Ver Versão Completa : Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas
Páginas :
1
2
3
4
5
[
6]
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Pedrinha
09/06/2008, 17:20
André,
Pelo que o Fábio Rosa fala a mola é a do Opala 6cc, ou seja, MC.ECHE37.
Ah, e o batente do Opala vai dentro do batente original da Tracker (um encaixa dentro do outro).
[]
Mário.
Mário,
A mola do 6 CC deve deixar o carro muito duro. O Carlos TA usou as molas do 4 CC (foto postada com as especificações) e ainda assim, ficou bem dura. :pensativo: Basta comparar na foto onde estão as molas original e a do Opala 4 CC...a bitola da mola do Opala é bem mais larga que a do Tracker. Imagine a do 6CC. :shock:
[]s. :concordo:
Mário,
A mola do 6 CC deve deixar o carro muito duro. O Carlos TA usou as molas do 4 CC (foto postada com as especificações) e ainda assim, ficou bem dura. :pensativo: Basta comparar na foto onde estão as molas original e a do Opala 4 CC...a bitola da mola do Opala é bem mais larga que a do Tracker. Imagine a do 6CC. :shock:
Pedrinha,
As molas do Carlos são do Opala 4cc com ar ou transmissão e as que o Fábio usa são as do 6cc sem ar ou transmissão. Então, acho que elas mais ou menos se equivaleriam na dureza.
Murillus,
Põe a sogra no porta-malas pra fazer peso que o carro vai pular menos!:mrgreen::twisted:
[]
Mário.
Murillus
09/06/2008, 18:00
Pedrinha e Mário,
A mola do 6 CC é praticamente igual as molas do 4 CC... a bitola da mola do Opala é bem mais larga que a do Tracker, mas na vi diferenca entre a do 4 e a do 6...
a do 6 CC parecem um poucio mais reforçadas que as do 4 CC... mas no geral sao iguais em tamanho e diametro...
[]s
Newton Guerra
09/06/2008, 18:52
Mário,
Fiz esta modificacao e to achando a trazeira bastante dura...
acho isso vantajoso pois dificilmente vai dar fim de curso do amortecedor...
mas fica dura pracas... e pra quem nao usa muito o porta malas pode achar desconfortalvel...
Talves as molas do opala 4 cilindros fossem melhores...
[]s
Ô povo, fico um pouco fora do fórum e perco umas 30 mensagens!
No meu ex-GV coloquei as molas teoricamente mais macias do Opala: 4 cilindros sem ar e câmbio manual. Achei que ficou muito bom, mesmo assim um pouco mais duro e firme que o original.
Se alguém aqui de Sampa quiser testar, não vou usar as molas tão cedo. Acho que vou instalar no Tracker só depois dos 10.000 km, se não pintar nenhuma viagem legal antes. A traseira é fácil de instalar.
Abraços
Carlos TA
09/06/2008, 19:18
Pedrinha e Mário,
A mola do 6 CC é praticamente igual as molas do 4 CC... a bitola da mola do Opala é bem mais larga que a do Tracker, mas na vi diferenca entre a do 4 e a do 6...
a do 6 CC parecem um poucio mais reforçadas que as do 4 CC... mas no geral sao iguais em tamanho e diametro...
[]s
Murillus,
A mola do 6cil, é 0,25 de volta mais longa que a do 4cil , e além da bitola a têmpera também conta.
A mola é dimensionada para para o peso que vai suportar , na ordem .
1 -6cil sem ar MCECHE37
2 -6cil com ar MCECHE 38
3 -6cil ar +TA MCECHE 43
4 -4cil c/ ar ou TA MCECHE 41
Eu "acho" que a mola 1 e a 4 devem suportar um peso próximo mas ainda com uma diferença significativa , só acho.
[]"s
Carlos
VOVÔ DO TROLLER
09/06/2008, 19:38
Ô povo, fico um pouco fora do fórum e perco umas 30 mensagens!
No meu ex-GV coloquei as molas teoricamente mais macias do Opala: 4 cilindros sem ar e câmbio manual. Achei que ficou muito bom, mesmo assim um pouco mais duro e firme que o original.
Se alguém aqui de Sampa quiser testar, não vou usar as molas tão cedo. Acho que vou instalar no Tracker só depois dos 10.000 km, se não pintar nenhuma viagem legal antes. A traseira é fácil de instalar.
Abraços
Valeu Newton. Quando você for instalar as molas do opala, futuramente, conte para nós como ficou, por gentileza.Eu instalei apenas os amortecedores da Suprema e achei que o carro ficou mais duro. Se com a mola do opala ficar mais duro ainda, acho que é "pauleira" principalmente no meu caso que ando com o carro quase sempre com pouco , ou nenhum peso na traseira. Abçs e boa noite. Válter
Pedrinha
09/06/2008, 22:45
...No meu ex-GV coloquei as molas teoricamente mais macias do Opala: 4 cilindros sem ar e câmbio manual. Achei que ficou muito bom, mesmo assim um pouco mais duro e firme que o original...
Caro Mário,
Eu quis dizer exatamente isto! Continuo achando que mola de Opala 6CC ou 4CC com Ar Cond. e DH devem endurecer ainda mais a suspensão traseira do Tracker, que já fica mais firme com amortecedores Turbogas de Suprema. Entendo que a opção do Newton Guerra é a mais acertada para dar mais firmeza na traseira do Tracker, sem endurecer demais o carro. Já estou começando a achar que o amortecedor convencional de Suprema tb seria mais interessante, em termos de firmeza. Pode ser que o conjunto mola e amortecedor mais macios deixem o carro mais confortável, sem deixá-lo molenga como na versão original. :pensativo:
É só palpite, tá?!?! :oops:
Abraço,
Alexandre. :concordo:
Zé Novais
10/06/2008, 08:07
Bom dia . . . bom dia . . . bom dia . . . to feliz pra caramba, perdidinho mas feliz pra caranba, o pessoal aqui do forum é fera, tem mujita informação sobre suspensão, o bastante pra me perder, teria como os amigos tentarem resumir em qual configuração se aplica a "dura" e "muito dura", pelo que li existem essas possibilidades, determinado amortecedor com determinada mola = a "dura"; determinado amortecedor2 com determinada mola2 = a "muito dura" . . . e sobre o amortecedor da F1000 alguma resposta ? ? ? Grande abraço a todos . . .
Caro Mário,
Eu quis dizer exatamente isto! Continuo achando que mola de Opala 6CC ou 4CC com Ar Cond. e DH devem endurecer ainda mais a suspensão traseira do Tracker, que já fica mais firme com amortecedores Turbogas de Suprema. Entendo que a opção do Newton Guerra é a mais acertada para dar mais firmeza na traseira do Tracker, sem endurecer demais o carro. Já estou começando a achar que o amortecedor convencional de Suprema tb seria mais interessante, em termos de firmeza. Pode ser que o conjunto mola e amortecedor mais macios deixem o carro mais confortável, sem deixá-lo molenga como na versão original. :pensativo:
É só palpite, tá?!?! :oops:
Abraço,
Alexandre. :concordo:
Caro Alexandre,
Praticamente todas as opiniões aqui expressadas são só palpite de amadores que acham que entendem alguma coisa!:oops: Ou, de outros, como eu, que não entendem praticamente nada, mas não se furtam de dar opinião!:putz::shock:
Eu, particularmente, ainda estou com as molas e amortecedores originais com o prolongador e não tenho muito o que reclamar não! Porém, como o Valter, ando quase sempre vazio. E também tenho o pé um pouco menos pesado que o Newton :rolleyes:...
A única coisa que vou colocar é o amortecedor a óleo Cofap do Suprema, único que consegui comprar.:parede:
Quanto às molas, não pretendo trocá-las, mesmo porque estou com um kit AirLift para ser instalado dentro das molas originais da Tracker e se trocá-las vou inviabilizar essa instalação, que considero importante para manter a altura traseira quando faço viagens longas com o carro carregado.
Entretanto, dado o recente problema de obtenção dos amortecedores do Suprema, me inquieta o fato de colocar peças de carros já fora de produção há muito tempo, e que, inevitavelmente, vão dar problemas de obtenção num futuro próximo, principalmente se considerarmos peças confiáveis de 1ª linha. Isso fora o fato de como conseguir uma mola de Opala no meio de uma viagem pela Argentina ou Chile (isso sem falar no Perú ou Bolívia), por exemplo??
Apenas considerações em uma manhã friorenta e ventosa!
[]
Mário.
Pedrinha
10/06/2008, 11:37
Praticamente todas as opiniões aqui expressadas são só palpite de amadores que acham que entendem alguma coisa!:oops: Ou, de outros, como eu, que não entendem praticamente nada, mas não se furtam de dar opinião!:putz::shock:...este é o meu caso...eheheheh :mrgreen:
Eu, particularmente, ainda estou com as molas e amortecedores originais com o prolongador e não tenho muito o que reclamar não! Porém, como o Valter, ando quase sempre vazio. E também tenho o pé um pouco menos pesado que o Newton :rolleyes:... Tb tenho o pé leve...aliás, bem leve...prefiro a contemplação da viagem do que duelar nas estradas...no entanto, estou sempre com o carro pesado...principalmente qd vou para o sítio...daí minha preocupação/atenção qt às opções de molas/amortecedores. :pensativo:
A única coisa que vou colocar é o amortecedor a óleo Cofap do Suprema, único que consegui comprar.:parede: ...entendo que é uma excelente opção tb...além de ser mais barato...pois, se a Suprema é aquela banheirona, pesadona, seus amortecedores são calibrados p/ aguentar peso, certo? Logo penso que eles, mesmo sendo convencionais, atenderão nossa demanda. :rolleyes:
Quanto às molas, não pretendo trocá-las, mesmo porque estou com um kit AirLift para ser instalado dentro das molas originais da Tracker e se trocá-las vou inviabilizar essa instalação, que considero importante para manter a altura traseira quando faço viagens longas com o carro carregado. ...acho muito interessante esta opção...pois vc pode andar com as bolsas de ar cheias e com isso deixar a suspensão mais firme...sem ter que modificar nada.
Entretanto, dado o recente problema de obtenção dos amortecedores do Suprema, me inquieta o fato de colocar peças de carros já fora de produção há muito tempo, e que, inevitavelmente, vão dar problemas de obtenção num futuro próximo, principalmente se considerarmos peças confiáveis de 1ª linha. Isso fora o fato de como conseguir uma mola de Opala no meio de uma viagem pela Argentina ou Chile (isso sem falar no Perú ou Bolívia), por exemplo??...este problema sempre rondará quem optou pela substituição das molas e amortecedores traseiros. Penso que será um risco calculado...uma opção mesmo.
Apenas considerações em uma manhã friorenta e ventosa! ...remédio p/ este clima? ...um Chimarrão quentinho...eheheheheh
[]s
Alexandre.
Pedrinha
10/06/2008, 11:39
...a propósito, alguém aqui já usou/aplicou amortecedores Rancho 5000 na traseira de GV/Tracker?
...eles cabem?
:pensativo:
Andre Sousa
10/06/2008, 14:17
Quanto às molas, não pretendo trocá-las, mesmo porque estou com um kit AirLift para ser instalado dentro das molas originais da Tracker e se trocá-las vou inviabilizar essa instalação, que considero importante para manter a altura traseira quando faço viagens longas com o carro carregado.
[]
Mário.
Prezado Iwakura,
Uma opção que estou pesquisando é essa de colocar as bolsas AirLift. Você pode me informar as medidas que cabem nas molas do Tracker. No mercado existem vários tamanhos, preciso saber que tamanho você comprou, onde comprou e quanto pagou. Nas pesquisas que fiz o preço era um assalto (R$ 600,00) o par. No exterior essas bolsas custam no máximo US$ 80,00.
Abraços.
Prezado Iwakura,
Uma opção que estou pesquisando é essa de colocar as bolsas AirLift. Você pode me informar as medidas que cabem nas molas do Tracker. No mercado existem vários tamanhos, preciso saber que tamanho você comprou, onde comprou e quanto pagou. Nas pesquisas que fiz o preço era um assalto (R$ 600,00) o par. No exterior essas bolsas custam no máximo US$ 80,00.
Abraços.
André,
Eu comprei na AzTrucks (www.aztrucks.com (http://www.aztrucks.com)). Custaram US$ 80 + US$40 de frete (UPS). No total, com impostos, custou uns R$ 400.
As medidas eu não tenho aqui comigo, mas se quiser à noite eu meço e amanhã posto. Entretanto, o código do kit para o Suzuki Grand Vitara é o 60793.
[]
Mário.
Murillus
10/06/2008, 17:33
A mola do 6cil, é 0,25 de volta mais longa que a do 4cil , e além da bitola a têmpera também conta.
1 -6cil sem ar MCECHE37
2 -6cil com ar MCECHE 38
3 -6cil ar +TA MCECHE 43
Eu "acho" que a mola 1 e a 4 devem suportar um peso próximo mas ainda com uma diferença significativa , só acho.
Carlos,
acabei de testar as molas num "pequeno voo"... ficou muito bom... nao senti nenhuma batida... ou seja nao deu fim de curso...
coloco as fotos delas logologo junto com as especificacoes pois as caixas estao no carro ainda...
mas as molas do 6 cc c/ ar (92) sao mais baratas que a do 6 cc s/ ar (97) ja as molas do 4 cc c/ar (82) e 4 cc s/ ar (88)... cada...
[]s
Prezado Iwakura,
Abraços.
Complementando: as bolsas têm 72mm de diâmetro por 140mm de altura.
[]
Mário
VOVÔ DO TROLLER
10/06/2008, 19:41
AMORTECEDORES TRASEIROS PARA GV/TRACKER COM KIT DE 2" NA SUSPENSÃO
Boa noite à todos os amigos foristas. Como já foi aqui comentado, está cada vez mais difícil a obtenção dos amortecedores traseiros da Suprema, pois é um carro que já saiu de linha há muito tempo. Como muitos estão usando este amortecedor e conseqüentemente terão que ser repostos após algum tempo de uso, é bom pesquisarmos o assunto para termos opções de amortecedores traseiros. Abçs. Válter
P.S. só complementando, com relação à "dureza" dos amortecedores traseiros da Suprema , o GBL 1024 (à gás) seria para a Suprema 4.1 e BL 1024 (à oleo) seria para a 2.2. Talvez seja este o motivo da dureza. Teoricamento o BL (convencional) seria mais macio do que o GBL à gás. O peso da 4.1 é maior do que a 2.2. Eu , por ex. uso os à gás e senti que o carro ficou mai duro. Acredito que com o BL o carro fique mais macio.
espinheira
10/06/2008, 21:23
Boa noite à todos os amigos foristas. Como já foi aqui comentado, está cada vez mais difícil a obtenção dos amortecedores traseiros da Suprema, pois é um carro que já saiu de linha há muito tempo. Como muitos estão usando este amortecedor e conseqüentemente terão que ser repostos após algum tempo de uso, é bom pesquisarmos o assunto para termos opções de amortecedores traseiros. Abçs. Válter
P.S. só complementando, com relação à "dureza" dos amortecedores traseiros da Suprema , o GBL 1024 (à gás) seria para a Suprema 4.1 e BL 1024 (à oleo) seria para a 2.2. Talvez seja este o motivo da dureza. Teoricamento o BL (convencional) seria mais macio do que o GBL à gás. O peso da 4.1 é maior do que a 2.2. Eu , por ex. uso os à gás e senti que o carro ficou mai duro. Acredito que com o BL o carro fique mais macio.
Pois é amigos, temos que identificar opções um pouquinho mais novas, afinal, esta do amortecedor de Suprema é da época do lançamento do modelo do Grand Vitara, vale a pena lembrar que nosso carro já tem uns 10 anos de mercado!!!
Esses Rancho que a Monroe fabrica não tem nenhum que possamos usar não? Eu vi que eles tem para F1000, mas existe uma meia dúzia de modelos de F1000.
...Enquanto não identificamos: acabei de comprar amortecedor BL1024 na www.jocar.com (http://www.jocar.com). Devem estar chegando amanhã! Assim que os instalar postarei minhas impressões.
Pedrinha
10/06/2008, 21:54
...Pois é amigos, temos que identificar opções um pouquinho mais novas, afinal, esta do amortecedor de Suprema é da época do lançamento do modelo do Grand Vitara...Enquanto não identificamos: acabei de comprar amortecedor BL1024 na www.jocar.com (http://www.jocar.com). Devem estar chegando amanhã! Assim que os instalar postarei minhas impressões.
É por este motivo que perguntei pelos amortecedores Rancho 5000. Lembro que estes amortecedores foram muito usados em Niva e Vitarinhas (traseira). Sei tb que que Vitarinhas andam com amortecedores de Monza (traseira) e por aí vai...
Logo, não custa pesquisarmos...fica a sugestão p/ quem tem facilidade/disponibilidade de tempo: levar um amortecedor usado de GV/Tracker numa casa de suspensões e pesquisar junto com um técnico, que amortecedor teria as características mais amigáveis.
Pedrinha
10/06/2008, 21:58
... Teoricamente o BL (convencional) seria mais macio do que o GBL à gás. O peso da 4.1 é maior do que a 2.2. Eu , por ex. uso os à gás e senti que o carro ficou mais duro. Acredito que com o BL o carro fique mais macio.
...sou desta mesma opinião! :concordo:
espinheira
10/06/2008, 22:44
Pedrinha,
Estou disposto a dar início a uma pesquisa para ver se identificamos algum outro modelo, entretanto, aqui na Bahia temos algumas limitações! Vamos pedir aos colegas lá de Sampa para dar uma força, acredito que lá tenham mais opções. Enquanto isso sugiro analisarmos a versão F1000 da Rancho. Vamos aguardar o Fabrício conseguir qual o modelo que ele usou e procurar o compatível da Rancho.
Teve um conhecido aqui que usou mola traseira de chevy 500 e um mecânico falou da mola dianteira do Del Rey que seria mais macia que a do opala, porém, continuaremos com o problema da idade dos carros...
amilanez
10/06/2008, 23:39
Estou vendo as discussões sobre a suspensão traseira do Tracker. Eu gostei do resultado da minha que está com mola de opala 4cc + turbogas cofap. Segue duas fotos na estrada da petrobras. Achei que ficou com um curso muito bom... firme, e suportando mais o carro carregado. A suspensao dianteira eh q realmente precisa uma mola mais resistente e longa principalmente com o guincho.
Abraços,
Carlos TA
11/06/2008, 06:58
Estou vendo as discussões sobre a suspensão traseira do Tracker. Eu gostei do resultado da minha que está com mola de opala 4cc + turbogas cofap. Segue duas fotos na estrada da petrobras. Achei que ficou com um curso muito bom... firme, e suportando mais o carro carregado. A suspensao dianteira eh q realmente precisa uma mola mais resistente e longa principalmente com o guincho.
Abraços,
Adriano,
Qual a medida destes seus Mud , eles pegam em algum lugar?
Carlos
Citação:
Postado originalmente por vbeltram http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=626487#post626487)
... Teoricamente o BL (convencional) seria mais macio do que o GBL à gás. O peso da 4.1 é maior do que a 2.2. Eu , por ex. uso os à gás e senti que o carro ficou mais duro. Acredito que com o BL o carro fique mais macio.
...sou desta mesma opinião! :concordo:
Opinião abalizada e técnica de quem não entende muito: a diferença de peso da 4.1 pra 2.2 não é na frente, onde fica o motor?:cool: Acho que talvez a única diferença seja o gás x óleo, que por si só deva dar uma pequena amaciada, mas eu acho que não deva dar tanta diferença não...:discordo:
[]
Mário
Zé Novais
11/06/2008, 07:47
Abraços,
Fala ae "amilanez", qual medida é esse mud e pq seu TK esta sem o acabamento lateral ? ? ?
