Conectar

Ver Versão Completa : Kia sportage

Páginas : 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Amostardeiro
05/07/2006, 16:32
Oi pessoal.
Não consegui achar o tópico "Sportage acessórios", por isso vai aqui mesmo: alguém já colocou algum volante esportivo na sportage, estou pensando em colocar um volante da shutt, mas não consegui encontrar o cubo para a adaptação.
Abraços.

Carlos

Vou te dar uma idéia, procura no ferro velho um volante original da Sportage, pode ser até quebrado, talvez de outro carro da Kia sirva, manda tornear e aproveita o cubo para instalar o volante esportivo, acho que dá certo.

Abraço

Carlos4x4
05/07/2006, 17:53
Carlos

Vou te dar uma idéia, procura no ferro velho um volante original da Sportage, pode ser até quebrado, talvez de outro carro da Kia sirva, manda tornear e aproveita o cubo para instalar o volante esportivo, acho que dá certo.

Abraço
Valeu a dica, quando dispor de um tempo vou sair a caça.

comenale
06/07/2006, 07:57
Comenale.

Vc já falou que sua TD faz 15 km/l na estrada. A minha não passa de 11,5. Esse consumo é em qual média de velocidade? Seu carro tem alguma alteração?

MarcSport,

Estava fazendo essa média de consumo antes de trocar os pneus (estava com os originais).
A média agora (com os novos 225/75/R15) é de 13,5 Km/l (estrada) a uma velociade média de 110km (a 3000 RPM - giro máximo).
No começo percebi que havia uma variação no consumo quando não fazia escolha do posto para abastecimento. De uns tempos pra cá só abasteço em um posto BR que conheço e melhorou bastante (foi quando consegui essa ótima média).
A viatura está toda original (por enquanto!).

Fernando Costa
06/07/2006, 16:28
comenale

Com os pneus 235/75R15 a minha média tem sido 9Km/L na cidade e 11Km/L na estrada.
O consumo urbano depende muito do percurso diário, quem enfrenta trânsito congestionado diariamente tem a sua média muito piorada, mas o que me intriga é o meu consumo na estrada, acho que a minha devia fazer ao menos uns 12Km/l, mas só faz 11Km/l...
Mas se o carro tá andando bem, com desenvoltura, sem falhar e sem excesso de fumaça, não há por quê mexer com o que está quieto por tão pouca diferença.
A propósito, estou adicionando 0,5L de óleo 2T a cada 50L de diesel.

abraço.

kiabiker
06/07/2006, 18:52
Alguém aí sabe como retirar o aerofólio da Sportage Grand'99?? Só vi 2 parafusinhos por dentro da tampa do porta-malas. Retirei os parafusos e dei uma pancadas no aerofólio, mas nada se mexeu. Será que é colado.

Preciso retocar a pintura, mas é melhor retirar pra não fazer borradeira.
Tks.

Cesar Boschetti
06/07/2006, 22:32
Olá Pessoal

Continuo não conseguindo anexar arquivos nas mensagens. Também verifiquei que sumiram 2 tópicos da sportage:
SPORTAGE - Elétrica e Eletrônica
SPORTAGE - Acessórios.

Mudanças são assim mesmo, leva-se um tempo para acertar tudo. Estou apenas registrando o problema para controle nosso e dos administradores do fórum.

PS. Depois que enviei a mensagem o anexo (Tabela de manutenção) apareceu.

[]s

Maverickturbo
07/07/2006, 00:07
Kiabiker,

Eu acho legal aquele aerofolio e a minha ñ tem. Deve ter alguma cola sim ou a sujeira que deixou ele colado mesmo.

Maverickturbo
07/07/2006, 00:08
Eu tbm ñ vi mais o antigo topico das sportages.

jlguimarães
07/07/2006, 08:10
carlos 4x4.
coloquei na minha utilizando o cubo esportivo do monza (a linha GM tem a mesma estria da sportage)com algumas adaptações para funcionar a buzina e desarmar a seta.

Maverickturbo
07/07/2006, 09:11
Bom saber disso Jlguimarães!

Carlos4x4
07/07/2006, 09:26
Olá Cesar.
Você já percebeu também que os horários das mensagens estão errados?

Carlos4x4
07/07/2006, 09:31
Obrigado pela dica jlguimaraes.
O cubo, obrigatoriamente, tem de ser da mesma marca do volante? Tem ano específico do monza?

Maverickturbo
07/07/2006, 09:50
Carlos,

Vc tem que colocar a hora do Brasi. Vai em painel de controle, editar opções e na parte de horarios e datas. La vc escolhe a hora em que vc esta, no caso Brasil.

laserman
07/07/2006, 16:28
Caro Cesar,

O site está no horário de Greenwich ! A hora "zero" mundial, de onde começam todos os fusos !

Maverickturbo
07/07/2006, 17:17
Pessoal,

Os topicos antigos ñ sumiram. É so fazer esse procedimento que eles vão aparecer:
Entre em Painel de Controle, clique em Editar Opções e no campo Idade Padrão do Tópico selecione a opção Mostrar todos os Tópicos.

comenale
09/07/2006, 12:44
Pessoal,

Só para manter a divulgação do evento realizado em 24 e 25 de junho - Raid e Passeio de Inverno de Santo Antonio do Pinhal - fica a dica para quem quer apreciar o que rolou....:

ASSISTÃO AO PROGRAMA ESTILO4X4 DE HOJE (09/07/06) ÀS 22:00H. PELO CANAL 21!

Amostardeiro
09/07/2006, 14:50
Pessoal

Vocês sabem onde anda o companheiro Geasir??? Geasir foste para Bariloche ??? Queremos ver as fotos.

Abraço

Amostardeiro
09/07/2006, 14:52
Pessoal,

Os topicos antigos ñ sumiram. É so fazer esse procedimento que eles vão aparecer:
Entre em Painel de Controle, clique em Editar Opções e no campo Idade Padrão do Tópico selecione a opção Mostrar todos os Tópicos.

Cacilda tu tá expert no forum, obrigado !!!

Abraço

Cesar Boschetti
09/07/2006, 21:00
Boa noite pessoal,

Pois é, acho que as coisas ainda estão um pouco bagunçadas. Mudança é assim mesmo. Vamos dar um tempo para os administradores acertarem as coisas. Hoje notei também que ressuscitaram o começo do antigo tópico do "koreano aguenta".

Vamos aguardar

Maverickturbo
09/07/2006, 22:33
Comenale,

Eu vi o programa! Aquela pistinha com a lama tava muito tentadora!!!! Legal o evento, no proximo com certeza eu vou! Vc que ficou la no PC1 e deu entrevista?

comenale
10/07/2006, 18:48
Comenale,

Eu vi o programa! Aquela pistinha com a lama tava muito tentadora!!!! Legal o evento, no proximo com certeza eu vou! Vc que ficou la no PC1 e deu entrevista?

É isso aí Eduardo. Era eu mesmo:-D .

O evento foi muito legal. Espero contar com sua presença e dos demais Sport´s para o próximo:concordo: !

Estamos tentando articular outro evento para o inicio de Outrubro.

Nossa idéia, agora, é fazer um evento no estilo "IN DOOR":idea: .

Vamos ver se rola....

Maverickturbo
11/07/2006, 19:04
Pessoal,

Coloquei o video de quando minha roda livre original quebrou. Pra vcs verem e ouvirem que som horrivel. Reparem como a frente escorrega pro lado direito por ser empurrada pela traseira que tinha tração.
http://www.youtube.com/watch?v=gfBYyTDtbDc

laserman
11/07/2006, 20:28
Pessoal,

Coloquei o video de quando minha roda livre original quebrou. Pra vcs verem e ouvirem que som horrivel. Reparem como a frente escorrega pro lado direito por ser empurrada pela traseira que tinha tração.
http://www.youtube.com/watch?v=gfBYyTDtbDc

O que quebrou ? Pelo som parecem mais galhos quebrados !

Maverickturbo
11/07/2006, 20:40
Quebrou aquela trava circulado em vermelho. Ela foi deu o primeiro estalo depois de eu ficar 15 minutos tentando sair de um atoleiro ao estilo magaiver. Quando me rebocaram ela fez esse barulho, ai foi quebrada de vez.

laserman
11/07/2006, 23:00
Quebrou aquela trava circulado em vermelho. Ela foi deu o primeiro estalo depois de eu ficar 15 minutos tentando sair de um atoleiro ao estilo magaiver. Quando me rebocaram ela fez esse barulho, ai foi quebrada de vez.

Maverick,

seria interessante vc apresentar o filme do jipe atolando, pois sendo rebocado já parecia estar sem tração dianteira !

Maverickturbo
11/07/2006, 23:05
Laserman,

O video com eu atolando ñ ia adiantar muito pq so mostra o carro parando mesmo. Minha namorada ñ filmou quando deu os primeiros estalos pq ela foi chamar o resgate enquanto eu tentava tirar o carro de la. Os estalos começaram depois de 15 minutos engatando a 1 e a re, fazendo o carro ir pra frente e pra tras, tentando de algum jeito achar alguma pedra ou alguma parte mais firme ou ainda com o embalo do movimento sair dali. E essa quebra foi justamente por achar em alguma coisa que a roda tracionou e dai a trava ñ aguentou por o carro estar bem atolado e ñ ser projetada pra suportar o pneu 31. Agora eu preciso testar com a nova da AVM! Ainda ñ tive tempo pra me enfiar num lamaçal dos bons!

dficonsult
17/07/2006, 13:45
Olá Pessoal boa tarde! Comprei uma TDI 00/01, vai fazer um mes que estou com ela mais minha patroa não acostuma com o motor diesel, por se tratar de um carro de publico especifico alguem tem idéia onde eu posso vende-lo com mais facilidade?

frenético
20/07/2006, 10:50
vcs são porreta mermo, até video na internet vcs põe... Estou com aquela invejinha branca, tenho agora grana pra sportage, falta é o carro aparecer.

Maverickturbo
20/07/2006, 12:04
Frenético,

Mas é assim que começa. Vc compra, ai decide mecher um pouquinho. Ai que a situação fica preta, pq vc nunca consegue mexer pouco! shuashuhusahu! Ai vc da uma levantadinha, coloca uns pneus maiores ou deixa ela ao seu gosto.

laserman
20/07/2006, 13:02
vcs são porreta mermo, até video na internet vcs põe... Estou com aquela invejinha branca, tenho agora grana pra sportage, falta é o carro aparecer.

É, aqui o bagulho é sério ! Compre a sua e bote pra subir ao lado das outras, rsrs, verá que é coisa boa !

Fernando Costa
20/07/2006, 19:06
Olá Pessoal boa tarde! Comprei uma TDI 00/01, vai fazer um mes que estou com ela mais minha patroa não acostuma com o motor diesel, por se tratar de um carro de publico especifico alguem tem idéia onde eu posso vende-lo com mais facilidade?

É o que eu digo, quem dá a última palavra em matéria de carro é sempre a patroa eheheheh! A sorte é que a minha morre de amores pela Sportage TD, na semana ela usa mais do que eu...
dficonsult, só ficou um mês com o carro? Só não vá comprar o "Ecasport", é baixar muito o nível, eheheh!

Abraço.

jlguimarães
21/07/2006, 20:35
Boa noite a todos!

Eduardo o problema só se agravou com os 31"x15" mas na verdade a roda livre é fraca a minha quebrou usando os pneus originais e foi na areia.quebrou a mesma peça da sua na roda livre.Até 98 elas utilizavam esse mesmo sistema com três dentes(basta perder um pra ficar banguela).Apartir de 99 passaram a adotar um sistema mais robusto (à vacuo).
Mas ainda confio mais nas AVM.
Um eqto. que me faz muita falta nas trilhas é tal do bloqueio de diferencial sem ele na lama ou na areia e na entalada o 4x4 quase vira 4x2.

um abraço.

Maverickturbo
22/07/2006, 00:42
Um eqto. que me faz muita falta nas trilhas é tal do bloqueio de diferencial sem ele na lama ou na areia e na entalada o 4x4 quase vira 4x2.

Jlguimarães, a ensimec lançou o trpc agora, que é um bloqueio LSD. Eu cheguei a pensar na idea de conversarmos com a ensimec para ver se eles fariam algum lote modificado para um grupo de sportages. Quem sabe...

laserman
24/07/2006, 09:19
Boa noite a todos!

Eduardo o problema só se agravou com os 31"x15" mas na verdade a roda livre é fraca a minha quebrou usando os pneus originais e foi na areia.quebrou a mesma peça da sua na roda livre.Até 98 elas utilizavam esse mesmo sistema com três dentes(basta perder um pra ficar banguela).Apartir de 99 passaram a adotar um sistema mais robusto (à vacuo).
Mas ainda confio mais nas AVM.

um abraço.

Já foi falado por aqui que as Sportage possuem bloqueio parcial, mas eu particularmente nunca consegui pegar no flagra 2 rodas do mesmo eixo girando juntas !

Amostardeiro
25/07/2006, 22:19
Laserman

Algumas Sportage, se não me engano 95/96, vinham com LSD de fábrica, mas eram poucas tanto que é uma môsca branca, de qualquer modo para trilha mais pesada o melhor é bloqueio total.

Abraço

Amostardeiro
25/07/2006, 22:27
Laserman

Como é que era o Troller com AP 2000, conforto, consumo, desempenho off-road, etc, estamos pensando em trocar o Clase A da patroa por mais um 4x4, ela gosta de uma encrenca.

Abraço

laserman
26/07/2006, 10:47
Laserman

Como é que era o Troller com AP 2000, conforto, consumo, desempenho off-road, etc, estamos pensando em trocar o Clase A da patroa por mais um 4x4, ela gosta de uma encrenca.

Abraço

Meu nobre jipeiro Amostardeiro,

Troller é um jipão, só acho meio arisco para mulher !
Bom, vamos ao que interessa : É mais jipe que os nossos sem preparação. O AP 2000 formou um ótimo conjunto nele, além de ter a manutenção baratíssima (apenas o motor). Considero um troller AP 2000 turbinado melhor que qualquer destes novos diesel na trilha ! Boa suspensão, calibragem dura, quica bastante.
Pontos negativos pelos quais não fiquei com ele : Preciso de mala, ele não tem mala,tem um porta luvas !
Consumo elevado, bebe mais que nossas SPTG na gasolina !
Nunca confie em motorzinhos elétricos para acoplar sua tração dianteira e reduzida, o meu pifou várias vezes !

P.S. já passei em trilhas com meu 31" em que troller 255 ficou, seu diferencial dianteiro baixo agarra muito nas lombadas !

Espero ter ajudado,

Amostardeiro
26/07/2006, 11:00
Laserman

Obrigado pelas informações o que me assusta é o consumo elevado, quanto a ser duro não, por incrível que pareça a patroa diz que não se importa.

Abraço

Amostardeiro
26/07/2006, 11:03
Pessoal

A 4 Rodas seção to ten aparece a sugestão de uns vídeos, tres deles são muito bons o da F1 Piquet x Senna, Ari Vatanen no Hill Climb e, da BMW X5, vale a pena dar uma olhada, são vídeos do site you tube, os links são:

F1: http://www.youtube.com/watch?v=U69yYZk-aeM

BMW X5 : http://www.youtube.com/watch?v=efwkaGiFOGY

Ari Vatanen: http://www.youtube.com/watch?v=BGDa8XtLAqo

Abraço

laserman
26/07/2006, 17:08
Laserman

Obrigado pelas informações o que me assusta é o consumo elevado, quanto a ser duro não, por incrível que pareça a patroa diz que não se importa.

Abraço

Quando digo duro, é papo de tirar as 4 rodas do chão ao passar à 50 km/h num quebra molas !
O consumo e 6 km/l , por isso a dificuldade de vender, pois não tem espaço para o GNV !
E o conforto, parece um carro de boi perto das SPTG !

Maverickturbo
26/07/2006, 19:10
Amostardeiro,

O troller pula pra caramba. Parece um jipe mesmo. Realmente em materia de suspensão, eu ja deixei muito troller pra tras na hora de fazer curvas com a sportage.

laserman
27/07/2006, 09:35
Só em curvas ?
Já reboquei Troller 2.8 agarrado nos profundos sulcos deixados pelas carretas de transporte de toras da trilha da madereira na Bocaina !
Muitos reclamam de homocinéticas, mas creio proporcionarem maior vão livre que as cruzetas dos eixos rigidos com o diferencial alinhado !

Que venha a lama,

Maverickturbo
27/07/2006, 10:15
Isso é verdade laserman!

laserman
27/07/2006, 17:53
Isso é verdade laserman!

Bom saber que existem jipeiros concientes em relação aos nossos equipamentos !

