PDA

Ver Versão Completa : Kia sportage

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 [16] 17 18

andersoncolares
28/11/2013, 12:51
Galera dos socorros espetaculares, nos últimos dias estou com a impressão de que a partida do meu carro está um tanto pesada. Isso poderia ser caso de substituir as velas? Se for o caso, sabem me dizer quais as velas mais indicadas? Estou usando bateria de 100 A. Também tenho impressão de que a roda traseira direita fica meio presa às vezes. Seria pastilhas gastas e estariam travando? Aguardo todas e quaisquer informações sobre todos os temas citados acima. Grande abraço a todos.

rDuran
28/11/2013, 15:49
Como ele protegeu a entrada de ar? Usaria filtro esportivo?

É minha sportage mesmo,
não entrou agua no filtro, passar rio assim dificil dar problema, diferente de ficar parado dentro.

andersoncolares
28/11/2013, 16:11
É minha sportage mesmo,
não entrou agua no filtro, passar rio assim dificil dar problema, diferente de ficar parado dentro.

Show Duran... valeu por compartilhar conosco.

Djalma colombo
28/11/2013, 19:00
Olá pessoal,
Problema resolvido. Conforme a sugestão do Djalma Colombo, após verificar rolamento da roda e pneus, a vibração era em decorrência da cruzeta do cardan estar com um rolamento quebrado, após trocar essa cruzeta não foi nem necessário balancear, acabou inclusive a vibração que também havia no pedal da embreagem. Irei postar também no tópico específico.

Abraço a todos!

Que bom que resolveu fácil!

alexandrodorner
28/11/2013, 21:44
Rduran beleza ?
Rduran chou de bola seus videos no yuotube , especialmente aquele que voce anda sobre um alagado bem estreito , me vei a lembrança as expediçoes que o pessoal fazem no pantanal , chou de bola parabens .
So uma pergunta voce redimencionou o escapamento do seu carro ? o ranco dela esta bem alto .
AlexandroDorner

Luiz Gaucho
28/11/2013, 21:53
Boa noite gurizada,

Alguém saberia me informar qual é a cor dos para-choques e detalhes das saias da Sportage de 2004 ? Aquele tom de cinza grafite. Quero pintar a minha e trocar o bronze/dourado por este cinza grafite.

Obrigado,

Luiz Gaucho

Luiz Gaucho
29/11/2013, 07:14
Bom dia,

Alguém já instalou alto falantes nas portas traseiras ? Se sim, pode postar fotos ?

Obrigado,

Luiz

filipezanrosso
29/11/2013, 09:10
Bom dia,

Alguém já instalou alto falantes nas portas traseiras ? Se sim, pode postar fotos ?

Obrigado,

Luiz

Já pensei em fazer na minha, mas nunca coloquei em prática. Na minha opinião o ideal seria utilizar um porta revistas semelhante a porta dianteira, deixando o auto falante protegido e discreto. Já vi um projeto de um tampão trazzeiro pequeno só para acomodar os auto falantes acima das bagagens (pode ser uma solução mais prática sem ter que furar as portas) tem fotos em algum lugar do fórum...

andersoncolares
29/11/2013, 11:25
Bom dia,

Obrigado,

Luiz

Também quero... \o/

marcelo_sma
29/11/2013, 13:05
Rduran beleza ?
Rduran chou de bola seus videos no yuotube , especialmente aquele que voce anda sobre um alagado bem estreito , me vei a lembrança as expediçoes que o pessoal fazem no pantanal , chou de bola parabens .
So uma pergunta voce redimencionou o escapamento do seu carro ? o ranco dela esta bem alto .
AlexandroDorner

boa tarde Alexandrodorner
não tenho muita experiencia nestes foruns, por isso gostaria de continuar o assunto que estávamos tratando no "sportage Fervendo". o que vc quiz dizer em redimencionar o escapamento para melhorar o consumo de combustível?
outra pergunta: meu mecânico está querendo tirar o filtro secundário, pois ele disse que outras camionetas com o mesmo motor não tem esse filtro. qual sua opinião?

alexandrodorner
29/11/2013, 16:12
boa tarde Alexandrodorner
não tenho muita experiencia nestes foruns, por isso gostaria de continuar o assunto que estávamos tratando no "sportage Fervendo". o que vc quiz dizer em redimencionar o escapamento para melhorar o consumo de combustível?
outra pergunta: meu mecânico está querendo tirar o filtro secundário, pois ele disse que outras camionetas com o mesmo motor não tem esse filtro. qual sua opinião?
Boa tarde Marcelo , tudo bem?
Discordo totaumente dessa ideia de remover o filtro de oleo , a meu entender esse filtro secundario e´ um dos avanços tecnologocos desse motor pois esse filtro tem a funçao de filtrar o oleo que lubrifica a turbina , a turbina e um componente muito sencivel por isso quanto menos impureza ter no oleo mais ela dura , voce ate´ pode economizar nas trocas de oleo pois sera um filtro a menos porem vai gastar orrores com uma turbina nova .
Sobre redimencionar o escapamento , os tubos do escapamento tem em media 47mm de diametro se voce aumentar para 63mm ou 76mm voce vai diminuir o atrito dos gases , comsequentemente voce aumenta a velocidade com que esse ar quente se mavimenta , no lado quente da turbina (caracol quente) tem uma especie de elice (rodete), essa elice e´ acionada pelo ar quente , se voce aumentea a velocidade desse ar logo a velocidade da elice tamben aumenta , resuntado a turbina enche mais rapido melhorando a queima do combustivel aumentando assim o torki , melhorando o torki voce acelera menos mais economia ja fis no meu carro garanto ajuda .
Desculpa marcelo se nao te respondi antes , valeu ate´.
AlexandroDorner

Djalma colombo
30/11/2013, 19:46
Boa noite gurizada,

Alguém saberia me informar qual é a cor dos para-choques e detalhes das saias da Sportage de 2004 ? Aquele tom de cinza grafite. Quero pintar a minha e trocar o bronze/dourado por este cinza grafite.

Obrigado,

Luiz Gaucho
Procura por "tinta opalescente para rodas", é o mesmo tom das rodas do corcel ll dos anos 80!

Luiz Gaucho
01/12/2013, 18:02
Procura por "tinta opalescente para rodas", é o mesmo tom das rodas do corcel ll dos anos 80!

Show Djalma... é isso mesmo, na cor grafite.

Valeu.

Luiz

marcelo_sma
01/12/2013, 22:03
Boa tarde Marcelo , tudo bem?
Discordo totaumente dessa ideia de remover o filtro de oleo , a meu entender esse filtro secundario e´ um dos avanços tecnologocos desse motor pois esse filtro tem a funçao de filtrar o oleo que lubrifica a turbina , a turbina e um componente muito sencivel por isso quanto menos impureza ter no oleo mais ela dura , voce ate´ pode economizar nas trocas de oleo pois sera um filtro a menos porem vai gastar orrores com uma turbina nova .
Sobre redimencionar o escapamento , os tubos do escapamento tem em media 47mm de diametro se voce aumentar para 63mm ou 76mm voce vai diminuir o atrito dos gases , comsequentemente voce aumenta a velocidade com que esse ar quente se mavimenta , no lado quente da turbina (caracol quente) tem uma especie de elice (rodete), essa elice e´ acionada pelo ar quente , se voce aumentea a velocidade desse ar logo a velocidade da elice tamben aumenta , resuntado a turbina enche mais rapido melhorando a queima do combustivel aumentando assim o torki , melhorando o torki voce acelera menos mais economia ja fis no meu carro garanto ajuda .
Desculpa marcelo se nao te respondi antes , valeu ate´.
AlexandroDorner

boa noite Alexandro
obrigado pelas dicas vão ser de muita ajuda.
vc poderia passar seu telefone, pois gostaria de falar contigo. tenho parentes em Jaraguá. se quiser passar seu telefone meu e-mail é: marcelo_sma@terra.com.br

Djalma colombo
01/12/2013, 22:03
Quando trabalhei em uma oficina do lado da casa onde morei pintei muita roda, existe varios tons, porem esta tinta é mais resistente e acho ideal para fazer a faixa prateada que é mais comum nas sportages azuis!

alexandrodorner
02/12/2013, 05:23
boa noite Alexandro
obrigado pelas dicas vão ser de muita ajuda.
vc poderia passar seu telefone, pois gostaria de falar contigo. tenho parentes em Jaraguá. se quiser passar seu telefone meu e-mail é: marcelo_sma@terra.com.br
Marcelo tai meu fone: (047)91108401
AlexandroDorner

cegandrade
04/12/2013, 08:33
Bom dia, estou precisando novamente da ajuda dos amigos. Minha sportage 2.0 gas foi para a oficina por causa de um imenso vazamento. O mecânico identificou que os mesmo retentores que foram trocados a 2 meses já foi pro saco. Segundo ele uma folga que tinha do cabeçote quando foi retificado ficou maior. Ele disse que essa folga é de um desgaste onde o eixo é apoiado e que não tem como fazer enchimento nesse local, ou seja, tenho que trocar o cabeçote todo por causa dessa folga. Gostaria de saber se existe alguma forma de fazer um enchimento no apoio do eixo de comando e o meu mecânico desconhece. E se for o caso de trocar o cabeçote, onde posso encontrar um cabeçote novo para a troca.

leonardorj
05/12/2013, 00:25
Meu amigo, acho dificil isto esta acontecendo, mais certo talvez na hora da montagem o cara deu um molezinho na montagem mais se realmente tiver com a tal folga, vá a uma boa retifica e se informe melhor pois é muito dificil ter que trocar o cabeçote por causa dessa folga, se informe mais e não vai se arrepender

ViniFreitas
05/12/2013, 18:45
É Carlos, com todo o respeito acho muito estranho sua Sportage dar tantos problemas, experimenta uma segunda opinião, imagino que a sua relação com seu mecânico deva ser muito boa, mas uma segunda opinião, de preferencia de algum mecanico especializado em Kia vai ser muito bem vinda.

mflaviorodrigues
08/12/2013, 14:55
ola gente tudo bem?
Adiquiri uma SPT gas/gnc recentemente e paguei barato porque tinhas umas coisinhas para fazer o que eu sabia ja fiz arrumei suspensão arrumei elétrica agora tudo funciona, bom agora preciso ver porque a luz da injesão nao apaga, alguem conhece um mecanico bom para sportage em campinas

Fabrizzio
08/12/2013, 21:50
Olá meus caros!

Recentemente tive a oportunidade de adquirir uma SPT ano 2000 em bom estado de conservação (foto da viatura segue abaixo). Tive que fazer a embreagem assim que peguei e farei a revisão geral para evitar os problemas já conhecidos, além de revisar a turbina, que não está funcionado bem. Obs.: o antigo proprietário, segundo dono na mesma família, informou que o carro nunca "viu" lama, o que parece ser verdade. Ainda não testei a tração, pois quero substituir tudo que está com problema. Alguma recomendação dos veteranos?

442452

Estou repassando o fórum buscando informações relevantes.

Grato, Fabrizzio.

ViniFreitas
09/12/2013, 17:03
Bonito o carro!! Quanto pagou? (momento indiscrição), a quem me condene, mas eu gosto da tração original da sportage, provavelmente os retentores que mantém o vácuo vão estar ressecados e você será obrigado a substitui-los, de uma olhada na valvula solenoide e nas mangueiras do vácuo, se estiverem ressecadas é bom substituir. Mas acho que não vale a pena desmontar a roda livre sem antes testar.

Para testar vá em uma ladeira ingrime, de preferencia de terra, com a frente virada para parte mais baixa da ladeira, engate a ré, o carro vai derrapar, acione a tração e tente dar ré novamente, se o carro não derrapar a tração ta funcionando. :D

Uso o sistema a vácuo desde de sempre, e só me deixou na mão duas vezes, uma porque o retentor estourou (com 8 anos de uso) e a outra porque tinha muito barro na roda livre e ferrou a ----- toda, mas foi só lavar que o negocio voltou a funcionar.

Coloca logo esse carro nem que seja numa estrada de chão, pq ele não foi feito pra viver só na cidade.

Fabrizzio
10/12/2013, 06:58
Valeu Vini! Paguei R$ 17.500,00 depois de muito choro... Antes de testar a tração, preciso resolver a turbina, mas agradeço as dicas. Minha mulher já se apossou da viatura, o que pode prolongar a sua passagem pela família. Mas como gela este ar condicionado!!! Planejo viajar com ela no final do ano, e a estou submetendo à quarentena e buscando problemas ocultos e prevenindo possíveis.

Existe fuga de gases do escapamento para dentro do cofre do motor pela área da turbina, como ela será removida para substituição do conjunto rotativo, identificaremos o motivo com maior facilidade. Alguém pode me antecipar as possibilidades? Tenho que trocar as juntas da turbina ou posso reutilizá-las?

Di Stefano
11/12/2013, 14:16
Boa tarde, estou precisando de ajuda dos amigos vetereanos em Sportage. Comprei uma a pouco mais de um mes, só faz 2,5 semanas que esta na oficina. estou precisando dos tubos de água dela. Acredita que não tem instalado. Se souber onde posso encontrá-los agradeço.
Abraço.
Di Stefano

EDuarte
11/12/2013, 14:32
Boa tarde, estou precisando de ajuda dos amigos vetereanos em Sportage. Comprei uma a pouco mais de um mes, só faz 2,5 semanas que esta na oficina. estou precisando dos tubos de água dela. Acredita que não tem instalado. Se souber onde posso encontrá-los agradeço.
Abraço.
Di Stefano

A que "tubos" de agua vc se refere?

[]s
(DU)

Di Stefano
11/12/2013, 15:05
São os tubos de ferro que sai do lado direito do motor passa por tráz dele e entra no motor no lado esquerdo. esses tubos são fixados no motor atraves de suportes. Vou tentar achar uma vista explodida para mostrar..

Obrigado

EDuarte
11/12/2013, 15:51
São os tubos de ferro que sai do lado direito do motor passa por tráz dele e entra no motor no lado esquerdo. esses tubos são fixados no motor atraves de suportes. Vou tentar achar uma vista explodida para mostrar..

Obrigado

Seria interessante vc apresentar a viatura pra saber com que estamos lidando, mas acredito se tratar de uma a gasolina.
Pelo que vc descreveu é a tubulação da agua do ar quente, infelizmente esse tubo é dificil de encontrar e mais dificil ainda trocar, pois por ele passar por tras do motor, não se tem acesso aos parafusos de fixação, só afastando/tirando o motor.
Se vc perder um pouquinho do seu tempo e pesquisar no forum, vai encontrar um topico com varias lojas que vendem peças pra sportage, tanto em SP como em outros estados.

[]s
(DU)

Di Stefano
11/12/2013, 17:03
É isso mesmo, vc acertou tudo. Vou pesquisar no forum. Valeu obrigado pela dica!!
[]s
Di Stefano

alexandre d elia
11/12/2013, 20:25
Amigos, me desculpe eu invadir este tópico, é que eu estou precisando muito de ajuda. Eu tenho uma sportage tdi, 2.0, ANO 2001. Já abri o motor pela terceira vez e troquei de mecânico. O problema é o seguinte, eu vou precisar trocar o cabeçote da viatura e gostaria de saber se a marca auto tec é boa. E, se a junta mando ( eu acho que é esse o nome), poderia ser usada no cabeçote.
Quem puder me ajudar, antecipadamente agradeço.

cegandrade
12/12/2013, 10:12
Minha luta continua. Preciso trocar o cabeçote, pois esta com desgaste na base do eixo e também no eixo. Com isso faz muito barulho e esta comendo os retentores. Mais quanto mais busca na net cabeçote da sportage gasolina mais da sportage diesel eu acho. Alguem sabe de algum local onde posso achar esse cabeçote???? E alguém tem noção de preço???

andersoncolares
12/12/2013, 14:34
Galera dos socorros espetaculares, nos últimos dias estou com a impressão de que a partida do meu carro está um tanto pesada. Isso poderia ser caso de substituir as velas? Se for o caso, sabem me dizer quais as velas mais indicadas? Estou usando bateria de 100 A. Também tenho impressão de que a roda traseira direita fica meio presa às vezes. Seria pastilhas gastas e estariam travando? Aguardo todas e quaisquer informações sobre todos os temas citados acima. Grande abraço a todos.

EDuarte
12/12/2013, 18:12

Se esta pesado pra girar é bateria ou motor de arranque.
Roda traseira presa pode ser cabo do freio de mão que fica preso, cilindro de roda ou muita sujeira.

[]s
(DU)

andersoncolares
18/12/2013, 08:33
Se esta pesado pra girar é bateria ou motor de arranque.
Roda traseira presa pode ser cabo do freio de mão que fica preso, cilindro de roda ou muita sujeira.

[]s
(DU)

Grande Eduarte, acertou em cheio, era bateria, que tinha pouco mais de 1 ano, mas segundo o eletricista que confio, ela era genérica e não segura carga por muito tempo e o polo negativo também estava muito azinabrado e cortando a corrente. Resultado: Chorei em R% 540,00 numa Moura de 90 Ah. Fazer o que. Agora falta desmontar a roda e verificar o cabo de freio. Abraços e mais uma vez, muito grato amigo. Feliz natal a você e família.

Feliz natal a todos do fórum.