Pedrinha
11/06/2008, 07:55
Fala ae "amilanez", qual medida é esse mud e pq seu TK esta sem o acabamento lateral ? ? ?
Fala Zé, tudo bem? A medida dos pneus dele é 245/75 R16. Ele tirou os acabamentos pelo mesmo motivo do Andre Sousa...estes pneus "pegam" nos acabamentos.
[]. :concordo:
Carlos TA
11/06/2008, 12:59
Fala Zé, tudo bem? A medida dos pneus dele é 245/75 R16. Ele tirou os acabamentos pelo mesmo motivo do Andre Sousa...estes pneus "pegam" nos acabamentos.
Pedrinha,
Ele fez só lift de suspensão de 2" ´? Ou levantou a carroceria também?
Valeu.
Carlos
hrodrigues
11/06/2008, 13:14
Olá Alexandre
Finalmente a obra está acabada. O lift está pronto. Quero desde já agradecer a vc e a todos os que me orientaram e ajudaram enviando fotos e comentários.
Kit RC + Cofap GBL 1024 + calços + Yokohama Geolandar 235/70 R16
O trabalho é bastante simples desde que tenha disponível ferramentas e infra estrutura. O Kit se encaixa sem problema. O amortecedor é plug and play. Os calços são fáceis de se fazer. O pulo do gato está nas bieletas. Fiz todos os testes possíveis.
1 - Posiçao original sem calço;
2 - Posição trocada (D,E) sem calço;
3 - Posição original com calço;
4 - Posição trocada (D,E) com calço.
Em todas elas a bieleta trabalha enforcada.
Primeiro estalo, aumentar a altura do calço para compensar. Não funcionou.
Segundo estalo, inverter as bieletas na sua lateralidade. Bingo, funcionou perfeitamente as bieletas trabalham completamente livres sem nenhuma tensão extra.
Já testei o carro, sem problemas.
Sugiro que ao fazer o calço deixe uma das extremidades vazadas até o fim.
Medidas do calço: 8,0 cm x 5,0 cm x 1,25 cm Distância entre as furações, se resolver não deixar vazado, 6,0 cm
Primeiras impressões ao dirigir:
Corrigiu uma das coisas que me incomodavam, a traseira "molenga". Agora ela está firme porem sem comprometer o conforto. Dirigibilidade e estabilidade não notei diferença. Teste feito no asfalto sem chegar aos limites. Com o tempo passarei outras impressões.
Estou a disposição se puder ajudar de alguma forma
Abs
Helio
Pedrinha
11/06/2008, 13:24
Pedrinha,
Ele fez só lift de suspensão de 2" ´? Ou levantou a carroceria também?
Valeu.
Carlos
Carlos,
Repara na assinatura dele na parte de baixo da mensagem...tem todas as informações lá!!! :mrgreen:...de qq jeito, foi 2+2 mesmo.
Ps.: Ficou bonito, agressivo e harmônico o conjunto...só ficou faltando acabamentos mais caprichados. :confused: (opinião eminentemente pessoal, é claro).
Pedrinha
11/06/2008, 13:28
Olá Alexandre
Finalmente a obra está acabada. O lift está pronto. Quero desde já agradecer a vc e a todos os que me orientaram e ajudaram enviando fotos e comentários.
O trabalho é bastante simples desde que tenha disponível ferramentas e infra estrutura. O Kit se encaixa sem problema. O amortecedor é plug and play. Os calços são fáceis de se fazer. O pulo do gato está nas bieletas. Fiz todos os testes possíveis.
Segundo estalo, inverter as bieletas na sua lateralidade. Bingo, funcionou perfeitamente as bieletas trabalham completamente livres sem nenhuma tensão extra.
Medidas do calço: 8,0 cm x 5,0 cm x 1,25 cm Distância entre as furações, se resolver não deixar vazado, 6,0 cm
Corrigiu uma das coisas que me incomodavam, a traseira "molenga". Agora ela está firme porem sem comprometer o conforto. Dirigibilidade e estabilidade não notei diferença. Teste feito no asfalto sem chegar aos limites. Com o tempo passarei outras impressões.
Abs
Helio
Blz Helio, depois poste umas fotos. Parabéns pelo lift.
Zé Novais
11/06/2008, 13:51
Olá Alexandre
Abs
Helio
Muuuuuuuuuuuuuuuuito bem, tenho uma sugestão de ajuda para vc, ja que somos vizinhos, poderia eu ver o carro e o trabalho pessoalmente? O serviço foi feito onde e com quem? Posso te mandar meu tel pra um melhor contato . . . e semdo abusado agora, aproveito pra convidar o amigo PEDRINHA, tambem vizinho, pra vermos o carro juntos . . .
Olá Alexandre
Abs
Helio
Hélio,
Valeu pelas informações! Entretanto algumas dúvidas:
1. O que é exatamente "inverter as bieletas na sua lateralidade"? E é só essa inversão de lateralidade, ou seja, a bieleta direita continua na direita e vice-versa?
2. O parafuso que segura a barra, com o calço, têm de ser trocado, não? Sabes informar qual o tamanho e diâmetro dele?
Abraços,
Mário.
Zé Novais
11/06/2008, 13:59
Eu ñ entendi muito bem esse lance de "Segundo estalo, inverter as bieletas na sua lateralidade" pode explicar melhor ? ? ?
hrodrigues
11/06/2008, 15:26
Olá Zé Novais
Estou a disposição de vcs. Meu tel é 87523030. É só ligar que combinaremos.
Abs
Helio
hrodrigues
11/06/2008, 15:36
Olá Mario
Mantendo nas posições originais (E e D) é só introduzir no orificio que fica na ponta da barra no sentido pneu-centro do carro ou seja de fora para dentro. Originalmente elas são colocadas de dentro para fora. A parte maior fica por fora do orificio da barra mais perto da roda. Deu para entender?
O parafuso se não me engano é de 10mm e deverá ser 2cm maior.
Abs
Helio
RABUGENTO
11/06/2008, 15:37
Olá Zé Novais
Estou a disposição de vcs. Meu tel é 87523030. É só ligar que combinaremos.
Abs
Helio
Acredito que o DDD seja 21, correto?
Olá Mario
Mantendo nas posições originais (E e D) é só introduzir no orificio que fica na ponta da barra no sentido pneu-centro do carro ou seja de fora para dentro. Originalmente elas são colocadas de dentro para fora. A parte maior fica por fora do orificio da barra mais perto da roda. Deu para entender?
O parafuso se não me engano é de 10mm e deverá ser 2cm maior.
Abs
Helio
Hélio,
Demorei uns dois minutos olhando a foto da bieleta pra entender. Eu tava olhando a ponta da bieleta é presa no chassi do carro, mas depois que me dei conta que a ponta que estavas falando da que vai na barra é que deu o "estalo"!:D
Tentaste essa inversão sem o calço? Não funciona?
Grato!
[]
Mário.
hrodrigues
11/06/2008, 15:48
Olá Rabugento
Corretíssimo
Abs
Helio
Murillus
11/06/2008, 15:50
Adriano,
vi as conf da tua TRACKER 2007:
* lift 2''+2''
* turbogas suprema
* molas opala traseira
* proteções RC
* BFGoodrich MUD 245/75
* Guicho Warn 9.5i
* GPS Garmin Nüvi 780
Dai surgiu umas duvidas:
1) qual quebramato esta usando como base do guincho?
2) as molas da dianteira esta aguentando o peso do guincho?
3) nao pensa em botar os estribos?
bela viatura... um dia chego la tb...
[]s
hrodrigues
11/06/2008, 16:14
Mario
Com o calço me pareceu melhor
Abs
Helio
Olá Alexandre
Abs
Helio
Helio,
Vc poderia publicar novamente as fotos e incluir as do calço da barra tambem?? Não consegui visualizar nada aqui!!:rolleyes::pensativo: Ou melhor não está disponivel... Desde já agradeço.
hrodrigues
11/06/2008, 17:50
Olá TMorais
Não tenho fotos da montagem. Terei do carro terminado em breve. assim que tiver vou postar.
Abs
Helio
espinheira
11/06/2008, 20:43
Murillus,
1 -6cil sem ar MCECHE37
2 -6cil com ar MCECHE 38
3 -6cil ar +TA MCECHE 43
[]"s
Carlos
Carlos,
Então acho que para o carro não ficar tão duro devo usar a mola do 4cc sem ar? E é plug'n play ou devo fazer alguma adaptação na colocação da mola?
amilanez
11/06/2008, 23:53
Carlos,
Repara na assinatura dele na parte de baixo da mensagem...tem todas as informações lá!!! :mrgreen:...de qq jeito, foi 2+2 mesmo.
Ps.: Ficou bonito, agressivo e harmônico o conjunto...só ficou faltando acabamentos mais caprichados. :confused: (opinião eminentemente pessoal, é claro).
É isso aí... as medidas sao essas... 245/75 com lift de carroceria tambem. Semelhante a configuraçao do Márcio e do André. Os acabamentos laterais (se vcs tiverem falando do plastico da caixa de ar) está sem por outro motivo: um estribo de enfeite antigo tinha estragado um pouco a parte plastica.. depois acabou caindo numa avenida com muito transito... e deixei pra la'... qdo fui olhar o preço!:parede: R$ 1.000,00! Entao tirei a do outro lado, e estou tentando colocar um estribo semelhante ao do André!
Os plasticos traseiros inferiores do paralama foram tirados porque pegam. Agora só tá pegando no chassi qdo esterça tudo. Ainda estou esperando solucões para limitar o giro.
amilanez
11/06/2008, 23:58
Adriano,
vi as conf da tua TRACKER 2007:
* lift 2''+2''
* turbogas suprema
* molas opala traseira
* proteções RC
* BFGoodrich MUD 245/75
* Guicho Warn 9.5i
* GPS Garmin Nüvi 780
Dai surgiu umas duvidas:
1) qual quebramato esta usando como base do guincho?
2) as molas da dianteira esta aguentando o peso do guincho?
3) nao pensa em botar os estribos?
bela viatura... um dia chego la tb...
[]s
Murilo,
O guincho nao vai ficar em quebra-mato. To instalando um para-choque de aço com suporte para o guincho. Assim que ficar pronto mando as fotos! Acho q as molas nao vao suportar bem o guincho, por isso to pesquisando uma mola ou otra soluçao tao boa quanto a da mola do opala na traseira! Os estribos to tentando fazer parecido aos do André!
Carlos TA
12/06/2008, 00:09
Carlos,
Então acho que para o carro não ficar tão duro devo usar a mola do 4cc sem ar? E é plug'n play ou devo fazer alguma adaptação na colocação da mola?
Espinheira,
Eu uso a do 4cil com ar ou TA ,e não acho que ficou duro mas isto ,é pessoal .
A mola encaixa perfeitamente é só você usar os calços de borracha originais da mola antiga.
[]'s
Carlos
hrodrigues
12/06/2008, 13:23
Olá Mario
O macaco que vc adquiriu se encaixa no local do macaco original?
Abs
Helio
Olá Mario
O macaco que vc adquiriu se encaixa no local do macaco original?
Abs
Helio
Oi!
Não, mas cabe no espaço vazio logo acima do local original. Só "embrulhei" ele com uns panos velhos, pra não ficar batendo e fazer barulho.
Abraços,
Mário.
Andre Sousa
12/06/2008, 14:28
Muuuuuuuuuuuuuuuuito bem, tenho uma sugestão de ajuda para vc, ja que somos vizinhos, poderia eu ver o carro e o trabalho pessoalmente? O serviço foi feito onde e com quem? Posso te mandar meu tel pra um melhor contato . . . e semdo abusado agora, aproveito pra convidar o amigo PEDRINHA, tambem vizinho, pra vermos o carro juntos . . .
Excelente sugestão de encontrar o pessoal.
Somos 4: Eu, Pedrinha, Zé Novais e Hélio Rodrigues. Vamos marcar um dia pra uma cerveja e marcar um passeio juntos.
hrodrigues
12/06/2008, 14:45
Valeu Mario
Obrigado
Abs
Helio
hrodrigues
12/06/2008, 14:49
Olá Andre
Já passei o meu endereço para o Zé Novais. É só ligar para combinarmos. A parte da cerveja é ótima...
Abs
Helio
Andre Sousa
12/06/2008, 15:06
Aí Zé Novaes,
Ficou contigo a tarefa de sugerir data e local pra reunir os foristas do Rio.
Meu telefone 8625-5544
Pedrinha
12/06/2008, 15:57
Aí Zé Novaes,
Ficou contigo a tarefa de sugerir data e local pra reunir os foristas do Rio.
Meu telefone 8625-5544
Sugestão do Pedrinha:
Velho Armazem...Quinta que vem dia 19/06...20:00 hs...Praia de São Francisco.
Se tem cerveja na jogada tô dentro!!! :mrgreen: Carro vira detalhe da conversa!! :roll:
hrodrigues
12/06/2008, 17:27
Alexandre
Já estou com as fotos do carro. Se quiser ver, por favor, mande o e-mail. Vale para os demais.
Deixa eu dar uma puxada na brasa para minha sardinha. 2ª,3ª ou 4ª, mesmo horário porem no Buzin Itaipu.
Abs
Helio
Zé Novais
13/06/2008, 07:13
Bom dia geeeeeeeeente . . . muito boa essa ideia de nos encontrarmos; geralmente as 5ªs de 15 em 15 eu ja vou a um encontrozinho no "BECO DO MARQUES", é uma tentativa de reunir o pessoal q tem SUZUKI em Niterói, mas esta bem no começo, eu, o Claudio da MittCar(mecanico q tem e trabalha com Suzuki), o Rui q tem 2 Vitarinhas e quem mais quiser aparecer, o local foi escolhido por ser perto da ponte, do acesso a São Gonçalo e por ser passagem de muita gente . . . mas podemos ver o melhor pra todos . . . ja abusando da ideia, eu tinha pensado em combinar com o Helio de ver o carro dele no domingo, qdo eu vloto de Cachoeiras de Macacu (vou buscar as coisas do baby) mas vou confirmar, valeu Helio . . .
Mudando de assunto, consegui preço de BF MUD 225/75/16, na Daflon Pneus Icarai, vcs acham q fica bacana e q cabe somente com calço de suspensão??? os pneus devem chegar lá daqui a uma semana, pensei em experimentar, custam 609,00 . . .
hrodrigues
13/06/2008, 09:14
Bom dia Zé Novais
É só ligar para combinarmos...
Se quiser ir dando uma olhada nas fotos me envie o seu e-mail
Abs
Helio
Zé Novais
13/06/2008, 10:54
Valeu Helio, "nobales976@gmail.com"
Pedrinha
13/06/2008, 12:42
Bom dia geeeeeeeeente . . . muito boa essa ideia de nos encontrarmos; geralmente as 5ªs de 15 em 15 eu ja vou a um encontrozinho no "BECO DO MARQUES", é uma tentativa de reunir o pessoal q tem SUZUKI em Niterói, mas esta bem no começo, eu, o Claudio da MittCar(mecanico q tem e trabalha com Suzuki), o Rui q tem 2 Vitarinhas e quem mais quiser aparecer, o local foi escolhido por ser perto da ponte, do acesso a São Gonçalo e por ser passagem de muita gente . . . mas podemos ver o melhor pra todos . . . ja abusando da ideia, eu tinha pensado em combinar com o Helio de ver o carro dele no domingo, qdo eu vloto de Cachoeiras de Macacu (vou buscar as coisas do baby) mas vou confirmar, valeu Helio . . .
Mudando de assunto, consegui preço de BF MUD 225/75/16, na Daflon Pneus Icarai, vcs acham q fica bacana e q cabe somente com calço de suspensão??? os pneus devem chegar lá daqui a uma semana, pensei em experimentar, custam 609,00 . . .
Zé,
Esta medida de pneu só cabe com calço de suspensão.
Pedrinha
13/06/2008, 12:44
Bom dia Zé Novais
É só ligar para combinarmos...
Se quiser ir dando uma olhada nas fotos me envie o seu e-mail
Abs
Helio
o meu é ajogaib@predialnet.com.br
Andre Sousa
13/06/2008, 13:02
...eu tinha pensado em combinar com o Helio de ver o carro dele no domingo, qdo eu vloto de Cachoeiras de Macacu (vou buscar as coisas do baby) mas vou confirmar, valeu Helio . . .
Se firmar nesse domingo eu estou dentro. Legal ser de dia pra poder ver os carros. Tem que confirmar ainda hoje.
Carneiro
13/06/2008, 14:36
Esse pneu deve parecer um pouco mais comprido (proporcionalmente) que o 245/75R16, mas ainda assim deve ficar bem legal. Ainda sou mais fã do 235/70R16 (ou ainda um 255/70R16), mas esses só importando e esperando.
Cabe com calço de suspensão, e ainda talvez vá pegar nos plásticos de leve, pois é um pouquinho maior que os 235/70R16 AT que o pessoal coloca. Aí talvez seja apenas cortar um pedacinho ou outro e provavelmente retirar o de trás, como fazermos para caber o 245 com 2"+2". Também vale a pena de repente colocar a mola de Opala para não pegar com carga etc. Testar, testar, testar...
Veja que o 245/75R16 é encontrado por 620 à vista, de repente esse aí você consegue por até um pouquinho menos que 600. Ou uns 600 reais parcelados! Se o cara estiver com o pneu desde o ano passado lá, pressiona que dá! :concordo:
Abraços,
Márcio.
Zé Novais
13/06/2008, 16:17
Fala Carneiro, o que "PEGA" mesmo são os preços desses pneus, ficam lindos, mas em contra partida, o bolso fica horrivel . . .
Carneiro
13/06/2008, 16:26
Fala Carneiro, o que "PEGA" mesmo são os preços desses pneus, ficam lindos, mas em contra partida, o bolso fica horrivel . . .
Pois é, mas não há opção no mercado. O Hankook 265/75R16 custa R$ 550,00. Portanto, o 245 poderia ser 500 ou até uns 480, certo? E quem diz que eles trazem... :parede:
Mesma coisa o Savero MT, custa uns R$ 480,00, se trouxerem... Outras marcas, só aro 15, e no máximo um 235/85R16 (muito grande e estreito).
O BF é um pouco mais caro mesmo lá fora. Mas não dá para comparar ele com um recapado ou ainda um AT. Então, se quiser mesmo o MUD, vale a pena, o pneu tem muitas qualidades.
Se for só pela estética, de repente não vale não! Um AT pode ser bonito, mais confortável e bem versátil. E aí pode ter um jogo separado de recapados agressivos para trilhas e lama. Mas eu não queria 2 jogos...
Abraços,
Márcio.
Andre Sousa
13/06/2008, 18:56
SE BOTAR 225 VAI FICAR FEIO PRACAS.
Vai ficar com "canela fina", não combina com o estilo arredondado do Tracker.
Murillus
15/06/2008, 17:12
SE BOTAR 225 VAI FICAR FEIO PRACAS.
Vai ficar com "canela fina", não combina com o estilo arredondado do Tracker.
por aqui ja vi uma tracker a diesel com 215/80/16 e nao ficou muito feia nao...
mas acho que pneus maiores dao mais respeito a tracker...
[]s
Pessoal,
Acabo de fazer a alteração na fixação das bieletas sugerida pelo Hélio e a solução é perfeita! No meu caso, ficou praticamente perfeito. O único senão é que, como ainda não coloquei o calço na barra, a parte articulada da bieleta ficou em um ângulo um pouco mais fechado que o ideal. Mas, com a colocação do calço creio que ficará muito bom!
