PDA

Ver Versão Completa : Kia sportage

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 [10] 11 12 13 14 15 16 17 18

DouglasMac
21/11/2010, 21:30
Prezado Henrique, vou te dar um "pitaco"!:pipoca:

Se vai mexer, veja a parte de baixo logo, anéis, pistão, bronzinas etc...
esse motor não aceita meia sola não.:parede:

Quando voce faz a parte de cima, com a de baixo cansada, então, a de cima termina de acabar com o resto da de baixo.:discordo:

Se é viatura para seu uso, use peças de boa qualidade e faça uma geral.:palmas:

Boa sorte!

eloirson
21/11/2010, 23:11
To comprando uma Sportage 2001 turbo Diesel.
Gostaria de saber,se a manutenção,peças e muito e muito caro.
E quanto ela faz por Lt ?

Obrigado Freitas

rosalvonet
22/11/2010, 00:06
Olá Eloirson, boa noite.

Tenho uma Spt Grand TDI 2001há quase 1 ano, e não tenho do q reclamar.
Manutenções normais neste período (óleo, filtros), e o preço de manutenção é o de qq carro diesel, q é um pouco mais puxada q alc/gasolina. Só foi difícil achar um meca decente.

Acho q o mais importante é a vtr bem conservada e vc manter isso, daí é show de bola, só curtir o carro, q é demais.

Sobre consumo, a minha faz mais de 10 na cidade e entre 12 e 13 na estrada, andando entre 110 e 120 (já cheguei a fazer 14,5 uma vez, mas andando abaixo de 90km/h).

Espero ter ajudado.

Abraço.

Rosalvo Neto.

Henrique Petropolis
22/11/2010, 01:20
Prezado Henrique, vou te dar um "pitaco"!:pipoca:

Se vai mexer, veja a parte de baixo logo, anéis, pistão, bronzinas etc...
esse motor não aceita meia sola não.:parede:

Quando voce faz a parte de cima, com a de baixo cansada, então, a de cima termina de acabar com o resto da de baixo.:discordo:

Se é viatura para seu uso, use peças de boa qualidade e faça uma geral.:palmas:

Boa sorte!

Sim meu nobre eu aceito a sugestão ,e com todos os problemas que possa ter o carro ,eu gostei tanto dele que estou disposto a arrumar e ficar com ele pelos proximos 10 anos ,tive inumeros carros e andei em muitos dos outros ,mas to pra vê conforto igual de jipe diesel 4X4 igual a ele !!!

E estou fazendo algumas cotações aqui e vou ter que dar talves uma "empurrada de barriga' para fevereiro pois fazer tudo não é no estalo !!
Eu volto aqui para compartilhar mais sobrte o andamento da SPT !!

Boa sorte!!

eloirson
22/11/2010, 13:06
Entao o legal e que o carro ja passou ja inspeção veicular ( controlador de poluentes ),melhor ainda neh ?

Obrigado

Adilson jr
22/11/2010, 20:06
Sim meu nobre eu aceito a sugestão ,e com todos os problemas que possa ter o carro ,eu gostei tanto dele que estou disposto a arrumar e ficar com ele pelos proximos 10 anos ,tive inumeros carros e andei em muitos dos outros ,mas to pra vê conforto igual de jipe diesel 4X4 igual a ele !!!

E estou fazendo algumas cotações aqui e vou ter que dar talves uma "empurrada de barriga' para fevereiro pois fazer tudo não é no estalo !!
Eu volto aqui para compartilhar mais sobrte o andamento da SPT !!

Boa sorte!!

Henrique, antes de sair desmontando, vale a pena medir a compressão dos cilindros e fazer um teste de vazamento dos mesmos: Ambos os testes podem ser feitos pelo furo do alojamento das velas aquecedoras, um bom mecanico vai saber fazer os testes e avaliar a necessidade de se fazer o motor.
Boa sorte.

Adriano-RS
22/11/2010, 21:38
Boa noite pessoal,
Alguem ai andou trocando amortecedores recentemente? Preciso de dois amortecedores dianteiros, de preferencia sem funcionar mesmo, pois vou utilizar apenas a base da mola, o dito "Strut".
Se alguem tiver, faça contato!
Um abraço a todos,

rjunior
24/11/2010, 06:50
Alguem poderia sanar minha dúvida?! ja procurei muito e não econtrei. Já pesquisei e ñ achei. incompetência minha??? :parede:

Nos sites da COBREQ, FRAS-LE, VARGAS e BOSH mas não consta o código da lona de freio traseira da Gran Sportage 2.0 TDi 2002.

Quem poderá me ajudar?!

Baudenbacher
24/11/2010, 08:19
Alguem poderia sanar minha dúvida?! ja procurei muito e não econtrei. Já pesquisei e ñ achei. incompetência minha??? :parede:

Nos sites da COBREQ, FRAS-LE, VARGAS e BOSH mas não consta o código da lona de freio traseira da Gran Sportage 2.0 TDi 2002.

Quem poderá me ajudar?!

rjunior,

Quando deu problema na minha fiz adaptação da lona de freio da Kombi, colei e rebitei a lona na sapata. Ficaram perfeitas.:concordo:

Abraço...

Claudio

rjunior
24/11/2010, 15:52
Obrigado Baudenbacher,

baixei o programa de diversos fabricantes, e em nenhum consta essa bendita lona. É facil de estar fazendo essa adaptação?

Aproveitando a oportunidade, no banco do carona, não consta nenhuma bucha no trilho do banco, vazio está trepidando e fazendo um barulho chato, alguem ja teve esse problema??

Baudenbacher
25/11/2010, 08:16
Obrigado Baudenbacher,

baixei o programa de diversos fabricantes, e em nenhum consta essa bendita lona. É facil de estar fazendo essa adaptação?

Aproveitando a oportunidade, no banco do carona, não consta nenhuma bucha no trilho do banco, vazio está trepidando e fazendo um barulho chato, alguem ja teve esse problema??

rjunior,

Você não vai encontrar a lona de freio da Sportage porque sé é vendido a sapata que é muito caro.

Para adapatar a lona de freio da Kombi basta retirar a lona de freio que está na sapata, limpar a sapata, fazer a furação para o rebite nos moldes da lona da Kombi, colar e rebitar. è muuuuuito mais barato que comprar a sapata que deve estar em torno de R$250,00.:concordo:

Quanto ao trilho, sugiro voce levar o carro em casa especializada em materiais de tapeçaria e verificar qual se encaixa no trilho. Depois coloca a informação que pode servir pra muita gente aqui do Forum.:pipoca:

Abraço...

DouglasMac
25/11/2010, 12:12
Obrigado Baudenbacher,

Prezado, acho que o barulho num é no trilho do banco, deve ser o tradicional barulho, folga, na engrenagem do encosto para reclinar.:putz:

Injetei espuma de poliuretano e antes de secar fiquei levantando, abaixando, levantando...abaixando (ufa) até secar. Acabou a folga!:grin:

Se realmente for no trilho, é só tirar o banco completo com o trilho e "martelar" com um toco de madeira até acabar com a folga.:concordo:

Chico Almeida
27/11/2010, 01:16
Boa noite, pessoal.

Tô precisando de uma dica sobre um probleminha :pensativo: que começou ontem no conta giros, é o seguinte:
Quando ligo o carro, o conta giros fica morto. Acelerando ele marca normal, nas trocas de marcha ele vai a zero aí ficando até acelerar novamente então ele marca normal. Isto é, ele não marca em marcha lenta. O que pode estar acontecendo e onde esse bicho é ligado????

Se alguém puder ajudar, agradeço :concordo::concordo::concordo:

Abraço,

Henrique Petropolis
27/11/2010, 22:28
Boa noite, pessoal.

Tô precisando de uma dica sobre um probleminha :pensativo: que começou ontem no conta giros, é o seguinte:
Quando ligo o carro, o conta giros fica morto. Acelerando ele marca normal, nas trocas de marcha ele vai a zero aí ficando até acelerar novamente então ele marca normal. Isto é, ele não marca em marcha lenta. O que pode estar acontecendo e onde esse bicho é ligado????

Se alguém puder ajudar, agradeço :concordo::concordo::concordo:

Abraço,

Provalmente desgaste no sensor ,que ainda não sei onde fica ,mas do velocimetro fica na caixa ,e da defeitos de ficar dando saltos e fica instavel ,por causa do desgaste gerando sinais bizzarros para instrumento ,sugiro localizar ele e ver se tem como abrir limpar lubrificar e depois aplicar limpa contatos ,se não so novo mesmo !!

Chico Almeida
27/11/2010, 23:27
Provalmente desgaste no sensor ,que ainda não sei onde fica ,mas do velocimetro fica na caixa ,e da defeitos de ficar dando saltos e fica instavel ,por causa do desgaste gerando sinais bizzarros para instrumento ,sugiro localizar ele e ver se tem como abrir limpar lubrificar e depois aplicar limpa contatos ,se não so novo mesmo !!

Valeu, vizinho Henrique.

Vou tentar descobrir onde fica este sensor. Se resolver desta ou de outra forma, explico por aqui para, talvez, ajudar a mais alguém.
Valeu mais uma vez.

Abraço,

Frans Prijkel
28/11/2010, 16:17
Nao sei nao, tambem ja procurei, so sei que em muito motor diesel o sinal veio do alternador.

Chico Almeida
30/11/2010, 14:26

Henrique, boa tarde.

Essa caixa de que vc fala, seria a cx. de câmbio? Continuo procurando o danado do defeito mas, morando em prédio já viu..... a iluminação não é lá essas coisas. Tô capinando sentado.....KKKKKKKK. Enquanto não achar o defeito vou caçando!!!!

Abraço,

Henrique Petropolis
30/11/2010, 23:50
Henrique, boa tarde.

Essa caixa de que vc fala, seria a cx. de câmbio? Continuo procurando o danado do defeito mas, morando em prédio já viu..... a iluminação não é lá essas coisas. Tô capinando sentado.....KKKKKKKK. Enquanto não achar o defeito vou caçando!!!!

Abraço,

Oi, só do velocimetro que sei de ficar na caixa ,mas o conta-giros da SPT Diesel ,o colega ai em cima lembrou ,que pode realmente ser no alternador ,semelhante da F-1000 ,pois o carro a gasolina se tira o fio da bobina para polarizar o conta-giros ,agora da diesel pode ser no alternador,vai ver como é a ligação ,pois a SPT ainda tem uma bomba de vacuo acoplada ao alternador !!!

arogerio
10/12/2010, 19:40
Olá,
Alguem me dá uma dica de onde comprar o cilindro mestre do freio da Grand SPT TD 2001?
Obrigado.

EDuarte
10/12/2010, 19:49
Olá,
Alguem me dá uma dica de onde comprar o cilindro mestre do freio da Grand SPT TD 2001?
Obrigado.

Neste link tem varios telefones onde vc pode encontrar o que esta precisando.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965

[]s
(DU)

Chacal
20/12/2010, 20:10
Caro Chico Almeida,
o conta giros da sportage e ligado na bomba injetora, pode dar uma olhada na bomba que voce vai achar o fio da parte eletrica e por traz o foi com um conector do contagiros,,, tambem ja tive problemas com o conta giros...
um grande abraço.

cegandrade
22/12/2010, 13:40
Caros

Estou precisando trocar o filtro de combustivel da minha viatura, pois hoje ficou parada por falhas na gasolina. So que nao estou conseguindo a bendita.
Alguem sabe um outro modelo que sirva????

EDuarte
22/12/2010, 17:01
Caros

Estou precisando trocar o filtro de combustivel da minha viatura, pois hoje ficou parada por falhas na gasolina. So que nao estou conseguindo a bendita.
Alguem sabe um outro modelo que sirva????
Qquer filtro de gasolina serve, uso o do tempra, mas serve de qquer carro 2.0 ou maior.

[]s
(DU)

cegandrade
22/12/2010, 18:17
Obrigado pela dica

Marcus Pereira
23/12/2010, 22:39
Nada a ver com Sportage, mas achei que devia partilhar este vídeo com voces. É imperdível, uma demonstração da simplicidade de um projeto, um dos maiores sucessos da indústria automobilística.
Acessem o link:

http://www.youtube.com/watch_popup?v=lgwF8mdQwlw&feature=player_embedded

Saudações.

Baudenbacher
24/12/2010, 08:11
Nada a ver com Sportage, mas achei que devia partilhar este vídeo com voces. É imperdível, uma demonstração da simplicidade de um projeto, um dos maiores sucessos da indústria automobilística.
Acessem o link:

Saudações.

Maravilha:palmas: :palmas: :palmas:.

Agora uma perguntinha: :pensativo: Por quê meu mecânico fica com meu carro vários dias para qualquer servicinho?????:pensativo: :parede: :odedo::putz:

Mascus, você tem o telefone ou endereço da oficina desse pessoal???:mrgreen: Rsrsrs...

Abraço e Feliz Natal à todos :concordo:

Claudio Baudenbacher

Glaicon
24/12/2010, 09:06
Acessem o link:

Saudações.

Espero que o pessoal de desmanche de carros não veja esse vídeo.:shock:
Já pensou? Você pára na padaria e quando volta tem outro carro?:mrgreen:

Andrei Hasse
25/12/2010, 10:17
Acessem o link:

Saudações.

Muito Massa esse video :palmas: sem comentarios

Feliz Natal a Todos

Abrass

cegandrade
29/12/2010, 16:37
Estive na Koremac Macaé segunda feira, pois minha viatura esta com algumas falhas e luz da injeção acesa.
No domingo fuçando em casa achei a sonda lambda desligada, na verdade o conector quebrou a trava e ele se soltou, como eu rodei com ela falhando o conector encostou na descarga e derreteu toda a capa ficando somente os conectores.
Como as cores da sonda sao diferentes do chicote nao me dava certeza de como ligar e era possivel encaixar em 2 posições, escolhi uma e liguei.
Reduziu o problema mais nao parou e a luz continuava acesa.
Pois bem, fui a Kia e mecanico levou meu carro para o raster e escaneou, foi detectado falta de contato da solda e bico travado, ele resetou a central e ficou perfeito. Mais rodando 10km ele voltou todo o problema.
Perguntei a ele para conferir a ligação da sonda e ele simplesmente nao sabia, disse que a sonda estava perfeita mais que eu tinha que trocar por uma original para que fosse ligada corretamente.
Resumindo, eles nao tinham a sonda, e o mecanico nao sabia a ligação correta.
Resultado retornei para casa com o carro com o mesmo problema.
Agendei eu uma oficina aqui em Casimiro de Abreu a limpeza dos bicos e a sonda terei que testar em funcionamento nas 2 posições e ver em qual funciona perfeito.
Koremac nunca mais!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bruno Porto
04/01/2011, 21:13
Olá pessoal, sou novo aqui no 4x4 brasil, e venho aqui para compartilhar dicas, e claro, fazer novos amigos.

Meu pai acabou de adquirir nosso primeiro 4x4, uma sportage tdi 2001, apesar da quilometragem (270.000 km) está muito comservada. Esse carro era da minha madrinha, que pouco antes de nos vender trocou os 4 pneus por novos, trocou o conjunto de correia dentada, óleo, filtros e enfim, uma boa revisão no motor.

Eu estava querendo postar algumas fotos dela, tem algum tópico específico para isto ?

Pessoal conto com o apoio de vocês para dúvidas em geral. Obrigado.:concordo:

Marcus Pereira
04/01/2011, 22:37
Olá Bruno, bem-vindo ao forum!:dance::dance::dance:
Se buscas amigos e conhecimento sobre Sportage, veio ao lugar certo.
Sugiro que gastes um bom tempo lendo os diversos tópicos sobre as Sports, será muito útil, com certeza.
Leia principalmente o tópico "Sportage fervendo", :putz::putz:não... não quero te assustar, apenas alertar para os cuidados necessários com relação ao sistema de arrefecimento do motor que normalmente é a principal fonte de problemas que podemos ter com as Sportages ( não só com Sportage )
Recomendo fortemente a instalação de um sistema auxiliar com alarme para monitoração da temperatura do motor.
Cuide bem da manutenção que... é só alegria.:lol::lol::lol:

Abraços.:concordo::concordo:

Bruno Porto
05/01/2011, 00:00
Muito obrigado Marcus !

Sobre esse lance do super aquecimento eu já estava ciente, já li o tópico inteiro, até mesmo já alertei meu pai para instalar o relógio suplementar para medir a temp. mais corretamente.

Meu padrinho teve anteriormente outras duas sportage, uma tdi 03 e uma 98 aspirada. A espirada encomodou e muito, os mecânicos penaram e muito até descobrirem que havia uma rachadura no bloco do motor...gastou uma grana preta para arrumar. Hoje ela está com o pai dele e está nota 10 !

A propósito, a nossa está com o famoso problema dos vidros elétricos em duas portas, na do motorista de vez em quando não quer subir, e na trasira da direita o vidro não desce, tá travada como já li por aqui. Vamos mandar em uma elétrica de confiança para fazer uma revisão.

DouglasMac
05/01/2011, 12:08
Muito obrigado Marcus !

Sobre esse lance do super aquecimento eu já estava ciente, já li o tópico inteiro, até mesmo já alertei meu pai para instalar o relógio suplementar para medir a temp. mais corretamente.

Meu padrinho teve anteriormente outras duas sportage, uma tdi 03 e uma 98 aspirada. A espirada encomodou e muito, os mecânicos penaram e muito até descobrirem que havia uma rachadura no bloco do motor...gastou uma grana preta para arrumar. Hoje ela está com o pai dele e está nota 10 !

