuki não sair com o rabo entre as pernas de novo do Brasil...

[]
Mário

Carlos TA
22/10/2008, 08:18
Segundo um colega daqui de SSA, para usar com as molas originais + calço o melhor seria o à gás, por ser mais duro e compensar um pouco a moleza das molas; já para usar com as molas de opala o melhor seria o a óleo, pois as molas de opala já são mais duras; sem embargo, tem gente aqui no fórum que usa molas de opala + amortecedor à gás!

abç,

Eu uso MOla de Opala e os amortecedores a gás Monroe.

nada a reclamar.

[]'s

Fabil
22/10/2008, 08:18
Fabil

Concordo com você, porém os Japas conseguiram usar fios com bitol fina e ainda assim você pode usar lâmpadas que consomem maior amperagem sem que os fios sofram aquecimento e para se conseguir uma boa instalação de faróis auxiliares (milha), por aqui, temos que usar um fio bem grosso ...

O lance mágico dos fios que foram colocados nos GVs é que eles tem a aparência de fios finos, porém a camada de plástico que os envolve é que os deixam assim ... compare as instalações dos GVs com outros carros, veja a bitola dos fios dos faróis de outros carros, e saberá o que digo ...

Outra coisa Fabil, atingir o FIGO de alguém é fácil, difícil e atingir o intelecto, e sem ser mal educado ou ofensivo é claro ...

Sds.

;719850]uummmmmm essa foi "no figo"....heheheh

T+[/QUOTE]

Suv...

até onde sei, quando falamos em bitola de fios a regra vale é para o ELEMENTO CONDUTOR ou seja, a malha de cobre/aluminio, despresando a espessura do material isolannte...

dai se o fabricante resolver fazer um fio com material isolante mais grosso ou mais fino, apenas irá influienciar na capacidade de isolar e nao na amperagem que o fio suportará.

T+

Newton Guerra
22/10/2008, 10:34
[]'s,
João Víctor

João, se o método do Mário não funcionar :mrgreen:, olhe a segunda letra do número do chassis. Se for "J", é japonês e se for "A" é argentino.

Abraços

hrodrigues
22/10/2008, 15:24
Blz Hélio!

Vou querer ver sim! A propósito, vc já viu o bagageiro novo que a Thule lançou? Show de bola! É perfeito!...já o preço...:parede:

Abraço,

Alexandre

Não sei de qual está falando mas, o cara lá na loja me mostrou um catálogo recém lançado com muitas novidades. Agora os preços ....

Abs

Helio

Murillus
22/10/2008, 17:16
eliminando o calço (tudo que é calçado é um quebra-galho)

Válter e Mário,

pra eliminar os calços so com molas maiores... e amortecedores com curso longo...

vcs acharam alguma solucao?

tb tenho interresse...

agora estou com calço de 2" na dianteira e molas do gv diesel + molar opala 6 cc na trazeira (sem calço)... as molas monroe gv 98 na dianteira e turbogas cofap na trazeira e mantive os prolongadores...

[]s

iwakura
22/10/2008, 17:27
Válter e Mário,

pra eliminar os calços so com molas maiores... e amortecedores com curso longo...

tb tenho interresse...

agora estou com calço de 2" na dianteira e molas do gv diesel + molar opala 6 cc na trazeira (sem calço)... as molas monroe gv 98 na dianteira e turbogas cofap na trazeira e mantive os prolongadores...

[]s

Murillus,

Não estava me referindo ao calço da mola, mas do amortecedor.:concordo:

[]
Mário.

VOVÔ DO TROLLER
22/10/2008, 17:32
Válter e Mário,

tb tenho interresse...

[]s
Boa tarde Murillus. Ainda não encontrei nada. Estou na busca. Qualquer coisa eu informo. Abs.

SUVprata
23/10/2008, 18:42
Mário iwakura

Tú é cheio de graça mesmo, tem certeza de que não é comediante ??? :dance: . :palmas:

Se ele me passar o chassis eu verifico para ele, mas se for um Vitara dificilmente será Argentino, provavelmente 3 opções, Canadense, US ou Japonês ... se tiver o Puta-que-pariu é Canadense ... Muito fácil de verificar ...

Sds.

;720658]E aí João,

Hablá con el, si te contestas es argentino!

Ou, faz do jeito SUV: olha o estado geral, se tiver acabado e abixonado é argentino; se estiver novinho e potente é japonês (como yo!)! rárárárárárárá glupt engasguei!

E aquele trampo? Quando vai sair?

[]
Mário.[/quote]

SUVprata
23/10/2008, 18:46
Newton Guerra

E se for Canadense ! a letar é "C" ???

Sds.

.;720777]João, se o método do Mário não funcionar :mrgreen:, olhe a segunda letra do número do chassis. Se for "J", é japonês e se for "A" é argentino.

Abraços[/quote]

TMorais
23/10/2008, 19:13
Válter e Mário,

tb tenho interresse...

[]s

Murillus,

Como foi a viagem? E o Troller como anda?
Vc está usando na Tracker amortecedor da suprema + o prolongador do amortecedor?:pensativo:

Estive esses dias em Fortaleza.. mas foi muito corrido.:???:

Pedrinha
23/10/2008, 19:21
Caro CarlosJP,

Afinal, vc conseguiu levantar o carro? Decidiu os pneus? Andas sumido!

Abraço,

iwakura
23/10/2008, 19:27
Mário iwakura

Tú é cheio de graça mesmo, tem certeza de que não é comediante ??? :dance: . :palmas:

Se ele me passar o chassis eu verifico para ele, mas se for um Vitara dificilmente será Argentino, provavelmente 3 opções, Canadense, US ou Japonês ... se tiver o Puta-que-pariu é Canadense ... Muito fácil de verificar ...

Sds.

Suvinho,

Tava sumido! O pessoal tava com saudade!

Não, não sou comediante! É que algumas pessoas dão munição, daí a gente não resiste e atira (as piadas claro!)!

E as castaninhas??:mrgreen::mrgreen:

[]
Mário.

Pedrinha
23/10/2008, 19:36
Suvinho,

Tava sumido! O pessoal tava com saudade!

Não, não sou comediante! É que algumas pessoas dão munição, daí a gente não resiste e atira (as piadas claro!)!

E as castaninhas??:mrgreen::mrgreen:

[]
Mário.

Essa dá direito de resposta! :mrgreen:

Pedrinha
23/10/2008, 19:43
Caro Newton,

Onde vc comprou o acabamento (tampa retrátil do GV) do porta-malas? O que veio no meu Tracker já estragou o velcro. Estou pensando tb em confeccionar uma tampa em MDF e forrá-la com couro ou carpete.

Abraço,

CarlosJP
23/10/2008, 19:59
Caro CarlosJP,

Afinal, vc conseguiu levantar o carro? Decidiu os pneus? Andas sumido!

Abraço,

Grande mestre Alexandre:

Continuo acompanhando o forum aqui. Estou apenas "urubuservando" as mensagens e dando boas risadas também.
Coincidentemente comprei hoje os pneus (05). Não é nenhum GO12 não, mas o preço que peguei, foi definitivo na decisão: R$ 398,00 o Destination 235/70 (no MAKRO).
Estou com tudo pronto, mas acho que só vou colocar o kit no final de novembro quando entro de férias (quero acompanhar todo o serviço).
Grato pela lembrança e abraços para todos.

Carlos_JP.

PS: Fiz o teste drive no GV JIII (manual e automático). SENSACIONAL !!!!!

Newton Guerra
23/10/2008, 20:06
Newton Guerra

E se for Canadense ! a letar é "C" ???

Sds.

.;720777]João, se o método do Mário não funcionar :mrgreen:, olhe a segunda letra do número do chassis. Se for "J", é japonês e se for "A" é argentino.

Abraços

Sei lá, é mais ou menos isso:

Japão: JA - JO
Argentina: 8A-8E
Canadá: 2A-2O

"ABCDEFGHIJKLMNOPQ o numero total gravado no chassi, cada letra é um campo do código
AB= código do país.
A seguir as determinações dos veiculos de países que são mais comuns por aqui e que realmente nos interessam:

JA-J0 Japão
KF-KK Israel
LA-L0 China
ML-MR Tailândia
PL-PR Malásia
RF-RK Taiwan
SA-SM Grã Bretanha
SN-ST Alemanha
TJ-TP Tchecoslováquia
U5-U7 Slováquia
VA-VE Áustria
VF-VR França
WA-W0 Alemanha
ZA-ZR Itália
1A-10 Estados Unidos
2A-20 Canadá
3A-3W México
4A-40 Estados Unidos
5A-50 Estados Unidos
8A-8E Argentina
8F-8K Chile
8L-8R Equador
9A-9E Brasil
9L-9R Paraguay
9S-9W Uruguai
93-99 Brasil
90 Não determinado

CD Código do fabricante.
Cada fabricante que produz mais de 500 unidades por ano possui seu código, portanto é impossível listar todos aqui.

DEFGH Código do equipamento.
Esta parte é deixada para que cada fabricante use como quiser. Normalmente dizem respeito a modelos, versões ou até mesmo equipamentos que possam vir instalados de fábrica. É o único lugar onde a letra "O" pode aparecer.

I Dígito de checagem.
Este dígito é usado como resultado de uma conta que checa o número do chassi. Para cada letra da seqüência é adotado um valor:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z.......
1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4 5 6 7 8 9 1 2 3 4......

Cada valor ou número é multiplicado por um fator de acordo com a sua posição:

A B C D E F G H I J K L M N O P Q
8 7 6 5 4 3 2 10 0 9 8 7 6 5 4 3 2

O resultado é somado;
o total é dividido por 11;
este é o dígito de checagem. Caso o resultado seja "10" o dígito de checagem será "X".

J Ano do modelo.
O ano do modelo normalmente vale de 1º de setembro do ano anterior a 31 de agosto do ano indicado.

A 1980 2010
B 1981 2011
C 1982 2012
D 1983 2013
E 1984 2014
F 1985 2015
G 1986 2016
H 1987 2017
J 1988 2018
K 1989 2019
L 1990 2020
M 1991 2021
N 1992 2022
P 1993 2023
R 1994 2024
S 1995 2025
T 1996 2026
V 1997 2027
W 1998 2028
X 1999 2029
Y 2000 2030
1 2001 2031
2 2002 2032
3 2003 2033
4 2004 2034
5 2005 2035
6 2006 2036
7 2007 2037
8 2008 2038
9 2009 2039

e o padrão se repete a cada 30 anos...

K Código da fábrica.
Para cada unidade que o fabricante possuir ao redor do mundo é determinado um código diferente.

LMNOPQ Número serial.
Pode ser resetado a cada nova versão ou não a critério do fabricante.

Note que a seqüência é de A para Z, depois de 1 para 9, depois 0.

As letras I, O, Q não são normalmente usadas pela possibilidade de serem confundidas com os números "1" e "0".

O código inteiro pode variar de acordo com a legislação local.

Fonte: Alumini Fabricante de Placas S/A"

Abraços

Newton Guerra
23/10/2008, 20:22
Caro Newton,

Onde vc comprou o acabamento (tampa retrátil do GV) do porta-malas? O que veio no meu Tracker já estragou o velcro. Estou pensando tb em confeccionar uma tampa em MDF e forrá-la com couro ou carpete.

Abraço,

Pedrinha, comprei na Japan, quando comprei o GV em 2005. Tinha uma usadinha lá. O meu velcro já está ficando ruim também :evil:.

Você já viu essa tampa? É uma barra que apóia nas duas ranhuras mais próximas ao banco e tem uma parte retrátil. Puxando, uma chapa rígida encaixa nas outras ranhuras. O problema é que tem uma cortininha que sai para trás e prende nuns encaixes nos bancos. Esse encaixes não vieram no Tracker.

Abraços

Carlos TA
23/10/2008, 20:30
Pessoal, ´
alguém já viu esta empresa?
E a que fabrica estas molas ?
http://www.versaoterra.com/grand_vitara.htm
Pode ser uma fonte de pesquisa prá quem não está satisfeito com os calços na dianteira.

[]'s

Pedrinha
23/10/2008, 20:34
Pedrinha, comprei na Japan, quando comprei o GV em 2005. Tinha uma usadinha lá. O meu velcro já está ficando ruim também :evil:.

Você já viu essa tampa? É uma barra que apóia nas duas ranhuras mais próximas ao banco e tem uma parte retrátil. Puxando, uma chapa rígida encaixa nas outras ranhuras. O problema é que tem uma cortininha que sai para trás e prende nuns encaixes nos bancos. Esse encaixes não vieram no Tracker.

Abraços

Poizé Newton, no meu ex-GV (argentino), tinha esta barra com esta tampa retrátil. Mas infelizmente os hermanitos não gostam muito de acabamentos e facilidades. Inclusive eliminaram a gaveta que havia debaixo do banco. Fazer o quê??? Se eu não achar esta barra num ferro-velho qq, vou confeccionar uma tampa em MDF. Como molde, utilizo este acabamento tabajara que veio no carro.

Abraço,

Carlos TA
23/10/2008, 20:38
Mais uma,

alguém já percebeu um barulho no tambor de freios após andar em trechos com muita lama?
Entra lama dentro do tambor?
è fácil de desmontar para limpar ?
Já lavei o carro por baixo e o barulho não para.

Obrigado.

AlemãoRS
23/10/2008, 20:41
Sim, entra e não adianta só limpar, vai ter que trocar as lonas pq a lama consome com elas.

Carlos TA
23/10/2008, 20:45
Sim, entra e não adianta só limpar, vai ter que trocar as lonas pq a lama consome com elas.

Putz, toda vez que andar em lama corro o risco de ter que trocar as lonas ? $$$

Aproveitando , alguém sabe preço , modelo e onde comprar ?

Valeu

VOVÔ DO TROLLER
23/10/2008, 21:13
Pessoal, ´
Pode ser uma fonte de pesquisa prá quem não está satisfeito com os calços na dianteira.

[]'s
Boa informação Carlos, entretanto, acho que pelo endereço, esta loja fica em Portugal, o que dificulta um bocado a aquisição. Abs

VOVÔ DO TROLLER
23/10/2008, 21:15

Valeu
Eu estou passando em lama há 2 anos e aparentemente até agora, parece que está tudo normal .Abs.

Carneiro
23/10/2008, 21:35

Eu fiz uma trilha com muita lama e atoleiro, lá para abril. Depois, somente agora, uma outro muito pesada. Quando o mecânico foi olha o freio, a lona tava com 1/4 de vida (o carro com menos de 20 mil km).

Se logo depois da trilha puder limpar o tambor e a lona, ela deve durar mais. A questão é que se fica areia lá, já viu...

Paguei R$ 190,00 o conjunto (4 peças, sapata com lona). Não conversei com o Daniel (mecânico) da opção de trocar somente a lona. Parece que as de VW Brasília da Fras-le cabem direitinho.

Abraços,

Márcio.

Carlos TA
23/10/2008, 21:39
Paguei R$ 190,00 o conjunto (4 peças, sapata com lona). Não conversei com o Daniel (mecânico) da opção de trocar somente a lona. Parece que as de VW Brasília da Fras-le cabem direitinho.

Abraços,

Márcio.

Valter e Márcio,
vou ter que mandar abrir para conferir.

Obrigado.

[]'s

SUVprata
24/10/2008, 01:37
Carlos TA

É o seguinte ...