Amostardeiro
30/07/2006, 22:00
Quando digo duro, é papo de tirar as 4 rodas do chão ao passar à 50 km/h num quebra molas !
O consumo e 6 km/l , por isso a dificuldade de vender, pois não tem espaço para o GNV !
E o conforto, parece um carro de boi perto das SPTG !

Laserman

Larguei total da idéia do Troller a gasolina por causa do consumo elevado segundo os foristas, além disso peguei informções com alguns proprietários sobre conforto e batem com as tuas, portanto não vou entrar nessa.

Abraço

laserman
31/07/2006, 10:29
Laserman

Larguei total da idéia do Troller a gasolina por causa do consumo elevado segundo os foristas, além disso peguei informções com alguns proprietários sobre conforto e batem com as tuas, portanto não vou entrar nessa.

Abraço

Caro Amostardeiro,

Pelo valor dele vc tem ótimas opções como : Cherokee, Gran Vitara, Jimny, galloper e etc...

P.S. Ainda tinha esquecido de um detalhe : O acabamento dele é digno de um Buggy !

Amostardeiro
31/07/2006, 14:16
Pessoal

Vejam o que estava a venda em Canela no fds passado, pra quem gosta, apesar de banheira é bem interressante.

Abraço

Fernando Costa
31/07/2006, 19:07
alguém sabe que carro é esse??

Amostardeiro
31/07/2006, 19:20
alguém sabe que carro é esse??

Pessoal

Desculpem por ter faltado a informação, este é um Jeep Cherokee Chief, não sei o ano, deve ser 70 e algo, é o antecessor dos atuais Cherokees.

Outra coisa sobre a turbina da Ranger , eu errei ela custa +- R$ 1.600, sendo o valor de quase 4.000 a despesa total do estrago da viatura.

Abraço

Audi80
01/08/2006, 18:07
Estou aqui pensando em colocar a minha SPTG a venda tb... penso em pegar uma L200 HPE 2003 de um conhecido meu... a minha SPTG é o seguinte:

Sportage curta 2001 GASOLINA - Preta - Original, sem modificaçoes, apenas os pneus quase 0km 225/75 Michelin LTX (inclusive o Step)
Fez 68.000km semana passada...

Nao sei que valor pedir, 2001 só tenho visto a diesel, nunca gasolina.

Gostaria da ajuda do pessoal pa colocar preço e, se alguem se interessar...

Abs

Fabio

laserman
01/08/2006, 18:56
Estou aqui pensando em colocar a minha SPTG a venda tb... penso em pegar uma L200 HPE 2003 de um conhecido meu... a minha SPTG é o seguinte:

Sportage curta 2001 GASOLINA - Preta - Original, sem modificaçoes, apenas os pneus quase 0km 225/75 Michelin LTX (inclusive o Step)
Fez 68.000km semana passada...

Nao sei que valor pedir, 2001 só tenho visto a diesel, nunca gasolina.

Gostaria da ajuda do pessoal pa colocar preço e, se alguem se interessar...

Abs

Fabio

Com pouca paciência consegue R$ 32.000,00. Já sem .........

Audi80
02/08/2006, 10:44
É... acho que 32.000 seria um bom preço, mas até por um pouco menos eu venderia ela... gostei bastante da l200 que andei...

abs

Fabio

Amostardeiro
02/08/2006, 10:54
Fabio

Dá uma olhada uma olhada na tabela da Fipe o preço que aparece nela é médio.

Abraço

ikryt
03/08/2006, 13:35
chapas, estou precisando d uma ajuda de entendidos em Sportage. moro em goiânia (tem concessionária Kia) e pretendo comprar em set/out um 4x4, sendo uma das opções a Sportage curta com modelagem posterior a 1998, provavelmente a gasolina, devido ao preço dos motores diesel.

vcs têm dicas de ano/modelo/motorização boas e/ou ruins? d quais SPTG correr, quais pular em cima e não deixar fugir? quais trilhas elas aguentam, quais são mais problemáticas...

agradeço a ajuda

abs

Audi80
03/08/2006, 18:26
chapas, estou precisando d uma ajuda de entendidos em Sportage. moro em goiânia (tem concessionária Kia) e pretendo comprar em set/out um 4x4, sendo uma das opções a Sportage curta com modelagem posterior a 1998, provavelmente a gasolina, devido ao preço dos motores diesel.

vcs têm dicas de ano/modelo/motorização boas e/ou ruins? d quais SPTG correr, quais pular em cima e não deixar fugir? quais trilhas elas aguentam, quais são mais problemáticas...

agradeço a ajuda

abs

Cara,

Tem um amigo meu de Brasilia que tem uma 99 e vai vender em breve... a dele está um pouco elevada, com os amotecedores da besta gs16 na traseira. Tem uns 75mil km... gasolina.... se te interessar passo o contato dele...

abs
Fabio

Carlos4x4
04/08/2006, 10:35
Oi pessoal
Onde vejo as fotos da viagem do Geasir, ainda não consegui encontrar.
Estive em Foz do Iguaçu e, obviamente, aproveitei para umas comprinhas no Paraguai. Troqueis os pneus da sportage 235/75/15 Bridgestone Dueler AT, colocados lá sairam a 180,00 reais cada, já deu para pagar toda a despesa da viagem.
Abraços.

ikryt
04/08/2006, 11:01
Cara,

Tem um amigo meu de Brasilia que tem uma 99 e vai vender em breve... a dele está um pouco elevada, com os amotecedores da besta gs16 na traseira. Tem uns 75mil km... gasolina.... se te interessar passo o contato dele...

abs
Fabio

interessa sim, principalmente a parte de estar um pouco elevada...as SPTGs q vejo me parecem um pouco baixas. se puder, me passa as fotos da sua tb qdo tiver um tempo q achei interessante

abs

Amostardeiro
04/08/2006, 11:30
ikryt

O Geasir ainda esta devendo as fotos da viagem, ô Geasir onde estão???

Abraço

geasir
05/08/2006, 19:48
ikryt

O Geasir ainda esta devendo as fotos da viagem, ô Geasir onde estão???

Abraço

Boa Noite

Quanto as fotos o meu filho esta montando um site que logo
teremos o endereço, ai vai algumas delas.

Obrigado

laserman
05/08/2006, 20:27

agradeço a ajuda

abs

Caro futuro jipeiro,

O Sportage foi projetado para trilhas leves e médias, pois eram fabricadas com vão livre baixo e pneus impróprios para o fora de estrada !
No entanto com alguma preparação este jipe chega longe ! Dê uma olhada nas aqui postadas calçadas com pneus maiores, e se surpreenderá ! Verá jipes para trilha calçados desde pneus 235 até os famigerados 31"10,5 !
O modelo a partir de 99 é realmente mais bonito devido a grade e conjunto ótico !

Boa procura,

Amostardeiro
05/08/2006, 23:55
Boa Noite

Quanto as fotos o meu filho esta montando um site que logo
teremos o endereço, ai vai algumas delas.

Obrigado

Geasir

A amostra tá boa, como foi dirigir na neve ??? Como se comportou a viatura nestas condições ???

Abraço

geasir
07/08/2006, 17:17
Geasir

A amostra tá boa, como foi dirigir na neve ??? Como se comportou a viatura nestas condições ???

Abraço
Boa Tarde

A sport se comportou mau sem tração e +- com, mas a culpa não foi da
viatura e sim dos pneus que usava o scorpion 225/15/75(0k) sao muito ruim
para neve, quase tive que usar correntes, em outra ocasião que estive nas
cordilheira em Penitentes/Ar, fui com uma L200 calçadas com pneus BF All terran e foi muito bem. Agora quanto ao carro se comportou bem de motor
e se estive-se com os BF seria show, andando na neve fofa não tem dor
de cabeça, o bicho pega quando ela começa a congelar no asfalto e vira
uma pista de patins ai sim , ou voce dirigi a 10km/h e se não tiver geito
coloca corrente, mas e muito legal a sensação de perigo e aventura dirigir
na neve.

mgfontana
08/08/2006, 10:46
Mgfontana,

Depois de receber as fotos posta aqui no topico pra gente.

Maverickturbo,
Não sei como postar fotos neste site. vc pode me dar as dicas?

Obrigado,

Fontana

P.S.: Meu carro voltou para a Concessionária, não trocaram a bomba de combustível, só uma peça dela. Resultado continuou uma porcaria. Deixei lá e falei que só iria buscar quando estivesse realmente bom, e se Deus quiser no máximo em 2 semanas estarei colocando GNV.

mgfontana
08/08/2006, 10:58
Maverickturbo,
Não sei como postar fotos neste site. vc pode me dar as dicas?

Obrigado,

Fontana

P.S.: Meu carro voltou para a Concessionária, não trocaram a bomba de combustível, só uma peça dela. Resultado continuou uma porcaria. Deixei lá e falei que só iria buscar quando estivesse realmente bom, e se Deus quiser no máximo em 2 semanas estarei colocando GNV.

Esquece, já descobri e anexo segue o teste. Rsss...

Maverickturbo
08/08/2006, 11:37
Fontana,

HAHAHAHAHAHAH! É isso ai, bem engraçada essa dai. O forum permite fotos ate certo tamanho e dimensões. Se a foto ñ anexar, é so diminuir ela no paint.

MarcSport
09/08/2006, 11:54
Maverickturbo.
Vi a Willys do seu pai na JeepTrip hoje, o carro é show...

Maverickturbo
09/08/2006, 12:42
MarcSport,

Ainda ta ficando. Ainda ta acabando a parte eletrica. Depois ainda vai ter que pintar. Vixi tem bastante reforma ainda. Um dia vai ficar boa! Eu gostei e recomendo o serviço da jeeptrip. Quando a caminhonete sair, vo da uma encostada na sportage pra fazer umas artes!

mgfontana
09/08/2006, 13:13
Estou pensando em criar um aqui em Vitória, alguém sabe informar quais providências são necessárias além de conseguir sócios?

Saudações,

Fontana

Maverickturbo
09/08/2006, 13:20
Fontana,

Poxa, so em vitoria? Que pena pq eu to em SP. Quem sabe vc ñ faz um clube da sportage nacional!

mgfontana
09/08/2006, 13:46
Que tal vc criar um clube aí em SP? O Amostardeiro no RS? O laserman no RJ? E assim por diante.
E a união desses clubes seria o Clube Nacional das Sportages!
Esses clubes fariam encontros mensais para troca de informações, dicas, etc., tal como aqui no Fórum. E o que aprendemos aqui passaríamos para os outros e vice-versa, não esquecendo de divulgar este site para os associados.

Saudações,

Fontana

Amostardeiro
09/08/2006, 13:58
Estou pensando em criar um aqui em Vitória, alguém sabe informar quais providências são necessárias além de conseguir sócios?

Saudações,

Fontana

Fontana

A idéia não é de todo má, a questão é conseguir os sócios, a maioria dos Sportagers são mais pra uso familiar da viatura, mais fácil criar uns grupos dentro de um Jeep Clube, que tal???

Abraço

laserman
09/08/2006, 15:28
Que tal vc criar um clube aí em SP? O Amostardeiro no RS? O laserman no RJ? E assim por diante.
E a união desses clubes seria o Clube Nacional das Sportages!
Esses clubes fariam encontros mensais para troca de informações, dicas, etc., tal como aqui no Fórum. E o que aprendemos aqui passaríamos para os outros e vice-versa, não esquecendo de divulgar este site para os associados.

Saudações,

Fontana

Caro mgfontana,

A idéia é ótima. No entanto infelizmente não há grande quantidade de jipeiros trilheiros que usem SPTG para separar por região, talvez a idéia do clube nacional seria mais eficaz.
Observe só : Faz quase um mês lancei convite para uma trilha no vertice RJ, SP e MG, locais com as maiores frotas. E até agora só 4 ou 5 manifestaram interesse !

Aproveitando o tema vai aí mais uma convite, qd vierem ao Rio avisem que os levo em alguma trilha carioca ! É assim que começa.

P.S. O SPTG merecia um tópico próprio aqui no site !!

comenale
10/08/2006, 07:53
laserma,

Concordo plenamente com você em relaçao a dificuldade em se fundar um clube, mesmo porque o número de proprietários de Sport´s que se ligam em aventuras off road é muito pequeno.

Tenho como exemplo de dificuldade para fundar um clube, um pessoal que é fanático por suzuki (todos daqui de SP). Até agora não conseguiram nada de concreto.... só agitação. E isso já ta rolando a um bom tempo.

Também já lancei várias chamadas para passeios e trilhas aqui no fórum e infelizmente a adesão foi quase zero!!

mgfontana
10/08/2006, 10:06
A idéia do clube não seria específica para os que utilizam as Sports em trilhas, mas para todo proprietário de Sport.
A idéia seria para troca de informações, experiências não só em trilhas, mas também no uso urbano, como consumo, adaptação de GNV, solução de problemas, dicas de oficinas, tal como aqui no Fórum, pois nem todos (creio eu) utilizam as Sports para trilhas. A minha mesmo é para uso urbano, às vezes vou para o interior só pra curtir um pouquinho em estradas de terra.
Aqui no ES tudo é perto, estamos à uma hora das montanhas e a praia está no calcanhar (rss).
Se algum dia vierem pra essas bandas avisem pra gente beber uma gelada, trilha não conheço muitas não, mas botecos...

Saudações a todos

Fontana

laserman
10/08/2006, 15:29
A idéia do clube não seria específica para os que utilizam as Sports em trilhas, mas para todo proprietário de Sport.
A idéia seria para troca de informações, experiências não só em trilhas, mas também no uso urbano, como consumo, adaptação de GNV, solução de problemas, dicas de oficinas, tal como aqui no Fórum, pois nem todos (creio eu) utilizam as Sports para trilhas. A minha mesmo é para uso urbano, às vezes vou para o interior só pra curtir um pouquinho em estradas de terra.
Aqui no ES tudo é perto, estamos à uma hora das montanhas e a praia está no calcanhar (rss).
Se algum dia vierem pra essas bandas avisem pra gente beber uma gelada, trilha não conheço muitas não, mas botecos...

Saudações a todos

Fontana

É uma boa ! Mas essa sua estória "curtir um pouquinho em estradas de terra" não esconde sua vocação para trilhas ! huahuhuahua

Em setembro tenho um casamento em Vitória. Vou cancelar meu vôo para ir de SPTG, vá descobrindo alguma trilha por aí.

Abraço,

mgfontana
10/08/2006, 17:18
Realmente, eu gosto de aventura, mas se o "carrinho" quebrar não tenho $$$ pra consertar, então só trilha bem levinha. Rsss.
Quando estiver mais perto avise que te passo meu telefone.

Saudações,

Fontana

Zanotti
10/08/2006, 17:59
Grande Fontana,

Também sou de Vitória e podemos entrar em contato com facilidade.
Gostei da idéia sobre a criação de um clube só para Sportages.

mgfontana
11/08/2006, 09:22
Zanotti,

Vc falou que gosta de umas trilhas de vez em quando e que conhece umas boas. Quando o laserman (qual a data do casório, laserman?) vier ao ES poderíamos entrar em contato e andarmos numa dessas trilhas que vc conhece. De preferência uma live. Moro próximo à UFES, em J. da Penha.
Quanto ao clube, vou tentar junto ao pessoal da Luzimport para deixar um cartaz ou algo parecido convocando o proprietários de Sports para participar.

Saudações,

Fontana

Zanotti
11/08/2006, 15:24
Beleza Fontana !

Estarei aguardando o contato para o passeio e a criação do Clube.
Interessante também desenvolvermos um adesivo de identificação para o Sportage Club.
(Gostou do nome ???)
A Kia Motors em São Paulo faz a congregação de todos os Sportages através de passeio leve. Foi criado por ela o Clube da Lama só para proprietários de Sportage.
Informo também que minha filha vai nascer na semana que vem e estarei de molho.
Aguardo seu retorno para o desenvolvimento em conjunto.

mgfontana
11/08/2006, 17:22
Beleza, Zanotti!
Parabéns pela filhota que tá chegando! A idéia para o nome do clube é legal, estudaremos o caso.
2ª-Feira estarei colocando um Kit Gás na minha, aí vai ficar bom, vou poder rodar mais.

Até breve,

Fontana

Audi80
11/08/2006, 18:00
Beleza, Zanotti!
Parabéns pela filhota que tá chegando! A idéia para o nome do clube é legal, estudaremos o caso.
2ª-Feira estarei colocando um Kit Gás na minha, aí vai ficar bom, vou poder rodar mais.

Até breve,

Fontana

Fala Fontana!