A propósito, a nossa está com o famoso problema dos vidros elétricos em duas portas, na do motorista de vez em quando não quer subir, e na trasira da direita o vidro não desce, tá travada como já li por aqui. Vamos mandar em uma elétrica de confiança para fazer uma revisão.

Bruno, seja bem vindo!!

No vidro de porta traseiro, coloque uma tira de borracha fina (uns 0,5cm) dentro da canaleta superior, assim o mecanismo não trabalha até o fim e não trava.

Os vidros dianteiros é isso mesmo, LOUCOS!!
Mas como é de vez em quando e eu só ando com o ar condicionado ligado, não me incomoda.
Não gaste à toa!!

LAMA!!

Bruno Porto
05/01/2011, 13:26
obrigado pela dica douglas, pode deixar que vou fazer essa "gambiatech" mesmo, até pq é bem o vidro da porta que eu ando :putz:

Costa Junior
09/01/2011, 21:55
Muito obrigado Marcus !

OI, Bruno.Seja bem vindo. Aki vc vai encontrar pessoas com muita boa vontade de lhe ajudar quando vc tiver alguma duvida.
Quanto ao super aquecimento, lhe aconselho a instalar um sistema de monitoração da temperatura, mas com os relógios Guster. Eu tenho e estou muito satisfeito. Eles são muiiiiiiiiiiiiiito importante porque avisam quando atingir a temperatura critica, o que os outros não tem.
Inclusive, não fosse ele eu ja teria perdido o segundo cabeçote, com certeza
bom forum pra vc.
Costa Junior

mcmurilo
11/01/2011, 21:44
Olá, meu nome é Murilo, sou novo por aqui...tenho uma Gran Sportage 2.0 diesel gostaria de elevar a suspensão dela...algém teria alguma dica?
Obrigado!

EDuarte
11/01/2011, 22:11
Olá, meu nome é Murilo, sou novo por aqui...tenho uma Gran Sportage 2.0 diesel gostaria de elevar a suspensão dela...algém teria alguma dica?
Obrigado!
Talvez isso possa te ajudar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989

[]s
(DU)

Acacio 4x4
12/01/2011, 22:24
Estive na Koremac Macaé segunda feira, pois minha viatura esta com algumas falhas e luz da injeção acesa.
No domingo fuçando em casa achei a sonda lambda desligada, na verdade o conector quebrou a trava e ele se soltou, como eu rodei com ela falhando o conector encostou na descarga e derreteu toda a capa ficando somente os conectores.
Como as cores da sonda sao diferentes do chicote nao me dava certeza de como ligar e era possivel encaixar em 2 posições, escolhi uma e liguei.
Reduziu o problema mais nao parou e a luz continuava acesa.
Pois bem, fui a Kia e mecanico levou meu carro para o raster e escaneou, foi detectado falta de contato da solda e bico travado, ele resetou a central e ficou perfeito. Mais rodando 10km ele voltou todo o problema.
Perguntei a ele para conferir a ligação da sonda e ele simplesmente nao sabia, disse que a sonda estava perfeita mais que eu tinha que trocar por uma original para que fosse ligada corretamente.
Resumindo, eles nao tinham a sonda, e o mecanico nao sabia a ligação correta.
Resultado retornei para casa com o carro com o mesmo problema.
Agendei eu uma oficina aqui em Casimiro de Abreu a limpeza dos bicos e a sonda terei que testar em funcionamento nas 2 posições e ver em qual funciona perfeito.
Koremac nunca mais!!!!!!!!!!!!!!!!!

Cegrandade

A minha tb tem este problema o carro retornou 3x na concessionaria Saday em S. Jose dos Cpos.SP me enrolaram ate me cansar pois o no total o carro ficou la pouco mais de 30 dias e nada . Bom larguei assim msm a luz fica acessa direto ja nem ligo mais. :parede:

Acacio 4x4
12/01/2011, 22:39
olha so a luz acessa

cegandrade
13/01/2011, 07:59
Cegrandade

A minha tb tem este problema o carro retornou 3x na concessionaria Saday em S. Jose dos Cpos.SP me enrolaram ate me cansar pois o no total o carro ficou la pouco mais de 30 dias e nada . Bom larguei assim msm a luz fica acessa direto ja nem ligo mais. :parede:

Bom Dia

Acacio

Fui recomendado por uma amigo do forum, o Luciano, a levar o carro em uma mecanico que cuida do carro dele em Macaé. Segundo ele é um ex mecanico da Kia que montou sua propria oficina e esse entende bem desse carro.
Agendei com ele para a proxima segunda levar o carro para ele dar uma olhada.
No meu caso o carro esta falhando muito na gasolina e em momentos ficando impossivel de andar.
Espero que ele consiga identificar o problema, mais autorizada Kia nunca mais.

DouglasMac
18/01/2011, 10:12
olha so a luz acessa

Tá querendo o que?

Em 5.500 RPM a 210 km/H a lampada deveria é explodir...kkkkkk!!!:)

Meus prezados, me permitam um pitaco: desligue os cabos da bateria e encoste os dois por doze horas consecutivas.
Depois conecte os cabos novamente à bateria, não dê a partida, somente ascender o painel, vejam se a luz ainda continua lá.
Vire e desvire a chave sem dar a partida por 20 vezes, na 21 dê a partida.
Deve zerar isso, pelo menos é uma tentativa.

LAMA!!

Gutow
18/01/2011, 11:10
Bom dia pessoal, preciso de uma ajudinha...

Ja vi varias Sportages com a suspensão erguida, e tambem quero erguer a minha e colocar uns pneus maiores tambem, fica legal. O problema é, na trilha tudo bem, mas será que pra viajar a estabilidade do carro fica pior ou melhor???
E se alguem souber como posso fazer isso de um modo seguro, agradeço a dica...

Abraços!!

EDuarte
18/01/2011, 11:18
Gutow...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=51989
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16384

[]s
(DU)

Robinho da Jaguatirica
18/01/2011, 11:19
Galera,

Precisamos da mobilização da turma do sul de Minas E TAMBÉM DOS IRMÃOS PAULISTAS, já temos 3 caminhões pra enviar pro SUL DE MINAS, a CRUZ VERMELHA está montando kits de roupas, alimentos e material de higiene e limpeza, estamos recebendo hoje um caminhão trucado de água, então será por nossa conta a distribuição, precisamos urgentemente montar uma brigada depick-ups 4x4, jipes preparados e motos de trilha, turma com faca no dente, levaremos às cidades que daqui a pouco passarei a relação, DISTRIBUIREMOS NOS RINCÕES ISOLADOS do sul de minas.
Provavelmente sairemos de quinta pra sexta, então no final de semana fica fácil pra turma apoiar.
Galera, este é um chamado sério, quem não puder cumprir, por favor não prometa.

Robinho-31-8509-9000

Thyago Pinho
19/01/2011, 17:59
Olá pessoal.

Sou novo aqui no forum, mas a algum tempo acompanho vocês sobre dicas relacionadas a sportage. Pois bem, acho que sou um bom mexanico e gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que acho que seja do interesse de muitos propietarios dessa viatura. Recentemente tive problemas com o cabeçote da minha, e aqui na minha região (Goiânia) encontrei algumas alternativas para diminuir os custos com manutenção. Em uma viajem que fiz a Ilheus-BA depois de ter rodado quase 3 mil Kms vi meu cabeçote indo pro beleleu depois de uma mangueira de agua estourada:putz:. Depois de chegar aqui em Goiânia, eu mesmo desmontei o cabeçote e vi duas brocas grandes nos dois cilindros do meio. Fiquei preocupado porque sei que cabeçote dessas TDI são bem caros (1500R$ aqui em goiania) busquei na net recuperadoras de cabeçote e encontrei algumas. Achei uma em que o cara disse que ja havia feito esse tipo de serviço em varias sptgs, e dava garantia de 6 meses. Levei então o cabeçote pra ele ver. Ele disse que ja havia recuperado bem piores do que o meu. O serviço está sendo feito, ele prometeu me entregar na proxima sexta, Reformado, com sedes novas, 4 valvulas novas, retentores, regulado e pronto pra instalar. Tudo isso por 750R$. Gastei mais 155R$ com junta nova. Silicone, e velas aquecedoras novas. Segundo o cara da recuperadora o motivo do problema foi bico injetor mijando. Levei então os bicos pra um bombista, depois dos testes foi constatado que o cara tinha razão. Os 4 estavam mijando. Troquei os 4 bicos (45R$ cada), pois não davam mais regulagem. Paguei mais 15R$ para fazer a regulagem em cada um. Se tudo der certo domingo estou com a viatura montada e pronta pra testes.

Ah! O Senhor bombista que regulou os bicos me ensinou uma manha de como diminuir o consumo e a fumaça preta da viatura. Tem um parafuso na bomba que regula isso, depois posto pra vocês a foto e como se faz a regulagem:concordo:.

Por enquanto é só pessoal

Logo volto com mais detalhes.

Lucena04
19/01/2011, 18:17
Galera,

Precisamos da mobilização da turma do sul de Minas E TAMBÉM DOS IRMÃOS PAULISTAS, já temos 3 caminhões pra enviar pro SUL DE MINAS, a CRUZ VERMELHA está montando kits de roupas, alimentos e material de higiene e limpeza, estamos recebendo hoje um caminhão trucado de água, então será por nossa conta a distribuição, precisamos urgentemente montar uma brigada depick-ups 4x4, jipes preparados e motos de trilha, turma com faca no dente, levaremos às cidades que daqui a pouco passarei a relação, DISTRIBUIREMOS NOS RINCÕES ISOLADOS do sul de minas.
Provavelmente sairemos de quinta pra sexta, então no final de semana fica fácil pra turma apoiar.
Galera, este é um chamado sério, quem não puder cumprir, por favor não prometa.

Robinho-31-8509-9000

Robinho, se ajudar, a partir de sexta à noite até terça (vai ser feriado aqui em São Paulo e vamos emendar segunda e terça) eu e a minha patroa estamos à disposição. Vamos conversando. Pela importância do assunto acho válido até abrir um tópico ou continuar a conversa no tópico de trilhas em Minas Gerais.
Passe maiores informações sobre possíveis pontos de encontro, período que vamos ficar, etc.
Tem um amigo de L200 que está interessado em ir que pediu melhores informações tb.
:concordo::palmas:

Robinho da Jaguatirica
19/01/2011, 18:34
Robinho, se ajudar, a partir de sexta à noite até terça (vai ser feriado aqui em São Paulo e vamos emendar segunda e terça) eu e a minha patroa estamos à disposição. Vamos conversando. Pela importância do assunto acho válido até abrir um tópico ou continuar a conversa no tópico de trilhas em Minas Gerais.
Passe maiores informações sobre possíveis pontos de encontro, período que vamos ficar, etc.
Tem um amigo de L200 que está interessado em ir que pediu melhores informações tb.
:concordo::palmas:

Valeu Lucena,

Vamos sair na sexta, mas estamos em comboio com uma carreta pesada, 25 toneladas, a turma dos jipe clubes de Passa 4, Itanhandú, e Itajubá estão montando uma brigada para a distribuição, acompanhe as notícias no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1354695#post1354695

Postarei lá todas as informações, mas já é certa que iremos a Carvalhos, Aiuruoca e Itamonte, faremos nessas regiões a distribuição nos locais de mais difícil acesso.

Valeu irmão!

Robinho

Costa Junior
19/01/2011, 19:07
Olá pessoal.

Sou novo aqui no forum, mas a algum tempo acompanho vocês sobre dicas relacionadas a sportage. Pois bem, acho que sou um bom mexanico e gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que acho que seja do interesse de muitos propietarios dessa viatura. Recentemente tive problemas com o cabeçote da minha, e aqui na minha região (Goiânia) encontrei algumas alternativas para diminuir os custos com manutenção. Em uma viajem que fiz a Ilheus-BA depois de ter rodado quase 3 mil Kms vi meu cabeçote indo pro beleleu depois de uma mangueira de agua estourada:putz:. Depois de chegar aqui em Goiânia, eu mesmo desmontei o cabeçote e vi duas brocas grandes nos dois cilindros do meio. Fiquei preocupado porque sei que cabeçote dessas TDI são bem caros (1500R$ aqui em goiania) busquei na net recuperadoras de cabeçote e encontrei algumas. Achei uma em que o cara disse que ja havia feito esse tipo de serviço em varias sptgs, e dava garantia de 6 meses. Levei então o cabeçote pra ele ver. Ele disse que ja havia recuperado bem piores do que o meu. O serviço está sendo feito, ele prometeu me entregar na proxima sexta, Reformado, com sedes novas, 4 valvulas novas, retentores, regulado e pronto pra instalar. Tudo isso por 750R$. Gastei mais 155R$ com junta nova. Silicone, e velas aquecedoras novas. Segundo o cara da recuperadora o motivo do problema foi bico injetor mijando. Levei então os bicos pra um bombista, depois dos testes foi constatado que o cara tinha razão. Os 4 estavam mijando. Troquei os 4 bicos (45R$ cada), pois não davam mais regulagem. Paguei mais 15R$ para fazer a regulagem em cada um. Se tudo der certo domingo estou com a viatura montada e pronta pra testes.

Ah! O Senhor bombista que regulou os bicos me ensinou uma manha de como diminuir o consumo e a fumaça preta da viatura. Tem um parafuso na bomba que regula isso, depois posto pra vocês a foto e como se faz a regulagem:concordo:.

Por enquanto é só pessoal

Logo volto com mais detalhes.

Oi, Thiago. Não esquece de passar a regulagem e o local do parafuso na bomba. Estamos no aguardo. Estamos precisando disso, pois aqui na minha cidade começou a vistoria da poluição.
Costa Junior
Costa Junior

cegandrade
19/01/2011, 19:36
Caros,

Acabei de ser informado pelo meu mecanico que meu MAF foi pro brejo.
Dei uma olhada no mercado livre e tem varios informando que serve para sportage e omega.
O problema é que na maioria a marca é DPL e nao Bosch.
Alguem ja utilizou dessa marca e ficou bom???????????

EDuarte
19/01/2011, 20:23
Caros,

Acabei de ser informado pelo meu mecanico que meu MAF foi pro brejo.
Dei uma olhada no mercado livre e tem varios informando que serve para sportage e omega.
O problema é que na maioria a marca é DPL e nao Bosch.
Alguem ja utilizou dessa marca e ficou bom???????????
Corra das DPL, não prestam, qdo instala fica uma maravilha, mas depois de um tempo o motor fica quadrado na lenta e morrendo.
Troquei 3 vezes achando que poderia ser defeito mas não era, troquei por uma importada que não tem nem marca e ficou uma maravilha, ja fazem 6 meses e só alegria.

[]s
(DU)

Thyago Pinho
19/01/2011, 21:00
Pessoal, como combinado estou postando fotos do parafuso que regula a quantidade de diesel injetado. Este parafuso encontra-se na bomba injetora da viatura, fica mais facil visualizar retirando o intercooler, no caso das TDI, as aspiradas acho que é mais facil. Para fazer a regulagem basta desapertar a contra porca e girar o parafuso em meia volta em sentido ani-horario com a ajuda de uma chave de fenda. Depois reaperte a contra-porca tomando cuidado de girar somente a porca. Faça o teste na viatura, se ainda sair muita fumaça, faça a operação novamente sempre girando de meia em meia volta. Procure uma regulagem em que o desempenho não fique muito comprometido.

Estou postando tambem fotos das viceras da coitada, e do bloco do motor sem o cabeçote pra quem ainda não conhece.

Depois de tudo pronto posto mais fotos.

T++++ galera!!!!!

Vai aí + algumas dicas de peças de outros carros que servem bem na viatura.

* Lona de freio do chevette. Se as sapatas forem originais basta fazer a furação
* Mangueira superior do radiador, que vai até a valvula termostatica. A do chevette encaixa-se como uma luva e tem o mesmo formato.
* As travas eletricas são as mesmas daquelas bem baratas universais.
* A valvula termostatica do motor CHT da volks ou ford serve como uma luva e custa 25 reais original.

Quando souber de mais coisas posto pra vocês.

cegandrade
19/01/2011, 21:35
Corra das DPL, não prestam, qdo instala fica uma maravilha, mas depois de um tempo o motor fica quadrado na lenta e morrendo.
Troquei 3 vezes achando que poderia ser defeito mas não era, troquei por uma importada que não tem nem marca e ficou uma maravilha, ja fazem 6 meses e só alegria.

[]s
(DU)

show, valeu pela dica.

cegandrade
19/01/2011, 23:48

[]s
(DU)

Encontrei o refil:
http://shop.horizonteautopecas.com.br/injecao-eletronica-vw-gm-fiat-ford/bomba-combustivel-tempra-gol-gti-santana-omega-peugeot-54.html#

So espero que a marca Injection Parts seja melhor que a DPL. O preço esta bem em conta.
O mecanico disse que tinha um na reserva e que iria testar, vou ver a marca para nao correr o risco dele colocar DPL.

Luiz Roberto Coura Paiva
20/01/2011, 10:12
Olá pessoal!
Estou procurando um motor 2.0 turbo/intercooler, se algém puder ajudar agradeço desde já.

Costa Junior
20/01/2011, 23:22
Olá pessoal!
Estou procurando um motor 2.0 turbo/intercooler, se algém puder ajudar agradeço desde já.