Para desmontar é muito fácil, muito mesmo, e se caso a trava da mola que mantem as sapatas para dentro estiverem danificadas, ou forem danificadas ao se tirar, basta usar as do Monza, o comprimento é o mesmo, o diâmetro é o mesmo, maravilha, e o sistema que realmente trava a mola ao pino, é muito melhor do que o original, toda vez que compro carro velho eu dou uma geral, e como tava acostumado, quando me deparei com a trava ruim, me veio a mente as do monza ...

Em relação as lonas, as originais são coladas, pode-se encontrar locais que colam novamente e com preço bem convidativos, mas terá que esperar duas horas no mínimo para elas secarem, por isso e por ser melhor, aconselho a comprar lonas novas de carros nacionais e furar nas sapatas do GV e colocar como de costume, usando rebites ... fica melhor do que coladas e terá mais facilidade para efetuar trocas futuras ... serviço barato e fácil, se você já tiver tirado sapatas de outros carros algum dia, pode levantar e fazer você mesmo, o sistema do GV/ Tracker é auto-ajustável, não tem aquela catraquinha que se usa ... apenas desmonte e lubrifique ... aproveite e veja os cilindros das rodas, sempre aparecem um pequeno vazamento, e nesta hora é ideal a troca ... normalmente o valor de cada uma é 140,00 eu comprei em uma auto-peças e paguei 90,00 cada, se precisar é só me pedir que envio ,,,

Sds.

;722422]Putz, toda vez que andar em lama corro o risco de ter que trocar as lonas ? $$$

Valeu[/quote]

Carlos TA
24/10/2008, 07:35
Carlos TA

É o seguinte ...

Para desmontar é muito fácil, muito mesmo, e se caso a trava da mola que mantem as sapatas para dentro estiverem danificadas, ou forem danificadas ao se tirar, basta usar as do Monza, o comprimento é o mesmo, o diâmetro é o mesmo, maravilha, e o sistema que realmente trava a mola ao pino, é muito melhor do que o original, toda vez que compro carro velho eu dou uma geral, e como tava acostumado, quando me deparei com a trava ruim, me veio a mente as do monza ...

Em relação as lonas, as originais são coladas, pode-se encontrar locais que colam novamente e com preço bem convidativos, mas terá que esperar duas horas no mínimo para elas secarem, por isso e por ser melhor, aconselho a comprar lonas novas de carros nacionais e furar nas sapatas do GV e colocar como de costume, usando rebites ... fica melhor do que coladas e terá mais facilidade para efetuar trocas futuras ... serviço barato e fácil, se você já tiver tirado sapatas de outros carros algum dia, pode levantar e fazer você mesmo, o sistema do GV/ Tracker é auto-ajustável, não tem aquela catraquinha que se usa ... apenas desmonte e lubrifique ... aproveite e veja os cilindros das rodas, sempre aparecem um pequeno vazamento, e nesta hora é ideal a troca ... normalmente o valor de cada uma é 140,00 eu comprei em uma auto-peças e paguei 90,00 cada, se precisar é só me pedir que envio ,,,

Sds.
Valeu[/quote]

Valeu SUV,

Obrigado.

Zé Novais
24/10/2008, 08:11
Pessoal, ´

[]'s

Fala carlos, da uma olha nessa empresa tb . . .

Abç.

Zé Novais
24/10/2008, 08:11
esqueci o endereço . . . rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

www.ironmansuspension.com.br

Zé Novais
24/10/2008, 08:12
tem pra GV e TK . . .

Zé Novais
24/10/2008, 08:13
mandei uns mails pedindo informações, as peças estão pra chegar junto com valores e fotos, qq novidade posto aki . . .

Carlos TA
24/10/2008, 08:28
mandei uns mails pedindo informações, as peças estão pra chegar junto com valores e fotos, qq novidade posto aki . . .

Fico no aguardo das novidades.

[]'s

Fabriciooliver
24/10/2008, 10:37
Pessoal,

Comprei o amortecedor monroe como sendo a gás e veio um hidraulico, entao vou devolver na loja.

Na http://www.rumoautopecas.com.br/product/237412.html tem ele, falei com o suporte e ele informou que realmente é a gás.

Liguei pra Japan, eles tem o modelo a óleo, e disseram que não oexiste modelo a gás.

Em quem acreditar??????

Andre, se não me engano falow que usa o modelo a gás, pode confirmar a informação? me passa seu tel para eu tirar essa duvida, pois preciso fechar isso hj antes do meio dia.

aguardo

iwakura
24/10/2008, 11:47
Pessoal,

Comprei o amortecedor monroe como sendo a gás e veio um hidraulico, entao vou devolver na loja.

Na http://www.rumoautopecas.com.br/product/237412.html tem ele, falei com o suporte e ele informou que realmente é a gás.

Liguei pra Japan, eles tem o modelo a óleo, e disseram que não oexiste modelo a gás.

Em quem acreditar??????

Andre, se não me engano falow que usa o modelo a gás, pode confirmar a informação? me passa seu tel para eu tirar essa duvida, pois preciso fechar isso hj antes do meio dia.

aguardo

Monroe nacional a gás só o traseiro. O dianteiro somente convencional a óleo.

A gás dianteiro, Monroe Sensa-Track (cód. 71590/71591), só se for importado:

http://www.shockwarehouse.com/site/product.cfm/id/18695/name/71591-Monroe-Sensatrac-Geo,-GM,-and-Suzuki

[]
Mário.

VOVÔ DO TROLLER
24/10/2008, 13:20
Carlos TA

É o seguinte ...

Sds.

;722422]Putz, toda vez que andar em lama corro o risco de ter que trocar as lonas ? $$$

Valeu[/QUOTE]
Valeu Suv. Boa dica. Abs

Carlos TA
24/10/2008, 13:57
Pessoal só para dar retorno do problema nas lonas.

Estive na casa de freios e quando desmontou tava cheio de terra.
Mas o problema maior era a lona que já tinha acabado , estava praticamente na sapata :oops::oops: , falha na manutenção preventiva.

Resultado , colou as quatro lonas,ficou 100% , preço 120,00.

Obrigado pelas dicas.

[]'s

Carneiro
24/10/2008, 15:08
Pessoal só para dar retorno do problema nas lonas.

Estive na casa de freios e quando desmontou tava cheio de terra.
Mas o problema maior era a lona que já tinha acabado , estava praticamente na sapata :oops::oops: , falha na manutenção preventiva.

Resultado , colou as quatro lonas,ficou 100% , preço 120,00.

Obrigado pelas dicas.

[]'s

Poxa, mas 120 reais só as lonas!? Não existe lona para o GV/Tracker. Ele deve ter usado outra, teria que ser uns 50 reais, de repente 80 com mão de obra...

M.

Carlos TA
24/10/2008, 15:13
Poxa, mas 120 reais só as lonas!? Não existe lona para o GV/Tracker. Ele deve ter usado outra, teria que ser uns 50 reais, de repente 80 com mão de obra...

M.

Ele me cobrou 80,00 pelas lonas + 40,00 de MO , foi o melhor preço que encontrei por estas bandas de cá.

Fabriciooliver
24/10/2008, 15:53
Valeu Mario,

É exatamente essa informação, somente o monroe importado é a gas. Devolvi o que comprei hidraulico e fiz o pedido na rumo do modelo a gás, obrigado pela informação.

Carlos,

Conversei hoje com Fabiano do Samurai Speed Porco, e ele me infomou que vc usa molas dianteiras do GV a Diesel e que ganhou 3" com ela, essa informação procede? se sim, onde encontrou as molas, pois nesse caso substitui o calço e é a solução que todos querem.

Murillus
24/10/2008, 16:35
Putz!

Lama é florida...

Pior quando a lama fede...

Mas a brincaeira é muito boa...

lembrem-se de sempre dar uma geral no motor de partida, freios, radiador (ja vi um explodir pois tinha virado um "tijolo"), velas...

Geralmente basta so limpar...

uma dica é evitar usar o freio na trilha o maximo que puder e depois correr pra lavar... a lama (agua + areia) entra... depois a agua sai e a areia fica comendo as lonas... e quanto mais voce pedala pior...

[]s... e bem vindos aos loucos por adrenalina...

Carlos TA
24/10/2008, 17:30
Valeu Mario,
Carlos,

Conversei hoje com Fabiano do Samurai Speed Porco, e ele me infomou que vc usa molas dianteiras do GV a Diesel e que ganhou 3" com ela, essa informação procede? se sim, onde encontrou as molas, pois nesse caso substitui o calço e é a solução que todos querem.

Não é bem assi ,
eu uso o calço junto com a mola , os dois juntos somam 3"
e formou um conjunto muito mais firme , mais adequado para trilhas , acabou o fim de curso nos amortecedores dianteiros.

[]'s

Andre Sousa
24/10/2008, 17:38
Não é bem assi ,
eu uso o calço junto com a mola , os dois juntos somam 3"
e formou um conjunto muito mais firme , mais adequado para trilhas , acabou o fim de curso nos amortecedores dianteiros.

[]'s

Também estou com essa configuração na dianteira e recomendo. Realmente ela dá um pequeno ganho de altura em comparação com a mola original Tracker 2.0 gasolina. Essa solução pra dianteira combina bem com a colocação de molas do Opala na traseira. As molas do Opala (que devem ser usadas sem os calços) deixam a traseira bem mais alta em relação a dianteira. As molas do diesel ou do V6 na dianteira compensam isso e a suspensão inteira ganha uns 2 a 3 cm.

Carlos TA
24/10/2008, 17:44
. As molas do diesel ou do V6 na dianteira compensam isso e a suspensão inteira ganha uns 2 a 3 cm.

É isto aí André , 2 a 3 , considero 2,5 ou 1" .

Pode mudar lá na sua assinatura 3" + 2". :concordo:

[]'s

VOVÔ DO TROLLER
24/10/2008, 18:05
Este aumento de suspensão , com as molas do V6 na dianteira e do Opala na traseira, não vai dar nenhum problema no conjunto de suspensão,incluindo aí a bieleta? Abs

Carlos TA
24/10/2008, 18:14
Este aumento de suspensão , com as molas do V6 na dianteira e do Opala na traseira, não vai dar nenhum problema no conjunto de suspensão,incluindo aí a bieleta? Abs

Na traseira , não vi nada que pudesse sofrer mais , agora na frente a bieleta e homocinéticas com certeza ,eu já tirei a barra estabilizadora , e para as homocinéticas eu comprei um par de suportes do diferencial para rebaixa-lo em 3cm e compensar esta polegada extra.

O primeiro torneiro que fui me cobrou 450,00 pela modificação nos suportes e eu achei caro estou procurando outro prá cotar.

Continuo na tentaiva e erro,colocando o carro para rodar em trilhas e qualquer coisa eu posto aqui, por enquanto está tudo ok.:concordo:

[]'s

Carlos TA
24/10/2008, 18:21
Continuo na tentaiva e erro,colocando o carro para rodar em trilhas e qualquer coisa eu posto aqui, por enquanto está tudo ok.:concordo:

[]'s

Mais um detalhe que é pequeno mas acho que faz diferença.
Na homocinética externa tem uma trava fininha que fica presa na extria do eixo que passa dentro do cubo. Retirei esta trava com o objetivo de permitir que este eixo corra alguns mm no limite da abertura da suspensão.

Agora, percebi que a suspensão dianteira está limitada a abertura pela bandeja , para abrir mais só mexendo nela.

[]'s

VOVÔ DO TROLLER
24/10/2008, 18:37
Mais um detalhe que é pequeno mas acho que faz diferença.
Na homocinética externa tem uma trava fininha que fica presa na extria do eixo que passa dentro do cubo. Retirei esta trava com o objetivo de permitir que este eixo corra alguns mm no limite da abertura da suspensão.

Agora, percebi que a suspensão dianteira está limitada a abertura pela bandeja , para abrir mais só mexendo nela.

[]'s
Obrigado Carlos pelas dicas. Pelo jeito , é mais complicado do que eu imaginava. Não tem como deixar a barra estabilizadora? Abs e um bom final de semana. Válter

Carlos TA
24/10/2008, 18:40
Obrigado Carlos pelas dicas. Pelo jeito , é mais complicado do que eu imaginava. Não tem como deixar a barra estabilizadora? Abs e um bom final de semana. Válter

No meu caso só com as duas polegadas eu já tinha quebrado 3 bieletas mesmo com aqueles calços da barra estabilizadora , foi quando eu desisti dela. Não sei se o André continua usando a barra...

[]'s

Andre Sousa
24/10/2008, 18:52
Na traseira , não vi nada que pudesse sofrer mais , agora na frente a bieleta e homocinéticas com certeza ,eu já tirei a barra estabilizadora , e para as homocinéticas eu comprei um par de suportes do diferencial para rebaixa-lo em 3cm e compensar esta polegada extra.
[]'s

As colocaçõs do Carlos estão perfeitas. Na dianteira o rebaixamento do diferencial (como já postado anteriormente inclusive com muitas fotos) é a solução para o impedir o desgaste das homocinéticas - inclusive pra quem só usa calços de 2".

Na traseira eu realoquei a barra Panhard fazendo um prolongador semelhante ao que vem no kit da Calmini.
Vamos tentar explicar: Visto por trás, o eixo traseiro sobe e desce verticalmente pelo movimento natural da suspensão. Horizontalmente esse mesmo eixo é centralizado pela fixação da barra Panhard que o prende transversalmente ao chassis. Com o aumento da suspensão a barra Panhard faz um movimento circular puxando o eixo para à direita. Ou seja, visto por trás a roda traseira da direita (carona) fica mais pra fora do que a esquerda. Com o prolongador da fixação da Panhard o eixo rígito traseiro volta a ficar centralizado.

Recomendaria isso pra todos que usam mola de Opala. Nesse tópico já foram postadas várias fotos dessa operação. Tenho um molde feito em madeira desse prolongador.

Abraços

Abraços.

Carlos TA
24/10/2008, 19:15
Recomendaria isso pra todos que usam mola de Opala. Nesse tópico já foram postadas várias fotos dessa operação. Tenho um molde feito em madeira desse prolongador.

Abraços

Abraços.

Andre ,
Você lembra quanto custou este prolongador da Panhard ?
O molde está disponível para empréstimo?:oops::dance:
Você acha que com esta alteração temos um ganho no curso da suspensão? Imaginando que sem o prolongador a barra estaria limitando o sobe e desce do eixo.

Valeu

CarlosJP
24/10/2008, 19:26
As colocaçõs do Carlos estão perfeitas. Na dianteira o rebaixamento do diferencial (como já postado anteriormente inclusive com muitas fotos) é a solução para o impedir o desgaste das homocinéticas - inclusive pra quem só usa calços de 2".

Na traseira eu realoquei a barra Panhard fazendo um prolongador semelhante ao que vem no kit da Calmini.
Vamos tentar explicar: Visto por trás, o eixo traseiro sobe e desce verticalmente pelo movimento natural da suspensão. Horizontalmente esse mesmo eixo é centralizado pela fixação da barra Panhard que o prende transversalmente ao chassis. Com o aumento da suspensão a barra Panhard faz um movimento circular puxando o eixo para à direita. Ou seja, visto por trás a roda traseira da direita (carona) fica mais pra fora do que a esquerda. Com o prolongador da fixação da Panhard o eixo rígito traseiro volta a ficar centralizado.

Abraços

Abraços.
André:

Entre todas as modificações a serem feitas, esta do prolongador da barra Panhard é, a meu ver, a mais complexa.
Você poderia repassar uma cópia do desenho e das medidas necessárias, de forma que seja possível mandar produzir uma por aqui?
É possível?