Hélio, meu muito obrigado! :palmas::palmas:
Fotos:
1. Bieleta antes da modificação;
2. Bieleta depois, com o carro levantado;
3. Bieleta depois, com o pneu no chão;
4. Detalhe da parte articulada, carro levantado;
5. Detalhe da parte articulada, com o pneu no chão.
[]
Mário.
Carlos TA
15/06/2008, 19:52
Pois é, mas não há opção no mercado. O Hankook 265/75R16 custa R$ 550,00. Portanto, o 245 poderia ser 500 ou até uns 480, certo? E quem diz que eles trazem... :parede:
Mesma coisa o Savero MT, custa uns R$ 480,00, se trouxerem... Outras marcas, só aro 15, e no máximo um 235/85R16 (muito grande e estreito).
O BF é um pouco mais caro mesmo lá fora. Mas não dá para comparar ele com um recapado ou ainda um AT. Então, se quiser mesmo o MUD, vale a pena, o pneu tem muitas qualidades.
Se for só pela estética, de repente não vale não! Um AT pode ser bonito, mais confortável e bem versátil. E aí pode ter um jogo separado de recapados agressivos para trilhas e lama. Mas eu não queria 2 jogos...
Abraços,
Márcio.
Márcio,
Você acha que um 245/70/16 General Graber AT2 , vai caber no Gv com 2" na frente e no meu caso quase 3" na traseira , por causa das molas.
Talvez retirando os "parabarros " dos paralamas traseiros e aprendendo a conviver com os dianteiros pegando um pouco ao virar a direção...
O que voces acham?
Valeu.
Carlos
Carneiro
15/06/2008, 19:58
Márcio,
Você acha que um 245/70/16 General Graber AT2 , vai caber no Gv com 2" na frente e no meu caso quase 3" na traseira , por causa das molas.
Talvez retirando os "parabarros " dos paralamas traseiros e aprendendo a conviver com os dianteiros pegando um pouco ao virar a direção...
O que voces acham?
Valeu.
Carlos
Acho que cabe sim. Provavelmente tirando o parabarro, pois com o 235/70R16 quase pega. Mas é só testar.
O 245/70R16 GG AT2 deve ter uns 75 cm de diâmetro... Acho que é o limite para carro só com calço de suspensão. Isso, SE der (tem que ver se não pega quando articular no máximo a suspensão).
Abraços,
Márcio.
Carlos TA
15/06/2008, 20:13
Acho que cabe sim. Provavelmente tirando o parabarro, pois com o 235/70R16 quase pega. Mas é só testar.
O 245/70R16 GG AT2 deve ter uns 75 cm de diâmetro... Acho que é o limite para carro só com calço de suspensão. Isso, SE der (tem que ver se não pega quando articular no máximo a suspensão).
Abraços,
Márcio.
Márcio,
Obrigado, assim que puder $$$ , vou experimentar.
Carlos
espinheira
15/06/2008, 20:23
Pessoal,
Acabo de fazer a alteração na fixação das bieletas sugerida pelo Hélio e a solução é perfeita! No meu caso, ficou praticamente perfeito. O único senão é que, como ainda não coloquei o calço na barra, a parte articulada da bieleta ficou em um ângulo um pouco mais fechado que o ideal. Mas, com a colocação do calço creio que ficará muito bom!
Fotos:
[]
Mário.
Mário,
Já conseguiu os calços? Eu estou rodando com o meu apenas com o calço na barra. Vou inverter as bieletas para diminuir ainda mais a rensão!
Seguem algumas imagens da colocação da mola de opala. Tomei até um susto quando o carro desceu do elevador!!!
Testei hoje na estrada, indo assistir um indoor a 100km daqui de salvador e o comportamento do carro foi ótimo! Resalva apenas para a mola estar roçando por fora no batente superior. Como foi que vcs resolveram isso? Lembro que li que alguém colou a borracha original + a borracha do batente do opala por cima?!!?! Alguma outra sugetsão?
Pergunta: Ele fica meio embicado mesmo? Ficou alto pacas...
...É outro carro!!!
Abraço,
Ruy.
P.S.: Seguem especificações da mola 4cc c/ ar que usei (comparativo com 6cc entre parenteses):
- diâmetro da barra: 13,65mm (14,30mm);
- diâmetro externo: 115,00mm (115mm);
- altura livre: 404,00mm (398mm);
A 4cc sem ar tem o mesma barra, mesmo diâmetro, porém, a altura livre é 395mm. Quem não quer um carro tão alto, acho que é a solução.
Mário,
Já conseguiu os calços? Eu estou rodando com o meu apenas com o calço na barra. Vou inverter as bieletas para diminuir ainda mais a rensão!
Ruy,
Já está sendo providenciado!
Inverta a fixação das bieletas que não vai te arrepender! Pergunta: será que é necessário mesmo trocar o parafuso? Ele me pareceu bem grande!
[]
Mário.
espinheira
15/06/2008, 20:50
Considerando alguns fatores: o parafuso que está lá original é galvanizado, logo, depois de um tempo quando vc for tirar ele vai sair desmanchando! O meu, já estava soltando uns pedaços... :) Coloquei uns novos um pouco maiores de aço 8.8. Aquela rosca é 1.25 rosca fina, tem um passo diferente. Mas achei aqui fácil e foi R$2,00 os quatro. Acho que Parafuso de 1"3/8 já dá.
Abraço,
Ruy.
Newton Guerra
15/06/2008, 22:01
Mário,
Resalva apenas para a mola estar roçando por fora no batente superior. Como foi que vcs resolveram isso? Lembro que li que alguém colou a borracha original + a borracha do batente do opala por cima?!!?! Alguma outra sugetsão?
Ruy, nessa sexta-feira vi o que o Daniel está fazendo: ele torneou o calço da RC4x4 (que não é mais usado), fazendo com que o diâmetro maior dele seja igual ao INTERNO da mola do Opala. Deixe apenas aqueles 5 mm (mais ou menos) que tem na parte superior do mesmo tamanho. Assim, ele encaixa certinho no Tracker e mantem a mola do Opala centralizada. Fica muito bom.
Abraços
hrodrigues
16/06/2008, 06:24
Pessoal,
Fotos:
[]
Mário.
Olá Mario
Fico contente que tenha dado certo. Não se esqueça de "rasgar" até o final um dos furos do calço pois, facilita bastante na hora da instalação.
Abs
Helio
Zé Novais
16/06/2008, 07:24
Pessoal,
Acabo de fazer a alteração na fixação das bieletas sugerida pelo Hélio e a solução é perfeita!
Mário.
Bom dia, bom dia, bom dia . . . qta informação, preciso resolver logo esse lance de estar sem computador nos fds . . . Helio, André e Pedrinha, se ñ ouver empedimento poedriamos marcar nesse sabado pela manhã? Pensem ai e me digam, meu tel é 9252-1707.
É Helio, pelo visto vc redescobriu a polvora com essa inversão das bieletas . . .
Carlos TA
16/06/2008, 07:32
Mário,
Seguem algumas imagens da colocação da mola de opala. Tomei até um susto quando o carro desceu do elevador!!!
Testei hoje na estrada, indo assistir um indoor a 100km daqui de salvador e o comportamento do carro foi ótimo! Resalva apenas para a mola estar roçando por fora no batente superior. Como foi que vcs resolveram isso? Lembro que li que alguém colou a borracha original + a borracha do batente do opala por cima?!!?! Alguma outra sugetsão?
Pergunta: Ele fica meio embicado mesmo? Ficou alto pacas...
...É outro carro!!!
Abraço,
Ruy.
P.S.: Seguem especificações da mola 4cc c/ ar que usei (comparativo com 6cc entre parenteses):
- diâmetro da barra: 13,65mm (14,30mm);
- diâmetro externo: 115,00mm (115mm);
- altura livre: 404,00mm (398mm);
A 4cc sem ar tem o mesma barra, mesmo diâmetro, porém, a altura livre é 395mm. Quem não quer um carro tão alto, acho que é a solução.
Ruy,
Eu coloquei somenmte o calço de borracha original e não pega nada.
Aí vai uma foto.
Carlos.
espinheira
16/06/2008, 09:18
Carlos,
Esse calço de borracha que vc está falando é o do Opala? O seu ficou com o fundo mais alto também?
Achei bonito, mas chama uma atenção danada...rsrsrs. Temos que proteger o tanque, se alguém resolver perder o freio atrás do carro o tanque vai embora!!!
Abraço,
Ruy.
Carlos TA
16/06/2008, 10:54
Carlos,
Esse calço de borracha que vc está falando é o do Opala? O seu ficou com o fundo mais alto também?
Achei bonito, mas chama uma atenção danada...rsrsrs. Temos que proteger o tanque, se alguém resolver perder o freio atrás do carro o tanque vai embora!!!
Abraço,
Ruy.
Ruy,
Não, é o original do GV.
Meu carro ficou +- uns 2cm mais alto na traseira comparando com a frente.
[]'s
Carlos
hrodrigues
16/06/2008, 11:01
Bom dia, bom dia, bom dia . . . qta informação, preciso resolver logo esse lance de estar sem computador nos fds . . . Helio, André e Pedrinha, se ñ ouver empedimento poedriamos marcar nesse sabado pela manhã? Pensem ai e me digam, meu tel é 9252-1707.
É Helio, pelo visto vc redescobriu a polvora com essa inversão das bieletas . . .
Bom dia Zé Novais
Infelizmente neste final de semana não estarei em casa, viajo na sexta pela manhã. Mas na outra semana vou estar por aqui.
Agora se quiserem tomar uma gelada 3ª ou 4ª a noite, após as 19:00, tudo bem. Sugeri no Buzin Itaipu. É só avisar...:dance:
Abs
Helio
Newton Guerra
16/06/2008, 11:22
Ruy,
Não, é o original do GV.
Meu carro ficou +- uns 2cm mais alto na traseira comparando com a frente.
[]'s
Carlos
Ô Carlos, esse calço da foto acho que é do Opala, não é? O do GV/Tracker tem espessura de uns 5 mm no máximo. Esse da foto é igualzinho ao que comprei do Opala. Coloquei o do GV por cima, depois essa do Opala e depois a mola. Não gostei muito, ficou tudo meio "solto". Vale à pena passar uma mangueira de borracha pela mola.
Abraços
Carlos TA
16/06/2008, 11:30
Ô Carlos, esse calço da foto acho que é do Opala, não é? O do GV/Tracker tem espessura de uns 5 mm no máximo. Esse da foto é igualzinho ao que comprei do Opala. Coloquei o do GV por cima, depois essa do Opala e depois a mola. Não gostei muito, ficou tudo meio "solto". Vale à pena passar uma mangueira de borracha pela mola.
Abraços
Newton,
Não sei o do Tracker mas imagino que seja igual ao do GV , este da foto é sim o original , ele tem esta espessura que você falou, mas ele não é plano , ele tem uma aba de mais ou menos 2cm , que encolve exatamente o primeiro elo da mola.
O do opala tem esta altura ( +- 2cm) mas é plano não tem abas laterais. Se você colocar o do Opala + o do GV você estará acrescentando + 1" no sua suspensão.
[]'s
Carlos
espinheira
16/06/2008, 11:51
Sua mola é do Opala 4cc com ar ou T/a ou é a do sem ar? A diferença de uma para a outra é de 404mm x 395mm, ou seja +/- 1cm. Demais medidas são iguais.
Zé Novais
16/06/2008, 12:10
[QUOTE=hrodrigues;629654]Bom dia Zé Novais
Infelizmente neste final de semana não estarei em casa, viajo na sexta pela manhã. Mas na outra semana vou estar por aqui.
Beleza, a principio tudo bem pra mim . . .
Agora se quiserem tomar uma gelada 3ª ou 4ª a noite, após as 19:00, tudo bem. Sugeri no Buzin Itaipu.
A gelada eu passo, infelizmente tenho compromisso, mas não faltara oportunidade . . .
André e Pedrinha o q acham da "outra semana" ? ? ?
Pedrinha
16/06/2008, 12:24
[quote=hrodrigues;629654]Bom dia Zé Novais
Beleza, a principio tudo bem pra mim . . .
Agora se quiserem tomar uma gelada 3ª ou 4ª a noite, após as 19:00, tudo bem. Sugeri no Buzin Itaipu.
A gelada eu passo, infelizmente tenho compromisso, mas não faltara oportunidade . . .
André e Pedrinha o q acham da "outra semana" ? ? ?
Para ser honesto, prefiro esperar chegar perto, pois minhas duas mulheres (mãe e filha) montam minha agenda nos finais de semana...por exemplo, neste sábado próximo, que o Helio tb não pode, terei que ir a festa junina do colégio da filha...:mrgreen:
...eu prefiro ver o carro do Hélio no elevador de algum posto de gasolina...:roll::shock::pensativo::palmas::concor do:
Carlos TA
16/06/2008, 13:07
Sua mola é do Opala 4cc com ar ou T/a ou é a do sem ar? A diferença de uma para a outra é de 404mm x 395mm, ou seja +/- 1cm. Demais medidas são iguais.
Com ar ou TA do 4cil.
Zé Novais
16/06/2008, 14:14
[quote=Zé Novais;629697]
Para ser honesto, prefiro esperar chegar perto, pois minhas duas mulheres (mãe e filha) montam minha agenda nos finais de semana...por exemplo, neste sábado próximo, que o Helio tb não pode, terei que ir a festa junina do colégio da filha...:mrgreen:
...eu prefiro ver o carro do Hélio no elevador de algum posto de gasolina...:roll::shock::pensativo::palmas::concor do:
Poderiamos marcar na loja onde foi feito o serviço, acho que seria interessante para o proprietario ja que são tres interessados em fazer o mesmo serviço . . . que acham ? ? ?
hrodrigues
16/06/2008, 16:51
Zé Novais
Quarta ou quinta entre 11:00 e 13:00h vou ter de levantar o carro para dar uma afinada no alinhamento. Se alguém estiver disponível me ligue para marcamos.
Será feito na oficina aonde realizei o serviço.
Abs
Hélio
Andre Sousa
16/06/2008, 17:26
Depois de todos os comentários e das alterações feitas, fiz um comparativo das nossas soluções com o Kit da CALMINI (que é o melhor e mais completo kit de suspensão que existe). Fiquei surpreso com o que conseguimos desenvolver com as opções nacionais. O comparativo e o resumo das alterações segue no arquivo em anexo.
Seria bom que todos alimentassem o arquivo e fosse gravando com nome de versão atualizada. Abaixo segue a versão 01. Sugiro que o colega que fizer qualquer acréscimo grave com a versão 02, e assim por diante. Vamos concentrar as alterações nesse arquivo e chegar a um kit nacional completo.
Abraços.
VOVÔ DO TROLLER
16/06/2008, 17:28
Carlos,
Abraço,
Ruy.
boa tarde a todos. Para proteger bem o tanque o melhor mesmo é colocar o protetor de tanque da www.rc4x4.com.br (http://www.rc4x4.com.br) .Ele é bem reforçado e agüenta o tranco, pois o protetor original é muito frágil. Abçs. Válter
Tracker 2006 + calço de susp. de 2" + pneus 235/70/16 + amort. da suprema
Andre Sousa
16/06/2008, 17:37
segue sequência de fotos do Kit Calmini. Depois segue alternativas nacionais
Andre Sousa
16/06/2008, 17:49
Alternativas nacionais:
Andre Sousa
16/06/2008, 17:59
A base da alteração é o Kit da RC 4x4. Mas só utilizamos os calços de amortecedor e molas dianteiros. Na parte traseira estamos optando por molas dianteiras do Opala e amortecedores do Suprema.
Andre Sousa
16/06/2008, 18:07
Fico com uma questão pra resolver ainda. É que no Kit da Calmini tem uma peça que é utilizada para realocar a barra estabilizadora traseira. Notem as fotos. Não usamos essa peça. Seria bom uma análise para ver sua utilidade e se vale à pena fabricá-la.
Carlos TA
16/06/2008, 19:06
Alternativas nacionais:
André,
Ótima sua idéia de fazer um apanhado geral, só tenho um detalhe para acrescentar , como você pode observar na foto que compara os amortecedores , no original está faltando o "olhal" na ponta inferior, que foi retirado e colocado no Monroe novo para manter o parafuso original que tem uma bitola mais larga.
P.S. - lembrei da mangueira do suspiro do diferencial que tem que ser alongada , não sei como é o da Calmini.
[]'s e parabéns pela inbiciativa
espinheira
16/06/2008, 19:26
Depois de todos os comentários e das alterações feitas, fiz um comparativo das nossas soluções com o Kit da CALMINI (que é o melhor e mais completo kit de suspensão que existe). Fiquei surpreso com o que conseguimos desenvolver com as opções nacionais. O comparativo e o resumo das alterações segue no arquivo em anexo.
Seria bom que todos alimentassem o arquivo e fosse gravando com nome de versão atualizada. Abaixo segue a versão 01. Sugiro que o colega que fizer qualquer acréscimo grave com a versão 02, e assim por diante. Vamos concentrar as alterações nesse arquivo e chegar a um kit nacional completo.
Abraços.
Andre,
Concordo que evoluímos bastante. Vamos buscar detalhar ao máximo as modificações que estamos fazendo... E criar o nosso kit.
Precisamos identificar um amortecedor de competição para os que participam de Rally e uma possibilidade de mola para a frente.
Se tivesse as medidas da bandeja da Calmini teríamos condição de desenvolver uma bandeja mais alongada como a deles. Além disso precisamos ver os prolongadores das barras do eixo traseiro.
Quem tiver qualquer informação mais técnica do kit da Calmini, vai ajudar muito!
Grande abraço,
Ruy.
espinheira
16/06/2008, 19:41
Fico com uma questão pra resolver ainda. É que no Kit da Calmini tem uma peça que é utilizada para realocar a barra estabilizadora traseira. Notem as fotos. Não usamos essa peça. Seria bom uma análise para ver sua utilidade e se vale à pena fabricá-la.
Vou tentar fazer um gráfico do funcionamento da suspensão de nosso carro.
Devemos considerar que a mola de Opala faz com que o amortecedor fique bastante aberto, diminuindo a amplitude do curso de abertura. Quem já testou na prática, como ficou?
Outra questão: como está a frenagem com o carro com o fundo "lá em cima".
Ruy.
espinheira
16/06/2008, 19:57
Segue imagem da nossa suspensão traseira. Observem que esta barra aí também terá que ser alongada para aumentar o curso da suspensão traseira. A calmini vende separadamente.
Zé Novais
17/06/2008, 07:42
Zé Novais
Quarta ou quinta entre 11:00 e 13:00h vou ter de levantar o carro para dar uma afinada no alinhamento. Se alguém estiver disponível me ligue para marcamos.
Será feito na oficina aonde realizei o serviço.
Abs
Hélio
Fala Helio, nessa quarta(amanhã) eu vou a CEF as 10h, dependendo da hora em q eu sair, te ligo, e se estiver em tempo posso ir ao seu encontro, pra conversar, fotografar e quem sabe tomar a gelada . . .
Zé Novais
17/06/2008, 10:31
É muito bom participar de um forum onde as pessoas buscam soluções . . .
Duvida de um IGNORANTE parte I:
qdo instalamos um kit de suspensão igualamos (em termos de altura) a dianteira com a traseira, certo? se procuramos o mesmo resultado tanto na frente qto atras, pq a mola do opala ñ serve na dianteira? penso q deve existir uma mola no mercado q sirva, são inumeros modelos, alguma deve servir, certo?
desculpem pelas bobagens aqui escrita, mas como disse sou um completo IGNORANTE . . .