Oi, Luiz Roberto.
Que aconteceu com seu motor?
Como tá a sua adaptação do radiador selado?
Acabei de fazer o motor da minha viatura e ficou ótima em termos de força e disposição. Só que está aquecendo muito. Já tiramos a valvula termostica e colocamos a ventuinha travada e a temperatura vai normalmente a 86 graus, o que acho muito.se eu puxar pelo motor, desconfio que vai ferver.
Estou pensando em selar o sistema, como voce fez
espero contar com sua assessoria com relação a diamnetro de mangueiras, e do ´´Y´´, etc.
Abraços
costa junior

EDuarte
21/01/2011, 08:52
Costa Junior
86º é uma temperatura normal de trabalho, a minha varia de 86º a 91º dependendo da cituação.

[]s
(DU)

Luiz Roberto Coura Paiva
21/01/2011, 09:45
Oi, Luiz Roberto.
Acabei de fazer o motor da minha viatura e ficou ótima em termos de força e disposição. Só que está aquecendo muito. Já tiramos a valvula termostica e colocamos a ventuinha travada e a temperatura vai normalmente a 86 graus, o que acho muito.se eu puxar pelo motor, desconfio que vai ferver.
espero contar com sua assessoria com relação a diamnetro de mangueiras, e do ´´Y´´, etc.
Abraços
costa junior

Bom dia Costa Júnior!

E aí, gostei muito de conhecer Natal, foi um passeio muito bom e espero em voltar em breve.
Estou pensando em trocar o motor pelo fato de ser o 2.2 aspirado (com pouca potência) e já está apresentando "cansaço", está com mais de 200.000 km. Assim, em vez de "fazer" o motor original estou pensado em trocá-lo por um 2.0 turbo/intercooler.
Quanto ao sistema lacrado/selado, foi a melhor coisa que fiz, já tem aproximadamente 2 anos e não deu mais proplema algum de aquecimento.
Com relação ao diâmetro das mangeuiras, não lembro exatamente qual é mas vou conferir e te passo as medidas.
Obs: Verifique, também, a junta do cabeçote e o próprio cabeçote para saber se tem alguma trinca. A maioria das retíficas fazem esse procedimento.

Abraços;

Luiz Roberto.

Henrique Petropolis
21/01/2011, 21:38
Oi, Luiz Roberto.
Abraços
costa junior

Bom dia Costa Júnior!

E aí, gostei muito de conhecer Natal, foi um passeio muito bom e espero em voltar em breve.
Estou pensando em trocar o motor pelo fato de ser o 2.2 aspirado (com pouca potência) e já está apresentando "cansaço", está com mais de 200.000 km. Assim, em vez de "fazer" o motor original estou pensado em trocá-lo por um 2.0 turbo/intercooler.
Quanto ao sistema lacrado/selado, foi a melhor coisa que fiz, já tem aproximadamente 2 anos e não deu mais proplema algum de aquecimento.
Com relação ao diâmetro das mangeuiras, não lembro exatamente qual é mas vou conferir e te passo as medidas.
Obs: Verifique, também, a junta do cabeçote e o próprio cabeçote para saber se tem alguma trinca. A maioria das retíficas fazem esse procedimento.

Abraços;

Luiz Roberto.

Eu acho que vai se aborrecer ,se é para trocar tenta um motor que tenha mais força ,pois nos aclives acentuados com peso cai quase na mesma da aspirada !

Costa Junior
21/01/2011, 23:19
Costa Junior
86º é uma temperatura normal de trabalho, a minha varia de 86º a 91º dependendo da cituação.

[]s
(DU)
oI, Eduarte.
Mas com ventuinha travada e sem válvula termostática?
Estou achando uma temperatura muito alta nestas condições
Costa Junior

Costa Junior
21/01/2011, 23:32
Oi, Luiz Roberto.
Quando vier, avise.Vamos nos organizar melhor no tempo, pra conversarmos mais um pouco.
Desistiu de colocar o motor da Besta? Acho que era esse o seu plano, não?
Estou com o esquema que vc me enviou. Está muito claro. Só tô em duvida sobre o diametro da mangueira que sai do vaso expansor pra se encontrar com a saida da agua, embaixo do radiador. A agua que sai do radiador pro vaso expansor, usa a mangueira de diametro igual a mangueira original da sportage?
A junta do cabeçote é nova, original e o cabeçote foi testado e não apresentava trincas.
Também não está vasando compressão para o radiador, a pressão está normal. Mas acho que está aquecendo muito , consideranto que não estou usando válvula termostatica e travei a ventuinha.
Abraços
Costa Junior

cegandrade
22/01/2011, 00:33
Hoje tirei a viatura da oficina, ficou la desde segunda feira.
O mecanico recomendado pelo Leandro foi 10.
Ele deu uma geral no sistema de injeção que estava tudo sujo, mais mesmo assim o carro estava falhando e com a luz ascesa.
Ele desligou todo o sistema de GNV e descobriu que a sonda lambda e a maf estavam ferrados.
Colocou uma sonda universal (R$152,00) e tambem conseguiu um MAF original kia novinho so nao sei com quem (R$250,00).
Feito a troca o carro ficou espetacular.
Depois ele foi a caça do causador da pane, e descobriu que o variador de avanço do gnv entrou em curto derreteu todo o circuito e queimou tudo.
Agora estou com o carro perfeito na gasolina e estarei comprando um variador de avanço novo para poder voltar a usar o GNV.
Acho que seria interessante os usuarios de gnv vez ou outra dar uma olhada na caixa do variador, pois no meu caso ele fez um grande estrago.
Com mais R$240,00 de mao de obra o carro ficou show.

Thyago Pinho
24/01/2011, 11:35
Oi, Luiz Roberto.
Quando vier, avise.Vamos nos organizar melhor no tempo, pra conversarmos mais um pouco.
Estou com o esquema que vc me enviou. Está muito claro. Só tô em duvida sobre o diametro da mangueira que sai do vaso expansor pra se encontrar com a saida da agua, embaixo do radiador. A agua que sai do radiador pro vaso expansor, usa a mangueira de diametro igual a mangueira original da sportage?
A junta do cabeçote é nova, original e o cabeçote foi testado e não apresentava trincas.
Também não está vasando compressão para o radiador, a pressão está normal. Mas acho que está aquecendo muito , consideranto que não estou usando válvula termostatica e travei a ventuinha.
Abraços
Costa Junior
Costa. O bom mesmo é não deixar o motor sem a valvula termostatica, a minha tambem tá com o sistema lacrado. coloquei o vaso expansor do Gol bola (12R$) mais a tampa 1,4bar. A mangueira pode ser de 3/4" que vai do vaso até a parte inferior do radiador. voce tem que fazer um T com a respectiva saida. Voce pode aproveitar a mangueira original da viatura. Voce precisa tambem cortar a tampa original, pois essa a partir de então vai servir apenas para fechar a boca do radiador, a sua tampa calibrada passa a ser a do vaso expansor. Esse motor por ser diesel tem folgas maiores que os da gasolina, por isso tem folgas dos pistões maiores que os a gasolina, por isso aconselho o uso da valvula termostatica.

T+++ pessoal

Thyago

Luiz Roberto Coura Paiva
24/01/2011, 13:20
Oi, Luiz Roberto.
Abraços
Costa Junior

Boa trade Costa Junior!

O motor da Besta 2.7 é meio complicado para instalar no Sportage além de ser mais pesado. Outro fato que está desanimando, também, é que não acha um motor bom, a maioria que vi está bem "bichado", não vale apena retificar.
Realmente você não deve ficar sem a valvula termostatica, se você instalar o sistema lacrado/selado e com a ventuinha travada não terá mais problema de aquecimento.

A mangueira que vai do radiador (saída próxima a tampa) até o reservatório, mede 15 mm de circunferência e a mangieura que vai do reservatório até mangueira que fica na parte inferior do radiador, mede 27 mm de circunferência.

Você deve observar, ainda, que o reservatório deve ficar mais alto do que a parte de cima do radiador, ou seja, o nível da parte superior do radiador deve ficar mais baixa do que a parte inferior do reservatório.

Qualquer dúvida, entre em contato.

Abraços;

Luiz Roberto.

Luiz Roberto Coura Paiva
24/01/2011, 13:26
Boa tarde Henrique!

Pensei em trocar o omotor 2.2 pelo 2.0 turbo intercooler por ter 16 CV a mais, ou seja, o motor 2.2 tem 70 CV e 0 2.0 turbo intercooler tem 86 CV.
Realmente depois de pesquisar várias situações estou começando a achar que retificar o motor original 2.2 trará menos problemas.

Abraços;

Luiz Roberto.

cegandrade
25/01/2011, 14:04
Boa Tarde

Passei um sufoco esse fim de semana, pois os parafusos da ventoinha se foram e com isso o carro aqueceu.
Por pouco nao detono tudo.

Preciso saber qual o melhor medidor de temperatura com alarme sonoro, para nao passar pelo mesmo problema?

DouglasMac
25/01/2011, 23:45
Boa Tarde

Passei um sufoco esse fim de semana, pois os parafusos da ventoinha se foram e com isso o carro aqueceu.

Preciso saber qual o melhor medidor de temperatura com alarme sonoro, para nao passar pelo mesmo problema?

Pitacos a parte, acho uma boa os Guster!

Costa Junior
25/01/2011, 23:54
Boa Tarde

Amigo, vá de Guster, é muito bom. Vai lhe economiar alguns cabeçotes, quando a viatura ferver.Eu tenho e estou muito satisfeitos com a segurança que ele proporciona. É mais caro mas vale a pena
Costa Junior

Costa Junior
25/01/2011, 23:55
Luiz Roberto e Thiago.
Obridado pelas dicas. Já esclareceu, vou fazer na minha viatura.
abraços
costa junior

cegandrade
26/01/2011, 07:51
Obrigado pela dica, vou providenciar a compra.

Costa Junior
30/01/2011, 19:46
oI, Roberto Luiz,
Estou montando o sistema lacrado/selado e não entendi qdo vc diz que o o nível da parte superior do radiador deve ficar mais baixa do que a parte inferior do reservatório. Pelo que vi aki, não tem como. A tampa do motor impede que o nível inferior do reservatorio fique mais alto do que o nivel superior do radiador. Se é por conta da gravidade, o liquido que desce por gravidade é do reservatorio para o radiador, que fica lá na parte inferiior do radiador. No meu entender, não tem problema nenhum de gravidade, a agua vai fluir naturalmente. A agua que sai do radiador para o reservatorio, vai sobre pressão?
Foi o que verifiquei .
Se puderem , por favor, me esclareçam
abraços
costa junior

caiomurillo
31/01/2011, 21:52
Olá galera, estou querendo fazer parte do clube de vocês, mas estou com medo, muito medo como relatei aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=86040

Quem puder ajudar :D estarei grato

jotaunior
01/02/2011, 08:22
E ai Caio blz?
Cara eu troquei a Strada CD 1.4 2010 com 10.000km pela Sportage 2.0 TDI 2001 com 170.000km e nao me arrependo em nada, como eu ja tive carro importado nao me assustei com a manutencao, sem contar o conforto que a Sportage tem que mesmo sendo uma 2001 humilhou a Stradinha 2010. E uma coisa que eu sempre digo é que eu prefiro me arrepender de algo que fiz do que me arrepender de nao ter feito algo.

caiomurillo
01/02/2011, 08:31
E ai Caio blz?
Cara eu troquei a Strada CD 1.4 2010 com 10.000km pela Sportage 2.0 TDI 2001 com 170.000km e nao me arrependo em nada, como eu ja tive carro importado nao me assustei com a manutencao, sem contar o conforto que a Sportage tem que mesmo sendo uma 2001 humilhou a Stradinha 2010. E uma coisa que eu sempre digo é que eu prefiro me arrepender de algo que fiz do que me arrepender de nao ter feito algo.

Com certeza :D ... você pegou uma Diesel ou Gasolina ? faz quanto tempo ?

jotaunior
01/02/2011, 13:57
A minha é diesel, tenho ela a uns 6 meses.

cegandrade
01/02/2011, 16:20
Tive um problema nesse final de semana e gostaria de saber se alguem ja teve.
Eu fui ao sitio de minha familia e tem uns morros muito altos, com uma inclinação terrivel e a viatura estava com 1/4 de combustivel e parou de puchar combustivel.
So consegui retornar acrescentando mais 6 litros de combustivel.
Como tem pouco tempo que tenho a viatura e foi a primeira vez que rodei sem gnv nao sei se isso é normal.
Eu ja tive uma C10 que tinha o mesmo problema com pouco combustivel.

Robinho da Jaguatirica
01/02/2011, 16:22
Tive um problema nesse final de semana e gostaria de saber se alguem ja teve.
Eu fui ao sitio de minha familia e tem uns morros muito altos, com uma inclinação terrivel e a viatura estava com 1/4 de combustivel e parou de puchar combustivel.
So consegui retornar acrescentando mais 6 litros de combustivel.
Como tem pouco tempo que tenho a viatura e foi a primeira vez que rodei sem gnv nao sei se isso é normal.
Eu ja tive uma C10 que tinha o mesmo problema com pouco combustivel.

Tanque comprido sempre dá essa caca, é só manter mais combustível e tudo certo, nunca mais dará pane seca nos enroscos.

Boa lama!

cegandrade
02/02/2011, 13:27
Bom Dia

Estou precisando da ajuda dos amigos mais uma vez.
Minha viatura é 98/99 Gasolina e hoje vi que no radiador tem um cebolao desligado.
Como ela tem a ventuinha direta, nao deveria ter esse cebolao.
Alguem sabe me dizer se é normal esse cebolao sem fios ou deveria ter fios ligado a ele???

EDuarte
02/02/2011, 13:43
No radiador original não vai nenhum cebolão, podem ter adaptado pra colocar uma ventoinha eletrica ou adaptaram outro radiador.

[]s
(DU)

beto113
02/02/2011, 16:14
Pessoal, estou chegando agora no FORUM. Tenho uma GRAND SPORTAGE 2000/2000, gasolina, cambio automático (desde zero na família). Está com 344.500 km originais e gosto dela demais.

Abraços a todos.

cegandrade
02/02/2011, 17:51
No radiador original não vai nenhum cebolão, podem ter adaptado pra colocar uma ventoinha eletrica ou adaptaram outro radiador.

[]s
(DU)

Show, obrigado pela dica.
Vou usar o local para a adaptação do termometro que pretendo colocar.

EDuarte
02/02/2011, 18:22
Show, obrigado pela dica.
Vou usar o local para a adaptação do termometro que pretendo colocar.
O cebolão esta na parte superior ou inferior do radiador?

[]s
(DU)

cegandrade
02/02/2011, 22:48
O cebolão esta na parte superior ou inferior do radiador?

[]s
(DU)

O cebolao esta na parte inferior do radiador

EDuarte
03/02/2011, 09:55
O cebolao esta na parte inferior do radiador
Então não serve pra colocar um sensor de temperatura, tem que ser na parte superior e o mais proximo possivel do motor.

[]s
(DU)

Chico Almeida
03/02/2011, 20:16
Boa noite, pessoal.

Meu conta giros não marca menos de 1100 rpm, quando o carro vai pra marcha lenta, a agulha desce direto a zero, acelerando novamente, marca normal. Alguém tem uma dica sobre o que está ocorrendo? Ainda não tentei nada por não saber o funcionamento do instrumento e o risco de estragar de vez. Aguardo dicas dos amigos.

Abração,

DouglasMac
03/02/2011, 21:14
Pessoal, estou chegando agora no FORUM. Tenho uma GRAND SPORTAGE 2000/2000, gasolina, cambio automático (desde zero na família). Está com 344.500 km originais e gosto dela demais.

Abraços a todos.

Beto113, seja muito bem vindo aí!!!:palmas:
Desfrute do conteudo e podendo dar pitacos agradecemos.
Parabéns pela viatura, apesar da Kia - Gandini não merecer.:odedo:

Chico Almeida
04/02/2011, 10:19
Boa noite, pessoal.

Meu conta giros não marca menos de 1100 rpm, quando o carro vai pra marcha lenta, a agulha desce direto a zero, acelerando novamente, marca normal. Alguém tem uma dica sobre o que está ocorrendo? Ainda não tentei nada por não saber o funcionamento do instrumento e o risco de estragar de vez. Aguardo dicas dos amigos.

Abração,

Bom dia pessoal,

Será que sou o primeiro com esse problema aí de cima????

Abraço,

Claiton_RJ
07/02/2011, 13:42
Olá pessoal, sou novo aqui e gostaria de postar um problema em minha spotg, comprei usadona a 4 meses atráz, e gostaria de conhecer outros donos de sportage no RJ e saber com os amigos oficinas que conhecem os problemas da viatura, pois já fui em 04 oficinas e não dei sorte.:-(
Sportage DLX 97 gasolina 2.0 16v com GNV

Bruno Porto
07/02/2011, 13:48
Olá pessoal, estou escrevendo aqui com uma certa chateação, pois ontem aconteceu uma tremenda mer** com a nossa sport. Estavamos andando tranquilamente até que paramos em um cruzamento, onde havia uma grande poça de água, quando meu pai foi arrancar a sport simplismente apagou e não pegou mais, logo pensamos que poderia ter molhado alguma parte do motor e por isso ela não ligava mais, meu pai deu partida várias vezes inútilmente. Bom ela foi para a garagem e hoje chamamos um mecânico para averiguar o que aconteceu.

Ai veio o susto, ARREBENTOU A CORREIA DENTADA !!! :putz:o dono anterior trocou a correia mas não trocou o esticador, que estava velho e com folga...

Bom agora ela está na oficina para ver o tamanho do prejú...

Com isso meu pai já desanimou do carro, talvez vamos consertar e botar a venda...talvez.