Abraços,

Carlos_JP.

nagata
24/10/2008, 21:15
A quem possa interessar, na minha busca desenfreada por amortecedores traseiros do Omega Suprema á gas GBL 1024 hj achei em um site que inclusive já comprei o amplificador do meu som, por um preço até bom.

Segue o link:

http://www3.ciashop.com.br/wolloko/dept.asp?template_id=3&partner_id=1&dept%5Fid=647

[]'s

Pedrinha
24/10/2008, 21:56
Também estou com essa configuração na dianteira e recomendo. Realmente ela dá um pequeno ganho de altura em comparação com a mola original Tracker 2.0 gasolina. Essa solução pra dianteira combina bem com a colocação de molas do Opala na traseira. As molas do Opala (que devem ser usadas sem os calços) deixam a traseira bem mais alta em relação a dianteira. As molas do diesel ou do V6 na dianteira compensam isso e a suspensão inteira ganha uns 2 a 3 cm.

Caro Andre,

Acredito que o que está destacado em vermelho só acontece com quem opta por instalar na traseira do Tracker as molas dianteiras do Opala 6 CC. Eu estou usando molas dianteiras do Opala 4 CC e a diferença da traseira para a dianteira é imperceptível.

Abraço,

VOVÔ DO TROLLER
24/10/2008, 23:12
Caro Andre,

Acredito que o que está destacado em vermelho só acontece com quem opta por instalar na traseira do Tracker as molas dianteiras do Opala 6 CC. Eu estou usando molas dianteiras do Opala 4 CC e a diferença da traseira para a dianteira é imperceptível.

Abraço,

Valeu Pedrinha pela dica. Na frente você está usando a mola original + calço? Abs.

Fabriciooliver
25/10/2008, 10:08
Pessoal,

Pra quem o André disponibilizar o molde do prolongador da barra Panhard, faz uma a mais e ver o preço que tenho interesse e talvez outros tenham tambem, quem tiver diponibilidade em fazer, pode consultar a galera ate pra barganhar no preço da confecçao.

Sobre a bieleta eu ja trinha quebrado 2, até que resolvi fazer uma, adptei de outro, cortando, soldando, inclusive quando preparamos a bieleta, verificamos que a que tava no carro ja estava empanada, entao a nova ja soldamos e refoçamops ela empenada. Tou usando a uns 5 meses, e ta novinha.

SUVprata
25/10/2008, 11:02
Pedrinha (Peroba)

Como tenho amizade forte em uma auto-peças, pude ter as duas molas na mão (na verdade as 4) 6 cc para carros com e sem ar e 4 cc para carros com e sem ar, e ambas são da mesma altura, o que diferencia elas é apenas 1 mm de espessura no aço das molas, mesmo número de elos e mesma altura ...

Eu inicialmente usei as de 6 cc com ar e depois de 4 sem ar, (primeiro sem ar), e a altura não alterou em nada, depois coloquei as de 4 cc com ar, e como não houve alteração na altura nem cheguei a usar as de 6 cc sem ar, confesso que optei por 4 cc com ar apenas por raciocinar que o carro deveria ficar mais macio, não cheguei a andar com as demais, apenas instalava e baixava o carro, forçava ele algumas vezes para o chão com intenção de acentar as molas e fazer com que elas se movimentassem para assegurar que estariam "encaixadas" ...

Sds.

;723347]Caro Andre,

Abraço,

Alexandre. :concordo:[/quote]

VOVÔ DO TROLLER
25/10/2008, 12:14
Pedrinha (Peroba)

Como tenho amizade forte em uma auto-peças, pude ter as duas molas na mão (na verdade as 4) 6 cc para carros com e sem ar e 4 cc para carros com e sem ar, e ambas são da mesma altura, o que diferencia elas é apenas 1 mm de espessura no aço das molas, mesmo número de elos e mesma altura ...

Eu inicialmente usei as de 6 cc com ar e depois de 4 sem ar, (primeiro sem ar), e a altura não alterou em nada, depois coloquei as de 4 cc com ar, e como não houve alteração na altura nem cheguei a usar as de 6 cc sem ar, confesso que optei por 4 cc com ar apenas por raciocinar que o carro deveria ficar mais macio, não cheguei a andar com as demais, apenas instalava e baixava o carro, forçava ele algumas vezes para o chão com intenção de acentar as molas e fazer com que elas se movimentassem para assegurar que estariam "encaixadas" ...

Sds.

;723347]Caro Andre,

Abraço,

Alexandre. :concordo:[/QUOTE]
Valeu Suv, mais uma dica anotada. Eu acho que não entendi direito . A mola do 4 cc sem ar não teria que ser mais macia do que o 4 cc com ar, pois o peso a sustentar não seria menor? Abs.

Pedrinha
25/10/2008, 19:18
Valeu Pedrinha pela dica. Na frente você está usando a mola original + calço? Abs.

Olá Valter!

Sim! Na dianteira estou usando molas originais + amortecedores originais + calços + prolongadores de batentes (assim não dá fim de curso).
Não devo ter problemas, pois não faço trilhas...apenas utilizo estradas de terra com um ou outro obstáculo, dependendo da estação do ano.

Pedrinha
25/10/2008, 19:20
Pessoal,

Pra quem o André disponibilizar o molde do prolongador da barra Panhard, faz uma a mais e ver o preço que tenho interesse e talvez outros tenham tambem, quem tiver diponibilidade em fazer, pode consultar a galera ate pra barganhar no preço da confecçao.

Sobre a bieleta eu ja trinha quebrado 2, até que resolvi fazer uma, adptei de outro, cortando, soldando, inclusive quando preparamos a bieleta, verificamos que a que tava no carro ja estava empanada, entao a nova ja soldamos e refoçamops ela empenada. Tou usando a uns 5 meses, e ta novinha.

Eu tb tive bieletas quebradas, por conta deu ter montado elas invertidas (erradas). Meu mecânico tb as soldou e estou usando elas desde então, sem problemas. Por via das dúvidas, ando com bieletas do Honda Civic 99 dentro do porta luvas. :mrgreen:

Pedrinha
25/10/2008, 19:27
Caro SUV,

Eu não disse que as molas dianteiras do Opala 4 CC são menores que as do Opala 6 CC. Apenas disse que, qd montadas no meu Tracker, a traseira não ficou muito mais alta que a dianteira. A diferença de altura da traseira para dianteira no meu carro é insignificante e imperceptível.
Quanto à traseira ficar dura, realmente ficou, só que eu acho assim bem melhor do que como vem na configuração original. Eu, pessoalmente acho a suspensão traseira original muito molenga. Como meu carro está quase sempre andando muito cheio e pesado, um par de molas mais duras, tornou-o muito mais confortável e estável.
Mas, isso depende muito do uso que se fará do carro. Acredito que para quem faz trilhas, uma suspensão traseira mais firme deixa o carro mais na mão!

SUVprata
25/10/2008, 20:50
A minha colocação em estar usando molas de 4 cilindros com ar e dizer que são mais macias, foi comparando com as de 6 cc (com ou sem ar)...

Acabei optando por as do 4 cc com ar, por serem mais macias do que os de 6 cc e um pouco mais resistente do que as do 4 cc sem ar ...

Sds.

Valeu Suv, mais uma dica anotada. Eu acho que não entendi direito . A mola do 4 cc sem ar não teria que ser mais macia do que o 4 cc com ar, pois o peso a sustentar não seria menor? Abs.[/quote]

SUVprata
25/10/2008, 20:59
Pedrinha

Eu estarei me esforçando ao máximo para conseguir um amortecedor mais adequado para a dianteira do carro, pois quando faço adaptação procuro tentar ser melhor do que o original, pelo que já vi em catálogos, com certeza existe um amortecedor com curso mais longo e com mesma capacidade (ou maior) do que os do GV/Tracker, estou não levando em consideração a base para molas conjugadas com o amortecedor, pois uma grande maioria de amortecedores dianteiros vem com a base como uma beirola, para receber as molas, em nossos carros as molas são independentes do amortecedor, mas a retirada dessa "beirola" não seria tarefa difícil, e nem iria descaracterizar o amortecedor, apenas irá torna-lo similar aos que não possuem ... em mensagem anterior a essa coloquei fotos do que estou falando ... não tive tempo de ir a auto-peças, mas vi em uma Ducato e ela possue o que estou falando, e em relação as molas, devem existir algumas que sejam similares também ... senão, eu mesmo confeccionarei um prolongador do eixo do amortecedor em inóx ... na mesma proporção que o carro subir, isso devido as molas+batentes ou molas mais altas ...

Sds.

;723695]Caro SUV,

Eu não disse que as molas dianteiras do Opala 4 CC são menores que as do Opala 6 CC. Apenas disse que, qd montadas no meu Tracker, a traseira não ficou muito mais alta que a dianteira. A diferença de altura da traseira para dianteira no meu carro é insignificante e imperceptível.
Quanto à traseira ficar dura, realmente ficou, só que eu acho assim bem melhor do que como vem na configuração original. Eu, pessoalmente acho a suspensão traseira original muito molenga. Como meu carro está quase sempre andando muito cheio e pesado, um par de molas mais duras, tornou-o muito mais confortável e estável.
Mas, isso depende muito do uso que se fará do carro. Acredito que para quem faz trilhas, uma suspensão traseira mais firme deixa o carro mais na mão!

[]s. :concordo:[/quote]

SUVprata
25/10/2008, 21:06
Dê uma olhada nos amortecedores abaixo, tirando a "beirola" que sustentariam as molas, ficam iguais aos nossos, e eles são fabricados para carros pesados, como Ducato, Sprinter, etc ... basta ver o curso e resistência ao peso ...

Pedrinha

Você pode conferir nos sites dos fabricantes, como Monroe, Cofap, Fabrini etc ...
As molas são diferentes decorrentes dos motores e se com ou sem ar, mas os amortecedroes são os mesmos, ou seja, se acharmos um amortecedor com curso inferior e superior adequado, este servirá perfeitamente ... segunda e terça estou de folga e irei a auto-peças e te informo depois, qualquer coisa na Quarta te mando um Notes ou ligo via rota, estarei de 07 x 15 ...

Sds.

Pedrinha
26/10/2008, 08:54
Caro SUV,

Acho que vc confundiu os assuntos. Eu estava me referindo à suspensão traseira. Minha suspensão dianteira está Ok. Isto inclui os amortecedores dianteiros. Como não faço trilhas, não vejo nenhum problema em estar andando com calços de molas e amortecedores na frente. Depois das modificações feitas em meu carro, não tenho nada a reclamar. O carro está ótimo!

TMorais
26/10/2008, 11:04
[quote=SUVprata;723735]
Eu estarei me esforçando ao máximo para conseguir um amortecedor mais adequado para a dianteira do carro, pois quando faço adaptação procuro tentar ser melhor do que o original, pelo que já vi em catálogos, com certeza existe um amortecedor com curso mais longo e com mesma capacidade (ou maior) do que os do GV/Tracker, estou não levando em consideração a base para molas conjugadas com o amortecedor, pois uma grande maioria de amortecedores dianteiros vem com a base como uma beirola, para receber as molas, em nossos carros as molas são independentes do amortecedor, mas a retirada dessa "beirola" não seria tarefa difícil, e nem iria descaracterizar o amortecedor, apenas irá torna-lo similar aos que não possuem ... em mensagem anterior a essa coloquei fotos do que estou falando ... não tive tempo de ir a auto-peças, mas vi em uma Ducato e ela possue o que estou falando, e em relação as molas, devem existir algumas que sejam similares também ... senão, eu mesmo confeccionarei um prolongador do eixo do amortecedor em inóx ... na mesma proporção que o carro subir, isso devido as molas+batentes ou molas mais altas ...

Sds.

;723695]

SUV,

Se conseguir um amortecedor adequado que substitua os originais informe ai...

SUVprata
26/10/2008, 14:51
Galera dono de Tracker e Gv gasolina ...

Uma boa e má notícia ...

Bem, acabei de ir a uma concessionária Suziki e dei uma olhada no novo (não tão novo, pois foi lançado em 2005), Grand Vitara. e me deparei com mudanças e pequenas alterações que não me agradaram ...

As más notícias, é que ele não é mais chassi independente, ele é monobloco, similar ao ÉcaSport, estrutura um pouco mais robusta, mas não chega aos pés do Tracker/Gv anterior a ele ...

O motor é o mesmo do GV/Tracker gasolina, apenas (pelo pouco que conheço), alteração no vira-brequim e pistões para ter almentado de 128 CV para 140 CV, e algumas poucas mudanças eletrônicas ... Eles devem ter tomado esta atitude, pelas mesmas que muitos que quando entram no mercado nacional assumem, ou seja redução de custo para baratear a venda, para que ele se torne mais competitivo em relação ao preço, que não é tão agradável assim, 90.000,00 ... E lá fora ele custa 19,499 dólares Para terem uma idéia sobre o motor, o nome dele é o mesmo do Tracker/Gv gasolina , J20A ...

As boas notícias, é que para quem tem Tracker/Gv gasolina, terão peças de sobra, pois como falei, o motor é o mesmo, mudou apenas o eixo vira-brequim e pistões (e pouquíssimas outras peças), e sendo assim, quem agora precisar de KIT de correntes, jogo de juntas, tuchos hidráulicos, etc ... terão mais a vontade, só não sabemos se serão em valores agradáveis ...

Realmente eu particularmente não gostei muito, pois esperava ver o motor V6 com 185 CV...

Para quem gosta de fazer pequenas alterações do tipo: levantar o carro, mexer na suspenção, deixar ele mais para trilha, se depararão com um carro com limitações, devido justamente as mudanças que comentei ...

Para quem gosta de trilha, a melhor opção ainda sem dúvidas é o Tracker/Gv antigo, pois agora teremos mais peças e reposição imediata, e ainda teremos um carro mais facilidades de up-grade, bem como mudanças radicais ...

Tomara que somente eu tenha tido esta impressão, espero que vocês gostem, io visual é bonito, mas para quem quer estrutura e robustéz, o carro deixa a desejar ...
Até por que a mola dele é conjugada com o amortecedor, o que impõe limites de melhorias ... ele deve ter ficado bem mais confortável, o que quem gosta de trilha pouco se importa ..

Sds.

Sds.

RABUGENTO
26/10/2008, 17:42
Desse jeito vai virar jipe de shopping...

Joao Baeta
26/10/2008, 18:24
:arrow:Pois e!
Ficou + on do que off road!
E colocou bloq central!

Alexandre X
26/10/2008, 18:31
Voces que são entendidos :mrgreen:

Nos estados unidos quando eles falam em Vitara estão se referindo aos nossos GV 1.6 e 2.0 e quando falam em GV são nossos GV V6?

Andre Sousa
26/10/2008, 22:46
Pedrinha (Peroba)

.

Isso mesmo. Eu uso as molas do 4cc.

Andre Sousa
26/10/2008, 22:51
Pedrinha

Graaaaaaaaaaaaaaaaaande contribuição. Valeu. Vou ficar aguardando também.

Andre Sousa
26/10/2008, 23:04
Andre ,
Você lembra quanto custou este prolongador da Panhard ?
O molde está disponível para empréstimo?:oops::dance:
Você acha que com esta alteração temos um ganho no curso da suspensão? Imaginando que sem o prolongador a barra estaria limitando o sobe e desce do eixo.

Valeu

Ficou barato fazer a peça. paguei uns R$ 100,00 incluindo o material, o corte e as soldas. Depois lixei e pintei.