EDuarte
18/12/2013, 09:51
Grande Eduarte, acertou em cheio, era bateria, que tinha pouco mais de 1 ano, mas segundo o eletricista que confio, ela era genérica e não segura carga por muito tempo e o polo negativo também estava muito azinabrado e cortando a corrente. Resultado: Chorei em R% 540,00 numa Moura de 90 Ah. Fazer o que. Agora falta desmontar a roda e verificar o cabo de freio. Abraços e mais uma vez, muito grato amigo. Feliz natal a você e família.

Feliz natal a todos do fórum.

Que bom que era só a bateria.
Feliz Natal pra vc e família tbm...

[]s
(DU)

ph.rigon
19/12/2013, 23:37
Vixi... R$ 540,00 conto numa bateria? Deus do céu... to na merda!

Minha Sptg anda falhando na hora de ligar.. perigrinei em oficinas, olhei ignição, olhei o motor de arranque e no final descobri que é só uma bateria que ta cansada... isso tinha me animado mas poxa... nesse preço deu até medo! :shock:

Djalma colombo
20/12/2013, 21:55
Coloquei uma de 70A de 120 pila e ja faz 2 anos, nunca me incomodou e o pior que ele tem é a marca: "Sem limite", com um nome desse, num sei quando vai da pau!

andersoncolares
23/12/2013, 13:33
Coloquei uma de 70A de 120 pila e ja faz 2 anos, nunca me incomodou e o pior que ele tem é a marca: "Sem limite", com um nome desse, num sei quando vai da pau!

O problema Djalma, é que nesses 2 anos as baterias tiveram vários aumentos. Esta que eu comprei custava 40,00 a menos no mês passado. E minha vtr é diesel, não quis arriscar uma mais fraca. Coloquei uma de 90Ah.

Djalma colombo
24/12/2013, 09:44
Beleza Anderson, não esqueça de verificar o alternador, forte abraço e um feliz Natal!

Rafa-CWB
26/12/2013, 12:33
Boa tarde HLobo,
Parabéns pela sua viatura, ficou muito bonita com a traseira levantada, mas posso lhe dar uma sugestão?
Levante também a dianteira, acho que o visual fica melhor, sem falar que você aumenta seu ângulo de ataque.
444661

Poderiam me informar se tem snorkel que de certo na sportage?
Vi esse da Hilux, porém não pretendia ter todo o trabalho de alongar....

Matheus C.
08/01/2014, 22:28
Boa noite amigos, alguem ja substituiu todo o conjunto de miolo de chave/trava da ignição da sportage 2001? estou precisando de ajuda em como retirar o conjunto.
[]'s

mflaviorodrigues
09/01/2014, 10:00
Boa noite amigos, alguem ja substituiu todo o conjunto de miolo de chave/trava da ignição da sportage 2001? estou precisando de ajuda em como retirar o conjunto.
[]'s

Mateus Minha Sportage e ano 2000 mais acredito que seja igual coloca a Chave na posição Park e precisa a trava do Miolo com uma chave de fenda ai e só puxar a chave que o miolo vem junto

a Trava do miolo você vê dentro de um acesso que fica no conjunto da trava de volante (um buraquinho)

agora se você quiser trocar o Conjunto inteiro e só soltar os 2 parafusos de cabeça lisa que travam o conjunto, usa uma chave de fenda e um martelo e muito cuidado e paciência

reslima
09/01/2014, 10:06
Alguem sabe dizer se o motor do kia clarus 2.0 16v é realmente igual ao da Sportage? O cabeçote é igual? Se for, o câmbio da sport encaixa no motor do clarus ou tem diferença na furação? Abs.

Matheus C.
10/01/2014, 15:00
Mateus Minha Sportage e ano 2000 mais acredito que seja igual coloca a Chave na posição Park e precisa a trava do Miolo com uma chave de fenda ai e só puxar a chave que o miolo vem junto

a Trava do miolo você vê dentro de um acesso que fica no conjunto da trava de volante (um buraquinho)

agora se você quiser trocar o Conjunto inteiro e só soltar os 2 parafusos de cabeça lisa que travam o conjunto, usa uma chave de fenda e um martelo e muito cuidado e paciência

Obrigado Flavio! Precisava tirar todo o conjunto mesmo, quebraram a chave, com o volante travado e roda virada e estava trancando o meu carro na garagem. Achei um manual de reparo então fiz uma fenda nesses dois parafusos, retirei e finalmente conseguimos liberar a garagem e levar pra arrumar!
Grande Abraço, Grato pela ajuda!

joao ricardo bellato
10/01/2014, 22:14
boa noite pessoal do forum estou com um problema serio minha sportage ano 2001 diesel intercooler nao aguento mais fazer manutenção na turbina dentro de um ano ela estoro 3x meu motor esta perfeito cambio tração ok tbm mais minha turbina esta me atrapalhando na trilhas nao tenho confiança em viajar para fazer uma trilha com a minha galera entao pergunto, estou pensando em adptar outra turbina estava pensando em uma PL de carro a gasolina que é mais barato e acha peças mais facil ou ate mesmo uma t2 do motor maxion hsd alguem ai tem alguma ideia para me sugerir desde ja agradeço!

mflaviorodrigues
11/01/2014, 16:43
Obrigado Flavio! Precisava tirar todo o conjunto mesmo, quebraram a chave, com o volante travado e roda virada e estava trancando o meu carro na garagem. Achei um manual de reparo então fiz uma fenda nesses dois parafusos, retirei e finalmente conseguimos liberar a garagem e levar pra arrumar!
Grande Abraço, Grato pela ajuda!
Que bom que conseguiu

e fico feliz de ajudar

rDuran
13/01/2014, 22:45
Eu dando uma pancadinha de leves...

http://www.youtube.com/watch?v=TK-czmUAUaA

Glaicon
14/01/2014, 06:56

Botou o Suzuki pra correr!:chorandoderir:

andersoncolares
16/01/2014, 14:03
Pessoal, procurei mas não achei um tópico específico sobre revisões da Sportage. Alguém sabe se há e onde estaria? Caso não, que tal nossos maiores especialistas criarem um para nós? Que acha Nava, Eduarte, Duran, Dijalma Colombo, Alexandro Doner...

A minha esta chegando aos 150 mil e estou em dúvida sobre o que devo verificar, ajustar ou trocar, limpar e ajustar bicos, coisas desse tipo. O que acham?:karate:

Luiz Gaucho
16/01/2014, 14:20

Boa..... faltou freio ou era "sabão" mesmo ?

Um abraço,

Luiz

rDuran
16/01/2014, 14:26
Sabão e descida forte Luiz.

Video da subida

http://www.youtube.com/watch?v=ywJeHgdVfkk

Luiz Gaucho
16/01/2014, 14:43
Sabão e descida forte Luiz.

Video da subida

Muito bom..... esses jipinhos da Suzuki também são valentes às pampas. Sempre olho os posts do Youtube e espero que em breve a minha Sptg esteja pronta, embora seja para trilhas leves.
Mas, para não prolongarmos muito, tu estava em alta ? Achei que ela patinou bastante e fiquei em dúvida se era por conta das "enxadadas" que soltaram a terra mais uns cascalhos que colocaram, ou se tu estava em baixa, pois achei que tava patinando muito.
De qualquer maneira, quando for para estes lados daí (meu irmão mora em Curitiba), vamos andar nestas trilhas aí.

Forte abraço,

Luiz

rDuran
16/01/2014, 15:35
Muito bom..... esses jipinhos da Suzuki também são valentes às pampas. Sempre olho os posts do Youtube e espero que em breve a minha Sptg esteja pronta, embora seja para trilhas leves.
Mas, para não prolongarmos muito, tu estava em alta ? Achei que ela patinou bastante e fiquei em dúvida se era por conta das "enxadadas" que soltaram a terra mais uns cascalhos que colocaram, ou se tu estava em baixa, pois achei que tava patinando muito.
De qualquer maneira, quando for para estes lados daí (meu irmão mora em Curitiba), vamos andar nestas trilhas aí.

Forte abraço,

Luiz

Estava com a reduzida.
Mas sabao assim dificil de subir, e chovendo, garoando um pouco. Estou usando Colossus Mud mas no video nao da pra ver mto com a terra nessa condição nao da grip mesmo.

As enchadadas ali foi para cortamos uma raiz que estava criando um degrau e nao deixava o pneu transpor. No video nao sei se da para perceber mas dai arrancamos e cortamos com o machado.

Mesmo o samurai com pneu garrudo sofreu um pouco.

cegandrade
27/01/2014, 10:22
Bom dia, alguém sabe o código do cabeçote original gasolina.
Estou tentando enviar um e-mail a kia pedindo orçamento, mais o site exige o código. Por sinal muito tosco o site.

ViniFreitas
27/01/2014, 16:14
Bom dia, alguém sabe o código do cabeçote original gasolina.
Estou tentando enviar um e-mail a kia pedindo orçamento, mais o site exige o código. Por sinal muito tosco o site.

O código é 0K04R61215G (http://www.fourgreen.com/store/scripts/PIPE-ASSY-HEATER-p-0K04R61215G) (Conjunto do Cabeçote) e tem 0K01161213 (Heater Water Pipe) tubulação do cabeçote.

Em que site vc está vendo?

cegandrade
28/01/2014, 10:06
Estou cotando na kia, pois não sei os códigos. Ontem me passaram o preço de um cabeçote completo com tudo de R$7000,00. Com esse valor prefiro dar de entrada em outro carro, ou partir para adaptação de um motor AP.

EDuarte
28/01/2014, 10:19
Estou cotando na kia, pois não sei os códigos. Ontem me passaram o preço de um cabeçote completo com tudo de R$7000,00. Com esse valor prefiro dar de entrada em outro carro, ou partir para adaptação de um motor AP.

Um cabeçote novo não vai sair por menos de 5.000, um recondicionado pelado sai em torno de 2.000 2.500.
Cabeçote 16V é critico, é muuuuuito caro pra comprar, muuuuuito caro pra recondicionar e dificil achar uma retifica que saiba fazer e fazer direito, só é bom enquanto for novo, se der problema nunca mais será o mesmo, por isso sou fã do 8V, simples, barato e bom.
E viva o AP...

[]s
(DU)

ViniFreitas
28/01/2014, 14:22

Cesar, eu falei bosta pra vc, o código do Cabeçote correto é 0K01310100B (http://koraps.com/shop/item.php?it_id=1387802), bem que eu olhei que tava barato de mais rsrs, bom se quiser arriscar pedir no exterior Hyundai/Kia SPORTAGE HEAD ASSY-CYLINDER 0K01310100B 0K01310100A 0K08A10100 (http://www.fourgreen.com/store/scripts/HEAD-ASSY-CYLINDER-p-0K01310100B) $1500,00 doletas.

Da uma cotada na Home | Dalper Comércio de Peças KIA, HYUNDAI e HAFEI (http://www.dalperpecas.com.br/) eles tem sempre o que eu preciso.

E uma vez quando precisei comprar o diferencial da minha, o pessoal da Kivel foi super atencioso, a Luzia fez até um desconto na época.

É como o Edu falou, ficar retificando cabeçote 16v é furada, parte logo pro novo que é mió, ou compra outra Sportage e faz de duas uma rsrs, esses dias eu sonhei que tinha uma coleção de Sportages, será que eu to ficando doente? Rsrs

cegandrade
29/01/2014, 08:27
Um cabeçote novo não vai sair por menos de 5.000, um recondicionado pelado sai em torno de 2.000 2.500.
Cabeçote 16V é critico, é muuuuuito caro pra comprar, muuuuuito caro pra recondicionar e dificil achar uma retifica que saiba fazer e fazer direito, só é bom enquanto for novo, se der problema nunca mais será o mesmo, por isso sou fã do 8V, simples, barato e bom.
E viva o AP...

[]s
(DU)
Pensei nessa adaptação de motor, mais já estou desanimado de mais para fazer. Acho que vou abandonar o carro e comprar outro. Como falta poucas parcelas para pagar, acho que vou vender pelo valor de quitação e partir para outro carro.

EDuarte
29/01/2014, 09:07
Pensei nessa adaptação de motor, mais já estou desanimado de mais para fazer. Acho que vou abandonar o carro e comprar outro. Como falta poucas parcelas para pagar, acho que vou vender pelo valor de quitação e partir para outro carro.

Se comprar outro carro, tente não comprar um 16V, sei que são poucas as opções, mas...

[]s
(DU)

cegandrade
30/01/2014, 10:46
E viva o AP...

[]s
(DU)
Eduarte, dei uma olhada na net e não achei ninguém vendendo Frange para ap na sportage. Você sabe de alguém que tenha ou faça esse frange para vender? Pois por aqui é mais difícil mecânico com disposição para adaptação de motores.

EDuarte
30/01/2014, 19:11
Eduarte, dei uma olhada na net e não achei ninguém vendendo Frange para ap na sportage. Você sabe de alguém que tenha ou faça esse frange para vender? Pois por aqui é mais difícil mecânico com disposição para adaptação de motores.

Infelizmente ninguem disponibilizou essa flange, poucos fizeram essa adaptação...

[]s
(DU)

Leandro-MacaúbaPaisagismo
31/01/2014, 11:51
Carlos,

te mandei uma mensagem em PVT sobre esse assunto.

EDuarte
31/01/2014, 15:26
Carlos,

te mandei uma mensagem em PVT sobre esse assunto.

Acredito que esse assunto tbm seja de interesse dos demais...

[]s
(DU)

Lieko
03/02/2014, 09:06
Olá pessoal!
Seguindo a sugestão do Giovani, tomei a liberdade de criar os temas que já havia proposto anteriormente. Sei que talvez isso não seja do agrado de todos, mas alguém tinha que dar o pontapé inicial de algum modo. Depois podemos acertar as coisas de forma a ir ao encontro do gosto da maioria.

Vamos tentar organizar os tópicos dentro de algumas categorias mais importantes. Por exemplo, neste tópico teremos a porta de entrada dos novos usuários, suas dúvidas básicas e um bate-papo informal sobre assuntos diversos, tais como:
- Dicas de oficinas e autorizadas
- experiências e depoimentos pessoais com a viatura
- etc... etc..

Abraços a todos

Bom Dia, acabei de entrar para o grupo. Meu nome é Patricia Lieko.
Tenho uma sportage 2001/2001 verde, peguei zero. É um ótimo carro, está com 263.000km rodados e fiz todas as revisões na Kia de Goiânia. Ando 1/3 na terra e o resto no asfalto. Atualmente, uso pneus 275/70/15 mas preciso trocar pelo menos dois. Para não gastar muito, pretendo continuar usando a mesma medida. O que você acha? Devo retornar para o original? Daí terei que comprar 5 pneus.
Meu carro está inteiro, apenas alguns problemas nas portas (para fechar) que também não têm mais aquele amortecimento que segura a porta aberta. Levei na Kia e me disseram que é porque o sistema que segura as portas abertas, prescindem de um calo que, com o tempo, se desgasta. Como meu carro tá velho, foi o que ocorreu. De qualquer modo, vou tentar levar num cara que indicaram (Joaquim) de Goiânia, indicado por outro membro, que regula portas de carro. Sugeriria outra solução?
Adoro esse carro e, apesar de velho, não vejo nenhum outro nessas configurações compatível com ele que eu possa ou queira comprar.
Troquei a turbina uma vez e não ouço mais o barulho do turbo ligando. É normal?
Penso em dar uma ajeitada nele para aumentar sua vida útil. O que sugere?
Agradeço muito a resposta.

rDuran
03/02/2014, 10:17
Lieko Seja bem vinda.

Sobre a relaçao dos pneus,

você tem que manter sempre as mesmas medidas, em carros 4x4, como não há diferencial central, os pneus da frente tem que estar exatamente na mesma medida dos de trás, senão há um desgaste maior dos pneus, e força a caixa.

Talvez vale a pena, esses pneus que voce está podendo rodar serve de entrada em um jogo novo de 4 pneus.

Djalma colombo
03/02/2014, 23:28
Desculpem mas foi o unico lugar que achei pra por as fotos com os adesivos, semana passada recebi a segunda remessa, mas só coloquei 2!

Luiz Gaucho
04/02/2014, 19:10
Desculpem mas foi o unico lugar que achei pra por as fotos com os adesivos, semana passada recebi a segunda remessa, mas só coloquei 2!

Djalma, também estou querendo colocar os meus adesivos nas portas. Porém, mais perto dos frisos. Ficaram muito legais os seus.