Andre Sousa
17/06/2008, 14:19
como você pode observar na foto que compara os amortecedores , no original está faltando o "olhal" na ponta inferior, que foi retirado e colocado no Monroe novo para manter o parafuso original que tem uma bitola mais larga.
P.S. - lembrei da mangueira do suspiro do diferencial que tem que ser alongada , não sei como é o da Calmini.
A substituição do "olhal", ou bucha inferior, do amortecedor pelo original é uma solução alternativa que seria bom acrescentar no arquivo.
Sobre o suspiro do diferencial não sei se foi feito algo no meu carro. Tenho que pesquisar.
Murillus
17/06/2008, 14:20
qdo instalamos um kit de suspensão igualamos (em termos de altura) a dianteira com a traseira, certo? se procuramos o mesmo resultado tanto na frente qto atras, pq a mola do opala ñ serve na dianteira? penso q deve existir uma mola no mercado q sirva, são inumeros modelos, alguma deve servir, certo?
realmente deve existir alguma mola de outra viatura que caiba na tracker, mas vai ser uma procura dificil...
quanto as molas trazeiras de opala 6CC... sao muito boas mesmo... mas a calibragem dos pneus nao pode passar dos 26... sendo ideal 22 ou 24 lbs... pois senao fica muito duro...
nao me arrependo... fiz trilhas neste fds e achei que o desempenho do carro melhorou muito mesmo... e ainda estou com os pneus originais...
mas tb tenho a mesma duvida pois tb sou IGNORANTE principalmente em mecanica... pode-se cortar as molar? tipo pegar as do opala e cortar no tamanho das molas dianteiras do tracker mais os calços? resolveria dois problemas...
[]s
Zé Novais
17/06/2008, 14:27
Murillus, pensei nisso tb . . . > "pode-se cortar as molar? tipo pegar as do opala e cortar no tamanho das molas dianteiras do tracker mais os calços?" ou então em mandar fazer as molas é viavel e confiavel?
Zé Novais
17/06/2008, 14:28
André, li algumas msgs sobre a importação de um kit Calmini para servir de gabarito para a fabricação de um 100% nacional, ñ me pareceu uma ideia ruim ñ . . .
Andre Sousa
17/06/2008, 14:36
Vou tentar fazer um gráfico do funcionamento da suspensão de nosso carro.
Devemos considerar que a mola de Opala faz com que o amortecedor fique bastante aberto, diminuindo a amplitude do curso de abertura. Quem já testou na prática, como ficou?
Outra questão: como está a frenagem com o carro com o fundo "lá em cima".
Ruy.
A abertura da suspensão traseira com os amortecedores do Opala realmente fica no limite máximo. Existem alguns riscos nisso que temos que verificar. O primeiro é com relação ao mangote de freio que fica esticado no limite quando as rodas não estão tocando o solo (carro suspenso por exemplo). No meu caso tive que dar umas marteladas no suporte que fica soldado no chassis para ajustar a mangueira. O ideal seria um mangote mais comprio. Outra questão é o deslocamento do conjunto. A Calmini possui duas peças para retificar o posicionamento do eixo traseiro e nóis não usamos nenhuma delas (veja fotos).
Entretanto, sobre a ação da suspensão penso que não há maiores problemas pois como na traseira é eixo rígido, a supensão tenderá a se ajustar ao terreno. Num obstáculo, uma das rodas será levantada e a outra ficará no limite de abertura do amortecedor. (veja foto).
Andre Sousa
17/06/2008, 14:50
penso q deve existir uma mola no mercado q sirva, são inumeros modelos, alguma deve servir, certo?
Certamente amigo. A questão é continuar pesquisando.
Zé Novais
17/06/2008, 15:00
E sobre comprarmos um kit e fabricalo aqui? Vc acha inviavel? Complicado?
Andre Sousa
17/06/2008, 15:05
pode-se cortar as molar? tipo pegar as do opala e cortar no tamanho das molas dianteiras do tracker mais os calços? resolveria dois problemas...
[]s
Não. A mola é construída com uma dinâmica que faz com que os elos de suas extramidades sejam mais fexíveis que os do meio. Po esse motivo os antigos chevette e gol ficam quicando quando contam as molas.
O ideal seria uma mola do tamanho da original com mais uns 5 ou 5,5cm. Mas além do tamanho, o que será mais importante é a calibragem e a durabilidade da mola. Já acompanhei casos de molas encomendadas que em 6 meses arriaram. Para uma idéia de que carro serviria, as molas dianteiras (mais pesada) do opala servem na traseira do Tracker. Essas mesmas molas na dianteira de nossos carros não aguentariam o peso. Precisamos pesquisar as molas de PICAP's e SUV's como Pajero, Kia, S10, Ranger, Xterra, Frontier, etc.
Andre Sousa
17/06/2008, 15:18
E sobre comprarmos um kit e fabricalo aqui? Vc acha inviavel? Complicado?
Se eu tivesse uma empresa como a RC4x4 ou a Newtrac não teria dúvida em importar um kit desse pra reproduzi-lo. Mas acontece que não somos profissionais. Uma iniciativa isolada de um pequeno grupo seria onerosa e insegura mecanicamente porque não poderia ser testada. Não dá, por exemplo, pra confiar numa bandeja de fabricação caseira, ou num amortecedor adaptado. O que usamos são peças de marcas confiáveis que se encaixam nos nossos carros. Fabricá-las por iniciativa própria é um caminho que não dá pra trilhar.
Murillus
17/06/2008, 15:48
Precisamos pesquisar as molas de PICAP's e SUV's como Pajero, Kia, S10, Ranger, Xterra, Frontier, etc.
Valeu Andre,
vou pesquisar e ver nos outros foruns de suzuki se alguem ja conseguiu algo assim...
[]s
ps: posto as fotos a noite... mas so pra adiantar, o parachoque trazeiro ficou na mesma altura do Troller... show de bola...
Carlos TA
17/06/2008, 19:49
A substituição do "olhal", ou bucha inferior, do amortecedor pelo original é uma solução alternativa que seria bom acrescentar no arquivo.
Sobre o suspiro do diferencial não sei se foi feito algo no meu carro. Tenho que pesquisar.
André,
A mangueira original não tem comprimento suficiente para funcionar com o novo curso da suspensão , ou foi trocada no seu carro ou ela já arrebentou. Acho que no kit da RC já vem uma mangueira mais longa, eu não posso afirmar pois só usei a parte dinateira do kit.
Aí vai uma foto da mangueira que eu mesmo troquei no meu carro.
[]'s
Carlos
André,
A mangueira original não tem comprimento suficiente para funcionar com o novo curso da suspensão , ou foi trocada no seu carro ou ela já arrebentou. Acho que no kit da RC já vem uma mangueira mais longa, eu não posso afirmar pois só usei a parte dinateira do kit.
Aí vai uma foto da mangueira que eu mesmo troquei no meu carro.
[]'s
Carlos
O kit RC vem com mangueira.:concordo: Importante checar isso.
hrodrigues
18/06/2008, 05:33
Bom dia Andre
A substituição do "olhal", ou bucha inferior do amortecedor se aplica aos dois, ou seja, ao Monroe e ao Cofap 1024? Estou perguntando pois, como tinha um compromisso e ser de fácil execução, não acompanhei a montagem da parte traseira. Vou verificar tambem a mangueira do respiro. No Kit da 4X4 vem uma para substituir.
Abs
Helio
Andre Sousa
18/06/2008, 13:01
Bom dia Andre
A substituição do "olhal", ou bucha inferior do amortecedor se aplica aos dois, ou seja, ao Monroe e ao Cofap 1024? Estou perguntando pois, como tinha um compromisso e ser de fácil execução, não acompanhei a montagem da parte traseira. Vou verificar tambem a mangueira do respiro. No Kit da 4X4 vem uma para substituir.
Abs
Helio
Quem usa Monroe não precisa trocar a bucha não. Apenas cerrar uma aba que tem na fixação inferior. No caso dos Cofap, além de ter que cerrar a aba, existe o problema do furo do encaixe do parafuso da fixação inferior ser mais largo que a bitola do parafuso original do Tracker. Assim, acaba ficando uma folga e logo começará a bater e fazer barulho na suspensão.
Foram propostas duas soluções. A primeira é trocar a bucha do amortecedor Cofap pela bucha o amortecedor original. A segunda é comprar cerca de 8 cm de um caninho de cobre de 1,5 cm vendido em qualquer casa de material hidráulico. Cerrar dois pedacinhos de 3 ou 4 cm e colocar dentro do furo do encaixe do parafuso. Assim, o parafuso passará dentro do tubo de cobre eliminando a folga. Eu uso a segunda.
Abraços.
John Oliveira
18/06/2008, 13:16
Boa tarde !
Estou querendo levantar o meu GV com o kit da RC4 de 2", mas quero mesmo é colocar 3" na traseira, só que me disseram que a barra de Panhard comprometeria o alinhamento do eixo, e prejudicaria a estabilidade. Alguém já fez esta transformação? Ao colocar amortecedores da Suprema, se eu colocar molas mais rígidas melhoraria? Existe alguma amortecedor+molas plug&play? Tipo amortecedor a óleo do Suprema 2.2+mola dianteira do opala 6cc, isso funciona sem adaptações? Alguma oficina pela Barra da Tijuca, Jacarepaguá no Rio de Janeiro?
Quantas perguntas...sou novo no ramo:parede:
Andre Sousa
18/06/2008, 15:17
...me disseram que a barra de Panhard comprometeria o alinhamento do eixo, e prejudicaria a estabilidade.
Caro John.
A receita é simples pra traseira: amortecedor da Suprema e mola dianteira do Opala. Pesquise nesse tópico que tem maiores informações.
Agora sobre a barra Panhard sua preocupação é justamente o que estávamos discutindo nas últimas mensagens. Nas adapções que fazemos no Brasil, com até 2,5", não temos nos preocupado com isso - e é claro de deveríamos nos preocupar. O único kit que tem uma espécie de prolongador do encaixe da barra Panhard é o da Calmini.
Realmente parece bem lógica a necessidade de que a barra seja realocada. A barra é responsável pela alocação transversal do eixo trazeiro, ou seja, a centralização do eixo no meio do carro é feita por essa barra. Ela é fixada no chassis e no eixo, impedindo que o mesmo se desloque para esquerda ou direita. Como levantamos a suspensão, há o efeito de um pêndulo deslocando o eixo para a direita (carona) do veículo. O prolongador do encaixe age para que esse efeito seja anulado. (veja fotos)
Só uma observação. As fotos mostram que o prolongador é fixado por dois parafusos. É certo que o inferio deve ser fixo e o superior permitir o deslocamento do eixo. Numa montagem mais segura o ideal seria que na fixação inferior, além do parafuso hovesse pontos de solda para impedir o deslocamento.
hrodrigues
18/06/2008, 15:57
André
Valeu pela dica. Acabei de levantar o carro para dar uma afinada no alinhamento e observando a fixação do amortecedor não percebi nada de anormal. Vou ter de desmontar para verificar a folga. Não observei nenhuma aba e perguntei ao mecânico se ele havia feito algum procedimento para instalar e ele respondeu que nada fez alem de encaixar e apertar. O engraçado é que aparentemente está tudo OK. Tens foto dessa aba? Se tiver, por favor, me envie. A mangueira do respiro não havia sido trocada então trocamos hoje. (ele havia guardado). Agora o que me assustou foi a verificação de um vazamento de óleo no diferencial. Simplesmente, após passar pela revisão de entrega e a revisão dos 10.000, ninguem identificou o problema na autorizada. O bujão estava folgado faltando bastante aperto e por aí minava o óleo. Como só acompanhei a instalação da parte dianteira tambem não vi o diferencial quando da instalação do Kit. Reaperto feito, nível conferido.
Abs
Helio
Murillus
18/06/2008, 16:07
as fotos...
Como prometido... Molas dianteiras do Opala 6CC na trazeira da tracker...
Foto:
1) comparando o meu tracker com um troller
2) e 3) comparando o tamanho das molar do opala e das do tracker com o calço
4) especificacoes da mola
5) reparando que o tracker esta da altura da minha prancha de surf
e quase nao entra mais na garagem (isso vai ser um problema quando colocar os calços da carroceria)...
[]s
Andre Sousa
18/06/2008, 16:35
André
Valeu pela dica. Acabei de levantar o carro para dar uma afinada no alinhamento e observando a fixação do amortecedor não percebi nada de anormal. Vou ter de desmontar para verificar a folga. Não observei nenhuma aba e perguntei ao mecânico se ele havia feito algum procedimento para instalar e ele respondeu que nada fez alem de encaixar e apertar. O engraçado é que aparentemente está tudo OK. Tens foto dessa aba? Se tiver, por favor, me envie.
Helio
Questão simples. Se o amortecedor foi montado sem serrar a "aba" os parafusos originais simplesmente não alcançam a porca do outro lado. Se não serrou a "aba" teve que trocar os parafusos por uns mais compridos.
Andre Sousa
18/06/2008, 16:38
Excelente Murillus. Onde achou esse fabricante de molas? É recomendado?
hrodrigues
18/06/2008, 16:44
Quem sabe, sabe... O resto aplaude...
Semana que vem vou tornar a levantar e lhe dou um retorno
Abs
Helio
espinheira
18/06/2008, 16:53
Olá Murillus,
Estas molas que vc usou são mais barats que as Cofap? Eu acabei colocando tudo cofap. Inclusive estou usando o batente original da mola do opala. Sem ele a mola estava raspando por fora no carro.
espinheira
18/06/2008, 17:02
realmente deve existir alguma mola de outra viatura que caiba na tracker, mas vai ser uma procura dificil...
quanto as molas trazeiras de opala 6CC... sao muito boas mesmo... mas a calibragem dos pneus nao pode passar dos 26... sendo ideal 22 ou 24 lbs... pois senao fica muito duro...
nao me arrependo... fiz trilhas neste fds e achei que o desempenho do carro melhorou muito mesmo... e ainda estou com os pneus originais...
mas tb tenho a mesma duvida pois tb sou IGNORANTE principalmente em mecanica... pode-se cortar as molar? tipo pegar as do opala e cortar no tamanho das molas dianteiras do tracker mais os calços? resolveria dois problemas...
[]s
Murillus,
Comprei as molas do 4cc c/ ar, que são maiores que, até mesmo às do 6cc, não sei porquê!!! as do 6cc tm 398mm e as do 4cc tem 404mm. Tudo bem que a mola do 4cc tem o diâmetro da barra menor, prova disso que uma pesa 4,05kg a outra 4,4kg (aproximadamente). Isso tudo é pra dizer que CORTEI um elo da mola do 4cc com ar pois usei o batente original do opala que já tem 0,5cm. Estou achando o carro ótimo, usando calibragem de 25lbs no pneu grabber at2 235/70R16. Tive que fazer uns ajustes nas borrachas do opala. Depois postarei as fotos.
Ruy.
P.S.: Tô testando... Fizemos agora um batente de tecnil com o diâmetro externo igual ao tracker e o interno igual ao da mola do opala! Assim a mola ficará centralizada.
VOVÔ DO TROLLER
18/06/2008, 17:14
Foto:
1) comparando o meu tracker com um troller
2) e 3) comparando o tamanho das molar do opala e das do tracker com o calço
4) especificacoes da mola
5) reparando que o tracker esta da altura da minha prancha de surf
e quase nao entra mais na garagem (isso vai ser um problema quando colocar os calços da carroceria)...
[]s
Valeu Murillus. Aparentemente, o diâmetro do aço destas molas são bem próximas das originais. Confere? Me parece que as molas da Cofap tem o diâmetro maior. Abçs. Válter
Murillus
18/06/2008, 17:33
Onde achou esse fabricante de molas?
É recomendado?
Andre,
Por aqui nao tive muita escolha nao...
depois de ligar pra umas 3 autopeças... so encontrei estas...
Siderúrgica J.L. Aliperti - 80 ANOS (http://www.aliperti.com.br/)FÁBRICA BRÁS - Laminas e feixes de molas.
Rua Afonso Aliperti, 180
Água Funda - SP/SP
CEP: 04156-090
Rua Domingos Paiva, 696
Brás -SP/SP
CEP: 03043-070
http://www.alipertimolas.com.br/
Não sei se é recomendada mas nao achei nada que fosse impeditivo pra elas... http://www.molasaliperti.com.br/doc/CatalogoAlipertiFinal.pdf veja so o catalogo de produtos...
[]s
Zé Novais
19/06/2008, 07:21
Olá, bom dia a todos, pelo q vejo temos uma opção bem aqui em nossa cara . . . podemos questionar a "ALIPERTI MOLAS" se eles teriam alguma mola quer sirva para a dianteira de nossos carros, ou seja que tenha o mesmo diametro, que seja uns 5 ou 5,5 cm maior e que aguente o peso da dianteira do carro . . . que acham ? ? ?
hrodrigues
19/06/2008, 14:00
Ola Zé Novais
Entrando no site e baixando o catalogo já existem algumas informações.
Abs
Helio
Zé Novais
19/06/2008, 14:12
Fala Helio, blz ? ? ?
É verdade . . . é a pressa . . .
hrodrigues
19/06/2008, 14:20
Zé Novais
Como havia dito levantei o carro para ajustes finais ontem. Conversando com o gerente lá na oficina disse que haviam outras pessoas interessadas em fazer o lift e perguntei qual seria o valor do serviço para repassar aos interessados. Ele disse que dá pra fazer por 350.
Abs
Helio
Zé Novais
19/06/2008, 14:20
Como ler essas referencias? Como entendelas?
hrodrigues
19/06/2008, 14:23
Experimenta ligar pros caras que talvez eles expliquem...
Andre Sousa
19/06/2008, 14:30
Olá pessoal.
O que estamos procurando é uma mola que tenha cerca de 38 cm de altura e 11 cm de largura dos elos. Que seja utilizada por um veículo que pese no mímimo 1.500 kg. Imagino que a descrição se adeque a uma pikup como S10, Frontier, L200 ou uma Pajero ou Cherokee Sort.
Na verdade já tenho dois lugares procurando isso pra nós. Primeiro a Metalurgica Aliperti, liguei pros caras ontem e ficaram de pesquisar. Também falei com o Ferro Velho Pedroso. No ferro velho vai ficar mais fácil porque os caras já tem a mola e a bandeja do Tracker pra fazer a comparação, e vão procurar uma mola maior que se encaixe na bandeja. É esperar as informações pra depois confirmar.
Abraços
hrodrigues
19/06/2008, 14:44
Olá André
Se vc tiver uma foto da frente do seu carro dá pra me mandar. Estou querendo dar uma olhada no quebra mato e guincho.
hrodrigues@uol.com.br
Abs
helio
Andre Sousa
19/06/2008, 14:54
Olá André
Se vc tiver uma foto da frente do seu carro dá pra me mandar. Estou querendo dar uma olhada no quebra mato e guincho.
hrodrigues@uol.com.br
Abs
helio
Seguem as fotos.
Alfredo Stavale
19/06/2008, 14:54
porque não faz as molas nas medidas que vocês querem? aqui no rio de janeiro eu fiz as minhas na molas tigre,creio que molas lobo tambem faz.
Andre Sousa
19/06/2008, 16:04
porque não faz as molas nas medidas que vocês querem? aqui no rio de janeiro eu fiz as minhas na molas tigre,creio que molas lobo tambem faz.