EDuarte
07/02/2011, 14:11
Que pena hein Bruno, mas são fatalidades que todos estamos sujeitos.
Por isso sempre digo, não importa se o antigo proprietário trocou isso, aquilo e aquiolo outro, faça a revisão no veiculo e "troque", mesmo que tenham dito que ja trocaram, correias, esticadores e tencionadores, isso é de suma importancia e de custo relativamente baixo.
Se pretendem trocar a viatura por causa desse incidente, procure então por veiculos com sistema de comando por corrente, pois se optarem por sistema de correia dentada, fatalmente isso poderá acontecer novamente.
Boa sorte e nos relate o estrago.

[]s
(DU)

carlos costa
07/02/2011, 14:35
ola, e um cuidado que se deve tomar com certeza,foi a primeira coisa que troquei,a minha estava com a correia original aparentemente estava boa mas troquei assim mesmo,para um carro com duplo comando e bom nao arriscar.

Chico Almeida
07/02/2011, 15:19
Boa noite, pessoal.

Abração,

Pessoal, boa tarde.

Problema solucionado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Valeu.

Claiton_RJ
07/02/2011, 16:21
Olá chicão,
sou do RJ e gostaria de dicas de autopeças + barata e um bom mecânico que ainda não encontrei nenhum,
Obrigado.

jotaunior
07/02/2011, 17:08
Boa tarde Bruno,
A minha eu mandei trocar a correia e tensor mas deu um problema e o tensor soltou, mas tive sorte nao afetou nada... ...Pode ser q vc leve essa sorte tambem.
Outra coisa, faz muito tempo que vcs compraram o carro? Pois existe a garantia de 3 meses nao importa se vc comprou em um loja ou de um terceiro.

Abraços.

EDuarte
07/02/2011, 17:44
Pessoal, boa tarde.

Problema solucionado!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Valeu.
Chico...
Compartilha com a gente como solucionou o problema, pode ajudar alguem no futuro.

[]s
(DU)

Chico Almeida
07/02/2011, 20:34
Olá chicão,
sou do RJ e gostaria de dicas de autopeças + barata e um bom mecânico que ainda não encontrei nenhum,
Obrigado.
Boa noite, Claiton.

Vc é de onde no Rio? Sou de Niterói.
Sempre compro o que preciso numa loja aqui em Niterói (Caramujo), chama-se Forte das Vans. Eles tem bom preço e entregam, e se não tiver a peça, eles tentam arrumar. Já comprei discos de freio, amortecedores, miolo da hélice, regulador de tensão, etc...
Em termos de meca, um "BOM" resolve qualquer galho, exceto bomba injetora que deve ser especialista. Quem meche no meu carro é um aqui perto de casa que sempre resolveu com outros carros que tive!!!
Qualquer coisa é só falar.....

Abração,

Bruno Porto
08/02/2011, 00:36
Boa noite pessoal, a sport já esta na oficina para fazer a averiguação do estrago, o mecânico ainda não desmontou o comando de válvulas, mas pelo o que ele disse, ele acha que as válvulas não foram afetadas, e talvez teria de se trocar apenas a correia e o tensor, TOMARA !

Amanhã ele vai à fundo para saber a real condições das válvulas, e as peças já foram encomendadas (correira/tensor).

EDuarte
08/02/2011, 08:28
Tomara que seja só isso mesmo.
Alem da correia e o tensor, troque tbm o apoio da correia, quase ninguem troca e é tão importante qto o tencionador.

[]s
(DU)

EDuarte
08/02/2011, 08:29
Opa, desculpe a gafe...
A sua é diesel, acho que não tem apoio da correia.
Foi mal...

[]s
(DU)

Claiton_RJ
09/02/2011, 20:22
Boa noite, Claiton.

Sempre compro o que preciso numa loja aqui em Niterói (Caramujo), chama-se Forte das Vans. Eles tem bom preço e entregam, e se não tiver a peça, eles tentam arrumar. Já comprei discos de freio, amortecedores, miolo da hélice, regulador de tensão, etc...
Em termos de meca, um "BOM" resolve qualquer galho, exceto bomba injetora que deve ser especialista. Quem meche no meu carro é um aqui perto de casa que sempre resolveu com outros carros que tive!!!

Abração,

Valeu Chicão pelo apoio, sou de Nova Iguaçu, vc conhece algum mecânico bom de Sportage e local de peças mais em conta do lado de cá da Baia(RJ)

Joalcy Sena
09/02/2011, 23:29
Também estou a procura de um mecanico, a minha SPTG queimou a junta do cabeço antes do natal e até agora esta parada por falta de um mecanico, moro em Ramos.
SPTG Gran 99 / gnv-gas / 2.0 / 16

Chico Almeida
10/02/2011, 15:24
Valeu Chicão pelo apoio, sou de Nova Iguaçu, vc conhece algum mecânico bom de Sportage e local de peças mais em conta do lado de cá da Baia(RJ)

Joalcy e Claiton, boa tarde.

Pois é amigos, desse lado da baía não conheço mas..... existe o Ramiro, se não estou enganado, é na Ilha do Governador, não o conheço mas, dizem que ele é um bom meca. Talvez alguém aqui do forum saiba de mais detalhes. Sobre peças, Claiton, já que vc está em N. Iguaçu, dê uma pesquisada nessas lojas que fornecem material para vans. Em N. Iguaçu existem ótimas lojas de peças para carros de passeio, talvez vc ache bons preços tb para peças da Sport. Acabo de lembrar que existe um meca bom tb em Olaria, só não sei onde nem o nome (Que dicazinha safada......eheheheh). Esse de Olaria tb acho que alguém do forum poderá ajudar.
Qualquer coisa, estamos aí.

Abração,

Costa Junior
10/02/2011, 20:34
OI, amigos,
Estou montando o sistema lacrado/selado e não entendi qdo vc diz que o o nível da parte superior do radiador deve ficar mais baixa do que a parte inferior do reservatório. Pelo que vi aki, não tem como. A tampa do motor impede que o nível inferior do reservatorio fique mais alto do que o nivel superior do radiador. Se é por conta da gravidade, o liquido que desce por gravidade é do reservatorio para o radiador, que fica lá na parte inferiior do radiador. No meu entender, não tem problema nenhum de gravidade, a agua vai fluir naturalmente. A agua que sai do radiador para o reservatorio, vai sobre pressão?
Foi o que verifiquei .
OUTRA DUVIDA: Vale a pena eliminar o sistema que leva agua pro aquecimento? Acho que fica menos agua no radiador e talvez com mais agua no sistema, fosse melhor pro resfriamento do motor. O que acham?
abraços
costa junior

Chico Almeida
10/02/2011, 21:58
OI, amigos,
Foi o que verifiquei .
OUTRA DUVIDA: Vale a pena eliminar o sistema que leva agua pro aquecimento? Acho que fica menos agua no radiador e talvez com mais agua no sistema, fosse melhor pro resfriamento do motor. O que acham?
abraços
costa junior

Boa noite, Costa Júnior.

Se vc me permite, acho que não é necessário todo esse desnível que vc fala. Dê uma olhada em qualquer carro moderno e vc vai tirar suas conclusões. Fiz um sistema desses em um Niva que tinha e coloquei o reservatório a uns 5cm acima da parte superior do radiador e funcionou perfeitamente. Esses 5cm que falei é da parte superior do radiador para a parte superior do reservatório.
Falando sobre o aquecimento, acho que quando vc tem o sistema perfeito, não vale a pena retirar. Acho que no caso de uma "fervura", é possível até ajudar o sistema a baixar a temperatura ligando o mesmo no máximo (só que nesse caso, não é possível ficar dentro do carro com aquele vento quente de proa.....eheheheheh), já vi usarem esse recurso na rua e funcionou.

Abraço,

DUCAT
10/02/2011, 22:19
Pssoal,

aqui sempre encontro dicas legais para quem é ainda, como eu, iniciante em 4x4. Aí vai mais uma dúvida:
Comprei minha Sportage para ter um 4x4 e poder ir pescar em lugares onde não existem rampas para descer meu barco e também para andar fora da estrada, pois aqui a natureza é show.
Voltando a questão de pesca, acontece que quando preciso tirar a carretinha c/ o barco e motor da água, atolada no barro e no mato muito denso, parece que ela não tem força para tirá-la da água...como da últimas vezes.
Engatei o 4x4, pus no D e parece que ela ficava no N, eu pisava ela dava uma aceleradinha e não patinava, não saía do lugar, parece que não tinha força, nem a rotação alterava, estranho. Da mesma forma no 2 e L. Eu ía pra trás, pra frente, tentava novamente e nada. Desliguei, engatei a reduzida (4L) e aí as 4 patinaram...tá certo que os pneus que eu tenho não são bons (os de trás são só para asfalto, comuns, e na frente são Scorpions 205/75/15), e nesse lugar tinha uma grama bem alta encharcada, mas certamente tinha que tirar...o mais estranho é quando ela tá no D - 4H, nem mexe, não patina, não faz nada...e no 4L ela patina.
No barro já fiz o teste, o 4H funciona legal, já saí de atoleiros pesados tranquilamente...mas com relação ao barco, sempre preciso emprestar o trator do meu colega da fazenda pra tirar Sportage, carretinha e barco do rio...fico puto cada vez...e já a terceira que passo por isso...
Alguém experiente pode me ajudar ou a saber o que acontece ???

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Abraço

Petros
11/02/2011, 08:32
Amigos, saudações.
Estou quase fechando negócio com uma Sportage 2000 gasolina.
MInha dúvida, ela está sem quebra mato, isto pode ser indicio de uma colisão frontal, ou simplesmente foi retirado? OS faróis de neblina são brancos, e me parece que os originais são amarelos. Procede? Obrigado.

EDuarte
11/02/2011, 08:43
Pelo fato de ela não patinar em 4H indica que voce pode estar com problemas no cambio...
Mas sempre que for fazer força, use a reduzida seja em AT ou MT, isso poupa cambio, embreagem, motor.... é pra iso que ela existe, fazer força.
Pelo que vc disse, te falta pneu, isso é extremamente importante, lembro que qdo tinha pneus comuns atolava até em cuspe....rsss

[]s
(DU)

Costa Junior
11/02/2011, 23:15
Valeu, chico almenida
Obrigado pela opiniao. Achei dificil se colocar o reservatorio acima do nivel do radiador. Digo dificil pra não dizer impossível.
Vou recolocar os mangotes que liga pro aquecimento.
abraços
costa junior

Costa Junior
11/02/2011, 23:17
É meus amigos.
Vendo as opiniões aki, estou pensando em radicalizar.
Colocar um sistema lacrado, por a ventuinha eletrica e aumentar o radiador para 05 colmeias. O que acham?
Agradeço quem puder opinar.
costa junior

EDuarte
12/02/2011, 09:01
É meus amigos.
Colocar um sistema lacrado, por a ventuinha eletrica e aumentar o radiador para 05 colmeias. O que acham?
costa junior
Se puder fazer isso claro que é melhor, mas se o sistema todo estiver funcionando bem, ele da conta do recado.
Tenho minha sportage a tres anos e meio e a temperatura nunca passou dos 86º na cidade e 91º na estrada.
É só mante-lo sempre limpo e com aditivo e ficar esperto com a ventoinha.

[]s
(DU)

cegandrade
12/02/2011, 15:25
Gostaria de saber se ao colocar uma ventuinha eletrica eu preciso fazer uma caixa de captação de vento que cubra todo o radiador ou somente o espaço onde ficará a ventuinha???

Frans Prijkel
12/02/2011, 16:22
Oi amigos,

Acabei de fazer uma viagem de 2 meses de Salvador para Ushuaia e a volta via Chile.
Única problema: ventilador interna quebrou ainda na Argentina e portanto fiquei sem ar. Nao achei na Argetina e comprei um novo em Salvador.
O carro é original com 146000 km , agora 166000 km , unica alteracao:
medidor digital de temperatura de agua e a troca do termostato pelo original (O dono anterior tinha colocado um com uma abertura adicional de uns 6 mm, resultado: no frio do sul demorrou muito para o motor esquentar, deixei instalado ja que tambem em Salvador funciona bem).

Relato completo (no final do link) e fotos:

http://www.facebook.com/album.php?aid=293687&id=700974938&l=3e513642ef

Abracos,

Frans

Marcus Pereira
12/02/2011, 20:32
Lindas fotos Frans, belíssimo passeio, parabéns...
Além de tudo, um excelente testemunho das qualidades da sport.
Só alguns esclarecimentos: quando vc citou " carro original" se aplica inclusive no sistema de roda livre?
Nos caminhos percorridos vc considera importante o uso de um veículo tracionado ou poderia ser feito com um veículo convencional?
Abç.

carlos costa
12/02/2011, 20:45
É meus amigos.
costa junior
qdo ficar pronto me da a receita.

DouglasMac
12/02/2011, 23:50
Parabéns Franz!!:palmas::concordo:

Passeio fantástico de bão...relata aí os custos, quem sabe se mais alguém anima fazer seu trajeto.

LAMA!!

Frans Prijkel
13/02/2011, 10:45
Lindas fotos Frans, belíssimo passeio, parabéns...
Além de tudo, um excelente testemunho das qualidades da sport.
Só alguns esclarecimentos: quando vc citou " carro original" se aplica inclusive no sistema de roda livre?
Nos caminhos percorridos vc considera importante o uso de um veículo tracionado ou poderia ser feito com um veículo convencional?
Abç.

Sim, todo trajeto pode ser feito com um carro normal, encontrei até fusca em Ushuaia. Tenho este carro 4 meses e para ser sincero nao sei se o 4x4 esta funcionando, imagine que nao, ainda vou testar e arrumar.

Frans Prijkel
13/02/2011, 10:51
Parabéns Franz!!:palmas::concordo:

Passeio fantástico de bão...relata aí os custos, quem sabe se mais alguém anima fazer seu trajeto.

LAMA!!

Custos nestes 2 meses uns R$ 7000, sempre quando possivel fiquei em camping ou hotelzinho tipo backpacker. Boa parte foi despesa com combustivel e o item mais caro foi a passagem de 4 dias de ferryboat de Puerto Natales para Puerto Montt (2000 km) us$ 700 para o carro e 1 pessoa em camarote compartilhado.

Abracos,

Robinho da Jaguatirica
13/02/2011, 11:25
Custos nestes 2 meses uns R$ 7000, sempre quando possivel fiquei em camping ou hotelzinho tipo backpacker. Boa parte foi despesa com combustivel e o item mais caro foi a passagem de 4 dias de ferryboat de Puerto Natales para Puerto Montt (2000 km) us$ 700 para o carro e 1 pessoa em camarote compartilhado.

Abracos,

Frans,

Seje muito bem vindo, também com um cartão de visitas desses, merecedor de muitas felicitações, parabéns!
Se tiver oportunidade, posta pra gente um relato das coiseiras todas, sou louco pra fazer essa viagem.

Forte abraço!

Robinho da Jaguatirica

Costa Junior
13/02/2011, 21:23
qdo ficar pronto me da a receita.
Estu so aguardando a sportage sair da oficina, pois estou fazendo alguns pequenos retoques nos parachoques e protetores do paralama, vou começar. Postarei aki os resultados.
costa |Junior

andersoncolares
14/02/2011, 01:32
Frans, super legal essa viagem sua, e que lugares fantástico cara, pareciam fotos de cartão postal. Valeu por nos presentear com essas fotos. Grande abraço brother.

Oi amigos,

Acabei de fazer uma viagem de 2 meses de Salvador para Ushuaia e a volta via Chile.
Única problema: ventilador interna quebrou ainda na Argentina e portanto fiquei sem ar. Nao achei na Argetina e comprei um novo em Salvador.
medidor digital de temperatura de agua e a troca do termostato pelo original (O dono anterior tinha colocado um com uma abertura adicional de uns 6 mm, resultado: no frio do sul demorrou muito para o motor esquentar, deixei instalado ja que tambem em Salvador funciona bem).

Abracos,

Frans

Lucena04
14/02/2011, 19:38
Oi amigos,

Abracos,

Frans
Lindo passeio, parabéns! :palmas::palmas::palmas:

Chico Almeida
15/02/2011, 21:42
Gostaria de saber se ao colocar uma ventuinha eletrica eu preciso fazer uma caixa de captação de vento que cubra todo o radiador ou somente o espaço onde ficará a ventuinha???
cegandrade, eu novamente..... Aqui no forum, não sei onde (já procurei e nada!!!) tem umas fotos de um colega que colocou uma com diâmetro bem próximo da original, apenas fez a fixação com umas tiras de chapa rebitadas na própria carenagem original. ficou muito boa a montagem. Também já foi falado aqui no forum sobre canalizar o ar quente para fora do cofre do motor mas, acho muito apertado e pode ser "tiro no pé" que ao invés de melhorar o fluxo de ar, pode estrangular e piorar vindo a superaquecer.

Abração,

Lidi_Tinho
15/02/2011, 21:51
Boa noite, Claiton.

Abração,

Caro Chicão,

Também moro em Niterói (Itaipu) e estou prestes a fechar negócio numa Sportage 96/97, gasolina, automática.

Poderia indicar este mecânico que mexe nos seus carros?

Abraço!

Jorge

Bispo
16/02/2011, 20:47
Oi amigos,

Abracos,

Frans

Passeio espetacular..:palmas::palmas::palmas: parabens pelas fotos...:concordo::concordo:

Chico Almeida
16/02/2011, 23:43
Caro Chicão,

Também moro em Niterói (Itaipu) e estou prestes a fechar negócio numa Sportage 96/97, gasolina, automática.

Poderia indicar este mecânico que mexe nos seus carros?

Abraço!

Jorge

Fala Jorge, tudo beleza.

