Ver Versão Completa : Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas
Páginas :
1
2
[
3]
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
Carneiro
26/03/2008, 08:23
Por estes vídeos dá para ver que os Tracker/GV não são fracos não. Com relação aos pneus acho também que são 235/70/16 na configuração MUD, no entanto acho que não estão disponíveis por aqui, não é? Abçs
Se for dos primeiros vídeos, o cara responde em um deles que é 255/75R16, com lift de 2" na suspensão e 1" na carroceria.
Eu acho que só 1" de BL até dá, mas aí tem que cortar muita coisa e talvez colocar uma mola na traseira mais dura ou 3" de lift na suspensão.
M.
RABUGENTO
26/03/2008, 09:52
Tem no Rio Vermelho tb!
Prefiro o acarajé de Itapoãn. Não sei porque, não gostei do de Rio Vermelho.
Segundo o Flávio Santana, da BF, tem sim, sob encomenda. Demora 90-120 dias, e ele mesmo disse que pode encomendar, e depois você negocia com a revenda o preço final. .
Carneiro,
Até havia enviado um e-mail tempo atras para BF e veja a resposta: (perguntei pelos BFs All e MUD 235/70 R16)
" Foi com grande satisfação que recebemos sua visita em nosso site!
Atualmente, não comercializamos essas medidas no Brasil. Sugerimos que
acesse o site www.michelin.com.br e conheça o pneu Latitude, que está
disponível nessa dimensão, na marca Michelin. No site, poderá verificar
a
relação de revendas.
Agradecemos seu contato!
Atenciosamente,
Tatiana Amorim - SAC BFGOODRICH
0800 707 0830 - www.pneusbfgoodrich.com.br
================================================== ==
ESTE E-MAIL NAO RECEBE RESPOSTA - POR FAVOR ENTRE EM CONTATO ATRAVES DO
FALE CONOSCO OU DO NOSSO SAC - 0800 7070 830
================================================== == ".
Carneiro
26/03/2008, 14:15
Carneiro,
Até havia enviado um e-mail tempo atras para BF e veja a resposta: (perguntei pelos BFs All e MUD 235/70 R16)
" Foi com grande satisfação que recebemos sua visita em nosso site!
Atualmente, não comercializamos essas medidas no Brasil. Sugerimos que
acesse o site www.michelin.com.br (http://www.michelin.com.br) e conheça o pneu Latitude, que está
disponível nessa dimensão, na marca Michelin. No site, poderá verificar
a
relação de revendas.
É assim mesmo, nem eles entendem direito. Se procurar uma revenda decente, eles conseguirão encomendar. Ou então procure o Flávio Santana no fórum, o usuário dele é flavio.bfg.
Abraços,
Márcio.
zavarize
28/03/2008, 21:32
Pessoal
uns dias atras falamos aqui sobre minha duvida sobre o volume correto de óleo do carter da Tracker. no manual consta 5.4 litros . troquei da minha c/ 5000km e c/ medidor volumétrico só entraram 4.7 litros .Liguei p/ 0800 da GM p/ saber afinal o correto.ai foi um verdadeiro papo de maluco ,o sujeito que me atendeu nem sabia que a Tracker era fabricada pela GM e disse que a GM não vendia óleo.....:stop:
depois de passados 20 dias, hoje me retornaram dizendo que o manual esta errado e que o volume correto p/ troca sem trocar o filtro são 4.7 litros.
Perguntei como iam fazer c/ o meu manual errado e o cara disse que estavam revisando mas "ia estar verificando " e me ligava de volta.
Lembro a quem for fazer troca p/ ter cuidado de não ultrapassar o volume e p/ não pagar mais do que 5 litros (sei que nas revisões de 10.000km que alguns já fizeram chegaram a cobrar por 6 litros !!)
Enfim , na GM não é muito diferente de outras montadoras ,principalmente depois que voce comprou o carro.:twisted:
RABUGENTO
29/03/2008, 09:05
O atendimento 0800 de todas montadoras é terceirizado...
Muitos dos atendentes NÃO tem ideia do que estão respondendo.
Como já disse anteriormente, 5 litros com troca de filtro está de bom tamanho.
As concessionárias cobram sim pelos 5,4 (6 litros) que estão no manual... Poderiam até cobrar pelos 5,4 l porque colocam o óelo a granel. Se querem cobrar pelos 6, devem entregar 0,6 litros para o consumidor usar se por acaso baixar o nível entre os períodos de troca.
Depois reclamam que perdem os clientes. Não vou escrever aqui o que acho desss empresas pra não ser banido do forum.
Fabriciooliver
30/03/2008, 02:33
Pessoal,
Eu uso as molas dianteira do opala na traseira do meu GV, ficou bem alto, o carro ta mais duro, oq melhorou bastante nas trilhas, ja dei uns 2 pulos a 100p/h e o carro ficou excelente, dai despensa os calços. Se procurar nesse mesmo topico, tem as fotos q tirei dele assim q coloquei
Carneiro
30/03/2008, 21:05
Salve galera!
Fiz uma trilhazinha hoje, com o pessoal de Várzea Paulista. Muito legal por sinal.
O carro na trilha ficou muito show. Realmente faz diferença um pouco mais de altura e pneus MUD. A trilha não era muito difícil, mas sei que com os pneus originais eu iria sofrer em alguns lugares. Tava bem molhado, umas subidas difíceis e "atoleiros" leves.
O pneu MUD agarra bem na terra molhada, ou em trechos de terra solta (subida). Na lama também, manda bem.
Deu para sentir que mais rápido, em trechos de terra com valetas, o pneu traseiro pega no limite, já que o eixo se movimenta para frente. O negócio é passar devagar.
Abraços,
Márcio.
VOVÔ DO TROLLER
30/03/2008, 23:53
Salve galera!
Fiz uma trilhazinha hoje, com o pessoal de Várzea Paulista. Muito legal por sinal.
O carro na trilha ficou muito show. Realmente faz diferença um pouco mais de altura e pneus MUD. A trilha não era muito difícil, mas sei que com os pneus originais eu iria sofrer em alguns lugares. Tava bem molhado, umas subidas difíceis e "atoleiros" leves.
O pneu MUD agarra bem na terra molhada, ou em trechos de terra solta (subida). Na lama também, manda bem.
Deu para sentir que mais rápido, em trechos de terra com valetas, o pneu traseiro pega no limite, já que o eixo se movimenta para frente. O negócio é passar devagar.
Abraços,
Márcio.
Legal Márcio. E no asfalto? Os mud são barulhentos? São muito duros? Abçs e obrigado pelas futuras respostas. Válter
Carneiro
31/03/2008, 08:29
Legal Márcio. E no asfalto? Os mud são barulhentos? São muito duros? Abçs e obrigado pelas futuras respostas. Válter
Oi, Válter. Acho que já viu, pois escreveu abaixo que a pergunta é repetida, mas fica a referência aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33743&page=48#479
Eu falei que 235/70 seria um bom começo e que tinha estranhado o tamanho do pneu, etc. Sinceramente, foi por 1 ou 2 dias só! Já acostumei, e estou adorando. Depois dessa trilha, então, nem se fale!
Sobre o ruído, pode ser que aumente um pouco com o pneu gastanto (e usar muito no asfalto piora). O que pretendo fazer é rodízio cruzado de 5 em 5 mil, ou até menos, para diminuir esse problema. Acho que comprarei mais um desses para o estepe e farei rodízio com ele.
Válter, se quiser dar uma olhada na viatura, só combinar. O Adriano tá doido para fazer na dele, e quer ver também. Podemos combinar no Pacaembu na quinta-feira, ou qualquer outro dia em algum ponto bom para todos. Aí vocês dão uma volta para sentir o carro.
Abraços,
Márcio.
Salve galera!
Abraços,
Márcio.
Carneiro
Quando possivel coloque umas fotos aí da Tracker modificada e em ação.
Vc fez alguma alteração nas bieletas?
Segue umas fotos da Tracker com calço 2" e pneus GG235/70
Carneiro
31/03/2008, 11:41
Carneiro
Quando possivel coloque umas fotos aí da Tracker modificada e em ação.
Vc fez alguma alteração nas bieletas?
Coloco sim, to esperando o pessoal mandar, que eu nem camera fotográfica levei, estou sem :parede:. Mas vou tirar foto dela suja e limpa também! :twisted:
A bandeja da suspensão levou aquele cortezinho para as bieletas, como o Newton colocou no fórum.
Vou ter que passar no Daniel para resolver o suporte do estepe (pneu maior não cabe sem modificar), vou pedir para ele dar uma olhada rápida só para ver como ficou o carro depois dessa primeira trilha.
Abraços,
Márcio.
VOVÔ DO TROLLER
31/03/2008, 13:03
Oi, Válter. Acho que já viu, pois escreveu abaixo que a pergunta é repetida, mas fica a referência aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33743&page=48#479
Eu falei que 235/70 seria um bom começo e que tinha estranhado o tamanho do pneu, etc. Sinceramente, foi por 1 ou 2 dias só! Já acostumei, e estou adorando. Depois dessa trilha, então, nem se fale!
Sobre o ruído, pode ser que aumente um pouco com o pneu gastanto (e usar muito no asfalto piora). O que pretendo fazer é rodízio cruzado de 5 em 5 mil, ou até menos, para diminuir esse problema. Acho que comprarei mais um desses para o estepe e farei rodízio com ele.
Válter, se quiser dar uma olhada na viatura, só combinar. O Adriano tá doido para fazer na dele, e quer ver também. Podemos combinar no Pacaembu na quinta-feira, ou qualquer outro dia em algum ponto bom para todos. Aí vocês dão uma volta para sentir o carro.
Abraços,
Márcio.
Valeu Márcio, qualquer hora a gente marca. Com relação ao tamanho do pneu o 235/70/16 cabe numa boa e ainda "sobra" uns 2 cm. Você já experimentou o tamanho do seu pneu ? Abçs. Válter
Andre Sousa
31/03/2008, 13:20
Vou ter que passar no Daniel para resolver o suporte do estepe (pneu maior não cabe sem modificar), vou pedir para ele dar uma olhada rápida só para ver como ficou o carro depois dessa primeira trilha.
Márcio.
No meu estepe eu tenho um BF 245/70/16 mud (não consegui o 5º pneu GG 265/70/16) e coube sem necessidade alguma de adaptação. Confira isso.
Andre Sousa
31/03/2008, 13:26
Prezado Carneiro,
Me fale da solução que você deu para o braço articulado da direção. Aquela peça que liga a caixa de direção à coluna do volante.
Grato,
Carneiro
31/03/2008, 14:03
No meu estepe eu tenho um BF 245/70/16 mud (não consegui o 5º pneu GG 265/70/16) e coube sem necessidade alguma de adaptação. Confira isso.
70? Imagino que seja 75, não? Eu ainda nem comprei o estepe, imaginei que não ia caber. Se couber, show de bola!
M.
Carneiro
31/03/2008, 14:06
Me fale da solução que você deu para o braço articulado da direção. Aquela peça que liga a caixa de direção à coluna do volante.
Bão, não fui eu que solucionei, já que minhas habilidades de mecânico são parcas... :mrgreen:
Pelo que entendi, foi prolongada a junção que já existe ali, visível ao abrir o capô.
Vou ver se consigo tirar foto.
Abraços,
Márcio.
Andre Sousa
31/03/2008, 15:44
70? Imagino que seja 75, não? M.
Retificando: BF MUD 245/75/16 cabe no lugar do estepe sem necessidade de adaptação alguma.
Separei algumas fotos:
Carneiro
31/03/2008, 16:25
Retificando: BF MUD 245/75/16 cabe no lugar do estepe sem necessidade de adaptação alguma.
Chique! Compraste ele zerado? Entrou justo ou com folga? Pois usado pode ter diferença de até 1 cm... :parede:
Abraços,
Márcio.
Andre Sousa
31/03/2008, 18:28
O pneu é usado mas muito novo. Não entra justo não. Simplesmente não pega no parachoque.
Mas se pegar, sugiro colar um pequeno pedaço de "feltro" entre o pneu e o parachoque pra evitar ranger. Mas isso não acontece com o meu não.
VOVÔ DO TROLLER
31/03/2008, 18:35
ALTURA DO SOLO DAS TRACKERS MODIFICADAS
ANDRE SOUZA e CARNEIRO. Com as modificações praticadas por vocês qual a altura que ficou do cardã(traseiro, ponto mais baixo) para o solo? Abçs e obrigado. Válter
Andre Sousa
31/03/2008, 18:51
Tenho que ir medir, mas já adianto que 9,45 centimetros mais que o original.
==> 4,45 cm do pneu. O 265/70/16 mede 38,87 de raio e o 235/60/16 mede 34,42
==> 5 cm dos calços de 2" na suspensão.
Se você usa pneu 235/70/16 (36,77 de raio) e calços de 2" na suspensão a diferença total é de 7,35 (isso porque a diferença no pneu é só de 2,35 cm).
Os calços de carroceria não interferem nisso, eles apenas aumentam a distância entre a carroceria e os pneus e da caixa de ar em relação ao solo, em mais 5 cm.
Em anexo tô mandando uma tabelinha em Excel que calcula esses tamanhos nos pneus - fassílima.
Carneiro
31/03/2008, 23:27
Coloco sim, to esperando o pessoal mandar, que eu nem camera fotográfica levei, estou sem :parede:. Mas vou tirar foto dela suja e limpa também! :twisted:
Aí vão 3 fotos. Primeira, limpo ainda, segunda, primeira lameira da trilha, terceira, lugarzinho de enrosco.
Abraços,
Márcio.
Andre Sousa
01/04/2008, 13:00
Êta carro bonito.
Carneiro
01/04/2008, 14:38
Êta carro bonito.
E cor bonita, né? 8-)
Lavei o carro agora cedo, e tá muuuuito riscado! São riscos leves, que um polimento tira, mas comecei a ficar preocupado.
Tô pensando em adesivar o bicho... Deixar ele cheio de adesivos mesmo, ou só colocar um fosto ou transparente para proteger? Será que presta?
Hoje também vi uma Dodge na rua pintada inteira de preto fosco (matt black), muito louco. Uma Tracker assim ia ficar show. Quem se habilita? :twisted:
Abraços,
Márcio.
E cor bonita, né? 8-)
Lavei o carro agora cedo, e tá muuuuito riscado! São riscos leves, que um polimento tira, mas comecei a ficar preocupado.
Tô pensando em adesivar o bicho... Deixar ele cheio de adesivos mesmo, ou só colocar um fosto ou transparente para proteger? Será que presta?
Hoje também vi uma Dodge na rua pintada inteira de preto fosco (matt black), muito louco. Uma Tracker assim ia ficar show. Quem se habilita? :twisted:
Abraços,
Márcio.
Márcio,
Cuidado se for adesivar a partes baixas... Plástico não segura muito bem a tinta, corre o risco de arrancar toda a pintura se porventura tiveres de retirar os adesivos algum dia...
[]
Carneiro
01/04/2008, 15:10
Cuidado se for adesivar a partes baixas... Plástico não segura muito bem a tinta, corre o risco de arrancar toda a pintura se porventura tiveres de retirar os adesivos algum dia...
Partes baixas ficou engraçado! :-P Não imaginei botar nada nos plásticos, justamente por isso, a tinta não fica lá essas coisas e eles são mais fáceis de retirar e pintar.
Havia pensado só na lateral metálica. Depois da lavagem, vi que o capô também sofreu... :parede:
Mas é isso mesmo, tá com cara de carro de trilha... Trilha fechada é fogo. O negócio é sempre deixar ele sujo! :dance:
Abraços,
Márcio.
Alfredo Stavale
01/04/2008, 15:40
poxa, se tá preocupado com arranhão então nem entra em trilha com vegetação fechada. eu acho dificil fazer trilha e manter o carro intacto pro dia a dia. ou não é trilha ou você já se acostumou com os arranhões.:mrgreen:
belo tracker com conseguiu mud aro 16? foi facil?
Carneiro
01/04/2008, 15:47
poxa, se tá preocupado com arranhão então nem entra em trilha com vegetação fechada. eu acho dificil fazer trilha e manter o carro intacto pro dia a dia. ou não é trilha ou você já se acostumou com os arranhões.:mrgreen:
belo tracker com conseguiu mud aro 16? foi facil?
Sei lá, não é muito manter o carro intacto, mas preto é fogo! Sei lá, vou começar a colocar adesivo e transformar num jipe mesmo! :twisted:
Sobre o MUD, achei numa loja em Jundiaí, eles tinham um jogo lá desde ano passado. Mas as lojas dizem que é só pedir que a BF tem, ao menos a medida que coloquei, 245/75R16.
Qual tá procurando?
Márcio.
Andre Sousa
01/04/2008, 15:48
E cor bonita, né? 8-)
Márcio.
Quando se nentra no mato os galhos arranham mesmo a pintura, ainda mais se o carro for preto. Mas isso tem uma forma de ser evitado.
Eu comprei um rolo de filme adesivo plástico, semelhante ao "CONTACT" só que mais barato, e fiz moldes para colar no paralamas dianteiro, laterais das portas e paralamas traseiro.
Como o filme é preto brilhante, quando tá colado nem se nota muito, quando o carro suja de lama então, não dá nem pra ver que tá com filme.
Terminada a trilha, basta uma ducha e retirar o filme. Não fica um arranhão de galho de árvore e preserva a pintura.
Tenta e vê se não funciona.
Andre Sousa
01/04/2008, 15:50
E cor bonita, né? 8-)
Márcio.
Quando se entra no mato os galhos arranham a pintura mesmo, ainda mais se o carro for preto. Mas isso tem uma forma de ser evitado.
Eu comprei um rolo de filme adesivo plástico, semelhante ao "CONTACT" só que mais barato, e fiz moldes para colar no paralamas dianteiro, laterais das portas e paralamas traseiro.
Como o filme é preto brilhante, quando tá colado nem se nota muito, quando o carro suja de lama então, não dá nem pra ver que tá com filme.
Terminada a trilha, basta uma ducha e retirar o filme. Não fica um arranhão de galho de árvore e preserva a pintura.
Carneiro
01/04/2008, 15:53
Quando se nentra no mato os galhos arranham mesmo a pintura, ainda mais se o carro for preto. Mas isso tem uma forma de ser evitado.
Boa! Para quem faz trilha vez ou outra, que vai ser meu caso, nem deve dar tanto trabalho.
Passa a dica do que compraste e em que tipo de loja ou qual loja!
M.
Alfredo Stavale
01/04/2008, 15:53
Sei lá, não é muito manter o carro intacto, mas preto é fogo! Sei lá, vou começar a colocar adesivo e transformar num jipe mesmo! :twisted:
Sobre o MUD, achei numa loja em Jundiaí, eles tinham um jogo lá desde ano passado. Mas as lojas dizem que é só pedir que a BF tem, ao menos a medida que coloquei, 245/75R16.
Qual tá procurando?
Márcio.
não, não esotu procurando. mas obrigado pela resposta. eu uso 30" grabber MT no meu jimny. depois avisa sobre o desgaste desses pneus no teu tracker. Meu pai tinha BF MUD num jpx depois foi para o samurai , vendeu o samurai e o dono atual usou por muito tempo, duraram mais de 70 mil km de trilhas e estradas. excelente escolha! espero que dure muito!
Carneiro
01/04/2008, 16:00
não, não esotu procurando. mas obrigado pela resposta. eu uso 30" grabber MT no meu jimny. depois avisa sobre o desgaste desses pneus no teu tracker. Meu pai tinha BF MUD num jpx depois foi para o samurai , vendeu o samurai e o dono atual usou por muito tempo, duraram mais de 70 mil km de trilhas e estradas. excelente escolha! espero que dure muito!
É, a Continental não tem o GG MT em muidas medidas, e 16 só 235/85R16. A GT Radial tem Savero MT em medidas de aro 16, mas tá em falta no Brasil. Goodyear e Pirelli, pouquíssimas medidas...
PARECE que a Firestone vai fabricar o Destination MT na Argentina ano que vem. Talvez aparece oportunidade de importação aqui no Brasil.
A única opção de pneu novo foi BF mesmo. Tava tentando algo menos caro, mas o pneu é excelente, vamos ver a durabilidade. Devo fazer rodízio cruzado com freqüência para diminuir o problema de desgaste irregular no asfalto.
Abraços,
Márcio.
Andre Sousa
01/04/2008, 16:06
Boa! Para quem faz trilha vez ou outra, que vai ser meu caso, nem deve dar tanto trabalho.
Passa a dica do que compraste e em que tipo de loja ou qual loja!
M.
Trabalho nenhum. O molde você tem que fazer uma única vez. Feito o molde é só guarda-los e cortar o filme à medida que for necessitando pra fazer as trilhas.
Esse filme eu comprei em papelaria. É do tipo usado pra encapar caderno, paga-se barato nisso (acho que foi uns R$ 20 ou R$ 30 o rolo inteiro).
VOVÔ DO TROLLER
01/04/2008, 16:08
Trabalho nenhum. O molde você tem que fazer uma única vez. Feito o molde é só guarda-los e cortar o filme à medida que for necessitando pra fazer as trilhas.
Esse filme eu comprei em papelaria. É do tipo usado pra encapar caderno, paga-se barato nisso (acho que foi uns R$ 20 ou R$ 30 o rolo inteiro).
Márcio, boa tarde. Me parece que esse material é bem mais em conta no KALUNGA e no Armarinhos Fernando. Abçs. Válter
Pedrinha
01/04/2008, 19:04
Márcio,
[]
Já tive Vitarinha adesivado da cabeça aos pés (apólice de seguro de duro!!!) e quando queria tirá-los com facilidade, sem danificar nada, usava um secador de cabelo para esquentar a cola adesiva. Ficava molinho de tirar! :concordo:
Pessoal
uns dias atras falamos aqui sobre minha duvida sobre o volume correto de óleo do carter da Tracker. no manual consta 5.4 litros . troquei da minha c/ 5000km e c/ medidor volumétrico só entraram 4.7 litros .Liguei p/ 0800 da GM p/ saber afinal o correto.ai foi um verdadeiro papo de maluco ,o sujeito que me atendeu nem sabia que a Tracker era fabricada pela GM e disse que a GM não vendia óleo.....:stop:
depois de passados 20 dias, hoje me retornaram dizendo que o manual esta errado e que o volume correto p/ troca sem trocar o filtro são 4.7 litros.
Perguntei como iam fazer c/ o meu manual errado e o cara disse que estavam revisando mas "ia estar verificando " e me ligava de volta.
Lembro a quem for fazer troca p/ ter cuidado de não ultrapassar o volume e p/ não pagar mais do que 5 litros (sei que nas revisões de 10.000km que alguns já fizeram chegaram a cobrar por 6 litros !!)
Enfim , na GM não é muito diferente de outras montadoras ,principalmente depois que voce comprou o carro.:twisted:
Minha Tracker está com 6.500km ainda não troquei óleo e filtro óleo... A garantia recomenda a troca com qual kilometragem? Não seria 10.000km? Afinal é 5 litros ou não?
Não estou muito disposto a pagar por um estepe zero agora... (medida 235/70). Como não quero passar alguma situação que necessite troca e ter um estepe menor (235/60 original), acho que irei ver um usado semi-novo para deixar no reserva.. Daí compro uma capa na GM e resolvo a situação.. Vou providenciar uma madeira para apoio do macaco por medida de segurança também (como já foi citado aqui no forum -não sei se foi esse tópico ou o de Acessorios para Tracker.)
O que acham?
Pedrinha
01/04/2008, 19:10
Um conhecido meu correu um Rali-dos-Sertões com contact protegendo a pintura e depois da aventura...eureka!!!...a pintura estava intacta...já o Vitarinha...:discordo:.
