Conectar

Ver Versão Completa : Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Páginas : 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Murillus
01/02/2008, 14:58
Pô Murilus, que pena cara. Explica melhor o que foi atingido. Eu nunca tive problema com lama no motor, nem com travessia de córregos, nem com lavagem de motor.

Cara foi o seguinte...

A trilha tava com muita lama...

Eu entrei num atoleiro que tinha mais agua que lama na verdade... tava de reduzida e de repente cai num buraco... a agua batia na altura de meia porta... foi rezar e acelerar pra chegar ao outro lado sem parar... isso foi mais ou menos uns 35 metros...

Depois que sai o carro comecou a falhar...

Tinha entrado agua nas velas... secamos e isolamos...

No outro dia apos lavar a lama da viatura o carro comecou a falhar... principalmente na lenta...

Levei pra ver e descobri que as velas tavam cobertas de lama...

RABUGENTO
01/02/2008, 15:19
Grande Tarcisio,

Verifique como foi fixada esta peça pois se vc bater na ponta quando for subir um barranco pode arregaçar o parachoque...

a minha protecao fica apos o termino do parachoque... dei umas porradinhas nas dunas e nada de preju, mas a tua pode ficar pegando no parachoque...

Eu achei estranha a instalação, mas como não estou vendo de perto...

VOVÔ DO TROLLER
01/02/2008, 15:21
Olá pessoal,
estava dando uma olhado pelo forum e me interessei em trocar os amortecedores da viatura, vc esta se referindo ao amortecedor traseiro da suprema gbl 1024, se for, onde vc encontrou por este preço, passa o endereço e telefone.
Levantei a suspensão da minha tracker há uns seis meses, e quando passo em uma depressao estando um pouquinho mais pesado o amortecedor bate(estou com os originais mais o prolongador).
Grato.
Boa tarde Carlos.Realmente é o GBL 1024, traseiro, turbogás da Cofap da Suprema . Foi no Koga e Koga da Av. Sapopemba , Z.Leste. Fone 61201000. Abçs. Válter

TMorais
02/02/2008, 10:09
Grande Tarcisio,

Verifique como foi fixada esta peça pois se vc bater na ponta quando for subir um barranco pode arregaçar o parachoque...

a minha protecao fica apos o termino do parachoque... dei umas porradinhas nas dunas e nada de preju, mas a tua pode ficar pegando no parachoque...

Murillus e Rabugento,

A peça (Peito de aço) ela é assim mesmo. Se prolonga um pouco para frente (mas tem certa distancia do para choche) como está na foto.. ela é muito espessa e resistente. A fixação fica abaixo do radiador e no final da própria peça.. não tem como instalar errado pois só existe um tipo de fixação sem furar nada.. Escolhi esta para dar uma proteção na parte de baixo do para choque dianteiro.. mas mesmo assim deve-se ter mais cuidado em relação a barrancos mesmo..

Murillus,
Enviei uma MP para vc.

TMorais
02/02/2008, 10:16
TMorais,

Não quero criticar mas acho que teu mecânico colocou os parafusos e porcas do lado errado. (Normalmente, assim como pintores, encanadores, eletricistas, etc. eles tem um pouco de preguiça de pensar :))
As Porcas deveriam ficar por dentro. Para fora só devem aparecer as cabeças dos parafusos. Do jeito que está essas "rebarbas" podem segurar mato, plásticos e outras sujeiras que coe encontrar nas trilhas...
Falando nisso achei um exagero 6 parafusos de um lado só :)

Rabugento,

Sobre o protetor do cambio a parte onde tem a fixação com os seis furos observe que ela é vincada para cima e a fixação é presa em um tubo de aço na tracker. Não são parafusos comuns são em forma de " U " que envolvem o tubo circular e depois são presos por porcas na própria peça.. não tem como prender de forma contraria da maneira que vem de fábrica.

Mesmo assim as colocações são extremamente válidas pois assim podemos trocar informações relevantes.

Observe a imagem novamente:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=109025&d=1201815581

Bom carnaval p todos.

VOVÔ DO TROLLER
02/02/2008, 20:50
TMorais,

Não quero criticar mas acho que teu mecânico colocou os parafusos e porcas do lado errado. (Normalmente, assim como pintores, encanadores, eletricistas, etc. eles tem um pouco de preguiça de pensar :))
As Porcas deveriam ficar por dentro. Para fora só devem aparecer as cabeças dos parafusos. Do jeito que está essas "rebarbas" podem segurar mato, plásticos e outras sujeiras que coe encontrar nas trilhas...
Falando nisso achei um exagero 6 parafusos de um lado só :)
Boa noite, tanto o peito de aço, quanto o protetor central do carro do TMorais estão instalados corretamente. Abçs. Válter

RABUGENTO
03/02/2008, 16:59
Alguém melou no lugar do Valter...

Andre Sousa
04/02/2008, 13:10
Vbertram,

Até parece que é um outro carro.. passa uma imagem de robustês que falta na tracker original.. Acho válido as mudanças ! Sobre o protetor do tanque de combustivel faltou este penso em avaliar o uso e, se necessario, colocá-lo depois.. agora que é fragil ele é. O peito de Aço acho que a RC deveria faze-lo mais extenso na frente e para cima (tendo a parte vincada mais acentuada envolvendo o para choque dianteiro.. isso teria mais proteção e melhor visual tambem. Mas ele é show de bola! É um ajuste que ficaria ainda melhor..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=109024&d=1201815538

Alguem sabe alguma modelo/referencia de radio HT bom e com um custo diferenciado? Vale a pena? Não quero colocar PX e soube que o HT pega a frequencia do PX...

Nas trilhas todo mundo usa atualmente o "Talk About" da Motorola.

Andre Sousa
04/02/2008, 13:15
Cara foi o seguinte...

A trilha tava com muita lama...

Eu entrei num atoleiro que tinha mais agua que lama na verdade... tava de reduzida e de repente cai num buraco... a agua batia na altura de meia porta... foi rezar e acelerar pra chegar ao outro lado sem parar... isso foi mais ou menos uns 35 metros...

Depois que sai o carro comecou a falhar...

Tinha entrado agua nas velas... secamos e isolamos...

No outro dia apos lavar a lama da viatura o carro comecou a falhar... principalmente na lenta...

Levei pra ver e descobri que as velas tavam cobertas de lama...

Agora entendi. Isso já aconteceu comigo lavando o motor. Daí eu comprei uma "chave de vela". Sempre que lavo o motor eu tiro as velas e seco com um pano envolvido numa "chave de fenda".

Murillus
06/02/2008, 16:35
...

Tb observando e comparando as proteções da Newtrack (minha) e da RC4 (fotos)... tive a impressão que a da Newtrack é mais larga sim...

A instalação dos protetores da Newtrack só com 6 parafusos... acho que é tão segura quanto a da RC4 apesar de não conhecer ele pessoalmente, mas a chapa de aço é bem grossa...

Quanto a troca de óleo, pela especificação, vc tem que tirar pra trocar o óleo senão faz uma melecada só...

RC, TALVEz SEJE MAIS INDICADO PRO PESSOAL QUE FAÇA MUITA EROSAO...

Como ando muito em duna espero ter acertado... e olha que eu boto pra f... e nao tive nenhum preju ainda...

Outro ponto é o frete free...

Agora entendi. Isso já aconteceu comigo lavando o motor. Daí eu comprei uma "chave de vela". Sempre que lavo o motor eu tiro as velas e seco com um pano envolvido numa "chave de fenda".

POR FALAR NISSO TO FUGINDO DA LAMA QUE NEM DIABO FOGE DA CRUZ...
SE FOR PEGAR AGUA OU LAMA ISOLE TUDO COM SILICONE...

[]S

TMorais
07/02/2008, 14:31
[QUOTE=Murillus;540881]

Tb observando e comparando as proteções da Newtrack (minha) e da RC4 (fotos)... tive a impressão que a da Newtrack é mais larga sim...

A instalação dos protetores da Newtrack só com 6 parafusos... acho que é tão segura quanto a da RC4 apesar de não conhecer ele pessoalmente, mas a chapa de aço é bem grossa...

Murillus,

Acredito que o (Peito de Aço) da RC seja a mesma largura comparando com o da Newtrack (porém este é protetor de motor) ele é assim ou foi vc que pediu para modificá-lo?

Sobre o protetor do cambio/caixa, o que vc colocou (acredito que foi sob encomenda) realmente é mais largo e protege um pouco o catalizador tambem.. como é feita esta fixação? Segue link com fotos dos dois:

1- Protetor cambio RC
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=109098&d=1201884366

2- Nemtrack
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=109025&d=1201815581

Murillus
07/02/2008, 15:30
1- Newtrack
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=109098&d=1201884366

2- Protetor cambio RC

Corrigindo... vc inverteu a ordem...

o Protetor da RC é uma unica peça que afina no final?

o Protetor da Newtrack são duas peças (chapas) e uma travessa... fixada por 6 parafusos e sem furacao... esta protecao eu "desenvolvi" juntamente com o Albeci da newtrack...

da uma olhada neste topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32647

TMorais
07/02/2008, 22:37
Corrigindo... vc inverteu a ordem...

o Protetor da RC é uma unica peça que afina no final?

o Protetor da Newtrack são duas peças (chapas) e uma travessa... fixada por 6 parafusos e sem furacao... esta protecao eu "desenvolvi" juntamente com o Albeci da newtrack...

da uma olhada neste topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32647

Murillus,

Os protetores da RC são duas peças (peito de aço e protetor cambio e caixa). No final do Peito de aço dá para ver na foto que tem dois parafusos.. eles fixam o final do peito de aço e o inicio do protetor de cambio.

Murillus
08/02/2008, 15:38
Os protetores da RC são duas peças (peito de aço e protetor cambio e caixa). No final do Peito de aço dá para ver na foto que tem dois parafusos.. eles fixam o final do peito de aço e o inicio do protetor de cambio.

entao os dois protetores sao muito parecidos mesmo...

opte por um ou por outro... mas o importante é que bote os protetors...

iwakura
09/02/2008, 17:20
Amigos,

Depois de muito babar nas modificações de vocês, principalmente na do André Sousa (e quem não baba com o teu Tracker, eim?). Estou quase completando a transformação (só faltam os estribos laterais, que o conterrâneo e quase vizinho Fábio Rosa deverá estar fabricando logo, logo).

Obrigado a todos pelas inspirações!

[]

http://lh4.google.com.br/mario.iwakura/R63n6JvKxCI/AAAAAAAACl4/NXyRUv0OAc8/s800/IMG_2989.jpg

Newton Guerra
09/02/2008, 22:14
Amigos,

Depois de muito babar nas modificações de vocês, principalmente na do André Sousa (e quem não baba com o teu Tracker, eim?). Estou quase completando a transformação (só faltam os estribos laterais, que o conterrâneo e quase vizinho Fábio Rosa deverá estar fabricando logo, logo).

[]

Fala sério, Mário! Já está pronto! Ficou muito bonito, temos que voltar pro NOA pra testá-lo :palmas:

Abraços

TMorais
10/02/2008, 23:14
Amigos,

[]

http://lh4.google.com.br/mario.iwakura/R63n6JvKxCI/AAAAAAAACl4/NXyRUv0OAc8/s800/IMG_2989.jpg

Ficou muito bom!
Parabens Ikamura. E sobre os amortecedores traseiros?
Vc está usando qual calibragem nos pneus? coloquei 26lbs só que tenho notado uma parte mais escura nas extremidades dos pneus, devido ao atrito, principalmente na traseira... vou avaliar o uso de 28lbs. agora que 26 ficou bom isso ficou.
Passe uns detalhes do estribo...

iwakura
11/02/2008, 09:48
Ficou muito bom!
Parabens Ikamura. E sobre os amortecedores traseiros?
Vc está usando qual calibragem nos pneus? coloquei 26lbs só que tenho notado uma parte mais escura nas extremidades dos pneus, devido ao atrito, principalmente na traseira... vou avaliar o uso de 28lbs. agora que 26 ficou bom isso ficou.
Passe uns detalhes do estribo...

O estribo é igual a esse do Vitara do Fábio. Basicamente, é do tipo do André Souza, pau pra toda obra!:-)

Murillus
11/02/2008, 15:38
apesar de nao ser nosso objetivo... mas...

fui hj na CODISMAN, concercionaria GM de Fortal, e vi uma TK preta equipada com acessorios cromados Keko...

tinha farois de neblina no parachoque original, parachoque de impulsao na frente com dois farois de milhas, estribos e um "parrachoque de impulsao" na traseira tb (nao sei pra que mas...)

Pense como tava bunitinha... pronta pra ir pro shopping... kkk...

Falei com um mecanico e o cara ainda disse que o dono estava trazendo um sintema de som para "fechar a mala"...

ai tive certeza... vai pro shopping mesmo... kkk...

TMorais
12/02/2008, 16:38
Murillus,

Já pegou os calços para Tracker? Vai levantar quando? Decidiu os pneus?

Estou providenciando a compra dos amortecedores traseiros...
Abs,

Murillus
12/02/2008, 17:07
Murillus,

Já pegou os calços para Tracker? Vai levantar quando? Decidiu os pneus?

Estou providenciando a compra dos amortecedores traseiros...
Abs,

Ja recebi sim os calços... 2+2... mas ainda nao peguei os pneus... estou procurtando por aqui pois quero 5 pneus grabber at2... vendo questao do frete... e deixando o bolso encher mais um pouco...

assim que os pneus aparecerem eu levanto com somente 2 e deixo os outros 2 pra quando tiver mais coradgem que nem o andre fez... mas antes disso acho que sai o quebramato...

TMorais
12/02/2008, 17:26
Ja recebi sim os calços... 2+2... mas ainda nao peguei os pneus... estou procurtando por aqui pois quero 5 pneus grabber at2... vendo questao do frete... e deixando o bolso encher mais um pouco...

assim que os pneus aparecerem eu levanto com somente 2 e deixo os outros 2 pra quando tiver mais coradgem que nem o andre fez... mas antes disso acho que sai o quebramato...

Vc pretende levantar, além do 2" na suspensão, 2" na carroceria? esse último foi da RC também? Vc tem algum projeto para o quebramato? Gostei daquele instalado no carro do Andre.. Não penso em calço para carroceria mas estou querendo colocar um espaçador nas rodas pois os pneus dianteiros raspam um pouco no chassi ao esterçar toda a direção... Alguem tem ideias?

Coloque fotos aí do engate... tô querendo comprar...

Segue foto da Tracker com 2" calço + pneu GG At2 que tirei em Itacaré-Ba.. E outras da beleza desta terra...

Murillus
12/02/2008, 17:36
sim, vou colocar os 2 na susp e depois (bem depois) mais 2 na carroceria... td da rc como o do andre (minha cobaia... kkk...)

pela foto vc ta com estepe original... nao vai dar problema se tiver que usa-lo?

quanto ao quebramato... estou vendo ainda na newtrack... os que o andre colocou sao bem carinhos mas tb sao os melhores em questao de guincho...

desculpe pela falta das fotos do reboque... prometo postar hj a noite ou amanha... ok?

belas fotos... ai que saudades da bahia...

TMorais
12/02/2008, 17:51
Verdade.. estou com o estepe original. Por enquanto vou deixar assim por questão de custos mesmo.. gostei muito deste pneu.. ele parece muito com o BF All terrain em desenho.. bastante agressivo. No asfalto não tem nenhum barulho e andei um pequeno trecho em areia como se não tivesse nenhum obstáculo.. vale a pena! Além disso esteticamente fica muito bonito.
http://www.generaltire.com/generator/www/br/pt/generaltire/automobile/temas/van/utilitario/grabber_at2/grabberat2_benef_pt.html

Aguardo as fotos do engate.

Vc tem ideia de custos de quebra mato? a Newtrack tem?
Abs

Murillus
12/02/2008, 17:51
Não penso em calço para carroceria mas estou querendo colocar um espaçador nas rodas pois os pneus dianteiros raspam um pouco no chassi ao esterçar toda a direção... Alguem tem ideias?

espacador de carda traseiro ( eu fabrico , se interessar mail-me)

entre em contato com esse cara...

TMorais
12/02/2008, 17:54
entre em contato com esse cara...

Vou ver se Fabil tem ou sabe o tamanho ideal... depois informo.

iwakura
12/02/2008, 17:58
Vc pretende levantar, além do 2" na suspensão, 2" na carroceria? esse último foi da RC também? Vc tem algum projeto para o quebramato? Gostei daquele instalado no carro do Andre.. Não penso em calço para carroceria mas estou querendo colocar um espaçador nas rodas pois os pneus dianteiros raspam um pouco no chassi ao esterçar toda a direção... Alguem tem ideias?

Coloque fotos aí do engate... tô querendo comprar...

Segue foto da Tracker com 2" calço + pneu GG At2 que tirei em Itacaré-Ba.. E outras da beleza desta terra...

Tarcísio,

Vi que o teu estepe está com o pneu original. Não fica meio ruim dirigir com 1 pneu menor, principalmente na frente, em caso de um furo?

[]

TMorais
12/02/2008, 18:05
Tarcísio,

Vi que o teu estepe está com o pneu original. Não fica meio ruim dirigir com 1 pneu menor, principalmente na frente, em caso de um furo?

[]

Fica e muito!! Assim que aliviar as despesas devo fazer isso por precaução mesmo.

Murillus
12/02/2008, 19:00
Fica e muito!! Assim que aliviar as despesas devo fazer isso por precaução mesmo.

essa configuracao 235 70 16 cabe no lugar do estepe? vc ja testou?

TMorais
12/02/2008, 19:06
essa configuracao 235 70 16 cabe no lugar do estepe? vc ja testou?

Neste tópico pags. 09 a 11 tem umas fotos da Tracker de VBeltram e com estepe 235/70 acho que o yoko.. dão certinho sem problemas..

Murillus
12/02/2008, 19:14
Vou ver se Fabil tem ou sabe o tamanho ideal... depois informo.

na http://www.garra4x4.com.br/

Descrição
O alargador de roda tem a finalidade do pneu não bater ou raspar no feixe de mola, chassi ou carroceria ( parte interna ) O alargador é feito em aço, temos no estoque com 5 furos para Jeep, Niva, Suzuki, F1000 e com 6 furos para Toyota, Engesa, GM e troller 00\..
Esse modelo é fixado nos prisioneiros originais do carro e acompanham a peça os prisioneiros já cravados no alargador para que seja aparafusada a roda no carro. O prisioneiro utilizado para todos alargadores são o mesmo do jeep. Acompanha a respectiva porca.
Não precisa trocar ou tirar o prisioneiro original do carro, podendo ser revertido o processo a qq momento e sem necessidade de serviço mecânico.
Valor de 1 peça. Vão 4 no carro ( 4 rodas )

1x sem juros
R$ 95,00
2x sem juros
R$ 47,50
3x sem juros
R$ 31,67

Taxa de entrega não está incluída.
Este produto não está disponível para pronta-entrega, o prazo de postagem é de 5 a 10 dias úteis.

VOVÔ DO TROLLER
12/02/2008, 21:19

Boa noite pessoal. Pelo que eu sei ,a RC 4 x 4 fabrica apenas o calço de suspensão de 2" para o Tracker/GV. Recentemente eu perguntei ao Adriano, gerente da RC4x4 sobre o calço de carroceria e ele disse que não fabricava para o Tk/GV ( a não ser que começou a fabricar nos últimos dias). Não deve ser esquecido que a colocação do calço de carroceria é bem mais complicado e exige várias mudanças mecânicas e estrurais do carro, ou seja, não é para qualquer mechânico). Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
12/02/2008, 21:39
COLOCAÇÃO DOS AMORTEDORES TRASEIROS DA SUPREMA NO TRACKER COM CALÇO DE SUSPENSÃO DE 2"

Boa noite pessoal. Finalmente , hoje eu troquei os amortecedores originais do Tracker pelos traseiros da Suprema. Como a furação é diferente, eu levei os amortecedores da suprema num torneiro mecânico, e ele baseando-se nos originais , trocou as borrachas por um material vermelho chamado PU (TPU40) , como também trocou as buchas da suprema de 14 mm por buchas de 12 mm(tamanho do parafuso original). Fez tudo artesanalmente e deu um trabalhão danado. Tecnicamente ficou muito bom. O lado negativo é que eu achei que o carro, principalmente a parte traseira, ficou bem mais duro para o meu gosto, do que eu não gostei. Como eu rodei apenas 10 km com o carro (somente no final de semana vai dar para rodar mais), talvez, seja apenas impressão. Abçs. Válter

P.S. assim que eu tiver mais informações eu posto no forum.

VOVÔ DO TROLLER
12/02/2008, 21:45
PNEUS 235/70/16 NO ESTEPE DA PORTA TRASEIRA DO TRACKER

Cabem perfeitamente (se fosse na TR4 não caberia) . O único problema, pelo fato de ser mais pesado, tem que dar uma pequena ajustada na borracha do pino de fixação, para a porta não bater ( eu ajustei apenas 1 vez há mais de 1 ano e tudo bem). Abçs. Válter

iwakura
13/02/2008, 08:53
COLOCAÇÃO DOS AMORTEDORES TRASEIROS DA SUPREMA NO TRACKER COM CALÇO DE SUSPENSÃO DE 2"

Boa noite pessoal. Finalmente , hoje eu troquei os amortecedores originais do Tracker pelos traseiros da Suprema. Como a furação é diferente, eu levei os amortecedores da suprema num torneiro mecânico, e ele baseando-se nos originais , trocou as borrachas por um material vermelho chamado PU (TPU40) , como também trocou as buchas da suprema de 14 mm por buchas de 12 mm(tamanho do parafuso original). Fez tudo artesanalmente e deu um trabalhão danado. Tecnicamente ficou muito bom. O lado negativo é que eu achei que o carro, principalmente a parte traseira, ficou bem mais duro para o meu gosto, do que eu não gostei. Como eu rodei apenas 10 km com o carro (somente no final de semana vai dar para rodar mais), talvez, seja apenas impressão. Abçs. Válter

P.S. assim que eu tiver mais informações eu posto no forum.

Válter,

Você sentia alguma deficiência com os amortecedores originais? Eu estou com os originais, visto que eles estão bons (10k km) e não senti necessidade de trocar pelos Suprema.

Mas tb não faço trilha, apenas estradas de terra em mau estado, meu negócio é viajar mesmo.

E depois do teu relato que deu um trabalhão para instalar, vou pensar cem vezes antes de fazer o mesmo. Porque, se quebra numa viagem, vai ser um parto pra trocar...

[]

Murillus
13/02/2008, 09:59
Aguardo as fotos do engate.

ai estao as fotos (desculpa mas foi com celular)

RABUGENTO
13/02/2008, 10:33
Murillus,

Tá na hora de lavar o carro :)

Murillus
13/02/2008, 13:24
Murillus,

Tá na hora de lavar o carro :)

ate que queria... mas o meu dia esta somente com 25 horas... oooops... 24 horas ainda... e to muito sem tempo mesmo... so deu pra tirar o grosso do carnaval...

indabem que nao peguei beira de praia por estes dias senao nao tinha saida... e' lavar ou lavar...

Murillus
13/02/2008, 13:38
olah mais fotos...

Murillus
13/02/2008, 16:14
Tarcisio,

desculpe pelas fotos... mas a descriçao do porduto é semelhante a essa aqui da keko...

http://www.keko.com.br/produtos_novo/index.php?lang=br

[]s

VOVÔ DO TROLLER
13/02/2008, 17:05
Válter,

Você sentia alguma deficiência com os amortecedores originais? Eu estou com os originais, visto que eles estão bons (10k km) e não senti necessidade de trocar pelos Suprema.

Mas tb não faço trilha, apenas estradas de terra em mau estado, meu negócio é viajar mesmo.

E depois do teu relato que deu um trabalhão para instalar, vou pensar cem vezes antes de fazer o mesmo. Porque, se quebra numa viagem, vai ser um parto pra trocar...