Tenho duas opções de mecânicos, um trabalha dentro do estacionamento do posto BR na Alameda São Boaventura em frente ao Colégio N. S. das Mercês, o nome é Wilson, conhece bastante de mecânica pois, foi aluno do pai (já falecido) que teve oficina por mais de 30 anos. O outro é em São Gonçalo no Paraíso, numa rua em frente ao posto de gasolina Paraíso e ao lado do Hospital Paraíso, o nome é Marcelo, este é formado pela Fiat mas, independente disso, pega qualquer marca de carro, inclusive, quando eu tinha Niva, era ele quem fazia todos os serviços mecânicos, e olha que não foram poucos, recuperou cabeçote, refez toda a suspensão etc... Os dois tem bons preços e são honestos. Infelizmente, minha Sport é diesel e eles não trabalham mas, o resto confio a qualquer um dos dois. Qualquer coisa estamos aí........

Abração,

Lidi_Tinho
17/02/2011, 20:42
Fala Jorge, tudo beleza.

Tenho duas opções de mecânicos, um trabalha dentro do estacionamento do posto BR na Alameda São Boaventura em frente ao Colégio N. S. das Mercês, o nome é Wilson, conhece bastante de mecânica pois, foi aluno do pai (já falecido) que teve oficina por mais de 30 anos. O outro é em São Gonçalo no Paraíso, numa rua em frente ao posto de gasolina Paraíso e ao lado do Hospital Paraíso, o nome é Marcelo, este é formado pela Fiat mas, independente disso, pega qualquer marca de carro, inclusive, quando eu tinha Niva, era ele quem fazia todos os serviços mecânicos, e olha que não foram poucos, recuperou cabeçote, refez toda a suspensão etc... Os dois tem bons preços e são honestos. Infelizmente, minha Sport é diesel e eles não trabalham mas, o resto confio a qualquer um dos dois. Qualquer coisa estamos aí........

Abração,

Muito obrigado, Chicão!

Mudei de rumo, rumo ao Diesel!!! Rs... Decidi por uma 2.2 Diesel, 97/97, pela economia e robustez. Se puder citar o mecânico Diesel que cuida de sua viatura, seria muito útil.

Forte abraço e obrigado mais uma vez pela atenção!

Jorge

Tanque Russo
21/02/2011, 15:05
Galera boa tarde, estou com um problema que acho ser serio para caramba, tenho uma sportage ano 2000 , coloquei AVm, minha pergunta é , porque que quando ligo a tração o carro fica pesado, como se estivesse puxando o freio de mão, e para fazer curvas não faz? curvas até pelo que sei é normal, mas na reta ficar travando sei não, por favor se puderem me ajudar, resolvi colocar aqui para não abrir outro topico.

até mais galerinha

Fabil
21/02/2011, 15:10
em linha reta nao era p/ dar diferença nao... antes de trocar a roda livre a traçao funcionava normal?

EDuarte
21/02/2011, 16:31
Galera boa tarde, estou com um problema que acho ser serio para caramba, tenho uma sportage ano 2000 , coloquei AVm, minha pergunta é , porque que quando ligo a tração o carro fica pesado, como se estivesse puxando o freio de mão, e para fazer curvas não faz? curvas até pelo que sei é normal, mas na reta ficar travando sei não, por favor se puderem me ajudar, resolvi colocar aqui para não abrir outro topico.

até mais galerinha
Em linha reta não é pra ficar pesada não, nas curvas é normal travar pq não tem diferencial central, se forçar moe tudo, isso em piso com muita aderencia.
Levante as duas rodas da frente com a traçaõ desengatada, engate as RLs e gire as rodas com a mão pra ver, tem que ficar um pouco pesada mas da pra girar com a mão tranquilo, com as RLs desengatadas fica levinho.

[]s
(DU)

Tanque Russo
21/02/2011, 17:17
ok amigos , vou fazer os testes, eu nunca olhei o oleo de diferencial, tem algo em especial no diferencial? fiquei sabendo uma vez que teria bloqueio original isso procede? eu comprei a viatura tem mais ou menos 1 ano, ja rodei muito, nunca me deu nada, só isso agora e tb esta acendendo a luz de check, to achando que posso ser sonda, procede isso tb?

desculpe tantas perguntas mas como a galera daqui manja de tudo e mais um pouco, só vcs podem me ajudar.

obrigado até mais

Robinho da Jaguatirica
21/02/2011, 17:33
Oi Tanque Russo,

De fato em linha reta deveria andar normal, nada de freiando, mesmo que tenha bloqueio não trava em retas.
Pra fazer teste se tem bloqueio levante as duas rodas e gire, se ambas girarem no mesmo sentido tem bloqueio (duvido que tenha), se uma girar para um lado e a outra ao contrário, não tem bloqueio, aposto neste último.
De qualquer forma não tem lógica nenhuma estar travando reto, as RL´s em nada influenciam nos rolamentos e retentores, é tirar uma e colocar outra, falta de óleo pode até ser um problema sim, mas deveria fazer algum barulho também, já que nunca olhou o óleo dos diferenciais troque-os, é manutenção preventiva mesmo, e pode colocar óleo 90 mesmo, sem medo, o 75/90 é o zói da cara e nem tanta diferença assim faz na lubrificação. Aproveite e troque o das caixas também.

boa lama!

Robinho

Tanque Russo
22/02/2011, 12:16
Galera obrigado a todos, por tirarem minhas duvidas, vou fazer isso trocar todos os oleos.
Estava desanimado com a viatura, iria trocar ela em um cherokee v8, alguem acha uma boa troca "rs" vamos criar polemica rsrsrsrs .

valeu abração gente

Henrique Petropolis
22/02/2011, 22:58
Galera obrigado a todos, por tirarem minhas duvidas, vou fazer isso trocar todos os oleos.
Estava desanimado com a viatura, iria trocar ela em um cherokee v8, alguem acha uma boa troca "rs" vamos criar polemica rsrsrsrs .

valeu abração gente

Seria como sair de uma panela e cair na frigideira ,nessa prefiro a SPT ,depois que tu andares nela ,mesmo no gas e so vendo as "bolinhas" (leds ) apagando por causa do consumo exagerado desse motor ,com certeza voce vai rever esse conceito e boa sorte !!

Glaicon
23/02/2011, 07:24

valeu abração gente

Não precisa ser a Grand Cherokee 8 cilindros (Limited).
Compre a Sport ou Grand Cherokee Laredo, que utilizam o bom 6 cilindros em linha.
Pra ficares tranqüilo, já antecipo que tem duas ventuinhas:mrgreen:.
Esquenta mas não ferve!:concordo:

DouglasMac
03/03/2011, 23:05
Prezados, em outro site de 4x4 tá rolando um consórcio de guincho, tem tres modelos.
Dez parcelas direto da fábrica, Ekron.
9.000, 12.000 e 15.000 lbs.
Será que pode colocar o link aqui?
Faltam só tres vagas a serem preenchidas.:roll:

Lucena04
09/03/2011, 17:21
Opa, LUCENA, viu seu staff?? Mensagem 1.000 alcançada!

Parabéns, sempre foi um parceirão aqui no forum.:palmas:
valeu :concordo:

Lucena04
09/03/2011, 17:45
Prezados, em outro site de 4x4 tá rolando um consórcio de guincho, tem tres modelos.
Dez parcelas direto da fábrica, Ekron.
9.000, 12.000 e 15.000 lbs.
Será que pode colocar o link aqui?
Faltam só tres vagas a serem preenchidas.:roll:
Coloca o link nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=60965&page=18&highlight=onde+encontrar+pe%E7as
"Onde comprar peças em geral"

DUCAT
10/03/2011, 19:43
Pessoal,

alguém pode me ajudar, frente a esse problema. Senti uma bateção terça-feira voltando da chácara de meu tio. E foi piorando cada vez mais. Hoje deu tempo de entrar embaixo da Jurema, mexer em tudo e bingo: eis o problema que está na foto anexa. Está bem solta, não se isso é embuchamento ou coisa assim. Será que posso rodar com ela até a oficina que fica a 50 km de onde eu moro ? Qual o nome dessa peça ?
Agradeço de antemão a ajuda.

Abraços

EDuarte
10/03/2011, 20:26
É o embuchamento do braço auxiliar de direção.
Desmonte e leve em um torneiro e peça pra fazer de nylon, é bem mais resistente, aproveita e pede pra colocar uma graxeta.
No estado em que se encontra, acredito que não aguente rodar tudo isso não, principalmente se ja estiver ferro com ferro, pode desgastar e dificultar pra fazer as buchas.

[]s
(DU)

DUCAT
10/03/2011, 20:36
Desmonte e leve em um torneiro e peça pra fazer de nylon, é bem mais resistente, aproveita e pede pra colocar uma graxeta.
No estado em que se encontra, acredito que não aguente rodar tudo isso não, principalmente se ja estiver ferro com ferro, pode desgastar e dificultar pra fazer as buchas.

[]s
(DU)

EDuarte,

valeu pela dica. Sempre me ajudando. :palmas: Posso desmontar sem precisar erguer né...é so afrouxar os 4 parafusos e soltar, acho que é isso...??
É que estou com ela em casa. E amanhã, provavelmente, terei que ir trabalhar a pé, pois está batendo demais já...e estou com medo de danificar muito.

Abraço

DUCAT
10/03/2011, 20:38

[]s
(DU)

Ah, graxeta, vc quis dizer graxa né...heheh:parede:

DouglasMac
10/03/2011, 23:44
Edu, me deixa dar um pitaco aí?!
Pelo estado nas fotos, da para rodar de leve até o meca (50KM).
As buchas originais Kia rodam acima dos 100.000 KM e custam R$9,00 e uma de Teflon ou bronze com graxeira sai uns R$60,00.
Para trocar tem de soltar a barra de direção, a porca do eixo (em cima) e os quatro parafusos na longarina.
Tem de ter as chaves e disposição.:concordo:

Glaicon
11/03/2011, 08:14
[]s
(DU)

Foi o que eu fiz e ficou perfeito.:concordo:

EDuarte
11/03/2011, 08:41
Ducat
É o que o douglas postou, pra tirar fora basta soltar os 4 parafusos e o terminal da barra de direção, mas vai precisar erguer pra tirar a roda, o terminal as vezes sai facinho mas pode precisar de um sacador, a porca superior pode tirar depois da peça fora.
A graxeta o glaicon ja deu o caminho das pedras, é so fazer igual as fotos, não esqueça de pedir ao torneiro pra fazer umas estrias na parte interna das buchas pra acomodar a graxa.

Douglas
Como sempre dando pitacos preciosos.
Concordo que as buchas originais duram bastante e são baratas, mas são dificeis de encontrar, as de nylon duram bem mais e não são tão caras, teflon é muito macio, o que gera uma pequena folga na direção (ja usei) e o bronze é muito caro.
Acredito que irá danificar se rodar esses 50km pelo fato de ja estar pegando ferro com ferro, com certeza o carro ira ficar fazendo zigue -zague e ao corrigir ficará batendo as duas peças.

Glaicon
Valeu pelas fotos, vai ajudar bastante nosso amigo.

[]s
(DU)

Geisler®
13/03/2011, 02:04
Na minha eu mesmo troquei as buchas na empresa, depois do expediente:concordo:
Link do tópico abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16384&page=108

Abraço, e LAMA \o/:mrgreen:

janjo
17/03/2011, 11:57
boa tarde galera! gostaria da opiniao de vcs pois estou pensando em trocar o motor da minha sportage que tem motor 2.2 a diesel , to pensando em por um ap 2.0. acho ela muito fraca sem falar q ta sempre com vazamentos, por favor opinem.

EDuarte
17/03/2011, 12:31
Janjo
Tem alguns topicos falando sobre troca de motores e um especifico sobre o AP, da uma pesquisada que vc vai encontrar.

[]s
(DU)

cegandrade
22/03/2011, 07:54
Pessoal

Esse fim de semana resolvi dar uma olhada nos vidros da viatura, pois os estava com o do motorista funcionando.
Depois de vasculhar a parte eletrica e desmontar a forração das 4 portas, descobri que ao acionar os vidros a voltagem de 12vots caia para 6 volts.
Resolvi entao aumentar o negativo dos vidros na propria porta, com isso os vidros ficaram muito rapido, mais em seguida vi que parou de controlar no controle geral da porta do motorista.
Na verdade com isso eu desviei o controle do negativo que via do controle da porta do motorista para a porta, pois o negativo na porta estava mais forte que o negativo vindo do controle da porta do motorista.
Desfiz tudo que tinha feito e parti para a porta do motorista, e aumentando o negativo na porta do motorista, todos os outros ficaram bons, nao tao bons quanto aterrado nas portas individualmente.
Depois irei estudar com mais tempo o sistema no controle do motorista e ver se consigo deixar eles ainda mais rapidos, com menas perdas.

cegandrade
22/03/2011, 07:58
Ontem fui a uma auto center, para ver se conseguia a troca do tubo de freio traseiro, pois estava com vazamentos.
Eles retiraram o tubo com problemas e foram a busca de um que tivesse o mesmo tipo de rosca e bitola.
Para minha surpresa eles acharam um com a rosca e bitola igual, so que uns 10cm maior, e para minha surpresa maior ainda, o tubo de freio usado foi do fusca.
No final paguei R$7,00 pelo tubo e R$15,00 pela troca.

Lucena04
22/03/2011, 10:43
Pessoal, eu estou precisando de um catálogo de peças da Sportage vcs sabem onde posso encontrar? Eu gostaria algo do tipo "Microcat", há um bom tempo atrás eu tentei instalar o "Microcat for Kia" no computador deu um certo trabalho e não consegui. Estou precisando do código kia das peças para facilitar as compras.
Eu acho até que esse assunto renderia um novo tópico :pensativo:
:concordo:

lulute
22/03/2011, 11:05
Entre neste link
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=ru&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.zapchastimag.ru%2Fkia%2Fviewnod e%2F0LK03314%2F187691%2F271011.html

vc encontrará tudo que precisa.

Robinho da Jaguatirica
22/03/2011, 12:07
Lulute,

excelente dica, valeu mano véio!

Robinho da Jaguatirica

lulute
22/03/2011, 12:17
E aí Robinho, abandonou as trilhas?
Por vc anda meu amigo?

Nava
22/03/2011, 13:10
Essa questão dos vidros é 80% problemas de mau contato.
Faça o teste de ligar ele direto na bateria pra vc ver o canhão que fica!
O certo seria refazer toda a fiação usando reles independentes e novos com + e - confiáveis. A chave central e demais controlariam apenas a corrente baixa de acionamento dos reles e dai sim nunca mais terá problemas.

Robinho da Jaguatirica
22/03/2011, 14:35
E aí Robinho, abandonou as trilhas?
Por vc anda meu amigo?

Nossa Lulute, vou te contar viu, meu jipe nasceu até um pé de acerola...
Mas tô voltando, em breve...

Forte abraço!

Lucena04
22/03/2011, 15:17
Sábado que vem às 9h vai ter o "Perdidos na Mata" em São Lourenço da Serra, eu fui dois anos atrás e foi a melhor trilha que eu consegui terminar.
Mais alguém aqui do fórum que está afim de ir? Vamos fazer uma força aí pessoal!

Lucena04
22/03/2011, 17:02
Entre neste link
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=ru&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.zapchastimag.ru%2Fkia%2Fviewnod e%2F0LK03314%2F187691%2F271011.html

vc encontrará tudo que precisa.
Valeu Lulute, me ajudou bastante :concordo:

cegandrade
31/03/2011, 23:19
Para quem tiver com uma grana sobrando, eis uma boa opção:
http://www.joaoemilio.com.br/v3/lote.php?ol1&leilao_id=1551&itensleiloes_id=117579

DouglasMac
01/04/2011, 23:05
Pessoal, nem eu que presenciei to acreditando...!!! PUTZ!!!

O Curcunda (o do "toma kcti, 2.0 / 97 GAS) tava ruim de tocada, embuchava na subida e na troca de marchas morro acima, tava andando pior que carro 1.0. Marcha lerda oscilando, além de beber igual a mim.

Rodei num monte de "mechanicos", palpite pra cá, palpite pra lá, teste de injeção e tal...todos sem solução.:odedo:

Testemos tres MAF de Marea/Omega tirado de carros funcionando bem, sensor de bar-boleta, etc e também...NADA!!

Levei num sujeito que é o "Papa" da injeção para as oficinas em BH, depois de um monte de testes e o analizador acusar MAF e outras firulas, nada!!!!

Até que descarregamos a bateria por ter usado farois acessos, então colocamos uma bateria 75A novinha....tcham, tcham, tcham...funcionou igual a um relógio Suiço e nervoso todo!!!:dance::dance::dance::concordo:

Voltamos com uma bateria meia-boca, ficou ruim de novo. Colocamos a nova, BELEZA, REDONDO.:cool:

Algum dos nobres já teve esta experiencia?:pensativo:

cegandrade
03/04/2011, 15:58
Pessoal, baixei na internet o "Microcat for KIA".
Tentei instalar ele no windows 7 e no windows xp e em ambos nao funcionou.
Alguem ja conseguiu baixar, instalar e funcionar esse catalogo?????

Lucena04
04/04/2011, 11:10
Pessoal, baixei na internet o "Microcat for KIA".
Tentei instalar ele no windows 7 e no windows xp e em ambos nao funcionou.
Alguem ja conseguiu baixar, instalar e funcionar esse catalogo?????
Tentei e também não consegui, deve ter alguma manha/crack para poder instalar.
É que eu estou sem internet em casa, mas quando puder eu vou tentar instalar o EPC KIA (vem com o catálogo da Hyundai tb), parece que é mais leve que o Microcat. Ouvi falar de um WPC tb, mas não achei na net.
Qualquer novidade por favor nos avise, isso vai ser bom para importar peças.