Não há interferência no curso da suspensão. Penso que apenas interfere no alinhamento e, possivelmente em desgaste de pneu - mas isso não tenho nem como confirmar ou quantificar.

A realidade é que o eixo traseiro se desloca quase 2 cm pra direita (carona ) com a sispensão elevada. O prolongador da Panhard corrige isso.

Mas tenho que ser honesto. Não é possível sentir diferença no carro antes e depois da colocação do prolongador. Mas quando alinhei sem ele o operador (Dpaschoal) falou que meu eixo traseiro não estava alinhado com o dianteiro. No mês seguinte, depois da peça colocada, fui fazer uma revisão e não foi mais percebido esse erro.

Posso mandar o molde pelos correios pra quem tiver interesse. É só o cara se comprometer em mandar pra outro que queira e o último me mandar de volta. O legal do molde é que dá pra você colocar no carro e ver o efeito de como ficaria. Um ferreiro consegue reproduzir sem problemas.

Piolho-BA
27/10/2008, 07:21
Galera dono de Tracker e Gv gasolina ...

Uma boa e má notícia ...

Bem, acabei de ir a uma concessionária Suziki e dei uma olhada no novo (não tão novo, pois foi lançado em 2005), Grand Vitara. e me deparei com mudanças e pequenas alterações que não me agradaram ...

As más notícias, é que ele não é mais chassi independente, ele é monobloco, similar ao ÉcaSport, estrutura um pouco mais robusta, mas não chega aos pés do Tracker/Gv anterior a ele ...

O motor é o mesmo do GV/Tracker gasolina, apenas (pelo pouco que conheço), alteração no vira-brequim e pistões para ter almentado de 128 CV para 140 CV, e algumas poucas mudanças eletrônicas ... Eles devem ter tomado esta atitude, pelas mesmas que muitos que quando entram no mercado nacional assumem, ou seja redução de custo para baratear a venda, para que ele se torne mais competitivo em relação ao preço, que não é tão agradável assim, 90.000,00 ... E lá fora ele custa 19,499 dólares Para terem uma idéia sobre o motor, o nome dele é o mesmo do Tracker/Gv gasolina , J20A ...

As boas notícias, é que para quem tem Tracker/Gv gasolina, terão peças de sobra, pois como falei, o motor é o mesmo, mudou apenas o eixo vira-brequim e pistões (e pouquíssimas outras peças), e sendo assim, quem agora precisar de KIT de correntes, jogo de juntas, tuchos hidráulicos, etc ... terão mais a vontade, só não sabemos se serão em valores agradáveis ...

Realmente eu particularmente não gostei muito, pois esperava ver o motor V6 com 185 CV...

Para quem gosta de fazer pequenas alterações do tipo: levantar o carro, mexer na suspenção, deixar ele mais para trilha, se depararão com um carro com limitações, devido justamente as mudanças que comentei ...

Para quem gosta de trilha, a melhor opção ainda sem dúvidas é o Tracker/Gv antigo, pois agora teremos mais peças e reposição imediata, e ainda teremos um carro mais facilidades de up-grade, bem como mudanças radicais ...

Tomara que somente eu tenha tido esta impressão, espero que vocês gostem, io visual é bonito, mas para quem quer estrutura e robustéz, o carro deixa a desejar ...
Até por que a mola dele é conjugada com o amortecedor, o que impõe limites de melhorias ... ele deve ter ficado bem mais confortável, o que quem gosta de trilha pouco se importa ..

Sds.

Sds.

O que é necessário para deixar o Tracker tb com 140cv?
Será q vale a pena, do ponto de vista do custo/benefício, fazer esta alteração?

RABUGENTO
27/10/2008, 08:09

Piolho-BA,

Você sente muita falta desses 12cv?
Não percebo que realmente exista essa GRANDE necessidade.

SUVprata
27/10/2008, 08:30
Piolho-BA

Já fucei, xeroquei, re-verifiquei, os 3 motores: V6 2.0 (vitara antigo.../98), V6 2.5 (GV 98/...) e o V6 2.7 (XL-7) e afirmo, que o que muda pelo menos nesses motores são: Pistões, Junta do cabeçote, eixo vira-brequim (curso das bielas), e uma besteira ou outra. Os pistões tem o mesmo diâmetro, muda apenas a parte superior deles, uns lisos outros abauleados, inclusive os pistões são do mesmo diâmetro do 4 cilindros 2.0 muda apenas a parte de cima também, acredito que para quem entende de combustão bem, derrepente apenas mudando os pistões do 4 cilindros 2.0 pelos pistões do V6 2.5 já dê algum ganho, pois ele passará a ter a câmara de combustão menor, devido aos seus pistões terem abauleamento e do V6 serem lisos, com isso há um aumento de compressão, pois a área diminui e a mistura continuar a ser a mesma, é como simplesmente manter uma bomba apertada, ela ganha poder de explosão, a junta do cabeçote tem diferença também na espessura, com isso tem-se um leve rebaixamento do cabeçote, que era o que faziam quem queria ganhar potência, rebaixavam o cabeçote ... isso ainda é prática comum, até para quem quer fazer uma transformação boa de gasolina para álcool, essa simples mexida ganha-se potência de forma fácil, se não me engano, no passado o pessoal rebaixava em 3 mm o cabeçote, mas com a possibilidade de se usar pistões que fazem a câmara de combustão diminuir isso melhoraria e muito, mas não sou entendido do assunto, seria interessante consultar um mecânico bom, mas um daqueles que abrem o cabeçote e eles mesmos esmerilham as válvulas do cabeçote (não é rebaixar) e depois remontam o mesmo, digo isso pois na grande maioria hoje em dia, eles enviam o cabeçote para uma retífica e recebem o cabeçote já esmerilhado e montado, o esmerilhamento da retífica é mecânico, eles usam torno para assentar as válvulas, antigamente e ainda poucos hoje em dia, usam uma pasta (vem duas em uma mesma lata dividida ao meio), e esmerilham as válvulas manualmente, isso dá uma sensível melhora na compressão ...

Mas como eu disse, não sou entendido ... e em relação ao motor de 140 CV que tá vindo no grand vitara nova geração, que foi lançado em 2006 e que a título de curiosidade o painel dele serve no nosso tracker e GV, digo isso pois eu tinha um polo classic e ele era 2002 era externamente idêntico aos polos classic antes dele, mas haviam alguns diferenciais, que eram: os faróis (apenas os faróis não o espaço deles) as lanternas trazeiras, elas tinha ré dos dois lados, e o painel, ele já era o que seria o painel do polo novo e que foi mudado apenas o sistema de ar-condicionado, que ao meu ver ficou mais bruto no polo novo ... inclusive na concessionária, me disseram que o painel era o mesmo do New Beatle ...

E eu consegui imagem de um Grand Vitara 2005 em que externamente é o mesmo Tracker/GV e o painel do novo, ou seja, fizeram modificações internamente e depois partiram para o externo ... com isso, quem quiser depois mudar a estética do Tracker/GV pode optar por usar o painel do novo GV ...

Sds.

;724383]O que é necessário para deixar o Tracker tb com 140cv?
Será q vale a pena, do ponto de vista do custo/benefício, fazer esta alteração?[/quote]

SUVprata
27/10/2008, 08:41
RABUGENTO

Hoje estou com um GV V6, que possui 144 CV, e te garanto, ele deixa o carro mais forte, ele trabalha com o motor "cheio" o tempo todo, andar na areia com ele passa a ser brincadeira, se estiver a 70/80 e quiser ultrapassar, basta dar uma acelerada e o carro vai embora com a maior facilidade, e o consumo não é superior, como eu mesmo pensava, ele faz 8.8 em média ... ainda não viajei com ele para dizer em relação a cruzeiro ... mas acredito que o carro não consuma tanto assim, até por que será proporcional, mas isso eu dirigindo com o pé mais suave, eu costumava andar a 100 no meu 2.0 e vivia saindo mais apressado, com medo do consumo comecei a dirigir de forma mais suave, ainda não testei ele usando como usava o 2.0, mas acredito que deva beber mais, pois "abrindo o bico o bixo deve xupar" ... as ultrapassagens nele são infinitamente mais fáceis ...

Outro dia como sempre, tem uns babacas que andam devagar (40/60) por aqui, e quando vamos passar os ZÉ-MANES, aceleram, acontece que eu estava indo trabalhar e estava a minha frente um Punto, e depois de unas subidas e descidas quando atingimos uma parte dupla, que foi feita justamente para facilitar ultrapassagens em caminhões pesados, comecei a ultrapasar o cara, e o babaa começou a acelerar (antes só ficava a 40/60), eu meti o pé e aparelhei com ele, fiquei com pena , pois vinha uma curva mais a frente e deixei ele ir, mas eu ia facinho ... tanto é que depois da curva sem menor esforço passei ele ... e ele começou a ficar nos seus 40/60 de novo ...

Tem muito disso por aqui ... e o pior é que os caras deixam a gente em situação de risco, pois muitas das vezes vem carros na outra pista e temos que realmente meter o pé ou desacelerar ... ainda bem que nunca gostei de carro 1.0, até mesmo meu monza velhinho era 2.0 ...quantas vezes fizeram isso com meu monza ... e depois que eu ultrapassava, davam distância, eu era doido para colarem na atráz, mas não faziam ... isso demostrava que era apenas covardia ou palhaçada ...

Sds.

;724394]Piolho-BA,

Não percebo que realmente exista essa GRANDE necessidade.[/quote]

Newton Guerra
27/10/2008, 08:49
E eu consegui imagem de um Grand Vitara 2005 em que externamente é o mesmo Tracker/GV e o painel do novo, ou seja, fizeram modificações internamente e depois partiram para o externo ... com isso, quem quiser depois mudar a estética do Tracker/GV pode optar por usar o painel do novo GV ...

SUV, não era esse painel da foto? Saiu assim no Japão (e Chile) a partir de 2004. Na Argentina não mudaram. As formas do novo GV são bem diferentes, o carro tá maior.

Abraços

Newton Guerra
27/10/2008, 08:56
Voces que são entendidos :mrgreen:

Nos estados unidos quando eles falam em Vitara estão se referindo aos nossos GV 1.6 e 2.0 e quando falam em GV são nossos GV V6?

X, tô loooooooooooge de ser entendido, mas acho que é isso mesmo que você disse:

http://zukiworld.com/main_departments_techspecs.htm

Abraços

RABUGENTO
27/10/2008, 08:59
SUVprata,

Meu comentário foi sobre a necessidade de modificação no motor. O seu motor é o original, não é isso? Deve ter sido bem testado antes de ser colocado no mercado.
Alterar motor, a meu ver, é diminuir sua vida útil.

Piolho-BA
27/10/2008, 10:43
Piolho-BA,

Não percebo que realmente exista essa GRANDE necessidade.

falta falta não, mas se as alterações fossem simples as faria

Pedrinha
27/10/2008, 12:53
SUV, não era esse painel da foto? Saiu assim no Japão (e Chile) a partir de 2004. Na Argentina não mudaram. As formas do novo GV são bem diferentes, o carro tá maior.

Abraços

Newton,

Se vc reparar, este carro da foto é 4X2. No México, Venezuela e Colômbia tb comercializaram este modelo...só que 4X2. :stop:

Newton Guerra
27/10/2008, 15:08
Newton,

Se vc reparar, este carro da foto é 4X2. No México, Venezuela e Colômbia tb comercializaram este modelo...só que 4X2. :stop:

Pois é, Pedrinha, no México até hoje vendem o 4X2 :parede: como GM Tracker e com câmbio automático (vejam a foto do interior)! Podiam misturar os dois. (Pelamordedeus, não estou falando de 4x2 manual, e sim de 4x4 automático :mrgreen: )

http://www.opel.es/content_data/LAAM/MX/es/GMMGM/showroom/chevrolet/modelos/tracker/diseno.html

Abraços

Pedrinha
27/10/2008, 16:36
Pois é, Pedrinha, no México até hoje vendem o 4X2 :parede: como GM Tracker e com câmbio automático (vejam a foto do interior)! Podiam misturar os dois. (Pelamordedeus, não estou falando de 4x2 manual, e sim de 4x4 automático :mrgreen: )

http://www.opel.es/content_data/LAAM/MX/es/GMMGM/showroom/chevrolet/modelos/tracker/diseno.html

Abraços

Poizé Newton, pelo que estou observando vc tb é admirador dos Zukis Autos. Tenho muita saudade de um GV 3D Auto que tive. Carro honesto e confortável, On e Off-Road. Zuki Auto é tudo de bom! :concordo:

Pedrinha
27/10/2008, 16:40

Abraços

O fato do Tracker continuar a ser comercializado como GM no Mexico, país que tb comercializa os Suzukis Grand Vitara JIII como Suzuki, me deixa com uma suspeita de que, como as vendas no Brasil continuam aquecidas, ele continue a ser comercializado por aqui. :pensativo:

Murillus
27/10/2008, 16:58

coloca um chip...
mas o que falta na tracker é o torque alto em marcha baixa...
e isso nao vi ainda como conseguir...
mas ela continua me levando a todos os lugares...
acho que basta levantar um pouco que tudo esta praticamente resolvido...

offroad é 80% braço e 20% carro...
prova disso é ver samuca dando pau em troller em lamaçal...
mas tudo é uma questao de onde vc vai andar...

[]s

Pedrinha
27/10/2008, 17:07
Foram emplacados 406 GM Tracker apenas na primeira quinzena de Outubro/2008...fonte: Fenabrave. :mrgreen:

Murillus
27/10/2008, 17:08
SUVprata,

Meu comentário foi sobre a necessidade de modificação no motor. O seu motor é o original, não é isso? Deve ter sido bem testado antes de ser colocado no mercado.
Alterar motor, a meu ver, é diminuir sua vida útil.

e muito...

carro de competicao so dura 20.000km a 30.000 km...

depois tem que refazer o motor...

pior é que parece que o maximo de "cortes" possiveis é cinco...

[]s

Murillus
27/10/2008, 17:13
Foram emplacados 406 GM Tracker apenas na primeira quinzena de Outubro/2008...fonte: Fenabrave. :mrgreen:

rezando pra continuar assim ou melhor ainda...

[]s

Pedrinha
27/10/2008, 17:20
rezando pra continuar assim ou melhor ainda...

[]s

...e esta estatística vai na contra-mão do terrorismo de quem apregoa que o Tracker sairá de linha, que desvalorizará, que é velho, ultrapassado, etc...etc...etc... :roll:

Newton Guerra
27/10/2008, 17:52
Poizé Newton, pelo que estou observando vc tb é admirador dos Zukis Autos. Tenho muita saudade de um GV 3D Auto que tive. Carro honesto e confortável, On e Off-Road. Zuki Auto é tudo de bom! :concordo:

Pedrinha, a verdade é que sinto muuuuuita falta do câmbio auto. Até acostumei, as trocas estão fáceis e macias. Mas o auto é muito melhor.

Esse fim de semana fui para Santo Antônio do Pinhal e em subidinhas normais de terra o carro vai tranquilo, é claro. Mas existe um "buraco" entre a primeira e segunda marcha que os automáticos não têm. Aquelas subidas cheias de buracos e erosões então, nem se fala. Parar no meio delas, olhar pela janela onde "pisa" e acelerar mansinho sem queimar embreagem não tem preço. O controle do auto a meu ver é muito melhor.

Já estou pensando seriamente em trocar meu câmbio, o Edvaldo da Suzucar está indo atrás das peças para fazer uma cotação prá mim.