[]
bOA tarde Iwakura. O problema dos amortecedores (traseiros) com prolongadores é devido à rapidez com que chegam ao final de curso, quando fazem um barulho metálico, principalmente quando o carro está carregado (foi o que aconteceu com os meus) e neste caso pode provocar a quebra do suporte. Evidentemente , que quanto menos der "pancada" mais vão agüentar, no entanto, com o tempo de uso , todos vão apresentar este problema. Veja bem, o meu só deu um "trabalhão" porque eu optei pelo caminho mais difícil , trabalhoso e caro (como eu postei em outras mensagens). Basta cortar o excesso (no comprimento) da bucha da suprema igualando-a à do original e colocar um caninho no buraco do da suprema que vai ficar com as mesmas configurações originais e segurança , além de ser bem mais simples e barato. O Adriano da RC 4 x 4 tem estes caninhos e quando precisar é só ligar para ele enviar. Com relação à quebrar numa viagem (mesmo com as adaptações) é praticamente impossível (mesmo que a borracha se rompa há um parafuso dentro da bucha que não deixa o amortecedores soltar, o máximo que pode acontecer é fazer barulho). Abçs. Válter

TMorais
13/02/2008, 17:18
Tarcisio,

desculpe pelas fotos... mas a descriçao do porduto é semelhante a essa aqui da keko...

http://www.keko.com.br/produtos_novo/index.php?lang=br

[]s

Valeu Murillus pelas fotos.

Esse para-choque de impulsão que vc está desenvolvendo será de metal ou parecido com este do link (plástico)?

Andre Sousa
13/02/2008, 17:29
Válter,

[]

O pessoal que tá pensando em trocar os amortecedores originais pelos do Suprema (GBL 1024) deve considerar o seguinte:

1) A troca só é necessária para quem adiciona 2" à suspensão. Os amortecedores em questão possuem maior abertura e permitem maior curso na suspensão (cerca de 8 cm a mais). Sem eles, quando a suspensão alterada trabalha o amortecedor "soca" ao atingir o final do curso. Outra coisa é que, com 2" mais alto o carro tenderá a inclinar mais nas curvas. O amortecedor do Suprema é mais rígido e garante uma melhor estabilidade.

=> amortecedor Tracker: aberto 463 mm e fechado 302 mm
=> amortecedor Suprema: aberto 544 mm e fechado 322 mm

2) Os amortecedores do Suprema são fixados por dois parafusos (superior e inferior) exatamente nos mesmos pontos de fixação dos originais. Não requer que seja trocado nehuma bucha ou batente ou sequer os parafusos. A única alteração necessária é com relação ao encaixe inferior. Será necessário serrar a aba de encaixe (cerca de 1 dedo). Isso só é feito para que os parafusos originais possam ser usados. Quem quiser colocar parafusos mais longos não precisa nem fazer isso. Eu acompanhei pessoalmente a subtituição dos meus. O mecânico levou uns 30 minutos pra montar os dois amortecedores.

Murillus
13/02/2008, 17:38
Valeu Murillus pelas fotos.

Esse para-choque de impulsão que vc está desenvolvendo será de metal ou parecido com este do link (plástico)?

deixa eu melhorar o link

http://www.keko.com.br/produtos_novo/produtos_detalhe.php?cod_produto=542

VOVÔ DO TROLLER
13/02/2008, 18:19
O pessoal que tá pensando em trocar os amortecedores originais pelos do Suprema (GBL 1024) deve considerar o seguinte:

1) A troca só é necessária para quem adiciona 2" à suspensão. Os amortecedores em questão possuem maior abertura e permitem maior curso na suspensão (cerca de 8 cm a mais). Sem eles, quando a suspensão alterada trabalha o amortecedor "soca" ao atingir o final do curso. Outra coisa é que, com 2" mais alto o carro tenderá a inclinar mais nas curvas. O amortecedor do Suprema é mais rígido e garante uma melhor estabilidade.

2) Os amortecedores do Suprema são fixados por dois parafusos (superior e inferior) exatamente nos mesmos pontos de fixação dos originais. Não requer que seja trocado nehuma bucha ou batente ou sequer os parafusos. A única alteração necessária é com relação ao encaixe inferior. Será necessário serrar a aba de encaixe (cerca de 1 dedo). Isso só é feito para que os parafusos originais possam ser usados. Quem quiser colocar parafusos mais longos não precisa nem fazer isso. Eu acompanhei pessoalmente a subtituição dos meus. O mecânico levou uns 30 minutos pra montar os dois amortecedores.
e AÍ André , td bem? Esses nºs que você postou dos amortecedores da Tk é sem o prolongador, né? No encaixe inferior do amort. da suprema o orífico interno da bucha é de 14 mm e no original do Tk é de 12 mm, portanto há uma diferença de 2mm. Ou você troca o parafuso, ou coloca um caninho dentro da bucha da suprema (além de cortar a diferença) para não ter folga (esta última opção é muito mais fácil) . Abçs. Válter.

iwakura
13/02/2008, 18:31

André,

Muito interessante e esclarecedor! Como sempre!

Mas, em um ponto ainda me ficou uma dúvida: se o kit da RC é composto tanto por calços para as molas e quanto extensores pros amortecedores. Então, o curso dos amortecedores/molas não fica mantido como no original?

[]

Andre Sousa
13/02/2008, 18:40
e AÍ André , td bem? Esses nºs que você postou dos amortecedores da Tk é sem o prolongador, né? No encaixe inferior do amort. da suprema o orífico interno da bucha é de 14 mm e no original do Tk é de 12 mm, portanto há uma diferença de 2mm. Ou você troca o parafuso, ou coloca um caninho dentro da bucha da suprema (além de cortar a diferença) para não ter folga (esta última opção é muito mais fácil) . Abçs. Válter.

Vou tirar o amortecedor e ver como está montado. Se tiver essa folga vou acertar. Com essa folga é certo que fará barulho na suspensão.

VOVÔ DO TROLLER
13/02/2008, 18:49
FORAM VENDIDAS , 882 Tracker só em dez/2007 ( enquanto as TR4 venderam 711). Se considerarmos o ano todo de 2007, foram vendidas 6.596 unidades de Tracker. Ab.Valter

fonte 4 x 4 & Cia de fevereiro/2008

Andre Sousa
13/02/2008, 19:01
André,

Muito interessante e esclarecedor! Como sempre!

Mas, em um ponto ainda me ficou uma dúvida: se o kit da RC é composto tanto por calços para as molas e quanto extensores pros amortecedores. Então, o curso dos amortecedores/molas não fica mantido como no original?

[]

Sim. Usando os prolongadores o curso original será mantido. Isso é justamente o que precisa ser alterado. O curso original precisa ser aumentado. Por que? Porque os pneus mais altos e o maior vão livre permitem ao veículo uma maior inclinação e uma maior ação da suspensão. Quanto mais colado ao chão menor a necessidade de ação da suspensão. Com maior vão livre e pneus maiores você submeterá o carro a situações que requererão maior ação da suspensão. Se fizer as modificações pra andar no asfalto essa diferença não será percebida. Mas na transposição de obstáculos sim.

Note que essa discussão é apenas sobre o aumento do curso. Acho que o segundo motivo que é o aumento da estabilidade é outro fator importante.

VOVÔ DO TROLLER
13/02/2008, 19:10
Sim. Usando os prolongadores o curso original será mantido. Isso é justamente o que precisa ser alterado. O curso original precisa ser aumentado. Por que? Porque os pneus mais altos e o maior vão livre permitem ao veículo uma maior inclinação e uma maior ação da suspensão. Quanto mais colado ao chão menor a necessidade de ação da suspensão. Com maior vão livre e pneus maiores você submeterá o carro a situações que requererão maior ação da suspensão. Se fizer as modificações pra andar no asfalto essa diferença não será percebida. Mas na transposição de obstáculos sim.

Note que essa discussão é apenas sobre o aumento do curso. Acho que o segundo motivo que é o aumento da estabilidade é outro fator importante.
Nos carros com calço de 2 " mesmo com os prolongadores vai dar "final de curso" (pelo menos depois de um certo tempo) , pois o cilindro do amortecedor original é menor do que o da suprema e por consequüencia o curso tb será menor, e vai bater, e já soube de casos que quebrou o suporte. Abçs. Válter

TMorais
13/02/2008, 19:15

Já providenciei a compra dos amortecedores da Suprema.. pois até em quebra mola (se passar um pouco mais rápido e tiver com carona atras) dá fim de curso..

Vbeltram e Andre,

Valeu as informações e ajuda!
Abs

zavarize
13/02/2008, 21:15
Pessoal
P/ quem quiser saber mais sobre estatisticas e volumes de vendas da industria automobilistica Brasileira visite o site da ANFAVEA -Assoc.Bras.Fabricantes de Veiculos www.anfavea.com.br (http://www.anfavea.com.br)
tem bastante informação p/ comparar como vão as vendas & produção das montadoras Brasileiras.
abs

Carneiro
14/02/2008, 09:25
Salve, Trackeiros, Suzukeiros, e demais!

Eu estou na busca de BF MUD 245/75R16 (levantarei 2+2, como o André). O diâmetro do pneu é o mesmo do 265/70R16 que o André colocou, só um é um pouco mais magro.

Tenho achado por 620 reais à vista aqui em Sampa. Eta pneu caro. Só que a única opção fora esse é recape VJ900 (350 reais + frete). Barato, mas não é um pneu zerado, e usarei no dia a dia... Tenho muita dúvida! :parede: Mas tenho duas sugestões:

- Se alguém souber de alguma revenda bacana, mesmo em outro estado (mais aí vai ter uns 100 reais de frete), avise!

- A mais importante: quem tem interesse? De repente pedindo mais o cara baixa o valor. Tenho um colega que vai colocar também, mas tenho visto que o pessoal tá mais interessado em AT por enquanto. Valter, vai partir para maior e mud ou só maior? :twisted:

Abraços,

Márcio.

Pedrinha
14/02/2008, 10:02
a única opção fora esse é recape VJ900 (350 reais + frete). Barato, mas não é um pneu zerado, e usarei no dia a dia... Tenho muita dúvida! :parede:
Caro Marcio,
Tive um Vitarão V6 com pneus Black Star Recape e quase matei minha família de susto na estrada. Tudo bem que eu estava no asfalto com o mesmo, mas o pneu desagregou e depois rasgou numa curva e se eu não estivesse devagar eu estava f...
Posteriormente outro pneu desagregou também e acabei trocando todos por medo do que poderia acontecer. "Cuidado com o barato, que as vezes pode sair caro". Quanto aos BF, tanto MUD quanto AT, são show de bola. Acho que vale a pena o investimento e normalmente qd se troca de carro se leva eles p/ o próximo. :concordo:

iwakura
14/02/2008, 10:20

André,

Entendo teu ponto de vista, quanto temos uma paixão (no teu caso as trilhas), é somente essa paixão que vemos na frente!

No meu caso, levantei a Tracker porque gosto de viajar pela América do Sul (Arg/Uru/Chi/Bol/Peru) e muitas vezes por caminhos que são não mais que trilhas. Este ano, na primeira viagem com o Tracker, houve lugares em que o rípio bateu no fundo. Também atravessamos diversos rios e voltei a sentir a pouca altura.

Por isso, muito, mas muito raramente vou sentir a necessidade de um curso maior da suspensão.

A troca do amortecedor também me causa um problema: os originais, em caso de problema, eu consigo trocar em qualquer cidade mediana, seja na Argentina, Chile, ou até mesmo no Perú. Agora, o amortecedor da Suprema, se já é difícil de encontral em Salvador, imagina no Perú...

Mas, ainda estou a avaliar o outro ponto importante citado por você: a estabilidade. Mas, como não ando muito rápido, não sei se sentirei necessidade...

Quanto aos relatos de colegas sobre os quebra-molas: já bati no fim de curso do amortecedor com Marea, Escort, Ecasport, Sportage. Isso não é exclusividade do Tracker...

Por último, um ponto que acho importante com relação à segurança: os pneus originais são muito urbanos. Escorregam pra burro em estrada de rípio/terra, principalmente se estiver molhado... Tenho um colega que já sofreu dois acidentes...

[]s

AlemãoRS
14/02/2008, 15:26

Eu estou na busca de BF MUD 245/75R16 (levantarei 2+2, como o André). O diâmetro do pneu é o mesmo do 265/70R16 que o André colocou, só um é um pouco mais magro.

Tenho achado por 620 reais à vista aqui em Sampa. Eta pneu caro. Só que a única opção fora esse é recape VJ900 (350 reais + frete). Barato, mas não é um pneu zerado, e usarei no dia a dia... Tenho muita dúvida! :parede: Mas tenho duas sugestões:

- Se alguém souber de alguma revenda bacana, mesmo em outro estado (mais aí vai ter uns 100 reais de frete), avise!

- A mais importante: quem tem interesse? De repente pedindo mais o cara baixa o valor. Tenho um colega que vai colocar também, mas tenho visto que o pessoal tá mais interessado em AT por enquanto. Valter, vai partir para maior e mud ou só maior? :twisted:

Abraços,

Márcio.

Aqui no Brasil os preços são praticamente iguais nas revendas, o máximo que vc consegue são melhores condições de pagamento. Se quiser pneu mais barato só indo pro Uruguai ou Paraguai, dae precisa conseguir uns pneus usados pra ir até lá e voltar com os novos.
Em Rivera esse pneu deve estar na faixa dos R$400 a R$450.

Carneiro
14/02/2008, 17:00
Caro Marcio,
Tive um Vitarão V6 com pneus Black Star Recape e quase matei minha família de susto na estrada. Tudo bem que eu estava no asfalto com o mesmo, mas o pneu desagregou e depois rasgou numa curva e se eu não estivesse devagar eu estava f...
Posteriormente outro pneu desagregou também e acabei trocando todos por medo do que poderia acontecer. "Cuidado com o barato, que as vezes pode sair caro". Quanto aos BF, tanto MUD quanto AT, são show de bola. Acho que vale a pena o investimento e normalmente qd se troca de carro se leva eles p/ o próximo. :concordo:

É, isso que penso. Se fossem dois jogos, tudo bem, o VJ900 ia ficar mais para trilhas e passeios offroad. O VJ900 parece ser bom, mas é recape (diferente do Black Star que é remold), e corre o mesmo risco, de de repente soltar a banda e a carcaça não aguentar. Logicamente que a velocidade limite vai ser 100, 110, se bem que não passo muito disso.

Obrigado pela opinião!

Abraços,

Márcio.

Carneiro
14/02/2008, 17:02
Aqui no Brasil os preços são praticamente iguais nas revendas, o máximo que vc consegue são melhores condições de pagamento. Se quiser pneu mais barato só indo pro Uruguai ou Paraguai, dae precisa conseguir uns pneus usados pra ir até lá e voltar com os novos.
Em Rivera esse pneu deve estar na faixa dos R$400 a R$450.

Pois é... Tenho amigos em Foz, alguém conhece uma loja em Ciudad del Leste ou Porto Iguaçu, confiável? ;)

Abraços,

Márcio.

VOVÔ DO TROLLER
14/02/2008, 17:54

Abraços,

Márcio.
Boa tarde ao Márcio e a todos os colegas foristas. Antes de trocar os pneus eu pretendo (não sei quando) levantar + 2". O problema é que "com + 2" será que eles não vão implicar com a garantia? (que vence em 12/2008, pois com as modificações que eu fiz tudo bem. O carro já apresentou vários problemas que foram corrigidos na garantia. Talvez eu espere até o início do ano que vem. Até agora está dando para brincar bastante. Você vai fazer as modificações com o Daniel? Favor dar informações. Abçs. Válter

Andre Sousa
15/02/2008, 12:50

Aí Válter,

Essa dica é boa mesmo. Como eu disse, retirei os amortecedores pra ver como foram montados e constatei que existe essa folga sim. Inclusive está começando a fazer barulho. Vou num torneiro pra fazer esses canos na medida exata ou vou trocar os parafusos. Mas para a segunda opção será necessário alargar os buraco da fixação.

VOVÔ DO TROLLER
15/02/2008, 15:51
Aí Válter,

Essa dica é boa mesmo. Como eu disse, retirei os amortecedores pra ver como foram montados e constatei que existe essa folga sim. Inclusive está começando a fazer barulho. Vou num torneiro pra fazer esses canos na medida exata ou vou trocar os parafusos. Mas para a segunda opção será necessário alargar os buraco da fixação.
Boa tarde André, td bem? Acho que alargar os buracos não é uma boa, pois vai diminuir a superfície do suporte, tornando-a mais frágil. Na minha opinião, o melhor mesmo é colocar um caninho dentro do buraco do amort. da suprema, fazendo com que ele passe de 14 mm para 12 mm. Vê se você não consegue um caninho que é muito mais prático e fácil. Talvez em lojas de parafusos e afins, você consiga, ou em último caso, o torneiro poderá fazer este caninho. O Adriano da RC 4 x 4 tem este caninho ( o problema é fazer chegar este caninho até você).Abçs. Válter

TMorais
15/02/2008, 16:10
Boa tarde André, td bem? Acho que alargar os buracos não é uma boa, pois vai diminuir a superfície do suporte, tornando-a mais frágil. Na minha opinião, o melhor mesmo é colocar um caninho dentro do buraco do amort. da suprema, fazendo com que ele passe de 14 mm para 12 mm. Vê se você não consegue um caninho que é muito mais prático e fácil. Talvez em lojas de parafusos e afins, você consiga, ou em último caso, o torneiro poderá fazer este caninho. O Adriano da RC 4 x 4 tem este caninho ( o problema é fazer chegar este caninho até você).Abçs. Válter

André,

Este caninho eu já tenho aqui comigo.. pedi para o Adriano (RC) me enviar pelo correio com alguns parafusos do kit da suspensão... o sedex ficou por volta de 25,00... acho que valeu mais a pena p mim pois já tem a medida correta e ficou bem feito... sem contar que ainda teria o custo e tempo para confecciona-lo...

Agora aguardo os amortecedores da Suprema chegar..

D`Luca
15/02/2008, 23:55
Valter, tenho um GV 1998/99 06 cil.aut. para uso diário, em asfalto - 40 km e em estrada de terra - 10 km. Pretendo trocar os pneus por outros de uso misto, sem aumentar a suspensão. Qual pneu vc. indicaria? Outra pergunta de iniciante no fórum: existe calço de apenas 1"? Digo isso, porque acho o meu gv um pouco baixo, mas não quero aumentar muito - não faço trilha - e, se puder aumentar em 1", qual seria o pneu recomendado? As modificações seriam as mesmas caso o calço fosse de 2"? Abrs.

VOVÔ DO TROLLER
16/02/2008, 21:26
Valter, tenho um GV 1998/99 06 cil.aut. para uso diário, em asfalto - 40 km e em estrada de terra - 10 km. Pretendo trocar os pneus por outros de uso misto, sem aumentar a suspensão. Qual pneu vc. indicaria? Outra pergunta de iniciante no fórum: existe calço de apenas 1"? Digo isso, porque acho o meu gv um pouco baixo, mas não quero aumentar muito - não faço trilha - e, se puder aumentar em 1", qual seria o pneu recomendado? As modificações seriam as mesmas caso o calço fosse de 2"? Abrs.
Boa noite D'Luca. Em 1º lugar é preciso saber se o aro do seu carro é 15 ou 16, para depois definir as opções de pneus. Na minha opinião ,dá o mesmo trabalho e custo colocar um calço de 1" ou 2" , sendo que a 2a. opção é a fórmula mais consagrada para aumentar o tamanho dos pneus onde você terá um ganho de altura da suspensão + altura dos pneus. A RC 4 x 4 já tem um kit de suspensão de 2" que é utilizado há muito tempo e tem boa aceitação, tanto com relação à qualidade, quanto robustez. Aguarde opiniões de outros membros do grupo, como o Carneiro, o André e O TMorais, dentre outros. Pesquise no forum que também há muitas informações e opiniões sobre pneus para GV .Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
16/02/2008, 21:38
PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE OS AMORTECEDORES TRASEIROS DA SUPREMA NO TRACKER COM 2" DE SUSPENSÃO E PNEUS 235/70/16 (antes eu usava os originais com prolongadores).

Boa noite pessoal. Hoje, após colocar os amort. da suprema (traseiros) , peguei um trecho de 120 km de estrada asfaltada , com curvas e um trecho de apenas 10 km de terra ( em estado regular, com buracos e pedras). De modo geral achei que o carro ficou um pouco mais duro, entretanto a estabilidade melhorou, tanto nas curvas (principalmente) , quanto nas retas, ficando o carro mais firme, sem inclinar tanto nas curvas e diminuindo os sacolejos, principalmente na estrada de terra.Não percebi (mesmo o carro estando com 5 adultos) aquela batida de final de curso dos amortecedores. CONCLUSÃO: o ganho de estabilidade é maior do que a perda do conforto, pelo carro ter ficado um pouco mais duro. Deveria ter trocado os amortecedores antes, junto com a colocação do kit de suspensão. Abçs. Válter

Andre Sousa
16/02/2008, 23:46
Aí Válter,

Problema compreendido e resolvido.

Primeiramente o "problema" exite apenas quando se faz a troca por amortecedores COFAP porque os buracos da fixação inferior são para parafusos de 14 mm. Os Monroe possue o buraco de fixação de 12 mm. Antigamente todo mundo que alterava a suspensão dos G. Vitara usava amortecedor do Suprema da Monroe (foi o meu caso nos carros que tive). Acontece que não se encontram mais esses amortecedores. Hoje utilizamos os Turbogás da COFAP (GBL 1024) e nem meu mecânico percebeu que havia essa diferença.

O furo da fixação inferior realmente precisa ser corrigido para encaixar o parafuso original (12 mm).

A SOLUÇÃO É MAIS SIMPLES DO QUE IMAGINEI: comprei dois pedaços de 4 cm de cumprimento de um tubo de cobre de 15 mm (daqueles utilizados para água quente). Qualquer loja de material de construção ou de louças e metais tem esse tubo. Geralmente esse tubo é vendido à metro (R$ 26,00 o metro). Como eu queria apenas dois pedaços de 4 cm o vendedor me deu gratuitamente. Gastei apenas R$ 5,00 de gorjeta.

Os tubos entraram bem justos no amortecedor e os parafusos originais entraram sem folga. EU NEM ACREDITEI QUE FOI TÃO FÁCIL ASSIM.

Valeu pessoal.

VOVÔ DO TROLLER
17/02/2008, 14:35
bOA tARDE D'Luca. Eu li em outro tópico, que o seu pneu é aro 16,portanto, para manter a originalidade só existe a opção dos Yokohama Geolander 235/60/16 . Eu já li neste forum, bem como em outros, inclusive no Suzukinet, que há pessoas que se utilizam das medidas 225/70/16 sem alterar nada (no entanto o pneu é mais estreito) . Nas medidas 235/70/16 você vai ter a opção dos TOYO OPEN COUNTRY A/T (são os que eu uso e acho ótimos) , GENERAL GRABBER A/T e PIRELLI SCORPION . Os pirelli tem desenho menos agressivo. Os Toyo e os Graber têm desenhos mais agressivos, sendo o Grabe o mais agressivo. Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
17/02/2008, 14:39
Problema compreendido e resolvido.

Primeiramente o "problema" exite apenas quando se faz a troca por amortecedores COFAP porque os buracos da fixação inferior são para parafusos de 14 mm. Os Monroe possue o buraco de fixação de 12 mm. Antigamente todo mundo que alterava a suspensão dos G. Vitara usava amortecedor do Suprema da Monroe (foi o meu caso nos carros que tive). Acontece que não se encontram mais esses amortecedores. Hoje utilizamos os Turbogás da COFAP (GBL 1024) e nem meu mecânico percebeu que havia essa diferença.

O furo da fixação inferior realmente precisa ser corrigido para encaixar o parafuso original (12 mm).

A SOLUÇÃO É MAIS SIMPLES DO QUE IMAGINEI: comprei dois pedaços de 4 cm de cumprimento de um tubo de cobre de 15 mm (daqueles utilizados para água quente). Qualquer loja de material de construção ou de louças e metais tem esse tubo. Geralmente esse tubo é vendido à metro (R$ 26,00 o metro). Como eu queria apenas dois pedaços de 4 cm o vendedor me deu gratuitamente. Gastei apenas R$ 5,00 de gorjeta.

Os tubos entraram bem justos no amortecedor e os parafusos originais entraram sem folga. EU NEM ACREDITEI QUE FOI TÃO FÁCIL ASSIM.

Valeu pessoal.
Boa tarde André. Não se esqueça de que o cobre é um metal bem mais frágil do que o ferro (ou aço), provocando um desgaste prematuro do material, portanto, é bom ficar atento (depois de um período de uso, é bom conferir). Abçs. Válter

D`Luca
17/02/2008, 22:21
Valter, obrigado pela dica. Vejo que vc. entende do assunto. O pneu indicado por vc. seria o Yokohama G012 indicado pelo Ingo em outro tópico? Abrs. Espero podermos trocar mais informações sobre GV/Tracker. Já tive quatro, desde o jipinho com carburador 1992, todos automáticos. São carros que nunca me deixaram na mão, apesar de uso fora de estrada.