Um abraço,

Luiz

cegandrade
05/02/2014, 07:34
Bom dia, ontem entrei em contato com a Adap Brasil, que é uma das empresas que produzem o flange do motor ap para fusca e comentei sobre algumas pessoas estarem fazendo a adaptação do motor ap para as sportages, e que devido ao motor ser problemático existira uma boa procura por essa adaptação se existisse o flange pronto para facilitar o processo. Para minha surpresa o Junior Crempe me retornou e disse que eles não tinham recebido pedidos desse flange, mais que se eu enviasse uma caixa para ele, que ele iria criar um flange para nossas viaturas, e a parte boa é que o ajudador da criação do modelo so pagaria o material. Criado o modelo eles iriam anunciar no site deles como já é feito com outras demais peças criadas por eles.
E eu com certeza já seria um dos primeiros clientes a pedir o flange para a minha.
Mais o problema é que eles estão em São Paulo e eu no interior do Rio de Janeiro.
Se alguém aí de São Paulo estiver disposto a ser esse ajudador segue os dados da empresa:
Endereço: Rua Eugênio Franco de Camargo, 2542
Vila Nery - São Carlos - SP
CEP 13569-270
Email: adapbrasil@adapbrasil.com.br
Telefone: (16) 3372-8121
ID Nextel: 10*43318

ViniFreitas
05/02/2014, 12:56
Que legal Carlos, se eu tivesse uma a gasolina com certeza seria um ajudador rsrs, adoro coisas gratis!

mflaviorodrigues
06/02/2014, 08:42
Bom dia, ontem entrei em contato com a Adap Brasil, que é uma das empresas que produzem o flange do motor ap para fusca e comentei sobre algumas pessoas estarem fazendo a adaptação do motor ap para as sportages, e que devido ao motor ser problemático existira uma boa procura por essa adaptação se existisse o flange pronto para facilitar o processo. Para minha surpresa o Junior Crempe me retornou e disse que eles não tinham recebido pedidos desse flange, mais que se eu enviasse uma caixa para ele, que ele iria criar um flange para nossas viaturas, e a parte boa é que o ajudador da criação do modelo so pagaria o material. Criado o modelo eles iriam anunciar no site deles como já é feito com outras demais peças criadas por eles.
E eu com certeza já seria um dos primeiros clientes a pedir o flange para a minha.
Mais o problema é que eles estão em São Paulo e eu no interior do Rio de Janeiro.
Se alguém aí de São Paulo estiver disposto a ser esse ajudador segue os dados da empresa:
Endereço: Rua Eugênio Franco de Camargo, 2542
Vila Nery - São Carlos - SP
CEP 13569-270
Email: adapbrasil@adapbrasil.com.br
Telefone: (16) 3372-8121
ID Nextel: 10*43318

cegandrade quando vi seu topico ontem entrei em contato com a adapbrasil e o pessoal ja comprou um cambio e até o fim do Mes já para ter alguma coisa pronta

Então prevejo varias Sportages com Motor AP em breve (A minha e uma delas)

EDuarte
06/02/2014, 08:57
Galera, não se esqueçam que colocar um motor AP na sportage não é só tirar um e colocar outro, a flange e só um dos detalhes, tem que modificar coxim, modulo (se colocar injetado), chicote, escapamento, mangueiras, etc, etc, etc...
Mas vale o trabalho...

[]s
(DU)

cegandrade
06/02/2014, 14:57
cegandrade quando vi seu topico ontem entrei em contato com a adapbrasil e o pessoal ja comprou um cambio e até o fim do Mes já para ter alguma coisa pronta

Então prevejo varias Sportages com Motor AP em breve (A minha e uma delas)
Muito bom, vou para a fila.

cegandrade
06/02/2014, 14:59
Galera, não se esqueçam que colocar um motor AP na sportage não é só tirar um e colocar outro, a flange e só um dos detalhes, tem que modificar coxim, modulo (se colocar injetado), chicote, escapamento, mangueiras, etc, etc, etc...
Mas vale o trabalho...

[]s
(DU)
Com certeza, mais já é um grande passo. Estou pretendendo colocar um motor carburado, pois deixa o sistema mais simples. Tenho um amigo mecânico, que já preparou um jeep para o filho dele com motor de opala + caixa de chevette e reduzida do jeep. Ele disse que ira me ajudar na empreitada.

mflaviorodrigues
06/02/2014, 15:50
Mas vale o trabalho...

[]s
(DU)

Eduarte Realmente tem bastante trabalho mais ainda e mais barato que refazer o motor Original, o motor da minha Viatura começou a Fumar (ela tinha GNV e o Antigo Dono demorava muito nas trocas de oleo) em uma mecânica de boa procedência a qui em campinas me pediram R$ 6.800,00 se não precisar retificar o cabeçote, pois esse cabeçote tem fama ruim nas retificas

Cara por esse valor eu coloco o AP 2.0 na viatura e fica com uma mecânica bem mais simples que a original.
Não sei como ficaria o tork da viatura com esse motor ap 2.0 mais ele tem muitos acessórios para melhorar potencia, coisa que o motor original da viatura não tem.

reslima
06/02/2014, 15:55
Se fizerem flange pra por motor de opala no cambio da sportage, também me interesso.

Fla_Vinho_Tinto
07/02/2014, 14:24
Flavio Apresentação,
beleza pessoal, sou novo participante nesta comunidade, sou de Viamão, Rio Grande do Sul e sou um novo proprietário de uma kia sportage diesel , modelo curta, ano 2001 e venho parabenizar a todos os contribuintes e dizer que para efetuar a compra da mesma consultei vários artigos no site, e providenciarei muitos reparos e adaptações em meu veiculo baseado nas informações postadas aqui, Valeu.Vou providenciar uma boa reforma na mesma, paguei um bom preço, mas motor esta botando um pouco de compressão para fora, turbina estava travada e efetuei a limpeza e esta funcionando, com folga no conjunto.vou providenciar o reparo da turbina,e de quebra vou ter que revisar a bomba injetora. mecanica resolvida vou levala para a chapeação.Meu problema tambem é com relação as peças, vou pesquizar um tópico de sistema de freios para postar minhas duvidas meu proximo passo é o reparo das "pilsas".
abraço a todos.

andersoncolares
10/02/2014, 14:35
Flavio Apresentação,
beleza pessoal, sou novo participante nesta comunidade, sou de Viamão, Rio Grande do Sul e sou um novo proprietário de uma kia sportage diesel , modelo curta, ano 2001 e venho parabenizar a todos os contribuintes e dizer que para efetuar a compra da mesma consultei vários artigos no site, e providenciarei muitos reparos e adaptações em meu veiculo baseado nas informações postadas aqui, Valeu.Vou providenciar uma boa reforma na mesma, paguei um bom preço, mas motor esta botando um pouco de compressão para fora, turbina estava travada e efetuei a limpeza e esta funcionando, com folga no conjunto.vou providenciar o reparo da turbina,e de quebra vou ter que revisar a bomba injetora. mecanica resolvida vou levala para a chapeação.Meu problema tambem é com relação as peças, vou pesquizar um tópico de sistema de freios para postar minhas duvidas meu proximo passo é o reparo das "pilsas".
abraço a todos.

Nobre amigo de Sportages Fla_Vinho, hehee, seja bem vindo :brinde:e qualquer dúvida, tentaremos ajudar nesta maravilhosa peleja:karate:. Aqui tem muita gente que conhece está maquina como a palma da mão. :pensativo:

Abraços e ás ordens.

14/02/2014, 09:19
Fala ai Edu,

To sumido daqui, depois q o herdeiro nasceu, só tenho olhos pra ele e pouco entro aqui. Quando disse que tinha mandado uma resposta em PVT pro carlos, foi sobre a adaptação que fiz na minha sportege, fiz ate um tópico a respeito tempos atrás...O que passei pra ele, se não me engano foi o endereço do mecânico daqui de minha cidade q fez a adaptação e alguns comentários...
De qualquer forma, quero deixar claro que adaptação não é fácil, fiquei uns dois meses sem o carro, pois além de flange, tem tb outras coisas para serem mudadas ou adaptadas. Depois da adaptação o carro nunca mais me deu problemas, só alegria mesmo...
Abraço!!!!

Acredito que esse assunto tbm seja de interesse dos demais...

[]s
(DU)

14/02/2014, 09:23
Esqueci de dizer qual é o tópico...rsrsrr
Adaptação de Motor 2.5 TDI HPE na Sportage (http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/116119-adaptacao-de-motor-2-5-tdi-hpe-na-sportage.html)

Este tópico está na segunda pagina do fórum sportage.

EDuarte
14/02/2014, 09:28
Maravilha Leandro, tbm estou a procura de um motor, só que um AP pra colocar na minha.

[]s
(DU)

Leonardo Nunes Zerbone
14/02/2014, 14:25
Alguém saberia me dizer em quanto ficaria (na média e num bom mecânico) o preço da mão de obra para a adaptação ao motor AP?

Gracias!

cegandrade
14/02/2014, 15:22
Leandro, tu estava sumido mesmo. Eu tinha desistido da viatura, pois tinha um monte de peste me perturbando para vender o carro. Mais hoje depois de muito pesquisa acabei comprando um cabeçote completo para tirar um e colocar outro. E o preço muito em conta. Mais ainda não tirei da cabeça a ideia de colocar um AP. Se a Adap Brasil conseguir finalizar o modelo de Frange para o AP em nossas viaturas eu devo partir para adaptação. Eu tenho um amigo que é mecânico, hoje mecânico somente dele e de seu filho, pois parou com tudo e esta com uma frota de tratores. Entao so faz mecânica hoje das maquinas dele. Ele me disse que se eu comprasse o frange e o motor, que ele faria a adaptação para mim, e meu custo seria de material e eu seria o ajudante (imagina a cena). É bom ter amigos, rsrsrsrsrs. Ele fez a adaptação do motor de opala com caixa de chevette em um jeep do filho dele e ficou bom. Mais isso ira ficar mais para frente. Se eu gastar mais esse ano a patroa não me da um herdeiro e aí eu estou ferrado.

filipezanrosso
19/02/2014, 17:10
Boa tarde!
Minha Sptg vem apresentando alguns estalos abaixo do porta-luvas, (semelhante ao acionamento de um relê) Acontece na maioria das vezes em primeira e segunda marcha, quando o motor é mais exigido.
Ar ligado e desligado também não interfere.
Alguem saberia informar o que pode ser? Por ser algo estranho preferi colocar neste tópico e não no tópico de elétrica.

Sptg 2001 TDI curta

Djalma colombo
19/02/2014, 22:49
Boa tarde!
Minha Sptg vem apresentando alguns estalos abaixo do porta-luvas, (semelhante ao acionamento de um relê) Acontece na maioria das vezes em primeira e segunda marcha, quando o motor é mais exigido.
Ar ligado e desligado também não interfere.
Alguem saberia informar o que pode ser? Por ser algo estranho preferi colocar neste tópico e não no tópico de elétrica.

Sptg 2001 TDI curta

Verifica as conexões da central embaixo do tapete, pode ser algum mau contato, ou talvez um fio positivo solto!

21/02/2014, 09:01
Maravilha Leandro, tbm estou a procura de um motor, só que um AP pra colocar na minha.

[]s
(DU)

Fala ai Eduardo, beleza?

Então, veja um AP diesel 1.9 turbo ou 1.6 turbo da VW dizem ser muito bons estes motores AP.

LAMA

EDuarte
21/02/2014, 09:17
Fala ai Eduardo, beleza?

Então, veja um AP diesel 1.9 turbo ou 1.6 turbo da VW dizem ser muito bons estes motores AP.

LAMA

Não quero adaptar diesel nem turbo.
Valeu

[]s
(DU)

andreroth93
21/02/2014, 11:05
Ola sou novo aqui comprei uma sptg ano 98\99 e estava lendo o fórum e tenho grande interesse em adaptar um motor ap nela se a adap brasil fizer a flange seria muito bom pois tenho uma gaiola e uso a flange deles é excelente o produto.

Gostaria de saber que filtro de ar posso usas pois aqui onde moro me pedirão 90 reais no filtro de ar original e demora 90 dias pra vir da coreia. gostaria de saber se tem algum filtro de carro nacional que de certo ?

rDuran
21/02/2014, 12:57
Ola sou novo aqui comprei uma sptg ano 98\99 e estava lendo o fórum e tenho grande interesse em adaptar um motor ap nela se a adap brasil fizer a flange seria muito bom pois tenho uma gaiola e uso a flange deles é excelente o produto.

Gostaria de saber que filtro de ar posso usas pois aqui onde moro me pedirão 90 reais no filtro de ar original e demora 90 dias pra vir da coreia. gostaria de saber se tem algum filtro de carro nacional que de certo ?

O Da sportage é único para ela.
Aqui em Curitiba custa média de 45 reais. Da Frahm com grade (dura mais)
De uma procurada no mercado livre

Em curitiba ligue na Vidi Importados (http://www.vidiimportados.com.br/)

clairton castro
21/02/2014, 13:47
Boa tarde! Alguém já trocou o volante e colocou o da sportage nova, ou da 2004 em diante? Será que cabe?

Zimmer
21/02/2014, 16:55
Boa Tarde,

Pessoal meu nome é Gustavo Jessé Zimmer, possuo uma Sportage 1998 Gasolina, tenho algumas coisinhas pra fazer nela, mas é um bom veículo para quem está sempre na estrada. Gostaria de saber se alguém aí sabe de algum site que vende peças para ela? Preciso do sensor de massa de ar, aquela peça que fica depois do filtro de ar. Pedi site pois aqui nas lojas e mecânicas ta complicada a situação. UHAHUAUHAUAUAHHUHA

Abraço.

Alexandre B.
23/02/2014, 00:38
Olá Zimmer,
Neste tópico tem algumas dicas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/133566-pecas-da-sportage-2001-tdi.html
Não desanime, a viatura tem uma ótima relação custoXbenefício, vale a pena deixa-la em dia.
Abraço.
Alexandre

rDuran
25/02/2014, 21:54
Minha sport em ação durante dezembro janeiro

452851

452849

452848

452843

452844

452845

452846
452847

452850

452852
452853
452854
452855

452856

452857
452858
452859
452860
452861
452862

Alexandre B.
26/02/2014, 00:25
Olá rDuran, show de bola as fotos!!! Começou bem o ano.
Na segunda foto alagou dentro?
Se tiver, poste alguns vídeos.
Por enquanto não posso me dar ao luxo de fazer umas trilhas deste nível, pois a Grand é meu único veículo.
Futuramente pretendo comprar mais um, e daí "o bixo vai pegar"....hehehe
Abraço e parabéns pela viatura.

rDuran
26/02/2014, 09:28
Olá rDuran, show de bola as fotos!!! Começou bem o ano.
Na segunda foto alagou dentro?
Se tiver, poste alguns vídeos.
Por enquanto não posso me dar ao luxo de fazer umas trilhas deste nível, pois a Grand é meu único veículo.
Futuramente pretendo comprar mais um, e daí "o bixo vai pegar"....hehehe
Abraço e parabéns pela viatura.

Opa, valeu,

Nem alaga não, transpor rio assim é dificil, só se parar e abrir a porta mesmo. Ali até que o rio tava baixo, passei mais fundo já.

Pior que a sport é meu carro de uso no dia a dia também, pra trabalhar, viajar, sempre tenho que estar com a manutencao em dia. Por isso sou chato com mecanico, e pergunto muito sobre as peças

Alguns videos, é dificil ter video em trilha né, assim como foto

Sem snorkel passando fundo

http://www.youtube.com/watch?v=DHmaAYcBcXg

http://www.youtube.com/watch?v=Lehp83urPCQ

http://www.youtube.com/watch?v=pRhvq8C-e78

http://www.youtube.com/watch?v=o2rY8plqFxA

rDuran
26/02/2014, 09:30

Luiz Gaucho
26/02/2014, 10:17
Muito show !!!!!

Luiz

Leonardo Nunes Zerbone
26/02/2014, 12:43
E você, acredita no Sportage?

Vídeo 1:
http://www.youtube.com/watch?v=wL2J6OamDnc

Vídeo 2:
http://www.youtube.com/watch?v=nrs8cns19rM

Vídeo 3:
http://www.youtube.com/watch?v=VrOYJO3P-90

Alexandre B.
26/02/2014, 19:38
rDuran e Leonardo, muito bom ver as Sports dando show na trilha.
Cada vez fico mais impressionado com o desempenho das Sports no off-road.
Abraço e obrigado pelos vídeos.

PS.: estava convicto de que não precisaria de um lift, mas depois de ver estes vídeos já estou considerando esta possibilidade.

ph.rigon
26/02/2014, 22:19
Pessoal, sobre as tão faladas adaptações de motor AP nas viaturas, alguém sabe me dizer se é viável fazer isso com uma Grand a Gas. Automática?

andreroth93
27/02/2014, 19:31
Boa noite gostaria de saber aonde tem a peça que vai no suporte do estepe, eu comprei uma sportage 98 curta e veio faltando a peça pra poder instalar o estepe, vai um cabo e um mecanismo ? alguém ja adaptou alguma coisa ali que funcione ?

Muito obrigado
Abrass

Ocyre
28/02/2014, 10:52
Bom dia Senhores, preciso de uma ajuda referente a um problema mecânico, após passar por inumeros mecânicos aqui em minha região achei um que acho que é de confiança, após ter gasto cerca de R$ 16.000,00 com esse carro não sei mais o que fazer e é minha ultima tentativa, ele falou que a taxa de compressão do motor Tdi é de 21,1 Kgfm e está dando só 17 Kgfm e está me perguntando se tem como descobrir qual é o tamanho da antecâmara de compressão do motor, será que alguém pode me ajudar nesta informação, pois se não vou ter que trocar o cabeçote mais uma vez devido a incompetência do mecânico anterior.
Dados do veículo é uma Kia GrandSportage 2002 Tdi 2.0
Att,
Érico Marques

clairton castro
02/03/2014, 12:06
Desculpe se não for aqui. Te alguém no forum de Pato Branco ou Francisco Beltrão, estou perto, e estou precisando de uma tampa de radiador, pois a minha está danificada, sabem de alguma loja que atenda na segunda feira em uma dessas duas cidades e que tenha, ou de uma outra tampa que sirva nela? Obrigado pela ajuda.

leonardorj
02/03/2014, 20:59
meu camarada quando a minha ficou ruim a uns dois anos coloquei a do chevette esta la até hj

Hugo Flávio
02/03/2014, 22:50
Olá..
Alguém pode me ajudar?
Sou de Goiânia/GO e tenho uma Tdi 2000 curta, que esta queimando muita vela aquecedora.. praticamente um jogo a cada 3 meses.
Alguma sugestão do que devo fazer?

