Ver Versão Completa : Kia sportage
Páginas :
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
[
11]
12
13
14
15
16
17
18
E aí Henrique, tá na empreitada também:putz:? Vai dando aí os detalhes, bom saber que tem mais alguém fazendo as viaturas, boa sorte com o novo motor.
Até que enfim, depois de incansáveis semanas, saiu a pintura da viatura!! Abaixo to postando as fotos.:dance:
Olá Carlos Eduardo, peguei "carona" na sua dica dada pelo Douglas, tenho um colega aqui em teresina que interessa as molas traseiras, para fazer o lift, mas o trasporte fica muito caro. Faz a proposta lá e pega as AVM, assim levanta logo sua viatura.
Os caras da Oficina apelidaram a minha viatura de "Cobra verde", hehe
Amanhã a tarde mando para o eletricista, dai mais 2 dias para deixar tudo zerado. Amanhã também pinto as rodas e coloco os pneus (225/75/15). Esta semana estou de folga... vou aproveitar para adiantar ao máximo as coisas.
Tá aí...!
294358 294359 294360
Lucena04
26/05/2011, 07:50
Ficou bonita, eu apelidaria de abacatão, rs
Quando testar o guincho conta pra gente o que achou.
:concordo:
Até que enfim, depois de incansáveis semanas, saiu a pintura da viatura!! Abaixo to postando as fotos.:dance:
Tá aí...!
Quando amadurecer vai virar uma Sorento!:mrgreen:
Robinho da Jaguatirica
26/05/2011, 09:33
Edmolim,
Parabéns pela empreita, a viatura tá com cara de "CRIPTONITA":campeao:
Boa lama!
Robinho da Jaguatirica
DouglasMac
26/05/2011, 12:53
FICOU BUNITA, VIU!!!
Esse aí é doidimais...sô!!
"Sherek" das boas, leva a Fiona pra passear... hehehehehe!!
Tinta ectoplasmática...
Rapaz, montada vai ficar de babar,,,,
Heheheheheehe, gostei dos apelidos, vou ver qual adotar,... quem dá outra dica???
Até agora to com "Cripronita" e "Shrek", vamos ver se dão outra idéia.
Glaucon: Queria que virasse uma "Nova Sportage..."!!! Mas, va os ficar na antiga mesmo, rsrs
To montando, tá ficando muito linda, já tem caras indo na oficina para ver...
O pintor é dos bons, detalhista e muito caprichoso, se bem que, fiquei em cima, dando uns toques, pinta lá... retoca alí... mas valeu a pena.
Assim que testar o guincho dou meu parecer.
Alguém sabe me dizer onde conseguir borracha para o vidro traseiro? Rachou toda, vou ter que compra uma nova. Não queria adaptar.
Djalma colombo
27/05/2011, 16:25
Eu sei que não o post certo, mas tem alguem com alguma sugestão de como eliminar a camara de ressonancia da sportage 97?
Djalma
É só tirar fora e tampar o buraco...
[]s
(DU)
Djalma colombo
27/05/2011, 21:02
Eduarte o mei sem idéia, o que poderia usar?!
cegandrade
28/05/2011, 00:23
Se vc se fala daquele reservatorio de ar, na adimissao, eu usei um cap soldavel ao contrario e ficou perfeito.
Da uma olhada no link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/84447-problema-com-o-sensor-marcha-lenta.html
Alem do que o cegandrade comentou, vc pode usar uma tampa de desodorante em spray ou uma camara de ar presa com abraçadeira.
[]s
(DU)
Djalma colombo
29/05/2011, 22:32
Valeu rapaziada, a "DUREPOXI" tá resolvendo, mas vou usar a idéia do cap porque já tenho na mão!
E aí pessoal, estou montando a Sport, e tá ficando muito bonita a "Criptonita"!!!
Estou precisando dos faróis, os meus estão manhados demais, e quando os caras desmontaram o motor na retífica, não se fizeram de "sacanagem" mas pegaram o filtro de óleo, e guardaram na mesma caixa com os faróis que eu tinha retirado, e colocaram a ponta da mangueira dentro de um deles... encheu de óleo!! :freaking:
Tive que desmontar tudo, tirara as lentes, limpar, colar denovo com silicone, e mesmo assim ficou horrível, tá matando a viatura!!!
Se alguém souber quet tem os dois faróis, baratim.... me dá um toque. Tem que ter um preço bom, pois o frete aqui pro Piauí é de lascar!!
Assim que estiver montada posto as fotos dela pronta, tá faltando bastante coisa, sem as borrachas, batendo tudo... mesmo assim andei com ela na rua, pra levar para o eletricista, o tapeceiro, hoje fui instalar o larme e a trava elétrica, e na rua fica todo mundo babando hehehe.
Velu pessoal.
DouglasMac
30/05/2011, 22:11
Prezado Edmolin, no seu caso vai tem de polir dos dois lados a lente. Use lixa 2000 e depois polimento na máquina. Para só lavar por dentro, feijão/milho com sabão OMO e fica balançando até o braço doer. HEHEHEHEHEE!!
No "ferveio" aqui de BH tem o farol, depois olho o preço, mas ajunta mais coisa pra compensar o frete, sô!!
hhehehehehe, boa Douglas... feijão ou milho, e depois? Poe no fogo e tá pronto o almoço?? hehehehe
Já polí mas não tá prestando, ta muito amarelão... o pior é que, urgente só preciso mesmo dos faróis, e se for aproveitar o frete, os dois piscas dianteiros, a tampa de acrílico da caixa de fusível da frente (no motor) e os apara barro, principalmente os dianteiros. O resto tá tudo em bom estado, nem precisa trocar nada... ah!! Dá uma olhada lá se tem o protetor do carter!!! Vai que dá uma sorte...
Valeu...
Luiz Roberto Coura Paiva
01/06/2011, 09:39
E aí Douglas, beleza?
Tirei a tampa de válvulas e um dos ressaltos do eixo de comando (de uma das válvulas de admissão) está com um desgaste de 5 mm. Acho que era a causa do barulho, assim espero.
DouglasMac
01/06/2011, 09:58
Ô Luiz da Barba-cena...OK.
Mas 5mm é muita coisa hein?! Troca só ele e fecha a tampa, num vai abrir o motor não!! Motor bão esse seu, depois de tanto rodar um simples eixo de comando. Nota 10.
Encontrou outro eixo para comprar?
Luiz Roberto Coura Paiva
01/06/2011, 10:24
Já encomendei e chega sexta, depois de amanhã. Espero que na parte da tarde já estaja montado e funcionando. Comprei o YBR que também é usado originalmente pela Kia.
Djalma colombo
02/06/2011, 15:28
O Ed o acompanhamento vai ser o que? Baião de dois! kkkkkkkkkkkkkkk
Olá pessoal. Boa noite.
Sou novo por aqui. Tenho uma Vtr sportage 95 diesel, sou novato também nas trilhas e passeios, as poucas vezes que participei adorei
vou continuar.
Alguém poderia me indicar onde encontro a chapa de proteção para o motor da Vtr?
Grato.
hehe, a receita do baião de 2 vai ficar boa que só...
Fiz o polimento dos faróis hoje, acabei pagando 20 pratas pra um cara fazer aqui, Nordeste é bão por isso, mão de obra baratim baratim, em compensação as peças... Poliu com a máquina, só por fora, faltou a receita do milho e feijão, ele até queria desmontar, mas achei melhor não. Deu uma boa melhorada, troquei as lâmpadas e coloquei um relé de farol, ajudou bastante. A viatura tá ficando muito legal, até sábado instalo o guincho e posto as fotos dela "pronta". Hoje pra minha preocupação apareceu um vazamento de óleo, pequeno... não guento mais oficina!!
Ei!!! Também quero o protetor de cárter... pelo menos o gabarito para fazer um, alguém tem!! Bem vindo bazela!
Lucena04
03/06/2011, 07:21
Se eu não me engano o Eduardo Duarte aqui do fórum faz. Se ele não fizer o Sr. Jorge da 4wdbrasil faz.
Djalma colombo
03/06/2011, 12:38
O NAVA tem um projeto que ele fez, pega da frente ate o tanque de combustivel! E se não me engano ele conhce um cara que faz baratim!
DouglasMac
03/06/2011, 13:06
hhehehehehe, boa Douglas... feijão ou milho, e depois? Poe no fogo e tá pronto o almoço?? hehehehe
Já polí mas não tá prestando, ta muito amarelão... o pior é que, urgente só preciso mesmo dos faróis, e se for aproveitar o frete, os dois piscas dianteiros, a tampa de acrílico da caixa de fusível da frente (no motor) e os apara barro, principalmente os dianteiros. O resto tá tudo em bom estado, nem precisa trocar nada... ah!! Dá uma olhada lá se tem o protetor do carter!!! Vai que dá uma sorte...
Valeu...
Te falei...polir fica bão, se abrir e polir por dentro fica novo.
Os piscas e aparabarros estão muio ruins, num vale a pena. Esse tipo de coisa, quando o carro vai pra um "ferveio" já estão detonados.
No Mercado livre tem isso ai.
Tá faltando as fotos dele montado, hein!!!
Luiz Roberto Coura Paiva
06/06/2011, 09:38
Ô Douglas, tô cuma dúvica danada sô. Cumé cum eixo de comando gasta só um ressalto? Se fosse fabricado com material de má qualidade gastaria os ressaltos por igual, certo? Intão tô achando que faltou lubrificação. Estive hoje cedo na oficina e conversei com o mcânico e sugeri que dê uma soprada nos orifícios do conduto de óleo ou, se possível, uma varetada com um arame bem fino antes de montar o eixo e depois funcionar sem a tampa de válvulas para ver está jorrando óleo normalmente. Que que cê acha?
DouglasMac
06/06/2011, 10:40
Rapá...além da lubrificação ainda tem um monte de coisas. O eixo poderia estar mais fraca a cimentação naquele moente, válvulas mais travadas naquele cilindro, se for o primeiro cilindro e trabalhando sem vávula termostática (mais frio que os outros e tomando aceleração),
mas seu meca parece bom...se fosse outro abria seu motor todo!! Caso não ache o motivo, roda uns 500 KM e abre para olhar.
O macete de funcionar aberta a tampa é bom...mas, testa a pressão da bomba de óleo do motor.
Abraço.
Luiz Roberto Coura Paiva
08/06/2011, 10:33
E aí Douglas, beleza?
A viatura ficou perfeita, o motor está funcionando feito relógio suíço. Agora vou partir para a ventoinha elétrica.
DouglasMac
08/06/2011, 11:05
Tá vendo...e tem gente que fala mal desse motor Magna 2.2.
Esse aí tá com 180.000 KM e nunca foi aberto, só esse eixo de comando!! E faz trilha...né isso Luiz?
Sempre repsitando os limites e manutenção atenciosa vai longe.
Mesma coisa do meu TDI, 180.000 KM e nunca levou chave nem na bomba injetora, todo lacrado.
Até que enfim, demorei mas estão aí as fotos da Criptonita pronta... ou quaaaassseeeee.........!
Falta os caras me entregarem a mesa do guincho, e amanhã coloco. Junto vão os faróis de milha, e uns piscas laterais que mandei instalar. Falta ainda o tal protetor do cárter que tenho que fazer na unha, pois não conseguí o gabarito disso até agora. De resto tá aí... tá bão que só!!:euforico:
Mais fotos da viatura...8---)
No interior revestí o teto com acabamento em preto, contrastando com os detalhes em gelo ficou muito bacana. Os bancos que me pediram uma banana pra recapar, comprei os do Palio versão 2010 por R$ 250,00, na mosca!! Ficou perfeito. O carpete estava muito ruim, eu mesmo montei tudo, e inclusive o carpete, comprei um pedaço e fui modelando e colando nas beradas, ficou com emendas, mas quase imperceptível. Os vidros coloquei película verde e o protetor do capô, em papelão, recuperei com tinta plástica preta. Tá muito bacana!!
Agora só vai ficar faltando o guincho mesmo!!:cool:
DouglasMac
08/06/2011, 22:45
Ed, sinceramente...o + bonito do Brasil!!! Ficou show...putz!!! Execelente e bom acabamento.
Parabéns camarada!!!!!!!!!
Fala sério, vcoe tinha feito ele no Photoshop antes, num foi?
Hehe... fiz no Photoshop sim, pra ver como ia ficar. Antes mesmo de comprar, assim que decidí que seria uma sportage comecei a planejar. Modéstia a parte, maior orgulho, tá linda pra caramba, andei com ela esta semana, pra lá e pra cá, na rua, enquanto trabalhava, como ando muito na rua, fui fazendo umas coisinhas, parando num eletricista alí, num meca aqui... numa auto peças ali... todo mundo para pra ver e pergunta, tem gente que até pensa que é carro novo hehe. O motor ficou redondinho também.
Assim que instalar o parachoque de impulsão e o guincho vou postar as fotos, só falta isso agora!!
Djalma colombo
09/06/2011, 09:11
Vem cá ED, tu vai tyer coragem de por na trilha depois de pronta?! Ficou show mesmo, parabens!
Luiz Roberto Coura Paiva
09/06/2011, 15:48
Ed, nota 1000. Às vezes penso em dar só uma "guaribada" na minha viatura que, coitada, já tá bem ralada de trilha. Amassada nas caixas de ar (dos dois lados), marca de barranco las laterais, riscada de ponta de galho, bancos poidos ...
Mas o que você fez é para colocar em uma redoma pra nem mosca pousar.
E aí pessoal... tá linda mesmo, tô só pensando isso, na hora de ralar, como vai ser!! Ontem um cara daqui me perguntou isso... "Vai ter coragem de colocar na lama??", respondí que, o melhor é nem pensar nisso, colocar e pronto!!! (na verdade, que dá dó, isso dá mesmo... rsrs) mas depois vê no que deu, hehe, mas vale a pena sim!!
Uma coisa é certa, o que eu mais queria embora a viatura toda bonitona, andando na rua não tem quem não olhe, o que eu planejei era um carro que, embora com mais de 14 anos de uso, que eu soubesse exatamente em cima do que estaria andando.
Hoje eu sei tudo, cada peça, parafuso, e sei o que precisa ainda ser feito, o que deve ter mais atenção e ser priorizado, e o melhor: Não cair na mão de mecas safados que, qualquer coisa querem "derrubar" o cara.
Hoje mesmo no eletricista, o relé de temperatura (cebolinha) estava falhando, caia toda hora, e isso é imprescindível nesse carro como todos sabem, o meca já foi logo dizendo, "aqui em Teresina original eu consigo... mas é mais caro..." dei só uma olhada, e já cortei o cara, "a da L200 é igual, e tem por R$ 19,00 na auto peças!!
O melhor de fazer um carro de cima a baixo é isso!!! Mas é claro... quem não gosta de ter orgulho de andar em uma viatura que, ninguém tem igual??? Por enquanto, além das despesas, só alegrias... se bem que, sinceramente não gastei muito não...
Acho até que vou postar meu orçamento completo, com tudo que gastei, assim animo a galera aí, a fazer o upgrade nessas Sports do Brasil!!!
Acho que amanhã posto as fotos do guincho.
Chico Almeida
12/06/2011, 11:27
Edmolin, parabens pela viatura, ficou show de bola!!!!!!
Já que vc mexeu tanto na viatura, talvez possa me ajudar..... Por acaso, vc sabe como e onde é ligado o contagiros? Estou com um probleminha que o contagiros da minha não marca marcha lenta. Quando ligo o carro, ao acelerar, o ponteiro marca normal mas, se soltar o acelerador o ponteiro cai a zero direto, mesmo com o carro em lenta!!! Já estou há algum tempo tentando arrumar mas sem sucesso!!!
Abração,
Edmolin, parabens pela viatura, ficou show de bola!!!!!!
Já que vc mexeu tanto na viatura, talvez possa me ajudar..... Por acaso, vc sabe como e onde é ligado o contagiros? Estou com um probleminha que o contagiros da minha não marca marcha lenta. Quando ligo o carro, ao acelerar, o ponteiro marca normal mas, se soltar o acelerador o ponteiro cai a zero direto, mesmo com o carro em lenta!!! Já estou há algum tempo tentando arrumar mas sem sucesso!!!
Abração,
Olá Chico, obrigado. Bom, por concidência, o contagiros ou marcador de RPM da minha é uma das poucas coisas que, ainda não consegui consertar!!! Não está funcionando também, mas ontem depois do trabalho passei num eletricista, que vai fazer a adaptação de um sensor de temperatura auxiliar, e marquei de levar lá amanhã (quarta). Comentei com ele sobre o RPM, e ele disse que é a ligação atrás do painél que deve estar ruim. Amanhã se tiver sucesso com isso, posto a solução. Abraço.
Vim do mecânico hoje depois do almoço, decepção! Minha sport está com o motor feito, novinho, justinho, ficou ótima amontagem mecânica que fizeram depois da retífica do vira, pistões e camisas, com anéis novos, tudo comprado de qualidade, sem peças paralelas e gambiarras aqui ou alí.
A média de consumo estava alta, calculei uns 7 na cidade, e na garagem diesel vazando em pelo menos 3 lugares diferentes!:confused:
O óleo tava baixando também, mas no cano de descarga parece estar tudo ok, só que na garagem tive que colocar uma bandeija embaixo para ver "o que" e "aonde" vazava.
Com o mecânico, detectei mangueira que sai do filtro e vai para o cárter rachada, tampinha que fica atrás do cabeçote (de plástico) com folga e ainda uma "babação" de óleo entre o cárter e o câmbio. O diesel vazava na mangueira do filtro, naquela tubulação que fica nos bicos, ligando um e outro, e no final dela mais uma mangueira que foi colocada muito larga, apesar de ser apenas um retorno.
Estava fumaçando bastante, principalmente quando ficava parado no semáforo, quando saía quase matava quem estava atrás!! Além disso ainda tinha 2 vazamentos de água!! :shock:
Bom... comecei a peregrinação: Troquei as mangueiras e braçadeiras, até aí foi sopa... depois mandei fazer a tal tampinha atrás do cabeçote, de alumínio em um torneiro, com um sulco, para um retentor de borracha... ficou perfeito.