D`Luca
17/02/2008, 22:22
André, desculpe a intromissão, mas o Valter tem razão. O tubo de cobre é muito fraco para o fim pretendido.

Andre Sousa
18/02/2008, 12:59
Ô galera, pera aí !!!

A função desse tubo de cobre é funcionar apenas como uma bucha. E ainda não há risco de se deformar porque não há com se expandir. Poderia até ser de aluminio ou borracha. Seria diferente se servisse para fixar algum coisa, que não é o caso.

iwakura
18/02/2008, 14:36
Muito têm se discutido aqui a troca dos amortecedores traseiros pelo do Suprema e que os originais batem muito facilmente no fim de curso com qualquer quebra-mola.

Por sua vez, no site argentino SuzukiClub4x4 foi comentado que as molas traseiras da Tracker/GV são muito moles e que baixam muito quando a caminhonete está cheia.

Em recente viagem pela Argentina, eu (Tracker) e o Newton (GV) andamos com bastante bagagem (ele mais que eu) e por muitas estradas de ripio, na maioria das vezes tracionados em 4x4Hi. O que ambos notamos na volta foi que os pneus dianteiros sofreram um desgaste maior que os traseiros, motivado provavelmente por uma menor tração das rodas dianteiras com o carro carregado.

Alguém mais, que costuma andar com a Tracker/GV carregada, notou este desgaste maior nos pneus dianteiros (Beltram, Tarcisio, André, Murillus?)?

Para sanar esse problema, alguns hermanos têm colocado dentro das molas traseiras os kits de bolsas infláveis da AirLift (cerca de US$ 75 nos EUA + 25 de frete + impostos):

http://www.airliftcompany.com/al1000.html

Reviews de usuários:

http://www.autoanything.com/suspension-systems/61A2966A-1A1.aspx#productInfoTabs

No uso normal, com o carro vazio, as bolsas são usadas quase vazias (5 libras).

Mas, quando vais carregar o carro, enche-se as bolsas com cerca de 35lb, o que dá uma boa levantada na traseira. A seguir, carrega-se o carro com as tralhas e depois regula-se a pressão das bolsas para que a altura da traseira fique com a altura original.

Além de ajudar a manter a altura traseira, as bolsas têm a função de ajudar na estabilidade do carro carregado e prolongar a vida útil dos amortecedores traseiros.

[]

VOVÔ DO TROLLER
18/02/2008, 14:47
Valter, obrigado pela dica. Vejo que vc. entende do assunto. O pneu indicado por vc. seria o Yokohama G012 indicado pelo Ingo em outro tópico? Abrs. Espero podermos trocar mais informações sobre GV/Tracker. Já tive quatro, desde o jipinho com carburador 1992, todos automáticos. São carros que nunca me deixaram na mão, apesar de uso fora de estrada.
Boa tarde D'Luca. Realmente é o GEOLANDAR GO 12 A/T-S , pois o GO 11 está fora de linha e se você conseguir encontrá-los ( os GO-11) vai ter problemas se necessitar trocar apenas uma unidade. Abçs. Válter.

P.S. qualquer dúvida é só perguntar.

VOVÔ DO TROLLER
18/02/2008, 14:51
Muito têm se discutido aqui a troca dos amortecedores traseiros pelo do Suprema e que os originais batem muito facilmente no fim de curso com qualquer quebra-mola.

Por sua vez, no site argentino SuzukiClub4x4 foi comentado que as molas traseiras da Tracker/GV são muito moles e que baixam muito quando a caminhonete está cheia.

Em recente viagem pela Argentina, eu (Tracker) e o Newton (GV) andamos com bastante bagagem (ele mais que eu) e por muitas estradas de ripio, na maioria das vezes tracionados em 4x4Hi. O que ambos notamos na volta foi que os pneus dianteiros sofreram um desgaste maior que os traseiros, motivado provavelmente por uma menor tração das rodas dianteiras com o carro carregado.

Alguém mais, que costuma andar com a Tracker/GV carregada, notou este desgaste maior nos pneus dianteiros (Beltram, Tarcisio, André, Murillus?)?

Para sanar esse problema, alguns hermanos têm colocado dentro das molas traseiras os kits de bolsas infláveis da AirLift (cerca de US$ 75 nos EUA + 25 de frete + impostos):

Reviews de usuários:

http://www.autoanything.com/suspension-systems/61A2966A-1A1.aspx#productInfoTabs

Mas, quando vais carregar o carro, enche-se as bolsas com cerca de 35lb, o que dá uma boa levantada na traseira. A seguir, carrega-se o carro com as tralhas e depois regula-se a pressão das bolsas para que a altura da traseira fique com a altura original.

Além de ajudar a manter a altura traseira, as bolsas têm a função de ajudar na estabilidade do carro carregado e prolongar a vida útil dos amortecedores traseiros.

[]
Boa tarde Iwakura. Apesar de não ser gaúcho, na hora do almoço (agora) aproveito para chimarrear um pouquinho. Eu tive informações (no site da Suzuki offroad) que as molas dianteiras dos opalas 6 cc, são semelhantes às molas originais traseiras dos GV/Tracker e me parece que ficam mais duras (talvez seja uma solução mais prática e barata; assim que der vou comprá-las e testá-las).Há também a opção de colocar dentro das molas os batentes da Fiat Fiorino, que também é uma solução mais barata. Com relação ao desgaste mencionado por ti , eu não percebi, talvez por fazer o rodízio ( com os 5 pneus) à cada 5.000 km. Abçs. Válter

p.s. obrigado pelas dicas das bolsas

Murillus
18/02/2008, 15:02

Sim,

Notei sim que os dianteiros desgastam bem mais que os trazeiros...
talvez o peso do motor contribua para tal desgaste...

faça rodizio periodico...
alias sugiro que todos façam alinhamento e balanceamento e cambagem tb...
os meus tavam uma belezura...
pense numa GM de M***...

outra coisinha são os aros, se vc der um pulinhos, eles empenam mesmo...

andar com uma calibragem muito maior deixa o carro duro e dificil de guiar principalmente na trazeira... eu nao usaria mais de 30lbs nao... mesmo com 4x4 vc vai sambar...

VOVÔ DO TROLLER
18/02/2008, 15:20
Sim,

Notei sim que os dianteiros desgastam bem mais que os trazeiros...
talvez o peso do motor contribua para tal desgaste...

faça rodizio periodico...
alias sugiro que todos façam alinhamento e balanceamento e cambagem tb...
os meus tavam uma belezura...
pense numa GM de M***...

outra coisinha são os aros, se vc der um pulinhos, eles empenam mesmo...

andar com uma calibragem muito maior deixa o carro duro e dificil de guiar principalmente na trazeira... eu nao usaria mais de 30lbs nao... mesmo com 4x4 vc vai sambar...
Boa tarde Murillus. Eu uso 27 lbs nos pneus 235/70/16 e acho que ficam bons.Realmente, o alinhamento das autorizadas GM é uma m....da. Eu confiro o alinhamento e cambagem à cada 5.000 km , ou antes, se notar algum problema, principalmente após uma trilha. Abçs. Valter;

Carlos4x4
18/02/2008, 15:23
Olá galera.
Comprei semana passada os amortecedores da suprema, pois a minha tracker tambem batia a traseira, vou troca-los esta semana.
Quanto ao comentario do colega Vbeltran, eu possuo as molas dianteiras do opala 6cc e já estava pensando em coloca-las na traseira da tracker, agora com mais esta informação semana que vem faço o teste, espero que não fique dura demais.
E quanto as molas dianteiras? alguem tem alguma sugestão? Tinha uma sportage diesel e coloquei as molas da da besta gs9, na dianteira da sportage ficou show de bola estava pensando em fazer o mesmo teste. Dica de amortecedor dianteiro pra tracker?
Abraços.
Carlos.

iwakura
18/02/2008, 15:28
Boa tarde Iwakura. Apesar de não ser gaúcho, na hora do almoço (agora) aproveito para chimarrear um pouquinho. Eu tive informações (no site da Suzuki offroad) que as molas dianteiras dos opalas 6 cc, são semelhantes às molas originais traseiras dos GV/Tracker e me parece que ficam mais duras (talvez seja uma solução mais prática e barata; assim que der vou comprá-las e testá-las).Há também a opção de colocar dentro das molas os batentes da Fiat Fiorino, que também é uma solução mais barata. Com relação ao desgaste mencionado por ti , eu não percebi, talvez por fazer o rodízio ( com os 5 pneus) à cada 5.000 km. Abçs. Válter

p.s. obrigado pelas dicas das bolsas

Válter,

O problema de colocar molas mais duras, em vez das bolsas (que não são tão caras assim, são mais baratas que os faróis de milha, por exemplo...), é que o carro vai pular bem mais quando vazio...

[]

Andre Sousa
18/02/2008, 16:29
Quando se pretende alterar as configurações do Tracker para uso off-road uma das primeiras coisas necessárias é alterar o conjunto de molas e amortecedores. Aí temos que saber bem as características que precisamos. Uma calibragem de suspensão mais dura é indicada para trilhas, estrada de asfalto e para transportar peso. As suspensões macias são indicadas para uso urbano. Um carro com um suspensão mais rígidas tende a ser desconfortável na cidade, por exemplo, mas dá maior segurança na estrada e maior robustez na trilha.

No caso do Tracker foi possível perceber logo de cara que a GM tinha calibrado a suspensão para um rodar macio. Por isso eu troquei os amortecedores dianteiros pelos Monroe originais (os Monroe que vieram montados no carro eram mais macios que os mesmos Monroe comprados aqui). Os traseiros, como já discutido, foram trocados pelos Cofap do Suprema.

Sinceramente a melhora foi muito positiva para o conjunto e as soluções foram simples. Mas ainda não foi o suficiente. Sinto falta de umas molas mais duras, principalmente na dianteira por causa do guincho Warn.

VOVÔ DO TROLLER
18/02/2008, 17:02
Olá galera.
Comprei semana passada os amortecedores da suprema, pois a minha tracker tambem batia a traseira, vou troca-los esta semana.
Quanto ao comentario do colega Vbeltran, eu possuo as molas dianteiras do opala 6cc e já estava pensando em coloca-las na traseira da tracker, agora com mais esta informação semana que vem faço o teste, espero que não fique dura demais.
E quanto as molas dianteiras? alguem tem alguma sugestão? Tinha uma sportage diesel e coloquei as molas da da besta gs9, na dianteira da sportage ficou show de bola estava pensando em fazer o mesmo teste. Dica de amortecedor dianteiro pra tracker?
Abraços.
Carlos.
Boa tarde Carlos. O seu carro tem calço de suspensão de 2" né? , pois caso contrário, não dá para colocar os amortecedores da Suprema. Com relação às molas e amortecedores dianteiros, acho que só há a opção das medidas originais. O meu carro teve um dos amortecedores dianteiros estourado(monroe original argentino), com apenas 3.000 km de uso. Como eu perdi a garantia da suspensão, troquei por um par de amort. K Y B (japoneses). Ficou melhor do que os originais e já rodaram mais de 15.000 km e td bem até agora. Há tb a opção dos amort. CORVEN e RECORD para a dianteira, mas conforme informações obtidas no site da Suzuki net, dentre outros, nos últimos 14 meses, me parece que estes últimos não são muito bons. Com relação ao comentário do André, de fato, a GM procurou deixar o Tracker bem macio (tanto as molas, quanto os amortecedores) pois a intenção é deixar o carro com maciez de automóvel, haja vista, que mais de 90% dos adquirentes de Tracker ,usam o mesmo para passear em Shoppings e estradas asfaltadas. Eu mesmo conheço um proprietário de um GV 2.5 , desde zero, que jamais colocou o carro numa estrada de terra e jura que jamais colocará. Abçs. Válter

Andre Sousa
18/02/2008, 17:29

Reviews de usuários:

[]

Caro Iwakura

A dica é boa. Vou procurar maiores informações e acho que vou testar. O preço é bem acessível.

Algumas alternativas:

a) O mercado nacional tem "molas reforçadas para Vitara". Mas eu nunca experimentei e já ouvi críticas de alguns entendidos, de que essas molas realmente são mais duras mas deformam logo;

b) No exterior existem os kits da OME e da Boondox, além do Calmini. Os dois primeiros são compostos basicamente por calços de Nylon e molas reforçada. Já a Calmini tem um conjunto completo que inclui molas, amortecedores, balanças, etc. Todos, entretanto, não são muito usados no Brasil por causa da nosso imposto de importação, que torna o preço impraticável, ainda mais para peças com durabilidade limitada como os amortecedores e molas.
http://www.boondoxmotorsports.com/zuk_suspension.html
http://www.rocky-road.com/kickome.html
http://www.puresuzuki.com/grand_vitara2.htm

VOVÔ DO TROLLER
18/02/2008, 17:57
Válter,

O problema de colocar molas mais duras, em vez das bolsas (que não são tão caras assim, são mais baratas que os faróis de milha, por exemplo...), é que o carro vai pular bem mais quando vazio...

[]
Iwakura, boa tarde. Concordo com você, mas ainda acho que colocar os batentes dentro das molas sai bem mais barato. Assim que der eu vou tentar esta solução (antes de trocar as molas) e depois informo. Abçs. Válter

iwakura
18/02/2008, 18:03
Caro Iwakura

A dica é boa. Vou procurar maiores informações e acho que vou testar. O preço é bem acessível.

Algumas alternativas:

a) O mercado nacional tem "molas reforçadas para Vitara". Mas eu nunca experimentei e já ouvi críticas de alguns entendidos, de que essas molas realmente são mais duras mas deformam logo;

b) No exterior existem os kits da OME e da Boondox, além do Calmini. Os dois primeiros são compostos basicamente por calços de Nylon e molas reforçada. Já a Calmini tem um conjunto completo que inclui molas, amortecedores, balanças, etc. Todos, entretanto, não são muito usados no Brasil por causa da nosso imposto de importação, que torna o preço impraticável, ainda mais para peças com durabilidade limitada como os amortecedores e molas.
http://www.boondoxmotorsports.com/zuk_suspension.html
http://www.rocky-road.com/kickome.html
http://www.puresuzuki.com/grand_vitara2.htm

André,

A grande vantagem das bolsas, além do preço acessível, em relação à molas mais duras é que elas são totalmente reversíveis, basta esvaziá-las para voltar ao que era antes.

Evitam também a deformação permanente das molas traseiras em viagens longas com o carro supercarregado...

[]

Andre Sousa
18/02/2008, 21:47
Iwakura,

Dei uma pesquisada e tive boa impressão de um modo geral. A instalação parece bem simples e o funcionamento é fácil de compreender.
O produto se destina tanto a levantar a suspensão quando fica arreada em decorrência de sobrepeso, forçando a carroceria com a força inversa que seu peso adicional está provucando. Como também contribuir para a rigidês da mola, sem alterar suas dimensões. Tudo depende da calibragem.

As dúvidas ficaram para a qualidade do produto. Primeiro se mantém a calibragem e não tende a esvasiar logo. Segundo se o material tem durabilidade e não rasga fácil.

Achei revendedor no Brasil pedindo cerca de R$ 650,00 o par. Encontrei também outras páginas interessantes sobre o produto.

http://www.airlift.com.br/airlift/beneficios.html

http://store-garage34.locasite.com.br/loja/default.php?manufacturers_id=57

http://www.casperaudiodesign.com.br/loja6/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=marca&codigo_marca=12

http://www.streetbeatcustoms.com/ezs60293-d3.html

iwakura
19/02/2008, 07:53
Iwakura,

Dei uma pesquisada e tive boa impressão de um modo geral. A instalação parece bem simples e o funcionamento é fácil de compreender.
O produto se destina tanto a levantar a suspensão quando fica arreada em decorrência de sobrepeso, forçando a carroceria com a força inversa que seu peso adicional está provucando. Como também contribuir para a rigidês da mola, sem alterar suas dimensões. Tudo depende da calibragem.

As dúvidas ficaram para a qualidade do produto. Primeiro se mantém a calibragem e não tende a esvasiar logo. Segundo se o material tem durabilidade e não rasga fácil.

Achei revendedor no Brasil pedindo cerca de R$ 650,00 o par. Encontrei também outras páginas interessantes sobre o produto.

http://www.airlift.com.br/airlift/beneficios.html

http://store-garage34.locasite.com.br/loja/default.php?manufacturers_id=57

http://www.casperaudiodesign.com.br/loja6/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=marca&codigo_marca=12

http://www.streetbeatcustoms.com/ezs60293-d3.html

André,

Se tu olhares no site abaixo, há umas 170 avaliações de usuários (há muitas outras na internet tb) e a maioria esmagadora atesta a qualidade do produto:

No SuzukiClub há vários suzukeiros usando:

http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=6913&highlight=airlift

Quanto ao preço no Brasil é uma roubalheira!

http://store.summitracing.com/partdetail.asp?autofilter=1&part=AIR%2D60793&N=700+400054+4294907629+115&autoview=sku

http://www.aztrucks.com/mfg/Air_Lift.html

Preço: cerca de US$ 75 + US$ 25 frete USPS (não mandar por currier, UPS ou Fedex, que vai pagar +18% de ICMS) + 60% imposto importação, total de US$ 160,00 =~ 300 reais. Eu já encomendei o meu na AzTrucks. Na SummitRacing está em falta, com previsão de chegada até o início de março.

[]

cpcosta
19/02/2008, 11:41
André,

Antes de qq coisa, parabéns! O carro ficou muito legal!!!

Pergunta cretina: com as modificações, a garantia foi pro brejo, certo? Você chegou a checar?

Abraço!

Clayton

Murillus
19/02/2008, 15:45

Andre,
Vc ja usou ou sabe de alguem que já usou Amortecedores Rancho ?Amortecedor Rancho de Suspensão com 9 regulagens diferentes de dureza ( desde bem macio até bem firme ). A regulagem é feita direto no amortecedor ( pino ) manualmente ou existe um Opcional que é o Controle de painel para regular de dentro do Veiculo. ( não incluso , vendido a parte )
Resolveria na tracker? Compensa?

[]s

Andre Sousa
19/02/2008, 19:40
Andre,
Vc ja usou ou sabe de alguem que já usou Amortecedores Rancho ?Amortecedor Rancho de Suspensão com 9 regulagens diferentes de dureza ( desde bem macio até bem firme ). A regulagem é feita direto no amortecedor ( pino ) manualmente ou existe um Opcional que é o Controle de painel para regular de dentro do Veiculo. ( não incluso , vendido a parte )
Resolveria na tracker? Compensa?

[]s

Já sim Murilus.

O uso dos Monroe Rancho é comun nos Vitara e já vi um num G. Vitara também. Mas é só pra traseira. Não existe Rancho pra dianteira de nosso caro. Os amortecedores são excelentes, testados e aprovados. O problema é o preço. Por esse motivo a opção pelos Cofap ou Monroe da Suprema que possuem uma excelente calibragem pro Tracker. É questão de custo x benefício.

Andre Sousa
19/02/2008, 19:47
André,

Antes de qq coisa, parabéns! O carro ficou muito legal!!!

Pergunta cretina: com as modificações, a garantia foi pro brejo, certo? Você chegou a checar?

Abraço!

Clayton

Certamente foi pro tal brejo que você falou. E nem cheguei a testar. Já tive problema com um radiador, que deveria ser coberto pela garantia, mas nem me dei ao trabalho de ir na concessionária. Compei um novo e troquei.

Mas antes de fazer as alterações eu rodei com o carro uns 10 mil km. Andei bem com o carro e vi que estava tudo perfeito. Se vier a dar problema é coisa boba, que prefiro cuidar eu mesmo. É questão de confiar na qualidade do projeto Suzuki, que já conheço bem por causa de dois outros que tive, e não confiar nada nas concessionárias Chevrolet.

Andre Sousa
19/02/2008, 19:49
André,

Se tu olhares no site abaixo, há umas 170 avaliações de usuários (há muitas outras na internet tb) e a maioria esmagadora atesta a qualidade do produto:

No SuzukiClub há vários suzukeiros usando:

http://www.suzukiclub4x4.com.ar/viewtopic.php?t=6913&highlight=airlift

Quanto ao preço no Brasil é uma roubalheira!

http://store.summitracing.com/partdetail.asp?autofilter=1&part=AIR%2D60793&N=700+400054+4294907629+115&autoview=sku

http://www.aztrucks.com/mfg/Air_Lift.html

Preço: cerca de US$ 75 + US$ 25 frete USPS (não mandar por currier, UPS ou Fedex, que vai pagar +18% de ICMS) + 60% imposto importação, total de US$ 160,00 =~ 300 reais. Eu já encomendei o meu na AzTrucks. Na SummitRacing está em falta, com previsão de chegada até o início de março.

[]

Continuo pesquisando vou contatar essa AzTrucks

D`Luca
20/02/2008, 00:02
Valter, agradeço a dia sobre os pneus. Sem querer amolar, já amolando, dê-me uma dia sobre a luz do painel "check engine". No meu GV, às vezes, não é sempre, essa luz acende, com o carro em aceleração. Basta tirar o pé do acelerador e a luz se apaga. Já lí que essa mensagem é indicativa de algum problema no carro. O fato dela se apagar ao retirar o pé do acelerador evidencia alguma coisa para vc.? Meu mecânico não me ajudou. Abrs.

Pedrinha
20/02/2008, 08:47
Valter, agradeço a dia sobre os pneus. Sem querer amolar, já amolando, dê-me uma dia sobre a luz do painel "check engine". No meu GV, às vezes, não é sempre, essa luz acende, com o carro em aceleração. Basta tirar o pé do acelerador e a luz se apaga. Já lí que essa mensagem é indicativa de algum problema no carro. O fato dela se apagar ao retirar o pé do acelerador evidencia alguma coisa para vc.? Meu mecânico não me ajudou. Abrs.

Tive esse problema no meu Vitarão V6 e só foi solucionado com a substituição de um sensor que tinha ido para o beleléu! Procure alguém que esteja acostumado a fazer manutenção em Suzukis, que provavelmente ele lhe fará este diagnóstico.
Cabe ressaltar que meu carro estava normal, sem apresentar nenhuma irregularidade no funcionamento do motor.

iwakura
20/02/2008, 10:23
Continuo pesquisando vou contatar essa AzTrucks

André,

Só pra te atualizar: nossos hermanos do SuzukiClub4x4.ar me responderam e disseram que estão gostando bastante do AirLift. A maioria está usando a cerca de 1 ano, mas há um que está usando a quase 2 anos, sem problemas.

Um usuário tb me informou que, na cidade, normalmente põe 10 libras e que leva uns 2 meses elas pra baixar pra 5 libras, quando então ele a recarrega novamente a 10 lb. Disse que com 5 lb, nem se nota e com 10 lb sente a traseira somente um pouco mais firme, mas sem afetar a estabilidade. Com o carro carregado e com mais pressão, ele disse que ela é perfeita.

[]

VOVÔ DO TROLLER
20/02/2008, 18:54
D'Luca, boa tarde. Eu nuca tive este tipo de problema, e infelizmente eu não sei nada a respeito. Há alguns tópicos no forum que fala sobre isto, eu não me lembro onde que eu li. Dê uma pesquisada. Me parece que no tópico sobre os TRackers/GVs à diesel, tem algum comentário. Vamos esperar outras pessoas do forum se manifestarem. Abçs. Válter
p.s. se você achar necessário abra um tópico específico sobre isto.

Andre Sousa
20/02/2008, 21:47
André,

Só pra te atualizar: nossos hermanos do SuzukiClub4x4.ar me responderam e disseram que estão gostando bastante do AirLift. A maioria está usando a cerca de 1 ano, mas há um que está usando a quase 2 anos, sem problemas.

Um usuário tb me informou que, na cidade, normalmente põe 10 libras e que leva uns 2 meses elas pra baixar pra 5 libras, quando então ele a recarrega novamente a 10 lb. Disse que com 5 lb, nem se nota e com 10 lb sente a traseira somente um pouco mais firme, mas sem afetar a estabilidade. Com o carro carregado e com mais pressão, ele disse que ela é perfeita.

[]

Questão técnica.

O Air Lift necessita que uma mangueira fique conectada na bolsa. Observei meus amortecedores dianteiros e não encontrei passagem para isso. Na parte superior existe um batente. Na inferior a balança. Por onde a mangueira passará?

iwakura
21/02/2008, 08:27
Questão técnica.