Desde já agradeço!!!

Abraços a todos!!

Marcus Pereira
02/03/2014, 23:48
Olá..
Alguém pode me ajudar?
Sou de Goiânia/GO e tenho uma Tdi 2000 curta, que esta queimando muita vela aquecedora.. praticamente um jogo a cada 3 meses.

Desde já agradeço!!!

Abraços a todos!!

A maioria das velas aquecedoras que se encontra no mercado são Ching-Ling, custam pouco, cerca de R$15,00 cada mas duram muito pouco. Procure pelas originais, vais pagar por volta de R$60,00 cada mas duram muito mais, vale a pena.

Djalma colombo
03/03/2014, 19:13
Clairton, pode usar a do santana ou passat, mas observe que a pressão tem que ser 0,9, eu uso de 1,1 mas to sempre de olho!

andersoncolares
05/03/2014, 23:11
Olá..
Alguém pode me ajudar?

Desde já agradeço!!!

Abraços a todos!!

Hugo, logo que comprei minha VTR tive esse problema. Comprei logo as originais e nunca mais tive dor de cabeça. Isso já faz mais de 3 anos. E sempre que for dar a partida, espera apagar a luz indicadora das velas (aquela molinha no painel) para ter certeza de que elas já fizeram sua obrigação, assim não força o uso delas e durarão muito.

Abraços e bom proveito deste carro fantástico.

CarlAlberto
06/03/2014, 19:11
Boa noite pessoal,

Alguém sabe me informar se aqui no site ainda há uma ferramenta para enviar uma mensagem especificamente para um usuário? Lembro que antes havia um modo de se fazer isso, e agora não consigo achar essa opção. Peço se alguém sabe como fazer me dar umas dicas.

Obrigado

Carlos

EDuarte
06/03/2014, 19:28
Boa noite pessoal,

Alguém sabe me informar se aqui no site ainda há uma ferramenta para enviar uma mensagem especificamente para um usuário? Lembro que antes havia um modo de se fazer isso, e agora não consigo achar essa opção. Peço se alguém sabe como fazer me dar umas dicas.

Obrigado

Carlos

Tem sim, va até o perfil dele ou ache algum post dele e clique no nome que aparecera a opção mensagem particular.

[]s
(DU)

andreroth93
06/03/2014, 20:40
boa noite algum sabe aonde posso encontrar a peça que vai no suporte do estepe ? ja procurei em vários lugares e não estou achando.
453840

EDuarte
06/03/2014, 21:44
boa noite algum sabe aonde posso encontrar a peça que vai no suporte do estepe ? ja procurei em vários lugares e não estou achando.
453840

Só em concessionaria ou desmanche e só o suporte inteiro.
Não da pra arrumar o seu?

[]s
(DU)

andreroth93
07/03/2014, 09:42
Só em concessionaria ou desmanche e só o suporte inteiro.
Não da pra arrumar o seu?

[]s
(DU)

na verdade eu comprei ela já sem a peça por isso estou a procura, na verdade nem sei como é a peça nunca vi ela tava pensando em fazer mais não tenho nem ideá por onde começar.

EDuarte
07/03/2014, 09:55
na verdade eu comprei ela já sem a peça por isso estou a procura, na verdade nem sei como é a peça nunca vi ela tava pensando em fazer mais não tenho nem ideá por onde começar.

Vc tem a fechadura?
Se tiver, coloque ela na trava da carroceria e feche o suporte do estepe, assim vc tem como tirar as medidas dessa peça.

[]s
(DU)

CarlAlberto
07/03/2014, 11:06
[QUOTE=EDuarte;2099148]Tem sim, va até o perfil dele ou ache algum post dele e clique no nome que aparecera a opção mensagem particular.

Muito obrigado Eduarte. Valeu!!!

Carlos

andreroth93
07/03/2014, 13:51
Vc tem a fechadura?
Se tiver, coloque ela na trava da carroceria e feche o suporte do estepe, assim vc tem como tirar as medidas dessa peça.

[]s
(DU)

Muito obrigado vou fazer isso vou da um jeito de bolar alguma coisa la KKKKKK

EDuarte
07/03/2014, 15:26
Muito obrigado vou fazer isso vou da um jeito de bolar alguma coisa la KKKKKK

Se não morássemos tão longe, umas latinhas de breja e uns dedinhos de proza e faríamos essa peça...kkkk

[]s
(DU)

andreroth93
10/03/2014, 15:04
Se não morássemos tão longe, umas latinhas de breja e uns dedinhos de proza e faríamos essa peça...kkkk

[]s
(DU)

Quando eu fizer a peça eu posto fotos dela.

leonardorj
18/03/2014, 09:13
bom dia rapaziada, estava com meu carro quando ligava parecia que o carro estava fora de ponto e as vezes dava uns estouros, pois bem o sensor de rotação estava fechando curto trocado e solucionado. Fica ae minha dica depois de trocar cabo vela e até bobina.

clairton castro
18/03/2014, 11:32
Clairton, pode usar a do santana ou passat, mas observe que a pressão tem que ser 0,9, eu uso de 1,1 mas to sempre de olho!

Bom dia Djalma Colombo. Você já ouviu falar da Colombo Diesel? Trabalha com bombas injetoras. Sem Sim, conhece alguém de lá? São confiáveis? Obrigado Clairton

clairton castro
30/03/2014, 21:00
Pessoal, boa noite. Estou com um pequeno probleminha. Mandei dar uma regulada na bomba. O bombista falou que estava fora do ponto, consequência, maior gasto, castanhada e muita fumaça. Aproveitei e comprei e troquei o filtro de combustível. Quando faço pegar tem que insistir um pouco, ele disse que foi por causa do débito que ele mexeu. Mas todas as vezes que dou na partida, isso em um intervalo de +/- 15-20 minutos, ela não firma a rotação, tem que acelerar até firmar a rotação. Se eu desligar e ligar logo enm seguida ela pega normal. O que pode ser? Será que é o filtro de combustível com problema, ou a regulagem da bomba?

MAAT
31/03/2014, 18:35
pode ser ar , no filtro, que devito,????? o devito de partida fica dentro da bomba ele tiro combustivle do regulador, tira el ar do filtro, e se peresiste leva para el bombista

clairton castro
31/03/2014, 20:16
pode ser ar , no filtro, que devito,????? o devito de partida fica dentro da bomba ele tiro combustivle do regulador, tira el ar do filtro, e se peresiste leva para el bombista

MAAT, tirei o ar do filtro, apertei o sangrador, pois estava meio frouxo, mesmo assim, continuou a fazer. Levei ao bombista e disse que vai regular novamente. Existem parâmetros de como deixar a bomba regulada, como se fosse original de fabrica? Tem como saber esses parametros?

MAAT
01/04/2014, 08:26
meu querido esa bomba es facil y el bombista tem que regularla,ele tiro la bomba para regularla ou so por fora foi, esa bomba tem numero pasame ese numero que que te falo el plano de teste ok

clairton castro
01/04/2014, 08:53
meu querido esa bomba es facil y el bombista tem que regularla,ele tiro la bomba para regularla ou so por fora foi, esa bomba tem numero pasame ese numero que que te falo el plano de teste ok

Bom dia. Ele retirou a bomba para regular, fez trocas das seguintes peças: Bomba de Palheta, bujão, jogo de reparo, retentor e arruelas. Não estou com ela no momento, está no bombista para regulagem. Tem um nº de referencia na ordem de serviço.
nº 9059-019A, será que é esse? Diagnostico dele quando eu levei a primeira vez: Castanhando muito e excesso de fumaça. Consequencia: muita fumaça e muito consumo. Depois que eu peguei ela, na ultima sexta feira, para faze-la pegar tinha que insistir um pouco, isso com ela quente, ele me disse que mexeu no debito e por isso ficou assim, quando ela está um pouco fria ela pega com a insistência mas não firma na lenta e apaga. O que pode ser? Ela ficou ainda castanhando na lenta, mas na aceleração parece que ficou mais macia. Na partida sai muita fumaça cinzenta e com cheiro de diesel.

Djalma colombo
01/04/2014, 10:27
Clairton, desculpa a demora pra responder, ja ouvi falar bem da colombo diesel, mas da uma liga da pro japones da Mecânica Rio Verde, esse eu conheço bem e manja muito desses motores coreanos, ele trabalha muito com bestas e vans em geral, e de mecânica diesel os cara manjam muito, diz que que indicou foi eu, fala que é o milico da sptg verde!

9682-1945/ 3562-7596

clairton castro
01/04/2014, 11:02
Clairton, desculpa a demora pra responder, ja ouvi falar bem da colombo diesel, mas da uma liga da pro japones da Mecânica Rio Verde, esse eu conheço bem e manja muito desses motores coreanos, ele trabalha muito com bestas e vans em geral, e de mecânica diesel os cara manjam muito, diz que que indicou foi eu, fala que é o milico da sptg verde!

9682-1945/ 3562-7596

Djalma, sem problema. Levei na Colombo Diesel, falei com o Fernando, me parece gente boa. Ele está acertando a bomba dela ainda, na primeira vez não ficou boa, então levei ontem a tarde novamente e ele disse que iria fazer outro regulagem e que estaria pronta hoje a tarde. Vamos ver como vai ficar. Mesmo assim, obrigado.

perozzo
01/04/2014, 19:48
Buenas!!!!
me chamo Diego e tenho uma Sportage Grand 98/99 gasolina. Muito tempo esperando, muito tempo pesquisando até que comprei minha viatura em outubro/13. Só alegrias até então, mas agora estou precisando de um mecânico que conheça o carro, mais especificamente o sistema de arrefecimento, pois ela começou a ferver. Tenho lido os posts e os sintomas são bem parecidos com a maioria, então, acho que é hora de tomar as providências que já percebi que são praxe...
Abraço

Perozzo

andersoncolares
02/04/2014, 09:21
Buenas!!!!
me chamo Diego e tenho uma Sportage Grand 98/99 gasolina. Muito tempo esperando, muito tempo pesquisando até que comprei minha viatura em outubro/13. Só alegrias até então, mas agora estou precisando de um mecânico que conheça o carro, mais especificamente o sistema de arrefecimento, pois ela começou a ferver. Tenho lido os posts e os sintomas são bem parecidos com a maioria, então, acho que é hora de tomar as providências que já percebi que são praxe...
Abraço

Perozzo

Seja bem vindo Diego; Aguarde que alguém mais gabaritado virá lhe socorrer, tipo Eduarte... heheh:bananadança:

MAAT
02/04/2014, 18:59
:semideia:concordo:concordo plenamente

clairton castro
02/04/2014, 19:19
MAAT, onde fica o nº da bomba, fica em ema etiqueta branca no lado dela? Tem como me explicar passo-a-passo sobre a regulagem. como se regula, o que regula primeiro, se é regulagem separado de cada item, como: partida, marcha lenta, injeção de diesel na hora de andar? Desculpe as burrices que estou escrevendo, pois não entendo disso. Peguei ela na terça, não andei muito com ela, mas pelo vista, ficou do jeito que estava antes, castanhando e fumaçando. Tem algum macete para regular que talvez o bombista não saiba? Tem skype para podermos conversar mas facilmente? Obrigado por sua atenção

clairton castro
02/04/2014, 21:44
MAAT, onde fica o nº da bomba, fica em ema etiqueta branca no lado dela? Tem como me explicar passo-a-passo sobre a regulagem. como se regula, o que regula primeiro, se é regulagem separado de cada item, como: partida, marcha lenta, injeção de diesel na hora de andar? Desculpe as burrices que estou escrevendo, pois não entendo disso. Peguei ela na terça, não andei muito com ela, mas pelo vista, ficou do jeito que estava antes, castanhando e fumaçando. Tem algum macete para regular que talvez o bombista não saiba? Tem skype para podermos conversar mas facilmente? Obrigado por sua atenção

Sr. MAAT, achei esse nº 104749-7330, será que é isso?

Djalma colombo
02/04/2014, 22:07
Clairton da uma ligada pro japa, ele conhece bem este motor e manja da regulagem da bomba!

clairton castro
03/04/2014, 08:28
Clairton da uma ligada pro japa, ele conhece bem este motor e manja da regulagem da bomba!

Djalma, bom dia. Vou ligar e bater um papo com ele. Obrigado

MAAT
03/04/2014, 08:39
meu caro para fazer esse teste preciso da bomba, para passar em lã maquina e ver que regulação tem,

rDuran
04/04/2014, 18:17
Djalma, sem problema. Levei na Colombo Diesel, falei com o Fernando, me parece gente boa. Ele está acertando a bomba dela ainda, na primeira vez não ficou boa, então levei ontem a tarde novamente e ele disse que iria fazer outro regulagem e que estaria pronta hoje a tarde. Vamos ver como vai ficar. Mesmo assim, obrigado.

Ta saindo quanto essa regulagem? Abraço

clairton castro
04/04/2014, 20:00
Ta saindo quanto essa regulagem? Abraço

Oi, tudo bem? Tá saindo 661 com troca de componentes. Mas terei que levar novamente, na primeira vez ficou silenciosa e andando bem, mas na hora de funcionar, se ela tivesse um pouco fria, não firmava a rotação e apagava, tinha que ficar acelerando, tipo como se tivesse ar no filtro, na segunda vez ele regulou diferente, e me parece que ficou como tava antes de levar lá, castanhando alto e com fumaça em excesso.

Sr MAAT, o sr viu o nº da bomba que te passei, o sr falou que iria passar o plano de este para ela.

Alguem tem alguma sugestão de como posso resolver esse meu pequeno problema? Obrigado.

Luiz Gaucho
05/04/2014, 22:57
Buenas gurizada....

Um texto para os amigos lerem, e se identificarem...

MELHORES COISAS NA VIDA DE UM JIPEIRO
Ter um Jeep e ir até onde ele conseguir chegar;
Rir sem absolutamente razão nenhuma;
Rir por alguma coisa que você lembrou da última trilha que fez;
Os amigos;
Acordar no meio da noite só para ter certeza que ainda é cedo para ir para o ponto de encontro;
Fazer novos amigos ou ficar junto dos velhos;
Conversas à noite com seu colega de barraca que não te deixa dormir;
Viagens com os amigos;
Chegar ao fim de uma trilha difícil;
Passar o tempo com os amigos, falando de Jeeps;
Encontrar com um velho amigo e descobrir que jipeiros nunca mudam;
Rir até sentir o rosto doer;
Dirigir numa estrada bonita;
Conseguir ouvir sua música preferida no rádio do Jeep;
Arriar a capota;
Ver o nascer do sol;
Levantar todo dia e agradecer a Deus por outro lindo dia!;
Passar um lindo dia na trilha;
Passar um dia feio e chuvoso na trilha;
Dar um presente para o Jeep;
Ouvir acidentalmente alguém falando que seu Jeep é bonito;
Descer do Jeep, no meio da lama, para ajudar o amigo em apuros;
Abraçar o amigo que acabou de desatolar;
Rir das próprias besteiras na hora de passar por aquela imensa erosão;
Rir das besteiras dos outros realizadas durante toda a trilha;
Rir de você mesmo quando se lembra daquele primeiro Jeep;
Chegar cheio de barro para o almoço;
Causar furor ao entrar no restaurante;
Almoçar 5 horas da tarde, depois de um dia inteiro comendo bolacha;
Saber que, exceto raras exceções, todo mundo te acha meio doido.Mas o importante é esta com os amigos.

Um abraço e ótimo Domingo.

Luiz

MAAT
06/04/2014, 11:30
claito nao soi bombista sinplemento soi un umilde mecanico diesel, gostaria de poderte ajudar mas ,so aqui posso te ajudar em mi oficina, mi mecanica nao te cobro nada de nada so um bombista de mi plena confianca,ok

Gleives Pardim
06/04/2014, 15:56
Ola pessoal boa tarde, sou novato aqui embora sempre acompanhei o 4x4brasil mas não tinha tido o privilegio de participar de um comentário anida. pois bem, tenho um sportage TDI ano 2003 segundo dono e sou apaixonado pelo carro, ainda não fiz trilha tbm não pretendo. Gostaria de saber do pessoal como anda o consumo urbano e estrada dos sportage de vocês. Grato Gleives Pardim

Gleives Pardim
06/04/2014, 16:08
claito nao soi bombista sinplemento soi un umilde mecanico diesel, gostaria de poderte ajudar mas ,so aqui posso te ajudar em mi oficina, mi mecanica nao te cobro nada de nada so um bombista de mi plena confianca,ok

Maat boa tarde qual informação você tem do consumo das sportage tdi ai na sua região? desde já obrigado

Djalma colombo
06/04/2014, 19:33
Buenas gurizada....

Um texto para os amigos lerem, e se identificarem...