Depois aproveitei e troquei os bicos, Nordeste é dose... R$ 130,00 cada mas da Bosh, o mecânico disse que outra marca nem colocava. Ele testou os meus na bancada, estavam bem ruins mesmo.
Mandei lavar o motor por baixo, e hj pela manhã deixei no mecânico, na hora do almoço fui buscar, e ainda tem que trocar "denovo" os retentores do volante, um pequeno que fica na parte da frente em cima, numa outra tampinha próximo a polia da correia dentada, e ainda falta mais uma mangueira que, cortamos uma ponta, e recolocamos a braçadeira, mas tem que trocar pois está ressecada.
O que me invoca é que, os retentores eram novos, e o cara que montou disse que fez tudo certim,... só que agora tá vazando, e eu tenho que comprar novos. Pelo menos a mão de obra é da garantia, rsrs.
Fiz as contas, e com os bicos, meus gastos (a mais) já sobem de 1000 pratas!!!!:freaking:
O eletricista que iria ver algumas coisas, e a instalação do sensor auxiliar de temperatura terá que esperar um pouco, rsrs.
Mas, pelo que lí aqui mesmo no forum é assim mesmo.
Já que estou mexendo, a coifa na roda do lado do passageiro tá rasgada, ouví dizer que a do Monza Sapão serve, alguém sabe??
Obrigado...
Chico Almeida
15/06/2011, 17:30
Vim do mecânico hoje depois do almoço, decepção! Minha sport está com o motor feito, novinho, justinho, ficou ótima amontagem mecânica que fizeram depois da retífica do vira, pistões e camisas, com anéis novos, tudo comprado de qualidade, sem peças paralelas e gambiarras aqui ou alí.
A média de consumo estava alta, calculei uns 7 na cidade, e na garagem diesel vazando em pelo menos 3 lugares diferentes!:confused:
O óleo tava baixando também, mas no cano de descarga parece estar tudo ok, só que na garagem tive que colocar uma bandeija embaixo para ver "o que" e "aonde" vazava.
Com o mecânico, detectei mangueira que sai do filtro e vai para o cárter rachada, tampinha que fica atrás do cabeçote (de plástico) com folga e ainda uma "babação" de óleo entre o cárter e o câmbio. O diesel vazava na mangueira do filtro, naquela tubulação que fica nos bicos, ligando um e outro, e no final dela mais uma mangueira que foi colocada muito larga, apesar de ser apenas um retorno.
Estava fumaçando bastante, principalmente quando ficava parado no semáforo, quando saía quase matava quem estava atrás!! Além disso ainda tinha 2 vazamentos de água!! :shock:
Bom... comecei a peregrinação: Troquei as mangueiras e braçadeiras, até aí foi sopa... depois mandei fazer a tal tampinha atrás do cabeçote, de alumínio em um torneiro, com um sulco, para um retentor de borracha... ficou perfeito.
Depois aproveitei e troquei os bicos, Nordeste é dose... R$ 130,00 cada mas da Bosh, o mecânico disse que outra marca nem colocava. Ele testou os meus na bancada, estavam bem ruins mesmo.
Mandei lavar o motor por baixo, e hj pela manhã deixei no mecânico, na hora do almoço fui buscar, e ainda tem que trocar "denovo" os retentores do volante, um pequeno que fica na parte da frente em cima, numa outra tampinha próximo a polia da correia dentada, e ainda falta mais uma mangueira que, cortamos uma ponta, e recolocamos a braçadeira, mas tem que trocar pois está ressecada.
O que me invoca é que, os retentores eram novos, e o cara que montou disse que fez tudo certim,... só que agora tá vazando, e eu tenho que comprar novos. Pelo menos a mão de obra é da garantia, rsrs.
Fiz as contas, e com os bicos, meus gastos (a mais) já sobem de 1000 pratas!!!!:freaking:
O eletricista que iria ver algumas coisas, e a instalação do sensor auxiliar de temperatura terá que esperar um pouco, rsrs.
Mas, pelo que lí aqui mesmo no forum é assim mesmo.
Já que estou mexendo, a coifa na roda do lado do passageiro tá rasgada, ouví dizer que a do Monza Sapão serve, alguém sabe??
Obrigado...
Boa tarde edmolim.
Vai com calma que tudo se resolve!!!!
Troquei as coifas dianteiras e usei as do Honda Civic antigo, couberam certinho e são mais grossas e resistentes que as do Monza.
Abração.
Chico Almeida
15/06/2011, 17:41
Complementando, as coifas são do Civic anterior à 2001 e servem para os dois lados, na época paguei 30 paus cada.
Abração.
Complementando, as coifas são do Civic anterior à 2001 e servem para os dois lados, na época paguei 30 paus cada.
Abração.
Olá Chico, vai ter que ser com calma mesmo... agora a grana já "acabou" rsrsrs, mas vou ajeitando as coisas por aqui. Valeu a dica das coifas, vou procurar amanhã mesmo!!
DouglasMac
15/06/2011, 23:05
Pô Ed, desanima não...reforma no grau que voce tá fazendo é isso mesmo. Agora, o meca e voce vascilaram em não ir trocando as mangueiras. Cuidado com as de água.
Boa sorte aí!!
cegandrade
16/06/2011, 19:15
Pessoal, to com uma folga na direção da viatura. Na pista o carro fica indo de um lado para o outro e tenho que ficar corrigindo a direção.
O carro nao esta com nenhum vazamento na direção.
Vi lendo alguns topicos falando que o braço auxiliar de direção quando com a bucha ruim provoca alteração na direção e preciso começar a analise pelas partes mais simples.
Alguem ja teve problema parecido com esse?????
Verifique se a folga é na cx ou no sistema (pivos, buxas etc), se for na cx existe um parafuso para regulagem encima da cx.
[]s
(DU)
Pessoal, to com uma folga na direção da viatura. Na pista o carro fica indo de um lado para o outro e tenho que ficar corrigindo a direção.
O carro nao esta com nenhum vazamento na direção.
Vi lendo alguns topicos falando que o braço auxiliar de direção quando com a bucha ruim provoca alteração na direção e preciso começar a analise pelas partes mais simples.
Alguem ja teve problema parecido com esse?????
Olá Carlos, como vai...
Na minha,fiz alinhamento e pedí pro cara ajustar o parafuso, em cima da caixa de direção, você mesmo aperta fácil, tem que afrouxar a porca, uma volta, ou uma volta e meia, depois com uma chave de fenda grande, aperta o parafuso, a mesma quantidade de voltas, depois reaperta a porca, até ajustar completamente, daí testa, caso fique ainda com muita folga na direção repete a operação. Só que segundo ele me explicou tem limite, se fizer o procedimento uma ou duas vezes e nãi tirar a folga, isso demonstra desgaste no sistema.
Por aqui, o kit com as buchas mais mãos de obra fica em R$ 180,00, to tentando adiar este gasto. A grana que tinha pra viatura já acabou, e estou com uns extras por aqui, de vazamentos e outros... coisas da vida!
E as Roldas Livres? Conseguiu comprar?
Abraço.
Pô Ed, desanima não...reforma no grau que voce tá fazendo é isso mesmo. Agora, o meca e voce vascilaram em não ir trocando as mangueiras. Cuidado com as de água.
Boa sorte aí!!
E aí Douglas, pois é... mas a vacilada foi dele. Ficou de comprar as mangueiras que faltavam e colocar o que precisasse novo. Montou e disse que só trocou as que estavam muito ruins, daí essa caca. O pior é os retentores, que comprei tudo e agora vou comprar denovo.
Passei lá agora no fim da tarde, o carro vai entrar na oficina amanhã bem cedinho, ele disse que coloca tudo isso em ordem.
O pior é que estou percebendo a água baixar, e o único vazamento visível foi tirado ontem. Bom, ainda é meio cedo pra dizer, o negócio é deixar ele mexer, ver o que mais encontra, e depois de tudo feito fazer os testes.
Mas não vou desanimar não, já to até com "outros projetos" rsrsrs. Ontem desenhei uma carretinha seguindo um dos modelos que ví em algum lugar aqui mesmo no forum... quem sabe quando tiver grana!!
Abraço.
Hoberdan
16/06/2011, 21:45
Olá pessoal, acabei de comprar um Sportage 2000/2001 e já li várias dicas importantes aqui no forum.
Mas o meu caso é um pouco incomum, vocês podem não acreditar mas o carrinho ainda não completou 2500km.
Ficava só guardado e o dono (mecânico colecionador de carros) só dava umas voltas pra não travar o motor, conheço o carro desde que foi comprado e sei que é verdade :)
A dúvida é, qual seria uma manutenção preventiva legal neste caso?
O óleo do motor foi trocado a cada 6 meses então ta ok, vou trocar as correias do motor por segurança mas do que isso não sei o que fazer...
Pra ter noção os bancos de trás estão com os plásticos originais...
Qualquer ajuda é muito bem vinda :)
Hoberdan
16/06/2011, 21:47
Opa esqueci de mencionar o motor é o 2.0 tdi
Olá Hoberdan... Caramba!!! Que achado!!! Mas cuidado, pra fazer tudo certo amigo!!
Troca de óleo você disse que não precisa, então vê os filtros de ar e de combustível, revisão e se necessário trocas de mangueiras, pois borracha resseca mesmo. Troca é claro as correias, faz revisão de suspensão para ver se tem muita coisa ressecada e se necessário engraxar e lubrificar o que for preciso.
Veja freios, veja sistema de arrefecimento, mande trocar a água e coloque aditivo no radiador, veja os pneus, pois tem vida útil, a data de validade está inscrita na carcaça pelo lado de fora, veja amortecedores e veja se o tanque de combustível não é necessário dar uma limpada geral, pois diesel parado as vezes pode ser melhor por precaução esgotar o tanque e mandar dar uma limpada, afinal, são 10/11 anos parado!! Veja também o turbo, se ele dava só essa "voltinha" vez em quando, é bom dar uma boa revisada no turbo. Fica de olho na hélice ou ventuinha, pois é importante ver se está funcionando o sistema de Gel, corretamente. Melhor seria fazer as revisões em concessionária.
Depois de tudo, não esquece das dicas do forum, sobre aquecimento etc. O carrinho é maravilha.
Por enquanto acho que é isso, no mais... ajoelha e agradece!!!
Boa sorte na Sport ZERO!!!
DouglasMac
16/06/2011, 23:11
#qpariu!!! Brincadeira, isso num é um achado, é um fóssil novinho.
Ed, o turbo sofre nada parado.
O mais importante voce já disse, mas ligar ar condiconado, ar quente e acionar o 4X4, de resto muita atenção nos próximos KMs.
Hoberdan, se quiser evitar dor de kbeça, te compro a viatura e pronto...resolvido!!! hehehehehehe.
..... em cima da caixa de direção, você mesmo aperta fácil, tem que afrouxar a porca, uma volta, ou uma volta e meia, depois com uma chave de fenda grande, aperta o parafuso, a mesma quantidade de voltas, depois reaperta a porca, até ajustar completamente, daí testa, caso fique ainda com muita folga na direção repete a operação. Só que segundo ele me explicou tem limite, se fizer o procedimento uma ou duas vezes e nãi tirar a folga, isso demonstra desgaste no sistema...
Só pra complementar, ao reapertar a porca é necessário segurar o parafuso de fenda pra não virar junto, mas se a folga continuar não significa necessariamente folga no sistema, pode ser folga nas esferas dentro da cx, a minha esta com todo o sistema de direção novo, sem folga nenhuma, mas esta com folga nas esferas, na regulagem consegui tirar bastante a folga ficando "quase" imperceptível.
[]s
(DU)
Hoberdan
17/06/2011, 12:34
Obrigado pelas dicas!!!
Ed vou seguir sua idéia e orçar uma revisão completa na concessionária da KIA acho que compensa, depois disso eu vou ter mais controle do estado do carro.
Vou postar umas fotos depois do estado do danado! :)
cegandrade
17/06/2011, 14:23
Vou dar uma conferida na regulagem da caixa.
As rodas livres terão que esperar, pois tenho que troca 2 pneus para a vistoria anual.
Tive um tempo antes do trabalho, pela manhã, e havia marcado com um outro mecânico para ver meu carro. Estava preocupado com os vazamentos, agua e óleo baixando, e hoje pela manhã, fiz o teste de tirar a vareta do óleo com o motor ligado, e... tomei um banho!!! Compressão fortíssima no motor... fiquei muito preocupado com isso.
Infelizmente meu motor parecia ter ficado jóia, tava com o barulho redondinho, lenta sem qualquer oscilação, com bastante força, apenas apresentava os vazamentos. Fui atrás do diagnóstico desse cara porque, segundo o que todo mundo diz é o meca mais forte daqui em Sportages (importados em geral e especializado em camionetes), hoje percebí que não ficou nada bom o meu serviço. E o pior, o meca que fez embora dê a garantia, não parece ter competência para deixar como eu quero!!!:-?
E agora, o que fazer?? Brigar para o mecânico que fez meu motor colocar a mão e fazer mais caca?
Solução: Depois de algumas horas de conversa, cotação de peças, orçamentos, questionamentos e outros "bla-bla-blas", acertamos que, ele vai repassar o valor da mão de obra para a outra oficina, que ficou em R$ 1.000,00, pagando do bolso dele, e eu vou marchar com as peças, Jogo de Pistãos, Anéis, Brozinas, Juntas, Retentores, óleo e cola.:putz:
Meus custos ficaram em R$ 900,00, mas acho que vai ser a melhor saída.
Infelizmente, o cara que me vendeu o carro é que pagou a Retífica, e eu autorizei os serviços, porque ví os outros carros que o mecânico tinha feito... mas um dia a casa cai... caiu bem em cima de mim!!! :parede:
Na verdade eu havia gastado apenas Jogo de Juntas de motor e a Junta de cabeçote com retentores + Bomba de óleo nova, filtros de ar, óleo e combustível e o óleo do motor. Daí ficaram pra reaproveitar a Bomba e os filtros. Então o prejuízo mesmo não foi tão grande.
Além do mais, o antigo dono assumiu os custos de qualquer nova retífica que precisar ser feita (já foi feita a do virabrequim e das camisas, mas vai saber).
Fica a dica: NUNCA economizem na hora de fazer um motor, melhor gastar um pouco mais e fazer com quem entende e faz bem feito.
Segunda Feira deixo na oficina às 7:00 da manhã, pra tirar motor, desmontar tudo (pela segunda vez), compro as peças... e até sábado, se Deus quiser segundo a previsão deles, me entregam a parte de baixo feita e o motor no lugar. Tomara!!!
Valeu Carlos, depois que mexer conta aí se melhorou... a minha agora que to desmontando tudo denovo, vou ver se consigo trocar o kit de reparo dela também. A grana tá curta!!
Hoberdan, depois posta as fotos!! Queremos ver a beldade... E vai lendo, lendo, lendo... kilos de páginas do fórum que ensinam a ser um 'legítimo" dono de sportage. Abraço.
Conseguir um bom mecanico é complicado, eu mesmo fiz o meu motor quando bebeu agua e ficou redondinho, não tive coragem de correr o risco que aconteceu com vc.
Boa sorte, tomara que agora de certo.
[]s
(DU)
#qpariu!!! Brincadeira, isso num é um achado, é um fóssil novinho.
Ed, o turbo sofre nada parado.
O mais importante voce já disse, mas ligar ar condiconado, ar quente e acionar o 4X4, de resto muita atenção nos próximos KMs.
Hoberdan, se quiser evitar dor de kbeça, te compro a viatura e pronto...resolvido!!! hehehehehehe.
Hehehehe, se fosse a minha, dava pra apelidar de Kiassauro, ou se for verde escura, coloca esse adesivo na porta dela... Vai ficar personalizadíssima!!!! (abaixo! A assinatura é minha!! hehehehe)
Mas que é Jurassica é!! Boa sorte!!!
Turbo não manjo, comentei porque é muito tempo parado. Engraxar as RL e cardãs é essencial.
Hoberdan
17/06/2011, 19:40
Olá pessoal já tive meu primeiro susto, busquei o carro hoje não deu tempo nem de agendar a revisão. Guardei o danado e fui ligar novamente pra tirar da garagem pra procurar onde fica o número de chassi (que a propósito não achei, se alguêm lembrar é bem vindo).
O fato é que soltou um monte de fumaça branca na partida e a macha lenta ficou um pouco estranha mas acabou rápido...
Reparei que próximo ao que eu considero ser a turbina rsssss ta um pouco úmido de óleo to mandando até uma foto.
297993297994
Então li o tópico sobre fumaça branca inteiro e fiquei meio assustado rssss.
Como o motor é limpo da pra ver que a área suja é nas mangueiras próximas a turbina e sobre ela...
Depois de frio novamente o motor dei outra partida e dessa vez usei a chave de partida a frio (aquela da esquerda) e tudo normal rssss
Isso é que da eletrônico com o primeiro carro diesel rssssss
Acho que o vazamento é alguma vedação, não deve ser nada demais.
A garagem é apertada mas segue fotos da minha branquela
297989297991297992
Hoberdan
17/06/2011, 19:49
Hehehehe, se fosse a minha, dava pra apelidar de Kiassauro, ou se for verde escura, coloca esse adesivo na porta dela... Vai ficar personalizadíssima!!!! (abaixo! A assinatura é minha!! hehehehe)
Mas que é Jurassica é!! Boa sorte!!!
Turbo não manjo, comentei porque é muito tempo parado. Engraxar as RL e cardãs é essencial.
Gostei da idéia rssssss
O despachante deu uma olhada hoje e ficou pensativo um bom tempo pq ele achava que a placa era modelo velho mas não acredita pq tava muiiito nova kkkkkkkk
Ele checou e rechecou até me perguntar quando falei a idade da branca ele fez uma careta e soltou um "A isso é armação" rsss
Não é pra menos Hoberdan, é raridade meeeeeesmo!!! Parabéns cara, mas segue as dicas aí do Forum, melhor tomar todo cuidado do mundo, pois carro parado há tanto tempo, precisa de uma revisão, melhor nem ficar andando muito nela (sei que é quase impossível!!!!!!!!) e fazer logo a revisão como disse antes, na concessionária.
Um carro desses, até os caras vão querer fazer no capricho, pois não existe igual.