RABUGENTO
01/04/2008, 19:15
Minha Tracker está com 6.500km ainda não troquei óleo e filtro óleo... A garantia recomenda a troca com qual kilometragem? Não seria 10.000km? Afinal é 5 litros ou não?
Recomendado trocar aos 5 mil. São 5 litros com a troca do filtro.
Recomendado trocar aos 5 mil. São 5 litros com a troca do filtro.
Rabugento,
E a concessionaria que recomenda (para ganhar din-din) ou isso é algo preventivo e aconselhado por Suzukeiros?
No manual consta 5 ou 10.000km?
Pedrinha
01/04/2008, 19:21
TMorais,
Num vai nessa de óleo que dura 10...15 e até 20 mil km não. Montadora nacional adora fazer isso...o resultado vai aparecer lá na frente.
Quando eu tinha meu GV, no manual, traduzido do original japonês, dizia com todas as letras...trocar filtro de óleo e o óleo a cada 5 mil km. Neste particular, prefiro ser conservador e seguir o que eu já praticava nos meus carros. O agravante no caso da ampla maioria de foristas é para quem faz uso severo do equipamento.
É considerado uso severo do equipamento:
Trilhas;
Trechos pequenos urbanos de no máximo 30 km;
Engarrafamentos; etc...
Logo, sem querer ser prepotente, aconselho aos amantes de um jipinho sempre saudável, que substituam o óleo a cada 5 mil km.
RABUGENTO
01/04/2008, 19:22
Rabugento,
E a concessionaria que recomenda (para ganhar din-din) ou isso é algo preventivo e aconselhado por Suzukeiros?
Você não leu o manual? O manual que está em poder de meu filho, afinal o jipe é dele, recomendava que a primeira troca fosse feita aos 5mil com troca de filtro.
Ele fez essa troca no posto, não na concessionária.
Na revisão de 10 mil trocou o óleo na concessionária mas levou os filtros todos comprados na Suzucar, pela metade do preço ou menos....
VOVÔ DO TROLLER
01/04/2008, 19:37
Boa noite TMorais e à todos do forum. Eu também acho que é mais prudente trocar com 5.000 km (incluindo a troca do filtro). A economia feita agora não vai valer à pena no futuro, pois troca de óleo com menor kilometragem, significa maior vida útil para o motor, ainda mais que quem o motor novo, o atrito é maior, pois o mesmo ainda está "justo". Com relação à cubicagem do óleo, realmente (eu confirmei na última troca) cabem 5 litros ( um pouco menos sem a troca do filtro de óleo, mas como a diferença é pequena, pode-se usar sempre 5 litros, com troca de filtro de óleo ou não). Abçs. Válter
Você não leu o manual? O manual que está em poder de meu filho, afinal o jipe é dele, recomendava que a primeira troca fosse feita aos 5mil com troca de filtro.
Ele fez essa troca no posto, não na concessionária.
Na revisão de 10 mil trocou o óleo na concessionária mas levou os filtros todos comprados na Suzucar, pela metade do preço ou menos....
Manual:
"Troca de Óleo do motor (Seção 13)
Troque o óleo com o motor quente a cada 5.000km ou 03 meses, o que ocorrer primeiro, se o veiculo estiver sujeito a qualquer das condições severas de uso; (já postado por Pedrinha).
Se nenhuma destas condições ocorrer, troque o óleo a cada 10.000km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sempre com o motor quente."
Só uso a Tracker no fim de semana... ela fica sem uso a semana toda e sobre as condições severas isso não se aplica no meu uso...
Tenho checado o nível e viscosidade.. acho ate prudente trocar com 5.000km fora da rede e nas revisões normais de 10.000 / 20.000km etc , proceder para ter garantia na rede..
VOVÔ DO TROLLER
01/04/2008, 20:36
Manual:
"Troca de Óleo do motor (Seção 13)
Troque o óleo com o motor quente a cada 5.000km ou 03 meses, o que ocorrer primeiro, se o veiculo estiver sujeito a qualquer das condições severas de uso; (já postado por Pedrinha).
Se nenhuma destas condições ocorrer, troque o óleo a cada 10.000km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sempre com o motor quente."
Só uso a Tracker no fim de semana... ela fica sem uso a semana toda e sobre as condições severas isso não se aplica no meu uso...
Tenho checado o nível e viscosidade.. acho ate prudente trocar com 5.000km fora da rede e nas revisões normais de 10.000 / 20.000km etc , proceder para ter garantia na rede..
Tarciso, quando o carro vem da fábrica, eles utilizam o óleo 10W30 (que suporta uma maior quilometragem) . Depois , nas revisões normais eles utilizam mesmo o AC-DELCO 20W50 (pelo menos onde eu fiz as revisões) , só que este último, realmente é para 5.000 km . No teu caso, como não há uso em condições severas do carro e o óleo que vem de fábrica (10W30) agüenta uma maior quilometragem , talvez não haja necessidade de uma troca prematura. Abçs. Válter
Tarciso, quando o carro vem da fábrica, eles utilizam o óleo 10W30 (que suporta uma maior quilometragem) . Depois , nas revisões normais eles utilizam mesmo o AC-DELCO 20W50 (pelo menos onde eu fiz as revisões) , só que este último, realmente é para 5.000 km . No teu caso, como não há uso em condições severas do carro e o óleo que vem de fábrica (10W30) agüenta uma maior quilometragem , talvez não haja necessidade de uma troca prematura. Abçs. Válter
Valter,
Essa foi uma das minhas dúvidas... porque trocar se o uso é fim de semana somente? Achei prudente sua colocação.. e esse óleo 10w30 por que não é vendido na GM? existe esse aqui no Brasil?
Um amigo meu fez recente revisão dos 10.000km. Vou ver com ele o preço praticado por aqui e o que trocaram/fizeram...
Pedrinha
01/04/2008, 21:38
Caro TMorais,
Cabe ressaltar, que como vc só utiliza seu Tracker nos finais de semana, vc deve rodar pouco com ele, certo? Logo, é bom frisar que o óleo de motor tem prazo de validade após entrar em uso. Segundo um engenheiro da Lubrax, em uma visita que fiz na fábrica de óleos na Reduc (Refinaria da Petrobras) em Duque de Caxias/RJ, após entrar em uso, esta validade é de apenas 6 meses. Após este prazo, o óleo começa a perder eficiência.
Caro TMorais,
Cabe ressaltar, que como vc só utiliza seu Tracker nos finais de semana, vc deve rodar pouco com ele, certo? Logo, é bom frisar que o óleo de motor tem prazo de validade após entrar em uso. Segundo um engenheiro da Lubrax, em uma visita que fiz na fábrica de óleos na Reduc (Refinaria da Petrobras) em Duque de Caxias/RJ, após entrar em uso, esta validade é de apenas 6 meses. Após este prazo, o óleo começa a perder eficiência.
Em Abril completa 6 meses.. pelo sim ou pelo não.. melhor trocar. Valeu.
Carneiro
01/04/2008, 21:46
Rabugento,
Só para reforçar a opinião de todos!
Troque com 5 mil, sempre. Filtro e óleo e se possível filtro de ar. Nenhum deles é caro (filtros), tem opções nacionais.
Tem especialista que acha que se possível deve trocar até com ~3500 km, pois a gasolina nossa é muito zoada.
Abraços,
Márcio.
Carneiro
01/04/2008, 22:07
Uai, porque 10W30 duraria mais que 20W50? Nem mesmo óleo sintético dura mais que mineral, há muitas variáveis que influenciam na validade do óleo (principalmente do motor).
A classificação SAE diz como o óleo se comporta (viscosidade) em temperatura X. Nesses multiviscosos diz sobre como se comporta em baixa (W de winter) e alta (segundo número).
Abraços,
Márcio.
Carneiro
01/04/2008, 22:17
Não estou muito disposto a pagar por um estepe zero agora... (medida 235/70). Como não quero passar alguma situação que necessite troca e ter um estepe menor (235/60 original), acho que irei ver um usado semi-novo para deixar no reserva.. Daí compro uma capa na GM e resolvo a situação.. Vou providenciar uma madeira para apoio do macaco por medida de segurança também (como já foi citado aqui no forum -não sei se foi esse tópico ou o de Acessorios para Tracker.)
O que acham?
Também pensei no mesmo. Tem um cara aqui em Sampa que tem muito pneu meia-vida, e disse que recebeu um monte de caminhonete. Por exemplo, eu poderia comprar um 245/75R16 (vai estar um pouquinho só menor que os 78 cm do meu BF), por 100 reais.
Mas no meu caso, também pensei em comprar um BF MUD mesmo e fazer rodízio com o estepe, assim caaaaso eu perca um, terei 4 rodados praticamente iguais. Nesse caso de fazer rodízio com os 5, acrescento uns 25% de vida útil ao jogo, já que a cada rodízio um deles estará parado.
Mas se não tem essa intenção que falei, não vale a pena mesmo deixar um zerinho tomando sol, chuva, etc. Vai de meia vida, carcaça boa para não ficar na mão.
Os dados desse vendedor de pneus é:
Telefone: 11-35319893
E-mail: pneu07@gmail.com
Atenção, peguei no Mercado Livre e não comprei ainda dele, nem sei se vou comprar. Usem por conta e risco... Se precisarem de uma ajuda aqui para dar uma olhada no pneu, podem contar comigo (e provavelmente com outros do fórum).
Abraços,
Márcio.
VOVÔ DO TROLLER
01/04/2008, 22:18
Uai, porque 10W30 duraria mais que 20W50? Nem mesmo óleo sintético dura mais que mineral, há muitas variáveis que influenciam na validade do óleo (principalmente do motor).
A classificação SAE diz como o óleo se comporta (viscosidade) em temperatura X. Nesses multiviscosos diz sobre como se comporta em baixa (W de winter) e alta (segundo número).
Abraços,
Márcio.
OLÁ Márcio. Eu não tenho conhecimento para te explicar tecnicamente. Veja o caso do Ford Ka , por exemplo, cujo óleo recomendado é o 5W30 , para até 10.000 km (dependendo da utilização da viatura). O que me passaram, tanto na autorizada como nas oficinas especializadas em trocas de óleo (só fazem isso) é que, tanto o 10W30 ,como o 5W30 seria para 10.000 km ( e coincidentemente, o preço destes é quase o dobro dos outros ; porque será?) . Já o 20W50 seria para 5.000 km. Na linha GM ( no caso do Celta) é a mesma coisa. Talvez tenha alguma a coisa a ver com a viscosidade (por ser mais fino ,estou chutando ) sei lá. Abçs. Válter
VOVÔ DO TROLLER
01/04/2008, 22:23
Também pensei no mesmo. Tem um cara aqui em Sampa que tem muito pneu meia-vida, e disse que recebeu um monte de caminhonete. Por exemplo, eu poderia comprar um 245/75R16 (vai estar um pouquinho só menor que os 78 cm do meu BF), por 100 reais.
Mas no meu caso, também pensei em comprar um BF MUD mesmo e fazer rodízio com o estepe, assim caaaaso eu perca um, terei 4 rodados praticamente iguais. Nesse caso de fazer rodízio com os 5, acrescento uns 25% de vida útil ao jogo, já que a cada rodízio um deles estará parado.
Mas se não tem essa intenção que falei, não vale a pena mesmo deixar um zerinho tomando sol, chuva, etc. Vai de meia vida, carcaça boa para não ficar na mão.
Os dados desse vendedor de pneus é:
Telefone: 11-35319893
E-mail: pneu07@gmail.com
Atenção, peguei no Mercado Livre e não comprei ainda dele, nem sei se vou comprar. Usem por conta e risco... Se precisarem de uma ajuda aqui para dar uma olhada no pneu, podem contar comigo (e provavelmente com outros do fórum).
Abraços,
Márcio.
Eu também acho que tendo 5 e fazendo o rodízio (dos 5) você terá todos em iguais condições, além do que, o tempo de troca será maior. No caso de "estourar" ou rasgar um, você ainda tem os 4. Caso contrário, terá que comprar um novo ( e se não achar um igual na hora ?) . Abçs. Válter
Carneiro
01/04/2008, 22:42
OLÁ Márcio. Eu não tenho conhecimento para te explicar tecnicamente. Veja o caso do Ford Ka , por exemplo, cujo óleo recomendado é o 5W30 , para até 10.000 km (dependendo da utilização da viatura). O que me passaram, tanto na autorizada como nas oficinas especializadas em trocas de óleo (só fazem isso) é que, tanto o 10W30 ,como o 5W30 seria para 10.000 km ( e coincidentemente, o preço destes é quase o dobro dos outros ; porque será?) . Já o 20W50 seria para 5.000 km. Na linha GM ( no caso do Celta) é a mesma coisa. Talvez tenha alguma a coisa a ver com a viscosidade (por ser mais fino ,estou chutando ) sei lá. Abçs. Válter
Na verdade, é mais difícil achar óleo mineral nessas especificações (por exemplo, Lubrax SL tem 15W40 e 20W50, o Lubrax Valora (mineral mais caro, de refinamento mais fodão) e o Lubrax Sintético tem 5W30 e 5W40, respectivamente. Mas a diferença é que esses 5W tem ponto de fluidez menor (mas não faz diferença no Brasil, pois os mesmo o 20W50 tá abaixo de 0ºC), e a 40ºC, por exemplo, eles são menos viscosos que o 20W. Ao mesmo tempo, o 20W50 mantém viscosidade maior em 110ºC do que o 5W30 ou 5W40 ou 15W40.
O que pode acontecer é por ser óleo sintético, as montadoras e especialistas dizerem que dura mais. Pode até ser que o sintético mantenha as propriedades por mais tempo de uso, mas também temos que considerar a contaminação do óleo, que no Brasil, com a gasolina que temos, dizem que é pior. Aí acabou meu conhecimento também! :mrgreen:
Só sei que no álcool ou GNV, o óleo não contamina. Mas a eficiência como lubrificante logicamente muda (no GNV então, que o carro esquenta mais, pode ser que dure menos).
E teste do dedo não vale!!! Não existe teste prático para ver validade do óleo, é sempre bom contar quanto tempo usou e em que condições.
Tem um tópico no fórum que um cara fera, da área de química, explica um monte de coisa. Preguiça de procurar...
Abração!
Márcio.
Pedrinha
01/04/2008, 22:59
De uma coisa eu sei (ouví isso numa palestra sobre motores diesel): Se vc sempre usou óleo mineral, jamais mude para óleo sintético, pois o poder de detergência deste último é muito maior, logo, as folgas e ranhuras de um motor bem rodado aparecerão em forma de barulhos de batidas, digamos, diferentes do normal.
Carneiro
01/04/2008, 23:16
De uma coisa eu sei (ouví isso numa palestra sobre motores diesel): Se vc sempre usou óleo mineral, jamais mude para óleo sintético, pois o poder de detergência deste último é muito maior, logo, as folgas e ranhuras de um motor bem rodado aparecerão em forma de barulhos de batidas, digamos, diferentes do normal.
Já ouvi que ficar mudando de marca é ruim! Imagino que se sempre usou um tipo (sintético, por exemplo) e vai mudar para um mineral, talvez valha a pena escorrer bem o óleo, ou até fazer um "flush" de alguma maneira. Vai saber!
Tive um GOL que acho que a dona anterior só usava sintético. Peguei o carro com 50 mil km. Depois de 2 trócas de óleo (coloquei mineral), uma peça que acho que serve de respiro entupiu toda com borra. Teve que trocar. Pode ter sido essa mudança sem o devido procedimento (se é que existe). Ou ainda pode ser que ela confiava nessa de 10 mil km para óleo sintético (acho que sim, eu perguntei), e aí formou borra.
Aliás, imagine se a borra tivesse no motor todo? Na verdade não descobri pois pouco tempo depois roubaram o Golzinho... Era um de 3ª geração, com air-bag, 1.0 16V, show de bola (se bem que falam mal da durabilidade desse motor, também não tive tempo de descobrir). Sou fã da VW (tive um Polo antes da Tracker, que carro bom!).
Abraços,
Márcio.
RABUGENTO
02/04/2008, 07:57
Valter,
Essa foi uma das minhas dúvidas... porque trocar se o uso é fim de semana somente? Achei prudente sua colocação.. e esse óleo 10w30 por que não é vendido na GM? existe esse aqui no Brasil?
Um amigo meu fez recente revisão dos 10.000km. Vou ver com ele o preço praticado por aqui e o que trocaram/fizeram...
Que tal rodar um pouco mais com seu Tracker?
Desse jeito ele vai se acabar sem você usar :)
Alfredo Stavale
02/04/2008, 10:27
caramba não sabia que tem tanta ciencia pra trocar o oleo.
nem sabia que oleo tem validade. Eu rodo muito (pouco)com o carro( troquei o oleo em set/07 com 79mil km e agora está com 82milkm).
usei um motul desses super caros.. é melhor comprar um oleo barato(dentro as especificações do motor) e trocar em 5 em 5 mil km ou 6 em 6 meses?
Que tal rodar um pouco mais com seu Tracker?
Desse jeito ele vai se acabar sem você usar :)
Voce acha que 6 meses e 6.500km eh rodar pouco sendo o tracker o terceiro carro? Ate que rodou muito pois tivemos ferias e o carnaval, sem contar o fim de ano... Carro da Suzuki se acabar? sei nao...rssss
Continua zerado...
VOVÔ DO TROLLER
02/04/2008, 12:49
caramba não sabia que tem tanta ciencia pra trocar o oleo.
nem sabia que oleo tem validade. Eu rodo muito (pouco)com o carro( troquei o oleo em set/07 com 79mil km e agora está com 82milkm).
usei um motul desses super caros.. é melhor comprar um oleo barato(dentro as especificações do motor) e trocar em 5 em 5 mil km ou 6 em 6 meses?
É isso aí Alfredo. É bem melhor trocar à cadaaaa 5.000 km (ou 6 meses) com óleo mais barato. A nossa gasolina é uma porcaria e com trocas frequentes você vai poupar o motor e vida útil vai aumentar. Eu pago aqui em Sampa O AC Delco 20W50, R$ 10,80. Abçs.
VOVÔ DO TROLLER
02/04/2008, 12:53
Voce acha que 6 meses e 6.500km eh rodar pouco sendo o tracker o terceiro carro? Ate que rodou muito pois tivemos ferias e o carnaval, sem contar o fim de ano... Carro da Suzuki se acabar? sei nao...rssss
Continua zerado...
Aí Tarciso. Tendo em conta que um motor Suzuki vai tranquilo até 180.000 km, Você terá apenas 12 anos, para curtir o brinquedinho. Agora com todo o cuidado que eu sei que você tem, é ruim do carro se acabar hein.... Abçs. Válter
Andre Sousa
02/04/2008, 13:18
Sobre óleo já falaram tudo.
Eu troco a cada 5 mil o filtro e óleo. Uso BR TECNO que custa R$ 12,00 o litro. O filtro custa uns R$ 20 nas lojas (Bosch ou FraM). Tenho dois guardados em casa.
http://www.autoz.com.br/Shopping/Pecas/ShowPecas.asp?nomeMontadora=Suzuki&nomeModelo=Grand%20Vitara&auxModelo=0&auxMontadora=0&edtMontadora=69&edtModelo=197&BuscaPeca=cabecalho
Gasto portanto R$ 80,00 por troca.
Num carro que custou R$ 60 mil você pensar em economizar R$ 80,00 é ridículo.
Troque o óleo e o filtro a cada 5 mil km o motor agradece e custa pouco.
VOVÔ DO TROLLER
02/04/2008, 13:26
Eu troco a cada 5 mil o filtro e óleo. Uso BR TECNO que custa R$ 12,00 o litro. O filtro custa uns R$ 20 nas lojas (Bosch ou FraM). Tenho dois guardados em casa.
http://www.autoz.com.br/Shopping/Pecas/ShowPecas.asp?nomeMontadora=Suzuki&nomeModelo=Grand%20Vitara&auxModelo=0&auxMontadora=0&edtMontadora=69&edtModelo=197&BuscaPeca=cabecalho
Boa tarde André. Este TECNo não tem base sintética? É o 15W40 ? É melhor usar com, ou sem base sintética ?Abçs. Válter
RABUGENTO
02/04/2008, 13:43
Continua zerado...
Férias e carnaval é justamente a melhor época para passear o jipe :)
Pedrinha
02/04/2008, 13:45
Assino em baixo!!! :concordo:
Troca de óleo e filtro é a manutenção mais barata que existe! É tb a garantia de longevidade do motor!
Aí Tarciso. Tendo em conta que um motor Suzuki vai tranquilo até 180.000 km, Você terá apenas 12 anos, para curtir o brinquedinho. Agora com todo o cuidado que eu sei que você tem, é ruim do carro se acabar hein.... Abçs. Válter
Eh motor para muitos anos mesmo... realmente Valter a manutenção/conservação tenho rigor mesmo. Mas como Andre citou eh 60.000 de investimento e devemos manter em dia pois a vida util se extendera por muito tempo sem dores de cabeça. Pena que nao ficarei esse tempo todo com a Tracker..
Voltando ao assunto de trocade oleo... tenho um Palio 1.0 que hj esta com 53.000 e faço troca de oleo e filtro a cada 7.500km colocando oleo de 10.000km. O motor esta zero e nunca apresentou sequer uma borra.. porem com 45.000 tive que fazer limpeza de bicos e corpo borboleta pois a nossa gasolina tratou de sujar...
Abs,
Murillus
02/04/2008, 14:44
tive que fazer limpeza de bicos e corpo borboleta pois a nossa gasolina tratou de sujar...
nossa "gasolina" = 60a70% gasolina + 30a40%alcool + @$%@#$%(sabe la mais o que) ....
[]s
PS: viatura no estaleiro devido LAMA... em tudo que possa imaginar... mais uma revisaozinha dos 20000km... mais calcos... mais farois... etc etc etc... desta vez eu vou "falir"... kkk...
RABUGENTO
02/04/2008, 14:51
Pelo menos está usando e brincado bem com o carro.
Quando terminar a garantia vai estar com uns 80/90mil km.
Férias e carnaval é justamente a melhor época para passear o jipe :)
x10!!!!!!!
[QUOTE=Murillus;
PS: viatura no estaleiro devido LAMA... em tudo que possa imaginar... mais uma revisaozinha dos 20000km... mais calcos... mais farois... etc etc etc... desta vez eu vou "falir"... kkk...[/QUOTE]
Vai instalar farois de neblina ou novos farois na TK? resolveu pneus?
abs,
Pedrinha
02/04/2008, 17:56
Acabei de pegar o meu azulão! Eita cherim di novu bão sô!!! :dance:
Amanhã começam as modificações: Lâmpadas de farol (vou de Diamond Vision Blue by Phillips, pois com 5000 K, acho bem suficiente pelo preço. desistí do xenon.), auto-falantes (vou de Bravox Coaxial de 70 W), MP3 Player (vou de Sony com entrada USB frontal e 52W p/ canal e 4 canais) e Farois de milha comprados pela Internet. Por enquanto só mudanças cosméticas...mais com o tempo vão rolar calços, proteções e pneuzada.
PS.: A viatura já tá com cuecão, digo bancão de couro e Insulfilm anti-vandalismo (aquele que tem quase 1 mm de espesura.). A capa de estepe e de porta malas que me deram é uma @#$%&. Daí, estou a procura daquela pretinha básica, com o nome Tracker para por no estepe. Senão, sapeco a capa Suzuki que tenho novinha nele...só de safadeza! :mrgreen:
Amanhã começam as modificações: Lâmpadas de farol (vou de Diamond Vision Blue by Phillips, pois com 5000 K, acho bem suficiente pelo preço. desistí do xenon.), auto-falantes (vou de Bravox Coaxial de 70 W), MP3 Player (vou de Sony com entrada USB frontal e 52W p/ canal e 4 canais) e Farois de milha comprados pela Internet. Por enquanto só mudanças cosméticas...mais com o tempo vão rolar calços, proteções e pneuzada.
