Conectar

Ver Versão Completa : Tracker/2007 - Preparação Para Trilhas

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 [15] 16 17 18 19 20

Carneiro
18/02/2009, 08:53
Pessoal, vcs que tem tracker como eu, por acaso vcs tem ouvido falar que vão parar de fabricá-la em 2010? Pois aqui em Belém até na concessionária chevrolet estão falando isso por conta no relançamento da Grand Vitara. O que acham? Estou pensando em passar a minha adiante e estou olhando para o Mahindra Scorpio SVU, o que acham?

Márcia. Se você quiser revisões caras e "garantidas" por consessionárias, aí vale a pena manter carro de linha. Mas veja que a Suzuki caiu fora e os proprietários de Tracker/GV não sofreram nada. Tem muito no mercado, ainda mais com as vendas que a Tracker teve agora, e tudo quanto é peça na Suzucar, GM Carrera, e algumas opções nacionais. Além disso, é um carro que não costuma quebrar...

E ainda por cima, grande parte das peças do GVIII são as mesmas do nosso (motor é o mesmo com algumas adaptações).

Mas quem tem GV há tempos aqui pode te falar o que teve que trocar... Normalmente é manutenção (filtros de óleo, combustível, ar, cabine, óleo, pastilhas, lonas, uma bucha ou outra, amortecedor, etc), e praticamente tudo é em conta ou tem opção ótima de adaptação. Bem difícil ver quebras doidas, exceto por quem usa o carro em trilhas mais pesadas, que aí tá assumindo riscos maiores. Acidentes (que não aconteçam!!!), o seguro cobre...

O Mahindra é bem interessante pelo preço:

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Testes_Conteudo.vxlpub?hnid=38893

Mas é diesel, e só se tiver muitos bons motivos te aconselho a pegar um carro desse (ainda mais que tem uma Tracker nova), pois a menutenção da mecânica é mais cara.

Aproveite bem seu Suzuki, que é difícil encontrar insatisfeitos com essa marca (só p da vida com o descaso deles com o mercado brasileiro... :mrgreen:). É como Subaro, outro dia, no mecânico em que levo, tinha um Subaro véio pra daná, com a lataria mal cuidada, mas ele disse que o dono não troca, já que o carro vale pouco, dá pouca manutenção (claro que no caso do Subaro é mais caro e complicada que os Suzukis), e é muito estável e seguro...

Abraços,

Márcio.

OLIVEIRA
19/02/2009, 00:39
Concordo em gênero, número e grau, falou bastante e bem!
Abraços a todos.:)

Márcia. Se você quiser revisões caras e "garantidas" por consessionárias, aí vale a pena manter carro de linha. Mas veja que a Suzuki caiu fora e os proprietários de Tracker/GV não sofreram nada. Tem muito no mercado, ainda mais com as vendas que a Tracker teve agora, e tudo quanto é peça na Suzucar, GM Carrera, e algumas opções nacionais. Além disso, é um carro que não costuma quebrar...

E ainda por cima, grande parte das peças do GVIII são as mesmas do nosso (motor é o mesmo com algumas adaptações).

Mas quem tem GV há tempos aqui pode te falar o que teve que trocar... Normalmente é manutenção (filtros de óleo, combustível, ar, cabine, óleo, pastilhas, lonas, uma bucha ou outra, amortecedor, etc), e praticamente tudo é em conta ou tem opção ótima de adaptação. Bem difícil ver quebras doidas, exceto por quem usa o carro em trilhas mais pesadas, que aí tá assumindo riscos maiores. Acidentes (que não aconteçam!!!), o seguro cobre...

O Mahindra é bem interessante pelo preço:

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Testes_Conteudo.vxlpub?hnid=38893 (http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Testes_Conteudo.vxlpub?hnid=38893)

Mas é diesel, e só se tiver muitos bons motivos te aconselho a pegar um carro desse (ainda mais que tem uma Tracker nova), pois a menutenção da mecânica é mais cara.

Aproveite bem seu Suzuki, que é difícil encontrar insatisfeitos com essa marca (só p da vida com o descaso deles com o mercado brasileiro... :mrgreen:). É como Subaro, outro dia, no mecânico em que levo, tinha um Subaro véio pra daná, com a lataria mal cuidada, mas ele disse que o dono não troca, já que o carro vale pouco, dá pouca manutenção (claro que no caso do Subaro é mais caro e complicada que os Suzukis), e é muito estável e seguro...

Abraços,

Márcio.

OLIVEIRA
19/02/2009, 00:46
Muito bem dito e complementando, se me permite, há que ser ponderado preços de seguro e IPVA que podem chegar a valores estratosféricos.
Todo carro um dia deixa de ser produzido, mas nem por isto deve-se desfazê-lo do mesmo pois há outros motivos (como os aqui expostos) que justificam sua mantença. Minha opinião. E, no caso da Tracker, são tantos.

Abraço a todos.:)

:-o Marcia,
Tudo bem!! olha não vão parar de fabricar a tracker em 2010.....
Já pararam em 2009, só tem tracker 08 mod 09.

Leia a matéria que saiu na Argentina.

http://www.cosasdeautos.com.ar/2008/10/28/argentina-gm-deja-de-producir-la-suzuki-grand-vitara/ (http://www.cosasdeautos.com.ar/2008/10/28/argentina-gm-deja-de-producir-la-suzuki-grand-vitara/)

Aqui em São Paulo a tracker já é encontrada em concessionarias zero km por 52,500, mas não pense em desvalorização, pq quando acabarem as zero km, o carro mais barato prox a tracker será a TR4 por mais ou menos 65,000.
Não conheço ainda a Mahindra Scorpio SVU, mas talvez vc tenha problemas com preços de revisão e peças, pense nisso.:rolleyes:

Abs.

OLIVEIRA
19/02/2009, 00:59
Olá Márciajeep tudo bem? A Tracker é uma veículo já em funcionamento a bastante tempo, ou seja, já foi mais do que testada só aqui no brasil está rodando há anos. Não conheço Scorpio SVU, todavia, se for um veículo com projeto novo é arriscado sua aquisição pois na maioria das vezes projetos novos apresentam pequenos defeitos (até grandes por incrível que pareça) e levam certo tempo para serem sanados, assim esta questão deve ser verificada também. Há quem não compre carros recém lançados nem que a vaca tussa por causa disto, mas, preferem esperar que as pequenas falhas de projetos sejam resolvidas.
De resto, o que o Marco e o Carneiro falaram completam o assunto, creio.
Boa sorte na decisão.

Abraço.:)

Pessoal, vcs que tem tracker como eu, por acaso vcs tem ouvido falar que vão parar de fabricá-la em 2010? Pois aqui em Belém até na concessionária chevrolet estão falando isso por conta no relançamento da Grand Vitara. O que acham? Estou pensando em passar a minha adiante e estou olhando para o Mahindra Scorpio SVU, o que acham?

OLIVEIRA
19/02/2009, 01:05
Nagata, por favor, se colocar um limitador me avise ok.

Abraços.:)

Opa vi que me chamaram por aqui...hehehehe, desculpe galera estou meio sem tempo de acessar o fórum ultimamente, bom vai meu relato sobre os meus pneus BFG MUD.

Opa Oliveira blz?

Desculpe a demora em responder, tô na maior correria estes dias.

Mas vamos lá, espero poder ajudar na sua decisão.

1) São barulhentos sim, mas nada que incomode, aliás com o tempo vc acostuma, os A/T são silenciosos mas tb fazem barulho, porém menor q os MUD.

2) O desgaste tanto em estradas como cidade com certeza irá provocar um desgaste maior nos MUD, seja ele de qualquer marca, masssss os BFG duram muuuuuuito mais que qualquer outra marca, isso tá comprovado pela turma que ando aqui e usa o mesmo pneu q tenho nos TRollers e olhe que o Troller é bem mais pesado eu o GV e já chegaram a rodar mais de 50 mil km, então no GV por ser mais leve acredito que o desgaste será bem menor.

3) respondido no ítem 2

4) raspa sim, ao esterçar a direção ele raspa no chassis na parte interna, o meu estou estudando a idéia de por um limitador na direção, igual aos antigos vitaras, mas enquanto n instalo já até me acostumei com o tanto que tenho que girar o volante em manobras, mas nada que chegue a atrapalhar tanto.

5) respondido no ítem 4

6) Na época pesquisei muito, em todas as revendas Michelin cadastradas no site da BF tentei e sem sucesso, o único lugar do Brasil que achei foi aqui em Salvador, na Ottoni Pneus, www.ottonipneus.com.br (http://www.ottonipneus.com.br) procure o Anderson ele é o proprietário lá, muito atencioso e bom de negócio, pode falar que fui eu que indiquei, se ele tiver ainda em estoque, negocie preço com ele ok?
OBS: A frenagem com pneus MUD tem que ter maior cautela, inclusive em dias de chuva, isso tb serve p/ estabilidade em curvas, mas nada que seja perigoso, só que seguro morreu de velho, fiz uma viagem daqui de Salvador até Maceió e chequei a andar a 140km/h tranquilo, o pneu comportou-se muito bem.

APROVADO E RECOMENDO.

Agora pergunto a vc, vc irá fazer muitas trilhas a ponto de precisar de pneus MUD? tive no antigo Vitara 5D,pneus A/T da General Grabber e me atendia bem em trilhas leves,areia e lama light.

Agora com os MUD a conversa é outra, porém em lama muito radical só mesmo pneus mais agressivos como cross, é o ideal p/ qualquer Zuki.

Espero ter ajudado em sua decisão.

[]'s

TMorais
19/02/2009, 15:36
Pessoal,

Alguem tem notícias de Andre Sousa? quem criou esse tópico.

Lembro que no final do ano ele comentou que iria viajar e tentaria trazer o kit da calmini na bagagem.eheheh
Depois disso não apareceu mais.:pensativo:

VOVÔ DO TROLLER
19/02/2009, 20:40
Pessoal,

Alguem tem notícias de Andre Sousa? quem criou esse tópico.

Lembro que no final do ano ele comentou que iria viajar e tentaria trazer o kit da calmini na bagagem.eheheh
Depois disso não apareceu mais.:pensativo:
É mesmo ele já está "sumido" há muito tempo. Abs.

OLIVEIRA
20/02/2009, 00:41
Pessoal, hoje, melhor ontem ouvi um barulho que parecia vindo do capô da viatura (achei que era devido aos calços instalados incorretamente pois os tinha colocado no mesmo dia). Com muito custo descobri que na verdade não vinha do capô e sim da proteção interna do câmbio, ou seja, a chapa galvanizada de 3/16" (acho - bem grossa) estava pegando no chassi quando a aceleração era maior (em altas rotações do motor e o carro em movimento), já tinha colocado uma borracha entre o chassi e o protetor que aliás, o colega Sergio Andrade aqui deste fórum já havia me falado para por, mas, não adiantou preciso colocar um pedaço maior. Será que isto já aconteceu com alguém aqui que colocou as proteções internas, é comum isto, em caso afirmativo qual a solução que deram?

Abraço a todos....(a viatura está ficando show de bola, ainda faltam os pneus)

OLIVEIRA
20/02/2009, 00:50
Quanto ao Andre Sousa também gostaria de saber afinal foi ele quem iniciou este tópico que não só me inspirou como acredito que a muitos outros colegas também a efetuarem algumas alterações nas viaturas (especialmente a Tracker), mormente colocando fotos e explicando passo a passo o procedimento das alterações que efetuou, mencionando preços (apresentou inclusive os preços que pagou), indicando locais onde obteve os produtos para não dizer que adicionou fotos de como ficou sua viatura. É, certamente, uma pessoa que merece pelo menos nosso respeito e gratidão! Onde você está colega? Apesar de nunca ter trocado um e-mail contigo gostaria de fazê-lo um dia. Abraço especial a você esteja onde estiver.

Abraço a todos por aqui.

Be Trindade
28/02/2009, 18:58
Bom... mal pelo off-topic... mas... to precisando de ajuda...

hj fazendo uma trilha..."explodi" minha homocinética... entao pergunto a vcs....
existe algum problema em tirar o semi eixo ate segunda...(estou sem ponto de interrogação)

valeuuuu

Carlos TA
28/02/2009, 19:26

hj fazendo uma trilha..."explodi" minha homocinética... entao pergunto a vcs....
existe algum problema em tirar o semi eixo ate segunda...(estou sem ponto de interrogação)

valeuuuu

Já aconteceu isto comigo e estava em férias , retirei os dois semi-eixos e assim isolei o diferencial dianteiro que estava ferrado.
Rodei mais de 10 dias com o meu GV 4x2 sem nenhum problema.
Você só tem que tomar um cuidado especial com os rolamentos das rodas que vão ficar expostos a água e areia e aí podem dançar também.

Boa sorte.:concordo:

[]'s

Joao Baeta
28/02/2009, 19:36
Já aconteceu isto comigo e estava em férias , retirei os dois semi-eixos e assim isolei o diferencial dianteiro que estava ferrado.
Rodei mais de 10 dias com o meu GV 4x2 sem nenhum problema.
Você só tem que tomar um cuidado especial com os rolamentos das rodas que vão ficar expostos a água e areia e aí podem dançar também.

Boa sorte.:concordo:

[]'s
:arrow:Hj estive na trilha.... Que estorou a homocinetica... Dps passou uns riachos e terminamos a trilha...... Mas foi devagar!!!
:concordo:

Carneiro
28/02/2009, 19:47

valeuuuu

Como o TA disse, pode retirar sim, mas proteja o diferencial e não engate a tração.

É muito comum a homocinética quebrar em Vitaras e GVs com pneus maiores que 31". Mas mesmo com pneus menores, mas MUD, por exemplo, que traciona mais, pode acontecer de forçar e já era.

Na lista Suzuki-Net o Alexandre X (que faz a X-Crawler) disse que tá acabando um protótipo de adaptação de homocinética de Hilux 85-96 (26 estrias). Mas aí terá que usar roda livre manual da Hilux. Eu vou esperar a minha quebrar para ver o que faço - o ruim é que já queria colocar uma roda livre manual, e por enquanto teria que ser do GV mesmo.

Abraços,

Márcio.

Be Trindade
28/02/2009, 22:47
Como o TA disse, pode retirar sim, mas proteja o diferencial e não engate a tração.

É muito comum a homocinética quebrar em Vitaras e GVs com pneus maiores que 31". Mas mesmo com pneus menores, mas MUD, por exemplo, que traciona mais, pode acontecer de forçar e já era.

Na lista Suzuki-Net o Alexandre X (que faz a X-Crawler) disse que tá acabando um protótipo de adaptação de homocinética de Hilux 85-96 (26 estrias). Mas aí terá que usar roda livre manual da Hilux. Eu vou esperar a minha quebrar para ver o que faço - o ruim é que já queria colocar uma roda livre manual, e por enquanto teria que ser do GV mesmo.

Abraços,

Márcio.
Valeu Carlos e Márcio...
Vou tirar entao pra poder rodar "tranquilamente"... qualquer novidade eu posto aquii!!!
é a minha segunda quebra de homocinética...
é uma otima ideia essa... do Alexandre... se estivesse pronta.. eu ja colocaria pra nao ter mais problemas... devo comprar na alternativa4x4... alguem tem alguma outra ideia??
qualquer outra novidade.... ahhh... e o amortecedor dianteiro?? alguma novidade??

vlwww!!!

Carneiro
28/02/2009, 22:51
Valeu Carlos e Márcio...
Vou tirar entao pra poder rodar "tranquilamente"... qualquer novidade eu posto aquii!!!
é a minha segunda quebra de homocinética...
é uma otima ideia essa... do Alexandre... se estivesse pronta.. eu ja colocaria pra nao ter mais problemas... devo comprar na alternativa4x4... alguem tem alguma outra ideia??
qualquer outra novidade.... ahhh... e o amortecedor dianteiro?? alguma novidade??

Maneira no pé!!! :mrgreen:

Recebi na sexta-feira o par de amortecedor velho do TA. Essa semana eu viajo, estou de férias, mas quando voltar já devo ver isso. Tirarei foto de tudo para documentar.

Pelo que vi com o Alessandro, o cartucho utilizado foi de Vectra (aquele 1º modelo, importado). São 7 cm maior, e o curso é o mesmo. Talvez tenha alguma outra opção ainda, quero ver o de Gol/Parati de perto.

Abraços,

Márcio.

Be Trindade
28/02/2009, 22:59
éééé.. o pé é complicado..:mrgreen::oops:... o carro ainda esta com um ronco mais grave... ai ja era o pé e o consumo... a outra vez foi brincando num lamassal...vai pra la.. vai pra ca... e comecou a estalar... nao chegou a quebrar... troquei so pra nao ficar na mao dps...

shooww... qualquer novidade.. poste fotos... to na espera.. é uma ótima opção..:concordo:
vlww..

OLIVEIRA
01/03/2009, 13:08
Caro Carneiro, essas homocinéticas da hilux são bem mais resistentes? O que as torna mais resistentes? O custo é alto? Sem dúvida é uma notícia no mínimo muito interessante. Obrigado.

Abraço a você e a todos. :)

Abraços,

Márcio.

OLIVEIRA
01/03/2009, 13:10
Olá João Baeta, por favor diga-me uma coisa a trilha que vcs fizeram foi muito pesada ou foi acidente mesmo a quebra da homocinética do colega?

:arrow:Hj estive na trilha.... Que estorou a homocinetica... Dps passou uns riachos e terminamos a trilha...... Mas foi devagar!!!

OLIVEIRA
01/03/2009, 13:13
É Bernardo não é fácil não, mas, foi bom vc noticiar o fato para ficarmos atentos com a quebra desta peça. É cara sua substituição?

éééé.. o pé é complicado..:mrgreen::oops:... o carro ainda esta com um ronco mais grave... ai ja era o pé e o consumo... a outra vez foi brincando num lamassal...vai pra la.. vai pra ca... e comecou a estalar... nao chegou a quebrar... troquei so pra nao ficar na mao dps...

shooww... qualquer novidade.. poste fotos... to na espera.. é uma ótima opção..:concordo:
vlww..

Be Trindade
01/03/2009, 13:41
É Bernardo não é fácil não, mas, foi bom vc noticiar o fato para ficarmos atentos com a quebra desta peça. É cara sua substituição?

Oliveira.. a trilha nao foi pesada nao.. tanto que eu voltei de 4x2 sem problema nenhum... rios.. pedras.. mas nada demais...

não tem como falar que não é cara.. pelo menos comigo foi.. pq se troca ou o semi eixo completo e usado.. por uns R$700 ou a homocinetica da alternativa.. uns R$400... eu usava a da alternativa..
vlww...

Carneiro
01/03/2009, 15:06
Caro Carneiro, essas homocinéticas da hilux são bem mais resistentes? O que as torna mais resistentes? O custo é alto? Sem dúvida é uma notícia no mínimo muito interessante. Obrigado.

Sim, são mais resistentes. O projeto as torna mais resistentes. Veja que Vitara e GV são carros pequenos e projetados para offroad leve. Mais neve do que qualquer outra coisa. O carro é muito bom para o que é feito. Como forçamos a barra com trilhar mais difíceis e pneus maiores, a chance de quebrar aumenta.

Imagine que a Hilux é um carro muito mais pesado, de carga etc. Não quer dizer que é melhor, mas usar a homo dela no Suzuki, se der certo, é reforçar o projeto para nosso uso.

Eu imagino que o custo dela não deva ser maior que o do Vitara/GV. De repente é até menor!

Mas veja que para usar essas homocinéticas teremos que usar roda livre manual para Hilux, pois mudaremos a ponta do eixo (são 26 estrias mas é um pouco diferente). Eu já penso em colocar roda livre no meu carro, mas acho que colocarei de Suzuki mesmo e esperarei quebrar a homo para ver o que faço. :mrgreen:

Abraços,

Márcio.

Alexandre X
01/03/2009, 17:52

Abraço a você e a todos. :)

Na realidade é o conjunto completo de semi-eixos e homocinéticas da Hilux, e sem dúvida são mais resistentes. Visualmente você identifica isso e na prática há alguns tarados usando pneus de 35" a 39" com elas, então seguramente dá para rodar pneus de 31"-35" com segurança.
Sobre custos, considerando o preço que se paga aqui por um conjunto USADO de Suzuki, da para comprar NOVO de Toyota.