Desisti de achar uma Sportage a diesel e coloquei gas na minha hj!! Coloquei um Kit com 16m3 com cilindro da MAT que é mais comprido... melhor opçao pra sportage custa pq rouba pouquissimo espaço na mala!!
Vá se preparando pq falta um tanto de torque na SPTG com GNV... dá pra sentir a diferença! Agora... quanto ao consumo, ainda nao tenho a menor ideia, mas certamente será menor que o da minha ex-Grand Cherokee :grin:

Quanto ao clube, eu to dentro!!

Abs

Fabio

laserman
11/08/2006, 18:22
Zanotti,

Vc falou que gosta de umas trilhas de vez em quando e que conhece umas boas. Quando o laserman (qual a data do casório, laserman?) vier ao ES poderíamos entrar em contato e andarmos numa dessas trilhas que vc conhece. De preferência uma live. Moro próximo à UFES, em J. da Penha.
Quanto ao clube, vou tentar junto ao pessoal da Luzimport para deixar um cartaz ou algo parecido convocando o proprietários de Sports para participar.

Saudações,

Fontana

Foi bom vc ter me perguntado, pois ainda não chegou o convite, verei o que houve ! Assim que souber a data eu passo para o futuro "sportage club" !

Maverickturbo
11/08/2006, 22:13
Eu não sei o porque desse ano, a Kia ter parado com o clube da lama. Não sei porque não realizaram mais eventos.

comenale
13/08/2006, 20:02
Creio que o fator financeiro, foi um dos principais, do clube da lama, ter parado com as atividades.
Até onde sei, eles patrocinavam quase tudo!

mgfontana
16/08/2006, 13:05
Ontem coloquei Kit Gás na Sport. Rodei apenas 30 km, mas ficou muito boa, não senti diferença muito grande de potência pois coloquei o kit eletrônico.
Ao chegar em casa, na garagem, ela começou a falhar e deu 2 "tiros". Guardei o carro e levei hoje na instaladora pq já estava marcada uma nova regulagem após encher o cilindro. Disseram que era necessário trocar as velas, pq a amperagem (acho que foi esse nome que disseram) das minhas estava baixa. Vou buscar hoje à tarde, depois posto umas fotos de como ficou. O melhor foi na hora de encher o cilindro, R$17,77! Que diferença! Rsss...
E aí Candotti, e o clube? Deveríamos marcar um encontro na Praça do Bob´s ou do Dionicão em Vitória e chamarmos conhecidos que tenham Sport para irem também. Depois do "resguardo" me liga, vou passar o telefone por MP.

Saudações,

Fontana

HERINQUE
20/08/2006, 20:53
Pessoal, Comprei Um Sportage E Gostaria De Saber Como Posso Levar O Carro E Quanto Pode Ser Levantado Sem Perder A Originalidado Do Mesmo, Outra Carinho Esta Bebeno Para Caramba, Faz + -6km Com Um Litro.

laserman
20/08/2006, 21:31
Pessoal, Comprei Um Sportage E Gostaria De Saber Como Posso Levar O Carro E Quanto Pode Ser Levantado Sem Perder A Originalidado Do Mesmo, Outra Carinho Esta Bebeno Para Caramba, Faz + -6km Com Um Litro.

Use calços de 2" nas molas e boa lama !

comenale
21/08/2006, 08:13

Henrique,
Aqui em São Paulo, na zona sul, tem a RC 4X4, especializada em vários itens Off Road. Sei que eles tem um Kit com calços de 2" para as Sport´s. Inclusive estou para fazer isso também :-D, só tá faltando um tempinho $$$ .
Você pode falar com o Adriano - fone: 5632-2594 que ele dará todas as informações:concordo: .

laserman
21/08/2006, 09:31
Henrique,
Aqui em São Paulo, na zona sul, tem a RC 4X4, especializada em vários itens Off Road. Sei que eles tem um Kit com calços de 2" para as Sport´s. Inclusive estou para fazer isso também :-D, só tá faltando um tempinho $$$ .
Você pode falar com o Adriano - fone: 5632-2594 que ele dará todas as informações:concordo: .

Comenale,

Qt custa este kit aí ?

Abraço,

mgfontana
21/08/2006, 17:32
No feriadão de setembro vai acontecer um evento legal em Alfredo Chaves (ES), inclusive com o Arrancadão na Lama. Vejam no site http://gazetaonline.globo.com/
Abaixo segue uma foto do evento.

Saudações,

Fontana

Amostardeiro
21/08/2006, 23:14
Comenale,

Qt custa este kit aí ?

Abraço,

Laserman

Não sei quanto custa o kit da RC 4x4, mas é uma barbada e barato fazer os calços de Techinyl, Poliuretano ou, de borracha lonada como já foi dito aqui, o custo depende do material usado e da facada do mecânico.

Abraço

comenale
22/08/2006, 07:54
Comenale,

Qt custa este kit aí ?

Abraço,

Laserman,

O Kit instalado (calços e mão de obra) está saindo por $ 400,00. O material usado é o polipropileno ou alguma coisa parecida.
Segundo o pessoal da RC 4X4 o tempo para executar o serviço é de +/- 4 horas.

mgfontana
22/08/2006, 10:53
No feriadão de setembro vai acontecer um evento legal em Alfredo Chaves (ES), inclusive com o Arrancadão na Lama. Vejam no site http://gazetaonline.globo.com/
Abaixo segue uma foto do evento.

Saudações,

Fontana

Corrigindo o link(este é direto) http://gazetaonline.globo.com/turismo/municipios.php?tipo=11#atracao1

Saudações

laserman
22/08/2006, 12:33
Laserman,

O Kit instalado (calços e mão de obra) está saindo por $ 400,00. O material usado é o polipropileno ou alguma coisa parecida.
Segundo o pessoal da RC 4X4 o tempo para executar o serviço é de +/- 4 horas.

Este valor deve ser apenas para o par traseiro, não é verdade ?

comenale
23/08/2006, 07:58
Este valor deve ser apenas para o par traseiro, não é verdade ?

Laserman,

Agora vocë me deixou na duvida:?: .
Mas creio que é tanto para traseira como dianteira.
Afinal, náo tem sentido levantar somente a traseira e quando me informei com o Adriano, disse que queria levantar a viatura, náo especifiquei se era traseira ou dianteira.

laserman
23/08/2006, 09:20
Laserman,

Agora vocë me deixou na duvida:?: .
Mas creio que é tanto para traseira como dianteira.
Afinal, náo tem sentido levantar somente a traseira e quando me informei com o Adriano, disse que queria levantar a viatura, náo especifiquei se era traseira ou dianteira.

Caro Comenale,

Levantei esta bola por estar bem barato R$ 400,00 se for a usinagem dos 4 calços de 2" e a instalação dos mesmos. Isto vc pode conferir nos outros tópicos os valores praticados para ranger, suzukis e etc... tudo na casa de R$ 1.100,00.
Ainda mais que a instalação na dianteira do SPTG é uma F....
Levantar apenas a traseira tbm é muito comum em veículos equipados com o GNV, o meu mesmo elevei 5" e no final estabilizou em torno de 3,5" !!!

Abraços,

Fernando Costa
23/08/2006, 14:13
Sou adepto do "do it yourself"!

Usei calços na dianteira de borracha lonada (33mm), e até agora estão firmes e fortes. Na traseira, molas dianteiras de ômega 4cc e prolongadores de amortecedores.

Resultado: a frente estabilizou em +5cm e a traseira em +8cm, essa diferença de 3cm é muito importante, pois quando levo 03 pasageiros na traseira o carro fica perfeitamente nivelado.

Observação 1: devido ao efeito da barra establizadora traseira, o eixo deslocou-se para a direita, resolvi confeccionando um alargador de roda de 10mm na roda esquerda traseira.

Após levantar a frente, não esquecer de conferir camber e cáster em equipamento digital, geralmente ficam alterados.

Abraço.

Amostardeiro
23/08/2006, 18:37
Pessoal

Estou com o Fernando, como disse na outra mensagem é fácil e barato fazer os calços, qualquer torneiro faz e qualquer mecânico instala, o custo dos calços propriamente ditos vai depender do material usado.

Abraço

laserman
23/08/2006, 18:37
Sou adepto do "do it yourself"!

Usei calços na dianteira de borracha lonada (33mm), e até agora estão firmes e fortes. Na traseira, molas dianteiras de ômega 4cc e prolongadores de amortecedores.

Resultado: a frente estabilizou em +5cm e a traseira em +8cm, essa diferença de 3cm é muito importante, pois quando levo 03 pasageiros na traseira o carro fica perfeitamente nivelado.

Observação 1: devido ao efeito da barra establizadora traseira, o eixo deslocou-se para a direita, resolvi confeccionando um alargador de roda de 10mm na roda esquerda traseira.

Após levantar a frente, não esquecer de conferir camber e cáster em equipamento digital, geralmente ficam alterados.

Abraço.

Pode explicar o que mais fez para elevar 5 cm na dianteira com um calço de 3,3 cm ?

Amostardeiro
23/08/2006, 18:45
Pode explicar o que mais fez para elevar 5 cm na dianteira com um calço de 3,3 cm ?

Laserman

É uma questão de geometria, brincadeira, mas é pela posição do calço em relação a ponta do eixo, a mola esta posicionada sobre a balança e não sobre a ponta de eixo, portanto funciona como uma alavanca por isso os 3,3 cm fazem a ponta do eixo mover +- 5 cm, foi o que fiz na minha 97.

Espero ter esclarecido.

Abraço

Amostardeiro
23/08/2006, 18:48
Completando a mensagem anterior aqui vai a foto do calço dianteiro.

Abraço

Fernando Costa
23/08/2006, 21:12

Laserman,

O amostardeiro explicou bem, no meu caso o calço de borracha lonada cede uns 10% na altura e depois não cede mais, então se for fazer de Technil, os calços de 30mm já darão para elevar a suspensão dianteira em 5cm.

laserman
23/08/2006, 21:46
Laserman

É uma questão de geometria, brincadeira, mas é pela posição do calço em relação a ponta do eixo, a mola esta posicionada sobre a balança e não sobre a ponta de eixo, portanto funciona como uma alavanca por isso os 3,3 cm fazem a ponta do eixo mover +- 5 cm, foi o que fiz na minha 97.

Espero ter esclarecido.

Abraço

Na verdade, da ocasião em que calcei minha dianteira em 2" (5 cm), as medições permitiram-me rascunhar e cotar as peças da suspensão do jipe. De posse do mesmo, considerando-se que o braço, em balanço,da balança projeta-se 10,5 cm do pino central do conjunto da mola; o que confere um acréscimo na extremidade do eixo de 33,33 %, chegando-se a um total de 4,4 cm, que descontada dilatação da lona ficaria próximo de 4 cm.
E como através da barra estabilizadora podemos alterar curso da suspensão, indaguei neste sentido!

Grato pelas respostas,

Amostardeiro
23/08/2006, 23:26
Na verdade, da ocasião em que calcei minha dianteira em 2" (5 cm), as medições permitiram-me rascunhar e cotar as peças da suspensão do jipe. De posse do mesmo, considerando-se que o braço, em balanço,da balança projeta-se 10,5 cm do pino central do conjunto da mola; o que confere um acréscimo na extremidade do eixo de 33,33 %, chegando-se a um total de 4,4 cm, que descontada dilatação da lona ficaria próximo de 4 cm.
E como através da barra estabilizadora podemos alterar curso da suspensão, indaguei neste sentido!

Grato pelas respostas,

Cara tu é um bundão legitímo.

Abraço

laserman
24/08/2006, 09:18
Cara tu é um bundão legitímo.

Abraço

Meu caro,

Se vc não tem capacidade técnica para discutir um assunto com seriedade e possui ignorancia o suficiente para desconhecer a atuação de uma barra estabilizadora, que ao menos tenha a hombridade de ficar quieto.

Já que vc não passa de uma bichona velha e tem o hábito de caluniar e ofender os outros jipeiros através da rede, gostaria de ver esta macheza toda cara a cara !!!!!!!!!!!1

Amostardeiro
24/08/2006, 11:28
Meu caro,

Se vc não tem capacidade técnica para discutir um assunto com seriedade e possui ignorancia o suficiente para desconhecer a atuação de uma barra estabilizadora, que ao menos tenha a hombridade de ficar quieto.

Já que vc não passa de uma bichona velha e tem o hábito de caluniar e ofender os outros jipeiros através da rede, gostaria de ver esta macheza toda cara a cara !!!!!!!!!!!1

Cara o que eu quero dizer é que tu sempre vem com respostas irônicas pra cima de todo mundo, a ignorância é minha deixa eu ficar com ela, o problema é ser preconceituoso e arrogante pra postar essas bobagens aí, macho que é macho pelo menos se identifica pelo nome.

Abraço, esta será minha última mensagem dirigida a ti.

Maverickturbo
24/08/2006, 13:47
Nossa, a situação ta tensa. Calma minha gente! Vcs estão com muita abstinencia de lama! Vamos ter paz! Um pouquinho de maracujina ñ faz mal tbm! Vamos relaxar!

jlguimarães
24/08/2006, 18:57
Calma gente vamos esfriar as turbinas e canalizar essa potência em coisa mais útil que se estranhar, afinal estamos aquí pra nos ajudarmos.
Muito legal aquele site da kia (ozkia) que apresentaram,tem uma suspensão dianteira com conjunto duplo de mola /amortecedor alucinante.

Abraços à todos.

Maverickturbo
24/08/2006, 22:21
Jlguimarães,

Eu tbm ja vi essa foto. So fico em duvida se é 4x4, por causa do espaço que os 2 amortecedores ocupam. Sera que cabe uma homocinetica ali?

jlguimarães
25/08/2006, 11:44
Jlguimarães,

Eu tbm ja vi essa foto. So fico em duvida se é 4x4, por causa do espaço que os 2 amortecedores ocupam. Sera que cabe uma homocinetica ali?
Em uma revista gringa q tenho mostra q a galera coloca dois conjunto com molas mais estreitas no lugar das originais mais largas e grossas mas ainda não vi na sport mas acho que se fizer bem feito deve funcionar

Abraço.

mgfontana
06/09/2006, 09:04
Caro Zanotti,

Por onde vc anda? Só curtindo a herdeira?
O Laserman vem ao estado no próximo fds e conto com vc para mostrarmos uma trilha a ele para um passeio.
Entre em contato.

Um abraço,

Fontana

jlguimarães
10/09/2006, 20:56
Cade o sessão do motor??????

Amostardeiro
10/09/2006, 21:51
Cade o sessão do motor??????

Guimarães

Tá no forum em SUV's, só que na segunda página.

Abraço

mgfontana
28/09/2006, 21:49
Esse aqui é pra qualquer terreno mesmo!

Cláudio Henrique
18/10/2006, 08:02
Esse aqui é pra qualquer terreno mesmo!
Olá pessoal!
Sou novo no grupo e algum tempo nas trilhas, porem de moto mas agora comprei uma Sportage curta 97-98 gasolina, sabe como é, a familia quer ir junto. Gostei bastante dela e aos poucos vou deixando ela com cara de trilha, mas não é facil $$$$$!
Gostaria de erguela um pouco e como eu faço? Açguem pode me ajudar?
Obrigado
Cláudio Henrique
Sportage 97-98
Pneus MUD 30x9,5 Scorpion

Maverickturbo
18/10/2006, 08:05
Depende to tanto que vc quer precisa ou quer erguela. Vc pode optar por calços nas molas que são simples para se fazer ou se precisar de mais altura parte pra um body-lift mesmo.

Cláudio Henrique
18/10/2006, 08:49
Obrigado pela resposta Eduardo, mas o que é body-lift? Conversei com o mecânico da Kia que fez esse serviço numa que participa do rally dos sertões e segundo ele posso usar calços de até 30mm de altura na frente e atras. Na dianteira os calços ficam entre o prato superior e a lata do carro, isso para não interferir no amortecedor. Na traseira calço entre o prato inferior e a mola(só não sei o melhor material a usar).

Cláudio Henrique
Sportage MRDI 97-98 Gasolina MUD30x9,5

Amostardeiro
18/10/2006, 09:54
Claúdio Henrique

Na minha ex 97, eu usei calços de Nylon Thecnyl, que é utilizado para peças mecânicas, mas podes usar poliuretano ou outro material, tudo depende do preço.

Dá uma olhada no tópico Sportage- Suspensão, rodas, ... que tem outras formas de erguer a viatura, optei pelos calços pelo custo; em anexo as fotos dos calços que usei.

"Body lift" é erguer a carroceria em relação ao chassis pela instalação de calços maiores entre os dois, acho que só é necessário quando se usa rodas muito maiores, como na viatura do Eduardo.