E a qualidade da mola? Outra coisa é que, encontrando uma que se adapte perfeitamente fica fácil encontra-la em qualquer lugar e indicá-la pra outro usuário, como num kit
Alfredo Stavale
19/06/2008, 17:25
E a qualidade da mola? Outra coisa é que, encontrando uma que se adapte perfeitamente fica fácil encontra-la em qualquer lugar e indicá-la pra outro usuário, como num kit
Poxa, é dificil falar de qualidade... eu já dei alguns pulos com carro e não tenho pena não... até agora funciona perfeitamente... se amanha quebrar ai posso te dizer que é ruim, mas até agora tá bom. eu levantei 4" meu jimny e botei um pneu maior (grabber mt 30") então, igual ao que era o original não está, mas pra mim está muito bom.
da mesma maneira que você pensam "numa receita de bolo" pra montar um kit, cada cidade tem uma fabrica de mola que poderá fazer perfeitamente uma nas especificações que deseja. eu acho melhor do que ficar torrando dinheiro comprando molas de outros carros... eu não curto muito esse ideia de tentativa e erro... apesar de ter feito varias cagadas na suspensão do meu carro. só pra ilustar o pagode, paguei R$550 nas 4 molas. quanto custa uma original de carro comum dessas que tem já prontas?
Boa sorte ai pra vocês!
Zé Novais
19/06/2008, 17:50
Poxa, é dificil falar de qualidade... eu já dei alguns pulos com carro e não tenho pena não... até agora funciona perfeitamente... se amanha quebrar ai posso te dizer que é ruim, mas até agora tá bom. eu levantei 4" meu jimny e botei um pneu maior (grabber mt 30") então, igual ao que era o original não está, mas pra mim está muito bom.
da mesma maneira que você pensam "numa receita de bolo" pra montar um kit, cada cidade tem uma fabrica de mola que poderá fazer perfeitamente uma nas especificações que deseja. eu acho melhor do que ficar torrando dinheiro comprando molas de outros carros... eu não curto muito esse ideia de tentativa e erro... apesar de ter feito varias cagadas na suspensão do meu carro. só pra ilustar o pagode, paguei R$550 nas 4 molas. quanto custa uma original de carro comum dessas que tem já prontas?
Boa sorte ai pra vocês!
Alfredo, posta umas fotos ai do carro . . . meu mec tinha falado da MOLAS LOBO . . .
Abçs.
Andre Sousa
19/06/2008, 18:04
, paguei R$550 nas 4 molas. quanto custa uma original de carro comum dessas que tem já prontas?
Éssa é uma questão que também influencia. Um par de molas novas Cofap do Opala, que servem na traseira, custa R$ 120. Mandar fazer é sempre mais caro.
Alfredo Stavale
19/06/2008, 18:16
Alfredo, posta umas fotos ai do carro . . . meu mec tinha falado da MOLAS LOBO . . .
Abçs.
sim, molas lobo são boas... eu foi na tigre pela facilidade, mas tanto uma quanto a outra tem qualidade reconhecida no mercado.
segue ai algumas foto do carro levantado.
videozinho de uma passagem simples...
http://www.youtube.com/watch?v=brTeNSHV0so
Joao Baeta
19/06/2008, 18:22
sim, molas lobo são boas... eu foi na tigre pela facilidade, mas tanto uma quanto a outra tem qualidade reconhecida no mercado.
segue ai algumas foto do carro levantado.
videozinho de uma passagem simples...
http://www.youtube.com/watch?v=brTeNSHV0so
:arrow:Alfredo!
Pq vc nao cria o tópico falando sobre o seu Jimny?
Andre Sousa
19/06/2008, 18:25
Muito bom Baeta. O Jimy do Alfredo tá muito legal.
Alfredo Stavale
19/06/2008, 18:31
ahh joão quem tem jimny e usa mesmo são poucos, então agente vai se misturando pelo forum né!:concordo:
Alfredo Stavale
19/06/2008, 18:36
obrigado, André.
Realmente o custo das molas é bem alto comparado ao de outros carros que já tem elas prontas...eu ainda acho que é mais vantagem... é claro que se acertarem uma mola pronta e fique nas especificações desejadas melhor ainda porque ai o custo abaixa bastante, mas alguem vai ter que testar bastante até acertar qual servirá...
Zé Novais
20/06/2008, 06:25
Bom dia a todos, eu diria mais e novamente "O Jimy do Alfredo tá muito legal" da mesma maneira que o TK do André e do Hélio, e de tantos outros aqui do forum . . . penso que cada um quer seu carro bem bacana e vai atras disso buscando soluções aqui, ou fora daqui, e qdo as encontra as compartilha com os demais . . . esse espirito é que faze desse forum uma coisa bacana . . .
Zé Novais
20/06/2008, 06:33
Pq ñ entrar em contato com um desses fabricantes de molas e perguntar sobre a confecção das mesmas?
Outra, a CALMINI anuncia seu kit como sendo 2.5" como podem ver "CALMINI 2.5" SUSPENSION SYSTEM", o kit RC ou ALTERNATIVA é 2"(SE Ñ ME ENGANO, CERTO?), em q implica em, por exemplo, encomendar molas para nossos carros com 2,5" a mais, igualando ao q é oferecido pela CALMINI?
Carneiro
20/06/2008, 09:28
Pq ñ entrar em contato com um desses fabricantes de molas e perguntar sobre a confecção das mesmas?
Outra, a CALMINI anuncia seu kit como sendo 2.5" como podem ver "CALMINI 2.5" SUSPENSION SYSTEM", o kit RC ou ALTERNATIVA é 2"(SE Ñ ME ENGANO, CERTO?), em q implica em, por exemplo, encomendar molas para nossos carros com 2,5" a mais, igualando ao q é oferecido pela CALMINI?
O limite de 2" foi testado e estudado. O problema maior de subir mais um pouco é na frente: tanto é que a Calmini projetou braços (bandejas) novos. Além disso, a diferença que o André citou na panhard no eixo traseiro.
O ideal era conseguirmos projetar algo semelhante, bandejas novas, que também compensariam o offset para fora (melhor ainda se der para trocar os semi-eixos por algum 4-5 cm maior). Além disso, também seria bom ter alguma solução de substituição do amortecedor!
Abraços
Márcio.
Zé Novais
20/06/2008, 09:31
Blz, então vou perguntar isso ao pessoal da "MOLAS LOBO", quem sabe não teriam alguma ideia ? ? ?
Zé Novais
20/06/2008, 09:36
Acabo de mandar um mail para eles . . .
Zé Novais
20/06/2008, 09:52
Novidades, segundo o Eduardo (MOLAS LOBO) é possivel fazer a mola sem problemas, tem que levar o carro para um exame do carro, da suspensão, da mola e do aço da mola, para ai sim estudar a confecção das novas molas, ele tb informou que o valor pode variar de 310 a 380 o par . . .
Correndo tudo bem, a receita da traseira de nossos carros ja existe, e a dianteira, fazendo por lá, sairia mais em conta que o KIT . . . mas tudo é questão de estudo e pesquisa . . . espero ter ajudado . . .
Alfredo Stavale
20/06/2008, 10:18
Novidades, segundo o Eduardo (MOLAS LOBO) é possivel fazer a mola sem problemas, tem que levar o carro para um exame do carro, da suspensão, da mola e do aço da mola, para ai sim estudar a confecção das novas molas, ele tb informou que o valor pode variar de 310 a 380 o par . . .
Correndo tudo bem, a receita da traseira de nossos carros ja existe, e a dianteira, fazendo por lá, sairia mais em conta que o KIT . . . mas tudo é questão de estudo e pesquisa . . . espero ter ajudado . . .
Zé, tá mais caro que na molas tigre. vai lá e veja se consegue mais em conta.. eu fiz as minhas na Av. Suburbana perto do norte shopping.
Carneiro
20/06/2008, 10:19
Auch! 380 o par dói. Mas de qualquer maneira, se colocarmos uma mola com 2,5"-3" a mais que a original, ou seja, 0,5"-1" a mais que o calço atual, acho que teremos mais problemas com a suspensão dianteira... Falta o braço ajustado para nós.
M.
Zé Novais
20/06/2008, 11:03
Alfredo, verei na MOLAS TIGRE tb, vou atirar p tds os lados . . .
Carneiro, minha ideia é, caso mande faze as molas, fazer naaltura do kit, ou seja, mandar fazer uma mola com as 2" a mais . . .
Carneiro
20/06/2008, 11:17
Carneiro, minha ideia é, caso mande faze as molas, fazer naaltura do kit, ou seja, mandar fazer uma mola com as 2" a mais . . .
Hmmm, entendi. De repente mais reforçada, é isso?
M.
Zé Novais
20/06/2008, 11:43
É sim, faria as quatro de modo a ter um resultado adequado ao uso que farei . . .
Alfredo Stavale
20/06/2008, 12:18
É sim, faria as quatro de modo a ter um resultado adequado ao uso que farei . . .
foi bem isso que eu fiz.
cheguei na loja peguei um rapaz pelo pescoço e falei ta vendo essas molas( as originais do meu jimny), eu quero 4 molas iguais as originais sendo 9cm maiores do que esta. entendeu!? entendeu!? entendeu mesmo!? e ai saiu as minhas molas... eu não fiz mais rigidas não.... tem a mesma espessura das originais...
Zé Novais
20/06/2008, 12:24
foi bem isso que eu fiz.
cheguei na loja peguei um rapaz pelo pescoço e falei ta vendo essas molas( as originais do meu jimny), eu quero 4 molas iguais as originais sendo 9cm maiores do que esta. entendeu!? entendeu!? entendeu mesmo!? e ai saiu as minhas molas... eu não fiz mais rigidas não.... tem a mesma espessura das originais...
Lembra com quem vc falou?
Lembra o tel dos caras?
Lembra quanto foi?
Alfredo Stavale
20/06/2008, 15:36
isso já tem quase um ano.. realmente não lembro quem foi o responsável.
da uma olha nesses sites. Talvez tenha algo que lhe interesse.
http://www.molastigre.com.br/
http://www.molaslobo.com.br/
AlemãoRS
20/06/2008, 16:02
Eu mandei fazer 4 molas para o meu vitara na alternativa 4x4, não lembro agora o valor, mas foi algo em torno de R$500,00 as 4 molas, isso faz uns 2 anos.
Elas cederam um pouco e hj uso calço de 15 mm pra ficar com um lift de 2".
Zé Novais
20/06/2008, 16:37
Eu mandei fazer 4 molas para o meu vitara na alternativa 4x4, não lembro agora o valor, mas foi algo em torno de R$500,00 as 4 molas, isso faz uns 2 anos.
Elas cederam um pouco e hj uso calço de 15 mm pra ficar com um lift de 2".
Valeu Alfredo, vou entrar em contato, vc sentiu alguma mudança como as relatadas pelo Alemão ? ?
Carneiro
23/06/2008, 19:11
Aê!
Deu a louca (ui!) e fiz. Juntei o útil ao agradável: eu adoro esse estilo, e como acabei comprando carro preto dessa vez, não preciso mudar documento. Útil pois protege a pintura...
Sei que vou ouvir de 95% dos jipeiros que é mó viadagem, mas se fosse um jipe véio, eu pintava dessa cor.
Primeiro Tracker preto fosco por aí!? :mrgreen:
Achei o carro sem os plástico mais legal. Só falta agora fazer um protetor decente para a caixa de ar, e decidir se tiro a peça de ferro no para-lama traseiro (é soldada como a da caixa de ar) ou se faço um alargador mais discreto que o original, em borracha ou fibra mesmo.
Abraços,
Márcio.
Newton Guerra
23/06/2008, 19:30
Aê!
Deu a louca (ui!) e fiz. Juntei o útil ao agradável: eu adoro esse estilo, e como acabei comprando carro preto dessa vez, não preciso mudar documento. Útil pois protege a pintura...
Sei que vou ouvir de 95% dos jipeiros que é mó viadagem, mas se fosse um jipe véio, eu pintava dessa cor.
Achei o carro sem os plástico mais legal. Só falta agora fazer um protetor decente para a caixa de ar, e decidir se tiro a peça de ferro no para-lama traseiro (é soldada como a da caixa de ar) ou se faço um alargador mais discreto que o original, em borracha ou fibra mesmo.
Abraços,
Márcio.
Muito bom, Márcio! Acredite se quiser, acho muito bonito preto fosco. Além disso ficou parecido com a minha bicicleta! :mrgreen:
Abraços
Carneiro
23/06/2008, 19:44
Muito bom, Márcio! Acredite se quiser, acho muito bonito preto fosco. Além disso ficou parecido com a minha bicicleta! :mrgreen:
Hahaha. Outro dia vi uma Merida fosca, o quadro era desses mais grossos, ficou muito bacana (acho que era original mesmo)...
Mas é gosto, e talvez um pouco de moda também. O bom é que depois é só tirar.
Abraços,
Márcio.
Carlos TA
23/06/2008, 19:50
Aê!
Abraços,
Márcio.
Márcio,
Que é coisa de boiola é, mas ficou bonito demais,hé! hé!
Brincadeira...
Deixa eu te fazer umas perguntas sobre os seus pneus, como é usar pneus mud , no dia a dia ? Qual a sua expectativa de durabilidade? Já fez alguma viagem longa em asfalto com eles?
Obrigado e parabéns pelo novo visual do carro.
Carlos
Carneiro
23/06/2008, 19:58
Que é coisa de boiola é, mas ficou bonito demais,hé! hé!
Brincadeira...
Se fosse rosa, ou de repente um arco-íris... :lol:
Deixa eu te fazer umas perguntas sobre os seus pneus, como é usar pneus mud , no dia a dia ? Qual a sua expectativa de durabilidade? Já fez alguma viagem longa em asfalto com eles?
Até que não é tão ruim. Acostuma-se. Na verdade eu precisaria hoje dirigir um original e o meu em seguida para verificar diferença. Lógico que o carro ficou um pouco mais duro, mas acho que a maior diferença é o tamanho dos pneus, não por ser mud.
Barulho, ele faz mais. Um zunido diferente do original (que também faz) e um pouco mais alto.
Eu devo ter rodado uns 3500 km com eles, somente uns 500 de terra e trilha :parede:. Precisaria medir os gomos para ver. Claro que os dianteiros gastam menos, mas devo fazer rodízio em X logo e ainda devo comprar o estepe e fazer rodízio de 5. Eu imagino que fazendo rodízio direitinho e cuidando da calibragem e alinhamento, deva durar uns 60 mil km (o jogo de 5 mais, já que 1 sempre estará descansando). Já vi relatos de 60 mil e os gomos ainda terem 7 mm (originalmente tem 15), ou seja, dá para usar no asfalto, mas em trilhas já não serve muito mais.
Não fiz viagem longa ainda, só vou para Jundiaí de vez em quando (50 km).
Abraços,
Márcio.
Pedrinha
23/06/2008, 20:02
Muito Bom Marcio. Ficou show de bola!
...agora, como ficaria um azul fosco?...:pensativo:...acho que ficaria bonito tb...eheheheheh...:mrgreen:
Carlos TA
23/06/2008, 20:06
Se fosse rosa, ou de repente um arco-íris... :lol:
Até que não é tão ruim. Acostuma-se. Na verdade eu precisaria hoje dirigir um original e o meu em seguida para verificar diferença. Lógico que o carro ficou um pouco mais duro, mas acho que a maior diferença é o tamanho dos pneus, não por ser mud.
Barulho, ele faz mais. Um zunido diferente do original (que também faz) e um pouco mais alto.
Eu devo ter rodado uns 3500 km com eles, somente uns 500 de terra e trilha :parede:. Precisaria medir os gomos para ver. Claro que os dianteiros gastam menos, mas devo fazer rodízio em X logo e ainda devo comprar o estepe e fazer rodízio de 5. Eu imagino que fazendo rodízio direitinho e cuidando da calibragem e alinhamento, deva durar uns 60 mil km (o jogo de 5 mais, já que 1 sempre estará descansando). Já vi relatos de 60 mil e os gomos ainda terem 7 mm (originalmente tem 15), ou seja, dá para usar no asfalto, mas em trilhas já não serve muito mais.
Não fiz viagem longa ainda, só vou para Jundiaí de vez em quando (50 km).
Abraços,
Márcio.
No meu carro , só fiz o lift de suspensão.
Estou pensando em colocar ou os BF AT 245/70/16 com o risco de pegar um pouquinho ou os BF Mud 225/75/16 2 cm mais estreito, 1 cm a menos que o original, mas na altura somente 0,55 a menos.
O que você/ vocês acham?
[]'s
Carlos
andre veiga
23/06/2008, 21:31
Pessoal,
Acabei de comprar um GV 2.0 3portas.
Detalhe: Pneus 215X55X16 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Claro que a 1a coisa a fazer é trocar os pneus, mas não po$$o fazer nenhum lift no momento, será que os pneus Pirelli ATR 225X70X16 caberiam? ou eu teria problemas em esbarrar no chassis ou nos paralamas?
Detalhe, tenho um samurai para trilha, este vai apenas em passeios ou trilhas leves com sobrinhos.
Carneiro
23/06/2008, 22:04
No meu carro , só fiz o lift de suspensão.
Estou pensando em colocar ou os BF AT 245/70/16 com o risco de pegar um pouquinho ou os BF Mud 225/75/16 2 cm mais estreito, 1 cm a menos que o original, mas na altura somente 0,55 a menos.
O que você/ vocês acham?
Carlos!
Sempre procure as medidas dos pneus na tabela do fabricante (que ainda assim são estimativas, pois de acordo com a largura do aro e calibragem muda).
De acordo com a BF, o BF AT 245/70R16 tem 249 mm de largura numa roda aro 7", e o BF MUD 225/75R16 tem 224 mm numa roda aro 6". O diâmetro de âmbio é igual, 750 mm. De acordo com eles, 7" é o limite para esse MUD, não sei como fica (deve ficar bom, mas menos gordinho).
O pneu original tem 240mm de largura e 688 mm de diâmetro. Portanto, eu acho que 750 é bem arriscado não caber. Talvez com mola de Opala atrás caiba, além de cortes nos plásticos ou retirá-los como fiz agora (devia ter retirado antes a saia da caixa-de-ar para não cortar).
Essa medida de MUD é meio canela fina, mas só tem um jeito de saber como fica: testando... O meu tem 250 mm de largura, mas 780 de altura. Já acho o limite, gostaria que fosse mais largo (uns 27 cm) para os 78 cm de diâmetro, como é exatamente os 31x10.5R15 (mas que também muitas vezes parecem diferente também pelo aro ser menor).
Como tenho dito aqui, a BF diz importar o 235/70R16 MUD, que deve caber bem (24 cm x 74 cm). Além do 255/70R16 que deve ficar mais bonito e mais fácil do que o 245/75R16 (26 cm largura por 77 cm de altura), mas com lift de carroceria também.
Abraços,
Márcio.
Carneiro
23/06/2008, 22:09
Pessoal,
Acabei de comprar um GV 2.0 3portas.
Detalhe: Pneus 215X55X16 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Claro que a 1a coisa a fazer é trocar os pneus, mas não po$$o fazer nenhum lift no momento, será que os pneus Pirelli ATR 225X70X16 caberiam? ou eu teria problemas em esbarrar no chassis ou nos paralamas?
Detalhe, tenho um samurai para trilha, este vai apenas em passeios ou trilhas leves com sobrinhos.
Talvez entrem, mas vai pegar em tudo, mesmo na cidade (lombada, valeta etc). Se bem que o seu não tem os plásticos... Mas não deve dar não.
E ainda gastaria dinheiro num pneu que depois quereria mudar...
Esbarrar no chassi vai, e isso o lift não muda... Get used to it!
Veja se não rola o lift de suspensão, e um 235/70R16, vai ficar animal (ainda mais que o GV 3P é menor e sem os plásticos)! E seu motor manda muito bem...
M.