Ta chegando a hora dos "Kicks" literalmente chutarem... :mrgreen:

Be Trindade
01/03/2009, 18:28
Na realidade é o conjunto completo de semi-eixos e homocinéticas da Hilux, e sem dúvida são mais resistentes. Visualmente você identifica isso e na prática há alguns tarados usando pneus de 35" a 39" com elas, então seguramente dá para rodar pneus de 31"-35" com segurança.
Sobre custos, considerando o preço que se paga aqui por um conjunto USADO de Suzuki, da para comprar NOVO de Toyota.

Alexandre... estou na espera desse teu projeto hein..!
valeuu!!

Carneiro
01/03/2009, 19:58

Opa, é o conjunto todo que vai compor seu kit? Ou você quis dizer que o conjunto todo é mais resistente? Pois para o conjunto todo, encontrou 2 semi-eixos que sejam dos mesmos tamanhos dos originais?

M.

Alexandre X
01/03/2009, 20:37
A ideia é comercializar o kit completo com semi-eixos, homicinéticas e roda-livre tudo ZERO. Os semi-eixos não precisam ser do mesmo tamanho original, é por isso que é um Kit. Outra vantagem é que os 2 lados serão iguais, então se o cidadão ainda acha que vai conseguir quebrar, pode levar apenas 1 conjunto como spare por segurança. Hoje isso nao rola.

Be Trindade
01/03/2009, 22:44
Desmontando hoje o semi eixo.. pensei.. será que nao pode ter uma "caixa" com 2 engrenagens.. ligando o dif. a homocinética..
deixa eu tentar explicar.. a parte que sai do dif. continuaria reta.. ligada numa engrenagem, essa engrenagem ligando outra, de algum modo, onde essa segunda sairia pra homocinética.. sem ter nenhum angulo de inclinação do conjunto..
nao sei se me fiz entender... vou ver se nessa semana eu TENTO desenhar algo parecido...

Carneiro
01/03/2009, 22:59
A ideia é comercializar o kit completo com semi-eixos, homicinéticas e roda-livre tudo ZERO. Os semi-eixos não precisam ser do mesmo tamanho original, é por isso que é um Kit. Outra vantagem é que os 2 lados serão iguais, então se o cidadão ainda acha que vai conseguir quebrar, pode levar apenas 1 conjunto como spare por segurança. Hoje isso nao rola.

Hmmm, por isso o espaçador.

Eu discutia essa idéia com o Daniel, mas ele queria deixar 5 cm maior e projetar novas bandejas para acabar com o problema de raspar no chassi e não caber pneu maior que 30" direito. Ele procurou um tempo 2 semi-eixos de tamanho maior que os originais, mas a idéia de espaçador para complementar o tamanho de um lado é perfeita!

Abraços,

Márcio.

OLIVEIRA
01/03/2009, 23:56
É Bernardo pelo que disse às vezes não é preciso muito esforço ou violência para quebrar a homocinética......:eek:

Quanto ao preço é de doer então.....(esses valores correspondem a uma boa grana...):putz::putz::putz:

Valeu pelas informações e dicas. Obrigado.

Abraço a todos.

Oliveira.. a trilha nao foi pesada nao.. tanto que eu voltei de 4x2 sem problema nenhum... rios.. pedras.. mas nada demais...

não tem como falar que não é cara.. pelo menos comigo foi.. pq se troca ou o semi eixo completo e usado.. por uns R$700 ou a homocinetica da alternativa.. uns R$400... eu usava a da alternativa..
vlww...

OLIVEIRA
02/03/2009, 00:04
Entendi Márcio! Realmente se der certo pode ser uma solução inteligente e viável, agora resta a questão dos custos não é? Quando ou se alguém aqui do fórum fizer essa alteração gostaria de saber os resultados e opiniões. Muito obrigado pelas explicações, valeu mesmo. Até...

Sim, são mais resistentes. O projeto as torna mais resistentes. Veja que Vitara e GV são carros pequenos e projetados para offroad leve. Mais neve do que qualquer outra coisa. O carro é muito bom para o que é feito. Como forçamos a barra com trilhar mais difíceis e pneus maiores, a chance de quebrar aumenta.

Imagine que a Hilux é um carro muito mais pesado, de carga etc. Não quer dizer que é melhor, mas usar a homo dela no Suzuki, se der certo, é reforçar o projeto para nosso uso.

Eu imagino que o custo dela não deva ser maior que o do Vitara/GV. De repente é até menor!

Mas veja que para usar essas homocinéticas teremos que usar roda livre manual para Hilux, pois mudaremos a ponta do eixo (são 26 estrias mas é um pouco diferente). Eu já penso em colocar roda livre no meu carro, mas acho que colocarei de Suzuki mesmo e esperarei quebrar a homo para ver o que faço. :mrgreen:

Abraços,

Márcio.

Joao Baeta
02/03/2009, 00:11
Desmontando hoje o semi eixo.. pensei.. será que nao pode ter uma "caixa" com 2 engrenagens.. ligando o dif. a homocinética..
deixa eu tentar explicar.. a parte que sai do dif. continuaria reta.. ligada numa engrenagem, essa engrenagem ligando outra, de algum modo, onde essa segunda sairia pra homocinética.. sem ter nenhum angulo de inclinação do conjunto..
nao sei se me fiz entender... vou ver se nessa semana eu TENTO desenhar algo parecido...

:arrow:Bê...
Desenha no papel e logo escaneia para o povo!
Mas quebrou ali é o cubo da homocinetica!!!
Que "encaixa" na roda dando tracao!

OLIVEIRA
02/03/2009, 00:12
Caro Alexandre, sendo assim vale a pena mesmo cabe agora verificarmos a adaptação em si, ou seja, se não há de fato nenhum efeito colateral, mão de obra que tem de ser especializada, etc..
Aguardo mais notícias de usuários dessas alterações.
Muito Obrigado pelas informações e orientações. Valeu!

Be Trindade
02/03/2009, 09:31
Bom... se eu estiver falando besteira.. alguem que entenda.. me corrija antes de eu falar mais asneiras..!!
mas seria uma coisa parecia com essa... so que no lado do diferencial do GV... diferente da foto.. mas a ideia seria a mesma..!!
sei la... tenteii!

Alexandre X
02/03/2009, 09:47
Coloca um parzinho de eixo tipo portal e vc ter resolvido esse e outros problemas :mrgreen:

Be Trindade
02/03/2009, 10:07
vou comecar a procurar isso entao!:mrgreen:
posso falar que vc falou que era baratinho e aplicavel?!? :concordo:
vlww!! na espera do seu kit

Joao Baeta
02/03/2009, 11:28
:arrow:Meu amigo Bê...
Receita é ultra-simples...
Mete super bonder e está resolvido!
Um beijo!
:mrgreen: :mrgreen:

OLIVEIRA
02/03/2009, 16:48
Caro João essa da cola foi ótima......:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

:arrow:Meu amigo Bê...
Receita é ultra-simples...
Mete super bonder e está resolvido!
Um beijo!
:mrgreen: :mrgreen:

Alexandre X
02/03/2009, 20:37
Pronto, resolvido!

Procure pelo Rob que ele te dá um desconto: http://www.exaxt.ca/portal_axles.asp

Alexandre X
02/03/2009, 20:54
vc ter resolvido esse e outros problemas :mrgreen:
Os outros problemas me refiria a quebras...

AlemãoRS
02/03/2009, 21:52
Bom... se eu estiver falando besteira.. alguem que entenda.. me corrija antes de eu falar mais asneiras..!!
mas seria uma coisa parecia com essa... so que no lado do diferencial do GV... diferente da foto.. mas a ideia seria a mesma..!!
sei la... tenteii!

Numa trilha que fiz final do ano passado, tinha uma gaiola que o cara fez esse sistema utilizando a caixa de kombi, mas não sei se aguenta o tranco.
Não sei quais homocinéticas ele usou pra dizer se ficou mais confiável.

RABUGENTO
04/03/2009, 13:47
O companheiro forista osarmento projetou e já tem para entrega protetores para o Tracker/GV.

Aqueles colegas que precisarem podem entrar em contato direto com ele.

Be Trindade
04/03/2009, 14:03
Numa trilha que fiz final do ano passado, tinha uma gaiola que o cara fez esse sistema utilizando a caixa de kombi, mas não sei se aguenta o tranco.
Não sei quais homocinéticas ele usou pra dizer se ficou mais confiável.
é mais ou menos esse sistema que eu pensei... que um dia pudesse dar certoo!! hahaha

so falta alguem pra desesnvolver a parte tecnica...ajudaria em que fosse preciso.. mas agora tb tem esse projeto do X....
vlwww.

Andre Sousa
04/03/2009, 19:13
Quanto ao Andre Sousa também gostaria de saber afinal foi ele quem iniciou este tópico que não só me inspirou como acredito que a muitos outros colegas também a efetuarem algumas alterações nas viaturas (especialmente a Tracker), mormente colocando fotos e explicando passo a passo o procedimento das alterações que efetuou, mencionando preços (apresentou inclusive os preços que pagou), indicando locais onde obteve os produtos para não dizer que adicionou fotos de como ficou sua viatura. É, certamente, uma pessoa que merece pelo menos nosso respeito e gratidão! Onde você está colega? Apesar de nunca ter trocado um e-mail contigo gostaria de fazê-lo um dia. Abraço especial a você esteja onde estiver.

Abraço a todos por aqui.

Não morri não galera. Tô vivin vivin. Valeu pelas considerações. Quase chorei de emoção.
Tive viajando e meio enrolado.

Mas a caranga tá firme e forte, agora com 35 mil km - o que comprova a robustez das alterações. Depois da útima alteração (troca das molas e amortecedores) não precisei mais parar no mecânico. A caranga ficou bem equilibrada.

Legal ver que outros aderiram ao tópico e a turma cresceu.

Abraço pra todos.

TMorais
04/03/2009, 21:04
Não morri não galera. Tô vivin vivin. Valeu pelas considerações. Quase chorei de emoção.

Mas a caranga tá firme e forte, agora com 35 mil km - o que comprova a robustez das alterações. Depois da útima alteração (troca das molas e amortecedores) não precisei mais parar no mecânico. A caranga ficou bem equilibrada.

Abraço pra todos.

Fala André, tudo blz?

Rapaz.... pensei que vc tivesse vendido a Tracker e comprado um Eco/TR4/Troller ... eheheh
Conseguiu trazer o kit da Calmini? Tem alguma novidade para o Tracker?

Tava precisando de umas fotos do seu Tracker e/ou alterações para incluir na lista do yahoo Grupos (veja na assinatura). Se for possível gostaria que vc me enviasse para esse e-mail: clubedotracker@yahoo.com.br

Att.

VOVÔ DO TROLLER
04/03/2009, 21:06

Abraço pra todos.
Salve , Salve ,André. Fico feliz que você esteja bem. Espero, como outros amigos foristas ,que você não se ausente tanto do forum. Abs e boa noite. Válter

Marco-Maga
04/03/2009, 22:16

Abraço pra todos.

Andre, tudo bem?
No carnaval nos reunimos no meu sitio, e até citaram seu nome, que vc estava sumido..
Queriam saber o que tinha acontecido..Todos estavam pensando que vc tinha vendido a Tracker e comprado um Eco sport....kkkkk :lol:

Abs.

OLIVEIRA
04/03/2009, 23:10
Tudo bem André ? É um privilégio conversar com você. Além de outros aqui do fórum, como já disse, também inspirei-me nas alterações que efetuou na sua viatura e fico grato por ter compartilhado conosco. Por favor, apareça com mais frequência por aqui está bem? Prazer em conversar contigo e seja muito bem-vindo no seu regresso a este tópico, tenho certeza que também é a opinião dos demais colegas foristas daqui.

Abraço pra todos.

Andre Sousa
05/03/2009, 13:57
Conseguiu trazer o kit da Calmini? Tem alguma novidade para o Tracker?

Tava precisando de umas fotos do seu Tracker e/ou alterações para incluir na lista do yahoo Grupos (veja na assinatura). Se for possível gostaria que vc me enviasse para esse e-mail: clubedotracker@yahoo.com.br

Att.

Sobre o kit da Calmini até que tentei, mas o dólar a R$ 2,50 tornou o negócio ainda mais difícil. Outra coisa é que pediram um endereço pra mandar o kit. Como eu estava em Nova York, em hotel, não dava pra confiar que a mercadoria chegaria justamente no período que eu estaria lá, qualquer atraso na estrega e eu perderia muito dinheiro.

Antes mesmo de viajar já havia desistido da compra.

Novidade sobre o Tracker é que as bieletas do Civic 98 realmente servem bem, comprei as minhas por R$ 8,14 cada na http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=17042.
Por esse preço deu até pra manter um par sobresalente guardado na mala.

Já fiz umas trilhas que torceram bem a suspensão e elas não quebraram, apenas entortaram para se ajustar ao ângulo da barra estabilizadora.

Vou mandar as fotos que pediu pro seu e-mail.

Abraços.

Andre Sousa
05/03/2009, 14:03
Tudo bem André ? É um privilégio conversar com você. Além de outros aqui do fórum, como já disse, também inspirei-me nas alterações que efetuou na sua viatura e fico grato por ter compartilhado conosco. Por favor, apareça com mais frequência por aqui está bem? Prazer em conversar contigo e seja muito bem-vindo no seu regresso a este tópico, tenho certeza que também é a opinião dos demais colegas foristas daqui.

Fala Oliveira...

Como está essa suspensão dianteira com o guincho? Coisa complicada colocar guincho no Tracker com essa suspensão macia como está. Tem que fazer alguns ajustes né?.

Abraços.

Andre Sousa
05/03/2009, 14:08
Andre, tudo bem?
No carnaval nos reunimos no meu sitio, e até citaram seu nome, que vc estava sumido..
Queriam saber o que tinha acontecido..Todos estavam pensando que vc tinha vendido a Tracker e comprado um Eco sport....kkkkk :lol:

Abs.

Pucha vida... Eco Sport é maldade...

Legal se no Rio tivéssemos isso de reunir os Trackeiros e Grand Vitareiros. Tentamos umas vezes mas acabou não saindo. Quem sabe agente não consegue reunir a turma por aqui um dia desses.

Abraços.

TMorais
05/03/2009, 16:30
Sobre o kit da Calmini até que tentei, mas o dólar a R$ 2,50 tornou o negócio ainda mais difícil. Outra coisa é que pediram um endereço pra mandar o kit. Como eu estava em Nova York, em hotel, não dava pra confiar que a mercadoria chegaria justamente no período que eu estaria lá, qualquer atraso na estrega e eu perderia muito dinheiro.

Antes mesmo de viajar já havia desistido da compra.

Novidade sobre o Tracker é que as bieletas do Civic 98 realmente servem bem, comprei as minhas por R$ 8,14 cada na http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=17042 (http://www.nafil.com.br/autopecas.php?pid=17042).
Por esse preço deu até pra manter um par sobresalente guardado na mala.

Já fiz umas trilhas que torceram bem a suspensão e elas não quebraram, apenas entortaram para se ajustar ao ângulo da barra estabilizadora.

Vou mandar as fotos que pediu pro seu e-mail.

Abraços.

Sobre bieleta:
O pessoal já havia comentado sobre o uso dessa da Honda Civic ... minha dúvida é se utiliza a da Honda sem o calço na barra estabilizadora ou com o calço?(vide foto 2)
Comprei a bieleta do Vitara (um pouco maior que o original) a ideia é usá-lo sem o calço na barra estabilizadora. Já estou usando essa bieleta do Vitara desde nov/08. O incoveniente é que as borrachas são muito moles e com o uso começam a esfarelar. Achei novas borrachas para a bieleta e vou testá-la. (O preço DA BORRACHA é metade da bieleta da Honda Civic).
O que seria melhor? Comprar logo da Honda ou seguir com essa do Vitara? E a questão do calço na barra?
(segue foto-1)

Andre Sousa
05/03/2009, 16:42
Sobre bieleta:
O pessoal já havia comentado sobre o uso dessa da Honda Civic ... minha dúvida é se utiliza a da Honda sem o calço na barra estabilizadora ou com o calço?(vide foto 2)
Comprei a bieleta do Vitara (um pouco maior que o original) a ideia é usá-lo sem o calço na barra estabilizadora. Já estou usando essa bieleta do Vitara desde nov/08. O incoveniente é que as borrachas são muito moles e com o uso começam a esfarelar. Achei novas borrachas para a bieleta e vou testá-la. (O preço é metade da bieleta da Honda Civic).
O que seria melhor? Comprar logo da Honda ou seguir com essa do Vitara? E a questão do calço na barra?
(segue foto-1)

Caro Morais a troca das borrachas evita que haja barulho. Mas o problema é quando quebra a bieleta. Se a tua não quebrou menos mal. Eu não uso calço na barra estabilizadora. Acho que até seria bom usar coma bieleta do Civic.

TMorais
05/03/2009, 16:52
Caro Morais a troca das borrachas evita que haja barulho. Mas o problema é quando quebra a bieleta. Se a tua não quebrou menos mal. Eu não uso calço na barra estabilizadora. Acho que até seria bom usar coma bieleta do Civic.

Bom.. farei o seguinte: Vou trocar as borrachas. Se essas estragarem de novo comprarei a bieleta da Honda e colocarei o calço na barra para que trabalhe menos forçado.

Valeu.

No aguardo das fotos.

Att

Newton Guerra
05/03/2009, 20:00

Abraços.

André,

A impressão que tenho é que a solução pras bieletas é justamente essa: procurar uma que seja um pouco inclinada ou tentar entortar alguma numa prensa para adaptar ao novo ângulo de trabalho.

Acho que um pequeno ângulo já ajuda bastante.

As borrachas podem ser trocadas por borrachas de amortecedor que são um pouco mais resistentes. Fiquem de olho também nas arruelas. Têm que ser boas, senão amassam e cortam a borracha.

Abraços

TMorais
05/03/2009, 20:53
:pensativo:
André,

A impressão que tenho é que a solução pras bieletas é justamente essa: procurar uma que seja um pouco inclinada ou tentar entortar alguma numa prensa para adaptar ao novo ângulo de trabalho.

As borrachas podem ser trocadas por borrachas de amortecedor que são um pouco mais resistentes. Fiquem de olho também nas arruelas. Têm que ser boas, senão amassam e cortam a borracha.

Abraços

Boa idéia Newton!
Vou testar se as borrachas do amortecedor Cofap da Suprema resolve..:pensativo:

VOVÔ DO TROLLER
05/03/2009, 21:01
:pensativo:

Boa idéia Newton!
Vou testar se as borrachas do amortecedor Cofap da Suprema resolve..:pensativo:
Boa noite TMorais, tudo bem? Você sabe de algum Tracker aí para o seu lado que tenha quebrado o difencial dianteiro de alumínio? Outras pessoas que saibam de tal fato ter ocorrido favor informar. Abs. e obrigado. Válter

Carlos TA
05/03/2009, 21:42
Boa noite TMorais, tudo bem? Você sabe de algum Tracker aí para o seu lado que tenha quebrado o difencial dianteiro de alumínio? Outras pessoas que saibam de tal fato ter ocorrido favor informar. Abs. e obrigado. Válter

Aqui em BH eu já vi um GV 1.6 quebrar a carcaça do dif original, e Vitaras já ví e ouvi falar de vários , acho que a diferença está no tipo de piso, muitas erosões e degraus e temos muito mais vitaras em trilhas do que GVs , por enquanto.

TMorais
05/03/2009, 22:59

Já sim Valter. Mas pelo que soube foi mais por imprudência ou falta de informação. TEve algum caso por aí?

OLIVEIRA
06/03/2009, 03:00
Pois é Andre também estou preocupado com isto e com as baterias....:pensativo:
Na verdade, tive problemas com a instalação na semana passada (antecipei-me e já coloquei no site como se já tivesse posto), portanto, irei colocar no sábado próximo em São Paulo (já está tudo combinado), mas estou preocupado com o peso que a suspensão original terá que suportar e, como já disse se a amperagem da bateria e alternador da viatura irá suportar.....:pensativo::pensativo: (minha experiência no assunto é zero e estou muito preocupado com estas questões). Sua opinião seria muito importante para mim sobre estas duas questões, abaixo vou colocar as especificações do guincho que comprei para você ter uma noção melhor do equipamento (vou instalar junto com o guincho o suporte com proteção de farois, do armazem 4x4, que também tem o seu peso não é?). Abração para você.