PS.: A viatura já tá com cuecão, digo bancão de couro e Insulfilm anti-vandalismo (aquele que tem quase 1 mm de espesura.). A capa de estepe e de porta malas que me deram é uma @#$%&. Daí, estou a procura daquela pretinha básica, com o nome Tracker para por no estepe. Senão, sapeco a capa Suzuki que tenho novinha nele...só de safadeza! :mrgreen:
Parabéns pela viatura! :palmas::concordo:
Por favor tira uma foto das lâmpadas originais iluminando à noite e depois uma com essas da Philips pra gente ver a diferença:concordo:. Obs. Mesma rua, por favor!
[]
Pedrinha
02/04/2008, 18:05
Parabéns pela viatura! :palmas::concordo:
Por favor tira uma foto das lâmpadas originais iluminando à noite e depois uma com essas da Philips pra gente ver a diferença:concordo:. Obs. Mesma rua, por favor!
[]
É Iwakura, depois de ler o que vc postou noutra sala, desistí de investir, pelo menos por enquanto em lâmpadas...pretendo ler mais sobre este assunto. Depois decido...pois não é sangria desatada! :concordo:
Andre Sousa
02/04/2008, 18:12
Boa tarde André. Este TECNo não tem base sintética? É o 15W40 ? É melhor usar com, ou sem base sintética ?Abçs. Válter
Minha opção é por um bom óleo (BR), barato (R$ 12) para ser trocado com pouco uso (5 mil km). Não vejo a necessidade de óleos sintéticos que prometem rodagem de 10 mil. Nem quero pagar R$ 25 ou R$ 30 num litro de óleo desnecessariamente.
VOVÔ DO TROLLER
02/04/2008, 18:59
Parabéns pelo novo carrão Pedrinha. Não querendo ser chato ( e já o sendo) não vá esquecer das proteções inferiores que são muito mais importantes do que outros acessórios. Abçs. Válter
Minha opção é por um bom óleo (BR), barato (R$ 12) para ser trocado com pouco uso (5 mil km). Não vejo a necessidade de óleos sintéticos que prometem rodagem de 10 mil. Nem quero pagar R$ 25 ou R$ 30 num litro de óleo desnecessariamente.
Ué companheiro, mas você não disse a uns dias atrás que usa gasolina premium, mesmo sabendo que não têm vantagem alguma?:lol::lol:
Brincadeira à parte, a vantagem que vejo no sintético não é a troca a cada 10k km (pode-se continuar trocando a cada 5k, se o teu bolso assim o permitir!), mas sim o seu maior poder detergente, o que daria uma uma maior proteção contra a borra e as gasolinas adulteradas.
[]
Andre Sousa
03/04/2008, 13:00
Ué companheiro, mas você não disse a uns dias atrás que usa gasolina premium, mesmo sabendo que não têm vantagem alguma?:lol::lol:
Brincadeira à parte, a vantagem que vejo no sintético não é a troca a cada 10k km (pode-se continuar trocando a cada 5k, se o teu bolso assim o permitir!), mas sim o seu maior poder detergente, o que daria uma uma maior proteção contra a borra e as gasolinas adulteradas.
[]
VAI ENTENDER...NÉ?
Produto pra carro prá nóis é igual moda pra mulher cara... Alguém consegue explicar porque elas pagam R$ 400 numa calça ou R$ 200 numa blusinha ou ainda o fato de terem 30 pares de sapato.
A oferta de produtor pra nossa máquina soa como um shopping. Poucos conseguem resistir à compra de um aditivo especial, um óleo mais moderno ou uma gasolina premium... EU PEQUEI NA ÚLTIMA OFERTA...
Murillus
03/04/2008, 15:04
Vai instalar farois de neblina ou novos farois na TK? resolveu pneus?
Tomei coragem... Vou seguir o Andre... 2"+2"...
depois estribos e quebramato (newtrack)...
snorkel (to estudando o ong)...
e por fim pneus GG 235/70/16 ou mud 245/75/16...
xenon ou diamond (vai depender do bolso)... mas ja vi os xenons por 300 latinhas aki no forum (nos classificados)...
kit estacionamento pra nao passar por cima de outro carinho de novo... pois o preju (no outro) foi de 1200 latinhas... mas no meu nadinha...
[]s
RABUGENTO
03/04/2008, 15:18
Murilus,
Já passou por cima de algum carrinho? Era um Ka?
Que maldade!
Alfredo Stavale
03/04/2008, 15:30
Murilus,
Que maldade!
isso porque não está levantado!
Andre Sousa
03/04/2008, 16:36
xenon ou diamond (vai depender do bolso)... mas ja vi os xenons por 300 latinhas aki no forum (nos classificados)...
kit estacionamento pra nao passar por cima de outro carinho de novo... pois o preju (no outro) foi de 1200 latinhas... mas no meu nadinha...
[]s
Legal Murillus. Vamos trocar informações.
Carneiro
03/04/2008, 16:59
Vai levantar e demorar a trocar os pneus? Fica feio que dói!
Outro ponto: 2"+2" com pneu 235/70, também fica estranho. Hmmm, acho que queria dizer 265/70 igual do André, né? Aí fica show.
Tem também 255/70R16 da BF, mas naquele esquema de importação, tem que ter mais saco. Deve ficar um pouco mais bonito que o 245/75, sei lá. Estou muito contente com o 245/75R16 BFG MUD. Se quiser dar uma voltinha, dá um pulo aqui em Sampa :concordo:.
O Fábio Cotrim, da Trilha das Peças, tá vendando um jogo de 245/75R16 Savero MT. São bem legais e bons, ele tá pedindo 400 reais (parece que estão com 2000 km rodados). Rola um choro, já que os novos seriam uns 500 paus. O problema é esse: tá foda achar Savero novo, aí fica a dúvida da reposição ou ainda do estepe.
Lembre-se que 2" de lift dá um trabalho maior, TEM que ter um bom mecânico.
Abraços,
Márcio.
Murillus
03/04/2008, 17:01
Que maldade!
era noite e o coitado de um mile...
tava bem escuro e tive que engatar uma re e manobrar pra sair da vaga... tipo em "L"...
manobrei e dei uma paradinha...
olhei pelo retrvisor... nao vi nada...
engatei novamente a re e fui fui fui... fui ver a merda que fiz...
so ouvi um krak (som parecido com uma garrafa pet), o carro pesou e parei...
quando desci do carro vi o estrago...
o pobre uno mile preto ficou com a trazeira acabada...
como o carro estava estacionado e engatado, o estepe empurrou a tampa trazeira do mile e o reboque compretou a festa no parachoque...
na verdade nao foi uma batida foi um empurrao... que deslocou o outro por ums 50 cm quase...
no meu nao teve nadinha mesmo... nem arranhao... mas o pobre do mile teve que refazer toda tampa trazeira e parachoque...
imagina so quando tiver crescido uns 10 cm...
RABUGENTO
03/04/2008, 17:10
Ele já estava lá parado quando voce chegou?
Se não estava devia ter percebido que sua visão é direrente da dele.
Assim acontece também com quem para colado nas picapes :)
Carneiro
03/04/2008, 17:34
Parece que o Daniel tá projetando um para-choques igual a esse:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=108759&d=1201633773
Fiquem atentos!
Márcio.
Hoje eu vi o para-choques que o Daniel fez, parecido com esse do link acima. Realmente ficou bem parecido e bacana, só um pouco mais largo pois ele deixou o rolete embutido também.
Infelizmente não há estimativa de preço final ainda. Mas será uma excelente opção para quem quer colocar guincho.
Abraços,
Márcio.
Murillus
03/04/2008, 17:34
Ele já estava lá parado quando voce chegou?
Se não estava devia ter percebido que sua visão é direrente da dele.
Assim acontece também com quem para colado nas picapes
eu sempre chego cedo tipo 07hs e so saio as 13hs ou chego mais tarde as 13hs e saio as 19 hs... o resto do pessoal chega depois da troca de turno... ou seja, neste dia o patio ja nao tava vazio quando estacionei... mas como sao tres vagas reservadas, e uma delas é minha... sempre paro no mesmo local...
na verdade foi vacilo mesmo... pessoal faz contenção de despesas e sai desligando todas as luzes... fica tudo escuro... e o mile ainda era pretinho... e eu tava cansado depois de passar a tarde resolvendo problemas...
nem disse seguer um ai... so pedi pra fazer tres orçamentos sendo um deste num local de minha confiança e os demais em qualquer outro canto... como os orçamentos bateram... mandei a pessoa escolher e paguei...
agora eu toda vez que vou manobrar saio e olho o que esta atras primeiro...
VOVÔ DO TROLLER
03/04/2008, 17:44
Hoje eu vi o para-choques que o Daniel fez, parecido com esse do link acima. Realmente ficou bem parecido e bacana, só um pouco mais largo pois ele deixou o rolete embutido também.
Infelizmente não há estimativa de preço final ainda. Mas será uma excelente opção para quem quer colocar guincho.
Abraços,
Márcio.
Valeu Márcio. Quando você tiver a informação do preço, coloca prá gente. Obrigado e abçs. Válter
Pedrinha
03/04/2008, 18:13
...xenon ou diamond (vai depender do bolso)... mas ja vi os xenons por 300 latinhas aki no forum (nos classificados)...
Caro Murillus,
Acabei de instalar as lâmpadas Phillips. Não instalei as Diamond Blue Vision, pois me informaram que por ela ter facho de luz de coloração azul, os ômi da lei podem encrencar, pois parece que é proibida esta tonalidade (não entendí pq, pois as xenon têm a mesma cor). Pelo sim, pelo não, existe a Crystal Vision, tb da Phillips, de coloração branca e 4300 K de temperatura de cor. Ela é bem mais forte que a Osram Cool Blue que eu já usava no meu GV. Acabei instalando ela no conjunto ótico todo (Faróis, Lanterna e Milha). Ficou bem forte e o teste final foi em minha garagem ha poucos instantes, pois como eu coloquei Insulfilm no parabrisa, tava difícil enxergar alguma coisa. Mas agora, ficou muito melhor. Em resumo, recomendo estas lâmpadas e me custaram 150 dinheiros.
PS.: Os faróis de milha ficaram show de bola. O interruptor ficou ao lado do porta moedas formando um conjunto harmônico.
Alfredo Stavale
03/04/2008, 19:29
Caro Murillus,
Acabei de instalar as lâmpadas Phillips. Não instalei as Diamond Blue Vision, pois me informaram que por ela ter facho de luz de coloração azul, os ômi da lei podem encrencar, pois parece que é proibida esta tonalidade (não entendí pq, pois as xenon têm a mesma cor). Pelo sim, pelo não, existe a Crystal Vision, tb da Phillips, de coloração branca e 4300 K de temperatura de cor. Ela é bem mais forte que a Osram Cool Blue que eu já usava no meu GV. Acabei instalando ela no conjunto ótico todo (Faróis, Lanterna e Milha). Ficou bem forte e o teste final foi em minha garagem ha poucos instantes, pois como eu coloquei Insulfilm no parabrisa, tava difícil enxergar alguma coisa. Mas agora, ficou muito melhor. Em resumo, recomendo estas lâmpadas e me custaram 150 dinheiros.
PS.: Os faróis de milha ficaram show de bola. O interruptor ficou ao lado do porta moedas formando um conjunto harmônico.
o que determina a cor é a temperatura que é alcançada. existe xenon até de 3000k que é eu acho super legal, pois fica super amarelo tipo aqueles paneloes da hella nos carros de rally da decada de 80:concordo: é so voCÊ escolher a cor. tem até rosa... tem gosto pra tudo né..
Caro Murillus,
O problema da coloração azul é que ela cansa a visão na estrada, por isso a sua proibição em vários países, inclusive o Brasil. Qualquer lâmpada (halógena ou xenon) que não seja amarela ou branca são proibidas.
Depois de muita pesquisa, cheguei a conclusão que, se a preocupação é com iluminação, as melhores são as amarelas (Osram SilverStar e, a melhor: Philips Vision Plus). A Vision Plus H4 está R$ 41,93 na Autoz.
Com relação ao farol de milha/neblina: se a utilização for para neblina, a recomendação é não colocar lâmpadas mais fortes, porque a luz vai se refletir na neblina e vais enxergar muito menos do que com a lâmpada original. Aliás em neblina, a recomendação é somente usar os faróis de neblina, mantendo o farol baixo desligado.
[]
RABUGENTO
04/04/2008, 12:31
agora eu toda vez que vou manobrar saio e olho o que esta atras primeiro...
Posso fazer uma recomendação?
Pare sempre pronto para sair.
No caso, estacione de ré na sua vaga se é que ela termina em uma parede. (quando for visitá-lo pararei na vaga do lado :))
Aprendi isso na RPBC (Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão) há uns quarenta e X anos...
Em uma emergência, se todos estiverem estacionados na posição correta, será mais fácil a evacuação...
A CIPA da empresa onde voce trabalha deveria orientar nesse sentido.
Murillus
04/04/2008, 14:30
A CIPA da empresa onde voce trabalha deveria orientar nesse sentido.
valeu pela dica...
será mais fácil a evacuação... kkk...
apesar de a unica emegencia pra sair correndo por aqui é se for uma caganeira (fininha, desenteria, distempero intestinal, ou mesmo a velha diarreia)... kkk... brincadeirinha...
vou comecar a por em pratica esta dica...
[]s
RABUGENTO
04/04/2008, 14:53
Como eu disse >>>> evacuação haha
Pelo que você mostrou no desenho, não sei de que é a empresa mas tem estacionamento para vários carros, certo?
Não estou augorando, pelo amor de Deus, mas um desabamento ou incêndio pode ocorrer até em uma residência (falando nisso, já colocou sua casa no seguro?)
Devemos sempre estar atentos ao que possa acontecer.
Converse com o responsável pela CIPA.
PS: Não sou corretor de seguros :)
Murillus
04/04/2008, 15:19
Amigos...
ao comecar os preparativos para os 2"+2" e a devida limpeza da lama emfrentada, tive varias surpresas...
segue a lista inicial:
pastilhas de frio
coifas
amortecedores
motor de arranque
alternador
rolamentos
oleo
agradeco muito ao amigo andre que me atendeu via telefono e deu grandes dicas a respeito dos amortecedores...
é o preço da brincadeira com LAMA...
[]s
PS: saudades da tracker (agora desmontada no estaleiro)... nem sabia que gostava tanto dela assim... mas foi so dirigir um carro baixo pra ver a falta que esta bichinha faz...
Vai levantar e demorar a trocar os pneus? Fica feio que dói!
Outro ponto: 2"+2" com pneu 235/70, também fica estranho. Hmmm, acho que queria dizer 265/70 igual do André, né? Aí fica show.
Tem também 255/70R16 da BF, mas naquele esquema de importação, tem que ter mais saco. Deve ficar um pouco mais bonito que o 245/75, sei lá. Estou muito contente com o 245/75R16 BFG MUD. Se quiser dar uma voltinha, dá um pulo aqui em Sampa :concordo:.
Lembre-se que 2" de lift dá um trabalho maior, TEM que ter um bom mecânico.
Márcio,
As modificações que vc fez precisou colocar espaçador nas rodas? :pensativo:
Murillus
04/04/2008, 15:44
Pelo que você mostrou no desenho, não sei de que é a empresa mas tem estacionamento para vários carros, certo?
sim, ela realmente tem um grande estacionamento
Amigos...
ao comecar os preparativos para os 2"+2" e a devida limpeza da lama emfrentada, tive varias surpresas...
segue a lista inicial:
pastilhas de frio
coifas
amortecedores
motor de arranque
alternador
rolamentos
oleo
agradeco muito ao amigo andre que me atendeu via telefono e deu grandes dicas a respeito dos amortecedores...
é o preço da brincadeira com LAMA...
[]s
PS: saudades da tracker (agora desmontada no estaleiro)... nem sabia que gostava tanto dela assim... mas foi so dirigir um carro baixo pra ver a falta que esta bichinha faz...
Murillus,
Se vc já acha a Tracker alta.. imagine o 2"+2" ? :-D O meu TK só tem 2" e já achei uma baita diferença... :twisted:
Sobre os amortecedores se vc vai colocar o Suprema turbo Gas cofap BGL 1024, coloquei fotos dele comparando com originais e a adaptação que precisa ser feita: :dance:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33698&page=7
Carneiro
04/04/2008, 15:54
As modificações que vc fez precisou colocar espaçador nas rodas? :pensativo:
Não coloquei, e os pneus pegam na parte de dentro, no chassis. Os alargadores provavelmente fariam os pneus pegarem em outras partes da caixa de roda, então o mecânico ficou de fazer um limitador para a direção. Só que ele sai de férias hoje, e só volta daqui 15 dias, então vou ter que aguentar mais tempo essa pegação :-P.
M.
Alfredo Stavale
04/04/2008, 16:31
Não coloquei, e os pneus pegam na parte de dentro, no chassis. Os alargadores provavelmente fariam os pneus pegarem em outras partes da caixa de roda, então o mecânico ficou de fazer um limitador para a direção. Só que ele sai de férias hoje, e só volta daqui 15 dias, então vou ter que aguentar mais tempo essa pegação :-P.
M.
não te aconselho a limitar o raio da sua direção. alargadores pode resolve seu problema. pede pra alguem virar o jogo e você vai acompanhando e veja quando ainda tem de espaço pra jogar a roda mais para fora. acho que limitar a direção deve ser a ultima opção.
Murillus
04/04/2008, 17:06
Não estou augorando, pelo amor de Deus, mas um desabamento ou incêndio pode ocorrer até em uma residência (falando nisso, já colocou sua casa no seguro?)
depois desta mare de sorte... vou fazer seguro pro carro , pra casa e pra mim...
kkk... brincadeirinha, mas ja tenho todos tres... e que o muié nao leia isso...
[]s seguros...
M.
Carneiro,
Com 2" somente na suspensão e pneu 235/70 ao esterçar totalmente a direçao o pneu pega também no chassi.. comentei isso com Andre para ver a possibilidade de limitar a direção (como vc citou) mas ele relatou que isso poderia agregar danos a um outro componente do carro (acho que era a cx. da direção.) :x
Murillus
04/04/2008, 17:24
Sobre os amortecedores se vc vai colocar o Suprema turbo Gas cofap BGL 1024, coloquei fotos dele comparando com originais e a adaptação que precisa ser feita: :dance:
Tarcisio,
hj enchi o saco do andre... acho que liguei pra ele umas 2 ou 3 vezes por causa dos amortecedores...
amortecedores dianteiros originais argentinos = 600 latinhas
>>> amortecedores dianteiros gv 98 em diante = 222 latinhas
amortecedores trazeiros originais argentinos = 350 latinhas
>>> amortecedores trazeiro omega suprema turbo gas cofap gbl 1024 = 105 latinhas
pastilhas de frio = 170 latinhas
agora preciso do rolamento do cubo da roda dianteira... oringinais 1500 latinhas a peça completa (cubo da roda)...
alguem tem alguma solucao magica ??? pois o mecanico disse que so tem a peça completa...
[]s
num quero ver mais lama nem pela tv...
Tarcisio,
hj enchi o saco do andre... acho que liguei pra ele umas 2 ou 3 vezes por causa dos amortecedores...
amortecedores dianteiros originais argentinos = 600 latinhas
>>> amortecedores dianteiros gv 98 em diante = 222 latinhas
amortecedores trazeiros originais argentinos = 350 latinhas
>>> amortecedores trazeiro omega suprema turbo gas cofap gbl 1024 = 105 latinhas
pastilhas de frio = 170 latinhas
agora preciso do rolamento do cubo da roda dianteira... oringinais 1500 latinhas a peça completa (cubo da roda)... alguem tem alguma solucao magica ???
[]s
Vc vai trocar os amortecedores originais por que estão danificados ou tem outro motivo? Lembro que Andre colocou um par originais do GV marca moroe, com uma calibragem até melhor que os Argentinos (menos macios), e com certeza não foi essas 600 latinhas... VBeltram colocou uns da K Y B também e relatou serem bons ...
Excelente preço dos amortecedor da Suprema.. paguei 159,00 o par + 54,00 frete..
Pastilhas de freio - vc deve encontrar bem mais em conta na www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br) ou www.japanautoparts.com.br (http://www.japanautoparts.com.br) ou www.alternativa4x4.com.br (http://www.alternativa4x4.com.br) ou www.donatti4x4.com.br (http://www.donatti4x4.com.br) . Veja com eles essa questao do rolamento do cubo da roda dianteira... :shock: :parede: acho que tem coisa errada...
Viu o lance dos amortecedores:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=33698&page=7
Abs,
Murillus
04/04/2008, 17:41
Vc vai trocar os amortecedores originais por que estão danificados ou tem outro motivo? Lembro que Andre colocou um par originais do GV marca moroe, com uma calibragem até melhor que os Argentinos (menos macios), e com certeza não foi essas 600 latinhas... VBeltram colocou uns da K Y B também e relatou serem bons ...
Excelente preço dos amortecedor da Suprema.. paguei 159,00 o par + 54,00 frete..
Tarcisio,
os amortecedores dianteiros estao estourados... ja comprei os mesmo do andre... monroe gv 98 +...
os trazeiros estao bons mas como vou levantar o carro vou botar logo os omega suprema cofap...
Pastilhas de freio - vc deve encontrar bem mais em conta na www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br/) ou www.japanautoparts.com.br (http://www.japanautoparts.com.br/) ou www.alternativa4x4.com.br (http://www.alternativa4x4.com.br/) ou www.donatti4x4.com.br (http://www.donatti4x4.com.br/) . Veja com eles essa questao do rolamento do cubo da roda dianteira... :shock: :parede: acho que tem coisa errada...
Tarcisio,
vou cotar com eles... mas alguem tem experiencia disto ??? rolamento do cubo da roda dianteira ???
Viu o lance dos amortecedores:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=33698&page=7
referente ao amortecedor traseiro Suprema, marca cofap turbo gás GBL1024, para ser utilidado na traseira da Tracker/GV com o kit 2" suspensão.
Tem que desbastar um pouco na parte da furaçao e colocar um caninho para ajustar com a medida original (estou sem as medidas quem tiver acrescente);
Fotos:
1- amortecedor suprema turbo gás;
2- amortecedor suprema com a parte a ser desbastada;
3- comparação do tamanho original do amortecedor da tracker + prolongador com o da Suprema;
4- amortecedor suprema com cano e já desbastado;
5- furação.
Conforme o Andre... caninho de cobre de 15 mm no tamanho de 4 cm ou 5 cm...
[]s
Andre Sousa
04/04/2008, 18:24
Faala Murillus.
Cara, não se avexe não e ligue que agente bate papo sempre.
Se você não se incomoda, tente um rolamento usado no http://www.ferrovelhopedroso.com.br
Eles tinham três Trackers desmontados. Já comprei muita coisa com os caras, são bem sérios. Procure o "Neguinho".
As pastilhas que você cotou estão caras demais. Procure nos endereços que o Morais falou.
Pedrinha
04/04/2008, 18:37
Murillus, as pastilhas na Japanautoparts estão a R$ 70,00 e estão na promoção!!! Quanto à sugestão do André, já comprei peças p/ o GV num desmanche tb...com nota fiscal, inclusive...acho que neste caso específico, vale a pena!
Faala Murillus.
Cara, não se avexe não e ligue que agente bate papo sempre.
Se você não se incomoda, tente um rolamento usado no http://www.ferrovelhopedroso.com.br
Eles tinham três Trackers desmontados. Já comprei muita coisa com os caras, são bem sérios. Procure o "Neguinho".
As pastilhas que você cotou estão caras demais. Procure nos endereços que o Morais falou.