A chave de partida a frio de manhã é necessária, além do mais sportage fumaça mesmo (segundo opiniões diversas aqui do fórum). Fica de olho se fica fumaçando direto branco, troquei meus bicos injetores esta semana e pelo que me explicaram, fumaça preta é bico, fumaça branca é regulagem de bomba, mas na revisão te explicam melhor.
Um carro desses, na porta nem pensar, mas se quiser mandar fazer um adesivinho, e colar no vidro, discretamente, mando a arte final em alta resolução, procura um cara de adesivos (Chama-se ploter de impressão e recorte de vinil) e manda fazer pequenininho e poe no vidro, rsrsrs. Pelo menos pra comemorar, o achado do século!
Abraço
Hoberdan
18/06/2011, 19:04
Obrigado Ed, manda pra mim que eu vou mandar fazer o adesivo :)
Vou tirar ela da garagem de novo só pra levar na oficina, andei lendo o tópico sobre fervura e vou seguir alguns conselhos de lá também...
Lidi_Tinho
19/06/2011, 18:00
Olá, amigos!
Estou iniciando neste mundo 4x4, com meu primeiro carro Diesel, uma Kia Sportage 1996, 2.2 aspirada.
Estou fazendo uma geral no carro, incluindo o motor. Faltam apenas 02 peças de ferro, que parecem simples, mas não consigo encontrar.
PEÇA 01:
FICA LOCALIZADA NO CHASSI, LADO DIREITO (roda dianteira direita).
UMA OUTRA MANGUEIRA É PRESA A ESTA PEÇA, SE LIGANDO AO RADIADOR.
298179298180298181
PEÇA 02:
FICA PRESA AO MOTOR. 298182298183
Posso contar com a ajuda de vocês?
Djalma colombo
19/06/2011, 21:23
Aí Ed, adorei o adesivo mas tive ma idéia melhor, vou mandar fazer uma capa de estepe pra minha "VERDUGA"!
DouglasMac
19/06/2011, 23:48
Num imaginava que a brincadeira de fossíl ia virar logomarca...Ed, quero meus direitos nisso aí!!!!hehehee. Ficou bom!!!
Quanto me cobra por um "Curcundassauro"
Seguinte: não esquenta com estas "melações", revisa, lava e depois observe se vai voltar a melar.
Outras, o "fóssil" é um modelo P-113, estou estranhando a falta do quebra mato e faróis de milha:
Chave de partida a frio? Não temos isso!!! Tá falando é do avanço, né?
Fumaça branca de manhã o meu faz a 6 anos e tá zerado até hoje, SPT é super alimentado para compensar a baixa cavalaria, sempre vai dar fumaça.
Se alguem souber de outro Dino, favor avisar.:dance:
DouglasMac
19/06/2011, 23:59
Pois é, quando falo aqui que o barato sai caro, um monte me joga baldes de óleo queimado!!!
Ed, vai de junta ORIGINAL, favor que faz ao DINO!! Pode ser que a junta que colocou não aguentou...o aperto/sentido (torque/sequencia) errado...etc. Acompanha e analise a junta assim que tirar o cabeçote.
Esse motor 2.2 tem o esquema de "piques" na junta? Se tiver, veja com o meca qual vai usar.
DouglasMac
20/06/2011, 00:04
Ô Lidi-tinho, seja bem vindo meu prezado.
Procura na concessionária mais antiga do Rio, isso é barato.
Caso contrário, compre tubo inox e mande dobrar, ou pode substituir por mangueira.
Existe um produto, SIkadur-32 e um outro da Plasteel que voce pode revestir e até mesmo repor parte perdida pela ferrugem, mas antes aplique PCF por dentro e por fora.
Aí Ed, adorei o adesivo mas tive ma idéia melhor, vou mandar fazer uma capa de estepe pra minha "VERDUGA"!
Hehehehehehehehehe, boa idéia!!! Vou colocar a arte, em alta resolução no servidor do meu site, e vou postar o link, para quem quiser fazer o download, vai ficar legal. Acho que vou até fazer uma pra minha também, hehehe.
Hoberdan
20/06/2011, 19:57
Num imaginava que a brincadeira de fossíl ia virar logomarca...Ed, quero meus direitos nisso aí!!!!hehehee. Ficou bom!!!
Quanto me cobra por um "Curcundassauro"
Seguinte: não esquenta com estas "melações", revisa, lava e depois observe se vai voltar a melar.
Outras, o "fóssil" é um modelo P-113, estou estranhando a falta do quebra mato e faróis de milha:
Chave de partida a frio? Não temos isso!!! Tá falando é do avanço, né?
Fumaça branca de manhã o meu faz a 6 anos e tá zerado até hoje, SPT é super alimentado para compensar a baixa cavalaria, sempre vai dar fumaça.
Se alguem souber de outro Dino, favor avisar.:dance:
Valeu Douglas! É o avanço sim falei da partida pq no manual fala pra usar na partida.
Realmente pelo que li deveria ter farol de neblina e quebra mato... Se não conhecesse o carro desde que foi comprado ia achar que arrancaram fora rssss
Amanhã vou levar pra dar uma geral, achei um meca que tem uma igual a 4 anos já e foi bem recomendado.
Tentei orçar com a KIA aqui da minha cidade mas o cara não sabia qual era a correia dentada do meu carro!!!
Pediu número de chassi pra procurar e pra ser franco demonstrou um desconhecimento que me desanimou.
Vou tirar umas fotos melhores e posto.
A propósito duas dúvidas rsss
Onde fica o número do chassi? Revirei o cofre do motor e não achei...
Existe alarme original para o carro? Tipo não precise mexer muito na fiação.
Cara Sptg jurassica não sei de outra, agora Pajero 93 sei de uma da mesma pessoa que me vendeu... mas o pessoal da mitsubishi ta nas vias de comprar pra por em exibição em sp ela ganhou o prêmio de usado mas novo do Brasil em 2008 se não me engano.
t+
E aí Douglas, concordo (as duras penas) com você. O barato sai caro meeesmo! Na verdade minha situação é assim: Comprei a viatura, e o cara que me vendeu assumiu o prejuízo do motor. O pai dele (aposentado) é mecanico, e já fez um monte de carros, e há algum tempo (anos) caminhões, pelo menos duas toyota diesel, e antes de deixar por a mão na viatura, conferi, e todo mundo fala bem do velinho (mesmo! Tem quase 80!!!:putz:).
Deixei fazer e a cada folga do trabalho ia lá, conferia tudo... mas agora percebo que fui lesado. O cara pagou a mão de obra e peças, e eu paguei por fora, algumas outras coisas, para que ficasse realmente bom, pois advertí que não queria gambiarra pois o carro é pra USO e não p[ara venda, etc.
Levou uns 4 ou 5 dias tudo legal, daí começou a dar problema, vazar por tudo que retentor. Fiz testes, levei lá umas 4 ou 5 vezes, mas percebí que só mexiam e remexiam, e ninguém tinha coragem de dizer o que estava acontecendo de verdade.
Foi aí que levei em outra oficina, na verdade a primeira que havia levado o carro quando o motor bateu, que por sinal são os mesmos caras que, há um ano trocaram o cabeçote (novo) e alteraram o sistema de arrefecimento, trocando radiador por um maior (de mercedes), reservatório de água e ventuinha da L200. Os caras são considerados os melhores de importados por aqui.
Hoje com o motor fora, aberto e lavado me chamaram, as bronzinas estão bem riscadas, até parece que não trocaram, tinha um anel quebrado e o pior, o vira, que até então me contava que estava na primeira retífica, pra minha suprtesa está na ÚLTIMA (1mm) e já com uma compensação de 0,09mm, ou seja, os caras nem querem fazer com esta medida, e nem polindo para sair os riscos não é mais possível.
O pior é que, o cara quer me dar a garantia, mas o pai dele fará o motor denovo, o que para mim, já está comprovado que não tem condições de fazer bem feito, embora como disse antes tenha referencias, mas com toda esta situação comprovou isso.
Conversei, e eles (pai e filho) concordaram em pagar para a outra oficina a mão de obra e a retífica para fazerem tudo direito. Conseguí Juntas e retentores por R$ 210,00 + Jogo de pistão e anéis marca MALI (que esta oficina disse que, se não fosse original, teria que ser no máximo esta) por R$ 540,68 + Bronzes (Biela e Mancau) por R$ 89,00.
Amanhã iria comprar as mangueiras novas, algumas teria que mandar fazer pois aqui não tem, e comprar óleo e filtros de óleo, mas daí veio a surpresa:
Preciso de um virabrequim, e por aqui, hoje fiz uma correria n final da tarde, e o mais barato que consegui até agora foi novo por R$ 1800,00 pratas!!!!!!!!!!! :parede::parede:
Por favor, algue'm por aí me de um help, preciso de um virabrequim usado, medida no máximo 0,50mm e por um preço razoável.
Assumí esta situação porque percebí que iria acabar ficando em uma situação ainda pior se brigasse com os caras, agora preciso resolver, quem puder me ajude, pois a minha viatura é ferramenta de trabalho, tenho um projeto pra fazer no interior e esta semana precisaria viajar com ela, agora ficou difícil:freaking::freaking:
Douglas, quanto ao "Curcundassauro" é pra capa de estepe também? Posso fazer, heheh, vai ficar legal. Conforma aí que faço e te passo na boa.
Até!... E desculpem o jornal!:shock:
Marcus Pereira
20/06/2011, 21:18
Valeu Douglas! É o avanço sim falei da partida pq no manual fala pra usar na partida.
Realmente pelo que li deveria ter farol de neblina e quebra mato... Se não conhecesse o carro desde que foi comprado ia achar que arrancaram fora rssss
Amanhã vou levar pra dar uma geral, achei um meca que tem uma igual a 4 anos já e foi bem recomendado.
Tentei orçar com a KIA aqui da minha cidade mas o cara não sabia qual era a correia dentada do meu carro!!!
Pediu número de chassi pra procurar e pra ser franco demonstrou um desconhecimento que me desanimou.
Cara Sptg jurassica não sei de outra, agora Pajero 93 sei de uma da mesma pessoa que me vendeu... mas o pessoal da mitsubishi ta nas vias de comprar pra por em exibição em sp ela ganhou o prêmio de usado mas novo do Brasil em 2008 se não me engano.
t+
Hoberdan, o número do chassí em minha TDI fica em algum lugar sob a viatura próximo a porta do carona.
Procura aí...boa sorte!
Lidi_Tinho
20/06/2011, 21:27
Ô Lidi-tinho, seja bem vindo meu prezado.
Procura na concessionária mais antiga do Rio, isso é barato.
Caso contrário, compre tubo inox e mande dobrar, ou pode substituir por mangueira.
Existe um produto, SIkadur-32 e um outro da Plasteel que voce pode revestir e até mesmo repor parte perdida pela ferrugem, mas antes aplique PCF por dentro e por fora.
Caro DouglasMac, estou tendo muitas dificuldades para conseguir a peça. No Rio o atendimento é sempre péssimo, na Kia ou em qualquer lugar, pois a má vontade lidera. Bem, os próprios vendedores das Kias que consultei dizem que não conseguem achar as peças no catálogo. Conhece uma forma de conseguir este catálogo?
Já fez esta substituição usando mangueiras? Onde fabricou?
Seguem fotos da nossa viatura!
298395 298397 298398
Grato pela atenção, camarada!
[QUOTE=Lidi_Tinho;1466765]Caro DouglasMac, estou tendo muitas dificuldades para conseguir a peça. No Rio o atendimento é sempre péssimo, na Kia ou em qualquer lugar, pois a má vontade lidera. Bem, os próprios vendedores das Kias que consultei dizem que não conseguem achar as peças no catálogo. Conhece uma forma de conseguir este catálogo?
Já fez esta substituição usando mangueiras? Onde fabricou?
Olá Lidi_tinho: pelo que ví em suas fotos, também conforme está na resposta do Douglas, no meu caso foi substituir por mangueira mesmo, é só procurar em uma casa de mangueiras de borracha, uma mangueira com a curva certa, isto no caso de sua "peça 1". Já a "peça 2" é um pouco mais complicada no desenho, por causa das curvas, e também pelo contato com o alternador, e compressor do ar condicionado, que ficam fixados justamente nesta parte do motor, mas as duas são conexões de água. Pelo que entendí, nesta peça você terá que cortar e adaptar a borracha, fazendo a conexão com uma braçadeira, mas cuidado para ver a posição correta para não acabar sufocando a passagem de água.
Mas porque quer trocar esta 2a ? Está enferrujada? Dá para fazer uma boa limpeza, e evita a adaptação.
Lidi_Tinho
20/06/2011, 21:52
E aí Douglas, concordo (as duras penas) com você. O barato sai caro meeesmo! Na verdade minha situação é assim: Comprei a viatura, e o cara que me vendeu assumiu o prejuízo do motor. O pai dele (aposentado) é mecanico, e já fez um monte de carros, e há algum tempo (anos) caminhões, pelo menos duas toyota diesel, e antes de deixar por a mão na viatura, conferi, e todo mundo fala bem do velinho (mesmo! Tem quase 80!!!:putz:).
Deixei fazer e a cada folga do trabalho ia lá, conferia tudo... mas agora percebo que fui lesado. O cara pagou a mão de obra e peças, e eu paguei por fora, algumas outras coisas, para que ficasse realmente bom, pois advertí que não queria gambiarra pois o carro é pra USO e não p[ara venda, etc.
Levou uns 4 ou 5 dias tudo legal, daí começou a dar problema, vazar por tudo que retentor. Fiz testes, levei lá umas 4 ou 5 vezes, mas percebí que só mexiam e remexiam, e ninguém tinha coragem de dizer o que estava acontecendo de verdade.
Foi aí que levei em outra oficina, na verdade a primeira que havia levado o carro quando o motor bateu, que por sinal são os mesmos caras que, há um ano trocaram o cabeçote (novo) e alteraram o sistema de arrefecimento, trocando radiador por um maior (de mercedes), reservatório de água e ventuinha da L200. Os caras são considerados os melhores de importados por aqui.
Hoje com o motor fora, aberto e lavado me chamaram, as bronzinas estão bem riscadas, até parece que não trocaram, tinha um anel quebrado e o pior, o vira, que até então me contava que estava na primeira retífica, pra minha suprtesa está na ÚLTIMA (1mm) e já com uma compensação de 0,09mm, ou seja, os caras nem querem fazer com esta medida, e nem polindo para sair os riscos não é mais possível.
O pior é que, o cara quer me dar a garantia, mas o pai dele fará o motor denovo, o que para mim, já está comprovado que não tem condições de fazer bem feito, embora como disse antes tenha referencias, mas com toda esta situação comprovou isso.
Conversei, e eles (pai e filho) concordaram em pagar para a outra oficina a mão de obra e a retífica para fazerem tudo direito. Conseguí Juntas e retentores por R$ 210,00 + Jogo de pistão e anéis marca MALI (que esta oficina disse que, se não fosse original, teria que ser no máximo esta) por R$ 540,68 + Bronzes (Biela e Mancau) por R$ 89,00.
Amanhã iria comprar as mangueiras novas, algumas teria que mandar fazer pois aqui não tem, e comprar óleo e filtros de óleo, mas daí veio a surpresa:
Preciso de um virabrequim, e por aqui, hoje fiz uma correria n final da tarde, e o mais barato que consegui até agora foi novo por R$ 1800,00 pratas!!!!!!!!!!! :parede::parede:
Por favor, algue'm por aí me de um help, preciso de um virabrequim usado, medida no máximo 0,50mm e por um preço razoável.
Assumí esta situação porque percebí que iria acabar ficando em uma situação ainda pior se brigasse com os caras, agora preciso resolver, quem puder me ajude, pois a minha viatura é ferramenta de trabalho, tenho um projeto pra fazer no interior e esta semana precisaria viajar com ela, agora ficou difícil:freaking::freaking:
Douglas, quanto ao "Curcundassauro" é pra capa de estepe também? Posso fazer, heheh, vai ficar legal. Conforma aí que faço e te passo na boa.
Camarada, eu comprei um cabeçote pelo Mercado Livre, na loja FERRAZ IMPORTS. Foi o melhor preço que vi para um novo, sendo que levou menos de 24 horas pra chegar no RJ (a loja é de SP). O atendimento foi muito bom. Usei o e-mail ferrazimports@ig.com.br para contato com eles. A resposta é super rápida.
Boa sorte!
Valeu Lidi_tinho, vou contactar amanhã cedo, preciso montar este motor esta semana, vamos ver se dá.
Obrigado pela dica!
Hoberdan
20/06/2011, 22:31
Hoberdan, o número do chassí em minha TDI fica em algum lugar sob a viatura próximo a porta do carona.
Procura aí...boa sorte!
Valeu Marcus vou checar
Henrique Petropolis
20/06/2011, 23:19
tive exatamente o mesmo problema com o virabrequim ,pois o meu estava com 0.50 o prirmeiro virabrequim ,mas a retifica recusou por estar com muito riscos profundo e comprei um segundo motor supostamente "novo" mas foi ferro ,pois tava todo fu@#* e como o bloco era so encamisar ,deferente do meu motor estourado o bloco ,resolvi entao pegar o virabrequim deste segundo motor e que estava com 0.75 ,que tambem foi recusado , o valor mais barato foi proximo sem o frete foi de 1.499,00 ,foi quando achei uma empresa em Saõ Paulo que faz somente isso ,a recuperação do virabrequim e ficou uma joida que me custou 550,00 mais bem empregado ate agora e ficou 100% que a retifica achou que tinha comprado outro novo de tão perfeito !!
Esse é ele velho olha a foto
http://img846.imageshack.us/img846/4126/eixovirabrequim.jpg
Agora depois de pronto
http://img840.imageshack.us/img840/1854/pict0105z.jpg
http://img36.imageshack.us/img36/9505/pict0104k.jpg
O nome dele é Danilo de Jesus e o telefone dle é 11-78603377
DouglasMac
21/06/2011, 00:41
t+
Sô, o número do chassis fica na longarina abaixo da porta do carona ou atrás da roda direita. Existiu uns que foram marcados no Brasil, por isso a diferença.