CARACTERÍSTICA GUINCHO IRONMAM

Guincho Monster Winch 9500

(http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos/Iron-winch95-5.jpg)

(http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=680&categoria=91&inf=11&a1=Guinchos&a2=Ironman+%2D+Linha+SUV##)
(http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=680&categoria=91&inf=11&a1=Guinchos&a2=Ironman+%2D+Linha+SUV##)

(http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos/Iron-winch95-5.jpg)

Informações do produto
Lançamento direto da Austrália para seu 4x4!
Avaliação: (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/insere_voto.asp?voto=1&produto=680) (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/insere_voto.asp?voto=2&produto=680) (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/insere_voto.asp?voto=3&produto=680) (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/insere_voto.asp?voto=4&produto=680) (http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/insere_voto.asp?voto=5&produto=680)

Guincho Monster Winch 9500
Produto em falta, avise-me quando chegar (javascript:PopUp('aviseme.asp?Falta=Guincho+Monst er+Winch+9500',%20'remote',350,300);)

Previsão de chegada em 60 dias.

(http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/wish_list_cadastro.asp)
(javascript:PopUp('indicar.asp?ref=http://www.lojamestre.com.br/lojas/armazem4x4/produtos.asp?produto=680&categoria=91&a2=Ironman+%2D+Linha+SUV&a1=Guinchos&inf=11',%20'remote',310,230);)

Mais informações sobre este produto

Descrição
Fabricante
Ironman (Austrália)
Modelo:
Monster Winch 9500LBS
Código:
W-IR0001
Alimentação/Motor:
12V x 5,5hp/4,1kw, Series Wound
Capacidade
9.500 libras / 4310 Kg
Redução:
265:01:00
Controle Remoto:
2 controles inclusos:
- Com fio, cabo com 3,70m
- Sem fio, alcance de 30metros
Cabo:
Aço, 28m x 9,4mm
Guia de cabo roletado
Peso:
42Kg
Brinde:
Lastro para colocação no cabo e evitar o efeito chicote em caso de rompimento.
Garantia:
3 anos

Fala Oliveira...

Como está essa suspensão dianteira com o guincho? Coisa complicada colocar guincho no Tracker com essa suspensão macia como está. Tem que fazer alguns ajustes né?.

Abraços.

Be Trindade
06/03/2009, 08:52
As borrachas de amortecedores são beem mais resistentes... eu só uso essas borrachas!! vale a pena trocar!!

Oliveira... vc pretende trocar as molas do carro por alguma mola mais dura?!
se com o meu quebra mato a mola ja deu uma arriada... imagina com isso tudo que vc vai colocar!
vlw!

TMorais
06/03/2009, 13:16
As borrachas de amortecedores são beem mais resistentes... eu só uso essas borrachas!! vale a pena trocar!!

se com o meu quebra mato a mola ja deu uma arriada... imagina com isso tudo que vc vai colocar!
vlw!

É isso ai mesmo Oliveira... |O pessoal colocou a mola dianteira do GV/Tracker Diesel por ser mais resistente (devido ao peso do motor diesel).
Acho que o Carlos TA, Andre Sousa estão usando....

Valeu Be pela informação das borrachas! vou usar sim.
att

Be Trindade
06/03/2009, 13:54
É isso ai mesmo Oliveira... |O pessoal colocou a mola dianteira do GV/Tracker Diesel por ser mais resistente (devido ao peso do motor diesel).

att
A mola do GV/Tracker Diesel.. tem a mesma altura da nossa?!? original/!?

VOVÔ DO TROLLER
06/03/2009, 13:55
Aqui em BH eu já vi um GV 1.6 quebrar a carcaça do dif original, e Vitaras já ví e ouvi falar de vários , acho que a diferença está no tipo de piso, muitas erosões e degraus e temos muito mais vitaras em trilhas do que GVs , por enquanto.
Valeu Carlos. Acho que o ideal é mesmo trocar. Abs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
06/03/2009, 14:00
Já sim Valter. Mas pelo que soube foi mais por imprudência ou falta de informação. TEve algum caso por aí?
Valeu TMorais. Como eu disse ao CArlos, pelo sim, pelo não o bom mesmo é colocar o de aço. Desconheço algum caso aqui na região que o fucinho de alumínio tenha quebrado. Parece-me que o Adriano,que tem no Tracker a mesma configuração do Carneiro, está com o original (de alumínio) e olha que tem uns vídeos dele ( Castelhanos e Pamonha) colocando prá quebrar. Como o Adriano dificilmente entra no forum queria saber a opinião dele e se realmente não está usando o fucinho de aço.Com tudo o que ele já fez, se não estiver usando eu também não vou colocar. Abs e um bom final de semana. Válter

Andre Sousa
06/03/2009, 17:19

att

É iquase isso. Comprei na Suzucar com o Edvaldo molas originais usadas do Grand Vitara V6 (não as do diesel). Aliado a isso coloquei prolongadores nos batentes da suspensão dianteira. Só assim é que deu pra andar com guincho.

Seguem fotos das molas
A mola do diesel tem uma marca cinza e outra branca. As originais do Tracker têm duas amarelas e uma branca.

Andre Sousa
06/03/2009, 17:23
André,

Abraços

Perfeito. É isso mesmo.

Andre Sousa
06/03/2009, 17:32

Eu já quebrei uma quando tinha um Grand Vitara 3 portas. Pneus BF 235/75/15 e calços de 2" na suspensão. Foi numa subida com piso irregular. Era novato, com a emoção à flor da pele e acelerei tudo em 1ª reduzida. O carro pulou numa irregularidade do terreno e quando a roda bateu no chão travou e quebou a carcaça.

Seguem fotos de como a coisa fica quando quebra, de modo geral, o fucinho. Seguem também fotos da panela e do fucinho de alumínio e de ferro para comparação.

VOVÔ DO TROLLER
06/03/2009, 18:57
Eu já quebrei uma quando tinha um Grand Vitara 3 portas. Pneus BF 235/75/15 e calços de 2" na suspensão. Foi numa subida com piso irregular. Era novato, com a emoção à flor da pele e acelerei tudo em 1ª reduzida. O carro pulou numa irregularidade do terreno e quando a roda bateu no chão travou e quebou a carcaça.

Seguem fotos de como a coisa fica quando quebra, de modo geral, o fucinho. Seguem também fotos da panela e do fucinho de alumínio e de ferro para comparação.
Valeu André, pelas informações. Com certeza o de alumínio é bem frágil. Mais frágil do que eu imaginava. Abs e bom final de semana. Válter

OLIVEIRA
06/03/2009, 19:17
É Bernardo acho que vou precisar sim :putz:e com urgência....rs

vlw!

OLIVEIRA
06/03/2009, 19:23
é....vou comerçar a procurar urgente....:concordo::concordo:
Morais, podia perguntar pro Nagata qual a pressão que ele está usando nos MUD? obrigado.:)

att

OLIVEIRA
06/03/2009, 19:35
André, por favor, responda-me três perguntas: :?

1) as molas podem ser as do Tracker diesel ou tem que ser essas mesmo do Grand Vitara V6?

2) Só as molas suportam o peso do guincho e os prolongadores seriam apenas mais uma segurança ou é necessário mesmo?

3) Caso sejam necessário os prolongadores, como são, para que servem, e onde compro os prolongadores que mencionou (desculpe-me pela ignorância no asssunto).

Abração a você e a todos.:-D:concordo:

É iquase isso. Comprei na Suzucar com o Edvaldo molas originais usadas do Grand Vitara V6 (não as do diesel). Aliado a isso coloquei prolongadores nos batentes da suspensão dianteira. Só assim é que deu pra andar com guincho.

Seguem fotos das molas
A mola do diesel tem uma marca cinza e outra branca. As originais do Tracker têm duas amarelas e uma branca.

Carlos TA
06/03/2009, 19:43
André, por favor, responda-me três perguntas: :?

1) as molas podem ser as do Tracker diesel ou tem que ser essas mesmo do Grand Vitara V6?

Oliveira ,

leia o que eu escrevi na mensagem 3401 , sobre as molas.

Espero que ajude.:concordo:

[]'s

"Caros,
Pegando um gancho no assunto dos calços , vou relatar um pequeno ajuste que tive que fazer na dianteira do meu carro, que pode ser útil aos outros.

Relembrando , uso molas do Oplala 4Cil com ar na traseira mais amortecedor de Suprema a gás , e na dianteira calço mais mola do GV Diesel.
Tive recentemente um problema no retentor do dif dianteiro ( o direito) , e detectamos que a homocinética articulou além do limite e destruiu o retentor ele estava oblongo ( por abrasão). Sendo assim resolvi abaixar um pouco a frente ,cortei 15mm no calço e mantive as molas do diesel.

Minha conclusão : quando coloquei as molas do diesel a frente subiu pouco mais de 30 mm além das 2" do calço ou seja , foi demais. Portanto vou voltar a uma discussão antiga , a mola do diesel é mais dura ( motor mais pesado) que a do V6 e obviamente do 4cil. Talvez a do V6 mais o calço não cause este problema. Lembrando que faço uso extremo do carro em trilhas. "

OLIVEIRA
06/03/2009, 19:43
André, acho que foi colocado os prolongadores na RC 4X4 quando coloquei o calço de 2", na traseira não precisou porque troquei pelos amortecedores da suprema. Desse modo e pelo que entendi acho é só o caso de trocar as molas então pois o prolongador já tem. Será que é isto.

ABraço.:)

TMorais
06/03/2009, 19:44
é....vou comerçar a procurar urgente....:concordo::concordo:
Morais, podia perguntar pro Nagata qual a pressão que ele está usando nos MUD? obrigado.:)

Oliveira,

25lbs.

att

TMorais
06/03/2009, 19:46
André, acho que foi colocado os prolongadores na RC 4X4 quando coloquei o calço de 2", na traseira não precisou porque troquei pelos amortecedores da suprema. Desse modo e pelo que entendi acho é só o caso de trocar as molas então pois o prolongador já tem. Será que é isto.

Oliveira,

Veja isso pois o kit da RC, pelo que sei, não tem prolongadores do batente.

OLIVEIRA
06/03/2009, 19:54
OBRIGADO! ESTOU USANDO 24.:)

Valeu!

Abração.:)

Oliveira,

25lbs.

att

OLIVEIRA
06/03/2009, 19:58
Carlos, interessante suas ponderações e experência que teve com as molas.
Acho que seria melhor utilizar as que o André usa V6, talvez, não precise dos prologadores (que acho que foram colocados na rc 4x4).
Muito obrigado.

Oliveira ,

leia o que eu escrevi na mensagem 3401 , sobre as molas.

Espero que ajude.:concordo:

[]'s

"Caros,
Pegando um gancho no assunto dos calços , vou relatar um pequeno ajuste que tive que fazer na dianteira do meu carro, que pode ser útil aos outros.

Relembrando , uso molas do Oplala 4Cil com ar na traseira mais amortecedor de Suprema a gás , e na dianteira calço mais mola do GV Diesel.
Tive recentemente um problema no retentor do dif dianteiro ( o direito) , e detectamos que a homocinética articulou além do limite e destruiu o retentor ele estava oblongo ( por abrasão). Sendo assim resolvi abaixar um pouco a frente ,cortei 15mm no calço e mantive as molas do diesel.

Minha conclusão : quando coloquei as molas do diesel a frente subiu pouco mais de 30 mm além das 2" do calço ou seja , foi demais. Portanto vou voltar a uma discussão antiga , a mola do diesel é mais dura ( motor mais pesado) que a do V6 e obviamente do 4cil. Talvez a do V6 mais o calço não cause este problema. Lembrando que faço uso extremo do carro em trilhas. "

OLIVEIRA
06/03/2009, 19:59
Morais, não sei não preciso tirar essa dúvida urgente. Mas valeu pela observação.

Abraço e obrigado.:)

Oliveira,

Veja isso pois o kit da RC, pelo que sei, não tem prolongadores do batente.

VOVÔ DO TROLLER
06/03/2009, 20:31

bOA Noite Oliveira. O kit da rc4x4 não tem os prolongadores dos batentes . Me parece que o André utiliza-se dos prolongadores que ele mesmo mandou confeccionar.Abs. Va´lter

Morcego
07/03/2009, 11:27

Valter,

Aqui em BH 100% dos Vitaras que fazem trilhas, digo trilhas e não estradinhas, tem o diferencial dianteiro de ferro.

Quem se aventura aqui com o diferencial original do Vitara vai quebrar com certeza.
Este diferencial de aluminio definitivamente não combina com pneus maiores e mais agressivos nem com o tipo de nossas trilhas, embora vejo que em pisos de lama e areia o indice de quebra é pequeno.

Não tem nada de imprudência ou imperícia, é como o Carlos falou, as nossas trilhas tem muitos degraus e pedras e já vi acontecer algumas quebras em trilhas que eu estava presente e sei de outros varios casos aqui em BH.

TMorais
07/03/2009, 13:45
Valter,

Não tem nada de imprudência ou imperícia, é como o Carlos falou, as nossas trilhas tem muitos degraus e pedras e já vi acontecer algumas quebras em trilhas que eu estava presente e sei de outros varios casos aqui em BH.

Fernando,

Citei imprudencia e falta de informação pois vi aqui casos de quebra devido a encarar uma subida e o carro levantar as rodas dianteiras do chão e ao tocar no solo (o motorista com o pé embaixo) e isso ocorreu um tranco com quebra. Teve outro caso de uma pessoa saltar com o carro (saindo as 04 rodas do chão)e, provalmente, "esqueceu" o pé no acelerador...
Sacou? Mas cada caso é um caso.

VOVÔ DO TROLLER
07/03/2009, 18:25
Valter,

Aqui em BH 100% dos Vitaras que fazem trilhas, digo trilhas e não estradinhas, tem o diferencial dianteiro de ferro.

Quem se aventura aqui com o diferencial original do Vitara vai quebrar com certeza.
Este diferencial de aluminio definitivamente não combina com pneus maiores e mais agressivos nem com o tipo de nossas trilhas, embora vejo que em pisos de lama e areia o indice de quebra é pequeno.

Valeu Morcegão. Abs. Válter

Andre Sousa
09/03/2009, 17:00
Tentando esclarecer as questões sobre a suspensão dianteira:

a) kit da RC - não vêm com prolongador do batente. Não existe no mercado essa peça mas é fácil mandar um torneiro fazer. Basta desenroscar o batente (parecido com uma "maminha") e levar num torneiro para que seja feito um prolongamento.

b) amortecedor original Tracker (argentino) - macio demais, sugiro trocar pelo original Monroe para Grand Vitara.

c) mola - tanto a do V6 como a do diesel dão conta do recado. Ambas são mais duras e a suspensão sobe ainda mais e a frente fica até mais alta que a traseira. Para equacionar isso existem duas providências. A primeira é colocar na traseira a mola do Opala, fica excelente. A segunda é rebaixar os braços de suporte do diferencial dianteiro, justamente para evitar o que foi descrito pelo CarlosTA na página 359, de desgastar a homocinética.

E por falar nisso Cartlos TA, vou alterar minha assinatura para 3" + 2", afinal a nova mola dianteira realmente dá 1" a mais.

OLIVEIRA
10/03/2009, 00:10
Caro Andre, mandei uma MP para você com minhas dúvidas (não conte pra ninguém tá.....rs:lol:).
As molas traseiras são as do opala 4 cilindros.
Muito obrigado pelas explicações.
Abraço a você e a todos.:)

Tentando esclarecer as questões sobre a suspensão dianteira:

a) kit da RC - não vêm com prolongador do batente. Não existe no mercado essa peça mas é fácil mandar um torneiro fazer. Basta desenroscar o batente (parecido com uma "maminha") e levar num torneiro para que seja feito um prolongamento.

b) amortecedor original Tracker (argentino) - macio demais, sugiro trocar pelo original Monroe para Grand Vitara.

c) mola - tanto a do V6 como a do diesel dão conta do recado. Ambas são mais duras e a suspensão sobe ainda mais e a frente fica até mais alta que a traseira. Para equacionar isso existem duas providências. A primeira é colocar na traseira a mola do Opala, fica excelente. A segunda é rebaixar os braços de suporte do diferencial dianteiro, justamente para evitar o que foi descrito pelo CarlosTA na página 359, de desgastar a homocinética.

E por falar nisso Cartlos TA, vou alterar minha assinatura para 3" + 2", afinal a nova mola dianteira realmente dá 1" a mais.

OLIVEIRA
10/03/2009, 00:20
Olá Válter como vai? É tem razão, estava confundindo com outra peça que fica acima dos amortecedores dianteiros. Tá difícil entender esses prolongadores de batente (santa ignorância no assunto como diria o Robin......rs:parede::lol:)
Abraço para você e a todos.:)

bOA Noite Oliveira. O kit da rc4x4 não tem os prolongadores dos batentes . Me parece que o André utiliza-se dos prolongadores que ele mesmo mandou confeccionar.Abs. Va´lter

Be Trindade
10/03/2009, 08:18
André,
Pra usar a mola do V6... e continuar com as 2''... é necessário entao cortar um pedaço do calco da dianteira?! :parede:

Oliveira!
Não precisa esconder suas duvidas naooo... como dizem os profs.. a sua dúvida pode ser a de outro tambem!! :dance:
vlww!!

Carlos TA
10/03/2009, 08:42
André,
Pra usar a mola do V6... e continuar com as 2''... é necessário entao cortar um pedaço do calco da dianteira?! :parede:

Be, a mola que coloquei foram as do diesel e o motor dele é (lí não sei mais onde ) é quase 70kg mais pesado do que o do V6 , portanto "acho" , que a do V6 poderia funcionar bem com o calço.

O André , me corrija se estiver errado, usa as molas do V6 + calço e ainda rebaixou o dif dianteiro em 2cm.

Alguém usa a mola do V6 + calço somente ?? SE ninguém quem vai ser o primeiro a :parede: ?

Mais um detalhe, com as molas do diesel com certeza e muito provavelmente as do V6 o prolongador do batente dianteiro é desnecessário .

[]'s

Carlos TA

Be Trindade
10/03/2009, 08:49
Be, a mola que coloquei foram as do diesel e o motor dele é (lí não sei mais onde ) é quase 70kg mais pesado do que o do V6 , portanto "acho" , que a do V6 poderia funcionar bem com o calço.

O André , me corrija se estiver errado, usa as molas do V6 + calço e ainda rebaixou o dif dianteiro em 2cm.

Alguém usa a mola do V6 + calço somente ?? SE ninguém quem vai ser o primeiro a :parede: ?

Mais um detalhe, com as molas do diesel com certeza e muito provavelmente as do V6 o prolongador do batente dianteiro é desnecessário .

[]'s

Carlos TA
Fala Carlos...
Mas a minha dúvida é que se com a mola do V6 ou do diesel... o carro vai ficar com 3'' na frente... pq isso seria um total desastre pra mim... ainda nao desci meu dif...(até pq acho que como eu nao tenho tanto pneu como o André... o meu dif ficaria mt baixo..sei la.. mt exposto as porradas)..
A pergunta é.. usnado essas molas... tenho que tirar um pouco do calco?!
valeuu!!

Carlos TA
10/03/2009, 09:39
A pergunta é.. usnado essas molas... tenho que tirar um pouco do calco?!
valeuu!!

Be, a mola que coloquei foram as do diesel e o motor dele é (lí não sei mais onde ) é quase 70kg mais pesado do que o do V6 , portanto "acho" , que a do V6 poderia funcionar bem com o calço. ( Inteiro)

[]'s

Carlos TA

P.S. O processo é tentativa e erro , não tem mágica

Be Trindade
10/03/2009, 10:56
Be, a mola que coloquei foram as do diesel e o motor dele é (lí não sei mais onde ) é quase 70kg mais pesado do que o do V6 , portanto "acho" , que a do V6 poderia funcionar bem com o calço. ( Inteiro)

[]'s

Carlos TA

P.S. O processo é tentativa e erro , não tem mágica
ééé.. ja errei um bocado.. mais uma nao tem problema.. devo comprar a mola do V6 essa semana e posto aqui qualquer coisa!!
qualquer coisa é so diminuir o calco ou nao!! se todos os problemas fossem que nem esse.. tava bem!
Quinta feira eu pego a foto da homocinética explodida... qnd o Zézuki viu.. ele ficou chocado.. e pasmo de nao ter quebrado o dif... fiquei bem preocupado!
vlw Carlos!

Carlos TA
10/03/2009, 11:17
qualquer coisa é so diminuir o calco ou nao!! se todos os problemas fossem que nem esse.. tava bem!