Andre,
Eu, até então só tenho feito viagens e/ou pequenos passeios com a tracker.. mas vá que eu a utilize num passeio com alguma subida mais difícil.. meu receio é quanto a durabilidade e como acontece a quebra do dif. dianteiro de alumínio... tem algum macete para ter mais cuidado? :pensativo:
Não sei se haverá essa necessidade do dif. de ferro.. nesse ferro velho tem?
Carneiro,
Quem usa 2"+2" é mais prudente colocar este dif. de ferro ou tanto faz?
VOVÔ DO TROLLER
04/04/2008, 20:55
Andre,
Eu, até então só tenho feito viagens e/ou pequenos passeios com a tracker.. mas vá que eu a utilize num passeio com alguma subida mais difícil.. meio receio é quanto a durabilidade e como acontece a quebra do dif. dianteiro de alumínio... tem algum macete para ter mais cuidado? :pensativo:
Não sei se haverá essa necessidade do dif. de ferro.. nesse ferro velho tem?
Carneiro,
BOA NOITE ao Tarciso e aos demais foristas. Eu tenho feito trilhas em lugares "complicados" com muita erosão, pedras e buracos. Até agora a única coisa que estourou foi um dos amortecedores dianteiros (original) que conforme informações são muito "moles". Não sei se eu dei sorte até agora, ou o diferencial dianteiro de alumínio não é tão fraco quanto dizem. Abçs. Válter
BOA NOITE ao Tarciso e aos demais foristas. Eu tenho feito trilhas em lugares "complicados" com muita erosão, pedras e buracos. Até agora a única coisa que estourou foi um dos amortecedores dianteiros (original) que conforme informações são muito "moles". Não sei se eu dei sorte até agora, ou o diferencial dianteiro de alumínio não é tão fraco quanto dizem. Abçs. Válter
Valter,
Eis aí a dúvida... :pensativo:
VOVÔ DO TROLLER
04/04/2008, 21:07
Valter,
Eis aí a dúvida... :pensativo:
Aí Tarciso. O problema é que este diferencial de ferro é difícil de encontrar e como me parece que a procura é maior do que a oferta o preço vai ser lá encima. Abçs
Andre Sousa
04/04/2008, 23:49
Eu já quebrei um, do meu antigo G. Vitara.
O que quebra é a carcaça de alumínio que seve de estutura para que o pinhão exerça força sobre a coroa e esta transmita a potência aos semi-eixos que giram as rodas. O que faz a carcaça partir é o fato de haver muita força no pinhão girando a coroa e, em função de um travamento nas rodas, essa força ser superior à que a carcaça suporta. Como nos nossos casos colocamos pneus maiores e mais agressivos, a tendência de haver esse travamento existe mesmo.
A quebra pode acontecer quando estamos com a 4x4 reduzida (em 1 marcha) com todo giro possível (toda potência) imprimindo força para as rodas. Se o giro da roda for travado por uma força maior e o motor continuar mandando potência, o ponto de ruptura será a carcaça do diferencial (como se fosse um fusível).
Na prática tem acontecido em subidas íngremes e acidentadas, como uma encosta esburacada. O piloto inexperiente logo pensará em subir com o pé em baixo, em 1ª reduzida. Se na subida o carro perder a aderência e quicar por causa de alguma irregularidade as rodas dianteiras vão girar em falso. Quando essas rodas tocarem o solo novamente haverá o travamento dos pneus e a quebra do diferencial. Foi assim comigo.
Pra evitar isso, seria bom adiquirir experiência pra tocar o carro, evitar fazer essas subidas íngremes que nem um abestado com o pé em baixo. Procurar subir controlando o pé, gradativamente. Se a subida for realmente absurda use o guincho.
Andre Sousa
04/04/2008, 23:54
Para vencer obstáculos no plano senpre estamos com giro baixo. Nessa situação não há risco para o diferencial. Haverá risco em situações que te exijam giro alto. Estas últimas quase sempre evitáveis.
VOVÔ DO TROLLER
04/04/2008, 23:55
Eu já quebrei um, do meu antigo G. Vitara.
O que quebra é a carcaça de alumínio que seve de estutura para que o pinhão exerça força sobre a coroa e esta transmita a potência aos semi-eixos que giram as rodas. O que faz a carcaça partir é o fato de haver muita força no pinhão girando a coroa e, em função de um travamento nas rodas, essa força ser superior à que a carcaça suporta. Como nos nossos casos colocamos pneus maiores e mais agressivos, a tendência de haver esse travamento existe mesmo.
A quebra pode acontecer quando estamos com a 4x4 reduzida (em 1 marcha) com todo giro possível (toda potência) imprimindo força para as rodas. Se o giro da roda for travado por uma força maior e o motor continuar mandando potência, o ponto de ruptura será a carcaça do diferencial (como se fosse um fusível).
Na prática tem acontecido em subidas íngremes e acidentadas, como uma encosta esburacada. O piloto inexperiente logo pensará em subir com o pé em baixo, em 1ª reduzida. Se na subida o carro perder a aderência e quicar por causa de alguma irregularidade as rodas dianteiras vão girar em falso. Quando essas rodas tocarem o solo novamente haverá o travamento dos pneus e a quebra do diferencial. Foi assim comigo.
Pra evitar isso, seria bom adiquirir experiência pra tocar o carro, evitar fazer essas subidas íngremes que nem um abestado com o pé em baixo. Procurar subir controlando o pé, gradativamente. Se a subida for realmente absurda use o guincho.
Valeu pela dica André. De qualquer forma,por cautela (cautela e canja de galinha, não faz mal a ninguém) vou começar a procurar uma de ferro. Abçs e bom final de semana.Válter
Andre Sousa
05/04/2008, 00:01
Trocar a carcaça do diferencial por uma de ferro é exigido para quem coloca pneus maiores e mais agressivos. Não tem relação direta como os calços mas sim com a altura, o tamanho da banda de rodagem e o desenho novo pneu.
Ora, se sairmos de um 235/60/16 liso de asfalto para um 265/70/16 AT ou um 245/75/16 MUD ou até um 235/70/16 AT estamos exigindo mais potência do conjunto (coroa & pinhão) pra fazer a roda girar. Ainda mais se considerarmos terrenos acidentados, onde os sulcos dos pneus funcionarão como garras.
Andre Sousa
05/04/2008, 00:06
Valeu pela dica André. De qualquer forma,por cautela (cautela e canja de galinha, não faz mal a ninguém) vou começar a procurar uma de ferro. Abçs e bom final de semana.Válter
Te peguei conectado à essa hora cara?
Andre Sousa
05/04/2008, 00:07
pô cara, tô preocupado com o Murilus.
recomendo ENFATICAMENTE que troquem o de aluminio pelo de ferro.
prejuizo DOLOROSO se arrebentar.
Carneiro
05/04/2008, 02:00
Carneiro,
A questão não é o 2"+2", e sim o tamanho (e agressividade) do pneu, com o André explicou.
Eu já tenho o meu, só não troquei ainda.
M.
Carneiro
05/04/2008, 02:02
Aí Tarciso. O problema é que este diferencial de ferro é difícil de encontrar e como me parece que a procura é maior do que a oferta o preço vai ser lá encima. Abçs
Parece que o Edivaldo, da Suzucar, tava trazendo. Não sei quanto vai sair, imagino que mais de 1000... :evil:
M.
O que aconteceu? Ou vai acontecer??:pensativo::?:
recomendo ENFATICAMENTE que troquem o de aluminio pelo de ferro.
prejuizo DOLOROSO se arrebentar.
Pessoal, valeu as informações!!:concordo:
Por agora não vai dar não.. que$tão de tempo..:mrgreen:
VOVÔ DO TROLLER
05/04/2008, 16:04
Te peguei conectado à essa hora cara?
É André, ontem ( ou hoje) foi 6a. feira né, e no sábado (às vezes) dá para acordar um pouco mais tarde. Abçs.
VOVÔ DO TROLLER
05/04/2008, 16:07
C A R C A Ç A D E F E R R O
VALEU MÁRCIO, ANDRÉ E BPSPOA.Esta carcaça é só tirar a outra e colocar , sem adaptação? É a mesma carcaça do Tracker diesel ? Abçs e obrigado. Válter
Andre Sousa
05/04/2008, 22:45
Achei uma carcaça à venda.
Hoje estava indo pra Região dos Lagos no Rio e passei por um ferro-velho e vi um Tracker diesel inteiro pra desmanche. Parei e fui conferir. EXATAMENTE. TAVA LÁ A CARCAÇA DE FERRO NO DIFERENCIAL DIANTERIO.
Perguntei o preço da peça e o cara disse R$ 1.500. Chorei e o cara abaixou pra R$ 1.200, depois pra R$ 1.000.
Pra quem tá procurando é imperdível. Fucinho e Panela juntos por R$ 1.000. Ainda dá pra levar também os braços fixadores pra fazer o prolongamento e gurdar um par original.
Segue o nome e o telefone do lugar:
BR 1000 (www.br1000.com.br)
21 2635-9104 / 2635-9794
Fica em Itaboraí - Rio de Janeiro
VOVÔ DO TROLLER
05/04/2008, 23:12
Achei uma carcaça à venda.
Hoje estava indo pra Região dos Lagos no Rio e passei por um ferro-velho e vi um Tracker diesel inteiro pra desmanche. Parei e fui conferir. EXATAMENTE. TAVA LÁ A CARCAÇA DE FERRO NO DIFERENCIAL DIANTERIO.
Perguntei o preço da peça e o cara disse R$ 1.500. Chorei e o cara abaixou pra R$ 1.200, depois pra R$ 1.000.
Pra quem tá procurando é imperdível. Fucinho e Panela juntos por R$ 1.000. Ainda dá pra levar também os braços fixadores pra fazer o prolongamento e gurdar um par original.
BR 1000 (www.br1000.com.br)
21 2635-9104 / 2635-9794
Fica em Itaboraí - Rio de Janeiro
Legal André. A carcaça de ferro do TRacker à diesel é exatamente igual ao do Tk gasol. ou tem que fazer alguma adaptação? Abçs e obrigado. Válter
[quote=Andre Sousa;580687]Achei uma carcaça à venda.
BR 1000 (www.br1000.com.br (http://www.br1000.com.br)) [quote]
Andre,
Estão realmente boas essas carcaças?
Na época vc pagou quanto ?
Andre Sousa
06/04/2008, 11:27
Legal André. A carcaça de ferro do TRacker à diesel é exatamente igual ao do Tk gasol. ou tem que fazer alguma adaptação? Abçs e obrigado. Válter
É tirar uma e colocar a outra. Teu mecânico que mexe com Suzuki saberá. Você so precisa comprar os retentores o um "anel dilatador" (po..a de nome esquisito né?).
Andre Sousa
06/04/2008, 11:36
Andre,
Estão realmente boas essas carcaças?
Na época vc pagou quanto ?
Sim estão inteiras.
Qem se interssar sugiro pedir pra que ela venha completa (Panela + fucinho + dois braços de suporte superior + calço inferior).
O preço tá bom, mas vale chorar mais. Na Suzucar eles vendiam por R$ 1.000 só o fucinho. A Suzucar não vendia a panela não. A questão principal é que pode levar até um ano pra aparecer outra.
Quem fizer contato com os caras tem que se assegurar que é a carcaça de ferro. Sugiro pedir pra mandar uma foto antes. Ou me fala se fechou o negócio e eu vejo uma forma de ir ver novamente a peça já retirada. Sempre que viajo passo em frente aos caras.
sergio coriolano
06/04/2008, 12:03
Demorou mas saiu...
Segue a lista de modificações de meu Tracker 2007 (2.0 gasolina):
- LIFT de 2” na suspensão + 2" na carroceria (RC 4x4).
- rebaixamento do (2,5 a 3,5 cm) da caixa de direção, dos suportes do
diferencial dianteiro e da barra estabilizadora para compensar o aumento de 5 cm com os calços da suspensão
- amortecedores traseiros do Omega Suprema
- espaçador de carda
- carcaça do diferencial dianteiro trocada por uma de ferro
- pneus Continental - General Grabber AT2 (265/70/16)
- esnorquel da OGZ
- proteções de cárter, caixa de transferência, diferencial traseiro e tanque (RC 4x4)
- quebra-mato com base de guicho (Four Wheel - Armazém 4x4)
- Guicho Warn 8000
- estribo e proteção traseira.
Espero poder estimular, contribuir com informações e obter opinião de quem quer fazer ou fez modificações como estas.
Em anexo segue orçamento geral e fotos do carro pronto.
amigo,
me tira uma duvida, vc chegou a pensar no penu 235/80-16 p o seu carro? acha que cabe sem problemas?
Francivandro
06/04/2008, 21:42
Se vc não se encomodar, vou tentar fazer o meu ficar pelo menos aos pes do seu. Tá show de bola.
Andre Sousa
07/04/2008, 12:23
amigo,
me tira uma duvida, vc chegou a pensar no penu 235/80-16 p o seu carro? acha que cabe sem problemas?
Cabem no sacrifício. Eles têm um raio quase 1 cm maior que os 265/70/16. Pra conseguir colocar os meus eu tive que cortar a lata interna do paralamas dianteiro, na base da caixa-de-ar, e muitos acabamentos plásticos. Pra colocar esses, acho que teria que cortar mais.
Agora esteticamente falando vai ficar feio. Os pneus são muito finos. Melhor a opção 245/75/16.
Carneiro
07/04/2008, 13:58
Cabem no sacrifício. Eles têm um raio quase 1 cm maior que os 265/70/16. Pra conseguir colocar os meus eu tive que cortar a lata interna do paralamas dianteiro, na base da caixa-de-ar, e muitos acabamentos plásticos. Pra colocar esses, acho que teria que cortar mais.
Agora esteticamente falando vai ficar feio. Os pneus são muito finos. Melhor a opção 245/75/16.
Também acho feio! Perfil 75, pra aro 16, é o limite, ao meu ver... 8)
Ah, mas deve caber... Por exemplo, 265/75R16 cabe, o Daniel tá colocando no dele. Mas tem que cortar mais, bem mais complicado. Não aconselhável mesmo - só para quem gosta muito de fuçar.
E não faz grande diferença, né? Ganhar de 2 a 5 cm de altura, já é legal. Passar disso, como já tem que alterar demais e também vai começar a trazer problemas para outras peças, talvez só se for saltar para um pneu muito maior mesmo, 33 para cima, mas com alterações na suspensão (talvez SAS na frente), etc.
Abraços,
Márcio.
Murillus
07/04/2008, 16:46
No stress
É o preço da brincadeira...
ja sabia op que poderia acontecer...
Nem troller nem engesa nem land nem toyota nem willys... nada resiste ao offroad intacto por muito tempo...
sempre tem alguma coisinha pra mexer na viatura... e lama é ainda pior o resultado...
acho que vou mudar de esporte radical por uns tempos
no mergulho so gastava 300 latinhas por 02 mergulhos + 10 latinhas pro remedio de vomito... 310 latinhas só pelo fds
e ainda, de quebra, emagrecia pois passava o dia so bebendo agua ou nem isso...
[]s
ps: viatura ainda no estaleiro...
Murillus
07/04/2008, 17:09
por aqui os troller gostam de usar pneus 33 ou 35...
quando passam numa lombada ou dao algum salto... o pneu roda livre... e quando aterrissam o pneu trava no chao (aguarra)... e manda o diferencial pro espaco...
por isso cuidado com os saltos e lombadas...
[]s
Fabriciooliver
07/04/2008, 21:34
Tmorais e mais quem for da Bahia.
Pessoal, desculpa ta postando aqui, mas como não tenho o contato de vcs, e sei que frenquentam aciduamente este topico, tou informando por aqui.
Esse final de semana agora, 12 e 13 de junho, começa a primeira etapa do Rally da Bahia, que sai da cidade de Cruz das Almas e termina em Alagoinhas ( minha cidade) e sai no domingo de Alagoinhas para Dias D'avila.
Eu nunca participei de nenhum Rally, entao vou na categoria Expedição, pelo que conversei cm algum amigos, pra essa categoria eh bem tranquilo, leva a esposa ou o filho que goste pra ser navegador, e vai ser um final de semana diferente.
Se realmente forem, entre em contato comigo, pra gente combinar de se conehcer pessoalmente e trocar algumas experiencias.
O site sobre o evento é www.fabnet.com.br (http://www.fabnet.com.br).
E meu contato segue abaixo.
Fabriciooliver
07/04/2008, 21:37
Esse final de semana é 12 e 13 de abril.
Tou na cabeça o mes de junho que é quando acontece a V trilha da Laranja aqui de Alagoinhas, onde faço parte da organização, e estão todos convidados tambem, é de 13 a 15 de junho.
abraço a todos
Murillus
08/04/2008, 16:06
Ihhhhhh... problemas no 2"+2"...
Não sei o que deu ou se esta tudo normal... mas...
mas estou achando alguma coisa estranha no carro...
parece muito esquisito pois ficou muito mais alto mesmo... mais de 15 cm... e nao era pra subir so uns 10 cm ???
será que foi montado errado?... mas minha impressao é que fiz um trackermonstro...
O mecânico esta seguindo todas as orientações da RC4x4...
tanto pros calcos 2” suspensão quanto 2” na carroceria...
Mas a coisa não estar certa...
pois existe uma diferença de meio metro no paralama dianteiro pra roda
estou ainda com as originais 235/60/16... ou isso é so pelo pneu ? ...
Precisa ainda adaptar a furacao do pára-choque...
o da frente e o trazeiro...
pois com o cálcio da carroceria fica com uma diferença de 2”...
O mecânico esta muito preocupado com a barra de direção e a barra estabilizadora...
ele acha Tb que as molas não vão resistir ao uso...
segundo ele isso aconteceu num samurai que levantou a carroceria com calços...
alem disso ele tb acha que elas podem cair (? nao entendi como ?)... sugeriu uma maiores... tipo 5cm a mais...
[]s... agora comecei a ficar agoniado/aperriado/apoquentado/cabreiro (putz! pense num portugues!)
PS: espero nao estar falando muita besteira... vou ver se tiro umas fotos...
Pedrinha
08/04/2008, 16:22
Ihhhhhh... problemas no 2"+2"...... agora comecei a ficar agoniado (putz!)
Muita calma nessa hora!!!
Converse com o André, pois ele entende do assunto e pode lhe dar o caminho das pedras. Poste as fotos, pois vão ajudar a solucionar as dúvidas.
Vai dar tudo certo!
Andre Sousa
08/04/2008, 17:07
Calma aí Murillus...
Vamos por partes, primeiro descartando as mais banais.
a) Para-choques - não se preocupe com eles não. É só coisa de acbamento e pra isso basta fazer novas furações, já quie as originais ficaram 5cm mais baixas que o necessário para acompanhar a carroceria;
b) altura com pneus originais - o carro com 2+2 e pneus originais fica ridículo, como um monstro mesmo. Veja foto abaixo;
c) barra estabilizadora - monte ela normalmente. Se quiser coloque a bieleta da direita na esquerda e vice-versa senão apenas monte e pronto. Não se preocupe com ela agora. Você terá outras coisas pra se preocupar e a barra estabilizadora certamente não dará problema nos próximos 6 meses. Ou seja, termine tudo e depois pesquise sobre a barra;
d) molas - elas vão resistir e não vão "cair". O mecânico tem medo que "caiam" porque o novo amortecedor (Suprema) tem um curso maior e ao abrir pode dar a sensação de que as molas não ficarão encaixadas. Está enganado. Os calços garantem o tamanho adequado das molas;
e) barra de direção - na verdade é chamado de braço articulado. Essa peça precisa ser prolongada. É um trabalho sério que precisa ser feito por um torneiro mecânico e um soldador (veja fotos de um original e um prolongado).
VOVÔ DO TROLLER
08/04/2008, 17:21
Ihhhhhh... problemas no 2"+2"...
Não sei o que deu ou se esta tudo normal... mas...
mas estou achando alguma coisa estranha no carro...
parece muito esquisito pois ficou muito mais alto mesmo... mais de 15 cm... e nao era pra subir so uns 10 cm ???
será que foi montado errado?... mas minha impressao é que fiz um trackermonstro...
O mecânico esta seguindo todas as orientações da RC4x4...
tanto pros calcos 2” suspensão quanto 2” na carroceria...
Mas a coisa não estar certa...
pois existe uma diferença de meio metro no paralama dianteiro pra roda
estou ainda com as originais 235/60/16... ou isso é so pelo pneu ? ...
Precisa ainda adaptar a furacao do pára-choque...
o da frente e o trazeiro...
pois com o cálcio da carroceria fica com uma diferença de 2”...
O mecânico esta muito preocupado com a barra de direção e a barra estabilizadora...
ele acha Tb que as molas não vão resistir ao uso...
segundo ele isso aconteceu num samurai que levantou a carroceria com calços...
alem disso ele tb acha que elas podem cair (? nao entendi como ?)... sugeriu uma maiores... tipo 5cm a mais...
[]s... agora comecei a ficar agoniado/aperriado/apoquentado/cabreiro (putz! pense num portugues!)
Mantenha a calma que tudo vai dar certo. Converse com o Márcio que também fez esta modificação. Abçs e boa sorte. Válter
VOVÔ DO TROLLER
08/04/2008, 17:26
A CAMBAGEM VAI LOGO PARA O "SACO" COM KIT DE SUSPENSÃO DE 2"
Boa noite pessoal. Eu tenho verificado na prática que a cambagem , sempre depois de uma trilha mais pesada vai para o saco, ou seja desregula com facilidade e eu tenho que refazê-la. Alguém tem alguma solução? Abçs .Válter
A CAMBAGEM VAI LOGO PARA O "SACO" COM KIT DE SUSPENSÃO DE 2"
Boa noite pessoal. Eu tenho verificado na prática que a cambagem , sempre depois de uma trilha mais pesada vai para o saco, ou seja desregula com facilidade e eu tenho que refazê-la. Alguém tem alguma solução? Abçs .Válter
VBeltram,
Verifique e reaperte os parafusos do amortecedor dianteiro.. pois a colocação do kit 2" tem alongar os furos... pode ser aí a questão da cambagem pois nas trilhas o amortecedor, devido a buracos/esforço, deve estar com certa folga. :pensativo:
Mantenha a calma que tudo vai dar certo. Converse com o Márcio que também fez esta modificação. Abçs e boa sorte. Válter
Murillus,
É complicado pois são mudanças complexas (eu mesmo não tive essa coragem de fazer aqui), mas o pessoal que já fez esta modificação (2+2) com certeza irá ajudar e muito. Outra coisa, vai colocando as fotos do passo-a-passo de toda a instalação e dúvidas que fica mais fácil do pessoal orientar.. :concordo:
Abs,
VOVÔ DO TROLLER
08/04/2008, 19:25
VBeltram,
Verifique e reaperte os parafusos do amortecedor dianteiro.. pois a colocação do kit 2" tem alongar os furos... pode ser aí a questão da cambagem pois nas trilhas o amortecedor, devido a buracos/esforço, deve estar com certa folga. :pensativo:
Valeu Tarciso. Mesmo apertando, cada vez que é feita uma trilha mais pesada a cambagem desregula. Eu queria ver se tem uma solução definitiva (se é que existe). Abçs. Válter
Segue...
VBeltran,
Boa solução seria ter esse kit suspensão ou esses amortecedores..:dance:
Segue também cód. de falha GV 1.6 e 2.0 que tinha por aqui caso alguem precise. :idea:
Fabriciooliver
08/04/2008, 19:50
TMorais,
Vc nao respondeu ao que coloquei sobre o Rally, me manda seu contato!
Tmorais e mais quem for da Bahia.
Pessoal, desculpa ta postando aqui, mas como não tenho o contato de vcs, e sei que frenquentam aciduamente este topico, tou informando por aqui.