Carlos TA
23/06/2008, 22:25
Carlos!
Sempre procure as medidas dos pneus na tabela do fabricante (que ainda assim são estimativas, pois de acordo com a largura do aro e calibragem muda).
De acordo com a BF, o BF AT 245/70R16 tem 249 mm de largura numa roda aro 7", e o BF MUD 225/75R16 tem 224 mm numa roda aro 6". O diâmetro de âmbio é igual, 750 mm. De acordo com eles, 7" é o limite para esse MUD, não sei como fica (deve ficar bom, mas menos gordinho).
O pneu original tem 240mm de largura e 688 mm de diâmetro. Portanto, eu acho que 750 é bem arriscado não caber. Talvez com mola de Opala atrás caiba, além de cortes nos plásticos ou retirá-los como fiz agora (devia ter retirado antes a saia da caixa-de-ar para não cortar).
Essa medida de MUD é meio canela fina, mas só tem um jeito de saber como fica: testando... O meu tem 250 mm de largura, mas 780 de altura. Já acho o limite, gostaria que fosse mais largo (uns 27 cm) para os 78 cm de diâmetro, como é exatamente os 31x10.5R15 (mas que também muitas vezes parecem diferente também pelo aro ser menor).
Como tenho dito aqui, a BF diz importar o 235/70R16 MUD, que deve caber bem (24 cm x 74 cm). Além do 255/70R16 que deve ficar mais bonito e mais fácil do que o 245/75R16 (26 cm largura por 77 cm de altura), mas com lift de carroceria também.
Abraços,
Márcio.
Márcio,
A roda de liga original do GV é de 6" ou 7" , você acha que o Mud não dá prá montar na de 7"?
[]'s
Carlos
Carlos TA
23/06/2008, 22:32
Talvez entrem, mas vai pegar em tudo, mesmo na cidade (lombada, valeta etc). Se bem que o seu não tem os plásticos... Mas não deve dar não.
E ainda gastaria dinheiro num pneu que depois quereria mudar...
Esbarrar no chassi vai, e isso o lift não muda... Get used to it!
Veja se não rola o lift de suspensão, e um 235/70R16, vai ficar animal (ainda mais que o GV 3P é menor e sem os plásticos)! E seu motor manda muito bem...
M.
Carneiro e André Veiga,
Não sei se o 3P é diferente do 4P no que diz respeito ao espaço da caixa de rodas , mas estou rodando exatamente com estes Pirelli Scorpions Atr2 225/70/16, desde 11/2007 , já rodei 12000KM com eles em todos tipos de piso e com todo tipo de lotação e eles não pegam em nada ,nem em lombadas e nem quando esterço completamente a direção.
Por falar nisto André , agora que fiz o lift de suspensão estou vendendo estes pneus para colocar pneus maiores e mais agressivos http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42112
Estou pedindo 1200,00 nos quatro, se interessar estou em BH.
[]'s Carlos
Carneiro
23/06/2008, 22:35
A roda de liga original do GV é de 6" ou 7" , você acha que o Mud não dá prá montar na de 7"?
A minha é 16x7, ou seja, 7" de largura. Acho que todos os que vem com 235 são assim. Os que vem com 215 (2.0 3P) devem ser 6" e os 1.6 devem ser 15x6, não tenho certeza.
Mas veja no manual se tiver. Se sua roda for de 2001 em diante, igual a do Tracker, é 7".
Dá para montar sim, de acordo com a BF (de 6 a 7, para essa medida 225/75R16). Só deve ficar menos gordinho, menos borracha protegendo a roda, comparando com o original. Mais ou menos que os limites recomendados e o pneu fica "deformado", com risco de destalonar fácil etc.
Você precisa achar alguém que tenha, ou uma loja que tope trazer sem garantia de venda. Difícil, né?
Abraços,
Márcio.
Carlos TA
23/06/2008, 22:35
Márcio,
[]'s
Carlos
Márcio,
Você achou esta tabela do fabricante no site da BF ou nos revendedores?
[]'s
Carlos
Carneiro
23/06/2008, 22:40
Márcio,
Você achou esta tabela do fabricante no site da BF ou nos revendedores?
MUD:
http://www.bfgoodrichtires.com/specs/mud-terrain-t-a-km/1152.html
AT:
http://www.bfgoodrichtires.com/specs/all-terrain-t-a-ko/44.html
No sítio brasileiro só tem a listagem das medidas que eles trazem normalmente. Pelo que sei, outras medidas disponíveis lá fora podem ser importadas (90-120 dias) se já houver liberação do INMETRO. Há várias do MUD (235/70R16, 255/70R16) , acho que menos do AT.
Abraços,
Márcio.
Carlos TA
23/06/2008, 22:42
MUD:
http://www.bfgoodrichtires.com/specs/mud-terrain-t-a-km/1152.html
AT:
http://www.bfgoodrichtires.com/specs/all-terrain-t-a-ko/44.html
No sítio brasileiro só tem a listagem das medidas que eles trazem normalmente. Pelo que sei, outras medidas disponíveis lá fora podem ser importadas (90-120 dias) se já houver liberação do INMETRO. Há várias do MUD (235/70R16, 255/70R16) , acho que menos do AT.
Abraços,
Márcio.
Valeu ,
Muito obrigado.
Carlos
Ivan Natal
23/06/2008, 22:56
A Aproximadamente 2 meses comprei um Gv 2.0 2 portas que era o carro que eu sonhava. Apesar de já ter tido troller diesel ainda me lembro do meu vitara 95 kanvas. pensava em comprar um meio destruido para colocar nas trilhas porem estes carros não se encontram deste jeito, principalmente por procurar um 2.0 mecanico. acontece que na primeira trilha quebrei o parachoque dianteiro e arrancou aquelas proteções pretas que ficam por traz dos paralamas, na segunda foi o parachoque trazeiro. a suspensão e macia demais e já abri as rodas dianteiras em auguns saltos.Quando comprei ele estava com a luz da injeção acesa e quem me vendeu deu um desconto e informou que era o sensor MAF.Isto resulta em maior consumo e falta em baixa rotação, logo em seguida numa trilha com muita agua este sensor pifou de vez e desliguei e o carro ficou melhor.
Gostaria de saber como é estes kits para levantar o carro(2¨+2¨) se e so comprar ou afeta a caixa de direção, omocineticas e outras peças que vão trabalhar em posição errada??? Gostaria tambem de saber se os amortecedores de suprema que usam e na dianteira e trazeira e as molas, e se existe bloqueio de diferencial para este carro?? estes Pneus grandes demais não comprometem em demasia o desempenho???? Preciso de motor com potencia pois por aqui (Natal)se anda em dunas.
Sds.:dance:Ivan
VOVÔ DO TROLLER
23/06/2008, 23:29
A Aproximadamente 2 meses comprei um Gv 2.0 2 portas que era o carro que eu sonhava. Apesar de já ter tido troller diesel ainda me lembro do meu vitara 95 kanvas. pensava em comprar um meio destruido para colocar nas trilhas porem estes carros não se encontram deste jeito, principalmente por procurar um 2.0 mecanico. acontece que na primeira trilha quebrei o parachoque dianteiro e arrancou aquelas proteções pretas que ficam por traz dos paralamas, na segunda foi o parachoque trazeiro. a suspensão e macia demais e já abri as rodas dianteiras em auguns saltos.Quando comprei ele estava com a luz da injeção acesa e quem me vendeu deu um desconto e informou que era o sensor MAF.Isto resulta em maior consumo e falta em baixa rotação, logo em seguida numa trilha com muita agua este sensor pifou de vez e desliguei e o carro ficou melhor.
Gostaria de saber como é estes kits para levantar o carro(2¨+2¨) se e so comprar ou afeta a caixa de direção, omocineticas e outras peças que vão trabalhar em posição errada??? Gostaria tambem de saber se os amortecedores de suprema que usam e na dianteira e trazeira e as molas, e se existe bloqueio de diferencial para este carro?? estes Pneus grandes demais não comprometem em demasia o desempenho???? Preciso de motor com potencia pois por aqui (Natal)se anda em dunas.
bOA NOITE IVAN e benvindo ao forum. É só voltar nas mensagens anteriores que você terá todas as informações à respeito. Abçs. Válter
hrodrigues
24/06/2008, 08:52
Bom dia a todos, eu diria mais e novamente "O Jimy do Alfredo tá muito legal" da mesma maneira que o TK do André e do Hélio, e de tantos outros aqui do forum . . . penso que cada um quer seu carro bem bacana e vai atras disso buscando soluções aqui, ou fora daqui, e qdo as encontra as compartilha com os demais . . . esse espirito é que faze desse forum uma coisa bacana . . .
Bom dia Zé Novais e a todos os demais
Obrigado pela parte que me toca. O mais importante é que além de estar ficando com a aparência legal o carro está espetacular. Fiz um teste mais completo esse final de semana e estou bastante satisfeito. No asfalto (4X2), aonde achei que haveria um comprometimento da estabilidade, o carro está melhor do que antes (impressão pessoal) pois o fato da suspensão traseira ter ficado bem mais firme (o conforto continua preservado), passa a sensação de ter o carro mais na mão. Na terra com cascalho (4X4) com a troca dos pneus a diferença é gritante em relação aos originais, eles simplesmente "agarram" no chão. Na lama (4X4) melhorou consideravelmente em relação aos originais. Na minha opinião a parte traseira está resolvida, está excelente. A dianteira talvez precise ou de molas ou de amortecedores mais "parrudos", por duas vezes deu final de curso. Tem de ser levado em conta que isto ocorreu numa tocada bem forte, que não seria a maneira habitual de dirigir. Aliás nos tres tipos de terreno levei a "criança" ao extremo (meu extremo) afinal precisava testar. Resumindo; se tivesse que dar uma nota para o geral esta seria 9,5, realmente empolgou :palmas:. Fica aqui uma humilde sugestão para quem ainda não fez as modificações, faça ontem. Sem chances de arrependimento :concordo:.
Abs
Helio
andre veiga
24/06/2008, 10:09
Poxa este topico deve ser o mais animado entre os suzukis.
Postei ontem a oite e já tem um monte de respostas.
Não descarto a possibilidade de querer pneus maiores e etc + tarde, mas isso vai me fazer usar o carro e "abandonar" o samurai, acabei de comprar um kit de redução Xcrawler, comprei o GV cash e tenho que vender o vitarinha antigo... Se não fosse um jipe com penus de perfil baixo a coisa mais ridicula que já vi, não trocaria os pneus agora, vai apertar $$$ mas...
Obrigado a todos, e
Carlos te mandei uma MP.
Andre Sousa
24/06/2008, 14:59
Aí Ivan, concordo com o Valter de que uma lida desde o início no tópico traria bons esclarecimentos. Mas depois, se ainda tiver alguma dúvida, é só discutir conosco. Muito legal sua preocupação com diferencial, homocinética e caixa de direção, mostra que entende dos efeitos de um lift na suspensão. Vamos falar sobre isso valeu?
Andre Sousa
24/06/2008, 15:00
resposta repetida
Murillus
24/06/2008, 15:37
PESSOAL,
To precisando de um HELP urgente !!!
Na minha ultima aventura na lama, pouco antes de levantar o carango, ja estava com problemas no rolamento da roda dianteira da direita...
Nao troquei na epoca pois tava muito caro mesmo quase 1500 latinhas pois segundo meu mecanico tinha que trocar todo o cubo da roda e nao so o rolamento...
Pois bem, agora que coloquei os 235/70/16 o bicho pegou... nao foi possivel nem alinhar o carro... ta fazendo uma barulheira terrivel... é um troc-troc que parece que tudo vai cair...
Por favor, quem tem mecanico de confiança... Realmente tenho que trocar todo cubo da roda dianteira ou basta o rolamento?
PESSOAL, estou aguardando a resposta para decidir... se morro em 1500 latinhas ou algo menos 300 a 500 latinhas...
[]s
Murillus
24/06/2008, 16:00
Realmente faz uma grande diferancao colocar uns pneus maiores na Tracker...
Agora sim ela ta linda... 2" na suspensao + amortecedore turbo gas cofap e molas de opala 6 cc na trazeira + pneus 235/70/16 firestone Destination A/T
A escolha por Firestone Destination A/T foi:
1) meu uso basicamente em dunas ou seja nao preciso de muita tração em 80% do percursos
2) rodar bem macio e ser bastante silencioso
3) ser usado para pick-ups e veículos SUV’s (s10 e frontier) logo sempre vai ter no mercado... nao consegui os graber at2 235/70/16 nem a pau...
4) preço
espero ter acertado nestes pneus...
quanto ao estribos, quebramato e farois de milha, por falta de tempo nao os coloquei ainda...
Preciso tb de uma dica pro guincho... qual escolher entre 9000 a 12000?...
[]s
Andre Sousa
24/06/2008, 16:48
Pô pena que não vou poder ajudar muito com relação ao seu problema na roda dianteira, embora acredite que a necessidade seja trocar o rolamento.
Sobre o guincho, minha recomendação é para o 8000. Não use o 12000 de jeito algum. O 9000 é desnecessário. O Tracker pesa apenas 1.500 kg. Um guincho para 4 ton. já seria suficiente e ainda existem os de 6 ton que serveriam muito bem. Pra não ter erro escolha o de 8 toneladas (Warn ou Hipull).
Mas além de escolher o guincho você terá que se preocupar com uma base para guincho bem confiável, senão corre o risco de arrancar seu quebramato. Também se preocupe com a suspensão dianteira, afinal essas peças pesam cerda de 40 kg e fazem um estrago nas molas e amortecedores.
No meu caso estou pra colocar (já compradas) as molas dianteiras do G. Vitara V6 (mais resistentes). Também troquei os amortecedores originais pelos Monroe nacionais originais do G. Vitara.
Abraços.
Murillus
24/06/2008, 17:18
Pô pena que não vou poder ajudar muito com relação ao seu problema na roda dianteira, embora acredite que a necessidade seja trocar o rolamento.
Sobre o guincho, minha recomendação é para o 8000. Não use o 12000 de jeito algum. O 9000 é desnecessário. O Tracker pesa apenas 1.500 kg. Um guincho para 4 ton. já seria suficiente e ainda existem os de 6 ton que serveriam muito bem. Pra não ter erro escolha o de 8 toneladas (Warn ou Hipull).
Mas além de escolher o guincho você terá que se preocupar com uma base para guincho bem confiável, senão corre o risco de arrancar seu quebramato. Também se preocupe com a suspensão dianteira, afinal essas peças pesam cerda de 40 kg e fazem um estrago nas molas e amortecedores.
No meu caso estou pra colocar (já compradas) as molas dianteiras do G. Vitara V6 (mais resistentes). Também troquei os amortecedores originais pelos Monroe nacionais originais do G. Vitara.
valeu Andre,
tb ja estou com amortecedore dianteiros monroe do GV 98 se nao me engano...
[]s
hrodrigues
24/06/2008, 17:28
André
Pegando uma carona na sua msg com relação aos amortecedores qual deles usar? Andei lendo e vi referência ao Kayaba, Bilten, Rancho entre outros. Agora vc acrescentou os Monroe. Qual a sua opinião entre todos estes?
Aproveito tambem para pedir a opinião dos demais.
Abs
Helio
VOVÔ DO TROLLER
24/06/2008, 17:58
André
Pegando uma carona na sua msg com relação aos amortecedores qual deles usar? Andei lendo e vi referência ao Kayaba, Bilten, Rancho entre outros. Agora vc acrescentou os Monroe. Qual a sua opinião entre todos estes?
Abs
Helio
Boa tarde Hélio. Eu coloquei os KYB na frente do Tracker com calço de susp. de 2" e pneus maiores , pois com apenas 8.000 km um dos monroe originais argentinos( da frente) estourou. Já rodei 13.000 km com os KYB e estou achando bem melhores dos que os originais, contudo, quando o carro passa por um buraco mais profundo está dando final de curso, apesar de ainda não terem estourado. Vou ter que partir para a 3a. troca de amortecedores dianteiros. Ainda estou pesquisando. Uma das opções é colocar os Monroe de reposição, que segundo o André Souza são mais duros do que os originais. Com relação aos amortecedores dianteiros não aguentarem com calço de 2" há várias informações à respeito, inclusive no grupo da Suzukinet. Quem já colocou o calço há mais tempo (eu coloquei há 15 meses aprox.) diz que realmente,os amortecedores da frente não suportam o tranco. Abçs. Válter
Andre Sousa
24/06/2008, 18:25
SEGUE UMA SUGESTÃO: Já que vai trocar desmontar a suspensão pra trocar os amortecedores, aproveita e troca as molas dianteiras pelas do G. VItara V6 ou diesel. Pague bem barato na Suzucar o par de molas usado (novíssimas). São bem mais fortes que as originais. O problema com os amortecedores existe, mas fim de curso, é causado pelas molas macias demais.
Andre Sousa
24/06/2008, 18:37
André
Helio
Monroe são os Originais. Não precisa arriscar com nehuma outra marca. Já vi os Kayaba, mas não sei muito. Nunca vi Bilten. Rancho não tem pra dianteira só traseira.
VOVÔ DO TROLLER
24/06/2008, 19:40
SEGUE UMA SUGESTÃO: Já que vai trocar desmontar a suspensão pra trocar os amortecedores, aproveita e troca as molas dianteiras pelas do G. VItara V6 ou diesel. Pague bem barato na Suzucar o par de molas usado (novíssimas). São bem mais fortes que as originais. O problema com os amortecedores existe, mas fim de curso, é causado pelas molas macias demais.
Valeu André. É isto mesmo que eu vou fazer. Como eu estou pensando em colocar um guinho futuramente, acho que esta é a receita. Você já colocou as suas molas? Será que o carro vai ficar muito duro ? Abçs. Váltera
Carneiro
24/06/2008, 20:58
Bilsten é considerado um dos melhores amortecedores. Usado em competições, etc. Dizem que mesmo depois de um Dakar, você abre o bicho e tá tudo ok...
De qualquer maneira, é caro. Se achar algum modelo legal e num preço razoável, pode valer a pena. Não sei se eles fazem considerando o lift.
A ARB tem o OME (Old Man EMU), já com tamanho para o lift (não sei se 2" ou 2.5"). Inclusive tem molas. Preço também, caro.
A Procomp tem nome e tá trazendo amortecedor para cá. Teria que ver se algum dos modelos deles serve na dianteira. Oficialmente eles não vendem para Vitara/GV.
Essas opções são ótimas se você conseguir comprar e trazer na mala (ou alguém bacana fazer isso).
M.
hrodrigues
25/06/2008, 15:33
Boa tarde Hélio. Eu coloquei os KYB na frente do Tracker com calço de susp. de 2" e pneus maiores , pois com apenas 8.000 km um dos monroe originais argentinos( da frente) estourou. Já rodei 13.000 km com os KYB e estou achando bem melhores dos que os originais, contudo, quando o carro passa por um buraco mais profundo está dando final de curso, apesar de ainda não terem estourado. Vou ter que partir para a 3a. troca de amortecedores dianteiros. Ainda estou pesquisando. Uma das opções é colocar os Monroe de reposição, que segundo o André Souza são mais duros do que os originais. Com relação aos amortecedores dianteiros não aguentarem com calço de 2" há várias informações à respeito, inclusive no grupo da Suzukinet. Quem já colocou o calço há mais tempo (eu coloquei há 15 meses aprox.) diz que realmente,os amortecedores da frente não suportam o tranco. Abçs. Válter
Boa tarde Valter
Estou com o mesmo problema seu, quando passo por um buraco mais profundo dá final de curso :putz:. Acredito que ainda não estouraram mas em breve isto vai acontecer. Esses Monroe de reposição são a gáz ou óleo? Tem idéia de preço e aonde encontrar mais barato?