O Air Lift necessita que uma mangueira fique conectada na bolsa. Observei meus amortecedores dianteiros e não encontrei passagem para isso. Na parte superior existe um batente. Na inferior a balança. Por onde a mangueira passará?

O propósito original do AirLift é manter a altura da traseira com o carro carregado ou com reboque (trailer, barco, etc). Por isso, para grande maioria dos carros, GV/Tracker aí incluídos, há somente kits para se colocar nas molas traseiras... Um kit para a dianteira ia ser complicado, visto que o amortecedor dianteiro faz parte ativa do conjunto da suspensão e vai dentro da mola.

A mangueira mangueira deve sair por um furo de 3/4" a ser feito na bandeja inferior da mola traseira, como explicado no folheto de instalação:

http://airlift.iwebcat.com/imgVD/AIL/MN-131.pdf

Desculpe caso isso não tenha ficado claro desde o início...

Por último, a Firestone têm também um sistema semelhante, mas não há versão para a GV/Tracker.

[]

Pedrinha
21/02/2008, 09:22
Caro Iwakura,

Gostei de tudo que lí aqui sobre o Air Lift. Eu tenho um sítio na serra e com um Tracker, as vezes tenho que atopetar o bicho com bagagem, ração, tralhas diversas, etc. Logo ele fica pesado demais e sente as consequências. Já estourei dois amortecedores traseiros por conta disso. Pelo que entendí o Air Lift foi concebido para solucionar este problema. A dúvida que ficou é quanto a suspensão original (molas e amortecedores). Dá para usar o Air Lift num Tracker com suspensão original? Caso positivo, tenho muito interesse em adquiri-lo.

iwakura
21/02/2008, 10:30
Caro Iwakura,

Gostei de tudo que lí aqui sobre o Air Lift. Eu tenho um sítio na serra e com um Tracker, as vezes tenho que atopetar o bicho com bagagem, ração, tralhas diversas, etc. Logo ele fica pesado demais e sente as consequências. Já estourei dois amortecedores traseiros por conta disso. Pelo que entendí o Air Lift foi concebido para solucionar este problema. A dúvida que ficou é quanto a suspensão original (molas e amortecedores). Dá para usar o Air Lift num Tracker com suspensão original? Caso positivo, tenho muito interesse em adquiri-lo.

Sim, perfeitamente! Os kits são para o carro original. Mas também servem nos que foram levantados sem troca das molas, caso do kit da RC4x4.

O kit tb está disponível na PartsTrain (aqui ele tá mais caro, mas eles garantem o preço menor que a concorrência, tipo Carrefour):

www.partstrain.com (http://www.partstrain.com)

[]

Murillus
21/02/2008, 15:09
Entao a soluçao pra traseira da tracker seria:

troca das molas originais por molas de f1000, troca do amortecedor peolo suprema e airlit...

Newton Guerra
21/02/2008, 16:08

troca das molas originais por molas de f1000, troca do amortecedor peolo suprema e airlit...

Molas de F1000 :shock::shock: ? O bicho deve ficar duro pacas, se servir. O Fábio Rosa de Porto Alegre usa e recomenda molas dianteiras de Opala 6cc para a traseira do GV (só com o calço original do Opala + o original do GV) e amortecedor de Suprema.

Abraços

iwakura
21/02/2008, 16:27

Solução? Acho que primeiro tens de definir o teu problema!:pensativo:

Pro meu, que é levar todas as tralhas (bagagens, bombonas cheias de gasolina, etc, etc) em viagens e ainda conseguir trazer umas 40/50 garrafas de vinho na volta da Argentina, Chile ou Uruguai, sem arrebentar os amortecedores/molas traseiros, só o AirLift resorve prenamente!:razz::razz:

[]

VOVÔ DO TROLLER
21/02/2008, 19:43

bOA noite Murillus. De onde vem esta idéia de colocar os amort. da F 1.000? Depois de mais de um ano pesquisando, a única informação que eu tive é de colocar nos carros com 2" de susp. (na parte traseira) as molas dianteiras do opala 6 cc (neste caso, com os amort. traseiros da Suprema e sem o calço de suspensão do kit). Abçs.

TMorais
24/02/2008, 19:11
Fiz a instalação dos amortecedores neste fim de semana e relato que o conjunto (kit 2" + amortecedores traseiros) ficaram muito bons. Rodei muito pouco com o carro nessa configuração mas não percebi maiores mudanças no comportamento do carro (achei que ficou mais firme com menos balanço na traseira). Cheguei a testar o Tk em areia com alguma dificuldade e o conjunto tudo se comportou muito bem.

Não estou conseguindo anexar fotos!! está com algum problema no site??
Também não consigo copiar e colar no corpo da mensagem a foto... (nem mesmo o ctrl-c ctrl-v) alguem pode ajudar?

Abs

VOVÔ DO TROLLER
24/02/2008, 19:24
Fiz a instalação dos amortecedores neste fim de semana e relato que o conjunto (kit 2" + amortecedores traseiros) ficaram muito bons. Rodei muito pouco com o carro nessa configuração mas não percebi maiores mudanças no comportamento do carro (achei que ficou mais firme com menos balanço na traseira). Cheguei a testar o Tk em areia com alguma dificuldade e o conjunto tudo se comportou muito bem.

Não estou conseguindo anexar fotos!! está com algum problema no site??
Também não consigo copiar e colar no corpo da mensagem a foto... (nem mesmo o ctrl-c ctrl-v) alguem pode ajudar?

Abs
Valeu TMorais. Pelo que eu acompanhei, nos últimos 2 dias, o site está com problemas. Abçs

Alexandre X
24/02/2008, 21:41
Muito tem se falado do Tracker por aqui, e começo a avalia-lo como possibilidade no lugar de outra SW4.
Tenho em vista um kit de 4.5" (semelhante aos de Toyota)
Quanto seria razoável pagar por 2 molas traseiras, 2 molas dianteiras, 2 amortecedores traseiros, 2 amortecedores dianteiros (todos de longo curso e molas mais longas), espaçador de molas, body lift 2" e extensão da direção?

Newton Guerra
24/02/2008, 21:44
Pra quem interessar, comprei ontem na Mercadocar (loja Barrafunda) em São Paulo (tel.: 2206-5000) os amortecedores de Suprema Cofap Turbogás GBL-1024 a R$ 190,00 o par.

Abraços

Newton Guerra
24/02/2008, 21:48
Muito tem se falado do Tracker por aqui, e começo a avalia-lo como possibilidade no lugar de outra SW4.
Quanto seria razoável pagar por 2 molas traseiras, 2 molas dianteiras, 2 amortecedores traseiros, 2 amortecedores dianteiros (todos de longo curso e molas mais longas), espaçador de molas, body lift 2" e extensão da direção?

Chute: R$ 2500,00?

VOVÔ DO TROLLER
24/02/2008, 21:51
Pra quem interessar, comprei ontem na Mercadocar (loja Barrafunda) em São Paulo (tel.: 2206-5000) os amortecedores de Suprema Cofap Turbogás GBL-1024 a R$ 190,00 o par.

Abraços
Só para ajudar. Na semana retrasada eu paguei pelo par dos mesmos amortecedores, R$ 159,34 no Koga, Koga & Cia Ltda, da Av. Sapopemba, 2.392. Abçs

VOVÔ DO TROLLER
24/02/2008, 22:05
Boa noite Alexandre. Eu estou pesquisando há mais de 14 meses, tanto aqui no forum como no site da Suzuki offroad (Suzuki net) o aumento da suspensão do Tracker e do GV (que é o mesmo carro) e conseqüentemente a troca de amortecedores e molas. Eu nunca ouvi falar deste kit de 4,5" e desconfio (minha opinião ) que não serve para os Tk/GV, mesmo porque , os amort. e molas dianteiras dos Tk/GV não são passíveis de modificação. A única opção de um kit de 2,5" que eu achei, foi do kit Calmini (fabricado nos Est. Unidos) , no entanto,com as taxas de importação, chegam aqui por mais de R$ 5.000,00. Há o kit de suspensão de 2" da RC 4 x 4 . O André Souza , autor deste tópico, colocou o kit de susp. de 2" da RC + 2" de carroceria, no entanto este último é bem complicado e exige mudanças mecânicas e elétricas e tem que ser feito por pessoas muito entendidas no assunto, ou seja, um ótimo mecânico, que tenha conhecimento e muita vontade, portanto ,pelo meu pouco conhecimento, acredito que não haja um kit de 4,5" com as peças citadas por você. A receita mais consagrada , provada e aprovada á o kit de suspensão de 2" da RC 4 x 4 + pneus 237/70/16.Abçs.

Válter
tracker kit de susp. de 2" +pneus A/T 235/70/16 + proteções + amortecedores da Suprema

Alexandre X
24/02/2008, 23:41
Quando eu falo de amortecedores e molas são mais longos para GV/Tracker mesmo.
Lembro que quando estava atras de molas e amortecedores para SW4 vi os de Grand Vitara tambem.

Alexandre X
24/02/2008, 23:50
Num é que consegui encontrar?

Front Spring - Heavy Load (75-165lbs) - 1.25" OME962
Shock N173S
Rear Spring - Medium Load - 1.25" OME961
Shock N105

diogoandre
25/02/2008, 09:43
Bacana Alexandre,

para acompanhar um lift assim o bom mesmo seria se existisse uma redução pro GV... ;)

mas acho que para um lift assim iria precisar de várias outras mudanças, não? com certeza tem que esquecer da barra estabilizadora, ou então achar uma solução definitiva. Com 2'' a porcaria já fica meio ruim...

abs

Diogo

Num é que consegui encontrar?

Front Spring - Heavy Load (75-165lbs) - 1.25" OME962
Shock N173S
Rear Spring - Medium Load - 1.25" OME961
Shock N105

Alexandre X
25/02/2008, 13:40
Reducao para o GV e mais uma questao de tempo do que tecnica. 3.2:1 vai ficar na medida ;-)

Murillus
25/02/2008, 13:42
O André Souza , autor deste tópico, colocou o kit de susp. de 2" da RC + 2" de carroceria, no entanto este último é bem complicado e exige mudanças mecânicas e elétricas e tem que ser feito por pessoas muito entendidas no assunto

Válter,

eu ate adquiri ums 2" para carroceria mas nao me animei nas modificacoes todas que o Andre fez...

vc disse tudo...

Andre Sousa
25/02/2008, 15:22
Válter,

eu ate adquiri ums 2" para carroceria mas nao me animei nas modificacoes todas que o Andre fez...

Prezado Murillus e demais Trackeiros,

Sobre o conjunto de modificações feitas no meu carro e a relação aplicação delas cabe uns esclarecimentos. A maior parte das modificações mecânicas deve-se ao uso dos calços de 2" na suspensão. As modificações relacionadas ao uso de calços na carroreria são poucas. Segue abaixo a relação das modificações com o motivo delas e o grau de dificuldade (1 a 5) que encontrei:

Por causa dos calços na suspensão (poderia usar pneus 235/70/16):
a) amortecedores traseiros do Suprema (1),
b) espaçador do cardã (1),
c) rebaixamento do diferencial (3),
d) rebaixamento da caixa de direção (3)
e) carcaça do diferencial dianteriro de ferro (5)

Por causa do calço na carroceria:
a) prolongamento da barra de direção (2)
c) uso de pneus 265/70/16

Ou seja, quase tudo que fiz está relacionado com a suspensão. Não que seja obrigatório fazer. Mas o conjunto completo das modificações tem por objetivo diminuir o desgaste dos elementos e favorecer a ação do conjunto direção x tração x suspensão dentro dos ângulos originais que foram projetados para operar.

Apenas para concientização, quando se coloca apenas calços e pneus maiores o carro fica exposto aos seguintes riscos:
a) quebra da carcaça do diferencial dianteiro (prejuízo de uns R$ 2.000);
b) desgaste prematuro das bieletas da barra estabilizadora ( R$ 200)
c) desgaste prematuro dos terminais de direção (R$ 500)
d) desgaste prematuro da caixa de direção (R$ 3.000)
e) desgaste prematuro da homocinética (R$ 800).

Por tudo exposto, sugiro que após feitas as alterações o carro passe a ser acompanhado periodicamente por um mecânico. Afinal a alteração em um projeto de engenharia como esse precisa sert feita com responsabilidade.

VOVÔ DO TROLLER
25/02/2008, 15:25
Válter,

vc disse tudo...
É isso aí Murillus. Eu tb ainda não me animei muito. Se o ânimo aumentar, quem sabe....Abçs

Alexandre X
25/02/2008, 18:05
Legal este teu relato, pq deixa bem claro que nao existe almoco gratis.
Pergunta: o fato de usar molas maiores e amortecedores de maior curso minimizariam esses efeitos colaterais de alguma forma?
Te pergunto pq uso o kit 4" da OME na SW4 e em 2 anos o unico efeito colateral foi desgaste nas 2 borrachas da barra estabilizadora que custam R$10,00 cada.

TMorais
25/02/2008, 18:15

Sobre o conjunto de modificações feitas no meu carro e a relação aplicação delas cabe uns esclarecimentos. A maior parte das modificações mecânicas deve-se ao uso dos calços de 2" na suspensão. As modificações relacionadas ao uso de calços na carroreria são poucas. Segue abaixo a relação das modificações com o motivo delas e o grau de dificuldade (1 a 5) que encontrei:

Ou seja, quase tudo que fiz está relacionado com a suspensão. Não que seja obrigatório fazer. Mas o conjunto completo das modificações tem por objetivo diminuir o desgaste dos elementos e favorecer a ação do conjunto direção x tração x suspensão dentro dos ângulos originais que foram projetados para operar.

Andre,
É necessário esse espaçador do cardã? por que?
O meu está com amortecedor suprema + kit 2" suspensão + pneu 235/70..
Em relação aos outros itens o que eu ainda poderia colocar seria o dif. de ferro.. se achar. O restante nem me animo por questão de M.Obra mesmo.

VOVÔ DO TROLLER
25/02/2008, 19:23

Por causa do calço na carroceria:
a) prolongamento da barra de direção (2)
c) uso de pneus 265/70/16

Apenas para concientização, quando se coloca apenas calços e pneus maiores o carro fica exposto aos seguintes riscos:
a) quebra da carcaça do diferencial dianteiro (prejuízo de uns R$ 2.000);
b) desgaste prematuro das bieletas da barra estabilizadora ( R$ 200)
c) desgaste prematuro dos terminais de direção (R$ 500)
d) desgaste prematuro da caixa de direção (R$ 3.000)
e) desgaste prematuro da homocinética (R$ 800).

Por tudo exposto, sugiro que após feitas as alterações o carro passe a ser acompanhado periodicamente por um mecânico. Afinal a alteração em um projeto de engenharia como esse precisa sert feita com responsabilidade.
boa tarde pessoal. SÓ PARA TRANQÜILIZAR A RAPAZIADA e ainda aproveitando para agradecer às informações do André (quanto mais informações melhor) , o meu Tracker já rodou mais de 15.000 km com o kit de 2" e até agora não deu problema nenhum e olhem que eu dou "porrada" no carro. Tenho conversado com pessoas que tem GV há muito tempo , com calço de suspensão de 2" , inclusive o Newton do grupo da Suzuki net, que já rodou mais de 50.000 km com o kit de 2" e amort. da Suprema, sem nenhum problema e olhem que ele colocou o kit com o carro rodado com mais de 80.000 km ( se não me engano) o que presumi-se que o carro novo como os nossos Tk vão dar menos problemas. Com relação ao espaçador do cardã, também tenho conversado com muitos proprietários de GV e mecânicos, que fizeram as modificações(colocação do kit de 2") e eles acham que não precisa colocar ( estou 'vendendo o peixe" como eu comprei). Quero finalizar, como bem falou o André, que sempre é bom ter um acompanhamento de um mecânico de confiança e que entenda do "riscado". Abçs Válter

TMorais
25/02/2008, 19:45
Valeu Valter,

Realmente tranquiliza saber que 50.000km com essa configuração sem problemas é resultado de um conjunto (kit/amortecedor) bem casado.

Mas o que Andre relatou sobre manter sempre o carro em dia com revisões e checar pontos críticos é fundamental..

Alguem tem relatos em relação a passeios/trilhas sobre o dif. dianteiro de aluminio? Realmente a quebra é comum? Em qual situação?

Uma coisa que penso em resolver é o pneu que ao esterçar todo o volante pega um pouco no chassi... acho que vou ver a possibilidade de regular o giro da roda evitando assim pegar no chassi.. é possível ? compromete alguma coisa? Já que o espaçador das rodas podem comprometer mais todo o conjunto e custar caro acho que isso seria uma solução ideal..

VOVÔ DO TROLLER
25/02/2008, 20:43
Valeu Valter,

Realmente tranquiliza saber que 50.000km com essa configuração sem problemas é resultado de um conjunto (kit/amortecedor) bem casado.

Mas o que Andre relatou sobre manter sempre o carro em dia com revisões e checar pontos críticos é fundamental..

Alguem tem relatos em relação a passeios/trilhas sobre o dif. dianteiro de aluminio? Realmente a quebra é comum? Em qual situação?

Uma coisa que penso em resolver é o pneu que ao esterçar todo o volante pega um pouco no chassi... acho que vou ver a possibilidade de regular o giro da roda evitando assim pegar no chassi.. é possível ? compromete alguma coisa? Já que o espaçador das rodas podem comprometer mais todo o conjunto e custar caro acho que isso seria uma solução ideal..
Olá TMorais, tdo bem? Com relação ao diferencial dianteiro ( original de alumínio) eu tenho informações que o problema só ocorre quando o carro é utilizado em condições severas, principalmente quando ele fica no "ar" e ao bater de volta no chão pode danificar.Usando-o com cautela, eu penso que tal problema poderá ser evitado. Quanto à regulagem, os Tracker/GV não permitem esta tal regulagem (me parece que só alguns modelos de Vitara antigos aceitam a regulagem). A única solução neste caso é o espaçador. Eu já me acostumei tanto, que mesmo querendo, eu não consigo esbarrar a roda no chassi ( acho que é uma questão de tempo; o problema é se outras pessoas descuidadas pegarem o carro). Abçs

TMorais
25/02/2008, 21:30
Olá TMorais, tdo bem? Com relação ao diferencial dianteiro ( original de alumínio) eu tenho informações que o problema só ocorre quando o carro é utilizado em condições severas, principalmente quando ele fica no "ar" e ao bater de volta no chão pode danificar.Usando-o com cautela, eu penso que tal problema poderá ser evitado. Quanto à regulagem, os Tracker/GV não permitem esta tal regulagem (me parece que só alguns modelos de Vitara antigos aceitam a regulagem). A única solução neste caso é o espaçador. Eu já me acostumei tanto, que mesmo querendo, eu não consigo esbarrar a roda no chassi ( acho que é uma questão de tempo; o problema é se outras pessoas descuidadas pegarem o carro). Abçs

Blz Vbeltram,

Tem certeza que os Tk/Gvs não regulam esse limite de esterçamento da direção? Tinha certeza que sim..

VOVÔ DO TROLLER
25/02/2008, 22:34
Blz Vbeltram,

Tem certeza que os Tk/Gvs não regulam esse limite de esterçamento da direção? Tinha certeza que sim..
Tenho certeza, pelo menos eu tive esta informação com pessoas que conhecem a mecânica dos Suzuki e colocaram o kit há muitos anos atrás. Abçs

Fabriciooliver
26/02/2008, 12:14
Pessoal,

Vou trazer algumas contribuições das modificaçoes que fiz no meu GV 2000.

Primeira coisa que fiz foi colcoar um calço (4cm) só na traseira, principalemente porque uso GNV. Depois de um tempo, percebia q o carro tava muito macio, entao troquei o amortecedor traseiro pelo de F-1000, funcionou muito bem, tem um curso maior e bem mais resistente.

Essa semana fiz umas mudanças mais agressivas. Coloquei calço de 2" na frente, eu mesmo mandei fazer de borracha de pneu de caminhão, ficou muito bom o resultado final, e o custo melhor ainda, gastei no total de R$ 100,00 calço e espaçadores.

Na traseira, eu coloquei as molas dianteiras do OPALA, são maiores e muitoooo mais resistentes. Na traseira o carro aumentos quase 3" e ficou bem mais resistente.

Na frente uso o Peito de Aço da Todo Terreno, super resistente.

Os pneus que estao atualmente são, 225/70/16, com o aumento do carro, achei q ficou pequeno, preciso agora trocar por um maior.

Essas foram alguma mudanças de muitas que virao. Espero ter contribuido.

Murillus
26/02/2008, 13:58
troquei o amortecedor traseiro pelo de F-1000, funcionou muito bem, tem um curso maior e bem mais resistente.

eu coloquei as molas dianteiras do OPALA

desculpa galera mas anteriormente tinha colocado a informacao das molas da f1000 na trazeira, pelo visto li errado, na verdade é o amortecedor.... mas vou procurar novamente se pode ser tb....

TMorais
26/02/2008, 14:15
desculpa galera mas anteriormente tinha colocado a informacao das molas da f1000 na trazeira, pelo visto li errado, na verdade é o amortecedor.... mas vou procurar novamente se pode ser tb....

Esse amortecedor da f1000 é para a suspensão normal do tracker ou levantada? Qual referencia?

Sobre amortecedor do opala serve tanto na dianteira quanto na traseira do tracker com suspensão original? Tenho um amigo que colocou na traseira...

Fabriciooliver
26/02/2008, 14:40
O amortecedor de F-1000 é pelo mesmo motivo de utilizar o da suprema, mais resistente e curso maior para o Calço.

As molas do Opala é para a traseira, na dianteira nao pega nao.

VOVÔ DO TROLLER
26/02/2008, 16:29
Pessoal,

Vou trazer algumas contribuições das modificaçoes que fiz no meu GV 2000.

Primeira coisa que fiz foi colcoar um calço (4cm) só na traseira, principalemente porque uso GNV. Depois de um tempo, percebia q o carro tava muito macio, entao troquei o amortecedor traseiro pelo de F-1000, funcionou muito bem, tem um curso maior e bem mais resistente.

Essa semana fiz umas mudanças mais agressivas. Coloquei calço de 2" na frente, eu mesmo mandei fazer de borracha de pneu de caminhão, ficou muito bom o resultado final, e o custo melhor ainda, gastei no total de R$ 100,00 calço e espaçadores.

Na traseira, eu coloquei as molas dianteiras do OPALA, são maiores e muitoooo mais resistentes. Na traseira o carro aumentos quase 3" e ficou bem mais resistente.

Na frente uso o Peito de Aço da Todo Terreno, super resistente.

Os pneus que estao atualmente são, 225/70/16, com o aumento do carro, achei q ficou pequeno, preciso agora trocar por um maior.

Essas foram alguma mudanças de muitas que virao. Espero ter contribuido.
Valeu pelas informações Fabricio. Você colocou as molas dianteiras do opala 6 cc na tras. do carro né? , pois me parece que as molas do 4 cc são diferentes. Você sabe se o amortecedor da F1000 ter curso maior do que o da Suprema? Não fica duro demais? E o kit gás, ficou bom? pois o motor é o mesmo do Tracker. Abçs e obrigado pelas informações. Válter
tracker com calço de 2", pneus TOYO 235/70/16 A/T ,amortecedores da suprema e proteções inferiores (peito de aço, central e do tanque de gas. da RC 4 x 4)

Fabriciooliver
26/02/2008, 20:41
Na caixa da mola mostra que é para Opala 4cc e 6cc tambem. Interessante é o peso da mola, parece o dobro das outras q peguei pra testar.

Sobre o amortecedor de F-1000 não sei dizer se é maior, acredito q seja praticamente o mesmo tamanho, o carro não ficou muito duro não, o amortecedor original que ja tava cansado e o carro tava muito mole.

E em relação ao kit gás, não tenho do que reclamar, coloquei a quase um ano e nunca fui se quer uma unica vez na oficina pra regular, coloquei um sistema automatico, que não precisa de regulagem manual. Seguindo as recomendações de sempre usar gasolina no inicio e no final do dia não tem o menor problema, já uso gás a 5 anos em outros carros. E rodar 160km com pouco mais de 20 reais não é na da mal né:? Perde um pouco de desempenho, mas nada q não seja recompensado pela economia financeira, pois eu viajo todos os dias a trabalho e economizei bastante com isso.