O número do motor fica abaixo do intercooler, tem de desmontar o intercooler e tirar o seu suporte para tirar o decalque para emplacar.
Esse bando de roias das concessionárias Kia, sempre pedem número de chassis para não vender errrado. Não existe diferença entre os modelos de 2000 até 2003, uns roias....
Alarme original não tem, vai de Positron.
Qual o modelo da Pajero e valor? Só de curioso, porque "nóis" gosta é de SPT.
DouglasMac
21/06/2011, 00:46
Lidi-tinho...com os produtos que te informei voce até fabrica um tubo. Mas o principal é estancar a ferrugem com o PCF. Fazer as "gambitecs" é fácil. Conforme o Ed te informou é "molin" de fazer...
DouglasMac
21/06/2011, 00:53
Ed, putz quanta puta-ria ... voce é diplomata, comigo já tinha dado "caca" ... hein?
Mas num deixa de fechar com junta original o cebeçote com o torque e seguencia de aperto indicados pela Kia. Esses mechanicos vão na "experiencia". Se precisar buzina ái, o Eduarte deve ter desse motor, só tenho do gasolina.
O Luiz de Barbacena podia aparecer e dar uns pitacos, motor 2.2 ele comprou peças barato, rápido e lá tem umas peças perdidas de um antigo concessionário.
Luiz Roberto Coura Paiva
21/06/2011, 09:59
Pois é Douglas, no que puder ajudar tô ai.
Valeu pessoal pelas dicas, isso é que faz a gente entrar e postar no forum todo dia, vale a pena!!
Obrigado Henrique pelo contato dos caras de sp, já está aqui, bem guardado.
Hoje depois de um novo susto, dei uns "passos" importantes para resolver de vez os problemas.
De manhã passei na oficina, antes de ir pro escritório, pra ver se me davam a dica de um vira por aqui, mais perto. Daí veio o susto, os caras abriram o cabeçote, e o comando estava quebrado em uma das pontas, não fotografei, mas é uma borda que faz encaixe com o cabeçote, tava MOÍDA, totalmente quebrada, mais essa ainda!:shock:
Fui direto no cara que comprei o carro, e falei com ele para resolvermos de vez, senão como disse o Douglas, ia dar caca mesmo, não iria brigar, mas certamente teria que ir atrás de meus direitos!
Bom, ele assumiu os prejuízos, e hoje conseguimos um Vira Standard que irá para 0,25mm e compramos também um Comando, Pistãos, Anéis e Jogo de Juntas e retentores, tudo novo e original! A junta do cabeçote já estava comprada e na retífica estão fazendo encamisamento do bloco (vai ficar standard) enchimento das bielas, alinhamento do comando de válvulas e até amanhã final da tarde entregam tudo pronto pro mecânico começar a montar.
Já tinha Bomba de óleo nova, filtros de ar e combustível, e bicos injetores novos que troquei há uma semana. Resultado, desta vez vai ficar ZERO!! O melhor é que o cara pagou tudo, e vai bancar os demais custos da oficina e retífica.
Por favor Eduarte, consegue pra mim a sequencia do torque do fechamento do cabeçote, que isso quero ficar "em cima" para não ter mais NENHUMA dor de cabeça!
Outra coisa Douglas, dessa vez não vou fazer errado, já falei com o meca e as mangueiras serão todas novas, já havia trocado algumas e ele já disse que se não tiver original, tem como mandar fazer as que faltam. Nem que demore mais uns dias, prefiro agora pegar meu motor zerado.
Mas confirma aí Douglas, a Curcundassauro é esse mesmo o nome? É para capa de estepe? Fala aí que posto a logo, ok?
Hoberdan
21/06/2011, 19:31
Sô, o número do chassis fica na longarina abaixo da porta do carona ou atrás da roda direita. Existiu uns que foram marcados no Brasil, por isso a diferença.
O número do motor fica abaixo do intercooler, tem de desmontar o intercooler e tirar o seu suporte para tirar o decalque para emplacar.
Esse bando de roias das concessionárias Kia, sempre pedem número de chassis para não vender errrado. Não existe diferença entre os modelos de 2000 até 2003, uns roias....
Alarme original não tem, vai de Positron.
Qual o modelo da Pajero e valor? Só de curioso, porque "nóis" gosta é de SPT.
Uai sô sei qual o modelo não rssss sei que é da grandona e é diesel não pretei muita atenção pq queria a sptg, me falaram que ia sair por pelo menos 45K.
Achei o danado o chassi hoje, mas valeu pelo lembrete do motor nem tinha pensado.
Fiz uma revisão básica hoje, segue lista:
-troquei correia dentada
-líquido de arrefecimento
-óleo de motor
-óleo de câmbio e da caixa da reduzida
-óleo do diferencial traseiro (errei a quantidade e não pra fazer do dianteiro)
Agora to pensando em instalar um sensor de temperatura extra e uma ventoinha elétrica ao lado da do ar pra acionar em caso de falha da original...
Sabe se a falta de sensibilidade do painel é por causa do sensor ou do medidor? Se for apenas do medidor vou instalar outro e usar o mesmo sensor, pelo que vi no manual é bem simples.
Hoberdan
21/06/2011, 19:37
Tomara que de tudo certo agora Ed, realmente é muito chato isso tudo.
Você deve ta muito ancioso pra por a verdona pra rodar :D
Tomara que de tudo certo agora Ed, realmente é muito chato isso tudo.
Você deve ta muito ancioso pra por a verdona pra rodar :D
Com toda certeza!!! Lama!!
Por favor Eduarte, consegue pra mim a sequencia do torque do fechamento do cabeçote, que isso quero ficar "em cima" para não ter mais NENHUMA dor de cabeça!
Ta na mão ed, a sequencia de aperto e o torque correto.
Se precisar de mais alguma coisa é só falar.
[]s
(DU)
Valeu Eduarte, obrigadão!!!
Amanhã vou imprimir e levar no meca, e conversar com ele, sobre o que tenho lido no Forum. Ele mesmo adora OffRoad, e disse que visita o fórum direto, tem até um adesivo numa camionete dele!
DouglasMac
21/06/2011, 22:29
Edu/Molin...Pois é, mas os parafusos do 2.2 diesel são elásticos? Oia isso aí...
Curcunda, só Curcunda pra por no vidro traseiro.
DouglasMac
21/06/2011, 22:33
Molin...o Luiz de Braba-cena tá a disposição aí...cê viu? Tem peças pra 2.2.
DouglasMac
21/06/2011, 22:35
Hoberdan, carma sô, cês numsabi falá quinem nóis de cá naum, sô!!! Nem tenta!!
Seguinte, vai devagar, a viatura é 0KM.
Pajerniça de 45K sendo 0KM tem de valer...se puder, veja ano/modelo/km etc. Quem sabe? Valeu.
Edu/Molin...Pois é, mas os parafusos do 2.2 diesel são elásticos? Oia isso aí...
Douglas, todos os motores usam parafusos elastico no cabeçote, é aconselhavel usar por duas vezes, no maximo tres, mas infelizmente ninguem troca até mesmo pelo custo, são bem carinhos.
[]s
(DU)
Hoberdan
22/06/2011, 19:40
Hoberdan, carma sô, cês numsabi falá quinem nóis de cá naum, sô!!! Nem tenta!!
Seguinte, vai devagar, a viatura é 0KM.
Pajerniça de 45K sendo 0KM tem de valer...se puder, veja ano/modelo/km etc. Quem sabe? Valeu.
Vou falar com a dona e te informo sobre a pajero, to olhando uma nissan 96 pro meu pai dela também.
Você tem indicador de temperatura extra instalado?
Douglas, todos os motores usam parafusos elastico no cabeçote, é aconselhavel usar por duas vezes, no maximo tres, mas infelizmente ninguem troca até mesmo pelo custo, são bem carinhos.
[]s
(DU)
Deixa eu ver se entendí... quer dizer que o mais indicado é então, trocar estes parafusos? Bem carinho quer dizer o que? Porque, não quero mais ter problemas com este cabeçote, aliás, o meca disse que achou estranho estar quebrado o comando, sem mais nem menos. De sintoma, tava castanhando bastante.
Outra: teria que comprar só os parafusos mesmo?
Se puder posta aí.
Obrigado
DouglasMac
23/06/2011, 00:29
Ô Molin, vou tentar de explicar: os parafusos "crescem". Então no aperto com o torquímetro, voce acha que deu o aperto mas não, foi o parafuso que encostou no fundo ou tá esticando e enganando o torque correto, porque na hora que esfriar (dando o aperto ele esquenta, certo?) ele vai mudar o torque e o cabeçote não terá o torque recomendado.
Ou se esmaga demais a junta ou deixa frouxa. E isso pode variar de um para o outro parafuso, ái imagino a caca que dá...
Costumam medir a altura do cabeçote+junta+furo, aí cortam no parafuso. Não concordo, pois o mesmo já perdeu a resistencia. UFA!!!! Se não entendeu, peço a algum colega daqui traduzir, kkkk.
Comprei a uns R$15,00 cada original Kia para o Curcunda (gasol) e nunca dei reaperto, tá uma blz!
DouglasMac
23/06/2011, 00:36
Hoberdan, o TDI é 2001 e tá com 180.000Km, nunca usei nada de sensor, relógio, etc, etc...sempre faço o seguinte:
1-água destilada sempre (nunca viu água de torneira);
2-aditivo organico (vermelho);
3-tampa original 0,9 uma vez por ano;
4-válvula termostática original a cada ano;
5-acoplamento viscoso a cada 50.000 km. NUNCA AQUECEU!
Já o Curcunda, pretendo instalar o Guster, mas esse é pra "suar" nas trilhas. Mas já tá no mesmo caminho do TDI, tudo novo!
Douglas
Sua teoria esta correta, exceto que o parafuso encosta a ponta na hora do aperto, se encostar ele vai torcer e não esticar, fica um bom espaço entre a ponta e o fim da rosca.
Costuma-se trocar não pelo comprimento, e sim por perder essa elasticidade.
[]s
(DU)
Caramba!!! Por isso que eu gosto desse forum,... só tem engenheiro-mega-blaster-especialista-fisico-e-outras-coisas-mais!!!!! hehehehehe
Valeu as explicações, entendí e, acho que vale a pena ir atrás disso. O cabeçote do meu carro foi feito duas vezes, e depois há um pouco mais de um ano trocado por um novo. Se não trocaram os parafusos, devem estar bem desgastados então, mas daí a pergunta; tem como saber, tipo, pelo comprimento ou outra coisa? Senão, o certo é, pela dúvida trocar mesmo. Se bem que foi neta oficina que fizeram o serviço, como disse há um ano, não sei se vão lembrar disso. Alguém sabe se tem como testar?
Ed,
Quando se abre o motor, deve-se dar uma pincelada de tinta na cabeça do parafuso pra saber que ele ja foi usado uma vez, duas pinceladas (cor diferente) usado duas vezes, mas infelizmente ninguém faz isso, verifica se o seus estão com tinta na cabeça.
Não tem outra forma de saber...
[]s
(DU)
Curcunda, só Curcunda pra por no vidro traseiro.
Oi Douglas, desculpe a demora... tava "em cima" da viatura esses dias, todo tempo que sobrava. Vai montar o motor na segunda, peguei hj da retífica tudo, cabeçote montado e alinhado com comando. Comprei o jogo de parafusos também, por via das dúvidas, + bloco, vira e bielas retificadas, tá tudo lá, agora só falta as mangueiras e umas coisinhas mais, filtros, as mangueiras, etc... pra ficar tudo zerado.
Taí seu adesivo! Depois posta foto dele na viatura.
http://www.tvw.com.br/downloads/curcunda.png
rosalvonet
25/06/2011, 15:34
Fala Ed.
Sei que o adesivo é do Douglas, mas só pra dar os parabéns.
Ficou um espetáculo.
Boa sorte na viatura, e abraço pra galera do fórum.
Rosalvo Neto.
cegandrade
25/06/2011, 17:20
Alguém sabe me informar quantos rolamentos leva na roda dianteira da sportage 99???????
A minha esta roncando e preciso fazer a troca.
Henrique Petropolis
25/06/2011, 22:48
So não esqueça de medir a altura dos pistoes ,pois por vacilo da retifica ,eu perdi uma junta por que os pistoes toparam no cabeçote ao montar o motor ,e a altura deve estar com 0.70 mm á 0.80 mm ,nunca ,mas nunca monte o cabeçote para o lugar se a altura estiver acima de 0.80 mm pois apesar de as vezes parecer rodar normal voce pode ter serios problemas de motor castanhar ,muito alto e esquentar bastante fora do controle e medidas muito baixa como 0.30 mm 0.23 mm pode ser um problema para pegar e perda de torque em baixa rotação !!!
http://img813.imageshack.us/img813/8924/23012011329.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/813/23012011329.jpg/)
cegandrade,
São dois rolamentos em cada roda, um interno e um externo.
[]s
(DU)
Sobre os rolamentos, tenho um imagem do kiatechinfo.
A roda livre é mecânico automático, o resto é igual.
[]s
So não esqueça de medir a altura dos pistoes ,pois por vacilo da retifica ,eu perdi uma junta por que os pistoes toparam no cabeçote ao montar o motor ,e a altura deve estar com 0.70 mm á 0.80 mm ,nunca ,mas nunca monte o cabeçote para o lugar se a altura estiver acima de 0.80 mm pois apesar de as vezes parecer rodar normal voce pode ter serios problemas de motor castanhar ,muito alto e esquentar bastante fora do controle e medidas muito baixa como 0.30 mm 0.23 mm pode ser um problema para pegar e perda de torque em baixa rotação !!!
Olá Henrique, valeu pela dica, vou ficar "em cima" na montagem na segunda feira, e vou solicitar esta medição.
Só para eu entender, a medida é dos pistões, apenas esta que tem que medir, tipo, com os pistões fora ainda desmontados ou monta a parte de baixo, e vê como fica a altura dos pistões em relação as camisas já acoplados nas bielas?
No aguardo.
Ed.
Vc tinha me pedido a sequencia de aperto do cabeçote, eu não tinha reparado na sua assinatura que sua sportage é diesel, a sequencia de aperto que te passei é do motor a gasolina, da diesel eu num tenho.
Mas tem alguem aki do forum que tem da diesel, desculpe...
[]s
(DU)
Olá Eduarte, obrigado, mas será que é diferente? Alguém sabe, ou tem a seqüência de aperto correta?
cegandrade
26/06/2011, 13:44
Valeu pessoal pela dica dos rolamentos, vou encomendar logo o interno e externo, pois ja que vai ter que desmontar tudo troca logo os 2.
Olá Eduarte, obrigado, mas será que é diferente? Alguém sabe, ou tem a seqüência de aperto correta?
Tem diferença sim Ed, o Maat sabe exatamente a sequencia e o torque, mas tenho certeza que ja ja alguem te passa isso.
[]s
(DU)
alexandre jose
26/06/2011, 18:36
Ola amigos,tenho uma sportage diesel turbo intercooler,mas meu carro nao tem tomada de ar no capo [scoop] sera q tem problema
Robinho da Jaguatirica
26/06/2011, 19:21
Seja muito bm vindo alexandre jose, onde fica o intercooler da sua viatura?
Fala Ed,
Consegui o que vc ta precisando.
[]s
(DU)
DouglasMac
27/06/2011, 19:31
Ops...depois do feriado tamos aki de novo.
Molin, valeu!!! Ficou show de bola, muito bom...será confeccionado adesivo e camiseta.
Hoberdan
27/06/2011, 20:06
Olá pessoal segue algumas fotos da branca.
299337299338299339
A propósito eu desmontei o suporte do intercooler e encontrei uma marcaçÃo com tinta branca de 4 digitos (números e letras) esse é o númeor do motor?
Djalma colombo
27/06/2011, 20:45
Hoberdan, em algumas como a minha o numero fica no chassi do lado direito embaixo do da posição do passageiro, outras ficão onde vc achou e ainda tem a marcação dos vidros pra confirmar!
Djalma colombo
27/06/2011, 20:48
Carlos são dois, um interno e outro externo, igual aos do cubo da kombi, só muda a dimensão!
Djalma colombo
27/06/2011, 20:51
O ED, desculpa mas vou copiar e fazer uma capa de estepe, quando ficar pronta posto as fotos!
cegandrade
27/06/2011, 20:52
Show, vou começar a busca.
O meu ta roncando pesado, e vou trocar logo os 2.
Liguei para uam loja no Rio e a atendente me disse que precisa da numeração para depois ela ver se tem, ja descartei ela.
Vou ver em outras lojas se eles tem essa numeração em catalogo.
Djalma colombo
27/06/2011, 21:00
Blza, a minha foi trocado os internos, tenho os externos, vou verificar a numeração, depois posto!
Hoberdan
27/06/2011, 21:07
Hoberdan, em algumas como a minha o numero fica no chassi do lado direito embaixo do da posição do passageiro, outras ficão onde vc achou e ainda tem a marcação dos vidros pra confirmar!
Obrigado Djalma, o Douglas tinha me dado uma dica antes, encontrei o número do chassi onde você mencionou mas ta faltando o número do motor.
Pelo que o Douglas falou deve ser esses números que achei, fiquei na dúvida pq achei meio chulé essa marcação do motor :)
Ops...depois do feriado tamos aki de novo.
Molin, valeu!!! Ficou show de bola, muito bom...será confeccionado adesivo e camiseta.
hehehehe, muito legal, quando fizer posta as fotos!!! Tamos aí pra isso.
O ED, desculpa mas vou copiar e fazer uma capa de estepe, quando ficar pronta posto as fotos!
Fala Djalma, a sua "tem nome"?? é so mudar na arte, ou se quiser, passa aí o nome que monto uma pra sua viatura personalizada. Pra Capa de Estepe dá para fazer uma arte logo redonda, assim é mais fácil, já sia no formato. Vai ficar bacana ver as viaturas personalizadas hehehe.
rosalvonet
27/06/2011, 22:31
Obrigado Djalma, o Douglas tinha me dado uma dica antes, encontrei o número do chassi onde você mencionou mas ta faltando o número do motor.
Pelo que o Douglas falou deve ser esses números que achei, fiquei na dúvida pq achei meio chulé essa marcação do motor :)
Fala Hoberdan, tudo blz?