Sim é só diminuir o calço.
No meu caso com a mola do diesel a frente subiu pouco mais de 30mm além dos 50mm do calço ou seja passou pouco de 80mm , mais de 3".

Para cortar usei a referência do calço, se ele tem 40mm e sobe a frente 50mm , então cortei 15mm nele e a frente deveria abaixar 18,75mm . Bom no final das contas o carro ficou, arredondando, com 2,5" na frente e está muito bom.

Ufa!! Não sei se ficou confuso , é conta feita por profissional da área de saúde , mas acho que faz sentido , qualquer coisa me corrijam os engenheiros.

[]'s :concordo:

Carlos TA

Be Trindade
10/03/2009, 11:23
Da pra entender perfeitamente... ahahha!!
e na traseira...como vc ficou com 2,5''??? pq a mola do opala so da 2'', néé???

vou fazer isso entao!!!

Carlos TA
10/03/2009, 11:37
Da pra entender perfeitamente... ahahha!!
e na traseira...como vc ficou com 2,5''??? pq a mola do opala so da 2'', néé???

vou fazer isso entao!!!

Que papo esquisito, na minha taseira não ficou nada, sem chance!!!:evil::discordo:

Falando do carro...

Não a mola do Opala dá ( uiii!! ) 3" ou mais vai depender da mola , eu uso do 4cil sem ar e subiu 3" , se usar a do 6cil deve dar uma mixaria a mais.
Tem vários relatos, tem mais gente usando as molas do Opala , aqui no tópico, falando que a traseira subiu mais do que a dianteira com os calços.

Valeu.

Be Trindade
10/03/2009, 11:42
Que papo esquisito, na minha taseira não ficou nada, sem chance!!!:evil::discordo:

Falando do carro...

Não a mola do Opala dá ( uiii!! ) 3" ou mais vai depender da mola , eu uso do 4cil sem ar e subiu 3" , se usar a do 6cil deve dar uma mixaria a mais.
Tem vários relatos, tem mais gente usando as molas do Opala , aqui no tópico, falando que a traseira subiu mais do que a dianteira com os calços.

Valeu.
OPAA.. nao quis falar mal da sua traseira naoo.. nao quero por ela em jogoo!! ahahah

uééé...entao a minha deve ter sido errada.. hahaha... eu uso a do opala MCECHE 07 e ficou igualzinho ao calco... nao mudou nada.. so tirei o calcoo... será que comprei errada?!?
enttaoo...vc usa qual mola na traseira (uiiii)?!?!?

Alexandre X
10/03/2009, 12:06
Qual homocientica quebrou?
Lado do motorista ou passageiro?
Interna ou externa?

ééé.. ja errei um bocado.. mais uma nao tem problema.. devo comprar a mola do V6 essa semana e posto aqui qualquer coisa!!
Quinta feira eu pego a foto da homocinética explodida... qnd o Zézuki viu.. ele ficou chocado.. e pasmo de nao ter quebrado o dif... fiquei bem preocupado!
vlw Carlos!

Be Trindade
10/03/2009, 12:48
Qual homocientica quebrou?
Lado do motorista ou passageiro?
Interna ou externa?
Quebrou a externa do lado esquerdo... 3ª vez o mesmo lado! tem que ter algo de errado... será que sou eu?!
vlw!

Andre Sousa
10/03/2009, 13:28
Sim é só diminuir o calço.
No meu caso com a mola do diesel a frente subiu pouco mais de 30mm além dos 50mm do calço ou seja passou pouco de 80mm , mais de 3".

Para cortar usei a referência do calço, se ele tem 40mm e sobe a frente 50mm , então cortei 15mm nele e a frente deveria abaixar 18,75mm . Bom no final das contas o carro ficou, arredondando, com 2,5" na frente e está muito bom.

Carlos TA

Não é bem assim não.

O kit da RC para a suspensão dianteira é composto de calço para as molas (de Nylon) e calço do amortecedor (alumínio) e esse último não há como cortar. Se você apenas cortou o Nylon significa que sua mola encurtou e o amortecedor não, porisso ele vai ter que trabalhar mais fechado. Aí está um sério problema.

Quando usamos em nossos carros o calço no amortecedor ao invés de colocarrmos um amortecedor com maior curso (que não há no mercado nacional) expomos a suspensão ao risco de se fechar sobre o amortecedor, e não sobre o batente da suspensão - porisso prolongamos o batente. Com um calço de mola menor (cortado) que o calço do amortecedor isso se agrava.

Minha sugestão é que seja usado o kit como está - calço da mola igual ao calço do amortecedor. Estudem direitinho essa operação de prolongar as fixações do difrencial dianteiro, é bem simples e consta dos mais consagrados kits estrangeiros, como o da Calmini por exemplo (última foto).

Be Trindade
10/03/2009, 13:34
Não é bem assim não.

O kit da RC para a suspensão dianteira é composto de calço para as molas (de Nylon) e calço do amortecedor (alumínio) e esse último não há como cortar. Se você apenas cortou o Nylon significa que sua mola encurtou e o amortecedor não, porisso ele vai ter que trabalhar mais fechado. Aí está um sério problema.

Quando usamos em nossos carros o calço no amortecedor ao invés de colocarrmos um amortecedor com maior curso (que não há no mercado nacional) expomos a suspensão ao risco de se fechar sobre o amortecedor, e não sobre o batente da suspensão - porisso prolongamos o batente. Com um calço de mola menor (cortado) que o calço do amortecedor isso se agrava.

Minha sugestão é que seja usado o kit como está - calço da mola igual ao calço do amortecedor. Estudem direitinho essa operação de prolongar as fixações do difrencial dianteiro, é bem simples e consta dos mais consagrados kits estrangeiros, como o da Calmini por exemplo (última foto).
André,
A minha dúvida em prolongar as fixações do diferencial dianteiro é que se eu fizer isso o meu diferencial vai ficar mais exposto, "perdendo" a altura que eu ganhei com o kit, ficando só com a altura do pneu, correto??

Valeu!

Andre Sousa
10/03/2009, 13:55
André,
A minha dúvida em prolongar as fixações do diferencial dianteiro é que se eu fizer isso o meu diferencial vai ficar mais exposto, "perdendo" a altura que eu ganhei com o kit, ficando só com a altura do pneu, correto??

Valeu!

Claro que não. O limite mais baixo na dianteira nunca poderia ser o diferencial porque aí sim haveria risco de bater em algo. Veja na última foto que postei que a travessa a caixa de trasnferência é a parte mais baixa. É lá que é fixado o peito de aço que dará proteção ao diferencial.

Carlos TA
10/03/2009, 14:18
Não é bem assim não.

André,
Quando você coloca o calço de nylon na mola você compensa esta abertura com o calço do amortecedor, até aí concordo. ( Kit RC )

E a partir daí quando você trocou as molas e a susp. abriu mais alguns cm o que aconteceu com o amortecedor sendo que o calço dele é o mesmo??
Ele trabalha mais aberto e não mais fechado.

Quando eu cortei no calço associado com a mola do diesel eu não fiz nada além de trazer o conjunto novamente próximo à configuração inicial, ou não?

Com o conjunto próximo da configuração original do kit da RC, e com molas muito mais duras, repito o prolongador do batente é dispensável.

[]'s
Carlos TA

Andre Sousa
10/03/2009, 16:30
André,
Quando você coloca o calço de nylon na mola você compensa esta abertura com o calço do amortecedor, até aí concordo. ( Kit RC )

E a partir daí quando você trocou as molas e a susp. abriu mais alguns cm o que aconteceu com o amortecedor sendo que o calço dele é o mesmo??
Ele trabalha mais aberto e não mais fechado.

Quando eu cortei no calço associado com a mola do diesel eu não fiz nada além de trazer o conjunto novamente próximo à configuração inicial, ou não?

Com o conjunto próximo da configuração original do kit da RC, e com molas muito mais duras, repito o prolongador do batente é dispensável.

[]'s
Carlos TA

Puxa meu caro Carlos, permita-me discordar...

Veja só. Com a suspensão em posição de "repouso" o que você disse está correto a mola mais dura segura mais o peso do carro e ele não desce, quando você cortou o calço da mola a suspensão desceu e o amortecedor fechou um pouco mais.
Mas o problema é quando a suspensão está trabalhando (fechada). A mola do diesel ou do V6 possuem o mesmo tamanho das molas originais e vão fechar igual a original, só que fazendo mais resistência. Quando a suspensão fechar toda o amortecedor dará o final do curso e esse final do curso deveria ser dado pelo batente. Com o os calços (amortecedor e mola) iguais isso já acontecia, com o calço da mola menor que o do amortecedor isso acontecerá mais frequentemente. Como consequência, haverá um desgaste do amortecedor que não foi projetado para receber o peso seco do carro.

Eu particularmente sentia isso (final de curso direto no amortecedor - antes de colocar o prolongador do batente) em situações de velocidade média (60 ou 70 por hora) em ruas de paralelepípedo acidentada ou lombada ou depressão. A frente descia e sentia a suspensão bater seco. Prolongando o batente o que bate é a borracha. A nova mola diminui a incidência disso porque ela é mais dura, mas não serve pra eliminar definitivamente o problema.

Abração

Andre Sousa
10/03/2009, 16:43
Quebrou a externa do lado esquerdo... 3ª vez o mesmo lado! tem que ter algo de errado... será que sou eu?!
vlw!

Pense em rebaixar em 2,5 cm ou seu diferencial dianteiro.

Carlos TA
10/03/2009, 17:05
Puxa meu caro Carlos, permita-me discordar...

Veja só. Com a suspensão em posição de "repouso" o que você disse está correto a mola mais dura segura mais o peso do carro e ele não desce, quando você cortou o calço da mola a suspensão desceu e o amortecedor fechou um pouco mais.
Mas o problema é quando a suspensão está trabalhando (fechada). A mola do diesel ou do V6 possuem o mesmo tamanho das molas originais e vão fechar igual a original, só que fazendo mais resistência. Quando a suspensão fechar toda o amortecedor dará o final do curso e esse final do curso deveria ser dado pelo batente. Com o os calços (amortecedor e mola) iguais isso já acontecia, com o calço da mola menor que o do amortecedor isso acontecerá mais frequentemente. Como consequência, haverá um desgaste do amortecedor que não foi projetado para receber o peso seco do carro.

Eu particularmente sentia isso (final de curso direto no amortecedor - antes de colocar o prolongador do batente) em situações de velocidade média (60 ou 70 por hora) em ruas de paralelepípedo acidentada ou lombada ou depressão. A frente descia e sentia a suspensão bater seco. Prolongando o batente o que bate é a borracha. A nova mola diminui a incidência disso porque ela é mais dura, mas não serve pra eliminar definitivamente o problema.

Abração

André,
discutir, discordar, concordar é o objetivo deste fórum é o que faz ele ser útil fiquemos a vontade para discordar :concordo:

"Mas o problema é quando a suspensão está trabalhando (fechada). A mola do diesel ou do V6 possuem o mesmo tamanho das molas originais e vão fechar igual a original, só que fazendo mais resistência"
"A nova mola diminui a incidência disso porque ela é mais dura, mas não serve pra eliminar definitivamente o problema."

A sensação que tenho é que a resistência a mais da mola do diesel é suficiente para impedir o fechamento total da suspensão e consequentemente o fim de curso.

Não percebo mais fim de curso no fechamento em nenhuma condição. Ao passo que antes de cortar no calço e com a mola eu perdi um par de amortecedores que estouraram dando fim de curso na abertura.

Valeu.

Carlos TA
10/03/2009, 17:16
Pense em rebaixar em 2,5 cm ou seu diferencial dianteiro.

Já pensei, inclusive comprei um par de suportes , estou com eles parados aqui em casa .

O problema que eu tive é que fui em três torneiros aqui em BH e nenhum deles me aconselhou o serviço , alegando que a solda em uma peça de ferro fundido que vai receber a força que estes supportes vão receber , não seria confiável.

Então abortei o projeto , não sei se é excesso ou falta de conhecimento e competência dos torneiros por aqui.

Acho que o ideal seria fazer novos suportes o prblema seria o custo.

[]s

OLIVEIRA
10/03/2009, 19:24
Caro Andre e demais membros deste fórum, coloquei molas do v6 na frente da viatura e opala na traseira (os amortecedores irei trocar pelos do gran vitara sem problemas). Os calços da rc foram mantidos na íntegra. O carro parece ter ficado ótimo, inclusive quanto a altura da frente e traseira.
Resta apenas mandar fazer o bendito (digo isto porque certamente é algo bom e não ruim) PROLONGADOR DE BATENTE da suspensão dianteira que, pelo que entendi, deve ficar na parte superior do amortecedor (que o pessoal da rc colocou um suporte de alumínio prolongando seu curso).:putz:
Assim, gostaria de saber como mandar fazer esse prolongador no torneiro mecânico e se esse prolongamento seria uma continuação do suporte que a rc colocou na parte superior do amortecedor dianteiro.:parede:

Obrigado André e a todos. (Bernardo basicamente esta era a dúvida da MP que mandei para o André).

OLIVEIRA
10/03/2009, 19:31
Desculpe-me Bernardo, não estava mal intencionado. Apenas achei que minhas dúvidas eram elementares para os componentes deste fórum, que já têm grande experiência em Jeep's, só isso tá....rs:)

Já remediei o ocorrido com minha última mensagem....rs:)

Abraço a você e a todos os colegas daqui.

PS: No final, aqui, acabaram discutindo basicamente o que perguntei ao Andre.:lol:

André,

Oliveira!
Não precisa esconder suas duvidas naooo... como dizem os profs.. a sua dúvida pode ser a de outro tambem!! :dance:
vlww!!

Be Trindade
10/03/2009, 19:36
André...
hj la no trabalho eu estava vendo as suas fotos... e comentei com um engº.. ele comentou o mesmo que o Carlos.. mas ele falou que dependendo do material usado..mas ele nao arriscaria a fazer isso... fiquei com a pulga atras da orelha... ate pq sei que vc tem isso a um tempo e nada aconteceuu!!!
ate liguei pro Ramiro.. pra fazer isso.. marquei de ir la no sabado pra tentar resolver esse e uns outros probleminhas...
valeu !!!

Pedrinha
11/03/2009, 08:16
Caro Andre e demais membros deste fórum, coloquei molas do v6 na frente da viatura e opala na traseira (os amortecedores irei trocar pelos do gran vitara sem problemas). Os calços da rc foram mantidos na íntegra. O carro parece ter ficado ótimo, inclusive quanto a altura da frente e traseira.
Resta apenas mandar fazer o bendito (digo isto porque certamente é algo bom e não ruim) PROLONGADOR DE BATENTE da suspensão dianteira que, pelo que entendi, deve ficar na parte superior do amortecedor (que o pessoal da rc colocou um suporte de alumínio prolongando seu curso).:putz:
Assim, gostaria de saber como mandar fazer esse prolongador no torneiro mecânico e se esse prolongamento seria uma continuação do suporte que a rc colocou na parte superior do amortecedor dianteiro.:parede:

Obrigado André e a todos. (Bernardo basicamente esta era a dúvida da MP que mandei para o André).

Caro Oliveira,

Os prolongadores dos batentes dianteiros, são aquelas pontas de borracha que trabalham dentro da mola dianteira do seu carro. Observe por dentro do paralama dianteiro que esta peça fica por dentro da mola, na parte de cima. Fara vc confeccionar prolongadores para eles, vc terá que desmontar a suspensão dianteira e retirá-los. Leve-os à um torneiro e solicite que ele confeccione um prolongamento destes batentes originais usando materiais como Tecnil ou Alumínio (os prolongadores do meu carro são de alumínio). Não se esqueça de utilizar a mesma bitola de parafuso no prolongador. Eu optei por confeccionar prolongadores com a mesma altura dos calços da mola dianteiros (RC).
Espero ter ajudado.

[]s. :concordo:

OLIVEIRA
11/03/2009, 11:14
Pedrinha, ajudou e muito acho que entendi agora vou dar uma olhada no carro. Muito obrigado mesmo, valeu!

Abração para você e a todos.:)

Caro Oliveira,

Os prolongadores dos batentes dianteiros, são aquelas pontas de borracha que trabalham dentro da mola dianteira do seu carro. Observe por dentro do paralama dianteiro que esta peça fica por dentro da mola, na parte de cima. Fara vc confeccionar prolongadores para eles, vc terá que desmontar a suspensão dianteira e retirá-los. Leve-os à um torneiro e solicite que ele confeccione um prolongamento destes batentes originais usando materiais como Tecnil ou Alumínio (os prolongadores do meu carro são de alumínio). Não se esqueça de utilizar a mesma bitola de parafuso no prolongador. Eu optei por confeccionar prolongadores com a mesma altura dos calços da mola dianteiros (RC).
Espero ter ajudado.

Andre Sousa
11/03/2009, 19:58
Caro Oliveira,

O que o Pedrinha falou sobre os batentes está correto. Se ainda tiver alguma dúvida é só falar. Se preferir é só entrar em contato: (21) 3261-8427 ou (21) 8625-5544.

Abraços.

OLIVEIRA
12/03/2009, 00:38
OK. Andre, estou verificando com calma os batentes qualquer coisa aviso.
Muito obrigado pela atenção.:)

Abraço.

Caro Oliveira,

O que o Pedrinha falou sobre os batentes está correto. Se ainda tiver alguma dúvida é só falar. Se preferir é só entrar em contato: (21) 3261-8427 ou (21) 8625-5544.

Abraços.

OLIVEIRA
12/03/2009, 09:06
Pessoal olá, segue algumas fotos da instalação do suporte de protetores de faróis e guincho e da adaptação feita no peito de ação para sua fixação com o suporte de guincho (o peito de ação cobre a furação da fixação do suporte para guincho da Forweel).

Abração a todos.:)

OLIVEIRA
12/03/2009, 09:12
Há necessidade de um pequeno corte na lateral do peito de aço e mudança do suporte (argola) de sua fixação.