DUCAT
06/04/2011, 18:37
PessoALL,

to quase entregando os bete, como dizem por aqui, com a minha Sportage. Tá no mechaniko faz duas semanas. Ela tava falhando pra caramba quando se anda com ela. Parar em semáforo, nem pensar, parece que iria apagar e ainda ficava pulando (é automática).

Pedi duas bobinas de ignição pra vir de Curitiba - KIA PONTO K (estou em Guarapuava - 250Km). Trocamos e aí?????
Na lenta (N) blz, mas quando poem pra andar (D), vibra, quer apagar, como se estivesse cortando a gasolina. Como o Scanner do mechaniko tá no concerto em SP e não tá conseguindo arrumar, ele foi tentando. E eu entrando em curto. No que já foi mechido antes e agora:

- Trocado bomba de combustível; (antes)
- Sensor MAF - foi colocado do ômega/silverado; (antes)
- Bobinas de Ignição; (agora)
- Central eletrônica feita 'limpeza" - tava oxidada; (agora)
- Limpeza de Bicos (agora)
- Colocados outros bicos para teste e nada; (agora)
- O mais curioso que com essas falhas e tremedeiras ela já estava, mas não tava tanto, mas piorou muito, antes de eu levar pra oficina, quando tirei a bateria de 60 amperes baquiada que eu tinha e coloquei uma de 70 amperes, que tava no meu barco, aí desandou de uma vez.

Até agora o mechaniko tá se batendo e como a KIA mais próxima daqui fica a 250Km, eu to desanimando.:parede::parede::parede::parede:

Alguém tem uma luz no fim do túnel pra mim ???

Grande abraço

EDuarte
06/04/2011, 18:59
Ducat
Qdo vc acelera forte da back fire (estouro na admissão) e/ou ela engasga?
Seria interessante passar o scaner, se vc estivesse mais perto eu passava pra vc.

[]s
(DU)

DUCAT
06/04/2011, 19:38
Ducat
Qdo vc acelera forte da back fire (estouro na admissão) e/ou ela engasga?
Seria interessante passar o scaner, se vc estivesse mais perto eu passava pra vc.

[]s
(DU)

EDuarte,

ela estava dando sim esse estouro na admissão.:concordo:
Eu tava achando muito estranho, porque depois do estouro ela ía blz. Qdo baixava a rotação, ela tremia e depois do back fire, ela ía de novo.
Mas depois não cheguei a notar isso mais...parece que tinha parado... Mas estava engasgando pra caramba...parece que ía apagar.
o que vc me diz ?

[]

Lucena04
06/04/2011, 20:14
Só um pitaco: Eu tinha uma Parati com kit GNV e quando isso acontecia era problema nas velas, cabos, distribuidor ou filtro de ar sujo.

EDuarte
06/04/2011, 21:29
Alem do que o Lucena comentou, cheque o ponto na correia dentada, se ela estiver frouxa vai tirar o comando do ponto, e nesse motor um pentelhonesimo que estiver fora ja deixa a valvula aberta dando esses estouros e engasgando qdo pisa fundo.
Outra coisa que da back fire é a sonda lambda, se não tiver como testa-la ou não tiver outra pra colocar no lugar pra testar, desligue a sonda e rode um pouco pra ver como a viatura se comporta.

[]s
(DU)

DUCAT
06/04/2011, 23:26
Ok, vou fazer as sondagens que me indicaram para verificar, ok. Confesso que estou quase desistindo da viatura já !!

Obrigado pelas dicas. :concordo:

Vamos ver o que conseguimos.

Abraços

cegandrade
07/04/2011, 08:11
Ok, vou fazer as sondagens que me indicaram para verificar, ok. Confesso que estou quase desistindo da viatura já !!

Obrigado pelas dicas. :concordo:

Vamos ver o que conseguimos.

Abraços

Num desiste nao!!!
Comprei uma Sportage ano passado e ainda estou mudando algumas coisas que o antigo dono deixou engatilhado, e como a grana ta curta da complicado.
Mais no fim do ano ela começou a apresentar algumas falhas, e o mais terrivel é que nao era o tempo todo, voce podia rodar uns 500km e nao dar uma falha, mais de repente começava a bendita a falhar.
Levei a um mecanico da Kia em Macaé e durante um dia de folga acompanhei a batalha.
Primeiro foi desmontado todo o coletor e o sistema de ejeção e limpado tudo, que por sinal estava podre. Depois monta tudo de novo e ta la o carro uma M..., depois desmonta tudo de novo e vai para outros testes.
Desisti de acompanhar e deixei o carro na oficina, para testes mais a fundo.
Depois de uma semana o mecanico me liga e passa o resultado: o variador do avanço do gnv entrou em curto e queimou, o MAF e a sonda.
Trocamos tudo e o carro ficou perfeito.
Na hora da ate vontade de desistir, mais depois que vc o carro funcionando redondinho a paixão aumenta.

EDuarte
07/04/2011, 09:07
Boa sorte Ducat, espero que tenha resultados positivos.
A minha tbm esta engasgando na arrancada e estou apanhando pra descobrir o que é.

[]s
(DU)

Gilmarcos Diniz
07/04/2011, 10:08
Olá galera! sou novo no fórum e estou lendo todo o fórum para buscar todas as informações possíveis de adaptações, defeitos, locais de compra, para quando for comprar a minha sportage estar com a viola afinadinha e lendo o fórum encontrei um link que direcionava para um site onde se consulta todos os códigos de componentes do carro em desenho de vista explodida. Nesse link pode-se visualizar os desenhos de cada conjunto separado de vários modelos e marcas diferentes. Aí que preciso de ajuda encontrei o tópico por acaso, mas esqueci de add no favoritos:parede: e agora não consigo encontrar:cry:. Alguém poderia me dar uma forcinha!

Desde já obrigado.

Gilmarcos

Chico Almeida
07/04/2011, 17:37
Olá galera! sou novo no fórum e estou lendo todo o fórum para buscar todas as informações possíveis de adaptações, defeitos, locais de compra, para quando for comprar a minha sportage estar com a viola afinadinha e lendo o fórum encontrei um link que direcionava para um site onde se consulta todos os códigos de componentes do carro em desenho de vista explodida. Nesse link pode-se visualizar os desenhos de cada conjunto separado de vários modelos e marcas diferentes. Aí que preciso de ajuda encontrei o tópico por acaso, mas esqueci de add no favoritos:parede: e agora não consigo encontrar:cry:. Alguém poderia me dar uma forcinha!

Desde já obrigado.

Gilmarcos

Boa tarde, Gilmarcos.

Verifica no histórico de navegação. É só saber o dia que vc navegou no site!!! Depois conta prá nós!!!

Abração.

mbm4x4
07/04/2011, 20:37
Não é esse aqui???
http://www.kiatechinfo.com/index.asp

Desde já obrigado.

Gilmarcos

Djalma colombo
07/04/2011, 22:24
Camarada DUCAT não desanime quase fiz isso, sou vizinho de curitiba, tenho uma a GAS e GNV, tava pipocando parecia uma fritadeira, levei no mecânico e o problema foi descoberto:

Sensor MAF era DPL, mrd... põe MTE THOMSON 160,00 se não conseguir BOSCH 350 a 600 reaiiiss..

Atuador de marcha lenta, na Ponto K me pediram 1280,00, comprei usado do Suzukinho 2.0, igual só muda a etiqueta 200,00 na Casa do Automovel

Bobinas de ignição originais na Ponto K 92,00

Bomba de combustivel KIT BOSCH 103, 126,00 na Alvorada Auoto Peças

Depois de tudo trocado ainda faltou o filtro de combustivel que ainda não troquei, ai vai ficar 101 %

Gilmarcos Diniz
08/04/2011, 00:10
Pois é Chico, eu tenho um programinha que limpa o gerenciador de histórico e corrige possíveis problemas toda vez inicia o pc para evitar que ele fique lento aí não tenho histórico de navegação. Valeu pela dica.

Gilmarcos Diniz
08/04/2011, 00:15
Caro life's a beach não cadastrei no site um email e senha, inclusive vou tentar acessar esse link que me passou. Este site que encontrei era direto você escolhe o carro de qualquer fabricante e ele te dava todos os grupos de peças com um código e o seu respectivo nome correto. Vou continuar procurando se encontrar primeiro postarei aki.

Muito obrigado pela atenção abração.

mbm4x4
08/04/2011, 21:44
No http://www.kiatechinfo.com
Voce cadastra e-mail e senha para entrar no site;
clica no service info cai em outra janela , vc coloca modelo sportage al (1995-2002) e já aparece as opçoes de anos, escolhe a sua e boa diversão.
Vale a pena dar uma olhada.
boa sorte
:-D

Caro life's a beach não cadastrei no site um email e senha, inclusive vou tentar acessar esse link que me passou. Este site que encontrei era direto você escolhe o carro de qualquer fabricante e ele te dava todos os grupos de peças com um código e o seu respectivo nome correto. Vou continuar procurando se encontrar primeiro postarei aki.

Muito obrigado pela atenção abração.

Gilmarcos Diniz
08/04/2011, 22:05
Caro life, muito obrigado pela atenção cadastrei meu email e acessei gostei do material, porém ainda não é o o mesmo material que estou procurando. Vou continuar procurando e quando achar postarei! O material é bacana.

Frans Prijkel
09/04/2011, 08:24
No http://www.kiatechinfo.com
Voce cadastra e-mail e senha para entrar no site;
clica no service info cai em outra janela , vc coloca modelo sportage al (1995-2002) e já aparece as opçoes de anos, escolhe a sua e boa diversão.
Vale a pena dar uma olhada.
boa sorte
:-D
Infelizmente neste site so tem Sportage a gasolina......

Gilmarcos Diniz
09/04/2011, 15:00
Frans Prijkel, pois é cara no site que tinha visto haviam várias marcas e modelos, onde se mostrava o código de cada peça e o senho da peça é um site bacana mesmo, mas vou encontrar de novo e postar para toda a galera é muito interessante.

Abraço e obrigado pela atenção.

DUCAT
10/04/2011, 10:46
Camarada DUCAT não desanime quase fiz isso, sou vizinho de curitiba, tenho uma a GAS e GNV, tava pipocando parecia uma fritadeira, levei no mecânico e o problema foi descoberto:

Sensor MAF era DPL, mrd... põe MTE THOMSON 160,00 se não conseguir BOSCH 350 a 600 reaiiiss..

Atuador de marcha lenta, na Ponto K me pediram 1280,00, comprei usado do Suzukinho 2.0, igual só muda a etiqueta 200,00 na Casa do Automovel

Bobinas de ignição originais na Ponto K 92,00

Bomba de combustivel KIT BOSCH 103, 126,00 na Alvorada Auoto Peças

Depois de tudo trocado ainda faltou o filtro de combustivel que ainda não troquei, ai vai ficar 101 %

Blz Djalma !!!

Meu amigo pra vc ter uma idéia, mandei meu carro pra Ponta Grossa, num especialista em injeção e etc. Tão verificando... por indicação da oficina daqui de Guarapuava que não deu conta, na verdade o scanner dele tá estragado (tá em SP) e aí dificultou muito. Bom, acho que deve ser algo com o MAF mesmo e se eu não me engano, por azar, pus o DPL mesmo.
O restante que você citou já troquei tb, somente o atuador de marcha lenta não. Na lenta ela tá blz, mas acelerou, ferrou...

Vamo vê o que é que dá. Caso resolva tudo, posto aqui o que foi feito.

Valeu pelas dicas.

Grande abraço !!

Gilmarcos Diniz
13/04/2011, 01:02
Galera achei o link :D, na verdade foi até meio que por acaso :shock: aí está o link vale a pena dar uma olha.

DUCAT
13/04/2011, 18:12
Moçada,

e a minha via crucis continua. Minha Jurema está em Ponta Grossa/PR na Carro Mania, especializada em injeção e centrais eletrônicas. Já fizeram de tudo e não descobrem o porque dela estar falhando, parece uma ZICA :parede::parede::parede::parede::parede::parede::p arede: Acho que vou mandar um padre lá para benzer !!

Ontem descobriram que ela estava com um chip para Álcool, trocaram reconfiguraram o sistema e nada, ainda falhando muito...tiraram bomba de comb., e nada, trocaram bicos, e nada, bobinas, e nada, agora só falta tirar o motor e por outro !!! Não sei se não vai ser o recurso...:?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?::?:

Já to perdendo a paciência. Já faz duas semanas e meia que estou sem carro...:-x:-x:-x:-x:-x

Sei lá, não sei mais o que pensar... :evil::evil:

EDuarte
13/04/2011, 21:03
DUCAT
Vc pediu pra verificar o ponto da correia dentada? Se estiver frouxa fica fora do ponto e ninguem verifica isso.
Como eu disse, se estiver um pentelhonesimo fora ela falha pra caramba.

[]s
(DU)

Luiz Roberto Coura Paiva
14/04/2011, 18:23
3ª Ação Social e festival 4x4 – Barbacena 2011

Acontecerá nos dias 27,28 e 29 de maio. Maiores informações::dance:www.jeepclubebarbacena.com.br (http://www.jeepclubebarbacena.com.br)

DUCAT
15/04/2011, 09:43
DUCAT
Vc pediu pra verificar o ponto da correia dentada? Se estiver frouxa fica fora do ponto e ninguem verifica isso.
Como eu disse, se estiver um pentelhonesimo fora ela falha pra caramba.

[]s
(DU)

Amigo EDuarte,

o pior que já verificaram...na verdade já tentaram quase tudo...:parede::parede:

sei lá...o negócio é ter fé...:putz:

valeu pelas dicas. Qdo resolver posto aqui, blz.

ABÇ

DouglasMac
15/04/2011, 12:27
Ducat, tô na peleja também, o Curcunda tá teimoso!! Bebendo e frouxo para subir.
Como sou conhecedor do TDI (diesel), o MRDI tá me dando um suor danado.:oops:
Estou usando estes caminhos, coeçando pelos mais baratos:
1-Sensor MAF Bosch
2-Sonda lambda universal Bosch (tres fios)
3-Tirando o catalisador (pode estar entupido)
4-Valvula de pressão do combustivel (original)
5-Filtro de gasolina (original)
6-Bomba de gasolina (original)
7-Solenoide (aquela cheia de angueirinhas, original)
8-Filtro ar novo Mann
9-Velas novas
10-Reconferindo ponto
11-Sensor rotação/fase (atras do cabeçote)
12-Testando as bobinas de vela
13-Limpeza da fonte EGR (abaixo da solenoide)
14-Usando gasolina Podium

E por aí vai, uma hora eu acerto!!!:palmas:
Vai na alegria que dá!:concordo:

Fabil
15/04/2011, 19:31
alô Douglas

fui olhar a tal TDI 2001 que te falei hj de manha, FUMO!!!!!! :evil:
liguei o motor e ela fria falhava aceleraçao, depois de uns 5mim ligada ai a aceleraçao ficou normal, no cofre do motor, percebi a tampa do cabeçote estava toda breada de silicone p/ vedar vazamentos, o intercooler escorrendo oleo nas juntas,tinha um vazamento de oleo entre o cambio e tcase, o interior bem surradinho, só a lata que tava boa..

enfim.. continuo a caça ainda de uma boa spt TDI 2001 curta..

T+

cegandrade
16/04/2011, 10:45
Alguem sabe me informar de qual ano de ref. da kombi posso comprar as lonas para colocar na viatura????

fredboell
16/04/2011, 11:44
tem mecanicos muito bons ali na candido hartman, um pouco depois da subida do barigui, ja me falaram do "felipe diesel" e um acho que é macarrao diesel, alguma coisa assim.
como acabei de adquirir uma sportage, vou começar a pesquisar mais sobre o assunto.
abraço

DouglasMac
16/04/2011, 18:37
alô Douglas

liguei o motor e ela fria falhava aceleraçao, depois de uns 5mim ligada ai a aceleraçao ficou normal, no cofre do motor, percebi a tampa do cabeçote estava toda breada de silicone p/ vedar vazamentos, o intercooler escorrendo oleo nas juntas,tinha um vazamento de oleo entre o cambio e tcase, o interior bem surradinho, só a lata que tava boa..

T+

Pois intão! Num te falei...é dirfícil!! Os caras falam bem por fone, quando chega lá...aquela "baba" danada.:odedo:
O segredo é ter paciencia...sem pressa.
Tamos na cola pra achar um bão pru amigo.:concordo:

Djalma colombo
16/04/2011, 23:32
Em colombo proximo ao alto maracanã tem a mecanica rio verde, os cara conhecem bem os motores diesel e gas das sptg e besta, tem preço bom e só fazem o que for preciso sm enrolação!

cegandrade
26/04/2011, 19:59
Boa Noite, minha sportage no inicio do mes, começou a enfumaçar muito e baixar oleo de freio, foi detectado que era o cilindro mestre com problemas.
Fiz a troca do cilindro mestre, e aproveitei e suguei o oleo do hidrovacuo. O freio ficou bom.
Agora o carro esta com menas fumaça, parou de baixar oleo de freio e começou a baixar oleo do motor.

Alguem ja retificou esse motor a gasolina para me dar uma previa de quanto eu gastaria para faze-lo????? Se for o caso.

Lucena04
27/04/2011, 07:46
É bom ir se preparando para gastar uns 5 mil para fazer o motor inteiro, esse valor vai depender muito das suas pesquisas de onde encontrar as peças e a mão de obra mais barata e de melhor qualidade.