Cara, sofri pra caramba com o número do motor, e postei aqui mesmo no fórum o local onde encontrei (eu não, uma empresa especializada...)
Acho q a sua é igual à minha né? TDI 2001
Então, dá uma olhada aqui ó: http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/16393-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-143.html#post1042117
Abraço e boa sorte.
Rosalvo Neto.
Show, vou começar a busca.
O meu ta roncando pesado, e vou trocar logo os 2.
Liguei para uam loja no Rio e a atendente me disse que precisa da numeração para depois ela ver se tem, ja descartei ela.
Vou ver em outras lojas se eles tem essa numeração em catalogo.
Olá Cegandrade. Pelo que andei pesquisando, os rolamentos são SKF. Os códigos que levantei são diferentes, em listagens de lojas. Mas tem as medidas deles, para procurar de outras marcas:
Rolamento de Roda Dianteira Kia Sportage 2.0 e 2.2 (Interno e Externo) - O Interno tem 38X63X17mm, *e o Externo 21,98X45,9X15,49mm - Códigos: 69349/10 (Interno) e 12749/10 (Externo) Tem no site Auto Peças online injeção eletrônica, carburador, acessórios tudo em Injecao eletronica , carburadores e acessorios (http://shop.horizonteautopecas.com.br)
Ou procure pelo código LM102949/102910 (Interno / Externo). Não sei de que marca é este.
O código da SKF no catálogo é SKF LM102949910Q. Procure no site LM102949/102910 - ROLAMENTO RODA DIANTEIRA (INTERNO - EXTERNO) KIA SPORTAGE por R$29,90 (http://www.foxrolamentos.com.br/produto.php?cod_produto=1411639).
Espero ter ajudado.
DouglasMac
27/06/2011, 23:25
cegandrade, aproveita e troca os retentores...uma das maiores causas de NÃO TRACIONAR o 4x4 e entrada de água nos rolamentos.
Rolamentos são vendidos/comprados por medidas mesmo. Só não aceite xing-ling.
DouglasMac
27/06/2011, 23:25
Hoberdan, por incrível que pareça a numeração é chulé mesmo...se tá no bloco do motor, pronto achou!!! Debaixo do Intercooler.
Hoberdan
27/06/2011, 23:45
Hummm, da uma olhada no que achei
299405
Acho q errei feio, tava embaixo do suporte direito do intercooler. Vou desmontar tudo amanhã e olhar melhor.
Obrigado pela ajuda todos, amanhã eu encerro minha novela :)
cegandrade
28/06/2011, 08:13
Obrigado a todos pelas informações dos rolamentos.
Vou pesquisar os preços e fechar a compra, pois ta complicado, quando ando na pista parece que o carro esta com a roda direto no asfalto de tanto barulho que ta fazendo.
Acho que so nao ficou pior, por que eu tinha enxido as rodas livres de graxa, e como elas nao estao funcionando funcionaram como reservatorio, rsrsrsrsrs.
edmolin, vc viu que postei a sequencia e o torque de aperto do motor diesel?
Se ainda não fechou seu motor, ta umas duas paginas pra tras.
[]s
(DU)
edmolin, vc viu que postei a sequencia e o torque de aperto do motor diesel?
Se ainda não fechou seu motor, ta umas duas paginas pra tras.
[]s
(DU)
Olá Eduarte, ví sim, desculpe nem comentei rsrs. Já imprimí e levei lá hj cedo na oficina. Eles estão fechando o motor agora a tarde pra colocar no lugar amanhã (se Deus quiser!!!!!!! :news-coffee: não aguento mais esperar!!). Valeu a força.
Aproveitando, tive que trocar uma coifa rasgada, apareceu mais uma na hora de desmontar, e detectaram que as minhas molas estavam cansadas, ocasionando em "cepar" o amortecedor. Dei uma pesquisada aqui mesmo no fórum, e coloquei as molas dianteiras da Besta GS 3.0, e só de colocar no chão deu pra ver que ficou bem mais alto!! Não precisa nem colocar calços. A Criptonita tava meio baixa na frente.
Mandei soldar arruelas cônicas nos batentes do amortecedor, assim assentou melhor as borrachas, ficou muito bom, Depois de colocar o motor no lugar posto fotos do "Antes e do Depois".
Valeu pessoal!
Obrigado a todos pelas informações dos rolamentos.
Vou pesquisar os preços e fechar a compra, pois ta complicado, quando ando na pista parece que o carro esta com a roda direto no asfalto de tanto barulho que ta fazendo.
Acho que so nao ficou pior, por que eu tinha enxido as rodas livres de graxa, e como elas nao estao funcionando funcionaram como reservatorio, rsrsrsrsrs.
Fica "esperto" aí cegandrade, rolamento é peça vital meesmo! Conheço gente que nem dá bola, mas o carro de minha esposa é uma ecosport, e travou um rolamento dianteiro na minha mão, tava a uns 40 km por hora em uma avenida em pleno dia, quase, mas quase mesmo, bati o carro em uma fila estacionada no meio fio! Penso que num vale a pena arriscar.
Se ela estivesse dirigindo eu estaria até agora pagando os carros dos outros, e o dela guardado na garagem!!! O coice foi muito forte puxando o volante para a direita. Nem quero pensar se fosse na estrada ou mesmo na cidade com velocidade maior.
Valeu irmão.
DouglasMac
28/06/2011, 21:18
Hummm, da uma olhada no que achei
299405
Acho q errei feio, tava embaixo do suporte direito do intercooler. Vou desmontar tudo amanhã e olhar melhor.
Obrigado pela ajuda todos, amanhã eu encerro minha novela :)
Né isso aí não...é chulé mas nem tanto...é baixo relevo!
Hoberdan
29/06/2011, 02:11
Fala Hoberdan, tudo blz?
Cara, sofri pra caramba com o número do motor, e postei aqui mesmo no fórum o local onde encontrei (eu não, uma empresa especializada...)
Acho q a sua é igual à minha né? TDI 2001
Então, dá uma olhada aqui ó: http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/16393-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre-143.html#post1042117
Abraço e boa sorte.
Rosalvo Neto.
Olá Osvaldo a minha é 2000/2001 TDI só pra confirmar o número fica embaixo do intercooler? Nas suas fotos parece você levantou ele, mas o número ficaria então no cabeçote e não no bloco?
Eu retirei apenas o suporte direito do intercooler e não achei nada, fui na KIA hoje e me disseram que fica embaixo do suporte do compressor do ar condicionado, mas pelo li no forum essa posição é para as gasolina... e pra desmontar vai uma canseira...
Obrigado pelo apoio.
rosalvonet
29/06/2011, 19:15
Olá Osvaldo a minha é 2000/2001 TDI só pra confirmar o número fica embaixo do intercooler? Nas suas fotos parece você levantou ele, mas o número ficaria então no cabeçote e não no bloco?
Eu retirei apenas o suporte direito do intercooler e não achei nada, fui na KIA hoje e me disseram que fica embaixo do suporte do compressor do ar condicionado, mas pelo li no forum essa posição é para as gasolina... e pra desmontar vai uma canseira...
Obrigado pelo apoio.
Oi Hoberdan,
Então, não é no cabeçote não, é no bloco mesmo, mas é lá embaixo...
Por isso q eu até coloquei no meu post que eu não consegui tirar o decalque, tive que levar em uma empresa especializada em vistorias e laudos. Eles fizeram um laudo fotográfico, que serviu no Ciretran, substituindo o decalque.
Eu fui em uma empresa chamada Supervisão (Super Visão (http://www.supervisao.com)), mas acho q a Dekra também faz, e tem Dekra em Uberlândia (www.dekra.com.br).
Tive que pagar, se não me engano R$ 70,00, mas fazer o q né... Pelo q tinha visto, eu não conseguiria mesmo tirar o decalque.
Abraço, e espero ter ajudado.
Rosalvo Neto.
Hoberdan
30/06/2011, 19:36
Oi Hoberdan,
Então, não é no cabeçote não, é no bloco mesmo, mas é lá embaixo...
Por isso q eu até coloquei no meu post que eu não consegui tirar o decalque, tive que levar em uma empresa especializada em vistorias e laudos. Eles fizeram um laudo fotográfico, que serviu no Ciretran, substituindo o decalque.
Eu fui em uma empresa chamada Supervisão (Super Visão (http://www.supervisao.com)), mas acho q a Dekra também faz, e tem Dekra em Uberlândia (www.dekra.com.br (http://www.dekra.com.br)).
Tive que pagar, se não me engano R$ 70,00, mas fazer o q né... Pelo q tinha visto, eu não conseguiria mesmo tirar o decalque.
Abraço, e espero ter ajudado.
Rosalvo Neto.
Obrigado Rosalvo, deu tudo certo hoje o número tava tampado por uma pequena camada de ferrugem rsss.
Fui numa empresa aqui eles limparam e tiraram a foto.
Tava atrás do suporte do intercooler mesmo em um resalto no bloco onde ta a flange do cabeçote.
Bom mesmo foi o pessoal da autorizada querer desmontar o motor pra procurar o número... quando fui fazer a revisão já tinha percebido que não era lá essas coisas mas agora tenho mas certeza. Autorizada só se for em outra cidade pq aqui a coisa ta feia :)
Obrigado a todos.
Olá pessoal, vou fazer a pergunta mais besta da face da terra... Como saber se minhas rodas livres são automáticas mecânicas ou a vácuo? Deixa eu explicar... é que tem outros tópicos aqui no forum, que andei lendo, e lá diz: Até 1998 são mecânicas, mas também diz que, aquele tambor de vácuo, preto, que fica perto da Bateria, é do vácuo das que possuem roda livre a vácuo...:shock:
A minha tem o tal cilindro preto, achei que era a vácuo mas pelo ano, 1997, seria mecânica... como saber? Na verdade estavam trocando as coifas da criptonita, e pedí para testarem as RL, e só acopla de um lado. O cara abriu e olhou, e disse que estava tudo aparentemente ok, mas não acopla!
Outra coisa, alguém pode postar a foto do tal solenoide das RL a vácuo? Para pelo menos eu ver se tem algo parecido por aqui. O grande problema é que, comprei a viatura de uma cara que não cuidava muito, e tinha um monte de coisas desligadas, e só testei as RL andando, baseado no que lí aqui no forum, me pareceu que estava tudo bem, rsrs.
Ah, EDUARTE, ou alguém, não tenho manual, poderia postar a página (s) sobre como utilizar a tração / RL? É que sou novato no 4x4, quero saber como usar da maneira mais correta.
Quem souber, me ajude!!:-?
Luiz Roberto Coura Paiva
01/07/2011, 13:00
Ed, salvo melhor entendimento, na minha viatura (2.2-1995) a roda livre éra mecânica, com acionamento interno. O acionamento é feito na alavanca menor. Se você movimentá-la na direção da traseira da viatura, estrá acionando a tração 4x4. Movimentando-a para diterira e em seguida para direção da frente da viatura estará acionando, também, a reduzida, ou seja, você tem duas opções: ou aciona somente o 4x4 ou aciona o 4x4 mais reduzida.
Eu disse "era" porque substitui por uma de acionamento mecânico feito direto na roda. É muito mais confiável de durável. A minha original não aguentou o tranco, tive de trocar duas vezes os reparos.
A roda livre que coloquei á da AVM, não tem de fazer nenhum tipo de adaptação para instalar, nao precisa nem tirara a roda, é muito simples e vale a pena. Ela é específica para Sportage. Tem o modelo certo.
Quanto ao acoplamento de um lado só, é assim mesmo. O sistema de tração da Sportage trabla e, "X". Se uma roda trava com a tração a outra fica inerte, por isso que tem pessoas q
Luiz Roberto Coura Paiva
01/07/2011, 13:05
"Hi", foi mal, antes de terminar de digitar apertei a tecla errada.
Mas continuando, tem pessoas que fazem adaptação de bloqueio do diferencial e que tem várias opções de bloqueio (dianteiro, trazeiro, 75%, 85%, 100%)ai vai da necessidade de cada caso.
"Hi", foi mal, antes de terminar de digitar apertei a tecla errada.
Mas continuando, tem pessoas que fazem adaptação de bloqueio do diferencial e que tem várias opções de bloqueio (dianteiro, trazeiro, 75%, 85%, 100%)ai vai da necessidade de cada caso.
Bom Luiz Roberto, deixa eu ver se entendí... Quer dizer que, provavelmente as minhas sejam então automáticas mecânicas, e o acoplamento de um lado só seria normal? Bom, neste caso, como testar para ver se está acoplando do outro lado? Depende da posição da viatura? Tem como eu fazer o teste primeiro de um lado, e depois do outro?
Quanto ao uso da alavanca, na opção "4X4" ou 4X4 + Reduzida" muito obrigado pela dica, até que enfim alguém me explicou isso mais claramente, hehe.
Bom gostaria de testar, pra ver se a viatura tá ok, antes de colocar no barro.
Meu motor está quase pronto, deu uns probleminhas e precisei correr atrás de um retentor, parafusos, reparo de um motor de arranque, eletricista, etc... Mas acredito que, no máximo segunda feira pego a viatura na oficina.
Se puder me passe as orientações, ou alguém mais do fórum!!
Ed,
Pra testar as RLs automaticas mecanicas basta vc girar o eixo dianteiro com a mão, se travar é sinal que esta funcionando, se girar livre esta bichado, faça isso em cada lado, não precisa estar com o motor ligado nem com a tração engatada.
A alavanca de tração tem 4 posições, 4x2, 4x4, N (neutro) e 4x4 reduzida, fiz um desenhinho meia boca pra vc entender melhor.
ATENÇÂO.
Não ande com a tração engatada em terrenos com muita aderencia como asfalto, cimento etc, mesmo que molhados pois a sportage não possui diferencial central.
Vc pode engatar de 4x2 para 4x4 em uma velocidade de no maximo 80Km/h (recomendado 60Km/h) depois de engatado não tem limite de velocidade, de 4x4 para reduzida a viatura tem que estar completamente parada, pra desengatar tbm, a velocidade maxima em reduzida é 40 Km/h.
Qdo desengatar a tração, de uma rezinha de uns 20cm para desacoplar tanto as RLs qto a T-Case.
Se esqueci de algo ou falei alguma besteira por favor me corrijam.
[]s
(DU)
Djalma colombo
01/07/2011, 22:16
E aí Ed, blz? Tua idéa do adesivo ta de pé. Tentei fazer uma adaptação mas não consegui:oops:, poderia fazer escrito somente "SPORTAGE"?
A minha é verdona, e esta é a caca que eu fiz!kkkkkkkk :chorandoderir::chorandoderir:com a ajuda do meu filho é claro!
DouglasMac
02/07/2011, 12:40
Quem precisar de códigos das peças das viaturas - ano 2000 TDI em diante e gasolina 99 em diante buzina aí, catálogo na mão aqui!!
Valeu Eduarte pelas dicas, vou testar este fds mesmo e depois posto o resultado. Fico imaginando como se vira quem compra um carro desses sem o foum pra salvar a pele... Valeu pelas dicas e pela disposição de todos em ajudar sempre!
Acabei de pegar a Criptonita e como dizem aqui no Piauí (gíria de nordestino) ficou Massa!!!
o motor ta redondinho como nunca, tudo zero, acabei trocando o vira e bronzes tudo pra stander e agora sim esta como eu queria!
Na verdade ate agora só andei uns 10 km com o mecânico pra testar e nem deu pra saber exatamente como esta mas a primeira impressão ta muito bom.
Apenas uma ressalva, começa a mexer, começa a aparecer o que fazer. Acabei colocando molas da besta GS 16 lugares na frente, mais curtas que as da Sport porém bem mais grossas, mexi pois qdo tiramos o motor os calcos estavam quebrados e os coxins dos amortecedores também. As molas estavam cansadas e por isso mina frete meio baixa e molenga dando inicio de curso nos amortecedores que alias são novos.
Pensei que com as novas molas iria ficar meio dura, mas a frente da viatura levantou uns 7 cm a mais, e esta muito bom o molejo e a dirijibildade, ou seja, lift na dianteira sem calcos.
Só que ficou com uma trepidação horrível qdo o carro está na lenta, acelera e ele para, baixa a rotação e chacoalha o carro todo!
Olhamos embaixo e depois de mais de uma hora tentando achar onde estava o problema percebemos a travessa embaixo da caixa de marcha trincada, dai na lenta acabava vibrando. To indo agora fazer uma solda, e fica a dica pra todos, o problema só apareceu pq a frente da viatura levantou, mudando o contrapeso do carro.
Djalma: vou fazer seu adesivo e posto o link ok! Abraços!
Djalma colombo
02/07/2011, 14:49
Valeu, carqué cosa tamo na zona!kkkkk
E aí Ed, blz? Tua idéa do adesivo ta de pé. Tentei fazer uma adaptação mas não consegui:oops:, poderia fazer escrito somente "SPORTAGE"?
A minha é verdona, e esta é a caca que eu fiz!kkkkkkkk :chorandoderir::chorandoderir:com a ajuda do meu filho é claro!
Olá Djalma, baixe a arte clicando no link abaixo, e depois que fizer o adesivo não se esqueça de postar as fotos, ok? Abraçssss!
http://www.tvw.com.br/downloads/sportage.png
cegandrade
02/07/2011, 16:46
Douglas
pode me enviar o codigo do rolamento interno e do externo da roda dianteira (99 gasolina).
Thiago-s
02/07/2011, 19:45
gostei da arte... vou fazer um adesivo desses pra colocar na minha, quem fez essa arte? abraço
Thiago-s
02/07/2011, 19:47
ola pessoal, alguém sabe onde posso conseguir coroa e pinhão da sportage a gasolina tanto o traseiro como dianteiro? estou querendo reduzir mais a minha. abraço
DouglasMac
03/07/2011, 00:34
Cegandrade,
interno - 0K672 33 047A para fabricados -99/04/01 ou sem o A para fabricados 99/04/01-
externo - 0K01A 33 075 (-99/04/01) ou 0S231 33 075 para (99/04/01-)
Importante: no balção dos concessionários, principalmente os mais novos na marca, só usam catálogo digital (computador), então se não acharem por estes códigos, peça para clicar no cadeado vermelho no alto da tela que vai abrir outras opções de códigos para a mesma peça.Principalmente se estiver nacionalizada.