TMorais
26/02/2008, 21:55
Andre,

Você fez alguma alteração no peito de aço da RC? A parte da frente no seu Tracker está bem vincado.. segue uma foto do meu para comparativo... Achei bacana assim mas não vi como fazer isso...

Segue:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=99901&d=1194387102

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=109024&d=1201815538

Andre Sousa
27/02/2008, 13:09
Pergunta: o fato de usar molas maiores e amortecedores de maior curso minimizariam esses efeitos colaterais de alguma forma?
Te pergunto pq uso o kit 4" da OME na SW4 e em 2 anos o unico efeito colateral foi desgaste nas 2 borrachas da barra estabilizadora que custam R$10,00 cada.

Caro Alexandre,

Quanto maior a mola ou o calço, maior será a alteração sobre o ângulo original de trabalho da suspensão, e maior o desgaste.

Andre Sousa
27/02/2008, 13:21
Blz Vbeltram,

Caro Moraes,

Afaste essa opção. Você até encontrará alguém que colocou um limitador que impede o curso da caixa, etc. Ocorre, entretanto, que o sistema de direção faz com que, no final do curso, a pressão sobre a caixa de direção sejá quase que completamente aliviada. Você perceberá isso quando gira o volante. Note que, no final do curso, há uma ligeira mudança no peso da direção e um certo chiado. Esse serviço evita a sobrecarga na caixa de direção. Com um limitador você simplesmente irá travar a direção antes desse mecanismo funcionar e averá sobrecarga no sistema.

Murillus
27/02/2008, 14:19
Com um limitador você simplesmente irá travar a direção antes desse mecanismo funcionar e averá sobrecarga no sistema.

O meu mecanico tb disse a mesma coisa e contraindicou os 235/70/16 por este motivo, me aconcelhando o 225 ou 215/70/16 pra nao raspar ou se colocar o 235/70/16, deveria colocar um espacador ou mudar o aro pra um offset mais negativo (-55)...

TMorais
27/02/2008, 15:40
Murillus,

Sobre o pneu 235/70 ele so raspa esterçando toda a direção... portanto estava avaliando as possibilidades de resolver isso sem maiores despesas.
Nao colocaria um 225/70 pois acho que ficaria estreito para o porte do carro(imagine um 215?). E nao notei nenhuma mudança -consumo/dirigibilidade- com os 235/70.
Nao colocarei espaçador e tambem descarto trocar as jantes(gosto das originais) entao vou deixar como esta que ja ta show!

Murillus
27/02/2008, 17:51
Murillus,

Sobre o pneu 235/70 ele so raspa esterçando toda a direção... portanto estava avaliando as possibilidades de resolver isso sem maiores despesas.
Nao colocaria um 225/70 pois acho que ficaria estreito para o porte do carro(imagine um 215?). E nao notei nenhuma mudança -consumo/dirigibilidade- com os 235/70.
Nao colocarei espaçador e tambem descarto trocar as jantes(gosto das originais) entao vou deixar como esta que ja ta show!

sei

vou fazer as mesmas modificaçoes... 235/70/16 que ainda nao consegui comprar, 2" na suspensao... e no futuro quem sabe um 2" na carroceria...

Andre Sousa
27/02/2008, 19:30
Andre,

Você fez alguma alteração no peito de aço da RC? A parte da frente no seu Tracker está bem vincado.. segue uma foto do meu para comparativo... Achei bacana assim mas não vi como fazer isso...

Curioso né? Parece até outra peça...

Eu não fiz nada, já comprei assim. Mas Quem trabalha com chapa de ferro faz essa dobra fácil.

TMorais
27/02/2008, 20:52
Curioso né? Parece até outra peça...

Eu não fiz nada, já comprei assim. Mas Quem trabalha com chapa de ferro faz essa dobra fácil.

Andre,

Mesmo que eu tirasse a chapa e vincasse a mesma ela pegaria na parte de baixo do pára-choque (veja na foto). Vc comprou a sua na RC? Se possivel coloque umas fotos aí do ponto de fixação até a parte vincada.. tô achando que esta aí é diferente...

Abs,

TMorais
27/02/2008, 20:54
sei

vou fazer as mesmas modificaçoes... 235/70/16 que ainda nao consegui comprar, 2" na suspensao... e no futuro quem sabe um 2" na carroceria...

Qual a sua dificuldade na compra dos pneus?? Se precisar de ajuda...

VOVÔ DO TROLLER
27/02/2008, 21:00
Murillus,

Boa noite TMorais e à todos do grupo. Como eu já te falei anteriormente, com o tempo você se acostuma e mesmo querendo a roda não pega mais no chassi. É só uma questão e de tempo e de se acostumar com o novo ângulo. Abçs. Válter

TMorais
27/02/2008, 21:04
Boa noite TMorais e à todos do grupo. Como eu já te falei anteriormente, com o tempo você se acostuma e mesmo querendo a roda não pega mais no chassi. É só uma questão e de tempo e de se acostumar com o novo ângulo. Abçs. Válter

falou tudo Valter! Só eliminando as possibilidades (se é que existe) eheh.

Abs,

Andre Sousa
28/02/2008, 13:32
Foi bom o TMorais tocar no assunto sobre o peito de aço. É que estava justamente alterando a fixação do meu para evitar o que chamo "efeito asa".

É fácil entender. Basta andar com o carro a uns 80 ou 90 por hora e botar a mão pra fora como uma asa pra ver como é forte o efeito do vento sobre a palma da mão. Imagina sobre uma chapa de 01 metro por 60 cm num ângulo de 10º ou 15º. É preocupante. Em alta velocidade estimo que o efeito seja de uns 50 ou 60 kg agindo de baixo para cima.

O que fiz foi tentar diminuir ao máximo esse ângulo, tentando deixar o peito de aço o máximo possível alinhado com o piso. Pensei também em abrir umas fendas, mas sei que isso irá comprometer a resistência do material.

O que acham???

Murillus
29/02/2008, 14:31
É fácil entender. Basta andar com o carro a uns 80 ou 90 por hora e botar a mão pra fora como uma asa pra ver como é forte o efeito do vento sobre a palma da mão. Imagina sobre uma chapa de 01 metro por 60 cm num ângulo de 10º ou 15º. É preocupante. Em alta velocidade estimo que o efeito seja de uns 50 ou 60 kg agindo de baixo para cima.

Isso seria suficiente para levantar o carro?
tipo perder dirigibilidade?
e isso seria a que velocidade 100, 110, 120, 130, 140 km/h?

se vc usar um peito de aço em um angulo maior tipo 60° 75° em formato de "C" onde o ar se dispersa tanto pra cima quanto pra baixo sera que nao daria certo?

RABUGENTO
29/02/2008, 14:41
André,

Andar dirigir com o braço para fora do veículo pode causar uma multa de cento e tais reais... :)

Murillus
29/02/2008, 15:41
O que fiz foi tentar diminuir ao máximo esse ângulo, tentando deixar o peito de aço o máximo possível alinhado com o piso. Pensei também em abrir umas fendas, mas sei que isso irá comprometer a resistência do material.

O que acham???

Andre,

olha esse peito de aço...

VOVÔ DO TROLLER
29/02/2008, 21:04
Andre,

olha esse peito de aço...
Boa noite Murillus. Este peito de aço é integrado com o parachoque e já tem base para o guincho. Você sabe quem fabrica e se há disponibilidade para compra? Aparentemente o guincho é mecânico, será? e como é feita a tomada de força para tração ? Abçs e obrigado. Válter

alexborba
01/03/2008, 16:00
olá pessoas!
tirei meu (da minha mulher) tracker há uns poucos dias da loja e não coloquei nenhum protetor que ofereceram.
fiquei curioso em dois peitos de aço citados aqui no forum, um da RC e outro de uma fábrica no nordeste.
fui aqui na duque de caxias, em sp e pedi peito de aço SEM quebra mato.
o vendedor da loja especializada em off road riu da minha cara (e eu da dele)...
enfim, não achei nenhum dos dois para ver ao vivo, só na internet... alguém indica alguma loja real para dar uma visitada?

outra coisa que agora me preocupou é essa história do ângulo que ele fica depois de instalado. costumamos pegar 200km de ayrton senna entre 130-160 km/h e apenas alguns km de estrada de terra (mas que já valeriam o investimento da proteção extra por baixo). mas se ele for sair voando em alta velocidade, esquece, não quero um carro com 'airplane' ao invés de aquaplane... perder a estabilidade definitivamente não está nos planos!

alguma solução para acertar o ângulo ou isso é mito e preciosismo demais?

abraço e boa sorte a todos!
b

TMorais
01/03/2008, 16:26
Alexborba,

Parabens pela compra!!
Adquiri meu tracker a pouco tempo e fiz uma viagem recente (950km), já na configuração com protetores, calço 2" e pneus 235/70, mantendo uma velocidade de cruzeiro por volta de 100 a 110km/h. Nesta configuração (devido calço) a direção fica um pouco mais leve (porém precisa). O Tk já estava com protetores e não senti nenhuma mudança ou mesmo querendo alcançar vôo.

Não viajaria com o tracker com velocidade entre 130 a 160km/h. Lembre que o centro de gravidade do Tracker é mais alto e muito diferente de um carro de passeio. "Ainda mais no meu caso com o kit suspensão".

A RC é em São Paulo: 011-56322594 (fale c/Adriano)
www.rc4x4.com.br

alexborba
01/03/2008, 18:14
firmeza o contato, valeu!
quando eu for para o litoral sul passarei por lá, já que é caminho e longe pra *&%(&*% de casa, hehe!

quanto à velocidade, tudo com muita parcimônia, como postei outro dia por aqui: à noite, estrada vazia, nos retões, descansado e, principalmente, sozinho!

abs
b

Fabriciooliver
02/03/2008, 11:20
Amigos,

Vejo sempre falarem sobre os peitos de aço da RC e da New Track. E nunca falam sobre um que utilizo e recomendo, que é o da Todo Terreno.

Ainda ontem, fazendo uns trilhas leves, subir num barranco q a frente do carro empinou uns 50cm do chão, depois qd verifiquei, o Peito de aço tava la intacto.

Ele tambem fica bem recente com o parachoque, e não apresenta esse problema relatado pelo Andre e pelo TMorais.

Segue uma foto dele, tirada agora de manhã, com o carro ainda sujo. heheh

VOVÔ DO TROLLER
02/03/2008, 23:10
olá pessoas!
tirei meu (da minha mulher) tracker há uns poucos dias da loja e não coloquei nenhum protetor que ofereceram.
fiquei curioso em dois peitos de aço citados aqui no forum, um da RC e outro de uma fábrica no nordeste.
fui aqui na duque de caxias, em sp e pedi peito de aço SEM quebra mato.
o vendedor da loja especializada em off road riu da minha cara (e eu da dele)...
enfim, não achei nenhum dos dois para ver ao vivo, só na internet... alguém indica alguma loja real para dar uma visitada?

outra coisa que agora me preocupou é essa história do ângulo que ele fica depois de instalado. costumamos pegar 200km de ayrton senna entre 130-160 km/h e apenas alguns km de estrada de terra (mas que já valeriam o investimento da proteção extra por baixo). mas se ele for sair voando em alta velocidade, esquece, não quero um carro com 'airplane' ao invés de aquaplane... perder a estabilidade definitivamente não está nos planos!

alguma solução para acertar o ângulo ou isso é mito e preciosismo demais?

abraço e boa sorte a todos!
b
Boa noite Alex e parabéns pela bela aquisição. Eu tenho os calços de suspensão e todos os protetores da RC 4 x 4 ( peito de aço, o da frente; o central e o protetor do tanque de gasolina pois o original é muito frágil). Com relação ao protetor frontal eu o utilizo há mais de 18.000 km e nunca percebi nenhuma mudança. Apesar de não ganhar nenhuma comissão da RC 4 x 4, na minha opinião é que ele é , senão o melhor, um dos melhores fabricados no Brasil, além do que você pode comprar direto da fabrica em São Paulo, por um ótimo preço. . O protetor da RC 4 x 4 protege a parte de baixo do para-choque que é um ponto bem frágil ( não desmerecendo o protetor do Fabricio, conforme pode-se verificar na foto, ele não protege esta parte). Abçs.Válter.

P. S. Alex, você já retornou neste mesmo tópico nas mensagens anteriores? Lá você vai ver as fotos dos protetores da RC 4 x 4 que eu postei.

TMorais
04/03/2008, 20:21
Esses dias houve alguns alagamentos devido a chuva e cheguei a ver (reportagem local) um veiculo importado - acho que era uma RAV4 ou uma CR-V - onde o cara tentou trafegar em um trecho onde a agua (fazendo aquela marola na frente) já chegava a altura do capô e farois... ou seja o carro simplesmente parou no meio da água.. ao descer observei que o nivel da agua estava acima um pouco da altura do joelho.... acredito que tenha entrado água pelo respiro do filtro do ar..
Porém vi tópicos páginas atrás que Murillus comentou que houve entrada de água (ou foi lama?) no compartimento das velas e o motor apresentou falha posteriormente.. André também confirmou que já havia acontecido algo parecido.. portanto:
1- Tracker configuração original qual é a altura que o carro pode "submergir"(eheh) sem problemas no motor? E com o calço de 2" e pneus 235/70?? (ambos sem snorkel)

2- Outra dúvida: Com relação ao snorkel vi hoje um grand vitara 2p sendo instalado.. além de furar o pára-lama, fura-se a coluna tambem.. até aí tudo bem o motor não vai ter problema com água no pelo sistema de ar.. e quanto a parte elétrica sobre o motor? conectores, fios, sensores... e o compartimento das velas quanto a vedação original?? Tem algo que se possa fazer? Há algum outro ponto "crítico" que não mencionei?? (agora o motor diesel fez falta...)

3- Tem um tópico aí de Newton sobre as bieletas... lembro que Diogo fez alguns comentários procurando alternativas.. o que vcs acham ?? Andre, vc que já utiliza a configuração de calço 2" há mais tempo teve algum problema prematuro? Realmente observando as fotos acho que seria uma solução ou não?.. segue o link para as repostas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37839

Murillus
05/03/2008, 15:52

Andre, Tarcisio, Valter e demais foristas,

no fds passado andei a quase 150 km/h por um bom tempo e nao notei alteracoes na direcao, nem quando fazia "cuvas" bem abertas (nao testei em curvas mais fechadas)...

como isso foi um teste e nao pretendo andar assim no dia a dia acho que não da pra fazer carro virar 'airplane'...

ate o momento meus protetores da NEWTRACK estao aprovados...

[]s

iwakura
05/03/2008, 16:53
Andre, Tarcisio, Valter e demais foristas,

no fds passado andei a quase 150 km/h por um bom tempo e nao notei alteracoes na direcao, nem quando fazia "cuvas" bem abertas (nao testei em curvas mais fechadas)...

como isso foi um teste e nao pretendo andar assim no dia a dia acho que não da pra fazer carro virar 'airplane'...

ate o momento meus protetores da NEWTRACK estao aprovados...

[]s

Não sei não, mas acho esta preocupação meio exagerada. Observe bem proteção de motor da TR4, que tu vai ver o que é uma asa invertida :shock:. E não vejo comentário nenhum por aí que as TR4 estejam "decolando".

[]s

VOVÔ DO TROLLER
05/03/2008, 17:05
Não sei não, mas acho esta preocupação meio exagerada. Observe bem proteção de motor da TR4, que tu vai ver o que é uma asa invertida :shock:. E não vejo comentário nenhum por aí que as TR4 estejam "decolando".

[]s
Concordo com o comentário do caro colega Iwakura .Realmente esta preocupação é exagerada. Eu não notei nenhuma diferença na aerodinâmica do Tracker, com e sem a proteção. Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
05/03/2008, 17:18
TRACKER COM CALÇO DE 2" E AMORTECEDORES TRASEIROS DA SUPREMA

Depois de rodar mais de 500 km com os amort. da suprema, entre asfato (com curvas) e terra (com curvas e buracos) dá para ter uma opinião melhor à respeito. A estabilidade do carro melhorou bastante ( se comparado c/ os amortecedore originais com calços) . O carro ficou um pouco mais "duro" ( na parte traseira) mas nada que comprometa o conforto típico dos Tk/GV. Como eu já tinha trocado os amortecedores originais da frente ( Monroe argentinos) pelos K Y B japoneses (bem melhores na minha opinião) , dá para chegar à conclusão que o conjunto ficou muito bom. Abçs. Válter

Carlos4x4
06/03/2008, 11:22
Este final de semana vou pegar a minha tracker que se encontra no meca, recondicionei os amortecedores dianteiros na TAG, aparentemente ficaram bons, mais firmes e com dupla ação, custo 255,00 , ele tambm trocou as molas dianteiras pelas da besta gs 9, que são mais firmes. Já havia feito isso quando tinha uma sportage e ficou muito bom. As molas da besta são menores, por isso deve se manter um calço. Ainda não vi como ficou, mas depois de andar no final de semana, na segunda posto minhas impressoes. Tambem vou colocar as molas dianteiras dianteira do opala 6cc na traseira, mais isso vai ficar pra proxima. troquei tambem o amortecedor traseiro pelo da suprema cofap. Estou ansioso pra acelerar a tracker.
Até.
Carlos.

VOVÔ DO TROLLER
06/03/2008, 17:47
Este final de semana vou pegar a minha tracker que se encontra no meca, recondicionei os amortecedores dianteiros na TAG, aparentemente ficaram bons, mais firmes e com dupla ação, custo 255,00 , ele tambm trocou as molas dianteiras pelas da besta gs 9, que são mais firmes. Já havia feito isso quando tinha uma sportage e ficou muito bom. As molas da besta são menores, por isso deve se manter um calço. Ainda não vi como ficou, mas depois de andar no final de semana, na segunda posto minhas impressoes. Tambem vou colocar as molas dianteiras dianteira do opala 6cc na traseira, mais isso vai ficar pra proxima. troquei tambem o amortecedor traseiro pelo da suprema cofap. Estou ansioso pra acelerar a tracker.
Até.
Carlos.
Valeu Carlos. Depois conta prágente como ficou e se o amortecedor for aprovado por você manda o endereço do local que reconciona.Abçs. e obrigado. Válter

Andre Sousa
06/03/2008, 18:17
1- Tracker configuração original qual é a altura que o carro pode "submergir"(eheh) sem problemas no motor? E com o calço de 2" e pneus 235/70?? (ambos sem snorkel)

2- Outra dúvida: Com relação ao snorkel vi hoje um grand vitara 2p sendo instalado.. além de furar o pára-lama, fura-se a coluna tambem.. até aí tudo bem o motor não vai ter problema com água no pelo sistema de ar.. e quanto a parte elétrica sobre o motor? conectores, fios, sensores... e o compartimento das velas quanto a vedação original?? Tem algo que se possa fazer? Há algum outro ponto "crítico" que não mencionei?? (agora o motor diesel fez falta...)

3- Tem um tópico aí de Newton sobre as bieletas... lembro que Diogo fez alguns comentários procurando alternativas.. o que vcs acham ?? Andre, vc que já utiliza a configuração de calço 2" há mais tempo teve algum problema prematuro? Realmente observando as fotos acho que seria uma solução ou não?.. segue o link para as repostas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37839

Tudo bem Morais, recebi sua MP e vou tentar responder essas três questões:

1 - Quando se fala em submergir devemos fazer a diferença entre prufundidade limite e o que chamo de entrada ou marola que se forma na frente. Quando se entra em terreno alagado entendo como limite máximo de profundidade a altura do pneu (que é coisa pra caramba), mais que isso acho arriscado. Acontece, entretanto, que muitas vezes entramos num riacho num âgulo que submerge parte do capô e isso pode ser perigoso. Ou atravessamos um riacho em com uma velocidade indevida e forma-se uma onda na frente do carro. Pra cruzar terrenos alagados se preocupe com essas três questões: a) profundidade máxima na altura dos pneus; b) faça uma entrada rápida evitando ficar com a arte frontal muito tempo dentro dágua; c) cruze o riacho bem devagar evitando a formação de onda na frente do carro.

Em anexo seguem duas fotos de uma travessia que fiz com meu primeiro G. Vitara, original e sem snorkel. Apenas pneu 227/75/15.

Carneiro
06/03/2008, 18:35
André (e quem mais quiser dar pitaco)!

Você que fez as 2" de carroceria também e estudou bem o assunto, não fez nada em relação ao flexível do freio? To vendo com o Daniel, e ele acha que do jeito que fica vai dar problema no futuro, então tá vendo alguma opção de ajuste.

Abraços,

Márcio.

Andre Sousa
06/03/2008, 18:40
2 - Sobre o uso do snorkel, acho que só é recomendado em casos muito extremos. Lembre que, de um modo geral o snorker prejudica o desempenho e aumenta o consumo e interfera na aerodinâmica. Além disso, já existe no Tracker um eficiente sistema que protega a tomada de ar (veja dentro do paralama do carona). As demais partes do carro também estão muito bem protegidas e não deverás ter problemas com a parte elétrica. Nas velas acho que o problema é deixar o carro frio, desligado, com os cabos molhados (quando ocorre, por exemplo quando se lava o carro). Pra evitar isso basta manter o motor funcionando depois de lavar. O aquecimento do motor evaporará tudo.

Andre Sousa
06/03/2008, 18:48
3 - Sobre os desgastas das bieletas o problema existe sim. Mas é relativamente barato troc-alas quando houver desgaste. Aparecerá em decorrência do uso do carro em trilhas, quando a torção da suspensção é mais acentuada. Se o uso for mais asfalto não haverá muito problema não. Eu tive desgaste prematuro com meu 2ª G. Vitara (2" na suspensão e pneu 235/75/15). Tive que trocá-las anualmente. O sinal de desgaste é o barulho na suspensão dianteira e não há risco pra direção. Com meu Tracker ainda não tive esse problema. Mas pra tentar diminuir o efeito as bieletas foram montadas invertidas. Li o tópico do Newton e não recomendo desbastar as bandejas porque acho que inviabilizam a reversão pra posição original (quando formos vender o carro) aquele buraco vai ficar muito largo pras bieletas trabalharem na posição normal. E bandeja é uma peça meio cara. Eu preferiria continuar comprando um par de bieletas por ano (R$ 150,00)

Andre Sousa
06/03/2008, 18:55
André (e quem mais quiser dar pitaco)!

Você que fez as 2" de carroceria também e estudou bem o assunto, não fez nada em relação ao flexível do freio? To vendo com o Daniel, e ele acha que do jeito que fica vai dar problema no futuro, então tá vendo alguma opção de ajuste.

Abraços,

Márcio.

Cara, me descreve esse tal "flexível". Você tá falando dos "mangotes" dianteiros? O lift na carroceria tem influência nos mangotes do freio sim, mas somente com relação à fixação deles. Originelmente eles são fixados na base do amortecedor. Essa fixação é desprezada. Os mangotes são revestidos com lona de pneu e usa-se braçadeiras para fixá-los.

TMorais
06/03/2008, 19:33
3 - Sobre os desgastas das bieletas o problema existe sim. Mas é relativamente barato troc-alas quando houver desgaste. Aparecerá em decorrência do uso do carro em trilhas, quando a torção da suspensção é mais acentuada. Se o uso for mais asfalto não haverá muito problema não. Eu tive desgaste prematuro com meu 2ª G. Vitara (2" na suspensão e pneu 235/75/15). Tive que trocá-las anualmente. O sinal de desgaste é o barulho na suspensão dianteira e não há risco pra direção. Com meu Tracker ainda não tive esse problema. Mas pra tentar diminuir o efeito as bieletas foram montadas invertidas. Li o tópico do Newton e não recomendo desbastar as bandejas porque acho que inviabilizam a reversão pra posição original (quando formos vender o carro) aquele buraco vai ficar muito largo pras bieletas trabalharem na posição normal. E bandeja é uma peça meio cara. Eu preferiria continuar comprando um par de bieletas por ano (R$ 150,00)

Na configuração 235/70 com o calço de 2" é possível montar as bieletas invertidas?? Resolveria a questão diminuindo assim um desgaste prematuro e esforço das mesmas?

[]´s procurando soluçoes!

TMorais
06/03/2008, 19:41
2 - Sobre o uso do snorkel, acho que só é recomendado em casos muito extremos. Lembre que, de um modo geral o snorker prejudica o desempenho e aumenta o consumo e interfera na aerodinâmica. Além disso, já existe no Tracker um eficiente sistema que protega a tomada de ar (veja dentro do paralama do carona). As demais partes do carro também estão muito bem protegidas e não deverás ter problemas com a parte elétrica. Nas velas acho que o problema é deixar o carro frio, desligado, com os cabos molhados (quando ocorre, por exemplo quando se lava o carro). Pra evitar isso basta manter o motor funcionando depois de lavar. O aquecimento do motor evaporará tudo.

