
Postado originalmente por
Pablo RR
E aeww pessoal,
To passando só para relatar.
Desde o dia 04/01 estou fazendo uma viagem que tinha vontade de fazer a muito tempo. Conhecer o litoral brasileiro. E comprei a Frontier para atingir esse objetivo.
Bom já estou fazendo o caminho de volta para casa, mas já da pra fazer um resumo da viagem. Na verdade um resumo do carro, que é o que interessa para o topico.
Primeiro foram os +780km boa vista-rr até Manaus-am
andei com uma média de 120km/h na parte da estrada que está boa. consumo 10,5km/l nenhuma quebra. A suspensao da frontier aguenta bastante.. quem andou na br-174 sabe o que to falando. A estabilidade tambem é muito boa. No barro o ABS atrapalha um pouco, mas nada que compremeta.
-Embarquei o carro via balsa para Belem, e peguei um voo e fiquei aguardando o carro.
Assim que o carro chegou dei uma conferida no motor, e notei espuma de oleo no sistema de arrefecimento. Limpei essa espuma e...
- Fui para Salinas-PA +200km, depois Imperatriz-MA +600km, rodovia muito movimentadas muito caminhoes inumeras ultrapassagens, andava a 110km/l consumo de 10,2km/l
- Fui para São Luis-Ma +630km rodovia cheia de curvas e fui devagar, média de 11km/l, Notei muita espuma oleosa no sistema de arrefecimento, parecia o tal problema do Trocador de calor.os dois mecanicos que consultei lá falaram em juntas queimadas e abrir o motor.
- Em Teresina +430km fui num represante mwm. Este me ouviu e decidiu checar o trocador de calor. Foi trocado duas juntas 21 reais cada deste trocador. E feito uma vistoria no meu trocador, ele poderia estar furado, mas ainda bem que estava inteiro, um trocador novo custa 970 reais. Tive que completar com 2 litros de oleo novo.
- Depois fui para Luis Correia-PI +350km, voltei para Teresina +350km, rodovia toda nova, longas retas e não tinha muito movimento. Andando entre 110km/h~120km/h o carro fez média de 11,8km/l. Nenhum defeito. No litoral piauiense usei muito o 4x4, o carro se comporta muito bem em areias. Dificilmente cavava.
- Fortaleza-CE +650km, média de 10,2km/l andando devagar 100km/h ~110km/h e sem muito transito. Lá comecei a sentir um cheiro de Diesel no carro quando ficava ao sol, achei estranho. Mas continuei os passeios e a viagem assim mesmo.
- Fui para Natal +550km, peguei muito, mas muita chuva na estrada, e acredito que por isso o cheiro de Diesel diminuiu, o consumo caiu drasticamente para 9km/l, mesmo andando devagar por causa de chuva.
Defeitos: lá o alarme original decidiu disparar sozinho, e não obedecer o controle, eu apertava para destravar ou travar e nada do controle funcionar. A solução foi abrir o carro na chave, desligar o conector da buzina, para entao em silencio pensar numa solução. dai desliguei a bateria uns 10min. e reconectei, o carro ainda ficou tentando "alarmar", desliguei mais um pouco a bateria. Quando reconectei o controle nao funcionou mais, mas o carro não 'alarmou' mais. Estou somente usando a chave com as travas eletricas.
A ar condicionado decidiu gelar quando quisesse, notei que em altas rotacoes voltava a funcionar normalmente, e gelava bastante, em marcha lenta não gelava nada, não entendi o que aconteceu. O gas eh novo, tenho duas ventuinhas eletricas. pensei em algum problema eletrico. NA estrada tava gelando bem, deixei pra resolver isso em Roraima.
Apenas um adendo para Natal - uma cidade super preparada para o turismo, tudo tem um preço atrativo comparado com os outros lugares visitados. e tem muitas opçoes, muitas mesmo, o litoral sul é muito bonito. achei a cidade bem limpa. e o transito achei tranquilo. Foi a capital que mais gostei, das que visitei.
A partir de agora a maioria das rodovias estao duplicadas ou em duplicacao. o transito nem é muito intenso. qualquer ferrari pecorri as rodovias por onde andei sem tirar nenhuma lasquinha das rodas de liga leve.
Fui em Pipa-RN,
e depois para Joao Pessoa-PB,
litoral sul da PB,
Recife-PE,
Olinda-PE
Porto de Galinhas(ipojuca)-PE,
Maragogi- AL
Maceio-AL
Defeitos nesse trecho: O cheiro de diesel aumentou, o carro passou a fazer 110km com um 1/4 de tanque de combustivel. Com certeza tava jogando diesel fora. Só precisava descobrir por onde.
Em recife completei 6.000km e decidi trocar o oleo. Ao levantar o carro vi o carro todo melado de oleo diesel em baixo. Diagnostico do meca que tava trocando o oleo "A bomba de alta ta vazando diesel". Joguei uma agua no motor e pus em funcionamento e fiquei encarando ele. Diagnostico: O sensor de agua do filtro (de praassstico) estava rachado e o oleo escorria para cima da bomba, ufa.heehhe. Não encontrei o filtro de combustivel com sensor em recife. No representante mwm que fui o cara queria me vender um filtro da marca wix sem sensor por 60 reais e no outro representante ninguem atendeu o telefone. Achei isso incrivel, em Roraima tem original por 42 latinhas.heehe. Liguei em maceio, um representante mwm tinha por 250 latinhas, viiixi em roraima custa 140 com sensor. Mas roraima já estava por demais distante. Mas ainda tinha varias praias no litoral sul de PE e litoral norte de AL para visitar A solucao caseira que tive não recomendo para ninguem. Mas eu fiz. Tirei um filtro fora, fui em uma casa de material de construcao e pedi um parafuso de inox (para nao corroer) que ficasse no lugar do sensor. Tirei a bucha de borracha do sensor e botei na cabeça do parafuso. Na hora que montei ficou sem vazamento. Pronto, agora eu iria até maceio. Sem perder as praias. Em maragogi votou a vazar. Talvez na estrava a pressao aumente e o parafuso não tava bem justo, e não quis colocar veda rosca com medo dele ir para injeçao. Fui para maceio fazendo medias de 8km/l.
Lá comprei o filtro com sensor e o carro está 100% de novo.
Estou fazendo o caminho de volta. Ontem pecorri 1.170km de Maragogi-AL até Teresina-PI. Cortei o PE BR232, retas e mais retas interminaveis. Andava a 140km/h~150km/h eeee fiquei surpreso com o consumo que foi de 9km/l. Quando comprei a Frontier ela fazia 8,5km/l andando a 120km/h. Amanha estou indo para Belém, serao 905km. Vou medir o consumo andando a 110km/h.