Horacio Teles
12/03/2009, 18:28
Há necessidade de um pequeno corte na lateral do peito de aço e mudança do suporte (argola) de sua fixação.
Grande Oliveira.
A viatura ficou uma beleza. Está pronta para escalar o Himalaia. Assim até eu. Parabéns.
Em tempo: ainda estou procurando a mochila. Não achei nada com a cara que você deseja. Continuo procurando.

ricardo_bh
12/03/2009, 19:33
Ola pessoal,
sou novo no forum e na tracker e em 4x4,nao entendo nada,alem de péssimo piloto.
farei uso do carro em asfalto 90% e 10% de terra sendo que nao pretendo fazer nehuma trilha pesada ,pois meu carro é para trabalhar.Eu gosto de ir em cachoeiras e as estradas as vezes sao meios péssimas.com alguns pequenos obstáculos.
Gostaria de saber do pessoal expert se faz algum sentido so colocar o calço de suspensão de 2" e manter os pneus originais?é que acho o tracker baixo, apesar de ter passado com ele numa buraqueira que eu tinha certeza que ele pegaria o fundo e nao pegou.Isso me surpreendeu.nunca tive um 4x4 e se soubesse que era assim ja teria um a 10 anos atras.
Enfim, so pra subir o carro mais um pouquinho pra andar em estradas pessimas ,faria sentido comprar apenas o calço de suspensão de 2"?
(procurei ate a pagina 20 e nao achei resposta pra minha dúvida...)
grato a todos
Rick:)

VOVÔ DO TROLLER
12/03/2009, 20:59
há Necessidade De Um Pequeno Corte Na Lateral Do Peito De Aço E Mudança Do Suporte (argola) De Sua Fixação.
Abraço A Todos.:)
Legal Oliveira. Ficou Muito Bom. Abs Válter

VOVÔ DO TROLLER
12/03/2009, 21:13
ola Pessoal,
Sou Novo No Forum E Na Tracker E Em 4x4,nao Entendo Nada,alem De Péssimo Piloto.
Farei Uso Do Carro Em Asfalto 90% E 10% De Terra Sendo Que Nao Pretendo Fazer Nehuma Trilha Pesada ,pois Meu Carro é Para Trabalhar.eu Gosto De Ir Em Cachoeiras E As Estradas As Vezes Sao Meios Péssimas.com Alguns Pequenos Obstáculos.
Gostaria De Saber Do Pessoal Expert Se Faz Algum Sentido So Colocar O Calço De Suspensão De 2" E Manter Os Pneus Originais?é Que Acho O Tracker Baixo, Apesar De Ter Passado Com Ele Numa Buraqueira Que Eu Tinha Certeza Que Ele Pegaria O Fundo E Nao Pegou.isso Me Surpreendeu.nunca Tive Um 4x4 E Se Soubesse Que Era Assim Ja Teria Um A 10 Anos Atras.
Enfim, So Pra Subir O Carro Mais Um Pouquinho Pra Andar Em Estradas Pessimas ,faria Sentido Comprar Apenas O Calço De Suspensão De 2"?
(procurei Ate A Pagina 20 E Nao Achei Resposta Pra Minha Dúvida...)
Grato A Todos
Rick:)
Boa Noite E Benvindo Ao Forum. Eu Acho Que Compensa Apenas Se For Utilizar O Calço Numa Etapa Inicial E Posteriomente Trocar Os Pneus Por Maiores E Mais Agressivos. O Principal Objetivo Da Colocação Dos Calços é Abrir Espaço Para Colocar Pneus Maiores. Os Pneus Originais Do Tracker São De Perfil Praticamengte 100% On Road . é Claro Que Com A Colocação Dos Calços Você Ganharia 5 Cm De Altura, O Que Ajudaria Para Evitar Mais Pancadas Embaixo, Mas Numa Lama De Nada Adiantaria Apenas A Suspensão Mais Alta. Há Também A Alternativa De Trocar Os Pneus Originais Sem Mexer Na Suspensão Pelos Pneus 225/70/16 A/t. O Carro Ficaria Um Pouco Mais Alto E Os A/t Ajudariam Em Estradas Mais Ruins. De Qualquer Forma, Não Se Esqueça De Colocar As Proteções Inferiores, Que São Muito Importantes Para Proteger A Parte Debaixo Do Caarro. Vamos Aguardar A Opiniões Dos Amigos Foristas. Válter
tracker 2006, Kit De Susp. De 2" Da Rc4x4, Proteções Inferiores, Pneus 235/70/16 Bf A/t, Amortecedores Traseiros Da Suprema,amortecedores Dianteiros Kyb

OLIVEIRA
13/03/2009, 00:58
KKKKKKKKKKK...:lol: só você mesmo Horácio tudo bem? Como vão indo as coisas ai na capital? Obrigado pelo elogio da viatura(tô tentando né....até que tá divertido...rs...mas que cansa cansa.....e haja "dindim"...rs:putz:). Quanto a mochila vai dando uma olhada por aí....quem sabe aparece algo interessante não é? Obrigado.
Nos encontramos no sábado no sítio do Marco ok?
Abração para você.:)

Grande Oliveira.
A viatura ficou uma beleza. Está pronta para escalar o Himalaia. Assim até eu. Parabéns.
Em tempo: ainda estou procurando a mochila. Não achei nada com a cara que você deseja. Continuo procurando.

OLIVEIRA
13/03/2009, 01:02
Obrigado Válter gentileza sua. Aproveitando a ocasião Válter é o seguinte: você podia comparecer lá no sítio do Marco no sábado pra gente testar os MUD o que acha?
Abração.:concordo::)

Legal Oliveira. Ficou Muito Bom. Abs Válter

OLIVEIRA
13/03/2009, 01:20
Não falo que você é sensato e didático Válter! Colocações perfeitas na minha ótica (assino em baixo), pois, pouca utilidade haveria em elevar a viatura (calço de 2") sem adicionar as proteções inferiores e pneus mais adequados (pelo menos o 50% on e 50% off road - misto para terra e asfalto). Acho até inadequado à medida que como o veículo "raspará" menos com relação ao solo o "abuso" no fora de estrada pode ser maior (é natural isto pois se sentimos que menos objetos encostam no carro mais segurança sentimos) e, consequentemente, poderá ocorrer danos maiores principalmente sem as proteções inferiores (cárter, diferencial dianteiro e tanque de combustível).
Amigo, seja bem-vindo ao fórum! Como diz o Válter estamos aqui para errarmos menos.

Abraço a todos. :)

Boa Noite E Benvindo Ao Forum. Eu Acho Que Compensa Apenas Se For Utilizar O Calço Numa Etapa Inicial E Posteriomente Trocar Os Pneus Por Maiores E Mais Agressivos. O Principal Objetivo Da Colocação Dos Calços é Abrir Espaço Para Colocar Pneus Maiores. Os Pneus Originais Do Tracker São De Perfil Praticamengte 100% On Road . é Claro Que Com A Colocação Dos Calços Você Ganharia 5 Cm De Altura, O Que Ajudaria Para Evitar Mais Pancadas Embaixo, Mas Numa Lama De Nada Adiantaria Apenas A Suspensão Mais Alta. Há Também A Alternativa De Trocar Os Pneus Originais Sem Mexer Na Suspensão Pelos Pneus 225/70/16 A/t. O Carro Ficaria Um Pouco Mais Alto E Os A/t Ajudariam Em Estradas Mais Ruins. De Qualquer Forma, Não Se Esqueça De Colocar As Proteções Inferiores, Que São Muito Importantes Para Proteger A Parte Debaixo Do Caarro. Vamos Aguardar A Opiniões Dos Amigos Foristas. Válter
tracker 2006, Kit De Susp. De 2" Da Rc4x4, Proteções Inferiores, Pneus 235/70/16 Bf A/t, Amortecedores Traseiros Da Suprema,amortecedores Dianteiros Kyb

Andre Sousa
13/03/2009, 19:30
OLIVEIRA

Seu carro tá muito bonito cara...

Eu uso um quebra-mato igual ao seu. Os pneus ficaram muito bons...dando um ar bem off-road no teu carro.

Sobre as mudanças mecânicas pense que a coisa é demorada mesmo. Nada é "plug and play". Tudo precisa de um pequeno ajuste aqui, outro ali... Paciência e muito critério na observação do comportamento do carro são fundamentais. Tenha em mente uma máxima. Se o carro apresentar barulho, rangido ou trepidação é sinal que algo não ficou bom. O ajuste bem feito não deixa nada batendo ou fazendo barulho.

Abraços e parabéns.

OLIVEIRA
13/03/2009, 20:14
Muito obrigado Andre e ainda o elogio vindo de um especialista como você não tem preço......rs:-D
Na verdade fiz as alterações baseado naquela lista que vc colocou no site (inclusive com os endereços dos locais onde adquiriu os acessórios), ajudou muito, por isto sou muito grato a você.
Estou tentando colocar umas fotos aqui da altura que a viatura ficou com as molas traseiras do opala (na frente coloquei do V6), mas, não estou conseguindo.....:parede:
Andre, onde foi instalado o comando central do guincho no suporte da sua viatura? No seu ficou escondido no meu acabei colocando no centro e meio em pé....(ficou estranho mas não ficou feio...rs), vou pensar se mudo ou não.

PS: Fique convidado para o churrasco no sitio do Marco Maga aqui do forum em Santo Antonio do Pinhal - SP (ao lado de Campos do Jordão) neste final de semana (sábado e domingo).Não é tão longe do Rio.Abraço.:)

OLIVEIRA

Seu carro tá muito bonito cara...

Eu uso um quebra-mato igual ao seu. Os pneus ficaram muito bons...dando um ar bem off-road no teu carro.

Sobre as mudanças mecânicas pense que a coisa é demorada mesmo. Nada é "plug and play". Tudo precisa de um pequeno ajuste aqui, outro ali... Paciência e muito critério na observação do comportamento do carro são fundamentais. Tenha em mente uma máxima. Se o carro apresentar barulho, rangido ou trepidação é sinal que algo não ficou bom. O ajuste bem feito não deixa nada batendo ou fazendo barulho.

Abraços e parabéns.

OLIVEIRA
13/03/2009, 21:04
Caro Bernardo, conforme prometi segue as fotos da viatura lateralmente.
Por favor pessoal, opinem....rs...todos por favor ...:lol:...Obrigado.

TMorais
14/03/2009, 12:18
Olá Válter como vai? É tem razão, estava confundindo com outra peça que fica acima dos amortecedores dianteiros. Tá difícil entender esses prolongadores de batente (santa ignorância no assunto como diria o Robin......rs:parede::lol:)
Abraço para você e a todos.:)

Pessoal

O kit da alternativa já vem com os prolongadores do batente....

att

TMorais
14/03/2009, 12:21
Caro Bernardo, conforme prometi segue as fotos da viatura lateralmente.
Por favor pessoal, opinem....rs...todos por favor ...:lol:...Obrigado.

O TK está show!!:concordo::palmas::palmas:

Minha dúvida quanto a dianteira é esse ganho de 1" trocando as molas e ter problemas na homocinética (acho que trabalharão forçadas) e bieletas...:pensativo: O que acham?

Show de bola esses pneus.

turbay
15/03/2009, 16:43
Olá a todos amigos,
Acompanho sempre o tópico, apesar de nunca ter me manifestado. Como ainda sou jovem, fica meio difícil arrumar a verba pra tentar fazer qualquer tipo de alteração na Tracker aqui de casa. Mas agora juntei uma graninha, e pra começar o trabalho, gostaria de uma indicação de um mecânico muito bom que tenha já familiariedade com nosso carro ou GV`s para modificar suspensão e troca de pneus.
Alguém aí de Brasília pra dar uma ajuda?
Valeu! Abçs

OLIVEIRA
15/03/2009, 20:04
Morais, esta é uma informação muito importante para todos. Vou ver se vendem só os prolongadores!
Abraços.

PS: Conheci o Betuca gente muito boa!:)

Pessoal

O kit da alternativa já vem com os prolongadores do batente....

att

OLIVEIRA
15/03/2009, 20:07
Eu também! E a traseira ganhou 2" com as molas do opala?????Será que vai dar algum problema?????:pensativo::pensativo::pensativo:

O TK está show!!:concordo::palmas::palmas:

Minha dúvida quanto a dianteira é esse ganho de 1" trocando as molas e ter problemas na homocinética (acho que trabalharão forçadas) e bieletas...:pensativo: O que acham?

Show de bola esses pneus.

OLIVEIRA
15/03/2009, 20:11
Olá Turbay, seja bem-vindo por aqui. Realmente não posso ajudá-lo neste aspecto mas tenho certeza que conseguirá encontrar alguém. Sugiro que faça as alterações quando estiver convicto daquilo que quer fazer e o porquê. Boa sorte!

ABraço a todos.:)

Olá a todos amigos,
Acompanho sempre o tópico, apesar de nunca ter me manifestado. Como ainda sou jovem, fica meio difícil arrumar a verba pra tentar fazer qualquer tipo de alteração na Tracker aqui de casa. Mas agora juntei uma graninha, e pra começar o trabalho, gostaria de uma indicação de um mecânico muito bom que tenha já familiariedade com nosso carro ou GV`s para modificar suspensão e troca de pneus.
Alguém aí de Brasília pra dar uma ajuda?
Valeu! Abçs

TMorais
15/03/2009, 20:22
Eu também! E a traseira ganhou 2" com as molas do opala?????Será que vai dar algum problema?????:pensativo::pensativo::pensativo:

Oliveira,

Ruy colocou no TK as molas do Opala na traseira e retirou um elo das mesmas para reduzir um pouco a altura.. Vendo a foto do seu TK achei a traseira muito alta.. não sei se foi somente impressao. :pensativo:

Ele cortou um elo e envolveu os elos das extremidades com mangueira. Vinicius fez o mesmo procedimento no TK dele e ficou muito bom.
Mas no seu caso lembre-se que vc aumentou a dianteira com a troca das molas... isso eles nao fizeram.
Att.

Pedrinha
16/03/2009, 08:10
Oliveira,

O peso do guincho faz com que a frente do seu carro fique mais baixa. Mesmo com as molas dianteiras mais fortes. Eu utilizo molas de opala na minha Tracker e quase não se percebe diferença de altura entre dianteira e traseira. A mola de Opala que utilizei é a do modelo 4 CC c/ Ar, ano 1969 à 1979, que são menos duras. Cabe ressaltar, que eu não troquei as molas dianteiras. Veja foto anexa.

nagata
17/03/2009, 15:43
P/ quem tava querendo por pneu BFG MUD na viatura tem essa opção

http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?tire_id=1754

TMorais
17/03/2009, 19:27
Oliveira,

O peso do guincho faz com que a frente do seu carro fique mais baixa. Mesmo com as molas dianteiras mais fortes. Eu utilizo molas de opala na minha Tracker e quase não se percebe diferença de altura entre dianteira e traseira. A mola de Opala que utilizei é a do modelo 4 CC c/ Ar, ano 1969 à 1979, que são menos duras. Cabe ressaltar, que eu não troquei as molas dianteiras. Veja foto anexa.

Pedrinha,

Seu TK Azulado tá arrumado!!:grin::palmas:

OLIVEIRA
17/03/2009, 21:04
É verdade Pedrinha. O suporte e o guincho pesam bastante e isto ajuda a abaixar a frente por isto coloquei molas mais duras.Você acha que pelo fato da traseira ficar mais alta pode ocasionar desgaste de alguma peça na viatura? Vou sair de férias e, portanto, vou ausentar-me algum tempo aqui do fórum. Obrigado a todos pelas opiniões.Abraço a todos.
Oliveira,

OLIVEIRA
17/03/2009, 21:13
Pedrinha, esqueci de mencionar na mensagem anterior é que sua viatura está muito bonita (que ano é?)o TMorais tem razão. Parabéns.

Oliveira,

Pedrinha
17/03/2009, 21:39
É verdade Pedrinha. O suporte e o guincho pesam bastante e isto ajuda a abaixar a frente por isto coloquei molas mais duras.Você acha que pelo fato da traseira ficar mais alta pode ocasionar desgaste de alguma peça na viatura? Vou sair de férias e, portanto, vou ausentar-me algum tempo aqui do fórum. Obrigado a todos pelas opiniões.Abraço a todos.

Caro Oliveira,

Eu acho sim, que vc pode ter problemas com este sobre-peso na frente do seu carro. Principalmente se estiver sem os prolongadores de batentes dos amortecedores dianteiros. O que ocorre é que mesmo com molas mais duras na dianteira, o sobre-peso na frente acabará sobrecarregando estas molas e compensará o fato delas serem mais duras. Vc ainda tem que somar a isso tudo o fato da frente estar mais baixa. Isso pode provocar um efeito alavanca (empurrando a maior parte do peso do carro para a frente) quando vc passar por algum obstáculo em velocidade alta (isso é muito comum de acontecer quando passamos em velocidade alta por lombadas/quebra-molas), provocando fim-de-curso nos amortecedores dianteiros, com a consequente quebra deles. Penso que a única forma de vc mitigar esse possível problema, é confeccionar e instalar os prolongadores dos batentes de amortecedores. Isso evitaria o fim-de-curso.
Se não me engano, o Andre Sousa, que tb possui guincho no Tracker dele, só resolveu este problema com a instalação destes prolongadores.
Cabe ressaltar, que estas são opiniões pessoais minhas. Mas já tive experiência similar, quando estourei os dois amortecedores traseiros do meu ex-GV, viajando com muito peso na traseira do carro e não percebí um quebra-molas :parede:.
Espero estar te ajudando e não atrapalhando.
PS.: O Tracker Azulão é o meu mesmo :mrgreen: , o bicho tá lindão mesmo e é muito bem tratado tb.

TMorais
17/03/2009, 21:50
Caro Oliveira,

Eu acho sim, que vc pode ter problemas com este sobre-peso na frente do seu carro. Principalmente se estiver sem os prolongadores de batentes dos amortecedores dianteiros. O que ocorre é que mesmo com molas mais duras na dianteira, o sobre-peso na frente acabará sobrecarregando estas molas e compensará o fato delas serem mais duras. Vc ainda tem que somar a isso tudo o fato da frente estar mais baixa. Isso pode provocar um efeito alavanca (empurrando a maior parte do peso do carro para a frente) quando vc passar por algum obstáculo em velocidade alta (isso é muito comum de acontecer quando passamos em velocidade alta por lombadas/quebra-molas), provocando fim-de-curso nos amortecedores dianteiros, com a consequente quebra deles. Penso que a única forma de vc mitigar esse possível problema, é confeccionar e instalar os prolongadores dos batentes de amortecedores. Isso evitaria o fim-de-curso.
Se não me engano, o Andre Sousa, que tb possui guincho no Tracker dele, só resolveu este problema com a instalação destes prolongadores.
Cabe ressaltar, que estas são opiniões pessoais minhas. Mas já tive experiência similar, quando estourei os dois amortecedores traseiros do meu ex-GV, viajando com muito peso na traseira do carro e não percebí um quebra-molas :parede:.
Espero estar te ajudando e não atrapalhando.
PS.: O Tracker Azulão é o meu mesmo :mrgreen: , o bicho tá lindão mesmo e é muito bem tratado tb.

Oliveira,

Concordo com as informações de Pedrinha! Acho que vc deve providenciar o quanto antes os prolongadores de batente.
Tente comprar prontos na alternativa4x4.

Att

VOVÔ DO TROLLER
17/03/2009, 23:10
CONCORDO COM O PEDRINHA E COM O TMORAIS. A WWW.ALTERNATIVA4X4.COM.BR (http://www.ALTERNATIVA4X4.COM.BR) tem os prolongadores dos batentes como disse o TMorais. Abs. Válter

TMorais
19/03/2009, 11:26
pessoal,

um amigo congita em usar os pneus BF all terrain 225/75 na Tracker. Serve com o carro original ou somente o 225/70 ?

Marco-Maga
19/03/2009, 12:47
pessoal,

um amigo congita em usar os pneus BF all terrain 225/75 na Tracker. Serve com o carro original ou somente o 225/70 ?

Morais,
Somente o 225/70/16, o 225/75 pega...
Olha na foto do a distancia que fica o 225/70 do paralama.

Abs.

VOVÔ DO TROLLER
19/03/2009, 17:07
pessoal,

225/75 OU 235/70, SOMENTE COM O CALÇO DE SUSP. DE 2". sE É PARA COLOCAR O A/T, NA MINHA OPINIÃO É MAIS VANTAJOSO COLOCAR O 235/70/16, POIS O CARRO VAI TER MAIS ESTABILIDADE , ALÉM DE AUMENTAR A SEGURANÇA NA FRENAGEM. O USO DO 225/75 SÓ SE JUSTIFICA NO NO CASO DO MUD BF, POIS O 235/70 MUD É MOSCA BRANCA AQUI NO BRASIL. A DIFERENÇA DE ALTURA DO 225/75 PARA O 235/70 É POUCA. ABS. VÁLTER

TMorais
19/03/2009, 17:30
225/75 OU 235/70, SOMENTE COM O CALÇO DE SUSP. DE 2". sE É PARA COLOCAR O A/T, NA MINHA OPINIÃO É MAIS VANTAJOSO COLOCAR O 235/70/16, POIS O CARRO VAI TER MAIS ESTABILIDADE , ALÉM DE AUMENTAR A SEGURANÇA NA FRENAGEM. O USO DO 225/75 SÓ SE JUSTIFICA NO NO CASO DO MUD BF, POIS O 235/70 MUD É MOSCA BRANCA AQUI NO BRASIL. A DIFERENÇA DE ALTURA DO 225/75 PARA O 235/70 É POUCA. ABS. VÁLTER

Valter e Marco,

O colega não vai levantar a caranga nao. Só vai trocar os pneus e como os originais são caros está optando pelos 225/70. (pois o 225/75 e 235/70 raspam conforme vcs alertaram.)

Att
Morais

VOVÔ DO TROLLER
19/03/2009, 17:59
Valter e Marco,

O colega não vai levantar a caranga nao. Só vai trocar os pneus e como os originais são caros está optando pelos 225/70. (pois o 225/75 e 235/70 raspam conforme vcs alertaram.)

Att
Morais

Valeu TMorais. Neste caso então é melhor mesmo ir de 225/70/16. Abs

Andre Sousa
25/03/2009, 16:40
Voltando ao assunto sobre a possibilidade de quebra da carcaça de alumínio do diferencial dianteiro, encontrei em meus arquivos fotos do momento em que quebrei o meu quando tinha um Suzuki G. Vitara 3 portas ano 98.

A foto 4 mostra o exato momento que parei no meio da subida, já com o diferencial dianteiro quebrado.

Olha só que subida doida... Acho que hoje não faria... Se tivesse que fazer só com guincho.

Abraços.

Alexandre X
25/03/2009, 17:25
Voltando ao assunto sobre a possibilidade de quebra da carcaça de alumínio do diferencial dianteiro, encontrei em meus arquivos fotos do momento em que quebrei o meu quando tinha um Suzuki G. Vitara 3 portas ano 98.