Abraços

SUVprata
27/10/2008, 20:45
Newton Guerra

Isso mesmo, a foto é do painel "intermediário", que foi projetado na versão do GV/Tracker que conhecemos, mas já com ares de "modelo novo", justamente como comentei a exemplo o Polo Classic.

Veja anexo as fotos do painel dele como é agora, repare que o acabamento da porta se tornou mais reto ... e acrescentaram algo mais próximo ao câmbio, sendo que inicialmente a opção que está sendo vendido é o automático com motor 4 cilindros de 140 Cv, com pequenas mudanças feitas no motor 2.0 128 CVcomo dito anteriormente ...

Repare também que no assoalho entre os bancos dianteiros e trazeiros, o piso se tornou mais plano ...

Sds.

;724420]SUV, não era esse painel da foto? Saiu assim no Japão (e Chile) a partir de 2004. Na Argentina não mudaram. As formas do novo GV são bem diferentes, o carro tá maior.

Abraços[/quote]

Marco-Maga
27/10/2008, 20:47
Pedrinha, a verdade é que sinto muuuuuita falta do câmbio auto. Até acostumei, as trocas estão fáceis e macias. Mas o auto é muito melhor.

Esse fim de semana fui para Santo Antônio do Pinhal e em subidinhas normais de terra o carro vai tranquilo, é claro. Mas existe um "buraco" entre a primeira e segunda marcha que os automáticos não têm. Aquelas subidas cheias de buracos e erosões então, nem se fala. Parar no meio delas, olhar pela janela onde "pisa" e acelerar mansinho sem queimar embreagem não tem preço. O controle do auto a meu ver é muito melhor.

Já estou pensando seriamente em trocar meu câmbio, o Edvaldo da Suzucar está indo atrás das peças para fazer uma cotação prá mim.

Abraços

Fala Newton,
Acho que vou seguir o seu conselho e aumentar a altura do meu carro, hoje fui além do que fomos naquele dia no meu sitio, e ferrei o escapamento que pegou num toco..ferrou o escape, na junta bem no meio do carro..
Vamos falar mais sobre isso...

Parabens pela linda familia que vc tem...

Abraços a todos!!

VOVÔ DO TROLLER
27/10/2008, 20:50

Abraços
Boa noite Newton. Eu também estava interessado num automático. Eu nunca tive, mas pelos comentários, tanto daqui ,como na Suzukinet, realmente , são os melhores, principalmente nas trilhas. Como no Tracker não há esta opção....... Será que não é mais vantajoso comprar um GV original automático, com pouca quilometragem ( o difícil é encontrar). Abs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
27/10/2008, 20:53
Fala Newton,
Acho que vou seguir o seu conselho e aumentar a altura do meu carro, hoje fui além do que fomos naquele dia no meu sitio, e ferrei o escapamento que pegou num toco..ferrou o escape, na junta bem no meio do carro..

Abraços a todos!!
Fala Newton,

Abraços a todos!!

Boa noite Maga. Realmente, com + 2" e pneus maiores, seus problemas "se acabaram-se". Estes + 2" e pneus maiores, faz toda a diferença. Sem esquecer as proteções inferiores, evidentemente. Abs

SUVprata
27/10/2008, 21:26
RABUGENTO

Em meus comentários, fui bem matemático, e afirmei que as mudanças não são muitas, e são fáceis de serem feitas, geralmente quando se queria "turbinar" os motores na minha época, o que faziam eram rebaixar o cabeçote (ganhar mais poder de combustão devido a câmara ficar menor e a mistura continuar a ser a mesma) ou abrir o "gargalo" do carburador, que fazia entrar mais ar e com isso tinha-se a necessidade de almentar a admissão de combustível, e por fim, tinha-se maior mistura, com a mesma câmara de combustão, ou seja ou diminui o espaço da câmara (rebaixar cabeçote) ou aumenta a mistura, com isso o poder de explosão aumenta, eram "mexidas fáceis de se fazer, o cabeçote não podia ser muito rebaixado para que as válvulas não batessem nele, mas com a vinda dos motores mais "econônicos" os ditos populares, por exemplo, os carros da Fiat usam motores mais compactos e com poder de combustão melhorada, com isso mantem-se a mistura (não aumenta o combustível) e diminui a câmara de combustão. com essa técnica a intenção é aumentar o poder de explosão sem aumentar a mistura, para não acarretar maior consumo, pois para a mistura ser aumentada, admite-se mais ar e mais combstível, por isso os motores de hoje em dia são "mais sensíveis" não aguentam muito, não aceitam "mexidas", tanto é que poucos carros aceitam serem turbinados ...

Já no caso dos GVs 2.0, 2.5 e 2.7, o que a Suziki fez, foi alterar pequenos detallhes, que não afetam a vida útil do motor, pois não é mexido no bloco, nem no cabeçote, o que fizeram foi um motor robusto, eu já usei essa palavra várias vezes, o motor dele tanto o 2.0 como o 2.5/2.7 são motores robustos=brutos ... E aguenta muito ...

Por isso ao se trocar apenas PISTÕES, EIXO VIRA-BREQUIM, e outros pequenos detalhes, isso não fez o motor ser explorado ao máximo, ele é um motor bruto, apesar de ser todo em alumínio ... se você fizer uma pequena comparação do motor 2.0 com outro motor 2.0 de outros carros, verá que se trata de um motor BRUTO, maior, e mais rudimentar, mais simples, sem muita eletrônica, o que o torna mesnos frágil e sensível ...

O que fizeram no motor do GV/Tracker para ele ganhar 12 Cv, foi apenas (estou julgando pelos outros que a Suzuki alterou) foram apenas PISTÕES E EIXO VIRA-BREQUIM, para fazer o pistão ganhar mais curso ... essa pequena alteração, elevou ele de 128 CV para 140 CV, e nos 2.0, 2.5, e 2.7 V6 as mudanças foram essas, como comentei anteriormente ... Isso pode ser provado vendo os manuais deles, o Mário Iwakura pode conferir, ele possui o manual eletrônico da Suzuki ...

Resumindo, aumentar a potência do 128 CV para 140 CV não deve ser mistério ... mas o que percebi também, foi que a Suzuki alterou o coletor de admissão que nos GV/Tracker 128 CV, é de alumínio, e para cima, bem abrutalhado, agora é de plástico ABS e virado para baixo, como nos outros carros nacionais ...

E em relação a usar CHIP. ele somente atua em carros ELETRÔNICOS ou seja atua no sistema eletronico aumentando a admissão de ar e combustível, que é um dos recursos antigos sem se mexer no motor ...

Mas nem todos os carros aceitam, devido a já serem motores com limitações ou estarem no limite de sua utilização ...

O outro ponto que se pode ganhar potência, não é "aumentar", mas sim "liberar" a potência dos motores, por exemplo, o Picasso usa o mesmo motor do C5 que é um motor de 140 CV, porém até 2003 ele vinha com CHIP de corte de potência, e tornava ele 118 CV, com a chegada de Picasso blindados, liberaram a potência dele, e como outros gostaram, todos passaram a serem liberados (a partir de 2004), porém com isso um carro que fazia 12 km/l na cidade, passou a fazer 8 km/l na cidade, isso por que antes era um motor ROBUSTO, que trabalhava folgado e com sua restrição bebia menos, agora com a "BOCA ABERTA" ele passou a admitir mais ar e combustível, por isso sua potência ficou melhor, mas o consumo aumentou ... é é isso que tenho tentado explicar, pois o motor dos GV/Tracker gasolina, é BRUTO= ROBUSTO, e usar deste artifício para aumentar sua potência, não degrada o motor, nem torna a vida útil dele menor, mas tudo tem seu preço, que no caso é aumento de consumo ... ele agora deve fazer no máximo 7 km/l sendo ele automático ...

Espero ter conseguido explicar ...

Dá uma olhada em uma foto que peguei em um que estava transformando ele em carro conceito, nem percebi que o motor aparecia, vejam que o motor é o mesmo ...

E a título de curiosidade, os motores V6 que tem 3 versões, ão degradou em nada sua qualidade nem sua durabilidade, são motores idênticos, que internamente teve pequenas mudanças, nem as bronzinas nem as arruelas de encosto mudaram, foi "besteira" o que alteraram ... Concorda comigo ? tanto os V6 2.0, 2.5 e 2.7 perduram até hoje, e o bloco, como outros vários itens não foram mexidos, apenas 3 ou mais itens internos ...

E dê uma olhada neste site: http://www2.uol.com.br/bestcars/artigos/diametro-3.htm e você como eu vai entender um pouco desta salada, e por que quando tive que fazer meu motor 2.0 128 CV do GV 2001, ao invês de retificar as camisas do bloco, e ter que trocar os pistões por de maior diâmetro (050 não existe 0,25 para os GV), o que a retífica fez foi "encamisar o bloco com camisas do Tempra (camisas a172) e com isso após retífica o bloco ficou virgem (apertadinho) e pode ser utilizado os pistões originais dele, trocando apenas os anéis que estavam gastos ...

Sds.

724428]SUVprata,

Alterar motor, a meu ver, é diminuir sua vida útil.[/quote]

VOVÔ DO TROLLER
27/10/2008, 21:36
escrito por Suv

mas o que percebi também, foi que a Suzuki alterou o coletor de admissão que nos GV/Tracker 128 CV, é de alumínio, e para cima, bem abrutalhado, agora é de plástico ABS e virado para baixo, como nos outros carros nacionais

Valeu Suv pela aula. Mas este parágrafo aí de cima é que é soda. Coletor de plástico, realmente é soda. Quem quiser um carro "bruto" , resistente e "pau prá toda obra" , sinceramente, o nome dele é Tracker ( ou GV), sem contar as inúmeras opções de peças no mercado paralelo e peças "genéricas". Carros resistentes e com chassi só os antigos mesmo (como é o caso do Tracker que tem projeto antigo e é aí que está a vantagem) . Este novo GV , não sei não, sem contar o p..t@ preço para um carro 2.0. Abs.

Pedrinha
27/10/2008, 21:48
Boa noite Newton. Eu também estava interessado num automático. Eu nunca tive, mas pelos comentários, tanto daqui ,como na Suzukinet, realmente , são os melhores, principalmente nas trilhas. Como no Tracker não há esta opção....... Será que não é mais vantajoso comprar um GV original automático, com pouca quilometragem ( o difícil é encontrar). Abs. Válter
Num é tão difícil assim não Valter. Desde que vc pegue um V6. Tem V6 inteirões aos montes a preço de banana.

SUVprata
27/10/2008, 21:48
Newton Guerra

Posso tentar arrumar um para você, sei que tem um no ferro-velho e conheço alguns que não gostam de automático para 4x4, se quiser posso ver se alguém se interessa em trocar e ao mesmo tempo irei ver no ferro-velho quanto querem pelo câmbio automático ..

Sds.

SUVprata
27/10/2008, 21:52
Pedrinha

Peroba, não se iluda, nem todos GV V6 vieram com câmbio automático, eu mesmo tenho um manual ...

Sds.

;725195]Num é tão difícil assim não Valter. Desde que vc pegue um V6. Tem V6 inteirões aos montes a preço de banana.

Pedrinha
27/10/2008, 21:59
Pedrinha

Peroba, não se iluda, nem todos GV V6 vieram com câmbio automático, eu mesmo tenho um manual ...

Sds.

;725195]Num é tão difícil assim não Valter. Desde que vc pegue um V6. Tem V6 inteirões aos montes a preço de banana.

Eu sei Suv...o meu V6 2.0 era manual tb. Mas, dê só uma olhada na Webmotors. Aqui mesmo no fórum tem forista anunciando V6 Auto com só 65 mil rodados. Essa kilometragem p/ um V6 é estado de zero. O motorzão, nem se fala.

Newton Guerra
27/10/2008, 22:33
Newton Guerra

Posso tentar arrumar um para você, sei que tem um no ferro-velho e conheço alguns que não gostam de automático para 4x4, se quiser posso ver se alguém se interessa em trocar e ao mesmo tempo irei ver no ferro-velho quanto querem pelo câmbio automático ..

Sds.

Obrigado, SUV, vou tentar aqui em Sampa mesmo. É mais fácil pra colocar o meu como parte do negócio. Já tenho engatilhado um câmbio 0 km, na caixa. Faltam uns detalhes como módulo, radiador, chicote...Mas estou especulando, quero ver quanto vai sair a brincadeira.

Abraços

EVANDRO - TRACKER 08
27/10/2008, 22:38
AMORTECEDORES.

Uma alerta para quem está pensando em preparar o Tracker para calçar pneus maiores. Os amortecedores dianteiros e traseiros precisam ser trocados. A regulagem que vêm nos originais é muito macia e prejudica a estabilidade quando se levanta a suspensão.

Os amortecedores originais que a Monroe forneceu à Chevrolet são muito macios. Depois que alterei a suspensão e coloquei os pneus 265/70/16 o carro ficou meio mole. Na estrada, vajando a uns 110 por hora, o carro parecia flutuar em qualquer irregularidade do asfalto. Nos quebra-molas sentia que a suspensão dianteira não aguentava o peso do carro e descia. Passando por depressões a suspensão dianteira chegava a bater.

A solução foi trocar os amortecedores dianteiros por originais da Monroe (convencionais). Peguei os dois na mão, o que veio montado no carro e o outro comprado (ambos originais Monroe). É nítido que os que comprei são mais rígidos que os que vieram no carro. E olha que os dois são Monroe.

Uma dica sobre a cambagem. Para acertar, basta fixar o amortecedor num torno e utilizar uma lima para alongar o furo em 0,5 cm em direção ao cilindro do amortecedor. É um trabalho de uns 40 minutos. Quando for alinhar, o ajuste da cambagem fica zerado.

Na traseira a solução já é conhecida. Trocar os originais pelos do Suprema (pressurizados Turbogas Cofap). Esses são bem mais duros que os originais. Para caber é necessário apenas cerrar cerca de 1 cm da aba que fica na fixação inferior - coisa muito simples. Isso é apenas pros parafusos originais, que são curtos, caberem.

Feita a troca dos 4 amortecedores, posso dizer que o carro é outro. Estável e seguro. Não samba mais e permanece estável passando por desníveis no asfalto. Dei uns 140 por hora (apenas por um trecho pra testar) e o carro se mantém muito estável. Em curvas ele não aderna tanto. Adianteira se mantém firme e a traseira não samba mais.

Preço dos amortecedores:
Dianteiros R$ 350 o par
Traseiros R$ 220 o par
Mão de obra R$ 100

Recomendo pra quem for colocar pneus maiores. O carro fica realmente muito mais estável.

Pessoal,

Já estou com o kit da RC para lift 2". Alguém pode me recomendar um bom (e barato, rsrs) mecânico para fazer a instalação, em São Paulo ou Campinas??

Vou deixar com os amortecedores originais para ver como fica... Se realmente sentir que compromete a segurança na estrada, faço a troca dos amortecedores sugerida acima.

VALEU!!

Marco-Maga
27/10/2008, 22:41
Fala Newton,

Abraços a todos!!

Boa noite Maga. Realmente, com + 2" e pneus maiores, seus problemas "se acabaram-se". Estes + 2" e pneus maiores, faz toda a diferença. Sem esquecer as proteções inferiores, evidentemente. Abs

Pois é Valter, acho que vou fazer sim. Agora, pneus ja estou com uns 225/70/16,que ja deixaram o carro um pouco mais alto e não raspam com a altura original.
E ai, vai na prox ? hehehehe

Abs.