Esse final de semana agora, 12 e 13 de abril, começa a primeira etapa do Rally da Bahia, que sai da cidade de Cruz das Almas e termina em Alagoinhas ( minha cidade) e sai no domingo de Alagoinhas para Dias D'avila.
Eu nunca participei de nenhum Rally, entao vou na categoria Expedição, pelo que conversei cm algum amigos, pra essa categoria eh bem tranquilo, leva a esposa ou o filho que goste pra ser navegador, e vai ser um final de semana diferente.
Se realmente forem, entre em contato comigo, pra gente combinar de se conehcer pessoalmente e trocar algumas experiencias.
O site sobre o evento é www.fabnet.com.br (http://www.fabnet.com.br).
E meu contato segue abaixo.
Fala Fabricio,
Não havia visto sua mensagem antes!
Tem um amigo meu que vai participar de Tracker... eu não irei participar.
Enviei contato via MP mas ão está disponivel.. acho que vc tem que habilitar..
TMorais,
Vc nao respondeu ao que coloquei sobre o Rally, me manda seu contato!
Enviei um e-mail para vc.
Carneiro
08/04/2008, 20:49
O ruim é que eu não entendo direito! Hehehe. Melhor falar com o Daniel, (11) 5092-5423. Entretanto, ele tá de férias, até semana que vem, então só depois do feriado.
No caso do meu, foi feita uma peça para prender o para-choque, que corrige a diferença de altura. O mecânico chama de alma.
As bieletas, foi feito aquele alargamento no encaixe da bandeja, conforme o Newton postou e já coloquei referência aqui. Tô com preguiça de procurar! :-P
Barra de direção foi prolongada. Mas eu acho que em local diferente da do André (pelo que sei, foi prolongado o encaixe das barras estriadas, que é visível com o capô aberto, próximo à carroceria). Mas para confirmar, vou ter que perguntar para o Daniel. Pensei em tirar foto, mas o motor tá marronzim, acho que não vai dar para ver nada. Inclusive limpo, eu quase que não percebi que a peça tinha sido prolongada. Segundo o mecânico, a mudança de ângulo não traz problemas.
Como já dito, o BL dá até mais trabalho. Mas fica sossegado que dá certo, ainda mais se você conversar conosco :concordo:, com os mecânicos (do André é o Ramiro, o que fez o meu é o Daniel).
Abraços,
Márcio.
VOVÔ DO TROLLER
08/04/2008, 21:09
Segue anexo.
É isso aí Tarciso. Esse é o kit da CALMINI, mas na minha opinião é tal qual cabeça de bacalhau, nunca ninguém viu. Por outro lado, se porventura alguém conseguir este kit, no caso da quebra de um componente (por ser importado) onde vai conseguir outro? O negócio é nos contentarmos com o kit da RC 4 x 4 mesmo." Quem não tem cão caça com gato". Abçs e boa noite. Válter
As bieletas, foi feito aquele alargamento no encaixe da bandeja, conforme o Newton postou e já coloquei referência aqui. Tô com preguiça de procurar! :-P
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37839&highlight=bieletas
:concordo:
Valeu Tarciso. Mesmo apertando, cada vez que é feita uma trilha mais pesada a cambagem desregula. Eu queria ver se tem uma solução definitiva (se é que existe). Abçs. Válter
Valter,
Sim, existem duas soluções "definitivas" para esse problema. A primeira, e talvez a mais fácil, é colocar uma arruela de cada lado do fixador que teve o furo agrandado, fazer a cambagem normalmente e depois pôr dois pontos de solda nas arruelas, que assim vão segurar o fixador no lugar.
Outra solução, como fez um hermano do Suzukiclub4x4 argentino, é soldar um cubo com parafuso na parte superior do fixador e assim poder "travar" a cambagem no lugar. O azul no parafuso é um desses produtos fixadores de parafuso, que não deixam ele se mover.
[]
Mário
http://img180.imageshack.us/img180/6757/dscn0360en2.jpg
http://img297.imageshack.us/img297/1224/dscn0357kn8.jpg
Murillus
09/04/2008, 12:36
ihhhhhhh
as fotos
Murillus
09/04/2008, 12:42
ihhhh...
mais fotos...
Murillus
09/04/2008, 12:55
mais fotos da minha trackermostro
Murillus
09/04/2008, 13:11
mais umas
agora alguem (pra nao dizer andre) pode me dizer se ta certo...
estou realmente com muitas duvidas
to comecando a achar que ta montado erado pois o carro cresceu de mais
o capo ta na altrura do meu umbigo (+/- 1m e 20cm)...e o piso esta na altira do meu joelho (+/- 40 a 50 cm do chao)...
ta muito esquisito...
fora isso as rodas estao com a cambagem assim \ / e nao assim | |...
to indo na oficina agora tentar ver algo...
[]s
PS: no estaleiro... trackermonstro...
Carneiro
09/04/2008, 14:13
to comecando a achar que ta montado erado pois o carro cresceu de mais
o capo ta na altrura do meu umbigo (+/- 1m e 20cm)...e o piso esta na altira do meu joelho (+/- 40 a 50 cm do chao)...
ta muito esquisito...
Parece que está certo, Murillus. O espaço que tá sobrando nos pneus é o que você vai precisar. E ainda vai ter que cortar umas coisitas... Qual pneu colocará?
Vou medir a altura da minha para te passar.
Outra coisa que lembrei que foi feito, foi um ajuste naquela barra que apoia os amortecedores. Talvez isso influencie na cambagem. Com o BL, foi colocado um calço ali, e para a barra funcionar corretamente, ela teve que ficar menor.
Abraços,
Márcio.
Murillus
09/04/2008, 14:44
a ordem correta é:
carroceria
calço
chassi
borrachas
parafuso
ou é
carroceria
calço
borrachas
chassi
borrachas
parafuso
conversei com andre e persistiu a duvida... ou seja, o calço deve ficar diretamente entre a carroceria e o chassi? logo se retiram as borrachas ?
[]s
ps1: até o momento... trackermonstro... com a carroceria a 45 cm do chao...
ps2:vou precisar de uma escadinha pra subir nela...
AlemãoRS
09/04/2008, 15:49
Murillus,
Como é a montagem original da tracker?
Se for igual no vitara, olha esse tópico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23921
Murillus
09/04/2008, 16:28
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23921
então estou mandando a foto da montagem errada e certa ...
na primeira foto da para perceber que a borracha ficou em cima do calço , por isso o barulho e golpes ...
na segunda foto , como deve ser montado ...
Valeu mesmo é tudo igual...
VOVÔ DO TROLLER
09/04/2008, 19:02
Valter,
Sim, existem duas soluções "definitivas" para esse problema. A primeira, e talvez a mais fácil, é colocar uma arruela de cada lado do fixador que teve o furo agrandado, fazer a cambagem normalmente e depois pôr dois pontos de solda nas arruelas, que assim vão segurar o fixador no lugar.
Outra solução, como fez um hermano do Suzukiclub4x4 argentino, é soldar um cubo com parafuso na parte superior do fixador e assim poder "travar" a cambagem no lugar. O azul no parafuso é um desses produtos fixadores de parafuso, que não deixam ele se mover.
[]
Mário
http://img180.imageshack.us/img180/6757/dscn0360en2.jpg
http://img297.imageshack.us/img297/1224/dscn0357kn8.jpg
Valeu Mário, ótima idéia.Se colocar uma contraporca no parafuso do fixador também não fica bom ? No meu caso o mecânico colocou o parafuso de cima de diâmetro menor do que o de baixo (talvez aí esteja o problema). Abçs e obrigado. Válter
Valeu Mário, ótima idéia.Se colocar uma contraporca no parafuso do fixador também não fica bom ? No meu caso o mecânico colocou o parafuso de cima de diâmetro menor do que o de baixo (talvez aí esteja o problema). Abçs e obrigado. Válter
É acho que a contraporca é outra solução. Não entendi, o teu mecânico trocou o parafuso original da fixação do amortecedor?
De qq forma, o Fábio Rosa quando colocou o meu kit me disse à época que a cambagem só seria alterada se eu desse uma batida muito forte na roda. Talvez o problema seja mesmo esse parafuso de diâmetro menor...
[]
Tmorais:
colocaste umas fotos de amortecedores dianteiros da OME. Será que se consegue deles aqui no brasil (a preços adequados) já como +2"?
Murillus:
Também fiz 2+2. Se quiseres olhar algumas fotos do meu carro entre em
www.flickr.com/photos/brunosoares2007
abraço!
Tmorais:
colocaste umas fotos de amortecedores dianteiros da OME. Será que se consegue deles aqui no brasil (a preços adequados) já como +2"?
Bpspoa,
Foi somente para complementar as fotos de GVs preparadas para Rally.. :parede: :sad:
Será que Wallace aqui do forum teria? Mande uma MP para ele. :pensativo:
A propósito qual a configuração (modificações) da sua Tracker? muito maneira... :palmas: quais pneus?
Abs,
Pedrinha
09/04/2008, 22:17
...well...
:roll::shock::pensativo::putz::-?:idea:
...olhando tudo com muuuuuuita atenção para poder decidir o que fazer, quando for fazer...se é que vou fazer!!! :pensativo: :?:
...só uma curiosidade...alguém aqui já instalou calços de 1" + 1" + amort. de suprema + molas dianteiras de opala 6 canecos na traseira do Tracker + 235 ou 245 70 R16? Não seria uma opção no mínimo...interessante? ...perguntei pq acho que os "efeitos colaterais" poderiam ser menores.
...é só um palpite...não é crítica, pois penso que p/ quem gosta de trilha pra valer, os Ups-grades do Andre, Carneiro e agora o Murillus, são o que há de melhor aqui em terras tupiniquins. :concordo:
VOVÔ DO TROLLER
10/04/2008, 00:02
É acho que a contraporca é outra solução. Não entendi, o teu mecânico trocou o parafuso original da fixação do amortecedor?
De qq forma, o Fábio Rosa quando colocou o meu kit me disse à época que a cambagem só seria alterada se eu desse uma batida muito forte na roda. Talvez o problema seja mesmo esse parafuso de diâmetro menor...
[]
Valeu Mário. Vou tirar e verificar direito a bitola dos parafusos. O problema é que nos últimos meses eu tenho feito trilhas em estradas esburacadas e com muitas pedras e aí o carro bate muito mesmo. Abçs . Valtér
VOVÔ DO TROLLER
10/04/2008, 00:09
...well...
...olhando tudo com muuuuuuita atenção para poder decidir o que fazer, quando for fazer...se é que vou fazer!!! :pensativo: :?:
...só uma curiosidade...alguém aqui já instalou calços de 1" + 1" + amort. de suprema + molas dianteiras de opala 6 canecos na traseira do Tracker + 235 ou 245 70 R16? Não seria uma opção no mínimo...interessante? ...perguntei pq acho que os "efeitos colaterais" poderiam ser menores.
...é só um palpite...não é crítica, pois penso que p/ quem gosta de trilha pra valer, os Ups-grades do Andre, Carneiro e agora o Murillus, são o que há de melhor aqui em terras tupiniquins. :concordo:
Boa noite Pedrinha. A fórmula 1" +1" acho que não é interessante, além do que, o ganho de altura seria menor (você estaria aumentando apenas 1" , pois + 1" acima da carroceria não dá ganho de altura). Antes de colocar o kit de de susp. de 2" no meu Tracker + pneus 235/70/16 A/T + amortecedores traseiros da Suprema na traseira do Tracker, eu troquei informações por mais de 1 ano no grupo da Suzukinet e eu nunca vi esta fórmula 1 + 1. REalmente a fórmula mais consagrada praticada por donos de Suzuki Grand Vitara( = Tracker) há muito tempo foi esta que eu ,o TMorais e outros, usaram, além de ser mais prática e econômica. Se com esta fórmula já dá alguns problemas, image com a opção do Márcio e do André.Quando der eu vou colacar as molas do opala para ver se fica bom. Abçs. Válter
...well...
Sera que pneus 225/70 r16 A/T nao seria mais pratico na Tracker? isso somente por que o 235/70 pega um pouco na dianteira ao esterçar todo o volante... ja a traseira do TK essa mola do opala 6cc (seria traseira?) + amortecedores Suprema nao ficaria muito duro? A mola do Opala 4cc nao seria melhor? Vejo uma vantagem so por retirar os calços traseiros mas nao sei como firaria no carro..
Pedrinha
10/04/2008, 20:59
...REalmente a fórmula mais consagrada praticada por donos de Suzuki Grand Vitara( = Tracker) há muito tempo foi esta que eu ,o TMorais e outros, usaram, além de ser mais prática e econômica. Se com esta fórmula já dá alguns problemas, image com a opção do Márcio e do André.Quando der eu vou colacar as molas do opala para ver se fica bom. Abçs. Válter
Boa noite, caríssimo Valter!!!
Que problemas seriam estes? Se estes problemas forem menores do que aqueles que eu tive...estou disposto a encarar.
Não pretendo nem quero mais fazer trilhas pesadas, no entanto possuo um sítio na região de Visconde de Mauá, no alto da Serra da Mantiqueira e vou muito lá (vou tentar organizar um passeio com direito a banho de cachoeira e rio para os colegas de fórum)...todos os Suzukis que eu tive sempre aguentaram bem os 90 km (ida e volta) de estrada de chão bem ruim, mas neste interim...tive alguns probleminhas com amortecedores, calços de borracha de má qualidade e, digamos, alguns amassados no fundo dos carros.
Logo, pretendo, mais cedo ou mais tarde dar uma suspendida no Azulão em conjunto com a troca dos pneus. Em tempo, no meu último GV, eu instalei calços de borracha de 1" + pneus Yokohama Geolandar G12 de tamanho 235 60 R16 (tm original). Deu p/ levar numa boa, porém, arrastei e amassei o fundo algumas vezes e estourei os amortecedores traseiros 2 vezes em 2 anos! :parede:
...é por isso que eu estou acompanhando tudo aqui discutido, com bastante atenção e cuidado...ou seja, estou fazendo o mesmo que vc já fez! :concordo:
[]s
Pedrinha
10/04/2008, 21:11
... ja a traseira do TK essa mola do opala 6cc (seria traseira?) + amortecedores Suprema nao ficaria muito duro? A mola do Opala 4cc nao seria melhor? Vejo uma vantagem so por retirar os calços traseiros mas nao sei como firaria no carro..
Caro TMorais,
Estas são dúvidas minhas tb! :putz: Vejo sempre postarem informações partidas sobre estas molas aqui no fórum...no entanto meu palpite é que as molas do 4 canecos são as mesmas do 6 canecos. Quanto a qual mola (dianteira ou traseira), acho que já lí em algum lugar, não me lembro onde, que se tratam das molas dianteiras do opala a serem aplicadas na traseira do Tracker. Já lí tb que a traseira do Tracker deve ficar mais dura, no entanto acho que isto é um ganho, pois acho a traseira do Tracker e GVs meio molenga! Já esta questão de aplicar estas molas no Tracker, sem precisar de calços, gostaria de saber tb! :pensativo:
Que problemas seriam estes? Se estes problemas forem menores do que aqueles que eu tive...estou disposto a encarar.
Não pretendo nem quero mais fazer trilhas pesadas, no entanto possuo um sítio na região de Visconde de Mauá, no alto da Serra da Mantiqueira e vou muito lá (vou tentar organizar um passeio com direito a banho de cachoeira e rio para os colegas de fórum)...todos os Suzukis que eu tive sempre aguentaram bem os 90 km (ida e volta) de estrada de chão bem ruim, mas neste interim...tive alguns probleminhas com amortecedores, calços de borracha de má qualidade e, digamos, alguns amassados no fundo dos carros.
Logo, pretendo, mais cedo ou mais tarde dar uma suspendida no Azulão em conjunto com a troca dos pneus. Em tempo, no meu último GV, eu instalei calços de borracha de 1" + pneus Yokohama Geolandar G12 de tamanho 235 60 R16 (tm original). Deu p/ levar numa boa, porém, arrastei e amassei o fundo algumas vezes e estourei os amortecedores traseiros 2 vezes em 2 anos! :parede:
...é por isso que eu estou acompanhando tudo aqui discutido, com bastante atenção e cuidado...ou seja, estou fazendo o mesmo que vc já fez! :concordo:
[]s
Pedrinha,
Minha contribuição:
Sobre pneus: Também por pesquisar aqui (e muito!) decidi optar pelos 235/70 com rodas originais! motivo da escolha a medida do original (235) com um perfil mais alto e o pneu ser AT (50%/50%). Na minha regiao foi mais fácil encontrar o General Grabber AT2 nesta medida por um bom preço. Além de que este pneu tem o desenho semelhante ao All Terrain da BF :concordo:.. dê uma conferida! o carro do Andre está com esse pneu também da continental (porém 265/70). (Existe outras marcas - o pessoal deve dar a opinião).
Ponto negativo: Não é do pneu e sim da medida (235/70) ela pega um pouco no chassi ao esterçar todo o volante mas isso acostuma e hoje comigo nem pega mais.(isso só ocorre mais em estacionamento).
Calço de 2" = Ficou show no carro com novos pneus! Deu um aspecto muito mais agressivo ao carro, fora o ganho na altura de (acho) 9cm. No kit de 2" vem com um prolongador do amortecedor traseiro (mantendo o amortecedor original). Cheguei a utilizá-lo porém notei que ao passar por uma lombada ou quebra-mola mais rápido (isso com 4 pessoas no carro) dava fim de curso e ouvia-se uma pancada leve na traseira.. ou seja: a traseira ficou mais solta devido ao amortecedor ser muito macio.
Após isso fui logo providenciar o amortecedor da Suprema turbo Gás o qual deu mais rigidez e acabou com esse pequeno inconveniente. Vc ao usar esse amortecedor notará que a tracker ficará mais justa (dura) que a configuração original. Aí o segredo é saber a calibragem correta dos pneus.. (tô relantando o que passei e como fui resolvendo).
Outra coisa: com o calço de 2" (tanto a traseira e dianteira) o trabalho da suspensao não pega em nada e não precisa cortar nenhum plastico do acabamento. (segue uma foto)
A única coisa que até o momento só vi uma solução foi a questão das bieletas que em trilhas (exigindo mais da suspensão) elas podem danificar em um tempo mais curto. As minhas estão ok. Mas acho que verei essa questão aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37839&highlight=bieletas
Sobre o calço/amortecedores:
Comentei anteriormente sobre colocar o pneu 225/70 R16 (aqueles que vem na TR4) mas jamais usaria o Pirelli ATR.. já tive um ST da Pirelli e não gostei não.:discordo: A vantagem era justamente não pegar ao esterçar o volante todo.. mas o pneu sendo mais estreito não sei se fica legal na TK não.
Em viagens: Meu uso é mais para viagens e passeios leves.. tenho viajado com ela (antes usei a calibragem de 26 sendo a última já coloquei 27l) o carro se comportou muito bem.. tem que ter mais atenção nas curvas e frenagem (afinal o carro está mais alto!) e isso interfere. Viajo em média a 100km/h.. tranquilo.. precisar de 120km/h vai na boa... agora o consumo também vai..:roll:
Lembre-se que essa configuração a 100km/h no velocimetro vc está a 106,8km/h devido a diferença do pneu (altura)
Comprei o carro em out/07 e ele está com 6.600km (troquei os pneus e levantei ele com 3.000km e a GM é tranquila.. 8)
Resumindo: Não mudo essa configuração por nada!! (digo em relaçao ao original):twisted: Não tive a coragem do 2+2 acho que aqui é complicado fazer isso.:-(
Lembrando VBeltram: Lembre-se dos protetores! pois pelo uso do sítio será necessário!:mrgreen:
Esse tópico tem várias fotos dos calços, protetores etc.. Dê uma conferida!
Abs,
Pedrinha
10/04/2008, 22:05
Esta configuração é muito interessante. Me atenderia plenamente. No entanto, por experiência própria, estou preferindo os pneus Yokohama G12, que possuem um desenho muito parecido com este seu e os BFG. Posso testemunhar tb que eles são muito resistentes e duradouros. Já as bieletas...fico na dúvida...ví o André comentar sobre a inversão delas...isso resolveria ou só amenizaria o problema? E o meu perfil de utiização do equipamento? Como vc, uso mais meu carro para viagens, principalmente na Dutra e no caminho do sítio. Se eu não usar o carro exigindo muito da suspenção (torções), posso ficar tranquilo com as bieletas? Quanto as proteções de fundo...nem precisa me lembrar, pois já arranhei, amassei e arrastei fundos de todos os Suzukis que tive. Logo, tb penso serem impressindíveis...no entanto, sempre soube preservar meus diferenciais, escolhendo muito bem meus caminhos e nunca amassei nenhum.
Esta configuração é muito interessante. Me atenderia plenamente. No entanto, por experiência própria, estou preferindo os pneus Yokohama G12, que possuem um desenho muito parecido com este seu e os BFG. Posso testemunhar tb que eles são muito resistentes e duradouros. Já as bieletas...fico na dúvida...ví o André comentar sobre a inversão delas...isso resolveria ou só amenizaria o problema? E o meu perfil de utiização do equipamento? Como vc, uso mais meu carro para viagens, principalmente na Dutra e no caminho do sítio. Se eu não usar o carro exigindo muito da suspenção (torções), posso ficar tranquilo com as bieletas? Quanto as proteções de fundo...nem precisa me lembrar, pois já arranhei, amassei e arrastei fundos de todos os Suzukis que tive. Logo, tb penso serem impressindíveis...no entanto, sempre soube preservar meus diferenciais, escolhendo muito bem meus caminhos e nunca amassei nenhum.
Esse Yokohama G12 vc utilizará o 235/70? Não conheço o pneu.. mas como eu te falei, terá várias opções e isso dependerá também da disponibilidade da região. Comentei por alto com um mecanico da suzuki sobre essa inversão das bieletas e ele achou estranho.. seria interessante
se André pudesse disponibilzar fotos.. Sobre exigir do carro (torções), acho que é isso mesmo quanto a questão das bieletas.
Abs,
Eu e o Newton também temos o Yokohama G12 (copiei dele!). Aliás já tive outro Yokohama (CDrive) em um Marea. Posso dizer que estou plenamente satisfeito. Bem mais macios que os originais e muito melhores em estrada de terra.
Sobre as bieletas: não fiz aquela alteração que o Newton postou tempos atrás e até agora não tive nenhum problema. Mas, também não faço trilhas pesadas. Só estradas de terra em mau/péssimo estado e viagens por esse nuestro continente. Entretanto, acho que é uma preocupação menor. Mesmo que tenha que trocar as bieletas todo ano, é um gasto pequeno, torno dos 100 reais.
[]
VOVÔ DO TROLLER
11/04/2008, 14:28
[]s
Boa tarde ao Pedrinha e à todos do forum. O TMORAIS já disse tudo com muita propriedade, complementado pelo caro colega de forum Mário. Ratifico tudo o que eles comentaram. Não sobrou quase nada prá mim. Com relação aos pneus (235/70/16) além dos mencionados, há a opção dos que eu uso (TOYO OPEN COUNTRY A/T - japoneses) . Eles são muito bons e macios, tanto na estrada asfaltada ou não, nas pedras e na lama. Quando eu coloquei os meus Toyo não havia os GG (do TMorais e André) no mercado. Atualmente, pelo desenho e pelas opiniões ,acho mais interessantes os GG (quando os meus Toyo se acabarem vou partir para estes). Com relação ao calço de 2" pelo que eu li e troquei informações, nos últimos 17 meses ( o Tracker já está perto de completar 2 anos) o melhor mesmo é do RC 4 x 4. Com relação aos amortecedores traseiros (c/ o kit de 2") você deve partir logo para os da Suprema.Com relação às molas do opala, acho melhor ter cautela.Os 2 problemas principais, na minha opinião são: o pneu da frente "pegar" no chassi (nada absurdo) e a desregulagem com facilidade da cambagem, entretando são problemas que dá para contornar. Finalizando, este ganho a mais na altura( c/ o kit de 2" + pneus 235/70/16) , vai fazer toda a diferença (e muita) para o que você precisa. Abçs. Válter
p.s. não se esqueça das proteções inferiores ( inclusive a camisinha)
Pedrinha
11/04/2008, 18:20
...Os 2 problemas principais, na minha opinião são: o pneu da frente "pegar" no chassi (nada absurdo) e a desregulagem com facilidade da cambagem, entretando são problemas que dá para contornar...