Abraço

luiztacco
18/10/2006, 11:15
Galera, navegando pela net. encontrei algumas fotos de sportage
abaixo estou colocando algumas para servir de inspiração para vocês!!!

abraço

Amostardeiro
18/10/2006, 11:53
Galera, navegando pela net. encontrei algumas fotos de sportage
abaixo estou colocando algumas para servir de inspiração para vocês!!!

abraço

Luiz

Já conhecia, a melhor das gringas é essa aqui no anexo, simples e bonita, mas o que tu acha desta daqui de Porto Alegre???

Abraço

Alex Petrillo
09/11/2006, 14:25
Olá Amigos;

Acabei de adquirir uma Sportage, 97/98, de um conhecido daqui de SP. O carro tem procedencia, esta com 78000 km, originais, mas o antigo dono não era muito a favor de manutenções. Tudo esta original... suspensão, motor, correias.. extintor, hehehe....

Primeiro, gostaria de saber onde consigo o manual (depreferencia em portugues), e se possivel, o manual do mecanico.

Ela esta com 16m3 de GNV, e na semana que vem encosto pra fazer uma revisão geral.
- Correias
- Filtros diversos
- Oleos diversos
- freio

Sugerem mais alguma coisa ??

Bom, tive suzuki por varios anos, e sei que no mundo suzukeiro existe uma grande variedade de peças pra adaptaçao, e ainda, bons parceiros que vendem peças. Temos isso nas sports tb ???

Um abraço e obrigado

Alex Petrillo
Sportage - SP

Maverickturbo
09/11/2006, 23:40
Alex,

Eu recomendo fortemente que vc troque a ventuinha, ja que provavelmente o antigo dono não trocou. Com +/- 80 mil KM ela começa a perder eficiencia e a sportage vai ferver. Nas sportages temos algumas peças para adaptação, mas ainda são poucas! Com o tempo e mais proprietarios trocando informações vamos aumento a gama de peças para adaptação! Ja que vc é de SP, seria legal vc ir no Pacaembu conhecer o pessoal de SP que tem sportage aki no forum. De uma olhadinha no topico "Sportage trilha"!

helljr65
10/11/2006, 11:22
Ola amigos.

A algum tempo verifiquei aqui uma postagem falando dos barulhos das pastilhas de freio das Sportage, que com o tempo começam a "bater", fazendo um barulho no minimo irritante. Na ocasiao, foi dito que as travas da pastilha poderiam ser substituidas pelas do Golf, mais baratas. É isso mesmo? De que ano de Golf estamos falando? Existe outra alternativa?

Obrigado

Amostardeiro
10/11/2006, 12:31
Ola amigos.

A algum tempo verifiquei aqui uma postagem falando dos barulhos das pastilhas de freio das Sportage, que com o tempo começam a "bater", fazendo um barulho no minimo irritante. Na ocasiao, foi dito que as travas da pastilha poderiam ser substituidas pelas do Golf, mais baratas. É isso mesmo? De que ano de Golf estamos falando? Existe outra alternativa?

Obrigado

As pastilhas são diferentes a partir de 99, se não me engano, e são relativamente baratas, acho que +- R$ 90,00 o jogo, já as para os modelos anteriores são bastante caras paguei R$ 250,00 quanto troquei as da 97.

O bate- bate é um saco, mas não insanável se as pastilhas ainda estiverem boas.

Abraço

Maverickturbo
10/11/2006, 13:02
Hell,

Pelo que eu lembro eram as daqueles golfs que tinham as setas embaixo no parachoque.

comenale
10/11/2006, 18:58
Olá Amigos;

Acabei de adquirir uma Sportage, 97/98, de um conhecido daqui de SP. O carro tem procedencia, esta com 78000 km, originais, mas o antigo dono não era muito a favor de manutenções. Tudo esta original... suspensão, motor, correias.. extintor, hehehe....

Primeiro, gostaria de saber onde consigo o manual (depreferencia em portugues), e se possivel, o manual do mecanico.

Ela esta com 16m3 de GNV, e na semana que vem encosto pra fazer uma revisão geral.
- Correias
- Filtros diversos
- Oleos diversos
- freio

Sugerem mais alguma coisa ??

Bom, tive suzuki por varios anos, e sei que no mundo suzukeiro existe uma grande variedade de peças pra adaptaçao, e ainda, bons parceiros que vendem peças. Temos isso nas sports tb ???

Um abraço e obrigado

Alex Petrillo
Sportage - SP

Alex Petrillo,

Algumas peças podem ser adiquiridas em qualquer loja de auto peças e outras no mercado paralelo, como por exemplo: correias, filtro de óleo, pastilhas, entre outros (em qualquer auto peça) é só pegar suas especificações - filtro de ar original e com $ mais em conta (além de outras peças) pode ser encontrato na www.powerparts.com.br (http://www.powerparts.com.br).

Procure pelos tópicos relacionados com manutenção que certa vez foi postado uma lista contendo algumas peças correlatas e algumas especificações técnicas.

A sugestão do Eduardo em você comparecer ao nosso encontro no dia 16/11/06 às 21:00h. no pacaembú é muito bem vinda e fica aqui mais um convite.

Alex Petrillo
13/11/2006, 20:08
Obrigado Comenale;

Ja encontrei o arquivo com as peças, os codigos e tal. Amanhã cedo ela vai pra revisão.

Quanto ao Paca, estou lá toda quinta....

Dia 16 estarei lá com certeza, hehehe

Só nao consegui encontrar o manual. Alguem tem ele em PDF, scaneado ou possa tirar 1 copia (se levar no paca ainda, pago a cerveja, hehehe) ?????

Abraços

Alex Petrillo

Sportager
14/11/2006, 19:25
Obrigado Comenale;

Ja encontrei o arquivo com as peças, os codigos e tal. Amanhã cedo ela vai pra revisão.

Quanto ao Paca, estou lá toda quinta....

Dia 16 estarei lá com certeza, hehehe

Só nao consegui encontrar o manual. Alguem tem ele em PDF, scaneado ou possa tirar 1 copia (se levar no paca ainda, pago a cerveja, hehehe) ?????

Abraços

Alex Petrillo

Caro Alex, tenho uma SPTG 97 gasolina. Ela também veio sem manual. Aqui no forum, me indicaram o site

www.kiatechinfo.com.br

lá vc precisará fazer um rápido cadastro e, clicando em "shop" terá acesso ao manual mecânico da nossa viatura. O site está em inglês!! O que eu tenho feito, é salvar todos os itens que me interessam em pdf, e montando aos poucos o meu manual mecânico. Ele é realmente mto completo e certamente irá ajudar! :concordo:

Abs!

kiabiker
15/11/2006, 19:24
Só complementando a mensagem anterir ... O site correto é www.kiatechinfo.com (não tem o '.br')

helljr65
16/11/2006, 14:30
Ola amostardeiro. Muito obrigado pelas informaçoes, mas na verdade eu falava das presilhas das pastilhas e nao delas propriamente dito. Sera que sao as do Golf importado ainda? Alguem lembra disso?
Obrigado

Sportager
16/11/2006, 15:41
Só complementando a mensagem anterir ... O site correto é www.kiatechinfo.com (http://www.kiatechinfo.com) (não tem o '.br')

Obrigado Kiabiker! Aliás se não me engano foi vc mesmo que me indicou o site! Ótima sugestão!

H3L10
17/11/2006, 15:21
Outra coisa, vi muitos perguntando do manual da Sportage. Eu tenho o original da minha (97) to escaneando, quem quiser copia, me manda um email, que envio (devo terminar esse fim de semana) heliojsalles@uol.com.br

Amostardeiro
17/11/2006, 15:39
Ola amostardeiro. Muito obrigado pelas informaçoes, mas na verdade eu falava das presilhas das pastilhas e nao delas propriamente dito. Sera que sao as do Golf importado ainda? Alguem lembra disso?
Obrigado

Helio

Na realidade não fui eu que dei a informação sobre as presilhas ou molas de fixação do Golf, o meu mecânico fixou a minha com uma "enjanbração" de molas + silicone:mrgreen:.

Abraço

Rubem-7
17/11/2006, 22:33
Helio

Na realidade não fui eu que dei a informação sobre as presilhas ou molas de fixação do Golf, o meu mecânico fixou a minha com uma "enjanbração" de molas + silicone:mrgreen:.

Abraço

Olá pessoal a minha esta exatamente com a mesma receita da viatura do Amostardeiro e nunca deu galho, só mais uma dica, usem silicone bom e para alta temperatura ( Loctite for example) vem na cor preta.
Abraços a todos...

Jaqueline Gaspar
26/11/2006, 14:01
Olá, pessoal!

Sou nova por aqui... e sabe como é, mulheres no mecânico sofrem horrores! Os FDPs vivem querendo me fazer de besta! Espero que vcs possam me ajudar :wink:

Tenho uma Sportage 2000 16V MRDI, gasolina. Moro em SP, mas estou de mudança prá Rondônia. Faremos o percurso com ela, são mais de 3000 km, mas antes preciso fazer uma revisão decente. Recentemente usei os serviços da Kivel, mas foi uma decepção... Fui MUITO mal atendida. Alguém pode me indicar um lugar eficiente?

Outra coisa: quero comprar aqueles bagageiros de teto. Alguém sabe quais as opções que servem nela? Andei vendo aqueles da Thule, mas achei meio caros.

Obrigada!

Jaque.

edumont
26/11/2006, 18:48
Galera do Sportage:

Também gostaria de dica de mecânico especialista na viatura, só que no meu caso no RJ ou em Niterói. Conto com a ajuda de vocês, pois estou adquirindo uma a Diesel 2001 e gostaria de fazer a primeira revisão com alguém recomendado (aquela básica para troca de correias, óleo, filtros, etc). Conto com a ajuda dos Sportageiros cariocas.

Valeu, abraços:

Erik

kiabiker
26/11/2006, 20:07
Eu usava um rack no meu Corsa pra levar a bicicleta por aí. Agora pra minha Sportage que já tem as barras longitudinais eu estou adaptando o mesmo rack pra usar. Uma chapinha de aço dobrada, bem simples vai resolver o problema. Procurei barras transversais, mas o preço é de arrepiar (+/- $500 o par). Meu rack é um Long Life Cargo (que custa +/- $70). Se alguém se interessar pela adaptação eu coloco fotos do "projeto".

Amostardeiro
26/11/2006, 20:51
Olá, pessoal!

Sou nova por aqui... e sabe como é, mulheres no mecânico sofrem horrores! Os FDPs vivem querendo me fazer de besta! Espero que vcs possam me ajudar :wink:

Tenho uma Sportage 2000 16V MRDI, gasolina. Moro em SP, mas estou de mudança prá Rondônia. Faremos o percurso com ela, são mais de 3000 km, mas antes preciso fazer uma revisão decente. Recentemente usei os serviços da Kivel, mas foi uma decepção... Fui MUITO mal atendida. Alguém pode me indicar um lugar eficiente?

Outra coisa: quero comprar aqueles bagageiros de teto. Alguém sabe quais as opções que servem nela? Andei vendo aqueles da Thule, mas achei meio caros.

Obrigada!

Jaque.

Jaqueline

Quanto a mecânicos em Sampa pouco posso te ajudar, mas o pessoal daí com certeza vai.

O único rack que não precisa furar o teto é o da Thule, mas se tu estiveres disposta a abrir um buracos na viatura existem vários modelos adaptáveis, alguém aqui do forum colocou o da Ecosport.

Abraço

Jaqueline Gaspar
26/11/2006, 23:12
Valeu pela dica... Alguém sabe onde posso encontrar esses racks da thule mais em conta?

Obrigada!

Jaqueline Gaspar
26/11/2006, 23:16
Kiabiker,
seria legal ver fotos do seu "projeto"... Hoje me pediram mais de 900 pelas barras, fora o bagageiro....

Amostardeiro
27/11/2006, 00:23
Kiabiker,
seria legal ver fotos do seu "projeto"... Hoje me pediram mais de 900 pelas barras, fora o bagageiro....

Jaqueline

O rack da Thule é caro mesmo, talvez seja possível usar algum para carros sem canaletas, como é o caso da Sportage, vamos aguardar se alguém sabe se é possível.

Abraço

Maverickturbo
27/11/2006, 12:59
Jaqueline,

Você que é de São Paulo, pode levar sua sportage na Jeeptrip. O Atila, dono da oficina, manda bem.
www.jeeptrip.com.br , no site tem o endereço e o telefone dele. Ele cuida de 3 sportages aki do forum. Se vc for, pode falar que foi o Edu do forum 4x4brasil.

helljr65
27/11/2006, 14:59
Pessoal,

Aproveitando uma idéia que já foi ventilada várias vezes aqui no fórum, fiz uma tabela com dicas e peças alternativas para o Sportage.
Na realidade é apenas um esboço inicial que proponho seja criticado e ampliado por todos.
A idéia é a seguinte: no link abaixo está a tabela zipada (doc). Toda vez que alguém acrescentar alguma informação na tabela, posta ela aqui no fórum para que todos fiquem atualizados.

O que voces acham desse formato?
Talvez haja alternativas melhores, sei lá.

[]s

Ola Cesar,

Como aqui no forum tratamos de Sportages de maneira genérica, minha sugestao é que voce "quebre" a tabela em artigos genericos (peças que sao comuns as Sportage gasolina, diesel, Grand, etc.) e as especificas para os modelos. Minha sugestao é quebrar em Diesel, Turbo Diesel e Gasolina.
O que acham?
Ja adianto mais uma dica. Os filtros de oleo da Turbo Diesel podem ser trocados pelos das Bestas, bem mais em conta e com a mesma durabilidade.
Abraços

helljr65
27/11/2006, 15:08
Amigos,

Alguem tem uma soluçao definitiva para os problemas dos vidros elétricos traseiros das Sportage? A minha, uma TDi 2000 sofre com isso constantemente. Ja tentei de tudo o que foi recomendado. Ate graxa nas canaletas eu ja passei...rsrsrsrs
No momento é o traseiro esquerdo da minha que nao da sinal de querer descer....
Abraços

MarcSport
27/11/2006, 16:24
Mecânico: www.jeeptrip.com.br
Thule: www.x4aventura.com.br

Jaqueline Gaspar
28/11/2006, 22:33
Valeu, pessoas! Vou dar uma olhada nessas dicas....
Antônio, Edu, MarcSport.... Brigadão pela atenção.

Abraços!

Jaque.

Amostardeiro
29/11/2006, 00:10
Amigos,

Alguem tem uma soluçao definitiva para os problemas dos vidros elétricos traseiros das Sportage? A minha, uma TDi 2000 sofre com isso constantemente. Ja tentei de tudo o que foi recomendado. Ate graxa nas canaletas eu ja passei...rsrsrsrs
No momento é o traseiro esquerdo da minha que nao da sinal de querer descer....
Abraços

Helljr

Na 97 eu fiz uma limpeza nas botoeiras dos vidros, elas são desmontáveis, limpei com thinner todos os contatos, sai um pó preto, tipo carbonização, depois disso ficou blza, tenta talvez melhore.

Abraço

helljr65
01/12/2006, 10:30
Amigo, obrigado pela sugestao, mas ate isso eu ja fiz. Nao se trata de oxidaçao nos contatos dos botoes pois percebo atraves da iluminaçao que o motor do vidro eletrico tenta baixar o mesmo, mas o vidro parece colado nas canaletas. Ja forcei, bati, passei WD40....e nada!! As vezes ele volta a funcionar, mas para novamente.
Alguem tem a soluçao???

mgfontana
01/12/2006, 10:56
Amigo, obrigado pela sugestao, mas ate isso eu ja fiz. Nao se trata de oxidaçao nos contatos dos botoes pois percebo atraves da iluminaçao que o motor do vidro eletrico tenta baixar o mesmo, mas o vidro parece colado nas canaletas. Ja forcei, bati, passei WD40....e nada!! As vezes ele volta a funcionar, mas para novamente.
Alguem tem a soluçao???

Já experimentou trocar as canaletas? Os vidros traseiros da minha só sobem com auxílio manual (rsss), levei na loja especializada e me aconselharam trocar as canaletas, mas ainda não levei, pq não me atrapalha muito, uso muito o ar condicionado.

Boa sorte,

Fontana

Herbert Lima
03/12/2006, 23:24
Comprei uma Gran Sportage 2.0 td intercolada ha 2 semanas.
Achei muito confortável, porém um pouco mole demais.

Quanto fazer trilhas leves acho que até dá, mas a pequena distância da carroçeria com o solo e o baixo curso da suspensão impossibilitam de fazer muita coisa.

Abraços a todos..

Herbert Lima

Jaqueline Gaspar
03/12/2006, 23:33
Pessoal,
estive este final de semana com o Átila (da Jeep Trip) e o pessoal da X4 aventura... Todos gente boníssima! Valeu a dica!