A foto 4 mostra o exato momento que parei no meio da subida, já com o diferencial dianteiro quebrado.

Olha só que subida doida... Acho que hoje não faria... Se tivesse que fazer só com guincho.

Abraços.

Tem algum proprietario de GV/Tracker que usa algum tipo de suporte do diferencial dianteiro diferente do original? Pergunto pq apesar de compartilharem a mesma carcaça, o Vitara e o GV/Tracker possuem pontos de fixação diferentes. Isso no GV/Tracker impede a instalação da Homocinetica de Hilux pq ela entra em rota de colisão com o suporte no lado direito.
Quem tiver curiosidade olhe por baixo e confira como o suporte atrapalha tudo...

iwakura
25/03/2009, 17:57
Só pra constar... Tracker cinza: minha. Tracker prata: HRodrigues.

1. Camino Los Colorados, Purmarmarca;
2. Salar del Diablo, província de Salta, perto de Tolar Grande;
3. Destino mais alto: parte branca/amarelada no alto/centro. Mina Julia de enxofre, no limite da Argentina com o Chile;
4. Trackers na Mina Julia;
5. Altitude: 5226m.

[]
Mário.

TMorais
25/03/2009, 18:28
Show de bola a viagem!!:palmas:

HRodrigues,

Vc teria mais detalhes e fotos desse bagageiro?

Att

Pedrinha
25/03/2009, 21:30

HRodrigues,

Att

T, o bagageiro do Hélio é da Thule. Veja em www.thule.com.br (http://www.thule.com.br).

PS.: É para viagens assim que eu quero meu Tracker. Ambos os carros estão com os "honestos" Kits de 2" da RC4X4 + proteções inferiores + pneus Yokohama G12 235/70R16...eheheheh...mesmo "set-up" do meu azulão! :mrgreen:

Show de bola!

MXV Tecnologia Off Road
25/03/2009, 23:33
Kit 2", conjunto de molas e amortecedores a gas, sem adaptações, estamos aceitando encomendas. Consulte!!

Pedrinha
26/03/2009, 07:53
Kit 2", conjunto de molas e amortecedores a gas, sem adaptações, estamos aceitando encomendas. Consulte!!

Favor postar o cu$to!

Grato. :concordo:

MXV Tecnologia Off Road
26/03/2009, 09:51
Lift Kit 2" - Chevrolet Tracker

Kit completo, amortecedor + molas = R$ 2.850,00.

Forma Pag.- 3x iguais, sinal + 2 no boleto bancário(30/60).

Prazo de Entrega - final de Abril, para pedidos confirmados atá semana q vem.

Dúvidas: Marcelo (11) 7866-7040 ID 82*14742:pensativo:

Favor postar o cu$to!

Grato. :concordo:

Andre Sousa
26/03/2009, 12:40
Só pra constar... Tracker cinza: minha. Tracker prata: HRodrigues.

1. Camino Los Colorados, Purmarmarca;
2. Salar del Diablo, província de Salta, perto de Tolar Grande;
3. Destino mais alto: parte branca/amarelada no alto/centro. Mina Julia de enxofre, no limite da Argentina com o Chile;
4. Trackers na Mina Julia;
5. Altitude: 5226m.

[]
Mário.

Bela viagem... Pra nós do Rio é muito longe sair de carro até o Chile/Argentina... Dá até inveja dos magrão do sul chê. Parabéns.

Andre Sousa
26/03/2009, 12:47

Amigo esses amortecedores dianteiros não servem na Tracker não. Os amortecedores dos nossos carros são fixados pelo corpo. Segue desenho:

Be Trindade
26/03/2009, 12:56
Bom galera...
acho que todo mundo ja sabe.. mas vai rolar aquele passeio da areia... do Buraco da Aeronautica até Arraial!! dia 4/4...
alguem mais vai!?
valeu!

hrodrigues
26/03/2009, 13:50

HRodrigues,

Att

Olá Tarciso

O bagageiro é da Thule. No site vc encontrará mais de um modelo. Aí vc escolhe o que melhor lhe atende. Não se esqueça que tem de comprar as travessas tambem da Thule. No site tem uma tabela de especificação com o código para cada carro. Além de ser uma marca consagrada é de facílimo manejo. Deixo o meu bagageiro preso nas travessas e quando preciso instalo o conjunto em menos de 10 minutos. É praticamente plug&play. Durante toda a viagem não afroxou 1mm sequer. Recomendo.

Abs

Helio

hrodrigues
26/03/2009, 13:53
Bela viagem... Pra nós do Rio é muito longe sair de carro até o Chile/Argentina... Dá até inveja dos magrão do sul chê. Parabéns.

Olá Andre

Sou praticamente seu vizinho ( Niterói ) e dá para fazer a viagem numa boa. Anima e vai que vale a pena.

Abs

Helio

hrodrigues
26/03/2009, 14:00
T, o bagageiro do Hélio é da Thule. Veja em www.thule.com.br (http://www.thule.com.br).

PS.: É para viagens assim que eu quero meu Tracker. Ambos os carros estão com os "honestos" Kits de 2" da RC4X4 + proteções inferiores + pneus Yokohama G12 235/70R16...eheheheh...mesmo "set-up" do meu azulão! :mrgreen:

Show de bola!

Olá Alexandre

Voltando da viagem com várias observações. Uma delas é que preciso reforçar a suspensão traseira. A dianteira passou no teste com louvor. As molas que vc usa são do Opala de 4 ou 6, com ou sem ar ? Vou mudar as minhas.

Abs

Helio

Pedrinha
26/03/2009, 15:31
Olá Alexandre

Voltando da viagem com várias observações. Uma delas é que preciso reforçar a suspensão traseira. A dianteira passou no teste com louvor. As molas que vc usa são do Opala de 4 ou 6, com ou sem ar ? Vou mudar as minhas.

Abs

Helio

Caro Hélio,

Seja bem vindo à Base. Já gostei muito das poucas fotos postadas pelo Mário...depois vou querer ver o resto. Estou "babando" de inveja.
Quanto às molas, estou a sua disposição. A modificação a ser feita é muito simples. É "Plug&Play". Uso molas Cofap do Opala (anos 1969 a 1979) C/ AR + Calços de borracha específicos p/ esta mola. Compre uma mangueira destas de jardim e forre os primeiros elos destas molas para não ficar com barulhos enjoados. Seguem abaixo as fotos das molas e código do produto. Qq coisa é só perguntar.

Andre Sousa
26/03/2009, 16:07
O Pedrinha falou tudo sobre a instalação.

Apenas as molas que eu uso é que são diferentes. Veja o modelo na foto.

Outra observação. Com o uso da mola do Opala, corre o risco de a traseira ficar um pouco mais alta que a dianteira. Na prárica o carro passa ater 3" na trazeira. Algumas soluções já foram postadas aqui. Um colega optou por cortar um elo da mola. Eu particularmente não faria porque você verá que os elos finais, superior e inferior, possuem pequenas alterações para permitir o encaixe da mola.

A solução que eu dei foi substituir a mola dianteira pelas do G. Vitara V6. Como as molas são mais duras a suspensão sobe 1" na frente e tudo fica muito bom.

Abraços.

Supercharger
26/03/2009, 16:23
Cofap do Opala (anos 1969 a 1979) C/ AR

Pedrinha, pela etiqueta, não parece ser Opala com A/C. Parece ser OPAla/CARavan. A etiqueta com código diferente que o outro colega postou, esta sim, parece ser com ar...

Saudações palpiteiras,
Gustavo.

MXV Tecnologia Off Road
26/03/2009, 16:32
Muito bem observado, caro Andre :concordo:, realmente a foto não confere nos detalhes (é apenas ilustrativa). O kit serve sim, estou anexando a foto do kit instalado em detalhe a suspensão dianteira.

Muito obrigado pela ajuda,

Um forte abraço:concordo:

Amigo esses amortecedores dianteiros não servem na Tracker não. Os amortecedores dos nossos carros são fixados pelo corpo. Segue desenho:

MXV Tecnologia Off Road
26/03/2009, 16:43
Muito bem observado, caro Andre :concordo:, realmente a foto não confere nos detalhes (é apenas ilustrativa). O kit serve sim, estou anexando a foto do kit instalado em detalhe a suspensão dianteira.

Pedrinha
26/03/2009, 16:54
Pedrinha, pela etiqueta, não parece ser Opala com A/C. Parece ser OPAla/CARavan. A etiqueta com código diferente que o outro colega postou, esta sim, parece ser com ar...

Saudações palpiteiras,
Gustavo.

Bem observado Gustavo. É isso mesmo. A mola aplicada foi a do Opala / Caravan anos 69 > 79, SEM AR. Quando o modelo de mola refere-se a motorização com ar a descrição é outra...vide foto anexa.

Pedrinha
26/03/2009, 17:06
Caro MXV,

Se possível poste mais fotos. Seu site está em construção, logo não temos maiores informações sobre seu Kit. Outra coisa que pode nos interessar é se podemos adquirir somente os amortecedores e molas dianteiros (1/2 Kit). Qual é o país de origem dos componentes?

Marco-Maga
26/03/2009, 17:20
Olá pessoal, hoje 26/03 estarei no Pacaembu, e junto comigo vai o pessoal da concessionaria SUZUKI Kasama, e terá o GVJIII para teste drive. Estaremos prox a aquela kombi que vende pernil...
Quem quiser pode aparecer...

Abs.

hrodrigues
28/03/2009, 08:39
Bem observado Gustavo. É isso mesmo. A mola aplicada foi a do Opala / Caravan anos 69 > 79, SEM AR. Quando o modelo de mola refere-se a motorização com ar a descrição é outra...vide foto anexa.

Ola Alexandre

Vc cortou um elo da mola ? Me lembro que quando vi seu carro a traseira não me pareceu mais alta que a dianteira. Estava dentro dos padrões normais.

Abs

Helio

Pedrinha
28/03/2009, 19:20
Ola Alexandre

Vc cortou um elo da mola ? Me lembro que quando vi seu carro a traseira não me pareceu mais alta que a dianteira. Estava dentro dos padrões normais.

Abs

Helio

Olá Hélio,

Não precisei cortar nada...foi Plug&Play. Ficou muito bom. Para quem está acostumado com a suspensão original, estranha num primeiro momento, pois realmente fica um pouco mais duro. Mas, depois que se acostuma, percebe-se claramente que o carro fica mais firme.
Se vc quiser andar no carro para ver como fica, podemos combinar um dia qq da semana que vem...pois estou em São Paulo e só volto amanhã no final do dia.

hrodrigues
29/03/2009, 07:52
Olá Hélio,

Não precisei cortar nada...foi Plug&Play. Ficou muito bom. Para quem está acostumado com a suspensão original, estranha num primeiro momento, pois realmente fica um pouco mais duro. Mas, depois que se acostuma, percebe-se claramente que o carro fica mais firme.
Se vc quiser andar no carro para ver como fica, podemos combinar um dia qq da semana que vem...pois estou em São Paulo e só volto amanhã no final do dia.

Olá Alexandre

Semana que vem entro em contato para trocar umas idéias.

Abs

Helio

Alberto.Oliveira
29/03/2009, 20:00
Seria importante fazer um teste. Sugiro comprar só 1 alargador e verificar como fica. Se entender que é o que você esperava compre os outros três. Se estivesse no Rio eu tiraria um do meu carro para você ver como fica no seu.

Se decidir fazê-lo me avise porque são necessários ajustes no torneiro.

De positivo apenas informo que acabariam definitivamente os problemas de raspar nas longarinas, o carro ganharia maior estabilidade por causa de 6 cm de prolongamento nos eixos e o visual fica muito mais bonito orque os pneus ficam no limite exato dos paralamas.

Colegas,

Rodas com offset negativo resolvem, sem a necessidade de usar os espaçadores?? Ou seja: lift 2' + pneus 235/70 + rodas offset negativo (-12) resolvem a parada para não raspar??

Abraços,
Alberto

rogertx
30/03/2009, 19:33
Parabens! Exelente trabalho!

Be Trindade
30/03/2009, 19:49
Eu acho que nao.. pq ela pegaria na caixa de roda.. sei la..
eu ja fiz um teste... e vi que fica mt perto de pegar...
isso foi na roda traseira... a dianteira é ainda pior... queria ver alguem que comprou e fez um teste...

vlww!!

Colegas,

Rodas com offset negativo resolvem, sem a necessidade de usar os espaçadores?? Ou seja: lift 2' + pneus 235/70 + rodas offset negativo (-12) resolvem a parada para não raspar??

Abraços,
Alberto

OLIVEIRA
07/04/2009, 21:25
Pedrinha, tudo bem contigo? Só para confirmar vc manteve os calços da rc 4X4 quando da troca das molas traseiras correto?

Caro Hélio,

Seja bem vindo à Base. Já gostei muito das poucas fotos postadas pelo Mário...depois vou querer ver o resto. Estou "babando" de inveja.
Quanto às molas, estou a sua disposição. A modificação a ser feita é muito simples. É "Plug&Play". Uso molas Cofap do Opala (anos 1969 a 1979) C/ AR + Calços de borracha específicos p/ esta mola. Compre uma mangueira destas de jardim e forre os primeiros elos destas molas para não ficar com barulhos enjoados. Seguem abaixo as fotos das molas e código do produto. Qq coisa é só perguntar.

VOVÔ DO TROLLER
07/04/2009, 21:31
Boa noite oliveira, tudo bem? Como foi de férias? Com o uso das molas traseiras do opala os calços deverão ser dispensados pois a altura da mola é equivalente a molas originais + calços. abs válter

OLIVEIRA
07/04/2009, 21:56
Olá Válter, tudo bem? As férias foram boas deu pra relaxar um pouco sim.
Foi o que achei, pois, na minha viatura como mantive o calço a traseira ficou mais alta, será que isto pode ter maiores consequência caso não tenha gostaria de mantê-las pois ficou bom o visual. O que acha?

Boa noite oliveira, tudo bem? Como foi de férias? Com o uso das molas traseiras do opala os calços deverão ser dispensados pois a altura da mola é equivalente a molas originais + calços. abs válter

Horacio Teles
07/04/2009, 23:00
Foi o que achei, pois, na minha viatura como mantive o calço a traseira ficou mais alta, será que isto pode ter maiores consequência caso não tenha gostaria de mantê-las pois ficou bom o visual. O que acha?
Olá Oliveira.
Bom que esteja de volta. Também espero que tenha curtido bons momentos durante as férias. Não esqueça da verificação dos suspiros do chassi. Um abraço e até breve.

Pedrinha
08/04/2009, 08:02

Caro Oliveira,

O Valter já bem respondeu sua primeira dúvida. Quanto à segunda, eu não manteria esta configuração, pois com o peso extra que seu carro possui na frente, por conta do guincho, vc vai sacrificar muito a suspensão dianteira. Assim, os amortecedores dianteiros vão para o saco rapidinho.

OLIVEIRA
08/04/2009, 11:17
Era o que eu suspeitava, você tem toda razão. Valeu pela opinião Pedrinha e vindo de você que tem Suzuki há anos não há mais dúvidas de minha parte.
Aproveitando a ocasião pergunto: na foto que anexei na mensagem tem duas peças amareladas de um kit de suspensão, algumas delas são prolongadores de suspensão? Abração.:)

Caro Oliveira,

O Valter já bem respondeu sua primeira dúvida. Quanto à segunda, eu não manteria esta configuração, pois com o peso extra que seu carro possui na frente, por conta do guincho, vc vai sacrificar muito a suspensão dianteira. Assim, os amortecedores dianteiros vão para o saco rapidinho.

TMorais
08/04/2009, 11:26
Era o que eu suspeitava, você tem toda razão. Valeu pela opinião Pedrinha e vindo de você que tem Suzuki há anos não há mais dúvidas de minha parte.
Aproveitando a ocasião pergunto: na foto que anexei na mensagem tem duas peças amareladas de um kit de suspensão, algumas delas são prolongadores de suspensão? Abração.:)

Oliveira,

As duas peças amareladas são os prolongadores dos amortecedores dianteiros.
As 4 peças pretas redondas são os prolongadores dos batentes os quais vc estava comentando anteriormente que iria colocá-los (necessários).

Esse kit é de qual empresa? Não conheço as 4 peças (tipo roscas) prateadas da foto.:pensativo:

OLIVEIRA
08/04/2009, 11:41
Morais, é o kit da ALTERNATIVA para o vitara. Será que o batente serve para o Gran Vitara/Tracker?

Oliveira,

As duas peças amareladas são os prolongadores dos amortecedores dianteiros.
As 4 peças pretas redondas são os prolongadores dos batentes os quais vc estava comentando anteriormente que iria colocá-los (necessários).

Esse kit é de qual empresa? Não conheço as 4 peças (tipo roscas) prateadas da foto.:pensativo:

TMorais
08/04/2009, 11:47
Morais, é o kit da ALTERNATIVA para o vitara. Será que o batente serve para o Gran Vitara/Tracker?

Comprei o meu na Alternativa também. Pela foto é parecido com o do kit da Tracker/GV 4 portas (melhor consultar devido a rosca). Verifique se eles vendem somente os prolongadores do batente. (os menores são na dianteira e os maiores traseira).

Att

OLIVEIRA
08/04/2009, 11:55
Morais, acabei de falar com o pessoal de lá e infelizmente não há no kit da Tracker/Gran Vitara esta peça. Que pena mesmo.....rs :putz::cry:
Preciso ir...abração.:)

Comprei o meu na Alternativa também. Pela foto é parecido com o do kit da Tracker/GV 4 portas (melhor consultar devido a rosca). Verifique se eles vendem somente os prolongadores do batente. (os menores são na dianteira e os maiores traseira).

Att

TMorais
08/04/2009, 12:07
Morais, acabei de falar com o pessoal de lá e infelizmente não há no kit da Tracker/Gran Vitara esta peça. Que pena mesmo.....rs :putz::cry:
Preciso ir...abração.:)

Blz Oliveira,

Mas saliento que comprei o kit da alternativa4x4 com os prolongadores do batente dianteiro e traseiro e estão instalados. Segue foto do kit RC e da Alternativa (modelo) para análise:

Foto 1- RC - Não tem o prolongador do batente.
Foto 2 - Alternativa - tem prolongador.

Vc ligou para a RC ou Alternativa?

hrodrigues
08/04/2009, 16:32
Caro Oliveira,

Ola Alexandre

Estou em falta com vc. Fiquei de entrar em contato mas, por falta de tempo, não deu. Pensei melhor e vou fazer a troca das molas mais pra frente. Como não farei nenhuma viagem longa (muita bagagem=muito peso) por agora, dá pra esperar um pouco.Farei outra longa mais pra frente aí vou levantar a viatura e trocar tudo, amortecedores e molas. Embora não apresentem nenhum sintoma de defeito, depois da pauleira da viagem, não devem estar muito confiáveis. E as bieletas, quem diria, resistiram bravamente. Acho que o calço ajudou. De qualquer forma, sem pressa, se vier por estas bandas me dá um toque e nos encontraremos.

Abs

Helio

Pedrinha
08/04/2009, 17:12
Ola Alexandre

Estou em falta com vc. Fiquei de entrar em contato mas, por falta de tempo, não deu. Pensei melhor e vou fazer a troca das molas mais pra frente. Como não farei nenhuma viagem longa (muita bagagem=muito peso) por agora, dá pra esperar um pouco.Farei outra longa mais pra frente aí vou levantar a viatura e trocar tudo, amortecedores e molas. Embora não apresentem nenhum sintoma de defeito, depois da pauleira da viagem, não devem estar muito confiáveis. E as bieletas, quem diria, resistiram bravamente. Acho que o calço ajudou. De qualquer forma, sem pressa, se vier por estas bandas me dá um toque e nos encontraremos.