Abs
Helio
hrodrigues
25/06/2008, 15:41
Boa tarde André
Acho que vc. tem razão o problema talvez esteja nas molas. Essas molas, do GV V6, são idênticas, comprimento e diâmetro, às originais do Tracker? Tem idéia de preço? As usadas passam por algum controle de qualidade?
Abs
Helio
hrodrigues
25/06/2008, 15:46
Bilsten é considerado um dos melhores amortecedores. Usado em competições, etc. Dizem que mesmo depois de um Dakar, você abre o bicho e tá tudo ok...
De qualquer maneira, é caro. Se achar algum modelo legal e num preço razoável, pode valer a pena. Não sei se eles fazem considerando o lift.
A ARB tem o OME (Old Man EMU), já com tamanho para o lift (não sei se 2" ou 2.5"). Inclusive tem molas. Preço também, caro.
A Procomp tem nome e tá trazendo amortecedor para cá. Teria que ver se algum dos modelos deles serve na dianteira. Oficialmente eles não vendem para Vitara/GV.
Essas opções são ótimas se você conseguir comprar e trazer na mala (ou alguém bacana fazer isso).
M.
Boa tarde Carneiro
Vc. teria a especificação do Bilten ou do OME?
Abs
Helio
Carneiro
25/06/2008, 16:45
Vc. teria a especificação do Bilten ou do OME?
Da Bilstein não sei. Tem algumas linhas deles que não tem modelo para cada carro, tem uma gama de amortecedores com variação de abertura, etc. Não sei como fica os frontais, pois os off-roads especializados em performance têm eixo rígido na frente, então não é estrutural como o nosso.
Pelo que vi no sítio deles, os modelos para SUV e caminhonetes tem para Samurai e Sidekick (nosso Vitara), que acho que é diferente do GV.
Os da OME acho que são N103S (dianteiros, $150 dólares cada) e N105 (traseiros, $80 dólares cada). Pelo que entendi do sítio, eles são projetados para lift de 1" a 2", então devem não precisar de espaçador.
Já ouvi falar muito bem dos OME também, não sei se depois dá para recondicionar nem quanto tempo duram.
Abraços,
Márcio.
Andre Sousa
25/06/2008, 17:53
A linha da OME não tem molas nem amortecedores com +2". A montagem da OME é feita com molas especiais e amortecedores com calço. Veja na foto que o tamanho das molas é igual ao original.
http://www.drivetrain.com/EMU/emusuzuki/emusuzuki.html#GRAND%20VITARA%204%20&%206%20CYLINDER%20MODE
http://www.rocky-road.com/kicksus.html
Andre Sousa
25/06/2008, 18:03
Boa tarde André
Acho que vc. tem razão o problema talvez esteja nas molas. Essas molas, do GV V6, são idênticas, comprimento e diâmetro, às originais do Tracker? Tem idéia de preço? As usadas passam por algum controle de qualidade?
Helio
Caro Hélio,
Comprei na Suzucar, os caras são bem sérios e acho difícil venderem peças se não estiverem boas. Paguei R$ 150 num par que estava perfeito. Não instalei ainda por falta de tempo. Se quiser esperar vou poder dar minha opinião após instalado.
Carneiro
25/06/2008, 18:33
A linha da OME não tem molas nem amortecedores com +2". A montagem da OME é feita com molas especiais e amortecedores com calço. Veja na foto que o tamanho das molas é igual ao original.
http://www.drivetrain.com/EMU/emusuzuki/emusuzuki.html#GRAND%20VITARA%204%20&%206%20CYLINDER%20MODE
http://www.rocky-road.com/kicksus.html
É, eles dizem que são 1.25" para o GV e o restante pelos calços... Mas na foto realmente a mola tem o mesmo tamanho que a original.
Márcio.
hrodrigues
25/06/2008, 19:45
Caro Hélio,
Comprei na Suzucar, os caras são bem sérios e acho difícil venderem peças se não estiverem boas. Paguei R$ 150 num par que estava perfeito. Não instalei ainda por falta de tempo. Se quiser esperar vou poder dar minha opinião após instalado.
André
Vou esperar suas impressões para depois mexer no meu, isto se os amortecedores não forem pro vinagre antes. E com relação ao comprimento e diâmetro, são iguais? O preço ta bom. Tem idéia de preço de um par dessas molas novas? No futuro pretendo instalar um guincho então se a diferença não for muito grande talvez valha a pena...
Valeu
Helio
Carlos TA
25/06/2008, 19:53
Pessoal,
A uma semana resolvi fazer a famosa inversão de posição das bieletas o pulo do gato. Quando o mecânico inverteu ele falou que elas deveriam estar montadas erradas ( não era um especialista em Suzuki) , pois elas entraram super suave , uiii!!!
Ele me falou que elas estavam com folga mas resolvi mante-las por mais um tempo ( meu carro está com 84000 KM).
Hoje uma delas se rompeu , mas não no lugar de costume , a articulação ,e sim na haste , como não tava com a máquina fotográfica na hora da troca vou colocar uma foto marcada no lugar da quebra prá vocês analisarem.
Troquei as duas.
Alguém já passou por isto?
[]'s Carlos
Pessoal,
A uma semana resolvi fazer a famosa inversão de posição das bieletas o pulo do gato. Quando o mecânico inverteu ele falou que elas deveriam estar montadas erradas ( não era um especialista em Suzuki) , pois elas entraram super suave , uiii!!!
Ele me falou que elas estavam com folga mas resolvi mante-las por mais um tempo ( meu carro está com 84000 KM).
Hoje uma delas se rompeu , mas não no lugar de costume , a articulação ,e sim na haste , como não tava com a máquina fotográfica na hora da troca vou colocar uma foto marcada no lugar da quebra prá vocês analisarem.
Troquei as duas.
Alguém já passou por isto?
[]'s Carlos
Não sou especialista, mas meus 2 cents: na posição original, a haste recebe uma força de torção, já que não está reta em relação ao suporte, e que pode muito bem ocasionar essa quebra relatada por você.
Na posição invertida, ao menos sem o calço do Ruy, a articulação não fica nada próxima dos 90º, e se chegares no limite, provavelmente vais atorar a articulação.
Eu recoloquei as minhas bieletas na posição original e estou esperando que o Hélio ou alguêm tire umas fotos com o calço na barra, pra ver como fica a articulação nesse caso, se fica mais próximo dos 90º, antes de me aventurar novamente...
[]
Mário.
hrodrigues
26/06/2008, 15:50
Não sou especialista, mas meus 2 cents: na posição original, a haste recebe uma força de torção, já que não está reta em relação ao suporte, e que pode muito bem ocasionar essa quebra relatada por você.
Na posição invertida, ao menos sem o calço do Ruy, a articulação não fica nada próxima dos 90º, e se chegares no limite, provavelmente vais atorar a articulação.
Eu recoloquei as minhas bieletas na posição original e estou esperando que o Hélio ou alguêm tire umas fotos com o calço na barra, pra ver como fica a articulação nesse caso, se fica mais próximo dos 90º, antes de me aventurar novamente...
[]
Mário.
Olá Mário
Como havia lhe dito assim que levantar o carro para colocar o protetor do tanque vou fotografar. Acredito que daqui umas duas semanas pois acabei de ligar para o Rodrigo (RC4X4) para efetuar a compra e está em falta. A previsão é para o fim de semana que vem. Aí até chegar e instalar deve dar umas duas semanas.
Abs
Helio
Olá Mário
Como havia lhe dito assim que levantar o carro para colocar o protetor do tanque vou fotografar. Acredito que daqui umas duas semanas pois acabei de ligar para o Rodrigo (RC4X4) para efetuar a compra e está em falta. A previsão é para o fim de semana que vem. Aí até chegar e instalar deve dar umas duas semanas.
Abs
Helio
Hélio,
Sim, estou esperando! Contudo, o ideal é fotografar as bieletas com o carro no chão e não levantado. É nessa posição neutra que a articulação, idealmente, deveria ficar o mais próxima dos 90º.
Abraços,
Mário.
Murillus
26/06/2008, 17:26
PESSOAL,
To precisando de um HELP urgente !!!
Na minha ultima aventura na lama, pouco antes de levantar o carango, ja estava com problemas no rolamento da roda dianteira da direita...
Nao troquei na epoca pois tava muito caro mesmo quase 1500 latinhas pois segundo meu mecanico tinha que trocar todo o cubo da roda e nao so o rolamento...
Pois bem, agora que coloquei os 235/70/16 o bicho pegou... nao foi possivel nem alinhar o carro... ta fazendo uma barulheira terrivel... é um troc-troc que parece que tudo vai cair...
Por favor, quem tem mecanico de confiança... Realmente tenho que trocar todo cubo da roda dianteira ou basta o rolamento?
PESSOAL, estou aguardando a resposta para decidir... se morro em 1500 latinhas ou algo menos 300 a 500 latinhas...
[]s
alguem sabe me dizer isso: Realmente tenho que trocar todo cubo da roda dianteira ou basta o rolamento?
Newton Guerra
26/06/2008, 17:44
alguem sabe me dizer isso: Realmente tenho que trocar todo cubo da roda dianteira ou basta o rolamento?
Murillus, não tenho nem idéia mas você participa da Suzuki-net? Dá uma perguntada lá que o grande mestre Manoel ou alguém mais pode te ajudar.
Sorte!
VOVÔ DO TROLLER
26/06/2008, 18:00
REVISÃO DOS 20.000 KM , ou melhor, dos 21.000, a facada:
filtro de óleo Suzuki (made in Japan)................R$ 70,34.
óleo do motor 5 x 11,07.................................... 55,35
filtro do combustível (made in Japan Suzuki).........125,17
elemento do filtro de ar Suzuki ( Japan)...............249,07
mão de obra (nativa ,aqui do Brasil mesmo)..... ....350,00
total da brincadeira....................................R$ 779,59
É o preço que se paga para ter o carimbinho no manual. Abç.V.
p.s. alguém já fez esta revisão? Quanto gastou? Obrigado
Alfredo Stavale
26/06/2008, 18:55
poxa Valter,
Acho caro mas você fez a melhor escolha..
REVISÃO DOS 20.000 KM , ou melhor, dos 21.000, a facada:
filtro de óleo Suzuki (made in Japan)................R$ 70,34.
óleo do motor 5 x 11,07.................................... 55,35
filtro do combustível (made in Japan Suzuki).........125,17
elemento do filtro de ar Suzuki ( Japan)...............249,07
mão de obra (nativa ,aqui do Brasil mesmo)..... ....350,00
total da brincadeira....................................R$ 779,59
É o preço que se paga para ter o carimbinho no manual. Abç.V.
p.s. alguém já fez esta revisão? Quanto gastou? Obrigado
VBeltram,
Vc deveria ter comprado o filtro de ar por R$40,00 e feito a troca antes de levar pois ai eles iriam verificar e, por estar novo, não haveria problema algum.:concordo: Dava para economizar R$209,07. 8):roll:
jmarcinho
26/06/2008, 19:43
VBeltram,
Vc deveria ter comprado o filtro de ar por R$40,00 e feito a troca antes de levar pois ai eles iriam verificar e, por estar novo, não haveria problema algum.:concordo: Dava para economizar R$209,07. 8):roll:
Onde se compra o filtro de ar por R$ 40,00? Já tenho que ir me informando :)
Abraço
Carlos TA
26/06/2008, 19:54
Abraço
Por aqui em BH eu comprei por 55,00 em uma troca de óleo grande ou seja bem equipada , eu não lembro de qual fabricante mas ele serviu perfeitamente , sem qualquer adaptação ou sem ficar folgado.
Acho que se você for em uma boa troca de óleo você vai achar.
Em tempo, eu troquei no mesmo dia o filtro de cabine , do ar condicionado , também perfeito , de duas peças como manda o figurino e foi mais ou menos o mesmo preço.
[]'s Carlos
Abraço
www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br)
Filtro de óleo = 24,00
Filtro de combustivel = R$40,00
Filtro de Ar = 40,00
Todos originais da Suzuki/GVitara (mesmo Tracker). :concordo:
Na GM o filtro de combustivel custa aqui 159,00!!:stop:
Um amigo comprou os filtros e na revisão dos 10.000km levou lá e conseguiu pagar o óleo ( os filtros comprou na suzucar ) . E conseguiu o tal "carimbo" da revisão.. deve ter sido incluindo outras pequenas coisas na revisão.. pois até uma lixa e estopa eles cobram. :shock:
zavarize
26/06/2008, 21:16
Pessoal
comprem os filtros da Framm, em qualquer revendedor de óleos e levem em mãos no dia que forem fazer a revisão. já passei os códigos aqui no forum mas não anotei.
a concessionaria não faz revisão nenhuma ,só trocam o oleo e os filtros , e se voce deixar cobram como dito acima estopa,etcc..
ps - o carimbo de revisado no manual ainda é "gratis"...eheheheheh
abraços
VOVÔ DO TROLLER
26/06/2008, 22:39
VBeltram,
Realmente TMorais, nesta eu "bobeei". Abç. Válter
VOVÔ DO TROLLER
26/06/2008, 22:45
poxa Valter,
Acho caro mas você fez a melhor escolha..
Também acho. Pelo menos vou ter mais 6 meses de garantia e se der alguma zebra, tudo bem. Abç.
p.s. como o vidro elétrico do lado do motorista continua dando problemas, eu pedi a troca de todo o sistema (incluindo o motor) e o serviço foi autorizado na garantia. A GM já tem estas peças no Brasil. Vou ter que esperar no máximo 1 semana segundo a autorizada. Só para fazer este serviço fora sairia mais de R$ 1.600,00 ( isto se encontrasse as peças no mercado de reposição).Só aí já está compensando o carimbinho. E se der algum problema numa peça mais cara, como o módulo central , câmbio , motor e outras peças eletro-eletrônicas? Aí o "bicho pega" se estiver fora da garantia.
Fabriciooliver
29/06/2008, 13:57
Ola pessoal,
Andei meio sumido, mas é que organizar um evento off-road é uma correria só. Mas no final deu tudo certo. Valeu Ruy e TMorais pela presença.
Confira as fotos do evento no site www.alagoinhasoffroad.com.br (http://www.alagoinhasoffroad.com.br)
Sobre as questões discutidas anteriormente, sobre o kit da Calmini, o pessoal de SP que tem acesso a RC4x4 poderia sugerir a eles a compra e elaboraçao de um modelo nacional.
E Sobre a mola dianteira, poderiamos ver no local onde faz, e fechar um valor pra uma quantidade maior, verificando os interessados aqui pelo forum.
Fico no aguardo de novidade.
Carlos TA
29/06/2008, 21:21
Ola pessoal,
Andei meio sumido, mas é que organizar um evento off-road é uma correria só. Mas no final deu tudo certo. Valeu Ruy e TMorais pela presença.
Confira as fotos do evento no site www.alagoinhasoffroad.com.br (http://www.alagoinhasoffroad.com.br)
Sobre as questões discutidas anteriormente, sobre o kit da Calmini, o pessoal de SP que tem acesso a RC4x4 poderia sugerir a eles a compra e elaboraçao de um modelo nacional.
E Sobre a mola dianteira, poderiamos ver no local onde faz, e fechar um valor pra uma quantidade maior, verificando os interessados aqui pelo forum.
Fabricio,
Show de bola as fotos do evento , parabéns , este Brasil é mesmo continental , nós aqui numa poeira só e vocês com esta lama sensacional. Bão sem base.
Uma pergunta, quando você removeu os acabamentos plásticos do seu carro, ficou algum detalhe como o branco diferente do resto do carro? Ou alguma furação de fixação dos acabamentos das portas? Eu vi que seu carro está adesivado e talvez teria tampado estes "defeitos" .
[]'s Carlos
zavarize
29/06/2008, 21:48
V.Beltram
o problema que ocorreu no seu vidro eletrico é falha no acionamento? as vezes ele responde as vezes precisa acionar 2 vezes?
Carneiro
29/06/2008, 23:30
Uma pergunta, quando você removeu os acabamentos plásticos do seu carro, ficou algum detalhe como o branco diferente do resto do carro? Ou alguma furação de fixação dos acabamentos das portas? Eu vi que seu carro está adesivado e talvez teria tampado estes "defeitos" .
Tem um monte de furos. Acompanhando toda a curva da caixa de rodas, depois tem um logo abaixo da linha da altura do plástico das portas, e na traseira no pedacinho acima da caixa de rodas tem uma peça de ferro soldada. Também há uma peça de ferro soldada na caixa de ar que segura aquele saiote de plástico.
Reparem que nessa altura do plástico, na XL-7, há um "friso" meio largo, que imagino que se encaixe nos mesmos furos. A mesma porta e menos custo para a linha de produção.
Eu adorei o resultado sem as saias. Mas de qualquer maneira, queria um plástico ou borracha nos paralamas, fazendo a curva da caixa de rodas, mas poderia até ser menos largo, e no limite dos furos. De repente moldar em fibra. Nos furos da porta, dá para colocar um friso como tem a XL-7. De repende tudo isso com o adesivo por cima fica legal.
Abraços,
Márcio.
Fabriciooliver
30/06/2008, 14:34
Bem, o Carneiro já respondeu tudo sobre os bucaros das partes plasticas.
Eu coloquei massa plastica tampando os buracos e adesivei todo, não pretendo tirar os adesivos so no caso de vender o carro, o que tambem nao pretendo tão cedo, mas nesse caso, eh so tirar os adesivos revover a massa dos buracos e colocar os plasticos origianis que ta tudo otimo.
O carro sem os plasticos, é so vantagem, pois vc não vai ficar com medo de quebrar. So pretendo tambem colocar adptar algum tipo de emborrachado seguindo somente o paralama, se não achar pronto, vou mandar fazer de fibra.
E sobre as trilhas, aqui se acha de tudo, lama, massape, poera, erosao, rios, etc, etc
Carneiro
30/06/2008, 14:44
O carro sem os plasticos, é so vantagem, pois vc não vai ficar com medo de quebrar. So pretendo tambem colocar adptar algum tipo de emborrachado seguindo somente o paralama, se não achar pronto, vou mandar fazer de fibra.
Vamos conversando que se achar eu tenho interesse, e imagino que vice-versa também tá valendo :concordo:.
Abraços,
Márcio.
Murillus
30/06/2008, 16:25
Vamos conversando que se achar eu tenho interesse, e imagino que vice-versa também tá valendo :concordo:.
Márcio,
Ja vi alguns jipes com alargador de paralamas de borracha... e como borracha e maleavem nao haveria problemas nas trilhas...
o problema de tirar os plasticos é que os pneus ficam fora da caixa e isso é contra a regulamentacao do contran...
[]s
Carneiro
30/06/2008, 16:29
o problema de tirar os plasticos é que os pneus ficam fora da caixa e isso é contra a regulamentacao do contran...
No meu caso, como não uso alargador de roda, só os pneus traseiros estão uns 2 cm para fora, até quase imperceptível. Os dianteiros estão dentro.
Mas quero resolver isso sim.
Abraços,
Márcio.
Carlos TA
30/06/2008, 18:56
Bem, o Carneiro já respondeu tudo sobre os bucaros das partes plasticas.
Eu coloquei massa plastica tampando os buracos e adesivei todo, não pretendo tirar os adesivos so no caso de vender o carro, o que tambem nao pretendo tão cedo, mas nesse caso, eh so tirar os adesivos revover a massa dos buracos e colocar os plasticos origianis que ta tudo otimo.