Lidi_Tinho
27/04/2011, 20:46
Pessoal, recentemente adquiri uma Sportage 96/97 2.2 aspirada, com problemas para resolver no motor. Estou procurando peças e gostaria de ajuda para encontrar bons fornecedores. Procuro:

(01) Cabeçote com comando de válvulas ou não (retentores do comando e das válvulas e junta do cabeçote)
(02) Junta da admissão e descarga
(03) Tubos de água do resfriamento que saem do cabeçote da válvula termostática para o resfriador de óleo
(04) 02 mangueiras inferiores do radiador
(05) Tubo intermediário das mesmas mangueiras (tubo curvo)
(06) Mangueira superior do radiador
(07) Tampa de saída de água da válvula termostática
(08) Correia de distribuição 164 dentes STT254H94259
(09) Mangote de lubrificação da bomba de vácuo
(10) Retentor da polia dianteira do motor e do volante do motor
(11) Selos de água (ou bujões de latão) da lateral do bloco do motor, das galerias de água:
- 06 selos de 40mm
- 02 selos de 35mm
- 03 selos de 30mm
- 03 selos de 25mm
Obrigado pela atenção!

Jorge

Lucena04
29/04/2011, 13:29
Dá uma lida nesse tópico, tem várias indicações de lojas e algumas que enviam para o Brasil inteiro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/60965-onde-comprar-pecas-em-geral.html

Gilmarcos Diniz
02/05/2011, 18:34
Alguém do fórum tem sportage com freio ABS ou adaptou? Apartir de que ano começou a sair o modelo com ABS?

Obrigado e fico no aguardo.

Gilmarcos Diniz
02/05/2011, 18:41
alô Douglas

T+

Dá uma olhada nesse site pra ver se te interessa.

Kia Sportage 2.0 2001/2001 4P Prata Diesel - iCarros (http://www.icarros.com.br/ache/detalhes/Usados/Kia/Sportage-2.0-/2385645.html?posicao=1)

DouglasMac
04/05/2011, 00:47
Falou Gilmarcos!!!
Essa o Fabil tem de olhar, se pagar o diesel levo ele lá pra ver.
Aí Fabil, bora?

Gilmarcos Diniz
05/05/2011, 07:41
Falou Gilmarcos!!!
Essa o Fabil tem de olhar, se pagar o diesel levo ele lá pra ver.
Aí Fabil, bora?

Eu tava quase comprando essa aí seria minha primeira sportage, tá filé só tem duas coisas mais chamativas pra arrumar de primeira olhada: parachoque dianteiro ressecado e porta estepe arranhado, mas dá pra ajeitar fácil.
Não comprei, pois moro em juiz de fora, tá bem longe e vou casar no final desse ano aí já viu né muitos gastos.

Baudenbacher
06/05/2011, 15:07
Alguem sabe me informar de qual ano de ref. da kombi posso comprar as lonas para colocar na viatura????

Cegandrade,
Pode ser qualquer ano da Kombi.
As lonas devem ser rebitadas nas sapatas da Sportage depois de limpas.
Boa sorte e abraço...

Claudio

Fmsz
07/05/2011, 17:38
Olá boa tarde a todos ! Me chamo Fred e sou de BH.
Estou paquerando uma SPORTAGE 2.0 DLX GRAND 4X4 16V GASOLINA 4P MANUAL 1999/2000, já um bom tempo, na verdade não sou praticante do fora de estrada nem nunca fiz trilha na minha vida rsss .... Vi o carro na rua de BH e gostei pra caramba do modelo, rsss ....
Na verdade o uso do carrinho é pra cidade mesmo, estrada de terra so no sitio, e mesmo assim nada que qual quer fitinho uno não encare rsss... E pra falar verdade eu não entendo patavina nenhuma de carro rsss ...
O problema é que com todo mundo que comento que to doido pra pegar este carro, me tira de cabeça, falando que não acha peça que o consumo é alto e que não vale a pena que o valor de revenda e baixo e tal.
A pergunta que não quer calar é vocês que já são proprietários deste modelo estão satisfeitos com seu carro? E a questão do consumo de combustível é este vilão que todos falam? Afinal eu pego estrada direto e ando muito em centros urbanos como BH por exemplo, viajo direto pro MS então pego muito trecho longo com mais de 900km. Me falaram que colocar o kit gas seria uma boa aopcao para questão de consumo alguém usa em seu carro? Andei olhando na KIA valor de manutenção e achei meio salgado a revisão dos 80.000 que é o que esta marcando de km no carro fica em torno de R$ 2000. Não conheço oficinas que oferecem serviço de revisão e venda de peças deste carro em BH.
Vocês aconselham a compra deste carro? Gostaria da dica de vocês!
Um grande abraço a todos!

EDuarte
08/05/2011, 10:11
Seja bem vindo Fmsz.
Da uma boa lida no forum q vc encontrará bastante informçaõ.
Na minha opinião é um excelente carro, o motor é fraco pro peso da viatura por isso bebe um pouco sim, bem reguladinho faz entre 7 e 8 km/l na cidade dependendo do pé.
Peças não são tão dificeis de achar, não se encontra em qquer auto peças, mas existem as autopeças de importados que geralmente tem as peças e se não tiver eles conseguem pra vc, tem muita peça que é igual a de carro nacional, e comparado a muito carro nacional as peças não são tão caras, tem aki no forum um topico de onde comprar peças.
O problema dessa viatura é o motor, não que seja ruim, mas exige cuidados principalmente no sistema de arrefecimento, fazendo as manutenções preventivas como devem ser feitas vc não terá problemas.
Tenho o meu a quase 4 anos e não tenho do que reclamar, só alegria.

[]s
(DU)

DouglasMac
08/05/2011, 19:04
Seja bem vindo FMSZ, conterraneo!!
O SPT é uma viatura legal e por um bom preço, o resto é preconceito!
Conforme o Eduardo comentou, mantendo a viatura revisada é só alegria. Muito melhor do que muitos outros modelos mais badalados.
Consumo 7/8 cidade, uns 10 na estrada.
Peças, muitas vezes na concessionária BH- Brisa) é mais barato do que o paralelo.

Tanque Russo
09/05/2011, 12:28
amigos,desculpe ocupar esse espaço para a finalidade, mas como aqui o assunto é livre achei que poderia tirar essa duvida. estou precisando da MOLA TRASEIRA da sportage, a minha quebrou, o que faço tem alguma que sirva? outra coisa, a luz de check acende de vez enquando, eu sei que é sonda,a da sportage é 4 fios mesmo? posso comprar uma bosch que serve na boa?

valeu gente, obrigado até mais.

cegandrade
11/05/2011, 09:17
Cegandrade,
Pode ser qualquer ano da Kombi.
As lonas devem ser rebitadas nas sapatas da Sportage depois de limpas.
Boa sorte e abraço...

Claudio

Obrigado pela dica.

Fmsz
14/05/2011, 18:23
Ola pessoal boa tarde !
Quem disse que coincidências não existem? Andando pelo bairro hoje a pe com minha filha vejo uma sportage na garagem e uma pessoa dando manutenção no carrinho! Parei pra pedir informação sobre o carro e descobri que era o DouglasMac. Foi um prazer conhece-lo cara bacana !
Aqui agradeço muito as dicas a respeito do carro, se o carrinho que to paquerando estiver realmente bom vou comprar sem medo !
Abração pra vocês !

DouglasMac
14/05/2011, 20:02
Ola pessoal boa tarde !
Quem disse que coincidências não existem? Andando pelo bairro hoje a pe com minha filha vejo uma sportage na garagem e uma pessoa dando manutenção no carrinho! Parei pra pedir informação sobre o carro e descobri que era o DouglasMac. Foi um prazer conhece-lo cara bacana !
Aqui agradeço muito as dicas a respeito do carro, se o carrinho que to paquerando estiver realmente bom vou comprar sem medo !
Abração pra vocês !

Intão...mundo pequeno é assim!!
Quando precisar "olhar" a viatura que tá querendo é só fazer o sinal de fumaça e marcar para olhar pra voce.
Olhei no site que voce disse do azulão, gostei da aparencia.
Apareça pra marcar "umas", hoje tava meio tumultuado.

LAMA!!

carlos costa
15/05/2011, 17:25
ola amigos.minha sportage ta me dando um baile,ve se podem me ajudar.ela ta com um "buraco" na aceleraçao,qdo acelero ela da uma pequena falha depois estabiliza.alguem pode me ajudar.ela e 2.0 16v gasolina.obrigado.

Djalma colombo
17/05/2011, 13:59
Olá camarada, as molas vc pode usar as do corsa sw se quiser manter a altura proximo da original, se quiser erguer mais pode usar sem medo as da zafira mais macias ou as da montana, mais duras. Atraseira sobe uns 7cm. Tinha colocado as da zafira na minha, mas como a vtr ficou mais alta que o joelho da patroa, hhahaha, não precisa nem dizer...

DouglasMac
17/05/2011, 19:34
ola amigos.minha sportage ta me dando um baile,ve se podem me ajudar.ela ta com um "buraco" na aceleraçao,qdo acelero ela da uma pequena falha depois estabiliza.alguem pode me ajudar.ela e 2.0 16v gasolina.obrigado.

Vixi...pode ser um monte de coisas. Us Bão nisso aí é o MarcSport, Eduarte e o Lucena, vamos ver o que eles dizem.
Pra ter uma idéia, o meu Curcunda (97 gas) num tem um buraco não...tem uma cratera!!!kkkkk.
O seu pode ser uma simples troca de velas, cabo, limpar os contatos da Lambda.
Mas aí nu (ai,ai) Sampa tem muita opção para rastrear, o Eduarte com certeza tira essa de letra procê!!

EDuarte
17/05/2011, 20:50
Eita, num sô tudo isso não Douglas, ainda to treinando...rsss

Carlos
Da mais detalhes de "buraco", é na arrancada, retomada, ta fraca, da algum back fire...da mais umas dicas pra nois pode tenta ajuda.

[]s
(DU)

carlos costa
17/05/2011, 21:13
ola amigos,o "buraco" que refiro e na aceleraçao em baixa,ate uns 1500 rpm,acima disso anda normal,a sonda lambda e nova,velas boas,cabo ja verifiquei,to na duvida entre sensor de temperatura ou sensor maf,quando acelero ela da uma emgasgada de leve despois anda normal compotencia normal nao ta fraca nao.nesse fim de semana farei outros testes,obrigado por enquanto.:parede:

DouglasMac
18/05/2011, 00:53
Que tal por ele pra "beber" um Car 80 nas fuças? Às vezes...

EDuarte
18/05/2011, 08:31
Ja passou no scaner antes e depois de trocar a sonda?

[]s
(DU)

DouglasMac
18/05/2011, 10:08
Ja passou no scaner antes e depois de trocar a sonda?

[]s
(DU)

Se ele desligar a bateria e ligar novamente e andar uns KM...será?:putz:

cegandrade
18/05/2011, 10:52
ola amigos,o "buraco" que refiro e na aceleraçao em baixa,ate uns 1500 rpm,acima disso anda normal,a sonda lambda e nova,velas boas,cabo ja verifiquei,to na duvida entre sensor de temperatura ou sensor maf,quando acelero ela da uma emgasgada de leve despois anda normal compotencia normal nao ta fraca nao.nesse fim de semana farei outros testes,obrigado por enquanto.:parede:

A minha começou assim e foi ficando pior, levei no mecanico e depois de uma semana em testes ele descobriu que o variador de avanço entrou em curto e meio que queimou a sonda e o maf. Com isso eles começaram a variar o funcionamento.
Retirou o variador de avanço do gnv, trocou a sonda e o maf e o carr ficou perfeito.

DouglasMac
18/05/2011, 21:10
cegandrade, lembro do seu caso...mas não identifiquei o que é "variador de avanço". O que é?

cegandrade
19/05/2011, 21:24
cegandrade, lembro do seu caso...mas não identifiquei o que é "variador de avanço". O que é?

Como a minha tem gnv, ela usa o variador de avanço para avançar o ponto do carro no gnv e nao perder força.
Sem esse bendito ela anda no gnv pior que 1.0.
Ela é uma caixinha eletrica. Peça usada somente no gnv.

edmolim
20/05/2011, 00:00
Olá pessoal, sou novo no fórum, acabei de comprar minha Sportage, depois de ler bastante, incansáveis posts e idéias diversas por aqui, alías, grandes dicas da maioria... fiz o negócio com muito mais segurança.

Comprei uma Sportage Curta, motor Magma 2.2 Diesel, ano 97. Lí muito sobre o motor fraco, mas para o meu propósito por tudo que lí e avaliei creio que valeu a pena, não preciso de velocidade, o que quero é chegar nos lugares com as dificuldades de lama, ou terra, comuns aqui no Nordeste. Na verdade trilhas leves ou no máximo (esporadicamente) médias.

Acabei pegando uma sport feia com pintura queimada, mas zero ferrugem, nunca batida. Desmontei ela inteira, tapeçaria, inclusive teto para refazer, já comprei os bancos do Palio e já fiz a adaptação pois os dela, estavam com um cheiro horrível de mofo e me desaconselharam tentar recuperar, não sei se derrubaram alguma coisa nele. Optei pelos do Pálio 2010, achei novos em um desmanche.

O motor, veio com garantia, já tinha sido feita a substituição do cabeçote (novo) há menos de 6 meses, e na semana que peguei bateu embaixo. Reclamei e o cara que me vendeu, dono de uma grande oficina de ar condicionado automotivos na cidade, me deu garantia total, conclusão: Ganhei um motor retificado (aliás, primeira retifica!!!, nada mal pros 117 mil Km rodados). Acompanhei a compra de tudo, novo e original, de bomba de óleo a correias, anéis, bronzinas, etc. Já saiu da oficina e testei, parece estar ótimo.

To fazendo ela toda, acredito que vou poder contribuir com algumas coisas que estou fazendo e descobrindo aos poucos, e também quero tirar minhas dúvidas com o pessoal do fórum.

Já fiz lift suspensão com duas molas dianteiras de chevette, o que elevou em torno de 9 cm, e duas molas traseiras da Zafira, levantando em torno de 11 cm. Aproveitei para a troca dos amortecedores, sendo os traseiros de Besta 12 lugares, e os dianteiros originais da Sportage, que já possui o curso longo, atendendo mesmo em desníveis extremos. e molas, comprei espaçadores AVM 3,6 cm para as rodas traseiras e pneus 225/75/15.

To fazendo também a pintura total, fica pronta daqui há uns 4 ou 5 dias, depois a montagem eu mesmo pretendo fazer, sem pressa. Hoje pela manhã, tive um tempo, e corri para a oficina, fiz a colocação (adaptação) de um engate, era de uma Montana batida. Também estou instalando um guincho ZHME 6000 Lbs (2.700 Kg) que comprei esta semana. Fiz a adptação da mesa e na sexta feira ficam prontos os suportes e a bandeja.

Bom, deculpem se escreví muita coisa em "lugar errado", mas so quis começar a falar pro "mundo" sobre minha nova aquisição, afinal, já estou há algumas semanas fissurado sonhando com a viatura pronta e colocá-la no trecho, e sem dúvidas, vou precisar de dicas dos mais experientes.

Desculpem o "jornal" e parabéns pelo fórum!:concordo:

DouglasMac
20/05/2011, 00:12
Já te dei (ops) boas vindas no outro tópico, tá empolgado...feliz da vida!
Quem curte um 4x4 é isso mesmo.
Não se esqueça da chapa protetora inferior, "peito de aço", pesquisa aqui no forum que acha umas sugestões.
Fotos desta aventura a gente aguarda.

Até.

Glaicon
20/05/2011, 06:51
Esse chegou pra concorrer com o Lucena em investimento.:mrgreen:
Apesar do motor novo, verifique o sistema de refrigeração.
Bem vindo ao fórum.:concordo:

Marcus Pereira
20/05/2011, 09:43
Seja bem vindo edmolim... aproveita que tá dando uma geral, instala também um medidor de temperatura com alarme, é um investimento pequeno que pode dar um grande retorno.
Felicidades com a viatura.

Fabil
20/05/2011, 17:32
ô Douglas...

totalmente por acaso ví uma spt 2001 tdi curta ( estava na oficina de um amigo trocando rolamento de roda dianteira) a venda e agradei do carro, o estado de conservaçao está legal, e o motor pelo pouco ( leia-se quase nada) que entendo de diesel parece estar bom, nao tem vazamentos, nao tem sinal aparente de gambiarras, o barulho tá legal, a agua do radiador tá limpa, está marcando 160mil rodados no velocimentro e condizente com o estado do carro e é do mesmo dono a muitos anos.. fiquei de marcar de conversar com o dono, andar no carro e tal, tem como marcarmos de voce me ajudar a olhar o carro?

T+

Robinho da Jaguatirica
20/05/2011, 17:45
Fabil,

Só de curiosidade, conté que é a viatura?

edmolim
20/05/2011, 20:30
Valeu pessoal, vai ter muita despesa mesmo, alías,... já ta tendo!

Quanto ao sistema de refrigeração, já peguei ela com uma adaptação bem interessante. Era de uma cara dono de uma ofina de ar condicionado, aqui pelo Nordeste é équipamento essencial! Ela está com radiador grande, nem sei de que carro é mas é bem maior que o original, um reservatório alterado, e a ventuinha da L200. Conversei com os dois antigos donos dela (coisa difícil de acontecer) e eles me falaram que agora, adaptada, não esquenta nada. Mas mesmo assim já falei com um eletricista aqui, e assim que sair da oficina vou instalar o medidor de temperatura (valeu a lembrança Marcus) e estou correndo com a adaptação do guincho.