Andre,

Vamos citar só um exemplo de alguem com uma Tracker tentar trafegar em duas situações:

1- Sem snorkel e ao atravessar um trecho se forma uma marola na altura dos farois e tampa do capô;
2- Motor gasolina da tracker (com snorkel) e o mesmo ao trafegar um alagado ou rio a agua chegando na parte de cima do motor. (oque poderá acontecer)? (situação diferente na exposta no texto acima);
3- Para pensar em colocar snorkel qual realmente a necessidade? E em situações de uso com água até a altura máxima do pneus? (como a das fotos que vc anexou)

Segue uns videos para se ter uma ideia:
http://www.youtube.com/watch?v=lL4moQXv_XI
http://www.youtube.com/watch?v=WbUhM4ZuSTY&feature=related (Que Suzuki é esse? mitura de suzuki com corsa)

Andre Sousa
07/03/2008, 13:52
Na configuração 235/70 com o calço de 2" é possível montar as bieletas invertidas?? Resolveria a questão diminuindo assim um desgaste prematuro e esforço das mesmas?

[]´s procurando soluçoes!

Caro Morais, confirmei que elas etão montadas invertidas (a da direita na esquerda e a da esquerda na direita). Mas, sinceramente, não acho que estejam muito diferentes das fotos que o Newton Guerra mostrou. Vou ter que esperar pra ver como se comportam. O que é certo é que o desgaste é decorrente do excesso de curso da suspensão (que ocorre basicamente em trilhas).

Segue foto da montagem da minha.

Aproveito para demonstrar o efeito do rebaixamento do diferencial dianteiro e da caixa de direção. Note que tanto as homocinéticas como os braços de direção estão trabalhando no ângulo original, como se não houvesse calço na suspensão.

Andre Sousa
07/03/2008, 14:12
Vamos citar só um exemplo de alguem com uma Tracker tentar trafegar em duas situações:
1- Sem snorkel e ao atravessar um trecho se forma uma marola na altura dos farois e tampa do capô;
2- Motor gasolina da tracker (com snorkel) e o mesmo ao trafegar um alagado ou rio a agua chegando na parte de cima do motor. (oque poderá acontecer)? (situação diferente na exposta no texto acima);
3- Para pensar em colocar snorkel qual realmente a necessidade? E em situações de uso com água até a altura máxima do pneus? (como a das fotos que vc anexou)

TENTANDO RESPONDER
1- Com 2" mais pneu 235 teu carro só estará 8 cm mais alto que o normal. Pra um situação de travessia de um córrego isso é despresível. Acho que o pensamento tem que ser sempre o da prudência. Ter o pneu como limite máximo de profundidade representa isso. Andar bem lento pra não formar uma onda é também importante. Essa marola não deveria atingir o limite dos faróis. Subir água pelo capô nem pensar.

2 - Com snorkel significaria que, caso aconteça um acidente (note que falo de um situação acidental) que faça com que a água cubra parte do capô, o motor teria condições de fazer a tomada de ar. Mas essa situação seria por um curtíssimo prazo, questão de poucos minutos.

3 - A necessidade é para prevenir o calço hidráulico no motor e ter um prejuízo de 5 a 10 mil reais. Se a tomada de ar estiver submersa será aspirado água para dentro dos pistões. Como a água não queima nem se comprime como o ar, os pistões serão forçados e o estrago será feio.

Segue uma sugestão.

Retire o acabamento plástico de dentro do paralamas do carona (é simples). Veja em que altura ele fica, cerca de 1 palmo acima do limite dos pneus. Essa marca é sua garantia de vida.

Andre Sousa
07/03/2008, 14:29
Seguem novas fotos da viatura. Uma comparação com uma carro original.

Andre Sousa
07/03/2008, 14:31
Fotos da suspensão em ação:

Andre Sousa
07/03/2008, 14:37
A situação do carro depois da trilha:

Murillus
07/03/2008, 14:59
É impressionante como a viatura ganha mais rubustez com estas pequenas modificações... novamente parabens, andre, tua tracker ta muito bonita... principalmente quando suja...

[]s e boas trilhas...

Pedrinha
07/03/2008, 16:36
Caro Andre,

Gostaria de saber que proteção tubular é aquela que vc usa abaixo do para-choque traseiro? Se não for incômodo, a marca e onde posso comprar? Quando tive um GV 3D, eu usei estribos tubulares da Suzuki (que protegiam as caixas de ar), muito parecidos com esta proteção.
Quanto ao carro, putz!...tá lindo!...sem nenhuma ressalva. Parabéns pelo bom gosto!

Andre Sousa
07/03/2008, 16:55
Caro Andre,

Gostaria de saber que proteção tubular é aquela que vc usa abaixo do para-choque traseiro? Se não for incômodo, a marca e onde posso comprar? Quando tive um GV 3D, eu usei estribos tubulares da Suzuki (que protegiam as caixas de ar), muito parecidos com esta proteção.
Quanto ao carro, putz!...tá lindo!...sem nenhuma ressalva. Parabéns pelo bom gosto!

Caro Pedra.

Tanto os estribos como essa proteção traseira eu mesmo desenhei e mandei fazer. Tenho em casa os desenhos caso queira.

Pedrinha
07/03/2008, 17:24
Caro Pedra.

Tanto os estribos como essa proteção traseira eu mesmo desenhei e mandei fazer. Tenho em casa os desenhos caso queira.

Agradeço a gentileza, mas vou deixar para mais adiante. O TK nem chegou ainda! :oops: :parede: De qq forma, mandei um email p/ vc, referente aos arquivos em PDF com os esquemas dos GV/TK. :concordo:

Alexandre.

TMorais
07/03/2008, 20:08
Caro Morais, confirmei que elas etão montadas invertidas (a da direita na esquerda e a da esquerda na direita). Mas, sinceramente, não acho que estejam muito diferentes das fotos que o Newton Guerra mostrou. Vou ter que esperar pra ver como se comportam. O que é certo é que o desgaste é decorrente do excesso de curso da suspensão (que ocorre basicamente em trilhas).

Segue foto da montagem da minha.

Aproveito para demonstrar o efeito do rebaixamento do diferencial dianteiro e da caixa de direção. Note que tanto as homocinéticas como os braços de direção estão trabalhando no ângulo original, como se não houvesse calço na suspensão.

Andre,

1- Vc colocou as bieletas invertidas e neste caso foi rebaixado o diferencial dianteiro e cx direção alinhando com o ângulo original... portanto será que isso contribuiu significativamente o angulo de trabalho das bieletas (diminuindo o esforço)?? Quem tem o calço de 2" + pneus 235/70 R16 sem ajustar dif. e cx. direção acredito que ângulo fique um pouco diferente.. vou ver se tiro umas fotos das bieletas e homocinéticas para fazer um comparativo com as fotos que vc postou..

2- Então será que na situação de calço de 2" + 235/70 invertendo bieletas teríamos um esforço menor? (será que seu mecânico pode dar uma dica?)

3- Vi no suzuki-net alguem que citou o problema nas bieletas de uma GV 2.5 V6 e que ele diminuiu 1cm do calço dianteiro tendo resolvido o problema (será que isso procede?), a pessoa citou tb que tinha um GV 1.6 3p com calço mas, por ser mais leve, não apresentava tal problema com bieletas.

[]s descobrir soluções!

TMorais
07/03/2008, 20:16
É impressionante como a viatura ganha mais rubustez com estas pequenas modificações... novamente parabens, andre, tua tracker ta muito bonita... principalmente quando suja...

[]s e boas trilhas...

Murillus,

Diria: Grandes modificações!!

Abs

TMorais
07/03/2008, 20:20
Caro Pedra.

Andre,

Tenho interesse nos desenhos (estribos e proteção traseira). Vc ainda tem as medidas, espessura do tubo, fixação, etc..

Se não for incomodo me envie uma MP.

Parabens pelo carro!

Fabriciooliver
08/03/2008, 14:12
Andre,

se possivel me manda tambem esses desenhos, pretendo fazer o estribo lateral, o que tem no fundo, acho o rbque que tenho no carro ja protege bastate.

Outra coisa que preciso, eu comprei 4 pneus la na Geninho ( alias, paguei mas ainda noa peguei) preciso definir qual pegar, sei que será um cross, 100% off-road. queria aopniao da galera, até que tamanho posso pegar. O principal probleme seria pegar nos parahoques correto? Mas pretendo colcaor parachoques de ferro tubular.

Mas o que mais preciso da ajuda de vcs eh onde conseguir um jogo de rodas, aro 16" pro GV, de preferencia de ferro, usada mesmo pode ser, quem souber de alguma me fala, tem 3 meses que procuro.

Andre Sousa
10/03/2008, 12:52
Andre,

Tenho interesse nos desenhos (estribos e proteção traseira). Vc ainda tem as medidas, espessura do tubo, fixação, etc..

Vou providenciar.

Andre Sousa
10/03/2008, 12:59
Pessoal, muitos já disseram que sentem a direção do Tracker demasiadamente leve para condução do veículo em alta velocidade (mais de 100 km. por hora). Depois que passei a usar os pneus maiores essa caracteristica se agravou. Hoje sinto que perco um pouco a frente do caro quando estou em alta velocidade. Parece até estar com um pouco de folga. Não sei se é só impressão.

Quais as soluções pra isso. Existe um meio de deixar a direção mais "pesada"? Será um óleo mais grosso daria resultado? Algum rolamento que deixasse a direção mais segura?

Estou pesquisando e agradeceria ouvir as opiniões.

TMorais
10/03/2008, 13:36
Pessoal, muitos já disseram que sentem a direção do Tracker demasiadamente leve para condução do veículo em alta velocidade (mais de 100 km. por hora). Depois que passei a usar os pneus maiores essa caracteristica se agravou. Hoje sinto que perco um pouco a frente do caro quando estou em alta velocidade. Parece até estar com um pouco de folga. Não sei se é só impressão.

Quais as soluções pra isso. Existe um meio de deixar a direção mais "pesada"? Será um óleo mais grosso daria resultado? Algum rolamento que deixasse a direção mais segura?

Andre,

Nao sei quanto ao Tracker mas o Jimny tem uma regulagem na cx direçao que faz esse ajuste.

Andre Sousa
11/03/2008, 13:08
Informações sobre o sistema de direção colhidas até agora.
a) não existe regulagem do "peso" da direção;
b) esquecer a idéia de troca de óleo ou coisa semelhante porque sobrecarregaria o sistema;
c) os pneus maiores, principalmente com a banda de rodagem maior (no meu caso passou de 235 para 265), tranferem mais as irregularidades do asfalto para o volante.

Possíveis soluções que vou experimentar:
a) reduzir a calibragem de 26 para 24 ou 23 libras;
c) alterar a convergência no alinhamento. Vou pedir pra fechar o ângulo em direção à frente do carro. Quando alinhei a última vez o carro ficou com - 0,5 (convergência negativa = ângulo aberto), vou alterar par + 1º (convergência positiva = fechada), que ainda está dentro do limite do manual.

E segue a pesquisa.

Fabriciooliver
11/03/2008, 17:16
Pessoal,

Sobre as rodas para o GV, de ferro e até usadas. Alguem sabe onde posso conseguir?

VOVÔ DO TROLLER
11/03/2008, 19:02
Pessoal,

Sobre as rodas para o GV, de ferro e até usadas. Alguem sabe onde posso conseguir?
Boa noite Fabricio. Inscreva-se no site WWW.SUZUKIOFFROAD.COM.BR (http://www.SUZUKIOFFROAD.COM.BR) que lá tem muita gente que tem GV e talvez você encontre as rodas. Abçs. Válter

Murillus
12/03/2008, 15:26
muitos já disseram que sentem a direção do Tracker demasiadamente leve para condução do veículo em alta velocidade (mais de 100 km. por hora).

Andre,

sinceramente nao notei isso... e botei 140 nela...

no seu caso com pneus bem maiores a direcao deveria ter ficado mais "pesada"...

sera que vc nao está só "impressionado" ???

RABUGENTO
12/03/2008, 15:30
Eu rodei com o Tracker até os primeiros mil kms.
Senti uma direção de carro novo.
A da picape tb é bem leve, porisso não devo ter sentido muita diferença.

Andre Sousa
12/03/2008, 19:11
Como prometido, seguem os desenhos que fiz para meus estribos.

TMorais
12/03/2008, 19:16

Blz Andre,

E a respeito do acabamento das laterais do estribo, espessura do material e fotos delas instaladas seria bem vinda...

Em relação a direção:

Pneus 235/70 com calço de 2" a direção ficou um pouco mais leve (porém justa e precisa).
Não há nenhuma folga no conjunto.

iwakura
12/03/2008, 19:45

André,

Valeu pelos desenhos! Mas, putz, podia recolocá-los com uma resolução um pouco melhor? Meus olhos já não são os mesmos e algumas medidas estão meio ininxergáveis, como diria um ex-ministro...:shock::shock::shock:

[]

Carneiro
12/03/2008, 19:47
André,

Valeu pelos desenhos! Mas, putz, podia recolocá-los com uma resolução um pouco melhor? Meus olhos já não são os mesmos e algumas medidas estão meio ininxergáveis, como diria um ex-ministro...:shock::shock::shock:

[]

Muito legal mesmo!

A resolução até que é razoável, dando zoom fica legível.

Não entendi direito como a 2a. peça do estribo lateral é encaixada na 1a... :parede:

A,

M.

zavarize
12/03/2008, 22:01
Andre / Morais
No inicio senti muito a leveza e suavidade da direção da Tk,principalmente quando comparava c/ o Corolla da exma.Patroa.
na viagem que fiz p/ Floripa lembro que algumas vezes me assustei achando o volante "mole".
Alguem sabe se a direção hidraulica original da Tk é do tipo progressiva ou não ? na progressiva ,quanto maior a velocidade do veiculo mais rigida fica a direção( tem um trabalho conjunto rotação da bomba x vazão ), transmitindo ao motorista uma sensação de que o carro esta sob controle.:idea:
abraços

Blz Andre,

E a respeito do acabamento das laterais do estribo, espessura do material e fotos delas instaladas seria bem vinda...

Em relação a direção:

Pneus 235/70 com calço de 2" a direção ficou um pouco mais leve (porém justa e precisa).
Não há nenhuma folga no conjunto.

TMorais
12/03/2008, 22:51
Andre / Morais
No inicio senti muito a leveza e suavidade da direção da Tk,principalmente quando comparava c/ o Corolla da exma.Patroa.
na viagem que fiz p/ Floripa lembro que algumas vezes me assustei achando o volante "mole".
Alguem sabe se a direção hidraulica original da Tk é do tipo progressiva ou não ? na progressiva ,quanto maior a velocidade do veiculo mais rigida fica a direção( tem um trabalho conjunto rotação da bomba x vazão ), transmitindo ao motorista uma sensação de que o carro esta sob controle.:idea:
abraços

Acredito que não... a leveza sitada por Andre é devido as modificações feitas.. não meu caso percebi (isso devido a mudança na suspensão/pneus) tambem a direção mais leve porem deve ser bem menor que a carro do Andre. Mas vou afirmando: prefiro a tracker com pneus 235/70 + calço 2"!!!

Andre Sousa
13/03/2008, 17:24
desculpem-me pela imagem com pouca qualidade. Seguem novos arquivos.

Para acabamento dos estribos laterais, foi usado uma peça original da GM que vem com o símbolo da Chevrolet chamada "CALOTINHA PARCIAL" (1#93223975). Acho que é da S10. Custou uns R$ 10,00 cada uma.

O primeiro desenho é um "corte lateral" do estribo. O segundo é da peça completa, nesse caso a do lado do carona. O terceiro desenho é da proteção traseira.

iwakura
13/03/2008, 17:37
desculpem-me pela imagem com pouca qualidade. Seguem novos arquivos.

Para acabamento dos estribos laterais, foi usado uma peça original da GM que vem com o símbolo da Chevrolet chamada "CALOTINHA PARCIAL" (1#93223975). Acho que é da S10. Custou uns R$ 10,00 cada uma.

O primeiro desenho é um "corte lateral" do estribo. O segundo é da peça completa, nesse caso a do lado do carona. O terceiro desenho é da proteção traseira.

Valeu Tchê! Agora posso olhar pros desenhos e não ficar parecendo um japonês, tentando ver os números!:roll:

[]
Mário.

Andre Sousa
13/03/2008, 18:47
Observação importante. Pra usar o estribo que eu desenhei é necessário retirar o acabamento plástico que cobre a caixa-de-ar. Além disso, ao se retirar o acabamento plástico da caixa-de-ar parte do acabamento plástico do paralamas dianteiro necessita ser cortado.

O tubo externo que aparece no desenho do estribo fica justamente na altura da caixa de ar e substitui esses acabamentos plástico.

Entretanto, existe um outro modelo de estribo que é feito pra quem mantém o acabamento plástico da caixa-de-ar. O problema desse, conforme fotos abaixo, é que a altura da lateral do carro em relação ao solo fica pequena.

Carneiro
13/03/2008, 18:56
Muito legal mesmo!

A resolução até que é razoável, dando zoom fica legível.

Não entendi direito como a 2a. peça do estribo lateral é encaixada na 1a... :parede:

Opa! Eu queria dizer do estribo traseiro!

Outro problema: a fixação do lateral é no chassi? Se o estribo sofrer força do chão, numa erosão por exemplo, vai causar torção no chassi, não?

M.

Andre Sousa
14/03/2008, 13:22
Opa! Eu queria dizer do estribo traseiro!

Outro problema: a fixação do lateral é no chassi? Se o estribo sofrer força do chão, numa erosão por exemplo, vai causar torção no chassi, não?

M.

Todo estribo é fixado no chassis, do contrário ele não serveria ao fim que se destina. Se a fixação for, por exemplo, na caixa de ar, é o mesmo que apoiar a lateral do carro direto na caixa-de-ar - vai amassar tudo. Quando o carro não tem chassis (como as TR4) a fixação é no monobloco. Mas fique tranquilo porque mesmo que o carro fique inteitamente apoiado pelo estribo numa pedra o chassis resistirá perfeitamente.
Afinal, qaundo se suspende o carro, onde é que o macaco é apoiado? Na longarina do chassis.

iwakura
14/03/2008, 13:49
Todo estribo é fixado no chassis, do contrário ele não serveria ao fim que se destina. Se a fixação for, por exemplo, na caixa de ar, é o mesmo que apoiar a lateral do carro direto na caixa-de-ar - vai amassar tudo. Quando o carro não tem chassis (como as TR4) a fixação é no monobloco. Mas fique tranquilo porque mesmo que o carro fique inteitamente apoiado pelo estribo numa pedra o chassis resistirá perfeitamente.
Afinal, qaundo se suspende o carro, onde é que o macaco é apoiado? Na longarina do chassis.

André,

Explicação quase 100%, exceto a última frase! Uma coisa é apoiar o macaco diretamente na longarina e outra é levar uma pancada no estribo a uns 40/50 cm de distância da longarina. Nesse caso, há o efeito de alavanca (além da paulada). Portanto, no segundo caso, a força envolvida é muito maior. Se vai ser suficiente pra danificar o chassis eu não sei, provavelmente não, mas que são dois casos distintos isso são!

Abraços,
Mário.

Carneiro
14/03/2008, 15:40
André,

Explicação quase 100%, exceto a última frase! Uma coisa é apoiar o macaco diretamente na longarina e outra é levar uma pancada no estribo a uns 40/50 cm de distância da longarina. Nesse caso, há o efeito de alavanca (além da paulada). Portanto, no segundo caso, a força envolvida é muito maior. Se vai ser suficiente pra danificar o chassis eu não sei, provavelmente não, mas que são dois casos distintos isso são!

Exatamente, o problema é torção no chassis.

To falando meio de cabeçada, mas vou ver direito onde teria um bom ponto de apoio.

Meu carro tá lá no Daniel, recebendo 2" + 2", pneus já montados, testamos
na frente até o batente, pega muito pouco na caixa de roda (e o problema é que na parte de trás da caixa dianteira :confused: pega muito pouco mas é lata...).

Vai ficar bacana! Mas certamente, só os calços na suspensão é uma mudança mais leve em termos de alterações no carro (se bem que altera mais o funcionamento do que o BL).

Abraços,

Márcio.

VOVÔ DO TROLLER
14/03/2008, 17:30

To falando meio de cabeçada, mas vou ver direito onde teria um bom ponto de apoio.

na frente até o batente, pega muito pouco na caixa de roda (e o problema é que na parte de trás da caixa dianteira :confused: pega muito pouco mas é lata...).

Vai ficar bacana! Mas certamente, só os calços na suspensão é uma mudança mais leve em termos de alterações no carro (se bem que altera mais o funcionamento do que o BL).

Abraços,

Márcio.
Aí Marcião, desta vez vai (ou tá indo). Parabéns pela coragem. Os calços da carroceria o Daniel está fazendo ou você está adaptando os do RC 4 x 4 para vitara? Quando ficar pronto, coloque fotos, por gentileza. Abçs. Válter

Carneiro
14/03/2008, 17:45
Aí Marcião, desta vez vai (ou tá indo). Parabéns pela coragem. Os calços da carroceria o Daniel está fazendo ou você está adaptando os do RC 4 x 4 para vitara? Quando ficar pronto, coloque fotos, por gentileza. Abçs. Válter

Podexá! Só não rola fotos do trabalho, pois a oficina lá não é grande, e eu já amolei demais o cara! Hehehe.

Mas pronta, vai foto. Só não tem estribos, nem guincho, nem esnórquel, por enquanto... Um dia, quem sabe (guincho logo depois de ficar atolado em lugares complicados! :mrgreen:).

Sobre o BL, o Daniel usou o da RC4x4, fazendo as devidas adaptações. No BL o mais caro é a mão de obra, o trabalho é chato. Na suspensão é o contrário...

E quanto aquela adaptação na bandeja, para a bieleta não estourar, segundo o Daniel não tem problema, se um dia quiser voltar para a posição normal, continua ok. O pior mesmo são os cortes para o BL, alguns não tem volta... Mas também nem aparecem. :rolleyes:

A,

M.

VOVÔ DO TROLLER
14/03/2008, 19:33
Podexá! Só não rola fotos do trabalho, pois a oficina lá não é grande, e eu já amolei demais o cara! Hehehe.

Mas pronta, vai foto. Só não tem estribos, nem guincho, nem esnórquel, por enquanto... Um dia, quem sabe (guincho logo depois de ficar atolado em lugares complicados! :mrgreen:).

Sobre o BL, o Daniel usou o da RC4x4, fazendo as devidas adaptações. No BL o mais caro é a mão de obra, o trabalho é chato. Na suspensão é o contrário...

E quanto aquela adaptação na bandeja, para a bieleta não estourar, segundo o Daniel não tem problema, se um dia quiser voltar para a posição normal, continua ok. O pior mesmo são os cortes para o BL, alguns não tem volta... Mas também nem aparecem. :rolleyes:

A,

M.
Valeu Márcio. Quem sabe, depois de ver o trabalho (desculpe a folga e a carona) , também crio coragem e parto para + 2" (assim que os Toyo 235/70/16 se acabarem) . Eu também não pretendo colocar guincho, nem parachoque de impulsão, nem esnórquel, nem tampouco estribos. Estamos na espectativa. Abçs. Válter

Fabriciooliver
15/03/2008, 14:20
TMoraes,

Vc vai fazer o estribo lateral? Se for me avisa, pois ai faz 2 que fico com um. a gente mora perto!

TMorais
16/03/2008, 20:58
TMoraes,

Vc vai fazer o estribo lateral? Se for me avisa, pois ai faz 2 que fico com um. a gente mora perto!

Fala Fabricio,

Eu e Espinheira pensamos em fazer.. agora com a dica do Andre até que ficou mais fácil.. a principio vou ver pelo menos (com base nos desenhos) quanto o cara irá pedir para fazer.. Depois de informo.
Abs

TMorais
16/03/2008, 21:07

A,

M.

Carneiro,

Duas perguntas:

1- Qual é a medida/marca dos pneus que vc vai utilizar?

2- Sobre essa questão das Bieletas... o que o Daniel fará com elas para não estourar e com possibilidade de reverter à posiçao de origem?????? Tô querendo resolver isso também!!!!!!!! mas uso pneus 235/70 com calço suspensão de 2" RC. Será que Daniel também pode ajudar na informação?