MELHORES COISAS NA VIDA DE UM JIPEIRO
Ter um Jeep e ir até onde ele conseguir chegar;
Rir sem absolutamente razão nenhuma;
Rir por alguma coisa que você lembrou da última trilha que fez;
Os amigos;
Acordar no meio da noite só para ter certeza que ainda é cedo para ir para o ponto de encontro;
Fazer novos amigos ou ficar junto dos velhos;
Conversas à noite com seu colega de barraca que não te deixa dormir;
Viagens com os amigos;
Chegar ao fim de uma trilha difícil;
Passar o tempo com os amigos, falando de Jeeps;
Encontrar com um velho amigo e descobrir que jipeiros nunca mudam;
Rir até sentir o rosto doer;
Dirigir numa estrada bonita;
Conseguir ouvir sua música preferida no rádio do Jeep;
Arriar a capota;
Ver o nascer do sol;
Levantar todo dia e agradecer a Deus por outro lindo dia!;
Passar um lindo dia na trilha;
Passar um dia feio e chuvoso na trilha;
Dar um presente para o Jeep;
Ouvir acidentalmente alguém falando que seu Jeep é bonito;
Descer do Jeep, no meio da lama, para ajudar o amigo em apuros;
Abraçar o amigo que acabou de desatolar;
Rir das próprias besteiras na hora de passar por aquela imensa erosão;
Rir das besteiras dos outros realizadas durante toda a trilha;
Rir de você mesmo quando se lembra daquele primeiro Jeep;
Chegar cheio de barro para o almoço;
Causar furor ao entrar no restaurante;
Almoçar 5 horas da tarde, depois de um dia inteiro comendo bolacha;
Saber que, exceto raras exceções, todo mundo te acha meio doido.Mas o importante é esta com os amigos.

Um abraço e ótimo Domingo.

Luiz

Luiz, adorei seu comentario, por isso o publicarei no facebook, claro que com os seus creditos, um forte abraço!

clairton castro
06/04/2014, 20:46
Sr MAAT obrigado, se fosse mais perto, com certeza levaria ela até o Sr, mas é muito longe. De repente seria uma bela viagem, vamos ver.

Djalma, liguei para o Japa, mas ele arrendou a oficina.

Levei ela sábado no bombista, mas ele não estava, então o funcionário dele deu uma atrasada, ficou um pouco silenciosa no andar, mas para pegar pela manhã, solta muita fumaça, não sei se é por causa do frio que está começando a fazer por aqui, ainda bem, que não fica por muito tempo, uns 20 segundos no máximo, durante o dia, se ela ficar muita parada, tenho que puxar o avanço para fazer funcionar, se não bate, bate e não pega e se pega sai muita fumaça mas logo para. Não sei o que fazer, vou andar uns tempos assim para ver como ela se comporta, pelo que andei, não está gastando diesel, acho que está mais economia, para andar está normal, até por sinal ela anda muito bem, diferente da do meu tio, que pisa e ela demora para desenvolver.

O funcionario explicou +/- como funciona a maquina que faz a regulagem e uns tabelas que são usadas de base, mas eram da BOSCH, referente a da sportage ele não achou, e mostrou umas anotações que fazem das bombas com seus nº de referencia, inclusive da minha, mas não lembro quais eram esses nº, 4,9 - 5,2, não lembro bem o que era. Vou deixar assim essa semana, talvez na semana que vem volto a conversar como ele para ver se resolve.

Luiz Gaucho
06/04/2014, 23:12
Luiz, adorei seu comentario, por isso o publicarei no facebook, claro que com os seus creditos, um forte abraço!

Boa noite amigo,

Me adicione aí no facebook. Procure pelo meu nome Luiz Carlos Xavier Teles.

Um abraço,

Luiz

clairton castro
07/04/2014, 10:39
Sr MAAT bom dia. Achei a tabela de testes da bomba injetora.

MAAT
07/04/2014, 18:42
procura em youtube, por (resetor05)tem video que te pode ajudar,

MAAT
08/04/2014, 08:29
Maat boa tarde qual informação você tem do consumo das sportage tdi ai na sua região? desde já obrigado
caro amigo GLEIVES,querido eso depende muncho do veiculo do conbustivle,dentro de ciudad de 9 1/2 por, km, em estrada 14 a 15, media a 100kmh, despois desa velocidad baixa el consumo, ok desculpa por la demora em reponder nao vi sua consulta .abraço

rosalvonet
08/04/2014, 10:07
Sr MAAT obrigado, se fosse mais perto, com certeza levaria ela até o Sr, mas é muito longe. De repente seria uma bela viagem, vamos ver.

Djalma, liguei para o Japa, mas ele arrendou a oficina.

Levei ela sábado no bombista, mas ele não estava, então o funcionário dele deu uma atrasada, ficou um pouco silenciosa no andar, mas para pegar pela manhã, solta muita fumaça, não sei se é por causa do frio que está começando a fazer por aqui, ainda bem, que não fica por muito tempo, uns 20 segundos no máximo, durante o dia, se ela ficar muita parada, tenho que puxar o avanço para fazer funcionar, se não bate, bate e não pega e se pega sai muita fumaça mas logo para. Não sei o que fazer, vou andar uns tempos assim para ver como ela se comporta, pelo que andei, não está gastando diesel, acho que está mais economia, para andar está normal, até por sinal ela anda muito bem, diferente da do meu tio, que pisa e ela demora para desenvolver.

O funcionario explicou +/- como funciona a maquina que faz a regulagem e uns tabelas que são usadas de base, mas eram da BOSCH, referente a da sportage ele não achou, e mostrou umas anotações que fazem das bombas com seus nº de referencia, inclusive da minha, mas não lembro quais eram esses nº, 4,9 - 5,2, não lembro bem o que era. Vou deixar assim essa semana, talvez na semana que vem volto a conversar como ele para ver se resolve.

Oi Clairton, será q vc não está com problemas nas velas de pré aquecimento? Os sintomas são exatamente estes aí da dificuldade pra pegar qdo ficou muito tempo parada e a fumaceira logo q pega, isso piora no tempo frio. A impressão q dá é q regularam a bomba direitinho, mas alguma ou algumas velas estão queimadas.

Só pra constar, durante uma viagem até o Uruguai minha viatura deu problema no primeiro dia, bem próximo à Curitiba. Tive q trocar o cabeçote e fui na Paraná Diesel, por indicação de um amigo. Lá fizeram um ótimo serviço, tanto q continuei a viagem e o motor tá tinindo 40mil km depois.

Abraço.

Luiz Gaucho
16/04/2014, 21:47
Feriado com chuva.... beleza !

459530

Luiz

Jonas Gomes
27/04/2014, 22:05
Aí galera sou de Brasilia, me cadastrei no site e acabei de comprar minha Sportage 99 Gran. Agora vou precisar de idéias e dicas. Valeu Obrigado.

pegasus
28/04/2014, 09:19
Aí galera sou de Brasilia, me cadastrei no site e acabei de comprar minha Sportage 99 Gran. Agora vou precisar de idéias e dicas. Valeu Obrigado.
Seja bem vindo Jonas. Donos de Sptg aqui em Bsb somos poucos eu acho, mas vamos q vamo.

Djalma colombo
28/04/2014, 13:45
Seja bem vindo Jonas, aqui no forum vai conseguir tirar muitas dúvidas e descobrir muitas curiosidades sobre as nossas Jabiracas, um forte abraço!

Jonas Gomes
28/04/2014, 14:00
Galera, tenho SPTG 99 gasolina e queimou um bico. Ja comprei o bico mas não me lembro a posição deles (lajanjas e verdes) alguém sabe me dizer? Desde já, Obrigado.

Jonas Gomes
28/04/2014, 14:02
Valeu Djalma, vou mesmo precisar, agradeço pela atenção.

Luiz Gaucho
09/05/2014, 08:46
Bom dia gurizada,

Amigos, desculpem se a pergunta for idiota, mas talvez não seja muito. As Sportage à Diesel possuem uma abertura no capô (scoop) para o turbo/intercooler, certo ? Se, por acaso colocar este capô na Sportage à gasolina, apenas com o intuito de ajudar na refrigeração da parte de cima do motor (que fica muito quente), ajudaria em alguma coisa ? Ou seria aquela situação de custo x benefício ?

Valeu,

Luiz

EDuarte
09/05/2014, 10:41
Bom dia gurizada,

Amigos, desculpem se a pergunta for idiota, mas talvez não seja muito. As Sportage à Diesel possuem uma abertura no capô (scoop) para o turbo/intercooler, certo ? Se, por acaso colocar este capô na Sportage à gasolina, apenas com o intuito de ajudar na refrigeração da parte de cima do motor (que fica muito quente), ajudaria em alguma coisa ? Ou seria aquela situação de custo x benefício ?

Valeu,

Luiz

Ajuda sim, coloquei as saidas de ar do volvo na minha e ajudou bastante.

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
09/05/2014, 13:30
Ajuda sim, coloquei as saidas de ar do volvo na minha e ajudou bastante.

[]s
(DU)

Grande EDuarte,

Tem alguma foto de como ficou a sua, para eu ver ?

Obrigado,

Luiz

EDuarte
09/05/2014, 14:30
Grande EDuarte,

Tem alguma foto de como ficou a sua, para eu ver ?

Obrigado,

Luiz

462105

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
09/05/2014, 14:37
462105

[]s
(DU)

SHOW !!!!

Obrigado,

Luiz

pegasus
10/05/2014, 17:00
Pessoal, alguém sabe onde encontrar, ou mesmo se alguém já adaptou, o mangote do coletor de admissão das Sptg diesel? Também estou procurando a boia de combustível. Procurei nos tópicos e não encontrei nada, pelo menos até onde procurei.

Luiz Gaucho
11/05/2014, 19:39
Boa noite gurizada,

Este final de semana aproveitei para dar uma boa faxina na viatura. E comecei retirando os limpadores do para brisa dianteiro e a grelha para limpar aquela parte, já que não tem filtro do ar e sentia um cheiro de umidade quando entrava no carro.
Bem, é de assustar a quantidade de folhas, galhinhos, lama, enfim, sujeira que se acumula neste local. Tirei uma sacola de mercado pela metade. Quem puder, aconselho.
Depois luxei os limpadores e pintei tudo com preto fosco. Ficou igual 0km. Por fim, lavagem, polimento e cera.

E vamos que vamos....

Luiz

Djalma colombo
11/05/2014, 20:31
Galera, tenho SPTG 99 gasolina e queimou um bico. Ja comprei o bico mas não me lembro a posição deles (lajanjas e verdes) alguém sabe me dizer? Desde já, Obrigado.

A única coisa a observar é a posição das manguerinhas que tem na lateral dos bicos, são elas que determinam em que posição são colocadas, as cores são só pra ajudar!

Fabio Luis
12/05/2014, 11:25
Bom dia, a algum tempo visitava o fórum, o qual me ajudou por várias vezes , agora resolvi me inscrever, ainda estou aprendendo lidar com o site, o qual é de grande valia, tenho uma Sportage 1997 mrdi gas. 2.0 , e uma pampa 4x4 (para minhas pescarias),espero tanto aprender e poder ajudar também.

ViniFreitas
12/05/2014, 13:29
Seja muito bem vindo Fabio! E parabéns pelos carros, meu sonho é ter uma pampa ou belina 4x4 só pela raridade rs..

Fabio Luis
12/05/2014, 15:16
Seja muito bem vindo Fabio! E parabéns pelos carros, meu sonho é ter uma pampa ou belina 4x4 só pela raridade rs..
Obrigado Vini, a propósito parabéns pelos seus também.

Luiz Gaucho
14/05/2014, 21:57
Não poderia deixar passar um dia sem nenhum post no nosso forum, hehehehehe.

Ou será que todas nossas viaturas, com a chegada do frio, decidiram assumir sua identidade asiática e não estão dando problemas ????

Um abraço a todos e vamos postar aí gurizada.

Luiz

Djalma colombo
15/05/2014, 22:05
Esquenta não Luiz< aminha agora quando engata a ré acende as luzes de pisca do lado esquerdo! kkkk...O alarme foi pro pau!

mflaviorodrigues
16/05/2014, 09:30
A Minha agora começou uma coisa nova, quando abre a porta (acende a luz interna), com o carro ligado, ela liga o desembaçador traseiro, e se apertar o botão do desembaçador com o carro ligado acende a luz interna, alguém já passou por algo similar?

claudioesportage
20/05/2014, 11:51
bom dia para todos,sou novo por aqui ...tenho uma sportage 97,e ela não esta com a aceleração firme,é como se fosse problemas de vela ou bobinas....mas ja troquei as velas ,as bobinas e os cabos, e ainda não esta boa,sera que alguém pode me dar uma orientação do que pode ser?vlw galera
463425 463426463428
fico no aguardo se alguem poder me ajudar...meu e-mail é claudio.caique@bol.com.br
abraços galera..

ANDREWKDT
20/05/2014, 16:00
bom dia para todos,sou novo por aqui ...tenho uma sportage 97,e ela não esta com a aceleração firme,é como se fosse problemas de vela ou bobinas....mas ja troquei as velas ,as bobinas e os cabos, e ainda não esta boa,sera que alguém pode me dar uma orientação do que pode ser?vlw galera
463425 463426463428
fico no aguardo se alguem poder me ajudar...meu e-mail é claudio.caique@bol.com.br
abraços galera..

Lindona a sport, parabens..
Acho muito bonita a spot curta com aqueles apliques laterais..

pegasus
20/05/2014, 19:03
463425 463426463428
abraços galera..
Já fez limpeza dos bicos?

claudioesportage
20/05/2014, 21:31
´boa noite pegasus,sim camarada ja fiz tbm,fiz limpeza de bico,troquei as duas bobinas ,os cabos e as velas....deu uma pequena melhorada mas ela ainda da uma pequena rateada..
abraços...

EDuarte
20/05/2014, 21:41
´boa noite pegasus,sim camarada ja fiz tbm,fiz limpeza de bico,troquei as duas bobinas ,os cabos e as velas....deu uma pequena melhorada mas ela ainda da uma pequena rateada..
abraços...

Ola Claudio,
De uma lida nos posts do forum, tem bastante dicas.
Veja se não tem entrada de ar falsa ou se algum sensor não esta fazendo leitura errada.

[]s
(DU)

andersoncolares
20/05/2014, 21:55
463425 463426463428
abraços galera..

Bem vindo Claudio, jájá alguém aqui te socorre. Grande abraço e bela viatura...

cegandrade
21/05/2014, 08:43
Claudio, da uma conferida nesse MAF. Na minha por ter gnv já torrou alguns.
463425 463426463428
abraços galera..

cegandrade
21/05/2014, 08:45
Já tive problema parecido, a minha ficava ligando a luz do teto sozinha e disparando o sensor de porta aberta. Desmontei a lateral onde fica a caixa de fusível e vi que o eletricista quando mexeu no carro ao colocar toda aquela parte de plástico, esmagou um fio e deixou ele em curto. Feito uma emenda e isolamento e tudo voltou ao normal.
A Minha agora começou uma coisa nova, quando abre a porta (acende a luz interna), com o carro ligado, ela liga o desembaçador traseiro, e se apertar o botão do desembaçador com o carro ligado acende a luz interna, alguém já passou por algo similar?

João Cristiano Rodrigues
23/05/2014, 09:39
463425 463426463428
abraços galera..

Linda sua Sportage1 Claudio.

ANDREWKDT
23/05/2014, 16:05
Uma curiosida, alguem faz uso do afogador na sportage diesel???

Pq agora deu uns dias mais frios aqui no sul e eu achei que teria que usar o afogador mas não, ela pega normal e fica na lenta..

Luiz Gaucho
23/05/2014, 16:15
462105

[]s
(DU)

Caro EDuarte,

Finalmente encontrei as saídas de ar. Queria pedir, se não for dar muito trabalho, se poderia tirar foto da parte interna do teu capô. Quero saber se o local que você instalou as saídas foi porque aí o resfriamento da região do cabeçote é mais eficiente ou se foi por conta da estrutura interna do capô.
Tenho a intenção de colocar mais perto dos paralamas, na parte "baixa" do vinco, mas vi que, internamente seria mais difícil, devido a estrutura.
A quem interessar possa.... cada grade saiu à R$ 55,00 aqui no Rio de Janeiro. O local é a Império dos Freios e fica na Av. Brasil (na Penha). O telefone é (21) 2270-0373 ou 2290-0055. Para quem tem Nextel, o ID é o 86446*17.

Um abraço,

Luiz

EDuarte
23/05/2014, 17:30
Luiz, não tem como colocar na parte mais baixa do capo por causa da estrutura, mas onde coloquei é mais eficiente pq capta diretamente o vento quente que é soprado pela ventoinha.

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
23/05/2014, 19:51
Luiz, não tem como colocar na parte mais baixa do capo por causa da estrutura, mas onde coloquei é mais eficiente pq capta diretamente o vento quente que é soprado pela ventoinha.

[]s
(DU)

Sabia que tinha alguma lógica, vindo de ti.

Valeu,

Luiz

Luiz Gaucho
23/05/2014, 22:45
BOM FINAL DE SEMANA !!!!

https://scontent-b-gru.xx.fbcdn.net/hphotos-frc3/t1.0-9/1781980_238410743029381_6085411550905276133_n.jpg

Luiz

pegasus
27/05/2014, 17:17
Uma curiosida, alguem faz uso do afogador na sportage diesel???

Pq agora deu uns dias mais frios aqui no sul e eu achei que teria que usar o afogador mas não, ela pega normal e fica na lenta..