Caro Valter, este probleminha eu vivenciei quando tive meu Vitarão V6. Na ocasião metí um pneuzão no banheirão e quando esterçava a direção em manobras mais agudas...krrreeeeekkk...o pneu pegava nas longarinas do chassis...com o tempo, aprendí a conviver com este pequeno detalhe e honestamente, nunca me incomodou!
Mudando de foco um pouco, então vc acha melhor instalar apenas os amortecedores de suprema em conjunto com kit RC 4X4 e molas originais? Portanto, a troca dos amortecedores já é suficiente p/ deixar a traseira mais firme, qd o carro for levantado?
Confirmadas estas duas últimas dúvidas...BINGO!!!...decisão tomada!!!...afinal, não pretendo mesmo fazer muitas modificações num carro que eu já considero ótimo!!!...daí, a questão pa$$a a $er qd farei as modificações???
...well...
Obrigado a todos pela riqueza de opiniões/detalhes!!!
No quesito pneu...sei que os GG têm um desenho agressivo, e são fabricados por alemães (Continental) e isso p/ mim já basta para credenciá-los...no entanto, time que está ganhando, não se mexe...e os Yokohama são resistentes, seguros, silenciosos no alfalto, bons de água e pedra, razoáveis em lama e areia. Os meus, utilizei por uns quase 40 mil km. Qd vendí o carro, eles pareciam ter apenas alguns meses de uso...e me fizeram lembrar os saudosos Michelin LTX A/T do Vitarinha, que rodaram comigo mais de 80 mil km e qd foram embora rodariam outros 80 mil. Agora, uma coisa é certa, o que vai definir o pneu que eu instalarei um dia no Azulão é o preço e disponibilidade no mercado, de um destes modelos aqui discutidos à exaustão.
[]s & nice weekend!!! :concordo:
eu notei grande diferenca (para melhor) no comportamento do carro depois de colocadas as molas opala e amort suprema. usei os calços anteriormente por cerca de seis meses e fiquei muito satisfeito quando os substitui por essa configuracao. nao é cara e o carro fica muito mais justo.
VOVÔ DO TROLLER
11/04/2008, 21:56
Caro Valter, este probleminha eu vivenciei quando tive meu Vitarão V6. Na ocasião metí um pneuzão no banheirão e quando esterçava a direção em manobras mais agudas...krrreeeeekkk...o pneu pegava nas longarinas do chassis...com o tempo, aprendí a conviver com este pequeno detalhe e honestamente, nunca me incomodou!
Mudando de foco um pouco, então vc acha melhor instalar apenas os amortecedores de suprema em conjunto com kit RC 4X4 e molas originais? Portanto, a troca dos amortecedores já é suficiente p/ deixar a traseira mais firme, qd o carro for levantado?
Confirmadas estas duas últimas dúvidas...BINGO!!!...decisão tomada!!!...afinal, não pretendo mesmo fazer muitas modificações num carro que eu já considero ótimo!!!...daí, a questão pa$$a a $er qd farei as modificações???
...well...
Obrigado a todos pela riqueza de opiniões/detalhes!!!
No quesito pneu...sei que os GG têm um desenho agressivo, e são fabricados por alemães (Continental) e isso p/ mim já basta para credenciá-los...no entanto, time que está ganhando, não se mexe...e os Yokohama são resistentes, seguros, silenciosos no alfalto, bons de água e pedra, razoáveis em lama e areia. Os meus, utilizei por uns quase 40 mil km. Qd vendí o carro, eles pareciam ter apenas alguns meses de uso...e me fizeram lembrar os saudosos Michelin LTX A/T do Vitarinha, que rodaram comigo mais de 80 mil km e qd foram embora rodariam outros 80 mil. Agora, uma coisa é certa, o que vai definir o pneu que eu instalarei um dia no Azulão é o preço e disponibilidade no mercado, de um destes modelos aqui discutidos à exaustão.
[]s & nice weekend!!! :concordo:
POSITIVO. KIT DE 2" DA RC 4 X 4 + AMORTECEDORES TRASEIROS DA SUPREMA + PNEUS 235/70/16 ( MARCA PREFERIDA) + PROTETORES também da RC 4 x 4 ( DA FRENTE, CENTRAL E DO TANQUE,pois o o original do tanque é muito frágil). Quando puder, depois de utilizá-los por um bom tempo,sem pressa, troque também os amortecedores dianteiros, pois os originais(Monroe argentinos) são muito "moles".Eu coloquei na frente os amortecedores K Y B , japoneses que são bem superiores aos originais e o carro ficou mais estável e mais confortável. Abçs e bom final de semana. Válter
VOVÔ DO TROLLER
11/04/2008, 21:58
eu notei grande diferenca (para melhor) no comportamento do carro depois de colocadas as molas opala e amort suprema. usei os calços anteriormente por cerca de seis meses e fiquei muito satisfeito quando os substitui por essa configuracao. nao é cara e o carro fica muito mais justo.
Valeu Bruno. Você colocou as molas do opala 6 ou 4 cc? Neste caso você retirou o calço, certo? Abçs. Válter
Valeu Bruno. Você colocou as molas do opala 6 ou 4 cc? Neste caso você retirou o calço, certo? Abçs. Válter
6! tira o calço sim.
Fabriciooliver
13/04/2008, 00:13
Só lembrando, eu ja uso essa configuraçao a uns 3 meses, e estou satisfeito. Na frente calço de borracha de 2" ( fabricacao propria) e atras, as molas traseiras do Opala ( 4cc e 6cc é a mesma coisa) e amortecedor de F-1000, o cofap turbo-gas.
O carro ficou mais duro, o que deixou ele mais preparado pra enfrentar obtaculos, numa necessidade, chegeeui a colcoar 9 pessoas dentro do carro ( todas mulheres rss), e o fundo continuo tranquilo, sem bater em quebra-molas.
O pneu que uso é 225/70/16 comprei usado, mas esta como novos, paguei 120 reais em cada. Ele não toca em nenhum lugar, mas depois que levantei o carro, senti que o carro perdeu estabilidade, entao no asfalto tenho maneirado nas curvas, se entrar acima de 80 o pneu canta. Pretendo trocar eles por 235,/70/16. Vou ganha um pouco mais de altura e principalmente mais largura, o que dará mais estabilidade ao carro.
Alem disso, comprei uns pneus cross, no Geninho Pneus, montados numa carcaça tambem 225/70/16. Com a recapagem, vou ganhar mais 2,5 cm de altura. Mas preciso encarecidamente das 4 jantes para usar como segundo jogo.Por tanto se alguem souber de alguma, vou ficar agradecido. Inclusive Andre, se souber de alguma nesses verro velhos q anda, me da um alo.
Sem mais.
Fabriciooliver
13/04/2008, 00:15
So corrigindo, sao as molas dianteiras do Opala que são usadas na traseira do GV ou TK.
Murillus
14/04/2008, 16:40
Ihhh... agora f... realmente concordo com tarcisio...
Não tive a coragem do 2+2 acho que aqui é complicado fazer isso.
Briguei com meu mecânico para colocar os 2”+2” mas...
ele ate colocou no canto (como vcs viram nas fotos)...
mas se recusou a continuar o processo de transformação...
O meu mecânico é avesso a aventuras sem maiores conhecimentos, daí ele desaconselha
Ele alegou tanta coisa que ate eu mesmo comecei a me preocupar...
Bem o resultado é que so estou com os 2” da suspensão...
e mesmo assim a TK esta dando um trabalhão pra fazer a cambagem...
já desmontaram 3 x para reabri (rasgar) o furo...
Ainda estou se ela...
Agradeco e peço desculpas a todos e em especial ao Andre pois enchi o saco dele ligando varias vezes pra tirar duvidas...
>>> o que vou fazer agora: usar um pouco os 2” susp e depois procurar alguém pra levantar mais 2” na carroceria e neste meio tempo vou ao ferro velho batalhar as pecas que terei que mexer... tipo pára-choque braço da direção etc etc etc...
[]s
Ihhh... agora f... realmente concordo com tarcisio...
Briguei com meu mecânico para colocar os 2”+2” mas...
ele ate colocou no canto (como vcs viram nas fotos)...
mas se recusou a continuar o processo de transformação...
Ele alegou tanta coisa que ate eu mesmo comecei a me preocupar...
Bem o resultado é que so estou com os 2” da suspensão...
e mesmo assim a TK esta dando um trabalhão pra fazer a cambagem...
já desmontaram 3 x para reabri (rasgar) o furo...
Ainda estou se ela...
Agradeco e peço desculpas a todos e em especial ao Andre pois enchi o saco dele ligando varias vezes pra tirar duvidas...
>>> o que vou fazer agora: usar um pouco os 2” susp e depois procurar alguém pra levantar mais 2” na carroceria e neste meio tempo vou ao ferro velho batalhar as pecas que terei que mexer... tipo pára-choque braço da direção etc etc etc...
[]s
Murillus,
Quando está montado 2" na suspensão pensamos que é tranquilo, fácil.. para quem já tem experiência com o kit realmente é.. é trabalhoso tb pois tive algumas dores de cabeça, tipo:
- O mecânico pegou, na hora da montagem, o calço traseiro maior e colocou em uma das dianteiras.. vi mais tarde mas aí já leva mais tempo de desmontar tudo para consertar..:putz:
- O calço que é colocado na barra estabilizadora sobre o motor (umas bolachas com furos de aço) vieram da RC precisando serem mais desbastadas por dentro.. tive que rodar sem a barra (mas só fui para casa) e no outro fim de semana ir providenciar junto ao torneiro ajuste e colocação da peça.. :parede: (levou uns 3 dias para resolver tudo)
- O amortecedor dava fim de curso com o prolongador do kit em lombadas com passageiros atras.. não sabia o por que das pancadas.. depois Andre e VBeltram confirmaram que era devido a não colocação do amortecedor da Suprema..:oops:
Leve o Tracker para fazer a cambagem e alinhamento computadorizado pois é mais preciso o serviço..:concordo:
Depois de todo o stress.. o seu deve ter sido bem maior, estou satisfeito com a configuração.. quando vc colocar os pneus aí vai ficar show!
Monte o carro com o kit de 2" e veja junto com Andre, RC4x4, as peças que vc precisa para levantar a carroceria deixando as originais para quando vc for vender o carro.. :idea:
E qual é as pendencias da tracker agora? E os pneus resolveu?
Murillus,
Quando está montado 2" na suspensão pensamos que é tranquilo, fácil.. para quem já tem experiência com o kit realmente é.. é trabalhoso tb pois tive algumas dores de cabeça, tipo:
- O mecânico pegou, na hora da montagem, o calço traseiro maior e colocou em uma das dianteiras.. vi mais tarde mas aí já leva mais tempo de desmontar tudo para consertar..:putz:
- O calço que é colocado na barra estabilizadora sobre o motor (umas bolachas com furos de aço) vieram da RC precisando serem mais desbastadas por dentro.. tive que rodar sem a barra (mas só fui para casa) e no outro fim de semana ir providenciar junto ao torneiro ajuste e colocação da peça.. :parede: (levou uns 3 dias para resolver tudo)
- O amortecedor dava fim de curso com o prolongador do kit em lombadas com passageiros atras.. não sabia o por que das pancadas.. depois Andre e VBeltram confirmaram que era devido a não colocação do amortecedor da Suprema..:oops:
Leve o Tracker para fazer a cambagem e alinhamento computadorizado pois é mais preciso o serviço..:concordo:
Depois de todo o stress.. o seu deve ter sido bem maior, estou satisfeito com a configuração.. quando vc colocar os pneus aí vai ficar show!
Monte o carro com o kit de 2" e veja junto com Andre, RC4x4, as peças que vc precisa para levantar a carroceria deixando as originais para quando vc for vender o carro.. :idea:
Felizmente aqui em Porto Alegre temos o Fábio Rosa que, além de muito boa gente, têm uma larga experiência em Suzuki, além de estar terminando o curso de engenharia mecânica. Então, a colocação do meu kit foi muito tranquila. O único problema foi esse relatado por você no calço do amortecedor e só do lado do carona. Ficava fazendo um barulho irritante de metal. Demoramos até descobrir o que era...:parede: Mas preferi não desbastar nada. Um pouco de WD40 e o barulho sumiu. Agora provavelmente já deve ter desgastado o suficiente para não fazer mais barulho.
Pergunta pro Murillus: como é que o teu mecânico está desbastando o furo do amortecedor? No torneiro ou à moda Miguelão? Segundo, ele está alargando o furo de baixo ou o de cima?
Mais: como gostas de dar umas porradas na tua Tracker:cool:, aconselho a colocar um parafuso um pouco mais comprido e 2 espaçadores de aço inoxidável (um de cada lado), depois de feita a cambagem, soldas os espaçadores no amortecedor e não vais ter os problemas relatados pelo Valter.
[]
Felizmente aqui em Porto Alegre temos o Fábio Rosa que, além de muito boa gente, têm uma larga experiência em Suzuki, além de estar terminando o curso de engenharia mecânica. Então, a colocação do meu kit foi muito tranquila. O único problema foi esse relatado por você no calço do amortecedor e só do lado do carona. Ficava fazendo um barulho irritante de metal. Demoramos até descobrir o que era...:parede: Mas preferi não desbastar nada. Um pouco de WD40 e o barulho sumiu. Agora provavelmente já deve ter desgastado o suficiente para não fazer mais barulho.
Mais: como gostas de dar umas porradas na tua Tracker:cool:, aconselho a colocar um parafuso um pouco mais comprido e 2 espaçadores de aço inoxidável (um de cada lado), depois de feita a cambagem, soldas os espaçadores no amortecedor e não vais ter os problemas relatados pelo Valter.
[]
Iwakura,
Dê uma checada nessa bolacha de metal... pois quando o Tk passa por pisos irregulares a peça que fica no meio da bolacha de aço sobe e cria a atrito no metal... (vc dirigindo com vidros fechados e som ligado pode mascarar o tic-tic do metal batendo). Acho melhor retirar a peça e dar um ou mais passe na furação maior para alargar a peça (coisa fácil e rápida no torneiro). Aí vc zera o problema de vez. Me custou 15,00 reais e uns e-mails para a RC relatando problema.:evil: No mais, só alegria.
Vc teria alguma foto desta solução da cambagem? Não tive problemas nao..
Iwakura,
Dê uma checada nessa bolacha de metal... pois quando o Tk passa por pisos irregulares a peça que fica no meio da bolacha de aço sobe e cria a atrito no metal... (vc dirigindo com vidros fechados e som ligado pode mascarar o tic-tic do metal batendo). Acho melhor retirar a peça e dar um ou mais passe na furação maior para alargar a peça (coisa fácil e rápida no torneiro). Aí vc zera o problema de vez. Me custou 15,00 reais e uns e-mails para a RC relatando problema.:evil: No mais, só alegria.
Vc teria alguma foto desta solução da cambagem? Não tive problemas nao..
Só um esclarecimento: a "bolacha" na verdade, até onde eu saiba, é de alumínio e a essa altura já desgastou... E o barulho era só do lado do carona. Agora está ok. Não alarguei no torneiro porque não ví necessidade.
Quanto à solução da cambagem eu não tenho fotos porque não a fiz! É só uma das duas soluções possíveis que foi copiada do SuzukiClub4x4 argentino (veja o meu post 673 na pág 68 deste tópico), e publicada aqui, depois que o Valter disse ter tido problemas com a cambagem. Mas é simples de ser feita: em cada lado do parafuso do furo que foi alargado você coloca uma arruela do tamanho do furo original (talvez tenha que trocar o parafuso, se ele não for comprido o suficiente para comportar as duas arruelas extras). Depois, fazes a cambagem normalmente e então soldas as arruelas no amortecedor e o furo volta a ter o tamanho original, impossibilitando que a cambagem se desalinhe depois de batidas fortes na roda. É claro que esta solução é "definitiva" até a troca do amortecedor...
[]
Pedrinha
15/04/2008, 15:55
Estatística de emplacamento do Tracker (Fonte: Fenabrave):
Janeiro/07 - 512
Fevereiro/07 - 246
Março/07 - 348
Abril/07m - 390
Maio/07 - 505
Junho/07 - 464
Julho/07 - 501
Agosto/07 - 761
Setembro/07 - 534
Outubro/07 - 671
Novembro/07 - 782
Dezembro/07 - 882
Janeiro/08 - 748
Fevereiro/08 - 623
Março/08 - 424 (não incluído o meu, pois o emplacamento só se dará em Abril/08). :mrgreen:
Total 8391 veículos emplacados desde o reinício da comercialização em Janeiro/2007. :palmas:
Murillus
15/04/2008, 16:04
Acabei de pega-la
To achando muito estranha... mas como andei por 2 sem de carro pequeno... acho que é so impressao...
parece bem mais leve e macia que antes... dei uma esticada mas ainda nao fiz nadinha de estavagante...
em curvas achei meio esquisita... meio molenga... parecia que perdia a estabilidade...
provavelmente pelos pneus originais...
no geral gostei
Murillus
15/04/2008, 16:18
quando sai da oficina notei que o mostrador do combusativel estava no vermelho...
enchi o tanque e o bichinho continua no vermelho...
acho que desconectou algum sensor... alguem ja viu isso ?
ou seja amanha volto na oficina...
Quanto ao sensor de ré...
testei hoje por umas tres vezes (parecia para quem passava que tinha acababo de tirar a carta) fiz baliza estacionei de frente e de re...
foi show de bola... realmente ajuda... mas o barulhinho (bip) é chato pacas...
acho que posso deixar a muié dirigir o carro agora... kkk...
quanto aos pneus maiores... 235/70/16... vou comecar a procurar denovo...
[]s
Murillus
15/04/2008, 16:29
ATENÇÃO
meu mecanico me alertou pra uma coisa... e eu vi que realmente existe...
quando vc esta com o carro no elevador a mola da trazeira da direita (lado do carona) quase cai do lugar pois com o maior curso do amortecedor a mola fica pequenininha...
nao sei se isso pode ocorrer numa trilha... mas, por principio, ate pode ser que aconteça de vc tirar esta roda do chao... e isso pode levar a mola a cair do lugar...
logo acho que isso merece uma atenção de todos que colocaram os 2" na suspensao com os cofaps turbo gas...
vcs notaram isso?
[]s
Pedrinha
15/04/2008, 16:39
quando sai da oficina notei que o mostrador do combusativel estava no vermelho...
enchi o tanque e o bichinho continua no vermelho...
acho que desconectou algum sensor... alguem ja viu isso ?
ou seja amanha volto na oficina...
Murillus, cheque no manual o esquema de fusíveis...pode ter queimado o fusível do medidor de combustível...pode ser que na mexida que deram na parte de trás do seu carro, alguém pode ter desconectado alguma coisa. Numa ocasião fiquei sem o ABS por conta disso...no fim era só um cabo solto!
Murillus
15/04/2008, 16:49
Murillus, cheque no manual o esquema de fusíveis...pode ter queimado o fusível do medidor de combustível...pode ser que na mexida que deram na parte de trás do seu carro, alguém pode ter desconectado alguma coisa. Numa ocasião fiquei sem o ABS por conta disso...no fim era só um cabo solto!
vou dar uma olhadinha... neste momento estou fugindo do dono da oficina que nem diabo da cruz... so quero ve-lo na revisao dos 30.000 km... kkk...
meu prejuizo completo foi 2k latinhas...
para quem tinha duvidas do airbag... eu vi... ele é um desacelerometro (termo que meu mecanico usou, nao sei se esta certo)... logo nao existe um botao ou um sensor e sim um aparelhinho que fica no painel proximo ao volante...
quando vc bate, ocorre um freio brusco (desacelera) ai este aparelhinho sente e libera o airbag...
e segundo meu mecanico tb, prepare pra levar um "soco"... pois é esta sensação do airbag ao abrir...
[]s
Acabei de pega-la
To achando muito estranha... mas como andei por 2 sem de carro pequeno... acho que é so impressao...
parece bem mais leve e macia que antes... dei uma esticada mas ainda nao fiz nadinha de estavagante...
em curvas achei meio esquisita... meio molenga... parecia que perdia a estabilidade...
provavelmente pelos pneus originais...
no geral gostei
A direção aparentemente fica mais leve mesmo, porem justa. Nas curvas, como vc está usando os amortecedores orignais com prolongador, a traseira fica meio molenga.. tambem notei isso. Com o amortecedor da suprema vai é ficar mais justo.
Sobre as molas com risco de soltar.. achei estranho isso pois o calço traseiro de 50mm (5cm) compensa a diferença do prolongador.. Não notei a possibilidade disso não.
Caso queira tem outra forma que é de retirar a mola original + calço e colocar molas dianteiras do Opala 6cc. (tem comentario acima do Fabricio).
Murillus,
Por precaução verifique se a mangueira do suspiro do dif. traseiro está instalada de forma correta (pois o kit vem uma nova mangueira);
Veja também se os calços foram colocados os menores na dianteira e os maiores na traseira... o meu quase colocaram trocados.:stop:
Esses 2k foi para fazer a transformação???:shock::shock:
Depois coloque umas fotos no tópico de acessorios para Tracker do sensor de estacionamento. :concordo:
Quando colocar os pneus vai ficar show!!8-)
Fabriciooliver
16/04/2008, 09:10
Pessoal,
Acabou de chegar os pneus cross que comprei pra usar no GV, o desenho fica muito bonito, vai ficar bastante agressivo nele.
Ta montado no 225/70/16 e com os birros, aumentou o raio em 5cm, o que da uma altura de 2,5cm ao carro.
Ele vai ser usado como segundo jogo, somente na hora de trilhas mais pesadas e jeep cross.
Pergunta aos mais experientes: Quais implicaçoes eu terei em usa-lo e quais cuidados devo ter?
Pedido a todos: Me ajudem a encontrar umas rodas pra ele, procuro em todo canto e nao acho uma!
Segue a foto
Murillus
17/04/2008, 15:32
como tinha dito ao sair da oficina notei que o mostrador do combustivel estava no vermelho... enchi o tanque e o bichinho continua no vermelho...
cheque no manual o esquema de fusíveis...pode ter queimado o fusível do medidor de combustível...
olhei o manual e nao existe fuzivel para o marcador do nivel de compbostivel descrito...
pode ser que na mexida que deram na parte de trás do seu carro, alguém pode ter desconectado alguma coisa
Levantei o carro...
vi quase toda parte trazeira...
nada estava desconectado...
seja amanha volto na oficina de novo...
com calma iremos tentar descobrir o que aconteceu...
alguma ideia?
como tinha dito ao sair da oficina notei que o mostrador do combustivel estava no vermelho... enchi o tanque e o bichinho continua no vermelho...
olhei o manual e nao existe fuzivel para o marcador do nivel de compbostivel descrito...
Levantei o carro...
vi quase toda parte trazeira...
nada estava desconectado...
seja amanha volto na oficina de novo...
com calma iremos tentar descobrir o que aconteceu...
alguma ideia?