Fiz uma viagem este fim de semana e apareceu ao trafegar em uma rua com paralelepipedos e desniveladas começou do nada a aparecer um cluk na dianteira (suspensão).. fiquei fuçando todo o carro por baixo para saber de onde vinha o barulho... resultado: uma das bieletas estava com folga e gerava barulho na barra de torção. Foi só apertar.. mas notei que elas trabalham mais forçadas e quero tentar solucionar isso!
Abs

Carneiro
17/03/2008, 08:57
Opa!

1- Qual é a medida/marca dos pneus que vc vai utilizar?

Veja, pesquisei muito. Eu acho que pneu misto mesmo são os MUDs. Questão de opinião, né? Certamente é um pouco mais duro e barulhento que os ATs... Mas nas brincadeiras que farei por aqui, sempre vou pegar lama - cada estado tem seu terreno.

Decidido por MUD, procurei, procurei, procurei. Tinha a opção de 235/70R16 da BF, sob encomenda, 120 dias de espera. Como nenhuma loja me conseguiu preço até dezembro, acabei desistindo e comecei a procurar 245/75R16 ou algo semelhante.

E NADA! Savero MT sumiram, Hankook só tem 265/75, mas a BF tem em estoque. Comprei o BF MUD 245/75R16. Procurei muito e achei um jogo em Jundiaí, o cara devia ter lá desde ano passado e me fez um preço legal.

Opções de MUD para nós mortais, com caixa de roda pequena :mrgreen:: BF MUD 245/75R16 (78 cm, R$ 650) em estoque, BF MUD 235/70R16 (73 cm, R$ 560) ou BF MUD 255/70R16 (77 cm, R$ 670) em 90-120 dias, VJ900 numa carcaça 245/70R16 (77 cm, R$ 350).

2- Sobre essa questão das Bieletas... o que o Daniel fará com elas para não estourar e com possibilidade de reverter à posiçao de origem?????? Tô querendo resolver isso também!!!!!!!! mas uso pneus 235/70 com calço suspensão de 2" RC. Será que Daniel também pode ajudar na informação?

Fiz uma viagem este fim de semana e apareceu ao trafegar em uma rua com paralelepipedos e desniveladas começou do nada a aparecer um cluk na dianteira (suspensão).. fiquei fuçando todo o carro por baixo para saber de onde vinha o barulho... resultado: uma das bieletas estava com folga e gerava barulho na barra de torção. Foi só apertar.. mas notei que elas trabalham mais forçadas e quero tentar solucionar isso!
Abs

É a mesma solução que o Newton postou aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37839&highlight=bieleta

Segundo o Daniel, se precisar retirar o calço não tem problema. Se a dúvida persistir, ligue para ele, (11) 5092-5423. O cara é meio atarefado lá, mas certamente te dará uma atenção ou ainda indica alguém por aí (está em Salvador? Tem um cara fera aí, o Manoel, sabe tuuudo).

Abraços,

Márcio.

Fabriciooliver
17/03/2008, 11:31
TMorais,

Qualquer novidade sobre o estribo, entra em contato: (75) 8819-1981

Sobre Bieletas:

Ontem tava numa trilha pela zona rural aqui da cidade, muito buraco, estrada de terra, e numa brincadeira pulei com o carro a quase 100km num lombada, que as 4 rodas sairam do chao. Bem, resultado, ja anoitencendo quando voltava pra casa comecei a ouvir os velhos e insuportaveis estalos, quando verifiquei, problema na bieleta, mas vi q o problema foi na arruela que segura as borrachas, levei no mecanico pela manha, tiramos ela, coloquei outra arruela e soldamos a arruela. Fizemos isso na que dfeu problema e na outra q quando tiramos vimos que ia apresentar tambem.

Agora vou testar e ver quanto tempo dura agora, pelo menos com essa solda o problema que deu nao da mais.

Andre Sousa
17/03/2008, 12:01

Márcio.

Parabéns Carneiro, precisamos trocar mais informações.

Sobre os paralamnas, que raspam com pneu 245/75/16 sugiro retirar cerca de 1 dedo de lata do paralama dianteiro, da parte de trás do paralamas dianteiro. Isso depois fica imperceptível porque existe o acabamento de plástico que reveste tudo. No paralamas traseiro o corte é nos acabamentos plasticos.

Você vai sentir muito é o pneu pegar na longarina do chassis. Com 235/70/16 já pega, com 245/75/16 pega muito. Chega a travar o carro quando a direção está toda virada e pode danificar o pneu. A opção é a troca da roda ou alargador. Me diga depois como ficou isso no seu carro.

Vamos continuar nos falando.

Abraços

Carneiro
17/03/2008, 17:09
Parabéns Carneiro, precisamos trocar mais informações.

Valeu! Precisamos sim, sou o segundo dos novos aqui a encarar o BL! :o

Sobre os paralamnas, que raspam com pneu 245/75/16 sugiro retirar cerca de 1 dedo de lata do paralama dianteiro, da parte de trás do paralamas dianteiro. Isso depois fica imperceptível porque existe o acabamento de plástico que reveste tudo. No paralamas traseiro o corte é nos acabamentos plasticos.

É exatamente aí que vi que pegou. Estavamos pensando em só rebater a lata mesmo. O seu pega ainda em situações em que o pneu vai um pouquinho para trás?

Pega um pouco no parachoque dianteiro também, mas é cortar um teco do plástico da parte de baixo, vai ficar até parecendo desenho dele mesmo!

Você vai sentir muito é o pneu pegar na longarina do chassis. Com 235/70/16 já pega, com 245/75/16 pega muito. Chega a travar o carro quando a direção está toda virada e pode danificar o pneu. A opção é a troca da roda ou alargador. Me diga depois como ficou isso no seu carro.

Pois é, tava discutindo isso com o Daniel. Com alargador ainda parece que vai pegar... Colocou de quantos centímetros? Atrás também? Estamos pensando em fazer um limitador ao invés do alargador.

André, qual mecânico fez para você as alterações aí no Rio? Queria passar o telefone dele para o Daniel conversar alguns detalhes.

Abraços,

Márcio.

Andre Sousa
17/03/2008, 17:42
Carneiro.

a) Anota meus telefones.
21 2276-8427
21 8625-5544
Posse te mandar fotos do que foi feito.

b) Raspada no paralamas. Não faça a medição do que tem que contar com o carro em posição normal. Você só vê realmente o quanto pega na lataria quando torce a suspensão. Mas não é nada do outro mundo não. No meu caso fui eu mesmo que fiz.

b) Os alargadores foram da Garra 4x4 de 3 cm. Mas não são plug-and-play não. Tem problema com os nosso parafusos originais, que não cabem nos encaixes e a necessidade de um pequeno passe no torno.

c) O trabalho foi feito pelo Ramiro (Mau Caminho 4x4) 21 7839-2322 ou 21 9243-9899.

Abraços

Carneiro
17/03/2008, 17:58
b) Raspada no paralamas. Não faça a medição do que tem que contar com o carro em posição normal. Você só vê realmente o quanto pega na lataria quando torce a suspensão. Mas não é nada do outro mundo não. No meu caso fui eu mesmo que fiz.

Fizemos com o pneu no máximo, sem as molas. Ou melhor, no mínimo do eixo :twisted:. Seria o máximo de torção.

b) Os alargadores foram da Garra 4x4 de 3 cm. Mas não são plug-and-play não. Tem problema com os nosso parafusos originais, que não cabem nos encaixes e a necessidade de um pequeno passe no torno.

Bom saber.

c) O trabalho foi feito pelo Ramiro (Mau Caminho 4x4) 21 7839-2322 ou 21 9243-9899.

Legal, vou o Daniel o conhece.

Daqui a pouco te ligo.

Abraços,

Márcio.

VOVÔ DO TROLLER
19/03/2008, 18:24
KIT DE REDUÇÃO XCRAWER PARA TRACKER/GRAND VITARA

Segundo propaganda no site da Suzuki net o kit de redução xcrawer para Tracker e GV estará disponível em breve no mercado. Tomara que sim. Aí vai dar para encarar 2" + 2" e pneus maiores ( e mais pesados) numa boa.Abçs.

TMorais
19/03/2008, 19:03
Opa!

É a mesma solução que o Newton postou aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37839&highlight=bieleta

Segundo o Daniel, se precisar retirar o calço não tem problema. Se a dúvida persistir, ligue para ele, (11) 5092-5423. O cara é meio atarefado lá, mas certamente te dará uma atenção ou ainda indica alguém por aí (está em Salvador? Tem um cara fera aí, o Manoel, sabe tuuudo).

Abraços,

Márcio.

Carneiro,

Sua Tracker vai ficar muito bacana!

Não entendi essa de tirar o calço..???? Se está com 2" incluindo o calço molas e o prolongador do amortecedor dianteiro caso retire o calço a frente da tracker não ficará mais baixa que a traseira?? E se retirar 1cm do calço (ele tem 4cm dianteira) resolveria ? Vi esta informação no suzukinet de uma unica pessoa.. Seu mecanico sabe se existe alguma bieleta maior ou que substitua a original para se adequar ao calço 2"??

procurando soluções..

Abs

Carneiro
19/03/2008, 19:13
KIT DE REDUÇÃO XCRAWER PARA TRACKER/GRAND VITARA

Segundo propaganda no site da Suzuki net o kit de redução xcrawer para Tracker e GV estará disponível em breve no mercado. Tomara que sim. Aí vai dar para encarar 2" + 2" e pneus maiores ( e mais pesados) numa boa.Abçs.

Só para deixar mais claro. O Alexandre Xerxenevsky, que o pessoal chama de "X", tá desenvolvendo o kit de redução para a t-case de 3.2:1. A original é 1.8:1. E o que tem no mercado disponível é 4.24:1.

Mas veja que para Vitara e GV não haverá redução em ALTA. A redução será apenas na reduzida :p. A t-case muda de 1:1 / 1.8:1 para 1:1 / 3.2:1. O kit do Samurai reduz um pouco em alta, por isso pode haver confusão.

A vantagem é que fica uma reduzida no meio termo: muitos acham que 1.8 é pouco (normalmente o mercado coloca 2:1, ou ainda 2.54:1 como na Ford Explorer, muito bom) e outros acham que 4.24 é demais (130% a mais que a original, ou ainda 320% de redução da 1:1). Com esse 3.2:1, teremos 220% de redução (ou quase 80% a mais do que a original).

Portanto, com pneus 13% maiores, a redução original fica pior (algo como 1.6:1 se fossem pneus originais), mas com o kit ainda teremos algo parecido com 2.84:1 se fossem os pneus originais... Muito bom para offroad.

Pare resolver o problema no dia a dia no asfalto, que pelo que o André falou é mais a 5a. muito longa, só mudando os diferenciais. Opção existente: coroa e pinhão de 5.125 do GV, ou ainda do Side/Vitara, se trocar a caixa de satélites. Isso ajuda em 5%. Parece que não se encontra mais C&P de 5.83 da Calmini, que daria 19,6% de redução no caso da Tracker/GV (2.0 manual, auto e V6 auto). Nem qualquer opção por aí.

Vantagem da troca de C&P para Side/Vitara: dá para instalar Lockright ou ARB sem adaptações. O ARB dá para instalar no original do GV com um trabalhinho, tem um post no fórum da Argentina que o Newton passou que o cara explica o que fez.

Abraços,

Márcio.

Carneiro
19/03/2008, 19:19
Carneiro,

Sua Tracker vai ficar muito bacana!

Não entendi essa de tirar o calço..???? Se está com 2" incluindo o calço molas e o prolongador do amortecedor dianteiro caso retire o calço a frente da tracker não ficará mais baixa que a traseira?? E se retirar 1cm do calço (ele tem 4cm dianteira) resolveria ? Vi esta informação no suzukinet de uma unica pessoa.. Seu mecanico sabe se existe alguma bieleta maior ou que substitua a original para se adequar ao calço 2"??

procurando soluções..

Abs

Não! A dúvida era sobre essa adaptação na bandeja, se ela é irreversível (ou seja, se eu retirar os calços da suspensão, para voltar ao original, a alteração na bandeja não atrapalhará?). Segundo o Daniel, não tem problema, a alteração não atrapalha a bieleta na posição normal.

Sobre existir uma bieleta que se adapte melhor à posição, boa pergunta. Mas como essa solução da bandeja funciona bem (o Newton diz que o dele não teve mais problema), talvez não valha a pena.

Abraços,

Márcio.

Carneiro
20/03/2008, 20:54
Olás.

Finalmente. Peguei o carro hoje. Ainda precisa de uma limpeza, e então tiro fotos.

Ficou muito legal. Visualmente é doido. O pneu não é largo como o do André, mas ainda assim é show. Imagino que o 255/70R16 deva ficar mais legal ainda.

Direção: realmente, sente-se muito pouco. Percebe-se mais em retomada, se quiser usar rotação baixa. Sobre 5ª em estrada, ainda não deu tempo... A direção hidráulica parece ficar mais exigida mesmo.

Senti já um pouco do que o André reclamou: a direção ficou um pouco estranha. O meu pneu é pior, MUD, mais durão. Pega no chassi ao esterçar no máximo, to tomando cuidado e esperando ver se o Daniel arranja solução para limitar o final da direção.

Ruído do MUD: não é tanto. Na verdade, os pneus originais também rugem, só que a gente acostuma. Eu lembrei hoje, quando andei, que quando peguei a Tracker eu estranhei, em comparação com um Polo (mais leve, pneus 195, desenho parecido). Logicamente que gomos de 15mm vão cantar mais, mas não é nada como dizem. Talvez na estrada, 100 km/h, eu sinta mais.

Estabilidade, ainda não tenho total opinião, no começo a gente sai pisando leve, achando que o carro tá muito diferente. Mas parece até que melhorou um pouco na cidade a questão de saída de traseira. Também parece que ele entra menos na curva, isso é ruim, tem que tomar cuidado. Como o Daniel disse, "não vai achar que dá para fazer rally e entrar a 80 numa curva"... Hehehe, nem o original faz... :discordo:

Freio: ainda bem que o freio é excelente. Pois o pneu com 13% a mais de diâmetro, exige bem, mas continua bom. Para quem só colocar 235/70R16, nem se deve perceber muito.

Bom, conto mais depois que eu realmente testar o carro. Tô louco para pegar uma trilha, só que esse final de semana vou ter que trabalhar...

Para quem pensa em mudanças, realmente é radical. Imagino que 235/70R16 só com calço de suspensão seja excelente para começar, tanto com AT quanto com MUD. Não me arrependi, mas fica a dica.

Abraços,

Márcio.

Piolho-BA
21/03/2008, 19:57
Olá colegas,
Sou de Salvador-BA, estou iniciando as pesquisas para compra de um tracker, nas próximas semanas estarei vendendo meu atual carro para a aquisição deste 4x4, assim postarei algumas dúvidas aqui. Agradeço antecipadamente as respostas.
1) Em uma concessionária aqui em Salvador-BA o preço sem desconto na tracker zero km com pintura metálica é de R$63.900,00, qual o preço nas outras cidades?
2) Onde comprar, como instalar e qual o preço dos calços de duas polegadas?
3) As lojas de PNEUS costumam receber os PNEUS originais da tracker (ainda novos, no mesmo dia da compra do carro) em troca por um jogo de pneus de uso offroad? Qual seria o PNEU terra/asfalto mais indicado para eu adquirir? E quais os preços praticados?
4) Qual o melhor snorkel, onde comprar e como instalar a referida peça?
Abraço,

Carneiro
22/03/2008, 10:04
Puxa, só eu fiquei trabalhando no feriado... :-|

Já que é assim, vou responder o colega!

1) Em uma concessionária aqui em Salvador-BA o preço sem desconto na tracker zero km com pintura metálica é de R$63.900,00, qual o preço nas outras cidades?
Infelizmente é difícil fugir do ágio. O preço na tabela FIPE já é R$ 63.599,00. Não sei qual é o do sítio da GM, que não funciona direito no Linux, mas deve ser 60 mil sem pintura metálica. Se buscar mais, talvez encontre alguma concessionária bacana que faça o preço justo.

Onde comprar: www.rc4x4.com.br (http://www.rc4x4.com.br). Ligue lá e fale com o Adriano.

Como instalar: você mesmo ou mecânico. Eu, por exemplo, levaria um final de semana todo ou mais para instalar, não tenho prática. Um mecânico instala numa tarde.

Se reparou aqui no fórum, há dois detalhes a ser considerados: primeiro, suspensão traseira da Suprema (óleo ou gás), fica melhor que a original com calço. Experimentei e realmente fica jóia. Segundo, bieletas ficam forçadas - alguns aumentam o furo da bandeja, como meu mecânico fez, outros colocam por exemplo elas invertidas (direita na esquerda e vice-versa), como fez o André.

Preço: pelo que sei, são 400 reais o kit.

3) As lojas de PNEUS costumam receber os PNEUS originais da tracker (ainda novos, no mesmo dia da compra do carro) em troca por um jogo de pneus de uso offroad? Qual seria o PNEU terra/asfalto mais indicado para eu adquirir? E quais os preços praticados?
A questão é como você vai tirar o carro sem os pneus? Na concessionária não colocarão o pneu maior para você, pois não vai caber... E rodando alguns km, o pneus não é mais novo...

Mas aí é questão de você primeiro procurar o pneu que vai querer e ver se o lojista pega o seu na troca. A vantagem E desvantagem do original é que custam caro, mais de 700 reais cada.

Se navegar nesse tópico também vai ver diveeeersas opiniões sobre pneus. O André colocou um General Grabber AT2, muito bacana, e vários seguiram a receita, mas em menor medida (235/70R16), que é o que cabe só com calço de suspensão (maior terá que partir para BL).

Eu coloquei um BF MUD. Tem opção de 235/70R16 - procure loja da BF e diga que quer encomendar. Se eles não souberem direito, fala para ligarem para a BF que rola.

Como vc está na BA, imagino que queira mesmo só um AT, pois vai rodar mais em areia, né? Então as opções de 235/70R16 são:

- General Grabber AT2;
- Firestone Destination AT;
- Toyo OpenCountry AT;
- BF Goodrich All Terrain KM (acho que nessa medida eles não trazem pois não ter certificação do INMETRO ainda).

O mais comentado no Brasil é a OGZ (www.ogz.com.br (http://www.ogz.com.br)). O custo benefício é ótimo, comparado com os importados.

Instalar, mesma coisa, melhor levar num mecânico que conheça. Mas veja bem, você tem que furar a lata do carro, no para-lama perto do retrovisor. Dali será feita uma conexão com a entrada de ar original do veículo, que fica mais à frente, perto do farol.

Portanto, pense bem nas modificações: calços na suspensão, é capaz de mecânico da GM nem reparar nas revisões, ou ainda você dá uma conversada. A partir daí começa a ficar complicado. Bodylift por exemplo, eu fiz, e tenho certo receio deles encrencarem se eu precisar arrumar algo na garantia (por exemplo, eu já troquei o tanque antes, por uma rachadura de fábrica... E se eu tivesse feito o BL naquela época?). Esnórquel, pior ainda... Trocar a panela e focinho do diferencial dianteiro por de ferro, também... E assim por diante.

Abraços,

Márcio.

Piolho-BA
23/03/2008, 12:24
Valeu Carneiro!

Seguinte: não sabia q o snorkel represantava uma alteração tão grande a ponto de interferir na garantia, de forma que ou comprarei um tracker usado já perto do fim da garantia para poder fazer estas preparações mais radicais ou comprarei um zero Km e apenas trocarei os pneus por um de uso misto (A/T) que caibam na caixa de rodas sem a necessidade dos calços, espero q exista algum q caiba... tb penso em colocar os protetores de cartér e de diferencial, que não devem interferir na garantia!

Há... aqui na Bahia tem de tudo: Lama, pedra e areia tb!!!

Abraço,

Piolho.

Carlos TA
23/03/2008, 13:58
Valeu Carneiro!

Seguinte: não sabia q o snorkel represantava uma alteração tão grande a ponto de interferir na garantia, de forma que ou comprarei um tracker usado já perto do fim da garantia para poder fazer estas preparações mais radicais ou comprarei um zero Km e apenas trocarei os pneus por um de uso misto (A/T) que caibam na caixa de rodas sem a necessidade dos calços, espero q exista algum q caiba... tb penso em colocar os protetores de cartér e de diferencial, que não devem interferir na garantia!

Abraço,

Piolho.
Olá Piolho.
Tenho um Grand Vitara 2000 que comprei recentemente e coloquei uns Pneus Scorpions AT Pirelli 225/70/16 ( o mesmo pneu que vem no TR4), tem também o Wrangler AT da Goodyear na mesma medida. No site http://www.trilha4x4.com.br/ na seção dicas você tem um programinha que te dá a comparação das medidas dos pneus.
Com o scorpions eu perdi 10 mm em largura mas ganhei 33mm de diâmetro ou seja 1,65 cm na altura do carro, além de um pneu com uma construção mais robusta , mais resistente aos pisos off road.
Ele é uma alternativa para quem quer manter o carro com a configuração original da suspensão sem o pneu pegar em lugar nenhum.
Espero ter ajudado.

Carlos
GV 2000 MT - AT
Manuel o Audaz
http://familiapcoffroad.blogspot.com/

Pedrinha
23/03/2008, 15:46
Olá Piolho.
Tenho um Grand Vitara 2000 que comprei recentemente e coloquei uns Pneus Scorpions AT Pirelli 225/70/16 ( o mesmo pneu que vem no TR4), tem também o Wrangler AT da Goodyear na mesma medida. No site http://www.trilha4x4.com.br/ na seção dicas você tem um programinha que te dá a comparação das medidas dos pneus.
Com o scorpions eu perdi 10 mm em largura mas ganhei 33mm de diâmetro ou seja 1,65 cm na altura do carro, além de um pneu com uma construção mais robusta , mais resistente aos pisos off road.
Ele é uma alternativa para quem quer manter o carro com a configuração original da suspensão sem o pneu pegar em lugar nenhum.
Espero ter ajudado.

Carlos
GV 2000 MT - AT
Manuel o Audaz
http://familiapcoffroad.blogspot.com/

Existe um pneu 50% on 50% off road na medida exata dos GV/Tracker de aro 16 que é 235 60 R16. É o Yokohama Geolandar, modelo G12. Trata-se de um exelente pneu de uso misto, com a vantagem de não precisar mexer em nada. Este pneu tem um desenho bem agressivo e não é tão barulhento no asfalto. Para quem faz uso do carro no dia a dia e só eventualmente se aventura fora-de-estrada, considero o ideal. Eu utilizei este pneu por 2 anos no meu GV e, infelizmente vendí o GV com eles. O problema é que nunca tem ele em estoque nas lojas especializadas. Para adquiri-lo vc precisa encomendá-lo numa casa de pneus que comercialize a marca Yokohama.
Para maiores informações e para ver o desenho do pneu, veja no site www.yokohama.com.br (http://www.yokohama.com.br).

iwakura
23/03/2008, 18:22
Existe um pneu 50% on 50% off road na medida exata dos GV/Tracker de aro 16 que é 235 60 R16. É o Yokohama Geolandar, modelo G12. Trata-se de um exelente pneu de uso misto, com a vantagem de não precisar mexer em nada. Este pneu tem um desenho bem agressivo e não é tão barulhento no asfalto. Para quem faz uso do carro no dia a dia e só eventualmente se aventura fora-de-estrada, considero o ideal. Eu utilizei este pneu por 2 anos no meu GV e, infelizmente vendí o GV com eles. O problema é que nunca tem ele em estoque nas lojas especializadas. Para adquiri-lo vc precisa encomendá-lo numa casa de pneus que comercialize a marca Yokohama.
Para maiores informações e para ver o desenho do pneu, veja no site www.yokohama.com.br. (http://www.yokohama.com.br.)

Concordo plenamente e também recomendo esse pneu. No meu caso, como levantei a Tracker, coloquei o 235 70 R16. Pelo menos aqui em Porto Alegre encontrei em estoque numa loja (assim como tinha em estoque em Riveira, Montevideo e Buenos Aires na época que estava pesquisando).

No asfalto achei que eles são bem mais silenciosos que os originais Dueller. Na terra os originais nem se comparam...