Eu nunca usei. Mas a temperatura mínima aqui é de 14ºC.

pegasus
30/05/2014, 10:01
O João Cristiano fez um blog para as Sptg que na minha opinião ficou sensacional. Vale a pena visita-lo e se possível contribuirmos.
Segue o link: Sportage Clube (http://sportageclube.blogspot.com.br/)

João Cristiano Rodrigues
30/05/2014, 10:21
O João Cristiano fez um blog para as Sptg que na minha opinião ficou sensacional. Vale a pena visita-lo e se possível contribuirmos.

É isso ai... quem bom que tenham gostado. Eu fiz o blog com muito carinho e tenho me dedicado a resgatar informações deste carro tinhoso e cheio de lendas e mistérios rsrs...

mflaviorodrigues
30/05/2014, 11:26
É isso ai... quem bom que tenham gostado. Eu fiz o blog com muito carinho e tenho me dedicado a resgatar informações deste carro tinhoso e cheio de lendas e mistérios rsrs...
Parabéns pela iniciativa Cristiano, gostei do Blog

Luiz Gaucho
30/05/2014, 13:35

Ficou muito bom mesmo. Deixo uma sugestão: Separar, organizadamente, por tópicos, como Gambitech, motor, elétrica, .... e publicar informações postadas aqui no forum. Desta maneira teremos, de forma organizada uma melhor maneira de consultar os tópicos mais populares sobre nossas viaturas.

Parabéns pela iniciativa. Já está adicionado nos meus Favoritos.

Luiz

dieboy
02/06/2014, 21:25

[]s
(DU)

Olá EDuarte, tudo joía?
Me ocorreu uma duvida: gostaria de saber se o para-brisa não embaça devido a dissipação do ar quente do motor?

EDuarte
03/06/2014, 09:30
Olá EDuarte, tudo joía?
Me ocorreu uma duvida: gostaria de saber se o para-brisa não embaça devido a dissipação do ar quente do motor?

Não embaça, pelo menos em 2 anos nunca embaçou.

[]s
(DU)

dieboy
04/06/2014, 20:57
Boa noite amigos do 4x4.
Faz tempo que eu namoro essa belezinha:Kia Sportage 2003 Turbo Diesel 2.0 Traçao 4x4 Completa - Ano 2003 - 95000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-559990549-kia-sportage-2003-turbo-diesel-20-tracao-4x4-completa-_JM) o dono já baixou 2 vezes o valor. oque vcs acham?

Luiz Gaucho
04/06/2014, 21:10
Boa noite amigos do 4x4.
Faz tempo que eu namoro essa belezinha:Kia Sportage 2003 Turbo Diesel 2.0 Traçao 4x4 Completa - Ano 2003 - 95000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-559990549-kia-sportage-2003-turbo-diesel-20-tracao-4x4-completa-_JM) o dono já baixou 2 vezes o valor. oque vcs acham?

Boa noite amigo,

Esteticamente ela está muito bonita. Aliás, bonita até demais. Pode ser apenas impressão, porém os farois e a grade já foram trocados, o que pode significar que o carro já levou uma porradinha de frente. Mas, como disse, pode ser apenas impressão.
Deixa eu te dar uma dica: Qualquer carro usado, o que eu olho é a mecânica em geral (motor, suspensão, freios, embreagem, eletrônica, etc...). Quando eu comprei a minha Sportage, ela estava relativamente bem cuidada, porém toda engatilhada. Então, joguei o preço lá embaixo e como era de alguém conhecido que eu sabia que queria desocupar o local que ele guardava o carro, e ele não tinha tempo de colocar o carro, topou na hora.
Entretanto, gastei uns 3 barão para colocar ela igual zero km. E agora estou dando uma arrumadinha nos detalhes estéticos do carro.
Note, o carro que comprei estava andando diariamente, mas, em um curto espaço de tempo, iria quebrar. Por isso, dê uma sondada perto de onde mora, olhe os carros, se possível, com um mecânico e seja feliz !!! O carro é show !

Um abraço e espero ter ajudado.

Luiz

dieboy
05/06/2014, 11:25
Boa noite amigo,

Esteticamente ela está muito bonita. Aliás, bonita até demais. Pode ser apenas impressão, porém os farois e a grade já foram trocados, o que pode significar que o carro já levou uma porradinha de frente. Mas, como disse, pode ser apenas impressão.
Deixa eu te dar uma dica: Qualquer carro usado, o que eu olho é a mecânica em geral (motor, suspensão, freios, embreagem, eletrônica, etc...). Quando eu comprei a minha Sportage, ela estava relativamente bem cuidada, porém toda engatilhada. Então, joguei o preço lá embaixo e como era de alguém conhecido que eu sabia que queria desocupar o local que ele guardava o carro, e ele não tinha tempo de colocar o carro, topou na hora.
Entretanto, gastei uns 3 barão para colocar ela igual zero km. E agora estou dando uma arrumadinha nos detalhes estéticos do carro.
Note, o carro que comprei estava andando diariamente, mas, em um curto espaço de tempo, iria quebrar. Por isso, dê uma sondada perto de onde mora, olhe os carros, se possível, com um mecânico e seja feliz !!! O carro é show !

Luiz

E aí Luiz, tudo joia?
Muito obrigado pelas dicas atenciosas, se hoje eu pudesse$$$ comprar uma viatura hoje, com certeza eu compraria essa do anuncio pois a mesma tem bom ano,pouco km:Kia Sportage 2003 Turbo Diesel 2.0 Traçao 4x4 Completa - Ano 2003 - 95000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-559990549-kia-sportage-2003-turbo-diesel-20-tracao-4x4-completa-_JM) ,e claro que apois uma minuciosa analise do veiculo por um mecanico experiente e de confiança.
Luiz, pra vc que é do Rio fica facil adquiri um carro desses, mas pra mim fica mais complicado pois sou do Pará eu acho que dá uns 3.500km de distancia ate o Rio, dessa forma quando eu for comprar eu tenho que comprar uma viatura em perfeitas condições para não ter dor de cabeça. http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.png

andersoncolares
05/06/2014, 13:17
Boa noite amigo,

Luiz

Concordo com o Luiz sobre uma possível batida. Note que a placa está meio estranha como se tivesse sido desamassada. Mas o carro em si é fantástico. Se\ for diesel então, só alegria...

Luiz Gaucho
05/06/2014, 16:46
E aí Luiz, tudo joia?
Muito obrigado pelas dicas atenciosas, se hoje eu pudesse$$$ comprar uma viatura hoje, com certeza eu compraria essa do anuncio pois a mesma tem bom ano,pouco km:Kia Sportage 2003 Turbo Diesel 2.0 Traçao 4x4 Completa - Ano 2003 - 95000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-559990549-kia-sportage-2003-turbo-diesel-20-tracao-4x4-completa-_JM) ,e claro que apois uma minuciosa analise do veiculo por um mecanico experiente e de confiança.
Luiz, pra vc que é do Rio fica facil adquiri um carro desses, mas pra mim fica mais complicado pois sou do Pará eu acho que dá uns 3.500km de distancia ate o Rio, dessa forma quando eu for comprar eu tenho que comprar uma viatura em perfeitas condições para não ter dor de cabeça. http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon10.png

Dieboy,

Dá uma olhada no site do Bomnegocio.com pois tem uma 99 aí perto de você, por 18 barão.

Sportage 4x4 Diesel TurbO Completa EstudoTroca, 1999 - Carros no Pará | bomnegócio.com (http://pa.bomnegocio.com/regiao-de-belem/veiculos/carros/sportage-4x4-diesel-turbo-completa-estudotroca-36634135)

Tem esta também

Kia Motors Sportage 4x4 Diesel Troco -Valor R18MIL, 1999 - Carros no Pará | bomnegócio.com (http://pa.bomnegocio.com/regiao-de-belem/veiculos/carros/kia-motors-sportage-4x4-diesel-troco-valor-r18mil-34086631)

Entre no site, coloque seu estado e veja que tem um monte de Sportage aí perto, com condições de você ver pessoalmente.

Um abraço,

Luiz

dieboy
05/06/2014, 21:10
Dieboy,

Dá uma olhada no site do Bomnegocio.com pois tem uma 99 aí perto de você, por 18 barão.

Sportage 4x4 Diesel TurbO Completa EstudoTroca, 1999 - Carros no Pará | bomnegócio.com (http://pa.bomnegocio.com/regiao-de-belem/veiculos/carros/sportage-4x4-diesel-turbo-completa-estudotroca-36634135)

Tem esta também

Kia Motors Sportage 4x4 Diesel Troco -Valor R18MIL, 1999 - Carros no Pará | bomnegócio.com (http://pa.bomnegocio.com/regiao-de-belem/veiculos/carros/kia-motors-sportage-4x4-diesel-troco-valor-r18mil-34086631)

Entre no site, coloque seu estado e veja que tem um monte de Sportage aí perto, com condições de você ver pessoalmente.

Um abraço,

Luiz

Luiz,
eu reparei que os dois anuncios são os mesmos carros, ela tá até conservada principalmente o interior, o valor dela tá bem abaixo da tabela e tambem dos outros anuncios do brasil, tenho impressão que o dono tá querendo se livrar da mesma.
Peço desculpa aos donos de grand sportage, mas eu só tenho olhos pras curtas, sei lá... gosto é gosto, eu acho a curta mais espartana e tem tudo a ver com o mundo 4x4 que tantos amamos.
Desde ja muito obrigado.

Glaicon
06/06/2014, 08:27
E aí Luiz, tudo joia?
Não existe viatura perfeita com essa idade. Sempre exigirá uma manutenção preventiva.
Eu desconfio de veículo à diesel com tão baixa Km.
Mas que está bonita, não restam dúvidas.:concordo:

eduardommelo
07/06/2014, 13:43
466278

Alguém pode me dizer onde vende esse sensor????

dieboy
08/06/2014, 13:13
Boa tarde galera do 4x4.
Oque vcs acham dessa viatura tá num preço bom pra quem gosta de spt a gasolina: Kia Sportage - Ano 1997 - 100000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-564268809-kia-sportage-_JM)

João Cristiano Rodrigues
08/06/2014, 23:01
Onde ficam os filtros de óleo lubrificante da Sportage 95 Diesel? Achei só o secundário, o primário eu não achei. Quando troquei o óleo o frentista falou que eu comprei o filtro errado, é que comprei um primário e ele tentou encaixar no lugar do secundário. Resultado, descartei o filtro zerado que comprei e comprei um secundário e coloquei no lugar e coloquei mais 6,5 litros de óleo sem trocar o primário. Eu achei que a sportage só usava um filtro. Por favor me mostrem uma foto, para que eu consiga achar onde ele fica, para mostrar ao mecânico e providenciar a troca novamente do óleo e dos filtros. Joguei dinheiro fora.
To com vazamento no filtro que troquei, parece estar mal encaixado. Um vazamento que fica pingando la embaixo da caixa de direção. Estou com vazamento na vareta de combustível também. Estou suspeitando que estou com óleo demais, mas confesso que com essa vareta toda empenada esta difícil de saber qual é o nível real. Alguém sabe se a vareta do motor da Besta 2.2 da na sportage 95 diesel, é que foi a unica que achei para comprar. Aguardo uma ajuda.

lorpa
09/06/2014, 15:47
Olá pessoal,

Alguem sabe de onde é esta peça? Eu estava trocando a água do sistema de arrefecimento e limpando o radiador, e durante a desmontagem esta peça caiu, estava caida em algum lugar.

466452
466453
466454

[]s e boa semana!

EDuarte
09/06/2014, 16:47
Olá pessoal,

Alguem sabe de onde é esta peça? Eu estava trocando a água do sistema de arrefecimento e limpando o radiador, e durante a desmontagem esta peça caiu, estava caida em algum lugar.
[]s e boa semana!

É o coxim que vai na parte de baixo do radiador no centro.

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
09/06/2014, 22:37
Babei vendo esse video...
https://www.youtube.com/watch?v=fX5YwHpfWGo
Assistam, a Sportage vinho é igual do meu amigo Plinio...\O/

pegasus
10/06/2014, 19:23
Babei vendo esse video...
https://www.youtube.com/watch?v=fX5YwHpfWGo
Assistam, a Sportage vinho é igual do meu amigo Plinio...\O/
Era a "Rosinha" na juventude. Era modelo:dance:

pegasus
10/06/2014, 20:05
Vendo que existe um debate forte sobre o uso ou não dos acoplamentos viscosos, eu andei pesquisando pela internet e segundo consta em alguns fóruns, a BMW adota este sistema em todos os seus motores, inclusive os de alta performance. Por que?
Na minha opinião, o acoplamento viscoso oferece um controle de temperatura do motor de forma proporcional. Se aumenta a temperatura do motor, a ventoinha aumenta a demanda de ar proporcionalmente. Se a temperatura cai, ela reduz da mesma forma. No caso de motores diesel, onde a temperatura interna é muito alta, este sistema evita em grande parte a fadiga térmica dos materiais.
As ventoinhas elétricas são chamados de sistema ON/OFF. Chegou na temperatura definida no cebolão, ela dispara e vai reduzindo a temperatura até o ponto de desarme do mesmo, que por construção, é sempre diferente de disparo. Este sistema aumenta a possibilidade de fadiga térmica. Nos motores a gasolina este efeito talvez não seja tão sentido devido as temperaturas mais baixas.
A opção por este sistema nos veículos comerciais a gasolina está mais ligado a questão de custo/benefício. Nas BMW, o benefício se sobrepõe ao custo. Conjunto motor mais caro, porem de maior duração.
Esta é a minha conclusão de momento.

lorpa
10/06/2014, 23:28
É o coxim que vai na parte de baixo do radiador no centro.

[]s
(DU)

Muito obrigado EDuarte!

marcelo_sma
12/06/2014, 13:28
Então, esses dias postei no grupo do facebook, na kia ta mais barato que o mercado paralelo (auto peças, mercado livre, etc...)

Para comprar direto da Koreia (demora uns 20 dias) e tem que ter o código da peça
KORAPS - KORea Auto Parts Service - HYUNDAI KIA GM SSANGYONG RENAULT Genuine Parts! Low Price! (http://www.koraps.com)

para pegar os códigos das peças eu uso esse esquema que postei lá no facebook também

Dica Catologo de Peças (Por número de Chassis)

TEPS (http://wpc.mobis.co.kr/)

User: A06AAX
Pass: A06AAX

Selecione VIN: (Insira o número do chassis da sportage)
Irá aparecer dados como data de fabricação, cor, e outras informações, agora do lado direito clique em PROCURAR (SEARCH)

E clique aonde precisa, mostra o manual técnico, e código da peça.

boa tarde rDuran
tentei usar o site do catalago das peças com o usuário e senhas a cima e não consegui acessar. mensagem que usuário não existe.sabes como faço para cadastrar outro usuário e senha, pois no site não tem essa permissão.

Luiz Gaucho
12/06/2014, 23:57
Vendo que existe um debate forte sobre o uso ou não dos acoplamentos viscosos, eu andei pesquisando pela internet e segundo consta em alguns fóruns, a BMW adota este sistema em todos os seus motores, inclusive os de alta performance. Por que?
Na minha opinião, o acoplamento viscoso oferece um controle de temperatura do motor de forma proporcional. Se aumenta a temperatura do motor, a ventoinha aumenta a demanda de ar proporcionalmente. Se a temperatura cai, ela reduz da mesma forma. No caso de motores diesel, onde a temperatura interna é muito alta, este sistema evita em grande parte a fadiga térmica dos materiais.
As ventoinhas elétricas são chamados de sistema ON/OFF. Chegou na temperatura definida no cebolão, ela dispara e vai reduzindo a temperatura até o ponto de desarme do mesmo, que por construção, é sempre diferente de disparo. Este sistema aumenta a possibilidade de fadiga térmica. Nos motores a gasolina este efeito talvez não seja tão sentido devido as temperaturas mais baixas.
A opção por este sistema nos veículos comerciais a gasolina está mais ligado a questão de custo/benefício. Nas BMW, o benefício se sobrepõe ao custo. Conjunto motor mais caro, porem de maior duração.
Esta é a minha conclusão de momento.

Perfeito seu comentário Pégasus. Também acredito que este sistema é uma evolução ao das ventoinhas elétricas. A pena é que quase não existem lugares que sabem dar manutenção neste sistema.

Luiz

lorpa
13/06/2014, 00:50
Perfeito seu comentário Pégasus. Também acredito que este sistema é uma evolução ao das ventoinhas elétricas. A pena é que quase não existem lugares que sabem dar manutenção neste sistema.

Luiz

Analisando bem, o sistema de ventoinha viscosa não oferece um controle de temperatura muito melhor do que a ventoinha elétrica tradicional, comandada por termostato.
A ventoinha viscosa possui uma limitação na forma em que realiza o monitoramento da temperatura. O contato bimetálico NÃO está em contato com o fluido de arrefecimento (água+aditivo), mas capta o calor emanado pelo radiador, que fornece uma boa correlação com a temperatura do fluido, mas não é a variável de controle propriamente dita. O bimetálico da ventoinha irá capturar uma informação de temperatura com um certo retardo, devido ao processo de troca de calor do fluido com o radiador, depois do radiador para o ambiente e por fim, do ambiente para o bimetálico.