E sobre as trilhas, aqui se acha de tudo, lama, massape, poera, erosao, rios, etc, etc
Fabricio e Márcio ,
Valeu pelas dicas , só mais um detalhe , os plásticos da porta são fixados pelo lado de dentro da porta? Ou seja tem que remover o forro da porta, para retirá-los?
Obrigado.
Carlos
VOVÔ DO TROLLER
30/06/2008, 19:26
V.Beltram
o problema que ocorreu no seu vidro eletrico é falha no acionamento? as vezes ele responde as vezes precisa acionar 2 vezes?
bOA noite Zavarize. Eu não sei te dizer exatamente qual é o problema, pois você sabe como eles enrolam na autorizada. O que dá para perceber é que o vidro(lado do motorista) já começa levantando torto e às vezes emperra e não fecha completamente. Como na autorizada eles não conseguem sanar o defeito , eu pedi para trocar todo o conjunto do vidro elétrico,incluindo o motor. O serviço já foi autorizado e só estou aguardando as peças chegarem para agendar. Espero que desta vez o problema seja resolvido. Abçs. Válter
Pedrinha
30/06/2008, 21:46
V.Beltram
Caro Zavarize,
Caso esteja com problemas no vidro elétrico de seu carro, tem um cara muito bom em Botafogo, na rua São João Batista (rua em frente ao portão principal do cemitério homônimo), em frente ao portão dos fundos de Furnas e ao lado de uma casa de festas. O cara é especialista em vidros, travas e retrovisores elétricos e não é careiro. Já fiz serviços lá. Vc tb pode acionar a garantia, certo?
Fabriciooliver
01/07/2008, 12:15
Os plasticos das portas são fixados com prisilhas pelo lado de fora, nao mexe nada dentro do carro.
Eu ja pensei em fazer de fibra os alargador de paraelama, mas achei q ficaria caro, melhor eh encontrar de borracha, ja pronto, pra so adaptar.
Qualquer novidade fico aguardando!
Ivan Natal
01/07/2008, 18:03
Ola pessoal,
Pergunto:
Se Colocar molas de opala 6CC na trazeira e Do GV 6CC ou Tracker diesel na dianteira ainda assim precisa do kit de suspensão de 2¨?
E os amortecedores de suprema na trazeira? Que sugestão dão para os amortecedores dianteiro??
Que medida de pneu ja cabe sómente com os 2¨na suspensão???
Não pretendo colocar pneus muito grandes pois com certeza prejudica o rendimento e como por aqui (Natal) andamos muito em dunas, motor faz a diferença. Meu carro e um GV 2,0 2 portas e aonde não estou conseguindo subir, quem ta fora diz que é suspensão que não mantem o carro no chão. o que faço?? Algem já turbinou? se usar a turbina com pouca pressão tambem quebra muito???
Quanto aos plasticos não me preocupo pois o meu não vem. Só os para choques que já detonei os dois, devo fazer de tubo porem bem finos para não pesar. para não aumentar o peso nem guincho uso deixo os Troller puxar.rsss.
Sds.
Ivan - Natal- Rn
ivan.galvao@interjato.com.br
Andre Sousa
01/07/2008, 18:51
Os plasticos das portas são fixados com prisilhas pelo lado de fora, nao mexe nada dentro do carro.
Eu ja pensei em fazer de fibra os alargador de paraelama, mas achei q ficaria caro, melhor eh encontrar de borracha, ja pronto, pra so adaptar.
Qualquer novidade fico aguardando!
Quem pretender remover os acabamentos plásticos tanto dos paralamas como das portas deverá soltar as presilhas pela parte de dentro e não puxar os acabamentos por fora. Ou seja, pra soltar os acabamentos dos paralamas tem que alcançar as presilhas por dentro do paralamas. Para as portas, tem que remover o forro interno e soltar as presilhas por dentro. Se simplesmente soltar os acabamentos puxando por fora as preselhas quebam e não fixam mais como antes.
Andre Sousa
01/07/2008, 19:01
Pergunto:
Se Colocar molas de opala 6CC na trazeira e Do GV 6CC ou Tracker diesel na dianteira ainda assim precisa do kit de suspensão de 2¨?
E os amortecedores de suprema na trazeira? Que sugestão dão para os amortecedores dianteiro??
Que medida de pneu ja cabe sómente com os 2¨na suspensão???
Não pretendo colocar pneus muito grandes pois com certeza prejudica o rendimento e como por aqui (Natal) andamos muito em dunas, motor faz a diferença. Meu carro e um GV 2,0 2 portas e aonde não estou conseguindo subir, quem ta fora diz que é suspensão que não mantem o carro no chão. o que faço??
Ivan - Natal- Rn
Pra "manter o carro no chão" é necessário aumentar o curso da suspensão. A receita mais simples:
Dianteira: amortecedor e mola originais e Kit RC 4x4
Traseira: molas opala (4 cc) e amortecedores suprema.
Obs. A mola do Tracker diesel na dianteira apenas ajuda a manter a suspensão mais firme.
zavarize
01/07/2008, 22:04
Pedrinha
boa noite
o que me parece estranho é que as vezes aciono puxando o botão e nem sempre ele obedece p/ o vidro subir.as vezes empurro p/ baixo e ele tem um 'delay"p/ acionar.e isto tem acontecido c/ mais frequencia quando tento abrir o vidro logo após ligar o motor.:-o
vou observar mais atentamente e pelo jeito lá vou eu de novo arrumar um "barraco" na Américas....mas enfim como eles tem que me aturar até @ 00:00h do dia 10/01/2010 quando acaba a garantia vamos lá.....
um abraço e grato pela dica do especialista em Botafogo.
Caro Zavarize,
Caso esteja com problemas no vidro elétrico de seu carro, tem um cara muito bom em Botafogo, na rua São João Batista (rua em frente ao portão principal do cemitério homônimo), em frente ao portão dos fundos de Furnas e ao lado de uma casa de festas. O cara é especialista em vidros, travas e retrovisores elétricos e não é careiro. Já fiz serviços lá. Vc tb pode acionar a garantia, certo?
Zé Novais
02/07/2008, 07:49
Fala galera, to colocando aqui o link para as fotos do passeio a Arraial do Cabo q rolou sabado passada (28/06) muito bom msm, e o caretinha foi bem pra caramba . . . abç a todos . . . "http://nobales976.multiply.com/photos/album/23/PASSEIO_A_ARRAIAL_DO_CABO_-_280608"
Zé Novais
02/07/2008, 10:40
Ó eu aki d novo . . .
Carissimos, eu li aki no forum que alguem desbastou um pouco, praticamente fez uma raspagem superficial na pinça do freio do GV o TK pra poder encaixar uma nova roda, gostaria eu de saber se em hipotese nenhuma uma roda R15 caberia em um GV q calça R16?
Carneiro
02/07/2008, 11:27
Carissimos, eu li aki no forum que alguem desbastou um pouco, praticamente fez uma raspagem superficial na pinça do freio do GV o TK pra poder encaixar uma nova roda, gostaria eu de saber se em hipotese nenhuma uma roda R15 caberia em um GV q calça R16?
Zé!
Pelo que sei, essa raspagem superficial é bastante. Deve ser mais de 3mm, de repente uns 5mm. Eu não acho adequado.
M.
Zé Novais
02/07/2008, 11:55
Carneiro, é isso que quero saber, pois se a raspagem for muita, não vai rolar . . .
Ivan Natal
02/07/2008, 11:55
Ó eu aki d novo . . .
Apesar de não ver motivo para a diferença, a não ser que por ser mais maneiro sejá equipado com pinça menor, já li tambem aqui no forum que isto somente acontecia com Gv 4portas será que o 2P calça R15,algem já colocou????:?:
Sds ivan Natal-RN
Fabriciooliver
02/07/2008, 13:58
Andre,
No meu quando tirei os plasticos, eles ja estavam soltando, puxei com cuidado e veio, mas valeu por mostrar a forma correta de se tirar.
Ivan Natal,
No GV 3 portas, pega a aro 15 sim, inclusive alguns modelos ja vem com aro 15. Quanto a potencia do motor, tambem sinto falta de mais potencia pra subir umas dunas aqui pela Bahia tambem.Tenho avaliado algumas alternativas para ganho de desempenho sem comprometer muito o consumo, afinal o carro de lazer tambem eh de trabalho.
Tou trocando as velas por umas da denso, de competicao, a durabilidade eh de 5x maior, e tem um pequeno ganho de 2 a 3%. Tambem tou avaliando a colocacao de uma ingnicao de alta potencia, desenvolvido pela cm racing. O fabricante garante um aumento de uns 10% de ganho.
Apos as instalacoes, posto os comentarios e tambem aguardo outras sugestoes
Murillus
02/07/2008, 15:03
Tou trocando as velas por umas da denso, de competicao, a durabilidade eh de 5x maior, e tem um pequeno ganho de 2 a 3%. Tambem tou avaliando a colocacao de uma ingnicao de alta potencia, desenvolvido pela cm racing. O fabricante garante um aumento de uns 10% de ganho.
Voce vai chipar a bichinha... pensei em fazer isso logo depois que a garantia for pro brejo...
quanto de potencia iriamos ganhar realmente? so 10 %? tem troller chipado que atinge 260 cv...
[]s
Murillus
02/07/2008, 15:36
Duvidas...
Ele usa um guincho removivel... alguem ja viu isso?
Que suspensao é essa? alguem tem ideia?
Alguem ja viu um bagageiro destes a venda em algum lugar?
[]s
Zé Novais
02/07/2008, 16:09
Ta montado sobre "feches" de mola . . . tirou as helicoidais . . . ta maneiro, mó monstrão . . .
VOVÔ DO TROLLER
02/07/2008, 17:04
Pedrinha
boa noite
o que me parece estranho é que as vezes aciono puxando o botão e nem sempre ele obedece p/ o vidro subir.as vezes empurro p/ baixo e ele tem um 'delay"p/ acionar.e isto tem acontecido c/ mais frequencia quando tento abrir o vidro logo após ligar o motor.:-o
vou observar mais atentamente e pelo jeito lá vou eu de novo arrumar um "barraco" na Américas....mas enfim como eles tem que me aturar até @ 00:00h do dia 10/01/2010 quando acaba a garantia vamos lá.....
um abraço e grato pela dica do especialista em Botafogo.
bOA TARDE ZAVARIZE. VOCÊ TEM QUE LEVAR NA AUTORIZADA E ENCHER O SACO DOS CARAS. O meu Tracker está indo pela 6a.vez na autorizada devido ao problema do vidro elétrico do motorista.Agora eu pedi a troca total das peças , incluindo o motor (as peças ainda não chegaram). abçs. Válter
Carneiro
02/07/2008, 17:31
Que suspensao é essa? alguem tem ideia?
Na verdade, o cara trocou para um eixo rígido, e dá para ver na frente que é feixe de molas e "spoado", ou seja, os feixes acima do eixo (SPOA = SPrings Over Axle).
Não sei se o cara trocou os eixos traseiros, pois é 5-link e não sei se dá para subir tanto quanto com o eixo na frente + spoa (imagino que não dê, deve ter trocado para feixe também).
Acho muito radical - se é para ter um carro com eixo-rígido na frente, melhor comprar um Troller ou Jimny.
Abraços,
Márcio.
Carneiro
02/07/2008, 17:52
Cara, só ouvi falar mal dessa CM Racing. Dizem que é um embuste.
Não acredito em milagres. Um ganho pequeno por velas mais eficientes, ou alguma regulagem, até acredito.
Depois disso, trocar chip é quando dá. E parece que no J20A não rola. O que se pode fazer é colocar um turbo, aí sim.
Abraços,
Márcio.
Ivan Natal
02/07/2008, 19:45
Andre,
No meu quando tirei os plasticos, eles ja estavam soltando, puxei com cuidado e veio, mas valeu por mostrar a forma correta de se tirar.
Ivan Natal,
No GV 3 portas, pega a aro 15 sim, inclusive alguns modelos ja vem com aro 15. Quanto a potencia do motor, tambem sinto falta de mais potencia pra subir umas dunas aqui pela Bahia tambem.Tenho avaliado algumas alternativas para ganho de desempenho sem comprometer muito o consumo, afinal o carro de lazer tambem eh de trabalho.
Fabricio.
Se o de 3p pega aro 15 é porque a pinça de freio e diferente.????
Quanto ao desempenho o de 3p deve ser um pouco melhor e até corresponde desde que não mude o tamanho dos Pneus. Por aqui não usamos carros automaticos para trilhas que e praticamente sinonimo de dunas pois esquenta o oleo da transmissão alem de não ter o mesmo desempenho de um manual. Quanto ao seu carro ser gnv, eu tive um vitarinha e um preparador me falou que mesmo rodando na gasolina não teria o mesmo desempenho pois devido aquela peça metalica que não me recordo o nome que fica proximo do filtro de ar limita a entrada de ar. Na epoca eu junto com ele iriamos bolar um sistema parecido com uma borboleta de carburador acionado por cabo para abrir toda a passagem quando o mesmo estivesse na gasolina. Acabei tirando o gaz e não colocei mais em vitara pois praticamente só rodo nele final de semana e em trilhas e nesta hora o que quero é potencia. Hoje talvez os sistemas de gaz não usem mais a tal peça e deixem o carro quando na gasolina com rendimento sem prejuizo. Porem cuidado pois já vi varios Gv a gaz estourarem o sensor MAF desde que não estejão bem acertados principalmente na parte de velas e cabos.
atenciosamente
Ivan Galvão
Ivan Natal
02/07/2008, 19:59
Voce vai chipar a bichinha... pensei em fazer isso logo depois que a garantia for pro brejo...
quanto de potencia iriamos ganhar realmente? so 10 %? tem troller chipado que atinge 260 cv...
[]s
Por ai no Ceara vc já viu algum Gv chipado???
Infelizmente só temos noticias destas coisas em carros no sul , e ai quando não dá para vir pelo correio e precisa de preparação ficamos a ver navio.
Em joão pessoa tem uma pessoa (FERNANDO FINIZOLA) que só prepara Suzuki em especial Samurai, porem vou conversar com ele pois tive noticia que os vitarinhas da paraiba estão dando em troller a gasolina nos INDOOR e acho que é ele que está preparando. Em breve irei a alguma destas competições para ver o desempenho dos carros, ouvi falar que o piloto modifica a mistura de acordo com o que ele quer na hora. Já vi isto em uma Dodge ram
Sds Ivan Galvão
Pessoal,
Existe na BF Goodrich pneus nas medidas abaixo e estas servem no Tracker com kit 2" na suspensão?:pensativo:
235/70 R16
235/75 R16
245/70 R16
Sei que existe o 245/75 R16 (mas aí somente com 2+2 correto?)
http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=1312&idSegmento=3.0&channelId=093de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD
Conversando com um consultor da BF aqui no Forum ele informou que existe estas medidas abaixo e com o custo aproximado em São Paulo:
- 225/75 R 16 All Terrain T/A= R$ 500,00
- 225/75 R 16 Mud Terrain T/A=R$ 590,00
Esses dois acima ficam bons na Tracker? por serem mais altos (75) daria para usar somente com 2" na suspensao?
Carlos TA
02/07/2008, 20:53
Pessoal,
Existe na BF Goodrich pneus nas medidas abaixo e estas servem no Tracker com kit 2" na suspensão?:pensativo:
235/70 R16
235/75 R16
245/70 R16
Sei que existe o 245/75 R16 (mas aí somente com 2+2 correto?)
http://www.pneusbfgoodrich.com.br/wps/portal/!ut/p/kcxml/04_Sj9SPykssy0xPLMnMz0vM0Y_QjzKLN4g3dDYDSYGYxqb6kW hCjhgihk4BCDFfj_zcVP1QhHZT_QgzfW_9AP2C3NDQiPIKEwBZ g5ef/delta/base64xml/L3dJdyEvd0ZNQUFzQUMvNElVRS82XzBfMUM2?cdGama=1312&idSegmento=3.0&channelId=093de02cb9cff010VgnVCM1000001e65600aRCRD
Conversando com um consultor da BF aqui no Forum ele informou que existe estas medidas abaixo e com o custo aproximado em São Paulo:
- 225/75 R 16 All Terrain T/A= R$ 500,00
- 225/75 R 16 Mud Terrain T/A=R$ 590,00
Esses dois acima ficam bons na Tracker? por serem mais altos (75) daria para usar somente com 2" na suspensao?
T Morais,
Das medidas que você listou aqui, na revenda em BH só o 245/70/16 sob encomenda e sem previsão para chegar.
245/75/16 eu montei no meu carro e pegou muito só na frente com 2", na traseira uso mola de Opala e coube.
Acabei comprando o 225/75/16 AT KO ,e já estreei em uma trilha, fiquei impressionado com o desempenho deles. Principalmente comparando com os meus antigos Scorpions ATR
O 225/75/16 tem somente 0,27 cm a menos de raio e 2 cm a menos de largura que o 245/70/16. Mais uma vez comparando com os Scorpions ele ficou com um visual muito mais agressivo.
Paguei 449,00 nos meus por aqui , um GG 245/70/16 custa 620,00 e o BF 245/70/16 só prá sei lá que dia...
[]'s Carlos
LuizCarlos
02/07/2008, 21:31
Carlos,
Gostei da opção do pneus BF 225/75/16!!
Esse pneu cabe apenas com calço de susp.??
Vc tem como postar algumas fotos?
Valeu!
Luiz
Carlos,
Gostei da opção do pneus BF 225/75/16!!
Esse pneu cabe apenas com calço de susp.??
Vc tem como postar algumas fotos?
Valeu!
Luiz
2X!! aguardando as fotos!
Carlos,
A medida que vc comprou (225/75 R16) pega em algo na dianteira incluindo o chassi? Onde vc comprou teria o MUD tambem?
Fabriciooliver
02/07/2008, 22:48
O 3p a o disco e consequentemnte a pinca de freio eh menor, por isso cabe a 15 sem problema.
Sobre a CM Racing, o que posso dizer eh que o cara eh um grosso, mal educado, mas sobre qualidade, o que sei eh que eh um dos melhores da area (so sei por leitura, o cara fica la no sul e eu na Bahia).
Ja li comprovacoes que os chips, principalmente em carros que nao tem o motor eletronico (os trollers novos tem, eh o mesmo da ranger) nao tem nenhum ganho de verdade, o que faz eh mudar a curva de torque, e outras coisinhas, e aparentemente passa a ter ganho que na verdade nao tem. Deem uma lida no site que fala sobre a Ingniçao de alta potencia: http://www.cmracing.com.br/iecm.htm
Sobre o GNV, instalei a 1 ano, é um sistema moderno, automatizado, não tem nenhuma regulagem manual, desde que instalei, nunca precisei voltar para fazer ajustes, o carro funciona perfeitamente, ele so entra o gás de forma automatica apos esquentar o motor.
O turbo é o que realmente vai ter um grande ganho, mas esse ja eh uma solucao mais cara e tambem vou perder no consumo. Então esse fica pro futuro proximo.
Vamos aumenta as discursoes sobre potencia!
espinheira
02/07/2008, 23:37
Ola pessoal,
Valeu Fabrício, já é o segundo ano que vou, e espero estar aí ano que vem!
Este finde tem Jeep Cross de Valente, vamos lá!
Cara, vc já descobriu o modelo do amortecedor de F1000 que usou? Veja se consegue o ano da F1000, se é 4x2 ou 4x4. Dá uma olhada lá pra mim, estou dependendo disso para comprar uns amortecedores Rancho.
Abraço,
Fabriciooliver
03/07/2008, 00:09
Valeu Ruy,
Checo pra vc amanha sem falta e te informo. O jeep Cross de Valente nao vou poder ir nao.