Abraços.

Jaqueline.

Maverickturbo
04/12/2006, 01:16
Hebert,

Eu não acho o curso da suspensão da minha ruim. Ela ainda abria um pouquinho mais, mas eu fiquei com medo de capotar minha Sportage!

kiabiker
18/12/2006, 11:25
Agora tá legal - posso levar a bike nas trilhas!!!
Fiz a adaptação no meu rack antigo - só uma chapinha de ferro dobrada e parafusos mais compridos. Não gastei nada ...

laserman
18/12/2006, 12:16
Comprei uma Gran Sportage 2.0 td intercolada ha 2 semanas.
Achei muito confortável, porém um pouco mole demais.

Quanto fazer trilhas leves acho que até dá, mas a pequena distância da carroçeria com o solo e o baixo curso da suspensão impossibilitam de fazer muita coisa.

Abraços a todos..

Herbert Lima

Herbert,

Veja bem, se sua intenção for o OFFROAD, vá de SPTG curta. A curta tem ângulos de saída bem maiores, suspensão com mais curso (o eixo traseiro tem 1 link a menos que o da Gran), estepe externo e ainda menor peso !!

Boa lama,

Herbert Lima
18/12/2006, 22:57
Herbert,

Veja bem, se sua intenção for o OFFROAD, vá de SPTG curta. A curta tem ângulos de saída bem maiores, suspensão com mais curso (o eixo traseiro tem 1 link a menos que o da Gran), estepe externo e ainda menor peso !!

Boa lama,
Escolhi a grande pois dá pra levar mais tralha.. :-)

Abraços..

Herbert Lima
18/12/2006, 22:59
Agora tá legal - posso levar a bike nas trilhas!!!
Fiz a adaptação no meu rack antigo - só uma chapinha de ferro dobrada e parafusos mais compridos. Não gastei nada ...
Grande Maverick !!
Onde vc comprou ( adaptou) esse Rack??

Vc sabe se posso colocar os estribos do Eco Sporte na Sportage??

Abraços..

Maverickturbo
18/12/2006, 23:16
Hebert,

Eu não tenho rack no carro, esse é do Kiabiker. Acho que se os estribos devem servir, mas o bom seria vc testar em uma loja pra ver se o comprimento deles fica bom!

Herbert Lima
18/12/2006, 23:48
Hebert,

Eu não tenho rack no carro, esse é do Kiabiker. Acho que se os estribos devem servir, mas o bom seria vc testar em uma loja pra ver se o comprimento deles fica bom!
Vou perguntar e depois informo vcs...

[ ]s

kiabiker
19/12/2006, 19:56
Este rack eu já usava no meu Corsa Sedan. Depois, com troca pela Sportage o rack ficou guardado um tempão. Então quis usar de novo e estudei um jeito de adaptar. Foi muito simples - só uma chapinha dobrada e novos parafusos. Nenhuma mexido no rack. Este rack é da marca Long Life cargo, bem simples (custa menos de R$ 100,00). Se quiser anexo o desenho da chapinha que qualquer serralheiro pode fazer.

Abraços....

Herbert Lima
22/12/2006, 11:14
Senhores:

Encontra-se No Tópico "Alterações Na Suspensão Para Uso De Pneus Maiores", Opção Concreta Para Trocarmos As Molas De Nossas Sportages, Por Maiores E Nacionais..

Boas Festas...

edumont
24/12/2006, 12:46
Fala aí turma! Que bom retomar o contato com vocês nesse espaço. Como disse no tópico que criei, as dicas obtidas como vocês aqui no fórum me tornaram um feliz :mrgreen: proprietário de uma Grand Sportage TDI 2001. Portanto, tenho muito a agradecer a todos e a retribuir, agora compartilhando minha experiência.

Fiz minha primeira viagem do Rio a Aparecida e amamos o carro (eu, dona Maria e as crianças). A tração vou estrear em janeiro nas férias pelas areias da região dos lagos.

Minha revisão de aquisição fiz com o Ramiro na Ilha (RJ) e troquei todos os fluídos, correias e esticador da correia dentada. Gastei R$ 1.000,00 ao todo, achei bem razoável. Meu seguro ficou em R$ 1.400,00 no BB. Ou seja, estou achando o custo da GS bem razoável se comparado ao que ouço falar das concorrentes (só de seguro gastaria R$ 2.700,00 se optasse por uma SW4 4 anos mais velha).

Agora na parte mecânica só falta trocar o terminal de direção (lado interno) do lado direito. Ele está com folga e isso tem incomodado um pouco ao causar uma ligeira instabilidade nas oscilações do asfalto ou nos ventos laterais (pequena folga na direção). No mais é so colocar um sonzinho e continuar partindo para o abraço.

Agora, queria aproveitar a experiência de vocês para sanar uma dúvida e uma curiosidade:

A dúvida é quanto à regulagem dos faróis. Os meus estão desregulados, alguém sabe como é feita a regulagem :?: Vi que existe um parafuso longo fixado no corpo do farol (parte posterior é claro) em cuja ponta há uma engrenagem plástica. Estou supondo que seja a regulagem, estou certo? Alguém sabe como regular?

A curiosidade é sobre a própria Kia. Minha Sportage é 2001/2001 no documento, mas a nota de venda da concessionária ao dono anterior (primeiro dono) data de setembro de 2003. O primeiro documento também só foi emitido pelo Detran em 2003. Já ouvi várias versões para justificar isso, dentre elas a de que a Kia comercializou a Sportage no Brasil até 2003, mas todas fabricadas em 2001:!: :!: :!: Uma outra versão diz que houve um problema na importação e os carros teriam ficado muito tempo retidos no porto de Santos aguardando o desembaraço. Alguém sabe o que de fato ocorreu? De qualquer forma é só uma curiosidade, pois fiquei feliz da vida de saber que paguei o valor de mercado de uma GS 2001 numa que só rodou 3 anos.

Valeu pessoal, bom estar aqui de novo.

FELIZ NATAL PARA TODO MUNDO!

Erik

Maverickturbo
24/12/2006, 14:30
Erik,

Acho que pra vc regular legal, seria vc regular o farol por esse parafuso em uma rua escuro onde vc consiga direcionar o facho de farol onde mais te agrade, mas tome cuidado para não ser roubado.

Maverickturbo
24/12/2006, 14:53
Feliz natal e boas festas para todos!

Amostardeiro
24/12/2006, 15:11
Pessoal

Feliz Natal para todos e suas famílias....

Abraço a todos

edumont
24/12/2006, 19:05
Fala aí Eduardo, muito bonita a sua Sport heim! Tá com calço de quantas polegadas?

Quanto ao farol, regulei o facho na garagem mesmo, de frente para uma parede. Hoje à noite vou ver como ficou.

Feliz Natal meu camarada:

Erik

Amostardeiro
25/12/2006, 18:43
Fala aí Eduardo, muito bonita a sua Sport heim! Tá com calço de quantas polegadas?

Quanto ao farol, regulei o facho na garagem mesmo, de frente para uma parede. Hoje à noite vou ver como ficou.

Feliz Natal meu camarada:

Erik

Erik

Regulei os faróis na Dpaschoal daqui, eles usam aquela máquina de regulagem, ficou bom.

Abraço, Boas Festas

edumont
25/12/2006, 22:57
Valeu Amostardeiro!

Se a regulagem que fiz não tiver ficado legal vou levar lá.

Grande abraço:

Herbert Lima
26/12/2006, 10:05
São os meus votos

Para todos os amigos que fiz nesse fórum...

Abraços...

Amostardeiro
28/12/2006, 10:55
Pessoal

Feliz Ano Novo à todos companheiros do fórum, que 2007 seja pleno de boas trilhas ou caminhos para todos.

Abraço.

alexpauferro
02/01/2007, 21:05
Olá pessoal, nos últimos anos venho acompanhando esse forum apenas como leitor. Além da busca de opiniões que me ajudassem na escolha do meu primeiro 4x4, aproveitei o tempo de análise dos tópicos, para me capitalizar e me motivar a entrar definitivamente no mundo off-road. Antes de mais nada, obrigado a todos.

Em todas as conversas pessoais que tive com proprietários de diferentes 4x4, o mais empolgado foi justamente o feliz dono de uma Sportage, amigo de um amigo meu, já está na sua terceira Sportage e defende o carro com unhas e dentes.
Ele foi muito sensato ao me explicar as diferenças, problemas e benefícios entre os modelos e me indicou uma TD-IC a partir de 2000. Mês passado encontrei uma 2001/2001, branca e bem conservada, passei metade do mês negociando com a agência e acabei fechando na última semana de dezembro.

Fiz minha primeira viagem esse fim de semana, o carro se comportou relativamente bem na estrada de asfalto e nas de terra, ótimo consumo com e sem ar ligado (não senti diferença). A única coisa que está me intrigando, é que o carro está vibrando e trepidando um pouco em estradas de asfalto irregular (asfalto velho, precisando de recapeamento), o mesmo acontece em ruas de paralelepípedo. Nas estradas de terra, com grandes buracos e desníveis, usando ou não a tração, a sensação foi quase imperceptível, talvez por estar em baixa velocidade. Bom, como só havia andado de carona em Sportage, não tenho a noção do quanto essa sensação pode ser considerada aceitável, mas não me recordo de ter sentido nada parecido, mesmo estando no carona.

Já pensei em amortecedores, calços e molas, mas antes de levar para alguém ver, gostaria da opinião de vocês.

Alguém já passou por algo parecido antes?

Indicações de oficinas/mecânicos especializados no RJ, também são bem vindos.

Abraços e Feliz 2007 à todos.

------------------

Alexandre Pauferro
Sportage 2001, TD-IC

Amostardeiro
02/01/2007, 23:42
Alexandre

Parabéns pela compra, é uma ótima opção de SUV:concordo:, estou na segunda. É dificil dizer o que pode estar vibrando na viatura assim de longe, procure alguém que conheça e pede uma opinião ao vivo.

Abraço

alexpauferro
04/01/2007, 09:03
Olá Antonio, obrigado pelo incentivo!

Realmente vc tem razão, preciso que alguém especializado dê uma olhada, mas minha intenção era colher experiências aqui no forum, pra comparar com o meu problema. Vamos ver se alguém comenta alguma coisa.

Estou procurando algo parecido nos outros tópicos de Sportage.

Abraços,

Alexandre

Fernando Costa
05/01/2007, 00:59
Voltei de viagem e a minha trepidou no asfalto irregular, acima de 60 Km/h. Diagnóstico: amortecedores dianteiros perderam a ação (são originais de fábrica).

Mande verificar amortecedores e suspensão.

Jaqueline Gaspar
05/01/2007, 10:30
Erik,
A minha Sportage tem o mesmo "problema". Compramos de uma pessoa que trabalhava na Kia e ele explicou o problema com a liberação da importação. A minha é 2000, mas começou a rodar em 2002 (tenho a nota de compra!). Chato, né?

Parabéns pela aquisição!

Abraços.

alexpauferro
05/01/2007, 13:37
Voltei de viagem e a minha trepidou no asfalto irregular, acima de 60 Km/h. Diagnóstico: amortecedores dianteiros perderam a ação (são originais de fábrica).

Mande verificar amortecedores e suspensão.
Boa Fernando,

O sentimento é esse mesmo, parece que os amortecedores não estão fazendo nada.

A minha é uma TD-IC curta, quando a trepidação aumenta, sinto e ouço até o estepe sacudir lá na tampa da mala. Preciso resolver isso urgente, esse treme-treme enche o saco.

A propósito, vc trocou por amortecedores originais de Sportage ou usou alguma aternativa, tipo Besta (gs9/gs16) ou outro coisa?

Abraços,
Alexandre Pauferro
Sptg 2001, TD-IC

Fernando Costa
07/01/2007, 22:32
Alex,

Ainda não tinha trocado os amortecedores, mas agora não dá para escapar.

Dia 04/01, estava eu chegando em casa quando um Honda Civic invadiu minha faixa e se jogou na roda dianteira esquerda da Sportage. Eu estava a uns 20Km/h e ele também. Por incrível que pareça, todo o choque foi absorvido pela roda, apenas arranhou de leve o para-choque da Sport, mas acho que empenou a suspensão (bandeja e braço triangular). A oficina da seguradora vai ter que trocar.

Só que o Civic levou a pior, acabou pára-lama, porta (lado do motorista), suspensão dianteira e o pneu foi parar embaixo do motor. A roda-livre rasgou o Honda até o meio do carro, e só rachou a capinha de alumínio! Essa AVM sabre mesmo fazer roda-livre, eheheh!

Maverickturbo
07/01/2007, 23:36
Fernando,

Hahahahahaa! Eu sei bem como é isso! Ainda bem que não aconteceu algo mais grave com a sua sportage!

Fernando Costa
15/01/2007, 22:26
Já tem 08 dias que a Sportage tá na oficina devido à colisão com um Honda Civic, precisa trocar:

Braço inferior da suspensão (LE), vulgo bandeja
Braço superior da suspensão (LE)
Manga de Eixo (LE)

O pior é que a autorizada daqui fechou as portas, e a oficina da seguradora está fazendo corpo mole para achar as peças, diz que está procurando nas autorizadas de outros estados... Não são peças fáceis de achar, pois nunca quebram, duram a vida do carro, daí a dificuldade.

Se alguém tiver uma dica, será bem vinda.

Maverickturbo
16/01/2007, 08:12
Fernando,

Vc ja tentou alguma cotação nos importadores independentes daqui de SP?

Fernando Costa
16/01/2007, 17:09
MaverickTurbo,

A autorizada Kia de Fortaleza mudou para Hyundai, e a nova autorizada só vendia Land Rover, seu pessoal entende tanto de Sportage quanto de disco-voador... Tive que levar as fotos das peças para que fizessem pedido à autorizada Kia de SP, agora só resta esperar 10 (dez) dias para receber pela transportadora!! Acho que se viesse de jumento chegava mais rápido eheheheh!

Fosse em SP o carro saía em 02 dias, mas como é NE...

Maverickturbo
16/01/2007, 17:37
Fernando,

É verdade. Entender as autorizadas Kia é uma coisa muito complexa!

Rubem-7
16/01/2007, 19:04
Já tem 08 dias que a Sportage tá na oficina devido à colisão com um Honda Civic, precisa trocar:

Braço inferior da suspensão (LE), vulgo bandeja
Braço superior da suspensão (LE)
Manga de Eixo (LE)

O pior é que a autorizada daqui fechou as portas, e a oficina da seguradora está fazendo corpo mole para achar as peças, diz que está procurando nas autorizadas de outros estados... Não são peças fáceis de achar, pois nunca quebram, duram a vida do carro, daí a dificuldade.

Se alguém tiver uma dica, será bem vinda.

Caro Fernando, a Kia SunMotors de Porto Alegre RS com certeza tem estas peças , só, não sei o preço,
Abraço

Herbert Lima
17/01/2007, 19:43
Quase morri neste sábado com a minha Sportage, quando derrapei e desci um barranco de uns 4 metros de altura...indo parar em um alagado de cerca de 1 metro de água, na ocasião voltava de um município próximo de Manaus, Autazes, na rodovia da morte Br319...

O carro esta na oficina se recuperando...

Eu estou bem e agradecido a DEUS por ainda estar vivo... :-)

laserman
17/01/2007, 23:22
Quase morri neste sábado com a minha Sportage, quando derrapei e desci um barranco de uns 4 metros de altura...indo parar em um alagado de cerca de 1 metro de água, na ocasião voltava de um município próximo de Manaus, Autazes, na rodovia da morte Br319...

O carro esta na oficina se recuperando...

Eu estou bem e agradecido a DEUS por ainda estar vivo... :-)

Bem vindo de volta à lama ou da lama, seja lá o que for ?
Quais foram os danos ?

Abraço,

Maverickturbo
18/01/2007, 08:20
Hebert,

Minha nossa hein! Ainda bem que vc sobreviveu a esse ocorrido! Uma sportage vc pode montar outra, mas agora vc ja é outra historia! Ainda bem que nada de grave aconteceu com vc!