O sistema elétrico convencional, com controle por termostato consegue medir diretamente a variável que se deseja controlar, no caso o fluido de arrefecimento. A desvantagem é a sua histerese (caracteristica de acionamento e desacionamento desiguais), deixando uma faixa de atuação. Não sei como o sistema viscoso opera, se o bimetálico consegue gradualmente acoplar a ventoinha ou o acoplamento é on/off também. O que pode ser feito para melhorar isto é utilizar uma ventoinha com mais de uma velocidade, similar aos carros com ar condicionado, que possuem um resistor para criar uma velocidade baixa de rotação da ventoinha, que é acionada por um termostato duplo. Isto melhora o controle, mas ainda é limitado.

O melhor sistema disponível atualmente (na minha opinião), do ponto de vista de controle de temperatura, é o controle por PWM, como o encontrado em carros como o Fiat Stilo, entre outros. Um sistema de controle eletrônico monitora a temperatura do fluido com base em um padrão pré-estabelecido, e com base no erro entre eles, é gerado um sinal que regular a rotação da ventoinha, similar ao que existe nas ventoinhas de computador. Neste sistema é possível variar continuamente a rotação da ventoinha.
Eu tinha planos de fazer o controle da ventoinha por meio de PWM, usando um controlador dedicado, mas abandonei a ideia porque instalei o sensor de temperatura para monitorar a temperatura do cabeçote. A temperatura do cabeçote pode ser usada como uma estimativa proporcional a temperatura da água, na "fase fria" do motor, o cabeçote chega rápido nos 90°, enquanto o ponteiro da temperatura da água do painel pouco se moveu. A ventoinha funcionaria sem necessidade, visto que a água ainda não chegou na temperatura desejada. Depois com o motor quente, a correlação entre as temperaturas seria boa o suficiente para fazer o controle desta maneira. Um problema similar acontece com a sonda lambda dos carros a gasolina, em que com o sensor frio, a leitura não é precisa e a central da injeção ignora a leitura, utilizando valores parão para atuar. Com o sensor quente, ele é usado para regular a mistura.

Eu prefiro a ventoinha elétrica na maioria dos casos, por questão de custo, robustez e resultados. Entretanto, existem aplicações em que a viscosa é melhor, como em casos em que é necessário um fluxo de ar grande, como no caso de veiculos com motor diesel e carros com motores grandes (por ex. BMW, etc). A própria sportage é um exemplo disso, assim como as outras caminhonetes diesel e caminhoes. O calor gerado pelo motor é muito grande, e o espaço disponível limitado (nas caminhonetes e carros como motores grandes) e é preciso uma grande massa de ar para arrefecer o fluido. Há de se considerar também a possibilidade de submerssão, no caso do veiculo atravessar um rio, ou um alagamento, onde a ventoinha elétrica falha fatalmente, e a viscosa consegue manter sua operação. Nestes casos, a viscosa é a melhor opção disponível.

Como eu não uso a viatura para passar alagamentos nem rios, a ventoinha elétrica me atende bem. Do ponto de vista financeiro, eu gastei 200 reais na ventoinha (de Vectra/Astra usada), mais uns 100 reais para instalar, gasto total de 300 reais, com vida útil bem alta. A viscosa sai por uns 500 reais mais mao de obra para trocar, com vida útil de 60 mil km.
Eu cogitei usar uma ventoinha do Ford Fusion, que é BEM maior que a do Vectra, mas ela é bem cara, e considerei com custo inviável.

Os dois sistemas possuem suas vantagens e desvantagens, a escolha por um ou outro deve ser feita pelo objetivo que se deseja.

Aproveitando, alguém sabe como eu desmonto o acoplamento da ventoinha? Eu queria trocar o óleo para ver se volta a funcionar.

[]s

pegasus
13/06/2014, 10:33
Analisando bem, o sistema de ventoinha viscosa não oferece um controle de temperatura muito melhor do que a ventoinha elétrica tradicional, comandada por termostato.
A ventoinha viscosa possui uma limitação na forma em que realiza o monitoramento da temperatura. O contato bimetálico NÃO está em contato com o fluido de arrefecimento (água+aditivo), mas capta o calor emanado pelo radiador, que fornece uma boa correlação com a temperatura do fluido, mas não é a variável de controle propriamente dita. O bimetálico da ventoinha irá capturar uma informação de temperatura com um certo retardo, devido ao processo de troca de calor do fluido com o radiador, depois do radiador para o ambiente e por fim, do ambiente para o bimetálico.

O sistema elétrico convencional, com controle por termostato consegue medir diretamente a variável que se deseja controlar, no caso o fluido de arrefecimento. A desvantagem é a sua histerese (caracteristica de acionamento e desacionamento desiguais), deixando uma faixa de atuação. Não sei como o sistema viscoso opera, se o bimetálico consegue gradualmente acoplar a ventoinha ou o acoplamento é on/off também. O que pode ser feito para melhorar isto é utilizar uma ventoinha com mais de uma velocidade, similar aos carros com ar condicionado, que possuem um resistor para criar uma velocidade baixa de rotação da ventoinha, que é acionada por um termostato duplo. Isto melhora o controle, mas ainda é limitado.

O melhor sistema disponível atualmente (na minha opinião), do ponto de vista de controle de temperatura, é o controle por PWM, como o encontrado em carros como o Fiat Stilo, entre outros. Um sistema de controle eletrônico monitora a temperatura do fluido com base em um padrão pré-estabelecido, e com base no erro entre eles, é gerado um sinal que regular a rotação da ventoinha, similar ao que existe nas ventoinhas de computador. Neste sistema é possível variar continuamente a rotação da ventoinha.
Eu tinha planos de fazer o controle da ventoinha por meio de PWM, usando um controlador dedicado, mas abandonei a ideia porque instalei o sensor de temperatura para monitorar a temperatura do cabeçote. A temperatura do cabeçote pode ser usada como uma estimativa proporcional a temperatura da água, na "fase fria" do motor, o cabeçote chega rápido nos 90°, enquanto o ponteiro da temperatura da água do painel pouco se moveu. A ventoinha funcionaria sem necessidade, visto que a água ainda não chegou na temperatura desejada. Depois com o motor quente, a correlação entre as temperaturas seria boa o suficiente para fazer o controle desta maneira. Um problema similar acontece com a sonda lambda dos carros a gasolina, em que com o sensor frio, a leitura não é precisa e a central da injeção ignora a leitura, utilizando valores parão para atuar. Com o sensor quente, ele é usado para regular a mistura.

Eu prefiro a ventoinha elétrica na maioria dos casos, por questão de custo, robustez e resultados. Entretanto, existem aplicações em que a viscosa é melhor, como em casos em que é necessário um fluxo de ar grande, como no caso de veiculos com motor diesel e carros com motores grandes (por ex. BMW, etc). A própria sportage é um exemplo disso, assim como as outras caminhonetes diesel e caminhoes. O calor gerado pelo motor é muito grande, e o espaço disponível limitado (nas caminhonetes e carros como motores grandes) e é preciso uma grande massa de ar para arrefecer o fluido. Há de se considerar também a possibilidade de submerssão, no caso do veiculo atravessar um rio, ou um alagamento, onde a ventoinha elétrica falha fatalmente, e a viscosa consegue manter sua operação. Nestes casos, a viscosa é a melhor opção disponível.

Como eu não uso a viatura para passar alagamentos nem rios, a ventoinha elétrica me atende bem. Do ponto de vista financeiro, eu gastei 200 reais na ventoinha (de Vectra/Astra usada), mais uns 100 reais para instalar, gasto total de 300 reais, com vida útil bem alta. A viscosa sai por uns 500 reais mais mao de obra para trocar, com vida útil de 60 mil km.
Eu cogitei usar uma ventoinha do Ford Fusion, que é BEM maior que a do Vectra, mas ela é bem cara, e considerei com custo inviável.

Os dois sistemas possuem suas vantagens e desvantagens, a escolha por um ou outro deve ser feita pelo objetivo que se deseja.

Aproveitando, alguém sabe como eu desmonto o acoplamento da ventoinha? Eu queria trocar o óleo para ver se volta a funcionar.

[]s
Muito boas as suas colocações. Cada vez mais podemos entender melhor nossas viaturas.
O acoplamento viscoso pode ser considerado como um controle proporcional e o elétrico um ON/OFF. Todos tem suas vantagens e desvantagens.
Eu postei minha opinião porque para muitos o acoplamento viscoso era o bandido de nossos motores, um erro lamentável da engenharia da Kia. Mas não é.
Medir a temperatura do bloco ou cabeçote é uma ótima escolha, que pretendo instalar na minha ainda, porque o motor é nosso objeto de controle. Medir a água é uma medição indireta que em muitas situações acabam nos traindo e perdemos o motor por sobreaquecimento. Eu já perdi 3 cabeçotes da Courier da fábrica por falta de água e o indicador mostrando temperatura normal. Faltou a água e o sensor mediu qualquer coisa perto dele.

lorpa
14/06/2014, 01:28
O conhecimento evolui, é natural.
Veja como funciona o sistema de arrefecimento, a água entra por baixo, no bloco e sobe para o cabeçote. Deveria ser ao contrário, entrar no cabeçote e depois ir para o motor. O cabeçote aquece muito mais que o bloco. Em motores mais novos e modernos, existem 2 termostáticas (os novos VW por exemplo) e dois circuitos de arrefecimento distintos, um para o cabeçote e outro para o bloco.

A medição da temperatura do cabeçote é ideal para alarme, pois ele é o elo mais fraco. Mas não é o ideal para controlar a temperatura do fluido do arrefecimento. O ideal seria ter um sensor de falta de água, este sim um erro lamentável, ainda mais em um sistema que não é selado. Medir a temperatura do bloco não é uma boa ideia, primeiro por ser de ferro, possui menor capacidade de condução de calor que o aluminio, demora mais para que o sensor perceba as mudanças de temperatura, e segundo, o bloco não dá problema, o cabeçote racha antes sempre, nem dá tempo de afetar o bloco.

A ventoinha ser com acoplamento viscoso não seria problema, mas acho que deveria ter um adesivo com aviso de vida útil, orientando a troca do componente, assim como existem outros avisos. Muitas vezes não é dada a devida atenção por falta de informação (meu caso).
Existe um sensor de temperatura no cabeçote, para comandar o desligamento das velas aquecedoras, talvez poderia ter sido utilizado também para monitorar a temperatura do cabeçote e comandar um alarme no painel.

A minha viatura ja ferveu uma vez e teve o cabeçote trocado. Depois disso botei o sensor no cabeçote. Infelizmente o motor nunca mais foi o mesmo, está bebendo água, soltando fumaça (branca e cinza), já foi trocada a junta para parar de beber água, parou um tempo e pelo que estou vendo voltou a tomar uns goles (kkkk). Nesta vez o mecanico disse que haviam alguns riscos nas camisas.
O ideal seria fazer de cabo a rabo, trocar o miolo todo, as camisas, o cabeçote e pelo que eu estou sentindo, a também a turbina, mas o custo é muito alto, ainda mais com um motor com 169k km. Pensei em trocar de motor, mas não encontrei nenhum outro motor pequeno o suficiente (menos de 2,2L) para não precisar fazer muitas alterações. Por enquanto vai ficar assim, está andando razoavelmente bem e o consumo não está muito alto (coisa de 8,5km/l de diesel com a embreagem patinando acima de 2000 rpm).

Se me dá um desanimo só de lembrar de tudo isso, eu imagino o teu caso, com 3 trocas de cabeçote. Deve ter te dado vontade de botar fogo na coitada da Courier, kkkkk

[]s e bom final de seman

ricardo gancho
15/06/2014, 11:23
a a todos sou nova aki acabei de comprar uma sportage quando eu traço ela so o cardazinho
gira ad duas homocinetica não giram e o segundo problema entre o cubo ea homicinetica tem uma grande folga passo nos buracos ficam batendo se alguém poder me ajudar agradeço

dieboy
15/06/2014, 14:54
Boa tarde, essa cara de Belem tava pedindo 20 mil dilmas... depois 18 mil agora ele baixo pra 15 mil dilmas na viatura dele, o interior até que ta bom, mas o motor deve ser uma bomba relogio...
R$20 Milsportage 4x4 Diesel Turbo Intercooler Completa Couro - Ano 2000 - 177000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-567027837-r20-milsportage-4x4-diesel-turbo-intercooler-completa-couro-_JM)
O engraçado é que em outros estado uma gran spt desse ano vale de 22 mil a 28mil dilmas.
Faz tempo que eu acompanho o forum, eu tava louco pra comprar uma spotage curta turbo diesel, só que com tantos problemas relatados por inúmeros proprietarios em relação a superaquecimento, estou com receio de jogar dinheiro no ralo.
Digamos que apois eu retificar o motor eu gastasse uns 10 mil e tivesse uma durabilidade de uns 250 mil km ou mais como acontece com outros motores a diesel eu nao teria problema em pagar essa bagaça. O problema é que esse motor parece que é descartável mesmo, se desse pra importar esse motor completo a um preço acessível seria interessante...
Eu sei que tem proprietário por ai que nao tem o que reclamar da viatura, manutenção em dia,peças originais e até aprimoramentos quando necessario...mas voçe já parou para imaginar como vai ser no dia que o seu motor der problema?

andersoncolares
19/06/2014, 14:13
a a todos sou nova aki acabei de comprar uma sportage quando eu traço ela so o cardazinho
gira ad duas homocinetica não giram e o segundo problema entre o cubo ea homicinetica tem uma grande folga passo nos buracos ficam batendo se alguém poder me ajudar agradeço

Ola Ricardo, bem vindo ao grupo.

Pelo que você citou, me parece que a ponta do eixo de sua vtr não está engatando. Isso seria por falta do anel de pressão que fixa a ponta do eixoe garante o acoplamento dentro do cubo na roda. Mas peço que pergunte ao Eduarte, o mago das Sportages, que ele certamente terá a resposta. O cara é muito fera no assunto.

andersoncolares
19/06/2014, 14:16
Boa tarde, essa cara de Belem tava pedindo 20 mil dilmas... depois 18 mil agora ele baixo pra 15 mil dilmas na viatura dele, o interior até que ta bom, mas o motor deve ser uma bomba relogio...
R$20 Milsportage 4x4 Diesel Turbo Intercooler Completa Couro - Ano 2000 - 177000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-567027837-r20-milsportage-4x4-diesel-turbo-intercooler-completa-couro-_JM)
O engraçado é que em outros estado uma gran spt desse ano vale de 22 mil a 28mil dilmas.
Faz tempo que eu acompanho o forum, eu tava louco pra comprar uma spotage curta turbo diesel, só que com tantos problemas relatados por inúmeros proprietarios em relação a superaquecimento, estou com receio de jogar dinheiro no ralo.
Digamos que apois eu retificar o motor eu gastasse uns 10 mil e tivesse uma durabilidade de uns 250 mil km ou mais como acontece com outros motores a diesel eu nao teria problema em pagar essa bagaça. O problema é que esse motor parece que é descartável mesmo, se desse pra importar esse motor completo a um preço acessível seria interessante...
Eu sei que tem proprietário por ai que nao tem o que reclamar da viatura, manutenção em dia,peças originais e até aprimoramentos quando necessario...mas voçe já parou para imaginar como vai ser no dia que o seu motor der problema?

Boa tarde amigo. Sou deste time das Sportage de 28 mil ou mais. Tenho o carro faz 5 anos e não tenho do reclamar, só orgulho. Já pensei nessa hipótese de quando não encontrarmos mais peças para ele por aqui. Eu, provavelmente, faria a importação do que precisasse ou estudaria uma possível troca do motor, como fazem nos EUA nos carro do OverHaullin e demais programas do tipo. Por enquanto, não me preocupo e não vendo meu carro.

flyerbass
19/06/2014, 16:48
Ola pessoal boa tarde, sou novato aqui embora sempre acompanhei o 4x4brasil mas não tinha tido o privilegio de participar de um comentário anida. pois bem, tenho um sportage TDI ano 2003 segundo dono e sou apaixonado pelo carro, ainda não fiz trilha tbm não pretendo. Gostaria de saber do pessoal como anda o consumo urbano e estrada dos sportage de vocês. Grato Gleives Pardim

a minha 2001 roda muito com pouco combustivel, inclusive com ar ligado.
qq coisa da uma olhada na bomba e bicos, turbo se ta tudo legal, que ela é muito economica fazendo 15 na estrada com o ar ligado, na cidade, faço de 11 a 12.

João Cristiano Rodrigues
19/06/2014, 16:56
Boa tarde amigo. Sou deste time das Sportage de 28 mil ou mais. Tenho o carro faz 5 anos e não tenho do reclamar, só orgulho. Já pensei nessa hipótese de quando não encontrarmos mais peças para ele por aqui. Eu, provavelmente, faria a importação do que precisasse ou estudaria uma possível troca do motor, como fazem nos EUA nos carro do OverHaullin e demais programas do tipo. Por enquanto, não me preocupo e não vendo meu carro.

Olá Anderson, curti muito o seu comentário e aproveitei para assistir uns vídeos OverHaullin (Muito Bom). Mas te faço uma pergunta, como você importa peças? Você tem algum link de sites do exterior onde eu consigo comprar via internet algumas peças?