Abs

Helio

Tá tranquilo Hélio. Eu tb estou na luta...viajarei à trabalho a semana que vem toda.

fhilipe
09/04/2009, 00:11
desculpem eu perguntar por aqui mais nao achei nada na busca e estou lendo o topico porem estou na pagina 270, então estou achando que me u vidro do motorista esta com uma folga até grande no vidro ele ficou folgado da até pra ver quando a gente segura o vidro e balança pra frente e pra tras (e nao pra baixo e pra cima) fui claro ?
dai quando eu pevanto o vidro ele vai pra uma posição, e quando abaixo ele faz um TEC e desce (muda de posição e desce normalmente) mais como sou desesperado ja acho que esse problema pode piorar com o tempo, ja que o carro só tem 2 meses e 7000 km rodado, se eu levar nos incriveis mecanicos da GM conseguem numa boa regular ou é melhor levar a outro lugar pra nao passar raiva ?

o que faço pessoal, qualquer dica ta valendo

a e to lendo esse topico todo mesmo, maravilha ele, e to pensando em levantar o carro, trocar pneu, proteções etc, to aprendendo por aqui.

abraços

hrodrigues
09/04/2009, 06:37
desculpem eu perguntar por aqui mais nao achei nada na busca e estou lendo o topico porem estou na pagina 270, então estou achando que me u vidro do motorista esta com uma folga até grande no vidro ele ficou folgado da até pra ver quando a gente segura o vidro e balança pra frente e pra tras (e nao pra baixo e pra cima) fui claro ?
dai quando eu pevanto o vidro ele vai pra uma posição, e quando abaixo ele faz um TEC e desce (muda de posição e desce normalmente) mais como sou desesperado ja acho que esse problema pode piorar com o tempo, ja que o carro só tem 2 meses e 7000 km rodado, se eu levar nos incriveis mecanicos da GM conseguem numa boa regular ou é melhor levar a outro lugar pra nao passar raiva ?

a e to lendo esse topico todo mesmo, maravilha ele, e to pensando em levantar o carro, trocar pneu, proteções etc, to aprendendo por aqui.

abraços

Ola fhilipe

Como está na garantia acho melhor levar na concessionária. Se não conseguirem regular, exija um conjunto novo. Se for possível peça para acompanhar o serviço.

Abs

Helio

Murillus
09/04/2009, 16:35
como está na garantia acho melhor levar na concessionária.
Se não conseguirem regular, exija um conjunto novo.
Se for possível peça para acompanhar o serviço.

uma dica é ficar la vendo o que esta sendo feito...

[]s

fhilipe
09/04/2009, 20:20
aiai, essa folga que da pra verificar segurando o vidro meio aberto, e forçar pra frente e pra tras (de leve) é normal essa folga ? o do passageiro da pra verificar que esta meio "desrugulado" porem um pouco menos, e nao gera o TEC toda vez que abaixo (apos uma levantada), mais creio que em pouco tempo va surgir, os de tras estão 100% oks.

obrigado pela dica pessoal, ja que vão desmontar toda a porta, será que nao vao pedir pra eu deixar o carro la pelo dia todo ou até buscar no outro dia ?

postei no outro topico um problema de barulho, podem dar uma força por la ?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=851614#post851614 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=851614#post851614)

abraços

VOVÔ DO TROLLER
12/04/2009, 16:16

abraços
Boa tarde Philipe. Aconteceu a mesma coisa comigo no Tracker. Somente após a 4a. visita a autorizada (dentro da garantia) e com a troca do conjunto todo ( do lado do motorista) é que o problema foi solucionado (pelo menos até agora). Se não arrumarem na 1a. vez, você tem que insistir para a troca do conjunto completo, pois se a garantia terminar "bau-bau". Abs. Válter

VOVÔ DO TROLLER
12/04/2009, 16:23
Boa tarde Oliveira. Você vai fazer a trilha da Petrobrás? A minha opinião é a mesma do Pedrinha. Não se esqueça também da recomendação do Horácio. Com relação ao prolongadores, eu não sei te dizer pois eu ainda não os utilizo. Devo colocá-los assim que puder e estou atento às informações. Abs. Válter

fhilipe
12/04/2009, 19:26
Boa tarde Philipe. Aconteceu a mesma coisa comigo no Tracker. Somente após a 4a. visita a autorizada (dentro da garantia) e com a troca do conjunto todo ( do lado do motorista) é que o problema foi solucionado (pelo menos até agora). Se não arrumarem na 1a. vez, você tem que insistir para a troca do conjunto completo, pois se a garantia terminar "bau-bau". Abs. Válter

mais o que aconteceu com o seu vidro ? ele parou de funcionar ? ficou travando ? muito barulho ?

aqui só tem esse TEC no seguinte caso:
subo o vidro ok, quando desce ele faz TEC baixo e desce ...

espero ser só uma regulada.
não da pra ficar muito tempo sem o carro, e é o unico daqui.

abraços.

VOVÔ DO TROLLER
12/04/2009, 20:43
mais o que aconteceu com o seu vidro ? ele parou de funcionar ? ficou travando ? muito barulho ?

aqui só tem esse TEC no seguinte caso:
subo o vidro ok, quando desce ele faz TEC baixo e desce ...

espero ser só uma regulada.
não da pra ficar muito tempo sem o carro, e é o unico daqui.

abraços.
Exatamente. Parou de funcionar e travou (antes de travar havia um barulhinho que vinha de dentro da porta). Ele tem a folga quando é balançado da frente para trás, ou vice-versa. Com o tempo a folga fica cada vez maior, até o vidro travar numa determinada posição e não se movimentar mais. A solução temporária nesta caso ( até chegar na autorizada) é forçar o vidro para cima com a mão ao mesmo tempo que o botão de levantar o vidro é acionado. No meu caso especificamente foram feitas várias regulagens (lado do motorista) e o problema sempre voltava. Apenas na 5a. vez ( e não na 4a. como eu havia dito anteriormente ) que o carro foi para a autorizada eu exige a troca total das peças (motor, guarnição e calços) e aí o problema fui solucionado ( pelo menos até agora). "Encha o saco" do pessoal da autorizada, ligue para o SAC da GM, caso o problema não seja resolvido com a regulagem e nesta situação peça a troca dos componentes do vidro elétrico. Talvez no seu caso, apenas com a regulagem já fique bom. Caso contrário, faça o que eu lhe disse. ABs. Válter.

p.s. o vidro do passageiro também travou, mas neste caso resolveu apenas com a regulagem

OLIVEIRA
13/04/2009, 00:33
Oi Válter desculpe a demora na resposta (ainda me recupero das férias) e a semana foi pesada pois havia serviço acumulado.
Olha estou com a viatura no médico espero estar com o problema resolvido até sexta para fazer a trilha sim estou com muita vontade de ir espero que dê tudo certo. Li sobre os vidros que coisa hem? Mas a suzuki não vai assumir a garantia e assistencia tecnica das tracker?
Abração.

Boa tarde Oliveira. Você vai fazer a trilha da Petrobrás? A minha opinião é a mesma do Pedrinha. Não se esqueça também da recomendação do Horácio. Com relação ao prolongadores, eu não sei te dizer pois eu ainda não os utilizo. Devo colocá-los assim que puder e estou atento às informações. Abs. Válter

OLIVEIRA
13/04/2009, 00:39
Sim tinha razão o rapaz que não me entendeu (acho que talvez expliquei inadequadamente). Fui lá neste sábado e comprei so os prolongadores, quando for mexer na suspensão mandarei colocá-los valeu pela observação.
abraçao.:)

Blz Oliveira,

Mas saliento que comprei o kit da alternativa4x4 com os prolongadores do batente dianteiro e traseiro e estão instalados. Segue foto do kit RC e da Alternativa (modelo) para análise:

fhilipe
13/04/2009, 10:40
inacreditavel como pode acontecer isso em um carro novo aiai, ainda mais eu que mal uso o ar condicionado, o do passageiro vai ocorrer o mesmo pelo que percebi, obrigado vbeltram (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=16139) e la vou eu me estressar com esse povo.

Andre Sousa
18/04/2009, 22:43
Legal o Kit da Alternativa vir com os prolongadores dos batentes. Mostra que os caras estão evoluindo na observação das necessidades do carro. Só não conheço a qualidade do material, mas se for equivalente ao da RC eu optaria pelo Kit da Alternativa.

Abraço pra todos.

Blz Oliveira,

Legal o Kit da Alternativa vir com os prolongadores dos batentes. Mostra que os caras estão evoluindo na observação das necessidades do carro. Só não conheço a qualidade do material, mas se for equivalente ao da RC eu optaria pelo Kit da Alternativa.

Abraço pra todos.

Murillus
19/04/2009, 09:57
Legal o Kit da Alternativa vir com os prolongadores dos batentes

2x...

os meu eu troquei por um maiores e mais resistentes...

[]s

OLIVEIRA
23/04/2009, 00:48
Concordo com Você André, todavia, os suportes e prolongadores dos amortecedores da alternativa, aparentemente, são de qualidade inferior ao da RC mas aí só um especialista para constatar o fato. Os prolongadores do batente são de excelente material.

Abraço pra todos.

Abraço pra todos.

Andre Sousa
24/04/2009, 19:34

Boa opção essa da MXV. É tanta mensagem que está passou despercebido. Pra que está tentando melhorar a suspensão dianteira não descartaria ver esse material.

Abraços.

OLIVEIRA
26/04/2009, 15:59
Caro Andre Sousa, você poderia postar algumas fotos de como você fixou os estribos que fez (projeto seu) no chassi da viatura? Isto porque estou querendo fazer um estribo para proteger a parte lateral da viatura. Poderia dizer-me, também, se você retirou a parte plástica "espécie de soleira" que fica abaixo da porta da viatura e que tipo de tubo e espessura que utilizou na confecção do seu estribo. Obrigado.

nanito
27/04/2009, 16:58
Galera, perguntinha rápida pq estou sem tempo pra pesquisar todo o fórum: dá algum guru com as pinças dos freios colocando roda 15" no GV ou Tracker? Um amigo comprou um GV 2001 e tá querendo colocar umas mangels de aço.

Be Trindade
27/04/2009, 17:56
Galera, perguntinha rápida pq estou sem tempo pra pesquisar todo o fórum: dá algum guru com as pinças dos freios colocando roda 15" no GV ou Tracker? Um amigo comprou um GV 2001 e tá querendo colocar umas mangels de aço.
Tem um jeito sim... tem gente que desbasta (nao sei se é isso) a pinça... eu ainda nao tive essa coragem! mas ele pode optar pelas mangels 16''...
vlww!

fhilipe
27/04/2009, 18:55
andré acho que essa GV era sua certo ?

onde comprou ou fez essa proteção que acredito ser a proteção de carter com prolongamento frontal.
pesquisei e gostei de 2 onde relato no topico de peito de aço (1 da rc4x4 e outro da newtrack porem nenhuma das duas protege tanto quanto o da foto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32647
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=163075&d=1238010016

fhilipe
27/04/2009, 19:06
Alem do MXV
o da Ironman não é uma boa opção ?
tem um pessoal daqui do forum que esta usando em outros veiculos e tem um kit de amortecedores + molas maiores que originais em 2", e ainda tem garantia vou anexar o email que recebi de volta, mais serve apenas como parametro pois ja tem um certo tempo que o recebi

SUSPENSÃO DIANTEIRA Ref.

AMORTECEDOR Nitro Gas Mini Strut 12083GR R$ 926,48

MOLAS dianteira
Grand Vitara SWB & 4 Cyl SUZ005B R$ 506,95

SUSPENSÃO TRASEIRA AMORTECEDOR

Nitro Gas 12658GRR$ 657,08

MOLAS Mola Aspiral Grand Vitara LWB - 5 Portas SUZ016B R$ 506,95

Kit preparação nível 1 TOTALIZANDO 2597,46

as molas são preços de pares.
ou seja ta completo amortecedores + molas ...

A garantia do kit de suspensão é de 40mil km ou dois anos. Além da garantia contra defeitos de fabricação. Os amortecedores nitro-gás são os mais utilizados atualmente em veículos de uso mais off road e de valores alto.

ironman@br.inter.net
o usuario que me enviou isto foi o Sergio Holanda

bom tem a possibilidade de usar os amortecedores e molas somente para dianteira da iroman e usar o famoso conjunto mola opala + amortecedor do suprema a gas na trazeira.
lembrando que o amortecedor + mola da ironman é 2" maior que o original.

Morcego
27/04/2009, 22:10
Proteções inferiores para Vitara, protetor do motor, da T-Case e do tanque.

Murillus
28/04/2009, 15:33
Proteções inferiores para Vitara, protetor do motor, da T-Case e do tanque.

showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

Andre Sousa
28/04/2009, 17:17

Não dá não. Desbastar as pinças é coisa de doido. Eu até confesso que tentei mas não prossegui com a idéia.

Se o caboclo quer mesmo aro 15" teria que procurar uma roda com off-set negativo e que ficasse mais afastada da pinça. Acho até que será possível achar.

Abraços.

Andre Sousa
28/04/2009, 17:31
Caro Andre Sousa, você poderia postar algumas fotos de como você fixou os estribos que fez (projeto seu) no chassi da viatura? Isto porque estou querendo fazer um estribo para proteger a parte lateral da viatura. Poderia dizer-me, também, se você retirou a parte plástica "espécie de soleira" que fica abaixo da porta da viatura e que tipo de tubo e espessura que utilizou na confecção do seu estribo. Obrigado.

A fixação é direta nas longarinas do chassis, por meio de duas chapas (como uma mão) que são apertadas por parafusos.

As dimensões do estribo que desenhei é aplicável pra que usa 2" + 2". Pra que ficsse mais colado à carroceria eu retirei "parte plástica "espécie de soleira" que fica abaixo da porta da viatura". O tubo de ferro justamente aquele espaço. Se for colocar o estribo mantendo esse acabamento plástico (como os "Bepo" e "Keko" que existem no mercado) penso que fica muito pra fora do carro e dificulta nas trilhas. É certo que vai ficar emperrado justamente pelo estribo.

Nas fotos 1 e 2 dá pra ver os modelos tradicionais e a fixação como é feita.

Abraços

Andre Sousa
28/04/2009, 17:36
Veja nas fotos a seguir como o estribo pode ficar bem rente à carroceria se a peça de acabamanto da caixa de ar for retirada.

Andre Sousa
28/04/2009, 17:42
andré acho que essa GV era sua certo ?

onde comprou ou fez essa proteção que acredito ser a proteção de carter com prolongamento frontal.
pesquisei e gostei de 2 onde relato no topico de peito de aço (1 da rc4x4 e outro da newtrack porem nenhuma das duas protege tanto quanto o da foto.

Esse é o peito-de-aço da RC 4x4.

Abraços.

TMorais
28/04/2009, 17:47
Pessoal,

Verifiquei esse gancho da Pajero Full (vide foto anexa- o pneu que aparece na foto é o estepe que fica sob o carro) e acredito que sirva na Tracker prendendo tambem no chassi. O chassi do Tracker, na parte traseira, tem dois furos (roscas) com as medidas parecidas com esse gancho da Pajero (se tiver que ter algum acerto será no proprio gancho). Vou ver se consigo essa peça para ver a viabilidade. Isso evitaria usar o gancho traseiro do Tracker.

O que acham?

Att
Morais

Andre Sousa
28/04/2009, 18:02
Pessoal,

Verifiquei esse gancho da Pajero Full (vide foto anexa- o pneu que aparece na foto é o estepe que fica sob o carro) e acredito que sirva na Tracker... Isso evitaria usar o gancho traseiro do Tracker.

O que acham?

Att
Morais

Por que não usar o gancho traseiro do Tracker?

TMorais
28/04/2009, 18:12
Usamos sim o gancho traseiro original. Só acho ele frágil e o meu já está um pouco empenado para cima.. seria mais uma opção no tracker e robusta.

Att
Morais

Andre Sousa
28/04/2009, 18:42
Usamos sim o gancho traseiro original. Só acho ele frágil e o meu já está um pouco empenado para cima.. seria mais uma opção no tracker e robusta.

Att
Morais

Não vejo uma opção mais segura e robusta do que o ponto de ancoragem original do veículo. você pode literalmente levantar o carro do chão e deixá-lo pendurado por esse ponto de fixação original.

Abraços.

TMorais
28/04/2009, 18:47
Não vejo uma opção mais segura e robusta do que o ponto de ancoragem original do veículo. você pode literalmente levantar o carro do chão e deixá-lo pendurado por esse ponto de fixação original.

Abraços.

Eu sei que o original é seguro. Mas o que achou desse ponto de ancoragem? assim que conseguir essa peça informo.

fhilipe
28/04/2009, 19:07
pessoal esqueceram do post sobre alternativas para suspensão ...

estou pesquisando e vi que não falaram nada sobre as peças da ironman, bom é uma alternativa a mais ja que a dianteira ainda não tem solução definitiva.

abraços a todos, comecei a ler o topico quando ganhei a tracker e só terminei essa semana, esta sendo muito util, e aos poucos vou tentando deixar minha tracker bem legal.

Morcego
28/04/2009, 19:27
Veja nas fotos a seguir como o estribo pode ficar bem rente à carroceria se a peça de acabamanto da caixa de ar for retirada.

André,

Mesmo rente à carroceria você ainda perde um pouco de vão livre com este estribo tubular.
O Fabil aqui do Forum fabrica um bem legal que alem de proteger melhor as caixas de ar, você não perde nada de vão livre.

http://samuraispeedporco.lidonet.net/arquivos/rockgvitara2.jpg

http://samuraispeedporco.lidonet.net/arquivos/rockGvitara.jpg

OLIVEIRA
29/04/2009, 00:17
Andre, muito obrigado pelas dicas, fotos e ilustrações gráficas vou estudá-las com carinho ajudou muito.Abração especial para você.
A fixação é direta nas longarinas do chassis, por meio de duas chapas (como uma mão) que são apertadas por parafusos.

As dimensões do estribo que desenhei é aplicável pra que usa 2" + 2". Pra que ficsse mais colado à carroceria eu retirei "parte plástica "espécie de soleira" que fica abaixo da porta da viatura". O tubo de ferro justamente aquele espaço. Se for colocar o estribo mantendo esse acabamento plástico (como os "Bepo" e "Keko" que existem no mercado) penso que fica muito pra fora do carro e dificulta nas trilhas. É certo que vai ficar emperrado justamente pelo estribo.

Nas fotos 1 e 2 dá pra ver os modelos tradicionais e a fixação como é feita.

Abraços

OLIVEIRA
29/04/2009, 00:21
Exatamente, com a retirada dessa "saia" melhora bastante o espaço para inserção de algo semelhante a um estribo ou um estribo mesmo. Valeu!
Abraço.:-D

OLIVEIRA
29/04/2009, 23:20
Caro Fernando, se me permite opinar concordo com você e acho que com qualquer tipo de estribo há perda de vão livre, que poderá ser maior ou menor dependendo do projeto de cada um. Esta questão é delicada e mais complexa do que possa parecer.
Abraço.:concordo::-|

André,

Mesmo rente à carroceria você ainda perde um pouco de vão livre com este estribo tubular.
O Fabil aqui do Forum fabrica um bem legal que alem de proteger melhor as caixas de ar, você não perde nada de vão livre.

OLIVEIRA
29/04/2009, 23:23
Morais, tudo bem como vai? Domingo último passei umas fotos da instalação do suporte do guincho e protetor de faróis para o Nagata que talvez possa interessar-lhe; pedi a ele que repassasse a você.

Eu sei que o original é seguro. Mas o que achou desse ponto de ancoragem? assim que conseguir essa peça informo.

pmarc
30/04/2009, 08:18
Pessoal,

Verifiquei esse gancho da Pajero Full (...)

Vou ver se consigo essa peça para ver a viabilidade

Se conseguir, avise! :mrgreen:

Por que não usar o gancho traseiro do Tracker?

Eu acho que quanto mais pontos de ancoragem, melhor!
Possibilita fazer uma melhor distribuićão de carga nos pontos de ancoragem (os do carro e os do solo!)

Nas lojas de acessórios para 4x4 tem uma porćão de ganchos, inclusive forjados...
Na Donatti tem esse (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=667902) (só precisa ver se a furaćão é mesma)
http://www.jet.com.br/design/donatti4x4/produto/multifotos/13498-GI3.jpg (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=667902)

e esse (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=636553), mas vai ter que soldar numa chapa e depois parafusar no chassis, criando assim dois pontos de fraqueza..

Na Armazém 4x4 tem uns da Warn, que custam 3x o prećo daqueles da Donatti, além de não conseguir copiar o link. É só ir no site e procurar "gancho"

Morcego
01/05/2009, 10:36
Caro Fernando, se me permite opinar concordo com você e acho que com qualquer tipo de estribo há perda de vão livre, que poderá ser maior ou menor dependendo do projeto de cada um. Esta questão é delicada e mais complexa do que possa parecer.
Abraço.:concordo::-|

Oliveira,

Não sei porque as fotos que postei não aparecem mais.
Mas as fotos que o Fabil colocou mostra bem.
Os Rocksliders que ele faz não tem nada de complexo, já vi instalado aqui em GVs e é muito simples de instalar, protegem bem as caixas de ar e como ele disse, "não" perdem nada de vão livre.