Boa troca!!
cegandrade
04/07/2011, 11:56
Muito obrigado
Djalma colombo
04/07/2011, 16:05
Aí Ed, ficou show, quando a capa de estepe ficar pronta posto as fotos pra galera ver como ficou!
tpidealli
04/07/2011, 19:44
Pessoal,
Fui ver uma sportage neste fds, dai para efetuar alguns testes engatei a 4x4 andei tudo ok...já na reduzida ao andar percebi que parece roncar o cambio...um barulho não muito alto...seria normal? seria oleo baixo na caixa?
grato
Thiago
Hoberdan
07/07/2011, 23:42
Olá pessoal, batizei minha sptg na terra esse fds. Rodei uns 30 km só pra ver como é e realmente o carro é show muito bom mesmo rsss
Dúvida técnica, quando eu fui trocar a correia dentada fiquei com algumas dúvidas que talvez vocês possam sanar:
Ao tentar alinhar as marcas das polias com as marcas de ponto observei que a bomba e o comando de válvulas alinhados com as marcas de ponto blz a polia inferior ficava atrasada em relação a marca tipo uns 2 ou 3 dentes.
Nessas condições o motor demorava um pouco pra pegar fria mas nada demais e soltava fumaça branca (bastante) até esquentar.
Após a troca da correia o mecânico colocou tudo na marca certa, e o motor ficou horrível pra pegar alêm de soltar uma fumacera danada.
Então ele adiantou a polia da bomba um dente (ajuste grosso) e depois girou a bomba (ajuste fino) até a fumaça praticamente sumir (eu não queria fumaça) e agora ela pega muito rápido mesmo no frio, mal da tempo do motor de arranque girar rssss.
A questão é: não entendo nada de motor diesel, adiantar a bomba trás algum efeito colateral?
Quando frio o motor ta com um barulhinho de tec tec, que após aquecer some.
Fiz um desenho mostrando os três estágios da operação
301151
Henrique Petropolis
08/07/2011, 00:30
O certo e ajustar o sincronismo exato com o relogio comparador ,unclusive comprei um ,e fiquei um pouco surpreso na minha região que os mecas não sabem pra serve o relogio ,onde eu mesmo vou fazer , mas te aconselho se tiver problemas de desempenho fumaça ou algo do genero faça agora o trabalho de bombista como bico debito etc, e veja se ele faz o sincronismo com o relogio !!
301156
http://img813.imageshack.us/img813/8924/23012011329.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/813/23012011329.jpg/)
Olá pessoal, quero agradecer pelo apoio de todos aqui do forum. Foram incansáveis os dias de trabalho, consultas, leitura de centenas de páginas e posts verificando o que seria preciso para deixar minha sportage 1997 do jeito que eu queria! Deu certo, alías até o nome da viatura, CRIPTONITA nasceu aqui no fórum.
Meu motor está perfeito, redondo como nunca, minha suspensão alta na frente e atrás, com o lift feito na medida certa.:cool:
Pneus, demais acessórios, tudo certo, agora é so alegria! Estou apenas dependendo do peito de aço (protetor de cárter) e os estribos que ainda falta terminar.
Já estou começando a colocar na terra, assim que possível posto fotos.
Abraços!:euforico:
cegandrade
08/07/2011, 19:17
Fui fazer a vistoria hoje e como no ano passado o sujeito levou uma surra para conseguir tirar o numero do chassis, que segundo ele é muito raso.
Alguém mais ja passou por isso, ou é caso de tratar os numeros para ficar mais fundo????
Djalma colombo
09/07/2011, 16:15
Pode ser feito mas em autoriza, porque pode caracterizar adulteração. Tive um carro que tive que remarcar o chassi, primeiro vc vai até o detra e tira uma guia de autorização pra remarcar, depois vai até uma autorizada. Feito isto volta ao detran e faz nova vistoria, é trabalhoso mas vale a pena!
DouglasMac
10/07/2011, 00:21
Hoberdan, desculpa pitaco...vc tá com uma viatura 0KM, porque tá mexendo tanto?
SPT TDI é bão du bão sô, preocupa não, tá mexendo d+ e depois fica uma kaka.
Todo "mechanico" erra o ponto do SPT, não acham a marca certa na engrenagem do eixo virabrequim, exitem duas marcas, a certa é mais escondida e sempre dá nisso, cuidado!
DouglasMac
10/07/2011, 00:22
Aí Edmolin, boa sorte e tudo de bom, vai aproveitar!! Parabéns.
DouglasMac
10/07/2011, 00:25
Cegandrade, as viaturas da Kia desta época dá nisso mesmo. Num mexe sem seguir os passos certos do Djalma não, senão dá pau!!
Hoberdan
10/07/2011, 23:35
Hoberdan, desculpa pitaco...vc tá com uma viatura 0KM, porque tá mexendo tanto?
SPT TDI é bão du bão sô, preocupa não, tá mexendo d+ e depois fica uma kaka.
Todo "mechanico" erra o ponto do SPT, não acham a marca certa na engrenagem do eixo virabrequim, exitem duas marcas, a certa é mais escondida e sempre dá nisso, cuidado!
Opa Douglas blz pode dar pitaco sim são muito bem vindos rsss
Na verdade fiz apenas uma revisão e nela troquei a correia dentada só por segurança, ela tava com a original (11 anos) e apesar da boa aparência preferi trocar por medo da borracha estar resecada ou alterada. Vi isso no civic de uma colega, com 20000 km ela estava desmanchando mas já tinha 8 anos...
Depois da troca é que pintou essas dúvidas e esse ajuste da bomba...
Aqui ta complicado pq o pessoal da autorizada não entendem muita coisa desse motor, o chefe da oficina da kia é que me falou isso quando fui tentar achar o número do motor.
Então to levei num mecânico que trabalhou na kia na época em que vendiam esses carros aqui e ele até atende principalmente vans da kia...
A propósito instalei um dvd esse fds e alarme, nessa brincadeira acabei baixando quase todo diagrama elétrico da gasolina e coloquei td num doc. Se alguêm quiser eu mando ou posto em algum lugar.
Abraços!
Djalma colombo
11/07/2011, 11:03
Aí Hoberdan vou querer esse diagrama, a minha ta cheia de alteração. anda pro meu e-mail: djalmacb@ibest.com.br
Vai me ajudar um montão!
DouglasMac
11/07/2011, 15:51
Tem esse esquema elétrico aqui colocado a um tempo, olha a mensagem 454 e 455, baixei lá. É só imprimir e colar na seguencia.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/16385-sportage-eletrica-e-eletronica-38.html
Hoberdan
11/07/2011, 16:27
Aí Hoberdan vou querer esse diagrama, a minha ta cheia de alteração. anda pro meu e-mail: djalmacb@ibest.com.br
Vai me ajudar um montão!
Djalma, mandei pro seu email qualquer coisa pode me procurar.
T+
Thiago-s
11/07/2011, 19:45
pessoal, bombista fez cagada na minha sport, me colocou correia fora do ponto com 2 dentes, fazia uma barulhera no motor, sorte que meu mecanico ja viu na hora e arrumnou pra mim....
Olá pessoal, sei que tem informações em outro tópico, mas lí tudo por lá e não consegui uma definição precisa. Alguém sabe qual a melhor opção de sensor de temperatura com buzz para as sports? Embora a minha não de nenhum sinal de aquecimento, está com o radiador do mercedes MB180 e Ventuinha da L200 na base de acoplamento viscoso original. Já me disseram que está na hora de trocar a base de acoplamento, pois está perdendo a pressão quando fria, e já quero mexer de uma vez só, trocar a base e colocar o sensor.
Djalma colombo
12/07/2011, 11:37
Ed, verifica com o nava aqui de curitiba, ce localiza ele so forum de pick up, ele tem pra vender e não é caro!
Djalma colombo
15/07/2011, 15:17
Algum sabe pra que serve essa bagaça? Se puderem me dar uma dica agradeço!
Algum sabe pra que serve essa bagaça? Se puderem me dar uma dica agradeço!´
É a membrana que vai na valvula solenoide que regula a pressão da valvula EGR pra recirculação de gases.
....deu pra entender?....rsss
[]s
(DU)
DouglasMac
15/07/2011, 18:25
Ô Ed, o pessoal usa o Guster.
O acoplamento quando frio fica livre mesmo. Vai prendendo a medida que aquece.
Na dúvida, troca.
Djalma colombo
16/07/2011, 16:24
Valeu EDuarte, a minha ta fu..., tem idéia do que pode ser usado para substituir, não acho pra vender!
Valeu EDuarte, a minha ta fu..., tem idéia do que pode ser usado para substituir, não acho pra vender!
Deixa desligada, tire a mangueira que vai na valvula EGR e tampe, só não deixe o conector desconectado senão vai acender a luz de check indicando erro no sistema de circulação de gases (EGR).
Na verdade vc estará fazendo um favor ao motor, essa valvula EGR faz com que parte dos gases que saem do escapamento voltem para o motor acelerando o processo de carbonização dos pistoes.
[]s
(DU)
Djalma colombo
16/07/2011, 21:34
Valeu camarada, a valvula EGR que vc fala é aquela laranja onde fica presa a membrana?
Valeu camarada, a valvula EGR que vc fala é aquela laranja onde fica presa a membrana?
A EGR fica bem em baixo no coletor de admissão, é só seguir uma manguerinha que sai debaixo dessa valvula que vc mostrou.
[]s
(DU)
marciovnunes
19/07/2011, 17:31
Olá. Estou querendo entrar pro mesmo clube de vocês. Seria a Sportage 2008 2.0 4x4. É uma boa escolha na faixa dos R$ 50.000? Qual outra opção também seria uma boa com motor 2.0?
Esta Sportage 4x4 gasolina será que tem um bom desempenho? O carro será usado apenas 10% com a 4x4 ligada. Apenas pra subir um trecho do caminho que chega na minha casa em Itaipava.
O que acham dessa (link abaixo)e com o que devo me preocupar ao comprar?
Esta me interessou, mas estou negociando preço com o vendedor:
MercadoLivre: SPORTAGE COMPLETISSIMO - R$ 55500.00 (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-192441953-sportage-completissimo-_JM)
Muito grato aos que puderem me ajudar.
Att, Marcio.
Nas sportages novas o 4x4 é full time (permanente) e não tem reduzida, mas não tenho certeza qto a reduzida.
[]s
(DU)
DouglasMac
19/07/2011, 18:30
Pra gastar 55.000 tem muita opção que com certeza tem reduzida...X Terra,Troller ou até um TR4.
Os novos SPT não tem reduzida, por isso os "espertos/experts" Gandini não trouxeram diesel.
Uma pena, assim quando perguntam já vou na lata...sai fora!!
Geisler®
20/07/2011, 00:40
Olá. Estou querendo entrar pro mesmo clube de vocês. Seria a Sportage 2008 2.0 4x4. É uma boa escolha na faixa dos R$ 50.000? Qual outra opção também seria uma boa com motor 2.0?
Esta Sportage 4x4 gasolina será que tem um bom desempenho? O carro será usado apenas 10% com a 4x4 ligada. Apenas pra subir um trecho do caminho que chega na minha casa em Itaipava.
O que acham dessa (link abaixo)e com o que devo me preocupar ao comprar?
Esta me interessou, mas estou negociando preço com o vendedor:
MercadoLivre: SPORTAGE COMPLETISSIMO - R$ 55500.00 (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-192441953-sportage-completissimo-_JM)
Muito grato aos que puderem me ajudar.
Att, Marcio.
Marcio, vou dar minha opinião, se eu tivesse R$50.000,00, e fosse comprar um "SUV 4x4" usado, pegaria um Sorento 2005/2006 a diesel, muito mais negocio!!
Potencia de sobra(se não me engano, 170cv a versão diesel), cambio automático, e economia com o diesel.:euforico::torcendo:
Mas essa é a opinião de alguem que nunca teve nenhum dos dois modelos ok.
Hoje, se eu fosse trocar minha Sportage, e financiar um usado mais novo, certamente seria um Sorento automático 2006.
Abraço, e LAMA \o/:cavalo::rally::bananadança::slap:
Auriemma
20/07/2011, 19:46
E ai Pessoal, faz tanto tempo que não entro no Forum que ninguém nem deve lembrar de mim. Eu tenho uma SPTG 97 Gasolina Aut. que na época (2008) paguei 20.000,00 no carro, gastei mais 10.000,00 incluindo Motor, Freio, Suspenção e algumas outras coisas, depois disso não dei muita sorte com o carro, sempre achei o carro muito gastão, o que me dificultava a utilização do carro, pois gosto de viagens longas, expedições e com o consumo delas fica osso mesmo, apesar de adorar o carro, depois minha vida mudou totalmente, minha mina virou patroa, meu filho já vai fazer 1 ano semana que vem, e desde do ano passado estou tentando vender o carro e nada, já estou pedindo 16,500,00 e nada, a minha idéia era vender a SPTG e um Fiesta 2008 meu e comprar Tracker para andar em SP e trilhas leves tb com a família e viagens, só que ando lendo os foruns a muito tempo e vi que os Tracker tb são bem gastões, segunro na faixa de 2000,00, o caror em si está na faixa de 38.000,00 a 40.000,00. Agora olha a sacanagem dessa merda de país. Pagamos 36 mil no fiesta em 2008 0K, paguei 20 mil na Sportage, sem contar com os gastos, teria somando os 2, 56 mil reais. Daria para eu comprar um Xterra meu sonho de consumo. Mas se eu vender o Fiesta por 28 mil estou no lucro e a SPTG por 15 mil tb, somando dá 33 mil, sendo que teria que colocar mais 7 mil para compra o Tracker e continuar deixando a carteira no posto de gasolina.
Resumo. Estou pensando seriamente em reativar a SPTG, mandar ela para uma revisão, equipar ela conforme o projeto inicial depois mandar um Kit GNV nela e ficar com 2 carros, pelo menos a patroa não ficará brigando comigo de enfiar o carro em atoleiros, pois fazendo umas contas estou vendo que só vou gastar $$ e ficar no zero a zero. Se não da que a pouco vou ter que da-la para alguem, é um absurdo como o mercado automobilístico investe pesado na desvalorização dos veículos para continuar nos tirando $$. Imaginem se o transporte comercial fosse assim, se onibus fossem trocados todos os anos, se aviões tb fossem trocados, navios, etc.
Estava meio desiludido com o off road pelas dificuldades, mas acho que logo logo estarei na ativa de novo, não consigo viver sem. Abraço
Lucena04
20/07/2011, 20:49
E ai Pessoal, faz tanto tempo que não entro no Forum que ninguém nem deve lembrar de mim...
Claro que lembramos de vc, deixa de ser dramático, rsrs
rosalvonet
20/07/2011, 23:06
É camarada...
Mas, se te consola, não é só no Brasil isso não... Pra dizer a verdade, o Brasil ainda tem um preço altíssimo de carro usado.
Em países mais "desenvolvidos", o carro usado quase não tem valor.
Vide Estados Unidos, q vc compra qq carrão usado a preço de banana.
É reflexo do aumento do poder de consumo da população: mais gente com grana = mais gente comprando carro 0Km = menos gente interessada em carro usado.
Quando comprei minha Sportage (2001 TDI Grand) já comprei sabendo que não é carro de mercado, é carro pra usar, e tô satisfeitíssimo.
No mais, abração aí, e boa sorte, tanto se continuar com a Sportage ou se resolver vender mesmo.
Claro que lembramos de vc, deixa de ser dramático, rsrs
Hehehe, claro que lembramos Auriemma; assim como lembramos do Nava, Mateus, Júlio BF, dentre outros que estão meio sumidos.
Quanto ao consumo dos carros, não existe muito milagre.
Minha esposa tem um Picanto 2011,1.0, automático, 58 pocotós, que faz 10 Km/L na cidade. E não passa disso.
Já cheguei à conclusão que não adianta colocar mais 20/30 mil reais em cima de um carro para começar a economizar combustível.
Minha Sport faz 5 Km/l na cidade. Para economizar estou andando de Mercedes-Bens, com motorista particular e um monte de lugar para sentar:mrgreen:
Um tanque está durando duas semanas!
Além de não gastar com garagem na cidade, que está de R$ 350 a R$ 400,00 a vaga.
Se comprares um só carro à diesel, pagarás um seguro elevado e ainda poderá fazer falta um veículo para tua esposa.
Deixa como está e vai ser feliz!:concordo:
Djalma colombo
21/07/2011, 08:58
Auriema qué choradeira vamos la: comprei um civic 95 coupe completo, meu sonhos, resolvi trocar o veiculo depois de ter feito o motor (4 mil), devido a pressão dos velhos cheios de artrite, pois o carro é muito baixo, consegui passar por 14 mil na troca pela atual sptg que peguei por 18 mil mais troca de financiamento, peças pra corrigir o carro e mais algumas coisinhas que vai me custar no final das contas perto de 40 mil... Tá bom? Então deixa de choradeira como disse nosso colega! rsrsrs
fredboell
21/07/2011, 11:33
tambem tive um civic 1999 antes da minha primeira sportage, que carro, fui feliz com ele...
mas como o forum é sobre sportages, nao optei pelo diesel por uma questao de economia, nao rodo tanto, é mais pelo prazer de dirigir um carro como este.
agora estou com uma grand, mas como relatado em outros topicos, vou ter que desembolsar uma grana para fazer o motor.
vale a pena, nao vale, nao sei...
é uma questao de gosto, e isso nao se discute.
discutimos aqui como melhorar e como solucionar os probleminhas, enfim, trocar informações sobre este veiculo, que particularmente, sou fã.
no mais é isso, quando a minha ficar pronta, vou levar para dar uma lavada geral, cerinha de carnauba, dai posto as fotos para vcs....
abraço.
Djalma colombo
22/07/2011, 09:35
Valeu Fred, a maior verdade da terra: "Gosto não se discute", por isso estamos aqui resolvendo nossas dores de cabeça com nossas sportages! kkkkkkkkk
DouglasMac
22/07/2011, 17:59
Auriemma....nossa senhora!!! Cê sumuiu mas voltou com "gosto" hein!!! Mesmo pão duro, seja bem vindo de "vorta".