Newton Guerra
27/10/2008, 22:44

Válter, a adaptação não é difícil. Como existem as 2 versões, praticamente é tirar um câmbio e colocar o outro (mais módulo, radiador, chicote, pedaleira, console). Só vou fazer se encontrar tudo novo. Se der certo, vou me divertir montando :dance:.
Senão vou desencanar e quem sabe daqui a uns 3 anos compro o novo GV auto usado.

Quanto ao GV usado, essa semana uma conhecida comprou o GV III. Ela tinha um GV auto 2002 com 12.000 km! Ficou na famíla :(.

Abraços

Newton Guerra
27/10/2008, 22:47
Pessoal,

Já estou com o kit da RC para lift 2". Alguém pode me recomendar um bom (e barato, rsrs) mecânico para fazer a instalação, em São Paulo ou Campinas??

Vou deixar com os amortecedores originais para ver como fica... Se realmente sentir que compromete a segurança na estrada, faço a troca dos amortecedores sugerida acima.

VALEU!!

A instalação é fácil, mas eu faria com o Daniel, no Brooklin (Rua Michigan). Tel.: 5092-5423. Muito bom mecânico, sabe tudo de Suzukis e tem preço justo.

Abraços

Marco-Maga
27/10/2008, 22:55
Pessoal,

VALEU!!

Evandro, quanto vc pagou nesse kit da RC ? Pq to querendo colocar no meu tb,outra coisa,quem conhece um lugar pra instalar aqui em SP,é o Newton Guerra.:concordo:

Abs.

VOVÔ DO TROLLER
27/10/2008, 23:18
Pois é Valter, acho que vou fazer sim. Agora, pneus ja estou com uns 225/70/16,que ja deixaram o carro um pouco mais alto e não raspam com a altura original.
E ai, vai na prox ? hehehehe

Abs.
Com certeza irei, salvo se houver muitos petistas por lá. Abs

VOVÔ DO TROLLER
27/10/2008, 23:20
Evandro, quanto vc pagou nesse kit da RC ? Pq to querendo colocar no meu tb,outra coisa,quem conhece um lugar pra instalar aqui em SP,é o Newton Guerra.:concordo:

Abs.
Em São Paulo você pode tentar instalar na própria RC ( www.rc4x4.com.br (http://www.rc4x4.com.br)) que fabrica os kits. Fala com o Adriano e pergunta se ele pode instalar. Fala que foi o Válter da Tracker prata que recomendou. Abs

Abs.

Marco-Maga
27/10/2008, 23:24
Com certeza irei, salvo se houver muitos petistas por lá. Abs

Hehehehehehehehehe.
Petistas nenhum...Graças a Deus, e tambem ninguem fala sobre politica...vamos sim, vai ser bom ter vc conosco.:concordo:

Abs.

VOVÔ DO TROLLER
27/10/2008, 23:24
Válter, a adaptação não é difícil. Como existem as 2 versões, praticamente é tirar um câmbio e colocar o outro (mais módulo, radiador, chicote, pedaleira, console). Só vou fazer se encontrar tudo novo. Se der certo, vou me divertir montando :dance:.
Senão vou desencanar e quem sabe daqui a uns 3 anos compro o novo GV auto usado.

Quanto ao GV usado, essa semana uma conhecida comprou o GV III. Ela tinha um GV auto 2002 com 12.000 km! Ficou na famíla :sad:.

Abraços

Valeu Newton, mas eu ainda acho que é um pouco complicado (no meu entendimento). Quando acabar de "ralar" o Tracker vou procurar um GV automático, completo e bem conservado ( se é que vou encontrar).Abs

VOVÔ DO TROLLER
27/10/2008, 23:31
Citação:
Postado originalmente por EVANDRO - TRACKER 08 http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=725258#post725258)
Pessoal,

VALEU

Não vale a pena com o kit de 2" deixar os amortecedores originais traseiros ( neste caso com os prolongadores). Vale à pena colocar logo os amortecedores da ômega suprema ( os BLG 1024 OU BL 1024, que não são caros), neste caso, sem os prolongadores. Experiência própria. Eu fiquei um tempinho com os am. orig. + prolongadores e me arrependi bastante de não ter partido logo para os da suprema. Além da perda da estabilidade(o que é muito perigoso) , dá final de curso em buracos maiores (isto c/ os originais). Abs.

iwakura
28/10/2008, 07:30
Quanto ao GV usado, essa semana uma conhecida comprou o GV III. Ela tinha um GV auto 2002 com 12.000 km! Ficou na famíla :(.

Abraços

Vai organizando a fila de interessados para daqui a 3/4 anos:

1. Newton Guerra;
2. Mário Iwakura;
...

[]
Mário.

SUVprata
28/10/2008, 10:34
Mário iwakura

O GV III, tem no manual eletrônico que me enviou, ele é denominado JB420. Consulte para ver o que alteraram ...

O chassis deixou de ser independente, e o carro passou a ser monobloco como o ÉcaSport, veja imagem anexa ...

Vocês estão brincando de "fila", mas tenho certeza de que a coisa será séria, pois quem gosta dos GVs e Trackers, devido a sua robustéz, com certeza irá querer continuar na versão atual, podem até comprar o GV III, mas irão querer ter um anterior para brincar, mexer, etc ...

Sds.

tandypoa
28/10/2008, 10:39
Bom dia

eu gostaria de saber informaçoes

preciso de retentores da grand vitara 2.0 / 16 Valv. Aut. 1999 pois eu estou fazendo as mesma transformaçoes que voce na sua tracker ,, ja coloquei os 31/ 10.5 / da BF Goodriech e coloquei os calcos para levantar a suspensao e troquei barra coaxial da direçao etc...

agora queria colocar parochoques de ferro guincho estribos etc... mais nao sei a onde e preciso retentores de rolamentos para as rodas dianteiras se poder me dar uma força ou me indicar alguem agradeceria

muito obrigado

Alex

iwakura
28/10/2008, 10:43
Mário iwakura

O GV III, tem no manual eletrônico que me enviou, ele é denominado JB420. Consulte para ver o que alteraram ...

O chassis deixou de ser independente, e o carro passou a ser monobloco como o ÉcaSport, veja imagem anexa ...

Vocês estão brincando de "fila", mas tenho certeza de que a coisa será séria, pois quem gosta dos GVs e Trackers, devido a sua robustéz, com certeza irá querer continuar na versão atual, podem até comprar o GV III, mas irão querer ter um anterior para brincar, mexer, etc ...

Sds.

Suv,

O fato é que eu não faço trilhas. O que eu gosto, e outros aqui da lista também, é de viajar, principalmente pela América do Sul. Por isso, tenho a Tracker. Mas, depois de uma certa idade, qualquer carro começa a não ficar mais tão confiável.

Por isso, daqui a uns 4 anos, se a Suzuki estiver consolidada no Brasil, pretendo trocar a Tracker pela nova GV.

Quanto à robustez da nova GV, não posso falar nada, mas não creio que seja tão frágil quanto estás pensando...

[] se recuperando da falta de castanhas...
Mário.

tandypoa
28/10/2008, 10:45
oi eu tenho um grand vitara quase completo e conservado nunca coloquei em trilhas e quero vender

ja esta com pneus BF goodriech 31 : 10 . 5 ALL TERRAIN levantado amortecedores novos disco de freios novos e pastilhas novas barras coaxiais de direçao novas coifas de barra e amocinete novas banco de couro espelho eletricos , ar condicionado direçao hidraulica

Grand Vitara 2.0 / 16 Valv. Aut. Ano 1999 revisada preta com bagageiro da KEKO

vendo ela por 33.000 reais se estiver interessado

tandypoafr@hotmail.fr
51 9292 5813

Alex

obrigado

Carneiro
28/10/2008, 10:49

Não é monobloco como o EcoSport, é monobloco como TR4 e Cherokee. Tem o chassi integrado. Discutir se é melhor ou pior que chassi vai longe, mas a única desvantagem para quem quer envenenar o 4x4 é que não dá para colocar calço de carroceria...

A suspensão traseira é 5-link mas independente. Provavelmente piorou um pouco a articulação, não sei se robustez.

Para o maior uso da galera aqui, que são expedições, viagens, o carro é melhor ainda, mais confortável e ainda robusto. Para alguém mais sem noção como eu, começa a complicar...

Abraços,

Márcio.

iwakura
28/10/2008, 10:53
oi eu tenho um grand vitara quase completo e conservado nunca coloquei em trilhas e quero vender

ja esta com pneus BF goodriech 31 : 10 . 5 ALL TERRAIN levantado amortecedores novos disco de freios novos e pastilhas novas barras coaxiais de direçao novas coifas de barra e amocinete novas banco de couro espelho eletricos , ar condicionado direçao hidraulica

tandypoafr@hotmail.fr
51 9292 5813

Alex

obrigado

Putz!!! Em 5 min, você saí de um post pedindo informações pra modificar a tua GV, pra outro vendendo a mesma...

[]
Mário.

Pedrinha
28/10/2008, 12:49

1. Newton Guerra;
2. Mário Iwakura;
3. Alexandre Pedrinha (GV JIII AUTO);
...

[]
Mário.

Atualização da Lista! :mrgreen:

Pedrinha
28/10/2008, 12:50
Putz!!! Em 5 min, você saí de um post pedindo informações pra modificar a tua GV, pra outro vendendo a mesma...

[]
Mário.

O companheiro é rápido no gatilho! :pensativo: Será que ele leu algo que o assustou? :mrgreen:

Marco-Maga
28/10/2008, 13:19
O companheiro é rápido no gatilho! :pensativo: Será que ele leu algo que o assustou? :mrgreen:

E ainda anuncia o carro no lugar errado...teria que colocar no compra e venda...
E coloca o carro a venda do nada...Como se alguem tivesse perguntado se venderia.kkk

abs.

Andre Sousa
28/10/2008, 15:00

1. Newton Guerra;
2. Mário Iwakura;
...

[]
Mário.

Atualização da Lista! :mrgreen:

4. André Sousa

Newton Guerra
28/10/2008, 15:10

1. Newton Guerra;
2. Mário Iwakura;
4. André Sousa
5.....

Só um esclarecimento: em 2012 quero tentar comprar um 2009 :mrgreen:.

Fabriciooliver
28/10/2008, 15:10
A quem interessar. Em uma cidade proxima (Catu) 50 km de SSA, tem um GV V6 verde, automatico, todo original, 2001, tao pedindo 31 mil, é uma loja de carros.

Quem tiver interesse posso pegar mais informações.

VOVÔ DO TROLLER
28/10/2008, 15:20
Ué, desvirtuaram o tópico.........

iwakura
28/10/2008, 16:58
Só um esclarecimento: em 2012 quero tentar comprar um 2009 :mrgreen:.

Não sei se o pessoal entendeu direito, mas essa fila que eu comecei é pra comprar o GV 2009 da tua amiga, isso se daqui a 3/4 anos quando ela quiser vender ele estiver com os mesmos 12.000km com que ela vendeu o GV 2002... hehehe

PS. O Valter tá com ciúme...
[]
Mário

Pedrinha
28/10/2008, 17:03
Não sei se o pessoal entendeu direito, mas essa fila que eu comecei é pra comprar o GV 2009 da tua amiga, isso se daqui a 3/4 anos quando ela quiser vender ele estiver com os mesmos 12.000km com que ela vendeu o GV 2002... hehehe

[]
Mário
...eu vou torcer p/ ela demorar um pouquinho mais p/ trocar o dela...assim, quem sabe a fila anda. :mrgreen:

...o Valter...liga não!...faz de conta que está na hora do recreio. :mrgreen:
...afinal, faz um tempinho que ninguém mexe ou modifica nada nos seus Trackers.

[]s...aguardando novas modificações! :concordo:

VOVÔ DO TROLLER
28/10/2008, 18:57

[]
Mário
Que ciúme que nada, eu também quero entrar na fila (brasileiro é louco para entrar numa fila, mesmo que seja para tomar injeção). Abs

SUVprata
28/10/2008, 20:02
Tandypoa

Cada roda dianteira usa dois retentores, um interno e outro mais externo, o interno (maior) é o de código 96057748 e custa 66,00 cada, e o outro é o 96057746 e custa 56,00 cada, lembrando que cada roda usa um externo e outro interno, então são dois de cada retentor, ou seja um par para cada lado ...

E tem em estoque na Cerrera ( 11 ) 3224 5158; Carrera Ceasa ( 11 ) 3649 2001 e na Accioly ( 11 ) 3352 8800 ...

Sds.

;725547]Bom dia

eu gostaria de saber informaçoes

preciso de retentores da grand vitara 2.0 / 16 Valv. Aut. 1999 pois eu estou fazendo as mesma transformaçoes que voce na sua tracker ,, ja coloquei os 31/ 10.5 / da BF Goodriech e coloquei os calcos para levantar a suspensao e troquei barra coaxial da direçao etc...

agora queria colocar parochoques de ferro guincho estribos etc... mais nao sei a onde e preciso retentores de rolamentos para as rodas dianteiras se poder me dar uma força ou me indicar alguem agradeceria

muito obrigado

Alex[/quote]

SUVprata
28/10/2008, 20:04
Tandypoa

Quer comprar aminha V6 melhor do que a sua e nem está precisando trocar retentores das rodas ? te faço por 28 mil ... 99 também ... completa ...

Sds.

;725555]oi eu tenho um grand vitara quase completo e conservado nunca coloquei em trilhas e quero vender

tandypoafr@hotmail.fr
51 9292 5813

Alex

obrigado[/quote]

CarlosJP
28/10/2008, 20:46
...
Posso mandar o molde pelos correios pra quem tiver interesse. É só o cara se comprometer em mandar pra outro que queira e o último me mandar de volta. O legal do molde é que dá pra você colocar no carro e ver o efeito de como ficaria. Um ferreiro consegue reproduzir sem problemas.
...

André:

Ao invés de disponibilizar o molde pelos Correios, acredito que seria mais prático você informar as medidas que constam indicadas nas fotos abaixo (fotos suas, por sinal). É possível ? :concordo:
Com estas medidas, todos que acompanham este forum poderão mandar confeccionar o prolongador da barra de Panhard sem a necessidade do molde.
Por outro lado, caso o André não possa informar as medidas indicadas abaixo, ficaria bastante agradecido se algum outro colega pudesse resolver esta questão.
Agradeço a todos deste já.

Abraços,

Carlos_JP

Piolho-BA
29/10/2008, 18:05
Nobres colegas,

Quem aqui do fórum usou mola dianteira de opala, qualquer uma delas (4cc com ou sem ar ou 6cc com ou sem ar) conjugado com calço de 2" na frente, teve que cortar algum elo da mola ou usou ela do jeito q veio?

Um colega daqui de Salvador comprou a de 4cc com ar, mas como a traseira ficou muito alta ele cortou um elo, e depois de cortado ficou beleza, pois ficou a traseira do tracker levemente mais alta que a dianteira.

att.,

Piolho.

Carlos TA
29/10/2008, 18:58
Nobres colegas,

Quem aqui do fórum usou mola dianteira de opala, qualquer uma delas (4cc com ou sem ar ou 6cc com ou sem ar) conjugado com calço de 2" na frente, teve que cortar algum elo da mola ou usou ela do jeito q veio?

Um colega daqui de Salvador comprou a de 4cc com ar, mas como a traseira ficou muito alta ele cortou um elo, e depois de cortado ficou beleza, pois ficou a traseira do tracker levemente mais alta que a dianteira.

att.,

Piolho.
Eu uso extamente a do 4cc com ar e ficou entre 2 e 3 cm mais alto na traseira, agora troquei a mola dianteira pelo GV diesel + calço e igualou tudo e a suspensão está com 3".