CWB4
18/01/2007, 18:59
Tudo bem pessoal, acabei de me logar e estou muito feliz por estar participando do forum, acabei de comprar uma sportage 97/98 gas 2.0 16v
paguei uma bagatela R$17.000,00 , mandei fazer uma revisão e para a minha surpresa só gastei R$ 270,00 , com troca de oleo, filtros e limpezas no motor , e olha que o carro já esta com 125.000 KM .To dando risada sozinho.:mrgreen:

laserman
18/01/2007, 23:08
Tudo bem pessoal, acabei de me logar e estou muito feliz por estar participando do forum, acabei de comprar uma sportage 97/98 gas 2.0 16v
paguei uma bagatela R$17.000,00 , mandei fazer uma revisão e para a minha surpresa só gastei R$ 270,00 , com troca de oleo, filtros e limpezas no motor , e olha que o carro já esta com 125.000 KM .To dando risada sozinho.:mrgreen:

Parabéns pela compra, foi uma pechincha. Mas dê uma olhada pelo fórum e veja os ítens problemáticos para revisar ou trocar antes de um prejuízo maior !
Além do mais, se te cobraram apenas isto utilizaram óleo fora das especificações do fabricante, pois caixa de cambio, caixa de 4x4 e reduzida, diferenciais traseiro e dianteiro levam óleo 80w90 API GL-5. E cada litro deste óleo custa a bagatela de R$ 45,00, e requer troca anual !
Portanto fique atento e não entregue seu jipe nas mãos de qualquer um como uns e outros que querem fazer retífica de motor e nem procuram saber se existe um torquímetro !

Boa lama,

Herbert Lima
19/01/2007, 17:59
Hebert,

Minha nossa hein! Ainda bem que vc sobreviveu a esse ocorrido! Uma sportage vc pode montar outra, mas agora vc ja é outra historia! Ainda bem que nada de grave aconteceu com vc!
Acidente do dia 11.01.07

Fui fazer uma visita a amigos e relaxar um pouco no município de Autazes-Am, distante de Manaus em linha reta, cerca de 140 km, mas para chegar lá é preciso atravessar 2 balsas. A primeira sobre o rio Amazonas e rio negro, passando no encontro das águas, gastando aproximadamente de 45 minutos a 1 hora de travessia e a segunda um trecho de 1 hora subindo o rio Autazes (rio de águas negras,com corrente forte principalmente na época da cheia). Depois que vc atravessa a primeira balsa encontra-se no inicio da Br 319, no município do Careiro da Várzea, percorrer cerca de uns 33 km para então entrar na rodovia estadual AM recém asfaltada com 99 Km (descobri depois que o asfalto não tem seixos associados em sua constituição, sendo liso igual a sabão quando úmido ou molhado).
Bom para encurtar a história, na minha volta, já quase chegando na Br 319, a viatura derrapou de traseira (estava a 120Km/h) e desci desta forma um barranco na forma de uma rampa de uns 5 metros de altura e fui parar em um charco (mato e água), com profundidade de uns 70 cm, o que impediu que eu abrisse a porta, pois a água entraria no carro. O motor parou.. Liguei novamente o motor, verifiquei por uns instantes se não esquentava, engatei a tração reduzida e acreditem sai sozinho da encrenca.
Parei na beira da pista, fui verificar as avarias...

1. Para lama dianteiro esquerdo levantado e amassado,
2. Tirei vários tufos de capim das caixas de rodas do lado esquerdo;
3. Desempenei o cano do escapamento...
Sem nenhum amassado na região frontal do carro.

Desci para pegar os spoileres lateral que estava no alagado..
Coloquei tudo dentro da viatura e segui para Manaus, fazendo o trajeto inverso...

Conclusão que eu tinha esquecido:

TODA CAUTELA EM ESTRADAS NA REGIÃO AMAZÔNICA É POUCA SE QUISER VOLTAR VIVO!!!

O carro está legal e deve sair da oficina hoje...
Como disse agradeço a Deus por estar vivo...

Amostardeiro
19/01/2007, 18:06
Herbert

Realmente foi sorte não ter acontecido nada de + grave, graças a Deus tu e a viatura estão bem e prontos para o lama.

Abraço

CWB4
20/01/2007, 08:36
Parabéns pela compra, foi uma pechincha. Mas dê uma olhada pelo fórum e veja os ítens problemáticos para revisar ou trocar antes de um prejuízo maior !
Além do mais, se te cobraram apenas isto utilizaram óleo fora das especificações do fabricante, pois caixa de cambio, caixa de 4x4 e reduzida, diferenciais traseiro e dianteiro levam óleo 80w90 API GL-5. E cada litro deste óleo custa a bagatela de R$ 45,00, e requer troca anual !
Portanto fique atento e não entregue seu jipe nas mãos de qualquer um como uns e outros que querem fazer retífica de motor e nem procuram saber se existe um torquímetro !

Boa lama,

Prezado Amigo ! na verdade trabalho como vendedor em uma loja Ford , e utilizei só produtos TOP de linha e sem custo adicional , mão de obra de um ex mecanico kia que hoje trabalha aqui na ford.
Obrigado pelas dicas.

Herbert Lima
20/01/2007, 10:18
Herbert

Realmente foi sorte não ter acontecido nada de + grave, graças a Deus tu e a viatura estão bem e prontos para o lama.

Abraço
Obrigado amigo..

Agora finalmente voi levantar o carro e trocar os pneus.
ela original é muito bobinha em curvas principalmente...

alexpauferro
23/01/2007, 13:10
Salve pessoal,

Esta semana estava debatendo com um mecânico conhecido meu, sobre troca da correia dentada e das demais correias da minha Sportage (TD-IC 2001), ele disse que não valia a pena a gente se arriscar de trocar na oficina dele, pq. ele não tinha o software pra scannear a sport e deixar ela no ponto certo.

Segundo ele, a alternativa mais segura era fazer na concessionária da KIA mesmo. Até aí tudo bem, entendi que por ele ser um cara responsável, não quisesse correr o riso de fazer besteira, talvez por nunca ter feito o serviço nesse carro, só que quase caí pra trás quando pedi o orçamento para a KIA aqui do RJ.

Os caretas da concessionária pediram 380,00 pra trocar a correia dentada, me disseram que podiam trocar as outras junto, mas não mexiam nas correias por menos do que isso. Sem contar que a dentada original deles sai por 250,00, as outras até que não são muito caras. Com todo o receio que meu mecânico estava e com esse orçamento, acabei ficando grilado com a complexidade dessa troca.

Agora me digam vocês, que certamente já fizeram esse serviço antes, é realmente tão complicado assim, precisa mesmo passar o scanner correto pra botar o carro no ponto.

Abraços,

Maverickturbo
23/01/2007, 13:16
Na minha sportage, a correia ja pulou dos dentes por causa de lama e saiu totalmente do ponto. Os mecanicos não tiverem trabalho pra colocar ela no ponto, o unico problema é que cada peça que desmontava caia lama e o mecanico ficava puto! hahahahahaha!
As autorizadas cobram horrores mesmo, preços absurdos. Não creio que precise de scanner ou algo assim pra trocar a correia.

alexpauferro
23/01/2007, 13:31
Fala Eduardo,

Imagino realmente que a questão do scanner seja mais por garantia do que por obrigação, mas como acho que é um tema interessante, vamos ver o que o pessoal tem a acrescentar.

Coloquei também esse post no tópico "Motor e Transmissão", não achei nada muito objetivo sobre o assunto.

Abraços,

Alexandre

Marcelo escalador
31/01/2007, 18:20
Olha só que interessante pessoal: http://www.webpecas.com.br/catalog/catalog_import.htm

Tem uma lista boa de peças da SPTG.

Abraço.

Fernando Costa
31/01/2007, 21:47
Salve pessoal,

Esta semana estava debatendo com um mecânico conhecido meu, sobre troca da correia dentada e das demais correias da minha Sportage (TD-IC 2001), ele disse que não valia a pena a gente se arriscar de trocar na oficina dele, pq. ele não tinha o software pra scannear a sport e deixar ela no ponto certo.

Segundo ele, a alternativa mais segura era fazer na concessionária da KIA mesmo. Até aí tudo bem, entendi que por ele ser um cara responsável, não quisesse correr o riso de fazer besteira, talvez por nunca ter feito o serviço nesse carro, só que quase caí pra trás quando pedi o orçamento para a KIA aqui do RJ.

Os caretas da concessionária pediram 380,00 pra trocar a correia dentada, me disseram que podiam trocar as outras junto, mas não mexiam nas correias por menos do que isso. Sem contar que a dentada original deles sai por 250,00, as outras até que não são muito caras. Com todo o receio que meu mecânico estava e com esse orçamento, acabei ficando grilado com a complexidade dessa troca.

Agora me digam vocês, que certamente já fizeram esse serviço antes, é realmente tão complicado assim, precisa mesmo passar o scanner correto pra botar o carro no ponto.

Abraços,

Alex,

A correia dentada da Sportage turbo diesel é tão fácil de trocar quanto uma de santana, com motor AP.

O ponto de sincronismo é 9 graus DPMS (depois do ponto morto superior), ou seja, a injeção do diesel ocorre quando o pistão está descendo.

O primeiro ponto de sincronismo está marcado na parte interna da carenagem plástica de proteção da correia dentada, é uma pequena seta no canto direito superior, que se deve alinhar com a marca na polia correspondente.

O segundo ponto fica na polia do eixo virabrequim, uma marca na polia, que se alinha com outra marca no bloco, não lembro direito, mas basta abrir que tá à vista. Colocados no ponto o eixo e o comando de válvulas, basta colocar a correia e apertar o rolamento tensor. Qualquer mecânico razoável faz isso!

Aqui em Fortaleza achei a correia Dayco (162 dentes) por R$ 96,00 no comércio de peças local, e paguei R$ 100,00 de Mão-de-obra para trocar todas as correias e rolamentos, com meu mecânico de bairro!! Enquanto queriam na autorizada R$ 350,00 pela correia dentada, sendo R$ 600,00 com ela colocada, bando de aproveitadores!

Nunca ouvi falar de scanner para sincronizar o ponto da correia de qualquer carro! Isso só se usa em sportage a gasolina para checar o correto funcionamento do sistema de injeção eletrônica, daí a necessidade do software.

As correias do ar-cond, e bomba dágua são correias industriais comuns, A31 e A34, se não me engano, custam R$ 7,00 cada em qualquer loja de peças ou de máquinas agrícolas. Já as correias do alternador (02) só achei na autorizada, a R$ 35,00 cada. O rolamento tensor (correia dentada) custa R$ 95,00 e os demais R$ 50,00 cada, sendo 02, tudo no paralelo, e olhe que aqui não tem a facilidade do sudeste.

Em resumo, compre tudo no paralelo e ache uma oficina acostumada a lidar com pick-up diesel.

ABraço.

Maverickturbo
01/02/2007, 11:45
Fernando,

Mato a cobra e mostrou o pau (ops)! Parabens pela otima explicação!

Gleison BH
01/02/2007, 11:54
Caros colegas.

Estou procurando uma SPTG para comprar.

Para escolher estou em dúvida entre uma a Diesel 95/96 ou uma a gasolina com GNV 97/98.

Minha maior dúvida é a seguinte: suponho que a manutenção da SPTG diesel deve ser muito mais fácil e barata, pois poderia serem utilizadas peças das Bestas (que com certeza é o veículo da Kia em maior número no Brasil). Ou seja, como tem mais Bestas, tem mais peças e, suponho, sejam mais baratas e mais fáceis de encontrar (sem precisar ficar esperando importação).

Tô certo ou tô errado???

Alguém me ajude...

Abraços a todos e inté+!:concordo:

Maverickturbo
01/02/2007, 12:01
Gleison,

Bom, aqui em SP eu nunca precisei ficar esperando peças importadas chegarem. Tudo o que eu comprei sempre tinha pronta entrega desde rolamento do cambio e cilindros secundario da embreagem ate cabeçote ou componentes do motor. A unica dificuldade seria em peças de acabamento ou de lataria creio eu.

batiati
01/02/2007, 16:48
Pessoal, um alô a todos,
sou novato no forum, comprei a pouco tempo uma Sportage 97 2.2 Diesel (aspirada) ... é, é lerda mesmo ... consigo dirigir na mesma velocidade que dirigiria um Toyota Bandeirante !!! Mas tem um torque muito bom.

Bem, alguém sabe onde posso conseguir similares no mercado nacional para as principais peças de reposição? Amortecedores dianteiros, coxins, bieletas, coifas, filtro de ar, filtro de óleo, filtros de diesel, etc ??? O pessoal da autorizada quer arrancar-me o couro com o preço deles!

Abraço a todos, obrigado.

Fernando Costa
01/02/2007, 18:29
Gleison,

Bom, aqui em SP eu nunca precisei ficar esperando peças importadas chegarem. Tudo o que eu comprei sempre tinha pronta entrega desde rolamento do cambio e cilindros secundario da embreagem ate cabeçote ou componentes do motor. A unica dificuldade seria em peças de acabamento ou de lataria creio eu.

MaverickTurbo,

É nessa hora que tenho inveja do pessoal que mora em SP. Minha Sportage ficou 03 semanas "de molho" na oficina aqui em Fortaleza pois as peças que quebraram na colisão (braços da suspensão inferior e superior + manga de eixo completa) demoraram 10 dias para chegar pela transportadora, mais 05 dias porque a manga de eixo veio errada!

Se fosse em SP ou RJ o carro tava pronto em 03 dias! É por isso que carro importado aqui no NE tem o preço baixo.

Mas isso aqui ocorre até em autorizada da VW, um colega meu ficou com o Polo novo esperando 02 meses que as peças chegassem.

Gleison BH
01/02/2007, 19:11
E quanto ao custo de manutenção; será que a SPTG a diesel é mais barata que a gasolina pelo fato de terem um enorme número de bestas (que são à diesel) rodando por aí????

Inté+!

Amostardeiro
01/02/2007, 20:43
E quanto ao custo de manutenção; será que a SPTG a diesel é mais barata que a gasolina pelo fato de terem um enorme número de bestas (que são à diesel) rodando por aí????

Inté+!

Gleison

O que define a vantagem de uma motorização x outra é o uso a que vai se dar a viatura, no meu caso optei pela diesel em função de viajar bastante com ela, a gasolina é boa e não tem uma manutenção cara, acho que a diesel é + cara, porém tem a vantagem do consumo de combustível menor, em relação as Bestas a grande vantagem é que peças do motor são fáceis de achar, mas não pensa que são muito baratas.

Abraço

Maverickturbo
02/02/2007, 12:35
Pessoal,

Eu e o Daniel (sportager) ontem falamos com o pessoal da Nekarth no pacaembu sobre a possibilidade de se fazer um bloqueio para sportage. Gostaria de saber se alguem se interessa pelo bloqueio e se alguem tem informações sobre os diferenciais da sportage, como se o diferencial dianteiro e traseiro são iguais, se são parecidos com de algum outro veiculo.

Gleison BH
03/02/2007, 14:20
Pessoal, um alô a todos,
sou novato no forum, comprei a pouco tempo uma Sportage 97 2.2 Diesel (aspirada) ... é, é lerda mesmo ... consigo dirigir na mesma velocidade que dirigiria um Toyota Bandeirante !!!

E aí amigo. Tudo bão!?!?! Também to querendo comprar uma 2.2 a Diesel.
Vc confirmou o que todos dizem: "ela é lerda mesmo".
Mas me fala aí o que é ser lerda:
ela arranca no sinal melhor que carro 1.0???
Na estrada ela sobe morros "médios" a quanto???
Qual a velocidade média em que vc anda com ela em avenidas e qual a
marcha???
Qual a velocidade de cruzeiro na estrada???
Sabe a final dela??? (vc falou que anda igual a Bandeirante, mas a
velocidade final da bandeirante é muito pequena à vezes).

Valeu!!!

Inté+!

comenale
04/02/2007, 10:36
Pessoal, um alô a todos,
sou novato no forum, comprei a pouco tempo uma Sportage 97 2.2 Diesel (aspirada) ... é, é lerda mesmo ... consigo dirigir na mesma velocidade que dirigiria um Toyota Bandeirante !!! Mas tem um torque muito bom.

Bem, alguém sabe onde posso conseguir similares no mercado nacional para as principais peças de reposição? Amortecedores dianteiros, coxins, bieletas, coifas, filtro de ar, filtro de óleo, filtros de diesel, etc ??? O pessoal da autorizada quer arrancar-me o couro com o preço deles!

batiati
Aqui em sampa tem duas casas de peças que atendem muito bem e tem vários itens com fabricação nacional ou similar.
Faça uma consulta na www.castro.com.br (http://www.castro.com.br) (tem muita peça similar) e na www.powerparts.com.br (http://www.powerparts.com.br) (são importadores e tem um bom preço).