Como disse o Lucena, tá faltando muita gente aki...tempos mudam!!
Lucena, ou outro parceiro SPT, se souberem de uma Sorento diesel 2004/5/6, buzina no MP.
Hoberdan
23/07/2011, 10:28
Bom pessoal, rodei 800km nas br essa semana e devo dizer q estou impressionado com a stpg :) tinha lido vários relatos do carro ser meio "frouxo" para viagens mas tive uma boa impressão.
A velocidade final realmente não é o forte mas para ficar na faixa de 100 a 120 que é minha prática, ta muiiiito melhor que o meu punto 1.4 rssss
Hoe cedo com o motor frio eu fui conferir a água e o óleo e achei estranho, o nível do óleo a ok mas ta com aspecto de velho ta fino e parece ta cheio de fuligem tipo cinza diluida... o radiador cuspiu um pouco de água pra fora quando abri mas o nível não ta baixo...
Troquei o oleo tem 1700km apenas... ta normal?
Seguindo o conselho do Douglas já comprei a tampa original do radiador na kia e me disseram que agora tão usando um liquido de arrefecimento novo (é amarelo e na embalagem diz ser orgânico) que é concentrado e pode ser mais diluído que antigo sendo obviamente mais caro também, alguém já usou?
Djalma colombo
25/07/2011, 13:11
Galera to precisando de um socorro, minha vtr resolveu fazer o seguinte: to na estrada, parei nos cruzamentos ela apaga sem o menor aviso como se tivesse acabado o combustivel, tanto no gnv como na gasolina, o que tava no meu conhecimento antes de levar a uma oficina eu fiz agora me ajudem, alguem já teve problema parecido?
Djalma
É gasolina ou diesel?
[]s
(DU)
Djalma colombo
26/07/2011, 10:00
Edu, ela é a gasolina e gas, ontem a tarde depois de ter dado uma volta com giros abaixo de 2500, ela voltou quase ao normal porem hoje de manhã deu uma ratiada na gasolina!
Edu, ela é a gasolina e gas, ontem a tarde depois de ter dado uma volta com giros abaixo de 2500, ela voltou quase ao normal porem hoje de manhã deu uma ratiada na gasolina!
Pelo que pude entender qdo esta andando ela apaga do nada, é isso?
Desligue a fiação do gnv ligando os bicos na fiação original, não adianta apenas desligar no botão, pois a parte eletronica do gnv controla tbm os bicos qdo na gasolina, se mesmo assim continuar dando problema verifique o sensor de rotação.
Se o problema aparecesse só na gasolina iria sugerir que verificasse o rele da bomba e a propria bomba, mas como acontece tbm no gnv então não são esse dois.
[]s
(DU)
Djalma colombo
26/07/2011, 11:19
Valeu Ed, vou levar a vtr no meu meca que instala gnv tambem, comentei com ele hoje e ele me disso que pode estar com os bicos sujos e com o sensor que engana o modulo de injeção com mal contato, ja que depois de algum tempo volta ao normal!
Djalma colombo
26/07/2011, 21:44
Senhores e senhoras, thanranranran, adivinha só depois de quase ter fritado a embreagem pra chegar em casa problema resolvido: duas velas estouradas, trocado o jogo de velas a vtr ficou zero bala! Tava quase trocando o MAF e o atuador de marcha lenta segundo o meca salsicheiro! "UFA". kkkkkkk É SÓ ALEGRIA!
Auriemma
27/07/2011, 21:48
Caramba pessoal, fiquei até me sentindo mal, nem to reclamando muito não, é que depois que me juntei e tive filho minha vida mudou da agua pro vinho, quem já passou por isso sabe, mal sobrou dinheiro pra gasolina, ai o carro começou a dar inumeros problemas, ai desanimei. Por mim preferia até vender o Fiesta da minha mulher e ficar só com a SPTG, mas quem falou que a muié quer, ela fala que nao quer ficar com carro veio, que pode quebrar a qualquer momento e etc. Na verdade me desanimei pelo fato do carro ter dado muito problema no começo e quando consegui arrumar o carro, tive filho, ai azedou, pelo menos pelo lado financeiro, pois ter filho é a coisa mais maraviolhosa que já me aconteceu e nao vejo a hr de leva-lo oara fazer umas trilhas. To vendo que vou acabar botando o carro pra rodar mesmo, equipa-lo e bota na trilha. Abração. Precisamos marcar um encontro ai, ninguém está indo nas feiras de jeep na rua dos trilhos?
MarceloViacelli
27/07/2011, 22:19
Boa noite senhores, esta semana começou muito bem, comprei minha primeira SPTG, uma 98/99 MRDI Gasolina... já veio com RL-AVM ... mas como qualquer marinheiro de primera viagem surgem algumas duvidas... Tipo: O giro dela fica sempre em 1,1K... é normal?? e quando eu libero a embreagem o motor fica travado no giro... isto também e normal??? bom eu tinha um astra e conhecia todos os cantos dele... mas nela(SPTG) não encontro a caixa dos fusiveis... podem iluminar o inicio desta caminhada??? saudações e como dizem por aqui... LAMA ;)
Marcelo
Seja bem vindo e parabens pela aquisição.
O normal é ficar nesse giro qdo fria, depois que atinge a temperatura normal de trabalho o giro fica entre 850/900 RPM.
A cx de fusíveis fica no pé esquerdo do motorista e tem outra no cofre do motor ao lado da bateria.
[]s
(DU)
MarceloViacelli
29/07/2011, 11:30
Marcelo
Seja bem vindo e parabens pela aquisição.
O normal é ficar nesse giro qdo fria, depois que atinge a temperatura normal de trabalho o giro fica entre 850/900 RPM.
A cx de fusíveis fica no pé esquerdo do motorista e tem outra no cofre do motor ao lado da bateria.
[]s
(DU)
Obrigado Eduarte, tomei um laço mas descobri.. depois que abri a tampa em baixo do volante achei a caixinha alí do lado:parede:... agora estou procurando as benditas calhas de chuva... aquí em PoA-rs não tem mesmo :? então estou tentando as da F250, como ví em um post aqui do fórum, vou ver se as da BLAZER servem.. alguma sugestão???
Obrigado Eduarte, tomei um laço mas descobri.. depois que abri a tampa em baixo do volante achei a caixinha alí do lado:parede:... agora estou procurando as benditas calhas de chuva... aquí em PoA-rs não tem mesmo :? então estou tentando as da F250, como ví em um post aqui do fórum, vou ver se as da BLAZER servem.. alguma sugestão???
Não sei te dizer ao certo qual calha serve, mas ouvi dizer que da meriva ou zafira tbm dá, se descobrir alguma me avise, tbm quero colocar.
[]s
(DU)
Costa Junior
30/07/2011, 18:04
Não sei te dizer ao certo qual calha serve, mas ouvi dizer que da meriva ou zafira tbm dá, se descobrir alguma me avise, tbm quero colocar.
[]s
(DU)
oI, Eduarte.
No mercadolivre tem calha de chuva para sportage, a cerca de 90,00.,
oI, Eduarte.
No mercadolivre tem calha de chuva para sportage, a cerca de 90,00.,
Opa, valeu...
[]s
(DU)
MarceloViacelli
02/08/2011, 16:49
Boa tarde senhores, eu não moro em SP :( Mas aqui em PortoAlegre, na KIA, custou R$140,00 nem chorei muito, pois do astra custou 160,00 tá na boa...
Mas oque está me deixando preocupado é que a rotação dela não baixa de 1,2k...e o sensor de temperatura nunca se mexeu.. apesar de o radiador ser novo. vou levar ela no MECa, e ver oque ele consegue fazer pra ela ficar um pouco masi calma no GIRO.. hehe obrigado e Seman pros senhores :)
Opa, valeu...
[]s
(DU)
MarceloViacelli
02/08/2011, 17:09
Perdão amigos SPORTAGERS, onde eu disse "...sensor de temperatura..." queria dizer o marcador(ponteiro) no painel, tá parecendo eu com 90 anos... nunca levanta :) ... e vejo muitos SPORTAGERS aqui no forum com problemas na temperatura... preciso me preocupar com isso??
...vejo muitos SPORTAGERS aqui no forum com problemas na temperatura... preciso me preocupar com isso??
Sem duvidas, temperatura é o principal motivo de problemas nesse motor.
[]s
(DU)
Gleison BH
03/08/2011, 13:30
Boa tarde a todos. Há quanto tempo não visito o fórum...
Casei, virei pai e passei um perrengue louco por causa de um Mestrado.
Mas agora as coisas estão se tranquilizando... e aí voltarei a acompanhar o fórum!
Mas já estou passando por aqui porque o ventilador da minha sportage parou.
Ligo ar e ele arma, mas o ventilador não gira.
Já olhei o fusível e parece que está ok.
** ALGUM PALPITE? ALGUÉM JÁ VIU ALGO NO SITE OU TEVE PROBLEMA PARECIDO?
** ALGUEM SABE QUAL O GRAU DE DIFICULDADE PARA SE TER ACESSO AO VENITLADOR???
Abc pra todos.
Inté.
GLEISON BH.
Baudenbacher
03/08/2011, 15:21
Boa tarde a todos. Há quanto tempo não visito o fórum...
Casei, virei pai e passei um perrengue louco por causa de um Mestrado.
Mas agora as coisas estão se tranquilizando... e aí voltarei a acompanhar o fórum!
Mas já estou passando por aqui porque o ventilador da minha sportage parou.
Ligo ar e ele arma, mas o ventilador não gira.
Já olhei o fusível e parece que está ok.
** ALGUM PALPITE? ALGUÉM JÁ VIU ALGO NO SITE OU TEVE PROBLEMA PARECIDO?
** ALGUEM SABE QUAL O GRAU DE DIFICULDADE PARA SE TER ACESSO AO VENITLADOR???
Abc pra todos.
Inté.
GLEISON BH.
Gleison,
Tive um problam parecido com o seu mas, no meu caso só tinha duas velocidades: a desligada e a velocidade 4 (:putz:me lembrei da dança do Kreu :dance:rsrsrs..), bom fui a um auto elétrico e foi constatado que o resistor que ajusta a velocidade estava danificado. Retirei, resoldei os bornes e mandei reinstalar e ficou novo!
Agora se for o enrolamento do ventilador é só mandar re enrolar que fica bom também.
Abraço...
Claudio Baudenbacher
Gleison BH
04/08/2011, 10:11
E aí Cláudio; blz!?!?
Acho que vai ser o ventilador interno mesmo, pois ele já estava fazendo um barulho...
Vc sabe como ter acesso ao ventilador???
Gleison,
Tive um problam parecido com o seu mas, no meu caso só tinha duas velocidades: a desligada e a velocidade 4 (:putz:me lembrei da dança do Kreu :dance:rsrsrs..), bom fui a um auto elétrico e foi constatado que o resistor que ajusta a velocidade estava danificado. Retirei, resoldei os bornes e mandei reinstalar e ficou novo!
Agora se for o enrolamento do ventilador é só mandar re enrolar que fica bom também.
Abraço...
Claudio Baudenbacher
Baudenbacher
04/08/2011, 11:23
E aí Cláudio; blz!?!?
Acho que vai ser o ventilador interno mesmo, pois ele já estava fazendo um barulho...
Vc sabe como ter acesso ao ventilador???
Os parafusos ficam no painel abaixo do porta-luvas, tem que fazer contorsionismo para chegar aos parafusos. No meu caso o auto elétrico que retirou e recolocou.
Boa sorte.
Claudio Baudenbacher
Gleison BH
09/08/2011, 19:38
E antôse, boas noites pra todos!
Pois é. Viajei e a sptg ficou mais de 20 dias paradas e o ventilador não girava.
No segundo dia que voltei a funcionar a danada, o ventilador rodou... E continua... Se parar eu levo no auto elétrico.
Mas estou com outra dúvida.
Pretendo mandar pintar os parachoques, as saias laterais (cinzas) e aquele friso cinza em volta do paralama.
Pois estão com alguns ralados e o traseiro começou a descascar.
Já reparei que o material dos parachoques da sptg é bem diferente dos carros nacionais.
Assim, se alguém souber para me falar:
A) se há alguma recomendação ou cuidado na pintura dessas peças.
B) e o código do cinza prateado dessa tinta. Pelo que sei, esses parachoques e saias/frisos laterais na sptg só saiu em duas cores. O cinza prateado e um cinza mais escuro. Então se alguém souber o código do cinza claro (prateado), por favor me avise.
Mais uma vez abc a todos.
Inté +
RONALDO FREIRE
11/08/2011, 20:27
Ola amigos sportagers, abçs a tds, não sei se é o lugar correto, mas gostaria de informações sobre o consumo deste belo e confortavel jipe. A minha sportage 2.0 16v 97/97 automatica gas/gnv ja troquei filtros velas e cabos limpeza dos bicos e ainda sim na gas faz 4,5/l e no gnv faz 7.5/m cubico, obgdo
RONALDO FREIRE
11/08/2011, 20:43
Amigos boa noite e por ser automatica o consumo fc maior ainda pois nao tem como controlar as marchas ...me ajudem.....kkkkkk...abçs
Djalma colombo
11/08/2011, 22:13
Boa noite Ronaldo, a minha é uma 97 curta manual gas/gnv, tá fazendo 10 no gnv e 8 na gas, isso na cidade!
Ola amigos sportagers, abçs a tds, não sei se é o lugar correto, mas gostaria de informações sobre o consumo deste belo e confortavel jipe. A minha sportage 2.0 16v 97/97 automatica gas/gnv ja troquei filtros velas e cabos limpeza dos bicos e ainda sim na gas faz 4,5/l e no gnv faz 7.5/m cubico, obgdo
4,5 Km/l na cidade?:shock:
Compra uma Cherokee Sport que será 10% mais "econômica":concordo::screwy:
Ronaldo, Seja bem vindo
Passa ela no scanner pra verificar a sonda lambda.
[]s
(DU)
Costa Junior
12/08/2011, 20:05
E antôse, boas noites pra todos!
Pois é. Viajei e a sptg ficou mais de 20 dias paradas e o ventilador não girava.
No segundo dia que voltei a funcionar a danada, o ventilador rodou... E continua... Se parar eu levo no auto elétrico.
Mas estou com outra dúvida.
Pretendo mandar pintar os parachoques, as saias laterais (cinzas) e aquele friso cinza em volta do paralama.
Pois estão com alguns ralados e o traseiro começou a descascar.
Já reparei que o material dos parachoques da sptg é bem diferente dos carros nacionais.
Assim, se alguém souber para me falar:
A) se há alguma recomendação ou cuidado na pintura dessas peças.
B) e o código do cinza prateado dessa tinta. Pelo que sei, esses parachoques e saias/frisos laterais na sptg só saiu em duas cores. O cinza prateado e um cinza mais escuro. Então se alguém souber o código do cinza claro (prateado), por favor me avise.
Mais uma vez abc a todos.
Inté +
Oi Seu Creison,
Minha sport é prata, com a saia cinza e o codigo da tinta original da saia é V9 CINZA ESTANHO.
Costa Junior
Ola galera.
Não sei se este é o tópico correto, mas procurei pelo forum e não encontrei outro.
Bom, sou novo aqui. Na verdade muito novo, pois nem a Sport eu tenho AINDA. Sempre fui fã de carros, em uma época da minha vida pelos 4x4, mas as coisas não sairam como pretendidas e parte por outros caminhos.
Trabalhei 6 anos com preparação de carros, pista arrancada, até que cheguei ao Rally paulista de velocidade, onde minha paixa por foras de estrada começou a reviver.
Hoje, depois de formado e alguns anos fora da mecânica, trabalho com publicidade e novamente fiquei distante do mundo offroad. Eis que me deparo novamente com a paixão. Por questões de $ eu acreditava ser impossivel realizar meu sonho a curto prazo, porém quando pesquisei sobre a Sportage (li muito sobre aqui no fórum, deixo meus parabéns pois estão ajudando muito na minha decisão) e vi que meu sonho é possível.
Atualmente tenho um Corsa 1.0 aspirado 1997. Por mais que eu ame esse carro ele não tem opcionais e me restringe aos passeios. Por outro lado ando cerca de 180 km/dia, já que moro em Atibaia e trabalho em SP (zona sul).
Assim encontrei na Sportage uma ótima opção, mesmo pq já li aqui vários macetes da parte mecânica, cujo eu mesmo coloco a mão na massa sem problema.
Espero poder contar com o apoio de todos, e espero em breve conseguir negociar meu carro e pegar uma Sport 2.0 gas.
Abraços e novamente parabens a todos pelo fórum.
MarceloViacelli
18/08/2011, 11:41
UUIIAAA.. cara, sou 1/2 inesperiente, mas a minha SPORTAGE 1999-CURTA2.0 16v GASOLINA, aqui no transito de Porto Alegre 9KM/l e 12Km/l na estrada- 3 adultos e uma criança...
Aproveitando o momento, o antigo dono dela fez todas as Gambitech que ele achou aqui no FÓRUM.. mas não ficaram boas. semana passada tive que botar a mão.. Balanças, Bieletas, Buchas alinhametno e geometria, e pra terminar arrebentou a mangueira da Direção hidraulica.. R$600,00 bom... essa foi a revisão dela :) agora só falta eu mexer na ventoinha, pois ela esta "Acoplada" este é o termo??? daí a temperatura nunca sobe.. e o motor, o sistme fica acelerado.. vou fazer o esquema da adptação da ventoinha elétrica, pois não consegui experimetnar o ARQUENTE ainda hahaha.. bom esse foi o relatório de 3 semanas desse jipe.. detalhe.. meus filhos adoraram.. principalmente de passar por atoleiros na praia hurru ;)
4,5 Km/l na cidade?:shock:
Compra uma Cherokee Sport que será 10% mais "econômica":concordo::screwy:
Auriemma
19/08/2011, 11:52
E ai Pessoal, um milagre aconteceu, consegui converser a patroa a vendermos o fiesta, aplicar o $$ e ficar so com a sptg por enquanto, só que para isso terei que deixa-la zerada e ainda transferir o seguro. Mas até que nao ficou caro, 170$ o endosso, na verdade é caro, pois um carro que custa metade do valor do fiesta deveria custar metade do seguro, ainda mais que nao é um carro visado de roubo, principalmente automáticas.