[]'s

Piolho-BA
29/10/2008, 19:44
Eu uso extamente a do 4cc com ar e ficou entre 2 e 3 cm mais alto na traseira, agora troquei a mola dianteira pelo GV diesel + calço e igualou tudo e a suspensão está com 3".

[]'s

E onde encontrou a mola dianteira do GV Diesel?
Quanto custou?
Na rede chevrolet será que tem?
O amortecedor dianteiro original foi mantido nesta configuração de calço + molas de GV diesel?

att.,

Piolho-BA
29/10/2008, 19:48
Esqueci de perguntar:

Na colocação das molas dianteiras de opala na traseira do tracker é necessário alguma outra peça ou a mola se encaixa perfeitamente?

att.,

SUVprata
29/10/2008, 20:00
Piolho-BA

Tigra GM (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Tigra+GM) (Sao Paulo-SP) 11,2068-9019 por 645,66 cada. O código GM é 93323842

Sds.

;727153]E onde encontrou a mola dianteira do GV Diesel?
Quanto custou?
O amortecedor dianteiro original foi mantido nesta configuração de calço + molas de GV diesel?

att.,[/quote]

TMorais
29/10/2008, 20:05
Piolho-BA

Tigra GM (http://www.pecas-on-line.com.br/empresas.php4?Empresa=Tigra+GM) (Sao Paulo-SP) 11,2068-9019 por 645,66 cada. O código GM é 93323842

Sds.

Quanto custou?

att.,[/quote]

Não entendi...:pensativo:

SUVprata
29/10/2008, 20:12
Tmoraes

O que você não entendeu ? :parede:

Sds.
.

Não entendi...:pensativo:[/quote]

VOVÔ DO TROLLER
29/10/2008, 20:12
Na autorizada Tigra de São Paulo, o preço de cada mola dianteira do GV diesel custa R$ 645,66, só isto?

TMorais
29/10/2008, 20:16
Tmoraes

O que você não entendeu ? :parede:

Sds.
.

Não entendi...:pensativo:[/quote]

SUV,

VBeltram respondeu..:oops: não havia entendido o Tigra GM.:grin:

Piolho,
Melhor comprar, se for o caso, a mola do diesel na suzucar ou felho velho... alguem que já comprou usada sabe quanto custou e onde foi?

SUVprata
29/10/2008, 20:16
Vbeltram

Só, mas a Tigra não é bem concessionária, e ela "mete" a mão, costuma cobrar mais caro do que as concessionárias, mas é para o Piolho ter uma base e usar o código para ligar para as concessionárias da Bahia e verificar o valor por lá ...

Sds.

;727181]Na autorizada Tigra de São Paulo, o preço de cada mola dianteira do GV diesel custa R$ 645,66, só isto?[/quote]

SUVprata
29/10/2008, 20:24
Tmoraes

O problema é que os ferro-velho, cobram valores próximo dos das concessionárias, parece que eles tem na cabeça os valores ...

Eu não compro mais nada no paralelo nem em ferro-velho sem consultar uma concessionária, acredito que com desconto em concessionária cada mola saia por uns 280,00 cada, e nos ferro-velho, se achar, com a incerteza de até poder ser de outro GV/Tracker ou quem sabe mola cansada, é muito provável, mas acredito que procurando pode-se achar por uns 300,00 o par, mas tem que ser em ferro-velho de estados que tem grande circulação destes carros a Diesel, mas pode ser a mola do V6 tanto 2.5 ou 2.7 (XL-7) que são melhores ainda ... mas no fundo apesar dos motores serem diferentes, o Diesel é de ferro, e os demais de alumínio, por isso acredito eu, que as do Diesel sejam mais resistentes do que o V6.

O peso do motor diesel com certeza deve ser mais pesado do que os dos V6 ...

Sds.

VBeltram respondeu..:oops: não havia entendido o Tigra GM.:grin:~
645,00 :shock: e deve ser somente uma e não o par.:twisted:

Piolho,
Melhor comprar, se for o caso, a mola do diesel na suzucar ou felho velho... alguem que já comprou usada sabe quanto custou e onde foi?[/quote]

VOVÔ DO TROLLER
29/10/2008, 21:26
[quote=SUVprata;727186]Vbeltram

Só, mas a Tigra não é bem concessionária, e ela "mete" a mão, costuma cobrar mais caro do que as concessionárias, mas é para o Piolho ter uma base e usar o código para ligar para as concessionárias da Bahia e verificar o valor por lá ...

Sds.

;727181]Na autorizada Tigra de São Paulo, o preço de cada mola dianteira do GV diesel custa R$ 645,66, só isto

Valeu Suv. Talvez a Accioly (autorizada GM que só vende peças) tenha um preço melhor www.acciolygm.com.br (http://www.acciolygm.com.br) Abs.

Piolho-BA
29/10/2008, 23:56
Piolho-BA

Sds.

Quanto custou?

att.,[/quote]

obrigado!
mas tá salgado este preço

Carlos TA
30/10/2008, 07:41
obrigado!
mas tá salgado este preço[/quote]

Piolho paguei , 250,00 o par usadas aqui em BH , na estrada real , antiga consecionária Suzuki.

[]'s

Fabriciooliver
30/10/2008, 09:47
Piolho,

Uso as molas do opala 6CC e ainda 1cm de calço de barrocha, mas tambem tenho GNV então pra min a altura ficou perfeita. O Ruy ai de SSA, tambem usa essas molas, ele colocou uma mangueira no primeiro elo, pq ficava estalando o contato da mola com o carro.

Em relação a mola dianteira, vcs não procuraram onde deve procurar, que é na SUZUCAR, onde se encontra quase todas as peças e a preço justos. Se não me engano o Andre comprou as deles por 300 o par. Mas deixa ele aparecer pra confirmar.

PS: Vc vai pro Jeep Croos do Conde? As incrições ja estao acabando, pode ser feita pelo site www.freeroad4x4.com.br. La vai ter uma boa galera pra gente trocar informações.

Piolho-BA
30/10/2008, 10:00
Piolho,

Uso as molas do opala 6CC e ainda 1cm de calço de barrocha, mas tambem tenho GNV então pra min a altura ficou perfeita. O Ruy ai de SSA, tambem usa essas molas, ele colocou uma mangueira no primeiro elo, pq ficava estalando o contato da mola com o carro.

Em relação a mola dianteira, vcs não procuraram onde deve procurar, que é na SUZUCAR, onde se encontra quase todas as peças e a preço justos. Se não me engano o Andre comprou as deles por 300 o par. Mas deixa ele aparecer pra confirmar.

PS: Vc vai pro Jeep Croos do Conde? As incrições ja estao acabando, pode ser feita pelo site www.freeroad4x4.com.br (http://www.freeroad4x4.com.br). La vai ter uma boa galera pra gente trocar informações.

Fala Fabrício!

Tô querendo ir sim para este jeep cross, acabei de manda um e-mail para o freeroad solictando informãções sobre o evento.

Sim, o Ruy tá com mola de opala 4cc com ar, ele vestiu sim uma mangueira na mola, mas teve que cortar um elo, pois a traseira ficou muito alta.

Mas além de vestir a mangueira, é necessário alguma outra peça ou a mola se encaixa perfeitamente?

A Suzukar q vc fala é a de SP ou a daqui de SSA?

abraço,

Fabriciooliver
30/10/2008, 10:32
O Jeep cross é show de bola, um dos melhores da Bahia, soube que ja tem mais de 100 incritos, garanta logo a sua.

A suzucar que me refiro é a de SP

Andre Sousa
30/10/2008, 12:10
Se não me engano o Andre comprou as deles por 300 o par. Mas deixa ele aparecer pra confirmar.

Confirmado. Molas dianteiras do V6. Na Suzucar procurar o Edvaldo que ele sabe quais molas são.

Andre Sousa
30/10/2008, 12:15
André:

[B]Ao invés de disponibilizar o molde pelos Correios, acredito que seria mais prático você informar as medidas que constam indicadas nas fotos abaixo

Vou providenciar.

Pedrinha
30/10/2008, 12:54
...o Ruy tá com mola de opala 4cc com ar, ele vestiu sim uma mangueira na mola, mas teve que cortar um elo, pois a traseira ficou muito alta.

Mas além de vestir a mangueira, é necessário alguma outra peça ou a mola se encaixa perfeitamente?

A Suzukar q vc fala é a de SP ou a daqui de SSA?

abraço,

Piolho,

Tô achando estranho ter acontecido isso no carro do Ruy. Eu instalei estas mesmas molas de Opala 4CC com Ar faz mais ou menos uns 2 meses e não deu diferença na altura...aliás...a diferença que deu é insignificante (=/- uns 10 mm). E olha que eu não tenho kit gás no carro!!! Será que ele não instalou estas molas com calços? No meu carro eu fiz o mesmo que o Carlos TA fez, vestí a base da mola com uma mangueira de borracha e utilizei um calço de borracha bem fina (próprio p/ estas molas de Opala) no suporte superior da mola (se não fizer isso, ficará fazendo barulho). Ficou muito bom!!!
Recomendo a vc ir a um torneiro e pedir p/ ele confeccionar prolongadores de batente da suspensão dianteira na mesma altura do calço utilizado. Assim, vc evita o famoso "fim de curso da suspensão dianteira após lift" e preserva seus amortecedores.

Piolho-BA
30/10/2008, 15:00
Piolho,

Tô achando estranho ter acontecido isso no carro do Ruy. Eu instalei estas mesmas molas de Opala 4CC com Ar faz mais ou menos uns 2 meses e não deu diferença na altura...aliás...a diferença que deu é insignificante (=/- uns 10 mm). E olha que eu não tenho kit gás no carro!!! Será que ele não instalou estas molas com calços? No meu carro eu fiz o mesmo que o Carlos TA fez, vestí a base da mola com uma mangueira de borracha e utilizei um calço de borracha bem fina (próprio p/ estas molas de Opala) no suporte superior da mola (se não fizer isso, ficará fazendo barulho). Ficou muito bom!!!
Recomendo a vc ir a um torneiro e pedir p/ ele confeccionar prolongadores de batente da suspensão dianteira na mesma altura do calço utilizado. Assim, vc evita o famoso "fim de curso da suspensão dianteira após lift" e preserva seus amortecedores.

Pelo menos foi o que ele me disse.
Vamos ver se o dito cujo aparece aqui no fórum para esclarecer.

abç,

Andre Sousa
30/10/2008, 20:19
Video legal.
http://br.youtube.com/watch?v=t6gq_m5tqNU&feature=related

joviari
30/10/2008, 23:42
Piolho,

André teria a referência dessas molas que você usou? Ou saberia pelo menos o ano de referência? Grato, João Víctor.

Pedrinha
31/10/2008, 06:54
André teria a referência dessas molas que você usou? Ou saberia pelo menos o ano de referência? Grato, João Víctor.São estas as molas:

hrodrigues
31/10/2008, 07:41
São estas as molas:

Olá Alexandre

Ainda com relação às travessas e bagageiros. Depois de instalados saí para testar algo que desconfiava, o barulho do vento nos mesmos. Realmente incomoda acima de 80km. Retirei o bagageiro, deixei só as travessas, e mesmo assim continuou incomodando. A altura das travessas é bem maior do que as que tinha anteriormente, daí o aparecimento do ruído. Voltei à minha configuração original.
Ainda triste com a possível descontinuação do Tracker ? Resolva o seu problema no site abaixo ahahah :lol:

http://www.ivecotrakker.com.br/

Abs

Helio

Pedrinha
31/10/2008, 08:17
Olá Alexandre

Ainda com relação às travessas e bagageiros. Depois de instalados saí para testar algo que desconfiava, o barulho do vento nos mesmos. Realmente incomoda acima de 80km. Retirei o bagageiro, deixei só as travessas, e mesmo assim continuou incomodando. A altura das travessas é bem maior do que as que tinha anteriormente, daí o aparecimento do ruído. Voltei à minha configuração original.
Ainda triste com a possível descontinuação do Tracker ? Resolva o seu problema no site abaixo ahahah :lol:

Abs

Helio

Olá Hélio,

Tudo Bem?
Estou achando estranho este ruído. Acho que as minhas travessas não o fazem. Ou então, já estou acostumado, afinal, as tenho desde o GV.
Quanto à descontinuação do Tracker...não estou nem aí! O mais importante é que estou com o meu novinho...isso significa que o bicho vai durar muuuuuto ainda. Já este Iveco Tracker, bem que eu gostaria de pilotá-lo...de preferência no transito de Niteroi...:mrgreen:

Andre Sousa
31/10/2008, 12:49
André teria a referência dessas molas que você usou? Ou saberia pelo menos o ano de referência? Grato, João Víctor.

As que eu usei são as do molas Cofap do Opala 4cc com ar - ano 80 a 92 (ECHE 41).

Na Nafil está R$146,00 o par (... e são Cofap).

http://www.nafil.com.br/busca_autopecas.php?descricao=mola&aplica=opala&n_original=&interno=&pagina=1

Pedrinha
31/10/2008, 13:00
As que eu usei são as do molas Cofap do Opala 4cc com ar - ano 80 a 92 (ECHE 41).

Na Nafil está R$146,00 o par (... e são Cofap).

http://www.nafil.com.br/busca_autopecas.php?descricao=mola&aplica=opala&n_original=&interno=&pagina=1

Olá Andre, tudo bem?

Vendo as molas que vc utilizou, me ocorreu uma dúvida/curiosidade. Será que o problema reportado por alguns aqui, quanto a altura da traseira do Tracker ficar maior com estas molas, não seria por conta da diferença de anos/modelos de Opala? As molas que eu utilizei são dos Opalas com Ar de 69 à 79 e não deu quase diferença nenhuma na altura.

Andre Sousa
31/10/2008, 13:27
Olá Andre, tudo bem?

Vendo as molas que vc utilizou, me ocorreu uma dúvida/curiosidade. Será que o problema reportado por alguns aqui, quanto a altura da traseira do Tracker ficar maior com estas molas, não seria por conta da diferença de anos/modelos de Opala? As molas que eu utilizei são dos Opalas com Ar de 69 à 79 e não deu quase diferença nenhuma na altura.

Acho bem provável. O Opala ano 80 em diante é diferente e pode ter sido projetada uma mola um pouco mais mais alta para ele.

Lembro de uma foto de um colega de Forum do seu Tracker assim que colocou amola. O carro estava de lado na areia da praia e a traseira estava bem mais alta que a dianteira. Outro forista narrou que optou por cerrar um elo pra ajustas a altura. No meu caso, assim que troquei a traseira ficou sensivelmente mais alta que a dianteira. Só resolvi essa diferença colocando na dianteira as molas do V6.

Bom é que o resultado final com o conjunto ficou show. Já estou rodando assim faz uns meses e recomendo.

Andre Sousa
31/10/2008, 13:32
Aos interessados nas molas de Opala segue sugestão detalhada de uso:

Nafil Autopeças: Compre a mola ECHE 41 (R$ 146,29) ou outra aqui já indicada. Compre também os calços 0200078-SK366 (2 x R$ 3,80) e 0200361-SK1367 (2x R$ 1,37) - use um dentro do outro no encaixe superior das molas.

Antes de colocar as molas, encape os primeiros elos com uma mangueira plástica resistente - leve a mola para testar a que melhor encaixa, use um pouco de vaselina para facilitar a passagem do elo por dentro da mangueira.