Bem, o fusível existe. Não estou com o manual da Tracker aqui, mas no manual de serviço dos GV está bem descrito (fusível IG):
Pedrinha
17/04/2008, 21:37
...para quem tinha duvidas do airbag... eu vi... ele é um desacelerometro (termo que meu mecanico usou, nao sei se esta certo)... logo nao existe um botao ou um sensor e sim um aparelhinho que fica no painel proximo ao volante...
Se durante a mexida que vc deu, precisou desmontar e/ou mexer no painel, o problema pode estar aí. O cabo, simplesmente pode ter desconectado do mostrador do painel. Cheque tb por dentro do motor, junto a parede corta fogo, que isola o motor da cabine, se há algum cabo solto. E por aí vai...vc vai acabar achando o causador do problema...
Pedrinha
18/04/2008, 08:44
Caro Iwakura,
Vc é usuário de GPS, certo? Logo, vc pode me dar uma dica sobre modelos e marcas boas? Andei vendo pela Internet preços e modelos e me interessei por três marcas e modelos, a saber:
- Garmin Nuvi 200;
- Airis T930 e
- Tom Tom V3.
Me interessei por este modelos, por estas marcas serem bem conhecidas. Quero adiquirir um GPS pq além de gostar muito de viajar, sou geógrafo e quero plotar as trilhas/passeios/viagens que faço. Agradeço antecipadamente a atenção.
[]s :concordo:
Caro Iwakura,
Vc é usuário de GPS, certo? Logo, vc pode me dar uma dica sobre modelos e marcas boas? Andei vendo pela Internet preços e modelos e me interessei por três marcas e modelos, a saber:
- Garmin Nuvi 200;
- Airis T930 e
- Tom Tom V3.
Me interessei por este modelos, por estas marcas serem bem conhecidas. Quero adiquirir um GPS pq além de gostar muito de viajar, sou geógrafo e quero plotar as trilhas/passeios/viagens que faço. Agradeço antecipadamente a atenção.
[]s :concordo:
Pedrinha,
Não sei o que você quer dizer com plotar. Mas vamos lá:
Em primeiro lugar, como a utilização é para on-road e off-road, eu descarto de cara qualquer GPS que não seja da marca Garmin. Indiscutivelmente os melhores mapas do Brasil (e de vários países da América do Sul) são os feitos por abnegados usuários de GPS da Garmin. No Brasil, os mapas do projeto comunitário Tracksource (www.tracksource.org.br (http://www.tracksource.org.br)) são inegavelmente os melhores, se for computar as estradas de terra/trilhas, então, não há o que discutir. No Rio de Janeiro, inclusive, estão mapeadas as zonas de risco (favelas).
Dentre a linha Garmin, há vários GPS, cada qual mais adequado para uma tarefa. Por favor, especifique mais detalhadamente o quer fazer ou espera do GPS para que eu te possa dar opções adequadas.
[]
Pedrinha
18/04/2008, 09:57
Pedrinha,
Não sei o que você quer dizer com plotar. Mas vamos lá:
Em primeiro lugar, como a utilização é para on-road e off-road, eu descarto de cara qualquer GPS que não seja da marca Garmin. Indiscutivelmente os melhores mapas do Brasil (e de vários países da América do Sul) são os feitos por abnegados usuários de GPS da Garmin. No Brasil, os mapas do projeto comunitário Tracksource (www.tracksource.org.br (http://www.tracksource.org.br)) são inegavelmente os melhores, se for computar as estradas de terra/trilhas, então, não há o que discutir. No Rio de Janeiro, inclusive, estão mapeadas as zonas de risco (favelas).
Dentre a linha Garmin, há vários GPS, cada qual mais adequado para uma tarefa. Por favor, especifique mais detalhadamente o quer fazer ou espera do GPS para que eu te possa dar opções adequadas.
[]
Plotar quer dizer mapear(programar/salvar) caminhos novos não mapeados anteriormente(não presentes nos mapas que vêm junto com o aparelho. Como não conheço os mapas que vêm no aparelho, não sei se alguns caminhos que faço eventualmente já estariam plotados. Afinal, ando por muitos descaminhos (caminhos desconhecidos) e estradinhas vicinais.
Quero tb utilizar meu GPS para não me perder, por exemplo, em Sampa, BH, Curitiba, Floripa, POA, entre outras cidades que eventualmente possa ir. Logo, acho que usarei o GPS como mapa de bolso.
Quanto a marca, eu já esperava por esta sua opinião, afinal, pela infinidade de modelos que a Garmin tem, percebe-se que ela está mais alinhada com os interesses dos usuários.
Espero ter lhe dado informações suficientes...e aguardo sugestões.
[]
Plotar quer dizer mapear(programar/salvar) caminhos novos não mapeados anteriormente(não presentes nos mapas que vêm junto com o aparelho. Como não conheço os mapas que vêm no aparelho, não sei se alguns caminhos que faço eventualmente já estariam plotados. Afinal, ando por muitos descaminhos (caminhos desconhecidos) e estradinhas vicinais.
Quero tb utilizar meu GPS para não me perder, por exemplo, em Sampa, BH, Curitiba, Floripa, POA, entre outras cidades que eventualmente possa ir. Logo, acho que usarei o GPS como mapa de bolso.
Quanto a marca, eu já esperava por esta sua opinião, afinal, pela infinidade de modelos que a Garmin tem, percebe-se que ela está mais alinhada com os interesses dos usuários.
Espero ter lhe dado informações suficientes...e aguardo sugestões.
[]
Bem, nativamente, o Nuvi 200 não grava caminhos (tracks). Existe uma opção, com um firmware antigo do aparelho, que gravava, mas era uma opção interna da Garmin e meio complicada de usar. Se tiveres facilidade com aparatos eletrônicos e informática, é uma barata.
Da linha nuvi, os únicos que têm essa opção de gravar Tracks são os 7xx, 8xx e o 5000. Eu comprei pela internet o meu nuvi 750 da Abes Of Maine (www.abesofmaine.com (http://www.abesofmaine.com)) e, com impostos (II e ICMS), saiu por uns R$ 1.500 (nos EUA custa uns US$350, no Paraguai não têm...). Essas linhas também admitem a gravação de até 10 rotas, que são caminhos com 2 ou mais pontos feitos no PC ou no próprio GPS.
Outro bom GPS, que o pessoal gosta (mas um pouco desatualizado, tipo o HP41 dos GPS) é o 276C. Esse é mais voltado para o off-road. Têm algumas vantagens e outras desvantagens. Maiores desvantagens são: cartão de memória proprietário e caro (os nuvi usam memória SD) e digitação de endereços/pontos de interesse bastante dificultosa (o nuvi tem touchscreen e teclado QWERTY).
Outras opções são os GPS de mão: 60Cx, 60CSx e a nova linha Colorado (fantástica, mas ainda não vi por aqui). Também bastante completos para uso mais off-road e a pé, mas têm a tela menor que os outros citados acima.
Qualquer outra dúvida é só falar, quer dizer escrever!
[]
Pedrinha
18/04/2008, 10:25
Bem, nativamente, o Nuvi 200 não grava caminhos (tracks). Existe uma opção, com um firmware antigo do aparelho, que gravava, mas era uma opção interna da Garmin e meio complicada de usar. Se tiveres facilidade com aparatos eletrônicos e informática, é uma barata.
Da linha nuvi, os únicos que têm essa opção de gravar Tracks são os 7xx, 8xx e o 5000. Eu comprei pela internet o meu nuvi 750 da Abes Of Maine (www.abesofmaine.com (http://www.abesofmaine.com)) e, com impostos (II e ICMS), saiu por uns R$ 1.500 (nos EUA custa uns US$350, no Paraguai não têm...). Essas linhas também admitem a gravação de até 10 rotas, que são caminhos com 2 ou mais pontos feitos no PC ou no próprio GPS.
Outro bom GPS, que o pessoal gosta (mas um pouco desatualizado, tipo o HP41 dos GPS) é o 276C. Esse é mais voltado para o off-road. Têm algumas vantagens e outras desvantagens. Maiores desvantagens são: cartão de memória proprietário e caro (os nuvi usam memória SD) e digitação de endereços/pontos de interesse bastante dificultosa (o nuvi tem touchscreen e teclado QWERTY).
Outras opções são os GPS de mão: 60Cx, 60CSx e a nova linha Colorado (fantástica, mas ainda não vi por aqui). Também bastante completos para uso mais off-road e a pé, mas têm a tela menor que os outros citados acima.
[]
Beleza Iwakura!!!...tenho um irmão vindo dos Isteites terça que vem...vou ligar p/ ele daqui a pouco p/ ver se ele pode comprar um igual ao seu p/ mim...assim fica mais fácil deu aprender a usá-lo e, digamos, fazer uma "cola" de seus mapas...:mrgreen:
Mais uma vez, thanks!!! :concordo:
jmarcinho
18/04/2008, 10:58
[]
Blz Iwakura ?
Qq vc está achando do Nuvi750 ? Ele tem todas as opções que o 60CS ou 276C oferecem, ou seja, tracklogs, trackback, etc ?
Já comprei e vendi dois GPS, um Nuvi 200W e um Nuvi 360, ambos não tinham a opção de tracklogs, são considerados apenas navegadores (depois fui saber disso), mas a facilidade de navegação/digitação dos Nuvis é quase que indispensável, então o ideal seria unir a facilidade de navegação dos Nuvis com as caracteristicas de GPS do 276C, por exemplo. Você acha que encontrarei isso no Nuvi 750 ?
Obs : Só não entendo pq a Garmin não oferece um aparelho com todas as opções reunidas, já que é só uma questão de software. Será que é para forçar os usuários a comprarem mais de um modelo ?
Abraço
Blz Iwakura ?
Qq vc está achando do Nuvi750 ? Ele tem todas as opções que o 60CS ou 276C oferecem, ou seja, tracklogs, trackback, etc ?
Já comprei e vendi dois GPS, um Nuvi 200W e um Nuvi 360, ambos não tinham a opção de tracklogs, são considerados apenas navegadores (depois fui saber disso), mas a facilidade de navegação/digitação dos Nuvis é quase que indispensável, então o ideal seria unir a facilidade de navegação dos Nuvis com as caracteristicas de GPS do 276C, por exemplo. Você acha que encontrarei isso no Nuvi 750 ?
Obs : Só não entendo pq a Garmin não oferece um aparelho com todas as opções reunidas, já que é só uma questão de software. Será que é para forçar os usuários a comprarem mais de um modelo ?
Abraço
As empresas de GPS (Garmin e TomTom que são as maiores) estão enfrentando uma concorrência cada vez maior, principalmente de empresas de celulares. Por isso, acho que a entrada de novos produtos têm que ser bem planejada pela Garmin, para não perder dinheiro.
Inegavelmente, a linha mais vendida e que dá mais dinheiro à Garmin é a Nuvi. Lançar um novo 276C, que vende muito menos, pelo jeito não deve ser prioridade para ela...
Com relação à trackback, o nuvi 750 não têm. Entretanto, como ele grava um tracklog e permite mostrá-lo na tela, pode-se, perfeitamente, a partir dessa visualização, realizar o trackback.
Eu acho o nuvi 750 muito bom. Comparando com o 60CS, ele têm uma tela muito maior, é touchscreen, atualização dos mapas na tela muito mais rápida, o suporte veícular é muito melhor. Eu recomendo.
O único senão, é a bateria, que é interna e não há como o usuário trocá-la facilmente. Isso já me faz prever um futuro em que a bateria ficará viciada e, a não ser que haja uma forma de trocá-la, a sua utilização ficará limitada ao carro/pc.
[]
RABUGENTO
18/04/2008, 13:09
Meu filho, depois de muito pesquisar, acabou de comprar um 60CSx.
Para mim não sei se serviria. Acho a tela pequena e teria que usar mais um óculos para enxergar :) (Já uso 3)
Pedrinha
18/04/2008, 13:18
Meu irmão não vai poder trazer o GPS p/ mim...:-(...ele já está com cota estourada (tb está trazendo GPS p/ ele e esposa), passando do limite. Logo, volto à opção tupiniquim. Estive buscando na Internet o Garmin nuvi 750 e não encontrei nenhum anúncio...só emcontro os nuvi 200, 350 e 360. Quanto a estes modelos, pelo motivo já exposto pelos colegas Iwakura e jmarcinho, volto à estaca zero! :pensativo:
PS.: Entrei no Site www.tracksource.org.br (http://www.tracksource.org.br) e achei realmente muito interessante. :concordo:
[]s
Newton Guerra
18/04/2008, 15:23
O que vocês acham do 60CSx + um Eeepc Asus? Esse é meu sonho de consumo. Ver a navegação em tempo real no video de 8" usando o Nroute da Garmin, gravar e baixar mapas, tracks e outras cositas mais.
O 60CSx está "de graça" nos EUA (agora que lançaram a linha colorado) e o Eeepc 500 dólares.
A grande vantagem para mim está justamente no GPS portátil, chego nos lugares que quero, ponho no cinto e continuo minhas caminhadas à pé, marcando a trilha.
Abraços
Murillus
18/04/2008, 15:30
Se durante a mexida que vc deu, precisou desmontar e/ou mexer no painel, o problema pode estar aí. O cabo, simplesmente pode ter desconectado do mostrador do painel. Cheque tb por dentro do motor, junto a parede corta fogo, que isola o motor da cabine, se há algum cabo solto. E por aí vai...vc vai acabar achando o causador do problema...
tb estou achando isso...
Pedrinha
18/04/2008, 15:52
Estudando melhor os aparelhos GPS Garmin disponíveis, achei uma opção bem interessante p/ off-roaders e aventureiros de plantão: O modelo Garmin MAP 276C (ele foi concebido para navegação, mas pode ser usado como navegador terrestre tb, com inserção de mapas Garmin), que possui as seguintes funções:
Armazena até 3.000 waypoints e 50 rotas reversíveis com 300 waypoints por rota.
Tracklog automático com 10.000 pontos, 15 podem ser salvos.
...ou seja, atende às necessidades de inclusão de rotas distintas e de busca destas rotas na memória. Pode não ser uma Brastemp, mas é o que se tem disponível no mercado atualmente. Quanto ao preço :putz: ...no Mercadolivre.com.br, à vista, sai por R$ 1.499,99 (em 4 fornecedores diferentes, pelo Mercado Pago), sem mapas do Brasil. Na Americanas.com.br sai por mais de 3 mil. :shock: :discordo: :parede: :stop:
O que vocês acham do 60CSx + um Eeepc Asus? Esse é meu sonho de consumo. Ver a navegação em tempo real no video de 8" usando o Nroute da Garmin, gravar e baixar mapas, tracks e outras cositas mais.
O 60CSx está "de graça" nos EUA (agora que lançaram a linha colorado) e o Eeepc 500 dólares.
A grande vantagem para mim está justamente no GPS portátil, chego nos lugares que quero, ponho no cinto e continuo minhas caminhadas à pé, marcando a trilha.
Abraços
Um único problema: mesmo pequeno o Eeepc Asus (já têm um novo modelo com tela de 9") é ruim de fixar no carro (garanto que a Marivalda não vai gostar de ficar segurando a tralha pra ti!).
Um tablet touchscreen é que seria o idial, esse é o meu sonho de consumo:
http://www.tabletkiosk.com/tkstore/pc/viewPrd.asp?idcategory=17&idproduct=243
[]
Estudando melhor os aparelhos GPS Garmin disponíveis, achei uma opção bem interessante p/ off-roaders e aventureiros de plantão: O modelo Garmin MAP 276C (ele foi concebido para navegação, mas pode ser usado como navegador terrestre tb, com inserção de mapas Garmin), que possui as seguintes funções:
Armazena até 3.000 waypoints e 50 rotas reversíveis com 300 waypoints por rota.
Tracklog automático com 10.000 pontos, 15 podem ser salvos.
...ou seja, atende às necessidades de inclusão de rotas distintas e de busca destas rotas na memória. Pode não ser uma Brastemp, mas é o que se tem disponível no mercado atualmente. Quanto ao preço :putz: ...no Mercadolivre.com.br, à vista, sai por R$ 1.499,99 (em 4 fornecedores diferentes, pelo Mercado Pago), sem mapas do Brasil. Na Americanas.com.br sai por mais de 3 mil. :shock: :discordo: :parede: :stop:
Comprei o nuvi 750 na Abes Of Maine, com frete (UPS) deu US$ 519 + impostos. Chegou em 3 dias úteis. Na nota eles não incluiram o frete (US$125), então a UPS não colocou impostos nessa parte. No total deu uns R$ 1500,00. O preço hoje tá mais barato do que quando comprei (hoje com frete está por US$ 480). Essa loja é 100% confiável.
http://www.abesofmaine.com/item.do?item=GMNUVI750&id=GMNUVI750&GSID=73060543&GSESID=laiq0c55ve3ss4mbfiukkm55&GSCID=17
[]
BoaTrilha
18/04/2008, 16:23
parabens companheiro, seu tracker tá show de bola...
e sinceramene eu achei que ficou muito barato, com base no orçamento que vc postou,
eu fiz praticamente o que vc fez, só que em um feroza e gastei bem mais.
só que eu fiz tbm alterações eletricas e eletronicas ....
inclusive + torque
Abraços
Andre Sousa
18/04/2008, 16:57
parabens companheiro, seu tracker tá show de bola...
e sinceramene eu achei que ficou muito barato, com base no orçamento que vc postou,
eu fiz praticamente o que vc fez, só que em um feroza e gastei bem mais.
só que eu fiz tbm alterações eletricas e eletronicas ....
inclusive + torque
Abraços
Legal Carlos,
Se algum dia quiser experimentar a máquina ou decidir se tornar um Suzuki/Trackeiro esse é o fórum pra trocar idéias.
Abraços
Fred Bailune
18/04/2008, 17:09
Legal Carlos,
Se algum dia quiser experimentar a máquina ou decidir se tornar um Suzuki/Trackeiro esse é o fórum pra trocar idéias.
Abraços
Andre,
Nesse domingo vai ter um encontro em Itaguai com o pessoal do CGJC, se puder ir vai ser 10, a trilha promete !!!!
Da uma olhada em eventos...
Abs
Fred
Fabriciooliver
18/04/2008, 19:29
Senhores,
Postei na pagina 72 sobre os pneus cross, e nao obtive nenhum comentario. Se puderem deem suas opnioes sobre o q foi perguntado.
obrigado
Senhores,
Postei na pagina 72 sobre os pneus cross, e nao obtive nenhum comentario. Se puderem deem suas opnioes sobre o q foi perguntado.
obrigado
Fabricio,
Ruy comentou hj comigo que não encontrou as molas de opala para venda aqui. Vc comprou as suas onde? qual o valor?:pensativo:
E o evento como foi? Soube que vc ganhou a categoria que participou.. :palmas: parabens!
Abs,
Fabriciooliver
19/04/2008, 10:28
TMorais,
Conheci la no evento o Ruy, gente boa, a gente trocou algumas ideias. O evento foi muito bacana, na primeira etapa fique em 3o lugar e na seguta etapa fiquei om o 1o lugar na catergoria expedição. Sorte de principiante. rss
Agora me empolguei em participar do campeonato baiano todo, sao mais 6 etapas ao longo do ano.
Quanto as molas, encontrei aqui em Alagoinhas mesmo. Se nao me engano custou 120 reais o par. Posso tentar ver se encontro por aqui, ou entao encomendo no mesmo lugar que comprei.
Eu peguei o telefone dele, vou dar conversar com ele.
Ate mais
Andre Sousa
19/04/2008, 17:04
Pessoal,
Acabou de chegar os pneus cross que comprei pra usar no GV, o desenho fica muito bonito, vai ficar bastante agressivo nele.
Ta montado no 225/70/16 e com os birros, aumentou o raio em 5cm, o que da uma altura de 2,5cm ao carro.
Ele vai ser usado como segundo jogo, somente na hora de trilhas mais pesadas e jeep cross.
Pergunta aos mais experientes: Quais implicaçoes eu terei em usa-lo e quais cuidados devo ter?
Pedido a todos: Me ajudem a encontrar umas rodas pra ele, procuro em todo canto e nao acho uma!
Segue a foto
Fala Fabrício, foi mal não ter respondido, é que passou e não ví.
Sobre problemas acho que os mesmos de quem usa pneus maiores que 235/70/16. Acho que o tamanho do seu "remold" deve ser maior que um original nessa medida. Você deve se preocupar com partes que o pneus raspa principalmente na traseira.. Como é um cross, ao pegar na longarina do chasssis a roda vai travar e pode danificar o pneu. Até arrancar um gomo. No seu caso umas rodas com off-set negativo seria meis indicado, ou então partir para alargadores de roda.
Sobre rodas originais, eu postei recentemente o telefone de dois ferro-velhos que certamente rodas aro 16 do Tracker, dá uma procurada que vai achar. Mas já que vai querer comprar um jogo novo, eu optaria por ir a uma loja especializada em rodas e compraria uma, como já disse, com off-set bem negativo. Isso afastará opneu pra fora do carro garantindo que você possa fazer o jogo toda da direção sem pegar no chassis.
Andre Sousa
19/04/2008, 17:06
Andre,
Nesse domingo vai ter um encontro em Itaguai com o pessoal do CGJC, se puder ir vai ser 10, a trilha promete !!!!
Da uma olhada em eventos...
Abs
Fred
Cara, já tava sabendo do evento mas não poderei ir. Tenho um compromisso cívico com o FLUMINENSE neste domingo.
Mas vou retribuir o convite pra uma trilha que faremos na segunda, em direção à Lumiar, subindo por Aldeia Velha. Caso queira é só ligar pra 8625-5544. Estamos com uns 5 carros.
Abraços
Fabriciooliver
21/04/2008, 10:44
Obrigado Andre,
Suas respostas sao sempre muito úteis.
Onde posso encontrar o espaçador pra ele? Tem algum site?
Ao viajar neste fim de semana prolongado fui a um local onde sempre tem uma vala (parecendo uma pequena lagoa) que o normal não chega a cobrir os furos das rodas do carro.. não é tão grande mas tem uma leve inclinação para entrar e sair.. como choveu muito durante a noite fui no outro dia ver a situação dela e do local (tem muita areia branca, água formando pequenos trechos com uns 15cm, uns pequenos barrancos de areia..) (dá para testar um pouco o tracker). Esta pequena lagoa estava completamente cheia e até estendeu um pouco seu tamanho.. pelo que já conhecia provavelmente a água iria chegar a cobri os pneus.. Então resolvi encará-la!! O TK entrou valente ( acho que entrei um pouco rápido mas achei melhor para não ficar com torque baixo-procede neste caso?:pensativo:) e em momento algum patinou.. só pediu uma 1ª reduzida pois a água deu uma segurada no bicho... ao entrar a água chegou a cobrir o capô chegando no para-brisa.. passou tranquilo, tranquilo..
Situação após a passagem.. não acendeu nada no painel... ao retirar o filtro de ar a parte de baixo estava molhada um pouco e molhou também a parte de baixo do filtro de ar:putz:.. o farol de neblina um teve entrada de água também.. mas está funcionando perfeitamente.
Deixei o filtro de ar ao sol secando... dia seguinte o TK pegou normalmente (com o filtro ja seco) e nem olhei se precisava checar velas.. pois não vi necessidade. Vou comprar novo filtro e retirar os farois de neblina para vedar com silicone.. Não mais entrarei em água que cubra acima do furo das rodas... aí só para o Andre que tem o Snorkel... pois não pretendo comprar-lo..
Será que há necessidade de verificar mais alguma coisa? Tipo dif. dianteiro?:pensativo:
O bicho é valente! isso ele é.. mas para água tô fora!:oops:
Murillus
22/04/2008, 14:40
Recebi o carrinho tudo pronto e ajeitado... lavado, mas aida com muita lama... o negocio grudento...
Notei na areia da praia pra sentir... show de bola...
Faltando agora os pneus...
