O meu troller é 2011 e estive olhando ele já veio com a proteção dos bicos, que em tese, diminuirá a incidência de corrosão na região do bico com o cabeçote, dessa forma facilitando a sua remoção. Fiquei estarrecido com vários vídeos que assisti de mecânicos tentando (tanta porrada que geralmente os bicos não prestavam mais e em alguns casos chegava até a prejudicar o cabeçote.... prejuízo $$$$ grande para o dono do veículo) tirar os bicos do motor 3.0 NGD do troller e da ranger. Há casos em que o "mecânico" usa uma alavanca forçando para cima para o bico sair. Por fim, vi 2 casos fáceis de retirar o bico: 1- o mecânico colocou fluído de freio no local, deixando agir junto à corrosão, por 2 dias, e de vez em quando girava com uma chave de fenda o bico para um lado e outro e finalmente conseguia retirá-lo sem bater no injetor; 2- nesse caso, o mais acertivo, na miinha opinião, o mecânico usou apenas thinner (solvente) e deixou agindo por pouco mais de 2 horas e o bico saiu com a mão. A minha intenção é só alertar os donos dos motores 3.0 do troller para ficarem atentos quando for preciso remover os bicos.
O meu troller é 2011 e estive olhando ele já veio com a proteção dos bicos, que em tese, diminuirá a incidência de corrosão na região do bico com o cabeçote, dessa forma facilitando a sua remoção. Fiquei estarrecido com vários vídeos que assisti de mecânicos tentando (tanta porrada que geralmente os bicos não prestavam mais e em alguns casos chegava até a prejudicar o cabeçote.... prejuízo $$$$ grande para o dono do veículo) tirar os bicos do motor 3.0 NGD do troller e da ranger. Há casos em que o "mecânico" usa uma alavanca forçando para cima para o bico sair. Por fim, vi 2 casos fáceis de retirar o bico: 1- o mecânico colocou fluído de freio no local, deixando agir junto à corrosão, por 2 dias, e de vez em quando girava com uma chave de fenda o bico para um lado e outro e finalmente conseguia retirá-lo sem bater no injetor; 2- nesse caso, o mais acertivo, na miinha opinião, o mecânico usou apenas thinner (solvente) e deixou agindo por pouco mais de 2 horas e o bico saiu com a mão. A minha intenção é só alertar os donos dos motores 3.0 do troller para ficarem atentos quando for preciso remover os bicos.
Abraços.
GRocha, a partir de 2007, a Ford aplicou uma graxa nos bicos injetores para evitar que grudem. A partir de 2010 ou 2011 também passou a vir o guarda-pó. O guarda-pó, na minha opinião é mais estético/psicológico. A graxa, aparentemente não tem tanto efeito pois, já vi Troller 2009 pendurado pelo bico injetor. Acredito que o que dificulta é que não se pode colocar muita graxa pois, do contrário pode-se contaminar a ponta do injetor e entupir o bico. Pra extração desses bicos, a MWM inclusive fez uma ferramenta especial para auxílio, porém, mesmo com ela, pode ser difícil extrair.
O que realmente funciona é paciência, óleo de freio e/ou thinner. Danificar o bico, de fato pode ocorrer. Pelo manual de serviço do motor, inclusive é recomendado instalar bicos novos. Agora, quebrar cabeçote, tumba do bico, etc, na minha opinião é coisa de ignorante. E se colocar na mão de um mecânico ignorante, vai ter prejuízo mesmo.