João Cristiano Rodrigues
19/06/2014, 19:03
Olhem o que achei na Web, bem legais os desenhos. Coloquei no Blog:
467455

dieboy
19/06/2014, 22:40

Boa noite anderson,
Parabens pela viatura, eu ainda tenho vontade de comprar uma tambem, se eu tivesse a grana eu compraria essa oque vc acha?
Kia Sportage 2003 Turbo Diesel 2.0 Traçao 4x4 Completa - Ano 2003 - 95000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-566530788-kia-sportage-2003-turbo-diesel-20-tracao-4x4-completa-_JM)
Parece que spt boa tem que ter desde o primeiro dono manutenção em dia e um pouquinho de sorte concorda?
Continuando... fale mais sobre a sua grand spt, ela nunca deu problema? quais as manutenções que vc sempre faz? partilhe com a galera a sua experiencia e conhecimento?
Desde já muito obrigado, boa sorte e felicidades com o carro.

João Cristiano Rodrigues
19/06/2014, 23:44
Pessoal alguém pode postar uma foto do suspiro no motor da sportage diesel? Preciso saber onde ele fica localizado. Preciso ver a foto dele instalado. Ouvi dizer que é uma mangueirinha que sai do motor e acoplha na saida de ar, é isso mesmo. Me deem imagens por favor rsrs...

eduardommelo
20/06/2014, 07:50
467483

Ta aí a foto, fica pertinho do turbo, a mangueira vem de baixo e encaixa nessa peça preta onde fica os resíduos de óleo.

João Cristiano Rodrigues
20/06/2014, 10:37

467483

Ta aí a foto, fica pertinho do turbo, a mangueira vem de baixo e encaixa nessa peça preta onde fica os resíduos de óleo.

Valeu Eduardo, vou checar amanhã, para ver se esta tudo certo na minha. Só que a minha é aspirada, não tem turbo. Mas já deu para ter uma ideia. Se mais alguem quiser comentar, fique a vontade.

andersoncolares
21/06/2014, 02:19
Boa noite anderson,
Parabens pela viatura, eu ainda tenho vontade de comprar uma tambem, se eu tivesse a grana eu compraria essa oque vc acha?
Kia Sportage 2003 Turbo Diesel 2.0 Traçao 4x4 Completa - Ano 2003 - 95000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-566530788-kia-sportage-2003-turbo-diesel-20-tracao-4x4-completa-_JM)
Parece que spt boa tem que ter desde o primeiro dono manutenção em dia e um pouquinho de sorte concorda?
Continuando... fale mais sobre a sua grand spt, ela nunca deu problema? quais as manutenções que vc sempre faz? partilhe com a galera a sua experiencia e conhecimento?
Desde já muito obrigado, boa sorte e felicidades com o carro.

Boa noite Dieboy, que me desculpem os amigos do RJ, mas carro de lá eu fico cabreiro... E aquele carro está até bonito demais, mas se você observar, o farol esquerdo parece bem mais nvo que o direito e a placa está bem amarrotada,o que indica que deve ter batido de frente ou lado. O carro é fantástico, mas tem ver um de perto para comprar. Avaliar vazamentos, verificar se a tração/redução funciona; checar a ventoinha se arma certo; conferir vidros elétricos se funcionam os 4. O calcanhar de Aquiles deste carro é sem dúvida o funcionamento dos vidros elétricos. Poucos aqui, ou nenhum, passou ileso por isso, mas a solução não é nenhum bixo de sete cabeças. Se encontrar um carro com motor e suspensão em ordem, pode comprar e ser feliz porque o resto é facil de arrumar e não fica caro. Meu carro só me cobra o trivial: Óleo trocado a cada 5 mil km; filtros de óleo a cada 10 mil; sempre de olho na água do radiador, que nunca baixa, mas vale conferir; Troquei a suspensão ologo que comprei mas foi por conta do lift que fiz. No mais é só manter as manutenções em dia. Esta semana troquei os rolamentos das rodas dianteiras, paguei R$ 180,00 nos 4 + R$ 120,00 de M.O. Esta eu paguei para aprender como se faz... Na próxima eu mesmo farei. O carro é muito fácil de cuidar e com o auxilio da moçada aqui, fica até prazeroso sujar as mãos de graxa. Comprei meu carro em Belo Horizonte, mas na época achei muitos bons em SO também. Espero que encontre o seu e será muito feliz. Grande abraço e sigo às ordens.

Djalma colombo
21/06/2014, 10:31
Dieboy concordo com Anderson Colares, dei uma boaobservada nas fotos e dá pra perceber que o farol direito foi trocado e o parachoque esta desalinhado com o paralama e a placa super amarrotada, parece roupa quando sai da maquina de lavar, Kia Sportage 2003 Turbo Diesel 2.0 Traçao 4x4 Completa - Ano 2003 - 95000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-566530788-kia-sportage-2003-turbo-diesel-20-tracao-4x4-completa-_JM). de uma boa olhada na parte interna do cofre do motor pra ver se não tem soldas ou partes tortas, se a suspensão e o motor estiverem ok, de resto tá muito jóia!

dieboy
21/06/2014, 12:35
Dieboy concordo com Anderson Colares, dei uma boaobservada nas fotos e dá pra perceber que o farol direito foi trocado e o parachoque esta desalinhado com o paralama e a placa super amarrotada, parece roupa quando sai da maquina de lavar, Kia Sportage 2003 Turbo Diesel 2.0 Traçao 4x4 Completa - Ano 2003 - 95000 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-566530788-kia-sportage-2003-turbo-diesel-20-tracao-4x4-completa-_JM). de uma boa olhada na parte interna do cofre do motor pra ver se não tem soldas ou partes tortas, se a suspensão e o motor estiverem ok, de resto tá muito jóia!

Pois é... É sempre bom ter uma segunda ou terceira opnião, Muito obrigado aos amigos Djalma e Anderson pala sinseridade. Qual quer horas dessas eu "caso com a minha viatura"rsrssr

João Cristiano Rodrigues
22/06/2014, 19:23
Amigos eu tenho uma Sportage 1995 Diesel, e gostaria de saber quanto custaria anualmente um seguro total para ela. Caso ela venha sofrer dano ou causar dano a terceiros. Quanto vai me sair anualmente o valor de um seguro? Estou curioso.

marcelo_sma
22/06/2014, 21:13
Muito obrigado EDuarte!

boa noite Lorpa!
você tem os manuais de manutenção e das peças das sportage? podes mandar por email? li no forum que vc conseguiu estes manuais. minha sportage é 2001 turbo diesel. se conseguires enviar fico agradecido. meu email é: marcelo_sma@terra.com.br.
sou de Santa Rosa-RS.

João Cristiano Rodrigues
22/06/2014, 21:53
Olá Marcelo, eu tenho muita informação. Estou mandando alguns manuais para o seu e-mail. Veja se é suficiente.

lorpa
22/06/2014, 23:53
boa noite Lorpa!
você tem os manuais de manutenção e das peças das sportage? podes mandar por email? li no forum que vc conseguiu estes manuais. minha sportage é 2001 turbo diesel. se conseguires enviar fico agradecido. meu email é: marcelo_sma@terra.com.br.
sou de Santa Rosa-RS.

Olá Marcelo,

O que eu tenho aqui é o manual do proprietário, o catálogo de peças e o manual do motor (da Suzuki).
[]s

Leonardo Nunes Zerbone
25/06/2014, 12:45
Boa tarde, camaradas!

Alguém sabe se há (e onde encontro) o tipo de acessório indicado na seta para Kia Sportage 1998?

Abraços;

Léo

468073

EDuarte
25/06/2014, 14:38
Boa tarde, camaradas!
Alguém sabe se há (e onde encontro) o tipo de acessório indicado na seta para Kia Sportage 1998?
Abraços;
Léo

Aqui no brasil infelizmente não tem, uso os alargadores de borracha.

[]s
(DU)

Leonardo Nunes Zerbone
25/06/2014, 17:33
Valeu EDuarte!

Leonardo Nunes Zerbone
01/07/2014, 11:58
Edu, me recomendaria um modelo de alargador? Qual usa? Tem foto? Abração!

EDuarte
01/07/2014, 12:29
Edu, me recomendaria um modelo de alargador? Qual usa? Tem foto? Abração!

Uso os de borracha da rural, é o unico que fica bacana.
468614 468615

[]s
(DU)

Leonardo Nunes Zerbone
01/07/2014, 22:30
Uso os de borracha da rural, é o unico que fica bacana.
468614 468615

[]s
(DU)

Ow, legal ein Edu!!! Acho que vou colocar na minha tb!

eduardommelo
02/07/2014, 07:48
A minha tem esse alongador de caixa de roda, fica legal, só não gosto dos frisos lateral, muito feio, vou arrancar o meu deixar sem.
468800

Leonardo Nunes Zerbone
02/07/2014, 09:54
Legal também, Melo!

rjunior
18/07/2014, 22:51
Prezados, boa noite. Após quase 4 anos com meu Shrek/Azeitona e menos de 30 mil rodados nesses anos, estou comprando as correias para trocar, já que o antigo dono me entregou ele impecável. Tem uma correia que está faltando e eu não sei a numeração e, ter que cortar e sair com ela na mão pra procurar não é legal. Vamos as que já comprei: Correia em V - 1 x 13A0850C (Dayco) Direção? ; Correia em V - 2 x 10A1120C (Dayco) Alternador ; Correia Dentada - 1 x 162STP8M254H (Dayco) ; Tensor Correia Dentada - 1 x NY1184 (Nytron). Falta uma correia, que creio que seja a do Ar Condicionado, mas não consta em nenhum catalogo. Alguém saberia a numeração?? meu carro é uma Grand Sportage TDI 03 (impecável)

lorpa
22/07/2014, 22:06
Olá pessoal,

Infelizmente bati a viatura, como se não bastassem os problemas com o motor, kkk

Alguém sabe onde posso encontrar o parachoque dianteiro para vender com um preço razoável? Eu vi no ML por quase 1200 dilmas mais envio, achei meio caro. Fora que ainda tem aquele isopor que vai dentro.
Também preciso do para lama do lado do carona, e talvez o capô.

Alguma recomendação de onde posso encontrar para comprar o parachoque e o isopor que vai dentro?

[]s

Luiz Gaucho
22/07/2014, 22:34
Olá pessoal,

Infelizmente bati a viatura, como se não bastassem os problemas com o motor, kkk

Alguém sabe onde posso encontrar o parachoque dianteiro para vender com um preço razoável? Eu vi no ML por quase 1200 dilmas mais envio, achei meio caro. Fora que ainda tem aquele isopor que vai dentro.

Alguma recomendação de onde posso encontrar para comprar o parachoque e o isopor que vai dentro?

[]s

Lorpa,

No site do bomnegocio.com tem algumas sucatas. De repente, tu consegue alguma mais em conta. Se eu souber de algum ferro velho daqui, te passo a informação.

Boa caçada,

Luiz

filipezanrosso
23/07/2014, 10:35
Olá pessoal,

[]s

Se puder dar uma passada nos ferros velhos entre São Leopoldo em Novo Hamburgo,(Br 116, sentido POA-NH lembro de ter visto umas duas

Sportages por lá. Não sei em que condições estão pq faz uns 2 meses que não passo por lá... na época uma delas parecia recém ter chegado (poucas peças removidas, e estava com parachoque dianteiro e o paralamas.)

Tinha um membro do forum também vendendo os dois parachoques pq removeu pra fazer de ferro.
Na verdade por 1200 eu pensaria em um modelo de ferro também!!

[]s

rjunior
01/08/2014, 17:36
Estou precisando de uma ajuda, só uso o carro nos finais de semana e, sempre, antes de sair olho o radiador e completo sempre com água destilada. ultimamente, tenho observado que a água do radiador vem baixando e o reservatório auxiliar está transbordando, ou seja, ele joga a água mas ela não retorna. Fiz o teste da garrafa de água e nada de bolhas.
É normal jogar a água e não voltar?
desde já obrigado.

EDuarte
01/08/2014, 18:25
Estou precisando de uma ajuda, só uso o carro nos finais de semana e, sempre, antes de sair olho o radiador e completo sempre com água destilada. ultimamente, tenho observado que a água do radiador vem baixando e o reservatório auxiliar está transbordando, ou seja, ele joga a água mas ela não retorna. Fiz o teste da garrafa de água e nada de bolhas.
É normal jogar a água e não voltar?
desde já obrigado.

Não é normal, isso é a tampa do radiador ou a tampa do reservatorio com problema.

[]s
(DU)

rjunior
03/08/2014, 11:36
EDuarte obrigado.
Como eu já havia comprado a tampa original, ontem tomei vergonha e limpei o radiador e enchi de aditivo. Que diferença de material da tampa paralela pra original.
Agora vou ficar acompanhando o nível do radiador.

472932472933472934472935

eduardommelo
06/08/2014, 20:20
http://youtu.be/WHEqt9AyCT0 Desculpa aí pela qualidade do vídeo, depois filmo novamente com outro celular!
Hoje instalei a válvula termostática do opala de 77° e liguei o conector do sensor das velas aquecedoras pois o mesmo encontrava-se desligado devido a falta da válvula, caso estivesse ligado as velas passariam um bom tempo ligadas assim diminuindo ou queimando-as rapidamente, percebi que quando o carro atinge uma temperatura considerável as velas não passam muito tempo ligadas, com a temperatura normal as velas só passam ligadas no máximo 3 segundos e se estiver totalmente fria as velas passam uns 6 segundos ligadas e após a partida elas voltam a ligar para que o motor não fique falhando. Gostei muito do funcionamento, motor trabalhando certinho na temperatura ideal, sensor e central funcionando. Próximo passo é tirar a ventoinha porque a minha está travada, além de pesar no motor o barulho é muito chato, vou colocar uma elétrica.

João Cristiano Rodrigues
07/08/2014, 16:41
Galera...
Ja acessaram essa página do Face? https://www.facebook.com/groups/137188533150672/273305359538988/?notif_t=group_activity
Sportage Primeira Geração
473466

Leonardo Nunes Zerbone
08/08/2014, 08:48
Galera...
Ja acessaram essa página do Face? https://www.facebook.com/groups/137188533150672/273305359538988/?notif_t=group_activity
Sportage Primeira Geração
473466

Muito boa a página. Valeu, conterrâneo!

andersoncolares
08/08/2014, 16:30
Prezados, boa noite. Após quase 4 anos com meu Shrek/Azeitona e menos de 30 mil rodados nesses anos, estou comprando as correias para trocar, já que o antigo dono me entregou ele impecável. Tem uma correia que está faltando e eu não sei a numeração e, ter que cortar e sair com ela na mão pra procurar não é legal. Vamos as que já comprei: Correia em V - 1 x 13A0850C (Dayco) Direção? ; Correia em V - 2 x 10A1120C (Dayco) Alternador ; Correia Dentada - 1 x 162STP8M254H (Dayco) ; Tensor Correia Dentada - 1 x NY1184 (Nytron). Falta uma correia, que creio que seja a do Ar Condicionado, mas não consta em nenhum catalogo. Alguém saberia a numeração?? meu carro é uma Grand Sportage TDI 03 (impecável)

Boa tarde Junior, meu carro é igual ao seu, menos a conservação, hehe. A correia do AC é igual a do alternador. mesmo tamanho e medidas.

Luiz Gaucho
10/08/2014, 00:17
UM FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS OS AMIGOS DO FORUM !!!! QUE TODOS PASSEM UM EXCELENTE DOMINGO, DE PREFERÊNCIA DANDO UM BELO PASSEIO COM NOSSAS VIATURAS E FILHOTES !!!

Luiz.

andersoncolares
10/08/2014, 01:22
UM FELIZ DIA DOS PAIS A TODOS OS AMIGOS DO FORUM !!!! QUE TODOS PASSEM UM EXCELENTE DOMINGO, DE PREFERÊNCIA DANDO UM BELO PASSEIO COM NOSSAS VIATURAS E FILHOTES !!!

Luiz.

Feliz domingo a todos os pais...

Leonardo Nunes Zerbone
13/08/2014, 09:47
Olá, "forest's driver" como vão? Qual aditivo costumam utilizar na água do radiador?

Saudoso abraço;

Léo

reslima
13/08/2014, 10:06
Eu larguei mão de aditivo tem tempo já, uso óleo solúvel (óleo de corte) na proporção de 10% do volume do sistema de arrefecimento na minha sport com motor GM 151 e na minha A10 com motor 4.1 MPFI. O sistema trabalha pouco mais frio, previne contra ferrugem, a água fica branquinha. O óleo solúvel tem um porém, com o tempo (muito tempo) ele agride as mangueiras e elas ficam com um aspecto "inchado", elas dilatam. Comigo ainda não aconteceu do tempo que estou usando, mas quem usa a mais tempo já relatou isso. Existem tópicos aqui mesmo no fórum a respeito.

Saliento que independente do que escolha usar, óleo soluvel ou aditivo, nenhum deles faz milagre e em ambos, existe uma proporção que deve ser respeitada, não é só comprar litros e litros, completar o sistema de arrefecimento só com ele e esperar que isso vai resolver todos os problemas. Antes de colocar algum deles, faça uma boa limpeza no sistema de arrefecimento.

Só pra concluir, não vou entrar no mérito de qual é melhor para se colocar na água e nem estou tentando convencer ninguém a respeito, até porque o conhecimento que tenho do assunto é empírico, não técnico, portanto, só deixo aqui o meu relato e afirmo que comigo vem dando certo.

Abs a todos!

Olá, "forest's driver" como vão? Qual aditivo costumam utilizar na água do radiador?

Saudoso abraço;

Léo