Bruno voador
04/02/2007, 17:25
Caros amigos, sou novo por aqui e peço licença aos demais membros para participar deste fórum.
Estou prestes a adiquirir uma sportage 99 2.0 16v a gasolina e gostaria de uma ajuda, pois sou marinheiro de primeira viagem em 4x4.
quais são os pontos que devo ficar mais atento para fazer uma boa compra? Será que vale a pena pedir alguém da kia para dar uma avaliada mesmo sem ter nenhum amigo nesta autorizada?
Desde já agradeço aos que puderem me ajudar.
Atenciosamente, Bruno.

batiati
05/02/2007, 08:19
E aí amigo. Tudo bão!?!?! Também to querendo comprar uma 2.2 a Diesel.
Vc confirmou o que todos dizem: "ela é lerda mesmo".
Mas me fala aí o que é ser lerda:
ela arranca no sinal melhor que carro 1.0???
Na estrada ela sobe morros "médios" a quanto???
Qual a velocidade média em que vc anda com ela em avenidas e qual a
marcha???
Qual a velocidade de cruzeiro na estrada???
Sabe a final dela??? (vc falou que anda igual a Bandeirante, mas a
velocidade final da bandeirante é muito pequena à vezes).

Valeu!!!

Inté+!
Cara, estou com a Sportage faz uma semana .... já tive um Gol 1.0 e a
Sportage tem agido da mesma forma, exceto nas subidas muito acentuadas onde
ela fica pior (tem Uno Mille me passando nas serras!!!)
Mas, não leve muito em conta minha opinião atual, pois o meu filtro de ar
está sujo como um trapo e o duto da admissão estava com um furo imenso. Acho
que esse carro alguma vez ferveu e furou o duto que é de plástico e fica bem
em cima do radiador. Tampei com um bom e velho durepox e hoje estou fazendo
o teste ... já melhorou, está até parecendo um Golzinho 1.6 (exagero meu) !!!!

- Morros médios em quarta marcha, a 80 Km/h. Se vc não veio já com
velocidade, esquece, é terceira marcha a 60 Km/h. Não adianta forçar.
- Arrancada depende muito da sua habilidade. A primeira marcha serve apenas
para "sacudir" o carro, 1 segundo depois já é hora de passar a segunda
marcha. Dá pra ter uma boa arrancada, mas eu prefiro ir com calma.
- Velocidade de cruzeiro é em torno de 100 -120 Km/h. A quinta marcha
"segura" o carro mesmo nas descidas, então pra passar disso vc tem que
acelerar muito, elevando o giro e consumindo muito mais.

Gleison BH
05/02/2007, 16:29
UTILIDADE PÚBLICA (talvez possa ser útil esse texto que recebi por e-mail...):

O CONSUMO DE UM CARRO VARIA CONFORME A FORMA DE DIRIGIR E À (FALTA DE) MANUTENÇÃO DO CARRO.

Resultado obtido em experimento no Cento de Pesquisas da Petrobrás, no RJ.

Levantamento do acréscimo do consumo de gasolina

O carro de testes:Uno Fire.

RESULTADOS

Velas Gastas
As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, que jamais haviam sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.

Acréscimo de consumo: 7,49%

Filtro de ar obstruído
O filtro de ar original foi trocado outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.

Acréscimo de consumo: 6,20%

Rodagem em "banguela"

Todos os testes foram efetuados em dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas. Carro desengrenado consome mais.
Acréscimo de consumo: 5,19%

Pneus murchos

Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu (e pensar que tem gente que roda com 10 libras a menos)

Acréscimo de consumo: 17,80%

Janelas abertas

Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente) , por isso o resultado não pode ser comparado

diretamente com os demais, mas serve como referência. O carro rodou em pista plana, em

velocidade constante.

Acréscimo de consumo: 9,35%

Carro com 4 passageiros

Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg). Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno do que 4 pessoas em 4 carros separados. Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralhas no porta-malas.

Acréscimo de consumo: 10,80%

Tudo junto

Esse teste foi feito por curiosidade, não fazia parte do experimento. Primeiro rodei sozinho pelo CENPES, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica, lá atrás. Depois, instalamos as velas gastas, o filtro sujo, esvaziamos os pneus em 6 libas, entramos em 4 no carro (eu guiando, pra variar) e abrimos as 4 janelas.
Acréscimo de consumo: impressionantes 44,41% !!

14/05/2006 05:12

É isso aí pessoal, agora o pessoal que fica na dúvida porque seu carro faz 8 km/l enquanto o do vizinho faz 11 já pode fazer sua avaliação.

Gleison BH
05/02/2007, 16:32
MAIS UMA DÚVIDA :-D . Será que vocês podem me ajudar???

Qual o consumo médio da SPTG 2.2 a diesel e da MRDi 2.0 16v.

Outra coisa: tem SPTG a gasolina DLX??? Qual seria a diferença da MRDi???

Obrigado mais uma vez a todos.

Essa turma é boa dimais da conta sô... :concordo:

Maverickturbo
05/02/2007, 16:36
Gleison,

Acho que diferença da MRDi pra DLX seja só de acabamentos ou equipamentos de serie.
Consumo da sportage gasolina - 6/8 na cidade e uns 8/9 na estrada (comigo maneirando o pe)

batiati
06/02/2007, 08:17
MAIS UMA DÚVIDA :-D . Será que vocês podem me ajudar???

Qual o consumo médio da SPTG 2.2 a diesel e da MRDi 2.0 16v.

Outra coisa: tem SPTG a gasolina DLX??? Qual seria a diferença da MRDi???

Obrigado mais uma vez a todos.

Essa turma é boa dimais da conta sô... :concordo:
Consumo médio da minha 2.2 Diesel é de 12 Km/l na estrada, 10 Km/l na cidade e 8.5 Km/l em 4X4 off-road.

batiati
07/02/2007, 13:31
Pessoal, alguém sabe de algum modelo de reservatório de água do radiador compatível, adaptável, similar ou seja lá o que for para a SPTG? O reservatório original é muito caro (além de demorar de mais pra chegar).

Agradeço a todos,

MLMQ
13/02/2007, 19:39
Olá pessoal, estou querendo comprar uma KIA SPORTAGE MRDI 4X4 a Gasolina e gostaria de saber a relação preço X consumo vale a pena, já que não viajo muito ao longo do ano ou a diesel seria melhor. Quero saber também qual o consumo da KIA SPORTAGE MRDI 4X4 a gasolina e da diesel. Desde já agradeço e espero participar em breve do grupo que tem um 4X4.

Maverickturbo
13/02/2007, 23:30
MLMQ,

Amigo, olha a segunda e a terceira resposta nessa mesma pagina que as suas duvidas quanto a consumo estão respondidas. Acho que a sportage diesel compensa mais pra quem vai viajar bastante.

Drovk
14/02/2007, 10:18
Amigos e futuros colegas de grupo,

Estou negociando a compra de uma Sportage curta 2001/2001 - turbo diesel intercooler (motor 2.0 e cambio mecânico)

O cara me falou que o modelo do carro é “113” (???) Falou que é o mais completo. O carro está com 96.000km, totalmente original e revisado. A lataria tá impecável.

Alguém ai tem mais informações sobre este modelo de Sportage???

Este motor e este ano da Sportage é bacana para uso misto (com trilhas leves)???

O cara tá pedindo 38.000... Vcs acham que tá valendo, ou seja, seria um bom negócio?

Onde fica o calcanhar de Aquiles da Sportage (ponto fraco)??? Seria a roda livre automática original que sempre deixa o motorista com vergonha numa trilha leve???

Desde já agradeço as contribuições.

1 ab.,
Drovk

Maverickturbo
14/02/2007, 13:39
Pra mim o calcanhar de aquiles das sportages são:
- Roda livre automatica
- Acoplamento viscoso por não receber manutenção

Eu nunca ouvi falar de modelo 113, os unicos modelos que eu sei que tem são MRDI e DLX aqui no Br. A sportage tbi diesel vai bem sim, inclusive o Antonio (amostardeiro) prefere o desempenho da TBI dele do que a antiga gasolina que ele tinha.

Herbert Lima
14/02/2007, 22:32
Amigos e futuros colegas de grupo,

Estou negociando a compra de uma Sportage curta 2001/2001 - turbo diesel intercooler (motor 2.0 e cambio mecânico)

O cara me falou que o modelo do carro é “113” (???) Falou que é o mais completo. O carro está com 96.000km, totalmente original e revisado. A lataria tá impecável.

Alguém ai tem mais informações sobre este modelo de Sportage???

Este motor e este ano da Sportage é bacana para uso misto (com trilhas leves)???

O cara tá pedindo 38.000... Vcs acham que tá valendo, ou seja, seria um bom negócio?

Onde fica o calcanhar de Aquiles da Sportage (ponto fraco)??? Seria a roda livre automática original que sempre deixa o motorista com vergonha numa trilha leve???

Desde já agradeço as contribuições.

1 ab.,
Drovk
Tá no preço.

Pelo menos aqui por Manaus...

tiagops
15/02/2007, 18:17
[quote=Maverickturbo;350715]Pra mim o calcanhar de aquiles das sportages são:
- Roda livre automatica
- Acoplamento viscoso por não receber manutenção

quote]

Maverick, sou novato em 4x4, comprei uma Sportage TDI 2001 fazem 2 semanas :razz: Poderia explicar pra mim o que seriam estes 2 itens acima?

Perunta: Depois que voce enfiou sua sportage nesse lameiro ela voltou a ser a mesma de antes? heheh Tenho duvidas do que se pode fazer com ela e até aonde podemos ir.. No manual fala que nao pode entrar com ela na água, pois pode molhar sei lá o que da roda e tirar a lubrificação nao sei de onde... hehe Viu como manjo disso né?
E ae, o que vc diz?

Valeu!

Marcelo escalador
15/02/2007, 18:34
Gleison, a minha à gasolina aqui em Brasília faz 9km/l e com ar ligado 8km/l. Na estrada fez 9km/l tb. Só uso gasolina aditivada.

Falou.

Maverickturbo
15/02/2007, 22:38
Tiago,

A roda livre é uma especia de "embreagem" que fica nas rodas. A roda livre automatica original da sportage é muito fraca, sendo travada ou acionada por apenas 3 miseros pininhos. Com isso, quem tem pneus mais agressivos ou quem forçar demais em 4x4 acaba quebrando 1 ou mais desses pinos. Eu ja fiquei no meio de um atoleiro por cauda disso. Como vc pode ver nessas fotos que eu anexei, tem a foto da minha roda livre com um dos pinos quebrado e da roda livre AVM instalada.
http://www.youtube.com/watch?v=gfBYyTDtbDc - nesse video vc pode ouvir os "trec-trec-trec" dela quebrando de vez por eu ter tentado sair dai sozinho e forçando demais.
Com relação ao atoleiro da foto, ela saiu normal sim. Depois é so pegar ela e dirigir. Mas lama, barro e essas coisas normalmente vão estragando o carro, por isso é sempre bom is fazendo manutenção. Depois disso é bom lavar o carro e conferir varios itens dele, como oleo dos diferencias e do cambio pra ve se não foram contaminados por agua, ver buchas ou borrachas. Qualquer coisa, se perder a lubrificação é so lubrificar denovo.

tiagops
16/02/2007, 10:15
Valeu pela explicação!

Drovk
16/02/2007, 16:40
Obrigado pelos comentários...

Como eu imaginava, o principal calcanhar de aquile das Sportage é mesmo a roda livre... A boa notícia é que isso é fácil de solucionar (basta dirpor de algumas latinhas de cerveja $$$).

Agora, por favor, me falem um pouco mais sobre o caso do "acoplamento viscoso". Quais os riscos e possíveis despesas ($$)???

Desde já agradeço novamente.

1 ab.,
Drovk

Maverickturbo
16/02/2007, 17:55
Drovk,

O acoplamento viscoso é igual uma peça de desgaste normal e tem vida util de uns +/- 75 mil KM. Apos isso, ele perde sua propriedade não funcionando perfeitamente. É so substituir por um novo ou travar a helice (o comenale do forum esta testando uma nova coisa). Como um pneu, se vc não substituir, vc pode acabar se ferrando com isso, lembre que a ventuinha junto com o radiador é quem cuida do refrigeração do motor, portanto, é de suma importancia.

Gleison BH
17/02/2007, 18:20
Oi pessoal;

Eu sou de BH estou no RJ passeando e aprovetei para ver uma SPTG a gasolina. Já vir o carro e praticamente já fechei negócio com o dono (R$20.000,00 - ano 97). Na quarta feira pretendo acerrtar o lance dos documentos e do dinheiro.

Então gostaria de saber se tem alguém do RJ que possa me indicar um despachante para me ajudar a verificar quais os procedimentos que devo adotar para verificar a situação do documento do carro (já verifiquei no site do Detran, Ciretran, DNIT e PRF e não consta nada, mas queria saber se eu tenho que tomar alguma providência diversa).

Outra coisa, será que alguém conhece algum mecânico para dar uma avaliada no motor pra mim. A lata parece muito boa, a suspensão tá legal (foi revisada), mas gostaria de uma opnião sobre a parte mecânica.
Desculpe a "cara-de-pau", mas sou de BH/MG e não sei quem pode me indicar um despachante e um mecânico aqui.

ValeW!!!!! :concordo:

Obrigado mesmo.

mgfontana
21/02/2007, 16:57
No Sábado de carnaval viajei para Conceição da Barra, norte do ES, próximo à divisa com a Bahia, 250 Km aprox. de Vitória.
Quando faltavam uns 150 Km mais ou menos, havia um acidente na estrada e estavam "limpando" a pista (2 carretas bateram de frente). Notei que paralela a pista havia uma estrada de barro. Perguntei a um peão de uma fazenda que estava encostado na cerca olhando o movimento e ele me informou que aquela estrada tinha 1,5 km e saia logo depois do acidente. Beleza, eu e mais um monte de "malucos" pegamos a estrada. Não andamos nem 200 m e vimos a m... que tínhamos feito:
Um monte de carros vindo em direção contrária também teve a mesma idéia e tinha mais um monte parado saqueando a carga ou tirando fotos do acidente. Pista fechada totalmente, não tinha como ir ou vir.
A sorte que tinha uma parte sem pavimentação, só barro e mato rasteiro. Passou uma Range Rover e logo atrás uma S-10, não pensei duas vezes e fui atrás. Para "subir" na picada havia um montinho de uns 80 cm, engatei a reduzida e fui embora até a saída para o asfalto. Carro tracionado faz diferença nessas horas, senão teria ficado preso no "engarrafamento paralelo" não sei durante quanto tempo, pois até ônibus de passageiros tinham pego o atalho. Só esqueci de tirar fotos com o celular para postar. Meus filhos e minha esposa ficaram p. da vida no início ao virem o engarrafamento, mas depois que saímos ficaram felizes em estarem num carro tracionado.

Saudações,
Fontana

Erson Lopes
22/02/2007, 07:40
Fontana

hehehehehehe!!!
Moro em Jacarezinho....e para ir a Ourinhos (cidade muiiiito maior e a 30 km de distância, tem um pedágio.....doidera, R$8,90 para andar 30 km.
A concessionária, muito esperta, colocou o pedágio bem na divisa de estado - Jacarezinho-Pr/Ourinhos-SP...quando vc vem de São Paulo, passa o Rio Paranapanema, anda uns 300 metros e fica de cara com pedágio. Não tem como escapar....
Mas quem tem 4x4 da um jeito. Antes de chegar no pedágio tem a entrada de um motel, e se vc pegar uma alça de retorno no pedágio, e subir um barranco de uns 60 cm, mais uns 10 metros de grama, escapa do pedágio.
É o que eu faço sempre....hehehehe....entro no retorno, engato as roda-livre AVM manual, tração, reduzida....R$8,90 no bolso...hehehehe

Abraços

Erson

No Sábado de carnaval viajei para Conceição da Barra, norte do ES, próximo à divisa com a Bahia, 250 Km aprox. de Vitória.
Quando faltavam uns 150 Km mais ou menos, havia um acidente na estrada e estavam "limpando" a pista (2 carretas bateram de frente). Notei que paralela a pista havia uma estrada de barro. Perguntei a um peão de uma fazenda que estava encostado na cerca olhando o movimento e ele me informou que aquela estrada tinha 1,5 km e saia logo depois do acidente. Beleza, eu e mais um monte de "malucos" pegamos a estrada. Não andamos nem 200 m e vimos a m... que tínhamos feito:
Um monte de carros vindo em direção contrária também teve a mesma idéia e tinha mais um monte parado saqueando a carga ou tirando fotos do acidente. Pista fechada totalmente, não tinha como ir ou vir.
A sorte que tinha uma parte sem pavimentação, só barro e mato rasteiro. Passou uma Range Rover e logo atrás uma S-10, não pensei duas vezes e fui atrás. Para "subir" na picada havia um montinho de uns 80 cm, engatei a reduzida e fui embora até a saída para o asfalto. Carro tracionado faz diferença nessas horas, senão teria ficado preso no "engarrafamento paralelo" não sei durante quanto tempo, pois até ônibus de passageiros tinham pego o atalho. Só esqueci de tirar fotos com o celular para postar. Meus filhos e minha esposa ficaram p. da vida no início ao virem o engarrafamento, mas depois que saímos ficaram felizes em estarem num carro tracionado.