Fotinho da Tracker c/os pneus em ação em Florianópolis:

TMorais
23/03/2008, 21:54
Olá colegas,
Sou de Salvador-BA, estou iniciando as pesquisas para compra de um tracker, nas próximas semanas estarei vendendo meu atual carro para a aquisição deste 4x4, assim postarei algumas dúvidas aqui. Agradeço antecipadamente as respostas.
Abraço,

Piolho,
Segue respostas:
1- Tenha como base o preço da GM: www.chevrolet.com.br
As concessionarias praticam ágio e em Salvador não é diferente. Comprei a minha em Aracaju-SE e valeu muito a pena (mas vc tera que emplaca-la lá - depois é só fazer a transferencia) o preço consegui o de tabela mais desconto insufilm e tanque cheio.

2- Calços: coloquei estes da RC4x4. Instalei na Suzukar localizada no bairro do Imbuí.

3- Não se consegue trocar os pneus da Tracker no ato da compra. Vc tera que fazer isso em lojas que por ventura faça tal permuta. Optei em guardar os originais e comprei novos na medida 235/70 R16 da Continental General Grabber AT2. Não encontrei aqui nos da Toyo para comparações e da BF MUD 235/70 também não vendia e não tinha previsão (este seria hj minha opção pois não sabia dessa dica do Carneiro.) Sobre Firestone e yokohama não os conheço. Vale obsevar tambem questão de valores. Hoje os GGrabber vc compra em Salvador entre 480 a 530,00 a unidade, relato que estou satisfeito com os mesmos.

4- Snorkel só OGZ. www.ogz.com.br fiz até uma recente cotação e o valor acho que ficou entre 570 a 600,00 para GV/Tracker. Porém desistir de colocá-lo. Instalação vc pode fazer na Latitude tel. 3375-3341 assim como a colocação do calço também.

Segue fotos da Tracker:

RABUGENTO
24/03/2008, 07:24
Ao guardar os pneus sem uso, há algumas recomendações a serem seguidas. Êles também tem prazo de validade. Verifique com o fabricante.
Tenho certeza que li sobre esse assunto em algum lugar. Os pneus podem ressecar e outras coisinhas mais se não forem acondicionados como o recomendado pelo fabricante.

Carneiro
24/03/2008, 10:12

Na verdade, é só um furo na lata... :twisted: Protetores não interferem em nada da garantia, claro.

Mas a sua idéia é boa: há bastante Tracker já no mercado, com mais de 1 ano de uso, tem gente que compra e não gosta, ou precisa do dinheiro etc. De repente arranja um com até 20 mil km, revisado na GM (ou seja, ao menos as trocas de óleo devem ter sido corretas), e ainda economiza uns 8 mil no mínimo.

Se eu fosse comprar hoje, acho que faria isso. Se não encontrasse um 2.0 ou V6 auto em boas condições... :mrgreen:

Bom, então veja bem o que pretende de pneus e tamanho. Colocar calço na carroceria é só mesmo se quiser maior que 235/70 (ou seja, mais que 2,5cm de ganho de altura nos pneus). Faz diferença maior em trilhas com erosão. E visualmente claro (e gostar depende de cada pessoa!). Tipo de pneu: os MUDs são um pouco piores na areia fofa, mas em lama e terra, dão show. Os ATs são bem equilibrados mesmo, só vão piorar em muita lama ou terra molhada, principalmente nas subidas (até porque em lamaçal que todo mundo atola, não faz diferença :cool:).

Abraços,

Márcio.

Murillus
24/03/2008, 14:32
Bom, então veja bem o que pretende de pneus e tamanho. Colocar calço na carroceria é só mesmo se quiser maior que 235/70 (ou seja, mais que 2,5cm de ganho de altura nos pneus). Faz diferença maior em trilhas com erosão.

Márcio,

MUD TERRAIN T/A KM segundo o site da BF http://www.pneusbfgoodrich.com.br

235/75 R 15 104Q MUD TERRAIN T /A KM (http://javascript%3Cb%3E%3C/b%3E:mostraVeiculosEquipados%28190422%29;)
245/75 R 16 120Q MUD TERRAIN T /A KM (http://javascript%3Cb%3E%3C/b%3E:mostraVeiculosEquipados%28150092%29;)
265/75 R 16 120Q MUD TERRAIN T /A KM (http://javascript%3Cb%3E%3C/b%3E:mostraVeiculosEquipados%28858738%29;)
31X10.50 R 15 109Q MUD TERRAIN T/A KM (http://javascript%3Cb%3E%3C/b%3E:mostraVeiculosEquipados%28150091%29;)
33X12.50 R 15 108Q MUD TERRAIN T/A KM (http://javascript%3Cb%3E%3C/b%3E:mostraVeiculosEquipados%28062951%29;)
LT215/75 R15 100Q MUD-TERRAIN T/A KM (http://javascript%3Cb%3E%3C/b%3E:mostraVeiculosEquipados%28306208%29;)

Nao achei os BF MUD 235/60/16 que vc citou...

Nem mesmo os AT

ALL TERRAIN T/A KO

235/75 R 15 104S ALL TERRAIN T /A KO (javascript:mostraVeiculosEquipados(150695);)
235/85 R 16 120S ALL TERRAIN T/A KO (javascript:mostraVeiculosEquipados(625492);)
245/75 R 16 114S ALL TERRAIN T /A KO (javascript:mostraVeiculosEquipados(150989);)
265/75 R 16 120S ALL TERRAIN T /A KO (javascript:mostraVeiculosEquipados(150990);)
285/75 R 16 122R ALL TERRAIN T/A KO (javascript:mostraVeiculosEquipados(021518);)
30X9.50 R 15 104S ALL TERRAIN T/A KO (javascript:mostraVeiculosEquipados(170731);)
31X10.50 R 15 109S ALL TERRAIN T/A KO (javascript:mostraVeiculosEquipados(150991);)
33X12.50 R 15 108R ALL TERRAIN T/A KO (javascript:mostraVeiculosEquipados(733129);)
35X12.50 R15 113Q ALL TERRAIN KO (javascript:mostraVeiculosEquipados(138156);)
LT225/75R16 110S ALL TERRAIN TA KO RWL (javascript:mostraVeiculosEquipados(150507);)
LT245/70 R16 113S A/T TA KO LRD TLRWL07 (javascript:mostraVeiculosEquipados(150988);)
LT265/75 R16 123/120Q ALL TERRAIN T/A KO LRE GO TL (javascript:mostraVeiculosEquipados(885953);)

[]s

Carneiro
24/03/2008, 14:44
Márcio,

MUD TERRAIN T/A KM segundo o site da BF http://www.pneusbfgoodrich.com.br

Nao achei os BF MUD 235/60/16 que vc citou...

Sim. Em todas as mensagens que citei o MUD 235/70R16 (não perfil 60, esse só tem Yokohama AT), falei que se deve pedir para encomendar - demora de 90 a 120 dias. As lojas são meio desinformadas, mas se insistir, rola. O preço estimado é de R$ 560,00.

A questão para importação é se tem ou não aval do INMETRO.

Se procurar no sítio da INMETRO vai encontrar diversas medidas do MUD (acho que todas que tem lá fora). Infelizmente do All Terrain, pelo que sei, só o que tem no sítio mesmo. Mas pelo que vi tem o 245/70R16 All Terrain no Brasil, são 75 cm de diâmetro. Acho que cabe só com calço de suspensão, mas talvez com algum trabalho nos plásticos. Fica show também. Mas o General Grabber AT2 é muito legal também.

Opiniões do MUD na trilha, logo que eu testar. Aguardem! :mrgreen:

Abraços,

Márcio.

Murillus
24/03/2008, 15:09
Quando abasteço com gasolinas aditivadas noto que perco potencia na baixa mas ganho na alta... alem de ficar com um cheiro forte de enxofre pelo escapamento...

E vcs? notam isso?

Andre Sousa
24/03/2008, 17:21
Quando abasteço com gasolinas aditivadas noto que perco potencia na baixa mas ganho na alta... alem de ficar com um cheiro forte de enxofre pelo escapamento...

E vcs? notam isso?

Faaaaaala Murillus

Cara, sinceramente acho que é impressão sua. Agente fica muito sugestionado quando coloca algum tipo de aditivo ou uso um certo tipo de combustível. Não acredito que a gasolina aditivada provoque alteração na potencia do carro.

Mas, assim como todo mundo, eu também sou uma vítima dessas influências. Adimito que só coloco gasolina premium da Shell porque acho que o carro fica com um consumo menor. Vai entender?

Andre Sousa
24/03/2008, 17:30
Seguem uns videos bem legais de um Tracker original.
http://br.youtube.com/watch?v=LlFzCbV0eVg
http://br.youtube.com/watch?v=2gyJ_qm__aI&feature=related

iwakura
24/03/2008, 17:53
Faaaaaala Murillus

Cara, sinceramente acho que é impressão sua. Agente fica muito sugestionado quando coloca algum tipo de aditivo ou uso um certo tipo de combustível. Não acredito que a gasolina aditivada provoque alteração na potencia do carro.

Mas, assim como todo mundo, eu também sou uma vítima dessas influências. Adimito que só coloco gasolina premium da Shell porque acho que o carro fica com um consumo menor. Vai entender?

O poder da sugestão é a motriz da nossa sociedade de consumo...

Mas, falando no assunto gasolina, anos atrás a 4Rodas testou várias gasolinas aditivadas e a melhor (mais eficiente em manter o motor limpo) foi da a Texaco...

VOVÔ DO TROLLER
24/03/2008, 19:13

E vcs? notam isso?
bOA tarde Murillus. Eu uso gasolina aditivada no Tracker (que está com 18.000 km) , desde zero e não sinto nada disso que você relatou. Será que o problema não é algum "batismo" no posto ? Com relação à utilização da gasolina premium da Shell, ou a podium da BR, na minha modesta opinião, é jogar dinheiro fora (eu já utilizei algumas vezes destas, para experimentar ,e pelo que eu percebi , a única diferença foi no bolso; acho que gastei mais dinheiro à toa). Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
24/03/2008, 19:26
Seguem uns videos bem legais de um Tracker original.
http://br.youtube.com/watch?v=LlFzCbV0eVg
http://br.youtube.com/watch?v=2gyJ_qm__aI&feature=related
Boa noite André, tudo bem? Belos vídeos. É o que eu sempre digo , Suzuki é Suzuki. Neste final de semana eu fiz uma trilha (Trilha da Limeira na Serra do Mar ) entre Caraguatatuba e São Sebastião com vários outros carros 4 x 4. Um TR4 e uma Toyota Hilux , atolaram várias vezes e tiveram que ser puchadas (não sei se o problema é do carrro ou do piloto). O Tracker passou numa boa. Abçs. Válter

Pedrinha
24/03/2008, 19:34
(não sei se o problema é do carrro ou do piloto). O Tracker passou numa boa. Abçs. Válter
Com toda certeza o problema é aquela pecinha que tem entre o volante e obanco do motorista, conhecida como "burrinho de direção"! :parede:

TMorais
24/03/2008, 20:09
Soube de uma informação, porém sem base concreta pois não vi, que era possível utilizar a mola da chevy na traseira da Tracker com amortecedor do Suprema evitando assim o uso do calço de 2" utilizado no kit da RC (calço de 50mm). Procede??

VOVÔ DO TROLLER
24/03/2008, 23:13
Com toda certeza o problema é aquela pecinha que tem entre o volante e obanco do motorista, conhecida como "burrinho de direção"! :parede:
Essa é boa Pedrinha. "burrinho de direção" eu não conhecia. Abçs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
24/03/2008, 23:20
Soube de uma informação, porém sem base concreta pois não vi, que era possível utilizar a mola da chevy na traseira da Tracker com amortecedor do Suprema evitando assim o uso do calço de 2" utilizado no kit da RC (calço de 50mm). Procede??
Boa noite TMorais, tudo bem? E o carrão com a nova configuração? muitas trilhas? Com relação às molas, pelo que eu tenho conhecimento , através de informações trocadas com o pessoal da Suzuki net, é que as molas dianteiras da Suprema se adaptariam perfeitamente nas traseiras das Tracker/GV com calços de 2" . Pelo que eu me lembro tinha que usar também o calço,mas eu não tenho certeza. Com relação à mola do chevY (será a dianteira ou traseira?) talvez valha a pena conferir. Como a traseira (principalmente) do Tracker é baixa, eu estava querendo ver se dá para colocar apenas + 1" só na traseira. Será que dá? Vou colocar esta discussão tb na Suzuki net. Abçs, boa noite e boa semana. Válter

Piolho-BA
25/03/2008, 00:44
Piolho,
Segue respostas:
1- Tenha como base o preço da GM: www.chevrolet.com.br (http://www.chevrolet.com.br)
As concessionarias praticam ágio e em Salvador não é diferente. Comprei a minha em Aracaju-SE e valeu muito a pena (mas vc tera que emplaca-la lá - depois é só fazer a transferencia) o preço consegui o de tabela mais desconto insufilm e tanque cheio.

2- Calços: coloquei estes da RC4x4. Instalei na Suzukar localizada no bairro do Imbuí.

3- Não se consegue trocar os pneus da Tracker no ato da compra. Vc tera que fazer isso em lojas que por ventura faça tal permuta. Optei em guardar os originais e comprei novos na medida 235/70 R16 da Continental General Grabber AT2. Não encontrei aqui nos da Toyo para comparações e da BF MUD 235/70 também não vendia e não tinha previsão (este seria hj minha opção pois não sabia dessa dica do Carneiro.) Sobre Firestone e yokohama não os conheço. Vale obsevar tambem questão de valores. Hoje os GGrabber vc compra em Salvador entre 480 a 530,00 a unidade, relato que estou satisfeito com os mesmos.

4- Snorkel só OGZ. www.ogz.com.br (http://www.ogz.com.br) fiz até uma recente cotação e o valor acho que ficou entre 570 a 600,00 para GV/Tracker. Porém desistir de colocá-lo. Instalação vc pode fazer na Latitude tel. 3375-3341 assim como a colocação do calço também.

Segue fotos da Tracker:

Olá TMorais!

Não consegui localizar no site da chevrolet qual o preço de tabela do Tracker, vc sabe dizer?

Não dá para trazer o carro sem placa de Aracaju para Salvador apenas com a nota fiscal?

Vc poderia me disponibilizar a localização e o tel da Suzucar do Imbuí?

O que é a Latitude? é uma oficina? onde fica?

abraço,

Piolho.

TMorais
25/03/2008, 17:04
Olá TMorais!

Não consegui localizar no site da chevrolet qual o preço de tabela do Tracker, vc sabe dizer?

Não dá para trazer o carro sem placa de Aracaju para Salvador apenas com a nota fiscal?

Vc poderia me disponibilizar a localização e o tel da Suzucar do Imbuí?

O que é a Latitude? é uma oficina? onde fica?

abraço,

Piolho.

Site: Clique em (Monte o seu)
http://www.chevrolet.com.br/action/sessionAction?func=Static&cntry_cd=BR&lang_cd=pt&website_cd=GBPBR&section=CarHome&subSection=Tracker
Valores : Pintura sólida : 61.274,00 Pintura metálica: 62.180,00 Pintura perolizada: 62.341,00 (O restante é tudo ágio de concessionaria!)

Suzukar - Av. Jorge Amado - Imbuí (em frente ao Empório) tel. 3362-1010 - procure Irinaldo.
Latitude: Uma loja específica para produtos off road. Possui oficina também. Fica na Av. Paralela antes da entrada de Stela Maris. Vc deve ir sentido Itapoa e fazer o primeiro retorno para chegar lá. Tel. 71-3375-3341. (caso venha sentido Iguatemi/Paralela).

Em Aracaju-SE tem a Contorno Veiculos - Concessionária GM. tel. 79-2107-9400 - comprei com o vendedor Edvan. Cheque com ele valores, descontos, brindes e condições... tente com ele a possibilidade de emplacar lá e logo em seguida vc transfere para Salvador. (Depois informe o resultados)

RABUGENTO
25/03/2008, 17:30
Aproveite, se for pros lados de Itapoã, e coma um acarajé da Cira :)

TMorais
25/03/2008, 17:36

hehehe

Rabugento,

Virá para o Encontro Suzuki-Net na Praia do Forte?

RABUGENTO
25/03/2008, 17:42
Quem me dera!
Estou a 2000 km...
Em 2005/06 estive várias vezes aí, inclusive com a Ranger...

Piolho-BA
25/03/2008, 18:17
Site: Clique em (Monte o seu)
http://www.chevrolet.com.br/action/sessionAction?func=Static&cntry_cd=BR&lang_cd=pt&website_cd=GBPBR&section=CarHome&subSection=Tracker
Valores : Pintura sólida : 61.274,00 Pintura metálica: 62.180,00 Pintura perolizada: 62.341,00 (O restante é tudo ágio de concessionaria!)

Suzukar - Av. Jorge Amado - Imbuí (em frente ao Empório) tel. 3362-1010 - procure Irinaldo.
Latitude: Uma loja específica para produtos off road. Possui oficina também. Fica na Av. Paralela antes da entrada de Stela Maris. Vc deve ir sentido Itapoa e fazer o primeiro retorno para chegar lá. Tel. 71-3375-3341. (caso venha sentido Iguatemi/Paralela).

Em Aracaju-SE tem a Contorno Veiculos - Concessionária GM. tel. 79-2107-9400 - comprei com o vendedor Edvan. Cheque com ele valores, descontos, brindes e condições... tente com ele a possibilidade de emplacar lá e logo em seguida vc transfere para Salvador. (Depois informe o resultados)

TMorais, Valeu!

Piolho-BA
25/03/2008, 18:18

Tem no Rio Vermelho tb!

Andre Sousa
25/03/2008, 19:19
Mais alguns vídeos interessantes. Agora são Suzukis kit's OME de 2" ou Calmini de 2,5" na suspensão. Acho que estão com pneus 235/70/16.

http://br.youtube.com/watch?v=_KCTeJH21Jk&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=J36nV0l1hAo&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=3KGq7SmxbIw&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=tllNcmXRWE0&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=s7zRnm2z3Xk&NR=1

http://br.youtube.com/watch?v=Gs0XsFduN8w&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=QThW9dPuMjg&NR=1

VOVÔ DO TROLLER
25/03/2008, 20:16
Boa noite TMorais, tudo bem? E o carrão com a nova configuração? muitas trilhas? Com relação às molas, pelo que eu tenho conhecimento , através de informações trocadas com o pessoal da Suzuki net, é que as molas dianteiras da Suprema se adaptariam perfeitamente nas traseiras das Tracker/GV com calços de 2" . Pelo que eu me lembro tinha que usar também o calço,mas eu não tenho certeza. Com relação à mola do chevY (será a dianteira ou traseira?) talvez valha a pena conferir. Como a traseira (principalmente) do Tracker é baixa, eu estava querendo ver se dá para colocar apenas + 1" só na traseira. Será que dá? Vou colocar esta discussão tb na Suzuki net. Abçs, boa noite e boa semana. Válter
RETIFICAÇÃO: MOLAS DIANTEIRAS DO OPALA 6 CC E NÃO DA SUPREMA
boa noite pessoal. Por um lapso, eu coloquei na citação acima molas da Suprema , quando o correto é : molas dianteiras do Opala 6 CC . Abçs

VOVÔ DO TROLLER
25/03/2008, 20:23
Mais alguns vídeos interessantes. Agora são Suzukis kit's OME de 2" ou Calmini de 2,5" na suspensão. Acho que estão com pneus 235/70/16.

http://br.youtube.com/watch?v=_KCTeJH21Jk&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=J36nV0l1hAo&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=3KGq7SmxbIw&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=tllNcmXRWE0&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=s7zRnm2z3Xk&NR=1

http://br.youtube.com/watch?v=Gs0XsFduN8w&feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=QThW9dPuMjg&NR=1
Por estes vídeos dá para ver que os Tracker/GV não são fracos não. Com relação aos pneus acho também que são 235/70/16 na configuração MUD, no entanto acho que não estão disponíveis por aqui, não é? Abçs

TMorais
25/03/2008, 21:34
Boa noite TMorais, tudo bem? E o carrão com a nova configuração? muitas trilhas? Com relação às molas, pelo que eu tenho conhecimento , através de informações trocadas com o pessoal da Suzuki net, é que as molas dianteiras "do opala 6cc" se adaptariam perfeitamente nas traseiras das Tracker/GV com calços de 2" . Pelo que eu me lembro tinha que usar também o calço,mas eu não tenho certeza. Com relação à mola do chevY (será a dianteira ou traseira?) talvez valha a pena conferir. Como a traseira (principalmente) do Tracker é baixa, eu estava querendo ver se dá para colocar apenas + 1" só na traseira. Será que dá? Vou colocar esta discussão tb na Suzuki net. Abçs, boa noite e boa semana. Válter

VBeltram,

Só agora vi a sua resposta... O colega afirma que alguem usa um GV com molas da Chevy (acho que são traseiras) + amortecedor traseiro da Suprema na traseira da GV, isso SEM usar o calço de 2" de poliuretano nas molas... ele disse que ia colocar, vou ver no que vai dar.
Vc tá querendo levantar, além de 2" na traseira, +1" ? Não vai ficar com a traseira meio que empinada? Com relação a ângulos será que tem problema? O visual deve ficar mujito bacana.. novidades nos informe.. gostei da ideia..

TMorais
25/03/2008, 21:36
Por estes vídeos dá para ver que os Tracker/GV não são fracos não. Com relação aos pneus acho também que são 235/70/16 na configuração MUD, no entanto acho que não estão disponíveis por aqui, não é? Abçs

Ainda não vi os vídeos mas em relação aos MUDs a medida que "teoricamente" teria disponivel não é o 235/75 R16? Não vi nenhuma 235/70...

VOVÔ DO TROLLER
25/03/2008, 22:32
VBeltram,

Só agora vi a sua resposta... O colega afirma que alguem usa um GV com molas da Chevy (acho que são traseiras) + amortecedor traseiro da Suprema na traseira da GV, isso SEM usar o calço de 2" de poliuretano nas molas... ele disse que ia colocar, vou ver no que vai dar.
Vc tá querendo levantar, além de 2" na traseira, +1" ? Não vai ficar com a traseira meio que empinada? Com relação a ângulos será que tem problema? O visual deve ficar mujito bacana.. novidades nos informe.. gostei da ideia..
BOA noite TMorais. Na verdade na utilização das molas dianteiras do opala 6 cc na traseira do Tracker , o calço de tecnil de 2" não deverá ser usado. Terá que ser usado o calço original do opala + o calço original do Tracker (um encaixa no outro). Com relação aos ângulos não sei se vai dar algum problema. O que acontece é que mesmo com o calço de suspensão de 2" a traseira fica muita baixa, principalmente na região do cardã . A altura da frente é muito boa (c/ o calço de 2"). Precisa ver também se não vai implicar na perda de estabilidade e se o carro não vai ficar mais duro ainda. Acho que vou experimentar esta "fórmula" quando eu tiver que trocar as molas traseiras ( talvez com 30.000 ou 40.000 km) . Abçs. Válter

Carneiro
26/03/2008, 08:11
Ainda não vi os vídeos mas em relação aos MUDs a medida que "teoricamente" teria disponivel não é o 235/75 R16? Não vi nenhuma 235/70...

Segundo o Flávio Santana, da BF, tem sim, sob encomenda. Demora 90-120 dias, e ele mesmo disse que pode encomendar, e depois você negocia com a revenda o preço final. Ele me escreveu isso:

Olá, Márcio.

O 255/70 R 16 Mud Terrain vindo por barco, dentro do prazo de 90 a 120 dias, o valor aproximado é R$ 670,00.

Se quiser, basta me confirmar que eu já faço o pedido, independente da loja pela qual você quiser retirá-los.

Já o 235/70 R 16 sairia por R$ 560,00 aproximadamente. Pode ser que alguma revenda faça um preço um pouquinho melhor, mas não deve variar muito disso não.

Vejam que o preço é estimado. Tópico do Flávio:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30311

E medidas existentes do MUD:

http://www.bfgoodrichtires.com/specs/mud-terrain-t-a-km/1152.html

O 235/75R16 não existe. Tem 225/75R16, deve ficar parecido com o 245/75R16 só que um pouco menor. Mas a maioria não quer diminuir a largura, então acho que ele é mais adequado aos donos de TR4 (se bem que o 235/70 é mais legal mesmo).

Pelo que entendi, a maioria ou todas essas medidas passaram pela certificação do INMETRO. Se procurarem no site do INMETRO, realmente aparecem essas citadas acima, 235/70 e 255/70.

Abraços,

Márcio.