To vendo que aqui no Forum Apresentação e Bate Papo só estão falando de mecanica e problemas no carro, me corrijam se estou errado, mas não está errado? Precisamos usar aqui para conversar de coisa boa e nao só de problemas com as Sptg.
Recebi um email falando que está rolando encontro de Jeep novamente no Pacaembu, costumava ir lá antigamente e é muito bom. QUem aqui de SP já foi lá ou continua a ir? podemos marcar uns encontros lá de quinta, o que acham?
Abraço
Auriemma
Concordo com você. Mesmo não tendo a minha sptg ainda eu compareceria com maior prazer.Se servir já conto como um :dance:
Abraços
Djalma colombo
20/08/2011, 18:13
Senhores hoje tive a maior decepção, resolvi depois de muita insistência da esposa ir até a ccv tarumã aqui e ctba, os cara não aceitaram pegar a jabiraca só por que era um veiculo da kia e sendo justamente uma sportage 97, os cara num qué nem de graça! Alegria minha, vou me divertir muito com minha Jabiraca e a patroa vai ter que aguentar os barolhos dela por mais algum tempo. E viva nóis, felizes donos de qualquer 4x4 que seje, velho ou novo, nacional ou importado, quem sai perdendo são esees que se acham melhores do que os outros!
Senhores hoje tive a maior decepção, resolvi depois de muita insistência da esposa ir até a ccv tarumã aqui e ctba, os cara não aceitaram pegar a jabiraca só por que era um veiculo da kia e sendo justamente uma sportage 97, os cara num qué nem de graça! Alegria minha, vou me divertir muito com minha Jabiraca e a patroa vai ter que aguentar os barolhos dela por mais algum tempo. E viva nóis, felizes donos de qualquer 4x4 que seje, velho ou novo, nacional ou importado, quem sai perdendo são esees que se acham melhores do que os outros!
Sportage ta quase igual JEEP (CJ) as patroa odeia e nois ama...
[]s
(DU)
Ana Rita
22/08/2011, 14:55
Ola, sou nova por aqui e gostaria mto da ajuda de vcs. Estou pra comprar uma Sportage 1999 mrdi com gnv, aparentemente o carro esta mto inteiro, com 146 mil km rodados. Só que é meu primeiro 4x4 e eu n entendo nd, quero saber se tem coisas q devo olhar com mais atençao na hora da compra, se é uma boa compra, se é um carro que dá mto problema no geral, se a manutençao preventiva, como velas, cabos, correias, esticadores e filtros, são mto caros e dificeis de encontrar? moro na regiao doos lagos ( cabo frio- Rj), e n sei como é por aqui. Meu atual mecanico disse q é um bom carro, dificil " quebrar" ....mas eu tô temerosa qut a isso. Por favor, conto com a colaboraçao de vcs o mais breve, pois devo fechar negocio amanha ou quarta. Aguardo maximo de ajuda possivel.
Marcus Pereira
22/08/2011, 16:23
Olá Ana Rita...bem vinda ao forum, não conheço a Sport a gasolina, tenho uma a diesel a 5 anos e estou muito satisfeito com ela, não a troco por nenhum outro carro, mas, tive a sorte de ter comprado um carro muito bem cuidado.
Normalmente o estado geral do carro usado reflete o nível de cuidado que o proprietário dedica a ele, mas pra fazer um negócio com mais segurança, o ideal e levar o veículo a uma oficina de confiança pra uma avaliação das partes mecanicas.
Boa sorte na sua decisão.
RONALDO FREIRE
22/08/2011, 18:09
Ola Ana Rita boa tde eu adquiri uma sportage do msm modelo a cerca de 3 meses ano 97/97. devido aos maus tratos do antigo dono tive problemas de consumo exagerado de combustivel e troca de pneus urgentes, mas eu msm coloquei o kit GNV e passei ao doctos o carro é mto gostoso e aqui vc fc sabendo de mtas coisas com o pessoal, a manutenção é meio dificil de fazer devido a peças mas encontra, mha familia esta adorando e tenho apoio de mha querida esposa e filhas e filho, e tem cambio automatico mto bom e ja testei a mha numa pequena ribançeira no sitio do meu pai...uau...adoramos então boa sorte na sua escolha...tudo deve se levar em consideração...boa sorte
Auriemma
22/08/2011, 22:04
Sportage ta quase igual JEEP (CJ) as patroa odeia e nois ama...
[]s
(DU)
E ai Eduarte, te perguntei outro dia pelo Youtube sobre o bagageiro de um parceiro seu, vc falou que está fazendo um sem ter que furar o carro, como que é isso e onde vc ta fazendo?
E ai, quem mais vai se pronunciar para ir no Pacaembu de quinta?
Auriemma
22/08/2011, 22:11
Deixa eu fazer outra pergunta aqui, ninguem tem memso o manual da SPTG gas 97 em Portugues?
Eu mesmo estou fazendo, mas tive que dar uma parada por falta de tempo, mas ja ja retomo o trabalho.
[]s
(DU)
Djalma colombo
23/08/2011, 11:46
Olá Ana, eu tenho uma 97 a gasolina e com gnv, porem o,meu kit é o de 3ª geração e as vezes dá umas alterações, mas tudo normal, pretendo trocar pelo de 4ª ou 5ª geração que são bem melhores e não dão os incomodos que os anteriores. Com relação ao veiculo é excelente, se estiver em boas condições não da dor de cabeça, seu unico defeito é que não é um carro rápido em subidas, seu negócio é "devagar e sempre", o mais certo é antes da compra levar a um mecânico de confiança. Boa sorte!
Ana Rita
25/08/2011, 12:20
Olá, sou nova por aqui e a 3 dias atras usei mto o forum e as postagens pra decidir pela compra da minha primeira 4x4 Sportage MRDI, estava bastante apreensiva na compra, mas o carro parece q falava cmg ( ME COMPRA)rsrs, enfim..tomada as devidas precauções pra que ficasse mais tranquila, efetuei a compra! Estou com ela a 1 dia e me apaixonei...q maravilha de carro...mtoooooooo bom!!!!
Bom, aqui vai uma pergunta caso alguem já tenha passado por isso, e possa me ajudar.
Levei o carro no mecanico antes de fechar negocio, o mecanico disse q o motor está bom, a unica coisa q esta acontecendo é que a vela ou bubina,n lembro ao certo; o caso é que segundo ele a bubina precisa ser trocada, podendo ser tda ela ou so um pedaço , acho q ele se referiu a algo como um corpo da bubina, n me recordo ao certo, porém ele disse q trocando isso e os cabos resolve esse problema da sentelha. Conforme ele disse, a ñ troca dessas peças ira danificando outros componentes podendo chegar ao sensor maff , q eu sei q deve ser bem caro e dificil de achar. Bom, no mais o carro demonstra esta mto inteiro, temperatura abaixo do meio o tempo td...com ou sem o ar ligado, o que me deixou bem tranquila.
Uma coisa q estranhei foi que n tem um reservatorio de agua pro radiador, conforme nos carros comuns, e com isso estou meio sem saber a medida exata de agua no radiador, pode enxer até a boca?!
Bom, agora sou membro oficial do site, estarei sempre por ai, e dentro em breve gostaria de participar de um encontro, caso saibam de algum proximo a minha regiao ( rio de janeiro- cabo frio- redondeza) me avisem, quero trocar ideias e conhecer o pessoal que faz trilha e etc.
é isso entao...obrigada e aguardo conselhos, ajuda...sinal de fumaça .. qqr coisa..rsrs!!
Marcus Pereira
25/08/2011, 20:37
Olá Ana Rita, bem vinda ao time dos seduzidos pela Sportage, realmente é um carro apaixonante.
Te desejo muitas alegrias com a viatura.
Abç,
MP.
Henrique Petropolis
25/08/2011, 23:53
Olá, sou nova por aqui e a 3 dias atras usei mto o forum e as postagens pra decidir pela compra da minha primeira 4x4 Sportage MRDI, estava bastante apreensiva na compra, mas o carro parece q falava cmg ( ME COMPRA)rsrs, enfim..tomada as devidas precauções pra que ficasse mais tranquila, efetuei a compra! Estou com ela a 1 dia e me apaixonei...q maravilha de carro...mtoooooooo bom!!!!
Bom, aqui vai uma pergunta caso alguem já tenha passado por isso, e possa me ajudar.
Levei o carro no mecanico antes de fechar negocio, o mecanico disse q o motor está bom, a unica coisa q esta acontecendo é que a vela ou bubina,n lembro ao certo; o caso é que segundo ele a bubina precisa ser trocada, podendo ser tda ela ou so um pedaço , acho q ele se referiu a algo como um corpo da bubina, n me recordo ao certo, porém ele disse q trocando isso e os cabos resolve esse problema da sentelha. Conforme ele disse, a ñ troca dessas peças ira danificando outros componentes podendo chegar ao sensor maff , q eu sei q deve ser bem caro e dificil de achar. Bom, no mais o carro demonstra esta mto inteiro, temperatura abaixo do meio o tempo td...com ou sem o ar ligado, o que me deixou bem tranquila.
Uma coisa q estranhei foi que n tem um reservatorio de agua pro radiador, conforme nos carros comuns, e com isso estou meio sem saber a medida exata de agua no radiador, pode enxer até a boca?!
Bom, agora sou membro oficial do site, estarei sempre por ai, e dentro em breve gostaria de participar de um encontro, caso saibam de algum proximo a minha regiao ( rio de janeiro- cabo frio- redondeza) me avisem, quero trocar ideias e conhecer o pessoal que faz trilha e etc.
é isso entao...obrigada e aguardo conselhos, ajuda...sinal de fumaça .. qqr coisa..rsrs!!
Bem Vinda ,a agua pode encher ate a boca mesmo e não descuide disso nunca e observe se a agua mantem o nivel durante esse periodo que voce esta conhecendo o veiculo ,pois o excesso vai para o vaso de espansão logo ao lado do radiador ao aquecimento e ao esfriar o que faltar retorna pelo mesmo que no caso mantenho ele +ou - acima um pouco do meio !!
cegandrade
26/08/2011, 07:58
Ana
Acompanhe o topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas-off-road/41978-trilhas-em-macae-e-redondezas.html, ele é utilizado pelo pelo pessoal da nossa regial para marcar eventos.
Auriemma
26/08/2011, 15:51
Bom galera, não tenho boas noticias, pelo menos pra mim não, quando eu descido ficar com o carro, o carro descide não ficar comigo mesmo, ontem fui até campinas com a SPTG e quando voltei na 23 de maio em SP o carro ferveu, o marcador não mostrou o lá se foi o motor de novo, cabeçote pro saco, agora sabe lá quanto que vai ficar a brincadeira, bom, de brincadeira não tem nada, só sei que vou ser obrigado a arrumar o motor e vender o carro pelo menor valor de mercado possível para me livrar do carro.
zecarlos17
26/08/2011, 15:55
Boa tarde, tenho uma Sportage 2001 TDI já há 2 anos, ando pouco com ela e agora resolvi trocar o oleo, e como já é a 2ª troca, resolvi trocar o filtro de oleo. Ao consultar o manual me deparei com 2 filtros de oleo lubrificante ( o promário e o secundário). Abri o capô, fucei o motor todo, até por baixo e não ví os filtros de oleo. Alguem sabe me dizer onde ficam os filtros. Grato, Jose Carlos - Lumiar - Nove Friburgo
Robinho da Jaguatirica
26/08/2011, 15:56
Auriema,
É por essas e outras que estou vendendo a minha tdi 2001, não se pode confiar numa máquina que quebra sem avisar...:shock:
Boa sorte amigo!
Robinho da Jaguatirica
26/08/2011, 16:00
zecarlos17,
òleo se troca a cada 6 meses independente da km pequena.
os filtros são fáceis de visualizar por baixo da viatura, um ao lado do arranque, o outro do outro lado do motor, pouco a frente e abaixo da turbina.
boa lama!
zecarlos17
26/08/2011, 16:07
Olá Robinho, Voce tem as especificações destes filtros? Por aqui tá dificil de achar, só achei o primário.
Biel 4x4
26/08/2011, 16:08
Ola cara, agente ja teve um sportage 99 a diesel lá na suiça, o comportamento dela na lama e na neve me surpeendeu, um carro muito bom, se tirar o consumo que é um pouco elevado. O motor dela tambem fervia muito :(
Abraço
Bom galera, não tenho boas noticias, pelo menos pra mim não, quando eu descido ficar com o carro, o carro descide não ficar comigo mesmo, ontem fui até campinas com a SPTG e quando voltei na 23 de maio em SP o carro ferveu, o marcador não mostrou o lá se foi o motor de novo, cabeçote pro saco, agora sabe lá quanto que vai ficar a brincadeira, bom, de brincadeira não tem nada, só sei que vou ser obrigado a arrumar o motor e vender o carro pelo menor valor de mercado possível para me livrar do carro, para quem interessar posso vender o carro por uns R$ 12.000,00 do jeito que está, ou vou arrumar o vender por uns R$ 13 a 13.500,00. Abraço.
Auriemma, lamento pelo acontecido.
Pela tua postagem de 20 de julho, dissestes que havias feito o motor e outras coisas em 2008.
E já deu pau novamente?
Aí realmente fica difícil. E se colocar um motor AP, como já fizeram aqui?
Talvez o prejuízo seja menor.
Pense com a razão, e não com a emoção.
E boa sorte.
Djalma colombo
27/08/2011, 22:32
É isso aí Glaicon, por essas e outra que vou continuar com as duas jabiracas, uma vou tirar o gnv e a outra fico como está, ja que não da pra trocar nada a não ser a cor do cabelo! kkkkkkkkk...
diego917
01/09/2011, 11:43
Bom dia, meu nome é Diego e sou de Floripa/SC. Estou próximo de comprar uma SPORTAGE. Mas antes gostaria de levar em um mecânico que realmente entenda destes carros. Alguém conhece aqui em Floripa alguma mecânica de confiança, que entenda estes carros, para levar para uma avaliação antes da compra? Obrigado pessoal.
Espetacular este fórum, se eu comprar tenho certeza que vou estar aqui sempre.
Abraço
Auriemma
01/09/2011, 16:27
Urgente, alguem sabe onde encontro um Jogo de Junta completa do Motor???? Pois meu mecânico encontrou por absurdos R$ 450,00.
Robinho da Jaguatirica
01/09/2011, 16:32
Império auto peças, em são paulo, eles enviam pra vc via sedex, já comprei 2 vezes e já indiquei, sem problemas.
Império - Peças, cabeçote, auto peças, peças de motor, peças automotivas, autopeças, cabecote, cabeçotes, peças importadas, peças pickup, peças , pickups, sejam 4x4 ou não, desde as pequenas, cabeçote, cabecotes, cabecote, pecas vans, peças vans, aut (http://www.imperioautopecas.com.br)
Na powerparts tbm tem, ja comprei varios jogos e de boa, o jogo de junta completo serve pra sportage e clarus, por isso vem junta a mais que não é usada na sportage, procura o Josemar.
POWERPARTS BRASIL. (http://www.powerparts.com.br)
[]s
(DU)
Lucena04
08/09/2011, 19:02
Caramba Eduardo, pela essa sua foto no seu avatar vc continua sendo o mesmo sem-noçao de sempre, rs.
Posta essa foto em tamanho normal para eu curtir melhor a minha inveja, kkk
[]'s!
Foi só um passeiozinho em peruibe pra testar o snorkel...que aliás precisamos marcar pra ir dar um passeio praquelas bandas hein...
[]s
(DU)
DouglasMac
08/09/2011, 21:26
Pessoalmente tenho de mais uma vez defender nossas viaturas...e tamos falando de viaturas com dez anos ou mais, vão ver as L200 HPE pra consolo, é melhor!!
Neste fim de semana, rodei 300KM por estradas de terra, subindo serra, primeira e segunda marchas sempre, poeira azoi.
Subimos uma serra até 1.390 metros de altitude, estrada ruim, primeira marcha direto. Kbeça de Boi virando para Serra dos Alves.
Óleo, água e etc SUPER NORMAL!!!! NADA!!!!
Foi só lavar e usar na cidade novamente como viatura do dia-a-dia.
Viatura já na casa dos 180.000 KM completamente original e sempre nas manutenções preventivas.
Acoplamento/tampa/termostática/água destilada/aditivo 50%, filtros Fram/Man, mangueiras Gates/GoodYear.
Filtros óleo 321/322-primário/secundário.
DouglasMac
08/09/2011, 21:28
Lucena, sem noção é a moça do lado de fora...querendo pegar peixe? kkkkk!!!!!! BOA EDU!
Tá fina a viatura!:dance:
Pras chuvas tô providenciando um Snorkel pru Curcunda.
Lucena04
09/09/2011, 17:15
Quando eu vi a foto pequena eu pensei que era ele para fora, ela é mais sem noção mesmo, ainda mais com o Eduardo dirigindo, :shock:.
Eduardo, vc está usando ventoinha elétrica?
Douglas, levante as mãos para o céu e continue cuidando bem da sua Sportage :concordo:
Da próxima vez que o meu motor ferver eu vou por um motor de fusca nela, aí eu quero ver ferver :chorandoderir:
Djalma colombo
09/09/2011, 18:17
Realmente Lucena, se fosse ruim não tinham fabricado por um longo tempo e depois da pra zuar dizendo que que colocou um motor de PORSCHE! kkkkkkkkkk
Pô, como assim "ainda mais com o eduardo dirigindo", sou tão comportado...:shock:
Estou usando a ventoinha original, não gostei do desempenho da eletrica na trilha, pro dia a dia a eletrica é perfeita, recondicionei a minha e ficou ótima.
[]s
(DU)
Ana Rita
09/09/2011, 21:04
queridos, como sou novata na spt...queria saber exatamente qut devo calibrar os pneus, procurei essa informaçao no manual, mas n tem...na porta tb nao, enfim,.acho q aqui encontrarei a resposta!!
E comunico...kd dia mais apaixonada pela minha spt!!! Excelente compra!