Murillus
22/04/2008, 14:54
Será que há necessidade de verificar mais alguma coisa? Tipo dif. dianteiro?:pensativo:
O bicho é valente! isso ele é.. mas para água tô fora!:oops:
Tem 3 peças que vc tem que prestar atençao...
Filtro de ar, o sensor do filtro de ar e as velas...
Pode ir tranquilo aos passeio com agua se vc isolar toda parte eletrica...
Quanto ao snorkel, andei pesquisando nos sites gringos alguma solucao menos radical... tipo guambiarra mesmo... mas nada ainda confiavel...
ja mergulhei deversas vezes a TK mas ate agora so tive problemas com lama...
[]s
Carneiro
22/04/2008, 19:41
Tem 3 peças que vc tem que prestar atençao...
Filtro de ar, o sensor do filtro de ar e as velas...
Pode ir tranquilo aos passeio com agua se vc isolar toda parte eletrica...
Quanto ao snorkel, andei pesquisando nos sites gringos alguma solucao menos radical... tipo guambiarra mesmo... mas nada ainda confiavel...
ja mergulhei deversas vezes a TK mas ate agora so tive problemas com lama...
[]s
Pelo que sei, o GV/Tracker é bem isolado. Só a centralina que não, mas essa fica dentro do carro, não no cofre do motor. Ruim se entrar água lá dentro...
Solução menos radical que furar a lata não existe. Fure a lata e seja feliz. Se quiser, espere a garantia. Se tiver dó, não faça.
A,
M.
Pelo que sei, o GV/Tracker é bem isolado. Só a centralina que não, mas essa fica dentro do carro, não no cofre do motor. Ruim se entrar água lá dentro...
Solução menos radical que furar a lata não existe. Fure a lata e seja feliz. Se quiser, espere a garantia. Se tiver dó, não faça.
A,
M.
O que seria a centralina? onde fica?:pensativo:
Ainda estou com "dó"... não dá para fazer por agora não..:mrgreen:
jmarcinho
22/04/2008, 23:00
Pessoal,
Ainda não comprei meu Tracker, mas o farei dentro de 2 ou 3 meses já quero ir resolvendo alguns assuntos.
Quero colocar as proteções inferiores (cambio, tanque e motor), kit de supensão de 2" + pneu 235/70 R16, seguem minhas dúvidas :
1. Quanto vou gastar com as modificações ?
2. É mesmo recomendável o uso dos amortecedores de Suprema ? Se sim, os quatro ou só os traseiros ? Esses amortecedores são encontrados facilmente?
3. Os protetores e o kit de 2" da RC 4x4 são os melhores ?
4. Onde fazer a instalação das modificações em Curitiba/PR ?
5. Há a possibilidade de colocar, provisoriamente, o pneu 235/70 no tracker original ? Pergunto isso pq quero trocar os pneus originais pelos pneus 235/70, pagando a diferença, mas para isso não posso rodar com os pneus originais e não sei se vai ser possível colocar o Kit 2" antes da troca dos pneus.
Obrigado aos que tiverem paciência para responder.
Abração
Pessoal,
Ainda não comprei meu Tracker, mas o farei dentro de 2 ou 3 meses já quero ir resolvendo alguns assuntos.
Quero colocar as proteções inferiores (cambio, tanque e motor), kit de supensão de 2" + pneu 235/70 R16, seguem minhas dúvidas :
2. É mesmo recomendável o uso dos amortecedores de Suprema ? Se sim, os quatro ou só os traseiros ? Esses amortecedores são encontrados facilmente?
5. Há a possibilidade de colocar, provisoriamente, o pneu 235/70 no tracker original ? Pergunto isso pq quero trocar os pneus originais pelos pneus 235/70, pagando a diferença, mas para isso não posso rodar com os pneus originais e não sei se vai ser possível colocar o Kit 2" antes da troca dos pneus.
Tentando ajudar:
1 = Pneus: Paguei nos Continental General Grabber AT2 235/70 R$450,00 cada. Há outras opções de marcas e vc deve ver a disponibilidade na sua região e negociar valores.
1.1- Kit da RC (2" suspensao + protetor cambio e peito de aço) à vista acho que foi R$765,00 + frete (R$105,00) (em jan/2008).
1.2- Serviço + alinhamento/cambagem = 150,00
1.3- Balanceamento = R$40,00
2 = A princípio usei os pneus + amortecedores originais (o kit da suspensao 2" vem com prolongador (veja fotos em Acessorios para Tracker/GV!), mas como dava, em alguns casos, fim de curso optei mesmo pela colocação dos amortecedores traseiros da Suprema Cofap Turbo Gás GBL-1024. Comprei na http://www.koga-koga.com.br/varejo.htm
É necessário somente a colocação destes na traseria da Tracker. Valor custou 159,00 o par + frete.
3- Só conheço o kit suspensão da RC e são bons. Só tive que reabrir um pouco mais o furo das bolachas de aluminio que servem de calço para a barra estabilizadora que fica sobre o motor. :parede:
5- O 235/70 dá até para rodar mas aí vc não deve ter cuidado redobrado ao passar em buracos, lombadas etc... e esta medida pega um pouco no chassi (com ou sem calço 2")
Carneiro
23/04/2008, 19:29
Dica da lista Suzuki-NET:
ATAMI Veículos Ltda - Av. Marechal Floriano Peixoto, 1791 - Bairro
Rebouças - Tel: (41) 3333-7575 - Mecânico especializado: Dimas
Abraços,
Márcio.
Carneiro
23/04/2008, 19:44
O que seria a centralina? onde fica?:pensativo:
Ainda estou com "dó"... não dá para fazer por agora não..:mrgreen:
O módulo de injeção eletrônica. Também chamada de ECU (Engine Computer Unit). Pelo que sei, fica dentro do carro, acho que em algum lugar atrás do painel. Protegida se não entrar água no carro.
Imagino que desse carro não seja barato... :neutral: Lá fora parece que custa uns 200 dólares usada, não achei preço de nova. Mas já viu como fica importação, né?
Sobre o esnórquel, não é um item indispensável. Você sempre terá a opção de não fazer a travessia (no pior dos casos, voltar :mrgreen:)!
Abraços,
Márcio.
Pedrinha
24/04/2008, 07:46
Para quem estiver interessado, orçei proteções e kit calço do Tracker na RC 4X4:
Oi Alexandre,
Segue:
Peito de aço R$ 225,00
Protetor de cambio R$ 250,00
Protetor de tanque R$ 200,00
Kit de calços de suspensão R$ 400,00.
Att,
Rodrigo Portugal
Falta o preço do jogo de pneus, mas aí fica a critério do usuário... :concordo:
jmarcinho
24/04/2008, 10:43
Para quem estiver interessado, orçei proteções e kit calço do Tracker na RC 4X4:
Oi Alexandre,
Segue:
Peito de aço R$ 225,00
Protetor de cambio R$ 250,00
Protetor de tanque R$ 200,00
Kit de calços de suspensão R$ 400,00.
Att,
Rodrigo Portugal
Falta o preço do jogo de pneus, mas aí fica a critério do usuário... :concordo:
Valeu Pedrinha. Show de bola !!!
jmarcinho
24/04/2008, 10:44
Tentando ajudar:
1 = Pneus: Paguei nos Continental General Grabber AT2 235/70 R$450,00 cada. Há outras opções de marcas e vc deve ver a disponibilidade na sua região e negociar valores.
1.1- Kit da RC (2" suspensao + protetor cambio e peito de aço) à vista acho que foi R$765,00 + frete (R$105,00) (em jan/2008).
1.2- Serviço + alinhamento/cambagem = 150,00
1.3- Balanceamento = R$40,00
2 = A princípio usei os pneus + amortecedores originais (o kit da suspensao 2" vem com prolongador (veja fotos em Acessorios para Tracker/GV!), mas como dava, em alguns casos, fim de curso optei mesmo pela colocação dos amortecedores traseiros da Suprema Cofap Turbo Gás GBL-1024. Comprei na http://www.koga-koga.com.br/varejo.htm
É necessário somente a colocação destes na traseria da Tracker. Valor custou 159,00 o par + frete.
3- Só conheço o kit suspensão da RC e são bons. Só tive que reabrir um pouco mais o furo das bolachas de aluminio que servem de calço para a barra estabilizadora que fica sobre o motor. :parede:
5- O 235/70 dá até para rodar mas aí vc não deve ter cuidado redobrado ao passar em buracos, lombadas etc... e esta medida pega um pouco no chassi (com ou sem calço 2")
Valeu TMorais,
Obrigado pelas respostas e paciência.
Abraço
Um amigo meu está querendo levantar a Tracker e, a principio deixar os pneus originais, até resolver qual pneu (marca/medida) utilizará.
Ele cogitou:
1-MUD BF 245/75 R16 com calço de 2"
2- 245/70 R16 com calço de 2"
Estas duas opções quais seriam os problemas? Daria para usar algum com calço de 2" suspensão?:pensativo:
Relatei que o 245/70 teria que colocar espaçadores nas rodas.. procede ou daria para rodar? :parede:
Já o 245/75 aguardo opinião de vcs.:pensativo:
Carneiro
25/04/2008, 21:09
Um amigo meu está querendo levantar a Tracker e, a principio deixar os pneus originais, até resolver qual pneu (marca/medida) utilizará.
Ele cogitou:
1-MUD BF 245/75 R16 com calço de 2"
2- 245/70 R16 com calço de 2"
Estas duas opções quais seriam os problemas? Daria para usar algum com calço de 2" suspensão?:pensativo:
Relatei que o 245/70 teria que colocar espaçadores nas rodas.. procede ou daria para rodar? :parede:
Já o 245/75 aguardo opinião de vcs.:pensativo:
Acho que 245/70R16 dá sim, é muito pouco maior que o 235/70. Mas, sem espaçador vai pegar no chassi. Logicamente dá para rodar, só tomar cuidado.
O 245/75R16 só com 2" na carroceria também. E tem que cortar os plásticos, tirar o de trás (que tampa a ponta do parachoque traseiro), etc.
Eu coloquei esses BF MUD, e estou adorando. Amanhã devo fazer a 2ª trilha, em Itapecerica, vamos ver como se comporta a Tracker!
Abraços,
Márcio.
Andre Sousa
28/04/2008, 13:33
Acho que 245/70R16 dá sim, é muito pouco maior que o 235/70. Mas, sem espaçador vai pegar no chassi. Logicamente dá para rodar, só tomar cuidado.
O 245/75R16 só com 2" na carroceria também. E tem que cortar os plásticos, tirar o de trás (que tampa a ponta do parachoque traseiro), etc.
Abraços,
Márcio.
Concordo com o Márcio.
Murillus
28/04/2008, 18:08
Neste fds (meu fds livre) eu pude testar um bocado de conf de pneus...
Ai vai minha humilde opniao:
primeiro as medidas...
original:
235 / 60 / 16 = 27,1
opcoes:
255 / 70 / 16 = 30,1....... so se levantar 2" + 2" e outras coisitas mais... ne Andre?
245 / 70 / 16 = 29,5....... so se levantar a suspensao e vai pegar muito na longarina
235 / 70 / 16 = 29.......... so se levantar a suspensao
235 / 75 / 16 = 29,9....... so se levantar 2" + 2"
225 / 70 / 16 = 28,4....... pode ficar pegando no fim de curso
225 / 75 / 16 = 29,3....... so se levantar a suspensao e vai pegar na longarina
215 / 70 / 16 = 27,9....... melhor nem trocar ("so estetico")
215 / 80 / 16 = 29,5....... so se levantar a suspensao mas nao pega na longarina
melhor opcao:
235 / 70 / 16 com 2" na suspencao...
Agora o que eu achei pra venda...
Michelin LXT AT2
LT225/75 R16 115/112R LTX A/T 2 LRE TL MI
P235/75 R15 108S LTX A/T 2 ORWL XL MI TL
Michelin 4x4 AT XTT = é 50% / 50%
215/75 R15 100T 4X4 A/T XTT TL MI
31X10.5 R 15 LT 4X4 A/T XTT 109S
BF ALL TERRAIN T/A KO
235/85 R 16 120S ALL TERRAIN T/A KO
245/75 R 16 114S ALL TERRAIN T /A KO
265/75 R 16 120S ALL TERRAIN T /A KO
285/75 R 16 122R ALL TERRAIN T/A KO
LT225/75R16 110S ALL TERRAIN TA KO RWL
LT245/70 R16 113S A/T TA KO LRD TLRWL07
LT265/75 R16 123/120Q ALL TERRAIN T/A KO LRE GO TL
BF MUD TERRAIN T/A KM
245/75 R 16 120Q MUD TERRAIN T /A KM
265/75 R 16 120Q MUD TERRAIN T /A KM
LT225/75 R16 110Q MUD-TERRAIN T/A KM LRD TLRWLGO
Pirelli Scorpion MUD
LT285/75R16 116Q
LT265/75R16 112Q
LT235/85R16 108Q
Pirelli Scorpion ATR
P275/70R16 114T
P265/70R16 112T
P255/70R16 109T
P245/70R16 107T
P235/70R16 105T
P225/70R16 102T
LT245/70R16 113T
LT285/75R16 122R
LT265/75R16 123S
LT245/75R16 120R
LT225/75R16 110S
P215/80R16 107T
P205/80R16 104T
LT235/85R16 120R
Toyo M – 410
P235/70R16 104T RADIAL M410
P245/70R16 106T RADIAL M410
P255/70R16 109T RADIAL M410
P245/75 R16 109T RADIAL M410
Toyo Open Country A/T
P225/75R16 104S A/T OPEN COUNTRY
P245/75R16 109S A/T OPEN COUNTRY
P265/75R16 114S A/T OPEN COUNTRY
P215/70R16 99S A/T OPEN COUNTRY
P225/70R16 101S A/T OPEN COUNTRY
P235/70R16 104S A/T OPEN COUNTRY
P245/70R16 106S A/T OPEN COUNTRY
P255/70R16 109S A/T OPEN COUNTRY
P265/70R16 111S A/T OPEN COUNTRY
P275/70R16 114H A/T OPEN COUNTRY
LT215/85R16 110/107Q A/T OPEN COUNTRY
LT215/85R16 115/112Q A/T OPEN COUNTRY
LT235/85R16 120/116Q A/T OPEN COUNTRY
LT235/75R15 104/101S A/T OPEN COUNTRY
LT225/75R16 110/107Q A/T OPEN COUNTRY
LT225/75R16 115/112Q A/T OPEN COUNTRY
LT245/75R16 108/104S A/T OPEN COUNTRY
LT245/75R16 120/116Q A/T OPEN COUNTRY
LT265/75R16 112/109S A/T OPEN COUNTRY
LT265/75R16 119/116Q A/T OPEN COUNTRY
Toyo TranPath M/T
LT235/85R16 108/104Q TRANPATH M/T
Yokoroma G012 = Geolandar A/T-S
185/85R16 105L
215/85R16 110R
235/85R16 120R
175/80R16 91S
205/80R16 104T
215/80R16 103S
225/75R16 110R
245/75R16 120R
265/75R16 119R
285/75R16 116S
315/75R16 113S
215/70R16 100S
225/70R16 107H
235/70R16 107S
245/70R16 106S
255/70R16 109S
265/70R16 111S
275/70R16 114H
G001 = Geolandar M/T
265/75R16 119Q
285/75R16 116Q
315/75R16 113Q
305/70R16 118Q
Concordo com o Márcio.
x2 !!!!!
Minha opiniao depois de testar alguns destes ainda cai nos Grabber AT2 que ainda nao consegui...
[]s
Murillus
28/04/2008, 18:14
Pessoal,
estou notando que depois do 2"susp, muitas vezes, está dando fim de curso na trazeira... principalmente na esquerda (do motorista)... meus pneus estao ainda originais... pode ser isso? ou minhas molas tb foram pro espaço que nem os amortecedores?
Andre,
Consegui varias peças no ferro-velho... acho que nos proximos meses vou tentar levantar novamente o carro com 2" na carroceria... vou deixar tudo pronto pra fazer tipo plug-play...
[]s
Murillus,
Esses amortecedores Suprema são novos? No meu não dá nenhum fim de curso e estou com o calço + molas originais.. Verifique o estado desses amortecedores. Pode ser também a questao do pneu original.
Tem a opção da mola dianteira de Opala 4cc ou 6cc para a traseira da Tracker.
espinheira
29/04/2008, 00:28
Pessoal,
estou notando que depois do 2"susp, muitas vezes, está dando fim de curso na trazeira... principalmente na esquerda (do motorista)... meus pneus estao ainda originais... pode ser isso? ou minhas molas tb foram pro espaço que nem os amortecedores?
Andre,
Consegui varias peças no ferro-velho... acho que nos proximos meses vou tentar levantar novamente o carro com 2" na carroceria... vou deixar tudo pronto pra fazer tipo plug-play...
[]s
Murillus,
vc está usando o turbogás da suprema na traseira? É conveniente verificar suas molas e é claro, o amortecedor! Esses modelos a gás são bem mais dinâmicos, porém, são resistentes?!?!
Meu carro ainda está todo original, apesar de eu já ter corrido uns 8 rallys com ele... Estou usando a configuração original, ainda sem calço, com amortecerdor de opala (nakata) na traseira, é MUITO melhor que o original, o carro ficou mais estável.
Esta semana estarei levantando o meu com o amortecedor da suprema (MONROE) 2" + Grabber AT2 + snorkel da OGZ... Estou estudando a possibilidade de mola de Opala na traseira e pesquisando um amortecedor maior para a dianteira, alguém conhece?
Segue ai uma foto... Cade o carro?
Carneiro
29/04/2008, 11:11
Murillus,
vc está usando o turbogás da suprema na traseira? É conveniente verificar suas molas e é claro, o amortecedor! Esses modelos a gás são bem mais dinâmicos, porém, são resistentes?!?!
Meu carro ainda está todo original, apesar de eu já ter corrido uns 8 rallys com ele... Estou usando a configuração original, ainda sem calço, com amortecerdor de opala (nakata) na traseira, é MUITO melhor que o original, o carro ficou mais estável.
Esta semana estarei levantando o meu com o amortecedor da suprema (MONROE) 2" + Grabber AT2 + snorkel da OGZ... Estou estudando a possibilidade de mola de Opala na traseira e pesquisando um amortecedor maior para a dianteira, alguém conhece?
Que legal que já usou o carro em rallys e muito louca a foto :concordo: Melhor colocar um esnorquel mesmo.
O de Suprema estou usando Turbogás Cofap, gostei bastante. Não reparei quanto a resistência dele, afinal só fiz 2 trilhas que nem devem ter exigido tanto.
Mas na frente, não tem opção. E esses para o GV da Monroe, Record, Corven etc, são ruins. O KYB dizem que é o melhorzinho, e quem usa tem gostado. O problema é preço, que apesar de custar 60 dólares cada um lá fora, aqui o pessoal pede 400-500 reais o par. Existe a lenda da Motor's Import, uma empresa em SC que diz ter trazido por 250 reais o par. E há um tempão eles dizem que o container com mais vai chegar, agora mesmo disseram que para dia 15/05, mas sem previsão de preço. To achando que se chegar, vai ser uns 400...
Outra coisa que pensei é que a ProComp tá trazendo amortecedores deles para o Brasil. E talvez haja algum no catálogo que sirva bem para o GV (de repente considerando o lift) - mas sem garantia pois eles não vendem para o GV/Tracker, como fizeram com o Troller (vendem um modelo que serve, e dão garantia).
Mais uma opção é um Bilstein... O problema é preço! :mrgreen:
Tem uma empresa aqui em Sampa que faz, e parece que tem um cara aí da BA, que na lista da Suzuki-NET divulgou que está usando e adorando. A empresa se chama ProDesign Systems (brasileiro odeia ser brasileiro :neutral: Mas também se o nome fosse Amortecedores Brazuca, ninguém ia comprar!). Mas parece que o custo seria de 450 reais cada. A empresa promete um produto robusto e que te dá controle. Depois, é só fazer a manutenção no bicho. Mas o preço estimado é de uns 100 reais (acho que para cada um), em 6 meses para uso severo, 1 ano ou mais para uso leve... Portanto, não parece ser uma opção muito viável, a não ser que a direção fique muito boa com eles, em comparação aos outros mais baratos ou ao próprio KYB.
Abraços,
Márcio.
Murillus
29/04/2008, 14:58
carro?
parece mais um submarino...
nao teve problemas de entrar agua?
[]s
VOVÔ DO TROLLER
29/04/2008, 16:44
Pessoal,
Obrigado aos que tiverem paciência para responder.
Abração
Concordo com as infomações do TMorais. Com kit de 2" não vale a pena os amort. c/ prolongadores. Eu me arrependi não ter ido direto para o da Suprema.
VOVÔ DO TROLLER
29/04/2008, 16:55
Que legal que já usou o carro em rallys e muito louca a foto :concordo: Melhor colocar um esnorquel mesmo.
O de Suprema estou usando Turbogás Cofap, gostei bastante. Não reparei quanto a resistência dele, afinal só fiz 2 trilhas que nem devem ter exigido tanto.
Mas na frente, não tem opção. E esses para o GV da Monroe, Record, Corven etc, são ruins. O KYB dizem que é o melhorzinho, e quem usa tem gostado. O problema é preço, que apesar de custar 60 dólares cada um lá fora, aqui o pessoal pede 400-500 reais o par. Existe a lenda da Motor's Import, uma empresa em SC que diz ter trazido por 250 reais o par. E há um tempão eles dizem que o container com mais vai chegar, agora mesmo disseram que para dia 15/05, mas sem previsão de preço. To achando que se chegar, vai ser uns 400...
Outra coisa que pensei é que a ProComp tá trazendo amortecedores deles para o Brasil. E talvez haja algum no catálogo que sirva bem para o GV (de repente considerando o lift) - mas sem garantia pois eles não vendem para o GV/Tracker, como fizeram com o Troller (vendem um modelo que serve, e dão garantia).
Mais uma opção é um Bilstein... O problema é preço! :mrgreen:
Tem uma empresa aqui em Sampa que faz, e parece que tem um cara aí da BA, que na lista da Suzuki-NET divulgou que está usando e adorando. A empresa se chama ProDesign Systems (brasileiro odeia ser brasileiro :neutral: Mas também se o nome fosse Amortecedores Brazuca, ninguém ia comprar!). Mas parece que o custo seria de 450 reais cada. A empresa promete um produto robusto e que te dá controle. Depois, é só fazer a manutenção no bicho. Mas o preço estimado é de uns 100 reais (acho que para cada um), em 6 meses para uso severo, 1 ano ou mais para uso leve... Portanto, não parece ser uma opção muito viável, a não ser que a direção fique muito boa com eles, em comparação aos outros mais baratos ou ao próprio KYB.
Abraços,
Márcio.
Boa tarde pessoal. COM RELAÇÃO AO AMORTECEDORES DIANTEIROS KYB japoneses (os meus estão com 11.000 km) já estão dando final de curso (em buracos maiores) . O originais Monroe argentinos duraram apenas 8.000 km ( neste caso um deles estourou). Pelo jeito, vou ter que trocar pela 3a. vez. O André deu a informação devque os Monroe para reposição seriam mais "duros". Vou ter que pesquisar. Abçs. Válter
Pedrinha
29/04/2008, 17:04
Alguém aqui já comprou algo na Donatti4X4?
Comprei um jogo de tapete p/ GV em 16/04/2008 e até agora nada. Mandei email e tb nada. :pensativo: :putz:
RABUGENTO
29/04/2008, 17:29
Pedrinha,
Sei que eles tem um convenio com os mantenedores do Forum 4x4. Nunca comprei...
espinheira
29/04/2008, 19:09
Estes amortecedores dispensariam o lift da cabeça do amortecedor dianteiro?
Alguem sabe as medidas do curso do amortecedor dianteiro orignal?