Vou ver o peito de aço, alguém tem gabarito disso ou tem que desenhar na unha? levantar, calcular... fazer o molde?

DouglasMac
20/05/2011, 23:23
ô Douglas...

totalmente por acaso ví uma spt 2001 tdi curta ( estava na oficina de um amigo trocando rolamento de roda dianteira) a venda e agradei do carro, o estado de conservaçao está legal, e o motor pelo pouco ( leia-se quase nada) que entendo de diesel parece estar bom, nao tem vazamentos, nao tem sinal aparente de gambiarras, o barulho tá legal, a agua do radiador tá limpa, está marcando 160mil rodados no velocimentro e condizente com o estado do carro e é do mesmo dono a muitos anos.. fiquei de marcar de conversar com o dono, andar no carro e tal, tem como marcarmos de voce me ajudar a olhar o carro?

T+

Rapá, acho que vimos no mesmo dia...a mesmo viatura. tava vindo pra casa e persegui no transito, peguei o fone, Te vejo na loja amanhã. Gostei da aparencia também. Será que encontramos?
Se der certo, agora só falta mais duas.

DouglasMac
20/05/2011, 23:26
Esse chegou pra concorrer com o Lucena em investimento.:mrgreen:
Apesar do motor novo, verifique o sistema de refrigeração.
Bem vindo ao fórum.:concordo:

Boa essa!!!hehhehhehehe!!!

É porque tô sofrendo em silencio, o Curcunda tá acabando com o saldo...do especial, TÔ NEGATIVO!!!

edmolim
21/05/2011, 09:51
Opior é que é assim mesmo rsrsrs. Tava na pintura, os caras iam tirar o parachoque... as presilhas plásticas mais grossas tavam ressecadas. Autorizei quebrar, "depois compro nova". Comprei ontem, as únicas que dão certo, as do Civic, R$ 4,00 cada!!!:?
Quase cai duro, 12 presilhas = 48 pratas!!!
Chorei desconto daqui e dali, saiu por 30... e pensar que eu que autorizei!
é dose, mas agora to mais esperto.

cegandrade
21/05/2011, 13:31
Minha viatura chegou ontem da oficina, ficou la por 2 semanas.
Eu estava com uma graninha reservada para trocar agora a homocinetica e colocar a roda livre avm, mais o carro começou a soltar uma fumacinha pela manha, e depois começou a soltar vez ou outra quando andava. Entao resolvir levar ela para o mecanico.
Ele me informou que era somente retentores e que eu gastaria uns mil para retificar o cabeçote e trocar os retentores.
Como eu ja imaginava, mecher em quem esta quieto é furada.
Quando o cabeçote foi para a retifica a retifica condenou algumas valvulas e tive que de cara trocar o jogo, que ja foi R$810,00.
Quase tive um enfarto. Depois foi detectado que os aneis estavam passando compressao, e dale mais coisas, como ia trocar os aneis tive que tambem trocar os cascilhos, e como mecheu na parte de baixo o mecanico recomendou a troca da bomba de olho.
Resumindo, com peças e mao de obra morri em R$3,500,00.
Agora com essa fumada, terei que esperar para fazer a troca da homocinetica e roda livre para daqui a uns 5 meses, e continua sem tração.

edmolim
21/05/2011, 21:38
O pior é que é assim mesmo, meche numa coisa, aparece outra, mas... é a vida! Vim da oficina hoje, até que enfim, os caras estão adiantando tudo para pintar a viatura na terça feira. Faltava tirar uns riscos, deixar tudo preparado. Hoje também me entregaram a base, que eu mesmo desenhei para fazer um quebra mato, que também é uma mesa de guincho.
Comprar um pronto sairia por R$ 900,00 + o custo do quebra mato + Frete, acabei gastando R$ 100,00 dos suportes + R$ 9,00 de parafusos + R$ 90,00 da base e soldas = Tudo por R$ 179,00!!
Tem que pesquisar bastante, senão é complicado. Quando foram fazer meu motor aqui em Teresina, a bomba de óleo no primeiro fornecedor saia por R$ 520,00, acabei comprando por R$ 280,00 original.
Mas, no final o resultado vale a pena.

Mas e aí Carlos Eduardo, a homocinética tá muito ruim? Vai ter que trocar mesmo?
Sua tração automática ainda tá funcionando?

cegandrade
22/05/2011, 17:36
As estrias estao todas comidas.
Eu nunca tinha tido um 4x4 e quando comprei nao testei a tração e depois descobri que estava tudo engatilhado.
Comecei a ajustar tudo, mais a grana ta curta e agora com mais essa do motor ficou pior.
Como tenho lido relatos da roda livre automatica, ja descartei o uso dela e pretendo quando trocar a homocinetica ja colocar a avm manual, pois é mais segura e resistente.
O motor ficou um luxo, esta suave.

DouglasMac
22/05/2011, 18:26
Opior é que é assim mesmo rsrsrs. Tava na pintura, os caras iam tirar o parachoque... as presilhas plásticas mais grossas tavam ressecadas. Autorizei quebrar, "depois compro nova". Comprei ontem, as únicas que dão certo, as do Civic, R$ 4,00 cada!!!:?
Quase cai duro, 12 presilhas = 48 pratas!!!
Chorei desconto daqui e dali, saiu por 30... e pensar que eu que autorizei!
é dose, mas agora to mais esperto.

Prezado, se aí em Teresina tem concessionária, as presilhas (BF6750033) custam R$1,80 cada.:putz:
Na próxima, consulta um concessionário, só para mais um exemplo comprei as duas bobinas (0K01318100) a R$98,00 cada.
Mas cadê as fotos da bagaça??:cool:

DouglasMac
23/05/2011, 13:57
As estrias estao todas comidas.
Eu nunca tinha tido um 4x4 e quando comprei nao testei a tração e depois descobri que estava tudo engatilhado.
Comecei a ajustar tudo, mais a grana ta curta e agora com mais essa do motor ficou pior.
Como tenho lido relatos da roda livre automatica, ja descartei o uso dela e pretendo quando trocar a homocinetica ja colocar a avm manual, pois é mais segura e resistente.
O motor ficou um luxo, esta suave.

Prezado, olha isso aí e faz uma oferta nas AVM --- Molas traseiras Sportage grand - Página 2 - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/sportage/4651-molas-traseiras-sportage-grand-2.html#post80092)
Acho que uns 250 o par deve conseguir.

Outra, no "fervei" aqui em BH tem o eixo inteiro (Bolsonaro-cinética interna, semi eixo e Bolsonaro-cinética externa) a R$400 cada lado, se precisar, buzina aí...:dance:

As rodas livres originais tenho aqui em casa, mas igual vc disse, não confio nelas!!:parede:

DouglasMac
23/05/2011, 15:10
Alguém sabe de alguma loja 4x4 em especial Sportage no Paraguai? Pedro Juan Cabalero ou outra na fronteira. Pretendo ir em julho e buscar peças, guincho, notebook, impressora laser color etc...além de um tur nas cataratas.
Dá uma força, nunca fui lá.

EDuarte
23/05/2011, 18:59
Veja essa Douglas TudoLivre.com - Sua compra pela internet no Paraguay - [www.tudolivre.com] (http://www.tudolivre.com/principal.php?CAT_BUSCA=&CHAVE_BUSCA=guincho&URL=produtos_lista_busca.php)
Um amigo foi pra lá mes passado, o que vale muito a pena são pneus, muito barato, mas ta complicado trazer, mesmo que vc venha com eles rodando a rodoviaria te para e vê que são novos e manda tirar.
Outra dica é ir cedo ao paraguay, as lojas ficam abertas no maximo até as 16hs, mas abrem beeeem cedo.

[]s
(DU)

Glaicon
24/05/2011, 10:32
Gente, alguém daqui da Sportage me fez uma pergunta sobre a Cherokee.
Como deu erro duas vezes ao responder a mensagem privada, vou colocar aqui.
Se a pessoa quiser se identificar, tudo bem:mrgreen:

A pergunta era sobre o excesso de calor na abertura do capô do motor.

Eis a resposta:
Bom dia!
Quando você coloca a mão para jogar a trava para o lado é bem quente.
Digamos que me chamou até a atenção no começo.
Mas já acostumei.
Um dia fui na oficina por estar desconfiado da eficiência da ventoinha viscosa (da onde será que veio essa preocupação?:mrgreen:), e o mecânico utilizou um termômetro à laser em vários pontos do carro, como na termostástica, saída do escapamento, mangueira do radiador, e estava tudo certo.
Por isso, apesar da alta temperatura, é tudo normal.
A mangueira superior do radiador é bem mole.
Fui ver uma Sport para um amigo, e aí sim a temperatura era exagerada, com a mangueira super pressurizada.
O cara já tinha até adaptado um botão para ligar direto a ventoinha elétrica.
Saí fora. Ela já tinha sofrida batida frontal e tava cheia de gambiarra.
Mas...uma pergunta: vais te debandar pra cá?:pensativo:

DouglasMac
24/05/2011, 12:38
Veja essa Douglas TudoLivre.com - Sua compra pela internet no Paraguay - [www.tudolivre.com] (http://www.tudolivre.com/principal.php?CAT_BUSCA=&CHAVE_BUSCA=guincho&URL=produtos_lista_busca.php)
Um amigo foi pra lá mes passado, o que vale muito a pena são pneus, muito barato, mas ta complicado trazer, mesmo que vc venha com eles rodando a rodoviaria te para e vê que são novos e manda tirar.
Outra dica é ir cedo ao paraguay, as lojas ficam abertas no maximo até as 16hs, mas abrem beeeem cedo.

[]s
(DU)

Edu, esse aí eu vi mas, queria mais opção para peças mesmo, tipo bobinas, sensores, bomba diesel, anéis, Bolsonaro-cinéticas etc...
Mas valeu, prezado...se precisar de alguma coisa por lá, buzina aí!!

DouglasMac
24/05/2011, 12:40
O Glaicon, o camarada que tá com SPT aquecendo é porque não lê as opções que tem em vários tópicos aqui.:parede: Solução tem, faz quem tem juizo.
Um abraço!

EDuarte
24/05/2011, 15:01
Fala Glaicon
Foi eu que perguntou, é a cherokee de um amigo que ta assim, a temperatura do motor ta normal, o que nos chamou atenção foi o excesso de calor no capo mesmo, mas segundo o seu relato e de outros proprietarios de cheroka é assim mesmo.
Valeu a atenção.

Douglas
A pergunta é em relação a cherokee, sportage que passa na minha mão não ferve nem a pau, só fiz a pergunta pro Glaicon pq ele tem uma e nada melhor que perguntar pra que tem e é camarada né.

[]s
(DU)

Djalma colombo
24/05/2011, 15:14
EDuarte como vc adaptou pro alcool, to curiosos tenho uma 97 gas/gnv, vale a pena?

EDuarte
24/05/2011, 19:20
Djalma
Não fiz nenhuma adaptação, rodo com algo em torno de 70% alcool e 30% gasolina, o consumo não muda nada, mas percebo que ela roda melhor com essa mistura.
Rodo assim a quase 4 anos.

[]s
(DU)

edmolim
24/05/2011, 21:24
E aí Douglas, demorei mas estão aí as fotos, tava ocupado com todo tempo livre na oficina ou em casa até as tantas mexendo com uma montanha de peças e partes da SPT que estão pela garagem, sala, quarto... a patroa tá ficando doida comigo! Infelizmente a UNICA concessionária Kia de minha cidade não tem as presilhas, e pra pedir é de 2o a 40 dias... :-?

Fiz uma seuencia das fotos da restauração, e vou postando... vim da oficina hoje, e ATÉ QUE ENFIM, AMANHÃ SAI A PINTURA!!!! Pra atrasar mais um pouco a cor que escolhi o cara não acertou, e mandei fazer denovo, em P.U.

Estas são do dia em que fechei o negócio, tava feinha...
http://www.tvw.com.br/4x4/JPEG/1.jpg

http://www.tvw.com.br/4x4/JPEG/2.jpg

Aqui na desmontagem geral, fiz questão de retirar cada peça e acompanhar tudo!

http://www.tvw.com.br/4x4/JPEG/3.jpg

http://www.tvw.com.br/4x4/JPEG/4.jpg

Aqui ela já tá com o Lift de suspensão:

http://www.tvw.com.br/4x4/JPEG/5.jpg

E aqui retirei o motor para a retífica:

http://www.tvw.com.br/4x4/JPEG/6.jpg

http://www.tvw.com.br/4x4/JPEG/7.jpg

vou postar mais...

edmolim
24/05/2011, 21:34
Seguem mais fotos:
Fiz a pintura "antecipada" só do vão do motor, para facilitar a vida dos mecânicos na retífica, senão iria ficar em cima, enchendo o saco deles para não estragarem a pintura nova, rsrs
Seguem as fotos do motor na montagem...

294230

294231

294232

294233

edmolim
24/05/2011, 21:45
Aqui já está com o motor no lugar, e depois os ajustes para a pintura:
Montada a base de reforço para sustentar o guincho, e o engate de reboque instalado.
Também nas fotos está na fase final da preparação da pintura.

294234

294235

294236

294237

294238

Vou mandar as restantes...

DouglasMac
24/05/2011, 22:10
Prezado, voce ganhou!!! O troféu de maior restaurador de SPT daqui do site hehehehehehehe!!!
E eu achando que sou doido...que nada, voce é muito +...
Vai ficar show, parabéns.
A cor será a que tá no compartmineto do motor? Doido mesmo.
Se precisar de algum detalhe de acabamento, buzina aí, aqui em BH tem uma no "fervei" com as partes internas boas, inclusive bancos.

Alvaro de Mello
24/05/2011, 22:35
Frans
Viagem dos meus sonhos. Já fiz nos anos 92 e 93 Florianópolis ate Montevideu via Estrada do Inferno em Jeeps velhos mas sempre chegamos e voltamos sempre em combois de 6 ou 8 jeeps. Já pensou em fazer esta viagem em pelo menos dois 4x4? Li que voce está planejando outra. Vou seguir no Forum para ver quando será sua próxima viagem. Em Julho de 2012 o mesmo grupo de amigos que fez as viagens em 92 e 93 vamos fazer mais uma viagem para fechar o ciclo e só com jeeps 51. Meio loucura mas vale a pena. Voce teria um total dos gastos nesta tua viagem? Moro perto de Fiortaleza e as despesas seriam parecidas creio.
Boas viagens. Viajar é preciso.
Alvaro

edmolim
24/05/2011, 22:45
Hehehe, valeu, se precisar eu buzino sim!!
É aquele verde mesmo, já fiz um preview e coloquei no meu avatar. Os bancos eu coloquei os do Palio, linha 2010, achei uns aqui muito baratos, so precisei adaptar os pés. To com medo da altura, porque ela desmontada, sem painél, não dá para ter uma noção exata da altura dos bancos em relação a dirigibilidade no carro.
Eu peguei tudo que tirei dela, peças plásticas, carenagens, tudo, peça por peça, e gastei tempo limpando, e restaurando o que precisava de algum conserto.
Até me surpreendi, a maioria das peças estava em bom estado (mesmo!).
A únicas coisas que estavam meio "caídas" eram os faróis, mas deu para dar uma geral, acredito que vai dar para usar, Caso depois de pronta veja que ficou ruim vou precisar de uns usados em bom estado.
Se Deus quiser, amanhã sai da pintura!!! Depois vai pro eletricista dar uma geral, recolocar o painél e reinstalar o ar. Dai é brincar de "lego"... até poder colocar na lama!

Henrique Petropolis
25/05/2011, 02:55
Eu tambem estou nesta com a recuperação do motor ai esta mais detalhes da montagem !!

294264294265294266294267294268http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.pnghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/pencil.png

Glaicon
25/05/2011, 07:21
Fala Glaicon
Foi eu que perguntou, é a cherokee de um amigo que ta assim, a temperatura do motor ta normal, o que nos chamou atenção foi o excesso de calor no capo mesmo, mas segundo o seu relato e de outros proprietarios de cheroka é assim mesmo.
Valeu a atenção.

Douglas
A pergunta é em relação a cherokee, sportage que passa na minha mão não ferve nem a pau, só fiz a pergunta pro Glaicon pq ele tem uma e nada melhor que perguntar pra que tem e é camarada né.

[]s
(DU)

Ahhh, achei que vinhas pra cá.
Seria uma grande perda para as Sportage's.
Brincadeira.
Por falar em temperatura da Cherokee, vocês não têm idéia do que é ver um ponteiro de temperatura marcando um pentelho acima de 100 graus!:shock:
A testa fica suada, o coração dispara e, o bolso, treme!
Ainda bem que são duas ventoinhas.:cool:

cegandrade
25/05/2011, 08:16
Prezado, olha isso aí e faz uma oferta nas AVM --- Molas traseiras Sportage grand - Página 2 - Aventura & Offroad (http://www.aventuraeoffroad.com/aventuraeoffroad/sportage/4651-molas-traseiras-sportage-grand-2.html#post80092)
Acho que uns 250 o par deve conseguir.

Outra, no "fervei" aqui em BH tem o eixo inteiro (Bolsonaro-cinética interna, semi eixo e Bolsonaro-cinética externa) a R$400 cada lado, se precisar, buzina aí...:dance:

As rodas livres originais tenho aqui em casa, mas igual vc disse, não confio nelas!!:parede:

Valeu pela dica

EDuarte
25/05/2011, 09:59
Glaicon
Não vou cuspir pra cima, mas acho que não saio mais das sportages...rss
Foi pensando nesse suador todo que resolvi fazer a cherokee trabalhar em torno de 90º, 100º só em transito pesado e trilha mesmo.

Valeu
[]s
(DU)