Saudações,
Fontana

tiagops
28/03/2007, 09:08
Pessoal, liguei numa loja que me passou o valor de R$2800,00 pro quebra mato da sportage. É isso mesmo? Esse cara viu errado lá né? heheh

Putz muito caro se for isso mesmo.

Tem algum outro quebra mato que sirva na sportage? O da Eco serve? vi que o da eco é R$400

bebe paiva
28/03/2007, 09:42
sou novo tambem no forum tenho uma sportage 97 a gas e pretendo trocar numa a diesel 2000, gostaria de saber se a partir deste ano todas sao turbo intercoler

Amostardeiro
28/03/2007, 11:36
Tiago

Parece loucura, mas este é o precinho que as revendas pedem pelo quebra mato original da Sportage, que saiba não existe nenhum no paralelo especifico, porém podes adaptar um.

Paiva

A partir de 99 as diesel são TDi, eu tenho uma 2001 gosto muito do desempenho e economia da viatura.

Abraço

arlei_vitara
28/03/2007, 11:41
Galera,

Primeiramente me apresentando, me chamo Arlei, moro em Canoas (região metropolitana de Porto Alegre) e tenho um Vitara fazem 3 anos. Antes tive Niva.....
Acompanho o fórum aqui faz um bom tempo, ainda não pertenço ao universo Sportage mas como estou pensando numa Sptg como upgrade do meu 4x4, tenho frequentado direto os tópicos sobre a viatura e aprendido bastante.
Bom, como suzukeiro, assino e frequento a lista do Yahoo Groups Suzuki-net desde 2004 e tbém assino a lista da Sportage no Yahoo. A lista da Sptg tá abandonada....
Particularmente acho bastante prático o esquema do yahoo groups, pois fico com o mail aberto o dia todo, já internet só acesso qdo. dá uma folga no trampo. A troca de info pelo yahoo groups é mais dinâmica na minha opinião. Outra vantagem é que a lista é exclusiva sobre SPTG, aqui no fórum estamos na "vala comum" das SUV, e os tópicos acabam se embolando com outros assuntos, acaba levando um tempinho a mais de navegação, procurando os tópicos.
Alguém aqui é assinante, ou foi, da lista da Sptg no yahoo ?? Acho que o Antonio Mostardeiro é, lembro de ter "visto" ele por lá.........o que a galera acha da viabilidade de ressuscitar a lista da Sptg. no yahoo ???

[ ]s

Amostardeiro
28/03/2007, 11:51
Arlei

Eu sou participante da lista da Sportage no yahoo, além disso o fundador, Claídio Prado ao "abandonar" as Sportage, brincadeira Claúdio, me colocou como proprietário do grupo, realmente faz tempo que o grupo anda meio devagar, mas acho que é por ter poucos associados, ou algo assim.

Abraço

MarcSport
28/03/2007, 18:12
Tiagops
A alguns dias tinha um original cromado a venda no Mercado Livre por cerca de R$ 400,00, hoje entrei e vi tem um outro (sem foto) por R$ 350,00.
Eu conheço uma pessoa que trabalha na Kia e consegue comprar peças com descontos de 30 a 50%, se quiser eu vejo com ele esse quebra mato, mas acho que não sai por menos de R$ 1.000,00

EGil
28/03/2007, 19:44
Pessoal, liguei numa loja que me passou o valor de R$2800,00 pro quebra mato da sportage. É isso mesmo? Esse cara viu errado lá né? heheh

Putz muito caro se for isso mesmo.

Tem algum outro quebra mato que sirva na sportage? O da Eco serve? vi que o da eco é R$400

E ai Tiago, tudo beleza
Pior que é caro assim mesmo, tirei o da minha e até ia vender, mas qdo descobri o preço desisti, pois se quisesse colocar novamente não ia ser muito facil ...
Mas vc tem q ficar atento ao modelo, existem dois, conforme o ano de sua sptg um deles não da certo

tiagops
29/03/2007, 00:45
Valeu pelos posts galera!
Eu to querendo o quebra mato mais pra colocar uns farois de milha nele. E é claro acho que fica mais legal tambem. Mas to achando muito caro mesmo. O da Eco (liguei na ford) é R$400.
Vou ver se encontro alguem que faça um. Conheco um torneiro mecanico, vou perguntar a viabilidade pra ele...

Se nao der certo procuro a ajuda de voces de novo pra tentar achar um + em conta!

[]s

laserman
29/03/2007, 20:53
Meu caro,

Com menos de 3 m de tubo de 2", 2 chapas de 3 mm e um bom soldador vc faz um. O problema é o acabamento !

Boa lama,

Valeu pelos posts galera!
Eu to querendo o quebra mato mais pra colocar uns farois de milha nele. E é claro acho que fica mais legal tambem. Mas to achando muito caro mesmo. O da Eco (liguei na ford) é R$400.
Vou ver se encontro alguem que faça um. Conheco um torneiro mecanico, vou perguntar a viabilidade pra ele...

Se nao der certo procuro a ajuda de voces de novo pra tentar achar um + em conta!

[]s

Amostardeiro
04/04/2007, 18:14
Pessoal

A quem interressar ou precisar, abri um tópico:http:

//www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=374282#post374282

escaniei algumas partes que considerei + importantes do manual do proprietário da Sportage, vale para as diesel a partir de 1999 e qualquer ano a gasolina, já que o motor não foi mudado.

Abraço

Fernando Costa
06/04/2007, 09:16
Pessoal,

Alguém sabe como obter o manual de serviço do motor Mazda RT 2.0, que equipa as nossas Sportage e alguns Gran Vitara/Tracker? Serve também o do antigo 2.2 diesel da Besta.

Abraço.

comenale
13/04/2007, 08:03
Pessoal,

Para quem se interessar abri um post dentro do tópico TROLLER e relatei o ocorrido comigo em relação a OFICINA TRILHA MASTER....CUIDADO!.
Usei o tópico TROLLER pois a tal oficina se dizia representante deles.
NÃO É MAIS!
Foi só prejuízo!

Gleison BH
13/04/2007, 11:39
:concordo: ANTÔNSE!!! Bão todo mundo???

ESTOU SAINDO DE BELO HORIZONTE PARA A BAHIA (VOU TIRAR
UMAS FERIAZINHAS...)

VOU SAIR DIA 18 DE CARRO - EU E A DONA PATROA - E VAMOS DIRETO PARA ILHÉUS.

FICAREMOS UNS DIAS EM ITACARÉ ANTES DE IRMOS PARA MORRO DE SÃO PAULO. SE TIVER ALGUEM FOR PASSAR POR LÁ NESSES DIAS, DÁ UM TOQUE.

gleisonadv@click21.com.br

ABRAÇOS...

INTÉ+!

ABAIXO SEGUE O ROTEIRO PREVISTO:

1) Saída de BH: 18/04/07 (quarta-feira) às 06:00h
- BH X Ilhéus = 1.120Km

3) Estada em Ilhéus: 02 dias - 19/04/07 (quinta) e 20/04/07 (sexta)
Sugestões: Praia do Norte, Praia de Olivença. A noite visitar Centro Histórico. Passeio a Lagoa Encantada.

4) Estada em Itacaré: 05 dias - 21/04/07 (sábado) a 25/04/07 (quarta-feira). - Sugestões: Visitar as praias de Jeribucaçu, Itacarezinho e Prainha. Raffting no Rio de Contas.
- Sobre o rafiting visite as seguintes páginas:
http://www.zone.com.br/rafting/index.php?destino=onde_praticar_detalhes&id=3500 (http://webmail1.click21.com.br/horde/util/go.php?url=http%3A%2F%2Fwww.zone.com.br%2Frafting% 2Findex.php%3Fdestino%3Donde_praticar_detalhes%26i d%3D3500&Horde=121cde1a8eb54fa66fe6cbea78d33a7d)
http://www.ecofotos.com.br/Brasil/Itacare/Itacare.asp (http://webmail1.click21.com.br/horde/util/go.php?url=http%3A%2F%2Fwww.ecofotos.com.br%2FBras il%2FItacare%2FItacare.asp&Horde=121cde1a8eb54fa66fe6cbea78d33a7d)

- Conhecer a Vila de Barra Grande – praias em mar aberto e baía de Camamu (acesso somente pela areia da praia – vários km’s)
- Conhecer a Península de Maraú.
- Taipus de Fora = Piscinas naturais em praias de mar aberto.

*****Obs.: sobre estes locais viste os seguintes sites:
http://www.barragrandeturismo.com.br/maraufotos.htm (http://webmail1.click21.com.br/horde/util/go.php?url=http%3A%2F%2Fwww.barragrandeturismo.com .br%2Fmaraufotos.htm&Horde=121cde1a8eb54fa66fe6cbea78d33a7d)
http://www.barragrande.net/ (http://webmail1.click21.com.br/horde/util/go.php?url=http%3A%2F%2Fwww.barragrande.net%2F&Horde=121cde1a8eb54fa66fe6cbea78d33a7d)
http://www.barragrandeturismo.com.br/maraufotos2.htm (http://webmail1.click21.com.br/horde/util/go.php?url=http%3A%2F%2Fwww.barragrandeturismo.com .br%2Fmaraufotos2.htm&Horde=121cde1a8eb54fa66fe6cbea78d33a7d)
http://www.ubainet.com.br/poa/ (http://webmail1.click21.com.br/horde/util/go.php?url=http%3A%2F%2Fwww.ubainet.com.br%2Fpoa%2 F&Horde=121cde1a8eb54fa66fe6cbea78d33a7d)
http://guia4rodas.abril.com.br/viajante/todas_dicas.php?destino=803 (http://webmail1.click21.com.br/horde/util/go.php?url=http%3A%2F%2Fguia4rodas.abril.com.br%2F viajante%2Ftodas_dicas.php%3Fdestino%3D803&Horde=121cde1a8eb54fa66fe6cbea78d33a7d)

5) Saída de Itacaré em 26/04/07 (quinta) às 7:00h (Itacaré X Valença=250km).

* Estada em Valença até 03/05 (quinta-feira):
- Ilha de Morro de São Paulo (dois dias).
- Conhecer a Ilha de Boipeba

6) Saída de Valença em 04/05 (sexta-feira) às 8:00h.

:concordo: :D :concordo: :D :concordo: :D :concordo: :D

Gleison BH
13/04/2007, 11:55
E antônse.

Caros colegas. Sou completamente inexperiente em 4x4. É o meu primeiro e só usei tração e reduzida uma vez - no último feriado. Foi num passeio organizado só para pick-ups e alguns suv's sem preparação. Mas teve até trilha média para esse tipo de carros.

O pessoal ficou impressionado nos locais onde a GRAN SPTG passou. Se alguém quiser ver algumas fotos veja o link abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24709&page=24

Na msg #238 tem uma foto da SPTG.

No link
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24709&page=26
tem outra foto (mensagem #255).

COMO DISSE NÃO TENHO EXPERIÊNCIA NENHUMA. ENTÃO SE ALGUÉM PUDER ME DAR UMAS DICAS SOBRE COMO ANDAR NA AREIA EM ITACARÉ, FICO MUITO GRATO (INCLUSIVE MANDEI UMAS MP'S).
- Tenho que andar sempre com a redução???
- de 2a. e 3a marchas é suficiente???
- baixar o pneu para 20 libras tá bom???
- é melhor andar mais próximo a água onde geralmente está mais firme ou na areia mais fofa???

Inté+!:concordo:

Amostardeiro
13/04/2007, 19:28
E antônse.

Caros colegas. Sou completamente inexperiente em 4x4.

O pessoal ficou impressionado nos locais onde a GRAN SPTG passou. Se alguém quiser ver algumas fotos veja o link abaixo:

COMO DISSE NÃO TENHO EXPERIÊNCIA NENHUMA. ENTÃO SE ALGUÉM PUDER ME DAR UMAS DICAS SOBRE COMO ANDAR NA AREIA EM ITACARÉ, FICO MUITO GRATO (INCLUSIVE MANDEI UMAS MP'S).
- é melhor andar mais próximo a água onde geralmente está mais firme ou na areia mais fofa???

Gleison

Dá uma olhada nestes links acho que vão te dar uma boa idéia sobre andar na areia:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26471

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24393

Abraço

Fernando Costa
13/04/2007, 23:11
E antônse.

Dicas para andar com Sportage na areia:

1) Pneus, uso média de 18 Lb. Se for muito fofa, 14 Lb. Abaixo disso corre risco de destalonar o pneu. Recomendável ter um calibrador e uma chave de válvulas (pode a válvula afrouxar). Quando voltar para estrada, calibrar logo.

1) Dê preferência à areia mais dura, economiza embreagem. Nesse caso, pode andar de 4x4 normal ou até 4x2.

2) Se for areia fofa, use 4x4 reduzida sempre. Na Sport TD, ando de 3a. ou 4a. reduzida, a no máximo 2.800 rpm. Se a areia estiver muito fofa, faça como os bugueiros, pegue "embalo", use a velocidade, pois se parar pode atolar.

3) Evite desligar o motor perto da água, se vai acampar, deixe o carro acima da linha da maré alta, pois se o motor não pegar mais, já era...

4) Ande com a tábua das marés se vai desbravar praias. A melhor hora para esses passeios é quando a maré ainda está baixando, te dá bastante tempo para curtir o passeio.

5) Nunca passe com o carro em água salgada e providencie lavagem completa quando chegar em casa.

Abraço.

zee
16/04/2007, 17:05
Sou novo por aqui, sou de Portugal tenho um sportage de 99 comprada há um ano e estou muito feliz por encontrar com quem partilhar informação pois em Portugal não existem muitas sportage (manias) e este fórum é mesmo nota 10.
Muito grato pelo excelente trabalho a todos os elementos, organizadores em especial .

Maverickturbo
17/04/2007, 10:55
Seja bem vindo Zee! Aqui vc vai achar muitas informações (principalmente se tiver paciencia de pesquisar nos topicos) e conhecer gente que entende muito de sportage, alem de serem legais. Eu tenho contato com 2 pessoas de portugal que tem sportage!
Abraços

Amostardeiro
17/04/2007, 11:07
Sou novo por aqui, sou de Portugal tenho um sportage de 99 comprada há um ano e estou muito feliz por encontrar com quem partilhar informação pois em Portugal não existem muitas sportage (manias) e este fórum é mesmo nota 10.
Muito grato pelo excelente trabalho a todos os elementos, organizadores em especial .

Zee

Seja bem vindo ao forum, aproveite bem as informações que estão aqui, no yahoo Brasil tem um grupo especifico sobre Sportages, lá tambem vais encontrar boas dicas, este é o link: http://br.groups.yahoo.com/group/KIA_SPORTAGE/

Abraço

Maverickturbo
17/04/2007, 11:29
Antonio,

Vc entende bem do yahoo groups? Eu ja tentei usar, mas sempre me perco e desisto! Principalmente pra ler as msgs, ver as respostas.

Amostardeiro
17/04/2007, 11:42
Antonio,

Vc entende bem do yahoo groups? Eu ja tentei usar, mas sempre me perco e desisto! Principalmente pra ler as msgs, ver as respostas.

Eduardo/ Todos

É bastante fácil, mas as vezes o grupo é fechado a não membros, o grupo que citei foi criado pelo CBP, Cláudio do RJ, ele saiu do grupo, pois se bandeou pros Samurai e me fez proprietário, a minha idéia falando do grupo é ver se agitamos um pouco o mesmo.

Tu entra no yahoo grupos e te inscreve daí é só procurar o que tu queiras, tem umas fotos legais, arquivos, etc, não custa nada.

Abraço

Maverickturbo
17/04/2007, 11:58
Antonio,

É tem umas partes bem legais, de acessar fotos. A unica coisa que não entendo muito são como as msgs são respondidas la, sempre me perco e desisto do yahoo! hushusauhsa! Mas vou dar uma fuçada la! Ja me cadastrei.

Amostardeiro
17/04/2007, 12:11
Antonio,

É tem umas partes bem legais, de acessar fotos. A unica coisa que não entendo muito são como as msgs são respondidas la, sempre me perco e desisto do yahoo! hushusauhsa! Mas vou dar uma fuçada la! Ja me cadastrei.

Eduardo

Depois tu com o login que usaste, cria um endereço de e- mail fulano@yahoo.com.br, e autoriza o recebimento das mensagens do grupo neste endereço, então toda mensagem enviada ao grupo aparece na tua caixa aí é só escolher no menu, responder , apagar, etc e tal.

Abraço