Para acentar a mola no encaixe superior, primeiro coloque o calço 0200361-SK1367 e, por cima, o calço 0200078-SK366. Fiz dessa forma e não ouço nenhum rangido.

Pedrinha
31/10/2008, 13:35
Acho bem provável. O Opala ano 80 em diante é diferente e pode ter sido projetada uma mola um pouco mais mais alta para ele.

Lembro de uma foto de um colega de Forum do seu Tracker assim que colocou amola. O carro estava de lado na areia da praia e a traseira estava bem mais alta que a dianteira. Outro forista narrou que optou por cerrar um elo pra ajustas a altura. No meu caso, assim que troquei a traseira ficou sensivelmente mais alta que a dianteira. Só resolvi essa diferença colocando na dianteira as molas do V6.

Bom é que o resultado final com o conjunto ficou show. Já estou rodando assim faz uns meses e recomendo.

Então eu acho que a diferenta está aí mesmo...veja estaa fotoa do meu carro já com as molas do Opala 69 a 79. A diferença de altura é mínima/insignificante.

VOVÔ DO TROLLER
31/10/2008, 13:37
Olá Alexandre

Abs

Helio
Eu ainda prefiro o meu TRACKER ao TRAKKER da Fiat . Abs.

joviari
31/10/2008, 17:33
Liguei em várias autopeças de Goiânia hoje e no distribuidor COFAP, e fui informado que as molas MC.ECHE 07 foram descontinuadas. Inclusive encontrei-as anunciadas em um site(www.wolloko.com), efetuei a compra e minutos depois ligaram avisando que não possuem mais disponibilidade da mesma. As molas MC.ECHE41 encontrei com facilidade. Como está sendo dito aqui no fórum que as molas "41" dão notável diferença entre dianteira e traseira, estou dando preferência pras "07". Saberiam me indicar alguma autopeças que ainda as tem em estoque? Grato desde já, João Víctor.

joviari
31/10/2008, 18:08
Se eu colocar as molas final "41" na traseira e ficar muito mais alto, posso mandar confeccionar novos calços de mola pra dianteira que eliminem essa diferença? Recomendam essa solução? Lembro que não faço trilhas, só viagem e passeios... Grato, João Víctor.

Murillus
31/10/2008, 18:10
Então eu acho que a diferenta está aí mesmo...veja estaa fotoa do meu carro já com as molas do Opala 69 a 79. A diferença de altura é mínima/insignificante.

a minha tracker ta com 3" na trazeira... as molas que coloquei foram a do opala 6 cc com ar... acho que o ano era 80 ou 82... realmente fica com a trazeira mais alta... mas depois de colocar as molas dianteiras do GV V6, tudo ficou igual...

[]s

Andre Sousa
31/10/2008, 18:12
Liguei em várias autopeças de Goiânia hoje e no distribuidor COFAP, e fui informado que as molas MC.ECHE 07 foram descontinuadas. Inclusive encontrei-as anunciadas em um site(www.wolloko.com), efetuei a compra e minutos depois ligaram avisando que não possuem mais disponibilidade da mesma. As molas MC.ECHE41 encontrei com facilidade. Como está sendo dito aqui no fórum que as molas "41" dão notável diferença entre dianteira e traseira, estou dando preferência pras "07". Saberiam me indicar alguma autopeças que ainda as tem em estoque? Grato desde já, João Víctor.

joviari
31/10/2008, 18:46

Obrigado Andre, já fiz a compra atráves do site. Comprei as final "07" e os calços de mola que você indicou em um post anterior. Na finalização do pedido, há um aviso que eles podem não ter mais o produto em estoque, espero que não liguem na segunda-feira avisando que não tem! Tem um bom final de semana. Um abraço, João Víctor.

Pedrinha
31/10/2008, 18:52
Obrigado Andre, já fiz a compra atráves do site. Comprei as final "07" e os calços de mola que você indicou em um post anterior. Na finalização do pedido, há um aviso que eles podem não ter mais o produto em estoque, espero que não liguem na segunda-feira avisando que não tem! Tem um bom final de semana. Um abraço, João Víctor.

Caro Joviari,

Espero que vc consiga estas molas. Estou muito satisfeito com as minhas. Não se esqueça de aproveitar a suspensão dianteira desmontada, retirar os batentes de borracha e levá-los num torneiro e pedir que confeccione prolongadores, na mesma medida dos calços de molas dianteiros (2 Pol.). Assim evita-se o fim-de-curso da suspensão dianteira, após lift.

SUVprata
31/10/2008, 19:06
Andre Sousa

E demais foristas ...

Bem, em relação as molas para Opala, é o seguinte ...

No 3.8 de 70 a 72 ele usa mola MC.ECHE40

Já no 4.1 a história é diferente, de 70 a 79 ele usa a usa a MC.ECHE40 também, mas apartir de 80 até 92 ele passou a ter opção de mola trazeira, com ar, sem ar, e com ar mais TA e as caratcerísticas são:

com AR - MC.ECHE38
sem AR - MC.ECHE37
com AR + TA - MC.ECHE43
e Trazeira - MC.ECHE40

Ou seja existem uma variedade, e como você já usa um determinado modelo, e sabe e indica como estando o carro estável e com maciêz compatível, o melhor é a galera seguir seus conselhos ...

Agora a que você diz estar usando MC.ECHE41, é do Opala 2.5 que é usada na dianteira com AR "ou" TA, veja que não é com AR e + TA ... é é da dianteira e não da Trazeira que no caso é a MC.ECHE40 e estão comprendidas entre 78 e 92, pois antes são outras indicações ...

Espero estar confundindo um pouco mais a dúvida de alguns, mas isso é favorável, aprendemos com as dificuldades ...

Quem quiser conferir e confirmar as informações, podem acessar www.cofap.com.br (http://www.cofap.com.br)

Lembrando também, que o fabricante indica usar o isolador, quando se trata de trazeira, não sei por que, mas em todas os códigos quando se tratam de molas trazeiras ele indica " Usar com isolador 94.608.781 (código original)", acredito eu devido ao encaixe onde elas vão se apoiar, pois devem ser diferentes dos da dianteira ...

Outro detalhe, as MC.ECHE07 foram usadas nos Opala 2.5 na dianteira e sem especificação de ser com ou sem ar ou sem TA, e foram usadas até 1977 após muda as configurações, e como foram lançadas molas mais modernas, talvéz essa seja a explicação para a descontinuação de sua fabricação, pois usuários de Opala, devem ter optado pelas melhorias feitas nos novos modelos ...

Sds.

;728807]Acho bem provável. O Opala ano 80 em diante é diferente e pode ter sido projetada uma mola um pouco mais mais alta para ele.

Bom é que o resultado final com o conjunto ficou show. Já estou rodando assim faz uns meses e recomendo.[/quote]

Pedrinha
31/10/2008, 19:14
Ô Suv,

As molas de Opala que são aplicadas na traseira do Tracker, são as dianteiras mesmo. :concordo:

No meu Tracker, estou usando há uns dois meses as molas dianteiras do Opala 69 a 79, modelo MC.ECHE07 e estou gostando muito.

Pedrinha
31/10/2008, 19:20
Segue anexo, foto da mola aplicada no meu carro!

SUVprata
31/10/2008, 19:25
Pedrinha

É, mas as que o André, percursor deste forum está usando é a MC.ECHE41, veja abaixo o comentário dele:

"As que eu usei são as do molas Cofap do Opala 4cc com ar - ano 80 a 92 (ECHE 41)."

Quem quiser baixar o catálogo de molas da Cofap, é só ir em: http://www.cofap.com.br/index.aspx

Sds.

;729052]Segue anexo, foto da mola aplicada no meu carro![/quote]

SUVprata
31/10/2008, 19:34
GALERA

ACHEI UM SITE MANEIRO PARA SE PESQUISAR SOBRE AUTO-PEÇAS, MUITO COMPLETO ...

http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

ESPERO QUE GOSTEM ...

Sds.

Pedrinha
31/10/2008, 19:34
Pedrinha

É, mas as que o André, percursor deste forum está usando é a MC.ECHE41, veja abaixo o comentário dele:

"As que eu usei são as do molas Cofap do Opala 4cc com ar - ano 80 a 92 (ECHE 41)."

Sds.

![/quote]

Eu sei Suv. Estas molas do André, tb são molas dianteiras de Opala...as de 6CC que o Murillus está usando no Tratrablue tb são dianteiras do Opala. Eu quis só enfatizar que as molas que devem ser aplicadas no Tracker são as molas dianteiras de Opala. Não importa o ano do Opala. O problema que tem que ser enfatizado é que esta mola que o Andre está usando e tb a que o Murillus está usando, deixam a traseira do Tracker mais alta que a dianteira. Dá uma diferença de altura significante. Já as molas que eu estou usando, dá diferença tb, mas esta diferença é insignificante.

SUVprata
31/10/2008, 19:40
Pessoal

Dêem só uma olhada como aparece no site que indiquei :

MC.ECHE07
D.OPALA/CARAVAN 4 CIL.69/79 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE09
D.CHEVETTE/MARAJ/CHEVY 73/94 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE10
T.CHEVETTE (TODOS) (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE18
D.CHEVET./MAR./CHEVY REF.73/94 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE26
T.MARAJO 80/89 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE27
D.MONZA S/AR 82/90 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE29
D.MONZA C/AR TRANS.AUTOM.82/90 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE30
T.MONZA (TODOS) (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE33
T.CHEVY 500 83/94 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE35
D.ACD 40 84=> (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE36
D.OPALA/CARAVAN 4 CIL. 80/92 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE37
D.OPALA/CARAVAN 6 CIL. 80/92 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE38
D.OPALA/CARAV.6 CIL/C/AR 80/92 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE40
T.CARAV.4/6CIL/OPAL.4POR.80/92 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE41
D.OPAL/CAR.4CIL.TR.AUT.80/92 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3
MC.ECHE43
D.OPAL.CAR.6CIL.TR.AUT.80/92 (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

COFAP 3

Muito bom né ?

Assim podemos tirar a dúvida de onde é cada modelo de mola que cada um sugere ...

E ver se realmente condiz com a informação, pois muitas vezes chegamos a uma auto-peças e pedimos a mola x para o carro y, porém as vezes a informação não bate, e aí vem a dúvida, comprar mola x ou comprar para o carro y ??? pois as vezes a informação não é ""casada" ...

Sds.

http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm (http://www.guatil.com.br/Catalogos/catalogo.htm)

ESPERO QUE GOSTEM ...

Sds.[/quote]

SUVprata
31/10/2008, 19:52
Pedrinha

Tranquilo ...

Sds.

;728501]São estas as molas:

TMorais
02/11/2008, 20:07
SUV,

Não sei se esse GV foi vc quem postou essa foto (anexo), portanto solicito ao amigo mais informações sobre esse produto. :concordo:

Instalação
Vendas
Fixação no GV/Tracker
Qualidade/Acabamento
Outras...:pensativo:

Att.

Pessoal,

Olha a maldade que fizeram com o GV!:shock::oops:

SUVprata
02/11/2008, 21:29
TMorais

Qual delas ? a da "maldade" ou a mais de baixo ?

Se for a do Gv prata na praia, foi sim, era meu ...
O que deseja saber ?

Sds.

Não sei se esse GV foi vc quem postou essa foto (anexo), portanto solicito ao amigo mais informações sobre esse produto. :concordo:

Instalação
Vendas
Fixação no GV/Tracker
Qualidade/Acabamento
Outras...:pensativo:

Att.

Pessoal,

Olha a maldade que fizeram com o GV!:shock::oops:[/quote]

TMorais
02/11/2008, 21:40
TMorais

Se for a do Gv prata na praia, foi sim, era meu ...
O que deseja saber ?

Sds.

SUV,

Um amigo está interessado em comprar um snorkel desse ai em Fortaleza (acho que a loja é Snorkel e Cia :pensativo:). Então gostaríamos de mais informações sobre esse snorkel pois aqui só conheço o da OGZ (segue uma foto anexa).

Vc teria outras fotos mais de perto desse snorkel?
Sabe algo sobre o produto? (qualidade, fixação no carro, etc..)
Loja onde vende e custo...

Enfim estamos sem informações desse snorkel ai. Desde já agradeço.

Mande-me seu endereço em MP para te enviar um adesivo do clube do Tracker em compensação pelo CD enviado.:concordo:
Att.

SUVprata
03/11/2008, 18:27
TMorais

Já postei fotos mais de perto sim, e bem detalhadas, aqui mesmo no forum, não lembro para quem, mas se procurar a palavra snorkel encontrará, e achará também comentários meus de detestar snorkel, mas sou obrigado a reconhecer, o que estava no meu carro, é o mais bem instalado, com melhor aerodinâmica, bem vedado, enfim, de todos os snorkel que já vpi, o que estava no meu carro era o melhor, na minha concepção ... vou procurar saber onde é a loja se é que ela é daqui de fortaleza e te repasso informações, mas te garanto, a qualidade dele é boa, bem vedado, usava parafusos de inóx e vedação em silicone, estarei trabalhando de 23 x 07, e as fotos estão lá, estando lá, postarei de novo para você ... mesmo que encontre aqui no forum ...

Sds.

;730085]SUV,

Um amigo está interessado em comprar um snorkel desse ai em Fortaleza (acho que a loja é Snorkel e Cia :pensativo:). Então gostaríamos de mais informações sobre esse snorkel pois aqui só conheço o da OGZ (segue uma foto anexa).

Enfim estamos sem informações desse snorkel ai. Desde já agradeço.

Mande-me seu endereço em MP para te enviar um adesivo do clube do Tracker em compensação pelo CD enviado.:concordo:
Att.[/quote]

Murillus
03/11/2008, 18:39

Tarcisio,

este snorkel é produzido pelo marcao... www.snorkelecia.com.br (http://www.snorkelecia.com.br) ... ele é muito bom... é em fibra de vidro semelhante aos dos troller...

Rua Monsehor Salazar, 928 - Pio XII - Fortaleza - Ceará
CEP: 60.130-370 - Fone: (85) 9995.2215 (85) 272.3195
E-mail: marcos@snorkelecia.com.br (marcos@snorkelecia.com.br)

problema sempre sera a fixacao... voce tera que furar a lataria... por isso é um procedimento sem volta...

o preço a tres meses era umas 600 latinhas ja istalado na cor do veiculo...

tem tb o pessoal do Assis -> 85 227-9376 e do Tom Rosa -> 85 9983-9304

[]s

Piolho-BA
03/11/2008, 19:17
Tarcisio,

este snorkel é produzido pelo marcao... www.snorkelecia.com.br (http://www.snorkelecia.com.br) ... ele é muito bom... é em fibra de vidro semelhante aos dos troller...

Rua Monsehor Salazar, 928 - Pio XII - Fortaleza - Ceará
CEP: 60.130-370 - Fone: (85) 9995.2215 (85) 272.3195
E-mail: marcos@snorkelecia.com.br (marcos@snorkelecia.com.br)

problema sempre sera a fixacao... voce tera que furar a lataria... por isso é um procedimento sem volta...

o preço a tres meses era umas 600 latinhas ja istalado na cor do veiculo...

tem tb o pessoal do Assis -> 85 227-9376 e do Tom Rosa -> 85 9983-9304

[]s

Prezado Murillus,

Além de cortar o paralama para passar o duto de ar é nessesário tb furar a coluna para fixar a torre do snorkel ou dá para fixar a torre com fita dupla face 3M?

att,