(Meu post é puramente informativo, não estou ganhando nada pela propaganda, mas depois desta devia né Fabil). :mrgreen:

Grande abraço

fhilipe
01/05/2009, 11:31
ignoraram meus posts heehheh
mais tudo bem, bom estou fazendo minha receita e anotando tudo alguem pode dar alguma dica a mais ?

trazeira: mola dianteira do apola 4cc ou 6cc
amortecedor suprema cofap turbo gas GL1024
sem calço RC4x4

dianteira: mola GV diesel
calço RC 4x4
prolongador de batente

calço da barra estabilizadora de 1,3cm + dobra na chapa pra não raspar.
suporte da barra pahad aliviar as bieletas.

bom pessoal com essas peças pelos relatos levanta 3" é preciso do suporte da barra pahad ? e principalmente rebaixar o diferencia dianteiro ?

vou ultilizar o carro pra viagens longas pela america do sul, andar muito em Ripio, mais creio que nunca vou a uma trilha pesada, e irei muito a areia, talvez duna, e não sou de correr em estrada de terra somente quando não a buracos, e nada de ficar vuando em lombadas.

pra reforçar coloquei o meu uso pretendido, e em relação a rebaixar o diferencial vai complicar muito, pois não é qualquer mecanico que faz o custo pode ficar elevado, e queria manter o diferencial de aluminio creio que para meu uso não ira força-lo to certo ?

o pneu pensei bastante no BF A/T 235/70

abraço a todos.

VOVÔ DO TROLLER
01/05/2009, 17:38
mais tudo bem, bom estou fazendo minha receita e anotando tudo alguem pode dar alguma dica a mais ?

sem calço RC4x4

calço RC 4x4
prolongador de batente

bom pessoal com essas peças pelos relatos levanta 3" é preciso do suporte da barra pahad ? e principalmente rebaixar o diferencia dianteiro ?

vou ultilizar o carro pra viagens longas pela america do sul, andar muito em Ripio, mais creio que nunca vou a uma trilha pesada, e irei muito a areia, talvez duna, e não sou de correr em estrada de terra somente quando não a buracos, e nada de ficar vuando em lombadas.

pra reforçar coloquei o meu uso pretendido, e em relação a rebaixar o diferencial vai complicar muito, pois não é qualquer mecanico que faz o custo pode ficar elevado, e queria manter o diferencial de aluminio creio que para meu uso não ira força-lo to certo ?

abraço a todos.
Com certeza o BF A/T é o melhor do mercado na categoria. Eu uso e recomendo.Abs. Válter

fhilipe
02/05/2009, 04:34
vlw vbeltram (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=16139) vou anotando as dicas, o pneu ainda vou procurar um revendedor barato.

vou aguardar mais dicas.
o topico ta meio parado.

Newton Guerra
02/05/2009, 19:43

sem calço RC4x4

calço RC 4x4
prolongador de batente

abraço a todos.

Fhilipe,

Pra fazer o uso que você quer esquece de mexer no diferencial. As molas dianteiras do diesel só se você for colocar guincho. Fiz 2 viagens pela Argentina no GV com calço da RC rodando em muito rípio, o carro fica muito bom. Eu optei por molas do 4 cc na traseira, teoricamente mais macias. Logo vou por essa configuração no Tracker Também.

Abraços

OLIVEIRA
04/05/2009, 01:43
Acho que os amortecedores dianteiros originais da Tracker são CORVEN (ARGENTINOS) e os do Gran Vitara TOKIKO - não sei se é assim que escreve (Japoneses).

Andre,

Me tire uma dúvida.. se os amortecedores da Tracker sao monroe e os convencionais também... Qual a referencia de ambos para facilitar... Onde vc comprou o par dianteiro convencional?

Pedrinha
04/05/2009, 08:11
Caro Philipe,

Estou usando há 1 ano a configuração em destaque e não tenho nada a reclamar:

trazeira: mola dianteira do opala 4cc ou 6cc
amortecedor suprema monroe cofap turbo gas GL1024
sem calço RC4x4

dianteira: mola original GV diesel
calço RC 4x4
prolongador de batente

suporte da barra pahad aliviar as bieletas (???).

o pneu pensei bastante no BF A/T 235/70. Eu utilizo os Yokohama G12 235/70R16, mas são caros.

PS.: Não deixe de instalar as proteções inferiores.

abraço a todos.

VOVÔ DO TROLLER
04/05/2009, 14:35
Acho que os amortecedores dianteiros originais da Tracker são CORVEN (ARGENTINOS) e os do Gran Vitara TOKIKO - não sei se é assim que escreve (Japoneses).
Boa tarde grande Oliveira. Os amortecedores (tanto dianteiros quanto traseiros) originais do Tracker são os Monroe argentinos. São muitos macios e fracos , na minha opinião. Eu estourei um dos originais dianteiros, apenas com 8.000 km de uso. Aproveitei e troquei os 2 (dianteiros) pelos K Y B (japones). Até agora, após mais de 20.000 km rodados, estão dando a conta do recado de maneira surpreendente, pois eu já peguei um bocado de buracos com eles. Com os K Y B , o carro fica bem mais estável e firme, sem perder o conforto, principalmente nas curvas. Abs. Válter

fhilipe
04/05/2009, 15:25
na pressa escrevi tudo junto

na verdade era pra sair

para aliviar as bieletas.

suporte da barra panhard (escrevi errado tambem) e tem o que ele faz no link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33743&highlight=panhard&page=289

que o andre souza fez !

refazendo lista:

dianteira:
mola original + calço RC4x4 + prolongador de batente

trazeira:
mola dianteira de opala 4cc (sem calço da RC4x4+
amortecedor cofap turbo gas GL1024

suporte da barra estabilizadora de 1,3cm para alivar o trabalho das bieletas e dobra da chapa pra nao ficar raspando

agora vai as duvidas:
dianteira com mola original + calço rc4x4 + prolongador de batente
este conjunto nao fica levemente mais baixo que a traseira ? e se for colocar somente parachoque de metal + quebra mato com suporte pra guincho ja vai ser preciso as molas do GV diesel ?

bom caso for preciso mola do diesel o carro fica 3" correto ? dai ja não força as homocineticas ? considerando meu uso pro carro.
ja me falaram que nao é preciso mexer no diferencial o que realmente posso e nao posso fazer com o carro sem mexer nesta parte do carro.

essa panhard precisa ou não ? quais casos ?

Pedrinha
04/05/2009, 17:14
Respondendo, conforme meu entendimento:

na pressa escrevi tudo junto

na verdade era pra sair

para aliviar as bieletas. OK

suporte da barra panhard (escrevi errado tambem) e tem o que ele faz no link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33743&highlight=panhard&page=289 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33743&highlight=panhard&page=289)

que o andre souza fez ! Não precisa!...isso é só para quem faz lift 2" + 2".

refazendo lista:

dianteira:
mola original + calço RC4x4 + prolongador de batente OK...mas se for colocar quebra mato pesado, é melhor trocar a mola pela de GV Diesel.

trazeira:
mola dianteira de opala 4cc (sem calço da RC4x4+
amortecedor cofap turbo gas GL1024 OK ...mas pode usar tb o Monroe a Gás.

suporte da barra estabilizadora de 1,3cm para alivar o trabalho das bieletas e dobra da chapa pra nao ficar raspando OK

agora vai as duvidas:
este conjunto nao fica levemente mais baixo que a traseira ? SIM e se for colocar somente parachoque de metal + quebra mato com suporte pra guincho ja vai ser preciso as molas do GV diesel ? Respondido acima

bom caso for preciso mola do diesel o carro fica 3" correto ? dai ja não força as homocineticas ? Não sei...quem usa esta configuração é que pode responder considerando meu uso pro carro.
ja me falaram que nao é preciso mexer no diferencial o que realmente posso e nao posso fazer com o carro sem mexer nesta parte do carro. só com o lift de 2", NÃO mexa no diferencial!

essa panhard precisa ou não ? quais casos ? só que fizer lift de 2" + 2".

fhilipe
04/05/2009, 21:39
vlw Pedrinha, alias ja viu esses parachoques de metal ?

http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/Prod/acessorios/suzuki/acesorios_suzuki_jimmy.htm

Parachoque Tubular diant. Grand Vitara ------------------------R$590,00
Parachoque Tubular tras. Grand Vitara ------------------------R$790,00
Quebra Mato c/ Base de Guincho ---------------------------------R$590,00

a foto do site da dianteira esta com o quebra mato com base instalado.
pensei em trocar os parachoques e futuramente o quebra mato ... assim me protejo em estacionamentos, credo o carro nao tinha 1 mes e ja tem raspão branco no parachoque ... me mudei pra Florianopolis, pra n caçar briga prefiro nem comentar como o transito é.
e não me pareceu muito pesado porem, como os amortecedores do tracker são mais macio que os originais do GV deve sofrer um pouco.

alguem pode me ajudar me relação a mola do diesel se a frente sobe mesmo pra 3" e força as homocineticas ?

pmarc
04/05/2009, 22:22
[QUOTE=pmarc;870962

Nas lojas de acessórios para 4x4 tem uma porćão de ganchos, inclusive forjados...
Na Donatti tem esse (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=667902) (só precisa ver se a furaćão é mesma)
[/QUOTE]

Putz, hoje entrei embaixo do carro. No final das longarinas, na traseira, existem dois furos, mas acho que distância é maior que 35mm. Estava lá para fazer uma avaliação de danos pós trilha, por isso não tinha uma régua...

Motorista novato, judiei mais do carro do que o necessário....:putz::putz::parede::parede:

Andre Sousa
05/05/2009, 23:09
agora vai as duvidas:
este conjunto nao fica levemente mais baixo que a traseira ? e se for colocar somente parachoque de metal + quebra mato com suporte pra guincho ja vai ser preciso as molas do GV diesel ?

bom caso for preciso mola do diesel o carro fica 3" correto ? dai ja não força as homocineticas ? considerando meu uso pro carro.
ja me falaram que nao é preciso mexer no diferencial o que realmente posso e nao posso fazer com o carro sem mexer nesta parte do carro.

essa panhard precisa ou não ? quais casos ?

Caro Fhilipe, legal sua empolgação com o Tracker, é realmente um carrão. É robusto, bem versátil, de fácil manutenção e bonito pracas. Com umas poucas modificações fica melhor ainda. Mas, considerando o uso que pretende fazer, sugiro ir bem devagar e ir testando o que melhor se ajusta ao que quer.

Via de regra, quanto mais modificado e equipado pro off-road, menos qualidade o carro apresenta pra estradas. Se tens o objetivo de fazer viagens longas mantenha o carro leve, aerodinâmico e baixo (dentro do possível). Inicialmente recomendaria o seguinte:
a) kit de calços de 2" com prolongador do batente da balança dianteira;
b) amortecedor da Suprema na traseira;
c) pneus 235/70/16 AT;
d) peito de aço e protetor do tanque da RC 4x4.

Com essas modificações você já tem um outro carro. Versátil e seguro para dunas e alguns trechos off-road e estável pra pegar estradas.

Não se preocupe com diferencial, bieleta ou barra Panhard no início. E principalmente não coloque peso desnecessário na dianteira, não coloque parachoque de ferro ou quebra-mato ou guincho. Isso é útil pra trilhas com erosões e pedras.

Dessa forma talvez você não sinta a necessidade de trocar mais nada. E se sentir falta de mais alguma coisa, saberá bem o motivo e o que precisa por experiência própria.

Abraços.

Andre Sousa
05/05/2009, 23:24
André,

Fala Fernando...

Cara, dizer que não há perda de vão livre é mentira. Mas sinceramente, ela é mínima. Primeiro porque o vâo que você se refere é medido do chassis ao chão e o estribo fica mais alto que o chassis.

A situação que imagino ser útil o estribo é quando estamos prestes a encostar a lateral do carro (a caixa-de-ar) em algum barranco ou pedra. Qaundo passamos o pneu dianteiro por um obstáculo e sentimos que se continuarmos vai arrastar a lataria. Nesses casos o que sustentará o peso do carro será o estribo, que transferirá tudo ao chassis, onde está fixado.

Por este motivo é necessário que o estribo seja forte e fique abaixo da carroceria.

Abraços.

Andre Sousa
05/05/2009, 23:28
Recentemente passei a ouvir um rangido que deve vir da caixa de direção. Ocorre quando giro o volante tanto pra esquerda como pra direita. Vou levar o carro no mecânico pra pesquisar. Como estou com pneus 265/70/16 penso que pode ter havido uma sobrecarga. Outra possibilidade é que, pelo fato de eu ter rebaixado a caixa de direção, alguma fixação esteja rangendo e bastaria um reaperto. Espero enormemente que seja o segundo caso.

Se alguém tiver tido esse problema agradeceria ajuda.

Abraços.

Fabil
06/05/2009, 10:37
Fala Fernando...

Cara, dizer que não há perda de vão livre é mentira. Mas sinceramente, ela é mínima. Primeiro porque o vâo que você se refere é medido do chassis ao chão e o estribo fica mais alto que o chassis.

A situação que imagino ser útil o estribo é quando estamos prestes a encostar a lateral do carro (a caixa-de-ar) em algum barranco ou pedra. Qaundo passamos o pneu dianteiro por um obstáculo e sentimos que se continuarmos vai arrastar a lataria. Nesses casos o que sustentará o peso do carro será o estribo, que transferirá tudo ao chassis, onde está fixado.

Por este motivo é necessário que o estribo seja forte e fique abaixo da carroceria.

Abraços.

Andre... quando vier a BH, venha fazer umas trilhas aqui conosco ( galopeira, urubu-rei, tapete branco, etc..) e creio que assim vc ira coompreender melhor o problema de vao livre que a galera daqui enfrenta com seus vitaras e gran vitaras..

T+

Morcego
06/05/2009, 11:00
Fala Fernando...

Abraços.

Acho que você não entendeu.

Aqui em BH, por ter muita pedra e trilhas com degraus, as caixas de ar, pricipalmente dos Vitaras sofrem bastante.

O Vitara original tem um acabamento de plastico protegendo as caixas de ar.
O que fazemos aqui é substituir este acabamento de plastico por uma chapa metalica resistente de 3 mm. Como ele fica exatamente no lugar dos originais usando inclusive os mesmos pontos de fixação o vão livre não sofre qualquer prejuizo, visto que o acabamento de plastico com a chapinha interna ocupariam algo em torno de 3 mm também. O Chassi fica bem abaixo dos protetores.

No Samurai é o mesmo sistema, substitui a proteção plastica original pela chapa metalica rente à lataria da viatura.

Foto 1, Vitara sem a chapa protetora, caixa de ar detonada.
Foto 2, Caixa de ar consertada e protetor visto por baixo.
Foto 3, mostra que o protetor ocupa exatamente o lugar do original de plastico.

MARCELO VITARA SUBMARINO
06/05/2009, 11:01
Andre... quando vier a BH, venha fazer umas trilhas aqui conosco ( galopeira, urubu-rei, tapete branco, etc..) e creio que assim vc ira coompreender melhor o problema de vao livre que a galera daqui enfrenta com seus vitaras e gran vitaras..

T+

Só pra ilustrar.....

fhilipe
06/05/2009, 11:49
André obrigado pelas dicas, tudo anotado aqui, vou fazendo as modificações sem pressa, mais sou muito precavido e chato as vezes, quero saber tudo que preciso antes de fazer qualquer cagada pra evitar aborrecimentos, parece empolgação mais vai demorar muito pra eu fazer tudo que quero.

abraço.

Pedrinha
06/05/2009, 13:08
Só pra ilustrar.....

:pipoca:...p/ mim, isso é trial...:mrgreen:...qd vcs vierem ao Rio, vou convidá-los para subir a escadaria da Penha... :shock: ...tá doido...eu hein??? :concordo:

Alfredo Stavale
06/05/2009, 13:50
Recentemente passei a ouvir um rangido que deve vir da caixa de direção. Ocorre quando giro o volante tanto pra esquerda como pra direita. Vou levar o carro no mecânico pra pesquisar. Como estou com pneus 265/70/16 penso que pode ter havido uma sobrecarga. Outra possibilidade é que, pelo fato de eu ter rebaixado a caixa de direção, alguma fixação esteja rangendo e bastaria um reaperto. Espero enormemente que seja o segundo caso.

Abraços.

olá andré! me tira uma duvida! você "rebaixou" a caixa de direção para alinhar (deixar paralela ao eixo)a barra de direção? se não, por qual motivo? se fez, porque fez? poderia postar fotos ou me enviar desta modificação? outra, você tem a medidas(altura) das molas originas do tracker? sabe quantos elos elas possuem. Apesar de eu ter um jimny, acredito que tenha coisas que eu possa usar do tracker. as molas pode ser uma alternativa pois como é um carro maior e mais pesado... não sei.. só especulando.:concordo::concordo:

vejo que vocês sempre estão fazendo algo.. pessoal do rio de janeiro, tem algum torneiro/serralheiro/soldador pra indicar aqui no RJ?

Andre Sousa
06/05/2009, 19:32
O que fazemos aqui é substituir este acabamento de plastico por uma chapa metalica resistente de 3 mm. Como ele fica exatamente no lugar dos originais usando inclusive os mesmos pontos de fixação o vão livre não sofre qualquer prejuizo, visto que o acabamento de plastico com a chapinha interna ocupariam algo em torno de 3 mm também. O Chassi fica bem abaixo dos protetores.

Legal essa opão de colocar uma chapa diretamente na proteção plástica da caixa-de-ar. No meu caso eu retirei essa proteção e ganhei uns 3 cm pra colocar um estribo tubular de uns 7 cm de diâmetro (o tubo). Com isso perdi de 4 a 6 cm de vão livre contando a distância da caixa de ar ao chão. Os estribos normais, que ficam abaixo da proteção de pástico devem perder uns 10 cm.

O que ajuda nisso é a altura do carro com 7" de lift (3 na suspensão + 2 na carroceria + 2 no pneu) São uns 17 cm de ganho de vão livre em relação ao carro original.

T+

Boa. Mineiro é bom de trilha...

Andre Sousa
06/05/2009, 19:38

Abraços.

Problema identificado e resolvido. Minha caixa de direção estava com as fixações precisando ser reapertadas. Gastei R$ 60 paus de mão-de-obra.

O rangido acabou.

Abraços

OLIVEIRA
07/05/2009, 15:33
Ok. Válter. Os K Y B acho que são os também japoneses "Kayaba" não sei como se escreve, e dizem como você está confirmando que são excelentes (pretendo colocá-los mais para frente).
Abração a todos.:)

Boa tarde grande Oliveira. Os amortecedores (tanto dianteiros quanto traseiros) originais do Tracker são os Monroe argentinos. São muitos macios e fracos , na minha opinião. Eu estourei um dos originais dianteiros, apenas com 8.000 km de uso. Aproveitei e troquei os 2 (dianteiros) pelos K Y B (japones). Até agora, após mais de 20.000 km rodados, estão dando a conta do recado de maneira surpreendente, pois eu já peguei um bocado de buracos com eles. Com os K Y B , o carro fica bem mais estável e firme, sem perder o conforto, principalmente nas curvas. Abs. Válter

TMorais
07/05/2009, 17:18
Segue um passeio que fizemos agora em Abril:
YouTube - PenÃ*nsula de Maraú / BA - VÃ*deo - Clube do Tracker - CT BA - 18a21abril09
Att

fhilipe
07/05/2009, 21:47
video muito fera, nunca fiz um passeio assim.
e fazem passeios em outras cidades/regioes ?

Morcego
08/05/2009, 12:17
Segue um passeio que fizemos agora em Abril:Att

TMorais,

Bacana o video, parabéns pelo passeio :palmas:,
Só queria fazer uma observação; vi que em alguns momentos o risco de calço hidraulico foi grande. Já vi nego perdendo motor com poças bem mais razas. :concordo:

No mais só alegria.

Abrs

fhilipe
08/05/2009, 12:28
TMorais,

Bacana o video, parabéns pelo passeio :palmas:,
Só queria fazer uma observação; vi que em alguns momentos o risco de calço hidraulico foi grande. Já vi nego perdendo motor com poças bem mais razas. :concordo:

No mais só alegria.

Abrs

o que seria calço hidraulico ?

RABUGENTO
08/05/2009, 13:51
o que seria calço hidraulico ?

Choque térmico.

Água fria em motor quente.